Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

UNEB convoca para matrícula aprovados em 1ª chamada do Vestibular 2018

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 13:56h
UNEB convoca para matrícula aprovados em 1ª chamada do Vestibular 2018

A UNEB convoca para matrícula os candidatos aprovados no Vestibular 2018, em primeira chamada, nos cursos de 1º semestre, na modalidade presencial, nos campi da capital e do interior do estado. Os aprovados devem realizar a matrícula, exclusivamente entre os dias 29 e 31 de janeiro, na coordenação acadêmica do Departamento/Campus onde funciona o curso de sua opção das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação. A universidade informa que a ausência do candidato na data e horário estabelecido para sua matrícula ou a não apresentação da documentação requerida implicará na perda do direito à vaga. O cronograma de matrícula para os ingressantes nos cursos do segundo semestre será informado posteriormente.

  1. Relação de candidatos aprovados no Vestibular 2018 (1ª chamada) (ver aqui)
  2. Edital de convocação (1ª chamada – 2018) (ver aqui)
  3. Informações: www.vestibular2018.uneb.br.
Comente agora

Garanta já a vaga do seu filho no Colégio Jardim Pampulha em S. A. de Jesus; veja fotos de inauguração!

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 13:01h
Garanta já a vaga do seu filho  no Colégio Jardim Pampulha em S. A. de Jesus; veja fotos de inauguração!

Procurando onde matricular seu filho, não perca tempo por ai! Vá hoje mesmo no Colégio Jardim Pampulha em Santo Antônio de Jesus e conheça de perto a educação que já é sucesso em Salvador há 27 anos. Lá você vai encontrar desconto na matrícula, ensino forte de qualidade, Balé, Futsal, Handebol e Natação, Transporte Própio, período integral com turmas no matutino e vespertino da educação infantil ao 9º ano. Além de todas essas vantagens, você ainda tem descontos especiais no material didático.

Endereço: Rua do Calabar - Santo Antônio de Jesus

Telefone: (75) 3631 6976 ou 9 88468712

Assista LIVE AQUI!

Veja fotos de inauguração e entrevista abaixo:

Comente agora

MEC adia para 29 de janeiro prazo de adesão de faculdades ao Novo Fies

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 12:03h
MEC adia para 29 de janeiro prazo de adesão de faculdades ao Novo Fies

O Ministério da Educação (MEC) adiou para o próximo dia 29 de janeiro o prazo final para a adesão de Instituições de Ensino Superior (IES) ao novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo, que acabaria no último dia 19, está formalizado em portaria do MEC publicada nesta terça-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU). “As mantenedoras de IES interessadas em participar do processo seletivo do Fies e do P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil) referente ao primeiro semestre de 2018 deverão assinar termo de participação no período de 3 de janeiro de 2018 até as 23 horas e 59 minutos do dia 29 de janeiro de 2018, no qual constará a indicação das modalidades de oferta de vagas que desejam participar e a proposta de oferta de vagas”, diz a portaria. O ato também permite que o rol de agentes financeiros operadores de crédito no âmbito do Fies seja complementado, o que deve ocorrer no período de 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2018.

Comente agora

Instituições federais e estaduais oferecem 11 mil vagas pelo Sisu na Bahia

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 08:36h
Instituições federais e estaduais oferecem 11 mil vagas pelo Sisu na Bahia

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 para acesso ao ensino superior, estão abertas no país de hoje até a próxima sexta-feira, 26. Ao todo, são 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. As instituições públicas da Bahia oferecem cerca de 11 mil vagas. Para concorrer, o candidato deve se inscrever por meio do site do Sisu. O prazo termina às 23h59 da próxima sexta, e o resultado da primeira chamada deve ser divulgado na próxima segunda, 29. Entre as 10 instituições públicas baianas, a que oferece o maior número de vagas é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), com cerca de 4,5 mil oportunidades, em 89 cursos. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Santo Amaro (a 80 km de Salvador), ´por sua vez, dispõe de 900 vagas para ingresso em 18 cursos presenciais.

Comente agora

Sisu 2018 abre inscrições para 239 mil vagas na graduação de universidades públicas

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 00:16h
Sisu 2018 abre inscrições para 239 mil vagas na graduação de universidades públicas

As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram na madrugada desta terça-feira (23). Segundo o Ministério da Educação, os candidatos que participaram da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer a 239.601 vagas de 130 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais (universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica). A inscrições poderão ser feitas até as 23h59 desta sexta (26), no horário de Brasília. Elas serão feitas no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. Não é necessário pagar taxas. Para acessar o edital completo, clique aqui. 

Requisitos

Comente agora

Colégio Estadual de S. A. de Jesus é contemplado com Projeto Escolas Culturais do Governo da Bahia

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 22/01 15:56h
Colégio Estadual de S. A. de Jesus é contemplado com Projeto Escolas Culturais do Governo da Bahia

O programa Escolas Culturais é uma nova iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), conjuntamente com a Secretaria da Educação (SEC) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que prevê a dinamização de escolas públicas estaduais por meio do apoio a programações culturais, produzidas e realizadas pelas comunidades locais, em torno do ambiente escolar. A cidade de Santo Antônio de Jesus foi contemplada com esse projeto, como informou a Diretora do NTE – Núcleo Territorial de Educação -, de Santo Antônio de Jesus, Patrícia D’ávila em entrevista à Rádio Recôncavo FM. Segundo ela, as escolas vão poder oferecer associação entre as artes dentro da unidade escolar no turno oposto que o aluno estuda e ficar mais tempo dentro da escola desenvolvendo atividades culturais. O projeto acontecerá no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes.

Novo prédio de colégio: Em novembro o secretário de educação da Bahia esteve em Santo Antônio de Jesus e anunciou uma nova unidade escolar no município. Na oportunidade, ela confirmou a demolição do prédio do Colégio Estadual Democrático de 2º Grau Dr. Rômulo Almeida, que fica localizado na Rua do Sururu, no bairro São Benedito, para construção de outro com nova estrutura para melhor comportar os alunos.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora

CPMs de Juazeiro e Alagoinhas aumentam número de vagas neste ano letivo

Educação  Postado por Willyam Reis - 22/01 12:48h
CPMs de Juazeiro e Alagoinhas aumentam número de vagas neste ano letivo

As unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Juazeiro e Alagoinhas tiveram suas vagas ampliadas para este ano letivo. O aumento, publicado no Diário Oficial do Estado do último sábado (20), foi possibilitado após a ampliação da estrutura física dessas unidades, a fim de atender a demanda da comunidade estudantil. Segundo informações da Secretaria de Educação do Estado (SEC), o CPM de Alagoinhas passará a ter 450 vagas no Ensino Fundamental II e 120 no Ensino Médio. Já o CPM Juazeiro terá 72 vagas no Ensino Fundamental II e 16 no Ensino Médio. (BN)

Comente agora

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Educação  Postado por Willyam Reis - 22/01 09:36h
Inscrições para o Sisu começam amanhã

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) no site do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site. O Sisu foi desenvolvido pelo ministério para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato. No site do MEC, é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. Confira o cronograma completo do Sisu abaixo:

Comente agora

Governo da Bahia publica portaria que fecha Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão em S. A. de Jesus

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 09:42h
Governo da Bahia publica portaria que fecha Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão em S. A. de Jesus

Após diversas intervenções e manifestações para que o Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão, localizado no Loteamento Jardim Bahia em Santo Antônio de Jesus, não fechasse, o pior aconteceu. Na última sexta-feira (19), foi publicada no Diário Oficial do Estado, a portaria N° 510/2018, que desativa o colégio definitivamente. A última manifestação contra o fechamento da escola se deu através do vereador Francisco Damasceno, o conhecido Chico de Dêga (ver aqui), que se colocou à disposição para resolver esse problema e, se preciso, garantiu que iria a Salvador para tentar resolver o fato.

Mas o problema começou no mês de março de 2017, quando professores do Colégio procuraram o Voz da Bahia para relatar o que estava acontecendo. Logo depois, em abril, os professores ocuparam o espaço da Tribuna Livre durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (ver aqui), reivindicando a permanência da escola. A professora Andreia Mascarenhas afirmou, na época, que o Colégio, para o governo, é um filho bastardo sem nenhuma importância.

No mesmo mês, o vereador Uberdan Cardoso (PT) e o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade (PSD), se reuniram com os professores e asseguraram que foram até Salvador e em entendimento com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia ficou acertado que a escola não seria mais fechada (ver aqui). O Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão trabalhava com alunos de Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Alunos e professores estão muito tristes com a notícia do fechamento da escola.

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora

Uneb divulga lista de aprovados no Vestibular 2018; confira

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 18:52h
Uneb divulga lista de aprovados no Vestibular 2018; confira

A Universidade Estadual da Bahia (uneb) divulgou o resultado do Vestibular 2018, na tarde desta sexta-feira (19). A lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo. Confira aqui o resultado. As orientações sobre datas e documentos para matrículas devem ser divulgadas, em breve, no site da instituição. As provas do vestibular da Uneb foram aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro, na capital baiana e em cidades do interior. Foram ofertadas 4.069 vagas, distribuídas em 145 opções de cursos de graduação presenciais, para os semestres 2018.1 e 2018.2. Segundo a Uneb, participaram do primeiro dia de provas 34.366 candidatos. O índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), menor do que o registrado em vestibulares anteriores: 2017.2 (29,7%) e 2016 (25,3%). Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h de exame.

Comente agora

Evento gratuito na UFBA debate polêmicas e desafios trazidos pela internet

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 13:18h
Evento gratuito na UFBA debate polêmicas e desafios trazidos pela internet

O aumento de debates políticos agressivos, a proliferação de notícias falsas (as chamadas Fake News) na internet e os desafios contemporâneos trazidos pelas redes sociais serão debatidos no encontro das Polêmicas Contemporâneas, evento que acontecerá na segunda (22), a partir das 19 horas no auditório da escola Politécnica da UFBA, na Federação. Aberto ao público e gratuito, o evento conta com participação da diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, ativista dos movimentos de Mídia Livre e ex-secretária de Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes. Além dela, estará presente o integrante do Livres, estudante de relações internacionais e youtuber, Túlio Schommer; o professor da Facom - UFBA e coordenador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital, Wilson Gomes; o historiador, mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em História Diogo Carvalho e também do jornalista José Carlos Teixeira. O evento também será transmitido ao vivo pelo site www.polemicas.faced.ufba.br.

Comente agora

Estudante de escola pública em Laje alcança 940 pontos na redação do ENEM

Educação  Postado por Aline Souza - 18/01 22:50h
Estudante de escola pública em Laje alcança 940 pontos na redação do ENEM

Foto: Reprodução/Facebook

O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou nessa quarta-feira (18) o tão aguardado resultado das provas do ENEM (acesso aqui), motivo de expectativa em muitos estudantes. Ao conferir as notas, o aluno Jailson Santos do Colégio Estadual Ruy José de Almeida que fica no município de Laje, descobriu que tinha obtido umas das maiores notas na redação do ENEM/2017. O garoto tirou 940 pontos, sendo que o máximo que se pode obter é a nota 1000. Além de Jailson, mas dois alunos do Colégio tiraram uma boa nota na redação, Cecílio com 880 e Brenda 820. Em sua página pessoal Jailson comentou o feito "Agradeço a todos que me ajudaram nessa longa estrada", escreveu. Em todo o Brasil, apenas 53 estudantes obtiveram nota máxima na redação, 1000 pontos.

Redação Voz da Bahia/Aline Souza

Comente agora

Estudantes desrespeitaram direitos humanos em 205 redações do Enem

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 15:19h
Estudantes desrespeitaram direitos humanos em 205 redações do Enem

Estudantes desrespeitaram os direitos humanos em 205 redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O tema foi alvo de uma polêmica no ano passado. Na véspera da aplicação da prova, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, determinou que redações que tiverem trechos de desrespeito a direitos humanos não poderiam ser zeradas, permitindo apenas o desconto de pontos. O número foi considerado sem expressividade pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, que disse não ter havido "nenhum percentual que chamasse atenção" ao comentar a estatística. Enquanto o número de provas com pontuação máxima na redação caiu de 77 para 53 entre 2016 e 2017, a quantidade de notas zero subiu de 291.806 para 309.157. Em termos percentuais, os exames zerados passaram de 4,84% para 6,54%.

Comente agora

MEC antecipa data do Sisu; inscrições começam dia 23

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 13:00h
MEC antecipa data do Sisu; inscrições começam dia 23

A abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi antecipada para 23 de janeiro, conforme anunciou hoje (18) o ministro da Educação, Mendonça Filho. Segundo ele, estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que queiram tentar uma vaga em instituições públicas de ensino superior têm entre 23 e 26 de janeiro para se inscrever. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva para divulgar os resultados do Enem 2017, liberados pouco antes das 12h de hoje. O prazo inicial para registrar a nota da prova e se candidatar a uma instituição pública de ensino superior era de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. De acordo com o ministro da Educação, o motivo da antecipação seria apenas “saciar a ansiedade” dos candidatos. O cronograma das demais seleções da pasta, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), segundo ele, permanecem inalterados. (Agência Brasil)

Comente agora

Nota do Enem 2017 é divulgada

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/01 11:27h
Nota do Enem 2017 é divulgada

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram divulgadas nesta quinta-feira (18). O resultado só pode ser consultado individualmente. Para isso, os candidatos devem acessar a Página do Participante e incluir CPF e a senha cadastrada. O resultado dos treineiros só será divulgado no dia 19 de março. Na mesma data, o Ministério da Educação também vai disponibilizar os chamados "espelhos da redação", que são a cópia digitalizada dos textos e as justificativas para as notas. Nesta quinta, o Ministério da Educação divulgou o balanço sobre o desempenho dos candidatos na edição de 2017 do exame. Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação, porém a nota média subiu de 541,9 para 558.

Comente agora

Notas do Enem 2017 são divulgadas

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/01 10:44h
Notas do Enem 2017 são divulgadas

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados nesta quinta-feira (18), às 12h, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Inicialmente, a divulgação estava agendada para as 11h, mas foi adiada para a realização de uma coletiva de imprensa com o Ministério da Educação (MEC). Para acessar as notas, o estudante deve acessar a Página do Participante (que ainda está fora do ar) e informar o CPF e a senha cadastrados durante o momento da inscrição para o exame. Os resultados dos participantes que ainda não tinham terminado o ensino médio em 2017, chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações. Confira as notas máximas e mínimas da prova de 2017 em cada área da prova:

Comente agora

Inep divulga resultado do Enem na manhã desta quinta-feira

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/01 07:12h
Inep divulga resultado do Enem na manhã desta quinta-feira

Os participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio terão acesso a suas notas na manhã desta quinta-feira (18). De acordo com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado será divulgado às 10h (horário da Bahia). No mesmo horário, também acontece uma entrevista coletiva com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, e o ministro da Educação, Mendonça Filho. Detalhes sobre a redação também devem ser divulgados. Para consultar sua nota, o candidato precisa acessar a Página do Participante e incluir seu CPF e a senha cadastrada. (BN)

Comente agora

MEC autoriza uso de nome social por travestis e transexuais

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 23:01h
MEC autoriza uso de nome social por travestis e transexuais

Resolução do Ministério da Educação (MEC) homologada hoje (17) autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da educação básica. A norma busca propagar o respeito e minimizar estatísticas de violência e abandono da escola em função de bullying, assédio, constrangimento e preconceitos. O nome social é aquele pelo qual as travestis, mulheres trans ou homens trans optam por ser chamados, de acordo com sua identidade de gênero.

“Essa era uma antiga reivindicação do movimento LGBTI [lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais] que, na verdade, representa um princípio elementar do respeito as diferenças, do respeito à pessoa e ao mesmo tempo de um combate permanente do Ministério da Educação contra o preconceito, o bullying, que muitas vezes ocorre nas escolas de todo o país. É um passo relevante para o princípio do respeito às diferenças e o combate aos preconceitos”, enfatizou o ministro Mendonça Filho ao homologar o texto, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação em setembro do ano passado.

Comente agora

Governo anuncia R$ 406 milhões para escolas em tempo integral

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 18:00h
Governo anuncia R$ 406 milhões para escolas em tempo integral

O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram hoje (17) a liberação de R$ 406 milhões para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O recurso será destinado às 27 unidades da federação ao longo de 2018. Do total liberado, cerca de R$ 173 milhões serão destinados para investimentos e R$ 233 milhões para custeio. De acordo com o Ministério da Educação, a liberação vai ampliar de 516 para 967 o número de escolas financiadas, o que representa um aumento de 87% de escolas atendidas em todo o país. Com a liberação de recursos de hoje, os valores totais destinados ao programa vão superar os R$ 700 milhões. Segundo o Ministério da Educação, em 2017 foram apoiadas pelo programa 516 escolas com 148.760 mil matrículas. Para este ano, serão 967 escolas, com 284.728 matrículas. A meta do programa é alcançar a marca de 500 mil matrículas.

Comente agora

Como recuperar a senha do Enem 2017

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 17:51h
Como recuperar a senha do Enem 2017

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será divulgado nesta quinta-feira (18) e o candidato vai precisar da senha cadastrada no momento da inscrição no exame para ter acesso à nota individual. Quem esqueceu a senha, pode recuperá-la na Página do Participante. A senha usada para ver a nota do Enem é a mesma que o estudante vai precisar para consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do dia 29 de janeiro. São três as formas de recuperação: uma para quem esqueceu apenas a senha; outra para quem esqueceu a senha e o e-mail e ainda para quem não tem mais a senha, o e-mail e o celular.

Recuperar a senha usando o endereço de e-mail

Comente agora

Nome social para transexuais poderá ser usado por estudantes no Ensino Médio

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 15:55h
Nome social para transexuais poderá ser usado por estudantes no Ensino Médio

O ministro da Educação José Mendonça Filho (DEM) assinou, na tarde desta quarta-feira (17), a homologação que permite o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da educação básica. A medida passará a valer para alunos do primeiro ano do ensino médio de qualquer escola, pública ou particular a partir deste ano letivo de 2018, atendendo às orientações do Ministério da Educação (MEC). Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), atualmente no Brasil, 45% dos estudantes trans desistem das aulas devido ao bullying sofrido na instituição. Estima-se ainda que 72% da população trans não tenha o ensino médio completo. Desta forma, a aprovação faz parte de um dos processos de inclusão para o grupo, o primeiro de muitos. De acordo com a empresária e militante Maria do Céu, a homologação é um grande incentivo para que alunos LGBTs participem da rotina escolar. "O constrangimento de ser chamado por um nome pelo qual você não se reconhece leva muitos trans a não frequentarem as escolas. Sem essa profissionalização, muitos migram para a prostituição", comenta.

Comente agora

MEC libera R$ 406 milhões a 967 escolas de ensino médio integral

Educação  Postado por Willyam Reis - 17/01 12:14h
MEC libera R$ 406 milhões a 967 escolas de ensino médio integral

Com previsão de investir R$ 1,5 bilhão em escolas de ensino médio em tempo integral até 2020, o Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (17) a liberação de R$ 406 milhões ao programa que fomenta instituições de tal natureza. De acordo com o Uol, 967 unidades serão atendidas. Com aulas de manhã e atividades variadas à tarde - e vice-versa - as escolas com política de tempo integral obtiveram melhores resultados no Enem, além de bons índices de evasão e reprovação, afirma o MEC. O governo espera chegar ao final do ano com investimento de R$ 700 milhões. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Estudantes de Ipirá desenvolvem sistema de irrigação automática inteligente

Educação  Postado por Willyam Reis - 16/01 09:47h
Estudantes de Ipirá desenvolvem sistema de irrigação automática inteligente

A fim de facilitar o desenvolvimento das plantações em regiões secas e evitar o desperdício de água, 11 estudantes desenvolveram o projeto "Tecnologia sustentável: irrigação automática inteligente". Os alunos são do curso técnico de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Jacuípe, em Ipirá. Eles contam que a ideia surgiu a partir da necessidade de equipamentos agropecuários que poluam menos e desperdicem recursos naturais para que os pequenos agricultores não percam as suas lavouras ou tenham que produzir menos em decorrência da escassez de água nos longos períodos de estiagem. "A nossa horta inteligente é de baixo custo e produtiva, fazendo com que a maioria das funções, como irrigar, traga mais autonomia aos agricultores, que podem produzir mais, e não têm que se preocupar com as lavouras, pois estará sendo monitorada eletronicamente", explicou a estudante Marine Gonçalves. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (SEC), neste ano, o sistema de irrigação automática será implantado na horta comunitária do Cetep, a partir do hardware Arduíno. Os estudantes apontaram que ele é uma solução acessível para a prática e manutenção da agricultura, principalmente no Sertão nordestino. (BN)

Comente agora

Matrículas para a rede estadual começam amanhã (16)

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 15/01 15:41h
Matrículas para a rede estadual começam amanhã (16)

Não precisa correr. Quem pretende estudar em uma das 1.282 unidades escolares da rede estadual de ensino pode efetuar a matrícula a partir de amanhã (16) até o próximo dia 29 de janeiro. A matrícula contempla toda a Educação Básica e suas modalidades: Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos (EJA); Inclusiva e Indígena.  O início das aulas está previsto para dia 19 de fevereiro. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio estadual, independentemente de ser a unidade que o aluno pretende estudar. Para quem busca comodidade, também é possível fazer o procedimento pela internet. Estão aptos a realizar a matrícula online os estudantes da rede estadual que vão mudar de escola e os alunos oriundos das redes municipais de Salvador e de mais 30 municípios baianos. Para tanto, é preciso utilizar o código de matrícula que receberam nas suas escolas de origem e acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Comente agora

Prouni 2018: inscrições poderão ser feitas entre 6 e 9 de fevereiro

Educação  Postado por Willyam Reis - 15/01 11:26h
Prouni 2018: inscrições poderão ser feitas entre 6 e 9 de fevereiro

Foto: G1

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018 estarão abertas entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O programa oferece bolsa de estudo parciais e integrais no ensino superior. O edital do Prouni foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15). A inscrição deverá ser feita via internet, no site do programa (http://prouniportal.mec.gov.br). Podem participar os candidatos que não tenham diploma do ensino superior e tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Além disso, o estudante precisa atender a pelo menos uma das condições a seguir:

Comente agora

Site disponibiliza bolsas de estudos em 500 mil cursos no país

Educação  Postado por Willyam Reis - 12/01 13:38h
Site disponibiliza bolsas de estudos em 500 mil cursos no país

Os brasileiros interessados em iniciar um curso de graduação ou pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EaD), que não desejam assumir dívida com financiamentos estudantis podem contar com o auxílio do Quero Bolsa. Para o 1º semestre do ano, a empresa disponibiliza mais de 1 milhão de bolsas de estudos de até 70% de desconto, em 1.200 instituições de ensino do país. Os benefícios podem ser encontrados em mais de 500 mil cursos, entre eles Administração, Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária e Engenharia Civil. Para obter o benefício, basta ao candidato procurar o curso de interesse, efetuar a inscrição no site e, em seguida, pagar a pré-matrícula para garantir a bolsa, sem qualquer burocracia ou necessidade de comprovação de renda. “Após concluir o processo na plataforma, deve comparecer à instituição de ensino escolhida para prosseguir com os trâmites da matrícula”, explica Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.

Comente agora

Divulgação do resultado do Enem é antecipado para 18 de janeiro

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/01 11:17h
Divulgação do resultado do Enem é antecipado para 18 de janeiro

O Ministério da Educação antecipou em um dia a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A partir de 18 de janeiro os estudantes poderão consultar os resultados individuais na Página do Participante, na internet. A nova data foi divulgada hoje (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no Enem. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na Página do Participante. É com ela que o estudante também terá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Comente agora

IFBA de Santo Antônio de Jesus inicia oferta de cursos para 2018

Educação  Postado por Marcus Augusto Macedo - 11/01 12:30h
IFBA de Santo Antônio de Jesus inicia oferta de cursos para 2018

O IFBA, campus de Santo Antônio de Jesus, inicia o ano de 2018 com oferta de vagas para seus cursos mais concorridos, nos semestres anteriores. São 25 vagas para o curso de Fotógrafo, 25 vagas para o curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Curta metragem e 12 vagas para o curso de Inglês, sendo quatro para o nível básico II e oito para o nível intermediário I. As inscrições estarão abertas, a partir, desta quinta-feira, 11 de janeiro e as aulas começarão no dia 19 de fevereiro de 2018. Os cursos são gratuitos e para participar basta ter Ensino Fundamental II completo e disponibilidade de tempo. Para o curso de Fotógrafo é necessário já ter completado 18 anos. O edital de seleção para o primeiro módulo do curso de Inglês será publicado na próxima semana. As inscrições são pela internet.

Veja como se inscrever nos links a seguir.

Comente agora

Professores poderão ser incluídos em transporte escolar de alunos

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 11/01 10:48h
Professores poderão ser incluídos em transporte escolar de alunos

Professores podem vir a ser beneficiados com vagas no transporte escolar gratuito oferecido aos alunos. É o que estabelece projeto pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto permite o uso do transporte pelos professores, desde que existam assentos vagos e que não haja alteração da rota. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2012 determina que, além de arcar com o transporte escolar dos estudantes de suas redes escolares, estados e municípios devem permitir aos professores da respectiva rede o uso de assentos vagos disponíveis nos veículos nos trechos autorizados. De acordo com o deputado Renato Molling (PP-RS), autor do texto, a medida não traz impacto aos orçamentos estaduais e municipais. De acordo com o deputado, os professores, especialmente da zona rural, precisam fazer deslocamentos semelhantes aos feitos pelos alunos, mas seus salários, muitas vezes baixos, tornam as despesas de transporte pesadas. A iniciativa representaria, ainda, um primeiro passo para a gratuidade total do transporte aos docentes.

Comente agora

Estudante da rede estadual é premiada em festival internacional de cinema escolar

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/01 18:07h
Estudante da rede estadual é premiada em festival internacional  de cinema escolar

A estudante Fabíola Rocha Pereira, 18 nos, foi premiada como “melhor atriz” na categoria Ensino Médio, do III Festival de Cinema Escolar de Alvorada ( RS), um dos mais representativos eventos do gênero da América Latina. A aluna, que concluiu, no final de 2017, o 3º ano no Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista (Sudoeste baiano), participou durante todo o ano passado de cursos de vídeo do Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC) – unidade da rede estadual, localizada no mesmo município. A sua premiação é fruto do curta-metragem “Cicatrizes”, uma criação estudantil coletiva, que aborda a questão da violência doméstica contra a mulher. O vídeo concorreu com 1.300 produções de 94 países. “Estou muito feliz e surpresa. Quando o nosso professor Daniel Leite nos inscreveu, no ano passado, não tinha muita expectativa de que ganharíamos algum prêmio, já que se tratava de um festival internacional, com concorrentes de quase 100 países e isto não é pouco”, comemora Fabíola, que atuou junto ao colega Johnata Almeida, além da aluna Viviane Osório, responsável pelas imagens, e Ingrid Sousa, pelo figurino.

Comente agora

MEC confirma que vai proibir criação de cursos de Medicina por 5 anos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/01 19:07h
MEC confirma que vai proibir criação de cursos de Medicina por 5 anos

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que está próxima a suspensão da criação de novos cursos de Medicina por cinco anos, no país, por meio de decreto. “O ministro da Educação, Mendonça Filho, irá propor ao presidente Michel Temer a edição do decreto. A proposta ainda está em elaboração e visa a sustentabilidade da política de formação médica no Brasil, preservando a qualidade do ensino, já que o Brasil é referência na formação médica”, diz a assessoria, em nota enviada ao CORREIO nesta segunda-feira (8). Para a decisão, o MEC diz levar em conta os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que apontam que o Brasil já atingiu as metas de vagas por ano estabelecidas, de cerca de 11.000. A confirmação da futura proibição ocorreu durante a apuração da reportagem que discute o valor cada vez mais alto das mensalidades dos cursos de Medicina, com foco na Bahia, onde pode-se desembolsar até R$ 720 mil - apenas em mensalidades - para formar um profissional. Sobre essa questão, a assessoria do MEC informou que não tem qualquer responsabilidade sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino particulares.

Comente agora

MEC antecipa liberação de R$ 1,1 milhão para os hospitais universitários da Bahia

Educação  Postado por Aline Souza - 09/01 18:33h
MEC antecipa liberação de R$ 1,1 milhão para os hospitais universitários da Bahia

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a liberação de aproximadamente R$ 1,1 milhão para os hospitais universitários da Bahia. Desse total, a pasta vai destinar R$ 701 mil ao Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-Ufba) e cerca de R$ 480 mil para a Maternidade Climério de Oliveira, também da Ufba. O montante destinado à Bahia faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Comente agora

Prefeitura de S. A. de Jesus assina a ordem de serviço para reforma da Creche Municipal Criança Feliz

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 09/01 12:49h
Prefeitura de S. A. de Jesus assina a ordem de serviço para reforma da Creche Municipal Criança Feliz

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus assinará a ordem de serviço para reforma da Creche Municipal Criança Feliz. O encontro será às 15h, na própria creche, situada próxima a antiga LBA. Em 2017, a prefeitura entregou cinco escolas completamente reformadas, a nova sede da Escola Cefira Baylão Diniz e a Creche Tia Jú, que estará em pleno funcionamento a partir deste ano. Outras dez escolas também já estão sendo reformadas. É a nossa Educação sendo tratada como merece. Vamos em frente!

#MaisEducação #TrabalhoERespeito #ReformaDasEscolas

Comente agora

Matrícula 2018 da rede estadual começa na próxima semana

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/01 12:33h
Matrícula 2018 da rede estadual começa na próxima semana

A matrícula escolar na rede estadual começa no próximo dia 16 e prossegue até 29 de janeiro para toda a Educação Básica e suas modalidades: Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos (EJA); Inclusiva e Indígena. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio estadual (independentemente de ser a unidade que o estudante pretende estudar) e via internet para os estudantes da rede estadual que vão mudar de escola e para os alunos oriundos das redes municipais de Salvador e de mais 30 municípios baianos (veja a lista abaixo). Para isso, é preciso utilizar o código de matrícula que receberam nas suas escolas de origem e acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).  O ano letivo de 2018 terá início no dia 19 de fevereiro. 

Comente agora

Faculdade tem 13 mil vagas para cursos gratuitos em diversas áreas

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/01 10:49h
 Faculdade tem 13 mil vagas para cursos gratuitos em diversas áreas

A Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU) oferece neste mês de janeiro mais de treze mil vagas para cursos gratuitos, de curta duração e que contemplam as áreas de humanas, exatas e saúde. As atividades serão realizadas nas unidades da faculdade localizadas na Pituba e Mercês, em Salvador, onde serão oferecidas mais de dez mil vagas, e na unidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana, onde serão disponibilizadas cerca de três mil. Os cursos serão ministrados pelos professores da instituição e possuem certificação. Os interessados devem se inscrever através do site de extensão da faculdade. As unidades da UNINASSAU em Salvador ficam localizadas na Rua dos Maçons, nº 364, Pituba (próximo a 16ª Delegacia de Polícia) e na Rua Direita da Piedade, s/n, Politeama (próximo ao Orixás Center). Já a faculdade em Lauro de Freitas fica na Avenida Santos Dummont, KM 4,5 – Centro (ao lado do Hospital Menandro de Faria). Para mais informações ligar para: (71) 3505-4500 ou 3505-4515. (G1)

Comente agora

Escolas não podem exigir todo o material didático no início do ano letivo e nem cobrar valores por falta de itens, diz Procon

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/01 02:11h
Escolas não podem exigir todo o material didático no início do ano letivo e nem cobrar valores por falta de itens, diz Procon

Com a proximidade do início do ano letivo, o Procon-BA orienta sobre possíveis práticas abusivas relacionadas à lista de materiais escolares exigida pelas escolas. O órgão informa que as instituições de ensino não podem, por exemplo, pedir que o aluno já apresente todo o material didático no início do ano letivo e nem exigir valores em substituição à entrega de itens da lista solicitada. Conforme o órgão, o número de reclamações em relação ao pedido de materiais escolares por parte das escolas, em toda Bahia, teve uma leve queda em 2017, comparado com o registrado em 2016. Ano passado, foram 878 atendimentos no Procon em relação ao assunto. No anterior, foram 978. A relação de materiais escolares que não podem ser solicitados aos consumidores deixou de ser publicada pelo Procon-BA em 2016, segundo o órgão, pelos motivos de nova interpretação da legislação especifica ao assunto.

Comente agora

Escolas municipais de Lauro de Freitas iniciam matrícula na próxima segunda

Educação  Postado por Willyam Reis - 06/01 15:06h
Escolas municipais de Lauro de Freitas iniciam matrícula na próxima segunda

 As matrículas para alunos novos da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas terão início na próxima segunda-feira (8). Mais de 30 mil vagas estarão disponíveis nas 80 unidades de ensino do município. Para realizar a matrícula, os interessados precisam preencher o requerimento fornecido pela unidade, assinado pelo responsável, além de apresentar histórico escolar original, cópia do RG do aluno ou certidão de nascimento (em caso de menores de idade), duas fotos 3x4, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação atualizados no caso das crianças, e cartão do Bolsa Família (para beneficiários do programa). As vagas estão abertas para alunos da creche, do ensino fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). (BN)

Comente agora

Matrícula escolar para alunos com deficiência é realizada nesta sexta (5)

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/01 08:45h
Matrícula escolar para alunos com deficiência é realizada nesta sexta (5)

Os pais devem ficar atentos para a matrícula antecipada da rede municipal de ensino para alunos da Educação Especial, ou seja, que possuem deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. O procedimento acontece nesta sexta-feira (5) e a data é dedicada exclusivamente ao atendimento deste segmento. No ano passado, a rede contou com 4.556 alunos com deficiência matriculados em seu sistema. Para efetuar a matrícula, basta que o responsável compareça à unidade de ensino onde pretende matricular o estudante munido de um documento que ateste a devida necessidade do mesmo. Além do atestado, é preciso que sejam apresentados os documentos (original e cópia) do registro civil ou carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, cartões do Bolsa Família (caso o aluno seja beneficiário), do SUS e de vacinação, sendo este último atualizado e duas fotos 3x4. 

Comente agora

Secretaria da Educação do Estado reabre inscrições do curso de aperfeiçoamento para professores e coordenadores pedagógicos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 04/01 13:17h
Secretaria da Educação do Estado reabre inscrições do curso de aperfeiçoamento para professores e coordenadores pedagógicos

A Secretaria da Educação do Estado reabre, nesta sexta-feira (5/1), às 10h, as inscrições online para o curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, destinado a professores e coordenadores pedagógicos dos Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino. Desenvolvido na modalidade de Educação à Distância (EAD), os educadores têm até 15 de janeiro, às 23h59, exclusivamente no endereço www.sec.ba.gov.br/inscricaoeventos/app/eventoInternet.asp, para efetuar a inscrição e garantir a vaga. O curso será iniciado no dia 1° de fevereiro de 2018.  O curso é mais uma ação estratégica do Estado para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, valorizando a carreira dos educadores, pois os participantes concluintes do curso terão um ganho médio de 14% em seus vencimentos até maio de 2019. Quem se inscreveu na primeira etapa já recebeu o pagamento de 6% sobre o vencimento básico dos educadores em dezembro de 2017, referente à primeira promoção. Quem se inscrever nesta nova etapa deverá receber estes 6% em janeiro.

Comente agora

Colégio e creche da Polícia Militar da Bahia abrem inscrições para novos alunos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/01 19:38h
Colégio e creche da Polícia Militar da Bahia abrem inscrições para novos alunos

s Colégios da Polícia Militar e a Creche Nossa Senhora das Graças, também da PM, abriram nesta terça-feira (2) as inscrições para novos alunos. Os interessados devem acessar a página dedicada ao procedimento na internet. O prazo para se inscrever termina às 18h do dia 7 de janeiro (domingo). O critério para a seleção de todos os inscritos será via sorteio eletrônico. A creche da PM funciona em Salvador e as vagas para o Colégio da Polícia Militar estão distribuídas em 14 unidades (capital e interior do estado). A divulgação dos contemplados será feita no dia 12 de janeiro a partir das 13h. O sorteio eletrônico será realizado às 9h desse mesmo dia, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, representantes dos pais ou responsáveis legais pelos candidatos inscritos serão convidados a comparecer no sorteio. Essa lista de representantes será elaborada também via sorteio eletrônico e divulgada nos sites da PM no dia 11. O comparecimento dos pais sorteados, no entanto, não é obrigatório. 

Colégio da Polícia Militar: consulte edital

Creche Nossa Senhora das Graças: consulte edital
 
Das 32 vagas oferecidas para a creche, 70% são destinadas a crianças entre 2 e 5 anos, filhos de servidores militares, e 30% para o restante da população

Comente agora

Uefs divulga 10ª chamada de convocação para contratação de técnicos-administrativos pelo Reda

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/01 13:12h
Uefs divulga 10ª chamada de convocação para contratação de técnicos-administrativos pelo Reda

Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou a 10ª chamada de convocação para contratação do Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda - Edital 001/2017). De acordo com a CSA da Uefs, os candidatos selecionados devem se apresentar na Gerência de Recursos Humanos, situada no prédio da Administração Central da Uefs - campus universitário, nos dias 02 e 03 de janeiro de 2018, das 9h às 11h e das 14h às 16h, para entrega de documentos e Atestado de Saúde Ocupacional. 

Confira o aviso de convocação e todos os documentos necessários para apresentação no link: http://csa.uefs.br/index.php/download/file/reda171/reda171_10a_convocacao

Comente agora

Estudo mostra que Brasil tem pouca conectividade nas escolas

Educação  Postado por Willyam Reis - 02/01 08:00h
Estudo mostra que Brasil tem pouca conectividade nas escolas

Um estudo organizado pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), com base em dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, mostra que o Brasil tem a segunda pior conectividade nas escolas entre os países que participaram do levantamento. Segundo a análise, 28,3% dos estudantes do Brasil afirmaram que têm acesso a computadores com internet nas escolas. A porcentagem perde apenas para a República Dominicana, com 28,18%. A média de conexão dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é de 55,9%. Ao fazer o Pisa, os estudantes respondem a perguntas sobre a existência e o uso de computadores nas escolas, além do acesso à internet. Quando perguntados se a escola tem computadores, 20,19% dos alunos responderam que a escola possui o equipamento, mas ele não utiliza. Outros 28,69% disseram que usam o computador e 26,48% responderam que a escola não tem o equipamento.

Comente agora

Repasses do governo federal para programa de auxílio a creches caem 90% em dois anos

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 30/12 11:53h
Repasses do governo federal para programa de auxílio a creches caem 90% em dois anos

Brasil Carinhoso, programa do governo federal criado em 2012 para ajudar os municípios a manter crianças pobres de 0 a 48 meses em creches, foi esvaziado. Depois de anos de quedas consecutivas no valor dos repasses, que chegou a 90% entre 2015 e 2017, o orçamento aprovado para 2018 é de R$ 6,5 milhões. Isso equivale a apenas 1% do orçamento aprovado quatro anos atrás, de R$ 642 milhões. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou a redução, mas afirmou que o programa tem ajudado no aumento no aumento das vagas em creches. De acordo com dados do Censo Escolar divulgados no dia 26, o número de matrículas em creches públicas cresceu 6,4% entre 2016 e 2017. Na educação pública, a responsabilidade pela educação infantil, que inclui as creches (para crianças de 0 a 3 anos), e as pré-escolas (para crianças de 4 a 5 anos), é dos municípios. Porém, a Constituição Federal afirma que a União precisa dar apoio suplementar às prefeituras.

Comente agora

Reajuste de piso pode não chegar a professores baianos; prefeitos pedem recursos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/12 21:17h
Reajuste de piso pode não chegar a professores baianos; prefeitos pedem recursos

O reajuste de 6,81% no salário dos professores terá um impacto negativo nas contas dos municípios baianos e pode não ser repassada, segundo o presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Eures Ribeiro. A portaria publicada nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Educação foi recebida com olhos receosos pelas prefeituras baianas que já estão com dificuldades para fechar as contas  e aguardam o depósito emergencial do Auxílio Financeiro aos Municípios pelo Governo Federal  que não será mais repassado. Eures defendeu que o aumento salarial só será repassado, caso o Governo também aumente os investimentos na educação. “Se mandar o ônus, tem que mandar o bônus”, comentou o presidente da UPB ao dizer que não existe orçamento para absorver o novo piso. “Existem municípios que já estão com 100% dos recursos da Fundeb comprometidos com salário de professores e não se faz educação só pagando salário”, argumentou. A medida, para Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), quer garantir redução da jornada de trabalho para os professores, além de reajustar os salários que ainda estão fora da regulamentado. Segundo o professor, 95% dos municípios não pagam o piso.

Comente agora

Piso salarial do professor terá aumento de 6,81% em 2018

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 28/12 12:05h
Piso salarial do professor terá aumento de 6,81% em 2018

O governo federal anunciou um aumento de 6,81% no piso salarial dos professores para 2018. O piso nacional do magistério passará a ser de R$ 2.455,35 para jornada de 40 horas semanais. A portaria que autoriza o aumento foi assinada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira (28). O índice, anunciado pelo MEC, é 4,01% acima da inflação prevista para este ano, que é de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Nos últimos dois anos, os professores tiveram um ganho real de 5,22%, o que corresponde a R$ 124,96, segundo o Ministério da Educação.

Comente agora

Base curricular e mudanças no Fies e no Enem; veja o ano de 2017 na educação

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 28/12 08:21h
Base curricular e mudanças no Fies e no Enem; veja o ano de 2017 na educação

O principal acontecimento de 2017 na área de educação ocorreu no último mês do ano: a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento que servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais foi cercado de polêmicas durante todo o ano. A terceira versão da BNCC foi entregue em abril pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional da Educação (CNE) e passou por diversas modificações, após o recebimento de propostas e a realização de audiências públicas. Questões como identidade de gênero, ensino religioso e antecipação do prazo para a alfabetização das crianças foram os principais pontos debatidos pela sociedade. Ao homologar a nova Base, o governo decidiu que ainda vai esperar a publicação da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a oferta de ensino religioso nas escolas para definir como ficará essa questão. Em setembro, o STF autorizou o ensino religioso de natureza confessional nas escolas públicas, ou seja, as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica. O MEC também anunciou que irá destinar R$ 100 milhões no orçamento do ano que vem para apoio técnico e financeiro para o início das ações de implantação da BNCC, em parcerias com estados e municípios.

Comente agora

Ausentes no Enade podem regularizar situação até 31 de janeiro

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 27/12 17:05h
Ausentes no Enade podem regularizar situação até 31 de janeiro

Os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano que não compareceram à prova podem solicitar a dispensa até o dia 31 de janeiro de 2018. Entre os critérios para a liberação do exame estão acidentes, assalto, casamento, luto, acompanhamento de cônjuge, problemas de saúde, licença maternidade e paternidade ou exercício de atividade profissional no dia da prova, que foi aplicada em 26 de novembro para 451.517 estudantes. O pedido de dispensa deve ser feito no Sistema Enade, com login e senha. Os estudantes devem apresentar, por meio eletrônico, documento comprobatório digitalizado referente ao impedimento de participação no exame. A análise das solicitações das dispensas será feita pelos coordenadores de curso das instituições de ensino superior. Quem tiver o pedido indeferido poderá apresentar recurso ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eletronicamente, de 5 a 23 de fevereiro de 2018, na mesma plataforma.

Comente agora

SAJ: Matrícula para novos estudantes começa no dia 3 de janeiro

Educação  Postado por Willyam Reis - 27/12 10:38h
SAJ: Matrícula para novos estudantes começa no dia 3 de janeiro

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, dará início na próxima quarta-feira, dia 03 de janeiro, as matrículas dos novos estudantes do Sistema Municipal de Ensino. Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis devem ir até as escolas próximas de suas residências a fim de matricular os estudantes, levando:

- Histórico Escolar

- Certidão de Nascimento do estudante

- Comprovante de Residência

- Uma foto 3x4

As matrículas serão realizadas até o limite de vagas de cada instituição de ensino. A Secretaria de Educação informa que houve ampliação de vagas para atender a demanda da população.

Comente agora

Cai número de matrículas no ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas, diz Censo

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 26/12 15:36h
Cai número de matrículas no ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas, diz Censo

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2017, o número de matrículas no ensino fundamental (1º ao 9º ano) dos colégios públicos caiu em relação ao ano passado. Já nas creches e na pré-escola, subiu. 

Ensino fundamental e médio: O número de alunos matriculados no ensino fundamental em 2017 caiu 1,7% em relação a 2016 – foi de 22.419.989 alunos para 22.056.515. No ensino médio, a queda foi de 2,9% - de 6.878.762 matrículas no ano passado para 6.682.515. Apesar de haver essa redução no número de estudantes matriculados na última etapa da educação básica, o ensino integral cresceu no setor público. Em 2016, 5,95% dos alunos do ensino médio estudavam no período estendido. Neste ano, a taxa subiu para 7,49%. Esse é, inclusive, um dos objetivos do Ministério da Educação (MEC) na reforma do ensino médio. 

Comente agora

5 em cada 10 adultos brasileiros não frequentaram escola além do ensino fundamental, diz IBGE

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 21/12 13:52h
5 em cada 10 adultos brasileiros não frequentaram escola além do ensino fundamental, diz IBGE

Cinco em cada dez brasileiros adultos não frequentaram a escola além do ensino fundamental, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua): Educação, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 21. A conta leva em consideração pessoas de 25 anos ou mais de idade, porque já poderiam ter concluído o processo regular de escolarização. No Brasil, 51% da população de 25 anos ou mais de idade possuía o ensino fundamental completo ou equivalente; 26,3% tinham o ensino médio completo ou equivalente; e 15,3%, o superior completo. Em 2016, o número médio de anos de estudo para essa faixa etária foi de 8,0 anos. No Nordeste, apenas 6,7 anos. Com relação à cor ou raça, mais uma vez a diferença foi considerável, 9,0 anos de estudo para as pessoas brancas e 7,1 anos para as pessoas de cor preta ou parda.

Comente agora

Analfabetismo entre pessoas pretas e pardas é mais que o dobro do que entre as brancas, diz IBGE

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/12 09:30h
Analfabetismo entre pessoas pretas e pardas é mais que o dobro do que entre as brancas, diz IBGE

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2016, a taxa de analfabetismo no país caiu para 7,2%. Em 2015, 8% dos brasileiros com 15 anos ou mais não sabiam ler ou escrever no país. O levantamento foi feito ao longo de 2016 por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Naquele ano, o total de analfabetos foi estimado em 11,8 milhões de pessoas e "apresentou relação direta com a idade, aumentando à medida que a idade avançava até atingir 20,4% entre as pessoas de 60 anos ou mais". O total de analfabetos mostra que o país ainda está distante de cumprir a Meta 9 do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei n. 13.005. O PNE estipulava a redução da taxa de analfabetismo para 6,5%, em 2015.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com