As comentadas


Boa noite , Terça-feira, 09/02/2016








Enquete



Reflita

Blog

Política

09
Fev
"Olha o Lula...olha a Polícia Federal", cantam quadrilha para deputado do PT
Postado por: Anacley Souza / 20:22h

Denunciado em dezembro pela Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva (onze vezes) e lavagem de dinheiro (99 vezes), o deputado Vander Loubet (PT-MS), alvo da Operação Lava Jato, viveu uma cena de constrangimento neste carnaval em Campo Grande, onde reside. Sentado à mesa de uma cafeteria ele se viu repentinamente cercado por manifestantes que dançaram a quadrilha para ele. "Olha o Lula’, cantavam ao redor do parlamentar. "Olha a Polícia Federal…". Loubet permaneceu imóvel em sua cadeira, de braços cruzados, enquanto o grupo se divertia, dançando à sua volta. As imagens de Loubet alvo da quadrilha foram divulgadas nesta terça-feira de carnaval, 9, pelo site O Antagonista. ‘Pula a fogueira iá iá, pula a fogueira iô iô… cuidado para não se queimar’, iam e vinham. O petista é acusado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de recebimento de propinas que somaram R$ 1,028 milhão em esquema de corrupção instalado na BR Distribuidora. Ao denunciar Loubet criminalmente perante a Corte máxima, Janot atribuiu ao parlamentar ligação com "grupo criminoso" que repassava a ele valos ilícitos "em função da ascendência que o Partido dos Trabalhadores exercia sobre parte da Petrobrás Distribuidora S/A". "O parlamentar, em conjunto com seus auxiliares, acabou aderindo à organização criminosa preordenada à prática de crimes de peculato, de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro no âmbito da BR Distribuidora", afirma o procurador-geral da República, que pediu ao Supremo decretação da perda do mandato de Loubet. O deputado não foi localizado para comentar a dança da quadrilha.

Comente agora
09
Fev
Empresa de filho de Lula pode ser processada por plágio
Postado por: Anacley Souza / 18:25h

Os trabalhos elaborados pela LFT, empresa de Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão sendo alvo de investigação por plágio. A reportagem do jornal O Globo recorda que a empresa elaborou relatórios, nos quais cita informações extraídas de outros locais, como um blog sobre marcas publicitárias, um artigo acadêmico, a Wikipedia e reportagens de jornal. A cópia dos textos não foi referenciada e, por isso, o dono do blog “Mundo das Marcas”, afirma que pretende tomar providências jurídicas contra Luis Cláudio e a LFT. O Globo explica que os trabalhos foram encomendados pela Marcondes & Mautoni, empresa de lobby investigada na Operação Zelotes. Os quatro contratos foram assinados entre junho e novembro de 2014, totalizando R$ 2,4 milhões. Um deles, “Impacto da Copa do Mundo no desempenho das empresas patrocinadoras”, traz informações sobre a história e os negócios de empresas associadas à Fifa e ao Mundial de 2014, disputado no Brasil. O documento fala sobre 13 marcas (Adidas, Budweiser, Castrol, Centauro, Coca-Cola, Continental, Emirates, Garoto, Hyundai, Johnson&Johnson, McDonald's, Sony e Visa). As informações usadas escritas pela LFT possui trechos copiados do “Mundo das Marcas”. Na maioria das vezes, foram feitas pequenas alterações na redação. A LFT cita frases praticamente iguais as que constam no blog do publicitário Kadu Dias, dono do “Mundo das Marcas”. Segundo Kadu, ele nunca teve relação com Luís Cláudio ou a LFT. “O MDM (Mundo das Marcas) é referência neste assunto na web e demorei muito para conquistar credibilidade, com meus textos sendo utilizados por professores, alunos, profissionais de comunicação e grandes veículos de mídia especializada.

Comente agora
09
Fev
Transparência internacional apoia projeto do MP contra corrupção
Postado por: Débora Ayane / 17:20h

Na reta final para alcançar a marca de 1,5 milhão de assinaturas em apoio ao projeto 10 Medidas contra a Corrupção, a Lava Jato conquistou mais um aliado importante - a ONG Transparência Internacional acaba de declarar publicamente adesão à iniciativa do Ministério Público Federal para agilizar o combate aos malfeitos e desvios de verbas do Tesouro. Fundada em março de 1993, a Transparência Internacional, sediada em Berlim, é uma organização não governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. É mundialmente conhecida pela produção anual de um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países em todo o mundo.

Comente agora
09
Fev
Parlamentares discutem deixar o PT e criar novo partido, diz coluna
Postado por: Débora Ayane / 16:15h

Um grupo de políticos dissidentes começou discussões no final do ano passado para deixar o PT e criar um novo partido. Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, cerca de 25 parlamentares estavam envolvidos nas conversas. O movimento teve início por conta da insatisfação em relação aos caminhos tomados pelo PT em meio à crise. No entanto, os debates sobre o assunto ainda devem levar tempo e a ideia é retomar as discussões despois das eleições municipais deste ano. Outros integrantes da sigla tentam amenizar a situação: “Isso ficou forte na época do Eduardo Cunha [quanto o governo ainda defendia o diálogo com ele], mas já diminuiu”, disse um membro do alto escalão do PT, em entrevista à coluna Painel.

Comente agora
09
Fev
ACM Neto critica manifestação de ambulantes na Barra: 'Não é protesto, é baderna'
Postado por: Débora Ayane / 14:48h

O prefeito ACM Neto criticou nesta terça-feira (9) os protestos realizados por vendedores ambulantes no início do circuito Barra-Ondina. Ele voltou a defender que os patrocinadores são "essenciais" para a festa e disse que vai seguir trabalhando para "manter a ordem" na festa. "A gente lamenta porque isso não pé protesto, é baderna. E nós vamos continuar trabalhando firmemente para manter a ordem, manter a organização, para garantir que o carnaval de Salvador possa ter os seus parceiros privados, que são essenciais para financiar a festa. Nós não teríamos condições de fazer uma festa tão grande, tão importante como essa, se não fossem os patrocinadores", comentou o democrata. Trabalhadores realizaram manifestação nesta terça (9) e segunda-feira (8) perto do Farol da Barra reclamando da abordagem dos fiscais durante as vistorias. O prefeito argumentou que nunca tantos ambulantes trabalharam na festa e diz que entre os participantes dos atos estão pessoas que não se cadastraram na prefeitura. "Muitos ambulantes que estavam envolvidos nesse protesto não são nem de Salvador. Não têm compromisso com a nossa cidade. Não são pessoas que foram cadastradas e regularizadas pela Prefeitura", afirmou. (Foto: Robson Oliveira / Ag Haack / Bahia Notícias)

Comente agora
09
Fev
Impeachment de Dilma não está ‘morto’, diz Jucá
Postado por: Samile Macedo / 11:07h

Cotado para assumir o segundo posto de comando do PMDB a partir de março, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-líder no Senado dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), considera que o processo de impeachment de Dilma não perdeu força. Em entrevista ao Estado, Jucá ressaltou que em política nada está morto e os desdobramentos de um possível afastamento da presidente serão consequência de uma conjuntura. Um dos articuladores do acordo de “união” realizado entre a bancada do PMDB do Senado e o vice-presidente Michel Temer, Jucá defende que o partido marque suas diferenças com o PT. Para ele, o PMDB não pode se limitar a ser “o partido governabilidade” e deve investir em bandeiras que estejam articuladas com a realidade. Em relação aos avanços no Congresso de propostas polêmicas com a recriação da CPMF, o peemedebista ressalta que a discussão da criação de impostos não pode ser separada da de corte de despesas pelo governo. Sobre a Lava Jato, na qual é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal, diz que seus efeitos serão perceptíveis nas eleições municipais deste ano, mas que a operação não deve servir de base para as negociações políticas. Ele é investigado na operação por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção passiva, acusações das quais ele nega envolvimento. (Política Livre) 

 

 

 

Comente agora
09
Fev
Inserção no carnaval ignora políticos e pede novo 'enredo'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:44h

Nos comerciais de 30 segundos que serão exibidos nesta terça-feira, 9, na TV, o PT optou por um tom leve e mensagem otimista em clima de carnaval. Sem apresentar nenhum político ou fazer menção à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o spot mostrará atores com motivos carnavalescos para dizer que "chegou a hora de mudar o enredo". Com a volta dos trabalhos no Congresso Nacional, a expectativa no partido é que o impeachment retorne à agenda política. "Vamos deixar de lado o pessimismo e construir vitórias", diz o comercial. Segundo o vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, a propaganda do partido de 10 minutos, que deve ser exibida no fim deste mês e está em fase de produção, será composto pelo tripé defesa do legado do PT, de Lula e da gestão Dilma Rousseff. Em outra inserção exibida na semana passada, o presidente do PT, Rui Falcão, fala em "ataques, provocações e perseguições" ao ex-presidente. (Com informações Estadao Conteudo)

Comente agora
09
Fev
Dilma tenta evitar que TSE admita dados da Lava Jato como prova
Postado por: Samile Macedo / 07:00h

A presidente Dilma Rousseff quer evitar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceite como prova dados da Operação Lava Jato, em um dos pedidos de cassação contra ela no tribunal apresentado pelo PSDB. Dilma é investigada no esquema de corrupção na Petrobras. Encaminhado ao tribunal pelo juiz Sergio Moro, um dos documentos revela um um relatório da Polícia Federal sobre diálogos do dono da UTC, Ricardo Pessoa, e de um executivo da empreiteira, além de denúncias e sentenças ligadas às investigações. Segundo informações da Folha de S.Paulo, Pessoa disse, em sua delação premiada, que foi persuadido pelo ministro Edinho Silva (Comunicação), então tesoureiro da campanha à reeleição de Dilma, a aumentar as doações. Ele disse que foram acertados R$ 10 milhões, mas foram pagos R$ 7,5 milhões porque ele acabou preso na Lava Jato. De acordo com a publicação, a defesa da presidente argumentou que "os requisitos necessários para admissão de tais elementos como prova [...] não estão presentes". Flávio Caetano, coordenador jurídico da defesa da campanha do PT, disse que as delações premiadas não podem ser utilizadas porque "não têm pertinência" com o que se discute na ação eleitoral, já que não se referem ao período da campanha. (N. ao Minuto)

Comente agora
08
Fev
"Medo de vaias", diz Marta Suplicy sobre ausência de políticos em camarote
Postado por: Anacley Souza / 23:41h

Neste carnaval a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) teve que aguentar firme as quase duas horas de presença no camarote fechado pelo advogado Marco Aurélio Carvalho, do Bar Brahma, em São Paulo. De acordo com a colunista Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo, a ex-petista comentou sobre a ausência de políticos nos camarotes no carnaval deste ano. "Eles não vêm porque é aquela coisa, medo de serem vaiados", disse Suplicy. Nem mesmo o ministro Jaques Wagner, da Casa Civil, considerado rei da folia em Salvador, apareceu na capital baiana. "Tá todo o mundo com medo de vaia. Mas eu posso. Onde eu chego, falam comigo, querem tirar foto., completa a senadora. Bergamo destaca que os amigos de Suplicy se aproximavam e falavam que estão impressionados com a virada na situação política no último ano, agora com Lula em maus lençóis. Depois da insistência sobre o ex-presidente, Marta diz: "A gente fica assim, né?", e tenta um sorriso amarelo.

Comente agora
08
Fev
Eleições 2016: Alan Sanches recomenda a Alice Portugal “tomar outro rumo”
Postado por: Anacley Souza / 19:56h

Questionado sobre a possibilidade de vitória de um candidato da oposição na eleição majoritária em Salvador, o deputado estadual Alan Sanches empregou toda a cota de desdém para descrever as chances do PT abrir mão da cabeça da chapa em nome “dos trabalhos prestados pelo PCdoB”, de Alice Portugal. “Isso você tem que perguntar ao lado de lá, mas se a expectativa dela [Alice Portugal] é que procure outro rumo. O PT prefere apoiar um paulista [Juca Ferreira], do que uma mulher guerreira como ALice Portugal. Desejo que ela leve até o fim essa outra alternativa, mas hoje a minha intenção é trabalhar para que ACM Neto tenha 90% dos votos válidos em Salvador, que será fundamental para 2018”, declarou Sanches. (Bocão News)

Comente agora
08
Fev
Rui determina que Sesab notifique faltosos no plantão do Carnaval
Postado por: Débora Ayane / 16:36h

O governador Rui Costa determinou que os profissionais que cometerem irregularidades nos plantões médicos durante o Carnaval sejam notificados administrativamente pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com a Corregedoria da pasta, a inspeção nas unidades da rede estadual para assegurar o cumprimento das escalas dos servidores durante a festa já resultou na notificação de 35 profissionais, desde a última quinta-feira (4). Eles cometeram irregularidades como falta ou troca de plantão sem autorização. Por dia, são duas equipes da Corregedoria em atuação, em regime de plantão de 24 horas.

Comente agora
08
Fev
Marisa faz horta e leva festa para sítio em Atibaia
Postado por: Débora Ayane / 15:12h

Frequentadores do Sítio Santa Bárbara em Atibaia (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, também fizeram benfeitorias no local. A ex-primeira dama plantou árvores frutíferas, fez uma horta e cria patos na propriedade, que, no papel, está em nome dos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, sócios do filho mais velho do petista, Fábio Luís, o Lulinha. Segundo pessoas próximas ao ex-presidente, Marisa também transferiu para o sítio em Atibaia as festas juninas que costumava fazer na Granja do Torto, residência de campo dos presidentes da República, quando ocupava o cargo de primeira-dama. A lista de convidados costuma ser feita por ela. Lula já confirmou por meio de sua assessoria que ele e sua família frequentam o sítio, mas nega que seja o real proprietário da propriedade de 173 mil metros quadrados.

Comente agora
08
Fev
Ao contrário de deputado, Secretário de Obras de S. A. de Jesus afirma que contrato com Andrade Galvão não foi cancelado
Postado por: Samile Macedo / 11:57h

Buracos, falta de infraestrutura, trabalhos paralisados, essas são algumas das solicitações comentadas pelos cidadãos ao redor dos bairros de Santo Antônio de Jesus. A exemplo do Bairro Irmã Dulce, onde as obras do Canal do Mutum naquela localidade foram paralisadas pela construtora Andrade Galvão que de acordo com o Deputado Rogério Andrade, rompeu o contrato e abriu mão da construção devido a embargos e outros problemas com a infraestrutura. O Secretário de Obras do município, Domingos Matos reconhece que o ritmo das obras foi bastante sacrificado devido a questão dos recursos que não foram totalmente repassados pelo governo federal, somados a ocorrências as constantes chuvas da região. “O contrato foi objeto de algumas especulações na mídia, mas não houve rompimento do contrato da Andrade Galvão com a administração. O termo aditivo de nº946/2015 assinado pelo empreendimento e o prefeito no dia 29 de Dezembro de 2015 diz que haveria a prorrogação de prazos do documento cujo objeto é a execução das obras de urbanização e macrodrenagem do canal do Mutum e da Salgadeira em 180 dias a partir de 1º de Janeiro de 2016. O documento foi publicado na edição 8 de Janeiro de 2016 no Diário Oficial do Município. É do conhecimento de todos que há uma série de trabalhos na cidade e região com o ritmo bastante prejudicado em função dos repasses do governo federal e estadual os quais não foram efetivados fazendo com que as empresas parassem totalmente alguns trabalhos. A obra do Canal do Mutum não está paralisada e esperamos que seja encontrada uma solução para a conclusão do projeto e trabalhos”, declarou.

Redação Voz da Bahia/Samile Macedo

Comente agora
08
Fev
Rui anuncia que Carnaval 2017 será em homenagem aos 50 anos da Tropicália
Postado por: Samile Macedo / 10:47h

O Pelourinho vai fazer uma grande homenagem aos 50 anos da Tropicália no Carnaval 2017. Em seu perfil oficial no Twitter, o governador Rui Costa anunciou que este será o tema da festa no Centro Histórico de Salvador no ano que vem. "Que baiano não se sente honrado ao ver que nossos artistas marcaram para sempre a cultura do nosso País? Como é bom ter nascido na terra - mãe de mudanças, de poesia, inteligência, de liberdade. Por tudo isso e muito mais, vamos fazer uma linda homenagem à Tropicália no Carnaval do Pelô em 2017", disse Rui na rede social. De acordo com o gestor, a meta para 2017 é firmar parcerias com empresas patrocinadoras e ampliar o número de atrações sem corda nos circuitos Dodô e Osmar. “Queremos mostrar às empresas que, além da brincadeira de Carnaval, isso aqui é um bom negócio para apresentar suas marcas”, afirmou ele na rede social. Em 2016, o Carnaval do Pelô está homenageando o samba, que comemora o seu centenário. (BN)

Comente agora
08
Fev
Neto reage a críticas sobre exclusividade de cervejaria
Postado por: Samile Macedo / 08:10h

O prefeito ACM Neto (DEM) avaliou positivamente os cinco dias oficiais do Carnaval de Salvador e fez questão de tentar jogar a última pá de cal nas críticas envolvendo a exclusividade da cervejaria Schin, do grupo Brasil Kirin, patrocinador oficial da festa, nos principais circuitos. “Eu estou muito feliz porque o que nós arrecadamos com o patrocínio da Schin significa hoje R$ 25 milhões por ano para a Prefeitura. O Carnaval custa R$ 50 milhões, metade do que nós gastamos com o Carnaval é viabilizado apenas por uma patrocinadora. Por outro lado, se você for fazer outra conta, em quatro anos dá pra gente construir um hospital municipal, que é o que a gente vai tentar construir esse ano. A festa é bacana, ela é fundamental, mas acontece durante sete dias e a cidade tem que funcionar os outros 365 dias do ano. E num momento desses, de crise, a gente tem que valorizar ainda mais o patrocínio da Schin”, explicou aos jornalistas. Neto também questionou o posicionamento dos oposicionistas que criticam a exclusividade da venda da Schin no Carnaval. “Não vejo autoridade ou legitimidade de adversários políticos fazerem esse tipo de exploração [criticando a exclusividade na venda de bebidas] se eles fazem a mesma coisa. Na Arena Fonte Nova hoje, só pode tomar Itaipava. Qual é a coerência que tem esse ou aquele político que não gosta do meu trabalho para questionar isso? Nenhuma”, respondeu o gestor municipal. “Eu sou um homem coerente. Não questiono a exclusividade da Itaipava na Arena Fonte Nova e então eu peço respeito à cidade”, completou. O prefeito aproveitou para alfinetar o secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino (PT), que não perde a oportunidade de criticar a gestão municipal. “A gente vê que alguns até hoje se ressentem pelo fato de há quatro anos a população ter me escolhido como seu prefeito e isso a gente só pode resolver mesmo nas urnas, que é o local onde a população democraticamente afirma qual é a sua vontade”, provocou. O prefeito elogiou a atuação da Polícia Militar durante o Carnaval.

Comente agora
08
Fev
"Não custaram nenhum centavo ao governo", diz Rui Costa sobre Bell e Ivete sem cordas
Postado por: Samile Macedo / 07:12h

O aumento nos investimentos em blocos sem cordas rendeu elogios e foi motivo de comemoração para o governador Rui Costa, enquanto aguardava os desfiles de blocos no Campo Grande na tarde deste domingo (7), de Carnaval. Segundo ele, a expectativa para o próximo ano é aumentar o volume de recursos destinado a financiar as atrações. Este ano, foram gastos R$ 2 milhões, segundo a Bahiatursa. "Nós acreditamos que a ideia de reforçar o Carnaval sem cordas é muito positiva e nós vamos ampliar isso no ano que vem. Eu pretendo atrair ainda mais a iniciativa privada, mostrar que além da brincadeira, o Carnaval é um bom negócio para apresentar suas empresas e suas marcas, patrocinando atrações sem cordas", disse o governador, que na última quinta-feira garantiu que as apresentações sem cordas de Ivete Sangalo, Bell Marques e Saulo Fernandes, entre outros, "não custaram nenhum centavo ao Governo do Estado". De acordo com o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, as atrações que o estado atraiu para a pipoca receberam um total de R$ 2 milhões, que foram custeados por seis empresas – entre elas, as estatais Banco do Brasil, Caixa e Bahiagás. "O aumento no espaço para a pipoca brincar, somado à implantação dos portais de segurança, trouxe uma significativa redução nos indicadores de violência. Graças a Deus, exceto duas ocorrências específicas com uma rivalidade anterior, todos os números até agora são muito melhores que foram em 2015, que já tinha sido melhor que 2014. Isso só comprova que ano a ano estamos implantando um Carnaval de paz", comemorou o governador. Segundo Rui, a expectativa é trazer um número ainda maior de atrações sem cordas no próximo ano. "Demos um passo importante este ano e espero poder fazer melhor no ano que vem", comemorou.

Comente agora
07
Fev
No carnaval Lúcio afirma: “Ninguém pode dizer que a candidatura de Rogério é fraca, ou sem chances, da mesma maneira que Humberto tem seus méritos”
Postado por: Samile Macedo / 19:23h

Lúcio Vieira Lima, deputado federal do PMDB e irmão de Geddel Viera Lima, presidente do partido na Bahia, em entrevista coletiva nos festejos carnavalescos deste domingo (07) em Salvador revelou sua preferência pelo hit ‘Metralhadora’, cantado pela Banda Vingadora como a música do Carnaval 2016, dizendo que a música deve ser a que agrade mais o folião e afirma que indiscutivelmente a ‘Metralhadora’ caiu no gosto das pessoas arrastando multidões. Lúcio destaca que o Carnaval é a festa da democracia, onde toda a população brinca em paz e traz crescimento econômico no setor de vendas, o qual foi sabiamente analisado pelo prefeito da capital ACM Neto (DEM), causando ciúmes no Governador Rui Costa (PT), causando uma briga para colocar certas regras, confusão classificada pelo entrevistado como “besta”, quando todos deveriam proporcionar alegrias ao folião.

Política em Santo Antônio de Jesus: Há comentários de que o PMDB santoantoniense tem sido sondado pelo prefeito Humberto Leite (PDT). Acerca da possibilidade de aliança política a favor da reeleição do gestor, Lúcio disse que a referida cidade constitui um diretório no qual ele evita muito se intrometer porque ele dá autoria a outros membros da filiação fazer análises sob os tópicos: o que é melhor para o povo, qual a posição melhor para o PMDB. “Se a administração do prefeito Humberto Leite estiver boa, merecendo um apoio para a reeleição em função de assim satisfazer ao próprio povo, ótimo, não há problemas. Humberto teve nosso apoio, saiu do PMDB achando que estar onde estaria indo seria melhor, mas, não tenho briga com ninguém, sou um homem da paz e em Santo Antônio Jesus há uma filiação muito forte com o presidente do diretório local Geraldo Reis”, destacou. Acerca da possiblidade de ter sido oferecida a Secretaria da Fazenda a Reis, o parlamentar diz que o mesmo não chegou a comentar o assunto, acrescentando não ser essa a maneira de trabalhar do PMDB, ele expõe que pegar cargos de um Governo que não participou em termos de eleição, ele acha ser natural a ocupação de funções de um candidato que apoie pelo fato de a campanha ser realizada para tais fins colaborativos, “mas, se não apoiou Humberto na eleição passada vai ter cargos por qual motivo? Aí vai ficar parecendo uma compra de partido, um toma lá dá cá, então pessoalmente acho que cargos se conquistam nas urnas, tem de ser endossado pelo povo”, pontuou.

Sobre pré-candidatura do Deputado Rogério Andrade: Assunto que tem gerado bastante comentários por parte dos cidadãos e setores da política local, também foi analisado pelo deputado Lúcio Vieira Lima. Questionado se haveria possibilidade de o PMDB vir apoiar o parlamentar Rogério Andrade (PSD) caso ele se candidate em Santo Antônio de Jesus, Lima fez a seguinte declaração: “Tudo é possível na política, veja bem, antes tinha Andrade do mesmo lado do Humberto Leite, de repente rompe e surgem questionamentos de cumprimento e descumprimento, não é esse tipo de debate que quero fazer. Queremos ver como está a cidade? Do que ela precisa? Quem pode atendê-la nas suas necessidades? É Humberto Leite, é Rogério, é uma terceira candidatura, é uma candidatura nova? Hoje o povo está querendo tudo novo, não se surpreenda se nas cidades surgir alguma novidade e o povo cansado dessa história, da mesmice do ‘já foi’, já foi’ querer agora quem nunca foi para ter a oportunidade de fazer. Rogério, seus pais são meus amigos, ele é um político tradicional tem votos no município, ninguém pode aqui dizer que a candidatura de Rogério é fraca ou sem chances, pois, é uma candidatura muito forte, da mesma maneira que Humberto tem seus méritos. Se as ditas oposições PMDB, PSDB, DEM se unirem em torno do candidato, apresentando uma novidade à sociedade santoantoniense, com toda certeza teremos uma terceira candidatura forte”, comentou.

Possibilidade de ser o futuro Presidente da Câmara dos Deputados: O entrevistado comenta que não trabalha para ser destino, citando como exemplo, Geddel Vieira seu irmão que tanto estudou para ser Governador, se dedicou, fez política e não conseguiu realizar o que imaginava para o povo baiano. “Essas coisas deixamos a vida nos levar, quem muito se angustia não vai a lugar algum e eu quero andar para a frente, junto com a Bahia e podemos ajuda-la sem ser Presidente da Câmara, sem ser Governador ou prefeito, cada um dá sua contribuição nesse mosaico e o político não precisa ter mandato para fazer política. Precisamos trabalhar com seriedade, responsabilidade e foco”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia / Samile Macedo
Comente agora
07
Fev
'A política precisa de mais Carnaval', diz Gilberto Gil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:04h

Principal anfitrião do Expresso 2222, o camarote mais disputado por políticos, artistas e celebridades do circuito Dodô (Barra-Ondina), o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil lamentou que o Carnaval, com a sua capacidade de "exorcizar os males, os demônios e realizar os gestos de aproximação mútua entre as pessoas", só dure seis dias do ano. Ele diz que na festa as divergências políticas são deixadas de lado e os gestores não se sentem tolhidos em atender a demandas da população. Nesta entrevista ao A Tarde, Gil falou sobre o momento vivido pelo país, como corrupção, Lava Jato e impeachment, e disse que, apesar da crise, tem fé numa saída. "Sou um poeta, um homem que acredita em milagre". O ministro da Cultura, Juca Ferreira, seu braço direito do MinC, está sendo cotado no PT como um nome forte para disputar a prefeitura de Salvador e...?. Tá? Não percebi isso, não. Percebi que ele tem vontade, é uma coisa que ele já manifestou há muitos anos. Eu sou muito aproximado de Juca, sei que ele tem vontade de ser prefeito de Salvador, sei que está pleiteando. Mas não tenho nenhuma informação sobre acolhimento no partido. (ATarde)

Comente agora
07
Fev
'Cada um que siga seu rumo', diz Leão, sobre casamento político de Moema e Cacá
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:45h

O “casamento” político entre os deputados federais Cacá Leão (PP) e Moema Gramacho (PT), sugerido pelo vice-governador, João Leão, em outubro do ano passado desandou. “Não é em Lauro de Freitas. Em Lauro de Freitas, cada um que siga seu rumo”, declarou. Leão também acredita que não seria boa ideia o filho se candidatar no município da Região Metropolitana de Salvador. “Acho que não. Por que quem manda na vida dele é ele. Mas se eu fosse ele, não seria candidato. Você vai deixar de ser deputado federal para ser prefeito de Lauro de Freitas? Está na cabeça de quem? “, argumentou, apoiando a reeleição de Márcio Paiva. “[Apoiaria] Tranquilamente. Márcio fez uma grande administração. Ele está mostrando e vai mostrar isso”, afirmou. “Márcio fez um volume de obras muito maior do que muitos prefeitos que já passaram com oito anos de mandato. Então ele tem condições amplas de ser o nosso prefeito”, apostou.

Comente agora
07
Fev
'Cada um que siga seu rumo', diz Leão, sobre casamento político de Moema e Cacá
Postado por: Samile Macedo / 15:49h

O “casamento” político entre os deputados federais Cacá Leão (PP) e Moema Gramacho (PT), sugerido pelo vice-governador, João Leão, em outubro do ano passado (clique aqui e leia). “Não é em Lauro de Freitas. Em Lauro de Freitas, cada um que siga seu rumo”, declarou. Leão também acredita que não seria boa ideia o filho se candidatar no município da Região Metropolitana de Salvador. “Acho que não. Por que quem manda na vida dele é ele. Mas se eu fosse ele, não seria candidato. Você vai deixar de ser deputado federal para ser prefeito de Lauro de Freitas? Está na cabeça de quem? “, argumentou, apoiando a reeleição de Márcio Paiva. “[Apoiaria] Tranquilamente. Márcio fez uma grande administração. Ele está mostrando e vai mostrar isso”, afirmou. “Márcio fez um volume de obras muito maior do que muitos prefeitos que já passaram com oito anos de mandato. Então ele tem condições amplas de ser o nosso prefeito”, apostou. (BN)

Comente agora
07
Fev
Polícia investiga se morte de professor da Ufba tem relação com conflitos de terra
Postado por: Samile Macedo / 10:05h

O assassinato do professor aposentado Marcus Vinicius de Oliveira Silva, 57 anos, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) pode ter sido provocado pelo envolvimento dele com disputas de terra. Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) informou em nota a morte de Marcus Matraga, como era conhecido, ocorreu “em função de sua atividade política na mediação de conflitos de terras indígenas”, diz a nota. A Abrasco também cobrou a investigação do crime. “Manifestamos a nossa profunda preocupação com os casos de assassinatos, agressões e expulsões relacionados aos conflitos por terras indígenas na Bahia e, por fim, exigimos que o Ministério da Justiça atue na apuração desse crime político”, diz a nota. A Ufba também sugeriu em nota que a morte pode ter sido “em função de sua atividade política na mediação de conflitos de terra, em circunstâncias a ser apuradas pelas autoridades competentes”, diz a nota. A Polícia Civil não confirma a informação, mas não descarta a hipótese. Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o crime foi premeditado e pode ter relação com processos litigiosos em que o professor estava envolvido. A informação foi divulgada durante entrevista no Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos.

Comente agora
07
Fev
Alice Portugal explica projeto de transformar carnaval em Patrimônio Imaterial
Postado por: Samile Macedo / 09:56h

Presente no Cortejo do Ilê, a deputada federal Alice Portugal (PC do B) falou sobre a maior festa da cidade e falou um pouco mais do projeto para transformar o carnaval em Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. “O Carnaval é uma explosão de diversidade, é a maior festa popular do mundo. Nossa ideia foi no início do ano passado é que nós façamos essa âncora histórica com o nosso Carnaval, que seja considerado patrimônio imaterial”, afirmou a comunista em entrevista ao Bahia Notícias, onde ressaltou a importância da folia momesca não só para a cultura como também para a economia da cidade. “Além da questão cultural, mexemos com a questão da economia da cidade, com a economia criativa. Sabemos que há alguns momentos em que poucos lucram. O nosso objetivo é que a população toda ganhe com a festa”, explicou.

Publicidade:

Comente agora
07
Fev
Banco suíço estima recessão inédita na história do Brasil
Postado por: Samile Macedo / 08:05h

O banco suíço Credit Suisse não espera uma melhora na economia brasileira pelo menos até o final do ano que vem. Segundo a Folha de S. Paulo, ele indica em um estudo que a recessão no Brasil pode avançar até 2017, alcançando três anos consecutivos de queda econômica, algo inédito desde o início da série histórica, em 1901. O banco esperava queda de 3,5% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2016 e agora estima recuo de 4%. Quando a 2017, a previsão é de retração entre 0,5% e 1%. A última vez que o PIB brasileiro diminuiu em dois anos seguidos foi no biênio 1930-1931, quando havia uma grave crise econômica mundial. 

Comente agora
07
Fev
Vereador e filho desarmam e matam assaltantes em SP
Postado por: Samile Macedo / 07:26h

Uma tentativa de roubo à casa do vereador Salomão Pereira (PSDB), 65, terminou com dois suspeitos mortos neste sábado (6) no Butantã, zona oeste de São Paulo. Segundo informou a "Folha de S. Paulo", Pereira reagiu à abordagem e utilizou um revólver calibre ponto 32 que a dupla portava para matar um deles. O outro acusado pelo assalto, um adolescente que não teve a idade revelada, foi estrangulado por um dos dois filhos do vereador, chegou a ser levado para um hospital, mas também não resistiu. A tentativa de roubo começou por volta das 5h. Pereira voltava para casa com a mulher após assistir ao primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval paulista, no Anhembi (zona norte). Os dois filhos dele estavam dormindo. No momento em que desceu do carro para abrir o portão, ele foi abordado e rendido pela dupla. Os filhos do vereador foram acordados e todos foram obrigados a ficar no quarto do casal. Enquanto isso, os assaltantes escolhiam o que queriam roubar. Quando a dupla voltou ao quarto para exigir mais dinheiro, o acusado que portava a arma ficou de costas para um dos filhos do vereador. Foi agredido com um soco e deixou o revólver cair no chão. Pereira pegou o revólver e fez três disparos. Um deles atingiu no peito um dos assaltantes -que morreu na hora. A polícia diz que ele tinha passagem por roubo, mas não revelou sua identidade. 

Comente agora
07
Fev
Hotéis, pousadas e hostels registram quase 100% de ocupação em Salvador
Postado por: Samile Macedo / 07:20h

Quem deixou para se programar para curtir o Carnaval de Salvador de última hora deve ter dor de cabeça para arranjar um quarto vago. Quase todos os hotéis, pousadas e hostels da cidade já estão lotados. De acordo com Silvio Pessoa, vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte e presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, a procura cresceu em 2016. “Houve um acréscimo de 2,5% em relação ao ano passado e isso se deve ao novo formato do Carnaval, com fanfarras, trios sem corda. Nós fazemos festa e ganhamos dinheiro com isso. Em tempos de crise, fomos criativos e geramos emprego”, explica. De acordo com Pessoa, os hotéis do circuito já apresentam 100% de ocupação, enquanto no restante da cidade a ocupação chega a 95%. A partir de hoje, este número deve crescer para 97,5%.

RecordeAs ruas de Salvador receberam, na última sexta-feira, o maior número de foliões da história do Carnaval de Salvador para o dia. Segundo o prefeito ACM Neto (DEM), o acréscimo foi de 10% em relação ao público registrado na folia na sexta-feira de 2015. “Nós tivemos ontem a sexta-feira que bateu todos os recordes de público da história do Carnaval para a sexta-feira: 10% a mais de pessoas do que no ano passado presentes na festa. Acho que isso mostra o sucesso do Carnaval”, declarou Neto, após se reunir ontem com os secretários envolvidos na operação do Carnaval. Quem trabalha em hotéis que ficam no meio da folia percebeu uma procura grande de turistas em busca de hospedagem. “Teve um aumento grande, de uns 60%. Acredito que seja por conta da alta do dólar. Muitos turistas de fora estão vindo para o Brasil, além dos próprios brasileiros preferirem viagens pelo país”, conta Adriana Reis, gerente da recepção do Hotel Sheraton, no Campo Grande. 

Comente agora
07
Fev
No auge da crise de 2015, Michel Temer se encontrou com Aécio
Postado por: Samile Macedo / 06:56h

O vice-presidente Michel Temer (PMDB), no auge das discussões sobre a abertura de um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, teve um encontro reservado com o principal nome da oposição no país, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo a "Folha de S. Paulo", a reunião entre o peemedebista e o presidente nacional do PSDB foi mantida em sigilo por ambas as partes. Ela aconteceu entre setembro e outubro na casa de um aliado de Temer, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), um dos nomes do PMDB com maior trânsito na oposição. Segundo a "Folha", a assessoria de Temer disse que não comentaria encontros do vice. Já Aécio Neves disse que não iria confirmar a reunião. A conversa entre Temer e Aécio foi a última investida do peemedebista no PSDB. Antes, o vice já havia conversado com outros nomes importantes da oposição, como Agripino Maia (DEM-RN) e os tucanos José Serra (SP) e Tasso Jereissati (CE). Na época, o vice e seus aliados sondavam a possibilidade de amarrar a oposição a um governo de união nacional, caso Dilma fosse afastada. Aécio resistia a uma conversa cara a cara com Temer por receio de que, por ser presidente tucano, o encontro soasse como institucional. Na conversa com Temer, segundo a reportagem apurou com aliados de ambos, o tucano disse que o PSDB não carregaria o impeachment nas costas sem que antes o PMDB, unido, desembarcasse do governo Dilma. 

Publicidade:

Comente agora
06
Fev
Presidente Dilma Rousseff sanciona alterações no novo Código de Processo Civil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:49h

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira a Lei 13.256/2016, que faz alterações pontuais no texto original do novo Código de Processo Civil (CPC). O código foi sancionado no ano passado e entrará em vigor no dia 16 de março. Com o novo texto, os juízes não serão obrigados a seguir ordem cronológica de julgamento de ações cíveis. As mudanças foram feitas pelo Congresso após críticas de magistrados e parlamentares. O texto original, sancionado no ano passado, previa que os juízes deveriam obedecer à ordem cronológica para proferir sentenças. Com a alteração, os magistrados devem dar preferência à ordem de entrada. Outra mudança aprovada com o novo texto é a análise prévia, pelos tribunais estaduais, de recursos submetidos aos tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Se a medida fosse mantida, o STJ receberia o dobro de recursos que recebe atualmente, sem dispor de estrutura para receber a carga de processos. De acordo com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o fim da obrigatoriedade de julgamentos conforme a ordem cronológica é um dos avanços do novo CPC. Para a entidade, a medida confere alternativas para que o juiz possa administrar as ações que recebe. A AMB considerou retrocesso o veto ao artigo que previa julgamentos virtuais para agilizar os processos nos casos em que a lei não admite sustentação oral. Segundo o desembargador Marcos Alaor Grangeia, membro da comissão que participou da elaboração do código, o modelo eletrônico de julgamento não fere as prerrogativas dos advogados.

Comente agora
06
Fev
Advogado contratado por Lula faturou R$ 8,8 milhões com a Petrobras
Postado por: Samile Macedo / 12:03h

Nilo Batista, importante criminalista, foi contratado pelo ex-presidente Lula recentemente para preparar a defesa do petista na Lava Jato e na Zelotes. Nos últimos anos, o escritório de Batista prosperou na Petrobras, epicentro da Lava Jato. Foi contemplado com quatro contratos, que somam R$ 8,8 milhões. Três deles foram assinados a partir de 2014, depois que a operação já estava na rua. Reservadamente, advogados da Petrobras reclamam do que qualificam ser um conflito de interesses, informou a "Época". Nilo Batista também advoga para a Sete Brasil, envolvida no Petrolão, contra João Carlos Ferraz, num caso em que o ex-presidente da companhia é acusado de ter embolsado indevidamente bônus de R$ 16,3 milhões. Ferraz, diz o lobista Fernando Baiano, afirmou ter conversado com Lula em 2011. Segundo Baiano, Ferraz disse a ele que a conversa com Lula foi “muito boa porque daria mais velocidade a assuntos da empresa [Sete]”. Ainda segundo a "Época", Nilo Batista afirmou que os sócios de seu escritório respeitam o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil e o Código de Ética profissional. Disse ainda que o escritório advoga para Lula porque não há associação do ex-presidente com ex-diretores da Petrobras investigados na Lava Jato. A Petrobras não respondeu aos questionamentos sobre possível conflito de interesses de Batista.

Um comentário
06
Fev
Para ter bens desbloqueados, Bumlai ataca ‘os caciques do PT’
Postado por: Samile Macedo / 11:38h

O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, pôs um fim nas relações muito próximas que mantinha com o PT. Por meio de seus advogados, ele pediu ao juiz federal Sérgio Moro que libere seus bens – confiscados desde novembro, quando foi preso na Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato. A defesa alega que todos os ativos que Bumlai amealhou “possuem origem comprovadamente lícita”. Eles partem para o ataque a outros protagonistas do episódio que envolve um enigmático empréstimo milionário do próprio Bumlai realizado em outubro de 2004 no Banco Schahin e a contratação para operar o navio-sonda Vitória 10.000. “Seria mais coerente impor a constrição aos corréus, os afagados e protegidos donos do Banco Schahin, aos caciques do PT ou ainda aos que compunham a Diretoria Internacional da Petrobrás pois, se existe alguém que teve ganho patrimonial com a pouca-vergonha da contratação fraudulenta do tal navio-sonda, certamente não foi o peticionário (Bumlai)”, afirmam os criminalistas Arnaldo Malheiros Filho, Daniella Meggiolaro, Conrado de Almeida Prado e Lyzie de Souza Andrade Perfi, defensores do amigo de Lula. Leia mais no Estadão. 

Comente agora
06
Fev
Dilma não vai se opor publicamente a mudanças no pré-sal
Postado por: Samile Macedo / 09:42h

A presidente Dilma Rousseff indicou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que não vai se opor publicamente à discussão do projeto que desobriga a Petrobras de ser a operadora única e ter participação mínima de 30% na exploração de todas as áreas do pré-sal. Porém, Dilma disse a Renan que não admite qualquer alteração do regime de partilha no pré-sal, adotado por lei em 2010. Na conversa entre ambos, segundo relatos, a presidente afirmou ao presidente do Senado ter preocupação com a mudança do marco regulatório. No caso da proposta que retira a condição de operadora única da Petrobras, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), ela não se manifestou nem favoravelmente nem contra. A reação da presidente foi interpretada como sinal de que não será intransigente ao debate do projeto que, se aprovado, representará a queda de uma das bandeiras do PT para o setor. As considerações feitas pela presidente marcam uma nova postura do Palácio do Planalto, que, até o ano passado, havia orientado sua base aliada a barrar a proposta de Serra. Renan, entusiasta de acelerar o projeto no Senado, reuniu-se duas vezes com Dilma esta semana e a avisou que pautaria a matéria. Ele defendeu publicamente a votação do projeto, mesmo que seja para rejeitá-lo. A avaliação feita por interlocutores do Planalto e por integrantes da base aliada no Congresso com trânsito no governo é que a mudança de postura de Dilma se deve a três motivos. Um deles é a dificuldade da Petrobras de fazer grandes investimentos sozinha, na sua atual situação.

Comente agora
05
Fev
Gilmar Mendes chama Lula de bêbado em aniversário de Kátia Abreu
Postado por: Débora Ayane / 14:20h

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aos berros, chamou o ex-presidente Lula de “bêbado”, na última quarta-feira (3), durante o aniversário da ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Segundo o Blog do Noblat, o ministro teria relatado que o ex-presidente chegou embriagado em São Paulo para prestar solidariedade às vítimas do acidente da TAM, em Congonhas, ocorrido em outubro de 1996. A tragédia acabou com 99 mortos. O ministro do Supremo também teria atacado o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, advogado de réus da Lava-Jato, presente à festa. De acordo com Noblat, Gilmar disparou para o advogado: “vocês se dizem de esquerda, mas são de direita, ricos e autoritários”. Kakay, prontamente, contestou a declaração, arrancando risos dos convidados da festa. “Quando você fala que sou de direita, me coloca na companhia da ministra Kátia Abreu; quando diz que sou riquinho, fico ao lado do senador Eunício Oliveira; e, quando diz que sou autoritário, me deixa ao lado do senador Ronaldo Caiado”. Por fim, conclui: “Estou muito bem acompanhado”.

Comente agora
05
Fev
Aliados aconselham Lula a admitir que reforma de sítio foi um 'presente'
Postado por: Samile Macedo / 10:20h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atingido pela maior crise desde que deixou a Presidência, está sendo aconselhado por aliados e integrantes do governo Dilma Rousseff a adotar oficialmente a tese de que "recebeu de presente" a reforma feita no sítio que frequenta em Atibaia (SP), informou a Folha de São Paulo. Contudo, essa linha de defesa ainda divide opiniões dentro do próprio PT e no entorno dele. Primeiro, há o temor de que as bases do partido não recebam bem esse discurso, que foge à tese de que a cúpula petista age em favor da legenda, não em benefício próprio. O segundo empecilho está no fato de a Odebrecht já ter avisado que não assumirá publicamente que custeou a reforma. A decisão foi tomada internamente pela empreiteira e comunicada a pessoas próximas a Lula. De acordo com a reportagem da Folha, testemunhas e depoimentos colhidos pelo Ministério Público, revelaram que uma espécie de consórcio informal de empresas (Odebrecht, OAS e Usina São Fernando) dirigidas por amigos do ex-presidente bancou as obras. A ex-dona de uma loja de material de construção em Atibaia disse que a Odebrecht bancou R$ 500 mil em produtos para a obra. Um engenheiro da construtora admitiu ter participado da reforma, em "caráter informal". O Instituto Lula diz que o ex-presidente frequenta o local, de propriedade de amigos da família, em dias de descanso. Um dos interlocutores do petista ouvido pela reportagem resumiu o estado de ânimo dos personagens envolvidos na aquisição e reforma do sítio: todos estão "em pânico" com o caso. 

Comente agora
05
Fev
PM se passa por prostituta e prende traficante em boate
Postado por: Samile Macedo / 09:24h

Uma policial militar de Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, ganhou fama na região onde vive após se passar por uma garota de programa para prender um traficante. Lorrayne Neves, única policial do sexo feminino do município, entrou em contato por telefone com o homem, que foi capturado após revelar onde estava e esperar pela policial que havia dito que iria ajudá-lo a fugir, na segunda-feira (1º). Acusado de tráfico, o homem de 22 anos estava com o mandado de prisão em aberto. Naquele dia de manhã, a polícia foi até a casa dele para tentar prendê-lo e, no local, encontrou a mulher dele, que foi presa. Duas crianças, filhas do casal, foram encaminhadas para o Conselho Tutelar. Na residência, foram encontrados 145 gramas de maconha. A policial contou que a ideia de tentar enganar o criminoso surgiu quando estava na casa dele para cumprir o mandado de prisão junto com outros colegas. A mulher dele tentava manter contato com ele para tentar identificar onde ele estava e a policial decidiu tentar também. “Foi uma aposta, como já tinha achado a droga na casa dele, decidi ligar. Pensei: ‘vai que dá certo’. Apesar disso, não imaginei que pudesse funcionar. Estava duvidando um pouco que ele iria acreditar na minha história”, revela. A policial fez várias ligações para o homem que acabou atendendo uma delas. Ela fingiu ser uma das garotas de programa de uma boate da cidade e afirmou que gostaria de comprar entorpecente. “Inventei na hora o nome de Luana e comecei a falar com gírias. Ele acabou me contando que a polícia estava a procura dele e que ele estava tentando fugir. Me ofereci para ajudar de alguma forma, mas ele não acreditou direito e depois nem atendeu mais o telefone”, explica. 

Comente agora
05
Fev
Compra de bafômetro para fazer teste em vereadores gera polêmica
Postado por: Samile Macedo / 08:26h

A compra de um bafômetro está causando polêmica na cidade de Piancó, no Sertão paraibano. O presidente da Câmara de Vereadores do município adquiriu o equipamento para fazer testes com os parlamentares, antes das sessões plenárias, depois de suspeitar que alguns deles estavam trabalhando embriagados. Na quinta-feira, em entrevista à TV Paraíba, um vereador assumiu que, “por recomendação médica”, consome bebidas alcoólicas diariamente. O vereador Antônio Azevedo Xavier (PTN), disse que não é o único vereador a fazer isso. “Todos os parlamentares aqui bebem. Eu mesmo tomo cinco ou seis doses de uísque por dia, mas por recomendação do meu cardiologista”, disse ele, acrescentando, entretanto, que consome bebidas somente pela manhã e que as sessões ocorrem à noite. O bafômetro foi comprado no mês de outubro do ano passado e gerou um gasto de R$ 1.605 com o kit para o teste, que inclui 100 refis. A intenção do presidente da câmara é que os vereadores sob suspeita de efeito de álcool façam o teste e pretende que Mesa Diretora da Câmra elabore regras para o uso do teste de alcoolemia, em quais sessões o aparelho será usado e as punições para os vereadores flagrados frequentando a casa legislativa embriagados. A ideia de comprar o bafômetro foi do presidente da Câmara Municipal, Pedro Aureliano da Silva (PMDB), que pretende acabar com as brigas ríspidas entre os vereadores que, segundo ele, muitas vezes são causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas. “Pelas atitudes de alguns vereadores, a gente suspeitava de que eles estavam sob efeito de álcool”, disse o presidente. A bancada de oposição é contra o uso do bafômetro nas sessões. “Nós sabemos que o legislativo jamais pode ter um gasto nesse sentido de comprar um bafômetro, que sabemos que é para uso exclusivo da polícia para fazer testes com motoristas”, disse o vereador José Luiz da Silva (PSD). 

Comente agora
05
Fev
Aécio diz que é alvo de "declarações criminosas" de delator da Lava Jato
Postado por: Samile Macedo / 07:24h

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou hoje (4), por meio de nota, que vai interpelar judicialmente o empresário Fernando Moura Hourneaux, investigado na Operação Lava Jato, sobre a citação de seu nome no depoimento prestado ontem (3) ao juiz federal Sérgio Moro. O parlamentar disse que está indignado com "reiteradas tentativas" de envolver seu partido nas investigações da operação. Na nota, Aécio Neves acrescentou que é alvo de "declarações criminosas", feitas por "réus confessos", que fazem acusações sem provas. O senador disse ainda que vai interpelar Dimas Toledo para que ele, mesmo já tendo desmentido os fatos, se manifeste mais uma vez. "É preciso que se investigue a fundo para que sejam reveladas as verdadeiras motivações das falsas acusações. A tentativa de afundar todos no mar de lama no qual hoje estão atolados os principais dirigentes do PT é parte de uma estratégia que busca unicamente diminuir aos olhos dos brasileiros a enorme dimensão dos graves crimes cometidos pelo partido e seus aliados", declarou Aécio. No depoimento, Moura, que é um dos delatores da Lava Jato, informou que ouviu de terceiros que Aécio Neves foi responsável pela indicação do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo. De acordo com Moura, Dimas afirmou que a divisão de propina na estatal era de "um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio". Segundo ele, "um terço São Paulo" significava grupo político de Dirceu e "um terço nacional" o PT nacional. 

Comente agora
04
Fev
Dilma pede que brasileiros bebam com moderação no carnaval
Postado por: Anacley Souza / 23:57h

A presidente Dilma aproveitou a proximidade do carnaval para pedir que os brasileiros aproveitem essa "verdadeira celebração da vida", como chamou a festa, com responsabilidade, que bebam com moderação e dirijam com cuidado nas estradas. A presidente visitou a fábrica da Ambev, em Uberlândia, na manhã desta sexta-feira. - Estamos às vésperas do carnaval, então peço que todos aproveitem esses dias da melhor forma. São dias de imensa alegria no Brasil, e eu espero que nós possamos assistir a esta verdadeira celebração da vida respeitando a segurança nas estradas. A campanha 'quando dirigir não beba' é fundamental. Temos que defender o consumo consciente e responsável de bebidas. Nós todos presentes sabemos da importância para um país de essa capacidade de ser alegre, responsável e garantir a segurança - disse a presidente. Dilma afirmou ainda que não existe um brasileiro "que não ache fundamental o samba": - Não há um brasileiro que não ache que é fundamental o samba, e isso é sinônimo também de comemoração. E essa alegria tem que ser saudável mas também segura - completou.

Comente agora
04
Fev
Em entrevista ao Voz da Bahia, Neto afirma que só falará de política depois do São João
Postado por: Anacley Souza / 22:58h

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), aproveitou as atrações que passaram pelo circuito Osmar no Campo Grande nesta quinta-feira (4). Depois de ser saudado por Ivete e Bell, o gestor concedeu coletiva de imprensa e negou qualquer indício de inimizade e disputa com o governador Rui Costa (PT). No Carnaval, Neto se despe da política e afirmou que não tratará de eleição neste evento, nem se posicionará se será candidato ou não neste pleito, “vocês só vão me ouvir falar de eleição quando o ritmo musical mudar, quando o ritmo for o forró”, afirmou Neto, numa referência ao São João, festa que acontece no meio do ano, quando sua chapa deverá estar fechada. O carnaval de Salvador é considerado o melhor e o maior evento de rua do Brasil, o que deixa o prefeito satisfeito com a classificação, “poucas cidades reúne milhões de pessoas como nossa festa, e isso para mim é motivo de orgulho”, pontuou. ACM Neto ingressou na política muito jovem e de lá pra cá tem conseguido uma legião de fãs por conta de seu desempenho em conceder o melhor para a sociedade e povo baiano. Considerado o melhor prefeito do Brasil Neto disse sentir-se contente  em ver que seu trabalho está sendo reconhecido, “é motivo de orgulho e motivação. Não me envaidecerei irei trabalhar mais e melhor”, completou.

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora
04
Fev
PF apura se Lula e ex-ministros se envolveram na suposta venda de MPs
Postado por: Anacley Souza / 20:37h

A Polícia Federal está investigando se houve participação do ex-presidente Lula e ministros do governo dele num suposto esquema de venda de medidas provisórias. A Operação Zelotes já tem 16 réus. Seis pessoas estão presas. O delegado Marlon Cajado mandou explicações para a Justiça. Alegou que a instauração de novo inquérito policial é pra saber se outros servidores públicos, além dos dois que já foram denunciados, foram, corrompidos e estariam associados a essa organização criminosa, ou se estaria vendendo fumaça, vitimando-os e praticando tráfico de influência em relação a eles. E cita nomes: Luiz Inácio Lula da Silva, Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil, Diogo de Oliveira número dois do Ministério da Fazenda, entre outros, como o ex-ministro Gilberto Carvalho, que já é investigado. Não há um inquérito específico pra apurar a conduta do ex-presidente Lula. A investigação é ampla, sobre vários suspeitos e analisa provas que ainda não tinham sido incluídas quando os primeiros envolvidos foram denunciados. A empresa LFT, do filho de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, recebeu R$ 2,5 milhões de uma das empresas investigadas na operação. Luís Cláudio tem negado qualquer irregularidade no contrato. O ex-presidente já tinha prestado depoimento nesse inquérito, no mês passado - mas na condição de informante. Agora, a PF passa a apurar se ele teve envolvimento.

Comente agora
04
Fev
PT terá candidato em 16 cidades das 35 maiores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:33h

O diretório estadual do PT definiu que terá candidatura própria em 16 cidades das 35 maiores. A estratégia está sendo discutida ainda e os caciques petistas não descartam "abrir mão" em alguns destes municípios em nome da reciprocidade com os aliados. Á princípio, o PT terá candidautra própria em Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Conquista, Itabuna, Ilhéus, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Jacobina, Serrinha, Senhor do Bonfim, Dias d' Ávila, Itamaraju, Coité e Cruz das Almas. Os petistas esperam sair vitoriosos em pelo menos dez destas cidades. Em 2012, foram eleitos sete. Embora não confirme, e nem possa cravar ainda, o presidente do partido na Bahia, Everaldo Anunciação, não nega que este seja o desenho esperado. A expectativa é que os nomes de Lula, Dilma, Wagner e Rui exerçam mais influência que o de ACM Neto. Os projetos em disputa serão estes. As urnas, ainda que seja cedo para afirmar, darão a direção para a campanha majoritária de 2018. As peças começam a ser colocadas no tabuleiro e o jogo, na Bahia, começa logo após o Carnaval. (Bocão News)

Comente agora
04
Fev
Dilma deve passar Carnaval em Porto Alegre com a família
Postado por: Anacley Souza / 18:27h

A presidente Dilma Rousseff deve viajar nesta sexta-feira (5) para Porto Alegre (RS), onde passará o feriado prolongado de carnaval com a família. A filha dela, Paula Araújo, os dois netos, Gabriel e Guilherme, o genro e o ex-marido da presidente, Carlos Araújo, moram na capital gaúcha e ela costuma passar viajar ao sul do país para encontrá-los. Geralmente, ela também embarca para a cidade em datas como Natal e Ano Novo. Embora ainda não haja confirmação oficial sobre a viagem da presidente, já havia expectativa internamente de que ela embarcaria para Porto Alegre para rever o neto Guilherme, que nasceu no mês passado. A expectativa é que a presidente retorne a Brasília entre a próxima terça (9) e quarta-feira (10). Segundo a Secretaria de Comunicação Social, ainda não há previsão de compromissos oficiais de Dilma para a próxima semana. Nesta quinta, a presidente inaugurou pela manhã uma fábrica em Uberlândia (MG), onde disse que o país tem estratégias para retomar o crescimento e superar a crise econômica. À tarde, ela recebeu no Palácio do Planalto o prêmio Nobel da Paz de 2014, Kailash Satyarthi. Também nesta quinta, Dilma foi notificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a apresentar sua defesa no processo movido pelo PSDB contra ela – o partido pede que os mandatos dela e do vice Michel sejam cassados e a chapa que os elegeu em 2014, impugnada. (G1)

Comente agora
04
Fev
Cunha aumenta gastos com cota parlamentar em R$ 2 mil
Postado por: Débora Ayane / 16:49h

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), conseguiu aprovar nesta quarta-feira (3) o aumento em R$ 2 mil mensais a quantia a que cada deputado tem direito por cota parlamentar. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Cunha operou discretamente para que a Mesa Diretora aprovasse o aumento. O valor total a que os parlamentares têm direito varia de acordo com o estado de origem, por causa das passagens aéreas. Ainda assim, a medida deve representar um aumento de R$ 12,3 milhões nos gastos dos cofres públicos.

Comente agora
04
Fev
Stº. Antº. de Jesus: Vereador diz que pagamento do PMAQ será feito em breve
Postado por: Samile Macedo / 15:32h

O vereador Uberdan Cardoso (PT) participou de uma importante reunião realizadas na sede do Sindserv na última quarta-feira (03) às 14h convocada pela presidente da instituição Sheila Sueli onde teve a presença da Secretária de Saúde do município Laurijane Mercês e sua equipe na qual dentre outras pautas foi discutido o pagamento do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). Ele relata estar sendo cobrado por muitos agentes comunitários de saúde um posicionamento em relação ao programa de melhoria e conta que a reunião foi importante para obter muitos esclarecimentos. “Em relação ao programa de 2015 correspondente ao exercício nos meses de Janeiro a Dezembro a Lei Municipal determina que o pagamento foi efetuado no primeiro mês de 2016, hoje é dia 4 de Fevereiro e o município tem em relação ao PMAQ de 2015 quatro dias de atraso, o qual ainda não é significativo. Ficou decidido que na semana do dia 15 de Fevereiro a Secretaria de Saúde apresentará uma lista dos agentes que possuem direito ao benefício a qual será apreciada pela coordenação dos agentes comunitários a fim de verificar se não há irregularidades para daí fazer o pagamento aos servidores. Ainda não tenho certeza da data de pagamento específica, pelo que vi há um esforço conjunto no intuito de solucionar a situação e não se trata de um processo automático e simples, a partir do dia 15 é possível que até o final deste mês se tenha condições de pagar, creio que não vai demorar muito. Gostaria de dizer aos agentes que eles irão receber, agora está mais perto de uma solução”, explicou à uma rádio local.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
04
Fev
Alice Portugal denuncia invasão de escritório: ‘não me parece vinculado a violência comum’; veja vídeo
Postado por: Samile Macedo / 11:42h

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) denunciou nesta quinta-feira (4) a invasão de seu escritório, localizado no Canela. De acordo com a pré-candidata à prefeitura de Salvador, não há sinal de arrombamento no imóvel. "O alarme foi quebrado, retiraram a fiação. Meus documentos estão todos no chão, meus troféus, arquivos abertos", relatou. Apesar da invasão, Alice informou que sua sala permaneceu intocada e, até o momento, não sentiu falta de nada material, o que excluiria a possibilidade de vândalos. "Não me parece algo vinculado com a violência que encontramos na rua, de busca material. Se fossem vândalos, os computadores e telefones teriam ido todos", avaliou. Para a deputada, o momento de pré-candidatura pode estar ligado ao incidente. Alice Portugal informou ainda que a Secretaria de Segurança Pública já foi acionada e a perícia é aguardada. (Bahia Notícias)

Veja vídeo abaixo: 

Comente agora
04
Fev
Dilma diz à Justiça não ter informação sobre venda de MPs
Postado por: Samile Macedo / 10:11h

A presidente Dilma Rousseff comunicou à Justiça Federal não ter “informação ou declaração a prestar” sobre os fatos investigados na Operação Zelotes relacionados à suposta “compra” de medidas provisórias durante os governos petistas. Em ofício enviado nesta terça-feira (3) ao juiz responsável pelo caso, a Presidência pediu que ela fosse dispensada de depor na ação. Dilma foi indicada como testemunha de defesa do lobista Eduardo Valadão, acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e extorsão. Segundo a denúncia do Ministério Público, ele atuava como lobista na empresa SGR Consultoria Empresarial Ltda. Ele é suspeito de oferecer propina a agentes públicos para obter decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (Carf), última instância administrativa para contestar a cobrança de tributos, em favor de grandes empresas. Após ser denunciado no caso, os advogados de Valadão indicaram Dilma para depor em seu favor sobre mudanças numa medida provisória em benefício de montadoras de veículos na área fiscal. No ofício anexo enviado à Justiça, o subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência, Jorge Rodrigo Araújo Messias, pede ao juiz Vallisney de Souza Oliveira a dispensa do depoimento de Dilma Rousseff. “O requerimento formulado pelo senhor Eduardo Gonçalves Valadão não traz qualquer elemento que justifique a indicação de Sua Excelência como testemunha dos fatos narrados na denúncia […] Não há menção a fato que, ainda que indiretamente, poderia ser de conhecimento da senhora Presidenta da República”, escreveu Messias. 

Comente agora
04
Fev
Delator afirma que Aécio era beneficiário de propinas em Furnas
Postado por: Samile Macedo / 09:13h

O lobista Fernando Moura voltou a acusar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) de ser beneficiário de um esquema de propinas em Furnas, semelhante ao investigado pela Operação Lava Jato na Petrobras. Moura, que é ligado ao PT, relatou ao Ministério Público Federal nesta quarta-feira (3) que a indicação de Dimas Toledo para a diretoria de Furnas “foi o único cargo que Aécio pediu pro Lula”. “É um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio”, afirmou Moura. Segundo a Folha de S. Paulo, o episódio em que o nome do tucano aparece foi em 2002, logo após a vitória de Lula na campanha eleitoral. Teria sido em uma reunião para discutir cinco diretorias de estatais: Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal, Furnas e Banco do Brasil. De acordo com o lobista, ao assumir a direção de Furnas, Dimas Toledo disse que não era necessário aparecer na estatal e que “em Furnas era igual”, numa referência ao esquema de propina. O novo depoimento, feito a pedido da defesa, Moura tenta minimizar os efeitos das mudanças de versões quanto a participação do ex-ministro José Dirceu no esquema de desvio de recursos da Petrobras. Por meio de nota, o PSDB avaliou a declaração como “requentada e absurda” e garantiu que Aécio não conhece o lobista. O advogado de Dimas Toledo, Marcos Moura, afirmou, por meio de nota, que as acusações são “absolutamente inverídicas”. (BN)

Comente agora
03
Fev
Deputado baiano é escolhido líder da bancada do PT na Câmara
Postado por: Anacley Souza / 23:39h

O deputado Afonso Florence (PT-BA) foi escolhido nesta quarta-feira (3), por aclamação, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, após a desistência dos outros dois candidatos ao cargo, deputados Paulo Pimenta (RS) e Reginaldo Lopes (MG). Ele substituirá o deputado Sibá Machado (AC) na liderança. A eleição foi acompanhada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que desejou sucesso ao novo líder. Florence, que está em seu segundo mandato parlamentar, foi ministro do Desenvolvimento Agrário no primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff. Ao assumir a liderança, Afonso Florence disse que irá atuar na defesa da democracia, do partido, das personalidades petistas e trabalhar pelo Brasil. O novo líder disse que, entre suas missões, estão zelar pela unidade da bancada e derrotar a proposta de impeachment da presidenta Dilma. “Identificamos como tarefa primeira derrotar a tentativa de golpe e aprovar as medidas econômicas para a retomada do crescimento econômico, do emprego e renda com a manutenção dos direitos sociais. Vamos zelar pela unidade do PT e trabalhar pela unidade da base aliada de sustentação do governo da presidenta Dilma Rousseff aqui na Câmara”, afirmou. Durante a solenidade, Rui Falcão pediu o engajamento de todos os parlamentares petistas nas eleições municipais deste ano e também que todos os petistas façam a defesa permanente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo que ele não queira essa defesa. Em entrevista após o evento, Falcão reiterou que pediu aos parlamentares petistas que defendam Lula na tribuna, nos sites, nos informes e que denunciem cada tentativa de criminalizar “indevidamente” o ex-presidente.

Comente agora
03
Fev
Presidente do grupo gay lança pré-candidatura na cidade de Muniz Ferreira
Postado por: Anacley Souza / 23:26h

O presidente do Grupo Gay em Santo Antônio de Jesus anuncia pré-candidatura. Raimundo Nonato, 44 anos, mais conhecido como Raí anunciou a reportagem do Voz da Bahia sua pré-candidatura ao cargo de vereador na cidade de Muniz Ferreira onde reside atualmente na Rua da Matriz. Militante da inclusão dos direitos das diversidades, Raí informou que há várias eleições tenta pleito e confia que desta vez conseguirá uma cadeira na Casa Legislativa, “tenho apoio de muita gente, da sociedade, dos partidos políticos. Minha plataforma de trabalho é a nossa luta de inclusão”, disse. Assuntos polêmicos foram abordados como o casamento homo afetivo, que para Raimundo, o que importa é a boa convivência e o respeito mútuo, “hoje, com o casamento legalizado é assegurado os direitos ao parceiro. Onde há respeito existe amor e é isso que é importante”, fala salientando que mantem um relacionamento duradouro há mais de 8 anos com seu companheiro.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia
Comente agora
03
Fev
Dilma admite que não cumprirá meta da terceira fase do Minha Casa Minha Vida
Postado por: Anacley Souza / 21:37h

A presidente Dilma Rousseff reconheceu oficialmente, pela primeira vez, que não vai cumprir a meta de campanha à reeleição de construir 3 milhões de moradias na terceira etapa do Minha Casa Minha Vida até o fim de 2018, quando acaba o segundo mandato. "Nós estamos fechando agora o Minha Casa Minha Vida 3 e nós estamos calculando que vai ser... Nós tivemos de rever os valores. Nós também passamos por dificuldades. O Brasil passa por dificuldades. Nós estamos calculando que iremos fazer em torno de 2 milhões a mais de moradias até 2018", discursou a presidente nesta quarta-feira. Ela participou de cerimônia em Indaiatuba (SP), com entregas simultâneas em outras nove cidades. O Estado antecipou, em outubro do ano passado, que não restaria outra saída ao governo a não ser rever a meta do MCMV 3, diante da frustração de recursos e da demora em começar as contratações da nova fase. Na ocasião, porém, o Ministério das Cidades informou que a meta de 3 milhões de contratações estava de pé, mesmo dependendo de questões orçamentárias. A primeira vez que a presidente prometeu construir 3 milhões de moradias foi em julho de 2014, na véspera do início da campanha eleitoral. No Paranoá, em Brasília, Dilma falou do sonho que era para todo brasileiro conseguir conquistar a casa própria e se comprometeu a construir 3 milhões de residências no segundo mandato, caso fosse reeleita. De lá pra cá, o início efetivo da nova fase do programa foi adiado sucessivas vezes. Em setembro do ano passado, o governo desistiu mais uma vez de fazer um lançamento oficial.

Comente agora
03
Fev
Dilma é alvo de novo ‘panelaço’ durante pronunciamento sobre Zika Vírus
Postado por: Anacley Souza / 19:53h

A presidente Dilma Rousseff (PT) reapareceu na tela das televisões nesta quarta-feira (3), para um pronunciamento oficial sobre a epidemia do Zika Vírus. Mas muita gente não conseguiu ouvir a fala da gestora. Assim como das últimas vezes em que esteve em anúncios televisionados, a petista foi alvo de “panelaço” em diversas regiões do país. Há registros da ação de protesto em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Durante o pronunciamento, Dilma convocou a população para lutar contra a propagação do mosquito transmissor da zika. “O governo está colocando todos os recursos financeiros, tecnológicos e humanos necessários nesta luta em defesa da vida. No sábado, dia 13, deflagraremos uma megaoperação, envolvendo 220 mil homens e mulheres das forças armadas”, defendeu. A presidente falou ainda sobre o aumento no registro de casos de microcefalia no país e tentou tranquilizar as gestantes. “Quero transmitir uma palavra especial de conforto às mulheres brasileiras. Principalmente às mães e às futuras mamães: faremos tudo, absolutamente tudo, que estiver ao nosso alcance para protegê-las. Faremos tudo, absolutamente tudo, para apoiar as crianças atingidas pela microcefalia e suas famílias”, garantiu.

Comente agora
03
Fev
Ao lado do Secretário de Saúde do Estado, Rogério Andrade anuncia Semi-UTI Neonatal e investimentos para SAJ e região
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:18h

No dia de ontem (01/02), o Deputado Estadual Rogério Andrade e o Secretário Estadual de Saúde do Estado Fábio Villas Boas, se reuniram em Salvador e juntos concederam entrevista à uma rádio local para falar da visita deles a Santo Antônio de Jesus no dia de hoje. Em companhia do Coordenador dos Consórcios de Saúde, Rogério Andrade e Fábio, reunirão hoje os prefeitos da região para falar sobre a importância da formação do Consórcio Regional de Saúde, fundamental para a implantação da Policlínica para garantir atendimentos gratuitos de média e alta complexidade à população da região. Também irão inaugurar um Tumógrafo no Hospital Regional e será autorizada a substituição de 2 elevadores, reivindicação antiga dos usuários do Hospital. O Secretário irá assinar ainda um protocolo para que o repasse de recursos do Governo do Estado para a Santa Casa de SAJ, a partir de agora seja feito de forma direta, uma vez que antes o Governo passava o recurso para a prefeitura e a prefeitura é que repassava para a Santa Casa. Outra grande conquista de Rogério que irá beneficiar não só recém-nascidos de Santo Antonio de Jesus como de toda região, será anunciada hoje pelo Secretário: dentro de aproximadamente 90 dias uma Unidade de Cuidados Semi-Intensivos Neonatal será inaugurada na Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio de Jesus. Em sua página oficial da rede social facebook, Rogério Andrade falou sobre a solicitação: " Há cerca de 20 dias atrás também estive com o Secretário, acompanhado do ex-prefeito Euvaldo Rosa e de Ludimila, Gestora da Santa Casa, para solicitar a implantação de uma UTI Neonatal, extremamente importante para a nossa região. Hoje, tive a alegria de estar ao lado do Secretário e ouvi-lo anunciar o compromisso em atender o nosso pedido ". A implantação da Semi-Uti Neonatal é uma grande vitória de Rogério Andrade e um passo importante para a implantação da UTI.

Comente agora
03
Fev
Câmara na PB compra bafômetro para fazer teste em parlamentares
Postado por: Débora Ayane / 18:02h

Os vereadores da cidade de Piancó, no Sertão paraibano, deverão passar a fazer o teste do bafômetro antes das sessões parlamentares. A ideia é do presidente da Câmara Municipal Pedro Aureliano da Silva (PMDB), que pretende acabar com as brigas ríspidas entre os vereadores que, segundo ele, muitas vezes são causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas. O Poder Legislativo gastou R$ 1.605 com o kit para o teste do bafômetro, que inclui 100 refis, comprado em outubro do ano passado. Pedro Aureliano conta que um dia uma garrafa de uísque caiu no meio do plenário. "Em uma determinada sessão, os vereadores tiveram uma discussão ríspida em plenário e um litro de uísque caiu do bolso do paletó de um parlamentar, o que é inaceitável", disse o presidente.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com