Voz


PodCast



Enquete




Blog

Política

Sindicato do Comércio desmente Dr. Everaldo e afirma que em momento algum declarou apoio a sua candidatura
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/09 20:28h

O Sindicado dos Empregados no Comércio de Santo Antônio de Jesus, entidade representativa dos comerciários, atuando há vinte e seis anos nessa cidade, não apenas nas causas que envolvam a sua categoria, mas em todas aquelas que apresentem relevância social, vem através de Aline Patrícia a público informar que não é verdadeira a informação de Dr Everaldo Júnior, candidato a prefeito, na qual disse ao Voz da Bahia que o Sindicato dos Comerciários, enquanto instituição, apoia sua candidatura a prefeito (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS). Diante a importância do pleito eleitoral que se aproxima essa Entidade, em respeito à legislação vigente, bem como ao seu compromisso perante a sociedade, esteve de portas abertas para receber todo e qualquer candidato a prefeito que quisesse apresentar as suas propostas. E assim o fez. O Sindicato foi procurado pela assessoria do candidato Dr. Everaldo Jr. e Cinthya Leal, na pessoa do Sr. Paulo, solicitando o agendamento de uma visita para apresentação do seu projeto de governo. A Entidade atendeu ao pleito, marcando a visita dos candidatos para dia 26/09/2016, segunda-feira, durante a reunião da direção. Em momento nenhum a Instituição declarou apoio à candidatura de Dr. Everaldo ou a de qualquer outro prefeiturável em face da legislação eleitoral deixar claro que é vedado a partidos e candidatos receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade, procedente de entidades de classe. 

Comente agora
Maia pode adiantar votação da PEC do teto dos gastos
Política  Postado por Anacley Souza - 27/09 20:19h

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) pretende antecipar a votação da PEC do Teto dos Gastos para o dia 10 de outubro. De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, Maia vai se reunir nesta quarta-feira (28) com os líderes da Câmara para definir o calendário. A proposta seria, além de adiantar a votação em primeiro turno, marcar a segunda nos dias 17 ou 24. O Palácio do Planalto prepara uma campanha publicitária para lançar depois das eleições para explicar à população qual é o objetivo da proposta. O temor é que o PT use o projeto para atacar o presidente Michel Temer (PMDB) ao utilizar o argumento de que isso significará cortes nas áreas de saúde e educação.

Comente agora
Justiça Eleitoral promove ações em cinco capitais e nas redes sociais sobre a importância do voto consciente
Política  Postado por Anacley Souza - 27/09 18:36h

Uma população bem informada de seus direitos e deveres e esclarecida sobre a importância do voto é o primeiro passo para formar um eleitor consciente e atuante na sociedade. E, para destacar esse papel fundamental do eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com os Regionais da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, promovem, na próxima quinta-feira (29), uma ação nas ruas de grandes capitais do país. Serão instaladas urnas eletrônicas em locais estratégicos onde os eleitores serão convidados a responder duas questões: “O que você quer melhorar na sua cidade?” e “Você sabe quem pode resolver isso?”. O objetivo da ação é estimular a participação do cidadão não apenas nas eleições, mas nos destinos de sua cidade. “Para isso, é fundamental conhecer o candidato, a vida pregressa e não se submeter à compra de votos”, destaca a assessora-chefe de comunicação do TSE, Giselly Siqueira. A ação inédita só foi possível graças à parceria firmada entre a Assessoria de Comunicação do TSE e a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal que, juntos, criaram um programa específico com as perguntas elaboradas pelos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.

Comente agora
Candidata a prefeita bate boca com jornalista no Piauí e vídeo viraliza na interne
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/09 17:12h

Tem tido ampla repercussão das redes sociais um vídeo em que a candidata a prefeita de Teresina, Lourdes Melo (PCO), bate boca com a jornalista Karina Matos da TV Clube. Lourdes parece reclamar de alguma coisa, sai da gravação e fala algo que irrita Karina, que não é possível entender. "A senhora é muito arrogante, a senhora é arrogante, se acha, a senhora nem me conhece, mas eu lhe conheço", reclama a jornalista. "Você quer impor o que quer que eu fale", diz a candidata nos bastidores da gravação. Uma das reclamações de Lourdes é que outros candidatos foram entrevistados no estúdio e ela numa praça. Disse que nunca trabalharia em uma empresa como a 'poderosa Globo', como ela se referiu à emissora. "Ta se achando, se acha melhor que os outros, a senhora se acha melhor que os outros, a gente chega aqui para trabalhar, fazer a matéria e a senhora fica com coisa com a gente, aqui é tudo trabalhador", fala Karina irritada.

Veja vídeo:

Comente agora
Reforma da Previdência não deve ser condicionada à eleição, diz Aécio
Política  Postado por Débora Ayane - 27/09 16:42h

Após se reunir com Michel Temer no Palácio do Planalto, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta terça-feira (27) que o governo do peemedebista não deve condicionar o envio da proposta de reforma da Previdência Social ao calendário eleitoral.Temer pretende encaminhar até o final da semana ao Congresso Nacional as sugestões de mudanças nas regras previdenciárias, entretanto, aliados do presidente da República e centrais sindicais têm pressionado o peemedebista a adiar para depois das eleições municipais a entrega das propostas.Integrantes do chamado "Centrão" – bloco governista que reúne legendas de centro-direita da Câmara – têm argumentado para o Palácio do Planalto que discutir um tema impopular como a reforma na Previdência em meio ao processo eleitoral pode desgastar nas urnas os candidatos da base aliada."Eu defendo que [a proposta de reforma da Previdência] siga para o Congresso quando estiver pronta. Nossa posição é clara em defesa dessa proposta, ela só pode ser enviada quando estiver amadurecida", disse.

Comente agora
'Montei uma quadrilha para tirar 36 milhões da miséria', diz ex-presidente Lula
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/09 16:37h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não aceitava as ofensas de "um menino procurador" que o acusa de formar "uma quadrilha". Em um comício realizado no Rio, ele pediu desculpas ao público por fazer um desabafo no final do seu discurso de 37 minutos e disse que estava "indignado" com o procurador da República, Deltan Dallagnol. "Não posso aceitar as ofensas de um menino procurador que diz que formei uma quadrilha. Montei uma quadrilha, sim, para tirar 36 milhões de pessoas da miséria. Uma quadrilha que criou 22 milhões de empregos formais, colocou milhões de pessoas na classe média", afirmou Lula na praça da Fé, em Bangu, zona oeste do Rio. O ex-presidente contou que sente "um ódio acumulado" dos procuradores contra ele e disse que "o único mérito que eles têm é que são concursados". "Vejo nesses meninos procuradores esse ódio. Eu não prestei concurso, tenho diploma de torneiro mecânico. O concurso não mede caráter, ética. É como a carteira de motorista. Não é porque você tirou a carta que sabe dirigir", acrescentou.

Comente agora
S. A. de Jesus: Dr. Everaldo afirma que sindicato dos comerciários apoia a sua candidatura a prefeito
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/09 16:23h

A cinco dias das eleições municipais, representantes do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus manifestaram apoio ao candidato a prefeito pelo PSDC Dr. Everaldo Junior. Em reunião ocorrida na segunda-feira (26), membros da entidade, segundo o candidato, disseram que nenhum outro prefeiturável se manifestou a favor da categoria, a não ser Dr. Everaldo, empresário. Segundo Júnior, o sindicato possui uma linha de pensamento similar à sua e, portanto, o apoio é coerente e oportuno. “Apoiamos os interesses dos comerciários, neste que é o principal segmento da nossa cidade. Também estamos dispostos a propor uma nova discussão sobre o modelo de livre-comércio atualmente instalado em nossa cidade”, ressalta. “Somos os únicos a nos pronunciarmos contra o golpe que estão tentando realizar aqui. Diferente do que ocorreu com a presidenta, não deixaremos que pessoas com interesses escusos assumam a prefeitura, tampouco repetiremos um modelo já fracassado de fazer a administração. Precisamos dar a oportunidade às pessoas que querem e podem fazer diferentes”, conclui. (Ascom | Fotos: Mazinho)

Comente agora
População manifesta a favor redução salarial dos vereadores e secretários de S. A. de Jesus
Política  Postado por Débora Ayane - 27/09 16:18h

Ontem, segunda-feira (27), na última sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus antes do pleito eleitoral, foi aprovada a medida prevista em lei para o aumento do subsidio dos vereadores, prefeito, vice-prefeitos e secretários da próxima legislatura. Essa aprovação trouxe revoltas a população de Santo Antônio de Jesus, principalmente aos professores estagiários que estão com salários atrasados há quase dois meses, e nesta terça-feira (27), a partir das 19h na Praça Renato Machado, haverá um recolhimento de assinaturas de um abaixo assinado para a redução dos salários dos vereadores e secretários. Até o momento há 1.217 assinaturas, caso queira contribuir com sua assinatura clique aqui.

Reação Voz da Bahia

Comente agora
Eleições 2016: Carga e lacração de urnas são encerradas nesta terça-feira
Política  Postado por Débora Ayane - 27/09 15:28h

O procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas - para as Eleições Municipais 2016 no dia 2 de outubro - é encerrado, nesta terça-feira (27), pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O trabalho ocorre no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, em Porto Seco Pirajá. Estima-se que, para este ano, 35.065 urnas eletrônicas sejam utilizadas na Bahia, em 5.100 seções eleitorais da capital. Cinco zonas eleitorais (2ª, 17ª, 18ª, 19ª e 20ª) participam dos trabalhos, durante este último dia de processo. Na ação, ocorre a inserção de dados de candidatos e eleitores, que, armazenados nos flashs cards (cartão de memória), são colocados nas urnas. Após serem carregadas e lacradas, as urnas são armazenadas até que sejam distribuídas para as seções eleitorais. A distribuição das urnas para os locais de votação acontece no próximo sábado (1º), um dia antes do pleito.(Metro1)

Comente agora
S. A. de Jesus: Dois vereadores não participaram da votação da medida de Lei que aumenta salários dos edis na Câmara
Política  Postado por Willyam Reis - 27/09 12:38h

Na manhã desta última segunda feira (26), foi votada na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, a medida prevista em Lei, sobre um aumento dos subsídios dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários. Desde o ocorrido, a população demonstra reagir contra este projeto, pelo fato de ter sido votado em pleno pleito eleitoral e pela falta de divulgação, de que ocorreria de fato, uma sessão na Câmara de Vereadores. No entanto, dois vereadores não participaram da votação deste projeto, sendo eles o vereador Marcos Có, do Partido Solidariedade (SDD) e o vereador Uberdan Cardoso do Partido dos Trabalhadores (PT). O vereador Uberdan chegou a esclarecer através de instrumentos de mídia social, que não participou da votação e que a pauta não foi informada, “como a sessão durou menos de 10 minutos, só fui comunicado posteriormente pela imprensa, de que esse projeto foi aprovado”, declarou. Uberdan ressaltou também, que o aumento dos salários para os próximos quatro anos deveria ser realizado até o dia 31 de dezembro desta gestão, “não intendi o porquê desta intempestividade, assim como a ausência de debate com a sociedade”, concluiu. O vereador Marcos Có entrou em contato com a reportagem do Voz da Bahia para reafirmar que não se fez presente a Câmara no dia da votação, “o que agora estamos aguardando é o pronunciamento do nosso presidente sobre esse aumento”, concluiu.

  1. Reportagem: Voz da Bahia
Comente agora
Ibope em São Paulo: Doria e Russomano estão tecnicamente empatados
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/09 01:32h

O empresário João Doria (PSDB) e o deputado federal Celso Russomanno (PRB) aparecem tecnicamente empatados na liderança da pesquisa Ibope de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo divulgada nesta segunda (26). Segundo o levantamento, Doria tem 28% e Russomanno, 24%. Em seguida vêm a senadora e ex-prefeita Marta Suplicy (PMDB), com 15%; o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), com 12%, e a deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina (PSOL), com 4%. Major Olimpio (Solidariedade) teve 1% das intenções de voto, assim como João Bico (PSDC) e Levy Fidelix (PRTB). Altino Prazeres (PSTU), Henrique Áreas (PCO) e Ricardo Young (Rede) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 10% das intenções de voto. Já 4% disseram não saber em quem votariam ou não responderam. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-04281/2016, foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O nível de confiança estimado é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais. Foram ouvidas 1.204 pessoas entre os dias 20 e 26 de setembro.

Segundo turno:

Comente agora
'Jingles políticos não são paródias e violam direitos autorais', afirma professor da Ufba
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/09 00:02h

Em épocas de eleições, os jingles de políticos ficam cada vez mais intensos e frequentes – e a cópia indevida também. Só o candidato à reeleição da prefeitura de Salvador, ACM Neto, teve dois casos de possíveis cópias de jingle. Para fazer com que sua campanha seja mais difundida e que seus jingles ganhem maior repercussão, muitos políticos costumam utilizar de obras musicais que estejam fazendo fama no momento. As músicas são protegidas pela lei de direitos autorais, 9.610/98, e são consideradas como obras intelectuais. O artigo sétimo da lei define obras intelectuais protegidas como “as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro”. O professor de Direito Autoral e Propriedade Industrial do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rodrigo Moraes, afirmou que quando os jingles são copiados, ocorrem dois tipos de violação: a do direito do autor e a violação à honra, cabendo pedido de danos morais e de danos patrimoniais.

Comente agora
Eleições 2016: Só 0,16% dos eleitores doaram a candidatos
Política  Postado por Anacley Souza - 26/09 20:54h

Três Maracanãs lotados. Este é o contingente de eleitores que, até a semana final da campanha, decidiu abrir os bolsos para bancar os candidatos de sua preferência, na primeira eleição sem a participação oficial de empresas no financiamento de campanhas. Parece muito: são 229 mil pessoas. Em termos relativos, porém, a multidão vira um grupinho: os doadores são apenas 0,16% do total de eleitores no País. O número fica ainda menos significativo quando se sabe que os candidatos a prefeito, vice e vereador em 2012 lotariam mais de seis Maracanãs. Sim, há muito mais candidatos que brasileiros dispostos a financiar a atividade política. Mesmo o total de 229 mil doadores pode ser revisto para baixo se a Justiça Eleitoral confirmar as suspeitas de fraude que atingem 28% dos contribuintes (incluindo políticos que doam a si mesmos). Existe, por exemplo, a suspeita de que números de CPFs de beneficiários do Bolsa Família estejam sendo utilizados para registrar doações de outras pessoas ou empresas. Cerca de 16 mil bolsistas aparecem como supostos financiadores de candidatos, ou 7,5% do total de doadores. Para Marlon Reis, do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, não chega a ser surpresa a baixa participação dos eleitores no financiamento eleitoral.

Comente agora
Ligação para disque-sexo necessita de autorização prévia, decide STJ
Política  Postado por Anacley Souza - 26/09 20:30h

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as ligações para disque-sexo, disque-amizade, disque-tarot, tele-Mônica, tele-horóscopo, entre outros, dependerá de autorização prévia pelo dono da linha telefônica, que deverá comunicar previamente a operadora de seu interesse em utilizar os serviços do tipo 0900. A sentença da Segunda Turma do STJ, do dia 13 de setembro, valerá a partir da publicação do acórdão (documento que resume a decisão). Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, ainda não há previssão de quando o acórdão será publicado. Ainda cabe recurso ao próprio STJ e, posteriormente, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) sob o argumento de evitar, por exemplo, que crianças usem o serviço sem autorização dos pais. Para os procuradores da República, os serviços ferem a integridade moral de crianças e adolescentes e de consumidores. Relator do processo no STJ, o ministro Herman Benjamin disse que a exigência de autorização prévia visa estabelecer "a justa correlação" entre o serviço oferecido, a vontade dos consumidores e as condições da contratação. Os ministros da Segunda Turma, entretanto, rejeitaram impor condenação por danos morais e determinar o envio de dados sobre arrecadação com as ligações 0900. (Globo)

Comente agora
Temer vai discutir teto de gastos públicos com bancadas da Câmara e do Senado
Política  Postado por Anacley Souza - 26/09 19:42h

O presidente Michel Temer se reunirá nesta terça (27) e quarta-feira (28) com líderes da base aliada da Câmara e do Senado para discutir projetos de interesse do governo e que estão em tramitação no Congresso Nacional. Segundo a Agência Brasil, entre eles está a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece limite de gastos públicos. A primeira reunião, prevista para as 20h desta terça no Palácio do Alvorada, tem confirmada a participação de ministros. Esta será a primeira vez que o presidente reunirá sua equipe na residência oficial do Alvorada, de onde a ex-presidente Dilma Rousseff se mudou há algumas semanas. Já a segunda reunião será na manhã do dia seguinte, às 9h, na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso é um dos parlamentares que participarão das reuniões. Segundo ele, a ideia é trabalhar as matérias de forma a obter apoio unânime dos parlamentares da base em favor das medidas que visam recuperar a economia – caso da PEC dos gastos públicos. “Essa PEC é fundamental. É um marco e nós temos essa consciência”, defendeu Rosso.

Comente agora
Eleições 2016: Mais de 13 mil candidatos disputam eleição sob recurso
Política  Postado por Anacley Souza - 26/09 18:59h

Mais de 13 mil candidatos irão figurar nas urnas neste domingo (2), mas poderão não ser eleitos. É que eles tiveram a candidatura indeferida, cassada ou cancelada, mas ainda recorrem da decisão. Eles aparecerão com a votação zerada durante a apuração, mas terão acesso ao número de votos recebidos e saberão se estarão no páreo caso a Justiça reverta as decisões. Como se trata de uma campanha mais curta, o temor é que os recursos não sejam todos julgados até a diplomação, criando um problema em várias cidades. O TSE, por exemplo, só começou a julgar os recursos há menos de uma semana. Do total de candidatos sub judice, 686 tentam uma vaga para prefeito, 580 para vice e 11.745 para vereador. O principal motivo das cassações/indeferimentos é a ausência de requisitos de registro (69%). Os barrados pela Ficha Limpa representam 10%. Há ainda os que praticaram conduta vedada, abuso de poder, compra de voto ou gasto ilícito de recursos. Até o momento, 455 mil tiveram a candidatura deferida – o que representa 95% do total de candidatos no país. Ainda há 1.307 candidaturas pendentes de julgamento. Entre os inaptos, 9.517 renunciaram e 87 faleceram. Outros 10.743 tiveram a candidatura indeferida, cancelada, cassada ou não reconhecida em definitivo. (Globo)

Comente agora
Faltam 6 dias: verifique a situação do registro de seu candidato
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 18:15h

DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil. Por meio desse sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato, assim como todos os seus dados, segundo foram informados à Justiça Eleitoral. Ao consultar a situação do registro de algum candidato, o usuário vai se deparar com algumas informações. “Cadastrado” representa a situação de todos os pedidos de registro de candidatura recebidos pelo sistema. Na prática, significa que o pedido foi protocolado dentro do prazo e recebido pela Justiça Eleitoral. Após o cadastro, o pedido de registro pode ser classificado como: “Aguardando Julgamento”, ou seja, quando o pedido foi recebido pela Justiça Eleitoral, mas as informações ainda não foram analisadas pelo juiz responsável. 

Comente agora
Ministro da Saúde empossa advogado preso por agressão de mulher
Política  Postado por Anacley Souza - 26/09 18:11h

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, nomeou um advogado preso em flagrante por agressão à ex-mulher para um cargo de alto escalão no governo. Rodrigo Sérgio Dias foi empossado no último dia 13 como diretor de Saúde Ambiental da Funasa. Segundo informações da coluna Esplanada, do jornal O Dia, o advogado foi preso em flagrante em 2014, no interior de São Paulo. De acordo com a denúncia, ele espancou a ex-mulher na saída do cartório onde eles oficializaram o divórcio. De acordo com a coluna, Dias ainda responde a process judicial por agressão à ex-mulher, que sofre de doença inflamatória grave.

Comente agora
Chamado por Temer, Moraes só estará em Brasília amanhã
Política  Postado por Débora Ayane - 26/09 17:47h

Após um chamado do presidente Michel Temer, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse, por meio de sua assessoria, que ele só embarcará para Brasília na manhã desta terça-feira, 27. A pasta não confirma a convocação de Temer para uma reunião hoje no Palácio do Planalto para que o ministro explique suas declarações sobre a Operação Lava Jato um dia antes da fase que culminou na prisão do ex-ministro dos governos Lula e Dilma Antonio Palocci. Com a negativa do ministro, a reunião acontecerá só amanhã.Na agenda no ministro, entretanto, só consta a participação dele na abertura do Congresso de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, na FecomercioSP, pela manhã. À tarde, não há compromissos agendados.

Comente agora
Dilma critica prisão de Palocci e afirma que Brasil caminha para ‘Estado de Exceção’
Política  Postado por Débora Ayane - 26/09 17:36h

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou na tarde desta segunda-feira (26), em sua página oficial no Twitter, que a prisão do ex-ministro de seu governo e do ex-presidente Lula, Antonio Palocci, mostra que o Brasil está caminhando para o “Estado de Exceção”. Para ela, as declarações do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, de que “nesta semana” haveria nova fase da Operação Lava Jato, dada na véspera da prisão de Palocci, “lança suspeitas de abuso de autoridade e uso político da Polícia Federal”.

Comente agora
SAJ: Câmara aprova aumento de salários dos vereadores para R$ 12,5 mil e prefeito R$ 20 mil
Política  Postado por Débora Ayane - 26/09 17:16h

Nesta segunda-feira (26) na última sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus antes do pleito eleitoral, houve a votação da medida prevista em lei, sobre o aumento do subsidio dos vereadores, prefeito, vice-prefeitos e secretários. O Assessor técnico da Câmara Municipal, Ivanildo Barberino, disse ao ceder uma entrevista à  Andaiá FM, que há uma imposição natural da lei que, chegado antes de cada legislatura há a votação do projeto nº 25 procurando fazer revisão dos percentuais de subsídios. De acordo com Barberino, é estabelecido pela Constituição Federal que em cidades acima de 100 mil habitantes é aplicado um percentual para o salário de vereador com base no salário de deputado estadual, e em relação a prefeito e vice há um estabelecimento natural de um percentual mínimo, “entendendo que o projeto da última revisão o pagamento de prefeito muda de R$18 mil para R$20 mil, o do vice-prefeito chega a R$13 mil. Se o salário de um deputado estadual chega a R$25 mil, o salário de vereador é 50% deste valor, R$12,5 mil. O salário de secretário também houve um valor de reajuste mínimo, era em média de R$8,5 mil e fica por $R10,1 mil, por mais quatro anos”, disse. Conforme ele, as diárias permanecem nos seus valores integrais e continuarão inalteráveis, além disso, esse aumento será para a legislatura seguinte e terá vigência a partir de janeiro.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
Zonas eleitorais 154 e 156 de Feira de Santana sofrem mudanças
Política  Postado por Débora Ayane - 26/09 16:58h

Os eleitores do município de Feira de Santana, localizado a 100 km de Salvador, devem ficar atentos às mudanças nas zonas eleitorais 154 e 156. De acordo com Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) a consulta do novo local de votação pode ser feita através do portal do TRE-BA. Acessando o menu principal, o cidadão deverá clicar em "Eleitor" e em seguida em "Título e local de votação". As informações sobre a mudança das zonas podem ser obtidas por meio de consulta do nome ou através do número do título de eleitor.

Comente agora
Banco Central bloqueia R$ 4 mil de contas bancárias de Guido Mantega
Política  Postado por Débora Ayane - 26/09 15:35h

Depois da determinação do juiz Sérgio Moro de bloquear até R$ 10 milhões das contas bancárias do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o Banco Central informou nesta segunda-feira (26) que houve cumprimento parcial da medida por falta de saldo. O ex-ministro teve R$ 4.447,55 bloqueados.Guido Mantega foi alvo da 34ª fase da Operação lava Jato, deflagrada na quinta-feira (22). Ele teve a prisão temporária decretada, que foi revogada horas após o ex-ministro ser levado para a sede da Polícia Federal (PF) em São Paulo.

Comente agora
Temer vai discutir teto de gastos públicos com bancadas da Câmara e do Senado
Política  Postado por Débora Ayane - 26/09 15:08h

O presidente Michel Temer se reunirá amanhã (27) e quarta-feira (28) com líderes da base aliada da Câmara e do Senado para discutir projetos de interesse do governo e que estão em tramitação no Congresso Nacional, entre eles a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece limite de gastos públicos. A primeira reunião, prevista para esta terçqa-feira, às 20h, no Palácio do Alvorada, tem confirmada, segundo a assessoria de Temer, a participação de ministros.

Comente agora
Temer cogita demitir Moraes por possível uso político da Lava Jato
Política  Postado por Débora Ayane - 26/09 14:02h

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, deve ser chamado pelo presidente Michel Temer para explicar as declarações dadas por ele neste domingo (25), em Ribeirão Preto (SP), onde antecipou nova fase da Operação Lava Jato. Nesta segunda-feira (26), a Polícia Federal prendeu o ex-ministro Antonio Palocci na 35ª fase da Operação. Segundo interlocutores do Palácio, Temer se irritou profundamente com as declarações de Moraes. Segundo publicou o portal 247, a avaliação é que a situação do ministro é "ruim" pelo Palácio do Planalto e que ele terá que explicar "muito bem" a Temer as declarações feitas na cidade natal de Palocci. A suspeita é de que Temer possa querer demitir o ministro para evitar que pensem que o governo estaria utilizando a Polícia Federal e a Operação Lava Jato para interferências políticas.(N. ao Minuto)

Comente agora
PSOL é partido com maior número de candidatos a prefeito nas capitais
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 11:01h

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é o partido com mais candidatos às prefeituras das capitais do país. O PSOL participa da disputa em 24 das 26 capitais, fora apenas da corrida eleitoral ao Executivo de Macapá e Rio Branco. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PT, por sua vez, concorre em 18 capitais - Salvador, São Luís, Cuiabá, Teresina, Rio de Janeiro, Porto Velho, Florianópolis e Aracaju. Na sequência de partidos com mais candidatos concorrendo às prefeituras de capitais estão PMDB (16), PSTU (14). Na outra ponta do ranking, cinco legendas participam apenas de uma disputa a prefeito das principais cidades dos estados: PTC, em Maceió; PTdoB, em Belo Horizonte; PCB, em Belém; NOVO, Rio de Janeiro; e PSL, em Porto Alegre. (BN)

Comente agora
Polícia Federal cumpre a 35ª fase da Lava Jato e prende Antonio Palloci
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 06:46h

Policiais federais estão nas ruas para cumprir mandados da 35ª fase da Operação Lava Jato na manhã desta segunda-feira (26). O ex-ministro Antonio Palocci foi preso. Até as 6h44, não havia mais detalhes sobre a operação.

34ª fase

A penúltima fase, deflagrada na quinta-feira (23), foi batizada de Arquivo X e mira a contratação, pela Petrobras, de empresas para a construção de duas plataformas de exploração de petróleo na camada do pré-sal, as chamadas Floating Storage Offloanding (FSPO´s). O valor do contrato foi de US$ 922 milhões, de acordo com os investigadores. Sete investigados foram presos temporariamente e o prazo vence nesta segunda-feira (26), podendo ser prorrogado pelo mesmo período ou convertido em prisão preventiva, que é quando não há prazo para deixar a carceragem. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega chegou a ser preso, mas posteriormente teve o mandado revogado pelo juiz federal Sérgio Moro.

Comente agora
Segundo debate na TV reúne seis candidatos à prefeitura de Salvador
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 00:28h

Seis candidatos à prefeitura de Salvador participaram, na noite deste domingo (25) de debate realizado pela TV Record Bahia. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Alice Portugal (PCdoB), Célia Sacramento (PPL), Cláudio Silva (PP), Da Luz (PRTB), Fábio Nogueira (PSOL) e Pastor Sargento Isidório (PDT). O único candidato que não participou do debate foi ACM Neto (DEM), atual prefeito que busca a reeleição. A emissora informou que o candidato não aceitou o convite. O debate foi dividido quatro blocos. No primeiro, cada um deles respondeu à mesma pergunta: "O que prentende fazer para reduzir a desigualdade social em Salvador?" Primeira a responder, a candidata Célia Sacramento informou que pretende investir na educação. "As desigualdades vão sendo resolvidas em curto e longo prazo. Vamos criar creches para todas as crianças, além de fortalecer as creches comunitárias e gerar emprego e renda". Alice Portugal destacou que pretende se voltar para os que mais precisam. "Governar é fazer escolhas. Farei a escolha para os que mais precisam, pelo social, pela educação, pela saúde, porque hoje isso tudo está colocado em segundo plano". O candidato Claudio Silva, terceiro a responder, afirmou que é preciso vencer o desemprego. "Esse é o caminho para a retomada da nossa cidade, tanto no campo social quanto na educação, quanto na saúde. Vamos gerar 50 mil empregos em Salvador".

Comente agora
No Facebook, Rui anuncia implantação de fábrica de calçados em Amargosa
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 00:02h

Uma das principais marcas de calçados masculinos do Brasil, o Grupo Ferracini, com sede em Franca, interior de São Paulo, tradicional pólo calçadista do País, deve investir R$ 12 milhões no município de Amargosa. Na tarde deste domingo (25), o governador Rui Costa divulgou a novidade em seu perfil oficial no Facebook. "Não vou medir esforços para atrair mais empresas e gerar mais empregos em nosso estado", afirmou o governador na rede social; veja neste link (http://migre.me/v4lJV). De acordo com a publicação de Rui no Facebook, a unidade do grupo deve gerar, inicialmente, 300 empregos diretos na cidade baiana. A empresa assina nesta segunda-feira (26), em Salvador, o protocolo de intenções manifestando o interesse em implantar a sua primeira fábrica do Nordeste. Os incentivos fiscais oferecidos pelo governo baiano, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bem como a concessão de uso remunerado dos galpões existentes em Amargosa foram fundamentais para a decisão da empresa em escolher o município baiano para expandir seus negócios no Nordeste.

Comente agora
Eleições 2016: José e Maria são os nomes mais comuns entre os candidatos
Política  Postado por Anacley Souza - 25/09 20:33h

José e Maria são os nomes mais comuns entre os candidatos das eleições deste ano, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São 28.580 Josés e 20.955 Marias. Antonio aparece em 3º lugar: são 10.838. Francisco (8.062), Paulo (6.678), João (6.476) e Carlos (6.130) também aparecem em destaque na lista. Além de Maria, o único nome feminino que aparece entre as 30 primeiras colocações é Ana, com 4.163 representantes. Disputam vagas de vereador, prefeito e vice neste ano 490 mil candidatos. São, ao todo, 44,8 mil nomes diferentes. Do total, 30 mil nomes são únicos, como Adilhermilson, Esmeranelson, Franciherbenia, Marliorlangela, Raphayanne e Vilmarquex. (Globo)

Comente agora
TSE recebe mais de 32 mil denúncias de irregularidades eleitorais
Política  Postado por Anacley Souza - 25/09 19:56h

A sete dias das eleições municipais, a Justiça Eleitoral já recebeu 32.070 registros pelo aplicativo Pardal, que permite que os eleitores de todo país façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha. Qualquer cidadão pode fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos políticos. A denúncia é feita pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios que comprovem indícios de crime. O material é encaminhado automaticamente para análise do Ministério Público Eleitoral, que avalia a consistência das informações recebidas e pode formalizar denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade. Além da propaganda irregular, também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. As denúncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros. Veja aqui quais são as condutas proibidas aos candidatos durante a campanha.

Comente agora
Eleições 2016: Nova lei prevê desempenho mínimo nas urnas para candidato a vereador
Política  Postado por Anacley Souza - 25/09 19:24h

Uma mudança na legislação aprovada pelo Congresso na reforma eleitoral do ano passado – e que será aplicada pela primeira vez na eleição deste ano – estipulou uma espécie de "nota de corte", diferente em cada cidade, para um candidato a vereador se eleger. Pela nova regra, os candidatos a deputado federal, deputado estadual e vereador necessitarão obter, individualmente, um total de votos de pelo menos 10% do quociente eleitoral, que é calculado dividindo-se o número de votos válidos da eleição (sem brancos e nulos) pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal. Isso está fazendo com que, na campanha deste ano, partidos peçam aos seus eleitores para que abandonem a prática do voto de legenda (aquele em que o eleitor vota só no partido e não especificamente em um candidato) . O voto de legenda se soma aos votos que os candidatos obtêm individualmente para fins de se calcular o quociente partidário, que determina o número de vagas na Câmara Municipal ao qual o partido (ou coligação) terá direito – para isso, divide-se o número de votos válidos que o partido ou coligação obteve pelo quociente eleitoral. Com a mudança introduzida pela reforma eleitoral do ano passado, o voto na legenda contribui para o quociente partidário, mas não ajuda os candidatos a vereador, individualmente, a alcançar os 10% do quociente eleitoral.

Comente agora
Advogada de Igor Kannário nega “showmício” em Alagoinhas
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 16:35h

A advogada do cantor e candidato a vereador Igor Kannário (PHS), Débora Guirra, afirmou, por meio de nota, que caracterizar a presença dele em um comício em Alagoinhas como “showmício” é um engano. "O Igor foi convidado a participar da caminhada em prol do candidato a prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (DEM), como político e não como artista. Em nenhum momento ele foi intimado ou notificado pela justiça a respeito dessa suposta proibição. Além disso, não é cabível que a justiça proíba a participação de um político em uma caminhada, pois isso violaria o direito constitucional de ir e vir", opinou. Ainda segundo Débora, “não existe nenhum contexto para caracterizar o evento como showmício”. o cantor-candidato foi multado em R$ 50 mil por participar de um evento do candidato à prefeitura de Alagoinhas, Joaquim Neto (DEM). Kannário estava impedido pela 163ª zona eleitoral de participar do evento. A ação que provocou a decisão foi coligação Alagoinhas Cidade Ideal, que representa a candidata Sônia Fontes (PSB).

Comente agora
Odebrecht terá novo presidente após acordo de delação premiada ser homologado
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 16:10h

A Odebrecht terá um novo presidente após a homologação do acordo de delação premiada que está firmando com a Justiça, no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com a coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo, o escolhido será de fora da empresa, pois o objetivo é ter alguém que traga novidade na cultura corporativa do grupo. A delação da Odebrecht é considerada uma das mais explosivas da Lava Jato. Com riqueza de detalhes sobre as relações pouco republicanas mantidas entre políticos e a empreiteira, os anexos da colaboração somam, até o momento, 4,5 metros. A delação da empresa, segundo informações, elaborou um anexo exclusivo sobre Michel Temer.

Comente agora
Meirelles não será ‘FHC de Temer’, afirma FHC: ‘Situação é de gravidade’
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 14:33h

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) acredita que o governo de Michel Temer não poderá ser usado para catapultar aqueles que quiserem disputar as eleições presidenciais de 2018. "Não vejo que o governo tenha como tirar proveito [eleitoral] dessa situação em dois anos. O desastre foi muito grande. Foram desmontados os pilares da economia", afirmou em entrevista à Folha. Ainda na avaliação de FHC, nem o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, poderia repetir o que ele mesmo fez em 1993, ao assumir a pasta no governo de Itamar Franco, recuperando a economia e, depois, candidatando-se à Presidência da República. "Não creio. E não é que haja diferença entre mim e Meirelles. É a situação. Naquela época [governo Itamar], o problema mais aflitivo era a inflação.

Comente agora
Ibirataia: Após ser hostilizado em ato de campanha, prefeito acusa oposição
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 13:55h

Candidato a reeleição à prefeitura de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP) afirma que o grupo que o hostilizou durante uma visita a uma feira livre do município (veja aqui) seria contratado pelo bloco de oposição. Neste sábado, o progressista foi expulso do local com gritos de “Fora Saruê”. “Todos somos sabedores que a eleição no interior acirra os ânimos das pessoas e os impulsionam a utilizarem de várias ferramentas, por vezes ilícitas e sem fundamentos”, afirma a campanha de Marcos Aurélio, em nota. “O fato ocorrido hoje, não passou de uma ação orquestrada pela oposição onde podemos visualizar claramente, seguidores do outro grupo político utilizando-se de vestimentas na cor verde (cor da campanha da oposição)”, acrescenta o comunicado. Das duas concorrentes no pleito, Aniela Sales (PHS) e Ana Cleia (PSD), a segunda tem o verde como cor predominante em suas peças de propaganda.(BN)

Comente agora
Janot quer fim de foro privilegiado a delegado-geral da Polícia Civil
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 12:08h

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o artigo da Constituição de São Paulo que dá foro privilegiado ao delegado-geral da Polícia Civil. "Prerrogativa de foro, como preceito que destoa da regra geral de isonomia emanada do princípio republicano, precisa ser interpretada de maneira restritiva, visto que a igualdade é basilar ao Estado democrático de Direito", avaliou Janot.

Comente agora
Dilma planeja concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul, afirma revista
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 11:10h

A presidente Dilma Rousseff pretende concorrer ao Senado, de acordo com informações de aliado – segundo a revista Veja. De acordo com a publicação, o círculo de aliados mais próximo à ex-presidente aponta que ela planeja um retorno triunfal à política. Ela, segundo aliados próximo, pretende concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Comente agora
Rede pediu impugnação de coligações em 39 cidades
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 09:47h

A Rede Sustentabilidade teve de intervir para impedir alianças contrárias ao programa do partido. A legenda de Marina Silva pediu na Justiça Eleitoral a impugnação da própria sigla em 39 cidades que desobedeceram ao comando nacional. "Esse é um procedimento convencional nos partidos quando o diretório municipal não segue uma regra do estadual ou nacional. São diversos os motivos", afirmou o porta-voz José Gustavo Barbosa Silva. "A gente canetou coligações sem identidade com a Rede ou que tinham algum tipo de irregularidade", acrescentou o dirigente. Apesar de parte dos militantes defender o veto a agremiações como PSC e PT, o partido não estipulou uma restrição automática à aliança com nenhuma legenda específica, mas tomou algumas precauções para evitar surpresas desagradáveis.

Comente agora
Servidores ameaçam manifestações e greves por reajuste
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 09:38h

O governo decidiu frear de vez os reajustes aos servidores federais que ainda tramitam no Congresso. Com isso, acabou deflagrando uma “guerra” de salários, com algumas categorias tendo os aumentos aprovados e outras não. Agora, servidores de áreas com grande poder de pressão cobram o compromisso assumido por Michel Temer: de honrar os reajustes negociados ainda na gestão Dilma Rousseff.Para alguns servidores, o salário de início de carreira subirá para patamares entre R$ 19,21 mil e R$ 21,64 mil no ano que vem.

Comente agora
Alagoinhas: Justiça proíbe presença de Kannário em evento de candidato do DEM
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/09 08:39h

Uma decisão da 163ª Zona Eleitoral em Alagoinhas, no agreste baiano, proibiu a participação do cantor Igor Kannário em uma caminhada em prol da candidatura de Joaquim Neto (DEM) neste sábado (24). A sentença foi determinada na tarde deste mesmo sábado pelo juiz Fábio Falcão Santos que considerou que o ato com a presença do vocalista seria um “pretenso showmício". A ação que questionou evento partiu da coligação Alagoinhas Cidade Ideal, que representa a candidata Sônia Fontes (PSB). Conforme a acusação, a caminhada com Kannário ocorreria às 17h no bairro Barreiro, na sede do município. Em caso de desobediência, a candidatura do demista terá de pagar multa de R$ 50 mil. Em Alagoinhas, seis postulantes disputam a prefeitua local. Além de Joaquim Neto e Sônia Fontes, estão no páreo, Joseildo (PT), Márcio Reis (PSC), Radiovaldo Costa (Rede) e Samara Braga (Psol). (BN)

Comente agora
FHC afirma que Dilma 'arranhou' Constituição e que não quer 'jogar pedra' em Lula
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 07:48h

Após algum tempo sem se manifestar sobre o assunto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para o tucano, havia subsídios para o impedimento, mas ela “se defendeu bravamente, como podia” e “foi até mais clara no falar do que é geralmente”. “O problema é que não querem enfrentar a realidade. Apesar de todos os floreios para evitar a questão central, houve efetivamente arranhões à Constituição. Houve emissão de despesa sem autorização do Congresso”, opiniou. FHC também foi contra o fatiamento do resultado, que fez com a petista perdesse o mandato, mas não ficasse impossibilitada de assumir cargos públicos. “Visivelmente contra a Constituição. Não sei como o Supremo vai descalçar essa bota. [Acho que] Não vai.

Comente agora
Cunha dirá em livro que impeachment foi golpe
Política  Postado por Débora Ayane - 25/09 07:42h

O deputado recentemente cassado Eduardo Cunha dirá, na publicação de dois livros, que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi exatamente o que aconteceu com Fernando Collor, em 1992, um "golpe parlamentar", mas com o apoio do PT. Segundo o que foi publicado na coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, os interlocutores de Cunha relatam que o ex-deputado está dividindo o jogo, na narrativa dos livros, entre "eu" e "eles". Ainda de acordo com a coluna, o segundo livro deve ser lançado no início de 2017 e já tem até nome, "Delação não premiada". Nesse, promete contar tudo sobre os seus desafetos e proteger sua turma. Cunha recebeu "nãos" de várias editoras com quem quis negociar. Com três, contudo, foram iniciadas conversas — Planeta, Geração e Matrix. Contudo, o deputado cassado, que nunca pôde ser acusado de pensar pequeno, pede um adiantamento de estratosféricos R$ 1 milhão de reais e mais 20% sobre cada livro vendido. Segundo apurou Lauro Jardim, tal adiantamento está completamente fora da realidade do mercado editorial brasileiro. Mais: o percentual sobre o preço de capa varia entre 10% e 15%. E como o colunista lembrou, o que Cunha pede neste quesito nem J. K. Rowling, autora de Harry Potter, recebe.

Comente agora
Rui anuncia na próxima semana se a Bahia irá aderir ao horário de verão
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/09 23:57h

A decisão do governador Rui Costa sobre a entrada da Bahia no horário de verão, que entra em vigor em Brasília no dia 16 de outubro, deve ser anunciada até a próxima sexta-feira (30). O horário de Verão será iniciado a partir do dia 16 de outubro seguindo até 19 de fevereiro de 2017. Pelo menos 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, deverão aderir.

Comente agora
Candidato a reeleição em Ibirataia é expulso de feira livre sob grito de 'Fora Saruê'
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/09 18:23h

O prefeito da cidade de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), foi expulso de uma feira livre do município neste sábado (24) durante a sua campanha de reeleição. Um vídeo gravado por participantes da manifestação contra o político flagra gritos de "Fora Saruê". As concorrentes de Marcos para assumir a prefeitura de Ibirataia são Ana Cleia (PSD) e Aniela Sales (PHS). (BN)

Veja as imagens:

Comente agora
Secretário do Tesouro dos EUA visita Brasil e apoia reformas econômicas do governo Temer
Política  Postado por Débora Ayane - 24/09 17:50h

O secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, levará a Brasília na terça-feira uma mensagem de apoio às reformas econômicas propostas pelo governo, em especial na área fiscal. Primeiro integrante do gabinete de Barack Obama a visitar o Brasil desde a efetivação de Michel Temer no cargo, ele será recebido pelo próprio presidente, que tenta resgatar a confiança internacional no País e atrair investimentos estrangeiros para projetos de infraestrutura. "As políticas que foram articuladas pelo ministro da Fazenda (Henrique Meirelles) e o Banco Central são construtivas. Na medida em que sejam implementadas, elas criarão as bases para o crescimento e investimentos futuros", disse uma autoridade do Departamento do Tesouro sobre a viagem.

Comente agora
Geddel diz que Wagner “arranjou boquinha” na Fundação Luís Eduardo Magalhães
Política  Postado por Débora Ayane - 24/09 14:03h

O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, atacou o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, através do Twitter. Em postagem na rede social, Geddel afirma que Wagner “arranjou boquinha” na Fundação Luís Eduardo Magalhães. Esta semana, o governador Rui Costa confirmou que Wagner irá ocupar a presidência do órgão que tem como objetivo realizar pesquisas, planejar, fomentar, apoiar e executar ações nas áreas de desenvolvimento e capacitação de pessoas e de modernização da gestão e dos serviços públicos. “Quanto a você, meu caro Wagner, espero que agora que arranjou uma boquinha na Fundação Luiz Eduardo Magalhães (que ironia rs), deixe de tititi e trabalhe um pouco”, afirmou. Ainda de acordo com o ministro, o presidente Michel Temer não participa diretamente de campanhas, pois “tem que trabalhar”, diferente da ex-presidente Dilma Rousseff. “Deixa eu falar para o Jaques Wagner: o Temer não pode estar aí fazendo campanha porque tem que trabalhar. A Dilma pode porque está desocupada”, criticou.(Bocão News)

Comente agora
Temer recorre ao MBL para tornar reformas da Previdência e trabalho mais 'palatáveis'
Política  Postado por Débora Ayane - 24/09 11:38h

O governo Michel Temer (PMDB) está chamando movimentos que apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre eles o Movimento Brasil Livre (MBL), para ajudá-lo a tornar as reformas da Previdência e do trabalho “palatáveis” para a maioria da população. De acordo com a colunista do jornal Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, um dos líderes do movimento, Renan Santos, se reuniu na última quinta-feira (22) com Moreira Franco, que é secretário do Programa de Parcerias de Investimentos. Segundo a colunista, um integrante do atual governo afirma que a ideia é aproveitar a "expertise de mobilização, a sensibilidade, o fato de o MBL estar sentindo o pulso das ruas" para que eles ajudem a formular uma política de comunicação para as redes sociais. Um novo encontro poderá ocorrer na próxima semana, desta vez com as agências de publicidade que detêm a conta do governo.

Comente agora
Maragogipe é o terceiro município da Bahia que mais comete crimes eleitorais
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/09 09:59h

Lançado no último mês, o aplicativo Pardal — criado para facilitar as denúncias de eleitores a propagandas irregulares, compras de votos e outros crimes eleitorais — já tem mais de três mil casos registrados na Bahia.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), até às 11h25 desta quarta-feira (21), foram 3414 casos.

Salvador com 523 denúncias.

Porto Seguro com 162 denúncias.

Maragogipe com 123 denúncias.

Ainda segundo o TRE-BA, o maior percentual é de denúncias sobre propagandas eleitorais (47%). Crimes eleitorais somam 18%; uso da máquina pública, 9%; compra de votos, 7%; e doações e gastos eleitorais, 4%. Outros são 15%. 

Comente agora
Aleluia diz que Rui Costa deve explicar desabamento do Centro de Convenções
Política  Postado por Débora Ayane - 24/09 09:35h

O deputado federal e presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, afirmou neste sábado (24) que aguarda um posicionamento do governador Rui Costa sobre o desmoronamento da estrutura frontal do Centro de Convenções de Salvador na noite da última sexta-feira (24). “Ele tem de aparecer para explicar o desabamento de parte do Centro de Convenções, onde o governo estaria investindo R$ 15 milhões em reformas", exige. Através de nota à imprensa, o parlamentar também acusou o ex-governador Jaques Wagner de ter tratado a situação do equipamento com “descaso”. “O fato é que o Centro de Convenções da Bahia chegou a essa lastimável situação porque, em 10 anos de governos petistas, nunca houve a devida manutenção”, opina. Para Aleluia, as condições do edifício, e seu consequente fechamento, tem causado “incomensuráveis prejuízos ao turismo de Salvador”.

Comente agora
Eleições 2016: nova pesquisa é realizada com opiniões de mil eleitores em Vitória da Conquista
Política  Postado por Débora Ayane - 24/09 08:30h

Uma nova pesquisa está em processo de análise nestas Eleições 2016 em Vitória da Conquista. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o trabalho está sendo realizado pela Painel Brasil Consultoria e Pesquisa de Marcado e Opinião LTDA, com sede em Lauro de Freitas, sob a responsabilidade do estatístico Alexandro Teles de Oliveira, entre os dias 23 e 26 de setembro.


O nome de Herzem Gusmão é o primeiro no questionário

Ainda de acordo com o TSE, a encomenda é do radialista Herzem Gusmão Pereira, candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista pela coligação “Uma Conquista melhor”, que conta com o PMDB, PRB, PMB, PPS e PPL. Ele pagou R$ 7.200 pelo serviço e deverá divulgar o resultado no próximo dia 28 de setembro com as opiniões de mil entrevistados.(Blog do Anderson)

Comente agora

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com