Voz


PodCast



Enquete





Blog

Reflexão

Sul do país registra caso de febre amarela e preocupa autoridades

Reflexão  Postado por Willyam Reis - 01/02 19:41h
Sul do país registra caso de febre amarela e preocupa autoridades

Foto: Reprodução / EBC

Um ano depois da epidemia de febre amarela que deixou quase 200 mortos em São Paulo, o vírus se expande para o Sul e preocupa as autoridades de saúde da região. No Paraná, o primeiro caso autóctone da doença em dez anos foi confirmado nesta semana: um jovem de 21 anos, morador da cidade litorânea de Antonina (PR), que nunca havia se vacinado. Macacos infectados com o vírus foram encontrados mortos no litoral do estado, em áreas de floresta -região por onde o vírus se dispersa. Outros casos de primatas com suspeita de febre amarela são investigados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, mas ainda sem confirmação. Ainda assim, a possibilidade de dispersão do vírus preocupa as autoridades, e reforça a necessidade de vacinação na região. "É um vírus que está descendo para o Sul", afirma a virologista Cláudia Nunes Duarte dos Santos, pesquisadora da Fiocruz Paraná. Por enquanto, foram registradas apenas suspeitas de febre amarela silvestre, com transmissão em áreas rurais ou de mata. É por esses corredores verdes que o vírus se dispersa, e foi assim que chegou até o estado de São Paulo no ano passado.

Comente agora

A Palavra do dia: reflita!

Reflexão  Postado por Marcus Augusto Macedo - 30/01 23:45h
A Palavra do dia: reflita!

"Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pois tudo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá”. (Mateus 7:7-8)

Hoje nós vamos falar sobre a oração! A Oração prepara você para a ação de Deus. A Oração desenvolve um coração que busca. A Oração, ao mesmo tempo, demonstra e fortalece a sua fé. Deus sempre responde aos seus pedidos. A Oração prepara você para a resposta de Deus, mesmo quando ela for "não". A Oração não faz apenas uma diferença, mas várias. Você ora esperando um determinado resultado, contudo, todos os tipos de mudança começam a acontecer dentro de você quando está tendo uma conversa com o Senhor. Você se interessa em comunicar com Ele. Torna-se alguém que pede, que busca e que bate à porta. Você não está pedindo nada a si, mas a Ele. Não está à procura de grandes fortunas, mas está buscando aquele que nos ama. Não está batendo na porta da oportunidade, mas ganhando entrada no coração do Pai. Quando receber a resposta, pode ser que ela não seja exatamente como você pediu, mas infinitamente melhor.  

Exemplo: Você gostaria de ter uma bela casa, porém ganha satisfação na casa onde mora. Gostaria muito de ter um novo amigo, mas aprende um pouco mais a respeito de ser amigo de Deus. Pede para entrar nas portas das realizações, mas, enquanto ora, seus alvos mudam em direção ao propósito de Deus para a sua vida. Enquanto isso, Deus está mudando também o coração de outros. Para sua surpresa, as pessoas mudam de atitude com relação a você. A oração tem muito poder! 

Tenha um excelente dia!

Comente agora

Sempre que sentimos raiva de alguém, culpamos essa pessoa por alguma dor que existe em nós

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 22/01 17:58h
Sempre que sentimos raiva de alguém, culpamos essa pessoa por alguma dor que existe em nós

A raiva acontece porque não aprendemos a lidar com as dores, buscamos mascará-las, porque aprendemos que emoções são coisa de gente fraca. Engolimos e não expressamos essas emoções, e o resultado é a raiva.  Sempre que culpamos alguém por qualquer situação que vivemos, é porque estamos identificados com a vítima que existe dentro de todos nós. Pode haver exceções aqui, não duvido, mas desconheço alguém que esteja livre disso. O primeiro passo para curar a vítima interna, que no mais profundo tem a ver com questões da nossa infância e da nossa “criança ferida”, é reconhecermos que ela existe. Isso exige humildade e autorresponsabilidade, porque como dizem todos e todas as mestras, colhemos o que plantamos. Essa parte é muitas vezes dolorosa, porque é mais confortável acusar alguém de ser o culpado pelas nossas dores, do que assumir a responsabilidade, o caminho para poder integrá-las.  Isso me lembra um namoro, onde eu estava completamente apaixonado e não “olhava pro lado”, e em um momento de ciúmes (estávamos sozinhos em casa) essa ex-namorada me deu 4 socos na cara. Minha primeira pergunta interna foi: “O que eu estou plantando para colher isso?”  A parte boa é que eu não tive um instinto de reagir, percebi ali que meu trabalho estava realmente fazendo efeito em mim, e obviamente ficaram mágoas e dores para serem trabalhadas. Estou olhando para minha vítima para acolhê-la e curá-la. Mas se não pudermos admitir, que seja para nós mesmos, que existe essa vítima, sinto informar que o processo de cura não avança, e o ciclo do sofrimento segue no comando de nossas vidas.  Que Deusa/Deus desperte em todos os seres! (Fabio Manzoli/O Segredo)

Comente agora

Palavra do dia: reflita!

Reflexão  Postado por Marcus Augusto Macedo - 18/01 00:53h
Palavra do dia: reflita!

Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? 2 Coríntios 13:5

Ter Jesus em nossas vidas, não consiste em simplesmente ter Ele como aquele que pode providenciar o milagre, não é um relacionamento só das emergências. Aliás, as bênçãos e os milagres é a consequência, é o resultado de uma vida com Ele. A fé não é baseada no que nós podemos ver, a fé é crer sem ver! Hoje você pode se examinar e ver se você está na fé? Cristo está em sua vida? Eu não posso avaliar a minha fé e a presença dEle em mim, olhando para aquilo que eu conquistei, mas sim do quanto Cristo tem de espaço em minha vida. As minhas atitudes exaltam o nome de Deus? O meu falar, o meu agir exaltam o nome de Deus? Não estou dizendo que seremos perfeitos ou super-santos, mas sim aqueles que reconhecem a cada dia que precisam lutar contra aquilo que não agrada a Deus. Nossa fé não pode estar baseada naquilo que Ele pode nos dar, mas sim naquilo que já fez na cruz. Nós o adoramos e andamos em seus caminhos não para que faça algo, mas porque já fez. Não posso jogar tudo para o alto porque não consegui isso ou aquilo, não posso querer agrada-lo ou estar perto dEle, orando e praticando seus ensinamentos, só quando me presenteia. Não posso desenvolver um relacionamento com Cristo, ou dizer que vivo para Ele, mas faço ameaças a todo tempo, dizendo que se não fizer o que preciso vou abandonar a minha fé. Cristo está em sua vida, ele te ama, mas não insiste para que o siga. Ele já fez na cruz a sua declaração de amor, quer sim te abençoar em todas as áreas, mas isso é uma consequência de uma vida com Ele, "Buscai o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33). Devemos sim apresentar diante de Deus nossas necessidades, mas nosso coração não pode esquecer que ele já provou que nos ama, agora nós precisamos provar se não estamos só por interesse! Fortaleça a sua fé, confie que Jesus é fiel, Ele vai te guardar e vai te suprir, não tente entender, apenas se entregue para ele. Não vai ser fácil, mas vai valer a pena! Nós não praticamos boas obras para que sejamos aceitos ou sejamos abençoados, mas praticamos boas obras porque ele já nos aceitou e já nos abençoou!

Tenha um dia abençoado!

Por: Michelle Coutinho

Comente agora

Palavra do dia: reflita!

Reflexão  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 00:23h
Palavra do dia: reflita!

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. (2 Samuel 22:31) 

“Não se aflija ou se deprima, pois a alegria do Senhor é a sua força e fortaleza” (Neemias 8.10).

"Estar feliz e alegre o faz forte, e ficar irado e triste o enfraquece. Mas o Senhor é um escudo e é aquele que levanta a sua cabeça" (Salmos 3:3).  

O inimigo quer roubar a sua alegria, pois assim você ficará sem forças. O inimigo quer que você esteja fraco demais para orar. Ele quer que você esteja exausto e fatigado. Mas se você se refugiar no Senhor, Deus levantará sua cabeça e o protegerá das tramas do mal. Coloque a sua confiança em Deus! Seja alegre, cante para Jesus, declare palavras de benção sobre a sua vida e na de todos que estão a sua volta! Seja um daqueles que alegra o lugar por onde passa. Seja um doador de alegria, doe sorrisos e abraços! Deus quer se manifestar através de você!

Tenha um excelente dia! 

Por: Michelle Coutinho

Comente agora

Palavra do dia: reflita!

Reflexão  Postado por Marcus Augusto Macedo - 15/01 00:50h
Palavra do dia: reflita!

“Confia sempre em Deus, ó povo meu! Perante sua presença derrama todo o coração; Ele é o nosso refúgio seguro.” Salmos 62:8

Sem estresse: Deus está agindo! 

Quando Davi escreveu o Salmo 62, certamente enfrentava um momento de estresse. Ele era rei, mas seu poder era constantemente colocado em xeque pela realidade. Todos nós nos incomodamos por não podermos controlar tudo. Isso irrita, especialmente quando não podemos fazer nada! E Então? Antes de tudo, silencie! Este salmo tem duas pausas para silenciar e refletir. Pausas para Deus poder falar, ainda que no mais profundo silêncio. Precisamos habituar-nos ao silêncio e, por vezes, à ausência de respostas. Precisamos aprofundar nosso relacionamento com Deus por meio do silêncio: tanto do nosso diante dEle, quanto do dEle diante de nós. Falamos demais, ouvimos de menos e é raro silenciarmos. Mas além de silenciar, o salmo nos convida a esperar. E como é difícil esperar no século XXI. 

Se não temos paciência até o computador ligar ou a internet carregar, como vamos tê-la para esperar Deus agir? Deus não depende da nossa urgência e loucura pela rapidez. Ele tem sua própria agenda e não precisa alterá-la por nossa causa. Mas Ele age no tempo dEle. E no coração de Davi a espera por isso era de quem descansa. Esperar apenas sem pressa nem angústia! Tal espera desemboca em outra atitude: a confiança! Confiar é fruto do conhecimento que temos de Deus por meio de sua palavra e de suas ações em nossa vida, pois Ele não muda e é sempre fiel e amoroso. Confiar em Deus é como assentar-se no banco de trás do veículo e deixar que Ele guie, porque quem está ao volante sabe o que faz. Para que tanto estresse, então? Se Deus está no controle daquilo que eu não domino, sei que tudo caminhará para o bem, segundo o que Ele quiser.  

Tenha um excelente dia!

Extraído: Pão Diário

Comente agora

Palavra do dia: reflita!

Reflexão  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 23:33h
Palavra do dia: reflita!

“O pranto pode durar uma noite, mas a alegria nasce ao romper do dia.” Salmos 30:5

Vai amanhecer não desista! Um novo dia começou, o Ano está no início, e ai você pode estar pensando: “Deus quando vai amanhecer? Tenho planos, sonhos e cadê Senhor?” Deus manda te dizer: Vai amanhecer! O choro é preciso, esse tempo de espera é preciso para nos levar para mais perto de Deus, mas se não esperarmos no Senhor, nunca veremos o amanhecer! Aqueles que plantam com lagrimas, farão a colheita com alegria. Salmos 126:5 Continue plantando as suas sementes, pois haverá um momento que o romper do dia chegará e você não mais se lembrará dos dias de choro. Você ficará como quem sonha... (Salmos 126:1) Qual é área de sua vida que está na “época do choro”? Deus manda te dizer: Vai amanhecer! Creia! Tenha um excelente dia! 

 Por: Michelle Coutinho 

Comente agora

A Palavra do dia: reflita!

Reflexão  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 00:06h
A Palavra do dia: reflita!

“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:29,31)

Em nossa caminhada, para prosseguirmos, necessitamos ser fortalecidos diariamente. Você pode estar passando por um momento na vida de esgotamento espiritual, físico e mental, não consegue lutar mais, sente minada a sua força e resistência. Você fica totalmente esgotado, vazio, seco, insensível e sabe que sem uma operação sobrenatural do poder de Deus, simplesmente não vai suportar. É o fim da estrada – o fim da linha – o fim das forças! Você já gastou cada grama da força que tinha, e nada… Somente o Senhor pode ajudar! O cansaço é uma experiência humana. Até o profeta Jeremias o provou: “Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso…” (Jr 45.3). Entretanto, não se pode esquecer que Deus fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças (Ias 40.29). O Senhor Jesus ainda insiste: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso (Mat. 11:28). Quando você achar que não pode mais, lembre-se “Deus” pode por você! Quando você achar que chegou ao fim, saiba que é o início de Deus, quando você se deparar com o impossível, é porque é chegado o possível de Deus! Tenha certeza de uma coisa; O Criador não desistiu de você, Ele continua andando ao seu lado dizendo “vamos meu filho, minha filha, só mais um pouco, eu sei que você pode!”. Desejo a você um dia abençoado e que você receba o renovo do Senhor na sua vida! (Por: Michelle Coutinho)

Comente agora

‘Prender pune a pessoa, mas favorece as facções’, diz especialista

Reflexão  Postado por Willyam Reis - 12/01 14:35h
‘Prender pune a pessoa, mas favorece as facções’, diz especialista

Foto: Antonio Cruz/ ABr

A política de encarceramento favorece as facções criminosas, bem articuladas dentro e fora dos presídios, alerta Gabriel de Santis Feltran, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e autor de diversos artigos e livros sobre o crime organizado, como Irmãos: uma história do PCC. “Quando estouram os conflitos, as pessoas já estão mobilizadas para eles do lado de fora. Os salves das facções apenas organizam a dinâmica dessa mobilização. Custa muito caro manter isso, mas seguimos nessa toada há 30 anos”, observou Feltran em entrevista exclusiva, por escrito, à Agência Brasil. A advertência do especialista ocorre no momento em que o Ceará vive uma sequência de violência a partir de ações de grupos criminosos organizados. Dos presídios, quatro facções organizaram atentados que interferiram no cotidiano dos moradores de Fortaleza e cidades no interior e litoral do estado, afetando o comércio, o trabalho e as saídas às ruas.

Comente agora

Palavra do dia! Feliz 2019 - Creia no Novo

Reflexão  Postado por Redação Voz da Bahia - 31/12 19:08h
Palavra do dia! Feliz 2019 - Creia no Novo

É chegado o tempo de reflexão!

Como foi o ano de 2018? O que aconteceu e o que deixou de acontecer? O que devemos deixar para trás e o que precisamos aperfeiçoar? Gosto de pensar que cabe a nós fazermos planos, mas antes de executar devemos coloca-los no altar de Deus, o todo poderoso, Ele é quem dá a última palavra. Gosto de pensar que TUDO, exatamente TUDO coopera para o nosso bem! NADA, exatamente NADA foge das mãos do nosso Senhor. Sim com todo certeza queríamos que algumas coisas fossem diferentes, mas prefiro confiar que se não aconteceu, Ele tem o melhor. Nesse tempo de reflexão, seja grato, agradeça, comece pelo simples, pelo detalhes, olhe para os lados e com calma perceba o cuidado de Deus. Faça planos, passe tempo com Deus e consagre a Ele, respire fundo, ore e perceba Deus te mostrando cada passo que você deverá dar, sim Ele vai te ajudar! Avance para o Futuro, CREIA NO NOVO! Oro para que Deus os abençoe de uma forma bem especial, levando-os para viver o novo. Que o Ano de 2019 seja cheio de testemunhos e que cada um de vocês estejam cada dia mais perto de Deus!

(Filipenses 3:12-14). Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Grande abraço, Shalom

Por Michelle Coutinho

Comente agora

Não importa qual seja seu problema, não duvide jamais: Deus cuida de você!

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 31/12 10:05h
Não importa qual seja seu problema, não duvide jamais: Deus cuida de você!

Sabe, de todas as certezas que tenho na minha vida, a maior delas é de que Deus cuida de cada um de nós. Ele é criterioso, detalhista e prudente.  Somente Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, somente Ele tem a fórmula do amor, o antídoto do perdão e magia da alegria. 

Embora Ele não seja mágico, Ele é o dono dos milagres.

A simplicidade de Jesus Cristo deveria nos inspirar a ser simples nas atitudes e submissão.  Quando nos submetemos a viver o melhor de Deus em nossas vidas, as coisas mudam de uma maneira totalmente inquestionável e inexplicável, trazendo paz e alegria ao coração. Quando entregamos nossa vida para Deus a nossa paz governa. É claro que vamos ficar ansiosos esperando o resultado, querendo respostas, aguardando as oportunidades para vivermos os momentos que tanto queremos e esperamos, chegamos a marcar os dias na nossa agenda, rabiscar o calendário.  O cuidado do Mestre é algo tão bom, que conseguimos repousar e descansar em Deus, porque acreditamos que desfrutaremos do melhor d’Ele.

Que todos nós temos problemas é inquestionável, o que muda é como os vemos e priorizamos.

Até mesmo nossos medos, inseguranças e incertezas, quando as colocamos na presença de Deus, elas existem, estão ali sendo lembradas tratadas, e até mesmo em processo de solução, só que de maneira alguma tiram nossa paz. O amor de Deus por nós muda tudo, é como se existisse magia no universo, o inexplicável se explica, o imensurável se mensura e o não se transforma em sim.  Esse é o poder que Deus tem de mudar planos, realizar sonhos e amar. Não importa qual seja seu problema, tenha certeza e não duvide jamais: Deus cuida. (O Segredo)

Comente agora

Americano encontra carta de mexicana a Papai Noel e cruza fronteira para entregar presente

Reflexão  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/12 18:15h
Americano encontra carta de mexicana a Papai Noel e cruza fronteira para entregar presente

Foto : Reprodução/Facebook/Rádio Xeni760AM

Uma garota de 8 anos chamada Dayami, moradora da cidade de Nogales, no México, enviou uma carta com pedidos para Papai Noel através de um balão vermelho. O papel chegou até o jardim do americano Randy Heiss, de 60 anos, morador da cidade de Patagonia, no Arizona. Ele então escreveu para uma rádio local, no intuito de localizar Dayami. A emissora encontrou a menina e, na semana passada, Heiss e sua mulher encontraram a garota com seus pais e sua irmã. Ele se identificou como ajudante de Papei Noel e levou os presentes que ela pediu: boneca, roupas, materiais de desenho e a massa de modelar slime, entre outros. O casal, que há nove anos perdeu seu único filho e não tem netos, descreveu o acontecido como uma “experiência bonita”.

Comente agora

O amor é a melhor Mensagem de Natal que você pode dar e receber

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 24/12 13:00h
O amor é a melhor Mensagem de Natal que você pode dar e receber

Hoje, há mais de dois mil anos a mensagem do Mestre do Amor ainda reverbera nos corações, mesmo aqueles mais endurecidos são tocados de alguma forma, grau ou nível.  Amados, é sobre a mensagem deste natal que vos convido a refletir. Desejo que todos vocês possam chegar ao grau de entendimento mais elevado consigo mesmos, que desenvolvam autoconhecimento e sejam as almas que vocês disseram que seriam,  fazendo aquilo que disseram que fariam conforme seus propósitos de vida orientados divinamente. Desejo que vocês compreendam a importância do amor em suas vidas, que exercitem aquilo que vocês têm de melhor em seus corações, que ultrapassem as barreiras da negatividade reinante na sociedade atual e consigam captar as pérolas de luz e amor que a espiritualidade derrama sobre todos vocês, neste natal, que percebam que isto se repetiu nos natais passados também e tenham a certeza de que nos próximos natais também será assim. Hoje, há mais de dois mil anos  a mensagem do mestre do amor ainda reverbera nos corações, mesmo aqueles mais endurecidos são tocados de alguma forma, grau ou nível. Saibam  que existe um oceano de amor À nossa volta, acima, abaixo, dos lados e por toda a parte, estamos literalmente mergulhados neste oceano, embora a grande maioria das pessoas não perceba isso, muitos ainda sentem estar no  deserto mas isso não é real, é só uma ilusão causada pela falta de reconhecimento do amor. 

Comente agora

Japão, 30 mil suicídios por ano: riqueza, tecnologia, mas… vazio na alma?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/12 22:28h
Japão, 30 mil suicídios por ano: riqueza, tecnologia, mas… vazio na alma?

O Japão é um país muito especial. Cheio de tradições, encanta pessoas de todo o mundo que sonham com uma experiência no Oriente. A cultura japonesa é encantadora, e o poder de recomeço dos japoneses é uma grande inspiração e faz com que o país esteja sempre no topo, quando se trata de inovações. No entanto, todas essas características positivas não impedem uma triste realidade enfrentada pelos japoneses: por ano, mais de 30 mil suicídios são cometidos no país, e as causas estão diretamente ligadas ao emocional das pessoas: carência emocional, falta de sentimento de propósito e até de uma conexão maior com o universo ou com a fé. De 1998 a 2010 mais de 30 mil pessoas suicidaram-se por ano no país (número maior do que as mortes anuais por acidentes de trânsito em rodovias), e as principais causas estão relacionadas com a saúde física e depressão (60% dos casos) e a motivos econômicos (20%), foi o que mostrou uma pesquisa realizada pelo governo japonês. O portal de notícias Asia News divulgou recentemente um texto do bispo japonês dom Isao Kikuchi, falando mais sobre a realidade de vida dos japoneses. No texto, o bispo relata que a situação começou a ficar mais séria no Japão a partir do ano de 1998, “quando diversos bancos japoneses se declararam falidos, a economia do país entrou em recessão e o tradicional ‘sistema de emprego definitivo’ começou a colapsar”. 

Comente agora

Como evitar que o medo te bloqueie?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/12 22:27h
Como evitar que o medo te bloqueie?

Foto: Anabel F. Zamora on Unsplash

O medo é um sentimento natural, uma ferramenta para se defender de coisas, pessoas ou situações potencialmente perigosas ou que incomodam o indivíduo. É a sensação que proporciona um estado de alerta ao fazer alguma coisa, possivelmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Entretanto, quando o medo é muito intenso, a ponto de paralisar as ações, ele se torna um grave limitador do crescimento individual.

Você tem medo de quê?

Você tem medo de perder alguém? Do desemprego? De empreender? De cometer erros? De ser feliz? De ter sucesso? Medo de sair do emprego que não suporta? Medo de terminar um relacionamento que não te faz feliz?

Comente agora

7 sinais de que sua amizade é tóxica

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/12 17:40h
7 sinais de que sua amizade é tóxica

Quando a vida fica corrida, como sempre parece estar, tendemos a ficar descuidados. Abandonamos nossos círculos sociais, e deixamos de cuidar de certas áreas da vida como as amizades.  Neste artigo, vamos focar nos relacionamentos; afinal de contas, identificar um problema de gordura na barriga é fácil.  Distinguir as flores tóxicas em seu jardim de amigos. Distinguir as flores tóxicas em seu jardim de amigos é um pouco mais difícil. 

1.Apatia

Algumas pessoas têm habilidades de escuta fracas. Isso não significa que elas não valorizam a sua amizade; é só que, por qualquer motivo, elas têm dificuldade com comunicação. Na maioria dos casos, você pode trabalhar com as referidas pessoas para corrigir o problema. 

Comente agora

Pessoas mais engraçadas são, muitas vezes, as mais tristes

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 03/12 16:00h
Pessoas mais engraçadas são, muitas vezes, as mais tristes

Foto: Divulgação

Particularmente, já soube um pouco mais a respeito de algumas delas e o que mais chamou a atenção foi o fato de que uma parcela expressiva, em sua vida privada, mais convivia com sentimentos de tristeza e angústia do que, propriamente, o contentamento que tanto demonstravam publicamente. Como profissional da psicoterapia, fiquei curioso com esta “ambivalência de humores” e fui averiguar se existiria alguma pesquisa que já houvesse tentado explicar esse estado artificial de animação. Localizei alguns poucos estudos que haviam se debruçado sobre o tema e devo confessar que fiquei bastante surpreso com alguns achados. Quer saber?… Veja só: uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e publicada no início deste ano, intitulada “Traços Psicóticos em Comediantes”, investigou 523 comediantes e os comparou com um grupo controle composto de 350 pessoas (o de não comediantes). Sabe o que eles descobriram? As pessoas que passeiam pelo humor apresentaram elementos criativos e o “jeito de pensar” (estilo cognitivo) muito semelhante a pessoas com psicose, esquizofrenia e com transtorno bipolar do humor, segundo Gordon Claridge, da Universidade de Oxford, Departamento de Psicologia Experimental. Segundo o pesquisador, os comediantes utilizam seu ato cômico, muitas vezes, como uma forma de lidar com as agruras e inquietudes pessoais.

Comente agora

Arrume suas gavetas

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/11 19:51h
Arrume suas gavetas

Foto: Ilustrativa

Uma vez li alguma coisa a respeito de uma garota que pedia para a sua avó a solução de um problema grave. A avó disse: “suba, arrume suas gavetas e após fazer isso você terá a solução”. Experimentei perguntar para as pessoas mais velhas se realmente existe uma conexão e perguntei certa vez para a minha avó o que tinha a ver a gaveta com os problemas e ela muito sabiamente me falou que a gaveta desarrumada é o espelho da vida, então toda vez que você está com alguma coisa bagunçada, alguma área de sua vida manifesta bagunça. Toda vez que você está com alguma coisa desorganizada, essa desorganização se reflete na sua vida. Lembre: você é um reflexo de Deus, um reflexo do universo. Você tem um mundo dentro de si. Sua casa é um reflexo de seus estados emocionais. Se você tem dentro de si reflexo do mundo, quando está desorganizado interiormente, manifesta isto exteriormente.  Quando essa manifestação exterior veio antes, você pode reorganizar o seu mundo interno mostrando simbolicamente que está arrumando externamente. O universo funciona assim: o que está dentro está fora. O que está em cima está embaixo.

Comente agora

Lei do Retorno

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/11 13:28h
Lei do Retorno

Quando fazemos um pequeno movimento, o universo coloca uma espécie de oléo nos trilhos e tudo começa fluir por este alinhamento. 

A doação contém uma carga energética muito parecida com a gratidão. Doar representa um atestado de confiança porque o espírito reconhece que o fluxo incessante do universo preenche o que está vazando. Aquilo que você tem para dar é o mesmo produto daquilo que está dando ao seu universo. Você é uma perfeita maquete da estrutura do universo: vivo, gerador de alta energia e criativo. No espírito do medo, nossos fluxos estancam porque assumimos uma postura protegida e desconfiada, que não flui e não se dá. E aquele que não dá, não sabe receber. O destino exige paixão e abandono para acontecer. Assim como a  energia da riqueza requer uma despreocupação com o passado, presente e futuro. As pessoas realmente prósperas emitem uma energia diferente para o mundo. Essa prosperidade é encontrada no campo da saúde, dos relacionamentos, bem-estar e no setor financeiro. O espírito da abundância é seguro e leve, ele sabe que do lugar onde flui a riqueza existe um manancial ininterrupto que é oferecido a ele… Aquele que está sofrendo nunca é capaz de doar e sim de retirar porque o medo lhe convence que a falta é constante em seu mundo. A doação assim como a gratidão não surge prontamente pelo caminho do buscador, são sentimentos energéticos que se alinham através do percurso.

Comente agora

Ficar perto de pessoas que só reclamam esgota nossas energias

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 09/11 08:57h
Ficar perto de pessoas que só reclamam esgota nossas energias

Pessoas que só reclamam podem sugar toda a sua energia. Esteja alerta! Os problemas são uma parte natural da vida, acontecem conosco, nossos amigos, entes queridos, até mesmo com as pessoas que consideramos incrivelmente sortudas.  Frequentemente, as pessoas em nossas vidas compartilham suas reclamações sobre algo ou alguém conosco. Por um lado, isso é natural, elas estão buscando uma maneira de aliviar a tensão. Por outro lado, no entanto, se convivemos a todo momento com pessoas que apenas reclamam, nossas energias acabam se esgotando.  Mostrar preocupação é bom e saudável, mostra para as pessoas que nos importamos com sua felicidade. Entretanto, precisamos também pensar em nós mesmos, em como a convivência constante com a negatividade pode nos prejudicar.  Estabelecer limites não é fácil. Não queremos que nossos amados nos percebam como egoístas ou insensíveis. Portanto, para evitar os conflitos, é importante ser capaz de identificar as situações tóxicas, compreender como elas podem influenciar nossas vidas e lidar com elas de forma sábia. 

Porque é vital evitar as reclamações?

Comente agora

O que são críticas construtivas?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 07/11 21:58h
O que são críticas construtivas?

Quem nunca apontou os erros, falhas e defeitos dos outros? O ato de criticar o próximo está muito presente em nosso cotidiano e talvez seja esse o motivo de associá-lo quase sempre a algo negativo, porém as críticas construtivas ajudam muito. Ainda assim, este cenário não é diferente no mercado de trabalho. Alguns profissionais podem ficar extremamente desmotivados após receber críticas de seu gestor ou colegas de trabalho. Isso certamente afetará sua produtividade e o deixará estressado, afetando a sua qualidade de vida até mesmo fora do escritório. Se o profissional não souber lidar bem com esse retorno negativo, isso certamente prejudicará a sua carreira. Como disse no começo deste texto, ninguém pode evitar ser alvo de apontamentos, mas controlar a própria reação diante disso é o que realmente fará diferença. Para isso, o primeiro passo é saber distinguir as críticas destrutivas das críticas construtivas.  Você deve estar disposto a ouvir e entender que nem todo feedback é um ataque pessoal ou encará-lo como sinal de que nunca faz nada certo. Em muitos casos, devem ser encarados como um aliado para que você possa melhorar aspectos relevantes e alcançar o sucesso de sua carreira.

Comente agora

Seja a melhor versão de si mesmo

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 26/10 07:53h
Seja a melhor versão de si mesmo

Todos buscamos ser a melhor versão de nós mesmos, mas poucos realmente conseguem alcançar este objetivo. Somos nossos piores inimigos no momento de atingir o sucesso, sonhar e viver a vida que realmente desejamos. Algumas pessoas inclusive adotam comportamentos autodestrutivos, como os vícios.  Não importa a idade que você tiver, sempre é complicado ser a melhor versão de nós mesmos. Há quem seja autodestrutivo sem se dar conta disso, e outros que sabem, mas não fazem nada para mudar. Se você se sente pronto e decidido para ser a melhor versão de si mesmo, siga os seguintes passos:

Deixe de falar de forma negativa

“Sou um fracasso no amor,” “Nunca poderei ter o corpo que quero,” e “Minha vida á terrível” são apenas três das frases que algumas pessoas costumam dizer constantemente. Quando você tem este tipo de conversa negativa consigo mesmo, se convence de que certas ideias irracionais são reais e verdadeiras. Este é um verdadeiro problema porque faz com que você sabote a si mesmo ou que deixe de tentar fazer coisas novas.

Comente agora

Como identificar e resolver conflitos internos?

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/10 13:51h
Como identificar e resolver conflitos internos?

Quando tentamos esconder partes de nós mesmos que não gostamos, ou nas quais nos sentimos culpados e envergonhados, os sentimentos negativos nos assombram a cada dia que passa. Isso é resultado da nossa veracidade incompleta a respeito de nossos sentimentos, pois não estamos reconhecendo os nossos próprios sentimentos. Depois de um tempo você percebe, então, que nada fica escondido. Nossa própria consciência nos acusa. Este conflito ocorre entre sua alma eterna e seu corpo físico. Seu corpo é estranho à natureza de sua alma. Na verdade você não está acostumado a ele. Nossa alma quer viver seus verdadeiros desejos. O nosso corpo, por outro lado, tem um conjunto fixo de crenças sobre o que os desejos são, com base na sua percepção de mundo exterior, que o ronda. Como a maioria das crianças, você provavelmente disse “não” centenas de vezes por dia enquanto estava crescendo, e que pode ter alguns grandes impactos em sua psique.  Como resultado deste conflito, muitas vezes, o sentimento de culpa e vergonha nos assombram, sendo naturais ou não. Alguma vez você já passou por isso? Se sua resposta for sim, então pergunte a si mesmo “Isso está corrompendo minha alma e meu propósito maior?”.  O conflito interno pode ser visto como uma maneira de expansão do nosso Self, da nossa realização e aceitação, e através da observação dos impactos sobre as energias a nossa volta.

Comente agora

Ser Professor...

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/10 15:36h
Ser Professor...

Se alguém lhe perguntasse qual é a mais nobre das profissões, o que você responderia?  Talvez a resposta correta seja: todas. Todas as que são exercidas com nobreza.  Todavia, há uma profissão da qual praticamente todas as demais dependem: é a de professor.  Esse profissional é o grande responsável pela formação intelectual dos seres que passam pelas salas de aula. E não são poucos.  O professor é quase um segundo pai, e a professora, uma segunda mãe, já que têm o poder de influenciar sobremaneira na formação dos caracteres de seus alunos.  Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e também de grande responsabilidade.  Se todo professor tivesse consciência da gravidade da ação que exerce sobre seus educandos, certamente a nossa sociedade seria melhor.  Não queremos dizer que toda responsabilidade pese sobre o professor, mas grande parte dela, já que os pais são os maiores responsáveis pela conduta moral dos filhos. 

No entanto, há professores e professores.

Comente agora

Professor, o bom semeador

Reflexão  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/10 14:49h
Professor, o bom semeador

Um semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho e foi pisada, e as aves do céu a comeram. E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade. E outra caiu entre espinhos, e, crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, cento por um.

Lucas 8:5-8

Neste mês de outubro, comemora-se o Dia dos Professores, momento propício para podermos comparar a tarefa de ensinar à tarefa de semear, mas com uma observação: de que para o bom educador não há solo ruim, e o objetivo é o de semear sempre, com a expectativa de que haverá fruto. Atualmente, ao professor cabe ser mais que professor, cabe ser educador, o profissional que é sensível o bastante para perceber a riqueza da diversidade humana que está em suas mãos, e tirar o maior proveito possível desta situação, em prol da aprendizagem de todos.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com