Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

Chegou em Santo Antônio de Jesus a WIZ KIDS; Faça sua matrícula e ganhe descontos este mês. Inscrições abertas!

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/12 23:00h

Comente agora

Inscrições para Mestrado em Biotecnologia da FAMAM foram prorrogadas

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/12 12:13h
Inscrições para  Mestrado em Biotecnologia da FAMAM foram prorrogadas

As inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES -, foram prorrogadas para o dia 20/12/2018.Este programa busca, a partir do desenvolvimento de projetos multidisciplinares, desenvolver atividades de manejo e conservação de recursos genéticos, desde a coleta, identificação, caracterização e bioprospecção, até a exploração de uso potencial desses recursos para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos. 

Além de habilitar profissionais para atuarem na geração de bens e serviços inovadores para a indústria de fármacos, de alimentos e de produção de energia, por meio de atividades científicas para transformação de um alvo (bioativo) de importância biotecnológica em produto viável que irá contribuir significativamente para melhoria da qualidade de vida da população e a exploração sustentável dos recursos naturais.

 

Comente agora

UFRB divulga processo seletivo especial para cursos de Educação no Campo 2019

Educação  Postado por Aline Souza - 07/12 15:26h
UFRB divulga processo seletivo especial para cursos de Educação no Campo 2019

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna pública o processo seletivo especial destinado ao preenchimento de vagas nos cursos de graduação na Educação do Campo, com ingresso em 2019. São ofertadas 190 vagas nos cursos de Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Educação no Campo com habilitação em Ciências Agrárias, Licenciatura em Educação no Campo com habilitação em Matemática e Licenciatura em Educação no Campo com habilitação em Ciências da Natureza.

Comente agora

Vai prestar vestibular? Dormir bem ajuda no desempenho das provas

Educação  Postado por Willyam Reis - 06/12 08:04h
Vai prestar vestibular? Dormir bem ajuda no desempenho das provas

Foto: © DR

A época de vestibular chegou e a tendência é que muitos candidatos deixem de dormir ou reduzam seu tempo de sono para estudar mais. No entanto, essa atitude pode ter efeito contrário ao esperado, uma vez que a privação do sono pode prejudicar o processo de aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na prova. Um estudo, realizado pela Universidade de Zurique, aponta que a má qualidade do descanso interfere no relaxamento dos neurônios, impedindo que o cérebro guarde memórias recentes. Já quem dorme mais tempo ou apresenta um sono de melhor qualidade pode atingir um resultado quase três vezes melhor no aprendizado do que quem dorme menos. Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o sono regula funções importantes do organismo e tem um papel essencial na manutenção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos. “Ao contrário do que muitos imaginam o cérebro não descansa enquanto dormimos. É durante o sono que consolidamos o que aprendemos durante o dia e retemos na memória”, ressalta.

Comente agora

Rede privada coloca o dobro de alunos no ensino superior em relação às escolas públicas

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/12 22:33h
Rede privada coloca o dobro de alunos no ensino superior em relação às escolas públicas

Foto : Reprodução/Arquivo/Agência Brasil

Dados da Síntese de Indicadores Sociais 2018 divulgados hoje (5) pelo IBGE apontam que apenas 36% dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública entraram em uma faculdade. Já quando os estudantes vêm de escolas privadas, o porcentual mais do que dobra e chega a 79,2%. Quado o recorte é feito por cor, a desigualdade também é grande. Ingressam no ensino superior 51,5% dos alunos brancos com ensino médio completo em 2017, enquanto apenas 33,4% dos estudantes pretos e pardos entraram em alguma universidade. O relatório ainda aponta que a maior proporção de estudantes no ensino superior é formada pelo um quarto da renda per capita mais alta do país. A quantidade de matrículas por cotas nas faculdades públicas triplicou nos últimos sete anos. O percentual passou de 1,5% em 2009 para 5,2% em 2016. No mesmo período, as matrículas pelo Prouni em instituições privadas subiram de 5,7% para 7,3%. (Metro1)

Comente agora

IFBA de Santo Antônio de Jesus abre inscrições para ingresso nos cursos superiores em 2019

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/12 21:43h
IFBA de Santo Antônio de Jesus abre inscrições para ingresso nos cursos superiores em 2019

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Santo Antônio de Jesus está com  inscrições abertas, até o dia 06 de janeiro de 2019, para o Processo Seletivo Simplificado dos cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Produção Multimídia. Os cursos são destinados a estudantes que já tenham concluído o ensino médio e fizeram a prova do Enem em 2016 ou 2017 ou 2018. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Estão sendo ofertadas 30 vagas para cada curso, com ingresso no primeiro semestre de 2019. Dessas, 50 % serão reservadas para estudantes de escolas públicas. A seleção ocorrerá em etapa única, com a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista preliminar de inscritos será divulgada no dia 22 de janeiro de 2019.

Consulte aqui o Edital Completo e o Formulário de Inscrição

 Cronograma:

Inscrições: 04 de dezembro de 2018 a 06 de janeiro de 2019
Lista definitiva de inscrições: 14 de janeiro de 2019
Resultado final: 24 de janeiro de 2019
Matrículas: 29 a 31 de janeiro de 2019 (Primeira chamada)
Início das aulas: 06 de fevereiro de 2019
 Mais informações: (71) 3221-0394 / 0395 /proselifba.saj@ifba.edu.br / www.santoantonio.ifba.edu.br / https://www.facebook.com/InstitutoFederaldaBahia.saj

Comente agora

Faculdade FAMAM prorroga inscrições para Mestrado

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/12 20:05h
 Faculdade FAMAM prorroga inscrições para  Mestrado

“O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Faculdade Maria Milza (FAMAM) está com inscrições prorrogadas para alunos especiais. O Programa visa formar profissionais qualificados para a realização de diagnóstico ambiental e elaboração de propostas e planejamento integrado com as comunidades, combinando aspectos produtivos, organizacionais, ecológicos e mercadológicos, garantindo a conservação e preservação dos recursos naturais, bem como, a qualidade de vida da população. O Público alvo são portadores de diploma de curso de graduação acadêmica em áreas afins ao Programa interessados no uso, manejo e preservação ambiental, proporcionando um cenário que permita o processo de desenvolvimento regional em bases sustentáveis.”

Comente agora

UFRB divulga edital para Transferências, Portador de Diploma e Rematrícula 2019.1

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/12 20:00h
UFRB divulga edital para Transferências, Portador de Diploma e Rematrícula 2019.1

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital do processo seletivo para preenchimento das vagas ociosas dos cursos de graduação por meio de Transferências Interna e Externa, Rematrícula ou Portador de Diploma, com ingresso previsto para o semestre 2019.1. Ao todo, são ofertadas 1.158 vagas, distribuídas em 51 cursos.

As inscrições estarão abertas no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro, exclusivamente pela internet, no site: http://vagasociosas.ufrb.edu.br/. Os candidatos devem inserir seus dados pessoais e escolher a modalidade de vaga e curso. Para as modalidades Transferência Interna e Rematrícula, as inscrições são gratuitas. Para as modalidades Transferência Externa e Portador de Diploma, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 82,00 (oitenta e dois reais).

Comente agora

Locais de provas da reaplicação do Enem já estão disponíveis

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/12 18:50h
Locais de provas da reaplicação do Enem já estão disponíveis

Foto: Marcello Casal Jr./ Arquivo Agência Brasil

A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerá no próximo final de semana e os 2,7 mil inscritos já podem acessar a partir desta quarta-feira (5) o cartão de confirmação, que contém o local de prova. A aplicação do exame acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro, em 16 municípios, para os estudantes que tiveram o Enem cancelado devido a intercorrências logísticas como falta de luz e outros imprevistos. Para saber o local de prova é necessário acessar a Página do Participante com o CPF e a senha cadastrados no ato da inscrição. Aqueles que não se recordam da senha podem redefini-la. O passo a passo encontra-se dentro do sistema de inscrição, na opção “Orientações para Recuperação de Senha”. Também nos dias 11 e 12 de dezembro, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio a Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). Este ano, o Enem PPL teve 41.044 inscrições e será aplicado em 1.436 unidades em todos os estados brasileiros.

Comente agora

MPF quer que estudantes possam recorrer das notas do Enem

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/12 17:33h
MPF quer que estudantes possam recorrer das notas do Enem

O Ministério Público Federal (MPF) quer que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam recorrer das notas recebidas no exame, o que atualmente não está previsto no edital. O órgão moveu ação civil pública para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, estipule um prazo para que os estudantes possam recorrer ainda na edição de 2018. A ação foi distribuída à 29ª Vara Federal do Rio Janeiro. A ação foi proposta com pedido de tutela de urgência. Para o MPF, o atual edital do Enem, ao não assegurar o direito ao recurso, viola normas e princípios constitucionais. O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro a mais de 4 milhões de estudantes em todo o país. Os gabaritos das provas foram divulgados no dia 14 de novembro. Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 18 de janeiro. Apenas em março, após a divulgação dos resultados, os estudantes terão acesso à correção da redação para fins pedagógicos.  O MPF pede que esse procedimento seja revisto. Na ação, o MPF requer que o Inep abra o prazo de cinco dias úteis para vista do cartão de resposta das provas objetivas e de dez dias úteis para que os participantes possam recorrer das questões e do gabarito do exame, bem como de notas atribuídas em virtude de erro de leitura no cartão de resposta. Em relação à redação, o MPF requer que o Inep publique no site, no prazo de dez dias úteis, o espelho da mesma.

Comente agora

Base Nacional Comum Curricular do ensino médio é aprovada pelo Conselho Nacional de Educação

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/12 13:24h
Base Nacional Comum Curricular do ensino médio é aprovada pelo Conselho Nacional de Educação

Foto: Reprodução/RBS TV

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (4) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio. Foram 18 votos a favor e duas abstenções. A aprovação faz parte de um conjunto de mudanças na educação que orientam o novo ensino médio do país: houve a reforma do ensino médio em 2017, a homologação das diretrizes curriculares em novembro deste ano e, agora, a aprovação da base comum curricular. A BNCC tem caráter normativo e não precisa passar por votação no Congresso nem sanção presidencial. Com isso, as normas da base já entram em vigor. A base define o conteúdo mínimo que os estudantes de ensino médio de todo o país deverão aprender em sala de aula, e deve ser implementada em cada estado conforme as realidades locais. A previsão é que as mudanças estejam em vigor no início do ano letivo de 2022.

O que muda no ensino médio?

Comente agora

FAMAM premiada mais uma vez pelo Guia do Estudante – Editora Abril SP

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 04/12 12:33h
FAMAM premiada mais uma vez pelo Guia do Estudante – Editora Abril SP

O GUIA DO ESTUDANTE (Editora Abril – SP) premia as melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil e suas práticas pedagógicas inovadoras. Mais uma vez a Faculdade Maria Milza está entre os destaques no Recôncavo e na Bahia. Parabenizamos a comunidade acadêmica da FAMAM (estudantes, professores, corpo técnico-administrativo, direção e demais envolvidos) por mais essa conquista!

Comente agora

Último dia do vestibular 2019 da Uneb tem abstenção de 16,17%; gabaritos serão divulgados na quarta-feira

Educação  Postado por Aline Souza - 03/12 19:29h
Último dia do vestibular 2019 da Uneb tem abstenção de 16,17%; gabaritos serão divulgados na quarta-feira

 Foto: Cindi Rios/Ascom Uneb

O segundo e último dia do vestibular 2019 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realizado na manhã desta segunda-feira (3), teve abstenção de 16,17%. Segundo informações divulgadas pela instituição, dos 38.852 mil estudantes inscritos, 6.282 mil não compareceram para o exame nesta segunda. Contudo, segundo a universidade, neste ano foi registrado o menor número de ausentes dos últimos anos. O certame ocorreu sem intercorrências graves. O vestibular começou no domingo (2), quando teve abstenção de 14,78%.

Comente agora

Candidatos concluem provas do processo seletivo da UNEB; gabaritos serão divulgados nesta quarta (5)

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 03/12 16:37h
Candidatos concluem provas do processo seletivo da UNEB; gabaritos serão divulgados nesta quarta (5)

Foto: Cindi Rios/Ascom Uneb

A UNEB concluiu, na manhã desta segunda-feira (3), a aplicação das provas do Vestibular 2019 na capital e no interior do estado. Participaram deste segundo dia 32.570 candidatos, registrando o índice de abstenção total de 16,17% (6.282). A universidade verificou o menor número de ausentes dos últimos anos e não constatou intercorrências graves, confirmando a projeção deixada pelo início do certame. Hoje foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os candidatos tiveram 4h para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h do início. Aproximadamente 2.800 profissionais trabalharam para garantir a realização do certame. As provas foram aplicadas em 25 estabelecimentos da capital e 64 do interior do estado, contemplando as 25 cidades onde a universidade vai ofertar cursos. Por motivo de segurança, os gabaritos dos dois dias do certame só serão divulgados na próxima quarta-feira (5), no site do Vestibular UNEB 2019. O resultado final deverá ser publicado a partir do dia 18 de janeiro.

Veja concorrência completa dos cursos ofertados no Vestibular UNEB 2019

Comente agora

Aulas de Libras podem ser obrigatórias nas escolas públicas

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 03/12 15:00h
Aulas de Libras podem ser obrigatórias nas escolas públicas

Foto: Shutterstock

A iniciativa de uma mãe e pedagoga pode tornar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) disciplina obrigatória nas escolas públicas de todo o país. A ideia, que chegou ao Senado por meio do Portal e-Cidadania, se transformou numa Sugestão Legislativa e pode virar um projeto de lei para ser votado pelos senadores. A sugestão foi da pedagoga Marilei Monteiro, moradora de São Paulo, que tem uma filha surda. Em menos de quatro meses, ela recebeu mais de 20 mil apoios. Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. Ainda assim, o ensino da Língua de Sinais é bastante precário no Brasil. Muitos deficientes auditivos aprendem a linguagem em centros voltados exclusivamente para pessoas com deficiência. A Libras – Língua Brasileira de Sinais - é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Em 2002, foi reconhecida pela Lei de nº 10.436 como como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto nº 5.626/2005. O que diferencia a Língua de Sinais das demais é que, no lugar do som, utiliza os gestos como meio de comunicação, marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões corporais e faciais.

Comente agora

Estudantes de São Miguel das Matas serão premiadas por projeto que incentiva as “Minas nas Ciências”

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/12 12:41h
Estudantes de São Miguel das Matas serão premiadas por projeto que incentiva as “Minas nas Ciências”
As estudantes Vitória Oliveira, Iris Silva e Maria Jilvani Santos, todas com 17 anos, do 3° ano do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, no município baiano de São Miguel das Matas, serão premiadas na quarta edição do prêmio Desafio Criativos da Escola 2018, que acontece em Fortaleza, nesta terça-feira (4). As alunas estão entre os 11 projetos selecionados em todo o país com o projeto “Minas na Ciência”, que tem objetivo de divulgar a atuação de mulheres na área científica e incentivá-las a se interessarem pelas Ciências. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado.  
Vindos de todos os Estados brasileiros, os 1.654 projetos inscritos no Desafio Criativos da Escola 2018 têm como proposta encorajar crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O projeto das alunas da rede estadual de ensino da Bahia se destacou, como os outros dez escolhidos, pelo seu potencial de transformação social e por contribuir para o desenvolvimento da empatia, do trabalho coletivo, da criatividade e do protagonismo estudantil.  
Comente agora

Primeiro dia do vestibular 2019 da Uneb tem abstenção de 14,78%; 2º dia das provas será na segunda-feira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/12 19:46h
Primeiro dia do vestibular 2019 da Uneb tem abstenção de 14,78%; 2º dia das provas será na segunda-feira

O primeiro dia de provas do vestibular 2019 da Universidade do Estadual da Bahia (Uneb), realizado na manhã deste domingo (2), em Salvador e no interior do estado, teve abstenção de 14,78% (5.744). Conforme assessoria da Uneb, o índice foi inferior ao verificado na primeira data dos vestibulares anteriores: 17,8% (2018), 29,7% (2017.2) e 25,3% (2016). Neste domingo, 33.108 candidatos fizeram provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h de exame. Aproximadamente 2.800 profissionais trabalharam para garantir a realização do certame. 

Segundo dia de provas

Comente agora

FAMAM está com vagas remanescentes via ENEM para 2019.1

Educação  Postado por Aline Souza - 30/11 17:50h
FAMAM está com vagas remanescentes via ENEM para 2019.1

Foto: Divulgação

A Faculdade Maria Milza está com inscrições abertas para vagas remanescentes via Nota do ENEM. Se você realizou o ENEM entre os anos de 2010 a 2018, poderá usar sua nota para se matricular no semestre letivo 2019.1. Basta dar uma olhada no edital (http://famam.com.br/) e comparecer na FAMAM com sua documentação. 

 

Comente agora

Enfermagem na FAMAM é conceito 5 pelo MEC

Educação  Postado por Aline Souza - 30/11 17:13h
Enfermagem na FAMAM é conceito 5 pelo MEC

Foto: Divulgação

Na comemoração dos 15 anos da FAMAM, o Recôncavo ganhou mais um presente! O curso que dá início à história da Faculdade Maria Milza, Enfermagem, foi avaliado com o conceito máximo (5) pelo Ministério da Educação (MEC). É o único do Recôncavo com esse conceito e está entre os mais destacados da Bahia. Essa é mais uma vitória destes 15 anos que a FAMAM tem o orgulho de compartilhar com todos aqueles que torcem pelo Grupo Maria Milza. Essa vitória é de TODOS,  essa vitória é do Recôncavo.

Comente agora

Provas do Vestibular UNEB 2019 serão aplicadas domingo e segunda; Veja as recomendações aos candidatos

Educação  Postado por Aline Souza - 30/11 16:10h
Provas do Vestibular UNEB 2019 serão aplicadas domingo e segunda; Veja as recomendações aos candidatos

Foto: Divulgação

As provas do Vestibular UNEB 2019 serão aplicadas domingo (2) e segunda-feira (3). Os 38.852 inscritosdevem acessar seus locais de prova no site oficial do processo seletivo. Aproximadamente 2.800 profissionais vão trabalhar para garantir a realização do certame em 25 estabelecimentos da capital e 64 do interior do estado, contemplando as 25 cidades onde a universidade vai ofertar cursos. De acordo com o edital de convocação, os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Os exames terão início às 8h.  

Comente agora

Número de contratos do Fies na Bahia cai pela metade em um ano

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 30/11 02:22h
 Número de contratos do Fies na Bahia cai pela metade em um ano

O número de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados em 2018 na Bahia caiu pela metade em relação a 2017, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Enquanto em 2017 o número de beneficiados foi de 16.334, neste ano, até o momento, foram 8.715. Um levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) concluiu que o acesso às instituições de ensino superior privadas através do Fies se tornou mais difícil. De acordo com a instituição, neste ano foram ofertadas 310 mil vagas, no entanto apenas 80,3 mil foram preenchidas, o valor equivale a 26% da meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). Neste sentido, ao levar em conta o número firmado até o momento, a Bahia concentra 10,8% dos contratos do Fies deste ano. 

Comente agora

Programa gratuito prepara brasileiros para estudar no exterior

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 29/11 19:40h
Programa gratuito prepara brasileiros para estudar no exterior

Foto: Divulgação/Assessoria

O Prep Estudar Fora está em suas últimas semanas de inscrições. O programa da Fundação Estudar oferece apoio individualizado e gratuito para que jovens com histórico de excelência acadêmica busquem uma vaga em universidades de ponta fora do país. O programa realizará uma seleção com testes e entrevistas, e escolherá 40 pessoas para receberem mentoria e orientação. Interessados podem se inscrever pelo site. A procura por universidades estrangeiras pelos jovens brasileiros vem aumentando. Segundo dados do Instituto Internacional de Educação, o número de brasileiros em cursos de graduação nos Estados Unidos cresceu 65,8% entre o 2011 e 2016. Além de ser um diferencial de peso no currículo profissional e acadêmico, o estudo em universidades de ponta no exterior pode oferecer maior oportunidade de imersão na área em que o jovem deseja se especializar. Os jovens selecionados pelo Prep Estudar Fora recebem auxílio gratuito de mentoria, orientação sobre o application – que é o envio da candidatura – e ajuda financeira em partes do processo, se for necessário. O programa abrange todas as fases da seleção na universidade estrangeira, que em geral é mais complexo que o de uma instituição brasileira e envolve prova escrita, testes, entrevistas, redações, análise de experiência extracurricular e outras etapas.

Comente agora

Secretaria de Educação realiza a I Feira de Inovação Científica de Santo Antônio de Jesus

Educação  Postado por Willyam Reis - 29/11 11:36h
Secretaria de Educação realiza a I Feira de Inovação Científica de Santo Antônio de Jesus

A Educação de Santo Antônio de Jesus saiu na frente mais uma vez com a realização da I FICSAJ – Feira de Inovação Científica de Santo Antônio de Jesus. O evento que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro teve como objetivo abrir as janelas da curiosidade. A exposição de projetos aconteceu na terça-feira (26) na Praça Padre Mateus, do interesse, da criatividade, da inovação e da mobilização da sociedade, despertando o interesse pela investigação científica. A programação da FICSAJ contou com palestras e apresentação de projetos, que foram expostos na Praça Padre Mateus no segundo dia da Feira. Para a secretária de Educação da cidade, foi um momento de emoção e curiosidade científica para os participantes. “Esse evento oportuniza aos nossos alunos expor para a comunidade seus projetos já executados, sendo um momento de interação da escola com a comunidade externa e esse compartilhamento de conhecimento é de uma riqueza imensa”, destacou. (ASCOM - Prefeitura de Santo Antônio de Jesus)

Comente agora

Pré-matrícula para estudantes da Educação Inclusiva na rede estadual acontece nestas quinta e sexta-feira

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 28/11 20:00h
Pré-matrícula para estudantes da Educação Inclusiva na rede estadual acontece nestas quinta e sexta-feira

Foto: Ilustrativa /Claudionor Jr

Os pais ou responsáveis por estudantes da Educação Inclusiva precisam ficar atentos para o período de pré-matrícula na rede estadual de ensino, que começa nesta quinta-feira (29), às 8h, e encerra na sexta-feira (30), às 20h, pela internet, no seguinte endereço: <prematricula.educacao.ba.gov.br>. São considerados estudantes com este perfil, aqueles com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. Na pré-matrícula deve ser informado o tipo de deficiência que o estudante possui, com ou sem diagnóstico comprovado, e preenchidos todos os campos do sistema. Para efetivação da matrícula, a documentação dos estudantes inscritos terá que ser entregue na unidade escolar indicada no cadastro, no dia 31 de janeiro de 2019.

Documentação – Tanto para a pré-matrícula quanto para a matrícula será preciso apresentar na unidade escolar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil;

Comente agora

SAJ: Prefeitura entrega escola reformada no Lot. Sales

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/11 13:17h
SAJ: Prefeitura entrega escola reformada no Lot. Sales

"Cada nova escola entregue é parte do nosso compromisso em contribuir para melhoria da Educação em Santo Antônio de Jesus para que nossos jovens tenham mais dignidade ao estudar e trilhem seus caminhos no futuro." Com essas palavras, o Prefeito Rogério Andrade, entregou na manhã desta terça-feira (27), a Escola Municipal Áurea Chamusca, a 17ª reformada e entregue na atual gestão. A unidade escolar, localizada no Loteamento Sales, foi beneficiada com requalificação do telhado; substituição de calhas; revisão de instalação elétrica e hidráulica; reforço do muro; reforma geral da cozinha, dispensa e banheiros; piso na secretaria; nivelamento do piso no pátio; duas novas salas; pintura geral; adequação de área de serviço; construção de fossa, entre outras melhorias.

A entrega que reuniu estudantes, pais, professores e moradores da comunidade foi marcada por muita emoção e agradecimentos pela reforma. A revitalização das escolas municipais é uma das ações do Programa Acelera SAJ.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com