As comentadas


Bom dia , Domingo, 26/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

25
Out
Fiscais do PT têm credenciamento autorizado para o segundo turno
Postado por: Samile Macêdo / 20:53h

A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao examinar a petição formulada pela Coligação Com a Força do Povo (PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PCdoB, e PRB) autorizou o imediato credenciamento dos fiscais eleitorais para o segundo turno das eleições. O PT baiano esqueceu de solicitar o credenciamento dos fiscais eleitorais para o segundo turno e poderia ser impedido de fiscalizar a votação neste domingo (26). Com a decisão do TSE, os petistas reverteram o caso. O credenciamento se restringe aos partidos políticos e às coligações e as credenciais são expedidas pelo juiz eleitoral. O presidente de cada partido é que deve indicar a pessoa que fiscalizará a urna eleitoral. O presidente estadual do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, após a decisão do TRE afirmou ao colunista Levi Vasconcelos, que não seria apenas o PT que seria punido caso se confirmasse a proibição. “Seriaa democracia, pois a transparência e fiscalização são valores máximos”. (Bocão News)

Comente agora
25
Out
Está indeciso? Veja as principais propostas de Dilma e Aécio antes de decidir o voto
Postado por: Samile Macêdo / 19:34h

As três semanas de campanha deste segundo turno das eleições presidenciais serviram para Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) reapresentarem algumas das principais propostas para o País. Além daquilo previsto no programa de governo, os candidatos abordaram outros temas importantes nesses últimos dias. As denúncias de corrupção na Petrobras pautaram a maioria dos debates e, para se defender, Dilma destacou ações do atual governo. Ela e Aécio propõem mudanças na legislação para tornarem mais rigorosas as punições a agentes públicos que enriqueçam de forma ilícita. O papel dos bancos públicos também dominou a troca de acusações entre os dois. Dilma acusa o adversário de diminuir a importância das instituições nos programas do governo. Aécio se defende e diz que vai fortalecer os bancos públicos. Em troca do apoio de Marina Silva (PSB), o tucano incluiu itens propostos pela candidata derrotada ao programa de governo dele. Ele teve que se comprometer com a reforma agrária e proteção das terras indígenas. A campanha petista tentou relacionar a imagem de Aécio ao fim dos programas sociais, como o Bolsa Família. Por diversas vezes, o tucano teve que reafirmar que vai dar continuidade a eles. A eficiência da máquina pública foi outro assunto abordado. Dilma destacou a abertura de concursos públicos para diversos cargos. Aécio promete enxugar o número de ministérios e “um governo de meritocracia”. (R7)

Comente agora
25
Out
Pichação na sede da Abril é 'atentado contra a democracia', diz Aécio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:45h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou neste sábado (25) que as pichações na fachada da sede da Editora Abril, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, foram um "atentado contra a democracia". O tucano visitou o túmulo do seu avô, o ex-presidente Tancredo Neves, na cidade de São João del Rei, em Minas Gerais. O prédio onde fica a sede da Abril foi alvo de um ataque na noite desta sexta-feira (24), depois que a revista "Veja" publicou uma reportagem sobre o escândalo da propina na Petrobras. A revista afirma que o doleiro Alberto Youssef disse, em depoimento à Polícia Federal, que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento de um suposto esquema de corrupção na Petrobras que abasteceria campanhas do PT. Segundo a revista, o doleiro não apresentou provas. "Nós assistimos ontem e hoje um atentado contra a democracia, contra a liberdade de expressão [...] Os manifestantes não atingem aquele veículo, atingem o que nós temos de mais valioso que é a liberdade de expressão no Brasil, a liberdade de imprensa. A democracia vive disso: das manifestações. E as contrárias têm que ser respeitadas", disse Aécio. Para o tucano, o ato em frente à editora "é um atentado que deve receber o repúdio de todos os brasileiros da forma mais veemente possível". "[Esse ato] deve receber o repúdio, não sei, dos profissionais da imprensa e de todos os cidadãos e cidadãs desse país", concluiu.

Comente agora
25
Out
No RS, Dilma diz que pichação na sede da Editora Abril é 'barbárie'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:45h

A presidente Dilma Rousseff comentou neste sábado (25), durante ato de campanha em Porto Alegre, que as pichações feitas na sede da editora Abril, em São Paulo, são uma "barbárie". Ela disse também que "não é assim que se faz um país civilizado". O prédio onde fica a sede da Editora Abril foi alvo de um ataque na noite desta sexta-feira (24), depois que a revista "Veja" publicou uma reportagem sobre o escândalo da propina na Petrobras. A revista afirma que o doleiro Alberto Youssef disse, em depoimento à Polícia Federal, que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento de um suposto esquema de corrupção na Petrobras que abasteceria campanhas do PT. Segundo a revista, o doleiro não apresentou provas. "Lamento qualquer ato de vandalismo. Não concordo. Repudio todas as formas de violência como resposta e discussão política. Isso é uma barbárie, não deve ocorrer. Deve ser proibido. Só podemos aceitar atos pacíficos. Não se faz um país civilizado dessa forma", afirmou a presidente. O tumulto na sede da editora Abril terminou com três pessoas detidas. De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 14º DP, de Pinheiros, por volta das 20h de sexta-feira cerca de 200 pessoas se reuniram em frente ao prédio da editora, com o apoio de um carro de som da União da Juventude Socialista. Eles jogaram muito lixo em frente ao prédio e picharam frases como “Veja mente” e “Fora Veja”. Exemplares da revista foram rasgados. Segundo a Polícia Civil, os detidos foram qualificados por pichação e liberados em seguida. Os suspeitos negaram envolvimento em atos de vandalismo e disseram que apenas participaram do protesto. Procurada pelo G1, a Editora Abril não havia se pronunciado sobre o protesto até a última atualização desta reportagem.

Comente agora
25
Out
S. A. de Jesus: Secretária de Ação Social Kátia Araújo pode ser substituída por primeira-dama
Postado por: Letícia Oliveira / 17:48h

Uma notícia que não era esperada chegou ao município de Santo Antônio de Jesus. Comentam-se nos bastidores da prefeitura que a Secretária de Ação Social Kátia Araújo poderá ser exonerada da pasta. De acordo com as informações da Andaiá FM, a pessoa escolhida que pode possivelmente assumir o cargo é a primeira-dama Francineia Silva. Ao que parece, antes do anúncio, os assessores do município fizeram uma pesquisa para saberem se essa substituição era legal, a mando do prefeito Humberto Soares Leite (PDT). Fala-se ainda que outras modificações possam ser feitas nas demais secretarias da administração.

  1. Reportagem: Voz da Bahia - Letícia Oliveira
5 comentários
25
Out
Dilma tem 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos, diz Datafolha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:40h

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (25) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 52%
- Aécio Neves (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". De acordo com o Datafolha, a presidente Dilma Rousseff (PT) chega à véspera da votação empatada tecnicamente com seu adversário, Aécio Neves (PSDB). Mas, segundo o instituto, "é maior a probabilidade de Dilma estar à frente". No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 23, Dilma tinha 53%, e Aécio, 47%. O Datafolha ouviu 19.318 eleitores em 400 municípios nos dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01210/2014.

Comente agora
25
Out
Dilma tem 53%, e Aécio, 47% dos votos válidos, aponta Ibope
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:37h

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 53%
- Aécio Neves (PSDB): 47%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 23, Dilma tinha 54% e Aécio, 46%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios nos dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01195/2014.

Comente agora
25
Out
Capital: Homem de 28 anos é morto a tiros em condomínio de Mata Escura
Postado por: Letícia Oliveira / 16:48h

Um homem de 28 anos foi morto a tiros no início da tarde deste sábado (25) em um condomínio no bairro de Mata Escura. Segundo a Central de Polícia, Deivid Teles da Silva foi executado com cinco tiros - três na cabeça, um na coxa e um nas costas por volta de meio dia de hoje. Natural de Santo Amaro, Deivid era morador do condomínio Cajueiro e trabalhava como porteiro. Depois de ser baleado, ele morreu no local, na rua Carlos Brandão Silva, antes de ser socorrido para algum hospital. A autoria e motivação do crime são ignoradas e o caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comente agora
25
Out
Marina conversou com Aécio e pediu debate propositivo, diz porta-voz da Rede
Postado por: Letícia Oliveira / 16:29h
O ex-coordenador da campanha de Marina Silva (PSB), Walter Feldman, afirmou nesta sexta-feira (24) que ela conversou com o candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, pouco antes do início do último debate do segundo turno, realizado pela TV Globo. Marina declarou apoio ao tucano no último dia 12. "Aécio telefonou para Marina e ela lhe desejou boa sorte e pediu que este fosse um debate programático", revelou Feldman, que declarou ainda ter reforçado as palavras da ex-presidenciável e ter afirmado que esperava um embate "propositivo". O porta-voz da Rede Sustentabilidade – grupo político ao qual Marina pertence – considerou “normal” a abordagem da reportagem da revista Veja desta semana, baseada em um suposto depoimento do doleiro Alberto Youssef no qual afirma que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula sabiam do esquema de corrupção da Petrobras. "É normal. Deve ser falado. Assim como vários outros pontos, como a saúde, por exemplo. É o último debate. Os indecisos precisam saber quem tem a visão de um estadista", acredita Feldman, que acrescentou que em pesquisas internas da Rede, Aécio aparece com “pelo menos sete pontos à frente”.
Comente agora
25
Out
Aécio visita túmulo de Tancredo em fim de campanha: 'o que eu chego é vivo'
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:14h

  1. Foto: Orlando Brito

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, encerrou sua campanha no segundo turno na cidade de São João Del Rei (MG), onde visitou o túmulo do seu avô, Tancredo Neves. “O que eu chego é vivo”, disse o tucano, em balanço da disputa pela cadeira no Palácio do Planalto. O postulante também visitou a casa da família onde Tancredo morou quando viveu na cidade, o “Solar dos Neves”, acompanhado da mãe, Inês, da mulher, Letícia, e dos filhos mais novos, Júlia e Bernardo”. Durante o ato, Aécio voltou a classificar a campanha do segundo turno como “sórdida” e fez críticas ao PT. “Quando eles viram que havia pela primeira vez uma possibilidade concreta de perder, se deseperaram”, disse, que denominou como “desespero” o fato de Lula, que já afirmara que o tucano era seu amigo, no primeiro turno, tê-lo chamado de “filhinho de papai”. “O ex-presidente Lula se apequena. Pressuposto fundamental da democracia é o respeito aos adversários. Mas quero terminar esse dia leve”, disse. O ex-governador mineiro ainda falou sobre a morte do presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, em agosto deste ano, momento que aponta como o pior da corrida pelo cargo. “Era óbvio que eu iria transferir para mim a imagem daquela tragédia. Demorei a me recuperar e tive que ser muito firme para demonstrar a mesma disposição”, pontuou. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Comente agora
25
Out
Governistas e oposicionistas buscam apoios para Dilma e Aécio no interior baiano
Postado por: Samile Macêdo / 15:05h

Na Bahia, os apoiadores de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) jogam suas últimas cartas para tentar angariar votos cada um para o seu candidato. Na manhã deste sábado (25), o governador eleito, Rui Costa (PT), e o senador eleito Otto Alencar (PSD) fazem caminhadas pró Dilma em Porto Seguro, Eunápolis e Itamaraju, no extremo-Sul do estado. Já o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) liderou a Pedalada Muda Brasil, no Farol da Barra, nesta manhã. Às 17h o ex-governador Paulo Souto e os presidentes estaduais José Carlos Aleluia, do DEM, e Geddel Vieira Lima, do PMDB, se unem ao prefeito na Charanga 45, em apoio ao candidato tucano. (Bocão News)

Comente agora
25
Out
Imbassahy exalta fala de Aécio sobre receita para acabar com corrupção
Postado por: Letícia Oliveira / 14:30h

O líder do PSDB na Câmara Federal, deputado Antônio Imbassahy, afirmou neste sábado (25) que o presidenciável pelo seu partido, Aécio Neves (PSDB), comprovou no debate da Rede Globo realizado na noite desta sexta-feira (24) ser, “mais uma vez, o candidato da mudança segura para o Brasil”. O parlamentar baiano, que estava presente nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro, ressaltou a firmeza com que o postulante tucano respondeu as perguntas de eleitores que se declararam indecisos e apresentou propostas concretas para promover as mudanças necessárias ao país. Entre os compromissos de Aécio destacado por Imbassahy está o de priorizar a liberação dos recursos para o atendimento às pessoas com deficiência. “Aécio disse que no governo dele as Apae’s [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] serão fortalecidas, diferentemente da administração de Dilma, do PT, que tentou extingui-las”, comentou. Imbassahy ainda citou uma das frases considerada mais fortes proferidas por Aécio Neves durante o encontro político televisionado, ao falar sobre os casos de corrupção na Petrobras: “Existe uma medida que está acima de todas as outras para acabar com a corrupção do governo: vamos tirar o PT do governo”. A frase viralizou entre os pró-aecistas nas redes sociais logo após ser proferida durante o debate na Rede Globo ontem. (Bocão News)

Comente agora
25
Out
Briga por voto de indecisos acirra disputa pela Presidência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:23h

Os candidatos repetiram suas estratégias no último e esperado debate da campanha eleitoral, promovido pela Rede Globo ontem à noite. Dilma Rousseff defendeu seu governo e comparou as gestões do PT com as do PSDB. Aécio Neves criticou a crise econômica, o aparelhamento do estado e os casos de corrupção do governo. O tom foi menos veemente do que nos debates anteriores do segundo turno e teve, como novidade, a presença de indecisos - 70 escolhidos pelo Ibope - que fizeram perguntas aos candidatos. Na reta final, foram eles que ganharam a maior atenção dos candidatos. Nas perguntas dos eleitores, Aécio e Dilma centraram mais em propostas, sem deixar de trocar farpas. O debate da Globo marcou 30 pontos de audiência, na média, e 38 de pico entre 22h10 às 23h57 (horário de Brasília). O primeiro bloco foi aberto com Aécio Neves na ofensiva perguntando sobre a reportagem da revista Veja, afirmando que o doleiro Alberto Yousseff, em depoimento, teria dito que Dilma e o ex-presidente Lula sabiam das irregularidades na Petrobras. A candidata do PT disse que era mentira, acusou a revista de calúnia e difamação. Aécio aproveitou para queixar-se “da campanha do medo que o PT vem fazendo no Nordeste anunciando que quem votar em mim vai perder os benefícios”. As estratégias ficaram evidentes na primeira pergunta de Dilma, que buscou o tempo todo comparar os governos petistas com o governo Fernando Henrique. Ela usou o primeiro bloco para falar do Minha Casa, Minha Vida e do Pronatec. O candidato tucano, nos dois casos, garantiu que ia aperfeiçoar e melhorar os programas. “Aproveito mais uma vez para denunciar o terrorismo do PT. Pessoas cadastradas no Minha Casa, Minha Vida estão recebendo telefonemas dizendo que se votarem no PSDB vão sair do cadastro”, afirmou Aécio.

Comente agora
25
Out
Prédio da editora Abril é pichado durante protesto contra revista 'Veja'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:22h

O prédio onde fica a sede da Editora Abril, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, foi alvo de um ataque na noite desta sexta-feira (24), depois que a revista "Veja" publicou uma reportagem sobre o escândalo da propina na Petrobras.  A revista afirma que o doleiro Alberto Youssef disse, em depoimento à Polícia Federal, que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento de um suposto esquema de corrupção na Petrobras que abasteceria campanhas do PT.  Segundo a revista, o doleiro não apresentou provas. O tumulto na sede da editora Abril terminou com três pessoas detidas. De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 14º DP, de Pinheiros, por volta das 20h de sexta-feira cerca de 200 pessoas se reuniram em frente ao prédio da editora, com o apoio de um carro de som da União da Juventude Socialista. Eles jogaram muito lixo em frente ao prédio e picharam frases como “Veja mente” e “Fora Veja”. Exemplares da revista foram rasgados. Segundo a Polícia Civil, os detidos foram qualificados por pichação e liberados em seguida. Os suspeitos negaram envolvimento em atos de vandalismo e disseram que apenas participaram do protesto. Procurada pelo G1, a editora Abril não havia se pronunciado sobre o protesto até a última atualização desta reportagem.

Comente agora
25
Out
Neto aponta fim do DEM depois das eleições
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:21h

O Democratas (DEM), antigo PFL, pode ter um fim depois da eleição presidencial deste domingo (26). A sinalização é do prefeito de Salvador, uma das lideranças nacionais da agremiação. Segundo o Globo, seja qual for o resultado da eleição, o DEM deve caminhar para uma negociação com dez partidos considerados nanicos, que abrigam ao todo 24 deputados, para criar uma nova legenda. “O DEM não vai mais existir como tal. Se Aécio ganhar, faremos uma fusão para crescer. Se Aécio perder, faremos uma fusão para sobreviver”, disse Neto. O DEM elegeu 22 deputados nas eleições do primeiro turno, e seus líderes imaginam chegar a 50. Esse caminho não é unânime. Há os que defendem se entregar nos braços do PSDB. (BN)

Comente agora
25
Out
Candidatos e William Bonner viram memes em debate da Globo
Postado por: Samile Macêdo / 12:06h

Assim que começou o debate presidencial na Rede Globo nesta sexta-feira a internet foi invadida por piadas e memes sobre o embate entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). O comportamento dos políticos e do apresentador William Bonner, que por várias vezes teve que pedir para a plateia ficar em silêncio, viraram piada entre os internautas. (Terra)

Um comentário
25
Out
TSE proíbe revista 'Veja' de fazer publicidade da edição do final de semana das eleições
Postado por: Samile Macêdo / 12:02h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu pedido de liminar da coligação da candidata Dilma Rousseff e proibiu a revista “Veja” de fazer publicidade da edição deste fim de semana. Na reportagem de capa, o doleiro Alberto Youssef afirma que Dilma e o ex-presidente Lula sabiam dos desvios na Petrobras, em processo de delação premiada. De acordo com a decisão do ministro do TSE, Admar Gonzaga, a revista Veja está proibida de utilizar rádio, televisão, outdoors e link patrocinado para divulgar a capa. No pedido, a Coligação Força do Povo, que reúne o PT e partidos aliados, alegou que os conteúdo das matérias são "absolutamente propositais, no sentido de desconstrução do Partido dos Trabalhadores e de seus candidatos". Sustentam ainda que a Revista está tentando interferir no processo eleitoral porque antecipou a divulgação da reportagem, na quinta-feira. "No período eleitoral, compete a este Tribunal Superior velar pela preservação da isonomia entre os candidatos que disputam o pleito. Desse modo, ainda que a divulgação da Revista Veja apresente nítidos propósitos comerciais, os contornos de propaganda eleitoral, a meu ver, atraem a incidência da legislação eleitoral, por consubstanciar interferência indevida e grave em detrimento de uma das candidatura", disse o ministro no processo. 

Comente agora
25
Out
Pesquisa CNT/MDA mostra empate técnico
Postado por: Letícia Oliveira / 11:53h

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta manhã mostra o candidato à presidência do PSDB Aécio Neves numericamente à frente da candidata à reeleição Dilma Rousseff, mas em empate técnico. De acordo com o levantamento, o tucano teria hoje 50,3% das intenções de votos válidos contra 49,7% da candidata do PT à Presidência da República. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento mostra que o candidato tucano oscilou em alta e a candidata à reeleição oscilou para baixo. Pesquisa anterior CNT/MDA mostrava que o porcentual de votos validos para Aécio era de 49,5% contra 50,5% de Dilma. A intenção de voto espontânea também mostram os candidatos empatados tecnicamente com Aécio Neves levando 44,4% dos votos e Dilma 43,3% do total.

Comente agora
25
Out
Aécio diz que demitirá diretoria da Petrobras, se eleito
Postado por: Samile Macêdo / 09:42h

Em entrevista coletiva concedida depois do debate presidencial da TV Globo, nesta sexta-feira, 24, o candidato do PSDB, Aécio Neves, disse que “este governo protagonizou alguns dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil” e prometeu, se eleito, demitir toda a diretoria da Petrobras, estatal que está no centro de denúncias de desvio de dinheiro que envolvem empresas fornecedoras e partidos políticos. “A remoção da diretoria da Petrobrás é imediata (em caso de vitória). Vamos privilegiar funcionários de carreira e profissionalizá-la. Isso serve para os bancos públicos e as grandes empresas nacionais. Os brasileiros vão encontrar no meu governo o resgate da meritocracia”, afirmou o candidato. Para o tucano, “a marca desse governo é do fracasso e da intolerância”. Aécio voltou a mencionar reportagem da revista Veja segundo a qual o doleiro Alberto Youssef, um dos acusados de participação no esquema da Petrobras, disse em depoimento que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento dos casos de corrupção na maior estatal do País. O tucano lembrou que a presidente citou denúncia do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa de que o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, já falecido, recebeu propina para evitar investigações da CPI da Petrobrás. “As mesmas fontes que serviram para ela fazer acusações ao ex-presidente do PSDB não servem quando as denúncias são de seu governo”, afirmou.

Comente agora
25
Out
Eleitor fora do domicílio terá de justificar a ausência da votação em 60 dias
Postado por: Letícia Oliveira / 09:21h
O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral neste domingo (26) terá até 60 dias para preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e justificar a ausência do voto. O documento pode ser acessado gratuitamente nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e fornecido, no dia da votação, nos locais destinados à justificativa. Para estar quites com a Justiça Eleitoral, o eleitor que estiver fora do domicílio poderá procurar, ainda hoje, os postos de justificativa, incluídos nos sites dos tribunais regionais, preencher o requerimento e entregá-lo aos mesários.
Comente agora
25
Out
Com Neto, Aécio mostra animação mesmo com queda em pesquisas
Postado por: Letícia Oliveira / 08:25h

Em telefonema ao prefeito ACM Neto (DEM) ontem pela manhã, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) refletiu um estado de ânimo totalmente oposto à curva apontada nas pesquisas divulgadas anteontem na Globo, Estadão e Folha de S.Paulo. No bate-papo demorado com o aliado baiano, Aécio disse que números compilados em levantamentos para consumo interno, encomendados na quinta-feira a três institutos, apresentaram uma tendência diferente à que foi detectada pelo Ibope e Datafolha. Avaliou ainda que há chances bem reais de vitória pelo clima relatado por coordenadores de núcleos da campanha tucana nos estados. Depois de discutirem estratégias para o último duelo ao vivo da sucessão presidencial, Aécio ouviu de Neto garantias de que, na Bahia, o bloco oposicionista vai engordar o cortejo no sábado e domingo. (Correio)

Comente agora
25
Out
Wagner e Rui votam pela manhã no segundo turno das eleições
Postado por: Letícia Oliveira / 08:07h

Os principais aliados da presidente Dilma Rousseff e cabeças de sua campanha pela Bahia e no nordeste brasileiro, Jaques Wagner e Rui Costa, governador e o recém eleito, respectivamente, votaram cedo na manhã deste domingo, dia de segundo turno das eleições 2014. A assessoria de comunicação do governador já confirmou que o petista estará às 9h30, no Colégio Municipal Professora Lídia Coelho Pinto, em Arembepe, no município de Camaçari. Após votar na seção 321, o atual chefe do Executivo terá um bate-papo com os jornalistas para falar sobre política e movimentações de governo. O político é um dos cotados a assumir um ministério numa eventual vitória de Dilma. A pasta em evidência que lhe poderá ser entregue será a Casa Civil. O cargo é um “braço direito” da presidência na sua gestão. O prestígio dele está em alta no partido, principalmente por emplacar o sucessor no quatro maior colégio eleitoral do Brasil e conseguir uma vitória da petista no estado com 61% das intenções de votos. Já o governador eleito, Rui, vota às 10 horas, na segunda seção do Colégio Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, local onde nasceu na cidade de Salvador. Após sua votação, o novo mandatário acompanha sua esposa Aline Peixoto, a sucessora da vaga de primeira dama de Fátima Mendonça, que vota no Colégio Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
25
Out
TRE rejeita cassação de mandato de presidente da UPB
Postado por: Letícia Oliveira / 07:37h

O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou nesta sexta-feira (24) o pedido de cassação da prefeita de Cardeal da Silva, (nordeste do estado) Maria Quitéria Chagas (PSB). Quitéria é a atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). A ação contra a ela foi movida por Mariane Mercure (PDT), segunda colocada na disputa do pleito em Cardeal da Silva, em 2012, que acusa Quitéria de abuso de “poder econômico” e de “compra de votos” para se eleger prefeita. A ação já havia sido negada pela Justiça Eleitoral do município. Segundo o juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, relator do processo no TRE, foi constatada a “inexistência de provas robustas e contundentes” para cassar Quitéria. Mariane pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Informações da Coluna Satélite do Correio.

Comente agora
25
Out
Aécio acusa PT de ‘terrorismo’; Dilma destaca Pronatec
Postado por: Letícia Oliveira / 06:58h

Depois de ser questionado por Dilma Rousseff (PT) sobre o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, Aécio Neves (PSDB) repetiu que a campanha da presidente faz “terrorismo eleitoral” ao afirmar que eventual governo seu acabaria com programas sociais. “Pessoas na lista do cadastro (do Minha Casa, Minha Vida) estão recebendo mensagem dizendo que, se votarem em mim, sairão do cadastro”, reclamou. O tucano reforçou que pretende manter o programa e ampliá-lo para a faixa de até três salários mínimos. “Ninguém pode querer se apropriar de programas como se fossem seus. Vamos subsidiar, sim, o que não vamos fazer no nosso governo é o ‘bolsa empresário’ que ajuda um grupo muito restrito de brasileiros em detrimento da maioria.” Aécio acusou o governo também de não entregar os 3,5 milhões de habitações prometidas, mas apenas metade disso. Dilma rebateu que Aécio precisa entender melhor as regras do programa, explicando que ele não passa por órgãos políticos, evitando privilégios a empresas nas construções. Ela disse não acreditar na proposta do adversário, acusando o PSDB de ter enfraquecido os bancos públicos e tê-los deixado endividados – a Caixa Econômica Federal é o banco usado no financiamento do programa habitacional.

Comente agora
24
Out
Apuração 2º turno: votos para presidente serão divulgados às 20h de domingo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:04h

A apuração dos votos para presidente no segundo turno da eleição, neste domingo (26), só será divulgada a partir das 20h (horário de Brasília) em todo o país. O motivo é o fuso horário do Acre, que, em razão do horário de verão adotado em grande parte do país, está com três horas de diferença em relação a Brasília. A legislação eleitoral não permite a divulgação de resultados enquanto a votação ainda estiver ocorrendo. A votação em todo o país termina às 17h. Quando forem 17h no Acre, serão 20h em Brasília, quando, então, será liberado o acesso à apuração do segundo turno.

Comente agora
24
Out
Em resposta, Dilma cita humorista e sugere que Aécio fará ‘Meu banho, Minha vida’ em SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:38h

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) alfinetou Aécio Neves (PSDB) ao fazer uma pergunta sobre a crise de abastecimento de água em São Paulo – que começou a utilizar, nesta sexta-feira (24), a segunda cota do volume morto. Ao responder a uma pergunta feita, o tucano alegou que a Agência Nacional das Águas (ANA) não teria ajudado a planejar ações que revertessem o problema da seca na região. Em sua réplica, a petista afirmou que o Nordeste do país enfrenta "a mesma seca", mas não passa por situação de mesma gravidade: "Aí, o senhor vai me desculpar, mas eu vou concordar com o humorista José Simão, vocês estão levando o Estado para ter um programa 'Meu Banho, Minha Vida', é isso que vocês conseguiram", ironizou. O humorista utilizou o seu perfil no Twitter para "comemorar" a citação e brincou: "Tô na Grobo (sic)!". 

Comente agora
24
Out
Durante debate, Aécio cita "petrolão" e Dilma compara seu governo a FHC
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:33h

O primeiro bloco do debate promovido pela "TV Globo" nesta sexta-feira (24) foi marcado pelos temas corrupção, inflação e por uma comparação com o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002). Por um lado, o candidato Aécio Neves (PSDB) citou reportagem da revista "Veja" contra a rival Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição. A denúncia trata do desvio de verbas da Petrobras, conhecido por "petrolão". Por outro, a presidende criticou o governo de FHC (1995 a 2002), que, segundo ela, "deixou nas costas do povo as crises ocorridas nos oito anos de mandato, com arrocho salarial e desemprego".

Inflação e empregos: Aécio disse que desde o Plano Real (1994), Dilma será a primeira presidente que terminará o mandato com a inflação maior do que recebeu. "Eu acho que o senhor está mal informado, porque quem deixou o país com uma inflação maior do que recebeu foi o governo tucano, do Fernando Henrique", respondeu a petista. "O seu governo afugentou os investimentos e a inflação infelizmente está de volta", afirmou o tucano. "A situação do Brasil é extremamente grave, candidata, e é preciso que seu governo reconheça isso, porque os mercados, outros países, os brasileiros, já reconhecem."  Na resposta, Dilma afirmou que a "Veja" faz "oposição sistemática" a ela e ao PT e fez "calúnia e difamação" com a reportagem publicada hoje. "E o senhor endossa na sua pergunta (…) A revista 'Veja' não apresenta uma prova", disse a petista, que afirmou que a publicação tenta dar um "golpe eleitoral". "E isso não é a primeira vez que ela fez: fez em 2002, em 2006, em 2010 e 2014, mas o povo não é bobo (…) O povo brasileiro vai mostrar a sua indignação no domingo, votando e derrotado essa proposta que o senhor representa." Na réplica, Aécio disse que Dilma deveria se explicar, e não desqualificar a revista. "Não acreedito que acusação a revista seja a melhor resposta. A delação premiada só traz ao réu benefício se tiver prova", afirmou o tucano.

Candidatos falam a indecisos: 

Comente agora
24
Out
Dilma: "Revista tenta dar golpe eleitoral"
Postado por: Samile Macêdo / 21:22h

Após sorteio, Aécio faz a primeira pergunta. O tucano começa afirmando que a campanha do PT foi caluniosa. Depois, ele questiona sobre a capa da revista Veja, que afirma que Dilma e Lula sabiam do esquema de corrupção na Petrobras, segundo o doleiro Youssef. Dilma diz que a campanha de Aécio também é agressiva. A petista ainda afirma que a Veja faz oposição sistemática a ela. "A revista Veja não apresenta nenhuma prova do que faz", diz, ao acrescentar que a revista costuma tentar aplicar golpe eleitoral em todas as eleições. "Irei à Justiça para me defender", completou. Em sua vez de perguntar, Dilma questiona sobre a fala do possível Ministro da Fazenda de Aécio, que afirmou que o salário mínimo está alto demais. Aécio responde dizendo que "o Brasil é hoje cemitério de obras inacabadas".

Comente agora
24
Out
Istoé/Sensus: Aécio lidera com 54,6% das intenções de voto e abre 9,2 pontos contra Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:00h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, aparece com 54,6% das intenções de voto no último levantamento Sensus/Istoé, considerando os votos válidos, contra 45,4% da presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição. A diferença é de 9,2 pontos percentuais, o equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Com a totalidade dos votos, Aécio tem 48,1% e Dilma, 40%; 11,9% (aproximadamente 12,8 milhões de eleitores) ainda não decidiram o voto. A consulta entrevistou 2 mil pessoas em 24 estados e em 136 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01166/2014.

Comente agora
24
Out
Programação do debate entre Dilma e Aécio na Globo
Postado por: Samile Macêdo / 20:37h

Como é o debate - Mediado pelo jornalista William Bonner, o debate será realizado no Projac, no Rio, e tem duração prevista de uma hora e 50 minutos. O regulamento foi definido com representantes dos candidatos e seguindo as regras da Justiça Eleitoral. Serão quatro blocos: no primeiro e no terceiro, os candidatos farão perguntas um ao outro, com tema livre; no segundo e no quarto, as perguntas serão feitas por eleitores indecisos. O quarto bloco será destinado também às considerações finais dos presidenciáveis. Os indecisos serão selecionados em todos os estados pelo instituto de pesquisas Ibope. Cada eleitor indeciso vai elaborar previamente perguntas com temas de interesse nacional. As oito perguntas mais bem formuladas serão selecionadas pela produção do programa para serem feitas aos candidatos. O cenário será uma arena, com o objetivo de facilitar a movimentação dos candidatos. Os eleitores indecisos estarão sentados em volta. Se algum candidato faltar, seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome. Nos dois blocos de tema livre, o candidato presente poderá formular a pergunta que faria ao candidato que se ausentou. Nos outros blocos, todas as perguntas de eleitores indecisos serão respondidas apenas pelo candidato presente. O debate da Globo ocorre no último dia em que irão ao ar os programas eleitorais do segundo turno. Na quinta, a Globo e as emissoras afiliadas promoveram debates entre candidatos a governador que disputam o segundo turno nos 13 estados e no Distrito Federal.

Comente agora
24
Out
Wagner é cotado para ministro da Fazenda de Dilma, diz revista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:06h

A edição desta semana da revista Veja não trouxa apenas a polêmica em relação ao doleiro Alberto Youssef e sua suposta ligação com a presidente Dilma Rousseff (PT) e seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a publicação, haveria uma “forte articulação” dentro do Partido dos Trabalhadores para fazer de Jaques Wagner o novo ministro da Fazenda caso a petista seja reeleita – ideia que teria adesão de Lula. “Dilma Rousseff tem um bom relacionamento com o governador da Bahia”, diz o texto. De acordo com Lauro Jardim, da coluna Radar, o fato de Wagner não ter ligação com economia por ser “um ex-estudante de engenharia que nunca completou o curso” seria um problema, mas fez com que os apoiadores da ideia o relacionassem com o médico Antonio Palocci. “Wagner, como Palocci, também é um habilidoso conversador, um predicado obrigatório para aparar as arestas do setor produtivo”, defende. (BN)

Comente agora
24
Out
Sem dar entrevista, Aécio diz que PT tenta censurar Veja
Postado por: Anacley Souza / 17:50h

Em rápido pronunciamento à imprensa, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, acusou o PT de tentar censurar a última edição da revista Veja, publicada nesta sexta-feira (24). O tucano não quis dar entrevista e fez apenas uma declaração sobre a reportagem de capa da Veja em que o doleiro Alberto Youssef, preso desde maeúdrço, acusa a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (ambos do PT) de terem conhecimento de um suposto esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. "A denúncia é extremamente grave e tem que ser confirmada, mas é preciso que seja também apurada", afirmou o candidato tucano, que acusou o PT de tentar censurar a publicação. "O Brasil merece uma resposta daqueles que governam o País. Infelizmente, a única manifestação foi pela censura, pela retirada de circulação da maior revista nacional. Essa não é, certamente, a resposta que os brasileiros aguardam", disse. O candidato tucano recusou-se a responder as perguntas de jornalistas, ao contrário do que tem feito diariamente durante a campanha, quando grava depoimentos para emissoras de TV. "Hoje não vou dar entrevista. Vou fazer apenas uma declaração em razão da relevância do tema", disse em uma sala do Hotel Sheraton, no Leblon, zona sul do Rio, onde passou o dia possivelmente se preparando para o debate desta sexta-feira (24) na TV Globo. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
24
Out
Jean Wyllys denuncia pastor à PF por reproduzir notícia falsa como verídica
Postado por: Anacley Souza / 15:54h

O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) protocolou nesta quinta-feira (22) uma denúncia à Polícia Federal (PF) contra o pastor Morgado, do site Rede Promessa, por ter publicado uma notícia do site de humor Sensacionalista sobre ele como se fosse um fato real. Segundo o parlamentar, o texto fictício, “Bancada gay lança projeto de lei para proibir casamento evangélico”, foi republicado três vezes, sem citar a fonte, mesmo depois de Wyllys ter alertado ao site que a reportagem não era verídica. “A matéria foi criada por um site de deboche, que cria matérias  fictícias e irônicas por diversão e que, originalmente, foi muito compartilhada por quem depreendeu, dela, a ironia e a proposital inversão de sujeitos a fim de demonstrar quão ridícula é a interferência da bancada fundamentalista em um assunto exclusivamente de âmbito civil”, afirmou o deputado em sua página do Facebook, em menção ao direito do público LGBT ao casamento civil. Wyllys afirma ainda ter sofrido ameaça de morte por conta da notícia falsa. “Para quem duvida que foi má-fé do Pastor, a notícia falsa foi publicada não só uma, mas pelo menos três vezes para mais de um milhão de seguidores e mesmo depois de minha equipe ter entrado em contato com o pastor, através de suas redes sociais, solicitando que este retirasse a postagem (que inclusive, registraram várias ameaças de morte, que também foram denunciadas à Polícia Federal)”, ressaltou. (Bahia Notícias)

Um comentário
24
Out
Salvador: Oposição faz campanha por Aécio até a véspera da eleição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:18h

A candidatura de Aécio Neves à Presidência da República recebeu o apoio da população de Salvador, com acenos e gestos positivos, durante a Carreata 45, liderada pelo prefeito ACM Neto e o ex-governador Paulo Souto, na manhã desta sexta-feira (24), no bairro de Brotas. “No próximo domingo, a Bahia vai manifestar sua vontade de mudança nas urnas, votando em Aécio”, afirmou Neto. Ainda nesta sexta (24), outras carreatas estão sendo realizadas nos bairros do Cabula, Cidade Baixa e Cajazeiras. Agora, à tarde, a partir das 16 horas, haverá um ato pró-Aécio Neves, promovido pelas juventudes do Democratas, PMDB e PSDB, na frente do Iguatemi, a partir das 16 horas. O presidente estadual do Democratas, o deputado federal eleito José Carlos Aleluia, estará presente. “Os jovens são o futuro deste País. Eles querem novidades. Eles querem um caminho novo. Aécio é o novo jeito de governar com eficiência e decência”, assinala Aleluia. Amanhã (25), sábado, a partir das oito horas, no Farol da Barra, haverá a PEDALADA MUDA BRASIL - AGORA É AÉCIO, com a participação do prefeito ACM Neto. O evento ciclístico será aberto a todos, que queiram participar. A sugestão da organização do ato sobre duas rodas é para os participantes irem, preferencialmente, trajados de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil. A Barra também será palco da Charanga 45, um divertido ato de apoio à candidatura de Aécio, que acontecerá neste sábado (25), a partir das 17 horas. O prefeito ACM Neto, o ex-governador Paulo Souto e os presidentes estaduais José Carlos Aleluia, do Democratas, e Geddel Vieira Lima, do PMDB, já confirmaram presença. Durante a véspera do dia eleitoral, no sábado, também acontecerão carreatas pela capital baiana, assim como, em outras cidades do interior, haverá eventos promovendo a campanha tucana.  

ROTEIRO ELEITORAL: 

Comente agora
24
Out
Presidenciáveis participam hoje de último debate
Postado por: Anacley Souza / 13:46h

Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se enfrentam na noite desta sexta-feira no último debate do segundo turno, promovido pela TV Globo. O debate está previsto para começar às 21h11, no horário de Brasília, com duração prevista de uma hora e 50 minutos, e será mediado pelo jornalista William Bonner. Dos quatro blocos do debate, Dilma e Aécio se enfrentarão diretamente em dois - no primeiro e no terceiro -, com perguntas de tema livre. No segundo e no quarto bloco, as perguntas serão feitas por eleitores indecisos. O debate terminará com as considerações finais dos candidatos. Os indecisos serão selecionados em todos os Estados pelo instituto Ibope. Cada eleitor indeciso vai elaborar previamente perguntas com temas de interesse nacional. As oito perguntas mais bem formuladas serão selecionadas pela Globo. O cenário do debate será uma arena, com o objetivo de facilitar a movimentação dos candidatos, e os eleitores indecisos estarão sentados em volta dos presidenciáveis. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
24
Out
'Darei minha resposta a eles na Justiça', diz Dilma, sobre reportagem da revista Veja
Postado por: Anacley Souza / 13:02h

Em resposta à reportagem de capa da revista Veja, divulgada parcialmente nesta quinta-feira (23), que afirma que o doleiro Alberto Youssef relatou em depoimento que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula (PT) sabiam do esquema de desvio operado na Petrobras, a petista se manifestou sobre o assunto em seu programa eleitoral veiculado nesta sexta-feira (24). O pronunciamento encerra o programa, após enumerar diversas capas da publicação que teriam o objetivo de “reverter a decisão popular” com uma “denúncia supostamente bombástica”. Dilma inicia sua fala com a declaração de que desejaria terminar sua campanha “de outra forma”, mas que não poderia se calar “frente a esse ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista Veja e seus parceiros ocultos”. A presidente ressalta que a reportagem não se baseia em “nenhuma prova” e usa “supostas declarações de pessoas do submundo do crime”. Dilma ainda diz que a Veja realiza “uma campanha sistemática” contra ela e Lula, mas que “desta vez a Veja excedeu todos os limites”. A presidente afirma que acredita que os eleitores não serão influenciados pela reportagem. "O povo brasileiro tem maturidade suficiente para discernir entre a mentira e a verdade. O povo sabe que não compactuo com a corrupção, minha história é um testemunho disso, e sabe que farei o que for necessário, doa a quem doer, para punir quem mexe com o patrimônio do povo”, pontuou a presidente, para acrescentar: “Os brasileiros darão sua resposta à Veja e seus cúmplices nas urnas. E eu darei a minha resposta a eles na Justiça". (Bahia Notícias)

Comente agora
24
Out
Ex-prefeito de Eunápolis é denunciado por crime de prevaricação
Postado por: Letícia Oliveira / 11:33h

O ex-prefeito de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira, e a vice-prefeita do Município, Maria Menezes Ferreira Viana, foram acusados pelo Ministério Público estadual por atos de improbidade administrativa e também denunciados, respectivamente, por crimes de responsabilidade e prevaricação. Assinadas pelos promotores de Justiça Dinalmari Messias e João Alves Neto, a ação civil pública e a denúncia foram ajuizadas ontem, dia 22. Os promotores pedem que a Justiça conceda liminar determinando a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis e o bloqueio de aplicações financeiras dos acionados até o valor da lesão ao erário público, atualmente em R$ 17.530,92, e a condenação dos réus com ressarcimento integral do dano, inclusive com aplicação de multa, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos. Conforme investigação do MP, foi constatado que José Robério autorizou requerimento à Receita Federal de parcelamento de débito da Prefeitura com o INSS, como também pagamentos a empresas liquidados em dezembro de 2012, mesmo após ter sido afastado do cargo de prefeito por decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Justiça da Bahia proferida no dia 4 de dezembro daquele ano e da qual ele já tinha sido oficialmente comunicado.

Comente agora
24
Out
SAJ: Sobre denúncias na gestão passada Chico de Dega diz que moverá ação no MP e Chispita afirma: “Eu acreditava na administração”
Postado por: Anacley Souza / 11:31h

Quem acompanha a política em Santo Antônio de Jesus, lembra-se com ressalva das denúncias proferidas em tribuna pelo vereador Antônio Nogueira Neto (PSB) contra a atual gestão, em relação ao supersalários pagos aos contratados da administração. O caso rendeu e gerou controvérsias, já que o líder do prefeito na Câmara, Francisco Damasceno (PDT), munido de documentação, rebateu as acusações e apontou erros semelhantes na gestão do ex-prefeito Euvaldo Rosa, que segundo o edil, não foram tão debatidos ou expurgados pelos vereadores na época. Para falar sobre este assunto, a Recôncavo FM, convidou os vereadores Francisco Damasceno, o Chico de Dega, e Marcos Muniz, mais conhecido como Chispita, que na gestão anterior defendia a bancada na Casa Legislativa, que na época era do grupo da situação.

Sendo da base aliada da gestão anterior, o vereador Marcos Muniz, foi questionado do porque não ter apontado estes erros antes. Respondendendo ele alegou que dificilmente vereador da base fiscaliza a administração, "é dever nosso fiscalizar as contas públicas, mas há aquele critério de confiança e eu acreditava na administração”, explica. Arguido que desconhecia o ocorrido, Chispita disse que não sabia desse acontecimento e relatou que no momento em que passou a fiscalizar a gestão, tomou conhecimento de que a secretária de saúde na época, era esposa ex-prefeito Alvaro Bessa, sendo assim pediu a destituição do cargo, “convocamos para que prestasse esclarecimento e ela se recusou, não comparecendo a três chamados. Agimos de acordo a lei e pedimos a exoneração do cargo”, aponta. Ainda de acordo com o entrevistado, mesmo perdendo o cargo de secretária de saúde, foi remanejada a outra secretaria, desta vez como diretora da secretaria de infraestrutura, “ela permaneceu de forma furtiva e ilegal durante três meses e exigimos que fossem devolvidos os salários aos cofres públicos”, recorda.

4 comentários
24
Out
SSA: Deputado Isidório trava a Paralela em carro de som e pede votos a Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 10:28h

O segundo deputado estadual mais votado na Bahia, Pastor Sargento Isidório (PSC), não para que querer chamar a atenção. Mais uma vez, subiu em um carro de som e começou a gritar pedindo votos à presidente Dilma Rousseff (PT). Na tarde desta quinta-feira (23), ele resolveu atrapalhar o trânsito na Avenida Paralela – uma das mais movimentadas da capital baiana. O parlamentar declarou apoio à petista desde o primeiro turno das eleições, contrariando a decisão do partido em apoiar Aécio Neves (PSDB). Do alto do carro, segurando uma bandeira do PT, o cristão também agradecia aos 123 mil votos que obteve nas últimas eleições. Sempre utilizando de artifícios estapafúrdios, o parlamentar se mantém sob os holofotes. No início do mês, Isidório chamou a atenção de quem passava pela frente da Assembleia Legislativa da Bahia. Também em cima de um carro de som, gritava pela petista com danças esdrúxulas. Na eleição passada, o cristão era conhecido por suas passagens pelas ruas segurando um botijão de gás na cabeça. Uma ação de marketing que não precisou de profissional para fazer Isidório um dos deputados mais votados da Bahia. (Bocão News)

Comente agora
24
Out
Terra Nova: Prefeito cassado tem contas aprovadas e sucessor reprovadas pelo TCM
Postado por: Letícia Oliveira / 09:22h

Apesar de ter o diploma de prefeito de Terra Nova cassado, o ex-gestor do município, Francisco Hélio de Souza (PMDB), conhecido popularmente como Jajá, teve suas contas relativas ao exercício de janeiro a agosto de 2013 aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Constas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (23). Porém, o atual gestor que assumiu a cadeira do correligionário, Humberto Teixeira de Sena Filho, o Humbertinho, teve suas contas rejeitadas, pelo restante do exercício. O conselheiro relator, Mário Negromonte, aplicou multa de R$ 2 mil e determinou ao primeiro gestor a restituição aos cofres municipais da quantia de R$ 15.046,34, com recursos pessoais, por gastos indevidos com multas e juros e pelo pagamento ilegítimo de multa de trânsito. Ao segundo gestor foi imputada pena pecuniária de R$ 3 mil.

Comente agora
24
Out
Câmara Municipal de S. A. de Jesus deverá ter 17 vereadores, conta presidente da Casa
Postado por: Samile Macêdo / 09:16h

O presidente da Câmara de Vereadores do município de Santo Antônio de Jesus, Marcos Araújo Lessa, conhecido como Marcos Có concedeu uma entrevista à Rádio Andaiá FM, para falar sobre alguns aspectos políticos do município, como, por exemplo, um provável aumento no número de vereadores, a probabilidade de haver mudança nos horários das sessões da Associação dos Vereadores e ainda sobre a colocação do seu nome na candidatura a Presidência da Câmara. Inicialmente Có relata que as reuniões estão se iniciando com muita antecedência tornando difícil manter o devido controle. “Pretendo conversar com os associados para que iniciemos as sessões às 19h, assim como era antes, para que possamos desenvolver um trabalho correto e pontual sempre dentro da normalidade”, conta. Segundo o entrevistado, a pauta elaborada para discussão com os membros são os projetos dos Poderes Executivo (pôr em prática as leis) e Legislativo (criar leis). “Posso dizer que a nossa câmara tem a pauta limpa. Quando chega alguma proposta, principalmente quando é de interesse da comunidade, procuro logo fazer a tramitação para que o projeto seja imediatamente analisado e liberado”, informa.

Número de vereadores: A respeito da possibilidade do número de componentes do corpo de vereadores (atualmente com 14 pessoas) ser aumentado, o presidente ressalta que é levado em conta que a população da cidade santoantoniense chega a quase cem mil e o artigo da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) diz que um município com essa quantidade de habitantes pode ter 17 vereadores e acima desse número a Câmara pode chegar a ter até 19 membros. “Acredito que o grupo decidirá por unanimidade aumentar a capacidade da Assembleia para 17 componentes”, esclarece. 

Eleição da Câmara:

Comente agora
24
Out
Rui contrata estudo e diz que deseja mudar estrutura do governo
Postado por: Letícia Oliveira / 09:06h

Apesar de estar envolvido com a campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e de fazer mistérios sobre a montagem de sua equipe, o governador eleito Rui Costa (PT) já deu alguns passos em relação ao seu governo. De olho na configuração da máquina atual e o que pode ser mudado, o petista contratou um estudo para analisar as possibilidades e começar em 1º de janeiro de 2015 uma gestão diferenciada, em relação à de seu antecessor e padrinho político, governador Jaques Wagner (PT). “Eu já conversei com o governador que quero enviar ainda este ano, no mês de novembro, o projeto de lei para a Assembleia Legislativa, para que a partir de 1º de janeiro eu inicie o governo já com a nova estrutura”, disse. O petista disse que pretende tornar o governo mais “eficiente” com a “otimização” da estrutura. “Não terá ampliação de espaços, secretarias e órgãos, mas eu também não gosto da palavra enxugamento. Como fruto da própria experiência de governar você vai percebendo que os fluxos, os órgãos estão triplicando rotinas e que elas podem ser simplificadas e as estruturas podem ser otimizadas. Com isso se economiza dinheiro em áreas meio”, afirmou. Confiante numa eventual conquista de Dilma na corrida pela disputa pelo Palácio do Planalto, o recém-eleito governador analisou como positiva a campanha da presidente e apostou em uma margem maior de vitória da petista do que as pesquisas têm mostrado. 

Comente agora
24
Out
Istoé/Sensus: Aécio lidera com 54,6% das intenções de voto e abre 9,2 pontos contra Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:03h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, aparece com 54,6% das intenções de voto no último levantamento Sensus/Istoé, considerando os votos válidos, contra 45,4% da presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição. A diferença é de 9,2 pontos percentuais, o equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Com a totalidade dos votos, Aécio tem 48,1% e Dilma, 40%; 11,9% (aproximadamente 12,8 milhões de eleitores) ainda não decidiram o voto.A consulta entrevistou 2 mil pessoas em 24 estados e em 136 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01166/2014. 

Comente agora
24
Out
No último debate, Dilma listará propostas e Aécio tentará expor contradições
Postado por: Letícia Oliveira / 08:29h

A apenas dois dias do segundo turno da eleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) prometem trabalhar como primeiro plano para seu último debate na TV a apresentação de propostas ao eleitor. Pelas regras do debate que será realizado nesta sexta-feira, a partir das 22 horas, pela TV Globo, os dois candidatos ficarão dispostos em pé num cenário em forma de arena, semelhante ao que foi usado nos debates finais nas campanha de 2006 e 2010. Dilma e Aécio irão interagir com eleitores indecisos, que farão perguntas sobre temas variados. Essa interação está programada para o segundo e quarto blocos do debate. No primeiro e no terceiro blocos, os candidatos farão perguntas entre si com tema livre. Tentando manter a confiança mesmo diante de resultados adversos de pesquisas eleitorais, tucanos apostam que o debate ajudará a definir muitos votos que hoje estão no universo dos indecisos. Para a campanha de Aécio, o próprio formato do encontro favorecerá o tucano. Já a preparação de Dilma envolve um condicionamento psicológico para que ela enfrente as esperadas provocações de seu adversário. No comitê petista, há uma preocupação com o equilíbrio emocional de Dilma, que chegou a passar mal após o debate realizado na semana passada do SBT. A presidente tem sido orientada por sua equipe a se concentrar nas propostas para seu segundo mandato. Para interlocutores da presidente, o formato do debate, com a participação de eleitores indecisos, favorece a apresentação das propostas e a defesa dos programas já implantados.

Comente agora
24
Out
Termina hoje propaganda eleitoral no rádio e na televisão
Postado por: Letícia Oliveira / 08:11h

A dois dias do segundo turno das eleições, termina nesta sexta-feira (24) a propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão. Também é a data limite para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates. Nesse último caso, a transmissão não deve ultrapassar a meia-noite. É nesta sexta-feira o último dia para que os presidentes das mesas comuniquem à Justiça Eleitoral que não receberam o material destinado à votação de domingo (26). Carro de alto-falante ou amplificadores de som para divulgação de propaganda está permitido até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e as 22h. A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos podem ser feitas também até as 22h. No segundo turno das eleições, neste domingo (26), cerca de 143 milhões de eleitores estão aptos a votar para presidente da República e governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local. Com o horário de verão, o Acre passou a ter três horas a menos em relação ao horário de Brasília. Por isso, a divulgação dos números das eleições para presidente da República começará às 20h (de Brasília). Os resultados para governador nos 13 estados e no DF serão conhecidos logo após o encerramento da votação. (Agência Brasil)

Comente agora
24
Out
Atacante Neymar declara apoio a Aécio Neves na eleição presidencial
Postado por: Letícia Oliveira / 07:48h

O atacante Neymar decidiu quem vai apoiar no segundo turno da eleição presidencial. O craque do Barcelona declarou na última quinta-feira (24), nas rede sociais, que vai votar no candidato do PSDB Aécio Neves. Em um video de 1m15s, Neymar pediu para não votaram em branco ou nulo e explicou seu voto ao tucano. "Vou apoiar o candidato Aécio Neves porque me identifico muito com a proposta que tem para o Brasil", afirmou ele, que ainda disse que continuará lutando pela exposição positiva do Brasil com qualquer seja o vencedor das eleições deste domingo. (Metro1)

Assista o vídeo:

Comente agora
24
Out
Disputa chega ao fim com recorde de sem-partido
Postado por: Letícia Oliveira / 07:13h

A campanha eleitoral de 2014 chega ao fim com a maior taxa já registrada de brasileiros sem preferência por nenhum partido político. São, hoje, 73% do eleitorado, a maior proporção desde 1988, quando começa a série histórica do Ibope. Em agosto de 2013, logo após os protestos, 62% não tinham preferência partidária. Desde então, os sem-partido cresceram 11 pontos. Há hoje 16% de eleitores que se declaram simpatizantes do PT e outros 4%, do PSDB. Além deles, só o PMDB é lembrado: 2% de citações. Para piorar, os dois partidos com maior taxa de preferência provocam mais sentimentos negativos do que positivos. O Ibope perguntou qual a imagem que o eleitor brasileiro tem dos partidos de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB). Apenas 41% disseram ter opinião favorável (34%) ou muito favorável (7%) sobre o PT, contra 46% que disseram que a imagem que fazem do partido é desfavorável (35%) ou muito desfavorável (11%). Ou seja, os eleitores com imagem negativa superam os que fazem imagem positiva em 5 pontos. Outros 13% não responderam. Em relação ao PSDB o saldo é ainda pior: 9 pontos negativos. Apenas 36% disseram ter imagem favorável da agremiação de Aécio - 5% tem imagem muito favorável, e 31%, favorável. Do outro lado, 45% tem imagem negativa: 35% vê a imagem do PSDB como desfavorável e 10%, como muito desfavorável. Outros 19% dos entrevistados não souberam responder. O aumento da aversão aos partidos se explica, principalmente, pela queda da simpatia pelo PT. O auge do petismo foi em março de 2003, quando 33% dos brasileiros diziam ter preferência pelo partido do então recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula Silva. Não durou muito. A taxa caiu para 23% em 2004 e ficou nesse patamar até 2007, início do segundo mandato de Lula, quando o índice voltou a subir.

Comente agora
23
Out
Militantes do PT e PSDB entram em confronto em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:39h

Militantes petistas e tucanos entraram em confronto na tarde de hoje em frente ao Theatro Municipal, no centro de São Paulo. Segundo a Guarda Civil Metropolitana, o incidente ocorreu por volta das 14h quando pessoas com camisas e bandeiras do PSDB embarcavam em dois ônibus estacionados em frente à escadaria do teatro após uma caminhada em apoio à candidatura do tucano que havia começado na Praça da Sé. Militantes de ambos os partidos, então, entraram em conflito, tentando rasgar as bandeiras da outra sigla. A Guarda Civil não soube informar quem iniciou o conflito, que não teve ferido ou detido. A região vem sendo utilizada diariamente por cabos eleitorais das campanhas. A Guarda Civil não soube informar quantos militantes se envolveram no confronto. Procurados, ambos os partidos condenaram o ocorrido. Há duas semanas, o cenário de conflito entre militantes adversários foi na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, onde o aposentado cadeirante Ênio Filho, de 57 anos, em campanha para o PT, disse ter sido jogado no chão e agredido na cabeça por cabos eleitorais do PSDB. A dona de casa Ivânia Vilela, moradora do bairro Artur Alvim, na zona leste da capital, afirmou que teve seu material de campanha tucana incendiado por vizinhos.

Comente agora
23
Out
“É preciso tirar o PT do poder”, diz Marco Feliciano; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:18h

O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), reeleito com mais de 390 mil votos, gravou um vídeo citando motivos para elegermos o candidato Aécio Neves (PSDB), dizendo que a reeleição de Dilma Rousseff (PT) representa um risco à democracia. O parlamentar lembrou o decreto 8.243 assinado por Dilma que representa um grande risco à democracia no Brasil. “Nos próximos quatro anos que virão o nosso país será transformado em uma pequena ditadura, na verdade uma grande ditadura, a maior da América do Sul”, disse. Feliciano relembrou grandes casos que depõem contra o Partido dos Trabalhadores, como o assassinado do prefeito Celso Daniel e os escândalos de corrupção do mensalão e agora o da Petrobras. “Eu fico imaginando como é que cristãos e pessoas de bem, como é que católicos, evangélicos e pessoas conservadores ainda pensam em quem vão votar. Não há salvador da Pátria, o que existe neste momento é uma oportunidade de mudança”, disse ele. O deputado se mostra preocupado com a possibilidade do Brasil se tornar um país totalitarista, mas ele não teme ser taxado de “teórico da conspiração” por já ter sentido na pele o que o partido de Dilma pode fazer para se perpetuar no poder. Outros projetos do governo foram citados, alguns até que vão contra o trabalho das igrejas como é o caso do pedido que veta a evangelização de usuários de drogas nos centros de reabilitação mantido por igrejas. A pressão do PT sobre a imprensa também foi citada por Feliciano que conclui dizendo: “Neste exato momento Aécio Neves é a melhor opção que nós temos.”

Comente agora
23
Out
Aécio ignora pesquisas e diz que será vencedor
Postado por: Samile Macêdo / 21:13h

O candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, desconsiderou o resultado das pesquisas eleitorais desta quinta-feira, que o apontam atrás da petista Dilma Rousseff, que disputa a reeleição, criticou o nível da campanha e garantiu que será vencedor no próximo domingo (26). Aécio falou à imprensa na tarde desta quinta-feira no comitê de campanha do Rio. Sobre as pesquisas, o candidato lembrou que o que se viu no primeiro turno foi uma distância muito grande entre a vontade do eleitor e o que as pesquisas manifestavam. "Eu vejo as pesquisas como um estímulo aos nossos companheiros e companheiras que querem mudar. Fiquem alertas e atentos porque temos todas as chances de ganhar. Mas eu não paro para avaliar pesquisas. Quero reafirmar que, assim como eu cheguei no segundo turno, no domingo que vem, vamos vencer as eleições e escrever uma nova página na história do Brasil”, disse Aécio, que estava ao lado da filha Gabriela. Ele mostrou-se inconformado com o nível político da campanha.

Comente agora
23
Out
Carro de som chama Aécio de playboy e inimigo do Rio de Janeiro
Postado por: Anacley Souza / 16:55h

Antes de um evento com o ex-presidente Luiz Inácio da Silva em São Gonçalo (RJ), um carro de som do PT veiculava um áudio que chamava o candidato Aécio Neves (PSDB) de “playboy almofadinha” e “inimigo do Rio de Janeiro”. Os alto-falantes propagavam que o tucano votou contra o Estado na divisão dos royalties do petróleo e que também foi contrário ao aumento do salário mínimo. “Ele votou contra a política de salário mínimo e planeja retirar os direitos da CLT. E agora quer ser presidente, para acabar com os direitos dos pobres e governar para os ricos. Ele diz que é contra a corrupção, mas construiu um aeroporto no terreno do seu tio, em Minas. Todos sabem que empregou parentes no governo mesmo assim tenta dar lição de moral nos outros, mas não cola”, diz o áudio. “O povo brasileiro não vai permitir que as conquistas dos últimos 12 anos sejam liquidadas por um playboy almofadinha”, acrescenta. Lula foi fazer campanha em São Gonçalo enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) participava de reuniões com sua equipe de campanha em um hotel da Barra da Tijuca. O ex-presidente desfilou no centro da cidade em carro aberto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o senador Lindberg Farias (PT) e a deputada federal Benedita da Silva (PT). A rua foi tomada por bandeiras dos dois candidatos ao governo do Rio que disputam o segundo turno, Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB). Os dois apoiam Dilma. (Portal Terra)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com