Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Homem paraplégico volta a andar em esteira após estimulação elétrica nos EUA

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 24/09 17:33h
Homem paraplégico volta a andar em esteira após estimulação elétrica nos EUA

Foto: Reprodução / Mayo Clinic

Após uma paralisia total dos membros inferiores, um paciente pôde, de modo independente, pisar com os dois pés novamente e se manter em pé. Isso foi possível graças a um tratamento de estimulação elétrica. É o primeiro caso de caminhada independente de um ser humano com paralisia completa dos membros inferiores após lesão na medula, segundo artigo publicado nesta segunda (24), na revista científica Nature Medicine. Os pesquisadores afirmam que, mesmo com um diagnóstico de total perda do controle motor, ainda é possível encontrar conexões neurais intactas no local do ferimento. Esses vínculos podem ser excitados, afirmam os cientistas. O tratamento do homem começou com 22 semanas de reabilitação física e, em seguida, o implante de um eletrodo -responsável pelas estimulação elétrica- no canal medular, abaixo da área lesionada. Depois, o paciente passou por 43 semanas -cerca de um ano e 113 visitas à Mayo Clinic, onde a pesquisa foi conduzida-de uma reabilitação multimodal junto à estimulação elétrica, que permitiu que os neurônios recebessem a sinalização da intenção de movimento.

Comente agora

Melhore sua qualidade de vida no TB Studio, musculação com Personal Trainer em S. A. de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/09 17:09h
Melhore sua qualidade de vida no TB Studio, musculação com Personal  Trainer em S. A. de Jesus

TB Studio, é o mais novo espaço voltado para atividade física, condicionamento e bem-estar em Santo Antônio de Jesus, conta com o que há de mais moderno relacionado a treinamento personalizado, garantindo resultados de forma segura e eficaz, com a exclusividade de um Personal Trainer num ambiente agradável, climatizado e com acessibilidade para cadeirante.

O Studio possui aparelhagem completa, para quem gosta de aliar musculação, treinamento funcional e profissional qualificado.*Para quem gosta de pedalar, formamos um grupo de pedal para girarmos aos finais de semana na cidade ou fazendo trilhas. Sendo o primeiro Studio da cidade que oferta esta modalidade.

Endereço: Travessa Etore Rossi, 88A, próximo à Escola de Música Mozart

Telefone: 075 98824-5787

Conheça o studio nas imagens abaixo:

Comente agora

SUPERA inaugura sede em Santo Antônio de Jesus com aula demonstrativa; veja vídeo e fotos

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 24/09 17:03h
SUPERA inaugura sede em Santo Antônio de Jesus com aula demonstrativa; veja vídeo e fotos

Essa semana Santo Antônio de Jesus foi palco de uma aula demonstrativa de Ginástica Cerebral pela equipe do método Supera. O curso tem o objetivo de deixar o cérebro mais ativo, estimulando a memória, o raciocínio, aumentando a independência e, consequentemente, a qualidade de vida dos participantes. A aula inaugural reuniu algumas pessoas e envolveu dinâmicas que exercitaram o raciocínio e a concentração. A administradora Luciana Cardoso responsável pela única franquia Supera no município, demonstrou sua gratidão e disse está muito feliz  com o novo projeto.

Aulas e Matrícula

Os encontros da Ginástica Cerebral está aacontecendo no prédio onde está instalado o Supera. Quem tiver interesse em participar, é só ir até a sede, agendar e experimentar a aula de teste oferecida gratuitamente pela equipe do Supera.

Ginástica para o Cérebro

Comente agora

Brasileiros descobrem marcador que facilita diagnóstico de dengue hemorrágica

Saúde  Postado por Willyam Reis - 24/09 12:11h
Brasileiros descobrem marcador que facilita diagnóstico de dengue hemorrágica

Pesquisadores brasileiros identificaram lipídios que podem indicar a evolução da dengue para sua forma mais grave, a hemorrágica. A partir da análise de milhares de moléculas, o estudo observou que o vírus ajuda a promover a adição de fosfato às proteínas do sangue, aumentando a quantidade de fosfotidilcolinas. Segundo informações da Agência Brasil, os lipídios identificados agem contra a coagulação, e a presença excessiva deles acaba por desbalancear os processos que evitam as hemorragias. O estudo foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Escola de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), revelou marcadores que facilitam o diagnóstico da dengue hemorrágica. A investigação é resultado do doutorado do pesquisador Carlos Fernando Odir Rodrigues, sob orientação do professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

Comente agora

Acne pode ser confundida com outras doenças de pele; entenda

Saúde  Postado por Aline Souza - 23/09 17:11h
Acne pode ser confundida com outras doenças de pele; entenda

Foto:  iStock

A acne é uma das doenças de pele mais comuns e atinge a maior parte da população em algum momento da vida, independentemente do sexo e idade. As causas podem ser variadas e, apesar de demorar para desaparecer, a acne possui tratamento. “Porém, nem tudo é o que parece. Existem diversas outras doenças de pele que podem ser facilmente confundidas com a acne, como a foliculite e a rosácea, mas que precisam ser tratadas de modos diferentes. Por isso, caso você sinta que o quadro acneico está persistindo mais do que deveria, é importante que você consulte um dermatologista imediatamente”, alerta a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. A especialista citou abaixo três doenças comumente confundidas com a acne e apontou como diferenciá-las. Confira:

Comente agora

Doenças psiquiátricas e neurológicas podem ter mesma base genética, aponta pesquisa

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/09 16:01h
Doenças psiquiátricas e neurológicas podem ter mesma base genética, aponta pesquisa

Um estudo publicado pela revista Science está tentando provar que transtornos psiquiátricos ou neurológicos podem ter as mesmas bases biológicas. Por meio de estudos comparativos, foram analisados material genético, fenótipo, histórico familiar e outros aspectos de mais de 260 mil pacientes, de modo que fosse possível estimar graus de afinidade genética e as chances de 25 doenças do cérebro serem ou não herdáveis. Com os resultados, pode-se concluir, por exemplo, que quanto mais cedo uma doença do cérebro se manifesta, maior é a sua herdabilidade, ou seja, maior o componente genético envolvido ? algo que já se imaginava, mas só agora pôde ser comprovado cientificamente. Ainda de acordo com a nota, outra conclusão da pesquisa é que grande parte das doenças psiquiátricas, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo, possuem alto índice de correlação genética entre si, ou seja, compartilham genes parecidos. Por outro lado, as doenças neurológicas, dentre elas Alzheimer, Parkinson e epilepsia, apresentam correlação genética pouco significativa comparadas umas com as outras.

Comente agora

Brasil terá longa espera por rede 5G, que deve estrear lá fora em 2019

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/09 14:34h
Brasil terá longa espera por rede 5G, que deve estrear lá fora em 2019

Países como Estados Unidos, Coreia do Sul e China correm para ser pioneiros no lançamento da tecnologia 5G em 2019. A promessa é de avanços, como a possibilidade de médicos fazerem cirurgias à distância, por meio de robôs conectados à internet. Outra inovação será a Internet das Coisas, que permitirá que eletrodomésticos "aprendam" as preferências de seus usuários com o uso de inteligência artificial. Na América Latina, porém, o 5G só deve chegar em 2020 e não deve se massificar até 2025, prevê a GSMA, associação global de operadoras móveis. "Ainda não se sabe qual será o primeiro país da América Latina a usar o 5G", disse Sebastian Cabello, diretor regional para a América Latina da GSMA. No caso do 3G, o primeiro experimento se deu no Chile, e o 4G começou no Uruguai. O Brasil possui hoje 218 milhões de conexões móveis ativas, sendo 79% em smartphones. Pouco mais da metade (55%) já usa o 4G. Apesar de serem os maiores números da América Latina, segundo a GSMA, os dados refletem o atraso da região. No México, sede da Claro, são 109 milhões de conexões móveis ativas, 63% por smartphones e 24% com 4G.

Comente agora

Garota de 9 anos é atingida por bala perdida após sair de casa para comprar pastel

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/09 13:01h
 Garota de 9 anos é atingida por bala perdida após sair de casa para comprar pastel

Uma menina de 9 anos foi atingida por bala perdida quando saiu de casa para comprar pastel no bairro da Boca do Rio, em Salvador. O caso aconteceu na noite de sexta-feira (21), na localidade conhecida como Morro do Borel. A avó da menina contou que a garota estava acompanhada de amigos da família esperando o pastel ficar pronto quando foi baleada por volta das 19h40. Eles tinham saído de casa pouco tempo antes e foram caminhando até esse local que vende o lanche. Ninguém soube dizer de onde partiu o tiro. Atingida no pescoço, segundo a avó, a garota foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde fez uma cirurgia para retirada da bala durante a madrugada e segue internada na manhã deste sábado (22). Ainda segundo a avó, a menina passa bem.  (G1)

Comente agora

Mutirão de diagnóstico precoce do Alzheimer é realizado hoje em Salvador

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/09 11:05h
Mutirão de diagnóstico precoce do Alzheimer é realizado hoje em Salvador
  • O 14ª Mutirão de Diagnóstico Precoce da Doença de Alzheimer está sendo realizado hoje (22) na Fundação de Neurologia e Neurocirurgia, no bairro do Chame-Chame, em Salvador. Os atendimentos começaram às 7h e vão até às 18h, são gratuitos e destinados a pacientes acima de 60 anos. O evento oferece 500 vagas para exames, quinze ambulatórios e 60 profissionais, entre neurologistas, psiquiatras e fisiotepeutas, que farão os atendimentos. A distribuição de senhas é feita por ordem de chegada. Os idosos que apresentarem fatores de risco vão ser encaminhados para exames de imagens posteriores na fundação. 
  • Serviço: 14º Mutirão de Diagnóstico Precoce da Doença de Alzheimer
  • Local: Fundação de Neurologia e Neurocirurgia
  • Horário: 7h às 18h
  • (Metro1)
Comente agora

Pessoas com diabetes têm dobro de risco para infarto agudo do miocárdio

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/09 07:22h
Pessoas com diabetes têm dobro de risco para infarto agudo do miocárdio

Você sabia que as doenças cardiovasculares são as principais complicações decorrentes do diabetes? De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), até 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem por causas relacionadas a problemas cardíacos: mundialmente, os índices são superiores aos óbitos ligados ao HIV, à tuberculose e ao câncer de mama. Contudo, a pessoa com diabetes precisa diminuir o risco de infarto com um programa de prevenção que inclui alimentação saudável, atividade física, eliminando o hábito de fumar, fazendo exames periódicos e usando medicações preventivas que devem ser prescritas pelo médico. A incidência de complicações cardiovasculares é grande no diabetes devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue, que, juntamente ao colesterol e à pressão arterial, promovem a formação de placas de colesterol que entopem as artérias, como explica o Dr. Marcello Bertoluci, médico endocrinologista, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do Departamento Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Comente agora

Disfunção erétil: Estudo indica que azeite é mais eficaz que viagra

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/09 20:42h
Disfunção erétil: Estudo indica que azeite é mais eficaz que viagra

Foto: Reprodução / Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Atenas, na Grécia, sugeriu que os homens que consomem mais azeite tem um desempenho sexual melhor que os demais. Segundo o estudo, já foi comprovado que o azeite melhora a condição dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a potência do homem. "O azeite e dieta mediterrânea já vêm sendo estudados há algum tempo, e o que se sabe é que o conjunto exercícios mais esta dieta melhora a saúde masculina e a disfunção erétil", diz o urologista da UNIFESP, Alex Meller. No entanto, Meller afirma que não é possível comparar o azeite com o viagra, pois o medicamento é um tratamento pontual, já a dieta é algo que tem um efeito em longo prazo. De acordo com o IG, para o estudo fazer sentido, o especialista fala que é preciso apostar em uma mudança na alimentação e no estilo de vida, e o azeite está entre os alimentos que ajuda nesse processo. (BN)

Comente agora

Cansaço mental: Por que precisamos respeitar os sinais de estresse da nossa mente

Saúde  Postado por Aline Souza - 21/09 17:47h
Cansaço mental: Por que precisamos respeitar os sinais de estresse da nossa mente

Foto: Getty Images/Hero Images

Um dos grandes mistérios da psicologia - e da vida adulta moderna - é entender como um trabalho que se restringe a passar horas sentado na frente de uma tela pode ser tão cansativo. E sim, grande parte das pessoas que passam o dia mexendo pequenos músculos dos dedos e digitando em frente ao computador chegam em casa exaustas, simplesmente desejando ser engolidas pelo sofá. Mas o que causa a fadigamental? Apesar de não ter uma resposta exata para essa pergunta, o nosso corpo é capaz de mandar alguns sinais - e é importante que saibamos captá-los. A fadiga mental é um processo de desgaste. Esse processo ocorre em função do estresse e do excesso de informações que o nosso cérebro recebe, principalmente. Em tempos de redes sociais, notificações e multi-telas, o ser humano vive soterrado de informações que invadem os sentidos diariamente, e nem sempre são informações imprescindíveis. 

Comente agora

Em pesquisa de satisfação, mais de 90% dos pacientes aprovam acolhimento do HRSAJ

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/09 14:52h
Em pesquisa de satisfação, mais de 90% dos pacientes aprovam acolhimento do HRSAJ

“O Regional tem uma equipe maravilhosa, com profissionais sempre sorridentes e que fazem o seu trabalho com amor e educação”, opinou a paciente Jaciara Barros sobre o acolhimento recebido no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), unidade de saúde referência para os aproximadamente 1 milhão de habitantes dos municípios do Recôncavo da Bahia.

A avaliação de Jacira reflete a opinião de 91,1% dos usuários, conforme número coletado através de formulários de pesquisa de satisfação dos pacientes atendidos no Pronto Socorro, nas Unidades de Internações, no Ambulatório de Especialidades e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Comente agora

Álcool em excesso mata mais de 3 milhões de pessoas por ano

Saúde  Postado por Aline Souza - 21/09 14:14h
Álcool em excesso mata mais de 3 milhões de pessoas por ano

Foto : Marcos Santos/USP Imagens

Mais de 3 milhões de pessoas morrem a cada ano por causas ligadas ao uso abusivo de álcool, de acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado hoje (21). Entre as vítimas, mais de 75% são homens. De acordo com a OMS, 28% das mortes foram devidas a lesões, como acidentes de trânsito e violência interpessoal. Os distúrbios digestivos correspondem a 21% do total, enquanto as doenças cardiovasculares são a causa de 19% dos casos. O porcentual restante é relacionado a doenças infecciosas, cânceres, transtornos mentais e outros problemas de saúde. No mundo, o consumo médio diário é de 33 gramas de álcool puro por dia, equivalente a dois copos de 150 ml de vinho. O Brasil consome 7,8 litros de álcool por pessoa maior de 15 anos. (M1)

Comente agora

Faça seu próprio “refrigerante” usando água com gás e frutas

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/09 20:54h
Faça seu próprio “refrigerante” usando água com gás e frutas

Foto: voloshin311/Thinkstock/Getty Images

A venda de refrigerantes deve cair até 6% no Brasil em 2017, segundo dados da própria Coca-Cola. E isso seria reflexo da busca por uma vida mais saudável. “Faz todo o sentido! Essas bebidas contêm muitos aditivos artificiais. Deixá-las de lado diminui a
perda óssea causada pela acidez e, claro, economiza o consumo de muitas calorias vazias”, diz a nutricionista Flávia Cyfer, do Rio de Janeiro. Quem não aguenta ficar sem um líquido adocicado nas refeições deve evitar o plano B mais comum: “Águas saborizadas industrializadas possuem os mesmos componentes dos refrigerantes. Melhor mesmo é fazer sua própria bebida à base de água
 com gás”. A nutri dá três ideias de sabores que vão superbem no calor.

Receitas de bebida à base de água com gás:
100 ml de água com gás + 100 ml de suco de uva integral
100 ml de água com gás + suco de 3 limões + folhas de hortelã + xilitol para adoçar (opcional)
100 ml de água com gás + 100 ml de suco de laranja + polpa de 1 maracujá + 1 colher (café) de gengibre em pó + estévia para adoçar (opcional) (BF)

Comente agora

Casos de Hanseníase ultrapassam total registrado em 2017 em Eunápolis

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/09 20:24h
Casos de Hanseníase ultrapassam total registrado em 2017 em Eunápolis

Foto : Reprodução

Na cidade de Eunápolis, no extremo sul baiano, o número de pessoas infectadas pela hanseníase, doença conhecida como lepra, chegou a 49 até o momento, maior do que o registrado em 2017, quando 40 casos foram identificados. A enfermidade contagiosa é transmitida por meio de gotículas de tosse e espirro de pessoas que já estão infectadas. Ou seja, quem mantêm contato próximo ao paciente também devem fazer o tratamento de prevenção. A hanseníase é tratada com antibióticos, que devem ser usados por um ano. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, o público-alvo da campanha de combate à doença são homens com mais de 60 anos. (M1)

Comente agora

3 tratamentos para estrias no pós-parto

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/09 18:41h
3 tratamentos para estrias no pós-parto

As estrias são um verdadeiro pesadelo na vida das mulheres. Elas surgem devido ao estiramento e quebra das fibras de colágeno e elastina que sustentam a pele. “Elas aparecem como linhas vermelhas, que anunciam o início de um processo inflamatório. Com o tempo, a inflamação regride espontaneamente e o corpo produz um colágeno mais espesso para cicatrizar o trauma. Aí as linhas se tornam brancas e podem ficar mais largas, com uma aparência enrugada, principalmente em locais de tração da pele”, diz a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética, em São Paulo.   Na gravidez, com o aumento brusco de peso, a pele estica rapidamente, lesando as fibras de colágeno e elastina, principalmente nas partes do corpo que mais incham nessa fase, como abdômen, mamas, costas, glúteos e parte interior das coxas. “A alteração dos hormônios sexuais neste período, como estrógeno e progesterona, também podem provocar lesões nas fibras”, informa Cristine Carvalho.

Terapias úteis e eficazes

Comente agora

SUS gasta R$ 100 mi anuais com doenças ligadas à falta de saneamento básico

Saúde  Postado por Willyam Reis - 20/09 11:39h
SUS gasta R$ 100 mi anuais com doenças ligadas à falta de saneamento básico

Foto: Agência Brasil

A falta de saneamento básico e acesso à água de qualidade geraram um custo de R$ 100 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de 2017. Dados do Ministério da Saúde apontam que foram registradas 263,4 mil internações por doenças relacionadas ao problema. O número ainda é elevado, segundo a Agência Brasil, mesmo com o decréscimo em comparação aos casos registrados no ano anterior, quando 350,9 mil internações geraram custo de R$ 129 milhões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada dólar investido em água e saneamento resultaria em uma economia de US$ 4,3 em custos de saúde no mundo. Recentemente, organizações ligadas ao setor privado de saneamento, reunidas em São Paulo, reforçaram a teoria da economia produzida por este investimento. Pelas contas do grupo, a universalização do saneamento básico no Brasil geraria uma economia anual de R$ 1,4 bilhão em gastos na área da saúde. 

Comente agora

Mais de 1,7 mil casos de sarampo são confirmados no Brasil

Saúde  Postado por Willyam Reis - 20/09 07:39h
Mais de 1,7 mil casos de sarampo são confirmados no Brasil

Foto: Carlos Bassan/Fotos Públicas

Balanço divulgado nesta quarta-feira (19) mostra a confirmação de 1.735 casos de sarampo em todo o País - existem outros 7.812 sob investigação nos estados do Amazonas e Roraima. De acordo com o Ministério da Saúde, há registros da doença em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (24); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (13) e Sergipe (4). No total, foram nove mortes registradas. Calendário: Transmitido pelo contato com as secreções expelidas pela tosse, espirro e fala, o sarampo pode ser prevenido por meio da vacina. Na sexta-feira (14), o Brasil atingiu a meta de imunizar 95% das crianças com menos de cinco anos em 4,4 mil municípios, onde foram aplicadas 10,7 milhões de doses. Dado o caráter contagioso, a imunização torna-se ainda mais importante para evitar o contágio. As doses são oferecidas durante todo o ano nas mais de 36 mil salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde de todo o País. Além das crianças, pessoas com idades entre 10 e 29 anos precisam receber outras duas doses; dos 30 aos 49 anos, mais uma aplicação da tríplice viral.  Com informações do Portal Brasil.

Comente agora

Consumo de álcool é um dos principais fatores de risco para o suicídio

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/09 20:46h
Consumo de álcool é um dos principais fatores de risco para o suicídio

O suicídio é um tema que, apesar de delicado, merece ser discutido. Até porque em 90% dos casos ele pode ser prevenido. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade São Paulo (USP) estudaram um fator bastante associado a esse problema: o consumo de álcool. Eles analisaram os exames toxicológicos de 1 700 pessoas que se mataram entre 2011 e 2015 na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados do Instituto de Medicina Legal. Resultado: 30,2% das amostras acusava algum grau de teor alcoólico no sangue. Entre os homens, a porcentagem chegou a 34,7%. Ou seja, aproximadamente um terço das pessoas que tiraram a própria vida havia ingerido pelo menos alguns goles momentos antes desse ato. Um dos líderes do estudo, Raphael Eduardo Marques Gonçalves afirma que o objetivo era problematizar essa associação para que mais pesquisas sejam realizadas, principalmente na área de saúde mental. “Queremos auxiliar na elaboração e implantação de estratégias preventivas e, assim, reduzir o número de suicídios e dos custos relacionados”, completa o perito criminal da Polícia Técnico-Científica de São Paulo.

O perfil das vítimas

Comente agora

5 remédios naturais para diminuir o estufamento na barriga

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/09 18:47h
5 remédios naturais para diminuir o estufamento na barriga

Getty Images (/)

Todo mundo já sentiu aquela sensação de estufamento abdominal após uma refeição pesada ou no dia seguinte a uma festa. Com os alimentos certos, é possível reduzir esse efeito e voltar a se sentir bem.

Chá de hortelã

O chá de hortelã, além de muito saboroso, contém propriedades digestivas. Ele é capaz de aliviar os efeitos do processamento de outras refeições no organismo e proporcionar uma sensação de relaxamento. Consuma sem adoçar ou com uma pequena colher de mel.

Chá de cidreira com funcho

O chá de erva cidreira com funcho é um antiespasmódico natural, que ajuda na eliminação dos gases e alívio do desconforto abdominal.

Comente agora

Miopia aumenta 89% no Brasil, diz OMS

Saúde  Postado por Aline Souza - 19/09 14:10h
Miopia aumenta 89% no Brasil, diz OMS

Foto: Nathan Dumlao / Unsplash (Imagem ilustrativa) 

Pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a prevalência global da miopia e alta miopia estão em ascensão no mundo todo, mas no Brasil avança mais que a média global. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier, a miopia, dificuldade de enxergar de longe, ainda é pouco compreendida. Para ele, o esforço visual contínuo para perto, imposto pelo uso sem pausas das telas eletrônicas é uma variável importante do aumento da miopia, conforme ficou demonstrado em um estudo que realizou com 360 crianças. Outro fator ambiental, comenta, é a baixa concentração nos olhos da dopamina, hormônio ativado nas atividades externas pelo sol que está relacionado ao crescimento axial do olho.

Comente agora

Aplicativo do SUS já é utilizado por 1,2 milhão de pessoas

Saúde  Postado por Willyam Reis - 19/09 08:53h
Aplicativo do SUS já é utilizado por 1,2 milhão de pessoas

O aplicativo disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Meu DigiSUS, está há três anos em funcionamento e já foi baixado por 1,2 milhão de pessoas que têm smartphones com sistemas IOS e Android. O aplicativo permite que a população acompanhe, via celular, suas consultas, visualize o histórico de solicitações e a posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes, entre outras funcionalidades relacionadas à saúde pública. O aplicativo também permite que os pacientes do SUS atuem como fiscais dos serviços prestados por meio da avaliação do atendimento realizado, assim como denunciar fraudes de qualquer local do país. Pela plataforma móvel oficial do SUS, o cidadão consegue encontrar hospitais, unidades de saúde e outros estabelecimentos próximos de sua residência; identificar farmácias participantes do Aqui tem Farmácia Popular e acompanhar os medicamentos que o cidadão retirou, além de avaliar o atendimento desses serviços. Também é possível acessar uma linha do tempo de cada atendimento realizado pelo SUS, além do Cartão Nacional de Saúde e os dados pessoais, com informações sobre nutrição e alergias.

Comente agora

Dengue durante gravidez aumenta risco de danos neurológicos para bebê

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/09 17:35h
Dengue durante gravidez aumenta risco de danos neurológicos para bebê

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A contaminação pelo vírus da dengue durante a gestação aumenta em 50% o risco de o bebê nascer com distúrbios neurológicos. A informação faz parte de uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da London School of Hygiene and Tropical Medicine. “É um alerta para as mulheres e para os médicos. Mostramos que a ligação com distúrbios neurológicos congênitos, que são gravíssimos, existe. Mas não sabemos ainda as dimensões do problema. Por enquanto, alcançamos só a ponta do iceberg”, afirmou ao jornal O Globo a principal autora do estudo, a epidemiologista Enny Paixão.  Foram analisados 16.103.312 nascidos vivos, de 2006 a 2012m ou seja, antes da chegada do vírus Zika ao Brasil. Os cientistas relataram 13.634 casos de anomalias neurológicas congênitas, o que corresponde a 0,08% dos casos. Houve ainda quatro casos de anomalias no cérebro. Não foram relatados casos de microcefalia relacionados à dengue. (AS)

Comente agora

4 perguntas que você deve se fazer quando tiver dor de cabeça

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/09 13:30h
4 perguntas que você deve se fazer quando tiver dor de cabeça

Foto: Dirima/Thinkstock/Getty Images

Não é só desculpinha para desmarcar compromissos: uma pesquisa do Ibope afirma que 97% das pessoas tiveram dor de cabeça pelo menos uma vez no último mês. E sete em cada 100 passam por isso todos os dias. O problema é comum, mas não deve ser considerado normal – principalmente quando se tem quatro ou mais crises por mês ou, mesmo que menos frequentes, elas estejam abalando (no mau sentido) sua rotina, obrigando você a perder prova, reunião, festa ou treino. E, como prevenir é sempre melhor do que remediar, é preciso identificar qual a causa da sua dor. Isso fica mais fácil se você apostar em apps como o Diário da Cefaleia, que registram dia, horário, região, intensidade da dor, e o que você comeu ou fez antes dela. Essas informações são valiosas para o médico fechar o diagnóstico e indicar o tratamento. A BOA FORMA listou as perguntas que você deve se fazer sempre que o pancadão começar.

1. Lembrou de beber água?
O corpo precisa de sais minerais para funcionar bem.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com