Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/10 20:57h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Câmara analisa projeto que autoriza mudança de valor de planos de saúde após 60 anos

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/10 20:56h
Câmara analisa projeto que autoriza mudança de valor de planos de saúde após 60 anos

A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que pretende alterar a legislação atual que regula o funcionamento dos planos de saúde no país. Entre as principais mudanças em discussão está a possibilidade de parcelamento do último reajuste concedido aos usuários de planos privados quando atingem 59 anos de idade. Pela legislação vigente, os planos de saúde podem reajustar o valor da mensalidade do beneficiário a cada mudança de faixa etária. Atualmente, são válidas dez faixas cronológicas, a primeira até 17 anos e a segunda a partir de 18 anos, mudando a cada 4 anos de forma subsequente. A última referência se encerra aos 59 anos, quando os planos são autorizados a aumentar em até seis vezes o valor da mensalidade em relação ao valor da parcela da primeira faixa de idade. Como o Estatuto do Idoso veda a cobrança de valor diferenciado em planos de saúde depois dos 60 anos, os planos reajustam uma única vez aos 59 anos. Se o projeto for aprovado, o valor reajustado para beneficiários de 59 anos poderá ser pago em até cinco parcelas de no máximo 20% do total nominal, vencidas a cada cinco anos, e não poderá ultrapassar o limite de seis vezes superior ao valor da primeira faixa etária considerada pelas operadoras.

Comente agora

ANS quer limitar valor pago por usuários em planos de saúde com coparticipação

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/10 16:11h
ANS quer limitar valor pago por usuários em planos de saúde com coparticipação

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer limitar o valor que os planos de saúde podem cobrar pela coparticipação, quando o usuário paga uma parte do procedimento autorizado pela operadora. A proposta está em uma minuta de resolução normativa sobre planos de coparticipação e franquia divulgada pela agência junto com a reabertura de uma consulta pública sobre o assunto. O documento sugere que a coparticipação não ultrapasse 40% do valor do procedimento. Também estabelece a isenção da cobrança do percentual em até quatro consultas com médicos generalistas – pediatria, clínica geral, médico de família, geriatria, ginecologia – no período de 12 meses e em exames preventivos como mamografia, colonoscopia, glicemia de jejum, teste de HIV, entre outros. Em abril e maio deste ano, a ANS recebeu contribuições sobre o tema, que levaram à elaboração da minuta. No entanto, por causa de mudanças na direção da agência, os gestores decidiram abrir mais uma etapa de participação pública antes da atualização das normas para planos de coparticipação e franquia. Por causa da nova fase de manifestações, a proposta de minuta de resolução normativa ainda deve passar por alterações.

Comente agora

Seminário de combate ao AVC acontece esta semana em Salvador

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/10 12:36h
Seminário de combate ao AVC acontece esta semana em Salvador

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é Responsável pela morte de uma pessoa a cada hora na Bahia, é uma das principais causas de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Para difundir informações sobre prevenção e tratamento da doença, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá, no dia 26 de outubro, seminário em comemoração à Semana Mundial de Combate ao AVC. O encontro será realizado no auditório do edifício anexo à instituição, das 8 às 12h. Poderão participar das atividades profissionais, estudantes e residentes das diversas categorias que integram o quadro de saúde do HGRS. Além do seminário, a agenda da campanha de combate ao AVC irá contar com adesivaços, panfletagens, palestras, alongamento e práticas integrativas ao ar livre, distribuição de material informativo e exibição de vídeos de mobilização nos sites e redes sociais da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Salvador (SMS), nas estações do metrô de Salvador e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Todas essas ações acontecerão de 21 a 29 de outubro, conforme planejamento da organização não governamental Rede Brasil AVC.

Comente agora

Feira de Santana: Diagnósticos de HIV cresceram em 26% em relação a 2016

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/10 21:22h
Feira de Santana: Diagnósticos de HIV cresceram em 26% em relação a 2016

O número de pessoas que descobriram estar com o vírus da HIV em Feira de Santana cresceu em 26% neste ano em relação a 2016. Segundo o Acorda Cidade, até setembro de 2017, 261 pessoas souberam que são portadoras do vírus. Na mesma época, em 2016, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) havia registrado 207. Cerca de 70% dos diagnósticos foram entregues para homens entre 20 e 30 anos, que, em sua maioria, não utilizaram preservativo durante as relações sexuais. O atendimento aos portadores é totalmente gratuito e realizado por uma equipe formada com infectologistas, enfermeiros, assistentes sociais e dentistas. O tratamento com coquetel de medicamentos deve ser iniciado após o diagnóstico e oferecem melhor qualidade de vida aos pacientes. Para realizar o exame basta ir até o Centro de Testagem e Aconselhamento, na rua Geminiano costa, n/s - Centro. O telefone para contato é (75) 3625 7020.

Comente agora

Dicas do Hospital Incar: Fazer exercício para um coração saudável

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/10 17:27h
Dicas do Hospital Incar: Fazer exercício para um coração saudável

Um estilo de vida inativo é um dos fatores de maior impacto sobre o desenvolvimento de deficiências cardíacas. Por sorte, existe um recurso excelente para prevenir estas doenças: fazer atividade física com regularidade e, principalmente, exercícios de tipo aeróbico. O que é?

O exercício cardiovascular, também chamado aeróbico é aquele que envolve grandes grupos musculares e obriga o organismo a consumir mais oxigênio, fortalece o coração e a coluna, reduz a pressão arterial, aumenta a capacidade da caixa torácica e baixa a frequência cardíaca. Caminhar, correr, andar de bicicleta, esqui, andar de skate, pular corda, pedalar, dançar e fazer aulas de aeróbica no centro de fitness, são atividades cardiovasculares. Este tipo de atividade é a mais adequada para o coração, mas existe um outro grupo, o dos exercícios de força, estes baseiam-se na contração muscular através de movimentos repetidos. Em geral, aumentam o metabolismo e fazem ganhar muita força.

Comente agora

SAJ: Itaipava juntamente com o Hospital Incar proporciona palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Saúde  Postado por Críssia Guedes - 19/10 17:25h
SAJ: Itaipava juntamente com o Hospital Incar proporciona palestra sobre prevenção ao câncer de mama

A convite da Cervejaria Petrópolis (Itaipava) da unidade de Santo Antônio de Jesus, foi realizada hoje (19) uma palestra ministrada pelo Dr. Gilmar Mendes, representando o INCAR no seu projeto contínuo de ação social sobre o Câncer de Mama dentro das ações do Outubro Rosa. Na ocasião, foram abordadas as definições do câncer e fatores que influem no aparecimento da doença, tais como: idade acima de 40 anos, primeira gravidez, menopausa tardia, primeira menstruação precoce, antecedente pessoal de câncer e antecedentes familiares de primeiro grau (mãe, irmã e filha). A prevenção foi o foco central da abordagem, principalmente diante da informação que o diagnóstico precoce aumenta em mais de 90% as chances de cura, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O público, em sua maioria homens, foi também orientado de forma bastante salutar a estimular a prevenção entre suas esposas e demais familiares, através do autoexame e de consultas regulares ao mastologista.

Veja fotos abaixo:

Comente agora

Carla Visi, ex-Cheiro de Amor, fala como superou o câncer de mama 14 anos após a morte da mãe: 'Muita fé'

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/10 16:33h
Carla Visi, ex-Cheiro de Amor, fala como superou o câncer de mama 14 anos após a morte da mãe: 'Muita fé'

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, que é celebrado nesta quinta-feira (19), a cantora Carla Visi, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, contou ao G1detalhes sobre a doença que descobriu logo após o carnaval deste ano e que resultou numa cirurgia para retirada de um nódulo em uma das mamas. Desde o diagnóstico até a retirada do câncer, a artista passou por uma sessão de quimioterapia, 30 de radioterapia e continua fazendo tratamento de hormonioterapia, que pode durar de cinco até dez anos. Durante todo o processo, conta que manteve a serenidade. Assim tem sido desde o início. Carla Visi detalha que descobriu que algo em uma das mamas estava fora do comum durante o autoexame. "Após o carnaval, sempre faço meus exames de rotina. Antes, eu disse [ao tocar os seios]: 'Tem uma bolinha aqui que não existia'. Então, fui falar com o meu médico, falei com o ginecologista e começou todo o rastreamento".
A cantora foi submetida a procedimentos como ultrassom, punção e biópsia, que indicaram o câncer. Do diagnóstico do nódulo de 2,3 cm de diâmetro até a cirurgia, que ocorreu no dia 4 de junho, se passou apenas um mês.

Comente agora

Confira as principais mudanças previstas na lei de plano de saúde

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/10 11:21h
Confira as principais mudanças previstas na lei de plano de saúde

A legislação que rege os planos de saúde está prestes a mudar. Uma proposta foi apresentada na quarta-feira na comissão especial que trata do assunto e a intenção é votar o projeto no dia 8 de novembro. Em seguida, por tramitar em regime de urgência, pode seguir direto para votação no plenário da Câmara dos Deputados. A legislação que rege os planos de saúde está prestes a mudar. Uma proposta foi apresentada na quarta-feira na comissão especial que trata do assunto e a intenção é votar o projeto no dia 8 de novembro. Em seguida, por tramitar em regime de urgência, pode seguir direto para votação no plenário da Câmara dos Deputados. O relatório reúne itens de 150 projetos diferentes relacionados a planos de saúde que tramitavam no Congresso. Uma das principais alterações refere-se ao modelo de reajuste dos planos para idosos. A ideia é diluir o aumento que marca a mudança de faixa etária. Hoje ele é aplicado de uma só vez, quando o beneficiário completa 59 anos.
 
Confira as mudanças mais importantes que estão em jogo

Comente agora

Morrem 7 mil recém-nascidos por dia apesar da descida na mortalidade infantil

Saúde  Postado por Willyam Reis - 19/10 10:01h
Morrem 7 mil recém-nascidos por dia apesar da descida na mortalidade infantil

Cerca de 15 mil crianças com menos de cinco anos morreram em 2016 em todo o mundo, e 46% destas morreram nos primeiros 28 dias de vida, segundo um relatório divulgado na quarta-feira pela Unicef. Apesar de se ter registado uma descida da mortalidade nos primeiros cinco anos de vida, de 9,9 milhões de mortes em 2000 para 5,6 milhões em 2016, a proporção de recém-nascidos entre os falecidos aumentou de 41% para 46% neste período. "Desde o ano 2000 salvou-se a vida de 50 milhões de crianças com menos de cinco anos, um testemunho do sério compromisso em lidar com as mortes infantis que podem ser evitadas", indicou em comunicado o chefe de saúde da Unicef, Stefan Swartling Peterson. "No entanto, a menos que façamos mais para evitar que bebés morram no dia do seu nascimento, este progresso permanecerá incompleto. Temos o conhecimento e a tecnologia necessária, apenas precisamos que chegue aos que mais precisam", acrescentou.

Comente agora

Novo ramo de nanomedicina introduz micropartículas que curam doenças

Saúde  Postado por Willyam Reis - 19/10 08:53h
Novo ramo de nanomedicina introduz micropartículas que curam doenças

A Universidade Nacional de Energia Nuclear da Rússia, MEPhI, com o apoio do Ministério da Ciência e Educação e o Ministério da Saúde da Federação da Rússia, em cooperação com a Corporação Estatal Rosatom e o Cluster Farmacêutico de Kaluga, realizou o II Simpósio Internacional "Tecnologias Biomédicas de Engenharia Física". A Universidade foi visitada por mais de 250 eminentes pesquisadores em bionanotecnologias e nanomedicia do mundo inteiro (EUA, França, Reino Unido, Alemanha, Suécia, China, Índia). Um dos participantes principais do simpósio, professor da MEPhI e da Universidade Aix-Marselha (França), orientador científico do Instituto de Biomedicina e Engenharia Física, Andrei Kabashin, compartilhou com a Sputnik alguns detalhes sobre as inovações na área da nanoteranóstica.

Comente agora

Pesquisa aponta que apenas 40% dos brasileiros consomem frutas diariamente

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/10 22:14h
Pesquisa aponta que apenas 40% dos brasileiros consomem frutas diariamente

Mesmo com o título de terceiro maior produtor de frutas do mundo, o Brasil não contabiliza um grande número de consumidores. De acordo com dados de pesquisa Datafolha, apenas 40% dos brasileiros comem frutas diariamente. Os maiores números estão concentrados na região Sudeste, entre pessoas com maior escolaridade e pertencentes às classes A e B. Encomendada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a pesquisa faz parte da iniciativa Hortifruti Saber & Saúde, com o objetivo de divulgar informações sobre o valor de verduras, legumes e frutas na composição de uma dieta saudável. Segundo o Valor Econômico, os resultados mostraram que os números são maiores entre mulheres: 42%, contra 35% de consumidores homens. O mesmo acontece no caso de verduras e legumes. Também foram avaliados os fatores que influenciam no momento de compra. Em primeiro lugar, está a preferência pessoal (31%), seguida pela sazonalidade (17%). Em terceiro lugar, estão aparência e preço (14% cada). Entre os mais jovens, aparência e facilidade de consumo são determinantes. Foram entrevistadas 2.089 pessoas com 16 anos ou mais, em 148 municípios, em julho de 2017. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comente agora

Vacinação de adultos e idosos é insatisfatória, diz entidade de imunização

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/10 21:51h
Vacinação de adultos e idosos é insatisfatória, diz entidade de imunização

Para a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacinação de adultos e idosos ainda é insatisfatória no Brasil. Por causa disso, diz a entidade, muitas doenças que estavam eliminadas do país, como o sarampo, a rubéola e a poliomielite, acabam retornando e trazendo preocupações."Além da vacinação permitir a proteção do indivíduo, ela ainda evita uma situação como a que a gente viveu no Ceará: a gente estava para eliminar o sarampo e vimos o sarampo voltar porque quem começou o surto, que conseguimos depois reverter com a vacina, foram os adultos não vacinados. E quem adoeceu em nosso país de febre amarela? O adulto que não estava vacinado e, principalmente, o homem. Se é difícil vacinar o adulto, o adulto homem é ainda mais difícil”, disse Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em entrevista à Agência Brasil durante o III Fórum de Especialistas em Vacinação do Adulto e do Idoso, realizado hoje (18), em São Paulo.

Comente agora

Temer assina decreto para alterar lei sobre doação de órgãos, informa Planalto

Saúde  Postado por Lorena Costa - 18/10 21:06h
Temer assina decreto para alterar lei sobre doação de órgãos, informa Planalto

O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira (18) decreto que promove mudanças na legislação sobre a doação de órgãos no país, informou o Palácio do Planalto. Segundo o Ministério da Saúde, estre as mudanças está o fim da "doação presumida". O termo havia sido alterado por uma lei, de 2001, que definiu pelo "consentimento familiar". Mas, como o decreto antigo sobre o tema citava o "consentimento presumido", foi alterado. "A retirada de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano, após a morte, somente poderá ser realizada com o consentimento livre e esclarecido da família do falecido, consignado de forma expressa em termo específico de autorização", diz um dos artigos do decreto assinado por Temer nesta quarta.

Comente agora

Cardiologista apoia interiorização da medicina na Bahia

Saúde  Postado por Críssia Guedes - 18/10 16:41h
Cardiologista apoia interiorização da medicina na Bahia

Nesta quarta-feira (18), é celebrado o Dia do Médico. Profissão milenar que passa por transformações constantes – e cada vez mais dinâmicas –, a área médica também é foco de debates constantes no Brasil, devido aos muitos desafios da saúde pública, da alta concorrência por vagas na graduação em medicina, e do surgimento de programas governamentais e novas faculdades. Na data que em que o médico é protagonista, se faz necessário a reflexão sobre os avanços e obstáculos que a profissão – e, a área de saúde, como um todo – precisam encarar. 

Entre os desafios, o foco da atenção é mesmo o Sistema Único de Saúde (SUS) que, concedido inicialmente como uma conquista para grande parte da população brasileira, encontra dificuldades para oferecer o atendimento ideal aos que deles dependem. 

Comente agora

Analisar o DNA pode ser a chave para encontrar a dieta ideal

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/10 15:18h
Analisar o DNA pode ser a chave para encontrar a dieta ideal

Não é novidade analisar os genes para descobrir qual a melhor dieta a ser seguida. Etretanto, o método se tornou um pouco mais famoso quando atrizes, blogueiras e profissionais da área de nutrição começaram a divulgá-lo nas redes sociais. Além disso, a ciência não para de fazer descobertas cada vez mais promissoras nessa área. De acordo com o biomédico Vinícius Santana, de São Paulo, "um estudo com 3 mil pessoas mostrou o efeito de certos genes na distribuic?a?o da gordura visceral e subcuta?nea". Alterações em genes do complexo SNP, por exemplo, contribuem para a gordura visceral abdominal, especialmente nas mulheres. "Recomendo o teste como um recurso complementar a? prescric?a?o nutricional a quem tem dificuldade de emagrecer ou, ate? mesmo, quer cuidar da sau?de de forma geral com uma dieta equilibrada e orientac?a?o nutricional personalizada", diz a nutricionista Vanessa Suzuki, de São Paulo. De acordo com o site da revista Boa Forma, tendo o laudo em mãos, o nutricionista pode saber a proporção ideal no cardápio de proteína, carboidrato e gordura adequada para cada pessoa. Com os dados, eles também conseguem saber de que forma o metabolismo responde a determinados alimentos e substâncias, como cafeína e lactose. São indicações que facilitam o progresso e sucesso da dieta.

Comente agora

Médica baiana recebe prêmio da Ordem do Mérito Médico

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/10 11:25h
Médica baiana recebe prêmio da Ordem do Mérito Médico

A médica e diretora da Maternidade Climério de Oliveira, Mônica Almeida Neri, foi premiada com uma medalha da Ordem do Mérito Médico, nesta terça-feira (17). A medalha é dada a profissionais que realizam serviços relevantes ao país no exercício da medicina. “Eu fico muito honrada e me sinto privilegiada pela oportunidade de representar um enorme grupo de profissionais que buscam qualificar a atenção à saúde pública e privada do país”, disse a médica baiana formada na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em ginecologia e obstetrícia pela Universidade René Descartes, em Paris, e doutoranda em Saúde Coletiva na área de Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba). (BN)

Comente agora

Limitação orçamentária imposta pelo Planserv afeta atendimentos no estado

Saúde  Postado por Lorena Costa - 18/10 10:53h
Limitação orçamentária imposta pelo Planserv afeta atendimentos no estado

Um limite orçamentário imposto mensalmente pelo Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv) a instituições credenciadas para prestação de serviços médicos tem impactado nos atendimentos aos beneficiários e gerado embate entre o Plano e as unidades de saúde. Enquanto o Planserv, ligado à Secretaria da Administração (Saeb) do governo da Bahia, diz que as limitações são medidas de gestão que visam o equilíbrio econômico-financeiro para evitar instabilidade no sistema de assistência à saúde, já que, segundo o plano, houve aumento exponencial das despesas assistenciais em saúde, intensificado desde o começo de 2017, as instituições credenciadas dizem que, por conta da limitação, atendimentos podem deixar de ser prestados pelo plano. Plano de saúde com maior número de beneficiários no estado, o Planserv é facultativo e atende mais de 500 mil servidores na capital e no interior (quase 70% dos trabalhadores da Bahia) e seus dependentes/agregados. O plano não especificou de quanto foi o aumento das despesas assistenciais em saúde registrado esse ano e nem por qual motivo isso se deu.

Comente agora

Usar sapatos sem meia pode causar problemas de saúde; saiba mais

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/10 10:30h
Usar sapatos sem meia pode causar problemas de saúde; saiba mais

A moda das calças curtas que mostram os tornozelos e dos sapatos oxford e mocassin deixaram as meias um pouco de lado no armário, mas a saúde dos pés pode estar comprometida com este hábito. Usar sapatos sem meias não só é pouco higiênico e deixa os pés e o calçado cheirando mal, e o hábito frequente aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde, como pé de atleta. Como reporta o site Good Housekeeping, segundo o College of Podiatry, a combinação de suor, tecidos abafados e a falta de meias cria condições perfeitas para infecções fúngicas, pois os pés liberam em média cerca de 230 ml de suor durante o dia e não ter meias calçadas faz com que essa umidade toda fique nos sapatos (que se forem de um material sintético não deixam o ar entrar e não permitem que o suor evapore) e em permanente contato com os pés.

Comente agora

Hemóvel realiza coleta de sangue no Hospital Roberto Santos e em Conceição do Coité

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/10 09:49h
Hemóvel realiza coleta de sangue no Hospital Roberto Santos e em Conceição do Coité

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea em Salvador e Conceição do Coité. Na capital baiana, o Hemóvel estará estacionado até esta sexta-feira (20) no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Já em Conceição do Coité, o atendimento acontece na Praça da Matriz, na sexta e sábado. Interessados devem se dirigir às unidades móveis entre 8h e 17h portando documento original com foto. É necessário ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Como proteger os cabelos do cloro da piscina

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/10 18:42h
Como proteger os cabelos do cloro da piscina

O cloro da piscina serve para deixar a água limpa e livre de microorganismos que podem causar doenças, porém, ele também pode se transformar num grande vilão para quem pratica esportes aquáticos, ou quem gosta de passar muito tempo na piscina. Por causa da acidez e do baixo pH do produto, quando absorvido pelos fios eles podem ficar fracos, quebradiços e opacos. Para evitar fios sensibilizados, é preciso tomar alguns cuidados básicos antes de tomar banho em águas cloradas. 

1. Fazer lavagem profunda com shampoo anti-resíduos: feito uma vez por semana, o hábito remove o excesso de cloro e outros minerais que se acumulam nos fios, sem danificá-los. A dermatologista Natasha Unterstell, de Curitiba (PR), ensina: "“Finalize com uma boa máscara hidratante ou leave-in para evitar o ressecamento e proteger ainda mais o cabelo”. 

Comente agora

80 médicos são homenageados amanhã pelo Cremeb no Dia do Médico

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/10 16:44h
80 médicos são homenageados amanhã pelo Cremeb no Dia do Médico

Amanhã, dia 18 de outubro (quarta-feira), data em que se comemora o Dia do Médico, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) entrega o Diploma de Mérito Ético-Profissional a 80 médicos que neste ano completam 50 anos de exercício ininterruptos da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas. A solenidade acontece no Salão Lotus do Hotel Fiesta (Itaigara), às 18h. Dentre os médicos homenageados, está a médica fiscal do Cremeb, Dra. Marli Piva Monteiro, escolhida como a porta voz dos condecorados.

O evento será ilustrado também pela outorga de citação elogiosa aos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Unidade de Pronto Atendimento de Mar Grande e do Hospital Geral de Itaparica, pelos esforços empenhados durante o resgate das vítimas do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, ajudando a salvar vidas e reafirmando a sua dedicação à saúde da sociedade em geral, sempre atentos ao zelo e trabalho no perfeito desempenho ético da Medicina. 

Comente agora

Brasil deve contar com terapia genética contra câncer em 2018

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/10 11:24h
Brasil deve contar com terapia genética contra câncer em 2018

Aprovada comercialmente nos Estados Unidos no final de agosto, a terapia genética para tratamento de câncer deve chegar ao Brasil em 2018. A estratégia consiste em editar geneticamente as células humanas de defesa para que elas "aprendam" a combater a doença. Segundo o jornal O Globo, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, anunciou que no próximo ano fará os primeiros tratamentos experimentais. Já há uma estrutura específica na unidade e pesquisadores em treinamento nos EUA. No Brasil, o investimento para o pontapé inicial está avaliado em US$ 7 milhões (mais de R$ 22 milhões). "É uma estimativa genérica porque, mais importante que a infraestrutura, vão ser os investimentos em pesquisa", afirmou o diretor do Centro de Oncologia do Einstein, Wilson Pedreira. Para os pacientes, o custo em outros países gira em torno de US$ 300 mil (cerca de R$ 945 mil). A princípio, o Einstein terá a terapia TIL, indicada para melanoma.

Comente agora

Sesab anuncia ações para reabertura do Hospital Regional de Jacobina

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/10 09:22h
Sesab anuncia ações para reabertura do Hospital Regional de Jacobina

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou nesta segunda-feira (16) que trabalhará para reabertura do Hospital Regional de Jacobina, fechado desde janeiro de 2013. Será criado um grupo de trabalho para avaliar a situação da unidade e traçar um plano para reabertura. "É uma pena que o hospital está fechado. É um equipamento de excelente qualidade. Vamos trabalhar para que o sonho da reabertura do Hospital Regional seja concretizado", afirmou o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, em visita às instalações. O equipamento faz parte da rede privada, mas oferecia atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). Vilas-Boas destacou ainda o objetivo de construir uma rede sólida na região de Jacobina, para que as pessoas não precisem se deslocar para terem atendimento. Ainda em Jacobina, o Secretário verificou alguns terrenos onde a policlínica do consórcio de saúde da região poderá ser construída. Na unidade, serão realizados consultas, exames e procedimentos em diversas especialidades médicas, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia e neurologia. Além disso, exames e serviços como ecocardiograma, eletrocardiograma também estarão disponíveis na policlínica. (BN)

Comente agora

Seminário discute odontologia hospitalar no Hospital Roberto Santos

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/10 22:32h
Seminário discute odontologia hospitalar no Hospital Roberto Santos

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove, no próximo dia 25, o seminário "Odontologia Hospitalar no Processo do Cuidar". O evento tem o objetivo de oferecer atualização para cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares de saúde bucal. De acordo com a técnica em saúde bucal Sandra Regina Oliveira de Moraes, a atividade deve ampliar a reflexão sobre a atuação dos profissionais da odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias, além de descrever o papel de cada um quando integrados a uma equipe multiprofissional. "A odontologia hospitalar compreende ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e paliativas em saúde bucal. O cirurgião-dentista e a equipe auxiliar atuam de acordo com as condutas previstas pela CCIH", reforçou. O evento acontece no auditório do edifício anexo ao HGRS, das 7h30 às 16h.

Comente agora

Praticar exercício por uma hora pode prevenir a depressão, diz estudo

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/10 20:14h
Praticar exercício por uma hora pode prevenir a depressão, diz estudo

Várias pesquisas já certificaram que a atividade física é capaz de afastar a depressão. Mas quanto tempo é necessário para se manter longe da tristeza profunda? De acordo com um estudo recém-publicado no periódico American Journal of Psychiatry, conduzido por pesquisadores do Black Dog Institute, na Noruega, movimentar-se por uma hora na semana já ajuda na prevenção do problema. Durante onze anos, foram acompanhados 33.908 homens e mulheres adultos que vivem no país nórdico. Os participantes relataram a frequência e a intensidade com que praticavam atividade física. Em outro momento, responderam a questionários que buscavam identificar se eles tinham ansiedade ou depressão. Fatores como situação socioeconômica, Índice de Massa Corporal (IMC) e uso de drogas. De acordo com o site da revista Boa Forma, os resultados mostraram que quem não praticava atividades físicas tinha um risco 44% maior de se tornar depressivos do que quem praticava pelo menos uma ou duas horas de exercício por semana. Os cientistas também verificaram que 12% dos casos de depressão poderiam ter sido evitados se os pacientes tivessem feito pelo menos 60 minutos de atividade durante sete dias.

Comente agora

Consumo de placenta leva a riscos para mãe e bebê, revela pesquisa

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/10 17:02h
Consumo de placenta leva a riscos para mãe e bebê, revela pesquisa

Cerca de um ano após a apresentadora Bela Gil gerar polêmica ao dizer que comeu a própria placenta, uma pesquisa revelou que a prática pode levar a riscos para a mãe e o bebê. Cientistas norte-americanos revisaram as pesquisas existentes sobre as consequências de ingerir a própria placenta e identificaram riscos de infecções virais e bacterianas. Segundo o jornal O Globo, os pesquisadores alertaram que a mãe pode ingerir toxinas e hormônios acumulados na placenta, principalmente quando ela é transformada em cápsulas. "Não coma a placenta do bebê do seu bebê. Não há benefícios e há riscos potenciais", reforçou Amos Grünebaum, pesquisador do Weill Cornell Medical College. "As pessoas que dizem às mulheres que deveriam comer placentas ganham muito dinheiro com isso. É a mesma ideia das pessoas que vendem óleo de cobra", acrescentou.

Comente agora

MPF solicita afastamento de ministro da Saúde Ricardo José Magalhães Barros

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/10 16:53h
MPF solicita afastamento de ministro da Saúde Ricardo José Magalhães Barros

Uma ação civil pública contra a União foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco solicitando que a Justiça Federal conceda o afastamento cautelar do ministro da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros, além da permanência de contrato com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e a interdição da transferência de tecnologia para processamento de plasma para o estado do Paraná. "O intento do Ministério da Saúde viola frontalmente os princípios da Administração Públicos inscritos na Constituição da República, notadamente o da eficiência e moralidade", disse a procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes, responsável pela ação. De acordo com a procuradora o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assumiu publicamente o interesse político em levar o "mercado de sangue" para o Paraná. De acordo com a ação, o ministro busca "esvaziar" as atribuições institucionais da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia para atrair a seu estado, o Paraná, a produção e industrialização de hemoderivados essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que são produzidos pela Hemobrás.

Comente agora

7 passos para deixar o cigarro

Saúde  Postado por Rejane Santos - 16/10 15:26h
7 passos para deixar o cigarro

Largar o cigarro é, com certeza, um grande desafio. O primeiro passo, diz a psicóloga Sabrina Presman, é reconhecer a dependência. O segundo é querer parar de fumar. A partir daí, há alguns caminhos, desde a tentativa individual de deixar o hábito até o tratamento multidisciplinar, com especialistas.No caso de quem quer tentar largar o vício por conta própria, a psicóloga aponta os sete passos:

Comente agora

Saiba quais são os 30 exercícios que queimam mais calorias

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/10 14:19h
Saiba quais são os 30 exercícios que queimam mais calorias

Eliminar muitas calorias em apenas uma hora é o sonho de todo mundo que deseja emagrecer. Pesquisadores da Clinica Mayo, uma das organizações médicas mais conceituadas dos Estados Unidos, listaram os exercícios que mais queimam esta unidade de energia, com base nos dados do Instituto Nacional de Saúde do país. As atividades aeróbicas são a maioria dentre as citadas, mas segundo Felipe Goulart, do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região, em entrevista ao jornal Extra, elas não são as únicas indicadas para emagrecer:

— Os exercícios indicados para as pessoas que querem perder peso são aqueles cuja intensidade trabalhe entre 70% e 85% da frequência cardíaca dela. Isso pode acontecer na musculação, na caminhada, na natação... Em qualquer atividade que esteja nessa faixa de esforço.

Comente agora

Dia Mundial da Alimentação: obesidade aumentou 60% em 10 anos

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/10 08:37h
Dia Mundial da Alimentação: obesidade aumentou 60% em 10 anos

A melhora da qualidade de vida não está somente atrelada aos hábitos alimentares. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicados em 2016, a equação não é tão simples assim. Os resultados da pesquisa realizada indicam que a população brasileira passou, ao longo dos últimos anos, a ter hábitos de vida mais saudáveis, aumentando o consumo regular de frutas e hortaliças e reduzindo o de refrigerantes e sucos artificiais. Porém, os índices de obesidade, hipertensão e diabetes continuam altos. Segundo dados do VIGITEL Brasil 2016, o brasileiro está passando por um momento de transição, saindo da desnutrição e caminhando para a obesidade. Só nos últimos 10 anos, o aumento no índice de obesidade foi de 60%". Doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, diabetes e câncer respondem por 74% dos óbitos no Brasil e são as principais causas de mortes no País.

Comente agora

Casos de Sífilis aumentam 5.000% e doença volta a ser epidemia

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/10 07:40h
Casos de Sífilis aumentam 5.000% e doença volta a ser epidemia

O número de casos de Sífilis aumentou desenfreadamente nos últimos cinco anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos saltaram de 1.249 em 2010 para 65.878 em 2015, um aumento de 5.000%. A gravidade da situação levou o órgão a lançar o Dia "D", no terceiro sábado de outubro, de combate à doença, segundo o jornal EXTRA. Os especialistas afirmam que o número de casos aumentou pois o avanço e o custo reduzido dos tratamentos fez as pessoas perderem o medo de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). "Há uma tendência mundial de redução do uso de preservativo nas relações sexuais, principalmente entre os jovens", explica Aline Junqueira, infectologista do Hospital Adventista Silvestre. Vale ressaltar que a sífilis também pode ser passada de mãe para bebê.

Comente agora

Nova droga é aprovada para tratar câncer de pulmão e bexiga

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/10 16:09h
Nova droga é aprovada para tratar câncer de pulmão e bexiga

Um novo produto biológico foi registrado e liberado como droga para combater o câncer de bexiga e pulmão, conforme publicado no Diário Nacional da União na última semana. O Tecentriq (atezolizumabe).é uma substância ativa - um tipo de proteína projetada para reconhecer e se conectar à proteína PD-L1, presente na superfície de muitas células cancerosas.O atezolizumabe aumenta a capacidade do sistema imunológico atacar as células cancerosas e com isso pode inibir o desenvolvimento da doença. Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o remédio foi aprovado para duas indicações terapêuticas: Como monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes adultos com carcinoma urotelial (UC) localmente avançado ou metastático após quimioterapia prévia à base de platina ou que sejam considerados inelegíveis à cisplatina.

Comente agora

Paciente com câncer tem isenção do imposto de renda mesmo que não esteja aposentado

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/10 15:12h
Paciente com câncer tem isenção do imposto de renda mesmo que não esteja aposentado

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) reconheceu o direito de uma pessoa com câncer a ter isenção do imposto de renda sobre seus rendimentos, ainda que esteja em atividade. Em primeira instância, o pedido do autor para obter a isenção do imposto havia sido negado sob o argumento que ele não foi aposentado por invalidez. A decisão questionada afirmava que “não há isenção se o contribuinte, conquanto seja portador de uma das moléstias previstas em lei, não se aposentou”. No recurso ao TRF, o autor alegou ter direito à isenção do imposto de renda desde a comprovação da doença, em maio de 2007, nos termos da Lei nº 7.713/88. Ele também sustentou que a jurisprudência do TRF1 é no sentido de que a isenção é concedida tanto na atividade como na inatividade. O relator, desembargador federal Novély Vilanova, destacou em seu voto que o recorrente está certo em seus argumentos.

Comente agora

Até 2020, mais de 80 milhões de pessoas no mundo terão glaucoma

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/10 11:29h
Até 2020, mais de 80 milhões de pessoas no mundo terão glaucoma

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e centros de pesquisas internacionais estimam que, em 2020, 80 milhões de pessoas no mundo terão glaucoma. Em 2040, serão mais de 111 milhões de pessoas atingidas pela doença. O glaucoma não tem cura e é considerado a maior causa de cegueira irreversível. O diagnóstico precoce é a melhor forma de dar qualidade de vida ao paciente. O tratamento não permite o avanço da doença, mas não consegue recuperar parte da visão que o paciente perdeu. O glaucoma é um estreitamento do campo visual. Estudos indicam que 1,2% da população aos 40 anos tem o problema. Aos 80, esse índice chega a 8%. No Brasil já existem mais de 1,2 milhões de pessoas cegas, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 80% dos casos de cegueira pelo mundo poderiam ser evitados ou tratados. (BN)

Comente agora

Dicas do Hospital Incar: Hábitos Diários Que Fazem Mal ao Coração

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/10 01:07h
Dicas do Hospital Incar: Hábitos Diários Que Fazem Mal ao Coração

Cuidar da saúde do coração é fundamental para evitar doenças cardiovasculares que podem se agravar com o avanço da idade. Você pode começar se cuidar a partir de agora: basta evitar esses hábitos diários e com certeza sua saúde vai melhorar, principalmente a do seu coração!

1. Assistir muita televisão

Mesmo que você pratique exercícios físicos com regularidade, ficar sentado em frente à televisão por horas e horas pode aumentar o risco de ataque cardíaco, pois a falta de movimentos corporais pode aumentar o nível de açúcar e gordura no sangue. Para evitar que isso aconteça, movimente-se! Uma boa sugestão é fazer caminhadas.
 
2. Excesso de estresse, mau humor e depressão

Comente agora

Os cuidados com a pálpebra e os cílios

Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/10 20:50h
Os cuidados com a pálpebra e os cílios

As pálpebras e cílios protegem os nossos olhos. É um mecanismo automático: fechamos os olhos como reflexo quando passamos por situações de vento forte, raios solares ou poeira. Além disso, a pálpebra também tem a função de umidificar os olhos. Os cílios mandam para longe qualquer partícula que se aproxima dos olhos.  E como cuidar de cílios e pálpebras? Convidamos a consultora e dermatologista Marcia Purceli para explicar o que é o alongamento dos cílios e os cuidados que devemos ter.

Cuidados com a pálpebra e cílios:  Todas as doenças de pele se manifestam na pálpebra também. O terçol, por exemplo, é uma inflamação na glândula da pálpebra. Parece uma espinha e é causado por uma bactéria. Pessoas que têm acne frequentemente têm terçol. Quando piora uma crise de acne, o terçol pode aparecer.  Outra inflamação na parte externa da pálpebra é a blefarite. É quando uma pessoa fica com um monte de casquinha perto dos cílios. É comum principalmente em pessoas que ingerem uma quantidade muito grande chocolate, nozes, castanha e amendoim. Isso aumenta a produção de secreção. 

Comente agora

Médicos cubanos movem ações na Justiça para permanecerem no Brasil e ter salário integral

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/10 17:55h
Médicos cubanos movem ações na Justiça para permanecerem no Brasil e ter salário integral

Os médicos cubanos do Programa Mais Médicos ingressaram com ações na Justiça contra a Organização Panamericana de Saúde (opas) para poderem permanecer no Brasil e receber o valor integral do salário. De acordo com o Ministério da Saúde, são 154 ações movidas por 194 médicos. A Opas é a organização intermediadora do convênio, com a União e o governo de Cuba. O caso foi publicado pelos jornais "The New York Times" e "O Globo".  Segundo o advogado André Santana Correa, que representa parte dos médicos nas ações, que tramitam na Justiça Federal, falta igualdade de condições em relação aos brasileiros e estrangeiros, como os argentinos, ao não conseguir renovar por mais três anos a participação no programa. Em dois casos, a Justiça decidiu a favor dos médicos, exigindo o restabelecimento no Mais Médicos e a continuidade do visto no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, parte dos médicos consegue renovação do visto, mas isso depende de Cuba.

Comente agora

Aprenda exercícios para prevenir e tratar a incontinência urinária

Saúde  Postado por Rejane Santos - 13/10 17:25h
Aprenda exercícios para prevenir e tratar a incontinência urinária

“Perder urina não é normal”. A fala é unanime entre os especialistas em incontinência urinária, problema que afeta principalmente as mulheres, e é visto por muitas pessoas como um processo comum do envelhecimento. Uma de suas causas é diminuição da concentração do colágeno no corpo (responsável por sustentar a uretra e a bexiga), o que enfraquece o assoalho pélvico. Nestes casos, o distúrbio pode ser prevenido e até mesmo tratado (junto com outros métodos) com exercícios simples, que devem ser feitos todos os dias. "Estas atividades ajudam a fortalecer o assoalho pélvico evitando a flacidez comum com a perda de colágeno", explica a ginecologista estética Tereza Machado. O distúrbio é caracterizado pelo escape de xixi durante atividades que envolvam algum tipo de esforço, como levantar um objeto. Quanto mais avançada a idade, maior é a possibilidade de desenvolver o distúrbio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 7% das mulheres entre 20 a 39 anos têm incontinência. Dos 40 aos 59 anos, 17% relatam episódios; entre os 60 aos 79 são 23%, já acima dos 80 são 32%.

Comente agora

Fungos e bactérias são encontrados em chupetas, mamadeiras e escovas novas

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/10 16:44h
Fungos e bactérias são encontrados em chupetas, mamadeiras e escovas novas

Um estudo feito em Campinas, São Paulo, demonstra que escovas de dentes de crianças e chupetas novas, recém-compradas, estão contaminadas com mais de 720 milhões de fungos e bactérias. O risco supera o dos itens usados e higienizados em casa. A análise foi feita pela Faculdade de Biomedicina da Devry Metrocamp e também incluiu bicos de mamadeira, garrafinhas tipo squeeze de crianças e aqueles "cheirinhos" (paninhos ou bichinhos de pelúcia) que os pequenos usam. Ao site G1, a doutora em microbiologia pela Unicamp, Rosa Siqueira, alertou sobre o risco de infecções de garganta, intestino, urina mucosa, pele, além de diarreia, febre, dores abdominais, gengivite, cárie, otite e até pneumonia. Ao todo, 44 escovas de dente de marcas diversas foram analisadas. Entre os 20 modelos novos, foram encontradas contaminação em 77% delas, chegando à marca de 250 milhões de micro-organismos.

Comente agora

Aprenda mistura caseira que reduz gordura abdominal

Saúde  Postado por Rejane Santos - 13/10 14:45h
Aprenda mistura caseira que reduz gordura abdominal

Mania entre famosas e musas fitness, as receitinhas caseiras que prometem emagrecimento e um corpo mais saudável ganham cada vez mais adeptos. Depois da água morna com limão, misturar o líquido com canela também pode trazer benefícios. A mistura, termogênica e com propriedades que aumentam a salivação e os sucos gástricos, também tem o poder de melhorar a digestão e diminuir a gordura abdominal, de acordo com a nutricionista Isabella Vorccaro, em entrevista à revista Glamour."Coloque um pedaço de canela em pau dentro de um jarro de água e deixe na geladeira durante a noite. Se você quiser que a bebida fique âmbar, basta ferver uma xícara de água com pau de canela. Assim que esfriar, misture com água normal", explica a profissional. Ainda de acordo com a médica, também é recomendável ingerir a água com canela em jejum em qualquer horário, de preferência 200 ml a 600 ml por dia, para obter bons resultados.  (Ibahia)

Comente agora

Dia Mundial de Combate à Trombose: saiba o que é mito ou verdade sobre a doença

Saúde  Postado por Rejane Santos - 13/10 14:15h
Dia Mundial de Combate à Trombose: saiba o que é mito ou verdade sobre a doença

Hoje (13) é o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Trombose. A data foi instituída pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, com o objetivo de alertar sobre riscos e formas de prevenção, bem como esclarecer a população sobre uma doença que, embora recorrente, é cercada por dúvidas e até mitos. Para Gutemberg Gurgel, presidente do Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular 2017, para evitar a doença ou atacá-la é preciso, em primeiro lugar, diferenciar os dois tipos de trombose existentes: a arterial e a venosa. Ambas resultam da coagulação imprevista do sangue. Quando isso na artéria, ocorre a trombose arterial. Quando na veia, dá origem à Trombose Venosa Profunda (TVP). No primeiro caso, a existência de um coágulo impede a passagem do sangue para os tecidos e, consequentemente, causa inchaço e dor na região afetada. Mais difícil de tratar, em geral é atacada por meio de cirurgia. Se não tratada, pode levar à gangrena dos tecidos e até a amputação do membro. Idosos, fumantes e diabéticos são os mais afetados.

Comente agora

Tremor essencial atinge até 5% da população

Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/10 12:27h
Tremor essencial atinge até 5% da população

Imagine você realizando uma atividade simples como beber água ou manusear os talhares durante uma refeição. Parece fácil e tranquilo, não é mesmo? Mas, para cerca de 5% da população brasileira, esse processo pode ser mais constrangedor do que se imagina, por conta do chamado tremor essencial, um movimento involuntário, com progressão lenta e geralmente familiar que pode envolver as mãos, braços, cabeça e até a voz. Por ano, cerca de 150 mil casos são registrados.  “Embora seja tratado como patologia benigna, pode ocasionar transtornos no indivíduo na sua vida social, evidenciado em atos simples do dia a dia”, explicou Almir Plessim de Almeida, neurocirurgião e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABN). Dentre as atividades citadas pelo especialista, estão as relacionadas ao ato de ao beber café, usar o talher ou assinar o cheque, se agravando em situações que envolvam estresse ou distúrbios psíquicos associados, o que pode fazer com que os tremores piorem. Já em situações de repouso, como, por exemplo, durante a hora do sono, os sintomas geralmente desaparecem. “A incidência do tremor essencial aumenta de acordo com o aumento da idade, atingindo uma prevalência de 14% em pessoas com mais de 65 anos. Além disso, pode também afetar crianças. Do total de novos casos, 4,5% a 5,5% apresentam-se nas primeiras décadas de vida, com idade média de começo aos sete anos de idade”, disse o neurocirurgião. 

Comente agora

Bahia vai receber R$ 2,2 milhões para melhorar atendimento do Samu

Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/10 12:21h
Bahia vai receber R$ 2,2 milhões para melhorar atendimento do Samu

A Bahia vai receber $ 2,2 milhões do montante de R$ 33 milhões destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), anunciado pelo Governo Federal, na semana passada. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a verba será destinada a a 241 serviços em cerca de 155 cidades.  “Autorizamos mais R$ 33 milhões, por ano, de custeio para o serviço do SAMU. É muito importante essa habilitação porque ela permite que as equipes do SAMU estejam completas, com médicos, enfermeiros, com toda a equipe de socorristas, prontas para atender você em qualquer emergência. O cidadão brasileiro estará sempre sabendo que mais de 80% da população conta com este atendimento de socorro imediato e altamente qualificado do SAMU”, disse.  Na última terça-feira (10), o governador Rui Costa (PT) anunciou outras melhorias para a saúde no estado e a inauguração dos hospitais de Seabra e da Costa do Cacau, em Ilhéus, nos dias 8 e 1º de dezembro, respectivamente. De acordo com Rui, até dezembro também serão inauguradas mais três policlínicas no interior. "Dia 17 de novembro vamos inaugurar a Policilinica de Teixeira de de Freitas. No dia 15 de dezembro, a de Jequié e 22 de dezembro em Irecê", comemorou.

Comente agora

Comissão da Saúde da ALBA visita Hospitais de SAJ dia 14 de outubro

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/10 10:06h
Comissão da Saúde da ALBA visita Hospitais de SAJ dia 14 de outubro

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, visita ao Hospital da Mulher, em Salvador, na próxima segunda-feira (16). De acordo com o presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD), o objetivo é conhecer as instalações, as condições de funcionamento e conhecer as intervenções necessárias para o melhor atendimento dos cidadãos, visto que a unidade foi inaugurada pelo governo do Estado neste ano. A deputada Maria del Carmen (PT) sugeriu à Comissão de Saúde estender o convite da visita para a Comissão de Direitos da Mulher. A petista disse que o assunto interessa aos dois colegiados e que as deputadas precisam entender o funcionamento de um hospital com demanda fechada. 

Outras visitas – A Comissão também aprovou um calendário de visitas no interior do Estado. No dia 6 de novembro, os deputados vão à Feira de Santana visitar as unidades hospitalares do município. Os parlamentares visitarão o Hospital Cleriston Andrade, Hospital da Criança, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e visitar a construção da Policlínica. O convite do colegiado vai ser ampliado à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores da cidade.  “Teremos sensibilidade para propor discussões e apresentar projetos de lei mais qualificados. No final, quem ganha é o cidadão”, disse Alex. Os deputados também aprovaram visita à Santa Casa de Misericórdia, em Cachoeira, e nos hospitais de Santo Antônio de Jesus para o dia 14 de dezembro.

Comente agora

Planos de saúde não podem limitar número de sessões de terapia, decide STJ

Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/10 09:59h
Planos de saúde não podem limitar número de sessões de terapia, decide STJ

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou é abusiva a cláusula contratual ou ato de operadora de plano de saúde que interrompa tratamento psicoterápico por esgotamento do número de sessões anuais asseguradas pela ANS. Para a turma, o número de consultas ou sessões fixados pela ANS deve ser visto apenas como cobertura obrigatória mínima a ser custeada plenamente pelo plano de saúde. A resolução normativa 387/15 estabeleceu a cobertura mínima obrigatória de 18 sessões de psicoterapia por ano de contrato. Segundo o colegiado, quando a quantidade mínima for ultrapassada, deverá ser aplicado o regime da coparticipação, similar ao existente na internação psiquiátrica, a ser suportado tanto pela operadora quanto pelo usuário. O caso teve origem quando uma mulher ajuizou ação contra a Unimed, pois sofria distúrbios depressivos e seu médico solicitou 40 sessões de psicoterapia. A Unimed alegou que estavam cobertas apenas 12 sessões de psicoterapia para esse tipo de desordem mental. Em 1ª instância, a Justiça entendeu que a limitação era abusiva, em 2º grau, o mesmo entendimento foi mantido e reconheceu a obrigação da Unimed em fornecer o tratamento. A Unimed recorreu ao STJ. O ministro Villas Bôas, relator do recurso, explicou que o Código de Defesa do Consumidor incide subsidiariamente nos planos de saúde, devendo conviver de forma harmônica com a lei 9.656/98 em relação a esses contratos, pois lidam com bens sensíveis como a manutenção da vida. O ministro afirmou que a interrupção do tratamento coloca o usuário em situação de desvantagem exagerada. Porém, para não haver o esvaziamento do tratamento da enfermidade mental, "a quantidade que ultrapassar tais balizas deverá ser suportada tanto pela operadora quanto pelo usuário, em regime de coparticipação".

Comente agora

Existem hoje dez vezes mais crianças obesas do que nos anos 70, diz estudo

Saúde  Postado por Rejane Santos - 12/10 21:20h
Existem hoje dez vezes mais crianças obesas do que nos anos 70, diz estudo

Existem hoje dez vezes mais crianças e adolescentes obesos no mundo do que existiam há quatro décadas. É o que mostra um novo estudo liderado pelo Imperial College de Londres e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado na noite desta terça-feira. Entre 1975 e 2016, o índice de obesos passou de 0,7% para 5,6% entre as meninas, e 0,9% e 7,8% entre meninos. A faixa etária estudada foi de 5 a 19 anos de idade. No total, o número de obesos na infância e na adolescência saltou de 11 milhões para 124 milhões, nesse período. Outros 213 milhões estão com excesso de peso, mas ainda não são considerados obesos. — Nas últimas quatro décadas, as taxas de obesidade em crianças e adolescentes aumentaram em nível mundial e continuam a fazê-lo em países de baixa e média renda. Mais recentemente, esse índice tem estabilizado em países de maior renda, embora os níveis de obesidade permaneçam inaceitavelmente altos — destacou o autor principal do estudo Majid Ezzati, da Escola de Saúde Pública do Imperial College de Londres.

Comente agora

6 benefícios da páprica para a saúde

Saúde  Postado por Rejane Santos - 12/10 20:20h
6 benefícios da páprica para a saúde

A páprica é um tempero muito saboroso à base de pimenta, usado há centenas de anos. Esta especiaria da família Capsicum annuum possui diversas variações, desde o pimentão doce até a pimenta caiena. Em geral, as variações de páprica possuem muita vitamina A, conforme explica o médico Juliano Pimentel. A páprica feita dos pimentões mais apimentados incluem capsaicina, que dá sabor picante e proporciona benefícios à saúde. Ainda segundo o especialista, apenas uma porção de uma colher de sopa de páprica contém quantidades significativas de proteína, gordura, fibra, vitaminas A, B6, E, C, K, ferro, riboflavina, niacina e potássio.

Confira os 6 benefícios da páprica para a saúde

Comente agora

MP propõe pré-agendamento de pré-natais de gestante na Bahia para evitar mortes

Saúde  Postado por Willyam Reis - 12/10 17:40h
MP propõe pré-agendamento de pré-natais de gestante na Bahia para evitar mortes

Uma proposta para que todas as maternidades do estado agendem o pré-natal de gestantes, já no primeiro atendimento, foi apresentada nesta quarta-feira (11), durante a reunião do “Observatório de Maternidades”, realizada na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O observatório integra as ações do projeto Rede Cegonha. Na reunião, o Comitê de Mortalidade Materno Infantil da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia apresentou um estudo realizado ao longo de seis meses em Salvador e RMS. De acordo com a presidente do comitê, Márcia Silveira, na Bahia, levando em conta apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes, o número de óbitos chega a 69 por cada mil nascidos vivos, o pior índice do Brasil, quando o aceitável seriam 35 por nascidos vivos e o ideal não passaria de 20 óbitos. Márcia diz que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com o pré-natal pré-agendado. A proposta será apresentada e disponibilizada para todos os municípios do estado, garantindo assim o pré-natal agendado a todas as gestantes da Bahia.

Comente agora

Comissão da Saúde da ALBA visita Hospital da Mulher na próxima segunda-feira (16)

Saúde  Postado por Willyam Reis - 12/10 16:36h
Comissão da Saúde da ALBA visita Hospital da Mulher na próxima segunda-feira (16)

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, visita ao Hospital da Mulher, em Salvador, na próxima segunda-feira (16). De acordo com o presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD), o objetivo é conhecer as instalações, as condições de funcionamento e conhecer as intervenções necessárias para o melhor atendimento dos cidadãos, visto que a unidade foi inaugurada pelo governo do Estado neste ano. A deputada Maria del Carmen (PT) sugeriu à Comissão de Saúde estender o convite da visita para a Comissão de Direitos da Mulher. A petista disse que o assunto interessa aos dois colegiados e que as deputadas precisam entender o funcionamento de um hospital com demanda fechada. (BocaoNews)

Comente agora

Estresse leva a infarto, aponta pesquisa de Harvard

Saúde  Postado por Willyam Reis - 12/10 16:20h
Estresse leva a infarto, aponta pesquisa de Harvard

De acordo com uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o estresse pode levar a um infarto. A pesquisa mostrou que situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo e essas células fazem parte do sistema imunológico que, em excesso, podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos - elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares. Durante o estudo, foi encontrado uma forte relação entre o estresse e os níveis de células do sistema imunológico. Segundo os resultados, o estresse ativa células-tronco da medula espinhal, que por sua vez levam a uma produção acima do normal de glóbulos brancos. Segundo o cardiologista e especialista em infarto do HCor (Hospital do Coração), Dr. Leopoldo Piegas, os problemas clínicos associados ao estresse que costumam aparecer primeiro são cansaço e desânimo, fadiga constante, dificuldades de concentração, comportamento explosivo e irritabilidade. Além deles, sintomas comuns quando o nível de estresse profissional é grande incluem depressão, transtornos de ansiedade, hipertensão, entre outros.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com