As comentadas


Boa noite , Domingo, 26/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

Educação

26
Abr
Jovem deficiente auditivo se forma professor de matemática no ES
Postado por: Samile Macedo / 07:59h

A formatura do curso de matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desta sexta-feira (24) teve um caso especial. Rafael da Cunha se tornou o primeiro professor deficiente auditivo de matemática formado no estado. Rafael perdeu a audição após tomar dez injeções para tratar um problema nos rins quando tinha 3 meses de vida. A limitação não impediu que o jovem estudasse durante 4 anos para realizar o sonho de ser professor. Rafael era o único deficiente auditivo da turma e era acompanhado por tradutores de libra, a linguagem dos sinais. Havia dias em que eles não iam às aulas e Rafael arranjou uma solução. Ele então ensinou a linguagem à colega Jenifer Stofel. "Com muita paciência foi me ensinando e agora às vezes quando não tem intérprete ou precisa de alguma ajuda pra aprender alguma matéria, eu tento ajudar um pouquinho", conta.

Comente agora
25
Abr
Veja 5 dicas valiosas para se adaptar ao ensino a distância
Postado por: Samile Macedo / 09:47h

Segundo o Censo da Educação Superior 2013, realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existem mais de 1,2 mil cursos a distância no Brasil. Em 2003, havia 52. Isso significa que, hoje, a modalidade a distância representa 15% nas matrículas de graduação. Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília Elicio Bezerra Pontes, muitas pessoas ainda veem este tipo de ensino como um curso mais fácil ou de qualidade inferior. “Muito pelo contrário. O ensino a distância exige ainda mais seriedade, dedicação e organização”, afirma Pontes. A coordenadora Central de Educação a Distância da PUC-RIO, Gilda Bernardino de Campos, afirma que a procura por um curso a distância geralmente vem de alguém que mora longe das instituições de ensino, adultos que querem realizar uma graduação e que não têm tempo para frequentar as aulas presenciais. Seja qual for o motivo, é importante que o estudante tenha em mente algumas dicas que facilitarão a adaptação com esse tipo de ensino.

ResponsabilidadePara ter um bom desempenho nos estudos é necessário responsabilidade, seja curso presencial ou não. Contudo, estudar a distância vai exigir um pouco mais do seu comprometimento, visto que o seu aprendizado vai depender exclusivamente do seu empenho. É muito importante que você leve a sério e seja responsável com os prazos para a entrega dos trabalhos e provas para um bom aproveitamento. 

Comente agora
25
Abr
Estudantes da Ucsal reclamam de assaltos e realizam protesto
Postado por: Samile Macedo / 09:11h

Esconda o seu celular, pegue o primeiro ônibus que passar ou peça carona solidária a algum colega. Essas são algumas dicas dadas por estudantes da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), que têm aulas no campus de Pituaçu, para evitar os roubos e arrastões frequentes na região. Segundo eles, o local preferido pelos assaltantes, na Avenida Pinto de Aguiar, é o ponto de ônibus que fica no sentido Paralela. Ele fica afastado de locais mais movimentados e é pouco iluminado, o que facilita a ação dos criminosos. “Geralmente, eles vêm de carro. Descem e anunciam o assalto. Levam as bolsas e mochilas de todo mundo”, conta a aluna de Administração Ananda Pires, 20 anos. Ainda conforme os estudantes, algumas vezes os roubos acontecem mais de uma vez no dia, como nos últimos dias 17 e 21 de abril. Os horários em que há mais ataques, segundo contam, são entre 10h e 11h e em qualquer momento depois que anoitece. No último assalto, ocorrido anteontem, os ladrões mudaram de tática. “Eles chegaram de moto. Quatro homens em duas motos pararam no ponto, deram voz de assalto e levaram as bolsas do pessoal”, contou Ananda. 

Comente agora
25
Abr
Professores da rede estadual decidem manter greve em SP
Postado por: Samile Macedo / 07:21h

Os professores da rede estadual de ensino decidiram nesta sexta-feira (24) que continuarão com a greve iniciada em 13 de março. A assembleia da categoria ocorreu em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Habitualmente, ela era feita no vão-livre do prédio. Mas, nesta sexta-feira, foram proibidos de fazer a reunião no local. Eles reivindicam, principalmente, aumento salarial de 75,33%. "Isso demonstra a disposição de luta dos professores depois do reajuste de 0% dado pelo secretário da Educação. Se ele não apresenta reajuste, isso significa que é reajuste de 0%", disse Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, presidente do Sindicato dos Professores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Momentos antes do início da assembleia, quando havia poucos professores, os policiais militares ocuparam o vão-livre, criaram uma barreira e foram retirando os manifestantes do local, afastando-os em direção à Avenida Paulista, onde a assembleia foi feita. A ação policial não sofreu resistência dos grevistas. Um dos responsáveis pela operação, um capitão da Polícia Militar (PM), que não quis se identificar, disse que a ação foi feita por solicitação do Masp, que reclama do barulho dos carros de som que estão provocando danos à estrutura do museu.

Comente agora
24
Abr
Interditado por falta D'água, Aulas no Colégio Thales de Azevedo devem ser retomadas na segunda
Postado por: Anacley Souza / 22:54h

As aulas no Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador, deverão ser retomadas na próxima segunda-feira (27), informou a Secretaria Estadual de Educação. A escola está sem funcionar desde o dia 7 de abril por conta da suspeita de contaminação da água, devido ao rompimento de um cano de esgoto que passa no subsolo da unidade escolar. Conforme a Secretaria de Educação, as aulas serão retomadas porque a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu um laudo atestando a qualidade da água e garantindo que não há mais risco de contaminação. No entanto, a Embasa informou que "por liberalidade" visitou a escola na quinta-feira (23), para cooperar na avaliação das condições da rede interna de esgoto, mas não realizou coleta da água do reservatório da escola para análise e emissão de laudo. Segundo a empresa, o trabalho foi feito por uma empresa particular contratada pela própria escola. Conforme a Embasa, os transtornos na escola foram em consequência de um problema na rede interna de esgoto, cuja manutenção é de responsabilidade da instituição de ensino. A Embasa afirma ainda que as redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário operadas pela empresa funcionam normalmente, sem alterações de qualidade da água distribuída nos locais. (G1 Bahia)

Comente agora
24
Abr
Professores do estado contrariam paralisação da APLB e postam fotos no trabalho
Postado por: Samile Macedo / 15:55h

Mesmo com a divulgação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (APLB-BA), de que nesta sexta-feira (24) haveria paralisação das atividades escolares do estado, em protesto a lei da terceirização e o reajuste salarial, muitos professores deram aula. O conflito entre sindicato e parte da categoria se estende desde a primeira assembleia que definiu as datas das paralisações, onde APLB e professores do estado definiram datas diferentes. O Metro1 recebeu cerca de cem fotos de professores que foram trabalhar nesta sexta, provando que estavam atuantes. São escolas das cidades de Coaraci, Vitória da Conquista, Ubatã, Mairi e Salvador. Em Mairi, professores do Colégio Estadual Abelardo Moreira trabalharam de preto, bem como em diversos outros municípios, em repúdio ao sindicato. Em nota, os professores contrários a APLB declararam que "o sindicato resolve passar por cima das deliberações aprovados pelos conjuntos das assembleias regionais, com piso (13.01%) mais correção da inflação (6,41%) e paralisação nos dias 15, 16 e 17. Por isso, nós, trabalhadores da rede pública estadual viemos a público repudiar a direção da APLB. Hoje dia 24 aula normal." Em contato com o Metro1, Rui Oliveira, coordenador da APLB disse que o movimento dos professores é uma "pequena oposição" com fins políticos.

Comente agora
24
Abr
Renato Janine garante renovações e pede desculpas por falhas no Fies
Postado por: Letícia Oliveira / 10:59h

Na manhã desta sexta-feira (24), o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro garantiu, em entrevista ao Bom Dia Brasil, que todos os empréstimos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão renovados e pediu desculpas pelas falhas. O Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliar o prazo para a renovação do crédito estudantil para 29 de maio. O adiamento foi oficializado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Durante a entrevista, o ministro admitiu falhas no sistema. "Houve uma falha sim, apesar de estar chegando há pouco tempo. Nós temos, enquanto MEC, que pedir desculpas. Nós estamos apurando, já notamos que houve ataques de hackers, o que não é raro em grandes plataformas, no Enem isso acontece também”, afirmou Janine. A garantia de renovação dos contratos se estende aos alunos que estudam em faculdades que aumentaram a mensalidade acima da inflação. "Vai ser renovado mesmo nesses casos. O governo vai discutir com a instituição, vai querer justificativas para o aumento. Se não considerar a justificativa, tomará outras medidas, mas de qualquer forma não vai penalizar o aluno."

Comente agora
24
Abr
Professores da rede estadual cruzam os braços hoje e dia 30
Postado por: Letícia Oliveira / 07:02h

No Dia Estadual de Luta da Educação, os professores da rede estadual de ensino irão cruzar os braços, de acordo com o  Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB). Os educadores são contra a proposta do governo do estado de conceder um reajuste de 6,41% parcelado em duas vezes. Eles defendem o reajuste linear. No próximo dia 30, a APLB Sindicato também adere à  paralisação nacional organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), deixando novamente 850 alunos sem aula. (Correio)

Comente agora
23
Abr
Uneb de Brumado investiga caso de professor acusado de irregularidades em gestão de campus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:51h

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) disse estar “analisando e tomando as medidas cabíveis relativas ao Mandado de Segurança impetrado contra o professor José Manuel Teixeira Castrillon”, acusado de não atender ao pedido para abertura de diálogo sobre a eleição do coordenador do campus da Uneb em Brumado. “A atual Gestão da UNEB está atenta, acompanhando os fatos divulgados e tomará as providências cabíveis”, informa o texto. Pesam ainda contra Castrillo uma possível mudança do campus para o local onde funcionava o Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) e afirmam ter um dossiê com fortes indícios de inconsistências nas contas do campus. Sobre isso, a Uneb disse que “o pleito em relação às “instalações do antigo Derba foi feito diretamente pelo Gabinete da Reitoria ao Governo do Estado da Bahia, por provocação do próprio Estado, que está disponibilizando áreas e/ou estruturas físicas construídas de órgãos extintos para outros instituições públicas do Estado. Se confirmado, será elaborado projeto de Campus Universitário ouvindo a comunidade acadêmica, para implantação em médio prazo”. “Outra opção em análise é a possibilidade de doação de área compatível com os interesses desta Universidade para a região de Brumado. Para tanto, a Assessoria Especial (ASSESP) da Reitoria está agendando contatos com lideranças locais e com a Prefeitura de Brumado”, finaliza.

Comente agora
23
Abr
Madre de Deus: Aprovações no Enem crescem quase 80% no município
Postado por: Anacley Souza / 19:03h

O investimento em educação vem dando resultados no município de Madre de Deus, na região Metropolitana de Salvador. A criação do Curso Up Pré-Enem em 2014, que tem o objetivo de preparar alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio, fez com que a média de estudantes aprovados crescesse quase 80% em relação aos anos anteriores. Em 2015, 13 jovens entraram em universidades públicas na Bahia e no Brasil, em contrapartida à média de três aprovações registradas antigamente. A iniciativa foi da Secretaria de Juventude (Sejuv), em parceria com o Curso Análise. Por meio da Secretaria de Educação (Seduc), a prefeitura também realiza, este ano, o Curso Up Pré-IFBA, com 80 vagas para o preparo de adolescentes interessados em ingressar na instituição. A Prefeitura de Madre de Deus espera que nos próximos anos, os números de aprovados cresçam cada vez mais. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Abr
Brumado: Professor da Uneb acusado de irregularidades em gestão de campus é intimado pela Justiça
Postado por: Samile Macedo / 16:31h

O diretor do campus de Brumado da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Manuel Castrillon, foi intimado, segundo informações do site Brumado Notícias, a cumprir em até 48 horas um mandado de segurança resultado de ação de alunos e professores da unidade. A decisão liminar pede informações sobre as diversas negativas do diretor em atender ao pedido para abertura de diálogo sobre a eleição do coordenador. Segundo os autores da ação, que citam outras irregularidades, o processo estaria sendo conduzido de forma unilateral. Caso não preste os esclarecimentos no prazo, Castrillon pode ser preso, e multado em R$ 10 mil. Ainda de acordo com o Brumado Notícias, os impetrantes ainda questionam sobre uma possível mudança do campus para o local onde funcionava o Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) e afirmam ter um dossiê com fortes indícios de inconsistências nas contas do campus. (BN)

Comente agora
23
Abr
MEC adia para 29 de maio o prazo de renovação de contratos do Fies
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:16h

O Ministério da Educação decidiu, nesta quinta-feira (23), prorrogar o prazo para que estudantes com contratos já vigentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possam renovar os contratos de financiamento. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, o novo prazo para estes estudantes concluírem a renovação semestral agora vai até 29 de maio. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, os estudantes que querem pedir um novo contrato de financiamento terão o prazo inicial mantido para a quinta-feira da próxima semana, dia 30 de abril. De acordo com a pasta, até a tarde desta quinta-feira cerca de 1,6 milhão do total de 1,9 milhão de contratos vigentes já tinham sido aditados, e 242 mil novos contratos tinham sido feitos pelo site do Fies.

Diário Oficial
A portaria que oficializa a mudança será publicada na edição desta sexta-feira (24) do "Diário Oficial da União". Ela será assinada por Antonio Idilvan de Lima Alencar, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em nota divulgada pelo ministério, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que "o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o FNDE, para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema". Segundo a portaria, além do aditamento de contrato, os estudantes que já têm contrato do Fies vigente desde 2014 ou anos anteriores também têm até 29 de maio para solicitar a transferência integral do curso ou da instituição de ensino, para solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento, e para solicitar o aditamento da suspensão temporária do financiamento.

Comente agora
23
Abr
Ministro da Educação garante que todos os contratos do Fies serão renovados
Postado por: Letícia Oliveira / 11:35h

A uma semana para o fim do prazo de renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, garantiu hoje (23) que todos os documentos serão renovados e informou que a pasta vai prorrogar o prazo de 30 de abril se for necessário. “Estamos vendo que todo dia aumenta o número de pessoas que renovaram seus contratos e aumenta também o número de pessoas que firmam novos contratos. Está, por enquanto, viável a data de 30 de abril para encerrar, mas se houver qualquer problema maior, não teremos problema em ampliar o prazo porque nossa prioridade é o estudante. Não queremos que ele tenha nenhum tipo de sofrimento ou problema com isso”, disse o ministro. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até ontem (23), o Fies renovou 84% dos 1,9 milhão de contratos vigentes. Foram firmados 242 mil novos contratos e 296 mil alunos ainda não regularizaram a situação. (Agência Brasil)

Comente agora
23
Abr
USP deve adotar Enem para 15% das vagas
Postado por: Letícia Oliveira / 10:56h
A Universidade de São Paulo (USP) quer aprovar ainda neste ano a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar parte dos alunos. O Enem seria usado para preencher 15% das vagas - essa forma de ingresso estaria voltada para alunos da escola pública. A instituição divulgou ontem que em 2015 conseguiu aumentar a proporção de estudantes da rede pública: chegou a 35,1%, ante 32,3% no ano anterior. A adoção do Enem tem sido discutida desde o ano passado. Das 42 unidades da USP, 36 já se pronunciaram sobre o assunto e somente duas não recomendaram o exame como forma de ampliar a inclusão. "Houve muitas propostas sobre como melhorar a inclusão, mas a adoção do Enem é praticamente uma unanimidade", diz o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes. A pró-reitoria vai consolidar a proposta para aprovação até junho no Conselho Universitário, instância máxima da universidade. Assim, a mudança poderia valer já no próximo vestibular.
Comente agora
23
Abr
Professores da rede estadual paralisam as atividades amanhã
Postado por: Letícia Oliveira / 07:50h
Os professores da rede estadual de ensino irão paralisar as atividades amanhã, em protesto por melhoria salarial, pela revisão dos planos municipal e estadual de educação e contra o projeto de lei que pretende terceirizar o trabalho no serviço público (PL 4.330), segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB). A categoria se reunirá na Praça da Piedade, a partir das 9h. Os professores da rede municipal não participarão das manifestações de amanhã, mas vão aderir ao protesto marcado para a próxima quinta-feira (30), quando os docentes da rede estadual voltarão a paralisar as atividades. A proposta do governo é dividir o reajuste de 6,41% em duas parcelas. A categoria, no entanto, pede que o pagamento do reajuste seja linear. (G1)
Comente agora
22
Abr
S. A. de jesus não irá aderir a paralisação dos professores, afirma presidente da APLB
Postado por: Anacley Souza / 23:31h

Após divulgação de que os professores da rede estadual de ensino na Bahia paralisarão suas atividades entre os dias 24 e 30 de abril por reajuste salarial, a presidente da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) em Santo Antônio de Jesus, Professora Jucilane Barreto informou que as unidades institucionais no município não irão aderir manifesto. Em entrevista a Andaiá FM, Barreto disse que houve um equívoco na divulgação e que em assembleia com a categoria uma proposta foi lançada e que nem todas as escolas da Bahia irão paralisar as atividades, assim com em Santo Antônio de Jesus, “foi divulgado no site da APLB Sindicato que após assembleia ficou acordado que as paralisações seriam 15, 24 e 30, mas em muitas regiões da Bahia, a categoria não aceitou e achou que deveriam parar na outra data, dada pelo grupo de Salvador. Aqui na cidade as aulas seguirão seu curso normal com aulas no dia 24”, salientou. De acordo Jucilane, no dia 30 de abril a paralisação é de caráter nacional onde a categoria irá parar. A presidente informou ainda que existem servidores que são opostos a decisão do Sindicato e que essa divergência tem ocasionado boatos, “é uma situação lastimável para nossa causa e espero que se resolva por que, realmente, está uma confusão muito grande”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
22
Abr
Fies tem 264 mil novos contratos e 296 mil à espera de renovação, diz MEC
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:43h

O Ministério da Educação informou nesta quarta-feira (22) que dos 1,9 milhão de contratos ativos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 296 mil ainda precisam ser renovados. Além disso, 264 mil novos contratos já foram feitos para estudantes que solicitaram o financiamento estudantil pela primeira vez este ano. O prazo termina no próximo dia 30, e o MEC diz que, se for necessário, as inscrições serão prorrogadas para que todos os alunos possam ter seus contratos renovados. Os estudantes devem fazer a inscrição no site do Fies. Em entrevista ao 'Jornal Hoje' (veja acima), o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, disse que não há problemas no site do Fies e que "todos os estudantes que já estão no programa têm garantido a sua renovação". Mesmo assim, muitos estudantes dizem estar com problemas para fazer a inscrição. Desde 30 de março, com a entrada das novas regras do Fies, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação.

Comente agora
22
Abr
Aplicativo que conecta pais e professores chega ao Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 12:00h
Pais e educadores brasileiros já podem se cadastrar no Remind pelo  https://www.remind.com/ - a ferramenta de comunicação gratuita que é sucesso no mundo. Usado por cerca de 1 milhão de professores e 17 milhões de pais e alunos somente nos Estados Unidos, Remind chega ao Brasil graças à iniciativa da Fundação Lemann, que lança a versão em português do aplicativo. O Remind estimula o engajamento dos pais na educação dos filhos, além de facilitar a comunicação dos professores com seus alunos. Disponível tanto via web (para quem não tem smartphone, o aplicativo permite que documentos sejam anexados de um computador da escola e pais e alunos se cadastrem por e-mail para receber avisos e lembretes) quanto em smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e iOS, a ferramenta possibilita que os educadores enviem comunicados, como a atualização da lição de casa, e mandem foto direto da sala. “Com isso, pais e responsáveis não precisam lidar com volume de papel indo e vindo todos os dias, o que simplifica a vida de todos”, explica Lucas Machado Rocha, coordenador de projetos da Fundação Lemann.
Comente agora
22
Abr
UFRB abre concursos públicos para professor efetivo do CETEC
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:52h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 22, para os concursos públicos voltados ao preenchimento de vagas no cargo de professor efetivo do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Ao todo, são 21 vagas para as áreas de Engenharia e Matemática. As inscrições seguem até o dia 19 de maio. A taxa é de R$ 90,00. Os interessados devem acessar a página eletrônica de concursos da UFRB, preencher o requerimento de inscrição e protocolar presencialmente ou encaminhar via Correios para a Gerência Técnica Administrativa do CETEC, acompanhado dos demais documentos exigidos nos editais. A homologação das inscrições será divulgada no dia 1º de junho. Os concursos constarão das seguintes etapas de prova: escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas serão aplicadas no campus de Cruz das Almas, conforme calendário divulgado nos editais. A UFRB homologará e publicará, no Diário Oficial da União e no site de concursos da instituição, a relação dos candidatos aprovados e classificados. Fica assegurada aos candidatos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos. Os candidatos aprovados poderão atuar em quaisquer disciplinas relativas à matéria/área de conhecimento objeto do concurso e em quaisquer dos Centros da UFRB. Ainda, excepcionalmente, poderão ministrar qualquer componente curricular da área de conhecimento a qual estiver vinculado no Centro. A jornada de trabalho do candidato admitido poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as necessidades da instituição. O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Comente agora
22
Abr
Deputado ganha 8 vezes mais do que um professor universitário no Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:16h

É bem verdade que os seus salários podem parecer fichinha diante do que está faturando a agora “aposentada” Gisele Bündchen, que ganha R$ 5 milhões por mês, mas a realidade é que os políticos brasileiros, incluindo, claro, os deputados  estaduais baianos, ganham muito mais do que um executivo “top” de uma empresa multinacional. A constatação é do economista e professor Armando Avena, informando que um executivo “top” de multinacional recebe, no Brasil, algo e entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. Já um  deputado  estadual baiano, somando-se o salário nominal (aquele que vem no contracheque), de R$ 25.322,25 (decreto legislativo de 30/12/2014, valendo a partir de 1º de fevereiro de 2015) à verba de gabinete, no valor de R$ 92.053.20 (resolução 1658, de 1º de abril de 2015), recebe R$ 117.375,45, sem considerar auxílios como moradia, alimentação e outros benefícios. De acordo com Armando Avena, nos países mais desenvolvidos, “tradicionalmente o político recebe apenas o salário e cobre com ele todas as suas despesas.” Mesmo assim, o economista destaca que o problema não é tanto o salário em si.  

Comente agora
22
Abr
Mais de 500 mil não conseguiram ainda renovar crédito estudantil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:43h

A nove dias para terminar as inscrições para o Fies, pelo menos meio milhão estudantes não conseguiram renovar o crédito estudantil. Estudantes ainda sem saber como vão pagar a faculdade. E esses são estudantes que já estão no meio do curso, e passam o dia inteiro na frente do computador tentando renovar a matrícula, mas recebem uma mensagem de que o processo de renovação ainda não começou. As inscrições para o Fies terminam em nove dias. O governo garante que todos os estudantes terão os contratos renovados. O Fies tem 1,9 milhão de contratos ativos. Desde que as inscrições foram reabertas, no dia 23 de fevereiro, 1,4 milhão de contratos foram renovados. Faltam ainda 500 mil. O de Heloysa Viana está entre eles. Estudante de fisioterapia em uma faculdade particular de Brasília, há três semanas ela tenta fazer a renovação do Fies, mas a mensagem que aparece é que a inscrição não foi iniciada pelo protocolo da faculdade. “A gente não sabe, porque cada lado diz uma coisa e a gente acaba sendo jogado de um lado para o outro”, afirma a estudante. Lorrany Miranda, colega de turma da Heloysa, enfrenta o mesmo problema e está preocupada com a possibilidade de não conseguir renovar o financiamento. “Vou ter que trancar a faculdade, porque eu não tenho condição de pagar a mensalidade”, diz.

Comente agora
21
Abr
Professores da rede estadual paralisam nos dias 24 e 30 de abril por reajuste
Postado por: Anacley Souza / 22:03h

Contrário à proposta do governo baiano de conceder aos servidores um reajuste de 6,41% parcelado em duas vezes, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB Sindicato) reafirmou nesta terça-feira, 21, que os professores da rede estadual realizarão duas paralisações, nos dias 24 e 30 de abril. A diretora jurídica da APLB, Marilene Betros, disse que o sindicato até aceita a reposição da inflação, mas não quer o parcelamento, como aconteceu em anos anteriores. "Nossa posição é a do reajuste integral. Queremos sentar com o governo para discutir", declarou Marilene. A proposta do governo - aceita por representantes de 13 sindicatos em plenária da Associação dos Funcionários Públicos do Estado (Afpeb) e Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab) - é pagar a o reajuste em duas parcelas (3,5% retroativos a março e 2,91% em novembro). Segundo Marilene, o dia 24 de abril marca o aniversário da APLB. Já no dia 30, está prevista uma paralisação nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). (A Tarde)

Comente agora
21
Abr
Baiano larga medicina para se dedicar à literatura
Postado por: Samile Macedo / 13:33h

Quando tinha cerca de 30 anos de idade, o agora escritor Marcos A. P. Ribeiro tinha uma vida parecida com a da maioria dos colegas médicos, entre dois ou três empregos como oncologista. Bem-sucedido na profissão, mas intelectualmente insatisfeito, largou a medicina para ser escritor, o que inicialmente contrariou a família de muitos médicos, incluindo seu pai. A história de vida do próprio autor, 25 anos depois, inspirou o romance 'O Discurso do Tempo' (7 Letras/155 páginas), que será lançado sexta-feira (24), na Roberto Alban Galeria de Arte, às 20h. Nascido em Jequié, Ribeiro, 57 anos, viveu seus primeiros anos no município de Medeiros Neto, no interior da Bahia, onde se passa o romance, apesar de a cidade não ser identificada nominalmente. As experiências sexuais, as amizades e algumas pessoas que marcaram a vida do autor estão no livro, que, segundo Ribeiro, é muito mais do que um diário particular: “Parto de minha vida pessoal, mas crio uma obra literária. E acredito que as pessoas vão ler simplesmente porque eu sou um escritor. Não precisa que elas se interessem pela minha vida. Um grande escritor pode relatar, por exemplo, como foi o seu café da manhã de uma maneira atraente e, partindo de algo banal, conseguir despertar o interesse do leitor”. 

Comente agora
20
Abr
Servidores do Ifba decidem manter greve na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 18:17h

Os servidores do Instituto Federal da Bahia (Ifba) decidiram manter o estado de greve decretado em todo o Estado no dia 13 de abril. A categoria reivindica a manutenção da jornada de trabalho de 30 horas para os técnicos administrativos, oposição ao ponto eletrônico e a implementação da Resolução nº46, que prevê a diminuição da carga horária dos professores. A decisão foi tomada em uma assembleia na última sexta-feira (17). Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-BA), um e-mail com a pauta de reivindicações da categoria foi enviado aos representantes do IFba, que teriam respondido dizendo que não haveria negociação porque a greve seria inconstitucional. O Instituto negou ter recebido alguma pauta de reivindicação da categoria e afirma que para o Instituto "não cabia a deflagração da greve" dos servidores. Uma nova reunião da categoria está prevista para acontecer no dia 29 de abril, às 10 horas, no Ifba. Os servidores seguem em greve até a data prevista.

Comente agora
20
Abr
Universidades Federais não precisam mais de concurso para contratar professores
Postado por: Samile Macedo / 16:44h

Pouco noticiado na imprensa, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última quinta-feira (17), tornar constitucional a lei (Adin 1.923/98) que dispensa a realização de concurso público para contratar professores em Universidades Federais. Depois de 17 anos analisando a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo PT e pelo PDT contra as organizações sociais (OS), ficou decidido que o poder público pode terceirizar seus serviços sociais por meio da contratações jurídicas de natureza privada. Com isso, a Administração Pública, como os Hospitais de Clínicas ligados às universidade federais não precisam mais repassar a gestão para a empresa pública EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Dispensando ainda, a licitação para contratações das organizações sociais que celebraram contratos de gestão. O ministro Ayres Britto, era o relator da Adin 1.923/98, manifestando voto contrário à constitucionalidade.

Comente agora
20
Abr
Servidores da Saúde planejam seis manifestações até o final de abril
Postado por: Samile Macêdo / 15:51h

Os servidores da Saúde do estado planejam seis manifestações em todos os dias úteis até o final do mês de abril, em favor da campanha salarial e por melhoria nas condições de trabalho e serviço. A categoria, assim como os professores da rede estadual, não aceitou a proposta de reajuste do governo, que aprovou aumento de 3,5% retroativo a março e 2,91% em novembro. Nesta quinta-feira (23), os funcionários da Saúde planejam manifestação no Complexo de Saúde Cesar de Araújo, localizado no Pau Miúdo. Já na sexta-feira (24), eles estarão concentrados no Centro De Atendimento Integral À Saúde (Cais) no Iguatemi. A categoria vai à sede da Sesab, no CAB, na próxima segunda-feira (27), e no Hospital Geral do Estado (HGE), na terça (28). Os protestos seguem na quarta (29) e quinta (30), nos hospitais Roberto Santos e Couto Maia, respectivamente. Todos os protestos ocorrem a partir das 8h. (Metro1)

Comente agora
20
Abr
UFRB divulga processo seletivo para contratação de professor substituto do CAHL
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:11h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), torna público o processo seletivo para contratação de professor substituto na área de Ciências Sociais Aplicadas. É ofertada uma vaga, com carga horária de 40h semanais. As inscrições podem ser realizadas, de forma presencial ou por procuração, entre os dias 16 e 30 de abril, das 9h às 16h30min, na sala da Gerência Técnica, localizada no Quarteirão Leite Alves, 2º andar do CAHL. Para efetivar a inscrição no processo seletivo, os candidatos devem preencher e assinar a ficha de inscrição, disponível na página eletrônica de concursos da UFRB e anexar os documentos listados no edital. A taxa é de R$ 60. O processo seletivo possui duas etapas: análise de currículo com peso 3 e prova didática com peso 7. As provas serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de maio, a partir das 9h no CAHL. As salas onde ocorrerão as etapas serão divulgadas no dia 05 de maio no site do Centro de EnsinoO resultado final do processo seletivo será divulgado internamente no âmbito da Unidade até o dia 08 de maio, tendo posterior publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Comente agora
20
Abr
Escolas têm até 29 de abril para informar frequência de beneficiários do Bolsa Família
Postado por: Samile Macêdo / 14:24h

As escolas públicas têm até o próximo dia 29 de abril para informar a frequência dos alunos beneficiários do Bolsa Família, no Sistema de Presença do Ministério da Educação. Os dados equivalem ao primeiro período do ano letivo de 2015 (fevereiro/março) e começaram a ser registrados no dia 1º de abril. O repasse das informações é feito pelas secretarias municipais de Educação e o monitoramento pelos gestores do Bolsa Família. O monitoramento da frequência às aulas tem como objetivo reforçar a inclusão e a permanência escolar. A diretora substituta de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Juliana Agatte, afirma que é por meio do registro de presença das crianças e dos adolescentes beneficiários que é constatado quem está frequentando as aulas e quem apresenta dificuldades no acesso a este serviço básico. "Os casos recorrentes de baixa frequência sinalizam alguma situação de vulnerabilidade ou risco social, que devem ser acompanhados pela assistência social no município, em conjunto com a área de educação", esclarece a diretora. (Metro1)

Comente agora
20
Abr
Servidores do IFBA permanencem em greve por tempo indeterminado
Postado por: Samile Macêdo / 14:18h

Conforme assembleia geral realizada no dia 10 de abril, na sede do sindicato dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (SINASEFE-IFBA), foi decretada greve dos servidores por tempo indeterminado. Com início em 13 de abril, até a última sexta-feira (17) foram realizadas assembleias nos Campus do interior da Bahia para fortalecer o movimento. De acordo com o sindicato, os servidores seguem mobilizados até a próxima assembleia geral que será realizada na próxima segunda-feira (27), às 10h, no Campus Salvador, para decidir as novas atividades. Algumas das reivindicações são: contra o Ponto Eletrônico e seus desdobramentos; manutenção da jornada de trabalho de 30h para os Técnicos Administrativos da Educação; fim das perseguições políticas através de Processos Administrativos Disciplinares; gestão democrática e participativa. (Metro1)

Comente agora
20
Abr
A dez dias para o fim das inscrições, estudantes temem ficar sem o Fies
Postado por: Letícia Oliveira / 08:50h

O prazo para fazer a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina no dia 30, e faltando dez dias para o término, muitos estudantes ainda não conseguiram fazer a inscrição após quase três meses de tentativas acessando o site do FiesMaria Luiza Correia, de 17 anos, vai nesta segunda-feira (20) à PUC-Rio levar os documentos para finalmente fazer a validação do seu contrato com o Fies. A estudante de jornalismo passou as últimas semanas tendo problemas para fazer a inscrição no site do programa e também para agendar a revalidação. "Fiquei muito tempo em frente ao computador, nem consegui aproveitar estes primeiros meses de curso", disse a jovem. "Espero não ter mais nenhum problema." A mesma sorte não teve os irmãos Matheus e Marina Pereira Alves, alunos da PUC Minas no campus de Poços de Caldas. Os dois têm o pai como fiador cadastrado, e o sistema não está aceitando a renovação do contrato que eles já tinham no ano passado. "Quando eu tento cadastrar um, diz que o fiador já possui outro beneficiário", reclama a mãe dos alunos, Ana Lúcia Pereira Alves. "Já fizemos várias solicitações junto ao MEC e até agora nada."

Comente agora
19
Abr
Osid oferece 152 vagas em curso de qualificação
Postado por: Anacley Souza / 09:01h

As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) estão com inscrições abertas até do dia 4 de maio para o processo seletivo do Curso de Aperfeiçoamento e Aprimoramento para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem. São 152 vagas: 63 para enfermeiros e 89 para técnicos. As inscrições devem ser feitas através do site da www.consultec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 100 para enfermeiros e de R$ 60 para técnico. O investimento mensal é de R$ 300 para enfermeiros e de R$ 150 para técnicos. Informações pelos telefones (71) 3310-1271/ 3310-1431. Além disso, as Osid estão com 16 vagas de estágio para Técnica em Enfermagem, Enfermagem, Fisioterapia, ambas graduações de nível superior. Os estudantes de graduação devem estar cursando pelo menos o sexto semestre. Interessados devem enviar currículo para o email: recrutamento@irmadulce.org.br. Em todos os casos de estágio, há bolsa auxílio (em valor não informado) e transporte.

Comente agora
18
Abr
Alunos da Ucsal anunciam manifestação contra insegurança
Postado por: Samile Macêdo / 21:34h

Na próxima quarta-feira (22), uma manifestação está programada para acontecer em frente ao campus de Pituaçu da Universidade Católica de Salvador (UCsal). O protesto, organizado por universitários, deve contar com o apoio de docentes e funcionários da instituição. O motivo da manifestação é a falta de segurança nos pontos de ônibus da região. (Metro1)

Comente agora
18
Abr
Conheça os temas mais cobrados no Enem
Postado por: Anacley Souza / 07:59h

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contempla assuntos de dez disciplinas, que, por sua vez, agrupam centenas de conteúdos trabalhados nos três anos do ciclo médio de ensino. É uma montanha de conhecimentos a dominar, portanto. Uma análise cuidadosa das provas, contudo, pode facilitar a tarefa dos estudantes. A pedido de VEJA.com, a equipe do AppProva - startup especializada em simulados para o Enem - realizou um estudo inédito que revela quais são os conteúdos que mais caíram nas provas realizadas entre 2009 e 2014, e as competências mais requisitadas. O levantamento analisou 1.080 questões (180 de cada edição da prova). Interpretação de texto, da disciplina de língua portuguesa, foi a habilidade mais cobrada: desde 2009, 135 questões exigiram o domínio dessa técnica. "Interpretação de textos é um ponto essencial porque revela se o estudante é capaz de compreender ideias e o mundo ao seu redor. Por isso, é muito visada no Enem", diz Luciene de Fátima Ribeiro, professora do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, de Goiás, parceiro do AppProva. É importante lembrar que o Enem agrupa o conhecimento em um formato diferente daquele apresentado na escola. As 180 questões são dividias em quatro grandes áreas: ciências humanas, ciências da natureza, matemática e língua portuguesa. Disciplinas escolares tradicionais como física, química e biologia, são testadas na prova de ciências da natureza, enquanto história, geografia, sociologia e filosofia estão reunidas em ciêncas humanas.

Comente agora
17
Abr
Reitores de dez universidades da Bahia criam consórcio
Postado por: Anacley Souza / 22:55h

Reitores e representantes de dez universidades e institutos tecnológicos, estaduais e federais, aprovaram a criação de um consórcio permanente de instituições públicas de ensino superior com o Governo da Bahia. A proposta foi acordada em reunião com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, nesta quinta-feira (16), na sede da Secretaria da Educação. O consórcio atuará em quatro eixos: a cobertura digital, cujo projeto é dotar o Estado de rede de banda larga; a implementação de Parques Tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento das diferentes regiões; a formação de professores para a educação básica e o compartilhamento de recursos, laboratório, pessoal e equipamentos entre as instituições. “Esperamos que, a partir de agora, com esta articulação, possamos construir uma agenda comum para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado”, informa o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltando a parceria para a melhoria da qualidade da educação básica – foco principal do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado recentemente pelo governador Rui Costa. O secretário pontuou a necessidade da formação multidisciplinar dos professores para atender aos desafios futuros da educação. O reitor da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida Filho, afirma que esta “é uma iniciativa histórica, várias tentativas já foram feitas para esse tipo de articulação, mas não obtiveram sucesso. Acredito que, agora, há um planejamento que pode encorajar a viabilidade desse diálogo permanente”. A proposta será apresentada ao governador Rui Costa, com a assinatura de Memorando de Entendimento para formalização do consórcio.

Comente agora
17
Abr
Câmara de Camaçari aprova reajuste de 10,6% para professores
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 12:32h

A Câmara de Vereadores de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), aprovou em sessão extraordinária desta sexta-feira (17) um reajuste de 10,61% para os professores municipais. O Projeto de Lei Nº 853/2015 também aumenta, no mesmo percentual, os valores referentes às funções gratificadas de diretor, vice-diretor e secretário escolar. O projeto segue para sanção do prefeito, Adelmar Delgado (PT).

Comente agora
16
Abr
Estado e universidades aprovam criação de consórcio pela melhoria do ensino superior
Postado por: Anacley Souza / 19:57h

Reitores e representantes de dez universidades e institutos tecnológicos, estaduais e federais, aprovaram, com unanimidade, a criação de um consórcio permanente de instituições públicas de ensino superior com o Governo da Bahia. A proposta foi definida em reunião com os secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, nesta quinta-feira (16), na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A princípio, o consórcio atuará em quatro eixos - a cobertura digital, que busca dotar o Estado de rede de banda larga; a implementação de Parques Tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento das diferentes regiões; a formação de professores para a educação básica; e o compartilhamento de recursos, laboratório, pessoal e equipamentos entre as instituições. “Esperamos que, a partir de agora, com esta articulação, possamos construir uma agenda comum para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado”, afirma Osvaldo Barreto. Ele ressaltou a importância da parceria para a melhoria da qualidade da educação básica – foco principal do programa Educar para Transformar, lançado recentemente pelo governador Rui Costa. O secretário destacou a necessidade da formação multidisciplinar dos professores para atender aos desafios futuros da educação. Já Manoel Mendonça acredita que esta “instância poderá contribuir para a política de ciência e inovação e para a ampliação da infraestrutura de banda larga frente às novas demandas do Estado”.

Comente agora
16
Abr
PSB contesta novas regras do Fies no Supremo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:43h

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolou na tarde desta quarta-feira uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar as alterações no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece crédito para universitários pagarem cursos de graduação. Em dezembro de 2014, o MEC alterou as regras do programa e passou a exigir pontuação mínima de 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que o candidato conseguisse o financiamento para a faculdade. "É preciso explicar essas novas regras, pois elas excluem milhares de estudantes já favorecidos com o FIES", disse em nota Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB. Segundo o partido, o caráter retroativo da nova regra "viola o princípio da segurança jurídica do cidadão", previsto na Constituição Federal. A portaria do Fies publicada em dezembro prevê que todos os alunos aprovados no programa a partir de 2010 fiquem sujeitos à pontuação mínima no Enem. Com isso, aqueles que não se encaixarem no perfil deverão refazer o exame para assegurar o benefício. "Não se trata de frustração de mera expectativa de direito. A portaria extinguiu o direito anteriormente consolidado de ingresso no programa". O PSB pede o fim da aplicação retroativa das novas regras, o que garantiria a renovação dos contratos dos alunos já inscritos no FIES. A medida também daria direito de acesso aos estudantes que se submeteram ao Enem nos anos anteriores, independentemente do preenchimento das novas exigências. (Veja)

Comente agora
16
Abr
Idosa de 70 anos cursa 7º semestre em Direito em S. A. de Jesus e garante: "Nunca é tarde para ser feliz"
Postado por: Letícia Oliveira / 12:38h

Cursar uma faculdade é principal objetivo da maioria dos jovens, principalmente porque o diploma é um dos requisitos para a inserção no mercado de trabalho. Para a senhora Carmelita Neri, 70 anos, a situação é bem diferente. Na chamada "melhor idade", ela resolveu estudar e está cursando o 7º semestre do curso de Direito na Facemp de Santo Antônio de Jesus, para realizar um sonho e alcançar uma satisfação pessoal. Em entrevista a repórter Bruna Leal da Rádio Recôncavo FM, a idosa disse que o desejo por estudar Direito anda com ela desde a infância, mas cursou a área da educação, então ao se aposentar ficou na expectativa da nova graduação que faria, tanto que fez o curso de administração na Facemp e antes da conclusão teve o prêmio divino de conseguir entrar no curso de Direito no turno vespertino. “Solicitei a matrícula especial por já ser graduada, fui deferida e com muita satisfação estou no 7º semestre”, salientou, acrescentando que sua família regozijada, pois todos ficaram felizes, inclusive os seus netos que a têm como um incentivo para o estudo. Carmelita garantiu que a convivência com seus amigos de turma é ótima, eles são maravilhosos e não há preconceito de idade, fazendo com que ela se sinta jovem no meio dos demais. “Quem tiver oportunidade, não deixe passar, pois é uma terapia maravilhosa. Conhecimento sempre eleva nossa mente, dignidade e alta estima. Nunca sofri preconceito dentro ou fora da Faculdade, pelo contrário todos me elogiam e acreditam em mim. Identifico-me muito com Direito de Família e Administrativo”, completou. Na oportunidade, a estudante deixou uma mensagem para todas aquelas pessoas que pensam em ingressar numa faculdade, mas desistem pelo fato da idade: "Nunca é tarde para ser feliz, corra atrás dos seus sonhos, pois não há nada mais lindo do que você estar sendo uma estudante e sendo exemplo para seus filhos e netos".

Redação: Voz da Bahia - Letícia Oliveira

3 comentários
15
Abr
Cerca de 80% dos estados e municípios não prestam contas dos investimentos em educação
Postado por: Anacley Souza / 21:47h

A pouco mais de 15 dias para o fim do prazo, apenas 963 municípios prestaram contas dos investimentos feitos em educação em 2014, o que equivale a 17,29% do total das cidades do País. Os mais de 80% municípios que ainda não prestaram contas têm até o dia 30 de abril para fazê-lo. Caso contrário, terão problemas para receber recursos de convênios ou firmar novas parcerias com o governo federal. Até agora, nenhum município de Roraima ou Amapá transmitiu os dados. No Maranhão, apenas dez, o que equivale a 4,6% dos municípios prestaram contas. Na outra ponta, em Sergipe, 36, ou 48% dos municípios do estado transmitiram os dados. Os dados são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A prestação de contas deve ser feita no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação, disponível no site do FNDE. Os estados também devem enviar a prestação de contas. O prazo é, no entanto, maior, até o dia 31 de maio. Até o momento, nenhum estado ou o Distrito Federal prestou contas dos investimentos em educação feitos no ano passado. Pela Constituição, os entes federativos devem investir no mínimo 25% do que arrecadam em educação. Se o Estado ou município não investir esse mínimo em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público informando o descumprimento da norma. Quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar o investimento mínimo fica inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do governo federal. Com isso, deixa de receber recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.

Comente agora
15
Abr
S. A. de Jesus; Diretor do Núcleo Regional de Educação afirma que pagamento do PST saíra no final da semana
Postado por: Letícia Oliveira / 10:40h

O professor Clóvis Esequiel, Diretor do Núcleo Regional de Educação 21, antiga DIREC 4, localizado Santo Antônio de Jesus foi entrevistado pela Rádio Recôncavo FM, na manhã desta quarta-feira (15) para responder sobre alguns assuntos.

Atraso salarial do PST: A novela é a mesma: Os trabalhadores do PST de Santo Antônio de Jesus continuam com salários atrasados e cobram o pagamento. A respeito disso, o entrevistado explicou que há a informação que esse dinheiro sairá entre a próxima sexta (17) e segunda (20), tudo já foi encaminhado e é o momento de aguardar.

Escola prejudicada em Santo Amaro: O educador esteve numa escola da cidade de Santo Amaro devido ao problema que a mesma sofreu com as fortes chuvas, que caíram na cidade. Segundo ele, desde a reforma administrativa o NRE começou a acompanhar as escolas que era da DIREC de Santo Amaro e Cruz das Almas, Clóvis destacou que o Colégio Pedro Lago foi muito atingido pelas enchentes ocorridas no último final de semana e teve um muro derrubado pelas águas. “A área tinha muita lama e lixo. Fomos nos solidarizar e ver as providências, que poderiam ser tomadas. Conseguimos a ajuda da limpeza com a Prefeitura e a equipe da Secretaria de Educação também está se deslocando para a cidade a fim de tomar providências e recompor a escola”, salientou.

Adaptação a mudança: Conforme ele, o NRE acompanha 65 escolas e antes o número era de 26, então isso exige mudança de concepção dentro da equipe, “ainda hoje estaremos em atividades com técnicos da Secretaria, que também está se reestruturando para essa nova realidade”, comentou, acrescentando que tem visitado escolas e chegou a 60% do quantitativo. Clóvis afirmou que o objetivo é fazer com que as pessoas sintam que estão sendo acolhidas e assistidas pelo Núcleo.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Abr
S. A. de Jesus: Cidadã do bairro Urbis 3 reclama da falta de transporte escolar na localidade
Postado por: Samile Macêdo / 18:24h

Uma moradora que não quis se identificar, cidadã do bairro Urbis 3 em Santo Antônio de Jesus relatou à Rádio Andaiá FM nesta terça-feira (14) que o transporte público escolar não está funcionando com a regularidade adequada. Segundo a denunciante, há duas semanas o ônibus não passa na localidade, deixando os estudantes, cujos pais não possuem condições de pagar pelo transporte sem ir à escola A cidadã solicita ao coordenador de Transporte da Secretaria de Educação do município que tome as devidas medidas para solucionar o problema.  

Redação Voz da Bahia

5 comentários
14
Abr
TRT-BA determina que professores de Ilhéus recebam piso nacional
Postado por: Samile Macêdo / 17:34h

Uma decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) manteve determinação da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus que definia que professores de Ilhéus, no sul da Bahia, não podiam mais receber abaixo do piso nacional de R$ 1917,00. A ação, movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado Bahia contra o município já transitou em julgado. ''A Lei 11.738/2008, cuja constitucionalidade já foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), instituiu, em prol da valorização da educação, um piso salarial nacional do magistério. Definiu que se trata de valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das carreiras do magistério público'', justificou no acórdão a desembargadora Léa Nunes, usando a mesma interpretação da juíza Alice Catarina Pires, responsável pela decisão no primeiro grau. O município de Ilhéus alegava não ter condições financeiras para pagar o piso. Ao justificar sua decisão, a juíza afirmou que “a União será responsável por cooperar tecnicamente com o município que não conseguir assegurar o pagamento do piso, de forma a assessorá-lo no planejamento e aperfeiçoamento da aplicação de seus recursos''. (BN)

Comente agora
14
Abr
APLB rejeita proposta do governo do estado de reajuste de 6,41%
Postado por: Samile Macêdo / 17:01h

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) informou que rejeitou a proposta de reajuste parcelado de 6,41% proposto pelo governo do estado. Em contato com o Metro1, o presidente do sindicato, professor Rui Oliveira, afirmou que a proposta foi negada e reforçou a convocação para uma manifestação marcada para a manhã da próxima quarta-feira (15). "Não participamos dessa negociação. Nós não concordamos. Na quarta-feira, haverá uma manifestação no dia em defesa da educação estadual", disse ele. A categoria pede que seja reafirmada a proposta de garantia do reajuste linear de 6,41% mais aumento salarial de 8,75% retroativos a janeiro, mês da data-base da categoria. (Metro1)

Comente agora
14
Abr
S. A. de Jesus: Diretora da APLB municipal solicita que alunos confiram os dias de paralisação nas escolas
Postado por: Samile Macêdo / 15:21h

A rede estadual de ensino em Santo Antônio de Jesus irá paralisar suas atividades durante três dias alternados. A presidente da APLB (Associação dos Professores Licenciados do Brasil) no município Jucilane Barreto, havia informado na última segunda-feira (13) que as paralisações não seriam mais nos dias 15, 16 e 17, mas sim nas datas 15, 24 e 30 de Abril, porém, nesta terça-feira a dirigente do órgão disse à Rádio Recôncavo FM que algumas assembleias regionais optaram por interromper os serviços em período consecutivos, ou seja, algumas escolas irão paralisar nas próximas quarta, quinta e sexta-feiras (15, 16 e 17), uma vez que possuem autonomia para isso. "Para nós do sindicato, a declaração válida legalmente é a divulgada no site da APLB que prevê a descontinuação das aulas em dias alternados, mas ficamos sabendo que algumas escolas decidiram começar a partir de amanhã seguindo por mais dois dias subsequentes, conforme o cronograma tirado na Assembleia realizada na capital baiana. Diante de tal situação, pedimos aos alunos da rede estadual que procurem saber ainda hoje se a unidade escolar onde estudam irá parar nos dias intercalados de acordo com o site da APLB ou não", solicitou.  

Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Abr
Salvador: Com atividades paradas, professores protestam em frente a secretaria
Postado por: Samile Macêdo / 14:27h

Os professores da rede municipal de Salvador protestaram na manhã desta terça-feira (14) em frente à Secretaria Municipal de Educação, no bairro de Brotas. Entre os itens da pauta de reivindicações está o reajuste salarial, que é de 13,01%. Ainda de acordo com o sindicato dos professores, como forma de protesto, não houve aula nas escolas municipais da capital. Por meio de nota, o órgão também informou que as atividades na rede municipal vão continuar suspensas na quarta-feira (15), devido ao dia de paralisação nacional em protesto contra a aprovação do Projeto de Lei 4330, que institui a terceirização. Entre outras reivindicações, os professores também pedem melhores condições de trabalho, maior participação das decisões a respeito dos pacotes implementados nas escolas municipais e a defesa dos direitos dos trabalhadores. (G1)

Comente agora
14
Abr
Professor baiano ensina conteúdos de matemática através de músicas há dez anos; Veja o vídeo
Postado por: Samile Macêdo / 13:43h

Função, projeções aritméticas e geométricas, trigonometria e logaritmo são alguns dos conteúdos que os estudantes mais têm dificuldade de assimilar na matemática. Para facilitar a compreensão e aproximar o adolescente da disciplina, o professor baiano Toni Santana utiliza, há 10 anos, uma estratégia musical. Canções como o “rap-log” ganharam o gosto dos estudantes. "Quando o expoente está no logaritmando / Passe ele pra frente e vá multiplicando / Esse rap-log é muito divertido / Se ele está na base vai pra frente invertido (...) / Só log, só log, só log, só log", diz a primeira música gravada por Toni. Apesar de dizer não ter nenhuma aptidão ou vocação para a música, o professor ficou muito popular e um dos vídeos disponíveis no Youtube já tem mais de 120 mil acessos. A ideia de utilizar a música para o ensino surgiu há uma década, quando ele daria uma aula noturna de pré-vestibular. “Foi um insight, eu precisava ensinar um conteúdo de pré-requisito para um pessoal que estudava à noite, depois de trabalhar o dia inteiro.

Comente agora
14
Abr
Estudante denuncia condições de trabalho na Escola Politécnica da UFBA
Postado por: Samile Macêdo / 12:39h

Um estudante da Escola de Engenharia da Ufba (Politénica), que preferiu não ser identificado, denunciou ao iBahia as atuais condições de trabalho da unidade. De acordo com o aluno, a Escola de Engenharia foi notificada pelo Ministério do Trabalho e Emprego por não apresentar documentos referentes às exigências de segurança e saúde do trabalhador. 

Comente agora
14
Abr
Ministério da Educação volta a adiar as aulas do Pronatec
Postado por: Letícia Oliveira / 10:16h

O Ministério da Educação (MEC) vai adiar pela segunda vez o início das aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma das bandeiras da presidente Dilma Rousseff (PT). A pasta, por causa da restrição de verbas, também tem repasses atrasados às escolas. O começo das classes nos cursos técnicos e de qualificação profissional custeados pelo governo mudou de 17 de junho para 27 de julho. A portaria sobre o ajuste no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que reúne vagas do programa, deve ser publicada nesta terça-feira, 14. O cronograma inicial, que já havia sido mudado, previa 7 de maio.

Comente agora
14
Abr
Servidores do Estado aceitam reajuste de 6,41% parcelado em duas vezes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:56h

Os servidores do estado da Bahia aceitaram a proposta de reajuste de 6,41% parcelado em duas vezes, uma retroativa a março de 2015 (3,5%), que pode ser paga nesse mês de abril, e a outra em novembro (2,91%). De acordo com a coluna Cartão de Ponto, do jornal Correio, o acordo foi selado após algumas rodadas de negociação entre a Secretaria de Estadual de Relações Institucionais e a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). Os servidores que ganham apenas um salário mínimo terá um acréscimo de 2,43% em novembro. (Metro1)

Comente agora
13
Abr
Recurso do Pré-sal para a educação será maior que em 2014
Postado por: Anacley Souza / 22:51h

O Ministério do Planejamento esclareceu que o montante de R$ 1 bilhão repassado em resposta ao GLOBO em mensagem, como parte dos questionamentos feitos pela reportagem desde a semana passada sobre recursos do pré-sal para a educação, não se referem ao valor previsto para 2015. E sim aos recursos arrecadados até março deste ano. A pasta informa que ao falar em previsão se referia ao valor de R$ 8,7 bilhões que está descrito no projeto de lei orçamentária votado recentemente pelo Congresso Nacional. O dado corrige a informação publicada anteriormente de que a previsão para 2015 de arrecadação de recursos do petróleo para a educação cairia em R$ 500 mil. De janeiro a março, foram arrecadados R$ 1 bilhão. O dinheiro é alocado no Fundo Social, criado por lei em 2013, que destina 50% para a educação e a saúde. Os recursos são repassados para o Ministério da Educação fazer a aplicação no setor.

Comente agora
13
Abr
3ª Pré-Conferência Municipal de Saúde acontecerá dia 14 de abril no auditório da UNEB em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:23h

A Secretaria de Saúde do Município em parceria com o Conselho Municipal de Saúde vai realizar a 3ª Conferencia Municipal de Saúde 2015, com o tema “Saúde pública e qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro", evento que acontece entre os dias 06 e 07 de maio no Auditório do CETEP, a partir das 18h. No período que antecede a 4° Conferência Municipal de Saúde vão ser realizadas quatro Pré – Conferências para trabalhar o tema em questão e disseminar algumas informações. A terceira Pré Conferência vai acontecer no dia 14 de Abril – Auditório da UNEB, a partir das 13h30, envolvendo o Distrito 3 (Urbis I, II, e IV, Viriato Lobo, Marita Amâncio e Bela Vista) e o último compromisso que antecede a Conferência Municipal é no dia 20 de Abril na Sapucaia, a partir das 08h30, evolvendo o Distrito 1 (Zona Rural do Município). O objetivo é desmistificar alguns mitos, mostrar os direitos dos usuários do SUS, cobrar dos líderes resoluções para questões que envolvem saúde pública e orientar aos usuários e prestadores de serviços do SUS como agir para ter qualidade no atendimento, conforto e diminuição nos tempos de espera, uma ação em conjunto onde os resultados positivos em prol da população e do SUS vão beneficiar a todos. Convidamos a todos para participar e ressaltamos a importância da sociedade civil organizada, como sindicatos, associações, clubes de serviço, entre outros, para definições nas eleições dos delegados. (Ascom)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com