Voz


PodCast



Enquete





Blog

Reflexão

Copa: O sentimento do brasileiro revelado nas redes

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/06 22:11h
Copa: O sentimento do brasileiro revelado nas redes

Foto: Edson Rodrigues

Acompanhando a Copa do Mundo desde 1958 (aquela 1ª através de rádio de pilha), não lembro de ter constatado aqui no Brasil um clima de desânimo como o de agora. A crise na qual o país está mergulhado já há alguns anos, tirou a alegria do nosso povo e se reflete nas manifestações nas redes sociais. O texto abaixo é um dos muitos que estão circulando. A autoria é desconhecida, pelo menos até agora, pelo que verifiquei. Se aparecer, darei o devido crédito:

“Desculpa Brasil…
Por não pintar a minha rua e colocar bandeirinhas,
Por não fazer um churrasco nos seus jogos,
Por não decorar “jingles” das tvs e nem mesmo saber a escalação do time. 
Por não esgotar a camisa da CBF nas lojas esportivas…



Comente agora

Voltar atrás e reconhecer o erro

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 08/06 22:36h
Voltar atrás e reconhecer o erro

Você é capaz de voltar atrás quando percebe que cometeu um erro com alguém? Você tem coragem de pedir desculpasao reconhecer que estava errado? Reconhecer o erro e conseguir voltar atrás é uma demonstração de dignidade e sabedoria. Você é capaz de voltar atrás quando percebe que cometeu um erro com alguém? Você tem coragem de pedir desculpasao reconhecer que estava errado? Reconhecer o erro e conseguir voltar atrás é uma demonstração de dignidade e sabedoria. Às vezes somos complacentes demais com nossos erros, agimos com uma condescendência que não usamos para com os erros dos outros. Dois pesos e duas medidas. Saber que errou e não voltar atrás é ter compromisso com o erro. Se você percebe que errou e acha que esse erro não foi uma besteira qualquer, pode tirar dele uma lição. Ele pode estar apontando para outra direção a ser seguida, outro caminho, outra maneira de fazer as coisas, de pensar, de sentir. É que isso requer trabalho. Depois que você já andou um pedaço, ter que voltar e começar de novo pode ser cansativo, oferece perspectivas desconhecidas. Para os donos da verdade, para aqueles que acham que suas convicções são intocáveis, para aqueles que pensam que suas ações são modelos que devem ser seguidos por todos, deve ser realmente difícil dar meia-volta e começar de novo. Humildade não é apenas para baixo, mas também para cima. Não é somente fazer-se pequeno e aceitar a grandeza alheia. 

Comente agora

Mudança de Hábito

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 06/06 22:30h
Mudança de Hábito

Chega uma hora nas nossas vidas que precisamos seguir em frente, independente da tempestade, do caos ou das vozes que nos persegue. Uma mudança de hábito. Se tem uma coisa que aprendo muito com Deus é que Ele está o tempo todo disposto a nos ajudar a recomeçar, não importando aonde erramos ou como estamos. Vejo a vida como um campo de guerra, dia após dia entramos em campo ou para vencer ou perder, o que vai dizer como sairemos desse campo de batalha será a nossa fé, quem é o nosso suporte nas horas difíceis e para quem recorremos quando nos vemos cercados e sem saída.

De um tempo pra cá entendi o que acabei de escrever, o que significa o apoio e a fé nesses momentos mais tensos da guerra. Eu recorria a mim mesma, as minhas próprias vontades, ao que achava certo dizendo ser o certo de Deus, mas sabe quando você faz ou fala algo tentando se convencer de está certa, entretanto dentro de você sua consciência te questiona: é o certo mesmo? E Deus, aonde fica nisso? Então parei para analisar a minha consciência e fiz um jogo: minha vontade vs. vontade de Deus, e quando percebi que na balança minha vontade vencia percebi que não estava vivendo e sim perdendo tempo.

Comente agora

Aprenda a não revidar, deixe que a vida faça isso por você

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 02/06 16:10h
Aprenda a não revidar, deixe que a vida faça isso por você

Aprenda a não revidar, deixe que a vida faça isso por você. E ela sempre fará, porque ninguém sai dessa vida sem pagar a devida conta de seus atos. Quando o erro não é seu, apenas relaxe. Não é fácil mantermos a calma quando existe alguém nos incomodando com maldade, agressividade, falsidade ou tudo isso junto. Parece que a energia negativa da pessoa contamina o ambiente e quem estiver por perto, fazendo com que todo mundo ao seu redor fique se rebaixando ao seu nível. E isso não faz bem para ninguém. Um dos maiores favores que conseguiremos fazer para nós mesmos será conseguirmos ignorar, deixar quieto, deixar pra lá. Silenciarmos, enquanto o outro espera que gritemos e nos desequilibremos, tem uma incrível capacidade de neutralizar o peso que gente ruim carrega para lá e para cá. Como ocorre com tudo nessa vida, o mal, ao não encontrar reciprocidade, vai embora. A vida anda difícil, sobrecarregada, retirando-nos as forças, enquanto nos equilibramos em meio à correria célere do cotidiano esmagador que nos preenche os dias. Poucos conseguem obter real prazer enquanto se dedica ao trabalho, num ambiente em que as pessoas estão se tornando cada vez mais complicadas. O mundo policia cada um de nossos atos, cada palavra que falamos e escrevemos, aguardando algum possível deslize que possa ser usado contra nós.

Comente agora

A Greve dos Caminhoneiros é Constitucional?

Reflexão  Postado por Redação Voz da Bahia - 01/06 15:02h
A Greve dos Caminhoneiros é Constitucional?

Os caminhoneiros aderiram à greve em todo o país, caracterizando uma paralisação total das suas atividades. O grande motivo traduz-se nos constantes aumentos no preço do Diesel, que nos últimos meses subiu cerca de 15,9%, um aumento muito acima da inflação acumulada em 12 meses, que é de 2,76%. Assim, os caminhoneiros buscam, através de uma luta justa, reivindicar a redução dos tributos sobre o diesel.

Com início na última segunda-feira (21), a paralisação que acontece em 25 estados mais o Distrito Federal afeta diretamente vários setores da sociedade que dependem da prestação desse serviço. Alguns destes segmentos sentem os efeitos do movimento dos caminhoneiros de forma mais intensa, tais como os postos de combustíveis, logística do setor automotivo, entrega de encomendas, supermercados, hospitais e farmácias, cujos atendimentos foram suspensos por falta de medicamentos, bem como fábricas de diversos segmentos que pararam sua produção em virtude da greve.

Em contato com a greve surge o grande questionamento popular para saber se a paralisação dos caminhoneiros é ou não constitucional. O que diz a Constituição sobre o tema?

Comente agora

O combate à corrupção começa na família

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 31/05 18:09h
O combate à corrupção começa na família

Ao analisarmos o histórico brasileiro das lutas de combate à corrupção podemos cair na tentação de achar que o nosso país não tem jeito. Mesmo com diversas frentes mobilizadoras, parece não haver solução para o caso brasileiro. É desanimador, mas ainda há esperança, sim. Para que mudemos o rumo, precisamos, antes, de um preciso diagnóstico. Aqui, corrupção não é algo patenteado por um grupo ou partido. Está mais que confirmado: é cultural. Infelizmente. Diante de uma constatação assustadora, é possível dois tipos de ações: ou permanecemos como estamos ou mudamos a estrutura desde a base. E qual é a base? Não há dúvidas que a base da nossa civilização é a família. A instituição familiar (mesmo que fragilizada) hoje analisada sob seus mais diferentes perfis, é a única capaz de fomentar e sustentar uma mudança cultural radical no Brasil. A cultura da honestidade, da retribuição justa, da valorização do que é ético, correto e que contribui para o bem comum e não apenas para o bem estar particular, só poderá ser implantada com sustentabilidade através das famílias. Infelizmente uma segunda triste constatação no caso brasileiro é que muitas de nossas famílias estão corruptas e são escolas de desonestidade.

Comente agora

Esgotamento Psicológico: Nem sempre é fraqueza, às vezes é por ter sido “forte” demais

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 29/05 20:39h
Esgotamento Psicológico: Nem sempre é fraqueza, às vezes é por ter sido “forte” demais

Às vezes desabamos mentalmente, não porque somos pessoas fracas, mas por sermos muito fortes. Sofremos demais, estamos por muito tempo, assumindo muitas responsabilidades. Vencendo uma guerra após outra e só o fato de sermos pessoas fortes, parece que nos impõe a obrigação de jamais termos o direito de sermos fraquejar um instante qualquer. Mas é muito compreensivo e normal, às vezes, sofrermos uma profunda exaustão psicológica. O cansaço psicológico geralmente é um processo lento, ele se acumula gota a gota sem perceber.  A gota d’água que transborda o copo pode ser qualquer coisa que nos coloca cara a cara com a impossibilidade de resolver determinados assuntos que vão se acumulando. Então nós caímos, física e mentalmente.

O que é o esgotamento psicológico e quais são suas causas?

Comente agora

A vida é um caminho de aprimoramento constante

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 28/05 21:41h
A vida é um caminho de aprimoramento constante

Já dizia Saramago: A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.

Allan Kardec dizia que o espírito deve adotar uma postura diante da vida que lhe permita otimizar o conhecimento extraído de cada situação a ser ingerida. Isso é evolução. Essa atitude é chamada de autoatualização permanente: exercício contínuo de leitura que o homem faz de si mesmo, dos outros, do mundo, da vida. Espécie de autoanálise promotora do crescimento pessoal. Ou seja, como dizia o mestre francês: “nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”. O sol refulgia no céu límpido e azul, a água cintilava sob os seus raios, as árvores pareciam mais verdes e as flores mais alegres à sua benéfica influência. A água murmurejava com um ruído agradável; as árvores farfalhavam à leve brisa que lhes agitava as folhas; os pássaros cantavam nos ramos. Era manhã – uma clara e balsâmica manhã estival; a menor das folhas, o mais diminuto dos talos de grama palpitava de vida. A formiga saía para seu labor cotidiano; a borboleta, revoluteando, aquecia-se aos cálidos raios do sol; miríades de insetos estiravam as asas transparentes e gozavam a breve, posto que feliz existência. O homem caminhava, enlevado pela cena, e tudo era brilho e esplendor”.

Comente agora

Maturidade psicológica: A arte de viver em paz com o que não podemos mudar

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 27/05 23:12h
Maturidade psicológica: A arte de viver em paz com o que não podemos mudar

A maturidade psicológica pode ser definida de muitas maneiras, mas o escritor escocês MJ Croan resumiu perfeitamente esse conceito: “A maturidade é quando o mundo se abre e você percebe que não é o centro dele “. Amadurecer significa deixar a nossa visão egocêntrica para compreender que existe um mundo maior e mais complexo, um mundo que muitas vezes nos coloca à prova e que nem sempre satisfará nossas expectativas, ilusões e necessidades. E, no entanto, quando amadurecemos, podemos viver em paz naquele mundo, aceitando tudo de que não gostamos, mas não podemos mudar.

Negar a realidade: um mecanismo de enfrentamento imaturo e inadequado

Comente agora

Abraço de aeroporto

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 22/05 18:06h
Abraço de aeroporto

Neste exato momento estou no aeroporto, sentado, ouvindo uma música que me faz reviver algumas mágoas. E, sadicamente, não sei porque dou tanta voz a elas. Saindo de mim, do meu cenário interior, acho espetacular como no aeroporto eu assisto e vivo amores incríveis; sejam eles de mães e filhos, casais ou amigos. No aeroporto a gente percebe que despedidas são laços que sufocam, mas, no fundo, libertam os que vão.Não existe nada como um abraço de aeroporto. Céu azul, límpido, beijo e abraço sabor chocolate meio amargo. Quando a gente gosta de verdade, dizer adeus é sempre um nó de peso inversamente proporcional ao sorriso de quem chegou só para dizer que ainda nos ama. Esperar quem se ama é grande. É alegria sem dono. É uma mensagem sem protocolo de bom dia. Amar é do mundo; todos temos direito.

No aeroporto, todos somos inocentes e frágeis. Reféns dos céus, aqui, não somos donos de nenhuma razão. Acontece que não temos a autonomia que desejamos e, como na vida, as pessoas vão embora sem que tenhamos poder de escolha. E nem deveríamos. Os voos atrasam, são cancelados, e eles, os Deuses dos aeroportos, brincam de nos dizer em voz alta: “a gente que manda aqui, fica quieto e espera”.

Comente agora

Agradecimento a Deus

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/05 07:10h
Agradecimento a Deus

A cada dia que passa descubrimos que são mais os motivos que temos para agradecer a Deus. Ele é a fonte da vida e o originador de todas as bênçãos, e nós devemos demonstrar gratidão por todo amor e misericórdia que nos são concedidos. Nosso Pai, nosso Amigo e nosso Deus, queremos retribuir a oportunidade que tenho de poder viver diariamente em plena alegria e junto das pessoas que amo. Os Teus caminhos serão sempre os nossos caminhos e, aconteça o que acontecer, jamais O abandonarei. (Mensagens de paz)

Comente agora

Saudade: precisamos aprender a conviver

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/05 18:07h
Saudade: precisamos aprender a conviver

Ô sentimento cruel. Raiva e ódio podemos xingar, correr, dar uns murros no travesseiro e até chorar. Amor e carência podemos matar com alguém, pode não ser a pessoa certa, mas conseguimos suprir um pouco e acalmar o coração. Mas saudade? Não, saudade não se mata assim. Ameniza com telefone, carta, email, e internet daqueles que estão longe. E nem vou falar daqueles que já partiram, esse assunto é um pouco mais profundo e dolorido. A vida cruza o caminho de pessoas tão legais como você e mais alguém. Pode ser um amor, um parente, um amigo. E então a vida decide dar uns quilômetros de distância, estados de diferença, um oceano, uma ponte aérea. Um trabalho novo, uma faculdade, um sonho a se realizar, uma casa nova e uma experiência impossíveis de negar.  E pronto,  a vida de duas pessoas incríveis fica separada por uma distância, por uma saudade e uma falta da presença constante.

Comente agora

Nada melhor que se amar a todo momento

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/05 18:03h
Nada melhor que se amar a todo momento

Uma pessoa que não se gosta sempre procura fazer com que os outros gostem dela, para que somente assim ela passe a gostar de si mesma. No entanto, fazendo isso, nós passamos a nos moldar para ser o que o outro espera de nós, e abandonamos a nós mesmos e quem somos em essência. A autoestima é principalmente aceitar-se pelo que somos, e não fazer de tudo para que os outros gostem de nós.  Quem faz tudo para ser amado, não se ama, pois se se amasse de verdade, não teria necessidade de buscar tanto o amor alheio. Amar-se não é gostar do que temos externamente, de nossa beleza, de nossas posses e nem de nosso comportamento, pois um dia a beleza acaba, as posses de vão, o dinheiro se esvai.

Comente agora

Sua autoestima

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/05 18:08h
Sua autoestima

Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor, reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa. Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição. Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho. (Refletir para refletir)

Comente agora

Deus é misericordioso conosco

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/05 18:02h
Deus é misericordioso conosco

O Senhor usa sempre de misericórdia para conosco, dá-nos sempre uma nova oportunidade para começarmos tudo de novo. Enquanto estivermos nesta terra, não nos faltará oportunidade de experimentarmos a misericórdia de Deus. Jesus faz de tudo para que abramos nosso coração e O acolhamos em nossa vida. Hoje, é o dia da graça, por isso, ao escutarmos a voz do Senhor, estejamos atentos, porque “Ele é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores” (Sl 24). Deixemo-nos reconduzir ao bom caminho pela misericórdia de Deus, porque hoje é o tempo favorável. Obrigada, Senhor, porque a Sua misericórdia está sempre ao nosso dispor. Jesus, eu confio em Vós! (Canção Nova)

Comente agora

O tirano sempre vai encontrar um argumento capaz de justificar sua tirania

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 11/05 18:15h
O tirano sempre vai encontrar um argumento capaz de justificar sua tirania


Foto: Divulgação

Um lobo, encontrando com um filhote de ovelha desgarrado do seu rebanho, decidiu mudar de tática, e não apenas demonstrar um comportamento não violento ao tratar com ele, mas encontrar alguns argumentos que justificassem o motivo pelo qual aquele cordeiro, por direito, deveria, por ele ser devorado. “Ah seu tratante, lembro que no ano passado, de forma grosseira, você me insultou…" “Isso não é possível”, respondeu o cordeiro com voz embargada, “no ano passado eu sequer havia nascido…”

Comente agora

Preserve a sua paz de espírito

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 09/05 22:39h
Preserve a sua paz de espírito

É realmente uma tolice prejudicar o seu espírito, que é o que há de mais importante em você, lamentando as coisas que acontecem exteriormente. Aconteça o que acontecer no mundo exterior, nada disso pode prejudicar você, desde que você próprio não se deixe abalar com isso. Nós não podemos saber realmente o que acontece externamente; só podemos sentir o que se passa dentro de nossa mente. Embora possa parecer que conhecemos o que acontece fora de nós, na realidade só conhecemos as alterações ocorridas em nossa mente, em decorrência do que aconteceu fora. Por isso, desde que sua mente esteja alegre, você conseguirá se alegrar, aconteça o que acontecer no mundo exterior. Aquele que, sem se deixar influenciar pelas ocorrências do mundo exterior, consegue preservar a paz de espírito, é um forte.

Fonte: Livro A Verdade 2  de Masaharu Taniguchi (Refletir para refletir)

Comente agora

Empatia é a habilidade mais importante que você deve ter

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 09/05 18:00h
Empatia é a habilidade mais importante que você deve ter

Foto: Divulgação

Dentre todas as habilidades “praticáveis“, a empatia com certeza é a mais importante. Ela vai te levar a um maior sucesso profissional e pessoal, além de torná-lo mais feliz enquanto a pratica. E, não confunda empatia com simpatia. A primeira significa você fazer uma conexão emocional com alguém, enquanto a segunda está diretamente ligada a maneira como você trata uma pessoa com naturalidade. A chave para ser empático é não julgar as outras pessoas. É colocar-se no lugar do outro ao invés de apontá-lo o dedo. No geral, pessoas empáticas são menos preconceituosas. Aceitam o outro como ele é.

Comente agora

 Ninguem fica onde não existe reciprocidade

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 07/05 23:30h
 Ninguem fica onde não existe reciprocidade

Uma das maiores razões do sofrimento humano é a idéia de que possuímos certas coisas e determinadas pessoas, como se fossem nossas. Muitos de nós achamos que o emprego, o cargo, a mesa de trabalho e seus objetos, o parceiro, o amigo são posses, são nossos por direito e ninguém há de mudar isso. Ledo engano. O que temos de nosso, na verdade, é tão somente aquilo que temos dentro de nós, aquilo que nasce conosco, nosso corpo, nossa mente, nossos sentimentos, vá lá alguns objetos que compramos, nossa vida tão somente. Tudo o mais faz parte do mundo, dos momentos, de segmentos de nossa jornada e, por isso, não têm obrigação de permanecer conosco.

Comente agora

Pedido de Deus

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/05 07:50h
Pedido de Deus

Foto: Divulgação

Deus vos pediu para que aguentem as suas provações, pediu que conseguissem ver além do que vossos olhos conseguem enxergar, que vossos corações soubessem o caminho e que mesmo errado, vocês se redimissem. O bom Deus vos pediu calma, esperança, alegria nos dias tristes, que aceitassem as diferenças mesmo sabendo que para Ele somos todos iguais. Vos pediu paciência, compreensão, convosco e com o próximo. Deus vos pediu que não parassem de sonhar e para que no meio de vosso sonho bom, soubessem que Ele estaria presente. Vos pediu fidelidade, vos pediu para que abolissem de vós o medo, pois com Ele ao vosso lado, nenhum encontro ruim aconteceria. Vos pediu para que não o esqueçam para que não param de o falar, para que quando pesares no andar, no falar e no ouvir, abrissem as portas de vossas mentes para que Ele pudesse entrar e concertar.

Comente agora

Vamos agradecer mais e reclamar menos?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/05 18:03h
Vamos agradecer mais e reclamar menos?

Foto: Ilustrativa

Eu, como a maioria das pessoas, acabo reclamando muito. Ai porque tenho que acordar cedo. Ai porque tá muito quente. Ai porque tá muito frio. Ai porque está ventando muito e bagunça meu cabelo. Ai porque estou cansada. Aí por isso e por aquilo. Mimimi. Esse excesso de reclamações acontece porque nos cansamos fisicamente, mas também emocionalmente com o dia-a-dia, com a situação que queremos que mude, com as pessoas, com o trabalho, e com inúmeros motivos que não preciso citar aqui porque cada um conhece os seus. Só vamos nos desgastar reclamando das coisas e muitas delas nem podemos mudar sozinhos, como o trânsito, o comportamento de certas pessoas, o tempo, o clima.  Enfim, o que quero propor a partir de hoje é reclamar menos e agradecer mais. Tem muita coisa ruim e desgastante? Tem sim. Mas também tem muita coisa boa acontecendo.

Comente agora

A Palavra do dia: reflita!

Reflexão  Postado por Marcus Augusto Macedo - 03/05 01:01h
A Palavra do dia: reflita!

"Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pois tudo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá”. (Mateus 7:7-8)

Hoje nós vamos falar sobre a oração! A Oração prepara você para a ação de Deus. A Oração desenvolve um coração que busca. A Oração, ao mesmo tempo, demonstra e fortalece a sua fé. Deus sempre responde aos seus pedidos. A Oração prepara você para a resposta de Deus, mesmo quando ela for "não". A Oração não faz apenas uma diferença, mas várias. Você ora esperando um determinado resultado, contudo, todos os tipos de mudança começam a acontecer dentro de você quando está tendo uma conversa com o Senhor. Você se interessa em comunicar com Ele. Torna-se alguém que pede, que busca e que bate à porta. Você não está pedindo nada a si, mas a Ele. Não está à procura de grandes fortunas, mas está buscando aquele que nos ama. Não está batendo na porta da oportunidade, mas ganhando entrada no coração do Pai. Quando receber a resposta, pode ser que ela não seja exatamente como você pediu, mas infinitamente melhor.  

Exemplo: Você gostaria de ter uma bela casa, porém ganha satisfação na casa onde mora. Gostaria muito de ter um novo amigo, mas aprende um pouco mais a respeito de ser amigo de Deus. Pede para entrar nas portas das realizações, mas, enquanto ora, seus alvos mudam em direção ao propósito de Deus para a sua vida. Enquanto isso, Deus está mudando também o coração de outros. Para sua surpresa, as pessoas mudam de atitude com relação a você. A oração tem muito poder! 

Tenha um excelente dia!

Comente agora

E essa maturidade?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 02/05 18:12h
E essa maturidade?

Foto: Ilustrativa

Maturidade? Maturidade é você ser feliz sem ter que depender de ninguém. É você acordar todos os dias e agradecer a Deus por todos os problemas que tem acontecido. É você levantar, ir trabalhar, pra ter seu próprio dinheiro no final do mês. Maturidade, é você não deixar ser influenciado pelo que os outros dizem e seguir o que o seu coração manda. Maturidade é aceitar os tombos que a vida te dá, levantar com um puta sorriso no rosto e bater a mão no peito, dizendo em alto e bom tom: ‘eu posso, eu consigo SIM’. Maturidade, vai muito além do que ignorar provocações ou aceitar dores. Ignorar decepções e términos de relacionamentos. Maturidade é você aprender com os erros, é você ouvir o que não quer e tirar proveito disso. Maturidade é aceitar críticas construtivas e refletir sobre as mesmas. Meu caro, não sejamos hipócritas a esse ponto, em dizer que maturidade é aguentar mil e uma coisas pra não machucar o próximo. Isso não é maturidade, isso é se menosprezar. Maturidade é você se valorizar e ajudar a quem precisa. Maturidade é você saber lidar com a sua dor e ainda conseguir ajudar ao próximo. Isso é maturidade. Na realidade, a maturidade está nas pequenas coisas, basta você vê-las e ser maduro o suficiente para aceitá-las. (O segredo)

Comente agora

Só mãe é mãe

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 30/04 18:10h
Só mãe é mãe

Cuidar de crianças não torna você mãe. Só mãe é mãe. Esse é um texto sobre sutilezas e detalhes. Coisas pequenas que tornam totalmente diferente o que está sendo visto. É sobre amor e cuidado, mas também é sobre lugar de fala e papel social. E tudo isso dentro de apenas uma palavra: mãe. Antes de tudo é importante dizer que apenas mãe é mãe não porque essa é uma função sagrada, mais importante do que outras ou que carrega qualquer ideal romântico da maternidade. Apenas mães são mães porque existem regras sociais e cobranças que não recaem em mais ninguém, independente do cuidado e amor por uma criança. Você precisa ter filho.

Comente agora

"Fazer Amor ou Transar"?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 27/04 20:52h
"Fazer Amor ou Transar"?

Foto: Flames

Existe expressão mais doce, terna e romântica do que a palavra “Fazer amor”? Hoje em dia adotaram um outro termo, um tanto quanto pesado e meio vulgar que, soa mais como ato ou efeito de transigir, chegar a um acordo que, é a palavra “Transar”. Transar parece algo efêmero, passageiro e imediatista. Banaliza-se o ato. Transar soa como algo frívolo, um tanto quanto primitivo, meio animal, onde só o gozo interessa. Fazer amor é divino, é mágico e lindo pela união de dois corpos apaixonados.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com