As comentadas


Bom dia , Sábado, 04/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Política

04
Jul
Pellegrino e Josias Gomes são 'exonerados' por 5 dias de secretarias do governo
Postado por: Anacley Souza / 09:48h

Os secretários de Turismo, Nelson Pellegrino, e de Relações Institucionais, Josias Gomes, serão exonerados por cinco dias do alto escalão do governo baiano. Os dois viajam para Brasília nesta segunda-feira (6) para assinar emendas de 2014, quando atuavam como deputados federais, e reassumem as pastas do estado na quinta-feira (9). "Nós estamos cumprindo o que determina o Ministério do Planejamento. Feitas as assinaturas das emendas, voltaremos para os mesmos postos do governo", relatou Josias Gomes em entrevista ao BN. Segundo Gomes, a decisão foi abalizada pelo governador Rui Costa. A determinação do afastamento temporário foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (4), que também traz exonerações e nomeações de assessores. Com a medida os suplentes de Pellegrino, Davidson Magalhães (PC do B), e de Josias, Fernando Torres, que assumiram no lugar deles, em 2015, ficam sem o mandato federal temporariamente. (Bahia Notícias)

Comente agora
03
Jul
'Dilma tem que ir para a rua falar com o povo', diz Lula
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:51h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (3) que a presidente Dilma Rousseff "tem que ir para a rua conversar com o povo" em vez de "ficar na televisão ou na internet ouvindo os que falam mal dela". O petista, que também defendeu que ela bote "o pé na estrada", deu conselhos para sua sucessora durante fala para petroleiros. Lula participou da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em Guararema (SP). Recebido ao som de “Olê, olê, olá, Lula, Lula”, o ex-presidente vestia um macacão laranja, idêntico aos dos sindicalistas, com o nome “Lula” bordado em branco no canto esquerdo. "Eu penso que ela [Dilma] tem que priorizar andar por esse país. Ela tem que botar o pé na estrada. Ao invés de ficar na televisão ou na internet ouvindo os que falam mal dela, ela tem que ir para a rua conversar com o povo, que está torcendo e querendo que ela governe esse país da melhor maneira possível", afirmou Lula. Para o ex-presidente, 2015 vai ser um ano difícil para o país e a presidente precisa mostrar ao povo as dificuldades e perspectivas. "Nas horas mais difíceis não tem outra alternativa a não ser encostar a cabeça no ombro do povo e conversar com ele. Mostrar quais são as dificuldades e mostrar quais são as perspectivas. Eu acho que a gente vai ter um 2015 difícil. Todos os cenários apontam que vai ser difícil. Eu passei décadas difíceis nesse país. Quem viveu a década perdida sabe do que eu estou falando. Mas eu estou convencido que a presidenta Dilma vai ser motivo de orgulho até o final do mandato dela", completou Lula.

Um comentário
03
Jul
Lula diz que não se resolve violência "colocando moleque na cadeia"
Postado por: Samile Macedo / 15:15h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (3), em Guararema (SP), a redução da maioridade penal aprovada pela Câmara dos Deputados. Ele disse que o Congresso joga “nas costas de meninos de 16 anos” o que o estado não faz.Lula participou da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Recebido ao som de “Olê, olê, olá, Lula, Lula”, o ex-presidente vestia um macacão laranja, idêntico aos dos sindicalistas, com o nome “Lula” bordado em branco no canto esquerdo.

Maioridade Penal: Congresso pode mudar legislação propostas em discussão tramitação na câmara avaliação de especialistas posição do governo vídeo interativo “O Congresso quer jogar nas costas de meninos de 16 anos a responsabilidade do que governos os não fazem”, afirmou. Na madrugada desta quinta-feira (2), a Câmara aprovou, em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Comente agora
03
Jul
Justiça nega pedido de habeas corpus preventivo a José Dirceu
Postado por: Samile Macedo / 14:26h

A Justiça Federal negou nesta sexta-feira (3) o pedido de habeas corpus preventivo solicitado no dia anterior pela defesa do ex-ministro José Dirceu para tentar evitar uma possível prisão dele na Operação Lava Jato. A informação é do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre.O pedido foi feito na quinta-feira (2) pela defesa do ex-ministro após o empresário Milton Pascowitch, preso durante a Operação Lava Jato, dizer que o ex-chefe da Casa Civil recebeu propina por contratos com a Petrobras.A defesa de Dirceu alegou que ele tem colaborado com as investigações sobre o escândalo de corrupção na Petrobras e que quer evitar um "constrangimento ilegal" com uma possível prisão do ex-ministro. Segundo os advogados, na sua vida política, Dirceu "não construiu castelos, não criou impérios ou acumulou fortuna".Responsavel pela decisão, o juiz federal Nivaldo Brunoni afirmou que o fato de Dirceu ser apontado por Pascowitch na delação premiada não significa que ele será preso preventivamente e que o "mero receio" da defesa não justifica o habeas corpus preventivo."(...) O fato de o paciente [Dirceu] ser investigado e apontado no depoimento de Milton Pascowitch não resultará necessariamente na prisão processual.

Comente agora
03
Jul
Senado discute proibir carro de som nas campanhas eleitorais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:36h

Um mecanismo que costuma ser utilizado por políticos e que tira o sossego da população, principalmente de cidades do interior nos três meses que antecedem as eleições, pode estar com os dias contados. A Comissão Temporária de Reforma Política no Senado estuda proibir o uso de carros de som durante o período eleitoral. A proposta está dentro das sugestões para reduzir os custos das campanhas eleitorais. Assim, entre outros pontos, o texto limita em 20% os gastos com o pessoal de campanha e proíbe o uso do equipamento sonoro. O colegiado se reúne na próxima terça-feira (7) para discutir as propostas da reforma do sistema eleitoral brasileiro. A primeira proposta é a que prevê novas eleições se o eleito em cargo majoritário, prefeito, governador, senador e presidente, for cassado ou perder o mandato por qualquer outro motivo. A segunda proposta visa disciplinar o acesso dos partidos aos programas de rádio e televisão. A proposta que pode ser analisada na comissão acaba com o mesmo tempo para todas as legendas. A ideia é que esse tempo seja proporcional ao tamanho das bancadas dos partidos na Câmara. Segundo o texto, as agremiações que elegerem de um a quatro deputados terão direito a dois minutos de programa e quatro minutos de inserções. Já os que elegerem mais de dez deputados terão dez minutos de programa e 20 minutos para as inserções.

Comente agora
03
Jul
Rogério sobre sua relação com a prefeitura em S. A. de Jesus desabafa: “Não participo do dia a dia da gestão"
Postado por: Samile Macedo / 10:16h

As lideranças e filiados do Partido Social Democrático (PSD) de Santo Antônio de Jesus se reuniram após convocação do presidente local da filiação e vice-prefeito Faustino Cunha para celebrar a indicação de Ruy Carlos Tourinho para a coordenação da 11ª CIRETRAN e dentre os presentes estava o Deputado Estadual mais votado no município, Rogério Andrade, o qual em entrevista a uma rádio local comentou sua relação com a administração municipal e revelou que mais uma vez mostrará sua força na indicação do novo diretor do Núcleo Regional de Educação 21 que possui sede na cidade e tinha como diretor o professor Clóvis Ezequiel.

Polêmicas e relação com a gestão municipal: O parlamentar disse que não sabe o motivo de ter gerado tanta repercussão sua declaração em entrevista anterior: “para brilhar não precisa ofuscar os outros”, afirmando não ver nada de estranho em suas palavras. Rogério salientou a necessidade de fortalecimento da relação com a administração do Prefeito Humberto Leite (PDT). “O partido quer crescer e se consolidar mais na cidade e é esse o meu pedido, possa ser por isso que eu tenha sido mal interpretado, eu espero somente que todos entendam como natural preciso de uma sintonia maior com o governo local e isso deve acontecer. Tenho mandato de deputado mais votado quatro vezes na cidade, portanto é normal eu vim aqui, participar da vida do povo, ter liberdade de visitar a zona rural, outros bairros, meus amigos, essas ações não vou deixar de tomar, pois sou muito grato à população e se depender de mim, as coisas vão caminhar da melhor maneira e da forma menos tensa possível. Não participo do dia a dia da gestão nem sou homem de ficar todo dia na Prefeitura pressionando, exigindo ou querendo algo em troca do que faço. Meu foco é ajudar Santo Antônio de Jesus”, explicou. Dentre as melhorias elencadas pelo deputado está retomar as obras do sistema de abastecimento do fornecimento de água das localidades rurais Rio das Pedras, Tatioba, Iraque e Espinheiro, fazer uma duplicação da BR-101 projeto analisado juntamente com o senador Otto Alencar (PSD).

Próximo diretor do Núcleo Regional de Educação: O parlamentar e seu partido têm cada vez mais mostrados sua força, inicialmente com a indicação do novo Coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito em Amargosa, da 11ª CIRETRAN de Santo Antônio de Jesus Ruy Tourinho e agora  indicará o dirigente da antiga DIREC 4. “Agradeço ao Governador Rui Costa, quem nos tem dado um tratamento digno e tudo caminha para que o PSD indique o novo diretor do Núcleo Regional de Educação 21. Ainda não temos um nome mais provável, estamos dialogando com algumas pessoas, mas nos próximos dias a população saberá quem assumirá a função, dando continuidade ao belo trabalho que Clóvis Ezequiel desempenhou até aqui”, concluiu. 

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macedo
Comente agora
03
Jul
Doleiro diz que PT queria R$ 20 mi para eleição de Dilma
Postado por: Samile Macedo / 09:30h

O doleiro Alberto Youssef afirmou à Justiça Eleitoral que um emissário da campanha da presidente Dilma Rousseff o procurou no ano passado para trazer de volta ao País cerca de R$ 20 milhões depositados no exterior. O doleiro disse ainda que foi procurado no início do ano e não executou a operação porque foi preso na Operação Lava Jato, em março. As informações foram publicadas pelo jornal o Folha de S.Paulo. O depoimento foi dado em 9 de junho deste ano e foi tomado no âmbito de uma ação movida pelo PMDB contra Dilma no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2014. A ação foi apresentada após o fim da campanha presidencial e pede cassação da chapa da petista por abuso de poder econômico e político. De acordo com o jornal, o doleiro não identifica a pessoa que o teria procurado para pedir ajuda, além de deixar claro que não participou da campanha da presidente – ele afirmou apenas que a pessoas chamava Felipe. Youssef disse que Felipe não pertencia ao seu círculo de amizade. O jornal afirma que Youssef respondeu “sim” quando questionado se o dinheiro era destinado à campanha da presidente Dilma Rousseff, mas ressaltou que a operação não aconteceu. Ao jornal o Ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou que Youssef deixou claro que não participou da campanha de Dilma à reeleição. O ministro foi tesoureiro da campanha da petista. (Terra)

Comente agora
03
Jul
Dilma é hostilizada durante visita ao EUA e é chamada de ‘assassina’
Postado por: Samile Macedo / 08:27h

A presidente Dilma Rousseff foi alvo de protestos durante sua passagem pelos Estados Unidos da América, esta semana. De acordo com vídeo que circula nas redes sociais, a petistas é hostilizada por um homem que teria se "infiltrado na comitiva presidencial". Aos berros, o homem chama Dilma de "assassina" e "comunista". Durante o ato, o homem é repreendido pelo ex-governador da Bahia e ministro da Defesa, Jaques Wagner. "E aí, tá com muito dinheiro de papai no bolso?", perguntou o ministro. Apesar das agressões, a presidente nada fez e preferiu ignorar o homem. (BN)

Comente agora
03
Jul
Cunha afirma que protestos contra redução da maioridade partiram de minoria
Postado por: Samile Macedo / 07:56h

Na tarde desta quinta-feira (2), o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, através do Twitter disse que o Brasil teve uma grande vitória, após aprovação da redução da maioridade penal. "Cumpri o compromisso de colocar em pauta as demandas da população e nesse caso 87% do Brasil é a favor", afirmou. Cunha chegou a destacar que os protestos realizados partiu de "uma minoria" e que o resultado foi a vontade do povo. Para ele, a população "Está com grito da impunidade entalado na garganta a (sic) muito tempo". Além disso, a redução é uma resposta para confortar as famílias "dilaceradas" por menores, garantiu o presidente da Câmara. (Metro1)

Comente agora
02
Jul
Pinheiro é disputado por PRB e PSB, diz Tia Eron; anúncio deve ser feito em agosto
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 17:15h

Presidente estadual do PRB, a deputada federal Tia Eron confirmou que o partido tenta ser o destino do senador Walter Pinheiro na sua provável saída do PT, como apontam informações que circulam nos bastidores. “Faz parte realmente da nossa estratégia”, afirmou a parlamentar, para acrescentar: “Walter é uma grande conquista para qualquer partido que ele quiser ir. Espero que ele dê a prioridade para o PRB. Isso não é fato, apesar de todas as conversas comigo, com o próprio senador [Marcelo] Crivella que é um amigo querido, e dele também, e vice versa. Mas não há nada de concreto, apenas conversa”. Com ausência notada em eventos como 5º Congresso Nacional do PT, em junho, da reunião de senadores petistas com o ex-presidente Lula, nesta segunda-feira (29), e do desfile da Independência da Bahia, nesta quinta-feira (2), Pinheiro é alvo de disputa também pelo PSB, de acordo com Tia Eron. “Lidice [da Mata (PSB-BA)] não sabe se pega no meu pé para ficar lá ou se pega no pé dele para ele aceitar ir para o PSB. Todo mundo disputando o homem, é um homem para duas mulheres”, brinca. Segundo a deputada, o veredito de Pinheiro é aguardado para agosto. “Walter pensa até agosto, logo depois do recesso, a gente tem 15 dias de recesso em julho, logo depois ele pretende anunciar. Vou torcer para que seja o PRB”, diz.

Comente agora
02
Jul
Dilma diz que relação entre o Brasil e os EUA está em novo patamar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:35h

O último compromisso da presidenta Dilma Rousseff em sua viagem aos Estados Unidos foi a visita nessa quarta-feira (1º) ao Centro de Pesquisas da NASA, a agência aeroespacial norte-americana. Dilma foi à Unidade Avançada de Supercomputadores. Em entrevista à imprensa, ela disse que a ida ao país foi extremamente produtiva e que a relação do Brasil com os EUA está agora em um novo patamar de possibilidades. De acordo com a Agência Brasil, na Nasa, a presidenta fez reuniões com empresário do setor aeroespacial, executivos da Boeing, da Embraer e da Honeywell estavam presentes. Foi o último compromisso de uma extensa agenda no estado da Califórnia, na Costa Oeste dos Estados Unidos. Nesse trecho da viagem, a presidenta propôs a abertura de diálogo entre governo, universidades e empresas de alta tecnologia para tentar estabelecer parcerias com o Brasil. Mais cedo, Dilma Rousseff se reuniu com a presidenta da Universidade da Califórnia, Janet Napolitano, e com o reitor da Universidade de Berkeley, Nicholas Dirks. A presidenta teve ainda um encontro com o presidente do instituto de pesquisa SRI International, Bill Jeffrey. E visitou a sede da empresa Google, onde fez um passeio em um carro equipado com um sistema de direção inteligente, capaz de circular sem motorista. A ex-secretária de Estado, Condoleezza Rice, ofereceu um almoço em homenagem à presidenta na Universidade de Stanford, onde ela é professora. Além de acadêmicos, empresários também participaram do encontro. Entre eles, estavam Mark Zuckerberg, do Facebook, e Mile Calahan, do Linkedin. Em entrevista para jornalistas, Dilma Rousseff fez um balanço da viagem. Ela disse que a visita foi extremamente produtiva e afirmou: “nós relançamos a relação com os Estados Unidos num patamar, eu diria assim, de maior possibilidades futuras e presentes”. Dilma Rousseff viajou à noite de volta para Brasília, onde deve desembarcar nesta quinta-feira (2) de manhã.

Comente agora
02
Jul
Governo denuncia ao Ministério Público adesivos com ofensa sexual a Dilma
Postado por: Samile Macedo / 13:26h

Um adesivo para carros com uma montagem infeliz da presidente Dilma Rousseff de pernas abertas tem causado polêmica na internet. O produto estava disponível no site do MercadoLivre, que retirou o anúncio do ar após considerar que ele poderia configurar crime. "O conteúdo poderá configurar difamação, conforme previsto no artigo 140 da Lei do Código Penal: 'Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro'. Desta forma, a denúncia foi aceita, pois o anúncio realizado está contrário aos Termos e Condições de Uso do MercadoLivre e foi retirado do ar", informou a empresa em nota. Com 60 por 40 centímetros, o adesivo foi produzido para ser colado na entrada do tanque de gasolina dos carros. Quando abastecidos, a ideia que seria passada era que a bomba estaria penetrando sexualmente a presidente Dilma. De acordo com alguns usuários, o adesivo serve como uma forma de protesto contra o aumento do preço da gasolina. Muitas outras pessoas, porém, mesmo se colocando politicamente contrárias à Dilma, avaliaram o adesivo como de mau-gosto. O caso também gerou revolta na Secretaria de Política para as Mulheres. Nesta quarta-feira (1), a ministra Eleonora Menicucci encaminhou uma denúncia ao Ministério Público Federal, à AGU (Advocacia-Geral da União) e ao Ministério da Justiça, pedindo providências com o objetivo de investigar e responsabilizar quem produz, divulga e comercializa adesivos para carros lesivos aos direitos e garantias das mulheres e, em especial, da presidenta da República. 

Comente agora
02
Jul
Veja os 22 deputados baianos que votaram a favor da maioridade penal
Postado por: Samile Macedo / 13:15h

Após nova votação, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (2), a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A proposta teve o sim de 22 deputados da Bahia. Do Dem: Elmar Nascimento, Cláudio Cajado, José Carlos Aleluia e Paulo Azi. Pelo PMDB, Lúcio Vieira Lima disse “sim”. Cacá Leão, Mário Negromonte Jr., Roberto Britto e Ronaldo Carletto, do PP, votaram. No PR, José Rocha confirmou o “sim”. No PRB, Márcio Marinho e Tia Eron concordaram com a redução. Do PSC, Erivelton Santana e Irmão Lázaro foram favoráveis à medida. No PSD, a proposta teve apoio de José Carlos Araújo, José Nunes e Sérgio Brito. No PSDB, Imbassahy, Gualberto e Jutahy Júnior votaram pela medida. No PTB, apenas Benito Gama disse sim. No Solidariedade, Arthur Maia foi favorável. O texto aprovado é uma emenda dos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE) à proposta de emenda à Constituição da maioridade penal (PEC 171/93). Foram 323 votos a favor e 155 contra, em votação em primeiro turno.

Comente agora
02
Jul
Ex-coordenador da 11ª Ciretran já esperava pela sua saída e sobre Rogério Andrade diz: "Ele é o detentor de todos os cargos"
Postado por: Samile Macedo / 13:06h

A 11ª CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) sediada em Santo Antônio de Jesus possui Ruy Carlos Tourinho Oliveira que foi indicado pelo Deputado Estadual Rogério Andrade (PSD) e afirmou estar preparado para estudar mais a fundo e assumir sua nova função. Porém, para Ruy ocupar o cargo, José Luís Cardoso Barreto, conhecido como Zé Luís ex-chefe da instituição teve de ser exonerado. Ao sair e ele revelou nesta quinta-feira (02) que estava ciente de sua demissão. “O DETRAN é o 2º órgão que mais arrecada dinheiro na Bahia, mas infelizmente não oferta boas condições de trabalho para um coordenador atuar. Tentei fazer o meu melhor, tratando bem a todos, independentemente de bandeira política, mas já esperava minha substituição, pois a política é dinâmica, nosso grupo apoiou outro candidato e o que venceu com a maioria foi o Deputado Rogério Andrade, portanto ele é o detentor de todos os cargos pertencentes à região tendo o direito de indicar as pessoas de confiança e eu não me encaixava na lista, nem poderia aceitar o convite dele devido a minha coerência política. Nunca trairia minha bandeira”, assegurou. Zé Luís disse a uma rádio local que deseja ao novo coordenador um bom trabalho e agradeceu a todos os que lhe conduziram, apoiaram e ajudaram enquanto estava na função. “Saio de cabeça erguida, não fiz nada de errado para com a população de Santo Antônio de Jesus. Estou pronto para assumir qualquer responsabilidade futuramente”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Samile Macedo
Comente agora
02
Jul
Ex-petista, Sérgio Carneiro assume posição 'ronaldista' em Feira de Santana
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 12:56h

Presente nos festejos do Dois de Julho de Salvador, o secretário das Relações Interinstitucionais de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, assegurou que vai apoiar a reeleição do prefeito José Ronaldo, em 2016. “Ronaldo é um amigo que conheci na sala de visitas da minha casa, fazia política com meu pai a vida toda. Em um determinado momento a vida nos separou, mas o nível com que nos fazemos política – sempre debatendo ideias e não pessoas – nos permitiu não ter nenhum embate no ponto de vista pessoal", sugeriu Carneiro. Após a posse, o secretário foi a Brasília para tentar liberar recursos para a Princesa do Sergão. Segundo Carneiro, “o governo federal está com dificuldade hoje até mesmo para liberar as verbas que são constitucionais, e tudo isso demanda muita articulação”. O secretario ainda contou estar licitando o novo Plano Diretor da cidade. Sobre o BRT, o secretário conta que o município tomou R$ 90 milhões emprestados de verba federal. (por Francis Juliano/ Sérgio Loureiro - BN)

Comente agora
02
Jul
Vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento pede desfiliação do PV, diz site
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:54h

A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, entrou nesta quarta-feira (1º) com um pedido de desfiliação do Partido Verde. O presidente estadual da legenda, Ivanilson Gomes, afirmou, em entrevista ao site Bocão News, que ela pediu para sair da legenda. "Ela esteve aqui no final da tarde anunciando o desligamento. Disse que tinha conversado com o grupo dela e que tinha tomado a decisão de migrar para outro partido. Lamentamos a saída de um quadro como Célia Sacramento, mas entendemos que a política é isso. Uns entram outros saem", afirmou Ivanilson. Ainda segundo o site, Célia deve se filiar ao PEN. Ela, inclusive, é amiga pessoal da vereadora Ana Rita Tavares, que também mudou para o partido em 2015. De acordo com Ivanilson, uma possível indicação do partido para 2016 deve ser discutida com o prefeito ACM Neto em breve. "Ainda é muito cedo. Célia entregou a desfiliação tem pouco tempo. Vamos dialogar com Neto para ver quais serão os encaminhamentos. Pode ser um nome que já esteja dentro do partido como pode também pode ser", declarou o presidente do PV. (Metro1)

Comente agora
02
Jul
Dois de Julho: Prisco ataca governo e aconselha conversa com oposição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:48h

O deputado estadual Soldado Prisco (PSDB) acusou o governo do Estado de querer usar o “rolo compressor” para aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentários (LDO) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A expressão “rolo compressor” é usada para dizer que o governo irá aprovar a matéria sem discussão ou consenso – usando da maioria de deputados que tem na Casa. “A oposição apresentou quatro emendas e o governo não acatou nenhuma. Por isso pedimos vista”, apontou, neste Dois de Julho, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda de acordo com o tucano, o pedido “era necessário”. “O governo tem que sentar e reavaliar”, aconselhou. Com o pedido de vista ao projeto feito pelos oposicionistas, a votação é suspensa e é concedido o prazo de 48 horas para a análise do texto.

Comente agora
02
Jul
Receptividade ao governo já era esperada, diz Lídice sobre aplausos do público a Rui
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:45h

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) considera como esperada a receptividade do público ao governador Rui Costa (PT). Durante cortejo do Dois de Julho nesta quinta-feira, na Lapinha, o petista foi aplaudido por populares que acompanham a festa. Apesar da manifestação positiva, a senadora considerou que a comemoração pela Independência do Brasil na Bahia também é espaço para protestos, já que a festa é democrática. Sobre as negociações de fusão entre o PSB e o PPS, a senadora pontuou que as conversas estão suspensas por tempo indeterminado. (BN)

Comente agora
02
Jul
"O mundo vai mudar", diz Dilma após descer de carro sem motorista do Google
Postado por: Samile Macedo / 09:57h

No último dia de viagem aos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff conversou com o presidente-executivo do Google, Erick Schmidt, sobre formas de estimular o desenvolvimento da indústria de tecnologia e inovação no Brasil. Ela também visitou a sede da companhia no Vale do Silício, no estado da Califórnia. No Google, Dilma passeou com a filha Paula no novo projeto da companhia: um carro equipado com um sistema de direção inteligente, capaz de circular sem motorista. Dois técnicos brasileiros, que trabalham no Google, também embarcaram no veículo para explicar o seu funcionamento para a presidenta. Apesar de o carro ter direção inteligente, a legislação dos Estados Unidos exige que uma pessoa esteja sentada no banco do motorista para assumir a direção, em caso de emergência. Ao desembarcar, Dilma disse que acabava dei de descer do futuro. "É fantástico! O que se sente é que você está com um motorista dirigindo e que ele é um motorista que respeita os sinais, respeita a existência de veículo da frente, bicicletas e pedestres”. A presidenta manifestou sua surpresa com a tecnologia. “Acredito que eles estão num nível de desenvolvimento que eu jamais imaginei que houvesse. A mim impressionou extremamente. É, de fato, algo que tem que ser relatado, tem que ser mostrado, porque significa que nesta área o mundo vai mudar. Significará também um transporte público mais seguro, mais eficiente”. 

Comente agora
02
Jul
Aécio vincula baixa popularidade de Dilma à alta da inflação
Postado por: Samile Macedo / 09:22h

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), ironizou o resultado da pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quarta-feira, 1. A pesquisa mostra que o governo da presidente Dilma Rousseff é aprovado por apenas 9% da população. "É isso que temos no Brasil hoje, uma inflação que caminha para ser maior do que a popularidade da presidente da República", disse. Segundo levantamento feito semanalmente pelo Banco Central, a estimativa do mercado para a inflação deste ano, medida pela IPCA, já alcançou 9%. Para o tucano, está claro que Dilma perdeu a "capacidade de governabilidade" e, por isso, há hoje no Brasil "um vácuo de poder". Apesar das críticas, Aécio evitou engrossar o coro do líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), que pediu a renúncia de Dilma na tribuna da Casa. "É uma posição do líder que tem que ser respeitada. Mas, como presidente do PSDB, tenho tido toda cautela, inclusive nas discussões com o conjunto das oposições", afirmou. (Yahoo)

Comente agora
02
Jul
‘Doido por Jesus’, Isidório quer ser candidato a prefeito de Salvador
Postado por: Samile Macedo / 09:13h

Autointitulado “doido por Jesus”, o deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSC) negocia com o governador Rui Costa (PT) uma possível candidatura à prefeitura de Salvador em 2016. Em conversa com o Bahia Notícias, durante o festejo de Dois de Julho, Isidório disse ter o “direito” de ser candidato em Salvador. “Já tenho 12 anos como legislador e sou um homem de Deus. Para ser prefeito não precisa ser doutor. Eu só não posso roubar, ou deixar roubar, mas já estou em conversa com o governador Rui Costa”, apontou. De acordo com o pastor, ele pode também se candidatar em Candeias ou São Francisco do Conde – onde tem boas votações. O pedido de vista da oposição em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de acordo com o deputado, “é normal”. “A oposição tem o direito dela de agir como oposição. Temos de respeitar, pois eles são nossos pares”, amenizou. (Bahia Notícias)

Comente agora
02
Jul
Rejeição de Dilma bate recorde que pertencia a José Sarney em 1989
Postado por: Samile Macedo / 08:11h

A nova pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope confirma a trajetória de queda livre em todos os índices positivos do governo Dilma Rousseff, detectada logo após a presidente assumir seu segundo mandato. Para piorar, a petista quebrou o recorde de rejeição na série histórica do levantamento CNI/Ibope, iniciada em março de 1986. Com percentual de reprovação de 68%, a administração de Dilma ultrapassou em quatro pontos a de José Sarney, considerada ruim ou péssima por 64% dos brasileiros em junho de 1989. A comparação com as cinco últimas pesquisas CNI/Ibope mostra um crescimento de 41 pontos nos índices negativos. Em março de 2014, 27% achavam o governo ruim ou péssimo. Esse percentual sofreu oscilações nas três sondagens seguintes – em junho, setembro e dezembro -, mas sem alterar o cenário de maneira significativa. No entanto, em março deste ano, a rejeição saltou para 64%, puxada pelos efeitos da Operação Lava Jato e pelo agravamento das crises política e econômica enfrentadas pelo Planalto. Na outra ponta, a dos que acham o governo ótimo ou bom, a avaliação positiva da presidente desceu à casa de um dígito pela primeira vez desde janeiro de 2011. Agora, só 9% aprovam a atual gestão, ligeiramente superior a Sarney, com 7%. No começo de 2014, 36% dos entrevistados atribuíram conceito alto para a gestão da petista. Em dezembro, esse índice subiu para 40%. Três meses depois despencou para 12%. Se comparado com o melhor momento do governo da petista, que alcançou 63% de aprovação em junho de 2013, a queda foi de 54 pontos. 

Comente agora
02
Jul
Câmara aprova nova redução da maioridade penal
Postado por: Samile Macedo / 07:10h

Vinte e quatro horas depois de ver rejeitada a redução da maioridade penal para crimes hediondos e graves, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conseguiu aprovar há pouco uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) mais branda costurada por ele com seus aliados. Após uma manobra apelidada pelos deputados governistas de "pedalada regimental" e mais de cinco horas de discussão sem manifestantes, mas com direito a dedos em riste e medidas procrastinatórias por parte dos partidos da base do governo, os parlamentares aprovaram por 323 votos a favor, 155 contra, duas abstenções e quatro obstruções a proposta que determina que jovens com mais de 16 e menos de 18 anos sejam punidos como adultos quando praticarem crimes hediondos, homicídio doloso (com intenção de matar) e lesão corporal seguida de morte. O texto também determina, de acordo com o Estadão, que os criminosos desta faixa etária cumprirão pena em unidades específicas que devem ser construídas por União e Estados. Cunha articulou a solução com seus aliados ainda na madrugada de ontem. Líderes do PSD, do PHS e do PSC apresentaram a emenda que excluía dos crimes passíveis de redução da maioridade tráfico, roubo com causa de aumento de pena, terrorismo e lesão corporal grave, como previa o texto rejeitado ontem por ter atingido apenas 303 votos.

Comente agora
01
Jul
“Vamos lutar até o fim", comemora Wagner sobre a rejeição da PEC da maioridade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:31h

O ex-governador da Bahia e ministro da Defesa, Jaques Wagner, comemorou nesta quarta-feira (01) em sua página no Twitter, a rejeição da Câmara Federal, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes considerados graves.“Vamos lutar até o fim para impedir que esse retrocesso seja aprovado!”, escreveu Wagner que ainda levantou uma campanha utilizando hashtag #ReduçãoNãoÉSolução. O ministro da defesa escreveu ainda, que ficou feliz que o bom senso dos deputados prevaleceu. “Depois de muito esforço do governo, o bom senso prevaleceu e a Câmara dos Deputados rejeitou ontem a PEC que reduziria a maioridade penal. Fiquei muito contente ao saber da notícia. Se aprovada, a redução da maioridade condenaria ao abandono uma parcela ainda maior da juventude”. Jaques Wagner declarou que os próximos passos serão agora para a reformulação do Estatudo da Criança e do Adolescente (ECA). "Agora vamos trabalhar para convencer o Congresso e asociedade a respeito da necessidade de reformarmos o ECA. Queremos endurecer a punição para jovens que cometem crimes graves e adultos que usam menores para praticar delitos”, escreveu ogovernador.

Comente agora
01
Jul
Feira: PCdoB decide posição do partido nas eleições municipais até abril de 2016
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:27h

O PCdoB ainda não sabe qual será sua postura nas eleições municipais de 2016 em Feira de Santana. Na última semana, o partido anunciou a expectativa de lançar candidatos em pelo menos 100 municípios baianos, entre eles os maiores do estado - Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. De acordo com o líder do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida, há a possibilidade de a sigla lançar um nome em Feira, o que é desejado, mas pode também formar composição com outros partidos. "Está muito cedo ainda pra definir. Teremos o primeiro cenário para disputa em 2016, que se completará no final de setembro, depois no final do primeiro trimestre de 2016, em abril. Temos muito tempo ainda para construir", finalizou Almeida.

Comente agora
01
Jul
Ex-juiz Nicolau dos Santos Neto pede de volta aposentadoria e bens
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:18h

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelos crimes de desvio de verbas, estelionato e corrupção na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, pediu de volta a aposentadoria que lhe foi cassada em dezembro de 2013, após sua condenação definitiva - sem possibilidade de recursos. Nicolau também requereu a devolução de seus bens confiscados por ordem judicial. O argumento central do pedido é que o ex-juiz recebeu indulto presidencial em dezembro de 2012, concedido a presos com mais de 70 anos que tivessem cumprido um quarto da pena - ele foi preso em 2000. Mas o Ministério Público Federal (MPF) já se manifestou contra o pedido perante o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Em contestação (contrarrazões) aos argumentos de Nicolau, a procuradora regional da República da 3ª Região Inês Virgínia Prado Soares afirma que o pedido não tem respaldo legal. "O indulto concedido compreende, tão somente, o cumprimento da pena imposta, mantendo-se os demais efeitos condenatórios", sustenta a procuradora. Nicolau, hoje com 85 anos, presidia o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2, São Paulo) no final dos anos 1990, quando foi contratada a obra do novo Fórum Trabalhista da Capital.

Comente agora
01
Jul
Primeira-dama de SAJ sobre possível candidatura de Rogério Andrade: “Se alguma das partes está traindo, com certeza não é o meu marido”
Postado por: Samile Macedo / 18:58h

Houve conversas percorrendo por Santo Antônio de Jesus onde a Secretária de Ação Social e primeira-dama, Francineia Silva teria reunido os membros do corpo administrativo na última segunda-feira (30) para avisar que iria se afastar do cargo para entrar no campo político devido a preocupações com a popularidade do Deputado Estadual Rogério Andrade (PSD), o qual teria se reunido com membros e pessoas filiadas ao PSD (Partido Social Democrático) e na ocasião, muitos estariam querendo aderir ao partido por causa de uma possível candidatura a gestor municipal nas eleições do ano seguinte. A Secretária afirmou que o jogo político começou muito cedo, antes do esperado e descartou totalmente a possibilidade de abandonar sua função. “Não vou entregar secretaria, nem me afastar do Prefeito Humberto Leite (PDT), estou com ele para o que der e vier, enfrentando quem quer que seja. Os que estiverem torcendo para eu sair podem ‘tirar o cavalinho da chuva’, vamos continuar fazendo os nossos trabalhos. Pelo visto o ‘jogo sujo’ da política de Santo Antônio de Jesus já deve ter começado, não faço parte dele, mas meu papel é ajudar a gestão do atual prefeito”, afirmou.

Declarações do Deputado Rogério Andrade: Recentemente, o parlamentar alegou em entrevista que algumas pessoas do grupo político ao qual é aliado, estavam tentando ofuscar o brilho dos outros e deveriam mudar a atitude e compreender a situação. As afirmações e acontecimentos trouxeram à tona a possibilidade de o deputado romper com o administrador Humberto Leite (PDT) para se tornar candidato a gestor municipal em 2016, mas a primeira-dama relatou que concorda com a afirmação do seu marido quando disse: “nem o Prefeito é dono de Rogério Andrade, nem Rogério Andrade é dono do Prefeito”. De acordo com ela, Andrade deu sua palavra de apoio incondicional ao grupo do dirigente municipal e disse que o administrador, parlamentar e vereadores estão sempre em contato. “Se alguma das partes está traindo, com certeza não é o meu marido. Vamos acompanhar a política, mas acredito que tem alguém por trás tentando abalar essa amizade e agora cabe ao próprio Rogério Andrade dizer se é verdade ou mentira”, declarou. A entrevistada disse que não crê em falsidade por parte do deputado, uma pessoa de boa índole, até porque, segundo ela, se acontecesse realmente algum caso de deslealdade iria ficar mal para o próprio parlamentar, apesar de não notar traços de falsidade entre os dois.

Irmã do parlamentar demitida: Surgiram burburinhos de que a irmã de Rogério, ocupante de um cargo na Prefeitura Municipal foi demitida e a secretária explicou que se o fato se comprovou, foi devido a nepotismo (ato de favoritismo para com parentes na nomeação de cargos do poder público). “Quando o gestor age dessa forma é porque teve alguma ordem judicial envolvida, assim como alguns membros de minha família que estavam trabalhando foram demitidos. Acho que a Lei tem de ser para todos”, concluiu.

Pretensões de concorrer a algum cargo político: A primeira-dama descartou quaisquer possibilidade de concorrer ao cargo de vice-prefeita ao lado do parlamentar Rogério Andrade, caso o administrador Humberto Leite não venha a disputar as eleições nem ser candidata à vereadora. “Só quero ajudar o prefeito a administrar, pois ele trabalha muito para a população, tenho que tirar o chapéu para ele, independentemente de Rogério se candidatar daqui a um tempo ou não. Se Humberto sair da política eu saio”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macedo
8 comentários
01
Jul
Pesquisa de popularidade é “dado de momento”, diz Guimarães
Postado por: Samile Macedo / 18:19h

Ao comentar a pesquisa CNI/Ibope que revelou uma nova queda nos índices de popularidade da presidente Dilma Rousseff e seu governo, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), reconheceu hoje que o ambiente político “não está bom no País”, mas disse que há perspectiva de recuperação da economia para 2016. “Pesquisa é um dado de momento, não tem nada de alteração”, declarou. “Isso faz parte.” O levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a aprovação ao governo caiu de 12% para 9%. O petista, no entanto, disse que não está preocupado com pesquisas de popularidade porque “não há nada que possa interditar” o processo de retomada do crescimento iniciado com a aprovação das medidas do ajuste fiscal. “Estou preocupado em construir uma agenda do crescimento”, desconversou.Já o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), avaliou que a pesquisa aponta para um cenário de “completa ingovernabilidade”. “Na atual situação a presidente não tem a mínima condição de pedir para a Nação sequer um copo d’água”, concluiu. Bueno destacou que só “míseros” 9% apoiam o governo petista.

Comente agora
01
Jul
Contas do ex-prefeito João Henrique são negadas pela Câmara de Salvador
Postado por: Samile Macedo / 17:58h

A prestação de contas do ex-prefeito de Salvador, João Henrique de Barradas Carneiro, referente ao exercício de 2012, foi rejeitada pela Câmara Municipal de Salvador, em sessão realizada nesta quarta-feira (1°). Foram 21 votos a favor da rejeição e oito que pediam a aprovação, tendo como embasamento o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com a Câmara, o ex-prefeito foi defendido pelo vereador Geraldo Júnior (SDD), que justificou as ressalvas do órgão como "vícios plenamente sanáveis" e pediu que os colegas levassem em conta apenas questões técnicas. Políticos opositores como Hilton Coelho (PSOL) e Aladilce Souza (PCdoB) discursaram a favor da rejeição, justificando que as irregularidades desrespeitam a Constituição, que pede mínimo de 25% de aplicação da receita em educação. Os oito que votaram contra o parecer que rejeitou as contas foram os vereadores do PTN Carlos Muniz, Toinho Carolino, Kiki Bispo e Beca, Leo Prates (DEM), Alemão (PRP) e José Trindade (PSL). O G1 não conseguiu contato com o ex-prefeito ou sua assessoria.

Parecer do TCM - A decisão do TCM ocorreu no dia 10 de junho de 2014. O órgão determinou que o ex-prefeito de Salvador terá que devolver R$ 176.658,17, com recursos pessoais, aos cofres municipais. Segundo o TCM, o montante seria equivalente às despesas ilegítimas com juros e multas por atraso no pagamento de "obrigações" da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), no exercício de 2011. Além disso, foi imputado multa de R$ 3 mil no valor. 

Comente agora
01
Jul
FUNDACEM confere título de reconhecimento público ao prefeito de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:49h

No próximo dia 11, o Prefeito Humberto Leite participará de uma cerimonia para receber uma homenagem da Fundação Cesar Montes – FUNACEM. A homenagem visa premiar prefeitos de municípios cujas redes oferecem ensino de qualidade na capacitação dos responsáveis pela gestão de recursos públicos. O evento vai acontecer durante o aniversário de 11 anos de atividades educacionais da instituição, no bairro do Stiep em Salvador. O prefeito Humberto Leite se mostrou muito satisfeito com o convite. “Esse é o reconhecimento do trabalho feito por Santo Antônio de Jesus, estou muito feliz”, disse. Na ocasião serão homenageados outros 24 Prefeitos entre outras autoridades da Bahia. (ASCOM-PMSAJ)

Comente agora
01
Jul
Rui recebe homenagem durante festejos de Dois de Julho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:43h

O governador Rui Costa será homenageado pela Marinha nesta quinta-feira (2), durante os festejos de Dois de Julho. Na comemoração da Independência da Bahia no 2º Distrito Naval Rui receberá a condecoração do Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval. A cerimônia oficial começará por volta das 9h, com o hasteamento das bandeiras, no Largo da Lapinha. Em seguida, o governador segue em comitiva até a Praça Tomé de Souza, local de recolhimento dos carros simbólicos da Cabocla e do Caboclo. A condecoração ocorrerá por volta das 13h30 e, às 16h30, a festa será finalizada no Campo Grande, com hasteamento das bandeiras, colocação da coroa de flores no monumento ao Dois de Julho, execução do Hino ao Dois de Julho e acendimento da pira, que será realizado pela atleta Marily dos Santos. (BN)

Comente agora
01
Jul
Aécio diz que Dilma não “raciocina adequadamente” e que “zomba da inteligência dos brasileiros”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:24h

O presidente nacional do PSDB e ex-candidato a presidência da República, o senador Aécio Neves (MG), afirmou, por meio de nota, que a presidente Dilma Rousseff “não está bem” e que “zomba dos brasileiros”. O tucano fez a declaração após a petista afirmar, em entrevista Nova York (EUA) que a campanha de Aécio teria recebido doações de Ricardo Pessoa, dono da UTC investigado na Lava Jato. No texto, o senador acusou Dilma de cometer um “acinte” ao comparar a delação premiada dada ao empreiteiro Ricardo Pessoa às pressões para que presos políticos se tornassem delatores na época da ditadura militar. “A presidente realmente não está bem”, diz Aécio, na nota. Em Nova York, Dilma disse que “não respeitava delatores” e que muitos colegas de resistência à ditadura militar foram forçados a se tornar delatores e que ela, como presa política, sempre resistiu. “A presidente da República ou não está raciocinando adequadamente, ou acredita que pode continuar a zombar da inteligência dos brasileiros. A presidente chega ao acinte de comparar uma delação feita dentro das regras de uma sistema democrático, para denunciar criminosos que assaltaram os cofres públicos e os recursos pertencentes, com a pressão que ela sofreu durante a ditadura para delatar seus companheiros de luta pela democracia”, disse Aécio.

Comente agora
01
Jul
Geddel não poupou críticas à presidente Dilma: "é uma abobalhada"
Postado por: Samile Macedo / 11:32h

O presidente do PMBD na Bahia e ex-ministro da integração, Geddel Vieira Lima, não poupou críticas à presidente Dilma, durante entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (01). “É uma abobalhada o tempo inteiro. Você vê essa declaração dela, de comparar o delator de agora com o da ditadura. Quando a delação premiada aproxima muito perigosamente o escândalo para a campanha de gabinete, vem com essa declaração”, disse Geddel. Segundo o entrevistado falta da presidente organização e seriedade para conduzir o processo administrativo e a crise no país. “A situação é muito séria do ponto de vista econômico. Como resolver isso? Há de se ter criatividade e políticos com visão do futuro. Qual o projeto que o governo tem tramitando no Congresso? O auste fiscal, em meio à crise econômica. Mais qual o projeto do governo? Qual a grande reforma encaminhada para o Congresso, que possa mostrar esperança? O governo não tem iniciativa. Quando a presidente perde a capacidade de liderar, o governo se perde”, declarou o peemedebista. O ex-ministro disse ainda que a saída no momento seria a reconstrução do país. “Estou sem mandato porque tive coragem de disputar duas eleições majoritárias. Mostro que é possível fazer política sem mandato. Se Dilma renunciar esse momento, Temer não teria que ter projeto, mas sim organizar um projeto de salvação nacional, para tentar fazer uma eleição para 2018 e tentar reconstruir o país”. (Metro1)

Comente agora
01
Jul
Prefeito de Serrinha é punido pelo TCM por despesas indevidas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:56h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) puniu o prefeito de Serrinha, na região sisaleira, Osni Cardoso de Araújo (PT), nesta terça-feira (30). O administrador terá de devolver R$ 11,7 mil aos cofres municipais por ter praticado despesas indevidas com multas e juros por atraso no recolhimento do INSS em 2009. O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, afirmou que a dívida já foi objeto de parcelamento em 5 de agosto de 2010, mas até o momento Osni Cardoso não apresentou nenhum comprovante de quitação. Ainda cabe recurso do prefeito à decisão do TCM. (BN)

Comente agora
01
Jul
Governo Dilma tem aprovação de apenas 9%, diz pesquisa Ibope
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:20h

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º) aponta os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT):

  • - Ótimo/bom: 9%
  • - Regular: 21%
  • - Ruim/péssimo: 68%
  • - Não sabe: 1%

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 18 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. Segundo a CNI, o levantamento anterior, divulgado em abril deste ano, havia apontado que 12% aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"). Na última pesquisa, 64% dos entrevistados avaliaram a administração Dilma como "ruim" ou "péssima". Já 23% consideraram a gestão "regular".

Comente agora
01
Jul
"O PT de SAJ não pode ser visto como partido de aluguel"; diz Uberdan sobre possível filiação do presidente da Câmara
Postado por: Samile Macedo / 10:18h

Surgiram rumores de que o vereador Uberdan Cardoso (PT) teria solicitado seu afastamento do partido ao qual pertence em Santo Antônio de Jesus, porém o edil relatou à Andaiá FM que tudo não passa de boato, ele não pediu nenhum afastamento, mas também não negou seu descontentamento com o posicionamento da bancada a nível local.

"A voz de minha consciencia é liberdade": “O grande enfrentamento tem de ser feito no campo das ideias e nesse sentido o PT tem falhado pela falta de debates, só é bater o pé que o PT corre, perdemos os mandatos ideológicos, viramos garrafinha. Eu não tenho cargos, portanto não fico subserviente a governo algum, pois meu patrão é o povo, a voz de minha consciência é liberdade, falo o que penso. Não escondo nossos erros, se há erro tem de haver punição, mas meu momento não é de sair da bancada”, relatou. O vereador disse que não abandonará o barco no momento de crise, falou sobre a necessidade de combate à corrupção e assegurou que está a disposição para os debates.

Presidente da Câmara de Vereadores pode se filiar ao PT? Comentários de que o dirigente da Casa Legislativa em Santo Antônio de Jesus, Luís Almeida, conhecido Luís do Alto (PP) andaram percorrendo o município. O vereador afirmou que Luís é seu amigo, apesar de ele ter estado desleal para com ele, respeita o momento político do mesmo, porém disse esperar que o Partido dos Trabalhadores não exercesse na prática a ideia de que qualquer pessoa sem nenhuma relação de identidade com o partido possa integrar o mesmo só pela quantidade de votos. “A pergunta é: O nosso amigo Luís do Alto tem qual relação de identidade com o que acreditamos? Acho pouco provável que tenha alguma e o diretório municipal e estadual aceite tal decisão. Não estamos perdidos de tudo, digo isso não pela pessoa de Luís, mas por sua postura política que não coaduna nem com suas próprias crenças, o PT não pode ser visto como partido de aluguel”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macedo
Comente agora
01
Jul
Maioridade penal: ‘votação está longe de acabar’, diz Cunha
Postado por: Samile Macedo / 08:30h

Após um dia de muita tensão no Congresso, a Câmara dos Deputados rejeitou, em votação apertada, a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, no caso de crimes hediondos e outros delitos considerados graves. O resultado significa uma derrota para o presidente da casa, Eduardo Cunha, que colocou em votação a matéria, apesar da enorme polêmica em torno do assunto. Eram necessários 308 votos para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), mas 303 deputados apoiaram a redução, 184 foram contra e 3 se abstiveram. Estiveram presentes na sessão 490 dos 513 deputados. No entanto, apesar do resultado da madrugada desta quarta-feira, o tema da maioridade ainda será analisado novamente pela Câmara. A proposta votada foi um substitutivo à PEC originalmente em discussão, que previa a redução da maioridade para todos os crimes. Com sua rejeição, a PEC original será colocada em votação. A princípio, por ser uma proposta mais radical, ela enfrenta mais resistência entre os deputados. Porém, Cunha afirmou, após o resultado de ontem, que poderão ser votadas também outras emendas de deputados que alterem o texto original. "Não acabou. A votação ainda está muito longe de acabar", afirmou, depois de encerrar a sessão. "Foram 303 votos (a favor), um número muito representativo. O que mostra que o tema é polêmico, não atingiu o quórum constitucional. Se não atingiu, o número da casa não foi suficiente para isso. Se na votação do texto original ou de alguma (emenda) aglutinativa atingir, ótimo, se não, é que a casa quer permanecer com a legislação existente". 

Comente agora
01
Jul
S. A. de Jesus: Partido Progressista poderá sair do controle de Délcio Mascarenhas
Postado por: Samile Macedo / 08:28h

Há um documento nas mãos do vice-governador do Estado, João Leão (PP), encaminhado pelo Deputado Federal Ronaldo Carleto (PP) onde o parlamentar solicita ao vice-governador que passe o Partido Progressista em Santo Antônio de Jesus para o vereador Luís Almeida, conhecido como Luís do Alto (PP), presidente da Câmara de Vereadores. Uma Rádio local informou que no documento estão registrados os componentes do diretório executivo do PP e em entrevista o edil Luís do Alto afirmou que ele e outros vereadores estiveram em Salvador na tentativa de expor alguns pleitos e reivindicações nos quesitos gestão da Santa Casa e estrutura do DPT. Nesse meio termo, o dirigente relatou que teve um diálogo com as lideranças do Partido Progressista, incluindo o Deputado Federal Ronaldo Carleto e durante a conversa cobrou o futuro de sua situação no PP, uma vez que está caminhando junto com o Prefeito Humberto Leite (PDT). “Se o partido não ficar em minhas mãos, o parlamentar terá de buscar um meio de me apresentar a outra filiação onde eu possa estar presente a fim de pleitear as eleições de 2016. As coisas têm de acontecer para confirmar. Se realmente há um documento nas mãos do vice-governador onde faz essa solicitação estou confortável, pois serei prestigiado, visto que votamos com Rui, Dilma, Ronaldo Carleto provando que estamos juntos em um só objetivo, o bem-estar do povo de Santo Antônio de Jesus, mas até então não posso dar veracidade total aos fatos, porém caso haja a confirmação, ficarei grato”, relatou. Luís relatou que não tem interesse em continuar na situação atual devido ao apoio que prestou ao atual vice-governador João Leão, Cacá Leão, pediu votos, atitudes que, segundo ele provam que é um direito o Partido Progressista continuar com ele e outros componentes de Santo Antônio de Jesus. 

Comente agora
01
Jul
Senado aprova medida que reajusta tabela do IR
Postado por: Samile Macedo / 07:25h

O Senado aprovou nesta terça-feira a Medida Provisória 670, que reajusta a tabela do Imposto de Renda de forma escalonada por faixas, variando de 4,5 por cento a 6,5 por cento, segundo a Agência Senado. A proposta segue para sanção presidencial. A MP foi editada pelo governo como resultado de negociações com o Congresso Nacional, após a presidente Dilma Rousseff ter vetado uma correção linear de 6,5 por cento para todas as faixas. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, envolveu-se diretamente nas conversas e na confecção da MP 670 com a correção escalonada. Durante a tramitação da proposta na Câmara dos Deputados foi incluída uma emenda que concede isenção de PIS/Pasep e Cofins sobre o óleo diesel, com a intenção de atender à reivindicação do movimento dos caminhoneiros para diminuir os custos da categoria. (Reuters)

Comente agora
01
Jul
Dilma põe ponto final em polêmica da espionagem
Postado por: Samile Macedo / 07:05h

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira acreditar que os Estados Unidos não estão mais espionando o Brasil e outros aliados, e que as condições entre os dois países mudaram desde a divulgação daquelas revelações. Dilma, que cancelou uma visita a Washington depois da revelação da espionagem em 2013, disse em entrevista coletiva na Casa Branca que teve garantias do presidente dos EUA, Barack Obama, de que a espionagem acabou. "Acredito no presidente Obama", disse Dilma, acrescentando que o presidente dos EUA disse a ela que, se precisar de informações sobre o Brasil, "vai pegar o telefone e me ligar". (MSN)

Comente agora
30
Jun
Vereador do PV detona gestão do prefeito ACM Neto: "vergonhosa"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:53h

"Vergonhosa". Foi esse o termo que o vereador do PV na Câmara de Salvador, Eliel Souza, resumiu sua avaliação a gestão do prefeito ACM Neto (DEM). A informação foi confirmada através de um audio enviado na noite desta terça-feira à redação do Bocão News. A gravação foi feita durante visita do político em uma comunidade do bairro de São Cristovão, em um encontro do PV na localidade, conforme informações chegadas. O parlamentar municipal comentava a situação das chuvas e os problemas causados a população. "O único vereador que tem do PV na Câmara sou eu que está triste e chateado com essas coisas e tem vergonha. As pessoas vem falar comigo que perdeu colchão... e eu sem poder dar uma resposta. Eu faço parte dessa gestão, então é vergonhoso pra mim fazer parte de uma gestão que não funciona. As coisas não andam funcionando bem. Precisamos parar para ajeitar isso. O PV mostra que é grande, não tem ninguém envolvido com corrupção. Se as pessoas saem de suas casas com chuvas e alagamentos para virem aqui para essa reunião mostram o compromisso que tem com o PV", discursou o verde que arrancou aplausos dos presentes. Tido como aliado, Eliel faz parte do novo "bloco de independentes", liderado por Isnard Araújo (PR) na Câmara de Vereadores. A nova frente foi anunciada na sessão desta segunda-feira e tende não acompanhar orientações da bancada do governo e assim ter as próprias asas nas futuras decisões polêmicas.

Um comentário
30
Jun
Acordo agilizará entrada nos EUA de brasileiros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:10h

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (30), em um pronunciamento conjunto com o colega dos Estados Unidos, Barack Obama, a assinatura de um acordo entre os dois países para facilitar a entrada de "viajantes frequentes" brasileiros no território norte-americano. O ingresso do Brasil no programa Global Entry, a ser concretizado até a primeira metade de 2016, permite a entrada nos EUA sem passar pelas filas de imigração, em casos específicos. "Agradeço ao presidente Obama porque nós decidimos facilitar a entrada nos EUA de viajantes frequentes do Brasil no âmbito do programa Global Entry", disse Dilma. A medida não isenta os brasileiros de requisitarem visto para entrarem em território norte-americano. Isso, segundo comunicado divulgado pelas duas chancelarias, será trabalhado paralelamente. "Os presidentes comprometeram-se a trabalhar conjuntamente para que se cumpram os requisitos tanto do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos quanto da legislação brasileira correspondente, de modo a permitir viagens sem vistos de cidadãos brasileiros e norte-americanos entre os dois países", diz o documento. (G1)

Um comentário
30
Jun
Câmara tem tumulto e protestos antes de votar maioridade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:06h

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi derrubado nesta terça-feira (30) em um dos acessos ao salão verde da Câmara durante uma manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes graves. No momento do tumulto, dezenas de estudantes criticavam as limitações de acesso às galerias do plenário da Casa. Fortes foi cercado pelos manifestantes no saguão do Anexo 2, prédio que tem ligação com o corredor que dá acesso ao plenário principal da Câmara. Policiais legislativos tentaram garantir o acesso do parlamentar do PSB. Porém, em meio à confusão, um dos estudantes o empurrou. O deputado caiu no chão e ficou estirado por alguns segundos, mas, com o auxílio de seguranças, se levantou e cruzou rapidamente a porta que dá acesso ao corredor. Policiais legislativos chegaram a utilizar spray de pimenta para conter um grupo de manifestantes ligado à União Nacional dos Estudantes (UNE) e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) que tentou forçar a entrada na Câmara pela portaria do Anexo 2. Após o princípio de confronto, a área foi isolada por brigadistas. 

Comente agora
30
Jun
Após críticas, Lula usa canais oficiais para manifestar apoio à Dilma
Postado por: Samile Macedo / 17:55h

Depois de criticar internamente Dilma Rousseff nas últimas semanas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou seus canais oficiais para declarar apoio à sucessora na manhã desta terça-feira, 30. Os sites do Instituto Lula e do PT publicaram textos em que o ex-presidente diz estar "150% à disposição" de Dilma para ajudar. "Em reunião na noite dessa segunda, 29, Lula reafirmou seu apoio à presidente Dilma Rousseff e elogiou a agenda positiva apresentada nos últimos dias pelo governo", diz um texto publicado no Facebook do ex-presidente. A manifestação vem duas semanas depois da publicação, no jornal O Globo, de críticas de Lula a Dilma. Na ocasião, ele reclamou que a presidente não gosta de viajar e falar. "Na é falta de dinheiro, tem de entrar na política. Nesses últimos cinco anos, fizemos muito menos atividade política com o povo do que fizemos no outro período", disse o petista na ocasião. Enquanto Dilma faz viagem pelos Estados Unidos, Lula está em Brasília para encontros com políticos do PT e da base aliada. Em encontro com parlamentares petistas, o ex-presidente cobrou uma reação para que o partido dê a volta por cima. 

Comente agora
30
Jun
Governo corrige lambança, mas irmã de Sanches não aceita voltar para Agersa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:05h

Depois da ‘lambança’ do governo do Estado, que exonerou a irmã do deputado estadual Alan Sanches (PSD) da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia sem qualquer aviso, o mesmo governo tentou consertar. Ana Emília Sanches dos Santos foi readmitida no cargo de assessora técnica da Agersa. Segundo o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, houve um erro da nova direção da Agersa, que não teria compartilhado da decisão com a Serin. “Foi um erro, mas já foi consertado”, disse ao Bocão News. Apesar do mea culpa, a irmã de Alan Sanches não pretende retornar ao trabalho. Disse que ficou constrangida com a situação. Ana Emília Sanches chegou para trabalhar normalmente nesta segunda-feira (29), quando foi surpreendida pela afirmação de que a Agersa não precisaria mais dos serviços dela e uma portaria havia sido publicada no último sábado com a exoneração. “Após a publicação que tornou sem efeito a portaria, liguei para Ana Emília. Ela disse que apesar de o governo ter voltado atrás, ela não retornaria ao trabalho porque se sentiu muito constrangida com a forma como tudo se deu. Disse que não teria mais clima.

Um comentário
30
Jun
"Nunca recebi salário da Câmara", diz doméstica usada para desvios de R$ 622 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:02h

A empregada doméstica Reinasci Cambuí de Souza prestou depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações penais da Operação Lava-Jato, na sexta-feira. Denúncia do Ministério Público Federal contra os ex-deputados Pedro Corrêa e sua filha, Aline Corrêa, ambos do PP, e mais 5 pessoas, aponta que Reinasci foi usada para desviar R$ 622 mil da Câmara dos Deputados. "Seu Ivan pegou meus documentos uma vez e levou para a Câmara. Só que eu nunca trabalhei na Câmara, não, e nunca recebi salário da Câmara, não. Eu trabalhava na casa do Ivan Vernon (então assessor de Pedro Corrêa), de empregada doméstica", disse Reinasci à Justiça Federal, em audiência por videoconferência. "Eu sempre confiei nele, trabalhei 17 anos com ele", afirmou. Os dois ex-deputados e Ivan Vernon estão respondendo por peculato. Pelos cálculos da Procuradoria da República, o valor indevidamente desviado e apropriado pelos denunciados a título de remuneração paga indevidamente a Reinasci alcança o valor mínimo de R$ 246.663,29, entre 11 de junho de 2003 e 15 de março de 2006, e de R$ 375.734,47 entre 11 de outubro de 2007 e 31 de maio de 2012, em um total de R$ 622.397,76, em valores não atualizados.

Comente agora
30
Jun
Joaquim Barbosa defende delação e diz que Dilma é mal assessorada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:56h

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa usou sua conta no Twitter para fazer críticas às declarações da presidente Dilma Rousseff sobre delação premiada. Barbosa escreveu que nunca viu "um chefe de Estado tão mal assessorado como a nossa atual presidente" e que a delação premiada é um "instituto penal-processual previsto em lei no Brasil". Na segunda (29), Dilma falou em Nova York com jornalistas brasileiros e, ao comentar o suposto conteúdo da delação premiada de Ricardo Pessoa, da empreiteira UTC, na operação Lava Jato, disse que não respeita delatores. Ela ainda citou o período em que foi presa durante a ditadura militar e afirmou que também a tentaram transformar em uma delatora. Segundo reportagem da revista "Veja" desta semana, Pessoa disse a procuradores do Ministério Público que fez doações a políticos e campanhas eleitorais com dinheiro oriundo de esquema de corrupção na Petrobras. Uma dessas doações, segundo ele, foi para a campanha de Dilma em 2014. O acordo da delação de Pessoa foi homologado na última quarta-feira (24) pelo ministro Teori Zavascki, do STF.

Comente agora
30
Jun
Com Obama, Dilma se compromete a zerar desmatamento
Postado por: Samile Macedo / 15:08h

Em declaração conjunta dos governos do Brasil e dos Estados Unidos divulgada nesta terça-feira (30), a presidente Dilma Rousseff assinou compromisso de, até 2030, recuperar 120 mil km² de florestas. Em entrevista à imprensa, ela se comprometeu ainda a zerar o desmatamento ilegal em 15 anos. No documento, o Brasil diz que vai aumentar a participação de fontes renováveis, tanto para geração de energia como para biocombustíveis, entre 28% e 33%, também até 2030. São exemplos de recursos renováveis a água, o sol, vento e a biomassa. A intenção é diminuir o uso de fontes que se esgotam, como petróleo e carvão. A assinatura do documento ocorreu após encontro com o presidente norte-americano Barack Obama na Casa Branca, em Washington. O compromisso não apresenta as metas brasileiras que serão levadas para a Conferência do Clima de Paris, quando será fechado um novo acordo global para frear o aquecimento global e, com isso, conter a mudança climática. "O Brasil implementará políticas com vistas à eliminação do desmatamento ilegal, em conjunto com o aumento ambicioso de estoques de carbono por meio do reflorestamento e da restauração florestal. Para tanto, o Brasil pretende restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares (120 mil km²) de florestas até 2030", diz o documento, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. A área de florestas a ser recuperada equivale à metade do estado de São Paulo. 

Comente agora
30
Jun
"Prisão não é solução, mas faz justiça", diz Aloysio Nunes
Postado por: Samile Macedo / 14:07h

Defensor da redução da maioridade penal para crimes considerados mais graves, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) reconhece que prisão não é solução para a violência, mas argumenta que punir é questão de justiça. "Não, não é (solução), mas é um castigo para quem comete um crime. Quem comete um crime tem que receber punição", disse em entrevista à BBC Brasil. Sua proposta de redução serviu de base para o acordo costurado entre deputados do PMDB e PSDB, que tentam aprovar a medida nesta terça-feira, no primeiro turno de votação na Câmara. Por ser uma tentativa de mudar a Constituição, é necessário o apoio de 60% dos parlamentares, em duas votações na Câmara e no Senado. Originalmente, a proposta defendida pelo presidente da casa, Eduardo Cunha, diminuía a idade mínima para julgamento penal de 18 para 16 anos em todos os crimes. O acordo costurado pelos dois partidos, a contragosto do PT, prevê a redução da maioridade em casos considerados mais graves, como homicídio, roubos cometidos em conjunto por duas pessoas ou mais e crimes hediondos (estupro, tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, entre outros). Nunes, porém, não gostou do texto combinado entre os dois partidos e disse que não apoiará essa proposta no Senado, caso ela seja aprovada na Câmara. 

Comente agora
30
Jun
Eliane Cantanhêde sobre Dilma e Lula: “Já existe um rompimento entre eles”
Postado por: Samile Macedo / 08:29h

A crise enfrentada pelo PT também foi comentada pela jornalista Eliane Cantanhêde em participação na Rádio Metrópole, na noite desta segunda-feira (29). Ela afirmou que o primeiro governo da presidente Dilma Rousseff (PT) era centralizador, diferente do segundo mandato. “Existe uma crise dentro da crise, que é uma crise interna dentro do PT. Antigamente, Dilma fazia tudo na base da canetada, o primeiro governo dela foi muito centralizador, no segundo ela resolveu delegar. Delegar o Ministério da Fazenda para Joaquim Levy, que não tem nada a ver com o PT, e a coordenação política para o PMDB, para Michel Temer, que é um inimigo dela. Aumenta a fragilidade dela e a crise interna do PT. A oposição só fica de fora, tirando casquinha”, analisou. Sobre uma possível renuncia de Dilma Rousseff da Presidência da República, Cantanhêde foi enfática: “Ninguém acredita que ela fique até o final do mandato, mas ninguém quer assumir. Acho que latentemente já existe um rompimento entre Dilma e Lula. Ele tem falado mal dos ministros e da própria Dilma, e ela tem todos motivos para ter mágoas do Lula, porque ele que inventou o mensalão e o petrolão, deixando o pepino para Dilma. Ele, por sua vez, também tem motivos. A Dilma nunca seria presidente sem o Lula, eles são gêmeos siameses”, afirmou. (Metro1)

Comente agora
30
Jun
UTC/ Constran: empreiteira teve R$ 6,2 mi em contratos com governo da BA em 4 anos
Postado por: Samile Macedo / 07:02h

Com doações de R$ 5 milhões para os dois candidatos mais bem pontuados nas pesquisas eleitorais para o governo da Bahia em 2010 e 2014, a UTC/ Constran teve R$ 6,2 milhões em contratos com o executivo baiano no mesmo período. As doações de campanha, agora sob a polêmica da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dentro da Operação Lava Jato, foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o então candidato à reeleição em 2010, Jaques Wagner (PT), R$ 2,4 milhões, e para Paulo Souto (DEM), R$ 300 mil. Em 2014, também de acordo com o TSE, os valores foram mais altos para o democrata, R$ 800 mil, e menos generosos para o candidato eleito, Rui Costa (PT), R$ 1,5 milhão, comparado com o padrinho político Jaques Wagner. As relações entre Wagner e Pessoa preocupavam o Palácio do Planalto, que temia a presença do ministro da Defesa na delação premiada do sócio-presidente da UTC/ Constran. Dados disponíveis na Transparência Bahia apontam que a empresa de Pessoa teve melhoradas as participações nos contratos com o governo baiano desde 2010. De acordo com o Senha Aberta, do governo baiano, houve uma evolução da presença da Constran em obras estatais: enquanto não há registro de contrato em 2010, em 2014 a empresa recebeu R$ 5,4 milhões em oito pagamentos, de requalificação de equipamento cultural e construção de ponte.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com