Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

Super promoção de mochilas escolares da Sapataria Santo Antônio com descontos de 40% em toda linha de mochilas infantil

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/02 21:43h
Super promoção de mochilas escolares da Sapataria Santo Antônio com descontos de 40% em toda linha de mochilas infantil

Venha economizar e comprar barato de verdade na superpromoção de mochilas escolares da Sapataria Santo Antônio. São lindas mochilas, lancheiras e estojos da Barbie, Polly, Hot Wheels, Max Steel, Transformers, e muito mais, com um mega desconto de 40% avista ou aprazoNão perca essa grande oportunidade! Participe da superpromoção de mochilas escolares da Sapataria Santo Antônio com 40% de desconto em toda linha infantil! Venha e comprove!

Sapataria Santo Antônio – Tradição e qualidade em calçados – Tel: 3631-3990.

Praça Padre Mateus, n° 70, Santo Antônio de Jesus- BA

Veja mais fotos abaixo: 

Comente agora

Estados e municípios podem aderir a Brasil Alfabetizado até dia 6 de março

Educação  Postado por Anacley Souza - 20/02 21:27h
Estados e municípios podem aderir a Brasil Alfabetizado até dia 6 de março

O Ministério da Educação prorrogou até 6 de março o prazo para que estados e municípios possam aderir ao programa Brasil Alfabetizado. Segundo a pasta, a ideia é atender prefeituras e estados com dificuldade de acesso à internet, além de contemplar novos gestores que assumiram as secretarias de educação este ano. Até o momento, mais de 700 localidades, entre estados e municípios, já fizeram inscrição no programa. Este ano, o Brasil Alfabetizado vai atender 250 mil pessoas a partir de 15 anos de idade. O programa é considerado pelo governo federal como porta de acesso para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, com atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo – 90% deles na Região Nordeste. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, 12,8 milhões de jovens e adultos com 15 anos de idade ou mais não são alfabetizados. O número representa 8% de toda a população nessa faixa etária.

Comente agora

Prouni divulga segunda chamada para bolsas em universidades privadas

Educação  Postado por Anacley Souza - 20/02 19:13h
Prouni divulga segunda chamada para bolsas em universidades privadas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (20) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). A lista dos pré-selecionados foi publicada na página do programa na internet http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/lista-espera. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. A atual edição do Prouni teve 1.535.042 candidatos inscritos. Como cada um pôde fazer duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 2.976.550. No total, foram ofertadas 214.242 bolsas em 13.521 cursos, distribuídos em 1.065 instituições de todo o Brasil. O número é o maior desde a criação do programa, em 2004, e representa crescimento de aproximadamente 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram oferecidas 203.602 bolsas. Este ano, foram registrados 7,16 candidatos por vaga.

Comente agora

IFBA lança novas turmas de cursos para funcionários de escolas públicas

Educação  Postado por Débora Ayane - 20/02 14:45h
IFBA lança novas turmas de cursos para funcionários de escolas públicas

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina, vai lançar novas turmas de cursos técnicos subsequentes do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Pró-funcionário). O diretor do campus, Epaminondas Macedo informa que a participação nessas novas turmas estão asseguradas para trabalhadores da educação de Jacobina e Mirangaba. Os dois municípios já manifestaram interesse por meio das secretarias de educação. “A Direção do IFBA quer ampliar a oferta de cursos. Portanto, vamos aguardar novas propostas de outros municípios interessados até o próximo dia 24 de fevereiro”, informa Epaminondas. É necessário que seja encaminhado um ofício para a formalização do interesse durante o prazo. Na edição anterior, foram realizados cursos nas áreas de alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar. O diretor lembra ainda que os municípios podem propor novos cursos além dos quatro anteriores que também serão realizados nessa edição. O Pró-funcionário é um programa de educação à distância do Ministério da Educação realizado pelos Institutos Federais visando a formação dos funcionários de escolas públicas da educação básica. Os cursos são gratuitos e a seleção dos alunos é realizada pelas prefeituras.

Comente agora

Número de crianças em educação integral cai 46%

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/02 16:29h
Número de crianças em educação integral cai 46%

A maioria das conclusões trazidas pelo Censo Escolar 2016, divulgado pelo Ministério da Educação, reafirma problemas já conhecidos: falta de creche, alto número de crianças fora da escola e altos índices de repetência. Há dois dados que chamam mais a atenção. O primeiro é a diminuição do número de crianças até o 9º ano no ensino integral. Num momento em que o país assume formalmente a importância da educação integral para o ensino médio, por meio da Medida Provisória 746 assinada pelo presidente Michel Temer, o número de crianças do 1º ao 9º ano nesse regime diminui em 46%. Em 2016, apenas 9% dos estudantes dessa fase estavam em escola integral. “O Banco Mundial mostrou que, na prática, a criança brasileira tem apenas 2,5 horas de aulas por dia”, diz Priscila Cruz, presidente do Todos Pela Educação. “É muito pouco, principalmente tendo em vista que o currículo brasileiro é muito extenso”, diz. A diminuição do número de crianças fora da escola vai na contramão de uma das metas do Plano Nacional de Educação, que estipula o aumento da oferta de ensino integral para a educação fundamental. Outro ponto que surpreende é o crescimento, apesar da crise econômica, do número de crianças em escolas privadas. Em oito anos, o número de alunos que migrou da escola pública para a particular cresceu 32%. “É alarmante porque mostra que a sociedade está desistindo do ensino público a que tem direito”, diz Priscila Cruz.

Comente agora

758 milhões de adultos não sabem ler nem escrever no mundo; no Brasil, são 13 milhões de analfabeto

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/02 10:13h
758 milhões de adultos não sabem ler nem escrever no mundo; no Brasil, são 13 milhões de analfabeto

A baixa alfabetização afeta 758 milhões de adultos no mundo, dos quais 115 milhões têm entre 15 e 24 anos. Esse público não sabe ler nem escrever frases simples, o que afeta negativamente sua participação e desempenho em programas de educação para jovens e adultos (EJA). A conclusão é do 3º relatório global da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre Aprendizagem e Educação de Adultos. Lançado na última quarta-feira (15), na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o documento recebeu contribuições de 139 países que se disponibilizaram a participar da pesquisa da agência da ONU. Dessas nações, 65% identificaram a falta de alfabetização como o principal fator que impede a aprendizagem e a educação de adultos de terem um impacto mais significativo sobre a saúde e o bem-estar de estudantes. Sessenta e seis porcento dos Estados-membros da UNESCO concordaram que iniciativas de alfabetização ajudam a promover valores democráticos, coexistência pacífica e solidariedade. Outro problema identificado pelo relatório é a desigualdade de gênero: mulheres continuam representando 63% dos adultos com baixas habilidades de alfabetização e não têm as mesmas condições que os homens de ingressar em projetos de EJA.

Comente agora

Projetos de estudante de São Miguel das Matas representa a Bahia em feira de ciências

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/02 08:39h
Projetos de estudante de São Miguel das Matas representa a Bahia em feira de ciências

Seis projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino representarão a Bahia na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), entre os dias 20 e 27 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Entre os projetos estão "Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti", das estudantes ; das estudantes Ilana Macêdo de Jesus e Laíce Araújo Lopes, do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes (Itatim), e "Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo para professores da rede pública de ensino", dos estudantes Jade Aisline Sousa dos Santos e Leandro Andrade Santos, do Colégio Estadual Cesar Borges (Valente). "Fiquei contente com a classificação para uma feira com a dimensão da Febrace. Já estudamos formas de melhorar o projeto para apresentar o modelo melhorado na feira e na sala de aula", declarou Ilana de Jesus. Os demais projetos aprovados são: "A propriedade larvicida do óleo essencial da erva cidreira brasileira", das estudantes Julia Ataide Fagundes e Sandy Evans Miranda Marques, do Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa (Santa Maria da Vitória);

Comente agora

Governo aumenta repasse de salário-educação em 7%

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/02 08:42h
Governo aumenta repasse de salário-educação em 7%

Os repasses do salário-educação para municípios, estados e Distrito Federal vão crescer 7% este ano em relação a 2016. Segundo estimativa publicada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU), a transferência das quotas estadual e municipal referentes a 2017 deve atingir R$ 12,53 bilhões – no ano passado, foram R$ 11,71 bilhões. As redes municipais devem receber R$ 6,86 bilhões, enquanto as estaduais e distrital, R$ 5,67 bilhões. “O salário-educação é uma das principais fontes de recursos para a manutenção e desenvolvimento do ensino no país, ao lado do Fundeb”, explica o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro. O valor é uma contribuição social recolhida de todas as empresas e entidades vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social. A alíquota é de 2,5% sobre a folha de pagamento. Após a arrecadação, feita pela Receita Federal, cabe ao FNDE repartir os recursos, sendo 90% em quotas estadual/municipal (2/3) e quota federal (1/3), e 10% para serem utilizados pela autarquia em programas e ações voltados à educação básica. Distribuída com base no número de matrículas no ensino básico, a quota estadual/municipal é depositada mensalmente nas contas correntes das secretarias de educação. Já a quota federal é destinada ao FNDE, para reforçar o financiamento da educação básica, com o intuito de reduzir os desníveis socioeducacionais entre municípios e estados.

Comente agora

O ensino integral encolheu, mostra o novo censo escolar

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/02 08:11h
O ensino integral encolheu, mostra o novo censo escolar

Nos últimos anos, as escolas de ensino integral vinham expandindo puxadas pela ambição de, um dia, serem a realidade em todo o Brasil. Mas o novo Censo Escolar, divulgado na última quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que a tendência se reverteu: pela primeira vez em quase uma década o número de alunos matriculados em turno integral encolheu. Isso mesmo: em 2015, representavam 16,7% dos estudantes do ciclo fundamental; hoje são 9%. Trocando em números, o contingente que tinha jornada estendida no colégio despencou de 4,5 para 2,4 milhões – o patamar de quatro anos atrás. Esse cenário tem relação direta com o congelamento do programa Mais Educação, uma das grandes bandeiras dos governos Lula e Dilma na área. A União canalizava recursos para que as redes estaduais e municipais ampliassem o turno escolar para no mínimo sete horas diárias. No ano de estreia, 2008, 360 000 alunos passaram a frequentar a escola em tempo integral. Em 2014, no auge, o número bateu 8 milhões de estudantes. Mas aí, na esteira das crises econômica e política, veio o declínio. Na gestão Dilma, entre 2015 e 2016, a fonte para o programa foi minguando, até secar de vez. Quem acompanhou o Mais Educação de perto não se surpreendeu com o fracasso. Primeiro, havia um importante problema de ordem prática. “O dinheiro para a implantação nunca foi incorporado ao orçamento dos estados e municípios, portanto, ficou mais sujeito às circunstâncias.

Comente agora

Professores são demitidos por telegrama após 5 meses sem receber

Educação  Postado por Anacley Souza - 17/02 20:43h
Professores são demitidos por telegrama após 5 meses sem receber

Professores do Centro Universitário Fieo (Unifieo) foram demitidos por telegrama no início do mês, durante uma greve motivada pela falta de pagamentos dos últimos cinco meses. Segundo os docentes, 127 dos quase 250 professores ativos foram dispensados pelo Unifieo, da Fundação Instituto de Ensino para Osasco. De acordo com o Sindicato dos Professores de Osasco e Região (Sinprosasco) e especialistas ouvidos pelo site de VEJA, a demissão fere a Lei de Greve. O centro universitário, um dos mais tradicionais de Osasco, em São Paulo, é conhecido por seu curso de Direito, que deu início à Fundação, em outubro de 1967. A instituição já chegou a ter mais de 30 cursos para atender aproximadamente 13.000 alunos, segundo comunicado da Unifieo. “Deveria estar dando aulas no curso de comércio exterior, onde lecionei por 25 anos, mas, infelizmente, estou em casa. Jamais imaginei que seria demitido ‘por justa causa’, sem receber os pagamentos, durante uma greve, por telegrama. Ainda estou espantado. Meus dois filhos estudaram e se formaram nessa instituição de ensino, à qual me dediquei por anos e que é tão conceituada e importante para a região”, afirma Antônio Carlos Roxo, professor que fundou a graduação de comércio exterior e era responsável por sua coordenação. De acordo com os professores ouvidos pelo site de VEJA, a crise no pagamento dos docentes teve início em outubro de 2015, quando os salários de todo o quadro de professores começou a atrasar.

Comente agora

Ensino integral do país perde mais de 2 milhões de alunos do 1º ao 9º ano

Educação  Postado por Débora Ayane - 17/02 13:44h
Ensino integral do país perde mais de 2 milhões de alunos do 1º ao 9º ano

O número de matrículas para o período integral no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) caiu 46% no ano passado. De acordo com os dados do Censo Escolar, divulgados na quinta-feira (16), em 2015 eram 4,6 milhões de alunos matriculados na modalidade. Em 2016, o número ficou em 2,4 milhões. A queda é puxada, principalmente, pela rede pública de ensino, mas também houve recuo de 18,9% na particular. O aumento das vagas em tempo integral é uma das apostas do governo federal para melhorar a educação no país. O PNE (Plano Nacional da Educação) prevê que, até 2024, 25% das matrículas e 50% das escolas da rede pública ofertem essa modalidade. Em 2015, 19,4% das matrículas das escolas públicas no fundamental eram no período integral --o porcentual caiu para 10,5% no ano passado. E foi ainda menor nos anos finais (do 6º ao 9º ano), com 7,7%. Para especialistas, a queda registrada é consequência da descontinuidade de programas que impulsionavam essa oferta e da crise financeira. O Mais Educação, principal programa do Ministério da Educação (MEC) para fomentar o tempo integral com prioridade para o ensino fundamental, acabou paralisado em 2015. *Estadão

Comente agora

Termina hoje a consulta pública sobre as mudanças no Enem

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/02 06:49h
Termina hoje a consulta pública sobre as mudanças no Enem

Termina às 23h59 desta sexta-feira (17) o prazo para responder as perguntas da consulta pública sobre as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a consulta, no ar desde o dia 18 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) quer referendar a possibilidade de aplicar o exame em apenas um dia, no domingo, e não mais em dois. Caso isso ocorra, o governo vai atender a uma antiga reclamação dos sabatistas, candidatos que por questão religiosa só podem estudar ou trabalhar no sábado após o sol se pôr. Todos os anos eles entram para as provas às 13h (pelo horário de Brasília) junto com os demais candidatos, e ficam isolados em uma sala para começar o exame somente às 19h. No Acre, por conta do fuso horário, o tempo de espera chega a 9h. Segundo o Inep, responsável pela aplicação do exame, cada candidato sabatista custa para o governo R$ 16,39 a mais do que os demais participantes, por conta das despesas extras de ter de aplicar o exame no período noturno. Como o custo médio de cada participante é R$ 68,71, o sabatista gera uma despesa de R$ 85,10 para o MEC.

Comente agora

Brasil, o país da repetência

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/02 22:13h
Brasil, o país da repetência

O censo escolar levanta ano a ano, escola a escola, dados que ajudam a dimensionar o quanto o Brasil avançou – ou não – na quantidade e na qualidade do ensino. Na edição que o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulga nesta quinta-feira, há um dado que, mesmo tendo jeitão de reprise, deve vir aos holofotes como um aviso de que há algo de muito errado por aqui: a repetência no país continua entre as mais altas do mundo. Trata-se de um indicador inequívoco do baixo nível das escolas brasileiras. Os números confirmam que o Brasil está ainda muito longe do que propõe o Plano Nacional de Educação: no papel, 95% dos alunos deveriam concluir o ensino fundamental na idade adequada até 2024; na realidade, 23% (quase um de cada quatro estudantes) que cursam o 9º ano em colégio público repetiram pelo menos uma vez ao longo de sua vida escolar. A diferença para as escolas particulares merece ser ressaltada pelo fosso que as separa: na rede privada, 7% tiveram a mesma trajetória. “O alto índice de alunos repetentes sinaliza que o professor não está ensinando, o aluno não está aprendendo e o Brasil joga dinheiro fora num sistema inoperante”, resume a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães. Em 2015, a repetência dragou cerca de 30 bilhões de reais dos cofres públicos (está incluído aí o preço de pagar duas vezes pelo mesmo aluno).

Comente agora

UFRB abre vagas para professor substituto em Saúde, Letras e Exatas

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/02 21:34h
UFRB abre vagas para professor substituto em Saúde, Letras e Exatas

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos simplificados com vistas à contratação de professores substitutos para a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). As vagas são para as áreas de Física, Matemática e Estatística, Práticas de Cuidado em Saúde, Língua Portuguesa e LIBRAS. Os candidatos devem efetuar as inscrições pessoalmente nos Centros de Ensino relativos às disciplinas de seu interesse. Confira a tabela de vencimentos para professores substitutos. O prazo das inscrições segue aberto até o dia 24 de fevereiro para as disciplinas exatas, até o dia 3 de março para a disciplina em saúde e até o dia 6 de março para as disciplinas em letras. A taxa de inscrição é de R$ 60. A titulação exigida é a graduação na área de conhecimento e, no caso da disciplina em saúde, a especialização em Saúde da Família ou Atenção Básica. Para se inscrever às vagas de Física e Matemática e Estatística, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da UFRB, e levar até a Coordenação de Gestão Acadêmica do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, em Cruz das Almas, junto com os documentos listados no edital. Para as vagas de Saúde, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e levar para a sala do Protocolo, localizada no Pavilhão de Aulas do Centro de Ciências da Saúde, no campus de Santo Antônio de Jesus, junto com os documentos listados no edital.

Comente agora

UFRB renomeia calendário acadêmico 2016.2 e aprova ajuste como 2017.1

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/02 19:46h
UFRB renomeia calendário acadêmico 2016.2 e aprova ajuste como 2017.1

O Conselho Acadêmico (Conac) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em reunião extraordinária realizada na quarta-feira, dia 15, decidiu pela renomeação do calendário acadêmico 2016.2 para registro acadêmico como 2017.1. O novo semestre letivo, a ser iniciado em maio de 2017, será registrado no histórico acadêmico dos discentes com a ressalva de sua excepcionalidade, de modo a não comprometer os prazos e procedimentos acadêmicos. Os discentes matriculados no semestre institucional de 2016.2 serão convocados para o início das aulas em 15 de maio de 2017. Já os discentes recentemente matriculados, que fizeram o processo seletivo do Eem/Sisu referente a 2017.1, terão convocação para início das aulas em 16 de outubro de 2017, seguindo o fluxo de ingressos da instituição. "Outras medidas da gestão acadêmica referentes à regularização dos fluxos institucionais relativos à oferta de cursos serão apreciadas nos Centros de Ensino, com a atuação direta dos Colegiados de Cursos e Pró-Reitoria de Graduação", indica a pró-reitora Rita Dias. A proposta de ajuste do calendário acadêmico 2016.2, aprovada por maioria pelo Conac, mantém sem quaisquer alterações a programação semestral da oferta de componentes curriculares, encargo docente, procedimentos de ingresso, procedimentos de colação de grau, e todas as demais atividades da gestão acadêmica ao encargo de Colegiados de Cursos, Prograd e Superintendência de Regulação e Registro Acadêmicos (SURRAC).

Comente agora

40 anos, com curso superior e turmas presenciais: censo mostra o perfil dos professores

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/02 18:53h
40 anos, com curso superior e turmas presenciais: censo mostra o perfil dos professores

Os professores que trabalham na educação básica no Brasil têm em média 40,1 anos de idade e a maior parte deles possui diploma do ensino superior. Além disso, praticamente todos eles atuam exclusivamente com turmas presenciais, sendo que quase dois terços trabalham em um único turno, e três quartos só dão aulas em escolas públicas. Esse e outros dados do Censo Escolar 2016 foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo governo federal. As informações resumidas do censo retratam a realidade dos estudantes e professores do ensino infantil (creche e pré-escola), do fundamental (anos iniciais e anos finais) e do ensino médio. No total, o Brasil tinha, em 2016, 43.988.985 estudantes matriculados na educação básica regular, e outros 3.326.375 estudantes matriculados na educação básica do EJA, o Ensino de Jovens e Adultos. Esses alunos têm aulas com 2.196.427 professores.

Formação docente:  Embora 77,5% desses 2,1 milhões de professores terem diploma do ensino superior, o Inep também avalia se os docentes têm a formação adequada para darem as aulas para as quais foram contratados.

Comente agora

Uesb divulga boletim de desempenho do processo seletivo 2017

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/02 18:21h
Uesb divulga boletim de desempenho do processo seletivo 2017

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou, nesta quinta-feira (16), o boletim de desempenho do processo seletivo 2017. A lista de aprovados também já foi divulgada. Para saber as notas de cada prova, bem como a classificação no processo seletivo, os candidatos devem acessar o site da universidade. A instituição destaca que para fazer a consulta, os estudantes devem informar alguns dados, como data de nascimento, CPF, número de inscrição e/ou e-mail de cadastro. A Uesb informa que em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) através dos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.

Comente agora

Instituições convocam candidatos em lista de espera do Sisu

Educação  Postado por Willyam Reis - 16/02 09:25h
Instituições convocam candidatos em lista de espera do Sisu

As instituições de ensino convocam a partir de hoje (16) os candidatos da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes que confirmaram interesse em participar da lista devem acompanhar as informações junto às instituições, já que elas são as responsáveis pela convocação nessa fase. A lista de espera é válida para os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera estava restrita à primeira opção de vaga do candidato. Ao todo, o Sisu ofertou 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que não tenham tirado nota zero na redação. Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016. (AgenciaBrasil)

Comente agora

Divulgadas mudanças nas regras do Fies

Educação  Postado por Willyam Reis - 16/02 08:37h
Divulgadas mudanças nas regras do Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU) portaria que altera normas que regulam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Dentre as mudanças, agora as empresas do setor poderão deduzir no cálculo dos encargos educacionais "deságios mínimos a partir do valor das mensalidades, semestralidades ou anuidades com desconto, conforme definição de portaria normativa do MEC a cada processo seletivo". Pela regulamentação anterior, a dedução nas mensalidades, semestralidades ou anuidades só alcançava descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela instituição, incluindo os concedidos em virtude de pagamento pontual. A portaria também define novos parâmetros para o valor dos encargos educacionais de acordo com o comprometimento da renda familiar do aluno. A tabela estabelece, por exemplo, que, no casos de alunos com renda igual ou inferior a meio salário mínimo, o desembolso marginal é de 15% e o desembolso efetivo também de 15%.

Comente agora

Medalhistas olímpicos de matemática podem concorrer a bolsas de estudos

Educação  Postado por Anacley Souza - 14/02 20:29h
Medalhistas olímpicos de matemática podem concorrer a bolsas de estudos

Estudantes de baixa renda e que tenham conquistado uma medalha em qualquer edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) podem concorrer a 50 bolsas para se manterem na universidade. As inscrições estão abertas até o dia 20. As bolsas são concedidas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que promove a olimpíada, em parceria com o Instituto TIM. Para concorrer, o aluno precisa ser medalhista de ouro, prata ou bronze em alguma edição da OBMEP; estar matriculado em uma universidade pública para o primeiro período deste ano nos cursos de astronomia, biologia, computação, economia, engenharia, estatística, física, matemática, medicina ou química. “Geralmente, as grandes universidades públicas ficam em capitais, e essa criança não tem condições de se manter nesse lugar, às vezes por ser arrimo de família”, disse Mônica Souza, coordenadora da Olimpíada de Maremática. A bolsa é renovada por até 48 meses, mediante avaliação, que é feita nas universidades por professores colaboradores do IMPA. Esse é o terceiro edital da parceria. Os recursos para as bolsas são concedidos pelo Instituto TIM.

Comente agora

IFBA de Santo Antônio de Jesus abre inscrições para 235 vagas em cursos gratuitos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/02 16:57h
IFBA de Santo Antônio de Jesus abre inscrições para 235 vagas em cursos gratuitos

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Santo Antônio de Jesus está oferecendo 235 vagas gratuitas em cursos de extensão para comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas, a partir do dia 13 de fevereiro de 2017, conforme editais de seleção disponíveis no site do campus. Não será cobrada taxa de inscrição. As aulas começarão no dia 06 de março, com encontros presenciais, no IFBA. Todos os cursos fornecerão certificados ao concluinte que obtenha aprovação nas atividades acadêmicas e 75% de frequência.

Veja quais são os cursos e como fazer para se matricular:

Curso Básico de Planilhas Eletrônicas - 20 (vinte) vagas gratuitas à comunidade geral que possua o Ensino Fundamental II completo. O curso será realizado no período de 06 de março a 12 de abril de 2017. Carga horária de 48 horas. Consulte o edital. Curso de Operador de Computadores - 20 (vinte) vagas gratuitas à comunidade geral que possua o Ensino Fundamental II completo. O curso será realizado no período de 06 de março a 15 de maio de 2017, Carga horária de 80 horas. Mais informações. Consulte o edital. Curso de Básico Edição de Imagem - 20 (vinte) vagas gratuitas à comunidade geral que possua o Ensino Fundamental II completo. O curso será realizado no período de 09 de março a 07 de abril de 2017, Carga horária de 40 horas. Consulte o edital.

Comente agora

Univasf abre inscrições para estágio na área de direito; confira

Educação  Postado por Débora Ayane - 14/02 16:10h
Univasf abre inscrições para  estágio na área de direito; confira

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para estágio na área de direito. A instituição não detalhou o número de vagas, mas destaca que os interessados têm até o dia 21 de fevereiro para fazer a inscrição, presencialmente.Podem participar do processo seletivo estudantes matriculados a partir do 3º período do curso de Direito, com frequência efetiva em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).O estagiário vai cumprir jornada semanal de 20h e receberá bolsa mensal no valor de R$ 364, além de auxílio transporte de R$ 132. O contrato tem validade de um ano, mas pode ser prorrogado por mais um ano.Conforme a instituição, a vaga é para atuar na Coordenação de Revisão de Normas Institucionais do Gabinete da Reitoria (CRNI/GR). Os candidatos devem se inscrever de segunda a sexta-feira, na coordenação, localizada no 2º andar do Prédio da Reitoria, Campus Petrolina, das 9h às 11h30 ou das 15h às 17h30.

Comente agora

Fies 2017: resultado é divulgado

Educação  Postado por Débora Ayane - 13/02 14:45h
Fies 2017: resultado é divulgado

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) divulgou nesta segunda-feira (13) a lista com os nomes dos candidatos que poder obter empréstimos para pagar mensalidades de cursos em universidades privadas. O resultado pode ser consultado no site http://fiesselecao.mec.gov.br/. O programa do Ministério da Educação (MEC) abriu 150 mil vagas.Aqueles que forem aprovados na pré-seleção devem concluir a inscrição no SisFies no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br, de 14 de fevereiro até as 23h59 de 20 de fevereiro de 2017.Os estudantes são classificados a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, priorizando aqueles que não tenham concluído o ensino superior. Depois deles, entram na lista os candidatos que já são formados.

Lista de espera

Comente agora

Candidatos selecionados do Prouni têm até hoje para comprovar dados

Educação  Postado por Willyam Reis - 13/02 09:32h
Candidatos selecionados do Prouni têm até hoje para comprovar dados

Os candidatos pré-selecionados para receber bolsas integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (13) para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. O estudante deve apresentar os seus documentos originais e de membros da família, quando for o caso, na instituição para a qual foi selecionado. A lista completa de documentos está disponível no site do ProUni. Para os estudantes do Espírito Santo, o Ministério da Educação estipulou o prazo até quarta-feira (15), para que não sejam prejudicados, devido à crise na área da segurança pública enfrentada pelo estado. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 20 de fevereiro e a comprovação das informações nessa etapa será entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas. A manifestação poderá ser feita entre 7 e 8 de março.

Comente agora

MEC libera hoje resultado do Fies

Educação  Postado por Willyam Reis - 13/02 07:59h
MEC libera hoje resultado do Fies

O resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017 será divulgado hoje (13). Os estudantes poderão consultar a lista dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no site do programa e na instituição em que fez a inscrição. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos. Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré–selecionados na chamada única. Os demais, não pré–selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera.  A partir de amanhã (14), até o dia 20, os estudantes da chamada única deverão concluir a inscrição no SisFies. Para os que ficaram na lista de espera, o prazo para concluir a inscrição é o dia 3 de março. O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Comente agora

Reforma do ensino médio pode entrar em vigor apenas em 2020

Educação  Postado por Willyam Reis - 12/02 10:33h
Reforma do ensino médio pode entrar em vigor apenas em 2020

Aprovada na última quarta-feira (8), a reforma do ensino médio poderá ser implementada apenas em 2020 e ainda assim, não deve chegar imediatamente a todas as escolas. A previsão é dos estados e das escolas particulares. Isso porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elemento fundamental para a implementação da reforma ainda está em discussão no Ministério da Educação (MEC). "Quem entra nos holofotes agora é a Base, o início da implantação da reforma é atrelado à Base". A BNCC do ensino médio será definida pelo MEC e encaminhada para a aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE), para depois retornar à pasta para homologação. "Se isso ocorrer no segundo semestre, teremos até 2020 para iniciar o processo. Claro que vai depender de grande discussão, de várias definições. Começa agora uma etapa de discussão nos estados de como se dará a implementação", diz. A reforma do ensino médio define que as escolas devem passar a oferecer opções de itinerários formativos para os estudantes. Eles deverão optar por uma formação com ênfase em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica.

Comente agora

Escolas estaduais distribuem livros didáticos para estudantes

Educação  Postado por Anacley Souza - 10/02 19:26h
Escolas estaduais distribuem livros didáticos para estudantes

Os estudantes das escolas estaduais já estão recebendo os livros didáticos para o ano letivo 2017. A Secretaria da Educação do Estado acompanha a distribuição, que é feita diretamente para as unidades escolares, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Os livros atendem às diversas áreas do conhecimento. A entrega dos livros novos contempla todos os estudantes do Ensino Fundamental II. Já para o Fundamental I e para o Ensino Médio, a entrega está vinculada à necessidade das escolas, pois as edições anteriores continuam válidas e reutilizadas, conforme as regras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Se a escola tiver livros excedentes, a Secretaria orienta que seja feito o remanejamento e entrega entre os colégios. “Acontece de a unidade possuir livros que não serão mais utilizados, mas servem para outras escolas. Por isso, é importante a comunicação entre as unidades escolares para realizar esse remanejamento, evitando a solicitação desnecessária ou excessiva para o FNDE”, explica a coordenadora de Monitoramento do Livro Didático da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana. Se, mesmo com o remanejamento entre as escolas, ainda houver necessidade de livros didáticos, as escolas poderão solicitar a reserva técnica. “Caso precise de mais livros, os diretores poderão solicitar ao FNDE.

Comente agora

UEFS divulga lista de aprovados da 2ª chamada do vestibular 2017.1

Educação  Postado por Anacley Souza - 10/02 18:23h
UEFS divulga lista de aprovados da 2ª chamada do vestibular 2017.1

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), localizada a cerca de 100 quilômetros de Salvador, divulgou a lista com o nome dos aprovados em 2ª chamada no vestibular 2017.1. A relação está disponível na internet, por meio do site de vestibular da instituição. As matrículas dos aprovados serão realizadas no campus da UEFS, na terça-feira (14) e na quarta-feira (15). Os dias e horários variam conforme o curso do estudante. O cronograma também está disponível na internet.

Comente agora

Secretaria e Bahia Pesca firmam parceria voltada para a Educação

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/02 11:35h
Secretaria e Bahia Pesca firmam parceria voltada para a Educação

Estudantes e professores da rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica passarão a ter acesso a cursos técnicos, formação e capacitação em aquicultura e pesca, além da difusão nas escolas da rede estadual básica de técnicas desenvolvidas na área. Com este objetivo, foi assinado pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, nesta quinta-feira (09,) um termo de cooperação técnica com a Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. O ato aconteceu na sede da empresa, situada no distrito de Acupe, na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Pinheiro destacou que esta parceira contribuirá para a formação de jovens e trabalhadores que tenham aptidões e vocações para as áreas de atuação da Bahia Pesca. "Estamos buscando mais uma alternativa para proporcionar que os estudantes da rede estadual possam aprender e desenvolver novas práticas. Será importante para o estudante da Educação Profissional e Tecnológica e, também, para o aluno da rede básica.

Comente agora

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Fies

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/02 06:42h
Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Fies

Termina hoje (10) o prazo de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos. O resultado será divulgado no dia 13. O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do Fies passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil. A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do Ministério da Educação. Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do (Enem) e não ter zerado a redação.

Comente agora

Estudantes só vão testar mudanças no ensino médio em 2019

Educação  Postado por Anacley Souza - 09/02 20:14h
Estudantes só vão testar mudanças no ensino médio em 2019

O Governo federal conseguiu aprovar no Senado uma medida provisória que implementa mudanças no ensino médio, a etapa educacional oferecida a jovens de 15 a 17 anos que antecede a entrada para a universidade e a formação em nível superior. Porém, somente a partir de 2019 é que os estudantes de escolas públicas e privadas do País poderão, efetivamente, testar o novo sistema. A Medida Provisória nº 746, a chamada "reforma do ensino médio", foi aprovada de supetão, com apoio de 43 senadores na noite desta quarta-feira (08/02), dando provas da força da base parlamentar do governo. Na próxima semana, o texto deve ser sancionado pelo presidente Michel Temer. A votação foi alardeada pelos governistas como uma grande conquista política, ainda que seus efeitos práticos não possam ser sentidos nos próximos dois anos. Hoje, os alunos do ensino médio estudam 4 horas por dia e são obrigados a cursar 13 disciplinas. A reforma aumenta a carga horária diária para 5 horas e introduz uma nova lógica curricular: 60% das disciplinas serão obrigatórias, mas divididas em quatro grandes áreas de conhecimento: linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. O restante da grade curricular, os outros 40%, será cursada conforme as preferências de cada estudante, que poderá escolher, entre essas quatro áreas, a qual dará ênfase. Haverá também a opção de o aluno, nesses 40%, concluir o ensino profissionalizante.

Comente agora

Curso de roteirista na UFBA abre inscrições gratuitas para 50 vagas

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/02 12:29h
Curso de roteirista na UFBA abre inscrições gratuitas para 50 vagas

As inscrições de projetos para o programa de formação de roteiristas para desenvolver séries televisivas ficcionais, factuais e de animação, o "Usina do Drama", promovido por um grupo de pesquisa da Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom) serão abertas no sábado (11) . O evento de lançamento do edital de seleção acontece no sábado às 9h na sala 11 da Faculdade de Comunicação da UFBA (Ondina), quando os interessados em ingressar no programa terão acesso a uma apresentação e poderão tirar dúvidas sobre os processos e critérios de seleção. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis na internet. Serão selecionados até 50 projetos. Voltado para a formação de roteiristas, o programa não exige experiência prévia dos candidatos na área. Um projeto de série para televisão será trabalhado pelo programa. O "Usina" é um desdobramento de três anos de trabalho do projeto Estação do Drama, desenvolvido pelo grupo de pesquisa "ATevê", do programa de pós-graduação.

Comente agora

Sem alterações, Senado aprova MP do Ensino Médio e texto vai a sanção

Educação  Postado por Anacley Souza - 08/02 21:34h
Sem alterações, Senado aprova MP do Ensino Médio e texto vai a sanção

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a Medida Provisória que trata da Reforma do Ensino Médio. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 13 contrários e seguirá agora para sanção do presidente da República, Michel Temer. A MP não sofreu alterações em relação ao texto final da Câmara dos Deputados. As informações são da Agência Brasil. Entre as principais mudanças estão a ampliação de 50% para 60% a composição do currículo da etapa de ensino preenchido pela Base Nacional Comum. Os 40% restantes serão destinados aos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. O projeto prevê que os alunos poderão escolher a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio. Quando passou pela Câmara, a medida recebeu emenda restabelecendo a obrigatoriedade das disciplinas de educação física, arte, sociologia e filosofia na Base Nacional Comum Curricular, que estavam fora do texto original. A oposição no Senado tentou obstruir a votação e apresentou diversas sugestões de emenda para tentar modificar o texto, mas elas foram rejeitadas pela maioria do plenário. Foi mantida ainda a permissão para que profissionais com notório saber, ou seja, sem formação acadêmica específica para lecionar, possam dar aulas no ensino técnico e profissional. Isso permitirá, por exemplo, a um engenheiro dar aulas de matemática ou física e não mais necessariamente um professor com licenciatura nessas áreas. A proposta também estabelece uma meta de ampliação da carga horária para pelo menos mil horas anuais no prazo máximo de cinco anos para todas as escolas do ensino médio, com apoio financeiro do governo federal.

Comente agora

Jornada Pedagógica abre ano letivo em Santo Antônio de Jesus

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/02 17:02h
Jornada Pedagógica abre ano letivo em Santo Antônio de Jesus

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Com a citação de Paulo Freire, o Prefeito Rogério Andrade, deu as boas-vindas aos profissionais da rede municipal de ensino para o ano letivo 2017 na abertura da Jornada Pedagógica. O evento que aconteceu na noite desta terça-feira (7) reuniu professores, coordenadores e servidores da Educação no Auditório do Pena Branca Hotel. Em seu discurso, o prefeito falou sobre a importância de firmar um pacto por uma educação inovadora e inclusiva e defendeu a necessidade de incluir os temas transversais no dia-a-dia de toda equipe da educação. Rogério ainda citou os problemas nas estruturas físicas das escolas municipais. - “Estamos iniciando o ano letivo e Infelizmente a escola que espera vocês e os nossos alunos ainda não é a escola que queremos e que vocês merecem. Acredito que estou diante das pessoas que, verdadeiramente, conhecem a situação precária em que se encontra a nossa estrutura educacional. Hoje são 53 escolas municipais, em sua grande maioria sem a estrutura física adequada, sucateadas e até mantidas por vocês. Hoje temos 10.429 alunos já matriculados. Devemos chegar a 11 mil com as matrículas retardatárias e as do EJA. Esses alunos nos chegam esperançosos em dias melhores. E precisamos trabalhar para isso.” – afirmou.

Comente agora

Enem 2017 vai ter sistema de recuperação de senhas mais seguro

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/02 07:52h
Enem 2017 vai ter sistema de recuperação de senhas mais seguro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai reforçar a segurança de acesso ao sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em entrevista ao G1, Camilo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, afirmou que a área ainda estuda detalhes sobre o redesenho do sistema, mas que já foi definido que ele terá uma camada extra de segurança. "Com certeza não será esse sistema que está hoje", afirmou Mussi. O sistema atual de acesso individual às páginas de cada candidato do Enem tem um mecanismo de recuperação de senha apontado como falho por especialistas em segurança digital. Para que alguém consiga redefinir a senha e, por consequência, ter acesso ao perfil pessoal do candidato no site do Enem, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), basta que ele tenha acesso a alguns dados pessoais do candidato, como seu CPF, o nome da mãe e a data de nascimento. A brecha foi supostamente explorada por internautas em um fórum anônimo, que disseminaram dicas para "furtar" a senha de candidatos do Sisu que se destacaram no Enem 2016.

Comente agora

Fies abre inscrições ao meio-dia, diz MEC

Educação  Postado por Willyam Reis - 07/02 07:33h
Fies abre inscrições ao meio-dia, diz MEC

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abre hoje (7) o prazo de inscrição para os estudantes que querem pleitear financiamento em cursos de instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as inscrições serão abertas às 12h e vão até o próximo dia 10. Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa. Ao todo, o MEC oferece 150 mil financiamentos. O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do MEC. Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação. (AgenciaBrasil)

Comente agora

Limite mensal de financiamento no Fies é reduzido para R$ 5 mil

Educação  Postado por Anacley Souza - 06/02 19:19h
Limite mensal de financiamento no Fies é reduzido para R$ 5 mil

O governo federal vai oferecer 150 mil vagas do Fies (Financiamento Estudantil) no primeiro semestre de 2017. O prazo de inscrições começa na terça-feira (7) e vai até a próxima sexta, 10 de fevereiro. O número de contratos é similar ao anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) no começo de 2016. Houve 147 mil vagas no primeiro semestre e 75 mil no segundo semestre do ano passado. Entretanto, o número de contratos efetivamente firmados no ano passado foi menor: 192,5 mil.O programa sofreu enxugamento a partir de 2015, quando o acesso a financiamentos foi restringido como forma de reduzir gastos com o programa. Podem tentar o financiamento estudantes que tenham obtido média mínima de 450 pontos na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os interessados também não podem ter zerado na redação e ter renda familiar de até 3 salários mínimos per capita. As inscrições devem ser feitas no site: sisfiesportal.mec.gov.br. Com o programa, estudantes fazem uma faculdade particular e as mensalidades são pagas pelo governo. O financiamento tem condições facilitadas e os estudantes têm de começar a pagar as prestações um ano e meio depois de formados.

Comente agora

Escolas estaduais terão coordenadores pedagógicos para potencializar ensino e aprendizagem

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/02 18:22h
Escolas estaduais terão coordenadores pedagógicos para potencializar ensino e aprendizagem

A Secretaria da Educação do Estado está trabalhando para que todas as escolas da rede tenham coordenadores pedagógicos, em 2017. Para isto, está preparando edital para que estes profissionais comecem a atuar na integração entre professores, gestores e estudantes, potencializando o processo de ensino e de aprendizagem. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (06), primeiro dia de aula do ano letivo, pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. “Essa é a prioridade. Acreditamos que a rede física é importante, mas a mudança real acontece com uma pedagogia forte, valorizando a identidade territorial das escolas. A ideia é lançarmos um edital para realocarmos os coordenadores da rede para que possamos atender a todas as unidades”, destacou o secretário Walter Pinheiro. Ao saudar a comunidade estudantil, Pinheiro enfatizou a importância do empenho e compromisso de todos para a melhoria da qualidade da educação. “Faço uma saudação a todos os envolvidos na educação para que iniciemos um momento de transformação na educação da Bahia. Estamos preparando diversas ações que vão promover uma valorização e resgate do espírito da escola,” declarou o gestor.

Comente agora

Candidatos dizem não conseguir consultar resultado do Prouni

Educação  Postado por Anacley Souza - 06/02 18:02h
Candidatos dizem não conseguir consultar resultado do Prouni

Os candidatos que se inscreveram para o Programa Universidade para Todos (Prouni) afirmam não conseguir acessar o resultado da primeira chamada do programa nesta segunda-feira (6). A divulgação foi feita pela manhã pelo Ministério da Educação (MEC), no entanto, a página oficial do Prouni encaminhava os alunos para explicações sobre o funcionamento do programa e não para o resultado. Durante a tarde, na página do Prouni o botão que indicava “resultados disponíveis” foi alterado por “aguarde o resultado da primeira chamada”. Nas redes sociais, muitos estudantes reclamam por não conseguir acessar os resultados. Esse não é o primeiro problema técnico enfrentado pelos estudantes. Em 18 de janeiro, quando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas, os candidatos que fizeram a segunda aplicação da prova tiveram dificuldade de acessá-la por falhas no sistema. Durante as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos também tiveram problemas para acessar o sistema. O MEC prorrogou o prazo por mais dois dias para evitar prejuízos. Alguns estudantes também denunciaram que foram hackeados durante a inscrição.

Comente agora

Feira: Cicaf abre inscrições para cursos profissionalizantes entre os dias 13 e 17 de fevereiro

Educação  Postado por Débora Ayane - 06/02 13:31h
Feira: Cicaf abre inscrições para cursos profissionalizantes entre os dias 13 e 17 de fevereiro

O Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilza Melo (Cicaf) de Feira de Santana, abrirá as inscrições para cursos de profissionalização entre os dias 13 a 17 de fevereiro. A previsão é que as aulas comecem no próximo dia 20. Estão sendo ofertadas 600 vagas, que serão distribuídas entre os cursos Básico Integrado de informática básica, relações interpessoais e excelência no atendimento ao público; atendente de farmácia, auxiliar administrativo, recepcionista com ênfase em técnicas de vendas; manutenção de micro, corte e escova, corte masculino e Penteados.

Os interessados devem se dirigir a sede do Cicaf, na Rua Manoel Matias de Azevedo, s/n°, Tanque da Nação, portando os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, comprovante de residência, NIS (Número de Inscrição Social) ou cartão do Bolsa Família e uma foto 3x4. O atendimento será realizado em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 17h.(Acorda Cidade)

Comente agora

MEC anuncia resultado do Prouni, mas candidatos não conseguem consultá-lo

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/02 09:41h
MEC anuncia resultado do Prouni, mas candidatos não conseguem consultá-lo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta segunda-feira (6), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). No entanto, o link que direcionaria o usuário à lista da 1ª chamada (http://siteprouni.mec.gov.br/) não estava o levando à página correta, e sim a uma imagem com explicações sobre o funcionamento do programa. Uma hora depois, por volta das 10h20, o botão de "resultados disponíveis" foi retirado do ar e trocado por "aguarde o resultado". Os candidatos protestam nas redes sociais sobre a impossibilidade de visualizar a lista. O MEC afirma que está analisando com o setor responsável sobre possíveis problemas na plataforma. Diz ainda que "conforme o edital, não há horário específico para publicação do resultado, que ocorrerá no decorrer do dia". Esse não é o primeiro problema técnico enfrentado pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Houve instabilidade na divulgação de resultados da prova, falhas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), incluindo a acusação de que teria sido hackeado, e adiamento do Prouni e do Fies.

Comente agora

Sai resultado da primeira chamada do ProUni

Educação  Postado por Willyam Reis - 06/02 08:29h
Sai resultado da primeira chamada do ProUni

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível para consulta. Os estudantes podem acessar a página do programa na internet ou entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 0800-616161. Os candidatos pré-selecionados têm até o próximo dia 13 para apresentar à instituição de ensino documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato. De acordo com o Ministério da Educação, o resultado da segunda chamada do programa será divulgado no próximo dia 20. Os alunos que não forem selecionados nessa etapa ainda terão a chance de participar da lista de espera, que deve ser divulgada nos dias 7 e 8 de março. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste processo seletivo, são oferecidas 214.110 bolsas de estudo. O número representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. (AgenciaBrasil)

Comente agora

UFRB oferece 500 vagas para cursos à distância até segunda-feira

Educação  Postado por Débora Ayane - 05/02 15:16h
UFRB oferece 500 vagas para cursos à distância até segunda-feira

As inscrições para dois cursos de especialização na modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) serão encerradas na segunda-feira (6), no site da instituição.O curso Mineração e Meio Ambiente tem 200 vagas e duração de 15 meses. Já o Gestão em Saúde possui 300 vagas e duração de 18 meses. As inscrições e os cursos são oferecidos gratuitamente.Os cursos serão realizados à distância, por meio da internet, com encontros presenciais mensais para discussões, orientações e avaliações nos polos ao qual o estudante se vincular. Está previsto um encontro presencial por mês.Para o curso de Mineração e Meio Ambiente, com carga horária total de 408h, os locais e quantitativo de vagas são:

  • - Campo Formoso, 30 vagas;
  • - Seabra, 30 vagas;
  • - São Francisco do Conde, 30 vagas;
  • - Vitória da Conquista, 40 vagas;
Comente agora

Licínio de Almeida: Rui visita escola com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Educação  Postado por Débora Ayane - 05/02 13:56h
Licínio de Almeida: Rui visita escola com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Em visita ao município de Licínio de Almeida neste sábado (4), o governador Rui Costa conheceu a Escola Pingo de Gente, unidade com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Bahia nos últimos três anos de avaliação do Ministério da Educação. Fundada em 1979, a escola municipal tem mais de 500 alunos matriculados na educação infantil e no ensino fundamental I e II. "A transformação na educação acontece pela participação de todos. Ao longo desses dois anos, ouvi pleitos dos professores e alunos e trabalhei muito para que essas transformações fossem aceleradas. Agora estamos remanejando 600 professores para que 100% das escolas da Bahia tenham coordenadores pedagógicos a partir do início do ano letivo. Também vamos investir R$ 90 milhões na recuperação e na manutenção dos nossos prédios escolares", afirmou o governador. Esta é a 222ª instituição de ensino visitada por ele ao longo de 237 viagens ao interior, com o objetivo de envolver professores, estudantes, famílias, poder público e iniciativa privada para melhorar o ensino gratuito na Bahia.

Comente agora

“TCM prorrogou mais 13 dias para que gestão do ex-prefeito Humberto Leite apresente as contas do FUNDEB”, aponta secretária

Educação  Postado por Willyam Reis - 04/02 00:41h
“TCM prorrogou mais 13 dias para que gestão do ex-prefeito Humberto Leite apresente as contas do FUNDEB”, aponta secretária

Na manhã de sexta-feira (3), a secretária de educação de Santo Antônio de Jesus, professora Cíntia Souza, ressaltou em entrevista a Joselito Froes sobre um problema que a secretaria está passando devido à falta de finalização do exercício financeiro da gestão anterior do ex-prefeito Humberto Leite (DEM). De acordo com a professora, a última administração afirmou que deixaram fundos a pagar no valor referente ao terço de férias e o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), “de acordo com o que a gestão anterior colocou, eles pretendiam ratear este valor, no entanto, nos só podemos ter noção a respeito do financeiro na medida em que nós tivermos acesso a essas contas. Em uma reunião que tivemos, foi determinado que a gestão anterior tinha até ao dia 30 de janeiro para poder finalizar o exercício financeiro e entregar a contabilidade, mas isto não ocorreu. Eles pediram uma prorrogação para que pudessem entregar essa atividade, e foi concedida. Eles ganharam um prazo de mais 13 dias, e nós precisamos aguardar esse prazo para nos tomarmos parte da contabilidade da pasta”, declarou. A data da prorrogação pedida pela gestão anterior foi concedida pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), tendo em vista que a atual Secretaria de Educação de Santo Antônio de Jesus não sabe se tem ou não fundos, “não sabemos se temos crédito, depois que disponibilizarem o valor, nós vamos realizar o pagamento de forma mais fácil. Mas agora, temos que esperar o período, com muita ansiedade de que essas situações se resolvam da melhor forma possível”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia
Comente agora

Secretário de Educação do Estado participa de planejamento do ano letivo nas escolas em S. A. de Jesus

Educação  Postado por Débora Ayane - 03/02 17:10h
Secretário de Educação do Estado participa de planejamento do ano letivo nas escolas em S. A. de Jesus

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, está participando ativamente do planejamento do ano letivo, que está sendo realizado nas escolas estaduais, durante a Jornada Pedagógica, iniciada nesta quarta-feira (1) e que segue até sexta (3). Só no primeiro dia da jornada, Pinheiro esteve em cinco unidades escolares de Salvador e, nesta quinta (2), juntamente com dirigentes da Secretaria, encontrou com gestores, professores, estudantes, familiares e representantes das comunidades do entorno do Centro de Apoio Pedagógico Aurélio Pires e dos colégios estaduais Renato Machado e Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Esta segunda unidade será transformada em Escola Cultural, em parceria com as secretarias estaduais de Cultura e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Comente agora

Salvador: Professores substitutos da rede de ensino municipal são convocados

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/02 12:22h
Salvador: Professores substitutos da rede de ensino municipal são convocados

A Prefeitura de Salvador começa a contratação temporária de professores substitutos nesta sexta-feira (3). A lista de convocação dos candidatos aprovados foi divulgada no Diário Oficial do dia 1º de fevereiro, confira aqui. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h, e das 14h às 16h, na Secretaria Municipal de Gestão (Semge), que fica no Vale dos Barris, nº 125. Os profissionais aprovados devem comparecer à Semge munidos de original e cópia da carteira de identidade; Certificado de Pessoa Física - CPF; Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CPF; Comprovante de registro no PIS/PASEP (se tiver); CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social); Título de eleitor; Comprovante de votação da última eleição (não serão aceitos comprovantes de justificativa eleitoral, caso não tenha votado apresentar Certidão de quitação Eleitoral, obtida junto ao TRE).

Comente agora

Começam nesta sexta as matrículas da primeira chamada no Sisu

Educação  Postado por Willyam Reis - 03/02 09:37h
Começam nesta sexta as matrículas da primeira chamada no Sisu

Começam nesta sexta-feira (3) as matrículas para os candidatos selecionados na chamada regular da primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições seguem abertas até a próxima quarta-feira (8), a critério das instituições de ensino. Os candidatos devem estar atentos ao cronograma e aos procedimentos estabelecidos pelas instituições, já que não haverá outra chamada para os selecionados na primeira opção de curso. No dia 16 de fevereiro, serão convocados os candidatos que integram a lista de espera do Sisu, aqueles que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula. Para integrar a listas de espera, o participante deve manifestar interesse até o próximo dia 10. Cerca de 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 se inscreveram no Sisu para o primeiro semestre de 2017.

Comente agora

Termina hoje prazo para inscrição no Prouni; estudantes disputam 214.110 bolsas

Educação  Postado por Willyam Reis - 03/02 07:49h
Termina hoje prazo para inscrição no Prouni; estudantes disputam 214.110 bolsas

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado têm até as 23h59 (horário de Brasília) de hoje para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do programa. No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico. Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

Comente agora

Jovem diz que foi inscrito por hackers em produção de cachaça pelo Sisu

Educação  Postado por Anacley Souza - 02/02 19:05h
Jovem diz que foi inscrito por hackers em produção de cachaça pelo Sisu

Um jovem de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, denunciou que teve a conta no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) hackeada e que as duas opções de curso que ele escolheu foram alteradas sem a permissão e conhecimento dele. Segundo David Pinto, de 19 anos, ele conseguiu classificação para o curso de Pedagogia e colocou como segunda opção o curso de Física, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Entretanto, na última segunda (30), quando ele acessou o site do Sisu para conferir a colocação, percebeu que a escolha de curso tinha sido mudada para produção de Cachaça. O jovem, que teve 600 pontos na redação e 559 no geral, disse que está muito triste com a situação. “Eu estudei para passar no curso, e [vai] ser desperdiçado por uma falha no sistema. Eu espero que o MEC reveja as alterações de senha e mude as pessoas que se prejudicaram para a opção que tinham colocado", afirmou David. A família dele também reclama. "Eu fiquei arrasada. Até hoje estou. E eu gostaria que as autoridades competentes tomassem as providências cabíveis. Não é certo acontecer isso com ele com as outras pessoas", falou a dona de casa Maria da Glória, tia do jovem.

Comente agora

UFBA suspende matrícula de calouros do semestre 2017.1 temporariamente

Educação  Postado por Anacley Souza - 02/02 18:19h
UFBA suspende matrícula de calouros do semestre 2017.1 temporariamente

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) suspendeu temporariamente a matrícula dos calouros do semestre 2017.1, que começaria na sexta-feira (3). De acordo com informações da instituição, o processo precisou ser adiado porque a lista com os nomes dos estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ainda não foi enviada pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a UFBA, após o recebimento da lista, um novo período de matrícula será divulgado. A instituição garantiu que os aprovados terão o direito às vagas garantido e que o problema não implicará qualquer prejuízo aos estudantes, incluindo a garantia do início do semestre 2017.1 no mês de maio, como previsto. Em nota, o MEC informou que as listas com os aprovados em cada curso foram enviadas em forma de arquivo para todas as instituições e que também estão disponíveis no site do Sisu, desde a segunda-feira (30). Segundo o Ministério, com essas informações, as universidades já podem iniciar os preparativos para receber as matrículas dos alunos.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com