As comentadas


Boa tarde , Sexta-feira, 06/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Política

06
Mar
'Culpar FHC não faz sentido', diz Marta Suplicy sobre corrupção na Petrobras
Postado por: Samile Macêdo / 12:45h

Após declarações polêmicas no ínicio do ano sobre o segundo governo Dilma Rousseff (PT), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) voltou a fazer análises da administração da correligionária. Em artigo de reestreia como colunista no jornal Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira (6), a petista classifica o atual momento da política brasilera como "crítico" e afirma que o governo Dilma mente e foge "das responsabilidades quando a realidade se evidencia". "Afunda-se o país e a reeleição navega num mar de inverdades, propaganda enganosa cobrindo uma realidade econômica tenebrosa, desconhecida pela maioria da população", criticou Marta, que também cobra mais transparência na administração da Petrobras, envolvida no escândalo de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Para ela, a estratégia adota pelo governo em culpar a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Carsodo (PSDB) "não faz sentido, pois o tamanho do rombo atual faz com que tudo pareça manobra diversionista". Marta foi ministra da Cultura no primeiro mandato de Dilma e deixou o cargo, em novembro de 2014. Em Brasília, especula-se que a insatisfação da senadora com o Partido dos Trabalhadores pode resultar em sua migração para outra sigla. (BN)

Comente agora
06
Mar
Comerciais produzidos pelo PSDB dirão que Dilma mentiu na campanha
Postado por: Samile Macêdo / 12:14h

Quatro comerciais de rádio e TV produzidos pelo PSDB irão ao ar a partir deste sábado. De acordo com a coluna painel, do jornal Folha de S. Paulo, a legenda vai acusar a presidente Dilma Rousseff (PT) de ter mentido na campanha. As peças dirão que a presidente prometeu que não aumentaria juros e energia, não mexeria em direitos trabalhistas e que a inflação estava sob controle, mas, ao assumir o segundo mandato, fez o contrário. “Nada pior que uma pessoa falar uma coisa e fazer outra. Principalmente se essa pessoa for a presidente da República”, dizem atores em jogral. Discursos de Dilma em 2014 serão mostrados em tablets nas mãos dos eleitores. Ao final de cada peça vai aparecer o símbolo do PSDB e o slogam: “O Brasil merece a verdade”. Nenhum político aparece nas inserções. (Política Livre)

Comente agora
06
Mar
Maria Quitéria pode disputar São Francisco do Conde em 2016
Postado por: Letícia Oliveira / 10:36h

A presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva pelo PSB, pode se candidatar à Prefeitura de São Francisco do Conde no ano que vem. Um grupo de pessoas ligadas a Quitéria tem defendido a candidatura sob o argumento de que a ex-prefeita Rilza Valentim (PT), morta prematuramente no ano passado em decorrência de problemas causados por uma anemia falciforme, várias vezes incitou a colega a se candidatar ao comando da cidade. Para poder concorrer, Quitéria teria que se desincompatibilizar do cargo de prefeita de Cardeal da Silva no ano que vem e transferir seu domicílio eleitoral da cidade para São Francisco do Conde. Ela cumpre seu segundo mandato na Prefeitura. Quem tem conversado com a prefeita, diz que, embora esteja avaliando a proposta, ela parece, a princípio, inclinada a aceitar o desafio. O prefeito de São Francisco do Conde hoje é Evandro Almeida (PP), ex-vice que assumiu o cargo com a morte de Rilza e é candidatíssimo à reeleição. Ao assumir, Almeida trocou toda a equipe da antecessora. A Prefeitura local é uma das mais cobiçadas da Bahia por causa de sua altíssima receita proveniente dos royalties do petróleo. (Política Livre)

Comente agora
06
Mar
Alice se diz preparada e disposta para disputar eleições em 2016
Postado por: Letícia Oliveira / 09:52h

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) disse estar disposta a entrar na briga pelo Palácio Thomé de Souza em 2016. Em entrevista à rádio Metrópole nesta manhã, a parlamentar afirmou que ficou muito “sentida” por não ter disputado a vaga em 2012. “Eu gostaria muito de ter feito aquele debate naquele momento. Eu estava pronta para disputar, mas a contingência política e outros fatores não permitiram”, declarou. Segundo Alice, o PCdoB está disposto e o nome a ser lançado continua sendo o seu. “O nome é meu. Tanto eu, quando o partido estamos dispostos.Eu dialogo com a cidade, me sinto preparada e tenho uma visão geral de tudo”, disse, elogiando ainda a atual administração. “A prefeitura está fazendo sim, não há dúvidas disso. Eu daria continuidade ao trabalho, mas mudaria o foco social, a observação de como vive a maioria da cidade e faria intervenções do ponto de vista da vida das pessoas. Eu creio que tenho contribuições enormes a dar para que a cidade continue crescendo”, frisou. Sobre a CPI da Petrobras, Alice Portugal disse que a comissão vai fundo nas investigações. “Estão todos interessados. O relator foi surpreendido por subcomissões, esvaziando o papel do relator, a autonomia está sendo quebrada nas comissões, inclusive na CPI. Agora, tudo lá é pela proporcionalidade dos blocos que elegeram Eduardo Cunha (PMDB)”, disse.

Comente agora
06
Mar
PSB já conta com Marta Suplicy para disputa de 2016
Postado por: Letícia Oliveira / 09:03h

Em reunião realizada na quinta-feira, 5, em Brasília, líderes do PSB paulista informaram à cúpula nacional do partido que a senadora Marta Suplicy (PT-SP) fechou acordo para concorrer à Prefeitura de São Paulo pela legenda no ano que vem. Segundo os dirigentes regionais da legenda, Marta vai anunciar sua desfiliação do PT em abril e se juntar ao PSB no mês seguinte. De acordo com fontes que participaram da reunião, Marta não fez exigências e prometeu levar consigo outros quadros petistas descontentes com o partido. Antes de fechar o acordo, a senadora foi avisada de que pode ser a candidata à Prefeitura de São Paulo em 2016, mas, em caso de derrota, não há garantias de que terá espaço para concorrer ao governo do Estado dois anos depois, em 2018. O PSB pretende ter candidato próprio nas duas eleições. A negociação contou com o aval do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que, conforme um participante da reunião, “se mostrou muito satisfeito por ter a senadora Marta do nosso lado”. O PSB não confirma oficialmente o reforço. “Existe a negociação, Marta seria muito bem-vinda mas o PSB tem outros nomes para a prefeitura como o vice-governador, Márcio França, e o próprio Paulo Skaf (PMDB) que já disputou a prefeitura pelo PSB”, diz o prefeito de Campinas, Jonas Donizete (PSB). (Estadão)

Comente agora
06
Mar
Ex-vereador do PT em S. A. de Jesus diz que se sentiu valorizado por ser convidado pelo prefeito para assumir secretaria
Postado por: Samile Macêdo / 00:33h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT) anunciou em entrevista que teria convidado o ex-vereador petista Ailton Santos, popular 'Ailton do Sindicato' para assumir uma secretaria administrativa no município, mas estaria dando o necessário espaço para que o mesmo pensasse sobre o assunto, considerando seu nome como importante para a história da cidade. O ex-vereador foi entrevistado pela rádio Andaiá FM nesta quinta-feira (05) e relatou que só aceitará o convite após a reforma administrativa do governo, a qual deve iniciar a tramitação na Câmara de Vereadores a partir da segunda-feira (09). Ailton falou que não havia recebido convite algum, mas após a notícia ser veiculada na imprensa, o gestor o convocou, juntamente com Cristiano Sena (1º secretário) e o líder do prefeito para uma reunião. “Primeiro ele me disse que ainda não tinha feito à reforma administrativa, mas muitas pessoas dentro do governo falavam muito bem de mim e achavam que eu poderia contribuir com a administração. Eu disse que após a reforma iria analisar a proposta e afirmar se iria ou não e pretendo exercer uma atividade na qual tenha condições de ajudar”, falou. Ailton ainda comentou que se sentiu valorizado pessoalmente e profissionalmente ao ser convidado para assumir uma secretaria provavelmente a da Juventude, conforme muitos mencionavam, mas o prefeito contou quer iria considerar e posteriormente formalizar. O entrevistado contou ainda que todos os candidatos a prefeito de Santo Antônio de Jesus anteriormente o convidaram para se candidatar como vice na chapa. “Dalva Mercês (PSB), ex-prefeito Euvaldo Rosa, deputado Rogério Andrade (PSD) e Humberto Leite (PDT) me chamaram, entendendo que eu poderia dar uma contribuição positiva para o município e não importa se eu esteja ou não em um cargo, mas coopero de qualquer forma”, concluiu. 

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
05
Mar
Manifestações do dia 15 de março levam PSDB a mudar convenções
Postado por: Anacley Souza / 23:02h

O PSDB decidiu adiar todo o calendário de convenções, zonais, municipais, estaduais e nacional, deste ano, por causa das manifestações do dia 15. A decisão foi tomada na semana passada, no dia 26, às vésperas das convenções de diretórios zonais que aconteceriam em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, o que pegou tucanos pelo País de surpresa e gerou insatisfação interna. A resolução do dia 26 dizia apenas que a mudança levava em consideração a "conveniência indicada por direções do PSDB nos níveis Municipal e Estadual". "Se alguém tem responsabilidade nisso (o adiamento) sou eu, como vice-presidente. Eu fui o primeiro a alertar o Aécio para a coincidência de datas das nossas convenções municipais com as manifestações do dia 15", disse o senador e vice-presidente do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB). Segundo o senador, o presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, então encaminhou a sugestão para a Executiva. Sobre as reclamações de a decisão ter vindo de cima e muito perto da data das convenções zonais, manifestações essas que se centraram no PSDB paulista, Cunha Lima rebateu que "o partido não é só São Paulo" e disse que os paulistas devem ter reclamado sem saber do motivo da direção do partido. "Quando eles perceberem que coincidiria com a data da manifestação, vai cair a ficha deles. Contrassenso seria o partido estar concorrendo em visibilidade com esses eventos", disse Cunha Lima. O deputado Bruno Araújo, também membro da Executiva Nacional do PMDB, corroborou a versão de Cunha Lima.

Comente agora
05
Mar
Sem surpresa, Wagner diz que já esperava ser chamado para depor como testemunha de empreiteiro
Postado por: Anacley Souza / 22:57h

O ministro da defesa Jaques Wagner afirmou que já esperava ser convidado para testemunhar em favor do empresário Ricardo Pessoa, preso desde novembro do ano passado pela Operação Lava Jato. Em nota, ele reforçou que já havia se colocado à disposição para colaborar com as investigações. Além dele também foram chamados o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim (PPS) os deputados federais Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Paulo Pereira da Silva, conhecido como Paulinho da Força (SD-SP), e Jutahy Magalhães Junior (PSDB-BA). Wagner ainda vai marcar uma hora e local para ser ouvido. Pessoa é apontado como presidente do cartel de empreiteiras que atuava na Petrobras e não deu explicações mais claras sobre o motivo de convocar o ministro e os demais parlamentares.

Comente agora
05
Mar
Menção a Dilma Rousseff na Operação Lava-Jato surpreende o Planalto
Postado por: Anacley Souza / 21:54h

A menção do procurador-geral da República Rodrigo Janot ao nome da presidente Dilma Rousseff na lista dos nomes da Operação Lava Jato, ainda que para pedir o arquivamento do inquérito, foi recebida com surpresa no Palácio do Planalto. Interlocutores de Dilma afirmam que "jamais alguém pensou que isso pudesse acontecer". Avalia-se, segundo essa fonte, que é "absurdo" alguém achar que, por conta das revelações da revista "Veja" sobre depoimento do doleiro Alberto Youssef que envolvia Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sugerindo que ambos sabiam do esquema de corrupção na Petrobras, eles pudessem ser, de alguma forma, envolvidos neste processo. Após ressaltar que a Constituição não permite a investigação do chefe do Executivo por qualquer ato que não seja relacionado com o exercício do cargo da Presidência, e como as denúncias remontam a antes de 2011, quando Dilma assumiu, o interlocutor avaliou: "Isso não aconteceu e não poderia mesmo ter acontecido. Não havia a menor base pra isso", disse. Dilma passou a manhã desta quinta-feira, 5, no Palácio da Alvorada, gravando pronunciamento que será exibido no domingo, 8 em comemoração ao Dia da Mulher, para sair em defesa do governo. Dilma está enfrentando graves problemas políticos e econômicos e tenta reverter a maré de más notícias que atingiram inclusive a sua popularidade. Por conta disso, reiniciou suas viagens pelo País. Amanhã, Dilma estará em Araguari (MG), onde anunciará a entrega de mais casas do programa Minha Casa Minha Vida. (Agência Estado)

Comente agora
05
Mar
CPI da Petrobrás convoca ex-diretores para depor
Postado por: Anacley Souza / 19:54h

A CPI da Petrobras na Câmara aprovou nesta quinta-feira (5) as convocações dos ex-presidentes da estatal Graça Foster e Sergio Gabrielli, além do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, do ex-diretor de Serviços Renato Duque e dos ex-diretores da área Internacional Nestor Cerveró e Jorge Zelada. Diferentemente dos convites, as convocações tornam a ida à Câmara obrigatória. No último dia 4, em meio às denúncias de corrupção na petroleira, Graça Foster renunciou ao cargo de presidente junto de outros cinco diretores. Ela estava no comando da empresa desde 2012. A renúncia ocorreu um dia após reunião de Graça com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Também foram aprovadas na comissão as convocações do ex-gerente-geral da refinaria Abreu e Lima Glauco Legatti; o doleiro Alberto Youssef; Júlio Faerman, ex-representante comercial da SBM; e Luiz Eduardo Carneiro, ex-presidente da empresa Sete Brasil. As datas dos depoimentos ainda não foram marcadas. Foi aprovado, ainda, um convite para depoimento do diretor de Govenaça da Petrobras, João Adalberto Elek Junior. Mais cedo, a comissão já havia aprovado a convocação do ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco. Segundo o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), a intenção é ouvi-lo já na próxima terça-feira, quando o colegiado deverá se reunir novamente.

Comente agora
05
Mar
Governador de Rondônia tem mandato cassado pelo TRE
Postado por: Anacley Souza / 19:46h

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) decidiu nesta quinta-feira (5) pela cassação do mandato do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), e do vice, Daniel Pereira (PMDB). A decisão foi tomada, por quatro votos a três, no julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a coligação Rondônia no Caminho Certo, por abuso de poder econômico nas eleições de 2014 e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Ainda cabe recurso. Segundo a ação, em uma convenção realizada no ano passado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para indicar os candidatos ao pleito do ano passado, houve distribuição em grande quantidade de comida aos cerca de mil participantes do evento, caracterizando compra de votos. A sessão foi realizada nesta manhã, na sede do TRE-RO, em Porto Velho. Quatro magistrados votaram a favor da procedência da ação e três contra. Segundo a assessoria de comunicação do governo, o advogado da coligação está aguardando o fechamento da ata do TRE-RO para se pronunciar sobre a decisão.(Globo)

Comente agora
05
Mar
Maria Quitéria aposta em articulação entre esferas públicas para coibir violência contra a mulher
Postado por: Anacley Souza / 19:31h

A prefeita de Cardeal da Silva e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB), aposta na articulação entre esferas públicas para coibir a violência contra a mulher na Bahia. A declaração da gestora foi feita ao Bahia Notícias durante almoço em homenagem às prefeitas baianas, realizado na churrascaria Fogo de Chão, em Salvador. “O trabalho que está sendo feito na Secretaria da Mulher, nas coordenações de mulher, a forma como a gente tem trabalhado hoje com a mulher no governo, a mulher no poder, tem inibido mais. A gente tem hoje as portas das conciliações onde a gente não permite que a mulher não fique desassistida, não deixa a mulher sem advogado. Isso tá facilitando a vida das pessoas e acho que está melhorando um pouco da violência”, explicou. Quitéria acrescentou ainda a importância do trabalho com os Conselhos de Segurança Pública dos Municípios, em interação com a polícia, assim como a articulação com promotores e juízes das cidades, que veem a problemática e buscam uma solução. “Está começando uma movimentação que sai da sociedade também para dentro dos municípios. A prefeitura só não resolve. É um conjunto de ações concomitantes para quando a gente chegar daqui a cinco, dez anos, ter um resultado, porque ainda não é imediato”, pontuou.

Comente agora
05
Mar
Na TV, Dilma vai defender ajuste fiscal e combate à corrupção
Postado por: Samile Macêdo / 17:56h

Assumindo o protagonismo da "batalha da comunicação" para diminuir a rejeição ao governo, reverter a maré negativa e defender a posição do Palácio do Planalto perante a opinião pública, a presidente Dilma Rousseff grava na manhã desta quinta-feira, 5, no Palácio da Alvorada um pronunciamento para ser veiculado em rede nacional de rádio e TV neste domingo, 8. O mote da fala é o Dia Internacional da Mulher. No pronunciamento, a presidente vai exaltar as políticas sociais dirigidas para o público feminino, como a implantação da Casa da Mulher Brasileira, espaço que reúne os principais serviços para o atendimento integral de vítimas de violência, como delegacias especializadas, defensorias e promotorias. Considerado uma das principais vitrines do segundo governo da presidente, o programa já teve inaugurada a primeira unidade da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, em fevereiro. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo apurou, a presidente deve aproveitar o discurso em rede nacional para defender um pacote anticorrupção, que inclui propostas que endurecem as penas de funcionários públicos que tiverem enriquecimento ilícito.

Comente agora
05
Mar
João Gualberto e Jorge Solla discutem e quase saem no tapa durante instalação da CPI da Petrobras; Assista
Postado por: Samile Macêdo / 16:55h

Os deputados federais Joao Gualberto (PSDB-BA) e Jorge Solla (PT-BA), suplentes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, discutiram e por pouco não se agrediram durante a instalação do colegiado, na manhã desta quinta-feira (5). Ambos discordaram da forma com que o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), organizou os trabalhos. Segundo informações do Bocão News, Gualberto gritou que o PT deveria estar na cadeia. Jorge Solla respondeu, com o dedo em riste: "Quem deve ir para cadeia é você, que dilapidou a prefeitura de Mata de São João". A sessão desta manhã foi repleta de tumultos. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) chamou Hugo Motta de "moleque" várias vezes. O presidente do colegiado rebateu: "Cabelo branco não é sinônimo de respeito". (Metro1)

Comente agora
05
Mar
Projeto que proíbe revista íntima de servidoras públicas passa no Senado
Postado por: Samile Macêdo / 15:26h

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (5/3), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 2/2011, que proíbe a revista íntima a funcionárias de órgãos públicos e entidades da administração direta e indireta nos locais de trabalho. Como a proposta foi alterada por duas emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), será enviada à Câmara dos Deputados para reexame. Nas mudanças feitas pelo Senado, foi estabelecida multa equivalente a 30 salários mínimos (R$ 23.400) ao empregador que descumprir a determinação - o valor fixo previsto no projeto (R$ 20 mil) estava sujeito a defasagem. Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro. Essa arrecadação deverá ser destinada a órgãos de proteção dos direitos da mulher. A outra emenda eliminou dispositivo do PLC 2/2011 determinando que a revista de mulheres em presídios e no curso de investigação criminal fosse realizada apenas por funcionários do sexo feminino. Em relação a esse tema, já tramita na Câmara o Projeto de Lei do Senado (PLS) 480/2013, que restringe a revista manual de visitantes em presídios, dando preferência à sua realização com uso de equipamentos eletrônicos. Tanto a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quanto a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) já proíbem a revista íntima em trabalhadoras da iniciativa privada. A proposta vem, assim, estender a proteção às funcionárias de órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas. E garante ainda à vítima de eventuais abusos indenização por danos morais e materiais. (iG)

Comente agora
05
Mar
Aécio contrata Kakay, advogado que atuou no mensalão, para acompanhar Lava Jato
Postado por: Letícia Oliveira / 11:52h

Desde que soube que havia sido citado lateralmente pelo doleiro Alberto Youssef em depoimento de delação premiada para a Operação Lava Jato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) contratou o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro para acompanhar o caso. Um dos maiores criminalistas do Brasil, Kakay, como é conhecido, defendeu e conseguiu absolver o publicitário Duda Mendonça das acusações de ter participado do esquema de corrupção do mensalão do PT. Mendonça foi também o responsável pela campanha presidencial do ex-presidente Lula em 2002. Kakay recebeu de Aécio a missão de descobrir quais eram as citações feitas por Youssef em relação ao mineiro. Assim que o depoimento do doleiro foi homologado, o criminalista descobriu que as menções a seu cliente tucano não passavam de "ouvi dizer", relacionadas a um esquema de propina em Furnas, repassada para o PP. Consideradas inconsistentes, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de investigações sobre Aécio Neves.

Comente agora
05
Mar
Câmara aprova 'PEC da Bengala' Dilma deixará de nomear 5 ministros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:47h

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) em primeiro turno, por 318 votos a favor, 131 contra e dez abstenções, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória de magistrados de tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU), a chamada "PEC da Bengala". Por se tratar de uma alteração constitucional, a medida ainda precisará ser votada em um segundo turno na Casa. A matéria já havia sido aprovada pelo Senado em dois turnos e ficou parada na Câmara por quase uma década. O texto aprovado foi o original que veio do Senado. A comissão especial na Câmara criada para analisar a PEC chegou a aprovar em 2006 um texto substitutivo que ampliava o alcance da proposta para todos os servidores públicos. No entanto, os líderes partidários fecharam um acordo na semana passada, em uma reunião com ministros de tribunais superiores e do TCU, de votar o texto conforme aprovado no Senado. A aprovação é mais um revés para o Palácio do Planalto, que é contrário ao texto porque vai tirar da presidente Dilma Rousseff o direito de indicar cinco novos ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF) até o final do seu segundo mandato. 

Comente agora
05
Mar
Presidente da Câmara de S. A. de Jesus se reunirá com o Secretário de Saúde da Bahia para tentar resolver problema do HRSAJ
Postado por: Letícia Oliveira / 09:32h

De acordo com informações, há um atraso no repasse para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e desde o mês de dezembro o dinheiro não está sendo pago aos trabalhadores. Os funcionários são os mais prejudicados com toda essa problemática, pois ficam sem seus salários. Em entrevista a Rádio Andaiá FM, o presidente da Câmara Municipal, o Vereador Luiz do Alto, informou que marcou uma audiência com o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, para amanhã, sexta-feira (06), onde será debatido esse assunto,e estarão presentes muitos deputados estaduais. Segundo o entrevistado, a situação do hospital é crítica, pois desde dezembro não recebe mais de R$ 1mi, que deveria ter sido pago, enquanto isso os elevadores estão quebrados, as ambulâncias não tem gasolina e, provavelmente, 40% do quadro de funcionários será demitido. “É bom que todos os prefeitos da região se mobilizem, pois são 32 cidades circunvizinhas que utilizam os serviços do hospital”, destacou. Luiz garantiu que é muito importante a presença de órgãos, entidades de Santo Antônio de Jesus e gestores de municípios vizinhos nessa audiência, que acontecerá às 11h30 de amanhã (06), na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
05
Mar
Empresários de S. A. de Jesus se reúnem para discutir sobre possível candidatura a prefeito do deputado Rogério Andrade
Postado por: Samile Macêdo / 01:06h

O vice-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Faustino Cunha (PSD) mencionou a candidatura do prefeito Humberto Leite (PDT) à reeleição nas eleições de 2016 e não crer na possibilidade do deputado estadual Rogério Andrade se candidatar à disputa. Mas de acordo com informações da Rádio Andaiá FM, há um grupo de empresários no município que pensam de maneira contrária, considerando que agora é a vez do deputado, deixando este no meio termo. A emissora contou ainda que está ocorrendo reuniões semanais entre o empresário Clóvis Machado, Joel da Contabilidade e outros que não tiveram seus nomes revelados, para discutir os aspectos das eleições e que os mesmos estão amadurecendo ideias sobre o assunto. O ano de 2016 promete fortes disputas com muita concorrência.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
05
Mar
Vereador critica prefeitura por painéis de LED espalhados em S. A. de Jesus e está indignado com tratamento dado aos barraqueiros
Postado por: Samile Macêdo / 00:18h

Há muitos painéis de LED com informações publicitárias espalhadas por Santo Antônio de Jesus, mas para a colocação destes, envolve o uso do solo sem nenhum processo licitatório, segundo informou o vereador Uberdan Cardoso (PT) em entrevista. A situação indignou alguns vereadores, dentre eles Antônio Nogueira Neto, conhecido Tom (PSB), o qual levantou a questão na Câmara de Vereadores e em entrevista à Rádio Recôncavo FM nesta quarta-feira (04) explicou o motivo das discussões. Segundo o edil, após o início do mandato do atual gestor foram protocolados documentos ao MP (Ministério Público), informações por parte da Secretaria de Administração foram solicitadas a fim de saber a respeito dos painéis. “Mas hoje vemos que Santo Antônio de Jesus é uma cidade em que se pode tudo, observamos não só um, mas vários painéis, o que o prefeito fez com os barraqueiros e por eles não serem amigos íntimos dele vão acabar perdendo seus espaços, pois não irão ter condições de competir com os grandes empresários e donos de restaurantes no município”, disse. O entrevistado contou que os donos dos painéis só podem ser amigos do atual gestor, pois não precisam de licitações para ganhar dinheiro usando o espaço público. “Estamos mexendo com pessoas que querem trabalhar honestamente para ganhar o pão de cada dia, então não venha com esse discursinho baixo, pois fazer uma praça bonita é obrigação sua, não fazer o que fez no bairro São Benedito: de um lado a Praça reformada, do outro o espaço velho, quando vão terminar essas obras? Agora são diversos problemas inventados, mas por que no momento da eleição não disse a verdade para a população?”, questionou.

Tratamento desigual aos barraqueiros: O entrevistado declarou ainda que há dois anos fez um pedido ao Ministério Público para a retirada dos anúncios em painéis, levantou questionamentos e o órgão declarou ter dado um prazo à prefeitura para a licitação ser elaborada. “Mas é uma cidade que pode tudo. Na hora de conseguir as coisas o prefeito ilude a população e depois o povo é enganado de maneira grosseira. Qual a justificativa que o gestor tem pra dar aos proprietários de LED, os quais podem utilizar o espaço público sem problemas e os barraqueiros que estava há 40 anos nas praças não podem ficar? Qual a diferença senhor prefeito? É por causa da amizade que os proprietários têm com o senhor e os donos de barracas são pessoas simples? Vossa Excelência sempre disse que defendeu os mais pobres e agora eles querem trabalhar com dignidade, mas estão perdendo seus direitos? Isso não é justo”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
04
Mar
Vice-prefeito de S. A. de Jesus acredita que não há possibilidade para Rogério Andrade ser candidato a prefeito em 2016
Postado por: Samile Macêdo / 23:28h

O vice-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Faustino Cunha (PSD) se pronunciou através da Rádio Andaiá FM nesta quarta-feira (04) sobre os assuntos políticos envolvendo as eleições de 2016. De acordo com Faustino, o prefeito Humberto Leite (PDT) se candidatará à reeleição, mas negou a possibilidade de o deputado estadual Rogério Andrade (PSD) vim a se colocar na disputa. “Talvez seja um pensamento futuro ele se candidatar, mas nessas eleições, acredito que Rogério tem um compromisso com Humberto e o povo que o elegeu para continuar fazendo sua campanha”, disse. A respeito de estar com o atual gestor para as novas disputas, o vice-prefeito relatou que ainda não sabe, pois possui 82 anos, porém não descartou a possibilidade. “Não sei se vai haver reeleição, Humberto falou que a chapa seria a mesma, mas possa ser que haja um interesse por outro nome a fim de unir a situação política. Se eu estiver com o mesmo ânimo que tenho hoje serei candidato a vereador e vice-prefeito”, declarou.

Sobre a saída do ex-vice-prefeito e ex-chefe de gabinete Joanito Barbosa (PP) da prefeitura: O entrevistado declarou que o mesmo deixou o cargo à disposição justificando ser o ano em que iria se formar no curso de Direito e não teria tempo para dar a assistência necessária que o gabinete demandava. “Ele disse que queria continuar com Humberto, pediu a parceria da prefeitura em uma empresa de assessoria que possui. Fiquei muito triste, pois Joanito sempre foi meu amigo discutindo assuntos para melhorar a cidade, sua saída foi por uma questão pessoal e ele irá fazer muita falta”, declarou.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
04
Mar
Dilma vai sair em defesa do governo em pronunciamento na TV
Postado por: Anacley Souza / 19:42h

Confrontada com queda de popularidade, fragilidade na articulação política e os desdobramentos da operação Lava Jato, a presidente Dilma Rousseff vai utilizar um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão previsto para este domingo (8) para sair em defesa do governo. O mote da fala é a comemoração do Dia Internacional da Mulher. O palanque eletrônico da presidente reforça a estratégia do Palácio do Planalto de aumentar a exposição de Dilma, que decidiu assumir o protagonismo da "batalha da comunicação" em uma tentativa de diminuir a rejeição à sua administração, reverter o cenário negativo e defender a posição do governo perante a opinião pública. Em 2012, 2013 e 2014, Dilma também fez pronunciamentos por ocasião do Dia Internacional da Mulher, sempre aproveitando a oportunidade para dar recados. Em 2013, por exemplo, anunciou a isenção de impostos federais para produtos da cesta básica. Este será o 21º pronunciamento de Dilma em quatro anos e três meses de governo. Segundo a reportagem apurou, a presidente deve aproveitar a fala em rede nacional para defender um pacote anticorrupção, que inclui propostas que endurecem as penas de funcionários públicos que tiveram enriquecimento ilícito e confiscam os bens oriundos da corrupção.

Comente agora
04
Mar
Candidatura evangélica adia eleição na Comissão de Direitos Humanos
Postado por: Samile Macêdo / 17:35h

Diante de um impasse com a bancada evangélica, a sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados convocada para eleger o presidente do colegiado foi adiada nesta quarta-feira (4) para a próxima semana. A polêmica se deu porque o PT tinha a prerrogativa de escolher o comando da comissão após um acordo entre os partidos com base no critério do tamanho das bancadas dentro da Câmara. O partido havia indicado o nome do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). No entanto, o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) se lançou como candidato avulso com o apoio de diversos parlamentares conhecidos pelas suas posições conservadoras, como Jair Bolsonaro (PP-RJ) e o Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Apadrinhado político do pastor Silas Malafaia, Cavalcante está em seu primeiro mandato como deputado federal e também é pastor da Assembleia de Deus. O deputado Assis do Couto (PT-PR), que presidia os trabalhos por ter sido o último a ocupar o posto, rejeitou a candidatura avulsa sob o argumento de que deveria ser respeitado o acordo entre os partidos. “Eu indefiro a candidatura avulsa, respeitando a indicação oficial que é tirada com base na proporcionalidade”, afirmou Couto. Houve protestos por parte da bancada evangélica. Couto decidiu, então, suspender a sessão por quase meia hora para que os partidos se entendessem. Como não se chegou a um consenso, ele preferiu convocar uma nova sessão para a próxima quarta-feira (11). (G1)

Comente agora
04
Mar
Vereador propõe série de melhorias para estações de transporte público de Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 15:35h

O vereador Eliel Souza (PV) propôs três projetos de lei para alterar o funcionamento das estações de ônibus, metrô, lanchas, ferry boat e aeroporto de Salvador, publicados nesta quarta-feira (4). Eles dispõem sobre a obrigatoriedade do atendimento de primeiros socorros, por profissionais da área de saúde, equipado de desfibrilador; da disponibilização de álcool em gel nas estações; e a obrigatoriedade da construção de bicicletários. Para o primeiro projeto, Eliel justifica que "a quantidade de pessoas que utilizam o transporte público em Salvador cresce a cada dia. Estima-se que somente nas estações (Lapa, Pirajá, Iguatemi e Mussurunga) circulam 700 mil passageiros/dia, já na estação do ferry boat esse número alcança 500 mil passageiros, nos períodos festivos. Outro sistema que pretende crescer ainda mais, com a implantação da linha 2, é o metrô de Salvador, que já registrou 3 milhões de passageiros no período de operação assistida. Esses números apontam a necessidade da implantação do atendimento de primeiros socorros, pois qualquer uma dessas pessoas pode apresentar algum problema de saúde ou emergência".

Comente agora
04
Mar
Exoneração do Secretário de Cultura Esporte e Lazer está descartada, informa prefeito
Postado por: Samile Macêdo / 15:15h

A estrutura das Secretarias administrativas em Santo Antônio de Jesus está passando por várias alterações. Até então, o chefe do gabinete da Prefeitura Joanito Barbosa foi substituído por Jorge Bulhões, há a reforma administrativa com desmembramento de alguns setores e nesta quarta-feira (04) de acordo com informações da Rádio Recôncavo FM a atual Secretária de Saúde, Laurijane Mercês deixará de assumir o setor por um tempo e a suplente será Ardrielle, especula-se também que o ex-vereador Ailton, popular sindicalista do município foi convidado para trabalhar na equipe do atual gestor. Ninguém melhor do que o Prefeito Humberto Leite para esclarecer tais mudanças.

Mudanças no secretariado -  De acordo com o prefeito, não haverá mais alterações devido ao aparecimento do Secretário de Esporte Cultura e Lazer, Murilo Miranda. “Conversamos bastante, eu disse: ‘Agora quero ver você três vezes por semana na Prefeitura’, ele se comprometeu a fazer isso e a população só tem a ganhar com Murilo, nome de muito prestígio, benquisto pelos jovens, representando o Esporte no município. Fiquei feliz em tê-lo trazido para os ‘trilhos’ de nossa administração”, relatou

A Secretária de Saúde deixará o cargo? – O gestor afirmou que sim devido ao cumprimento de uma licença e quem a substituirá durante o período será Adriele, suplente eventual. “Ela permanecerá durante a licença de Laurijane, conhece todas as nuances da Secretaria de Saúde e o povo santo-antoniense poderá ficar tranquilo nesse seguimento”, disse.

Ailton do PT assumirá algum setor? – Segundo Humberto Leite, houve um diálogo com o ex-edil Ailton, fez um convite formal para ser membro de uma secretaria ainda não revelada, “ele está pensando então vamos deixa-lo decidir e anunciar se irá aceitar ou não, sendo que é um grande representante na história da cidade como sindicalista, homem do bem, sempre desenvolvendo boas ações para Santo Antônio de Jesus”, finalizou. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

2 comentários
04
Mar
Rui Costa prega segurança financeira em café da manhã com deputados da base do governo
Postado por: Samile Macêdo / 12:25h

O café da manhã do governador Rui Costa (PT) com os deputados da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) teve a presença de 39 deputados que compõem a bancada governista na Casa, nesta quarta-feira (4). "Governador, quero registrar que estamos batendo um recorde na presença dos deputados", disse o presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PDT), no salão Ondina do Othon Palace Hotel, em Salvador. Participaram do encontro, o vice-governador João Leão (PP); o líder da bancada do governo na AL-BA, deputado Zé Neto (PT); e os secretários de Estado, Josias Gomes (PT), Cícero Monteiro, Manoel Vitório e André Curvello. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, aproveitou a oportunidade e destacou que recebeu a seguinte determinação de Rui: "temos que manter a segurança financeira do Estado". O secretário disse que medidas duras estão sendo tomadas e que a Bahia já sofre em virtude de alguns setores estarem arrecadando menos. Ainda afirmou que uma "luz quase vermelha" está piscando em virtude, por exemplo, do baixo crescimento do ICMS e do IPVA e da retração do consumo das famílias e destacou a redução dos valores referentes às transferências de convênios. (BN)

Comente agora
04
Mar
Falta de articulação pode tirar Pepe Vargas do ministério das Relações Institucionais
Postado por: Samile Macêdo / 12:08h

Após o Senado Federal devolver para o Planalto, nesta terça-feira (3) a Medida Provisória 669, que aumenta a contibuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas, a permanência de Pepe Vagas (PT-RS) no Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, é cada vez mais incerta. Segundo a coluna Esplanada, do portal Uol, o PMDB pressiona para que Vargas deixe o cargo como recado de insatisfação da bancada peemedebista com o governo, a presidente Dilma Rousseff (PT) e com os seus ministros mais próximos. Contudo, o partido ainda não teria em vista um nome com boa intercolução com o Planalto para substituí-lo. Em Brasília, especula-se que, com a possível saída de Vargas, o melhor caminho para o governo seria a indicação de um nome neutro do PP, PSD ou mesmo do PMDB.

Comente agora
04
Mar
Prefeito de Cruz das Almas, mantém esposa Secretária de Saúde,MP recomenda exoneração
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:02h

Embora o Ministério Público estadual tenha recomendado ao prefeito de Cruz das Almas, Raimundo Calvacante Silva, a exoneração imediata da secretária municipal de Saúde Cecília Maria Barbosa Santos Silva do cargo, em dezembro, a medida ainda não foi tomada. Segundo o promotor de Justiça Adriano Marques, autor da recomendação, a permanência de Cecília Silva à frente do órgão configura prática de nepotismo, uma vez que ela é esposa do prefeito. Marques informa que Cecília foi nomeada para o cargo por meio de um decreto de 15 de outubro deste ano, sem que ela tenha qualquer especialização na área de saúde ou qualificação em gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou na área médica, que justificasse a excepcionalidade para sua indicação à titularidade da pasta. (Bocão News)

Comente agora
04
Mar
Vereador de SAJ abre possibilidade de sair como candidato a prefeito de Muniz Ferreira: "Estou analisando"
Postado por: Letícia Oliveira / 08:29h

Comenta-se que o Vereador de Santo Antônio de Jesus, Gilson Bastos, deixaria o seu cargo para lançar uma candidatura a prefeito na cidade de Muniz Ferreira. Se assim acontecer, consequentemente o seu suplente, Pedro de Têca, assumirá a sua cadeira na Câmara Municipal. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, Gilson destacou que citou essa possibilidade há anos atrás, quando teve vontade de sair candidato a prefeito da cidade referida por gostar muito da mesma e ter várias pessoas amigas de sua família no local. “Há oito anos atrás tive vontade de ser candidato lá, mas não houve oportunidade e o ex-deputado Antônio Rodrigues saiu como candidato, então eu me afastei. Tendo em vista o pedido de alguns amigos de Muniz Ferreira, que estão me convidando para ser candidato lá, eu estou analisando com o povo para saber se há possibilidade”, garantiu. Segundo o edil, não houve conversa sobre esse assunto com o Deputado Estadual Rogério Andrade. Questionado se possui vontade de ser candidato na cidade, Bastos afirmou: “Tenho vontade de ser até de Santo Antônio de Jesus, quem dirás de Muniz Ferreira, mas como o prefeito Humberto Leite tem a vez e a voz, não vejo outra alternativa a não ser ir para outra cidade me candidatar”, comentou. O entrevistado informou que se for aceito pelo povo daquela cidade, com certeza, topará assumir essa ‘parada’, vindo a deixar o cargo de vereador entre setembro e outubro, acrescentando que entrará numa discussão, porém no momento ainda é especulação. Finalizando, ele sinalizou que pretende ter o apoio do prefeito Humberto em Muniz Ferreira.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Mar
Prefeita de Amargosa cobra do Estado recuperação do Aeroporto Municipal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:35h

A prefeita Karina Silva (PSB), esteve reunida na manhã desta terça feira (03), com o Coordenador da área de Aeroportos da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura, Marco Denilson, para discutir a reabertura do Aeroporto de Amargosa. No encontro, que contou a presença do vice-presidente da Junta Comercial da Bahia, Juceb, João Carlos, a prefeita reiterou a necessidade de reforma do aeroporto local, como forma de assegurar a acessibilidade, e também garantir rota de integração aérea com outras regiões do Estado. A pista de pouso e decolagem de Amargosa está localizada no Km 9 da BA 046, que liga o município à BR 116 e está fechada há pelo menos cinco anos. Na conversa com o representante do Governo do Estado, a prefeita mostrou a importância do aeroporto de Amargosa, principalmente por ser o único a atender o Recôncavo Sul Baiano, o Baixo e Médio Vale do Jiquiriçá. “Além de estratégico para a economia, o aeroporto é fundamental para o bem estar da população, principalmente em casos de emergência. Por isso dialogamos com o Governo do Estado, responsável pelo gerenciamento do equipamento, para que ele volte a funcionar o mais breve possível", destacou a prefeita. O Diretor de Aeroportos se comprometeu a visitar Amargosa no próximo dia 17, para identificar os problema e definir planejamento para recuperação.

Comente agora
03
Mar
Senado aprova projeto que limita fusão de partidos
Postado por: Anacley Souza / 22:47h

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que impede que partidos recém-criados participem de fusões com outras legendas. O texto já havia sido aprovado pela Câmara e, agora, vai para sanção presidencial. A apreciação ocorreu rapidamente. Por decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a proposta foi tratada como prioritária. Os senadores aprovaram um pedido de urgência para tramitação da medida e, em seguida, deram aval ao projeto. A medida contraria o governo porque impede a fusão do PSD, do ministro Gilberto Kassab (Cidades), com o PL, que ele tenta criar. A ideia de Kassab é que a junção dos dois partidos abra uma janela de migração partidária - e, assim, teria potencial para esvaziar siglas de oposição e diminuir a importância do PMDB na base aliada. Durante a votação, os petistas argumentaram que seria melhor deixar que o projeto fosse apreciado no contexto da reforma política - o que, na prática, significaria adiar a votação por tempo indeterminado. Mas a maioria votou pela aprovação do projeto. Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) trabalhou pessoalmente para que o projeto de lei fosse aprovado em menos de um mês de tramitação.

Comente agora
03
Mar
Dilma assina projeto de lei com urgência constitucional sobre desoneração
Postado por: Anacley Souza / 21:43h

Pouco mais de uma hora depois de o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ter anunciado em plenário que devolveria ao Palácio do Planalto a Medida Provisória 669, que reduz as desonerações, por considerá-la inconstitucional, a presidente Dilma Rousseff reagiu e mudou a forma de tramitação do texto no parlamento. A presidente Dilma assinou, então, projeto de lei e está encaminhando o texto ao Congresso, com urgência constitucional. Essa alternativa retoma os termos da MP 669/2015, que alterava as alíquotas de desonerações das folhas de pagamento. Em nota, o governo afirma que "a substituição da MP pelo projeto de lei não trará prejuízo para o ajuste fiscal pretendido pelo governo federal". Só que isso não corresponde à realidade porque a Medida Provisória entra em vigor no momento de sua edição e assim, as novas regras de desoneração estariam em vigor dentro de 90 dias, como dizia o texto. Agora, o prazo de 90 dias de validade das novas regras só será contado após o prazo de aprovação do texto no Congresso e sanção pela Presidência da República. A nota do Planalto argumenta que "o projeto de lei prevê a mudança nas alíquotas das desonerações dentro de 90 dias, a chamada noventena, o mesmo prazo previsto na MP 669/15" para justificar que não haverá prejuízo ao ajuste.

Comente agora
03
Mar
Renan decide devolver MP que reduz desoneração da folha de pagamento
Postado por: Anacley Souza / 20:05h

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta terça-feira (3) em plenário a devolução ao governo federal da medida provisória 669/2015 que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas. Publicada pelo governo na última sexta-feira, a medida reduz a desoneração da folha de pagamentos das empresas, adotada em 2011 para aliviar os gastos com mão-de-obra das empresas e estimular a economia. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, com a devolução, a medida provisória deixa de ter validade. Pela MP, quem pagava alíquota de 1% de contribuição previdenciária sobre a receita bruta passaria a pagar 2,5%. A alíquota de 2% aumentaria para 4,5%. A decisão de devolver a MP foi anunciada depois de uma reunião de Renan Calheiros com líderes partidários. Ao tomar a decisão, Renan se baseou no artigo 48 do regimento interno Casa. Esse artigo estabelece que cabe ao presidente da Casa "impugnar as proposições que lhe pareçam contrárias à Constituição, às leis, ou ao próprio regimento". Para Renan Calheiros, a MP é inconstitucional. “Não recebo a medida provisória e determino a sua devolução à Presidência da República”, declarou no plenário. O presidente do Senado disse que não se pode considerar urgente a medida provisória já que, segundo ele, a criação ou elevação de tributos tem prazo de 90 dias para entrar em vigor e que, por isso, o reajuste poderia ser editado por meio de um projeto de lei.

Comente agora
03
Mar
Novo chefe de gabinete é empossado em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 18:59h

Nesta terça-feira (03) foi empossado o novo chefe do gabinete da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, Jorge Bulhões. Em entrevista à Rádio Recôncavo FM, o novo encarregado relatou que o gestor do município Humberto Leite, lhe havia feito o convite há algum tempo atrás, mas como atualmente sua filha foi aprovada no Exame da OAB, tem a possibilidade de passar suas demandas para ela e assumir o cargo. “Como minha filha já se formou em advocacia, aceitei e espero dar conta dessa função a qual fui nomeado”, contou. Sobre suas pretensões na nova colocação, o entrevistado disse que o principal fator é melhorar o atendimento e a relação com o povo. “Iremos ver as solicitações dos cidadãos, enviar ao Prefeito encaminhar as demandas e buscar soluções em parceria com a Ouvidoria Municipal”, finalizou.

Opinião do Prefeito Humberto Leite: O gestor está otimista com a posse de Jorge Bulhões, nome que sempre teve em mente para trazer à sua administração. “Com certeza ele desempenhará um bom trabalho em prol de Santo Antônio de Jesus”, disse. Sobre a saída de Joanito Barbosa, ele declarou a vontade de o ex-chefe de gabinete querer crescer mais e mais na vida. “Ele tem estudado muito, estava faltando alguns dias no trabalho devido a isso e resolveu sair para se dedicar aos estudos. Espero que ele seja muito feliz, pois é uma pessoa de bem e se precisar, estarei á sua disposição”, declarou. No quesito obras da UPA, o prefeito relatou que a empresa vencedora da licitação abandonou os trabalhos e foi dado início as novas licitações. “Nenhuma empresa comparecia antes, mas teve uma a qual dei a Ordem de Serviço para concluir a parte física do local e um novo processo de compra será aberto para fazer os arruamentos que dão acesso à unidade. Quero fazer dali um cartão-postal na entrada de Santo Antônio de Jesus e o povo será beneficiado de uma maneira geral”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Um comentário
03
Mar
Líderes definem primeiros temas da reforma política a serem votados
Postado por: Samile Macêdo / 17:49h

A desincompatibilização de cargos no Executivo para disputa da reeleição, o fim das coligações proporcionais e as mudanças nas regras para criação de partidos serão os primeiros temas da reforma política a serem votados no Plenário do Senado. Segundo o secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, eles foram apontados pelos líderes como prioritários para a reforma e já devem entrar na pauta da sessão deliberativa desta terça-feira (3). O presidente Renan Calheiros convocou uma reunião de líderes para as 15h com o objetivo de definir a pauta da sessão. Sobre três propostas, no entanto, já há consenso. A primeira delas é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40/2011, do ex-senador José Sarney, que restringe as coligações partidárias. A matéria foi discutida na legislatura passada e aguarda votação em primeiro turno. Pelo texto, as coligações valerão somente para eleições majoritárias (presidente, governador, senador e prefeito), sendo vedada a associação de partidos para as disputas de deputados federais e estaduais e vereadores. — Acabar com as coligações valoriza os partidos e, acima de tudo, contribui para a verdade das eleições, porque há deputados que se elegem com 600 votos enquanto outros [não se elegem] com mais de um milhão. Isso não representa a verdade eleitoral — disse o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) ao defender a proposta durante sessão temática sobre a reforma política realizada na semana passada, no Plenário do Senado. 

Comente agora
03
Mar
Michelle Obama promoverá educação de meninas no Japão e Camboja
Postado por: Samile Macêdo / 17:44h

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, visitará Japão e Camboja em março, em uma viagem mundial com foco na promoção da educação de meninas. Michelle Obama visitará Tóquio e a cidade histórica de Kyoto entre 18 e 20 de março, e em seguida viajará até Siem Reap, no Camboja, próxima ao famoso templo de Angkor. A viagem integrará a campanha "Deixem que as meninas aprendam", que busca incentivar as adolescentes a terminarem os estudos. Segundo a Casa Branca, 62 milhões das jovens em todo o mundo não estão escolarizadas, fazendo com que se tornem mais vulneráveis a doenças, ao assédio e à pobreza. De acordo com o site AFP, o presidente e a primeira-dama prometeram anunciar, nesta terça, a adoção de medidas visando à expansão pelos EUA de programas de apoio à educação com fomento governamental. 

Comente agora
03
Mar
Neto pretende fazer 'a maior programação que Salvador já viu' para o aniversário de 466 anos
Postado por: Samile Macêdo / 17:35h

O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou nesta terça-feira (3) que irá preparar a “maior programação que Salvador já viu” para o aniversário de 466 anos da cidade em 2015, no dia 29 de março. “Vamos ter uma programação cultural bastante intensa, programações esportivas, muitas inaugurações ao longo do mês de março. Vamos ter anúncio de ordens de serviço, ou seja anúncio de obras, e vamos ter lançamento de nossos projetos”, afirmou o democrata. O prefeito disse que pretende “fechar esse cardápio de coisas” ainda nesta semana. (BN)

Comente agora
03
Mar
“Pátria educadora de Dilma está fora da realidade e prejudica alunos em todo país”, critica Tinoco
Postado por: Samile Macêdo / 17:12h

O vereador Claudio Tinoco (DEM) criticou, na tarde desta terça-feira (3), o corte de verbas promovido pelo governo Dilma, que deverá afetar, principalmente, a área da Educação neste ano. “Um levantamento, publicado pelo jornal O Globo no último sábado (28), constatou que a educação deve ser a área mais afetada, com uma redução de investimentos de R$ 14,52 bilhões. Como pode ser visto, a realidade é muito distante do discurso de posse da presidente Dilma, quando anunciou que o lema de seu segundo mandato seria ‘Brasil, Pátria Educadora’”. Ainda durante seu discurso na Câmara Municipal de Salvador, o democrata falou sobre as recentes mudanças no Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que podem deixar alunos de todo o país fora do ensino superior. “Pátria educadora de Dilma está fora da realidade e prejudica alunos não só em Salvador e na Bahia, mas como em todo o país. A nova forma de ressarcimento do programa pode prejudicar o funcionamento das faculdades particulares, já que o governo reembolsará às instituições as mensalidades do aluno usuário do Fies em oito vezes ao ano, e não mais doze parcelas – esse resíduo será pago somente após a formatura do estudante. O Fies pode chegar a representar de 30% a 70% do orçamento de uma instituição, fazendo com que desistam de matricular bolsistas”, disse Tinoco, exemplificando que, em Salvador, 44% dos lucros da Kroton Educacional (Unime) são do Fies.

Comente agora
03
Mar
Rui Costa confirma entrega de obras da BA-491 em Cabaceiras
Postado por: Samile Macêdo / 15:52h

O governador Rui Costa (PT) irá entregar as obras de restauração e pavimentação do trecho de 20,6 quilômetros da BA 491, entre o entroncamento da BR-101 (Governador Mangabeira) e a sede da cidade no sábado (7), quando visita Cabaceiras do Paraguaçu, na região do recôncavo baiano. Foram investidos quase R$ 11 milhões para melhorar a estrada de acesso que beneficiará, principalmente, os moradores de Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Estevão, Governador Mangabeira, Cruz das Almas e Muritiba. "Nós vamos entregar aquilo que é fundamental, que é a estrada para levar desenvolvimento", disse Rui, no programa de estreia "Diga aí governador". (BN)

Comente agora
03
Mar
"Tenho a probabilidade de colocar a Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus em outra sede", diz presidente
Postado por: Samile Macêdo / 15:44h

A Câmara de Vereadores em Santo Antônio de Jesus retomou seus trabalhos na última segunda-feira (16). Na ocasião, o atual presidente Luís do Alto (PP) relatou, em entrevista coletiva, que pretende futuramente dialogar com os 14 vereadores sobre a possibilidade de ampliar a Casa Legislativa, algo que considera importante. “Há a probabilidade de ficar em outra sede, algo que é importante, pois o atual espaço é pequeno, não dá nem acesso para estacionar veículos. Minha vontade é que as pessoas que vêm assistir os debates se sintam bem. Por enquanto foi feita uma pintura geral, mas iremos buscar o consenso de tentar ampliar essa casa no futuro”, declarou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Um comentário
03
Mar
Câmara revoga direito a passagem aérea para cônjuge de deputado
Postado por: Samile Macêdo / 15:33h

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta terça-feira (3) que a mesa diretora revogou a decisão que autorizava deputados a usar a cota parlamentar para compra de passagem para cônjuges. As exceções serão estudadas pelo comando da Casa. Cunha já havia antecipado nesta segunda (2) que iria voltar atrás na decisão devido à repercussão negativa. Nesta terça, justificou o ato dizendo que é preciso estar "em sintonia" com a sociedade. “A mesa, por unanimidade, decidiu revogar o ato que fez a concessão dos direitos às passagens aéreas para os cônjuges. Eventuais excepcionalidades serão analisadas caso a caso se assim alguém o requerer”, afirmou. Cunha não especificou, porém, qual situação poderia ser considerada exceção, mas caso de doença poderia ser uma delas. “Hoje, independentemente desse ato, a Mesa já teria essa prerrogativa para liberar excepcionalidades, como doença. (...) A revogação volta ao estágio que existia anteriormente”, explicou. Cunha afirmou que os deputados precisam ter a humildade "de andar em consonância" coma opinião pública. "Se cristalizou a versão de uma regalia, que não era o caso”, disse. A Procuradoria da República no Distrito Federal já havia recomendado à Câmara a suspensão do benefício aos cônjuges. 

Comente agora
03
Mar
Em nota, Márcio Marinho nega ter recebido bolsas de estudos da AL-BA
Postado por: Samile Macêdo / 15:27h

Após ser citado em reportagem da Folha de S. Paulo como um dos benefiados com as bolsas de estudos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado federal Márcio Marinho (PRB) afirmou que as acusações "não condizem com a verdade". Em nota enviada ao Bahia Notícias, o parlamentar esclarece que entre 2011 e 2014 "já possuia mandato na Câmara dos deputados" e, portanto, não poderia ter recebido os benefícios. "Continuo mantendo o meu caráter e compromisso com o povo qe confia em meu trabalho", disse Marinho. De acordo com o jornal, dos R$ 19 milhões do programa de bolsas, R$ 48 mil teriam sido destinados para deputados do Partido Repúblicano Brasileiro (PRB). (BN)

Comente agora
03
Mar
"Fico feliz se ele estiver retornando para nosso grupo político", diz Dep. Estadual sobre Joanito Barbosa deixar cargo em SAJ
Postado por: Samile Macêdo / 15:12h

O deputado estadual e possível pré-candidato a Prefeitura de Salvador em 2016, Alan Sanches (PSD) em entrevista à Rádio Andaiá FM nesta terça-feira (03) dialogou sobre aspectos políticos a nível de estado e município, incluindo seu relacionamento com o ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Euvaldo de Almeida Rosa. O deputado relatou que o ex-gestor é um homem extremamente inteligente e o relacionamento entre os dois é perfeito. “Ele foi uma pessoa que juntamente com o grupo político contribuiu para o crescimento do município durante oito anos. Quero poder usufruir do preparo e sabedoria de Euvaldo Rosa”, relatou. O entrevistado falou que algo importante a ser observado nas próximas eleições é ver quem tem o interesse de governar e participar da gestão, pois não basta somente chegar e afirmar que é candidato de alguém. “Com a viabilização por meio dos trabalhos sociais, junto das comunidades a pessoa poderá sim ser de apoio a nosso grupo e ter a ajuda do mesmo”, declarou.

Caso de Joanito Barbosa: Sobre Joanito Barbosa, ex-vice prefeito e agora ex-chefe de gabinete do atual prefeito Humberto Leite, Sanches contou que não chegou a dialogar com Euvaldo acerca do assunto, mas reconheceu que as pessoas procuram seus caminhos. “Nada mais justo de que ele falar bem de Euvaldo, pois conviveu e tem conhecimento do caráter do mesmo. Fico feliz se ele estiver retornando para nosso grupo político, visto que é um homem de bem e tem muito a contribuir para a cidade”, declarou.

Candidato a Prefeito pelo grupo de oposição: O deputado não negou que terá um nome para candidato às disputas no próximo ano, porém considera a oposição muito tranquila, “sempre vigilante e fiscalizando, mostrando os caminhos melhores, o que acreditamos ser melhor para a sociedade, sempre querendo colaborar. Agora eleito presidente da Comissão de Saúde do Estado da Bahia, estaremos vigilantes quanto ao setor e uma visita será feita ao município a fim de avaliar como se encontra a saúde do mesmo. Algo que quero muito observar são os exames de alta complexidade e cirurgias eletivas para entender onde as pessoas conseguem fazer uma ressonância magnética, tomografia, a fim de poder ajudar a população santoantoniense. Juntamente com meu filho Duda Sanches, o qual é vereador mais novo de todas as capitais e eleito Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, trabalharei em parceria buscando fazer o melhor pelo estado da Bahia”, finalizou. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Um comentário
03
Mar
Programa Diga Aí, com o governador Rui Costa, começou hoje
Postado por: Samile Macêdo / 15:07h

A partir desta terça-feira (3/3) os baianos podem acessar o mais novo produto da área de comunicação do governador Rui Costa. O Diga Aí, Governador! é um programa que presta contas do mandato do governador, com linguagem focada no rádio e nas redes sociais. O produto tem formatos de rádio e web e nasce como uma ferramenta de interação entre Rui e a sociedade. O programa com duração de seis minutos será disponibilizado para as rádios. Na primeira edição do programa Rui Costa destacou a visita ao município de Cabaceiras do Paraguaçu, na região do recôncavo baiano, no sábado (7). Na oportunidade, Rui irá entregar as obras de restauração e pavimentação do trecho de 20,6 quilômetros da BA 491, entre o entroncamento da BR 101 (Governador Mangabeira) e a sede da cidade. Foram investidos quase R$ 11 milhões para melhorar a estrada de acesso que beneficiará, principalmente, os moradores de Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Estevão, Governador Mangabeira, Cruz das Almas e Muritiba. "Nós vamos entregar aquilo que é fundamental, que é a estrada para levar desenvolvimento", disse Rui. Veja a transcrição do programa 

Comente agora
03
Mar
Suplente de Gilson Bastos disse estar preparado para assumir vaga, caso vereador se candidate a prefeito de outra cidade
Postado por: Samile Macêdo / 14:47h

Há um comentário envolvendo o vereador Gilson Bastos (PDT) de Santo Antônio de Jesus. De acordo com os rumores, o edil poderá deixar a Casa Legislativa do município para concorrer ao cargo de Prefeito na cidade de Muniz Ferreira, caso se efetue a afirmação, quem assumiria o lugar de Bastos seria o seu suplente imediato Pedro de Têca. O substituto concedeu entrevista à Rádio Recôncavo FM nesta terça-feira (03) a fim de explicar os comentários acerca do assunto. Segundo Pedro, as discussões envolvendo a política do município não param, algo que considera bom. “Acho que Gilson Bastos está analisando o que é melhor para ele, que possui um nome forte e é respeitado. Ouvi os comentários, os quais são importantes, indicam um rumo novo, se ele quiser tomar esse caminho, estaremos aqui para ajudá-lo. Estou pronto, me preparei para isso, tenho me dedicado as comunidades rurais e acredito que a população irá ganhar muito se Gilson continuar ou se nós assumirmos para dar continuidade. Se ele sair, a Câmara vai perder muito, mas tentaremos suprir sua vaga, também não faremos nada sem ouvir nosso chefe maior que é o prefeito Humberto Leite”, declarou. O entrevistado não desmente que foi procurado por dois vereadores da base do gestor, mas alega ter sido apenas um diálogo entre amigos e relatou que tem conhecimento dos rumores de que poderá assumir a cadeira do outro edil. “Estou preparado, se isso vier a acontecer eu acredito que não vou decepcionar o povo santoantoniense, pois venho trabalhando num ritmo de um vereador”, finalizou, relatando também que não conversou ainda com o edil Gilson sobre o assunto.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Um comentário
03
Mar
Aleluia: “Presídio não é parque de diversões, governador”
Postado por: Samile Macêdo / 14:33h

“Presídio não é parque de diversões, governador Rui Costa”, afirma o deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas, diante de churrascos e outras farras promovidas por presos na penitenciária Lemos de Brito. A denúncia do sindicato dos agentes penitenciários que mostra fotos de detentos numa verdadeira esbórnia teve repercussão na imprensa nacional. A permissividade, segundo o sindicato, seria consequência de acordo para evitar rebeliões. “Mais uma vez o PT faz conchavo com bandidos”, critica Aleluia. Para ele, o PT precisa aprender que governo nenhum pode fazer, sob hipótese alguma, aliança com o crime.“O governo petista chegou a inventar a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Mas, pelo jeito, foi só para dar emprego aos aliados, porque nada efetivamente foi feito para melhorar a estrutura dos presídios de forma a que cumpram sua função punitiva e de ressocialização”, observa Aleluia. Na opinião do deputado democrata, a “mão forte do Estado” do governador Rui Costa revelou-se ser apenas uma frase feita solta no ar. “Pura retórica! Que governo é este que faz acordo com bandidos e permite que um presídio vire parque de diversões? Enquanto isso, os cidadãos têm que ficar aprisionados em suas casas, acuados pela violência desenfreada que toma conta da Bahia”. (Política Livre)

Comente agora
03
Mar
Bahia receberá 10 partidas de futebol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
Postado por: Samile Macêdo / 14:30h

O estado da Bahia vai receber cerca de dez partidas de futebol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O acordo foi oficializado na manhã desta terça-feira (03), entre o governo estadual e o Comitê Organizador. Além de sediar os jogos em Salvador, na Arena Fonte Nova, a Bahia deve receber seleções em centros de treinamento, que serão definidos para as etapas preparatórias, antes das partidas começarem. De acordo com o diretor executivo de Operações do Comitê, Marco Aurélio Vieira, a infraestrutura da capital baiana foi decisiva para a escolha. "A única competição que não se realiza no Rio de Janeiro é o futebol, e Salvador não poderia ficar de fora. Isso porque precisamos, para as Olimpíadas, da concentração de atletas num único local e de que toda população se envolva publicamente em termos de participação com o evento. Agora não falta mais nada, vamos apenas afinar alguns detalhes", afirmou. O governador Rui Costa garantiu a formação de um grupo de trabalho para acompanhar e organizar a vinda dos jogos e seleções, composto por diversos órgãos e sob a liderança da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte).

Comente agora
03
Mar
"Aqui não tem espaço para mesquinharia política", dispara ACM Neto
Postado por: Samile Macêdo / 13:37h

Durante a posse dos novos titulares da Semps, Limpurb e Arsal, nesta terça-feira (3), o prefeito de Salvador, ACM Neto, voltou a dizer que a sua gestão vai entrar para a história como a que não abaixou a cabeça para ninguém. "Quando acabar a nossa administração, vamos entrar para a história como aqueles que nunca abaixaram a cabeça", afirmou. Presente no evento, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi citado no discurso de Neto. Para o gestor, o partido de Geddel honra a sua administração. "Quem não quiser fazer a boa política não vai ter espaço na minha administração. Geddel, o PMDB honra minha administração. Aqui não tem espaço para mesquinharia política", disse. (Metro1)

Comente agora
03
Mar
Nilo acusa Andrea: "É a secretária mais incompetente da história"
Postado por: Samile Macêdo / 12:14h

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), disparou contra a secretária de Desenvolvimento,Trabalho e Emprego de Salvador, Andrea Mendonça (PDT), em entrevista ao Metro1, depois de ela ter cobrado ao Legislastivo a divulgação da lista do Reda. "Acho que a secretária Andrea Mendonça é a secretária mais incompetente da história da Bahia", criticou. Ele ainda insinuou que na verdade quem atua pela secretária em seu cargo é o seu companheiro e afirmou que a correligionária está "falando demais". "Quando ela era secretária, quem sentava na cadeira era o marido. Várias pessoas despacharam com o marido. Ela não tá em condições de estar criticando ninguém. Ela deve baixar a bolinha dela lá. Quando o político está em baixa, a melhor coisa é baixar a bola. Ela está realmente falando demais", disse. Nilo ainda argumentou que a Casa reduziu o pagamento de diárias e suspendeu o pagamento de bolsas, o que ele defende ser uma demonstração de transparência. "Faço um desafio, vá lá oito horas da manhã e veja quem está na cadeira, se é ela ou é o marido. Ela é incompetente e despreparada para qualquer cargo na Bahia", completou.

Comente agora
03
Mar
Dilma prevarica e 'quer proteger empreteiras', diz especialista em direito econômico
Postado por: Samile Macêdo / 12:07h

Analista de casos de corrupção sistêmica na administração pública, o advogado especialista em direito econômico, Modesto Carvalhosa disse, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (2), que a presidente Dilma Rousseff (PT) articula uma "anistia" para as empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato. "Ela infringiu frontalmente o Estado de Direito ao se negar a aplicar a Lei Anticorrupção", afirmou. Segundo ele, com a decisão de que não vai processar as empresas, e sim as pessoas, a presidente "está incidindo em crime de responsabilidade no viés da prevaricação". A lei em questão, sancionada em 2013, pune empresas por atos de corrupção, no âmbito da administração pública, em que podem pagar multas de até 20% dos seus faturamentos. Carvalhosa afirma que os advogados das empreiteiras pressionam o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, para "impedir a aplicação da Lei". Ele acredita que com a implantação de um seguro que garanta a execução das obras do governo com "preço justo, no prazo e na qualidade contratados", inibiria a corrupção entre empreiteiras e estatais. (BN)

Um comentário
03
Mar
Colaborador da ASPRA em S. A. de Jesus aprova escolha de novo Comandante para o 14º BPM
Postado por: Letícia Oliveira / 10:59h

Vereador de Santo Antônio de Jesus, o SG Marcus Vinícius também é Colaborador da ASPRA (Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia) em Santo Antônio de Jesus, e deu sua opinião a respeito da escolha do novo comando para o 14º BPM, que terá o Tenente Coronel Adalberto Piton, à sua frente. Em entrevista a Rádio Andaiá FM, ele afirmou que é um nome já conhecido na região e no Batalhão, inclusive, quando passou como Comandante e Chefe de Unidade Operacional, “é uma pessoa que está aberta ao diálogo e conversa. Ele é disciplinador e dentro da conversa cada um terá seu espaço”, disse, acrescentando que é um bom nome para assumir o cargo de Comandante do 14º BPM. O SG comentou que há um distanciamento dentro da tropa devido a greve dos PM de 2012 e o novo Comandante resolverá esse problema. “Assim que ele tomar posse pretendemos marcar uma reunião para debatermos sobre o melhor para o nosso município. Esperamos colaborar com o novo Comandante e esperamos que ele seja um pacificador dessa história”, destacou. Questionado se fica algum ressentimento do Coronel Luziel Andrade, o SG Vinícius ressaltou que se for feito uma análise da operacionalidade desenvolvida no 14º BPM é visto que deixou a desejar, pelo fato dos índices de violência terem aumentado, sem redução efetiva. "Acho que faltou um pouco de entendimento junto à tropa e Associação e isso acabou deixando uma sequela, mas esperamos que o novo Comandante venha a mudar esse quadro que existe na nossa cidade", concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com