Voz


PodCast



Enquete





Blog

Política

Prefeito de S. A. de Jesus se reúne com Secretário estadual de Infraestrutura

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 09:45h
Prefeito de S. A. de Jesus se reúne com Secretário estadual de Infraestrutura

O prefeito de Santo Antônio de Jesus Rogério Andrade e o de Muniz Ferreira, Welington Vieira estiveram na tarde desta segunda-feira (16), na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura, em Salvador, para uma reunião com o Secretário da pasta Marcos Cavalcanti. No encontro, os gestores solicitaram do secretário a recuperação de uma ponte que fica na divisa entre os dois municípios, cuja estrutura se encontra em situação de risco. Rogério Andrade também estendeu seu apoio ao pedido de recuperação da estrada Elísio Medrado x Santa Terezinha, feita pelo prefeito de Elísio Medrado Robson Souza que também acompanhou a visita. (Ascom PMSAJ)

Comente agora

Lei trabalhista tem 'tirado emprego' e reforma tem que ser votada com urgência, diz Maia

Política  Postado por Anacley Souza - 16/01 16:46h
Lei trabalhista tem 'tirado emprego' e reforma tem que ser votada com urgência, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (16) que a lei trabalhista tem “tirado emprego dos brasileiros” e que a reforma na legislação do setor deve ser discutida “em regime de urgência” no Congresso. Pelo regime de urgência, a proposta pode ser votada com prioridade no Congresso. O governo do presidente Michel Temer anunciou, em 23 de dezembro, uma série de medidas para reformar a legislação trabalhista. A matéria ainda precisa de aprovação na Câmara e no Senado. A reforma inclui 12 pontos que poderão ser negociados entre patrões e empregados e que, em caso de acordo, passarão a ter força de lei (veja detalhes ao final desta reportagem). A declaração de Maia nesta segunda foi dada após uma rápida reunião com o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), e outros vereadores, no Viaduto Jacareí, no Centro da capital paulista. Maia realiza campanha informal para a ser reeleito presidente da Câmara. Mais cedo, ele se reuniu com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e políticos aliados.

Comente agora

Por WhatsApp, Rosso desiste de disputa por presidência da Câmara

Política  Postado por Anacley Souza - 16/01 14:23h
Por WhatsApp, Rosso desiste de disputa por presidência da Câmara

Até então candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Rogério Rosso (PSD-DF) desistiu do pleito. De acordo com o Jornal do Commercio, o anuncio foi feito via Whatsapp; Ainda de acordo com a publicação, a tendência do PSD é apoiar Rodrigo Maia (DEM) na reeleição. O PSD, de Gilberto Kassab, já vinha dividido sobre a candidatura de Rosso.

Comente agora

Presidente do PT pede apoio para lançar Lula candidato em abril

Política  Postado por Anacley Souza - 16/01 13:46h
Presidente do PT pede apoio para lançar Lula candidato em abril

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou em artigo publicado no site da legenda nesta segunda-feira (16) que os militantes petistas devem opinar publicamente sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser novamente candidato à Presidência da República. A expectativa é que com as manifestações públicas de apoio ao ex-presidente, Lula possa ser lançado candidato no Congresso Nacional do PT, programado para ocorrer de 7 a 9 de abril, afirmou Falcão. "Acho que chegou a hora de a militância começar a opinar publicamente. Quem sabe, assim, possamos, durante o 6º Congresso, torná-lo nosso candidato", disse Falcão. Na semana passada, Lula participou de duas agendas públicas, em Salvador e Brasília, para reiterar que vai andar pelo País em 2017 e que está preparado para ser candidato. Rui Falcão, que acompanhou Lula durante os atos, reforçou que o partido ainda não tomou uma decisão oficial de lançar o ex-presidente como candidato, mas que o PT não cogita "plano B" para a "aspiração nacional", que seria a volta de Lula ao comando do País.

Comente agora

SAJ: Secretária de Infraestrutura diz que recebeu um ‘Cemitério de material’ da antiga gestão

Política  Postado por Willyam Reis - 16/01 13:01h
SAJ: Secretária de Infraestrutura diz que recebeu um ‘Cemitério de material’ da antiga gestão

Na manhã desta segunda feira (16), a secretária de infraestrutura de Santo Antônio de Jesus Sonia Fontes, afirmou ao Joselito Fróes sobre o chamado cemitério de materiais quebrados na sede da secretaria. De acordo com a secretária, cerca de 16 veículos, incluindo máquinas e caminhões e outros materiais foram abandonados pela antiga gestão, “Há um cemitério de material. É uma característica do governo passado, que é a falta de cuidado e zelo com o público. Temos que levantar tudo o que estamos fazendo, comparar com o que o patrimônio nos deu, principalmente maquinas que ainda não encontramos e a partir daí, encaminhar para a administração e fazer um leilão de ferro velho. A maioria estão sucateados e não tem motores, não vale a pena recuperar pois o erário público não tem recursos para isso. A medida que essas coisas foram acontecendo deveriam ser resolvidas e não jogadas ao relento, cansando essa imagem para o próprio poder público. Eu já fui secretaria em salvador e em outros locais, mas eu nunca encontrei uma situação como esta, os nossos recursos, os recursos dos contribuintes em um pátio jogados como lixo”, afirmou.

Comente agora

Temer determina que ministro da Justiça preste auxílio ao Rio Grande do Norte

Política  Postado por Débora Ayane - 15/01 17:41h
Temer determina que ministro da Justiça preste auxílio ao Rio Grande do Norte

Em mensagem publicada na rede social Twitter, o presidente Michel Temer disse que determinou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que "preste todo o auxílio necessário" ao governo do Rio Grande do Norte. Após mais de 14 horas, terminou a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia da Floresta, na região metropolitana de Natal. Segundo autoridades estaduais, pelo menos dez presos foram mortos. A penitenciária é a maior do estado.Na mensagem, Temer disse também que desde ontem (14) acompanha a situação no presídio.Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública do estado, o governador Robinson Faria afirma que já entrou em contato com ministro Alexandre de Moraes e pediu que a Força Nacional reforce a segurança no lado externo do presídio.

Comente agora

Temer está com medo depois que a PF apreendeu celular de Geddel, diz site

Política  Postado por Débora Ayane - 15/01 16:18h
Temer está com medo depois que a PF apreendeu celular de Geddel, diz site

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), estaria com medo depois que a Polícia Federal apreendeu o celular do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) durante a operação Cui Bono, na última sexta-feira (13). Segundo o site O Antagonista, o mandatário do país teme que mensagens trocadas por Geddel possam relacioná-lo com seu operador, José Yunes. Recentemente, o ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho disse em sua delação premiada que, na campanha eleitoral de 2014, foi entregue dinheiro vivo no escritório do advogado José Yunes, amigo de Michel Temer e até então assessor especial da Presidência. Segundo o delator, a quantia entregue em São Paulo era parte de um repasse de R$ 10 milhões, combinado no Palácio do Jaburu, quando Temer, então vice-presidente da República, recebeu Marcelo Odebrecht, na época, presidente da empreiteira. O encontro ocorreu em maio de 2014, dois meses depois do início da Operação Lava Jato.

Comente agora

Polícia Federal apreende em antiga casa de Cunha dossiê contra empreiteira

Política  Postado por Débora Ayane - 15/01 15:08h
Polícia Federal apreende em antiga casa de Cunha dossiê contra empreiteira

A Polícia Federal apreendeu na antiga residência do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha um dossiê que mostra supostas 106 contas bancárias da construtora Schahin no Brasil e no exterior. De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, o documento aponta que a construtora acumulava R$ 350 milhões de saldo. Os investigadores suspeitam que Cunha tenha se utilizado de uma agência de investigação contratada pela Câmara para quebrar o sigilo bancário da construtora. Ainda segundo a publicação, a construtora trocava farpas com Cunha. Procurada, a Schahin preferiu não se manifestar.

Comente agora

Temer busca Gilmar para se aproximar de Cármen Lúcia

Política  Postado por Débora Ayane - 15/01 09:29h
Temer busca Gilmar para se aproximar de Cármen Lúcia

Diante da tentativa da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, de obter protagonismo em temas de relevância nacional, o presidente Michel Temer tem aproveitado a interlocução com o ministro da Corte e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para tentar se aproximar dela. Segundo interlocutores de Temer, o peemedebista considera a presidente do Supremo "indecifrável" e recorre a Gilmar em busca de um elo entre Executivo e Judiciário. Desde que assumiu a presidência do STF, Cármen ajudou a costurar uma solução para o impasse após o afastamento de Renan Calheiros (PMDB) da presidência do Senado e tenta assumir destaque na mediação das crises do sistema carcerário e a financeira dos Estados. Neste último ponto, a ministra irritou o Planalto.

Comente agora

Trump admite que pode retirar sanções contra Rússia

Política  Postado por Débora Ayane - 15/01 09:10h
Trump admite que pode retirar sanções contra Rússia

A menos de uma semana de sua posse na Presidência dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump afirmou que está disposto a retirar as sanções contra a Rússia. Em entrevista ao jornal The Wall Street Journal publicada ontem (13), Trump disse que aceita se reunir com o líder russo, Vladimir Putin, logo após assumir a Casa Branca, em 20 de janeiro, e discutir a relação. De acordo com o republicano, caso Moscou demonstre colaboração em assuntos estratégicos, como a luta contra o terrorismo, ele poderá retirar as sanções aplicadas à Rússia. As últimas foram impostas em dezembro pela administração de Barack Obama pelos supostos ataques de hackers russos a informações sigilosas de Washington e à intervenção nas eleições presidenciais de novembro. Estas sanções, porém, Trump admite que deixará intactas "por um tempo".

Comente agora

Jaques Wagner pede que a população tome as ruas

Política  Postado por Débora Ayane - 15/01 08:53h
Jaques Wagner pede que a população tome as ruas

Durante encontro estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS), na Faculdade de Arquitetura da Ufba, que reforçou o nome do ex-presidente Lula como pré-candidato para o pleito de 2018 e defendeu a unidade como ponto crucial para o partido se reestruturar, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, disse para o público que vai ser preciso ir às ruas defender a democracia e apoiar a candidatura de Lula. Wagner lembrou que o PT precisa resgatar suas origens e voltar a dialogar diretamente com os movimentos sociais, sindicais e populares.Fazendo uma comparação entre o crescimento da direita em outros países e no Brasil, com o impedimento da presidente Dilma Rousseff, o ex-governador petista reconheceu que o partido errou em não fazer uma reforma geral no sistema político. “Ou a gente muda o sistema político ou não teremos projetos de esquerda para o país. Vão derrubar todos que derem força ao povo”, frisa. Wagner apontou que a situação com o governo Dilma foi muito difícil, mas que pior está sendo conviver com uma pauta permanente de retirada de direitos, e por isso a esquerda deve se fortalecer. “A responsabilidade é coletiva, se a gente quer garantir 2018, pode esquentar os tamborins e aprimorar a capoeira, eu acho que daqui para 2018, muito provavelmente, se a gente quer respirar a democracia, nós vamos ter que ir para as ruas de qualquer maneira. Não é só o jogo eleitoral”, disse.

Comente agora

Quase 20% dos parlamentares em exercício no Senado são substitutos

Política  Postado por Débora Ayane - 15/01 07:59h
Quase 20% dos parlamentares em exercício no Senado são substitutos

Dezesseis dos atuais 81 senadores da República (19,75%) não são os titulares eleitos para ocupar cadeiras no Senado e são rostos desconhecidos dos próprios eleitores. Entre os motivos que levaram os substitutos à Casa estão falecimento, cassação e licença do titular.Se existisse uma “bancada de suplentes”, seria a segunda maior do Senado, perdendo apenas para o PMDB, que tem 19 senadores. O grupo de substitutos é mais numeroso do que as segunda e terceira maiores bancadas da Casa: PSDB (12 parlamentares) e PT (10).Se o quadro permanecer assim até fevereiro, os substitutos participarão da importante votação que vai escolher o presidente da Casa pelos próximos dois anos, prevista para o dia 1º de fevereiro.Cada chapa eleita no Senado é composta por um titular e dois suplentes. Tradicionalmente, os substitutos são empresários, donos de grandes patrimônios, que financiam a campanha do senador que encabeça a chapa.É o caso de Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que assumiu em definitivo o mandato após a morte de João Ribeiro (PR) em 2013, e Wilder Morais (PP-GO), que entrou no lugar do cassado Demóstenes Torres (ex-DEM).Ao assumir o mandato, o suplente passa a ter direito a todas as prerrogativas de um senador, como salário de R$ 33,7 mil, motorista particular, apartamento funcional e outros benefícios. Além disso, substituir o titular da chapa é uma oportunidade de ganhar destaque e, até mesmo, uma chance de iniciar uma carreira política.

Falecimento

Comente agora

TV NBR volta a transmitir atividades presidenciais fora de Brasília após seis meses

Política  Postado por Débora Ayane - 15/01 07:40h
TV NBR volta a transmitir atividades presidenciais fora de Brasília após seis meses

As atividades do presidente Michel Temer (PMDB) fora de Brasília voltaram a ser transmitidas ao vivo pela TV NBR, emissora oficial do governo. Em junho do ano passado, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência determinou à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela TV NBR, que suspendesse a transmissões, sob o argumento de que o governo precisava cortar gastos. De acordo com informações publicadas pelo portal G1 neste domingo (15), a assessoria do Planalto explicou que os equipamentos utilizados para as transmissões foram substituídos, gerando uma redução de custo por viagem de R$ 300 mil para R$ 10 mil. A empresa terceirizada que costumava ser responsável pela tarefa, e que contava com uma equipe de profissionais formada por cinegrafistas, auxiliares de cinegrafistas e repórteres, foi substituída por uma espécie de mochila equipada com o essencial para transmitir o sinal dos eventos.

Comente agora

Eduardo Cunha dá calote de R$ 550 mil em advogados

Política  Postado por Débora Ayane - 14/01 17:57h
Eduardo Cunha dá calote de R$ 550 mil em advogados

O deputado cassado Eduardo Cunha está devendo pelo menos R$ 550 mil a seus advogados. As informações são da coluna Radar On-Line, do site da revista Veja, deste sábado (14). O ex-presidente da Câmara teria acordado pagamento de R$ 900 mil aos defensores. De acordo com a revista, está devendo R$ 300 mil para um deles, e R$ 250 mil a outro. Cunha está preso preventivamente desde outubro, por decisão do juiz federal Sérgio Moro.

Comente agora

Operação da Polícia Federal aumenta pressão por delação de Eduardo Cunha

Política  Postado por Débora Ayane - 14/01 13:51h
Operação da Polícia Federal aumenta pressão por delação de Eduardo Cunha

A operação "Cui Bono?", deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (13) deve aumentar a pressão sobre o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que ele feche um acordo de delação premiada. De acordo com o blog do jornalista Matheus Leitão e a Folha de S. Paulo, investigadores da Operação Lava Jato avaliam que a situação do ex-parlamentar se complicou diante nas novas evidências reveladas. As investigações da Polícia Federal indicam que Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima recebiam propina para facilitar empréstimos junto à Caixa. Pessoas próximas ao ex-deputado avaliam que ele pode ter deixado pistas de propósito para os investigadores ampliem a necessidade de elucidar mais detalhes relacionados ao esquema de corrupção. Cunha está preso desde outubro do ano passado por decisão do juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância.

Comente agora

Dois meses após exoneração, Geddel mantém influência na gestão Temer

Política  Postado por Débora Ayane - 14/01 11:08h
Dois meses após exoneração, Geddel mantém influência na gestão Temer

Alvo da Operação Cui Bono?, o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima mantém sua influência no núcleo duro do Palácio do Planalto, atua nos bastidores e faz contato frequente com os principais integrantes da cúpula do governo. Toda a estrutura montada por Geddel no governo Michel Temer foi mantida, apesar de sua demissão, em novembro passado. Desde a ausência de Geddel, o dia a dia da pasta tem sido tocado pela secretária executiva Ivani dos Santos, seu braço direito. A Secretaria de Governo é responsável por questões estratégicas, como liberação de recursos para emendas parlamentares, divisão de cargos entre os integrantes da base aliada e articulação de votações de projetos de interesse do Planalto no Congresso. A "parceria" entre Geddel e Ivani remonta ao período em que o peemedebista foi deputado federal e ocupou a Primeira-Secretaria da Câmara, em 2003 e 2004.

Comente agora

Aliados querem Renan na CCJ para contrapor MPF

Política  Postado por Débora Ayane - 14/01 08:32h
Aliados querem Renan na CCJ para contrapor MPF

Aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendem que ele assuma a partir de fevereiro o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para fazer uma espécie de contraponto à atuação do Ministério Público Federal. O colegiado, o mais importante da Casa, terá de sabatinar em 2017 o nomeado para a Procuradoria-Geral da República, uma vez que o mandato do atual, Rodrigo Janot, encerra-se em setembro. O mandato da CCJ é de dois anos e Renan, quatro vezes eleito presidente do Senado, não poderá comandar novamente a Casa. Por isso, a pressão para que ele comande a comissão, cuja indicação, por ter a maior bancada, cabe ao PMDB. Além de Renan, outros três peemedebistas estão no páreo: Edison Lobão (MA), Eduardo Braga (AM) e Rose de Freitas (ES).

Comente agora

Jaguaquara: Vereadores que perderam eleição são acolhidos em cargos na Prefeitura

Política  Postado por Débora Ayane - 14/01 08:13h
Jaguaquara: Vereadores que perderam eleição são acolhidos em cargos na Prefeitura

Como já era de se esperar, conforme antecipado aqui no Blog Marcos Frahm, dois ex-vereadores tornaram-se servidores contratados da Prefeitura de Jaguaquara. Jurandi Araújo Santos (PRB), o Nego de Marambaia, que não obteve êxito ao tentar sua primeira reeleição de vereador, em outubro de 2016, perdendo nas urnas, ingressou na administração pública municipal. Marambaia, que atuou como principal defensor do prefeito reeleito Giuliano Martinelli (PP), durante os últimos quatro anos, no exercício do seu primeiro mandato na Câmara Municipal, foi agraciado com o cargo de Diretor do Departamento de Meio Ambiente. Já Valdenor de Souza Santos (PP), o Bode, outro governista que perdeu a disputa ao tentar reeleição, também foi acolhido por Martinelli, sendo nomeado pelo chefe do Executivo para o cargo de Assessor de Assuntos Sociais e Administrativos, cuja nomeação aparece na lista publicada no Diário Oficial do Município, que trás diversos assessores nomeados pelo prefeito, dentre os quais o ex-parlamentar. (Blog Marcos Frahm)

Comente agora

PT pode lançar candidatura de Lula sexta que vem

Política  Postado por Anacley Souza - 13/01 21:28h
PT pode lançar candidatura de Lula sexta que vem

Setores do PT articulam o lançamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República na próxima sexta-feira (20), durante a reunião do Diretório Nacional do partido, em São Paulo. Pela proposta, Lula seria lançado candidato ao terceiro mandato com a plataforma de revogar imediatamente, caso eleito, todos os feitos do governo Michel Temer - em especial a PEC do Teto e a Reforma da Previdência - com amparo de uma frente composta por movimentos sociais e partidos de esquerda. "O Diretório Nacional, reunido em 20 de janeiro de 2017, deve apresentar a candidatura de Lula à Presidência da República, conclamar a mobilização por diretas já e a construção da unidade popular de esquerda. Deve dirigir-se especialmente às Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, ao PCdoB, ao PDT, ao PSOL, para construirmos juntos uma frente única com o objetivo de eleger um governo democrático-popular que revogará de imediato todos os decretos e leis golpistas e convocará uma assembleia nacional constituinte com participação popular e liberdade irrestrita de comunicação", diz trecho do esboço de resolução, sujeito a alterações, elaborado pelo secretário nacional de Formação, Carlos Árabe, representante da Mensagem.

Comente agora

Suspeitos de esquema de propina na Caixa negam ilegalidades

Política  Postado por Anacley Souza - 13/01 21:23h
Suspeitos de esquema de propina na Caixa negam ilegalidades

As empresas citadas na investigação da Operação Cui Bono como supostas beneficiárias do esquema de concessão de créditos pela Caixa Econômica Federal afirmam que não foram alvo da operação e que não cometeram irregularidades. A JBS, dona dos frigoríficos Seara e Big Frango, informou que não foi notificada sobre a decisão judicial referente à essa operação e que "pauta suas relações na ética e profissionalismo e tem convicção da regularidade das suas práticas". Também diz que sempre atuou de forma transparente e todas as suas atividades são realizadas dentro da legalidade. O grupo Marfrig informou que não foi alvo de qualquer medida da Polícia Federal e que a Caixa Econômica Federal ou qualquer um de seus fundos não são acionistas relevantes da Companhia. A empresa também diz que operações da empresa com a Caixa "sempre foram feitas em condições de mercado, com custos equivalentes aos dos bancos privados, com garantias reais e sem qualquer tipo de privilégio". Ainda segundo a Marfrig, as operações contratadas entre 2011 e 2013 foram devidamente liquidadas no prazo e condições e que não há débitos em aberto.

Comente agora

Prisco cobra maior atuação do MP e comissão da AL-BA sobre presídios

Política  Postado por Anacley Souza - 13/01 19:39h
Prisco cobra maior atuação do MP e comissão da AL-BA sobre presídios

Após a fuga de 17 presos na madrugada desta sexta-feira (13) do Complexo Penitenciário Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura, em Salvador, o deputado estadual Marco Prisco (PPS) cobrou uma atuação mais ativa do Ministério Público do Estado (MP-BA) e da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), da qual é vice-presidente. “O Ministério Público, quando se trata de governo do Estado, infelizmente…”, disse Prisco nesta sexta, ao lembrar três denúncias protocoladas no órgão sobre as condições dos presídios estaduais. Sobre a comissão na AL-BA, Prisco diz que “a maioria é do PT”. O colegiado é presidido pelo deputado Marcelino Galo (PT). Dos oito titulares, cinco são governistas. Prisco classifica o Complexo da Mata Escura como “uma piada”. “O complexo é todo aberto, não tem muro, e o governo diz que é de segurança máxima. As fugas continuam acontecendo lá; os caras têm armas e drogas à vontade”, acusou. (Bahia.ba)

Comente agora

Setor do PT quer lançar candidatura de Lula na semana que vem

Política  Postado por Débora Ayane - 13/01 17:47h
Setor do PT quer lançar candidatura de Lula na semana que vem

Setores do PT articulam o lançamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República na próxima sexta-feira, 20, durante a reunião do Diretório Nacional do partido, em São Paulo. Pela proposta, Lula seria lançado candidato ao terceiro mandato com a plataforma de revogar imediatamente, caso eleito, todos os feitos do governo Michel Temer - em especial a PEC do Teto e a reforma da Previdência - com amparo de uma frente composta por movimentos sociais e partidos de esquerda. "O Diretório Nacional, reunido em 20 de janeiro de 2017, deve apresentar a candidatura de Lula à Presidência da República, conclamar a mobilização por diretas já e a construção da unidade popular de esquerda. Deve dirigir-se especialmente às Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, ao PCdoB, ao PDT, ao PSOL, para construirmos juntos uma frente única com o objetivo de eleger um governo democrático-popular que revogará de imediato todos os decretos e leis golpistas e convocará uma assembleia nacional constituinte com participação popular e liberdade irrestrita de comunicação", diz trecho do esboço de resolução, sujeito a alterações, elaborado pelo secretário nacional de Formação, Carlos Árabe, representante da Mensagem.

Comente agora

Prefeitura de SAJ resolve pendência da gestão passada junto aos Agentes Comunitários

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 10:20h
Prefeitura  de SAJ resolve pendência da gestão passada junto aos Agentes Comunitários

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus paga nesta sexta-feira (12) o benefício Assistência Financeira Complementar para todos os Agentes Comunitários de Saúde do município. O Adicional de Incentivo, direito garantido através da Lei 12.994 de 17 de junho de 2014, é repassado pelo Ministério da Saúde e estava nas contas da Prefeitura desde 22 de dezembro de 2016, mas, não foi pago pela antiga gestão, segundo a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (AACS). A autorização para o pagamento do benefício foi feita pessoalmente pelo prefeito Rogério Andrade nesta quinta-feira (11). Após anunciar o pagamento em reunião com representantes da AACS, o prefeito foi até o setor de Recursos Humanos da Prefeitura e realizou o procedimento, o primeiro pagamento de benefício trabalhista da sua gestão.

Comente agora

Lula quer indenização de R$ 1 milhão de promotor que pediu sua prisão

Política  Postado por Anacley Souza - 12/01 18:47h
Lula quer indenização de R$ 1 milhão de promotor que pediu sua prisão

Depois de entrar com ação contra alguns de seus algozes na Lava Jato - como o delegado da Polícia Federal Filipe Pace, o procurador da República Deltan Dellagnol e o juiz federal Sérgio Moro - o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta quinta-feira, 12, por meio de seus advogados, ação de reparação por danos morais contra o promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino, do Ministério Público do Estado de São Paulo. A ação deverá ser distribuída a uma Vara Cível de São Bernardo do Campo, onde Lula reside, e pede que Conserino seja condenado a pagar R$ 1 milhão "a título de indenização ao ex-presidente, levando-se em consideração a extensão dos danos causados e, ainda, a capacidade econômico-financeira do citado agente público". Em 2016, no âmbito de uma investigação sobre o apartamento triplex no Guarujá, o promotor pediu à Justiça estadual decretação da prisão de Lula. Segundo os advogados de Lula, a ação demonstra "a utilização das prerrogativas e do cargo de Promotor de Justiça pelo réu (Conserino) para causar danos à imagem, à honra e à reputação de Lula".

Comente agora

Temer altera programas sociais de Lula e Dilma

Política  Postado por Anacley Souza - 12/01 18:25h
Temer altera programas sociais de Lula e Dilma

Sob críticas de que sua gestão representaria um "retrocesso" nas políticas sociais dos governos dos antecessores Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer promoveu uma série de alterações em programas petistas logo depois de ser efetivado no Palácio do Planalto, em agosto do ano passado. No discurso oficial, o Planalto alegou que era necessário fazer "ajustes" para tornar as iniciativas das gestões petistas mais eficientes. No mês passado, o governo repaginou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), considerado por Dilma um dos seus "xodós". Na tentativa de construir uma agenda positiva para a sua gestão, o governo Temer anunciou a liberação de R$ 850 milhões para realizar ações no Pronatec. A partir deste ano, o programa de cursos de educação profissional e tecnológica terá novos indicadores de monitoramento e avaliação. Além disso, o Ministério da Educação anunciou que vai dar prioridade à oferta de cursos técnicos que sejam realizados simultaneamente ao ensino médio regular para alunos de escolas públicas.

Pente-fino: O Bolsa Família, uma das principais plataformas eleitorais de Dilma e Lula, também passou por ajustes na gestão Temer.

Comente agora

Candidatura de Lula seria tentativa de blindá-lo de condenações

Política  Postado por Débora Ayane - 12/01 18:01h
Candidatura de Lula seria tentativa de blindá-lo de condenações

O movimento que busca consolidar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às eleições presidenciais de 2018 pode coibir ações da Justiça contra ele. A avaliação é do jornalista Gerson Camarotti, colunista do G1. Pessoas próximas ao ex-presidente veem na estratégia uma forma de evitar condenações. "Depois que o nome de Lula for colocado na disputa, qualquer ação contra ele será vista como uma forma de impedir sua candidatura", teria dito um parlamentar petista ao Blog de Camarotti. Segundo a Lei da Ficha Limpa, um político não pode ser candidato depois de condenado na Justiça por um colegiado. Em campanha informal, o ex-presidente participou de ato em Salvador na quarta-feira (11) e, nesta quinta (12), está em Brasília.

Comente agora

Rogério Andrade e Rui Costa assinam protocolo de implantação da Policlínica em SAJ

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/01 14:00h
Rogério Andrade e Rui Costa assinam protocolo de implantação da Policlínica em SAJ

O prefeito Rogério Andrade, o governador Rui Costa e os prefeitos dos municípios consorciados assinaram nesta terça-feira (10) no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador, o protocolo para a implantação da Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus. A obra representa um investimento de R$ 18 milhões do Governo do Estado. A assinatura do protocolo é o último ato necessário para a abertura do processo de licitação para construção do equipamento, o que deve acontecer nos próximos 30 dias. Durante o ato, o governador Rui Costa reforçou o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à saúde na Bahia. - "Saúde é algo caro e difícil em qualquer lugar do mundo. Por isso, é necessário que Governo e municípios se unam para fazer essa força, atendendo melhor a população, indo além da atenção básica. ", afirmou.

Comente agora

UPB: Prefeito de Euclides da Cunha ganha apoio de Neto e Zé Ronaldo

Política  Postado por Débora Ayane - 12/01 13:01h
UPB: Prefeito de Euclides da Cunha ganha apoio de Neto e Zé Ronaldo

Postulante à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Euclides da Cunha, no semiárido do estado, Luciano Pinheiro (PDT), terá apoio dos prefeitos de Salvador, ACM Neto, e de Feira de Santana, no Portal do Sertão. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela prefeitura nesta quinta-feira (12). Além de Pinheiro, concorre à UPB o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), ligado ao senador Otto Alencar, próximo ao governo do Estado.

Comente agora

Wagner deve assumir comando do PT na Bahia

Política  Postado por Anacley Souza - 12/01 07:42h
Wagner deve assumir comando do PT na Bahia

Empossado há dois meses no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Codes), o ex-governador Jaques Wagner admitiu ontem a possibilidade de ele assumir a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia. “Vou me dedicar ao PT da Bahia, do Nordeste e do Brasil, mas prioritariamente ao daqui, que eu tenho mais contribuição a dar. Eu creio que ele [Lula] deve ser nosso presidente nacional, porque é ele quem carrega essa simbologia”, disse o ex-governador ao lado do ex-presidente Lula, no 29º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Salvador. A articulação é feita por Lula. Wagner disse ainda que pode se tornar linha de frente do PT na região Nordeste. “A depender de como for a organização da direção, eu posso ser um vice-presidente no Nordeste. Mas eu não estou pleiteando nada, assim como não estou pleiteando aqui na Bahia”, afirmou o ex-ministro da Casa Civil. Conforme apurou a Tribuna, quem também faz gosto pelo protagonismo de Jaques Wagner à frente do PT é o governador Rui Costa.

Comente agora

Deputado Rosemberg coloca cargo à disposição e deve deixar liderança do PT na AL-BA

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/01 00:53h
Deputado Rosemberg coloca cargo à disposição e deve deixar liderança do PT na AL-BA

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) não deve continuar na liderança do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). No cargo desde o final de 2014, o petista informou ao Bahia Notícias que comunicou aos pares que não pretende continuar na função. “Meu prazo vai encerar agora em fevereiro. Eu já coloquei o cargo à disposição e estamos construindo consensos para substituição no cargo. Eu vou para uma outra posição. Nós temos uma espécie de rodízio dentro do PT e isso eu pretendo preservar”, justificou. Sobre seu futuro, contudo, Rosemberg preferiu não dar detalhes. A bancada da sigla só deve se reunir no final do mês, às vésperas do fim do recesso parlamentar, que termina no dia 1º de fevereiro. No encontro, será definida não só a liderança, como os demais cargos da legenda na Casa. “Não discutimos ainda [qual será meu cargo]. São vários. Tem presidências de comissão, tem vice-liderança de governo, tem também na Mesa Diretora da Casa. Então tem um leque de oportunidades que nós vamos discutir para acomodar todos os deputados”, explicou. Nos bastidores, a sugestão é de que o atual líder do grupo deve pleitear uma vaga na Mesa Diretora, na chapa do atual presidente e candidato à reeleição, Marcelo Nilo (PSL). Mesmo assim, o próprio Rosemberg admite que tudo só será definido de forma concreta no dia 1º. “Porque vai depender muito da conformação das eleições globais da Casa. A nossa posição já está definida. O PT entendeu que esse momento é de muita turbulência política e a gente acha que não deveria mexer na Assembleia nesse momento, pra evitar inclusive descontinuidade”, defendeu.

Comente agora

Polícia Federal pede prorrogação de inquérito sobre Dilma e Lula

Política  Postado por Débora Ayane - 11/01 16:08h
Polícia Federal pede prorrogação de inquérito sobre Dilma e Lula

A Polícia Federal (PF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação do prazo do inquérito que investiga a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta obstrução das investigações da Operação Lava Jato. No mesmo processo, são investigados os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, o ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e o ex-senador Delcídio do Amaral. A investigação foi aberta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, em agosto do ano passado, após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O pedido do procurador foi baseado na delação premiada feita pelo então senador Delcídio do Amaral.

Comente agora

Vitor Bonfim vai permanecer no comando da Secretaria de Agricultura da Bahia

Política  Postado por Débora Ayane - 11/01 14:58h
Vitor Bonfim vai permanecer no comando da Secretaria de Agricultura da Bahia

Contrariando as especulações, o deputado estadual licenciado, Vitor Bonfim (PDT), vai permanecer no comando da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). A informação foi confirmada ao site Bahia.Ba pelo presidente do PDT da Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior. Com isso, Bonfim, que poderia retornar aos trabalhos como deputado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), segue no primeiro escalão do governador Rui Costa (PT). O anúncio oficial de Rui com as mudanças na sua equipe está previsto para a próxima semana. Lideranças políticas de Brumado e do sudoeste da Bahia comemoram a notícia, pois acreditam no trabalho de Vitor Bonfim em busca de melhorias para a agricultura da região. (Brumado Notícias)

Comente agora

Fernando Gomes, prefeito de Itabuna, anuncia saída do DEM

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 11/01 14:28h
Fernando Gomes, prefeito de Itabuna, anuncia saída do DEM

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, anunciou que deixará o DEM. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, o prefeito entrou em rota de colisão com a cúpula do partido durante a eleição, já que não recebeu ajuda do fundo partidário. Recentemente, Gomes esteve em um evento do governador Rui Costa (PT). Ainda de acordo com a publicação, o prefeito deve passar a compor a base do petista. Segundo uma pessoa próxima a Fernando Gomes, ele deverá ficar sem partido por alguns meses, para ter seu passe valorizado e cobiçado por outros partidos. Fernando Gomes se aproximou do deputado federal Paulo Magalhães (PSD), e já foi convidado para se filiar ao PSD. Já o presidente da assembleia legislativa, Marcelo Nilo (PSL), já convidou o prefeito para se filiar ao PSL.

Comente agora

S. A. de Jesus: Ex-primeira dama é nomeada assessora legislativa no gabinete do vereador Chispita

Política  Postado por Débora Ayane - 11/01 14:21h
S. A. de Jesus: Ex-primeira dama é nomeada assessora legislativa no gabinete do vereador Chispita

Ex-primeira dama Francineia Silva

Foi divulgado por meio do Diário Oficial e decretado no dia 05 de janeiro de 2017, o ex-vereador Gilson Froes Prazeres Bastos, conhecido Gilson Bastos (PSD), para o cargo em comissão de Assessor Especial do gabinete do prefeito do município de Santo Antônio de Jesus. E também foi publicado no Diário Oficial no dia 09 de janeiro de 2017, a nomeação pelo presidente da Câmara Municipal, da ex-primeira dama Francineia de Jesus Silva para o cargo de Assessoria Legislativa no gabinete do vereador Marcos Antônio da Costa Muniz, conhecido Chispita (DEM).

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora

Lula sai em defesa de Gabrielli: "Presidente mais importante da Petrobras"

Política  Postado por Débora Ayane - 11/01 13:52h
Lula sai em defesa de Gabrielli: "Presidente mais importante da Petrobras"

Apesar dos suspeitas entorno do ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o trabalho feito pelo economista na estatal durante o seu mandato. De acordo com o petista, Gabrielli "foi o presidente mais importante que a Petrobras já teve". A declaração foi dada durante discurso no 29º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na manhã desta quarta-feira (11), em Salvador. "[Foi] a melhor era de desenvolvimento da Petrobras e ele é vítima da infâmia, vítima de acusações e essas pessoas se esquecem que quando eu fui indicar ele para ser diretor financeiro, as pessoas diziam que não tinha competência e com um ano na diretoria, foi eleito o melhor diretor financeiro de todas as petroleiras do mundo. Ele, junto comigo, participou do maior processo de capitalização da Petrobras", finalizou.

Comente agora

Conquista: Herzem Gusmão lança pacote de medidas para conter gastos

Política  Postado por Débora Ayane - 11/01 13:45h
Conquista: Herzem Gusmão lança pacote de medidas para conter gastos

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), lançou nesta terça-feira (10) um pacote de medidas para controlar gastos do Executivo municipal, que destina mais de R$ 20 milhões por ano para pagar horas-extras e gratificações aos servidores. Segundo o peemedebista, muitos desses pagamentos são feitos de maneira indiscriminada, e, apenas com horas-extras, são gastos mais de R$ 800 mil por mês, representando mais de R$ 9,5 milhões por ano. "A prefeitura tem R$ 24 milhões de folha, que é algo que preocupa. Vamos implementar uma reforma administrativa e um recadastramento e estabelecer um corte linear. Precisamos acabar com a cultura com a hora-extra, é uma sangria", disse ao Bocão News. As gratificações, que atingem R$ 900 mil por mês e R$ 11 milhões por ano, também entrarão no corte. O alcaide garante, entretanto, que os servidores que prestam serviços essenciais não serão afetados. O peemedebista também falou sobre as despesas com aluguel de imóveis, luz e água. "Vamos buscar prédios desocupados pelo governo do Estado para reduzir o valor do aluguel. Vamos controlar também o consumo do combustível, o que antes não acontecia", completou. A estimativa é economizar mais de R$ 20 milhões.

Comente agora

Prefeito Rogério Andrade viabiliza ambulância 0km para Santo Antônio de Jesus

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 11/01 12:40h
Prefeito Rogério Andrade viabiliza ambulância 0km para Santo Antônio de Jesus

A partir desta quarta-feira (11), a população de Santo Antônio de Jesus terá uma nova Ambulância à sua disposição. O veículo é fruto de uma emenda parlamentar do então Deputado e agora Prefeito Rogério Andrade e chega hoje à cidade. O equipamento foi anunciado na noite desta terça-feira (10) durante o lançamento da obra de pavimentação asfáltica da Rua Viriato Lobo. As chaves da ambulância foram entregues ao prefeito pelo governador Rui Costa em cerimônia realizada nesta manhã, no pátio da Secretaria Estadual de Saúde, em Salvador. Acompanharam o prefeito, o secretário municipal de Saúde, Leandro Lobo e o servidor público Djalma, motorista da Secretaria de Saúde do município. (Ascom/PMSAJ)

Comente agora

"O Brasil quer Lula de volta", diz Everaldo sobre candidatura do PT em 2018

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 11/01 12:36h
"O Brasil quer Lula de volta", diz Everaldo sobre candidatura do PT em 2018

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, foi entrevistado pelo Metro1, na manhã desta quarta-feira (11), e comentou o retorno do ex-presidente Lula ao governo em 2018. Destacando as ações de Lula durante os seus dois mandatos, o dirigente deixou claro que o ex-presidente ainda possui força para disputar a eleição. Everaldo esteve no 29º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Salvador, que contou com a presença do ex-presidente. "Vai ter o momento legal [para lançar a candidatura], mas há uma manifestação legítima da sociedade e de pesquisas, de que o Brasil quer Lula de volta para garantir as conquistas sociais que esse governo infelizmente quer tirar do povo brasileiro", declarou. Ainda de acordo com ele, o que "[Lula] construiu na política pública, o credencia" para a eleição. "Lula é um legado que o Brasil e a democracia construiram para o mundo. Esse encontro aqui na Bahia é a força da democracia de uma grande liderança, estamos muito felizes por esse momento", finalizou.

Comente agora

Rui adia secretariado e recomenda ‘suco de maracujá’ a candidatos à presidência da AL-BA

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 11/01 01:18h
Rui adia secretariado e recomenda ‘suco de maracujá’ a candidatos à presidência da AL-BA

O governador Rui Costa assegurou nesta terça-feira (10) que vai anunciar na próxima semana a reforma administrativa no secretariado. “Vou anunciar semana que vem, quinta ou sexta-feira”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. Questionado também se tem obtido êxito na missão de apaziguar os ânimos entre os candidatos à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que tem trocado farpas publicamente, o petista se limitou a dizer que tem conversado com os postulantes, integrantes da base governista, em uma tentativa de evitar um racha no bloco. “Conversar eu estou conversando com tudo mundo. Todos os dias”, assegurou. Para Ângelo Coronel (PSD), Luiz Augusto (PP) e Marcelo Nilo (PSL), o governador deu uma receita para acalmar os ímpetos do trio que disputa o comando da Casa. “Estou recomendando suco de maracujá pra todo mundo”, disse, de forma bem humorada. O chefe do Executivo estadual já exibiu sua predileção por candidato único da base no pleito, uma estratégia que, na sua avaliação, unificaria os governistas. Entretanto, Coronel refutou a possibilidade de uma unidade em torno de Nilo (veja aqui). Sobre a “rebeldia” do deputado, que se mostra relutante a atender uma recomendação do próprio governador, Rui desconversou. “Em torno de quem vai ser o nome, eu não sei. Mas vamos conversar”, tangenciou.

Comente agora

Como presidente em exercício, Rodrigo Maia sanciona Orçamento 2017 sem vetos

Política  Postado por Anacley Souza - 10/01 18:43h
Como presidente em exercício, Rodrigo Maia sanciona Orçamento 2017 sem vetos

O presidente em exercício, Rodrigo Maia, sancionou, na manhã desta terça-feira, 10, sem vetos, o Orçamento Geral da União de 2017. A sanção será publicada no Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira, 11. Maia está no exercício da Presidência da República, já que o presidente Michel Temer está em Lisboa, onde foi participar do funeral do ex-presidente português Mário Soares. A lei orçamentária prevê como meta para 2017 um déficit primário de R$ 139 bilhões. Para a área da saúde, foram destinados R$ 115,3 bilhões, em atendimento do mínimo constitucional de 2017 previsto pela PEC do Teto de Gastos, que é de 13,7% da Receita Corrente Líquida (RCL). O mínimo foi alcançado com o atendimento de emendas destinadas à saúde, sendo R$ 4,8 bilhões individuais, R$ 2,2 bilhões coletivas e R$ 2,7 bilhões alocados pelo relator. Para a educação, o valor destinado será acima do piso constitucional - de 18% - e a área deve receber R$ 85,6 bilhões em 2017, dos quais R$ 52,2 bilhões são recursos vinculados. O valor do salário mínimo passou de R$ 880 para R$ 937 a partir de 1º de janeiro, conforme anunciado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no fim do ano passado.

Comente agora

Presidente do TSE, Mendes não vê problema em viajar com Temer

Política  Postado por Débora Ayane - 10/01 16:50h
Presidente do TSE, Mendes não vê problema em viajar com Temer

A ida de Gilmar Mendes a Lisboa na comitiva do presidente Michel Temer, para o velório do ex-presidente português Mário Soares, que ocorreu nesta terça-feira (10), causou polêmica não apenas devido à sua ausência aos eventos da agenda oficial, mas também porque ele é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve julgar, neste ano, a cassação da chapa Dilma-Temer, acusada de abuso de poder político e econômico para conquistar a reeleição em 2014. No entanto, Gilmar Mendes falou com o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, e disse não ver conflito de interesse em fazer parte da comitiva do governo. "O que é julgado é julgado publicamente. (A viagem na comitiva) Não tem nenhuma influência (no julgamento). No TSE, estamos conversando com todo mundo, organizando seminários, discutindo reforma política, conversando sobre reformas institucionais para o Brasil", disse o ministro. Sobre o não comparecimento ao funeral, Gilmar justificou dizendo que teve uma crise de labirintite. "Eu cheguei muito cedo (a Lisboa), tinha de estar lá (no local da cerimônia) às 7h30, e aí nesse frio e tal, eu não consegui chegar (devido à labirintite)", afirmou Gilmar Mendes. Ele ainda afirmou que foi convidado a integrar a comitiva pelo próprio Temer, na condição de presidente do TSE. "Tenho relações de companheirismo e diálogo com o Michel há mais de 30 anos, como tenho com muitas outras pessoas, de todas as colorações políticas. São relações institucionais", afirmou Gilmar.(N. ao Minuto)

Comente agora

Esposa de Cunha é internada depois de quebrar a perna quando pedalava no RJ

Política  Postado por Débora Ayane - 10/01 14:16h
Esposa de Cunha é internada depois de quebrar a perna quando pedalava no RJ

A jornalista e esposa de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz, foi internada no hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, depois de quebrar a perna. A também alvo da Operação Lava Jato caiu de uma bicicleta enquanto pedalava. Cláudia deverá ser submetida a procedimento cirúrgico, de acordo com o Blog do Ancelmo, em O Globo.

Comente agora

Secretária de infraestrutura de SAJ diz que não tem boas notícias para sua pasta: “Não achamos materiais e nenhum veículo”

Política  Postado por Willyam Reis - 10/01 00:00h
Secretária de infraestrutura de SAJ diz que não tem boas notícias para sua pasta: “Não achamos materiais e nenhum veículo”

Na manhã desta segunda feira (9), a secretária de infraestrutura de Santo Antônio de Jesus, Sonia Fontes, ressaltou a respeito da sua pasta quando assumiu. De acordo com a secretária, esses primeiros dias de posse foi complicado devido à preocupação em arrumar sua sede, “ainda estamos arrumando a casa. Há necessidade também de nos dedicarmos com a situação da cidade em um diagnostico geral, nossas pastas são o dia a dia, mas para isso ainda estamos arrumando as coisas, para que na próxima semana iniciar os processos. Antes de iniciarmos, há questionamentos que eu devo fazer ao conselho e a sociedade: Primeiramente, não tem instrumento maior na atualização do município que uma nova planta, pois eu não sei quem é a cidade física no momento. A planta que eu achei da cidade é de 1998, a cidade mudou muito”, afirmou. Em relação aos instrumentos e materiais de uso da pasta, a secretária afirmou que infelizmente não tem boas notícias para dar a comunidade santoantoniense, “no entanto, não podemos esconder isso. Não achamos nada, não achamos materiais, nem comprovações de contrato dentro das secretarias, não achamos nenhum veículo. Achamos vários históricos que no momento não nos interessa”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia
Comente agora

MST lançará Lula candidato a presidente na Bahia

Política  Postado por Anacley Souza - 09/01 20:25h
MST lançará Lula candidato a presidente na Bahia

O ex-presidente Lula deve ter seu nome lançado ao Planalto pelo Movimento Sem Terra (MST) na Bahia, na próxima quarta-feira (11). Segundo integrantes do MST, o evento irá acontecer no Parque de Exposições, com a presença de Lula.

Comente agora

Pastor Isidório retira candidatura e decide apoiar Marcelo Nilo, que chega a 32 votos

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/01 18:31h
Pastor Isidório retira candidatura e decide apoiar Marcelo Nilo, que chega a 32 votos

O deputado estadual Sargento Isidório (PDT) repete o feito da eleição passada para presidente da Assembleia Legislativa da Bahia: lançou candidatura, mas desiste na reta final para apoiar Marcelo Nilo (PSL). O pedetista confirmou, nesta segunda-feira (9), ao Bocão News, a sua retirada do pleito. Atual 4º vice-presidente, Isidório irá disputar novamente uma vaga na Mesa Diretora da Casa, o que ainda não está definido. A decisão do pedetista em desistir leva para Nilo mais um voto: Samuel Júnior (PSC). Na manhã de hoje, o deputado do PSC e o presidente da Assembleia de Deus, Valdomiro da Silva, conversaram com Marcelo Nilo sobre a briga pela presidência. O entendimento, segundo Samuel, é que tanto ele como Isidório caminhem juntos na votação. Na matemática dos partidos que sinalizaram apoios a Marcelo Nilo, os números chegam a um total de 32 votos: 12 da bancada do PT, oito do PSL, três do PSB, dois do PDT, três do PCdoB, dois do PTN, Targino Machado (PPS) e Samuel Jr. (PSC). Em entrevista ao site, Isidório ainda contou que leva consigo mais dois votos para o atual presidente no processo eletivo, mas preferiu não revelar nomes. Segundo o pedetista, seu nome, no atual cenário, "não reúne as mesmas condições que Marcelo Nilo tem para disputar a presidência". O parlamentar também minimizou o fato de votar em um candidato que está tentando o sexto mandato consecutivo, diante das críticas e propostas de renovação do poder por parte dos adversários de Nilo, como Ângelo Coronel (PSD) e Luiz Augusto (PP). "Se a lei permite que a pessoa se candidate quantas vezes queira, queria ver um dos opositores de Marcelo Nilo abrir mão de se reeleger caso estivesse na presidência. Marcelo tem sido um bom presidente, inclusive para governador Rui Costa", ressaltou Isidório.

Comente agora

Professores universitários criam comitê "Volta, Dilma"

Política  Postado por Anacley Souza - 08/01 10:41h
Professores universitários criam comitê "Volta, Dilma"

O contra-golpe. Este é o objetivo de um grupo de militantes e ativistas que lutam pela volta da presidente deposta Dilma Rousseff. Intitulado "Volta, Dilma", o coletivo é formado por professores universitários cariocas e já tem perfil oficial no Facebook e promete lançar comitê neste dia 25 de janeiro. As informações são do colunista Ancelmo Góis, de O Globo. Em postagem na dita página, o "Volta, Dilma" lembra que a defesa da ex-presidente pede a anulação da votação do impeachment no Senado Federal um mandado de segurança que "tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro/2016". O documento justifica a anulação da votação do impeachment no Senado. Leia trecho do post: "Para os que lutam pela democracia, pelos nossos direitos, por justiça neste país, pelas nossas riquezas, como o Pré-Sal, pela saúde, pela educação, independentemente de apoiarem a presidenta eleita; para os que entendem que a instabilidade trazida pelo golpe e pela incompetência (e excessiva apetência) dos golpistas está destruindo todas as conquistas do povo e levando o Brasil ao caos de uma nova ditadura com aparência de legitimidade dada pela mídia-empresa, o caminho é esse. Acreditamos que esta proposta agregue muitos discursos ora em evidência. Venha lutar conosco pelo restabelecimento da democracia no Brasil! #VoltaDilma #AnulaSTF".

Comente agora

Temer proíbe Marcela de dar entrevistas, diz jornal

Política  Postado por Anacley Souza - 08/01 07:47h
Temer proíbe Marcela de dar entrevistas, diz jornal

O presidente Michel Temer proibiu a primeira-dama Marcela Temer de dar entrevistas, de acordo com a coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. A esposa do peemedebista, como bem lembrou Jardim, não se pronunciou desde que o presidente assumiu o cargo máximo da política no país. Por ora, qualquer declaração de Marcela será feita somente através de assessoria.

Comente agora

Disputa pela presidência da UPB acende alerta no Palácio de Ondina

Política  Postado por Anacley Souza - 08/01 07:32h
Disputa pela presidência da UPB acende alerta no Palácio de Ondina

A candidatura do prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT), a presidente da União dos Município da Bahia (UPB) acendeu o alerta vermelho no Palácio de Ondina. Nos últimos dias, a articulação política do governo Rui Costa, liderada pessoalmente pelo petista, intensificou os contatos com prefeitos, dirigentes partidários e lideranças do interior para fortalecer o candidato preferido por ele – Eures Ribeiro (PSD), de Bom Jesus da Lapa. De acordo com auxiliares próximos a Rui, ele passou a dedicar parte da agenda de trabalho a reuniões diárias com aliados sobre a eleição na UPB. A ofensiva foi deflagrada a reboque dos sinais de crescimento do pedetista no páreo. Embora pertença a uma legenda governista, Pinheiro entrou na corrida com apoio do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), e ganhou a simpatia dos caciques da oposição.

Efeito cascata: Em conversas reservadas, integrantes do núcleo-duro do governo estadual admitem o temor de que um eventual revés na queda-de-braço pelo controle da UPB respingue diretamente na sucessão da Assembleia Legislativa.

Comente agora

Reforma trabalhista deve ser aprovada no primeiro semestre

Política  Postado por Anacley Souza - 07/01 17:46h
Reforma trabalhista deve ser aprovada no primeiro semestre

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta quinta-feira (5) que a reforma da Previdência (PEC 287/16) e a reforma trabalhista (PL 6787/16) serão aprovadas neste primeiro semestre para garantir a recuperação econômica do País. Segundo Maia, se as reformas não avançarem, o desemprego não vai parar de subir e o crescimento não vai voltar. “Do meu ponto de vista [a reforma da Previdência] fortalece o direito dos trabalhadores e das famílias no longo prazo e, no curto prazo, vai dar um alívio enorme, com taxas de juros abaixo de 10% e vai facilitar da recomposição do endividamento das famílias e das empresas que é muito grande hoje”, destacou. Rodrigo Maia também afirmou que a Câmara pode discutir projetos prioritários sobre segurança pública que estão tramitando na Casa em conjunto com os poderes Executivo e Judiciário. “Acho que nós podemos em conjunto, avaliando com todo cuidado por que passa essa crise Manaus, sob o comando do presidente Temer e [da presidente do Supremo Tribunal Federal] Carmem Lúcia construir uma agenda legislativa.

Comente agora

Temer e Cármen Lúcia se encontram neste sábado (7) para falar sobre rebeliões

Política  Postado por Anacley Souza - 07/01 10:53h
Temer e Cármen Lúcia se encontram neste sábado (7) para falar sobre rebeliões

O presidente Michel Temer vai se reunir neste sábado (7), com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, para tratar da crise nos presídios, escancarada após as rebeliões em Manaus e em Roraima, que terminaram em massacres. Em conversas reservadas, auxiliares do presidente comparam a guerra entre facções criminosas a um “barril de pólvora” prestes a explodir e dizem que é necessário o Judiciário ajudar a encontrar soluções para o problema da superlotação carcerária. Temer conversou nesta sexta por telefone com Cármen Lúcia. O encontro entre os dois estava marcado para domingo, mas o presidente solicitou que fosse antecipado, diante da gravidade da situação. Segundo o Estadão, Temer está muito preocupado com o “efeito dominó” das rebeliões, que podem pipocar em várias regiões do país. Até agora, o Palácio do Planalto não conseguiu acertar o passo na estratégia de comunicação ao indicar que a segurança pública é, em primeiro lugar, uma questão a ser tratada pelos Estados.

Comente agora

Parentes do prefeito de Itabuna assumem três das nove secretarias da cidade

Política  Postado por Débora Ayane - 06/01 15:28h
Parentes do prefeito de Itabuna assumem três das nove secretarias da cidade

Recém-empossado, o prefeito Fernando Gomes (DEM) já começou as mudanças na equipe de gestão da prefeitura de Itabuna. Das nove secretarias que serão mantidas no seu mandato, três serão ocupadas por entes da sua família. Em decreto publicado na última segunda (2), no Diário Oficial do Município, Gomes nomeou seu filho, Sérgio Gomes, como secretário de Trânsito. A Secretaria de Assistência Social será agora comandada por Sandra Neilma, sua esposa, enquanto a Secretaria de Administração fica a cargo do sobrinho, Dinailson Oliveira. Segundo informações do site Pimenta, a reforma administrativa do prefeito vai começar a ser analisada pela Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira (9).

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com