Voz


PodCast



Enquete





Blog

Política

Pré-candidato a deputado estadual, o empresário Dal, do município de Amargosa, aparece como a renovação na política da região

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 01:18h
Pré-candidato a deputado estadual, o empresário Dal, do município de Amargosa, aparece como a renovação na política da região

O empresário Adalberto Barreto, 38 anos, o popular Dal, como é mais conhecido por suas atividades empresariais, surge como pré-candidato a Deputado Estadual pelo PSB. Ele vê sua pré-candidatura como uma resposta à comunidade regional que deseja renovar suas lideranças e, com seu nome, pode levar o eleitorado a fugir do tradicional. Dal é de Amargosa e por quê não de Santo Antônio de Jesus? Por quê não do Recôncavo? O nome do empresário já desponta como uma pré-candidatura de toda região. Ele já atua em Santo Antônio de Jesus como empresário. Ano passado, reinaugurou o posto de combustível São Paulo e o integrou à Rede de Postos Dal, gerando emprego e renda no município. Dal, segundo lideranças regionais, reúne o perfil que a população quer. Jovem e empreendedor, com perfil para fazer uma grande renovação na política de toda região. Eles apostam no descrédito da população com os políticos tradicionais para surpreender nas urnas em outubro. Na região é grande a expectativa da sua pré-candidatura do empresário a Deputado Estadual, e que vem sendo estimulada por líderes empresariais e políticos. O nome do empresário aparece num momento em que cresce a tendência do eleitorado que deseja renovação na política. Dal já é reconhecido por lideranças políticas da região como um candidato com maturidade, representatividade, responsabilidade e coragem. O empresário já conta com o apoio de vários prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de toda região por se tratar de uma pré-candidatura sólida, viável e madura.

Carreira empresarial de sucesso: 

Comente agora

Sem coligações, PT tem mais que o triplo de tempo de TV do DEM para propaganda eleitoral

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 00:05h
Sem coligações, PT tem mais que o triplo de tempo de TV do DEM para propaganda eleitoral

O PT terá mais que o triplo do tempo de televisão do DEM para propaganda política dos candidatos ao governo do estado e deputados estaduais. O levantamento foi realizado pelo advogado eleitoral Ademir Ismerim e não considera as eventuais coligações que devem ser formadas pelas legendas. De acordo com o estudo, o PT terá 63 segundos, contra 19 do DEM. O cenário mais provável para a disputa pela gestão estadual em 2018 coloca esses dois partidos como principais concorrentes, com Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) como possíveis candidatos. Como as coligações ainda estão em fase de discussão envolvendo os dois grupos, ainda não é possível prever o tempo de TV que cada agrupamento político terá disponível no horário eleitoral gratuito. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão terá 25 minutos em cada exibição. O horário reservado para os candidatos ao governo terá 9 minutos - assim como para os candidatos a deputado estadual. Para o Senado, o horário terá duração de 7 minutos. Apenas 10% do tempo é dividido igualmente entre todos os partidos e coligações com candidatos. Os outros 90% serão distribuídos proporcionalmente de acordo com número de representantes na Câmara dos Deputados. (por Guilherme Ferreira - Bahia Notícias)

Comente agora

Serra afirma que não será candidato na eleição deste ano

Política  Postado por Aline Souza - 18/01 21:16h
Serra afirma que não será candidato na eleição deste ano

Foto: DR

O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou na noite desta quinta (18) que não será candidato a governador de São Paulo ou a presidente da República nas eleições deste ano. A informação foi antecipada pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo". Ao jornal ele declarou que irá se dedicar a seus projetos em andamento no Legislativo, como o que trata da instituição do sistema distrital misto no país. Ele defende alterações no sistema eleitoral e político brasileiro. O mandato de Serra no Senado vai até 2022.

Comente agora

Camaçari: Inquérito contra ex-prefeito por gastos 'exorbitantes' é arquivado

Política  Postado por Aline Souza - 18/01 21:11h
Camaçari: Inquérito contra ex-prefeito por gastos 'exorbitantes' é arquivado

Foto: Reprodução / Nossa Metrópole

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) resolveu arquivar o inquérito civil que investigava o ex-prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT), por gastos “exorbitantes” em locação de veículos novos e aluguel de depósito de veículos sucateados. O inquérito foi arquivado pela inexistência de indícios mínimos que comprovem o ato de improbidade cometido pelo ex-prefeito, segundo a decisão. (BN)

Comente agora

Não há possibilidade de candidato do PSDB não ser Alckmin, diz FHC

Política  Postado por Aline Souza - 18/01 18:06h
Não há possibilidade de candidato do PSDB não ser Alckmin, diz FHC

Foto: Nacho Doce / Reuters

Não existe qualquer possibilidade de o candidato do PSDB à Presidência da República nas eleições deste ano não ser o governador paulista, Geraldo Alckmin, declarou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, uma das principais lideranças da sigla, em entrevista à rádio Bandeirantes. O partido já marcou para 4 de março as prévias que definirão o nome que encabeçará a chapa tucana no pleito presidencial. Além de Alckmin, disputa a nomeação o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto. Ainda assim, FHC dá como certa a vitória do governador paulista na disputa. "Tem vários que são bons, mas quem tem mais chance nesse momento, quem pode levantar a bandeira, em nome do PSDB, é o Alckmin", disse. Diante do bom desempenho do ex-presidente Lula e o deputado Jair Bolsonaro em pesquisas de intenção de voto, FHC explicou que o espaço segue aberto para uma candidatura de centro.

Comente agora

PT defende Bolsa Família e repudia ataques de Rodrigo Maia

Política  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 17:56h
PT defende Bolsa Família e repudia ataques de Rodrigo Maia

Abancada do PT na Câmara divulgou nota, na tarde desta quinta-feira (18) repudiando as declarações “incabíveis e desconexas” do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), acerca do Bolsa Família, durante palestra em Washington, nos Estados Unidos. Na nota, o líder Paulo Pimenta (RS) destaca que Maia, ao afirmar que o Bolsa Família foi criado para “escravizar pessoas” e que por esta razão não seria um “bom programa social”, confunde “o caráter emancipatório e revolucionário do Bolsa Família com as reincidentes práticas assistencialistas de quem governou o País por séculos”. Paulo Pimenta ressalta ainda na nota que “talvez ele (Maia) não saiba também que, além de aplacar a miséria e retirar o Brasil do Mapa da Fome, o Bolsa Família alcançou impactos consideráveis na saúde, na educação e na segurança alimentar e nutricional de milhões de brasileiros e brasileiras”.

Leia íntegra da nota:

Comente agora

Procurador diz que não vê razão para pedir prisão cautelar de Lula

Política  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 17:19h
Procurador diz que não vê razão para pedir prisão cautelar de Lula

Oprocurador regional da República Mauricio Gotardo Gerum não vê motivos para pedir a prisão cautelar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que informa nota divulgada pelo Ministério Público Federal na tarde desta quinta-feira (18). O procurador afirma que, em caso de condenação do petista, qualquer medida relativa ao cumprimento da pena seguirá o andamento normal da execução penal, "não havendo razões para precipitá-la". O ex-presidente será julgado pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na próxima quarta-feira (24), em Porto Alegre. Em julho do ano passado, ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A corte já informou que Lula só poderá ser preso, caso condenado, após a tramitação de todos os recursos. Com informações da Folhapress.

Comente agora

Julgamento de Lula terá transmissão por Youtube

Política  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 16:59h
Julgamento de Lula terá transmissão por Youtube

O julgamento de recurso de Lula contra a condenação na Operação Lava Jato envolvendo o triplex no Guarujá no próximo dia 24 será transmitido por Youtube. Inicialmente, apenas jornalistas, na sala de imprensa, e os envolvidos na sessão – advogados, desembargadores e Ministério Público – assistiriam a uma transmissão interna no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no valor de R$ 2,2 milhões a 9 anos e 6 meses de prisão. Segundo a denúncia, os valores são correspondentes ao triplex e suas respectivas reformas no condomínio Solaris, no Guarujá, custeadas pela OAS.

Comente agora

Confira como será distribuído o tempo de TV e rádio na campanha eleitoral

Política  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 16:56h
Confira como será distribuído o tempo de TV e rádio na campanha eleitoral

Com duração de 35 dias, iniciando-se em 31 de agosto de 2018, a propaganda partidária de rádio e TV reservará 9 minutos para os candidatos a governador, 9 minutos para postulantes a deputados estaduais e 7 para senadores, às segundas, quartas e sextas-feiras, segundo o advogado eleitoral Ademir Ismerim. Aqueles que concorrerão ao cargo de presidente e de deputados federais veicularão propaganda às terças, quintas e sábados, ambos pelo período de 12 minutos e 30 segundos. Os horários serão distribuídos entre todos os partidos e coligações que tenham candidato: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados e 10% distribuídos igualitariamente. Sobre a eleição para governador e deputados estaduais, o tempo total de 09 minutos (540 segundos) será dividido da seguinte forma: 54 segundos, igualitariamente e 08 minutos e 06 segundos (= 486 segundos), proporcionalmente.

Comente agora

André Valadão e Irmão Lázaro podem se lançar ao Senado em 2018

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 16:51h
André Valadão e Irmão Lázaro podem se lançar ao Senado em 2018

O objetivo declarado das lideranças políticas evangélicas é aumentar o número de senadores alinhados ao segmento nas próximas eleições. Atualmente são apenas 3 entre os 81 membros do Senado. Entre os nomes que surgem com mais força estão o deputado estadual Flavio Bolsonaro, o ex-ministro e bispo licenciado da Universal Marcos Pereira e os cantores gospel André Valadão e Irmão Lázaro. Se considerados os 32% de brasileiros que se declararam evangélicos, o número de senadores que os representa deveria ser muito maior. Atualmente, Magno Malta (PR/ES), é o único que luta abertamente pelas bandeiras conservadores. Ele seria um dos maiores responsáveis em articular com lideranças denominacionais os candidatos com maiores chances de vitória no pleito de outubro. Segundo reportagens recentes do jornais O Globo Folha de São Paulo, alguns nomes conhecidos no meio evangélico podem surgir como força na campanha deste ano. Como neste ano cada Estado elegerá dois senadores, a ideia é conquistar pelo menos 15 cadeiras. A ideia é lançar um nome por Estado. No Rio de Janeiro, a preferência seria por Flavio Bolsonaro, filho mais velho de Jair Bolsonaro, e membro da  igreja Batista. Em Minas Gerais, Malta estaria tentando convencer o cantor André Valadão a estrear na política. Segundo a sua assessoria ele está morando fora do país e não se manifestará sobre isso por enquanto. Segundo os interlocutores, ele estaria “conversando com a família” sobre a possibilidade.

Comente agora

Defesa de Temer entrega ao STF respostas a questionamentos da PF

Política  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 16:00h
Defesa de Temer entrega ao STF respostas a questionamentos da PF

A defesa do presidente Michel Temer enviou hoje (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas por escrito às perguntas feitas pela Polícia Federal (PF) no inquérito aberto pela Corte para investigar o suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A por meio da edição do chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017). O interrogatório foi solicitado pelos delegados responsáveis pelo caso e autorizado pelo ministro Luis Roberto Barroso, relator da investigação. A íntegra do documento ainda não foi divulgada. Além de Temer, são investigados no mesmo inquérito o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures e os empresários Antônio Celso Grecco e Ricardo Mesquita, donos da Rodrimar, empresa que atua no Porto de Santos.

Comente agora

Procuradoria tentará aumentar pena de Lula em julgamento

Política  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 14:44h
Procuradoria tentará aumentar pena de Lula em julgamento

O procurador regional Maurício Gotardo Gerum pretende aumentar a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no julgamento de 24 de janeiro, alegando que o petista cometeu três crimes, e não apenas um, como sentenciado pelo juiz Sergio Moro no ano passado. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, julgará o líder petista no dia 24 de janeiro, após ter sido condenado em primeiro grau a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Gerum será o representante da Lava Jato diante dos desembargadores federais da 8ª Turma Penal da Corte. O procurador é um dos integrantes do Ministério Público Federal (MPF) em julgamentos de segunda instância. De acordo com o jornal "O Estado de S.Paulo", o texto de Gerum possui 81 páginas e ele terá 30 minutos para discursar. Nele, o procurador pretende apresentar provas de que Lula cometeu mais três delitos de corrupção passiva.

Comente agora

MP pede que Sérgio Cabral seja transferido do Rio para presídio em Curitiba

Política  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 13:47h
MP pede que Sérgio Cabral seja transferido do Rio para presídio em Curitiba

A constatação de que o ex-governador Sérgio Cabral vinha recebendo no presídio tratamento diferenciado e obtendo regalias, sem o devido amparo legal, levou o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) a pedir à Justiça a transferência dele para Curitiba e o afastamento do secretário de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro. A ação foi ajuizada pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Publica (Gaes/MPRJ) que também pediu o afastamento do subsecretário adjunto de gestão operacional da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), Sauler Antônio Sakalen; do diretor e subdiretor da penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu VIII), respectivamente, Alex Lima de Carvalho e Fernando Lima de Farias; e do diretor e o subdiretor da Cadeia Pública José Frederico Marques (Cadeia Pública de Benfica), Fábio Ferraz Sodré e Nilton César Vieira da Silva. As investigações do MP identificaram que, desde que ingressou no sistema penitenciário do Rio, “o ex-governador contou com a estruturação de diversos privilégios em torno de si, constituindo tratamento injustificadamente diferenciado, com ofensa aos princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade”.

Comente agora

Em busca de popularidade, Temer se encontra com Sílvio Santos e Ratinho

Política  Postado por Willyam Reis - 18/01 09:00h
Em busca de popularidade, Temer se encontra com Sílvio Santos e Ratinho

O presidente da República, Michel Temer, tem aproveitado o recesso parlamentar para investir em participações em programas de TV comandados por apresentadores tradicionais. Na manhã desta quinta-feira, ele viajou para São Paulo, onde grava programa do Sílvio Santos e do Ratinho, ambos no SBT. Além disso, também tem tentado uma aproximação com a bancada evangélica no Congresso. Somente esta semana, Temer já se reuniu com três líderes religiosos. Na segunda-feira (15), recebeu o apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, no Palácio do Planalto. Na terça (16), foi a vez de José Wellington, da Assembleia de Deus em São Paulo, um dos pastores mais influentes do país. Ontem (17), a investida continuou e o presidente teve encontro com o fundador e líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, uma das maiores do país, R. R. Soares, que é também um dos fundadores da Igreja Universal, junto com Edir Macedo.

Comente agora

Bolsonaro falta a 70% das sessões de 'comissão militar'

Política  Postado por Willyam Reis - 18/01 07:18h
Bolsonaro falta a 70% das sessões de 'comissão militar'

Em ano pré-eleitoral, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) faltou a 70% das reuniões e audiências públicas realizadas pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da qual foi membro titular em 2017. O grupo é o responsável na Câmara dos Deputados por discutir parte das bandeiras defendidas pelo presidenciável, como política externa, direito e processos militares e relações diplomáticas. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que Bolsonaro faltou até mesmo no dia em que o único projeto de lei de sua autoria em tramitação na comissão estava na pauta para ser votado. O texto, que estipula novas regras de combate ao terrorismo no Brasil, acabou retirado da pauta. Ao todo, ele se ausentou a 36 encontros e participou de apenas 15. E justificou sua ausência em somente dois dias.

Comente agora

Mendonça Filho diz que vai deixar governo para se candidatar na eleição deste ano

Política  Postado por Aline Souza - 17/01 20:53h
Mendonça Filho diz que vai deixar governo para se candidatar na eleição deste ano

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta quarta-feira (17) que vai deixar o governo do presidente Michel Temer para se candidatar nas eleições deste ano. Apesar do anúncio, ele declarou que ainda não sabe para qual cargo vai concorrer. “Eu tenho um prazo dentro da lei, que é 7 de abril, e trabalho com essa data. Não quer dizer que a gente esteja amarrado ao cargo, nunca estive, mas não tem nenhum planejamento de fixar uma data”, disse o ministro durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Segundo Mendonça, ele ainda vai conversar com o presidente Michel Temer sobre a questão. Questionado especificamente sobre qual cargo ele deve tentar, o ministro disse que vai "consultar primeiro os eleitores para saber o que eles querem de mim”. (BN)

Comente agora

Renan: ‘Cunha não nomeou apenas os vices da Caixa, mas todo governo Temer’

Política  Postado por Aline Souza - 17/01 20:27h
Renan: ‘Cunha não nomeou apenas os vices da Caixa, mas todo governo Temer’

Foto: Google imagens

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta quarta-feira, 17, que o ex-deputado Eduardo Cunha “não nomeou apenas os vices da Caixa, mas todo governo Temer”. “(Cunha) Sempre teve três metas: influir nas delações (premiadas) transferindo suas responsabilidades; aprovar o impeachment (da ex-presidente Dilma Rousseff) e governar”, escreveu Renan no Twitter. Desde o ano passado, Renan acusa o governo do presidente Michel Temer de ser “comandado” por Cunha, que está preso desde outubro de 2016. Em novembro, o senador criticou a indicação de Carlos Marun (MDB-MS), um dos principais aliados de Cunha, para a Secretaria de Governo. Na época, ele disse que seria “mais inteligente nomear diretamente Eduardo Cunha para ser ministro da articulação política”. Ontem, Temer decidiu afastar, por 15 dias, quatro vice-presidentes da Caixa que são suspeitos de corrupção.

Comente agora

Maia admite disputar Presidência, mas apenas se crescer nas pesquisas

Política  Postado por Aline Souza - 17/01 18:30h
Maia admite disputar Presidência, mas apenas se crescer nas pesquisas

Foto: Agência Brasil 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigou Maia (DEM-RJ), admitiu nesta quarta-feira (17) a possibilidade de disputar a Presidência da República. No entanto, condicionou sua participação a corrida eleitoral a números mais altos nas pesquisas de intenção de voto. “Hoje não, eu tenho 1% nas pesquisas. No dia em que eu tiver 7%, as coisas melhoram muito”, declarou, em resposta a pergunta sobre sua eventual candidatura, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Maia participa de um evento no Brazil Institute do Wilson Center, em Washington, nos Estados Unidos. Em palestra, o democrata defendeu uma agenda de reformas que leve à reestruturação e ao equilíbrio fiscal do Estado brasileiro, o que abriria caminho para a criação de programas sociais sustentáveis. (BN)

Comente agora

Viagem de Lula à Etiópia custará mais de R$ 30 mil aos cofres públicos

Política  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 18:02h
Viagem de Lula à Etiópia custará mais de R$ 30 mil aos cofres públicos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Etiópia, na África, dois dias depois de seu julgamento em segunda instância no caso triplex. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre (RS), julgará o líder petista no dia 24 de janeiro, após ele ter sido condenado em primeiro grau a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com o Blog do Vicente, do Correio Braziliense, a viagem de Lula juntamente com três assessores do petista custará mais de R$ 30 mil aos cofres públicos. O ex-presidente irá à Etiópia a convite da FAO, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para a alimentação e a agricultura. O órgão é presidido pelo ex-ministro petista José Graziano. Todo ex-presidente da República tem direito a um staff formado por servidores públicos, pagos pelo governo.

Comente agora

TST rebate Jefferson e critica extinção da Justiça do Trabalho

Política  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 17:05h
TST rebate Jefferson e critica extinção da Justiça do Trabalho

Opresidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Ives Gandra Martins Filho, rebateu nesta quarta-feira (17) o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e disse que a extinção da Justiça do Trabalho seria um "retrocesso para o país e para a sociedade". Em entrevista à Folha de S.Paulo, Jefferson defendeu o fim da Justiça do Trabalho e a chamou de uma "excrescência nacional" e de uma "babá de luxo". As críticas devem-se à suspensão da posse de sua filha, Cristiane Brasil, para o comando do Ministério do Trabalho. O presidente do TST disse, em nota pública, que os argumentos apresentados pelo político "não condizem com a realidade" e "com o papel da instituição". Segundo ele, a Justiça do Trabalho é a que "mais julga" e é a "mais eficiente". "Somos a Justiça que mais julga e a mais eficiente. Somos também a que mais concilia, ou seja, a que soluciona processos, evitando ou solucionando greves que impactariam toda a sociedade", disse. Na entrevista, Jefferson disse ainda que não vê qualidades na Justiça do Trabalho para "dar lição de moral".

Comente agora

Mendonça Filho diz que vai deixar governo para se candidatar

Política  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 16:09h
Mendonça Filho diz que vai deixar governo para se candidatar

Mais um ministro do governo Michel Temer informou que vai deixar a pasta até abril para concorrer a um cargo eletivo no pleito de outubro. Mendonça Filho, da Educação, disse hoje (17) que será candidato, mas ainda não definiu o cargo a que vai concorrer. O ministro disse que trabalha com a data limite estabelecida pela legislação eleitoral - 7 de abril - para sair do cargo. “Eu tenho um prazo dentro da lei, que é 7 de abril, e trabalho com essa data. Não quer dizer que a gente esteja amarrado ao cargo, nunca estive, mas não tem nenhum planejamento de fixar uma data”, disse em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, após cerimônia de anúncio de recursos para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Mendonça disse que ainda não tratou do assunto com o presidente Temer e que isso ocorrerá no momento oportuno. Diante da insistência de jornalistas para que ele revelasse o cargo a que pretende concorrer nas eleições, Mendonça respondeu “vou consultar primeiro os eleitores para saber o que eles querem de mim”.

Comente agora

Meirelles diz que novo estatuto da Caixa será aprovado na sexta-feira

Política  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 16:02h
Meirelles diz que novo estatuto da Caixa será aprovado na sexta-feira

Após o afastamento de quatro vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou nesta quarta-feira, 17, que oito vice-presidentes que continuaram em seus cargos terão de passar por uma nova avaliação técnica da parte do Conselho de Administração do banco. “O novo estatuto da Caixa será aprovado na próxima sexta-feira e prevê que esses diretores também passem por uma nova avaliação. Já os quatro vice que foram afastados terão de apresentar suas defesas, também ao Conselho”, disse Meirelles. Perguntado se esse não seria um bom momento para que a Caixa reavaliasse sua estrutura e a necessidade de 12 vice-presidências, o ministro disse que a prioridade era o afastamento dos quatro executivos acusados pelo Ministério Público e a aprovação de um novo estatuto, mas deixou aberta a possibilidade dessa discussão no futuro. “Em determinado momento a estrutura de comando poderá ser reavaliada pelo Conselho de Administração do banco.” (Estadão)

Comente agora

PGR defende manutenção da prisão de Jorge Picciani

Política  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 15:26h
PGR defende manutenção da prisão de Jorge Picciani

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a soltura do deputado estadual Jorge Picciani (MDB), presidente licenciado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O parlamentar foi preso na Operação Cadeia Velha, da Polícia Federal (PF), em novembro do ano passado sob a suspeita de ter recebido propina de empresas de ônibus, que em troca seriam beneficiadas com isenções fiscais e aumentos de tarifa. No entendimento da subprocuradora Claudia Sampaio Marques, a prisão preventiva de Picciani é necessária para interromper atos ilícitos que tiveram início na década de 1990 e perduraram até o ano passado. De acordo com o parecer, os fatos investigados evidenciam “um monumental esquema de corrupção”.

Comente agora

Prefeito Rogério Andrade sobre comentário do presidente do PT de SAJ: "nunca foi esperado esse apoio"

Política  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 15:08h
Prefeito Rogério Andrade sobre comentário do presidente do PT de SAJ: "nunca foi esperado esse apoio"

Criou-se uma polêmica em torno do PT – Partido dos Trabalhadores, em Santo Antônio de Jesus, após o presidente do partido na cidade, Alex Santana, ter se pronunciado e dito que o Diretório Municipal estaria apoiando o pré-candidato a deputado estadual Robinson Almeida (ver aqui). Após este comentário, o vereador Uberdan Cardoso (PT), que apoia o pré-candidato Rogério Andrade Filho, “Rogerinho”, comunicou que não houve nenhuma reunião que definisse esse apoio (ver aqui), pelo menos ele não teria sido contatado para tal. Na fala de Alex, ele também afirmou que o prefeito Rogério Andrade não sentou para conversar sobre o partido na cidade.

Em entrevista à Rádio Andaiá FM, o prefeito Rogério Andrade disse que nunca teve compromisso propriamente dito com o PT para apoiar deputado estadual ou federal, o objetivo da aliança foi para mudar a cidade, “vencemos juntos essa aliança, tenho na Câmara como líder político o vereador Uberdan, que já declarou apoio a Rogério Andrade Filho, é um apoio extremamente importante, pois ele é uma peça que merece respeito da população de Santo Antônio de Jesus por toda sua história nesse município”, destacou. Segundo Rogério, nunca foi esperado de sua parte esse apoio do PT de Santo Antônio de Jesus à candidatura do seu filho, inclusive nunca sequer procurou o partido para tratar disso, “só posso dizer que nosso partido está forte e estamos atendendo toda a cidade, mas principalmente a parte da cidade mais carente. Nosso time é muito forte e robusto”, completou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora

Temer vai ao programa de Silvio Santos para defender nova Previdência

Política  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 14:30h
Temer vai ao programa de Silvio Santos para defender nova Previdência

O presidente da República Michel Temer irá gravar participações nos programas do Sílvio Santos e do Ratinho para explicar a nova proposta de reforma da Previdência. O presidente acertou os detalhes das aparições neste domingo (7), em um almoço na casa do dono do SBT, em São Paulo. Segundo o blog Painel, do jornal Folha de S.Paulo, durante a conversa, teria Silvio justificado o convite ao emedebista. “Eu não entendo o que vai ser votado”, disse. “Quero que você vá lá e me explique. Se eu entender, o povo entende.” Além do apresentador e de Temer, também estavam presentes o ministro Moreira Franco e deputado Fábio Faria (PSD-RN), genro de Silvio.

Comente agora

Deputado do PSDB é denunciado por participar de esquema de desvio de merenda escolar

Política  Postado por Aline Souza - 16/01 20:32h
Deputado do PSDB é denunciado por participar de esquema de desvio de merenda escolar

Foto: Reprodução / Jornal do Brasil

O deputado estadual Fernando Capez (PSDB), de São Paulo, foi denunciado ao Tribunal de Justiça por participar do esquema de desvios no fornecimento de merenda escolar no estado. A Operação Alba Branca foi deflagrada há um ano pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo, ficando conhecida como Máfia da Merenda. A denúncia contra Capez envolve outras oito pessoas foi oferecida pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, que pediu pagamento de R$ 2,27 milhões a título de multa. O valor é equivalente ao dobro da propina que teria sido destinada ao deputado, a lobistas e a um representante comercial da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), com sede em Bebedouro (SP). A empresa é apontada como principal envolvida no esquema. De acordo com o Valor, a acusação sustena que a propina paga atingiu patamar de pelo menos 10% do valor dos contratos administrativos celebrados pela Secretaria de Educação do estado e a cooperativa, em torno de R$ 11.399.285,00. A investigação sobre a máfia está em sob competência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, porque envolve prefeitos e verbas públicas da União. (BN)
 

Comente agora

Temer afasta vice-presidentes da Caixa por 15 dias

Política  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 17:29h
Temer afasta vice-presidentes da Caixa por 15 dias

Opresidente Michel Temer determinou nesta terça-feira (16) o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal por 15 dias. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, eles terão prazo para apresentar ampla defesa da acusações. Como destaca o G1, a decisão de Temer foi anunciada após o Ministério Público Federal em Brasília e o Banco Central recomendarem ao governo federal o afastamento dos vice-presidentes.

Comente agora

Relator da Lava Jato diz ‘não’ a Lula

Política  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 17:12h
Relator da Lava Jato diz ‘não’ a Lula

O desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), negou pedido do ex-presidente Lula para que ele seja ouvido novamente antes de seu julgamento pela Corte de apelação da Operação Lava Jato. A condenação de 9 anos e seis meses por corrupção e lavagem de dinheiro, imposta pelo juiz federal Sérgio Moro, em julho do ano passado, no caso triplex, será avaliada pelo TRF-4, no próximo dia 24. Gebran Neto é um dos três desembargadores que vai julgar Lula no dia 24 de janeiro. Além de Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luis dos Santos Laus, da Oitava Turma da Corte vão decidir se mantêm a condenação ou se reformam a sentença imposta por Moro ao petista. A defesa do petista alegou que seu interrogatório por Moro, no dia 10 de maio de 2017, ‘foi totalmente viciado’.

Comente agora

MPF diz que Temer poderá ser responsabilizado por ilícitos na Caixa

Política  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 16:12h
MPF diz que Temer poderá ser responsabilizado por ilícitos na Caixa

OMinistério Público Federal avisou ao presidente Michel Temer que, caso não atenda à recomendação de afastar os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, ele próprio poderá ser responsabilizado, na esfera cível, se os executivos forem acusados por crimes. A Procuradoria da República no Distrito Federal havia pedido o afastamento imediato dos dirigentes do banco em dezembro, mas, em resposta, a Casa Civil informou na semana passada que não tinha competência para fazê-lo. Os procuradores, com isso, decidiram reenviar a recomendação a Temer. O documento foi remetido na última quinta (11) à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pois cabe a ela encaminhar esse tipo de comunicação ao chefe do Executivo.

Comente agora

Vereador Chico de Dêga se pronuncia contra fechamento do Colégio Olavo Galvão durante sessão da Câmara de SAJ

Política  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 15:05h
Vereador Chico de Dêga se pronuncia contra fechamento do Colégio Olavo Galvão durante sessão da Câmara de SAJ

O vereador de Santo Antônio de Jesus Francisco Damasceno, mais conhecido como Chico de Dêga (DEM), ontem, segunda-feira (15), citou, durante sessão da Câmara de Vereadores, a situação atual do Colégio Olavo Galvão. Na oportunidade, ele disse que a unidade escolar é muito importante e não se pode permitir que ela venha a fechar, “ajuda muito os alunos, e também os professores, perder isso é muito ruim, os alunos estão pedindo ajuda nas redes sociais, já fiz meu discurso e espero que os meus colegas aceitem que façamos um documento e entreguemos ao secretário de educação da Bahia”, destacou. Segundo ele, há certo tempo a diretora da escola esteve na Câmara (ver aqui) e ficou decidido que não iria fechar (ver aqui), mas a situação não ficou reforçada e agora ao que parece irá fechar suas portas. Chico de Dêga se colocou à disposição para resolver esse problema e, se preciso, garantiu que irá a Salvador para tentar resolver o fato. Professores da escola procuraram o site Voz da Bahia no mês de março de 2017 para pedir ajuda contra o fechamento da unidade (ver aqui)

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora

Maia: reforma da Previdência é prioridade, mas sem otimismo quanto à aprovação

Política  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 13:51h
Maia: reforma da Previdência é prioridade, mas sem otimismo quanto à aprovação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reafirmou hoje (16), em Washington, que não há otimismo quanto à aprovação da reforma da Previdência em fevereiro. Em discurso na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Maia disse que mudar a legislação previdenciária no Brasil não será fácil, apesar de a reforma ser necessária para atrair investimentos para o país. O deputado ressaltou que o Brasil está em ano eleitoral, o que deve afetar a agenda do Congresso Nacional e voltou a atribuir o atraso na votação da reforma em plenário às denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da república contra o presidente Michel Temer no ano passado. Segundo Maia, a composição da base aliada ao governo caiu de 360 deputados para 250, depois da votação das denúncias na Câmara. “Neste momento, a gente prioriza a agenda da reforma da Previdência sem nenhum tipo de otimismo, sem nenhum discurso em que a gente diga que esta é uma matéria que estará resolvida em fevereiro de 2018”, disse Maia aos empresários.

Comente agora

MPF pede 386 anos de prisão para Cunha e 78 para Henrique Eduardo Alves

Política  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 13:38h
MPF pede 386 anos de prisão para Cunha e 78 para Henrique Eduardo Alves

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal (JFDF) que o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja condenado a 386 anos de prisão, além de multa no valor de R$ 13,7 milhões pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e prevaricação, no âmbito da Operação Sépsis. O pedido foi feito nas alegações finais assinadas pelos procuradores Anselmo Cordeiro Lopes e Sara Moreira Leite, que integram a força-tarefa da Operação Greenfield. Eles querem também que o ex-ministro de Estado e ex-deputado Henrique Eduardo Alves seja condenado a 78 anos de prisão, além de multa de R$ 3,2 milhões, pelos mesmos crimes. “Igualmente é essencial para a definição das penas de Henrique Alves e Eduardo Cunha a constatação de serem estes criminosos em série (criminal serial), fazendo da política e da vida pública um caminho para a vida delituosa. De fato, restou demonstrado no curso da ação penal que Cunha e Alves possuem personalidades voltadas para o crime, para a corrupção em seu sentido mais amplo”, escreveram os procuradores.

Comente agora

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de recursos públicos

Política  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 13:04h
Polícia Federal deflagra operação contra desvio de recursos públicos

APolícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu (PR) deflagrou nesta terça-feira, 16, a Operação Renitência, oitava fase da Pecúlio. A ação mira um esquema de desvio de recursos públicos. Em nota, a Federal informou que as investigações, realizadas em conjunto ao Ministério Público Federal, em Foz, apontam que o esquema seria capitaneado por um dos vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal - e contaria com pelo menos um servidor da Fundação Municipal da Saúde que estaria agindo de forma a direcionar contratações públicas. Também foram detectados indícios de que laudos de exames de diagnóstico, em especial produzidos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, seriam elaborados por pessoa não habilitada, gerando risco potencial à saúde de pacientes.

Comente agora

Para Wagner, se Lula não for candidato é possível “analisar parceiros de outros partidos”

Política  Postado por Marcus Augusto Macedo - 16/01 09:00h
Para Wagner, se Lula não for candidato é possível “analisar parceiros de outros partidos”

O ex-governador da Bahia e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner (PT) reiterou que não existe plano B nas eleições de 2018, pois considera Lula o único candidato. Porém, o petista afirmou que caso o ex-presidente Lula seja impedido de ser candidato, o partido adotará um “plano de emergência” e isso inclui a possibilidade de apoiar um candidato de outro partido. “Se ele [Lula] não for, vamos analisar outros parceiros de outros partidos aliados que possam puxar a fila. Mas, sinceramente, com a capacidade política que Lula tem de gestão, eu não vejo dois [nomes] que possam reconciliar o país”. “Ele é antídoto de Bolsonaro, porque Bolsonaro é da guerra e ele é conciliador. Lula é humanista, cristão e justiceiro”, avaliou Wagner. Sobre as eleições estaduais, Wagner afirmou que Rui Costa tem a vantagem de ter um “grupo, forte”. “Não vai ter racha no grupo, estou trabalhando para isso”, disse, nesta terça-feira (16), no programa Bahia no Ar, da rádio Metrópole FM. 

Comente agora

Após escândalos, Neto deve evitar PMDB na chapa de 2018; partido pode sofrer debandada

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 00:13h
Após escândalos, Neto deve evitar PMDB na chapa de 2018; partido pode sofrer debandada

Geddel: antes, aliado; hoje, rejeitado | Foto: Max Haack/ Secom

Após ter o nome dos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima envolvidos em escândalos de corrupção, o PMDB da Bahia, que até muito recentemente tinha a dupla como maiores lideranças, pode viver um processo de esvaziamento. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, temerosos com suas situações político-eleitorais em 2018, pelo fato de estarem em um partido cuja imagem está bastante atrelada aos dois, deputados estaduais estão avaliando deixar a legenda em troca da renovação dos mandatos. E, segundo o apurado pela reportagem, nem mesmo o prefeito ACM Neto (DEM) quer o PMDB, até após a sigla ter trocado de nome para MDB, em seu palanque nas eleições para o governo do Estado. Nos bastidores circula a informação de que Neto julga que o desgaste criado pela situação dos irmãos poderá trazer prejuízos à imagem dele, enquanto travará uma disputa provavelmente acirrada com o governador Rui Costa pelo comando do Executivo estadual. Com isso, o prefeito de Salvador já trabalharia com a ideia de deixar o PMDB pelo caminho, sem uma vaga na chapa majoritária. Tendo este cenário em vista, o democrata se articula para minimizar os efeitos de perder um aliado com a estrutura e o tempo de televisão da sigla, fatores importantes em uma candidatura. E é aí que entram as tratativas de Neto para atrair PP e PR ao seu grupo político. Ao colocar tudo na ponta do lápis, o prefeito viu que, caso tenha as duas legendas ao seu lado, conseguiria praticamente o mesmo tempo de TV que obteria dos peemedebistas, além de aliados com boa estrutura partidária. Também se livraria do ônus de carregar Geddel e Lúcio nas costas.

Comente agora

Vereador rebate presidente do diretório de SAJ: "Não houve uma reunião sequer para decidir quem o PT irá apoiar"

Política  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 00:08h
Vereador rebate presidente do diretório de SAJ: "Não houve uma reunião sequer para decidir quem o PT irá apoiar"

O presidente do PT de Santo Antônio de Jesus, Alex Santana, em entrevista à Andaiá FM, garantiu que o diretório municipal do partido não tinha nenhum conflito com o vereador Uberdan Cardoso (PT), porém apoiará para deputado estadual Robinson Almeida (PT) (ver aqui). Tendo em vista que estará apoiando Rogério Andrade Filho, filho do prefeito da cidade, para pré-candidato a deputado estadual, o vereador foi questionado sobre a afirmação do presidente, e disse que Robinson é um grande nome tendo em vista toda sua trajetória política, “é uma pessoa a quem tenho muito respeito, mas em nenhum momento foi uma deliberação partidária, desconheço essa reunião de decisão. Não houve uma reunião sequer para decidir quem o PT irá apoiar”, completou. Segundo Uberdan, a última reunião que participou com o diretório tem cerca de um mês e meio e isso aconteceu porque ele convocou a mesma, “o que está equivocado na fala é que a decisão não foi do coletivo, até mesmo porque há pessoas lá que irão apoiar outros candidatos que não são nem Robinson, nem Rogerinho”, afirmou, acrescentando que isso precisa ficar claro e debatido internamente, para depois ir a público, o que não tira o direito de Alex dizer que ele apoia um determinado candidato, mas “o partido ainda não fechou questão”, destacou. Cardoso explicou que sentará com o diretório municipal do PT para questionar: “Qual será a decisão do diretório, é fechar com um nome ou é abrir para que seus filiados apoiem quem bem quiser?”. Ainda conforme o vereador, se o partido tivesse um candidato da cidade isso seria mais fácil, inclusive se algum colega se candidatasse ele o apoiaria.

Redação: Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora

Jaguarari: Prefeito alega perseguição política de Câmara Municipal

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/01 23:01h
Jaguarari: Prefeito alega perseguição política de Câmara Municipal

O prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB), declarou que as decisões do legislativo do município da região do Itapicuru têm sido norteadas por objetivos políticos pessoais. A Câmara Municipal aceitou uma denúncia de infração político-administrativa contra o prefeito (veja aqui). A decisão foi tomada por 12 votos favoráveis contra apenas um negativo, em sessão plenária realizada na última quinta-feira (11). Everton declarou, em nota, que foi acusado por uma licitação que foi extinta antes mesmo de ter o contrato assinado e sem a aprovação do orçamento de 2018 na Câmara. “Isso é uma acusação manipulada para atender interesses políticos das forças do atraso, que não param de agir em oposição à escolha do povo”, rebateu o político. Rocha ainda acusa a Casa de acobertar denúncias contra o presidente Márcio Gomes (PSDB), que teria “implantado um esquema de contratação de funcionários fantasmas”. Segundo a nota de resposta que pede “dois pesos e duas medidas”, a acusação contra Márcio Gomes foi engavetada pelos 12 colegas de vereança que rejeitaram o pedido de abertura de inquérito contra o presidente. “Enquanto livraram o colega das acusações gravíssimas com provas documentais, decidem acatar injustamente a denúncia por algo que foi extinto antes mesmo de se concretizar e nem chegou a ser assinado pelo Prefeito”, destacou a nota. (BN)

Comente agora

Em período de recesso, 4 projetos foram aprovados em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de SAJ

Política  Postado por Aline Souza - 15/01 22:44h
 Em período de recesso,  4 projetos foram aprovados em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de SAJ

Aconteceu nessa segunda-feira (15) uma sessão extraordinária na Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus. Ainda em recesso, quatro projetoes foram aprovados: um que autoriza o prefeito a firmar convênios, contratos tanto municipais, como estaduais e federais, outro que concede ao prefeito que faça remanejamento dentro do orçamento, um terceiro que consolida a Câmara provisória na Rua Lomanto Júnior e um quarto que versa sobre o Conselho municipal de saúde. O presidente ainda aproveitou a entrevista cedida à Rádio Andaiá pra salientar que nenhum vereador ganhou extra por participar dessa sessão que aconteceu em período de recesso "As vezes as pessoas pensam que os vereadores recebem algum valor por estarem de recesso, mas aqui em Santo Antônio ninguém recebe um centavo, aprovamos todos os projetos, inclusive vereadores da oposição", disse. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora

Roberto Jefferson diz que a filha não vai “dobrar joelhos” para a Justiça do Trabalho

Política  Postado por Aline Souza - 15/01 20:52h
Roberto Jefferson diz que a filha não vai “dobrar joelhos” para a Justiça do Trabalho

Foto: JF Diorio/Estadão

Roberto Jefferson, presidente do PTB e pai da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), impedida pela Justiça Federal de tomar posse no Ministério do Trabalho, afirmou à Coluna Expresso da revista Época que o nome da filha está mantido até que o caso tenha um desfecho no Supremo Tribunal Federal. Nesta segunda-feira (15), a deputada e o governo sofreram nova derrota. “Não vamos nos dobrar nem flexionar sequer o joelho diante desta Justiça do Trabalho, extremamente ideológica”, disse. Ainda segundo a publicação, para Jefferson, desistir do nome de Cristiane ficaria ainda pior. “O presidente Michel Temer deu sua palavra sobre a permanência dela. Minha filha já está exposta. Eu tenho dito que está em jogo não apenas o direito privativo do presidente da República de nomear quem quiser para o seu ministério. Está em jogo a cidadania da minha filha”, afirmou. (Política Livre)

Comente agora

PTB em Santo Antônio de Jesus será comandado pelo advogado José Reis Filho

Política  Postado por Aline Souza - 15/01 20:26h
 PTB em Santo Antônio de Jesus será comandado pelo advogado José Reis Filho

Foto: Reprodução

O deputado federal e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Bahia, Benito Gama, convidou nesta segunda-feira, 15, o advogado e ex-presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB) José Reis Filho, para liderar o partido em Santo Antônio de Jesus e participar do pleito como pré-candidato a deputado estadual na eleição 2018. “Certamente foi uma grande aquisição para o nosso PTB e fortalecerá ainda mais o nosso trabalho na cidade e região”, disse o parlamentar durante reunião realizada no gabinete em Salvador-BA. Segundo José Reis, o PTB é um partido histórico de tradição e que nunca fugiu aos princípios de estar ao lado do povo. “Por isso tenho certeza que vamos pontuar na historia de Santo Antonio cuidando dos interesses da cidade e do seu povo.

Comente agora

Geddel está disposto a delatar, diz coluna

Política  Postado por Aline Souza - 15/01 19:10h
Geddel está disposto a delatar, diz coluna

Foto: Dida Sampaio/Estadão

O ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso em Brasília desde setembro, está disposto a negociar um acordo de delação premiada por saber que sua situação é difícil. De acordo com a coluna Expresso da revista Época, Geddel enfrenta dois problemas. O primeiro é que o operador Lúcio Funaro detalhou informações que poderiam ser ditas por ele. O outro é que Geddel resiste a citar amigos do MDB, incluindo Michel Temer. Sem isso, as chances de a colaboração prosperar são mínimas. (Política Livre)

Comente agora

Otto Alencar detona fogo amigo de partidos de esquerda sobre veto a Wagner em chapa

Política  Postado por Aline Souza - 15/01 18:46h
Otto Alencar detona fogo amigo de partidos de esquerda sobre veto a Wagner em chapa

Foto: Arquivo / Bocão News

O trabalho de construção da chapa do governador Rui Costa (PT) ainda rende. A polêmica de bastidor da vez diz respeito de partidos aliados como PSB e PCdoB estariam na busca do veto do nome de Jaques Wagner (PT) na vaga para o Senado e assim ser criado um novo espaço para acomodar possíveis nomes que possam surgir das duas legendas. O senador Otto Alencar, em entrevista ao programa Se Liga Bocão da Itapoan FM, detonou essa possibilidade quando indagado sobre essa eventual articulação. Para o presidente do PSD o ex-governador tem total mérito para pleitear o espaço que ele quiser.

Comente agora

Justiça federal mantém Cristiane Brasil fora do ministério do Trabalho

Política  Postado por Letícia Oliveira - 15/01 17:37h
Justiça federal mantém Cristiane Brasil fora do ministério do Trabalho

O juiz federal Vladimir Vitovsky, que está atuando como substituto no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), no Rio de Janeiro, negou na tarde desta segunda-feira, 15, os embargos de declaração apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU) para tentar derrubar a decisão liminar que suspendeu a posse de Cristiane Brasil (PTB) como ministra do Trabalho. Assim, Cristiane continua proibida de assumir o cargo. Cristiane, que é filha do ex-deputado federal e atual presidente do PTB Roberto Jefferson, foi anunciada como ministra do Trabalho do presidente Michel Temer (MDB) no dia 3 de janeiro. Na segunda-feira passada, 8, a posse de Cristiane foi suspensa por decisão liminar (provisória) emitida pelo juiz federal Leonardo da Costa Couceiro, da 4.ª Vara Federal de Niterói, na região metropolitana do Rio. Ele atendeu pedido apresentado em ação popular por um cidadão comum. "Este magistrado vislumbra flagrante desrespeito à Constituição Federal no que se refere à moralidade administrativa, em seu artigo 37, caput, quando se pretende nomear para um cargo de tamanha magnitude, ministro do Trabalho, pessoa que já teria sido condenada em reclamações trabalhistas, condenações estas com trânsito em julgado", escreveu o magistrado, que impôs multa de R$ 500 mil para quem descumprir a decisão.

Comente agora

Moto utilizada para realizar assaltos em SAJ é apreendida em Conceição do Almeida

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 23:57h
Moto utilizada para realizar assaltos em SAJ é apreendida em Conceição do Almeida

Na tarde deste domingo (14), policiais militares da 1ª Companhia do 14 BPM, recuperaram uma motocicleta Honda, placa OLG-4589 roubada na Cidade de Conceição do Almeida e que era utilizada em assaltos em Santo Antônio de Jesus. O veículo, foi recuperado em uma diligência no bairro São Benedito, no município onde eram realizados os furtos  e encontra-se na delegacia local para adoção das medidas cabíveis.

Comente agora

Advogado de Geddel nega que recebeu R$ 50 mil de ex-assessor dos Vieira Lima

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 21:33h
Advogado de Geddel nega que recebeu R$ 50 mil de ex-assessor dos Vieira Lima

O escritório de Gamil Föppel respondeu a acusação de que teria recebido R$ 50 mil em espécie do ex-assessor de Geddel Vieira Lima. Segundo o advogado, seu escritório recebeu apenas pagamentos do cliente peemedebista mediante nota fiscal, como determina o Fisco do País. Föppel negou ainda que o ex-assessor dos Vieira Lima, Job Ribeiro, tenha ido ao seu escritório e refutou a notícia divulgada pela Radar da Veja, que indicou que ele estaria deixando a causa do ex-ministro. (BN)

Comente agora

'Prefeita ostentação' entra no banco dos réus, desta vez, por desvios de R$ 2,7 milhões

Política  Postado por Aline Souza - 14/01 16:46h
'Prefeita ostentação' entra no banco dos réus, desta vez, por desvios de R$ 2,7 milhões

A ex-prefeita de Bom Jardim (MA) Lidiane Leite da Silva virou ré em mais uma ação de improbidade, desta vez, por desvios de R$ 2,7 milhões em aluguel de veículos para o município. O ex-marido e mentor de sua carreira política, Humberto Dantas, conhecido como "Beto Rocha", e outros já conhecidos por acusações sobre desvios ao lado da ex-prefeita "ostentação" também sentaram novamente no banco dos réus. A decisão é de 17 de novembro de 2017 e foi disponibilizada no Diário Oficial da última segunda-feira (8). Segundo o juiz da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu/MA, que responde também pela comarca de Bom Jardim, Raphael Leite Guedes, os acusados "apenas afirmaram que procederam de forma correta no referido procedimento licitatório, sem qualquer dolo, não juntando qualquer prova sobre o alegado, situação que, diante dos elementos presentes nos autos, milita em seu desfavor".

Comente agora

Durante festa em Salvador, Coronel cogita candidatura ao Senado: 'é uma possibilidade, mas não certeza'

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 16:40h
Durante festa em Salvador, Coronel cogita candidatura ao Senado: 'é uma possibilidade, mas não certeza'

Presente na festa de Senhor Bom Jesus da Passagem que ocorreu neste domingo (14) em Pojuca, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel afirmou que a candidatura ao Senado é uma possibilidade, mas não uma certeza. "O meu nome poderá constar, ou não, na chapa majoritária do governador Rui Costa. Fazendo uma correlação com o futebol, sou jogador do meu partido, o PSD, sob o comando do senador Otto Alencar. Estou em forma e pronto para entrar em campo, mas a decisão é de quem escala o time", declarou. Segundo Coronel, caso ele não seja 'escalado', ele ficará trabalhando para ajudar na reeleição do Governador Rui Costa. Na ocasião, Coronel aproveitou para falar um pouco sobre a importância da festa e da tolerância religiosa. "A tolerância é fundamental no mundo em que vivemos. Nós podemos ser Bahia ou Vitória, esquerda ou direita, cristão ou espírita: o importante é que todos somos filhos do mesmo Deus", disse.

Comente agora

Henrique Meirelles ʹaguenta bem o tranco da economiaʹ, diz Temer

Política  Postado por Aline Souza - 14/01 16:29h
Henrique Meirelles ʹaguenta bem o tranco da economiaʹ, diz Temer

O presidente Michel Temer (MDB) afirmou que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, "aguenta bem o tranco da economia". A declaração foi dada à imprensa, na manhã deste domingo (14), depois de uma caminhada entre Palácio do Jaburu e o Palácio da Alvorada, em Brasília. O emedebista teve a companhia de Meirelles, Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Torquato Jardim (Justiça) no exercício. Segundo informações da assessoria da Presidência, Temer e os ministros se reuniram para discutir a pauta econômica. De acordo com Temer, foram avaliados no encontro “o cenário econômico, as medidas para reduzir a inflação, a geração de empregos, além da necessidade da reforma da Previdência”. (Metro 1) 

Comente agora

“Não quero fazer distinção de gênero ou cor”, diz Neto

Política  Postado por Aline Souza - 14/01 13:59h
“Não quero fazer distinção de gênero ou cor”, diz Neto

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates (DEM), defendeu que uma mulher negra integre a provável chapa do prefeito ACM Neto (DEM), ao governo da Bahia nas eleições deste ano. Para o chefe do Legislativo soteropolitano, a discussão sobre a formação das chapas tanto do lado do grupo do governador Rui Costa (PT) quanto de ACM Neto está “muito rasa”. “[Discute-se] quem tem mais cabo eleitoral, quem pode mais ou quem pode menos. Em 2012, nós pegamos uma mulher negra, que tinha perdido uma eleição para vereadora, e botamos para vice e vencemos a eleição. Acho que ACM Neto precisa discutir depois de sua decisão [se será candidato ou não] um conceito [de projeto] e trazer novas ideias. É isso que o eleitorado quer.

Comente agora

Maia está em NY para encontros e participará de evento em Washington na terça

Política  Postado por Aline Souza - 14/01 13:37h
Maia está em NY para encontros e participará de evento em Washington na terça

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está em Nova York onde inicia uma jornada de compromissos nos EUA até a próxima quarta-feira, 17. Em sua agenda oficial, estavam programadas entrevistas na manhã deste domingo, 14, mas foram canceladas. Na parte da tarde, estão previstos encontros do presidente da Câmara com líderes políticos na residência da Missão do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, mas não estão definidos até o momento os nomes de quem participará destas reuniões. No início da noite, será oferecido um coquetel informal a Rodrigo Maia pelo embaixador Mauro Vieira, Representante Permanente do Brasil junto à ONU. Nesta segunda (15), Rodrigo Maia terá uma reunião no início da tarde com o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, o português António Guterres, e embarcará na sequência para Washington, onde participará de eventos na terça-feira. (BN)

Comente agora

Homem mais rico do Brasil quer Huck candidato

Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 13:35h
Homem mais rico do Brasil quer Huck candidato

Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, quer Luciano Huck candidato a presidente do Brasil, segundo a Veja. A publicação diz que Lemann e outros empresários sinalizam a vontade ao apresentador, que, após desistir do pleito, voltou ao leilão eleitoral por conta de declarações dadas no programa de Faustão.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com