Voz


PodCast



Enquete





Blog

Opinião

Polícia apreende quatro toneladas de maconha sob carga de milho

Opinião  Postado por Willyam Reis - 11/08 14:50h
Polícia apreende quatro toneladas de maconha sob carga de milho

Um motorista tentou passar por uma blitz da Polícia Militar Rodoviária levando, sob a carga de milho de uma carreta com reboque, 4,4 toneladas de maconha, na noite de sexta-feira, 10, em Teodoro Sampaio, extremo oeste do Estado de São Paulo. Os policiais desconfiaram do nervosismo do condutor e vasculharam a carga, localizando a droga embalada em plástico. A apreensão já é uma das maiores do ano no Estado. O motorista contou ter carregado a droga em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai. A região, considerada a principal porta de entrada de drogas e armas no Brasil, passou a ser controlada pela facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) nos últimos anos. O condutor receberia R$ 20 mil para entregar a maconha ao destinatário, numa cidade do interior de São Paulo. Ele chegou a receber um adiantamento e parte do dinheiro - R$ 2,7 mil - foi apreendida pelos policiais.

Comente agora

‘Família negra e feliz’ provocou reações fortes, diz diretor do Boticário

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 03/08 22:34h
‘Família negra e feliz’ provocou reações fortes, diz diretor do Boticário

Alexandre Bouza, diretor de Marketing do Grupo Boticário, levou um susto com a repercussão do comercial da empresa para o Dia dos Pais. A propaganda, que faz uma brincadeira com as dificuldades dos pais em falar a linguagem dos filhos, provocou uma guerra de comentários, e, em dez dias, tornou-se o comercial mais assistido no canal da empresa paranaense no Youtube, com mais de sete milhões de visualizações, 122 mil reações positivas e 18 mil reações negativas. “Não esperávamos até porque já fizemos outros comerciais com protagonistas negros e não houve nada parecido.” Bouza acredita que o caráter documental do comercial pode ter feito diferença. Para ele, parte do público “estranhou” ver uma família negra, bem estruturada e feliz.  Como surgiu a ideia de fazer o comercial para o Dia dos Pais? A gente dedica bastante tempo e atenção para as datas importantes do Varejo. Sempre buscamos trazer novidades. A gente tentou exercitar um formato novo de comunicação no estilo “mockumentoring”, que é uma pessoa falando diretamente para a câmera. Parece quase um documentário. E a ideia criativa para esse ano era passar a mensagem dos pais que muitas vezes tentam falar a linguagem dos filhos e falar das coisas deles e acabam passando por situações engraçadas e até constrangedoras.

Comente agora

Salvador: Caçamba sai da pista e cai em mercearia na Avenida Suburbana; três ficam feridos

Opinião  Postado por Willyam Reis - 14/07 14:11h
Salvador: Caçamba sai da pista e cai em mercearia na Avenida Suburbana; três ficam feridos

Três pessoas ficaram feridas após uma caçamba sair da pista e invadir uma mercearia na Avenida Suburbana, em Salvador. Segundo a Polícia, o acidente ocorreu por volta das 9h. O motorista da caçamba foi retirado das ferragens por agentes do Corpo de Bombeiros. Depois, foi encaminhado para o Hospital do Subúrbio. As outras duas vítimas, que estavam em uma van também atingida pela caçamba, foram levadas para outra unidade médica. Não há mais informações sobre o estado de saúde dos três feridos. Conforme o G1, a dona da mercearia estava no momento do acidente, mas não sofreu ferimentos. Após o acidente, o trânsito ficou carregado na região da Avenida Suburbana. (BN)

Comente agora

A experiência de torcer para o Brasil e a Bélgica

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 08/07 10:58h
A experiência de torcer para o Brasil e a Bélgica

A Copa do Mundo 2018 acabou para o Brasil por volta das 17h da tarde de sexta-feira (6), no horário de Brasília, mas a competição seguirá para uma seleção invicta desde a estreia: a Bélgica. Uma nova geração de jogadores jovens é a aposta do pequeno país europeu, que adora futebol. Eles juram que o Brasil era o maior obstáculo para a taça e querem ser campeões pela primeira vez. Os belgas, divididos ora pela língua, ora pela origem, estão juntos, entusiasmados e confiantes, como posso notar em um microcosmo bem particular: a minha própria casa. Sou casada há três anos com um belga fã de futebol. No último mundial, em 2014, no Brasil, além de convidar os amigos para vir aos jogos – muitos aceitaram – resolveu criar o Clube Belga. O objetivo era reunir torcedores e a pequena comunidade no Rio de Janeiro. Há quatro anos, a Bélgica não foi tão longe. Mas seus torcedores sim. O clube viajou pelo país atrás do time, fez festa em Salvador e acabou vencido apenas em Brasília – minha cidade natal, aliás – nas quartas de final, pela Argentina. Acabou aí  a farra dos “diabos vermelhos”. Este ano, sem tanta animação de minha parte, vacinada depois do 7×1 contra a Alemanha, vi o Brasil avançar em vitórias sofridas, enquanto a Bélgica goleava.

Comente agora

Feliciano pergunta a internautas se depressão é uma doença ou causada por demônios

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/07 19:22h
Feliciano pergunta a internautas se depressão é uma doença ou causada por demônios

Foto: Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcos Feliciano (Podemos-SP) virou assunto nas redes sociais após a publicação de uma enquete em seu perfil do Facebook. Na noite da última terça-feira (3), ele fez a seguinte pergunta aos seguidores: “Para você, a depressão é causada por uma doença natural ou por demônios?”.Os internautas, então, fizeram diversos comentários ironizando o parlamentar. “Acho que é natural. O demo tá sempre comigo e vivo felizão”, comentou uma pessoa. Outros internautas deram respostas técnicas sobre o tema. “Fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Mas, ao contrário de outras doenças, ela não pode ser curada apenas com medicamentos, já que ela é uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais”, explicou uma psicóloga. Ainda assim, um número considerável de pessoas votou na opção “demônios”. Até o momento, foi contabilizado um total de 327,7 mil votos. (Bahia Noticias)

Comente agora

Ipiaú: Polícia Civil divulga elucidação de duplo homicídio registrado em 2016

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/06 14:48h
Ipiaú: Polícia Civil divulga elucidação de duplo homicídio registrado em 2016

Foto: Arquivo/GIRO

O delegado da Polícia Civil de Ipiaú, Dr. Rodrigo Fernando, divulgou na noite dessa segunda-feira (04), a elucidação de um duplo homicídio registrado em Ipiaú no dia 21 de julho de 2016, quando dois homens morreram após serem baleados na praça do Cruzeiro. Rogério da Silva de Santos, 32, apelidado de “Casca” e Antônio Carlos Silva de Jesus, 28, apelidado de “Tripa”, foram atingidos por disparos de arma de fogo enquanto estavam sentados na praça (ver aqui). Eles chegaram a ser socorridos por populares até o Hospital Geral de Ipiaú, mas acabaram morrendo na unidade hospitalar. Conforme o delegado, as investigações apontam que autor do crime foi Jerbson Souza de Deus, apelidado de 'Laion'. "A motivação foi em virtude de uma briga que ocorreu em um clube, onde Antônio Carlos trabalhava como segurança. Briga esta que envolveu Laion e outra pessoa, sendo que com o intuito de apartar a briga, Antônio Carlos teria agredido Laion", contou o delegado. Ainda conforme informou a autoridade policial, Laion era integrante de uma facção criminosa e foi morto em confronto com policiais militares em julho daquele mesmo ano (ver aqui). Ele também era suspeito de assaltar uma casa lotérica na cidade. "É importante frisar que Antônio Carlos era o verdadeiro alvo, que Rogério Silva morreu por está no lugar errado e na hora errada, pois foi atingido por disparos de arma de fogo sem ter nada haver com o caso", completou o delegado Rodrigo Fernando. (Giro Ipiaú)

Comente agora

Feira de Santana: Adolescente que sofreu acidente entre moto e caminhão morre no HGCA

Opinião  Postado por Willyam Reis - 01/06 07:45h
Feira de Santana: Adolescente que sofreu acidente entre moto e caminhão morre no HGCA

Foto: Acorda Cidade

Morreu por volta das 18h20 de quinta-feira (31), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Emily Gouveia Nunes, 16 anos, que sofreu um acidente no cruzamento do final da Rua Andarai com a Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), no bairro Jardim Cruzeiro em Feira de Santana. Segundo a polícia, o acidente aconteceu por volta das 17h de quinta-feira quando a motocicleta na qual a adolescente estava colidiu com um caminhão. A moto era conduzida por um jovem que foi socorrido para o mesmo hospital. O nome e o estado de saúde dele não foram divulgados. O socorro foi prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Emily morava no residencial Caraíbas, no bairro Campo do Gado Novo. Não temos outros detalhes sobre o acidente. Informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

Comente agora

Colar com pingente escrito ‘depressão’ é útil ou romantiza doença?

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 31/05 15:56h
Colar com pingente escrito ‘depressão’ é útil ou romantiza doença?

Foto: Reprodução

A loja ban.do lançou há algum tempo uma linha de colares inspiradas em doenças mentais. São três opções de pingentes para escolher, com as palavras “depressão”, “ansiedade” e “bipolar”. Recentemente, contudo, alguns internautas descobriram esse lançamento e não perdoaram. Muitas pessoas usaram o Twitter para criticar a marca, afirmando que a ideia passou bem longe de ser boa. O principal argumento da galera contrária à linha de joias é que muita gente vai comprar o colar por achá-lo “bem Tumblr”, “da modinha”, “hypado”. Poucos serão aqueles que realmente comprarão para incentivar o debate sobre os distúrbios e/ou que tenham a doença e queiram alertar os outros sobre ela. A ban.do rebateu as críticas negativas dizendo que a linha foi criada por uma designer de joias diagnosticada com bipolaridade. “Todo o lucro é direcionado para a BC2M, uma ONG dedicada a encorajar o diálogo sobre doenças mentais e criar empatia”, escreveu representante da marca no Twitter. A preocupação das pessoas que se revoltaram com a linha de colares é perfeitamente compreensível. Afinal, o Tumblr continua influenciando muitos adolescentes e chama a atenção a quantidade de postagens com conteúdo enaltecendo a depressão, como se fosse legal ser diagnosticado com a doença, como se fosse algo “hypado”, “moderno”. Em um mundo onde a depressão e a ansiedade são apontadas como o mal da adolescência, será que certos jovens comprariam esses colares e os usariam para, de alguma forma muito questionável, doida e preocupante, ganhar likes nas redes sociais? Ah! Os colares estão disponíveis em cores diferentes e muitos deles já se encontram esgotados. (Capricho)

Comente agora

Lula e Trump são exemplos de marketing político, diz especialista

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/05 17:55h
Lula e Trump são exemplos de marketing político, diz especialista

Foto: Jennifer Pereira / Divulgação

O ex-presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são dois bons exemplos de marketing político, segundo o americano Arick Wierson, responsável por assessorar por dez anos Michael Bloomberg, um dos prefeitos mais populares da história recente de Nova York. Para o especialista, o sucesso de Lula pode ser explicado por sua recusa em adotar um discurso institucional, ou seja, por falar a língua do povo. “Acho engraçado que outros candidatos, mesmo os da direita, não o estudem mais, mesmo pra aprender. Ele nem usava muito o humor, mas a emoção”, afirma Wierson. O americano diz ainda que, “em termos de marketing, você tem que tirar o chapéu” para Trump. “Tem exemplo melhor do que o slogan que ele emplacou, ‘Make America Great Again’ (faça a América ser grandiosa de novo)? Simples, direto, contagiante… Já o da rival na eleição de 2016, Hillary Clinton, ninguém nem lembra”, compara. (BB)

Comente agora

Delegada atribui crescimento de mulheres no crime a 'empoderamento feminino'

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/05 18:37h
Delegada atribui crescimento de mulheres no crime a 'empoderamento feminino'

Foto : Reprodução/TV Bahia

A delegada Carla Ramos atribuiu o crescimento de mulheres no mundo do crime ao “empoderamento feminino”. A declaração ocorreu, na tarde de hoje (16), durante entrevista ao programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia. "É importante observar o empoderamento feminino pelo lado positivo, porque mais mulheres estão ocupando cargos de poder e sendo chefe de família. Mas, infelizmente, a gente vê também, pelo lado negativo, que mais mulheres estão no mundo do crime”, comparou. No momento, a delegada falava sobre uma quadrilha de mulheres que tem praticado roubos em supermercados da capital baiana. (BB)

Comente agora

Ex-BBB Nayara relata incêndio em prédio que desabou em SP

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 01/05 19:29h
Ex-BBB Nayara relata incêndio em prédio que desabou em SP

Foto: Divulgação

Nayara de Deus, jornalista e ex-participante do Big Brother Brasil 18, reality da Globo que acabou há poucas semanas, passou a madrugada desta terça (1º) relatando o incêndio que causou o desabamento de um prédio no largo do Paissandu, no centro de São Paulo. Ela estava na sacada de uma festa nas proximidades do ocorrido quando viu as primeiras chamas, que começaram de madrugada. "Gente, a informação que a gente tem é de que é uma ocupação", disse a ex-BBB no Instagram. Pouco depois, Nayara desceu e passou a entrevistar pessoas no local. Um morador do prédio afirmou que viu pessoas pulando da janela. 

Comente agora

Candeias: Homem é preso ao tentar desviar combustível e subornar polícia com R$ 2 mil

Opinião  Postado por Willyam Reis - 26/04 07:40h
Candeias: Homem é preso ao tentar desviar combustível e subornar polícia com R$ 2 mil

Um homem foi preso em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, ao tentar subornar policiais com R$ 2 mil. O fato ocorreu nesta quinta-feira (25). Segundo a Polícia Civil, Valdeci Maia Santos, conhecido como “Veio”, foi flagrado desviando combustível. No local onde ocorreu o flagrante, na Rua do Asfalto, foram encontrados tanques clandestinos com capacidade de até 15 mil litros para o armazenamento do combustível desviado. Os policiais também encontraram cadernos com anotações financeiras e uma arma calibre 44. Ainda segundo a Polícia, Valdeci também é investigado por envolvimento com roubo de cargas. (BN)

Comente agora

O funk é uma legitima manifestação cultural ou sinal da decadência de nossa era?

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/04 13:54h
O funk é uma legitima manifestação cultural ou sinal da decadência de nossa era?

O tema em debate no GLOBO foi o funk como manifestação cultural. O editorial do jornal adotou a postura favorável, enquanto Milton Rangel, deputado estadual pelo DEM, ofereceu o contraponto, alegando se tratar de uma “cultura da futilidade”. Abaixo, os principais argumentos da cada lado, e em seguida minhas observações finais.O tema em debate hoje no GLOBO foi o funk como manifestação cultural. O editorial do jornal adotou a postura favorável, enquanto Milton Rangel, deputado estadual pelo DEM, ofereceu o contraponto, alegando se tratar de uma “cultura da futilidade”. Abaixo, os principais argumentos da cada lado, e em seguida minhas observações finais.

Comente agora

Chico Buarque critica Rede Globo durante show em São Paulo

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/04 09:15h
Chico Buarque critica Rede Globo durante show em São Paulo

Foto: Renam Brandão/Facebook

Durante show de Chico Buarque em São Paulo, na madrugada desse sábado (14), a plateia se manifestou sobre a prisão do ex-presidente Lula no dia 7 de abril. Entre gritos de "Lula livre" e vaias, Chico continuou cantando, até que uma pessoa conseguiu jogar para o cantor uma camiseta vermelha com a imagem do ex-presidente. Sob aplausos e vaias, Chico disse: "Ao contrário da Globo, esse é um espaço de livre manifestação". Colocando a camiseta de um lado, tocou "Sabiá", "As Vitrines", "Geni e o Zepelim". Chico apresenta até o dia 22, em São Paulo, a turnê "Caravanas" no Tom Brasil. Ainda há entradas para algumas datas, por meio do site ingressorapido.com.br. Com informações da Folhapress. (NM)

Comente agora

Suposto ataque com “boa noite cinderela” viraliza nas redes sociais

Opinião  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/04 20:59h
Suposto ataque com “boa noite cinderela” viraliza nas redes sociais

(Foto: Varela Notícias)

Um vídeo em que mostra um rapaz colocando um comprimido dentro do copo de uma mulher, durante uma festa, viralizou nas redes sociais e levanta o cuidado em relações as drogas em festas. Ainda não se sabe em que local o vídeo foi gravado. Nas imagens, o som remete a uma rave, e uma mulher distraída não vê o momento em que um rapaz se aproxima e, coloca um comprimido dentro do colo que ela segura. Na internet, o assunto rendeu, e alguns suspeitam que seja um possível ‘boa noite Cinderela’. Já outros insinuam que o rapaz responsável por colocar algo na bebida, seria conhecido das jovens, e que poderia ser uso de drogas de forma consentida. Veja o vídeo abaixo: (VN)

Comente agora

Irecê: Casa de prostituição é fechada e dono é detido após ação policial

Opinião  Postado por Willyam Reis - 06/03 11:12h
Irecê: Casa de prostituição é fechada e dono é detido após ação policial

Foto: Reprodução/Irecê Repórter

Uma casa de prostituição localizada no município de Irecê, no norte da Bahia, foi fechada pela Polícia Civil durante uma ação conjunta com a Polícia Militar (PM), nesta segunda-feira (5). De acordo com informações da polícia ao site Irecê Repórter, o estabelecimento, denominado como “American Bar”, era alvo de investigação desde o ano passado. O dono do local, identificado como Adeilson Mariano Prado, que não teve a idade revelada, foi detido em flagrante, por exploração de mulheres. Ainda segundo o portal, o homem está no Complexo Policial de Irecê e irá responder pelo crime de exploração sexual. (bahia.ba)

Comente agora

Iguaí: Irmãos são mortos a tiros após briga durante cavalgada

Opinião  Postado por Willyam Reis - 27/02 09:19h
Iguaí: Irmãos são mortos a tiros após briga durante cavalgada

Dois irmãos foram mortos a tiros durante uma cavalgada em Iguaí, no Médio Sudoeste baiano. Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu após uma briga, no domingo (25). Os irmãos, identificados como João Paulo Souza Santos, de 24 anos, e Luis Carlos Santos Sousa, de 30 anos, chegaram a ser socorridos e foram levados para um hospital da região, mas não resistiram aos ferimentos. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, para perícia. Ainda não há informações sobre a autoria do crime, que deve ser apurado pela Polícia Civil. (BN)

Comente agora

Enquete do Voz da Bahia: Qual o seu maior desejo para 2018?

Opinião  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/01 00:13h
Enquete do Voz da Bahia: Qual o seu maior desejo para 2018?

Em nossa nova Enquete o Voz da Bahia quer saber: “Qual o seu maior desejo para 2018?”. Vá em nosso quadro 'ENQUETE' localizado do lado esquerdo da tela do seu PC, clique e vote na sua escolha: 

Veja o print da tela abaixo:

Comente agora

Dupla morre após ser baleada em suposta troca de tiros com traficantes, em Lauro de Freitas

Opinião  Postado por Willyam Reis - 15/12 15:34h
Dupla morre após ser baleada em suposta troca de tiros com traficantes, em Lauro de Freitas

Dois jovens morreram após serem baleados na Rua Santana Bernadete, no bairro de Itinga, município de Lauro de Freitas, na noite de quinta-feira (14). Até o final da manhã desta sexta-feira (15), ninguém havia sido preso pelo crime. Júlio Batista dos Santos Neto, de 21 anos e Felipe da Silva Miranda, 23, foram atingidos em uma suposta troca de tiros entre traficantes, segundo a Polícia Militar. A PM informou, ainda, que os dois foram socorridos por policiais para o Hospital Geral Menandro de Farias, onde não resistiram aos ferimentos e morreram. O policiamento foi intensificado no local em buscas dos suspeitos, mas ninguém foi encontrado. (G1)

Comente agora

A importância do convívio social para a evolução do Espírito

Opinião  Postado por Willyam Reis - 18/11 09:18h
 A importância do convívio social para a evolução do Espírito

O convívio social é extremamente benéfico para o nosso crescimento como pessoa, facultando o desenvolvimento das potencialidades que jazem latentes em nosso imo. Acontece, porém, que a população mundial tem crescido vertiginosamente nesses últimos séculos. Os anais da história sinalizam que na era cristã a população do planeta girava derredor de trezentos milhões de habitantes, contra mais de sete bilhões na atualidade. E isso tem afetado o convívio em sociedade, fazendo com que as pessoas alterem os seus hábitos, buscando alternativas outras para suplantar tais dificuldades, como forma de se viver sem maiores altercações ou sobressaltos.

A vida aqui na Terra sempre foi permeada pela violência de todo jaez, desde as investidas dos salteadores contra as carruagens nas estradas, perpassando pelas inúmeras guerras sucedidas na idade média, com destaque especial para as Cruzadas, atingindo o seu apogeu com as duas grandes guerras mundiais. Léon Denis, o ínclito pensador e escritor espírita, teve o ensejo de dizer que, no nosso périplo evolutivo, dormimos no mineral, sonhamos no vegetal, sentimos no animal e pensamos no hominal. Desta forma, o instinto belicoso ainda é algo ínsito da criatura humana, tão caracterizada pela sua forma agressiva de ser e de se conduzir, remanescente da natureza animal. 

Na conjuntura atual em que vivemos, percebemos inúmeros aspectos que têm afetado a nossa convivência. Não obstante a violência que campeia e nos afeta a todos, indistintamente, a corrida à cata do "nada" ou de "coisa nenhuma" - àquilo sem um real sentido que agregue valor às nossas vidas -, tem nos levado a picos de estresse emocional, conduzindo-nos, muitas das vezes, a somatizarmos doenças, prejudicando a nossa saúde. O trânsito das grandes cidades, complicado, caótico e perturbador, favorece o nosso aborrecimento, criando campo de conflitos, afetando o nosso controle emocional. Ante o ápice tecnológico da atualidade, que facilita o nosso dia a dia, percebemos que nos dedicamos demasiadamente às quinquilharias eletrônicas, aos smartphones, nos voltando intensamente ao virtual, em detrimento do contato físico, pessoal, muitas das vezes.

A inquietante busca do ter, por sua vez, tem nos afligido, pois, no afã de amealharmos bens e coisas, esquecemos de nos voltar à nossa verdadeira essência, que é espiritual. A vida é muito fugaz! A convivência em sociedade representa campo fértil de aprendizado, reservando para cada um de nós momentos valiosos, os quais não podemos malbaratar, já que se constituem em verdadeiras provas pelas quais devemos passar, a fim de extrairmos a lição devida, incorporando-a ao nosso Ser e contribuindo para a nossa escalada evolutiva.

Assim, vivendo em sociedade, jamais podemos deixar de compreender que somos individualidades e, em assim sendo, não assumirmos condutas coletivas, as quais devem ser evitadas, sob pena de nos permitirmos aos chamados processos de massificação, através dos quais agimos não em conformidade com os nossos princípios e personalidade, mas em razão do todo, da massa, da coletividade, ocasionando comportamento e conduta por imitação. Somos o que somos, e não o que querem que sejamos! O convívio social exige posturas acima de tudo de vigilância e atenção, para não derraparmos nas armadilhas adredemente preparadas para prejudicarem a nossa marcha evolutiva.

Comente agora

O direito constitucional de ir e vir nos é assegurado?

Opinião  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/11 18:48h
O direito constitucional de ir e vir nos é assegurado?

* Por Irlando Oliveira

Infelizmente, no Brasil da atualidade, nada, absolutamente nada, se é levado a sério, exceção feita - é claro - às cobranças dos nossos tributos. Nem mesmo os dispositivos constitucionais - que representam, por assim dizer, o máximo da legalidade, pois se traduzem nos anseios e aspirações dos brasileiros, e servem de baliza aos diplomas infraconstitucionais -, são respeitados, cobrados e exigidos.

Um que tem nos chamado a atenção, em razão de atingir a todos nós, indistintamente, é o tão falado direito de ir e vir, consignado no art. 5º, inciso XV, da Constituição Federal, o qual estabelece: “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”.

Ora, diante do intenso clima de insegurança que assola o país, considerando os altíssimos índices de criminalidade, causando aflição, angústia e medo a todos, como permanecer livremente dentro do território brasileiro? Principalmente nas grandes cidades, aquelas com mais de cinquenta mil habitantes, o quadro é desolador, pois, aliado ao narcotráfico e em decorrência deste, carros são roubados, motos, celulares, tablets, bolsas, carteiras, relógios, pulseiras, anéis, residências, estabelecimentos comerciais, etc. Afinal, os ditos crimes contra o patrimônio efetivamente têm sido muito difícil de se prevenir e combater!

Comente agora

Dia de Finados: lembrança dos que partiram e percepção da nossa finitude

Opinião  Postado por Letícia Oliveira - 01/11 23:21h
Dia de Finados: lembrança dos que partiram e percepção da nossa finitude

A única certeza da vida é a morte, a qual nos aguarda a todos, indistintamente. Por mais que não a desejamos, em razão da nossa crença religiosa, temor, insegurança, forma de ver a vida, dentre outros fatores, ela virá. O medo da morte é instintivo, já que se traduz em mecanismo de defesa da vida. Estudos nos indicam, por exemplo, que aquele que intenta suicidar-se já não se encontra com as suas faculdades mentais normais, portanto perturbado.

Por mais absurdo que possa parecer, o Dia de Finados, além de nos servir para rememorarmos todos aqueles que nos precederam no além-túmulo, envolvendo parentes e amigos diletos, nos dá a percepção da nossa finitude, enquanto encarnados. Do berço ao túmulo, a nossa trajetória é árdua, pois aqui nos encontramos para aprender, através das inúmeras vivências que a vida nos enseja para o nosso crescimento espiritual. Desta forma, entramos e saímos da vida sem dela jamais nos apartarmos!

No dia destinado aos mortos devemos adotar postura de respeito para com eles, evocando os momentos ímpares que com eles vivemos, de alegria e plenitude, como forma de podermos alcançá-los através do pensamento, considerando o fato de estarem em outra dimensão. Assim, se o pensamento é bom, o alcance será positivo, se mau, será negativo. O impacto é imediato! Em razão do nosso estágio evolutivo, ainda não podemos dimensionar o poder do nosso pensamento, o qual representa elemento catalisador, o elo de ligação entre nós e aqueles que já nos deixaram e não mais se encontram com a indumentária carnal.

Ante o féretro que passa em nossa rua, ou aquele através do qual velamos um ente querido, que possamos avaliar o nosso caminhar e a nossa trajetória terrena, sopesando as nossas atitudes, pois dia virá em que chegará também o nosso chamamento para o imarcescível, onde transportaremos não as nossas coisas, mas o nosso cabedal psicológico, que nos auxiliará para vôos mais altos, transpondo barreiras as quais não tínhamos condições e méritos para transpô-las.

____________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Tenente-Coronel, escritor, ensaísta e especialista em gestão da segurança pública e direitos humanos.

Comente agora

Os perigos da vida quando abrimos mão da nossa personalidade

Opinião  Postado por Letícia Oliveira - 29/10 11:10h
Os perigos da vida quando abrimos mão da nossa personalidade

* Por Irlando Oliveira

Certamente, o momento mais crítico de nos estabelecermos na sociedade, no que tange à firmeza dos nossos propósitos, é a fase da adolescência. O grande dilema do adolescente é que ele sai da condição de criança e já se imagina adulto, sem condições propiciatórias para sê-lo, quer físicas ou psicológicas. Assim, sempre assume instabilidade comportamental, se anulando como indivíduo e assumindo não a sua personalidade, mas a do grupo, da “tribo”, se permitindo a um processo de massificação. Com nós adultos, mesmo diante da “nossa madureza”, a situação não é muito diferente, pois também nos permitimos a tal processo, já que, ante a nossa natureza incauta, hesitamos na nossa atitude comportamental, atuando tal qual adolescente, de forma leviana, impensada. Devemos agir consoante os nossos princípios, os nossos gostos, mesmo que a nossa conduta e o nosso posicionamento sejam destoantes do agrupamento social em que estamos inseridos!

Comente agora

Suspeito é preso com maconha e cocaína enterradas no quintal

Opinião  Postado por Lorena Costa - 19/10 21:13h
Suspeito é preso com maconha e cocaína enterradas no quintal

Um jovem de 24 anos, apontado como traficante de drogas pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFR), foi preso em Eunápolis depois que os agentes encontraram drogas enterradas no quintal da casa onde ele morava. A prisão ocorreu na quarta-feira (18). No quintal do suspeito havia 73 pinos de cocaína e 88 “buchas” de maconha. O material estava enterrado. Autuado em flagrante por tráfico de drogas, crime pelo qual já havia sido preso, o jovem foi encaminhado à carceragem da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde permanecerá à disposição da Justiça. 

Comente agora

Carro capota e causa 2 km de congestionamento na Cia-Aeroporto

Opinião  Postado por Anacley Souza - 11/10 10:58h
Carro capota e causa 2 km de congestionamento na Cia-Aeroporto

A Concessionária Bahia Norte confirmou o acidente informado por nosso ouvinte que aconteceu um pouco mais cedo na BA-526, a rodovia Cia-Aeroporto. Um veículo capotou no km 11, no sentido Salvador, após se chocar com o canteiro central da rodovia. Equipes da Bahia Norte prestaram atendiomento ao condutor do veículos, que felizmente só teve ferimentos leves. O acidente gerou 2 quilometros de congetionamento mas agora, já está voltando a fluir. (Metro1)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com