Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

UFRB abre processo seletivo com mais de 400 vagas em 32 cursos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/08 22:00h
UFRB abre processo seletivo com mais de 400 vagas em 32 cursos

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com processo seletivo aberto para preencher 483 vagas em 32 cursos. As oportunidades são remanescentes da lista de espera e cadastro seletivo e também da formação de cadastro reserva nos cursos de graduação para ingressos em 2018.2. Aqueles que desejam participar do processo seletivo precisam ter concluído o ensino médio e participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2015, 2016 ou 2017. As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição até este domingo (19).  A primeira chamada será divulgada no dia 27 de agosto e a segunda, caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada no dia 26 de setembro. Aqueles que foram classificados na condição de cadastro reserva não poderão se matricular. Como critério de seleção será utilizado a média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. Em caso de empate, serão considerados como critérios a maior nota obtida nas provas e a menor renda. 

Comente agora

Uefs oferece 22 vagas para mestrado em educação; inscrições vão até setembro

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/08 23:23h
Uefs oferece 22 vagas para mestrado em educação; inscrições vão até setembro

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a cerca de 100 km de Salvador, abriu inscrições nesta segunda-feira (13) para mestrado em educação. Há 22 vagas disponíveis. No entanto, 10% delas, o equivalente a cerca de 2 vagas, são para candidatos (as) do corpo docente e técnico administrativo da Uefs. As demais são de ampla concorrência. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da instituição, preencher um formulário e enviar por e-mail. As incrições podem ser feitas até o dia 3 de setembro. Confira o edital.

Comente agora

Professores da rede municipal encerram greve em Salvador, diz sindicato

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/08 13:07h
Professores da rede municipal encerram greve em Salvador, diz sindicato

Os professores da rede municipal encerraram a greve que já passava de um mês, nesta segunda-feira (13). A informação é da diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Elza Melo. Os professores paralisaram as atividades para reivindicar reajustes salariais e planos de carreira. Em um dos protestos realizados pelos professores na capital baiana, houve confusão entre os integrantes da categoria e Guardas Municipais. Apesar do fim da greve nesta segunda-feira, os itens pedidos não foram atendidos. Conforme Elza, a greve foi suspensa como condição da categoria ser recebida pelo prefeito ACM Neto para debate das reivindicações dos professores. "Houve uma assembleia na manhã desta segunda-feira, no Sindicato dos Bancários nos Aflitos e colocamos em votação. A maior parte [dos professores] decidiu por suspensão da greve", disse. 

Comente agora

Após falha, MEC prorroga inscrição para estudantes do Fies no 2º semestre

Educação  Postado por Willyam Reis - 12/08 16:10h
Após falha, MEC prorroga inscrição para estudantes do Fies no 2º semestre

Foto: Agência Brasil

Sem conseguir sanar por completo a falha que barrou a inscrição de estudantes do Fies (Financiamento Estudantil) do segundo semestre, o MEC ampliou o prazo para o grupo afetado pelo problema. Agora, os estudantes têm até o dia 17 deste mês para garantir uma vaga na universidade pelo programa federal. O prazo vencia na última sexta-feira (10). O erro nos sistemas do ministério atingiu uma leva de beneficiados pelo Fies que tiveram as inscrições postergadas do primeiro para o segundo semestre deste ano. Para não perder o financiamento, os estudantes precisam atualizar os cadastros na página do Fies na internet, fase em que eles não conseguiram concluir no prazo estipulado pela pasta da educação do governo federal devido ao erro. Assim que a fase cadastral é concluída, os dados do estudante seguem para análise na universidade na qual ele vai estudar. Se tudo estiver certo, o último passo é ir ao banco e contratar o crédito do Fies.

Comente agora

PROERD realiza formatura de alunos do 1º semestre de 2018 em Santo Antônio de Jesus

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/08 15:59h
PROERD realiza formatura de alunos do 1º semestre de 2018 em Santo Antônio de Jesus

Na manhã desta quarta-feira (08) foi realizada a solenidade de formatura dos alunos do 1º semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD/2018 no 14º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus. A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Polícia Militar da Bahia desenvolve atividades do programa, que tem como metodologia principal a prevenção ao uso e tráfico de drogas e a todas as formas de violência nas escolas municipais e particulares da cidade. Os estudantes das escolas municipais Rômulo Barreto de Almeida, Florentino Firmino de Almeida, Maria Augusta Lopes Ferreira, Madre Maria do Rosário I e a Escola da Mônica foram os beneficiados pelo programa. A secretária municipal de educação, Cinthia Souza, agradece ao 14º BPM pela parceria em prol da educação e cuidado com a vida. “Foram 427 alunos que, comprometidos com os saberes e valores de cidadania, juraram resistir às drogas e à violência. Temos certeza de que esse trabalho influenciará positivamente na vida dos estudantes”, destacou. Para Cinthia, como educadora, os sentimentos que a representam nesse momento tão especial para a educação da cidade é de gratidão e alegria.

Comente agora

Escolas particulares não vão adotar nova idade para admissão de alunos

Educação  Postado por Aline Souza - 10/08 14:19h
Escolas particulares não vão adotar nova idade para admissão de alunos

Foto: DR

Escolas particulares do Brasil inteiro ainda não aplicarão de forma padronizada a partir de 2019 os novos critérios definidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para a matrícula de crianças no ensino fundamental. A orientação da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), enviada para os colégios por ofício nesta quinta-feira (9), é que cada unidade escolar poderá adotar as mesmas regras de 2018 na admissão de alunos do próximo ano letivo. No início de agosto, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que as crianças só poderiam iniciar os estudos no ensino fundamental se completarem seis anos até 31 de março. 

Comente agora

Preparado (a) para o ENEM? Veja 5 dicas para ir bem na prova

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 09/08 22:00h
Preparado (a) para o ENEM? Veja 5 dicas para ir bem na prova

Para os vestibulandos de plantão, toda dica é válida. Aprender a aproveitar melhor o tempo de prova e a ser o mais assertivo possível na resolução das questões são a chave para aprovação. Como só faltam três meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nos dias 4 e 11 de novembro, vale você conferir as dicas do especialista em educação, Fabiano Castro, de como organizar o tempo. 

1) Não siga a ordem da prova
Comece a prova pelas matérias que você tem mais afinidade, pois no início da prova estamos com a cabeça mais livre e você já garante esses pontos na contagem final.

Comente agora

Aberto prazo para renovação de contratos do Fies celebrados até 2017

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 09/08 18:49h
Aberto prazo para renovação de contratos do Fies celebrados até 2017

Está aberto o prazo de renovação da participação no programa de financiamento estudantil (Fies) para contratos celebrados até dezembro de 2017. A manutenção do benefício deve ser registrada no sistema do Ministério da Educação até o dia 31 de outubro deste ano. O Fies é o programa de financiamento estudantil voltado a instituições de ensino particulares. Ele oferece empréstimos a alunos que desejam ingressar em cursos nessas universidades e faculdades, com percentuais variando a partir da renda dos candidatos e de outras variáveis. Para este ano, as regras do programa foram alteradas. A renovação vale para quem está nas regras vigentes até 2017. Ela deve ser feita pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição de ensino. Os alunos devem acompanhar esse processo por meio do sistema do MEC para verificar se o pedido foi encaminhado, se os dados estão corretos e para validar as informações.

Comente agora

Falha do MEC barra inscrição de alunos do Fies no segundo semestre

Educação  Postado por Aline Souza - 09/08 16:39h
Falha do MEC barra inscrição de alunos do Fies no segundo semestre

Foto: Reprodução

Uma falha ainda sob apuração nos sistemas do MEC (Ministério da Educação) impede um grupo de estudantes espalhados por todas as regiões do país de garantir a inscrição no Fies (Financiamento Estudantil) do segundo semestre. Numa varredura, o MEC diz ter encontrado 679 pessoas prejudicadas pelo erro. Elas fazem parte de uma leva de beneficiados pelo programa federal que tiveram as inscrições postergadas do primeiro para o segundo semestre deste ano. Para não perder a vaga na universidade, os estudantes que estão nessa situação precisam atualizar os dados cadastrais no portal do Fies na internet até esta sexta-feira (10), fase em que eles ainda não conseguiram concluir faltando um dia para o término do prazo. 

Comente agora

UFRB oferece 63 vagas para indígenas e remanescente de quilombos

Educação  Postado por Willyam Reis - 09/08 10:20h
UFRB oferece 63 vagas para indígenas e remanescente de quilombos

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece 63 vagas nos cursos de graduação da entidade para estudantes indígenas aldeados ou remanescente de comunidades quilombolas. Segundo a universidade, as vagas oferecidas são para ingresso no semestre 2018.2, e o período de inscrições ocorre entre 15 e 26 de agosto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas pela internet no endereço www.ufrb.edu.br/prosel. O candidato pode escolher duas opções de curso, em ordem de preferência. Os requisitos para os candidatos concorrerem são: ser indígena aldeado (IA) ou morador das comunidades remanescentes de quilombos (CQ), tenha cursado integralmente o Ensino Médio em instituição pública de ensino e realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2017. Para efeito do processo seletivo são consideradas comunidades remanescentes de quilombos apenas aquelas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, de acordo com o que prevê o Decreto 4887/03. Ainda segundo a entidade, o resultado da 1ª chamada de aprovados ocorreu no dia 28 de agosto.  (BN)

Comente agora

UFRB divulga resultado da primeira chamada do cadastro seletivo 2018.2

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/08 23:03h
 UFRB divulga resultado da primeira chamada do cadastro seletivo 2018.2

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou, nesta quarta-feira (8), o resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2018.2. A relação dos aprovados está disponível no site da instituição. O início do segundo semestre do ano letivo começa no dia 24 de setembro. De acordo com a UFRB, a matrícula dos aprovados será feita em duas etapas. A pré-matrícula será realizada pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), com entrega da documentação entre os dias 15 e 16 de agosto, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Campus Universitário em Cruz das Almas. Conforme a instituição, o candidato convocado só poderá ser matriculado em um único curso da UFRB. Os estudantes já matriculados em outros cursos deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula. 

Comente agora

Estudantes participam de encontro territorial de líderes de classe em Santo Antônio de Jesus

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/08 17:41h
Estudantes participam de encontro territorial de líderes de classe em Santo Antônio de Jesus

Para os estudantes líderes de classe das escolas da rede estadual na área do Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), esta quarta-feira (8) foi de troca de experiências e novos aprendizados. Eles participaram do IV Encontro Territorial de Líderes de Classe, que aconteceu no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus.

No evento, os líderes participaram de palestras e, logo em seguida, se reuniram em duas salas formando Grupos de Trabalho (GTs), onde discutiram temas como: Planos de ação e formação de líderes de classe e, também, sobre projeto de vida. O líder de classe Arica do Nascimento, 17, que faz o curso técnico em Administração, no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP), localizado em Santo Antônio de Jesus, falou sobre a atividade. “Gostei muito de assistir a palestra sobre liderança na sala de aula, pois o palestrante falou sobre a importância do líder e da diferença entre poder e autoridade”, disse.

Comente agora

FAMAM realiza aula Inaugural do curso de Direito

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/08 12:05h
FAMAM realiza aula Inaugural do curso de Direito

O curso de Direito da FAMAM iniciou suas atividades no dia 06 de agosto de 2018, com a palestra magna proferida pelo Dr. Augusto de Lima Bispo, Desembargador e vice Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, que abordou as perspectivas do curso de graduação em Direito. Em sua abordagem, discorreu, para além do currículo, e as diversas disciplinas que serão ministradas ao longo dos 10 semestres, sobre sua experiência, após longa carreira como advogado e depois como magistrado, inclusive nas comarcas de Cruz das Almas e Muritiba.

Não expressou desalento, ou desânimo, diante do cenário político e econômico do país, e sua postura revelou coragem e determinação diante de uma carreira que se renova a cada etapa da vida. Um grande exemplo para todos (as) que tiveram a oportunidade de participar deste encontro.

Comente agora

SEC nega corte orçamentário e afirma que mantém negociações com universidades

Educação  Postado por Aline Souza - 07/08 21:13h
SEC nega corte orçamentário e afirma que mantém negociações com universidades

Aulas na Uneb estão paradas desde segunda | Foto: Divulgação/ Uneb

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) afirmou em nota que tem dialogado com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além de manter o orçamento e os repasses regulares para as instituições de Ensino Superior do Estado. Desde a segunda-feira (6), os professores da Uneb iniciaram uma paralisação que prometem levar até a próxima sexta-feira (11). De acordo com a categoria, o ato foi feito em manifestação contra a “crise orçamentária” que atinge a universidade. Segundo a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), o estopim para a deflagração da paralisação foi a ameaça de corte das passagens intermunicipais dos professores, que dependem do recurso para que possam dar aulas nos campi do interior.  

Comente agora

Resultado do P-FIES está previsto para esta segunda-feira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/08 13:31h
Resultado do P-FIES está previsto para esta segunda-feira

Estudantes que se inscreveram no Programa de Financiamento Estudantil devem ficar atentos aos prazos: nesta segunda-feira (6), está prevista a divulgação do resultado P-FIES 2018 relativo ao segundo semestre. Os pré-selecionados devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Instituição de Ensino Superior para validar as informações da inscrição. A CPSA é a comissão responsável pelos processos existentes entre o estudante e o programa de financiamento, composta por representantes dos discentes, da instituição de ensino e do setor administrativo. É também por meio da CPSA que acontece o processo de aditamento FIES (renovação do contrato). O cronograma do FIES 2018.2 ainda está em fase de execução. A partir desta segunda-feira (6) e até o dia 10 de agosto, está prevista a complementação da inscrição para candidatos postergados para o segundo semestre de 2018. Estudantes inscritos na lista de espera FIES 2018 também dão início, a partir de hoje, à complementação da inscrição no site FiesSeleção. Pré-selecionados têm até cinco dias, contados a partir do dia seguinte ao da divulgação da pré-seleção, para realizar o procedimento. Esta etapa segue até o dia 9 de setembro.

Comente agora

Uefs divulga lista de aprovados na 3ª chamada do Vestibular 2018.2

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/08 12:20h
 Uefs divulga lista de aprovados na 3ª chamada do Vestibular 2018.2

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) disponibilizou a lista de candidatos selecionados em 3ª chamada no Vestibular 2018.2. A informação foi divulgada pela Uefs nesta terça-feira (7). Segundo a instituição, as matrículas devem ser efetuadas na quinta-feira (9), no Auditório Central da Universidade. Confira a lista de 3ª chamada e o escalonamento de matrícula no site da Uefs. O vestibular da Uefs foi realizado nos dias 10 e 11 de junho, em Feira de Santana. O processo seletivo contou com 14.475 inscritos que disputam 1.007 vagas em 28 cursos de graduação. Esta é a última edição do vestibular da universidade, que terá vagas preenchidas por meio do Sisu a partir de 2019.

Comente agora

426 alunos serão formados no PROERD em Santo Antônio de Jesus

Educação  Postado por Willyam Reis - 07/08 12:12h
426 alunos serão formados no PROERD em Santo Antônio de Jesus

Imagem da formatura da turma PROERD de 2016 em S. A. de Jesus

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), criado em 1983. No Brasil, este programa foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é adotado em todo o Brasil. Em Santo Antônio de Jesus, desde 2010, o 14º Batalhão de Polícia Militar, juntamente a Secretaria de Educação Municipal já realizou a formatura de mais de 1600 alunos e neste ano, mais 426 jovens e adolescentes se formarão na próxima quarta-feira (08), a partir das 15h na sede do batalhão. Em entrevista ao radialista Reginaldo Silva, a cabo Lilian do 14º BPM, deu detalhes sobre o evento, “o evento conta com 6 escolas atualmente. As aulas consistem em palestras durante os dois semestres, no final, há uma avaliação sobre o que o aluno aprendeu. Os temas discutidos vão desde convivência familiar, escolha de amizades, como resistir à pressão dos amigos, como agir diante de um problema e principalmente, saber tomar decisões quando os familiares não estão por perto”, declarou.

Segundo a policial, para as escolas solicitarem apoio do PROERD, mas mesmas devem enviar um oficio para a Polícia Militar para selecionar as turmas e iniciar as orientações, “fazemos também palestras com os pais, além da polícia participar da vida escolar dos alunos. No início, tínhamos dificuldade devido avisam que as crianças tinham da Polícia Militar, mas hoje somos bem recebidos. A gente está fazendo a diferença para essas crianças”, afirmou.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Guarda municipal agride professores durante protesto, acusa APLB

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/08 11:52h
Guarda municipal agride professores durante protesto, acusa APLB

A guarda municipal se envolveu no ato organizado pelos professores municipais grevistas na manhã desta terça-feira (7) (veja aqui). A categoria, que está em campanha salarial há quase um mês, bloqueava o acesso ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) quando a guarda foi acionada. A força utilizou bombas de efeito moral para dissipar os manifestantes e liberar o acesso ao prédio. Professores e a gestão municipal não chegaram a um novo acordo durante reunião nesta segunda (6). A prefeitura ofereceu um reajuste de 2,5% enquanto (lembre aqui) a categoria pede cerca de 6%. Não há informações sobre feridos durante o embate. (BN)

Comente agora

Novo modelo do Enem poderá ser apresentado este ano

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 06/08 18:00h
Novo modelo do Enem poderá ser apresentado este ano

Um novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser apresentado ainda este ano, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares. O formato dependerá, no entanto, da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, atualmente em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE). As mudanças devem começar a ser aplicadas apenas após 2020. Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estuda atualmente como será a nova avaliação. A mudança será feita a partir da BNCC, que define o conteúdo mínimo que deverá ser ensinado em todas as escolas do país. Uma possibilidade é que haja modelos diferentes de provas para avaliar os itinerários formativos estabelecidos no novo ensino médio. “O Inep está estudando uma proposta em paralelo, enquanto se discute a BNCC, para apresentar uma proposta para a sociedade brasileira assim que a BNCC tiver sido aprovada. Nós vamos apresentar uma proposta ainda este ano se a base for aprovada, como é o nosso desejo”, disse o ministro hoje (6) no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Pelo novo ensino médio, sancionado no ano passado, parte do currículo da etapa de ensino, o equivalente a 1,8 mil horas deverá ser destinado ao conteúdo da BNCC.

Comente agora

Uefs abre inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2018.2

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/08 17:58h
 Uefs abre inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2018.2

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) abre inscrições, na terça-feira (7), para vagas remanescentes do vestibular 2018.2. Os interessados terão até o dia 14 de agosto para se candidatar. A instituição ressalta que poderão se inscrever, apenas, os candidatos que tenham sido classificados como “excedente de vaga” no resultado do processo seletivo 2018.2 e que não tenham sido convocados para a matrícula. Será permitida a inscrição, exclusivamente, para vagas remanescentes em cursos da mesma área do curso optado pelo candidato na inscrição do vestibular.Ao todo, são disponibilizadas 105 vagas, divididas nos seguintes cursos: Licenciatura em Matemática, Licenciatura e Bacharelado em Física, Licenciatura em Química, Bacharelado em Ciências Econômicas, Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Licenciatura e Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Letras com Francês, Licenciatura em Letras / Português e Espanhol. O candidato classificado para o preenchimento de vaga remanescente deste Edital ingressará na Uefs no semestre letivo 2018.2. Mais informações podem ser acessadas no Site da Coordenação de Seleção e Admissão, onde o Edital de Vagas Remanescentes será publicado na terça-feira (7).

Comente agora

Educadores discutem sobre a implantação da BNCC durante encontro em Santo Antônio de Jesus

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/08 17:56h
Educadores discutem sobre a implantação da BNCC durante encontro em Santo Antônio de Jesus

Gestores escolares e coordenadores pedagógicos dos 19 municípios pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), na região do Recôncavo (a 190 km de Salvador), participaram, nesta segunda-feira (6), do Dia D de Apropriação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Novas Arquiteturas Curriculares do Ensino Médio”. A atividade, realizada na Faculdade de Ciências Empresariais (FACEMP), teve como objetivo mobilizar os educadores em torno das discussões sobre a implementação da BNCC e da elaboração da proposta curricular para a rede estadual.

O coordenador pedagógico do Colégio Estadual Rômulo Galvão, na cidade de São Félix, falou sobre o engajamento dos gestores e professores nesta construção coletiva. “É necessário ficar por dentro das mudanças que acontecem na Educação e esta, com certeza, é uma ação que tem que ser analisada, discutida e aprovada por todos na escola, pois a BNCC é uma temática importante, que vai conduzir nosso trabalho e dos professores, mexendo na gestão pedagógica”, comenta.

Comente agora

Gabarito do Encceja Nacional sai até o dia 17

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 06/08 13:37h
Gabarito do Encceja Nacional sai até o dia 17

Até o dia 17 de agosto o gabarito das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja - 2018 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame foi aplicado ontem (5) em todo o país. O resultado individual estará disponível a partir de outubro, na página do participante. O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino e querem obter certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Para obter o certificado é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame. No total, 1.695.608 pessoas se inscreveram para o Encceja, sendo 356.326 para conquistar o certificado do ensino fundamental e 1.339.282 em busca do certificado do ensino médio. Ainda hoje, o Inep deve divulgar um balanço com o número de presentes e de abstenções nas provas. Além de provas de Português, História, Geografia, Matemática, Artes e Educação Física, ontem os estudantes fizeram uma redação. Para o ensino fundamental o tema foi "Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira” e, para o médio, “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador". (EBC)

Comente agora

Três em cada 10 são analfabetos funcionais no País, aponta estudo

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/08 13:09h
Três em cada 10 são analfabetos funcionais no País, aponta estudo

Os preços das ervas, temperos, cebolas e limões na barraca da feirante Onorina Quixobeira da Silva, de 62 anos, são redondinhos: R$ 1, R$ 2, R$ 3, e por aí vai. Nada de centavos. Quanto menos números, melhor. É contando nos dedos que sai o troco do freguês. Só assim ela consegue identificar o que está nas cédulas e fazer a venda correta. "Muitas vezes me atrapalho e tenho de começar a contar de novo", conta ela.

Três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no País — 29% do total, o equivalente a cerca de 38 milhões de pessoas — são considerados analfabetos funcionais. Esse grupo têm muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas, como fazer contas de uma pequena compra ou identificar as principais informações em um cartaz de vacinação.

Comente agora

Bolsas de estudos podem ser interrompidas em 2019, diz Capes

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/08 10:37h
Bolsas de estudos podem ser interrompidas em 2019, diz Capes

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma das mais importantes agências de fomento à pesquisa e à formação de docentes do país, enviou ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, uma nota dizendo que o teto de gastos que deve ser imposto à entidade em 2019 pode inviabilizar o pagamento de bolsas de estudos, entre outras atividades. Segundo o documento, assinado pelo presidente da Capes, Abilio Baeta Neves, só haveria recursos para a entidade cumprir seus compromissos até o mês de agosto de 2019. O número de prejudicados, nas contas da agência, pode chegar a 93 mil alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado), 105 mil beneficiários de programas voltados à educação básica e 245 mil pessoas ligados à Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre alunos e bolsistas -professores, tutores, assistentes e coordenadores. O impacto pode ser grande porque a maior parte da pesquisa nacional é produzida dentro de universidades, durante o desenvolvimento de teses e dissertações. Sem bolsa, muitos pós-graduandos acabam abandonando suas pesquisas e deixando a carreira acadêmica para trás.

Comente agora

Cortes do MEC vão paralisar quase 90 programas da UFBA

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/08 17:48h
Cortes do MEC vão paralisar quase 90 programas da UFBA

Foto: Divulgação/ Ufba

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) terá quase 90 projetos em execução completamente paralisados, caso o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) resolva cortar em 11%, o orçamento global do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A universidade baiana, que atualmente ocupa a 30ª posição no ranking das melhores universidades da América Latina e o primeiro lugar na região Nordeste, deverá sofrer muito com esta ação do governo federal. Atualmente existe 1.502 bolsas de estudo na universidade baiana, sendo 701 de mestrado, 715 doutorado e 86 pós-doutorado, além de 87 programas de pós-graduação. Professor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufba, Thierry Petit Lobão lamentou a medida, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia. “Este corte profundo no orçamento do MEC é uma crônica anunciada. O governo vem atuando em duas frentes: já retirou 50 % dos insumos e agora quer acabar com as bolsas dos estudantes. Caso isto aconteça, todas as pesquisas com a participação desses alunos serão inviabilizadas”, afirmou. A fatia dos recursos a ser cortada pelo MP ainda não foi fechada, mas vai prejudicar direta e indiretamente a bolsa de formação dos futuros pesquisadores brasileiros. Hoje estimada em mais de 95 mil alunos.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com