Voz


PodCast



Enquete





Blog

Política

Governo estuda decreto para trabalho intermitente

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/04 20:08h
Governo estuda decreto para trabalho intermitente

Foto: Reprodução

Faltando apenas cinco dias para que a medida provisória (MP 808) que faz ajustes na reforma trabalhista perca a validade, o governo ainda não encontrou uma solução para o vácuo deixado pela falta de regulamentação. As maiores preocupações são com a perda da arrecadação de impostos (IR) e contribuições (FGTS e Previdência Social), com os trabalhadores intermitentes e com a incerteza sobre se as novas regras valerão para os contratos antigos. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou ao Executivo que a MP precisava ter sido votada na Casa até o último dia 16 para que fosse aprovada pelo Senado em tempo hábil. Mas, como isso não aconteceu, a proposta deverá mesmo perder a validade na próxima segunda-feira. O assunto foi tratado nesta quarta-feira em uma reunião na Casa Civil.

Comente agora

Temer ligou para Aécio para confortá-lo após senador virar réu

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/04 18:43h
Temer ligou para Aécio para confortá-lo após senador virar réu

Foto: Lula Marques/PT

O senador Aécio Neves (PSDB) foi confortado pelo presidente Michel Temer (MDB) depois de se tornar réu por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. Aécio virou réu por decisão da Primeira Turma do STF, por unanimidade, por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. O tucano afirmou que provará a “absoluta legalidade e correção” de seus atos. (Bahia.ba)

Comente agora

Salvador: Capotamento causa congestionamento na Avenida Paralela

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/04 18:22h
Salvador: Capotamento causa congestionamento na Avenida Paralela

Foto: Leitor Metro1

Um capotamento nas proximidades do Shopping Paralela, sentido centro, causa congestionamento na Avenida Pararela neste momento. O acidente também envolveu dois outros carros. Ainda não há informações sobre o estado das vítimas. A Transalvador informa que uma guarnição já está no local. O carro capotado continua na via, mas o guincho já está nas proximidades. O acidente deixa reflexos na região da Mussuranga. (M1)

Comente agora

Gilmar Mendes prorroga por 60 dias investigação sobre Aécio

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/04 17:45h
Gilmar Mendes prorroga por 60 dias investigação sobre Aécio

Foto: Divulgação

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu prorrogar por 60 dias as investigações sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no âmbito de um inquérito que apura “maquiagem” de informações prestadas pelo Banco Rural à CPMI dos Correios. Gilmar também determinou que o inquérito contra o senador seja encaminhado à Polícia Federal para a realização de diligências. “Tendo em vista que há diligências pendentes (…), defiro a prorrogação de prazo, nos termos requeridos. Ante o exposto, determino o prosseguimento das investigações, deferindo o prazo de sessenta dias para conclusão das investigações”, determinou o ministro, em decisão assinada no dia 13 de abril. O inquérito foi instaurado com base na delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral (MS).

Comente agora

Barbosa nega decisão sobre candidatura, mas comemora pesquisa

Política  Postado por Aline Souza - 19/04 16:40h
Barbosa nega decisão sobre candidatura, mas comemora pesquisa

Foto: Reuters

Em sua primeira declaração desde que se filiou ao PSB, o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa (PSB) afirmou nesta quinta-feira (19) que ainda não decidiu sobre se será candidato ao Planalto em outubro. Apesar disso, na chegada à reunião de apresentação ao partido, em Brasília, ele disse considerar "muito bom" o resultado da última pesquisa Datafolha. Nela, o ex-ministro tem entre 9% e 10% das intenções de voto. "Para quem não vai frequenta ambientes públicos, órgãos públicos, quem não dá entrevista, quem leva uma vida pacata, tá muito bom, né?", disse Barbosa. Questionado sobre ser ou não candidato, o ex-ministro disse que ainda "falta muito" para a decisão e que está apenas conhecendo a sigla nesta quinta. Avesso a entrevistas, Barbosa tentou despistar a imprensa na chegada à sede do partido e acabou ignorando homenagem preparada para ele pelo movimento negro do PSB na entrada principal do prédio. Ele deu a volta pelo caminho contrário ao que estavam os veículos de comunicação e os militantes do partido que o esperavam com cartazes e pétalas de rosas vermelhas e amarelas - cores do PSB. "A gente fez um material muito lindo para receber o senhor", disse a secretária-geral da Negritude Socialista, Valneide Nascimento ao ministro, que abordou no caminho. "Eu tenho horário", disse Barbosa. "Eu vejo quando sair, eu tenho um objetivo agora." Com informações da Folhapress.

Comente agora

PSOL tenta anular posse de Moreira Franco no Ministério de Minas e Energia

Política  Postado por Aline Souza - 19/04 16:07h
PSOL tenta anular posse de Moreira Franco no Ministério de Minas e Energia

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Membros do PSOL na Câmara dos Deputados entraram hoje (19) com um pedido na Justiça Federal, em Brasília, para barrar a nomeação e posse do ministro Moreira Franco na pasta de Minas e Energia. O fato, ocorrido na semana passada, teria caracterizado desvio de finalidade. “Na semana em que o Supremo homologou a delação, o presidente recriou um ministério só para o amigo. Moreira assumiu a Secretaria-Geral da Presidência, que o presidente havia eliminado ao tomar posse. Com o novo cargo, garantiu a blindagem do foro privilegiado”, diz o documento assinado pelos parlamentares. Ainda de acordo com o partido, “é de conhecimento público e notório” que há diversas menções ao nome de Moreira Franco em delações e depoimentos de investigados e condenados por atos de corrupção”. Moreira é investigado em inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). (M1)

Comente agora

Governo reduz verba de combate à violência contra a mulher

Política  Postado por Willyam Reis - 19/04 11:47h
Governo reduz verba de combate à violência contra a mulher

Oposição ao governo Temer, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) descobriu que o Planejamento remanejou R$ 209 milhões na Secretaria de Comunicação da Presidência, segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo. Parte desse valor foi retirada dos programas destinados ao combate à violência contra a mulher, e à reforma agrária – em um momento que o Governo prepara novas propagandas. A Secom se defende, e argumenta que o dinheiro estava previsto no orçamento deste ano, e se trata de uma recomposição. Ainda ressaltou que o atual investimento em novas propagandas irá obedecer à lei eleitoral, que define um limite para o volume de gastos. O PSOL irá levar o caso à Procuradoria Geral-República (PGR) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). (bahia.ba)

Comente agora

Julgamento de Maluf é suspenso com 4 votos a 3 contra recurso

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/04 20:48h
Julgamento de Maluf é suspenso com 4 votos a 3 contra recurso

Foto: Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, suspendeu a sessão de julgamento do recurso do deputado Paulo Maluf (PP-SP), que será retomado na sessão desta quinta-feira, 19. Até o momento, quatro ministros votaram contra o cabimento de embargos infringentes (um tipo de recurso) da defesa de Maluf para contestar decisão da Primeira Turma do STF que o condenou a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado. Os ministros Rosa Weber e Luiz Fux votaram contra o recurso e acompanharam os votos do relator, ministro Edson Fachin, e do ministro Luís Roberto Barroso. 

Comente agora

Otto: chapa de Rui ‘será muito beneficiada tendo alguém do PSD’

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/04 20:28h
Otto: chapa de Rui ‘será muito beneficiada tendo alguém do PSD’

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Embasado no ‘potencial’ de seu partido, o presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, ‘confia muito no governador’ Rui Costa sobre a provável escolha de seu correligionário Ângelo Coronel para disputar a senatoria pela última vaga que falta para fechar a chapa do PT. Em entrevista à rádio Itapoan FM na noite desta quarta-feira (18), Otto levantou a bola da senadora Lídice da Mata (PSB) – que disputa com Coronel a vaga no time de Rui, mas voltou a vender seu peixe. Ele destaca o tamanho prático do PSD como maior partido da base.

Comente agora

Randolfe Rodrigues protocola pedido de impeachment contra Temer

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/04 19:32h
Randolfe Rodrigues protocola pedido de impeachment contra Temer

Reprodução: Divulgação

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta quarta-feira (18), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer. O parlamentar argumenta que houve suposto crime de responsabilidade durante depoimento prestado à Polícia Federal. No pedido, Randolfe pede esclarecimentos sobre as declarações prestadas pelo presidente da República relacionadas ao financiamento de campanha em 2014.

Comente agora

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, pede apoio de árabes para libertar Lula

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/04 18:49h
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, pede apoio de árabes para libertar Lula

Foto: reprodução/YouTube

A senadora Gleise Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), pediu apoio da TV Al Jazeera, para libertar o ex-presidente Lula da prisão. A TV, que é a maior emissora de televisão jornalística do Catar e a mais importante rede de televisão do mundo árabe, veiculou o vídeo nesta terça-feira (17/4), e o caso já ganhou grande repercussão. No vídeo, Gleisi acusa a Justiça do país, e afirma que Lula é um “preso político” e que foi condenado por “juízes parciais”.

Comente agora

Ricardo Saud diz que JBS fez repasse ilegal à campanha de Garotinho

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/04 18:06h
Ricardo Saud diz que JBS fez repasse ilegal à campanha de Garotinho

Foto: Lucio Bernardo Jr/ Câmara dos Deputados

Ricardo Saud, ex-diretor da J&F, disse à Justiça que a JBS, empresa do grupo, fez um repasse ilegal de R$ 3 milhões para a campanha de 2014 de Anthony Garotinho, que concorria ao cargo de governador do Rio de Janeiro. Segundo a TV Globo, o depoimento foi prestado em fevereiro, quando o executivo ainda estava preso. O empresário falou no processo eleitoral aberto depois da operação Caixa DʹÁgua, que prendeu Garotinho e a mulher dele, Rosinha Garotinho, e Antônio Carlos Rodrigues, ex-ministro dos Transportes e presidente do PR. Ao ser questionado sobre o repasse ilegal, Saud alegou que a JBS fechou contratos falsos com a empresa Ocean Link Solutions, que repassou a quantia para a campanha.

Comente agora

Família resiste a ingresso na política, mas Joaquim Barbosa está disposto

Política  Postado por Aline Souza - 18/04 14:44h
Família resiste a ingresso na política, mas Joaquim Barbosa está disposto

Foto: Divulgação/STF

Joaquim Barbosa consultou uma série de pessoas para chegar ao ponto em que está hoje: praticamente decidido a disputar a Presidência da República. Segundo a Folha de S. Paulo, ele condiciona fechar questão à construção de um consenso no PSB em torno do nome dele. A família do ex-presidente do STF, no entanto, resistiu à ideia. A principal preocupação é com o desgaste emocional e com a devassa a que ele será submetido se embarcar na corrida ao Planalto. Barbosa acertou com a legenda que, se entender que não há unidade na sigla ou que vai sair chamuscado da campanha, pode desistir até agosto. (M1)

Comente agora

Feira: Vereador critica distribuição de preservativos em Micareta

Política  Postado por Willyam Reis - 18/04 07:38h
Feira: Vereador critica distribuição de preservativos em Micareta

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Um vereador de Feira de Santana chegou a criticar a distribuição de preservativos durante a Micareta da cidade. O evento começa nesta quinta-feira (19). Na tribuna da Câmara de Vereadores, o edil, que é evangélico, disse nesta terça-feira (17) que a compra e a distribuição de preservativos – que previne doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – não tem propósito. Segundo o Acorda Cidade, Edvaldo Lima (PP) declarou que os recursos públicos deveriam ser aplicados em outros fins, como prevenção de doenças do coração e câncer. Lima considerou ser “dinheiro jogado no lixo” campanhas de distribuição de preservativos em festas populares. O vereador disse que relações sexuais só devem acontecer no casamento. (BN)

Comente agora

Rui Costa anuncia que vai pagar R$ 2,37 milhões a instituições beneficente

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/04 20:29h
Rui Costa anuncia que vai pagar R$ 2,37 milhões a instituições beneficente

Foto: Paula Fróes/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou hoje que vai destinar R$ 2,37 milhões para 234 entidades das áreas social e de saúde que já regularizaram as suas prestações de contas com o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. O pagamento faz parte da remuneração das notas doadas pelo programa.

Comente agora

Bens de Romário vão à leilão, diz jornal

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/04 18:57h
Bens de Romário vão à leilão, diz jornal

Foto: Reuters / Ueslei Marcelino

O ex-jogador de futebol e atual senador Romário (Podemos-RJ) vai ter que se desfazer de parte do seu patrimônio. A Justiça do Rio de Janeiro determinou que dois veículos do político devem ser enviados à leilão: um carro Mercedes ML320 AB54 e uma moto BMW F 650 GS. Conforme antecipa o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, os bens já haviam sido penhorados para pagar um dívida do craque com o município do Rio de Janeiro.

Comente agora

Marina diz que ʹsaúdaʹ decisão de Joaquim Barbosa entrar na política

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/04 17:50h
Marina diz que ʹsaúdaʹ decisão de Joaquim Barbosa entrar na política

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Pré-candidata à Presidência da República, Marina Silva (Rede) reforçou hoje (17) a satisfação que tem com a filiação do ex-ministro Joaquim Barbosa ao PSB. "Não temos conversado, eu e o ministro Barbosa, mas saúdo a decisão dele de entrar na política, acho que vai contribuir bastante para o debate. E respeito o debate interno do PSB, sobre se terá ou não candidatura", disse, em conversa com jornalistas após participação da 19º Conferência Anual do Santander, em São Paulo. Marina ainda minimizou o resultado da última pesquisa do instituto Datafolha. "Em uma eleição em dois turnos, os partidos têm direito de colocar suas ideias e apresentar para sociedade aquilo que acham que é o melhor caminho", acrescentou. (M1)

Comente agora

Com Leão na vice, chapa do governo está escalada

Política  Postado por Aline Souza - 17/04 16:39h
Com Leão na vice, chapa do governo está escalada

Foto: BNews

O governador Rui Costa (PT) se reuniu com João Leão e a cúpula do PP na segunda-feira (16). Nesta terça (17) apresentou o programa “Papo Correria” ao lado do senador Otto Alencar (PSD). Na última sexta-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD) afirmou que era importante se ter tão logo fosse possível a definição dos partidos que comporão a chapa majoritária. Na mesma segunda em que Rui se reuniu com os pepistas, a Executiva estadual do PSB promoveu um encontro para reiterar o apoio à candidatura de Lídice da Mata ao Senado. A socialista deseja, e ganhou o apoio dos correligionários, se manter no páreo até que a decisão seja sacramentada e anunciada pelo governador Rui Costa. O prazo para isso é o das convenções partidárias. Na próxima quinta-feira (19) está programada uma conversa do conselho político. Pouco utilizado em tempos de “paz”, durante os anos de governo Rui houve pouquíssimas reuniões, o colegiado composto pelos partidos aliados deve “bater o martelo” em torno da tríade PT, PSD e PP para compor a chapa majoritária. Tendo o PT a cabeça, com Rui Costa e uma vaga do Senado com Jaques Wagner. O PP permanece com a vice. Leão declarou que Dona Tereza “não me quer longe” – Dona Tereza é a esposa do vice-governador -. Embora o tom seja de brincadeira, o fato é que o próprio Rui quer Leão como vice.

Comente agora

Após Datafolha, PSB vê viabilidade em candidatura de Joaquim Barbosa

Política  Postado por Aline Souza - 17/04 13:14h
Após Datafolha, PSB vê viabilidade em candidatura de Joaquim Barbosa

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Dias após o Datafolha mostrar que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa tem 10% das intenções de voto, o PSB já o considera virtual candidato do partido à Presidência da República. A resistência inicial a um projeto eleitoral encabeçado pelo ex-ministro foi superada internamente, de acordo com o Estadão. Nos últimos meses, o ex-presidente do STF se manteve recolhido à espera de uma “segurança mínima” do PSB para ingressar no partido. O processo de filiação superou desconfianças mútuas e o ritual do lançamento de Barbosa já está em preparação. Ele deve se reunir na quinta-feira, em Brasília, com a cúpula e líderes da sigla para discutir um calendário de viagens pelos estados. Antes resistente ao projeto de Barbosa, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, passou a considerar que o ex-ministro “se enquadra” no perfil de centro-esquerda que o PSB quer e elogia a trajetória dele. Câmara convidou Barbosa para conhecer o modelo de gestão em Pernambuco. O governador, no entanto, é contra anunciar agora a pré-candidatura de Barbosa. (M1)

Comente agora

Após bom desempenho de Barbosa, PSB vai fazer pesquisa com foto

Política  Postado por Willyam Reis - 17/04 10:40h
Após bom desempenho de Barbosa, PSB vai fazer pesquisa com foto

Depois de o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa aparecer com 10% das intenções de voto para presidente da República, na pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha e divulgada no domingo (15), o PSB decidiu fazer um levantamento mostrando as fotos dos candidatos aos entrevistados. De acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o partido acredita que nem todos os potenciais simpatizantes de Joaquim Barbosa ligam o nome à figura do ex-presidente do STF. Conforme o presidente da sigla, Carlos Siqueira, a medida pode ajudar Barbosa. Ele se filiou ao PSB no último dia 6, durante evento em hotel de São Paulo. Apesar de seu bom desempenho, aliados acreditam que a confirmação de que disputará o cargo não ocorrerá rapidamente. "Vai ser um drama", disse um deputado da sigla, à coluna Expresso, de Época, pedindo anonimato. Em nota divulgada após filiação, Barbosa deixou clara essa hesitação. "No ano passado, fui estimulado por amigos a manter conversas com líderes de partidos políticos com vistas a uma possível filiação e candidatura a cargo eletivo. Essas conversas mostraram-se mais construtivas e consequentes com o PSB, presidido pelo doutor Carlos Siqueira. Contudo, dar esse passo (sobretudo neste momento conturbado da vida nacional) tem sido um dilema pessoal para mim", destacou o ex-ministro, em texto publicado em seu Facebook.

Comente agora

Jaguarari: Denunciante pede arquivamento de processo que cassou mandato de prefeito

Política  Postado por Willyam Reis - 17/04 07:55h
Jaguarari: Denunciante pede arquivamento de processo que cassou mandato de prefeito

Após a Câmara de Vereadores de Jaguarari afastar o prefeito Everton Rocha de seu mandato por 10 votos contra 3, sob a acusação de improbidade administrativa em uma licitação de um software para o setor de tributos, o denunciante solicitou o arquivamento da denúncia, de acordo com site Minuto Bahia. “A denúncia por mim apresentada perante a Câmara de Vereadores em face do então prefeito Everton Rocha e a empresa improcedente por inteiro, já que ficou comprovada a inexistência da irregularidade. Dessa forma, a fim de evitar uma possível responsabilização contra minha pessoa em relação à difamação e calúnia em face do prefeito e da empresa Volutare, solicito a desistência e requeiro o imediato arquivamento”, reconheceu Klyton Marceu, no requerimento que apresentou a Comissão Parlamentar Processante da Câmara no dia 02 de março. Klyton Marceu revelou ao portal uma suposta farsa montada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Gomes, pelo vereador Zé Galego e pelo ex-vice-prefeito Fabrício D’ Agostino, que culminou com a cassação de Everton Rocha. (BN)

Comente agora

Da prisão, Lula envia carta a militantes que estão no acampamento

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/04 22:31h
Da prisão, Lula envia carta a militantes que estão no acampamento

Stringer/Reuters

O ex-presidente Lula, preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) desde sábado (7), mandou um recado para a militância que segue acampada em frente à PF. "Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado", escreveu. Lula disse que ouviu o que os manifestantes cantaram e que está agradecido pela presença e resistência de todos. Ele afirmou que continua desafiando a Polícia Federal, o Ministério Público, o juiz federal Sergio Moro e a segunda instância a provarem o crime que supostamente cometeu. A mensagem foi lida pela presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann. Ela disse que tem conversado com Lula por meio de seus advogados. Segundo a parlamentar, o ex-presidente pediu que o recado fosse lido aos manifestantes do acampamento.

Veja na íntegra:

Comente agora

Governador assina mais de 700 contratos de aprovados no Partiu Estágio

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/04 22:18h
Governador assina mais de 700 contratos de aprovados no Partiu Estágio

Foto: Carol Garcia/ GOVBA

O governador Rui Costa assinou nesta segunda-feira (16) o contrato de mais de700 jovens convocados pelo programa Partiu Estágio. “O estágio sempre existiu no Estado, só que não tinha um regulamento único, e cada órgão fazia de um jeito. Aqui nós estamos dando a oportunidade de forma transparente. A inscrição é pela internet. Os critérios de seleção são transparentes, publicados previamente em decretos, e, portanto, nós já temos mais de cinco mil jovens fazendo estágios na Bahia, tanto de universidades públicas como de universidades privadas”, afirmou o governador, que anunciou ainda que mais mil jovens serão convocados em breve. O programa foi criado em 2017 e em seu primeiro ano de realização contratou 5.833 jovens. O Partiu Estágio é voltado para os jovens estudantes universitários que não conseguiram se inserir no mercado trabalho e oferece oportunidades em várias áreas do conhecimento.

Comente agora

Caravelas: Líder de coroinhas é investigado por pedofilia

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/04 21:02h
Caravelas: Líder de coroinhas é investigado por pedofilia

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Caravelas

A Polícia Civil investiga um caso de estupro de vulnerável ocorrido dentro da Paróquia Santo Antônio, em Caravelas, no extremo sul da Bahia. A vítima, um menino de 13 anos, relatou os abusos à polícia após a mãe dele descobrir que o garoto estava com sífilis, possivelmente adquirida por meio do autor do suposto crime, Vítor Marques Daniel, líder dos coroinhas na localidade. O jovem fazia parte do grupo desde abril de 2017. De acordo com a polícia, o menino teria se afastado da Igreja após o crime e também falava em suicídio, até revelar o caso. (Metro1)

Comente agora

Raquel Dodge solicita que STF receba denúncia contra Aécio

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/04 20:28h
Raquel Dodge solicita que STF receba denúncia contra Aécio

Foto: Lula Marques/ Agência PT

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu que os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebam a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por corrupção passiva e obstrução de justiça, nesta terça-feira (17). Se os ministros decidirem receber a denúncia, o senador torna-se réu no processo. Aécio é acusado de solicitar R$ 2 milhões a Joesley Batista em troca de ajuda à JBS no Senado. Dodge argumenta que há provas do ilícito, como a gravação de conversa entre o dono da JBS, Joesley Batista, e o senador.

Comente agora

Decreto muda regra para trabalhadores com deficiência usarem o FGTS

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/04 18:58h
Decreto muda regra para trabalhadores com deficiência usarem o FGTS

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Michel Temer assinou nesta segunda-feira, 16, decreto que permite o uso do FGTS por trabalhadores com deficiência para a compra de órteses e próteses. O decreto será publicado no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 17. Para divulgar a medida, o presidente gravou um vídeo em seu gabinete e publicou nas redes sociais. Pelo decreto assinado, é considerado trabalhador com deficiência "aquele que tem impedimento de longo prazo de natureza física ou sensorial" ou que possua impedimento "que produza efeitos pelo prazo mínimo de dois anos" de forma que impeça a participação "plena e efetiva do trabalhador na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas".

Comente agora

É preciso esperar ʹconsistênciaʹ na candidatura de Barbosa, avalia Ciro

Política  Postado por Aline Souza - 16/04 18:05h
É preciso esperar ʹconsistênciaʹ na candidatura de Barbosa, avalia Ciro

Foto: Rodolfo Stuckert/ Câmara dos Deputados

Pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) avaliou que vai ser preciso esperar a consistência do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (PSB) para medir os impactos nas eleições de outubro. Após a candidatura do ex-presidente do STF, a última pesquisa Datafolha mostrou um empate entre eles, com oscilação entre 8% e 10%, em cenários sem o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há 9 dias. "É natural que ele chegue com notoriedade muito grande, porque pilotou durante quase um ano em tempo nobre da TV a novela do mensalão. Vamos ver que consistência ele vai ter na medida em que será exposto à fricção", avaliou, antes de iniciar palestra em evento em Nova Lima (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. Apesar disso, Ciro Gomes acredita que o lugar hoje ocupado por Barbosa já existia em outros cenários, a exemplo do que o apresentador Luciano Huck se enquadrou. "Esse lugar aí de 8% parece que já foi frequentado muito recentemente pelo Huck, que vocês já descartaram. É um perfil de uma pessoa inorgânica à política, aparentemente ligado a combate a corrupção, que são valores superficiais", acrescentou. (M1)

Comente agora

Sete deputados baianos aprovam redução de dívidas próprias em até 95%

Política  Postado por Aline Souza - 16/04 16:56h
Sete deputados baianos aprovam redução de dívidas próprias em até 95%

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A contragosto da equipe econômica do governo, deputados e senadores se deram descontos generosos no Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis). Os parlamentares aprovaram medidas provisórias (MP) que, em alguns casos, reduziram em até 5% o valor cobrado pelo governo. É o caso do pré-candidato ao governo da Bahia, João Gualberto (PSDB). A procuradoria cobrava R$ 5,2 milhões da empresa de propriedade do tucano baiano, a Galileo Indústria e Comércio, que agora terá que pagar R$ 259 mil a União - um desconto de 95% do que devia. O desconto dado a Gualberto usa de créditos de prejuízo fiscal e demais abatimentos. De acordo com dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, responsável pelas cobranças da Dívida Ativa a Revista Valor, 79 deputados e senadores aderiram ao parcelamento do Refis.

Comente agora

Sem Lula, 34% dos nordestinos declaram voto nulo ou branco nas eleições

Política  Postado por Willyam Reis - 16/04 07:18h
Sem Lula, 34% dos nordestinos declaram voto nulo ou branco nas eleições

A pesquisa Datafolha divulgada no domingo (15) indica que a ausência do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial tem especial impacto no Nordeste. As informações foram divulgadas na coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, desta segunda-feira (16). Na região, o percentual de eleitores que indicam voto nulo ou branco em cenários sem o petista varia entre 31% e 34%. Com o ex-presidente no páreo, o índice oscila entre 13% e 14%. Lula é candidato de até 51% dos nordestino, a depender do cenário proposto pelo levantamento. Os números devem ampliar a pressão para que o ex-presidente defina um sucessor, já que 66% do eleitorado da região afirma votaria em candidato indicado por Lula. Um dos nomes mais fortes para a função é o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Jeremoabo: eleição suplementar elegerá prefeito e vice da cidade

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/04 22:39h
Jeremoabo: eleição suplementar elegerá prefeito e vice da cidade

O TRE-BA autorizou, a partir de hoje, a realização de campanha política em Jeremoabo, na Bahia. A eleição será realizada em 3 de junho e escolherá prefeito e vice. Os candidatos também poderão fazer uso de alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, sempre respeitando o horário das 8h às 22h.  Além das propagandas na internet, amplificadores de som, nas sedes e em veículos, a partir da mesma data os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 (oito) às 24 (vinte e quatro) horas. No dia 2 de junho (um dia antes das eleições) deverá ser encerrada a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, além disso, os candidatos têm até às 22 horas para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

Comente agora

Salvador: Governo dá início à construção de Unidade Básica de Saúde no IAPI

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/04 17:59h
Salvador: Governo dá início à construção de Unidade Básica de Saúde no IAPI

Foto: Manu Dias/ GOVBA

O governador Rui Costa (PT) assinou, na manhã deste domingo (15), ordem de serviço para início das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro do IAPI, em Salvador, que vai contar com um investimento de mais de R$ 2 milhões, entre obras civis, equipamentos e mobiliário. “Mais um posto de saúde com R$2 milhões aplicados pra atender a comunidade da região do IAPI, para cuidar da saúde das pessoas. E como sempre acontece onde a gente chega, recebemos outras demandas da população”, disse o petista.

Comente agora

Petista, tucano e presidente do Senado são hostilizados em Dubai

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/04 09:18h
Petista, tucano e presidente do Senado são hostilizados em Dubai

Foto: Reprodução

Circula pelas redes sociais desde o último sábado (14) um vídeo no qual dois brasileiros hostilizam o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Antônio Anastasia (PSDB-MG) em sala vip do aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes. Inicialmente, o homem questiona o fato de parlamentares de siglas e posicionamentos diferentes estarem juntos. Em seguida despeja xingamentos, como "bando de ratos vagabundos", "ladrões" e "nojentos". No momento da abordagem, os políticos aguardavam conexão para o Japão, para onde viajaram a convite do governo local. Confira: (NM)

 

Comente agora

Quatro deputados federais da Bahia estão entre os piores do Brasil

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/04 08:57h
Quatro deputados federais da Bahia estão entre os piores do Brasil

Foto: Seles Nafes

Quatro deputados federais da Bahia figuram entre os 30 piores do Brasil, de acordo com nova atualização do Ranking dos Políticos, ferramenta que analisa e classifica a atuação e histórico de processos dos 513 parlamentares. Último no ranking do estado, Luiz Caetano (PT) ocupa na 505ª posição nacional. Em levantamentos anteriores da plataforma, o petista já tinham o pior resultado entre os baianos. Depois dele vem Afonso Florence (PT), que está no 490º lugar. Waldenor Pereira (PT), na 489ª colocação, e Daniel Almeida (PCdoB), na 487ª, completam a lista. No Ranking dos 30 piores, a Bahia só perde para São Paulo em número de deputados - são cinco paulistas. 

Comente agora

Opção do PT para eleição presidencial, Wagner deve ter ʹconversa francaʹ com cúpula

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/04 08:28h
Opção do PT para eleição presidencial, Wagner deve ter ʹconversa francaʹ com cúpula

Foto: Agência Senado

Tido como uma opção do Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a presidência da República – caso Lula (PT) não consiga –, o ex-governador da Bahia e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner (PT), deverá ter uma "conversa franca" com a cúpula do partido nos próximos dias. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, "por ordem de Lula", "eles vão pressionar o companheiro a dizer se em suas gavetas há negócios que a Polícia Federal (PF) ainda não conhece". A informação foi divulgada pela coluna ontem à tarde (14). O ex-presidente Lula (PT) está preso em Curitiba, no Paraná, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.(Metro1)

Comente agora

Justiça fixa multa diária de R$ 500 mil para manifestantes pró e contra Lula em Curitiba

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/04 17:33h
Justiça fixa multa diária de R$ 500 mil para manifestantes pró e contra Lula em Curitiba

Foto: Reprodução / MT Mais

A Justiça do Paraná estabeleceu multa de R$ 500 mil por dia aos movimentos sociais que ocupam as proximidades da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde está preso o ex-presidente Lula. A decisão foi tomada na última sexta-feira (13) e deve ser cumprida imediatamente. A determinação, assinada pelo juiz substituto Jailton Juan Carlos Tontini, da 3ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba, menciona que os manifestantes, pró e contra Lula, estão contrariando uma ordem liminar do dia 8, que ordenava que os réus não atrapalhassem o deslocamento de pessoas na área e que não fossem formados acampamentos e estruturas semelhantes próximo da PF.

Comente agora

Trump agradece colaboração de França e Reino Unido em ataque contra a Síria

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/04 14:26h
Trump agradece colaboração de França e Reino Unido em ataque contra a Síria

Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

O presidente norte-americano, Donald Trump agradeceu, por meio de postagem divulgada hoje (14) no Twitter, a "sabedoria" e o poder militar da França e Reino Unido no ataque conjunto contra a Síria, realizado na noite de ontem (13) (clique aqui). "Um ataque perfeitamente executado na noite passada. Obrigado à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e pelo poder de seus excelentes exércitos. Não poderia haver resultado melhor. Missão cumprida!", dizia a mensagem. O ataque foi orquestrado após controvérsias envolvendo o uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad. De acordo com o  Exército sírio, o bombardeio deixou três civis feridos após alguns mísseis que estavam indo para uma posição militar em Homs serem desviados da rota (Metro1)

Comente agora

Bolsonaro alinha-se ao regime da escravidão, diz Raquel

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/04 10:39h
Bolsonaro alinha-se ao regime da escravidão, diz Raquel

Foto: reprodução/ Montagem

Para fundamentar a denúncia junto ao Supremo Tribunal Federal contra Jair Bolsonaro por racismo praticado contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, destacou 11 trechos do discurso do deputado federal e pré-candidato do PSL à Presidência da República no Clube Hebraica do Rio de Janeiro. “Para melhor compreensão do conteúdo e extensão do discurso discriminatório e racista do denunciado, destaco os seguintes trechos de sua manifestação, que caracteriza o que a doutrina denomina de discurso de ódio (hate speech)”, escreveu Raquel, que ainda destacou outras quatro manifestações de Bolsonaro, anteriores ao caso do Clube Hebraica, como quando ele declarou: “Não vou dar uma de hipócrita aqui: prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo.”

Comente agora

'Temer é o melhor presidente da história por hora de mandato'

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/04 07:22h
'Temer é o melhor presidente da história por hora de mandato'

Foto: Divulgação/RedeTV!

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, fez uma análise ao programa "Mariana Godoy Entrevista', na sexta-feira (13), segundo a qual Michel Temer seria o melhor presidente da história do Brasil por hora de mandato. "Talvez você diga: 'Não, mas houve o Juscelino [Kubitschek], o Getúlio [Vargas]'. Só que eles tiveram anos de mandato. Nós temos pouco mais de um ano e meio de governo e ainda assim o presidente Temer já apresenta uma lista de realizações que me permite dizer isso”, argumentou. “Ao mesmo tempo que ele é o melhor presidente por hora de mandato do país, é também o mais perseguido. (…) Há uma blindagem impedindo que as notícias boas reflitam na popularidade de Temer”, prosseguiu, sobre os baixos índices de popularidade do presidente. (Ao minuto)

 

 

 

Comente agora

'Temos até julho para decidir', diz Temer sobre ser candidato

Política  Postado por Willyam Reis - 13/04 21:59h
'Temos até julho para decidir', diz Temer sobre ser candidato

O presidente Michel Temer pediu que "deixe correr" o tempo sobre a possibilidade de ser candidato à reeleição em outubro. "Vamos deixar correr. Temos até julho para decidir isso. Vamos dar tempo ao tempo", disse Temer entre as reuniões da 8ª Cúpula das Américas que acontece no Peru. Temer comentou que o tema será "analisado ao longo do tempo". Temer não quis comentar a decisão da Justiça que negou o pedido do Ministério Público Federal para prender pessoas próximas a Temer, como José Yunes e o coronel João Baptista Lima Filho. "São meus amigos há muito tempo. Mas não dou palpite sobre a ação da Justiça", disse. "Porque a coisa que eu mais prezo é a não invasão de competências. No Brasil, se adotou muito essa forma de cada poder querer invadir o outro. Eu prego a separação de poderes", disse o presidente, ao comentar que não interfere na decisão de outros poderes e espera o mesmo tratamento em relação às ações do Executivo. Questionado sobre o tema da Cúpula das Américas, que trata do combate à corrupção, Temer negou que o assunto gere desconforto. "Ao contrário, é um tema que enaltece o governo brasileiro", disse. "As instituições funcionam com toda a regularidade e há coincidência absoluta entre esse tema e o que se opera no Brasil", disse. Com informações do Estadão Conteúdo.

Comente agora

PT quer proibir Datafolha sem Lula como candidato

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 13/04 19:14h
PT quer proibir Datafolha sem Lula como candidato

Foto: Nelson Almeida/AFP

O PT ingressou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma ação para proibir a divulgação da pesquisa Datafolha que foi a campo entre quarta e esta sexta-feira. O partido contesta seis dos nove cenários pesquisados, que não incluem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato à Presidência da República. Segundo a legenda, o Datafolha teve a intenção de “influenciar seus entrevistados na falsa ideia de inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, induzir os entrevistados e, futuramente, quando da divulgação dos resultados da pesquisa, todo o povo brasileiro”. O partido argumenta que, além de colocar cenários com as candidaturas alternativas do ex-governador da Bahia Jaques Wagner e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o instituto passa a impressão de que a candidatura do ex-presidente é “uma hipótese remota e distante, contrariando o fato concreto de que sua pré-candidatura está consolidada”. 

Comente agora

Ciro Gomes e líderes do PDT solicitam visita à Lula para Justiça

Política  Postado por Aline Souza - 13/04 15:10h
Ciro Gomes e líderes do PDT solicitam visita à Lula para Justiça

Foto: Victor Schneider

Após não comparecer à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, lugar em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se hospedou antes de se entregar à Polícia Federal, o pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes ingressou na Justiça, em conjunto com os presidente e vice-presidente da sigla, Carlos Lupi e André Figueiredo, um pedido de autorização pra visitar o ex-presidente na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Na solicitação enviada à 12ª Vara Federal, eles se apresentam como amigos de Lula. Como argumento para a liberação da visita, eles argumentam que não apresentam risco ao funcionamento da sede e solicitaram a flexibilização da visitação a Lula. Os três chegaram a citar o pedido dos governadores do nordeste que tentaram visitar Lula - incluindo o governador Rui Costa - e tiveram autorização negada pela juíza Carolina Moura Lebbos. De acordo com o grupo pedetista, o pedido deles é diferente do grupo e afirmaram que a visita é "um direito inalienável do condenado". Na justificativa para não liberar a visita, a juíza decidiu expressamente que ‘não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal’. Ela lembrou, ainda, a decisão do juíz federal Sérgio Moro - responsável pelo pedido de prisão de Lula - de não conceder privilégio de visitações ao ex-presidente. (BN)

Comente agora

Brasil vive ‘ditadura camuflada’, afirma Rui ao falar sobre prisão de Lula

Política  Postado por Aline Souza - 13/04 14:20h
Brasil vive ‘ditadura camuflada’, afirma Rui ao falar sobre prisão de Lula

Foto: Reprodução/ TV AL-BA

O governador Rui Costa (PT) fez um discurso inflamado em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (13), e falou em “ditadura camuflada” no Brasil durante a sessão especial convocada em homenagem ao petista, preso em Curitiba, convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD). “O nosso país tem um lugar muito especial entre todos os país do mundo. Nossa luta foi para construir e é para construir esse país. Hoje, a tarefa nossa é mais complexa. Se é uma ditadura militar, basta todos denunciarem, é muito explícito. Hoje, ela é mais camuflada”, bradou. O governador ainda fez uma avaliação do estilo de gestão do ex-presidente. “Lula nunca foi um comunista, um revolucionário, um radical. Na essência, ele governou por oito anos, sendo um conciliador, buscando unir o Brasil”, afirmou. (BN)

Comente agora

Otto não deixará Senado para coordenar campanha de Rui

Política  Postado por Aline Souza - 13/04 13:58h
Otto não deixará Senado para coordenar campanha de Rui

Foto: Divulgação

Em entrevista coletiva durante a sessão especial convocada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em homenagem ao ex-presidente Lula, o senador Otto Alencar (PSD) afirmou que não vai se afastar do Senado para coordenar a campanha política do governador Rui Costa à reeleição. O social-democrata disse que deve ser indicado líder do bloco PSD-PP e terá que aceitar o convite. “Eles estão me pressionando, porque não aceitei de outra vez que me convidaram”, disse. O presidente estadual do PSD afirmou que o partido só definirá quem indicará para a chapa majoritária de Rui após o vice-governador João Leão (PP) anunciar qual vaga quer ocupar no grupo. (Politica LIvre)

Comente agora

Diálogo é fundamental para evitar 'um Bolsonaro', diz Marinho

Política  Postado por Aline Souza - 13/04 13:43h
Diálogo é fundamental para evitar 'um Bolsonaro', diz Marinho

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Luiz Marinho, presidente do PT paulista e pré-candidato da sigla ao governo de São Paulo, disse nesta sexta-feira (13), em entrevista à Rádio Eldorado, que teve uma "conversa de pessoa madura" com o ministro do STF Alexandre de Moraes, que é favorável ao cumprimento imediato da pena após julgamento em segunda instância. Ao comentar a visita, feita juntamente com o ex-ministro Gilberto Carvalho, que também é do círculo próximo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marinho alegou que é preciso voltar a dialogar no País, a fim de evitar que "um Bolsonaro" assuma o comando. Na quarta-feira (11), Marinho e Gilberto Carvalho estiveram com os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes para falar sobre o julgamento das ações que tratam do cumprimento de pena após julgamento em segunda instância. "A pregação do ódio não ajuda, vamos ponderar com todos que puder mos conversar", destacou Marinho na entrevista à rádio. E emendou: "Estamos conversando com todos os ministros, independentemente de quem possa decidir ou não sobre prisão após julgamento em segunda instância. A situação está muito tensa e precisamos que todos saibam que, do lado do PT, queremos tranquilidade." (Noticais ao Minuto)

Comente agora

Presidente do Solidariedade diz que partido deve apoiar José Ronaldo para o governo

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/04 00:28h
Presidente do Solidariedade diz que partido deve apoiar José Ronaldo para o governo

O presidente estadual do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo, aponta que o partido deve apoiar José Ronaldo (DEM) na disputa pelo governo estadual este ano. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (12), ele relatou que vê o ex-prefeito de Feira de Santana como o nome que "mais agrega" entre os pré-candidatos que surgiram após ACM Neto anunciar sua permanência na prefeitura de Salvador. "Nossa tendência é de marchar junto com a candidatura de Zé Ronaldo", comentou Araújo. Ele reconheceu que esperava ter ACM Neto como candidato da oposição na disputa pelo governo do estado. "Não deixa de ser um baque para toda coalizão. Tínhamos a candidatura de ACM Neto como certa", admitiu. No entanto, o presidente do SD na Bahia avalia que a chegada de José Ronaldo na disputa representou "uma substituição louvável".

Comente agora

Em Lisboa, Boulos defende campanha internacional contra prisão de Lula

Política  Postado por Willyam Reis - 12/04 21:14h
Em Lisboa, Boulos defende campanha internacional contra prisão de Lula

Em Lisboa para uma maratona de encontros com políticos e acadêmicos europeus, o pré-candidato à Presidência Guilherme Boulos (PSOL) fez uma convocação para uma campanha internacional de denúncia à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Quem achar que isso para no Lula não está entendendo a gravidade do processo que está acontecendo no Brasil", disse o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). "Estamos vivendo a maior crise democrática desde o fim da ditadura no Brasil. O Lula está preso por razões políticas, condenado sem nenhuma prova. Isso tem de ser denunciado", afirmou. O pré-candidato do PSOL foi a estrela do evento "Pela Defesa da Democracia Brasileira", organizado pela Fundação José Saramago, que reuniu nomes da esquerda da Europa em um teatro lotado no centro de Lisboa nesta quinta (12). Também pré-candidata ao Planalto, a deputada estadual Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) cancelou na véspera sua participação no evento devido à morte de seu padrasto.

Comente agora

Lula recebe visita dos filhos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/04 19:47h
Lula recebe visita dos filhos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba

Foto: Nádia Franco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (12), na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, a visita dos filhos Fábio Luís, Luís Claudio e Lurian e do neto Thiago, acompanhados do advogado Cristiano Zanin Martins. Foi a primeira visita ao ex-presidente desde que ele foi preso, no dia 7 deste mês, em São Bernardo do Campo (SP). Do lado de fora, grupos que permanecem em vigília pedindo a libertação de Lula fizeram debates e receberam parlamentares do PT, entre os quais os deputados Carlos Zarattini (SP) e Henrique Fontana (RS). Ainda para hoje está prevista a realização de um ato com a participação da presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR). Dirigentes do PT criticam as condições em que o ex-presidente está preso, principalmente a dificuldade de visitar Lula. Na terça-feira (10), a 13ª Vara Federal de Curitiba negou autorização para a entrada de nove-governadores e três senadores na carceragem para uma visita ao ex-presidente.

Diligência

Ontem (11) a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para realização de diligência sobre as condições de encarceramento do ex-presidente e dos demais presos na PF na capital paranaense. O pedido será formalizado à direção da unidade. Na Câmara dos Deputados, cinco partidos – PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL – pediram na terça-feira (10) a criação de uma comissão externa para acompanhar a situação de Lula na prisão. Segundo a proposta, não haveria custos para a Casa. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não respondeu.

Nota da PF

Também ontem, a Polícia Federal divulgou nota afirmando que os procedimentos relativos à custódia de Lula “são os mesmos aplicados aos demais custodiados, salvo exceções específicas autorizadas pelo Juízo da 12ª Vara Federal de Curitiba”. Esta é a vara responsável pelas execuções penais. A nota acrescenta que o espaço em separado para o ex-presidente foi determinado por Sérgio Moro, responsável pelo processo. De acordo com o texto, não foi aprovado “qualquer outro benefício que não se aplique aos demais custodiados que se encontram atualmente na unidade policial”. Além disso, apenas os servidores envolvidos com a segurança do ex-presidente têm contato com ele, os direitos estão sendo cumpridos e a defesa sabe da situação de Lula, acrescenta a nota.

TRF

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou embargos da defesa de Lula no habeas corpus que pedia a inclusão da oitiva com o advogado Tacla Duran no processo sobre a propriedade de imóveis em São Bernardo do Campo (SP). Tal processo é diferente daquele que resultou na condenação e prisão do ex-presidente, que envolve um apartamento no Guarujá, litoral paulista. A defesa apontava contradições na análise do habeas corpus, que não negado antes do julgamento do mérito. Os advogados também questionavam o fato não terem sido consideradas informações prestadas pela JBS na comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada para apurar denúncias de favorecimento à empresa e a políticos. O desembargador João Pedro Gebran Neto disse que não cabia ao tribunal entrar no exame de provas nesta etapa do processo. (EBC)

Comente agora

Ninguém foi pego de surpresa, revela Neto sobre desistência de candidatura ao seu grupo político

Política  Postado por Willyam Reis - 12/04 18:34h
Ninguém foi pego de surpresa, revela Neto sobre desistência de candidatura ao seu grupo político

Foto: Vagner Souza

O prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto revelou, nesta quinta-feira (12), que seu grupo político já sabia da decisão de desistência pela candidatura ao governo do Estado, antes mesmo do anúncio final. Neto ressaltou que a todo momento seus aliados tentaram fazer com que ele mudasse de ideia, mas que sua decisão foi tomada a partir de pesquisas que apontavam que 60% da população soteropolitana o queria na prefeitura até o final do mandato. “Ninguém foi pego de surpresa. Vinha conversando com todos os partidos. As conversas se estendiam há alguns meses. Conversei com Jutahy [Jr. deputado federal], mas no Carnaval tive uma conversa muito clara com Jutahy indicando que minha vontade era muito mais de ficar do que renunciar. Ele inclusive fez todos os esforços que eu fosse candidato. Assim como João Gualberto, que é meu amigo. Todos tinham conhecimento de como as coisas estavam acontecendo. Na reta final as pressões cresceram. Ela [decisão] só não foi anunciada anteriormente em consideração ao meu grupo que procurava agregar novos elementos políticos para me convencer de ser candidato. Eu pesei tudo isso”, explicou Neto em entrevista ao programa Se Liga Bocão.

Comente agora

Filho de José de Alencar pode ser vice de Lula ou Wagner

Política  Postado por Aline Souza - 12/04 15:42h
Filho de José de Alencar pode ser vice de Lula ou Wagner

Foto: Divulgação

O PT trabalha com a possibilidade do empresário Josué Gomes ser vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula. De acordo com o Estadão, ele não teria resistência em ocupar a vaga caso o indicado para a disputa fosse o ex-governador baiano Jaques Wagner. Condenado em 2ª instância, Lula pode ser impedido de concorrer. No último dia 6, Josué deixou o MDB e se filiou ao PR. O partido é comandado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto. Lideranças da sigla dizem que o plano A para Josué é a candidatura do Senado na chapa do petista Fernando Pimentel ao governo. Mas admitem que ele é um nome de “mil e uma utilidades” e poderia se encaixar no projeto presidencial. (M1)

Comente agora

Em depoimento a Moro, Marcelo Odebrecht diz que vai ʹcomplicarʹ vida de Lula

Política  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/04 13:32h
Em depoimento a Moro, Marcelo Odebrecht diz que vai ʹcomplicarʹ vida de Lula

Foto: Divulgação

O ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, ameaçou “complicar a vida” do ex-presidente Lula em depoimento prestado ao juiz Sérgio Moro, ontem (11). A audiência ocorreu dentro do processo em que Lula é acusado de receber propina da Odebrecht por meio da compra de um terreno para o Instituto Lula, em São Paulo. A ação penal já se encaminhava para a fase final, mas Marcelo apresentou novas provas no processo neste ano, após passar para o regime domiciliar no fim de 2017. Ele anexou e-mails da época da negociação do terreno que não tinham sido incluídos em sua delação, homologada no início do ano passado, segundo a Folha. Ao ser questionado pela defesa de Lula na audiência sobre a seleção de e-mail apresentados aos autos, o empreiteiro falou: “Quanto mais eu vou, mais complica a vida dele.” Em uma das mensagens, disse que orientou o ex-executivo Alexandrino Alencar a falar com o então chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, para evitar que a negociação do terreno se tornasse pública. (Aragao Noticias)

Comente agora

PT fará vaquinha para custear despesas pessoais de Lula

Política  Postado por Willyam Reis - 12/04 12:20h
PT fará vaquinha para custear despesas pessoais de Lula

Deputados e senadores do PT vão contribuir mensalmente com uma vaquinha para pagar as contas pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele está sem recursos para bancar as despesas depois que suas contas pessoais e as do Instituto Lula foram bloqueadas pela Justiça. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, afirmou na quarta-feira (11) à reportagem que o ex-presidente "não tem mais como pagar água, luz, telefone de seu apartamento nem convênio médico, advogados, nada". Okamoto, que também teve as contas bloqueadas, diz que "querem que a gente morra de fome, de sede, sem defesa, de frio". A senadora Gleisi Hoffmann, que preside o PT, diz que os parlamentares decidiram arrecadar os recursos e destiná-los aos pagamentos das despesas de Lula. "É difícil porque deputado e senador do PT são duros. Já contribuímos com R$ 4 mil para o partido. Mas vamos ajudar, cada um dando R$ 500 ou R$ 1.000 já é uma boa colaboração", diz ela. Com informações da Folhapress.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com