Voz


PodCast



Enquete





Blog

Reflexão

Como identificar e resolver conflitos internos?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/10 13:51h
Como identificar e resolver conflitos internos?

Quando tentamos esconder partes de nós mesmos que não gostamos, ou nas quais nos sentimos culpados e envergonhados, os sentimentos negativos nos assombram a cada dia que passa. Isso é resultado da nossa veracidade incompleta a respeito de nossos sentimentos, pois não estamos reconhecendo os nossos próprios sentimentos. Depois de um tempo você percebe, então, que nada fica escondido. Nossa própria consciência nos acusa. Este conflito ocorre entre sua alma eterna e seu corpo físico. Seu corpo é estranho à natureza de sua alma. Na verdade você não está acostumado a ele. Nossa alma quer viver seus verdadeiros desejos. O nosso corpo, por outro lado, tem um conjunto fixo de crenças sobre o que os desejos são, com base na sua percepção de mundo exterior, que o ronda. Como a maioria das crianças, você provavelmente disse “não” centenas de vezes por dia enquanto estava crescendo, e que pode ter alguns grandes impactos em sua psique.  Como resultado deste conflito, muitas vezes, o sentimento de culpa e vergonha nos assombram, sendo naturais ou não. Alguma vez você já passou por isso? Se sua resposta for sim, então pergunte a si mesmo “Isso está corrompendo minha alma e meu propósito maior?”.  O conflito interno pode ser visto como uma maneira de expansão do nosso Self, da nossa realização e aceitação, e através da observação dos impactos sobre as energias a nossa volta.

Comente agora

Ser Professor...

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/10 15:36h
Ser Professor...

Se alguém lhe perguntasse qual é a mais nobre das profissões, o que você responderia?  Talvez a resposta correta seja: todas. Todas as que são exercidas com nobreza.  Todavia, há uma profissão da qual praticamente todas as demais dependem: é a de professor.  Esse profissional é o grande responsável pela formação intelectual dos seres que passam pelas salas de aula. E não são poucos.  O professor é quase um segundo pai, e a professora, uma segunda mãe, já que têm o poder de influenciar sobremaneira na formação dos caracteres de seus alunos.  Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e também de grande responsabilidade.  Se todo professor tivesse consciência da gravidade da ação que exerce sobre seus educandos, certamente a nossa sociedade seria melhor.  Não queremos dizer que toda responsabilidade pese sobre o professor, mas grande parte dela, já que os pais são os maiores responsáveis pela conduta moral dos filhos. 

No entanto, há professores e professores.

Comente agora

Professor, o bom semeador

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/10 14:49h
Professor, o bom semeador

Um semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho e foi pisada, e as aves do céu a comeram. E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade. E outra caiu entre espinhos, e, crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, cento por um.

Lucas 8:5-8

Neste mês de outubro, comemora-se o Dia dos Professores, momento propício para podermos comparar a tarefa de ensinar à tarefa de semear, mas com uma observação: de que para o bom educador não há solo ruim, e o objetivo é o de semear sempre, com a expectativa de que haverá fruto. Atualmente, ao professor cabe ser mais que professor, cabe ser educador, o profissional que é sensível o bastante para perceber a riqueza da diversidade humana que está em suas mãos, e tirar o maior proveito possível desta situação, em prol da aprendizagem de todos.

Comente agora

Homem morre em confronto com a polícia após manter ex e filha em cárcere privado

Reflexão  Postado por Redação Voz da Bahia - 04/10 23:49h
 Homem morre em confronto com a polícia após manter ex e filha em cárcere privado

Um homem de 40 anos morreu em confronto com a polícia depois de manter a ex-companheira e a filha de sete anos em cárcere privado por quase 7 horas. O caso ocorreu na terça-feira (2), em Paulo Afonso, no norte da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, quando os agentes chegaram até a casa, o homem atirou contra eles e em seguida tentou pular o muro da casa para fugir, mas acabou baleado. Ainda segundo a polícia, a ex-mulher do suspeito, o atual marido dela e a filha dele estavam na residência quando o suspeito chegou ao local, por volta das 13h. Ao perceber que o homem estava armado, o marido se escondeu e conseguiu fugir. Fernando Francisco da Silva ameaçou as duas reféns de morte e arranhou a perna da ex-mulher em uma tentativa de estuprá-la. O marido chamou a polícia, que chegou ao local por volta das 20h. O suspeito foi encaminhado para o Hospital Paulo Afonso, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o G1, a polícia apreendeu com ele um revólver calibre 38, munições, cinco pedras de crack e cerca de R$300.

Comente agora

O sofrimento aperfeiçoa e fortalece o nosso caráter

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 02/10 17:55h
O sofrimento aperfeiçoa e fortalece o nosso caráter

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. (Romanos: 5.3-4)

A Palavra de Deus está nos dizendo que devemos nos alegrar no sofrimento, já que o sofrimento produz a paciência, que traz a aprovação de Deus e essa aceitação cria a esperança. É lógico que o que está sendo colocado aqui é muito complicado para o nosso entendimento, pois nos sentirmos alegres no sofrimento exige muito mais que esforço, exige o discernimento de que quando estamos passando por dificuldades o nosso caráter está sendo aperfeiçoado e ao final desse processo sairemos pessoas melhores.  Onde estamos querendo chegar nesse artigo? O que estamos pretendendo dizer ao falarmos de sofrimento? A primeira coisa é que não existe ninguém isento aos problemas, ou seja, todos nós teremos de passar por eles durante a nossa vida, então, podemos reagir de uma forma completamente negativa, murmurando, reclamando e não aproveitando nada em termos de aprendizado ou entendermos que podemos tirar lições importantes para a nossa vida pelos que estamos passando e aprendermos através deles.

Comente agora

6 sinais de comportamento suicida

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 24/09 18:05h
6 sinais de comportamento suicida

FOTO: FLICKR

A taxa de suicídio de adolescentes com idades entre 10 e 14 anos aumentou 40% nos últimos 10 anos e 33% entre aqueles com idades entre 15 e 19 anos, segundo o Mapa da Violência 2014. Todo dia, 28 brasileiros se suicidam e, para cada morte, há entre 10 e 20 tentativas. Médicos alertam que é um problema de saúde que não recebe tanta atenção por causa do tabu social. Para ajudar a combater essa epidemia silenciosa, GALILEU conversou com uma série de psiquiatras e psicólogos sobre o problema e elaborou uma lista de seis alertas sobre o comportamento suicida.

1 – Frases de alarme
Existe um mito de que pessoas que falam em suicídio só o fazem para chamar a atenção e não pretendem, de fato, terminar com suas vidas. “Isso não é verdade, falar sobre isso pode ser um pedido de ajuda”, afirma Mônica Kother Macedo, psicanalista especializada em suicídio e professora da PUCRS.

Comente agora

Todo preconceituoso é covarde.

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/09 18:17h
Todo preconceituoso é covarde.

“Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso. O preconceito tem duas fontes: a covardia e a tolice. O intolerante em relação a etnia, cor da pele, orientação sexual, religião e extrato econômico tem medo de ser o que é. Ele só se eleva quando rebaixa o outro. Necessita ver que o outro não serve e não presta para ele poder valer alguma coisa. É um fraco que teme aquele que não é igual e se sente ameaçado por ele. Além disso, ser preconceituoso é ser burro e tonto.”

Mario Sergio Cortella

Comente agora

A importância da solidariedade. Vamos experimentar?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/09 22:35h
A importância da solidariedade. Vamos experimentar?

Ultimamente estamos tão ocupados com nossos compromissos que nem olhamos quem passa do nosso lado. E muitas vezes só enxergamos o que queremos ver e o que é apenas do nosso interesse, sem se preocupar com nada nem com ninguém. A solidariedade é um sentimento que leva os homens a se ajudarem mutuamente, sem querer ou pedir nada em troca. Podemos ver histórias maravilhosas de pessoas que vivem para fazer o que Deus nos pede “amará o teu próximo como a si mesmo”, e na maioria das vezes, ajudando pessoas que nem se quer conhecem.  Quem recebe um ato solidário, passa a ser solidário com uma pessoa que possui mais necessidades do que ela. Algumas pesquisas realizadas, indicam que trabalhos voluntários de ajuda ao próximo estimulam e melhoram a felicidade, diminuem a tristeza e aumentam a imunidade, consequentemente diminuindo o risco de enfermidades. Quem pratica o ato de ser solidário, não ajuda apenas o próximo, mas ajuda a si mesmo, passam a entender as dificuldades e conseguem enfrentá-las de uma maneira diferente, se tornam pessoas mais felizes e realizadas, e sabem encontrar o verdadeiro sentido da vida. A solidariedade é um ato de bondade, e a bondade é um ato de amor ao próximo! E você, se considera uma pessoa solidaria? Que tal se envolver com esse tipo de ação?  (Todus)

Comente agora

Eu só peço a Deus que cuide de mim…

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/09 18:14h
Eu só peço a Deus que cuide de mim…

Foto: 4max / 123RF Imagens

Eu só peço a Deus que cuide de mim. Que me dê sabedoria para lutar. Que me dê forças para vencer e conhecimento para saber a hora de repousar. Peço a Deus que guie os meus passos. Que cuide de tudo que é meu. Minha família, meus amigos, minha vida. E de tudo aquilo que eu não posso cuidar. Peço a Deus a que reinvente outro caminho para minha vida. Quando o que eu estou seguindo está difícil de suportar. Peço a Ele que me dê calma e paciência para entender o teu direcionamento. E me conceda sabedoria para entender os seus sinais. Peço também que me trate com amor e que se preciso for também me ensine a amar.  Rogo que ele me mantenha no caminho do bem. E quando alguém se aproximar de mim o bem eu também possa sentir.  Peço a Deus que ilumine a minha vida e quando estiver sem sentido e sem saída, a tua luz possa me direcionar. Implorei que me perdoasse que não importa para onde eu fui os teus braços é o meu lugar. Que me faça o teu exemplo e a tua admiração. Que me carregue no colo pelos locais que eu não saiba caminhar. E que aumente um pouco mais a minha fé. E sem mais pedi ou implorar proteção eu agradeço por ter me protegido todas as vezes que precisei. E no encontro, deste de agora, entre mim e este ser de luz que me conduziu até aqui. É preciso encontrar com Deus para que possamos sentir falta dele. E quanto mais se busca, mas ele permanecerá do seu lado. Cuidando, amando e te protegendo do mal. Quando mais você precisa mais ele se aproxima de ti. Então busque por ele. E Ele estará sempre do seu lado. (O segredo)

Comente agora

Dinheiro traz felicidade? Este estudo com ganhadores de loteria respondeu

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/09 09:20h
Dinheiro traz felicidade? Este estudo com ganhadores de loteria respondeu

Foto: Gearstd/Thinkstock

Uma pesquisa feita na Suécia ouviu ganhadores de loteria e contrariou aquele ditado que diz que dinheiro não traz felicidade. Quem ganhou entre 100 mil dólares e um milhão de dólares se declarou muito mais satisfeito com a sua própria vida do que aqueles que ganharam até 100 mil dólares.  Quanto maior o ganho, maior o nível de bem-estar, segundo o estudo dos pesquisadores da Escola de Economia de Estocolmo, da Universidade de Estocolmo e da Universidade de Nova York. A riqueza tem efeitos no longo prazo. Os vencedores de loteria suecos se mantiveram felizes por mais de dez anos e não houve evidências que o nível de saúde mental diminuiu com o tempo. Essa foi a grande novidade trazida pela pesquisa. Até então, vários estudos já tinham mostrado a correlação entre felicidade e riqueza, mas nenhum tinha comprovado ainda a persistência dos efeitos da renda no bem-estar, segundo os estudiosos. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores ouviram mais de 3 mil pessoas entre 5 e 22 anos depois que elas ganharam na loteria.

Comente agora

Ser grato te salva!

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/09 17:51h
Ser grato te salva!

A gratidão é, geralmente, definida como um ato ou um sentimento de reconhecimento por um benefício ou um bem que se recebeu de outra pessoa. Normalmente, aquele que é agraciado sente o desejo de retribuir o bem recebido. Essa virtude é fruto dos lábios que proclamam Jesus como o Senhor e o glorificam. Quanto mais louvo, mais tenho um coração sensível para perceber as inúmeras riquezas que recebo de Deus. O louvor me abre para Deus, para o próximo e me faz enxergar quão generoso é o nosso Deus. O louvor gera gratidão!

Uma passagem bíblica clássica usada para se falar da gratidão é a parábola dos dez leprosos. Vejamos em Lucas 17, 11-19: “Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz clamando: ‘Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!’ Jesus viu-os e disse-lhes: ‘Ide e mostrai-vos ao sacerdote’.

Comente agora

O amor ao próximo

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 11/09 16:59h
O amor ao próximo

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás."  Lucas 10. 25 – 28

Diz a Palavra que um doutor da Lei se dirigiu a Jesus, com a intenção de tentá-lo, e lhe fez um questionamento de como deveria agir para conseguir a vida eterna. Jesus devolveu a sua pergunta arguindo-o do que dizia as Escrituras a respeito daquele assunto e arrematou com outro questionamento, de qual era a sua opinião respeito.  Ele respondeu dizendo de deveríamos amar a Deus como todo o nosso coração, com toda da nossa alma, com todas as nossas forças e com toda a nossa mente e, ao próximo, como amamos a nós mesmos. Jesus lhe disse que ele estava absolutamente certo e agindo dessa forma ele viveria, mas o mestre não se dando por vencido questionou a respeito de quem seria o nosso próximo. Então o Senhor respondeu através de uma parábola, dizendo que um homem estava indo de Jerusalém à Jericó e durante a sua caminhada foi assaltado e os ladrões tiraram a sua roupa, deram-lhe uma surra e o abandonaram prestes a morrer. 

Comente agora

Você colhe aquilo que planta...

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 06/09 19:21h
Você colhe aquilo que planta...

As vezes fico impressionada como a lei da semeadura é certa. A Bíblia diz: “Aquilo que o homem semear também colherá”, ou seja, se você plantar boas sementes, você colherá bons frutos, se você plantar sementes ruins, colherá frutos ruins, se você não plantar semente nenhuma, fruto nenhum colherá. É impressionante as sementes que  vamos colhendo pelo caminho. Confesso que muitas vezes já me arrependi, por ter colhido algumas sementes ruins, mas foram o resultado daquilo que plantei. E que de alguma forma me serviram de lição... Precisamos nesses dias olhar para as nossas mãos e escolher bem, porque nelas estão todas as sementes, as boas e as ruins. Não podemos plantar uma coisa e colher outra. Se você plantar sementes de girassol, não colherá espinheiros, colherá girassol. A verdade é que hoje todos querem colher bons frutos, mas nem todos estão dispostos a plantar. Ou quando plantam, escolhem as sementes erradas. A vida tem me ensinado muitas coisas, principalmente que todos querem o bom fruto, mas nem todos escolhem as boas sementes. Enfim, para colhermos os frutos que queremos precisamos plantar as sementes que produzirão esses frutos, caso contrário, nunca os colheremos.

Deseja ser amado ? Ame as pessoas.

Comente agora

Cada dia é um recomeço

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 01/09 07:43h
Cada dia é um recomeço

Podemos achar que tudo que a vida nos oferece amanhã é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos reparar que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para este dia, e que não pode ser guardada ou reaproveitada. Se não usarmos este milagre hoje, ele se perderá. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída para as nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista certa para a decisão que precisa ser tomada. Não podemos deixar nunca que cada dia pareça igual ao anterior – porque todos os dias são diferentes. (Paulo Coelho)

Comente agora

Atitudes simples para criar filhos honestos

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/08 22:11h
Atitudes simples para criar filhos honestos

Foto: Ilustrativa

O melhor que podemos fazer pelo mundo é educar nossos filhos para que sejam boas pessoas e façam a diferença. A primeira qualidade de um bom coração é a honestidade. Essa qualidade é tão importante que Rick Weissbourd, co-diretor de Making Caring Common e professor assistente da Harvard Graduate School of Education estudou incansavelmente, junto a sua equipe, a forma mais eficaz de desenvolver esta característica nos pequenos. Ele enumerou 3 sugestões inteligentes para aplicar na educação dos filhos. Antes de explicar as dicas o especialista alerta que é muito importante os pais “não surtarem” quando os filhos disserem algo desonesto. As crianças estão aprendendo e também são humanas, tem o total direito de cometer erros.

1. Incentive a honestidade
Com certeza não é uma surpresa que, para educar alguém honesto, incentivar a honestidade é o primeiro passo. Mas existe uma lição importante e menos óbvia nesta dica:

Comente agora

3 dicas poderosas do Augusto Cury para levar por toda a vida

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/08 22:14h
3 dicas poderosas do Augusto Cury para levar por toda a vida

Foto: Divulgação

Augusto Cury é um dos psiquiatras mais conhecidos no Brasil. O profissional compartilha orientações práticas e didáticas para problemas psicológicos comuns, que atrapalham todos nós.Após pesquisar diversas dicas do autor, selecionamos 3 conselhos que com certeza vão causar um impacto poderoso na sua vida, espia:

1) Não pense demais

Você é uma pessoa ansiosa? Então, essa dica é para você! Segundo o Doutor Augusto Cury uma das grandes causas da ansiedade é a síndrome do pensamento acelerado.  Pensar excessivamente e sem gerenciamento é um vício perigoso. A pessoa fica refém da própria mente. “Essa síndrome diz respeito à construção do pensamento.

Comente agora

Se o convidaram a desistir dos seus sonhos, convide-os a conhecer o seu Deus, pois para Ele não há impossível

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/08 17:51h
Se o convidaram a desistir dos seus sonhos, convide-os a conhecer o seu Deus, pois para Ele não há impossível

Não queira entender e nem duvidar dos planos de Deus para a sua vida, eles existem, não pense que não. Eles estão nas mãos de Deus e das mãos d’Ele ninguém os pode tirar. Se o convidaram a desistir de seus sonhos, convide-os a conhecer o seu Deus porque com Ele não há impossível.  Sei que, às vezes, somos fracos e duvidamos das nossas escolhas, mas sonhos são desejos que Deus planta em nossos corações e, se Ele plantou essas sementes em nós, temos que aprender a confiar que ele agirá em nosso favor, mas só se estivermos dispostos a lutar pelo que queremos de alma e coração e, principalmente, batalhar com fé.  A vida passa tão depressa para perdemos tempo com desconfianças! Deus nos mostra a cada pequena beleza da vida que Ele se importa com os detalhes, mas que também é o único que pode atuar no impossível.  Você se esqueceu de tudo o que Ele fez em sua vida? Pois, trate de se lembrar de cada pequeno milagre ou de cada grande vitória que Ele lhe concedeu, pois esses são os combustíveis que alimentam a sua fé e o fazem confiar nos caminhos e no tempo de Deus. Sabe aqueles que lhe disseram que você não é capaz?

Comente agora

A crítica...

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/08 14:47h
A crítica...

Convidado a falar sobre a crítica, o conferencista compareceu ante o auditório superlotado, levando entre os braços um pequeno embrulho. Após cumprimentar os presentes, retirou os livros e a jarra d’água de sobre a mesa, deixando somente a toalha branca.Em silêncio, acendeu poderosa lâmpada, enfeitou a mesa com dezenas de pérolas, algumas flores. Em seguida, situou na mesa um exemplar da Bíblia Sagrada em capa dourada. Depois, com o assombro de todos, colocou uma aranha num frasco de vidro. Só então comandou a palavra, perguntando:

– O que vocês veem?
As vozes discordantes gritavam:
Um bicho!

Comente agora

Igreja Batista Betânia realiza 10º Retiro de Crianças no mês de outubro; Inscreva seu filho!

Reflexão  Postado por Marcus Augusto Macedo - 04/08 12:36h
Igreja Batista Betânia realiza 10º Retiro de Crianças no mês de outubro; Inscreva seu filho!
Comente agora

Como falar com Deus?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 30/07 18:02h
Como falar com Deus?

Foto: Ilustrativa

Falar com Deus é muito simples! Deus é uma pessoa, por isso você pode falar com ele do jeito que você fala com outras pessoas. Normalmente chamamos falar com Deus de oração. Você pode falar com Deus em qualquer lugar e em qualquer tempo, porque Deus está sempre presente, lhe escutando. Ele quer falar com você! Mas, para isso, você precisa crer que Deus existe e que você pode se aproximar dele por meio de Jesus (Hebreus 11:6). Ninguém tem uma conversa séria com alguém em quem não acredita! Não existe nenhuma fórmula exata para falar com Deus. Se lhe ajudar, você pode usar a oração do Pai Nosso para guiar a conversa, mas você também pode falar de outras formas. Quando você fala com Deus, você pode:

Agradecer

Comente agora

O sofrimento por trás da felicidade

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 26/07 19:15h
O sofrimento por trás da felicidade

Foto: Sharon Eve Smith

É engraçado ver que, para algumas pessoas, o sofrimento está completamente desassociado da felicidade.  Se você é/está feliz, isso provavelmente é um sinal de que não existe nada de errado na sua vida. Tsc, tsc, tsc. Quem me acompanha sabe que eu sempre deixei bem claro que a felicidade vai muito além disso e que o estilo de vida nômade digital, embora seja muito sedutor, não é uma fórmula para uma vida feliz. Ainda assim, acho que deve ser difícil acreditar que uma pessoa que vive viajando e trabalha com o que gosta, passe por qualquer tipo de dificuldade. Acho que foi por isso que essa semana, quando eu recebi um convite para uma entrevista sobre o tema, uma das perguntas me intrigou ao ponto de eu querer escrever um texto inteiro sobre ela. “Você diz que está feliz, mas que os últimos dois anos foram os mais difíceis da sua vida. Não é um pouco contraditório? Por que vale tanto a pena esse sofrimento? Já pensou em desistir alguma vez?” Eu aprendi uma coisa ainda muito nova: não dá para ter tudo na vida. Para conseguir uma coisa, é preciso abrir mão de alguma outra coisa. Não existe exceção. Ao escolher uma, você está renunciando a outra. O problema é que na nossa sociedade atual, obcecada pela felicidade, todo mundo quer o ganho sem a dor, o resultado sem o processo e a recompensa sem o risco.

Comente agora

Colocar-se no lugar do outro: a empatia

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 25/07 22:33h
Colocar-se no lugar do outro: a empatia

O valor da empatia ajuda a reavivar o interesse pelas pessoas que nos cercam e, dessa maneira, desenvolver relações interpessoais harmônicas, pois às vezes as preocupações e a correria do dia a dia nos levam a centrar-nos em nós mesmos e a tornar-nos indiferentes diante dos outros. Você realmente conhece as pessoas com as quais convive? Procura escutá-las e ajudá-las? Sabe o que sentem e o que pensam? A indiferença e o individualismo são alguns dos males da nossa época, e por isso é frequente esquecer que ao nosso lado há seres humanos iguais a nós. A empatia é um valor que otimiza as relações, promovendo uma convivência saudável, seja na família, no trabalho ou no convívio social.
 
O que é a empatia?

Comente agora

O poder da oração: quando você ora, Deus derruba as barreiras que impedem suas conquistas.

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/07 18:07h
O poder da oração: quando você ora, Deus derruba as barreiras que impedem suas conquistas.

“A oração é uma necessidade, não apenas um dever. É consequência de uma vida de intimidade, não um ato religioso e formal. Quando você ora, Deus derruba as barreiras que impedem suas conquistas.” É por isso que é muito importante sabermos o poder da oração e tudo que ela é capaz de nos proporcionar. A Bíblia diz que Deus dá poder à reza, e através dela transforma nossas vidas. Mas afinal, você sabe seu significado?

Você sabe o que é uma oração?

Oração é uma prece ou reza dirigida à uma força maior de acordo com a religião e crença. É um ato religioso no qual procuramos uma conexão com um ser divino através de louvores, pedidos, súplicas, dentre outras maneiras.

Comente agora

Esperar no Senhor

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/07 14:52h
Esperar no Senhor

Uma das coisas que menos gostamos de fazer é esperar. E hoje em dia, os avanços tecnológicos que existem em nossa sociedade fizeram de nós seres humanos intolerantes, aos quais esperar é impossível. Isso tudo se vê refletido em nossa vida espiritual e é difícil esperar no Senhor. Muitas vezes pensamos que nossos problemas não têm soluções, as adversidades que vivemos nunca acabarão e esquecemos em Quem cremos. Declaramos ter fé em Deus e que nossa confiança está nEle; no entanto, quando enfrentamos situações que colocam nossas crenças à prova, cambaleamos e ficamos fracos. Por que há instabilidade em nossas vidas? Quando esgotamos todos os nossos esforços para encontrar soluções e não conseguimos, voltamos a ficar impacientes e nos angustiamos. Mas você nunca parou para pensar que, tal como Paulo nos ensina, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus? Talvez em todas estas situações, Deus quer mostrar que realmente precisamos depender dEle para conhecer realmente qual é o seu propósito para nossas vidas. Tiago nos diz, que toda prova da fé produz a paciência (Tiago 1:3). Paciência para saber que apesar de estar no vale da sombra da morte não temerei porque o Senhor está comigo. Precisamos entender que esperar no Senhor não significa que nós simplesmente tenhamos uma atitude conformista e passiva em que não há uma entrega nossa; muito pelo contrário, esperar no Senhor significa aprender a depender dele, para ter plena convicção e certeza de que Deus realmente está no controle de cada situação e que Ele quer o melhor para nós. É fazer as coisas esperando nEle, não por nossas forças, pois, sem Ele nada podemos fazer (João 15:05). Não devemos ignorar que, para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Nosso tempo não é sempre o tempo do Senhor, mas certamente o Seu tempo é o melhor. Deixamos Ele assumir o controle de nossas vidas e que aprendamos a ser cada vez mais dependentes do Senhor. (euescolhiesperar)

Comente agora

Reclame menos, agradeça mais

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 13/07 22:43h
Reclame menos, agradeça mais

Acontecem quatro coisas boas, você gosta, comemora, celebra, curte, o ego fica satisfeito. Acontece uma nem tão favorável e pronto, parece que é o fim do mundo. Você pensa "tudo deu errado" e sofre, e se lamenta, e fica desconfortável. Sente como se a chata pulguinha da frustração ficasse zumbindo o tempo todo em seus ouvidos, lembrando-lhe o que saiu contrário à sua expectativa. Eita criatura essa, o homem, que tem sempre a tendência de super valorizar o negativo, esquecendo-se das coisas boas que possui. Será mesmo que TUDO deu errado? Ou apenas uma coisa não saiu como se esperava? E o que deu certo não merece valor? Que mania é essa que temos de, no fim das contas, saldar os ocorridos sempre com o negativo? Além de não fazer bem nenhum só valorizar os acontecimentos ruins, ainda deixar essa lembrança viva é não ser grato ao que de bom se passou. Um sábio chinês disse certa vez que aquele que não agradece o que tem de bom acaba por perder suas dádivas, já que só se importa com o que é ruim. O jeito é – quando o pensamento da frustração vier – imediatamente reforçar mentalmente as coisas boas, bonitas e positivas que acontecem. Afinal, todo fato, mas todo mesmo, tem os dois lados. É o tão falado Yin e Yang. Em todo mau tem um pouquinho de bom, como em todo bom tem um risquinho de mau. Então, pra que salientar apenas a dor ao invés da alegria? Isso depende só de você e da sua força de vontade. Mentalize a mudança interna a começar pela vigilância de seus próprios pensamentos. (Arita)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com