As comentadas

Boa tarde , Quinta-feira, 18/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

18
Set
Dilma Rousseff é próxima candidata a confirmar vinda para Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 09:59h

A candidata Dilma Rousseff (PT) virá novamente a Salvador na próxima semana. A previsão é que o destino da presidenciável na Bahia seja a capital baiana ou Feira de Santana, centro-norte baiano. Além da petista, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) estão marcados para fazer palanque no estado. O tucano, por exemplo, fará comício nesta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, municípios do sul baiano. Já Marina virá neste sábado (20) a Salvador. As informações são da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde.

Comente agora
18
Set
Marina fala de fome e Aécio de pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 09:51h

Em seus programas eleitorais no rádio na manhã desta quinta-feira, os três principais candidatos à Presidência da República focaram temas diferentes. Marina Silva garantiu que não vai acabar com o Bolsa Família, Aécio Neves ressaltou seu crescimento na última pesquisa Ibope e Dilma Rousseff dedicou o programa para falar de projetos para micro e pequenas empresas. O programa do PSB reapresentou um discurso de Marina Silva feito em Fortaleza. Nele, ela fala da infância difícil e da fome e conta que os pais muitas vezes deixavam de comer para dar alimentos aos filhos. Ela garantiu que, por sua história, jamais acabará com o Bolsa Família. “Não é um discurso, é uma vida”, afirma Marina. No início da fala, a candidata se dirigiu diretamente à principal adversária. “Dilma, não vou lhe combater com as suas armas, vou lhe combater com as nossas verdades”, disse Marina. O PSDB começou seu programa ressaltando o crescimento de Aécio Neves nas pesquisas, com os locutores dizendo que o mineiro foi “o único que subiu” e que “quem pode encarar de frente a Dilma no segundo turno é o Aécio”.

Comente agora
18
Set
Aécio diz que cadastro do Bolsa Família é uma 'caixa-preta'
Postado por: Letícia Oliveira / 08:20h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, afirmou nesta quarta-feira (17) em evento de campanha em São Paulo que manterá o Bolsa Família, mas que irá abrir o que chamou de "caixa-preta" no cadastro dos destinatários do programa. Nós vamos abrir esta caixa-preta que é o cadastro do Bolsa Família. Ninguém sabe direito o que está acontecendo no Bolsa Família, você não consegue saber" "Nós queremos a política da superação da pobreza. E é isso que nós estamos fazendo. Primeiro a questão pontual: nós vamos abrir esta caixa-preta que é o cadastro do Bolsa Família. Ninguém sabe direito o que está acontecendo no Bolsa Família, você não consegue saber", declarou o presidenciável. No último dia 10, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou fiscalização que aponta que o número de pobres e extremamente pobres no Brasil pode estar subestimado devido a distorções em índices utilizados no Bolsa Família. A distorção, segundo o TCU, está relacionada à falta de correção do valor da renda usado pelo governo para definir se uma família é pobre ou extremamente pobre e, por isso, elegível a receber recursos do Bolsa Família.

Comente agora
18
Set
Marina diz que tem experiência em gestão
Postado por: Letícia Oliveira / 07:31h

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, rebateu ontem (17) as críticas que vem recebendo das campanhas de seus concorrentes diretos, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), de que ela não tem experiência em gestão para governar o Brasil. Marina conversou com os jornalistas durante coletiva, à tarde, em um hotel na zona sul do Rio. Marina elencou as diversas conquistas que teve à frente do Ministério do Meio Ambiente durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ficou cinco anos e meio à frente da pasta. Ela citou a redução de 2 bilhões de toneladas de gás carbônico, a execução de um plano que reduziu em 80% o desmatamento, a criação de 24 milhões de hectares (um hectare corresponde aproximadamente à área de um campo de futebol oficial) em unidades de conservação e a criação do Serviço Florestal Brasileiro. Além disso, ela também destacou sua experiência no Senado.

Comente agora
17
Set
'PF perdeu autonomia no governo Dilma', afirma Marina
Postado por: Anacley Souza / 21:09h

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirmou durante um “face to face” – conversa em vídeo na qual os usuários do Facebook enviam suas perguntas – que a Polícia Federal passa por um processo de “desconstrução” no governo Dilma Rousseff. “Milhares de agentes saíram da PF nos últimos anos em função de desajuste e da perda de autonomia do trabalho”, disse a presidenciável. A declaração mira em um dos principais argumentos da candidata-presidente, segundo quem a PF tem total liberdade e, ao contrário de gestões anteriores, não empurra denúncias para “debaixo do tapete”. Marina continuou: “Vamos continuar trabalhando para que se tenha a autonomia e isenção necessárias para o combate ao tráfico de drogas e de armas, a investigação dos casos de corrupção e ajudar a combater vários casos de crimes ambientais”. Mais cedo, Marina Silva afirmou que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso por capitanear um mega-esquema de corrupção na estatal, era “funcionário de confiança” da presidente-candidata Dilma Rousseff. Ela citou o delator como exemplo da “governabilidade” do PT e do PSDB. “Não vou aceitar a lógica que está sendo imposta há 20 anos pelo PT e pelo PSDB, de que composições são feitas de forma pragmática, com base em distribuição de pedaços do Estado.

Comente agora
17
Set
"Meu avô era pirracento, eu não", brinca Neto sobre ACM
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:38h

ACM Neto, prefeito de Salvador, foi entrevistado nesta quarta-feira (17) pela Rádio Metrópole. O gestor foi questionado pelo apresentador Mário Kertész se ele é pirracento. Brincando, ele respondeu comparando com o seu avô, o ex-governador Antônio Carlos Magalhães. "Meu avô era pirracento, eu não. Ele não aguentava pirraça", lembrou ele. O prefeito ainda disse que vai agir com contundência com a sua equipe. "Das contas da Prefeitura eu conheço tudo como a palma da minha mão. Por acompanhar tudo que tenho condição de cobrar resultados da minha equipe. A área que nao deu certo em dois anos eu vou trocar. Darei tchau", disse.

Comente agora
17
Set
"Não reduzo direitos trabalhistas nem que vaca tussa", fala Dilma
Postado por: Anacley Souza / 16:07h

A presidenta Dilma Rousseff, que disputa a reeleição pelo PT, afirmou, nesta quarta-feira, 17, que não fará reformas na lei trabalhista que reduzam direitos dos trabalhadores, "nem que a vaca tussa". Segundo Dilma, o direito às férias e ao décimo terceiro salário está entre os itens que não podem ser alterados para atender a interesses de empresários. "Eu não mudo direitos na legislação trabalhista. Férias, décimo terceiro, FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço], hora extra, isso não mudo nem que a vaca tussa", enfatizou a candidata, em entrevista após encontro com empresários na Associação Comercial e Industrial de Campinas, no interior paulista. Em alguns casos, segundo Dilma, é possível fazer adaptações na lei, mas sem reduzir direitos, como no caso de trabalho de jovens aprendizes em micro e pequenas empresas. A candidata lembrou que a lei determina que os empresários paguem pela formação dos aprendizes, mas, para estimular a contratação, o governo anunciou na última semana que, nesses casos, a formação será custeada com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A candidata à reeleição voltou a comentar uma proposta apresentada nos últimos dias, de que, se reeleita, criará um regime tributário de transição para que micro e pequenos empresários não tenham que limitar o crescimento por medo de perder os benefícios e isenções do Simples Nacional.

Comente agora
17
Set
CPI ouve delator do petrolão nesta 4ª
Postado por: Anacley Souza / 15:14h

Brasília viverá uma quarta-feira de tensão. Pelo menos até que seja confirmada, às 14h30, a expectativa de que Paulo Roberto Costa usará o seu direito de permanecer em silêncio no depoimento à CPI mista da Petrobras no Congresso Nacional. Preso no Paraná, o ex-executivo da estatal, cujos passos assombram o Palácio do Planalto e uma constelação de políticos, será conduzido pela Polícia Federal ao Congresso por determinação da Justiça. Nas últimas semanas, Paulo Roberto aceitou um acordo de delação premiada e entregou à PF uma lista de políticos e partidos aliados dos governos Dilma Rousseff e Lula. A lista do "petrolão" é extensa e inclui três governadores, um ministro de Estado, deputados e senadores. Por determinação da Justiça Federal do Paraná, por não ser acusado de praticar crimes com violência ou ameaça grave na Operação Lava Jato, Paulo Roberto Costa não precisará usar algemas. Com a delação premiada, o ex-diretor da Petrobras tenta o mesmo benefício que seu parceiro no esquema de lavagem de dinheiro da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef, conseguiu em 2003, quando saiu impune da condenação por evasão de divisas no escândalo do Banestado. Nesta quarta, justamente para evitar prejuízo na diminuição da pena, Costa deve se manter em silêncio. Presidente da CPI, o peemedebista Vital do Rêgo (PB), inicialmente, determinou que a sessão seria aberta para 60 pessoas, entre parlamentares, assessores e jornalistas, e colocou à disposição três telões para transmissão ao vivo.

Comente agora
17
Set
Temer diz que governo não joga denúncias da Petrobras para “debaixo do tapete”
Postado por: Anacley Souza / 14:55h

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse hoje (17) que as denúncias sobre corrupção na Petrobras não deverão ter influência nas eleições, porque o governo não está “pondo panos quentes” no assunto ou “jogando para debaixo do tapete”. Temer disse que a própria Polícia Federal, vinculado ao Ministério da Justiça, é responsável pelas investigações. Segundo ele, é a comprovação de que o governo não quer impedir qualquer investigação. “ O que se quer é justamente apurar. Não terá, penso eu, nenhuma repercussão eleitoral. Teria se o governo estivesse pondo panos quentes ou jogando para debaixo do tapete. Mas isso não está sendo feito”, afirmou. Temer disse acreditar que as denúncias não prejudicarão o trabalho da Petrobras. “A Petrobras é uma empresa com potencialidades extraordinárias. A Petrobras de hoje não é a de 30 anos atrás. Hoje, estive reunido com o pessoal do IBP [Instituto Brasileiro do Petróleo, que reúne as empresas do setor petrolífero] e verifiquei a crença que eles têm [na empresa]. É claro que são precisos alguns ajustes. Não tenho dúvidas de que a Petrobras é um símbolo nacional”. O vice-presidente visitou a Feira da Indústria do Petróleo Rio Oil & Gas, no Riocentro, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Acompanhado da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, Temer visitou alguns estandes, entre eles o da Petrobras. (Agência Brasil)

Comente agora
17
Set
Luciana Genro critica Gentili após montagem em que é associada a Hitler
Postado por: Anacley Souza / 14:20h

A presidenciável Luciana Genro (PSOL) fez críticas em sua página na rede social Facebook, nesta terça-feira (17), a um ataque em tom de brincadeira do apresentador Danilo Gentili em que associa a sua imagem a Adolf Hitler. Após desentendimentos entre ambos, em entrevista da candidata ao programa The Noite, no SBT, Luciana disse que o anfitrião deveria “estudar mais” sobre o comunismo. O mote foi utilizado pelo ex-CQC para produzir uma montagem em que a compara com Adolf Hitler, e a sua ideologia à defesa do nazismo. “Gentili confirma que realmente precisa estudar. Apologia ao nazismo é crime. O holocausto nazista matou milhões. Minha família tem origem judia e não admito brincadeira com esta tragédia da humanidade. Mais uma vez Danilo Gentili passa dos limites!”, comentou Genro em sua página oficial. A publicação contou com mais de 12 mil curtidas e 963 compartilhamentos até o momento. De acordo com o site Pragmatismo Político, integrantes do partido estudam processar Gentili pelo humor duvidoso. Logo após reclamação da presidenciável, o apresentador retirou a montagem do ar.

Comente agora
17
Set
ACM Neto acusa governo e Petrobras de calote no patrocínio do Carnaval
Postado por: Letícia Oliveira / 12:54h

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), acusou o governo estadual, por meio da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), e a Petrobras de não pagar a cota de patrocínio do Carnaval deste ano. A declaração esquenta a crise entre o Estado e a prefeitura, que envolve discordâncias na licitação de ônibus, no sistema de metrôe na regulação do serviço de abastecimento de água na capital, com direito a troca de farpas entre Neto e o governador Jaques Wagner. Em entrevista à Rádio Metrópole nesta quarta-feira (17), o gestor disse que a administração municipal também não recebeu o repasse da estatal Petrobras, que também patrocinou o evento. “São coisas que foram patrocínio, não foram benesse, tapinha nas costas”, diz. Segundo Neto, o governo estadual, através da Desenbahia, ainda cancelou um empréstimo de R$ 50 milhões previsto para a prefeitura.

Comente agora
17
Set
Teixeira de Freitas: Vereadora é acusada de se apropriar do salário de funcionária
Postado por: Letícia Oliveira / 12:49h

Uma prática ilícita foi denunciada por uma funcionária da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. De acordo com Cláudia Santos Neves, ao ser admitida como assessora de gabinete da vereadora Onedi Alves (PSB), foi obrigada a repassar parte do salário para a edil. O caso chegou ao conhecimento da Casa Legislativa na última sexta-feira (12). A servidora declara que após ser admitida como funcionária direta da Câmara passou a ter um salário de R$ 2.950 mil, sendo que destes só poderia receber R$ 1 mil. De acordo com Cláudia, a socialista exigiu que o valor não fosse depositado, para que não deixasse vestígios. Sentindo-se pressionada, a funcionária repassou parte do salário durante três meses após da saída do gabinete. “Diante de tanta pressão e por ser já uma prática da vereadora com seus assessores, bem como, por todos os cargos que ela indica continuei repassando este valor até o mês de junho”, escreveu.

Comente agora
17
Set
Lídice relaciona aumento da violência a falta de política voltada para segurança
Postado por: Letícia Oliveira / 12:48h

"Nossa juventude está sendo sacrificada". Assim a candidata ao Governo da Bahia, Lídice da Mata, definiu os altos números relacionados à violência no estado. Para a postulante pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), é necessário reformular o modelo de segurança pública."Irei retomar o diálogo com as polícias Civil e Militar para organizar uma reformulação no sistema e métodos da segurança pública na Bahia. Nossa juventude está sendo sacrificada, enquanto o governo não faz um política voltada para retensão dos altos índices de violência", disse em entrevista à Rede Bahia na tarde desta quarta-feira (17). Lídice ainda informou as principais prioridades de governo em caso de eleita, tendo como destaque a saúde. "Vou imediatamente colocar para funcionar a rede pública de saúde, que é responsável por salvar vidas", afirmou a candidata enfatizando também a área de educação.

Comente agora
17
Set
Tiririca e Marco Feliciano lideram intenções de votos em São Paulo
Postado por: Letícia Oliveira / 12:24h

Recordista de votos em 2010, o humorista Tiririca caminha para o segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em pesquisa divulgada pelo Ibope nesta terça-feira (16), Tiririca aparece entre os cinco deputados com maiores intenções de votos em São Paulo. Além dele, Celso Russomanno (PRB), Paulo Maluf (PP), Baleia Rossi (PMDB) e o Pastor Marco Feliciano (PSC) também estão no topo da lista.  De acordo com o jornal 'Folha de São Paulo, o humorista deve terminar o primeiro mandato sem ter feito um único discurso na tribuna. Para tentar se reeleger, Tiririca tem investido em paródias em sua campanha. O comediante já se vestiu de Roberto Carlos, reproduzindo um comercial da Friboi com o cantor e também já comparou o Brasil a um carro velho. Já Marco Feliciano, que ficou conhecido nacionalmente por declarações homofóbicas, pulou da 12º posição para a 5ª.

Comente agora
17
Set
Responsável por atrasos em obras é Souto que não fez nenhuma, diz Rui
Postado por: Letícia Oliveira / 12:24h

Em resposta às críticas do adversário, o candidato ao governo do estado Rui Costa disse que o ex-governador é o responsável por atrasos em obras de infraestrutura na Bahia, já que em oito anos de governo não fez nenhuma. “Eu perguntei ao ex-presidente Lula quantos projetos para financiamento federal o candidato da oposição levou para Brasília, quando era governador, e ele disse: ‘nenhum’. Agora ele critica atrasos na Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul”, comentou. “É melhor ter obra atrasada a ficar acomodado, sem ferrovia, aeroporto, porto, via-expressa e estradas de qualidade. Ele não teve iniciativa e agora critica o atraso nas obras que Jaques Wagner está fazendo”, disse Rui, na manhã dessa quarta-feira (17), em entrevista a Evilásio Junior e Cristiele França, na Rádio Band News de Salvador. Segundo Rui, o candidato a vice-governador da coligação Pra Bahia Mudar Mais, João Leão, chegou a levar o projeto da Fiol ao antecessor de Jaques Wagner, mas ele rejeitou a proposta.

Comente agora
17
Set
Morre ex-prefeito de Vitória da Conquista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:59h

Morreu na tarde desta terça-feira (1), vítima de câncer, o ex-prefeito de Vitória da Conquista, na região do sudoeste baiano, José Fernandes Pedral Sampaio, 89 anos. Três vezes prefeito de cidade, casado e sem deixa filhos, ele estava internado para tratamento desde maio. O corpo do ex-prefeito é velado no Memorial Régis Pacheco, na praça Tancredo Neves. O local e o horário do enterro ainda não foram divulgados pela família. (G1/ Ftos Blog do Anderson)

Pedral Sampaiofoi velado em Vitória da Conquista, na Bahia

Comente agora
17
Set
Facebook inicia série de entrevistas com candidatos à Presidência
Postado por: Letícia Oliveira / 11:08h

A rede social Facebook começa nesta quarta-feira (17) a série de entrevistas com candidatos à Presidência da República. A primeira participante será Marina Silva (PSB), que responderá, a partir das 18h, a perguntas feitas por internautas, por meio de videochat, através do perfil pessoal. As questões podem ser enviadas como comentários na página do evento. O Facebook Brasil ainda não divulgou as próximas datas de entrevistas com os demais candidatos. 

Comente agora
17
Set
Site de apoio a Dilma sai do ar após decisão do TSE
Postado por: Letícia Oliveira / 10:24h

O site de apoio à candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), Muda Mais, saiu do ar após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a suspensão do endereço eletrônico, em decisão liminar, nesta terça-feira (16). O pedido foi feito pela coligação de Marina Silva (PSB). A página concentrava críticas aos adversários da petista, entre elas Marina, que chegou a ser acusada de querer vender a Petrobras se for eleita. O ministro Herman Benjamim, relator da ação no TSE, argumentou que a propaganda irregular foi configurada pela ausência de habilitação legal. O site estava desvinculado da campanha de Dilma e registrado em nome de pessoa jurídica, a empresa Polis Propaganda e Marketing Ltda. A página agora exibe apenas um texto que explica a decisão judicial e promete recorrer da determinação.

Comente agora
17
Set
Membros da Rede afirmam que Marina vai ultrapassar Dilma Rousseff
Postado por: Letícia Oliveira / 10:21h

Ultrapassar a candidata a presidente Dilma Rousseff no número de intenções de votos na Bahia até a eleição do 1º turno , consolidar a presidenciável Marina Silva (PSB) como a preferida dos baianos, apresentando propostas e desmentindo as boataria que estão sendo feitas em relação à sua campanha, e apostar no tempo igual no segundo turno entre presidenciáveis são alguns dos objetivos dos próximos 20 dias da Rede Sustentabilidade na Bahia, que esta semana distribui nos municípios forte material publicitário com imagens associadas de Marina, às postulantes ao governo baiano, Lídice da Mata, e ao senado, Eliana Calmon. A expectativa do coordenador da Rede na Bahia, Júlio Rocha, e do coordenador de organização da Rede, Antonio Daltro Moura, é positiva em relação à chegada da ex-ministra, inicialmente prevista para o dia 18 de setembro, mas com nova data para o próximo sábado, dia 20, com ato às 17 horas no Pelourinho. 

Comente agora
17
Set
Programas da Bahia têm baixa execução, dizem especialistas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:31h

A quatro meses do final do exercício de 2014, o governo da Bahia executou 47,9% -  ou seja, menos da metade - do valor total previsto no orçamento do estado. Foram R$ 19,8 bilhões em despesas liquidadas entre janeiro  e agosto, de 41,4 bilhões previstos, de acordo com dados do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan). Com isso, programas importantes do governo estadual receberam poucos investimentos. O Pacto pela Vida, carro-chefe da política de segurança pública, teve 33,6% de execução. Na alfabetização e educação de jovens e adultos, foram executados 20%. Já as ações ligadas à  mobilidade e acessibilidade urbana tiveram 22,7% de execução.

Finanças: O deputado oposicionista Carlos Gaban (DEM), que tem alertado  sobre a situação financeira do estado, afirma que, com o custeio elevado da máquina, o governo perdeu o potencial de investimento. "O governo jogou a toalha. A única preocupação é arrumar as suas contas. Por isso, não cumpre o que foi aprovado", afirma. O parlamentar aponta ainda uma tendência geral na redução de investimentos. "Se fizer o levantamento de praticamente todos os programas, vai ver o baixíssimo índice de investimento", diz. A avaliação é compartilhada por um especialista em finanças que tem acesso aos dados governamentais e preferiu não se identificar. Segundo ele, a situação é agravada por uma dificuldade de caixa  ou um "desbalanceamento".

Comente agora
17
Set
Após denúncias de supersalários, líder do prefeito na Câmara desabafa: “Existem erros a ser corrigidos”
Postado por: Anacley Souza / 08:44h

O vereador Antônio Nogueira, o conhecido Tom, fez denúncias graves, ele revelou que servidores “apadrinhados” pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus estariam recebendo supersalários. O parlamentar comparou o salário-base dos comissionados da prefeitura com os registrados na folha de pagamento e constatou que existem funcionários exercendo o mesmo cargo, na mesma carga horária, sendo que um recebe R$ 5.800, outro R$ 4.900 e ainda R$ 2.915. “Que critério é esse usado para pagar funcionários? É uma farra salarial. Tem funcionário recebendo mais que o vice-prefeito”, questionou o vereador. Para rebater as denúncias, o líder do prefeito na Câmara, o vereador Francisco Damasceno, conhecido Chico de Dega (PTB), concedeu entrevista ao repórter Joselito Froes do Recôncavo FM e falou sobre o assunto. Iniciando a entrevista, Chico afirmou que as denúncias do vereador Tom são infundadas e que o edil denunciante está fazendo o papel inverso de um legislador, “ele não consegue idealizar projetos nem manter parcerias por isso fala o que não convém”, rebate. Segundo Dega, as gratificações pagas pela administração são para os servidores que exercem função dupla, “tem muita gente trabalhando dobrado e merece ser recompensado de alguma forma. Não vejo nada de mais nisso”, fala. De acordo com Chico, o prefeito Humberto Leite (PDT) não pode fazer uma reforma administrativa e, contudo a lei o autoriza a contratar e ressarcir seus trabalhadores, “a norma o autoriza a fazer gratificações que podem durar dois ou três meses, mas não é permanente; servidores esforçados que trabalham de forma abnegada, muitas vezes até em tempo integral é merecedor daquilo que lhe foi pago”, afirma. Para o edil, é muito contraditório assegurar que existam pessoas a serviço da prefeitura que são empresários e fazendeiros donos de posse, “ninguém largaria sua vida para ganhar apenas mil reais. É sem lógica”, salienta.

Questionado a respeito da disparidade de salários na prefeitura, Damasceno disse que existem cargos na administração que merecem ser bem gratificados e garante que não existe irregularidade, “estamos zelando pelos recursos públicos e não entramos em nenhuma crise financeira”, ressalta. A respeito dos salários de professores que muitas vezes estão em atraso, Chico disse que houve reajuste nos salários dos professores e não há indicio de atrasos, “o prefeito tem até desejo de pagar mais porque os professores merecem, no entanto temos que cumpri o que manda a lei e não podemos ultrapassar o índice de responsabilidade fiscal” declara. Sobre sua afirmativa de que há na administração existem vários erros e que estes deveriam ser acertados, Chico de Dega não interpelou e proferiu que a prefeitura precisa concertar suas falhas, “existem erros a ser corrigidos, a administração é grande, são diversas pastas e secretarias, mas tem muita gente esforçada que está trabalhando, as falhas estão sendo ajustadas”, completa.

  1. Redação Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
17
Set
Marina Silva vai a Salvador no sábado
Postado por: Letícia Oliveira / 08:21h

A data da visita da candidata do PSB à Presidência Marina Silva (PSB) à Bahia já está definida, de acordo com o coordenador da Rede Sustentabilidade no estado, Júlio Rocha. A peessebista cumpre agenda na capital no sábado (20) pela primeira vez depois da morte de Eduardo Campos. A última viagem de Marina no estado foi em Vitória da Conquista. Os eventos que ela participará ainda não estão definidos, mas a prioridade da campanha são encontros com segmentos do movimento negro. Também está indefinido se a candidata estará em alguma cidade do interior. Informações do Correio.

Comente agora
17
Set
Justiça ensinará PT a usar redes, diz vice do PSB
Postado por: Letícia Oliveira / 07:55h

O vice na chapa de Marina Silva, deputado Beto Albuquerque (PSB) reagiu às declarações do presidente nacional do PT Rui Falcão, dizendo que, se a Justiça decidiu que o site Muda Mais deveria ser retirado do ar, é porque o pedido foi justo. Acompanhado da presidenciável Marina Silva que não deu entrevista para poupar a voz para o debate da CNBB pela TV Aparecida que começa logo mais, ele afirmou que pior foi o que fizeram com o site de sua coligação, numa referência às invasões. “Quando você tem a guarida da Justiça para enfrentar ataques abaixo da cintura, acho justo que se faça esta discussão.” Ainda em uma resposta ao PT, Beto Albuquerque pediu que se acabe com atual clima de “baixaria e mentira” que toma conta do cenário político. Não estamos aqui para atacar ninguém e também não somos exterminadores do futuro. “Talvez a Justiça ajude o PT a se relacionar com os outros nas redes sociais”, argumentou. Em rápida entrevista, Albuquerque comentou ainda a pesquisa Ibope divulgada há pouco. Ele disse que a campanha recebeu os novos números com o pé no chão, mas classificou o cenários de bom. “Estamos contentes porque, com todos estes ataques absurdos que estamos sofrendo, estamos mostrando a fortaleza da sociedade brasileira que aposta na nossa campanha e que realmente quer mudanças. (Agência Estado)

Comente agora
17
Set
Em debate na CNBB, Aécio e Dilma trocam farpas sobre corrupção
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:53h

Os candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram críticas sobre corrupção nesta quarta-feira (17) durante debate organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os dois acusaram o partido do outro de conivência com irregularidades e, junto com outros candidatos, lembraram de casos envolvendo a Petrobras, o mensalão petista e tucano, além da construção de um aeroporto público em Minas. O debate, exibido pela rede de emissoras católicas, também contou com a participação de Marina Silva (PSB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB) e Eymael (PSDC), que discutiram temas sociais, econômicos e que envolvem propostas sensíveis a religiosos, como o aborto e a criminalização da homofobia.O tema da corrupção foi levantado por Aécio, quando questionado por Pastor Everaldo sobre a Petrobras. O tucano respondeu que os brasileiros estavam "envergonhados e indignados", em referência à prisão do ex-diretor Paulo Roberto Costa. O tucano disse que, desde o primeiro debate, cobrou explicações de Dilma.

Comente agora
17
Set
Sobre denúncia de supersalários na prefeitura de S. A. de Jesus, secretária rebate: “Aqui não existe caixa dois”
Postado por: Anacley Souza / 07:38h

A polêmica do supersalários pagos pela prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus a seus servidores “apadrinhados” foi denunciada pelo vereador Antônio Nogueira, conhecido Tom (PSB) na última segunda-feira, na Tribuna da Câmara de Vereadores vem repercutindo. A secretária de administração Luciene Pinto, em entrevista a Andaiá FM, disse que a denuncia é inverídica baseada em dados mal interpretados. Segundo ela, o vereador Tom usou documentos enviados a Casa Legislativa para lançar dúvidas à sociedade, e afirmou que a ação é infame, “ele faz uma amostragem em um papel não timbrado, com colagem de alguns salários de servidores, sem mostrar realmente do que se trata; que tipo de evidência é essa?”, arguiu. Para a secretária, existe uma diferença entre salário e gratificação e salientou que cada servidor, contratado ou efetivado, tem seu salário base conforme a lei, “a remuneração é o conjunto de gratificações que servidores e funcionários têm o direito de receber, de acordo ao cargo exercido”, explica. Ao contrario do que foi apresentado pelo vereador Antônio Nogueira, a secretária de administração observou apenas cargos e soldos depositados, exemplificou que a mesma prática era feita na gestão do ex-prefeito Euvaldo Rosa (PSB), “ele expôs somete aquilo que lhe convinha para enganar em suas alegações”, rebate. No intuito de desfazer as acusações de Tom, Luciene Pinto expôs contas dos anos de 2011 e 2012, referentes a gestão anterior onde agia tal qual igual a nova administração sem ter tido divulgação, “comprovamos a irregularidade, pior porque nenhuma está embasada na Lei de responsabilidade fiscal. A adversidade dele é que em nossa gestão não existe caixa dois”, argumenta.

Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
17
Set
Pastor Everaldo terá de retirar programa eleitoral contra o PT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:13h

O candidato à Presidência pelo PSC, Pastor Everaldo, foi impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de reproduzir uma propaganda eleitoral onde acusava o PT de corrupção. O vídeo que seria exibido durante a propaganda eleitoral gratuita afirmava que o dinheiro dos brasileiros está “sendo roubado” por um “bando de ladrões” se referindo aos políticos ligados ao PT que estão envolvidos no caso do mensalão da Petrobras. “Agora, novamente vemos membros ligados ao governo do PT envolvidos em um escândalo ainda maior (que o do mensalão)”, dizia Everaldo na propaganda que foi impedida de ser exibida pelo TSE. A coligação de Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, entrou com uma ação no TSE contra a propaganda e conseguiu três liminares que impedem a exibição do vídeo. No argumento dos petistas, Everaldo produziu um conteúdo ofensivo, degradante e injurioso. Ao receber a notificação do TSE, Everaldo emitiu uma nota repudiando a atitude do PT. “A atitude do Partido dos Trabalhadores vem confirmar o comportamento autoritário de um partido que não sabe lidar com a crítica”, disse o candidato. O PSC precisou gravar às pressas um novo programa para exibir no lugar do vídeo anterior. Com informações Veja

Comente agora
17
Set
Campanha de Dilma diz que cumprirá ordem de remover site, mas recorrerá
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:08h

Após o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinar a retirada do ar do site “Muda mais”, que apoia a candidatura da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição, a assessoria da campanha petista informou que acatará a decisão judicial, mas que recorrerá junto à Corte Eleitoral. O site é de responsabilidade do ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins, que comanda a campanha de Dilma na internet. A decisão do ministro, em caráter liminar (provisório), atende a uma reclamação apresentada pela coligação encabeçada pela candidata do PSB à Presidência, Marina Silva. O TSE informou que a campanha de Marina Silva alega que o “Muda mais” e o site oficial da campanha presidencial do PT são mantidos e alimentados pela mesma equipe, “com o mesmo grau de sofisticação e com conteúdos exclusivos e semelhantes entre si". Ainda de acordo com o tribunal eleitoral, o ministro Herman Benjamin destacou em seu despacho que o portal “Muda mais” não é registrado na Justiça Eleitoral por Dilma, pelo PT ou mesmo pela coligação “Com a força do povo”. Na decisão, o ministro também afirma que a propaganda eleitoral na internet, autorizada desde o dia 5 de julho, pode ser realizada nos portais do candidato, do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, desde que o provedor esteja registrado no país. “O ministro disse entender que o sítio www.mudamais.com transgride a proibição conferida pela legislação pois, apesar de estar desvinculado da campanha da candidata Dilma Rousseff e registrado em nome de pessoa jurídica (Polis Propaganda & Marketing Ltda.), continua veiculando propaganda eleitoral (irregular) em favor daquela [Dilma]”, destacou o TSE.

Multa: 

Comente agora
16
Set
Pesquisa Ibope aponta vitória apertada de Marina no 2º turno
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:44h

O Ibope também simulou três cenários de segundo turno. São eles:

  1. - Marina Silva: 43%
  2. - Dilma Rousseff: 40%
  3. - Branco/nulo: 11%
  4. - Não sabe/não respondeu: 6%
  1. - Dilma Rousseff: 44%
  2. - Aécio Neves: 37%
  3. - Branco/nulo: 12%
  4. - Não sabe/não respondeu: 6%
  1. - Marina Silva: 48%
  2. - Aécio Neves: 30%
  3. - Branco/nulo: 15%
  4. - Não sabe/não respondeu: 8%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios do país entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00657/2014.

Comente agora
16
Set
“É tudo um faz de conta”, dispara Calmon sobre os órgãos públicos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:38h

A candidata ao senado federal, Eliana Calmon (PSB), soltou o verbo durante entrevista em uma rádio local ao ser questionada sobre o funcionamento dos órgãos de controle do país. Para Calmon, as instituições funcionam como um braço do governo é tudo um faz de conta. Tribunais de Conta, Corregedoria, Ouvidoria, Ministério Público, a própria Justiça de onde eu sai, que tenho muito apreço, funciona a passos de cágado. Pagamos caro por esses órgão e eles não funcionam, estão todos aparelhados com o governo.”, revelou. Para a magistrada, a lei da transparência sancionada em 2009 que obriga a divulgação dos gastos públicos, ainda não vingou, “O problema do Brasil não está na ausência das leis, e sim na falta da execução delas. A lei da transparência, por exemplo, ainda não pegou em todas as instituições nacionais. Tem muita coisa por trás do biombo, uma cortina de fumaça e é preciso que as coisas que se passam dentro do governo tenham transparência.”, finalizou.

Comente agora
16
Set
Paulo Souto diz que governo é culpado por mortes que poderiam ser evitadas em hospitais
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:33h

O candidato ao governo do estado pelo DEM, Paulo Souto, fez duras críticas à gestão de Jaques Wagner (PT) ao tratar da saúde da Bahia nos últimos oito anos. “Se o Conselho Regional de Medicina fosse apurar as responsabilidades por mortes que deveriam ter sido evitadas, esse governo seria responsabilizado por muitos óbitos por falta de assistência à saúde”, disparou nesta terça-feira (16). Souto defendeu a necessidade de contratar vagas na área privada. “O problema é tão dramático que, se for necessário, não hesitarei em comprar leitos no setor privado, filantrópico, para tirar a Bahia dessa desassistência à saúde que está vitimando muitos baianos”. De acordo com o candidato, há salas de cirurgias ociosas, andares inteiros de hospitais estaduais que não estão sendo utilizados por conta da gestão deficiente de Wagner.

Comente agora
16
Set
Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%, aponta pesquisa Ibope
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:25h

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

 

  1. - Dilma Rousseff (PT): 36%
  2. - Marina Silva (PSB): 30%
  3. - Aécio Neves (PSDB): 19%
  4. - Pastor Everaldo (PSC): 1%
  5. - Zé Maria (PSTU): 0%*
  6. - Luciana Genro (PSOL): 0%*
  7. - Eduardo Jorge (PV): 0%*
  8. - Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
  9. - Eymael (PSDC): 0%*
  10. - Levy Fidelix (PRTB): 0%*
  11. - Mauro Iasi (PCB): 0%*
  12. - Branco/nulo: 7%
  13. - Não sabe/não respondeu: 6% 

 

* Cada um dos sete indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%. No levantamento anterior do instituto, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado no dia 12, Dilma tinha 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15%.

Comente agora
16
Set
MPF ajuíza ação contra ex-prefeita de Ibicaraí por fraude em licitações
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:55h

A ex-prefeita do município do sul baiano, Ibicaraí, Monalisa Tavares (PPS), é alvo de uma ação penal ajuizado pelo Ministério Público Federal (MPF-BA). A gestora é investigada pela operação da Polícia Federal Vassoura de Bruxa pela suspeita de cometer fraude em processos de licitação durante a sua gestão, baseado no relatório da Controladoria Geral da União (CGU). Monalisa terá que responder as acusações de crimes previstos na lei de licitações (nº 8.666/93).

Comente agora
16
Set
Janot pede suspensão de propaganda que ataca Marina
Postado por: Anacley Souza / 14:45h

O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, defendeu nesta segunda-feira, em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a suspensão das propagandas veiculadas pela campanha da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) que criticam a proposta da adversária Marina Silva de conceder autonomia ao Banco Central (BC). Janot considerou que as peças pretendem criar "artificialmente na opinião pública estados mentais, emocionais ou passionais", o que é vedado pelo Código Eleitoral. A manifestação de Janot pode ser acatada pelo TSE no julgamento do mérito das três ações da campanha de Marina que questionaram a propaganda. O caso deve ser analisado nos próximos dias. Os advogados da candidata do PSB recorreram na semana passada ao tribunal contra a campanha sob a alegação de que a chapa de Dilma pratica "verdadeiro estelionato eleitoral" ao distorcer a proposta da adversária, uma vez que induz à percepção de que os bancos seriam os responsáveis pela condução da política de controle de juros e de inflação. Os advogados da candidata do PSB sustentam que a propaganda cria uma "cenário de horror" com a implantação da autonomia do BC ao chegar ao "absurdo terrorismo" de que a medida esvaziaria os poderes do presidente da República e do Congresso. A propaganda, que foi ao ar nos dias 9, 11 e 12 de setembro e também em inserções durante o dia, mostra uma família sentada ao redor de uma mesa de refeição e mostra a comida sumindo aos poucos à medida que um narrador fala das supostas consequências da autonomia do BC.

Comente agora
16
Set
Dilma diz ser um 'escândalo' proposta de reduzir número de ministérios
Postado por: Anacley Souza / 14:12h

A presidente Dilma Rousseff ironizou em discurso nesta segunda-feira na Central Única das Favelas (Cufa), na Zona Norte do Rio, a proposta de seus principais adversários, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), de reduzir o número de ministérios - atualmente são 39. Em entrevista coletiva, após o evento, disse ser um escândalo querer acabar com algumas pastas, como o da Micro e Pequena Empresa e o da Aviação Civil. "Acho um verdadeiro escândalo querer acabar. Criei dois ministérios. O da Aviação Civil criei pela consciência absoluta de que havia uma verdadeira revolução no transporte por aviões no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2003 eram 33 milhões de passageiros por ano e agora é de 111 milhões de passageiros por ano. A ampliação de aeroporto no Brasil é uma exigência desse processo de inclusão social", afirmou. No discurso, sem citar nomes, a presidente já havia falado que querem reduzir o número de ministérios. "Tem gente, inclusive, querendo reduzir ministérios. Vocês podem saber os ministérios que eles querem reduzir. Um deles é o da Igualdade Racial, o outro é o que luta em defesa da mulher. O outro é de Direitos Humanos. E tem um ministério que eu criei e eles estão querendo acabar que é o da Micro e pequena empresa - disse a presidente, citando secretarias que têm status de ministério", declarou. Na entrevista coletiva, Dilma fez críticas a Marina. A presidente usou em sua resposta uma expressão que tem sido utilizada pela candidata do PSB, de governar com os bons. "Não acredito no governo dos bons. Tem os bons e os maus, e escolho os bons... Acredito num governo com legitimidade do voto popular", completa. (Revista Época)

Comente agora
16
Set
Justiça eleitoral reconhece ser difícil investigar prática da compra de votos
Postado por: Anacley Souza / 12:52h

Apesar de a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA) não ter o levantamento de quantas denúncias por compra de votos foram feitas este ano, dirigentes dos órgãos que organizam o processo eleitoral admitem a existência da prática ilícita, porém, relatam as dificuldades para realizarem investigações. Não é de hoje que se fala da aquisição ilícita de pleito, prática de adquirir votos em troca de bem ou vantagem de qualquer natureza, como dinheiro, emprego e influência política. Muitos postulantes se arriscam com o método mesmo com as punições que vão desde o pagamento de multas à cassação do registro ou do diploma. Entretanto, mesmo com o conhecimento de que esses casos existem, muito pouco ainda é averiguado. Na Bahia, 900 pessoas tiveram suas candidaturas deferidas, o que impossibilita diante da estrutura do Poder Judiciário uma maior fiscalização. Pelo menos, esse é o cenário apresentado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Lourival Almeida. Segundo ele, o Judiciário precisa ser provocado para investigar as ocorrências. A argumentação também é de que o sistema existente abre brechas para as ocorrências de caixa dois e compra de votos.

Comente agora
16
Set
Vereador denuncia ‘supersalários’ na prefeitura de S. A. de Jesus e desabafa: “Enquanto isso não tem medicamentos nos PSFs”
Postado por: Letícia Oliveira / 12:48h

O vereador de Santo Antônio de Jesus, Antônio Nogueira Neto, o conhecido ‘Tom’ (PSB), denunciou supersalários na prefeitura de Santo Antônio de Jesus na Tribuna da Câmara de Vereadores, durante sessão desta segunda-feira (15). Na oportunidade, Tom relatou que alguns servidores entraram em contato com ele para questionar esses fatos. Ao encaminhar um ofício para a prefeitura, o vereador contou que recebeu dados de valores exorbitantes do real que deveriam ser pagos pela administração municipal. O edil comparou também o fato do edital para o concurso público da prefeitura estar constando um valor muito baixo de salário mensal para os professores, enquanto há supersalários para os ‘apadrinhados’, “colocou um salário de R$ 900,00 para esses educadores, mas se você é favorecido de alguém da prefeitura, você pode receber de R$ 3 mil, ou mais de R$ 7mil reais. Isso é imoral, o prefeito tem que se retratar e fazer essas pessoas devolverem o dinheiro a mais aos cofres públicos e investir esse recurso na infraestrutura, segurança e educação. Tenho parecer do Procurador Geral do Município, onde mostra que esses profissionais tem direito a instabilidade econômica, porém há mais de um ano o próprio prefeito Humberto Leite e a secretária de administração Luciene Pinto estão empurrando com a barriga”, afirmou. Tom acrescentou ainda que tomou um susto ao ver pessoas com a mesma carga horária e setor de trabalho recebendo salários diferentes. O vereador questionou o critério usado para justificar essa situação, pois é possível acompanhar de perto que o documento é oficial do município. O entrevistado negou ter entrado em contato com a Secretaria de Administração para saber sobre esse acontecimento, porém afirmou que fez o estudo do material, seu papel ao denunciar na Câmara e entregou cópias ao SINDSERV, vereadores e imprensa, para que possam ser analisados e visto de perto o que está acontecendo. “Tem pessoas com acúmulo de serviço, sendo que há duas matrículas diferentes com o mesmo nome. Se não houvesse esses pagamentos, talvez houvesse remédios nos Postos de saúde, deve ser por isso a falta de medicamentos nos PSFs. As estradas vicinais não estariam em estado precário, nem faltaria estrutura para os enfermeiros trabalharem”, explanou.

Vereador do PT protocolou denúncia: O vereador Uberdan Cardoso (PT) também revelou que já havia protocolado denúncia dos ‘supersalários’ referente o ano de 2013, no dia 16 de agosto  de 2014 no TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e na Procuradoria Geral do Estado. 

  1. Reportagem: Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Abaixo os documentos apresentados pelo vereador Tom na Câmara:

Comente agora
16
Set
Aécio Neves desembarca na Bahia na quinta-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 11:52h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, desembarca na Bahia na próxima quinta-feira, dia 18. O comunicado foi feito pelo líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy. Aécio visitará as cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado. O candidato chega em Ilhéus às 10 horas da manhã e seguirá para Itabuna, onde fará uma caminhada no centro da cidade. Logo depois ele retornará a Ilhéus e seguirá a sua agenda de compromissos, fora do estado.

Comente agora
16
Set
Ibope e Babesp erraram, afirma estatístico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:18h

Enquanto líderes do DEM e do PT colocam em dúvida as últimas pesquisas da Babesp e Ibope que apresentam resultados ruins para seus candidatos ao governo do Estado, o estatístico Denivaldo Fernandes, especialista em marketing político e eleitoral, que foi fiscal do Conselho Federal de Estatística da 5ª Região (Bahia, minas Gerais e Sergipe) de 2006 a 2007, assegura que as duas críticas estão corretas. Ou seja, tanto o Babesp, conhecido como DataNilo, ligado ao deputado Marcelo Nilo (PDT) - que apoia o candidato Rui Costa (PT) - quanto o Ibope contratado pela TV Bahia da família do prefeito ACM Neto (DEM) - e por isso apelidado de DataNeto - que faz campanha para Paulo Souto (DEM) - estariam errados.  Fernandes analisou os recentes levantamentos de intenção de voto divulgadas pelos dois institutos e aponta "erros" nos levantamentos que, na sua visão, comprometem "claramente" o resultado final. "Veja o caso da Babesp. Nos relatórios das duas pesquisas, apesar de informar em que municípios as entrevistas foram feitas, não detalha se as pessoas foram ouvidas nas sedes ou na zona rural, o que influencia o resultado, pois há casos de povoados com população expressiva". 

Comente agora
16
Set
Candidato religioso quer símbolos de candomblé fora das ruas de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:05h

O candidato a deputado federal pelo PRTB Pastor Elionai Muralha rebateu críticas de que teria praticado intolerância religiosa e afirmou que desistirá do pleito se a Procuradoria Regional Eleitoral e o Ministério Público Estadual decidirem que ele deve retirar sua proposta de "transposição dos orixás" de órgãos públicos, rios, lagoas e apas. O secretário da executiva municipal do Partido Popular da Liberdade de Expressão (Pepelê), que reúne membros das religiões afro-brasileiras, Edmilson Sales e a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA) anunciaram na semana passada que entraram com representações contra Elionai por "infração da legislação eleitoral e intolerância religiosa". Ontem, o advogado do candidato, Rogério Matos, informou que entraria com um pedido nos dois órgãos para que as representações fossem "logo avaliadas" e acabasse "com a polêmica". "Essa é a minha bandeira. Se o Ministério Público deferir que eu devo retirar minha bandeira, não teria sentido em manter meu pleito.

Comente agora
16
Set
Sobre supersalários, vereador de S. A. de Jesus diz: "O prefeito está dentro da legalidade"
Postado por: Letícia Oliveira / 08:34h

Após acusações do vereador Antônio Nogueira Neto, ao dizer que há supersalários na Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, o líder do prefeito na bancada, o vereador Marcos Muniz, defendeu a administração atual. Inicialmente, Chispita relatou que o prefeito Humberto Leite vem sendo perseguido desde que ganhou as eleições no ano de 2012, por aqueles que não aceitaram a derrota, “isso acontece insistentemente, mas ele tem responsabilidade à frente da população de Santo Antônio de Jesus, hoje os cofres públicos do município tem fundos para uma eventual necessidade e posso dizer que ele administra a cidade com seriedade e responsabilidade”, completou. Segundo o edil, a gratificação é por lei e está dentro da legalidade, logo o prefeito não está correndo risco de probabilidade administrativa e não está cometendo nenhum crime, simplesmente está administrando o município da maneira correta. O entrevistado afirmou que tem assuntos pertinentes ao município em que pode ser visto que a oposição à administração atual em momento algum chega a comentar.

Um comentário
16
Set
Marina defende ampliação gradativa de recursos para cultura
Postado por: Letícia Oliveira / 07:59h

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, defendeu ontem (15) o aumento gradativo de recursos para as ações de cultura. No entanto, ela não quis estabelecer um percentual do Orçamento a ser investido na pasta. A candidata ressaltou que em seu programa de governo cultura e educação, que já têm percentual fixo orçamentário, estarão entrelaçadas. Em recente entrevista, disse ela, “me foi perguntado se iria fazer 2% na cultura. A nossa escolha foi dizer que vamos ampliar progressivamente os recursos, e não colocamos percentual, porque existem muitos pedidos de percentuais vinculando o Orçamento”, disse em encontro na capital paulista, com representantes do setor cultural. “Nossa proposta de governo tem um forte entrelaçamento entre educação e cultura. Por isso, a nossa determinação em ampliar progressivamente, de forma consistente, os recursos da cultura”, acrescentou. Ela ressaltou que seu programa de governo já estabelece um percentual relativo à saúde, de 10%. Marina disse que pretende atender a todos os segmentos da atividade cultural, evitando “dirigismos” e “tendências homogêneas”. Segundo ela, “não dá para a gente ter editais que muitas vezes são homogêneos, que não conseguem trabalhar com as especificidades de determinados grupos, como nós podemos presenciar aqui. Há uma demanda do circo, das pessoas que lidam com a arte popular, que precisa ser igualmente contemplada”. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Set
SAJ: Câmara derruba veto de prefeito e lei que padroniza prédios com cores da bandeira da cidade é aprovada
Postado por: Letícia Oliveira / 07:54h

Durante mais uma sessão da Câmara Municipal de Vereadores, que aconteceu nesta segunda-feira (15), foi debatido o veto do prefeito Humberto Leite ao projeto de lei, que visa padronizar os monumentos de Santo Antônio de Jesus com as cores da bandeira da cidade. Por unanimidade, o veto foi derrubado e o projeto aprovado pelos vereadores. O presidente da Câmara, Antônio Marcos Araújo Lessa, informou que nove vereadores votaram contra o veto do gestor, por entenderem que é um projeto interessante, até porque não muda as cores dos prédios já pintados, mas tem a mudança a partir do momento de novas pinturas. “Não há nenhum tipo de prejuízo financeiro aos cofres públicos essa padronização. Ela identifica melhor as cores dos prédios da cidade”, disse, acrescentando que acredita que o gestor municipal irá respeitar a maioria dos vereadores que aprovaram esse projeto, porém no prazo de 15 dias se a lei não for promulgada pela prefeitura, é responsabilidade da Câmara Municipal promulgar a lei para que se torne pública e assim será feito.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
16
Set
Sempre demos liberdade para a Polícia Federal investigar, diz Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 07:30h

A presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff defendeu ontem (15) as investigações da Polícia Federal (PF) no caso de corrupção envolvendo a Petrobras. Ela disse que em qualquer empresa pode haver pessoas que pratiquem malfeitos, e destacou que o atual governo nunca tirou a liberdade da PF de investigar as denúncias. “Em qualquer lugar, em qualquer empresa, têm pessoas que fazem malfeitos. O que você tem que fazer é investigar. Quem joga corrupção para baixo do tapete, quem não investiga, não descobre. Eu quero lembrar que tudo o que está ocorrendo, que está sendo revelado sobre a Petrobras, foi investigado pela Polícia Federal, um órgão do governo federal vinculado ao Ministério da Justiça. Portanto, nós sempre demos extrema liberdade para a Polícia Federal fazer todas as investigações”, disse Dilma. A presidenta lembrou que o governo adotou diversas ações para aumentar o nível de transparência e investigação, incluindo a escolha de procuradores independentes do Ministério Público Federal (MPF).

Comente agora
16
Set
Vereador denuncia supersalários na Prefeitura de Santo Antônio de Jesus‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:30h

O vereador Antônio Nogueira (PSB) levantou as irregularidades na Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador), no Recôncavo baiano, na sessão da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (15), quando comparou o salário base dos comissionados da Prefeitura com os registrados na folha de pagamento. Os valores pagos, segundo cópia da folha de pagamento apresentada pelo parlamentar durante a sessão, apontaque existem funcionários da prefeitura recebem salários maiores do que o permitido na lei municipal 1.111 de 2011. No documento, que foi solicitado à secretaria municipal de Administração, consta uma relação de funcionários com salário elevado, bem acima do apropriado.  De acordo com a denúncia, existem funcionários exercendo o mesmo cargo,  na mesma carga horária sendo que um recebe R$ 5.800, outro R$ 4.900 e ainda R$ 2.915. “Que critério é esse usado para pagar funcionário? É uma farra salarial. Tem funcionário recebendo mais que o vice-prefeito”, questionou o vereador.  O vereador Uberdan Cardoso disse que o prefeito fere três princípios da administração pública. “Moralidade, razoabilidade e legalidade. Segundo o princípio da legalidade, a administração só pode fazer o que a lei permite. Pelo princípio da moralidade, o ato administrativo não basta ser legal, deverá também atender à moralidade pública, e o da razoabilidade trata de impor limites a administração pública. Não dá para defender o indefensável. É imoral um funcionário que com salário de R$ 1.800 chegar a receber quase R$ 8 mil. São 300% de aumento nos salários. É imoral e ilegal. Isso a sociedade não merece”, afirmou.

11 comentários
16
Set
Campanhas de Souto e Rui acreditam que eleição será decidida no 1º turno
Postado por: Letícia Oliveira / 07:19h

Estrategistas políticos ligados às campanhas de Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) trabalham com a perspectiva de que a eleição na Bahia será resolvida no primeiro turno. Nos dois lados da batalha, dois diagnósticos balizam a percepção de fim de jogo no tempo regulamentar. O primeiro tem origem nos números das últimas pesquisas, as internas e as divulgadas. Em todas elas – para usar uma expressão utilizada por Rui no início da corrida -, é clara a desidratação da senadora Lídice da Mata (PSB), cuja candidatura funcionava como garantia de prorrogação. O segundo tem raízes no histórico das sucessões no Palácio de Ondina. A única vez em que houve segundo turno no estado foi há 20 anos. Em 1994, o próprio Paulo Souto, por menos de 1% dos votos válidos, acabou encarando um novo round com João Durval, à época filiado ao PMN. De lá para cá, manteve-se a tendência de disputa resolvida logo no começo. A mesma que se desenha mais fortemente nessa reta final. (Correio)

Comente agora
16
Set
Eleger Marina é substituir PT por um 'outro tipo' de PT, diz Aécio
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:58h

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, afirmou nesta segunda-feira (15) em visita ao município de Linhares, na região norte do Espírito Santo, que eleger Marina Silva, candidata do PSB, é substituir o PT "por um outro tipo de PT". O candidato lembrou que Marina iniciou a carreira política no PT e passou 27 anos no partido. “Eu quero dizer a vocês hoje, de forma muito franca, que está chegando a hora da onda da razão. Nós não vamos substituir o governo do PT, por outro tipo de PT. Até porque 80% da trajetória da candidata Marina foi feita dentro do partido e provavelmente será com uma parcela importante do PT, se ela vencer as eleições, que ela vai governar”, completou. O candidato realizou uma coletiva de imprensa durante sua visita ao Espírito Santo. Aécio chegou ao aeroporto de Linhares às 11h30 e em seguiu para uma caminhada no Centro da cidade. Em uma das principais avenidas, o candidato caminhou com aliados e cumprimentou os comerciantes. Ele também afirmou que o partido da presidente Dilma Rousseff propaga uma "grande falácia" quando, segundo Aécio, diz que mudou a vida dos brasileiros. “Eu não acredito nessa história que o PT propaga de que transformou a vida dos brasileiros. Isso é uma grande falácia. Quem muda a vida de cada brasileiro é cada brasileiro, que acorda cedo trabalha, estuda, se prepara. O Estado tem a obrigação de a partir da vocação de cada uma das nossas regiões ser a mão estendida, o parceiro, como a Petrobras deixou de ser”, disse. Durante a entrevista, Aécio também fez críticas à Petrobras. Segundo ele, a estatal adia investimentos estratégicos para os estados. “Um exemplo é o polo de gás químico que mais uma vez está sendo adiado porque a Petrobras não demonstra condições de cumprir seu cronograma de investimentos”, afirmou.

Comente agora
16
Set
Maior vantagem de Dilma é no Nordeste, diz Vox Populi
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:51h

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), tem a maior vantagem em relação aos seus adversários na região Nordeste. De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 15, pelo Vox Populi e pela Rede Record, Dilma tem na região 56% das intenções de voto. A candidata do PSB, Marina Silva, aparece com 22% e Aécio Neves (PSDB) tem 6%. O total de indecisos no Nordeste chega a 8% e os eleitores que disseram que vão votar em branco ou anular o voto são 6%. Dilma também leva vantagem em relação aos adversários nas regiões Centro-Oeste/Norte e Sul. No entanto, a vantagem da petista para Marina, que é a segunda colocada, é menor nessas localidades. Na região Centro-Oeste/Norte, Dilma aparece com 35% das intenções de voto, contra 33% de Marina e 16% de Aécio. Os brancos e nulos são 4% na região, e os indecisos somam 10%. No Sul, a presidente Dilma tem 27% das intenções, em situação de empate técnico com Marina que registra 25% da preferência do eleitorado. Já o tucano tem 18% das intenções na região. Votos brancos e nulos somam 9% e os eleitores indecisos chegam a 18%. O cenário mais favorável a Marina aparece na região Sul, onde ela tem 28% das intenções. A presidente Dilma, no entanto, aparece logo atrás, em empate técnico, com 26% da preferência dos eleitores. O tucano Aécio Neves registra 20% das intenções. Votos brancos e nulos chegam a 11% e os indecisos, 13%. A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 147 municípios do País, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00632/2014.

Comente agora
16
Set
Marina diz que PT deve se desculpar por ‘malfeitos’ na Petrobras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:28h

Ao se referir ao ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (15) que o PT deveria pedir desculpas ao Brasil em razão de “malfeitos” ocorridos na estatal. Ela reiterou que ele foi mantido na companhia para "assaltar" os cofres da empresa. A declaração da senadora ocorre em resposta ao PT, que denunciou na sexta-feira (12) a candidata do PSB ao Ministério Público Eleitoral por difamação à legenda. Na quinta-feira (11), Marina Silva afirmou, durante sabatina ao jornal "O Globo”, que o PT, seu antigo partido, colocou Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobras para "assaltar" os cofres da estatal. "É realmente surpreendente que o governo do PT tenha mantido na Petrobras, por 12 anos, um diretor que se dedicou a assaltar aquela que era a maior e melhor empresa nacional. Ao invés de tentar constranger aqueles que cobram o PT por esses malfeitos o PT deveria explicar-se e pedir desculpas para o Brasil”, afirmou Marina Silva em nota divulgada nesta segunda em resposta ao processo do PT contra ela. Conforme a assessoria da campanha de Dilma Rousseff, a legenda alegou ao Ministério Público que houve “difamação eleitoral” por parte de Marina e que a sigla entendeu que as declarações da ex-senadora feriram a "honra" da legenda. “Segundo avaliação do Diretório Nacional do PT, durante a sabatina Marina Silva extrapolou – e em muito – o mero direito de crítica, ferindo abertamente a honra da agremiação, bem jurídico tutelado pelo tipo penal em questão”, ressaltou nota oficial divulgada pelo PT. 

Comente agora
15
Set
Lídice propõe linha de VLT ligando Lauro de Freitas a Camaçari
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:54h

A implantação de uma linha de VLT (veículo leve sobre trilhos), ligando a última estação da linha 2 do metrô, em Lauro de Freitas, a Camaçari, foi anunciada nesta segunda-feira (15) pela candidata a governadora Lídice da Mata, do PSB. Ela disse que não se pode planejar soluções para a mobilidade urbana na capital sem pensar em toda a Região Metropolitana de Salvador. “Não podemos ter projeto de mobilidade que pense apenas Salvador. Eu acredito que a mobilidade urbana da Região Metropolitana deve ser pensada integradamente”, disse Lídice, em entrevista à Rádio Cem. Lídice disse que o metrô precisa se articular com outros sistemas de transporte de massa que possam atender a toda a Região Metropolitana. “É por isso que, no meu governo, a linha 2 do metrô, que irá até Lauro De Freitas, será complementada com uma linha de VLT até Camaçari”, explicou. A candidata do PSB também se disse favorável à execução de um projeto que existe nas gavetas do governo estadual para transformar o Trem do Subúrbio em VLT e estender a linha, que começará no Terminal da França e terminará na cidade de Candeias. “Em nosso governo, vamos dar prioridade ao transporte de massa como forma de melhorar a qualidade de vida da população que mora na periferia e precisa vir ao Centro para estudar e trabalhar”, acrescentou.

Comente agora
15
Set
Rui perde quase 5 minutos de tempo de TV após ataques a Souto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:35h

A propaganda eleitoral de Rui Costa (PT), candidato a governador pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, terá, em um de seus dias de veiculação na TV, um corte de 172 segundos (2 minutos e 52 segundos) no bloco noturno do horário eleitoral gratuito; de 50 segundos nas inserções na TV na faixa das 21h à 0h (chamado quarto bloco de audiência); e de 60 segundos nas inserções de TV no período entre as 18h e às 21h (terceiro bloco de audiência); por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão, resultado de ação movida pela coligação “Unidos pela Bahia”, que tem Paulo Souto (DEM) como candidato ao governo, deve ser cumprida “na primeira oportunidade” e o descumprimento será punido com multa diária de R$ 50 mil. Segundo o advogado da “Unidos pela Bahia”, Ademir Ismerim, as emissoras já foram intimadas. A punição se aplica à propaganda da campanha de Rui, que foi ao ar no último dia 3, na qual são comparados dois trechos do discurso de Souto. O primeiro, retirado da publicidade produzida para as eleições deste ano, destaca o trecho em que o democrata afirma: “Quero ser o candidato das promessas possíveis e das obras realizáveis. O povo baiano está cansado de promessas eleitoreiras e de obras que não saem do papel.

Comente agora
15
Set
Vox Populi: Dilma 36%, Marina 27% e Aécio 15%
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:32h

O Instituto Vox Populi, em parceria com a Rede Record, divulgou nova pesquisa na noite desta segunda-feira (15). No levantamento, a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece na primeira colocação com 36% das intenções de voto. Marina Silva (PSB) está com 27%. O tucano Aécio Neves (PSDB) não ultrapassou os 15% das intenções dos eleitores. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) chegaram à 1% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 8% e os indecisos, 12%. Em uma simulação de segundo turno entre a petista e a socialista, Marina Silva tem 42%, um ponto à frente da petista. Já em um possível segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 47% contra 36%. O instituto ouviu duas mil pessoas em 147 municípios brasileiros entre o último sábado (13) e domingo (14). (Bocão News)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com