Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Saiba o que comer no jantar para garantir uma boa noite de sono

Saúde  Postado por Willyam Reis - 19/08 17:00h
Saiba o que comer no jantar para garantir uma boa noite de sono

Provavelmente você já sabe que um jantar pesado é a receita ideal para uma noite mal dormida, mas será que existe uma refeição ideal para conseguir dormir como um bebê? Com base nas conclusões de vários estudos sobre o poder ‘indutor de sono’, a Dra. Rachael Edwards-Stuart e a nutricionista Lily Soutter revelaram ao site australiano Body + Soul o menu que garante uma noite bem dormida e ‘sonhos cor de rosa’: Para entrada, uma salada com cavala, kiwi orgânico, azeitonas de kalamata e espinafre. O prato principal deve conter frango alimentado sem ração, sementes de abóbora, alho preto e batata doce orgânica. Para sobremesa, melão com iogurte, nozes, óleo de noz, suco de maçã, mel e hortelã. Por que estes alimentos? A cavala porque tem ômega 3 que estimula a libertação do hormônio do sono, a melatonina. O kiwi porque tem altos níveis de serotonina, que se transforma em melatonina. Os espinafres e as azeitonas porque oferecem ferro, algo que segundo os estudos está ligado ao sono.

Comente agora

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/08 16:05h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Cientistas ingleses descobrem técnica que pode resolver casos de infertilidade em homens

Saúde  Postado por Willyam Reis - 19/08 13:32h
Cientistas ingleses descobrem técnica que pode resolver casos de infertilidade em homens

Cientistas do Instituto Francis Crick, na Inglaterra, desenvolveram estudos que podem ajudar no tratamento de infertilidade. De acordo com informações do jornal O Globo, a nova técnica é capaz de eliminar o cromossomo extra que existe nas células de alguns homens, e que inviabilizam a reprodução. O estudo pode funcionar em casos de síndrome de Klinefelter (na qual há um cromossomo X extra) e também na síndrome do Duplo Y. Em geral, homens e mulheres saudáveis têm apenas dois cromossomos; XX no caso delas e XY, no deles. No entanto, a pesquisa aponta que um em cada 500 homens nascem com um cromossomo a mais. Durante o experimento, os cientistas ingleses coletaram tecido conjuntivo da orelha de camundongos e retiraram células chamadas fibroblastos, que, por sua vez, foram transformadas em células-tronco. Nesta etapa, eles perceberam que algumas células acabaram perdendo o cromossomo extra. Eles então as induziram a partir de estímulos químicos, para que se diferenciassem como células que pudessem gerar espermas.

Comente agora

Urologia na Urmec, agora consultas e exames em um só lugar. Faça sua marcação!

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/08 10:20h

Comente agora

Vitamina C induz à morte células que causam câncer no sangue

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/08 21:51h
Vitamina C induz à morte células que causam câncer no sangue

Injeções de altas doses de vitamina C podem ajudar no combate ao câncer de sangue, que inclui diferentes tipos de leucemia. Em experimentos realizados com camundongos, a molécula se mostrou capaz de induzir o funcionamento do gene tet methylcytosine dioxygenase, ou TET2, responsável por forçar o desenvolvimento de células tronco em células sanguíneas maduras, que acabam morrendo. Mutações que causam deficiência no funcionamento do TET2 são encontradas em 10% dos pacientes com leucemia mielogênica aguda, 30% dos casos de síndrome mielodisplásica e 50% das leucemias mieloides crônicas. "Estamos entusiasmados com a perspectiva de que a vitamina C em altas doses possa se tornar um tratamento seguro para doenças do sangue causadas pela deficiência do TET2, muito provavelmente em combinação com outras terapias", disse o autor do estudo publicado na quinta-feira no periódico “Cell”, Benjamin Neel, da Universidade de Nova York. 

Comente agora

Mudança na fiscalização dos planos de saúde preocupa defensores de usuários

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/08 21:11h
Mudança na fiscalização dos planos de saúde preocupa defensores de usuários

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está recebendo sugestões e críticas, por meio de uma consulta pública virtual, sobre a nova proposta de resolução normativa que trata da fiscalização dos planos de saúde. Com a medida, a agência propõe mudanças na apreciação do desempenho das operadoras, que passarão a ser classificadas em cinco faixas de desempenho, de A a E. A forma de aplicação das penalidades também será alterada e haverá variação nos valores das multas. A proposta preocupa defensores dos usuários dos planos, que temem redução do papel fiscalizador da agência. Segundo a Agência Brasil, as operadoras classificadas na faixa A, mais positiva, não estarão sujeitas às medidas fiscalizatórias propostas na norma, sendo facultada a elas a elaboração e apresentação de um Plano de Correção de Conduta. Já as classificadas em B e C deverão apresentar o plano. O chamado Procedimento de Supervisão Fiscalizatória ocorrerá nos casos daquelas da faixa D. Já as piores na classificação, as da faixa E, é que serão objeto de Intervenção Fiscalizatória. Tal intervenção compreende, entre outras ações, a realização de diligência in loco e a elaboração de recomendações. Hoje, a fiscalização acontece a partir da demanda apresentada à ANS.

Comente agora

Anvisa faz alerta para uso anticoncepcional por mulheres com hepatite C

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/08 18:03h
Anvisa faz alerta para uso anticoncepcional por mulheres com hepatite C

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na quinta-feira (17) um alerta sanitário para mulheres que usam o medicamento Viekira Pak no tratamento de hepatite C. Segundo o órgão, mulheres que fazem tratamento com esse medicamento não devem usar anticoncepcionais orais contendo etinilestradiol - hormônio semissintético. Segundo a Anvisa, há risco de reações adversas pela interação entre os dois medicamentos. O órgão orienta, ainda, que as pacientes consultem um médico para informações sobre a troca ou interrupção do anticoncepcional ou se sentirem cansaço, fraqueza, falta de apetite, náusea, vômito e fezes descoloridas durante o tratamento com o Viekira Pak. (BN)

Comente agora

Teste encontra inseto morto em café e pelo de rato em farinha

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/08 15:39h
Teste encontra inseto morto em café e pelo de rato em farinha

Um teste realizado pela associação de Consumidores Proteste divulgou nesta quinta-feira (17) os resultados da primeira fase dos testes de segurança alimentar. Nesta etapa, o estudo encontrou desde pelo de roedor a inseto morto em amostras de pó de café e farinha de trigo. Os testes foram feitos com base no regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece os requisitos mínimos para avaliação de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas, assim como seus limites de tolerância. Ou seja, segundo a legislação, cada produto pode trazer certa quantidade de corpos estranhos. Para verificar a presença de matérias estranhas, como ácaros, pelo de roedor e insetos, a Proteste levou oito marcas ao laboratório, sendo elas quatro de café (Caboclo, Pilão, Melitta e 3 corações) e quatro de farinha de trigo (Dona Benta, Renata, Sol e Rosa Branca).

Comente agora

Rastreamento do câncer: Programa que oferece mamografias gratuitas chega a Ilhéus

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/08 13:25h
Rastreamento do câncer: Programa que oferece mamografias gratuitas chega a Ilhéus

Após visitar 39 municípios, o programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chegou a Ilhéus nesta quinta-feira (17), onde deve permanecer até o dia 2 de setembro. A expectativa é atender cerca de três mil mulheres, com idades entre 50 e 69 anos. Exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, a mamografia será feita dentro da unidade móvel, estacionada no Centro de Convenções da cidade, na Avenida Soares Lopes. O período de atendimento será sempre das 7h às 18h. Para ser atendida, a mulher deve apresentar o Cartão do SUS, um documento de identidade e um comprovante de endereço. "Sabemos que o câncer de mama, para ser detectado precocemente é preciso que a mulher realize a mamografia e, com isso, se positivo, ela poderá ter todo o tratamento necessário para a sua recuperação", explicou Jucélia Nascimento, diretora de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Comente agora

Mutirão de exames de sangue e consultas gratuitos será realizado no sábado em Salvador

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/08 12:21h
Mutirão de exames de sangue e consultas gratuitos será realizado no sábado em Salvador

Um mutirão de saúde deve atender 200 pessoas no sábado (19), em Salvador, com consultas e exames de sangue gratuitos para dosagem de colesterol, glicemia e função renal. O atendimento será das 7h às 13h. As 100 primeiras pessoas atendidas também receberão vacina gratuita contra a gripe (H1N1).  Também será disponibilizado atendimento com cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas, e distribuição de material informativo. As senhas serão entregues às 6h, no Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, onde serão feitos os atendimentos, na sede da Fundação Lar Harmonia, no bairro de Piatã.  A ação é realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-BA) em parceria com a Fundação Lar Harmonia. A iniciativa acontece pelo terceiro ano consecutivo e faz parte do calendário de ações de prevenção das doenças cardiovasculares (DCV’s). Os pacientes devem estar em jejum de pelo menos 8 horas para realizar os exames de sangue.

SERVIÇO
Hiperdia – Mutirão de hipertensão, diabetes e colesterol
19 de agosto (sábado), das 7h às 13h 
Fundação Lar Harmonia, Rua Deputado Paulo Jackson, nº 560 – Piatã, próximo à AABB. 
Mais informações: (71) 3035-3009

Comente agora

Autismo: excesso de ácido fólico na gravidez pode dobrar o risco

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/08 11:49h
Autismo: excesso de ácido fólico na gravidez pode dobrar o risco

O ácido fólico – forma sintética do folato, um tipo de vitamina B – é essencial durante a gestação. Ajuda no desenvolvimento neurológico do feto durante o fechamento do tubo neural, que, quando prejudicado, apresenta problemas morfológicos, como anencefalia, fenda palatina e o lábio leporino. No entanto, seu consumo em excesso pode aumentar em duas vezes o risco de autismo nos bebês, segundo novo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

A pesquisa: Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins analisaram o nível de ácido fólico no sangue de 1.391 mães, logo depois do parto, e de seus filhos durante o período de 1998 a 2013.

Comente agora

Deixar a garrafa de água no carro pode ser fatal; entenda

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/08 07:28h
Deixar a garrafa de água no carro pode ser fatal; entenda

Beber água é importante, por isso muitas pessoas carregam uma garrafa de plástico consigo onde quer que estejam. Este hábito moderno é saudável para a manutenção da hidratação, mas esquecer o plástico dentro do carro pode causar sérios problemas e até riscos graves. Segundo o site Delas, uma simples garrafa de água no carro pode causar um incêndio. O caso aconteceu com Dioni Amuchastegui, funcionário da Idaho Power, uma empresa energética norte-americana, que viu seu veículo em chamas quando voltou após um período de saída. “Notei que a luz estava incindindo numa garrafa de água e começando a pegar fogo ao assento”, explicou Dioni Amuchastegui no vídeo publicado pela Idaho Power no Facebook. “O líquido e o material claro podem causar um incêndio, uma combustão”, completou. O que acontece é que a luz do sol passa pela garrafa enquanto ela está cheia de líquido, atuando assim como uma lupa, que podem acabar se transformando em um incêndio.

Comente agora

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para adultos até 26 anos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/08 07:18h
Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para adultos até 26 anos

O Ministério da Saúde irá ampliar, temporariamente, a indicação da vacina contra o HPV para mulheres e homens de até 26 anos. A medida, porém, vale apenas para os municípios com estoques de doses a vencer até setembro deste ano.   A mudança passa a valer a partir desta sexta-feira (18), quando a medida será anunciada oficialmente.   Até então, a vacina era indicada apenas para meninos de 11 a 13 anos, meninas de 9 a 14 anos, pessoas com HIV e Aids de 9 a 26 anos e pacientes transplantados e oncológicos.   A ampliação ocorre diante das baixas coberturas de vacinação e da proximidade do vencimento de doses já distribuídas aos Estados e municípios, o que traz o risco de perda de vacinas.   A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em reunião com secretários estaduais e municipais. 

Comente agora

Tatuagem de henna gera cicatrizes permanentes em menina de 7 anos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/08 21:35h
Tatuagem de henna gera cicatrizes permanentes em menina de 7 anos

Uma britânica de 7 anos ficou com graves queimaduras e cicatrizes no braço após fazer uma tatuagem de henna negra enquanto estava hospedada com a família em um hotel quatro estrelas do Egito. A pequena Madison Gulliver estava de férias, quando seu pai, Martin, permitiu que ela fizesse uma tatuagem temporária oferecida por um salão dentro do hotel, na cidade turística de Hurghada, às margens do Mar Vermelho. Dias depois, com a família já em casa, no Reino Unido, o braço começou a coçar e bolhas foram ocupando o lugar da tatuagem. Os pais correram com a menina para o hospital, onde ela teve as bolhas cortadas e, agora, está em uma unidade de gerenciamento de cicatrizes.  Os médicos do Hospital Salisbury District, especializado em queimadiras, informaram que Madison precisará usar uma ligadura de pressão por pelo menos seis meses para minimizar as cicatrizes. O pai conta que os médicos ficaram "chocados" ao descobrir o alto nível de PH nas bolhas, indicando uma queimadura química. "Eles decidiram tratar a pele removendo as bolhas, para que pudessem acessar a pele queimada por baixo", explicou o pai, Martin, ao portal "Daily Mail". "Eles pensaram que eles poderiam absorver as bolhas e esfregá-las, mas isso não foi possível porque elas eram tão espessas que eles tiveram que cortá-las".

Comente agora

Ao atingirem terceira idade, jovens de hoje terão menos saúde que idosos atuais

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/08 17:48h
Ao atingirem terceira idade, jovens de hoje terão menos saúde que idosos atuais

Embora a expectativa de vida tenha crescido nos últimos anos, não é garantia que a qualidade de vida dos futuros idosos seja melhor que a dos atuais. Uma pesquisa, realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU), em parceria com a Merck Consumer Health, aponta justamente o contrário. Segundo os pesquisadores, quando os jovens de hoje atingirem 65 anos, eles serão menos saudáveis em comparação àqueles que possuem esta idade atualmente. O levantamento tomou como base entrevistas com pais, especialistas e educadores. Dentre eles, 32% relatou conhecimento sobre muitas crianças que já sofrem de alguma doença crônica. Dois terços desses grupos disseram ainda que essas crianças fazem "escolhas nutricionais precárias". De acordo com a pesquisa, as escolas demonstram grande preocupação com a falta de exercício físico, por exemplo, mas apenas 36% delas promovem práticas mais amplas de bem-estar. Outro fator em destaque é a ausência de programas educacionais que visem conter os índices de obesidade e distúrbios mentais dos jovens. (BN)

Comente agora

7 dicas para combater obesidade infantil

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/08 13:19h
7 dicas para combater obesidade infantil

Osobrepeso e a obesidade vêm ganhando destaque no cenário epidemiológico mundial, não só em função da sua prevalência crescente, mas, principalmente, por estarem associados a uma série de danos à saúde. Estudos recentes mostram que a obesidade é o terceiro problema de saúde pública que mais demanda gastos da economia brasileira, estando à frente até do tabagismo. Estima-se que os gastos giram em torno de R$ 110 bilhões, o que equivale a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Outra característica marcante, é o crescimento da obesidade no grupo de crianças e adolescentes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% das crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos têm obesidade atualmente. Mudanças no padrão da alimentação e da atividade física, em conjunto com fatores biológicos, comportamentais e ambientais favorecem esse aumento.

Comente agora

STF julga comercialização de cigarros com aroma e sabor

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/08 10:28h
STF julga comercialização de cigarros com aroma e sabor

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quinta-feira, 17, uma ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) contra resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a comercialização de cigarros que contêm aroma e sabor. O processo é de relatoria da ministra Rosa Weber. Em memorial obtido pela reportagem, a Advocacia-Geral da União (AGU) alega que qualquer política de controle do tabaco, "além de protetiva da saúde, é também uma política econômica e social que contribui para o desenvolvimento nacional".  O memorial foi enviado aos 11 ministros do STF no início desta semana. De acordo com a AGU, o tabagismo causa uma despesa anual de R$ 56,9 bilhões para o Brasil - R$ 39,4 bilhões seriam gastos com tratamento de doenças relacionadas ao tabaco e R$ 17,5 bilhões de custos relacionados com a perda da produtividade de trabalhadores, com mortes prematuras e incapacitação de empregados.

Comente agora

Brasil deve gastar entre US$ 9,3 bilhões e US$ 34,9 bilhões com microcefalia, estima ONU

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/08 08:37h
Brasil deve gastar entre US$ 9,3 bilhões e US$ 34,9 bilhões com microcefalia, estima ONU

Doença associada ao zika vírus, a microcefalia deve gerar gastos estimados em US$ 28,9 bilhões na América Latina e Caribe. A conclusão é fruto de um estudo do Programa das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Federação Internacional da Sociedade da Cruz Vermelha. De acordo com a pesquisa, só o Brasil deve consumir de 40% a mais de 90% do custo total previsto, o equivalente a US$ 9,3 bilhões e US$ 34,9 bilhões respectivamente. Segundo informações d'O Globo, a avaliação usou casos do Brasil, Colômbia e Suriname para traçar as estimativas regionais, considerando taxas de infecção conservadoras, médias e elevadas. O relatório explica que a maior concentração no Brasil ocorre por conta do tamanho da população e também pela probabilidade de filhos de grávidas com zika nascerem com má-formação.

Comente agora

CRO-BA abre inscrições para municípios participarem de prêmio sobre políticas de saúde bucal

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/08 08:15h
CRO-BA abre inscrições para municípios participarem de prêmio sobre políticas de saúde bucal

Já estão abertas as inscrições dos municípios para o Prêmio Brasil Sorridente – Bahia, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado (CRO-BA). As prefeituras interessadas precisam contar com, no mínimo, 50 mil habitantes, e têm até o dia 27 de outubro para se inscrever. Com base no Barema, o prêmio vai avaliar Vigilância em Saúde Bucal, Desprecarização, Remuneração, Educação Permanente, Biossegurança e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Biológicos. "O objetivo do prêmio é fortalecer a gestão de saúde bucal na Bahia, estimular os municípios a melhorar o atendimento à população e também valorizar os profissionais da Odontologia", explica o conselheiro Mateus Dias, presidente da comissão de Políticas Públicas do CRO-BA. As inscrições podem ser realizadas na sede do CRO-BA ou em umas das 11 Delegacias Regionais do conselho. Com entrega no dia 24 de novembro, o prêmio vai conceder troféus e certificados aos municípios que apresentarem melhor desempenho na avaliação e implementação das políticas de saúde bucal.

Comente agora

Estiagem no oeste da Bahia faz crescer índice de doenças respiratórias

Saúde  Postado por Anacley Souza - 16/08 21:39h
Estiagem no oeste da Bahia faz crescer índice de doenças respiratórias

O número de doenças respiratórias foi elevado devido à baixa umidade do ar, nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.  A parcela da população mais afetada pela estiagem, que já dura aproximadamente cinco meses, são as crianças. A orientação médica é que se evite a exposição ao sol, e o consumo de água seja maior.  Em Barreiras, a umidade do ar registrada nesta quarta-feira (16) foi de 17%, enquanto é normal que o índice seja de aproximadamente 60%.

Comente agora

Tratamento que reduz em 30% chance de morte por câncer de próstata é aderido por hospital

Saúde  Postado por Anacley Souza - 16/08 20:32h
Tratamento que reduz em 30% chance de morte por câncer de próstata é aderido por hospital

Aprovada pela Anvisa, a terapia com cloreto de rádio (223 Ra) está disponível em Salvador. O Hospital Santa Izabel agora oferece o tratamento com emissões de partículas alfa, que é indicado para casos de pacientes com câncer de próstata avançado. Segundo informações divulgadas pela unidade de saúde, estudos clínicos comprovaram como resultados o aumento de sobrevida, melhor qualidade de vida e diminuição significativa da dor. A chance de morte também é reduzida em 30% com esse radiofármaco. "Considero esse um tratamento inovador, que vem se mostrando muito eficiente. Ele envolve o uso de radiação direcionada à metástase óssea, aliviando a dor e diminuindo consideravelmente os efeitos colaterais por focar com precisão a destruição das células malignas. No total, são seis aplicações sem necessidade de internamento do paciente", defende a médica nuclear Adelina Sanches, que integra a equipe do hospital. A expectativa é de que o método seja cada vez mais utilizado e difundido na área, a fim de tornar mais eficaz o combate ao câncer de próstata. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse é o tumor que mais mata homens no Brasil, com mais de 17 mil vítimas fatais por ano.

Comente agora

Hipertensão atinge 25% da população

Saúde  Postado por Anacley Souza - 16/08 19:49h
Hipertensão atinge 25% da população

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e que pode afetar qualquer pessoa. Dados de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelaram que o número de brasileiros com “pressão alta” cresceu 14,2% nos últimos 10 anos, chegando a 25,7%, na média nacional. Em Salvador, o levantamento mostra resultados ainda mais alarmantes, com percentual chegando a 27,4% da população local.  O médico cardiologista Luiz Pinho, do Grupo Sabin/Imagem, destaca que a hipertensão é uma das principais causas de infarto, derrame, insuficiência cardíaca e insuficiência renal. “É um problema de saúde sério, que pode levar a outras doenças graves”, informou. Ele destaca que este problema de saúde pública tem se agravado, com o aumento da incidência, inclusive entre jovens.  Há vários fatores, segundo Pinho, que, combinados, podem levar à hipertensão arterial. Alguns deles são conhecidos como “não modificáveis”, em função de genética, sexo e idade. Mas ele destaca fatores que podem ser modificáveis, como hábitos de vida não saudáveis, estresse, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade. Pessoas com mais de 65 anos, que consomem bebidas alcoólicas, sedentários e com sobrepeso formam o principal grupo de risco.

Medidas: De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a pressão arterial é classificada como ótima ao medir 12 por 8 e normal em 13 por 8,5.

Comente agora

Aumentar nível de massa magra é segredo para comer sem afetar a balança

Saúde  Postado por Anacley Souza - 16/08 19:03h
Aumentar nível de massa magra é segredo para comer sem afetar a balança

A  maioria dos frequentadores das academias tem o mesmo objetivo em comum: perder peso. Isso é justificável diante do grande número de brasileiros com sobrepeso ou obesidade atualmente. O restante das vagas é ocupado por aqueles que querem definição muscular e há espaço ainda para os que fazem a manutenção das medidas em prol da saúde.  No entanto, ao se matricular com o foco voltado ao emagrecimento, as pessoas se deparam com o treino de musculação, indicado pela maioria dos profissionais de educação física.  Os exercícios aeróbicos, como corrida, spinning, jump, natação e outros, são os mais procurados quando se trata de eliminar calorias, mas a musculação é tão importante quanto eles, e, se realizada de maneira correta e regular, juntamente com a dieta adequada, pode potencializar o efeito das outras atividades e acelerar o aparecimento dos resultados.  Para emagrecer de forma eficiente e manter a boa forma é preciso fortalecer o tecido muscular e adquirir massa magra, dessa forma o corpo aumenta a queima de calorias e a dieta se torna muito menos rígida e mais prazerosa. 

O corpo exige um grande aporte de energia para realizar a manutenção das células musculares, isso eleva a atividade metabólica e, consequentemente, a queima do tecido adiposo.

Comente agora

Ação de rastreamento do câncer de mama atenderá 2,1 mil mulheres em S. A. de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/08 17:13h
Ação de rastreamento do câncer de mama atenderá 2,1 mil mulheres em  S. A. de Jesus

Santo Antônio de Jesus receberá de 21 de agosto à 06 de setembro, a ação de rastreamento do Câncer de Mama do Programa Saúde Sem Fronteiras. A meta da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e da Secretaria Municipal de Saúde é atender 2,1 mil mulheres no mutirão que será realizado na sede da Secretaria de Saúde, na Av. Luiz Viana, Centro. Fruto de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o programa terá ainda uma reunião preparatória que será realizada nesta quinta-feira (17), às 8h30, no Auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes com a presença de vereadores, secretários, agentes comunitários de saúde e endemias, e lideranças comunitárias.

Comente agora

Estação da Lapa recebe ações de incentivo ao aleitamento materno nesta sexta

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/08 14:14h
Estação da Lapa recebe ações de incentivo ao aleitamento materno nesta sexta

Em prol da campanha Agosto Dourado, a Estação da Lapa vai receber uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para incentivar o aleitamento materno. Serão rodas de conversas e orientações, aplicação de jogos educativos, dramatização lúdica sobre o tema e cantoria de paródias, nesta sexta-feira (18), das 14h às 17h, no 1º pavimento da estação. Durante todo o mês, o Agosto Dourado promove ações educativas com esse objetivo em todas as unidades de saúde do Brasil. Como a Bahia está em quinto lugar nos índices de desmame precoce, a atividade é de grande relevância para a população da capital baiana. (BN)

SERVIÇO

O QUÊ: Agosto Dourado

QUANDO: Sexta-feira, 18 de agosto, das 14h às 17h

ONDE: 1º Pavimento da Estação da Lapa

VALOR: Gratuito

Comente agora

Cientistas desenvolvem chiclete para detectar bactéria em implante dentário

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/08 13:07h
Cientistas desenvolvem chiclete para detectar bactéria em implante dentário

Anos depois de receber um implante dentário, cerca de 6% a 15% dos pacientes desenvolvem uma resposta inflamatória. Nos casos mais graves, isso é causado por bactérias que destroem o tecido mole e o osso ao redor do implante. Diante disso, uma pesquisa farmacêutica da Universidade Julius-Maximilians em Würzburg, na Alemanha, desenvolveu um teste diagnóstico com base em uma goma de mascar. Segundo informações d'O Globo, o método indica que ao mastigar o chiclete, se houver inflamação na cavidade oral, um agente amargante será liberado. O objetivo com a detecção precoce, que deve ser confirmada por um profissional posteriormente, visa prevenir complicações graves, como a perda de osso. "Qualquer pessoa pode usar esta nova ferramenta de diagnóstico em qualquer lugar e a qualquer momento sem qualquer equipamento técnico", ressaltou Lorenz Meinel, professor-chefe da cadeira para formulação e desenvolvimento de medicamentos da universidade alemã.

Comente agora

Dr. Trigo comemora 40 anos de carreira realizando partos na Santa Casa de S. A. de Jesus

Saúde  Postado por Anacley Souza - 16/08 09:53h
Dr. Trigo comemora 40 anos  de carreira realizando partos na Santa Casa de S. A. de Jesus

A Santa Casa de Misericórdia e Hospital Maternidade de Santo Antônio de Jesus homenageou os 40 anos de profissão e dedicação de Dr. Trigo.  Médico Ginecologista Obstetra, Laurentino Carrera Trigo  é dono de uma marca surpreendente de quase 15 mil partos realizados ao longo de sua carreira e foi comemorado com a presença de amigos e profissionais médicos, funcionários do Hospital  e membros de sua equipe.  Para a provedora da Santa Casa,  Ludmila Reis, foi e está sendo um privilégio poder participar da homenagem e enfatizou a importância da participação do médico no desenvolvimento da Santa Casa e agradeceu a dedicação de sempre, “me sinto privilegiada de poder participar dessa linda homenagem a esse ser humano tão especial.  Dr.Trigo é um profissional ético, acolhedor, competente, compromissado. Eu poderia citar inúmeros adjetivos, mas ainda assim seriam poucos. Quero agradecer pelo apoio incondicional em todos os momentos da minha gestão na Santa Casa.  Espero poder comemorar durante muitos anos essa parceria entre Dr. Trigo e Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus", ressalta.

Redação: Voz da Bahia

Veja mais fotos abaixo:

Comente agora

Projeto obriga indústria farmacêutica a alertar consumidor sobre proibição de produto

Saúde  Postado por Anacley Souza - 16/08 08:11h
Projeto obriga indústria farmacêutica a alertar consumidor sobre proibição de produto

Fabricantes de medicamentos, cosméticos ou outros insumos farmacêuticos que tiverem a venda de seus produtos proibida pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderão ter de arcar com despesas de publicidade alertando a população sobre a suspenção da venda.  É o que prevê o Projeto de Lei 6810/17, do deputado Flavinho (PSB-SP), em análise na Câmara. Pela proposta, a publicidade deverá tratar dos riscos do consumo do produto proibido. Caberá à agência reguladora determinar em quais meios de comunicação o estabelecimento punido deverá divulgar a publicidade.  O texto acrescenta dispositivos à Lei de Vigilância Sanitária de Medicamentos (Lei 6.360/76), que já estabelece a possibilidade de suspensão da fabricação e venda de produtos farmacêuticos, como medida de segurança sanitária. 

Comente agora

“Espírito Santo está sempre presente na nossa vida”, diz Marcelo Rezende

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/08 23:35h
“Espírito Santo está sempre presente na nossa vida”, diz Marcelo Rezende

O apresentador afastado da Record TV por motivos de saúde, Marcelo Rezende, voltou a público por meio de um vídeo publicado em suas mídias sociais nesta terça-feira (15). O vídeo tinha, como legenda, “Nos altos e baixos da cura eu sei o que vou fazer no futuro”. Com camiseta polo e em um local decorado, Marcelo deu uma palavra aos seus fãs que o acompanham sobre as dificuldades que tem vivido e de como a sua fé cristã tem sido determinante para se manter vivo durante o processo. “Cada momento que eu estou vivendo é um desafio”, disse ele, com voz serena. “Tem horas que eu estou bem, tem horas que estou mal, mas quando estou mal eu coloco minha cabeça em Deus”. “E eu tenho um objetivo: Na hora em que eu superar, com a ajuda de Deus, tudo o que estou passando, eu sei o que vou fazer da minha vida”, afirmou o apresentador de televisão. “Eu sei o que vou fazer: Vou ajudar cada vez mais aqueles que precisam. Ajudar aqueles que não tem esperança, ajudar aqueles que precisam de uma cura”, disse Marcelo Rezende, com semblante de decisão. E ainda acrescentou: “E mostrar que o Espírito Santo está sempre presente na nossa vida. E nosso pai há de cuidar de cada um e para isso é preciso ter fé. E é essa fé que eu carrego dentro de mim. Que Deus nos abençoe”, finalizou, no vídeo que conta com menos de um minuto de duração. 

Assista abaixo:

Comente agora

Zika é responsável por gastos de até R$ 14 bilhões pelo governo no Brasil

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/08 21:08h
Zika é responsável por gastos de até R$ 14 bilhões pelo governo no Brasil

O vírus zika causou perdas no Produto Interno Bruto (PIB) estimados em US$ 968 milhões a US$ 4,6 bilhões (o equivalente a R$ 3,1 bilhão e R$ 14,2 bilhões, respectivamente), o que corresponde a 0,09% do PIB do país. Na América Latina e Caribe, entre 2015 e 2017, a perdas foram de US$ 7 bilhões a US$ 18 bilhões (o equivalente a R$ 22 bilhões e R$ 57 bilhões, respectivamente). Os dados foram apresentados nesta terça-feira (15) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha, em parceria com a Organização Mundial de Saúde. O documento foi preparado por uma equipe conjunta de especialistas liderada pelo Pnud, em parceria com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e com a colaboração do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e da Universidade Johns Hopkins (JHU). Para avaliar, foram considerados os custos com diagnóstico e tratamento, perdas de receitas com turismo e perda de produtividade, entre outras despesas. O relatório considera os impactos como "um ônus imediato sobre os sistemas de cuidados de saúde e bem-estar social e, ao longo prazo, podendo minar décadas de conquistas na área de saúde e ao avanço do desenvolvimento social tão duramente obtidas". Só a microcefalia gerou gasto de cerca de R$92,5 bilhões para América Latina e Caribe.

Comente agora

Lote do medicamento nimesulida é interditado pela Anvisa

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/08 19:23h
Lote do medicamento nimesulida é interditado pela Anvisa

 A Anvisa interditou um lote do medicamento nimesulida da empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica. A interdição atinge o lote B16k 1609 da Nimesulida (nimsesulida), suspensão oral, 50mg/ml. O medicamento foi interditado após ser reprovado em dois testes: teor de princípio ativo e teste de gotejamento, na avaliação do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.  O teor de princípio ativo avalia se a quantidade de medicamento, sua concentração, está correta. Se o teor for maior ou menor que o indicado na embalagem, o tratamento do paciente pode acabar sendo afetado.Já o teste de gotejamento mede a quantidade de gotas que devem ser utilizadas para atingir a dose que o médico recomendou. Quando isto não está correto o paciente pode acabar tomando um pouco mais ou um pouco menos que a quantidade recomendada, o que também pode afetar a qualidade do tratamento.

O que devo fazer se precisar deste medicamento?
A interdição cautelar, determinada pela Resolução - RE n° 2.165, de 11 de agosto de 2017, é preventiva e tem validade de 90 dias para que seja feita uma contraprova para confirmar ou descartar o resultado. Durante o período da interdição, o lote em questão não deve ser comercializado ou utilizado. Outros lotes da Nimesulida deste laboratório ou de outros fabricantes estão liberados.

Comente agora

Conheça a distimia, um tipo mais leve da depressão

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/08 18:06h
Conheça a distimia, um tipo mais leve da depressão

Você tem se percebido mais pessimista, melancólico ou impaciente? Sente que é necessário um esforço muito grande para fazer as atividades do dia a dia e fica irritado com facilidade? Se esses sintomas estão se prologando por meses ou anos, talvez seja um sinal de distimia, um tipo de depressão leve e crônica que pode desencadear um transtorno maior.  Mas calma que 'crônico' não significa grave. O termo vem de 'cronologia' e é utilizado porque a doença se prolonga por mais tempo, cerca de dois anos. "Ela começa com sintomas típicos da depressão, porém mais leves, de longa duração e bem demarcados, ou seja, a pessoa consegue definir quando está bem e quando não está", explica o psiquiatra Ricardo Alberto Moreno, coordenador do Programa de Transtornos Afetivos (Gruda) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Embora os sintomas de tristeza, melancolia, falta de apetite ou de vontade de realizar atividades possam aparecer de vez em quando, é a duração e a frequência deles que vai determinar a distimia. Uma pessoa distímica pode passar dois ou três dias por esses momentos e depois melhorar, mas voltar a senti-los em poucos dias.

Comente agora

Cientistas descobrem substância que pode bloquear produção do Zika

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/08 15:53h
Cientistas descobrem substância que pode bloquear produção do Zika

Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco descobriram uma substância que pode bloquear a produção do vírus Zika em células epiteliais e neurais. O estudo a respeito da 6-metilmercaptopurina ribosídica (6MMPr) foi publicado na última sexta-feira (11) na revista International Jornal of Antimicrobial Agents, mas a instituição divulgou hoje (15) a descoberta. A substância atua contra o tipo de zika que circula no Brasil. Os testes foram realizados in vitro pelo Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco.  Em mais de 99% dos testes a produção do vírus diminuiu com a 6MMPr, usando diferentes dosagens e tempos de reação. O estudo também identificou que a 6MMPr é menos tóxica para as células neurais, uma boa notícia para futuros tratamentos de infecções no sistema nervoso. “Diante das manifestações neurológicas associadas ao vírus Zika e os defeitos congênitos provocados pelo mesmo, o desenvolvimento de antivirais seguros e efetivos são de extrema urgência e importância”, afirma o coordenador da pesquisa, Lindomar Pena, conforme texto enviado pela Fiocruz. 

Comente agora

Sem menstruar até os 18 anos, jovem descobre que nasceu sem vagina

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/08 15:25h
Sem menstruar até os 18 anos, jovem descobre que nasceu sem vagina

Portadora de uma síndrome rara, uma mulher norte-americana descobriu que nasceu sem vagina. A síndrome, intitulada Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser, é caracterizada por uma má formação do órgão sexual feminino, que pode gerar uma vagina encurtada ou inexistente e a não-formação de um útero. Segundo informações do UOL, Kaylee Moats contou ao Bancroft TV que descobriu o problema com a ausência de menstruação até os 18 anos. Quando procurou um médico a fim de entender o problema, descobriu que não tinha útero, vagina ou abertura vaginal. A demora em descobrir se justifica porque as mulheres possuem vulva, ou seja, a parte externa da genitália é normal, e também sentem prazer através do clitóris. De acordo com a publicação, a descoberta abalou não apenas Kaylee, mas toda sua família. "Estou triste por não poder ter filhos. Isto faz me sentir menos mulher, porque não consigo fazer o que as mulheres estão aptas a fazer", desabafou a jovem no programa.

Comente agora

Zika custou 4,6 bilhões de dólares ao Brasil nos últimos dois anos, diz ONU

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/08 15:04h
Zika custou 4,6 bilhões de dólares ao Brasil nos últimos dois anos, diz ONU

ntre 2015 a 2017, o zika custou ao Brasil US$ 4,6 bilhões, o que representa 0,09% do PIB. Já a longo prazo, o custo das anomalias associadas ao vírus poderá chegar a US$ 10 bilhões. Os dados são do primeiro relatório sobre a avaliação socioeconômica do zika lançado em Brasília nesta terça-feira (15). A ONU aponta que o custo do tratamento de cada criança com microcefalia associada ao zika ao longo da vida pode chegar a US$ 890 mil. Até o momento, 48 países confirmaram casos do vírus. O maior número de infecções nos países foi registrado durante o ano de 2016. Neste ano, houve queda. Ainda, a estimativa das Nações Unidas é que o impacto socioeconômico da doença na América Latina e Caribe chegue a R$ 18 bilhões de dólares – aproximadamente R$ 56 bilhões. “O zika se assemelha à mobilização durante a epidemia de ebola na África. Tivemos uma geração de crianças infectadas”, afirma João Paulo Toledo, diretor da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Comente agora

Pesquisa descobre 'fonte de rejuvenescimento' em células-tronco cardíacas

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/08 13:51h
Pesquisa descobre 'fonte de rejuvenescimento' em células-tronco cardíacas

Injetadas diretamente no coração de ratos idosos, as células-tronco cardíacas retiradas de corações jovens ajudaram a revertes os sinais de envelhecimento já demonstrados pelos animais. A descoberta é fruto de um estudo publicado nesta segunda-feira (14), no European Heart Journal. Segundo informações do UOL, com algumas injeções, os ratos em questão já apareceram revigorados. Além de melhorar a função cardíaca, as células-tronco aceleraram o crescimento dos pelos dos ratos e o alongamento dos telômeros cromossômicos, que geralmente encolhem com a idade. Eles também apresentaram aumento de resistência. "É extremamente emocionante", definiu Eduardo Marbán, principal pesquisador do estudo e diretor do Instituto do Coração Cedars-Sinai. Para ele, esses efeitos rejuvenescedores sistêmicos são "como uma fonte inesperada de juventude", acrescentou. Márban conta que o instituto tem pesquisado novas formas de terapia celular para o coração há 12 anos.

Comente agora

Diagnóstico precoce e tratamento da endometriose podem evitar complicações

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/08 11:56h
Diagnóstico precoce e tratamento da endometriose podem evitar complicações

A endometriose acomete entre 10 e 15% das mulheres brasileiras de idade reprodutiva. Doença ginecológica benigna, a patologia é caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero renovado a cada ciclo menstrual) em locais fora do útero. O diagnóstico tardio da doença é um problema frequente, pois muitas vezes a endometriose é assintomática ou tem seus sintomas confundidos com outras patologias.  Dor pélvica ou abdominal uma ou duas semanas antes da menstruação, dificuldade para engravidar (infertilidade), aumento do fluxo menstrual, dismenorreia (dores no período menstrual) e dores durantes as relações sexuais são alguns dos sintomas da doença. Alterações intestinais ou urinárias durante o período da menstruação também são sintomas frequentes. 

Comente agora

80% dos brasileiros querem mudar hábitos alimentares, diz pesquisa

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/08 09:39h
80% dos brasileiros querem mudar hábitos alimentares, diz pesquisa

"Nós somos o que comemos”. Diante dessa máxima, a Proteste, Associação de Consumidores, enviou questionários on-line à associados e não associados de todo o Brasil, com idade entre 18 e 74 anos, a fim de mapear os hábitos alimentares dos brasileiros. Foi calculado um índice de saúde baseado na frequência de consumo de alimentos, das rotinas alimentares e da prática de atividade física dos respondentes.  Como resultado, 2.406 respostas foram válidas, e o estudo descobriu que apenas 4% dos participantes da pesquisa possuem hábitos considerados saudáveis. Já 73% se saíram mal no índice, especialmente quem tem menos de 30 anos e está em situação financeira difícil. A verdade é que 80% dos respondentes até acham que os hábitos alimentares atuais poderiam ser mais saudáveis, mas se deparam com algumas barreiras.

Comente agora

Anvisa proíbe produto que prometia tonificação muscular

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/08 09:32h
Anvisa proíbe produto que prometia tonificação muscular

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta segunda-feira (14) o produto Digital Therapy Machine Tonificador Muscular e Massageador. O equipamento não tinha registro na agência para ser divulgado ou comercializado.  Assim, o Digital Therapy estava sendo vendido em sites de compras na internet de maneira irregular. A medida vale para todo o País.  O fabricante prometia a modelação do corpo por meio da ginástica passiva. Choques elétricos supostamente levariam ao enrijecimento dos músculos. A promessa era de resultados rápidos sem esforço. (Portal Brasil)

Comente agora

Ministro diz que SUS oferecerá 'exame pré-nupcial' a casais com teste genético

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/08 08:29h
Ministro diz que SUS oferecerá 'exame pré-nupcial' a casais com teste genético

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta segunda-feira, 14, que o Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer um exame "pré-nupcial" aos casais que quiserem saber se há maior risco de gerarem um bebê com alguma doença genética. O teste analisaria ainda outras condições de saúde dos futuros pais, como a presença de problemas crônicos.  "Uma das nossas diretrizes novas será o exame pré-nupcial, que vai garantir o exame de compatibilidade genética para noivos, para que eles saibam da possibilidade de terem filhos com doenças raras, que causam muita dificuldade para a família no tratamento e muito custo para o governo", disse ele, em entrevista após apresentação no Summit Saúde Brasil, evento promovido nesta segunda pelo Grupo Estado. Barros disse que não há previsão de quando o exame estará disponível. T

Comente agora

Pesquisa encontra 10 mil fungos e bactérias em fones de ouvido

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/08 08:05h
Pesquisa encontra 10 mil fungos e bactérias em fones de ouvido

Uma pesquisa realizada com fones de ouvido e headfones constatou a contaminação por aproximadamente 10 mil fungos e bactérias, que podem causar de coceiras e micoses até infecções mais graves, incluindo risco de perda de audição. A análise, feita pela faculdade de biomedicina da Devry Metrocamp, em Campinas (SP), considerou a falta de higiene correta dos objetos, e os pesquisadores alertam para os problemas no compartilhamento de fones. Segundo a bióloga, professora e coordenadora do estudo, Rosana Siqueira, durante três meses foram avaliados 40 fones, sendo 30 do modelo mais comum (que se encaixa na cavidade da orelha) e outros 10 headfones. Os aparelhos analisados pertenciam a jovens e adultos, que costumavam emprestar a outras pessoas e não tinham, na maioria, o hábito de higienizá-los.

Comente agora

Unidades básicas de saúde estarão informatizadas até o fim de 2018, diz ministro

Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/08 22:04h
Unidades básicas de saúde estarão informatizadas até o fim de 2018, diz ministro

Até 2018, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país estarão informatizadas, disse hoje (14) o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo ele, cerca de 15 mil UBSs já são informatizadas atualmente e a previsão é que mais 27 mil se somem a este número até o final do ano que vem.  “A meta é informatizar 100% das Unidades Básicas de Saúde até o final do próximo ano. Credenciaremos todas as empresas que quiserem trabalhar com a informatização das UBSs ”, disse Barros. O ministro participou hoje da cerimônia de abertura do Summit Saúde Brasil 2017, evento promovido pelo Grupo Estado, em São Paulo.  “Hoje, financiamos doença e temos que passar a financiar saúde. Temos que dispor da rede, mas quanto menos ela for usada, menos custo. Investir em prevenção e promoção será a palavra de ordem. Hoje gastamos R$ 50 bilhões por ano sem necessidade”, disse o ministro.  Em julho, o Ministério da Saúde lançou uma consulta pública direcionada a empresas que queiram se credenciar para levar soluções de informática às UBSs de todo o país. O objetivo é cadastrar digitalmente todas as informações dos usuários do SUS, facilitando o acesso aos dados do cidadão em todas as unidades de saúde. Segundo o Ministério, o Brasil possui 42.488 UBS em funcionamento. Deste total, 15.158 (35,7 %) UBSs enviam dados por meio do Prontuário Eletrônico dos pacientes.

Comente agora

Medicamentos do futuro devem ter foco no paciente

Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/08 20:31h
Medicamentos do futuro devem ter foco no paciente

Os medicamentos do futuro deverão focar no paciente e ter mais disponibilidade de acesso. É o que defendeu o presidente da Roche Farma Brasil, Rolf Hoenger, no painel Medicamentos do Amanhã, realizado durante o Summit Saúde Brasil 2017, organizado pelo Estado. "Lembro muito de um paciente que me falou: todos queremos não só viver, mas ter também as mesmas oportunidades de tratamento. Esse é um resumo do que a medicina deve ser no futuro", ressalta. "Quando se pensa no futuro, falamos de personalização. E isso já é realidade. Você faz um teste, detecta mutações e consegue individualizar um tratamento. Se o paciente não tem informação, provavelmente vai chegar muito tarde na cadeia dos medicamentos, e aí não é possível prolongar sua vida com boa qualidade." Jorge Alves, da BMS, lembrou que a enorme quantidade de informações geradas hoje no setor da saúde poderá evitar desperdícios e fazer com que, cada vez mais, o paciente consiga usar exatamente a medicação que precisa. "A Big Data vai ajudar muito na definição do melhor tratamento, de forma a evitar desperdícios." Já a diretora médica da Sanofi, Luciana Giangrande, destacou que há hoje 7 mil moléculas em desenvolvimento e cerca de metade delas trazem algum mecanismo de ação inovador.

Comente agora

Baixa procura deve levar a descarte de 2 mil doses de vacina

Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/08 18:55h
 Baixa procura deve levar a descarte de 2 mil doses de vacina

A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (SP) informou nesta segunda-feira (14) que ainda possui 1.240 doses de vacinas contra o HPV. Entretanto, o lote vai vencer na segunda quinzena deste mês.  Pela falta de procura, já está programado o descarte das doses assim que passar o prazo de validade. A prefeitura informa ainda que todas as unidades de saúde foram orientadas a fazer o mesmo com as doses que estiverem sendo distribuídas.  Não há uma estatística de doses aplicadas de vacina contra o HPV em meninos ou meninas separadamente, mas os números apontam que houve um aumento da procura pela vacina desde o ano passado.  Em 2016, o consumo médio mensal da vacina foi de 1.041 doses. Já em 2017, o índice aumentoU para 1.644 doses por mês. Apesar do crescimento, a Vigilância Epidemiológica informa que a procura é considerada baixa.

Comente agora

Introdução alimentar adequada fortalece o bebê e previne infecções

Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/08 18:19h
Introdução alimentar adequada fortalece o bebê e previne infecções

Começar a oferecer outros alimentos para os bebês além do leite materno pode gerar algumas dúvidas. É preciso cuidado para que a introdução alimentar seja feita adequadamente a fim de promover uma nutrição saudável e evitar alergias ou obesidade infantil. O E+ conversou com a nutricionista Kelcey Teixeira, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), para dar dicas de como a introdução alimentar deve ser feita, quais alimentos escolher e quais evitar. A especialista integra a equipe do Grupo da Papinha, ação promovida mensalmente na UBS Jardim São Bento. A reunião recebe mães que serão orientadas sobre a melhor forma de introduzir outros alimentos na rotina do bebê e promover hábitos saudáveis desde a primeira infância. A recomendação mais importante é que os novos alimentos nunca devem ser oferecidos antes do sexto mês de vida do bebê. Até esse período, ele deve se alimentar exclusivamente com leite materno, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois disso, a mãe é orientada a continuar amamentando por dois anos ou mais, e os alimentos serão complementares ao aleitamento. "Isso estará fornecendo mais energia, vai fortalecer o ganho de peso, o crescimento e prevenir infecções", diz a especialista. A partir do momento que a criança ingere alimentos que não sejam o leite materno, é importante o consumo de água para facilitar a digestão e evitar constipação.

Comente agora

Surgem 257 mil novos casos de leucemia por ano no mundo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/08 09:45h
Surgem 257 mil novos casos de leucemia por ano no mundo

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no mundo ocorrem 257 mil casos novos de leucemia por ano, dos quais cerca de 56% em homens. As maiores taxas de incidência encontram-se na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. O número de casos novos de leucemia vem aumentando especialmente em pessoas idosas.  A leucemia afeta ambos os sexos e todas as idades, mas a distribuição por tipo histológico varia com a idade; por exemplo, a leucemia linfocítica crônica é mais comum em pessoas de idade avançada, enquanto a forma aguda concentra-se em crianças.  Segundo Victor Gottardello Zecchin, vice-diretor clínico e coordenador médico do GRAACC, leucemias são muito desafiadoras porque não são uma doença única.

Comente agora

Lixo deixado em ônibus compromete higiene de coletivos e saúde das pessoas

Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/08 09:15h
Lixo deixado em ônibus compromete higiene de coletivos e saúde das pessoas

Papel de bala, palito de picolé e até casca de banana pelos corredores e assentos dos ônibus do transporte público da capital baiana. A reclamação sobre falta de higiene é constante e feita por passageiros e, também, por motoristas e cobradores que trabalham no sistema que conta, atualmente, com frota de 2,6 mil veículos.  A assessora parlamentar Tânia Santos já foi surpreendida em viagem que fazia a caminho do trabalho.  "Uma barata voadora subiu em minha perna. Tomei um susto danado. Ao olhar para o chão, vi várias baratinhas em volta de um amontoado de papel de chocolate e caroços de frutas ", contou.  Condutor da linha Patamares R1-Lapa, Marco Antônio admite a falta de higiene nos veículos, mas atribui o problema a má educação dos passageiros. "Os carros saem limpos da garagem e voltam imundos", disse.  

Comente agora

FDA alerta para mortes associadas ao uso de balão intragástrico

Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/08 09:08h
FDA alerta para mortes associadas ao uso de balão intragástrico

De acordo com um novo relatório da FDA, agência responsável por regulamentar alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, desde 2016 cinco pessoas morreram no país depois de usarem balões intragástricos como tratamento de obesidade. Em quatro dos casos, o sistema utilizado era da marca Orbera Intragastric e em apenas um deles, da ReShape Integrated Dual Balloon.  Segundo a agência, três vítimas morreram dias após a colocação do balão. Já as outras duas – que ocorreram cerca de um mês depois da inserção – estão associadas a potenciais complicações do tratamento, como perfuração no estômago e no esôfago.

Balão intragástrico:  O balão intragástrico foi criado para auxiliar temporariamente na perda de peso e controle do apetite de pacientes obesos, ao reduzir a capacidade do estômago, o que provoca a perda de apetite e saciedade, auxiliando no emagrecimento.

Comente agora

Testes rápidos para dengue e chikungunya passam a integrar lista do SUS

Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/08 07:11h
Testes rápidos para dengue e chikungunya passam a integrar lista do SUS

Os testes rápidos para dengue e chikungunya foram oficialmente incluídos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da portaria 1.313, publicada no Diário Oficial da União de ontem (quinta-feira, 10), com validade a partir de sua publicação.  A decisão considerou a “necessidade de otimizar o diagnóstico laboratorial” das doenças, para acelerar a detecção das doenças e o dar início mais rápido aos tratamentos. No primeiro momento, estão sendo disponibilizados aos Estados e municípios, de acordo com a portaria, 2 milhões de testes rápidos imunocromatografia qualitativa (IgM/IgG) para dengue e 1 milhão de testes rápidos imunocromatográficos IgM para chikungunya. 

Comente agora

Conheça os sintomas da falta de vitamina D, mais comum no inverno

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/08 18:47h
Conheça os sintomas da falta de vitamina D, mais comum no inverno

Durante as estações mais frias do ano, verificamos maior incidência de deficiência de vitamina D em nosso meio. Há, evidentemente, um aumento do uso de roupas fechadas e diminuição da exposição corporal por raios UVB, o que compromete a absorção de vitamina D pela pele. Estima-se que no período de meados de maio até setembro, a deficiência de vitamina D (níveis < 20 ng/mL) na população paulista se eleve de 39% para 77%, segundo levantamento da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.Os níveis baixos de vitamina D prejudicam as defesas do organismo e bom funcionamento do sistema endócrino, aumentam dos casos de resistência insulínica e diabetes tipo 1 e propensão de doenças ósseas, cardiovasculares, autoimunes e até alguns tipos de câncer, como mama , colón, e pâncreas. Dados mais recentes sugerem que níveis de 25OHVD > 40ng/mL parecem ter benefício na prevenção de câncer e esclerose múltipla.

Comente agora

Entenda as possíveis causas e tratamentos para dores crônicas

Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/08 15:30h
Entenda as possíveis causas e tratamentos para dores crônicas

A dor é uma reação fisiológica desagradável mas necessária para nossa sobrevivência: sentimos quando nos machucamos e isso nos faz ficar alerta para que não voltemos a nos machucar daquela maneira novamente.  Além disso, a dor serve para nos avisar que algo não está bem, podendo indicar doenças que, de outra forma, passariam despercebidas. No entanto, sentir dor por tempo prolongado não é normal. Saiba quais podem ser as causas das chamadas dores crônicas e como devem ser tratadas.  A geógrafa Amanda Mendes nasceu com uma deficiência em uma das vértebras da coluna devido a má-formação enquanto ela ainda era um feto na barriga da mãe.  Essa condição permaneceu desconhecida por muito tempo quando, por volta dos 15 anos, se manifestou através de muitas dores. Foram quatro anos de sofrimento se consultando com médicos que não descobriam o problema e prescreviam medicamentos errados.  “Passei por vários tratamentos com medicações que só funcionavam por breves períodos. Depois de um tempo a dor voltava, pois eu continuava fazendo atividades que as desencadeavam. Foram anos complicados!”, relata Amanda. Por volta dos 18 anos, enfim, descobriram a causa e ela pôde evitar as atitudes que lhe causavam tanta dor. O médico lhe aconselhou fazer hidroginástica, porém ela não iniciou esse tipo de tratamento por conta do alto custo. 

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com