Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

Garanta já a vaga do seu filho no Colégio Jardim Pampulha em S. A. de Jesus; matrículas abertas e vagas limitadas

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/11 17:47h

Comente agora

Encceja é realizado este domingo em todo o Brasil

Educação  Postado por Willyam Reis - 19/11 08:48h
Encceja é realizado este domingo em todo o Brasil

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 será realizado hoje (19) em 564 municípios. A prova tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio. Mais de 1,5 milhão de pessoas farão a prova. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano serão 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. O exame será aplicado em dois turnos. De manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45; os testes começam às 9h e terminam às 13h, no horário de Brasília. Os candidatos do ensino fundamental farão provas de ciências naturais, história e geografia. Para o ensino médio, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias.

Comente agora

Inep libera conteúdo de videoprovas em libras do Enem 2017

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 16:16h
Inep libera conteúdo de videoprovas em libras do Enem 2017

Os estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, que fizeram a videoprova traduzida em libras (língua brasileira de sinais), já podem acessar o seu conteúdo no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Youtube. Segundo o Inep, o material divulgado nesta sexta-feira (17) é formado por uma playlist de 190 vídeos. Os participantes da prova poderão ter acesso a todas as questões resolvidas durante os dois dias de aplicação do exame. “A novidade permitirá que os surdos e os deficientes auditivos tenham como estudar para futuras edições do Enem”, diz o instituto, que informou ainda que 1.635 estudantes com surdez ou deficiência auditiva optaram por fazer a videoprova traduzida em libras. “Esta foi a primeira vez que o recurso foi utilizado por tantas pessoas.” A videoprova traduzida em libras foi desenvolvida pelo Inep e sua Comissão de Assessoramento em Libras. A comissão é formada por professores, pesquisadores e especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), entre outras instituições.

Comente agora

Prazo para renovação do Fies termina na próxima segunda (20)

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 16:11h
Prazo para renovação do Fies termina na próxima segunda (20)

Termina na próxima segunda-feira (20) o prazo para renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mais de 1 milhão de alunos já haviam feito o aditamento até a tarde desta quinta (16), cerca de 78,6% de 1,28 milhão de contratos previstos para o semestre. A renovação é feita semestralmente, com as universidades fazendo o pedido inicial de aditamento e, em seguida, os estudantes confirmando as informações que as instituições inseriram no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). No aditamento simplificado, o aluno apenas valida as informações no sistema. Quando o aditamento é não simplificado — ou seja, houve alteração nas cláusulas, como mudança de fiador —, o estudante deve levar documentação que comprove as modificações ao agente financeiro. “O primeiro prazo era até 31 de outubro e nós prorrogamos para garantir que todos os estudantes tivessem tempo suficiente para realizar o procedimento e garantir a continuidade do seu financiamento”, lembrou o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro. Até o dia 20, será possível ainda fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e também solicitar aumento do prazo de utilização do financiamento.

Comente agora

Inscrições em processo seletivo para professor substituto da UFRB terminam na sexta-feira (17)

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 11:17h
Inscrições em processo seletivo para professor substituto da UFRB terminam na sexta-feira (17)

Terminam na sexta-feira (17) as inscrições para o processo seletivo que visa preenchimento de uma vaga de professor substituto para o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Cachoeira. A oportunidade é para a disciplina Libras. Os candidatos devem ter graduação em Letras/Libras ou qualquer graduação com Proficiência em Libras (PROLIBRAS). As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de novembro, de forma presencial ou por procuração, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Gerência Técnica do Centro de Ensino, localizada no 2º andar do Quarteirão Leite Alves. O valor da inscrição é R$ 60. O Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento e o requerimento de inscrição estão disponíveis no site de concurso da UFRB. O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3 e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas nos dias 21 a 23 de Novembro de 2017, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. 

Comente agora

Mais de 1,5 milhão de pessoas farão o Encceja neste domingo em todo o país

Educação  Postado por Willyam Reis - 17/11 07:23h
Mais de 1,5 milhão de pessoas farão o Encceja neste domingo em todo o país

Mais de 1,5 milhão de pessoas que ainda não concluíram os cursos do ensino fundamental e médio terão neste domingo (19) mais uma oportunidade de atingir esse objetivo. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 será realizado em 564 municípios de todos os estados. De acordo com o Ministério da Educação, este ano serão 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. O exame será aplicado em dois turnos. De manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, os testes começam às 9h e terminam às 13h, no horário de Brasília. Os candidatos do ensino fundamental farão provas de ciências naturais, história e geografia. Para o ensino médio, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias,além de ciências humanas e suas tecnologias.

Comente agora

Prefeitura entrega Escola Hercília Tinoco Andrade em S. A. de Jesus

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/11 16:10h
Prefeitura entrega Escola Hercília Tinoco Andrade em S. A. de Jesus

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entregou na manhã desta quinta-feira (16) as novas instalações da Escola Municipal Hercília Tinôco Andrade (HTA), na Salgadeira. A conclusão da obra foi marcada por um ato que reuniu estudantes, pais, professores e autoridades para celebrar o retorno das atividades na Escola.

Com a reforma, foram realizados diversos serviços como revisão hidráulica, elétrica e de esgoto, nivelamento do pátio, troca de todo o piso, incluindo a colocação de piso tátil e direcional, troca de todo o telhado, sistema de drenagem pluvial com novas calhas, instalação de manilhas, caixa de passagem e grelha, recolocação dos reservatórios, reforma da cozinha, que ganhou novas bancadas em granito e pia com duas cubas.

Comente agora

Estudantes baianos são selecionados para intercâmbio nos EUA

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 15/11 10:45h
Estudantes baianos são selecionados para intercâmbio nos EUA

Com o objetivo de valorizar estudantes brasileiros da rede pública de ensino, a 16ª edição do programa Jovens Embaixadores reúne, este ano, quatro estudantes da rede estadual de ensino da Bahia para participar do intercâmbio cultural, na cidade de Washington, nos Estados Unidos (EUA). Foram contemplados pelo programa os baianos Isaías Sales, 17, e Lucca Lucciola Cassola, 17, ambos do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador; Pedro José Ferreira, 17, do Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador; e Juan Carlos da Silva, 16, do Colégio Estadual Vilobaldo Campos, da cidade de Boquira (a 651Km da capital). A partir de janeiro do próximo ano, os estudantes embarcam para os Estados Unidos junto com mais 46 candidatos oriundos de escolas públicas de todo o Brasil, gratuitamente, para viverem, durante três semanas, a troca de experiências.

Comente agora

Fez o Enem? Confira os próximos passos

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 15/11 09:05h
Fez o Enem? Confira os próximos passos

Após a maratona de estudos e a adrenalina de enfrentar os dois dias de testes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora de pensar nos próximos passos que vão levar o aluno até uma faculdade em 2018. 

Confira algumas dicas para auxiliar o estudante nessa caminhada:

Primeiro passo: Definir a carreira e o curso - Se ainda está em dúvida sobre o curso, comece uma pesquisa detalhada sobre as opções, enquanto aguarda a nota do Enem. Leve em conta seu perfil, as disciplinas que gosta, assuntos com os quais têm interesse e habilidades pessoais. Por exemplo, facilidade em matemática e física, além de bom raciocínio lógico, são características que levarão o estudante naturalmente para a área de exatas. No Quero Bolsa o estudante encontra informações sobre centenas de cursos e ainda pode fazer um teste vocacional gratuito para eliminar todas as dúvidas.

Comente agora

Gabarito oficial do Enem 2017 é divulgado

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 14/11 14:29h
Gabarito oficial do Enem 2017 é divulgado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou há pouco o gabarito oficial (clique aqui) das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Com o gabarito, os candidatos podem saber quantas questões acertaram. A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair. A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta. O Boletim de Desempenho deverá ser disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.

Comente agora

Nota do Enem só sai em janeiro; gabarito será divulgado nesta 4ª

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 13/11 15:08h
Nota do Enem só sai em janeiro; gabarito será divulgado nesta 4ª

O gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será divulgado nesta quarta (16), mas os participantes só conhecerão suas notas em janeiro do ano que vem. A data ainda não foi definida. No Enem, a nota da parte objetiva não é baseada apenas na quantidade de acertos, como ocorre em outros vestibulares. O sistema de elaboração e correção leva em conta também quais questões cada candidato acertou em cada parte da prova (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Dessa forma, dois candidatos que tenham acertado o mesmo número de questões não necessariamente terão a mesma nota. Vai depender do desempenho geral em cada parte da prova -que têm uma nota separada. Errar itens fáceis e acertar um difícil, por exemplo, faz com que a pontuação desse item difícil seja menor do que se ele tivesse ido bem nas fáceis. É como uma punição para um possível chute: o padrão de respostas do participante na prova é considerado no cálculo do desempenho dele.

Comente agora

Segundo dia do Enem tem 32% de abstenção e 580 candidatos eliminados

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/11 09:08h
Segundo dia do Enem tem 32% de abstenção e 580 candidatos eliminados

O índice de candidatos que faltaram à segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, realizada ontem (12), foi de 32%. Cerca de 2,15 milhões de inscritos não compareceram às provas aplicadas neste domingo. Os candidatos responderam hoje questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). No domingo passado (5) foram aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas. No primeiro dia de prova, foi registrada uma abstenção de 29,8%, com cerca de 2 milhões de candidatos faltosos. No ano passado, a abstenção média nos dois dias de Enem foi de 29,19%. Neste ano, um total de 853 candidatos foram eliminados do Enem nos dois dias de prova, sendo 273 no primeiro dia e 580 no segundo dia.

Comente agora

Confira o gabarito não oficial do 2º dia do Enem

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 21:04h
Confira o gabarito não oficial do 2º dia do Enem

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo, 12, teve questões de Ciências da Natureza e Matemática. Os candidatos tiveram 4 horas e 30 minutos para resolver as perguntas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), os gabaritos oficiais serão divulgados apenas no dia 16 de novembro, mas professores do Curso e Colégio Objetivo elaboraram um gabarito extraoficial, que pode ser conferido neste link.

Comente agora

Enem teve 853 candidatos eliminados nos 2 dias, diz Inep

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/11 19:24h
 Enem teve 853 candidatos eliminados nos 2 dias, diz Inep

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve abstenção de 32%, segundo dados divulgados neste domingo (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o Inep, órgão responsável pela aplicação das provas, dos 6.731.344 inscritos, 2.156.449 se ausentaram no segundo dia. Os dados são preliminares, e poderão sofrer alterações após checagem do instituto. O índice de abstenções nesse segundo dia de provas ficou um pouco acima da média dos últimos anos. De acordo com o Inep, entre 2009 e 2016, a média de abstenções foi de 29,8%. Pela primeira vez, o exame foi aplicado em dois finais de semana. Neste domingo, segundo dia de provas, os candidatos responderam às perguntas de matemática e ciências da natureza. No domingo passado (5), foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema os desafios da educação de surdos no Brasil. Segundo balanço final do Inep, o primeiro dia teve 29,8% de abstenção. Dos 6.731.344 inscritos, 2.006.825 se ausentaram no domingo passado, percentual que ficou dentro da média histórica. O gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado pelo Inep até 16 de novembro. O Boletim de Desempenho será divulgado em 19 de janeiro para os participantes regulares.

Comente agora

Candidatos do Enem encerram segundo dia e avaliam prova como difícil

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 18:20h
Candidatos do Enem encerram segundo dia e avaliam prova como difícil

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, candidatos ouvidos pela reportagem da Agência Brasil consideraram difíceis as provas matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Enquanto alguns avaliaram que o nível de dificuldade da prova deste ano estava semelhante à de anos anteriores, outros consideram que o Enem 2017 foi mais técnico, exigindo mais conteúdo específico das disciplinas. Participando do Enem pela primeira vez, o estudante Vitor Vilar, 18 anos, disse que a prova estava difícil, principalmente as questões de ciências da natureza. “A prova foi bem abrangente, mas tive mais dificuldade com os conteúdos mais específicos. Senti a prova bem conteudista para a reputação do Enem,  bastante técnica”, disse ao deixar o local de prova.

Comente agora

Prova de exatas do Enem 2017 destacou mais conteúdo, avaliam professores

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/11 17:35h
Prova de exatas do Enem 2017 destacou mais conteúdo, avaliam professores

As provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizadas neste domingo (12) foram consideradas menos interpretativas e com mais cobrança de conteúdo. Segundo a Agência Brasil, por tradição, mesmo na prova de exatas, o Enem costumava incluir muitas questões interpretativas e com relação direta com o cotidiano. Para o professor de biologia Rubens Oda, do curso online Descomplica, a maior dificuldade que os candidatos enfrentaram na prova deste domingo foi a presença de conteúdos esperados, mas cobrados com maior nível de detalhamento. Oda cita como exemplo uma questão de genética que abordou um detalhe específico sobre o processo de espiralização do cromossomo X. Segundo o professor, isso é algo pouco conhecido dos estudantes do ensino médio. “Era esperado que cair alguma coisa de genética, mas não no grau de profundidade e detalhamento que foi cobrado”, diz. Ainda segundo o professor, um bom desempenho na prova de hoje dependeu muito mais da preparação do que da concentração do estudante. “O que acontece é que o Enem, historicamente, é uma prova que pesava bastante na interpretação, na busca de avaliar competências e habilidades.

Comente agora

Impedida de fazer 1ª prova do Enem em Salvador, jovem com diabetes consegue autorização para fazer 2ª etapa

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 16:25h
Impedida de fazer 1ª prova do Enem em Salvador, jovem com diabetes consegue autorização para fazer 2ª etapa

A estudante baiana, de 15 anos, que foi impedida de fazer a prova da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por conta do uso de uma bomba eletrônica de insulina, conseguiu autorização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fazer a segunda etapa do exame, realizada neste domingo (12). A estudante faz um tratamento para diabetes. Conforme a mãe da garota, que preferiu não se identificar, o Inep entrou em contato com a estudante durante a semana e, neste domingo, pouco antes da prova, confirmou a autorização, por telefone. "Hoje pela manhã, 10h45, ligaram para dizer que ela estava autorizada [a fazer a prova]. Como moramos perto do local de prova, e ela já estava aguardando essa resposta, deu tudo certo", relatou a mãe da adolescente.

Comente agora

Com tricô e oração, pais incentivam filhos e aguardam do lado de fora do Enem

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 16:01h
Com tricô e oração, pais incentivam filhos e aguardam do lado de fora do Enem

Abraços, orações, as últimas dicas, olhares de apreensão e palavras de incentivo. O ritual é o mesmo para vários pais que deixam os filhos nos locais de provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alguns parecem tão ou mais ansiosos do que os filhos e há aqueles que fazem as mesmas perguntas até o último minuto: “pegou a água?”, “está com a caneta preta?”. Alguns deles vão passar a tarde no local da prova aguardando o fim do exame. As provas começam às 13h30 e tem a duração máxima de quatro horas e meia. Lúcia Maria de Aquino, 53 anos, chegou prevenida para esperar a filha. Com seu tricô em mãos, ela quer adiantar o trabalho de uma encomenda para passar o tempo até o final da prova. “Estou aguardando porque ela tem medo de voltar só. É bem melhor porque a gente fica menos preocupada, ela é uma menina muito receosa. E também fico abençoando para que ela faça uma prova boa”, disse Lúcia.

Comente agora

Zombar de atrasados mostra falha da educação, dizem especialistas

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 15:17h
Zombar de atrasados mostra falha da educação, dizem especialistas

Já virou tradição, em domingos de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), grupos de pessoas se aglomerarem em frente aos locais de prova para torcer pelo atraso de candidatos. A ideia deles é se divertir com a decepção de quem não consegue chegar antes do fechamento dos portões e perde a prova, que auxilia no ingresso do ensino superior. A prática é vista por estudiosos na área de psicopedagogia e de violência no ambiente escolar como sintomática da baixa educação no país. "É uma representação do nosso sistema educacional", diz Sergio Kodato, psicólogo coordenador do Observatório de Violência e Práticas Exemplares ligado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto. Segundo Kodato, o comportamento é um reflexo do que já acontece de maneira corriqueira dentro das salas de aula, o bullying. Ele diz haver uma distinção entre rir espontaneamente de quem escorrega e cai, por exemplo, e de alguém que está em uma "situação de perda, de desgraça" como quem perde a chance de fazer o exame. "É bem constrangedor."

Comente agora

Falta de gasolina e atraso deixam candidatos de fora do segundo dia do Enem

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 15:05h
Falta de gasolina e atraso deixam candidatos de fora do segundo dia do Enem

Como em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os minutos finais antes do fechamento dos portões, que ocorre pontualmente às 13h, é marcado pela correria dos candidadatos atrasados que não querem perder a prova. Na Universidade Estácio de Sá, no centro do Rio de Janeiro, ao menos duas candidatas chegaram atrasadas e não conseguiram entrar. Tatiane Paula Aristides, 26 anos, está concluindo o curso técnico em enfermagem e se inscreveu no Enem para tentar uma vaga de graduação na mesma área. “Vou tentar ano que vem, não vou desistir não”, disse. A candidata mora na Vila do João, no Complexo da Maré, zona norte da cidade. Tatiane veio de moto com o irmão, mas a gasolina acabou na Avenida Presidente Vargas e ela teve que fazer o restante do trajeto a pé.

Comente agora

Portões de locais de prova já estão abertos em 2º dia do Enem 2017; na Bahia fechamento será às 13h

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 11:39h
Portões de locais de prova já estão abertos em 2º dia do Enem 2017; na Bahia fechamento será às 13h

Os portões dos locais de prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram abertos. Os estudantes poderão ter acesso às salas até as 13h (horário de Brasília) quando os portões serão fechados. Por causa do fuso horário brasileiro, no Acre os portões fecham às 10h (horário local). Já nos estados do Amazonas, de Rondônia e Roraima os candidatos só poderão entrar no local da prova até as 11h (horário local). Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins fecharão os portões às 12h (horário local). No Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o horário final é 13h (horário local).

Comente agora

Chegar com antecedência a locais de prova alivia ansiedade de candidatos ao Enem

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 11:22h
Chegar com antecedência a locais de prova alivia ansiedade de candidatos ao Enem

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, alguns estudantes chegaram bem mais cedo aos locais de prova. Mesmo com a abertura dos portões marcada para as 12h (horário de Brasília), teve candidato que chegou antes das 10h. Seja para evitar imprevistos de última hora ou para conter a ansiedade, os participantes relatam que a estratégia funciona. Assim como os atrasados, os estudantes adiantados acabaram virando alvo de memes nas redes sociais. Eles não se importam e dizem que é melhor chegar antes para não correr riscos e garantir a inscrição que já foi paga, além da chance de conquistar os pontos para fazer o curso desejado. É o caso de Luana dos Reis Serpa, de 20 anos, que mora na área rural da Cidade Ocidental, município goiano distante 50 quilômetros de Brasília. “Cheguei bem antes porque eu moro na divisa com a região do Entorno [de Brasília], e para vir eu tive que pegar ônibus do entorno, que é bem difícil no fim de semana”, disse. “Se deixar pra última hora pode acontecer alguma coisa”, acrescentou.

Comente agora

Enem 2017 tem segundo dia neste domingo com provas de exatas

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 08:27h
Enem 2017 tem segundo dia neste domingo com provas de exatas

Hoje (12) é o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos vão fazer questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). O exame começa a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, e os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para concluir a prova, com 90 questões objetivas. Os portões fecham pontualmente às 13 (horário de Brasília). Este é o primeiro ano em que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana, sábado e domingo. A primeira prova, de redação, linguagens e ciências humanas, foi realizada no último domingo (5). Professores das disciplinas que serão cobradas hoje apostam que a prova deve seguir a tendência dos últimos três anos, de ser um exame com mais cobrança de conteúdo e menos interpretativo.

Importante:

Comente agora

Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 07:48h
Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quinta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Comente agora

Caneta preta e documento oficial com foto são obrigatórios para o Enem

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/11 03:18h
Caneta preta e documento oficial com foto são obrigatórios para o Enem

Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos que vão fazer o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (12). A caneta deve ser fabricada com material transparente e obrigatoriamente preta, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

Comente agora

Estudantes de Alagoinhas são premiados em concurso nacional sobre criatividade na escola

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 11/11 19:08h
Estudantes de Alagoinhas são premiados em concurso nacional sobre criatividade na escola

Quatro estudantes de Alagoinhas foram premiados no 'Desafio Criativos da Escola', concurso nacional que tem como prêmio dinheiro para a execução da iniciativa e para os professores orientadores. Islaine Medeiros, Adrielle Bispo, Jeane Flávia e Carlos Henrique, do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, desenvolveram o projeto 'Da Escola Para o Mundo', em que discutem como a escola poderia contribuir para o desenvolvimento social dos jovens da comunidade do entorno. "A partir daí criamos o projeto e nos reunimos na escola, nos finais de semana, de 15 em 15 dias, para promover oficinas e acompanhamento psicológico apra estes jovens, incluindo orientação vocacional. Considero de extrema importância, principalmente para os meninos, porque eles têm a oportunidade de socializar conhecimentos, trocar experiências, e principalmente porque eles ganham autonomia naquilo que eles fazem para organizar atividades com vistas a melhorar a vida de outros jovens", observou a professora orientadora, Maria de Lourdes Ramos. O concurso Desafio Criativos na Escola é iniciativa do Instituto Alana e neste ano recebeu projetos de 436 cidades brasileiras, sendo que a Bahia foi líder de inscrições, totalizando 501 iniciativas inscritas. Em seguida vêm São Paulo (213), Rio de Janeiro (131), Minas Gerais (129) e Ceará (72), A cerimônia de premiação a

Comente agora

Estudantes que utilizam transporte público para ir ao Enem devem checar trajeto

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 11/11 17:15h
Estudantes que utilizam transporte público para ir ao Enem devem checar trajeto

Estudantes de todo país que vão utilizar o transporte público para se deslocar até o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem checar com antecedência a linha de ônibus ou metrô que faz o trajeto desejado, assim como o tempo gasto no percurso, para não se atrasar. A segunda etapa de provas ocorre neste domingo (12) e os portões de acesso ao local da prova fecharão às 13h, no horário de Brasília. 

Comente agora

Provas de exatas devem ser as mais complicadas do Enem

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 11/11 15:12h
Provas de exatas devem ser as mais complicadas do Enem

Deixar para estudar conteúdos muito difíceis na véspera das provas de exatas, a etapa mais "decoreba" do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pode ser um tiro no pé, na opinião de professores. "O candidato vai ficar estressado e se sentir muito inseguro. Isso poderá comprometer o ganho efetivo dele no dia do exame", diz Fernando Da Espiritu Santo, professor de matemática do Poliedro, em São Paulo. Neste domingo (12), os candidatos terão 4h30 para resolver um bloco de 90 questões nas áreas de matemática, química, física e biologia.

Comente agora

Portões de locais de prova do Enem serão fechados às 13h, no horário de Brasília

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 11/11 14:21h
Portões de locais de prova do Enem serão fechados às 13h, no horário de Brasília

No segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece amanhã (12), os horários de abertura e fechamento dos portões serão os mesmos do primeiro dia de prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões. A atenção deve ser redobrada em estados que tenham fuso horário diferente ou que, ao contrário de Brasília, não estejam no Horário Brasileiro de Verão.

Comente agora

Ministro anuncia para dezembro novo programa para unir empresas e universidades

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 11/11 10:52h
Ministro anuncia para dezembro novo programa para unir empresas e universidades

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (10), em São Paulo, que o governo federal deve lançar, em dezembro, um programa de apoio à ciência e inovação no país, tentando aproximar o setor empresarial dos centros de pesquisa e de ciência e universidades com o objetivo de agregar tecnologia e inovação aos produtos fabricados no país. O programa, explicou o ministro, pretende utilizar um fundo não contingenciável.

Comente agora

Inep altera data de aplicação do Encceja para pessoas privadas de liberdade

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 11/11 10:04h
Inep altera data de aplicação do Encceja para pessoas privadas de liberdade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje (10) que a data da aplicação da edição de 2017 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja) foi modificada e ocorrerá, agora, nos dias 19 e 20 de dezembro. Anteriormente, o exame seria realizado nos dias 21 e 22 de novembro. De acordo com o Inep, a mudança ocorreu devido a “adequação de logística” entre o instituto e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em virtude da proximidade da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem o segundo e último dia de provas neste domingo (12).

Comente agora

Baiana pagou inscrição do Enem, mas foi impedida de fazer prova

Educação  Postado por Críssia Guedes - 10/11 18:04h
Baiana pagou inscrição do Enem, mas foi impedida de fazer prova

(Foto: Reprodução)

O que poderia ser a chance para uma completa mudança de vida, acabou se transformando em um pesadelo para Larissa Vieira, 24 anos. A estudante de Irecê, no Centro-Norte baiano, realizou o pagamento da inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não pôde fazer a prova porque o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não identificou o pagamento. Larissa conta que em julho de 2016 ela abandonou o curso de Administração de Empresas em uma faculdade particular, no sexto semestre, para estudar exclusivamente para o Enem. “Eu tranquei o meu curso porque não estava mais conseguindo pagar e queria, no Enem, a chance de conseguir uma bolsa para terminar a faculdade ou, se eu obtivesse uma nota boa, iria tentar cursar Medicina Veterinária aqui em Irecê”, relata. 

Comente agora

Professores apontam o que pode cair no Enem deste domingo; veja

Educação  Postado por Críssia Guedes - 10/11 16:59h
Professores apontam o que pode cair no Enem deste domingo; veja

Professores convidados pelo CORREIO comentaram temas que podem ser cobrados nas questões de Matemática e Ciências da Natureza da prova do Enem deste domingo (12). Emilcon Filho e Toni Santana listaram as fórmulas de Matemática que não podem ser esquecidas, Marivan José e Victor Benevides deram as dicas de Química, Mário Roullet e Vivas lembraram os conteúdos mais importantes de Física, e Ricardinho e Anderson Moreira listaram os assuntos de Biologia mais cotados para a prova. Assista ao vídeo da  transmissão ao vivo: 

Comente agora

Inscrições do vestibular da Uefs são prorrogadas e vão até 16 de novembro; confira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/11 15:45h
Inscrições do vestibular da Uefs são prorrogadas e vão até 16 de novembro; confira

As inscrições para o Processo Seletivo (Prosel) 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cidade distante cerca de 100 km de Salvador, foram prorrogadas e vão até o dia 16 de novembro. Antes da mudança, os candidatos teriam até esta sexta-feira (10) para fazer as inscrições. Com a prorrogação, o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o dia 17 de novembro de 2017. São 25 opções de cursos oferecidos pela universidade. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2018. Das 921 vagas que estão sendo oferecidas, 50% são reservadas para alunos egressos de escolas da Rede Pública (destas, 80% são reservadas para os que se autodeclaram afro-descendentes) e 50 vagas para integrantes de comunidades indígenas ou quilombolas. As inscrições, que começaram no dia 17 de outubro são realizadas, exclusivamente, pela internet através do Portal da Uefs, na área “Serviços”, opção “Prosel/Vestibular”. Outra alternativa é acessar, diretamente, a home page da Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Uefs.

Comente agora

SAJ: Reforma do Ensino Médio será discutida em Seminários Territoriais. Veja a programação

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/11 15:38h
SAJ: Reforma do Ensino Médio será discutida em Seminários Territoriais. Veja a programação

Com o objetivo de ampliar o debate e a escuta com a comunidade educacional baiana, atendendo a pauta nacional sobre o Ensino Médio, a Secretaria da Educação do Estado promoverá, durante os meses de novembro e dezembro, o 1º Ciclo de Seminários Territoriais: “Ensino Médio em debate”, agregando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).  A primeira edição da série começa, nesta segunda-feira (13), em Paulo Afonso (NTE 24), a 434Km de Salvador, no Vale do São Francisco.

Ainda na semana que vem, o seminário será realizado, na terça-feira (14), em Valença (NTE 6) e em Santo Antônio de Jesus (NTE 21).  Em Paulo Afonso, o seminário acontecerá, das 8h às 16h, na sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Em Valença, o seminário será no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins e em Santo Antônio de Jesus, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes.

Comente agora

Em greve há mais de 20 dias, professores de Teofilândia reivindicam pagamento de salários e plano de carreira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/11 11:04h
Em greve há mais de 20 dias, professores de Teofilândia reivindicam pagamento de salários e plano de carreira

Estudantes da rede municipal de Teofilândia, a cerca de 205 km da capital, estão sem aulas há 21 dias, quando os professores resolveram fazer greve por conta do atraso de salários. A categoria se reúne na manhã desta sexta-feira (10), com representantes do município. Em conversa com o G1, a secretária de Educação da cidade, Adriana Oliveira, disse que o município tinha salários atrasados quando a categoria entrou em greve, mas que a situação foi normalizada com os salários de outubros. "Hoje, o salário não está atrasado, Porém, os professores receberam sem as gratificações que a categoria tem direito. O município passa por dificuldades financeiras e não estamos conseguindo pagar o valor total", explicou Adriana. Segundo a secretária, os pagamentos foram feitos com data antecipada até o mês de junho e começaram a atrasar em julho, quando o valor integral deixou de ser pago. Ela disse ainda, que os servidores reivindicam também o cumprimento do plano de cargos e salários. "Tivemos baixa arrecadação nos últimos meses, especialmente no mês de outubro. No momento não temos como cumprir o plano, porque isso acarretaria no descumprimento da lei de responsabilidade fiscal", explicou. (G1)

Comente agora

Sesi abre processo seletivo para 410 bolsas de estudos do Ensino Médio em Salvador e no interior

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/11 09:55h
Sesi abre processo seletivo para 410 bolsas de estudos do Ensino Médio em Salvador e no interior

O Serviço Social da Indústria (Sesi) na Bahia abriu vagas para 410 bolsas de estudos gratuitas para o 1º ano do Ensino Médio, em 2018. Os interessados vão passar por processo seletivo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até o dia 19, domingo. As bolsas são destinadas às escolas da rede na capital e no interior. O candidato precisa ser concluinte do 9º ano do ensino fundamental, ter 16 anos completos até 31 de março de 2018 e renda familiar de até dois salários mínimos. As inscrições para concorrer às vagas devem ser feitas no site do Sesi. O candidato será submetido a uma prova escrita, composta de 45 questões objetivas e redação, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será realizada no dia 3 de dezembro. Para Salvador, o Sesi oferece 240 bolsas, sendo 140 delas para a Escola Djalma Pessoa (Piatã) e 100 para a Escola Reitor Miguel Calmon (Retiro). No interior do estado, 20 vagas são para o munícipio de Luís Eduardo Magalhães, 20 para Vitória da Conquista, 20 para Barreiras, 30 para Ilhéus e 80 para a Escola SESI de Feira de Santana. No caso dos aprovados, a matrícula começa a partir do dia 13 de dezembro, quando deve ser publicado o resultado final da seleção. Para quem não tem perfil socioeconômico para concorrer a uma bolsa de estudos, a matrícula pode ser feita diretamente nas escolas da Rede SESI.

Comente agora

Prefeitura de S. A. de Jesus entrega nova Escola Maria Augusta Lopes Ferreira. Veja fotos

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 09/11 16:29h
Prefeitura de S. A. de Jesus entrega nova Escola Maria Augusta Lopes Ferreira. Veja fotos

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou na manhã desta quinta-feira (9) a Escola Maria Augusta Lopes Ferreira, totalmente reformada. O evento foi aberto com apresentações culturas e esportivas do Coral do Projeto Sorrir, DRC e CKSAJ. Em seguida, Dona Eliene Andrade, avó de um aluno, deu seu testemunho sobre a reforma da escola: “Estamos regozijados com a nossa escola nova. Eu moro aqui em Santo Antônio de Jesus há 25 anos e nunca vi uma coisa como essa. A prefeitura está de parabéns.” – pontuou. Diretora da Unidade, Adelice Peixoto, relembrou o cenário em que a escola foi encontrada e agradeceu ao prefeito e a secretária de Educação pela reforma: “Quando chegamos aqui em janeiro, nós ficamos muito tristes em ver a situação dessa escola. A gente dava aula de guarda-chuva porque as salas molhavam, o muro estava caindo, não podíamos usar o banheiro porque havia problemas no encanamento. Mas, graças a Deus, hoje estamos iniciando uma nova realidade.”

Comente agora

Diretrizes para currículo do ensino médio serão concluídas só no ano que vem

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 09/11 16:15h
Diretrizes para currículo do ensino médio serão concluídas só no ano que vem

O documento que estabelece as diretrizes para os currículos das escolas de ensino médio será enviado pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação (CNE) só no início do ano que vem. A previsão inicial do governo era que a Base Nacional Comum Curricular do ensino médio fosse concluída até o fim deste ano. Segundo o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, o adiamento aconteceu porque ainda está sendo finalizada a análise da Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e o ensino fundamental.

Comente agora

S. A. de Jesus: Pais precisam ficar atentos à renovação de matrícula da rede estadual de ensino, diz diretora do N21

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 09/11 14:24h
S. A. de Jesus: Pais precisam ficar atentos à renovação de matrícula da rede estadual de ensino, diz diretora do N21

A renovação de matrícula da rede estadual de ensino já foi iniciada em toda a Bahia. De acordo com a diretora do N21, Patrícia Dávila, em Santo Antônio de Jesus, essa renovação começou na segunda-feira (06), para alunos regulares, e irá até o dia 30/11. Segundo ela, haverá uma pré-matrícula para os alunos de educação especial, que será nos dias 13 e 14 de novembro. A distribuição das cartas de renovação dos alunos da rede estadual está sendo feita, sendo assim os pais precisam assinar e responder se o filho continuará ou não na instituição de ensino. A diretora informou que os pais devem ficar atentos e pedir a seus filhos esse documento para renovação da matrícula.

Confira o cronograma de matrículas abaixo:

Comente agora

Inep vai corrigir prova de candidato que esquecer frase do caderno do Enem

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 09/11 13:58h
Inep vai corrigir prova de candidato que esquecer frase do caderno do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje (9) que vai corrigir a prova dos participantes que se esqueceram de transcrever a frase do caderno de questões para a o cartão-resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova do Enem foi realizada no dia 5 de novembro, e o segundo exame será no próximo domingo (12). No entanto, o Inep deixa claro que a decisão pela correção dos participantes que se esqueceram da transcrição é extraordinária e que a necessidade de transcrição não está interrompida. Todos os participantes devem ficar atentos às orientações na capa do caderno de questões e transcrever a frase no segundo dia de prova.

Comente agora

Senado aprova medida provisória que reformula o Fies

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/11 18:10h
Senado aprova medida provisória que reformula o Fies

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória (MP) que reformula as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de crédito para os estudantes de cursos superiores. Como o texto já havia sido aprovado pela Câmara a MP seguirá para a sanção do presidente da República, Michel Temer. As novas regras do programa de crédito valerão para os contratos fechados a partir de 2018. Uma das principais novidades é que os financiamentos concedidos terão taxa de juros real igual a zero. Hoje, a taxa é de 6,5% ao ano. Outra mudança é a que acaba com a carência de 18 meses após o término do curso para o estudante começar a pagar as parcelas do financiamento. Agora, ele começará a pagar assim que se formar, mas a parcela será proporcional a sua renda e ao valor do curso.

Comente agora

Inep descarta possibilidade de cancelamento do Enem deste ano

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 08/11 17:49h
Inep descarta possibilidade de cancelamento do Enem deste ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) descartou hoje (8) a possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano por conta de operações da Polícia Federal para investigar indícios de fraudes no certame. “É importante, neste momento, que os participantes mantenham a calma para a aplicação do segundo dia de provas no próximo domingo, 12 de novembro”, diz o Inep. Segundo o órgão, foram adotadas todas as medidas para uma aplicação segura, que garanta isonomia entre os participantes e tranquilidade para realização das provas. Na manhã de hoje, quatro pessoas foram presas por suspeitas de fraude em concursos públicos e no Enem de 2016. Segundo a Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte (CE), não foram identificados indícios de fraudes no Enem deste ano.

Comente agora

Estagnado há cinco anos, Brasil segue com proficiência baixa em inglês e atrás de todos os Brics

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 08/11 17:22h
Estagnado há cinco anos, Brasil segue com proficiência baixa em inglês e atrás de todos os Brics

O nível de proficiência em inglês está estagnado no nível "baixo" há cinco anos no Brasil. Os dados são do Índice de Proficiência em Inglês (EPI, na sigla original), cujas informações sobre edição 2017 foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (8) pela EF Education First. Entre 2016 e 2017, o Brasil registrou um ligeiro aumento e atingiu seu mais alto índice na história, de 50,66 para 51,92, mas não está muito acima do nível de 2015, que foi de 51,05. Em relação aos demais países do levantamento, o Brasil caiu da 40ª para a 41ª posição e ficou um pouco acima do índice médio da América Latina, que neste ano chegou a 51,47. Por outro lado, o Brasil ficou abaixo da pontuação média mundial (53,18 pontos) e dos países africanos (52,28). Já entre os Brics, o Brasil ficou na última posição, atrás da África do Sul, Índica, China e Rússia.

Comente agora

UNEB prorroga inscrições do vestibular 2018 até 12 de novembro

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 08/11 16:51h
UNEB prorroga inscrições do vestibular 2018 até 12 de novembro

A UNEB prorrogou, até o dia 12 de novembro, o prazo de inscrição para o Vestibular 2018 , exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br  (ver edital de prorrogação). Estão sendo disponibilizadas 4.069 vagas distribuídas em diversos cursos de graduação presenciais, oferecidas nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. A taxa é de R$ 85. Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas, desde que atendam aos critérios de ter cursado todo o Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) ou equivalente (5ª a 8ª série) e todo o Ensino Médio única e exclusivamente em Escola Pública e possuir renda bruta familiar mensal inferior ou igual a quatro salários mínimos.

Comente agora

Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 08/11 15:03h
Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura

Uma pesquisa do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) mostra que o número de alunos que ingressaram em cursos de licenciatura presenciais caiu 10% entre 2010 e 2016. No mesmo período, o número de concluintes desses cursos caiu 7,6%. Os dados fazem parte do Panorama de Empregabilidade dos Concluintes no Ensino Superior e foram apresentados hoje (8) na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Segundo o estudo, 39,5% dos formandos em licenciatura estão trabalhando na sua área de atuação. “É um problema muito grave, porque hoje os alunos que optam pelas licenciaturas e escolhem seus cursos por preço e não por vocação. A grande maioria busca pedagogia e as diversas áreas da formação como para professores de matemática, ciências, física, química, os ingressantes caem ainda mais a cada ano”, alerta o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Panorama: No âmbito geral, a pesquisa mostra que 47% dos alunos que concluíram a graduação estão trabalhando em sua área de formação. Outros 18,7% trabalham em uma área diferente da que se formaram e 34,3% não estão trabalhando. O estudo registrou um aumento no número de concluintes com renda inferior a três salários mínimos. No caso de estudantes na faixa de até 1,5 salário mínimo, o aumento foi 4,7 pontos percentuais e para alunos com renda entre 1,5 e 3 salários, houve crescimento de 3,4 pontos.

Comente agora

Enem será reaplicado apenas em casos de falta de energia

Educação  Postado por Willyam Reis - 08/11 08:00h
Enem será reaplicado apenas em casos de falta de energia

Cerca de 3,5 mil participantes de nove locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram afetados por falta de energia elétrica no último domingo (5) poderão participar da reaplicação da prova, prevista para dezembro. Os problemas ocorreram em nove locais: um em Olinda (PE), um em Teresina (PI), e em sete endereços em Uruaçu (GO). Os alunos afetados poderão refazer a prova no dia 12 de dezembro e devem fazer a prova de matemática e ciências da natureza no próximo domingo (12), nos mesmos locais. Mas quem faltou no primeiro dia de prova não poderá fazer o exame em outro dia. Segundo o edital do Enem, o não comparecimento às provas nas datas e horários informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) caracterizará ausência do participante, não havendo segunda oportunidade.  A ausência do candidato na primeira prova não impede a realização da segunda prova, que será no próximo domingo (12). No entanto, como terá perdido grande parte do exame, inclusive a prova de redação, a média final ficará comprometida, dificultando a classificação. Mas o candidato pode fazer a prova como forma de treinamento para os próximos anos.

Comente agora

Universidade dá bolsas para estudar na Austrália

Educação  Postado por Críssia Guedes - 07/11 21:34h
Universidade dá bolsas para estudar na Austrália

Já pensou em estudar na Austrália? A Universidade de Melbourne, situada na capital cultural do país, abriu inscrições para bolsas integrais em cursos de graduação. Todos os anos, são disponibilizadas cerca de 50 bolsas, para alunos do mundo todo. Para tender ao prazo final das bolsas de graduação em Melbourne, é necessário se candidatar até 31 de janeiro. Há três tipos de bolsa de graduação em Melbourne. O primeiro oferece um desconto de 10 mil dólares australianos na anuidade cobrada pela universidade, no primeiro ano de curso. O segundo concede um desconto de 50% no valor da tuition durante o curso inteiro. O terceiro tipo trata de uma bolsa integral, que cobre o valor completo da anuidade durante a graduação inteira. Vale lembrar que, durante os anos de curso, cabe ao estudante arcar com as próprias despesas (como alimentação e moradia). Como explica a instituição de ensino, o candidato ideal deve ter um desempenho acadêmico excelente desde o ensino médio e devem receber uma “unconditional offer” da universidade. 

Como se candidatar às bolsas de graduação em Melbourne: 

Comente agora

Enem 2017 vai ser reaplicado para candidatos de 9 locais de prova

Educação  Postado por Críssia Guedes - 07/11 19:15h
Enem 2017 vai ser reaplicado para candidatos de 9 locais de prova

(Foto: DR)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (7) que cerca de 3.500 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 poderão refazer o primeiro dia de provas. Os concorrentes foram prejudicados por faltra de energia em nove locais de prova. 

Confira a lista de locais de prova onde os candidatos poderão refazer o primeiro dia do exame:

Comente agora

Rui anuncia promoções para professores e coordenadores da rede estadual

Educação  Postado por Críssia Guedes - 07/11 18:10h
Rui anuncia promoções para professores e coordenadores da rede estadual

(Foto: Divulgação)

O governador Rui Costa anunciou, nesta terça-feira (7), que o Governo do Estado enviou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), que propõe duas promoções para professores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental e médio. Rui comunicou durante o #PapoCorreria, transmitido ao vivo nas redes sociais. O projeto vai representar um ganho médio de 14% para a categoria, até maio de 2019. A medida propõe a reestruturação da carreira do magistério público do ensino fundamental e médio. O intuito é beneficiar 29 mil educadores e terá um investimento de R$ 348 milhões. O pagamento de 6% sobre o vencimento básico dos educadores, referente à primeira promoção será antecipado ainda este ano, e o valor do segundo será adiantado para setembro de 2018. O vencimento inicial do magistério definido pelo PL passa a ser de R$ 2.446,66 acima do Piso Nacional da Categoria (R$ 2.298,80). As promoções estão atreladas a matrícula e a frequência dos professores e coordenadores em um curso de capacitação, dividido em dois módulos. O pagamento será feito de acordo com o módulo cursado. (BNews)
 

Comente agora

Recomendação para prova de exatas do Enem é descanso e revisão leve

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 07/11 15:48h
Recomendação para prova de exatas do Enem é descanso e revisão leve

No próximo domingo (12) será aplicada a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Para a reta final, a orientação dos professores é que os candidatos descansem e façam uma revisão leve dos principais assuntos que devem cair na prova de exatas. O professor de química Paulo Valim, do Portal Química em Ação, disse que agora não é a hora para revisar todo o conteúdo, mas sim fazer uma revisão leve e descansar, de preferência fazendo atividades físicas para diminuir a ansiedade. “Você passou o ano todo estudando, e agora é hora de colher os resultados de toda essa preparação. Então, se ficar na cabeça que tem que revisar tudo, vai gerar ansiedade e até insegurança, porque é muito conteúdo e o candidato pode se deparar com um conteúdo que ainda não saiba”, disse.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com