Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

Locais de provas do Enem 2018 serão divulgados na próxima segunda-feira

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/10 07:43h
Locais de provas do Enem 2018 serão divulgados na próxima segunda-feira

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderão checar o local de provas na próxima segunda-feira (22), acessando o cartão de confirmação. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame conta com 5,5 milhões de inscrições confirmadas. As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Para acessar o cartão de confirmação, o estudante deve ir ao site do Enem, a partir de segunda, digitar dados pessoais e senha. No documento, será disponibilizado o endereço completo do local de realização da prova, além do número da sala em que cada estudante fará a prova. Segundo o 'G1', com informações do Inep, não é obrigatório apresentar cartão de confirmação no dia do exame. No entanto, o instituto recomenda que todos os candidatos imprimam e levem o documento, para evitar engano no local da prova. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Estudantes da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus participam da Flica

Educação  Postado por Marcus Augusto Macedo - 17/10 22:50h
Estudantes da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus participam da Flica

Alunos das escolas municipais Anísio Teixeira, Costa e Silva e Madre Maria do Rosário de Almeida II de Santo Antônio de Jesus participaram da FLICA – Festa Literária Internacional de Cachoeira na última quinta-feira (11). Os estudantes participaram de palestras, oficinas, mesas redondas sobre vários assuntos e ainda puderam comprar livros na festa, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de outubro. Ainda no evento, os estudantes puderam participar de uma aula de história e depois seguiram por um roteiro que incluiu monumentos históricos da cidade e assistir um espetáculo da Fliquinha.

Para a secretária de educação, Cinthia Souza, proporcionar a participação desses estudantes num evento literário é de extrema importância, pois é uma forma de incentivá-los à leitura, para que adquiram mais conhecimento. “É uma forma de aprender divertidamente, estimulando a criatividade da criança. As atividades lúdicas potencializam o processo de aprendizagem”, afirmou. Os participantes amaram a experiência e as atividades realizadas na FLICA, inclusive já demonstraram interesse em retornar no próximo ano.

Comente agora

Universidade prorroga período de inscrição para Vestibular UNEB 2019

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/10 14:15h
Universidade prorroga período de inscrição para Vestibular UNEB 2019

A UNEB prorrogou o período de inscrições, até o dia 21 de outubro, para o Vestibular 2019. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site vestibular.uneb.br. Estão sendo disponibilizadas 4.074 vagas, distribuídas em cursos de graduação presencial oferecidos nos campi de Salvador e outras 24 cidades baianas. A taxa é de R$ 90. Haverá reserva de 40% das vagas para negros e 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos. Os optantes pelo sistema de reserva de vagas precisarão, no ato da matrícula, apresentar os comprovantes de escolaridade dos Ensinos Fundamental II e Médio em instituição das redes públicas de Educação, conforme prevê o edital de seleção (veja prorrogação). As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2019.(Portal Uneb)

Comente agora

UFRB oferta 20 vagas em Curso de Informática Básica para Maturidade

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/10 13:10h
UFRB oferta 20 vagas em Curso de Informática Básica para Maturidade

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna pública a oferta de vagas para o Curso de Informática Básica para a Maturidade. Para se inscrever, o candidato deve ter acima de 45 anos e ter disponibilidade de frequentar as aulas presenciais que ocorrerão na cidade de Cruz das Almas. As inscrições são online, por meio do preenchimento de formulário eletrônico até o dia 19 de outubro. No total, são ofertadas 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso tem previsão de início para o dia 23 de outubro e acaba em dezembro de 2018. Será dividido em duas turmas de dez alunos: nas terças-feiras, das 16 às 18 horas, e nas quintas-feiras, das 10 às 12 horas.

Para mais informações: (75) 3621-4315.

Comente agora

Pedagogia foi curso com mais ingressantes e concluintes em 2017, aponta Inep

Educação  Postado por Aline Souza - 15/10 22:07h
Pedagogia foi curso com mais ingressantes e concluintes em 2017, aponta Inep

Foto: Reprodução / UFMG

Dados do Censo da Educação Superior de 2017 indicam que o curso de Pedagogia é o que registrou o maior número de estudantes ingressantes e concluintes.  De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo censo, no ano passado do total de 1,2 milhão de universitários considerados "concluintes", ou seja, no último ano da graduação, 10,5% estavam matriculados no curso de Pedagogia. A carreira, que forma professores do ensino infantil, teve mais de 125 mil estudantes em vias de pegarem o diploma de ensino superior no ano passado. Em relação ao ingresso de estudantes na universidade, o curso de Pedagogia registrou um total de 9,2% dos calouros que entraram no ensino superior, de acordo com o Censo. Em segundo lugar entre os cursos que mais formaram profissionais em 2017 está o Direito, em que mais de 113 mil pessoal concluíram o curso. Quanto ao ingresso, a Pedagogia é seguida pelo curso de Administração, que teve um número de calouros superior a 265 mil. (BN)

Comente agora

Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/10 12:59h
Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores

Tânia Rêgo/Agência Brasil/Agência Brasil

“Meu sonho mesmo é dar aula para o ensino médio, pode ser em escola estadual,  municipal ou particular”, diz Lucas dos Anjos Castro, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina, Minas Gerais. “Eu me vejo como professor, igual aos meus, na correria, rodando para lá e para cá, entrando em uma sala e outra. É o que eu gosto”.

O sonho com a carreira docente, como o de Castro, é cada vez mais raro. De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores. Quando se trata daqueles que querem ser professores em escolas, na educação básica, esse percentual cai para 2,4%.

Comente agora

Últimos dias para inscrições do Vestibular FAMAM. Inscreva-se!

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/10 12:26h
Últimos dias para inscrições do Vestibular FAMAM. Inscreva-se!

As inscrições para o vestibular da MELHOR Faculdade do Recôncavo estarão disponíveis até esta quinta-feira, 18/10. Se você já se inscreveu, efetue o pagamento da taxa para garantir sua participação.

Realização das provas: 21/10, das 9h às 13h

Mais informações em: http://vestibular.famam.com.br/

Comente agora

Ifba abre processo seletivo para vagas de engenheiro

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/10 11:49h
Ifba abre processo seletivo para vagas de engenheiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) abriu processo seletivo para contratação de engenheiro bolsista para atuar no Programa Ifba Saneando a Bahia (Pisa). As vagas são para os campus regionais Irecê/Seabra, Brumado/Vitória da Conquista e Ilhéus/Itabuna. Conforme o G1, as inscrições estão abertas até 17 de outubro e devem ser feitas pela internet. O programa oferece quatro vagas. A seleção é destinada a profissionais graduados em Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental ou Engenharia Civil, que sejam estudantes de mestrado ou doutorado, entre outros critérios. Os aprovados terão carga horária de 30h semanais. (BN)

Comente agora

Flica 2018 é aberta hoje com atrações culturais e serviços de secretarias e órgãos estaduais

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 11/10 12:02h
Flica 2018 é aberta hoje com atrações culturais e serviços de secretarias e órgãos estaduais

A 8ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que tem início nesta quinta (11) e segue até domingo (14), conta com ampla programação gratuita promovida pelo Governo do Estado, nas áreas de cultura, educação, turismo e cidadania. Este ano, as atividades das secretarias e órgãos estaduais serão realizadas na sede da Fundação Hansen Bahia, onde funcionará o Espaço Educar para Transformar. No local, situado na Rua Treze de Maio, o público poderá participar de bate-papo com a escritora homenageada da festa, Conceição Evaristo, e de conversa com influenciadores digitais, como a Tia Má (Maíra Azevedo). 

Na programação deste ano, se destacam oficinas de escrita criativa promovidas pela Secretaria de Educação e pela Fundação Pedro Calmon (FPC), que também estará presente com sua Biblioteca de Extensão. Neste primeiro dia de evento, às 15h, o presidente da FPC, Zulu Araújo, mediará a mesa quer terá como participantes o escritor português Valter Hugo Mãe e o baiano Aleiton Fonseca.

Comente agora

Mudança no ensino médio prevê ao menos duas formações para estudantes

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/10 23:40h
Mudança no ensino médio prevê ao menos duas formações para estudantes

Os estudantes do ensino médio deverão ter a acesso a mais de um itinerário formativo na cidade em que estudam, de acordo com a revisão preliminar das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, divulgada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e disponível para análise e contribuições de toda a sociedade até o dia 23 de outubro. Além dos itinerários, as redes terão que ofertar uma parte comum a todos os estudantes, que será definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em discussão no CNE. Segundo a Agência Brasil, as diretrizes vigentes estão sendo revistas pelo CNE para se adequarem ao Novo Ensino Médio, aprovado em 2017. Pela nova lei, os estudantes poderão escolher ter formações específicas em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. Uma das preocupações levantadas durante a discussão da lei era a oferta das várias opções aos estudantes, sobretudo em municípios menores. (BN)

Comente agora

UFRB divulga seleção dos programas de pós-graduação para ingresso em 2019.1

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/10 12:16h
UFRB divulga seleção dos programas de pós-graduação para ingresso em 2019.1

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que está com inscrições abertas para o processo seletivo regular dos cursos de pós-graduação stricto sensupara ingresso no semestre 2019.1. Ao todo, são ofertadas 179 vagas para os cursos de mestrado e 13 vagas para os cursos de doutorado. As oportunidades são para os programas em Ciência Animal (16 vagas/Mestrado), Ciências Agrárias (8 vagas/Mestrado e 7 vagas/Doutorado), Ciências Sociais (16 vagas/Mestrado), Comunicação (16 vagas/Mestrado), Defesa Agropecuária (17 vagas/Mestrado), Educação do Campo (20 vagas/Mestrado), Engenharia Agrícola (6 vagas/Mestrado e 6 vagas/Doutorado), Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (20 vagas/Mestrado), História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (20 vagas/Mestrado), Microbiologia Agrícola (14 vagas/Mestrado), Recursos Genéticos Vegetais (16 vagas/Mestrado) e Solos e Qualidade de Ecossistemas (10 vagas/Mestrado).

Comente agora

UNEB abre 2.650 vagas de graduação presencial e a distância

Educação  Postado por Aline Souza - 09/10 21:05h
UNEB abre 2.650 vagas de graduação presencial e a distância

Foto: divulgação

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vai abrir inscrições, entre os dias 15 e 26 de outubro, para as Categorias Especiais de Matrícula 2019.1, referentes aos cursos de graduação presencial e a distância (transferências interna e externa, portadores de diploma e rematrícula). Serão ofertadas 2.650 vagas para rematrícula (752), transferência interna e rematrícula (837), transferência externa (679) e portador de diploma (382). Em caso de transferência interna, o estudante deve solicitar inscrição no processo seletivo no Departamento/Campus em que estuda. Os interessados deverão realizar inscrição nos departamentos da capital e do interior do estado onde pleiteia a vaga, munidos dos documentos exigidos no edital da seleção. A prova escrita será realizada dia 29 de novembro e o teste de habilidade específica (nos cursos solicitantes) no dia 30 do mesmo mês. A lista dos aprovados deve ser divulgada no dia 12 de dezembro. (Aratu online)

Comente agora

UNEB encerra inscrições para 12 vagas em processo seletivo hoje

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/10 12:35h
UNEB encerra inscrições para 12 vagas em processo seletivo hoje

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) encerra nesta terça-feira (9) as inscrições para o processo seletivo para preencher vagas para profissionais de nível Superior. As vagas disponíveis são para os cargos de Técnico Especialista em Mídias e Música, sendo que os mesmos devem atuar nas modalidades Presencial (6) e a Distância (6). Estas oportunidades devem ser preenchidas nas unidades de Caetité; Irecê; Salvador; Senhor do Bomfim e Teixeira de Freitas, onde os profissionais vão atuar em jornadas de 20h semanais. Os interessados podem inscrever-se até o dia 9 de outubro de 2018 através do site  portal.uneb.br. A classificação dos candidatos deve acontecer por meio de avaliação curricular, conforme especificado no edital que pode ser consultado em nosso site. A validade do resultado do processo seletivo é de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Comente agora

Enem para privados de liberdade é antecipado para 11 e 12 de dezembro

Educação  Postado por Willyam Reis - 09/10 10:21h
Enem para privados de liberdade é antecipado para 11 e 12 de dezembro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade mudou de data. O exame que estava agendado para os 18 e 19 de dezembro será aplicado nos dias 11 e 12 de dezembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. De acordo como Ineo, os participantes, com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Já os participantes menores de 18 anos, considerados treineiros, só poderão utilizar os seus resultados individuais do Exame para a autoavaliação de conhecimentos. No primeiro dia do Exame, no dia 11 de dezembro, serão aplicadas as provas de linguagens, redação e ciências humanas. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia do Exame, no dia 12 de dezembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. A aplicação terá cinco horas de duração.

Comente agora

FAMAM divulga vagas Remanescentes para o FIES. Inscreva-se!

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/10 23:39h
FAMAM divulga vagas Remanescentes para o FIES. Inscreva-se!

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) dispõe de vagas remanescentes para você que sonha estudar na Faculdade Maria Milza (FAMAM). São diversas vagas em cursos como: Administração, Biomedicina Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Tecnólogo em Radiologia (manhã e noite) e Serviço Social. 

Acesse Fies.mec.gov.br e se inscreva hoje mesmo!

(Vestibular 2019.1 com inscrições abertas. Acesse: vestibular.famam.com.br)

Comente agora

Uneb abre processo seletivo com 12 vagas para Técnico em Mídias e Música

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/10 21:21h
Uneb abre processo seletivo com 12 vagas para Técnico em Mídias e Música

Foto: Henrique Mendes / G1 Bahia

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) abriu, nesta segunda-feira (8), um processo seletivo para os cargos de Técnico Especialista em Mídias e Música. Segundo informações da Uneb, 12 vagas serão ofertadas para profissionais que têm nível superior. Os interessados devem acessar o portal da instituição até a terça-feira (9), para realizar a inscrição. De acordo com a Uneb, as oportunidades serão preenchidas nas unidades de Caetité, Irecê, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. A carga horária será de 20h semanais.

Comente agora

Centro de inovação oferece bolsa de R$ 2 mil para universitários estudarem nas férias

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 08/10 15:28h
Centro de inovação oferece bolsa de R$ 2 mil para universitários estudarem nas férias

Foto: Divulgação

O Cesar, um dos principais centros de inovação do Brasil, está com inscrições abertas para a primeira turma do Summer Job de 2019. Com a duração de seis semanas — de 7 de janeiro até 15 de fevereiro —, o programa oferece bolsa de R$ 2 mil para os participantes, além de passagens para aqueles que optarem por unidades em diferentes estados. 

A capacitação é voltada para estudantes de qualquer curso que queiram se aprofundar em tecnologia e informação. Um dos requisitos para participar é que o aluno curse a partir do 4° período e tenha inglês avançado. Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://summerjob.cesar.org.br.

As inscrições estão abertas até o dia 14 de outubro.

Comente agora

Enem: exemplos de violações dos direitos humanos que foram penalizadas na última edição

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/10 07:17h
Enem: exemplos de violações dos direitos humanos que foram penalizadas na última edição

Na edição do ano passado, pela primeira vez, os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não tiveram suas provas de redação zeradas caso violassem direitos humanos, mas foram penalizados em pontuação. Para este ano, a mesma prerrogativa valerá e já consta no Manual de Redação do exame. Para exemplificar alguns tipos de violações que podem ser descontadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, listou três que foram vistas em provas do ano passado cujo tema era “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O Manual apresenta três exemplos que receberam nota zero na Competência 5, que pede uma proposta de interveção que respeite os direitos humanos, por causa da violação. Com esta penalidade, mesmo que o candidato recebesse a nota máxima nas outras quatro competências, tiraria 800 pontos de 1000. 
 
Os trechos retirados de provas foram:
 
“Este grupo tem que ir para escolas especiais, tirando assim o contato dele com a sociedade”
 
"Surdos devem ter apenas o ensino básico, devem ser aposentados, não podem ter direito de estudar em uma universidade, não são pessoas normais, não podem trabalhar”





Comente agora

Governo anuncia recursos de R$ 600 milhões para o ensino médio

Educação  Postado por Aline Souza - 04/10 17:07h
Governo anuncia recursos de R$ 600 milhões para o ensino médio

 Imagem de Arquivo/Agência Brasil

O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciaram hoje (4) investimentos de R$ 600 milhões para apoiar a implementação do Novo Ensino Médio e para a avaliação do impacto do Programa do Ensino Médio em Tempo Integral, em escala nacional. Temer ressaltou a importância dos programas, que, segundo ele, contemplam demandas educacionais e sociais. "De um lado, a vertente educacional, se fica mais na escola, vai aprender mais. Mas tem a vertente social, num país pobre como o nosso, muitos dos alunos são carentes são vulneráveis, eles se alimentam na escola, essa é a grande vantagem do ensino integral". 

Comente agora

Ufba sobe posição e é considerada melhor universidade da Bahia pela Folha

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 03/10 22:27h
Ufba sobe posição e é considerada melhor universidade da Bahia pela Folha

Foto: Reprodução / G1

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) subiu uma posição e foi considerada a melhor universidade do estado pela Folha de S. Paulo.  O veículo realiza uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, o Ranking Universitário da Folha (RUF) leva em conta dados nacionais e internacionais além de duas pesquisas de opinião do Instituto Datafolha em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação). Além da Ufba, outras cinco instituições de ensino superior baianas subiram posições neste ano em comparação com o RUF 2017. A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) foi da 65ª posição em 2017 para 54ª neste ano; a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) ficou na posição 63 em 2017 e 60 neste ano; a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) passou de 132º para 119º; a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi da 186º posição para 178º e; a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) de 180º para 179º. Na contramão, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) saiu da posição 88 para 89; a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) passou de 92 para 99; A Universidade Salvador (UNIFACS) foi da 114ª posição para 123ª e; a Universidade Católica do Salvador (UCSAL) que foi da 162ª colocação para 166ª. (BN)

Comente agora

Vestibular UNEB 2019: Selecionados para isenção da taxa são convocados para entrega da documentação

Educação  Postado por Aline Souza - 03/10 15:46h
Vestibular UNEB 2019: Selecionados para isenção da taxa são convocados para entrega da documentação

Foto: Divulgação

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) divulga a relação dos candidatos selecionados pela Política de Isenção Total da Taxa de Inscrição para o Vestibular UNEB 2019. Os candidatos relacionados deverão comparecer, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, munidos do original e da cópia dos seguintes documentos:

a) Documento de Identidade (RG), que esteja em bom estado de conservação, expedido pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, ou por outros órgãos autorizados por Lei, contendo impressão digital do portador e fotografia atual. Não serão aceitos, entre outros, Carteira de Habilitação (Motorista), Carteira de Trabalho ou Passaporte;

Comente agora

Malotes com provas do Enem começam a chegar à Bahia

Educação  Postado por Willyam Reis - 03/10 11:35h
Malotes com provas do Enem começam a chegar à Bahia

Todo mundo sabe que o Enem não admite atrasos, por isso, as provas dos mais de 5,5 milhões de candidatos já começaram a ser enviadas para os estados mais de um mês antes da aplicação do exame. A distribuição começou no sábado (29), dois dias depois do Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem, em Osasco (SP). No total, foram encaminhados mais de 60 mil malotes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, sendo que 4.392 deles vêm para a Bahia. O estado vai aplicar as provas em 160 municípios. O material está sendo enviado via aérea e depois escoltado pelas forças de segurança até os batalhões do Exército, onde as provas ficarão guardadas até o dia da aplicação. Em 2018, o Enem completa 20 anos, sendo que, nas últimas dez edições,  a logística de distribuição das provas foi realizada através dos Correios, responsável pela retirada do material da gráfica até a entrega nos locais de prova. São 8 mil rotas de transporte.

Comente agora

SAJ: Prefeitura entrega escola no Bairro São Paulo nesta terça, 02

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/10 22:52h
SAJ: Prefeitura entrega escola no Bairro São Paulo nesta terça, 02

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entrega nesta terça-feira (02), às 10h, mais uma escola completamente reformada. A Escola Municipal Irmã Helena Alves da Silva, no Bairro São Paulo, será a 14ª escola entregue pela atual gestão. Outras 24 reformas já foram autorizadas e serão iniciadas em breve. A requalificação das escolas municipais é parte do Programa Acelera SAJ. (ASCOM/ PMSAJ)

Comente agora

Programa de apoio à inovação na educação superior terá R$ 500 milhões

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 02/10 14:34h
Programa de apoio à inovação na educação superior terá R$ 500 milhões

Foto: Divulgação

O governo federal lançou hoje (2) o Programa de Apoio à Inovação em Educação no Ensino Superior, que oferecerá R$ 500 milhões em financiamentos para projetos de inovação de instituições privadas de ensino superior. A nova linha de crédito terá juro anual de 1%, a menor taxa cobrada pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que será responsável pelos recursos. Poderão participar do programa instituições que estejam em funcionamento há pelo menos três anos, com receita operacional bruta superior a R$ 16 milhões. Os projetos devem ser de, no mínimo, R$ 3 milhões. A verba será viabilizada por meio da Finep e oferecida em parceria com o Ministério da Educação (MEC). “Os juros são de 1% ao ano, a menor que todas as linhas de financiamento que temos com a Finep, não só para prefeituras e governos de estado, como para empresas de pequeno e médio porte”, disse o presidente em exercício da Financiadora, Ronaldo Camargo. Dependendo do teor das propostas, Camargo explicou que a taxa de juros de longo prazo (TJLP) variará de 1% a 5%, o que em valores atuais é, segundo ele, em torno de 4,5% a 9% ao ano. Projetos que forem voltados para formação de professores que atuarão na educação básica, por exemplo, terão vantagens.

Comente agora

UFRB oferta cursos de especialização gratuitos na modalidade EAD em Sapeaçu; Valença; Amargosa e mais cidades do interior. Veja!

Educação  Postado por Aline Souza - 30/09 17:25h
UFRB oferta cursos de especialização gratuitos na modalidade EAD em Sapeaçu; Valença; Amargosa e mais cidades do interior. Veja!

Foto: Reprodução / TV Subaé

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), está com inscrições abertas para três cursos gratuitos de especialização na modalidade de ensino a distância (EAD). As pessoas interessadas podem realizar a inscrição até a próxima sexta-feira (5), através do site da instituição. As especializações serão realizadas por meio da internet, com encontros presenciais mensais para discussões, orientações e avaliações nos polos em que o estudante se vincular. A previsão de início dos cursos é em novembro deste ano. Os cursos ofertados são: Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, que tem carga horária total de 459 horas e duração de 18 meses, e acontece em Macaúbas (25 vagas), Remanso (25 vagas), Sapeaçu (50 vagas), Valença (50 vagas) e Vitória da Conquista (50 vagas); Especialização em Gestão em Saúde, que terá como polos presenciais Seabra (25 vagas), Jequié (25 vagas), Sapeaçu (25 vagas), Remanso (25 vagas) e Amargosa (50 vagas), com carga horária de 527 horas e duração de 18 meses e; Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação que possui carga horária total de 544 horas, duração de 18 meses e tem como polos Mundo Novo (20 vagas), Rio Real (25 vagas), Sapeaçu (40 vagas), Santo Estevão (25 vagas) e Itabuna (40 vagas). (BN)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com