As comentadas


Boa noite , Segunda-feira, 31/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

Política

30
Ago
Na TV, Temer dirá que 'PMDB não tem medo da verdade que virá'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:05h

Em uma série de inserções que o PMDB exibirá nesta semana na TV com a temática "a verdade é sempre a melhor escolha", o vice-presidente da República e presidente nacional do partido, Michel Temer, afirmará que sua legenda "não tem medo da verdade que virá". O peemedebista, que permanece na articulação da macropolítica do Palácio do Planalto, é um dos 11 líderes do PMDB que protagonizarão as oito diferentes propagandas produzidas para veicular na televisão. Além de Temer, irão estrelar as inserções do partido os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entre outros caciques peemedebistas. Os vídeos serão veiculados na terça (1º), quinta (3) e sábado (5), segundo a agência Pública Comunicação, responsável pela produção dos filmes. Cada propaganda tem duração de 30 segundos. Em um dos filmes, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirma que "o Brasil está pronto para acertar as contas com a verdade" (assista ao vídeo ao lado). "Nada pode barrar a verdade", enfatiza. Na sequência, Temer destaca: "o PMDB não tem medo da verdade que virá". A propaganda se encerra com a mensagem de um locutor: "O Brasil quer e vai avançar." Em nenhuma das oito inserções os líderes do PMDB mencionam qual seria a verdade que estaria por vir ou mesmo o motivo de as propagandas focarem o tema "verdade". 

Comente agora
30
Ago
Deputado quer convocar Lula para a CPI do BNDES
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:32h

O deputado federal Alexandre Baldy (PSDB-GO) informou em nota publicada na sua página pessoal na internet que irá protocolar nesta segunda-feira (31) requerimento na CPI do BNDES para convocar o ex-presidente Luiz Inácio da Lula Silva e o ex-presidente da Odebrecht Alexandrino Alencar. O requerimento vai pedir esclarecimentos sobre suposto tráfico de influência de Lula para favorecer a empreiteira, como apontou reportagem da Revista Época deste fim de semana. Segundo a reportagem, a empresa teria obtido condições mais do que facilitadas em empréstimos do banco público brasileiro para investir no Porto de Mariel, em Cuba. A matéria diz que, em visita em 2011 a Cuba, o ex-presidente Lula teria intercedido junto ao governo da ilha em favor dos interesses da Odebrecht. Segundo documentos obtidos pela revista, o petista reiterou ao dirigente Raúl Castro o desejo de aumentar a presença brasileira no país e citou o compromisso da presidente Dilma Rousseff nesse sentido. Ainda de acordo com a reportagem, Lula disse na ocasião que o financiamento ao Porto de Mariel estava "garantido" e não haveria mudanças, conforme trecho de telegrama do Itamaraty reproduzido pela publicação.

Comente agora
30
Ago
Para ministros do TCU, parte de irregularidades pode ser atribuída a Dilma; diz coluna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:34h

Apesar de ter ganhado mais prazo para a apresentação da defesa no julgamento das contas do governo de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a situação da presidente Dilma Rousseff não foi facilitada. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, os ministros do tribunal avaliam em parecer prévio que as pedaladas indicadas pelo relator do caso, Augusto Nardes, podem ser atribuídas à equipe econômica do primeiro mandato, porém a segunda leva de irregularidades questionadas seria de responsabilidade direta da petista. O recebimento das explicações do governo está previsto para 11 de setembro. A partir da data, a área técnica tem uma semana para examiná-las, mesmo prazo que tem Nardes para emitir novo voto. Depois, o relatório será analisado em uma semana pelos demais integrantes – o julgamento está estimado para o dia 7 de outubro. Com as datas, afirma Painel, a Corte estará completa, com o retorno do ministro Bruno Dantas. Outro problema é o processo de cassação aberto no Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com a coluna, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acreditam que o processo de cassação da chapa de Dilma e Michel Temer (PMDB) deve levar ao menos seis meses, com julgamento previsto para 2016.

Comente agora
30
Ago
Repercussão negativa faz governo desistir de nova CPMF
Postado por: Anacley Souza / 07:33h

A presidente Dilma Rousseff desistiu da recriação da CPMF, o imposto sobre movimentações financeiras, ao menos para o próximo ano. A decisão foi tomada neste sábado à tarde, em reunião em Brasília com os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Pesou para o recuo da presidente a forte repercussão negativa em torno da volta da CPMF e o anúncio de oposição à medida por parte de políticos e governadores, além das críticas de empresários, num momento em que o país já está em recessão e o clima de confiança na economia só piora. O governo havia divulgado na semana que passou a intenção de propor a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, com o intuito de reforçar a arrecadação federal em até 80 bilhões de reais no próximo ano, de acordo com estimativas preliminares, e ajudar no reequilíbrio das contas públicas. A medida seria incluída na proposta para o orçamento do governo federal em 2016, que será encaminhada nesta segunda-feira, dia 31, ao Congresso. Em Campos do Jordão representando o governo em um evento do setor financeiro, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, havia defendido durante a tarde a recriação da CPMF. "Acho que ninguém concorda que o aumento da despesa sem o aumento de impostos é um caminho viável", disse o ministro, que criticara a resistência da sociedade. "Se a gente quiser dar uma de Grécia e disser não a todo tipo de imposto, vai ter consequências", afirmou Levy. A CPMF esteve em vigor até 2007, mas deixou de ser cobrada a partir do ano seguinte depois que o Senado rejeitou a sua prorrogação. Na época, ela gerava cerca de 40 bilhões de reais para os cofres do governo. (Revista Veja)

Comente agora
30
Ago
Ex-vice-prefeita de S. A. de Jesus não descarta possibilidade de pré-candidatura em 2016: "não posso jogar a toalha"
Postado por: Samile Macedo / 01:58h

O ano de 2016 ainda não chegou, mas o assunto eleições municipais ainda estão sendo bastante discutidas em Santo Antônio de Jesus. Além de um provável rompimento entre o prefeito Humberto Leite (PDT) e o deputado estadual Rogério Andrade (PSD) que anteriormente eram aliados politicamente, se fala a respeito da possibilidade da ex-vice-prefeita Dalva Mercês, conhecida Dalvinha (PSB), concorrer aos pleitos de 2016 ao lado do parlamentar Rogério, ou se não, do prefeito Humberto Leite (PDT).

Fotos nas redes sociais: Acerca dos assuntos, a ex-vice-prefeita relatou estar acompanhando os comentários com a maior naturalidade e ficou calada durante algum tempo devido a população ter lhe colocado como oposição à administração municipal, sendo que seu perfil qual oposição não é de fazer frequentes críticas aos que venceram as eleições. “Estou no ‘meu cantinho’, tranquila, mas chaga um momento em que precisamos falar. Creio que não é momento de se formar uma chapa ainda, não sou daquelas pessoas que antecipam as coisas. As fotos vinculadas nas redes sociais são montagens, inclusive brinquei dizendo que nem trocaram minha roupa da foto de 2012 e gostaria de tranquilizar a população, pois não existe nada conversado ainda sobre a política do ano seguinte”, afirmou em entrevista à Rádio Andaiá FM neste sábado (29).

Relação com o grupo do ex-prefeito Euvaldo Rosa: A entrevistada contou que sua afinidade com o Euvaldo Rosa (sem partido) é além da política, é de amizade até mesmo em tempos difíceis. “Euvaldo é meu amigo, nos encontramos sempre, conversamos e nossa relação tanto de política como de afeição continua mais firme do que nunca”, assegurou. Dalva acrescentou ainda que o ex-gestor lhe comunicou sobre a reunião que teve com o deputado estadual Rogério Andrade e ela não esteve presente por estar cuidando de outros aspectos referentes a outros trabalhos que realiza. Quanto à sua posição diante de uma provável aliança política entre Euvaldo e Rogério, Dalva Mercês relatou que não possui conhecimento acerca de uma retomada de alianças entre ambos. “É claro que para o processo acontecer em 2016 às conversas têm de se iniciar, mas até então não há nada falado. Não sei de onde surge a ideia das fotos vinculadas nas redes sociais, elas devem partir dos próprios eleitores que gostam de um grupo ou de outro. Existe fumaça, mas não vi nenhum fogo ainda, não há nada de fogo para a fumaça estar saindo”, proferiu.

Candidata à vice-prefeita ou prefeita no processo político? – A ex-vice-prefeita declarou não ter vaidades ou ambições, de modo que não tem uma opção de só sair candidata à prefeita ou vice, mas explicou que o diálogo é necessário no grupo que está forte. “Eu disse para Euvaldo ‘não foi Dalva que teve 22 mil votos, mas sim o grupo e a população. A meu ver, o grupo liderado por Euvaldo tem todas as condições de ter candidato a prefeito, eu defendo essa ideia. Tenho falado com algumas pessoas, com minha família e pude analisar que o grupo teve 22 mil votos, então eu não posso simplesmente ‘jogar a toalha’ ou dizer que isso não é comigo, então estamos à disposição”, declarou, juntando que a equipe de oposição está buscando trazer novas lideranças para acoplar e fazer novas articulações.

Rompimento entre Rogério Andrade e Humberto Leite: A entrevistada preferiu não comentar muito sobre o assunto, mas não descartou a possibilidade de os diálogos gerarem um clima de instabilidade e acabarem prejudicando a condução do município. “Aprendi com minha mãe de onde você tira que não bota faz falta, então se estiver acontecendo tais coisas é claro que faz falta e prejudica, mas prefiro não comentar pelo fato de não estar acompanhando esse assunto, estou focada nos trabalhos que desenvolvo na escola. 2016 que será o ano de ir a campo de fato, quando as coisas começarem a esquentar”, disse.

Sua avaliação do prefeito: A ex-vice-prefeita preferiu também não falar sobre o andamento da cidade de Santo Antônio de Jesus com a administração atual, pois disse ter o costume de pensar com muito cuidado antes de falar. “Se eu fizer elogios à administração, acharão que estou ‘puxando o saco’ e querendo alguma coisa, caso eu critique parecerá que estou com dor de cotovelo. Continuo na oposição e prefiro me abster de falar. Temos de respeitar a democracia. Na hora do processo político a gente cai pra dentro, vamos trabalhar e ver o que vai acontecer”, apontou. 

Seu partido: Mercês, ainda filiada ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), revelou ser possível haver uma mudança partidária até o final do mês de setembro.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macedo
7 comentários
29
Ago
Prefeita ostentação postava selfies e governava cidade pelo celular
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:51h

Entre festas, eventos sociais e a academia, a prefeita Lidiane Leite (PRB), 25, administrava Bom Jardim com os dois polegares e a 275 km de distância, em São Luís. Era por meio de um grupo de mensagens, batizado de "Força Tarefa", que a prefeita despachava com secretários, no mesmo celular que usava para tirar fotos de si mesma (selfies) ostentando luxo. Foragida há uma semana, após a deflagração da Operação Éden, da Polícia Federal, ela é suspeita de desviar R$ 15 milhões da educação da cidade, onde há escolas que funcionam debaixo de árvores. Lidiane chegou ao cargo por acaso. A dias da eleição de 2012, assumiu a candidatura no lugar do namorado, o pecuarista Beto Rocha, barrado pela Lei da Ficha Limpa. Eleita prefeita, pôs o namorado como secretário de Assuntos Políticos. Preso na semana passada, Beto é quem tocava o dia a dia da prefeitura, segundo políticos locais. 

Comente agora
29
Ago
Dilma se reúne com ministros para debater nova CPMF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:48h

A presidente Dilma Rousseff chamou ao Palácio da Alvorada, na tarde deste sábado (29), os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. A reunião foi convocada pela presidente para discutir detalhes relacionados ao projeto do Orçamento de 2016 e à possível volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que pode estar prevista no texto. O governo tem até segunda-feira (31) para enviar ao Congresso Nacional a proposta de Orçamento para o próximo ano. A entrega será feita por Barbosa ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O documento – chamado Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) – apresenta estimativas para a arrecadação do governo no ano que vem e fixa os gastos que o governo quer fazer com esses recursos. O texto também apresenta previsão do salário mínimo e as perspectivas para o crescimento da economia e para a inflação. No Congresso, o projeto é avaliado de forma conjunta por deputados e senadores. Primeiro, o texto passa pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Em seguida, precisa ser votado pelo plenário do Congresso Nacional. O texto aprovado, que pode conter modificações em relação ao original, segue para sanção da presidente da República.

Comente agora
29
Ago
Temos que nos livrar dessa praga que é o PT, diz Alckmin
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:36h

Os principais quadros do PSDB nacional se encontraram neste sábado em Cuiabá (MT) para prestigiar a entrada de Taques no partido, após o governados deixar o PDT. Um dos políticos mais moderados do PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez neste sábado, 29, em Cuiabá, o discurso mais inflamado do ato político que marcou a entrada do governador do Mato Grosso, Pedro Taques, no partido. "Temos que nos livrar dessa praga que é o PT. O PT do desemprego, da inflação, dos juros pornográficos e dessa praga do desvio do dinheiro público. Hoje é tempo de honestidade". Os principais quadros do PSDB nacional se encontraram neste sábado em Cuiabá (MT) para prestigiar a entrada de Taques no partido, após o governados deixar o PDT. Além dos seis governadores tucanos, estavam presentes o senador José Serra, a senadora Ana Amélia (PP-RS) e deputados tucanos de vários Estados. Eles foram recebidos com um ato político que reuniu cerca de 3.000 pessoas em um hotel fazenda de Cuiabá. Em seguida, foram almoçar em um restaurante árabe tradicional da cidade. Pedro Taques apresentou no dia 10 de agosto o seu pedido de desfiliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), sigla pela qual se elegeu senador em 2010 e governador em 2014. Ex-procurador da República, Taques obteve 708.440 votos na candidatura ao Senado, em 2010. Em 2014, ao disputar o governo de Mato Grosso, ele obteve outros 833.788 votos (57,25% dos votos válidos). Com informações do Estadão Conteúdo.

Comente agora
29
Ago
Presidente do PTN sobre prefeito de S. A. de Jesus: “Humberto ainda está no prazo de validade”
Postado por: Ionara Peixoto / 17:18h

O médico Everaldo Ferreira Júnior, presidente do (PTN) fez algumas considerações acerca da política municipal de Santo Antônio de Jesus e como anda seu apoio na base aliada do seu partido. Inicialmente o mesmo ressaltou que no momento atual reafirma o seu apoio ao Governo do Estado e ao deputado Alan Sanches (PSD). Há informações que possivelmente o deputado Alan sairá do partido PSD. Questionado sobre um possível rompimento caso o deputado migre de partido, Everaldo respondeu que ainda não foi informado oficialmente sobre isso. "Ainda não ouvi de Alan, que é meu amigo qual o caminho que ele vai fazer ao deixar de apoiar o Estado à única certeza é que ele rompeu com o Governo, mas ele não definiu o partido que irá, mas hoje fazemos parte do PTN partido da base aliada do Estado," disse. Everaldo salientou que independente do partido que o deputado se firmar haverá o seu apoio, "continuamos na mesma linha e na mesma corrente e preservando a amizade e o respeito pelo deputado", alegou.

Deputado Alan para o DEM: Alan Sanches possível migará para o partido dos Democratas (DEM), interrogado se haveria alguma mudança, já que sua esposa está Secretária parlamentar do deputado o mesmo respondeu que vê como natural fazer parte da gestão junto ao parlamentar. "Quem fez a eleição do deputado em Santo Antônio de Jesus fomos nós, nada melhor de quem fazer a eleição participar de gestão, é preciso ter pessoas da nossa confiança" arguiu.

Futuro da política de S.A de Jesus nas eleições de 2016: Junior informou que ainda não tem uma posição definida acerca das eleições de 2016. "Temos que aguardar o momento certo, é preciso seguir o calendário eleitoral, é lógico que não ficaremos fora do pleito, sendo candidato ou ajudando um projeto que venha ajudar no crescimento da cidade, temos essa perspectiva esse compromisso e obrigação, tomaremos a decisão com muita tranquilidade e responsabilidade", relatou.

Avaliação da gestão municipal: O presidente disse que não fica muito confortável em avaliar a gestão por nota, pois acredita que o prefeito Humberto Leite (PDT) teve a oportunidade que pediu ao povo. "Estamos aguardando, pois de qualquer forma o prefeito ainda está no processo do mandato, faltando ainda um ano e meio de gestão, ele tem muito tempo para cumprir com os compromissos de campanha que assumiu. Humberto ainda está no prazo de validade, para que ele tenha um novo mandato ele vai ter que ser reconhecido pela população por um serviço prestado de uma forma diferente como ele havia prometido, estamos aguardando essa novidade" disse.

Caso haja rompimento do prefeito com o deputado Rogério Andrade quem Everaldo apoiará? Junior arguiu que ainda não sabe quem o apoiará, acredita que ainda está cedo para tomar qualquer decisão. “Acho que pré-candidato qualquer um pode ser, mas uma candidatura tem que ser construída, não pode está votando em nomes, é preciso votar em um projeto concreto e real, não podemos enganar a população”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Ionara Peixoto
Comente agora
29
Ago
Divergências entre Dilma e Temer crescem – e eles mal se falam
Postado por: Samile Macedo / 16:01h

Dilma Rousseff e Michel Temer nunca foram muito próximos. Durante boa parte do primeiro mandato, o grau de consideração da presidente por seu vice podia ser medido pela importância das tarefas que lhe eram delegadas no dia a dia do governo. O vice sempre pairou em Brasília como figura decorativa, encarregado basicamente das agendas internacionais que a presidente não se dispunha a cumprir. Com a popularidade alta, a economia cambaleante mas ainda de pé e sem as revelações demolidoras da Operação Lava-Jato, manter Temer à margem das decisões importantes, mesmo ele carregando a faixa de representante do maior partido do Congresso, o PMDB, nunca chegou a gerar maiores abalos para Dilma. As dificuldades econômicas, as revelações da roubalheira no petrolão e a meteórica queda de popularidade construíram um cenário ideal para uma crise sem precedentes. Em momentos assim, dizem os especialistas, se não houver o mínimo de tranquilidade no Parlamento, o risco de um tsunami atingir o Palácio do Planalto não pode ser minimizado. Há quatro meses, Temer recebeu da presidente autorização para atuar e evitar que isso acontecesse. Obteve sinal verde para negociar cargos, emendas e até projetos em nome da estabilidade. Na semana passada, ele renunciou à tarefa. O motivo: Dilma, de novo, tirou-lhe os poderes. 

Comente agora
29
Ago
‘O Brasil vai superar suas dificuldades que são momentâneas', diz Dilma
Postado por: Samile Macedo / 14:30h

Em cerimônia de entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida, em Caucaia (CE), a presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar, nesta sexta-feira (28), que o Brasil é um país forte e que vai superar suas dificuldades. Dilma disse ainda que o Brasil tem muito o que preservar e que não vai permitir retrocessos, nem nos programas sociais nem na democracia. "Todos nós sofremos as consequências de ter um país não democrático, que não respeitava as leis, não deixava as pessoas darem suas opiniões", comentou. A presidente também falou sobre o cenário econômico, afirmando que o governo pensa em aumentar o emprego e garantir a volta do crescimento. "Vocês acham que a situação está incerta, que a inflação está alta, vocês temem perder o emprego, mas o meu governo pensa em aumentar o emprego e garantir a volta do crescimento", disse. "Também queremos reduzir a inflação, porque sabemos que a inflação corrói a renda do trabalhador.” Dilma recebeu apoio da plateia, que a saudou com gritos de "Não vai ter golpe". Ela lembrou o projeto de interligação do Rio São Francisco e elogiou a visão do ex-governador Cid Gomes de garantir o abastecimento de água na região metropolitana de Fortaleza. 

Comente agora
29
Ago
Lula defende CPMF e diz que tributo não deveria ter acabado
Postado por: Samile Macedo / 13:54h

Em meio às discussões em torno da criação de um novo tributo para financiar a saúde, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (29), durante um seminário em São Bernardo do Campo (SP), o retorno da CPMF. Diante do ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, Lula afirmou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, que o chamado "imposto do cheque" nunca deveria ter sido extinto. Nos últimos dias, o governo federal passou a discutir com aliados a possibilidade de apresentar ao Congresso Nacional uma proposta para voltar a tributar as transações bancárias. Criada em 1997 pelo governo Fernando Henrique Cardoso, a CPMF acabou extinta pelo Legislativo em 2007, já no segundo mandato de Lula à frente do Palácio do Planalto. Um dos integrantes do primeiro escalão encarregados de negociar a eventual criação do novo tributo, o ministro da Saúde defende uma alíquota de pelo menos 0,38%, o último percentual da CPMF. "Não sei se é verdade que [Chioro] defendeu a CPMF. Mas a verdade é que ela não deveria ter sido retirada. Mas você deveria reivindicar para os governadores e prefeitos, porque eles precisam de dinheiro para a saúde", disse o ex-presidente da República ao cumprimentar o ministro da Saúde no seminário internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI, organizado pela prefeitura de São Bernardo. 

Comente agora
29
Ago
Dilma recebe 'declaração' e agradece elogio de que está 'muito bonita'
Postado por: Samile Macedo / 10:08h

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (28) uma "declaração" enquanto participava de um evento organizado pela Secretaria-Geral da Presidência em Fortaleza (CE). Ao acompanhar a divulgação do portal Dialoga Brasil na capital cearense, ouviu o elogio de que está "muito bonita" e agradeceu ao participante: "é muito gentil da sua parte". Lançado no mês passado pela presidente em Brasília, o Dialoga é um site por meio do qual o governo federal permite o envio de críticas e sugestões pela população sobre os programas conduzidos pelo país. Desde o lançamento, Dilma passou a viajar semanalmente para divulgar a página e, além do Ceará, participou de cerimônias na Bahia e em Pernambuco. Durante a divulgação do site em Fortaleza, um homem, identificado como Antônio Carlos Fernandes, foi sorteado para fazer uma pergunta ao ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ele, então, pediu à mediadora para "quebrar o protocolo". "Eu queria dizer que você [apresentadora] é muito bonita, mas a presidenta é mais que você", disse Antônio Carlos, arrancando sorrisos da plateia. Em seguida, ele emendou: "Nós temos a mesma idade, presidenta, é uma pena que nós não nos encontramos na juventude", arrancando um sorriso da presidente. Na sequência, Arthur Chioro afirmou, em tom de brincadeira, que o evento do Dialoga Brasil estava "ficando quente". No discurso, Dilma se dirigiu a Antônio Carlos e o agradeceu pelos elogios: "Não é todo dia que a gente recebe uma declaração. Fico muito agradecida, viu? Fico extremamente agradecida. É muito, muito gentil da sua parte", disse a presidente ao participante, que se levantou e a aplaudiu. (G1)

Comente agora
29
Ago
Umburanas: Justiça Federal condena ex-prefeito morto em 2013
Postado por: Samile Macedo / 09:26h

O ex-prefeito de Umburanas, Joel Muniz de Almeida, morto em dezembro de 2013, foi condenado pela Justiça Federal da Bahia por mau uso de recursos oriundos do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A decisão do juiz Pompeu Brasil proferida no dia 25 de junho deste ano foi publicada na edição do Diário Eletrônico Justiça Federal Hoje, desta sexta-feira (28). De acordo com a publicação, o magistrado condenou o ex-gestor do município localizado a 440 quilômetros de Salvador, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos e pagamento de multa civil no valor de cinco vezes o valor da remuneração mensal do prefeito à época, devidamente atualizada. Muniz governou Umburanas por dois mandatos consecutivos (2000-2008). O juiz federal aceitou denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que acusou o ex-gestor de não ter apresentado um projeto executivo de saneamento básico com o objetivo de despoluir os rios Muruim e Delfim, para melhorar a qualidade de vida da população. A fim de viabilizar a implantação do sistema de esgotamento, o Município e o MMA celebraram um convênio no valor de R$ 131,9 mil liberados pelo órgão federal e mais R$ 6,6 mil de contrapartida da prefeitura. 

Comente agora
29
Ago
Cunha diz que não dá para suportar mais aumento de tributos
Postado por: Samile Macedo / 08:47h

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em viagem oficial a Nova York, onde participa de evento nas Nações Unidas (ONU), afirmou a jornalistas na noite desta sexta-feira, 28, que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 1,9% no segundo trimestre sinaliza que a economia brasileira deve se contrair ao menos 2,5% em 2015, retração que pode chegar a 3%. Em 2016, o parlamentar vê risco de a recessão continuar e o PIB encolher 1,5%. “Estamos no meio de uma recessão que, se era real, passou a ser também técnica. O Brasil está em recessão e precisa fazer algo que não é aumentando imposto”, disse Cunha em rápida conversa com jornalistas antes de participar de um jantar oferecido pelo embaixador do Brasil na ONU, Antonio Patriota, em sua residência na região nobre do Upper East Side, em Manhattan. Cunha voltou a afirmar que é contra a volta da CPMF, como quer o governo para conseguir ajustar suas contas. “Não dá para suportar mais aumento de tributos. Que tem que se cortar gastos, tem, não se pode fingir. Eu mesmo sou o autor de uma PEC que reduz a 20 o total de ministérios no País. Cortar gastos é muito importante, mas o Brasil só vai se recuperar se recuperar a confiança”, afirmou o parlamentar. “Gestos para recuperar a confiança são gestos simbólicos, redução de gastos é um deles”, disse Cunha, destacando que o governo aumentou os gastos de forma permanente nos últimos anos, mas o baixo crescimento da economia acabou afetando a arrecadação. “Consequentemente, agora ficamos com os gastos e não temos mais a arrecadação.”

Comente agora
29
Ago
Tanquinho: Vereadores aprovam projeto que proíbe gravar sessões da Câmara
Postado por: Samile Macedo / 07:41h

Enquanto o mundo e o país caminham para tornar a atuação de políticos mais transparentes, Tanquinho, no Portal do Sertão, parece que corre em outra faixa. A Câmara de Vereadores da cidade acaba de aprovar um projeto que proíbe (isso mesmo), a gravação de áudios e vídeos de sessões da Casa, sejam elas ordinárias, solenes ou extraordinárias. De acordo com o projeto esdrúxulo de autoria do vereador José Ariôsto Lima da Silva (PMDB), a matéria toma como base a Constituição Federal. O argumento é que ninguém deve produzir provas contra si mesmo. Um argumento mais racional do vereador diz que a Câmara tem dificuldade na emissão das gravações quando solicitadas. De acordo com o site Acorda Cidade, o projeto foi votado na quinta-feira (27) e teve quatro votos favoráveis e quatro contras e foi aprovado com o voto do presidente da Casa legislativa, Danillo Freitas. Resta saber agora se o prefeito da cidade vai sancionar esta lei. (BN)

Comente agora
29
Ago
Ciro Gomes chama assessoria de Dilma de ‘organizações tabajara’ após cancelamento de evento
Postado por: Samile Macedo / 07:01h

O ex-ministro e presidente da Transnordestina, Ciro Gomes, batizou de “Organizações Tabajara”, em referência a piada do extinto programa de TV Casseta&Planeta, a assessoria de imprensa da presidente Dilma Rousseff, que cancelou de última hora um evento da ferrovia que estava marcado para esta manhã. “Matutices cearenses. Só posso dizer isso sobre o cancelamento do evento”, afirmou. Segundo Ciro Gomes, como o canteiro no Ceará onde estão ocorrendo as obras é em Lavras da Mangabeira, a 340 quilômetros de Fortaleza, ele havia sugerido outra opção. “Aí a assessoria da presidente Dilma, que chamam de Organizações Tabajara, marcou para Lavras da Mangabeira. Mas eu tinha proposto um evento em que ela entraria num trem no Piauí, etc, etc. Não era nem sequer aqui. Por aqui eu não preciso me exibir em canto nenhum”, afirmou. “Mas aí as Organizações Tabajara escolheram o canteiro de obras para dar a ordem de serviço. E estava tudo certo, mais de dez mil pessoas mobilizadas, estruturas todas caríssimas foram pagas por nós da Transnordestina. Quando foi ontem (quinta-feira) à noite, inacreditavelmente cancelaram porque o senador Eunício Oliveira bateu o pezinho lá em Brasília e disse que não aceitava”. Eunício é líder do PMDB no Senado e candidato derrotado por Camilo Santana (PT) ao governo do Ceará no ano passado. Para Ciro, a mudança na agenda é um “vexame”. “Esse tipo de matutice nem em cidade pequena do interior se aceita mais. O que me choca é a Presidência da República sucumbir a esse tipo de coisa”, afirmou. O senador Eunício Oliveira não quis comentar o assunto. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
29
Ago
Lula intermediou negócios da Odebrecht em Cuba, diz revista
Postado por: Samile Macedo / 06:54h

No dia 31 de maio de 2011, meses após deixar o Palácio do Planalto, o petista Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Cuba pela primeira vez como ex-presidente, ao lado de José Dirceu. O presidente Raúl Castro, autoridade máxima da ditadura cubana desde que seu irmão Fidel vergara-se à velhice, recebeu Lula efusivamente. O ex-presidente estava entre companheiros. Em seus dois mandatos, Lula, com ajuda de Dirceu, fizera de tudo para aproximar o Brasil de Cuba – um esforço diplomático e, sobretudo, comercial. Com dinheiro público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, o Brasil passara a investir centenas de milhões de dólares nas obras do Porto de Mariel, tocadas pela Odebrecht. Um mês antes da visita, Lula começara a receber dinheiro da empreiteira para dar palestras – e apenas palestras, segundo mantém até hoje. Naquele dia, porém, Lula pousava em Havana não somente como ex-presidente. Pousava como lobista informal da Odebrecht. Pousava como o único homem que detinha aquilo que a empreiteira brasileira mais precisava naquele momento: acesso privilegiado tanto ao governo de sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, quanto no governo dos irmãos Castro. Somente o uso desse acesso poderia assegurar os lucrativos negócios da Odebrecht em Cuba. Para que o dinheiro do BNDES continuasse irrigando as obras da empreiteira, era preciso mover as canetas certas no Brasil e em Cuba.

Comente agora
28
Ago
Quase 40% dos senadores têm pendências criminais
Postado por: Anacley Souza / 23:57h

Quase 40% dos senadores estão sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 integrantes do Senado, pelo menos 30 respondem a inquéritos ou ações penais na mais alta corte do país. As suspeitas vão de crimes de corrupção, contra a Lei de Licitações e eleitorais até delitos de menor gravidade, como os chamados crimes de opinião. Entre os investigados, 12 são alvos da Operação Lava Jato, como o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL), único senador denunciado até agora pela Procuradoria-Geral da República. Os dados são de levantamento exclusivo da nova edição da Revista Congresso em Foco. Desde agosto de 2013, o senador Ivo Cassol (PP-RO) vive com um pé no Senado e outro no Supremo. Primeiro e único senador condenado à prisão pela mais alta corte do país, Cassol se agarra a recursos para não ter o mesmo destino que seu colega de estado, o ex-deputado Natan Donadon (RO), que saiu da Câmara diretamente para o Complexo Penitenciário da Papuda. O ex- -governador foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, e ao pagamento de multa de R$ 201 mil, acusado de ter direcionado licitações a empresas de conhecidos entre 1998 e 2002, quando era prefeito de Rolim de Moura (RO). Em setembro de 2014, o Supremo rejeitou as contestações de Cassol. No fim do ano, a Procuradoria-Geral da República voltou a se manifestar contra o recurso apresentado pela defesa. A eventual confirmação da sentença implica o início do cumprimento da pena e a abertura do processo de cassação do mandato. Essa, porém, não é a única dor de cabeça dele na Justiça. Cassol é o senador com mais pendências no Supremo. Seu nome figura em dez investigações. Além da condenação, enfrenta duas ações penais, por calúnia e crime eleitoral, e outros oito inquéritos por peculato, improbidade administrativa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, crimes contra o meio ambiente, contra o sistema financeiro e contra a Lei de Licitações. (UOL)

Comente agora
28
Ago
Dilma não irá mexer nos programas sociais
Postado por: Anacley Souza / 20:55h

Durante a entrega de 2.700 casas do programa Minha Casa Minha Vida, na região Nordeste, Dilma Rousseff voltou a afirmar nesta sexta-feira (28) que não pretende mexer nos programas sociais do governo. “Não vamos abrir mão das políticas que tem ajudado o povo brasileiro a melhorar de vida”, garantiu a presidente, citando os programas Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Prouni e garantindo a continuação de outros, como Fies, Pronatec e Pronaf. “E também um em especial, que tenho carinho imenso, que é o Mais Médicos”, acrescentou. Dilma ainda reconheceu as dificuldades do Brasil que, nesta sexta, entrou em recessão técnica após três períodos consecutivos em queda. “Quero dizer que meu governo pensa em duas coisas: como aumentar o emprego, garantindo que o país volte a crescer, e como reduzir a inflação, sabendo que a inflação corrói a renda do trabalhador e do empreendedor”, pontuou. “Temos clareza em afirmar que o Brasil vai crescer, vai superar suas dificuldades – que são momentâneas – mas também que temos muito a preservar. Conquistamos muitas coisas e não vamos deixar haver retrocesso nesse país”, completou a presidente.

Comente agora
28
Ago
Compadre Washington é pré-candidato a vereador de São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:21h

O cantor Compadre Washington aceitou se tornar pré-candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para vaga na Câmara dos Vereadores de São Paulo. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (28) pelo partido. O baiano se encontrou com o presidente do partido, Campos Machado, e acertou a sua filiação. A confirmação da entrada dele na disputa eleitoral, no entanto, só acontecerá em junho de 2016. "Recebi uma das lendas vivas da música popular brasileira, um homem de família, um profissional exemplar com uma bela história de vida", escreveu Machado, deputado estadual, em rede social. "O Compadre Washington já é nosso pré-candidato a vereador na cidade de São Paulo para as eleições majoritárias de 2016", completou. Além de um dos líderes do É o Tchan, outros famosos estão previstos para concorrer nas eleições paulistanas do próximo ano. Para o cargo de prefeito, são pré-candidatos José Luiz Datena, Celso Russomano e João Dória Jr.

Comente agora
28
Ago
Há 'forte desejo' de que Lula seja candidato, diz presidente do PT
Postado por: Anacley Souza / 18:43h

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta sexta-feira, 28, não ver novidade na entrevista em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a admitir a possibilidade de ser candidato ao Planalto em 2018, mas reconheceu que existe um forte desejo, no partido, e temor, na oposição, de que isso aconteça. Segundo ele, existe uma campanha orquestrada para "derreter Lula" e, assim, aniquilar o PT. "Vocês ficam vendo novidade onde não tem. Esse é o problema. Mais uma vez Lula repete o discurso. Hora pode ser, hora pode não ser. É o Lula", disse Falcão. De acordo com ele, a militância do PT espera que Lula seja candidato, mas a decisão só acontecerá em 2018. "Eu ouço no povo, na militância do PT, um desejo muito grande de que ele seja. Mas daí a ele ser ou não é uma decisão para 2018", reafirmou. Falcão citou o blog do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) para abalizar a tese de que o alvo da oposição hoje é Lula. "O que a oposição quer... aliás está no blog do Cesar Maia, que para destruir o PT tem que antes derreter o Lula. É justamente o que eles querem. Ele (Maia) fala que tem pesquisas mostrando que as pessoas votam no PT, os negros, as mulheres, os pobres, nem tanto pelas conquistas sociais e pelos benefícios, é pelo que o Lula representa. Daí que para desmanchar o PT tem que antes derreter o Lula. Essa é a tática da oposição", argumentou o dirigente.

Comente agora
28
Ago
Sou radicalmente contra volta da CPMF, diz Walter Pinheiro
Postado por: Ionara Peixoto / 17:47h

Presidente da Comissão do Pacto Federativo do Senado, o petista Walter Pinheiro (BA) afirmou ao Broadcast que firmará posição contra a volta da CPMF, derrubada pelos senadores em 2007. "Sou radicalmente contra, o imposto vai explodir a inflação e aumentar ainda mais a retração econômica", criticou ele, ao avaliar que a proposta, da forma que foi articulada, não tem a "menor chance de lograr êxito". Pinheiro, que tem conversado com frequência com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, em busca de soluções para a melhoria do ambiente econômico, se disse surpreendido com a proposta. Na terça-feira, por exemplo, ele disse ter conversado com Nelson Barbosa sobre a reforma do ICMS e ontem recebeu em seu gabinete assessores da equipe de Levy para discutir a proposta que reduz a alíquota do imposto. O senador do PT chegou a ponderar se há "falta de rumo" no governo, uma vez que vinha conversando com a equipe econômica sobre a proposta de reforma do ICMS a fim de reforçar o caixa da União, dos Estados e dos municípios. Em nenhum momento, segundo ele, se falou na Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS), novo nome para a CPMF. Segundo o petista, em nenhum momento foi dito ou mesmo cogitado nas conversas recentes a adoção da CIS para melhorar a arrecadação do governo. Uma das críticas dele à proposta é que penaliza o consumidor, uma vez que atinge toda a cadeia produtiva em cascata.(A tarde)

Comente agora
28
Ago
Lula diz que quer evitar a volta de quem 'nunca fez nada pelo País'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:23h

Em entrevista à Rádio Itatiaia em Montes Claros, região norte de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira, 28, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou pela primeira vez desde o fim do segundo governo, em 2010, que, se for preciso, disputará a Presidência da República. Lula declarou que tem como objetivo "tentar fazer com que essa gente que nunca fez nada pelo País, que nunca se preocupou com a Educação e com políticas sociais, que governou para um terço da população, não volte a governar".  Ele começou na cidade mineira a série de viagens que, como anunciou em maio, fará pelo País. Minas é reduto eleitoral do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves. Em Minas, além de ter perdido para a presidente Dilma Rousseff, Aécio também viu derrotado o então candidato a governador Pimenta da Veiga (PSDB), batido pelo atual governador Fernando Pimentel (PT). Na noite desta quinta-feira, 27, Lula participou de ato conjunto da Central Única dos Trabalhadores em Minas Gerais (CUT-MG) e da União Estadual dos Estudantes (UEE), em Belo Horizonte.

 

Comente agora
28
Ago
‘Lulão’ volta a aparecer e causa engarrafamento e reclamações em São Paulo
Postado por: Ionara Peixoto / 15:19h

O boneco gigante inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vestido como presidiário, que chamou a atenção durante o protesto contra o governo de Dilma Rousseff em Brasília no último dia 16, voltou a aparecer. Na manhã desta sexta-feira (28), o “Lulão” foi inflado na Ponte Estaiada, em São Paulo, fechando parte do tráfego e causando engarrafamento. De acordo com a Band News, as pessoas reclamaram dos transtornos causados pela nova aparição do boneco, que custou R$ 12 mil.(BN)

Comente agora
28
Ago
PF pode investigar e-mail de falso Aécio para Neymar e Gerdau, dentre outros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:48h

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) passou por uma saia justa nesta quinta-feira (27), após um e-mail falso ter sido disparado em seu nome com a solicitação de R$ 200 mil como colaboração a empresários do setor de construção. André Esteves, dono do BTG Pactual, Jorge Gerdau, presidente da Gerdau, além de Neymar Santos, pai de Neymar (que apoiou Aécio publicamente nas eleições de 2014), foram alguns dos que receberam a corrente, de acordo com a coluna Radar Online, da Veja. Como não passou e-mail algum pedindo doações, Aécio ligou para o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, pedindo que o caso seja investigado. (BN)

Comente agora
28
Ago
Paraná Pesquisas: se eleição fosse hoje, Aécio bateria Lula com 54,7% dos votos
Postado por: Samile Macedo / 13:01h

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta que o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno caso houvesse hoje eleições presidenciais no país. O tucano aparece com 54,7% das intenções de voto, contra 28,3% do petista. Outros 8,5% não souberam opinar e 8,5% disseram que não votariam em nenhum dos dois. Segundo a pesquisa, Aécio venceria também a ex-ministra Marina Silva, mas com menor diferença: 49,2% contra 35,2% - 6,8% estão indecisos e 8,9% não votariam em ambos. A margem de erro é de dois pontos porcentuais. O instituto ouviu 2.060 eleitores entre 24 e 27 de agosto em 154 cidades de 23 Estados e no Distrito Federal. A pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados) indica que Aécio é, hoje, o tucano com mais chances de vencer as eleições para o Planalto. Em um cenário contra Marina Silva (PSB), Lula (PT), Jair Bolsonaro (PP), Eduardo Cunha (PMDB) e Ronaldo Caiado (DEM), o senador tucano ficaria com 36,2% dos votos, ante 20,4% da ex-ministra, 19,6% do petista, 4,6% de Bolsonaro, 3,2% do presidente da Câmara e 1,3% de Caiado. Outros 7,2% não souberam opinar e 7,4% votariam em branco ou nulo. Já se o candidato fosse o governador paulista Geraldo Alckmin, Marina Silva ficaria com 26,6% dos votos, contra 25,4% do tucano - uma diferença dentro da margem de erro. Lula teria 20,5%, Bolsonaro, 5,1%, Cunha, 3,9% e Caiado, 1,5%.

Comente agora
28
Ago
Boneco 'Lula inflado' é colocado na ponte estaiada, em São Paulo
Postado por: Samile Macedo / 12:14h

O boneco inflável que faz alusão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que se destacou nas manifestações do dia 16 de agosto na Esplanada dos Ministérios, amanheceu, nesta sexta-feira, 28, na ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo. "Lula inflado", como ficou conhecido após os protestos, usa uniforme de presidiário, teve perfis criados no Twitter e no Facebook e virou "meme" na internet, com diversas fotomontagens humorísticas. Com informações do Estadão Conteúdo.

Comente agora
28
Ago
Presidente da Câmara de S. A. de Jesus diz que há o 'vereador celular': "é só de ‘alô, alô’ e nas horas das votações foge"
Postado por: Samile Macedo / 11:28h

Na noite da quinta-feira (27) aconteceu no Parati Hotel de Santo Antônio de Jesus a sessão solene para entrega de Títulos honoríficos de Cidadão Santoantoniense, com o objetivo de prestar homenagem a personalidades que possuem relevantes serviços prestados a cidade de Santo Antônio de Jesus. Na ocasião, o presidente da Casa Legislativa, vereador Luiz Almeida, conhecido como Luiz do Alto (PP) relatou estar muito feliz na solenidade, além de agradecido por todos os vereadores terem votado a favor da iniciativa de homenagear os ilustres presentes.

O presidente fala de perseguição do deputado: também não deixou de falar sobre as exonerações e nomeações que têm acontecido em algumas funções administrativas, a exemplo da saída de seu filho da 11ª CIRETRAN, situação que segundo ele não afetou sua tranquilidade. “O Deputado Estadual Rogério Andrade juntamente com o vereador Uberdan (PT) e outro colega vereador que não quero citar o nome, para não lhe dar vez nem voz, mas o povo sabe de quem estou falando, foram os responsáveis por provocar a celeuma em alguns edis, porém tenho certeza que o povo irá dar a resposta nas urnas a essas pessoas perseguidoras e da minha parte tenho a consciência e o coração tranquilos sem mágoas ou rancores, pois tudo se trata apenas de cargos políticos, onde entra um hoje e sai outro amanhã”, relatou em entrevista a uma Rádio local.

“Vereador Celular?”: Luiz alegou também que há um tipo de ‘edil celular’ na Câmara que é apenas de dar ‘alô, alô, alô’, mas na hora das votações foge, escorrega, além de não possuir dinamismo no perfil. “O povo já sabe ‘bonitão’ quem é esse vereador, então eu quero convidar o povo a acessar o site da Câmara de Vereadores para ver quem está presente no dia-a-dia, debatendo e discutindo os interesses da população, porque muitos ali não comparecem às sessões, se ausentam das votações e na ‘hora h’, ‘eu faço’, ‘eu aconteço’, ou seja, esse vereador é mentiroso, não está com a verdade”, afirmou.

  1. Redação: Voz da Bahia - Samile Macedo
Comente agora
28
Ago
Lula não descarta candidatura à Presidência em 2018
Postado por: Samile Macedo / 11:15h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta sexta-feira, 28, em entrevista à Rádio Itatiaia em Montes Claros, região norte de Minas, que, se for preciso, poderá disputar a Presidência da República em 2018.”Não posso dizer que sou nem que não sou candidato. Sinceramente espero que outras pessoas sejam candidatas. Agora, uma coisa é certa: se a oposição acha que vai ganhar, que não vai ter disputa, e que o PT está acabado, ela pode ficar certa do seguinte: se for necessário eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições”. Lula participou ontem, em Montes Claros, do 1º Encontro dos Povos das Gerais, para discussão de políticas para comunidades indígenas, quilombolas e populações ribeirinha. Hoje, o ex-presidente participa, em Belo Horizonte, da abertura do Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O ato será em conjunto com um encontro da União Estadual dos Estudantes (UEE). (Tribuna da Bahia)

Comente agora
28
Ago
Bairro Irmã Dulce receberá 1ª Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macedo / 10:51h

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus realizará a 1ª Sessão Itinerante nos Bairros. De acordo com o presidente da Câmara Luiz Almeida, conhecido Luiz do Alto, a primeira localidade a ser contemplada com a reunião será o Bairro Irmã Dulce. A sessão acontecerá dia 31 de Agosto (segunda-feira) às 19h. “As pessoas que quiserem participar da reunião mas não possuírem veículos, não precisarão se preocupar, pois vamos deixar carros à disposição dos bairros Andaiá, Sales, Rua da Linha e outras comunidades para possibilidar a participação dos cidadãos”, informou a uma Rádio local. Ainda de acordo com o presidente da Casa Legislativa Santoantoniense, a próxima Sessão Itinerante nos Bairros acontecerá na comunidade rural Camaçari dia 8 de Setembro (terça-feira) às 16h, onde serão discutidos aspectos referentes ao fornecimento de água.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
28
Ago
Jussara: Ex-prefeito é condenado por desvio de verba de educação
Postado por: Samile Macedo / 10:08h

O ex-prefeito de Jussara, Valter Mendes Lopes, foi condenado por improbidade administrativa pela Justiça Federal. A ação civil pública contra o ex-gestor foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e foi acatada pelo juiz Irecê Gilberto Pimentel Gomes Jr, da Subseção de Irecê, no centro-norte baiano. De acordo com o MPF, durante a gestão de Valter Mendes, a cidade recebeu recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para capacitação de docentes e/ou técnicos e impressão de material didático para aceleração da aprendizagem do ensino fundamental. Os recursos previstos à implementação do programa, estimados no total de R$ 16.376,00 foram liberados por intermédio de ordens bancárias, sendo sacada a quantia de R$ 69.279,43. O MPF pontua que o réu tinha obrigação de prestar contas dos recursos utilizados até março de 1999, mas não o fez, o que ocasionou a instauração de Tomada de Contas Especial. Apenas em maio de 2005, o ex-prefeito prestou contas, mas não comprovou a aplicação correta dos recursos. A prestação de contas foi julgada como irregular. O juiz condenou o ex-prefeito a ressarcir de forma integral os danos causados, que atualizado até o ajuizamento da ação, equivalia a R$ 69.279,43, a ser atualizado monetariamente; pagamento de multa civil de 50% do valor do dano, calculado sobre o valor do montante atualizado; suspensão dos direitos políticos por cinco anos e proibição de contratar com o Poder Público pelo mesmo período. Para Gilberto Pimentel, ficou comprovado que Valter Mendes agiu de má-fé, enriquecendo ilicitamente ou favorecendo a si ou terceiros com a destinação das quantias para outras finalidades desconhecidas, quando contratou empresa com objeto diferente ao declarado. (BN)

Comente agora
28
Ago
Incêndio destrói parte de oficina de veículos e dois carros em S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macedo / 08:57h

Uma oficina situada na BR-101, em Santo Antônio de Jesus pegou fogo por volta das 21h da última quinta-feira (27). O proprietário do estabelecimento, um senhor de prenome Jai relatou a uma emissora local nesta sexta-feira (28) que estava em casa quando foi informado do incêndio e chegando ao local viu que grande parte da oficina e dois veículos estavam queimados. Infelizmente Jai contou que o estabelecimento não está no seguro, ou seja, não há como reparar a perda material por meio de um auxílio provisório. “Um dos veículos que estava dentro da oficina deve ter entrado em curto-circuito e provocado o fogo. Já comuniquei o assunto aos proprietários dos veículos, mas está tudo resolvido. O Corpo de Bombeiros vai vir aqui mais tarde para fazer a perícia a fim de saber o que de fato aconteceu”, contou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
28
Ago
Plano do governo quer melhorar ensino de presos em toda Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:47h

Há dois anos e meio, o detento Rômero Eduardo Almeida dos Santos, 40 anos, começou a ter uma nova perspectiva de vida. Ele, que havia estudado até a 8ª série, retomou os estudos dentro da Penitenciária Lemos Brito (PLB), onde está preso há quatro anos. “Eu vejo que o estudo sempre foi e sempre será uma forma de sucesso do ser humano. É uma oportunidade de futuro”, diz. Ele é um dos 319 presos (de um total de 1.351 em toda a Lemos Brito) que voltaram a estudar, dentro do projeto de ressocialização do complexo penitenciário. O número representa 23% dos presos. Agora, o governo do estado vai aprimorar esse programa, com um novo Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional, que está sendo elaborado. “Reunimos todos os profissionais envolvendo a área de educação e fizemos esse plano, a partir de uma adaptação do que já existe”, explicou o superintendente de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Luís Antônio Fonseca.  A proposta é aperfeiçoar os formatos de aula dentro das unidades prisionais. O conteúdo programático aplicado nas unidades é do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os estudantes são classificados de acordo com o nível de formação que já possuem. Após a conclusão, o plano estadual será encaminhado aos Ministérios da Educação (MEC) e da Justiça, para que sejam aprovados e posteriormente sejam aplicados no sistema prisional. Entre as propostas estão a ampliação em 36% da oferta de Educação Básica, em nível fundamental e médio, pelo EJA, e a melhoria dos espaços físicos para o funcionamento das turmas.

Comente agora
27
Ago
Ministério Público dá parecer favorável à criação do partido de Marina
Postado por: Anacley Souza / 23:42h

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um parecer favorável ao registro da Rede Sustentabilidade como partido político. A agremiação política foi idealizada pela ex-senadora Marina Silva, que disputou as eleições presidenciais de 2014 pelo PSB após a morte de Eduardo Campos, há um ano. No documento encaminhado ao TSE, o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, entende que o grupo conquistou a quantidade mínima necessária de assinaturas e que, por isso, deve ter o pedido de registro aceito pela Corte. Para o procurador, a Rede não se enquadra na nova legislação, válida a partir deste ano, que dificultou o processo de criação e fusão de partidos. A partir de agora, devem ser aceitos apenas os apoios apresentados por eleitores que não possuem filiação partidária. Para Aragão, como o processo de registro da Rede teve início em 2013, o caso não se enquadra na nova legislação, que só entrou em vigor este ano. Marina Silva e seus aliados já haviam tentado registrar a Rede Sustentabilidade em 2013, mas teve suas tentativas frustradas por decisão do Tribunal, que considerou parte das assinaturas apresentadas como inválidas. À época, foram validadas apenas 442.524 assinaturas, mas a Corte exigia um mínimo de 491.949. O PTB chegou a contestar o pedido de reabertura do processo de registro feito este ano pela Rede, alegando que a lei foi modificada entre 2013 e este ano e que, portanto, a agremiação política teria de recomeçar o processo de coleta de assinaturas, de acordo com as novas regras.

Comente agora
27
Ago
Gilmar Mendes vota por multar Dilma em R$ 25 mil
Postado por: Anacley Souza / 22:31h

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta quinta-feira pela aplicação de uma multa de 25.000 reais à presidente Dilma Rousseff por considerar que a petista utilizou um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, às vésperas da Copa do Mundo de 2014, para fins eleitorais. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do presidente do TSE, Dias Toffoli. Segundo Gilmar, a fala da presidente ganhou contornos eleitorais após ela ter chamado adversários políticos de "pessimistas" por criticarem o risco de fracasso do Mundial de futebol. "Não se pode admitir que a mandatária maior da nação faça distinção entre brasileiros, para tratar em termos de 'nós' os que apoiam o seu governo e de 'eles' os pessimistas, aqueles que não o apoiam. Usa-se o pretexto da Copa do Mundo para fazer pronunciamento puramente eleitoral", disse o ministro. O relator do caso, Tarcísio Vieira, entendeu não haver irregularidades no pronunciamento e negou pedido do PSB para punir a presidente. Não há data para a retomada do julgamento no TSE.

Comente agora
27
Ago
Redução da maioridade penal será erro histórico sem perdão, diz Cardozo
Postado por: Anacley Souza / 18:41h

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, publicou nesta quinta-feira (27) no Facebook, em resposta a um internauta que participou, enviando uma pergunta pelo Dialoga Brasil, que "Se o Brasil seguir o caminho da redução, cometeremos um erro histórico sem perdão no futuro". O perfil do Dialoga Brasil chegou a postar uma foto do ministro em frente a um computador para "provar" que ele estava acompanhando, e respondendo às perguntas: "Sou eu mesmo, afinal, seria absurdo se o ministro da Justiça incorresse em crime de estelionato...rsrs [risos]", publicou o perfil Dialoga Brasil, como resposta a um internauta que questionou "quem garantia que o próprio ministro estava respondendo". Cardozo afirmou que "colocar jovens sob o Código Penal será um equívoco gravíssimo" e disse que a redução da maioridade reduzirá as possibilidades de ressocialização dos jovens infratores. "Além disso, todos sabem que o Sistema Penitenciário Brasileiro é uma verdadeira escola de criminalidade. Pessoas que praticam delitos, às vezes até graves, entram nessas unidades como delinquentes isolados, mas saem como membros de organizações criminosas com periculosidade social muito maior. A redução amplia o universo das organizações criminosas e são responsáveis por parte da violência que vivemos". (Agência Brasil)

Comente agora
27
Ago
SAJ: Dr. Ricart Pinheiro assume a presidência do PTB e diz que partido caminhará junto com o PSD de Rogério Andrade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:16h

Na última sexta-feira (21), o Partido Trabalhista Brasileiro ( PTB ) de Santo Antônio de Jesus ganhou um novo Presidente: Dr. Ricart Pinheiro, engenheiro e ex-diretor local do DERBA. O Presidente do Diretório Estadual do Partido - o ex-Deputado Federal e atual prefeito de Sapeaçú, Jonival Lucas, festejou bastante a nova formação do PTB de SAJ, bem como, a decisão do partido de caminhar junto com o PSD, partido do Deputado Rogério Andrade na cidade. A vice-presidência do partido ficará sob a responsabilidade de Gutemberg dos Santos. Assumiram as Secretarias de Organização, Finanças e Movimentos Sociais do partido, respectivamente: Luiz Henrique de Jesus, Enock Amâncio Souza e Raimundo Santos de Jesus.

2 comentários
27
Ago
Rejeição à presidente Dilma chega a 76%, segundo pesquisa realizada pelo DEM
Postado por: Ionara Peixoto / 16:43h

A rejeição à presidente Dilma Rousseff (PT) registrada em Salvador chega a 76%. De acordo com uma pesquisa interna realizada pelo Democratas, os entrevistados que declararam voto na petista se disseram arrependidos e mudariam o voto se pudessem. Segundo publicado na coluna Expresso, de Época, o resultado é semelhante àquele encontrado por pesquisas internas do próprio PT a nível estadual.(BN)

Comente agora
27
Ago
Cunha diz que só delibera sobre ECA se Senado votar PEC da maioridade
Postado por: Ionara Peixoto / 15:59h

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta quinta-feira (27) ao G1 que não colocará em votação na Câmara a mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aprovada pelo Senado enquanto os senadores não analisarem a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A proposta passou em dois turnos na Câmara e seguiu para o Senado, onde, para ser aprovada, também terá de ser submetida a duas votações. Levantamento do G1 publicado nesta quinta mostrou que a maioria dos senadores (45 dos 81) é contrária à PEC. Indagado nesta quinta se pretende colocar em votação nas próximas semanas a PEC da Câmara, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que não.

Comente agora
27
Ago
Mutuípe: Câmara arquiva processo contra vereador acusado de estupro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:45h

Por um voto, o processo contra o vereador Valdomiro Galdino (PT) de Mutuípe, no Vale do Jiquiriça, acusado de estupro de menor, foi arquivado pela Câmara de Vereadores local. Galdino é acusado de estupro de vulnerável por ter um filho com uma garota de 14 anos. Quando ele a conheceu, a menina tinha 13 anos. Para cassar o edil, que é conhecido como "Dinoite", a Câmara precisaria dois terços dos sufrágios dos 11 vereadores da Casa, ou oito votos. "Dinoite" foi salvo pelos votos claros dos vereadores Gilvan dos Santos (PT), Indalécio Andrade (PRB) e Edineia Pereira (PSD), aliados dele, após cinco horas de debate em sessão fechada. "Foi uma votação extensa, mas por um voto a Câmara decidiu arquivar o processo. Esperamos que a Justiça de Valença agora cumpra o que for devido", disse o presidente da Câmara de Mutuípe, Júnior Cardoso (PR), ao Bahia Notícias. Na resposta, Cardoso cita o local onde o processo contra Galdino foi aberto. Procurado pelo BN, o prefeito da cidade e aliado de Valdomiro Galdino, Luiz Carlos (PT), preferiu não se pronunciar. “Não li o laudo, nem acompanhei o processo. É uma questão dos vereadores”, pontuou. Ainda sobre o caso, o vereador acusado disse que o fato já era público e teve autorização da família. Após a votação, ocorrida no sábado (22), que livrou “Dinoite” da punição, aliados do vereador acusado fizeram festa na cidade.

Comente agora
27
Ago
CPI da Petrobras aprova convocação de José Dirceu e Marcelo Odebrecht
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:39h

A CPI da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (27) a convocação do ex-ministro José Dirceu e do presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato, os dois estão presos no Paraná. Dirceu terá de prestar depoimento para esclarecer a suspeita de que recebeu propina de fornecedores da estatal do petróleo por meio de sua empresa, a JD Consultoria. O ex-chefe da Casa Civil, que está preso na Superintendência da Polícia Federal desde o início do mês, deverá ser ouvido pelos deputados federais na próxima segunda-feira (31), em Curitiba, segundo o cronograma da CPI. Já Marcelo Odebrecht, que está preso desde junho, deve ser ouvido pelos integrantes da CPI na terça-feira (1º) ao lado de outros dois executivos da construtora. Os depoimentos de Dirceu e Marcelo Odebrecht serão prestados a uma comitiva de deputados que estará na capital paranaense na semana que vem, entre segunda (31) e quinta-feira (3). Na quarta (2) e na quinta, devem ser realizadas algumas acareações entre os presos, mas a CPI ainda não definiu quais serão.

Comente agora
27
Ago
Contas do governo têm pior mês de julho em 19 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:17h

As contas do governo registraram em julho um déficit primário (receitas menos despesas, sem contar juros da dívida pública) de R$ 7,22 bilhões, informou a Secretaria do Tesouro Nacional nesta quinta-feira (27). De acordo com dados oficiais, trata-se do pior resultado, para este mês, desde o início da série histórica da instituição, em 1997, ou seja, em 19 anos. Em julho do ano passado, as contas do governo haviam registrado déficit de R$ 2,21 bilhões. Já nos sete primeiros meses deste ano, o governo informou que foi contabilizado um déficit de R$ 9,05 bilhões. Foi a primeira vez, desde o início da série histórica, em 1997, que as contas do governo tiveram resultado negativo para o período de janeiro a julho. Em igual período do ano passado, foi registrado um superávit de R$ 15,14 bilhões, de acordo com números do Tesouro Nacional. Até então, o pior resultado para o período havia ocorrido em 1997 (superávit de R$ 3 bilhões).

Comente agora
27
Ago
Grupo de 35 deputados pede afastamento de Cunha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:03h

Um grupo de 35 deputados federais divulgou no início da tarde desta quinta-feira, 27, uma nota "em defesa da representação popular" que pede o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por causa de denúncias de envolvimento do parlamentar em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro. O documento, que foi formulado no gabinete da liderança do PSOL BA, com a presença de pelo menos dez deputados, diz que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Cunha "é gravíssima" e "torna insustentável sua permanência na Presidência da Casa". "A diferença de condição de investigado em um inquérito para a de um denunciado é notória. Neste caso, Cunha é formalmente acusado de ter praticado crimes. Com a denúncia do MP, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já demonstrou utilizar o poder derivado do cargo em sua própria defesa", diz o documento, assinado por membros do PT, PPS, PR, PSB, Pros, PSC, PTB, além do PSOL. O peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE) é o único correligionário de Cunha que pede seu afastamento. Cunha foi acusado pelo lobista Julio Camargo de pedir propina de US$ 5 milhões no esquema de corrupção da Petrobras. Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou acusação formal contra Cunha ao Supremo Tribunal Federal, que ainda precisa decidir se aceita a denúncia. Os parlamentares que pedem o afastamento de Cunha dizem ainda que, para exercer a presidência da Casa, é preciso "equilíbrio, postura ética e credibilidade". "A responsabilidade de dirigente maior de uma das Casas do Poder Legislativo é incompatível com a condição de denunciado. Em defesa do Parlamento, clamamos pelo afastamento imediato de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados", diz.

Comente agora
27
Ago
Ministério Público Eleitoral dá parecer favorável a criação da Rede
Postado por: Ionara Peixoto / 13:28h

O Ministério Público Eleitoral opinou pela concessão do registro para a criação da Rede, partido que o grupo político da ex-senadora Marina Silva (PSB) tenta viabilizar, em um parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto, assinado pelo vice-procurador-geral-eleitoral, Eugênio Aragão, defende que a Rede ultrapassou as cerca de 487 mil assinaturas de apoiamento exigidas por lei, tendo registrado 498.317 firmas. De acordo com a Folha de S. Paulo, ele argumentou que o pedido de registro da Rede começou a ser discutido ainda em 2013 e não pode ser enquadrado na nova legislação. Pela norma, para registro de novos partidos só serão aceitos apoiamentos de eleitores não filiados a outra sigla, mas na legislação anterior, a exigência era apenas das assinaturas. Agora, a manifestação será analisada pelos ministros do tribunal. Em 2013, o tribunal negou o registro porque 32 mil assinaturas foram invalidadas, o que levou Marina a se filiar ao PSB, onde acabou disputando novamente à Presidência da República. "Se essa Corte Superior, por meio de decisão proferida pelo plenário, facultou à parte que continuasse a obter os apoiamentos necessários ao seu registro, não há como, neste momento, admitir-se uma alteração, uma desestabilização de tal relação jurídica", afirmou Aragão.(BN)

Comente agora
27
Ago
Doméstica apontada como laranja diz que não recebeu R$ 1,6 milhão de campanha de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:00h

A dona da empresa que recebeu R$ 1,6 milhão da campanha de Dilma Rousseff no ano passado disse nesta quarta-feira que não viu todo esse dinheiro e que só ficou com cerca de R$ 2 mil por mês para montar cavaletes de madeira da então candidata e de outros políticos. Ângela Maria do Nascimento, de 60 anos, vive de aluguel na periferia de Sorocaba, no interior de São Paulo, e faz bicos para completar a renda. O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu para o Ministério Público de São Paulo investigar se a empresa prestou realmente os serviços para os quais foi contratada. Ângela trabalha há mais de 20 anos para a família de Juliana Cecília Dini Morello. Junto com o marido, Juliana é dona da empresa Embalac Indústria e Comércio Ltda., que recebeu cerca de R$ 330 mil de políticos no ano passado para fazer material de campanha. Ângela disse que a patroa recomendou que ela abrisse uma empresa para também trabalhar na campanha e aumentar seus rendimentos. O TSE suspeita que Juliana fez isso, na verdade, para dividir clientes com a empresa que seria criada por Ângela e, assim, pagar menos impostos.

Comente agora
27
Ago
Vice-prefeito de Santa Inês fala sobre administração atual: "Está uma gestão medíocre. Minha nota é zero, zero e zero"
Postado por: Samile Macedo / 11:59h

Geralmente quando se menciona a famosa dupla prefeito e vice-prefeito, na maioria das vezes se pensa logo em trabalho de equipe e união não é? Na verdade não, pelo menos não na cidade de Santa Inês, onde a relação profissional entre gestor e vice é tudo menos harmônica. Dr. Fábio Quintão, vice-prefeito da localidade e também médico em Santo Antônio de Jesus relatou que desde o segundo ano do mandato prefeito José Afrânio a relação entre os dois estava estremecida, pois, segundo ele nunca lhe deixaram fazer o que sempre teve vontade na cidade principalmente no setor da saúde. “Está uma gestão muito limitada, medíocre, além de praticamente paralisada no tocante saúde, economia, esporte e educação. Na época de campanha, tínhamos toda uma equipe de secretarias montada, mas infelizmente após a eleição foi conseguido atingir não o que projetamos, mas sim os aspectos determinados pelo prefeito, deixando os assuntos planejados para trás. O principal motivo de atritos entre mim e o gestor é muito simples: estive lá para fazer uma saúde decente, com um bom salário para os servidores, assim como prometemos na campanha, mas isso não se cumpriu”, contou à Rádio Andaiá FM nesta quinta-feira (27) , acrescentando o administrador José Afrânio priorizou os gastos com festas, alugueis de carros privados, contratação de empresas de outras localidades, deixando a população em dificuldades. Em resumo, Dr. Fábio deu a nota 0,0 para a administração do prefeito da cidade de Santa Inês. “Minha nota para ele é zero, zero e zero porque a cidade está abandonada principalmente no setor de saúde, não sei para onde foi o dinheiro dos remédios que deveriam ser fornecidos gratuitamente a população por meio da atenção básica. Eu não faço mais parte da administração, não entro na prefeitura, não me sinto bem nem ao ir ao hospital, pois coisas absurdas acontecem lá também”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Um comentário
27
Ago
Câmara de Vereadores entrega Título de Cidadão Santoantoniense nesta quinta-feira (27); confira os homenageados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:39h

A Câmara Municipal de Vereadores realiza na noite desta quinta-feira (27), a Sessão solene para entrega de Títulos honoríficos de Cidadão Santoantoniense, com o objetivo de prestar homenagem a personalidades que possuem relevantes serviços prestados a cidade de Santo Antonio de Jesus. A solenidade começa a partir das 19h e será realizada no salão de eventos do Hotel Parati. Para que um cidadão receba a honraria, é necessário que tenha realizado atividades que ajudaram no desenvolvimento local; o poder Legislativo reconhecer as benfeitorias e os parlamentares, em sessão plenária na Casa Legislativa, apresentar um projeto de concessão de Título para o cidadão.

Na ocasião, serão homenageados e receberão o Título as seguintes personalidades:

• Srª Maria Stella de Azevedo Santos (Diretora honoris pela UFBA e UNEB, escritora e imortal na Academia Baiana de Letras), concedido pelo edil Luiz Almeida Santos (PP), através do decreto n° 03/2015;

• Sr° Ubirajara da Silva Ramos Coroa (Biólogo, professor, assessor Municipal de Cultura de Camaçari-BA e deputado estadual (PT)), concedido pelo edil Luiz Almeida Santos (PP), através do decreto n° 04/2015;

Comente agora
27
Ago
Deputados do PT culpam CIA e capital internacional por crise no Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:42h

Deputados do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) não viram nenhum absurdo na insinuação da deputada Luiz Maia (PT) de que a CIA e os Estados Unidos estão por trás das crises política e econômica no Brasil. Líder da oposição na Casa, Zé Neto, afirmou que a culpa é do “capital internacional que, em grande parte, pertence aos Estados Unidos”. “Ninguém pode negar que o mundo hoje está divido em blocos econômicos que são, em parte, estudados pela CIA e pelos EUA”, revelou o deputado. Ainda de acordo com ele, “Luiza tem razão” ao dizer que temos que relacionar a crise no mundo com o caso brasileiro. “Será que as dificuldades no mundo não batem na nossa economia?”, questionou. Apesar de apontar a CIA como corresponsável pela crise, Neto não soube especificar onde a agência americana entra. “Ela deve ter mais informações desta questão da CIA do que eu”, despistou. Também petista, Bira Corôa disse ter “outra visão”, pois, de acordo com ele, “não tenho como sustentar que a CIA é culpada”. “O que podemos ver é que tem uma disputa econômica. O Brasil hoje disputa com o mundo todo e os EUA querem o nosso país como colônia”, especulou. Ainda de acordo com Corôa, as elites mundiais devem levar parte da culpa pelas crises que o país enfrenta. (Informações e foto: BN)

Um comentário
27
Ago
‘Ridicularia de um péssimo parlamentar', diz Mott sobre Dia do Orgulho Hetero
Postado por: Samile Macedo / 07:00h

O antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, criticou o deputado estadual Pastor Sargento Isidório e o projeto de sua autoria que institui o Dia do Orgulho Heterossexual, aprovado na quarta-feira (26) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Para o ativista, o parlamentar é “uma árvore que tem produzido frutos venenosos”, como quando se manifestou contra o exame de próstata, atribuiu a seca de São Paulo à parada gay paulistana e considerou o candomblé a religião do diabo. “Esse projeto do orgulho heterossexual é mais uma ridicularia bizarra de um péssimo parlamentar, de um deplorável ser humano, que não tem vergonha de declarar publicamente que, na sua clínica de cura de dependentes químicos, ele utiliza espancamento como terapia”, acrescentou Mott. A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), defensora dos direitos LGBT na AL-BA, também se manifestou contrária ao projeto, por ser “totalmente inoportuno e sem propósito”. “É tão inoportuno que nem as pessoas que votaram a favor reconhecem que o mérito é pertinente”, disse Fabíola, em referência aos deputados Pablo Barrozo (DEM), Luciano Ribeiro (DEM) e Luciano Simões Filho (PMDB), que foram favoráveis à constitucionalidade da proposta, mas se posicionam contra seu mérito. Até por causa da discussão, a deputada acredita que o projeto do Pastor Sargento Isidório não deve ser aprovado nas próximas comissões que passar. O ativista LGBT Luiz Mott espera que os parlamentares baianos não permitam a aprovação “desta aberração”.

Comente agora
26
Ago
Bahia é vice-lider em servidores comissionados e temporários
Postado por: Anacley Souza / 23:25h

A Bahia foi um dos "destaques" no quesito empregados sem concurso público na administração publica na pesquisa "Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014" divulgada nesta quarta-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado e municípios da região metropolitana de Salvador possuem 52.374 cargos comissionados (entre governo do estado e prefeituras). O número só é menor do que o governo de São Paulo e prefeituras da região metropolitana que conta com 55.788 comissionados. Em relação a outros cargos "sem vínculo permanente" (ai abarcado os contratados via Regime Especial de Direito Administrativo - Reda; e Prestação de Serviço Temporário - PST) o governo e prefeituras baianas contam com 131.812 servidores. Somente Minas Gerais emprega mais nesse quesito: 179.786. O número de temporários do estado de São Paulo que, segundo o IBGE, é de 47.081. Há anos o Ministério Público do Estado vem tentando combater o empreguismo via contratação de servidores temporários. A promotora Rita Tourinho do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) informou que o MPE patrocina, no momento, dez ações públicas contra o estado e prefeituras visando a substituição de temporários por contratados através de concurso público.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com