As comentadas

Boa noite , Terça-feira, 02/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

02
Set
Viúva diz que Brasil "jamais será o mesmo" sem Eduardo Campos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:52h

Em sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem a Eduardo Campos, a viúva do ex-governador de Pernambuco, Renata Campos, agradeceu nesta terça-feira (2) a "força e o carinho", dizendo que, "sem isso, seria insuportável". E acrescentou que, sem Eduardo, o "Brasil jamais será o mesmo". "Queremos agradecer a todos que estão para prestar homenagem a Eduardo, aqui nesta Casa onde fez amigos, exerceu a boa política, defendendo o seu povo em busca de justiça social", disse ao ler um breve discurso. Renata foi acompanhada dos cinco filhos, além da mãe de Campos, Ana Arraes, ministra do TCU (Tribunal de Contas da União). Ao microfone, os parlamentares se revezavam em discursos elogiosos a Campos. Na sessão comandada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também foi homenageado o ex-deputado Pedro Valadares Neto, morto no mesmo acidente que Campos.

Comente agora
02
Set
Incêndio destrói vegetação e atinge laboratório da UESB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:26h

Um incêndio destruiu parte de uma grande área de vegetação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, a 520 km de Salvador, na tarde desta terça-feira (2). O fogo alto assustou alunos, professores e funcionários que estavam na universidade. O corpo de bombeiros esteve no local para controlar as chamas. Ainda de acordo com a UESB, nos espaços atingidos pelo fogo existem laboratórios e projetos experimentais, principalmente do curso de agronomia. A universidade ainda vai fazer um levantamento dos danos causados pelo incêndio. Segundo a instituição, ainda não há informações sobre a causa do incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio da UESB foi controlado depois de mais de três horas. A área atingida estimada é de 200 metros. (G1)

Comente agora
02
Set
Pesquisa IBOPE aponta Marina como favorita em São Paulo e Rio de Janeiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:48h

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) aponta as intenções de voto dos eleitores do estado de São Paulo na corrida para a Presidência da República. 

Entre os eleitores paulistas, o resultado é:

Marina Silva (PSB) - 39% das intenções de voto

Dilma Rousseff (PT) – 23%

Aécio Neves (PSDB) – 17%

Pastor Everaldo (PSC) – 2%

Eduardo Jorge (PV) - 1%

Outros com menos de 1% - 1%

Brancos e nulos - 7%

Não sabe ou não respondeu - 10% 

Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix(PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi(PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) não atingiram individualmente 1%, mas juntos somam 1%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Foram entrevistados 1.806 eleitores do estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número 00021/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00492/2014. 

Veja abaixo os números do Ibope para a pesquisa no estado do Rio de Janeiro:

Comente agora
02
Set
SAJ: Cartazes de propaganda eleitoral colados em tapumes de igreja causa revolta aos moradores
Postado por: Anacley Souza / 17:21h

Um internauta que não quis ser identificado entrou em contato com o Portal Voz da Bahia para reclamar da falta de respeito de alguns políticos da região, em relação aos cartazes que estão sendo colados em locais impróprios. Segundo ele, vários cartazes de um político foram colados nos tapumes da construção da Igreja de São José do Andaiá em Santo Antônio de Jesus. “Amanheceu assim essa poluição visual. Ajudar ninguém quer. O engraçado é que o slogan escrito nos anúncios é "educação em primeiro lugar", será que esse tipo de ação vem de pessoas que realmente estão preocupados com a educação?” Questiona o leitor.

Reportagem Voz da Bahia/ Foto: Leitor

Cartazes colados em tapumes da construção da igreja

Comente agora
02
Set
Propaganda de Dilma compara Marina a Collor e Jânio Quadros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:26h

A campanha de Dilma Rousseff (PT) decidiu subir o tom das críticas a Marina Silva (PSB/Rede) durante as propagandas depois que a socialista apareceu empatada com a petista na última pesquisa Datafolha de intenções de votos. No vídeo que foi ao ar no horário eleitoral gratuito desta terça-feira (2), Marina é comparada aos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor, que teriam sido eleitos como “salvadores da pátria”, mas deixaram a Presidência por não conseguir apoio. Primeiro, a propaganda afirma que para aprovar um projeto de lei, são necessários 129 deputados na Câmara, enquanto a candidata do PSB só teria 33. Em seguida, o vídeo mostra imagens de notícias sobre Quadros – que renunciou em 1961 – e Collor – que sofreu impeachment em 1992 – enquanto diz que "duas vezes em sua história, o Brasil elegeu salvadores da pátria, chefes do partido do eu sozinho". "E a gente sabe como isso acabou. Sonhar é bom, mas eleição é hora de botar o pé no chão e voltar à realidade", conclui o locutor. O trecho que alfineta Marina Silva pode ser visto no vídeo abaixo, a partir de 9 minutos e 22 segundos. (BN)

Comente agora
02
Set
PT chama tucanos de desesperados em propaganda de rádio
Postado por: Anacley Souza / 15:05h

O programa de rádio da campanha da presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira, 02, uma provocação ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, que perdeu o segundo lugar nas pesquisas para a ex-senadora Marina Silva (PSB). No início do programa petista, que se seguiu ao do PSDB, o locutor avisa: "Agora que terminou o programa dos desesperados vai começar o programa de quem tem propostas para o Brasil seguir mudando para melhor". A propaganda do PT foi centrada em realizações do governo federal nas áreas de mobilidade, educação e habitação. Também teve participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No rádio, Aécio procurou se apresentar como alternativa mais "experiente" que Marina, entre os adversários de Dilma. A candidata do PSB prometeu "reparar injustiças históricas" e pediu contribuições dos eleitores para a campanha, a fim de evitar a dependência de "grandes doadores".(Estadão Conteúdo)

Comente agora
02
Set
Horário eleitoral deve voltar a ser ao vivo, defende jurista
Postado por: Anacley Souza / 13:55h

O jurista Ives Gandra, professor emérito da Universidade Mackenzie, defendeu, em artigo publicado nesta terça-feira (2) no jornal Folha de S. Paulo, que o horário eleitoral gratuito deveria voltar a veicular programas ao vivo e não gravações. Para defender sua teoria, Gandra relembra o tempo em que atuava no campo político, de onde saiu após a promulgação do Ato Institucional nº. 2, em 1965, ano que o horário político foi instituído, durante o regime militar, que determinou o fim de diversos partidos políticos. “O eleitor avaliava os candidatos por aquilo que eram, sem a intervenção de marqueteiros”, argumenta ele, que presidiu um colégio de presidentes de diretórios de partidos para pressionar as emissoras a manter os programas ao vivo. Gandra afirma também, no artigo, que “os horários gratuitos tornaram-se uma indústria de marqueteiros, em que o de menos verdadeiro existe é a imagem que criam de seus candidatos, todos eles predestinados por sua ‘honestidade, competência, descortínio, cultura e inteligência’”. O jurista ainda qualifica os atuais programas como “cinematografia”, nos quais os candidatos ganham “perfil de herói dos personagens de hollywoodianos". (Bahia Notícias)

Comente agora
02
Set
Rui Costa promete investir para fazer de Feira de Santana um pólo de negócios
Postado por: Anacley Souza / 13:45h

Rui Costa, candidato a governador da Bahia pelo PT, destacou a importância estratégica de Feira de Santana no cenário estadual e garantiu que pretende investir muito para que a cidade se consolide como um polo de atração de novos negócios. Ele convidou a população a estar presente no comício que a chapa majoritária vai realizar em Feira, na quinta-feira (4/9) à noite. “Já saiu a duplicação das BRs 101 e 116 e nós vamos implantar o transporte de passageiros via trem, entre Salvador e Feira, com um ramal ferroviário que será interligado com o metrô da capital. Isto aumentará sobremaneira a capacidade logística do município, criando mais facilidades para o seu desenvolvimento e de toda a microrregião feirense”, declarou Rui Costa. O candidato, junto com Otto Alencar (candidato ao Senado) participou de caminhada em Feira de Santana, que saiu da Praça da Matriz e foi até a Avenida Getúlio Vargas. Os dois candidatos conversaram com as pessoas durante o trajeto, parando para trocar ideias, ouvir sugestões e reivindicações e apresentar as propostas de ambos para Feira de Santana e região. Otto Alencar chamou a atenção para as obras e benefícios que o governo estadual tem carreado para Feira nos últimos anos e deu o exemplo do processo de melhoria e ampliação do aeroporto local, que passará a ter condição de receber cargas, “tudo isto para transformar a Princesa do Sertão num grande polo de desenvolvimento e de geração de emprego e renda, com o apoio logístico de mais estradas, da ferrovia e do aeroporto”. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
02
Set
S. A. de Jesus: Segundo presidente da Câmara, prefeitura municipal será questionada a respeito das obras da UPA
Postado por: Letícia Oliveira / 12:13h

Um dos assuntos debatidos na sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus ontem, segunda-feira (01), foi a saúde do município. Em entrevista a Recôncavo FM, o presidente da Câmara, Marcos Có, explicou que esse tema tem incomodado os vereadores, pelo fato de constantemente ter sido noticiado a falta de medicamentos nos postos de saúde da família. “Usei esse expediente ontem para dizer que a gestão já tem um ano e oito meses, e pelo prazo que a Câmara já deu e maneira como tem caminhado, precisa ser resolvida. Eu posso pagar um plano de saúde, mas o povo que não pode pagar, o que vai fazer? Estou muito triste com essa situação”, declarou. Segundo ele, a comissão de saúde e educação vai começar a visitar os postos novamente para que possa ajudar e resolver essa situação. “É um trabalho do Poder Legislativo estar acompanhando toda a situação municipal para ajudar o povo de Santo Antônio de Jesus que tem sofrido muito”, destacou, acrescentando que a situação da zona rural também é complicada, inclusive as pessoas estão tendo muitas dificuldades em se locomover ao centro da cidade. Marcos ressaltou que é lamentável a situação.

Obras da UPA: Durante a sessão o presidente do Conselho Municipal de Saúde falou sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que já era pra ter sido inaugurada há muito tempo. A respeito disso, Có comunicou que a Câmara fará um ofício pedindo informações a Secretária de Saúde, pois até hoje não se realizou a inauguração da UPA. “Outro dado importante que Lessa trouxe foi o questionamento da existência de R$ 746mil numa conta há um ano para a construção de novos postos de saúde, que até agora não foi feito”, comentou. Ainda de acordo com ele, a prefeitura alega que a demora está na licitação e topografia, e diante disso ele questiona: “Será que em um ano de dinheiro em conta, não se deu tempo para legalizar e arrumar esses postos?”.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Set
Conselho de política penitenciária recomenda fim de revista íntima
Postado por: Letícia Oliveira / 11:25h

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária publicou uma resolução no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (2) em que recomenda o fim da revista íntima em presídios. No texto, o Conselho, que é ligado ao Ministério da Justiça, diz que "são vedadas quaisquer formas de revista vexatória, desumana ou degradante", entre elas o desnudamento total ou parcial de presos ou visitantes. A resolução não tem força de lei, segundo o Ministério da Justiça, e serve como orientação para que os estados comecem a abolir a revista íntima nos presídios. Ainda segundo o texto, a revista deverá ser feita com equipamento eletrônicos, como, por exemplo: detectores de metais, aparelhos de raio-x, scanner corporal ou,  de acordo com a resolução, outros equipamentos de segurança "capazes de identificar armas, explosivos, drogas ou outros objetos ilícitos". Em casos excepcionais, deve ser feita a revista manual. A justificativa para a medida é "preservar a integridade física, psicológica e moral da pessoa revistada". Recentemente, o estado de São Paulo já havia aprovado lei pondo fim à revista ínitma. O estado do Ceará também já adotou a medida. (G1)

Comente agora
02
Set
'Nem interferi neste processo', diz Marina, sobre mudança no programa para público LGBT
Postado por: Letícia Oliveira / 10:30h

A candidata a Presidência da República Marina Silva (PSB) disse nesta segunda-feira (2), em entrevista ao Jornal da Globo, que a mudança do capítulo sobre as políticas voltadas para o público LGBT em seu programa de governo foi um “erro de processo”. “A equipe do programa de governo foi quem fez a correção. Eu nem interferi nesse processo”, afirma. A ex-ministra relatou que houve duas falhas, uma delas referente à energia nuclear, que inicialmente, informava como proposta “ampliar a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira”. “E a outra foi que o documento que foi encaminhado como contribuição pelo movimento LGBT, não foi considerado documento da mediação do debate, foi um documento tal qual eles enviaram. Vários setores mandaram contribuições e obviamente que nenhum setor colocou 100% das propostas que colocou”, explicou. Perguntada se era a favor do casamento gay, Marina usou a Constituição para dizer que “ela tem uma diferenciação em relação ao casamento”, que é utilizado “para pessoas de sexo diferente”. "A manchete seria: Marina Silva é a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo", rebateu.

Comente agora
02
Set
Planalto deve pedir urgência para tramitação da Lei Geral das Religiões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:10h

O Planalto prepara medidas para conter o avanço de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial, dentre elas o resgate da do projeto da Lei Geral das Religiões, que atende a uma das principais bandeiras da bancada evangélica. O plano do governo Dilma é desengavetar o projeto, que está na comissão do Senado e pedir, ainda nesta semana, pedido de urgência para a votação do texto. A proposta, lançada em 2009 pelo deputado federal George Hilton (PRB-MG), dispõe mecanismos para o livre exercício das religiões, além de benefícios às instituições religiosas, inclusive imunidade tributária, a não-exigência de vínculos empregatícios para os fiéis que realizam serviços nos templos e proteção especial contra desapropriação e penhora de bens. Por conta de uma emenda, acrescentada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em 2013, que pede o registro da entidade como personalidade jurídica, a matéria sofreu críticas, já que as religiões de matriz afro-brasileira são de estrutura familiar. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Comente agora
02
Set
PSOL é o partido com o maior número de candidatos aos governos no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:32h

O PSOL é o partido que está concorrendo em mais estados do país para o cargo de governador. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla busca o cargo em 26 estados. O único estado em que não há participação de um candidato do PSOL é o Amapá. O PMDB é o segundo no ranking dos partidos com maior representação nos estados. Candidatos do partido estão concorrendo em 18 estados do país. Em seguida, está o PT, em 17 estados, e o PCB, em 14 estados. Dos 32 partidos competindo pelas vagas de governador, 8 siglas têm candidatos em apenas um estado. São eles: PC do B, PEN, PPS, PRB, PSL, PT do B, PTB e SD. No total, 168 candidatos buscam as 27 vagas de governador no país.  (G1)

Comente agora
02
Set
Empresa de vigilância pagou despesas de avião de campanha do PSB
Postado por: Letícia Oliveira / 09:21h

A empresa que pagou as despesas operacionais do avião usado pelos candidatos do PSB à Presidência, Eduardo Campos e Marina Silva, nos primeiros meses de campanha eleitoral, funciona em uma casa simples na periferia de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife. Registrada oficialmente como firma de vigilância, a Lopes & Galvão Ltda. aparece como pagadora de serviços de parqueamento e atendimento para a aeronave PR-AFA, prestados pela Líder Táxi Aéreo. O site O Globo localizou Genivaldo Galvão Lopes e Luciene Lindalva Lopes, donos da empresa, na casa onde vivem há pelo menos uma década e que funciona como sede da empresa, no bairro Tiúma, antiga vila operária da cidade. Primeiro, os dois negaram ter pagado despesas da aeronave, dando a entender que a firma deles poderia ter sido usada indevidamente. Nesta segunda-feira, por meio de um advogado, Genivaldo mudou a versão e informou que “pode ter realizado pagamentos a pedido de outras pessoas”. No entanto, preferiu não identificá-las, sob a alegação de que o fará apenas quando for “intimado por autoridades competentes para prestar esclarecimentos”. — A gente não tem nada a ver com isso, somos pessoas decentes — disse Luciene, ainda na tarde de domingo. — Eu não gosto nem de avião — completou o marido, na ocasião. 

Comente agora
02
Set
Candidatos têm até hoje (2) para apresentar a 2ª parcial de prestação de contas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:21h

Termina hoje, 2 de setembro, o prazo para que todos os candidatos que concorrem às eleições deste ano (inclusive aqueles que renunciaram, foram substituídos ou tiveram seus registros indeferidos) bem como comitês financeiros e os diretórios partidários estaduais, apresentem a segunda prestação de contas à Justiça Eleitoral. O documento deve conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores. Os dados serão divulgados pela Justiça Eleitoral a partir do dia 6 de setembro, podendo ser acessado pelo público em geral no site do Tribunal Regional Eleitoral - BA. A apresentação da prestação de contas parcial deve ser feita exclusivamente pela internet. Havendo necessidade, a segunda prestação só poderá ser retificada até o prazo inicial fixado para a apresentação da prestação de contas final, ou seja, 06 de outubro. Em caso de retificação da segunda prestação de contas parcial, além do envio eletrônico à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), deve-se imprimir o Extrato da Prestação de Contas que será gerado pelo sistema. Por fim, e após juntada das justificativas e dos documentos que comprovem as alterações realizadas, o mencionado extrato deverá ser protocolizado no TRE-BA, contendo as assinaturas do prestador de contas, do advogado e do contador.

Comente agora
02
Set
Ao sair de debate, Dilma diz Aécio que ele 'não vai sentar' em sua cadeira
Postado por: Letícia Oliveira / 09:12h

Ao sair do debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado no SBT na tarde desta segunda-feira (1º), a presidente Dilma Rousseff (PT) fez uma provocação a Aécio Neves, que concorre ao cargo pelo PSDB. “Você está querendo sentar na minha cadeira, né Aécio? Mas não vai sentar não”, disse, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. Na última pesquisa Datafolha, o tucano aparece com 15% das intenções de voto, depois de uma queda de 5% em relação ao levantamento anterior. Questionada sobre o fato de Aécio ter “poupado” Marina Silva (PSB/Rede), Dilma ainda afirmou: “É, e veio pra cima de mim”, apontou ela, que também fez críticas à adversária. “Quando se quer ser presidente, não se resolve os problemas com discurso, com conversa, na mágica”, disse. Marina também protagonizou um momento inusitado durante os bastidores do debate. Depois de já ter falado com o ex-governador mineiro, e já posicionada ao lado dele na bancada do estúdio, disse para o concorrente: “Vamos nos cumprimentar de novo? Lá ninguém viu”.

Comente agora
02
Set
Coordenador do núcleo LGBT deixa campanha de Marina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:11h

O coordenador do núcleo LGBT da campanha presidencial do PSB, Luciano de Freitas, deixou o posto, depois da decisão da candidatura de rever pontos do programa de governo voltados aos direitos dos gays. Freitas, que faz parte da Diretório Nacional do PSB, afirmou que a decisão já havia sido tomada na semana passada.  "Eu já estava decidido a sair porque estava sem tempo e depois desses contratempos todos", disse. O coordenador do núcleo LGBT, que é de Pernambuco, justificou que pretende se dedicar à campanha do candidato do PSB ao governo do estado, Paulo Câmara, e da candidata a deputada estadual Laura Gomes. Freitas se recusou a comentar a decisão da campanha de publicar uma errata do programa de governo retirando o trecho do documento que defendia a aprovação de lei que criminaliza a homofobia e a proposta de colocar na constituição o direito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. "Prefiro não falar", disse.

Comente agora
02
Set
Confira a agenda dos candidatos ao governo da Bahia para esta terça-feira (02)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:08h

Os candidatos ao governo do estado da Bahia tem agendas diversas nesta terça-feira (02). Rui Costa (PT) grava programa eleitoral pela manhã e concede entrevistas à tarde, antes de partir para campanha no interior, nos municípios de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria e Irará. Paulo Souto (DEM) participa de encontro com funcionários públicos às 10 horas e grava programa eleitoral pela tarde. Rogério Da Luz (PRTB) concede entrevista à rádio pela manhã e grava programa eleitoral no resto do dia. Marcos Mendes (PSOL), concede entrevista para rádios durante o dia. Renata Mallet (PSTU) dá entrevista para rádios pela manhã, além de fazer panfletagem junto a trabalhadores do judiciário federal de tarde e se reunir com apoiadores de campanha à noite. Já Lídice da Mata (PSB) participa de reunião com representantes do setor de saúde pela manhã antes de viajar a Brasília, onde participa da votação de projetos em pauta.

Comente agora
02
Set
Câmara de Vereadores de Stº. Antº. de Jesus adquire mais sete veículos plotados para serviços do Legislativo
Postado por: Letícia Oliveira / 08:27h

Na noite de ontem, segunda-feira (01), aconteceu mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, onde foi divulgado a aquisição de sete novos veículos plotados, que prestarão serviços aos vereadores e ao Poder Legislativo Municipal como um todo. Os carros foram entregues ontem. O presidente da Câmara, Antônio Marcos Araújo Lessa, o conhecido Marcos Có, em entrevista a Andaiá FM, informou que foi possível a aquisição de sete veículos para serem entregues aos vereadores, após ser possível economizar um recurso, “no mês de julho conseguimos fazer uma aceitação e entregamos os veículos, agora completando quatorze carros, já que tínhamos mais sete em serviço”, completou. Segundo ele, para definir e dar uma instabilidade e moral aos vereadores, que viajam muito e trabalham muito, cada um deles terá um carro a sua disposição. Marcos comentou que são seis carros locados para a Câmara, e os oito restantes são comprados. O edil salientou que foi aprovado um projeto de lei que regulamenta o uso desses meios de transporte, que só podem ser dirigidos por vereadores ou funcionários efetivos e comissionados, desde que cada um esteja autorizado pelo gabinete de cada edil e também possuam CNH. “Regulamentamos esse projeto para que tenhamos uma responsabilidade maior, um bem público, então fizemos a reunião, mostramos que era importante essa regulamentação. Eles entenderam e aceitaram”, disse, acrescentando que o carro é para uso exclusivo do serviço dos vereadores, não podendo transportar familiares. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Set
Lídice e Marina traçam estratégias de crescimento na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 08:17h

A candidata do PSB ao governo baiano pela coligação “Um Novo Caminho para a Bahia”, Lídice da Mata, esteve reunida com a presidenciável Marina Silva, nessa segunda-feira (1/9), para definir os rumos de sua campanha na Bahia e fortalecer o apoio da ex-seringueira à sua candidatura no estado. Também foram discutidas datas para que a candidata à presidência visite o território baiano. A equipe de campanha do PSB na Bahia não anunciou as possíveis datas. Nesta terça-feira (2), a socialista participa de um café da manhã com representantes da associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), às 8 horas. Lídice, que ainda atua como senadora – a primeira eleita pela Bahia – viaja às 11 horas para Brasília onde dará seguimento às suas funções. Ela participa da votação de projetos em pauta e deve retornar a Salvador amanhã, mesmo dia em que está previsto a chegada do ex-presidente Lula para comício com o candidato petista Rui Costa. Nessa segunda-feira a candidata reforçou que uma de suas principais bandeiras será a educação em tempo integral, a segurança pública e a saúde.

Comente agora
02
Set
"A PM é um grande celeiro eleitoral", diz Eliana Calmon
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:16h
A candidata ao Senado, Eliana Calmon (PSB), criticou em entrevista nesta terça-feira (2), o papel da União diante do problemas da segurança pública. “Ela não faz absolutamente nada pela da segurança pública. A não ser quando existe um grande problema no estado que eles mandam essas tropas nacionais, que são caríssimas. Temos que ter princípios da segurança pública que venham da União, que devem ser desenvolvidos pelo estado e município”, disse em entrevista à reportagem da Record Bahia. E continuou: “A Polícia Militar no Brasil é um nó que ninguém consegue desatar. É um grande celeiro eleitoral e cada um tem um pedaço, não se quer mexer na Polícia Militar”, disparou. Ainda na oportunidade, a postulante também comentou sobre o crescimento da presidenciável Marina Silva no eleitorado, segundo as pesquisas. “Marina Silva é um fenômeno da mudança que está havendo na sociedade brasileira. A sociedade brasileira mudou e o político não percebeu. A sociedade já vem demonstrando que não quer a velha política. Que não aguenta mais a corrupção. Existe uma revolta.
Comente agora
02
Set
PSB se diz 'alheio' às negociações de avião em que Campos morreu
Postado por: Letícia Oliveira / 08:05h

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) afirmou nesta segunda-feira (1º) que "esteve alheio às negociações" realizadas entre empresários de Pernambuco e São Paulo para adquirir o jato Cessna que caiu em Santos levando à morte do ex-governador Eduardo Campos e mais seis pessoas no último dia 13 de agosto. Em nota divulgada à imprensa, o partido relaciona transações realizadas entre as empresas para adquirir o avião usado pela campanha. Segundo o PSB, a empresa AF Andrade, de Ribeirão Preto, era a arrendatária da aeronave junto à Cessna Finance, que financia a venda de aviões da Cessna, a fabricante. Ainda de acordo com o partido, em maio deste ano, a AF Andrade, pediu a transferência do contrato de leasing para os empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira, dos grupos empresariais BR-Par Participação Ltda. e Bandeirantes Cia. Pneus Ltda. de Pernambuco. Foram esses dois empresários de Pernambuco, que, segundo o PSB, autorizaram o uso do avião para a campanha de Campos.

Comente agora
02
Set
Dilma não participará de entrevista dos presidenciáveis no “jornal da globo”. Perguntas vão ser lidas no ar
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:51h

Depois de aceitar ser entrevistada pelo Jornal Nacional no dia 18 passado, tal como ocorreu com seus principais adversários, a presidente Dilma Rousseff comunicou sexta-feira à Rede Globo que não participará da sequência de entrevistas com candidatos à Presidência que será realizada pelo Jornal da Globo. Por sorteio, Dilma deveria ser entrevistada hoje, terça-feira (02). A série começou nesta segunda, com Marina Silva (PSB). Amanhã, será a vez de Aécio Neves (PSDB). O Pastor Everaldo (PSC) ficou de fora por não haver atingido 3% das intenções de voto no mais recente levantamento, do Datafolha, segundo critério divulgado com antecedência pela Globo para fazer os convites a candidatos. Não por acaso, a decisão tinha sido adotada e comunicada no mesmo dia em que o instituto Datafolha mostrou a presidente petista empatada com Marina Silva (PSB) em intenções de voto para o primeiro turno das eleições, a 5 de outubro, e sendo derrotada por ampla margem — dez pontos — em uma projeção de segundo turno, que se realizará a 26 do mesmo mês. Dilma não explicou as razões de não se apresentar diante de um entrevistador experiente e firme como o âncora William Waack que, junto com Christiane Pelajo, sua companheira de bancada, fazem as entrevistas. O porta-voz da presidente, Thomas Traumann, simplesmente comunicou que Dilma não iria. Mesmo assim, havia expectativas na Globo de que a presidente voltaria atrás. Ontem, porém, pouco antes do início do debate do SBT, veio a decisão final da candidata do PT: será a única entre os candidatos convidados a não comparecer. Como procedimento padrão da Globo, os jornalistas William Waack e Cristiane Pelajo lerão no ar as perguntas que fariam a Dilma. (Ricardo Setti)

Comente agora
02
Set
Declaração de Agripino sobre Marina surpreende coordenador de campanha
Postado por: Letícia Oliveira / 07:16h

O coordenador geral da campanha da presidenciável do PSB Marina Silva, Walter Feldman, disse ter recebido com surpresa a declaração de Agripino Maia (DEM) sobre um possível apoio a Marina no segundo turno, nesta segunda-feira (1º). Agripino, que é coordenador da campanha de Aécio Neves, do PSDB, deu a declaração em Brasília, ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Feldman disse que o PSB e a Rede Sustentabilidade, grupo do projeto de partido de Marina, receberam a fala de Agripino com "atenção e com muita humildade", mas admitiu que foi uma sinalização importante. "Não dá pra negar que o Agripino revelou hoje uma dificuldade que o Aécio está enfrentando, porque ninguém fala em segundo turno antes de acabar o primeiro". 

Comente agora
02
Set
Bíblia é fonte de inspiração e decisões são racionais, diz Marina
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:08h

A candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, afirmou que, para qualquer pessoa cristã ou judia, "a Bíblia é sem sombra de dúvida uma fonte de inspiração", e que "as decisões são tomadas com base racional, para todas as pessoas". A declaração foi feita em entrevista concedida nesta segunda-feira (1º) ao Jornal da Globo, quando a ex-senadora – que é evangélica – foi questionada se era verdade que tomava decisões lendo aleatoriamente a Bíblia. "Todos nós agimos em base na relação realista dos fatos, mas os seres humanos, eles têm uma subjetividade. Uma pessoa que crê, obviamente que tem na Bíblia uma referência. Assim como tem na referência a arte, a literatura. Às vezes você pode ter um 'insight' assistindo um filme. O quanto nós já avançamos, do ponto da ciência, da tecnologia, pela capacidade antecipatória que você encontra, enfim, na indústria cinematográfica...", disse. "Mas a senhora toma decisões lendo a Bíblia aleatoriamente, é verdade isso?", questionou a jornalista Christiane Pelajo. "Olha, isso é uma forma que as pessoas foram construindo, ou estão construindo, para tentar passar uma imagem de que eu sou uma pessoa que é fundamentalista, essas coisas que muita gente de má-fé acabam fazendo", afirmou Marina. "Qual é o tamanho desse amparo que a senhora toma em preceitos religiosos, frente ao que a senhora pretende ser, que é governante de todos os brasileiros, tomando decisões nacionais?", indagou então o jornalista William Waack.

Comente agora
02
Set
Marcos Mendes participa de carreata em Lauro de Freitas
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:22h

O candidato ao governo do estado pelo PSOL, Marcos Mendes, participou da "Carreata 50" neste domingo (31), em Lauro de Freitas. “Essa carreata dá início à nossa campanha nas ruas, ao lado do povo, através das panfletagens, comícios e mobilização nos bairros. Vamos fazer inúmeras carreatas 50 em todo o Estado chamando atenção para as candidaturas do PSOL. A nossa chapa apresenta propostas de mudanças estruturais da sociedade baiana e brasileira”, enfatizou o postulante ao Palácio de Ondina.

Comente agora
02
Set
Marina nega constrangimento em revelar quem pagou por suas palestras
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:18h

Durante o debate promovido por Folha, Uol, SBT e Jovem Pan, nesta segunda-feira (1º), a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, negou que esconda o nome dos patrocinadores de suas palestras. Questionada sobre as empresas que pagaram R$ 1,6 milhão por suas palestras nos últimos três anos, a presidenciável afirmou não ver problema em revelar as fontes pagadoras, caso as companhias queiram revelar que a contrataram. "Eu não tenho nenhum problema em revelar as empresas que me contrataram. Todos sabem que dou palestras sobre o desenvolvimento sustentável em todo o país, e não vejo contradição entre isso e a nova política", disse a ex-senadora. "A Receita Federal é testemunha que pago todos os meus impostos com transparência", completou. O valor pago a Marina por palestras foi relevado pela Folha no domingo (31). Em pouco mais de três anos, Marina diz que assinou 65 contratos e fez 72 palestras remuneradas. Entretanto, ela se recusa a identificar os nomes das empresas e das entidades que pagaram para ouvi-la, alegando que os contratos têm cláusulas de confidencialidade. No ano passado, Marina pediu a entidades que a tinham contratado para não divulgar seu cachê. 

LULA E FHC: 

Comente agora
01
Set
Marina deve ir a Brumado e Vitória da Conquista no sábado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:50h

Depende apenas no aval de Marina Silva (PSB/ Rede) a confirmação de uma agenda da candidata à Presidência da República em Brumado e Vitória da Conquista no próximo sábado (6). De acordo com a assessoria da candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, há uma previsão de que Marina participe de um evento de campanha nos dois municípios, agenda anteriormente acordada pelo ex-candidato Eduardo Campos. Marina, todavia, ainda não bateu o martelo sobre a visita ao sudoeste baiano, região do candidato a vice pelo PSB, Eduardo Vasconcellos. (BN)

Comente agora
01
Set
Salvador: Operação do TRE apreende 1.119 placas irregulares de campanha eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:00h

O Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) apreendeu 1.119 placas irregulares de campanha eleitoral na última semana, após uma "super-blitz" que mobilizou quatro equipes de servidores das 1ª e 6ª Zonas Eleitorais. As ações aconteceram nas avenidas Bonocô, Paralela, Juracy Magalhães, Suburbana e San Martin e o material de campanha foi enquadrado na Lei 9.504/97. Conhecida como a Lei das Eleições, esta é proibida a colocação de propaganda eleitoral em bem público e “nas árvores e jardins localizados em áreas públicas”. (BN)

Comente agora
01
Set
Ibotirama: Pecuarista já recebeu quase R$ 10 mil do Bolsa-Pesca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:47h

O beneficiário do programa Bolsa-Pesca em Ibotirama, Dimas Crisostomo da Silva, conhecido como Dimas do Juá Novo, já recebeu R$ 8.294 do governo federal para auxiliá-lo durante o período do defeso, onde os pescadores artesanais são proibidos de pescar por conta da reprodução da piracema, quando não se é permitido pescar no Rio São Francisco. O problema é que Dimas do Juá Novo, conforme revelou reportagem do jornal A Tarde neste último final de semana, é dono de propriedade rural e sua atividade é gado. Em entrevista ao diário baiano, o beneficiário, que se candidatou a uma das vagas da Câmara Municipal em 2012, é proprietário de 35 hectares de terra no município e diz que o rebanho bovino, segundo ele 20 cabeças, pertence à família. 

Comente agora
01
Set
Nervosa, Dilma interrompe Eduardo Jorge no início do debate do SBT
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:28h

A candidata Dilma Rousseff (PT) protagonizou um momento fora do comum no início do debate do SBT com os presidenciáveis nesta segunda-feira (1º). Logo na segunda pergunta do primeiro bloco, ela interrompeu a fala que seria feita por Eduardo Jorge, que havia direcionado seu questionamento para a petista. "Que eu saiba ele não pode", disse a candidata em voz baixa. O apresentador do debate, Carlos Nascimento, então explicou que cada um dos presentes poderia perguntar e ser perguntado uma vez, logo a escolha seria válida. Dilma então se desculpou. "Está certíssimo, Carlos Nascimento. É o nervosismo do debate", justificou. (por Rebeca Menezes - BN)

Comente agora
01
Set
Sobre eleição da Câmara de S. A. de Jesus, vereador afirma: “não é bom comer só arroz, tem que ter algo mais, uma cara nova fará bem"
Postado por: Anacley Souza / 18:26h

Considerado pelos colegas como o peso da balança a corrida da Presidência da Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus, Luís Almeida Santos, popularmente conhecido como Luís do Alto (PP), concedeu entrevista a Recôncavo FM e falou a respeito das eleições. Constantemente flagrado em conversas e reuniões com Albino Martins (PSDB) disse que marchará junto com seus companheiros de bancada e remete o título de peso a Bino Martins já que ele de fato é pré-candidato, “não sou candidato mais se precisar serei, depende da situação. Iremos marchar junto e veremos um nome em consenso”, fala. Tendo apoio da maioria de seus correligionários, Luís disse que deixará a decisão de conjuntura para decidir o candidato a disputa na responsabilidade de seus pares e acrescenta que estará acatando o que for melhor para a sociedade. 

Sobre seus pares na Câmara: Indagado sobre suas frequentes conversas com Bino Martins sobre o seu apoio ou voto, o edil salientou que mesmo tendo um laço de família com o vereador em questão esse tipo de proposta não foi feita e ressaltou que independente disso se reúne com todos, “somos compadres e isso não se espelha na Câmara. Tenho boa relação com todos na Casa, principalmente com as pessoas do meu grupo”, disse. Para o vereador suas relações com os companheiros são sempre boas e acredita que a renovação fará bem para a Casa Legislativa. Segundo declarou, pessoas novas são mais dinâmicas e abertas ás necessidades do povo, “não é bom comer só arroz tem que ter algo mais, uma cara nova fará bem para a Câmara”, completa. 

Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
01
Set
Geddel nega conversas sobre apoio a Marina: ‘Eu não tenho porta-voz’
Postado por: Anacley Souza / 17:56h

O candidato ao Senado pela Bahia, Geddel Vieira Lima (PMDB), negou nesta segunda-feira (1°) que tenha interesse em liderar um movimento de apoio a Marina Silva (PSB) caso Aécio Neves (PSDB) não consiga chegar ao segundo turno. “Não tem nenhum procedimento. Eu não tenho porta-voz, não estive com ninguém. Ninguém me ligou para saber a minha opinião. Eu fico pasmo de uma informação como essa sair em um jornal”, criticou, em referência ao divulgado pelo Estado de S. Paulo. O postulante reforçou, ainda, sua posição de apoio ao candidato tucano e disse não discutir sobre a questão por enquanto. “Por maior que seja o apreço de tenho por Marina, nós só discutiremos o segundo turno no momento oportuno”, frisou em entrevista ao Bahia Notícias.

Comente agora
01
Set
Maluf tem registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral
Postado por: Anacley Souza / 17:28h

O registro da candidatura do deputado federal e ex-prefeito de São Paulo Paulo Salim Maluf (PP) foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Maluf afirmou que vai recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto o recurso não for julgado, ele poderá continuar em campanha. Em nota, Maluf afirmou que respeita a decisão do Tribunal e que vai manter as atividades de candidato. O pedido de impugnação tinha sido feito pela Procuradoria Regional Eleitoral em 23 de julho. A ação foi baseda no argumento de que Maluf está inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado por improbidade administrativa no processo que trata da construção do Túnel Ayrton Senna quando ele era prefeito da capital paulista. O julgamento do pedido de impugnação começou na sexta-feira (29) e foi adiado após empate por três votos contra e três a favor. O desempate coube ao presidente do TRE, desembargador Mathias Coltro, que optou por negar o registro da candidatura. Para a assessoria de Maluf, o placar de 4 x 3 "indica o quão controverso é o tema". Em sua decisão, a Justiça Eleitoral tomou como base a própria sentença do TJ-SP. "No cargo de prefeito, Maluf tinha pleno conhecimento do superfaturamento das obras do Túnel Ayrton Senna, em razão do alto valor e da importância do contrato e 'cabia a ele tomar as cautelas necessárias antes de autorizar tais gastos. Ao contrário, jactava-se, em ano de eleição, da obra viária que consumia todo o orçamento e, também, dinheiro inexistente", afirma o TRE em nota. (G1)

Comente agora
01
Set
PSOL é o partido com o maior número de candidatos aos governos no país
Postado por: Anacley Souza / 16:03h

O PSOL é o partido que está concorrendo em mais estados do país para o cargo de governador. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla busca o cargo em 26 estados. O único estado em que não há participação de um candidato do PSOL é o Amapá. O PMDB é o segundo no ranking dos partidos com maior representação nos estados. Candidatos do partido estão concorrendo em 18 estados do país. Em seguida, está o PT, em 17 estados, e o PCB, em 14 estados. Dos 32 partidos competindo pelas vagas de governador, 8 siglas têm candidatos em apenas um estado. São eles: PC do B, PEN, PPS, PRB, PSL, PT do B, PTB e SD. No total, 168 candidatos buscam as 27 vagas de governador no país. (O Globo)

Comente agora
01
Set
Vice de Marina diz que a política não deve mandar na religião
Postado por: Anacley Souza / 14:52h

O vice na chapa de Marina Silva (PSB/Rede) para a Presidência da República, Beto Albuquerque (PSB), destacou em ato de campanha realizado neste domingo (31) no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, a necessidade do estado laico. "Não podemos fazer um governo desta ou daquela religião. Precisamos fazer um governo para os brasileiros", afirmou. "Nem a política deve mandar na religião, nem a religião na política. Temos que ser laicos". A capacidade de Marina, que é evangélica, de se manter afastada da religião tem sido questionada com mais intensidade após a divulgação da errata no capítulo dedicado às políticas para o público LGBT em seu programa de governo, na qual suaviza as promessas feitas sobre o tema. A mudança aconteceu após pastores e políticos da bancada evangélica no Congresso criticarem as proposições. Em uma das críticas, o pastor Silas Malafaia afirmou em sua conta no Twitter que "a candidata membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus” fez "uma defesa vergonhosa da agenda gay". Malafaia ainda prometeu que "se Marina não se posicionar até segunda, na terça será a mais dura e contundente fala que já dei até hoje sobre um candidato a presidente". (Bahia Notícias)

Comente agora
01
Set
Candidato a deputado usa foto de evento errado e diz que erro foi da assessoria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:10h

Para mostrar a praça de Araci lotada num comício com membros da eleição majoritária, o candidato a deputado estadual Alex Lima (PTN) postou em seu perfil de campanha no Facebook uma foto do que seria o evento. Porém, coube aos usuários da rede social apontarem a falha – a imagem compartilhada não corresponde ao comício, realizado na última sexta-feira (29). De acordo com o Portal do Sisal, a foto compartilhada sequer foi registrada no município de Araci. Em resposta ao site, a assessoria do candidato informou que “houve um erro na postagem”. “Por um descuido do responsável pela publicação das imagens, acabou sendo postada uma foto que não era do evento. As fotos reais, que se referem ao comício, já estão disponíveis nas redes. Alex Lima lamentou o ocorrido, repreendeu o assessor e disse que em nenhum momento houve interesse em enganar as pessoas”, afirma a nota. (BN)

Comente agora
01
Set
SBT realiza debate com candidatos à presidência da República nesta segunda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:07h

O SBT realiza nesta segunda, 1º de setembro, um debate com os candidatos à presidência da República. Estarão presentes Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Pastor Everaldo (PSC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Marina Silva (PSB). Com início às 17h45 e apresentado por Carlos Nascimento, o evento será transmitido ao vivo pela emissora, pelo site da Folha de S.Paulo, pelo portal UOL e pela rádio Jovem Pan. A duração total do debate será de uma hora e quarenta minutos. No primeiro bloco, candidato pergunta para candidato. No segundo, jornalistas dos quatro veículos que promovem o debate farão perguntas a um candidato e escolherão outro para comentar a resposta, o que dará direito à réplica. No terceiro, novamente perguntas livres entre candidatos. O quarto bloco será dedicado às considerações finais. Ficaram definidos por sorteio: a posição de cada candidato no estúdio, a ordem das perguntas no primeiro e no terceiro blocos e a ordem das considerações finais.

Comente agora
01
Set
Aliados culpam Dilma por dificuldades eleitorais
Postado por: Anacley Souza / 13:46h

Um cacique do pedaço do PMDB ainda leal ao governo diz que ficou muito fácil reconhecer em qualquer roda um político da coligação encabeçada por Dilma Rousseff. É o que estiver falando mal de Dilma, ele explica. As críticas aumentam na proporção direta da elevação do risco de derrota. Por enquanto, o burburinho soa apenas atrás das portas. Na pior hipótese, Dilma terá tinta na caneta até 31 de dezembro, explica um membro do diretório nacional do PT. Mas, confirmando-se a derrota, petistas e aliados culparão Dilma quando puderem falar sobre 2014 sem medo de perder cargos, verbas e privilégios. Levada no embrulho do desejo de mudança que as pesquisas farejam, Dilma é bombardeada até por seu estilo. Tornou-se mais difícil encontrar um apologista da presidente disposto a repetir a teoria da “firmeza”, aquela segundo a qual Dilma lida mal com questionamentos porque tem convicções sólidas. No atacado, seus críticos a acusam de autossuficiência, teimosia e inépcia. Ela só chama os partidos que a apoiam para conversar na hora que o calo lhe aperta, afirma um senador governista. A conversa não flui, ele realça. O diálogo só é considerado bom quando ela obriga o interlocutor a calar a boca. O senador resume: os empresários não confiam na Dilma, os políticos a detestam e os ministros têm medo dela. Quem desconfia não investe. Quem odeia não faz campanha. E quem teme só diz ‘sim senhora’! Como resultado, tem-se a combinação de PIB baixo com inflação alta, desânimo político e inação. Curiosamente, os governistas isentam Lula de responsabilidade. Foi graças ao apoio dele que Dilma amanheceu um belo dia presidente.

Comente agora
01
Set
Datafolha exclui de novo Bahia de pesquisa eleitoral
Postado por: Anacley Souza / 13:03h

Pela segunda vez, sem explicação plausível, o Datafolha exclui a Bahia de suas pesquisas eleitorais sobre a sucessão estadual e a presidencial. Uma nova sondagem começou a ser feita pelo instituto, a pedido da Folha e da TV Globo, de hoje até esta quarta-feira, sobre o cenário presidencial. Os estados a serem pesquisados em datas variadas, no mesmo período, são São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal.(Tribuna da Bahia)

Comente agora
01
Set
Marina e Dilma se enfrentam hoje em debate
Postado por: Letícia Oliveira / 12:52h

As candidatas à Presidência Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) vão se confrontar nesta segunda-feira, 1º de setembro, pela primeira vez após a pesquisa Datafolha que mostrou ambas empatadas com 34% das intenções de voto no primeiro turno. Juntamente com Aécio Neves (PSDB), que apareceu com 15% no levantamento, as presidenciáveis vão participar, às 17h45, de debate promovido pela Folha de S. Paulo, UOL, SBT e Jovem Pan, nos estúdios da emissora de televisão. Os candidatos já estiverem frente a frente no debate realizado pela TV Bandeirantes, na última terça-feira (26). Naquele dia, porém, a pesquisa mais recente era do Ibope e apontava Dilma com 34%, Marina com 29% e Aécio com 19% das intenções de voto no primeiro turno. O evento, que será mediado pelo jornalista Carlos Nascimento, vai ser dividido em quatro blocos e terá duração total de 1h40 minutos.

Comente agora
01
Set
Bahia não quer passado do analfabetismo de volta, diz Rui
Postado por: Letícia Oliveira / 12:49h

“A Bahia não quer o passado, aquele que tinha com dois milhões de analfabetos de volta”, disse Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, ao conversar com eleitores das cidades de Alagoinhas, Valente, Retirolândia, São Domingos e Conceição do Coité. “Com Jaques Wagner batemos o recorde no número de alfabetizados no país, através do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA), com mais de 1 milhão e 280 mil pessoas que aprenderam a ler e escrever”, registrou, para acrescentar: “Na nossa próxima gestão vamos avançar na escolarização de jovens e adultos, ampliando os Centros Noturnos de Educação em parceria com prefeituras e sociedade”.No comício em Conceição do Coité, o governador Jaques Wagner se uniu ao grupo e, falando para as seis mil pessoas que se aglomeravam na praça, pediu o empenho de todos para eleger Rui, Otto e Leão. “Com a força de trabalho deles tenho certeza que o semiárido continuará no caminho do desenvolvimento”. Animado com a grande receptividade demonstrada pela população, Rui observou que o destino de Coité e toda a Região Sisaleira não está em nenhum instituto de pesquisa. “O destino está com cada um dos homens e mulheres que acreditam em nossas propostas e capacidade para governar”. Nessa segunda-feira, às 15 horas, a chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais fará caminhada em Feira de Santana, com concentração na Praça da Matriz.

Comente agora
01
Set
Três dos seis candidatos ao governo baiano têm pendência na Justiça, diz revista
Postado por: Letícia Oliveira / 12:06h

Dos 165 candidatos ao governo nos 27 estados, 46 têm algum tipo de pendência com a Justiça. O levantamento foi feito pela revista Exame. Na Bahia, dos seis postulantes ao Palácio de Ondina, três foram relacionados com algum tipo de querela jurídica: Lidice da Mata (PSB), Rui Costa (PT) e Da Luz (PRTB). Lídice, segundo a publicação, que tem como base dados do Transparência Brasil, teve as contas do PSB referentes ao exercício financeiro de 2008 reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. A socialista era presidente da sigla à época. Vereador de Salvador por duas vezes, Rui Costa foi condenado pelo Tribunal de Contas dos Munícipios a ressarcir os cofres públicos, em dois processos diferentes, referentes ao período em que esteve como vereador da capital baiana. Candidato do nanico PRTB, Da Luz, segundo o Transparência Brasil, teve suas contas de campanha relativas a 2006 a deputado federal reprovadas. Em 2008, quando se candidatou a vereador, Da Luz também teve suas contas reprovadas pelo TRE. (Bocão News)

Comente agora
01
Set
Datafolha registra nova pesquisa eleitoral sobre corrida presidencial
Postado por: Letícia Oliveira / 10:36h

O Instituto Datafolha registrou uma nova pesquisa eleitoral sobre a disputa pela Presidência da República na última sexta-feira (29). A consulta, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, será realizada entre esta segunda-feira (1º) e a quarta (3). O levantamento quer apurar também o nível de aprovação da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição. O Datafolha fará pesquisas também sobre o cenário eleitoral para governo e Senado em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal. No âmbito estadual, a coleta dos dados ocorre entre terça (2) e quarta (3), com exceção do Ceará, onde acontece nesta segunda (1º) e terça (2).

Comente agora
01
Set
PMDB já acena para candidata do PSB
Postado por: Letícia Oliveira / 10:03h

As chances efetivas de vitória de Marina Silva na eleição presidencial já levam a ala do PMDB que apoia a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) a dar como certa a adesão da legenda a um eventual governo seu. A avaliação desse grupo é a de que as chances de recuperação do tucano são difíceis e a perspectiva de poder hoje está com Marina. Isso faz com que a histórica divisão do PMDB ganhe novos contornos. Se antes da campanha o debate era levar ou não o partido a apoiar a reeleição de Dilma Rousseff, agora ele começa a se dar entre compor ou não com Marina e o momento em que essa sinalização deve ser feita. A cúpula peemedebista, responsável pelo apoio pró-Dilma e que tem em Michel Temer, Renan Calheiros e José Sarney seus expoentes, quer colocar a máquina do partido para derrotar Marina no 2.º turno. Em caso de vitória de Marina, esse grupo fala em dar os tradicionais 100 primeiros dias de trégua ao seu governo para, nesse período, aguardar os sinais da ex-ministra.

Comente agora
01
Set
Lula aparece em Salvador nesta semana, diz coluna
Postado por: Letícia Oliveira / 08:51h

Próximo das eleições de outubro e com as tensões afloradas por conta dos resultados das últimas pesquisas, o PT trará mais um trunfo a Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país onde o partido vence as eleições presidenciais. Lula vem à capital baiana nesta semana, de acordo com a coluna Tempo Presente. Previsto para esta quarta-feira (6), o provável é que sua presença aqui no estado aconteça somente no sábado. As apostas de lugares onde o ex-presidente fará palanque, segundo a coluna, são Praça Castro Alves, Subúrbio Ferroviário ou Cajazeiras. O presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação, ainda não revelou o local. 

Comente agora
01
Set
Confira a agenda dos candidatos ao governo da Bahia para esta segunda-feira (01)
Postado por: Letícia Oliveira / 08:25h

Todos os dias o Portal Voz da Bahia irá divulgar a agenda dos seis candidatos ao Governo do Estado. Confira: 

Lídice da Matta (coligação “Um Novo Caminho para a Bahia”)

A candidata estará em São Paulo para participar de uma reunião com a candidata à Presidência da República, Marina Silva, para definir agenda de visitas à Bahia, com o comando nacional da campanha.

A candidata também participará de gravações com a candidata à Presidência Marina Silva para os programas eleitorais. 

Marcos Mendes (PSOL)

Comente agora
01
Set
Aécio diz que vê 'contradições' nas atuais propostas de Marina Silva
Postado por: Letícia Oliveira / 08:07h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, disse ver contradições nas atuais propostas da candidata do PSB, Marina Silva, em relação a posições do seu passado no PT. Antes de uma partida com celebridades para promover sua candidatura no Rio de Janeiro, o tucano disse que encontrou no programa de Marina, lançado neste sábado (30), algumas posições que o PSDB defende historicamente, mas antes rechaçadas pelo PSB. "Eu vejo na proposta do PSB um número muito grande de contradições em relação àquilo que se propõe hoje e que que se praticou no passado, em todas as áreas. Lamento que, no momento em que lançamos essas medidas, nenhum deles estava ao nosso lado para ajudar", disse, citando o Plano Real, que enfrentou resistência do PT, partido de Marina até 2008. Ele também mencionou propostas mais recentes, como a transformação do Bolsa Família em programa de estado e a valorização da meritocracia no setor público, que segundo ele, ainda enfrentam contrariedades dos adversários. "É preciso que se explique por que em um tempo tão curto, tão pouco tempo atrás, nós não tivemos o apoio destas mesmas forças políticas para que o Brasil aprovasse a Lei de Responsabilidade Fiscal, para que nós defendêssemos o agronegócio como fundamental na nossa economia para a geração de empregos e várias outras ações importantes", completou o candidato.

Comente agora
01
Set
Site de Marina Silva sofre ataques e fica fora do ar
Postado por: Letícia Oliveira / 07:57h

O site da campanha de Marina Silva, candidata do PSB à presidência da República, sofreu dois ataques e ficou fora do ar por mais de uma hora, de acordo com nota divulgada neste domingo, 31, pela sua assessoria de imprensa. O primeiro ataque ocorreu no sábado, 30, e o segundo neste domingo. Os ataques deixaram o site fora da rede por uma hora no sábado, entre 21h e 22h, e por cerca de 20 minutos neste domingo no começo da tarde. Nos dois episódios, a equipe técnica ligada à coordenação da campanha restabeleceu a normalidade das conexões e reforçou os sistemas de segurança. Novas instabilidades, porém, podem voltar a ocorrer, de acordo com a nota. A assessoria não informou de onde partiram os ataques, mas mencionou que medidas judiciais estão sendo providenciadas para apurar a origem da ação, classificada como “criminosa e antidemocrática”. (Diário do Poder)

Um comentário
01
Set
Silva, Santos e Oliveira são os sobrenomes mais comuns dos candidatos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:39h

Silva, Santos e Oliveira são os sobrenomes mais comuns dos candidatos concorrendo nas eleições deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das cerca de 26 mil pessoas concorrendo a cargos públicos em 2014, 3,9 mil têm Silva entre seus sobrenomes, o que corresponde a 15% do total. Já 2,2 mil candidatos têm Santos, e 1,6 mil, Oliveira. As estatísticas foram feitas considerando todos os sobrenomes dos candidatos. Isso quer dizer que, se um candidato tem tanto Silva quanto Santos nos registros do TSE, ele foi contabilizado em ambos os sobrenomes. No total, 8,4 mil sobrenomes foram identificados. Destes, 6 mil são únicos - ou seja, 71,1% foram encontrados apenas 1 vez nos registros. Entre eles estão: Werka, Marcovicchio, Dar'C e Zoppi. (G1)

Comente agora
01
Set
Doações de Aécio e Marina somados não devem alcançar arrecadação de Dilma, diz colunista
Postado por: Letícia Oliveira / 06:58h

Os comitês de Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) , candidatosà Presidência da República, devem declarar, somados, menos que os quase R$ 80 milhões arrecadados em dois meses de campanha pela presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição. As declarações deverão ser entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (2), segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a coluna, o ex-governador mineiro informará receita de R$ 43 milhões. Já o PSB havia conseguido R$ 20 milhões até a morte de Eduardo Campos. A conta em nome de Marina só é aberta nesta segunda-feira (1º). De acordo com Painel, o tesoureiro do partido, Márcio França não foi vetado a aceitar doações de empresas de tabaco, álcool, armas e fertilizantes, que não devem doar diretamente para a campanha de Marina, mas continuarão a financiar o partido.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com