Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

SAJ: Ofertas imperdíveis só a Farmácia de Cristina tem; é só ligar que ela vai até você!

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/02 21:21h
SAJ: Ofertas imperdíveis só a Farmácia de Cristina tem; é só ligar que ela vai até você!

A Farmácia de Cristina está recheada de preços baixos. São diversos produtos em promoção esperando por você. Além de todas esssas vantagens, a Farmácia de Cristina conta com um atendimento diferenciado com profissionais qualificados. Conta também com o serviço de aferição de pressão gratuitamente, e entrega á domicílio. É só ligar que a Farmácia de Cristina vai até você.

Assista a LIVE de ofertas abaixo: 

Veja mais fotos abaixo: 

Comente agora

Com um novo conceito, Clínica de odontologia especializada Dr. Daniel Galvão é inaugurada em S. A. de Jesus; Veja fotos!

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/02 19:38h
Com um novo conceito, Clínica de odontologia especializada Dr. Daniel Galvão é inaugurada em S. A. de Jesus; Veja fotos!

Com um novo conceito odontológico, foi inaugurado em Santo Antônio de Jesus, a clínica Dr. Daniel Galvão Odontologia Especializada em cirurgia facial, implantes dentário, corretivas além de outros serviços. A Clínica conta com atendimento personalizado, conforto, especialidades exclusivas e profissionais especializados no ramo além de tecnologias avançadas na área odontológica. O espaço é amplo com estacionamento privativo, permitindo mais conforto a seus clientes. Vá conhecer de perto os serviços da Clínica Dr. Daniel Galvão Odontologia Especializada.

Especialidades: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, área de Odontologia que trata dos defeitos de nascença, traumatismos, anormalidades do crescimento crânio-facial, tumores, deformidades estéticas da boca, dentes, maxilar e face. Implante dentário implantodontista, implante total, todos os dentes, completo, porcelana, arcada, carga direta, carga máxima, carga total, dentre outros. Especialista em Bichectomia, a cirurgia usada para afinar o rosto. Cirurgia ortognática é a especialidade que tem por finalidade a correção das deformidades esqueléticas da região buco-maxilo-facial.

Endereço: Rua Armando Tavares nº 68 – Centro de Santo Antônio de Jesus

Telefone:  (75) 3632-3811

Veja mais fotos abaixo ou na COLUNA SOCIAL

Comente agora

Comissão Europeia estuda legalizar maconha para fins medicinais

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/02 17:49h
Comissão Europeia estuda legalizar maconha para fins medicinais

A Comissão Europeia (CE) segue estudando através da elaboração de relatórios de especialistas se deve ou não legalizar a maconha para fins medicinais, explicou nesta segunda-feira uma representante em um debate sobre esta questão na comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu. “Surgem muitos pontos de vista e opções. A OMS e outras instituições estão há anos trabalhando. Alguns relatórios dizem que é conveniente e outros que é o contrário, por isso é preciso se aprofundar nas pesquisas”, explicou a especialista da CE sobre delitos meio ambientais, Paola Mazzarini. A representante da Comissão Europeia se pronunciou assim em resposta a uma pergunta elaborada pela eurodeputada do Podemos Estefanía Torres que defendeu a regularização porque “o uso acabaria com os impedimentos à pesquisa médica e melhoraria a qualidade de vida de muitos doentes”, apontou.

Comente agora

Crianças mais baixas têm maior risco de enfarte na idade adulta

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/02 14:47h
Crianças mais baixas têm maior risco de enfarte na idade adulta

Adultos que eram cerca de seis centímetros mais baixos do que os colegas, durante a infância, apresentam um maior risco, cerca de 11%, de sofrerem um enfarte, dizem os especialistas. O estudo analisou um universo de 300 mil meninas e rapazes, aos 7, 11 e 13 anos. A altura de uma criança de sete anos é, em média, de 1.21 metros, enquanto que aos 13 anos a altura ‘normal’ é cerca de 1.60 metros. Homens e mulheres, mais baixos seis centímetros nessas idades concretas, apresentam um risco superior de sofrerem algum tipo de acidente vascular cerebral isquêmico. Neste tipo de episódio, um coágulo impede a cérebro de receber sangue e oxigênio. Os homens adultos apresentam também mais 11% de hipóteses de sofrerem uma hemorragia intracerebral. Os mesmos resultados não se aplicaram às mulheres.

Comente agora

Neste verão, proteja-se contra o Câncer de pele com as dicas da Oncocenter

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/02 12:36h

Comente agora

Vice-prefeita de S. A. de Jesus comenta estado de saúde de seu marido: "Após resultado da tomografia, veremos se há necessidade de cirurgia"

Saúde  Postado por Willyam Reis - 19/02 11:22h
Vice-prefeita de S. A. de Jesus comenta estado de saúde de seu marido: "Após resultado da tomografia, veremos se há necessidade de cirurgia"

Na foto, Gilson e Dalvinha

Após o susto sofrido pela família da vice-prefeita de Santo Antônio de Jesus, Dalva Mercês, devido a um acidente com seu marido Gilson Silva Barreto, que após uma pancada na cabeça numa queda na última sexta-feira (16) (relembre aqui), em entrevista à Andaiá FM, Dalva pontuou sobre o estado de saúde do seu marido e agradeceu o apoio da população santoantoniense, “ele estava carregando o carro, mas acabou escorregando e caindo com a cabeça no chão. No sábado (17), ele foi transferido para Salvador pois na pancada, foi criado alguns coágulos e rompimentos de vasos na cabeça. O médico informou que a partir do resultado da tomografia, poderá dizer se há necessidade de cirurgias. Se os coágulos se estabeleceram, eles tratariam com medicamentos, mas se expandiu, terá necessidade de um processo cirúrgico. Eu quero agradecer toda a população de Santo Antônio de Jesus que tem nos ligado e orado. O telefone não parou de tocar e isso demonstra a quantidade de pessoas que se importam com a gente independente das questões políticas. Agradeço também ao prefeito Rogério Andrade que pediu para que o secretário de saúde Leandro Lobo cuidasse do caso, ele passou o dia todo comigo”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Marido de vice-prefeita de S. A. de Jesus está internado na UTI em Salvador após sofrer pancada na cabeça

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/02 15:33h
Marido de vice-prefeita de S. A. de Jesus está internado na UTI em Salvador após sofrer pancada na cabeça

Vice-prefeita Dalva Mercês e Gilson Barreto seu marido

O marido da vice-prefeita de Santo Antônio de Jesus, Dalva Mercês, o Gilson Silva Barreto, 52 anos, sofreu uma queda enquanto estava carregando caixas para colocar na traseira do seu veículo na sexta-feira (16). No impacto, Gilson bateu com a cabeça no chão, vindo a estourar algumas veias e a inchar uma parte do cérebro. Segundo Dalvinha informou ao Voz da Bahia, o esposo foi levado para a emergência do Incar, sendo depois transferido no sábado (17) à tarde para um hospital em Salvador, “ele está consciente e não afetou a memória”, expôs. Em um novo boletim médico deste domingo (18), pelas redes sociais, a vice prefeita disse que Gilson está um pouco tonto, “eu sair agora da UTI e o quadro dele está estável, ele está sentido um pouco de tontura, porém está aguardando o resultado de uma nova tomografia para ver se vai ser necessário fazer a cirurgia, ou se o inchaço diminui com a medicação, então às 17h vamos passar o Boletim médico, aparentemente ele está bem, está falando direitinho. Agradeço a cada um de vocês pela oração, pelo cuidado, pela atenção que vocês tem nos dedicado”, concluiu.

Dalvinha após o implante, ficou com rosto inchado / Foto: Facebook

Dalvinha sofreu pico de pressão alta em procedimento de implante: Dalva que na semana passada, foi realizar um implante dentário na arcada superior, foi pega de surpresa com um pico de pressão alta, teve que ser entubada às pressas. Com um rosto ainda inchado, ela garantiu que tudo não passou de um susto, “eu nunca tive isso, problema de pressão alta, pela primeira vez fui acometida com isso, mais graças a Deus agora estou bem, só preocupada com Gilson”, contou ao Voz da Bahia.

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora

Videogame pode ajudar a tratar esquizofrenia

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/02 15:21h
Videogame pode ajudar a tratar esquizofrenia

Segundo um estudo conduzido pelo King’s College London’s Institute of Psychiatry, Psychology and Neuroscience e a Universidade de Roehampton, um jogo de videogame pode ser utilizado por pacientes de esquizofrenia para dominar a parte do cérebro relacionada às alucinações verbais. Mas não estamos falando de nenhum blockbuster dos games, como Call of Duty ou FIFA. O jogo é bem mais simples. Ele consiste em aterrissar um foguete – usando apenas o cérebro, sem joystick. Os cientistas selecionaram 12 pacientes graves, que sofrem alucinações auditivas -ouvem vozes- todos os dias. Para movimentar o foguete na tela, eles tinham de imaginá-lo se mexendo na direção desejada. Isso fazia com que os cérebros dos esquizofrênicos gerassem determinados sinais elétricos – que eram captados por um aparelho de ressonância magnética e traduzidos para o game, onde o foguete se movia. (Superinteressante)

Comente agora

Governo e prefeitura de Ilhéus fecham acordo para fazer investimentos na área de saúde

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/02 09:05h
Governo e prefeitura de Ilhéus fecham acordo para fazer investimentos na área de saúde

Representantes do governo do estado e da prefeitura de Ilhéus realizaram uma reunião neste sábado (17) para fechar um acordo que deve levar investimentos na área de saúde para a região. Entre as intervenções definidas estão a reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), que terá seu perfil alterado para uma unidade materno-infantil de alta complexidade, e a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento 24h no bairro da Conquista, que fica a cerca de 500 metros do HRLVF. O equipamento deve fazer atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência de adultos. O governo e a prefeitura também se comprometeram a construir uma UPA 24h no bairro da Barra e a realizar um investimento de R$2 milhões de reais para a conclusão de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) com obras inacabadas. O encontro teve participação do secretário estadual da Saúde Fa?bio Vilas-Boas, do Prefeito Mário Alexandre, deputados e vereadores de Ilhéus. "Ilhe?us tem uma janela única de oportunidade para reverter a deficiência crônica do seu sistema de saúde", comentou Vilas-Boas. (BN)

Comente agora

Composto usado nas batatas do McDonald`s pode curar a calvície, diz pesquisa

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/02 17:40h
Composto usado nas batatas do McDonald`s pode curar a calvície, diz pesquisa

O composto químico usado pelo McDonald`s em seus óleos para evitar que ele espume enquanto as os nuggets de frango e as batatas são fritas pode ser a salvação para a perda de cabelo. Um estudo japonês da Yokohama National University mostrou que o dimetil polissiloxano usado nas receitas, um produto derivado do petróleo, pode ajudar no crescimento capilar. De acordo com o Mundo Estranho, o dimetil serviu de substrato para um cultivo de 5 mil folículos pilosos, capazes de produzir pelos. As células originadas daí foram transplantadas para ratos, e os cientistas observaram que, em certas áreas, houve crescimento de cabelo. Apesar da descoberta, não ficou provado se comer mais batata frita na rede de fast-food ajuda no crescimento de cabelos. (BN)

Comente agora

Ilhéus: Governo investe R$15 milhões na saúde do município

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/02 10:29h
Ilhéus: Governo investe R$15 milhões na saúde do município

O secretario de Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas anunciou nesta quinta-feira (15), o investimento de R$15 milhões para reestruturar a saúde no município de Ilhéus, sul da Bahia. O anúncio foi feito durante encontro com deputados, vereadores e representantes do conselho de saúde da cidade. O valor será aplicado na reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), que irá funcionar como unidade materno-infantil, na contratação de leitos de retaguarda e serviços de urgência pediátrica, além de apoio financeiro para a conclusão de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também serão cedidos mais de 200 servidores para fortalecer a rede municipal de saúde. Com o investimento, a unidade de Pronto Atendimento no bairro da Conquista, que fica a cerca de 500 metros do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), ˜fará atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência de adultos”, afirmou Vilas-Boas. O hospital irá virar referência como maternidade, com UTI neonatal e centro cirúrgico.

Comente agora

Febre amarela matou 154 pessoas desde julho no Brasil, diz ministério

Saúde  Postado por Aline Souza - 16/02 21:30h
Febre amarela matou 154 pessoas desde julho no Brasil, diz ministério

Foto:Reuters

O Ministério da Saúde atualizou os dados de febre amarela nesta sexta-feira (16), de acordo com informações repassadas pelas secretarias estaduais. Desde julho do ano passado, foram 464 casos confirmados, sendo que 154 pessoas morreram devido à infecção. Foram recebidas 1.626 notificações neste período - pacientes com suspeita de febre amarela. Os órgãos de saúde descartaram 684 casos e 478 ainda estão sendo investigados. O ciclo de contabilização dos dados é feito a partir de julho, sendo que acaba em junho do ano seguinte. De acordo com o Ministério da Saúde, isso ocorre devido à sazonalidade da doença, que concentra a maior parte dos casos no verão. Neste início de ano, o país está concentrando a maior parte dos casos do ciclo atual. Em comparação com o mesmo período entre 2016 e 2017, há uma queda de 12% no número de infecções confirmadas neste ano, e de 7% nas mortes. (G1)

Comente agora

Pesquisa relaciona alimentos ultraprocessados e o risco aumentado de câncer

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/02 19:17h
Pesquisa relaciona alimentos ultraprocessados e o risco aumentado de câncer

Não é novidade que alimentos ricos em conservantes, corantes e sabor artificial são verdadeiros vilões para a nossa saúde. Um estudo recém divulgado por um grupo de cientistas franceses, publicado no jornal British Medical, avaliou um grupo de 105 mil pessoas - a maior parte delas mulheres na faixa dos 50 anos -, e trouxe novas descobertas sobre a relação dos chamados alimentos ultraprocessados e o risco aumentado de câncer. Entre os itens que fazem parte da lista de "inimigos" estão barras de chocolate, balas, salgadinhos industrializados, refrigerantes, sucos prontos, carnes processadas (incluindo frango empanado tiponuggets), macarrão instantâneo, misturas para bolo e pratos prontos para consumo. "Um exemplo é o refinamento de grãos, o que diminui muito a quantidade de fibras e outros compostos que podem reduzir o risco de câncer" comenta Dr. Andrey Soares, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas.

Comente agora

Casos de conjuntivite no carnaval de Salvador têm aumento de 1.123% em relação a 2017

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/02 19:02h
Casos de conjuntivite no carnaval de Salvador têm aumento de 1.123% em relação a 2017

O número de casos de conjuntivite registrados nos módulos de assistência à saúde, localizados nos circuitos oficiais do carnaval de Salvador deste ano, teve aumento de 1.123% em relação a 2017. Segundo dados da Secretaria Municipald e Saúde (SMS), foram contabilizados 191 casos na folia deste ano, enquanto no ano passado foram 17. A professora Luiza Santos conta que acordou na quarta-feira (14) com olhos vermelhos, lacrimejando e com ardência. Desde então, ela tenta conseguir atendimento médico. "Estou com meus dois olhos inflamados e sem saber qual lugar vai me atender, porque ficam enviando a gente para vários lugares", conta. O analista comercial Sergio Mesquita, que passou o carnaval na Ilha de Itaparica, também pegou a doença. Ele conta que está tomando muito cuidado para não contaminar ninguém. "Estou utilizando óculos, fazendo a assepsia da mão com álcool gel e utilizando bastante soro fisiológico".

Comente agora

Lafaiete Coutinho recebe unidade do Hospital da Mulher, com mamografias e preventivos

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/02 15:33h
Lafaiete Coutinho recebe unidade do Hospital da Mulher, com mamografias e preventivos

A unidade móvel do Hospital da Mulher chega, nos dias 20 e 21 deste mês, ao município de Lafaiete Coutinho. Serão atendidas mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, para a realização de exames preventivos, e mulheres de 40 a 69, para a realização de mamografia. Com capacidade de realizar 160 preventivos e 70 mamografias por dia, a unidade estará estacionada na Praça do Mercado. Para atendimento, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Em caso de suspeita de câncer, as pacientes serão submetidas a exames complementares e encaminhadas ao Hospital da Mulher, em Salvador, para realizarem o tratamento adequado, incluindo cirurgia, se necessário. (BN)

Comente agora

Hospital procura família de homem internado desde dezembro de 2017; paciente foi atropelado na BA-093

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/02 13:19h
Hospital procura família de homem internado desde dezembro de 2017; paciente foi atropelado na BA-093

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, procura por algum familiar de um paciente que deu entrada na unidade de saúde sem identificação. Ele está internado na enfermaria 2, leito 16, desde o dia 21 de dezembro de 2017. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), ele foi atropelado na BA-093, próximo ao município de Itanagra, a 130 quilômetros de Salvador. Inicialmente, ele foi atendido no Hospital de Pojuca e depois foi transferido para o HGE. A unidade de saúde já fez solicitação de identificação papiloscópica (impressões digitais) ao Instituto de Identificação Pedro de Melo, mas o órgão não localizou cadastros ou fichas com dados dessa pessoa. A Sesab pede para quem tiver alguma informação entrar em contato com o hospital no número (71) 3324 - 3225.

Comente agora

Desmame precoce pode favorecer que crianças chupem dedo ou usem chupeta

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/02 12:48h
Desmame precoce pode favorecer que crianças chupem dedo ou usem chupeta

Crianças nascem com uma necessidade inerente e inconsciente para succionar. Na grande maioria dos casos, esta ansiedade é naturalmente saciada pela própria amamentação natural da criança. Por isso, o professor do mestrado em Ortodontia da Universidade Univeritas/UNG, Murilo Feres, sugere que a amamentação natural até o 6º mês de vida pode reduzir as chances do desenvolvimento de hábitos orais nocivos. "Segundo vários estudos, o desmame precoce constitui em uma das principais causas da sucção de dedo ou chupeta por crianças", explica Feres. 

 É muito comum que crianças façam uso da chupeta nos primeiros anos de vida para se acalmarem, principalmente à noite, antes do início do sono. Mas o uso prolongado desse dispositivo pode trazer alguns problemas para a boca da criança.

Comente agora

Ministério da Saúde recomenda que vacinação contra a febre amarela seja estendida

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/02 07:55h
Ministério da Saúde recomenda que vacinação contra a febre amarela seja estendida

Apenas 19% da população que vive em área de recomendação de vacinação foi imunizada contra febre amarela durante a campanha, informa o Ministério da Saúde. Diante do resultado, a pasta recomenda que a vacinação seja estendida, até que a cobertura ideal seja atingida. A meta é imunizar 23,9 milhões de pessoas. Em São Paulo, foram imunizadas 2,7 milhões de pessoas, o equivalente a 26% do público alvo. Desse total, 2,6 milhões de pessoas foram imunizadas com doses fracionadas. No Rio, 1,2 milhão de pessoas foi imunizada, o equivalente a 12% do público alvo. A campanha de vacinação contra febre amarela com doses fracionadas teve início no dia 25 de janeiro, em São Paulo e no Rio. Na Bahia, a campanha terá início no dia 19 de fevereiro. A campanha de fracionamento de vacina contra febre amarela vai se estender para o mês de março no Rio. O secretário de Saúde, Luís Antônio Teixeira, afirmou ao Estado que a intenção é prosseguir com a vacinação com doses fracionadas em 15 municípios.

Comente agora

Prefeitura distribui 2,2 milhões de preservativos nos circuitos do Carnaval 2018

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/02 17:11h
Prefeitura distribui 2,2 milhões de preservativos nos circuitos do Carnaval 2018

A prefeitura de Salvador distribuiu, durante os sete dias oficiais de Carnaval, mais de 2,2 milhões de preservativos. "Nossa expectativa inicial era dispensar pelo menos dois milhões de camisinhas durante a festa e a grata surpresa é que conseguimos superar nossas expectativas distribuindo um quantitativo 10% maior do que havíamos programado. Tivemos um dos carnavais mais tranquilos de todos os tempos e esses números também confirmam que os foliões puderam brincar com alegria e bem protegidos", comemorou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves. A estratégia teve o objetivo de contribuir para que seja evitada gravidez indesejada e contágio por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Somente no carnaval desse ano, o projeto Fique Sabendo diagnosticou 40 casos positivos para HIV, 206 para sífilis e 23 para hepatites virais. (BN)

Comente agora

Começa segunda-feira a Campanha de Vacinação contra febre amarela para oito municípios baianos

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/02 16:38h
Começa segunda-feira a Campanha de Vacinação contra febre amarela para oito municípios baianos
Oito municípios baianos começam na próxima segunda-feira (19) uma campanha de vacinação contra Febre Amarela. A meta é que pelo menos 95% da população de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz seja imunizada até o dia 9 de março, quando acaba a campanha. A estratégia adotada será a determinada pelo Ministério da Saúde, com a utilização de doses fracionadas. No dia próximo dia 24, acontece o Dia D da vacinação.  A vacinação é destinada a pessoas a partir dos dois anos de idade, inclusive indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais Todos que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não terão a necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger o maior número de pessoas contra a Febre Amarela, em localidades com grande contingente populacional e que tem evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão da doença.
Comente agora

Oito municípios recebem campanha de vacinação contra a febre amarela na Bahia

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/02 16:17h
Oito municípios recebem campanha de vacinação contra a febre amarela na Bahia

Na próxima segunda-feira (19), começa uma campanha de vacinação contra a febre amarela em oito municípios baianos. A meta é que pelo menos 95% da população de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz seja imunizada até o dia 9 de março. A campanha vai utilizar doses fracionadas, estratégia determinada pelo Ministério da Saúde, que  protege o indivíduo por pelos menos oito anos e, após esse período, deve ser feito o reforço da imunização. No dia próximo dia 24, acontece o Dia D da vacinação, que é destinada a pessoas a partir dos 2 anos de idade, inclusive indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais. Todos que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não terão a necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger as pessoas contra a febre amarela, em localidades que têm evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão da doença. Em 2018, houve a confirmação de um caso importado de febre amarela na Bahia.

Comente agora

Conheça 10 alimentos para desintoxicar depois do Carnaval

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/02 08:23h
Conheça 10 alimentos para desintoxicar depois do Carnaval

O carnaval acabou, mas os resquícios de uma alimentação fora de hora e cheia de alimentos que não fazem tão bem ao organismo ficaram no corpo. Pensando nisso, Camila Cardinelli, nutricionista da clínica de medicina esportiva M. Albuquerque, listou alguns alimentos que podem te ajudar a fazer uma faxina no seu organismo. "Alimentos que atuam no processo digestório, no melhor funcionamento hepático, imunológico, e com propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas são inseridos para combater os radicais livres e fazem com que o organismo volte ao equilíbrio", conta Camila. Confira os alimentos:

Limão: Com propriedades alcalinas e digestórias, o alimento não pode ficar de fora de uma dieta detox.

Água: Essencial para a eliminação das toxinas do corpo e hidratação.

Alho: Atua aumentando as defesas do sistema imune.

Comente agora

Exagerou na bebida? Entenda o que é a ressaca e como se livrar dela

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/02 17:32h
Exagerou na bebida? Entenda o que é a ressaca e como se livrar dela

Se tem uma coisa comum no Carnaval é exagerar na bebida alcoólica. E mais comum ainda é aquele mal estar no corpo, a boa (será?) e velha ressaca. Dor de cabeça, enjoo, azia, falta de apetite e queimação no estômago são os sintomas mais comuns. Tudo isso é, na verdade, uma reação do organismo ao alto consumo de álcool, que quando ingerido acima do recomendado, 30 gramas ao dia, é prejudicial à saúde. 

Os órgãos mais afetados pelo consumo em excesso são o fígado, estômago, coração, intestino e cérebro. “Ao serem metabolizadas as bebidas formam compostos diferentes, de acordo com o tipo, o que pode interferir na sensação de mal estar”, explica a nutricionista Cintya Bassi.

Comente agora

Corregedoria de Saúde notifica 178 servidores por irregularidades em escala de Carnaval

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/02 16:56h
Corregedoria de Saúde notifica 178 servidores por irregularidades em escala de Carnaval

A Corregedoria da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) notificou 178 servidores por não cumprir com regularidade a escala de plantão de Carnaval. As equipes da Corregedoria atuaram em todos os dias do carnaval nos hospitais e unidades de emergência da Rede Própria da Sesab. No período, foram realizadas 76 inspeções, verificando os plantões de 1.921 servidores. Nos dias de fiscalização, são avaliadas e apuradas a regularidade da atuação funcional e a conduta dos servidores, buscando maior efetividade na prestação do serviço público de saúde. Durante as visitas, são observados itens como: escalas afixadas em locais de fácil acesso, a frequência dos servidores designados para os plantões e trocas realizadas. (BN)

Comente agora

Hospital da Mulher atende seis mulheres vítimas de violência sexual no Carnaval

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/02 15:32h
Hospital da Mulher atende seis mulheres vítimas de violência sexual no Carnaval

O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, atendeu seis vítimas de violência sexual, com idade entre 17 e 40 anos, no período do Carnaval. O serviço presta todo o suporte necessário as vítimas, através de uma equipe formadas por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas. O serviço atende integralmente mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual. O atendimento ocorre 24h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana, carnaval, feriados e demais datas comemorativas. (BN)

Comente agora

Secretaria Municipal de Saúde registra 28 casos positivos de HIV no Carnaval

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/02 16:26h
 Secretaria Municipal de Saúde registra 28 casos positivos de HIV no Carnaval

Os postos do projeto Fique Sabendo, instalados pela Prefeitura de Salvador nos circuitos do Carnaval, já realizaram mais de cinco mil testes rápidos de HIV, com 28 diagnósticos de HIV, 158 reagentes para sífilis, além de 16 para hepatites virais. Até às 22h desta segunda de Carnaval, 1.272 pessoas procuraram o serviço, maioria do sexo masculino. O posto da Rua Dias D’Ávila, na Barra, foi o local que mais realizou testes (2.840), seguido da unidade do Multicentro Carlos Gomes, com 2.248 testes coletados. As unidades funcionam até esta terça-feira (13), das 9h às 21h, no Centro, e das 12h às 22h, na Barra. Aqueles que obtiverem sorologia positiva contam com a assistência de uma equipe multidisciplinar, que realiza a triagem e os encaminha para diagnóstico, exames e tratamento em uma das unidades de referência da Secretaria Municipal de Saúde. O balanço foi apresentado hoje pelo secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, em coletiva na Sala Oficial de Imprensa do Carnaval. 

Comente agora

Módulos de saúde identificam 85 casos de conjuntivite

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/02 16:09h
Módulos de saúde identificam 85 casos de conjuntivite

Os módulos de assistência à saúde montados pela prefeitura registraram, até esta segunda-feira (12), 85 diagnósticos de conjuntivite nos circuitos da folia. Em todo o Carnaval do ano passado, houve apenas 17 foliões com sintomas da doença. Além do clima e compartilhamento de objetos pessoais, maquiagens vencidas e de produtos como glitter podem aumentar o risco de contágio, já que a presença de corpo estranho nos olhos leva à irritação ocular. Há três tipos principais de conjuntivite: bacteriana, alérgica e viral, sendo este último mais comum no verão, causado pelo ‘adenovírus’, que tem rápida disseminação e é bastante contagioso. (Bahia.Ba)

Comente agora

Amor na adolescência: As consequências do 'coração partido'

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 13/02 10:02h
Amor na adolescência: As consequências do 'coração partido'

Éna adolescência que as emoções andam sempre à flor da pele. A oscilação hormonal constante é um trampolim para estados emocionais extremos e para a chegada daquele que é o primeiro amor, um sentimento que tende a ficar na memória, mas que pode trazer sérias consequências. “Sabe-se que a adolescência traz com ela vários desafios do desenvolvimento individual e psicossocial, onde se inclui o processamento de emoções intensas, em particular as desencadeadas pelos ‘primeiros amores’. A capacidade de se apaixonar e de se envolver numa relação amorosa é um importante marcador do desenvolvimento, quer identitário, quer da intimidade com o outro”, começa por nos explicar Maria Laureano, pedopsiquiatra da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra, em Portugal, em um artigo de opinião enviado à redação. É nesta fase de desenvolvimento que os pais começam a centrar as atenções nos alertas para o perigo do sexo desprotegido, contudo, “a verdade é que as consequências emocionais podem ser igualmente perigosas”.

Comente agora

Carnaval: Seis dicas para se recuperar da ressaca

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 13/02 07:50h
Carnaval: Seis dicas para se recuperar da ressaca

O Carnaval de Salvador acaba oficialmente nesta terça-feira (13), mas todo mundo sabe que a festa invade a Quarta-feira de Cinzas com o arrastão puxado por Carlinhos Brown, fazendo com que alguns foliões emendem a programação com o trabalho. Para driblar a ressaca física e mental e voltar à rotina bem de saúde, fique de olho nas recomendações do médico Ivan Paixa, do Samu 192, e nas dicas dos próprios foliões mais experientes. 

Sempre bom hidratar 

Um dos principais efeitos do álcool é causar desidratação. Por isso, é importante beber bastante água. A recomendação médica é beber, pelo menos, dois litros por dia, mas se ficar difícil seguir à risca a orientação é intercalar o álcool com a água sempre que o cidadão começar a se sentir tonto. Antenada, a assistente social Silvana Barros, 45, sempre segue a recomendação. “Ficar embriagada não é legal, principalmente quando se está na rua. Por isso, intercalo sempre com a água”, conta. 

Alimentação leve e saudável

Comente agora

Glitter e cílios de LED podem causar problemas nos olhos; foliões devem ter cuidados

Saúde  Postado por Willyam Reis - 12/02 17:49h
Glitter e cílios de LED podem causar problemas nos olhos; foliões devem ter cuidados

O glitter é a unanimidade no Carnaval de 2018. Assim como ele, os cílios de LED fazem sucesso entre os foliões. Especialistas alertam para os cuidados ao usar esses adereços próximos aos olhos. A preocupação é que esses materiais encostem na córnea e causem uma lesão. “Quando algo entra nos olhos, temos o impulso de coçar. Essa ação pode lesionar a córnea e causar inflamações”, explica o oftalmologista José Cardoso. Outro alerta é com relação à falta de higienização e produtos de procedência duvidosa, que podem levar à proliferação de fungos e bactérias nos olhos. No caso dos cílios postiços e os de LED, que requerem o uso de cola para a aplicação, é necessário precaução na hora de manusear o líquido, que em contato com os olhos pode causar desde ceratite (inflamação caracterizada por ardência e vista embaçada) até problemas mais graves. Já produtos como spray de espuma podem causar irritação e até lesões na córnea. Em caso de incidente, a recomendação é consultar um médico o mais rápido possível. Não é indicado o uso de colírio sem orientações médicas. (BN)

Comente agora

Crescem os números de diagnósticos positivos para sífilis no Carnaval

Saúde  Postado por Willyam Reis - 12/02 16:39h
Crescem os números de diagnósticos positivos para sífilis no Carnaval

Os testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) já somaram 3.208 testes realizados até este domingo (11) nos dois postos do projeto Fique Sabendo, localizados nos circuitos Dodô e Osmar, no Carnaval de Salvador. Foram 19 diagnósticos positivos para HIV, 105 reagentes para sífilis, 6 para Hepatite B e 8 para Hepatite C. Os foliões homens foram a maioria nos casos de confirmação das DSTs, entretanto eles realizaram 33% de exames a mais que as mulheres. Os pacientes reagentes para sífilis recebem o tratamento no local da realização da testagem, através de aplicação de penicilina. Assim como os diagnosticados com as demais DSTs, que são encaminhados para as unidades do Serviço Municipal de Assistência Especializada, nos bairros da Liberdade e Dendezeiros. O Fique Sabendo funciona até esta terça-feira (13), das 9h às 21h, no Multicentro Carlos Gomes, e das 12h às 22h, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra. O serviço, gratuito, é realizado por equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos. (Bocão News)

Comente agora

Receitas caseiras que funcionam até contra 'gripes de Carnaval'

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/02 10:48h
Receitas caseiras que funcionam até contra 'gripes de Carnaval'

O chá de gengibre que as nossas avós teimavam em nos dar quando éramos crianças e ficávamos doentes não era, afinal, pura teimosia. Antes da chegada dos mil e um medicamentos antigripais e destes ocuparem um vasto espaço televisivo com anúncios publicitários sem fim, eram as receitas caseiras a forma mais eficaz de combater uma gripe. Das muitas que podem ser usadas, algumas se assumem como altamente eficazes e capazes de atenuar os sintomas mais comuns destes problemas e até mesmo parar a ação do vírus e da bactéria responsáveis pela doença. O óleo de orégano, por exemplo, é um antiviral, antibacteriano e um anti-inflamatório natural e, por isso, é um aliado no combate à gripes. E como as bactérias podem ser um autêntico ‘veneno’ quando aliadas ao vírus da gripe, diz o site Bustle que não há nada como atacá-las com água com sal, que tanto pode ser usada para fazer um bochecho, como também para inalar (neste caso, ajuda a descongestionar as vias respiratórias). E por falar em inalar, os produtos quentes à base de eucalipto podem também fazer ‘milagres’ pela respiração e pela perda da mucosa que vai se acumulando.

Comente agora

Carnaval de Salvador: Exame feito nos circuitos detecta 8 casos de HIV no primeiro dia

Saúde  Postado por Willyam Reis - 11/02 20:45h
Carnaval de Salvador: Exame feito nos circuitos detecta 8 casos de HIV no primeiro dia

Os exames rápidos para identificação de doenças sexualmente transmissíveis, realizados neste sábado (10), pelo projeto Fique Sabendo, no Carnaval de Salvador, detectaram, dentre cerca de 1290 mostras, 8 casos de HIV, 44 de Sífilis, 2 de Hepatite B e 7 de Hepatite C. Para os pacientes reagentes de Sífilis, o tratamento é iniciado no próprio local de atendimento. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs são encaminhados às unidades de referência, localizadas nos bairros da Liberdade e Dendezeiros, para tratamento gratuito integral com equipe multidisciplinar. Os postos do Fique Sabendo funcionam até o dia 13 de fevereiro, das 9h às 21h, no Multicentro Carlos Gomes, e das 12h às 22h, na Rua Dias DʹÁvila, próximo ao Farol da Barra. Em todo o Carnaval do ano passado, foram quase 7 mil testes rápidos, com 42 diagnósticos positivos para HIV, 200 reagentes para sífilis e 23 para hepatites. (Bahia.Ba)

Comente agora

Beber café ou chá muito quente aumenta risco de ter câncer

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/02 17:05h
Beber café ou chá muito quente aumenta risco de ter câncer

Especialistas divulgaram um novo estudo que envolveu 450 mil participantes e concluíram que ingerir bebidas muito quentes é mais cancerígeno do que fumar ou beber álcool. Contudo, o projeto concluiu também que o consumo de bebidas muito quentes por fumantes e por quem ingere álcool regularmente é ainda mais prejudicial para este grupo, tendo duas vezes mais probabilidades de padecerem de câncer do que pessoas que não têm estes comportamentos. Os pesquisadores acreditam que o consumo de bebidas excessivamente quentes danifica o revestimento da garganta, tornando as pessoas que as ingerem mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença. O pesquisador principal do estudo, o oncologista chinês Jun Lv, da National Natural Foundation, disse: “estes resultados sugerem que para prevenir o desenvolvimento do câncer no esôfago é fundamental abdicar de bebidas muito quentes, especialmente se as as pessoas já são fumantes ou se bebem álcool regularmente”.

Comente agora

Cópia da insulina é opção mais barata para controle de diabetes

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/02 11:33h
Cópia da insulina é opção mais barata para controle de diabetes

Ainsulina biossimilar Basaglar começou a ser vendida no Brasil em novembro de 2017 com preço que chega a ser até 70% menor do que o valor do medicamento original, a insulina glargina. A glargina é um tipo de insulina de efeito prolongado. Diferentemente da insulina humana tradicional (NPH), ela não causa picos quando sua dose atinge o ponto máximo na redução de glicemia no sangue. Mais cara e mais moderna, ela é indicada a pacientes com diabetes tipo 1 que que sofrem com hipoglicemia com o uso da insulina tradicional. O preço de uma ampola da glargina chega a custar R$ 260 em farmácias. Em alguns Estados, pacientes conseguem obtê-la com facilidade. Em outros, muitos recorrem à justiça em busca do medicamento. De acordo com Melanie Rodacki, consultora da Sociedade Brasileira de Diabetes, com a crise financeira nos Estados, mesmo pacientes com liminares judiciais têm tido dificuldade em conseguir o medicamento na rede pública.

Comente agora

GGB dá dicas para segurança do folião LGBT no Carnaval de Salvador

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/02 16:24h
GGB dá dicas para segurança do folião LGBT no Carnaval de Salvador

Carnaval de Salvador já começou e o Grupo Gay da Bahia (GGB) dá algumas dicas para orientar os foliões LGBTs durante a festa na capital baiana que, segundo o grupo, se tornou um destino de preferência de gays, lésbicas, travestis e transgêneros de todas as partes do mundo. Confira as dicas:

- Leve cópias autenticadas de seus documentos. Evite levar muitos documentos, mas tenha consigo o cartão do seu plano de saúde, caso haja necessidade.

- Use pochetes e leve apenas o material citado acima e o dinheiro que vai precisar naquela noite, nada mais.

Comente agora

Secretaria Municipal de Saúde fiscaliza qualidade do gelo e da água no Carnaval

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/02 16:14h
Secretaria Municipal de Saúde fiscaliza qualidade do gelo e da água no Carnaval

Foto: Lucas Arraz/ Bahia Notícias

Em um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, foi revelado que até o momento, os registros de ocorrências no Carnaval apresentaram uma queda de 14% em comparação a 2017. Até então, foram atendidas 1,2 mil pessoas. Somente nesta sexta-feira (9), foram atendidas 1030 pessoas, sem demandas graves. Não foi atendida nenhuma vítima de arma de fogo. Mais de 70% dos atendimentos foram no Circuito Barra-Ondina, especificamente no posto do Farol da Barra. Uma das razões para queda nas ocorrências, segundo o secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, é o “distencionamento dos blocos” e, com isso, o “Carnaval ficou mais pacífico sem as cordas e os cordeiros”, além da instalação de portais de segurança, que barra a entrada de objetos cortantes, por exemplo. Para ele, o “Carnaval está mais disciplinado”. A pasta também fiscalizou a qualidade do gelo dois meses antes da festa. O secretário afirma que foi identificado todos os locais de distribuição de gelo e água no Carnaval.

Comente agora

Brasileira que provou elo entre zika e microcefalia vence prêmio

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/02 15:02h
Brasileira que provou elo entre zika e microcefalia vence prêmio

A epidemologista Celina Turchi, da fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é a vencedora do Prêmio Péter Murányi 2018. A pesquisadora coordenou o primeiro estudo a demonstrar a associação entre o zika vírus e os casos de microcefalia em bebês. O trabalho da Fiocruz foi um dos três finalistas e levou o troféu após análise de um júri científico, que também contou com a contribuição de representantes de vários setores da sociedade. A zika, vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, memso vetor da dengue, alarmou o país nos últimos anos por causa da ligação com os casos de microcefalia em bebês filhos de mulheres que tiveram zika durante a gravidez. No entanto, ninguém conseguia explicar a associação. De acordo com o site da revista Saúde, Celina capitaneou o estudo de caso, inédito no mundo, que confirmou o papel da zika, e não de outros fatores, como indutor de alterações no sistema nervoso dos bebês em desenvolvimento. Graças à sua pesquisa, feita em ritmo muito mais acelerado que qualquer outro estudo, considerando a urgência da situação, ficou confirmado que ao infectar gestantes, o vírus estava por trás dos casos de microcefalia. A cientista receberá a premiação de R$200 mil da Fundação Péter Murányi, instituição paulista que reconhece projetos relevantes e inovadores nos campos da ciência, saúde e educação. (BN)

Comente agora

Circuitos do Carnaval terão atendimento emergencial para traumas faciais

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/02 14:52h
Circuitos do Carnaval terão atendimento emergencial para traumas faciais

Para atender vítimas de traumas faciais durante o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde realiza atendimentos através cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofaciais até a Quarta-feira de Cinzas. Os profissionais operarão de forma fixa em três pontos: Montanha, Piedade e Sabino Silva, e duas equipes móveis para cobrir os circuitos. O atendimento no circuito ajuda a reduzir em até 90% os riscos de deformações faciais irreversíveis nos pacientes.  “A atenção prestada no momento do trauma é muito importante. Além de diminuir os riscos para o paciente, reduzindo em até 90% as chances de deformações faciais irreversíveis, diminui também os custos do Sistema Único de Saúde com hospitalização, uma vez que na maioria dos casos não há necessidade de transferência para emergências, com a resolução da ocorrência no próprio circuito da festa”, afirmou Ivan Paiva, coordenador médico hospitalar e de urgência da Secretaria Municipal da Saúde. Após o procedimento, os casos mais complexos são encaminhados para uma unidade da rede de hospitais públicos e privados para acompanhar a evolução do quadro clínico, já que estabilização de um trauma pode durar até 60 dias. (BN)

Comente agora

Humanos testarão método brasileiro contra tumores agressivos

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 10/02 12:29h
Humanos testarão método brasileiro contra tumores agressivos

Oglioma e o melanoma são dois tipos muito agressivos de câncer, o primeiro cerebral e o segundo de pele. Infelizmente, a média de vida após o diagnóstico costuma ser menor do que um ano e três meses porque as células cancerosas são extremamente resistentes aos remédios quimioterápicos. Segundo o site VivaBem, do UOL, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo), juntamente ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), resolveram analisar o motivo da falha no funcionamento da medicação e desenvolveram um método que será testado em humanos. Após quatro anos de estudo, os cientistas descobriram que é a quantidade de glutationa nas células cancerígenas que as deixam resistentes. Eles, então, fizeram testes inibidores desta formulação e tiveram sucesso. O método será testado em cerca de 20 a 50 pacientes. O objetivo é identificar a segurança do medicamento. Conforme sua eficácia for comprovada, o número de pacientes será ampliado. (Notícias ao Minuto)

Comente agora

Muito barulho contribui para aparecimento de doenças cardíacas

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 10/02 11:49h
Muito barulho contribui para aparecimento de doenças cardíacas

Se vive perto de um aeroporto, da linha de trem ou numa rua ou avenida muito movimentada talvez esteja preocupado com os gases poluentes emitidos por esses aviões, trens ou carros, aos quais está involuntariamente exposto e respira continuamente. Porém, de acordo com o novo estudo publicado no 'Journal of the American College of Cardiology’', há uma nova ameaça à qual deve estar atento: elevados níveis de ruído podem fazer mal à saúde do seu coração. A relação entre a chamada poluição sonora e doenças cardiovasculares está, segundo os pesquisadores alemães, sendo estudada há vários anos. Níveis altos de decibéis provenientes, por exemplo, do trânsito e de aviões, têm sido associados a tensão alta, a doença arterial coronária, risco de enfarte e a insuficiência cardíaca.

Comente agora

Internada há seis meses, vítima de acidente na BA-001 de S. A. de Jesus morre em Salvador

Saúde  Postado por Aline Souza - 09/02 22:20h
Internada há seis meses, vítima de acidente na BA-001 de S. A. de Jesus morre em Salvador

Foto: Reprodução

Faleceu na noite desta sexta-feira (09), Maria Vanair, conhecida "Vana", 42 anos, e havia sofrido um acidente automobilístico na BA-001 e há seis meses estava internada na UTI do Hospital do Subúrbio em Salvador. A irmã da jovem informou ao Voz da Bahia que na semana passada, ela teve uma melhora sendo transferida para a enfermaria da unidade de saúde, mas nesta quinta-feira (08), o quadro de saúde se agravou vindo a óbito. O sepultamento será neste sábado (10), em Santo Antônio de Jesus, local onde ela residia.

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora

Pílula do dia seguinte é distribuída durante carnaval de Salvador

Saúde  Postado por Willyam Reis - 09/02 13:39h
Pílula do dia seguinte é distribuída durante carnaval de Salvador

Pela primeira vez em Salvador os módulos assistenciais de saúde instalados pelos circuito do Carnaval contarão com estoques de pílulas do dia seguinte para oferecer aos foliões, além de 2 milhões de preservativos que serão distribuídos durante a festa. Considerada como uma medida de emergência, a pílula do dia seguinte deve ser utilizada até 72 horas depois da relação sexual desprotegida, ou seja, sem o uso de métodos contraceptivos como camisinha, diu, anticoncepcional, entre outros. O  objetivo do medicamento é prevenir a gravidez antes dela começar. Sua fórmula é feita a partir de levonorgestrel, que é um tipo de progesterona sintética, o mesmo hormônio feminino que compõe a fórmula dos anticoncepcionais. Comparado a eles, a pílula do dia seguinte possui uma quantidade vinte vezes maior de hormônios.

Comente agora

Vegetarianismo pode ser 'trampolim' para depressão nos homens

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 09/02 11:23h
Vegetarianismo pode ser 'trampolim' para depressão nos homens

Uma alimentação vegetariana é aquela que faz dos alimentos de origem vegetal protagonistas. Quando é restrita – aquilo a que se chama também de veganismo – é excluído todo e qualquer alimento de origem animal ou derivado de animais. No vegetarianismo, além do plano mais restrito, existe ainda o ovo-vegetarianismo (em que se exclui qualquer alimento de origem animal à exceção do ovo ou de produtos que contenham ovo) e o lacto-vegetarianismo (em que se exclui qualquer alimento de origem animal à exceção do leite e derivados ou de produtos que contenham estes alimentos lácteos). O ovo-lacto-vegetarianismo é também uma possibilidade. Até à data, foram já vários os estudos publicados sobre os benefícios e riscos de uma alimentação vegetariana, independentemente da sua vertente. Porém, um dos mais recentes vem colocar o dedo na ferida: a carência de vitamina b12.

Comente agora

Nutricionista dá dicas de sucos que hidratam e dão energia para a folia

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 09/02 08:55h
Nutricionista dá dicas de sucos que hidratam e dão energia para a folia

Para curtir o Carnaval com disposição e saúde, a nutricionista Ione Câmara, da rede de supermercados GBarbosa, ensina três receitas de sucos com ingredientes fáceis de encontrar, baratos e ricos em vitaminas e sais minerais. As bebidas levam abacaxi, laranja, limão, água de coco, beterraba, cenoura, gengibre e hortelã, que hidratam e ajudam a aumentar a resistência física e a imunidade. “Além dos sucos, comer bem e evitar excessos são importantes para manter o pique até o último dia da folia”, aconselha a profissional. O suco rosa, a base de beterraba, cenoura, água de coco, suco de limão, laranja e gengibre, é considerado uma potência. A beterraba possui muitas vitaminas e minerais. A cenoura é rica em betacaroteno, que protege a pele dos raios UV e combate os efeitos do envelhecimento. O gengibre é antioxidante, acelera o metabolismo e dá aquele gostinho refrescante. Mas para potencializar os resultados, Ione diz que deve ser servido sem coar para aproveitar as fibras dos alimentos. Aprenda ainda a fazer um suco antioxidante com limão, laranja e melão, adoçado com mel. Prepare também, com água de coco, limão, abacaxi, hortelã e gengibre, um espanta ressaca, que vai aliviar os efeitos das noites carnavalescas, ajudando a recuperar a disposição. 

Confira as receitas:

Comente agora

Como saber que tipo de conjuntivite tenho?

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 09/02 07:19h
Como saber que tipo de conjuntivite tenho?

A conjuntivite é uma infecção ou inflamação na conjuntiva dos olhos, que os deixa muito vermelhos e surgem sintomas como lacrimejo, coceira e secreção. Pode afetar apenas um olho, ou os dois, e pode ou não ser contagioso, dependendo do tipo de conjuntivite.

Existem três formas de conjuntivite, divididas de acordo com a sua origem:

1. Conjuntivite infecciosa: A conjuntivite infecciosa é transmitida por vírus, fungos ou bactérias que infectam a membrana que reveste o olho, causando dor, vermelhidão e secreção. Este é um tipo de conjuntivite muito contagiosa e pode afetar apenas um ou ambos os olhos. A conjuntivite bacteriana é aquela que gera sintomas mais intensos, e produz secreções mais espessas, amareladas e abundantes do que a conjuntivite viral, em que as secreções são mais esbranquiçadas. Neste caso, o médico pode prescrever um colírio ou pomada com antibiótico.

2. Conjuntivite alérgica: A conjuntivite alérgica é a mais comum e geralmente afeta ambos os olhos, sendo provocada por substâncias que provocam alergia, como por exemplo pólen, pêlos de animais ou poeira da casa. Geralmente afeta pessoas susceptíveis a alergia como em casos de rinite ou bronquite. Este tipo de conjuntivite não é transmissível e ocorre mais vezes na primavera e no outono quando há muito pólen espalhado pelo ar, podendo, por isso, ser tratada com um colírio anti-alérgico. Saiba mais sobre este tipo de conjuntivite e como tratar.

3. Conjuntivite tóxica:

Comente agora

Secretário de saúde reafirma que S. A. de Jesus não faz parte do mapa de alerta epidemiológico da febre amarela

Saúde  Postado por Willyam Reis - 08/02 18:32h
Secretário de saúde reafirma que S. A. de Jesus não faz parte do mapa de alerta epidemiológico da febre amarela

O secretário de saúde Santo Antônio de Jesus, Dr. Leandro Lobo, esclareceu em entrevista à Voz da Bahia, através do programa “Meio-Dia e Meia com Marcus Augusto” sobre os casos de febre amarela no Brasil e se há possibilidades destes casos chegar Santo Antônio de Jesus. Segundo o Dr. Leandro, a cidade não faz parte do mapa de alerta epidemiológico do Brasil, “desde 2017, Santo Antônio de Jesus não é considerada uma zona de risco ou alerta epidemiológico. Estamos trabalhando com as perspectivas de que caso aconteça este problema nesta cidade, as secretarias de saúde estejam fortalecidas para ajudar a população. Santo Antônio de Jesus não tem nenhum caso documentado de febre amarela. Nós estamos preparados com uma quantidade satisfatória de vacina para toda a população, mas existe uma escala de prioridade de vacinação que temos que seguir, sendo primeiramente, aqueles que nunca se vacinaram contra a febre amarela, aqueles que vão viajar para estados que está em alerta epidemiológico”, declarou.

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora

Hemoba monta esquema de atendimento especial durante o Carnaval

Saúde  Postado por Willyam Reis - 08/02 16:32h
Hemoba monta esquema de atendimento especial durante o Carnaval

O Hemoba terá um horário especial de coleta durante os dias de Carnaval. Como no período há uma diminuição da quantidade de doações, há uma necessidade maior de reforçar os estoques para continuar atendendo o maior número de pessoas possível. O acolhimento do doador acontece dentro do fluxo normal em todas as unidades do estado até sábado (10), veja aqui os horários de funcionamento das unidades. Em salvador, na segunda-feira (12) e terça-feira (13) de Carnaval, apenas o hemocentro localizado na Ladeira do HGE manterá os atendimentos aos doadores, das 7h30 às 18h30. Na quarta-feira de cinzas (14), a unidade funcionará nas 13h às 18h30. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), desde o início do ano, os estoques de sangue estão em níveis críticos. A maior necessidade é de doadores de sangue do tipo  A-, B-, O- e O+. O estoque dos grupos A+, B+, AB+ e AB- está estável. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar bem alimentado, ter ingerido, preferencialmente alimentos sem gordura. Para fazer a doação é necessário apresentar documento original com foto válido em todo o território nacional. (BN)

Comente agora

Ministério da Saúde libera R$ 383 mil para assistência farmacêutica em 7 cidades da Bahia

Saúde  Postado por Willyam Reis - 08/02 15:58h
Ministério da Saúde libera R$ 383 mil para assistência farmacêutica em 7 cidades da Bahia

Sete municípios baianos vão receber incentivos financeiros do Ministério da Saúde para aprimorar a qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos das unidades de saúde em sete municípios baianos. O recurso incentiva o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde. O objetivo é dar mais agilidade no atendimento à população e uma melhor organização dos estoques de medicamentos. A destinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2 de fevereiro. Os municípios baianos fazem parte do universo de 302 cidades brasileiras que receberão o incentivo. Piraí do Norte e Sítio do Quinto recebem R$ 35 mil, cada, Casa Nova, Tucano e Jaguaquara recebem R$ 60,8 mil, cada e Porto Seguro e Juazeiro recebem, cada uma, R$ 65,3 mil. (BN)

Comente agora

Febre amarela: cientistas detectam pela 1ª vez vírus em urina e sêmen de paciente

Saúde  Postado por Willyam Reis - 08/02 15:20h
Febre amarela: cientistas detectam pela 1ª vez vírus em urina e sêmen de paciente

Um grupo de cientistas brasileiros conseguiu detectar o RNA do vírus da febre amarela - isto é, seu material genético - na urina e no sêmen de um paciente com a doença. De acordo com os autores da nova pesquisa, a descoberta poderá ser útil para aprimorar os testes diagnósticos da doença. O RNA do vírus é normalmente detectado no sangue de pacientes infectados, mas até agora não havia sido observado no sêmen e na urina. A nova pesquisa teve seus resultados publicados na "Infectious Diseases", revista científica dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do governo dos Estados Unidos. "Nossos resultados sugerem que o sêmen pode ser um material clínico útil para o diagnóstico da febre amarela e indica a necessidade de realizar testes de urina e coletar amostras de sêmen de pacientes com a doença em estágio avançado", diz o artigo. Esses testes poderão aprimorar os diagnósticos, reduzir os resultados falsos negativos e reforçar a confiabilidade dos dados epidemiológicos durante a atual e as futuras epidemias", escreveram os cientistas. (BN)

Comente agora

Qual efeito a catuaba, drink favorito dos carnavalescos, tem no corpo?

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 08/02 11:20h
Qual efeito a catuaba, drink favorito dos carnavalescos, tem no corpo?

A bebida à base de catuaba, planta brasileira com fama de ser afrodisíaca, é uma das mais procuradas e consumidas durante o carnaval. Não queremos acabar com a sua festa, mas você sabe qual efeito a catuaba faz no seu corpo? Segundo o site VivaBem, do UOL, além da ressaca pela desidratação causada pelo álcool, a catuaba tem como principal ingrediente o açúcar e um alto teor alcoólico. “Ela é uma bebida processada, com aditivos químicos e açúcar adicionado”, disse Clarissa Fujiwara, nutricionista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), ao site. Sem contar a presença de outros itens adocicados, como o vinho tinto e o suco de maçã, um dos que mais possui frutose. Também são 14 gramas de álcool a cada 100 ml, ou 98 calorias por dose de catuaba.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com