As comentadas


Bom dia , Segunda-feira, 03/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

Educação

03
Ago
Fies abre novas inscrições para o 2º semestre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:41h

As inscrições para as 61.500 vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram por volta das 2h desta segunda (3) e vão até as 23h59 do dia 6. As informações foram publicadas no "Diário Oficial da União". O MEC divulgou, em nota, que o prazo para o aditamento de contratos já vigentes do Fies também terá início nesta segunda (3). A data vale inclusive para o aditamento de contratos que não foram renovados no primeiro semestre. "Todos os estudantes que já estão no Fies e que, por alguma razão, não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015 podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início em 3 de agosto", diz o comunicado. Segundo o MEC, há menos de 100 mil pessoas nesta situação. Alternativas ao Fies têm juros mais altos e exigem atenção, diz educadorDe acordo com o edital, as inscrições para o Fies seguirão um modelo diferente das edições anteriores. Agora, os estudantes deverão se candidatar para uma seleção por meio de um sistema semelhante ao usado no Sisutec. As inscrições podem ser feitas pelo site .http://fiesselecao.mec.gov.brNa nova plataforma, os estudantes precisarão se inscrever para vagas já definidas pelo próprio MEC, por meio de uma portaria publicada no início do mês que abriu o período de adesão das instituições de ensino. Eles serão selecionados com base na nota do Enem. 

Comente agora
02
Ago
Inscrições para o Fies começam nesta segunda-feira (03)
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 23:00h

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam na segunda-feira (3). Nesta edição, os candidatos não precisam correr para acessar o sistema, uma vez que o financiamento não será concedido por ordem de chegada, mas por concorrência. Ao todo serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet. "O objetivo desta vez é que os alunos não fiquem nervosos procurando encontrar para que lugar vão porque vai ser uma concorrência, não vai mais ser ao estilo quem chega primeiro pega a vaga", explica o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Os candidatos farão a inscrição e o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única. Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970. Pelas novas regras do Fies, os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5%. Além disso, os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda. Como contrapartida, os estudantes do Fies terão um desconto de 5% nas mensalidades. A oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do MEC, que são os mais altos. O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos. (Foto: iStock - Informações: Terra)

Comente agora
02
Ago
Inscrição para vagas remanescentes do Sisutec termina neste domingo
Postado por: Ionara Peixoto / 08:50h

As inscrições para as vagas remanescentes da Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) terminam neste domingo (2). Os interessados podem se inscrever pelo site do programa. O início das aulas ocorre entre os dias 3 e 31 de agosto.Nesta fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, contemplando-se a participação de candidatos que tenham ou não realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).O Sisutec recebeu a inscrição de 211.897 candidatos para os cursos do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O total de inscritos é 38,8% menor que o da edição do ano passado. Em 2014, 345 mil candidatos se inscreveram.Neste ano o Sisutec oferece 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.O curso de técnico em segurança do trabalho foi o mais procurado pelos estudantes que se cadastraram. Ao todo, foram 72.238 inscrições. Na sequência aparece técnico em logística, com 51.778 inscrições.Cerca de 50% dos inscritos, 106.378, são da região Nordeste. Minas Gerais foi o estado com maior procura, tendo 21.928 candidatos. Na sequência, aparecem Bahia e Pernambuco com 21.102 e 20.275, respectivamente.

Comente agora
01
Ago
Professores da Ufba decidem manter greve e pedem a reitor suspensão do semestre 2015.1
Postado por: Ionara Peixoto / 10:47h

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram em assembleia nesta sexta-feira (31), por unanimidade, manter a greve da categoria e ampliar o movimento. Na reunião, que teve a presença de 131 docentes, foi apresentada a situação da universidade diante dos cortes orçamentários, principalmente das verbas de custeio e capital destinado às unidades de ensino federais. A assembleia também decidiu não apresentar contraproposta na mesa de negociação com o Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento (MPOG).Representantes dos grevistas também se reuniram nesta sexta com o reitor da Ufba, João Carlos Salles, para pedir a suspensão do semestre acadêmico 2015.1, além do fechamento do sistema para lançamento de notas e realização de matrículas. O Comando de Greve afirma em nota que a reitoria prometeu estudar a possibilidade e viabilidade da assembleia e apontou “que a aprovação da atipicidade do calendário acadêmico aprovado pelo CONSEPE já cumpre as preocupações emanadas pelos docentes”. Em relação ao lançamento de notas e realização de matrículas, a reitoria garantiu, segundo o Comando de Greve, a acionar o órgão interno responsável.(BN)

Um comentário
01
Ago
Termina no domingo prazo para inscrição em vagas remanescentes do Sisutec
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:39h

Os candidatos que quiserem se matricular em vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) tem até amanhã (2) para fazer a inscrição, pela internet. Nessa etapa, são ofertadas as vagas que não foram ocupadas nas duas chamadas anteriores do Sisutec. Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado. As vagas remanescentes são preenchidas por ordem de inscrição. Após a inscrição, o candidato tem dois dias para ir a instituição e efetuar a matrícula. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital do programa. Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas na inscrição para as vagas remanescentes os candidatos ficam dispensados da exigência do Enem. A edição de 2015 do Sisutec ofertou 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

Comente agora
01
Ago
Professores da Uneb ainda mantêm a greve
Postado por: Ionara Peixoto / 07:38h

Os professores da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) decidiram manter a greve após reunião realizada, nesta sexta-feira, 31, com representantes da Secretaria de Edução do Estado (SEC).De acordo com o professor e diretor da Aduneb, Milton Pinheiro, a decisão ocorreu porque a SEC "não apresentou o termo de compromisso assinado para a criação de um grupo de trabalho para discutir o quadro de vagas dos docentes em 2016 após o fim da greve".Em nota, a SEC informou que o movimento docente recusou-se a assinar o acordo, elaborado conjuntamente.No acordo, o governo do estado assegura encaminhar para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que garante mais autonomia às universidades, além de implementar as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho relativas a todos os processos que já se encontram em tramitação nas secretarias da Educação e Administração.Assegura ainda a ampliação de 80 para 252 as vagas a serem remanejadas entre classes.Em greve há 81 dias, os docentes da universidade estadual reivindicam, entre outros itens, mais orçamento e autonomia para as universidades, além do cumprimento de direitos trabalhistas. De acordo com a Aduneb, 60 mil alunos e 5.500 professores ligados às quatro universidades estaduais estão prejudicados.(A tarde)

Comente agora
31
Jul
Universitários devem atualizar dados no CadÚnico
Postado por: Anacley Souza / 21:22h

O Governo do Estado prorrogou o prazo para que os estudantes das Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) atualizem os dados que irão subsidiar a implantação da Política Estadual de Permanência Estudantil. O objetivo é assegurar a permanência na universidade e a conclusão do curso, dando o apoio necessário para transporte, alimentação e moradia dos alunos. A Secretaria da Educação enviou cartas para nove mil estudantes, que têm pais inscritos no Cadastro Único de Sociais (CadÚnico), do governo federal. Os dados podem ser confirmados no Portal da Educação. “Esta é a primeira etapa do processo de planejamento de elaboração da política - a confirmação dos dados pelos estudantes”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressaltando que essa política é um compromisso do governo com os estudantes das universidades estaduais da Bahia. Já o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, disse que “nosso compromisso é promover moradia, transporte e alimentação aos alunos com famílias que recebam até três salários mínimos”. Segundo ele, a proposta foi apresentada aos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) das universidades estaduais. O secretário informou ainda que vai ampliar o debate com as representações estudantis das quatro universidades (DCE e diretórios acadêmicos) para aprimoramento da proposta antes de enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa da Bahia. O critério de identificação do estudante-alvo para ser beneficiado pela Política de Permanência Estudantil é o CadÚnico. Logo, aqueles que não receberem a carta e apresentam dificuldades para se manter podem se dirigir à prefeitura de sua cidade e solicitar o registro no CadÚnico. Os dados apresentados passarão pelo processo de validação e comprovação. O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. A base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.

Comente agora
31
Jul
Pessoas trans e travestis iniciam curso pré-enem gratuito em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 21:07h

Um curso pré-enem para pessoas trans, transexuais e travestis de Salvador e região metropolitana totalmente gratuito, começa nesta segunda-feira, 3. Nomeada ‘Transviando o Enem’, a iniciativa partiu de um grupo de pessoas universitárias, algumas delas trans (travestis, transexuais, transgêneras), a fim de contribuir para formação básica e inserção desta comunidade na universidade. O curso intensivo terá duração de três meses (de 3 de agosto a 24 de outubro), material didático gratuito, com apostilas que incluem disciplinas de português, matemática, história, geografia, línguas estrangeiras, além de diálogos sobre cidadania trans, no geral marcada por diversas violências e problemas no acesso a recursos e direitos fundamentais. No ano passado, com a regulamentação do uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 95 travestis, pessoas transexuais e transgêneras no Brasil se inscreveram na avaliação, número que, contrastado com a estimativa de assassinatos de pessoas trans no país para o mesmo ano — 113, segundo a organização Transgender Europe –, dá uma dimensão dos obstáculos sociais a esta população. A comunidade de aprendizagem é formada por pessoas do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFBA), do coletivo Kiu, do núcleo baiano do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat-BA) e conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) e do site de educação Descomplica.

Comente agora
31
Jul
Em nova reunião, governo e professores das universidades estaduais não entram acordo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:40h

O governo e os professores das universidades estaduais se reuniram em nova mesa de negociação nesta sexta-feira (31), mas não se chegou a um acordo. Segundo o governo, “o movimento docente recusou a assinar o acordo elaborado conjuntamente”. O documento inclui a revogação da lei 7176/97 no prazo de 60 dias, além da criação de nova lei que concede mais autonomia às universidades. No mesmo prazo, o Estado também se comprometeu a implementar as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho cujos processos já tramitem nas secretarias de Educação e Administração. Entre outros pontos, consta também na proposta de remanejamento de 252 vagas entre as classes, “viabilizando um volume maior de promoções para os docentes das quatro universidades”. “O Governo da Bahia, por meio das secretarias da Educação, da Administração e de Relações Institucionais, reafirma que continua aberto ao diálogo e espera que as Associações de Docentes reavaliem sua posição e assinem o acordo construído conjuntamente”, diz o governo em nota. (BN)

Comente agora
31
Jul
Enem 2015 terá 7,7 milhões de candidatos, 11% a menos que em 2014
Postado por: Anacley Souza / 18:14h

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 7.746.057 candidatos, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número é 11% menor que o da edição de 2014 e quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008. Após o período de inscrições, o total de estudantes pré-inscritos foi de 8.478.096, segundo o Inep. A inscrição, porém, só é considerada confirmada quando o pagamento é feito ou caso o candidato tenha obtido a isenção da taxa. As provas ocorrerão em 24 e 25 de outubro. No ano passado, o sistema teve 9.490.952 candidatos pré-inscritos e 8.722.356 deles confirmaram a inscrição. Neste ano, foram 8.478.096 de estudantes pré-inscritos, e mais de 900 mil deixaram de garantir a participação por falta de pagamento da taxa. A sequência de alta vinha desde 2008, ano com 4.004.715 inscrições confirmadas, contra 3.568.592 em 2007, ano que apresentou queda em relação à 2006, que teve 3.731.925 inscritos. Desde 1998, quando o Enem foi criado, também houve queda em 2004. Naquele ano, o total de candidatos (1.547.094) caiu 17,55% em relação ao ano de 2003 (1.876.387 inscritos). O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou, na época do fim das inscrições, que o aumento da taxa, de R$ 35 para R$ 63, não influenciou na queda de 10,6%. "Não houve exclusão do Enem por causa da taxa", afirmou ele.

Comente agora
31
Jul
Após acordo, funcionários terceirizados da Ufba receberão salários atrasados de maio
Postado por: Ionara Peixoto / 17:00h

Funcionários terceirizados da Universidade Federal da Bahia (Ufba) receberão nos próximos dias os salários atrasados do mês de maio e valores referentes a benefícios como vale-transporte e vale-alimentação de junho e julho. O acordo entre a instituição de ensino e a empresa Líder Recursos Humanos Ltda., pela qual os terceirizados são contratados, foi firmado no fim da tarde da última quinta-feira (30), na sede do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA). No acordo, mediado também com o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública, Comercial, Industrial, Hospitalar, Asseio, Prestação de Serviços em Geral, Conservação, Jardinagem, e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp), ficou decidido que a Líder apresentará à Ufba, em até 24 horas, a relação de terceirizados do contrato de recepção, informando o valor do salário de maio a ser depositado diretamente pela Ufba na conta dos trabalhadores. A empresa também deve reportar até segunda-feira (3) os valores do vale-alimentação e do vale-transporte dos meses de junho e julho, além de comprovar o pagamento das quantias e informar a relação de trabalhadores que faltarem receber os benefícios de junho e julho. Segundo o procurador do trabalho Marcelo Brandão, uma nova audiência marcada para a próxima quarta-feira (5) deve debater o pagamento de valores ainda não efetuados.(Bn)

Comente agora
31
Jul
Governo libera R$5,1 milhões para o Fies
Postado por: Samile Macedo / 11:27h

A presidente Dilma Rousseff e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, liberaram um crédito extraordinário de R$ 9,8 bilhões para o Ministério da Educação (MEC), de Encargos Financeiros da União e Operações Oficiais de Crédito. Do valor estabelecido, R$ 5,178 bilhões serão reservados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) (Veja data de inscrições aqui). As informações foram publicadas na edição desta sexta-feira (31) do "Diário Oficial da União". Trata-se de um crédito extraordinário por ser um valor concedido além do orçamento da Educação estipulado pelo governo federal. Da quantia destinada ao Fies, R$ 4,2 bilhões serão utilizados para concessão de contratos do programa. Além disso, R$ 578 milhões serão usados para a administração do programa e R$ 400 milhões para integralização de cotas do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). Para a pós-graduação e educação superior, foram liberados R$ 35,8 milhões. Do valor total liberado, R$ 4,6 bilhões serão utilizados pela subvenção econômica em Operações de Financiamento no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento e do Programa Emergencial de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais. (G1)

Um comentário
31
Jul
Sem diploma, alunos de faculdades EAD relatam prejuízos
Postado por: Samile Macedo / 08:39h

Nada é mais prazeroso para um universitário do que concluir o curso dos sonhos, pegar o diploma e partir, orgulhoso, para o mercado de trabalho, com o objetivo de crescer na vida e na profissão que escolheu. Com o Ensino a Distância (EAD), o acesso das pessoas ficou ainda mais fácil, já que elas podem, até mesmo de casa, ter acesso ao conteúdo disponibilizado pelas instituições de ensino e manter os estudos. No entanto, ao invés deste sonho, alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, polo Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, estão passando por um pesadelo. Desde 2012, eles lutam para garantir o diploma, mas reclamam que a instituição tem tomado algumas medidas que tem deixado os discentes na bronca. Alguns deles até já entraram na Justiça na tentativa de ter o acesso ao documento, mas tudo em vão. “Eu já dei queixas, tanto na Ouvidoria, quanto no polo de ensino sobre esta situação e até agora nada foi feito. No meu caso, eu só não me formei devido a um erro da faculdade que não postou a nota de um estágio supervisionado que fiz. Posso garantir que frequentei todas as disciplinas possíveis. As pessoas estão ficando desacreditadas, não apenas no meu curso, mas também em outros, como administração e serviço social”, reclamou o educador, Ricardo Campos. Outras queixas dos alunos giram em torno da mudança da grade curricular, segundo eles, sem aviso prévio, o erro no lançamento de notas e a exigência de pagamento por serviços obrigatórios, como requerimentos. “Eles nos impõem que façamos mais matérias e nos obrigam a pagar por isso. A gente está sofrendo em silêncio, assim como outros alunos de universidades que permitem o ensino a distância pelo Brasil”, disse Campos.

Comente agora
30
Jul
Ciência sem Fronteiras deve ampliar bolsas na pós-graduação
Postado por: Anacley Souza / 23:47h

Após conceder 101.446 bolsas de intercâmbio para estudantes brasileiros, o Programa Ciência sem Fronteiras passa por reformulação. Segundo o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Afonso Nobre, o governo brasileiro está estudando diretrizes para a segunda edição do programa. A tendência, segundo ele, é aumentar as bolsas para a pós-graduação. Muitos dos alunos que participaram do Ciência sem Fronteira, no estágio da graduação sanduíche, se interessaram em continuar os estudos e ir para a pós-graduação, acrescentou. Portanto, "é natural, até para dar vazão ao interesse que o programa gerou nesses estudantes, que o Ciência sem Fronteiras 2 tenha oportunidades de pós-graduação", disse Nobre. O presidente explica que o Ciência sem Fronteiras permitiu o intercâmbio acadêmico ainda na graduação, algo que antes era financiado pela Capes apenas na pós-graduação. Na primeira fase do programa, 78,9% das bolsas foram concedidas a graduandos. "A tendência é aumentar as bolsas para a pós-graduação, mas os parâmetros finais ainda não foram definidos", mas ele acredita que as diretrizes sejam fixadas "nos próximos meses". A segunda edição do Ciência sem Fronteiras foi anunciada em meados do ano passado, pela presidenta Dilma Rousseff, que prometeu mais 100 mil bolsas de 2015 a 2018. Com o contingenciamento no Orçamento, o programa também sofrerá cortes, de acordo com o Ministério da Educação. Nenhum edital da nova edição foi lançado ainda. O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011 com a meta de conceder inicialmente 101 mil bolsas - 75 mil bancadas pelo setor público e 26 mil por empresas privadas. As bolsas são voltadas para as áreas de ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e de saúde. O objetivo é promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores, e incentivar a visita de jovens pesquisadores altamente qualificados e professores seniores ao Brasil.

Comente agora
30
Jul
Servidores do IFBA decidem encerrar greve em todas as unidades da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 22:50h

Os professores e técnicos-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) decidiram encerrar a greve em todas as unidades do estado, em assembleia realizada nesta quinta-feira (30). As aulas serão retomadas na segunda-feira (03). A reunião que pôs fim à paralisação ocorreu no auditório do campus de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. A greve teve início no dia 13 de abril. Em toda a Bahia, o IFBA possui 22 unidades. Conforme o IFBA, dentre os cinco ponto de reivindicação não houve avanço em apenas dois: a questão do ponto eletrônico, cuja implantação vai contra os interesses da categoria, e a flexibilização da jornada de trabalho dos técnicos administrativos. Os professores e técnicos-administrativos do IFBA do campus Salvador já tinham decidido retornar às atividades, em assembleia no dia 15 de julho. O Tribunal Regional Federal determinou, em junho, dois meses após deflagração do movimento grevista, que 70% da categoria retornasse às atividades, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil ao sindicato dos servidores. (G1 Bahia)

Comente agora
30
Jul
Ex-alunos criam entidade para debater futuro da Ufba
Postado por: Anacley Souza / 22:30h

Um grupo de ex-estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) criaram a Associação dos Ex-alunos da Ufba (Aexa). O objetivo é aproximar as pessoas que se graduaram na instituição e discutir a realidade da universidade. Liderada pelo advogado Weslen Moreira, a coordenação da associação conta com profissionais de ramos como a política até a saúde, além de empresários. "Eu já fui do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufba e da União Nacional dos Estudantes (UNE). Tenho me reunido com ex-alunos da Ufba e, juntos, nutrimos a necessidade de estreitar a nossa relação com a universidade", contou Weslen Moreira. Segundo o advogado, o desejo da associação, que já conta com mais de 100 pessoas cadastradas, é realizar encontros de profissionais, desenvolvendo o que adquiriram durante o período acadêmico, como uma espécie de retribuição em forma de conhecimento e assistência técnica. "Eu devo o meu desenvolvimento profissional à Ufba. Queremos realizar encontros entre os profissionais que se formaram lá, para trocamos experiências e também lutar pela universidade responsável pelo nosso crescimento", declarou o advogado. Ainda segundo Moreira, a Aexa também tem o intuito de realizar palestras para os estudantes da instituição com foco no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a vida acadêmica.

Comente agora
30
Jul
Jovem baiano se destaca e é escolhido para trabalhar no Vale do Silício
Postado por: Anacley Souza / 22:04h

Dizem que "baiano não nasce, baiano estreia!". O jovem Eduardo Grossman é um destes baianos que não se conforma em apenas fazer parte deste mundo, mas quer fazer a diferença e deixar um legado. Aos 23 anos, Eduardo já visitou mais de 30 países e acredita que é possível existir um mundo mais colaborativo. Sua história ficou conhecida ao ser escolhido para trabalhar em uma empresa de tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos. No entanto, esta é apenas uma das conquistas que ele guarda em seu currículo. Formado em administração, Eduardo concorreu com outras quatro pessoas da Ásia e América Latina e conquistou a vaga na empresa com sua espontaneidade e ousadia. Acostumado a trabalhar em um ambiente onde há compartilhamento de ideias, a nova casa de Eduardo a partir de agosto será a Smule. Depois de seis meses, ele pode renovar o contrato com a empresa e assim por diante. (Record)

Um comentário
30
Jul
Inscrições para o Fies começam na próxima semana
Postado por: Anacley Souza / 21:32h

As inscrições para o processo seletivo da segunda edição de 2015 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) serão abertas na próxima segunda-feira (3), pela internet. Os candidatos terão até quinta-feira (6) para fazer a inscrição. O cronograma e as regras desta edição do Fies estão em edital publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Quem não for pré-selecionado passa a integrar a lista de espera. No final de junho, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou que nesta edição seriam ofertadas 61,5 mil vagas, com prioridade para os cursos das áreas de engenharia, saúde e a formação de professores e para as regiões Norte, Nordeste e Cento-Oeste, excluído o Distrito Federal. Nesta edição, entram em vigor as novas regras para o Fies anunciadas pelo Ministério da Educação, e os estudantes passam a ser selecionados de acordo com a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para os novos contratos, passa a valer a taxa de juros de 6,5%. De acordo com o edital, o estudante poderá se inscrever em um único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo. Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de vaga.

Comente agora
30
Jul
MEC lança portal para receber sugestões no ensino básico
Postado por: Anacley Souza / 20:44h

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (30) o site da Base Nacional Comum Curricular (BNC) – plataforma ampla para receber sugestões de organizações, redes de ensino e da sociedade em geral para a definição do que os alunos do ensino básico devem aprender ano a ano. No dia 15 de setembro, a pasta divulgará oficialmente a proposta preliminar para, a partir dela, coletar sugestões até o dia 15 de dezembro pelo endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. A BNC vai dar a maior transparência possível sobre os conhecimentos que todos os estudantes devem ter, da creche ao ensino médio, detalhando o que devem aprender. O site reúne documentos teóricos, vídeos com especialistas e autoridades. É possível também ter acesso ao currículo adotado em cada estado e no Distrito Federal. "Sem a base fica difícil rever a formação de professores, fica difícil, para não dizer impossível, pensar no material didático", diz o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O ministro espera concluir a BNC até março do ano que vem e enviá-la ao Conselho Nacional de Educação (CNE). "A base se tornou pivô de várias ações e pré-requisito de várias medidas necessárias para melhorar a educação brasileira", acrescenta. O portal já está no ar. A partir de segunda-feira (3), o MEC entrará em contato com as organizações para que façam o cadastro no site e participem da elaboração da base.

Comente agora
30
Jul
Uneb sinaliza possível fim da greve se governo assinar acordo na sexta
Postado por: Anacley Souza / 18:28h

Após assembleia nesta quinta-feira (30), os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram que encerram a greve caso o governo assine a minuta de acordo. Além disso, a entidade quer que o governo apresente termo de compromisso, que criará um grupo de trabalho para encontrar soluções para as promoções de 2016. De acordo com a assessoria de imprensa da Uneb, caso o documento seja assinado, a greve pode terminar na sexta-feira (31). Ainda nesta tarde de quinta-feira, os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também realizam assembleias gerais. A determinação da assembleia ocorreu diante das conquistas já conseguidas na mesa de negociação da greve docente. Porém, a categoria decidiu que o cumprimento do acordo, por parte do governo, é determinante para o desfecho do movimento grevista. Segundo os professores da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os termos de Acordo e de Compromisso são frutos dos avanços nas negociações que ocorreram nos quase 80 dias de greve. As últimas duas rodadas de discussões com o governo aconteceram na sexta (24) e segunda-feira (27). Na sexta-feira (31), será realizada uma nova reunião.

Comente agora
30
Jul
Professores das Ueba esperam que governo assine minuta para encerrar greve
Postado por: Ionara Peixoto / 14:31h

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) - que formam as Ueba - decidiram, após assembleia na manhã desta quinta-feira (30), que irão encerrar a greve da categoria caso o governo assine a minuta de acordo entre ambos. Uma nova reunião está agendada para esta sexta-feira (31). De acordo com o termo, todas as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho - paradas na SEC e SAEB - serão implementadas em até 60 dias e o quadro de vagas será alterado para garantir todas as promoções represadas e um fluxo em 2015, dentre outras reivindicações.(Bn)

Comente agora
30
Jul
Pais influenciam mais o desempenho dos alunos do que a escola
Postado por: Samile Macedo / 12:00h

O envolvimento dos pais e o nível socioeconômico das famílias têm maior influência no desempenho dos estudantes do ensino fundamental no Brasil do que a infraestrutura das escolas e o fato de estarem localizadas no campo ou na cidade. É o que aponta o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce), lançado hoje (30) pelo Escritório Regional de Educação da Unesco para a América Latina e o Caribe. O estudo também considera a disponibilidade de material escolar e a pontualidade dos professores como fatores que melhoram o desempenho. “Não se observam diferenças de desempenho entre escolas urbanas públicas, urbanas privadas, nem rurais, depois de considerar todos os fatores de contexto social, de aula e escolares. O mesmo acontece com a infraestrutura, que não mostra relações significativas com o desempenho”, diz o estudo. O Terce avalia o desempenho escolar no ensino fundamental – do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, no Brasil; e da 3º à 6º série, nos demais países – em matemática, linguagem (leitura e escrita) e ciências naturais. Os primeiros resultados do Terce foram divulgados no ano passado. Nesta divulgação, o estudo incluiu os fatores associados à aprendizagem em cada país. De acordo com o estudo, no Brasil, o desempenho dos estudantes melhora quando os pais acompanham os resultados obtidos na escola, apoiam e chamam atenção dos filhos. O desempenho, no entanto, piora, quando os pais supervisionam e ajudam sempre nas tarefas escolares, tirando a autonomia dos filhos. 

Comente agora
30
Jul
Estudantes baianos criam caixa coletora para impedir alagamento em bueiros
Postado por: Samile Macedo / 10:23h

Três estudantes de um curso técnico de Ilhéus, no sul do estado, criaram um sistema para acabar com os bueiros entupidos que provocam alagamentos na cidade. A ideia dos jovens, que têm entre 15 e 17 anos, foi transformada em projeto de lei e apresentada na câmara de vereadores do município. A proposta está em análise na prefeitura e deve ser implantada. Intitulado "Bueiro inteligente", o projeto consiste na instalação de uma caixa coletora que impede o entupimento das bocas de lobo. O trio conseguiu autorização da prefeitura para testar o projeto. "O teste na boca de lobo durou em torno de quinze dias. Foi recolhido muito plástico, mas também borracha, papéis de bala. O tempo de limpeza da boca de lobo diminuiu de 45 minutos para apenas 5 minutos com o uso da caixa", conta a estudante Stephanie Lauren de Souza, que foi convidada pelo colega Igor Souza para participar do projeto. Segundo Igor, a ideia surgiu a partir da quantidade de lixo acumulada em uma rua por onde ele passa todos os dias. "No meu percurso, na Avenida Itabuna, ocorrem muitos alagamentos. Em um certo dia, eu vi muito lixo e eu tive uma ideia de criar uma caixa coletora para poder reter todo esse lixo que é levado pela água da chuva para esses bueiros", conta Igor.

Comente agora
30
Jul
Conceição de Feira: Ex-gestores são condenados por desvio de verba de merenda escolar
Postado por: Samile Macedo / 08:59h

A Justiça Federal condenou quatro pessoas de Conceição de Feira por desvio de recurso de merenda escolar. A ação civil pública contra os gestores da cidade foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF). Os réus são Dinália Brandão Campelo e Maria Amélia Bastos Alves, ex-secretárias de Educação do Município de Conceição de Feira; Karine Brandão Campelo da Silva, presidente da Comissão de Licitação, Espólio de Teomário Correia da Silva, que também foi presidente da Comissão de Licitação; e o empresário Hélio da Silva Pedreira. A juíza Karin Almeida Weh de Medeiros, da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Feira de Santana, condenou os réus ressarcirem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no valor de R$ 281.311,14. Dinália e Hélio da Silva ainda foram condenados a pagar multa no valor de três vezes o valor das suas remunerações na época dos fatos, suspensão dos direitos políticos por três anos e proibição de contratar com o Poder Público por igual período. O desvio do recurso aconteceu entre os anos de 2005 e 2008.

Comente agora
30
Jul
MEC vai investir em projeto de resgate e registro da história do Brasil
Postado por: Samile Macedo / 07:11h

O Ministério da Educação (MEC) vai financiar pelo menos 20 biografias de pessoas e grupos que influenciaram a história do Brasil e pesquisas sobre conflitos sociais. Em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a pasta lançou hoje (29) dois editais que destinarão até R$ 300 mil por projeto, que poderão ser usados nas escolas. Os editais são voltados para pesquisadores e grupos de pesquisa de instituições de educação superior e institutos de pesquisa brasileiros, públicos e particulares, que tenham mestrado ou doutorado recomendados pela Capes. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de outubro. "Essa é uma iniciativa que a Capes adota: induzir programas de pós-graduação a fazer pesquisas em áreas de ponta. Essas pesquisas já cobriram muitas áreas, áreas científicas, tecnológicas, de inovação, e continuarão cobrindo. Mas é importante que cubram também áreas que tem a ver com o desenvolvimento do Brasil", disse o ministro da Educação, Renato Janine. Segundo o ministro, os editais destinarão às pesquisas um total de R$ 5 milhões, que começarão a ser pagos no ano que vem. "Vivemos um momento difícil da economia brasileira, momento que temos que fazer o máximo com recursos que se tornaram menores do que desejávamos. Neste momento estamos dando um sinal, pela Capes e pelo MEC, de que é possível fazer propostas boas", acrescentou. 

Comente agora
29
Jul
País deveria gastar até 3 vezes mais com aluno para garantir ensino de qualidade
Postado por: Anacley Souza / 21:24h

Para atingir um padrão mínimo de qualidade — garantindo ainda o pagamento do piso salarial para todos os professores —, o governo federal terá de ampliar em até 3 vezes o gasto anual por aluno. Esse salto pode representar, como é o caso das crianças em creches, até R$ 6 mil a mais por estudante anualmente — valor que a União complementaria a municípios e Estados. A creche é a etapa da educação que mais depende dessa complementação de recursos da União, segundo cálculos atualizados pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação para definir o CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial). O índice consta no PNE (Plano Nacional de Educação) e sua adoção é prevista para 2016, apesar de ainda não haver definição sobre o assunto por parte do MEC (Ministério da Educação). O CAQi indica o investimento necessário — e inicial — por estudante para que haja condições para a ampliação do número de vagas e para a melhoria da qualidade de educação em todo o País. Entram na conta recursos para infraestrutura das escolas, materiais e equipamentos, além do salário dos professores — que responde pelo principal montante. O PNE ainda prevê que um CAQ (sem o "inicial") seja adotado ao longo dos dez anos de validade do plano. De acordo com o cálculo, para que uma criança em creche em tempo integral seja atendida com um mínimo de qualidades, esse atendimento deveria custar R$ 10 mil por ano — hoje, o valor mínimo de referência do Fundeb (sistema de transferência de recursos calculada por aluno) gira em torno de R$ 3,3 mil por ano. Essa diferença de R$ 6 mil é o que se espera de complementação da União. O montante varia por etapa na educação e tipo de atendimento. No ensino fundamental rural, por exemplo, o valor por aluno anual deveria dobrar — passando de R$ 2,9 mil para R$ 6,1 mil. "O que se observa é que as áreas que o Brasil tem pior desempenho e indicadores, como na creche, educação no campo e de quilombolas, são aquelas que o País precisa de mais recursos", diz o coordenador da Campanha, Daniel Cara.

Comente agora
29
Jul
Concurso Escritores Escolares premia alunos baianos na Biblioteca Pública
Postado por: Anacley Souza / 21:11h

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolar públicas e particulares, classificados no 2º Concurso para Escritores Escolares de Poesia e de Redação 2015, iniciativa da Diretoria do Livro e Leitura (DLL) da Fundação Pedro Calmon, estiveram presentes para premiação na tarde desta quinta-feira (29), na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris. Ao todo, foram 56 classificados dos municípios de Salvador, Lapão, Santa Bárbara, Quinjingue, Euclides da Cunha, Coaraci e Lauro de Freitas. Entre os premiados, estava o pequeno poeta e escritor Samuel Dantas, 7, aluno do 2º ano da Escola Experimental, na Vila Laura. Samuel conquistou o 3º lugar na categoria Redação Ensino Fundamental I, com redação A Mãe Natureza e ganhou 50 livros. “Depois que eu ler todos os livros, vou doar para que outras pessoas também possam ler”, afirmou. De acordo com seu pai Jadiel Brito, 35, que o acompanhou na cerimônia, o espírito de compartilhar está muito presente no filho. “Ele lê para o irmão de 11 meses, e esse prêmio foi apenas um estímulo para que ele possa escrever e ler mais”, ressaltou. O jovem escritor teve influências de sua tia, Açucena de Lírio,no hábito de ler e escrever. Samuel tem vídeos no Youtube recitando poemas, e inclusive, lendo para o seu irmão. O concurso acontece uma vez ao ano. As inscrições desta edição aconteceram em abril, e a premiação só acontece após o dia do escritor, que é comemorado no último dia 25 de julho.

Comente agora
29
Jul
'Cabeça erguida', diz professora ao voltar à escola onde foi esfaqueada
Postado por: Ionara Peixoto / 17:50h

Um mês depois de ter sido esfaqueada nas costas por um estudante, de 14 anos, a professora Adelair Santos Amaral retornou para a sala de aula, onde a agressão ocorreu, e afirma que os primeiros minutos lá dentro foi de confronto. “Não é fácil esquecer o que aconteceu aqui. Mas volto de cabeça erguida e com a esperança de que tudo pode ser diferente”, declarou, nesta quarta-feira (29), logo após encerrar a aula na Escola Municipal Ernesto Neiverth, em Nova Bandeirantes, a 980 km de Cuiabá.O crime ocorreu no dia 11 de junho e a professora, de 45 anos, foi encaminhada para um hospital. Ela ficou internada por dois dias e, em seguida, tirou licença médica por 30 dias para a recuperação. De acordo com a Adelair, não foi necessário realizar cirurgia, mas a perfuração quase atingiu o pulmão. A professora conta que foi recebida com homenagens pelos alunos e também dos educadores que trabalham no local.“Fui muito bem recebida e senti o carinho de todos. As palavras de cada um. O psicológico fica um pouco bagunçado no ínicio, mas tudo só colabora para dar continuidade”, frisou.

Comente agora
29
Jul
Ex-alunos da Ufba criam associação para discutir o futuro da Universidade
Postado por: Ionara Peixoto / 15:17h

Em meio às notícias da crise financeira das instituições federais, um grupo de antigos estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) resolveu criar a Associação dos Ex-alunos da Ufba (Aexa). O líder do grupo, advogado Weslen Moreira diz que o objetivo é reaproximar os ex-discentes das discussões sobre o atual quadro e o futuro da universidade. “Os principais dirigentes políticos e empresariais da Bahia passaram pela Ufba. Então, está mais que na hora que essas pessoas se unam em torno da Instituição até como uma forma de devolver parte do adquiriu como aluno em forma de conhecimento e assistência técnica”, defendeu. Também fazem parte da Aexa, Romilson Augusto, professor doutor da Ufba; Alex Sander, cirurgião dentista; Gildecy Leite, professor da Uneb; Tatiana Pereira, enfermeira; Luiz Henrique Peixoto, professor; Ricardo Moreno, professor doutor e pró-reitor da Uneb; Gabriel Carvalho, jornalista e professor universitário e Aislan Rocha, cirurgião dentista.(Bn)

Comente agora
29
Jul
UFRB completa 10 anos de criação nesta quarta-feira, dia 29 de julho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:17h

10 anos de história. Esta é a marca que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcança nesta quarta-feira, dia 29 de julho de 2015. Criada a partir da Lei Nº 11.151, a primeira universidade federal do interior da Bahia já nasceu grande: com cinco centros de ensino em quatro cidades do Estado. Um resultado da ampla mobilização da sociedade baiana e em especial da população do Recôncavo. Os números da evolução da UFRB surpreendem. Sua trajetória é marcada por conquistas no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e, principalmente, vem ganhando destaque no cenário nacional pela sua política de Inclusão Social, sendo a primeira universidade do país a ter uma Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas. Foi o sucesso do programa de inclusão da UFRB, que teve início já no primeiro ano da universidade, que levou o ex-reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif a assumir em 2015 a Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). “Não tenho dúvidas que hoje, todos, mesmo aqueles que se colocaram sistematicamente contrários a qualquer expansão, consideram que os campi e centros da UFRB, com suas conquistas e desafios, constituem-se em patrimônios inestimáveis para o Recôncavo e para o Brasil”, disse Nacif, em sua mensagem de despedida, após ter ocupado o cargo de reitor pro tempore e ter sido eleito reitor por duas vezes consecutivas desde a criação da universidade.

Comente agora
29
Jul
Aplicativos para celular ajudam na preparação para o Enem; confira lista
Postado por: Samile Macedo / 07:37h

Portátil, moderno e cheio de funcionalidades, um smartphone oferece todo tipo de conteúdo e interação, o que representa uma fonte de distração permanente e, portanto, um problema para quem precisa estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), correto? Em alguns casos, sim, mas o que não falta é exemplo de uso da tecnologia a favor do bom desempenho na avaliação. Prova disso são os inúmeros aplicativos usados por candidatos na hora da preparação - na página ao lado, confira uma lista de apps que auxiliam no aprendizado de conteúdos do exame. A estudante Lavínia Santos, 18 anos, que já teve problemas com o uso do celular, agora faz dele um aliado. “No ano passado foi bem difícil, porque eu me distraía com muita facilidade com o celular, era um vício. Eu não dividia bem meu tempo entre o celular e os estudos”, conta ela. Agora, lidar com o tempo na hora de estudar é o grande trunfo do uso do dispositivo: o aparelho ajuda no planejamento das horas de estudo. “Todo domingo, faço um planejamento semanal e estabeleço metas de estudos pelo aplicativo. Durante a semana, uso o aplicativo para cronometrar meu tempo e acompanhar o cumprimento das metas através dos gráficos que ele fornece”, explica a moça, se referindo ao aplicativo Aprovado. “Antes dele, não tinha algo para me regular. Hoje, é um auxílio que me ajuda a lidar melhor com o tempo”, contou Lavínia, que pretende cursar Medicina. 

Comente agora
28
Jul
Garoto de 14 anos que passou em federal de medicina dá palestras sobre Enem
Postado por: Anacley Souza / 23:03h

Um adolescente de 15 anos tem utilizado suas horas de folga, antes do início das aulas, para ministrar palestras e cursos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). José Victor Menezes Teles fez a prova no ano passado e, com apenas 14 anos, conseguiu nota suficiente para ser calouro do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe. Com o tema "O meu desempenho para alcançar o sucesso", as palestras do sergipano José Victor são pagas, mas ele não revela quanto cobra por apresentação. "Na maioria das instituições, que foram particulares, fui orientado a estabelecer um preço em um tempo específico. Entretanto, nas instituições públicas, que fui convidado pelos meus pais e ex-professores, ministrei filantropicamente", contou ele em entrevista ao UOL. Além de municípios de Sergipe, o garoto já viajou para o interior do Espírito Santo e do Mato Grosso do Sul para realizar os aulões, nos quais além de resolver questões, também dá dicas de como estudar. Ele ainda pensa em escrever um livro sobre a sua trajetória de estudo até alcançar a vaga no curso de medicina. A repercussão do caso fez com o que José Victor mudasse até a postura com a qual se comportava em suas redes sociais. "Neste ambiente virtual que tendemos a nos portar informalmente, sou cobrado para o lado formal da língua, que, de qualquer maneira, não deixa de ser construtivo", afirmou. Segundo José Victor, as palestras devem ser realizadas até quando se iniciarem as aulas no curso de medicina, que ainda não tem data prevista devido à greve dos professores na universidade.

Comente agora
28
Jul
UFRB reabre inscrições para professor efetivo do CECULT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:22h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a reabertura do Edital Nº 03/2015 referente ao Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). São ofertadas cinco vagas para professor Assistente A em regime de dedicação exclusiva para as áreas: Eletrônica para as Artes, Iluminação cênica, Percussão, Regência e Figurino e Indumentária. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 17 de agosto na página eletrônica de concursos da UFRB. O candidato deve preencher o formulário de inscrição, disponível no site, e enviar à Gerência Técnica Administrativa do CECULT, em Santo Amaro, via SEDEX, acompanhado dos demais documentos exigidos no edital. A taxa é de R$ 90. As provas serão realizadas a partir do dia 1º de setembro. O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página de concursos da UFRB.

Comente agora
28
Jul
Capital: Livro infantil “É legal compartilhar o brinquedo” será lançado em Salvador
Postado por: Ionara Peixoto / 18:04h

A escritora, blogueira, designer, jornalista e publicitária paulistana, radicada na Bahia, Renata Fernandes, lança seu segundo livro infantil, no dia 16/08, domingo, na Livraria Cultura do Shopping Salvador a partir das 16h.Seguindo a linha educacional do primeiro livro, Como é que é? O chulé que morar no meu pé?, a nova publicação com o título: Posso te contar um segredo? É legal compartilhar o brinquedo, trata de maneira lúdica e descontraída uma questão importante na formação e desenvolvimento das crianças, a generosidade. Estimula a imaginação, através da amizade e com a ajuda de um divertido jogo de palavras que encanta e prende a atenção dos pequenos em uma leitura repleta de mensagens positivas. Teteu, o personagem principal, aprende, com a ajuda dos amigos, que a brincadeira compartilhada é muito mais animada.

Comente agora
28
Jul
Professores da Ufba reclamam de orçamento e mantêm greve
Postado por: Samile Macedo / 11:48h

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram, nesta segunda-feira (27), manter a greve que paralisa as aulas da instituição desde o final de maio. A assembleia foi realizada no prédio da Reitoria, no bairro do Canela, no mesmo dia em que alunos ficaram presos após prédios da universidade terem a luz cortada pela Coelba por falta de pagamento. De acordo com o Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub), o governo manteve a proposta anterior de reposição salarial de 21,3% em quatro anos, além de aumento nos valores do auxílio de alimentação, saúde e creche. O Ministério da Educação alega que o impacto da oferta chegaria a R$ 1,25 bilhões. Os docentes, contudo, recusaram a proposta por considerarem "muito abaixo da expectativa" e incapaz de repor as perdas inflacionárias. Além disso, os professores querem o fim de cortes nos orçamentos das universidades, que fizeram com que a Ufba enfrente um contingenciamento mensal da verba de até 40% e geraram um déficit de R$ 28 milhões relacionados a débitos de 2014.

Comente agora
27
Jul
MEC afirma que há menos de 100 mil contratos do Fies ainda sem renovação
Postado por: Anacley Souza / 21:29h

O Ministério da Educação informou que vai divulgar ainda essa semana um balanço sobre as renovações de contratos do Fies referentes ao primeiro semestre de 2015. Em nota, o MEC disse que, após o encerramento do prazo de renovação na última semana, dados preliminares indicam que há menos de 100 mil contratos que ainda não foram renovados. Alunos que já possuem o Fies precisam renovar seus contratos semestralmente e, neste ano, o prazo de renovação para a primeira metade do ano foi adiado por três vezes em meio a embates entre o setor de ensino privado e o governo. A existência de contratos cuja renovação não foi completada pode impactar o processo pelo qual as empresas recebem os pagamentos do Fies. Isso porque, enquanto os aditamentos não forem efetivamente homologados pelo MEC e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), eles não são incluídos na base de cálculo que é feita pelo governo para a definição do valor da recompra de títulos. Na nota, o MEC contestou informações de entidades que representam o setor privado de que mais de 200 mil contratos estariam com renovação pendente. A informação foi divulgada em reportagem da TV Globo na manhã desta segunda-feira (27). O MEC declarou ainda que o sistema do Fies vem funcionando perfeitamente desde o dia 8 de março e afirmou que já foram feitos aditamentos de mais de 1,8 milhão de contratos. O Fies encerrou 2014 com mais de 1,9 milhão de contratos. Segundo o Ministério, todos os estudantes que já estão no Fies e que, por alguma razão, não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015, podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início em 3 de agosto. O processo de renovações afeta os estudantes que já tinham financiamento antes das mudanças feitas no programa em 2015. Os adiamentos ocorreram em razão da imposição de um limite para os reajustes de mensalidades, de até 6,4% ante o preço de 2014.

Comente agora
27
Jul
Professores da UFBA decidem manter greve, que já dura 60 dias
Postado por: Anacley Souza / 20:25h

Os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiram manter a greve, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (27), em Salvador. A paralisação, deflagrada no final do mês de maio, já dura 60 dias e afeta cerca de 35 mil alunos. A assembleia foi realizada na Reitoria da instituição de ensino, no bairro do Canela. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub). De acordo com o sindicato, o governo manteve a proposta anterior de reposição salarial de 21,3% em quatro anos, acrescida do aumento dos valores do auxílio de alimentação, do auxílio-saúde e do auxilio-creche. Os docentes, no entanto, recusaram. O impacto total da elevação dos auxílios para o conjunto de todos os servidores públicos federais do executivo chega, de acordo com o governo, a R$ 1,25 bilhões. Nova assembleia dos professores está marcada para a próxima sexta-feira (31), em local e horários ainda a serem definidos, conforme a assessoria da Apub. A proposta de reajuste parcelado foi apresentada pelo governo no dia 25 de junho. A proposta prevê aumento de 21,3% dividido em quatro parcelas. A primeira delas, de 5,5%, para 1° de janeiro de 2016; a segunda, de 5%, para 1° de janeiro de 2017; a terceira, de 4, 75%, para 1° de janeiro de 2018 e a quarta, de 4,5%, para 1° de janeiro de 2019.

Comente agora
27
Jul
Professores da Uesb de Conquista ocupam Reitoria em protesto
Postado por: Anacley Souza / 18:16h

Um grupo de cerca de 100 militantes do Levante Popular, entre professores e estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), realizaram um protesto na manhã dessa segunda-feira (27) no campus da instituição em Vitória da Conquista. De acordo com informações do G1 e do Metro1, entre as reivindicações estão a implementação do orçamento participativo da Uesb e recursos para residências e bolsas. "O objetivo com o ato é que o orçamento da universidade seja participativo. Não adianta avançar o orçamento estadual e não ter democracia interna. Queremos que aumente os recursos, mas que a comunidade universitária participe desse orçamento e que ele seja fiscalizado", defendeu o professor Marcos Tavares. Com a decisão de congelar um terço das despesas de todo o Governo, uma das pastas mais atingida foi a da Educação, com um corte de R$ 600 milhões por mês. (Bahia Notícias)

Comente agora
27
Jul
Universidade do Estado da Bahia divulga datas do vestibular de 2016
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:13h

As datas do vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para o ano de 2016 foram divulgadas. Segundo a Uneb, as provas vão acontecer nos dias 6 e 7 de dezembro de 2015. A Uneb informou, no entanto, que detalhes sobre o processo seletivo serão divulgados em edital que ainda será publicado.

Comente agora
27
Jul
Novas taxas de juros para Fies começam nesta segunda, diz BC
Postado por: Ionara Peixoto / 13:06h

O Banco Central publicou no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (27) resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que elevou a taxa efetiva de juros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), de 3,4% ao ano para 6,5% ao ano para os novos contratos celebrados. A regulamentação foi aprovada na última quinta (23) na reunião do Conselho, mas o reajuste já era conhecido depois de ter sido anunciado no fim do mês passado pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Na justificativa apresentada após a reunião do CMN, o governo destacou que o “intuito é realizar um realinhamento da taxa de juros devido ao cenário fiscal e à necessidade de ajuste fiscal”. Outro fator para o realinhamento é que a alteração continuará permitindo a oferta de financiamentos no âmbito do Fies a juros subsidiados, uma vez que a taxa de 6,5% continua menor que a taxa de mercado. “Além disso, a medida contribuirá para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior”, ressaltou o CMN na ocasião.(Bn)

Comente agora
27
Jul
Professores e estudantes fazem ato na Uesb de Vitória da Conquista
Postado por: Samile Macedo / 12:40h

Cerca de 100 pessoas, entre professores, estudantes e técnicos, fizeram um ato na manhã desta segunda-feira (27) para reivindicar pautas internas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Eles estão reunidos com o reitor da instituição no campus de Vitória da Conquista. Entre as reivindicações estão a implementação do orçamento participativo da Uesb e permanência estudantil (recursos para residências e bolsas). Os professores da Uesb estão em greve desde maio deste ano. "O objetivo com o ato é que o orçamento da universidade seja participativo. Não adianta avançar o orçamento estadual e não ter democracia interna. Queremos que aumente os recursos, mas que a comunidade universitária participe desse orçamento e que ele seja fiscalizado", defende o professor Marcos Tavares, que faz parte do comando de greve da Uesb. Tavares destaca que o ato desta segunda-feira reivindica pautas internas da universidade e não tem relação com a greve da instituição, que seria pauta externa. Segundo ele, representantes da administração e dos departamentos da instituição também participam do ato. "Nós também queremos que os três campi sejam atendidos de forma igual. Os estudantes reivindicam recursos para residências ou pagar aluguel, bolsas-auxílios (como transporte e alimentação), preço de R$ 1 no restaurante universitário e que os alimentos sejam comprados de assentamentos, que dispensam uso de agrotóxicos", explica. 

Comente agora
27
Jul
Alunos ficam presos após corte de energia em prédios da Ufba
Postado por: Samile Macedo / 12:25h

Prédios da Universidade Federal da Bahia (Ufba) sofreram com a suspensão de energia na manhã desta segunda-feira (27), em Salvador. Segundo a assessoria de imprensa da Coelba, os prédios da Reitoria, da Escola de Administração e da Faculdade Politécnica tiveram o fornecimento cortado por falta de pagamento, mas já há uma negociação com a instituição para que a energia seja religada. Por causa do corte, alunos que estavam em um dos laboratórios da instituição ficaram presos, pois a porta era acionada apenas com senha. De acordo com um dos discentes, que preferiu não se identificar, o grupo teve que sair pela varanda e pular para o laboratório ao lado. A assessoria de imprensa da Ufba confirmou que há um problema de atraso nos pagamentos à empresa e que a instituição mantém uma negociação regular. De acordo com a instituição, o campus de Ondina também sofre com a suspensão de energia, mas que neste caso foi gerado por um problema técnico. (BN)

Comente agora
27
Jul
Milhares de estudantes não sabem por que foram barrados no Fies
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:56h

Em todo o Brasil, mais 200 mil alunos não conseguiram renovar o Fies – o crédito estudantil. São estudantes que só entraram na universidade com esse empurrãozinho do Fies. E agora podem até ser forçados a interromper os cursos. Mudar a regra no meio do jogo é complicado. E esses estudantes não sabem nem por que foram cortados. O Ministério da Educacão prorrogou por três vezes o prazo de renovação. Os problemas na renovação de contratos não são de hoje. O sistema ficou fora do ar, o governo tentou impedir renovações de contratos acima da inflação, e agora, com o fim do prazo, estudantes reclamam que encontraram problemas no sistema que permitia a renovação pelo computador. As irmãs entraram juntas em uma faculdade particular de Campinas no começo do ano passado usando o Fies. O financiamento tem de ser renovado a cada seis meses. Quando foram revalidar o Fies para o terceiro semestre veio a surpresa: Tais e Ayalla descobriram que nem a renovação anterior, a do segundo semestre, tinha sido efetivada. Foi o início do jogo de empurra entre o banco, o Ministério da Educação e a faculdade. “Não sei se é querendo se livrar, mas é um empurra-empurra, ninguém responde, ninguém fala qual que é a verdade”, lamenta a estudante Ayalla Oliveira. De abril até julho, as irmãs fizeram três reclamações no MEC.

Comente agora
27
Jul
Fies do segundo semestre abre inscrições no dia 3 de agosto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:25h

O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (27), as regras para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições começam na próxima segunda-feira (3) e vão até as 23h59 do dia 6. As informações foram publicadas na edição desta segunda do "Diário Oficial da União".De acordo com o edital, as inscrições para o Fies seguirão um modelo diferente das edições anteriores. Agora, os estudantes deverão se candidatar para uma seleção por meio de um sistema semelhante ao usado no Sisutec. Na nova plataforma, os estudantes precisarão se inscrever para vagas já definidas pelo próprio MEC, por meio de uma portaria publicada no início do mês que abriu o período de adesão das instituições de ensino. Eles serão selecionados com base na nota do Enem. Segundo as novas regras, só poderão participar do processo estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e que tenham renda familias per capita de até 2,5 salários mínimos.

Comente agora
25
Jul
MEC seleciona representantes para comissão escolar indígena
Postado por: Ionara Peixoto / 21:31h

O Ministério da Educação (MEC) procura representantes do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul para participar da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena. O prazo de inscrição vai até o dia 31 de julho e pode ser feita por e-mail ou pelos Correios.Podem participar da seleção organizações indígenas que atuam com os povos nos territórios em que eles habitam. São considerados todos os povos indígenas que moram em terras localizadas nesses estados, ainda que parcialmente, independentemente da existência de processo de reconhecimento de terra indígena em órgão oficial.Os representantes e as organizações indígenas por eles representados assumirão a responsabilidade de estabelecer diálogo permanente com os diversos povos indígenas localizados em seu respectivo estado ou região.A comissão é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado em 2009, para assessorar o MEC na formulação de políticas para a educação escolar indígena. A comissão reúne representantes governamentais, da sociedade civil e dos povos indígenas.(Aratu)

Comente agora
25
Jul
Estudantes baianos criam bengala automática de baixo custo para deficientes visuais; entenda
Postado por: Ionara Peixoto / 18:06h

Já imaginou se um deficiente visual pudesse andar pela cidade com uma bengala que lhe impedisse de esbarrar em objetos apenas com uma vibração? Um grupo de estudantes do Instituto Federal da Bahia (Ifba) desenvolveu ao longo de oito meses um projeto voltado para ajudar pessoas com necessidades visuais específicas.A ideia partiu do professor Justino Medeiros que, junto com três integrantes do Grupo de Pesquisa de Sistemas de Automação e Mecatrônica (GSAM), elaborou a Bengala Automatizada para Detecção de Obstáculos. O segundo protótipo da ferramenta foi um dos projetos selecionados para exibição na Campus Future, que faz parte da quarta edição da Campus Party Recife.

Comente agora
25
Jul
Observatório Social identifica irregularidades em unidades escolares de S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macedo / 11:09h

A equipe do Observatório Social de Santo Antônio de Jesus, sob a presidência da advogada Dra. Dorothy Meire visitou três unidades escolares do município, duas na zona rural e uma da zona urbana, para avaliar e acompanhar o funcionamento das mesmas em três critérios: alimentação, estrutura física e transporte escolar. Segundo a Rádio Andaiá FM, os resultados apresentados pelas escolas nos três quesitos não foram bons. No relatório, apresentado a Secretaria de Educação do município, o Observatório Social identificou que nas instituições havia alimentações com vencimento muito próximo da data em que foram entregues, problemas na estocagem, utilização de alimentos vencidos, armazenamento em locais inapropriados, manuseio de forma inadequada e na zona rural foram verificadas a ausência das visitas de nutricionistas, falta de cardápio, treinamento e orientação para as merendeiras. No quesito estrutura física foram detectados: banheiros em condições inadequadas para as crianças, sanitários sem acento e tampa, carteiras e lousas sem condições de uso, salas de aula improvisadas e sem a estrutura adequada. Quanto ao transporte escolar foram pontuadas as seguintes questões: veículos inadequados, sem identificação ou segurança, motoristas sem uniformes e identificação, viagens feitas sem acompanhamento de monitores, transportes sem funcionamento em turnos opostos, o que impede os estudantes de participarem do Programa Mais Educação, importante projeto desenvolvido pelo Governo do Estado para contribuir na formação dos alunos, além da falta de identificação na entrada das instituições de ensino. 

Redação Voz da Bahia

18 comentários
25
Jul
Professores e governo têm nova reunião, mas greve é mantida das universidades estaduais
Postado por: Samile Macedo / 08:39h

Representantes dos professores das universidades estaduais e do governo tiveram nova reunião na tarde desta sexta-feira (24). O encontro aconteceu em um hotel, localizado no bairro de Patamares. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os docentes pediram que fossem feitos ajustes na proposta oficial, mas foram informados que mudanças não poderiam ser aprovadas sem discussão prévia com o secretariado e o governador Rui Costa. Na última quinta-feira (23), representantes das quatro instituições: Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), aprovaram por unanimidade a manutenção do movimento, que completou 72 dias. Durante o processo de negociação, o governo do Estado já se comprometeu a enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), projeto que revoga a lei 7176/97 no prazo de 60 dias, atendendo a uma reivindicação da categoria. Com a revogação, será criada uma nova regra que garante mais autonomia às universidades. Além disso, será implementado, em até 60 dias, as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho relativas a todos os processos que já se encontram em tramitação nas secretarias da Educação e Administração. 

Comente agora
24
Jul
Candidatos fazem prova no domingo para 6.145 vagas no ensino estadual
Postado por: Anacley Souza / 20:12h

As provas da seleção de professores na rede estadual, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), serão realizadas no (26/7). O exame vai ser aplicado em todos os 27 municípios sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). Os locais de prova já estão disponíveis no site da Consultec. Durante visita ao Colégio Estadual Walter Brandão, no município de Jaguarari, na quinta-feira (23), o governador Rui Costa explicou aos alunos que os professores contratados na modalidade de Prestação de Serviço Temporário (PST) terão o contrato substituído pelo Reda, já que o PST foi uma forma emergencial de contratação. "Determinei no primeiro semestre desse ano que o contrato de PST fosse substituído pelo Reda e pedi aos professores de PST que participassem da seleção. No ano que vem faço concurso definitivo para todos". A seleção desse domingo oferece 6.145 vagas, sendo 4.616 para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Das vagas disponíveis, 30% são reservadas a candidatos negros e 5% a pessoas com deficiência. O diferencial deste processo é a seleção por área do conhecimento. Para a capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), é exigida formação de nível superior em licenciatura plena. Para o interior, podem participar profissionais com licenciatura e com bacharelado. O objetivo é assegurar o atendimento às escolas estaduais em municípios onde faltam professores com licenciatura plena para determinadas áreas do conhecimento.

Comente agora
24
Jul
Universidades estaduais mantêm greve; paralisação já dura 70 dias
Postado por: Samile Macedo / 08:00h

Após assembleia realizada na última quinta-feira (23), os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiram manter a greve que já dura 70 dias. A Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) informou que as discussões com o governo estão encaminhadas, mas que ainda existem pontos a serem fechados. De acordo com a diretora da Aduneb, Daniela Santos, em reunião no último dia 18, a Secretaria de Educação apresentou uma proposta de minuta de acordo. A proposta assegura a revogação da Lei 7176/97, que conforme os professores, interfere na autonomia da gestão universitária, direitos trabalhistas como progressões, promoções e mudanças de regime de trabalho, devolução de cotas do orçamento retiradas das universidades no primeiro trimestre, além do compromisso de que até o final desde ano, não haverá cortes e contingenciamento no orçamento. Uma nova reunião entre professores e Secretaria da Educação está marcada para esta sexta-feira (24), às 15h30. No dia 30 de julho acontece a próxima assembleia dos docentes. A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação informou que só irá se posicionar após a reunião desta sexta-feira (24). (Metro1)

Comente agora
23
Jul
Idosa de 79 anos aprende a ler e se forma em universidade
Postado por: Anacley Souza / 22:35h

Uma idosa, moradora da Zona Oeste do Rio, resolveu aprender a ler e escrever aos 67 anos. Hoje, aos 79, dona Leonides Victorino, nascida na Zona da Mata de Minas Gerais, já tem até diploma universitário em História da Arte. A história foi contada pelo RJTV, nesta quinta-feira (23). Dona Leonides passou a infância na lavoura. Começou a trabalhar como doméstica e lavadeira, mas nunca perdeu o foco. “Eu era meio triste, as pessoas falavam que era analfabeta, parecia que tinha uma faca que cortava o coração”, contou ela. Foi quando ela, aos 67 anos, decidiu botar em prática o sonho de aprender a ler e escrever, junto dos cinco netos. Em 2014, mais uma conquista. Dona Leonides se formou em História da Arte na Universidade da Terceira Idade, na Uerj. “Eu sonho grande, não sonho pequeno, não”, brincou ela. (Globo)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com