As comentadas


Bom dia , Sábado, 23/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

Educação

30
Mai
Publicidade Famam
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:28h

3 comentários
22
Jul
Ufba abre processo seletivo para vagas residuais
Postado por: Débora Ayane / 17:23h

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) lançou, nesta sexta-feira (22), o edital que abre o processo seletivo para concorrer a vagas residuais na instituição. As inscrições serão divididas em duas etapas – entre os meses de agosto e setembro. Ao todo, foram disponibilizadas 1.304 vagas nos cursos de graduação da universidade, com início das aulas no semestre 2016.2, que começa no dia 21 de novembro deste ano. A primeira etapa, exclusivamente de transferência interna (ou seja: entre cursos da própria Ufba), aceitará inscrições entre os dias 1º e 4 de agosto. Já a segunda etapa, que é aberta ao público em geral, é de transferência externa (cursos de outras instituições) ou para diplomados. Nesse caso, as inscrições acontecem entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro. As provas devem acontecer no dia 16 de outubro. Entre os cursos com vagas disponíveis, há Direito, Psicologia, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia e os Bacharelados Interdisciplinares (Bis). Para conferir o edital, bem como os documentos necessários para a seleção, basta acessar o site de vagas residuais da Ufba.

Comente agora
22
Jul
Total de alunos especiais em escolas comuns cresce 6 vezes em 10 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:43h

A cada ano, aumenta o número de pessoas com deficiência em salas de aula comuns: entre 2005 e 2015, o salto foi o equivalente a 6,5 vezes, de acordo com o Censo Escolar, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O total subiu de 114.834 para 750.983 estudantes especiais convivendo com os demais alunos. O aumento captado no estudo reflete, de acordo com especialistas, sobretudo mudanças na legislação. A mais recente delas foi endossada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho, confirmando a proibição de escolas cobrarem taxas extras nas mensalidades das crianças com deficiência. Em um cenário onde os colégios exclusivos para alunos especiais perdem espaço, a experiência de mães como Elaine Alves e Edna Azevedo mostra que a inclusão traz benefícios, mas ainda enfrenta obstáculos para ser plena. Os dados do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), apontam que no ano passado, eram, ao todo, 930.683 alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular e no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Destes, 81% estavam em escolas e salas comuns e 19% nos colégios ou salas exclusivas para pessoas com deficiência. Em 2005, o quadro era bem diferente:

Comente agora
21
Jul
MEC não autoriza abertura de curso Tecnólogo em Serviços Jurídicos
Postado por: Anacley Souza / 23:49h

O Ministério da Educação (MEC) indeferiu o pedido de abertura do curso Tecnólogo em Serviços Jurídicos, interposto pela Faculdade Agronegócio Paraiso do Norte, para o município de Paraíso do Norte (PR). A decisão foi publicação no Diário Oficial da União da última segunda-feira (18) e atendeu a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB solicitou ao MEC a exclusão dos cursos de serviços jurídicos do catálogo nacional de cursos técnicos, por avaliar que essas atividades são próprias do advogado. Além disso, alegam que parte desses cursos formam trabalhadores que acabariam exercendo tarefas que se sobrepõem em funções próprias do estagiário em Direito. A Faculdade Agronegócio Paraiso do Norte pode recorrer da decisão junto ao Conselho Nacional de Educação.

Comente agora
21
Jul
IFBA abre inscrições para processo seletivo 2017 na sexta-feira (22)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:53h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre, nesta sexta-feira (22), as inscrições para o processo seletivo 2017. As vagas são para cursos técnicos integrados e superiores. As inscrições podem ser feitas, apenas pelo site do IFBA, até o dia 15 de setembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 30. Caso o candidato seja egresso de escola pública, é possível solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição no período de 22 de julho a 18 de agosto e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3. As provas serão aplicadas no dia 20 de novembro, das 8h às 12h.

Vagas
São oferecidas 3.943 vagas dos cursos técnicos nas formas integrada e subsequente, disponíveis em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista. Para ingressar nos cursos técnicos integrados, com formação de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todos os candidatos serão submetidos à prova de questões objetivas (geografia, história, língua portuguesa e matemática) e redação. 

Comente agora
21
Jul
Cachoeira: Manifestação de funcionários da rede estadual de ensino interditam Ponte Dom Pedro ll
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:58h

Funcionários terceirizados do Colégio Estadual da Cachoeira realizam neste momento manifestação pelas ruas da cidade histórica. O protesto se desloca no momento até a Ponte Dom Pedro II que será interditada. Os funcionários exigem pagamento de salário em atraso há 7 meses. Segundo os manifestantes a empresa responsável pela folha de pagamento rompeu contrato com Estado, sendo que os profissionais estão sem receber seus proventos há 7 meses. Funcionários de outros colégios da rede Estadual de ensino na cidade integram o movimento em apoio aos colegas do Estadual da Cachoeira.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia

Comente agora
21
Jul
SAJ: Com atrasos nos salários, funcionários terceirizados da educação no Estado recebem doações de professores e alunos
Postado por: Débora Ayane / 10:33h

Uma funcionária terceirizada que preferiu não se identificar através da rádio Andaiá FM contou como está a verdadeira situação dos funcionários e a veracidade da arrecadação de donativos nas escolas para essas famílias que estão com dividas e dificuldades. De acordo com a funcionária, os empregados ainda não conseguiram receber os valores referentes ao mês de maio e junho, e por enquanto não há nenhuma informação de quando receberá os valores alusivos ao mês de julho, “estamos trabalhando para garantir o nosso posto de trabalho, porque as informações passadas era que nos permanecêssemos para garantir a vaga, mas até o momento não temos informação”, disse. Conforme a entrevistada, as carteiras de trabalho dos terceirizados continuam presas, pois ainda não houve baixa, ela era contratada pela antiga BasiTec e a informação que tem é que seria realocada, mas até o momento não foi solicitado nenhuma documentação. Segundo informações, alguns funcionários do cargo de merendeira já teriam recebido o mês de maio em atraso, que foi o acordo entre o SindLimp, Banco do Brasil, a empresa e o Governo do Estado, contudo a entrevistada disse não tem certeza da veracidade dessa informação, pois alguns comentam que havia três meses em atraso e outros dizem que receberam um salário e vale alimentação.

Arrecadações: De acordo com informações, em algumas escolas do estado em Santo Antônio de Jesus fizeram arrecadações de quantias em dinheiro e gêneros alimentícios para serem distribuídos dentre as famílias desses trabalhadores, a funcionária afirmou que alguns professores e gestores das escolas estão realizando esta ação, “graças a Deus não estou passando por necessidade, mas algumas pessoas sim, então eles estão fazendo isso e pedindo para que entreguem alimentos para poder arrecadar cesta básica para entregar a esses empregados. Algumas pessoas juntaram valores para pagar aluguel, contas para que essas pessoas não fiquem a mercê”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora
21
Jul
Novos Contratos de terceirizados: Todas as pendências resolvidas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:47h

Com os contratos das novas empresas prestadoras de serviços terceirizados assinados, a Secretaria da Educação do Estado resolveu todas as pendências e as contratações já estão sendo iniciadas nas escolas. O modelo de contratação já foi definido e agora cabe às empresas as assinaturas das carteiras de trabalho, com a orientação para que sejam aproveitados os trabalhadores que já atuam nas unidades escolares, de acordo com o número de prestadores que está determinado para cada contrato. A Secretaria da Educação solicitou que as empresas distribuam, de imediato, os vales transportes e os tickets alimentação para os trabalhadores. A Secretaria também já alertou todos os gestores de escolas. Os 12 novos contratos substituem os 120 que existiam, com um maior controle e fiscalização. Todos são regidos pela Lei Anticalote, que garante o pagamento dos salários e encargos dos trabalhadores.

Comente agora
21
Jul
Prazo de inscrição do FIES termina hoje
Postado por: Willyam Reis / 08:46h

O prazo para que os estudantes pré-selecionados no Financiamento Estudantil (Fies) se inscrevam termina hoje (21). 75 mil vagas foram abertas para o segundo semestre de 2016. Fazer a inscrição através do SisFies é o primeiro passo para o estudante convocado garantir o financiamento. Posteriormente, ele deve enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o contrato no banco. De acordo com o G1, o status de cada estudante precisa ser monitorado, conforme recomendação do Ministério da Educação, pois alunos que estão na lista de espera, por exemplo, podem ser convocados caso sobrem vagas e terão 5 dias úteis para realizar a inscriçºao no sistema. Até o momento, se inscreveram 294 mil pessoas. O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior, pois oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda. Em caso de cancelamento, a vaga volta a ser disponibilizada para outros candidatos. O MEC anunciou novidades: a partir desse semestre, os inscritos poderão mudar a opção de curso sempre que quiserem de acordo com a nota que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições, além de elevar a renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos financiamentos.Também está prevista nova etapa de inscrição para estudantes inscritos e não aprovados, caso haja vagas a serem preenchidas. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
21
Jul
Coordenadora da APLB de SAJ se pronuncia em relação aos terceirizados: "Descaso do Governo"
Postado por: Anacley Souza / 00:41h

A situação dos profissionais terceirizados demitidos pela secretaria de educação é cada dia mais desesperador. Mesmo com o anúncio de pagamento de todos os soldos pela entidade, muitos servidores garantem que não receberam ou que o valor foi depositado em regime de parcelas. Professores e alunos tem se mobilizado e feito sequentes manifestações em apoio à categoria. Em entrevista a uma emissora de rádio, a coordenadora da APLB sindicato dos trabalhadores em Educação de Santo Antônio de Jesus, Jucilane Barreto, disse que a situação não tem progredido para uma melhora e reafirmou as denúncias de servidores que receberam apenas uma parcela dos atrasados, “perguntamos a duas merendeiras se o deposito havia sido feito e nos responderam que apenas um mês foi injetado. Já outra servidora nos garantiu que apenas foi depositado em sua conta, R$ 230,00”, expos. Acrescentando que vê como um descaso do Governo em relação a estes trabalhadores. Jucilane salientou que a APLB, como sindicato, não pode se envolver nas negociações diretas. Ainda de acordo com a coordenadora, professores estão fazendo ‘vaquinhas’ para tentar ajudar os servidores, “fizemos uma vaquinha para pagar o aluguel de pessoal que estava para ser despejado, cestas básicas para ajudar. É uma situação muito complicada e que precisa ser sanada”, informou. Devido as mobilizações, o calendário escolar tem sido prejudicado por terem redução em sua carga horaria e segundo Barreto as aulas estão sendo realizadas por meio período, “esta semana estamos tendo aulas normais, mas já paralisamos por que recebemos um comunicado de que os alunos se mobilizariam a partir das 15 horas. Os estudantes estão por conta própria, eles decidiram que iriam sair. Muitos destes alunos são filhos destas pessoas que estão sofrendo com a falta de pagamento”, ressaltou.

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora
20
Jul
Metade dos jovens depende de programas do governo para cursar universidade
Postado por: Anacley Souza / 22:50h

Pesquisa apresentada nesta quarta-feira (20) pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostra que 50,5% dos jovens que pretendem ingressar em curso superior de universidade não têm condições de pagar as mensalidades e precisam da ajuda de programas de financiamento do governo. Entre os entrevistados, 37,3% informaram que poderia pagar as mensalidades e 12,2% disseram que talvez tenham condições de pagar. O estudo ouviu mil brasileiros com idade entre 18 e 30 anos, com ensino médio completo. Ao serem questionados sobre o interesse em pleitear uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) – que concede bolsas parciais e integrais, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 57,9% disseram que tentariam ingressar no programa, 38,1% não têm interesse no auxílio e 4% não souberam responder. Sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 50,3% dos entrevistados tentariam essa modalidade, 41,4% não tentariam e 8,3% não souberam responder. O Fies é um empréstimo para custear graduação em instituição privada de ensino a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual de custeio varia conforme a renda familiar mensal. Segundo a Agência Brasil, a pesquisa também perguntou aos estudantes o que pensam sobre a proposta de redução de investimentos em educação pelo governo federal. A maioria (75%) disse que é contrária ao corte. Sobre a cobrança de mensalidades por universidades públicas, mais da metade (57,3%) também se opôs à proposta. Se pudessem escolher, 71,2% dos entrevistados optariam por uma universidade pública, enquanto 25,1% escolheriam uma instituição particular e 3,7% não responderam.

Comente agora
20
Jul
Custos do Fies serão das escolas temporariamente, diz associação
Postado por: Débora Ayane / 14:32h

O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Janguiê Diniz, disse nesta quarta-feira (20) que as despesas dos contratos do Financiamento Estudantil (Fies), repassadas para as instituições serão arcadas temporariamente, e que o Ministério da Educação precisa encontrar outra alternativa para bancar as taxas administrativas do programa.“Estamos momentaneamente contribuindo com o governo para manter o programa pela importância ao governo e aos alunos, e não para o setor. Não concordo com o repasse e esperamos que o governo encontre soluções e implante um Fies mais sustentável no início do ano que vem”, afirma Diniz.A partir deste semestre as instituições precisam assumir as taxas administrativas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica no valor de 2% sobre os contratos do Fies. Antes, essa despesa era paga pelo governo, por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).Quando anunciou a medida, na última sexta-feira (15), o ministro Mendonça Filho disse que era necessária para garantir a sustentabilidade do programa, com a renovação dos 1,5 milhão de contratos já existentes e o oferecimento de 75 mil novas vagas.

Comente agora
20
Jul
Mais de 50% dos jovens que querem cursar faculdade dependem do governo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:40h

Mais da metade dos jovens brasileiros que querem cursar o nível superior no país não tem dinheiro para pagar por sua formação e, portanto, contam com programas sociais de incentivo a educação superior do governo, como o Fundo de Financiamento Estundatil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). A maioria, 64,8%, concluiu o ensino médio em escola pública estadual. Os dados constam de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior (ABMES), divulgada nesta quarta- feira, em São Paulo. Foram ouvidos 1.000 jovens de 18 a 30 anos, com ensino médio completo, de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Manaus, Recife e Belém. De acordo com o levantamento, 81% dos jovens entrevistados pretendem cursar o nível superior dentro dos próximos três anos. Mesmo tendo interesse em estudar em faculdade pública, 78,6% destes jovens não rejeitariam realizar um curso em universidade privada .

Comente agora
20
Jul
SAJ: Alunos do Estadual realizam 3º protesto cobrando pagamento dos funcionários terceirizados
Postado por: Débora Ayane / 00:58h

Nesta tarde de terça-feira (19), os alunos do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes em Santo Antônio de Jesus realizaram nova manifestação a favor do pagamento dos funcionários da limpeza e da merenda escolar. Essa é a terceira manifestação de estudantes neste mês de julho na cidade, com faixas e cartazes, e obstruindo a via em frente à instituição de ensino, eles reclamam novamente contra o atraso de salários e cobram o pagamento que foi prometido aos servidores terceirizados que atuam na área da merenda e limpeza. Ainda sobre essas manifestações, a Secretaria de Educação enviou uma nota de esclarecimento ao Voz da Bahia, na qual aborda ainda, que o Estado fez todos os repasses para as empresas que estavam regularizadas.

Veja as fotos abaixo:

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Comente agora
19
Jul
Universidades brasileiras caem em ranking de países emergentes
Postado por: Anacley Souza / 21:31h

Pelo segundo ano consecutivo, as universidades brasileiras perderam espaço no ranking das melhores instituições de ensino superior dos países emergentes, os chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), segundo classificação da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). O Brasil tem sete universidades dentre as 50 melhores, duas menos do que em 2015. A Universidade de São Paulo (USP) continua como a melhor colocada instituição do Brasil, na 10ª posição. É o segundo ano que a USP perde posição - em 2015 era a 9ª e em 2014, 7ª. A segunda melhor instituição brasileira é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que aparece em 12º lugar, o mesmo do ano passado. Perderam posição e saíram da lista das 50 melhores, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Outras quatro universidades brasileiras que aparecem no top 50 também perderam posição neste ano, são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise incluiu o rendimento das 250 melhores universidades das cinco nações que compõem o Brics. O Brasil é o terceiro com o maior número de universidades, com 54 instituições no ranking. O país fica atrás da China que tem 86 instituições e a Rússia, com 55. Na lista das dez principais instituições, a China lidera com 7 universidades. Brasil, Índia e Rússia têm apenas uma instituição cada uma nessa lista.

Comente agora
19
Jul
15 estados estão na contramão de meta para incluir jovens na escola
Postado por: Anacley Souza / 17:58h

A inclusão de todos os adolescentes de 15 a 17 anos na escola, uma das metas mais urgentes do Plano Nacional de Educação (PNE), não só deixará de ser cumprida no prazo estipulado por lei, o fim de 2016, mas parece cada vez mais distante de ser atingida em 15 estados brasileiros. Dados do Observatório do PNE, analisados pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), mostram que, em 2014, a taxa de atendimento desses adolescentes em 15 estados foi menor do que em 2009, o ano em que uma emenda constitucional tornou obrigatória a universalização do ensino para essa faixa etária. Os dados de 2014 são os mais recentes à disposição. Em novembro, o governo divulgará as informações referentes a 2015. Portanto, só será possível saber ao certo as taxas de 2016 no fim do ano que vem. Porém, segundo as estimativas oficiais, as metas já deixaram de ser cumpridas. Em março, o Ministério da Educação afirmou que, de acordo com o Censo Escolar, cerca de 600 mil crianças de 4 a 5 anos e 1,6 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos continuavam fora da escola . Os dados são nacionais, mas o estudo regional mostra que nenhum estado cumprirá a meta. O estado que mais viu a taxa de atendimento recuar no período foi Roraima. Em 2014, 77,7% dos adolescentes de 15 a 17 anos estavam matriculados, o que quer dizer que 23.193 jovens estavam fora das salas de aula.

Comente agora
19
Jul
Justiça mantém matrícula na Ufba de aluno menor de 18 anos aprovado no Enem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:19h

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1ª) manteve, por unanimidade, a decisão da 12ª Vara de permitir a concessão de certificado de conclusão e a matrícula de um estudante menor de 18 anos no curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Daniel Gomes da Costa é aluno do 2º ano e conseguiu a vaga por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na sentença, o juiz federal Ávio Novaes avaliou que o aluno estaria apto a ocupar uma vaga no curso de Direito já que obteve a nota na prova do Enem, “demonstrando conhecimento superior a muitos outros candidatos”. Além disso, o magistrado avaliou que portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não pode instituir restrição quanto à idade, porque não é medida prevista legalmente, tratando-se apenas de inovação regulamentar. No recurso, a Ufba alegou que o estudante “assumiu os riscos de ter seu ingresso no ensino superior negado, por não atender às exigências de faixa etária para a emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio”, e que a portaria do Inep se refere ao ingresso no ensino superior por meio do Enem e não por outros sistemas, e logo não se trataria de inovação na ordem jurídica. A relatora do caso, juíza federal Daniele Maranhão, explicou ainda que o jovem já completou 18 anos e já está regularmente matriculado na instituição. Logo, a jurisprudência do TRF1 seria a de não impedir a continuidade dos estudos do jovem. (BN)

Comente agora
19
Jul
Entrega de documentos de estudantes aprovados no Prouni segue até esta terça
Postado por: Willyam Reis / 07:12h

Os estudantes aprovados no Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre devem entregar os documentos até esta terça-feira (19). O Ministério da Educação disponibilizou para esta edição 125.442 bolsas, das quais 57.092 são integrais e 68.350, parciais. Para ser selecionado, o estudante deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista em instituição privada, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública na educação básica. (BN)

Comente agora
18
Jul
Hospitais e escolas estaduais serão monitorados por câmeras em tempo real
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:41h

Até o final de 2016, as 300 escolas da rede estadual de ensino de Salvador serão monitoradas por câmeras de segurança. Segundo o governo do estado, as imagens da parte externa das unidades educacionais serão enviadas, em tempo real, para o Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, inaugurado na manhã desta segunda-feira (18) em Salvador. Os hospitais da rede estadual também terão monitoramento. “Nós pretendemos trazer para aqui as imagens de todos os hospitais estaduais e vamos colocar aqui também a imagens de todas as escolas públicas estaduais da Bahia. Já vamos iniciar com as escolas de Salvador, até dezembro instalamos fibra ótica em todas as escolas”, disse o governador Rui Costa (PT). Até o final do primeiro semestre de 2017, o monitoramento chegará a 600 escolas estaduais de Salvador e da Região Metropolitana.

Comente agora
18
Jul
Forças Armadas farão a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio
Postado por: Willyam Reis / 11:13h
  • As Forças Armadas vão prestar novamente apoio logístico para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O apoio para a Operação Enem 2016 foi solicitado pelo Ministério da Educação visando garantir a segurança no armazenamento das provas. A participação das Forças Armadas foi oficializada com a publicação de portaria na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União. Desde 2009, os ministérios da Educação e da Defesa trabalham em parceria para assegurar que os exames não cheguem a mãos indevidas ou sejam utilizados de forma criminosa. As provas do Enem de 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do exame é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
  • Estudos
  • A plataforma Hora do Enem disponibiliza gratuitamente um plano de estudos individual para quem quer se preparar para o exame. O site também permite ao candidato participar de simulados nacionais, além de ter acesso ao Mecflix, portal com mais de 1,2 mil videoaulas. Com informações da Agência Brasil. (Noticias ao Minuto)
Comente agora
18
Jul
ProUni: candidatos em lista de espera devem entregar documentação até amanhã
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:09h

Candidatos em lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm hoje (18) e amanhã (19) para comparecer às respectivas instituições de ensino para a qual se candidataram e apresentar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição. O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo em instituições particulades de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São ofertadas, neste segundo semestre, 125.442 bolsas - 57.092 integrais e 68.350 parciais, de 50% - em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. A lista de espera do Prouni estará à disposição das instituições com a classificação dos estudantes por curso e turno, segundo as notas obtidas no Enem de 2015. A lista será usada na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares. Para integrar a lista de espera, os candidatos tiveram que confirmar a inscrição até o último dia 11. A relação dos candidatos participantes da lista foi divulgada no dia 14. Agora, independente de terem sido chamados, todos os candidatos em espera deverão comparecer às instituições. A documentação necessária está disponível no site do ProUni.

Comente agora
17
Jul
Uesc inaugura 1ª micro-cervejaria da Bahia e planeja bebida feita com frutas
Postado por: Débora Ayane / 11:38h

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, na região sul da Bahia, inaugurou a primeira micro-cervejaria do estado. O espaço vai permitir que alunos e professores de diversos cursos possam realizar pesquisas e treinamentos para produção da bebida. A meta agora é realizar experimentos com novos sabores de cerveja utilizando frutos da região como o cacau.De acordo com a diretora do Departamento Agroindustrial da Uesc, Ana Paula Trivatti, o Brasil é o terceiro maio consumidor de cerveja no mundo. Além de preparar os alunos para o mercado, ela afirma que a universidade quer inovar."A gente tem uma diversidade muito rica aqui em termos de frutas, e a próxima que a gente vai produzir é de polpa de cacau. Além disso, a gente tem uma diversidade muito rica de microrganismos, e são as leveduras que são as responsáveis pela fermentação de qualquer bebida alcoólica", disse.O coordenador do projeto, o professor Mauro de Paula Moreira, disse que estudantes de diversos níveis vão atuar na micro-cervejaria. "A gente pensou no ensino, pesquisa e extensão.

Uesc inaugura primeira micro-cervejaria da Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

Comente agora
15
Jul
Estudantes brasileiros conquistam a 15ª posição na olimpíada internacional de matemática
Postado por: Anacley Souza / 20:55h

Quem procura os índices da educação brasileira em rankings globais está acostumado a olhar para o fim da lista. Na quinta-feira, no entanto, seis garotos entre 16 e 18 anos puseram o país entre os quinze melhores do mundo justamente na matéria mais temida, a matemática. A equipe brasileira terminou a Olimpíada Internacional de Matemática, em Hong Kong, exatamente em 15º lugar entre cem países participantes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze. Nesta posição, ficaram à frente de toda a América Latina e de países tradicionalmente bem colocados, como Alemanha, Bulgária e Romênia. A conquista representa um grande avanço em relação a 2015, quando o Brasil foi 22º colocado e figurou entre os três últimos da América Latina, à frente apenas de Peru e México. A equipe é formada por João César Campos Vargas, de 17 anos, de Passa Tempo, Minas Gerais; Andrey Jhen Shan Chen, 16 anos, de Campinas, São Paulo; Daniel Lima Braga, 18 anos, de Eusébio, Ceará; Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 16 anos, de Vinhedo, São Paulo; Gabriel Toneatti Vercelli, 18 anos, de Osasco, São Paulo; e George Lucas Diniz Alencar, 17 anos, de Fortaleza, Ceará. Quatro dos medalhistas de prata já tinham experiência e boas colocações em olimpíadas anteriores. Eles voltam ao Brasil no domingo. Os primeiros lugares da olimpíada de Hong Kong foram para os vencedores de sempre: Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Cingapura e Taiwan. As provas aconteceram entre 11 e 12 de julho, com quatro horas e meia para cada aluno responder a três questões por dia. No ano que vem, a Olimpíada Internacional de Matemática será no Rio de Janeiro.

Comente agora
15
Jul
Ifba abre inscrições para curso gratuito de Libras em Jacobina
Postado por: Anacley Souza / 19:27h

O Instituto Federal da Bahia (Ifba), está com inscrições abertas, até o dia 25 de julho, para o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras), no campus Jacobina, norte da Bahia. São oferecidas 30 vagas. O curso é voltado para familiares de surdos, profissionais de educação da região, além de servidores e estudantes do Ifba. Os interessados podem fazer as inscrições no setor multidisciplinar do campus, das 7h às 18h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de vínculo institucional para profissionais de educação. Os familiares de surdos devem trazer um laudo ou atestado médico para comprovar o parentesco. O curso de Libras tem carga horária de 40h e vai fornecer certificado de participação. As aulas, que acontecerão às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, iniciam no dia 2 de agosto e se estendem até o mês de dezembro. Mais informações sobre o curso de Libras em Jacobina estão no site da instuição de ensino.

Comente agora
15
Jul
Governo paga diretamente a prestadores de serviços terceirizados da Educação, afirma secretário
Postado por: Anacley Souza / 19:19h

O Governo do Estado depositou, nesta sexta-feira (15), os salários nas contas dos trabalhadores terceirizados que prestam serviços à Secretaria da Educação. Os pagamentos estão garantidos a esses trabalhadores que estavam com salários atrasados das empresas, que mantinham contratos com a Secretaria, e que foram encerrados no dia 30 de junho. O Banco do Brasil iniciou hoje os pagamentos. A decisão foi tomada na reunião realizada nesta sexta-feira (15), com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Alberto Balazeiro. O Estado estava com o dinheiro para pagar, mas estava encontrando problemas do ponto de vista cadastral das empresas, e também na verificação das certidões. Por isso, buscou uma mediação do MPT e da Procuradoria Geral do Estado, para formatar este termo de ajuste e conduta. O Estado firmou também nesta sexta-feira os novos contratos de terceirização. O objetivo é promover os contratos com os mesmos trabalhadores que estavam nas escolas, para garantir a manutenção desse nosso quadro e não permitir que seja adotada nenhuma manobra que busque trocar os trabalhadores. Os contratos seguirão o que determina a chamada Lei Anticalote, que prevê a reserva mensal de parte do valor a ser pago às empresas contratadas para que sirva de garantia em caso de inadimplência de salários e demais benefícios trabalhistas. “Além disso, a partir de agora vamos também trabalhar com as empresas nesse regime inovador, fazendo com que o recurso chegue direto na mão dos trabalhadores”, determinou o secretário Estadual da Educação, Walter Pinheiro.

Comente agora
15
Jul
Confira as vagas de emprego do Sine Bahia de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:39h

Auxiliar de Deposito (Vagas para pessoas com deficiência)

Ambos os sexos

9 vagas

Empacotador (Vagas para pessoas com deficiência)

Ambos os sexos

9 vagas

Analista de Compras

Ensino superior completo ou cursando/sexo masculino (preferencialmente)/com conhecimento intermediário/avançado em Excel/ com habilidade em negociação/ experiência em carteira ou carta de referência.

01 vagas

Torneiro mecânico

Ensino fundamental completo /sexo masculino/ experiência em carteira ou carta de referência.

02 vagas

Maitre

Comente agora
15
Jul
Associação espera que mudanças no Fies sejam 'passageiras'
Postado por: Anacley Souza / 17:54h

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), emitiu nota nesta sexta-feira, 15, em que diz esperar que as mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) implementadas hoje pelo governo pela Medida Provisória 741 sejam "passageiras", até que haja uma reforma no programa. O ministro da Educação, Mendonça Filho, prometeu hoje a criação do chamado "Fies Turbo" a partir do próximo ano. De acordo com a MP 741, as instituições de ensino passam a fazer os pagamentos das taxas de administração do programa aos bancos. Até então, esses pagamentos, estimados em R$ 400 milhões por ano, eram feitos diretamente pelo Tesouro Nacional. "Apesar do inegável impacto que a nova medida provisória causará às instituições de ensino superior, especialmente àquelas que mais dependem do Fies, a Abmes ressalta a importância da manutenção do programa nesse momento de crise econômica pela qual passa o País, acreditando que todas as partes envolvidas devem zelar pela continuidade do programa", disse a entidade, que representa mais de 1.200 instituições de ensino. A associação detalhou que, com a implementação deste novo abatimento nos créditos do programa, as instituições do ensino terão uma dedução total de 13,25% de cada mensalidade contratada pelo Fies - que inclui os 5% de desconto obrigatório para o aluno, mais 6,25% de contribuição para o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

Comente agora
15
Jul
Feira: Sem aula, estudantes protestam em favor dos funcionários terceirizados
Postado por: Débora Ayane / 17:33h

Duas manifestações foram realizadas nesta sexta-feira (15) em Feira de Santana, para protestar contra os atrasos no pagamento dos trabalhadores terceirizados da limpeza. A primeira manifestação foi durante a manhã em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE 19) e contou com a participação de alunos de várias escolas. Durante a tarde, foi a vez dos alunos do colégio Luiz Eduardo Magalhães se manifestarem no centro da cidade. Um aluno do colégio estadual Eliana Boaventura, afirmou que a situação da escola só não está pior, pois alguns funcionários, mesmo sem receber, estão se reversando para fazer a limpeza. “Cada funcionário vai um dia. Mas eles estão sem dinheiro para pagar a passagem, as contas, o aluguel, então a situação é difícil”, afirmou. Outra aluna que participou da manifestação reclamou sobre a falta de aula. “Estamos fazendo essa manifestação pelo direito dos terceirizados.

Comente agora
15
Jul
Ministro da Educação estuda aumento de vagas para FIES e ProUni
Postado por: Débora Ayane / 17:23h

O Ministério da Educação (MEC) analisa um novo modelo para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que prevê ampliação no número de vagas ofertadas pelo programa, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. O novo modelo, apelidado pelo ministro de "Fies Turbo", poderá ser lançado em 2017. Além do Fies, ampliação do número de vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) está em estudo. Instituições privadas de ensino, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica farão parte da discussão, podendo contar também com a participação de bancos privados.. “Inauguramos um processo de discussão envolvendo as instituições privadas de ensino e esse processo nos levará a uma revisão completa, profunda e sustentável do Fies com um novo Fies a ser lançado. Esse novo Fies demandará um processo de discussão de 6 a 8 meses”, disse ele, durante entrevista coletiva. Mendonça Filho defendeu ampliação no percentual de estudantes na educação superior como uma forma de alcançar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O MEC espera que a discussão sobre o novo projeto conte com a participação das instituições privadas de ensino, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, especialistas e acadêmicos. Mendonça Filho citou também a possibilidade de participação de bancos privados na reformulação no programa.

Comente agora
15
Jul
Fies: taxa de administração será paga pelas universidades, e não pelo governo
Postado por: Débora Ayane / 14:30h

As instituições privadas de ensino superior passarão a pagar a remuneração administrativa dos bancos na concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A determinação está na Medida Provisória 741, publicada na edição de hoje (15) do Diário Oficial da União. O custo será de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados.Até agora, os bancos eram remuneradas pelo Tesouro Nacional por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), autarquia do Ministério da Educação, no mesmo percentual de 2%.De acordo com o MEC, a mudança vai representar uma economia de cerca R$ 200 milhões para os cofres públicos neste ano e uma economia média de R$ 400 milhões anuais, levando em conta o número atual de contratos. O recurso economizado será aplicado no programa e também na educação básica, de acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho. “Essa economia será preservada dentro da educação. Todo recurso preservado será investido em mais vagas para o Fies e educação básica”, disse o ministro em entrevista coletiva.Segundo o ministro, sem a mudança, a sustentabilidade e continuidade do programa ficariam comprometidas pela escassez de recurso provocada pelos cortes no orçamento da pasta feitos na gestão da presidenta afastada Dilma Rousseff.

Comente agora
15
Jul
UFRB abre chamamento público para locação de imóveis em Amargosa e Santo Amaro
Postado por: Débora Ayane / 13:48h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP) e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), divulga nesta sexta-feira, 15 de julho, chamamentos públicos para locação de imóveis nas cidades de Amargosa e Santo Amaro.No primeiro caso, o objetivo é atender as demandas dos projetos Visual de Escrita, NITA/AMA, Construindo pelo Esporte, Estação Ciência e PIBID/PIBID Diversidade e demais projetos devidamente registrados no âmbito do CFP, em Amargosa. O imóvel deverá dispor de área útil total em torno de 600m2 e apresentar no mínimo 10 salas, todas com ventilação, com acesso a linha telefônica e internet. Além disso, deverá dispor de duas áreas abertas, copa, depósito e três banheiros, sendo um deles destinado às pessoas com deficiência. É preciso ainda estar localizado a um raio de 3km do CFP.O segundo imóvel irá abrigar a estrutura administrativa do CECULT, em Santo Amaro. Neste caso, o imóvel a ser ofertado deverá dispor e área útil total em torno de 250m2, possuir capacidade para oito salas administrativas, duas salas para reunião, copa/cozinha, banheiros e área de convivência.

Comente agora
15
Jul
Protesto de estudantes da rede estadual de ensino no Centro de Muniz Ferreira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:13h

Uma manifestação de estudantes do Colégio Estadual Luiz Eduardo com apitaços, circulou o Centro da cidade de Muniz Ferreira, em frente a prefeitura, na manhã desta sexta-feira (15). O protesto começou por volta das 9h. Uma das estudantes empunhava a voz ao dizer que a instituição não tinha condições para manter o ensino, “não tem merenda, o banheiro fedendo, queremos solução!”, afirmou. O grupo lembrou a situação dos terceirizados que estão sem receber os seus salários.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia
Comente agora
15
Jul
Convocados no Fies do 2º semestre de 2016 já podem concluir inscrição
Postado por: Débora Ayane / 13:00h

Os estudantes pré-selecionados no Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2016 já podem se inscrever no SisFies , o sistema informatizado do programa. O prazo começou nesta sexta-feira (15) e segue até a próxima quinta-feira (21).Este é o primeiro passo para o estudante convocado garantir o financiamento. Depois disso, ele precisa ainda passar por outras etapas, como enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o contrato no banco.O Ministério da Educação orienta os estudantes a monitorar o SisFies para acompanhar seu status. Os alunos que estão na lista de espera, por exemplo, podem ser convocados caso sobrem vagas. Neste caso, eles têm cinco dias úteis paras se inscrever no SisFies e consolidar a primeira etapa do financiamento.Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total, se inscreveram 294 mil pessoas. O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Mudanças: renda e seleção

Comente agora
15
Jul
SAJ: Coordenadora do NRE 21 informa que pagamentos dos terceirizados começam a serem feitos hoje, " o secretário deu a palavra"
Postado por: Willyam Reis / 12:34h

Nesta Sexta feira (15), a professora Patrícia Dávila, coordenadora do núcleo regional de educação de Santo Antônio de Jesus (NRE 21), pronunciou através de uma emissora de rádio, sobre a reunião para equacionar a situação dos vigias e terceirizados das escolas do município, “com relação ao pagamento, foi informado na reunião, que os créditos já estavam sendo feitos. O secretário deu a palavra, acredito que nesta sexta-feira (15), todos já estarão recebendo pelo menos o mês de maio, e até o final do mês tudo esteja normalizado. Tínhamos perdidos os vigilantes porque o Senso havia registrado que em Santo Antônio de Jesus havia 99 mil habitantes (100 mil era o previsto para firmar contrato), mas pelo IBGE já tínhamos 103 mil. Os vigilantes da cidade ficam”, pronuncia. Alguns vigilantes mesmo estando afastados, continuaram nos seus postos por simpatia do corpo docente das instituições de ensino. Foi feito um reordenamento dos funcionários terceirizados das escolas, na expectativa de conseguir manter todos, “a manifestação dos jovens não influenciou neste resultado, porque já estava sendo decidido tudo desde o sábado (4) ” concluiu. Na manhã de hoje os estudantes voltaram a protestar em frente ao núcleo na Avenida Roberto Santos exigindo os pagamentos dos salários em atraso.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
15
Jul
Alunos da rede estadual de ensino fecham a Avenida Roberto Santos em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:31h

Novos protestos dos estudantes da rede estadual contra a situação da educação baiana fecharam, na manhã desta sexta-feira (15), a Avenida Roberto Santos no sentido Centro da cidade. De acordo com uma das representantes da mobilização, a estudante do Colégio Estadual Rômulo Almeida, "a propaganda do governo não é uma realidade”. "Os terceirizados estão sem receber os seus salários”. “O Governo precisa olhar para os colégios. Os horários estão reduzidos, as escolas não têm merenda, os alunos estão tendo que limpar as salas porque não tem funcionário", disse a estudante. Os estudantes negaram que a mobilização tenha qualquer viés “político-partidário”. Segundo estimativa da Polícia Militar, o ato reuniu cerca de 400 estudantes do município.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
Comente agora
15
Jul
Estudantes da rede de ensino do estado fecham Paralela no sentido Iguatemi em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:11h

Os estudantes da rede estadual que protestam contra a crítica situação da educação baiana fecharam, na manhã desta sexta-feira (15), a Avenida Paralela no sentido Iguatemi. De acordo com uma das representantes da mobilização, a estudante Maiara Coutinho, aluna do 3º ano, "a propaganda do governo 'Eu amo minha escola' é uma farsa". "Estamos em uma crise. O Governo precisa olhar para os colégios. Os horários estão reduzidos, as escolas não têm merenda, os alunos estão tendo que limpar as salas porque não tem funcionário. Estamos nas mãos de Deus", disse a estudante. Os estudantes negaram que a mobilização tenha qualquer viés “político-partidário”. Segundo estimativa da Polícia Militar, o ato reuniu cerca de 400 estudantes da capital e do interior.

Tenso: A manifestação registrou alguns momentos tensos. Uma estudante grávida, que não foi identificada, passou mal durante o protesto. Ela foi socorrida pela Polícia Militar. Em outro momento, PMs revistaram alunos. (Bocão News)

Comente agora
15
Jul
Guanambi: Estudantes têm ‘aula’ sobre fiscalização de recursos públicos
Postado por: Willyam Reis / 12:00h

Estudantes do ensino médio de Guanambi, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, tiveram uma aula sobre fiscalização de recursos públicos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quinta-feira (14). A iniciativa faz parte do Projeto Ouvidoria vai à Escola, do próprio TCE, que visita cidades do interior baiano. Na exposição, o ouvidor do TCE, Paulo Figueiredo, diferenciou os três tipos de controle: interno, externo e social. Durante palestra no Colégio Estadual Pedro Atanáisio Garcia, no distrito de Maniaçu, Figueiredo contou que existem mais de cinco mil obras paralisadas no país por conta de atos de corrupção. “Tudo que se compra hoje tem imposto. Até mesmo um palito de fósforo. Vocês sabiam que 36% do valor dos remédios é imposto? A gasolina corresponde a 57,03%. Já o imposto que incide sobre o valor da roupa é de 37,87%. E que todo recurso que é arrecadado retorna em serviços e obras públicas de qualidade?”, provocou a classe o ouvidor. Finalizando o trabalho, o ouvidor Paulo Figueiredo explicou sobre a composição do TCE, a atuação dos conselheiros, os controles existentes e orientou os estudantes a melhorar a participação no controle dos recursos públicos. Com o objetivo de estreitar o diálogo entre a sociedade e o Tribunal, Paulo Figueiredo divulgou ainda o novo canal do órgão no WhatsApp (71) 99902-0166, o telefone 0800 2843115 e o site www.tce.ba.gov.br. (BN)

Comente agora
15
Jul
Chefe do transporte escolar em SAJ fala sobre assalto na zona rural, " os buraco nas estradas não tem nada a ver"
Postado por: Willyam Reis / 11:39h

Nesta sexta feira (15), em entrevista com uma emissora de rádio, Josué Requembal, chefe de transporte da Secretaria de Educação de Santo Antônio de Jesus, informa a respeito do assalto que aconteceu em ônibus escolar no povoado de Taitinga, zona rural da cidade. Segundo ele  o ônibus estava subindo a ladeira, surgiu três meliantes, sendo que dois estavam armados, e pararam o transporte onde ocorreu o roubo e alguns foram agredidos, "não justifica dizer que foi em relação a estrada esburacada”, disse. O chefe lembra, que há quatro meses no mesmo local houve também outro assalto,  “somente a polícia pode dizer se foi o mesmo grupo que assaltaram, os alunos não registraram queixa ainda porque estão todos assustados, conversamos com o motorista e o ônibus rodou normalmente, mas os alunos não compareceram no ponto. Pedimos o apoio da polícia militar ou civil, para que façam um trabalho naquela área, vários assaltos estão sendo feitos pelos mesmos elementos. Queria esclarecer isto, porque houve uma má interpretação na informação, principalmente em relação aos buracos, que não tem nada a ver ”, afirmou. Alguns alunos que moram no conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida, Santo Antônio III, retrataram que o transporte não vai até a localidade, eles estão indo para um ponto de outro anexo. Segundo Requembal, a informação chegou a Secretaria de Educação, ressaltou  que está em reunião a possibilidade de esticar o percurso até a localidade, “nós fomos lá e verificamos, estamos vendo a viabilidade de leva alguns carros lá, mas, os ônibus sempre esteve lá para transportar os alunos. Vamos tentar amenizar esta situação, e dar um jeito com certeza”, concluiu Requembal.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Jul
Congresso da UFBA vai até domingo: confira os destaques da programação
Postado por: Anacley Souza / 23:57h

Vai até domingo o congresso que comemora os 70 anos da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A abertura foi iniciada ás 18h desta quinta-feira (14), no Teatro Castro Alves (TCA), com apresentação da Orquestra Sinfônica da Ufba, e palestra de Marilena Chauí com o tema: Contra a universidade operacional e a servidão voluntária. Durante a abertura houve confusão na porta do teatro. Alguns estudantes não conseguiram entrar, mesmo aqueles que estavam com ingresso. Os que estavam sem, alegavam que foram informados que não precisariam de ingressos para entrar. Houve gritaria, empurra-empurra e alguns estudantes chegaram a quebrar o vidro do teatro para conseguir acesso. O congresso seguirá durante a sexta-feira e o final de semana. O encerramento será no domingo, às 20h30, e contará com o canto do coral da Escola de Música, sob a regência do maestro José Maurício Brandão, no Salão Nobre da reitoria. Ao longo dos quatro dias, a programação estará distribuída entre a Reitora da Ufba, no bairro do Canela, o campus de Ondina e Faculdade de Arquitetura, no Federação. O evento contará com debates como Gênero, Feminismo e Sexualidade: a Ufba em Destaque e Diversidade, Racismo e Produções de Saberes Um dos destaques da programação é a Visita guiada ao Museu de Arte Sacra da Ufba, na sexta-feira (15), das 17h às 19h. No sábado ocorrerá mais uma edição do projeto UFBA: Monstra a Sua Cara! que irá apresentar os cursos da área de exatas a alunos de ensino fundamental. Durante a noite, a Escola de Teatro realizará a Virada Artística, das 20h às 22h, em comemoração aos seus 60 anos.

Comente agora
14
Jul
Após alteração de data, inscrição do Fies começa na sexta-feira (15)
Postado por: Anacley Souza / 23:26h

O Ministério da Educação alterou o início do prazo para as inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes pré-selecionados no programa, para o segundo semestre de 2016, devem fazer a inscrição pelo sistema eletrônico do Fies (SisFies) a partir desta próxima sexta-feira (15). O Portal Brasil explica que a modificação da data foi motivada pela alteração no teto da renda familiar mensal bruta per capita, que passou de 2,5 para 3 salários-mínimos, o que gerou a necessidade de adaptar o SisFies. O MEC garante que a mudança no prazo não compromete o processo de financiamento. Após a conclusão da inscrição no sistema do Fies, os estudantes devem validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior e, depois, formalizar o contrato de financiamento junto ao agente financeiro (Caixa ou Banco do Brasil). O Fies teve 294 mil inscritos no processo seletivo do segundo semestre de 2016, que aconteceu no período de 24 a 29 de junho. O resultado pode ser conferido no portal do Fies Seleção.

Comente agora
14
Jul
Muritiba: Sai Ênia e entra Andréa no comando da Secretaria de Educação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:56h

No inicio desta semana o prefeito Roque Luís Dias dos Santos ( PDT) da cidade de Muritiba, há 130 km de Salvador, nomeou a nova secretária de Educação do município. Trata-se de Andréa Barbosa Mendes, formada em História, tem a árdua missão de substituir Ênia Leal, que precisou se afastar por motivos de saúde. Andrea vai administrar 28 unidades escolares e toda conjuntura administrativa da Secretaria, uma das mais importantes da esfera municipal. Anteriormente, a professora já administrou a Faculdade do Baixo Sul, com campus em Muritiba e exerceu a função de assessora de Ênia, secretaria exonerada, que deixa seu legado nas mais diversas ações na Educação do município, como as reuniões e iniciativas de controle da Escola Polivalente que viveu logo após a emancipalização da unidade dias de conflitos entre alunos e corpo administrativo, além dos entraves junto ao sindicato dos docentes municipais.

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora
13
Jul
Alunos das escolas estaduais de Laje realizam manifestação devido atraso nos salários dos terceirizados
Postado por: Anacley Souza / 23:05h

Uma manifestação chamou a atenção dos moradores da cidade de Laje na manhã desta quarta-feira (13). Um grupo formado por alunos das quatro principais escolas estaduais no município saíram em passeata contra o atraso nos salários dos funcionários terceirizados das escolas EEMSA (Escola Estadual Marilda Sampaio de Almeida), CERJA (Colégio Estadual Ruy José de Almeida) CEJUPS (Colégio Estadual Juvenilia Peixoto Sampaio). Com faixas e cartazes, os manifestantes percorreram as ruas do Centro do município, “Os funcionários são nossa família. Família em primeiro lugar", foram as palavras de ordem ditas por eles. Em Santo Antônio de Jesus também não foi diferente, alunos do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes realizaram o segundo protesto nesta quarta-feira cobrando do Governo do Estado e do Núcleo Regional de ensino (NR21) a restituição dos funcionários além do pagamento dos salários atrasados. Na última segunda-feira, 42 vigilantes foram desligados de suas funções.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Comente agora
13
Jul
Curso Universidade Para Todos iniciam suas aulas em S. A. de Jesus e região; Inscritos devem se matricular
Postado por: Débora Ayane / 17:14h

O curso ‘Universidade para Todos’, pré-vestibular oferecido pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia) em parceria com a Secretaria de Educação aos alunos do terceiro ano e recém-formados do ensino médio, iniciam suas aulas hoje em Santo Antônio de Jesus e outras cidades. Nesta quarta-feira (13) através da Rádio Andaiá FM, a professora da UNEB Leda Regina, coordenadora do curso de língua inglesa, pronunciou que nesta quarta começam as aulas da Universidade para Todos nos municípios de Dom Macedo Costa, Laje, Varzedo, Cabaceiras do Paraguaçu, Jiquiriçá e Salinas das Margaridas, é provável que na próxima semana sejam iniciadas as aulas em Amargosa. São mais de 600 alunos inscritos, na maioria das cidades já foram feitas as matriculas, mas em Santo Antônio de Jesus a direção da instituição solicita aos alunos que se dirijam até lá para realizar a matricula até a sexta-feira, “o procedimento é presencial, eles devem ir fazer a matrícula e já começam as aulas hoje à noite no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes se eles não comparecerem eles perderão a vaga e abriremos vagas para outros alunos”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Jul
SAJ: Alunos do Estadual voltam a protestar contra atraso nos salários dos funcionários da limpeza e da merenda escolar
Postado por: Willyam Reis / 12:48h

Pela segunda vez, em menos de uma semana, os alunos do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes obstruíram o transito na Rua Machado Bitencourt, nesta quinta-feira (13), em Santo Antônio de Jesus. A manifestação atua novamente no intuito de protestar o atraso dos salários dos servidores terceirizados dos serviços de limpeza e merenda do colégio, um dos alunos participantes do protesto avisa que esse problema é de responsabilidade do Governo do Estado, “estamos fazendo novamente esta manifestação, porque os nossos funcionários estão sem receber a mais de 4 meses, muita gente está sendo despejadas de suas casas, passando fome e tendo problemas graves de saúde e o Governo não pressiona para resolver este problema, absurdo”, pontuou. Os servidores que atuam na área de segurança perderam seus empregos, e o outros estão em greve, “essas pessoas estão sendo despejadas de suas casas, será que o Governador não vê isso?”, questiona outra aluna.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Um comentário
13
Jul
UFBA é a melhor universidade do nordeste em ranking mundial
Postado por: Willyam Reis / 10:37h

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) está na melhor posição entre as instituições do nordeste brasileiro presentes no ranking da Center for World University Rankings (CWUR). A universidade baiana aparece em 962º lugar na lista mundial e em 15º posição no ranking nacional entre as 17 entidades melhor avaliadas no país. No âmbito nacional, a Universidade de São Paulo (USP) aparece na melhor posição, em 138º lugar mundialmente. O rannking foi divulgado na segunda-feira (11) e, segundo a organização, é o único mundial a medir simultaneamente qualidade de ensino e de treinamento dos alunos, assim como o prestígio dos acadêmicos e qualidade das pesquisas, sem ter como base dados e pesquisas fornecidos pelas próprias instituições avaliadas. Além da UFBA, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também aparece na relação da CWUR, em 966º lugar. O ranking mundial utiliza oito critérios de avaliação: 25% de peso para qualidade de ensino, 25% para empregabilidade (avaliado pelo número de ex-alunos que se tornaram CEOs nas principais empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade), 25% para qualidade do corpo acadêmico (medida por meio de premiações acumuladas), 5% para publicações, 5% influência na mídia (medida por citações de pesquisas na imprensa, 5% para citações de pesquisas, 5% para impacto e, por fim, mais 5% para patentes. A UFBA completa 70 anos de história em 2016 e organiza um calendário de comemorações, que inclui um congresso de quinta-feira (14) a domingo (17).(G1)

Comente agora
13
Jul
C. do Almeida: Pais e alunos sofrem com falta de transporte escolar no município
Postado por: Anacley Souza / 09:17h

Quatro Km caminhando até chegar a uma unidade escolar mais próxima, é isso que enfrentam diariamente crianças entre 8 e 12 anos, que residem nas localidades rurais de Conceição do Almeida. As informações foram divulgadas pela Andaiá FM e confirmadas por pais de alunos, “é muito difícil essa situação, e com o tempo chuvosos como está agora fica ainda pior”, relada uma mãe de aluno que acrescenta que por conta da situação muitas crianças estão abandonando a escola. As comunidades do Entroncamento, Novo Paraíso, Mombaça e Gugel estão sem o transporte escolar há mais de dois meses e segundo informações, o problema foi acusado devido ao não pagamento dos salários dos servidores que atuam como motoristas, “isso é uma vergonha para Conceição do Almeida. Os servidores estão com salários atrasados e já enfrentam dificuldades. A prefeitura tem que sanar esse problema para que os ônibus voltem a circular”, disse.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Jul
UFRB reabre inscrições de concurso com mais de 30 vagas; salários chegam a R$8 mil em SAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:37h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anunciou a reabertura de concurso com 35 vagas. Os interessados devem se inscrever entre os dias 13 a 21 de julho de 2016, pelo site ou pessoalmente no Centro de Ciências da Saúde - CCS/UFRB, localizado na Avenida Carlos Amaral, nº 1.015, Cajueiro, Santo Antonio de Jesus - BA. Os profissionais aprovados vão atuar nos Centros de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus - BA, em jornadas que variam de 20h, 40h semanais. O salário dos Docentes varia de R$ 2.018,77 a R$ 8.639,50, em virtude da titulação apresentada e jornada de trabalho desempenhada.

As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Enfermagem na atenção a saúde do adulto e do idoso: abordagem clínica e cirúrgica/ Práticas do Cuidado em Saúde (2 vagas), Enfermagem na atenção a saúde mental/Práticas do Cuidado em Saúde (1 vaga), Fundamentos teórico e técnicos para o cuidar em enfermagem II/ Práticas do Cuidado em Saúde (2 vagas), Fundamentos teórico e técnicos para o cuidar em enfermagem I/ Práticas do Cuidado em Saúde (1 vaga), Vivência Multiprofissional: práticas em Saúde da Família/ Saúde Coletiva (1 vaga), Atenção Básica à Saúde/ Saúde Coletiva (1 vaga),

Um comentário
12
Jul
Ufba é a melhor universidade do Nordeste, aponta ranking
Postado por: Anacley Souza / 21:49h

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi a melhor instituição de ensino superior do Nordeste no ranking divulgado na segunda-feira, 11, pelo Center for World University Rankings (Cwur). O levantamento internacional lista anualmente as mil melhores universidades do mundo e, no Brasil, apenas 17 apareceram na lista, com a Ufba aparecendo na 15ª posição. No geral, a Ufba aparece em 962º lugar, à frente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ocupa a 966ª colocação. As duas são as únicas universidades nordestinas a integrar a lista. Entre as universidades brasileiras destacadas, todas são públicas e 13 são federais. Os critérios adotados pelo CWUR incluem oito aspectos: 25% de peso para qualidade de ensino, 25% para empregabilidade (avaliado pelo número de ex-alunos que se tornaram CEOs nas principais empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade), 25% para qualidade do corpo acadêmico (medida por meio de premiações acumuladas), 5% para publicações, 5% influência na mídia (medida por citações de pesquisas na imprensa, 5% para citações de pesquisas, 5% para impacto e, por fim, mais 5% para patentes.

Comente agora
12
Jul
Secretaria da Educação do Estado faz agendamento online para certificação dos Ensinos Médio e Fundamental
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:32h

Os candidatos interessados em fazer as provas para regularizar a vida escolar ou certificação da Educação Básica já podem fazer o agendamento on-line e indicar a melhor data ou horário de comparecimento à unidade escolar. Para isso, basta acessar o sistema on-line, disponibilizado pela Secretaria da Educação do Estado, na página CPA Educação. A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria da Educação, Rita de Cássia Santana, informa que a modernização do sistema traz maior comodidade aos interessados, facilitando o acesso à Comissão Permanente de Avaliação (CPA), responsável pelo procedimento. “Temos 19 unidades em todo o estado e a procura sempre resultava em filas na porta das escolas. Agora o candidato, por meio de um cadastro no sistema, realiza o agendamento, escolhendo a unidade [onde] deseja realizar a certificação e o horário de atendimento”. Após o agendamento, o candidato é encaminhado a um atendimento pedagógico para análise de documentos e a marcação das provas. “Inicialmente o sistema faz apenas o agendamento on-line, mas a ideia é que futuramente o candidato possa marcar as provas, realizar a avaliação e receber o resultado pela internet”, explica Rita Santana. De acordo com ela, toda a programação e os períodos de agendamento são divulgados no Diário Oficial do Estado e disponibilizados no Portal da Educação.

Comente agora
12
Jul
Cravolândia: Justiça bloqueia R$3,6 milhões do município em verbas do Fundef
Postado por: Anacley Souza / 19:57h

A Justiça Federal proibiu o município de Cravolândia de movimentar valores recebidos referentes a verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), atual Fundeb, no final do mês de junho. O município havia recebido R$3.595,888,93 de uma ação judicial contra a União, referente ao período em que o Governo Federal deixou de repassar à localidade, entre 1998 e 2002, verbas do Fundeb. O Ministério Publico Federal (MPF) emitiu uma recomendação à prefeitura previamente para que ela aplicasse as verbas do Fundef exclusivamente na Educação, atendendo ao artigo art. 2º da Lei 9424/96. O município, entretanto, contabilizou as verbas como “outras indenizações”, e não como recursos da educação. Na ação civil pública ajuizada, o MPF sustentou que o índice de desenvolvimento da educação básica de Cravolândia está abaixo do patamar aceitável, e que o recebimento da verba é uma oportunidade para incrementar a qualidade do ensino. Em maio do ano passado o MPF em Jequié expediu recomendações aos 44 municípios nos quais atua recomendando que as verbas do Fundef fossem aplicadas somente na educação. Cravolândia foi o primeiro dos 44 a não acatar a recomendação do MPF em Jequié de que se teve notícia. As recomendações foram expedidas aos municípios de Aiquara, Amargosa, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Vista do Tupim, Brejões, Contendas do Sincorá, Cravolândia, Dário Meira, Gongoji, Iaçu, Ibicoara, Ibiquera, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Marcionílio Souza, Milagres, Mutuípe, Nova Ibiá, Nova Itarana, Piatã, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra e Ubatã.

Comente agora
12
Jul
SAJ: Direção da APLB convocam trabalhadores e esclarece supostas ameaças aos terceirizados da educação
Postado por: Débora Ayane / 16:17h

Por meio de uma emissora de rádio nesta terça-feira (12), a direção da APLB Sindicato de Santo Antônio de Jesus buscou responder a questionamentos voltados ao pagamento dos funcionários da educação e esclareceu as supostas ameaças a eles. De acordo com a representante da APLB Jucilane Barreto, em 2007 o Sindicato entrou com uma ação judicial coletiva porque, com a criação da nova Lei de Plano de Carreira em 2002, muitos servidores que estavam se aposentando naquele período passaram a ter perdas, segundo informação do site da APLB Central, esta ação foi ganha e agora a muito a se fazer. O primeiro passo é a entrega de vários documentos, todo trabalhador da Rede Estadual de Educação de Santo Antônio de Jesus que se aposentou ou quem recebia pensão até outubro de 2002 deve procurar o sindicato para se informar sobre a relação de documentos, quando o sindicato arrecadar a quantidade suficiente serão levados para Salvador ao jurídico da APLB Central, que está responsável pelo processo, “a central diz inclusive que o Estado não pode mais recorrer a esse processo, esperaremos para ver o que vai acontecer judicialmente a partir da entrega desses processos. Nosso contato é 3631-6713”, disse.

Pagamento dos terceirizados: Jucilane deixou claro que legalmente a APLB não pode representá-los, contudo ela entrou em contato com a Central para saber como andam as negociações, “não obtivemos êxito nenhum, eles falaram o que estamos ouvindo a semana toda, que vai pagar que as empresas já foram convocadas, o Governo do Estado repassou o dinheiro para as empresas e que falta as empresas repassarem para os funcionários que estão em atraso, enfim, mas nada de concreto. As pessoas continuam trabalhando sem receber, algumas pessoas me disseram que isso é uma espécie de ameaça, os terceirizados não podem sair, tem que continuar trabalhando”, disse.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com