As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 27/02/2015









Enquete



Reflita

Blog

Reflexão

24
Fev
Globo volta a ofender evangélicos com “Galinha Convertidinha”; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:22h

Programas humorísticos gostam de usar a religião para provocar os telespectadores, pelo menos é assim que se comporta o programa Tá no Ar: a TV na TV, da Rede Globo. A atração de Marcelo Adnet, Marcio Melhem e Mauricio Farias extrapolaram os limites do humor com o episódio da última quinta-feira (19) quando mostraram a “Galinha Convertidinha”. A esquete mostrava um comercial de um DVD infantil, o locutor dizia que a personagem traria “os melhores louvores infantis, ela vai trazer a palavra até a sua casa” e apresenta os personagens que fazem parte do projeto. A Galinha Convertidinha foi um verdadeiro deboche com os evangélicos, a personagem usava saia, camisa, óculos e um coque e cantava uma canção infantil com as frases “Ir pro inferno é fogo/ A Verdade é Universal/ Cuidado com a Hora/ do Juízo Final”. Em pontos do programa a crítica se estende aos pastores quando aparece o personagem “Cãozinho Pastor”, um cachorro pastor alemão vestido de terno e gravata e o jingle diz “Meu pastor é animadinho/ Canta e Dança de Montão/ De Montão/ Quando quer mais dinheirinho/ Compra um horário na televisão”. Outro personagem é a “Ovelhinha de Jesus” e o jingle diz “Joaquim tava incorporado/ Recebeu um santo/ Credo, tá amarrado!/ Foi meu pastor que disse assim/ Fora desse corpo seu exu mirim”.

Comente agora
23
Fev
A Bíblia e a verdadeira ciência não se contradizem, diz Adauto Lourenço
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 23:46h

A fé bíblica e as descobertas científicas revelam as mesmas coisas? Para o físico Adauto Lourenço sim, mas quando afirma tal frase ele explica que está falando da interpretação correta da Palavra de Deus e das descobertas científicas sem a interpretação dos cientistas que tentam, de todas as formas, desvalorizar o Livro Sagrado. Lourenço é mestre em física com formação internacional, a escolha por essa profissão se deu por conta da curiosidade. “Eu sempre fui muito curioso e sempre quis saber como o universo funciona, como as coisas funcionam”, disse ele em entrevista ao Gospel Prime durante a 17º Consciência Cristã. Nesta entrevista o professor falou que ciência e fé devem andar juntas. “A pergunta que eu faço é a seguinte: como seria possível fé e ciência não andarem juntas? As duas propostas estão relacionadas em crer em alguma coisa, na ciência nós cremos que o universo funciona de uma determinada maneira, daí nós saímos e começamos a testar. Fé é baseada em conhecimento também”, disse. Para Adauto Lourenço a fé e a ciência não se contradizem. “Dentro do conhecimento científico que nós temos agora no século XXI, nós percebemos que a fé bíblica e a evidência científica andam lado a lado. Deixa eu deixar claro: é a fé bíblica, o que a Bíblia diz, e o que a ciência tem descoberto. Existe uma diferença entre o que a ciência descobre, e o que os cientistas interpretam”.

Comente agora
22
Fev
Confira algumas dicas para salvar seu casamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:40h

Há um ditado sobre o casamento: Os primeiros 50 anos são os mais difíceis. Todo casal tem desentendimentos e desafios. Todo cônjuge comete erros. Mas, há princípios que, quando praticados, podem ajudar a construir e fortalecer qualquer casamento. Primeiramente reconheça que a única pessoa que você pode mudar é você mesmo. Com fé, esforço e ajuda de Deus qualquer um pode experimentar uma mudança de coração, atitude e até mesmo de hábitos. Os casamentos mais felizes são baseados em três princípios importantes: humildade, arrependimento e perdão. Aqui estão 10 sugestões sobre como incorporar esses princípios em seu casamento.

1. Coloque Deus em primeiro lugar: Quando ambos os cônjuges se esforçam em guardar os mandamentos de Deus, os dois crescem juntos. Mantê-lo à testa do casamento vai ajudar a manter as prioridades corretas na vida.

2. Cada cônjuge deve realizar regularmente um sincero autoexame: Devemos dar uma boa olhada em nós mesmos e prestar atenção em nossas falhas ou outros hábitos graves que podem ser prejudiciais ao nosso relacionamento conjugal. Você pode tentar pedir ao seu cônjuge que faça uma pequena lista dessas falhas, mas as chances são de que ele ou ela já tenha dado algumas dicas não tão sutis no passado. Ouça com o coração sincero e humilde.

3. Prontamente tome as medidas necessárias para se arrepender: O arrependimento é mais do que apenas profunda tristeza ou sentir pesar por algo. Arrepender-se significa abandonar completamente o que é nocivo ou ruim e se dedicar a mudar. Cônjuges que honestamente se esforçam para mudar iniciarão o maravilhoso processo de restauração, harmonia e paz em seus relacionamentos.

4. Comprometa-se a perdoar: 

Comente agora
22
Fev
Filho de Renato Russo lamenta morte de ex-baixista da Legião Urbana
Postado por: Samile Macêdo / 15:18h

Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo- líder da Legião Urbana- lamentou neste domingo, 22, a morte do ex-baixista da banda, Renato Rocha. Em sua página no Facebook, Giuliano falou sobre a morte do músico. Leia: "Renato Rocha se foi de nós. Recebo a notícia com profunda tristeza e, paradoxalmente, com a leveza de ter podido estar ao seu lado nos últimos tempos, compreendendo-lhe e amparando o grande amigo de meu pai. Músico virtuoso, espírito de criança, ser humano generoso e profundamente bom, foi um dos companheiros de Renato Russo desde os primórdios da Legião Urbana. Como dizia o mestre Guimarães Rosa, as pessoas não morrem, elas ficam encantadas. Renato já pertence a história de nossa música e viverá na melhor de nossas lembranças. Vai com os Anjos, vai em Paz", disse. Segundo o irmão de Renato, Roberto Rocha, Giuliano foi quem resgatou o músico das ruas do Rio de Janeiro: "Esteve por seis anos ali, mas o Giuliano, filho de Renato Russo, o resgatou para uma clínica de desintoxicação em Cotia", disse em um post no Facebook.

A morte:

Comente agora
22
Fev
Médico comenta tema de 50 Tons de Cinza': é preciso 'mandar' no desejo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:38h

Muita gente, depois de ler o livro ou ver o filme 50 Tons de Cinza, sentiu um misto de excitação e culpa. Como na letra de Chico Buarque, essas pessoas também se questionaram: “O que será que dá dentro da gente e não devia?”. O que assusta e excita é tomar contato com um universo até então desconhecido – o da Bondage, Dominação, Sadismo e Masoquismo (ou BDSM) – e se dar conta que ele pode parecer ao mesmo tempo violento, mas sedutor. Se é violento, como posso gostar? Será que sou masoquista? Sádico ou sádica?

É importante, antes de mais nada, lembrar que o comportamento humano não pode ser reduzido a um simples “sim ou não”, “tudo ou nada”. Veja o caso da depressão: todo mundo pode ficar triste. Às vezes por algum tempo. Outras, por muito tempo. E eventualmente com muita intensidade. Podemos definir simplificadamente, uma “escala de tristeza” – entre uma melancolia leve e passageira até uma depressão grave há um espectro, uma progressão que vai do normal e chega até a doença. Entre o preto e o branco, qualquer comportamento pode ser pintado com muitos tons de cinza.

Comente agora
21
Fev
Metade dos pastores acredita que igrejas do futuro serão apenas on-line
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 23:18h

Com regularidade o Instituto Barna faz pesquisas sobre as tendências das igrejas americanas. De maneira geral elas servem para apontar os rumos que serão seguidos por muitas outras ao redor do mundo. pesquisa mais recente do Barna analisa a influência da internet no trabalho eclesiástico. A última análise desse tipo feita pelo Instituto foi realizada no ano 2000. Hoje, cerca de 1 em cada 7 pastores (13%) dizem que embora a internet esteja sendo usada para “espalhar heresias espirituais e distorcer o cristianismo”, tem o potencial de “espalhar o cristianismo autêntico”. Em comparação, 17% dizia o mesmo em 2000. Cinquenta e cinco por cento dos pastores acredita que as igrejas precisam ter um site e significativa presença na internet para manter a sua eficácia. Em 2000, apenas 1 em 4 (26%) sentia o mesmo. Pouco mais da metade dos pastores (54%) acredita que a presença significativa na internet (disponibilização de material, textos, mp3, vídeos, etc….) é um bom investimento do dinheiro de sua igreja. Em 2000, apenas 1 em cada 3 (31%) concordava com isso. Nesses quinze anos, a internet influenciou muito a maneira das pessoas se comunicarem. Especialmente com a popularização das redes sociais e o surgimento dos smartphones. Talvez por isso, 47% dos pastores de hoje concordam que a tendência é o crescimento do número de pessoas que vão vivenciar a sua fé exclusivamente através da internet dentro da próxima década. Para 11% isso é “inevitável” e apenas 17% acreditam que isso não ocorrerá de maneira nenhuma (eram 26% em 2000).

Comente agora
20
Fev
Jovem da Universal dá “água consagrada” para irmão morto e ele ressuscita; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:13h

A Igreja Universal do Reino de Deus tem divulgado em suas redes sociais testemunhos da campanha “água do tratamento”. No blog do bispo Edir Macedo foi postado o testemunho de uma jovem que fez o seu irmão ressuscitar ao dar-lhe um pouco da água quando o corpo já estava pronto para ser levado ao IML. Alexandre Lima, membro da IURD, explica que a igreja promove um tratamento espiritual na água e distribui para que pessoas doentes tomem e recebam a cura. “Na garrafa é colocado um ‘elemento’ que geralmente é azeite ou suco de uva, algumas gotas e há uma oração forte, uma consagração e a pessoa leva a garrafa pra casa e toma um gole daquela água todos os dias, pela manhã e à noite e ora em casa”, comenta o obreiro Lima. A jovem relata que seu irmão sofreu um acidente de moto, os médicos desenganaram e decretaram a morte. Ela voltou para casa para buscar o frasco com a água que recebeu na igreja. Quando chegou ao hospital seu irmão já estava sem vida. “Ele estava dentro do saco com algodão no ouvido e dentro da boca. Eu tirei o algodão que estava na boca, banhei na água do tratamento, dei pra ele e fui chamar o médico”. Quando ela voltou o irmão, dado como morto, estava sentado bebendo o restante da água. “Quando o médico viu que ele estava bebendo o resto da água ele falou: ‘como é isso? Isso é impossível ele já estava morto'”, relembrou. A jovem usou a fé e respondeu ao médico que pode ser impossível para os médicos, mas não para Deus. O irmão da jovem não quis ir até a igreja, mas gravou um vídeo testemunhando o que aconteceu.

Comente agora
19
Fev
Jesus não pensava em você na cruz, mas na glória de Deus, diz Justin Peters
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:38h

Justin Peters disse que Jesus morreu, principalmente pela glória de Deus, e não pelo ser humano. A afirmação foi feita durante a plenária matutina deste domingo (15) da 17ª Consciência Cristã, que aconteceu no Pavilhão Consciência Cristã, no Parque do Povo em Campina Grande. Na ocasião, o pastor continuou com a exposição do texto de Mateus 11:25-30. “Existe, é claro, um sentido em que podemos dizer que Cristo morreu por nós, em lugar dos pecadores, recebendo a ira de Deus sobre si”, explicou o norte-americano, citando textos como Romanos 5. “Mas, em última instância, Ele morreu e ressuscitou para a glória de Deus. Omitir essa dimensão teocêntrica é diminuir o Evangelho e a glória do Senhor – e Ele não divide Sua glória com ninguém”, disse Peters. Justin também destacou que, atualmente, grande parte das mensagens pregadas são antropocêntricas e têm como foco o ser bem sucedido e feliz, por exemplo. Mas ele continua, dizendo que o Evangelho não é sobre homens, mas sim sobre Deus, e por isso não faz sentido se pregar outra coisa que não Cristo. Ele ainda destacou que muitos problemas da igreja seriam resolvidos se fosse mudado o ponto de vista de um evangelho horizontal, para um vertical. Peters concluiu dizendo que Deus dará descanso àqueles que estão cansados de seus esforços e pecados na vida eterna com Ele, e que Jesus não prometeu uma vida fácil. Uma vida de serviço a Cristo, mesmo não sendo fácil, é muitas vezes marcada por provações e perseguições e é feita por gratidão ao Seu sacrifício incompreensível e Seu amor indescritível. A Consciência Cristã 2015 acontece até a próxima terça-feira (17), com inscrições gratuitas, a serem feitas no stand da VINACC no Parque do Povo (exceção Kids e o Teen, cujas inscrições serão feitas no local do evento).

Um comentário
17
Fev
“Pregadores da teologia da prosperidade são falsos profetas”, diz pastor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:56h

O pastor e apologista norte-americano Justin Peters participou, na tarde desta segunda-feira (16), do 2º Encontro Apologético Internacional da Paraíba, realizado na Igreja Assembleia de Deus (Ministério Missão) em Campina Grande. Durante seu seminário, Peters expôs alguns dos principais ensinamentos da Teologia da Prosperidade. De acordo com o americano, os líderes e pregadores desse movimento são falsos profetas, e não pregadores bíblicos. “Benny Hinn, Kenneth Copeland, Joel Osteen, Myles Munroe, Joyce Meyer e outros são todos falsos profetas. O que eles ensinam não é o Evangelho pregado por nosso Senhor Jesus Cristo, mas um ensino que não tem nenhuma base bíblica”, afirmou Justin. O apologista discorreu sobre algumas das principais doutrinas pregadas por esse movimento, exibindo trechos em vídeo de pregações dos principais expoentes do evangelho como a dos pequenos deuses. Justin foi categórico ao declarar que tal ensino é baseado numa interpretação errônea do texto bíblico. “Eles [os “profetas da prosperidade”] ensinam que, se fomos criados à imagem e semelhança de Deus, nós também somos deuses, ou temos uma natureza divina. Mas isso não é verdade. Por várias vezes nas Escrituras, vemos Deus sendo enfático ao dizer que é o único Deus, o único Senhor, e que o homem não é igual a Ele. Pensar que temos uma natureza divina é uma blasfêmia”, concluiu. O 2º Encontro Apologético Internacional da Paraíba será encerrado nesta terça, 17. As inscrições ainda podem ser feitas, gratuitamente, no stand da VINACC no Parque do Povo.

Comente agora
17
Fev
Submissão ao marido não é opção, afirma Simone Quaresma
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 13:51h

Hoje foi o segundo dia de programação do 4º Encontro de Mulheres para uma Consciência Cristã, que ocorre na Igreja Congregacional 13 de Maio em Campina Grande. Na tarde de segunda, a missionária Simone Quaresma falou mais uma vez sobre a feminilidade cristã, afirmando que a submissão das mulheres a seus maridos não é uma opção, mas um mandamento de Deus – mesmo quando o cônjuge é um descrente. “Não pense que porque seu marido não é crente, que você não deve submissão a ele! Não pense que porque seu marido não é um líder competente, você tem autorização para ocupar seu lugar. Não pense na submissão como uma questão de opção, mas encare este mandamento com a mesma seriedade que você encara o mandamento para não adulterar ou não matar!”, afirmou Simone. A esse respeito, a colunista do portal Mulheres Piedosas listou algumas dificuldades enfrentadas pelas mulheres na área da submissão conjugal, e citou exemplos bíblicos para isso, como as narrativas sobre Eva, Sara e Rebeca. Por fim, ela deu conselhos sobre como uma mulher cristã pode se submeter a seu marido. “Identifique em que pontos você, mulher, tem falhado, e olhe menos para os defeitos de seu marido. Mude primeiramente pequenas coisas no seu próprio proceder, como o tom de voz usado para falar com seu esposo. A partir de pequenas mudanças como essa, você poderá, dia a dia, aprender a ser submissa em amor ao seu líder espiritual, seu marido, e assim poderá glorificar a Deus, cumprindo o seu papel”, concluiu. O 4º Encontro de Mulheres para uma Consciência Cristã encerrará suas atividades amanhã. Ainda dá tempo de se inscrever, gratuitamente, no stand da VINACC, montado no Parque do Povo.

Comente agora
13
Fev
Casamento gay e Estado Islâmico “abrem caminho para o Anticristo”, diz pastor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:46h

O pastor Robert Jeffress lidera a influente Primeira Igreja Batista de Dallas, uma megaigreja com mais de 11 mil membros. Associado à conhecida Convenção Batista do Sul, ele tem chamado atenção por suas declarações polêmicas. Ano passado, afirmou que os líderes cristãos estão apoiando satanistas e ateus ao se omitirem. Também asseverou que a reeleição de Obama levaria o mundo para o reinado do Anticristo. Com o lançamento de seu novo livro, ele volta a causar polêmica. Com o título sugestivo de Countdown to the Apocalypse [Contagem regressiva para o Apocalipse], a obra lista os sinais contemporâneos de que a volta de Jesus pode ser ainda nesta geração. Alguns líderes cristãos o classificam como alarmista, enquanto outros acreditam que ele está tocando em assuntos que não podem mais ser ignorados pela igreja. Jeffress lembra que ninguém pode saber exatamente quando ocorrerá a volta de Cristo, mas ele faz um estudo, lembrando, “Jesus disse que haveria certos sinais que precederiam Sua vinda, e estes sinais seriam como as dores de parto que uma mulher experimenta”. Entre os “sinais” ele destaca o fortalecimento do grupo terrorista anticristão Estado Islâmico. O pastor acredita que os cristãos estão se tornando insensíveis à perseguição, simplesmente aceitando tudo, ao invés de se posicionar em oração. “Eu acredito que estamos ficando insensíveis a isso [perseguição], o que abrirá o caminho para o mundo futuro, quando o anticristo perseguir e martirizar os cristãos não haverá repercussão alguma”, aponta Jeffress.

Comente agora
12
Fev
50 Tons de Cinza é inspirado por “demônios da perversão”, diz bispo Edir Macedo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:19h

Nesta quinta-feira (12) os cinemas brasileiros passam a exibir o filme “Cinquenta Tons de Cinza”, adaptação do best-seller homônimo escrito por E. L. James. A estreia do romance erótico que levou milhares de pessoas a comprar ingressos antecipados – fazendo o filme bater o recorde de vendas – não tem o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus que através do blog de seu líder, Edir Macedo, e de sua filha, Cristiane Cardoso, estão recomendando que os fiéis não assistam o longa. Ambos os blogs divulgaram um texto assinado pela colaboradora Evelyn Higgibotham afirmando que o sucesso do livro e do filme só pode ser obra de “demônios da perversão”, uma vez que a crítica literária chegou a afirmar que E. L. James escreveu “o pior livro de todos os tempos”. O texto afirma que há duas doutrinas condenáveis na obra: a primeira é sobre o abuso sexual sofrido pela personagem principal que é assedia por um homem rico que a envolve em uma relação de submissão controversa. “Ele a domina, ameaça e manipula. Ela se sente desejada e importante, e tolera a violência porque acredita que pode ‘salvá-lo’. Na vida real, muitas dessas histórias acabam em morte. Os boletins de ocorrência são provas disso”, diz o texto. A segunda doutrina condenada pela Igreja Universal é a perversão sexual uma vez que o erotismo está presente em todo o livro e será o grande destaque do filme que tem classificação indicativa de 18 anos.

Comente agora
07
Fev
Confira como foi a participação do pastor Silas Malafaia no Programa do Ratinho; assista
Postado por: TV Voz da Bahia / 18:23h

O pastor Silas Malafaia esteve nesta quinta-feira (5) participando Programa do Ratinho, no SBT, falando sobre diversos temas ligados a política e religião. Malafaia respondeu perguntas polêmicas, um internauta chegou a questioná-lo como psicólogo querendo saber se reprimir a relação entre pessoas do mesmo sexo pode ser prejudicial. “Qualquer coisa que pode atingir uma pessoa no seu emocional pode traumatizar”, afirmou dizendo que o ser humano consegue se recuperar e reinventar sua vida. “O que traumatiza a pessoa é ela ser violada em sua sexualidade”. O pastor assembleiano também opinou sobre aborto, lembrando que a criança não é continuação do corpo da mulher. “A maioria de aborto é fruto da irresponsabilidade e da promiscuidade humana”, afirmou. Foram mais de 50 minutos de conversa, e o pastor respondeu perguntas relacionadas a temas polêmicos como sexo, ativismo gay, leis que privilegiam homossexuais, regulamentação da mídia, igrejas inclusivas, pena de morte entre outros.

Comente agora
07
Fev
Voz do Pe. Fábio de Melo, reflita: Diferença entre "ser amado" e "ser útil"; assista
Postado por: TV Voz da Bahia / 17:58h

Comente agora
01
Fev
Movimento LGBT só quer dinheiro, diz ex-gay em entrevista exclusiva
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:28h

No dia 22 de janeiro, na Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares, na cidade de Taguatinga, no subúrbio do Distrito Federal, acontecia o curso “Homossexualismo: ajudando, biblicamente, a prevenir e tratar aqueles que desejam voltar ao padrão de Deus para sua sexualidade”, voltado exclusivamente para lideranças evangélicas. Por volta das 21h30, os palestrantes Airton Williams e Claudemiro Soares foram notificados a comparecer ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para prestar esclarecimentos sobre o curso. O deputado federal Jean Wyllys assumiu a autoria de uma das denúncias. Em entrevista exclusiva, um dos palestrantes, Claudemir Ferreira Soares, conta sua história e alerta: “o movimento LGBT só se move em direção aos cofres públicos”.

Você se apresenta como ex-gay. Como foi esse processo de mudança?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro o que devemos entender pelos termos “gay” e “ex-gay”. Ambos referem-se a identidades socialmente construídas. A identidade gay visa afirmar um estilo de vida de quem se adequa à prática do homossexualismo e não se incomoda com a atração por pessoas do mesmo sexo. Quanto ao termo “ex-gay”, ele só tem sentido no que se propõe a desconstruir a mítica identidade gay. Portanto, tanto os termos “gay” quanto “ex-gay” são afeitos exclusivamente ao campo das disputas ideológicas. Quanto ao que você chama de “processo de mudança”, digo, de saída que, no meu caso, não houve nenhum “processo”. Aconteceu de maneira instantânea, radical, completa e definitiva. Até os 22 anos, eu era tão gay quanto qualquer gay poderia ser. Assumi por volta dos 19 anos, mas fui iniciado no homossexualismo por volta dos 7 anos, e sentia atração por indivíduos do sexo masculino “desde que me entendia por gente”.

E como foi essa mudança radical e definitiva?

Um dia, por volta dos 22 anos, fui “forçado” por uma forte chuva a entrar em uma igreja evangélica na periferia do Distrito Federal. O pregador era um homem muito simples e de pouco estudo. Apesar disso, em determinado momento da pregação ele disse: “um homem só pode saber se sua vida agrada a Deus se ele souber do que Deus se agrada”. A logicidade e a profundidade filosófica daquela única frase colocou em xeque toda a minha forte convicção acerca de Deus, Bíblia, igreja, evangélicos e homossexualidade. É bom lembrar que eu costumava odiar a maioria dos crentes e suas igrejas! Porém, depois de ouvir aquela afirmação do pastor, decidi fazer o seguinte “pacto”: se eu estivesse errado e o “Deus dos crentes” mudasse minha forma de pensar, eu O serviria para sempre. Fui à frente, em sinal de que estava aceitando Jesus, chorei bastante e, no dia seguinte, comecei a estudar a Bíblia compulsivamente. Isso ocorreu em 30 de março de 1997. Desde aquela data, livrei-me instantaneamente da atração pelo mesmo sexo, abandonei o homossexualismo e renunciei à identidade gay.

Como o movimento LGBT trata pessoas que se apresentam como ex-gays?

Comente agora
01
Fev
Peso de mochilas preocupa pais de estudantes e ortopedistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:51h

Livros, cadernos e apostilas enchem as mochilas dos estudantes, e o peso carregado por eles, diariamente, preocupa pais e especialistas. Usar o modelo adequado de mochila, carregá-la de forma correta e eliminar itens desnecessários são algumas das alternativas que podem amenizar o problema. Há escolas que têm adotado medidas como instalar armários para o aluno guardar o material. A Academia Americana de Pediatria considera que o ideal é que a mochila tenha entre 10% e 20% do peso corporal do estudante. Há estudos que apontam que o ideal é que o peso da mochila não exceda 10% do peso corporal. Má postura, dores e problemas de locomoção são alguns dos problemas que o excesso de peso pode causar, de acordo com a cartilha feita em parceria pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e o Proteste. Ao escolher uma mochila, é importante que ela não pese mais que meio quilo quando vazia. O ideal é que seja de duas tiras, pois as de uma tira não distribui o peso uniformemente nos ombros. O estudante deve tensionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente cinco centímetros acima da linha da cintura.

Comente agora
30
Jan
600 pessoas são batizados no Templo de Salomão
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:27h

A Igreja Universal do Reino de Deus resolveu inovar no convite do apelo, mudando a expressão “aceitar Jesus” para “morrer para os desejos carnais”. Foi com esta proposta que 600 pessoas aceitaram “morrer” no Templo de Salomão durante a reunião do último domingo (25). O culto das 10h foi ministrado com o propósito de ensinar as pessoas a se submeterem à Deus de forma incondicional, entregando todas as suas vontades para Ele. Após o culto as pessoas se batizaram na piscina que faz parte do megatemplo, seguindo os rituais da IURD que ensina que ao se batizar, a pessoa renuncia sua vida e passa a viver uma nova vida, segundo a promessa da Salvação que está em Marcos 16:16. No site oficial da denominação há uma matéria falando sobre o batismo que traz a manchete “600 pessoas morrem no Templo de Salomão”, explicando em seguida que se tratava de morrer para o mundo e aceitar a vida de Deus. A expressão é bastante usada por evangélicos para simbolizar que ao passar pelas águas do batismo a pessoa se torna uma nova criatura.

Comente agora
28
Jan
Padre excomungado realiza missa alternativa em Bauru
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:25h

O padre Roberto Francisco Daniel, mais conhecido como padre Beto, foi excomungado da Igreja Católica em abril de 2013 por fazer declarações na internet criticando o posicionamento da igreja em relação ao homossexualismo e a outros temas morais. No domingo retrasado o padre realizou uma missa alternativa na cidade de Bauru e conseguiu atrair cerca de 500 pessoas, muitas delas fiéis das paróquias onde o religioso havia atuado antes de ser excomungado. Durante a missa o ex-clérigo se vestiu com a túnica e a casula e seguiu as mesmas leituras estipuladas para o domingo repetindo os rituais católicos. A diferença entre a missa tradicional e a feita pelo padre Beto estava na falta da Profissão de Fé (oração do Credo), o Salmo Responsorial e alguns cânticos religiosos que foram substituídos por músicas seculares como “Tempos modernos” e “Toda forma de amor”, de Lulu Santos, “A paz”, de Zizi Possi, “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos, e “Imagine”, dos Beatles. “Estamos aqui para refletir sobre a palavra de Deus e comungar. E para sermos melhores lá fora. Nós não temos camisa, não temos marca, não temos distintivos. Somos pessoas humanas e queremos ser filhos de Deus”, disse o religioso. Apesar de juntar mais de 500 pessoas na primeira missa, o padre excomungado não pretende fundar uma nova igreja dizendo que só fará isso se for questionado judicialmente. Mesmo não tendo a intenção, o religioso marcou de reunir os fiéis todos os domingos às 19h30 em um salão que foi alugado por R$ 500 ao dia. O dinheiro para o pagamento desta e outras despesas, como a compra das hóstias, partirá das ofertas arrecadadas. Na primeira missa, por exemplo, foram R$ 1.132,24. A Diocese de Bauru afirmou que não irá se manifestar sobre o assunto, pois “desde que o juiz instrutor da causa (representante autorizado pela Santa Sé a tratar deste caso) declarou a excomunhão de Roberto Daniel, tudo que se refere a ele saiu do âmbito diocesano”. Na nota enviada ao portal Terra, a Diocese afirmou que respeita a liberdade religiosa e que aceita que cada pessoa manifeste sua fé como achar melhor.

Comente agora
27
Jan
Igreja Universal anuncia início do Jejum de Daniel
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 01:22h

Na próxima quinta-feira (29) a Igreja Universal do Reino de Deus vai iniciar mais uma campanha do Jejum de Daniel. Durante 21 dias os fiéis da denominação se absterão de toda forma de entretenimento e informações seculares. Isso quer dizer que qualquer veículo de comunicação – rádio, TV, internet – que não seja religioso está proibido, assim como entretenimento como cinema e outros. A igreja afirma que o jejum está baseado no capítulo 10 do livro de Daniel que relata a decisão do profeta de jejuar por 21 dias para buscar sabedoria e entendimento da parte de Deus. Segundo a denominação fundada por Edir Macedo, as informações seculares e o entretenimento estão atrapalhando a comunhão das pessoas com Deus e por isso é necessário se abster delas para poder se encontrar com o Espírito Santo. Ao longo dos anos várias campanhas de jejum de Daniel são realizadas, levando os fiéis a buscarem mais a Deus e a participarem dos cultos que ensinarão como estar perto do Criador. Para ajudar os fiéis, a IURD já tem uma postagem fixa com o que pode e o que não pode fazer durante os 21 dias. Nesta lista encontramos que é permitido seguir as redes sociais do líder da igreja, ler livros assinados pelo mesmo e assistir filmes com temas cristãos. TV Universal e os canais da igreja no Youtube também estão permitidos, assim como os blogs dos bispos da igreja.

Comente agora
26
Jan
Mãe cega consegue enxergar filho recém-nascido pela primeira vez; veja vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:46h

Uma mulher cega pôde ver o filho recém-nascido com a ajuda de um óculos especial. Em um vídeo publicado na semana passada, no YouTube, Kathy Beitz segura o filho e fica encantada ao poder ver um bebê pela primeira vez. Ela perdeu a visão quando ainda era criança e teve que se adaptar para viver em um mundo em que não poderia enxergar. Com a ajuda das lentes especiais, chamadas de óculos eSight, ela pôde enxergar o rosto do seu bebê. "Este é o primeiro bebê que vejo e, sendo meu filho, é irresistível", diz a jovem. Kathy sofre de uma degeneração macular genética conhecida como doença de Stargardt.  (Metro1)

Comente agora
25
Jan
Morre o fundador da Rede Sarah, o médico Aloysio Campos da Paz
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:18h

Morreu neste domingo (25), em Brasília, o médico Aloysio Campos da Paz Júnior, fundador da Rede Sarah, especializada em medicina ortopédica. A morte, ocorrida às 14h30, no Sarah Centro, foi confirmada por meio de nota da instituição. As causas ainda não foram divulgadas. Segundo a nota, o médico "deixa um marco na história da medicina brasileira". O Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek foi fundado em 1960, com o objetivo de dotar Brasília de moderno centro de reabilitação. A instituição foi idealizada por Aloysio Campos da Paz Júnior, que, em 1968, é convidado a dirigir o centro e nele desenvolver ideias que surgiram do seu treinamento em Oxford. A Rede Sarah tem unidades em Salvador, São Luís, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Macapá, Belém e Rio de Janeiro. As informações são da Agência Brasil.

Comente agora
25
Jan
Aos 62 anos, morre escritor e ativista chileno Pedro Lemebel
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:58h

O escritor chileno Pedro Lemebel, crítico do regime militar chileno, morreu de câncer de laringe na madrugada de sexta-feira (23), aos 62 anos. Um representante da família disse que o câncer "pretendeu deixá-lo sem voz, mas sua voz existe e persiste". Em 2014, a editora brasileira Cesárea lançou o livro Essa Angústia Louca de Partir, reunião de narrativas curtas que marcou a estreia de Lemebel por aqui. "Pedro foi um criador incansável, um lutador social, um defensor da liberdade e uma voz que nunca se apagou, representando os esquecidos", disse a presidente do Chile, Michelle Bachelet. "Se vai um valente e talentoso literato, Pedro Lemebel. Devemos muito a ele por trazer à tona os temas tabus, contrários à ditadura e próximos do povo", disse a presidente do Senado, Isabel Allende. Nascido em 21 de novembro de 1952, Lemebel revelou sua homossexualidade em uma época em que o tema era tabu no Chile. Publicou poemas e antologias entre os anos 1980 e 1990, e seu primeiro romance, Tengo Miedo Torero, apareceu em 2001. Lemebel era próximo ao escritor Roberto Bolaño, que o ajudou a internacionalizar suas obras. Em 2006, ganhou o prêmio da Fundação Anna Seghers, na Alemanha, e em 2013 levou o Prêmio Iberoamericano de Letras José Donoso.

Comente agora
22
Jan
Médico Fernando Hoisel morre de câncer em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:23h

O médico naturalista Fernando Hoisel, 65 anos, morreu em Salvador na noite desta quarta-feira (21) depois de uma luta de três anos contra o câncer no pulmão. Nascido em Ilhéus, Hoisel se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1974. Desde o início da carreira, combateu a indústria farmacêutica e se dedicou à medicina natural. Por anos, viajou pela América Latina para estudar plantas medicinais e alternativas ao tratamento médico tradicional. Foi também um dos pioneiros na Bahia na cultura dos alimentos orgânicos e da alimentaçāo saudável. Fernando Hoisel passou a última semana em sua residência no bairro de Itapuã, cercado pela família. Os médicos iam visitá-lo em casa. Ele deixa cinco filhos, Iyá, com quem ele morava, Miguel, Maria Fernanda, Marina e Sol. Todos estavam ao seu lado quando o médico morreu no início da noite de hoje na casa do irmão, o arquiteto Alberto Hoisel. Nos últimos meses, Hoisel chegou a viajar para diversos países, entre eles a Itália, em busca de tratamentos alternativos para a doença. O velório será realizado nesta quinta-feira (22), às 16h30, no cemitério Jardim da Saudade. O corpo de Hoisel será cremado. * Com informações de João Gabriel Galdea.

Comente agora
20
Jan
Teólogo curitibano é o novo participante do BBB 15
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:25h

Ao que parece, a Globo quer chamar atenção de todos os públicos, inclusive dos cristãos, em sua nova edição do famigerado Big Brother Brasil. O teólogo Marco, de 35 anos, foi chamado para o confinamento após a desistência do bailarino Rogério, 45 anos, que não aguentou a pressão do programa. Marco é casado e pai de um filho de 10 meses, formado em teologia, leciona catequese e testemunha que encontrou na fé forças para superar um vazio existencial. Antes de se envolver com a religião, Marco era jogador de pôquer, em 2009 foi o campeão brasileiro dessa modalidade e chegou a disputar um torneio mundial as Las Vegas, nos Estados. “O foco no dinheiro estava ocupando espaço”, disse ele à imprensa. Ao conhecer Karina, sua esposa com quem está casado há três anos, Marco conseguiu tornar o vazio cada vez menor. Juntos eles participaram da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro, e puderam ver o Papa Francisco. “Eu estava grávida e nem sabia. Curti a jornada mundial como todo mundo. Dormimos na areia, andamos muito, subia nas costas do Marco para ver o Papa passar. Ele (o filho) já nasceu muito abençoado”, diz Karina. Meses depois nasceu o primeiro filho do casal que recebeu o nome de Alexandre Iesous Marcon, o nome do meio representa a fé do casal, pois em grego “Iesous” significa Jesus.

Comente agora
19
Jan
Saiba como não cair na rotina sexual em um casamento
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:53h

Filhos, trabalho, estudo, atividades domésticas. Esses são só alguns dos compromissos que os casais enfrentam todos os dias e que os obrigam a marcar tudo numa agenda e segui-la à risca para que tudo seja feito. Muitas vezes até o sexo acaba entrando nessa lista, e aqueles momentos espontâneos de paixão se transformam em algo metódico, que acabam caindo na mesmice. Para evitar que isso aconteça com você, confira as dicas e saiba como não cair na rotina quando o assunto é sexo.

Como não cair na rotina sexual

1. Escapadas: Uma das situações que mais fazem a vida sexual dos casais cair na rotina é o estresse. Os dois estão tão concentrados nos problemas do dia a dia que não dão se dedicam o suficiente para aproveitar tudo o que o parceiro tem a oferecer sexualmente. Ligam o piloto automático e podem passar a impressão de pouco interesse para o outro. Uma das dicas para aprender como não cair na rotina é viajar de vez em quando. Reservar um final de semana longe de tudo e se se dedicar somente ao outro, de corpo e alma. 

2. Conquista: 

Comente agora
15
Jan
Sepultado o jornalista Guilherme Simões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:18h

Foi sepultado às 17 horas desta quinta feira, 15, no Jardim da Saudade, o jornalista Guilherme Simões, que marcou época no jornal A TARDE e era profundo conhecedor da história política baiana. Além dos seus conhecimentos sobre política, Guilherme Simões se distinguiu pelo seu humor inigualável que o tronava irresistível no seu amplo rol de amigos, contando as histórias da sua época em que se destacou inclusive como cronista social. Simões conhecia a fundo as histórias dos bastidores políticos e as relatava ora com fina ironia, ora com graça e humor. Integrava a família Simões, na qual se destacou como figura maior o jornalista Ernesto Simões Filho, fundador de A TARDE. Uma perda irreparável para a Bahia. (Por Samuel Celestino)

Comente agora
14
Jan
Vinacc realiza evento sobre literatura, Bíblia e cristianismo na Consciência Cristã 2015
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:38h

O 3º Seminário sobre Literatura, Bíblia e Cristianismo será realizado entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2015, no Teatro Rosil Cavalcante, em Campina Grande (PB), e faz parte das programações do 17º Encontro para a Consciência Cristã. O objetivo do seminário é analisar a arte literária, especialmente clássicos da literatura brasileira e mundial, sob uma perspectiva estética e bíblica, bem como as Escrituras e outros textos cristãos sob uma perspectiva artística e literária. Os palestrantes serão Norma Braga, Gaspar de Souza e José Mário. Norma Braga é doutora em literatura francesa pela UFRJ e mestranda em teologia filosófica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Desde 2005, escreve em seu blog (www.normabraga.blogspot.com) sobre cosmovisão cristã, teologia, arte e política. Ao longo de sua formação acadêmica, a professora Norma mudou o foco de seus interesses em literatura para a teologia reformada e a literatura conservadora, de viés anticomunista, que estuda como autodidata. Gaspar de Souza é Pastor da Igreja Presbiteriana dos Guararapes – PE. Bacharel em Teologia; Mestrando em Teologia pelo CPAJ – Mackenzie. Professor em diversos seminários de teologia no Nordeste e da Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FitRef). Suas áreas de atuação são Teologia Exegética, Teologia Filosófica e Apologética. Articulista da Revista Online Teologia Brasileira (Edições Vida Nova) e no blog “Eis nosso tempo”, onde posta vários artigos estudando a Palavra de Deus. 

Comente agora
13
Jan
Pastor agradece a sociedade santoantoniense pelo apoio a cidade de Taperoá.
Postado por: Anacley Souza / 17:08h

Às vezes a vida nos prega peças onde o objetivo é demonstrar o amor. A solidariedade é o serviço de evangelização para a comunidade cristã em todo o mundo. Todos os anos, a mídia mostra catástrofes naturais e muitas das vezes, sinistros de proporção acontecem no mês de dezembro, na chegada do Natal, onde é simbolizado o amor retratado nas igrejas de todo o mundo. Quem não se recorda do Tsunami ocorrido no final do ano de 2013, ou das grandes chuvas que assolaram o estado do Rio de Janeiro?

Ajuda a Taperoá: No mês de dezembro de 2014, a cidade de Taperoá, Baixo Sul da Bahia, uma cidade de pouco mais que 20 mil habitantes, sofreu uma enchente onde milhares ficaram desabrigados. Famílias se juntaram para ajudar, contribuir e se solidarizar com estas pessoas que perderam o pouco que tinha, e muitas das vezes perderam a fé. Em entrevista ao Portal Voz da Bahia, o pastor Jairo Silva dos Santos, que ministra a 1ª Igreja Batista de Taperoá falou do laço cristão desempenhado neste dia difícil. Segundo explicou, a solidariedade faz com que as pessoas se sintam parte de uma mesma sociedade, “ela é o contrário da indiferença, portanto, pressupõe a capacidade de ajuda mútua. É impossível uma pessoa sozinha dá conta da sua vida, ela depende da ajuda das outras. Nós somos dependentes”, fala. De certa forma, na maioria das coisas que uma pessoa faz, ela conta, direta ou indiretamente, com a ajuda de outras. Às vezes, mesmo sem saber. Esse espírito de solidariedade existe tanto entre pessoas, quanto entre cidades e entre países. Quando alguma catástrofe acontece com uma nação, outras correm em seu auxílio, “resgatamos muita gente neste dia, de idosos, crianças e pessoas doentes. Fizemos um mutirão e às 4h da manhã já estávamos nas ruas para auxiliar no socorro das vítimas”, relata.

Filho da cidade de Santo Antônio de Jesus: Pastor Jairo já era conhecido pelo seu dom de evangelizar, e salientou que as pessoas são escolhidas para o serviço. Reafirmando que existem escolhidos, o evangelista citou que seria confortável tanto para ele como para sua família estar entre os seus, mas decidiu seguir ao chamado do Senhor e trilhar no destino traçado, “sempre falo que existem pastores chamados e pastores ‘virados’. Eu fui chamado por Deus e Ele é quem dita ás regras que devo seguir. Taperoá estava necessitando de auxilio e eu fui direcionado a seguir. Deus não me chamou para ser mais um, e sim para ser pastor. Sou o servo, chamado”, afirma. Sempre solícito e de espírito jovem, Jairo ministra a evangelização de acolhimento ás pessoas envolvidas com drogas, uma celeuma da sociedade atual. Segundo informou, a cidade de Taperoá vem sofrida com esta chaga, e vivenciou muitas vezes o tráfico e a dependência química que degrada os jovens e adolescentes, “temos evangelizado estes jovens e cinco deles tem sido acolhido para abandonar o vício. Jovens estes que nos ajudaram nestes tempos difíceis de enchente na cidade. E este acolhimento deu um brilho para a vida destes meninos de 12 e 16 anos que se prostituíam para saciar seus vícios”, cita.

Aceitando o desafio: Sobre o compromisso e dirigir uma comunidade cristã na cidade de Taperoá, Jairo agradeceu o apoio que recebeu, não só da comunidade cristã do município de Santo Antônio de Jesus, como também da iniciativa privada, onde também semeou o bom fruto do amor, “aceitamos o desafio e glorificamos a Deus por tudo. Somos filhos desta cidade e os nossos frutos foram germinados e deram frutos assim que necessitamos. Se não tivéssemos semeado amor e compreensão não cultivaríamos solidariedade. Outras cidades nos ajudaram mais Santo Antônio foi nosso braço forte e nosso empenho foi reconhecido”, disse.

Casamento gay:

3 comentários
10
Jan
Morre Andraé Crouch, um dos grandes cantores e compositores do gospel americano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:43h

A música gospel americana perdeu um de seus maiores representantes, o cantor e compositor Andraé Crouch faleceu na quinta-feira (7) vítima de um ataque cardíaco. O músico de 72 anos foi hospitalizado no sábado (3) Northridge Hospital Medical Center de Los Angeles por conta do ataque e as complicações de saúde o levaram à morte, segundo informações de seu agente. Sandra Crouch, irmã gêmea de Andraé, também divulgou um comunicado pedindo oração dos fãs e amigos do cantor. “Hoje, meu irmão gêmeo e melhor amigo se foi para estar com o Senhor. Por favor, orem por mim, pela minha família e pela nossa igreja”, disse. Andraé Crouch era muito conhecido nos Estados Unidos, chegando a se apresentar na Casa Branca, além de somar sete prêmios Grammy, ser indicado ao Oscar pela composição de ‘A Cor Púrpura’, além de ser um dos autores da trilha sonora do filme ‘O Rei Leão’, em 1994. O cantor Marcos Witt usou o Instagram para lamentar a morte do Crouch, dizendo ser um grande admirador de seu trabalho. “André Crouch foi uma das influências musicais mais importantes da minha vida. A noite partiu a seu lugar celestial. Compositor de “A Deus seja a Glória”, “Cristo é a Resposta” e outros louvores que formaram todo uma geração”. Com informações G1

Comente agora
06
Jan
Confira cinco conselhos para começar bem o ano
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:41h

Ao apresentar a Bíblia como o melhor manual sobre sucesso já escrito até hoje, o escritor e diretor executivo Rubens Teixeira trata não apenas de religião, mas também dos valores fundamentais que o livro sagrado apresenta para construir uma base sólida para a vida e carreira profissional. O Gospel Prime levantou orientações do escritor para transformar sua vida em 2015. São cinco conselhos que ao serem aplicados ajudarão você a alcançar seus objetivos e fazer a diferença em seu ambiente neste ano. “Quem abre mão dos princípios e valores éticos para conseguir sucesso e bens materiais acaba colocando sua carreira em risco”, diz o diretor financeiro da Transpetro. Confira mais orientações que Rubens Teixeira deixou para começar bem o ano:

Um comentário
02
Jan
Exame de vista detecta série de doenças e até risco de AVC
Postado por: Letícia Oliveira / 10:15h

Cuidar mais da saúde provavelmente está entre as suas resoluções para este novo ano. Pois saiba que um teste rápido e simples pode ajudar. É o exame de fundo do olho, eficaz não só quando o assunto são os males da visão, pois doenças como lúpus, toxoplasmose, além dos riscos de sofrer um Acidente Vascular Cerebral - AVC, estão na lista de problemas que podem ser diagnosticados através do exame. Caroline Ferraz, professora e oftalmologista do Hospital do Coração HCor, de São Paulo, explica que o fundo do olho é o único local do corpo onde o médico consegue ver com perfeição e ‘ao vivo’ o estado de veias e artérias, sem precisar recorrer a incisões no paciente. “Durante a fundoscopia, observamos alguns sinais preocupantes e encaminhamos o paciente, se for o caso, a um clínico geral a tempo de impedir que a sua situação se agrave”. A toxoplasmose (doença transmitida por um protozoário encontrado em fezes de gatos), por exemplo, causa manchas amareladas e esbranquiçadas nos olhos. Já o lúpus, doença autoimune grave, forma inflamações nas artérias e veias oculares. Quando há hipertensão, diz a especialista, as veias oculares ficam mais finas e se cruzam em ângulos retos. Segundo Caroline, em diabéticos, elas sofrem modificações por causa do excesso de açúcar na corrente sanguínea. Tumores cerebrais, pressão alta intracraniana e o risco de sofrer um AVC também podem ser percebidos pelo teste. “Manchas brancas e um inchaço nos nervos óticos são um alerta”.

Comente agora
30
Dez
Morador de rua devolve iPhone no DF e ganha emprego como recompensa
Postado por: Letícia Oliveira / 07:51h

A honestidade de um morador de rua que encontrou um iPhone 5S sem bateria no chão do estacionamento do Gilberto Salomão, no Lago Sul, área nobre de Brasília, e não descansou até devolver o celular ao dono ganhou as redes sociais no início desta semana. O proprietário chegou a oferecer R$ 100 como recompensa, mas o homem recusou. "Não é certo eu ficar com o dinheiro dele só porque eu achei o aparelho dele", disse Gustavo Lemos. Para mim foi uma felicidade muito grande ter o aparelho de volta, mas maior ainda vindo das mãos de quem veio. Foi uma injeção de fé. Veio de quem a gente não espera nada, e o cara teve uma atitude muito digna". O empresário Leonardo Buzzi afirma que ainda insistiu para que o morador de rua aceitasse a quantia, mas o homem se mostrou irredutível. Dono de uma organização que oferece open bar, ele encontrou outra forma de demonstrar agradecimento: contratou Lemos para ser auxiliar de bar nos dois dias de uma festa de réveillon no Pontão do Lago Sul, por R$ 300. “Fui fazer uma transferência em caixa eletrônico e acho que, quando desci, meu telefone caiu e eu não percebi. Só vi em casa. Liguei, deixei mensagem, nada. Depois, dava como desligado – e eu já esperava, porque tinha acabado a bateria”, explica. “Horas depois tentei e, para minha surpresa, ele me atendeu e disse que tinha encontrado o celular.”

Comente agora
22
Dez
Conceição do Jacuípe: Chico Bala morre após AVC durante sessão na Câmara
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:40h

Internado desde a última quinta-feira (18), após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante a sessão para eleição da Mesa Diretora da Câmara, o vereador de Conceição do Jacuípe, Francsico Borges Costa, o Chico Bala (PSD), morreu na noite deste domingo, por volta de 22h. O edil, que estava internado no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, tinha 51 anos. Ainda não há informações sobre o horário do sepultamento. (Foto: Mídia Recôncavo)

Comente agora
20
Dez
Morre Waldemar Carvalho, pioneiro do movimento missionário
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:02h

Faleceu no último domingo (14) Waldemar Carvalho, 76 anos, conhecido como um dos pioneiros do movimento missionário no Brasil. Pastor da Assembleia de Deus, Carvalho era presidente da Missão Kairós e mantinha seus trabalhos em prol do treinamento de obreiros que eram enviados para evangelizar. A morte do pastor se deu por complicações respiratórias, ele já estava internado em um hospital em Brasília para tentar se recuperar, mas veio a falecer. O corpo foi velado na terça-feira (16) em São Paulo e sepultado no Cemitério da Paz, no bairro do Morumbi. Tonica Van Der Meer, professora de missões, relembrou do pastor Waldemar em um depoimento lembrando que antes da enfermidade ele ainda estava ativo no trabalho missionário, treinando obreiros e até visitando campos de missões. “Era um assembleiano convicto, mas a Missão Kairós trabalhava com pessoas de várias denominações, valorizadas por seus dons e sua contribuição. Era um líder forte, por vezes intransigente quando pessoas iam contra sua orientação. Há pouco tempo a sede da missão foi destruída pelo fogo, isso o entristeceu, mas não desanimou. Foi meu amigo pessoal, sempre nos alegrávamos quando nos encontramos”, relembrou ela.

Comente agora
18
Dez
Lula afirma que decidir sobre permanência de Graça Foster na Petrobras é "problema" de Dilma
Postado por: Samile Macêdo / 16:58h

 

Após participar de solenidade no Ministério da Justiça em homenagem aos dez anos da reforma do judiciário, nesta quinta-feira (18), o ex-presidente Lula afirmou que cabe apenas a Dilma Rousseff decidir se Graça Foster deve ou não deixar a presidência da Petrobras. Lula foi questionado pela Folha de S. Paulo se achava que Foster deveria deixar a estatal, ele respondeu que "não acho nem desacho. É um problema da presidenta Dilma, não é meu".

Comente agora
16
Dez
Marco Feliciano faz campanha para pagar cirurgia de ex-travesti
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:16h

O deputado Marco Feliciano postou em seu Facebook um pedido de um membro da igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira em Rio Branco (AC) que quer pagar a retirada de silicones de um travesti que quer deixar a prática. O travesti em questão já ganhou destaque na rede social do deputado paulista ao aparecer em um vídeo criticando o ativismo gay e defendendo a família tradicional. Querendo voltar a assumir sua identidade de homem, Talita de Oliveira quer retirar as próteses nos seios depois de ter cortado os cabelos. O evangelista Elieser Fidelis se solidarizou com o caso e resolveu criar uma campanha para arrecadar o dinheiro necessário para pagar a cirurgia. Com mais de 1,8 milhão de seguidores na rede social, Feliciano resolveu divulgar a campanha. No texto o deputado evangélico relata que Talita tem alguns problemas de saúde e muita vontade de voltar a ter uma aparência masculina. As doações para essa causa podem ser feitas pela internet através do site Vakinha. O objetivo é alcançar R$ 70 mil para pagar a cirurgia. Para ajudar acesse o site www10.vakinha.com.br

Comente agora
15
Dez
Mensagem do HRSAJ: Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:48h

É  tempo de refletirmos o que aconteceu ao longo do ano. Agradecemos  a todos os profissionais da imprensa pelo trabalho sério e o compromisso em divulgar a notícia com veracidade e profissionalismo, sempre respeitando as diretrizes da ética e da moralidade. Exaltamos ainda a parceria de cada um de nossos profissionais e pacientes, no intuito de manter nossa instituição forte e em pleno funcionamento. Nossos sinceros agradecimentos!

Feliz 2015,  repleto de alegria, esperança e muita saúde!

São os votos de Alex Carvalho

Diretor Geral Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus

Comente agora
14
Dez
A igreja está parcialmente adormecida, diz Ronaldo Lidório; assista ao vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:51h

Em entrevista ao programa Na Missão, do canal Up TV, o pastor Ronaldo Lidório falou sobre seu ministério missionário. Pastor presbiteriano, Lidório desenvolveu trabalhos em regiões consideradas áridas, nomenclatura que não se refere ao clima, e sim a falta de frutificação dos trabalhos. As missões em regiões áridas acontecem nos locais onde a Palavra de Deus ainda não chegou ou nos locais onde já houve evangelização, mas nenhuma igreja foi estabelecida. “Há regiões onde o evangelho chegou há 10, 20, 30 anos e não há ainda nenhuma igreja do Senhor Jesus naquele lugar”, disse. Lidório tem feito treinamento para missionários que atuam nessas localidades para que essa situação seja mudada, acreditando ser este um dos maiores desafios da Igreja em todo o mundo. Por falar em desafios, o pastor foi questionado sobre o jargão de “despertamento” para a Igreja Brasileira e respondeu que ela está “parcialmente dormindo”. Na visão do de Ronaldo Lidório, apesar dos avanços de trabalho missionários, há um déficit de ações voltadas para alcançar mais pessoas com a mensagem do evangelho. “O número de iniciativas missionárias está muito aquém do potencial da Igreja brasileira”, disse ele. O Brasil tem cerca de 6 mil missionários, mas pelo tamanho da Igreja Brasileira este número poderia ser de 30 mil. A falta de missionários pode estar ligada à forma como a sociedade tem influenciado as igrejas, fazendo com que as pessoas busquem bens materiais e realizações pessoais que vão contra a missão. “Eu creio que a igreja reflete a própria influência da sociedade sobre o crente de maneira ampla, hoje a sociedade leva cada um dos seus participantes a olhar mais para si mesmo de uma maneira mais hedônica”, afirmou.

Comente agora
12
Dez
Estudo oferece explicação científica para a divisão do Mar Vermelho
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 01:18h

Segundo o jornal The Washington Post, um dos eventos mais famosos da Bíblia, a divisão do Mar Vermelho por Moisés, pode ter uma explicação científica. A estreia do filme Êxodo: Deuses e Reis, esta semana, tem contribuído para um amplo debate sobre o assunto. Ao longo da história, a maioria dos cristãos aceita a narrativa como um milagre. Porém, Carl Drews, engenheiro do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA (NCAR), defende que pode comprovar como ocorreu a salvação dos judeus no episódio mais conhecido do Êxodo. Drews, que se define como “um dos muitos cristãos que aceitam a teoria científica da evolução”, apresentou um estudo, mostrando com simulações em computador, como a divisão do Mar Vermelho pode ter sido um fenômeno meteorológico. As simulações no computador indicam que um forte vento vindo do leste poderia fazer a água retroceder até duas bacias antigas, formando uma espécie de curva ao longo do Mediterrâneo. Isso criou uma “ponte de terra” medindo cerca de 4 km de comprimento por 5 km de largura. Espaço suficiente para o povo liderado por Moisés passar. “As simulações encaixam bem com o que está relatado em Êxodo”, esclarece o pesquisador. Segundo ele, Moisés teve cerca de 4 horas para conduzir o povo até o outro lado. 

Comente agora
11
Dez
Padre Marcelo pensou em suicídio: "tenho um caso na família"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:28h

Em entrevista à jornalista Marília Gabriela, o Padre Marcelo Rossi, que recentemente contou ao Terra sobre a depressão que sofreu durante um ano, admitiu que chegou a pensar em suicídio nos dias mais difíceis. "O pior são os pensamentos autodestrutivos. Tenho um caso de suicídio na família, meu avô tirou a própria vida. E eu cheguei a pensar nisso. Pensei 'Meu Deus, será que herdei alguma coisa?!'", se perguntou. O padre também voltou a falar sobre o momento em que decidiu que venceria a depressão, depois de perder mais de 30 kg. "Eu quis fazer uma experiência e provar a uma amigo meu, psiquiatra, que era possível sair da depressão sem remédios", recordou. "Cada música foi um momento tenebroso da minha vida. Eu fui compondo nos piores momentos", ele ainda contou sobre seu novo CD, O Tempo de Deus. Na entrevista, que vai ao ar no domingo (7) à meia-noite, o Padre Marcelo também fala sobre ter sido investigado pelo Vaticano e se posiciona em relação à legalização do aborto, a pedofilia e o uso da camisinha.

Comente agora
09
Dez
"Divórcio e homossexualidade devem ser tratados com benevolência", diz Pároco de Nazaré das Farinhas
Postado por: Samile Macêdo / 01:16h

A homossexualidade é um assunto que apesar de ser abordado há muito tempo, têm sido alvo de diversas polêmicas atualmente no mundo inteiro. O Portal Voz da Bahia entrevistou na manhã desta segunda-feira (08) o padre do município de Nazaré das Farinhas, Valmiro Santiago, o qual participou da celebração de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Varzedo para além de falar sobre a comemoração religiosa, abordar o quesito homossexualidade.

Celebração da Senhora Conceição - Segundo o pároco, pessoas de diversas comunidades se reuniram na Matriz para celebrar a Senhora Imaculada Conceição. “Foi um momento grandioso, o povo foi muito participativo. Sem dúvida sentimos a fé dos católicos na palavra de Deus. Vivenciamos uma festa muito bonita, celebramos um grande momento e o evento foi inesquecível”, relata. O padre Valmiro revelou que está muito feliz, pois celebrou no dia 4 de Julho 10 anos de sacerdócio em serviço ao povo de Deus.

Homossexualidade, divórcios e decretos do Papa Francisco – O entrevistado declara que recentemente no sínodo convocado pelo pontífice com representantes de todos os países foi abordado que tais questões polêmicas não podem ser vista apenas do ângulo moralista, “o divórcio e a homossexualidade devem ser tratadas com muita benevolência e caridade, não ‘com pedras na mão’, nem de modo incriminatório, não vamos fechar as portas das igrejas para essas pessoas, pois nossa missão é ajudá-las a se encontrar com Deus. O Papa vem tratando os assuntos à Luz do Evangelho, vendo o modo como Jesus tratava as pessoas, no acolhimento e benevolência, até enfrentando sofrimentos por parte dos fariseus por seus atos de bondade”, declara.

Aumento dos vícios das drogas na juventude – Pe. Santiago conta ainda que a Igreja tem realizados trabalhos sociais intensivos na tentativa de combater maus hábitos tão comuns na maioria dos jovens atuais, “hoje temos as ‘fazendas de esperança’, lugares para acolhimento de pessoas com algum tipo de vício, a fim de reintegrá-las a sociedade para que elas possam vivenciar o ‘espírito jovem’ de alegria e paz”, conclui.

  1. Reportagem e fotos: Voz da Bahia -  Marcello Dial
Comente agora
08
Dez
Arcebispo Dom Murilo Krieger: ‘tratem as festas religiosas com a mesma importância das profanas’
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:38h
O arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, ficou indignado com o problema que aconteceu na manhã desta segunda-feira (8) durante celebração religiosa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira oficial da Bahia. A missa, que era pra ser campal e realizada em um palco providenciado pela prefeitura de Salvador, teve que ser feita dentro da igreja, pois a estrutura montada não comportava a quantidade necessária de pessoas e corria o risco de desabar: “Só peço que tratem as festas religiosas com a mesma importância das profanas, com muito respeito, porque essas festas fazem parte da tradição da Bahia", bradou antes de iniciar a missa principal dentro da igreja. (BN) 
Comente agora
07
Dez
Morre, aos 60 anos, a atriz Lucy Mafra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:43h

Internada com depressão após a morte de sua mãe, há quatro meses, a atriz Lucy Mafra morreu na última quinta-feira, 4, aos 60 anos, com falência múltipla de órgãos, pneumonia, insuficiência respiratória e neoplasia de pulmão. Lucy trabalhou por quase 30 anos na Globo. Atuou nas novelas Água Viva, Partido Alto, Pátria Minha, A Próxima Vítima, Estrela Guia e O Clone, onde viveu Valéria. Em Kubanacan, foi Nadine e em América, Claudete. Durante o folhetim de Glória Perez, em 2005, Lucy foi acusada por uma camareira de ter furtado dinheiro da bolsa da atriz Christiane Torloni, em episódio que nunca foi comprovado. Desde então, no entanto, ela nunca mais foi escalada para outra produção, nem na Globo nem em outros canais. Em crise financeira, foi morar com a mãe, em Vassouras (RJ), sua cidade natal, de quem cuidou até quatro meses atrás, quando a mãe morreu. Em depressão, Lucy ficou sem abrigo e foi internada há dois meses. A atriz entrou na Globo em 1976, por Saramandaia. Atuou ainda na minissérie Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados, onde viveu Assunta. Foi Candoquinha na Escolinha do Professor Raimundo, ainda em 1990. No cinema, fez Eu Matei Lúcio Flávio e Gabriela, Cravo e Canela.

Comente agora
01
Dez
Pacientes com Aids podem fazer plástica gratuita pelo SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 11:24h

Na data de hoje é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Atualmente considerada quase como uma doença crônica, a Aids não representa mais uma sentença de morte para os portadores que fazem o tratamento corretamente. Os medicamentos já conseguem garantir uma boa qualidade de vida aos pacientes, mas têm efeitos colaterais. Um dos mais importantes é a lipodistrofia. “O distúrbio causa uma alteração na distribuição da gordura corporal”, explica a cirurgiã plástica Daniela Pinho, especialista pelo Hospital Heliópolis, em São Paulo, referência em cirurgia plástica reparadora para portadores de HIV com lipodistrofia. Por cerca de dez anos, a educadora M. A. S.*, 44, conviveu com as alterações corporais. Ela começou a tomar os antirretrovirais em 2001 e conta que, um ano depois, seu corpo já havia mudado. “As pernas afinaram muito e o bumbum sumiu todo. Eu não conseguia nem usar calça jeans, porque ela ficava sobrando. As pessoas começaram a reparar, e eu tinha que ficar procurando roupas que disfarçassem. Só usava vestidos e saias rodadas”, diz. Por outro lado, ela sofreu um acúmulo de gordura no abdômen. Mas há cerca de dois anos, M. fez uma abdominoplastia e um implante de silicone nos glúteos. “Hoje eu estou com um corpão”, comemora.

Comente agora
01
Dez
Culto religioso é esperança de recomeço na Penitenciária Lemos Brito; assista vídeo
Postado por: Samile Macêdo / 06:51h

Um novo caráter, uma nova identidade e a esperança de recomeço. Guiados por essas promessas, os detentos do Complexo Penitenciário da Mata Escura participam dos cultos evangélicos promovidos pelos Missionários de Cristo, grupo que atua de Segunda a Sábado em cada uma das seis unidades da instituiçao. Os presos que frequentam os cultos garantem que a presença religiosa é realmente um conforto e uma forma de mudar de vida.“ Eu era temido até mesmo entre os outros detentos, mas agora sou diferente, mudei de vida graças a isso aqui. Hoje posso dizer que meu corpo está preso, mas o espírito está livre”, contou um dos detentos que participa dos cultos no módulo 2 da penitenciária Lemos Brito. Erotildes Santana, 66, é missionária desde 2009. “Eu vejo esses meninos de uma forma diferente. Alguns são violentos, mas com a gente eles choram. Erotildes diz querer fazer por eles o que não conseguiu fazer com o filho, que ficou preso por dois anos e morreu assassinado por se envolver com o tráfico de drogas. Os encontros para a evangelização começaram a ser promovidos na década de 70 pela missionária Dalva e seu falecido esposo, um ex-agente penitenciário. “ É uma benção levar a palavra do Senhor. A gente vê a mudança e o respeito que todos têm pelo nosso trabalho”, conta D. Dalva.

Comente agora
29
Nov
Corpo de Roberto Bolaños chega a estúdio de televisão para homenagem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:38h

  1. Florinda Meza, viúva de Roberto Bolaños (Foto: Israel Leal/AP)

O corpo de Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", chegou à sede da Televisa San Ángel, na Cidade do México, por volta das 20h20 deste sábado (29), no horário de Brasília, segundo o canal de televisão. O local foi preparado para receber uma homenagem privativa ao artista. Depois, o corpo do artista segue para o estádio Azteca, onde os fãs poderão se despedir neste domingo (30). Milhares de ingressos para esta cerimônia já começaram a ser distribuídos. Os estúdios da Televisa são onde Bolaños e os demais atores gravaram os dois seriados de comédia durante mais de três décadas. Bolaños morreu na sexta-feira (28), aos 85 anos, em Cancún, cidade onde ele vivia com a família. Uma cerimônia para a família foi realizada antes de que o corpo saísse rumo à Cidade do México. A atriz mexicana Florinda Meza, viúva do ator e intérprete do personagem de mesmo nome em "Chaves", acompanha o corpo desde a saída de Cancún. No trajeto entre o aeroporto e a Televisa, o cortejo parou durante cerca de 40 minutos, segundo a Foro TV, em uma agência funerária. Depois, ele retomou o caminho pela estrada até Toluca, onde fica a Televisa. Na manhã deste sábado, ela agradeceu o apoio e o carinho dos jornalistas e fãs do humorista. "Obrigada por todo o apoio que deram ao meu Robert", afirmou ela a jornalistas, segundo o jornal local "Excélsior", antes de embarcar no avião que levaria o corpo do comediante até a Cidade do México. Neste domingo, os fãs estão sendo chamados para participar da cerimônia de despedida do artista mexicano e a levar uma flor branca. 

Comente agora
28
Nov
'Todo meu amor para o Brasil', disse Bolaños em último tweet
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:13h

Dois dias antes de falecer, o ator Roberto Bolaños, conhecido mundialmente por seus personagens Chaves e Chapolin Colorado, respondeu uma mensagem de uma seguidora brasileira no Twitter de forma carinhosa: "Todo mi amor para Brasil", emocionando a fã Maria do Carmo, que mora em Buenos Aires. "O Chaves me respondeu!! Que emoção!!", ela comemorou. A relação de amor ao País tem uma ótima justificativa, afinal a história do sucesso de Chaves de confunde com a história do próprio SBT, que transmite o programa há 30 anos. "Eu amo o Brasil", também disse o ator mexicano em setembro a outro fã. "Me dizem que em breve serão 30 anos no Brasil, graças ao SBT. Acima de tudo, muito obrigado, brasileiros. Eu os amo. Chespirito", escreveu o humorista, que faleceu na sexta-feira (28). O estado de saúde de Bolaños, conhecido como "Chespirito" no México, era delicado há mais de um ano. Ele já não podia mais sair de casa em Cancún, onde era cuidado pelos filhos e respirava com auxílio de um aparelho de oxigênio.

Comente agora
28
Nov
Mudanças climáticas são sinais do Apocalipse? Pesquisa responde
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 02:28h

Apenas 5% da população acredita que as mudanças climáticas são a questão mais importante de nossos dias. A questão da mudança do clima e seus efeitos sobre o ambiente fica atrás da falta de empregos (22%), o aumento da diferença entre ricos e pobres (18%), saúde (17%), o déficit orçamentário (13%) e o aumento do custo da educação (9%). No geral, cinco de cada oito (62%) dizem que os desastres naturais recentes são o resultado direto das alterações climáticas no planeta. Esses são os resultados de relatório elaborado pelo Instituto Público de Pesquisa da Religião, disponível em www.publicreligion.org. A enquete foi realizada entre cidadãos norte-americanos. Ao mesmo tempo, quase metade (49%) dos entrevistados acredita que os sinais do “fim dos tempos” se revelam nas catástrofes naturais. O número de americanos que acreditam que desastres naturais são evidência do apocalipse aumentou desde 2011, quando apenas 44% concordavam com a ideia. Os evangélicos estão mais preocupados com a gravidade dos sinais bíblicos do “fim dos tempos” (77%). Os católicos de origem latina são o grupo mais interessado na mudança climática do ponto de vista bíblico. Enquanto quatro em cada 10 (39%) americanos acreditam que Deus não permitiria que os seres humanos destruam a terra, pouco mais da metade (53%) pensam que isso seja possível.

Comente agora
27
Nov
Pesquisa considera autênticas cartas psicografadas por Chico Xavier
Postado por: Samile Macêdo / 07:46h

Treze cartas escritas por Chico Xavier que teriam sido psicografadas do estudante Jair Presente foram consideradas autênticas em suas informações por uma pesquisa científica publicada pela revista Explore, da editora Elsevier, com sede na Holanda. Jair morreu afogado no interior de São Paulo em 3 de fevereiro de 1974. "Estas cartas produzem informações verificáveis. Não são informações genéricas. Trazem nomes de pessoas, situações que aconteceram, e estas informações eram, de modo geral, verídicas", disse a O Globo o psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Universidade Federal de Juiz de Fora, que foi orientador da pesquisa. O estudo das cartas que teriam sido escritas por Jair faz parte de uma série feita pelos pesquisadores Alexandre Caroli Rocha e Denise Paraná no pós-doutorado. Eles entrevistaram em detalhes familiares e pessoas que tiveram acesso aos casos descritos nas cartas e fizeram checagem em reportagens e documentos da época. Chico Xavier, que morreu em 2002, foi acusado de infiltrar seguidores entre o público durante as seções espíritas para coletar informações essenciais e colocá-las nas cartas.

Comente agora
26
Nov
Corpo da cantora Clemilda é sepultado no Cemitério São João Batista
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:13h

O corpo da cantora Cleimilda, que morreu aos 78 anos, na madrugada desta quarta-feira (26), foi sepultado no fim da tarde no Cemitério São João Batista, em Aracaju, e reuniu centenas de pessoas entre familiares, fãs, músicos, admiradores e autoridades. Todos foram se despedir da forrozeira que nasceu em Alagoas mas representou Sergipe no Brasil. Clemilda morreu aos 78 anos durante a madrugada desta quarta-feira (26) em virtude de complicações pulmonares. Ela estava internada em um hospital particular há cinco meses. O corpo dela foi velado na Rua Itaporanga, Centro de Aracaju,até o início da tarde.

Um comentário
21
Nov
48% dos cristãos creem na volta de Jesus até 2050
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:18h

Uma pesquisa do Instituto Pew Research de 2010, resgatada essa semana pelo site Christian Today, mostra que menos da metade dos cristãos norte-americanos (48%) acreditam que Cristo irá voltar até o ano de 2050. Dentre eles, 27% tem “certeza” disso, 20% afirma que “provavelmente” Ele voltará. Por outro lado, 38% acreditam que Cristo não volta dentro das próximas quatro décadas. Os demais não sabem ou não quiseram opinar. A “segunda vinda” de Cristo sempre foi uma questão controversa dentro do cristianismo. Enquanto alguns grupos cristãos já fizeram e refizeram os cálculos tentando apontar a data desse evento, outros defendem que trata-se de uma alegoria e que não se trata de um evento literal. O estudo do Instituto Pew  traz outras especificações que merecem ser consideradas.  Por exemplo, 58% dos evangélicos crêem na volta de Cristo até 2050 enquanto apenas 32%  dos católicos dizem crer nisso. Outro relatório, do Instituto Rasmussen revelou que 64% dos adultos norte-americanos  (cristãos e não-cristãos) acreditam que Jesus Cristo realmente ressuscitou dos mortos, conforme descrito na Bíblia. Apenas 19 % rejeitou completamente essa crença fundamental do cristianismo. O assunto volta à ordem do dia por conta do destaque dado a outra pesquisa. Realizada pela Universidade de Dayton, sob a coordenação do professor Joshua Ambrosius. O foco do novo estudo é a crença na vida extraterrestre. Animados com o fato de a sonda Phylae ter conseguido aterrissar na superfície de um cometa, muito se falou neste mês sobre a possibilidade de sinais de vida extraterrestre. Ambrosius então compilou dados para ver como os diferentes grupos religiosos lidavam com essa expectativa.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com