As comentadas


Boa tarde , Quinta-feira, 30/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Educação

30
Out
Um terço de inscritos no Enem acessa cartão de confirmação
Postado por: Letícia Oliveira / 11:01h

O número de acessos ao cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 3.005.172, às 17h15 de hoje (29), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número corresponde a cerca de um terço dos 8,7 milhões de inscritos. No cartão está, entre outras informações, o local em que o candidato fará a prova, nos dias 8 e 9 de novembro. Ele está disponível na internet, na página do Enem. Para acessar pela internet é preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição. Aqueles que tiverem esquecido a senha, podem recuperar o número no próprio site. Além de poder acessar pela internet, os cadidatos receberão o cartão pelo correio. As entregas começaram a ser feitas nesta semana. Quem não receber o cartão, não conseguir imprimí-lo pela internet ou constatar erro no documento, poderá entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 616161. Os cartões apresentam nome, CPF, número de inscrição no Enem, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especial e local de realização das provas.

Comente agora
30
Out
Piadas sobre Enem ajudam a aliviar estresse da prova
Postado por: Letícia Oliveira / 09:05h

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) e para os mais de 8,7 milhões de inscritos a regra agora é estudar. Mas, como a zoeira nunca acaba, estudantes aproveitam as pausas entre um exercicío de matemática e outro de biologia para fazer piada sobre o exame nacional. (iG)

Comente agora
30
Out
Com proximidade da prova do enem, estudos não diminuem e chegam até 14 horas por dia
Postado por: Letícia Oliveira / 07:15h

Uma das provas mais importantes do esporte, a maratona surgiu na Grécia Antiga. Reza a lenda que o soldado Feidípedes percorreu a longa distância entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para levar a notícia da vitória sobre os persas. Verdadeira ou não, a história do soldado que correu para cumprir sua missão inspirou a criação da prova e virou sinônimo de desafios difíceis de serem superados. A estudante Ulli Uldiery, 20, não pratica exercícios físicos desde o começo do ano, mas ainda assim percorre diariamente a sua maratona particular em busca de um objetivo: passar no vestibular para Medicina. Durante 13 horas por dia, ela corre atrás do sonho de fazer um bom Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e alcançar a linha de chegada, de preferência em primeiro lugar. O percurso, que termina daqui a dez dias,  passa por dezenas de livros e apostilas. A dedicação, segundo ela, poderia ser ainda maior. “Se fosse por mim, eu estudaria literalmente o dia inteiro, mas a psicóloga não recomendou”, afirmou Ulli, que estuda das 7h às 23h, com três  intervalos para se alimentar e descansar um pouco. Ela terminou o ensino médio há dois anos. 

Comente agora
29
Out
Conheça os 10 melhores livros da literatura brasileira
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:10h

O dia Nacional do Livro é comemorado nesta quarta-feira, em homenagem à data de fundação da Biblioteca Nacional, 29 de outubro de 1810. Nesses 204 anos, incontáveis obras foram publicadas de Norte a Sul, evidenciando a qualidade da literatura nacional. E sabe quais são as principais obras? É difícil definir, mas o Terra, em parceria com a Nuvem de Livros, elencou dez que são essenciais.

Confira a lista:

1. Dom Casmurro, de Machado de Assis: O romance é narrado em primeira pessoa por José Bento, o Bentinho (apelidado, na velhice, de Dom Casmurro, por viver recluso e solitário), que tenta reviver emoções afetivas com o objetivo de reconstituir o passado e sua história amorosa com Capitolina (apelidada Capitu). Torturado pelo ciúme, por não saber se Capitu havia ou não o traído com o amigo Escobar, Bentinho não consegue mais suportar a presença da mulher e do filho Ezequiel. Decide, então, separar-se deles. Em seguida, faz uma viagem com a família à Europa, onde ficam Capitu e Ezequiel. Bentinho volta sozinho ao Brasil. Após alguns anos, Capitu morre, sem ter retornado ao País ou revisto o marido. Ezequiel, já moço, faz uma única visita ao pai, morrendo pouco depois numa viagem de estudos ao Oriente. Bentinho, já velho, fecha-se cada vez mais na sua vida solitária, quando passa a ser chamado de Dom Casmurro. É nessa fase que decide escrever a história de sua vida.

2. Amálgama, de Rubem Fonseca: Em ‘Amálgama’, mais novo livro de contos de Rubem Fonseca, residem todos os elementos (o erotismo, a violência, a velocidade narrativa, o clima noir) que consagraram o autor de Lúcia McCartney. Rubem Fonseca consegue construir uma narrativa que se desenha ao longo dos contos e, ineditamente, das poesias. Personagens e situações unidos pela tristeza, pela dor, pela raiva, pelo fracasso, pela ternura e pelo amor, um verdadeiro amálgama de vidas que se constroem e se destroem num instante.

6. Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu:

Comente agora
29
Out
A dez dias do Enem, candidato deve evitar "loucuras" de estudo
Postado por: Samile Macêdo / 17:23h

Com a aproximação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, o desespero bate à porta de muitos candidatos. A ansiedade só aumenta e muitos acreditam que é preciso virar noites e mais noites na tentativa de aprender tudo o que for possível antes do tão esperado dia. Faltando apenas dez dias para o exame, especialistas ouvidos pelo UOL ressaltam que nenhuma loucura deve ser feita. Nessa reta final, o aluno deve manter o ritmo de estudos investindo mais em revisão -- sem querer aprender novos conteúdos. "O mais indicado é focar na revisão de todo o conteúdo para fixá-lo. Nesse momento, dedicar muito tempo a entender um único ponto da matéria é pouco produtivo, pode trazer insegurança e ansiedade", destaca Guilherme Burgarelli Leite, diretor pedagógico do cursinho popular da Unifesp (Cuja - Cursinho Pré-Vestibular Jeannine Aboulafia). Dormir bem é essencial, concordam os especialistas. O corpo e o cérebro precisam do descanso para consolidar a memória, afirma Fraulein Vidigal de Paula, psicóloga e especialista em aprendizagem. "Noites mal dormidas e o uso de café ou energético [em excesso] pode comprometer a saúde. Os estimulantes podem fazer você se sentir mais disposto no começo, mas está, na verdade, mascarando o seu cansaço, o que compromete o aprendizado e o desempenho na prova", diz Leite.

O que ainda dá para fazer?  Quando perguntados sobre o que ainda é possível fazer, os profissionais ouvidos pela reportagem foram unânimes: revisem os conteúdos já abordados e façam exames de edições anteriores do Enem. O objetivo desta última dica é adquirir uma familiaridade com o modelo da prova. "É importante se familiarizar com a prova", explica Alessandra Venturi, pedagoga e orientadora educacional do Cursinho da Poli. "A maioria dos candidatos está acostumada com modelos de exames disciplinares e o Enem é interdisciplinar, ou seja, uma mesma questão contempla mais de uma disciplina. Ele prioriza muito mais um assunto." Fraulein aconselha a utilização da técnica de mapas mentais para revisar o que foi estudado.

Comente agora
29
Out
Estudantes da UNIFACS realizam o ‘Trote Solidário’ em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 15:43h

Lorena Lima, estudante da Universidade Salvador (UNIFACS), Campus do município de Santo Antônio de Jesus, concedeu uma entrevista a rádio Recôncavo FM durante a tarde desta quarta-feira (29) para falar sobre o Evento ‘Trote Solidário’, proporcionado pela UNIFACS, visando divulgar uma interessante proposta social para a cidade santoantoniense. A estudante relata que a instituição trouxe algo diferencial. “Outras Universidades, sempre ligam o trote estudantil a atividades usadas para marcar o ingresso de estudantes no ensino superior. Nós nos reunimos e pensamos: Vamos fazer algo diferente para tentar ajudar as pessoas também. A ideia ganhou força e ficou conhecida como trote solidário”, explica. Lorena informa que o objetivo do projeto é a arrecadação de leite em pó para instituições de ajuda social como NISSA (Núcleo de Integração Social e Profissional da Juventude) e Lar dos Idosos. Sobre o andamento do evento, a universitária afirma que está indo muito bem. “Estamos conseguindo atingir os objetivos e aproveitando a oportunidade, gostaria de, em nome da Universidade, pedir a população de Santo Antônio de Jesus que nos ajude nessa importante causa. Quem desejar fazer uma doação poderá entregar na própria UNIFACS e qualquer que seja a quantidade de leite em pó, será bem-vinda”, disse. A estudante conta que as turmas organizadoras do evento são: Recursos Humanos (RH), Logística, Gestão Comercial, Administração e Ciências Contábeis. Além do arrecadamento, segundo Lorena, haverá uma festa para recepcionar os ‘calouros’ que estão ingressando na faculdade agora. “Será um baile de máscaras, com participação ao vivo do músico Assis Lima e eu irei cantar. Terá palestras com o depoimento de Calebe, um dos estudantes e Edileide Castro que abordará o tema: Entrada na Universidade. No final teremos um Coffee Break (lanche). A ocasião vai ser ótima. Por favor, quem puder, não deixe de fazer uma doação”, conclui.

Evento: Trote Solidário

Dia: 29 de outubro de 2014, às 18h30

Local: UNIFACS – Universidade Salvador/ Rua: Castro Alves nº388, Centro

Contato: (75)3192-7900

Comente agora
29
Out
Dia do livro: dez deles para você “devorar”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:46h

Sabe aquela sensação gostosa que dá quando você fecha um livro pela última vez ao terminar a leitura e pensa: "e agora, qual o próximo?". Às vezes são tantas opções que fica difícil de fazer uma escolha. Neste Dia Nacional do Livro, celebrado neste 29 de outubro, o Terra e a Nuvem de Livros pensaram nisso e prepararam uma lista com dez obras que são leitura "obrigatória" para um bom devorador de livros. Confira:

1. Romeu e Julieta, de William Shakespeare (Editora Nemo)

A história do amor imortal de Romeu e Julieta ganha nova vida nas páginas desta adaptação em estilo mangá. Uma HQ com todo romantismo e emoção da maior história de amor de todos os tempos!

2. Viagem ao centro da terra, de Julio Verne (Editora Melhoramentos)

Mesclando ficção, informação científica e humor, Julio Verne oferece ao leitor um romance empolgante, em que os personagens são lançados em situações extremas, necessitando dar o melhor de si para superá-las.

3. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (Editora Agir)

"O Pequeno Príncipe" foi escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944. Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. A obra mostra como as “pessoas grandes” se preocupam com coisas inúteis e não dão valor ao que merece. É nesse livro em que surge a Raposa, terno personagem que ensina ao menino o segredo do amor. “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

Comente agora
28
Out
Caminhada, natação e óleos essenciais ajudam a evitar a tensão pré-vestibular
Postado por: Samile Macêdo / 21:57h

O mês de novembro é decisivo na vida de milhões de estudantes. É nesse período que são realizados os maiores vestibulares do país, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a Fuvest (que seleciona para a Universidade de São Paulo). Por isso, chegar nesse momento bem preparado física e mentalmente é essencial. Confira dicas dadas por especialistas para evitar a chamada "tensão pré-vestibular". Segundo Suraya Darido, professora de educação física da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) do campus de Rio Claro, praticar alguma atividade física é uma boa opção para quem quer aliviar a ansiedade. "Os benefícios do exercício físico são enormes, desde o sentimento de pertencimento, melhora da autoestima, capacidades físicas e do relaxamento", comenta. Contudo, a especialista pede cautela: quem é sedentário não deve se arriscar a praticar exercícios puxados em tão pouco tempo. O ideal, neste caso, são caminhadas leves, aulas de dança e natação. Por outro lado, aqueles que já praticam algum tipo de esporte podem aliviar as tensões com exercícios de resistência, como abdominais. Suraya lembra que cada pessoa relaxa de maneira particular e que o importante é fazer o que lhe faz bem. "A atividade física é um pouco particular. Algumas pessoas diminuem a tensão correndo, outras nadando. Faça alguma coisa que você goste e que não tenha riscos", aconselha. O coordenador geral do cursinho Anglo, Luís Ricardo Arruda, acredita que a prática de exercícios físicos moderados é essencial para o controle da ansiedade. "Não é para lutar boxe", brinca. "É para fazer, por exemplo, caminhadas, natação, algum exercício que mexa com a respiração, porque o descanso não é ficar à toa, o que aumentaria a ansiedade." 

Comente agora
28
Out
Funcionários de escola particular em S. A. de Jesus ameaçam greve por conta de salários atrasados
Postado por: Anacley Souza / 18:07h

Nesta quarta-feira (28), funcionários de uma instituição de ensino particular da Santo Antônio de Jesus, enviou uma carta para a Rádio Recôncavo FM, alegando que a escola está há mais de nove meses sem pagar salários. Ainda na carta, os professores deixaram claro que se o problema não fosse resolvido, eles iriam paralisar os serviços.  “Divulguem, por favor, pois esta situação é um absurdo”, pedia um dos professores na referida carta.  O nome da instituição não foi divulgada pela emissora. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
28
Out
Projetos da rede pública de ensino são expostos em encontro na Arena Fonte Nova
Postado por: Samile Macêdo / 14:37h

O 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola começou nesta quinta-feira (28) na Arena Fonte Nova, em Salvador. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, além de estudantes e professores de todo o estado. Caravanas das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) chegam à cidade desde a semana passada para expor seus trabalhos nos espaços montados na arena. Cerca de 20 mil estudantes são esperados no evento. O encontro vai reunir, entre esta terça (28) e quinta (28), os projetos desenvolvidos neste ano em mais de mil escolas baianas da rede pública, entre trabalhos científicos, artes visuais, literatura, esportes, música, dança, cinema. "Reunimos aqui o resultado de trabalhos e projetos que são desenvolvidos em cada escola, com cada criança, ao lado dos professores. Isso estimula a educação e a vivência de experiência única para todos os envolvidos", afirmou o secretário de Educação, Osvaldo Barreto. (BN)

Comente agora
28
Out
Alfabetizada aos 22 anos, aluna cega supera dificuldades para fazer Enem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:28h

Alfabetizada aos 22 anos, a estudante Valdirene Vieira Bonfim, de 37 anos, superou dificuldades com os estudos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A dona de casa sonha em cursar a faculdade de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no sul da Bahia. Há sete anos ela tenta conquistar uma vaga no CURSO pelo Enem e, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, vai tentar mais uma vez. "Nasci cega, com glaucoma congênito. Eu me alfabetizei adulta. Eu fiz a escola normal, já a 7° e 8° séries fiz supletivo. Terminei o segundo grau com 31 anos. Eu sempre tive vontade de estudar. Aqui não tinha professores para ensinar o braile. Aí, quando surgiu, em 2009, minha mãe ficou sabendo e comecei a estudar" explica a estudante de Itabuna, cidade a 426 quilômetros de Salvador. Para Valdirene, a maior dificuldade com o Enem é estudar. Ela faz um curso pré-vestibular e conta que não há material para acompanhar os assuntos. "Está muito difícil porque o material que o professor dá aula não está em braile, não tenho com quem estudar, quem possa ler para mim. Apesar disso, eu acho que a pessoa não pode desistir, tem que continuar insistindo.

Comente agora
28
Out
Escolas desafiam Procon e exigem pais com nome limpo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:02h

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe) rejeitou a recomendação do Procon-BA (Superintendência de Defesa do Consumidor) e vai exigir o nome limpo dos pais e os comprovantes de quitação da escola de origem. “O entendimento nosso é que a consulta é um direito do negócio, do qual não podemos abrir mão. Os pais devedores não podem inviabilizar o projeto pedagógico da escola. Precisamos fazer uma análise e determinar se ele é capaz de arcar com estes gastos”, argumentou o assessor da diretoria do Sinepe, Jaime David Cardoso. O órgão de defesa do consumidor continua julgando a prática como abusiva. “A nossa missão aqui hoje foi educativa. Fizemos as recomendações necessárias para que o Código de Defesa do Consumidor não seja violado e para que os direitos dos pais e alunos estejam salvaguardados”, assegurou o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Soares.Também na lista de recomendações constam a promoção de um “Feirão da Inadimplência”, mais uma rodada de negociações com a presença de todas as escolas conveniadas ao Sinepe e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a proibição da exigência de um fiador e a notificação individual das escolas para apresentação das planilhas de custo dos períodos de 2013-2014 e 2014-2015. “Estamos buscando o diálogo para que não seja necessária aplicação de medidas judiciais, caso as recomendações não sejam cumpridas”, ressaltou Ricardo Maurício. Estiveram presentes também na reunião desta segunda-feira (27), na sede do Procon-BA, representantes da Delegacia do Consumidor, Defensoria Pública do Estado, Associação de Pais e Mestres do Colégio Antônio Vieira e Associação dos Consumidores da Bahia. A delegada titular da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decom), Carla Sanches, reforçou o posicionamento do Procon.

Comente agora
27
Out
Professora denúncia descaso do prefeito com a educação em Laje: “O povo está acordando Emiran”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:28h

Uma professora fez uma séria denúncia relacionada à Escola Municipal Góes Calmon, situada no município de Laje. A educadora Zélia Lúcia Coutinho Nascimento, em entrevista ao Portal Voz da Bahia, disse que o prefeito da cidade José Emiran Carvalho (PT) está fazendo descaso com a educação municipal. Zélia explicou que o gestor mandou derrubar a escola, colocou as crianças para estudarem na parte de baixo, onde têm várias quadras danificadas, salas pequenas e pode, a qualquer momento, acontecer algo muito sério e trágico, “os professores não podem trabalhar direito. Os pais estão reclamando e nós não temos nenhuma resposta da administração municipal de Laje. Queremos e exigimos respeito, prefeito”, explanou. A professora afirmou ainda que tanto o gestor como a Secretária de Educação passa pelo local e têm ciência do fato, mas fingem que nada está acontecendo. A entrevistada dá um aviso à administração municipal: “Os pais estão acordando viu, prefeito? A comunidade está acordando e vai se manifestar contra isso”. Segundo ela, se existe educação, é preciso ser respeitada e não é isso que está acontecendo.

"Prefeito não dá a minima pela educação": Na oportunidade, Zélia Lúcia relatou que há dois anos sem receber aluno especial, pelo fato do município dizer que não tem dinheiro. A mestra destacou que é preciso uma escola reformada, pois as crianças ficam expostas numa área aberta, onde tem animais nocivos e os pais estão reclamando. “As salas são extremamente pequenas e até os professores estão tendo dificuldades de dá aula. Não ensino lá, mas tenho amigos que ensinam e fiquei estarrecida com essa situação”, frisou. Conforme a denunciante, toda confiança dos professores da cidade foi depositada no prefeito e agora ele não dá a mínima e abandona a educação do município. Ela apontou que não quer aumento de salário, apenas precisa ver os alunos estudando numa escola confortável e com qualidade. “Queremos nossos direitos, assim como os alunos querem os deles, os professores estão sendo maltratados principalmente após assistir essa situação dos estudantes”, desabafou. Zélia contou também, que quando foi sacar o 13º salário, o dinheiro não saiu, sendo assim procurou a secretária de educação, que, segundo ela, disse: “Vocês professores deveriam dar graças a Deus de ainda receber o salário de vocês”.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
3 comentários
27
Out
UNEB realiza a III Feira do Empreendedorismo Acadêmico em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 15:51h

Entre os dias 4 a 6 de novembro, na UNEB em Santo Antonio de Jesus, acontecerá a 3ª FEMPA- Feira do Empreendedorismo Acadêmico A FEMPA) é um evento promovido pelos discentes e docentes do curso de Administração da UNEB, Departamento de Ciências Humanas Campus V em Santo Antônio de Jesus. O principal objetivo da feira é proporcionar aos estudantes um ambiente de aplicação dos conhecimentos e valores adquiridos em sala de aula, além de criar um espaço gastronômico em que os clientes possam adquirir produtos de qualidade com um atendimento diferenciado, promovendo uma maior integração entre a universidade e a comunidade local. Esse ano, em sua 3ª edição, o evento acontecerá de 04 a 06 de novembro (19h) na sede do departamento, contando com uma programação diversificada. Sendo que nos dias 04 e 05, serão realizadas palestras com parceiros como Sebrae, Associação Comercial, RRB-Rede Baiana de Rádio, FIEB, JUCEB e outros e terá como tema geral “Empreendedorismo e Inovação”. As palestras serão marcadas pela participação dos próprios cursistas bem como o público externo como comerciários, empresários e quem mais desejar. Todas as palestras terão certificados. No dia 06, quinta feira, acontecerá o momento gastronômico com comercialização de produtos bem como a noite cultural com Nando Borges e Banda Megadose. Contato: fempa.uneb@outlook.com

Comente agora
27
Out
Redação do Enem é 'fiel da balança', diz professor
Postado por: Letícia Oliveira / 10:58h

As próximas duas semanas serão a reta final para 8,7 milhões de candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes terão de responder a 180 questões, mas, segundo especialistas, é a redação que tem papel preponderante na definição de quem vai bem e pode ficar com uma vaga na universidade. Professores indicam que ainda dá tempo para treinar a composição dos textos. As provas ocorrem no fim de semana dos dias 8 e 9 deste mês. Aplicada no segundo dia, a redação é como "o fiel da balança", na avaliação do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Miguel Franklin. "É a parte mais importante da prova, ela realmente demonstra se a pessoa sabe escrever, ler, articular as ideias." Franklin realizou um estudo sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas universidades federais, que têm o Enem como critério. "Mas a cada ano aumenta a correlação entre quem vai bem na prova objetiva e na redação", afirma. A redação é a única parte da prova em que é possível chegar a mil.

Comente agora
27
Out
Confirmação de inscrição no Enem está disponível a partir de hoje
Postado por: Samile Macêdo / 07:24h

Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis a partir de hoje (27) na internet. Para ter acesso, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.Também a partir desta segunda, os mesmos cartões começam a chegar pelo correio, no endereço informado na inscrição. O documento de confirmação traz os dados pessoais do participante – nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Aqueles que acessarem o cartão pela internet deverão conferir as informações e imprimi-lo, se desejarem. Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista.Segundo o instituto, quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, no telefone 0800616161. Caso cartões enviados pelo correio sejam devolvidos, o Instituto Nacional de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entrará em contato com os candidatos por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail.As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para o exame. 

Site de inscrições do Enem

Comente agora
25
Out
Dez coisas que você não deve fazer enquanto estiver estudando
Postado por: Samile Macêdo / 15:55h

1 - Deixar de estudar uma matéria porque você não gosta dela - Nem todo mundo gosta de matemática. Mas você conhece alguém que tenha passado em um vestibular, por exemplo, sem saber o mínimo da matéria? O importante é intercalar: se você detesta matemática e adora história, pode começar com a primeira e, depois, se concentrar na disciplina mais "prazerosa".

2 - Deixar dúvidas para trás - Não tirar dúvidas pode trazer sérios problemas. E se o que cair na prova for justamente o que você ficou com dúvida? É importante que o estudante frequente plantões ou arranje outros métodos para tentar entender o assunto. Durante os estudos, é prudente que ele anote os pontos obscuros da matéria para evitar que os esqueça.

3 - Comer algo (muito) diferente na véspera de uma prova - Imagine a situação: um estudante tem, por hábito, comer uma feijoada de café da manhã, todos os dias. No dia do vestibular, ele decide comer algo "leve" e encara uma salada. O resultado é que, se ele não tiver sorte, pode até desmaiar de fome durante a prova. Claro que, em um dia de provas, o estudante deve preferir alimentos que deem energia (macarrão pode ser uma saída, por exemplo). No entanto, não dá para ingerir algo muito diferente do que se está habituado -o efeito pode ser pior. Peixes magros, linhaça, frutas amarelas e cítricas, muita água e chocolate amargo são alimentos que ajudam a manter a concentração.

Comente agora
24
Out
Encontro reúne 20 mil estudantes da rede estadual na Fonte Nova
Postado por: Anacley Souza / 15:47h

Estudantes da rede estadual de ensino já se preparam para o 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola, que tem início a partir da próxima terça-feira (28). O projeto vai reunir cerca de 20 mil alunos de mais de 1 200 escolas para atividades na Arena Fonte Nova. Fazem parte da programação do encontro os projetos Tempos de Arte Literária (TAL), no qual os participantes terão que declamar textos e poesias, e o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), onde os estudantes vão fazer apresentações musicais. Para a apresentação final do TAL e do Face, os estudantes vão passar por treinamento de canto, performance vocal, expressão corporal, direção artística, além de oficina de teatro e poesia. Além desses dois projetos, a programação do Encontro Estudantil Todos Pela Escola também inclui jogos estudantis, apresentação de trabalhos científicos e projetos artísticos. As atividades serão encerradas na próxima quinta-feira (30).

Comente agora
24
Out
S. A. de Jesus: III Festival de Arte e Cultura de Letras será encerrado com show da Banda Thander Boys na UNEB nesta sexta (24)
Postado por: Letícia Oliveira / 10:18h

Hoje é o segundo e último dia do III Festival de Arte e Cultura de Letras da UNEB campus V, localizada em Santo Antônio de Jesus. O tema do evento é "Cultura e Resistência: a arte que brotou nos anos de chumbo". O evento trará aos indivíduos presentes uma possibilidade de conhecer melhor grandes artistas, movimentos artísticos e obras que colaboram para o processo de manifestação e reivindicação por uma democracia politico-administrativa no Brasil, por meio de debates, palestras, mesas redondas, amostra de curtas, documentários, entre outros, bem como, as outras formas de culturas que sofreram repressão por seu grito de protesto. Desde ontem (23) está sendo feita uma programação acadêmica durante o dia, com palestras, minicursos e oficinas, e uma programação festiva à noite. A festa de encerramento será nesta sexta-feira (24) com as bandas Thander Boys, Jack Samba e Mara Ribeiro e DJ Ferrary. A entrada custará R$ 6,00 para visitantes. O show está previsto para começar às 22h.

Redação Voz da Bahia - Bruna Leal

Comente agora
23
Out
Após ter projeto premiado, baiana faz vaquinha para ir a Harvard
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:51h
A estudante baiana Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana, que teve um projeto pré-selecionado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, abriu uma “vaquinha” na internet. "A campanha começou junto com o projeto, mas estamos divulgando mais agora. Cada um dos cinco participantes selecionados tem uma página própria dentro da plataforma. Quem quiser ajudar, ode conhecer o programa, cada um dos estudos e investir", disse a jovem, em entrevista ao Correio24horas. A viagem para o campus de Harvard, nos Estados Unidos, acontece no dia 1º de novembro. A campanha seguirá ativa para recebimento de doações na plataforma Crowdrise até o fim da conferência. 
Comente agora
23
Out
Uneb inscreve para curso de especialização em estudos africanos até 30 de novembro
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus II da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Alagoinhas, está com inscrições abertas, até 30 de novembro, para a segunda turma do Curso de Especialização em Estudos Africanos e Representações da África no Brasil. A oferta é de 40 vagas direcionadas para portadores de diploma dos cursos de graduação nas áreas de história, letras, educação, ciências sociais e ciências humanas. Os interessados devem realizar inscrição no protocolo do departamento, das 8 às 12h e das 14 às 18h, mediante apresentação da documentação especificada no edital da seleção. Há ainda a opção de se inscrever pelos Correios, via Sedex. De acordo com o edital, 10% das vagas são destinadas aos servidores da Uneb e egressos da universidade, 40% das vagas para negros e 5% para indígenas. A seleção dos candidatos acontece no período de 1º a 5 de dezembro, por meio de análise curricular e entrevista. O resultado deve ser divulgado no dia 9 do mesmo mês. O curso tem duração total de 465 horas-aula distribuídas em 10 disciplinas. As aulas vão ser ministradas em regime presencial aos sábados (matutino e vespertino), com atividades teóricas e práticas. Mais informações estão disponíveis no site da Uneb.

Comente agora
23
Out
UFRB divulga reabertura das inscrições para professor efetivo do CETEC
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:22h
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a reabertura do Edital Nº 05/2014, referente ao Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Para inscrições e envio de documentos, o prazo é de 27 de outubro a 21 de novembro. Na reabertura, três vagas são ofertadas para a matéria de Engenharia Civil e abrange as áreas de conhecimento de Estradas e Engenharia de Transporte, Engenharia Civil e Construção. Todas as vagas são para professor assistente A. Elas estão divididas em regime de trabalho de dedicação exclusiva e 20 horas semanais. Para se candidatar, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar e enviar à Gerência Técnica Administrativa do CETEC, campus de Cruz das Almas. O endereço completo encontra-se no Edital Nº 05/2014. O valor total da inscrição é de R$ 90. De acordo com o Edital publicado no Diário Oficial da União, o concurso possui as seguintes etapas “escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial".  
Comente agora
23
Out
Ministério da Educação reconhece 43 cursos superiores
Postado por: Letícia Oliveira / 12:17h

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, hoje (23), 43 cursos superiores de instituições públicas e privadas de vários estados do país. A lista foi publicada no Diário Oficial da União, em portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, responsável pelo processo de credenciamento. Os diplomas emitidos pelas instituições de ensino superior só têm validade se os cursos tiverem o reconhecimento do MEC. Entre os cursos reconhecidos estão o de engenharia de produção, da Universidade Federal de Goiás; o bacharelado em fisioterapia, da Universidade Federal do Pará; e o de sistemas de internet, da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Também foram reconhecidos cursos de institutos federais de tecnologia (IFTs), como o de enfermagem do IF do Paraná; e o de matemática no IFT do Espírito Santo.

Comente agora
23
Out
Jovem baiana tem projeto premiado por programa da Harvard
Postado por: Letícia Oliveira / 12:00h

A baiana Georgia Gabriela da Silva Sampaio, 19, teve o seu trabalho selecionado em um programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. A moradora de Feira de Santana, centro-norte do estado, representa o Brasil junto à gaúcha Raíssa Müller, de Novo Hamburgo, que também tem 19 anos. Georgia criou um kit para diagnosticar de uma forma mais rápida e com menor custo a endometriose, problema que afeta mais de seis milhões de mulheres brasileiras entre 15 e 45 e seria responsável por 40% dos casos de infertilidade do país. Tanto a feirense quanto Raissa participarão em novembro de uma conferência no campus da Harvard para expor o seu projeto aos investidores do mundo todo. Em entrevista ao site Acorda Cidade, ela contou que a ideia de pesquisar o assunto surgiu a partir de seu contexto social.

Comente agora
22
Out
Estudantes do IFBA Campus Santo Amaro são premiados no V Encontro de Jovens Cientistas
Postado por: Letícia Oliveira / 12:07h

O jogo O caçador de elementos químicos, projeto desenvolvido por Felipe Araújo, Marcelo Sant’Anna, Eliomar Reis e Renan Muniz, estudantes do IFBA Campus Santo Amaro, e orientado pela professora Adriana Vieira, foi aprovado no 5º Encontro de Jovens Cientistas (EJC), realizado entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, na Universidade Federal da Bahia. O EJC consiste em um evento no qual estudantes de escolas públicas e particulares podem apresentar trabalhos com temas de interesse próprio, que envolvam as ciências sociais, humanas, exatas ou naturais. Para Felipe, a premiação foi bastante significativa, por ter conferido notabilidade ao projeto. “A premiação para a gente foi muito importante, pois tornou o nosso trabalho visível. Nós tínhamos um projeto desenvolvido no campus e não tinha visibilidade nenhuma, e a premiação trouxe essa visibilidade”, afirmou o estudante do 3º ano do Curso Técnico em Informática. Marcelo, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Informática, deseja “que a premiação sirva como incentivo para outros estudantes, estimulando a participação e o desenvolvimento de projetos no campus”. O estudante de TI conclui dizendo que “é satisfatório saber que o trabalho está dando certo e que outras pessoas estão sendo beneficiadas com esta iniciativa. Isso nos motiva ainda mais a continuar nossas pesquisas”.

Comente agora
21
Out
Mais de 11 mil estudantes baianos têm educação empreendedora
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:25h

Com a proposta de levar para estudantes conteúdos ligados ao empreendedorismo, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) atua no Ensino Fundamental com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Na Bahia, o JEPP conta com o apoio de prefeituras e secretarias municipais de educação para transformar a vida de alunos, como a da estudante do 9º ano da Escola Madre Maria do Rosário II, em Santo Antônio de Jesus, Débora Santiago dos Santos. Aos 13 anos, ela já vê mudanças positivas com o novo ambiente da aprendizagem, com reflexo direto na melhoria do desempenho escolar. “Com o JEPP, minhas notas e leitura melhoraram”, conta a jovem, detalhando que já aprendeu no curso a montar um negócio completo, com estratégia de marketing e cálculos de gastos e lucros. Assim como Débora, já são mais de 11 mil jovens baianos do Ensino Fundamental, em escolas públicas e particulares, contemplados com o JEPP. Na escola, a coordenadora pedagógica Elienice Rosa Cruz conta que a participação no curso transformou o universo dos pequenos. “É incrível ver a dedicação dos nossos alunos que, além do desenvolvimento do lado empreendedor, estão ganhando mais responsabilidade e, com isso, mudando de comportamento não apenas no ambiente escolar”. 

Comente agora
21
Out
Secretaria de Educação do Estado convoca professores selecionados pelo REDA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:10h

A Secretaria Estadual de Educação convoca, por meio do REDA, selecionados para o cargo de professor. Os convocados devem comparecer até o dia 24.10 na DIREC 4, das 8h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h30. São necessários os seguintes documentos em original e fotocópia: Certificado de Antecedentes Criminais, das Secretarias da Segurança Pública dos Estados em que o candidato houver residido nos últimos 5 (cinco) anos, Carteira de Identidade; Duas fotos coloridas recentes 3X4; Certidão de Casamento e nascimento de filhos se for o caso; Certificado de Reservista ou equivalente para o sexo masculino;Titulo de Eleitor e comprovante de regularização com a Justiça Eleitoral; Apresentar a comprovação do nível de escolaridade exigida para a função, expedida por Instituição de Ensino autorizada por Secretaria da Educação devidamente registrado, C.P.F.; PIS/PASEP ou cópia da primeira página frente e verso da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; Comprovante de residência; Último contra cheque e declaração informando os horários (caso tenha vínculo com Órgão Público, Autarquia, Fundação ou Empresa Governamental) Dados de conta bancária: número de conta e da Agência- Banco do Brasil e exames pré-admissional.

Convocados:

  • DIREC 04 SANTO ANTONIO DE JESUS
  • FISICA – SANTO ANTONIO DE JESUS
Comente agora
21
Out
Cartão de confirmação do Enem será divulgado na segunda (27), diz MEC
Postado por: Anacley Souza / 18:17h

O Ministério da Educação afirmou nesta terça-feira (21) que os candidatos da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão acessar o cartão de confirmação da prova a partir da segunda-feira (27). Para acessá-lo, é preciso informar o CPF e a senha de login no site de inscrições do Enem. O acesso é individual. O Enem 2014 acontece nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo o MEC, o envio dos cartões pelos Correios também terá início na próxima segunda-feira. A versão enviada pelo correio é a mesma que pode ser acessada pela internet. O cartão confirma o endereço e o local de provas de cada candidato, mas não é obrigatório apresentá-lo no dia do exame para poder fazer as provas. Ele também informa se o candidato fará a prova de linguagens com questões em espanhol ou inglês (de acordo com a escolha no ato da inscrição), se ele se inscreveu para o Enem para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e/ou se terá acesso a atendimento especial (no caso de deficientes) ou específico, no caso de gestantes, lactantes, idosos e sabatistas, por exemplo. Nas últimas duas edições do Enem, o cartão de confirmação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pouco mais de 20 dias antes das provas.

Comente agora
21
Out
Curso de medicina pode ser implantado nas cidades de Guanambi e Jacobina
Postado por: Anacley Souza / 16:59h

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) firmarão compromisso com as prefeituras dos municípios de Guanambi e Jacobina, para implantação de cursos de graduação em medicina. As assinaturas ocorrerão nesta quarta-feira (21) às 9h em Guanambi, na sede da prefeitura, e às 14h em Jacobina, no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda. O diretor da Atenção Básica do MS irá representar a pasta federal e o superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu, irá representar o Estado. Este compromisso já foi firmado em outras quatro cidades baianas, Alagoinhas, Eunápolis, Itabuna e Juazeiro. A iniciativa faz parte de uma das etapas do Programa Mais Médicos, que prevê a criação de 39 faculdades de medicina na rede privada de ensino no Brasil, seis delas na Bahia.(SECOM)

Comente agora
21
Out
7º Encontro Empresarial Vip acontecerá em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 14:42h

Leonardo Maia, integrante da turma do 4º semestre de Gestão Comercial da Universidade de Salvador (UNIFACS), em entrevista a Rádio Recôncavo FM, na manhã desta terça-feira (21), falou sobre o 7º Encontro Empresarial VIP, evento proporcionado pelos alunos da entidade, no município de Santo Antônio de Jesus. Leonardo explica que o objetivo do encontro é trazer mais motivação, e de certo modo financiar o desenvolvimento local dos colaboradores e recém-formados nas áreas administrativas, de gestão comercial, bem como pessoas que estão buscando avanços em sua carreira. O estudante informa que haverá um palestrante na ocasião Murilo Gam, que tem um alto grau de conhecimento na área de empreendedorismo, é formado em administração e pós-graduado em disciplinas que envolvem o curso, como por exemplo, a área de relação entre pessoas. “Murilo também possui formação acadêmica em Stand-Up Comedy, muito popular no teatro e em programas como CQC (Custe o que Custar da emissora Band) e em suas apresentações faz uma mesclagem entre a comédia e os conhecimentos administrativos que possui”, esclarece.

Comente agora
21
Out
Inscrição para curso extensivo de enfermagem é prorrogado
Postado por: Anacley Souza / 13:24h

As inscrições para o processo seletivo do curso de extensão para enfermeiros e técnicos de enfermagem das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) foram prorrogadas até o dia 30 de outubro. Com aulas teóricas e práticas, o curso tem duração de seis meses e carga horária de 30 horas semanais. O cadastro pode ser feito através do site da Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos (www.consultec.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 100 para enfermeiros e de R$ 60 para técnicos. Os candidatos podem optar entre as especialidades de Clínica Médica Cirúrgica Adulto; Clínica Médica Cirúrgica Pediátrica; Centro Cirúrgico (Adulto e Pediátrico) e CME (Central de Material Esterilizado); Pronto Atendimento (Adulto e Pediátrico) e Unidade de Oncologia.

Comente agora
21
Out
Inscrição para curso extensivo de enfermagem é prorrogado
Postado por: Letícia Oliveira / 12:48h

As inscrições para o processo seletivo do curso de extensão para enfermeiros e técnicos de enfermagem das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) foram prorrogadas até o dia 30 de outubro. Com aulas teóricas e práticas, o curso tem duração de seis meses e carga horária de 30 horas semanais. O cadastro pode ser feito  através do site da Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos (www.consultec.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 100 para enfermeiros e de R$ 60 para técnicos. Os candidatos podem optar entre as especialidades de Clínica Médica Cirúrgica Adulto; Clínica Médica Cirúrgica Pediátrica; Centro Cirúrgico (Adulto e Pediátrico) e CME (Central de Material Esterilizado); Pronto Atendimento (Adulto e Pediátrico) e Unidade de Oncologia.

Um comentário
21
Out
Escolas vão exigir o nome limpo dos pais na hora da matrícula
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:48h

Se os filhos precisam se preocupar com a cor do boletim no final do ano, os pais também estão sendo avaliados pela cor das suas finanças. Não é nenhuma prova de aptidão econômica, mas tem sido uma condição imposta pelas escolas particulares na efetivação da matrícula de novos alunos. Durante a reunião entre as escolas particulares, que aconteceu no Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe), os colégios receberam da entidade um modelo de edital para matrículas 2015 onde consta uma cláusula que estipula o firmamento do contrato após a realização de consultas a orgão de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Em outro item, a orientação é para, em caso de transferência, exigir atestado de quitação com a escola de origem. Segundo o Procon-BA, as duas cláusulas são abusivas, como assegura o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Soares. “A consulta prévia agride um direito fundamental, que é a educação. Não devemos tratar a educação como uma mera mercadoria”. Em 2014, segundo dados do próprio órgão, o Procon-BA registrou 255 atendimentos motivados por cobrança indevida pelas escolas particulares e mais 63 relativos a casos de contrato e rescisão com as unidades de ensino. No total, 629 atendimentos. Em 2013 foram 516 aberturas de reclamações contra as escolas.

Garantia:

Comente agora
20
Out
Inscrições para o Inglês sem Fronteiras terminam hoje
Postado por: Anacley Souza / 14:42h

As inscrições para os cursos presencias do Inglês sem Fronteiras serão encerradas hoje (20), para início das aulas no dia 27. São 4.395 vagas, distribuídas entre as universidades parceiras, credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi) do programa. O foco dos cursos é a preparação para exames de proficiência em inglês acadêmico e em aspectos culturais de língua inglesa. Segundo informações da Agência Brasil, para concorrer às vagas, o candidato deve cumprir os requisitos: ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como NucLi; ser estudante participante e ativo no curso My English Online, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas; e ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso. A carga horária do curso presencial é quatro aulas de 60 minutos cada, que podem ser distribuídas em dois, três ou quatro encontros semanais. A inscrição pode ser feita na página do Inglês sem Fronteiras na internet, opção Inscrição Núcleo de Línguas. Após a confirmação da matrícula, o aluno deve assinar o termo de compromisso no NucLi do programa. O Inglês sem Fronteiras é uma iniciativa do Ministério da Educação. Lançado em dezembro de 2012, o programa tem o objetivo de melhorar o nível de proficiência dos estudantes em inglês e aumentar a participação no Programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo em universidades estrangeiras.

Comente agora
20
Out
FTC propõe acordo para quitar dívidas trabalhistas; acordo deve ser aprovado em assembleia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:09h

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), em uma audiência na Central de Execução do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), formalizou uma proposta para quitar as dívidas trabalhistas integralmente, que totalizam R$ 85,6 milhões. A FTC é alvo de 1.441 processos trabalhistas, habilitados no procedimento de unificação de penhora pelas varas do Trabalho da Capital e do interior. Ainda há processos com habilitações pendentes. A audiência aconteceu na quarta-feira (15) e foi realizada a pedido da FTC e da Comissão de Advogados dos exeqüentes. Na ocasião, foi deliberada a realização de uma assembleia geral com a participação de todos os advogados dos reclamantes para analisarem a proposta de acordo. Se for aprovada, o acordo será homologado na Justiça do Trabalho. A assembleia foi marcada para o dia 14 de novembro, às 13h, no Fórum da Justiça do Trabalho, no Comércio. No acordo, a FTC propõe pagar R$ 10 milhões no ato da homologação do acordo, 25 parcelas mensais de R$ 2 milhões (totaliza R$ 50 milhões) e, em até 12 meses pagar o valor remanescente, com alienação de algum bem particular.

Comente agora
20
Out
Inscrições para o Inglês sem Fronteiras terminam hoje
Postado por: Samile Macêdo / 11:41h

As inscrições para os cursos presencias do Inglês sem Fronteiras serão encerradas hoje (20), para início das aulas no dia 27. São 4.395 vagas, distribuídas entre as universidades parceiras, credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi) do programa. O foco dos cursos é a preparação para exames de proficiência em inglês acadêmico e em aspectos culturais de língua inglesa. Para concorrer às vagas, o candidato deve cumprir os requisitos: ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como NucLi; ser estudante participante e ativo no curso My English Online, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas e ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso. A carga horária do curso presencial é quatro aulas de 60 minutos cada, que podem ser distribuídas em dois, três ou quatro encontros semanais. A inscrição pode ser feita na página página do Inglês sem Fronteiras na internet, opção Inscrição Núcleo de Línguas. Após a confirmação da matrícula, o aluno deve assinar o termo de compromisso no NucLi do programa. O Inglês sem Fronteiras é uma iniciativa do Ministério da Educação. Lançado em dezembro de 2012, o programa tem o objetivo de melhorar o nível de proficiência dos estudantes em inglês e aumentar a participação no Programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo em universidades estrangeiras. (R7)

Comente agora
19
Out
Marceneiro de 86 anos cria jogo para ensinar tabuada a crianças
Postado por: Anacley Souza / 16:59h

Hermenegildo Garcia Filho nunca perdeu a vontade de criar. Estudou só até o ensino fundamental, mas já foi vendedor, funileiro, gerente de loja, dono de fábrica de brinquedos e marceneiro. Mesmo aos 86 anos, aposentado, não para de trabalhar e fazer a cabeça funcionar. Sua última invenção é um jogo que ensina tabuada para crianças chamado “O X da Questão.” A criação se transformou em um brinquedo comercializado com a seguinte regra: cada unidade vendida garante outra que será doada. Já foram doados 80 jogos e ainda há 280 disponíveis em estoque. Os jogos fruto de doação são encaminhados para entidades beneficentes. A primeira entrega, de 80 unidades, ocorreu no dia 1º de outubro, em uma associação que atende crianças carentes na cidade de Franca (SP). No evento, chamado de “Dia da Tabuada” as crianças puderam brincar com o jogos. Sr. Garcia, como é conhecido, atuou 15 anos como marceneiro, seu último ofício. Mora em Osasco, na Grande São Paulo, e além de lidar com madeira, gosta de trabalhar com a técnica de silk screen, em uma máquina que ele próprio montou. As peças da primeira versão de “O X da Questão” foram serigrafadas em papel alumínio. “Percebia que as crianças não aprendem muito a tabuada e ficavam até constrangidas com isso. Elas são viciadas em calculadora, celular, e no vestibular não pode usar. É um problema. Criei o jogo meio na brincadeira, mas deu certo”, diz Sr. Garcia, que testou o brinquedo com os vizinhos.

Um comentário
18
Out
Projeto cria residência obrigatória para professores da educação básica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:23h

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7552/14, que cria uma fase de residência obrigatória para os professores da educação básica (pré-escola, ensino fundamental e ensino médio) antes de ingressarem no magistério. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) para incluir a residência como uma fase de articulação entre teoria e prática, como já ocorre com os médicos. A residência terá duração mínima de 1.600 horas e será remunerada por meio de bolsa de estudo. Para entrar na residência, o futuro professor precisa ter concluído o curso superior. O autor do projeto, senador Blairo Maggi (PR-MT), afirma que a fase de residência pode ampliar a qualidade da educação brasileira, com a melhoria da formação dos professores. “De modo geral, a formação inicial para o magistério na educação básica vem sendo feita em cursos superiores de qualidade duvidosa, muitas vezes no período noturno, sem contemplar uma adequada articulação entre teoria e prática”, diz o senador. (BN)

Comente agora
18
Out
Entenda como é feito o cálculo da nota das provas objetivas do Enem
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:38h

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vão acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, têm um total de 180 questões objetivas e uma redação. A metodologia das perguntas de múltipla escolha, porém, é diferente da maioria dos vestibulares tradicionais. Por isso, a nota dos candidatos não é calculada apenas a partir do número de questões acertadas. Chamada de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, a metodologia confunde muitos candidatos acostumados com outros vestibulares, mas é considerada pelos especialistas como a forma mais adequada de avaliar um grande número de estudantes. É o caso do Enem, que neste ano tem 8,7 milhões de candidatos. No Enem, cada estudante tem cinco notas: uma para cada prova objetiva e uma para a prova da redação. As provas objetivas são as de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens e códigos. Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível). Por meio dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com a nota zero (ou, no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos). Isso acontece porque o exame dá pontos aos candidatos de acordo com uma escala. Ou seja, a nota do candidato não se trata diretamente do seu desempenho individual, mas de como ele se saiu dentro do conjunto dos demais candidatos. Por exemplo, quanto mais próximo da nota máxima, mais certeza é possível ter de que o estudante domina os conhecimentos exigidos na prova.

'Chutar ou não chutar': 

Comente agora
18
Out
Quase 140 mil alunos deixam ensino privado na Bahia por causa do preço
Postado por: Anacley Souza / 08:25h

O aumento de mensalidades de escolas particulares muitas vezes não é compatível com os salários dos pais, o que vem motivando a migração de alunos destes colégios para escolas da rede pública. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que no ano letivo de 2014, foram matriculados na rede estadual de ensino 138.613 novos alunos dos ensinos fundamental e médio, egressos das redes particular e municipal. De acordo com a Assessoria de Comunicação da secretaria (Ascom) não tem como identificar precisamente quem veio da rede particular ou da municipal, mas assegura que a partir da matrícula de 2015 será possível identificar, por meio do Sistema de Gestão Escolar (SGE), a origem do aluno por rede de ensino. A rede estadual de ensino tem, atualmente, 981 mil estudantes matriculados em 1385 escolas. Já a presidente do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe), órgão dirigente das escolas particulares, Maria Augusta de Oliveira Sena, disse que não houve muita migração de alunos, neste ano, “muito pelo contrário, alguns vieram de escolas públicas devido às frequentes greves de professores”, declarou, mas não soube precisar números. Segundo ela, a evasão de escolas particulares para públicas ocorrem mais nos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, mas na Bahia os pais fazem de tudo para manter os filhos em escola paga: “Com tantas greves aqui na rede pública, não chegam a fechar o ano letivo, fazem qualquer sacrifício para manter os filhos na rede particular”,afirmou.

Comente agora
17
Out
Cerca de 10 mil candidatos farão provas do Enem em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 22:41h

O Tenente Coronel do 14º Batalhão do município de Santo Antônio de Jesus, Luziel Andrade será o coordenador do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no município e, em entrevista a Rádio Andaiá FM, conversa sobre os preparativos e organização dos locais de prova. “Temos 29 colégios que serão disponibilizados para os 10.000 candidatos que vão fazer o exame. Os funcionários que irão trabalhar na coordenação dos colégios serão devidamente orientados através dos órgãos elaboradores das provas CESPE (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) e INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os conteúdos a serem passados para os candidatos através da internet já foram disponibilizados e está tudo indo de acordo com os planejamentos”, afirma. Segundo o Coronel, nunca houve algum problema com a segurança das provas, “O Correio faz a entrega dos malotes das provas (monitorados via satélite) somente no dia de sua realização e tem horário determinado pelo INEP de recolhimento dos exames, portanto há uma garantia total no quesito segurança das avaliações”, informa. O entrevistado relata que o Instituto Nacional possui uma equipe de coordenação que chegará ao município santo-antoniense na semana de realização dos exames, “Com o objetivo de que tudo ocorra da melhor maneira possível”, conclui.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
17
Out
S. A. de Jesus: Diretor da Direc 4 fala como combater a violência e drogas nas escolas
Postado por: Samile Macêdo / 21:20h

O Diretor Clóvis Ezequiel, da 4ª Diretoria Regional de Educação (DIREC 4), situada em Santo Antônio de Jesus, explicou em entrevista durante a manhã desta sexta-feira (17), como a entidade trabalha para combater a violência e o tráfico de drogas nos colégios estaduais do município. “Não são as escolas que são violentas, essa situação é reflexo dos problemas enfrentados pela sociedade atual. Temos alguns casos de indisciplina e para solucionar a questão, elaboramos projetos pedagógicos voltados à arte e cultura a fim de oferecer uma oportunidade aos estudantes de estarem aprendendo. Com certeza ficamos felizes ao ver esses jovens mostrando seu talento”, conta. Segundo o Diretor, a DIREC tem parceria com os Sistemas de Direito: Polícias Militar e Civil, Ministério Público e Defensoria. “Para que essas instituições tenham constante presença nas escolas. Por exemplo, a Polícia Militar possui programas de Ronda Escolar, palestras explicativas, debates voltados à conscientização e estão sempre alertas para manter a segurança e normalidade”, relata. Clóvis entende que há casos de brigas de estudantes fora das instituições escolares. “Mas não podemos assumir a mesma responsabilidade que teríamos se os conflitos acontecessem dentro da instituição”, explica. 

Tráfico de Drogas dentro da Escola: O entrevistado conta que informações de alunos indo armados à escola e oferecendo drogas, chegam a seu conhecimento, porém, situações desse tipo devem chegar oficialmente através de relatos dos Diretores Escolares. “Por mais que eu respeite as informações que a sociedade envia pelos meios de comunicação, é preciso comprovar a veracidade a fim de não cometermos injustiças, desrespeitando as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, esclarece.  No caso de comercialização de entorpecentes o diretor informa que tem  o apoio de outras instituições e profissionais, conseguido, resolver esse problema, que apesar de pequeno em número de ocorrências é grande em importância. Caso algum estudante se sinta ameaçado, ou induzido a comprar drogas, procure a direção escolar e a família, pois quando o assunto chegar a nosso conhecimento, vamos analisar imediatamente”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
15
Out
Professora da Ufba é criticada por propagar ataque contra Aécio em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:21h

A professora de pós-graduação em Semiótica da Cultura da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e docente plena da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lícia Soares de Sousa, causou indignação a alunos e amigos da sua lista de relacionamentos no Facebook ao incentivar a organização de uma recepção nada republicana ao candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves. O presidenciável desembarca na próxima sexta-feira (17) em Salvador para participar de uma caminhada no Centro Histórico. Nesta terça (14), a acadêmica, que é doutora em Semiótica pela Universidade do Quebec, em Montreal, e publicou vários artigos e livros sobre a sua especialidade no Brasil, Canadá e Alemanha, convocou todos contrários à candidatura do presidenciável tucano a recepcioná-lo no Pelourinho, por onde passará, com "banho de talco, farinha e pó de giz". A educadora fez referência ao senador mineiro como um usuário de cocaína. "ôh Aecim--vai te fuder-- o maradona cheirou mais do que voc (SIC)”, postou. 

O ato da docente causou indignação nas redes sociais. A também professora universitária Gabriella Santana discordou da colega e comentou a sua postagem. “Professora, admiro demais a sua militância aguerrida e compartilho dela, muitas vezes. Mas acho indecoroso acusar ou achincalhar esse candidato com insinuações com base no vício (ou não) em pó. Podemos manter o nível do debate no campo ideológico”, condenou. Já o advogado Luiz Costa Filho, também repudiou a atitude e lembrou que calúnia e difamação são crimes tipificados no Código Penal. “Ai já vira baixaria. É essa a bandeira do PT professora? Todos merecem se manifestar, contrario ou não, é certo, mas não de forma grosseira. (...) E mais, apologia a esse tipo de manifestação, ainda mais publicamente pode render sérios problemas em caso de 'confronto' entre militantes que estejam fora de si”, discordou. A atriz baiana Sara Galvão considerou os ataques como “crime de discriminação como qualquer outro”. “A senhora é professora? É isto mesmo? É sério? Independente de qualquer posicionamento político, isto foi proposto por uma professora, uma acadêmica? Por aí, vemos o nível da educação do nosso pobre Brasil! Quanta falta de civilidade, quanta falta de respeito ao ser humano e ao processo democrático! Não é necessário humilhar quem pensa diferente de você”, criticou em seu comentário. A reportagem tentou contatar a professora Lícia, mas até o fechamento não foi possível localizá-la. Já o post era possível ser visualizado no perfil oficial da acadêmica até às 20h desta quarta (15). Além do Facebook, a postagem circula também pelo WhatsApp.

2 comentários
15
Out
Alunos da UNEB de Ipiaú fazem paralisação por colegas surdas que não tem tradutores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:54h

Duas alunas com deficiência auditiva (surdas) não puderam assistir as aulas do curso de Letras Vernáculas no Campus XXI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Ipiaú, devido à ausência de intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por conta do problema de Daniele Jesus de Souza e Marta Oliveira de Souza, os demais estudantes da unidade resolveram paralisar suas atividades acadêmicas até a solução do problema, desde a sexta-feira (10). O impasse teve inicio quando as quatro interpretes de LIBRAS ficaram impedidas de continuarem exercendo suas funções em decorrência da extinção do prazo do contrato de Prestação de Serviço Temporário (PST) a que estavam submetidas. Por força da lei tal contrato não pode ser renovado com as mesmas pessoas após o vencimento do seu período prorrogável. A paralisação deve continuar até o dia 22, quando as partes envolvidas estarão reunidas com o reitor José Betis, em Salvador, para tratar do assunto.  “Se nessa ocasião o problema não for solucionado continuaremos ausentes das salas de aula”, adverte o estudante Fábio Pereira dos Santos, Presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Letras.

Comente agora
15
Out
Senado Federal analisa projetos que valorizam a profissão de professor
Postado por: Anacley Souza / 16:45h

Os senadores estão examinando projeto (PLS 155/2013) que procura garantir o pagamento do piso nacional - que hoje é de R$ 1.697,39, para uma jornada de 40 horas - a todos os profissionais do magistério que atuam na educação básica pública. O piso salarial nacional para os professores virou lei em 2008, após ter sido aprovado pelo Congresso e sancionado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta foi apresentada quatro anos antes pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Mas, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), pelo menos cinco estados e mais de 33% dos municípios ainda não pagam o piso. Agora, Cristovam propõe transferir para a União a responsabilidade de pagar esse valor diretamente a todos os professores da educação básica pública. "A única saída para não jogar a conta sobre os cérebros das crianças é jogá-la sobre as finanças do governo federal. A lei nacional do piso foi feita pelo governo federal, deve caber a ele pagar o piso a cada professor, independente do seu estado ou município", diz o senador. Cristovam observa que governadores e prefeitos alegam não ter condições de arcar com o cumprimento do piso.

Comente agora
15
Out
UFRB divulga primeira chamada do Cadastro Seletivo 2014.2, matrícula entre os dias 21 e 24‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:36h
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou na última segunda-feira, dia 13, o resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2014.2. Nesta primeira chamada, foram oferecidas mais de 689 vagas em 14 cursos de graduação para ocupação das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificadas (SiSU). A relação dos aprovados e o boletim de desempenho dos candidatos estão disponíveis online e podem ser conferidos no site do Processo Seletivo da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.  
A entrega da documentação deve ser feita entre os dias 21 e 24 de outubro, conforme escalonamento. Os selecionados devem comparecer na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas (prédio azul), impreterivelmente no dia e horários listados no edital. Os candidatos que não comparecerem nas datas indicadas ou não apresentarem a documentação exigida, perderão o direito à vaga. Para os selecionados por Reserva de Vagas (Lei. 12.711/2012), é preciso apresentar a documentação complementar também descrita no edital.
Comente agora
15
Out
Instituto Adventista de Educação oferece novos cursos na cidade de Cachoeira
Postado por: Letícia Oliveira / 10:48h

O IAN (Instituo Adventista de Educação) está oferecendo novos cursos em Santo Antônio de Jesus. Em entrevista a Recôncavo FM, o professor Ricardo Costa informou que a empresa passou por um processo de expansão e nesse momento está sendo aberto curso tecnólogo em Secretariado e Contabilidade, que segundo ele, era um anseio de toda a comunidade. O professor explicou que há mais dois novos cursos, que farão parte da grade no próximo ano, que é de Sistema da Informação e Gestão Tecnológico, todos com formação em 2 anos e meio por ser tecnólogo. O IAN está há 35 anos na região do Recôncavo Baiano, estando situado na cidade de Cachoeira.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
Secretaria de Educação de Itabuna oferece 600 vagas em cursos para jovens e adultos
Postado por: Anacley Souza / 18:03h

Para quem deseja dar continuidade aos estudos, a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna inicia nesta sexta-feira (17) as atividades do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja). Ao todo o programa oferece 600 vagas no turno noturno com duração de quatro meses, totalizando 6.720 horas, divididas em 20 cursos. As oficinas são de cabeleireiro, leitura e técnicas de redação, matemática no mercado de trabalho, informática no mercado de trabalho, manutenção básica de computadores, bordados e artesanato, recepcionista e técnicas de vendas. Os interessados podem se inscrever no Núcleo do EJA, na antiga Escola Municipal Domingos Bonfim, na Avenida Duque de Caxias, nº 244, no centro da cidade. De acordo com a secretaria, a intenção desta formatação é oferecer aos alunos condições para o desenvolvimento de atividades profissionais possibilitando a prática no mercado de trabalho e geração de renda. “É para este desafio que estamos convocando todos os que querem ter uma nova oportunidade de elevar o seu nível de conhecimento, adquirir novas habilidades e ter melhores possibilidades nos quadros de emprego oferecidos pelo mercado”, disse Fábio Mendes, diretor do Departamento de Planejamento e Estatísticas da secretaria. Para realizar as atividades do Programa de Educação de Jovens e Adultos serão mobilizados dezenas de coordenadores pedagógicos, tutores, oficineiros e auxiliares em diversos núcleos espalhados em vários escolas municipais da cidade.(Correio)

Comente agora
14
Out
Sindicato dos professores diz que categoria não trabalhará nesta quarta
Postado por: Anacley Souza / 17:33h

APLB-Sindicato afirmou, em nota divulgada no site da instituição, que os professores das redes municipal e estadual não vão trabalhar nesta quarta-feira (15), por conta do feriado do Dia do Professor. De acordo com a direção, o acordo foi negociado com a Secretaria Municipal de Educação. Ainda de acordo com a APLB, o calendário letivo, aprovado em assembleia, foi elaborado de acordo com as diretrizes da Lei das Diretrizes Básicas da Educação, respeitando os 200 dias letivos e os feriados, inclusive os do Dia do Professor e do Funcionário Público e os pontos facultativos. (Aratu)

Comente agora
14
Out
Cerca de 170 mil candidatos terão tratamento diferenciado no Enem 2014
Postado por: Anacley Souza / 16:17h

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim da tarde de ontem, 13 de outubro, 169 mil candidatos terão tratamento diferenciado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, que serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. Destes, 76.676 são portadores de necessidades especiais, 92.972 receberão atendimento específico e 36.385 contarão com atendimento especializado. A condição especial foi indicada no ato da inscrição. O atendimento específico será oferecido para 9.256 gestantes, 13.882 lactantes, 15,5 mil idosos, estudantes em classe hospitalar e, ainda, para os sabatistas que somam 62.396 participantes. Já o atendimento especializado é voltado para candidatos com baixa visão, cegueira, deficiência física e auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdez-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou outra condição especial contarão com atendimento especializado. As provas serão aplicadas das 13h às 17h30, no sábado, e das 13h às 18h30, no domingo, em 1.699 cidades. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), constituídas por 90 questões. No segundo, os candidatos serão condicionados a outras 90 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática, além da Redação. Os cartões de confirmação, com os locais de prova, devem ser enviados pelos Correios nos próximos dias. O Exame deste ano registrou 8.721.946 inscrições confirmadas.  (Brasil Escola)

Comente agora
14
Out
IF Baiano inscreve para vestibular até quinta (16)
Postado por: Anacley Souza / 14:02h

Até o dia 16 de novembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) inscreve para o processo seletivo para ingresso de novos estudantes em 2015. São 2,5 mil vagas ofertadas em 17 cursos técnicos distribuídos pelos 10 campi localizados nas cidades de Catu, Senhor do Bonfim, Guanambi, Santa Inês, Governador Mangabeira, Bom Jesus da Lapa, Valença, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Itapetinga. As inscrições serão feitas apenas pela internet, no site do instituto, e terá taxa de R$ 10. Interessados em solicitar isenção têm até o dia 31 de outubro para enviar pedido. Os cursos ofertados são para as modalidades integrada, subsequente e Proeja (para quem possui ensino fundamental completo e tem idade acima dos 18 anos). Mais informações podem ser obtidas no site www.ifbaiano.edu.br.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com