As comentadas

Bom dia , Quinta-feira, 21/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Educação

21
Ago
64% de professores relatam bullying entre alunos na internet, diz pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:43h

O bullying na internet entre colegas da mesma escola sai da web e vira problema na sala de aula, segundo pesquisa feita com professores de escolas particulares. De acordo com os dados, 64% dos docentes afirmam que percebem casos de ofensas pela internet entre os seus alunos, e 73% dizem que as publicações feitas pelos estudantes nas redes sociais provocam problemas de relacionamento entre os colegas. Da parte dos alunos, 16% relataram já ter sofrido preconceito na internet, 23% revelaram que já sofreram insultos ou outras formas de violência na web, 40% já sentiram medo por alguma situação que aconteceu na rede, e 4% admitiram que evitaram ir à escola ou até sair de casa por causa de ameaças ou ofensas sofridas pela web. (G1)

Comente agora
21
Ago
Ciência sem Fronteiras tem inscrições abertas para 21 países
Postado por: Anacley Souza / 08:16h

O Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas para graduação-sanduíche. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os candidatos podem escolher entre 21 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro, na página do programa na internet. Para concorrer é preciso ter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames feitos a partir de 2009, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso no momento do início previsto da viagem de estudos. Além disso, é necessária a homologação da inscrição pela instituição de educação superior de origem. O candidato precisa estar cursando uma das áreas contempladas pelo programa: ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde. Os estudantes selecionados recebem uma mensalidade na moeda local, auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets. Lançado em 2011, o programa tem como meta a concessão de 101 mil bolsas. Até junho, foram concedidas 83 mil bolsas em todas as modalidades. (EBC)

Comente agora
21
Ago
Navio-Escola chegará a Salvador neste sábado
Postado por: Anacley Souza / 07:06h

O Navio-Escola Fragata ARA “Libertad”, da Marinha Argentina, chegará no Porto de Salvador às 9h deste sábado (23) e estará aberto à visitação pública nos dias 23 e 24 (sábado e domingo) das 14h às 17h30. Com 262 tripulantes, o navio está em sua 44ª viagem de instrução de Guardas-Marinha e ficará em Salvador até a próxima quarta-feira (27), quando deixa a capital baiana com destino ao Rio de Janeiro. Considerado pela Armada Argentina como um embaixador do mar, o Navio-Escola Fragata ARA “Libertad” foi projetado e construído em estaleiros argentinos, tendo a sua construção finalizada em 1962. A embarcação, do tipo veleiro, tem 104 metros de comprimento e calado de 6,6 metros. (Salvador Notícias)

Comente agora
20
Ago
ProUni abre inscrições para bolsas remanescentes do segundo semestre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:20h

As inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), para o segundo semestre, estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet. O candidato que já estiver matriculado na universidade, e que pretende concorrer à bolsa, tem até o dia 1º de dezembro. Quem não estiver, deve fazer a inscrição até 7 de setembro. Para concorrer às bolsas, o estudante deve ter efetuado inscrição em todas as opções no processo seletivo do ProUni. Outra possibilidade é o candidato ser professor da rede pública. Neste caso, não é necessário comprovar renda, nem ter feito o ensino médio em escola pública ou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em ambos os casos, o candidato deve cumprir os requisitos estabelecidos pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. A partir desta quarta-feira (20), estarão abertas também as inscrições para bolsas remanescentes àqueles que tenham participado do Enem, de 2010 em diante.

Comente agora
20
Ago
Comissão do Senado busca consenso sobre normas ortográficas
Postado por: Anacley Souza / 11:25h

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vem aprofundando o debate nacional a respeito do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Professores e linguistas consultados e atendidos pela comissão têm usado o espaço para trocar opiniões a respeito da data oficial de implantação definitiva do acordo e de possíveis alterações em seu conteúdo. Os debates são realizados no âmbito de um Grupo de Trabalho Técnico (GTT) montado pela comissão, que reúne o Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (Cellp), a Academia de Letras de Brasília (ALB) e o movimento Simplificando a Ortografia. Além dessas instituições, a Associação Brasileira de Linguística (Abralin) procurou a comissão para apresentar sua posição. Os encontros do GTT são internos e fechados ao público. Portanto, a CE não pode divulgar suas datas ou quem participa de cada um deles. No entanto, a comissão planeja trazer à tona os temas debatidos ao longo dos últimos meses em uma audiência pública, prevista para outubro. Atualmente não há nenhuma proposição formalizada na comissão a respeito do assunto. O presidente da CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), acredita que um debate abrangente a respeito do acordo ortográfico é urgente. "Tínhamos um acordo que não era acordo. A reforma foi feita sem ouvir ninguém.

Comente agora
20
Ago
Hoje é o último dia para concorrer às vagas não ocupadas no Sisutec
Postado por: Anacley Souza / 07:15h

Quem quiser concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos pode se inscrever na página do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) até hoje (20). Serão preenchidos os lugares que não foram ocupados nas chamadas regulares do sistema. Segundo o Ministério da Educação (MEC), ainda há diversas opções de formação profissional nas áreas de saúde, informática e construção civil, entre outras. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos, e as vagas estão disponíveis em escolas espalhadas nas cinco regiões do país. Esta edição do Sisutec ofereceu um total de 289.341 vagas em cursos técnicos de instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S), distribuídas em 466 municípios. Para participar desta etapa não é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e basta ter o ensino médio completo. A ocupação das vagas remanescentes será feita por ordem de inscrição. Depois de se candidatar, o participante terá dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino onde pretende estudar. Cabe ao estudante verificar, na instituição de ensino em que for aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. As aulas terão início até 15 de setembro. Para orientar os estudantes sobre os cursos técnicos – os conteúdos que serão estudados, o tempo de duração, estágio, campo de trabalho, entre outras informações – o MEC criou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. (EBC)

Comente agora
19
Ago
Mãe diz que filho encontrou lagarta dentro de arroz em escola municipal de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 17:39h

A cidadã Ane, mãe de um aluno de um colégio municipal de Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Recôncavo FM para fazer uma denúncia. Ela informou que uma lagarta foi encontrada dentro de um prato de arroz na hora do recreio. De acordo com informações da cidadã, a escola está muito decadente, acrescentando que o banheiro feminino está sem porta, dentre outras situações que é possível encontrar no âmbito escolar. A denunciante contou que vários pais vem se queixando sobre isso, porém ao procurar a direção ninguém é encontrado. Ela pede que a Secretaria de Educação apure o fatoe  tome uma providência.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
19
Ago
Estado oferta mais de 4.500 vagas para cursos técnicos
Postado por: Letícia Oliveira / 17:22h
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia oferece vagas para os cursos técnicos de nível médio neste segundo semestre. As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 a 29 de agosto, nos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares da capital e do interior. Cerca de 4.535 vagas, são oferecidas por meio do Proeja- Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que têm 18 anos ou mais e já concluíram o ensino fundamental. As vagas são para cursos técnicos de nível médio em Administração, Agroecologia, Análises Clínicas, Arte Dramática, Comércio, Enfermagem, Logística, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Manutenção Suporte e Informática entre outros.
Comente agora
19
Ago
Ministério da Educação considera rever ensino médio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:09h

O ministro da Educação, Henrique Paim, considerou que o ensino médio brasileiro precisa ser revisto. Durante o Fórum Estadão Brasil Competitivo, nesta terça-feira, 19, em São Paulo, ele ressaltou a necessidade de o ensino médio brasileiro ter o eixo do trabalho. "Não podemos conviver no Brasil com essa realidade de que apenas 8% dos estudantes do ensino médio estão fazendo educação profissional", declarou o ministro, que comentou que a penetração do ensino profissional é muito superior em outros países do mundo. Segundo Paim, a revisão no ensino médio deve compreender mudanças curriculares e flexibilidade. O ministro ainda falou sobre a construção de uma base curricular comum no ensino brasileiro. "O ministério tem condição de conduzir esse processo para que se possa definir claramente o que é que os nossos estudantes precisam aprender", declarou Paim. "É importante conseguirmos definir essa questão da base nacional comum respeitando a diversidade de cada sistema e cada escola", acrescentou.Paim ainda apontou a necessidade de melhoria na formação de professores. "A carreira dos professores é um elemento chave e, se não avançarmos com relação a qualidade da formação do professor, não avançaremos na qualidade da educação", concluiu.

Comente agora
19
Ago
Ministério da Educação considera rever ensino médio
Postado por: Letícia Oliveira / 14:08h

O ministro da Educação, Henrique Paim, considerou que o ensino médio brasileiro precisa ser revisto. Durante o Fórum Estadão Brasil Competitivo, nesta terça-feira, 19, em São Paulo, ele ressaltou a necessidade de o ensino médio brasileiro ter o eixo do trabalho. "Não podemos conviver no Brasil com essa realidade de que apenas 8% dos estudantes do ensino médio estão fazendo educação profissional", declarou o ministro, que comentou que a penetração do ensino profissional é muito superior em outros países do mundo. Segundo Paim, a revisão no ensino médio deve compreender mudanças curriculares e flexibilidade. O ministro ainda falou sobre a construção de uma base curricular comum no ensino brasileiro. "O ministério tem condição de conduzir esse processo para que se possa definir claramente o que é que os nossos estudantes precisam aprender", declarou Paim. "É importante conseguirmos definir essa questão da base nacional comum respeitando a diversidade de cada sistema e cada escola", acrescentou. Paim ainda apontou a necessidade de melhoria na formação de professores. "A carreira dos professores é um elemento chave e, se não avançarmos com relação a qualidade da formação do professor, não avançaremos na qualidade da educação", concluiu. (Estadão)

Comente agora
19
Ago
Cinquenta mil bolsas do ProUni serão ocupadas por ordem de inscrição
Postado por: Anacley Souza / 08:40h

Após duas chamadas regulares e a lista de espera, o Ministério da Educação (MEC) decidiu oferecer online as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) que não foram preenchidas. Segundo o diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, Dilvo Ristoff, há cerca de 50 mil bolsas, integrais e parciais, para serem ocupadas, o que corresponde a aproximadamente 43% das 115.101 bolsas ofertadas nesta edição. De acordo com o MEC, foram 653.992 candidatos inscritos. "O número de bolsas e de inscritos cresce a cada edição do ProUni. Mesmo assim, muitas turmas não são formadas. O interesse existe, mas para que sejam formadas precisam de prounistas e estudantes pagantes, tem que ter a combinação dos dois", diz Ristoff. Ele não soube informar quantas turmas deixaram de ser formadas neste processo, mas disse que no início do ano, o número chegou a 2 mil turmas. "O preenchimento das bolsas varia de instituição para instituição, de local para local, há instituições em que o preenchimento é pequeno e outras em que chega a quase 100%", explicou. "O número [50 mil] indica que não conseguimos preencher todas [as bolsas] e por isso estamos fazendo esse esforço extra para garantir a oportunidade às pessoas que ainda desejam ser bolsistas do ProUni", acrescenta.

Comente agora
19
Ago
Estado da Bahia abre 4.535 vagas em cursos gratuitos de formação técnica para a capital e interior
Postado por: Anacley Souza / 07:13h

Jovens e adultos maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio podem se inscrever, a partir de sexta-feira (22), para uma das 4.535 novas vagas para cursos de educação profissional oferecidas pelo governo do estado, por meio do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Segundo a  diretora de Desenvolvimento Pedagógico de Educação Profissional da Secretaria da Educação da Bahia, Cristina Kavalkievicz,  o principal objetivo dos cursos é proporcionar, ao mesmo tempo, a conclusão do nível médio com um direcionamento do estudante para uma carreira técnica. “Ou seja, ele chegará ao mundo do trabalho mais preparado para enfrentá-lo”.

Oportunidade: Estudantes e trabalhadores que já concluíram o ensino fundamental podem se inscrever no curso de sua preferência sem passar por qualquer processo seletivo, até que o número de vagas esteja completo.

Um comentário
19
Ago
UEFS convoca aprovados em 2ª chamada do vestibular 2014.2
Postado por: Anacley Souza / 07:06h

Dezenove dias após a divulgação da primeira lista de aprovados, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) divulgou, nesta segunda-feira (18), os nomes dos estudantes selecionados na segunda chamada do vestibular 2014.2. A relação de aprovados e a lista de documentos necessários à matrícula estão disponíveis no portal da universidade, nas seções "Notícias" e "ProSel". As matrículas dos alunos devem ser realizadas nos próximos dias 21 e 22 de agosto. Os documentos necessários à matrícula devem ser entregues no auditório 3, que está localizado no módulo 4 da UEFS. (G1 Bahia)

Comente agora
18
Ago
Candidatos podem se inscrever para vagas não preenchidas no ProUni
Postado por: Letícia Oliveira / 17:44h

Começam hoje (18) as inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), da edição do segundo semestre. O candidato deve manifestar interesse pela internet, na página do ProUni. Esse procedimento é novo e as regras foram publicadas pelo Ministério da Educação na sexta-feira (15). Podem participar os candidatos que se inscreveram, em todas as opções, em cursos cujas turmas não foram formadas, e os professores da rede pública que estiverem excercendo o magistério da educação básica. Os prazos de inscrição variam conforme a situação do candidato. Vai até 7 de setembro para o estudante não matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever para a bolsa remanescente ou, até o dia 1 ° de dezembro, para o aluno já matriculado. A partir de quarta-feira (20), as inscrições serão abertas para os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido, em uma mesma edição, no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota na redação que não seja 0. Também nesse caso, o prazo vai até 7 de setembro para os que não têm matrícula e 1º de dezembro para os já matriculados.

Comente agora
18
Ago
Candidatos podem se inscrever para vagas não preenchidas no ProUni
Postado por: Anacley Souza / 07:21h

Começam hoje (18) as inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), da edição do segundo semestre. O candidato deve manifestar interesse pela internet, na página do ProUni. Esse procedimento é novo e as regras foram publicadas pelo Ministério da Educação na sexta-feira (15). Podem participar os candidatos que se inscreveram, em todas as opções, em cursos cujas turmas não foram formadas, e os professores da rede pública que estiverem exercendo o magistério da educação básica. Os prazos de inscrição variam conforme a situação do candidato. Vai até 7 de setembro para o estudante não matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever para a bolsa remanescente ou, até o dia 1 ° de dezembro, para o aluno já matriculado. (Agência EBC)

Comente agora
17
Ago
Estudantes ficam sem fazer concurso do TJ-BA por falta de salas; 'desorganização total'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:00h

A prova do concurso para estágio no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que estavam previstas para começar neste domingo (17), às 14h, estão atrasadas por falta de salas para os candidatos. De acordo com o estudante de Direito, Caio Alfano, 26, a empresa encarregada de realizar o concurso, Metrópole Soluções, mudou o local de prova, um dia antes, para a Escola de Engenharia Eletromecânica, no bairro de Nazaré mas, chegando lá, as salas não eram suficientes para receber todos os candidatos. "Mais de 20 salas não existiam. Eu cheguei com meu cartão de prova, indicando que o local era na Escola de Engenharia Eletromecânica, mas as salas não existiam. Começaram a alocar o pessoal no pátio, dizendo que era para esperar, que iam conseguir sala. Deu 12h, nenhuma solução foi dada à gente", contou Caio. O estudante disse, ainda, que os candidatos que já estavam dentro das salas começaram a fazer a prova, enquanto mais de 200 ficaram do lado de fora esperando uma posição da empresa organizadora. Não havia nenhum representante do TJ-BA nem da organização do concurso no local. (Correio)

Comente agora
17
Ago
Hoje é o último dia para enviar os textos para Olimpíada de Língua Portuguesa
Postado por: Letícia Oliveira / 11:00h

Termina neste domingo (17) o prazo para as escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa enviarem à comissão julgadora, pelo site do concurso, os textos escolhidos para a etapa municipal. Os textos podem ser enviados até a meia-noite. A primeira fase da competição ocorreu dentro das escolas, com oficinas de leitura e produção de texto ministradas pelos professores de língua portuguesa. O tema dessa edição da Olimpíada é O lugar onde vivo e abrange diversos gêneros literários. As produções são de alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os estudantes do 5º e 6º anos escreveram poemas; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, crônicas. No ensino médio, foram uma crônica para o 1º ano e um artigo de opinião para o 2º e o 3º anos. A Olimpíada é composta por diversas fases ao longo do ano. Os textos classificados na seleção municipal disputam as etapas estadual e regional.

Comente agora
16
Ago
Ambulatório da UFRB oferece atendimento psicológico gratuito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:09h
O Ambulatório de Atenção Psicológica a Pessoas que Vivem em condições Crônicas (APC), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), oferece atendimento psicológico a pessoas que vivem em condições crônicas, familiares e cuidadores. O que são condições crônicas de saúde? São condições que se caracterizam por iniciar e evoluir lentamente, duram mais que 3 meses, podem se apresentar de forma definitiva e permanente, têm múltiplas causas que variam no tempo, incluindo hereditariedade, estilos de vida, exposição a fatores ambientais e fisiológicos. São exemplos de condições crônicas: câncer, diabetes, anemia falciforme, dor crônica, seqüelas de AVC, insuficiência renal dentre outros. De modo geral, há muitos sintomas físicos e sicológicos, perda de capacidade funcional e possibilidade de morte, além de múltiplas repercussões de difícil manejo para portadores e familiares/cuidadores que podem ser melhor enfrentadas através de companhamento psicológico. Como ser atendido? Os interessados devem comparecer ao Serviço de Psicologia da UFRB, localizado na Av. Barros e Almeida, nº 28, Centro (Ponto de Referência: Em frente ao Catavento, próximo ao Codical), em Santo Antônio de Jesus.
Comente agora
15
Ago
Brasil tem 6 universidades em ranking de 500 melhores do mundo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:26h

Seis universidades do Brasil estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com ranking da Universidade Jiao Tong, de Xangai, publicado nesta sexta-feira (15). O índice reafirma a supremacia dos Estados Unidos no ensino superior. Das seis instituições brasileiras na lista, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que aparece na faixa entre as posições 101 e 150. É a única da América Latina entre as 150 melhores do mundo. As outras instituições de ensino superior do Brasil no 'Top 500 de Xangai' são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), e a Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ), todas na faixa entre as posições 301 e 400. Em seguida vem a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na faixa entre as posições 401 e 500. Outras quatro universidades latino-americanas aparecem entre as 500 melhores do mundo: duas do Chile (Católica e Universida do Chile), uma da Argentina (Universidade de Buenos Aires, UBA) e uma do México (Universidade Nacional Autônoma do México, Unam). Veja a lista das 20 melhores universidades do mundo em 2014 de acordo com a classificação de Xangai e as posições das insitutições brasileiras:

1. Universidade Harvard (EUA)

2. Universidade Stanford (EUA)

3. Instituto Tecnológico de Massachusetts - MIT (EUA)

Comente agora
15
Ago
Dados do Censo Escolar 2014 devem ser enviados até hoje
Postado por: Letícia Oliveira / 17:09h

Termina nesta sexta-feira (15), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para o preenchimento dos dados do Censo Escolar 2014, que deve ser feito por meio do sistema Educacenso. Desde 28 de maio, os diretores de escolas enviam informações sobre estabelecimentos, turmas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica. Após o período de preenchimento, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União. O sistema será reaberto para que, caso necessário, sejam feitas retificações no prazo de 30 dias. Nesse período, somente as escolas que preencheram o Censo Escolar poderão fazer alterações no Educacenso. O Censo Escolar é um levantamento de âmbito nacional, feito anualmente, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A coordenação do Censo cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os dados coletados são usados em programas e políticas voltadas à etapa de ensino. (Agência Brasil)

Comente agora
15
Ago
Brasil tem 6 universidades em ranking de 500 melhores do mundo
Postado por: Anacley Souza / 11:37h

Seis universidades do Brasil estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com ranking da Universidade Jiao Tong, de Xangai, publicado nesta sexta-feira (15). O índice reafirma a supremacia dos Estados Unidos no ensino superior. Das seis instituições brasileiras na lista, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que aparece na 144ª posição. No ano passado, ela era a 147ª. É a única da América Latina entre as 150 melhores do mundo. As outras instituições de ensino superior do Brasil no 'Top 500 de Xangai' são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, na 317ª posição), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, em 318ª), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, 362ª), a Unicamp (365ª) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 421ª). Outras quatro universidades latino-americanas aparecem entre as 500 melhores do mundo: duas do Chile (Católica e Universida do Chile), uma da Argentina (Universidade de Buenos Aires, UBA) e uma do México (Universidade Nacional Autônoma do México, Unam). A edição de 2014 do ranking universitário não apresenta muitas mudanças em relação a 2013 e reafirma o domínio americano. Harvard é considerada a melhor universidade do mundo, seguida por Stanford, MIT e Universidade da Califórnia.

Comente agora
15
Ago
Brasil conquista medalha inédita em olimpíada internacional de astronomia
Postado por: Anacley Souza / 08:04h

Na mesma semana em que Artur Ávila Cordeiro de Melo, matemático brasileiro, conquistou a Medalha Fields, o Brasil teve outra conquista na área de ciências exatas, protagonizada por alunos do ensino médio. Cinco estudantes conquistaram a medalha de prata em prova por equipe na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, conquista inédita no país. O evento, que terminou no último domingo (10), ocorreu na cidade de Suceava, na Romênia. O grupo brasileiro também obteve, nas provas individuais, duas medalhas de bronze e três menções honrosas. A equipe desembarcou hoje (14) no Brasil, após viagem de 30 horas. “Essa competição tem nível muito elevado, e os alunos brasileiros se destacaram”, diz o coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, Eugênio Reis, que acompanhou os estudantes. Segundo ele, “esses jovens que voltam com a medalha mostram para os demais que isso é uma coisa possível; que basta se dedicar, que se tem chance”. Ao todo, participaram da olimpíada 208 estudantes, de 39 países. O Brasil é um dos países que participa da Olimpíada desde a primeira edição. A prova de equipe varia a cada ano, e a elaboração fica a cargo do país que sedia o evento. Na última edição, os grupos tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide, em rota de colisão com a Terra, e salvar o planeta. Para as contas, puderam usar apenas objetos contidos em uma caixa: réguas, massa de modelar, barbante e papel milimetrado. A medalha de ouro ficou com o Canadá e a de bronze com a Lituânia. A preparação dos estudantes vem desde o ano passado, com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, voltada para estudantes de escolas públicas e particulares. No ano passado foram 800 mil inscritos em todo o país. Os participantes que se destacaram foram convidados a continuar estudando.

Comente agora
15
Ago
Escolas têm até domingo (17) para enviar textos à Olimpíada de Língua Portuguesa
Postado por: Anacley Souza / 07:30h

O prazo para as escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa enviarem à comissão julgadora, pelo site do concurso, os textos escolhidos para a etapa municipal foi estendido até a meia-noite do próximo domingo (17). O prazo terminaria hoje (15). A primeira fase da competição ocorreu dentro das escolas, com oficinas de leitura e produção de texto ministradas pelos professores de língua portuguesa. A Olimpíada é composta por diversas fases ao longo do ano. Os textos classificados na seleção municipal disputam as etapas estadual e regional. A etapa final será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora; e as escolas, um laboratório de informática. As produções são de alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. O tema dessa edição da Olimpíada é O lugar onde vivo e abrange diversos gêneros literários. Os estudantes do 5º e 6º anos escreveram poema; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, crônica. No ensino médio, foi uma crônica para o 1º ano e um artigo de opinião para o 2º e o 3º anos. A Olimpíada de Língua Portuguesa está na quarta edição e ocorre a cada dois anos. Neste ano, foram mais de 100 mil professores inscritos em 46.902 municípios de todo o país. A competição é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Itaú Social, e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas. (Agência Brasil)

Comente agora
14
Ago
S. A. de Jesus: Secretária de educação explica a crise no transporte escolar do município
Postado por: Anacley Souza / 12:56h

Após várias denuncias em relação à falta e atraso dos ônibus escolares e informação que o transporte não está sendo oferecida por conta da paralização dos servidores por salários atrasados a secretária de educação do município de Santo Antônio de Jesus, Elimary Bittencourt, concedeu entrevista a Andaiá FM nesta quinta-feira para falar sobre o assunto. Segundo a secretária, o serviço de transporte escolar é terceirizado e afirmou que após as diversas acusações a empresa contratada foi notificada na última quarta-feira (13) e uma averiguação será feita, “isto está sendo reparado e garantimos que o serviço será retomado”, fala. Em relação ao reajuste salarial, reivindicados pelos motoristas, Bittencourt salientou que a administração municipal está fazendo os repasses a empresa contratada para que não exista atrasos. Ainda de acordo a secretária, a articulação entre empregado e funcionário é de inteira responsabilidade da instituição contratada, “cabe à empresa agora, que foi devidamente licitada e contratada, sentar e discutir com seus servidores. A prefeitura tem desempenhando seu papel no contrato e nunca deixou de repassar qualquer recurso”, declara.

Falta de Transporte na Zona Rural: Muitos pais e alunos denunciaram a falta do transporte, principalmente nas localidades rurais e muitos alegaram que os jovens estão perdendo um momento importante na escola, Elimary Bittencourt disse estar preocupada com o assunto e reforçou dizendo que a secretaria está aguardando uma posição da empresa contratada e acredita que tão logo toda esta situação esteja resolvida, “ainda não sabemos quantos alunos foram prejudicados neste impasse, no entanto três instituições nos informaram até o momento do numero de evasão, mas estamos atentos a isso”, salienta. Encerrando a entrevista, a secretária ressaltou dizendo que, caso a situação não seja revertida à empresa licitada poderá sofrer sansões legais previstas no contrato, “estamos aguardando uma posição, caso não aconteça iremos acionar o jurídico”, completa.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
14 comentários
14
Ago
Uefs abre inscrições para pedido de isenção da taxa do vestibular
Postado por: Anacley Souza / 11:23h

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas para o programa de isenção da taxa do vestibular 2015.1 (ProSel), que terá as provas aplicadas de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2014. A inscrição deve ser feita até as 18h do dia 22 de agosto, no site da Uefs, seção ProSel. São oferecidas três mil isenções a candidatos que cursaram o ensino médio ou equivalente exclusivamente em estabelecimento da rede pública de ensino, incluindo nesta situação quem está concluindo o terceiro ano em 2014. Também tem direito ao benefício o estudante que estiver cursando o ensino médio por meio de exames supletivos, ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino, e comprovar, até a data do pedido, a aprovação nas disciplinas de português e matemática. O beneficiado não pode ter diploma de nível superior nem estar matriculado em qualquer instituição de ensino superior. Segundo a Uefs, o número de isenções oferecidas deve superar as três mil, pois têm direito garantido os servidores efetivos das quatro universidades estaduais baianas (Uefs, Uneb, Uesb e Uesc), além dos dependentes diretos. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs, localizada no prédio da Reitora, no 1º andar, ou pelo telefone (75) 3161-8030.

Comente agora
13
Ago
Ifba abre 500 vagas para formação em médio e técnico gratuita
Postado por: Letícia Oliveira / 17:27h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre inscrições para 500 vagas em Salvador, para o processo seletivo de 2015. As oportunidades são para formações integradas, que combinam o ensino médico com o técnico, e tem duração de quatro anos. Os cursos são gratuitos, e os interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro. Entre os cursos oferecidas pelo instituto, há a formação de geologia, eletrotécnica e química. As inscrições vão até o dia 10 de setembro, no site do processo seletivo, e os interessados devem pagar uma taxa de R$ 30. Alunos de escolas públicas podem solicitar isenção parcial da taxa, pagando R$ 3. Nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 21 de agosto e entregar a documentação exigida em edital.  Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias. Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total. (Correio)

Comente agora
13
Ago
IEL divulga vagas de estágio para alunos de pedagogia e letras na BA
Postado por: Letícia Oliveira / 13:49h

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) divulgou vagas de estágio para estudantes do 3º semestre dos cursos de Letras e Pedagogia para trabalhar em escolas particulares nos municípios de Conceição da Feira e Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Os interressados devem enviar currículo para o e-mail: ielselecaofeira@fieb.org.br até segunda-feira (18). No assunto do e-mail deverá constar o nome do curso e a vaga desejada. Mais informações podem ser obtidas por meio do site do órgão. Veja abaixo os pré-requisitos para se candidatar a uma das oportunidades:

Letras
Pré-requisitos: Estudantes a partir do 3° SEMESTRE
Escola particular em Conceição da Feira
Carga horária: 25h semanais, das 7h às 12:30h
Área: apoio em sala de aula
Bolsa auxílio: R$ 700 + auxílio transporte

Pedagogia
Pré-requisitos: Estudantes a partir do 3° SEMESTRE
Escola particular no bairro do Tomba, em Feira de Santana
Carga horária: 20h semanais, manhã ou tarde
Área: apoio em sala de aula
Bolsa auxílio: R$ 520+ auxílio transporte de R$ 50

Comente agora
13
Ago
Associação de Bombeiros Civil promove curso de capacitação em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:10h

A Associação de Bombeiros Civil da cidade de Salinas das Margaridas está promovendo curso de capacitação na cidade de santo Antônio de Jesus. Em entrevista a Recôncavo FM, o brigadista José Carlos, Coordenador do Curso informou que a iniciativa é gerar a capacitação de pessoas interessadas em ingressar nessa profissão. Para o entrevistado, a preparação adequada do profissional destaca na hora de ser escolhido para o trabalho. “O bombeiro Militar é diferente do Profissional de Bombeiros Civil, disse”. Ele relatou que o civil trabalha em empesas privadas, como eventos festivos, lojas, indústrias e em trabalhos residenciais. Ressaltando que qualquer pessoa pode participar do curso. As inscrições estão sendo feitas na Associação de Moradores do bairro do São Benedito. Sobre as informações de valores e início das aulas os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (71) 8680-1901 das 08 ás 17h. Ou na sede da defesa civil do município que fica localizada em frente a Uneb. 

 Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Ago
Aluno diz que perdeu vaga na UNEB por fraude em cotas: 'frustrante'
Postado por: Anacley Souza / 08:45h

O estudante que denunciou uma suposta fraude no sistema de cotas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Brumado, sudoeste do estado, afirma que descobriu a irregularidade após perder a vaga para quatro alunos que estudam Direito na universidade e teriam cometido o crime de falsidade ideológica de documento público. De acordo com Ministério Público da Bahia (MP-BA), os quatro alunos denunciados foram matriculados entre 2012 e 2013 ocupando as vagas reservadas aos negros e indígenas. Contudo, segundo o órgão, nenhum deles atendia ao limite legal de quatro salários mínimos de renda familiar, uma das exigências para se enquadrar na vaga de cotas. Na quinta-feira (7), o MP recomendou a anulação das matrículas e das matérias cursadas por eles. Jocilei Silva, estudante que teria perdido as vagas para os quatro denunciados, atualmente está no primeiro semestre do curso de Direito da UNEB em Brumado. Ele conta que poderia estar no sexto, se tivesse ingressado no ano de 2012, quando afirma que não conseguiu vaga. "Foi estranho o fato das pessoas que estão como cotistas serem pessoas com padrão de vida elevado e que a gente conhece em Brumado", disse Jocilei Silva. "É complicado, frustrante. E a gente espera que sejam, de fato, canceladas as matrículas", completou. A UNEB realiza um vestibular por ano em Brumado. Das 50 vagas oferecidas por turma, 20 são para cotistas, que entram por meio do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Uma das estudantes que teriam cometido a irregularidade trabalha no Ministério Público de Vitória da Conquista. Ela não quis comentar o caso. Em nota, a UNEB informou que enviou toda a documentação sobre os estudantes para o Ministério Público para que fosse feita a investigação. (TV Bahia)

Comente agora
13
Ago
'Nobel' de matemática contrasta com baixo índice de aprendizado no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 07:22h

Na terça-feira (12) o pesquisador carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo se tornou o primeiro brasileiro a receber a Medalha Fields, considerada por acadêmicos dos Estados Unidos e Canadá como a principal premiação da matemática, equivalente ao Prêmio Nobel. A conquista deste matemático de apenas 35 anos, que fez a graduação, o mestrado e o doutorado no Brasil, contrasta com os baixos índices de proficiência dos estudantes brasileiros em matemática no ensino fundamental e ensino médio. A realidade na educação básica, no entanto, está muito distante do nível de excelência de Ávila e de outros jovens estudantes que colecionam medalhas em olimpíadas do conhecimento. Ao mesmo tempo em que tem seu 'Nobel' e outros campeões em matemática, o país ocupa as últimas posições do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) nesta área de conhecimento. Além disso, apresenta uma enorme diferença entre as notas mínimas e máximas da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados da Prova Brasil, apenas 12% dos adolescentes terminam o ensino fundamental sabendo o esperado para aquela idade em matemática. O aprendizado em matemática tem uma característica diferente de outras disciplinas. O conteúdo é contínuo, como num videogame: quem não aprende direito a disciplina no primeiro ano, vai saber menos ainda no segundo, e pior ainda no terceiro. No Brasil, o aprendizado de matemática nas escolas públicas e privadas avançou nos últimos anos, mas o desempenho geral ainda deixa o país entre os últimos colocados do Pisa. Em matemática, o país caiu da 57ª para a 58ª posição entre 2009 e 2012, de um total de 65 países avaliados.

Comente agora
12
Ago
Inscritos no Enade já podem conferir dados cadastrados
Postado por: Letícia Oliveira / 17:25h

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2014 já podem verificar os dados cadastrados pelas instituições de educação superior. O prazo vai até as 23h59 do dia 21 e as informações estão disponíveis na internet, na página do Enade. O Enade é aplicado em todo o país aos estudantes do último ano de graduação. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos.O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, orienta os estudantes a conferir os dados e, se acharem necessário, pedir retificação, que deve ser feita pela instituição de ensino responsável pela inscrição. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos. O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Neste ano, participarão do exame alunos de 33 cursos superiores nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins. Veja a lista completa dos cursos. As provas serão aplicadas em 23 de novembro, às 13h, no horário de Brasília.

Comente agora
12
Ago
Pronatec oferece 458 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:07h

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) está disponibilizando 458 vagas para cursos de formação profissional a beneficiários do Bolsa Família, pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada e seus dependentes. Os cursos são oferecidos, gratuitamente, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas são para cursos de Auxiliar de fiscalização ambiental, Auxiliar de transporte, movimentação e distribuição de cargas, Marceneiro, Porteiro e Vigia, Auxiliar de recursos humanos, Operador de telemarketing, Operador de equipamento de guindaste, Operador de pá carregadeira e Agente de inspeção de qualidade. Os interessados precisam comparecer a um dos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM), situados no Comércio - Rua Miguel Calmon, 382; no Cabula - Praça da Mangueira, 84; Boca do Rio - Rua Abelardo de Carvalho, 41 e Cajazeiras - Estrada do Coqueiro Grande, 1.902, Fazenda Grande.

Comente agora
11
Ago
Na capital, educação convoca mais 131 profissionais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:28h

Mais 131 profissionais foram convocados para exercerem suas funções na Secretaria Municipal de Educação (Smed). A publicação do Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (11) traz o aviso de convocação de sete coordenadores pedagógicos e de 124 professores da educação infantil, artes plásticas, ciências naturais, educação física e língua inglesa. Os chamados devem comparecer, no prazo de 30 dias a partir da data da publicação à Secretaria de Gestão (Semge), na Av. Vale dos Barris, nº 125, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, para comprovar a habilitação técnica exigida em edital e agendar a avaliação médica, realizada de acordo com a data de comparecimento do candidato. A avaliação psicológica será publicada no DOM pela Coordenadoria Central de Inspeção, Medicina e Segurança do Trabalho (CIS), informando data, horário e local que será realizada, independentemente do candidato já ter se submetido à avaliação médica na CIS. A relação de convocados e a lista da documentação exigida estão disponíveis na página de concursos, hospedada no site da Semge através do link www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br. Para obter mais informações, o candidato pode procurar ainda a Subcoordenadoria de Provisão, Carreira e Remuneração da Secretaria através do e-mail: pcre@salvador.ba.gov.br ou telefone (71) 2201-8017.

Comente agora
11
Ago
IFBA abre inscrições para mais de 800 vagas em cursos técnicos
Postado por: Letícia Oliveira / 13:04h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) abriu as inscrições para um processo seletivo com mais de 800 vagas disponíveis para os campi Salvador e Salinas de Margarida. As oportunidades são para os cursos integrados ao ensino médio e subsequentes. Este ano, 50% das 836 vagas para formação subsequente poderão ser ocupadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Apesar de não precisarem fazer a prova da instituição, os candidatos devem se inscrever através do site do processo seletivo. As inscrições vão até o dia 10 de setembro, e os interessados devem pagar uma taxa de R$ 30. Alunos de escolas públicas podem solicitar isenção parcial da taxa, pagando R$ 3. Nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 21 de agosto e entregar a documentação exigida em edital.  Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias. Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Comente agora
11
Ago
Brasil terá quatro palestrantes no maior evento internacional de matemática
Postado por: Anacley Souza / 12:56h

O Congresso Internacional de Matemáticos, maior evento da matemática mundial, que começa nesta quarta-feira (13), em Seul, Coreia do Sul, terá situações inéditas envolvendo o Brasil. Esta será a primeira vez em que quatro matemáticos do Instituo Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) participarão como palestrantes, dentre os cerca de 4,5 mil pesquisadores de centenas de países que apresentarão as novidades produzidas nos últimos anos na área. O brasileiro Artur Avila, do Impa, também é cotado para receber uma das quatro Medalhas Fields, reconhecimento equivalente ao Prêmio Nobel da matemática. O diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, informou que, desde a criação do evento, em 1897, 14 pesquisadores brasileiros já foram convidados a proferir palestras, mas nos eventos anteriores, os brasileiros nunca haviam passado de dois. “Em termos comparativos com as melhores instituições do mundo, poucas têm esse número de palestrantes”, comentou ele, ao ressaltar que dos 14 palestrantes brasileiros que já participaram do evento, 13 eram do Impa e um da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Os quatro pesquisadores brasileiros do Impa que vão participar como palestrantes nesta edição são: Fernando Codá (geometria diferencial), Carlos Gustavo Moreira (sistemas dinâmicos), Mikhail Belolipetsky (topologia) e Vladas Sidoravicius (probabilidade). A outra novidade será a confirmação do Brasil como sede da edição de 2018.

Comente agora
11
Ago
Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista começam hoje (11)
Postado por: Anacley Souza / 12:32h

Com o tema Segurança Alimentar e Nutricional, a 28° edição do Prêmio Jovem Cientistas abre nesta segunda-feira(11) as inscrições para estudantes do ensino médio, superior, mestres e doutores que queiram criar soluções inovadoras para o setor de alimentos e concorrer a prêmios. As inscrições vão até o dia 19 de dezembro e devem ser feitas no site www.jovemcientista.cnpq.br. De acordo com a matéria publicada na Agência Brasil, a escolha do tema tem como objetivo estimular os participantes a pensar soluções para aumentar a qualidade da dieta da população em pesquisa sobre uso de recursos dietéticos na prevenção e tratamento de doenças; inovações em política de segurança alimentar para a merenda escolar; redução do desperdício de alimentos; soluções para a desnutrição e a obesidade; produção de alimentos orgânicos; e formas de produzir alimentos sem degradar o meio ambiente, entre outras. As linhas de pesquisa envolvem também soluções para a cadeia de produção e conservação dos alimentos. Entre as áreas de conhecimento relacionadas ao tema estão agronomia, nutrição, medicina, engenharia de alimentos, farmácia e bioquímica. Os prêmios individuais do Jovem Cientista variam de acordo com a categoria de ensino e vão de computadores a prêmio em dinheiro. No mérito institucional, serão pagos R$ 35 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos. O pesquisador que for indicado para a menção honrosa receberá R$ 35 mil. O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 e é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau. Na edição passada, o prêmio bateu recorde de inscrições, com 3.226 trabalhos.

Comente agora
11
Ago
Menos de 22% das escolas baianas tem bibliotecas, diz Severiano Alves
Postado por: Anacley Souza / 10:55h

Os dados são alarmantes quando o assunto é a falta de biblioteca nas escolas brasileiras. De acordo com o censo escolar de 2013, a Bahia aparece no ranking nacional em 22º lugar, com apenas 21,6% das escolas com bibliotecas. Logo atrás vem Amazonas, Piauí, Acre, Pará e Maranhão. A média nacional do país é de 35% de bibliotecas nas escolas e, com exceção de São Paulo, todos os estados abaixo desta média são das regiões Norte e Nordeste do país. Apesar de ter entrado em vigor em 2010, a lei 12.244, que obriga todos os gestores a providenciar espaços de leituras até 2020, está longe de ser cumprida. Uma prova disso, é que até o ano passado o número de bibliotecas nas unidades de ensino do país havia subido apenas 2,9%, constata o candidato o deputado federal Severiano Alves (PDT) ao avaliar os dados do censo. Uma das maiores representações políticas a favor da educação no país, Severiano Alves (PDT), disse que a defasagem da Bahia é reflexo da falta de priorização do ensino. “Infelizmente ainda não temos uma política que priorize o conhecimento. Por conta disso, os recursos da educação não são usados de forma correta e as bibliotecas estão sendo cada vez mais relegadas”, afirmou o pedetista.

Comente agora
11
Ago
Enem tem 12% dos corretores de redação reprovados
Postado por: Anacley Souza / 10:45h

Cerca de 12% dos corretores de redação foram "reprovados" na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme dados obtidos pelo Estado via Lei de Acesso à Informação. Ao todo, 845 pessoas de um universo de 7.121 avaliadores foram excluídas durante o processo de correção dos textos do Enem 2013 por não apresentarem uma nota de desempenho superior a 7 - numa escala de 0 a 10. O Enem 2013 "reprovou" muito mais corretores do que a edição 2012, quando apenas 52 de 5.558 corretores (0,9%) foram dispensados. No Enem 2011, foram afastados 277 de 3.188 corretores (8,69%). As redações do Enem são corrigidas por profissionais da área de Letras com formação em Língua Portuguesa que passam por um processo de capacitação. Conforme o jornal O Estado de S. Paulo revelou em outubro, os corretores são mantidos sob monitoramento constante de coordenadores e supervisores. É verificado, por exemplo, se os avaliadores aplicam notas altas demais, muito baixas, se há lentidão na correção ou rapidez,  aspectos considerados na nota de desempenho. De cada lote de 50 redações enviadas pelo sistema ao corretor, há duas "pegadinhas": a "redação ouro", já corrigida pela equipe de especialistas; e a "redação múltipla", que passa pelo conjunto de corretores. O objetivo é verificar se há desvios. "Nós tínhamos um monitoramento do corretor mais leniente, agora eu tenho um monitoramento um pouco mais duro", disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares. Durante o processo de correção, o avaliador é excluído automaticamente se a nota de desempenho for inferior a 5. Caso fique entre 5 e 7, ele tem até duas chances de recuperação. Na terceira vez que a nota de desempenho for inferior a 7, o corretor é eliminado, as redações por ele corrigidas retornam ao sistema e são examinadas novamente.

Comente agora
11
Ago
Escolas da rede estadual comemoram o Dia do Estudante em S. A. de Jesus e região
Postado por: Anacley Souza / 08:44h

As escolas da rede estadual de ensino da Bahia estão preparando uma série de atividades para comemorar o Dia do Estudante, celebrado nacionalmente em 11 de agosto. Segundo o coordenador da DIREC 4 em Santo Antônio de Jesus, Clovis Ezequiel, durante a semana, gincanas, oficinas artísticas e esportivas darão o tom da festa em todas as Unidades de Ensino. Além de lembrar a data, as atividades homenageiam os alunos e contribuem para fortalecer a relação entre o corpo discente, professores, funcionários, pais e a comunidade. "Muitas escolas da capital e do interior já estão envolvidas com a programação, que tem a participação de toda a equipe escolar", disse o professor em entrevista a Rádio Recôncavo FM.

Redação Voz da Baia- Anacley Souza

Comente agora
11
Ago
Abertas inscrições para vagas remanescentes do Sisutec
Postado por: Anacley Souza / 08:38h

A partir de hoje (11), quem quiser concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos poderá se inscrever na página do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Serão preenchidos os lugares que não foram ocupados nas chamadas regulares do sistema. Para participar desta etapa não é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e basta ter o ensino médio completo. O prazo de inscrição vai até 20 de agosto e a ocupação das vagas remanescentes será feita por ordem de inscrição. Depois de se candidatar, o participante terá dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino onde pretende estudar. Cabe ao estudande verificar, na instituição de ensino em que for aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. As aulas terão início entre 18 de agosto e 15 de setembro. Esta edição do Sisutec oferece 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos de instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S), distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação. (Agência Brasil)

Comente agora
10
Ago
Sisutec divulga vagas remanescentes nesta segunda-feira (11)
Postado por: Anacley Souza / 11:59h

Começa nessa segunda-feira (11/8) o prazo de inscrições para as vagas remanescestes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O prazo segue até o dia 20 de agosto. As vagas remanescentes (não preenchidas) serão disponibilizadas on-line no site do Sistema para todos os candidatos com o ensino médio completo, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O preenchimento será por ordem de inscrição. Após efetuar o registro, o candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.

Comente agora
10
Ago
1,5 mil bolsas de estudo no Reino Unido através de programa de pós
Postado por: Anacley Souza / 10:04h

Uma boa notícia para quem pretende estudar no Reino Unido. Estão abertas as inscrições do programa Chevening, com 1,5 mil bolsas de estudo de pós-graduação e mestrado em todas as universidades da região, formada pela Grã-Bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales) e Irlanda do Norte. Além da bolsa de até 13 mil libras, estão inclusos no programa as passagens aéreas, uma concessão de tese, os custos de autorização do visto de entrada e as taxas universitárias. Inscrições no site www.chevening.org, até 15 de novembro. Podem participar interessados do mundo inteiro e não há um limite de oportunidades por país. (Jornal do Brasil)

Comente agora
10
Ago
Prêmio Jovens Inspiradores 2014 abre inscrições
Postado por: Anacley Souza / 08:10h

O que jovens brasileiros podem fazer diante dos intrincados e desafiadores problemas do país? Muito, provam jovens inspiradores. O potiguar Samuel Gondim, de 26 anos, decidiu soprar as velas dos empreendedores, gente que quer lançar ao mar o próprio negócio mas muitas vezes é barrada pelas tormentas de um ambiente adverso. Ele fundou uma aceleradora de startups, empresas que buscam inovar nos segmentos em que atuam a partir da experimentação rápida de produtos e serviços: até agora, quase uma dezena delas já receberam recursos e orientação de especialistas do time de Gondim para começar a gerar riqueza onde nasceram, o Rio Grande do Norte. O gaúcho Miguel Andorffy, de 24 anos, mirou outro desafio bem brasileiro: melhorar o ensino. Excelente aluno em matemática, passou a ajudar amigos em apuros com a disciplina oferecendo-lhes aulas no YouTube. A fama se espalhou na rede e hoje ele mantém um canal na plataforma de vídeos cujas aulas já foram vistas mais de 25 milhões de vezes e chanceladas por mestres da área.

Comente agora
09
Ago
Currículo nacional é o primeiro passo para educação avançar
Postado por: Anacley Souza / 16:28h

O Brasil ainda não possui um currículo escolar unificado, que determine o que e em que momento os conteúdos devem ser ensinados a estudantes do ensino básico. Isso talvez não fosse uma questão tão sensível se esses mesmos alunos não fossem periodicamente submetidos a avaliações (elas, sim, nacionais) que cobram os conhecimentos supostamente transmitidos. É o caso da Prova Brasil, que mede o aprendizado de estudantes do ciclo fundamental e do Enem, que além de avaliar o que sabem os concluintes do nível médio serve como critério seletivo para universidades públicas e privadas, cursos técnicos e até para programas de bolsas e financiamento estudantil. Com o atraso habitual, a elaboração de um currículo unificado, enfim, entrou na pauta. Até o fim do mês, o Ministério da Educação abre a discussão sobre a criação da chamada Base Nacional Comum, documento que vai determinar quais conteúdos das disciplinas obrigatórias, como matemática, língua portuguesa, história, geografia e ciências, devem ser apresentados aos estudantes. E em que série. O MEC tem até 2016 para finalizar e apresentar a proposta pública. "É o primeiro grande passo para garantir que o Brasil ofereça a mesma oportunidade a todos os seus estudantes", diz David Plank, professor de políticas educacionais da Universidade Stanford, que visitou o Brasil na semana passada para debater o assunto com especialistas locais. Hoje, Estados e municípios são responsáveis pela elaboração do currículo usado nas escolas públicas.

Comente agora
09
Ago
Inscrições para o Inglês sem Fronteiras são prorrogadas até segunda-feira (11)
Postado por: Anacley Souza / 10:42h

As inscrições para cursos presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras foram prorrogadas até o meio-dia (horário de Brasília) de segunda-feira (11). O prazo terminaria nessa sexta-feira (8). Serão 9.225 vagas gratuitas, destinadas a estudantes de educação superior. As inscrições devem ser feitas no site do programa. As aulas terão início no dia 18. Os cursos terão duração mínima de 16 horas, em 30 dias, e máxima de 64 horas, em 120 dias. Estão previstas quatro aulas presenciais de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários a serem definidos pela universidade credenciada. Para concorrer às vagas, o candidato deve ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas; ser estudante ativo no curso My English, online (níveis 2, 3, 4 ou 5), cuja inscrição tenha sido validada até 48 horas antes da inscrição no núcleo de línguas; e ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso. Terão prioridade os alunos de graduação de cursos das áreas do Programa Ciência sem Fronteiras: ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e de saúde.

Comente agora
08
Ago
IFBA oferece 60 vagas para educação profissional de jovens e adultos em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:37h
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) disponibiliza 60 vagas para o curso técnico de saneamento, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), em Salvador. As oportunidades, referentes ao Processo Seletivo 2015, são destinadas a jovens e adultos, com idade a partir de 18 anos, que já concluíram o ensino fundamental, mas desejam voltar a estudar e obter qualificação profissional ao mesmo tempo. Os interessados devem se inscrever, através do site www.processoseletivo.ifba.edu.br, até o dia 10 de setembro. O valor custa R$ 30, mas, no caso de candidatos que concluíram todo o ensino fundamental na rede pública de ensino, há possibilidade de solicitar a isenção parcial da taxa, reduzindo em 90%, para R$ 3. Nesse caso, é necessário fazer inscrição até o dia 21 de agosto e apresentar os documentos exigidos em edital. Dentro dos 50% destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12, 50% das vagas são para os que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.
Comente agora
08
Ago
Governo estuda estender Pronatec para pequenas empresas
Postado por: Anacley Souza / 13:23h

O ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, deve apresentar à presidente Dilma Rousseff o projeto "Pronatec Aprendiz" em reunião prevista para a próxima semana. A proposta do ministro é estender o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011, para micro e pequenas empresas. "A micro e a pequena empresa ficaram fora do trabalho do aprendizado. E elas são as que mais interessam para nós porque tem uma micro ou pequena empresa em cada esquina do País", afirmou o ministro. A Constituição proíbe todo e qualquer trabalho de menores de 16 anos, com exceção para aqueles que atuarem como jovem aprendiz a partir dos 14 anos. A aplicação do dispositivo para micro e pequenas empresas, no entanto, esbarrava em dois problemas. O custo para manter uma empresa chamada certificadora, que acompanhava a atuação do jovem e uma interpretação sobre a lei 10.097/2000, que entrou em vigor no ano seguinte. A Advocacia Geral da União avaliava que apenas empresas com mais de sete empregados deveriam cumprir os porcentuais mínimos de aprendizes. Para médias e grandes empresas, a regra impõe entre 5% e 15% de seus colaboradores jovens aprendizes. Segundo o ministro, para tornar atrativa a contratação de jovens pelos proprietários de micro e pequena empresa, o governo vai arcar com o valor,  cerca de R$ 300 por jovem, que é pago às entidades de certificação, contratadas para acompanhar o desempenho do adolescente. "O custo da certificação será assumido pelo governo e não pela empresa no caso de micro e pequena", afirmou Afif. "Esta certificação acabou encarecendo a contratação, fazendo com que seja mais vantajoso, muitas vezes, contratar alguém com mais de 16 anos. Por isso, o Jovem Aprendiz acabou sendo um programa 'elitista', alcançando nesta faixa dos 16 anos somente 32 mil contratados em todo o Brasil", acrescentou. A interpretação jurídica da AGU, por outro lado, foi alterada após negociações internas do governo.

Comente agora
08
Ago
Inscrições para isenção da taxa do vestibular da Uefs começam a partir de terça
Postado por: Letícia Oliveira / 10:31h

A Universidade  Estadual de Feira de Santana publicou o edital do processo de isenção da taxa do vestibular 2015.1 (ProSel), que terá as provas aplicadas de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2014. A inscrição deve ser feita a partir de terça-feira (12) até as 18h do dia 22 de agosto, no portal www.uefs.br, seção ProSel. São oferecidas três mil isenções para candidatos que cursaram o ensino médio ou equivalente, exclusivamente em estabelecimento da rede pública de ensino, incluindo, nesta situação, quem está concluindo o terceiro ano em 2014. Também tem direito o estudante que estiver cursando o ensino médio através de exames supletivos, ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino, e comprovar a aprovação em Português e Matemática, até a data do pedido de isenção. O beneficiado não deve ter diploma de nível superior, como também não deve estar matriculado em qualquer instituição de ensino superior.O número de isenções oferecidas deverá superar a três mil, já que têm direito garantido os servidores efetivos das quatro universidades estaduais baianas (Uefs, Uneb, Uesb e Uesc), bem como os dependentes diretos. Mais informações na Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs, localizada no Prédio da Reitora, 1º andar, ou através do telefone (3161-8030). (Tribuna)

Comente agora
08
Ago
UFRB abre seleção para aluno regular do Mestrado Profissional em Educação do Campo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:54h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o edital de seleção para aluno regular do curso de pós-graduação Stricto sensu em Educação do Campo, em nível Mestrado Profissional, para ingresso no semestre letivo 2015.1. São ofertadas 12 vagas, assim distribuídas por linhas de pesquisa: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo (06 vagas) e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (06 vagas). As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração com objeto específico, ou ainda encaminhada via Correios para o Colegiado em Educação do Campo, localizado no prédio administrativo do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa da UFRB. O período de inscrição tem início no dia 25 de agosto e segue até 19 de setembro. A seleção ocorrerá em quatro etapas eliminatórias: prova escrita conforme linha de pesquisa e referências de leitura, análise documental (carta de intenção e plano de trabalho), entrevista e avaliação do currículo. A prova escrita será realizada no dia 07 de outubro, das 8h30 às 12h30, no CFP. A entrevista será feita exclusivamente na forma presencial no dias 23 e 24 de outubro. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 5,0.

Comente agora
08
Ago
Selecionados no Sisutec têm até hoje para fazer matrícula
Postado por: Letícia Oliveira / 07:02h

Hoje (8) é o último dia de matrícula para os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Quem perder o prazo, perde a vaga. A lista dos selecionados está disponível no site do Sisutec. Nesta edição, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S (que inclui instituições como Sesi, Senac, Senai e Sesc). Para se inscrever, o candidato precisava ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar 0 na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

Um comentário
07
Ago
Filhos de vítimas de violência terão prioridade em matrícula em creche da rede pública de ensino
Postado por: Anacley Souza / 18:30h

Os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade na matrícula em creches da rede municipal de ensino, de acordo com a lei nº 8.640/2014, sancionada nesta quinta-feira (07). Para comprovar o benefício, as mães terão que apresentar - no momento da matrícula - o Registro de Ocorrência Policial expedido pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher ou uma declaração expedida pelo juiz de Direito do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A lei entra em vigor oito anos depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sancionado a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições das agressões contra as mulheres quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.(JusBrasil)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com