As comentadas

Boa noite , Segunda-feira, 01/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Reflexão

28
Ago
“Muitos pastores vão para o inferno”, alerta líder nigeriano
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:22h

A Nigéria vive por um lado um crescimento da influência dos evangélicos e do outro as constantes ameaças de grupos muçulmanos como o Boko Haram, que ameaça matar todos os cristãos. Alguns de pastores nigerianos parecer ter um gosto especial pela polêmica. Alguns dias atrás, T.B. Joshua, da Igreja Sinagoga de Todas as Nações, enviou milhares de garrafas de água para curar pessoas infectadas pelo vírus Ebola. Esta semana, o pastor Chris Oyakhilome, fundador e líder do ministério Embaixada de Cristo, deixou os evangélicos nigerianos chocados ao trazer uma “revelação” durante o culto. Ao pregar uma mensagem intitulada “As lições de Ló”, pastor Chris afirmou aos fiéis: “Muitos pastores vão para o inferno por não obedecerem a Deus. Alguns não são chamados por Deus, outros tem ministério por razões carnais, há quem esteja no ministério para servir somente a si mesmos”. O pastor disse que seu país tem visto muitas igrejas dividirem e vários pastores deixam as igrejas onde estavam trabalhando para começar outro ministério por causa de fofocas, brigas, enganos ou pura inveja. Ele disparou “Você precisa aprender a obedecer a Deus em tudo. Eu não quero ver nenhum de vocês em tal situação. Decida obedecer a Deus em tudo “. Oyakhilome acumula polêmicas na Nigéria, pois é milionário e ensina que todo crente verdadeira tem de ser rico, numa versão extrema da teologia da prosperidade. Afirma que todos os pecados cometidos depois da conversão afetam apenas o corpo e não a alma. Desencoraja que os membros de sua igreja busquem os médicos ressaltando que todos serão curados pela fé, incluindo portadores de HIV, o que já lhe rendeu problemas com o governo. Suas declarações foram criticadas por líderes nigerianos. Eles lembraram que outras vezes o pastor Chris trouxe “revelações” em seus programas na TV que acabaram não se cumprindo. Com informações de Daily Post

Comente agora
27
Ago
27 de agosto foi o Dia do Psicólogo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:53h
  • Na busca de estudar o ser humano enquanto ser individual com suas angústias, inquietações existenciais, sonhos, frustações, surgiu a psicologia e se consolidou em nosso país enquanto profissão aos 27 de agosto de 1964. Sendo assim, hoje é o dia de parabenizar esse profissional que se empenha em estudar os labirintos fascinantes dos nossos pensamentos e ações para poder nos ajudar a encontrar o ponto de equilíbrio entre a emoção e a razão. Parabéns para a psicóloga Yane Karine, para Daniela Rita, Caroline, Clara Oliveira, Ednólia, Carina Mota, Mayana Martha, Marta Alfano, Silvana, Leandro, para você que trabalha no CRAS, no CREAS, no CAPS e para a aconchegante Casa Amarela.      
  •  - 
  • Psicologia em flores da alma
  •  -
  • Oh nuvem-céu, destreza que entende,
  • És firmeza para os firmamentos!
  • Dos mundos? És uma lúcida visão,
  • Debulha-se em despida compreensão.
  •  -
  • Manténs acesa a chama da paz,
  • O fogo vivo de todo discernimento.
  • Na olaria da vida em palavras,
  • És o abraço! Gota de acolhimento.
  •  -
  • No silêncio projetas tua intervenção
  • E aqueces o frio do medo solitário!
  • Do amargo da vida ponderas o doce
  • E sorris a lágrima como se mel fosse.
  •  -
  • Assim, as crianças querem tuas cores.
  • Os moços? As destemidas chaves.
  • Os velhos? Almejar o tempo renascer.
  • Então, vai semear o ser no próprio ser.
  •  -
  • Vai desdobrar o mar que virou campo,
  • Perscrutar os pergaminhos do pranto
  • Onde o pensamento tem escrito
  • E a boca fechada tem silencioso grito!
  • És água fresca que mergulhas na terra,
  • Que cava na alma a semente infantil.
  • Sê sempre como a candura da manhã
  • E adornai com flores teu invisível divã...
  •  
  • Lauro Souza é feirante, poeta, compositor, fotógrafo, conselheiro tutelar e graduado em licenciatura em História pela UNEB-CAMPUS V.
Comente agora
26
Ago
Ex-presidente FHC vira personagem de animação a favor da legalização das drogas. Veja vídeo
Postado por: Anacley Souza / 15:45h

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sempre fomenta o debate acerca da maconha, seu uso, liberação e descriminalização. O tucano, que chegou até a confirmar que fumou, mas não tragou, virou personagem de animação envolvendo o tema. Ele aparece em vídeo a favor da legalização que a Comissão Global de Política Sobre Drogas lançou nesta segunda-feira (25) na internet. Criado com a técnica "stop motion", o filme mostra uma história fictícia, com um dragão chamado Drugo. FCH aparece ao lado de outros "ex-governantes de vários reinos" que "resolveram quebrar o tabu".

Comente agora
25
Ago
Emissoras do SBT vendem espaços para a Igreja Universal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:34h

Se Silvio Santos reluta em aceitar vender horários de sua grade para igrejas, algumas filiadas do SBT não sofrem mais por esse dilema e já começam a abrir espaços para programações religiosas. A VTV, por exemplo, filiada do SBT na região de Campinas e em Santos, já tem em sua grade de programação dois programas religiosos. O primeiro deles é a exibição de programas da Paróquia Bom Jesus e o segundo é a programação da Igreja Universal do Reino de Deus. A igreja católica tem apenas 20 minutos de programação, sendo 10 minutos às 7h da manhã e mais 10 minutos ás 3h50 da madrugada. Já a Universal tem horário das 4h às 6h da manhã, exibindo programas semelhantes aos exibidos em outras emissoras que aluga, como a CNT, Rede 21, Band, Rede TV e a própria Rede Record. Segundo o jornalista Flávio Ricco, outra emissora do interior paulista também estaria oferecendo horários para a IURD, nesse caso a igreja teria dois horários, às 5h e às 7h da manhã. O nome da emissora não foi revelado, mas entre as emissoras do SBT em São Paulo a única que não tem grade de programação disponível para consulta online é o Sistema Araça de Comunicação que atinge a região do Oeste Paulista.

Comente agora
25
Ago
Corpo de Antônio Ermírio de Moraes é velado em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:08h

O corpo do empresário Antônio Ermírio de Moraes, que morreu aos 86 anos na noite de domingo (24) em São Paulo, é velado na manhã desta segunda (25) no salão nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, na região central da capital paulista. O empresário morreu em sua casa no Morumbi, na Zona Sul, em razão de insuficiência cardíaca. O velório é aberto ao público. Às 16h, o corpo do empresário deve seguir para Cemitério do Morumbi, onde vai ser sepultado. Antônio Ermírio de Moraes deixa a esposa, Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve  nove filhos. Ele é reconhecido como um dos principais empresários brasileiros, responsável por consolidar o Grupo Votorantim como uma empresa de destaque no setor de cimento, celulose, agronegócio e extração de alumínio, entre outros. O empresário também se destacou por seu trabalho social e por 40 anos presidiu a diretoria-administrativa do Hospital Beneficência Portuguesa. "O que eu faço de donativo, só eu e Deus ficamos sabendo. Meu pai me ensinou que donativo com propaganda não é donativo, é comércio”, disse numa ocasião em entrevista à CBN. Na sede do hospital, passaram na manhã desta segunda familiares e amigos para se despedir do empresário. Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo, lamentou a morte do empresário. Com os olhos em lágrimas, Amato disse que o Brasil perde "um homem de valores, como patriotismo e trabalho". O Hospital Beneficência Portuguesa também divugou nota. "Perdemos um grande líder, alguém dedicado à família, à sociedade, e que prezava pelo investimento e apoio às ações na área da saúde", disse o hospital. Também em nota, o Grupo Votorantim afirmou que perdeu um "grande líder" que "defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor".

Comente agora
25
Ago
Hoje é Dia do Soldado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:58h

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais. A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. 

Comente agora
25
Ago
Filha de empresário de S. A. de Jesus morre por eclâmpsia em maternidade da capital baiana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:58h

Faleceu na noite de domingo (25) em Salvador, Geórgia Mercês, 39 anos, natural de Santo Antônio de Jesus, residia na capital baiana, filha do empresário Clóvis Souza Mercês, conhecido ‘Coi da Suel’ e Conceição Andrade Galvão Mercês. A jovem estava gravida de sete meses e sofreu *eclâmpsia. Nem Geórgia e o bebê resistiram aos procedimentos e vieram a óbito. O velório está acontecendo nesta segunda-feira (25) no Cemitério Jardim da Saudade em Salvador, o enterro está marcado para as 15h de hoje.

*Eclâmpsia é a forma mais grave da doença pré-eclâmpsia. A doença é caracterizada pela hipertensão (alta pressão arterial). A eclampsia é caracterizada quando a mulher com pré-eclâmpsia grave convulsiona ou entra em coma. A mulher tem convulsões porque a pressão sobe muito e, em decorrência disso, diminui o fluxo de sangue que vai para o cérebro. Essa é a principal causa de morte materna no Brasil atualmente.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia
2 comentários
24
Ago
S. A. de Jesus: Padre da Paróquia do Andaiá explica a visão da igreja para o homossexualismo e divórcio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:51h

Após inicio da reforma na Paróquia de São José a missa e sermões estão sendo realizados comumente na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, como informou em entrevista ao Portal Voz da Bahia o pároco Marco Antônio. Inicialmente, o religioso informou que assim como reformas foram realizadas na Igreja Matriz na Praça Padre Mateus e a paróquia de São Benedito, as obras estão sendo feitas para que mais membros sejam acolhidos na casa de Deus, em um espaço mais amplo e confortável, “é um grande sonho sendo realizado. Almejávamos por esta reforma”, afirmou. Segundo avisou o padre, no inicio as missas eram realizadas no recinto, mais com a retirada do teto, ficou impossível permanecer, “durante este período estaremos realizando as missas na igreja de Nossa Senhora do Amparo. Às 17h é a missa costumeira daquela paróquia e o horário das 19h30 estamos ministrando nossos sermões”, informou. O Padre Marco Antônio, 41 anos, é natural da cidade de São Felipe e assumiu o compromisso de guiar servos aos pés de Cristo há 15 anos, já percorreu várias estradas ministrando sua palavra de fé e em entrevista falou sobre alguns temas polêmicos da atualidade analisados pela Igreja Católica:

Papa Francisco: Recentemente, Mario Bergoglio afirmou que lhe restava apenas dois ou três anos de vida, afirmativa esta que causou certa especulação de que estaria com alguma doença grave. A este respeito o pároco Marco Antônio foi sucinto em dizer que não existem motivos para preocupações. Para ele, esta afirmativa foi mal interpretada, “Papa Francisco é uma pessoa espontâneo, muito brincalhão, muito risonho. Livre naquilo que diz e isso chama a atenção das pessoas que o acolhem e o admiram por isso”, fala. A afirmativa do Santo Papa, para Marco Antônio não passou de uma brincadeira que foi tomada com seriedade pelos jornalistas.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo: A homossexualidade é um assunto sério e polêmico na igreja católica e na atualidade o tema é abordado abertamente e com naturalidade. Sobre o assunto, o pároco foi cauteloso e citou palavras do Papa Francisco, que já foi abordado sobre o assunto. Como informou o homossexualismo, sobretudo o casamento homoafetivo é passivo de condenação e que cada ser humano, indiferente a sua opção sexual, deve ser respeitado, “não estamos aqui para julgar ou condenar ninguém. Não iremos apedrejar ou perseguir alguém por sua escolha”, declara. Defendendo a criação da família e a santidade que a envolve, o religioso disse que existe uma diferença entre o casamento e o contrato civil. Segundo afirmou, a discussão que se faz hoje é exatamente neste sentido, as realizações de casamentos homoafetivo no campo civil, onde a igreja católica não opina, “eles adquiriram esse direito e estão usufruindo disso. É claro que este tipo de união não é sacramentado e para a igreja, não é válido”, revela.

Divórcios: O número de separações é crescente no território brasileiro e em recente pesquisa foi constatado que este aumento também se remete a Santo Antônio de Jesus. Segundo o MP (Ministério Público), o número de divórcios em Santo Antônio de Jesus teve um aumento significativo em relação aos anos anteriores, foi o que informou o Promotor da Vara da Família, Valdemar Ferraz. "O quantitativo tem deixado entidades civis e religiosas preocupadas, já que a dissolução de uma família é uma perda muito grande, principalmente se entre os pares houver filhos", disse. Para o religioso, o grande número de divórcios se dá pelas mudanças e individualismo da sociedade. Segundo salientou, todas as entidades seja ela política ou na vida social estão passando por dificuldades, para Marco os problemas começam na falta de dialogo, respeito e compreensão entre as partes, “as pessoas perderam a noção de quem confiar. A família a instituição que está em foco, e onde as pessoas não estão interessadas no respeito ao próximo. Não existe mais renuncia, compromisso ou sacrifício. Vivemos em uma sociedade egoísta”, ressalta. Para o padre, a pessoa que quer constitui ou já tem família deve saber o principio da renuncia, da busca e da compreensão e hoje em dia as pessoas carregam suas cruzes e se cansam muito fácil, “diante da primeira dificuldade, desistem. Se habituaram a jogar fora ao invés de concertar. Infelizmente hoje, o casamento é considerado descartável.”, completa.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia
Comente agora
24
Ago
S. A. de Jesus: CIA de Artes Nissi com a peça "Reféns" estará hoje na Igreja Batista Betânia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:18h

Comente agora
23
Ago
Dentista de S. A. de Jesus morre vítima de infarto fulminante na Ilha de Itaparica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:08h

Morreu vitima de infarto fulminante nas primeiras horas da manhã deste sábado (23), o dentista José Eduardo Sampaio, 57 anos, conhecido popularmente como “Lasca Pão”. De acordo com informações, o dentista era fumante e veio a óbito no interior de sua residência na Ilha de Itaparica. Dr. Eduardo foi um dos tradicionais dentistas de Santo Antônio de Jesus e tinha seu consultório no 3º piso do Shopping Itaguari. O corpo foi velado no velório paroquial e enterrado na tarde de hoje no cemitério local.

  1.  Reportagem: Voz da Bahia
3 comentários
23
Ago
Jovem cantor gospel de Feira de Santana se apresentou na Igreja Betânia de S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 00:08h

Felipe Alisson, 18 anos, é natural de Feira de Santana, tem deficiência visual e uma voz impressionante. Ao Portal Voz da Bahia, ele informou que começou a cantar na igreja através da sua mãe e até então louva a Deus, “nasci num lar evangélico, meus pais são da Assembleia de Deus”, disse. Sobre o seu dom de cantar, ele ressaltou que sempre foi muito ligado à música, pegou o hábito de louvar e para tal, começou a tocar instrumentos com teclado e violão. O jovem expôs que tem um CD gravado com título Fé e Obra.

Deficiência visual: Felipe explicou que tem um desgaste na retina do fundo do olho, que abaixa a visão, acrescentando que uma proteína para de desempenhar seu papel e isso causa um desgaste na visão. “O problema é de caráter irreversível por ser complicado fazer algum procedimento cirúrgico na região. Eu acredito que o poder de Deus manifesta sua glória de várias maneiras e uma das formas é mesmo eu não enxergando, fazer as coisas que Ele me dá capacidade”, disse. Questionado a respeito do poder de Deus na sua vida, ele explanou que o Senhor é à base de tudo e representa a conciliação do homem com a paz e amor. “Jesus é vida, eu procuro trazer essas verdades em minhas canções. Procuro sempre me embasar na obra do Senhor, que é onde encontramos a vida eterna”, salientou. 

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

Um comentário
22
Ago
Pastor que chutou santa diz que igreja católica vive de mentiras
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:18h

Em 12 de outubro de 1995, Sérgio Von Helder, então bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, tornou-se conhecido mundialmente por ter chutado a imagem de Nossa Senhora Aparecida em um programa de TV.  As imagens da cena, no programa O Despertar da Fé, da TV Record, se espalharam rapidamente e geraram uma enxurrada de críticas. Era o “dia da padroeira” e a comoção foi geral. Questionado sobre o chute na santa, afirma que apenas bateu de leve. “Se tivesse chutado, teria quebrado meu pé, porque aquilo parecia de ferro. Mas a Globo ficou insistindo na imagem. Então, ficou na cabeça das pessoas que eu chutei. Qualquer pessoa inteligente vê que eu não chutei. Mas o povo brasileiro é muito ignorante espiritualmente. É falta de conhecimento da Palavra de Deus. É bom explicar isso para não dizer que estou chamando o povo de ignorante”, afirmou em entrevista ao IG. Von Helder foi transferido e viveu uma espécie de exílio nos Estados Unidos. Posteriormente foi enviado pela igreja para Porto Rico, México, Colômbia e Venezuela. Atualmente rompido com a igreja de Edir Macedo, voltou para o Brasil onde lidera a Igreja da Restauração.

Assista e relembre o caso: 

Comente agora
19
Ago
Testemunhas de Jeová se modernizam e investem em “evangelização online”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:28h

Embora muitas igrejas evangélicas ainda não tenham se engajado totalmente no mundo moderno, cada vez mais virtual e interativo, as seitas parecem ter despertado para o alcance das mídias eletrônicas. Pouco tempo após os mórmons terem preparado um verdadeiro “exército virtual” para evangelização online, agora são as Testemunhas de Jeová que dão um grande passo nessa direção. Embora em termos teológicos o que eles fazem é “proselitismo”, preferem utilizar o termo bíblico “evangelização”. Desde o início de agosto, as Testemunhas de Jeová começaram uma campanha mundial para divulgar o seu site oficial, o jw.org. Para isso, estão distribuindo nas casas um novo folheto que tem por título “Onde Encontrar as Respostas mais Importantes da Vida?”. J. R. Brown, porta-voz da seita com sede mundial em Nova York, declarou: “Estamos muito animados com essa campanha. Existem cerca de 8 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo, e todos nós vamos falar desse site para as pessoas. Essa pode ser a maior campanha que nós já organizamos.” Alardeando ser o site “mais traduzido do mundo”, o jw.org está disponível em cerca de 500 idiomas, algo que nenhum outro site conseguiu até agora. Também são disponibilizadas publicações da seita para download em quase 700 idiomas. Para efeitos de comparação, o Google oferece suporte para 71 idiomas, enquanto a Wikipédia traz conteúdo em 287 traduções.

6 comentários
18
Ago
“A postura do cristão deve ser condizente com o que ele crê”, diz candidato ao Senado
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:48h

Candidato ao Senado pelo estado do Rio de Janeiro, o diplomata aposentado Sebastião Neves é de origem humilde. Órfão de pai aos três anos, Sebastião Neves foi criado por sua mãe, uma enfermeira, e educado em um colégio de freiras vicentinas. Como diplomata, serviu em diversos países do Oriente Médio e da África. Hoje com 70 anos, Sebastião Neves aceitou o desafio de concorrer a um cargo eletivo pela segunda vez. O diplomata aceitou o convite do ex-ministro da Pesca Marcelo Crivella, que não disputará o Senado para tentar o Governo do Rio de Janeiro. Evangélico e de visão conservadora, Sebastião Neves é contra o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a legalização das drogas e defende o fim da desigualdade social. Ainda assim, afirma ser um candidato de ateus, agnósticos, cristãos, espíritas e daqueles que defendem a preservação da família. Sebastião Neves falou com exclusividade ao Gospel Prime sobre suas propostas e visões. Leia a entrevista na íntegra:

O senhor se considera um candidato dos evangélicos?

Eu me considero um candidato dos católicos, dos evangélicos, dos agnósticos, dos ateus, dos que creem em Deus e não frequentam uma igreja, dos espíritas e de todos os que defendem a preservação da família, da paz e segurança, da observância dos princípios éticos e morais em todo relacionamento humano.

Como deve ser a postura do cristão em um ambiente em que muitos não acreditam em Deus?

Comente agora
15
Ago
Em vídeo, Campos relata problema em avião que sofreu acidente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:16h

Um vídeo cedido pela RPS Produtora mostra o momento em que o presidenciável do PSB Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13) em um acidente de avião, brinca com o fato de ter se atrasado a um compromisso em Maringá, no norte do Paraná, por causa de um problema na aeronave Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, a mesma do acidente. Ele estava sentado ao lado da vice-candidata Marina Silva (PV) e participava de uma palestra na Associação Comercial, quando relatou o problema, no dia 16 de junho. A falha elétrica já havia sido relatada ao G1 pelo deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) horas depois do acidente. "Nossas desculpas, da gente chegar rigorosamente dentro do horário (risos), entramos num avião em Londrina e o avião não funcionou... ainda bem que foi... se fosse ao contrário.... (risos), mas aí tivemos que arrumar um carro, o carro estava sem gasolina, nós fomos parar num postinho, depois pegamos uma chuva... e Marina disse pare o carro que ninguém tá vendo nada (risos)... e chegamos aqui em duas horas, agradeço a paciência, a atenção....”, relatou Campos. O acidente que matou Campos aconteceu em Santos, SP, e, além do candidato, outras seis pessoas morreram. Chovia no momento da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também irá investigar o caso para buscar possíveis responsáveis.

Investigação: 

Comente agora
15
Ago
Viúva relembra a última conversa com Eduardo Campos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:23h

No fim do dia de quinta-feira, o movimento na casa da família Campos estava intenso. Eram muitos os familiares, amigos e políticos que acompanharam desde sempre a trajetória de Eduardo Campos e queriam estar perto de “dona Renata”, como ele chamava a mulher, e dos cinco filhos do casal. O ambiente era dolorido e, em quase todos os rostos, olhos marejados e expressões de consternação. Eram dezenas de pessoas reunidas na parte externa, divididas entre a varanda e a área arborizada ao redor da piscina. Quase todas de pé. Em torno do bebê Miguel, filho caçula do casal, que passava de colo em colo, estavam os únicos sorrisos visíveis na casa. Dona Renata surpreendia a todos. Talvez por ainda não ter realizado a perda tão inesperada, ela se mostrava forte, até leve, andando entre as pessoas e conversando com os que lhe procuravam para apresentar condolências. Não caiu em prantos publicamente, apesar do olhar avermelhado, que carregava ainda na noite de ontem, de quem está sentindo a dor como uma força constante. Às vezes, parecia ser ela quem tranquilizava seus interlocutores. Ela contou sua última conversa por telefone com o marido: haviam falado sobre o perfil das possíveis primeiras-damas, ela e Letícia Weber, mulher de Aécio Neves, que havia sido publicado no Globo no dia do acidente.

Comente agora
15
Ago
Mulher de Campos deveria ter viajado com o candidato para Santos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:58h

Uma romaria de amigos, assessores e políticos inundou a casa onde Eduardo Campos vivia com a mulher Renata e seus cinco filhos. Pessoas que estiveram na casa no bairro recifense de Dois Irmãos viram a viúva firme e serena. Chorava apenas quando abraçava alguém conhecido. No terraço de uma casa confortável, porém sem luxo, Renata amamentava o filho caçula Miguel, nascido em janeiro. Segundo relatos de presentes, trajava calça jeans, blusa branca e chinelos. Por telefone, falou pela primeira vez com o ex-presidente Lula desde a queda do avião que tirou seu marido da eleição e do convívio familiar. Eduardo e Renata não se desgrudavam. E ele queria que ela tivesse seguido com ele na viagem a Santos. Segundo interlocutores ouvidos pela Folha, foi ela quem preferiu voltar para a capital de Pernambuco para cuidar dos outros filhos. Prometeu ficar ao lado do marido na semana seguinte. E foi assim que Renata e Miguel se salvaram do acidente. Rodrigo Molina, o sobrinho fiel que atuava como sombra do candidato, foi instruído por ele a acompanhar sua mulher no avião de carreira. Havia somente “1% de chance” de que Molina não estivesse naquele voo fatal.

Comente agora
14
Ago
Viúva de assessor de Campos se emociona ao falar do marido: "ele foi a melhor coisa do mundo"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:41h

A jornalista Cecília Ramos, viúva de Carlos Augusto Ramos Leal Filho, conhecido como Percol, que trabalhava como assessor de Eduardo Campos, morto no acidente aéreo que também vitimou o candidato à presidência do PSB, conversou com a imprensa pela primeira vez nesta quinta-feira (14). "Eles estavam felizes. Eu falei com Percol na madrugada. Com Percol não tinha nada de tempo ruim. Sempre dedicação total à campanha, eram uma dupla. [...] Ele estava feliz, e a felicidade dele era a minha. [...] Eu só queria que ele soubesse que ele foi a melhor coisa do mundo. Era uma pessoa extremamente do bem, transformava coisas ruins em lição, aprendizado", disse à imprensa logo após a missa realizada na casa de Eduardo Campos. 

Comente agora
14
Ago
Robin Williams sofria de mal de Parkinson, revela viúva
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:08h

O ator Robin Williams, encontrado morto nesta última segunda-feira (11), estava enfrentando os primeiros estágios do mal de Parkinson quando se enforcou. A notícia foi revelada por sua mulher, Susan Schneider, nesta quinta-feira (14). A viúva admitiu que Robin estava sofrendo de ansiedade e depressão e "não estava pronto para compartilhar publicamente" que sofria da doença degenerativa. "É nossa esperança que com a trágica passagem de Robin, outros irão encontrar força para buscar ajuda e apoio dos que precisam para lutar as batalhas que estejam encarando, para que se sintam com menos medo", disse Susan em um comunicado. Ela afirmou, ainda, que seu marido não vinha abusando da bebida nas vésperas de sua morte. O mal de Parkinson é uma doença degenerativa neurológica que causa tremores e outros movimentos involuntários, prejudica a coordenação e o equilíbrio, causa lentidão de movimento, diminuição do olfato e um declínio nas habilidades intelectuais e de expressão vocal.  

Depressivo:

Comente agora
14
Ago
Viúva de assessor de Campos fala pela primeira vez sobre tragédia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:03h

A jornalista Cecília Ramos, viúva de Carlos Augusto Ramos Leal Filho, o Percol, assessor de Eduardo Campos que morreu em acidente aéreo que também vitimou o candidato à Presidência do PSB, falou nesta quinta-feira (14), pela primeira vez, sobre a morte do marido. Ela disse que "não adianta procurar explicação" para o episódio, mas que a conforta o fato de que o marido estava feliz, no "melhor momento da vida dele". "Eles estavam felizes. Eu falei com Percol na madrugada [que antecedeu o acidente]. Com Percol não tinha nada de tempo ruim. Sempre dedicação total à campanha, eram uma dupla. [...] Ele estava feliz, e a felicidade dele era a minha. [...] Eu só queria que ele soubesse que ele foi a melhor coisa do mundo. Era uma pessoa extremamente do bem, transformava coisas ruins em lição, aprendizado", afirmou a viúva de Percol, após missa realizada na casa de Campos. Cecília Ramos chorou ao lembrar que estavam casados havia quatro meses e disse que chegou a pedir licença do trabalho para ir para São Paulo e ajudar na campanha. "A gente casou há quatro meses. Eu dizia que não fazia questão de perdê-lo para Eduardo, porque era uma admiração mútua, uma companhia, e ele tava tão feliz. A felicidade dele era a minha." 

Comente agora
14
Ago
Dinheiro foi doado para o Templo de Salomão, não para alimentar os pobres, diz Macedo
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:18h

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) gastou cerca de R$ 680 milhões para construir o Templo de Salomão. A mega igreja tem uma estrutura da altura de um prédio de 18 andares e sua suntuosidade chama atenção de quem passa pelo bairro do Brás, na zona leste de São Paulo. Muitas pessoas usaram as redes sociais para dizer que este valor, arrecadado pelos fiéis da IURD, serviria para alimentar aos pobres dizendo que a igreja poderia aliviar a fome de milhões de pessoas. Ao tomar conhecimento dessas críticas o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e idealizador do megatemplo, resolveu responder dizendo que o valor foi arrecadado para a construção e não para outro objetivo. O líder religioso chegou a usar um exemplo para explicar que as ofertas levantadas tinham apenas um objetivo: construir o Templo de Salomão. “Imagine se cada pessoa, membro da maior torcida de time de futebol do País, contribuísse para a compra do jogador mais promissor da atualidade. Você acha que esse time pegaria o dinheiro e o daria aos pobres? É claro que não! Porque as pessoas doaram a quantia, de acordo com a condição financeira de cada uma, com a única finalidade de ter o melhor jogador em seu clube.”

Um comentário
14
Ago
Copiloto da aerovane de Eduardo Campos era evangélico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:38h

Geraldo Magela Barbosa da Cunha, 44, um dos pilotos que estava no acidente aéreo que vitimou Eduardo Campos, tinha 20 anos de experiência. Com mais de 1500 horas de voo, foi piloto da TAM antes de assumir o cargo de piloto do candidato, há 3 meses. A família afirma que ele estava feliz com a nova conquista profissional. De berço evangélico, era natural de Governador Valadares (MG), mas viajava constantemente para os EUA, onde reside seu cunhado. Entrevistada pelo jornal Estado de Minas, a mãe do piloto, Odete Ferreira da Cunha, 73, soube da notícia da morte do filho caçula pela televisão. “Eu estava no médico quando vi a notícia”, lembra. Afirmou ainda que sua fé está ajudando a superar a perda. “Não cai uma folha de uma árvore sem que seja vontade de Deus. O Senhor está me confortando. É nosso refúgio e nossa fortaleza”. Sua esposa, Joseline, está em New Jersey (EUA). Segundo o EM, ela viajou para fazer o enxoval do segundo filho do casal. A menina deverá nascer em Outubro e se chamará Ana. Rui Barbosa, irmão do piloto, conta que a mulher está em estado de choque. Assim que se recuperar voltará para Santa Luzia, zona urbana de Belo Horizonte, onde mora.

O pastor Renato Bernarde, da Comunidade Cristã Presbiteriana de Newark, onde Geraldo e Josiane congregavam nos EUA, deixou a seguinte nota em sua página do Facebook. “Aos irmãos, congregados e amigos da CCP Newark. Um dos tripulantes do avião que caiu em Santos, São Paulo, onde faleceu o candidato Eduardo Campos, era o nosso Geraldo (Magela) Cunha. Ele está com o Senhor. Josiane, sua esposa, grávida de 7 meses, está aqui NJ, preparando o enxoval do bebê. Muitos irmãos e amigos estão juntos neste momento de dor com eles. A presença e conforto de Deus são claras. Cubra-os com suas orações e cuidado”.

Comente agora
13
Ago
Veja a lista de mortos no acidente de avião que matou Eduardo Campos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:32h

Um acidente de avião em Santos, na manhã desta quarta-feira (13), matou sete pessoas. Entre elas estava o candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos. Veja abaixo a lista das vítimas do acidente:

  1. Alexandre Severo Gomes da Silva, fotógrafo
  2. Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), assessor
  3. Eduardo Henrique Acioly Campos, candidado à presidência
  4. Nascido em Recife, era presidenciável pelo PSB. Ele foi deputado federal e governou Pernambuco por dois mandatos. 
  5. Geraldo da Cunha, piloto
  6. Marcos Martins, piloto
  7. Marcelo de Oliveira Lyra, cinegrafista
  8. Pedro Almeida Valadares Neto, assessor de campanha e ex-deputado federal
  9. Nasceu em Simão Simas (SE) em 1965. Foi advogado e deputado federal entre 1991 e 1995 pelo PFL; entre 1997 e 1999 pelo PP; e entre 1999 e 2003 pelo PSB. Mais tarde, assumiu mandato em 2008 e em 2010 como suplente pelo DEM.
Comente agora
13
Ago
Eduardo Campos morreu no mesmo dia do avô Miguel Arraes
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:00h

  1. Foto: Newton Aguiar/Estadão Conteúdo/Arquivo

O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Campos tinha 49 anos e morreu no mesmo dia que seu avô, Miguel Arraes, que também foi governador de Pernambuco. Arraes morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005. Miguel Arraes de Alencar, de 88 anos, nasceu em Araripe, no Ceará. Filho de pequenos agricultores, estudou direito no Rio de Janeiro, mas concluiu o curso no Recife. Começou a carreira política em 1947, como secretário da Fazenda de Pernambuco. Três anos depois, foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático. Assumiu novamente a secretaria da Fazenda em 1959 e, no mesmo ano, venceu as eleições para a prefeitura do Recife. Miguel Arraes chegou ao governo de Pernambuco em 1962, com o apoio do partido comunista brasileiro. Ele foi responsável, por exemplo, pelo acordo do campo, uma negociação entre os cortadores de cana de açúcar e os usineiros, que criou um salário acima do mínimo para os trabalhadores rurais. Em 1964, Arraes foi cassado e preso pelos militares e se exilou na Argélia. Só voltou ao Brasil em 1979 com a lei da anistia. Em 1982, foi eleito deputado federal. Quatro anos depois, governador de Pernambuco, pela segunda vez. Em 1990, deixou o PMDB e criou o Partido Socialista Brasileiro. De 1994 a 1998 governou o estado de Pernambuco, pela terceira vez.

Comente agora
13
Ago
Conheça a trajetória do candidato a presidência Eduardo Campos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:36h

Eduardo Henrique Accioly Campos começou muito jovem, a carreira política ainda na universidade, quando foi eleito presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia. Em 1987 teve seu primeiro cargo político, assumindo o gabinete de Miguel Arraes no governo. Filiado ao PSB desde 1990, Eduardo foi premiado como um dos parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em sua carreira política, o economista foi deputado estadual, Secretário de Governo de Pernambuco, Secretário da Fazenda do mesmo Estado, líder do PSB, Ministro da Ciência e Tecnologia, e governador de Pernambuco por 2 mandatos. Em sua primeira gestão à frente do governo de Pernambuco, se destacam projetos e obras estruturadoras como a ferrovia Transnordestina, a refinaria de petróleo Abreu e Lima, a fábrica de hemoderivados e a recuperação da BR-101. Sua administração teve 80% de aprovação entre os pernambucanos. Como Ministro da Ciência e Tecnologia, tornou-se o mais jovem dos ministros nomeados por Lula. Eduardo era considerado um dos principais nomes da política pelo Nordeste e referência para a política nacional. Foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do ano pela Revista época, em 2009, além de ter sido eleito o melhor governador do Brasil em pesquisa encomendada pela mesma publicação, no ano de 2011. 

  1. Eduardo Campos com a família

Oriundo de uma família de políticos influentes onde constam nomes como Miguel Arraes, seu avô, Eduardo estava em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. O ex-governador de Pernambuco era economista e uma das principais referências políticas do Brasil na atualidade. Casado, o candidato a Presidência da República pelo PSB, que havia completado 49 anos no último dia 10 de agosto, deixa mulher e 5 filhos, o mais jovem, Miguel, nascido em janeiro de 2014.

3 comentários
13
Ago
Candidato a presidente Eduardo Campos morre em queda de avião
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:00h

Eduardo Campos está entre as vítimas de uma aeronave que caiu em uma área residencial de Santos, litoral paulista, na manhã desta quarta-feira (13). A morte do presidenciável foi confirmada pela assessoria do PSB.   Segundo o comando da Aeronáutica, aeronave Cessna 560 XL prefíxo PR-AFA caiu por volta das 10 horas. A aeronave decolou do aeroporto Santos Dummond, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, em São Paulo.

Um comentário
13
Ago
Legista conclui que Robin Williams se enforcou com cinto depois de cortar os pulsos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:04h

O ator Robin Williams, 63 anos, foi encontrado morto em seu apartamento na Califórnia, ele se enforcou com o próprio o cinto, concluiu o legista do condado de Marin, na Califórnia. Keith Boyd também confirmou que um canivete estava próximo ao cadáver quando foi encontrado, e este tinha cortes com sangue seco no pulso, o que indica tentativa deliberada de suicídio. Quaisquer vestígios de álcool ou drogas no sangue de Williams só poderão ser identificados quando o exame toxicológico for concluído, o que pode demorar semanas. O ator, que se tratava de depressão, saiu recentemente de uma clínica de reabilitação para se recuperar do vício em cocaína e álcool. As investigações relativas continuarão nos próximos dias.

Comente agora
12
Ago
Robin Williams deixa quatro filmes inéditos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:22h

Robin Williams, que morreu nesta segunda-feira, 11 de agosto, aos 63 anos de idade, deixou quatro filmes inéditos para trás. Entre os projetos que já têm data de estreia, estão a continuação 'Uma Noite no Museu 3' e a comédia de natal 'Merry Friggin'Christmas'. 'Uma Noite no Museu 3' conta com Williams reprisando seu papel como Teddy Roosevelt e deve chegar aos cinemas em 19 de dezembro, pela Fox. 'Merry Friggin'Christmas', por sua vez, tem lançamento previsto para 7 de novembro nos EUA. No elenco do filme também estão Wendi McLendon-Covey, Lauren Graham, Joel McHale, Candice Bergen, Jeffrey Tambor, Oliver Platt, Clark Duke, Tim Heidecker e Pierce Gagnon. As outras produções são 'Absolutely Anything' e o drama 'Boulevard'. Em 'Absolutely Anything', o astro de 'Aladdin' empresta sua voz ao personagem de um cachorro. O longa vai contar com as participações de Simon Pegg e Kate Beckinsale em papéis live-action e está previsto para estrear ano que vem. Enquanto 'Boulevard', de Dito Montiel, já foi exibido mais cedo neste ano no Festival de Tribeca. Além desses projetos, Williams ainda estava escalado para atuar na sequência do original 'Uma Babá Quase Perfeita', de 1993, e no filme indie 'A Film By Alan Stuart Eisner', ao lado de Oliver Cooper, embora a produção não estivesse nem próxima de começar.

Comente agora
12
Ago
Monte atrai evangélicos em busca de cura
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:38h

É costume de muitas igrejas evangélicas fazer vigílias de oração em locais altos, chamados comumente de montes. O “monte da cordinha”, bastante conhecido na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), atrai diariamente centenas de evangélicos. Eles buscam um encontro com Deus no local isolado, onde fazem suas orações e leitura da Bíblia. Sem nenhuma construção no local, contando apenas com bancos de pedra, madeira e bambu, são 12 clareiras espalhadas na mata, onde normalmente são realizados os cultos. Por vezes são grupos de até cem pessoas, acompanhados por pastores. Há quem prefira ir sozinho. Em geral, os fiéis, na maioria pertencestes a igrejas pentecostais, sobem até o alto do monte durante a noite. Muitos levam colchas e sacos de dormir para se sentarem na mata. Há quem passe várias noites e dias no local orando. A trilha de cerca de 300 metros até o cume é estreita e íngreme. Mesmo assim, muitos doentes costumam ir até lá em busca de cura espiritual. A enfermeira Francine de Arruda da Silva, 38, testemunhou a Folha de SP: “Quando fui, tinham medo que eu pudesse cair e despencar de lá, mas fui com um propósito e cheguei”. Curada de síndrome do pânico, conta que não queria ficar viciada nos fortes remédios que lhe foram prescritos. “Então, resolvi ir ao monte pedir pela minha saúde e desci curada”, comemora. Givaldo Lima, que é pastor em Jardinópolis, costuma ir com fiéis até o local e acredita que se trata de um local “abençoado”. O monte fica em uma área particular. O apelido de “cordinha” veio por causa de uma corda amarrada a troncos de madeiras que forma um corrimão improvisado, ladeando o caminho até o cume do monte.

Comente agora
11
Ago
Última foto de Robin Williams, que morreu nesta segunda, é divulgada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:58h

O ator Robin Williams, 63 anos, morreu nesta segunda-feira (11) nos Estado Unidos. A suspeita é que ele tenha cometido suicídio. O ator recentemente posou com uma funcionária de lanchonete perto da clínica em que estava internado, no que seria sua última foto. Há décadas, Williams lutava contra vícios em cocaína e álcool. Williams estava internado na Hazelden Addiction Treatment Center, perto de Lindstrom, Minnesota, para participar de um programa voltado para a sobriedade a longo prazo. Segundo relatos, o ator teve mais de 20 anos de sobriedade, mas sofreu uma recaída em 2006, quando voltou para a reabilitação. Este ano ele voltou a procurar ajuda. Mara Buxbaum, representante do ator, foi ouvida pelo CNN e confirmou que Williams passava por uma depressão profunda. "Esta é uma perda trágica e repentina. A família respeitosamente pede privacidade para este período muito difícil", disse em comunicado.

Comente agora
11
Ago
Valdemiro Santiago se diz perseguido pelo governo
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:58h

Depois do pastor Silas Malafaia reclamar que o governo fez uma “devassa” nas contas do seu ministério (embora a Receita Federal nada encontrou de irregular), agora quem está passando por isso é Valdemiro Santiago. O apóstolo, fundador e líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, fez um desabafo em um de seus programas de TV recentes. Afirmou estar sendo “perseguido” pela Receita Federal. Em meio a críticas contra o que chama de “herança maldita” da Copa do Mundo, disparou: “Bilhões e bilhões dados à Fifa [pelo governo] e sem resultados. Pelo contrário, fomos humilhados. E os bilhões de isenção que deram para a Fifa? Só R$ 50 milhões já resolveriam o problema da Santa Casa. E aí ainda [a Receita] vem me perseguir? Sai do meu pé! Me deixa em paz. Com a Fifa é isenção e com a gente vem no pescoço cobrar imposto?”, questionou ainda “Por que não me deixam em paz?”, segundo o Uol. O processo de investigação contra Valdemiro Santiago foi iniciado dois anos atrás, logo após a TV Record, fazer uma reportagem onde o acusava de desviar dízimos de fiéis para comprar fazendas. O Ministério Público e Receita passaram a investigar e quase ao mesmo tempo, o apóstolo passou a enfrentar dificuldades financeiras.

Comente agora
10
Ago
Artistas do SBT fazem campanha para que Silvio alugue madrugadas da emissora ao apóstolo Valdemiro, diz jornalista
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:38h

O apóstolo Valdemiro Santiago ganhou aliados em sua empreitada que visa conseguir horários na grade do SBT, para fazer frente à Igreja Universal do Reino de Deus nas emissoras de TV aberta. Segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin, um grupo de artistas da emissora de Silvio Santos teria ficado sensibilizado com a situação de Valdemiro – que perdeu quase todos os espaços para o bispo Edir Macedo – e estaria fazendo campanha para que o patrão aceite alugar “pelo menos uma horinha todas as madrugadas” para a Igreja Mundial do Poder de Deus. O jornalista ressalta que o grupo tem sido “discretíssimo” para evitar problemas com Silvio Santos, que “não tem coração tão mole assim”. Há tempos Valdemiro Santiago tenta conseguir espaço no SBT, e tudo que o líder da Igreja Mundial conseguiu foram participações em atrações da emissora, como os programas do Ratinho, Silvio Santos e Domingo Legal.

Um comentário
09
Ago
É possível um cristão votar no PT? Silas Malafaia critica ideologia do partido; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:38h

O pastor Silas Malafaia gravou um vídeo esta semana para falar sobre política e responder a um questionamento bastante comum nessa época de campanha eleitoral: É possível um cristão votar no PT? Antes de começar a explicar, Mafalaia reafirma que não demoniza partidos e que todos têm a liberdade de votar em quem quiser, até mesmo em partidos de ideologia marxista. O presidente da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) e da Associação Vitória em Cristo (AVEC) explicou também porque apoiou o PT em 2006 e agora não apoia mais o partido. “Eu presenciei toda a bancada do PT fazendo força para aprovar o aborto, foi derrubado [o projeto]“, disse. O pastor também comentou sobre o trabalho dos deputados e senadores petistas que queriam aprovar o PLC 122/2006. O vídeo tem quase 14 minutos e Malafaia fala sobre diversos projetos polêmicos que a bancada do PT apoiou, falando até mesmo das movimentações políticas que os deputados da legenda criaram para tirar o deputado pastor Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos e Minorias em 2013. “Como é que alguém que defende o aborto tem a audácia de achar que tem autoridade nos direitos humanos? Tentaram detonar, impediram, esculhambaram… foi uma guerra na Comissão de Direitos Humanos!”

Assista abaixo: 

2 comentários
08
Ago
Um dia contra as drogas e a violência com o cantor Lázaro em Varzedo; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:01h

O município de Varzedo recebeu um evento em prol do combate a violência a ao uso de drogas. O policial civil de Santo Antônio de Jesus, conhecido como Bahia, foi um dos promotores do evento, e em entrevista, explicou que o cantor Lázaro e a cantora Joyce França se apresentaram na festa com alguns padres e pastores da região. O evento foi gratuito e aconteceu na Praça Municipal de Varzedo, às 19h.

Comente agora
07
Ago
Quanto mais tentam nos denegrir, mais motivam nossa fé, diz Edir Macedo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:13h

A Igreja Universal do Reino de Deus voltou a ser destaque na imprensa. Nas últimas semanas foram diversas reportagens falando sobre a inauguração do Templo de Salomão, mas poucas foram positivas. Dias antes da grande cerimônia – que contou até com a presença da presidente Dilma Rousseff – os principais jornais denunciavam uma suposta fraude no alvará emitido pela Prefeitura de São Paulo. O documento que autorizava a construção do templo era um alvará de reforma e não de construção, segundo sustenta o Ministério Público Estadual de São Paulo. Com o alvará correto a Igreja Universal pagaria cerca de R$ 35 milhões em impostos, o que não aconteceu. A assessoria de imprensa da igreja já se manifestou dizendo que as denúncias do MPE não possuem todos os documentos necessários para acusar a IURD de fraude e que nesses quatro anos de construção a obra foi fiscalizada e nenhuma irregularidade foi encontrada. Em um texto publicado em seu blog o bispo Edir Macedo comenta sobre tais notícias usando, obviamente, a Bíblia como escudo para se defender do que ele chama de maus religiosos e maus ignorantes. Para o líder religioso, que passou a morar em um apartamento dentro do Templo de Salomão, essas acusações e outras são fruto dos inimigos da Obra de Deus que ignoram que “quanto mais tentam nos denegrir, ofender e prejudicar, mais aguça em nós a motivação da fé”. Para estes, Macedo cita alguns versículos: Mateus 5. 11 e 12 e João 15. 18 e 19 e ainda deixa uma mensagem para seus seguidores pedindo que eles ignorem todas essas informações que vão contra a Igreja Universal. “Aos da fé sugiro ignorar as suas setas venenosas porquanto cada um deles dá o que tem, assim como também temos dado o que temos”, escreveu Edir Macedo citando outros versos populares.

Comente agora
07
Ago
Líderes evangélicos defendem Israel e criticam Dilma
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:18h

A condenação do governo Dilma Rousseff à ação militar israelense em Gaza gerou forte reação contrária de líderes evangélicos brasileiros, expondo os crescentes laços entre igrejas protestantes e Israel. A mobilização evangélica teve início em 23 de julho, quando o governo federal divulgou uma nota condenando os ataques israelenses em Gaza e convocando o embaixador brasileiro em Tel Aviv para consultas. No dia seguinte, cerca de 80 pessoas – em sua maioria evangélicos – foram ao Ministério de Relações Exteriores protestar contra a decisão. Uma das organizadoras do ato, a pastora Jane Silva – que preside a Associação Cristã de Homens e Mulheres de Negócios e a Comunidade Brasil-Israel – diz que líderes evangélicos de vários Estados e de diferentes igrejas compareceram à manifestação. Com o apoio do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), um dos principais nomes da bancada evangélica no Congresso, Silva marcou uma audiência no Itamaraty para expressar a insatisfação do grupo. Eles foram recebidos pelo embaixador Paulo Cordeiro, subsecretário-geral do órgão para África e Oriente Médio."Ficamos ofendidos e magoados com a postura do governo brasileiro, que para nós não condiz com a posição da população cristã brasileira em relação ao conflito", diz a pastora à BBC Brasil. Não há dados, no entanto, que confirmem a avaliação da pastora. "Quando o governo fala mal de Israel, fala mal de nosso Jesus. E Israel tem o direito de se defender e de existir." “Israel é palco da história bíblica e está muito claro para nós que o Hamas é um grupo terrorista que quer destruí-lo”, acrescentou.

Um comentário
06
Ago
Padre pede que ladrão assine recibo de dinheiro roubado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:15h

Um padre de Cascavel (PR) foi surpreendido na tarde da última sexta-feira (1º) quando um homem, que aparentemente queria se confessar, anunciou um assalto. O caso aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Caravaggio e tomou repercussão nacional por conta da atitude do padre Rosevaldo Bahls que pediu ao assaltante que assinasse um recibo. “Assim como é feito nas empresas ou em outros lugares precisava prestar contas de tudo o que saiu, assim como do que entra”, afirmou o padre. O homem teria entrado na igreja e pedido para ir ao confessionário. “Ele chegou e fomos ao confessionário; depois disse, ‘eu não vim me confessar, quero cinco mil reais’, então conversamos e eu lhe entreguei R$ 200″, relembrou o pároco. Assim que saiu da igreja católica, o assaltante foi até uma igreja luterana e assaltou o pastor Jair Krack. Segundo a polícia local o acusado costumava assaltar as igrejas há quatro anos. A polícia conseguiu prendê-lo horas depois do segundo assalto. Com informações Exame.

Comente agora
06
Ago
Sabotaram a eletricidade do Templo de Salomão, diz filha de Edir Macedo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:36h

Minutos antes da inauguração do Templo de Salomão, na quinta-feira passada (31), faltou energia e a presidente Dilma Rousseff foi recebida no escuro pelo líder da Igreja Universal do Reino de Deus. Em seu site, Cristiane Cardoso, a filha do líder religioso, comentou que a falha elétrica foi causada por uma sabotagem. “Os nossos eletricistas de plantão não sabiam o que fazer, pois tudo estava aparentemente funcionando, mas nada de luz”, escreveu. Segundo Cristiane Cardoso, apresentadora do programa “The Love School” da Record, a volta da energia foi um milagre, mas foi apenas um dos diversos que a cúpula da IURD vivenciou naquele dia. Além da sabotagem no sistema de eletricidade outros empecilhos foram criados para tentar impedir a inauguração do Templo de Salomão como listou a filha de Edir Macedo:

Comente agora
05
Ago
Após 62 anos juntos, casal morre com 4 horas de diferença nos EUA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:13h

Após passarem quase 62 anos casados, Don e Maxine Simpson, de 90 e 87 anos, não se separaram nem na morte – os dois morreram com apenas quatro horas de diferença, segundo familiares, passando seus últimos momentos juntos. Os dois moravam na Califórnia, nos Estados Unidos. Melissa Sloan, neta do casal, contou ao jornal “The Bakersfield Californian” que sua avó morreu primeiro. Quando o corpo dela foi levado, seu avô também morreu. O caso aconteceu em 21 de julho. O casal se conheceu em uma pista de boliche em Bakersfield, na Califórnia, e se casou em 1952. Don, que era engenheiro civil, chegou a trabalhar para o Exército americano na Alemanha. Os dois adotaram um casal de gêmeos alemães em um orfanato local e retornaram para a Califórnia, onde Maxine trabalhava como enfermeira e Don tinha uma empresa de engenharia.

Foto: Melissa Sloan/AP

Comente agora
05
Ago
Pastor Hélio, irmão do Pr. Ely Lourenço foi sepultado em Itabuna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:58h

Morreu por volta das 21 horas do último domingo, em Itabuna, o pastor Hélio Lourenço, irmão do pastor Ely Lourenço da Igreja Batista Betânia de Santo Antônio de Jesus. Há cerca de três anos os médicos detectaram um câncer de próstata em Lourenço e seu quadro de saúde se agravou nas últimas semanas. Na segunda-feira, 28, o pastor teve uma crise, foi internado e passou por cirurgia no Hospital Calixto Midlej Filho. Na quinta-feira, ele passou por novo procedimento, dessa vez para conter uma hemorragia interna. O velório acontece na quadra do Colégio Batista de Itabuna, no bairro Conceição, onde Hélio Loureço foi pastor por 35 anos. Ele deixa a viúva Cacilda Lourenço da Silva, e dois filhos. O pastor era querido por pessoas das mais diferentes religiões. Ele foi sepultado na última segunda-feira (04).

2 comentários
04
Ago
Grávida passa por três hospitais para ser atendida: 'frustra', diz diretor
Postado por: Anacley Souza / 08:02h

A falta de vagas e de estrutura para pacientes de risco em maternidades do interior da Bahia levou uma jovem de 17 anos, grávida de gêmeos e em trabalho de parto, a passar por três hospitais até ser atendida em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Milena Silva mora no município de Santa Bárbara, a 147 km da capital baiana, e entrou em trabalho de parto às 6h da manhã de domingo (3). Em uma ambulância, ela foi trazida para o Hospital Mater Dei, em Feira de Santana, mas não conseguiu atendimento. Segundo Cerina Silva, mãe da jovem, elas também foram até o Hospital Geral Clériston Andrade e ao Hospital da Mulher, e também não encontraram vaga. "Minha filha chegou aqui para ter neném, rompeu a bolsa, e eles não querem atender. Querem que eu pegue a menina e vá para Salvador sem ter o acompanhamento de um médico, sem nada", relatou a mãe. Milena só foi atendida às 12h de domingo, quando voltou para o Hospital da Mulher e, dessa vez, conseguiu atendimento. No Hospital Mater Dei, todos os berçários estão ocupados. Segundo Gilberto Ferreira, diretor do centro, além da superlotação, o parto não poderia ter sido realizado no local por ser de risco, uma vez que a unidade só atende casos de baixa e média complexidade. "Uma dessas crianças pode ter necessidade de ter uma assistência maior de berçário. Nós não temos UTI. Digo com sinceridade, eu nunca imaginei, na minha vida, assistir isso. Frustra", lamentou emocionado Ferreira.

Comente agora
03
Ago
Modelo plus size posta foto de lingerie e se torna alvo de bullying: "celulites ambulantes"
Postado por: Letícia Oliveira / 22:48h

Trabalhando há dois anos como modelo plus size, a paulista Evelise Nascimento, 24 anos, não estranhou a proposta de posar com lingerie. Vencedora de concursos de beleza GG, a jovem não viu nada demais em postar as imagens do ensaio em uma rede social. Só que o que era comum para ele se tornou desagradável após Evelise se tornar alvo de comentários maldosos por conta das suas curvas mais generosas. Um dos comentários diziam: "desfiles de mulheres plus size nada mais é do que celulites ambulantes". E ex do namorado dela alfinetou: "tá namorando uma plus size é?". Em um outro recado anônimo, uma mulher disse: "me diga, se você visse fotos de meninas de calcinha e sutiã acharia normal? Não acho legal meus filhos vendo fotos de meninas magrinhas, também não os quero vendo de cheinhas". 

Um comentário
01
Ago
Padres exorcistas explicam casos de possessão demoníaca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:58h

Uma reportagem do Fantástico, na edição do último domingo (27), fez uma entrevista com padres exorcistas e conversou também com médicos que não acreditam na possessão demoníaca. O padre Vanilson Souza Silva, que é exorcista, permitiu que a equipe de Rede Globo acompanhasse as reuniões de libertação da Igreja do Perpétuo Socorro, em Brasília, e deixou que filmassem duas reuniões particulares. Para o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, não existe possessão demoníaca e o que as imagens da Globo captaram nas missas, onde pessoas aparecem gritando e se contorcendo, mostram na verdade um caso de “transtorno dissociativo”, antes chamado de histeria coletiva. “A característica [do transtorno dissociativo] são exatamente das pessoas repetirem ações ou comportarem-se de forma idêntica a daquele que está ao seu lado, à sua frente”, disse o médico. O padre não acredita nessas explicações médicas e diz: “Eu não trabalho com teoria, eu trabalho com ser humano”. Ele lista doenças e opressões que são os casos mais relatos durante as sessões de exorcismo. Uma das sessões filmadas mostra uma mulher possessa que cai no chão, se debate, tenta atacar o padre até que é liberta. O homem que é atendido também passa por situações parecidas.

Comente agora
01
Ago
Apostasia é uma realidade nos meios evangélicos, diz pastor
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:44h

Você com certeza deve conhecer algum amigo de igreja que hoje não confessa mais a fé cristã. Também deve conhecer líderes que caíram em pecado, ou deixaram de acreditar no que pregavam e abandonaram o ministério, não aceitando mais o Evangelho da Salvação. A apostasia, isso é, o esfriamento espiritual, é um dos sinais do fim dos tempos, como podemos ler em 1 Timóteo 4:1 e 2 Tessalonicenses 2:3, mas também encontramos nas Escrituras advertências para não nos afastarmos da verdade de Deus. Nesta terça-feira (29) o reverendo Augustus Nicodemus Lopes, da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, escreveu um texto sobre este tema em seu Facebook. O religioso comentou que conhece muitas pessoas, incluindo seus professores, que hoje se distanciaram da fé e nem se apresentam mais como cristãos. No texto ele questiona o que tem levado essas pessoas a tomarem esta decisão de renegar os valores morais do cristianismo e aceitarem a liberação total como filosofia de vida. 

Entre os motivos que podem explicar estas escolhas, Nicodemus cita algumas situações:

2 comentários
31
Jul
Grávida e marido vivem há um mês em jazigo ao lado do túmulo da filha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:28h
Foto: Dayanne Saldanha/G1
Grávida e sem ter onde morar, Sandra da Silva, de 25 anos, encontrou abrigo no Cemitério Santa Cruz em Guajará-Mirim (RO), município a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Ela vive junto com o marido, Josiano Cavalcante, de 23 anos, em um jazigo. O casal já está no local há cerca de um mês. Segundo ela, a família, dona do mausoléu, registrou um boletim de ocorrência e pede a saída deles. Tudo começou quando os dois foram visitar o túmulo da filha que morreu afogada num balde de água em outubro de 2013 e perceberam o jazigo aberto. Com a oportunidade, os dois decidiram fixar moradia ali mesmo porque já estavam há dois dias na vivendo na rua. À época da morte da filha, eles moravam em um barco de uma empresa que faz o transporte de passageiros entre Guajará-Mirim e Surpresa, distrito do município onde moram os pais de Josiano. "Depois do que aconteceu com a nossa filha desanimamos de tudo. Eu rezo quando fico perto da bebê, porque ela está na paz", revela Josiano. Os dois não falam sobre a morte da criança e também não explicam como moravam no barco e nem se trabalham para a empresa.
Comente agora
31
Jul
Padre afirma que tem recebido mensagens do demônio pelo celular
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:11h

O padre Marian Rajchel, da cidade de Jaroslaw, sudeste da Polônia, afirma que um demônio o vem ameaçando e ofendendo de uma maneira “incomum”: através de mensagem de texto. Ele diz que seus problemas começaram depois de um exorcismo mal sucedido de uma jovem de sua comunidade. O padre reconhece que ela não está liberta e precisa de ajuda. Segundo agências de notícias europeias Rajchel tem sido veemente ao afirmar que “O autor destes textos é um espírito maligno que possuiu a alma dela. Muitas vezes os donos de celulares nem sabem que eles estão sendo usados dessa forma, mas neste caso não há dúvidas”. Após tentar o exorcismo seguindo os tradicionais ritos da Igreja Católica, Rajchel foi para casa chateado por não ter obtido sucesso. Poucos dias depois, começou a receber mensagens de texto “desagradáveis”. Uma das mensagens recebida pelo padre diz: “Ela não vai sair deste inferno. Ela é minha. Qualquer um que reze por ela irá morrer”. Rajchel enviou uma resposta por SMS, dizendo que continuava rezando pela alma da garota. Então veio a tréplica: “Cale a boca, pregador. Você não pode salvar nem a si mesmo. Idiota. Seu padre velho e patético”. Para o padre, está claro que os demônios estão adaptados às tecnologias e utilizam os seres humanos para enviar as mensagens. Com informações The Blaze.

Comente agora
31
Jul
Edir Macedo prega no primeiro culto realizado no Templo de Salomão; assista
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:03h

No último sábado (19) pastores e bispos da Igreja Universal do Reino de Deus participaram do primeiro culto realizado no Templo de Salomão, em São Paulo. Para acomodar os 20 mil sacerdotes, a igreja realizou duas reuniões: uma às 9h e outra às 18h. Caravanas de diversas partes traziam bispos, pastores e suas esposas que chegaram nas primeiras horas do dia para se acomodarem melhor. O bispo Edir Macedo este à frente do culto que foi transmitido ao vivo pela TV Universal. A mensagem pregada lembrou a história de Abraão que esperou 25 anos para ver a promessa de ser pai de uma grande nação com o nascimento de Isaque. “Um dia, eu também olhei para as estrelas, a fim de ter a mesma visão de Abraão. Hoje, os meus olhos podem contemplar milhares e milhares de pastores, de homens de Deus e servos espalhados por todo o mundo, ganhando almas”, disse Macedo. O religioso se pôs de joelhos e fez uma oração consagrando a Templo de Salomão à Deus. “Que daqui desse lugar venha emanar a luz do Teu rosto por todos os quatro cantos da Terra, onde quer que tenha alguém assistindo ou participando dessa transmissão. Que o mesmo Espírito da unção se estenda aos aflitos, feridos, cansados e sobrecarregados de injustiças. Todos, indistintamente, sejam tocados”, disse ele durante a oração. A primeira reunião foi chamada de “consagração do Templo de Salomão”, um marco importante para os bispos e pastores que trabalharam para a realização dessa obra que foi iniciada em 2010. A abertura oficial do megatemplo acontecerá no dia 31 de julho com a presença de políticos, personalidades artísticas, empresários e líderes religiosos.

Um comentário
30
Jul
Fausto Fanti, da dupla Hermes & Renato, é encontrado morto em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:28h

O humorista Fausto Fanti, 35 anos, foi encontrado morto dentro do apartamento da família no bairro de Perdizes, em São Paulo, nesta quarta-feira (30). Ele vivia o personagem Renato da dupla de humor Hermes & Renato. O corpo de Fausto foi localizado caído no banheiro com um cinto enrolado no pescoço pelo amigo Adriano Silva, segundo o SBT. Silva é um dos criadores do programa "Hermes e Renato", onde viveu o personagem Joselito. Fausto deixa uma filha de 8 anos, Nina, do seu casamento com Karla Peixoto Sento Sé. O caso foi registrado na 23ª Delegacia de São Paulo. Embora trabalhe com todas as hipóteses, a polícia acredita que Fausto tirou a própria vida. Fausto ficou famoso com o personagem Renato do humorístico "Hermes e Renato", que fez sucesso na MTV Brasil entre 1999 e 2009. A partir do sucesso, eles criaram outros produtos para a emissora, incluindo novelas e sátiras musicais, como a banda Massacration, que brinca com os clichês do heavy metal e faz excursões até hoje em dia.  grupo foi trabalhar no "Legendários" de Marcos Mion em 2010 - como os direitos do nome "Hermes e Renato" eram da MTV, os humoristas usavam o nome Banana Mecânica. Em 2013, eles voltaram à MTV Brasil e em 2014 estreou no FX Brasil. O grupo era formado, além de Fausto e Adriano, por Marco Antônio Alves, Bruno Sutter e Felipe Torres.

Comente agora
30
Jul
Geddel lamenta assassinato de prefeito, mas partido não emite nota de pesar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:18h

O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, lamentou a morte do prefeito de Itagimirim, Rielson Lima, assassinado com quatro tiros na noite desta terça-feira (29), no centro da cidade. Por questão de agenda ele não irá ao velório e nem ao enterro do correligionário. O partido não emitiu nenhuma nota oficial. “Tudo aconteceu ontem à noite. Ficou complicado ir para lá, mas pedi a Paul Dapé (ex-prefeito de Eunápolis) para representar o partido”, disse Geddel ao Bocão News. Informações extraoficiais dão conta de que  polícia local está investigando a possibilidade do crime ter sido político. Rielson Lima, que estava no segundo mandato, tinha relação conturbada com pessoas ligadas à sua administração e com opositores. Ontem, por meio do twitter, Geddel postou criticas à segurança pública do Estado e ao governo. “A violência se alastra e assusta a Bahia e o Gov (sic) diz que comprou colete, revolver e blablablablaba”.

Comente agora
29
Jul
Igreja Mundial atrasa pagamento e sai da Rede TV!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:18h

A Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) voltou a ter problemas em honrar com o pagamento dos horários alugados na Rede TV! e perdeu o espaço que ocupava na emissora. O contrato foi rompido na última sexta-feira (25) pois a denominação fundada por Valdemiro Santiago não conseguiu pagar o valor de R$ 6 milhões mensais para manter o programa, segundo dados do site ‘Notícias da TV’. O contrato era referente ao espaço na parabólica que atingia cerca de 20 milhões de lares através do sinal satélite StarONe C2, mas a qualidade reduzida fazia com que muitos telespectadores da igreja reclamassem da péssima imagem. Os horários que a igreja mantém aos domingos na Rede TV! também devem ser cancelados. A notícia é que assim como na Rede 21 e na CNT quem deve ocupar os horários dos programas da Igreja Mundial é a Igreja Universal do Reino de Deus que passará a pagar o valor de R$ 6 milhões mensais para exibir seus programas religiosos. Até o ano passado a Igreja Mundial ocupava cerca de 1.600 horas mensais de programação na TV, no começo do ano o período passou a ser de 60 horas.

Comente agora
24
Jul
“O PT perde uma de suas vozes mais atuantes”, lamenta Wagner pela morte de Rilza Valentim
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:18h

O governador do Estado Jaques Wagner (PT) enviou nota de pesar pelo falecimento da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, na tarde desta quinta-feira (24). O petista considerava a gestora “a força da mulher, negra e nordestina que venceu por sua garra e determinação”. Ele destaca que uma de suas maiores vitórias foi a implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município do Recôncavo baiano. "O PT perde uma de suas vozes mais atuantes. Rilza cumpriu sua missão e será sempre um exemplo de luta em defesa das causas sociais e pelo desenvolvimento da nossa Bahia", concluiu. ( Informações: BN)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com