As comentadas

Bom dia , Quinta-feira, 17/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Educação

17
Abr
MEC prorroga prazo de inscrição para maratona digital
Postado por: Anacley Souza / 10:06h

As inscrições para a segunda edição do Hackathon Dados Educacionais, que terminariam nesta quarta-feira (16), foram prorrogadas pelo Ministério da Educação (MEC) e poderão ser feitas até terça-feira (22). Esta é a segunda edição do Hackathon, uma maratona digital na qual programadores, designers e inventores de todo o país desenvolvem aplicativos que utilizam dados educacionais. Neste ano, o evento ocorrerá em Brasília de 16 a 18 de maio. Os interessados devem preencher um formulário online. No ato da inscrição, o candidato deve anexar um vídeo apresentando a ideia. O resultado da seleção será divulgado aos participantes no dia 28 de abril. Ao todo serão selecionados 30 participantes, que serão divididos em grupos no primeiro dia do evento. Eles terão as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação custeadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os selecionados deverão utilizar dados de avaliações oficiais do Inep para desenvolver sites, aplicativos de celular, gráficos interativos, visualização de dados, novos serviços, etc.

Comente agora
16
Abr
Escolas têm até 30 de abril para conferir dados do Censo
Postado por: Letícia Oliveira / 18:31h

As escolas públicas e privadas de educação básica têm até o dia 30 deste mês para conferir a situação dos alunos - como aprovação, reprovação e abandono - informada na segunda etapa do Censo Escolar 2013. Os dados com erros devem ser retificados. O prazo também é uma oportunidade para que as escolas que ainda não concluíram o preenchimento da situação do aluno possam encaminhar as informações. A primeira etapa do Censo Escolar coleta dados sobre alunos, professores, turmas e escolas. A segunda fase verifica o que aconteceu com os alunos matriculados no fim do ano letivo. Os dados da segunda etapa fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - indicador referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. O Ideb será calculado este ano. 

Comente agora
16
Abr
Pais brasileiros são os que dão mais valor à educação
Postado por: Anacley Souza / 09:15h

Os pais brasileiros são os que mais apostam no gasto em ensino para garantir o sucesso dos filhos. Um estudo global elaborado pelo banco HSBC mostra que 79% dos entrevistados no Brasil acreditam que pagar pela educação é o melhor investimento que podem fazer para a próxima geração. Depois do Brasil, a importância é maior na China (77%), Turquia e Indonésia (cada um com 75%), sendo a média mundial de 58%. A pesquisa foi realizada com 4.592 pessoas de 15 países entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano. No recorte com dados apenas dos brasileiros, os entrevistados apontaram a educação como destino ideal de recursos alocados para o suporte financeiro dos filhos. No Brasil, 44% aportariam preferencialmente o dinheiro para os estudos - resultado também acima da média mundial (42%). A segunda opção é o fundo de investimento (15%), seguida pela ajuda para iniciar um negócio (10%). A relevância do Brasil na pesquisa pode ser explicada por dois grandes motivos. Primeiro, educação de qualidade no País se tornou sinônimo de ensino privado - segundo o levantamento, 66% dos entrevistados brasileiros acreditam que a escola particular é melhor do que a pública. Em segundo lugar, é inegável que há uma mudança comportamental, com aumento da importância dada para a educação. Os dados do estudo do HSBC mostram que 97% dos pais desejam que os filhos frequentem a universidade, 84% que frequentem uma pós-graduação e 77% esperam que os filhos tenham um nível de educação melhor do que a deles. "Cada vez mais o brasileiro quer se destacar no mercado. Talvez o brasileiro nunca tenha se preocupado com educação como antes", afirma Augusto Miranda, diretor de gestão de patrimônio do HSBC.

Comente agora
16
Abr
Senai tem 4.751 vagas em cursos gratuitos para a indústria
Postado por: Anacley Souza / 08:00h

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Bahia) abriu processo seletivo para preenchimento de 4.751 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial. As oportunidades estão divididas em dois tipos de cursos. As 560 oportunidades são para Cursos de Aprendizagem Industrial Técnica de Nível Médio (CAI TEC) com aulas em Salvador, Juazeiro e Lauro de Freitas . A formação é destinada a candidatos que tenham idade entre 14 e 21 anos. É necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3º ano. “Cerca de 70% dos estudantes que fazem esses cursos saem com emprego garantido. O salário inicial varia entre R$1, 7 mil e R$ 2,1 mil”, explica o gerente das unidades do Senai Denzeiros e Bonocô, Adroaldo Dória. Ele argumenta que nesse tipo de curso os estudantes desenvolvem projetos no Senai para atender demandas reais das indústrias . A carga horária varia entre 960 e 1.330 horas dentro de 10 opções de cursos, incluindo qualificação para técnico em Petróleo e Gás, em Automação Industrial, em Desenho da Construção Civil, dentre outros. As aulas começam no dia 21 de julho. A maioria das vagas abertas pelo Senai (4.191) é para os Cursos de Aprendizagem Industrial Básica (CAI BAS), que terão aulas em Salvador e outras 25 cidades do interior. Esses cursos tem carga horária menor. Diferente dos técnicos, onde o estudante já sai com diploma, o curso básico concede um certificado de aprendizagem.

Comente agora
16
Abr
Greve da PM interfere nas Universidades que suspendem as aulas
Postado por: Anacley Souza / 07:13h

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu nesta terça-feira (15) que irá suspender as aulas e demais atividades acadêmicas e administrativas na quarta e na quinta por conta da greve da Polícia Militar, além da paralisação de 24 horas da Polícia Civil. Em nota, a administração da Ufba informa que "a iniciativa visa acima de tudo preservar a segurança e o bem estar dos estudantes". A Ufba informa ainda que está acompanhando os desdobramentos e voltará a se pronunciar sobre o assunto de acordo com as decisões da PM, mas somente após o feriado da Semana Santa.(Correio)

Comente agora
15
Abr
Vagas de cotas em universidades federais passam de 40%, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 17:20h

As universidades federais brasileiras reservam 40,3% das vagas, o equivalente a 77.374 matrículas, para alunos cotistas, sejam eles oriundos de escola pública ou pretos, pardos ou indígenas. O país está a um passo de cumprir o que prevê a lei 12.711, que vigora há dois anos, e define que até 2016 pelo menos metade das vagas oferecidas por estas instituições sejam para os cotistas. As informações são de um levantamento feito pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em 2012, antes da existência da lei, que passou a vigorar no ano seguinte, 21,6% das vagas (cerca de 30,2 mil em números absolutos) eram destinadas aos cotistas. Em 2013, já sob o impacto da legislação, o percentual subiu para 31,5%. Entre 2012 e 2013, houve um aumento de número de vagas gerais ofertadas pelas universidades federais. As cadeiras subiram de 140 mil para 188 mil.

Comente agora
15
Abr
Inep prevê Enem 2014 para os dias 8 e 9 de novembro
Postado por: Letícia Oliveira / 16:50h
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 deve ser nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições. A assessoria de imprensa do Inep, autarquia do MEC (Ministério da Educação) que é responsável pelo exame, não confirma, nem descarta a data. Os locais em que serão realizadas as provas já começaram a receber os ofícios sobre a disponibilidade de uso dos espaços -- em geral, escolas de ensino médio e instituições de ensino superior. Segundo a assessoria do Inep, esta ainda é uma pesquisa prévia uma vez que esses locais de prova podem dar resposta negativa e data pode ser alterada. A data é divulgada oficialmente com a publicação do edital do exame -- em 2013, o Inep publicou o edital em 8 de maio. (Uol)
Comente agora
15
Abr
Universidades federais reservam 40% das vagas para alunos cotistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:32h

As universidades federais brasileiras reservam 40,3% das vagas, o equivalente a 77.374 matrículas, para alunos cotistas, sejam eles oriundos de escola pública ou pretos, pardos ou indígenas. O país está a um passo de cumprir o que prevê a lei 12.711, que vigora há dois anos, e define que até 2016 pelo menos metade das vagas oferecidas por estas instituições sejam para os cotistas. As informações são de um levantamento feito pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em 2012, antes da existência da lei, que passou a vigorar no ano seguinte, 21,6% das vagas (cerca de 30,2 mil em números absolutos) eram destinadas aos cotistas. Em 2013, já sob o impacto da legislação, o percentual subiu para 31,5%. Entre 2012 e 2013, houve um aumento de número de vagas gerais ofertadas pelas universidades federais. As cadeiras subiram de 140 mil para 188 mil. Esse crescimento fez com que a lei de cotas não afetasse a oferta de vagas para os candidatos de ampla concorrência (que não se encaixam nos critérios das cotas). Pelo contrário, foi registrado um aumento de 17,5% de vagas nesta modalidade. A variação do total de vagas reservadas entre 2012 e 2013 foi de 96%. "No primeiro ano, a lei de cotas pouco afetou a oferta da ampla concorrência, pois houve um incremento das vagas ofertadas. A ideia de que a cotas iriam lesar o aluno da ampla concorrência não se sustentou", diz Verônica Toste, pesquisadora do Gemaa.

Comente agora
15
Abr
Professores estaduais param por 24h nesta quarta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:26h

Os professores da rede estadual de ensino irão parar as atividades nesta quarta-feira (16), em adesão à paralisação dos servidores públicos do Estado. De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros, a categoria irá participar da assembleia que reunirá todos os funcionários estaduais, no Ginásio de Esporte dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, na manhã desta quarta. Conforme a sindicalista, os docentes e demais servidores são contrários à proposta de governo de dividir o pagamento do reajuste linear em duas vezes, 2% em abril (retroativo a janeiro) e 3,91% em julho, e cobram o pagamento da Unidade de Real Valor (URV). (BN)

Comente agora
15
Abr
Professores do estado ameaçam desfiliação em massa de sindicato
Postado por: Anacley Souza / 11:13h

Professores da rede estadual insatisfeitos com o acordo firmado entre a APLB-Sindicato e Secretaria de Educação da Bahia se reúnem neste momento no ginásio de esportes do sindicato dos bancários para discutir a possibilidade de uma desfiliação em massa do sindicato. A professora Sandra Borges, que se diz filiada a APLB há 27 anos, alega uso político da entidade de classe. “Nós estamos insatisfeitos com essa diretoria que, em tese, deveria representar a categoria, mas só faz representar os interesses do governo. A maioria deles é filiada ao PCdoB”, explicou a professora que lidera o grupo dos insatisfeitos. O governo e a APLB firmaram acordo que concede 14% de ganho real à categoria divido em três pagamentos desiguais (3,7% em julho de 2014, 5,15% em junho de 2015 e 5,15% em junho de 2016). Portal Política Livre.

Comente agora
15
Abr
Inep prevê Enem 2014 para os dias 8 e 9 de novembro
Postado por: Anacley Souza / 10:27h

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 deve ser nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições. A assessoria de imprensa do Inep, autarquia do MEC (Ministério da Educação) que é responsável pelo exame, não confirma, nem descarta a data. Os locais em que serão realizadas as provas já começaram a receber os ofícios sobre a disponibilidade de uso dos espaços, em geral, escolas de ensino médio e instituições de ensino superior. Segundo a assessoria do Inep, esta ainda é uma pesquisa prévia uma vez que esses locais de prova podem dar resposta negativa e data pode ser alterada. A data é divulgada oficialmente com a publicação do edital do exame. Em 2013, o Inep publicou o edital em 8 de maio.

Comente agora
15
Abr
IFBA capacita técnicos de radiologia do SUS
Postado por: Anacley Souza / 07:12h

Referência nacional e internacional na área de tecnologia em saúde, com foco em física radiológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Câmpus Salvador, está ministrando aulas de capacitação para técnicos em radiologia do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de convênio firmado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A parceria terá duração de dois anos, com possibilidade de renovação. O curso de aperfeiçoamento, iniciado em 31 de março, acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Cada dia é destinado a uma turma específica, sendo três ao todo, com média de 90 profissionais. Distribuídas em cinco módulos, com carga horária de 60h, as aulas se estendem até o mês de novembro, com estudos voltados para radioproteção, conhecimentos de legislação, mamografia, tomografia computadorizada, fluoroscopia e radiobiologia. Os encontros, que ocorrem no Laboratório de Física Radiológica (Lafir) do IFBA, unem teoria e prática, incluindo visitas aos serviços de radiologia dos hospitais da rede pública, para conhecer a aplicabilidade dos saberes discutidos durante o curso. Mais duas turmas iniciarão as atividades no início de dezembro. Segundo o professor Guillermo Lopez, um dos responsáveis pela capacitação, ao lado dos docentes de radiologia do Instituto, Marcus Vinícius de Oliveira, Maurício Mitsuo e Juliana Müller, o convênio é fruto do reconhecimento do IFBA e dos seus professores. “Para o estado da Bahia, é um grande passo na qualificação dos técnicos de radiologia, já que esta é uma ação inédita e indispensável. Com a parceria, iremos contribuir com a qualidade de atendimento para os usuários do SUS.”

Comente agora
14
Abr
Dilma Rousseff busca uma marca na educação
Postado por: Anacley Souza / 12:10h

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) converteu-se em um dos principais instrumentos eleitorais da presidente Dilma Rousseff para o eleitorado jovem. Neste ano, o governo pretende investir R$ 5,5 bilhões na oferta de cursos técnicos e profissionalizantes por todo o País, um salto de 40% em relação ao que foi gasto no ano passado (R$ 3,9 bilhões). Com o Pronatec, Dilma tenta consolidar uma marca de sua gestão na área de educação, assim como o ProUni foi utilizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para público alvo semelhante. O programa criado pelo governo Lula, porém, consiste na distribuição de bolsas em instituições privadas de ensino superior. Mais de 1,2 milhão de estudantes já foram beneficiados desde 2005.,Já o Pronatec tem como foco qualificar mão de obra para o mercado de trabalho. O objetivo é aumentar o número de vagas de educação profissional oferecidas em institutos federais, escolas técnicas vinculadas a universidades federais, redes estaduais e o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat). Desde a sua criação, em 2011, até março deste ano, foram realizadas mais de 6,2 milhões de matrículas, espalhadas por 3,8 mil municípios. A meta do governo é alcançar 8 milhões de matrículas e um total de 4,2 mil municípios até o final deste ano. Ciente do seu potencial, Dilma , que já chamou o programa de a “maior reforma da educação profissional já feita no Brasil”, tem utilizado o programa como objeto constante nas suas agendas de viagens pelo País. Informações da Agência Estado.

Comente agora
14
Abr
SAJ: Coordenadora da APLB diz que paralisação em rede municipal de ensino nesta quarta-feira é boato
Postado por: Anacley Souza / 07:39h

A Coordenadora da APLB Sindicato de Santo Antônio de Jesus, Jucilane Barreto, em contato com a Recôncavo FM na manhã desta segunda-feira (14) informou que a divulgação de paralisação nas escolas programada para a próxima quarta-feira (16) é inverídica, “ um boato está sendo divulgado, ainda não é conhecido de onde surgiu essa informação. A APLB sindicato não sinalizou principio de greve ou paralisação alguma”, ressaltou. A coordenadora informou ainda que  acontecerá uma assembleia conjunta onde reunirá todos os sindicatos da categoria no dia 16 de abril em Salvador, onde será discutido o reajuste linear dado pelo governo, mais isso não sinaliza nenhum sentido de greve ou paralisação para a categoria.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
13
Abr
OAB divulga o gabarito da 1ª fase do XIII Exame de Ordem Unificado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:31h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, na noite deste domingo (13), o gabarito ofical da primeira fase do XII Exame de Ordem Unificado (veja o link ao lado). A prova teve início às 13h (horário de Brasília) e cinco horas de duração. No total, os bacharéis em direito tiveram que responder a 80 questões objetivas. Para ser aprovado na primeira fase, é preciso acertar 50% das questões. O conteúdo da prova abordou temas de disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, como questões sobre direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito. Além disso, fazem parte do currículo o estatuto da advocacia e da OAB, seu regulamento geral e código de ética e disciplina da OAB.

Comente agora
13
Abr
Bacharéis em direito fazem neste domingo a 1ª fase do Exame da OAB
Postado por: Letícia Oliveira / 10:53h

Bacharéis em direito fazem neste domingo (13) a primeira fase do XIII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A prova será aplicada às 13h (horário de Brasília) em todo o país e tem cinco horas de duração. O gabarito preliminar deverá ser publicado na noite deste domingo. Serão 80 questões, de caráter eliminatório e abrangerá disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito. Serão abordadas questões sobre direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, bem como estatuto da advocacia e da OAB, seu regulamento geral e código de ética e disciplina da OAB. O examinando deve chegar ao local de prova pelo menos uma hora antes do início. Deve levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente e só será permitido o acesso ao local de prova munido de documento de identidade com foto em original. Os candidatos aprovados na primeira fase farão a etapa subjetiva ou prova prático-profissional (segunda fase) no dia 1º de junho.

Comente agora
13
Abr
Inscrições ao Sisutec terminam dia 13
Postado por: Letícia Oliveira / 08:34h

As inscrições para concorrer às vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) terminam nesse domingo (13/4). Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. Acesse o site do programa. As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e são ofertadas em instituições públicas e particulares. Os cursos são gratuitos e a previsão é que comecem até o mês de maio, de acordo com o Ministério da Educação. Após a confirmação da inscrição no sistema, o candidato precisa comparecer em dois dias úteis à instituição selecionadora para efetuar a matrícula. É necessário apresentar todos os documentos necessários para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. No momento da inscrição, o candidato será informado sobre a documentação exigida. A primeira edição de 2014 do Sisutec registrou 1.016.211 inscrições. O total de candidatos chegou a 527.730 — cada um pôde fazer até duas opções de curso.

Comente agora
12
Abr
Mais da metade dos brasileiros não faz atividades culturais
Postado por: Anacley Souza / 15:27h

Mesmo sendo um país com diversidade cultural tão vasta, grande parte dos brasileiros não têm o costume de frequentar programas culturais. 85% dos pesquisados diz não fazer nenhuma atividade cultural durante a semana. Nas horas livres, nos finais de semana, é de 51%. Os dados foram divulgados pela pesquisa Públicos de Cultura: hábitos e demandas, realizada pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que entrevistou 2.400 pessoas em 25 Estados brasileiro, entre 31 de agosto e 8 de setembro de 2013. O estudo mostra que grande parcela brasileiros nunca teve experiências culturais como ver uma peça de teatro (61%), uma exposição de arte (71%), uma ópera ou concerto de música clássica (83%). A pergunta contemplava as localidades que não têm estruturas físicas e questionava sobre eventos fora de museus e casas de espetáculo. O mais impressionante é que mesmo sem nunca terem visto uma ópera ou ouvido um concerto clássico, 34% dos entrevistados alega não gostar de tais espetáculos, e esse seria o motivo de nunca terem visto.

Comente agora
12
Abr
Interessados em vagas remanescentes do Sisutec devem se inscrever até este domingo (13)
Postado por: Anacley Souza / 14:00h

As inscrições para as vagas de ensino técnico que não foram preenchidas pelos selecionados no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) terminam às 23h59 deste domingo (13). Nesta fase, o candidato não precisa ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, precisa apenas ter concluído o ensino médio. De acordo com o Ministério da Educação, após a confirmação da inscrição no sistema, que é feita por meio do site do programa, o candidato precisa comparecer, em dois dias úteis, à instituição selecionadora para fazer a matrícula. Os cursos são gratuitos e a previsão é que comecem até o mês de maio. Criado no ano passado, o Sisutec é um sistema informatizado em que as instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica (públicas e particulares) oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. Este ano, o Sisutec ofereceu 293.738 vagas e o total de inscritos chegou a 527.730, já que cada candidato pôde escolher até duas opções de curso. O próximo processo seletivo acontecerá no segundo semestre. As informações são da Agência Brasil.

Comente agora
12
Abr
MEC cria grupo para representar Brasil no IILP
Postado por: Anacley Souza / 07:55h

O Ministério da Educação (MEC) criou uma comissão nacional para representar o Brasil no Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), ligado à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O IILP responde pela definição de projetos em todo o mundo para atender à crescente procura mundial pelo conhecimento do português. O grupo foi estabelecido por um ato administrativo simultâneo do MEC e dos Ministérios da Cultura (Minc) e das Relações Exteriores (MRE). Conforme o coordenador da comissão nacional e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Alberto Faraco, em declaração divulgada pelo MEC, também são realizados pelo IILP projetos sobre o vocabulário ortográfico comum e a concepção de uma plataforma de Língua Portuguesa para professores. A comissão nacional será constituída por integrantes da assessoria internacional do MEC, das Divisões de Promoção da Língua Portuguesa do MRE e de Relações Internacionais do Minc, além da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Faraco afirmou que o alvo do comitê a longo prazo é a concretização de uma "visão estratégica" do País em relação à língua portuguesa. Na análise dele, o interesse pelo português está sendo ampliado. "Há um interesse geral pelo conhecimento e aprendizado da língua portuguesa no mundo inteiro."(Agência Estado)

Comente agora
12
Abr
Na véspera do XIII Exame da OAB, dica é estudar ética
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:47h

A primeira fase do XIII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será aplicada às 13h (horário de Brasília) deste domingo (13), em todo o país. A nova regra da repescagem já está em vigor. O aluno que for aprovado nesta primeira fase, mas não passar na segunda, poderá reaproveitá-la no exame seguinte. Ou seja, na edição 14º do exame o candidato pode disputar somente a fase final e pular a primeira etapa. Das 80 questões de múltipla escolha cobradas nesta etapa, dez são de ética, por isso a dica do professor João Aguire, coordenador pedagógico da LFG, é dedicar um tempo à disciplina nesta véspera do exame. "É o maior peso de toda a prova, dá tempo de repassar o estudo obrigatório. Sabemos que ter um bom desempenho em ética faz toda a diferença na aprovação. Outras disciplinas que merecem atenção é trabalho e processo do trabalho. Somadas, as três (incluindo ética) representam 23 pontos, mais do que 50% do que o candidato precisa ter para ser aprovado para segunda fase", diz. O gerente de recursos humanos Edson Andrade de Barros, de 51 anos, fará o exame, em São Paulo, pela segunda vez e pretende aproveitar o último dia para estudar ética, disciplina que diz ter mais dificuldade. "Também quero estudar direito constitucional e trabalho", diz Barros. O candidato foi aprovado na primeira fase do 11º exame não conseguiu fazer a segunda etapa por conta de uma crise de cólica renal. "Antes estava mais nervoso porque não me sentia preparado, agora fiz cursinho relembrei muita coisa e estou mais seguro."

Comente agora
11
Abr
No Brasil, 52% dos professores do ensino médio não têm formação adequada
Postado por: Anacley Souza / 14:49h

A maioria dos professores do ensino médio no Brasil (51,7%) não tem licenciatura na disciplina em que dá aulas. Em física, 80,8% dos docentes não são formados na área; na disciplina de química, o índice é de 66,3%. Os dados do Censo Escolar 2013 foram compilados pela ONG Todos Pela Educação. O Nordeste é a região em que faltam mais professores licenciados nas áreas específicas das disciplinas - 66% não são formados na área em que atuam. No Centro-Oeste, o índice é de 60,5%. Na região Norte, o percentual é de 55%. As regiões Sul (41,9%) e Sudeste (42%) são as com as menores carências de professor. A disciplina com maior deficiência é artes em que apenas 14,9% dos professores são licenciados. Língua portuguesa é a disciplina com mais professores dentro da sala de aula que se formaram na área (73,2%). Nos anos finais do ensino fundamental, 67,2% dos docentes não são habilitados nas disciplinas que lecionam. Mais uma vez é o Nordeste a região com maior deficiência (82,4%). No Norte, 81,9% dos professores dos anos finais do ensino fundamental não são formados nas áreas que atuam. No Centro-Oeste, o índice é de 64,3%. Nessa etapa de ensino, apenas 28,1% dos professores de geografia são formados na área. Em história, o índice é de 31,6%, e em ciências, o percentual é de apenas 34,2%.

Deficiência na formação:  Em março, uma auditoria do Tribunal de Contas da União, feita em parceria com tribunais de Contas dos Estados, já tinha indicado a carência de 32 mil professores com formação específica nas 12 disciplinas obrigatórias do nível médio.

Comente agora
11
Abr
Projeto de Lei sobre alfabetização é rejeitado por comissão de Educação na Câmara
Postado por: Anacley Souza / 14:14h

A comissão de Educação rejeitou na quarta-feira (9) projeto do deputado Roberto Freire (PPS-SP) que garante a alfabetização de alunos até os seis anos de idade e determina que os municípios reestruturem, com apoio estadual e federal, o ensino fundamental de nove anos até 2016 (PL 5609/13). A proposta altera lei 12.801/13 que estabelece a alfabetização até os oito anos de idade. Como foi rejeitada na única comissão de mérito, a proposta será arquivada, a menos que haja recurso assinado por 51 deputados solicitando a votação em Plenário. Segundo a relatora, deputada Iara Bernardi (PT-SP), a legislação atual já estabelece o apoio técnico e financeiro federal para a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que inclui medidas como formação continuada de professores, disponibilização de material didático específico e premiação de escolas e profissionais por resultados alcançados. A relatora concorda que muitas vezes, o aluno avança no ensino fundamental sem ter assegurado seu direito ao desenvolvimento pleno de habilidades básicas em leitura e escrita, mas acredita que a proposição não promove inovação legislativa para a alfabetização. Bernardi destacou ainda o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10), que está em tramitação na Câmara e que determina a alfabetização de todas as crianças até o final do terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com a parlamentar, não é válido aprovar uma nova alteração legislativa que desmonte várias medidas e normas sem dar a oportunidade de que estas sejam implementadas de forma integral e avaliados os seus resultados.(Agência Câmara)

Comente agora
11
Abr
Projeto todos pela cidadania está em sua 6ª edição, confira o próximo bairro contemplado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:32h

O projeto Todos Pela Cidadania chega a sua sexta edição! E para comemorar estaremos neste domingo, dia 13, no Bairro Santa Madalena, a partir das 8hs. A ação cidadã tem o objetivo de intensificar ações de inclusão social voltadas para as comunidades do município, levando de forma lúdica, música, serviços, promoção à saúde e informação. As atividades estarão à disposição do público até o meio dia. 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SERVIÇOS GRATUITOS OFERTADOS?           

- Aferição de pressão arterial;

- Glicemia capilar;

- Massoterapia;

- Acuidade Visual;

- Emissão de 2ª via de certidão de casamento e nascimento;

- Balcão de consulta e orientação ao SPC;

- Testagem-rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C;

- Aplicação de flúor em crianças;

- Atendimento ortopédico, clínico geral e psicossocial (as fichas de atendimento serão disponibilizadas no local até quando durarem);

- Parque infantil;

Comente agora
11
Abr
Secretaria Estadual de Educação fará pagamento direto a terceirizados
Postado por: Letícia Oliveira / 11:08h

A Secretaria Estadual de Educação (SEC) informou ontem que fará o pagamento direto na conta bancária de 752 funcionários terceirizados que estão com salários atrasados pela prestadora de serviço Líder, que terá o contrato rescindido e os funcionários alocados para outra empresa. Além dela, outras três apresentaram pendências que impediram que a SEC efetuasse o pagamento: Delta, Monkal e Basitec. A SEC foi autorizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) a realizar o pagamento para a Delta, que tem 3.931 empregados, após a assinatura de um termo de compromisso para estabelecer novos prazos para apresentação de documentação. As outras empresas (Monkal e Basitec) regularizaram a situação na quarta-feira, e, logo, foi efetuado o pagamento.

Comente agora
10
Abr
País precisa de novo modelo para educação pública, dizem especialistas
Postado por: Anacley Souza / 11:28h

A necessidade de se definir um novo modelo para educação pública no Brasil foi defendida nesta última quarta-feira (9), no Senado, em audiência pública da Comissão Especial de Financiamento da Educação. Os especialistas do setor que participaram da discussão divergiram sobre como deveria ser esse novo modelo, mas concordaram que o sistema atual não oferece qualidade de ensino suficiente para que o país dê um salto de desenvolvimento. A comissão foi criada ano passado para buscar soluções que aumentem os recursos disponíveis para educação pública por todo o país. Para os convidados do debate desta quarta, os critérios do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), responsável por distribuir entre estados e municípios recursos destinados constitucionalmente à educação, fazem com que o repasse de verbas seja desigual, o que acaba prejudicando a qualidade geral do ensino. Segundo o professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fernando Rezende, o Fundeb não é capaz de corrigir disparidades regionais. Em sua opinião, é preciso “discutir a única reforma que foi esquecida nos últimos 20 anos: a reforma orçamentária”. Rezende ressaltou que não há como conseguir mais recursos para a educação, uma vez que o orçamento federal está cada vez mais apertado. A saída seria reformular as destinações já existentes.

Comente agora
10
Abr
Capes exclui alunos sem fluência em inglês do Ciência sem Fronteiras
Postado por: Anacley Souza / 11:07h

Estudantes do Ciência sem Fronteiras (CsF) terão que retornar ao Brasil, porque não conseguiram a nota miníma exigida no teste de proficiência (fluência) em inglês nas universidades em que estudariam. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao todo 110 alunos foram excluídos do programa. Todos alunos de graduação, que tinham escolhido Portugal para o intercâmbio, e depois da suspensão de bolsas no país, puderam selecionar outro destino. Também segundo a autarquia, esses estudantes não poderão mais participar do programa na modalidade de graduação-sanduíche, da qual foram excluídos. As bolsas estavam distribuídas entre o Canadá (80) e a Austrália (30). Na época da suspensão das bolsas portuguesas, 9.691 candidatos estavam aptos a escolher outros destinos: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália e Irlanda. A intenção era estimular o aprendizado de outras línguas e evitar a facilidade do idioma português. Como os estudantes não tinham fluência nos idiomas, o governo ofececeu curso de seis meses.

Comente agora
09
Abr
UFRB realiza concurso para técnico-administrativo neste domingo, dia 13
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:53h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou, por meio de nota oficial, que as provas para todos os cargos da Classe D (Nível Médio) e todos os cargos da Classe E (Nível Superior) do concurso público para servidores Técnico-Administrativos em Educação referente ao Edital Nº 01/2013 serão reaplicadas neste domingo, dia 13 de abril, às 9h (horário local). A consulta ao local da prova está disponível no site da Fundação CEFETBAHIA. As provas terão 4h de duração e serão reaplicadas exclusivamente nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. Os candidatos devem comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora, munidos do original de documento de identificação. Apenas os candidatos inscritos e aptos para a avaliação, originalmente aplicada no dia 29 de setembro de 2013, poderão ter acesso a reaplicação das provas. O novo cronograma com as etapas subsequentes do certame foi divulgado pela UFRB em seu sítio na internet, através de Nota Oficial em 11/03/2014. O concurso público referente ao Edital Nº 01/2013 destinou-se ao preenchimento de 39 vagas para o quadro de servidores permanentes da UFRB e dessas, uma vaga de Nível Auxiliar já teve o cargo homologado no Diário Oficial da União de 31/03/2014. As vagas de Nível Superior são para os cargos de Administrador, Arquiteto e Urbanista, Enfermeiro, Médico do Trabalho, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Analista de Tecnologia da Informação. Já as vagas para Nível Médio e Técnico são para os cargos de Técnico de Edificações e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.

Comente agora
09
Abr
Curto-circuito suspende aulas em escola da rede municipal de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:47h

Um curto-circuito no quadro geral de energia ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), na escola Municipal Governador Roberto Santos, localizada no Cabula, em Salvador. O incidente causou queda de energia em toda a escola, que estava com cerca de 200 crianças entre cinco e 10 anos de idade. Assustadas, muitas saíram correndo e deixaram para trás os materiais escolares. Ninguém ficou ferido. Os professores fizeram uma abertura na tela da quadra para que as crianças conseguissem sair da área de perigo. O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não precisou atuar, segundo informações da polícia. De acordo com a Secretaria de Educação do Município, após o curto-circuito, um técnico foi ao local. Nesta quarta e quinta-feira (10), um engenheiro elétrico fará vistoria na escola e vai definir qual o reparo deve ser feito no local. Durante esses dias, os alunos ficarão sem aula. A Secretaria informa que, após a entrega do resultado da vistoria, será definido se haverá necessidade de reposição das aulas. A duração do conserto também será definida após a vistoria. (G1/Imagens TV Bahia)

Comente agora
09
Abr
Antônio Torres toma posse na Academia Brasileira de Letras nesta quarta
Postado por: Letícia Oliveira / 17:37h

O baiano Antônio Torres tomará posse nesta quarta-feira (8) da cadeira 23, da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cerimônia ocorrerá às 21h, na sede da instituição, no Rio de janeiro. Com 34 dos 39 votos possíveis, ele foi escolhido, em novembro do ano passado, para suceder o acadêmico Luiz Paulo Horta, que faleceu no dia 3 de agosto de 2013. Torres nasceu em 1940, na cidade Sátiro Dias (BA), foi repórter em Salvador e em São Paulo e publicou seu primeiro romance, "Um cão uivando para a lua", em 1972. Quatro anos depois, lançou aquela que é considerada sua obra-prima, "Essa terra", que narra a imigração nordestina para o Sul e o Sudeste. O escritor já tem 17 livros publicados. Em 1998, foi condecorado pelo governo da França como "Chevalier des Arts et des Lettres" por seus livros traduzidos naquele país. Em 2000, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto de sua obra. Já em 2007, o acadêmico recebeu o Prêmio Jabuti por seu romance "Pelo fundo da agulha". Torres tem obras traduzidas em diversos países, como Alemanha, Argentina, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Israel e Itália. O romance “Essa terra” está em vias de tradução na Bulgária, Albânia e Vietnam. A cadeira 23 da ABL tem como patrono o escritor José de Alencar.

Comente agora
09
Abr
MEC manda 110 bolsistas voltarem do exterior sem estágio
Postado por: Letícia Oliveira / 12:59h

O governo federal começou a convocar de volta ao Brasil bolsistas do Ciência Sem Fronteiras que nem sequer começaram a exercer atividade na universidade estrangeira, foco do programa federal. Pelo menos 110 bolsistas terão de retornar do Canadá e da Austrália – onde já estão desde setembro de 2013 – por não terem conseguido proficiência em inglês. Estudantes reclamam que a prova de certificação foi antecipada e que a permanência no país será perdida sem a realização do estágio. Além de interromper os planos dos estudantes, a decisão significa ainda um prejuízo para os cofres públicos: cada aluno já recebeu cerca de US$ 12 mil, além dos valores com passagens aéreas e seguro saúde, para o intercâmbio. O investimento não retornará ao país em forma de capacitação profissional e acadêmica, a contrapartida do programa. Os estudantes que já receberam aviso para voltar fazem parte de um grupo que, inicialmente, não se candidatou para estudar no Canadá ou na Austrália. Eles haviam sido aprovados em edital para universidades de Portugal, aberto em 2012. (Agência Estado)

Comente agora
09
Abr
São Paulo: Erro ortográfico em mapa de livro escolar surpreende mãe em Jundiaí
Postado por: Anacley Souza / 11:48h

Os diversos erros ortográficos de um mapa geográfico em um livro didático infantil de uma escola municipal chamaram a atenção de uma mãe de Jundiaí (SP). Uma foto enviada por meio do aplicativo TEM Você mostra que os estados do Acre, Espírito Santo e Minas Gerais estão com a grafia errada no mapa do material voltado para alunos do ensino fundamental. No livro, destinado a crianças do segundo ano do ensino fundamental, está escrito "Minas Gertais" (Minas Gerais) e "Espíritu Santo" (Espírito Santo). Além disso, o Acre está com um acento no A ("Ácre") e ainda falta a identificação de cinco estados da região nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, enquanto o Distrito Federal nem aparece. De acordo com Vanessa Marques, de 34 anos, foi o filho de 7 anos que mostrou os erros para a mãe na terça-feira (8). “Ele chegou em casa e folheamos o livro juntos. De repente, ele me disse: ‘Olha mamãe, os nomes dos estados estão escritos de forma errada’. Ou seja, é tão grosseiro que ele percebeu assim que olhou para o mapa”, conta a auxiliar administrativa.

Um comentário
09
Abr
SSA: Terceirizados fazem novo protesto e trancam UNEB e escolas estaduais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:41h

Em mais um dia de protesto na capital baiana, os funcionários terceirizados que trabalham nas áreas de limpeza e administrativas de escolas estaduais e da Universidade Estadual da Bahia (UNE) fazem um protesto na manhã desta quarta-feira (9). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Sindilimp), eles acorrentaram os portões de entrada da UNEB, no bairro do Cabula, e outras três escolas estaduais. O protesto impede a passagem de estudantes e funcionários nas instituições. Segundo o sindicato, eles reivindicam o pagamento dos salários e pedem respeito aos servidores. "Continuamos com esta paralisação. As empresas não recolhem mais o FGTS há mais de um ano. Fazem o contrato, pagam no primeiro mês, no segundo também e a partir do terceiro mês não pagam mais. São pais de familia sem dinheiro para transporte, nem alimentação", explicou a coordenadora do sindicato, Ana Rabelo. Ainda de acordo com ela, três escolas estaduais foram novamente acorrentadas na manhã desta quarta-feira. São elas: a Escola Estadual Sara Violeta, no bairro da Suburbana; Escola Rúbem Dário, no bairro de San Martin e a Escola Estadual Landulfo Alves, no bairro da Calçada. Na terça-feira (8), outras instituições de ensino foram alvo de protestos dos terceirizados. 

Comente agora
08
Abr
UFRB realiza concurso para técnico-administrativo neste domingo, dia 13
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:55h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou, por meio de nota oficial, que as provas para todos os cargos da Classe D (Nível Médio) e todos os cargos da Classe E (Nível Superior) do concurso público para servidores Técnico-Administrativos em Educação referente ao Edital Nº 01/2013 serão reaplicadas neste domingo, dia 13 de abril, às 9h (horário local). A consulta ao local da prova está disponível no site da Fundação CEFETBAHIA. As provas terão 4h de duração e serão reaplicadas exclusivamente nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. Os candidatos devem comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora, munidos do original de documento de identificação. Apenas os candidatos inscritos e aptos para a avaliação, originalmente aplicada no dia 29 de setembro de 2013, poderão ter acesso a reaplicação das provas. O novo cronograma com as etapas subsequentes do certame foi divulgado pela UFRB em seu sítio na internet, através de Nota Oficial em 11/03/2014. 

Comente agora
08
Abr
Questão de prova com música de Valesca Popozuda ganha repercussão em redes sociais
Postado por: Anacley Souza / 08:32h

O enunciado de uma questão de prova de filosofia que solicitava o complemento de parte da letra de uma música da funkeira Valesca Popozuda ganhou repercussão na internet nesta segunda-feira (7). Na questão da prova, respondida por estudantes do Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, uma escola pública do Distrito Federal, a cantora é chamada de “grande pensadora contemporânea”. Adiretoria da escola admitiu que o texto foi elaborado por um dos professores, mas não divulgou seu nome. "Tenho que admitir que, infelizmente, essa questão é de uma prova daqui. Estou boquiaberto", disse José Bonfim, funcionário de apoio à direção do CEM 3 de Taguatinga. Grande parte dos internautas que comentou sobre a publicação considerou a questão inadequada. Em um dos comentários, um aluno que fez a prova disse acreditar que o professor elaborou a questão por brincadeira, mas afirmou não concordar que esse tipo de conteúdo deva fazer parte de uma avaliação escolar. Um grupo de estudantes que também fez a prova saiu em defesa do docente. Muitos disseram que foi uma forma de descontração e de tornar o clima de aplicação da prova menos tenso.

Comente agora
05
Abr
MEC oferece curso gratuito de inglês para professores
Postado por: Letícia Oliveira / 08:39h

A partir de maio, os professores dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) poderão ter acesso a curso de inglês gratuito pelo Programa Inglês sem Fonteiras, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). A novidade foi divulgada hoje (4) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, o curso é oferecido a estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em universidades públicas e alunos de instituições privadas que tenham obtido no mínimo 600 pontos em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009. programa  tem o objetivo de melhorar o nível de inglês dos estudantes e aumentar a participação no Programa Ciência sem Fronteiras.  Com mais de 500 mil inscritos, o curso funciona pela plataforma virtual My English Online (MEO), que  disponibiliza materiais para o desenvolvimento de habilidades no idioma do nível básico ao avançado, e é desenvolvido pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning. Também segundo a autarquia, está prevista, também para maio, a apresentação de novas funcionalidades na plataforma do MEO. Entre estas, está a possibilidade de o aluno acompanhar seu desempenho ao longo do curso por meio de relatórios personalizados. (Agência Brasil)

Comente agora
04
Abr
Professores do estado prometem acionar a justiça contra sindicato
Postado por: Anacley Souza / 17:19h

Por do intermédio do vice-presidente estadual do Democratas, Heraldo Rocha, um grupo de professores organizados e liderados pela professora Sandra Borges entrou em contato com este Política Livre para repudiar o acordo feito na última quinta-feira (03) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Bahia – APLB e o governo estadual, que assegurou, segundo o governo, 14% de ganho real à categoria divido em três pagamentos desiguais (3,7% em julho de 2014, 5,15% em junho de 2015 e 5,15% em junho de 2016). Para Sandra Borges, o sindicato firmou esse acordo sem o aval dos professores. “Não nos consultaram. Aliás, desde 2013 não temos assembleias. Ficamos sabendo através da imorensa. Eles estão defendendo os interesses do governo, já que a diretoria é filiada a um partido pertecente à base alida [PC do B], e desprezando a categoria. Basta ver a garra que eles dedicam à luta dos professores municipais e comparar com a nossa”, afirmou.

2 comentários
04
Abr
Estudantes de medicina terão exame obrigatório a cada dois anos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:55h

A partir de 2016, os estudantes do curso de medicina terão de fazer provas obrigatórias a cada dois anos durante o curso. Outra novidade é que é 30% da carga horário do estágio terá de ser cumprida na rede pública de saúde. As mudanças foram sugeridas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que aprovou alterações nas diretrizes curriculares do curso de medicina nesta quinta-feira (3). Para entrar em vigor, as mudanças precisam ser homologadas pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, e não há previsão de data. A avaliação bienal será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir o conhecimento adquirido pelo aluno no final do segundo, quarto e sexto anos do curso, antes da residência médica. Segundo o CNE, o baixo desempenho na prova não vai impedir que o estudante passe para a etapa seguinte do curso, mas ele será classificatório para o ingresso na residência. A carga horária de 30% na rede pública de saúde é referente ao estágio, obrigatório a grande parte dos universitários, e não é referente à residência médica. No curso de medicina, os alunos têm de cumprir 35% da carga horária fazendo estágio. O CNE sugere que 30% deste tempo seja destinado a atividades na rede pública de saúde. Hoje não há um porcentual mínimo definido. (G1)

Comente agora
04
Abr
Alunos brasileiros que repetem de ano têm nota até 25% menor no Pisa
Postado por: Letícia Oliveira / 07:28h

Estudantes brasileiros que fizeram as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) em 2012 e afirmaram já ter repetido de ano mais de uma vez tiveram desempenho até 25% pior que os alunos que nunca ficaram retidos em uma série escolar. Levantamento feito pelo G1 com base no questionário aplicado pelo Pisa aos alunos que participaram da avaliação mundial mostram uma relação direta entre a repetência e a frequência escolar e o desempenho nas provas. Os dados do exame foram coletados pelo coordenador de projetos da Fundação Lemann, Ernesto Martins Faria, que diz que o número não indica necessariamente que repetir impacta negativamente no aprendizado, mas que a grande diferença aponta para uma ineficiência da repetição da série. "É possível perceber que poucos alunos que já repetiram a série demonstram um aprendizado adequado. Considerando os malefícios da política (pode favorecer o abandono escolar e estigmatizar o aluno), esse cenário merece atenção." Já o professor Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da USP, diz que é difícil avaliar, com base nos dados, se a repetência funciona ou não. "Mesmo que esses alunos tenham crescido após cursar novamente a série não significa que eles vão ficar no patamar dos que nunca repetiram. Isso porque eles já vinham de estratos menores de proficiência. Talvez eles pudessem ter ido ainda pior se não tivessem repetido."

Comente agora
03
Abr
Governo e professores estaduais assinam acordo de avanço salarial
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:00h

Representantes dos professores da rede estadual e governo assinaram nesta quinta-feira (3) um acordo que estabelece critérios para o avanço salarial e promoção da carreira da categoria. Segundo o governo, a nova proposta representa ganho salarial real de 14% através de promoções ao longo de 3 anos - 3,7% em julho de 2014, 5,15% em junho de 2015 e 5,15% em junho de 2016. Além disso, os professores também receberão o reajuste geral de 5,91% concedido a todo funcionalismo público estadual e já aprovado pela Assembleia Legislativa. Participaram da assinatura do acordo o secretário da Administração, Edelvino Góes, o secretário de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o assessor institucional da Secretaria de Educação, Sérgio Miranda, além de representantes do Sindicado dos Professores. Os professores têm feito paralisações protestando por melhoras salariais. Nesta quarta-feira (2) não houve aula na rede estadual de ensino. A paralisação de 24 horas afetou as instituições da capital e do interior do estado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB). Atualmente, são 45 mil docentes em toda a Bahia.

Um comentário
03
Abr
Novas diretrizes para cursos de medicina incluem estágio obrigatório no SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 14:56h

Após meses de discussão, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta quinta-feira (3) as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina, com a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da carga horária do estágio obrigatório, em regime de internato, ocorra no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e em serviço de urgência e emergência. O documento segue agora para o ministro da Educação, Henrique Paim, a quem caberá analisar e homologar as diretrizes. As novas diretrizes aprovadas pelo CNE incluem ainda uma avaliação nacional dos estudantes de medicina a cada dois anos, que será obrigatória e classificatória para os programas de residência médica. A previsão é que a avaliação comece em um prazo de dois anos após a aprovação da medida e seja aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep é uma autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As mudanças foram apresentadas pelo conselho e discutidas em audiência pública no dia 26 de fevereiro com a participação de entidades que representam estudantes de medicina, médicos e instituições de ensino e também integrantes dos ministérios da Saúde e da Educação.

Comente agora
03
Abr
Rede estadual de ensino na Bahia debate 50 anos do golpe militar no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 08:44h

Uma série de atividades programadas para o Complexo Cultural dos Barris, em Salvador, discute até a próxima sexta-feira (4) o período em que vigorou o regime militar no Brasil (1964-1985). A iniciativa é do projeto ‘Ditadura Militar, Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964’, desenvolvido pelas secretarias estaduais da Educação e da Cultura (Secult), através da Fundação Pedro Calmon (FPC). A programação, aberta ontem (02), inclui palestras, exibição de filmes e documentários, oficinas de graffiti, exposição de fotos, feira e lançamento de livros, apresentação de trabalhos acadêmicos e projeção de vídeos. A apresentação de trabalhos acadêmicos e projeção de vídeos são protagonizadas por professores e estudantes do ensino médio da rede pública estadual, que apresentarão os vídeos produzidos por eles nos últimos meses. "Preparamos um projeto que pudesse ser levado às escolas para aprofundar o conhecimento da nossa juventude e dos professores sobre um período trágico, porém importante de nossa história", disse o secretário estadual de Educação Osvaldo Barreto. No primeiro dia de evento foram exibidos os filmes ‘Duas Histórias’, de Ângela Zoé e ‘Damas da Liberdade’, de Célia Gurgel e Joel Pimentel, em atividade patrocinada pela Comissão da Anistia / Ministério da Justiça.

Opressão e autoritarismo:  No debate ‘Conversando com a Sua História: Especial – 50 anos de golpe de 1964’, professores de história e alunos discutiram a participação do movimento estudantil na resistência à opressão e autoritarismo. “Esses jovens foram os principais protagonistas da resistência, da luta contra a ditadura e contra a censura”, explica o professor Sílvio Benevides. O estudante Flávio Farias aproveitou a oportunidade para aprofundar os conhecimentos e refletir sobre o tema. “É fundamental olhar para trás e procurar não repetir os mesmos erros do passado”, concluiu.(SECOM)

Comente agora
02
Abr
UFRB abre seleção para professor substituto em Literatura Portuguesa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:46h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o processo seletivo simplificado com vistas a contratação de professor substituto para o Centro de Formação de Professores (CFP). A vaga é para a disciplina Literatura Portuguesa, com carga horária de 20 horas semanais. As inscrições estão abertas até 4 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Núcleo de Apoio Acadêmico do CFP, campus de Amargosa. A taxa de inscrição é de R$ 60 e podem concorrer graduados em Letras. O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas no dia 10 de abril, no CFP. No decorrer do processo seletivo, em dia e horário que serão definidos pela comissão examinadora, será realizada a análise de currículo. A Banca Examinadora elaborará um relatório final, contendo as diversas avaliações e pareceres, por candidato. A média final mínima para a aprovação será 7. O resultado deste processo seletivo será divulgado até o dia 17 de abril no site do CFP e na página de Concursos da UFRBO contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo. O prazo de validade da seleção será de um ano, prorrogável por igual período.

Comente agora
02
Abr
Candidatos do Enem poderão ter acesso ao espelho das redações no dia 20
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:11h

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (7) no Twitter que os candidatos terão acesso ao espelho das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  corrigidas no próximo dia 20. O acesso às provas, mais de dois meses depois do resultado do exame,  tem caráter meramente pedagógico, pois os alunos não podem recorrer. Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem em 2013 nos dias 26 e 27 de outubro. Após polêmicas relacionadas à correção da redação de 2012, quando um candiato conseguiu nota máxima na redação mesmo inserindo um trecho de receita de macarrão no texto, a prova passou por mudanças. Nesta edição do Enem, o Ministério da Educação (MEC) definiu que se forem inseridos trechos indevidos na redação, o candidato será eliminado. A redação do Enem é avaliada por dois corretores, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro. No texto, são avaliadas cinco competências dos candidatos: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema usando várias áreas do conhecimento; defesa de um ponto de vista; argumentos e proposta de intervenção para o problema e respeito aos direitos humanos, segundo o Guia de Redação para o EnemOs estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem ter acesso ao espelho da correção da redação no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para isso é preciso inserir o número do CPF e a senha do candidato. Quem não tem mais a senha pode recuperá-la no site.

Comente agora
02
Abr
Professores da rede estadual param atividades por 24h, diz sindicato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:36h

Os professores da rede estadual da Bahia suspenderam as atividades por 24 horas nesta quarta-feira (2). Trabalhadores da saúde, justiça, segurança e outras categorias do funcionalismo público também aderiram à paralisação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a categoria reivindica pelo pagamento em uma única parcela do reajuste salarial. O governo definiu o aumento de 5,91% para ser pago em duas vezes. Esta é a terceira paralisação dos professores em menos de um mês após o início do ano letivo, no dia 10 de março. De acordo com Rui Oliveira, coordenador da APLB, os servidores querem o reajuste em uma única parcela e retroativo ao mês de janeiro. "Tendo em vista que não houve votação da matéria que garante o reajuste linear de forma integral, e não parcial, os servidores resolveram paralisar", explicou Rui. Outra reivindicação é a das perdas salariais provocadas pela Unidade Real de Valor (URV), usada na transição da moeda cruzeiro real para o real, no ano de 1994. A Secretaria de Administração da Bahia informou que o projeto foi entregue à Assembleia Legislativa (ALBA) e que está aberta ao diálogo. Segundo Rui Oliveira, uma reunião com os servidores estaduais está marcada para esta quarta-feira, às 9h, na ALBA, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. (G1)

Comente agora
02
Abr
Brasil tem 3ª maior diferença a favor dos meninos em teste do Pisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:37h

O Brasil tem a terceira maior diferença de pontos a favor dos meninos, entre 44 países, na prova que testou a capacidade dos estudantes em desenvolver problemas matemáticos da vida real. A diferença entre os sexos ficou em 22 pontos (a nota média dos meninos foi 440 e a das meninas, 418). Os resultados fazem parte do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foram divulgados nesta terça-feira (1º). A diferença de pontos a favor dos garotos na comparação entre os sexos só é maior na Colômbia (31) e em Xangai-China (25). Já as estudantes do sexo feminino apresentaram pontuação maior que a deles em 8 dos 44 países analisados. Nos Emirados Árabes, a diferença foi de 26 pontos a favor das meninas. Para Mozart Neves Ramos, diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, essa diferença de desempenho reflete o fato de meninos e meninas terem habilidades socioemocionais distintas. Segundo ele, a habilidade socioemocional que mais impacta no desempenho em matemática, uma das disciplinas avaliadas pelo exame, é aquela relacionada à organização, à disciplina e à responsabilidade (chamada pelos educadores de conscienciosidade).  Como os meninos costumam ter essa competência mais desenvolvida, eles tendem a se dar melhor em testes que envolvam cálculos.

Comente agora
01
Abr
Professores estaduais realizam paralisação nesta quarta-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 18:02h
Os professores da rede estadual de ensino vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira (02), em mais um protesto pelo reajuste salarial de 2014 e pagamento do URV. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a manifestação está prevista para ser iniciada às 9h na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA). Os professores estaduais já haviam realizado outra manifestação para protestar pelos mesmos motivos, na última sexta-feira (28). De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), a paralisação dos professores municipais, prevista também para esta quarta (02), não acontecerá.
Comente agora
01
Abr
Sai 2ª chamada de aprovados no Sisutec
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:44h

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (1) o resultado da segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A lista dos aprovados pode ser consultada no site do programa. O candidato pode consultar seu resultado na opção "ver meu boletim", ou acessar as listas de aprovados nos 122 cursos disponíveis pelo filtro por instituição, local de oferta, curso e turno. As matrículas devem ser feitas entre quarta (2) e sexta-feira (4). As inscrições para as vagas remanescentes começam a partir da próxima segunda-feira (7) e vão até o dia 13 de abril. No total, 527.730 estudantes se inscreveram no Sisutec. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou a faixa de 1 milhão (foram 1.016.211 inscrições). No total, 291.338 vagas foram disponibilizadas em 122 cursos técnicos de 937 instituições de ensino públicas e privadas, além das escolas do Senai e do Senac. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação. 

Comente agora
01
Abr
Brasil fica entre os últimos em teste de raciocínio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:50h

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta terça-feira (1º) o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) que pela primeira vez avaliou a capacidade dos estudantes do mundo todo em resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em 38º lugar – num total de 44 países. O resultado mostrou ainda que só 2% dos alunos brasileiros conseguiram resolver de matemática mais complexos. Entre os estrangeiros este número chegou a 11%. No caso do Brasil, os meninos tiveram desempenho melhor que as meninas no teste. Os rapazes somaram 436 pontos contra 412 das moças. Os últimos da lista foram Uruguai, Bulgária e Colômbia. Os países líderes são todos asiáticos: Cingapura, Coreia do Sul e Japão. As habilidades não cognitivas foram testadas pela primeira pelo Pisa que é um exame reconhecido mundialmente por avaliar o desempenho dos estudantes em matemática, ciências e leitura. O Pisa é aplicado a cada três anos em alunos de 15 anos, faixa etária em que concluem o ciclo básico de ensino.

Comente agora
31
Mar
Ifba divulga locais de provas para servidor técnico-administrativo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:14h

Os locais de provas do concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) para servidor técnico-administrativo já podem ser consultados no site da Funrio. Para realizar a consulta, o candidato deve informar o número de inscrição (que pode ser recuperada no próprio site), CPF e data de nascimento. As provas ocorrerão no próximo domingo (6). A prova objetiva para os candidatos aos cargos de Nível E será realizada no período da manhã, enquanto que a prova objetiva para os candidatos aos cargos de Nível D e Nível C será realizada no período da tarde.  São oferecidas 378 vagas distribuídas em 59 cargos para 20 cidades da Bahia. Os cargos são de Ensino Fundamental (nível C), Ensino Médio (nível D), Ensino Técnico de Nível Médio (nível D) e Superior (nível E). Os vencimentos iniciais variam de R$1.640,34 a R$ 3.392,42Os novos servidores farão parte do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) com regime de trabalho de 40 horas semanais. Os aprovados vão atuar na Reitoria (Salvador) ou nos campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Comente agora
31
Mar
Universidade Estadual de Feira de Santana abre inscrições para concurso público
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:49h

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas para o concurso público de provas e títulos para professor auxiliar e assistente, visando o preenchimento de vagas para os cargos permanentes do quadro de pessoal. As inscrições devem ser feita até às 12h do dia 29 de abril de 2014, apenas pela internet, no portal da universidade, na seção Concursos e Seleções. Veja aqui o edital do concursoEstão sendo oferecidas sete vagas para as áreas de anestesiologia; áudio visual aplicado à educação musical/ tecnologia da informação aplicada à educação musical/ música digital/ acústica musical/ estágio supervisionado; emergências; ginecologia; psicopatologia I e II; química geral e ensino em química; regência, canto coral, técnica vocal, prática de conjunto. Mais informações através do telefone (75) 3161-8030. (Correio)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com