As comentadas

Boa noite , Sexta-feira, 01/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

01
Ago
Com morte de Rilza Valentim muda tudo no Recôncavo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:47h

Nem deu tempo de a população de São Francisco do Conde absorver a grande perda que teve com a morte da prefeita Rilza Valentim, e nos bastidores do poder as disputas internas já começam a tomar corpo. No sobe e desce, o nome forte que desponta agora é o do prefeito Evandro Almeida (PP), ex-vice que assumiu após o falecimento da titular. Do outro lado estão Joaci Pena, secretario de Infreestrutura e Obras; Paulo Sérgio Teiú, titular de Governo, e o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Evandro Almeida andava meio sem prestigio na prefeitura, quando ainda era vice, e nada podia fazer para impedir que Joaci Pena, ex-marido de Rilza, fosse alçado ao cargo de secretário justamente na sua pasta, considerada a galinha dos ovos de ouro da administração municipal. Agora, com a caneta de prefeito na mão, comenta-se que Evandro Almeida apenas espera a primeira oportunidade para se livrar do seu desafeto.

Comente agora
01
Ago
Mercadante leva multa de R$ 7,5 mil por propaganda a favor de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:21h

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (1º), por unanimidade (cinco votos a zero), multar em R$ 7,5 mil o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, por propaganda eleitoral antecipada a favor da presidente Dilma Rousseff. A decisão foi tomada na primeira sessão realizada pelo TSE após o fim do recesso do Judiciário de meio de ano. Ao analisar pedido do PSDB para que o chefe da Casa Civil fosse multado, os ministros do TSE entenderam que houve intenção de favorecer Dilma na disputa eleitoral deste ano durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, no dia 15 de junho, convocada para responder a críticas do PSDB. Cabe recurso ao próprio TSE. O ministro nega ter feito propaganda. A assessoria de comunicação da Casa Civil divulgou nota informando que o ministro "Mercadante respeita a justiça eleitoral, mas mantém a interpretação apresentada em sua defesa"

Comente agora
01
Ago
Notícias sobre Campos em PE não são propaganda, diz TSE
Postado por: Letícia Oliveira / 16:09h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que as notícias favoráveis ao presidenciável Eduardo Campos veiculadas no jornal Folha de Pernambuco não configuram propaganda eleitoral. O PT entrou com representação no TSE contra Campos e contra o jornal. Em decisão monocrática, o relator havia dado procedência ao pedido do partido, mas, na manhã desta sexta-feira, 1º, o plenário da corte acolheu o recurso do jornal. O ministro Gilmar Mendes lembrou que o fato de um governador de “Estado periférico” se lançar à Presidência da República é notícia e, só o fato de reportar, ainda que por algum caderno especial, não configura propaganda antecipada. Em março, o jornal Folha de Pernambuco publicou uma série de matérias sobre a gestão de Campos, de acordo com o relator, elogiosas. “A imprensa escrita não está adstrita aos limites de rádio e televisão”, disse o ministro Dias Toffoli. Gilmar Mendes disse temer que em breve o tribunal comece a estabelecer limites que se aproximem da censura e, por isso, votou a favor do recurso da Folha de Pernambuco e contra a representação do PT. 

Comente agora
01
Ago
Ex-prefeito de Feira de Santana desiste de candidatura a deputado estadual
Postado por: Letícia Oliveira / 13:13h

Inseguro com o clima em seu partido, o nanico PHS, o ex-prefeito de Feira de Santana Tarcizio Pimenta desistiu de sua candidatura a deputado estadual. Com a decisão, Pimenta abre de vez o caminho para sua mulher, a já deputada Graça Pimenta (PMDB), que tenta a reeleição. Tarcizio perdeu a última eleição, quando tentou continuar à frente da prefeitura da "Princesinha do Sertão". Depois disso, voltou a concentrar sua atenção na tentativa de voltar para a Assembleia Legislativa da Bahia, mas desistiu no meio do caminho, já que o PHS apoia duas coligações: a de Paulo Souto e a de Rui Costa. A Justiça ainda julga o caso da legenda. (Metro1)

Comente agora
01
Ago
Apesar do recesso branco, deputados devem votar projetos da PM e dos Bombeiros
Postado por: Letícia Oliveira / 13:13h
Os 30 dias de recesso dos deputados estaduais terminam nesta sexta-feira (1º) e, teoricamente, os parlamentares deverão retornar às atividades legislativas na próxima segunda (4). Entretanto, na prática, como é ano de eleição, os deputados baianos se dedicarão à busca pelos votos dos eleitores até o dia 5 de outubro. Dos 63 deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), apenas seis desistiram de legislar - Carlos Gaban (DEM), Hebert Barbosa (DEM), Joacy Dourado (PT) – recém-empossado –, Luciano Simões (PMDB), Maria Luiza Orge (PSC) e Maria Luiza Laudano (PSD). Outros sete tentam subir um degrau na pirâmide da política brasileira e disputam uma das vagas reservada à bancada baiana - Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), João Carlos Bacelar (PTN), Yulo Oiticica (PT), Mário Negromonte Júnior (PP), Paulo Azi (DEM) e Ronaldo Carletto (PP). No retorno, dos 39 Projetos de Lei (PL) apresentados desde o início dessa legislatura e que ainda não foram apreciados, os PLs 20.884/2014, que reorganiza a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA); e o 20.890/2014, que institui a organização básica do Corpo de Bombeiros, deverão ser priorizados na Casa este mês, principalmente porque deverá garantir uma campanha tranquila para os deputados que participam do pleito deste ano. 
Comente agora
01
Ago
Prazo para prestação de contas dos candidatos termina neste sábado
Postado por: Anacley Souza / 13:01h

O prazo para que todos os candidatos que concorrem nas eleições em outubro prestem contas à Justiça Eleitoral termina neste sábado (2). Também terão que prestar contas os comitês financeiros e os diretórios partidários. Eles terão que discriminar os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores. Os dados serão divulgados pela Justiça Eleitoral na internet, no dia 6 de agosto, podendo ser acessado pelo público em geral no site do TRE.

Comente agora
01
Ago
'Riscaram uma cidade do mapa da Bahia', diz Paulo Souto
Postado por: Anacley Souza / 12:11h

O candidato a governador Paulo Souto (DEM) participou de comício da chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, no município de Barra da Choça, no sudoeste baiano, na noite de quinta-feira (31). O democrata voltou a falar sobre os 37 mil homicídios ocorridos durante o governo Jaques Wagner. “Nestes últimos sete anos e meio, 37 mil baianos foram assassinados. Esse número de vítimas de homicídios no estado é superior à população de Barra do Choça. Riscaram uma cidade deste porte do mapa da Bahia”, comparou. O ex-gestor prometeu que, se eleito mais uma vez, tomará para si a responsabilidade de resolver o problema da violência. “Reestabelecer a relação de confiança entre governo e polícia. Investir em tecnologia e inteligência, além de distribuir melhor e aumentar o contingente policial”, enumerou. Na manhã desta sexta (1º), Souto se reuniu com profissionais da área de saúde, em Vitória da Conquista, onde afirmou que pretende ajudar municípios menores na gestão de hospitais da rede pública. (Bahia Notícias)

Comente agora
01
Ago
Aécio vai apoiar campanha contra voto nulo e asbtenção
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:37h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), vai anunciar na semana que vem sua adesão ao movimento #VempraUrna, uma campanha oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O comando da candidatura do tucano avalia que as altas taxas de intenções de votos nulos e brancos nas pesquisas e as abstenções podem favorecer a reeleição da presidente Dilma Rousseff no primeiro turno. Em um vídeo que será veiculado nas redes sociais de Aécio, o candidato vai comunicar seu apoio à campanha do TSE. Ao mesmo tempo, o PSDB passará a divulgar gravações produzidas pela equipe de marketing da candidatura tucana que fazem alusão à campanha oficial do tribunal. A peça partidária, porém, inclui sutilmente a ideia de “mudança”, jamais contemplada na publicidade oficial da Justiça Eleitoral.

Comente agora
01
Ago
Campos repete que Brasil precisa melhorar a federação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:46h

O ex-governador de Pernambuco e candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, voltou a criticar a política econômica e a gestão da atual presidente, Dilma Rousseff (PT). "Nós precisamos melhorar a federação brasileira. O governo Dilma, além de parar o Brasil, concentrou recursos lá em cima (na União)", afirmou na manhã desta sexta-feira, 01, em entrevista à Rádio Gaúcha. Campos está desde ontem em campanha no Rio Grande do Sul acompanhado de sua vice na chapa, a ex-senadora Marina Silva. O candidato disse que está construindo um programa de governo capaz de encarar a dificuldade que o País enfrenta de conviver com baixo crescimento, inflação elevada e juros altos. "Estamos fazendo toda uma escuta que não vemos outras candidaturas fazerem, para a construção de um programa", avaliou. "O Brasil precisa retomar seu leito de desenvolvimento, de crescimento." Ele afirmou que renegociar a dívida dos Estados é uma questão de vontade política e que, no caso do Rio Grande do Sul, seria possível reduzir o porcentual de comprometimento da receita com o pagamento de juros à União de 13% para 7%, criando uma "janela de oportunidade" para transformar o pagamento da dívida em espaço fiscal para investir. "Existe espaço para, sem inferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, abrir a possibilidade de um Estado da expressão do Rio Grande do Sul sair desta situação em que vive", revelou. (Estadão)

Comente agora
01
Ago
Lídice da Mata quer acabar com ICMS para microempresas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:47h

No encontro dos candidatos ao governo do Estado com empresários do setor produtivo, realizado ontem pela Fieb, Faeb e Fecomércio, no Hotel Fiesta, Lidice da Mata (PSB) tocou num assunto bastante criticado por empresários de pequeno porte: a cobrança antecipada do ICMS a micros, pequenas e médias empresas. Ela comprometeu-se em acabar com a cobrança por acreditar que a mudança não afetará a arrecadação do estado. A candidata da coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB-Rede, PSL e PPL) acredita que a medida estimulará os negócios, gerando mais emprego e renda. Atentou, no entanto, que o investimento em educação é fundamental para melhorar a qualidade da mão de obra no setor e alavancar os negócios. “Num estudo realizado, constatamos que esta mudança na tributação não gera impacto tão grande na arrecadação do estado, mas dá grande fôlego aos negócios, que são os que geram mais empregos e renda”, pontuou. 

Comente agora
01
Ago
Supremo terá de decidir na volta do recesso sobre eleição de presidente
Postado por: Letícia Oliveira / 08:25h

O Judiciário retoma os trabalhos nesta sexta-feira (1º) depois de um mês de recesso de meio de ano. No Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros decidirão se elegem ainda nesta sexta o novo presidente da Corte após a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, publicada na quinta (31). Como alguns ministros só devem retornar ao tribunal na semana que vem, a expectativa é de que o plenário deixe a definição do novo presidente para depois. Pelo regimento, para a realização da eleição, é necessário que ao menos oito ministros estejam presentes. A eleição do novo presidente do STF foimarcada para esta sexta (1º) por Barbosa antes da aposentadoria. Alguns ministros criticaram a iniciativa porque o regimento diz que a eleição deve ser marcada para a segunda sessão posterior ao cargo de presidente ficar vago. Outros argumentam que não voltarão de viagem a tempo de participar. A previsão é de que o vice-presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, coloque em votação o adiamento da eleição, que deve escolher o nome dele para comandar a Corte nos próximos dois anos. A vice deve ser a ministra Cármen Lúcia. O resultado é esperado porque, tradicionalmente, o plenário elege o ministro com mais tempo de atuação na Corte que ainda não foi presidente. Depois de cumprir o mandato, quem exerceu o cargo vai para o fim da fila. Será a primeira sessão do Supremo desde a saída de Barbosa. A última sessão da qual o ministro participou foi em 1º de julho, quando ele afirmou que sai "de alma leve" e com a sensação de "cumprimento do dever".

Comente agora
01
Ago
Eleições Bahia: Entrevistas e viagens ao interior marcam agendas de candidatos nesta sexta
Postado por: Anacley Souza / 06:46h

Os candidatos ao governo do Estado seguem com agenda movimentada nesta sexta-feira (1°).

Renata Mallet (PSTU) : Participa de entrevista à Rádio Excelsior pela manhã e depois apresenta o seu programa de governo aos trabalhadores do Poder Judiciário federal. À noite, inaugura seu comitê de campanha em Salvador.

Marcos Mendes (PSOL):  Dá entrevista à Rádio Cruzeiro às 7h20 e depois fala para emissoras do interior. Rogério Da Luz (PRTB) dá entrevista, pela manhã, ao jornal A Tarde, e aproveita a tarde para se reunir com sua equipe de campanha.

Lídice da Mata (PSB) : Participa de reunião do programa de governo às 10h e, às 15h30, visita o jornal Tribuna da Bahia. Às 19h, ela comparece em inauguração de comitês de campanha de postulantes a deputado.

Paulo Souto (DEM): O democrata vai ao extremo-sul do estado. Em Teixeira de Freitas, ele segue em caminhada a partir das 9h e, à tarde, segue em carreata por Caravelas, Alcobaça, Prado e Itamaraju.

Rui Costa: O petista vai com sua caravana para Várzea do Poço, Serrolândia, Jacobina, Quixabeira e Capim Grosso, no centro-norte baiano.

Comente agora
31
Jul
Albino Martins confirma candidatura a presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 18:08h

Após muitas conversas relacionadas à eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins foi confirmado como candidato ao pleito. Segundo regimento interno da Casa Legislativa a qualquer momento a eleição poderá acontecer. Do outro lado está o ex-presidente da Câmara, Délcio Mascarenhas, que também é candidato. Em entrevista a Recôncavo FM, o edil Albino garantiu que sua candidatura foi lançada sem ambição, “se acontecesse hoje eu faria uma chapa, convidaria meus colegas e daria início a eleição, mas eu não sei quando vai ser, até mesmo por que quem manda é o presidente Marcos Có”, completou. Bino disse não ser a favor desse regimento e se conseguir alcançar o apoio dos seus colegas vereadores e ser presidente o seu primeiro ato seria mudar isso e colocar uma data fixa para a eleição da Câmara Municipal. Martins ressaltou que a eleição pode ocorrer até mesmo no recesso, porém é aguardado até o mês de dezembro, já que não pode passar de 2014. Na oportunidade, ele parabenizou Marcos Có pela sua atuação frente a Câmara. Albino encerrou a entrevista garantindo que é candidato a Câmara, "não volto atrás dessa decisão, pois nunca podemos dizer que dessa água não se bebe, porém estou mais focado na eleição de governo", frisou. Questionado se votaria em Délcio Mascarenhas, ele afirmou que é candidato e concluiu: "Em política tudo existe, podemos conversar e dialogar sempre".

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
31
Jul
Executiva do PT expulsa deputado flagrado em reunião com membros do PCC
Postado por: Letícia Oliveira / 16:41h

A Executiva paulista do PT decidiu expulsar o deputado estadual Luiz Moura, acusado de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (31), 16 membros do partido entenderam que o deputado não havia se explicado de forma satisfatória sobre os indícios. O presidente estadual do partido, Emídio de Souza, avaliou que a falta de provas contundentes de relações entre o deputado e membros da facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas não foi impedimento para a decisão. "Não somos o judiciário, não somos a polícia. Temos o direito e o dever de decidir e fiscalizar quem faz parte do nosso partido e quem o partido lança como candidato", disse Emídio. Segundo o presidente, a conduta do deputado arranhou a imagem do partido. "Foi dada toda, toda a chance de defesa.

Comente agora
31
Jul
É possível governar País com 20 ministérios, diz Campos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:20h

O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, voltou a defender nesta quinta-feira, 31, a redução de ministérios e secretarias como forma de enxugar a máquina pública. “É possível, sim, governar o País com 20 ministérios, não só é possível como é necessário”, afirmou ele na capital gaúcha. Nesta quarta-feira, 30, após sabatina realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com Campos, Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT), a atual governante questionou seus adversários sobre quais ministérios estariam dispostos a cortar caso sejam eleitos. Mais cedo, Aécio e Campos haviam prometido reduzir o número de cadeiras na Esplanada dos Ministérios. “Qual é o ministério que eles querem acabar? Me digam concretamente que eu discuto”, alfinetou na ocasião a presidente. Para Dilma, não seria possível aprovar uma nova política para o Simples Nacional sem a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, assim como não seria possível aprovar a Medida Provisória dos Portos sem a Secretaria dos Portos.

Comente agora
31
Jul
Isenção fiscal é mecanismo ultrapassado, dizem candidatos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:20h

Se os três principais candidatos ao governo do Estado, Lídice da Mata (PSB), Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM), vivem se digladiando em debates, hoje, durante encontro com candidatos realizado pela Fieb, Fecomércio e Faeb sobre os setores produtivos do Estado, os três foram unânimes: a isenção fiscal é um modelo esgotado na atração de novas indústrias. Para Lídice, foi um mecanismo que ajudou a desenvolve a economia nos estados nordestinos, mas também já está ultrapassado. Rui Costa segue a mesma linha de raciocínio. Outro ponto em comum entre os três principais postulantes ao Palácio de Ondina trata da interiorização da indústria. Para os governadoráveis, o crescimento  da Região Metropolitana de Salvador, com o polo petroquímico e automotivo,  precisa se expandir para as diversas regiões do Estado. Uma das propostas de Lídice para atrair as pequenas e médias empresas ao interior é acabar com a antecipação do ICMS. 

Comente agora
31
Jul
Dilma: erros de alguns contaminam trabalho de milhares
Postado por: Letícia Oliveira / 14:42h

Numa breve referência a denúncias de irregularidades envolvendo contratos entre o governo e Organizações Não Governamentais, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que “às vezes os erros de alguns contaminam o trabalho de milhares”. A presidente sancionou hoje a lei que estabelece o novo marco regulatório das relações da organizações da sociedade civil com as diferentes esferas de governo. A proposta foi aprovada no início deste mês pelo Congresso e o Palácio do Planalto ainda não informou se houve veto a algum dos dispositivos votados pelo Legislativo. No governo Dilma, denúncias de irregularidades em convênios com o terceiro setor atingiram os ministérios do Esporte e do Trabalho. Além do mais, suspeitas de corrupção envolvendo parcerias públicas com ONGs resultaram em investigações parlamentares no Congresso. Em seu discurso hoje, a presidente afirmou que, além de “evitar erros de alguns”, a lei recém-sancionada traz regras claras e objetivas e mais transparência ao processo de seleção dessas entidades. “Isso representando um grande avanço para a democracia do País”, pontuou.

Um comentário
31
Jul
Eliana Calmon diz que briga entre Otto e Geddel é “perda de tempo”
Postado por: Letícia Oliveira / 13:35h

A candidata ao senado federal Eliana Calmon (PSB) comentou o bate-boca que aconteceu na noite desta quarta-feira através das redes sociais entre os candidatos Otto Alencar (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB) disparou, “Acho isso uma perda de tempo. É para desviar a atenção e não apresentar o que cada candidato tem a dizer. Um verdadeiro jogo de gato e rato”. Eliana aproveitou a entrevista para questionar as declarações de bens dos candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “Eu sou assalariada e fiquei sabendo pela imprensa que sou a candidata mais rica. Isso é uma mentira. Todos sabem! Querem enganar a quem? Isso precisa ser corrigido. Os gastos de campanha, cada um diz o quanto vai gastar. Vocês acreditam no que está declarado no site do TSE?”. Sobre segurança pública a candidata afirmou que é necessário um projeto integrado de segurança pública com envolvimento do governo federal, “Falta um projeto em nível nacional, não há envolvimento do governo federal e isso não ajuda no combate a violência. O governo deixa para o Estado resolver a questão da segurança e em cada local existe uma plataforma adotada que muitas vezes não ajudam em sua totalidade”, declarou.

Comente agora
31
Jul
Selfie é novo aperto de mão dos políticos, dizem especialistas
Postado por: Anacley Souza / 11:45h

A moda de tirar uma selfie com alguma celebridade ou político famoso e exibir a foto nas redes não é algo novo. A expressão até chegou a ser eleita como a palavra do ano de 2013 do idioma inglês pelo dicionário Oxford. Mas foi ano seguinte que a foto milionária feita pela apresentadora Ellen DeGeneres, reunindo as estrelas do cinema internacional no Oscar, tornou a ação cômica e popularizou algo que não era feito por todo mundo na web. “As redes sociais estão na política há algum tempo, mas depois do Oscar em abril, a selfie virou a grande moda. E os políticos entenderam que não podem ficar de fora”, avalia Alessandra Sleiman, especialista em redes sociais. Para ela, tirar autorretratos com os eleitores promete ser uma “nova e poderosa arma política”. A campanha deste ano mal começou e candidatos, como a presidente Dilma Rousseff (PT), que busca reeleição, e Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência, já compartilharam suas selfies pelo Brasil no Facebook e Instagram. Especialistas explicam que as redes sociais têm o poder de humanizar os candidatos e aumentar a sensação de interação com eles. Ediney Giordani, CCO e gestor de redes sociais, acredita que a selfie valerá até como forma de protesto, quando feita por um eleitor que não apoia o candidato, por exemplo. “E eles [políticos] não poderão fugir muito até porque não querem ser antipáticos.” Para Giordani, o internauta pode se preparar para uma invasão de autorretratos nas redes. “Se antes as fotos de político com bebê no colo já estavam garantidas, neste ano a moda será tirar selfie com o bebê no colo”, brinca. (Tribuna)

Comente agora
31
Jul
Veja a agenda dos candidatos ao governo da Bahia desta quinta-feira (31)
Postado por: Anacley Souza / 11:39h

Renata Mallet (PSTU): Entrevista na radio CBN Salvador e TV Baiana

Rui Costa (PT): Encontro com Setor Produtivo ( Fieb, Faeb e Fecomércio) e caminhada nos bairros Itapagipe e Uruguai

Marcos Mendes (Psol): Concede entrevista ao programa Que Venha o Povo (TV Aratu), às 11h10

Rogério Da Luz (PRTB): Reunião com a Associação dos Praças,Oficiais e Bombeiros e outras associações policiais. Logo mais a tarde recebe os candidatos estaduais e federais do PRTB e PEN, no Comitê do Caminho das Arvores.

Lídice da Mata (PSB): Encontro com Setor Produtivo ( Fieb, Faeb e Fecomércio). Participa do aniversário de emancipação política de Lauro Freitas e atarde concede entrevista ao Jornal A Tarde. A Noite se reúne com o SINDUSCOM.

Paulo Souto (DEM): Encontro com Setor Produtivo (Fieb, Faeb e Fecomércio) e a tarde viaja para Vitória da Conquista, onde faz caminhada, saindo da Câmara Municipal. A noite fará

Comício em Barra do Choça, na Praça Municipal.

Comente agora
31
Jul
Zé Neto rebate Prisco: 'A PM nunca foi tão respeitada quanto no nosso governo'
Postado por: Letícia Oliveira / 11:13h

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, respondeu ao vereador e candidato à Assembleia Legislativa Marco Prisco (PSDB), que acusou a gestão estadual de não cumprir o acordo firmado com os policiais militares após a greve da categoria. “O governo está cumprindo inteiramente a situação individual da incorporação dele é interna da corporação, que passa por questões internas e judiciais e o governo respeita a hierarquia e o poder discricional”, justifica o parlamentar. O petista também rebateu à crítica de que o governo cozinhou os PMs em “banho maria” na negociação pelas reivindicações da classe. “Na última greve, não medimos esforços em dialogar, inclusive, na semana anterior ao movimento, o governador Jaques Wagner recebeu, em seu gabinete, as representações do comando da SSP [Secretaria de Segurança Pública] e PM para dialogar. Sem nenhuma dúvida, vivemos o melhor período de democratização nas relações governo-PM”, disse.  Zé Neto enumera as mudanças já feitas pela administração estadual em favor dos profissionais.

Um comentário
31
Jul
41% dos candidatos declaram ao TSE não ter nenhum bem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:05h

Dos 25.063 candidatos que apresentaram registro para disputar as eleições deste ano, 10.337 (41,2% do total) declaram à Justiça Eleitoral não possuir nenhum bem em seu nome. É o caso de Rui Costa Pimenta (PCO), único que não tem patrimônio entre os 11 candidatos à Presidência. Entre os candidatos a todos os cargos, 194 candidatos declaram possuir R$ 10 em bens, e 208 dizem possuir R$ 1. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que, para pedir o registro, todos os candidatos apresentaram uma declaração de bens assinada, com lista do patrimônio pessoal. Não há como o candidato ter deixado de entregar o documento. Uma eventual omissão ou fraude na declaração de bens só será analisada se o Ministério Público ou algum partido contestar o fato. Se não houver questionamento, o juiz eleitoral não avaliará a declaração de bens. "Eventuais falsidades ou incongruências na declaração de bens dos candidatos podem ser objetivo de investigação do Ministério Público ou dos partidos", afirma o TSE. A divulgação de bens está prevista na Lei das Eleições e a publicidade dos dados, que estão no site do tribunal, "atende ao princípio da transparência de informações e contribui para que o cidadão possa conhecer melhor os candidatos". (G1)

Comente agora
31
Jul
"O metrô de Salvador é prioridade para mim", diz Dilma Rousseff
Postado por: Anacley Souza / 09:10h

m entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (31), a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que a mobilidade urbana da Bahia é prioridade no seu próximo governo, se for reeleita. "Precisamos aprofundar a política de distribuição de renda, continuar com o Bolsa Família e com os demais programas sociais. Mas, sobretudo, precisamos ampliar o número de empregos na Bahia. Um dos pontos chaves será a reforma urbana, aumentar o transporte público urbano em Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana", disse. Dilma disse ainda que o término da obra do metrô de Salvador é uma prioridade para ela. "O metrô é prioridade para mim. Tanto a linha 1, quanto a linha 2, a questão da mobilidade é uma questão essencial para nós, tenho uma especial atenção para os corredores transversais. São muitos investimentos nesta área, me orgulho muito de ter feita a Via Expressa Baía de Todos os Santos", completou. (Metro1)

Comente agora
31
Jul
Presidenciáveis abrem corrida pelo voto de eleitores evangélico
Postado por: Anacley Souza / 08:21h

Com boa parte das principais lideranças evangélicas comprometida com a candidatura do pastor Everaldo (PSC), presidenciáveis buscam aumentar sua influência sobre possíveis dissidências. Segundo o IBGE, em 30 anos, o percentual de evangélicos passou de 6,6% da população brasileira, em 1980, para 22,2% em 2010. Foi o segmento religioso que mais cresceu entre 2000 e 2010, chegando aos atuais 42.275.440 brasileiros que se declaram evangélicos. Por isso mesmo a influência dos protestantes cresce a cada eleição. PT e PSB admitem que buscarão atuar em setores evangélicos em busca de sua fatia. Já o PSDB saúda todos os apoios religiosos, mas diz não ter estratégia específica para atrai-los. Nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff participará da inauguração do chamado Templo de Salomão, principal obra da Igreja Universal do Reino de Deus, que segundo o Censo 2010 tem 1.873.243 fieis no Brasil. Apesar de muito longe de ser a maior igreja evangélica, o poder da Universal, dona de uma rede de TV, deve ser relativizado em função de sua penetração midiática. A Universal é uma das poucas igrejas evangélicas que não apoiará formalmente Everaldo. A igreja tem apoiado o PT, num fechamento que data do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A disputa pelas demais não será fácil para os outros presidenciáveis. Embora insista que há espaço para uma aproximação com todos os setores evangélicos, o coordenador da campanha de Dilma, o deputado estadual paulista Rui Falcão, que é o presidente nacional do PT, reconhece que o cenário é diferente do de anos anteriores. “De fato um candidato evangélico é uma novidade. Se temos um candidato evangélico na disputa é natural que tenhamos muito menos votos evangélicos no mercado, mas vamos procurar manter o diálogo com todas as igrejas e setores religiosos”, disse Falcão.

Comente agora
31
Jul
TRE nega pedido de aplicação de multa a Rui Costa
Postado por: Anacley Souza / 07:13h

Em sessão na tarde desta quarta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reiterou a decisão do juiz Auxiliar da Corte, Luiz Salomão Amaral Viana, negando o pedido de aplicação de multa no valor de 50 mil reais ao candidato Rui Costa dos Santos (PT), que concorre ao cargo de Governador nas eleições gerais no estado. A cobrança foi solicitada pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia, que requereu ainda a aplicação da sanção ao candidato a Senador Otto Roberto Mendonça de Alencar e ao próprio Partido dos Trabalhadores (PT), também negada pela Corte. Segundo o autor da representação e do recurso no TRE, o Procurador José Alfredo de Paula Silva, os políticos teriam incorrido em propaganda eleitoral antecipada, durante eventos fechados do partido nas cidades de Jequié e Teixeira de Freitas, quando ainda estavam na condição de pré-candidatos. Os eventos, convocados originariamente para a discussão dos programas de governo junto aos afiliados, teriam sido utilizados, segundo o representante do Ministério Público Eleitoral, para alavancar as campanhas dos dois políticos. A alegação da defesa, aceita pelo Juiz Salomão Viana e acatada por unanimidade pelos demais membros da Corte, é que os encontros não ultrapassaram os limites estabelecidos pelo artigo 41-A da Lei 9.504/97, a Lei das Eleições.(Portal Política Livre)

Comente agora
31
Jul
Rui Costa se reúne com Dom Murilo Krieger para pedir apoio da Igreja Católica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:13h

O candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa (PT), se encontrou com o arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, para pedir o apoio da Igreja Católica e de todas as demais religiões para implementar seus programas de governo. Ambos conversaram sobre educação, inclusão social de jovens, combate ao uso de drogas e ressocialização de detentos, e Krieger destacou a implementação da escola em tempo integral, por considerar uma interessante forma de tirar as crianças e jovens das ruas e lhes dar condições de crescimento pessoal. O arcebispo afirmou que deseja trabalhar em comunhão com o governo e com a sociedade para afastar os jovens do mundo crime: “Queremos que o resultado seja o melhor possível. Os pais tem que se envolver mais porque esta é uma responsabilidade de todo mundo”, disse. Costa salientou o papel das igrejas como disseminadoras de valores morais: "É preciso cuidar dos jovens, quero escola de tempo integral, com atividade cultural, artística e de esportes. temos que dialogar com todas as religiões para que elas possam contribuir com esse trabalho, quero abrir espaço para a religiosidade, chamar as famílias, com reuniões nas escolas com pais de alunos", finalizou.

Um comentário
31
Jul
Paulo Souto afirma que média de assassinatos aumentou 96% durante governo Wagner
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:06h

O candidato a governador do estado Paulo Souto (DEM) se defendeu da declaração de Rui Costa (PT) de que ele deveria pedir desculpas ao povo da Bahia por causa do número de homicídios registrados durante o governo do oposicionista. "Quem tem que pedir desculpa ao povo baiano é ele que é o candidato do governador que deixou a nossa Bahia nesta deplorável situação", afirmou em entrevista ao programa QVP, da TV Aratu, nesta quarta-feira (30). Souto comparou a média anual de homicídios entre sua gestão e a de Jaques Wagner e disse que o aumento foi de 96%. "No meu tempo, a média anual era de 2,6 mil assassinatos e, depois do PT, subiu para 5,6 mil assassinatos. Basta perguntar a qualquer pessoa se hoje elas se sentem mais seguras de quando eu estava à frente do governo”, acusou. O ex-governador defendeu que é preciso estabelecer uma relação de confiança entre a polícia e o governo, além de destacar a necessidade de melhorar a educação para reduzir a criminalidade.

Um comentário
31
Jul
Lídice da Mata lança comitê de campanha neste sábado em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:01h

A candidata ao governo do estado Lídice da Mata (PSB) vai lançar o comitê de campanha "Lídice 40" neste sábado (30). Ainda não foi confirmada a presença do candidato à presidência Eduardo Campos, que segunda a assessoria local do partido, por causa do aniversário da avó do presidenciável, ou mesmo da vice Marina Silva  O lançamento do comitê será às 10h, na Avenida Manoel Dias, na Pituba.

Comente agora
30
Jul
Negado pedido de aplicação de multa a Rui Costa
Postado por: Letícia Oliveira / 21:11h

Em sessão na tarde desta quarta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reiterou a decisão do Juiz Auxiliar da Corte, Luiz Salomão Amaral Viana, negando o pedido de aplicação de multa no valor de 50 mil reais ao candidato Rui Costa (PT), que concorre ao cargo de Governador nas eleições gerais na Bahia. A cobrança foi solicitada pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia, que requereu ainda a aplicação da sanção ao candidato a Senador Otto Roberto Mendonça de Alencar e ao próprio Partido dos Trabalhadores (PT), também negada pela Corte. Segundo o autor da representação e do recurso no TRE, o Procurador José Alfredo de Paula Silva, os políticos teriam incorrido em propaganda eleitoral antecipada, durante eventos fechados do partido nas cidades de Jequié e Teixeira de Freitas, quando ainda estavam na condição de pré-candidatos. Os eventos, convocados originariamente para a discussão dos programas de governo junto aos afiliados, teriam sido utilizados, segundo o representante do Ministério Público Eleitoral, para alavancar as campanhas dos dois políticos.

Um comentário
30
Jul
Ex-prefeito de Candeias tem contas rejeitadas e é novamente multado pelo TCM
Postado por: Letícia Oliveira / 20:58h

A prefeitura de Candeal, município do nordeste baiano, teve as contas rejeitadas do exercício de 2012 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em sessão desta quarta-feira (30). O ex-prefeito da cidade, José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, terá que devolver ao erário público um montante de, aproximadamente, R$ 4,2 milhões acrescidos de multa de 1% ao mês. A quantia corresponde aos gastos sem licitação, processo de dispensa ou inexigibilidade de licitação. Não houve sequer a apresentação da prestação de contas da gestão no ano de 2012. O ex-prefeito também foi multado em R$ 27,9 mil – o que significa 30% dos seus vencimentos anuais, por não publicar relatório de gestões fiscais, além de R$40.263,00 pelas falhas cometidas no exercício. Ainda cabe recurso da decisão. José Rufino já tinha sido condenado, em 2012, a dois anos de prisão por desvio de rendas públicas, perdeu o mandato e teve seus diretos políticos suspensos por oito anos. Em 2013, o TCM já tinha multado o também ex-deputado estadual em R$ 2 mil por ter contratado a sobrinha para prestar serviços de fisioterapia. (BN)

Comente agora
30
Jul
Candidato do PV diz que não aceitará doação de empresas
Postado por: Letícia Oliveira / 20:20h

O candidato à Presidência da República, Eduardo Jorge (PV), informou nesta quarta-feira que não aceitará doações de empresas e pretende contar apenas com contribuições de pessoas físicas e do financiamento público do Fundo Partidário para a sua campanha. “As campanhas estão ficando cada vez mais caras, e cada vez menos falamos diretamente aos nossos eleitores. Defendemos campanhas com poucos custos”, afirmou, em nota. Jorge diz ainda que solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a redução do teto máximo de gastos da campanha de R$ 90 milhões para R$ 15 milhões. O pedido de revisão foi apresentado ao TSE pelo partido no último dia 14 e ainda aguarda deliberação. O teto máximo previsto anteriormente havia sido decidido na convenção nacional do PV baseado no cálculo apresentado no registro da candidatura anterior, de 2010. Além de defender apenas o financiamento público e de pessoas físicas, o candidato disse que, para uma “campanha mais racional e próxima do povo”, ele é a favor do voto distrital misto e facultativo. “Essas reformas visam, pelo programa do PV associado com a retomada do debate sobre o parlamentarismo, fortalecer a democracia representativa”, diz. (Agência Estado)

Comente agora
30
Jul
Dilma evita falar em reforma, mas defende redução de imposto
Postado por: Letícia Oliveira / 19:49h

Em sabatina promovida pela indústria nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff, candidata pelo PT à reeleição, evitou prometer uma reforma tributária, mas defendeu uma redução parcial de impostos. O tom difere do de seus principais adversários – Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) –, que prometeram envio de uma proposta de reforma nos primeiros dias de um eventual mandato. “Se a reforma não ensejar acordo, nós iremos por parte”, disse a presidente. “Sem reduzir o custo tributário, sem torna-lo mais próximo dos custos tributários dos países que concorrem conosco, não seremos competitivos”, explicou. Em entrevista após o diálogo com os empresários, Dilma disse que no primeiro ano de mandato há mais capital político para articular uma reforma tributária, mas ressaltou que aprovar um projeto complexo tende a ser mais difícil. “É uma questão que não envolve só Congresso, mas a federação: governadores e prefeitos. É uma discussão sobre repartição tributária, além de ser uma discussão sobre a incidência de impostos sobre indivíduos e sobre empresa”, disse. “É muito mais difícil você passar uma reforma integral porque o processo negocial é complexo”, acrescentou.

Comente agora
30
Jul
Geddel e Otto trocam acusações e Wagner ataca: "Não tem nada para mostrar"
Postado por: Letícia Oliveira / 19:27h

Os candidatos ao Senado Geddel Vieira Lima (PMDB) e Otto Alencar (PSB) entraram em desavença por redes sociais. O governador Jaques Wagner (PT) entrou no meio para defender o vice-governador. Wagner atacou o ex-aliado Geddel, dizendo que "ele não tem nada para mostrar, por isso ataca". O caso começou depois que Otto Alencar afirmou que Geddel "ficou dizendo que seria candidato a governador para depois sair para o Senado". Geddel respondeu afirmando que a Bahia não precisa de "subserviência no Senado" e que Otto está "à disposição do PT". Depois, em réplica a internautas, ele falou sobre a "baixaria" entre os candidatos. "Também acho, mas aceitar provoca e agressão passivamente não é do meu estilo, eles botam a música, eu danço". "Quiser e debato a minha a sua e a de quem quiser O nível você é escolhe", postou. Wagner interveio posteriormente. Ele elogiou Otto. "Você tem história, tem a ficha limpa".

Comente agora
30
Jul
Número de pastores candidatos cresce 40% nestas eleições
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:44h

Muitos líderes religiosos, evangélicos e católicos, tentarão cargos políticos nas eleições de 2014. Serão 270 candidatos que se declaram pastores, 32 bispos e 16 padres segundo um levantamento realizado pelo portal UOL com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de pastores é 40% maior que nas eleições de 2010, já o número de bispos e padres diminuiu 25% e 30% respectivamente em relação as eleições passadas. Esses religiosos tentarão cargos de deputado estadual e federal, além da inédita candidatura à Presidência do Brasil feita pelo Pastor Everaldo Pereira, do Partido Social Cristão (PSC). Por falar em PSC, a legenda – que tem o pastor Marco Feliciano como um dos principais nomes – lidera na indicação de sacerdotes. No total são 37 pessoas com cargos eclesiásticos que tentaram se eleger. O PT lidera na quantidade de padres filiados, são cinco no total. Em seguida está o PC do B com três padres filiados. No TSE não há candidatos que adotaram em seus nomes de campanha os cargos de rabino ou imã. Membros de religiões afro-brasileiras também terão seus representantes da política, há pelo menos dez candidatos de diversos estados brasileiros tentando vagas como deputados estaduais e federais se identificando no nome de urna como Pai ou Mãe de santo.

Comente agora
30
Jul
Aécio diz que simplificará sistema de impostos 'na largada' do governo
Postado por: Letícia Oliveira / 14:33h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse nesta quarta-feira (30), no evento "Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República", promovido pela Confederação Nacional da Indústria, que, se eleito, vai propor logo na "largada" do governo um projeto de simplificação do sistema tributário. À plateia de empresários, Aécio afirmou que a simplificação é necessárfia para garantir maior competitividade da indústria brasileira, com a redução dos encargos tributários. Segundo Aécio, é preciso avançar em políticas que incentivem o investimento privado em obras, principalmente de infraestrutura. "Assumo de público aqui que, nos primeiros dias de governo, farei a simplificação do sistema tributário. Temos que caminhar na construção de um IVA (imposto sobre valor agregado) em substituição a esse conjunto de impostos que inferniza o setor produtivo do Brasil hoje", afirmou. Segundo ele, a simplificação do sistema tributário "na largada do governo [...] vai permitir uma redução horizontal na carga tributária". Ele prometeu enviar ao Congresso o projeto de simplificação dos tributos "nos primeiros dias" de governo "focando, fundamentalmente, na incidência dos impostos indiretos”. Aécio criticou a condução da gestão do PT na economia e afirmou que os resultados "pífios" do Brasil são resultado de escolhas erradas. Segundo o candidato, o "aprendizado" do PT na Presidência “vem custando caro” ao Brasil em razão do "atraso" na relação da administração pública federal com o setor privado.

Comente agora
30
Jul
Campos critica oponentes ligados à ‘velha política’
Postado por: Letícia Oliveira / 13:44h

Em sabatina realizada nesta quarta-feira, 30, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, criticou a política exercida pelos oponentes Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), classificados por ele como candidatos à Presidência ligados à “velha política”. “A vida, como dizia um grande escritor, são as nossas circunstâncias. As circunstâncias que cercam a presidente Dilma e o Aécio são as circunstâncias de preservar a velha política brasileira”, disse. O candidato criticou a aliança do governo do PT com o PMDB, representado pelo ex-presidente José Sarney e o presidente do Senado, Renan Calheiros. “Começar a fazer uma transição para um outro patamar (da política) é possível, é necessário. O Brasil não precisa de mais quatro anos de Sarney, de Renan”, considerou. “Nós precisamos renovar e eu vou renovar a política no Brasil.

Comente agora
30
Jul
Veja a agenda dos candidatos ao governo da Bahia desta quarta-feira (30)
Postado por: Anacley Souza / 11:21h

Lídice da Mata (PSB) : Pela manhã, faz reunião com grupo de trabalho do programa de governo. Às 12h30, concede entrevista à rádio 101 FM News, de Irecê, e encerra a agenda num encontro com professores da rede pública, às 18h

Marcos Mendes (PSOL) : Pela manhã, faz reunião de planejamento para Caravana 50. À tarde, concede entrevista para rádios do interior

Paulo Souto (DEM) : O candidato concede entrevista ao programa Que Venha o Povo (TV Aratu), às 11h10. Pela tarde, ele se reúne com lideranças políticas e equipe de campanha. Às 18h30, Souto participa de encontro com o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE Bahia), no Hotel Mercure

Renata Mallet (PSTU) : Pela manhã, grava programas de rádio e TV. À tarde, tem reunião com coordenação de campanha

Rogério da Luz (PRTB) : Concede entrevista na TV Baiana ao meio-dia e, às 18h, na rádio Itapoan FM

Rui Costa (PT)  : O candidato petista faz reuniões com lideranças políticas e comunitárias pela manhã; à tarde, visita o arcebispo dom Murilo Krieger e faz caminhada nos bairros de Pernambués e Cabula

Comente agora
30
Jul
Presidente do Santander demite funcionária que escreveu comunicado 'anti Dilma'
Postado por: Anacley Souza / 09:52h

A pessoa responsável por escrever um comunicado aos clientes premium do banco Santander, alertando que uma possível reeleição da presidente Dilma Rousseff era uma ameaça à economia foi demitida. O presidente mundial do Santander, Emilio Botín, confirmou a informação na última terça-feira (29). "A pessoa foi demitida", disse ele, recusando-se a entrar em detalhes sobre o caso. No dia 25 de julho, cerca de 40 mil clientes do segmento Select, com renda superior a R$ 10 mil, receberam um texto com o título "Você e Seu Dinheiro", em que afirmava que se caso os números das pesquisas de intenção de voto da presidente Dilma Rousseff subissem ou estabilizassem, o câmbio ficaria desvalorizado e a bolsa seria obrigada a reverter parte das altas recentes. A postura da funcionária não repercutiu bem. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não escondeu a indignação com o conteúdo da mensagem e chegou a dizer que o responsável por redigir o documento enviado "não entende porra nenhuma de Brasil". Durante discurso na 14ª plenária da Central única dos Trabalhadores, Lula reforçou ainda que o Santander nunca lucrou em nenhum outro país como no Brasil e questionou como uma funcionária que escreve um texto com este teor conseguiu um cargo tão alto na empresa. "Essa moça que falou (isso) não entende porra nenhuma de Brasil e de governo Dilma Rousseff. Manter uma mulher dessas em cargo de chefia é, sinceramente...Pode mandar embora e dar o bônus dela pra mim, que eu sei como é que eu falo", alfinetou. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
30
Jul
Mais de 300 mil eleitores na BA vão usar biometria em 2014, entre eles S. A. de Jesus, Dom Macedo Costa, Varzedo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:08h

De um, a Bahia passa agora para 30 municípios que vão usar o sistema biométrico nas eleições deste ano. Em 2010 e 2012, apenas a população de Pojuca, com seus cerca de 25 mil eleitores, votou via identificação das digitais, segundo informações obtidas junto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). (Leia perguntas e respostas sobre o sistema biométrico). O conjunto das 30 cidades, distribuídas em 13 zonas eleitorais, somam 348.017 votantes, o que representa 93% a mais de indivíduos com possibilidade de vivenciar a tecnologia se comparado aos dois anos anteriores - 322.953 pela primeira vez. Sobram ainda 9.837.399, dos 10.185.416 eleitores regulares na Bahia, a serem incluídos no processo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê abrangência do sistema para 100% apenas nas eleições de 2018. "Pojuca foi um piloto e foi escolhida porque é na região metropolitana, ou seja, tem menor custo de deslocamento, e porque a população é basicamente urbana lá. Nessa segunda fase, o TSE baixou provimento informando que revisão eleitoral só pode ser feito em cidades que possuem a biometria", afirma André Luiz Cavalcanti e Cavalcante, responsável pela Coordenadoria de Suporte e Voto Informatizado (Cosup) do TRE-BA. Por isso, foi preciso ampliar a quantidade para mais 29 cidades no estado. "Essas zonas estavam determinadas a fazer a revisão, segundo pedido da Corregedoria [TRE]. Mas não queríamos deixar parte da cidade de uma zona com biometria e outra sem", aponta.

Comente agora
30
Jul
Fiscalizar uso da máquina no interior da Bahia é desafio da PRE
Postado por: Anacley Souza / 08:15h

O procurador regional eleitoral na Bahia, José Alfredo Silva, que passará o cargo para o procurador da República Ruy Nestor Mello a partir da próxima sexta-feira, 1º, disse que um dos principais desafios da Procuradoria da República Eleitoral (PRE) será a fiscalização do uso da máquina pública em municípios do interior do estado para beneficiar correligionários e padrinhos políticos. A afirmação foi feita nesta terça-feira, 29, durante workshop promovido para jornalistas pelo Ministério Público Federal (MPF). José Alfredo foi promovido, por merecimento, no último mês de abril, ao cargo de procurador regional da República e passará a atuar na Procuradoria Regional da República da 1ª Região, em Brasília. "O que me preocupa bastante são os municípios do interior do Estado porque não há uma fiscalização até da imprensa como se tem na capital. Não há uma exposição tão grande. Preocupa-me essa dinâmica de querer ajudar o correligionário, um padrinho político", disse Silva. Ele acrescentou que a irregularidade foi observada na eleição de 2012. "Vimos episódios tristes na eleição de 2012 de uso da máquina pública a favor de candidaturas da reeleição ou de aliados políticos. Temo que isso possa se reproduzir ainda que em menor escala para apoiar um determinado candidato, um parlamentar que traz emenda para minha região. Acho que isso temos que estar atentos". Outra preocupação do procurador são as rádios. "Rádio no interior é outro tema que me preocupa demais. Detectamos muitas rádios em 2012 que viraram verdadeiros cabos eleitorais de candidatos, seja apoiando ostensivamente um, seja denegrindo ostensivamente outro ou as duas coisas".

Comente agora
30
Jul
Justiça determina que PRE mude informação sobre candidatura de Luiz Caetano
Postado por: Anacley Souza / 07:51h

A Justiça Eleitoral determinou que a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) mude informação publicada na lista de candidatos impugnados, disponível no site institucional, sobre a suposta rejeição de contas do ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), candidato a deputado federal. A ação cautelar, com pedido liminar, foi concedida pelo juiz Claudio Cesare Braga Ferreira. O ex-gestor argumentou que teve todas as contas da sua administração aprovadas e que era necessária a correção. A alteração pretende evitar dano à candidatura do petista à Câmara Federal. Luiz Caetano figurou a lista de impugnados da PRE junto com 29 pleiteantes a deputado estadual e federal. A Justiça também determinou a correção da informação de outra ex-prefeita petista, Moema Gramacho (PT), também declarada pela promotoria impugnada pela rejeição de contas. (Bahia Notícias)

Comente agora
30
Jul
Candidatos ao governo baiano prometem recursos para cultura
Postado por: Anacley Souza / 07:29h

Pelo menos em um quesito concordaram os seis candidatos que participaram, juntos pela primeira vez, da sabatina realizada pela Academia de Letras da Bahia, com transmissão ao vivo da TVE Bahia: aumentar o orçamento do estado para a Cultura, que hoje beira a um total de 0,5%. Enquanto Paulo Souto (DEM) e Lídice da Mata (PSB) falaram em porcentagens, defenderam 1,5% e Marcos Mendes (PSOL) 2%, Rui Costa (PT), Renata Mallet (PSTU) e Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) não falaram em números, mas também garantiram diálogo para definição de acréscimo para desencadear ações e cumprir futuras metas ao setor. Cada candidato teve pouco mais de 15 minutos para explanar suas ações na área de cultura, divididas em três blocos: estrutura e desenvolvimento da cultura; patrimônio, memória e contemporaneidade e as considerações finais. A sabatina, realizada nos mesmos moldes da eleição de 2012 para prefeitura de Salvador, foi idealizada por uma comissão de 24 pessoas, sendo 12 acadêmicos e quatro convidados, cuja organização aconteceu em quatro encontros. Para o presidente da ABL, Aramis Ribeiro Costa, o evento teve o propósito de enfatizar o segmento como uma pauta importante das ações de governo dos postulantes, seja na construção das propostas, seja na concretização delas quando assumirem a cadeira no Executivo. “O País é grande pela economia, mas também pela educação e a cultura. O que for dito será gravado e entrará para história e poderão ser cobrados por isso quando forem eleitos”, destacou.(Tribuna)

Comente agora
30
Jul
Criador da Dilma Bolada se torna consultor do PT
Postado por: Anacley Souza / 07:10h

O criador da personagem "Dilma Bolada" será consultor da campanha da presidente, inspiradora do perfil virtual que se tornou a principal vitrine de repercussão da petista nas redes sociais. Na terça-feira (29), Jeferson Monteiro reativou o perfil da paródia presidencial no Facebook, após ter suspendido a página por pendências financeiras. Interlocutores presidenciais afirmam que Monteiro recebeu a promessa de pagamento de valores mensais para ajudá-lo a manter a conta. Na semana passada, ele havia dito que desativou a página porque estava "sozinho", sob ataques de blogs contrários a Dilma. Disse ainda que poderia atuar na campanha, desde que tivesse liberdade para criar. Procurado, Jeferson disse não ter nada fechado com a campanha. No Facebook, há um aviso: "Depois de mini-férias pós Copa, estou de volta melhor do que nunca, pronta para continuar reinando absoluta nas redes sociais e preparada para destruir as forças das trevas!" (UOL)

Comente agora
29
Jul
Paulo Souto promete investimentos na educação e pede volta do Irdeb à pasta de Cultura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:58h

O candidato ao governo do Estado Paulo Souto (DEM) defendeu, na noite desta terça-feira (29), a volta do Instituto de Radiofusão Educativa da Bahia (Irdeb) à administração da Secretaria de Cultura (Secult). Atualmente, a fundação é ligada à Secretaria de Comunicação Social. Souto alegou, em debate sobre política cultural no salão nobre da Academia de Letras da Bahia (ABL), que a medida possibilitaria que o Instituto fosse um importante meio de divulgação de projetos educacionais e culturais. Ele ainda firmou compromisso de ampliar, gradativamente, os investimentos em cultura ao longo do mandato caso seja eleito.  O debate contava com a presença dos também postulantes ao governo do Estado Renata Mallet (PSTU), Lídice da Mata (PSB), Rui Costa (PT), Marcos Mendes (PSOL) e Rogédio Da Luz (PRTB).

Um comentário
29
Jul
Depois de três anos, 16,7% dos eleitores brasileiros vão votar por biometria
Postado por: Letícia Oliveira / 17:40h

Nas eleições de outubro, 16,7% dos eleitores brasileiros vão poder votar com o sistema de reconhecimento biométrico, informou nesta terça-feira (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O recadastramento biométrico foi regulamentado por uma resolução do TSE em 2011 e é gradativamente realizado em todo o país. Mais de 23 milhões de pessoas já estão registradas na Justiça Eleitoral para utilizar a impressão digital e o número pode ser ampliado após o fim do cadastramento do voto em trânsito. Além disso, algumas pessoas atualizaram seu cadastro mas apresentam algum tipo de deficiência que impossibilita a leitura da digital e deverão utilizar um documento de identificação com foto durante as eleições. A urna eletrônica com biometria estará presente em 764 municípios de Alagoas, Amapá, Distrito Federal e Sergipe, além de outras 11 capitais.

Comente agora
29
Jul
Eleitorado de 16 e 17 anos diminui e o de mais de 60 aumenta, aponta TSE
Postado por: Letícia Oliveira / 17:10h

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (29) mostram que o total de eleitores entre 16 e 17 anos sofreu redução de mais de 30% em relação ao eleitorado de 2010, última eleição na qual foram escolhidos deputados estaduais, distritais e federais; senadores, governadores, e presidente da República. Em 2010, havia 2,39 milhões de eleitores dessa faixa etária. Em 2014, são 1,63 milhão. Em 2010, o número de eleitores jovens que optaram por tirar o título já havia caído em relação a 2006. Em 2010 eram 900 mil os jovens com 16 anos aptos a votar e nesta eleição são 480 mil – 47% menos. Os jovens de 17 anos somavam 1,49 milhão de eleitores em 2010 e, para a eleição deste ano, são 1,15 milhão inscritos – redução de 22%.  Assim como caiu o eleitorado jovem, aumentou o eleitorado acima de 60 anos – de 20 milhões para 24,2 milhões – alta de 20%. Para o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, a redução do eleitorado jovem tem razões de ordem "técnica", uma vez que houve envelhecimento da população brasileira. "Há envelhecimento que o IBGE vem demostrando. Pode haver outros motivos de interesse político, mas há um aumento na faixa etária da população. [...] Se houve componente político, trouxe como hipótese para que a imprensa faça suas análises, mas há dados concretos de envelhecimento da população brasileira."

Comente agora
29
Jul
Furacão da CPI planeja gastar até R$ 72 milhões em campanha para deputada distrital
Postado por: Letícia Oliveira / 16:55h

Mais conhecida com “Furacão da CPI”, a ex-assessora parlamentar Denise Rocha pretende aproveitar a fama e gastar um bom dinheiro para se eleger à Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo DEM. Denise informou à Justiça Eleitoral que planeja investir até R$ 72 milhões, nos próximos meses. O valor é maior do que a previsão de gastos do atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que lidera a previsão de investimentos, com R$ 70 milhões. O patrimônio da candidata, porém, ainda não foi informado. Ex-assessora do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Denise ficou famosa após o vazamento de um vídeo íntimo na internet durante a CPI do Cachoeira. Desde então, a candidata já foi capa da revista Playboy, participou do reality show “A Fazenda” e desfilou pela escola de samba Grande Rio. (iG)

Comente agora
29
Jul
Lídice diz que Souto "nunca governou" e PT teve facilidade
Postado por: Letícia Oliveira / 15:40h

De olho nos eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou nulo (35%, de acordo com pesquisa Ibope), a senadora Lídice da Mata (PSB) defendeu que é a melhor opção entre os que "administraram na facilidade tendo toda estrutura (apoio presidencial) e o outro que nunca governou". Ao citar a expressão "nunca governou", Lídice se referiu à gestão do candidato do DEM, o ex-governador Paulo Souto, que ela considera como "inexistente", apesar de Souto ter estado no poder nos de 1994 e 2002. "Eu administrei a cidade (entre 1993 e 1996) em grande adversidade (oposição do então governador Antônio Carlos Magalhães). Aprendi a definir prioridades, isso que acho que é administrar bem", disse Lídice, durante entrevista nesta terça-feira, 29, ao programa "Que Venha o Povo", da TV Aratu. A conversa faz parte do projeto colaborativo Vota Bahia, que também reúne os grupos A Tarde e Metrópole. Aliada de Jaques Wagner (PT) até o início da corrida eleitoral, Lídice não poupou o candidato petista Rui Costa. "Não posso dizer que alguém é um bom administrador quando foi secretário (de Relações Institucionais) de obras já definidas e com verba certa (repasse federal)", disse.

Comente agora
29
Jul
Presidente do TSE anuncia aumento de 5,17% no eleitorado brasileiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:25h

Nas eleições do próximo dia 5 de outubro, 142.822.046 eleitores brasileiros estão aptos a votar. O número representa um aumento de 5,17% em relação às eleições de 2010, quando havia 135.804.433 eleitores registrados na Justiça Eleitoral. O dado foi anunciado nesta terça-feira (29), pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli. A maior parte dos eleitores está localizada na região sudeste, que concentra 43,44%, somando 62.041.794 pessoas. O maior colégio eleitoral é o estado de São Paulo, com 31.998.432 eleitores. Na sequência aparecem Minas Gerais (15.248.681), Rio de Janeiro (12.141.145), Bahia (10.185.417) e Rio Grande do Sul (8.392.033). O menor colégio eleitoral é Roraima, com 299.558 eleitores. Já o município com o menor número de eleitores é Araguainha, em Mato Grosso, com 898 cidadãos aptos a votar. Os dados estatísticos também mostram que a maior parte do eleitorado brasileiro é formada por mulheres. São 74.459.424 eleitoras representando 52,13% do total. Os homens representam 47,79%, sendo 68.247.598 eleitores.

Eleitores jovens

Comente agora
29
Jul
“Governo investiu quatro vezes mais em estradas”, diz Rui
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:52h

Os R$ 2,8 bilhões investidos para recuperação de oito mil quilômetros de estradas em todo território baiano e mais R$ 270 milhões previstos para melhorias em outros mil quilômetros são apontados pelo candidato ao governo Rui Costa, da coligação Pra Bahia Mudar Mais, como um dos diferenciais entre a gestão de Jaques Wagner e a de Paulo Souto. “Fico admirado quando ouço o candidato da oposição falar mal das estradas na Bahia. Além de não apresentar propostas e insistir nas críticas vazias, aposta na falta de memória da população”, atacou o petista, lembrando que nos últimos anos, a Bahia bateu recordes na construção e recuperação de estradas. “O atual governo investiu quatro vezes mais que o anterior. É visível a diferença. ‘São oito mil quilômetros de estrada em oito anos. Mil quilômetros por ano ‘”. A ampliação e melhoria da trafegabilidade tem sido prioridade do governo do PT, atesta o candidato, dizendo que ao assumir, em 2007, Wagner encontrou a malha rodoviária em total abandono, com estradas esburacadas, mal cuidadas, motivo de acidentes e frequentes assaltos a ônibus. Atualmente, dos 417 municípios, apenas nove ainda não estão com acesso pavimentado às principais vias da malha rodoviária estadual. “Mas todos os projetos e recursos estão garantidos para a execução dos trabalhos”, garante.

Comente agora
29
Jul
Gaban diz que licitação trará prejuízo de R$ 320 milhões ao Estado
Postado por: Letícia Oliveira / 13:32h

A Comissão de Licitação da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, publicou, nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial, o resultado da licitação de contratação de instituição financeira pública para cessão de créditos decorrentes de royalties, participações especiais e compensações financeiras do governo. A empresa vencedora foi o Banco do Brasil, que fez a aquisição no valor de quase R$ 770 milhões. O deputado estadual Carlos Gaban (DEM) considerou ilegal o procedimento e criticou o valor baixo da aquisição. O parlamentar salientou que o prejuízo chega a R$ 320 milhões em valores atuais. "Este ano a previsão de receita com os royalties de petróleo é da ordem de R$ 330 milhões, sendo que a curva de arrecadação dos últimos anos é ascendente. Considerando a arrecadação de 2015 a 2018, mais a arrecadação de agosto a dezembro de 2014, a arrecadação será de R$ 1,45 bilhão. O governo licitou 75% desse valor que é equivalente a R$ 1,09 bilhão.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com