Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

Edital do Enade é publicado; confira as regras

Educação  Postado por Willyam Reis - 23/06 11:15h
Edital do Enade é publicado; confira as regras

O edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi publicado no Diário Oficial da Uniãodesta sexta-feira (22). De acordo com o documento, estudantes de 27 cursos de bacharelado e superior tecnológico terão o desempenho avaliado. As provas serão aplicadas no dia 25 de novembro, a partir das 13h, no horário de Brasília. Antes, entre 2 de julho e 12 de agosto, os coordenadores de cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos estudantes concluintes. Além disso, aqueles com previsão de concluir o curso precisam realizar o cadastro de 14 de agosto a 21 de novembro para ter acesso ao sistema do Enade. Ambos procedimentos deverão ser feitos pelo portal do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre os cursos que serão avaliados pelo Enade neste ano estão Comunicação, Design, Direito, Relações Internacionais, entre outros. No ano passado, foram avaliados os de exatas e de licenciatura. Na prova, os estudantes deverão responder dez questões de Formação Geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha e outras 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.  Com informações do Portal Brasil.

Comente agora

Sisu: aprovados do 2º semestre de 2018 já podem se matricular

Educação  Postado por Willyam Reis - 23/06 07:40h
Sisu: aprovados do 2º semestre de 2018 já podem se matricular

Começa hoje (22) o prazo para que os alunos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre de 2018 se matriculem nas instituições escolhidas. De acordo com o G1, o prazo vai até a próxima quinta-feira (28). Os convocados devem se informar sobre os documentos exigidos e horário de atendimento para fazer as matrículas nas instituições de ensino em que vão estudar. A partir de hoje também quem não tiver sido aprovado na chamada regular, pode manifestar interesse em participar da lista de espera. O pedido deve ser feito na página do Sisu. (Metro1)

Comente agora

Sisu: matrícula e lista de espera começam hoje

Educação  Postado por Willyam Reis - 22/06 07:54h
Sisu: matrícula e lista de espera começam hoje

Começa hoje (22) o prazo de matrícula para os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado está disponível na página do programa. Aqueles que foram aprovados devem ficar atentos aos dias, horários e locais definidos por cada instituição de ensino.  Nesta edição, o Sisu oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O prazo para os selecionados se matricularem vai até o dia 28. 

Comente agora

Fundo da Segurança Pública não tira recursos do Fies, diz ministério

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/06 22:21h
Fundo da Segurança Pública não tira recursos do Fies, diz ministério

O Ministério da Segurança Pública contestou hoje (21) informações de que a Medida Provisória (MP) 841, que destina recursos das loterias federais para o Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP), vá reduzir a verba do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de financiamento estudantil do Ministério da Educação.Segundo nota de esclarecimento divulgada pelo Ministério da Segurança Pública, a legislação foi mudada em dezembro passado e, a partir deste ano, o Fies não depende mais de recursos das loterias federais. “Desta forma, a MP 841 não produz nenhum impacto no orçamento da Educação e, tampouco, do próprio Fies”, diz a nota.(VN)

Comente agora

Maior franquia educacional do país, Kumon inaugura unidade em Santo Antônio de Jesus

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/06 20:34h
Maior franquia educacional do país, Kumon inaugura unidade em Santo Antônio de Jesus

A cidade de Santo Antônio de Jesus foi escolhida para receber a nova unidade do Kumon na Bahia, rede especializada em formar autodidatas no Brasil há mais de 40 anos. Maior rede de franquias educacional do país com mais de 1.350 unidades, o Kumon oferece cursos de matemática, português e inglês, para todas as idades. Com material autoinstrutivo e orientação individualizada, o ensino desenvolve nos alunos a capacidade em aprender por si só. Além disso, com os exercícios como os de raciocínio lógico e interpretação, o método estimula habilidades como a independência, responsabilidade, além de ajudar na concentração. O curso oferece conteúdos que vão da pré-escola até o ensino superior. Os interessados em fazer parte desse time que se inscreverem na unidade Kumon.

Faça uma visita e converse com a orientadora Marla Pimentel ou marque uma entrevista através do telefone  ☎️ (75) 98853-4728.

Endereço: Avenida Barros e Almeida - Centro de Santo Antônio de Jesus

Veja fotos da inauguração abaixo ou na Coluna Social

Comente agora

Vagas do ProUni estão disponíveis para consulta

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/06 18:46h
Vagas do ProUni estão disponíveis para consulta

Estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas podem consultar as vagas disponíveis na página do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições poderão ser feitas de 26 a 29 de junho. Ao todo, serão ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições. As vagas podem ser consultadas por curso, por instituição ou por município. Para se candidatar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, com um mínimo de 450 pontos e nota superior a zero na redação. Além disso, só podem participar alunos brasileiros que não possuem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Também podem solicitar uma bolsa os alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública. O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.431. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos, R$ 2.862. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet, a partir do dia 2 de julho, para a primeira chamada, e de 16 de julho, para a segunda. Quem não for selecionado, poderá participar da lista de espera, nos dias 30 e 31 de julho. (EBC)

Comente agora

Inscrições para o programa Mais Futuro terminam nesta quinta-feira

Educação  Postado por Aline Souza - 20/06 15:31h
Inscrições para o programa Mais Futuro terminam nesta quinta-feira

Foto: divulgação

Terminam, nesta quinta-feira (21/6), as inscrições para a terceira etapa do Mais Futuro, programa estadual de assistência estudantil. A iniciativa oferece auxílio financeiro para os estudantes das universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da Universidade do Estado da Bahia, (Uneb), que estejam em condições de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no CadÚnico, além de oportunidades de estágio no setor público. Os interessados em participar desta terceira etapa devem estar atentos para ter o registro atualizado no cadastro centralizado de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para fazer essa atualização é preciso ir até o setor responsável pelo CadÚnico ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora. Caso não saiba onde fica o local de cadastramento, o interessado pode buscar essa orientação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa. Em muitas localidades, o próprio Cras realiza o cadastramento das famílias.

Comente agora

ProUni oferece 174 mil vagas; inscrições começam dia 26

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/06 18:02h
ProUni oferece 174 mil vagas; inscrições começam dia 26

Estudantes que quiserem concorrer a bolsas de estudo no ensino superior poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) entre os dias 26 e 29. As bolsas são para o segundo semestre. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa vai ofertar 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior privadas. As inscrições devem ser feitas na página do ProUni, na internet. Para se candidatar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação. Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa. O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda. (Toda Bahia)

Comente agora

MEC quer ampliar programas de internacionalização em universidades

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/06 16:22h
MEC quer ampliar programas de internacionalização em universidades

O Ministério da Educação (MEC) ressaltou, em nota, que deve ampliar o número de países e universidades participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação. Segundo a pasta, a existência de programas como o Idioma sem Fronteiras, que capacita alunos e professores em língua estrangeira, é outra estratégia para expandir a internacionalização. Os dez países com mais estudantes encontrados no Brasil são Colômbia, Peru, Argentina, Angola, México, Alemanha, Espanha, Portugal, Bolívia e Chile. Já a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC, aposta em um programa recém-lançado para a pós, o Print. A ação prevê "fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização", além de incentivar redes internacionais integradas por instituições brasileiras. O número de estrangeiros em instituições federais do Brasil representa menos de 1% da quantidade total de alunos nas universidades, revela levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo com base em questionários enviados às instituições por meio da Lei de Acesso à Informação.

Comente agora

MEC divulga resultado do Sisu 2018.2; confira relação de aprovados na UFRB

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/06 16:06h
MEC divulga resultado do Sisu 2018.2; confira relação de aprovados na UFRB

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, dia 18, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/). O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ofertou 1.640 vagas pelo Sisu no Processo Seletivo 2018.2, distribuídas dentre 39 cursos. A matrícula dos convocados será realizada nos dias 26, 27 (pela manhã) e 28 de junho.Já o prazo para participar da lista de espera será de 22 a 27 de junho e a convocação dos candidatos em lista de espera está prevista para o período de 03 de julho a 21 de agosto. A UFRB divulgará oportunamente, o Edital da Lista de Espera/Cadastro Seletivo contendo os procedimentos para o preenchimento das vagas remanescentes a partir da Lista de Espera disponibilizada pelo SiSU.

Confira o Resultado - SISU 2018.2 Chamada Regular 

Acesse também no site do Processo Seletivo - PROSEL: www.ufrb.edu.br/prosel. 

Comente agora

Estado divulga resultado de concurso para professores e coordenadores pedagógicos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/06 11:31h
 Estado divulga resultado de concurso para professores e coordenadores pedagógicos

O resultado final da seleção para professores da rede estadual e coordenadores pedagógicos foi divulgado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial do Estado (DOE). O concurso teve mais de 103 mil inscritos para 3.760 vagas - 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE). Do total de vagas, 30% são reservadas para negros e 5% para pessoas com deficiência. "Este concurso é resultado do esforço e do compromisso do governador Rui Costa com a Educação, que tomou esta decisão mesmo diante de um momento adverso na economia do nosso país. Teremos 3.760 novos educadores na rede, professores e coordenadores pedagógicos, que irão atuar na capital e no interior, fortalecendo o eixo pedagógico das nossas escolas”, afirmou o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro. Professores terão remuneração total de R$ 2.814,28, enquanto que coordenadores pedagógicos receberão R$ 2.890,87. As vagas de professor são para lecionar Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia. Confira a relação no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br.

Comente agora

Estudantes indígenas e quilombolas podem solicitar Bolsa Permanência

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/06 16:23h
Estudantes indígenas e quilombolas podem solicitar Bolsa Permanência

Estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação em instituições federais podem solicitar, a partir de hoje (18) a inclusão no Programa Bolsa Permanência (PBP). Os candidatos devem fazer as inscrições pela página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) na internet. Ao todo, serão ofertadas 2,5 mil novas vagas no segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de agosto.  O valor da bolsa é R$ 900. O recurso é pago diretamente ao estudante por meio de um cartão de benefício. O Programa de Bolsa Permanência é um auxílio financeiro pago para estudantes de instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para indígenas e quilombolas. Para ter direito ao benefício, o aluno deve possuir uma renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio, não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar, ter assinado termo de compromisso e ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior que faz parte. (EBC)

Comente agora

Embaixada levará 50 estudantes brasileiros para intercâmbio nos EUA

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/06 08:38h
Embaixada levará 50 estudantes brasileiros para intercâmbio nos EUA

A partir de desta terça-feira (19), estudantes do ensino médio da rede pública podem se inscrever para a 17ª edição do programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos. Em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e secretarias estaduais de educação, 50 jovens, entre 15 e 18 anos, serão selecionados para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Para o conselheiro de Educação da Embaixada dos Estados Unidos, Erik Holm-Olsen, o programa, que começou em 2003, é uma oportunidade de descobrir jovens talentos brasileiros. “É inspirador ver pessoas de famílias economicamente desfavorecidas com desempenho incrível. Conhecer estudantes que, em meio a tanta dificuldade, conseguem se destacar e já fazem a diferença em suas comunidades. Queremos impulsionar e incentivar essas tendências”, afirmou.

Comente agora

MEC divulga hoje resultado do Sisu

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/06 08:11h
MEC divulga hoje resultado do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira (18) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O resultado será divulgado na página do programa na internet. Os estudantes selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 22 e 28 de junho. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera. O prazo para que isso seja feito é de 22 a 27 de junho. A convocação dos candidatos em lista de espera será de 3 de julho a 21 de agosto. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação. As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades. (bahia.ba)

Comente agora

Santo Antônio de Jesus: Governo do estado dá continuidade ao projeto Escolas Culturais

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/06 23:31h
 Santo Antônio de Jesus: Governo do estado dá continuidade ao projeto Escolas Culturais

O município de Santo Antônio de Jesus, localizado no Recôncavo Baiano, é a 12ª cidade a receber o projeto Escolas Culturais, lançado pelo Governo do Estado, com o objetivo de promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. O lançamento do projeto, nesta sexta-feira (15), foi no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. O projeto também já foi lançado em Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Guanambi, Seabra, Ipiaú e Irecê. Representando o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, participou do plantio simbólico de um cedro amarelo e falou que o projeto Escolas Culturais é uma importante política pública da Educação.

Comente agora

MEC autoriza 2,5 mil bolsas para indígenas e quilombolas

Educação  Postado por Willyam Reis - 15/06 07:16h
MEC autoriza 2,5 mil bolsas para indígenas e quilombolas

Foto: Arquivo/ Elza Fiúza/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) autorizou 2,5 mil bolsas para estudantes do ensino superior indígenas e quilombolas, para o segundo semestre deste ano. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), a partir de segunda-feira (18) até o dia 31 de agosto. De acordo com o MEC, as instituições federais de ensino superior farão a análise da documentação comprobatória de elegibilidade dos estudantes ao programa e a aprovação dos cadastros no sistema de gestão entre os dias 18 de junho e 28 de setembro. Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 2,5 mil estudantes indígenas e quilombolas estão sem a bolsa permanência desde o início do ano. A bolsa permanência é de R$ 900. Trata-se de um auxílio financeiro que tem por finalidade reduzir as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Neste ano, de acordo com o MEC, o programa está atendendo aproximadamente 10 mil indígenas e quilombolas. Estão garantidos R$ 150 milhões em 2018. Os recursos são pagos diretamente aos alunos por meio de um cartão de benefício. (Agencia Brasil)

Comente agora

Termina amanhã (15) o prazo de inscrição do Sisu

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/06 18:27h
Termina amanhã (15) o prazo de inscrição do Sisu

Foto: Reprodução

Termina amanhã (15) o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. As inscrições são feitas apenas pela internet. Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero na redação. De acordo com o último balanço do Ministério da Educação (MEC), até ontem à noite, mais de 330 mil candidatos haviam se inscrito. Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida. As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais – dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 18 de junho. O período de matrícula vai de 22 a 28 de junho e o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho. (Trbn)

Comente agora

Escolas flexibilizam calendário escolar durante a Copa

Educação  Postado por Aline Souza - 14/06 17:42h
Escolas flexibilizam calendário escolar durante a Copa

Foto: Suami Dias/ GOVBA

A Copa do Mundo Rússia 2018 começou nesta quinta-feira (14) com uma partida entre o país anfitrião e a Arábia Saudita, no Estádio Luzhniki, em Moscou, que terminou em 5 X 0 para a Rússia. O mundial de futebol impôs um novo ritmo às escolas brasileiras, e calendário das aulas varia de acordo com a rede de ensino e com a unidade escolar. Algumas escolas optaram por antecipar as férias do meio do ano, para englobar todo o período da Copa; outras preferiram liberar os alunos nos horários dos jogos do Brasil. Em todos os casos, as unidades de ensino devem cumprir o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas no ano, estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). De acordo com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), muitas das redes municipais, que concentram a maior parte do ensino infantil e fundamental, optaram por suspender as aulas no período em que haverá jogos do Brasil. “Quando tem jogo no horário da manhã, facultam esse horário. O município tem autonomia para fazer os ajustes”, diz. Ele esclarece, no entanto, que as escolas terão que repor essas aulas. 

Comente agora

Quase 2 milhões de crianças de até 3 anos não têm acesso à creche, aponta Inep

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 13/06 22:24h
Quase 2 milhões de crianças de até 3 anos não têm acesso à creche, aponta Inep

Foto: Divulgação

O Brasil precisa de 1,9 milhão de vagas em creches para crianças de até três anos de idade, que ainda não conseguiram acesso. Atualmente, o alcance é de 32% de crianças de zero a três anos e a meta estipulada é 50% delas nas creches, até 2024. É o que mostra o relatório do segundo ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2018, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para a coordenadora de políticas educacionais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, o acesso à creche é um direito da criança, que interfere diretamente na questão social, sobretudo nas unidades públicas. Ela defende o cumprimento da meta 20, que prevê o investimento adequado para a melhoria na qualidade da educação. Segundo Alessandra Pellanda, o corte de gastos no setor de educação afeta o cumprimento dos demais objetivos do PNE. A segunda meta do PNE, era que todas as crianças entre 4 e 5 anos estivessem matriculadas na escola, até 2016, o que não foi cumprido. Dois anos após o fim do prazo para a meta, o alcance foi de 91%.

Comente agora

Estudantes do Fies terão até 18 meses para quitar dívida com escolas

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 13/06 19:43h
Estudantes do Fies terão até 18 meses para quitar dívida com escolas

Os estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que estiverem devendo às instituições de ensino nas quais estão matriculados poderão negociar o parcelamento da dívida em até 18 meses, de acordo com resolução publicada hoje (13) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Diário Oficial da União. Segundo o FNDE, até o ano passado, era preciso estar quite para fazer a renovação do contrato do Fies. Agora, o estudante terá que pelo menos ter feito a negociação do pagamento antes da renovação.Além disso, o FNDE fixou em 30% da parcela o valor máximo que poderá ser cobrado por mês. Ou seja, se um aluno atrasou o pagamento de uma mensalidade de R$ 100, ele poderá pagar até R$ 30 junto com a próxima parcela mensal. O Fies é um programa do governo que financia mensalidades em instituições privadas de ensino a condições especiais. As regras publicadas hoje valem para os valores pagos para as instituições de ensino pelos estudantes que não têm financiamento de 100%. Eles devem pagar todos os meses uma parte da mensalidade às instituições. A partir deste semestre, para evitar cobranças abusivas, o Ministério da Educação (MEC) determinou que os pagamentos passem pela Caixa Econômica Federal, antes de serem transferidos para as instituições privadas de ensino.

Comente agora

Começam hoje as inscrições para o Sisu

Educação  Postado por Willyam Reis - 12/06 07:13h
Começam hoje as inscrições para o Sisu

Foto: Agência Brasil

Começam nesta terça-feira (12) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. O programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O prazo para participar vai até o dia 15. As inscrições são feitas apenas pela internet. Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero em redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, na página do Sisu. Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida. As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 18 de junho. O período de matrícula vai de 22 a 28 de junho e o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho. (Agencia Brasil)

Comente agora

11 de Junho — Dia da Marinha Brasileira

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 11/06 17:15h
11 de Junho — Dia da Marinha Brasileira

Aos onze dias do mês de junho, comemora-se o Dia da Marinha Brasileira, que constitui uma das três principais instituições militares que compõem as Forças Armadas Brasileiras, ao lado do Exército e da Aeronáutica. Mas por que esse dia foi escolhido para tal comemoração? O que ocorreu de especial em tal data? A escolha dessa data está relacionada com a ambiência da Guerra do Paraguai, a maior guerra que já houve na América do Sul, da qual o Brasil foi partícipe. No dia 11 de junho de 1865, a esquadra de guerra brasileira travou uma batalha no leito do rio Riachuelo contra os navios paraguaios. O principal comandante brasileiro dessa batalha foi Francisco Manuel Barroso, mais conhecido como Almirante Barroso, que já havia lutado em outras batalhas navais, como as da Guerra contra as Províncias Cisplatinas, na época em que Dom Pedro I era imperador.  Do lado paraguaio, estava no comando da esquadra o comandante Ignacio Meza, que era um dos principais militares do ditador paraguaio Solano Lopez. A vitória do Almirante Barroso trouxe ao Brasil o domínio das comunicações fluviais e pleno controle sobre rios adjacentes, como o Paraná e o Paraguai. Esse controle era importante porque, a um só tempo, limitava as ações do ditador Solano Lopez e garantia ao Brasil um futuro econômico atrelado ao escoamento de produtos por meio dos rios.

Comente agora

Lista de vagas do SISU está disponível; inscrições começam nesta terça

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 11/06 17:05h
Lista de vagas do SISU está disponível; inscrições começam nesta terça

Os estudantes que querem concorrer a um lugar no ensino superior em instituições públicas podem consultar as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É possível fazer consultas por curso, por instituição de ensino e por município. As inscrições para o segundo semestre começam nesta terça-feira (12) e vão até o dia 15. Neste processo seletivo, o Sisu vai oferecer 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior, segundo o Ministério da Educação. Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero em redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, na página do Sisu. Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida. As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 18 de junho. O período de matrícula vai de 22 até 28 de junho e o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho. (Toda Bahia)

Comente agora

Sem intérprete para alunos surdos, estudantes do Colégio Estadual de Ipiaú protestam em apoio aos colegas

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 11/06 13:48h
Sem intérprete para alunos surdos, estudantes do Colégio Estadual de Ipiaú protestam em apoio aos colegas

Estudantes do 1º, 2º e 3º ano do turno matutino do Colégio Estadual de Ipiaú protestaram na manhã dessa segunda-feira (11), em apoio a dois colegas surdos que estão sem o intérprete na sala de aula desde o início do mês de junho. Os alunos decidiram não assistirem as aulas até que a professora de libras (línguas de sinais) seja restabelecida ao cargo. A professora foi exonerada pela Secretaria de Educação do Estado no último mês. O apoio aos estudantes surdos do 2º ano, Bruno Silva Souza e Crisliane Santos Sampaio, ganhou às ruas em uma manifestação realizada pelos colegas e familiares. "Todo o tempo estamos brigando, todo ano é essa luta, acionando o Ministério Público para que o Estado possa oferecer intérprete para os nossos filhos, já que o direito deles não está sendo respeitado", disse Vanusa de Jesus Silva, mãe de Bruno. "Minha filha e o colega dela estão há duas semanas sem vim assistir aulas por falta de um intérprete. É uma falta de respeito com eles, é muita humilhação pra eles e para nós que somos mães, já chega disso", comentou Cristiane Lopes dos Santos-mãe de Crisliane. As mães dos estudantes surdos disseram que irão novamente acionar o Ministério Público em busca de uma solução. 

Direção do colégio comenta manifestação

Através de nota, a direção do colégio, comentou o protesto. "O Colégio Estadual de Ipiaú, diante da manifestação por parte dos estudantes em favor dos alunos surdos que estão sem acompanhamento de Intérprete de Libras, vem informar que diversas ações foram tomadas junto ao Núcleo Territorial de Educação, que também vem se empenhando na equação da situação. O fato vem sendo socializado com os responsáveis pelos alunos e com a profissional que teve contrato cancelado. Deste modo, estamos todos aguardando as definições da Secretaria de Educação do Estado, uma vez que a situação não é um caso isolado. Outras unidades sofrem com a ausência deste profissional. Vale lembrar que as aulas serão mantidas em cumprimento ao calendário já estabelecido". Nossa reportagem manteve contato com a Secretaria de Educação do Estado, e após inúmeras transferência de ligações, nenhum setor da secretaria comentou o caso. (Giro Ipiaú)

Comente agora

Primeiro dia do vestibular da Uefs tem abstenção de 16,8%

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/06 18:51h
 Primeiro dia do vestibular da Uefs tem abstenção de 16,8%

O primeiro dia do vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realizado neste domingo (10) teve abstenção foi de 16,80%. Segundo a instituição, o índice ficou abaixo do registrado nos últimos anos. Neste domingo foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação, que teve como tema a seguinte pergunta: “Penas alternativas em lugar do encarceramento: combate à criminalidade ou incentivo à impunidade?”. Nesta segunda-feira (11), último dia do vestibular, os candidatos farão provas de Matemática, Física, Química e Biologia. O vestibular deste semestre teve 14.475 inscritos, que disputam 1.007 vagas em 28 opções de cursos. Este processo seletivo foi o que registrou o maior número de candidatos de outros municípios. “A Uefs é referência também em outros estados. A grande quantidade de candidatos de tantos municípios do país é um reconhecimento da competência e da qualidade do ensino que a Universidade tem”, comentou o reitor da Universidade, professor Evandro do Nascimento.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com