Voz


PodCast



Enquete





Blog

Política

Oito em cada 10 brasileiros não confiam nos partidos, aponta pesquisa

Política  Postado por Marcus Augusto Macedo - 23/06 22:07h
Oito em cada 10 brasileiros não confiam nos partidos, aponta pesquisa

Oito em cada dez brasileiros (77,8%) afirmam não ter "nenhuma confiança" nos partidos políticos, aponta o estudo realizado pelo INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia). O resultado é o maior já registrado em pesquisas com metodologia similar. Há quatro anos, em 2014, 46,4% dos brasileiros não confiavam nas siglas. Os principais motivos citados para a desconfiança são a existência de corrupção nos partidos políticos e a falta de capacidade de representar os interesses dos eleitores. Além dos dois pontos, a falta de espaço para a participação dos cidadãos e a falta de um programa político claro também foram citados como problemas. Para Oswaldo Amaral, um dos autores da pesquisa e diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp, o crescimento da desconfiança era esperado, mas não com o volume observado. O levantamento foi feito entre 15 e 23 de março com 2.500 entrevistas em 26 Estados (com exceção do Amapá) realizadas pelo Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação, parte do INCT.

Comente agora

Partidos gastam só 3,5% de fundo público com mulheres

Política  Postado por Willyam Reis - 23/06 09:09h
Partidos gastam só 3,5% de fundo público com mulheres

Ações voltadas para mulheres representaram, em média, 3,5% dos gastos dos partidos políticos em 2017. O dado foi obtido pela Folha de S.Paulo a partir da análise do Sistema de Prestação de Contas Anuais, uma base de dados tornada pública pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e inédita até então. Um artigo adicionado em 2015 à lei dos partidos políticos obrigou as agremiações a repassar um mínimo de 5% do fundo partidário para as secretarias da mulher, que deve custear programas de promoção e difusão da participação política feminina. A legislação, porém, também prevê que esses recursos possam ser reservados para as eleições -razão que os partidos consultados pela reportagem apontaram para justificar por que não gastaram o mínimo de 5% com mulheres. Segundo a prestação de contas partidárias, 33 das 35 legendas registradas no TSE declararam algum gasto com mulheres. Dessas 33, apenas oito atingiram ou superaram os 5%: PTC, PPL, Patriota, PDT, DC, PT, PMB e PSOL. Os partidos têm até 31 de julho para retificar as informações sobre suas contas anuais ao TSE.

Comente agora

Maioria dos eleitores apoiam reforço de Lula a candidatura de Marina Silva

Política  Postado por Aline Souza - 22/06 19:47h
Maioria dos eleitores apoiam reforço de Lula a candidatura de Marina Silva

Foto: Reprodução / Jorge Araújo

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22) perguntou quem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria apoiar na eleição para presidente da República, caso seja impedido de ser candidato. Enquanto 30% dos eleitores não informaram nenhum nome espontaneamente, 19% declarou que o petista não deveria apoiar nenhum nome. Entre os nomes citados, Marina Silva (Rede) foi a mais lembrada, com 15% de menções espontâneas. Com índices mais baixos, ficaram Ciro Gomes (PDT), com 10%, Jair Bolsonaro (PSL), com 9%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 5% e Fernando Haddad (PT), com 3%, entre outros nomes menos lembrados espontaneamente. A pesquisa do Datafolha ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios entre os dias 06 e 07 de junho de 2018. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05110/2018 e apresenta nível de confiança de 95% com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. (BN)

Comente agora

Bolsonaro decide não participar de debates no primeiro turno

Política  Postado por Aline Souza - 22/06 17:50h
Bolsonaro decide não participar de debates no primeiro turno

Foto: Renato Araújo / Agência Brasil

Jair Bolsonaro (PSL) resolveu não participar de nenhum debate durante o primeiro turno das eleições de 2018. Em primeiro lugar nas pesquisas, em cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato reservista deve focar sua campanha nas redes sociais e conversar com eleitores no horário reservado aos debates na TV aberta. (BN)

Comente agora

Wagner é lembrado por 2% dos simpatizantes do PT; índice no Nordeste chega a 8%

Política  Postado por Aline Souza - 22/06 17:20h
Wagner é lembrado por 2% dos simpatizantes do PT; índice no Nordeste chega a 8%

Foto: Reprodução / Globo News

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi lembrado espontaneamente por 2% dos entrevistados em nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Datafolha. Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) dividem a preferência no quesito, cada um, com 20% e Fernando Haddad (PT) obteve 4% das intenções de voto espontaneamente. Já, quando foi apresentado aos entrevistados uma lista com cinco possíveis nomes que Lula poderia apoiar caso não seja candidato, Ciro Gomes é o mais citado, com 32% das menções. Para 15%, o ex-presidente Lula deveria apoiar seu colega de partido Fernando Haddad, para 7%, a pré-candidata do PC do B, Manuela D'Ávila (PCdoB). Para 5%,  Wagner deveria ser o apoiado e, para 3%, o candidato do PSOL, Guilherme Boulos.

Comente agora

Ex-presidente do Uruguai, Mujica visita Lula na prisão

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/06 20:33h
Ex-presidente do Uruguai, Mujica visita Lula na prisão

Foto: Divulgação

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, visitou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Superintendência Federal em Curitiba (PR), onde o petista está detido. “Os homens e as mulheres podem estar presos ao corpo, mas as causas dos homens e das mulheres nunca estão presas, porque caminham com as pernas e os braços dos companheiros”, refletiu, antes de entrar para ver Lula. Depois da visita, que durou aproximadamente 15 minutos, Mujica disse que o ex-presidente brasileiro estava com “muito bom humor, alguns quilos a menos, lendo muitos livros e preocupado com o destino do Brasil”. (BB)

Comente agora

Eleições deste ano podem ser anuladas se houver interferência

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/06 18:39h
Eleições deste ano podem ser anuladas se houver interferência

As eleições de 2018 podem ser canceladas se forem influenciadas fortemente por fake news, afirmou hoje (21) o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. “É claro que isso demanda um acervo probatório e um conhecimento profundo daquilo que foi praticado, mas a lei prevê esse tipo de sanção”, afirmou a jornalistas durante o seminário internacional sobre fake news. De acordo com Fux, quem entender que determinada eleição deva ser anulada com base no dispositivo da lei eleitoral deverá acionar a Justiça munido de provas. “Vai ter intervenção do Ministério Público e cada parte vai trazer sua verdade e o juiz vai trazer a verdade do estado-juiz quando decidir”, declarou. A legislação eleitoral prevê ainda, segundo o Estadão, que a divulgação na propaganda de fatos inverídicos em relação a partidos ou candidatos que possam exercer influência perante o eleitorado pode ser punida com detenção de dois meses a um ano ou pagamento de 120 a 150 dias-multa, de acordo com o artigo 323. (CN)

Comente agora

Veículos de comunicação podem satirizar candidatos, decide STF

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/06 18:23h
Veículos de comunicação podem satirizar candidatos, decide STF

Foto : Antonio Cruz/Agência Brasil

Veículos de comunicação estão liberados pelo Supremo Tribunal Federal a fazer sátiras e montagens com candidatos. A decisão da Corte foi publicada hoje (21). Além disso, os órgãos de imprensa estão autorizados a emitir opiniões favoráveis ou contrárias a políticos durante as eleições.Prevista em uma mudança da lei eleitoral em 2009, a regra já havia sido suspensa pelo próprio STF em 2010, no julgamento de uma ação apresentada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Nesta semana, os ministros julgaram a lei no mérito e a maioria considerou que a proibição contraria a Constituição, por ferir a liberdade de expressão. A lei eleitoral proibia "usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito". (M1)

Comente agora

Rui reúne conselho político na próxima segunda para oficializar chapa majoritária

Política  Postado por Aline Souza - 21/06 17:37h
Rui reúne conselho político na próxima segunda para oficializar chapa majoritária

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

O governador Rui Costa marcou para a próxima segunda-feira (25) a reunião do conselho político. No encontro com presidentes de partidos que compõem a base governista, o petista deve finalmente anunciar, oficialmente, qual será a composição da chapa majoritária que vai marchar com ele na candidatura à reeleição. O Bahia Notícias apurou que Rui deve aparar as últimas arestas com siglas da base em relação à suplência dos dois candidatos ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) – este último confirmado informalmente – para pode amarrar a decisão sobre a composição. Por aparar as arestas, entenda-se definir se PSB e PCdoB ficarão realmente com as suplências de Wagner e Coronel, respectivamente. Nos bastidores, especula-se que o dono do posto dos socialistas será o deputado federal Bebeto Galvão, enquanto, no lado dos comunistas, o indicado será o presidente estadual da legenda, Davidson Magalhães. (BN)

Comente agora

Luciano Huck reafirma simpatia por Marina e Alckmin em jantar com ex-senadora

Política  Postado por Frank Monteiro - 21/06 16:09h
Luciano Huck reafirma simpatia por Marina e Alckmin em jantar com ex-senadora

Foto: Reprodução

Fora da corrida presidencial (mas nem tanto), o apresentador Luciano Huck reiterou em jantar com a pré-candidata Marina Silva (Rede), nesta quarta-feira (20), que simpatiza com a candidatura dela e a do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). O comunicador e empresário, que em fevereiro decidiu ficar fora da disputa, recebeu a ex-senadora em sua casa, no Rio, na condição de representante do Agora!, movimento suprapartidário que prega renovação política. Huck tem dito desde o ano passado que deseja contribuir para a eleição de novos nomes no Congresso. Daí sua aproximação com o Agora! e com o RenovaBR, instituto que dá bolsas para bancar a formação de pré-candidatos ao Legislativo. Marina, que estava acompanhada de dois de seus assessores mais próximos -Pedro Ivo Batista, porta-voz nacional da Rede, e Bazileu Margarido, coordenador de finanças do partido-, sinalizou no encontro que sua candidatura poderá incorporar propostas de políticas públicas que também são defendidas pelo Agora!.

Comente agora

Eleições 2018 podem ser anuladas caso resultado seja influenciado por fake news, alerta ministro

Política  Postado por Aline Souza - 21/06 16:07h
Eleições 2018 podem ser anuladas caso resultado seja influenciado por fake news, alerta ministro

Foto : José Cruz/Agência Brasil

As eleições de 2018 podem ser canceladas se forem influenciadas fortemente por fake news, afirmou hoje (21) o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. “É claro que isso demanda um acervo probatório e um conhecimento profundo daquilo que foi praticado, mas a lei prevê esse tipo de sanção”, afirmou a jornalistas durante o seminário internacional sobre fake news. De acordo com Fux, quem entender que determinada eleição deva ser anulada com base no dispositivo da lei eleitoral deverá acionar a Justiça munido de provas. “Vai ter intervenção do Ministério Público e cada parte vai trazer sua verdade e o juiz vai trazer a verdade do estado-juiz quando decidir”, declarou. A legislação eleitoral prevê ainda, segundo o Estadão, que a divulgação na propaganda de fatos inverídicos em relação a partidos ou candidatos que possam exercer influência perante o eleitorado pode ser punida com detenção de dois meses a um ano ou pagamento de 120 a 150 dias-multa, de acordo com o artigo 323. (M1)

Comente agora

PCdoB discute com o PSD condições para indicar suplência ao Senado na chapa de Rui

Política  Postado por Frank Monteiro - 21/06 15:19h
PCdoB discute com o PSD condições para indicar suplência ao Senado na chapa de Rui

Foto: Arquivo/BNews

O PCdoB finalmente conseguiu marcar com o senador Otto Alencar (PSD) a conversa sobre o fechamento da chapa majoritária do governador Rui Costa (PT). Alegando que o PCdoB foi preterido pelo governador “da mesma forma que o PSB”, uma fonte ouvida pelo BNews assegura que a proposta deve encerrar a polêmica em torno da chapa majoritária. A negociação envolve a suplência da candidatura de Angelo Coronel (PSD) ao Senado e a garantia de ampliação imediata do espaço do PcdoB no governo a ser tratada por Otto junto ao governador. Os comunistas vão propor também que Davidson cumpra parte do mandato de Coronel no Senado em período a ser negociado. (BNews)

Comente agora

PT cogita lançar Dilma Rousseff como candidata a governadora de Minas Gerais

Política  Postado por Frank Monteiro - 21/06 15:06h
PT cogita lançar Dilma Rousseff como candidata a governadora de Minas Gerais

Foto: Reprodução

O PT cogita lançar como candidata a governadora em Minas Gerais ninguém menos que a ex-presidente Dilma Rousseff. A informação é do jornal Estado de São Paulo. Dilma estava cotada para ser candidata ao Senado em Minas, mesmo contra sua vontade. A petista não desejava retornar à política tão cedo. Fernando Pimentel, pré-candidato ao governo de Minas pelo PT, apareceu atrás de Antonio Anastasia (PSDB) na última pesquisa. O tucano pontuou 25.9 e ele 19.9. Para o Senado, no entanto, Dilma lidera a disputa, com 24,4% das intenções de voto. Logo atrás aparece Aécio Neves, com 21%. (Varela Notícias)

Comente agora

‘Em um governo de Ciro, jamais haverá uma Lava Jato’, diz irmão

Política  Postado por Aline Souza - 21/06 13:53h
‘Em um governo de Ciro, jamais haverá uma Lava Jato’, diz irmão

Foto : Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Irmão do presidenciável Ciro Gomes (PDT), Cid Gomes afirmou que um eventual governo do pedetista não será marcado por escândalos políticos. “Pode ter certeza de que, em um governo de Ciro, jamais haverá uma Lava Jato”, afirmou, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Cid ainda negou que a língua será o principal inimigo do presidenciável. Só nesta semana Ciro chamou um vereador de “capitãozinho do mato”, irritou-se em palestra a prefeitos e foi cobrado em jantar pelo “pavio curto”. “É que ele é sincero. E, quando se quer exagerar, chama-se de destemperado. Se fosse uma pessoa que estivesse chegando agora, que você nunca tivesse visto no exercício do poder, haveria razão para temer. Eu acho que o perfil franco, sincero e que fala o que pensa é cada vez mais desejado pelo povo brasileiro”, pontuou. (M1)

Comente agora

Depoimento de Lula na Zelotes previsto para esta quinta (21) é desmarcado por juiz

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/06 20:21h
Depoimento de Lula na Zelotes previsto para esta quinta (21) é desmarcado por juiz

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito da Operação Zelotes, marcado para esta quinta (21), foi desmarcado pela justiça. Néviton Guedes, desembargador do TRF da 1ª Região,  aceitou o pedido da defesa de Lula, mas não determinou nova data para o interrogatório.  Segundo informações da Folhapress, foi alegado pelos advogados que o tribunal havia suspendido anteriormente o depoimento para que fossem ouvidas as testemunhas do exterior, como o caso o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy. A oitiva de Lula, segundo decisão, poderia ser marcada antes dos depoimentos dessas testemunhas apenas se houvesse algum risco para o processo, como prescrição. A defesa afirmou que o interrogatório foi marcado sem levar a decisão em consideração. Pelo fato de Lula está preso em Curitiba, ele dará o depoimento por videoconferência. (NM)

Comente agora

Lula e Moro ficarão frente a frente de novo em setembro

Política  Postado por Aline Souza - 20/06 17:58h
Lula e Moro ficarão frente a frente de novo em setembro

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O juiz Sergio Moro e o ex-presidente Lula terão mais de um encontro ao vivo. Moro marcou na tarde desta quarta-feira o interrogatório do ex-presidente no caso do sítio de Atibaia. Lula será ouvido pelo juiz no dia 11 de setembro às 14h. Será a terceira vez que Lula será interrogado presencialmente pelo juiz. A primeira vez foi em maio de 2017 e a segunda em setembro do ano passado.  Moro também arrolou como testemunhas Emílio e Marcelo Odebrecht (no dia 29 de agosto), o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro (no dia 3 de setembro) e o advogado de Lula Roberto Teixeira (no dia 5 de setembro). O pecuarista José Bumlai será ouvido no mesmo dia de Lula. (BNews)

Comente agora

Marina janta com Luciano Huck no Rio de Janeiro

Política  Postado por Aline Souza - 20/06 17:55h
Marina janta com Luciano Huck no Rio de Janeiro

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Pré-candidata à Presidência pela Rede, Marina Silva deve jantar hoje com o apresentador Luciano Huck. De acordo com o Estadão, o convite partiu do próprio global. O encontro deve ocorrer na residência de Huck no Joá, bairro reservado na Zona Oeste do Rio. Marina já recebeu apoio de movimentos sociais que se aproximaram do apresentador, como o Agora!. Antes do jantar, Marina vai participar de uma conversa pública com o grupo Roda Democrática. Essa foi a única agenda divulgada pela pré-campanha de Marina hoje. Assessores da Rede, no entanto, confirmaram que ela tem outros compromissos privados no Rio. Huck ensaiou filiar-se PPS e lançar a candidatura à Presidência, mas depois declarou que não entraria na disputa em 2018. Ele, no entanto, continua com diálogos frequentes com o PPS, partido que Marina corteja para reeditar uma das alianças da campanha eleitoral em 2014. Desta vez, porém, Marina acena com a possibilidade do presidente nacional do partido, o ex-ministro da Cultura Roberto Freire, assumir a vaga de candidato a vice-presidente na chapa. Depois de o Estadão revelar as sondagens, Marina disse que Freire tem o perfil político que ela busca. (M1)

Comente agora

Alckmin pede apoio do DEM em encontro com ACM Neto

Política  Postado por Frank Monteiro - 20/06 15:26h
Alckmin pede apoio do DEM em encontro com ACM Neto

Foto: Reprodução

A procura de apoio do DEM, o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (20), com o prefeito ACM Neto (DEM). De acordo com informações do jornal O Globo, o encontro ocorreu na casa do ex-ministro Mendonça Filho. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), nao participou. Alckmin pediu que o DEM decida por apoiá-lo e tente trazer todo o bloco do centro."Como presidente do DEM, tenho o dever de dialogar com todos, sem qualquer restrição, exceto o PT. O meu papel, assim como o de Rodrigo Maia, é trabalharmos para termos um projeto compatível com as necessidades do Brasil", disse Neto. (BNews)

Comente agora

Jutahy convida Lídice da Mata para tentar a reeleição na chapa de José Ronaldo

Política  Postado por Aline Souza - 20/06 15:16h
Jutahy convida Lídice da Mata para tentar a reeleição na chapa de José Ronaldo

Foto: montagem/Aratu Online

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Jutahy Júnior (PSDB), convidou a senadora Lídice da Mata (PSB)  para disputar a reeleição pela chapa de José Ronaldo (DEM). A informação foi confirmada nessa quarta-feira (20/6) pelo vereador de Salvador, Tiago Correia (PSDB). De acordo com o político, as conversas começaram antes de o governador da Bahia, Rui Costa (PT), bater o martelo pelas suas preferências, que seriam Jaques Wagner e Ângelo Coronel. “Jutahy considerou errada a decisão de a outra chapa retirar Lídice por dois motivos. O primeiro porque ela é mulher. O outro é pelos serviços que ela já prestou por Salvador”, contou Tiago durante entrevista ao Aratu Online. Nos bastidores, especula-se que a senadora tentará uma vaga para Deputada Federal pelo grupo que representa o governador Rui Costa. Com todo esse cenário, Tiago Correia julga que os dois senadores apoiados pelo petista podem não se eleger. “Os eleitores poderiam retaliar a saída de Lídice e votar na chapa de José Ronaldo”. O grupo do democrata ainda tem vaga para um candidato ao senado e candidato a vice-governador. Há dois meses, Lídice da Mata disse, durante entrevista ao Aratu Online, sobre a possibilidade de ficar fora da chapa de Rui. “Ele tem que ver de que maneira pode atender, se não há lugar para todos, esses pleitos num contexto em que a quem desagradar […] Mas claro que alguém sairá desagradado”, contou. (Aratu online)

Comente agora

Quase fora da chapa, Lídice reafirma querer disputar reeleição: ‘Nossa luta é pelo Senado’

Política  Postado por Aline Souza - 19/06 19:39h
Quase fora da chapa, Lídice reafirma querer disputar reeleição: ‘Nossa luta é pelo Senado’

 Foto: Ailma Teixeira/ Bahia Notícias

A senadora Lídice da Mata (PSB) afirmou na noite desta terça-feira (19) que ainda luta para ter uma vaga para disputar o Senado na chapa majoritária do governador Rui Costa (PT), que será candidato à reeleição. Nos bastidores, é dado como certa que ela ficará de fora da composição, dando lugar ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD). Em plenária convocada nesta terça para discutir quais serão os rumos dela em face à iminência de não poder concorrer a mais um mandato, pela chapa de Rui, ela disse que não poderá decidir quais serão seus rumos sem antes defini-los com o PSB estadual e nacional. “A nossa luta é pelo Senado. Qualquer outra coisa será decidida em fórum partidário, ouvindo o partido na Bahia e ouvindo o partido nacionalmente. Não posso tomar uma posição que não tenha apoio, que não tenha ausculta do partido nacional”, afirmou a socialista. Ainda de acordo com ela, a plenária não servirá para bater o martelo sobre qual será sua posição no pleito. A parlamentar ainda destacou que, no partido, há desejo de que haja uma candidatura avulsa dela para a Câmara Alta. “A nossa intenção não é decidir nada aqui. É ouvir. E é claro, eu sei, até porque fizemos recentemente uma reunião do partido na quarta-feira passada em Salvador e muitas ideias que expressam o sentimento da militância foram colocadas ali, de sair com chapa própria, teve gente que propôs sair do governo, cada um expõe a sua emoção”, disse. “Nós como dirigentes políticos temos o dever de analisando a emoção compreender um caminho para o partido. Nunca tomei uma decisão que valesse apenas a minha decisão pessoal. Não posso ter um projeto político só meu, que englobe a todos”, destacou. (BN)

Comente agora

Segunda Turma do STF confirma para a próxima terça-feira julgamento de pedido de liberdade de Lula

Política  Postado por Frank Monteiro - 19/06 17:38h
Segunda Turma do STF confirma para a próxima terça-feira julgamento de pedido de liberdade de Lula

Foto: Reprodução

O presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, confirmou para a próxima terça-feira (26) o julgamento de um pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de um pedido de efeito suspensivo da execução da pena, que pode deixar o ex-presidente aguardar em liberdade enquanto os recursos são julgados nas instâncias superiores. A defesa também quer que seja suspensa a inelegibilidade gerada com a condenação na segunda instância da Justiça. Na semana passada, o relator da Lava Jato, ministro Luiz Edson Fachin, indicou o caso para julgamento no dia 26, mas a confirmação da data ainda dependia de Lewandowski. Condenado a 12 anos e 1 mês, em regime inicialmente fechado, Lula está preso desde abril na Polícia Federal em Curitiba (PR). Ele foi condenado, em segunda instância, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. (G1)

Comente agora

Em vídeo, Gleisi se defende de ação julgada no STF: ‘Sem pé nem cabeça’

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/06 16:27h
Em vídeo, Gleisi se defende de ação julgada no STF: ‘Sem pé nem cabeça’

Foto: Reprodução/TVE

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, divulgou um vídeo nas redes sociais em que se defende da ação penal que é julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta terça-feira (19). Ela sugeriu que a denúncia é “absurda” e uma “história sem pé nem cabeça”. A parlamentar ainda citou que há “danos irreparáveis” à sua imagem e à família. O Supremo julga a ação contra a senadora, o marido dela, ex-ministro Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler. A denúncia é de que o trio recebeu R$ 1 milhão do esquema de corrupção instalado na Petrobras. Os recursos teriam sido direcionados para a campanha de Gleisi ao Senado, no ano de 2010. Gleisi acusa a denúncia de ser “mais um capítulo” de uma perseguição da Lava Jato contra o PT e contra a tentativa do ex-presidente Lula ser candidato a presidente. Porém, quando a denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República, em maio de 2016, a senadora ainda não era presidente do partido. Ao se defender das acusações, a presidente do PT diz que os investigadores “fizeram e refizeram” delações e “foram ajeitando até formar um roteiro” contra ela. Ela sustenta que nunca conheceu o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e nem o doleiro Alberto Youssef, que fizeram delação premiada. A petista se defende ainda dizendo que, em 2010, quando se candidatou, não tinha função pública e não poderia utilizar nenhum cargo público para beneficiar empresas no governo. (BB)

Comente agora

Rui adia anúncio de chapa após pedido de aliados

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/06 11:53h
Rui adia anúncio de chapa após pedido de aliados

O governador Rui Costa (PT) havia dito, no último dia 12, que anunciaria a composição da sua chapa em busca da reeleição até esta terça (19). No entanto, o chefe do Executivo decidiu adiar o anúncio a pedido de aliados. "Nós já temos a composição a composição da chapa, mas alguns partidos pediram para conversar comigo antes do anúncio. Em respeito a eles, vou conversar com eles, alinhar o encaminhamento e ouvir o que eles têm a dizer", disse Rui durante lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019 no Parque de Exposições, em Salvador, nesta segunda (18). Conforme noticiado pelo BNews, a composição da chapa majoritária terá o próprio governador buscando a reeleição, o vice-governador João Leão (PP) também concorrendo à reeleição, e o ex-governador Jaques Wagner (PT) e o deputado estadual Angelo Coronel (PSD) como pré-candidatos ao Senado. O que ainda não foi resolvida é a composição das suplências do Senado no grupo. Para as vagas de Coronel e Wagner, há pleitos de partidos como PDT, PCdoB, PR e PSB. A formação deixa de fora a senadora Lídice da Mata (PSB), que pleiteava uma vaga na chapa para buscar sua reeleição.

Comente agora

'Preferência da minha suplência é de Lídice', diz Jaques Wagner admitindo disputa com PCdoB

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/06 11:32h
 'Preferência da minha suplência é de Lídice', diz Jaques Wagner admitindo disputa com PCdoB

Foto: João Brandão / Bahia Notícias

Com a formação da chapa majoritária de Rui quase que completa, a disputa mais acirrada dentro da chapa governista, no momento, é a suplência do ex-governador Jaques Wagner (PT). Wagner é confirmado como o primeiro pré-candidato ao Senado pela chapa de Rui Costa (PT).  A segunda vaga deve ficar com o deputado estadual Angelo Coronel (PSD). Acreditando que o petista pode assumir uma secretaria ou até mesmo, dependendo do resultado da eleição presidencial, assumir um ministério, os partidos disputam a suplência de Jaques Wagner no Senado Federal. “A preferência da suplência é de Lídice [PSB]. Isso já foi dito para os partidos, mas o PCdoB também reivindicou. Eu só conheço a disputa entre esses dois partidos em relação à minha suplência. Os partidos estão mais desejosos com a minha suplência com a expectativa de que eu volte como secretário ou que possa compor o governo federal”, explicou Wagner durante inauguração da Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas nesta terça-feira (19).

Comente agora

Rui adia anúncio de chapa após pedido de aliados

Política  Postado por Willyam Reis - 19/06 09:59h
Rui adia anúncio de chapa após pedido de aliados

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa (PT) havia dito, no último dia 12, que anunciaria a composição da sua chapa em busca da reeleição até esta terça (19). No entanto, o chefe do Executivo decidiu adiar o anúncio a pedido de aliados. Conforme noticiado pelo BNews, a composição da chapa majoritária terá o próprio governador buscando a reeleição, o vice-governador João Leão (PP) também concorrendo à reeleição, e o ex-governador Jaques Wagner (PT) e o deputado estadual Angelo Coronel (PSD) como pré-candidatos ao Senado. O que ainda não foi resolvida é a composição das suplências do Senado no grupo. Para as vagas de Coronel e Wagner, há pleitos de partidos como PDT, PCdoB, PR e PSB. A formação deixa de fora a senadora Lídice da Mata (PSB), que pleiteava uma vaga na chapa para buscar sua reeleição. BNews

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com