As comentadas


Boa tarde , Sexta-feira, 31/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

31
Out
S. A. de Jesus: Chapa de oposição é definida para disputar a Mesa da Câmara e tem Uberdan como candidato a presidente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:28h

O Portal Voz da Bahia recebeu e confirmou a informação que o grupo de oposição ao prefeito Humberto Leite (PDT). Segundo os edis, eles se reuniram às 10h da manhã desta sexta-feira (31), registrou e definiu a Chapa a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus às 11h da manhã na Casa Legislativa. Uberdan sai como candidato a presidência e ratifica que a "Câmara não será o quintal da prefeitura".

A chapa de oposição ficou formada pelos vereadores:

  1. 1- Uberdan Cardoso (PT) na presidência;
  2. 2 - Vice-presidente Luiz Almeida Santos, conhecido Luiz do Alto (PP).
  3. 3 - Maria Fátima de Souza (PSB), como 1ª secretária
  4. 4 - Antônio Barreto Nogueira Neto (PSB), 2º secretário.

A eleição da Câmara está marcada para segunda-feira (03), às 19h.

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora
31
Out
S. A. de Jesus: Cristiano Sena é candidato a presidente da Câmara pelo grupo do prefeito Humberto Leite
Postado por: Anacley Souza / 15:04h

O prazo estipulado pelo edital para o lançamento das chapas com nomes para a concorrência da mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus se extinguiu às 14h desta sexta-feira. A única chapa cadastrada até o momento na secretaria da Casa Legislativa é a de Cristiano Sena (PT) apoiado pelo grupo do Prefeito Humberto Leite (PDT). Em entrevista ao repórter Joselito Fróes da Recôncavo FM, Francisco Damasceno (PDT), o conhecido Chico de Dega  será vice de Sena conforme protocolo de Chapa. O vereador afirmou  que esta é a única chapa cadastrada dentro do prazo limitado exigido pelo edital, “nós cadastramos em tempo hábil e só a nossa chapa foi lançada. Não existe outra e é bom deixar isso claro. A secretaria da Câmara nos informou que não existe outra chapa registrada”, declara. Para Dega, qualquer documento protocolado fora da Câmara não deve ser reconhecido, “Não é porque ele é o presidente que  vai aceitar qualquer documento embaixo de um pé de jaqueira. Não vamos aceitar nada de fora, a legislação deve ser cumprida e a única chapa protocolada, legalmente inscrita é a minha”, afirma.

Encabeçando a chapa, Cristiano Sena e tendo como vice Francisco Damasceno, Sargento Vinícius como 1º secretário e Marcos Muniz como 2º secretário. Cristiano Sena, que afirmou por diversas vezes que não seria candidato, e foi surpresa sua decisão, o edil afirma agora que aguarda apoio de seu partido e também do vereador Uberdan Cardoso e salienta que a decisão foi decidida dentro do grupo político que o acompanha, “acredito que não haverá dificuldade para o meu colega Uberdan vim em me apoiar. O grupo do prefeito apoiou o PT nas eleições para o governo federal e estadual e nada mais justo que nos juntemos para esta concorrência, estou de braços abertos o esperando”, ressalta.

Sobre registro das Chapas: Segundo informações de um representante do Legislativo, existe uma inscrição protocolada desde as 11h da manhã, no entanto está sendo indeferida por não haver publicação na Ata, e que está em posse do Presidente Marcos Có. Os nomes que compõe a chapa não foram divulgados, “o meu papel aqui é só encaminhar o documento ao presidente e isso eu fiz. Não posso declarar nada, além disso,”, afirma o funcionário identificado como Júnior. Ainda de acordo o funcionário, o presidente Marcos Có irá anunciar o nome das duas chapas que enlaçarão as eleições do novo diretório da Câmara de Vereadores.

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora
31
Out
Aécio deu aval para pedido de auditoria nas eleições
Postado por: Anacley Souza / 14:37h

O deputado federal Carlos Sampaio (SP), coordenador jurídico do PSDB, disse nesta sexta-feira, 31, ao Estado que o senador Aécio Neves, candidato derrotado à Presidência e presidente da sigla, deu aval para o pedido de auditoria do resultado das eleições protocolado nessa quinta-feira, 30, pelos tucanos. “Falei com Aécio pelo telefone. Disse a ele que fizemos uma discussão no grupo jurídico porque vimos que se instalou um clima de insegurança em relação ao sistema de votação. Ele disse que não se opunha e deu aval (para o pedido de auditoria)”, afirmou. Em petição ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido pediu abertura de um processo para verificar o sistema de votação e de totalização dos votos com a criação de uma comissão de especialistas indicados pelos partidos políticos. Apesar da iniciativa, o coordenador jurídico do PSDB exalta o papel do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, nas eleições e não credita a derrota de Aécio a problemas que tenham ocorrido no sistema. “Há um ambiente de desconfiança em relação ao sistema, mas o Toffoli foi isento, imparcial, correto. Deu um show como presidente do TSE”, disse o tucano. Segundo Sampaio, a iniciativa do PSDB foi “uma ação em defesa da própria corte”. (Agência Estado)

Comente agora
31
Out
Jaques Wagner pode assumir Petrobras
Postado por: Anacley Souza / 13:44h

Jaques Wagner, atual governador da Bahia, pode assumir a Petrobras. As informações são do Valor Econômico, desta sexta-feira. De acordo com a reportagem, o nome do político é o preferido do PT, que vê em Wagner autoridade para reestruturar a estatal após os recentes escândalos de corrupção. Nas últimas eleições, a Petrobras ganhou destaque não só por conta dos últimos escândalos envolvendo o nome da estatal. A petroleira, que já foi a maior empresa do país em valor de mercado, sofreu um revés em seus negócios nos últimos anos e tem apresentando resultados que não agradam o mercado. Nos últimos quatro anos, a dívida líquida da companhia cresceu quase 300%, de acordo com dados da Economatica. O endividamento passou de 61 bilhões de reais para 241 bilhões de reais até junho de 2014. O caixa, por sua vez, não avançou na mesma proporção e cresceu menos de 20% no mesmo período. O reajuste nos preços da gasolina e do diesel é outro ponto de discórdia e que sempre está em evidência na Petrobras. O governo vem reajustando os preços todos os anos, mas sempre de 10% a 20% abaixo na comparação com os preços praticados no mercado internacional. (Extra)

Comente agora
31
Out
Após Délcio dizer que há ladrões na Câmara de SAJ, vereador diz que tomará providências judiciais
Postado por: Letícia Oliveira / 11:46h

A divulgação da data escolhida para a eleição da Câmara de Vereadores está dando o que falar. Muitos vereadores da base do prefeito Humberto Leite já se manifestaram contra o presidente Marcos Có, que escolheu o dia 03 de novembro, próxima segunda-feira, para realizar a eleição, esse, por sua vez, deixou claro que não foi contra a lei em nenhum momento e não desrespeitou seu colega, garantindo que Albino Martins, que está internado devido a um infarto que sofreu, estaria ciente do fato quando estava bem em Santo Antônio de Jesus. O Vereador SG Vinícius, em entrevista a Recôncavo FM, garantiu que está presente todos os dias na Casa Legislativa das 8h às 13h e na quarta-feira (22) em que foi divulgada a data pediu a todo momento a pauta do dia da seção e em momento algum foi relatado ou informado que haveria essa reunião. “Não tive conhecimento de que estava acontecendo a reunião para decidir uma data para a eleição na Câmara de Vereadores, então eu acho um absurdo manter essa eleição, pode não ser ilegal, mas é imoral e desrespeitoso para com o vereador Albino Martins, até porque segundo informações, ele participou dessa reunião”, opinou. Ainda segundo ele, se a mesa decidiu e o presidente ratificou a eleição acontecerá, porém não está de acordo com isso e não volta atrás. Na entrevista dada ontem a uma emissora de rádio, o vereador da oposição Délcio Mascarenhas disse que na política de Santo Antônio de Jesus há meia dúzia de ladrões e na Câmara de Vereadores há alguns. Indignado com esse comentário do seu colega de cargo, o SG questionou: “Eu me enquadro nessa situação, vereador?”, acrescentando que considera isso uma falta de respeito com o Legislativo e para com seus pares na Casa. “Quero saber como é que Marcos Có permite que um membro daquela casa chame os seus pares de ladrões. Acho que o vereador Délcio Mascarenhas deveria se retratar sobre esse posicionamento”, salientou. O edil garantiu que vai procurar os meios jurídicos para saber de que forma poderá resolver essa situação. “Se um vereador mostra respeito com a Câmara e passa essa mensagem, a sociedade, que não tem uma boa visão do político brasileiro, vai ficar imaginando coisas erradas a respeito da Casa Legislativa”, destacou. O entrevistado pediu uma resposta do vereador Délcio Mascarenhas e do Presidente da Câmara sobre essa questão.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
31
Out
Surge mais um partido que pode fundir com DEM, o Solidariedade
Postado por: Letícia Oliveira / 11:10h

Depois de veicular uma possível fusão do DEM, mas negada até o momento pelo presidente nacional, senador José Agripino, eis que surge a hipótese da fusão do partido com o recém-fundado Solidariedade (SD), criado em 2013 por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical. Se o martelo for batido, a nova legenda de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) poderá ser criada ainda este ano. No seu primeiro teste nas urnas, o Solidariedade elegeu apenas 15 deputados federais. O DEM reduziu de 43 para 22 parlamentares a próxima legislatura. Se houver fusão, a nova legenda contaria com 37 parlamentares, o que influenciaria o cálculo do tempo de propaganda na tevê, com vistas nas eleições de 2016, e o recebimento das verbas públicas do Fundo Partidário. No momento, caciques  de ambas as siglas estariam discutindo os efeitos da união nos estados, o que foi negado por Paulinho da Força, em entrevista ao Bocão News.

Comente agora
31
Out
Doleiro terá que devolver R$ 55 milhões aos cofres públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:38h

Acusado de participar de esquema de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito, o doleiro Alberto Youssef devolverá aos cofres públicos R$ 55 milhões até o fim dos processos abertos contra ele a partir da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Seria a condição um dos acordos da delação premiada que o doleiro firmou em troca de redução substancial nas penas de prisão a que poderia ser condenado pelos desvios de vernas da Petrobras e de outras áreas de administração pública. Até o momento, os réus que decidiram colaborar com as investigações da Lava-Jato já se ocmprometeram a devolver, aproximadamente, R$ 175 milhões. O dinheiro está bloqueado em contas da Suíça e sua devolução aos cofres públicos depende de medidas burocráticas. As informações são da Agência O Globo. 

Comente agora
31
Out
Vereador de S. A. de Jesus comenta polêmica da eleição da Câmara: "Tudo que o presidente falou é verdade"
Postado por: Letícia Oliveira / 10:24h

A cidade de Santo Antônio de Jesus ultimamente tem sido palco de muitas polêmicas, algumas delas relacionadas à Câmara de Vereadores. A mais recente e ainda no auge foi a escolha da data para realização da eleição da Casa Legislativa, que foi anunciada ontem, quinta-feira (30), pelo presidente Marcos Có. Após a divulgação, um alvoroço tomou conta da Câmara, causando indignação nos vereadores Marcos Muniz, Chico de Dega e SG Vinícius, que foram contra a data, por acharem que foi um desrespeito ao vice-presidente Albino Martins que está internado, depois de ter sofrido um infarto em Salvador, ele seria o candidato pelo grupo do atual prefeito Humberto Leite, conforme disse os edis citados. Eles chegaram a considerar a atitude uma “politicagem covarde”, porém o presidente da Casa explicou e garantiu que foi uma decisão tomada em consenso. Para falar sobre o assunto, o vereador Antônio Nogueira Neto, o conhecido Tom, integrante da oposição, opinou, em entrevista a Andaiá FM. Inicialmente falando sobre a saúde do colega, Tom disse que espera que Deus aja na vida de Bino e dê-lhe a saúde para continuar exercendo sua função. “Só ouvimos falar em eleição da Câmara, mas no momento ninguém se preocupa primeiro com a vida do colega Albino Martins, mas eu e meus colegas do grupo estamos orando para que ele se recupere o mais rápido possível”, destacou. Sobre os comentários da eleição, o vereador ressaltou que sempre na tribuna da Câmara o presidente da Câmara foi elogiado até pelos edis da situação, por ter boa conduta, seriedade e ser imparcial escutando a todos.

Comente agora
31
Out
Machado é candidato de Rui a presidente da UPB
Postado por: Samile Macêdo / 08:57h

Diferentemente do governador Jaques Wagner, que nunca deu pelota para a entidade, o governador eleito, Rui Costa (PT), tem interesse em manter sob a sua asa a União dos Municípios da Bahia (UPB). Pelo menos é o que tem dito Ricardo Machado, prefeito de Santo Amaro, e amigo dileto do novo governador. Machado, que tem no seu histórico o fato de ter ensinado a dança kuduro a Rui em praça pública, na cidade, garante a quem com ele conversa que é o candidato do governador eleito a presidente da UPB. A candidatura deve derrubar a da presidente da entidade, Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva, que planejava concorrer à reeleição. (Política Livre)

Comente agora
31
Out
Sítio do Quinto: TCM rejeita contas de prefeito pela quarta vez
Postado por: Letícia Oliveira / 07:30h

As contas do exercício de 2013 do prefeito Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, de Sítio do Quinto, no nordeste baiano, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela quarta vez consecutiva. Segundo parecer do conselheiro Paolo Marconi, a administração não aplicou o percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério, promoveu o fracionamento de despesas em burla a processo licitatório e realizou gastos com dispensa de licitação para objetos em que o processo é obrigatório. Por isto, Marconi aplicou multa de R$ 10 mil e determinou a restituição ao cofres municipais da quantia de R$ 36.433,72, com recursos pessoais, referentes a pagamentos de despesas sem notas fiscais e da realização de despesas com emissão de cheques sem fundos. Santa Rosa poderá recorrer da decisão. Ele foi preso em maio deste ano pela Polícia Federal durante a Operação 13 de Maio, que desarticulou uma quadrilha composta por 153 funcionários públicos, dos quais 18 eram agentes políticos, que mantinham um esquema de desvio de recursos por meio da contratação de empresas de fachada. (BN)

Comente agora
31
Out
Imbassahy diz que a oposição é que saiu vitoriosa nas eleições
Postado por: Letícia Oliveira / 07:22h

Reeleito pela Bahia, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy acredita que o resultado da eleição para a Presidência da República foi uma demonstração de que metade da população brasileira quer mudanças no cenário político e não aprova o modelo de gestão atual, o qual considera autoritário e formulado com bases nos regimes bolivariano e chavista. Para o tucano, a oposição saiu vitoriosa das urnas e continuará trabalhando para cumprir com os princípios democráticos no País. “Foi uma vitória das forças de oposição e da sociedade brasileira que não aceita a implantação de um regime bolivariano, chavista e autoritário no país”, declarou. Depois de derrubar o decreto presidencial que cria a Política Nacional de Participação Social, na última terça-feira, a oposição tem, entre suas próximas metas, encontrar um nome de peso para disputar a presidência do Congresso. Seu nome seria um dos cogitados, embora ela não tenha assumido e preferiu não comentar se aceitaria ou não o chamado.

Comente agora
30
Out
Vereador demonstra decepção e desabafa: “Na política santoantoniense existem meia dúzia de bandidos, alguns desses estão na Câmara”
Postado por: Samile Macêdo / 21:28h

O vereador do município de Santo Antônio de Jesus, Délcio Mascarenhas (PP), em entrevista durante a noite desta quinta-feira (30), conversou sobre sua posição diante da convocação de uma sessão na Câmara dos Vereadores a fim de eleger um dos edis para a presidência da Casa Legislativa sem a presença do vereador Albino Martins (PSDB) que sofreu infarto na quarta-feira (29) e segue internado na UTI do hospital da Bahia, visto que se encontra em coma. Délcio relata que está evitando falar um pouco sobre o assunto. “Não quero abordar muito essa questão, pois, quem pode falar sobre o processo legislativo da instituição é só aquele quem o representa que seria o presidente atual Marcos Có (PP), mas digo que para mim, ‘esse filme já é velho’. Foi igual ao ocorrido em 1º Janeiro de 2013, onde o grupo do Prefeito não tinha votos suficientes para vencer as eleições e criou um tumulto, o caso só pôde ser resolvido 22 dias depois quando a Justiça deu uma pesada sentença para os vereadores envolvidos da situação envolvidos no assunto”. Sobre a possibilidade de Presidir a Câmara dos Vereadores, o entrevistado diz que em hipótese alguma se candidatará e fala sobre a atual gestão de Có. “Hoje observo que a condução das eleições da Câmara está totalmente correta. Na terça-feira (28), passei no local das sessões por volta das 9h da manhã onde estavam presentes os vereadores Valdemar Farias, o conhecido Dema do Leite (PP), Albino Martins e Có. O último pedia sugestões sobre o processo de votação. Albino pediu a Có que marcasse uma reunião para tomar a decisão de imediato marcar logo as eleições, daí convocou os sete vereadores do lado oposicionista e disse que só votaria a favor do grupo que fosse contra a administração municipal”, declara.

Vereador afirma não ser candidato a presidência da Casa: Mascarenhas disse ainda que presenciou todo o ocorrido e se isenta da candidatura a administrador da Câmara. “Tem pessoas que quando perdem o poder mudam logo de comportamento e eu sou diferente, mas a situação acontece comigo. Tenho a concepção de que na política do município santoantoniense existem meia dúzia de bandidos, alguns desses estão na Câmara de Vereadores”, expõe. O vereador considera que a reunião poderia acontecer em outro momento desde que acontecesse a eleição. “Albino Martins é ligado ao grupo político de oposição do prefeito Humberto Leite (PDT), é vice-presidente do corpo de vereadores, votou em Paulo Souto (DEM) para o governo do estado, apoiou Geddel Vieira Lima (PMDB) para o senado e em momento nenhum ele conversou com o grupo oposicionista para comunicar que estava se articulando para ser candidato a presidente da Câmara pelo grupo de Humberto, é claro que em todas as conversas ele sempre negou e sempre prometeu está conosco.

Revelação! Reunião marcada por Bino: Délcio revelou que quem marcou a reunião do dia 29 foi o Bino, para as 10h da manhã, "depois de marcado o encontro, o vereador Luís do Alto (PP) ligou para ele e tivemos conhecimento que o vereador Gilson Bastos (PDT) teria o levado para conversar com o Deputado Rogério Andrade (PSD) na Assembleia Legislativa. Nessa conversa com o deputado, Albino se sentiu mal, foi levado ao médico através do SAMU para o Hospital da Bahia”, relata. Délcio reafirma que não é candidato a presidência. “Votarei em qualquer um dos que concorrem à vaga da Mesa Diretora da Casa. Diante de muitas decepções dentro do âmbito político tomei essa decisão. Nessa Câmara há companheiros vereadores que não merecem meu respeito e digo: Hoje Humberto Leite está rodeado de muitas pessoas, mas quem serão seus amigos quando o mandato da prefeitura terminar? Mesmo sendo de um partido oposto ao dele nunca fiz críticas duras ao seu respeito quem ganha governa, quem perde fiscaliza, mas, sobretudo as pessoas têm de ser respeitadas”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Sâmile Macêdo
Comente agora
30
Out
PSDB pede ao TSE auditoria na apuração de votos da eleição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:28h

O PSDB apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de auditoria especial no sistema de votação, apuração e contagem dos votos das eleições deste ano. A solicitação foi feita pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), no final da tarde desta quinta-feira (30). Em nota oficial, divulgada no site do diretório estadual do partido em São Paulo, o PSDB afirma que possui "absoluta confiança de que o TSE cumpriu seu papel", mas diz que diversas "denúncias sobre fatos ocorridos durante a votação" aconteceram no último dia 26 de outubro, data do segundo turno das eleições. "Com a introdução do voto eletrônico, as formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização têm se mostrado ineficientes para tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terSegundo o deputado, o pedido "nada tem a ver com o pedido de recontagem ou questionamento do resultado" das eleições, que deram a vitória para a candidata Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República. "É um pedido de auditoria no sistema, com o acompanhamento do TSE e de técnicos indicados pelos partidos, para evitar que esse sentimento de que houve fraude continue a ser alimentado nas redes sociais", afirma o deputado.ceiros nos sistemas informatizados", diz a nota. O pedido, segundo o partido, pretende manter a confiança dos cidadãos brasileiros em suas instituições na democracia do País. "O que pretendemos com essa medida judicial é garantir que todo e qualquer cidadão também possa ter a certeza de que nossos representantes políticos são, de fato, aqueles que foram escolhidos pelo titular da soberania nacional: o povo brasileiro", diz a nota oficial. O TSE ainda não se pronunciou sobre o pedido protocolado nesta quinta-feira. (Terra)

Comente agora
30
Out
Campanha de Aécio utilizou pesquisa com dados enganosos, confirma Instituto de pesquisa
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:13h

O Instituto Veritá confirmou ao jornal Folha de S. Paulo que uma pesquisa de intenção de votos feita pela entidade foi divulgada pela propaganda do candidato derrotado Aécio Neves (PSDB) com os dados equivocados. A informação infudada seria a liderança de Aécio em Minas Gerais, com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT). A pesquisa o mostrava com 57%, ante 43% da petista. A pesquisa nacional para presidente contou com 5.161 entrevistas, sob o registro BR-01067/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar do total de entrevistados em Minas serem o suficiente para compor o quadro nacional, era insuficiente para retratar a realidade local, pois foram ouvidos somente 561 eleitores na região. Mesmo assim, a campanha usufruiu dos dados, mesmo sendo pontuado pelo próprio Instituto que não necessariamente o índice representava a intenção de votos de Minas Gerais. De acordo com registro no TSE, o Instituto seria tanto o contratado como o contratante da pesquisa.

Comente agora
30
Out
Sobre as eleições do legislativo, vereador de S. A. de Jesus desabafa: “Não vou deixar a Câmara ser um quintal da prefeitura”.
Postado por: Anacley Souza / 19:08h

O Vereador Uberdan Cardoso (PT), candidato a presidência da mesa diretora da Câmara de Vereadores da Cidade de Santo Antônio de Jesus, se pronunciou a respeito do lançamento do edital para realização das eleições da Casa Legislativa, que está marcada para a próxima segunda-feira, 03 de novembro. Discordando da atitude e comentários dos outros vereadores, ele contou que soube da decisão do presidente, Marcos Có, no inicio da manhã de ontem, frisando que não defenderá, nem acusará o presidente, "as eleições da Câmara não tem relação ou correlação com o problema vivido com o vereador Albino Martins. A notícia do estado de saúde do Bino veio após a decisão”, fala. Sobre a sua relação com o principal candidato da oposição, que é Délcio Mascarenhas, Cardoso reafirmou sua posição e citou alguns embates com o ex-presidente da Casa, acrescentando que não se sentirá a vontade ao votar em alguém que por diversas vezes dirigiu a Câmara e fez dela seu domínio, “seria uma incoerência de minha parte votar em Delcio Mascarenhas e defendendo a autonomia do Legislativo, não votarei em alguém ligado umbilicalmente ao prefeito Humberto Leite, não vou deixar a Câmara ser um quintal da prefeitura”, salienta.

Sobre possivel candidatura de Uberdan a presidente da Casa: Questionado se realmente irá concorrer a uma vaga no Legislativo, Uberdan disse que é necessário mais três nomes e que já dialogou com o Dr. Francisco para uma possível conjuntura, “hoje não tenho estes nomes, preciso de mais dois nomes. Se meus pares decidirem se poderei participar, não me furtarei”, adianta. Em relação ao apoio do vereador Cristiano Sena, no caso de sua candidatura, o edil destacou que apesar de sua boa relação com todos os companheiros, cada um tem sua forma de fazer política e de decidirem qual o melhor para eles e para a cidade, “gostaria muito de ter o apoio de Cristiano, mas o PT não se reunio nem decidiu nada a respeito. O mais importante é conseguirmos formar uma chapa antes de ter qualquer apoio”, ressalta.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Um comentário
30
Out
Dilma Rousseff pode ser recordista em indicações de ministros no STF
Postado por: Samile Macêdo / 18:43h

Os oitos anos de governo da presidente Dilma Rousseff podem ser encerrados com um recorde histórico. Durante esse período, Dilma pode ser a única Presidente da República a ter indicado 10 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim que Dilma Rousseff voltar do descanso pós-eleição, na Base Naval de Aratu, ela deve iniciar o processo de escolha da vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa. Desde o ano de 1950, nenhum outro presidente teve a prerrogativa de indicar um número tão extenso de integrantes para a Suprema Corte Brasileira. (Metro1)

Comente agora
30
Out
Senadora Lídice da Mata apresenta proposta para acabar com reeleição
Postado por: Letícia Oliveira / 18:00h

A senadora baiana Lídice da Mata (PSB) apresentou ontem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina o fim da reeleição para os cargos do poder Executivo. A proposta foi subscrita por 27 senadores. A ex-candidata a governadora da Bahia pelo PSB disse que a reeleição provoca desequilíbrio na disputa eleitoral. "Não só em razão da indevida utilização da máquina estatal pelo candidato à reeleição, como também pelo prejuízo causado à governabilidade, em razão da dedicação do titular do mandato à sua campanha eleitoral", completou ela. Lídice também afirmou que a reeleição ajuda na perpetuação de dinastias no poder, pois diminui a rotatividade dos titulares. Segundo ela, a rotatividade deve ser uma característica inerente à democarcia. (Metro1)

Comente agora
30
Out
Eleição da Câmara de SAJ: Sem Albino, vereador da situação cita os nomes de Chico e Cristiano para concorrer a vaga
Postado por: Letícia Oliveira / 17:58h

Em entrevista a Andaiá FM, o vereador Marcos Muniz, o Chispita, falou sobre a data escolhida pela diretoria da Câmara Municipal para realização das eleições para escolher o novo presidente. De acordo com o vereador, seu nome não está mais à disposição devido ao infarto que sofreu ontem, quarta-feira (29), no mesmo dia que o vereador Albino Martins passou mal e também sofreu um infarto. “As nossas ideais já estavam definidas, então foi um ‘baque’, mas o nosso grupo tem nomes bons como Chico de Dega e Cristiano Sena”, disse. Comentando o fato citado pelos outros vereadores como “decisão às escuras”, referindo-se a data da eleição, Chispita alegou que foi um ato desrespeitoso ao outro vereador que está enfermo e internado em Salvador, citando que se o fato tivesse ocorrido com algum vereador da oposição, a eleição não seria marcada para uma data tão próxima. Indignado com o assunto em pauta, ele questionou: “Será que eles não acham isso desumano, diante do problema que o nosso colega está enfrentando?”. Finalizando a entrevista, Marcos reclamou da forma de desempate utilizada para, se caso, houver empate nas eleições: “Só beneficiaria Albino ou Délcio”.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
30
Out
Advogado de Youssef chama matéria da Veja de ‘divulgação distorcida’: ‘fonte mentiu ou é má-fé’
Postado por: Anacley Souza / 17:41h

O advogado que representa Alberto Youssef, Antonio Figueiredo Basto, negou que tenha relação com a divulgação de supostas informações prestadas por seu cliente pela revista Veja. Segundo a publicação , o doleiro teria assumido para a Polícia Federal (PF), no âmbito da delação premiada, que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. "Asseguro que eu e minha equipe não tivemos nenhuma participação nessa divulgação distorcida", afirmou ao Valor Econômico. Segundo ele, diferente do que afirma a Veja, não houve nenhuma declaração de Youssef feita no dia 22 de outubro. "Nesse dia não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira. Desafio qualquer um a provar que houve oitiva da delação premiada na quarta-feira", afirmou Basto, irritado. O advogado diz ainda que a informação de que o depoimento teria ocorrido na quarta para que fosse feita uma retificação sobre o que o doleiro havia afirmado no dia anterior. "Não houve retificação alguma. Ou a fonte da matéria mentiu ou isso é má-fé mesmo", acusa o defensor. Na sexta-feira (24), o o superintendente da (PF) no Paraná, delegado Rosalvo Ferreira Franco, determinou abertura de inquérito para apurar "o acesso de terceiros" ao conteúdo do depoimento prestado por Youssef.

Comente agora
30
Out
Outro vereador é contra data da eleição da Câmara de SAJ e garante: "Iremos lutar judicialmente para deter"
Postado por: Letícia Oliveira / 17:23h

Depois do vereador Francisco Damasceno dá sua opinião sobre a escolha da data para realização da eleição da presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus foi a vez do edil SG Vinícius opinar. Ele disse estar surpreso por saber do anunciado pela imprensa, “fiquei surpreso de fato, já que até ontem nada havia sido decidido. Albino era um candidato forte, a decisão tomada na calada da noite foi um ato covarde. Só falta agora ele decidir que o suplente de Bino participe da eleição”, rebate. Para Vinicius, a mesa diretora e sua secretaria deveriam repensar a decisão e arguiu que o ato foi feito na surdina, “é como se já estivessem esperando acontecer algo dessa natureza. Estão se aproveitando da falta de Albino Martins. É uma falta de respeito com a pessoa, uma desumanidade”, complementa. O edil informou ainda que após auxílio de uma assessoria jurídica, irá suspender o ato, “vamos fazer a inscrição da chapa, mas iremos lutar judicialmente para deter as eleições”, pontuou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
30
Out
Vereador diz que presidente da Câmara de SAJ desrespeitou Albino ao escolher data da eleição: "Politicagem covarde"
Postado por: Anacley Souza / 17:05h

O anúncio da data de acontecimento das eleições da Câmara de Vereadores da cidade de Santo Antônio de Jesus, está dando o que falar, principalmente porque um dos edis, candidato as eleições, Albino Martins está hospitalizado e não poderá cumprir as normativas exigidas para manter a chapa. O líder do prefeito na Casa Legislativa, Francisco Damasceno, disse que o atual presidente Marcos Có agiu de forma escusa e sem o conhecimento de toda a mesa composta de 14 vereadores. Segundo Damasceno, Bino já havia se disposto a ser candidato à mesa diretora apoiado pelo grupo do prefeito Humberto Leite e era conhecido de todos. "A medida foi arbitrária e vergonhosa, se trata de politicagem covarde já que, foi feita à calada da noite. Isso não é coisa de bom cidadão. Todos os vereadores tem o direito de competir e o fato do Bino estar ausente, sendo vice-presidente da Câmara, não foi respeitado. A cidade deve vaiar este ato imoral”, afirmou. Damasceno informou que diante da situação, o grupo irá se reunir com o prefeito para que um outro nome seja lançado, “daqui até a noite teremos um bom nome em consenso com todos nossos companheiros e lançaremos um candidato no prazo estipulado para que possamos concorrer” concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
30
Out
Candidatos têm até terça para apresentar a prestação de contas
Postado por: Anacley Souza / 16:21h

Termina na próxima terça-feira, 4 de novembro, o prazo para que todos os candidatos que concorreram às eleições em outubro, bem como comitês financeiros e os diretórios partidários estaduais, apresentem a prestação de contas final à Justiça Eleitoral, com a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram. O prazo teve início no dia 6 de outubro e terminará em 4 de novembro. Todos os candidatos que concorreram às eleições deste ano deverão apresentar a prestação de contas final à Justiça Eleitoral. Fazem parte desta lista, inclusive, os que renunciaram, foram substituídos ou tiveram seus registros de candidatura indeferidos. O relatório também deve ser apresentado pelos comitês financeiros e diretórios partidários estaduais, além dos municipais que arrecadaram e aplicaram recursos em campanha. As prestações de contas finais devem ser encaminhadas à Justiça Eleitoral pela internet, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Além do envio eletrônico, deverá ser impresso o ‘Extrato da Prestação de Contas’ gerado pelo sistema.

Comente agora
30
Out
Eufórico, Leão chama produtores do oeste baiano de 'traidores'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:57h
O deputado federal João Leão (PP), vice-governador eleito na chapa de Rui Costa (PT), concedeu uma entrevista à Rádio Vale do Rio Grande, em Barreiras, dias antes do segundo turno eleitoral, onde externa sua indignação com a posição política dos produtores da região oeste da Bahia.  O parlamentar tem momentos de euforia e diz que não aguenta quando vê "uma pessoa caminhar para um lado" e percebe que "o cara está vendado, que não tem o reconhecimento". A cidade de Luís Eduardo Magalhães, vizinha a Barreiras, foi um dos colégios eleitorais onde Aécio Neves (PSDB) teve vitória diante da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno, sendo apoiada pelo deputado pepista. Segundo Leão, ele teria ajudado os produtores quando estes enfrentaram dificuldades e agora, ao que dá a entender, o grupo não estaria retribuindo em forma de apoio político. "Agora você tem aquelas pessoas que querem sempre mais, ele quer sempre tudo, acha que é o porretão, que é o retadão, acha que conseguiu tudo por conta dele, que não precisa de ninguém, não precisa de governo. Essas pessoas, eu quero falar para essas pessoas que tem um avião, que tem isso, que tem aquilo, que tem uma pajerona bonita, que anda aí dizendo 'eu que consegui'... Eu que consegui, me perdõe minha gente, uma ova! Eu que consegui coisa nenhuma, o governo da presidente Dilma, o governo da presidente Lula ajudou e muito", diz com tom de irritação.  
Um comentário
30
Out
Eleições de 2018 já começaram nas redes sociais
Postado por: Anacley Souza / 14:46h

Apontados por aliados em seus respectivos partidos como potenciais candidatos à Presidência em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-ministra Marina Silva e o senador Aécio Neves já disputam espaço nas redes sociais. Depois de fazer um pronunciamento rápido, discreto e contemporizador após a derrota no domingo, Aécio interrompeu o descanso na fazenda da família, em Cláudio, no interior de Minas, para gravar um vídeo pelo celular. Na mensagem, o tucano agradeceu os votos que recebeu, disse que estará "atento e vigilante" ao novo governo da presidente reeleita Dilma Rousseff e criticou os adversários."Temos que nos lembrar que disputamos uma eleição desigual, com o outro lado usando como nunca a máquina pública, a infâmia e a mentira contra nós", afirmou. Em seguida, Aécio fez uma menção às manifestações de 2013 ao falar sobre o processo eleitoral. "O Brasil acordando e as pessoas indo para as ruas para serem protagonistas da construção do seu próprio destino e esta é a maior força que temos hoje, a união para fiscalizar as ações deste governo." O discurso coincide com a estratégia de manter o PSDB como principal referência do antipetismo no Congresso e ainda tentar se aproximar dos movimentos sociais e de juventude. Dois dias depois de dizer que não ficaria na "cadeira cativa de candidata", Marina divulgou um vídeo nas redes sociais no qual fez um balanço do resultado das eleições presidenciais.Apesar de evitar falar sobre o seu futuro político, seus aliados afirmam que Marina continua sendo um nome forte para 2018.

Comente agora
30
Out
Sobre um nome para 2016, prefeito de Varzedo destaca: “Precisamos ouvir a população”
Postado por: Samile Macêdo / 14:15h

O prefeito do município de Varzedo, Radaman Barreto (PT), em entrevista ao Voz da Bahia durante a manhã desta quinta-feira (30), conversou a respeito do resultado das Eleições a presidência e qual candidato irá apoiar em 2016. Radaman relata que comemora a reeleição da Presidente Dilma. “A continuação dos projetos para mudanças em alguns aspectos do país, ficamos muito felizes com o resultado das urnas. Como a própria música de campanha diz: ‘O que tá bom vai continuar e o que não tá vai melhorar’. Esse é um momento de refletir nos pontos negativos, visto que todos os governos falham, para modificar a realidade”, conta. O prefeito declara que o avanço nos projetos sociais principalmente na região nordeste é motivo de felicidade. “A gente percebe que há uns 50 anos atrás nenhum investimento era feito na região e hoje é diferente. Os cidadãos reconhecem as transformações e não querem perde-las. Pretendemos estar cada vez mais próximos da comunidade e chamá-la para participar nas mudanças necessárias para o desenvolvimento do Brasil”, conta.

Eleições para escolha de um nome do PT para prefeito em 2016 – Barreto disse que ainda não tem em mente alguém específico para apoiar, visto que o foco nestes dias foi na escolha do governador do estado e na presidência a fim de perpetuar os projetos para melhorias propostos pelo partido. “Agora que o período de votação terminou, é hora de organizar tudo e reunir com todas as lideranças dos partidos. Precisamos ouvir a população que tem um olhar muito crítico sobre a política de Varzedo para fazermos uma boa escolha e continuar os processos de mudança no nosso município”, afirma. Para quem está interessado em assumir a prefeitura de Varzedo, o entrevistado aconselha: “A pessoa tem de ter muita cautela, humildade, saber escutar outros, consertar as falhas, manter a união apesar das diferenças se concentrarem nas boas qualidades, não nas falhas de cada um. Ninguém é tão ruim que não tenha nada de bom para oferecer e nenhuma pessoa é tão boa que não tenha nada de ruim para apresentar, é importante ter essa visão e sempre levar em conta o potencial de cada indivíduo”.

Projetos realizados durante a administração – O entrevistado conta que seus objetivos sempre tiveram grandes investimentos visando um olhar amplo, para o futuro. “Temos um povo que gosta muito de estudar. Nas universidades do município santoantoniense há muitos estudantes da nossa cidade, vários já se formaram e exercem sua profissão em Varzedo. Atualmente a valorização dos imóveis é consideravelmente maior chegando até R$ 260 mil reais. Investimos muito na infraestrutura, iluminação e água no município. Temos creches de alta qualidade. Não tem nada que pague o nosso investimento nas pessoas e o eleitor é tão sábio que nas urnas ele usa a consciência. Se nós como gestores trabalhamos bem, as pessoas reconhecem”, conta. Entre as futuras realizações, Radaman destaca a construção de duas escolas, aumento no setor industrial. “Para trazer geração de emprego e renda para o nosso município, essa é a minha meta e tudo vai dá certo, estamos lutando pra isso”, concluiu.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia
Comente agora
30
Out
Prefeito de Santo Amaro também se candidata à presidência da UPB
Postado por: Samile Macêdo / 12:10h

O prefeito de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado (PT), vai disputar a presidência da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) contra Maria Quitéria (PSB), prefeita da cidade de Cardeal da Silva. O petista oficializou a candidatura no domingo (26). Uma das propostas de Machado é ampliar o Núcleo de Projetos para oferecer mais serviços; além da implantação de uma UTI móvel para atender aos municípios, e o atendimento jurídico para auxiliar ex-prefeitos por um tempo determinado. Ricardo Machado tem forte ligação com o governador eleito do estado, Rui Costa (PT). (Metro1)

Comente agora
30
Out
Contra PT, PSDB estuda apoio ao PSB na disputa pelo comando da Câmara
Postado por: Letícia Oliveira / 11:34h

Partidos da oposição estiveram em contato com o pré-candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Julio Delgado (PSB-MG), para iniciar conversas sobre eventual apoio ao socialista na disputa do ano que vem. A presidência da Câmara é um posto estratégico, já que seu ocupante controla a pauta de votações na Casa. A oposição quer encontrar uma alternativa viável para derrotar o PT nessa disputa. O partido da presidente Dilma Rousseff ainda não fechou o nome que deverá concorrer ao cargo. Marco Maia (RS) e Arlindo Chinaglia (SP) são atualmente os mais cotados para defender as cores do PT. Delgado já disputou a presidência da Câmara em 2013, quando acabou derrotado por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que concorreu com o apoio do Palácio do Planalto. Foi uma espécie de anticandidatura para enfrentar o governo e sua base e recebeu 165 votos. Alves levou a fatura ao conquistar 271 votos. Desta vez, aproveitado o desejo do PT em retomar o posto, pretende se apresentar como terceira via.

Comente agora
30
Out
Polícia prende homem que estuprou vizinha e filha em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 11:25h

O assaltante e estuprador Evandro Santos de Jesus, o “Pudim”, de 25 anos, foi preso, nesta quarta-feira (29), por investigadores do Grupo de Apreensão e Captura (GRAC), do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). Ele tinha um mandado de prisão em aberto por ter abusado sexualmente de uma mulher e da filha da vítima, de 12 anos, em janeiro do ano passado. Com uma faca, do tipo peixeira, e usando de violência física e psicológica, como tapas e ameaças de morte, Evandro cometeu o crime na residência delas, provocando vários ferimentos nas vítimas, que não tiveram como se defender. Apesar de vizinho, mãe e filha não tinham qualquer aproximação com ele. De acordo com a titular da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), delegada Clelba Regina Teles, o criminoso já tem passagem por um assalto cometido a um taxista em outubro de 2005, em Castelo Branco, próximo ao Centro Social Urbano (CSU), daquele bairro. O mandado foi cumprido na Rua Soldado Antônio de Souza, no bairro de Castelo Branco, onde o estuprador reside. Ele foi conduzido ao DHPP, mas negou os crimes. Autuado por estupro, ele será encaminhado a Complexo Penitenciário da Mata Escura. (Aratu)

Comente agora
30
Out
Alan Sanches surge como alternativa para Marcelo Nilo na AL-BA
Postado por: Letícia Oliveira / 11:10h

Em meio à tentativa de quebrar a hegemonia do atual presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, cujo mandato já dura oito anos, o deputado estadual Alan Sanches (PSD) surge como a mais nova alternativa para o embate. Em contato com a Tribuna, Sanches, que já foi presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e é líder do PSD no Legislativo Estadual, bem como braço direito do senador eleito Otto Alencar, afirmou não ter “absolutamente” nada contra o atual gestor. No entanto, disse ser a favor da renovação no parlamento e o fim da reeleição. “Por conta disso, ouvirei os meus pares e coloco o meu nome à disposição para fazer uma Assembleia ainda melhor. Pelo relacionamento criado com os colegas nesta legislatura buscarei consenso. Não busco unanimidade na base aliada nem no partido, mas, democraticamente, vou buscar a maioria”, frisou. Ele destaca ainda integrar a segunda maior bancada da Casa, o PSD, que elegeu oito deputados, ficando atrás apenas do PT, com 11, o que, consequentemente, o credencia para o embate. Além de Alan Sanches, estariam no páreo o deputado reeleito Sargento Isidório (PSC), o atual líder da bancada do governo, Zé Neto (PT) e o líder da bancada do PT, Rosemberg Pinto. (Política Livre)

Comente agora
30
Out
Deputado quer que Mainardi se retrate por chamar região Nordeste de 'bovina'
Postado por: Samile Macêdo / 11:04h

O deputado federal do PSC de Pernambuco Silvio Costa reagiu às declarações do comentarista da Globo News Diogo Mainardi contra o Nordeste logo após a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT). Mainardi chegou a dizer que a região é “bovina” e “retrógrada”. "É uma região atrasada, pouco educada, pouco construída que tem uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem. A imprensa livre só existe da metade do Brasil para baixo. Tudo que representa a modernidade tá do outro lado", disse, no programa Manhattan Connection. Silvio Costa sugeriu que o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB), envie ofício à emissora para que o colunista se retrate. Caso Mainardi recuse o pedido, ele pede que a Casa vá à Justiça contra o comentarista. (BN)

2 comentários
30
Out
Deputado federal derrotado nas urnas renuncia ao mandato
Postado por: Samile Macêdo / 09:52h

Sem conseguir se reeleger, o deputado federal do PSD de Amazonas Carlos Souza resolveu renunciar ao seu mandato na Câmara nesta quarta-feira (29). A carta de saída foi lida em Plenário pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que presidia a sessão. “Sinto-me desmotivado para continuar no exercício do cargo, preferindo deixar o mandato consciente da minha atuação amplamente reconhecida”, disse. “Por compreender o recado das urnas, não me sentiria confortável em permanecer mais esses meses sem corresponder às expectativas em mim depositadas pelo povo amazonense, a quem agradeço de coração a confiança e o carinho”, lamentou Carlos Souza. O parlamentar estava no terceiro mandato na Casa. Quem assume seu mandato é Luiz Fernando Sarmento Nicolau, também do PSD. O suplente terá 30 dias para assumir o mandato, que se encerra no dia 31 de janeiro de 2015. (BN)

Comente agora
30
Out
‘Não vou buscar unanimidade’, afirma Alan Sanches ao postular a presidência da AL-BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:59h

O deputado estadual Alan Sanches (PSD) entrou na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa (AL-BA) nesta quarta-feira (29). Líder do PSD, segunda maior bancada dentro da base governista, Sanches frisou que não vai buscar unanimidade “nem no meu partido, nem na base aliada”. “Eu vou colocar meu nome nessa disputa, pela alternância. Não tenho nada contra Marcelo (Nilo), mas temos outros nomes. Podemos buscar outras alternativas”, afirmou o parlamentar. Atual dirigente do legislativo baiano, Marcelo Nilo (PDT) tenta permanecer no cargo pela quinta vez consecutiva. “Tem gente do meu partido e tem gente da base aliada que tem amizade com Marcelo. Buscarei um consenso, mas se tiver outro nome, eu também apoiarei. Claro que me sentirei honrado, pois acho que a gente pode democratizar um pouco mais a Assembleia”, completou Sanches. Diante do quadro de proximidade de Nilo com os demais deputados, o líder do PSD prefere evitar falar nas consequências da postura. “Sei que a partir desse momento posso começar a sofrer retaliações e penalidades. O jogo é assim e estou preparado para isso. Quero poder ser uma opção para a presidência da Assembleia”, reafirmou. Questionado sobre medidas que devem ser adotadas pela direção do legislativo baiano, Sanches foi enfático: “Se eu tiver o privilégio de sentar naquela cadeira, meu primeiro ato será acabar com a reeleição”. Além de Nilo e de Sanches, outros deputados tentam chegar à presidência da Assembleia, como Rosemberg Pinto (PT), Sargento Isidório (PSC) e Luiza Maia (PT).

Um comentário
30
Out
S. A. de Jesus: Marcos Có abre possibilidade de concorrer novamente a eleição da Câmara de Vereadores
Postado por: Letícia Oliveira / 08:38h

Ao que tudo indica, conforme divulgação, a eleição da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus acontecerá no próximo dia 03 de novembro de 2014, quarta-feira. Na última entrevista em que falou sobre a presidência da Câmara, o Vereador e atual presidente, Marcos Có, disse que não tinha interesse em se reeleger, mas pelo visto, mudou de ideia e numa nova conversa abriu possibilidades de concorrer ao pleito. À Andaiá FM, ele informou que até o momento não houve nenhuma proposta de consenso em relação à eleição da Câmara. Sobre o lançamento do seu nome, o edil ressaltou que seria discutido mais a fundo essa questão, porém o que os seus companheiros definirem que deve ser feito, ele cumprirá, “estou á disposição dos meus companheiros para que possamos tomar essa decisão e fazer a nossa eleição para o próximo biênio 2015-2016”, afirmou. O presidente garantiu que está junto aos seus companheiros e não sairá candidato se não for aprovado pelos seus colegas de grupo, “só tomo quaisquer decisões políticas se for respaldada pelos companheiros que votaram em mim”, pontuou. Ele continuou a entrevista abrindo a possibilidade de concorrer, alegando que depende dos seus amigos vereadores, já que não pode ser candidato de si próprio. O entrevistado salientou que fez um bom trabalho em seu partido ajudando a governabilidade municipal e aprovando todos os projetos do Executivo. “O diálogo dos vereadores é muito melhor, as visitas da população são mais frequentes, então estou com minha consciência tranquila, meu nome pode ficar à disposição, mas isso não é uma exigência, nem colocação minha e se os companheiros entenderem que eu fiz um bom trabalho e devo continuar, estaremos à disposição e lançarei meu nome”, explanou.

Lançamento do nome de Albino Martins:

Comente agora
30
Out
Otto sobre oposição: "Subestimaram muito o governador Jaques Wagner"
Postado por: Samile Macêdo / 08:35h

O novo senador eleito do estado, Otto Alencar (PSD), ressaltou a união da chapa governista durante todo o processo eleitoral. "Tivemos uma afinidade interna, não tive desentendimento com Rui e Leão, foi uma campanha em paz, fomos determinados a vencer, vencemos muito bem", afirmou em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (30). "Na minha opinião, três semanas antes, eles sabiam que estavam em momento de ultrapassagem. Nós tínhamos pesquisas internas que mostravam as intenções de votos. Quando a campanha começou, subestimaram muito o governador Jaques Wagner", completou. "Wagner fez um governo altamente positivo. O acervo de obras de Wagner no interior é muito grande, gerando emprego e renda, fizemos estradas". (Metro1)

Comente agora
30
Out
"Não tem chance de eu ir pra Fazenda", diz Jaques Wagner sobre governo Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:17h
Um dos nomes mais cotados para assumir o Ministério da Fazenda, Jaques Wagner afirmou nesta quarta-feira (29) que não tem chances de assumir a pasta. "Não tem chance de eu ir para a Fazenda, não porque não me orgulharia. [...] Ela [Dilma] sabe que tem que ter muita naturalidade na escolha das pessoas. Portanto, encaixar em cada local quem é naturalmente encaixável. Não é hora de inventar", declarou o governador, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo.  Questionado sobre sua possível ida para a Casa Civil, ele negou e disse que a presidente Dilma Rousseff não pretende substituir Aloizio Mercadante (PT). "Também não. Eu acho que o Mercadante está muito bem colocado lá e fez um belo trabalho na campanha. Eu creio que ela não vá tirá-lo de lá", disse Wagner. Sobre o segundo turno, ele afirmou que os projetos dos dois candidatos à Presidência da República "apaixonaram quase que equilibradamente" o país. "O Brasil olhou para os dois projetos como razoáveis. E nós ganhamos. Eleição é assim, ganha quem tem a maioria. Não tem essa de Brasil dividido", disse.
Comente agora
30
Out
Eleição da Câmara de Vereadores de Stº. Antº. de Jesus está marcada para o dia 03 de novembro
Postado por: Letícia Oliveira / 07:57h

A Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, divulgou nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial o ato que disciplina o registro das chapas para concorrentes à eleição para presidência da Casa Legislativa para o biênio de 2015-2016. De acordo com a publicação, os vereadores diplomados deverão apresentar requerimento contendo a composição das chapas até às 14h, de amanhã, sexta-feira (31), na Secretaria da Câmara. Segundo as informações, a chapa concorrente deverá conter, obrigatoriamente, os nomes dos vereadores integrantes apresentado os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários, bem como suas respectivas assinaturas, sob pena de não registro da chapa. A data da eleição foi anunciada para o dia 03 de novembro, próxima quarta-feira, às 19h. 

Reportagem Voz da Bahia

2 comentários
30
Out
Secretariado de Rui Costa deve sair até 10 de dezembro; equipe de transição já foi anunciada
Postado por: Letícia Oliveira / 07:37h

O governador eleito Rui Costa (PT) apresentou ontem, ao lado do governador Jaques Wagner (PT), a equipe de transição das gestões na sede da Governadoria, no CAB. Na oportunidade, Rui também informou que a composição do novo secretariado sai entre os dias 1º e 10 de dezembro. Antes disso, o futuro governador promete encaminhar à Assembleia Legislativa, até 30 de novembro, o projeto com a nova estrutura de governo. A equipe de transição é encabeçada pelo atual titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório, e conta com mais sete membros, que já atuam nas pastas de Planejamento e Administração, na Casa Civil e na própria Sefaz. As reuniões, que começaram ontem, acontecem até o final do ano na Fundação Luís Eduardo Magalhães, também no CAB. Uma das atribuições da equipe é providenciar pelo menos três opções de remodelagem da atual estrutura de governo.

Comente agora
29
Out
Comissão do Senado aprova mudanças para flexibilizar porte de drogas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:43h
Nesta quarta-feira (29) Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira o relatório do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que permite uma flexibilização na lei que trata das drogas. A proposta ainda depende de aprovação de outras quatro comissões de senadores para ser colocada em votação no plenário, antes de virar lei. O relator incorporou mudanças que foram sugeridas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos defensores da descriminalização. Uma dessas alterações estabelece um parâmetro para diferenciar usuário de traficante.  De acordo com o projeto, será considerado usuário aquele que portar quantia de droga suficiente para consumir durante até cinco dias. O volume da droga deverá ser calculado a partir de limites a serem definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). FHC sugeriu 10 dias, mas o senador sergipano optou pela metade. "Optamos por seguir a tendência que já vem sendo encampada pelo Judiciário, que é de permitir a importação de 'canabinoides' para uso medicinal, em casos específicos de certas doenças graves", disse Valadares. 
Comente agora
29
Out
Pinheiro apresenta PEC por reforma eleitoral, com veto à reeleição e mandato de cinco anos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:26h

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou nesta quarta-feira (29) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela implantação da reforma eleitoral do sistema representativo nos poderes Executivo e Legislativo do nível federal, estadual e municipal. A proposição determina a coincidência das eleições em todos os âmbitos, veta a reeleição para cargos do Executivo, trata do acesso ao fundo partidário e estabelece regras de transição. As novas regras só valerão após a aprovação de um referendo popular, cuja realização ocorrerá, de acordo com a PEC, em 29 de outubro de 2016, dois anos antes da primeira eleição a ser afetada pelas mudanças. A proposta modifica também a data da posse para os cargos do Executivo, de 1º de janeiro, feriado nacional, para o primeiro dia útil que vem na sequência. No caso da reeleição, o presidente, governadores, prefeitos (e seus sucessores ou substitutos nos seis meses anteriores ao pleito) ficam inelegíveis por mesmo cargo por ao menos cinco anos, prazo que passará a ter os mandatos, inclusive para os cargos do legislativo (senadores, deputados federais, estaduais e vereadores).

Comente agora
29
Out
Ex-servidor do TRE é alvo de ação de improbidade administrativa do MPF
Postado por: Samile Macêdo / 21:40h

Após o ex-servidor do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA), Joseph Rodrigues dos Santos, ter sido flagrado ao receber propina para prestação de contas do Partido Social Democrático (PSD) relativas às Eleições de 2012 e demitido do órgão, a Divisão de Combate à Corrupção (Diccor) do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia ajuizou na terça-feira (28) ação de improbidade administrativa ele. A representação foi protocolada no MPF pelo próprio deputado estadual, em outubro de 2013, que gravou os vídeos e entregou uma cópia ao órgão. Durante um ano, o MPF reuniu farto material contra os acionados, por meio de provas testemunhais, degravação realizada pela Polícia Federal (PF) das conversas filmadas entre os envolvidos e documentos do processo administrativo disciplinar movido contra os réus no TRE/BA. Autora da ação, a procuradora da República Melina Flores afirma que a conduta dos réus causou enriquecimento ilícito e foi de encontro aos princípios que devem nortear a atuação do agente público. Segundo ela, a interferência no julgamento de contas partidárias e a prestação de serviço de contabilidade e auditoria para partido político são práticas ilícitas e correspondem a ato de improbidade administrativa, além de infração ao próprio código de ética do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aplicável à carreira nos TREs, que veda a prestação de consultoria a partido político. (Informações do Bahia Notícias)

Comente agora
29
Out
Prefeitura de Cruz das Almas tem contas aprovadas com ressalvas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:50h

Nesta terça-feira (28/10), as contas de 2013 do prefeito de Cruz das Almas, Raimundo Jean Cavalcante Silva, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, sendo aplicada multa de R$57.600,00, pela não publicação de anexos do relatório de gestão fiscal do 3º quadrimestre, e outra de R$ 8 mil pelas irregularidades remanescente no relatório. O conselheiro Raimundo Moreira, relator do processo, também determinou a restituição aos cofres municipais, com recursos pessoais, da quantia de R$ 101.928,30, em função de despesas com publicidade sem comprovação (R$ 93.760,80) e gasto caracterizado como autopromocional de agentes políticos (R$ 8.167,50). Apesar de aprovadas, as contas do município apresentaram diversas ressalvas, principalmente em relação a procedimentos licitatórios, com dispensa e inexigibilidade irregular de licitação e fragmentações de despesas, em burla ao processo licitatório.

Comente agora
29
Out
Rui promete modernizar e diversificar canais de comunicação e ouvidoria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:36h

Na apresentação da equipe de transição de gestão, o governador eleito Rui Costa (PT) afirmou que pretende modernizar a secretaria de Comunicação do Estado (Secom), “com maior interatividade com a sociedade via redes sociais”. “Eu pretendo fazer inovações no sentido de permitir uma maior interação e que os veículos diversos sejam valorizados: a TV, o rádio, os blogs, sites, jornais; são ferramentas diferentes e acho que nós temos que garantir essa diversidade, porque hoje nós temos perfis de pessoas mais cativas à TV, mas temos também perfis de pessoas muito cativas às redes sociais, à internet”, explica, para acrescentar: “Tem pessoas, jovens, que nunca abriram um jornal e talvez nunca vão abrir um jornal fisicamente para ler; toda leitura dele, todo o acesso à informação é feito pela internet. Então nós temos também, na área de comunicação, ir atualizando a ação governamental à realidade”, declara. Ele também afirmou que vai remodelar a Ouvidoria, cujo formato, baseado em reclamações por telefone, considera "muito antigo". Questionado sobre a declaração recente sobre o “duto” de publicidade direcionado a veículos de comunicação que atribuiu à prefeitura, Rui não quis comentar o assunto. “Ali foi da guerra, eu não quero mais reproduzir isso, da guerra municipal, da eleição que ocorreu, porque eu fui caluniado e respondi, mas eu não quero render isso”, disse. “Todas as ações que eu entrei ficarão a cargo dos advogados, eu não quero ficar falando continuamente disso, quero me ater às ações de governo”, encerrou.

Comente agora
29
Out
Vídeo flagra momento de suposto voto de Sarney em Aécio; senador é da base de Dilma
Postado por: Anacley Souza / 17:28h

Um vídeo da TV Amapá registra o momento em que o senador José Sarney (PMDB-AP), integrante da base eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT) e por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, supostamente vota em Aécio Neves (PSDB). Militantes amapaenses aproximaram a imagem e passaram a divulgá-la. É possível ver que são apertados os números 45 - os de Aécio. O número de Dilma é 13. A assessoria de imprensa do senador, que votou com um adesivo de Dilma colado no peito, no entanto, afirmou que o vídeo não é verdadeiro e que o vídeo faz parte "do jogo sujo" da disputa política no Amapá. De acordo a assessoria os fatos políticos e a defesa que Sarney faz do governo Dilma seriam provas de que ele não teria votado em Aécio. Nesta quarta-feira (29), o senador publicou um artigo na Folha de S. Paulo, intitulado "O futuro presente", em que faz uma análise do resultado das eleições deste ano. Sarney defende a reforma política, assim como fez Dilma em seu pronunciamento depois de configurada sua vitória, no domingo (26).

  1. Assista abaixo:

Um comentário
29
Out
Decreto sobre conselhos populares também vai cair no Senado, diz Renan
Postado por: Samile Macêdo / 17:05h

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (29) que o decreto elaborado pela Presidência da República que estabelece a consulta a conselhos populares por órgãos do governo antes da adoção de políticas públicas deverá ser derrubado na Casa. Para Renan, a matéria é "conflituosa" e encontra muitas resistências no parlamento, "tanto na Câmara quanto no Senado". Nesta terça (28), o plenário da Câmara derrubou o decreto presidencial apenas dois dias após a reeleição da presidente Dilma Rousseff e impôs a primeira derrota do Palácio do Planalto no Congresso após as eleições. Por meio de votação simbólica, os deputados aprovaram um projeto de decreto legislativo apresentado pelo DEM que susta a aplicação do texto editado por Dilma. O texto ainda precisa de aprovação do Senado para que o decreto da presidente perca a validade. "Ser derrubada na Câmara não surpreendeu. Da mesma forma que não surpreenderá se ela for – e será – derrubada no Senado Federal", disse Renan ao chegar no Congresso. "Esse é um projeto polêmico, que encontra muitas resistências no parlamento, tanto na Câmara quanto no Senado [...] Essa coisa da criação de conselhos é conflituosa, não prospera consensualmente no parlamento. Deverá cair", afirmou. O decreto sofreu críticas desde que foi editado pelo Palácio do Planalto, em maio deste ano. A proposta, que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS), não cria novos conselhos, mas determina que os órgãos oficiais levem em conta mecanismos para a consolidação "da participação popular como método de governo". 

Comente agora
29
Out
Presidente da Câmara minimiza derrota de Dilma na Casa
Postado por: Anacley Souza / 16:29h

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), minimizou a primeira derrota da presidente Dilma Rousseff após as eleições. Nesta terça-feira (28), os deputados derrubaram o decreto presidencial que regulamentou os conselhos populares. O texto segue agora para o Senado. De acordo com o texto, os órgãos da administração pública teriam que adotar medidas para promover maior participação social. Alves negou que o PMDB tenha sido decisivo na derrubada do decreto. Ele disse que tentou convencer o governo a suspender o decreto e discutir a proposta por meio de Projeto de Lei antes de colocar o assunto na pauta de votação. De acordo com Alves, o impasse não abala a relação do governo com o PMDB, principal aliado do PT no Congresso Nacional. "Nós temos nessa casa 22 partidos. Ontem votaram a favor da derrubado do decreto 19 partidos. Apenas 3 votaram pela manutenção do decreto. Então não é uma questão só de oposição. Muito menos de PMDB com oposição", fala. Mais cedo, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da República, Gilberto Carvalho, criticou os deputados e disse que a decisão do plenário foi movida pelo “desejo de impor uma derrota à presidente”. Henrique Alves destacou que partidos da oposição ameaçaram trancar a pauta caso o assunto não fosse votado. Ele disse que deverá se encontrar com a presidente Dilma assim que ela voltar da Bahia, onde passará os próximos quatro dias descansando. (Record)

Comente agora
29
Out
Rui diz que não negocia processo judicial com ACM Neto
Postado por: Samile Macêdo / 15:47h

O governador eleito Rui Costa (PT) disse hoje não achar possível fazer uma negociação em relação à ameaça mútua de processos judiciais entre ele e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). “Deleguei a avaliação do caso aos meus advogados. Não quero me envolver com isso. O recurso judicial é um direito da democracia”, disse Rui ao final de coletiva na qual anunciou, junto com o governador Jaques Wagner (PT), a equipe encarregada de fazer a transição para o seu governo no Estado (ver abaixo). Hoje, em entrevista à rádio Metrópole, o prefeito afirmou que abriria mão de processar Rui em decorrência das acusações do governador eleito de que haveria um duto ligando as verbas publicitárias da prefeitura à Rede Bahia, caso o petista desista de processá-lo sob a alegação de que ele teria afirmado que Rui Costa foi um dos beneficiários dos desvios no Instituto Brasil. Na coletiva, Rui antecipou que deve reduzir o número de secretarias por meio de um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa até o próximo dia 30 de novembro. Sem antecipar quais as áreas devem ser cortadas, ele disse que encomendou um estudo ao grupo de transição que lhe apresentou três cenários, todos levando em conta a redução de custos e a modernização da máquina administrativa. Ele disse que escolherá uma entre as sugestões depois de consultar técnicos e políticos como o governador Jaques Wagner. Rui espera que a reforma administrativa seja aprovada pelos deputados já em dezembro, a tempo de iniciar seu governo com a remodelagem concluída. Ele confirmou que não existem nomes definidos para o secretariado e desautorizou as especulações sobre o assunto. (Política Livre)

Comente agora
29
Out
Ex-prefeito de Eunápolis teria enriquecido de forma ilícita, afirma MP
Postado por: Anacley Souza / 13:11h

Improbidade administrativa e prevaricação. Estes são os crimes dos quais o ex-prefeito de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira, e a vice-prefeita do Município, Maria Menezes Ferreira Viana estão sendo acusados pelo Ministério Público (MP). Em nota enviada ao site Bocão News, o MP informa que "os promotores pedem que a Justiça conceda liminar determinando a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis e o bloqueio de aplicações financeiras dos acionados até o valor da lesão ao erário público, atualmente em R$ 17.530,92, e a condenação dos réus com ressarcimento integral do dano, inclusive com aplicação de multa, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos". A ação civil pública é assinada pelos promotores de Justiça Dinalmari Messias e João Alves Neto e foram ajuizadas no último dia 22. Ainda conforme o MP, "foi constatado que José Robério autorizou requerimento à Receita Federal de parcelamento de débito da Prefeitura com o INSS, como também pagamentos a empresas liquidados em dezembro de 2012, mesmo após ter sido afastado do cargo de prefeito por decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Justiça da Bahia proferida no dia 4 de dezembro daquele ano e da qual ele já tinha sido oficialmente comunicado. Segundo os promotores, José Robério também teria enriquecido ilicitamente ao receber o valor de R$ 7.443,35.

Comente agora
29
Out
Deputado quer pena de 8 anos para quem acusar candidato injustamente
Postado por: Letícia Oliveira / 11:48h

As polêmicas geradas durante as campanhas presidenciais acerca de denúncias das mais diversas naturezas contra os candidatos, trouxeram à tona a necessidade de discussão da Proposta de Lei Complementar 43/2014, de autoria do deputado federal Félix Júnior (PDT-BA). Em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o projeto altera o Código Eleitoral para criar o tipo penal de ‘denunciação caluniosa com finalidade eleitoral’. Prevê prisão de até oito anos para quem acusar injustamente um candidato a cargo político, com o objetivo de prejudicar sua candidatura. A matéria aguarda designação de relator na CCJ. Atualmente a legislação pune a prática com detenção de seis meses a dois anos, o que permite a aplicação de penas alternativas e, eventualmente, sursis (suspensão condicional da pena). A pena prevista no projeto, de dois a oito anos e multa, será aumentada em um sexto se o autor do crime utiliza nome falso ou faz denúncia anônima. Se a acusação falsa for de contravenção, e não de crime, a pena é reduzida da metade.

Comente agora
29
Out
Lula teria admitido ser candidato ao Palácio do Planalto em 2018, diz jornal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:26h

Após a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, pela primeira vez, a aliados, que será candidato ao Planalto em 2018. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Lula também anunciou que tentará interferir mais no governo Dilma Rousseff. De acordo com interlocutores próximos, as declarações do petista foram feitas no domingo (26). Internamente, o PT testaria tratando a candidatura de Lula como algo oficial. Por meio de sua assessoria, Lula fala: "No último domingo, dia da eleição, quando perguntado sobre 2018, declarei que, completando 69 anos, minha única expectativa para daqui a quatro anos é estar vivo". 

Comente agora
29
Out
Câmara derruba decreto de criação de conselhos populares proposto por Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:37h

A presidente Dilma ganhou a eleição, mas não demorou muito para sofrer a primeira derrota. Dois dias depois da vitória nas urnas, a chefe de nação perdeu uma batalha na última quarta-feira (29), na Câmara dos Deputados. A oposição teve o apoio de partidos da base governista, como PMDB e PP, e conseguiu aprovar o projeto do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), de sustar o decreto 8.243, proposto pela presidente, que cria a Política Nacional de Participação Social. A decisão final será tomada pelo Senado, para onde seguirá o projeto. O próprio presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), que é da base do governo, comemorou o resultado, pois, segundo ele, foi uma "manifestação de altivez e democracia desta Casa". "Ele melhora e amplia a participação da sociedade no controle da gestão pública", completou Alves. PT, PC do B, PSOL e parte do Pros ficaram ao lado do governo e tentaram inviabilizar a votação com a apresentação de requerimentos, mas o decreto presidencial acabou derrotado em uma votação simbólica.

Comente agora
29
Out
Maior parte dos governadores terá maioria nas Assembleias Legislativas
Postado por: Letícia Oliveira / 07:04h

Dos 27 governadores eleitos neste ano, 15 devem ter maioria nas Assembleias Legislativas de seus estados, de acordo com levantamento feito pelo G1. Outros 11 devem enfrentar problemas para aprovar propostas no plenário, já que a oposição deve ser mais numerosa. Já no caso do Distrito Federal, ainda não é possível saber como será a situação a partir de janeiro de 2015. Para determinar o total da base aliada, foram considerados os deputados estaduais cujos partidos integraram as coligações dos governadores eleitos. Também foram contabilizados os políticos das siglas que apoiaram os eleitos no segundo turno, quando este foi necessário. Por isso, o número pode sofrer alterações até 2015, já que as composições ainda estão sendo negociadas. A bancada com a maior "folga" é a do Amapá, em que Waldez Góes, do PDT, deve governar com o apoio de 20 dos 24 deputados estaduais eleitos - o que representa 83,3% do total. Apenas dois deputados do PSB e dois do PSOL devem lhe fazer oposição. Já entre os 11 estados em que os governadores terão minoria, a situação mais apertada é no Maranhão. Flávio Dino (PC do B) deve ter o apoio de apenas 13 dos 42 deputados, o que significa que 29 devem ser da oposição - ou 69% das cadeiras.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com