As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 28/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

Política

28
Jul
SAJ: Mesmo após o convite de Humberto Leite, vereador Délcio "bate o martelo" e decide apoiar Rogério Andrade
Postado por: Anacley Souza / 01:28h

Considerado como uma “águia” na política municipal, o vereador Délcio Mascarenhas (PP), protagonizou muitas idas e vindas de grupos políticos e uma indecisão própria em quem iria apoiar nesta eleição municipal. Délcio foi até chamado pelo grupo do prefeito Humberto Leite (DEM) para compor a chapa na vice na disputa para uma possível reeleição de Leite. Nesta quarta-feira (28), o edil “bateu o martelo” e confirmou apoio ao deputado e pré-candidato a prefeito Rogério Andrade (PSD). Em entrevista ao Voz da Bahia, Mascarenhas deu detalhes dessa escolha.

Confira na integra a entrevista:     

Voz da Bahia: Como se deu essa articulação política na escolha do seu apoio a pré-candidatura a prefeito de Rogério Andrade?

Délcio Mascarenhas: Marcus, na última semana, tivemos a oportunidade de ter uma reunião com o vice-governador João Leão, juntamente com o deputado federal Cacá Leão e discutimos bastante a relação do Partido Progressista (PP) aqui em Santo Antônio de Jesus em relação às eleições municipais de 2016. Nosso partido tem nomes de grande prestígio com o do vice-governador e eu não poderia tomar uma decisão sem primeiro consultar a cúpula do partido a nível estadual. Sobretudo fomos sondados há uns 15 e 20 dias atrás com a probabilidade de fazer uma conjuntura como os Democratas do prefeito Humberto Leite e essa possibilidade era para que o partido indicasse um dos seus nomes, do seu quadro de filiados para compor uma chapa majoritária. Entre esses nomes, de centenas de filiados, tem também o nosso nome, como vereador pela sétima legislatura consecutiva, já fomos candidato a deputado estadual, somos o presidente do partido aqui no município, então o meu nome foi apontado. Buscamos amadurecer essa ideia, nos sentimos lisonjeados pelo convite nessa magnitude de Humberto. Aproximadamente há 10 meses, no mês de outubro do ano passado, o próprio prefeito já tinha nos convidado para fazer uma composição naquele momento para vir a participar do seu governo, inclusive indicando cargos importantes, a exemplo: da Secretaria da Fazenda e do SAM (clique aqui e saiba mais). Mas naquele momento nós relutamos e entendemos perfeitamente que não era para participar do governo de Humberto, até por que não participamos da sua vitória em 2012 e procuramos continuar na oposição no lugar que a população nos colocou. Agora é um período de decisão, de composição de chapa para majoritária, para um futuro governo. Nós reavaliamos, estava na oposição e chegamos a um denominador comum de continuar sob a liderança de Euvaldo. Quero dizer que a minha decisão política, decisão do Partido Progressista, foi baseada em nossa aliança de fidelidade com o grupo liderado por Euvaldo pesou muito em nossa decisão de composição com o PSD que tem como pré-candidato a prefeito o deputado estadual Rogério Andrade. Avaliamos todas as possibilidades, conjunturas e o ponto principal da nossa decisão foram à amizade, a lealdade e a confiança, nossa parceria que já dura mais de dez anos ao lado do ex-prefeito Euvaldo Rosa. Esse foi o ponto fundamental da nossa escolha.

Voz da Bahia: O que fez Délcio Mascarenhas demorar tanto e relutar em tomar essa decisão de apoio a um pré-candidato a prefeito. Qual era dúvida entre Humberto e Rogério?

Délcio Mascarenhas: Eu acredito que não podemos entender simplesmente que tudo são flores. Em um processo democrático, você tem que, sobretudo respeitar o contraditório. Não é tudo que está dentro do processo que eu concordo perfeitamente, no entanto são coisas que são relevadas e um dos pontos determinantes da gente relevar motivadas situações neste processo é a participação efetiva e apelo de Euvaldo, do PP para marcharmos juntos com o PSD. Essa composição que nós acabamos de fechar hoje, na presença do vice-governador João Leão, do deputado federal Cacá Leão, do pré-candidato a prefeito Rogério Andrade e do ex-prefeito Euvaldo Rosa, se estende também as coligações do PP na proporcional com o PSD, isso já foi batido o martelo tanto para as proporcionais para o cargo de vereador, como também na eleição majoritária para o cargo de prefeito aqui em Santo Antônio Jesus. Então a situação do PP está resolvida e mais uma vez reafirmo que a decisão do ex-prefeito Euvaldo Rosa, a conversa que amadurecemos há dias, isso o foi o peso principal para acompanharmos a pré-candidatura de Rogério Andrade.

Vereador Tom, Deputado Rogério, Délcio e Cacá Leão / Foto: Ascom

Voz da Bahia: Se for fazer uma avaliação ‘nua e crua’ comparando as pré-candidaturas do prefeito Humberto e a do deputado Andrade, o que o senhor diz?

Délcio Mascarenhas: Olhe, eu não gostaria de avaliar nenhuma das candidaturas. Eu entendo perfeitamente que não participei dos projetos do prefeito Humberto, eu trabalhei em campos opostos naquele momento, mas não deixo de reconhecer que o prefeito teve um papel importante de fazer a gestão no município. Existem erros, mais não posso deixar de reconhecer também os acertos. A minha decisão de ficarmos acompanhando a liderança de Euvaldo foi por compreender que o projeto apresentado por Rogério, não tenho dúvida, que esse será muito mais significativo para a sociedade e município.

Voz da Bahia: O senhor está satisfeito com sua decisão, tranquilo agora?

Délcio Mascarenhas: Com certeza, a gente tem que amadurecer as ideias e essa foi uma decisão acertada. Existe um ditado que diz que “só os loucos tem ideia fixa” e eu acredito que foi necessário eu ouvir as pessoas, os amigos. Não só Euvaldo, mais diversos amigos foram consultados. Existiram opiniões diversas e pelo grau de relação, de respeito, de amizade e confiança que construímos ao longo do tempo ao lado de Euvaldo e do grupo, eu não poderia jogar isso tudo por água baixo. Se a decisão tomada fosse contrária, essa também eu, com certeza, seguiria Euvaldo. A minha decisão foi balizada, tranquila e já estou me organizando com os meus amigos, meus companheiros, estaremos sim na campanha ativamente participando das eleições proporcionais e majoritárias, esperando que o nosso grupo possa ter êxito, se Deus quiser sairemos vitoriosos e, sobretudo com uma vitória expressiva.

Voz da Bahia: Délcio foi também convidado a ser vice na chapa de Dr. Everaldo?

Délcio Mascarenhas: Minha relação com Everaldo é de amizade e respeito. Everaldo é um dos bons quadros da cidade, no entanto, entendo que ainda não é o momento dele, tudo acontece no tempo certo. Eu acho que o próprio Everaldo pode ter possibilidade de ser prefeito de Santo Antônio de Jesus, pois ele é uma pessoa inteligente, preparada, mas entendemos que a conjuntura do momento não o favorece com uma terceira candidatura. Não favorece, não é uma candidatura consistente, que tenha viabilidade de uma disputa de igual para igual com chances reais de ganhar a eleição. Naturalmente acredito que não dá nesse momento que a gente faça uma composição com o mesmo, mais isso não tira o direito de nós continuarmos o respeitando como pessoa. Ele deveria esperar o momento real dele chegar.

Voz da Bahia: Aproveitando sua visão política, Rogério Andrade definiu a vice que será Dalvinha Mercês. E Humberto, você tem um prognostico de quem será seu vice nesta eleição?

Délcio Mascarenhas: Prefiro não opinar. Se eu tivesse feito um composição com Humberto eu estaria habilitado fazer uma avaliação, discutir e emitir minha opinião. Como estamos marchando em campos opostos, não estou legitimado para fazer qualquer tipo de avaliação. Acredito que o prefeito de uma cidade como Santo Antônio de Jesus com o quadro de filiados que tem possa surgir um vice dentro de um processo natural. Aproveitando, quero agradecer ao Voz da Bahia pela oportunidade da entrevista.

  1. Reportagem: Voz da Bahia
Comente agora
27
Jul
SAJ: Partidos que apoiam a pré-candidatura de Rogério Andrade realizam convenção neste domingo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:58h

O Partido Social Democrático (PSD) - 55, e os partidos PSB, PcdoB, PDT, PEN, PHS, PMDB, PP, PR, PRB, PSL, PT, PTB, PTdoB, PTN e PV, realizam neste domingo (31), as suas respectivas convenções para as eleições municipais desse ano. Serão oficializados os nomes do candidato a prefeito, vice e vereadores. O evento acontece a partir das 9h, na Av. Roberto Santos, nº 59, na antiga Concessionária Santa Fé Veículos, próximo à Nandocar.

Comente agora
27
Jul
Eleitores terão acesso aos dados dos candidatos
Postado por: Anacley Souza / 20:26h

O Tribunal Superior Eleitoral inaugurou, nesta quarta (27), o DivulgaCandContas, um Sistema de Candidaturas e Contas Eleitorais nos quais os eleitores poderão ter acesso a todos dados dos candidatos como informações relacionadas às prestações de contas de campanhas. Vale lembrar que, com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei n° 13.165), deve ser apresentado ao juiz eleitoral da circunscrição onde o candidato pretende concorrer, o requerimento de candidatura a prefeito, vice-prefeito ou vereador. O prazo estipulado é até às 19h, do dia 15 de agosto. Através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (www.tre-pe.jus.br), no item Eleições 2016, o usuário também poderá consultar os dados de doadores e fornecedores de campanha, informações de limites de gastos e contratações de pessoal. O sistema disponibilizará links para os estados que já possuem registros efetuados. Ao selecionar um estado, será apresentada uma tabela com resumo de cargos – prefeito, vice-prefeito e vereador – e respectivos quantitativos de registros efetuados. O DivulgaCandContas também apresentará informações de eleições anteriores, a partir de 2004.

Comente agora
27
Jul
Santo Amaro: Após representação ao MP-BA, TCM volta a multar Ricardo Machado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:43h

Depois de formular uma representação ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o atual prefeito de Santo Amaro, Recôncavo, Ricardo Machado (PT), na última terça-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) imputou uma multar no valor de R$10 mil ao gestor. Em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (27), o gestor foi punido por irregularidades na contratação sem licitação de uma empresa para captação de recursos, organização e produção de eventos para atender as festividades do município em 2013. A relatoria apurou que a contratação da empresa por R$3 milhões ocorreu de forma inadequada, através de chamamento público. De acordo com a Corte, não foram empregados recursos públicos municipais no acordo, e o município não obteve nenhum lucro ou benefício com a contratação dos serviços. Ainda assim, o órgão ressalta que seria mais “vantajosa, legítima e legal a realização de pregão presencial com ônus para a empresa vencedora”. Ainda cabe recurso da decisão.

Comente agora
27
Jul
Presos se rebelam e tentam fuga na Bahia após cancelamento de visitas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:35h

Presos da Delegacia de Brumado, na região sudoeste da Bahia, se rebelaram e tentaram fugir após a supensão das visitas, na manhã desta quarta-feira (27). Um adolescente suspeito de roubo que está no local aguardando para ser transferido para uma unidade de atendimento socioeducativo em Salvador ficou ferido. De acordo com o delegado Leonardo Rabelo, o caso ocorreu por volta das 10h. "Eles se rebelaram porque as visitas, que ocorrem todas as quartas-feiras pela manhã, foram suspensas hoje porque a gente estava com pouco efetivo no momento para fazer a segurança. A maioria dos policiais estava participando de audiências", afirmou. Ainda segundo o delegado, o adolescente, que não teve idade divulgada, ficou ferido ao tentar quebrar a grade de uma das celas com chutes. Ele foi levado a um hospital por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Ele acbaou ficando com o joelho preso e teve uma luxação. Foi levado para ser medicado, mas já retornou. Está bem", disse o delegado. A polícia não informou quando o menor foi apreendido. Apesar do tumulto, conforme o delegado, não houve nenhuma fuga. Após a rebelião, seguranças realizaram vistoria nas celas. (G1)

Comente agora
27
Jul
TSE envia ao STF novos indícios de irregularidade na campanha de Dilma em 2014
Postado por: Anacley Souza / 18:31h

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encontrou novos indícios de irregularidades nas contas de uma empresa que prestou serviço para a campanha de reeleição da presidente afastada Dilma Rousseff em 2014. O presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, enviou as informações para compor a ação que trata da prestação de contas da petista no STF (Supremo Tribunal Federal). Os novos detalhes envolvem a empresa DCO Informática, contratada para disparar mensagens para celulares via WhatsApp durante a campanha. A empresa tem sede na cidade mineira de Uberlândia e recebeu R$ 4,8 milhões pelo serviço, em quatro repasses feitos ao longo de uma semana em outubro de 2014. "O estabelecimento não possui identificação na fachada, aparentemente também funciona como residência e não tivemos acesso ao interior do mesmo", aponta o relatório da Secretaria Municipal de Finanças de Uberlândia feito a pedido de Gilmar. Além disso, a empresa possui apenas um servidor, um notebook e três funcionários que trabalham sem carteira assinada. Um dos funcionários da DCO relatou que a campanha de Dilma contratou a empresa por R$ 0,06 a R$ 0,16 para cada disparo, e que o preço variava de acordo com o porte e solicitação. Ele também disse que a empresa desenvolveu o programa para fazer os disparos de mensagens e subcontratou a 2K Comunicações para fazer os relatórios das atividades.

Comente agora
27
Jul
Prefeitos de Porto Seguro e Teixeira de Freitas são citados em lista de inelegíveis do TCM
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:20h

Os atuais prefeitos dos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, Claudia Oliveira (PSD) e João Bosco (PT), respectivamente, foram citados na lista dos gestores municipais que tiveram suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) nos últimos oito anos. Dessa maneira, ambos ficam à princípio enquadrados na Lei de Ficha Limpa, e consequentemente podem se tornar inelegíveis para o certame eleitoral do próximo mês de outubro. A relação de nomes foi entregue pelo presidente da Corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, na tarde desta quarta-feira (27) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRRE), desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello.

Comente agora
27
Jul
Dilma afirma que PT deve responder por pagamentos a João Santana
Postado por: Débora Ayane / 16:58h

A presidente afastada, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira (27) que os supostos pagamentos ilegais referentes à sua campanha presidencial de 2010, recebidos pelo publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, por meio de caixa 2, devem ser explicados pela tesouraria do Partido dos Trabalhadores (PT), e não por sua coordenação de campanha. Na semana passada, João Santana e Mônica Moura confirmaram, em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, terem recebido U$ 4,5 milhões em 2013, valor referente a dívidas da campanha de 2010 de Dilma, por meio de uma conta do empresário Zwi Skornicki na Suíça. O casal de publicitários encontra-se preso preventivamente em Curitiba desde fevereiro. "Não é a mim que você deve perguntar isso. Como o próprio João Santana falou, ele tratou disso com a tesouraria do PT", respondeu Dilma ao ser questionada sobre o assunto, em entrevista à Rádio Educadora, de Uberlândia (MG). Ainda segundo ela, uma vez que o suposto pagamento foi feito três anos após encerrada a campanha, quem deve esclarecer o repasse do dinheiro é o PT. "A minha campanha não tem nenhuma responsabilidade sobre as circunstâncias em que se pagou uma dívida remanescente da campanha de 2010, por que ela foi paga três anos depois", disse a presidente.(Metro1)

Comente agora
27
Jul
Ex-prefeita fecha acordo político com DEM para eleições em LEM e Barreiras
Postado por: Débora Ayane / 16:50h

A ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD) teria fechado um acordo político com o DEM para as eleições municipais na cidade e em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com informações do site O Expresso, Oliveira apoiaria a candidatura de Zito Barbosa (DEM) em Barreiras, enquanto a campanha de Oziel Oliveira (PDT) em Luís Eduardo Magalhães ganharia o poio de cinco partidos. Ainda de acordo com a publicação, o presidente do PTB em Luís Eduardo, Jader Borges, negou que a legenda tenha passado a integrar a área de influência democrata.

Comente agora
27
Jul
"Funcionários com salários atrasados na saúde e educação estão sem apoio de deputado"; diz Everaldo
Postado por: Débora Ayane / 16:28h

Os funcionários do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e do Hospital Maternidade Luís Argolo estão com salários atrasados há dois meses, conforme noticiou a rádio Andaiá FM na manhã desta quarta-feira (27). O pré-candidato a prefeito, o médico Dr. Everaldo Ferreira Júnior (PSDC), colocou que desde quando Rui Costa (PT) assumiu o Governo, com “eco” do deputado Rogério Andrade (PSD), lhe apoiando aqui na capital do Recôncavo, tentou isentar-se da responsabilidade com os funcionários da saúde. “Para ser mais preciso, em 2014 e também no primeiro semestre de 2015, o governador e o deputado quase puseram na conta do ex-governador Jaques Wagner, à época com Jorge Solla à frente da Secretaria de Saúde do estado, supostos atrasos na folha dos funcionários da Saúde em seus três últimos meses de mandato, no fim de 2013. A verdade é que costumam pular fora quando algo negativo incide sobre a gestão estadual. Antes os rapasses eram feitos pela prefeitura, só que hoje se mudou a fonte, estadualizando-se o pagamento. Há uma semana, vimos o deputado tentar levar crédito ao alegar ter resolvido à situação dos terceirizados da educação e inúmeras notícias nos principais veículos de comunicação da cidade informando o contrário, um caos; salários ainda atrasados e até demissões”, afirmou. O médico e ex-diretor da extinta 4ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) ainda relata compreender a importância dos trabalhadores cujas funções respaldam o HRSAJ (Hospital Regional) e a Maternidade Luís Argolo, “por isso, nos solidarizamos com a atual situação e cobramos uma resposta de quem de direito. Cadê o deputado governista quando os funcionários mais precisam? Deputado, qual é a solução ou a justificativa embalada de verdade ante os atrasos no pagamento dos funcionários da saúde? E agora, de quem é a responsabilidade? Quando a notícia é boa o senhor pula na frente e vem dar a boa nova. Como cidadão, eu quero saber o que o senhor irá ‘viabilizar’. Mais um problema para o subgovernador Rogério Andrade resolver...”, concluiu Everaldo. 

Comente agora
27
Jul
PPS e prisco apoiam sargento Barreto em Jiquiriçá
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:30h

O Partido Popular Socialista (PPS) e o deputado estadual soldado Prisco (PPS), esta semana, declararam apoio ao candidato a prefeito do município de Jiquiriçá, sargento Barreto. "Vai representar não só a tropa como também os demais locais. Ele está mais que preparado para assumir o cargo", afirmou o parlamentar.

O candidato assumiu o compromisso de promover mudanças efetivas em uma nova gestão e aposta na transparência política. "Durante quantro anos o Tribunal de Contas rejeitou as contas da prefeitura. Mudar a cara da política e uma gestão inovadora é um compromisso nosso", analisou.

Comente agora
27
Jul
Waldir Maranhão pretende fazer as pazes com Eduardo Cunha
Postado por: Willyam Reis / 12:32h

O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) quer fazer as pazes com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo a revista Época, Maranhão considera que aprendeu a não guardar mágoas e que vai procurar por Cunha quando o recesso parlamentar acabar. A publicação recorda que, quando Cunha renunciou à presidência, ele disse que Maranhão fez uma "interinidade bizarra" e que a Casa ficou "acéfala". A relação entre os dois esteve conturbada. Maranhão foi contra Cunha durante a votação do processo de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ele foi à favor da petista. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
27
Jul
Melhora na economia do País não se deve a Temer, afirma Dilma
Postado por: Willyam Reis / 11:12h
  • A presidente da República afastada, Dilma Rousseff, disse que os fundamentos da economia não mudam em dois meses e que, se há melhora na atividade, isso não é resultado do governo do presidente interino, Michel Temer. "Todos os fundamentos da economia foram dados no meu governo. Em dois meses ninguém recupera nada", afirmou Dilma na manhã desta quarta-feira, 27, em entrevista à Rádio Educadora, de Uberlândia (MG). Dilma apontou que, após o referendo que aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), no fim do mês passado, o ministro interino da Fazenda, Henrique Meirelles, divulgou um comunicado afirmando que os fundamentos da economia brasileira são sólidos, citando o volume de reservas internacionais e o forte ingresso de investimento estrangeiro. "O Brasil tem US$ 376 bilhões em reservas e isso não foi feito em dois meses, foi feito no governo do Lula e no meu. Graças a isso o mundo pode tossir que a gente não pega uma pneumonia", afirmou. Segundo Dilma, outros aspectos também estão melhorando, como a tendência de queda da inflação e o início da recuperação da indústria. De acordo com ela, o problema é que durante seu governo havia uma tentativa sistemática da grande imprensa de criar um mau humor sobre a economia brasileira. "Pela mídia, todos os dias o mundo ia cair na nossa cabeça. Quando isso para de acontecer, diminui o mau humor, o mal estar. É isso que está acontecendo agora", respondeu quando questionada sobre a atual melhora nas expectativas com a economia brasileira.
  • Jogos Olímpicos
  • Dilma também reafirmou que não vai participar da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Comente agora
27
Jul
Lauro de Freitas: Chapa de Moema esoclhe vereadora Mirela Macedo como vice
Postado por: Willyam Reis / 10:06h

Uma chapa de oposição só com mulheres concorrerá às eleições para a prefeitura municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), neste ano. Encabeçada pela deputada federal Moema Gramacho (PT), uma das chapas da oposição terá como vice, a vereadora Mirela Macedo (PSD). A definição do nome de Mirela Macedo ocorreu na noite desta terça-feira (29), como informou a rádio Vida FM. As duas entram na coligação montada com os partidos PSD, PTB, PTdoB, PRTB, PEN, PTC, PCdoB e PDT. Gramacho tentará voltar ao cargo máximo do executivo local após duas passagens pela prefeitura, entre 2005 e 2012. (BN)

Comente agora
27
Jul
Capital: Caso PT não indique vice, Sílvio Humberto e Capitão Tadeu são nomes do PSB para Alice
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:51h

Com a demora do PT em indicar o nome para a vaga de vice na chapa da candidata à prefeita de Salvador, deputada Alice Portugal (PCdoB), o PSB continua cobiçando o posto e já tem seus indicados, caso os petistas declinem da indicação. De acordo com o presidente municipal da sigla, Waldemar Oliveira, os vereadores Sílvio Humberto e o ex-deputado estadual e atual pré-candidato a vereador Capitão Tadeu têm a predileção do partido e serão apresentados aos comunistas. Inicialmente aventada pelo PSB para a vaga, a deputada estadual Fabíola Mansur declinou do convite porque pretende se dedicar a “fortalecer” candidaturas da legenda no interior do estado. Segundo o dirigente municipal, apesar da letargia petista, o partido não aparenta ter dificuldades de apresentar um nome para compor chapa com Alice. Eles disseram que estavam avaliando os nomes, mas me parece que eles não estão com carência de nomes. Eles estão avaliando de três a quatro. Na hora que a vaga for disponibilizada para nós, vamos indicar esses dois [Sílvio Humberto e Capitão Tadeu]”, afirmou Oliveira em entrevista ao Bahia Notícias nesta terça-feira (26). Ainda segundo o dirigente socialista, houve “pressão interna” no PT para que o partido não abrisse mão de indicar o vice da comunista, o que fez o PSB recuar no objetivo postular um nome para o posto. Entretanto, não houve divergência com os petistas por causa do episódio, segundo Waldemar. “De forma alguma. Quando apoiamos a deputada, não cogitamos a indicação do vice”, negou. Para ele, no entanto, a demora do PT não representa prejuízos à campanha de Alice. “Eu não entendo que seja algo prejudicial. Mesmo que a escolha do vice seja uma coisa menor, é melhor que haja demora, mas seja indicado um vice que agregue do que indicar um vice qualquer”, ponderou. Já para as eleições proporcionais, o PSB negocia chapa com PCdoB e Rede. “Nós teremos uma reunião amanhã à noite para discutir a proporcional. Vamos discutir essa possibilidade [de composição com outros partidos]. Caso não consigamos, vamos ter chapa própria”, explicou. (por Bruno Luiz - Bahia Notícias)

Comente agora
26
Jul
S. A. de Jesus: Partido Trabalhista Cristão confirma convenção para Rua Tiradentes
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 23:58h

Comente agora
26
Jul
Maioria dos brasileiros quer nova eleição presidencial, diz pesquisa Ipsos
Postado por: Anacley Souza / 19:41h

Mais da metade da população brasileira acredita que o melhor para o país é a realização de uma nova eleição presidencial ainda este ano, com a saída de cena da presidenta afastada Dilma Rousseff e do presidente interino, Michel Temer, de acordo com pesquisa do instituto Ipsos divulgada nesta terça-feira (26/7). O instituto perguntou a 1,2 mil entrevistados “O que é melhor para o Brasil?”, com quatro opções de resposta: permanência de Temer até 2018; retorno de Dilma até 2018; permanência de Temer com convocação de nova eleição este ano; e retorno de Dilma com convocação de nova eleição este ano. A maior parte dos entrevistados, 38%, respondeu que o melhor cenário seria que Temer permanecesse no cargo somente até a realização de uma nova eleição este ano. Outros 14% optaram pelo retorno de Dilma até o novo pleito. Somadas as duas respostas, o levantamento mostra que a maioria, 52%, é a favor da convocação de novas eleições, independentemente do desfecho do processo de impeachment. A opção menos escolhida, com 14%, foi a permanência de Temer até 2018. Em relação a Dilma, 20% dos entrevistados responderam que o melhor para o país seria que a petista cumprisse seu mandato até o final, em 2018. Conforme as regras determinadas pela Constituição, uma nova eleição presidencial está prevista somente para 2018. A antecipação do pleito é permitida somente no caso de renúncia simultânea de Dilma e Temer. Também há a possibilidade de que uma proposta de emenda à Constituição (PEC) seja aprovada pelo Congresso para autorizar uma nova eleição. No entanto, ambos cenários são considerados improváveis.

Comente agora
26
Jul
Lula e FHC recusam convite para cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos
Postado por: Débora Ayane / 17:57h

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso recusaram o convite do Comitê Olímpico Internacional (COI) para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no próximo dia 5 de agosto. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o COI também chamou os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor de Mello. O primeiro ainda não declarou se vai comparecer ao evento. Já o último afirmou que não recebeu o convite. A presidente afastada Dilma Rousseff disse em entrevista nesta segunda-feira (25) à Rádio França Internacional que não vai participar dos Jogos em "posição secundária" (veja mais). Caberá ao presidente interino, Michel Temer, pela declaração que abre oficialmente o evento esportivo.

Comente agora
26
Jul
Dilma tem até essa quarta (27) para apresentar defesa na comissão do impeachment
Postado por: Débora Ayane / 17:15h

A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff tem até essa quarta-feira (27) para entregar as alegações finais do processo de impeachment da petista à Comissão do Impeachment do Senado. Com as alegações finais em mãos, o relator do processo, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), terá cinco dias para apresentar seu parecer sobre a acusação. O relatório será votado pela comissão, em votação por maioria simples – metade mais um dos senadores presentes a sessão – e, em seguida, em votação igual no plenário da Casa, sob a presidência do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, encerrando, assim, a fase de pronúncia do impeachment. Caso a decisão seja a favor da continuidade do processo, Dilma Rousseff será submetida ao julgamento final pelo Senado. A expectativa é de que esta fase dure três dias e comece no final de agosto. Na votação final, se pelo menos, 54 dos 81 senadores entenderem que a presidente cometeu crime de responsabilidade, ela será afastada do cargo definitivamente, além de ficar inelegível para mandatos públicos por oito anos. Nas alegações finais da acusação apresentadas em 12 de julho à Comissão Especial do Impeachment do Senado, os autores da denúncia reafirmam que a presidenta afastada Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade no episódio que ficou conhecido como pedaladas fiscais e na edição de decretos suplementares sem a autorização do Congresso Nacional. Ainda no documento de 131 páginas, assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal, a acusação sustentou que há provas de que os crimes praticados por Dilma ocorreram, também, em 2015 e, em tom político, diz que os brasileiros foram “as únicas vítimas de golpe” .

Comente agora
26
Jul
Morro do Chapéu: Filha de José Carlos Araújo será candidata à vice-prefeita em chapa do PR
Postado por: Débora Ayane / 16:16h

Juliana Araújo será candidata a vice-prefeita do município de Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, na chapa composta por Leo Dourado pelo PR. Araújo é filha do presidente estadual da legenda, deputado federal José Carlos Araújo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Tecnodados Projetos e Pesquisas, e registrada com o número BA-06346/2016, 76,90% dos entrevistados disseram que votariam num candidato a prefeito apoiado por Araújo. O levantamento divulgado nesta semana conta com entrevistas realizadas com 458 pessoas entre 6 e 7 de julho de 2016. A margem de erro de 4,58%.(BN)

Comente agora
26
Jul
Oposição escolhe Elinaldo para disputar prefeitura de Camaçari
Postado por: Débora Ayane / 13:55h

O vereador Antônio Elinaldo (DEM) será o candidato da oposição à prefeitura da cidade de Camaçari. O peemedebista José de Tude, ex-prefeito da cidade, será o vice na chapa anunciada nesta terça-feira (26). “Era uma união esperada pelo povo de Camaçari para construir a mudança. Perdemos as eleições passadas por falta de unidade e vamos derrotar esse grupo que está aí, maltratando a nossa cidade”, disse Elinaldo, ressaltando a importância e o papel desempenhado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Para Tude, a união é essencial para derrotar a hegemonia petista na cidade. “Este desgoverno que temos hoje na cidade tem acabado com Camaçari. Decidimos unir as nossas forças para mandar o PT ir embora daqui”, frisou, pontuando que Elinaldo tem “cheiro de povão”.(Política Livre)

Comente agora
26
Jul
Pesquisa: nem Dilma, nem Temer, brasileiros querem novas eleições
Postado por: Willyam Reis / 11:57h

A maioria da população brasileira aprova a convocação de novas eleições presidenciais em outubro, quando ocorre a votação para prefeitos e vereadores em todo o país. A pesquisa da consultoria Ipsos mostrou que 52% dos entrevistados acreditam que essa opção é "o melhor para o país", segundo a BBC. Dentre esse percentual de 52%, a maioria, com 38%, prefere que Temer continue no cargo, enquanto 14% preferem que Dilma retome a presidência e conduza as novas eleições. A antecipação das eleições, na verdade, só pode ocorrer com aprovação de ampla maioria no Congresso, do contrário, um novo pleito só aconteceria em 2018. A outra hipótese para novas eleições é se Dilma e Temer renunciassem simultaneamente. Ou seja, essa hipótese é praticamente descartada. Outros 20% dos entrevistados responderam que seria melhor que a presidente afastada retomasse o seu mandato, enquanto 16% preferem que Temer seja empossado. 12% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa foi realizada entre os dias os dias 1 e 12 de julho e ouviu 1.200 pessoas presencialmente, em 72 cidades do país. A margem de erro é três pontos percentuais. O diretor da Ipsos Public Affairs comentou a pesquisa. "Isso (o apoio à eleição antecipada) ocorre porque a opinião pública queria a saída de Dilma Rousseff, mas não necessariamente a entrada de Michel Temer", disse, em nota. A decisão final do Senado sobre o impeachment está prevista para o final de agosto. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
26
Jul
54% dos eleitores nordestinos rejeitam governo Temer, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 10:23h

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Paraná, o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) tem aprovação de 35,6% na região Nordeste, contra uma reprovação de 53,9%. A pesquisa foi realizada com 544 entrevistados. Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio, em todo o país, os números foram de 38,9% e 52%, respectivamente. No que diz respeito à expectativa da população sobre o governo nos primeiros meses, 22,2% dos nordestinos afirmaram que Temer está indo melhor do que esperavam, contra 20,9% registrado em todo o país. Sobre a situação financeira, 15,6% dos eleitores do Nordeste afiramaram que a situação melhorou após a posse de Temer, cerca de quatro pontos percentuais a mais do que a média nacional, que foi de 11,3%. A maioria do eleitorado ainda quer novas eleições. De acordo com o levantamento, a opção é a alternativa é defendida por 62,4%, ante 23,8% defendem a permanência de Temer. Somente 11,1% acham que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) tem que voltar ao cargo. 47,7% defende que o ex-presidente Lula (PT) seja preso. Já 34,1% preferem que o ex-presidente se aposente da política, enquanto 15,2% querem que Lula volte a comandar o país.

Comente agora
25
Jul
País poderá ter mais eleições suplementares este ano
Postado por: Anacley Souza / 21:45h

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, considera que o número de eleições suplementares vai aumentar na disputa municipal deste ano. Segundo o ministro, devido às mudanças no processo eleitoral, a expectativa é de que alguns pleitos sejam judicializados e, como consequência, diversas eleições sejam anuladas. Caso a eleição de um candidato seja anulada, por ficha suja, por abuso econômico ou qualquer outra irregularidade, ao invés de o segundo candidato com o maior número de votos assumir, agora será necessária a realização de uma nova eleição. Dessa forma, diversas decisões sobre a sucessão nas prefeituras e a composição das câmara municipais podem ficar para depois do mês de outubro. Outra mudança na legislação que contribui para os pleitos tardios é que o prazo para registro de candidaturas foi adiado de 5 de julho para 15 de agosto. O objetivo, segundo Gilmar, foi baratear as eleições, porém a alteração trará consequências que precisarão ser revistas, já que a Justiça também começará a analisar mais tarde as impugnações. O julgamento poderá se estender para depois do resultado da eleição, levando à anulação de votações já realizadas. A redução nos prazos para as campanhas e para a análise das candidaturas poderão contribuir para aumentar os casos em que o candidato é considerado inelegível após já ter sido eleito. Por isso, Mendes afirmou que a eleição de 2016 servirá como um "experimento institucional" e que uma reforma política e eleitoral deverá ser discutida para o pleito de 2018. De acordo com o presidente do TSE, a Justiça Eleitoral autorizou que mais juízes atuem para analisar candidaturas, mas afirmou que certamente se chegará a outubro com muitas pendências.

Comente agora
25
Jul
Feira: Promotor destaca mudanças na lei eleitoral que limitam gastos de campanhas
Postado por: Débora Ayane / 17:07h

Os candidatos que vão disputar a eleição para os cargos de prefeito e vereador em todo o Brasil terão que ter bastante cuidado com os gastos em suas campanhas eleitorais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já determinou limites de investimentos, que não podem ser ultrapassados mesmo que o candidato tenha recursos próprios.Para os que vão disputar a eleição em Feira de Santana, pelo número de eleitores na cidade, os candidatos a prefeito poderão gastar cerca de 1 milhão e 600 mil reais. Para o cargo de vereador a campanha pode chegar até 66 mil reais. O promotor Audo Rodrigues, da 157ª zona eleitoral, que tem atribuições em impugnação de mandato eletivo e investigação eleitoral, alerta os candidatos para evitarem o chamado caixa dois.Audo Rodrigues destacou que tem sido hoje matéria quase que diária na mídia nacional as investigações que estão ocorrendo no Brasil, a título de possíveis utilizações indevidas de recursos, principalmente em campanhas políticas, o que, segundo ele, no entender dos órgãos superiores, tem favorecido uma disputa eleitoral de forma não igualitária, entre possíveis candidatos.“Na tentativa de uma modificação nesse cenário caótico de campanhas eleitorais que vence quem tem mais poder econômico, essa eleição está inovando, no tocante de fixar um limite de gastos para os candidatos. O que se busca é que se tenha uma igualdade de condições e que não prevaleça numa disputa aquele que possa gastar mais e em um efeito publicitário tentar ter um poder de convencimento superior àquele que não tem o mesmo gasto na campanha eleitoral.

Comente agora
25
Jul
Pastor em S. A. de Jesus avisa: “Há pessoas do lado do prefeito que ao invés de ajudar só atrapalha”
Postado por: Willyam Reis / 17:06h
  1. Nesta segunda feira (25), o pastor Fernando Gomes (PR), em entrevista a uma rádio local explicou sua troca de posicionamento político para o pleito eleitoral 2016 em Santo Antônio de Jesus. Fernando apoiou o atual prefeito Humberto Leite (DEM) junto com o deputado estatual Rogerio Andrade (PSD) enquanto os dois estavam no mesmo grupo político, no entanto, com o rompimento deles, o pastor tomou a decisão de vir amparar a pré-candidatura a prefeito de Rogério, “eu não tenho nenhum problema com Humberto, tenho carinho muito especial por ele, e acho que ele superou a expectativa em relação ao que a população de Santo Antônio de Jesus. Eu o apoiei com segurança e tive um bom relacionamento, mas meu problema realmente foi com algumas pessoas que eram dependentes dele, fiquei decepcionado com algumas questões causadas por elas. Às vezes o prefeito não percebe, mas há pessoas que estão do lado dele, que, ao invés de ajudar, só atrapalha. São pessoas que estão comprometidas ou o prefeito está comprometido com elas”, comentou.

Pastor Fernando e a esposa a pastora Rita

  1. Declara apoio ao deputado: Fernando afirma também que sua esposa, a pastora Rita Gomes (PR), apoiará seu posicionamento, mas declara que não pensa em seu nome como pré-candidato, mas sim como um auxiliar, colaborando com a mulher, “a pastora Rita tem pretensão de ser candidata à vereadora”, expôs. Gomes ressaltou ainda que recebeu vários convites do atual prefeito para discutir motivos que vinha lhe deixar insatisfeito, “eu decidi não conversar com Humberto, porque ele não merece que eu o machuque diretamente. Eu me afastei de forma muito discreta, e tenho sentido que o gestor sempre honrou a mim e minha esposa, mas infelizmente eu estou decidido apoiar o deputado Rogério Andrade”, concluiu.

  2. Redação: Voz da Bahia
Comente agora
25
Jul
TSE: mais de 144 milhões de pessoas estão aptas para votar na eleição deste ano
Postado por: Débora Ayane / 16:18h

O número de eleitores aptos a votar no pleito municipal deste ano aumentou em relação ao de 2012: mais de 144 milhões os eleitores poderão votar para prefeito e vereador no dia 2 de outubro – na eleição de 2012, estavam aptas mais de 138 milhões de pessoas.Os números foram divulgados hoje (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não incluem o eleitorado do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há eleição neste ano, nem os brasileiros residentes no exterior. São Paulo é o município com maior número de eleitores, mais de 8 milhões e 800 mil. Araguainha, em Mato Grosso, tem o menor número, 954 eleitores. A maioria do eleitorado nacional é formada por mulheres, que, em 2016, representam 52,21% do total, com crescimento de 0,32 ponto percentual sobre 2012 (51,89%). Os dados do TSE mostram também o número de municípios onde pode haver segundo turno. Dos mais de 5 mil municípios onde serão realizadas eleições, 92 podem ter segundo turno, já que têm mais de 200 mil eleitores.Ao divulgar os dados, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, lembrou que o prazo para registro de candidatos termina no dia 15 de agosto. De acordo com Mendes, até o momento, foram feitos apenas 122 registros. A expectativa é haja cerca de 580 mil candidatos na eleição de outubro. 

Comente agora
25
Jul
São Gabriel: PP e PMDB anunciam pré-candidatos a prefeito e vice
Postado por: Débora Ayane / 15:18h

Os partidos PP e PMDB confirmaram as pré-candidaturas a prefeito e vice em São Gabriel, na região de Irecê, centro norte do estado, neste domingo (24). Em encontro realizado em uma quadra esportiva do bairro Maria Cândida, o empresário Hipólito Rodrigues, filho do ex-prefeito "Zé Carlos da Cebola", e o vereador "Nego Rico" foram apresentados à população como postulantes. Segundo o site Sertão Baiano, o encontro teve a participação do vice-governador do estado, João Leão, além de deputados estaduais, Bruno Reis e Aderbal Caldas, e federais Elmar Nascimento e Cacá Leão. O site também registrou a presença de oito (dos 11) vereadores da cidade e do vice-prefeito Francisco da Silva, o Liu. Dois ex-prefeitos da cidade também estiveram no ato, Raimundinho e Zé Carlos da Cebola.

Comente agora
25
Jul
Presidente do TSE vê 'distorções' em teto de gastos para eleições deste ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:54h

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (25), durante coletiva de imprensa para apresentação dos dados do eleitorado brasileiro, que há "distorções" no teto de gastos de candidatos a prefeito e a vereador fixados pelo tribunal com base na minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso no ano passado. Na semana passada, o TSE divulgou os dados do teto de gastos e verificou-se que candidato a vereador em Manaus poderá gastar R$ 26 milhões na eleição deste ano enquanto um candidato a vereador em São Paulo, maior eleitorado, poderá gastar R$ 3 milhões. De modo geral, o teto nas cidades com mais de 10 mil eleitores deve ser de 70% do maior gasto declarado em 2012. As tabelas com os limites de gastos foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do TSE e podem ser acessadas no site. Gilmar Mendes considerou que casos em que houve distorções terão que ser discutidos pelo plenário do TSE. "Nesses municípios, por alguma razão, se fez declaração que não correspondia aos fatos. Portanto, não se cuidou da discussão sobre os gastos declarados. O que se fez foi tirar fotografia, aplicando-lhes o redutor. Temos essa fotografia um tanto quanto distorcida. É uma questão, sem dúvida nenhuma, delicada, e terá que ser submetida ao TSE. A boa intenção do legislador é evidente, mas não contava ele com as distorções perpetradas por declarações que não correspondem minimamente à realidade", disse o presidente do TSE.

Comente agora
25
Jul
Aramari: TRE multa pré-candidato acusado de propaganda antecipada
Postado por: Willyam Reis / 10:25h

Um pré-candidato à prefeitura de Aramari, no agreste baiano, foi multado em R$ 15 mil por propaganda antecipada. A decisão, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), atendeu a uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) da Bahia contra Fidel Carlos Souza Dantas. Antes, o processo foi considerado nulo pelo juízo Eleitoral de Alagoinhas, na mesma região. Segundo a acusação do MPE, Fidel Dantas teria praticado propaganda eleitoral antecipada. Na sentença, o relator do recurso, juiz Paulo Roberto Lyrio Pimenta, considerou que o ilícito foi cometido por meio de duas formas: publicações nas redes sociais, em dezembro de 2015 e janeiro de 2016, e adesivos afixados em automóveis, utilizados neste ano. Ainda segundo o relator, a expressão “fidelize Aramari” – veiculada no Facebook e nos adesivos automotivos – caracterizou pedido explícito de votos, desatendendo ao artigo 36-A, da Lei das Eleições (Lei 9.504/97). Para o juiz, o verbo fidelizar indicou uma ordem, um pedido, feito, neste caso, com o intuito de conquistar votos em Aramari. Ainda segundo o magistrado, o termo “fidelize” também foi adotado como slogan de campanha nas Eleições de 2012, o que conota caráter eleitoreiro. A decisão do Pleno do TER foi feira na quinta-feira (21). (BN)

Comente agora
25
Jul
Planalto já diz ter 70 votos de senadores pró-impeachment
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:50h

O Palácio do Planalto já comemora, com base em seus cálculos, o suposto apoio ao afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) na votação final do processo de impeachment. De acordo informações do site Diário do Poder, o levantamento mais recente contabiliza entre 65 e 70 senadores favoráveis ao impedimento de Dilma. No julgamento, 54 votos serão suficientes para manter o impeachment. O governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) diz que acertos, sobretudo na área econômica, e a pacificação do país, influenciam os indecisos. A presidente afastada é acusada de crimes de responsabilidade e contra a Lei Orçamentária, com punições previstas na Constituição.

Comente agora
25
Jul
Meirelles garante aumento de impostos e juros alto se teto não for aprovado
Postado por: Willyam Reis / 07:56h

Diante da possibilidade do Congresso não aprovar a proposta de criar um teto para os gastos públicos, o país poderá ter que se socorrer ao aumento de impostos e juros mais altos no longo prazo, afirmou o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Meirelles diz que o Brasil pode escolher um caminho turbulento, que travará o crescimento, caso não aprove a emenda constitucional que limita o crescimento dos gastos públicos à correção da inflação observada no ano anterior. "Se não for aprovada, não haverá outra saída, porque nos próximos anos, para financiar este aumento das despesas públicas, só restará aumentar imposto", disse. Na entrevista, ele também afirmou ser contra um novo programa de refinanciamento de dívidas das empresas com o fisco, ao dizer que "a tentativa de atender a todos é que levou à deterioração da situação fiscal e prejuízo de todos". No entanto, apesar da queda das receitas e alta das despesas, Meirelles garantiu que cumprirá a meta fiscal estabelecida para 2016: um déficit de R$ 170,5 bilhoões. Ao ser questionado sobre o processod e impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente do Banco Central no governo de Lula preferiu não tecer comentários, mas afirmou que o fim da "incerteza" que ele alimenta permitirá uma "recuperação maior e mais rápida" da economia. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
25
Jul
SAJ: Após confirmar apoio a pré-candidatura de Rogério, PMDB deseja compor chapa com o PV
Postado por: Débora Ayane / 01:18h

Ocorreu durante o final de semana mais uma movimentação do setor político de Santo Antônio de Jesus. Na semana passada, o PMDB declarou através do Deputado Federal Lúcio Vieira Lima, presidente do partido no estado, de que a legenda vai marchar em apoio a pré-candidatura a prefeito do deputado Rogério Andrade (PSD). Geraldo Reis, presidente do PMDB no município em entrevista à Andaiá FM, avisou a escolha de novos ares para Santo Antônio de Jesus, “o executivo estadual referendou uma decisão dos nossos pré-candidatos, é uma decisão consensual, em torno de 95% dos nossos pré-candidatos a vereadores e da nossa direção municipal que acreditam que o projeto do deputado Rogério Andrade é o melhor para a cidade”, articulou. O PMDB tem experiências e já marchou com o DEM e PT e, conforme Reis, a vontade dos pré-candidatos foi o que mais pesou neste apoio, “nós temos 23 pré-candidatos, dos quais 21 colocaram que gostariam de acompanhar a pré-candidatura de Rogério Andrade, na nossa comissão executiva de 10 pessoas, oito também concordaram”, disse. A estratégia a partir de agora será caminhar nas convenções iniciadas no próximo dia 31, daí para frente virá à fase de campanha e Reis confirmou que o grupo está aberto a novas adesões, “o PMDB vem com bastante inclinação a compor com a chapa de vereadores do Partido Verde (PV), nós teremos condições de eleger candidatos tanto do PMDB quanto do PV e estaremos aí dialogando. Com o PMDB fechamos 16 partidos em torno desse projeto, além de nos dar uma maior quantidade de tempo de propaganda política eleitoral, também haverá a possibilidade de termos três ou quatro coligações fortes de candidatos a vereadores que estarão na rua”, assegurou. Preparados para as críticas, Geraldo Reis pronunciou que até ontem o PMDB era o partido dos sonhos de alguns que hoje, contrariando essa tendência e seguindo a decisão quase unanime do partido, o PMDB deixou de ‘prestar’, ”isso é natural, nós temos é que levar as nossas propostas e buscar a partir de 1º de janeiro as condições para ajudar a administrar a cidade e fazer um governo de excelência”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora
24
Jul
PDT decide apoiar pré-candidatura de Moema Gramacho à prefeitura de Lauro de Freitas
Postado por: Willyam Reis / 17:59h

O PDT decidiu apoiar a pré-candidatura da deputada federal Moema Gramacho (PT) à prefeitura de Lauro de Freitas no pleito de outubro. O anúncio foi feito neste sábado (23) pelo então pré-candidato do partido, Mauro Cardim. "Abri mão da minha condição de pré-candidato do meu partido (PDT) depois de ouvir o clamor das ruas pedindo a volta de Moema para reconstruir a nossa querida Lauro de Freitas. É exatamente por este compromisso de reconstruir uma cidade que foi destruída por uma administração inconsequente e incompetente, distante do povo, que o PDT chega para unir forças e ajudar a resolver os problemas da cidade e dignifique a nossa gente", declarou Cardim. O partido agora passa a integrar a oposição ao atual prefeito, Márcio Paiva (PP), junto ao PSL, PTB, PRTB, PTdoB, PMN, PSD e PTC. "Há uma grande expectativa do grupo de oposição pela adesão de outros partidos até a realização das convenções partidárias que homologarão as candidaturas", comentou Moema. Na ocasião, O PDT entregou à pré-candidata um documento com sugestões de ações para serem anexadas ao seu programa de governo.(BN)

Comente agora
24
Jul
Temer manda demitir terceirizados ligados ao PT, diz coluna
Postado por: Willyam Reis / 17:34h

A presidente interino Michel Temer ficou inconformado ao descobrir que "centenas" de servidores ligados à gestão da presidente Dilma Rousseff continuam trabalhando em cargos públicos. Segundo informações da Coluna Esplanada, do jornal O Dia, deste domingo (24), Temer mandou que os ministros fizessem uma "faxina" para demitir todos eles. Temer já demitiu mais de 300 servidores desde que assumiu a presidência. Um dos casos mais polêmicos envolvendo a decisão foi a demissão do garçom José Catalão, de 52 anos, que teria sido dispensado por ser "petista".

Comente agora
24
Jul
Alckmin perdoa dívida de R$ 116 mi de empresa acusada de pagar propina
Postado por: Willyam Reis / 16:53h

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) perdoou dívidas que somam R$ 116 milhões e aceitou que um sistema digital, que visa agilizar o transporte dos passageiros no Metrô, seja entregue com dez anos de atraso, em um acordo com a multinacional francesa Alstom. O produto serve para dimunir o intervalo entre os trens, de modo a reduzir a superlotação e aumentar o número de usuários. É conhecido nos meios técnicos como CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação). Segundo informações da Folha de S.Paulo, a medida foi acordada entre as partes em janeiro deste ano, período em que o Metrô passava por uma grave crise financeira. As perdas com o produto contratato já chegam a mais de R$ 300 milhões. De acordo com a publicação, os tucanos e a Alstrom são investigados desde 2008 sob suspeita de fechar contratos em troca de propinas ainda no governo de Mário Covas. Oito anos depois, o processo ainda não foi julgado. O sistema da Alstom foi contratado em 2008, no governo de José Serra (PSDB), por R$ 780 milhões, para melhorar a eficiência das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha. A entrega estava prevista para 2011, foi adiada para o ano seguinte e, após a assinatura do acordo, funciona em tempo integral só na linha 2-verde. Nas outras duas linhas, o cronograma de entrega se estende até 2021. Ao ser questionada, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que os valores perdoados "foram tratados como referência para discussão em arbitragem, algo natural nesse tipo de litígio".

Comente agora
24
Jul
SAJ: Advogada confirma o convite de Humberto Leite para compor na chapa de vice e explica sua recusa
Postado por: Willyam Reis / 13:08h

O prefeito Humberto Soares Leite (DEM), continua sua peregrinação na busca de um vice para arrumar sua chapa como pré-candidato à reeleição em Santo Antônio de Jesus. Na tarde deste sábado (23), a reportagem do Voz da Bahia divulgou em primeira mão, o convite de Humberto a advogada e presidente da Comissão Estadual aos Direitos da Mulher OAB-BA, Drª Lia Barroso, para ser sua vice (clique aqui e saiba mais). Após a repercussão muito grande da matéria, Drª Lia, procurou o Voz da Bahia e confirmou o convite, a mesma veio relatar também o porquê da sua recusa. De acordo com a advogada, ela se sente honrada por este feito, no entanto, seu projeto de vida é incompatível em relação ao cargo proposto pelo prefeito, “eu agradeci a honraria e fiquei feliz com a lembrança do meu nome, porém, meu projeto no momento é presidir a Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher. Eu assumi esse compromisso com o Dr. Luiz Viana Queiroz de fazer este trabalho na Bahia inteira, através de seminários, Mesas Redondas, reuniões e palestras. Eu estou 100% envolvida com este trabalho porque diante do índice de violência de modo geral, estupros e todas estas problemáticas que envolvem a mulher brasileira principalmente a baiana, a OAB Bahia tem um compromisso social com a cidadania de fazer mudar esta escoria, abjeta e vergonhosa que é este preconceito e violência muito grande contra as mulheres. Eu estou engajada e imbuída neste trabalho no qual eu fui nomeada presidente com muita dedicação, e isso me impede de ter outro compromisso”, alegou. Lia ainda garantiu que o foco em sua carreira é de poder se tornar Desembargadora, “o fato de poder concorrer a qualquer a cargo político me tiraria essa possibilidade. Existe uma incompatibilidade instituída pela OAB que diz que políticos de qualquer esfera não pode concorrer a vaga destinada a desembargadoria. É meu projeto de vida e eu vou lutar por ele, em razão disto eu não quero concorrer a nenhum cargo político por mais honroso que seja”, explicou.

Projeto Pessoal: A advogada ainda disse ter ficado muito prestigiada com o convite, porque sabe que seus conterrâneos e as pessoas que convivem com ela reconhece seu valor, luta e responsabilidade em relação a seus feitos com a comunidade baiana, “isto é importante para mim, porque nesses últimos 5 anos eu não tenho feito outra coisa a não ser me dedicar imensamente as questões sociais, raciais, de gêneros e político institucional, não como candidata, mas como auxiliar, para que a política brasileira tenha o nível que o brasileiro espera. Eu agradeço muitíssimo ao convite feito pelo prefeito Humberto Leite e o grupo dele, a chamada realmente foi muito honroso, mas eu tenho dois projetos grandes na minha mão, um pessoal e o outro é esta incumbência que tenho como presidente de uma comissão de tamanha importância, com membros excelentes, mulheres muito dedicadas, comprometias e competentes. Eu não posso quebrar esse compromisso com a sociedade. Santo Antônio de Jesus é minha terra, e amo muito este lugar, porem eu tenho outros projetos que também beneficiará o município por isto, não posso concorrer a um cargo político”, concluiu. O prefeito Humberto Leite continua sua saga para pleitear um vice para compor sua chapa para a pré-candidatura a reeleição. Saiba os possíveis vices na disputa eleitoral de Santo Antônio de Jesus (clique aqui e saiba mais).

  1. Reportagem: Voz da Bahia
Um comentário
24
Jul
Temer proíbe ministros de pedirem ingressos para os Jogos Olímpicos
Postado por: Willyam Reis / 12:01h

Michel Temer deu um aviso importante aos seus ministros na última sexta-feira (22). O presidente disse que não quer ninguém pedindo ingresso de cortesia para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam no dia 5 de agosto. A informação foi divulgada pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, no jornal O Globo deste domingo (24). O peemedebista disse que o aviso também serve para os familiares dos ministros. Vale ressaltar que ainda há ingressos das Olimpíadas disponíveis para venda.

Comente agora
24
Jul
Maia tira indicados de Cunha e quer colocar aliados
Postado por: Willyam Reis / 11:44h

O novo presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já mapeou os cargos da Casa para beneficiar seus aliados. Cargos na Procuradoria Parlamentar, Procuradoria da Mulher, Corregedoria-Geral, Ouvidoria e Secretaria de Comunicação Social são a prioridade do líder da Casa. Estes cargos ainda tem como representantes nomes ligados ao ex-presidente da Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com a reportagem do jornal Extra, um dos cargos mais cobiçados é o do secretário de Comunicação, deputado Cleber Verde (PRB-MA), que é cobiçada pelo PMDB. "A probabilidade de eu mexer é grande. Em todos", afirmou Maia. A cobiça pelos cargos é grande. O PR, que declarou apoio a Maia no segundo turno da eleição, irritando os líderes do centrão, negocia agora espaços na gestão do novo presidente. Eles tem interesse no posto de secretário de Relações Internacionais, que permite ao titular acompanhar viagens internacionais em missões oficiais da Câmara. Hoje, a secretaria está nas mãos de Átila Lins (PSD-AM), do partido de Rosso.

Comente agora
24
Jul
Dilma fará carta a senadores antes da votação do impeachment
Postado por: Willyam Reis / 11:04h

A presidente afastada Dilma Rousseff fará uma carta aberta aos senadores, no dia 9 de agosto, um pouco antes da pronúncia, espécie de prévia da votação do impeachment. De acordo com a coluna Painel da Folha, aliados de Dilma não informam quais as estratégias para o último episódio de defesa da presidente no Senado. Segundo especulações, caso na pronúncia, Dilma não conseguir mais do que os 22 votos conquistados lá atrás, na abertura do processo, será como se tivesse fracassado. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
24
Jul
Há percepção de que o Brasil está na direção certa, diz Ilan Goldfajn
Postado por: Willyam Reis / 11:01h

Após dois dias de debate sobre os grandes temas econômicos com as 20 maiores potências do mundo, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, deixa sua primeira reunião do G-20 com um discurso otimista. O novo titular do BC reconhece que os problemas domésticos pesam mais que questões externas para a economia brasileira, mas ressalta que o ajuste começou a ser feito e isso foi bem recebido na China. Sobre o quadro internacional, Goldfajn diz que houve piora após o Brexit, mas avalia que o quadro não parece "totalmente ruim" para os emergentes. "Eu diria que há uma percepção de que o Brasil está na direção certa e o clima está começando a mudar. Quando nós apresentamos indicadores, a reação que a gente obtém é positiva", disse Goldfajn após o último dia do encontro no interior da China. "O Brasil apresentou as iniciativas em curso para ajustar a economia e ressaltou os sinais positivos tantos dos indicadores econômicos, quanto da percepção de melhora à frente. A apresentação foi bem recebida". Apesar de o ajuste ter começado, Goldfajn reconhece que, para a economia brasileira, as questões internas ainda se sobrepõem às dificuldades globais. Além de voltar para Brasília com a boa recepção às iniciativas do governo, Ilan também avalia de forma relativamente positiva o quadro externo. O presidente do BC reconhece que o cenário piorou após o plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia. "A percepção é que o crescimento no mundo poderia estar se revigorando, mas a decisão do Brexit trouxe novas incertezas", disse. Apesar disso, Goldfajn diz que "o cenário global no curto prazo para os emergentes não é totalmente ruim". O argumento é que a desaceleração gerada pelo Brexit "não será muito forte, talvez apenas marginal".

Comente agora
24
Jul
Com processos de impeachment e Cunha, produtividade na Câmara cai 26% em 2016
Postado por: Willyam Reis / 09:11h

A produtividade dos deputados federais durante o primeiro semestre de 2016 caiu 16,6% em comparação com o mesmo período de 2015, aponta levantamento realizado pelo G1. Com casos longos como o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), ou cheios de recursos como o pedido da cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Casa votou 72 matérias, aprovadas ou rejeitadas, entre fevereiro e julho deste ano. No ano passado, foram 98 propostas avaliadas. O número de sessões no plenário também diminuiu: foram 188 neste primeiro semestre, contra 207 nos seis primeiros meses de 2015. (BN)

Comente agora
23
Jul
Pelegrino fica furioso após saber de exoneração
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:43h

Os últimos dias não têm sido de tranquilidade para o deputado federal Nelson Pelegrino. Mesmo sabendo que ocupava a cadeira de secretário de Turismo por pouco tempo, o parlamentar licenciado ficou furioso ao saber que sua exoneração seria publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (23). Em Ilhéus, participou nesta sexta do festival do chocolate e, de acordo com o blog Chico Andrade, o petista ficou extremamente irritado ao saber pela imprensa da exoneração. Segundo a publicação, Pelegrino saboreava chocolates produzidos em Ilhéus e em outros municípios da região cacaueira quando soube da notícia de que estava exonerado. Pior, que assessores do novo secretário de Turismo, José Alves, indicado pelo deputado José Carlos Araújo, do PR, já estavam ocupando salas e dando as cartas no turismo baiano. Pelegrino ficaria por mais alguns dias em Ilhéus e possuía uma agenda a ser cumprida que incluía algumas atividades no próprio festival. Irritado após ser exonerado, voltou mais cedo que o previsto para Salvador. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
23
Jul
Conquista: Convenção define candidaturas de oposição para eleições de outubro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:02h

Duas pré-candidaturas foram confirmadas neste sábado (23) em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. Com Herzem Gusmão na cabeça da chapa e Irma Lemos, como vice, uma das chapas de oposição em Conquista foi definida em convenção. Os dois fazem parte da coligação formada pelo PMDB, PTB, PRB, PSL, PMB, PSDC e PPL. De acordo com o Blog do Anderson, a expectativa é que o grupo lance cerca de 100 nomes à Câmara local. O deputado federal Benito Gama (PTB-BA) e o ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hage, estiveram no encontro. Outra chapa que definiu os nomes do candidato a prefeito e vice foi a coligação formada pelo Psol e a Rede. Os nomes do professor Euvaldo Gomes Cotinguiba e do estudante Caio Coêlho foram homologados em convenção na noite desta sexta-feira (22). Com o mote “Transparência e Participação Popular”, a chapa se apresenta como alternativa baseada em uma nova cultura política. Ainda segundo o Blog, a chapa mescla a experiência política do professor e a juventude do estudante em uma coligação que disputará as eleições municipais com o propósito de apresentar um programa de governo real que contemple os interesses da população. (Bl. Anderson)

Comente agora
23
Jul
SAJ: Advogada pode ter recebido convite para compor chapa na vice de Humberto Leite para eleições deste ano
Postado por: Wilyam Reis / 17:55h

Praticamente já entrando na reta final da convenção o pré-candidato a reeleição o prefeito Humberto Soares Leite (DEM) de Santo Antônio de Jesus parece que ainda não tem um vice- para compor a sua chapa. Nesta sábado (23), a reportagem do Voz da Bahia foi informada por lideranças políticas, que a advogada e presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB/BA, Drª Lia Barroso, recebeu uma solicitação do prefeito Humberto para vir a compor sua chapa na vice no pleito deste ano. Ainda de acordo com um dos políticos, não há subsídios se Lia aceitaria ser vice de Humberto já nesta pré-campanha. O que há no grupo de Leite, seguramente é uma movimentação para se procurar um vice à altura para a tão disputada eleição deste ano.

Acompanhe mais informações sobre os vices no município neste comentário: Clique Aqui!

  1. Reportagem: Voz da Bahia
Um comentário
23
Jul
Cunha diz que entrará na história por "derrubar dois presidentes do Brasil"
Postado por: Willyam Reis / 17:43h

O ex-presidente da Câmara e deputado afastado Eduardo Cunha tenta manter a mesma postura diante de seus opositores. Segundo a coluna Radar On-line, da revista Veja, deste sábado (23), Cunha teria dito que ficará "conhecido por derrubar dois presidentes do Brasil". O diálogo teria acontecido com um de seus interlocutores, que ficou "apavorado", afirma o texto. Às vésperas da decisão do Senado sobre o impeachment da presidente afastada Dilma ROusseff, o próprio presidente interino Michel Temer tem receio de ter sido gravado pelo deputado afastado. As relações entre ambos são antigas, como comentou o presidenciável Ciro Gomes à revista Carta Capital. Ciro afirma que quando foi deputado na mesma legislatura que os peemedebistas, de 2007 a 2010, a dupla atuava em conjunto. Cunha comercializaria leis sob os auspícios de Temer, presidente da Casa de 2009 a 2010. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
23
Jul
Dilma ganha mais 30 dias para se defender no TCU
Postado por: Willyam Reis / 15:46h

A presidente afastada Dilma Rousseff obteve mais 30 dias de prazo para apresentar suas justificativas sobre indícios de irregularidades apontados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) na prestação de contas dela referente ao ano de 2015. O novo prazo vencerá na segunda quinzena de agosto, o que deve fazer com que a decisão do Tribunal se aprova ou não as contas de gestão de Dilma do ano passado ocorra depois do meio de setembro. Em junho deste ano, o ministro José Múcio, responsável pelo processo, deu 30 dias para a presidente apresentar explicações sobre 24 indícios de irregularidades apontados pelos técnicos nas contas da presidente já afastada. Entre as explicações, a presidente terá que apresentar justificativa dos motivos por não ter pago mais de R$ 13 bilhões de dívidas do governo com o Banco do Brasil ao longo de 2015 e por que emitiu decretos aumentando gastos quando não havia sobra de recursos no orçamento. Os pareceres técnicos que apontam que esses atos da presidente são ilegais por se configurar operação de  rédito do governo junto a bancos públicos e pelos gastos por decreto, não terem sido autorizados pelo Congresso. Na semana passada, o procurador da República no Ministério Público do Distrito Federal, Ivan Marx, que investigava se funcionários públicos haviam cometido crime ao não quitar dívidas junto a bancos públicos, a chamada pedalada fiscal, arquivou os processos informando que os atos não são criminosos, mas constituem improbidade administrativa. O não pagamento de despesas do governo ao longo de 2015 no Banco do Brasil e a emissão dos decretos são os dois motivos pelos quais a presidente Dilma sofre processo de impeachment. O Senado julga a responsabilidade dela nesses atos e pode cassar o mandado de Dilma, caso julgue que houve crime de responsabilidade da presidente.

Comente agora
23
Jul
Temer repreende Moraes por operação contra terrorismo, diz coluna
Postado por: Willyam Reis / 15:15h

A presidente interino Michel Temer deve dar um "puxão de orelha" no ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, após a divulgação dos resultados da Operação Hashtag, que mira possíveis envolvidos com terrorismo no país. Segundo informações da coluna Expresso, da revista Época, deste sábado (23), o presidente em exercício ficou irritado porque Moraes atraiu para si todas a responsabilidade sobre a investigação, que teve participação de diversos órgãos. Ainda segundo a revista, Temer dirá em reunião que o momento exige mais "sobriedade" e "cautela". Ex-secretário de Segurança de São Paulo, Moraes pensa em se candidatar ao governo do estado do estado em 2018. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
23
Jul
Prefeita de Riachão do Jacuípe desiste de concorrer à reeleição
Postado por: Willyam Reis / 14:09h

A prefeita de Riachão do Jacuípe, Tânia Matos (PDT), afirmou, nesta sexta-feira (22), que desistiu de concorrer à reeleição. Segundo a gestora municipal, é preciso dar oportunidade para que outros políticos possam administrar a cidade. “O período que eu levei arrumando a casa, perdi muito tempo, mas o que nós conseguimos foi muito, e demos uma parcela de evolução. Dei uma cara nova ao centro da cidade com o asfaltamento e sinalização, trouxe a modernização da Lomanto Junior, reforma do estádio, enfim, são inúmeras obras que transformaram a cidade”, disse em entrevista coletiva, ressaltando que se sente realizada pelos “investimentos aplicados no município e pelas obras conquistadas”. Ainda na entrevista, contou que irá apoiar o ex-secretário de finanças e vereador Carlos Matos (DEM), que é oposição ao Governo do Estado. “Foi batido martelo o nosso nome para disputar o pleito será o vereador Carlos Matos, que é alguém que já é da militância política e eu vou a luta para dá seguimento ao trabalho iniciado. A minha contribuição eu já dei e quero dá a oportunidade ao Carlos Matos que tem o mesmo pensamento de desenvolvimento”, pontuou, segundo informações do site Calila Notícias.(BocãoNews)

Comente agora
23
Jul
Manifestação pró-impeachment é adiada para 21/08
Postado por: Willyam Reis / 13:55h

O Movimento Nas Ruas decidiu alterar de 31 de julho para 21 de agosto a data da manifestação que pretende fazer, junto a outros grupos, com o objetivo de pressionar os senadores no julgamento final da presidente Dilma Rousseff. Pelo calendário do processo de impeachment no Senado, caso o parecer do relator da Comissão, o tucano mineiro Antonio Anastasia, seja aprovado, o julgamento final de Dilma será entre 24 e 26 de agosto. A ideia do Movimento Nas Ruas, fundado por Carla Zambetti, é colocar a manifestação bem próxima da data do julgamento para que "o som das vozes das ruas ainda esteja ecoando na cabeça dos senadores no dia da decisão final do destino de Dilma Rousseff". As manifestações estão programadas para os Estados do Acre, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Amapá, Amazonas, Pará, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco e Paraíba. "Eu respondo pelo Movimento NasRuas, mas outros movimentos deverão anunciar o mesmo (alteração na data da manifestação) nos próximos dias", disse Carla. Já o ato em repúdio "à imparcialidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e para pontuar que estamos vigilantes à atuação do (presidente Ricardo) Lewandowisk durante o impeachment" está mantido para 31 de julho no Distrito Federal, segundo a fundadora do NasRuas. De acordo com Carla, o ato contará com o "Petrolowisk", um boneco inflável que remete à figura do presidente da suprema corte. No dia 12 de agosto, o NasRuas fará também um ato no Rio de Janeiro, durante a Olimpíada. Com informações do Estadão Conteúdo. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
23
Jul
Moro nega pedido para se declarar impedido de atuar em processos sobre Lula
Postado por: Willyam Reis / 08:26h

O juiz federal Sérgio Moro decidiu nesta sexta-feira (22) que vai continuar na condução dos processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O juiz negou pedido da defesa de Lula para se declarar impedido para julgar as causas. Na mesma decisão, Moro disse que a opinião pública tem papel importante para prevenir “interferências indevidas” em processos que envolvem acusados poderosos. Na petição, os advogados de Lula alegaram que Moro não poderia julgar o caso por ter escrito um artigo acadêmico em 2004, no qual se manifestou a favor da importância da opinião pública nas investigações contra políticos. Além disso, a defesa afirmou que o juiz participou de eventos políticos e que teria declarado, em um jantar com advogados do Paraná, que Lula “seria condenado até o fim do corrente ano”. Na decisão, Moro negou que tenha comparecido a eventos políticos e afirmou que “falta seriedade” aos advogados para justificar o pedido de suspeição da causa. Sobre a questão da opinião pública, o juiz informou que o fato é uma mera constatação, que não gera causa de suspeição. “O que este julgador tem afirmado reiteradamente é que o papel do juiz é julgar com base em fatos, provas e na lei, mas que a opinião pública é importante para prevenir interferências indevidas em processos judiciais que envolvem investigados ou acusados poderosos política ou economicamente”, justificou. Sobre a quebra de sigilo do telefone fixo do escritório de advocacia de Roberto Teixeira, advogado do ex-presidente, Moro afirmou que a medida foi legal e que Teixeira está na condição de investigado e não de advogado, fato que impediria o grampo, de acordo com as prorrogativas profissionais. “Se o advogado, no caso Roberto Teixeira, se envolve em condutas criminais, no caso suposta lavagem de dinheiro por auxiliar o ex-presidente na aquisição com pessoas interpostas do sítio em Atibaia, não há imunidade à investigação a ser preservada, nem quanto à comunicação dele com seu cliente também investigado”, acrescentou o juiz. Em nota, a defesa de Lula declarou que Moro, ao se recusar em se declarar impedido, comete atentado contra a Constituição e aos tratados internacionais, que garantem julgamentos por juiz imparciais.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com