As comentadas

Boa tarde , Domingo, 21/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Educação

20
Set
Estudantes da rede estadual podem renovar matrícula em outubro
Postado por: Anacley Souza / 09:13h

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18), a Portaria nº 7.995/2014, que dispõe sobre os procedimentos e cronograma para realização da renovação da matrícula nas unidades escolares da rede estadual de ensino. O período para a renovação vai de 13 de outubro a 1º de dezembro. A novidade do processo é que, além de renovar a matrícula presencialmente na escola, os pais e estudantes podem optar por fazer a renovação on-line. O processo garante ao estudante a renovação da matrícula no mesmo turno e escola em que cursou o ano letivo 2014. “Esta fase é muito importante porque oportuniza às escolas fazerem o planejamento do ano seguinte. Além disso, é o momento que o estudante tem para sinalizar se deseja mudar de curso ou de turno na própria escola”, contou a diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Eliana Carvalho. A expectativa é de que 680 mil estudantes renovem a matrícula neste ano.

Renovação: Para a renovação da matrícula, a escola entregará aos estudantes, pais ou responsáveis, a Carta de Renovação e estes vão poder optar por renovar a matrícula presencialmente ou pela Internet. Na forma presencial, o estudante, pai ou responsável legal, no caso de menores de 16 anos, indica na Carta sua opção de renovação para o próximo período letivo. No caso da renovação via internet, o processo se dará por meio do aceso ao Portal da Educação. Utilizando o código de acesso contido na Carta de Renovação, o usuário deverá informar sua opção de renovação no Sistema de Gestão Escolar (SGE).

Comente agora
19
Set
Ifba realiza seleção para formação de técnicos em Saneamento
Postado por: Letícia Oliveira / 12:29h
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza, nos dias 23 e 24 de setembro, em Salvador, o processo seletivo para ocupação imediata de 30 vagas no curso de formação técnica de Saneamento, que faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja). A matrícula está prevista para o dia 30 de setembro. Interessados devem ter a partir de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental na rede municipal ou estadual de ensino. A seleção consiste em inscrição - gratuita - e entrevista socioeducacional. Para se inscrever é necessário comparecer à sede do campus, situada na Rua Emídio dos Santos s/n, Barbalho, das 15h às 20h, nos referidos dias, com os documentos exigidos no edital: RG (original e cópia) e histórico escolar, certificado ou atestado de conclusão do ensino fundamental. O curso de saneamento tem duração média de quatro anos, com aulas ministradas à noite. Durante esse período, o estudante será capacitado para atuar em obras de captação, transporte e tratamento de águas, bem como na construção de estações de tratamento de águas e esgotos; fazer manutenção de equipamentos e redes; realizar análise do consumo de água; desenvolver aterros sanitários, unidades de compostagem, além de obras para disposição e reciclagem de resíduos. Mais informações pelo telefone: 71.2102-9511.
Comente agora
19
Set
Cronograma para renovação de matrícula da Rede Estadual é divulgado
Postado por: Letícia Oliveira / 08:39h
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18), a Portaria nº 7.995/2014, que dispõe sobre os procedimentos e cronograma para realização da renovação da matrícula nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. O período para a renovação vai de 13 de outubro a 1º de dezembro. A novidade do processo é que, além de renovar a matrícula presencialmente na escola, os pais e estudantes podem optar por fazer a renovação on-line. O processo garante ao estudante a renovação da matrícula no mesmo turno e escola em que cursou o ano letivo 2014. “Esta fase é muito importante porque oportuniza às escolas fazerem o planejamento do ano seguinte. Além disso, é o momento que o estudante tem para sinalizar se deseja mudar de curso ou de turno na própria escola”, contou a diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado, Eliana Carvalho. A expectativa é de que 680 mil estudantes renovem a matrícula neste ano.
Comente agora
18
Set
Banco Central e Esaf lançam curso de Educação Financeira gratuito
Postado por: Letícia Oliveira / 12:17h

O Banco Central e a Escola de Administração Fazendária (Esaf) lançaram o curso a distância de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais. O curso é gratuito e a carga horária são dez horas, distribuídas no período de um mês, de 23 de setembro a 23 de outubro, de acordo com a disponibilidade de cada aluno. Para participar basta um computador conectado à internet. Segundo o BC, além de básico e didático, o curso tem caráter lúdico, pois se utiliza de personagens que têm questões comuns a milhares de pessoas – buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar gastos. Entre os objetivos do curso estão: compreender a relação cotidiana das pessoas com seus recursos financeiros; reconhecer o orçamento como ferramenta para a compreensão dos próprios hábitos de consumo; identificar o crédito como fonte adicional de recursos que não são próprios e que ao ser utilizado implica o pagamento de juros;

Comente agora
18
Set
Analfabetismo volta a diminuir após 'estacionar' no ano anterior, diz Pnad
Postado por: Letícia Oliveira / 10:36h

A taxa de analfabetismo no Brasil voltou a cair depois de um ano de estagnação. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados na manhã desta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever foi de 8,3% em 2013. Em 2012, a taxa foi de 8,7%, ligeiramente mais alta que no ano anterior, quando ficou em 8,6%. Já o número de pessoas com 10 anos ou mais que não têm instrução ou estudaram menos de um ano subiu de 15,3 milhões para 16 milhões. O estudo do IBGE investiga dados sobre população, migração, educação, trabalho, famílias, domicílios e rendimento. Foram ouvidas 362.555 pessoas em 1.100 municípios. No total, 13,04 milhões de pessoas com 15 anos ou mais estão no grupo de analfabetos no Brasil, e 7 milhões deles vivem na Região Nordeste.

Comente agora
18
Set
S. A. de Jesus: Festival Regional de Cultura Infanto-Juvenil teve resultado positivo
Postado por: Letícia Oliveira / 08:56h

Aconteceu durante todo o dia de ontem, quarta-feira (18), o Festival Regional da Cultura Infanto-Juvenil, realizado de uma parceria entre a Direc 4 e o SESC de Santo Antônio de Jesus. O evento reuniu escolas estaduais da cidade, onde os alunos puderam expressar seus talentos de música, poesia, artes plásticas, fotos e vídeos. Em entrevista a Andaiá FM, a professora Ana Gorete Oliveira, disse que é o espaço foi maior, em frente aos anos anteriores e a equipe de organização ficou muito satisfeita. Segundo ela, as escolas e estudantes são estimulados a participar desse projeto, que só tem rendido resultados positivos.

A educadora Cintia explicou que esses projetos são estruturantes e ontem foi realizado uma culminância de todo trabalho que foi realizado nas escolas dia após dia, dentro da unidade e é um caminho que se segue. “Todas as escolas aderem”, contou, complementando que todos os projetos (FACE, TAL, EPA, PROVE e AVE) que de qualquer forma intercalam um com o outro por estimularem a união na escola.

A técnica de cultura do SESC, Thaís Caribé, salientou que essa parceria é muito importante, pois agrega a cultura e educação, que são vertentes já promovidas pelo SESC. "Esperamos que esse projeto possa continuar nos próximos anos e essa parceria seja crescida, pois é muito importante esse evento para os estudantes. Foram descobertos novos talentos na cidade", disse.

A aluna Gleciane Souza do Colégio Estadual Drº José Marcelino de Souza ganhou como melhor intérprete e no que diz respeito a música o resultado foi o seguinte: Em 1º lugar ficou a música “Maquiagem do “Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães de Muniz Ferreira, representado por Tom Ferreira; em 2º lugar a música “Caos nacional” do CETEM Recôncavo, representado por: Sabrina da Paixão Silva; e em 3º lugar a música “Um novo olhar” do Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva, representado por Nerivan Silva, Luiz Henrique Jean Santana.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
17
Set
MEC descarta aplicar prova a crianças para avaliar educação infantil
Postado por: Anacley Souza / 16:53h

A coordenadora geral de educação infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Rita Coelho, disse que o governo trabalha na implantação de uma política de avaliação da educação infantil, mas descarta mensurar o desempenho dos alunos e aplicar provas para crianças de até 5 anos de idade. Rita participou de um seminário nacional sobre educação infantil que ocorre nesta quarta-feira (17) em São Paulo. A construção de uma política de avaliação da educação infantil atende a uma das metas previstas pelo Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil nos próximos dez anos. Conforme prevê o plano, a primeira avaliação tem de estar realizada até o dia 25 de junho de 2016, e a partir desta data deve ocorrer a cada dois anos. Atualmente comissões formadas por integrantes do governo e demais instituições discutem a matriz de referência da avaliação e como ela vai ocorrer. A avaliação vai abranger cinco eixos: acesso e oferta de vagas, infraestrutura da escola, recursos materiais, profissionais, gestão do sistema e gestão da unidade escolar. Segundo Rita Coelho, o desempenho das crianças não será mensurado e a primeira avaliação vai ser feita a partir de dados já coletados em estatísticas como o Censo Escolar.

Comente agora
17
Set
Secretaria Estadual de Educação contesta greve de professores universitários
Postado por: Anacley Souza / 16:37h

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia contesta os argumentos utilizados pelo movimento docente ao convocar professores para uma paralisação das atividades de quarta a sexta-feira (17 a 19), em quatro universidades estaduais. Em nota à imprensa, a secretaria informou que não há redução do orçamento das universidades estaduais: UEFS (Universidades Estadual de Feira de Santana), UNEB (Universidades Estadual da Bahia), UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), conforme foi dito pela categoria. A secretaria afirmou que o orçamento previsto para 2015 tem um incremento de 10,3% em relação ao orçamento de 2014. Ainda segundo o órgão, o Governo do Estado aprovou nesta terça-feira (16) uma suplementação orçamentária de R$ 7,8 milhões para as quatro universidades estaduais. O anúncio foi feito durante reunião entre as Secretarias da Educação e da Administração com os reitores e o recurso deverá estar disponível a partir desta quarta-feira (17). Afirmou também que as universidades têm autonomia para administrar os seus recursos, de acordo com suas necessidades administrativas. Em relação ao ganho na remuneração dos professores, a secretaria apontou que de 2007 até o final de 2014 será de 46,40% além da inflação.

Comente agora
17
Set
Universidade britânica reclama da falta de dedicação de estudantes do Ciência Sem Fronteiras
Postado por: Anacley Souza / 14:14h

A Universidade de Southampton, no Reino Unido, reclamou da falta de dedicação de estudantes brasileiros bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). No último fim de semana, os bolsistas na instituição receberam um e-mail da Science without Borders UK (SWB UK), parceira internacional do programa no Reino Unido. A mensagem, à qual a Agência Brasil teve acesso, dizia que a instituição cogitou "deixar de oferecer estágios para estudantes no futuro". O estágio é um componente central da bolsa e também um elemento obrigatório. O e-mail, enviado sábado (13) a todos os bolsistas na instituição, diz que o SWB UK foi "contactado pela Universidade de Southampton devido ao número considerável de reclamações das faculdades em relação ao comparecimento e à aplicação nos estudos". Outro trecho diz: "é muito decepcionante, para nós, ouvir da universidade que os resultados têm sido bastante baixos e que [os estudantes] não têm se esforçado. Eu entendo que isso não se aplica a todos vocês, no entanto, para aqueles [que estão nessa situação], gostaria de pedir que se esforcem mais e que cumpram todos os compromissos firmados, incluindo reuniões com o supervisor do projeto para monitorar o progresso." Na mensagem, o SWB UK informa ter pedido à universidade os nomes dos bolsistas que não estão se dedicando o suficiente. Existe a possiilidade de eles terem que devolver o que receberam do programa. A universidade, localizada na cidade de Southampton, na costa sul do Reino Unido está no topo de rankings de instituições voltadas para a pesquisa. No ano passado, recebeu 38 estudantes brasileiros pelo CsF – a mensagem foi endereçada a eles. No final deste mês, a instituição recebe, por mais um ano, 33 alunos brasileiros.

Comente agora
17
Set
Secretaria de Educação nega corte de repasses a universidades estaduais
Postado por: Letícia Oliveira / 10:45h

Os argumentos apresentados pelo movimento docente para convocar uma paralisação de atividades do professorado de quatro universidades estaduais nas próximas 72h foram contestados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. No principal ponto, que seria o corte orçamentário, a pasta alega que não houve redução nos repasses às estaduais da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste Baiano (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc). É previsto para 2015 o investimento aproximado de R$ 1,1 bi, o que representaria um incremento de 10,3% em relação ao orçamento de 2014. Além disso, o ganho na remuneração dos professores das universidade de 2007 até o final de 2014 foi de 46,4%, além da inflação, segundo as informações da Secretaria. “Destaca-se, ainda, que o total de recursos aplicados na despesa de pessoal saiu de R$ 337,4 milhões, empenhados em 2007, para R$ 733 milhões, em 2013, representando um crescimento de 117,3%. As universidades têm autonomia para administrar os seus recursos, de acordo com suas necessidades administrativas”, finalizou a pasta em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (17). (BN)

Comente agora
16
Set
Uneb abre inscrições para vestibular 2015
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:25h

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). No total, serão disponibilizadas 3.647 vagas, distribuídas em mais de cem opções de cursos de graduação presenciais. Os cursos são para Salvador e mais 23 cidades baianas. Os interessados devem se inscrever através do site www.vestibular2015.uneb.br. Neste ano, as principais novidades são o curso de direito em Itaberaba e a redução no valor da inscrição, que passou de R$ 98 para R$ 70.

Comente agora
16
Set
Professores de universidades estaduais paralisam por 72h
Postado por: Anacley Souza / 15:51h

As universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste Baiano (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc) estarão de portas fechadas desta quarta (17) a sexta-feira (19). De acordo com a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), a greve de advertência reivindica o repasse de maior orçamento para as instituições. Nesta quarta (17), os professores farão um protesto na Assembleia Legislativa. A paralisação também envolve os técnicos e estudantes das universidades, reunidas no Fórum das 12. “A última investida do governo foi a estimativa de corte de R$ 7,2 milhões em custeio e investimento para o orçamento das Ueba [universidades estaduais da Bahia] do próximo ano. Se confirmada a previsão, apenas entre 2013 e 2015, as estaduais da Bahia sofrerão cortes nas rubricas citadas na ordem de R$ 18 milhões”, critica o diretor da Aduneb, Milton Pinheiro. A categoria pede o aumento no repasse orçamentário para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). A falta de dinheiro, segundo a entidade, interfere no déficit do quadro de vagas para professores e técnico-administrativos, na falta de equipamentos nos laboratórios e materiais didáticos, na ausência de uma política efetiva de permanência estudantil, na falta de restaurantes universitários e creches-escola, no constante atraso nos pagamentos de bolsas de pesquisa e auxílio. Em algumas unidades faltariam, inclusive, materiais de limpeza e higiene pessoal. (Bahia Notícias)

Comente agora
16
Set
Festival Regional Infanto-juvenil da Direc 4 acontece nesta quarta-feira (17) no SESC- SAJ
Postado por: Anacley Souza / 14:11h

Acontece nesta quarta-feira (17) o Festival Regional de Cultura Infanto-Juvenil promovido pela 4ª Diretoria Regional de Educação (DIREC) e pelo SESC em Santo Antônio de Jesus. Em contato com a Andaiá FM, o professor Clovis Ezequiel anunciou o início do evento cultural e reafirmou a grande parceria com a entidade, “nós trabalhamos em conjunto. Ano passado começamos com a apresentação de quadrilhas e hoje será mais esta grandiosidade com uma programação bastante vasta”, fala.  Além das apresentações, haverá exposição de vídeos e amostra de artes-visuais produzidas pelos alunos de toda a rede estadual de ensino do município e região. O evento terá início no dia 16 de setembro, das 19h às 21h, no foyer do Teatro SESC e no dia 17, o evento acontece das 9h às 20h, onde os alunos se apresentarão e haverá um Sarau Literário, na Quadra poliesportiva e no Teatro. O evento é aberto ao público.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
16
Set
Ufba é uma das universidades brasileiras na lista das melhores do mundo
Postado por: Letícia Oliveira / 11:13h
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está entre as 22 instiuições de ensino superior brasileiras que compõem a lista das 800 melhores do mundo, segundo o QS World University Ranking 2014, divulgado ontem (15). A Universidade de São Paulo, melhor colocada, ficou na 132ª posição, resultado que representa queda de cinco posições em relação ao ano passado, quando a instituição havia ficado na 127ª posição. Entre as brasileiras, 14 são federais, cinco estaduais e três particulares. Das 10 melhores do ranking, seis são americanas e quatro britânicas. O Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), que fica nos Estados Unidos, ocupa a primeira posição, seguido da Universidade de Cambridge e da Imperial College, ambas situadas na Inglaterra. Quando comparada apenas a instituições da América Latina, a USP ocupa a segunda posição do ranking, com 98,2 pontos, atrás apenas da Universidade Católica do Chile. Outras cinco universidades brasileiras figuram entre as 10 mais bem posicionadas entre as latino-americanas: a Universidade Estadual de Campinas (3ª), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (4ª), a Universidade Estadual Paulista – Unesp (9ª), e a Universidade Federal de Minas Gerais (10ª).
Comente agora
15
Set
USP cai cinco posições em ranking mundial de universidades em 2014
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:58h

Depois de dois anos de ascensão, a Universidade de São Paulo (USP) recuou cinco posições na edição de 2014 do QS World University Ranking. A lista divulgada nesta segunda-feira (15) tem a universidade paulista na 132ª colocação. Em 2013, ela havia ficado na 127ª posição. Nesta edição, a melhor instituição do mundo, na lista de 800 universidades avaliadas, foi novamente Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. A Universidade de Cambridge e a Imperial College de Londres, ambas do Reino Unido, ficaram empatadas na segunda posição. A USP continua sendo a instituição brasileira e latino-americana mais bem avaliada, e a única do continente a figurar entre as 150 melhores universidades do mundo. Ela é seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que subiu da 215ª para a 206ª colocação, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que em 2013 ficou na 284ª posição e, em 2014, subiu para o número 271 do ranking. Nesta edição, os Estados Unidos emplacaram seis universidades no top 10: MIT, a Universidade de Harvard (4º lugar), a Universidade Stanford (7º), Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na 8ª posição), Universidade Princeton (9ª) e Universidade Yale (10ª). Já o Reino Unido completou o top 10 com quatro instituições: além de Cambridge e da Imperial College, a Universidade de Oxford e a Universidade College de Londres (UCL, na sigla em inglês) empataram com a 5ª colocação. No total, o Brasil tem 22 universidades na lista das 800 melhores: três são particulares, cinco são estaduais e 14 são federais. O número e o nome das instituições segue igual à edição anterior.

Lista das instituições brasileiras no ranking QS 2014:

Comente agora
15
Set
IFBA prorroga inscrições para cursos técnicos e superiores até outubro
Postado por: Anacley Souza / 13:05h

As inscrições para o processo seletivo 2015 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram prorrogadas até o dia 16 de outubro. De acordo com o instituto, 100% das oportunidades para graduação serão ocupadas por meio de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, sendo 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas estão distribuídas em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Para se inscrever, basta acessar o site do IFBA. Para os cursos subsequentes, 50% das vagas serão reservados pela nota do Enem. Ou seja, esses candidatos não farão a prova do IFBA, já que o modo de seleção será com base na nota do Enem. Mais informações podem ser encontradas no site do instituto. A data de aplicação da prova permanece no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h40, com abertura dos portões às 7h20.

Comente agora
14
Set
OAB divulga padrão de respostas da fase final do XIV Exame de Ordem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:03h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou neste domingo (14) o padrão de respostas da segunda fase do XIV Exame de Ordem aplicada nesta tarde (veja links ao lado). A lista preliminar dos aprovados será divulgada no dia 3 de outubro. Os resultados oficiais da prova prático-profissional serão divulgados nos endereços eletrônicos oab.fgv.br e www.oab.org.br ou nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB. O prazo para recursos vai entre os dias 4 e 7 de outubro. O resultado definitivo sairá no dia 20 de outubro. Para recorrer, os bacharéis devem utilizar exclusivamente o sistema eletrônico de interposição de recursos disponíveis nas páginas listadas acima. No caso de anulação de qualquer parte da prova prático-profissional em determinada área jurídica, a pontuação correspondente será atribuída a todos os examinandos que realizaram a prova nessa área, inclusive aos que não tenham interposto recurso, informa o edital. Na segunda etapa (prova prático-profissional), os bacharéis responderam quatro questões discursivas e redigir uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharéis em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. Os candidatos que não forem aprovados ao final do processo, poderão se inscrever na próxima edição e entrar diretamente na segunda fase. As inscrições para o próximo exame serão abertas no dia 26.

Comente agora
14
Set
País precisa aumentar investimentos em educação e ampliar matrículas
Postado por: Letícia Oliveira / 11:30h

Avançar nas metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) é um dos principais desafios do país para os próximos anos, analisam especialistas ouvidos pela Agência Brasil. O plano, cuja lei foi sancionada em junho, contém 20 metas para serem cumpridas nos próximos dez anos. As metas, que abrangem do ensino básico ao ensino superior, tratam de questões como ampliação de matrículas, inclusão de pessoas com deficiência, melhorias na infraestrutura e valorização dos professores e trabalhadores em educação. Entre elas está a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor. “O próximo presidente vai ter que dar o primeiro salto”, diz o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. “O próximo mandato será determinante para cumprimento das metas do plano.

Comente agora
14
Set
OAB aplica neste domingo a fase final do XIV Exame de Ordem
Postado por: Letícia Oliveira / 08:11h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplica neste domingo (14), às 13 horas (horário de Brasília), a segunda fase do XIV Exame de Ordem Unificado em todo país. Os locais de prova podem ser consultados aqui. A prova terá duração de cinco horas. Estão aptos a participar do exame os candidatos aprovados na primeira fase do XIV Exame e os que solicitaram reaproveitamento da 1ª fase do XIII Exame. A prova prático-profissional é composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema. Esta fase é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual. Os padrões de respostas serão divulgados na noite deste domingo no site oab.fgv.br. O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também podem realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O resultado preliminar na segunda fase será divulgado no dia 3 de outubro, e o final, após a apreciação de recursos, no dia 20 de outubro.

Comente agora
13
Set
Inscrições para processo seletivo do IFBA foram prorrogadas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:11h

As inscrições para o Processo Seletivo 2015 dos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram prorrogadas até o dia 16 de outubro. Este ano todas as vagas da graduação serão selecionadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, sendo que 60% serão aprovadas pelo sistema de classificação do IFBA e as outras 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para os cursos subsequentes, também houveram mudanças. Neste processo seletivo, 50% das vagas serão reservados pela nota do Enem. Ou seja, esses candidatos não farão a prova do IFBA, já que o modo de seleção será com base na nota do Enem. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.ifba.edu.br. O valor da taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30. As vagas estão distribuídas em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Comente agora
13
Set
2ª fase da Olimpíada de Matemática reúne 900 mil alunos neste sábado
Postado por: Letícia Oliveira / 08:09h

Um grupo de 907.446 estudantes da educação básica pública participa neste sábado (13) da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). São 284.083 alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental e 267.298 do 8º e 9º anos da mesma etapa, além de 356.065 das três séries do ensino médio. As provas começam às 14h30, pelo horário de Brasília. Os testes serão aplicados por fiscais indicados pela coordenação da Obmep em 9,2 mil centros, distribuídos em 5,4 mil municípios. Estão na segunda fase estudantes de 41.299 escolas. Nos três níveis da olimpíada, as provas terão duração de três horas, com uma hora a mais para os estudantes que farão os testes em braile, prova ampliada ou que precisam de acompanhante. Conforme o regulamento da Obmep, além de responder de seis a oito questões dissertativas, os alunos devem explicar e exibir os cálculos e o raciocínio empregado.

Comente agora
12
Set
Taxa de isenção do vestibular de 2015 da Uneb termina no próximo domingo (14)
Postado por: Anacley Souza / 09:00h

As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) abriram nesta segunda-feira (08) e seguem até 2 de outubro com 6.572 vagas para cursos presenciais e a distância. São 3.647 vagas disponibilizadas para mais de 100 cursos de graduação presenciais, nos campi de Salvador e mais 23 cidades do interior da Bahia e 2925 vagas para o curso de Educação a Distância (EAD). Em entrevista a Recôncavo FM, Gracila Dourado Porto, coordenadora do Campus V em Santo Antônio de Jesus, falou a respeito do processo seletivo. Segundo ela, as provas serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro e o valor desembolsado serão de R$ 70,00. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente no site da Instituição www.vestibular2015.uneb.br. O processo seletivo será dividido em seis provas, com oito disciplinas ministradas durante o ensino médio. No primeiro dia, haverá provas de língua portuguesa que envolve literatura brasileira e redação; língua estrangeira, com condição de escolha entre inglês/espanhol/francês; ciências humanas que envolvem as matérias de história, atualidades e geografia, e matemática. No segundo dia, ciências da natureza com as disciplinas física, química e biologia.

Comente agora
11
Set
Enem: maior número de acertos não garante maior nota; saiba como é cálculo do Inep
Postado por: Letícia Oliveira / 09:21h

Você está participando de uma corrida de 100 metros, mas não consegue completar a prova. Se isso valesse em pontos, você tiraria nota zero? Não, porque você é capaz de correr, só não conseguiu completar a prova. É com esse exemplo que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica por que ninguém tira zero no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cálculo da pontuação da prova ainda confunde muitos estudantes. Por conta disso, para quem vai usar o exame para ingressar no ensino superior, a ansiedade pelo resultado do exame é ainda maior, já que não é possível calcular sua nota apenas com base no acerto de questões. Segundo o Inep, duas pessoas que acertaram o mesmo número de questões podem ser avaliadas de maneiras diferentes, já que a nota depende dos itens certos e do peso de cada um. Tudo isso é calculado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).  “Tivemos um aluno aqui que nos contou que fez o Enem no 2º ano e teve um desempenho melhor do que no 3º ano, quando acertou mais questões”, exemplifica Robério Sinfrônio, coordenador do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela.

Comente agora
10
Set
Ministro diz que 48% dos contratos do Fies atendem a negros e pardos
Postado por: Anacley Souza / 17:05h

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse hoje (10) que 83% dos estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm renda familiar per capita média de até um salário mínimo e meio, ao falar na abertura do 1º Seminário de Avaliação da Lei de Cotas. Ele ressaltou ainda que 48% dos contratos de financiamento são com pessoas negras ou pardas. O seminário reuniu representantes de diversas instituições para discutir a política de cotas e os aperfeiçoamentos que podem ser feitos no acesso à educação superior por parte de alunos de escolas públicas, negros e indígenas. A Lei de Cotas define, entre outras coisas, o preenchimento de 50% das vagas em universidades federais por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, atendendo no mínimo à proporção de pretos, pardos e indígenas da população local. Além disso, metade deve ser reservada para aqueles com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Segundo Paim, 37% das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram destinados a cotas e todas as universidades federais já atingiram o mínimo previsto em lei, de 25% das vagas destinadas a cotas. Ele disse ainda que 52% dos estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) são negros, pretos ou pardos. Para o ministro, quando se fala em redução das desigualdades educacionais, não significa atendimento diferenciado, mas a garantia de que o estudante tenha acesso nas mesmas condições daqueles que não têm registro de desigualdade.

Comente agora
10
Set
Concurso oferece vagas de intercâmbio para brasileiros na França
Postado por: Anacley Souza / 13:43h

Está aberta a seleção do concurso "Quero Estudar na França" que oferece curso de francês durante 15 dias na França para brasileiros come estadia e alimentação. O concurso é aberto para todas as pessoas residentes do Brasil e que tenham 18 anos ou mais. O candidato terá que publicar um vídeo original de até 1 minuto no YouTube explicando, em português, por que ele gostaria de estudar na França e o link do vídeo deverá ser postado na página do Facebook da agência que promove a seleção. A seleção é realizada pela Campus France Brasil que deve premiar o segundo premiado com um curso de um semestre na Aliança Francesa de São Paulo. Veja detalhes do concurso no site da instituição. (Universia)

Comente agora
10
Set
Brasil investe mais no ensino superior do que no básico
Postado por: Letícia Oliveira / 07:51h

No Brasil, as instituições públicas de ensino superior gastam quatro vezes mais por aluno do que gasta no ensino fundamental por estudante. De acordo com o relatório Education at a Glance, divulgado hoje (9) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), essa é a maior diferença de gasto entre níveis educacionais dentre todos os países do grupo. Os dados do relatório são de 2011. O gasto por cada aluno da educação superior corresponde a 93% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita brasileiro. O documento faz a ressalva de que entre, 1995 e 2011, o gasto por aluno na educação básica cresceu por volta de 128%, enquanto decresceu no nível superior. O governo brasileiro gastou em educação 19% do total de seu gasto público, acima da média da OCDE, de 13%. Com isso, no ranking dos países, o Brasil é o quarto mais alto.  Segundo o relatório, o Brasil investe quase um terço em educação do que investem, na média, os países da OCDE;  O levantamento mostra também que, em relação ao PIB, o investimento brasileiro está acima da média desses países.

Comente agora
10
Set
Nº de universitários que se formam cai pela 1ª vez desde 2003, diz MEC
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:57h

O Brasil registrou 7.305.977 estudantes matriculados em cursos de graduação no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na tarde desta terça-feira (9). Os números são referentes ao ano de 2013. São 268.289 matrículas a mais que em 2012, um crescimento de 3,8%, sendo 1,9% na rede pública e 4,5% na rede privada. O crescimento foi inferior em relação ao censo anterior, quando o número de matrículas aumentou 4,4% de 2011 para 2012. Brasil gasta por aluno um terço do valor de países desenvolvidos. Deste total de estudantes universitários, 5,3 milhões (73,5%) estão nas instituições particulares. O restante (1,9 milihão) se divide entre instituições federais (1,1 milhão), estaduais (604 mil) e municipal (190 mil). Os alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 2.391 instituições. A maior parte formada por universidades e faculdades particulares, 2.090 e o restante são instituições públicas (301).

Comente agora
09
Set
Instituto Federal encerra amanhã inscrições para processo seletivo
Postado por: Letícia Oliveira / 17:25h

As inscrições para o processo seletivo 2015 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) terminam nesta quarta-feira (10). Os interessados devem realizar a inscrição no site www.processoseletivo.ifba.edu.br. A taxa custa R$ 30 para cursos técnicos e, para os cursos superiores, os candidatos utilizarão a nota do ENEM. As vagas são para cursos superiores e técnicos, nas modalidades subsequente e integrada. Os cursos serão ministrados nas cidades de Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. O candidato inscrito só poderá realizar a prova no Município onde está localizado o Campus para o qual se inscreveu. Em hipótese alguma será permitido ao candidato realizar a prova fora do local determinado pelo IFBA.  A prova está marcada para acontecer no dia 07 de dezembro de 2014, das 8h às 12h30. Os locais da prova serão divulgados no período de 26 de novembro de 2014, no endereço eletrônico do IFBA ou em algum dos Campi.

Comente agora
09
Set
Matrículas no ensino superior sobem 3,8% e atingem 7,3 milhões de alunos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:11h

O Brasil registrou 7.305.977 estudantes matriculados em cursos de graduação no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na tarde desta terça-feira (9). Os números são referentes ao ano de 2013. São 268.289 matrículas a mais que em 2012, um crescimento de 3,8%, sendo 1,9% na rede pública e 4,5% na rede privada. Deste total, 5,3 milhões (73,5%) de estudantes estão nas instituições particulares. O restante (1,9 milihão) se divide entre instituições federais (1,1 milhão), estaduais (604 mil) e municipal (190 mil). Os alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 2.391 instituições. A maior parte formada por universidades e faculdades particulares, 2.090 e o restante são instituições públicas (301). As universidades são responsáveis por mais da metade das matrículas (53,3%). As faculdades concentram 29,1%; centros universitários, 15,8%; instituições federais de educação tecnológica, 1,6%. (G1)

Comente agora
09
Set
Mais de 900 mil estudantes participam da segunda fase da Olimpíada de Matemática
Postado por: Letícia Oliveira / 15:31h

Neste sábado (13), 907.446 estudantes de mais de 41 mil escolas de todo o país farão a prova da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). A atividade, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem a finalidade de despertar o interesse dos alunos e revelar talentos. São mais de 9 mil centros de aplicação em todos os estados. As escolas podem conferir o local de prova e imprimir o cartão de confirmação dos estudantes pelo site http://www.obmep.org.br. De acordo com o Impa, os cartões já foram enviados às escolas. É importante comparecer ao local de prova com meia hora de antecedência e levar um documento original com foto. A primeira fase, com 20 questões objetivas, ocorreu no dia 27 de maio, com mais de 18 milhões de estudantes de 5.533 municípios. Os 5% mais bem colocados seguem para a segunda fase, composta por seis questões discursivas, em que é preciso descrever os cálculos e o raciocínio usado.

Comente agora
09
Set
UFRB divulga concurso para professor efetivo do CETEC com 19 vagas ofertadas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:29h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas as inscrições para o Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Ao todo, são ofertadas 19 vagas: 07 vagas para professor assistente A e 12 vagas para professor auxiliar A. As inscrições têm início nesta segunda-feira, 08, e seguem abertas até o dia 29 de setembro. O regime de trabalho é dividido entre dedicação exclusiva e 20 horas semanais. As áreas contempladas são: a) Engenharia Mecânica: Projeto de Máquina, Engenharia de Produção, Engenharia Naval, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Industrial, Engenharia de Manutenção; b) Engenharia Civil: Solos e Fundação, Construção e Materiais de Construção, Construção, Estruturas, Estradas e Engenharia de Transporte, Engenharia Civil, Desenhos e Projetos Gráficos.

Comente agora
09
Set
Brasil gasta por aluno um terço do valor de países desenvolvidos
Postado por: Letícia Oliveira / 12:46h

Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) divulgado nesta terça-feira (9) mostra que o governo brasileiro gastou em educação 19% do total do seu gasto público em 2011, ano em que os dados foram compilados para este estudo, ficando acima da média dos países desenvolvidos (13%) e atingindo 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, o valor gasto com dinheiro público por aluno foi de US$ 2.985, o que representa um terço da média dos 34 países integrantes OCDE, que é de US$ 8.952. É o segundo valor mais baixo entre todos os países da organização. A OCDE é uma organização internacional composta por países que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas económicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. Além dos 34 países membros, o relatório considera dados de outros dez países parceiros, entre eles o Brasil. Segundo o relatório, o Brasil só tem um gasto por aluno maior do que a Indonésia, e fica abaixo de países como Turquia, México, Hungria, Eslováquia, Chile, Israel, Portugal e Coreia do Sul, entre os que também estão abaixo da média da OCDE. O país com maior investimento por aluno é os Estados Unidos, acima de US$ 15 mil, seguido por Áustria, Holanda, e Bélgica. O relatório "Olhar sobre a educação" aponta ainda que as taxas de matrícula no Brasil estão crescendo fortemente nos últimos anos. Entre 2005 e 2012, a taxa de matrícula de crianças de 4 anos cresceu de 37% para 61% e a das de 5 anos de 63% para 83%. Ainda assim está abaixo da média dos países desenvolvidos, que é de 84% para 4 anos, e 94% para 5 anos.

Comente agora
09
Set
Universidade Federal do Sul da Bahia inicia atividades com 800 alunos de graduação e licenciatura
Postado por: Letícia Oliveira / 11:24h

As atividades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) começaram na noite da segunda-feira (8), durante uma aula magna no Campus Jorge Amado, em Itabuna. Com 800 alunos matriculados nos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares da instituição, a universidade contabiliza que 95% dos estudantes são oriundos do Sul baiano.  "Os alunos podem assistir às aulas da universidade sem sair de onde moram e só vem para as três sedes - Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas para completar seus cursos", disse o reitor da UFSB, Naomar Almeida. A meta é alcançar 900 matrículas na instituição. Durante a aula magna estiveram presentes o governador Jaques Wagner e o ministro da Educação José Henrique Paim. Já nesta terça-feira, Wagner segue para Barreiras, onde participará da aula inaugural da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Comente agora
09
Set
Uneb: prazo para isenção de taxa vai até o dia 14 de setembro
Postado por: Letícia Oliveira / 08:09h

As inscrições para o vestibular 2015 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) estão abertas desde a segunda-feira (8), e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br.  As 3.647 vagas disponíveis estão distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. Outras 2.925 vagas em cursos a distância (EaD) também são oferecidas. Os interessados têm até o dia 2 de outubro (quinta-feira) para fazer a inscrição, que este ano teve a taxa de inscrição reduzida para R$ 70 (era de R$ 98). As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro. Quem quiser pedir isenção de taxa tem até o dia 14 de setembro para fazer o pedido, pelo mesmo site.

Comente agora
09
Set
Secretária de Educação explica resultado do IDEB de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 08:00h

Santo Antônio de Jesus não atingiu a meta estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação), pelo fato das notas do IDEB terem sido abaixo do índice. Em entrevista a Andaiá FM, a Secretária Municipal de Educação, Ely Mary Bittencourt, explicou que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) perpassa não só pelo resultado da avaliação, mas também por uma trajetória aluno-escola, que é índice de aprovação, reprovação, abandono e daqueles que fizeram a Prova Brasil com seriedade. Segundo a secretária, a questão pedagógica também pesa, então é necessário repensar o currículo, “assim que cheguei na secretaria, peguei o resultado do IDEB de 2009, sentei com os gestores das escolas e solicitei de cada uma unidade a matriz curricular”, completou. Ely ressaltou que na intenção de mudar a prática pedagógica a partir dos interesses desses estudantes, que não são os mesmos do período da gestão atual, é preciso conseguir conquistar esse resultado satisfatório, trabalhando com descritores. A entrevistada comentou ainda que o resultado comentado sobre o desenvolvimento da educação básica não faz parte da gestão em que está a frente, “a prova foi realizada em outubro de 2013, entretanto está avaliando os alunos da gestão passada”, frisou, acrescentando que houve crescimento em algumas escolas que atingiram a meta.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
08
Set
Itabuna: Professores são atacados com spray de pimenta durante ato na prefeitura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:53h

Os professores da rede municipal do município de Itabuna, no sul baiano, foram atacados com spray de pimenta durante uma manifestação contra atraso de salários em frente ao prédio da prefeitura. De acordo com a vice-presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público da cidade (Simpi), Carminha Oliveira, a lei determina que os servidores recebam o pagamento até o 5° dia útil do mês, o que não aconteceu. “O Executivo prometeu que receberia os representantes dos professores nesta segunda-feira (8). Nós chegamos às 8h e, até as 11h, ninguém nos recebeu”, contou ao Bahia Notícias. Segundo Carminha, o grupo decidiu então, “de forma ordeira e pacífica”, entrar no prédio da prefeitura, quando ocorreu o “ataque”. “A secretária de educação decidiu nos receber e, enquanto negociavam, os professores ficaram sentados no chão. De repente, alguém soltou spray de pimenta e as pessoas começaram a passar mal, quem estava em pé começou a correr... Foi lamentável. Um atentado. Não oferecíamos nenhum tipo de resistência”, criticou, apesar de afirmar que não sabe quem foi o responsável por lançar a substância.

Comente agora
08
Set
Inep publica os procedimentos para as instituições usarem resultado do Enem
Postado por: Anacley Souza / 13:39h

Os procedimentos e prazos para a utilização dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por instituições em processos seletivos no ensino superior e para certificação de conclusão de ensino médio foram fixados por meio de portaria publicada na edição de nesta segunda (08.09) do Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A portaria inclui três possibilidades de utilização dos resultados do Enem pelas instituições nacionais e estrangeiras de ensino superior para a distribuição de vagas. Uma delas é o mecanismo único em que o Enem é a única forma de seleção adotada pela instituição; outra, o mecanismo alternativo, em que o Enem coexiste com outro processo seletivo; e a terceira, o mecanismo complementar, caso em que o Enem é admitido como uma das fases ou um dos componentes do processo seletivo. A portaria lista os procedimentos e documentos necessários para que as instituições nacionais e estrangeiras solicitem o acesso aos dados e resultados dos participantes no Enem. Traz ainda o modelo do termo de sigilo e responsabilidade a ser utilizado para acesso à base de dados do exame. A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos. (Agência EBC)

Comente agora
08
Set
UNEB abre inscrições para Vestibular 2015
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:29h

A UNEB abre hoje (8) as inscrições para o Vestibular UNEB 2015, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br. Estão sendo disponibilizadas 3.647 vagas distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas, além de 2.925 vagas em cursos à distância (EaD). Os interessados terão até o dia 2 de outubro para garantir participação no certame, que este ano teve a taxa de inscrição reduzida para R$ 70. Segundo a coordenação do Centro de Processo Seletivo (CPS), o valor da inscrição caiu 28% em comparação ao vestibular anterior cujo custo para o candidato foi de R$ 98. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do certame (ver termo aditivo).

Comente agora
08
Set
Inscrições para processo seletivo do Creci terminam nesta terça-feira (9)
Postado por: Anacley Souza / 10:57h

Terminam nesta terça-feira (9) as inscrições para o Processo Seletivo do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (CRECI - BA 9ª Região). São 21 vagas para profissionais de fiscalização, suporte técnico e suporte administrativo. Os salários variam de R$ 941,95 a R$ 2.063,93, considerando a função exercida. Para participar é necessário ter o nível médio ou superior completos, também a depender do cargo pleiteado. O certame terá prova objetiva, marcada para o dia 28 de setembro em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Barreiras. As inscrições podem ser efetuadas através do site www.strixeducacao.com.br e as taxas variam entre R$ 16,90 e R$ 21,90. (IBahia)

Comente agora
08
Set
Secretária de educação fala sobre o índice de violência nas escolas do município de S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:12h

A secretária de educação do município, Elymare Bitencourt, em entrevista a Recônacvo FM falou a respeito de uma pesquisa internacional que coloca o Brasil no topo da violência nas escolas. Em Santo Antônio de Jesus, o histórico não pode ser igualitário, já que nenhuma denuncia foi arremetida, foi o que informou a secretaria. Para Bitencourt, a questão da violência é um retrato da sociedade, “quando acontece nos lares, se reflete na escola, porque é o local onde parte de sua formação é instituída”, fala. Segundo a Secretária, o termo violência não se cabe nas escolas públicas do município e afirma que muitos casos são de indisciplina, “a secretaria já vem buscando alternativas através de um currículo mais abrangente. Iremos nos enquadrar na educação integral e a partir disso integraremos novas atividades”, informa. O projeto de Fanfarras voltará a ser instalado nas instituições para que o estudante tenha uma maior gama de escolha em relação às disciplinas, “o prefeito Humberto Leite quer que as fanfaras voltem à grade de currículo”, salienta. A atuação dos pais é fundamental para que o aluno seja mais interativo e a parceria, se fortalece quando o responsável se interessa pela educação, “a vivência dos pais dentro das escolas contem a indisciplina e a evasão dos alunos. A família é primordial para a educação”, finaliza.

Redação Voz da Bahia

6 comentários
08
Set
Senac abre matrículas para 594 vagas gratuitas em diversos cursos na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 08:09h

Começam nesta segunda-feira (8) as matrículas para cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-BA), no Aquidabã, em Salvador. Ao todo, são 594 oportunidades para os cursos de atendimento ao cliente (50 vagas), inglês básico (100), português (100), administração de contas a pagar, receber e tesouraria (84), rotinas contábeis (35), promoção em vendas (35), técnicas de arquivo (60), rotinas de pessoal (70), gestão em recursos humanos (30) e legislação previdenciária (30). Para a matrícula, os candidatos devem levar cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, além de comprovante de conhecimento na área para os cursos de gestão. Para mais informações e detalhes sobre as vagas, os candidatos podem entrar em contato com o Senac através do telefone: (71) 3186-4000, ou o acessar portal do serviço.

Comente agora
08
Set
Estado de Minas Gerais conquista maior número de medalhas na Olimpíada do Conhecimento
Postado por: Anacley Souza / 07:11h

Anfitrião da Olimpíada do Conhecimento de 2014, o estado de Minas Gerais foi o que ganhou o maior número de medalhas na competição - 46, entre ouro, prata e bronze. Os jovens foram premiados de acordo com o desempenho em provas que ocorreram até sábado (6). Os competidores, todos estudantes ou formados em cursos técnicos, tiveram que desenvolver atividades do dia a dia de suas profissões. A premiação ocorreu nesse domingo (7) à noite. "A gente tinha grande expectativa e ela está sendo alcançada. Minas Gerais está em quase todas as categorias no pódio. Agora é preparar os meninos para o Mundial", disse a chefe de equipe do estado, Gislene Vasconcelos. Minas é seguido pela delegação paulista, com 36 medalhas, Santa Catarina, com 18, Alagoas, com 13, e o Paraná, com 11. Os demais estados e o Distrito Federal receberam menos de dez medalhas. A lista completa com os ganhadores está no site da Olimpíada. São Paulo tem o maior número de medalhas de ouro, 21. Minas aparece em segundo lugar, com 17. Além de ser ouro na modalidade robótica móvel, a dupla de São Paulo, Guilherme Vale dos Santos e Lucas de Sousa Rodrigues, foi a que obteve a melhor média entre os mais de 700 participantes da competição.

Comente agora
07
Set
"Sonhador", novo reitor da UFBA terá muitos problemas a resolver na Ufba
Postado por: Anacley Souza / 11:52h

Para isso, ele já planeja fazer um congresso, daqui a um ano, quando pretende refletir sobre sua atuação. “Vamos traçar quais são as questões a serem debatidas. O estatuto da universidade, a política de ações afirmativas, tudo vai ser objeto de reflexão”, garante. Uma das principais reclamações dos estudantes é referente ao Buzufba, micro-ônibus que transporta os alunos entre algumas unidades. Ele possui apenas três linhas, que partem de dois pontos - do campus de Ondina e da Reitoria. Além disso, os alunos costumam se espremer nos veículos, por conta do número reduzido. Quem não consegue entrar tem que esperar o próximo, que costuma demorar. “Outro dia passei 40 minutos esperando o Buzufba. Quando consegui chegar na faculdade, já estava no final da aula”, relata a estudante de Psicologia Yasmin Figueiredo, 19 anos. Ex-aluno, o novo reitor conhece bem o problema de integração entre os campi. “Entrei na Ufba em 79 e um dos problemas era a estrutura multicampi, o que nos afetou muito”, lembra. Salles promete manter e ampliar o serviço. “O atendimento está longe do desejável. Vamos trabalhar para aprimorar”, adianta. (Correio)

Comente agora
07
Set
Teste vocacional ajuda quem quer escolher ou mudar de profissão
Postado por: Anacley Souza / 09:27h

Influenciadas ou não pela carreira das pessoas mais próximas, principalmente pelos pais, as crianças parecem não ter dúvida do que vão ser quando crescer. Mas, quem já cresceu sabe que essa não é uma decisão tão simples assim. Se, por um lado, há um leque de profissões, por outro, muitas nem existem mais. Isso sem falar que nem sempre dá para conciliar o sonho com a vocação ou com o retorno financeiro. Para não perder tempo e até dinheiro com a escolha errada, especialistas recomendam fazer uma orientação profissional (saiba onde encontrar na página ao lado). A coordenadora de Ênfase em Gestão e Trabalho do curso de Psicologia da Unime Lauro de Freitas, Regina Alonso, explica que a orientação vocacional é um processo que visa preparar a pessoa para a tomada de decisão, considerando os seus interesses, objetivos, habilidades, competências e o mercado de trabalho. “Ela é baseada no desenvolvimento do autoconhecimento e do conhecimento das atividades profissionais e ocupacionais”, explica.

Comente agora
07
Set
Inep diz que 95 transexuais poderão usar nome social no Enem 2014
Postado por: Anacley Souza / 08:40h

A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 95 candidatos e candidatas transexuais com autorização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para usarem seu nome social durante a prova. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, as 95 solicitações feitas foram atendidas. Para poderem garantir o direito, os candidatos e candidatas precisaram ligar para um telefone de atendimento e solicitar um formulário específico (veja acima). Entre as opções estavam a designação em sala de aula conforme a ordem alfabética do nome social, o tratamento dado pelos fiscais e se vão querer usar o banheiro masculino ou feminino. (Globo)

Comente agora
07
Set
Prazo para estudantes pleitearem bolsas remanescentes termina neste domingo
Postado por: Anacley Souza / 08:19h

O período para estudantes pleitearem bolsas remanescentes do programa de acesso a universidades privadas que não estejam matriculados nos cursos das instituições em que desejarem se inscrever vai até este domingo (07.09).  Podem participar desta etapa estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e que tenham, na mesma edição do exame, média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Antes de fazer sua inscrição, o candidato deve se cadastrar no sistema de bolsas remanescentes na página do programa disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). No cadastro, o candidato deve informar o seu CPF e a sua data de nascimento. Esses dados permitem que o sistema de inscrição verifique se o candidato participou do Enem e cumpre os requisitos para inscrição. A iniciativa do MEC concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.  

Licenciatura: Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e do quadro de pessoal permanente da instituição pública, podem se inscrever para bolsas nos cursos com grau de licenciatura independentemente de participação no Enem.

Comente agora
06
Set
S. A. de Jesus sedia curso de formação de professores do Todos pela educação
Postado por: Anacley Souza / 10:25h

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Instituto Paulo Freire, realizou, nesta sexta-feira (5), o II Seminário de Apresentação dos Resultados da Aplicação dos Testes Cognitivos de Entrada da 7ª Etapa do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa). O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria da Educação (Centro Administrativo da Bahia), e teve como objetivo central socializar os resultados dos testes realizados com os alfabetizandos do Programa para conhecer mais de perto as proficiências da língua portuguesa e da matemática. O evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e do coordenador geral do Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, Antônio Pídio. No total, foram 27 mil testes cognitivos, abrangendo 4.943 turmas, em 26 Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Em Santo Antônio de Jesus, um curso de formação para professores e coordenadores aconteceu esta semana. Ministrado pela professora Andréia Conceição no auditório do hotel Ilha Bela, que afirmou que a educação tem avançado, pois os professores tem elevado seu nível de conhecimento. O Programa Todos pela Alfabetização já alfabetizou, em todo o Estado, 1,3 milhão de pessoas. Em 2014, 366 municípios estão sendo atendidos, com a participação de 579 entidades dos movimentos sociais e sindical.  As Informações são da Secretaria Estadual de Educação.

Comente agora
06
Set
Universidade Federal do Oeste da Bahia amplia número de cursos
Postado por: Anacley Souza / 08:13h

Um ano e três meses após ser criada, a Universidade Federal do Oeste da Bahia começa, nesta segunda-feira (8), o seu primeiro semestre letivo com 12 novos cursos nas cinco cidades-sedes. Medicina, Farmácia, Nutrição e Bacharelado em História, em Barreiras; Agronomia e Medicina Veterinária, na Barra; Engenharia Elétrica e Mecânica, em Bom Jesus da Lapa; Engenharia de Biotecnologia e de Produção, em Luís Eduardo Magalhães; e Artes Visuais e Publicidade e Propaganda, em Santa Maria da Vitória, somam-se às 17 opções de formação superior já existentes. Para a implantação da universidade, neste ano, foram investidos R$ 20,7 milhões na construção de laboratórios, de uma estação meteorológica, compra de equipamentos para ensino e de tecnologia da informação, ampliação do acervo da biblioteca, estruturação da frota de veículos e em auxílio financeiro aos estudantes. Em 2015, o Projeto de Lei Orçamentária Anual da União (PLOA) prevê mais R$ 34,6 mi, um aumento de 66,7%. "A UFOB já nasce estruturada e com cursos nas mais variadas áreas de conhecimento.

Comente agora
05
Set
Ideb fica abaixo da meta no ciclo final do fundamental e médio na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:00h

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado nesta sexta-feira (5), informa que o ciclo final do ensino fundamental ( 9° ano) e médio (3º ano) na Bahia não conseguiu superar as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013. Contudo, ficou acima da meta projetada no ciclo inicial do ensino fundamental (4º ano e 5ª série). No levantamento que reúne as redes públicas (estadual e municipal) e privada, o ensino fundamental da rede pública (4º ano e 5ª série) alcançou 3,9 pontos, com meta projetada para 2013 de 3,6. Já na rede particular foi de 5,8, abaixo do esperado que é de 6,1 pontos. Mesmo com essa alta, o desempenho do ciclo final do ensino médio em 2013 na Bahia caiu de 3,0 para 2,8 ficando abaixo da meta de 3,3 pontos projetados pelo MEC para o ano de 2013. No ensino fundamental do 6° ao 9° ano, o índice registrado em 2013, de 3,5, subiu comparado a 2011, que foi de 3,3, mas ainda assim, também ficou abaixo do projetado pelo Ministério da Educação (3,6).

Comente agora
05
Set
Brasil fica abaixo da meta para ensino fundamental 2 e médio, aponta Ideb
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:18h

O Brasil superou as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2013 no ciclos inicial do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano), mas ficou abaixo da meta projetada no final do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação. Nos anos iniciais, o Ideb registrado em 2013 foi de 5,2 pontos, acima do índice de 2011 (5,0) e acima também da meta projetada pelo MEC (4,9). Já nos anos finais do ensino médio, o Ideb foi de 4,2 pontos, um índice levemente superior do alcançado na edição anterior (4,1), mas abaixo da meta de 4,4 esperada pelo governo federal. No ensino médio, o Ideb registrado no país foi de 3,7 pontos, o mesmo registrado em 2011. O índice ficou abaixo da meta de 3,9 pontos projetadas pelo MEC para o ano de 2013. Os índices reúnem as redes publicas (estadual e municipal) e privada. O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

Comente agora
05
Set
UFRB abre oferece Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:01h

O Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Crack, Álcool e Drogas (CRR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferecerá o Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas. Este curso tem com público operadores do Direito (Ministério Público, Defensoria, Juízes). A estratégia faz parte do conjunto de ações adotada pelo Governo Federal como meta do Plano Nacional de Enfrentamento ao Uso de Drogas. Os cursos têm vagas limitadas. Este curso é inteiramente gratuito. As aulas serão presenciais e acontecerão em Santo Antônio de Jesus. Tem carga horária de 60 horas-aula distribuídas em 8 módulos com intervalo quinzenal entre os encontros. O início das aulas está previsto para setembro de 2014 (de 18-09 à 16-12/2014). Trata-se de uma atividade do eixo “prevenção”/formação do programa “Crack, é possível vencer” (Governo Federal) e do “Pacto pela Vida” (Governo Estadual). A UFRB tem sido uma parceira do Governo Federal na Política Nacional Sobre Drogas.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com