As comentadas


Boa tarde , Domingo, 29/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Educação

29
Mar
Empresas de Educação ainda veem espaço para manter reajustes no Fies
Postado por: Letícia Oliveira / 14:19h

Entidades que representam o ensino superior ainda têm a expectativa de que possa ser possível reajustar os preços das mensalidades do Fies para alunos veteranos sem a limitação imposta este ano pelo Ministério da Educação. Os grupos de ensino privado tiveram uma derrota na Justiça e vão depender ainda do andamento de um grupo de trabalho criado por órgãos do MEC e do Ministério da Justiça que vai avaliar os aumentos nas mensalidades. O diretor executivo da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, conta que um acordo com o MEC permitiu que as empresas fizessem a inscrição dos alunos no sistema do Fies independentemente do valor do reajuste. A diferença é que o novo grupo de trabalho, formado por meio de uma portaria publicada esta semana, vai revisar todos os contratos que estejam com reajustes acima de 6,4% para entender se houve ou não abuso no reajuste de preço da mensalidade. A limitação aos reajustes de preço passou a ser implementada este ano e afeta o universo de cerca de 1,9 milhão de estudantes que já estudam com Fies, ou seja, alunos veteranos. O MEC determinou desde fevereiro que só poderiam ser financiadas mensalidades que tivessem aumentado em no máximo 6,4% ante o ano passado.

Comente agora
28
Mar
Novo ministro aponta concepção 'autoritária' no governo Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:28h

Anunciado nesta sexta-feira (27) como novo ministro da Educação, o filósofo e professor Renato Janine Ribeiro afirma em entrevista na edição deste mês da revista "Brasileiros" que a presidente Dilma Rousseff não faz política, tem uma concepção de governo "autoritária" e não dá autonomia aos ministros. Segundo Janine Ribeiro, professor aposentado de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP), o governo foi "uma decepção do ponto de vista econômico" e por isso é obrigado agora a adotar uma política "tucana". O filósofo é o personagem de capa da edição da revista que está nas bancas neste mês. No site da publicação, a entrevista, intitulada "A política e a perda do discurso ético", foi ao ar no último dia 16, pouco menos de duas semanas antes de ele ter sido convidado por Dilma para ministro da Educação, em substituição a Cid Gomes, que pediu demissão. Para Janine Ribeiro, a presidente "prometeu fazer uma coisa e está fazendo o contrário", em razão, segundo afirmou, de uma concepção de governo "no limite, autoritária", pela qual "não precisa prestar contas à sociedade". Na entrevista, ele defende que o atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, "teria mais o perfil" para ser o candidato do PT a presidente em 2014, mas, segundo disse, Dilma foi escolhida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque era "a mais próxima do empresariado". O professor avalia que os ministros com mais autonomia no governo são Joaquim Levy (Fazenda) e Juca Ferreira (Cultura). Os demais, afirmou na entrevista, "continuam tendo as orelhas puxadas cada vez que falam uma coisa de que ela [Dilma] não gosta". Para ele, Levy tem autonomia porque "talvez seja o único ministro indemissível" e Juca Ferreira porque "tem força no meio cultural" e um orçamento pequeno, o que dá "grande autonomia". 

Comente agora
28
Mar
Renato Janine diz que tem que estudar dossiês do MEC antes de falar com imprensa
Postado por: Letícia Oliveira / 15:51h

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, usou seu perfil no Facebook para comentar sua nomeação para o cargo pelo governo federal. Na manhã deste sábado (28), ele agradeceu às mensagens de apoio recebidas durante a noite e revelou que recebeu o convite na quinta-feira (26), em uma ligação feita pelo ministro da Casa Civil, Aloisio Mercadante. Janine afirmou que espera que “a educação constitua um destes pontos que permitam unir o País, gente de um lado ou de outro, mas que sabe que sem educar não se avança”. O ministro ainda brincou: “peço compreensão para a necessidade de estudar os dossiês antes de entrar em detalhes sobre eles. Afinal, como pode alguém ir para a Educação se não começar estudando??", escreveu no Facebook. (BN)

Comente agora
28
Mar
Novo ministro diz em rede social que sem educar não se avança
Postado por: Letícia Oliveira / 13:29h

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, manifestou-se hoje (28), em rede social, sobre o convite que recebeu da presidenta Dilma Rousseff para substituir Cid Gomes no comando da pasta. Em um texto de agradecimento pelo apoio recebido de várias pessoas, Ribeiro se mostrou animado. “Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é o caminho, ou um dos principais”. Ele contou que o convite surgiu na quinta-feira (26), quando recebeu uma ligação do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. “Na quinta-feira recebi uma ligação do ministro Aloizio Mercadante, me convidando a ir a Brasilia para vermos a possibilidade de eu ocupar esse cargo. Aceitei”. O professor e filósofo disse ainda que após conversar com Dilma e Mercadante, foi ao Ministério da Educação (MEC), onde se encontrou com o secretário executivo, Luiz Cláudio Costa, que ocupa interinamente o comando da pasta.

Comente agora
28
Mar
Ganhador da promoção Credescola da Comercial São Luís recebe prêmio em Elísio Medrado; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h

Fotos: Voz da Bahia/ Marcello Dial

A Comercial São Luís em Santo Antonio de Jesus lançou uma campanha Compre em até 12x e concorra a um Credescola no valor de R$ 2.000.00. No dia 14, a loja realizou o sorteio e o ganhador foi Vinícius Souza dos Santos, residente na Rua Rio Vermelho na cidade de Elísio Medrado. O garoto  estuda na Escola Paraíso Infantil e nesta quarta-feira  (26), a loja foi até o município onde o garoto mora, para fazer a entrega do prêmio.

Comente agora
27
Mar
Janine Ribeiro é o novo Ministro da Educação
Postado por: Anacley Souza / 19:36h

A Presidência da República anunciou no início da noite desta sexta-feira (27) que o professor Renato Janine Ribeiro será o novo ministro da Educação. A posse será no próximo dia 6. Professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Janine Ribeiro assumirá o comando do MEC no lugar de Cid Gomes, que deixou a pasta na semana passada após um conflito com deputados em sessão da Câmara. Janine Ribeiro é o quinto ministro da Educação desde o início do primeiro mandato de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011. Antes dele passaram pela pasta Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo; Aloizio Mercadante, hoje ministro da Casa Civil; José Henrique Paim e Cid Gomes. Desde a saída de Gomes, o secretário-executivo da pasta, Luiz Claudio Costa, chefiava o MEC interinamente. Doutor em filosofia, Renato Janine Ribeiro ensinava ética e filosofia política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os cargos que ocupou está o de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), entre 1991 e 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999. Também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008, quando coordenou mais de 2,5 mil cursos de mestrado e doutorado do Brasil. Janine Ribeiro publicou diversos livros na área de filosofia e ciência política, entre os quais "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil", obra vencedora do Prêmio Jabuti 2001 na área de ensaios e ciências humanas. Nesta sexta, também foi anunciado o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, tesoureiro da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. (Globo)

Comente agora
27
Mar
Diretório Acadêmico da UFBA acusa reitor João Salles de proibir manifestação cultural
Postado por: Anacley Souza / 18:08h

O Diretório Acadêmico da Universidade Federal da Bahia (DCE – UFBA), divulgou, na última quinta-feira (26) um comunicado oficial cancelando o evento ‘Calourada Unificada UFBA’ , que aconteceria na tarde deste sábado (28), com a apresentação das bandas Scambo, Didá, Reggfus e Forró Eu Laço. Em entrevista ao Bahia Notícias, um integrante do conselho político do DCE, Silas Félix, disse que o reitor da universidade, João Carlos Salles, negou o espaço da Praça das Artes, localizado no campus de Ondina, para a realização do evento. “Até então, ele não deu nenhuma justificativa oficial para isso, sendo que cumprimos todas as exigências que ele fez e respeitamos a portaria da universidade que proíbe manifestação culturais após as 22 horas”, disse Félix, que ainda explicou os trâmites da negociação. “Ficamos de apresentar um projeto pra ele, que nos exigiu que não fosse apenas uma festa, mas que houvesse uma tarde de intervenções artísticas e culturais, e assim foi apresentado. Dialogamos com a Pró-reitoria de Extensão e eles iriam ajudar com os custeios de grupos artísticos, da própria universidade, que iriam se apresentar durante o evento. Não ia ser apenas umas festa, ia ser um dia de produção artística e cultural dentro da universidade”, contou. No evento do Facebook criado para a Calourada, o comunicado oficial explica que além da festa, houve uma rodada de debates, no último dia 13 de março, em comemoração aos 10 anos da adoção de cotas pela UFBA; e que isso estava no acordo feito com previamente reitoria.

Comente agora
27
Mar
UFRB abre concurso público com 08 vagas para professor de Medicina em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 16:31h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga concurso público para provimento do cargo de professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS)campus de Santo Antônio de Jesus. São ofertadas 08 vagas para professor auxiliar com graduação em Medicina e titulações específicas. O regime de trabalho é de 20 horas semanais. As inscrições seguem até o dia 29 de abril. O candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível no site de Concursos da UFRB e enviar à Gerência Técnica Administrativa do Centro de Ciências da Saúde, via SEDEX, acompanhado dos demais documentos exigidos no Edital Nº 02/2015. O valor total da inscrição é de R$ 90,00. As matérias relativas ao concurso são: Propedêutica, diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas de saúde do adulto e na terceira idade; Propedêutica, diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas de saúde na embriogênese e na gestação; Propedêutica, diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas de saúde na infância e adolescência; Prática em saúde da família e Oficinas de Medicina baseadas em evidências.

Comente agora
27
Mar
Sindicato dos professores da UFBA admite possibilidade de entrar em greve
Postado por: Letícia Oliveira / 16:30h
Os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) podem paralisar as atividades com o corte de gastos anunciado pela instituição no início da semana. De acordo com o Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (APUB), o racionamento já era esperado desde fevereiro. A presidente da APUB, Cláudia Miranda, afirmou que a categoria não pode responder pela falta de responsabilidade do governo federal. "Infelizmente essas medidas vêm de encontro a tudo que nós vínhamos defendendo e a educação não pode pagar pelas irresponsabilidades de um governo", disse ela, em entrevista à Tribuna da Bahia. Uma assembleia para debater a questão está marcada para o dia 14 de abril. "Não havendo recuo ou alguma sinalização por parte de rever as medidas de contenção adotadas, pode ser que haja uma greve não apenas dos docentes como também de outras categorias. Nós não concordamos com esse modelo de desenvolvimento econômico que é feito para poucos", destacou. (Metro1)
Comente agora
27
Mar
UNEB abre processo seletivo para professor visitante: inscrições de 6 a 10/04
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:04h

A UNEB, por meio do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador, vai abrir inscrição para o processo simplificado para seleção de professor visitante. Os interessados em participar devem realizar inscrição, mediante documentos especificados na carta convite, entre os dias 6 e 10 de abril, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no setor de recursos humanos, no departamento. Estão sendo oferecidas quatro vagas, distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Química, e de graduação em Design, Sistemas de Informação e Urbanismo. A seleção, que acontecerá no período de 13 a 15 de abril, consiste em análise de currículo, análise da proposta de trabalho e/ou pesquisa e entrevista. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 de abril. Mais informações no site www.uneb.br.

Comente agora
27
Mar
Professor usa hit 'Tudo Nosso' em sala para gerar reflexão entre alunos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:01h
"Tudo nosso e nada deles". O hit que concorreu ao título de melhor música no Carnaval 2015, e arrastou uma multidão na pipoca do cantor Igor Kannário em Salvador, foi tema de atividade em sala de aula no Colégio Estadual Júlio Vírgínio de Santana, na região de Mar Grande, em Vera Cruz, município da região metropolitana da capital baiana. A avaliação, elaborada com o intuito de promover uma integração entre alunos e professor no início do letivo 2015 ganhou as redes sociais. Dentre as questões propostas para os estudantes, estava a interpretação de trechos da canção mais famosa do artista conhecido como o "Príncipe do Gueto".  "Na sua opinião, o que vem a ser: 'Não bata de frente não, você sabe qual é meu plantão. O bonde é pesado, fique ligado. Quando eu passar você vai ver'?", diz uma das questões. A atividade também estimulou os alunos a pensarem nos significados de algumas gírias usadas na composição, como: barril, tá ligado, cole com a gente, chapa quente. Além da interpretação de vocábulos, a avaliação proposta provocou os estudantes com questões relacionadas ao dia-a-dia das comunidades periféricas. Dentre as perguntas, o professor questionava: "Por que essa música fez tanto sucesso na periferia e nos lugares mais pobres da cidade de Salvador?" e "Por que muitos moradores das periferias chamam Igor Kannário de o “Príncipe dos Guetos? Seria ele um representante dessa parte excluída da sociedade?". As questões foram elaboradas pelo professor de sociologia Paulo Marconi Nunes. Em entrevista ao G1, ele ressalta que o tema "Carnaval" rende muito nas área de Ciências Humanas.
Comente agora
27
Mar
Jaguaripe: Mãe de aluno denuncia que prefeitura contratou professora sem qualificação para ensinar alunos da zona rural
Postado por: Anacley Souza / 09:44h

Um caso inusitado foi denunciado na manhã desta sexta-feira referente a uma escola da rede municipal que funciona no Distrito do Imbiara, Zona rural da cidade de Jaguaripe. Segundo a mãe de um aluno que preferiu não ter sua identidade revelada em contato com a Recôncavo FM, uma professora do ensino fundamental não é qualificada para lecionar e foi contratada pela prefeitura para trabalhar na instituição de ensino. Ainda de acordo informações, a secretaria de educação do município já foi acionada mais até o momento nada foi feito e a discente continua na função, “sabemos que ela não é formada em magistério e está exercendo a função e ganhando como professora. É um absurdo a prefeitura contratar profissionais não qualificados para atender a população”, declarou.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Um comentário
27
Mar
Lâmpadas de biblioteca da Ufba serão substituídas
Postado por: Samile Macêdo / 08:21h

Até o final da próxima semana, a Biblioteca Reitor Macedo Costa, que fica no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) passará por manutenção e terá as lâmpadas queimadas substituídas. Ontem, o site Correio mostrou corredores da Biblioteca Central às escuras. Além disso, o forro do teto do local cedeu e alguns dos aparelhos de ar-condicionado não funcionam.De acordo com a superintendente do Sistema de Bibliotecas da instituição, Jucélia de Oliveira, os problemas serão reparados. “Isso tudo já foi providenciado. Já tinha ido na Sumai (Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura) e estamos apenas esperando a vinda dos eletricistas para regularizar a situação”, afirmou. Já o conserto do ar-condicionado depende da renovação do contrato de manutenção e a superintendente não soube informar quando isso deve acontecer. Segundo a assessoria da Ufba, desde dezembro do ano passado, o reitor João Carlos Salles determinou uma revisão na estrutura da universidade, incluindo a criação de um cronograma de manutenção. 

Comente agora
26
Mar
Rui Costa apresenta Pacto Pela Educação para APLB; Programa será lançado na segunda
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 23:29h

O governador Rui Costa apresentou a membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) o Pacto Pela Educação, que será lançado na próxima segunda-feira (30). O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação dos secretários da Educação, Osvaldo Barreto, de Relações Institucionais, Josias Gomes, e da coordenadora da APLB, Marilene Betros, entre outros representantes. "Dia 30 de março, nós vamos apresentar várias ações do Pacto, de material didático à capacitação de professores, que precisam estar envolvidos neste projeto e ser cada vez mais valorizados", disse o governador, que, recentemente, garantiu a substituição do regime de contrato PST pelo Reda em todo o estado. De acordo com o secretário da Educação, além dos trabalhadores, toda a sociedade está convidada a se envolver na busca da melhoria dos indicadores educacionais no estado. “O ato da segunda representa um momento histórico para a Bahia, quando o governador convidará os 417 prefeitos a assinar juntamente com ele um documento que representará um pacto do Governo com cada município baiano em prol da melhoria da qualidade da educação”, afirmou. O Pacto pela Educação visa melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes, resultando em melhores indicadores e desempenho escolar através de uma grande mobilização entre poderes públicos, educadores, pais, alunos e toda a sociedade. As ações previstas se dividem em cinco eixos temáticos que envolvem a colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica na rede estadual, educação profissional, parcerias com universidades, empresas e organizações sociais, além da integração família-escola. O ato de lançamento será realizado às 9h, no Senai/Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador.

Um comentário
26
Mar
Fies: pontuação do Enem vale a partir de segunda-feira; veja as novas regras
Postado por: Anacley Souza / 18:29h

A partir da próxima segunda-feira (30.03), estudantes que não tenham média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou tenham zerado a redação não poderão pedir financiamento pelo Fies (programa de crédito federal). A nova regra, publicada em dezembro de 2014, é mais uma da série de alterações feitas pelo governo federal no programa. Nesta edição, o MEC limitou o financiamento e está usando critérios como nota do curso e localização para selecionar os beneficiários. Também foi criado um percentual máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contrato. Por conta disso, estudantes têm reclamado nas redes sociais e em protestos da falta de informações claras sobre as inscrições. O iG reuniu dúvidas de universitários sobre as mudanças nas regras do Fies e as levou ao FNDE (órgão ligado ao Ministério da Educação). Confira abaixo qual o melhor navegador para acessar o site do Fies, o que acontece com quem não tem 450 pontos no Enem e como saber se a sua instituição ainda tem vagas para financiamento, entre outras coisas.

Quais serão os critérios para concessão de matrículas pelas universidades particulares? As novas regras nesta edição levam em consideração a qualidade dos cursos, distribuição regional e disponibilidade de recursos. Cursos avaliados com nota 5, considerado o conceito máximo pelo MEC, terão atendimento pleno. Já as graduações nota 3 e 4 serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos. 

Comente agora
26
Mar
SENAI de S. A. de Jesus oferece cursos para a população; Veja como se inscrever
Postado por: Samile Macêdo / 18:01h

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santo Antônio de Jesus está oferecendo cursos preparatórios para a população. Atualmente há quatro turmas em aberto para jovens com idade entre 14 e 21 anos, os quais precisam estar cursando no mínimo o 9º ano. Os cursos ofertados são de Assistente Administrativo (carga horária de 532 horas - 9 meses) e Auxiliar de Operações Logísticas (carga de 476 horas - 8 meses) pelos turnos matutino e vespertino. As aulas iniciarão no dia 27 de maio e as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de Abril através do site do SENAI (www.fieb.org/SENAI). Os estudantes poderão ser inseridos no Programa de Aprendizagem Industrial, entrando no mercado de trabalho como Jovens Aprendizes, além de receberem a certificação pelo curso. A lista dos selecionados será divulgada no site no dia 17 de Abril e os aprovados deverão comparecer ao SENAI de 22 a 24 de Abril com os documentos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. 

Endereço: Rua Antônio Fraga, nº195 Centro de Santo Antônio de Jesus

Telefone: (75)3632-3717

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
26
Mar
Fies: pontuação do Enem vale a partir de segunda-feira; veja as novas regras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:03h

A partir da próxima segunda-feira (30.03), estudantes que não tenham média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou tenham zerado a redação não poderão pedir financiamento pelo Fies (programa de crédito federal). A nova regra, publicada em dezembro de 2014, é mais uma da série de alterações feitas pelo governo federal no programa. Nesta edição, o MEC limitou o financiamento e está usando critérios como nota do curso e localização para selecionar os beneficiários. Também foi criado um percentual  máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contrato. Por conta disso, estudantes têm reclamado nas redes sociais e em protestos da falta de informações claras sobre as inscrições. O iG reuniu dúvidas de universitários sobre as mudanças nas regras do Fies e as levou ao FNDE (órgão ligado ao Ministério da Educação).Confira abaixo qual o melhor navegador para acessar o site do Fies, o que acontece com quem não tem 450 pontos no Enem e como saber se a sua instituição ainda tem vagas para financiamento, entre outras coisas.

-- O que é o Fies?

-- A regra que limita as inscrições no programa a alunos com nota igual ou superior a 450 pontos no Enem e que não tenham zerado na redação passam a valer quando?

A partir do dia 30 já valem as novas regras. Se a inscrição for concluída no SisFies até 29 de março, o aluno não precisa cumprir as exigências de nota mínima no Enem.

Comente agora
26
Mar
Uesb, Uefs e Uesc aprovam estado de greve e paralisação no dia 8 de abril
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:27h

O corte de verbas de R$ 19 milhões para as Universidades Estaduais, de acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) é o motivo da paralisação das atividades na Uesb, Uefs e Uesc, anunciada nesta terça e quarta-feira (24 e 25). De acordo com a Adusb, a Uneb discutirá o tema no dia 31 de março. Com a ausência das verbas, varias atividades nas instituições estão comprometidas – desde a compra de materiais de limpeza até o pagamento de funcionários terceirizados. Além do estado de greve, as Universidades aprovaram paralisação de atividades no dia 8 de abril para a construção de um ato público, em Salvador. “Os professores entendem que é necessário dar uma resposta dura ao governo, que não tem destinado verbas suficientes para as instituições, usurpa os direitos trabalhistas e se recusa a negociar com o movimento”, afirma a presidente da Associação dos Docentes da UESB, Márcia Lemos.

Comente agora
26
Mar
Escuta do PPA acontece em Santo Antonio de Jesus‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:17h
A escuta social do Plano Plurianual Participativo – 2016-2019 acontece na próxima terça-feira (31), no Hotel Solemar, em Santo Antonio de Jesus, das 8 às 17h. O Governo optou por sistematizar o conjunto das demandas territoriais já apresentadas no último PPA Participativo (2011-2015), no Plano de Governo Participativo (PGP) e nos Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (PTDS), reconduzindo-as aos Colegiados Territoriais para a validação das necessidades de cada território. A partir desse diálogo entre o Governo e a sociedade, será feita a qualificação geral das demandas e a definição de prioridades, com vistas aos próximos quatro 4 anos. A reunião de trabalho que tem o mérito de ser uma das fontes geradoras de insumos para a elaboração das políticas públicas que irão ser aplicadas nos próximos anos. (NRE21)
Comente agora
26
Mar
Justiça determina que faculdade de Salvador matricule alunos pelo Fies
Postado por: Samile Macêdo / 13:46h

A Justiça Federal determinou em caráter liminar que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realize, no prazo de 30 dias, a reabertura do sistema eletrônico necessário para o aditamento dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para alunos da Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador e Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana da capital baiana. A liminar, solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF-BA) e concedida pela Justiça em 18 de março, ainda determina que a faculdade deve efetuar imediatamente a matrícula dos alunos, sem realizar cobranças como taxa de matrícula ou mensalidades de qualquer tipo, até que o processo de aditamento seja concluído. A assessoria do MPF-BA informou ao G1 que a liminar só se refere à Faculdade Maurício de Nassau, porque os alunos da instituição foram os únicos que apresentaram representação junto à entidade. Em nota, o MPF-BA disse que em 6 de fevereiro, a entidade ajuizou uma ação contra o FNDE e a Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador e Lauro de Freitas, após mais de 300 alunos não conseguirem efetuar o aditamento de contratos do Fies em razão de inconsistências do sistema eletrônico do FNDE. 

Comente agora
26
Mar
Entidades ligadas à UFBA admitem possibilidade de greve
Postado por: Letícia Oliveira / 09:28h

Após o anúncio, por parte da Universidade Federal da Bahia (UFBA), das medidas da contenção de custos, na última segunda, que vai atingir serviços como consumo de água, energia elétrica, telefonia, além de passagens, hospedagens e apoio a eventos, entidades ligadas à instituição se mostraram preocupadas com as medidas e dizem que greves podem acontecer se a situação não for revista. A APUB, que é o sindicato que representa os professores das instituições federais de ensino superior do estado da Bahia, diz que a situação pela qual passam as Universidades nada mais é do que um reflexo de um modelo econômico proposto pelo governo que está atingindo os serviços públicos essenciais. “É uma situação que a gente já esperava que fosse acontecer desde fevereiro. Infelizmente essas medidas vêm de encontro a tudo que nós vínhamos defendendo e a educação não pode pagar pelas irresponsabilidades de um governo”, comentou a presidente do Sindicato, Cláudia Miranda. Segundo ela, o sindicato já possui uma plataforma de atividades marcadas para debater a questão. Entre elas, está uma assembleia, que deve acontecer no dia 14 de abril. Questionada se poderia haver uma greve por parte do grupo, Cláudia não descartou a possibilidade. “Não havendo recuo ou alguma sinalização por parte de rever as medidas de contenção adotadas, pode ser que haja uma greve não apenas dos docentes como também de outras categorias. Nós não concordamos com esse modelo de desenvolvimento econômico que é feito para poucos. Vemos aí que o PIB do país só faz subir, mas nós não sabemos aonde foram parar os recursos”, argumentou.

Comente agora
25
Mar
Não é possível garantir que Fies abrirá novas vagas no 2º semestre, diz interino
Postado por: Anacley Souza / 21:53h

O ministro interino da Educação, Luís Cláudio Costa, disse nesta quarta-feira durante audiência pública na Câmara dos Deputados não ser possível garantir que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirá novas vagas no segundo semestre. "Nunca demos previamente o número de vagas. Ano passado foi a mesma coisa. No Fies você faz uma análise de oferta e demanda e vai analisando isso. Hoje já temos 201 mil vagas. Significa que o estudante tem a vaga; a inscrição é dele. Se ele não cumprir qualquer um dos critérios de renda, ela vai para outro. Já temos esse número de vagas disponibilizadas para o estudante", declarou. Segundo o ministro, o número de vagas disponíveis serão previamente anunciadas. "O que vamos fazer com o Fies a partir da próxima edição: a vaga será previamente anunciada". Até este ano, era possível solicitar o financiamento para o primeiro semestre entre os meses de janeiro e junho e, para o segundo semestre, entre julho e dezembro. Neste ano, porém, o governo alterou as regras e impôs uma data, 30 de abril, para que os pedidos fossem feitos. Outra das mudanças, feita no apagar das luzes do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, foi a exigência de uma pontuação mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter acesso ao financiamento. O ministro disse, ainda, que a exigência de 450 pontos é "inegociável". Ele voltou a afirmar na audiência que os contratos já existentes serão mantidos e novos firmados de acordo com a qualidade dos cursos.

Comente agora
25
Mar
Salvador: MPF obtém liminar para alunos da Faculdade Maurício de Nassau aditarem contratos do Fies
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:49h

A pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), a Justiça Federal determinou, no último dia 18, em caráter liminar, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realize, no prazo de 30 dias, a reabertura do sistema eletrônico necessário para o aditamento dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para alunos da Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador e Lauro de Freitas – na Região Metropolitana na Bahia. Já a instituição de ensino superior deve apresentar, no prazo de cinco dias, a lista com os nomes dos estudantes que não conseguiram fazer o aditamento devido a falhas no sistema eletrônico do FNDE. Além disso, a faculdade deve liberar o aditamento desses alunos após a reabertura do sistema pelo FNDE e efetuar imediatamente a matrícula deles, sem realizar cobranças, como taxa de matrícula ou mensalidades de qualquer tipo, até que o processo de aditamento seja concluído. A Justiça determinou, ainda, que a instituição de ensino divulgue a reabertura do prazo de aditamento, de forma clara e ostensiva, em seus meios institucionais de comunicação para que os alunos interessados possam acessar o sistema e confirmar os financiamentos. Em 6 de fevereiro, o MPF-BA, por meio do procurador da República Edson Abdon, ajuizou uma ação contra o FNDE e a Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador e Lauro de Freitas, após mais de 300 alunos não conseguirem efetuar o aditamento de contratos do Fies em razão de inconsistências do sistema eletrônico do FNDE. (BN)

Comente agora
25
Mar
S. A. de Jesus: Instituição de ensino passa por dificuldades e diretora esclarece os motivos
Postado por: Anacley Souza / 15:42h

A violência e a insegurança têm rondado as instituições de ensino na cidade de Santo Antônio de Jesus. Após varias queixas divulgadas de que alunos estariam sendo vítimas de violência e abordadas nas imediações do Colégio Estadual Maria da Conceição Costa e Silva, localizado no Bairro Andaiá, a diretora da escola, Professora Maria Luíza, concedeu entrevista a Rádio Andaiá FM e esclareceu alguns pontos relacionados as dificuldades enfrentadas. Segundo relatou a docente, por conta dos índices crescentes de violência contra os alunos, foi pedido ao Ministério Público e a Polícia Militar para que mantivesse rondas regulares no entorno e salientou que os indícios são relacionados ao turno vespertino onde a escola acolhe alunos de outras instituições, “A questão é que nosso horário nós recebemos alunos de outras escolas e por questão de comportamento inadequado, na maioria das vezes, eles procuram as confusões por conta do objetivo não ser sala de aula, mas isso não quer dizer que não tenhamos segurança”, disse. A diretora afirmou ainda que a escola tem o suporte de guardas de seguranças para manter a ordem no interior do local.

Distribuição da merenda escolar: Outra grande queixa está relacionada à distribuição de merenda escolar, que de acordo foi denunciado por pais de alunos, não está sendo feita desde o inicio do ano letivo. Segundo esclareceu Maria Luiza, a merenda escolar é provinda de uma parceria do governo do estado e, no entanto as verbas destinadas ainda não foram entregues, “é de conhecimento público que a merenda vem através de um credenciamento cuja verba nós recebemos do governo do Estado. Todo ano nós esperamos que essa verba seja depositada e esse credenciamento seja liberado”, esclareceu afirmando que no início do ano letivo, dia 9 de março do ano corrente, aconteceu uma reunião entre pais de alunos e diretoria onde foram anunciadas estas dificuldades. “Conversamos com alguns pais que levaram os filhos para escola e explicamos que nestes primeiros dias não teríamos merenda por conta do credenciamento ainda não está liberado”, justificou. Ela acredita que dentro de oito dias o problema será solucionado. 

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
25
Mar
Ajustes fiscais no Fies devem gerar economia de R$ 4,2 bilhões, diz MEC
Postado por: Letícia Oliveira / 11:10h

O MEC (Ministério da Educação) afirma que irá economizar R$ 4,2 bilhões com a diminuição de repasses para instituições de ensino superior privadas participantes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A estimativa foi apresentada em parecer do ministério que defende os reajustes no programa. A informação foi publicada na versão online jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (24). Também nesta terça-feira, o desembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, suspendeu uma liminar que havia retirado a chamada "trava" de reajustes das mensalidades do FiesA decisão representa uma derrota das instituições de ensino privado, que vêm travando uma batalha judicial contra o Ministério da Educação por conta das mudanças no programa de financiamento do governo.

Comente agora
25
Mar
Orçamento da Ufba caiu em mais de R$ 100 milhões; instituição teve prejuízos em 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 11:06h

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou uma série de medidas de redução de custo para o ano letivo de 2015, devido à diminuição em mais de R$ 100 milhões do seu orçamento de custeio e no atraso do pagamento de contas em até três meses. Em uma carta destinada à comunidade acadêmica, a instituição informou que enfrenta dificuldades na manutenção das atividades desde o final do ano passado. Segundo o reitor, João Carlos Salles, apesar dos cortes, todas as condições essenciais de ensino, pesquisa e extensão serão garantidas. “Estamos responsavelmente arrumando a casa. Precisamos disso para pagar todas as contas”, afirmou Salles, que ainda garantiu que a universidade não ficará sem energia. “Muita gente tem falado disso e há atraso (de pagamento) na Coelba, mas não há risco de corte de luz”. Através da assessoria, a Coelba confirmou que está em processo de negociação da dívida com a Ufba. Segundo a Ufba, enquanto a Lei Orçamentária não é aprovada, o repasse de recursos pelo Ministério da Educação (MEC) foi reduzido em um terço do montante original. Essa situação deve continuar ao longo de todo o ano, inclusive porque a instituição diz ter passado por um “expressivo déficit” em 2014 – embora a assessoria não tenha informado o valor desse prejuízo.

Comente agora
25
Mar
Por conta de desempenho, alunos terão horário ampliado para Português e Matemática
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

A conta é uma adição básica: 4+1=5. Para entender, ninguém precisa saber mais do que Português e Matemática (nem que seja só um pouquinho). Pode não parecer muito, mas a promessa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é que essa soma fará uma grande diferença. A partir de 2016, os 140 mil estudantes da rede pública municipal vão passar mais tempo em sala de aula: a carga horária vai aumentar de quatro horas por dia para cinco horas. Já no segundo semestre deste ano, a situação já muda – crianças e adolescentes terão 4 horas e meia de aula por dia. E o aumento vai priorizar justamente as disciplinas de Português e Matemática. Para o secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, a mudança será “um salto” na qualidade de ensino nas escolas do município. “Isso é muito significativo. Vai ser um dos principais elementos de transformação pedagógica em sala de aula”. Ele diz que a realidade das escolas de Salvador está bem abaixo do que deveria ser e bem distante do quadro em outras cidades. “Temos uma das menores cargas horárias entre as capitais, além de um déficit imenso em relação à média mundial. Não tenho dúvida de que é um dos nossos maiores problemas hoje”.

Defasagem
Só para dar uma ideia, em São Paulo, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação paulistana, o ensino fundamental tem cinco horas diárias desde 2008. Já os alunos da educação infantil têm seis horas por dia, enquanto as crianças das creches ficam no local por dez horas. No Rio de Janeiro, onde existe uma meta que todas as escolas funcionem no regime de tempo integral até 2020, mais de 20% das escolas já contam com nove horas de atividades. O restante tem aulas durante 4 horas e meia. 

Comente agora
25
Mar
Justiça suspende liminar que liberava reajustes maiores no Fies
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:52h

O Ministério da Educação conseguiu na Justiça a suspensão da liminar que derrubava as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), como o teto de 6,4% para reajuste das mensalidades dos cursos financiados; o repasse às instituições em oito vezes em vez de 12, este ano; e a nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos critérios para os novos contratos. A decisão foi tomada pelodesembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Com isso, o Fies volta a ter a 'trava' de reajuste das mensalidades. Segundo a decisão da Justiça, a redução do número de parcelas vai representar uma economia de R$ 4,2 bilhões aos cofres públicos. Na argumentação, o governo destaca que "o custo para o Programa seria da ordem de R$ 150 milhões para cada acréscimo percentual de 1% (um por cento) de reajuste adicional, com reflexos para os próximos três anos estimados em R$ 450 milhões, tendo em conta que os contratos de financiamento do Fies têm, em média, 4 anos de duração". A liminar tinha sido concedida pela 7ª Vara Cível da Justiça Federal de Brasília no dia 9 e determinava que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deveria "providenciar o regular funcionamento do sistema sem as travas de valores mínimos e máximos". 

Comente agora
25
Mar
Governador inaugura centros municipais de educação infantil em Itaberaba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:58h

O governador da Bahia, Rui Costa, inaugurou, na tarde da última terça-feira (24), dois centros municipais de educação infantil, em Itaberaba. As unidades foram batizadas de Professora Iracina Queiróz e Professora Hercília Dias Mascarenhas. Além disso, o petista entregou equipamentos, mobiliário e um veículo ao Centro de Referência de Atendimento a Mulher (Cram). Os centros receberam investimento de R$ 1 milhão do governo do federal e reforçam o ensino público no município. As instalações incluem salas de aula, brinquedoteca, parques infantis, banheiros e cantina.  "Eu coloquei a educação em primeiro lugar no meu governo. Na sociedade, existem dois pilares: a família e a educação. E as pessoas pedem mais segurança e esperam apenas mais polícias, mais presídios e mais viaturas. Claro que são fundamentais, mas eu incluo mais presença familiar e muito mais educação. A educação dá oportunidade e proporciona mudança", disse Rui ao entregar as unidades.

Comente agora
24
Mar
Ajuste fiscal no Fies vai gerar economia de 4,2 milhões
Postado por: Anacley Souza / 22:59h

Segundo parecer do Ministério da Educação (MEC), a redução do fluxo de pagamentos às instituições privadas participantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) irá gerar uma redução de despesas de 4,2 milhões. Nesta segunda-feira (23), as instituições particulares passaram por nova derrota: o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu liminar que liberou o teto de reajuste de 6,4% das mensalidades de cursos inscritos no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Segundo informações do Estado de São Paulo, a decisão anterior, favorável às instituições privadas, foi obtida pela Federação de Escolas Particulares (Fenep) no início do mês e teve impacto para um universo de 1.500 escolas, filiadas à entidade. Na decisão, o desembargador federal Cândido Ribeiro cita documento da consultoria jurídica do MEC em defesa da manutenção do modelo atual. No ano passado, o custo do Fies foi de R$ 13,7 bilhões. O desembargador pondera que acatar o argumento das privadas “tem potencial lesivo grave”, diante do efeito cascata em todo o país. Segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a suspensão da trava de 6,4% para as instituições filiadas à Fenep teriam um impacto adicional, somente neste ano, de R$ 150 milhões a cada acréscimo percentual de 1%.

Comente agora
24
Mar
Professora é arrastada pelos cabelos por mãe de aluno no R. Grande do Sul
Postado por: Anacley Souza / 19:53h

Uma professora da Escola Municipal Irmão Pedro, de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, diz ter sido agredida e arrastada pelos cabelos dentro da sala de aula pela mãe de um aluno. O fato ocorreu no dia 4 de março, mas só foi divulgado nesta terça-feira (24) após providências do município. Segundo a prefeitura, a confusão teve início após o atraso de 30 minutos de um estudante. Ao chegar em aula, ele foi orientado pela professora a ir até a direção e pegar uma autorização para entrar. O aluno voltou com a mãe, que, apesar de estar com o documento solicitado em mãos, agrediu a docente por ela não ter deixado a criança entrar na sala anteriormente. A professora registrou boletim de ocorrência logo após a agressão. De acordo com o delegado Cleomar Marangoni, responsável pelo caso, a Polícia Civil aguarda o laudo do exame de corpo de delito para encaminhar um termo circunstanciado para a Justiça. A mãe do aluno deve responder por lesão corporal. Ao tomar conhecimento do ocorrido, a Secretaria de Saúde colocou à disposição da professora uma série de escolas, e a docente optou por ser transferida. A pasta também pediu para a mãe do estudante não entrar mais no colégio, a fim de não prejudicar a criança. A prefeitura informou que pedir autorização para entrada na sala de aula após atrasos é um procedimento normal nas escolas.(Globo)

Comente agora
24
Mar
Não pode ter abuso na mensalidade do Fies, diz Mercadante
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:15h

Em guerra com o setor privado depois que o governo alterou as regras de acesso ao Fies (Programa de Financiamento Estudantil), o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira que não se pode ter "abuso na mensalidade" cobrada dos estudantes e que é responsabilidade do Estado defender os alunos dessas instituições. Na edição de segunda-feira (23) do Diário Oficial da União, foi publicada portaria que cria um grupo de trabalho com o objetivo de analisar a composição e a evolução dos preços das mensalidades dos cursos superiores financiados pelo Fies, bem como de propor iniciativas de aperfeiçoamento do programa. O grupo será formado por representantes da Senacom (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça) e do MEC (Ministério da Educação). Em fevereiro, o MEC recuou e autorizou um reajuste de até 6,4% nas matrículas do Fies, a ser aplicado somente no aditamento do primeiro semestre. "Algumas instituições fazem pressão para que se mantenha o padrão anterior de financiamento. Qual o problema do padrão anterior? É que elas tinham total liberdade para aumentar o preço das matrículas, das mensalidades. Nós verificamos que estava havendo um abuso por parte de algumas mantenedoras e que o estudante não sente, porque ele vai pagar isso ao longo de 10, 12 anos. Ele não sente que o aumento da matrícula vai pesar no bolso dele lá na frente e sobrecarrega o Tesouro, que está fazendo um esforço para que esses estudantes possam cursar", comentou Mercadante, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Comente agora
24
Mar
Ufba anuncia medidas para redução de custos e pode reduzir em até 25% contratos de terceirizados
Postado por: Samile Macêdo / 14:41h

A Universidade Federal da Bahia divulgou na terça-feira (23) uma carta em que solicita à comunidade acadêmica a adoção de diversas medidas para redução de custos. Em nota, a instituição explica que é preciso um esforço conjunto para "adequação das despesas correntes da Universidade à diretriz orçamentária do Governo Federal, que contingenciou, desde o início deste ano, o repasse mensal de recursos às universidades federais". As principais frentes de redução de despesas dizem respeito ao consumo de água, energia elétrica, telefonia - principalmente em relação ao uso de ar-condicionado e iluminação - e itens de consumo e de material de expediente. A administração da universidade promoverá ainda redução de até 25% nos contratos de serviços terceirizados, o que poderá atingir os serviços de segurança e vigilância patrimonial, portaria e recepção, manutenção, limpeza e conservação, entre outros. Por canta disso, foi solicitada às direções de cada unidade a apresentação de um plano de redução nos próximos trinta dias, que será ajustado de acordo com os levantamentos já realizados pela administração. 

Comente agora
24
Mar
Ambulantes fecham Estação da Lapa em Salvador, pedindo local de trabalho após obras
Postado por: Samile Macêdo / 13:08h

Ambulantes realizam um protesto na Estação da Lapa, terminal rodoviário que passa por reforma, por volta das 12h desta terça-feira (24). Eles pedem a criação de uma espécie de "camelódromo" para que mantenham o trabalho mesmo com as obras. A entrada foi bloqueada com um container queimado, mas liberada pouco antes das 13h. "A gente não é contra a reforma, é a favor da reforma, conquanto que deixem a gente trabalhar", diz Alexandre Pereira Santos, que afirma atuar no local há 20 anos. Segundo Santos, eles são retirados pela polícia quando armam as barracas para outros pontos. O trânsito está complicado no entorno da Estação da Lapa, localizada no centro da cidade. Também no protesto, o trabalhador Rodrigo Sena afirma que ficou combinado que eles iriam poder atuar nas escadas da Lapa, o que não tem sido permitido, afirma. "Estamos sendo perseguidos a todo o momento. Não estamos conseguindo trabalhar", relata. De acordo com Sena, uma reunião foi agendada na Secretaria Municipal de Mobilidade para discutir a questão. O G1 tenta contato com a prefeitura de Salvador. (G1)

Comente agora
24
Mar
Bicho é novamente encontrado em refeição no restaurante da UFBA; Veja o vídeo
Postado por: Samile Macêdo / 12:24h

As denúncias envolvendo a falta de higiene do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) não cessam. Desta vez, o estudante de medicina Anselmo Brito, de 29 anos, encontrou um bicho em sua refeição, na noite do último domingo (22), enquanto concluia mais um dia de estudo na instituição. Prontamente, Anselmo gravou um vídeo para registrar a situação asquerosa que passou. Em entrevista ao Metro1, o estudante disse que é meio que rotina essas ocorrências. "Dessa vez eu fui premiado", brincou. No vídeo, Anselmo ironiza a fiscalização. "Isso é uma demonstração do quanto nossa comida do RU é higienizada. Né, Dr. Naira, responsável por fiscalizar essas coisas. Mais um 'vermezinho'. Seu trabalho está sendo muito bem cumprido. Vou mandar embaladinho para Vossa Excelência", disse. Na ocasião, o estudante denunciou na pró-reitoria. "Eles pediram para enviar um e-mail com o vídeo, mas não vai mudar em nada. Nunca muda", completou. O Metro1 tem denunciado sempre a falta de higiene do restaurante. No inicio do mês, um aluno encontrou um pedaço de arame em seu almoço. Já o outro encontrou um bicho semelhante a uma minhoca em sua refeição. 

Comente agora
24
Mar
UNEB oferece cursos de inglês e francês através do NEC em S. A. de Jesus, informa representante
Postado por: Letícia Oliveira / 09:28h

A UNEB está oferecendo cursos de língua estrangeira através do NEC (Núcleo de Estudos Canadenses), sendo 125 vagas distribuídas entre 100 para inglês e 25 para francês. De acordo com Junício Dias Santos, os professores responsáveis pelo curso são da UNEB e outros de instituições especializadas. O curso é aberto a comunidade. A faixa etária é de 16 anos. Junício contou ainda que o curso possui uma taxa semestral de R$ 220,00 reais e quem tiver o interesse em se matricular deve procurar o setor administrativo na UNEB das 15h às 17h ou pode ligar para (75) 8293-4000 ou 8857-7650.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
24
Mar
Com crise financeira considerada "grave", UFBA anuncia racionamento geral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:30h

Uma notícia pegou muitos alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de surpresa na última segunda-feira (23). Devido as restrições na liberação de créditos orçamentários praticas pelo governo federal desde o final do ano passado, a UFBA anunciou um racionamento geral. Além disso, a Lei Orçamentária -- repasse de recursos financeiros -- foi contingenciado em um terço do montante devido. De acordo com a universidade, a restrição de recursos será mantida ao londo do ano. Água, energia elétrica, telefonia, serviço de correios e repografia, passagens, diárias, homenagens e apoio a eventos sofrerão com corte de gastos. De acordo com o comunicado, estão garantidas as condições básicas para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e assistência estudantil. A UFBA criou uma comissão para analisar a situação econômica. "As restrições nas verbas de custeio dificultam a superação das deficiências crônicas de manutenção de instações e serviços nas unidades acadêmicas e pavilhões de aula, quadro agravado pela situação das obras e reformas, presentemente sob análise de uma comissão de Sindicância, que concluirá uma comissão de sindicância, que concluirá seus trabalhos em abril", diz um trecho da carta.

Comente agora
23
Mar
Alunas da rede estadual ganham prêmio máximo na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia
Postado por: Samile Macêdo / 17:22h

As estudantes da rede estadual Beatriz Santana Pereira e Thayná dos Santos Almeida, ambas de 16 anos, ganharam o prêmio máximo da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), na última sexta-feira (20), pelo estudo científico sobre o ‘Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antonio Cardoso – Bahia’. As duas são alunas do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, em Antonio Cardoso, no centro-norte da Bahia.

O trabalho recebeu o Certificado de Destaque em Iniciação Científica, concedido pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric); o 1º lugar na categoria de Ciências Humanas, concedido pela Febrace; e ainda a credencial para representar o Brasil no International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), em maio, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

“Desenvolvemos o trabalho durante um ano, pesquisando a história das sete comunidades quilombolas da nossa cidade. Sou quilombola da Comunidade de Pau Saltos. Foi um orgulho geral ser premiada. O mais gratificante é o trabalho ser reconhecido lá fora porque busca fortalecer a nossa identidade. Mesmo depois da abolição da escravatura, ainda se comprava e vendia escravas, até as primeiras décadas do século 20, em Antonio Cardoso. O mais valioso é que nosso trabalho eleva a nossa autoestima e ajuda a combater o racismo, que é uma vergonha para todos os brasileiros”, explica Thayná. Além deste, dos 12 projetos finalistas de estudantes da rede estadual de ensino, quatro foram premiados na 13ª edição do evento nacional. Laís Reis, 16, do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (Ceep), em Alagoinhas, apresentou, junto com os colegas George Reis e Larissa Bispo, o projeto ‘Elaboração de um modelo telha de fibrocimento adaptada para um sistema de aquecedor solar integrado’, que recebeu o Prêmio de Incentivo à Pesquisa. “Ver o meu projeto participando de grandes feiras e ganhando prêmios é a realização de um sonho, acredito que não só meu, mas de todos os alunos que se esforçam para desenvolver um projeto”. 

Comente agora
23
Mar
IF Baiano abre inscrições para especialização em Inovação Social
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:56h

Foram abertas nesta terça-feira (23), e vão até 17 de abril, as inscrições para o processo seletivo da Especialização (Lato Sensu) em Inovação Social com ênfase em Economia Solidária e Agroecologia no Instituto Federal Baiano. O curso é gratuito, tem 40 vagas e será sediado no campus de Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia. O objetivo é aperfeiçoar educadores, gestores públicos e atores sociais a uma análise crítica das políticas públicas e a construção dialógica de estratégias de inovação social para o semiárido do Território Velho Chico a partir da agroecologia e da economia solidária. A seleção acontecerá em três etapas: análise de currículo, análise do plano de pesquisa e avaliação de carta de intenções. As inscrições deverão ser realizadas no site www.lapprudes.net. O edital pode ser acessado aqui. (G1)

Comente agora
23
Mar
Fies: ministérios da Educação e da Justiça vão discutir reajuste de mensalidades
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:45h

O Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça formarão um grupo para analisar as mensalidades cobradas pelos cursos superiores financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo é evitar cobranças abusivas que comprometam tanto a oferta do financiamento como o pagamento futuro pelos estudantes. O grupo vai também propor melhorias ao programa. A portaria, que será publicada amanhã (23) no Diário Oficial da União, é assinada conjuntamente pelo MEC e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. O grupo vai analisar a composição e a evolução dos preços das mensalidades dos cursos superiores e terá 60 dias para concluir o trabalho. "É mais uma ação estruturante para garantir a tranquilidade dos estudantes e instituições. É preciso ter em mente que se trata de um financiamento, que terá que ser pago pelo estudante no futuro", diz o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa. Uma vez que não há número limite de novas vagas, mas, sim, limite financeiro para as contratações, reajustes menores poderão proporcionar um maior número de financiamentos. 

Comente agora
21
Mar
Nota do Enem pode ser usada para entrar em universidade portuguesa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:52h

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou que alunos brasileiros poderão utilizar a nota do Enem para ter acesso à maioria dos cursos de graduação oferecidos pela instituição. Além da graduação, a iniciativa vai promover aos interessados a formação de mestrado e doutorado. A UCP aproveitou ainda para anunciar estará presente em uma feira de intercâmbio, que acontecerá em sete cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Recife. Para fazer a inscrição, o estudante deve entrar no site da UCP e preencher o cadastro. 

Comente agora
21
Mar
MEC cria grupo para fiscalizar mensalidades das faculdades que fazem parte do Fies
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:51h

Os ministérios da Educação e da Justiça vão lançar um grupo de trabalho para analisar os reajustes de mensalidades de instituições que fazem parte do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), na próxima semana. Uma portaria foi assinada na última sexta-feira (20), com publicação prevista no "Diário Oficial da União" na próxima segunda (23), criando o grupo, que terá sete membros de secretarias e autarquias dos dois ministérios. Uma das principais mudanças do Fies neste ano foi a imposição do limite de 6,4% no reajuste da mensalidade. O grupo de trabalho terá 60 dias, a partir da publicação da portaria, para "analisar a composição e a evolução dos preços das mensalidades dos cursos superiores financiados" pelo Fies, além de "propor iniciativas e ações que contribuam para o avanço do" programa.

Comente agora
21
Mar
Entidades educacionais pedem que MEC não vire moeda de troca
Postado por: Anacley Souza / 15:01h

Entidades ligadas à educação pedem à presidenta Dilma Rousseff que o Ministério da Educação (MEC) não seja usado como moeda de troca e que o novo ministro esteja comprometido com o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e com o fortalecimento da educação pública, com o diálogo permanente com a sociedade. Esta semana, o ex-ministro Cid Gomes deixou a pasta, após embate com parlamentares na Câmara dos Deputados. O secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, assumiu interinamente o MEC. Na quinta-feira (19), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) informou, por meio de manifesto, que o MEC "não pode ser balcão de negócios ou moeda de troca para assegurar a governabilidade". A associação sugere que o novo ministro assuma o compromisso de cumprir o PNE, em consonância com as deliberações aprovadas no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014. A Anped defende o fortalecimento da educação pública e manifesta "preocupação com os rumos do Ministério da Educação, que, desde o início de 2015, evidencia um descompasso entre sua agenda política e o fortalecimento da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada". A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que articula mais de 200 grupos e entidades distribuídas por todo o país, divulgou ontem (20) carta aberta à Dilma Rousseff, na qual sugere que a chefia da pasta "seja ocupada por pessoa que goze da necessária legitimidade política e também de amplo reconhecimento na comunidade educacional, especialmente de trabalhadores(as) em educação, gestores(as) públicos, conselheiros(as) educacionais, ativistas e pesquisadores(as)".

Comente agora
21
Mar
Aumento da gasolina começa a valer nesta segunda-feira; Bahia tem valor mais alto
Postado por: Anacley Souza / 14:07h

O governador Rui Costa informou, nesta sexta-feira (20), que a nova alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina entra em vigor na próxima segunda-feira, e não no dia 1º, como vinha sendo noticiado por revendedores de combustíveis e no meio político, onde o reajuste vem sendo alvo de críticas. Segundo ele, o percentual de reajuste também estaria sendo divulgado de maneira equivocada. “A alíquota não vai passar de 27% para 30%, como vem se dizendo por aí. O decreto aprovado em 31 de dezembro do ano passado, em outro governo, portanto, estabelece o aumento para 28%, de um ponto percentual apenas”, disse em entrevista coletiva após um encontro com o prefeito de Salvador na Governadoria. O governador disse que não é culpa do governo estadual o fato de a Bahia ter a gasolina mais cara do país. “Estão tentando jogar para o governo a culpa por um problema que não é dele. Diversos estados brasileiros cobram 28%, outros cobram 30%, e tem a energia mais barata que a nossa”, afirmou Rui Costa. Ele alegou que o alto custo do combustível por aqui se deve mais à margem aplicada pelos distribuidores e revendedores que ao imposto cobrado pelo estado.

Comente agora
21
Mar
Faculdades do Fies podem ter multa por reajuste injusto, diz secretária
Postado por: Anacley Souza / 07:47h

Os ministérios da Educação e da Justiça vão lançar, na próxima semana, um grupo de trabalho para analisar os reajustes de mensalidades de instituições que fazem parte do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, uma portaria foi assinada na sexta-feira (20), com publicação prevista no "Diário Oficial da União" na próxima segunda (23), criando o grupo, que terá sete membros de secretarias e autarquias dos dois ministérios. Uma das principais mudanças do Fies neste ano foi a imposição do limite de 6,4% no reajuste da mensalidade. Algumas instituições e associações chegaram a entrar na Justiça para contestar esse valor. O MEC afirma que negocia os reajustes acima deste limite caso a caso. De acordo com Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor (Senacon), um mapeamento feito com a base de dados dos Procons de todos os estados brasileiros e do site consumidor.gov.br mostrou algumas denúncias feitas por estudantes contra instituições, por aumento considerado abusivo da mensalidade. Houve também denúncias contra as novas regras do Fies. Nesse caso, porém, Juliana explica que o Fies não configura relação de consumo, já que se trata de uma política pública.

Comente agora
21
Mar
Comitê de Educação Corporativa nomeia novos integrantes
Postado por: Anacley Souza / 07:06h

A lista dos 97 novos membros titulares e suplentes designados para compor o Comitê de Educação Corporativa da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), ligado à Secretaria da Administração (Saeb), foi publicada na edição de quinta-feira (19) no Diário Oficial do Estado. A partir de agora, eles vão trabalhar juntos para subsidiar a proposição de políticas, diretrizes e estratégias, além de analisar projetos e avaliar os resultados dos projetos de qualificação dos servidores públicos estaduais. Entre as ações desenvolvidas pela UCS, que vão passar pelo crivo dos novos componentes do Comitê, estão desenvolvimento de cursos de capacitação dos servidores; realização dos Encontros de Educação Corporativa da Bahia e de seminários de gestão pública; acompanhamento dos Programas de Capacitação do Serviço Público e da formação de instrutores internos; gestão de Grupos de Trabalho, do Projeto Político Pedagógico e do Catálogo de Cursos da UCS/Saeb, entre outras. Composto por servidores públicos de diversas secretarias e órgãos da Administração Pública Estadual, o Comitê é presidido pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Saeb e coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDE) da mesma secretaria. O Comitê é uma instância colegiada de natureza consultiva criada em 2005. Já o Sistema UCS, constituído pelo conjunto de escolas de governo e unidades de educação corporativa dos vários órgãos da Administração Direta e Indireta, tem a finalidade alinhar e integrar as diretrizes educacionais implementadas pelas diferentes instituições governamentais do Poder Executivo Estadual.

Comente agora
20
Mar
MEC e Secretaria do Consumidor definirão critérios para reajustes no Fies
Postado por: Anacley Souza / 20:51h

O Ministério da Educação (MEC) vai criar um grupo para analisar a composição e a evolução dos preços das mensalidades dos cursos superiores financiados pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo é criar critérios mais claros para os reajustes. O grupo de trabalho conta com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, além do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC que gerencia o Fies. A portaria que cria o GT deve ser publicada na segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União. Dos 1,9 milhão de contratos já firmados no Fies, somente 228.154 (12%) ainda não tiveram seus processos de renovação iniciados, segundo o MEC. Outros 978.961 contratos já foram realizados e 713.769 aditamentos foram iniciados pela instituição e estão disponíveis para os estudantes. Este é o primeiro balanço parcial divulgado pelo MEC.Em relação aos novos contratos, o sistema já registrou mais de 196 mil solicitações - que já têm garantido o financiamento. O prazo vai até o fim de abril. Neste ano, o MEC tem limitado a 6,4% os valores de reajuste das mensalidades. Houve decisões judiciais derrubando esse limite, mas o MEC garante que continua aplicando o porcentual - há casos, entretanto, em que reajustes com porcentual acima dos 6,4% estão sendo realizados com um aviso de que o FNDE analisará o caso. A pasta está recorrendo das decisões - uma liminar em Alagoas já foi derrubada. O grupo de trabalho deve criar um sistema que leve em conta, por exemplo, investimentos em infraestrutura e aumento na contratação de professores doutores em determinados cursos para que o reajuste seja justo.

Comente agora
20
Mar
Universidades federais têm série de problemas em todo o país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:30h

O Tribunal de Contas da União fiscalizou dez universidades federais no país e encontrou uma série de problemas: instalações elétricas de alto risco, falhas na prevenção de incêndios e falta de acesso para os alunos com deficiência. Veja na reportagem de Ari Peixoto. Na Universidade Federal do Pará, em Belém, foram construídas rampas de acesso no campus, mas a falta de manutenção e os desníveis dificultam a movimentação dos portadores de necessidades especiais. Ednaldo é estudante de nutrição e sofre para chegar à biblioteca central. “As passarelas para chegar aqui, elas realmente não têm acesso nenhum”, afirma. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, já iniciou as obras para melhoria de acessibilidade, mas os técnicos do TCU descobriram que os prédios não têm habite-se, o documento que reconhece que o imóvel foi construído atendendo à legislação. Mesma situação identificada na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, onde os fiscais também constataram a inexistência de brigada de incêndio. Problemas como esses foram encontrados em universidades federais de dez estados. O Tribunal de Contas da União aprovou em janeiro o relatório das fiscalizações feitas ao longo do ano passado e encaminhou uma série de recomendações às reitorias.

Comente agora
20
Mar
Academia de Letras Jurídicas da Bahia empossa nova mesa diretora
Postado por: Samile Macêdo / 07:13h

A nova mesa diretora da Academia de Letras Jurídicas da Bahia foi empossada em Salvador. O advogado criminalista e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), César Faria, é o novo presidente da Academia para o biênio 2015/2016. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (18), mas as informações só foram divulgadas na noite de quinta-feira (19). Juristas, magistrados, acadêmicos da área, políticos e autoridades baianas estiveram presentes na solenidade, que aconteceu no auditório da academia, no bairro da Graça. O acadêmico ocupa a cadeira, cujo patrono é Ruy Barbosa, há 16 anos. César Faria pretende promover o diálogo entre a Academia e as faculdades de Direito, promovendo cursos, palestras e conferências. Como parte do projeto Quintas Culturais já haverá na próxima quinta-feira, dia 26, a palestra sobre direito digital com a especialista Ana Paula Moraes, na sede da Academia, às 18h. Formado em Direito pela UFBA, em 1985, aos 21 anos, César Faria iniciou sua trajetória muito cedo. Aos 23 anos, foi aprovado em concurso público para o cargo de Auditor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. 

Comente agora
19
Mar
Com 66 anos, avó volta a estudar para ajudar neto nas lições de casa: "Nasci de novo"
Postado por: Anacley Souza / 22:17h

Quando pequena, a agora faxineira Maria das Mercês Silva, com 66 anos, não pôde estudar pois o pai sempre achou que estudo era coisa de homem e que mulher tinha que se dar bem na cozinha. Cresceu, casou, virou mãe e se tonou avó sem saber ler e escrever. Maria, que passou por Pernambuco, Paraná, Distrito Federal e São Paulo, e radicada em Curitiba, no Paraná, contou em entrevista ao site 'Uol' que nasceu de novo há dois anos, quando, após ser incentivada pelo neto, começou a frequentar a escola pela primeira vez. Segundo a pedagoga Priscila Correia Costa, ela participa de todas as atividades propostas pelos professores. "Ela não falta aula. Empresta livros toda semana. Ela evoluiu muito", afirma Priscila. Maria está no 2º período do EJA (educação de jovens e adultos) - o equivalente ao 4º e 5º anos do ensino fundamental – em uma turma de 12 alunos com idades entre 36 e 71 anos. O principal estímulo vem do neto, Felipe Alexandre Feitosa dos Santos, de 10 anos, que mora com a avó desde que tinha 1 ano e 6 meses. Quando o neto passou a pedir ajuda nas tarefas escolares, Maria só fazia chorar por não ter como ler as questões. "Eu chorava porque eu não conseguia ajudar nas tarefas", lembra. "Vovó, vamos para a escola. Vai ser bom para você. Você vai aprender e vai me ensinar", passou a dizer o neto. Sempre que possível, os dois vão juntos de bicicleta. Enquanto Maria está em aula, Felipe aguarda em uma sala de acolhimento, onde brinca e desenvolve atividades educativas.

Comente agora
19
Mar
Música de Kannário vira tema de prova em escola estadual da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 19:07h

O cantor Igor Kannário ultrapassou os limites do pagode e chegou às salas de aula de escolas da Bahia. Pelo menos foi o que aconteceu no Colégio Estadual Desembargador Júlio Vírginio de Sant’Anna, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica, Região Metropolitana de Salvador, que usou o hit ” Tudo Nosso, Nada Deles” com uma abordagem sociológica durante uma avaliação. Os alunos foram perguntados sobre o motivo que fazia a música ser sucesso na periferia e nos lugares mais pobres da cidade e o significado dos versos, que foram um dos destaques do Carnaval de Salvador 2015. A disciplina e a série dos alunos que participaram da atividade não foram reveladas, mas a imagem está fazendo sucesso nas redes sociais. (Aratu)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com