Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Laboratório Fernando Queiroz alerta sobre prevenção contra HIV

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 31/12 23:00h

Comente agora

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/12 23:33h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Feira: Lacen confirma primeiro caso de raiva em 14 anos; criança é infectada por mordida

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/12 18:19h
Feira: Lacen confirma primeiro caso de raiva em 14 anos; criança é infectada por mordida

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Feira de Santana realizou nesta terça-feira (12) um batalhão que vacinou um total de 68 cães e gatos. A ação, que continua nesta quarta (13), foi feita depois que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou, na segunda (11), a positividade da amostra de raiva em um cão que mordeu e contaminou uma criança em novembro deste ano. O Lacen afirmou ao Acorda Cidade que este é o primeiro caso da doença em Feira no período de 14 anos. “O último caso de raiva canina havia sido em 2004. Era um cão domiciliar, que era vacinado pela proprietária", informou Mirza Cordeiro, coordenadora do Centro de Zoonoses (CCZ), que ainda indicou que a contaminação inicial se deu possivelmente através da mordida de um morcego. A criança mordida é residente no bairro Baraúnas e está recebendo acompanhamento médico no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda e no Hospital Estadual da Criança (HEC). O acidente aconteceu no dia 4 de novembro.

Comente agora

Projeto que altera lei dos Planos de Saúde não será votado este ano

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 13/12 17:01h
Projeto que altera lei dos Planos de Saúde não será votado este ano

O projeto que prevê a reforma da lei de Planos de Saúde teve sua tramitação suspensa. O presidente da Comissão Especial criada para debater o novo marco legal da área, Hiran Gonçalves (PP-RR), afirmou que não vai colocar este ano o relatório em votação. “Se o presidente da Câmara decidir pela continuidade da discussão, o tema será retomado no próximo ano”, afirmou. Gonçalves atribuiu sua decisão à falta de consenso em vários pontos do relatório, preparado pelo deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). “As discussões com integrantes da comissão foram poucas, porque na maioria das reuniões a participação de deputados era baixa”, afirmou Gonçalves. O impasse maior girou em torno de uma reivindicação da classe médica, o fim do pacote de consultas. “Muitas operadoras obrigam profissionais, sobretudo os que estão no início de carreira, a incluir na consulta alguns exames”, disse o deputado. É o caso, por exemplo, de cardiologistas que incluem na consulta um exame de eletrocardiograma. O presidente da comissão vinha insistindo para que a proibição dessa prática fosse incluída no relatório, algo que acabou não acontecendo.

Comente agora

Colírio pode aumentar resistência a antibióticos; veja como prevenir

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 13/12 15:25h
Colírio pode aumentar resistência a antibióticos; veja como prevenir

OBrasil é um dos maiores consumidores de medicamentos do mundo. A projeção da Associação da Indústria Farmacêutica é de que em 20121 o país saia da atual 8ª posição no ranking mundial para a 5ª posição. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier parte desse crescimento está relacionado ao envelhecimento que predispõe às doenças crônica. Uma delas, destaca, o glaucoma, atinge cerca de 2 milhões de brasileiros. Em 90% dos casos exige uso contínuo de colírios que baixam a pressão interna do olho e evitam a perda definitiva da visão. Mas não é só isso. Levantamento feito pelo médico em 12 mil prontuários do hospital mostra que no período do calor quatro em cada dez pacientes já chegam aos consultórios usando algum colírio por conta própria. Não é para menos.

Comente agora

Câmara aprova projeto que regulamenta atividade de agentes comunitários e de endemias

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/12 09:37h
Câmara aprova projeto que regulamenta atividade de agentes comunitários e de endemias

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) o projeto de lei 6.437/16, que regulamenta a atividade dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias. A sessão foi presidida pela deputada federal Alice Portugal, que foi uma das principais articuladoras do texto na Câmara. O PL segue para sanção presidencial. “A aprovação deste projeto foi um gesto de justiça. Os agentes são o exército civil do SUS. São aqueles que vão nos rincões mais longínquos da nação brasileira. Hoje homenageamos a todos os agentes comunitários do Brasil e em especial a Ruth Brilhante que nos deixou no meio desta luta. Viva os Anjos do SUS”, afirmou Alice. Além de dispor sobre as atribuições das duas profissões, o texto amplia o grau de formação profissional e determina condições e tecnologias necessárias para cursos de aprimoramento de agentes comunitários serem implantados. Outra proposta referente à categoria está tramitando no Congresso: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 22/11), que define planos de carreira, piso salarial e índice de reajuste das categorias. (BN)

Comente agora

Dieta mediterrânea tem resultados expressivos em tratamento contra depressão

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/12 07:21h
Dieta mediterrânea tem resultados expressivos em tratamento contra depressão

Um estudo desenvolvido na Universidade da Austrália do Sul apontou que a melhoria dos hábitos alimentares pode ter efeito sobre a saúde mental. Os pesquisadores apontam que a adoção de uma dieta mediterrânea, rica em peixes, vegetais, legumes, frutas, nozes e azeite, pode ajudar no tratamento de pacientes com depressão. "Isso faz sentido porque nossos cérebros precisam de nutrientes e outros fatores ligados à dieta para funcionar bem. Talvez mais que qualquer outro órgão do corpo", afirmou a pesquisadora Natalie Parletta. Participaram do estudo, segundo o jornal O Globo, voluntários com idade entre 18 e 65 anos, com depressão, que foram divididos em dois grupos: enquanto um deles seguia a dieta mediterrânea, o outro realizava reuniões quinzenais para tratamento da doença. Todos os voluntários apresentaram melhorias, mas os resultados foram significativamente melhores entre os voluntários que mudaram seus hábitos alimentares. "Nós mostramos que com conselhos de especialista em nutrição e oficinas ensinando como preparar refeições simples, deliciosas e baratas, é possível alcançar dietas saudáveis", celebrou Natalie. (BN)

Comente agora

Anvisa aprova novo tratamento para dermatite crônica

Saúde  Postado por Willyam Reis - 12/12 20:03h
Anvisa aprova novo tratamento para dermatite crônica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma terapia inédita para tratamento de dermatite atópica, uma doença crônica de pele. O medicamento Dupixent (dupilumabe) foi registrado como produto biológico e é indicado para pacientes adultos com casos moderados a graves, quando a doença não é controlada adequadamente com as terapias tópicas ou quando essas terapias não são aconselháveis. De acordo com a Anvisa, a dupilumabe é um anticorpo monoclonal humano, ou seja, um clone da célula de defesa humana alterado para inibir a ação de substâncias envolvidas no desenvolvimento da doença. O medicamento foi registrado pelo laboratório Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. (BN)

Comente agora

Confira 6 alimentos que bloqueiam os efeitos dos raios UV no verão

Saúde  Postado por Willyam Reis - 12/12 18:40h
Confira 6 alimentos que bloqueiam os efeitos dos raios UV no verão

No verão nossos olhos correm mais risco de degeneração. Quando ficamos trancafiados nos escritórios ou em casa a absorção da radiação UV (ultravioleta) emitida pelas lentes fluorescentes e pela luz azul dos LEDs, telas eletrônicas do celular, tablet, notebook e computador de mesa aumentam a formação de radicais livres no globo ocular. Já nas atividades externas são bombardeados pela radiação UV do sol que só fica abaixo de 6, índice inofensivo para nossa visão de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nas primeiras horas do dia e no fim da tarde. Como se não bastasse, segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier mais de 300 medicamentos aumentam a absorção destes comprimentos de luz pelos olhos. Estão nesta lista, desde analgésicos, anti-histamínicos, corticóides, até remédios de uso contínuo para diabetes ou arritmia cardíaca.

Comente agora

Mais de 8 mil profissionais brasileiros se inscreveram no Mais Médicos

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/12 18:02h
Mais de 8 mil profissionais brasileiros se inscreveram no Mais Médicos

Omais recente edital do programa Mais Médicos recebeu mais de 8 mil inscrições de profissionais formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil. Nesta terça-feira (12), termina o prazo para que os inscritos escolham os locais de preferência para atuação. De acordo com o Ministério da Saúde, serão 983 vagas em 512 municípios e mais uma em Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). O maior número de vagas é encontrado na região Nordeste, onde há 341 oportunidades. Em seguida, aparecem o Sudeste, com 253 vagas; o Sul, com 167; o Norte, com 125; e o Centro-Oeste, com 97.

Comente agora

5 dicas práticas para combater o estresse feminino

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/12 16:15h
5 dicas práticas para combater o estresse feminino

Omédico Dr. Roberto Cardoso, graduado pela Universidade de Brasília, com Mestrado e Doutorado em Ciências pela UNIFESP e Chefe do Setor de Medicina Fetal do Femme, afirma que as mulheres adoecem mais com o estresse no trabalho do que os homens. "A mulher da atualidade precisa se mostrar como uma super-esposa, super-profissional, super-mãe. Mas essa perfeição não existe, é preciso respeitar seus limites e adotar rotinas que melhorem seu dia a dia", afirmou Dr. Roberto. O médico elencou cinco dicas simples que ajudam a mulher a encarar o stress e controlá-lo com facilidade. São elas:

Coping para mulheres e o resgate do feminino essencial - O médico também revela que a mulher é muito mais propensa a suportar o estresse do que o homem. "A mulher não aprendeu a desenvolver o coping, que é constatar o estresse, buscar uma via de redução da ansiedade e depois tomar uma atitude consciente diante do problema. Homem estressado descansa, toma uma cerveja com os amigos, joga bola e, se está gripado, não aguenta ficar em pé. A mulher não, sob o estresse ela tende a "aguentar firme" o sofrimento e são poucas as opções de coping que realmente aliviam o estresse feminino", afirma.

Comente agora

5 sinais de que seu colchão está prejudicando seu sono

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/12 15:54h
5 sinais de que seu colchão está prejudicando seu sono

Um bom colchão é fundamental para uma noite de sono tranquila e reparadora, já um colchão ruim é capaz de lhe deixar sem pregar o olho a noite inteira e a reações corporais inesperadas. Apesar de a dor nas costas ser um dos sinais mais claros e comuns da má escolha do colchão, existem outros que devem ser levados a sério, como o sangramento nasal. De acordo com a revista Prevention, as pessoas que sangram pouco depois de acordar podem estar sofrendo as consequências da escolha de um colchão que atrai ácaros e fungos com facilidade, aumentando, assim, as reações alérgicas.

Comente agora

Anvisa proíbe venda de creme para alisar cabelo e produto de limpeza

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/12 14:38h
Anvisa proíbe venda de creme para alisar cabelo e produto de limpeza

A Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os lotes do cosmético Creme Alisante Profissional Lisa Hair fabricado por Phitoteraphia Biofitogenia Laboratorial Biota Ltda. A Resolução RE n° 3252 foi publicada nesta segunda-feira (11/12) no Diário Oficial da União (DOU). O produto possuía registro na Anvisa, mas apresentou resultado insatisfatório no ensaio de grau de avaliação. Esse resultado foi emitido pelo Laboratório Central do Estado do Paraná. A empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no comércio.

Saneantes sem registro: Já a Resolução n° 3253 proibiu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso dos produtos Ecosolv e Clinox fabricados pela empresa Bondmann Química LTDA. Ambos são saneantes classificados em seus rótulos como desengraxantes. Nenhum dos dois possui registro sanitário, notificação ou cadastro o que significa que não passaram pelas etapas de análise de qualidade e segurança e podem apresentar riscos para a saúde. Foi determinado o recolhimento das unidades ainda disponíveis em mercado. Com informações do Portal da Anvisa.

Comente agora

Conheça os 4 problemas ginecológicos mais comuns no verão

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/12 12:00h
Conheça os 4 problemas ginecológicos mais comuns no verão

Com a chegada do verão, alguns episódios desagradáveis costumam aparecer e prejudicar a saúde feminina. O ginecologista Dr. Domingos Mantelli aponta alguns cuidados que as mulheres devem ter com a estação mais quente do ano. “Ficar com o biquíni molhado ou até mesmo usar roupas sintéticas podem fazer com que os corrimentos se tornem mais recorrentes nessa época do ano”, alerta o médico. Para Mantelli, é fundamental manter uma higienização adequada e evitar a umidade prolongada na região da vagina. “Trocar os biquínis úmidos por secos, apostar em roupas mais leves e ventiladas como saias e vestidos e, principalmente, buscar orientação médica sempre que notar algo errado”, adverte. Dentre as doenças ginecológicas que surgem mais no verão, o médico destaca a candidíase, a tricomoníase e a vaginose. Entenda cada uma:

Comente agora

Anticoncepcional aumenta risco de câncer de mama, diz estudo

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/12 11:09h
Anticoncepcional aumenta risco de câncer de mama, diz estudo

Um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine aponta que os contraceptivos hormonais, como a pílula, aumentam o risco de câncer de mama em 20%. Realizado pela Universidade de Copenhagen, o estudo concluiu que o risco de câncer varia consoante a idade e o tempo que se toma o remédio. Quem toma a pílula há menos de um ano corre um risco de 9%, enquanto quem faz uso deste método contraceptivo há mais de dez anos apresenta um risco de 38%, segundo o Hypescience. Para o estudo, os cientistas avaliaram 1,8 milhões de mulheres ao longo de 11 anos, com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos. Nenhuma das participantes tinha histórico de doença oncológica, coágulos no sangue ou realizou qualquer tipo de tratamento de fertilidade. Os pesquisadores concluíram ainda que as mulheres com mais de 40 anos são as que podem sofrer mais com as consequências destes métodos contraceptivos, que incluem a pílula, os adesivos, os anéis vaginais, os implantes, as injeções e o DIU. (Notícias ao Minuto)

Comente agora

Novos critérios definem morte encefálica e afetam doação de órgãos

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/12 10:31h
Novos critérios definem morte encefálica e afetam doação de órgãos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje (12) critérios mais rígidos para definir morte encefálica. A mudança nos procedimentos tem impacto no processo de doação e transplante de órgãos, que só pode ser iniciado depois do consentimento da família e da confirmação da morte cerebral do paciente a partir da realização de vários exames. A partir da nova resolução - aprovada pelo CFM -, além do neurologista, outros especialistas como médico intensivista, neurocirurgião ou médico de emergência, poderão diagnosticar o fim da atividade cerebral do paciente. Segundo o conselho, considera-se que houve morte cerebral quando o paciente tem parada irreversível da respiração e de todas as funções do cérebro, incluindo o tronco. Os procedimentos para determinar a morte encefálica devem ser iniciados em todos os pacientes que apresentam estado de coma não perceptivo, ausência de reflexos do tronco cerebral e interrupção persistente da respiração (apneia).

Comente agora

Radioterapia de prótons pode evitar que crianças curadas voltem a ter câncer uma segunda vez

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/12 08:11h
Radioterapia de prótons pode evitar que crianças curadas voltem a ter câncer uma segunda vez

Um tipo de radioterapia contra o câncer com base em prótons, as partículas subatômicas de carga positiva, impede que a radiação atinja tecidos saudáveis. Isso evita o surgimento de tumores "radioinduzidos" décadas após o tratamento, dizem especialistas, e isso é especialmente importante para o tratamento em crianças. O primeiro aparelho foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no início do novembro para uso no Brasil. No entanto, os custos, a necessidade de grande infraestrutura e o fato de seus benefícios nem sempre serem imediatos ainda são impeditivos para que o acesso a esse tratamento seja ampliado rapidamente. A terapia tem como principal vantagem sua especificidade: a radiação atinge somente o tumor. Quando fazemos uma radioterapia comum contra um tumor específico, por exemplo, outros tecidos adjacentes, saudáveis, são atingidos. Em alguns casos, mas não frequentemente, esses tecidos antes normais podem se transformar em tumores induzidos por radiação décadas mais tarde. (Bem Estar)

Comente agora

Número de pessoas com demência deve triplicar até 2050, diz OMS

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/12 17:17h
Número de pessoas com demência deve triplicar até 2050, diz OMS

Até 2050, o número de pessoas com demência deverá triplicar no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada no dia 7 de dezembro. Atualmente, 50 milhões de pessoas têm a doença. Os locais mais afetados serão África e Ásia, por terem baixa expectativa de vida e alta taxa de natalidade. "No Brasil vai aumentar significativamente em muito pouco tempo", afirma o ex-diretor da OMS e professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu José Bertolote, em entrevista à ONU News. Por ano, 10 milhões de pessoas desenvolvem demência, sendo 6 milhões em paisas de baixa e média rendas. O Alzheimer é o tipo mais comum de demência. As doenças progressivas afetam a memória, habilidades cognitivas e comportamentos e interfere significativamente na qualidade de vida do paciente e as mulheres são as mais afetadas.

Comente agora

Solteiros correm maior risco de demência do que casados, diz estudo

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/12 16:34h
Solteiros correm maior risco de demência do que casados, diz estudo

Uma revisão científica realizada por cientistas da University College London, no Reino Unido, alerta para o impacto que o estado civil tem no risco de demência. De acordo com a BBC, depois de analisarem 15 estudos com um total de 812 mil participantes, os cientistas da instituição britânica concluíram que os solteiros correm uma maior risco de sofrer de demência do que os casados, acontecendo o mesmo em relação aos viúvos quando comparados com os divorciados. Na prática, destaca a pesquisa publicada na revista científica Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry, ser solteiro aumenta o risco desta doença mental em 42% e ser viúvo em 20%.

Comente agora

Cientistas dizem ter feito a maior descoberta em 50 anos contra doenças degenerativas

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/12 16:29h
Cientistas dizem ter feito a maior descoberta em 50 anos contra doenças degenerativas

O defeito genético que causa a doença degenerativa de Huntington pode ser corrigido em pacientes pela primeira vez, segundo soube a BBC. Uma droga experimental, injetada no fluido espinhal, conseguiu baixar, com segurança, os níveis de proteínas tóxicas no cérebro. A equipe de pesquisa, da Universidade College London, diz que agora há esperança de que a doença fatal possa ser parada. Especialistas dizem que esse pode ser o maior avanço já visto na área de doenças degenerativas nos últimos 50 anos. Huntington é uma das doenças mais devastadoras. Alguns pacientes a descrevem como Parkinson, Alzheimer e doença do neurônio motor todas juntas. Peter Allen, 51 anos, está nos estágios iniciais do Huntington e fez parte dos experimentos: "Você pode ficar em um estado praticamente vegetativo, é um fim horrível". A doença afeta famílias. Peter viu sua mãe Stephanie, seu tio Keith e sua vó Olive morrerem dessa forma. Testes médicos mostraram que sua irmã Sandy e seu irmão Frank também vão desenvolver a doença. Os três irmãos têm oito filhos - todos jovens adultos, cada um com 50% de chance de ter Huntington. (BBC)

Comente agora

4 estratégias para não exagerar nas festas de fim de ano

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/12 14:56h
4 estratégias para não exagerar nas festas de fim de ano

As festas de fim de ano se aproximam e trazem com elas diversas tentações gastronômicas. Para evitar problemas com a balança é necessário manter o foco, mas com algumas substituições é possível aproveitar as comemorações sem extrapolar. De acordo com a nutricionista Ione Leandro, da ONODERA Estética, o segredo para as festas de fim de ano não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas. “Aposte em um prato colorido. Abuse das saladas diversas e dê preferência para carnes magras, como chester, peru e bacalhau, por exemplo. Os doces também não precisam ficar de fora, mas ao invés de provar todas as sobremesas, escolha uma para degustar sem preocupação”, recomenda. Para aproveitar as festas sem culpa, Ione separou algumas estratégias que ajudam a controlar os excessos.

Comente agora

Poluição pode minar benefícios da caminhada, diz estudo

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/12 10:23h
Poluição pode minar benefícios da caminhada, diz estudo

A caminhada é uma das melhores atividades para a saúde, mas, segundo um recente estudo, caminhar ao ar livre numa cidade poluída ou não caminhar é quase a mesma coisa. A pesquisa, publicada na revista The Lancet, concluiu que o local onde se caminha diz muito sobre o impacto que a atividade tem na saúde, sempre que a poluição ambiental de determinadas regiões é capaz de aniquilar quase por completo os benefícios da caminhada em idosos. Para o estudo, foram analisadas 119 pessoas com mais de 60 anos, sendo 40 saudáveis, 40 com doença pulmonar obstrutiva crônica e 39 com doença do coração isquêmico. Os participantes foram desafiados a caminhar durante oito semanas pela Oxford Street e Hyde Park, ambos em Londres (sendo o primeiro destino com trânsito caótico e o segundo um grande parque).

Comente agora

'Em 15 ou 20 anos, o câncer deverá ser uma doença controlada, como a Aids', diz pesquisador do Inca

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/12 09:07h
'Em 15 ou 20 anos, o câncer deverá ser uma doença controlada, como a Aids', diz pesquisador do Inca

Nas décadas de 1980 e 1990, um mal pouco conhecido passou a assombrar o mundo e intrigar os cientistas: a Aids, causada pelo vírus HIV. Altamente letal à época, a nova doença se tornou um pesadelo. O filósofo Michel Focault, o ator Rock Hudson, o cantor brasileiro Cazuza e o lendário roqueiro Freddie Mercury foram apenas algumas das celebridades que morreram em decorrência dela. Mas três décadas depois do surto inicial, as perspectivas de vida de um portador do vírus do HIV são bem diferentes das daqueles tempos. A eficiência dos coquetéis antirretrovirais é comprovada pelos números - no Brasil, o índice de mortalidade caiu mais de 42% nos últimos 20 anos, e a epidemia é considerada estabilizada. Hoje, a doença que mais assusta os brasileiros não é mais a Aids - e sim o câncer. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, esse é o diagnóstico que 76% das pessoas mais temem ouvir - é visto por elas praticamente como uma "sentença de morte". Só entre o ano passado e o atual, a estimativa era de que 600 mil novos casos surgissem no Brasil.

Comente agora

A relação entre irmãos influencia a alimentação infantil

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 10/12 11:47h
A relação entre irmãos influencia a alimentação infantil

Para que as crianças cresçam com saúde, é importante a adoção de hábitos alimentares balanceados, com refeições variadas e nutritivas. Mas há outros aspetos a moldar a alimentação dos mais pequenos. A presença de irmãos é um deles. Um estudo publicado na Revista Pediatrics atesta que crianças com irmãos apresentam menor risco de desenvolver obesidade. No âmbito da investigação, analisou-se a massa corporal de 697 crianças desde a introdução alimentar até os seis anos. As conclusões mostram que as crianças que presenciaram o nascimento de irmãos tiveram um índice mais equilibrado em relação às que não viveram a mesma experiência. Estes últimos, por sua vez, demonstraram maior propensão para desenvolver obesidade. Além disso, a presença de um irmão na vida de uma criança ajuda a combater o sedentarismo, uma vez que ambos podem realizar atividades juntos, o que é preponderante para uma boa qualidade de vida.

Comente agora

Treino no final de ano: como encarar o período do verão sem erros

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 08/12 16:57h
Treino no final de ano: como encarar o período do verão sem erros

Alguns amam o verão, estação que tem tudo a ver com a atividade física e o cuidado com a saúde. Outros, nem tanto. As temperaturas e a umidade altas acabam sendo vilãs para quem não se prepara para enfrentá-las. Esta época do ano nos remete a algumas peculiaridades, tais como a fuga dos esconderijos e a intensificação da vida social, o cuidado com a saúde, as festas, férias, descanso e reflexões. Esse é um dos momentos mais favoráveis para cuidarmos de nossa saúde. Normalmente sentimos menos vontade de comer guloseimas, podemos aproveitar as atividades aquáticas e ao ar livre. Aproveite este momento para ter uma rotina de treinamentos e corrigir os maus hábitos alimentares. Incentive as crianças e os jovens à prática de atividades esportivas, tais como andar de bicicleta, jogar bola com os amigos, brincar na piscina, em vez de passarem horas na frente do computador e da televisão.

Comente agora

Pesquisa aponta que 64% dos adultos não estão com a vacinação em dia

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 08/12 16:26h
Pesquisa aponta que 64% dos adultos não estão com a vacinação em dia

Durante a infância, o acompanhamento do calendário vacinal é visto como uma preocupação fundamental para o crescimento saudável da criança. Porém, com a chegada da adolescência e com a carteira de vacinação quase completa, essa importância se enfraquece e, já na fase adulta, fica ainda mais difícil encontrar alguém que saiba dizer com certeza se tomou todas as vacinas indicadas para a sua idade. De acordo com os dados da pesquisa internacional conduzida pelo instituto Ipsos MORI a pedido da farmacêutica GSK, é um costume dos brasileiros “esquecer” de se vacinar no período entre a infância e terceira idade. Dos participantes do estudo, 64% dos adultos acima de 18 anos confessaram que não estão com a vacinação totalmente em dia.

Comente agora

Sete dicas para ser mais saudável e ainda poupar dinheiro

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 08/12 14:49h
Sete dicas para ser mais saudável e ainda poupar dinheiro

Há quem ainda acredite que fica caro seguir uma alimentação saudável, especialmente se a conversa terminar nos superalimentos, sim, aqueles com nomes esquisitos e que são vendidos a preços um pouco mais elevados. Embora alguns alimentos considerados saudáveis e importantes para o bem-estar seja, de fato, caros para determinados 'bolsos', a verdade é que comer bem e de acordo com as necessidades que o corpo tem não precisa custar um absurdo e, ainda, pode ser a solução que faltava para começar a poupar algum dinheiro ao longo do mês. Comecemos pelo simples hábito de planejar as refeições. Ao decidir no início da semana (ou no fim de semana) que refeições se vai fazer nos dias que se seguem ajuda, em primeiro lugar, a evitar ir ao restaurante ou café mais próximo do trabalho (e casa) e, depois, a comer apenas alimentos confeccionados em casa e que são mais saudáveis do que os vendidos em estabelecimentos comerciais ou restaurantes.

Comente agora

Dormir mal deixa adolescentes mais propensos à depressão e ao vício

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 08/12 13:31h
Dormir mal deixa adolescentes mais propensos à depressão e ao vício

Restrição de sono pode aumentar o risco de adolescentes desenvolverem depressão e dependência, segundo uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, divulgada pelo colunista Jairo Bouer, do UOL.  Um grupo de 35 jovens, dos 11,5 aos 15 anos, passou a noite no laboratório de sono da universidade e, enquanto metade deles dormiu dez horas, a outra metade foi acordada após quatro horas de sono.  Os exames mostraram que a restrição de sono afetou uma área do cérebro chamada putâmen, que exerce um papel importante nos movimentos que envolvem objetivos e no aprendizado obtido através de recompensas. Os dados foram publicados no site do American College of Neuropsychopharmacology. ( Notícias ao Minuto) 

Comente agora

ANS suspende a comercialização de 31 planos de saúde a partir de hoje

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/12 12:12h
ANS suspende a comercialização de 31 planos de saúde a partir de hoje

Começa a vigorar nesta sexta-feira (8) a suspensão da comercialização de 31 planos de saúde de 10 operadoras. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tendo por base reclamações relativas à cobertura assistencial recebidas no terceiro semestre de 2017. Entre as principais queixas apresentadas pelos usuários estão a demora no atendimento e as negativas apresentadas pelas empresas.

A ANS informou que os 167,7 mil beneficiários desses planos suspensos estão protegidos e continuarão sendo assistidos regularmente. De acordo com a agência, os planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes caso seja comprovada a melhoria do atendimento. Para ter acesso à lista de planos que tiveram a comercialização suspensa, clique aqui.

Comente agora

Governo promove hoje Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti

Saúde  Postado por Willyam Reis - 08/12 10:49h
Governo promove hoje Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti

O governo federal promove hoje (8) o Dia D - Sexta sem Mosquito, que visa a alertar a população sobre a importância de combater o Aedes aegypti, especialmente antes da chegada do verão, período mais favorável à sua proliferação. Representantes do governo participam das ações em várias capitais do país. São feitas visitas domiciliares, mutirões de limpeza, distribuição de material educativo, entre outras atividades. Todas as sextas-feiras foram escolhidas pelo Ministério da Saúde como o dia de fazer a vistoria nas casas e nos locais de trabalho para eliminar os focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) apontou que 357 cidades estão em situação de risco para a ocorrência dessas doenças, pois nelas mais de 9% dos imóveis visitados continham larvas do mosquito em recipientes com água parada.

Comente agora

Ministério amplia acesso ao contraceptivo DIU no SUS

Saúde  Postado por Willyam Reis - 08/12 08:28h
Ministério amplia acesso ao contraceptivo DIU no SUS

O acesso pelas mulheres ao contraceptivo dispositivo intra-uterino -conhecido como DIU- no SUS (Sistema Único de Saúde) foi ampliado a partir desta sexta (8), conforme portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União. As informações são da Agência Brasil. De acordo com o documento, o DIU de cobre terá disponibilização feita pelos Estados, municípios e o Distrito Federal às maternidades integrantes do SUS, para "anticoncepção pós-parto ou pós-abortamento imediatas". A portaria diz ainda que cabe ao governo federal financiar a aquisição dos medicamentos contraceptivos e insumos do Programa Saúde da Mulher. "Os recursos financeiros federais para execução do disposto nesta portaria são oriundos do orçamento do Ministério da Saúde."  "Os gestores estaduais, do Distrito Federal e municipais terão até 90 dias, a contar da data de publicação da portaria, para adequação da rede de atenção e das maternidades na oferta do DIU pós-parto e pós-abortamento imediato", diz o documento. Com informações da Folhapress.

Comente agora

Estudo revela que camisinha ainda é tabu entre mulheres no Brasil

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/12 20:15h
Estudo revela que camisinha ainda é tabu entre mulheres no Brasil

Com o objetivo de entender o que pensam as mulheres e homens sobre o sexo e de que forma se comportam em relação ao preservativo, o Estudo Olla de Comportamento Sexual entrevistou mil pessoas entre 18 e 35 anos em todo o Brasil. 

O primeiro dado que impressiona é que 52% das mulheres e 47% dos homens nunca ou raramente usam camisinha. Mirian Goldenberg, antropóloga e especialista em comportamento feminino destaca que os pesquisados fazem parte de uma geração "pós-Aids", que cresceu sabendo a respeito da importância do uso de camisinha como o meio mais eficiente, simples e barato de proteção contra a Aids, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. 

Comente agora

9 alimentos que funcionam como laxantes naturais

Saúde  Postado por Willyam Reis - 07/12 19:05h
9 alimentos que funcionam como laxantes naturais

Quem sofre com o intestino preso sabe como pode ser difícil ir ao banheiro. Existem muitos medicamentos que prometem ajudar o intestino a "soltar", mas a medicação não deve ser usada indiscriminadamente, pois o órgão pode ficar acostumado ao remédio e só funcionar à base dele. Para resolver o problema, é essencial investir em certos alimentos saudáveis, que ajudam a regular o trato intestinal e, claro, a flora bacteriana. Os denominados alimentos laxantes podem ajudar a aliviar a constipação. Eles afrouxam as fezes e estimulam o movimento intestinal e do trato digestivo e aceleram o trânsito. Segundo o médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten", existem seis tipos de laxantes: os formadores de massa, suavizantes de fezes, lubrificantes, de tipo osmótico, salinos e estimulantes. Confira os nove principais laxantes naturais:

Comente agora

Pílula e DIU aumentam chance de câncer de mama, mostra estudo

Saúde  Postado por Willyam Reis - 07/12 18:27h
Pílula e DIU aumentam chance de câncer de mama, mostra estudo

Um estudo publicado na última quarta-feira (6) mostrou que mulheres que usam pílulas ou dispositivos anticoncepcionais que liberam hormônios enfrentam riscos de câncer de mama. O estudo, que acompanhou 1,8 milhão de mulheres dinamarquesas por mais de uma década, derruba suposições comuns sobre os efeitos dos anticoncepcionais nas gerações mais jovens de mulheres. De acordo com a Folha de São Paulo, o novo estudo estima que o uso de anticoncepcionais contendo hormônios eleva em 13 casos por cada 100 mil mulheres a incidência de câncer de mama. Ou seja, para cada 100 mil mulheres que usam controle hormonal da concepção, há 68 casos anuais de câncer de mama, ante 55 casos entre as mulheres que não usam esse método. A pesquisa também sugere que o hormônio progestina, amplamente usado nos métodos anuais de controle da natalidade, pode elevar o risco de câncer de mama. Os especialistas apontaram para alguns benefícios dos anticoncepcionais orais, que estão associados a reduções na incidência de câncer ovariano, endometrial e possivelmente de câncer colorretal, em anos posteriores da vida das participantes.

Comente agora

Mamão papaia tem ação anticancerígena, aponta estudo da USP

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 07/12 17:41h
Mamão papaia tem ação anticancerígena, aponta estudo da USP

O mamão papaia inibe a proliferação de células cancerígenas no intestino, segundo um estudo desenvolvido por pesquisadores da USP, no Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC). No entanto, apenas quando o alimento está em um ponto específico de seu amadurecimento. A pesquisa foi publicada na revista "Scientific Reports" e analisou tumores humanos. As primeiras análises foram feitas in vitro. Agora, os estudos devem avançar para a etapa em que será verificado se os resultados encontrados se repetirão em organismos vivos.

Comente agora

Diabete regride com dieta radical de baixas calorias

Saúde  Postado por Willyam Reis - 07/12 09:48h
Diabete regride com dieta radical de baixas calorias

Uma dieta radical de baixas calorias foi capaz de reverter a diabete tipo 2 mesmo em pacientes que já conviviam com a doença havia seis anos, aponta um estudo realizado por cientistas da Escócia e publicado na terça-feira (5), na revista científica "The Lancet". O trabalho mostra que a doença pode ser revertida com perda de peso intensiva, deixando os pacientes livres de sintomas sem tomar remédios. Entre as pessoas que perderam mais de 15 quilos no estudo, 86% tiveram remissão da diabete - todos os sinais da doença desapareceram - em até um ano após o início do experimento. "Nossos resultados sugerem que, mesmo para as pessoas que têm diabete do tipo 2 há seis anos, a remissão é factível. Em contraste com outras abordagens, nós focamos na necessidade de manutenção a longo prazo da perda de peso por meio de dieta e exercícios", disse o autor principal do estudo, Michael Lean, da Universidade de Glasgow. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a diabete afeta até 9% da população mundial e é uma das principais causas de enfarte, perda de visão, disfunção dos rins e problemas de circulação nos membros. No Brasil, estima-se que 18 milhões de pessoas sofram com a doença - que cresceu 62% só na última década. Cerca de 90% dos casos são de diabete tipo 2, que ocorre por resistência à ação da insulina e tem a obesidade entre as principais causas. O estudo, realizado na Escócia e na Inglaterra entre julho de 2014 e agosto de 2016, teve a participação de 298 pacientes diagnosticados com a doença, com idade de 20 a 65 anos, que não tomavam insulina. Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um grupo de controle com 149 pessoas seguiu o protocolo tradicional para tratamento da doença, com uso de medicamentos. Outro grupo de 149 indivíduos teve os medicamentos cortados e foi submetido a um programa de redução de peso, em três fases.Na primeira, os pacientes foram submetidos, de três a cinco meses, a uma dieta radical que substituiu toda a comida por uma fórmula alimentar de apenas 825 a 853 calorias diárias. Em geral, um adulto saudável consome cerca de 2 mil calorias por dia. Na segunda fase, com duração de duas a quatro semanas, a comida normal foi reintroduzida gradualmente, até que o paciente chegasse a uma dieta de 1.400 calorias por dia.

Na terceira fase, de manutenção da perda de peso, os pacientes voltaram a comer normalmente, até um limite de 2.500 calorias, enquanto eram submetidos a uma terapia cognitiva comportamental combinada com estratégias para aumentar a atividade física. Doze meses após o início do experimento, os participantes que fizeram a dieta especial perderam 10 quilos, em média, e quase metade deles (68) teve remissão da diabete. Entre os 149 pacientes que se submeteram à dieta, 36 (24%) conseguiram reduzir o peso em mais de 15 quilos - o que não foi conseguido por nenhum dos pacientes que seguiram o protocolo convencional de tratamento. Neste grupo, só 6 (4%) ficaram livres da doença. O estudo também mostrou que o porcentual de remissão variou na proporção da perda de peso. "Esses resultados são muito animadores. Eles podem revolucionar a maneira como a diabete tipo 2 é tratada. A perda substancial de peso resulta em uma redução da gordura no interior do fígado e do pâncreas, permitindo que esses órgãos voltem a funcionar normalmente - e nós mostramos que isso pode levar a uma remissão da doença", disse Roy Taylor, da Universidade de Newcastle. (BN)
 

Comente agora

Como o hábito de escovar os dentes pode reduzir o risco de câncer

Saúde  Postado por Willyam Reis - 07/12 07:24h
Como o hábito de escovar os dentes pode reduzir o risco de câncer

A escovação diária dos dentes, especialmente depois das refeições, é a forma mais eficaz de os manter limpos, saudáveis e brilhantes. Mas não só: ter uma boa rotina de limpeza dentária é meio caminho andado para ganhar saúde... e prevenir o câncer. Um recente estudo publicado na revista Cancer Research diz que escovar os dentes todos os dias pode ajudar a reduzir em 21% o risco de câncer do esôfago, segundo noticia a "Newsweek" no seu site. Em causa, diz o estudo, está a capacidade que este hábito de higiene tem em 'matar' as bactérias nocivas que colocam a saúde em risco e que aumentam a probabilidade de ter a doença ou patologias que impulsionam o câncer, como é o caso da gengivite e da peridontite. Os mentores da investigação conseguiram notar que algumas bactérias estão relacionadas com a doença, como é o caso dos elevados níveis de Tannerella forsythia e Porphyromonas gingivalis. Para o estudo, os cientistas da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, analisaram 122 mil pessoas durante uma década, sendo que 106 dos participantes acabaram por ter câncer do esôfago. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Unicef adverte que pelo menos 17 milhões de bebês respiram ar muito poluído

Saúde  Postado por Willyam Reis - 06/12 18:36h
Unicef adverte que pelo menos 17 milhões de bebês respiram ar muito poluído

Pelo menos 17 milhões de bebês vivem em zonas onde a poluição do ar é seis vezes maior do que os limites considerados saudáveis. O alerta foi feito nesta quarta-feira (6) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). De acordo com a entidade, esses níveis podem danificar os pulmões e colocar em risco o desenvolvimento cerebral dessas crianças. "As substâncias contaminantes não só danificam os pulmões em desenvolvimento dos bebês, como também podem causar lesões permanentes em seus cérebros e, portanto, prejudicar seu futuro", alertou o diretor-executivo da organização, Anthony Lake. Segundo o relatório Perigo no Ar, mais de 75% dos menores de um ano que respiram níveis de poluição seis vezes acima do estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12,2 milhões, vivem no sul da Ásia.

Comente agora

Problemas com saúde bucal podem desencadear doenças cardíacas e até a morte

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/12 13:28h
Problemas com saúde bucal podem desencadear doenças cardíacas e até a morte

Gosto ruim na boca, sangramentos e dor são sinais de que a saúde bucal não vai bem, mas esses problemas, quando não são tratados, podem desencadear doenças no coração e até causar a morte. "Há uma relação de doenças simples e graves que estão relacionadas com a boca. A odontologia saiu do consultório há muito tempo e tem estudado doenças que têm relação com a boca. Já se sabe da endocardite, quando uma bactéria pode ir para a corrente sanguínea e acabar se alojando no coração. Isso pode levar ao óbito", explica Letícia Mello Bezinelli, cirurgiã-dentista e coordenadora do curso de pós-graduação de Odontologia Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. No mês passado, o ex-integrante do grupo Dominó Ricardo Bueno morreu no Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto, em Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital, após passar quase dez dias internado. A causa da morte, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foi septicemia e abscesso odontogênico. Letícia diz que problemas na gengiva também podem prejudicar o tratamento de pacientes com diabete. "Se o paciente tem um abscesso no dente e a gengiva está infectada, esse foco agudo prejudica o controle de glicemia."

Comente agora

HRSAJ é hospital referência em residência de Ortopedia e Traumatologia

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/12 11:18h
HRSAJ é hospital referência em residência de Ortopedia e Traumatologia

Único hospital da Bahia a ter 100% de aprovação de residentes na prova que confere o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), sediado na região do Recôncavo, já recebeu mais de vinte residentes de diversos estados do Brasil. Credenciado ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), o hospital oferta residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral e Clínica Médica, com duração de dois anos, além da residência de Ortopedia e Traumatologia, que por sua vez é concluída em três anos. Ao longo da especialização, os médicos residentes realizam atividades práticas e teóricas relacionadas a temas como Centro Cirúrgico, Pronto Socorro e Enfermaria. Anualmente, seis residentes são recebidos nas três especialidades.

Para o diretor de ensino e pesquisa e coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) da unidade, Laudelino Souza Filho, a oferta de especialização é extremamente positiva também para o centro de formação. “Toda vez que você oferece formação e ensino, você requalifica o hospital. Então isso funciona como uma troca, porque os nossos médicos se atualizam e todo o corpo técnico do hospital evolui”, conclui.

Comente agora

Mais que o leite: alimentos que ajudam na saúde óssea das crianças

Saúde  Postado por Willyam Reis - 06/12 08:30h
Mais que o leite: alimentos que ajudam na saúde óssea das crianças

É a partir da infância que os cuidados com a saúde óssea devem ser prioritários. Desde pequeno que é preciso se prevenir contra o aparecimento de umas das doenças mais comuns e mais impactantes da velhice: a osteoporose. Segundo o Instituto de Saúde Nacional dos Estados Unidos, diz o The Washington Post, a osteoporose é "uma doença pediátrica com consequências geriátricas", devendo os pais cuidar da saúde dos ossos dos filhos o mais cedo possível. Uma vez que os ossos são compostos pelos minerais cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês e potássio e ainda de vitamina D e K, torna-se fundamental dar ao organismo dos mais novos alimentos que sejam ricos neste cocktail de nutrientes. Apesar de o leite de vaca ser a fonte de cálcio mais comum na infância, existem outras opções tão saudáveis e eficazes, como os vegetais de folha verde (espinafre, couve kale, brócolis, alcachofra, etc.), as frutas secas e sementes - que fornecem cálcio e zinco, sendo que o primeiro precisa do segundo para atuar corretamente -, as leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilhas, etc) e o caldo de osso feito em casa (sem corantes, conservantes ou químicos alimentares) são outras opções, diz a publicação.

Comente agora

Unidades móveis da Hemoba atendem em Salvador, Simões Filho, Feira e Jequié

Saúde  Postado por Willyam Reis - 05/12 22:04h
Unidades móveis da Hemoba atendem em Salvador, Simões Filho, Feira e Jequié

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza atendimento aos candidatos interessados em fazer doação de sangue ou cadastro de medula óssea em Salvador, Simões Filho, Feira de Santana e Jequié. Nesta terça (5) e quarta-feira (6), a unidade móvel estará na entrada principal do Salvador Shopping. Simões Filho recebe o Hemóvel nesta quarta e quinta, na Praça da Bíblia. Na sexta e sábado, a unidade estaciona na Praça da Bandeira, em Jequié. Já Feira de Santana teve a oferta do serviço iniciada nesta segunda e segue até sexta, em frente à prefeitura. O horário de atendimento é sempre das 8h às 17h. Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, além de apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. (BN)

Comente agora

Países de baixa e média renda têm 1 em cada 10 remédios de baixa qualidade ou falsificado

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/12 20:58h
Países de baixa e média renda têm 1 em cada 10 remédios de baixa qualidade ou falsificado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um em cada 10 medicamentos que circulam em países de baixa e média renda sejam de baixa qualidade ou falsificado. Com isso, acontece não só desperdício de dinheiro para indivíduos e sistemas de saúde, mas também o consumo de remédios que podem causar doenças graves e até a morte. "Medicamentos de baixa qualidade e falsificados afetam particularmente as comunidades mais vulneráveis", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. "Os medicamentos de baixa qualidade ou falsificados não têm apenas um impacto trágico em pacientes e suas famílias, mas também representam uma ameaça à resistência antimicrobiana, aumentando a preocupante tendência de medicamentos que estão perdendo o poder de tratar", acrescentou Mariângela Simão, diretora-geral assistente para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos da OMS. Desde 2013, a OMS recebeu 1,5 mil notificações de casos de produtos abaixo do padrão ou falsificados. Desses, antimaláricos e antibióticos são os mais comumente relatados. A maioria das notificações (42%) vem da África Subsaariana; 21% vêm das Américas e outros 21%, da região Europeia.  Provavelmente, segundo a OMS, essa é apenas uma pequena fração do problema real e muitos casos podem não ser relatados. Apenas 8% das notificações, por exemplo, vieram da região do Pacífico Ocidental, 6% do Mediterrâneo Oriental e apenas 2% do Sudeste Asiático.  Antes de 2013, não existiam relatórios globais com essas informações.

Comente agora

Programa Mais Médicos reabre inscrições para brasileiros

Saúde  Postado por Willyam Reis - 05/12 19:03h
Programa Mais Médicos reabre inscrições para brasileiros

O programa Mais Médicos reabriu, nesta segunda-feira (4), as inscrições para profissionais formados no Brasil ou com diploma já revalidado no País. Após um erro na divulgação da data da chamada pública, os candidatos que desejarem se inscrever têm até as 18h desta terça-feira (5) para efetuar a inscrição no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). Nesta edição, são 557 vagas para municípios de todo o País. Os candidatos poderão escolher até quatro cidades para concorrer às vagas. Na próxima sexta-feira (8), será divulgada a lista com a quantidade de profissionais por vagas e municípios. A indicação do município de interesse por parte do médico deve ser feita entre os dias 11 e 12 de dezembro. Os profissionais serão apresentados na segunda semana de janeiro nos locais em que exercerão as atividades.

Comente agora

Verão acelera a degeneração da visão

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 05/12 14:51h
Verão acelera a degeneração da visão

No verão nossos olhos correm mais risco de degeneração. Quando ficamos trancafiados nos escritórios ou em casa, a absorção da radiação UV (ultravioleta) emitida pelas lentes fluorescentes e pela luz azul dos LEDs, telas eletrônicas do celular, tablet, notebook e computador de mesa aumentam a formação de radicais libres  no globo ocular. Já nas atividades externas são bombardeados pela radiação UV do sol que só fica abaixo de 6, índice inofensivo para nossa visão de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nas primeiras horas do dia e no fim da tarde. Como se não bastasse, segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier  mais de 300 medicamentos aumentam a absorção destes comprimentos de luz pelos olhos. Estão nesta lista, desde analgésicos, anti-histamínicos, corticóides, até  remédios de uso contínuo para diabetes ou arritmia cardíaca.

Alterações na córnea

Comente agora

Devido a desabastecimento, três vacinas têm imposto de importação zerado pelo governo

Saúde  Postado por Willyam Reis - 05/12 09:11h
Devido a desabastecimento, três vacinas têm imposto de importação zerado pelo governo

O governo federal zerou temporariamente as alíquotas do Imposto de Importação para as vacinas contra HPV, Hepatite A e para a vacina tríplice bacteriana acelular do adulto (DTPa), contra difteria, tétano e coqueluche. Válida para uma quantidade limitada de doses para cada imunizante, a medida tem o objetivo de sanar o desabastecimento no mercado brasileiro. No caso das vacinas DTPa e contra o HPV, a alíquota fica zerada durante um ano para uma cota de 5 milhões e 6 milhões de doses, respectivamente. Já a vacina contra a Hepatite A terá alíquota zerada para uma cota de 2,25 milhões de doses por um período de seis meses, a ser contado a partir de 2 de abril de 2018. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (1°). (BN)

Comente agora

Estudo relaciona área verde com menor risco de câncer de pulmão

Saúde  Postado por Willyam Reis - 05/12 08:05h
Estudo relaciona área verde com menor risco de câncer de pulmão

Se a poluição traz problemas de saúde, será que a presença de árvores pode atuar como um escudo contra isso? Essa é uma pergunta que vem sendo investigada em vários cantos do mundo, dentro de uma série de pesquisas que mostram os impactos positivos de ter parques e áreas verdes nas cidades. São trabalhos que apontam benefícios não só para a saúde cardiorrespiratória - os mais evidentes - como também para a melhoria do sistema imunológico, combate ao estresse, incentivo a fazer atividades física e até atenuar doenças mentais. São Paulo ainda está engatinhando nessa área, mas começa a trazer os primeiros resultados. Um trabalho divulgado na semana passada sugeriu uma correlação entre áreas verdes e mais abertas e menos casos de morte por câncer de pulmão. O levantamento ainda é preliminar e, como define sua autora, a bióloga Bruna Lara de Arantes, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), "exploratório".

Comente agora

Dicas para manter a pele saudável no verão

Saúde  Postado por Willyam Reis - 04/12 19:38h
Dicas para manter a pele saudável no verão

Como o maior órgão do corpo humano, a pele sofre com os efeitos do clima, podendo ser inverno rigoroso ou temperaturas muito altas. “Enquanto no inverno o principal benefício para a pele é a hidratação, no calor o principal é a fotoproteção. Uma das principais queixas durante o verão é a pele do rosto mais oleosa, que pode ser evitada usando filtros solares e hidratantes com a textura adequada, bem como os séruns e a água termal”, explica Fernanda Secco, esteticista do Espaço Pathricia Prieto. Conheça algumas dicas de cuidados com a pele para aproveitar o verão sem preocupações:

1 - Faça calor, frio, chuva ou sol o protetor solar deve ser utilizado diariamente. “O protetor solar deve ser utilizado todos os dias, independente da temperatura ou do clima, pois os raios ultravioletas conseguem ultrapassar a camada de nuvens e podem causar mais danos à pele”, explica. A falta do protetor solar é a principal causa das tão incomodas manchinhas no rosto.

2 - Use e abuse da água termal. A água termal tem ação calmante comprovada, é anti-inflamatória, anti-irritante e antioxidante da pele, ajudando a restaurar o pH e dar uma aparência saudável ao rosto.

Comente agora

Anvisa aprova registro de novos medicamentos para hepatite C

Saúde  Postado por Willyam Reis - 04/12 18:13h
Anvisa aprova registro de novos medicamentos para hepatite C

Dois medicamentos novos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão ampliar as opções para o tratamento da hepatite C no Brasil. O primeiro é o medicamento Zepatier, uma associação em dose fixa dos princípios ativos elbasvir e grazoprevir. O medicamento será produzido, na forma de comprimido revestido, na concentração de 50mg de elbasvir e 100mg de grazoprevir. O produto é indicado para administração por via oral em adultos uma vez ao dia, para o tratamento da hepatite C crônica (HCC) genótipos 1 ou 4 em adultos. O segundo registro da Anvisa foi para o medicamento Harvoni que é uma associação entre os princípios ativos ledipasvir e sofosbuvir. O Harvoni será utilizado por via oral em adultos e uma vez por dia. O Harvoni é indicado, em combinação ou não com ribavirina, para o tratamento da Hepatite C Crônica (HCC) genótipo 1 em adultos.

Comente agora

Baixo consumo de vitamina K pode comprometer saúde cardíaca de jovens

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 04/12 17:14h
Baixo consumo de vitamina K pode comprometer saúde cardíaca de jovens

Um estudo recente da Medical College of Georgia na Universidade de Augusta, nos EUA, revelou que o baixo consumo de vitamina K – encontrada em alimentos como espinafre, repolho, alface e azeite – pode comprometer a saúde cardíaca de adolescentes. “A vitamina K beneficia a saúde óssea, a circulação e é responsável pela síntese de fatores de coagulação, sendo essencial no processo de controle do sangramento de lesões. Mas até o momento, pouco se falou sobre a relação desta vitamina com o risco cardiovascular. Por isso, estudos como esse são fundamentais para demonstrar a importância de determinados alimentos ou nutrientes específicos tanto para a qualidade de vida da população, quanto para a prevenção de doenças”, afirma a Dra Daniela Gomes, nutróloga do Hospital do Coração (HCor).

Comente agora

Especialistas defendem prevenção à aids com métodos combinados

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 04/12 15:35h
Especialistas defendem prevenção à aids com métodos combinados

A prevenção à aids inclui uma série de métodos que vão além das camisinhas masculina e feminina. Entre eles, os medicamentos das profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP), que estão entre os mais eficazes para proteger homens que fazem sexo com homens – parcela da população em que a doença mais avança. O número é maior ainda entre os meninos de 15 anos a 19 anos que são gays ou fazem sexo com homens, conforme dados mais recentes do Ministério da Saúde. Reunidos em congresso da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), no Rio de Janeiro, na última semana, especialistas defenderam que campanhas de prevenção desmistifiquem práticas sexuais e tratem de identidades de gênero e sexualidades. A pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Vera Paiva, que participou do evento, lembrou que os jovens, independentemente de religião, iniciam a vida sexual aos 14 anos e precisam de informação antes disso. De 2006 a 2016, a prevalência da infecção aumentou 140%, entre jovens do sexomasculino, com idades entre 18 e 25 anos. No caso das meninas, a prevalência é menor, mas preocupa o crescimento da taxa entre as mais jovens, na faixa de 15 a 19 anos.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com