Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

SAJ: 14° Batalhão realiza aula inaugural do Curso de Formação de Soldados no IFBA

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/04 21:44h
SAJ: 14° Batalhão realiza aula inaugural do Curso de Formação de Soldados no IFBA

Foto: Ifba

Nesta sexta-feira (20), às 9h acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Santo Antônio de Jesus, a Aula Inaugural do Curso de Formação de Soldados 2018, promovida pelo núcleo do 14° Batalhão de Polícia Militar, com temática voltada para os estudos Afro-brasileiros. O Professor Doutor  Romilson da Silva Souza, chefe do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros-NEAB, presidirá o ato ministrando palestra com o tema “Vidas Negras Importam”. O intuito do comando é incutir nesta parcela da sociedade, agora integrante da Polícia Militar, os 52 alunos, a missão de preservar a ordem pública, velando pelo incolumidade das pessoas, lastreando-se por princípios constitucionais de igualdade e promoção da Dignidade da Pessoa Humana.

Comente agora

UFRB tem autorização para abrir 8 novos cursos de graduação; veja quais são

Educação  Postado por Aline Souza - 19/04 15:02h
UFRB tem autorização para abrir 8 novos cursos de graduação; veja quais são

Foto: Reprodução / TV Subaé

Oito novos cursos de graduação foram autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) para serem iniciados na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As portarias nº 226 e 227 do MEC que autorizam os cursos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o G1, o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens) terá quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Materiais (Bacharelado - 60 vagas), Engenharia de Produção (Bacharelado - 50 vagas), Alimentos (Tecnológico - 30 vagas), e Engenharia de Energias (Bacharelado - 60 vagas). Já o Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (Cecult) teve três cursos autorizados: Licenciatura em Música (30 vagas), Interdisciplinar em Artes (Licenciatura – 40 vagas), e Interdisciplinar em Ciências Ambientais (Bacharelado - 50 vagas). Para o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) foi aprovado o curso de Licenciatura em Artes Visuais (25 vagas). Na UFRB o ingresso é feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (BN)

Comente agora

Programa Partiu Estágio lançou segunda convocação na última terça-feira (17)

Educação  Postado por Aline Souza - 18/04 16:12h
Programa Partiu Estágio lançou segunda convocação na última terça-feira (17)

Foto: Reprodução

A Secretaria da Administração (Saeb) divulgou na última terça-feira (17) mais uma convocação do Partiu Estágio. Até o dia 2 de maio, 1.054 estudantes universitários selecionados pelo programa deverão se apresentar nas secretarias ou órgãos públicos nos quais irão atuar, entregando toda a documentação necessária listada no edital 001/2018. A relação dos contemplados pela segunda convocação do programa em 2018 pode ser consultada no www.saeb.ba.gov.br. Além da lista disponível no site Saeb, os estudantes universitários também serão convocados por e-mail – o mesmo informado pelo candidato no ato de cadastro no programa. Quem não comparecer dentro do prazo de dez dias úteis estipulado, ou deixar de entregar algum item da documentação exigida, perderá a vaga de estágio. Desde o lançamento do Partiu Estágio, em abril do ano passado, já foram contratados mais de 5,8 mil jovens para atuarem no serviço público baiano. O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que oferta oportunidades a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.  

A participação é exclusiva a universitários regularmente matriculados em cursos presenciais, com idade mínima de 16 anos e que tenham cumprido mais de 50% do seu curso de formação. Confira abaixo a documentação necessária:

Comente agora

SAJ: Após reclamações de pais por falta de transporte escolar, secretária diz que é preciso informar de imediato ao setor responsável

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/04 09:08h
SAJ: Após reclamações de pais por falta de transporte escolar,  secretária diz que é preciso informar de imediato ao setor responsável

Moradores do Alto Santo Antonio e Loteamento Salles, em Santo Antônio de Jesus, reclamaram através da rádio Recôncavo FM sobre falta de ônibus escolares para seus filhos nesta última segunda feira (16), a secretária de educação do município, Cínthia Souza, comentou sobre o ocorrido. Segundo a gestora, a mesma só foi informada sobre o caso durante a denúncia e pediu para que a população continue reportando caso aconteça novamente, “estou sabendo deste fato a partir deste momento. Peço aos pais que caso isso aconteça novamente, informe a secretaria na pasta de transporte escolar do município imediatamente, para tentar resolver a situação em tempo hábil e ter pelo menos o ônibus para a criança retornar para casa. Vou procurar saber o que aconteceu nesta segunda feira (16) e responderei a população, mas de antemão, peço apoio dos cidadãos”, falou.

Fardamento: De acordo com Cinthia, mais da metade das escolas municipais já receberam fardamento, “estou ganhando experiência nessa distribuição, estamos identificando o que vamos fazer, para que no próximo ano entregarmos com mais rapidez. Por enquanto, continuamos a distribuição, estamos tendo problemas no que se refere a tamanho de vestimenta, por isto está sendo uma entrega tranquila”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Estado inscreve para seleção REDA de professor da Educação Profissional para a capital e o interior

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/04 12:15h
Estado inscreve para seleção REDA de professor  da Educação Profissional para a capital e o interior

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas, até o dia 23 de abril, para o processo seletivo de professores para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). São ofertadas 130 vagas, sendo 100 para professores que irão atuar no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design e 30 para o Eixo Recursos Naturais. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo site: selecao.ba.gov.br. 

A oferta para o Eixo Recursos Naturais é para professores que irão atuar no curso técnico de nível médio em Agroecologia, nos Centros Estaduais (CEEP) e Territoriais (CETEP) de Educação Profissional e anexos, localizados nos municípios de Itaitê, Wagner, Conceição do Coité, Itaberaba, Barra do Choça e Conceição do Almeida. Estes cursos são ofertados em regime de alternância, por meio do qual os alunos ficam parte do período interno na unidade escolar e parte nas suas comunidades. 

Comente agora

Faculdade FAMAM realizará nos dias 17 e 18 de Maio a IV Jornada de Saúde

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/04 13:40h
Faculdade FAMAM realizará nos dias 17 e 18 de Maio a  IV Jornada de Saúde

A Faculdade Maria Milza – FAMAM -, realizará nos dias 17 e 18 de Maio, no Campus em Governador Mangabeira, a sua IV Jornada de Saúde. O público participante é composto por professores, estudantes e profissionais das áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Tecnólogo em Radiologia. Há uma previsão da participação de cerca de 700 pessoas neste evento.

Neste ano, a palestra magna será proferida pelo Dr. Rossandro Klinjey, nacionalmente conhecido pelos diversos livros publicados, participação em programas de TV e seus vídeos na internet. Além de mais 15 palestras nas diversas subáreas da Saúde (programação abaixo).

Os interessados poderão se inscrever pelo portal da FAMAM. 

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA 

DIA 17/ 14:00h às 18:00h - Credenciamento

Dia 17 – 19:30h – Palestra: O que você faz hoje lhe leva onde você quer chegar amanhã?

Comente agora

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (16)

Educação  Postado por Willyam Reis - 16/04 07:25h
Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (16)

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) deste ano serão abertas às 10h desta segunda-feira (16). O prazo para fazer a inscrição termina no dia 27 de abril. As provas serão realizadas no dia 5 de agosto. O sistema de inscrição pode ser acessado na página do Encceja na internet. O exame é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame. A participação é voluntária e gratuita. Durante a inscrição, o participante deve ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. Mas o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Na inscrição, o participante também precisa escolher a instituição na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Comente agora

Prazo para pedir isenção na taxa de inscrição do Enem termina hoje

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/04 08:34h
 Prazo para pedir isenção na taxa de inscrição do Enem termina hoje

Termina neste domingo (15) o prazo para candidatos da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) solicitarem a isenção na taxa de inscrição das provas. O prazo vai até as 23h50 deste domingo e, segundo confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao G1, ele não será prorrogado. Até as 14h45 de sábado(14), o Inep tinha registrado 3.472.247 pedidos de isenção. É necessário entrar em uma página especial do site do Enem e preencher os campos com os dados pessoais.

Nesta edição, o valor a ser pago para fazer a prova é de R$ 82. Estão isentos aqueles que: 

Comente agora

UNIJORGE abre vaga para coordenador de Polo de Ensino em Ribeira do Pombal

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/04 20:38h
UNIJORGE abre vaga para coordenador de Polo de Ensino em Ribeira do Pombal

O Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) abriu vagas para o cargo de coordenador de Polo – Educação a Distância, no município de Ribeira do Pombal. Para se candidatar, o interessado terá que ter formação superior completa e experiência em informática. O selecionado para a vaga fará o acompanhamento das atividades acadêmicas e administrativas do Polo de Ensino; fiscalização e logística de provas presenciais; entrega de livros; realização de eventos e treinamentos; e captação e retenção de alunos. O currículo deverá ser encaminhado para curriculo@unijorge.edu.br, até o dia 20/4, informando no assunto do e-mail “Seleção Coordenador de Polo – Cidade Ribeira do Pombal”.

 

Comente agora

Aprovados em Reda de 2017 estão sendo convocados pela Secretaria da Educação

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/04 00:30h
Aprovados em Reda de 2017 estão sendo convocados pela Secretaria da Educação

Os candidatos aprovados nos processos seletivos de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) realizados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia estão sendo convocados aos poucos. O processo foi realizado para professores e profissionais da Educação e as convocações estão sendo realizadas mediante aos editais do Diário Oficial do Estado (DO). Até o momento, foram convocados 5,5 mil educadores. Os convocados nos editais devem comparecer imediatamente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) em que foram convocados para realizar os procedimentos de contratação. Os aprovados serão encaminhados às unidades escolares que possuem vaga para assumirem suas funções. Para conferir os editais de convocação basta entrar no Portal da Educação.

Comente agora

UFRB divulga seleção para professor do Centro de Ciências da Saúde

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/04 11:50h
UFRB divulga seleção para professor do Centro de Ciências da Saúde

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), torna pública a abertura das inscrições para dois processos seletivos simplificados com vistas à contratação de professores substitutos e temporários do Centro.

No total, são ofertadas 6 vagas, com regimes de trabalho que vão de 20 a 40 horas semanais. O Edital Nº 04/2018 oferta cinco vagas para professor substituto nas área de Ciências Básicas da Saúde, Saúde Coletiva e Práticas de Cuidados em Saúde e as inscrições serão realizadas somente via internet. Já o Edital Nº 05/2018 oferta uma vaga para professor temporário em Práticas de Cuidado em Saúde e os interessados devem comparecer das de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sala do Protocolo, localizada no Pavilhão de Aulas, no térreo do CCS. As inscrições de ambas seleções seguem abertas até o dia 24 abril.    

Comente agora

Confira Os 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2018

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/04 19:26h
Confira Os 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2018

Foto: Matheus Andrietta

O Enem tem a tradição de cobrar como tema de redação assuntos socioculturais e atuais no cenário nacional. Por isso, é importante estar por dentro das atualidades do ano e treinar sua argumentação com esses assuntos mais recentes. Para isso, elencamos abaixo alguns temas que podem ser o escolhido no Enem 2018, considerando o que está em alta nas discussões da sociedade atualmente. Leia sobre cada tema logo abaixo:

Comente agora

Psicopedagoga tira dúvidas sobre inclusão de crianças com alguma deficiência nas escolas. Confira:

Educação  Postado por Aline Souza - 12/04 13:14h
Psicopedagoga tira dúvidas sobre inclusão de crianças com alguma deficiência nas escolas. Confira:

A Psicopedagoga Rose Carvalho em entrevista ao programa 'Meio- dia e Meia com Marcus Augusto' tirou algumas dúvidas sobre dificuldades de aprendizagem e comunicação, além de falar um pouco sobre sua trajetótia, em como as questões envolvendo seu filho levaram ela a se tornar psicopedagoga, como ela viu nas dificuldades enfrentadas pelo filho uma oportinidade de vida. Rose Carvalho é um exemplo de como o amor e a dedicação podem transformar vidas e mudar destinos, pois sabemos que o processo de aprendizagem envolve inúmeras questões que perpassam não só cognitivo, mas também a relação que o tutor tem com quem está no processo de aprendizagem.

Voz da Bahia: Quero conversar com você sobre um caso de um menino de 7 anos, um caso verídico.  Ele não come nada de feijão, arroz. Até hoje é amamentado pela mãe, a mãe dá leite e ela ainda enche de potinho de papinha, ele não consegue comer mais nada. Você já teve algum caso como esse? Isso preocupa de fato?

Rose Carvalho – Psicopedagoga: Enquanto profissional da psicopedagogia e neuropsicologia eu posso levantar algumas hipóteses em relação a questão cognitiva dessa criança. Se é uma criança que tem 7 anos de idade, e ele tem essa alimentação ele poderá desenvolver alguns distúrbios de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem e alguns transtornos podem ser cognitivos, outros podem ser do contexto que essa criança vive. Então é interessante que a mãe procure profissionais para fazer uma avaliação dessa criança, no caso um nutricionista, pra saber porque ela só se alimenta com coisas líquidas, não coisas sólidas, que precisaria mastigar. Provavelmente a fala dessa criança deve estar comprometida. Precisa-se investigar, para a partir daí se ter uma atitude, saber como se pode intervir, porque se ele só se alimenta de leite, só de papinha com 7 anos de idade, foge um pouquinho da normalidade. Um profissional, um pediatra, um nutricionista, um psicólogo, ele vai ajudar a mãe, orientar nessas questões de alimentação e no desenvolvimento dessa criança.

Voz da Bahia: Você acompanha pessoas portadoras de Síndrome de Down?

Comente agora

Enem: prazo para solicitar isenção vai até domingo

Educação  Postado por Aline Souza - 11/04 17:46h
Enem: prazo para solicitar isenção vai até domingo

Foto: Divulgação 

Pelo menos 2,5 milhões de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já solicitaram isenção da taxa de inscrição, conforme divulgou na manhã desta quarta-feira (11) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O benefício pode ser solicitado até o próximo domingo (15), na página do Enem 2018. Neste ano, pela primeira vez o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição. O  resultado da solicitação será divulgado no dia 23 de abril, e os candidatos que tiverem o pedido negado terão até o dia 29 de abril para apresentar recurso da decisão. A expectativa do Inep é de que cerca de 4 milhões de pessoas peçam o benefício neste ano. Os candidatos que tiveram a isenção concedida no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para obter novamente a gratuidade. 

Quem pode – 

Comente agora

Filho de pedreiro e costureira se torna o doutor mais novo do Brasil

Educação  Postado por Aline Souza - 11/04 15:27h
Filho de pedreiro e costureira se torna o doutor mais novo do Brasil

Foto: Reprodução

Com muito esforço e dedicação, Guilherme Lopes se tornou, aos 26 anos, o doutor mais jovem do Brasil. Ele teve sua tese de doutorado em biotecnologia aprovada na UFPI, em Paranaíba, cujo tema é: Bioprospecção da bergenina isolada de Peltophorum dubium, com ênfase nas propriedades antioxidantes e anti-anti-inflamatórias: aporte para o desenvolvimento de novos fitomedicamentos". Filho de costureira e pedreiro, moradores do bairro Prado, em Piripiri-PI, Guilherme passou um ano na Espanha, aperfeiçoando sua pesquisa no Departamento de Farmacologia da Universidad de Sevilla, por meio de uma bolsa do programa Ciência sem Fronteiras. O jovem estudou em escola pública e, usando a nota do ENEM no PROUNI, foi bolsista do curso de graduação em Biomedicina na Faculdade Maurício de Nassau, em Teresina.  No momento ele é professor da Faculdade Chrisfapi, onde ministra disciplinas nos cursos de Farmácia e Enfermagem. "Hoje, pude olhar pelo retrovisor da vida e vi que cheguei até aqui porque nunca vim sozinho. Me lancei ao novo, vivenciei o inesperado, saboreei o doce e o amargo, mas em todo o tempo o Todo Poderoso cuidou de mim”, disse Guilherme. (Awebic)

 

Foto: Reprodução

Comente agora

CAP em Santo Antônio de Jesus inscreve para cursos voltados à Educação Inclusiva

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/04 16:34h
CAP em Santo Antônio de Jesus inscreve para  cursos voltados à Educação Inclusiva

O Centro de Apoio Pedagógico Companheiro Leão Aurélio Pires (CAP), unidade vinculada à Secretaria da Educação do Estado, localizado em Santo Antônio de Jesus (190 Km de Salvador), na região do Recôncavo, está com inscrições abertas, até sexta-feira (13), para o curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) a Deficientes Intelectuais e para o curso de Libras Básico. As inscrições estão sendo realizadas no próprio CAP e as vagas são limitadas. Os cursos são gratuitos e destinados a profissionais de Educação e a estudantes de Licenciatura, Psicologia e Assistência Social. O objetivo é contribuir com a formação destes profissionais para o atendimento especializado, trazendo ao contexto escolar instrumentos que facilitem a aprendizagem e garantam a permanência exitosa dos estudantes em sala de aula da Educação Inclusiva.  As aulas para o curso de AEE serão realizadas de 16 de abril a 20 de junho, às segundas e quartas, no turno da tarde. Já as aulas do curso de Libras Básico acontecerão de 17 de abril a 5 de julho, às terças e quintas, pela manhã.

Comente agora

UFRB oferece 110 vagas para cursos superiores em Amargosa e Feira de Santana

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/04 10:11h
UFRB oferece 110 vagas para cursos superiores em Amargosa e Feira de Santana

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD), divulga a abertura de inscrição de processo seletivo destinado a candidatos que queiram ingressar nos cursos de graduação em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias, no Campus Amargosa; e de Tecnólogo em Alimentos, no Campus Feira de Santana. Serão oferecidas 80 vagas para Educação no Campo com Habilitação em Ciências Agrárias, com ingresso no semestre 2018.1; e 30 vagas para Tecnólogo em Alimentos, com ingresso previsto para o semestre 2018.2. As inscrições gratuitas acontecem exclusivamente pela internet, a partir das 14h de 16 abril até as 23h59min do próximo dia 29 de abril de 2018, no site www.ufrb.edu.br/prosel. A prova para os candidatos será realizada no dia 20 de maio e o resultado do certame é previsto para 30 de maio próximo. O curso de Educação do Campo, área Ciências Agrárias é ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, em regime de alternância regular entre os períodos de Tempo Universidade e Tempo Comunidade.

Comente agora

Novo currículo do ensino médio exigirá mudança na formação do professor

Educação  Postado por Aline Souza - 08/04 17:16h
Novo currículo do ensino médio exigirá mudança na formação do professor

Foto: Reprodução 

O sucesso da implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio passará por mudanças na formação de professores e adaptações nas escolas, apontam especialistas ouvidos pela Agência Brasil. O documento, que vai orientar os currículos dessa etapa e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo do ensino médio em cada uma das áreas, foi entregue na última terça-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A BNCC do ensino médio é organizada por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática aparecem como componentes curriculares, ou seja, disciplinas obrigatórias para os três anos do ensino médio. Os alunos deverão cobrir toda a BNCC em, no máximo, 1,8 mil horas.

Comente agora

Enem e Prouni anunciam novos prazos; confira

Educação  Postado por Willyam Reis - 06/04 21:58h
Enem e Prouni anunciam novos prazos; confira

Interessados em pedir a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até às 23h59 de 15 de abril para fazer a solicitação. O prazo foi estendido também para aqueles que precisam justificar a ausência na edição de 2017, requisito obrigatório para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou à aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2018. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), a mudança tem como objetivo dar mais tempo para que os participantes possam se adequar as novidades desta edição. Já o prazo para as inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), no caso dos alunos que ainda não estão matriculados nas instituições de ensino superior, foi estendido para segunda-feira (9). O período de inscrição para os alunos que já estão matriculados, no entanto, permanece até o dia 30 de abril. Ao todo, serão ofertadas 112,8 mil bolsas remanescentes. Pode se candidatar a uma bolsa remanescente quem for professor da rede pública de ensino ou que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e acima de zero na redação. Com informações do Ministério da Educação e da Agência Brasil.

Comente agora

Secretaria da Educação do Estado abre processo seletivo para professores da Educação Profissional

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/04 21:42h
Secretaria da Educação do Estado abre processo seletivo para professores da Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado inicia, no dia 16 de abril, as inscrições para os processos seletivos de professores para a Educação Profissional, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Segundo publicação, nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial do Estado (D.O), são duas oportunidades. Pelo Edital 04/2018 são disponibilizadas 100 vagas, em regime de trabalho de 20h e pelo Edital 05/2018 são disponibilizadas 30 vagas, com regime de trabalho de 40 horas. Para ambos os processos, o prazo para atuação é de 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez. As inscrições encerram no dia 23 de abril e poderão ser feitas pelo site <selecao.ba.gov.br>. Os interessados devem possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior em Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. As vagas são disponibilizadas nos Centros de Formação de Educação Profissional em todo o Estado.

Comente agora

Prazo para pedir isenção no Enem é ampliado para 15 de abril

Educação  Postado por Aline Souza - 06/04 17:59h
Prazo para pedir isenção no Enem é ampliado para 15 de abril

Foto: Repdodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A data final, inicialmente marcada para 11 de abril, foi adiada para o dia 15 de abril.Também foi prorrogado o prazo para os candidatos que tiveram isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova justificarem sua ausência, para continuar tendo o benefício.Segundo o Inep, o objetivo da mudança é dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, “garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame”, diz o instituto.Tanto o pedido de isenção como a justificativa de ausência devem ser feitas na Página do Enem 2018. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no exame entre 7 e 18 de maio. (Agência Brasil)

Comente agora

MEC prorroga inscrição para bolsas remanescentes do Prouni

Educação  Postado por Aline Souza - 06/04 14:22h
MEC prorroga inscrição para bolsas remanescentes do Prouni

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) no caso dos alunos que ainda não estão matriculados nas instituições de ensino superior. Inicialmente, o prazo terminaria hoje (6), mas agora os estudantes têm até a próxima segunda-feira (9) para fazer a inscrição. O período de inscrição para os alunos que já estão matriculados, no entanto, permanece até o dia 30 de abril. Ao todo, serão ofertadas 112.800 bolsas remanescentes. As bolsas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni. Pode se candidatar a uma bolsa remanescente quem for professor da rede pública de ensino ou que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e acima de zero na redação. As inscrições devem ser feitas pela internet na página do programa. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. (IBahia)

Comente agora

Fardamento escolar começa a ser distribuído nas Escolas Municipais de SAJ

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/04 12:45h
Fardamento escolar começa a ser distribuído nas Escolas Municipais de SAJ

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, deu continuidade nesta quarta-feira (04) à entrega do novo fardamento escolar padronizado para os alunos da rede municipal de ensino. Os pais dos alunos das escolas municipais Maria Augusta Lopes Ferreira, Péricles Moraes de Andrade, Florêncio Ferreira e das creches Mário Sampaio e Creche Tia Ju receberam das mãos da equipe da Secretaria as novas fardas e demonstraram satisfação com mais essa iniciativa da gestão. A Secretária de Educação, Cinthia Souza, afirmou que a ideia é reforçar o sentimento de igualdade e confiança, aproximando os alunos. “O fardamento será adotado por todas as instituições da rede municipal de ensino. Ao decorrer dessa semana iremos entregar em outras escolas e continuaremos até que consigamos completar todas”, garantiu a Secretária. A distribuição do fardamento para todas as escolas das zonas rural e urbana será realizada em sua totalidade até a semana que vem. Além da distribuição de forma gratuita do fardamento, a Prefeitura também está atuando na revitalização das unidades escolares, com 11 escolas já entregues à população, totalmente reformadas.

Comente agora

MEC suspende criação de cursos de medicina por 5 anos

Educação  Postado por Willyam Reis - 05/04 20:49h
MEC suspende criação de cursos de medicina por 5 anos

Uma portaria assinada nesta quinta-feira (5) suspendeu a criação de cursos de medicina no país por cinco anos durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho e representantes do Conselho Federal de Medicina. De acordo com a Agência Brasil, a medida vale para instituições públicas federais, estaduais, municipais e privadas. A amplicação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também está suspensa. De acordo com o ministro da Educação, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. "Teremos moratória de cinco anos para que possamos reavaliar todo o quadro de formação médica no Brasil. Isso se faz necessário até porque as metas traçadas com relação à ampliação de médicos no Brasil já foram atingidas. Mais que dobramos o número total de faculades de formação de medicina nos últimos anos, o que significa dizer que há uma presença de formação médica em todas as regiões do Brasil", afirmou. Duas portarias serão publicadas no Diário Oficial da União na sexta-feira (6). Uma estabelecendo a suspensão da criação de novos cursos de medicina por cinco anos e a outra orientando os sistemas estaduais e municipais a cumprirem a norma. (BN)

Comente agora

Caculé: Professor é um dos entrevistados do Encontro com Fátima na Rede Globo

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/04 20:13h
Caculé: Professor é um dos entrevistados do Encontro com Fátima na Rede Globo

(Foto: Reprodução/Facebook)

Na última quarta-feira (04), o programa Encontro com Fátima, exibido pela Rede Globo, teve como um dos entrevistados o professor caculeense Cláudio Marques da Silva Neto, que falou sobre projetos de inclusão de alunos refugiados. Os mesmos são desenvolvidos na escola pública onde Cláudio leciona na cidade de São Paulo. Formado em Magistério no Colégio Estadual Norberto Fernandes, Cláudio mudou-se para São Paulo, onde fez faculdade de Pedagogia, Mestrado em Educação e, atualmente, faz Doutorado, também em Educação, na Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o Informe Cidade, há 28 anos trabalhando no ensino público de São Paulo, Cláudio Neto é o diretor da Escola Infante Dom Henrique e o principal responsável pelos projetos premiados que a escola vem acumulando durante os últimos anos. (Achei Sudoeste)

Comente agora

Uefs divulga lista com aprovados em 5ª chamada no vestibular 2018.1

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/04 20:04h
Uefs divulga lista com aprovados em 5ª chamada no vestibular 2018.1

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cidade a cerca de 100 km de Salvador, divulgou, nesta quinta-feira (5), a lista com os nomes dos estudantes aprovados em 5ª chamada no vestibular 2018.1. A relação está disponível no site da instituiçãoDe acordo com a Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da universidade, os estudantes aprovados devem se apresentar para a matrícula no dia 11 de abril. O atendimento será realizado na Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA), situada no prédio da Administração Central da Uefs, das 9h às 11 horas. O primeiro resultado do Vestibular 2018.1 da Uefs foi divulgado no dia 23 de fevereiro. Três dias antes, a instituição abriu inscrições para o pedido de isenção da taxa para o processo seletivo 2018.2. Os candidatos ao 2018.2 tiveram até o dia 27 de fevereiro para fazer a solicitação. As provas para o 2018.2 estão previstas para serem realizadas nos dias 10 e 11 de junho. Mais informações podem ser adquiridas no site do processo seletivo.

Comente agora

UFRB divulga seleção de professor pesquisador para Tecnologia em Agroecologia

Educação  Postado por Marcus Augusto Macedo - 03/04 11:50h
UFRB divulga seleção de professor pesquisador para Tecnologia em Agroecologia

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP), divulga que estão abertas até o dia 05 de abril as inscrições para a seleção de professor pesquisador para o curso de Tecnologia em Agroecologia, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). São ofertadas quatro vagas na função de pesquisador docente. As inscrições são reservadas aos docentes da UFRB, de outras Instituições de Ensino Superior, Centros de Pesquisa e/ou Grupos de Estudos reconhecidamente ligados às áreas específicas de interesse do curso (Agroecologia, Educação do Campo e Economia Solidária). Os interessados devem enviar os documentos exigidos em edital para o e-mail agroecologiapronera.ufrb@gmail.com, dirigido à Comissão de Seleção. Os candidatos podem se inscrever em um componente curricular por etapa, podendo ministrar o mesmo componente em turmas distintas. O processo seletivo constará da análise da qualificação acadêmica com base no currículo lattes e da análise do plano de curso.

Comente agora

Cearense lê 74 livros em um ano; Média foi de 1 livro a cada 5 dias

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 03/04 11:30h
Cearense lê 74 livros em um ano; Média foi de 1 livro a cada 5 dias

(Foto: coadjuvando)

Todos os dias, a jornalista Andressa Souza percorre mais de 200 quilômetros por dia para ir ao trabalho, no município de Canindé, e voltar para a sua casa, em Fortaleza. São quase 4 horas de viagem. Nesse tempo de “ócio”, faz o que mais gosta: ler livros. Durante esse trajeto rotineiro, conseguiu atingir uma meta pessoal: ler 52 livros em 2017. O número escolhido era uma meta que ela achava que poderia cumprir conforme o seu ritmo de leitura do ano passado. Mas, para a sua surpresa, o desafio foi alcançado ainda no mês de julho e, ao encerrar o ano, leu 74 livros. Foram livros de diversos gêneros literários. A meta era uma forma de Andressa sair dos tipos de obras que costuma ler. “Eu queria organizar as minhas leituras. Sair um pouco das ‘caixinhas’ de livros que costumo ler”, ressalta. A jornalista leu livros de não-ficção e reportagens, gêneros pouco lido por ela. Mas, de todos, há o favorito. “O livro que mais gostei foi o ‘O conto de Aia’, de Margaret Atwood.

Comente agora

Base Nacional Curricular do ensino médio será entregue pelo MEC nesta terça-feira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/04 22:29h
Base Nacional Curricular do ensino médio será entregue pelo MEC nesta terça-feira

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (2) que vai entregar a última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio ao Conselho Nacional de Educação (CNE) na tarde desta terça (3). A BNCC é documento que vai nortear o que deve ser ensinado nas escolas, levando em conta o que está previsto na reforma do ensino médio aprovada em dezembro do ano passado. A primeira parte da norma, referente à educação infantil e ao ensino fundamental, foi homologada em dezembro do ano passado. Após a entrega da versão final, o documento chega à última fase de elaboração: a discussão e votação do texto pelos conselheiros do CNE. Ao G1, Eduardo Deschamps, presidente do CNE, afirmou, na noite desta segunda, que os conselheiros se reunirão na semana que vem para discutir o calendário desse processo, e confirmou que ele incluirá a realização de audiências públicas pelo Brasil, nos mesmos moldes do que ocorreu com a BNCC dos ensinos infantil e médio. Depois do último debate públic, os conselheiros se reuniram para votar se aprovam ou não o documento. Então, ele retornará ao MEC para a homologação. 

Comente agora

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem começa na segunda-feira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 31/03 23:56h
 Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem começa na segunda-feira

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano podem pedir isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (2). O prazo vai até o dia 11 de abril, antes do período de inscrição para a prova, que começa apenas em maio. O pedido de isenção deve ser feito apenas por meio do site do Enem. Vão poder ganhar o benefício os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também têm isenção os participantes que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame. A taxa de inscrição para o Enem deste ano custa R$ 82.

Comente agora

UFRB abre inscrições para 110 vagas do Programa Universidade Aberta à Maturidade em SAJ e outras cidades da Bahia

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 31/03 19:00h
UFRB abre inscrições para 110 vagas do Programa Universidade Aberta à Maturidade em SAJ e outras cidades da Bahia

tão abertas até 16 de abril as inscrições para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). São ofertadas 110 vagas em 24 componentes curriculares de cursos de graduação para o semestre 2018.1. As vagas, nos centros de ensino da UFRB em Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus, são para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos, que não tenham cursado ensino superior. O vínculo com a Universidade é como discente extensionista, com direito à certificação. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da PROEXT. Havendo mais candidatos que vagas, serão selecionados os candidatos a partir do critério maior idade. O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de abril, e as atividades terão início a partir do dia 30 de abril. o Projeto Universidade Aberta à Maturidade tem o objetivo de possibilitar vivências do público da maturidade no universo acadêmico. A proposta é integrar adultos e idosos como discentes de extensão no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão universitária na UFRB.

Comente agora

Salvador: Alunos sofrem com infiltrações em escola municipal no bairro da Palestina

Educação  Postado por Willyam Reis - 31/03 09:32h
Salvador: Alunos sofrem com infiltrações em escola municipal no bairro da Palestina

Foto: Bocão News

Estudantes da Escola Municipal Jandira Dantas, no bairro da Palestina, às margens da BR-324, em Salvador, vêm enfrentando dificuldades nas salas de aula, principalmente em dias chuvosos. Localizada na Travessa José Ramos Cordeiro, a unidade de educação básica não está oferecendo o básico direito ao bem-estar no ambiente de aprendizado. Nas salas, ainda em piso com cera vermelha, alunos e professores enfrentam paredes com infiltrações onde água de chuva e rede elétrica dividem espaço. "A água da chuva escorre até pelo bocal da lâmpada. E se acontecer um curto-circuito?", indaga Beatriz de Freitas Mercês, mãe de um dos alunos. Ela reclama ainda do excesso de mofo na escola, cogitando a retirada da criança de 6 anos da instituição. Um vídeo registrado durante uma chuva recente mostra a situação enfrentada por estudantes e educadores na unidade de ensino. Assista: 

Comente agora

Governo do Estado lança projeto em parceria com o Google

Educação  Postado por Willyam Reis - 31/03 07:18h
Governo do Estado lança projeto em parceria com o Google

Reprodução: Josenildo Almeida

O Governo do Estado em parceria com o Google, lança, na próxima quarta-feira (4), o projeto e-Nova Educação, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira. O projeto, da Secretaria da Educação levará as tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso a internet de alta velocidade com os dispositivos móveis. A iniciativa também contempla formação de professores. O lançamento do e-Nova contará com a presença do principal executivo mundial do Google for Education, Bram Bout, além de diretores para o Mercado Internacional, John Vamvakitis; para a América Latina, Rodrigo Pimentel; e para o Brasil, Alexandre Campos Silva. Para o Secretário Walter Pinheiro, o e-Nova Educação é um marco importante na contextualização dos processos de ensino e aprendizagem na rede estadual. “O e-Nova Educação é uma iniciativa estratégica que estamos implementando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, por meio de um conjunto de aplicativos de última geração, configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e professores à realidade do mundo em que vivemos”, afirma.

Comente agora

Inep divulga resultados do Encceja Nacional para o ensino fundamental

Educação  Postado por Aline Souza - 29/03 18:24h
Inep divulga resultados do Encceja Nacional para o ensino fundamental

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (29) os resultados individuais dos estudantes que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) em 2017 para o ensino fundamental. Somente o próprio participante pode acessar o boletim de desempenho, informando o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição. Também foram disponibilizados hoje os resultados dos participantes do Encceja para pessoas privadas de liberdade. Segundo o Inep, as notas do Encceja Exterior (feito por brasileiros que moram no estrangeiro) serão divulgadas até o dia 6 de abril. No ano passado, 301,5 mil pessoas se inscreveram para obter o certificado do ensino fundamental por meio do Encceja. Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação terá o certificado. Quem obteve a nota mínima apenas em uma área de conhecimento terá a declaração parcial de proficiência. O Encceja é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação no ensino fundamental ou no ensino médio. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora

SAJ: Após filho ser impedido de assistir aula por não estar de camisa branca, mãe reclama e diz que a farda ainda não foi entregue

Educação  Postado por Willyam Reis - 29/03 13:01h
SAJ: Após filho ser impedido de assistir aula por não estar de camisa branca, mãe reclama e diz que a farda ainda não foi entregue

Um aluno da Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, em Santo Antonio de Jesus, foi impedido de assistir aulas por não estar com roupas padronizadas, exigidas pela instituição de educação. Em entrevista à radio Recôncavo FM, a senhora conhecida pelo prenome Nilda, afirmou que a escola exigiu que temporariamente, até a entrega dos fardamentos, os alunos fossem para a escola com uma camisa branca, entretanto, por não conseguir fazer a roupa secar a tempo, o garoto teve que ir com uma roupa de cor bege, “o funcionário que impediu meu filho meu filho o levou para secretaria e ligou para o pai, que confirmou que a camisa branca não havia secado, entretanto, mesmo assim ele ficou sentado na secretaria desde a hora que chegou até o fim da aula. Ele recebeu falta durante todo o dia. Eu queria uma resposta do prefeito e da Secretaria de Educação em relação ao fardamento, ele não foi entregue nas escolas, mas porque a direção está cobrando dos alunos um fardamento que ainda não existe? E se meu filho tivesse uma atividade significativa, ele iria receber zero, mesmo indo para o colégio? ”, concluiu. 

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Governo federal anuncia liberação de R$ 17 milhões para alfabetização na Bahia

Educação  Postado por Willyam Reis - 28/03 21:17h
Governo federal anuncia liberação de R$ 17 milhões para alfabetização na Bahia

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), anunciaram, nesta quarta-feira (28), a implementação do Programa Mais Alfabetização. A iniciativa, que trará R$ 17 milhões para a educação baiana, terá o investimento de R$ 523 milhões para a educação nos próximos dois anos. Em 2018, serão liberados R$ 253 milhões, sendo R$ 124 milhões de forma imediata para escolas de estados e municípios em todo o país. A segunda parcela será liberada no segundo semestre de 2018, de acordo com o monitoramento e avaliação da execução do programa. Para Mendonça Filho o investimento servirá para que os municípios possam se planejar focando em qualidade e eficiência. “Será importante também agregar a figura do assistente de alfabetização, que vai auxiliar os professores nessa missão extremamente importante que é alfabetizar nossas crianças e jovens", disse. "Precisamos melhorar urgentemente o processo de alfabetização.

Comente agora

UFRB abre processo seletivo com oito vagas para professor substituto do CETEC

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 11:02h
UFRB abre processo seletivo com oito vagas para professor substituto do CETEC

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), abre inscrições para processo seletivo de professor substituto. São oferecidas oito vagas. O processo de seleção abrange as áreas de conhecimento: Tecnologia Ambiental; Engenharia Civil; Sistemas Elétricos e Computacionais; Física; Matemática e Estatística.As inscrições, exclusivamente pela internet, acontecem até o próximo dia 05 de abril, no endereço ufrb.edu.br/concursos. Poderão se inscrever somente candidatos brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos vinte e quatro meses, anteriores à data de abertura do edital.

Comente agora

A Faculdade Maria Milza – FAMAM -, está com inscrições abertas para o Vestibular 2018.2.

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 10:52h
A Faculdade Maria Milza – FAMAM -, está com inscrições abertas para o Vestibular 2018.2.

São ofertadas vagas em 16 cursos de nível superior, a saber: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Tecnólogo em Radiologia, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Pedagogia, Geografia, História e Serviço Social.

Entre os diferenciais da FAMAM destacam-se:

· Considerada pelo Ministério da Educação - MEC -, a melhor faculdade do Recôncavo;

· Avaliada como a 6ª melhor do Estado;

Comente agora

Na Bahia, ministro da Educação homologa criação do campus Camaçari da Ufba

Educação  Postado por Aline Souza - 27/03 18:00h
Na Bahia, ministro da Educação homologa criação do campus Camaçari da Ufba

Foto: Divulgação / MEC

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta terça-feira (27), a homologação que credencia a instalação de um campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Camaçari. O ministro destacou que só conseguiu trazer o campus para o município por conta do apoio da reitoria da Ufba. “O Brasil inteiro conhece Camaçari, a sua fama de pujança, de gerar empregos e oportunidades pelo polo e pelas indústrias aqui instaladas. Evidentemente, uma cidade desse porte e com esse potencial tem toda condição de sediar um campus de uma universidade federal, como será realidade a partir de agora”, discursou. Para o reitor da universidade, João Carlos Salles, a instituição é um exemplo e representa o compromisso do estado com o financiamento do ensino superior de qualidade. “No momento em que fomos procurados para a implementação do campus Camaçari, tivemos a imediata cumplicidade de servidores públicos e gestores”, explicou.

Comente agora

Provas do Enem não terão maior grau de dificuldade, garante Inep

Educação  Postado por Aline Souza - 27/03 15:58h
Provas do Enem não terão maior grau de dificuldade, garante Inep

Foto: Unsplash

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou nesta terça (27) que a ampliação do tempo dado aos candidatos para fazer a prova no segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não significa que o nível de dificuldade do exame vai aumentar. Segundo o Inep, o conteúdo das provas do Enem é definido pelas Matizes de Referência, que estão disponíveis no portal da instituição. As informações são da Agência Brasil. "O documento, de 2009, indica as habilidades que serão avaliadas e orienta a elaboração das questões da prova, assim como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação", disse o instituto em nota. O Inep alerta aos interessados em fazer o Enem que consultem apenas os canais oficias do Inep e do Ministério da Educação para se informar e tirar dúvidas sobre o exame. Depois da divulgação de que os candidatos terão 30 minutos a mais no Enem deste ano para fazer as provas de exatas, no segundo dia do exame, alguns alunos manifestaram preocupação nas redes sociais sobre o possível endurecimento das questões. No entanto, o aumento do tempo agradou professores e estudantes.

Comente agora

UFRB oferta 110 vagas para Programa Universidade Aberta à Maturidade

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/03 12:02h
UFRB oferta 110 vagas para Programa Universidade Aberta à Maturidade

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), recebe até o dia 16 de abril inscrições para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT). São ofertadas 110 vagas em 24 componentes curriculares de cursos de graduação para o semestre 2018.1. As vagas, nos centros de ensino da UFRB em Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus, são para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos que não tenham cursado ensino superior. O vínculo com a Universidade é como discente extensionista, com direito à certificação. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da PROEXT. Havendo mais candidatos que vagas, serão selecionados os candidatos a partir do critério maior idade. O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de abril e as atividades terão início a partir do dia 30 de abril. 

Comente agora

Inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2018.1 da Uefs são abertas

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 26/03 20:49h
Inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2018.1 da Uefs são abertas

Foram abertas nesta segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo/classificatório complementar para preenchimento de vagas remanescentes do Prosel 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Poderão concorrer a esta nova oportunidade de ingresso na instituição, candidatos que tenham sido classificados como "excedente de vaga" no resultado do Vestibular e que não tenham sido convocados para a matrícula. As inscrições devem ser efetuadas até a próxima quarta-feira (28), no site da Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs. Será permitida a inscrição, exclusivamente, para vagas remanescentes em cursos da mesma área da opção feita pelo candidato no Prosel 2018.1.

Comente agora

Resultados do P-Fies já estão disponíveis na internet

Educação  Postado por Aline Souza - 26/03 15:00h
Resultados do P-Fies já estão disponíveis na internet

Foto: Marina Silva

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (26) o resultado da pré-seleção do P-Fies, uma das modalidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes já podem consultar o status do pedido na página do Fies Seleção. O P-Fies é destinado a candidatos com renda mensal de até cinco salários mínimos por pessoa da família. No primeiro semestre deste ano, serão oferecidas 75 mil vagas na modalidade. Nesta versão, o agente financeiro do empréstimo será um banco privado. O P-Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. As condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o banco, a instituição de ensino superior e o estudante. (Correio)

Comente agora

Portugal: alta de taxa para estudantes estrangeiros revolta brasileiros

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 25/03 09:29h
Portugal: alta de taxa para estudantes estrangeiros revolta brasileiros

"Eu fico muito feliz que tenhamos estudantes brasileiros na sala. Não pelos motivos que alegram muita gente hoje, o financeiro, o que francamente me causa repulsa, mas porque vocês podem trazer perspectivas diferentes e enriquecer o debate." O desabafo de um professor na primeira aula de um mestrado na tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal, dá uma ideia da situação. O brasileiros são maioria entre os alunos estrangeiros, cada vez mais presentes em Portugal. Só no último ano letivo, segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência do país, entraram 12.245 brasileiros de 42.500 estudantes -12% a mais que no período anterior e o dobro do início da década. O crescimento fez o governo português regulamentar as condições de acesso e de participação dos estrangeiros no ensino com o decreto-lei 36, o Estatuto do Estudante Internacional, em 2014. No conjunto de medidas também aproveitou para autorizar as universidades a cobrarem valores diferentes de cidadão de países que não fazem parte da União Europeia. Coimbra, onde estudam cerca de 2.000 brasileiros, é a universidade de Portugal mais cara para estudantes internacionais. Um mestrado que custa € 1.106 euros por ano para europeus salta para € 7.000. Em Lisboa e no Porto, há cursos na faixa de € 3.000 para estrangeiros.

Comente agora

Estado divulga resultado provisório da 1ª etapa do concurso público para professor e coordenador pedagógico

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 20:20h
Estado divulga resultado provisório da 1ª etapa do concurso público para professor e coordenador pedagógico
O Governo do Estado divulgou, no Diário Oficial deste sábado (24), o resultado provisório da 1ª Etapa do concurso público para contratação de professores e coordenadores pedagógicos, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Dos 103.592 inscritos, 41.404 foram habilitados - sendo 195 candidatos com deficiência e 11.977 declarados negros. Os habilitados concorrerão entre si, nas etapas subsequentes, para ingresso em uma das 3.096 vagas de professor e 664 de coordenador pedagógico. O resultado está disponível no Portal do Servidor, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do certame, e no site da Secretaria da Educação do Estado. Realizado conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Educação, o certame ocorreu no dia 25 de fevereiro, em todo o estado. No dia 13 de abril, deverão ser divulgados os resultados final da prova objetiva e provisório da prova discursiva. Os aprovados nestas duas etapas serão convocados, via edital, a ser publicado no mesmo dia, no Diário Oficial do Estado, para a prova de títulos. O resultado final está programado para o dia 12 de junho.
Comente agora

Comunidade escolar de Santo Antônio de Jesus participa de atividades sobre a Base Nacional Comum Curricular

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/03 22:24h
Comunidade escolar de Santo Antônio de Jesus participa de atividades sobre a Base Nacional Comum Curricular

Como parte da escuta para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Bahia, técnicos da Secretaria da Educação do Estado estão promovendo o projeto ‘Faz Sentido’, nos Territórios de Identidade da Bahia. Nesta semana, a iniciativa mobilizou a comunidade escolar do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus (a 190 km de Salvador), na Região Metropolitana. A ação acontece por meio de rodas de diálogo com os agentes de Educação nos municípios sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). O objetivo é a escuta dos estudantes, professores, das famílias, da comunidade e dos gestores escolares sobre a escola e o que buscam para a Educação. A diretora de Educação e suas Modalidades da Secretaria da Educação do Estado, Thamires Vasconcelos, falou sobre a metodologia do trabalho.

Comente agora

UFRB abre inscrições para pessoas acima de 45 anos para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (Promat)

Educação  Postado por Aline Souza - 23/03 17:46h
UFRB abre inscrições para pessoas acima de 45 anos para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (Promat)

Foto: Reprodução

Homens e mulheres acima de 45 anos já podem se inscrever nas vagas para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (Promat), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Os interessandos não podem ter cursado ensino superior. O programa tem vagas ofertadas para componentes curriculares de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de Ecologia Aplicada, Libras, Sociologia da Saúde e O golpe de estado em 2016. As aulas acontecerão nos campi das cidades de Feira de Santana, Cruz das Almas, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro. As inscrições ocorrem do dia 23 de março até o dia 16 de abril e podem ser realizadas pelo site da universidade. (A Tarde)

Comente agora

Resultado do P-Fies será divulgado na próxima segunda-feira

Educação  Postado por Willyam Reis - 23/03 11:40h
Resultado do P-Fies será divulgado na próxima segunda-feira

Foto: Agencia Brasil

O Ministério da Educação (MEC) adiou o anúncio da lista de pré-selecionados na modalidade P-Fies, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para a próxima segunda-feira, (26). Serão oferecidas 75 mil vagas, nos primeiros seis meses de 2018 aos candidatos com renda mensal de até cinco salários mínimos por pessoa da família. Nesta versão, o agente financeiro do empréstimo será um banco privado. O P-Fies é destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. As condições para concessão de financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante. Segundo as regras gerais do Fies, o valor mínimo a ser financiado é R$ 50 por mês. O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita e do valor da mensalidade. (Agencia Brasil)

Comente agora

Uefs divulga 3ª chamada de aprovados no Vestibular 2018.1

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 22/03 22:03h
Uefs divulga 3ª chamada de aprovados no Vestibular 2018.1

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cidade a cerca de 100 km de Salvador, divulgou nesta quinta-feira (22) a 3ª chamada de aprovados no Vestibular 2018.1 convocados para matrícula. A lista está disponível no site da instituição. De acordo com a Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da universidade, os estudantes aprovados devem se apresentar para a matrícula na segunda-feira (26), no Auditório Central da Uefs. O resultado do Vestibular 2018.1 da Uefs foi divulgado no dia 23 de fevereiro. Três dias antes, a instituição abriu inscrições para o pedido de isenção da taxa para o processo seletivo 2018.2. Os candidatos tiveram até o dia 27 de fevereiro para fazer a solicitação. As provas estão previstas serem realizadas nos dias 10 e 11 de junho. Mais informações podem ser adquiridas no site do processo seletivo. (G1)

Comente agora

Estudantes de Cruz das Almas apresentam projetos e alertam sobre a necessidade da conservação dos recursos hídricos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/03 17:40h
 Estudantes de Cruz das Almas apresentam projetos e alertam sobre a  necessidade da conservação dos recursos hídricos

Para celebra o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22/03), estudantes de escolas estaduais estão realizando projetos que promovem a conscientização para o uso sustentável dos recursos hídricos. Durante toda a semana e, especialmente nesta quinta-feira, a comunidade escolar foi mobilizada em torno de diferentes atividades como rodas de conversa, palestras, mostra de vídeos e até caminhadas no entorno da escola, para chamar a atenção sobre os cuidados que todos precisam ter visando a conservação deste bem escasso e de uso comum de todos. 

Neste ano, as ações estão associadas à etapa escolar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada de 7 a 9 de maio, em Salvador, e tem como objetivo alertar sobre a necessidade do uso consciente e racional dos recursos hídricos e assegurar os seus múltiplos usos pelas atuais e futuras gerações. No Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos, localizado na Avenida Bonocô, em Salvador, os estudantes participaram de mais uma etapa do projeto ‘Caminho das Águas’, por meio de uma roda de conversa com o professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Eduardo Mendes. 

Comente agora

MEC anuncia implantação de curso de Medicina em quatro municípios baianos

Educação  Postado por Aline Souza - 22/03 15:04h
MEC anuncia implantação de curso de Medicina em quatro municípios baianos

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O Ministério da Saúde selecionou, nesta quarta-feira (21), quatro municípios baianos para implantação do curso de graduação em Medicina: Irecê, Porto Seguro, Valença e Brumado. Prefeitos e representantes das secretarias de Saúde dessas cidades estiveram em Brasília para assinatura do termo de compromisso para implantação dos cursos. No total, 28 municípios brasileiros foram contemplados. "O primeiro propósito com a implantação desses novos cursos é preservar a qualidade da formação médica no Brasil", explicou o ministro da Educação, Mendonça Filho. "Em segundo lugar, vamos gerar mais oportunidade na formação médica em municípios distantes, onde a população muitas vezes não tem acesso a médicos e profissionais ligados à saúde. Expandir e interiorizar a formação médica é fundamental para que a gente possa ter uma boa formação de um lado e mais oportunidades para quem precisa de acesso a saúde de boa qualidade".

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com