As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 24/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

23
Out
Resistência de tuberculose a drogas chega a nível de alerta, diz OMS
Postado por: Samile Macêdo / 22:31h

A tuberculose resistente a múltiplas drogas permanece em níveis de crise, com cerca de 480 mil novos casos este ano, além de várias formas de doença pulmonar que mataram cerca de 1,5 milhão de pessoas em 2013, alertou nesta quarta-feira (22) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos últimos anos, o surgimento de vários tipos de tuberculose resistentes a medicamentos - um problema criado pelo homem, causado por pacientes regulares que recebem medicamentos errados, doses erradas ou não completam o tratamento - está se tornando uma ameaça crescente à saúde no mundo. Cerca de 9 milhões de pessoas contraíram tuberculose durante o ano e aproximadamente 3,5% delas tinha uma cepa que até certo ponto é resistente aos medicamentos - casos que são muito mais difíceis de tratar e têm taxas de cura significativamente mais baixas, disse a OMS. "Há epidemias graves em algumas regiões, particularmente na Europa Oriental e na Ásia Central", informou a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) na sua avaliação anual da questão da tuberculose no mundo, observando que a taxa de sucesso do tratamento desses casos é "alarmantemente baixa".Além disso, a tuberculose extensivamente resistente aos remédios, uma outra cepa ainda mais difícil de tratar do que a multiressistente, e a um custo mais caro, já foi registrada em 100 países.

Comente agora
23
Out
SAJ: Secretária afirma desconhecer problemas nas unidades de saúde do município
Postado por: Anacley Souza / 17:11h

Em contato com a Andaiá FM nesta quinta-feira (23), a secretária de saúde do município de Santo Antônio de Jesus, Laurijane Mercês respondeu as constantes queixas em relação a falta de medicação nos postos de saúde e da reposição de um equipamento de Raio X no Centro de Especialidade Odontológica, que segundo informações, está quebrado há quase um ano. A este respeito, Laurijane explicou que constantemente, todos os centros de saúde, inclusive o CEO passam por inspeção e há manutenção nos equipamentos. A secretária diz desconhecer a falta do aparelho e comprometeu-se a verificar junto com a coordenação para saber o que de fato está acontecendo. Em relação à falta de medicação, a secretária afirmou que nos próximos dias as farmácias estarão sendo abastecidas e esclareceu que por conta de um atraso e o não cumprimento do contrato pelas empresas responsáveis pela entrega do material, uma nova licitação foi feita e a secretaria aguarda apenas a entrega do carregamento de medicação e materiais básicos, “passamos por diversos problemas com a entrega de alguns fornecedores, estes já não poderão mais participar de licitações aqui na cidade e as novas empresas contratadas tem até terça-feira (28) para entregar os remédios”, afirma. 

Um comentário
23
Out
Clínica em Feira de Santana é interditada após suspeita de caso de meningite
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:02h

Uma policlínica de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, foi interdiatada na manhã da última quarta-feira (22) após uma suspeita de meningite. Depois da transferência da mulher de 58 anos, que estaria com a doença, o atendimento foi normalizado por volta das 14h. A mulher chegou à unidade apresentando sintomas da doença, como dor na nuca, rigidez e febre, segundo a clínica. A paciente foi transferida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde é mantida isolada.  O material da paciente foi recolhido e irá passar por análise para confirmar o diagnóstico. É esperado que o resultado seja divulgado ainda esta semana. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Bahia teve 49 casos de meningite este ano. (Metro1)

Comente agora
23
Out
Promoção Fim de Ano: Compre na Farmácia Santana de Cristina e concorra a uma linda bicicleta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:40h

A Farmácia Santana de Cristina está realizando a Promoção Fim de Ano onde você concorre a  uma linda bicicleta. Para competir, basta fazer suas compras na farmácia e receba  na hora um cupom. O sorteio será realizado pelo milhar do 1º prêmio da Loteria Federal no dia 27 de dezembro deste ano.

Farmácia Santana de Cristina, só aqui você compra e concorre a uma linda bicicleta!

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Comente agora
23
Out
Onze pessoas são intoxicadas após comerem baiacu no Rio de Janeiro
Postado por: Anacley Souza / 15:31h

Onze pessoas foram internadas e pelo menos duas estão em estado grave em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, após comerem um peixe baiacu. Sete adultos e quatro crianças sofreram intoxicação alimentar nesta quarta-feira (22). Segundo o jornal Extra, as 11 pessoas foram envenenadas pela neurotoxina Tetrodotoxina, que causa paralisia muscular e até a morte. A glândula deve ser retirada antes do preparo. "Tudo começa com uma dormência nos lábios, que pode se estender para a face e o corpo. As pontas dos dedos ficam roxas. O caso pode evoluir para uma insuficiência respiratória e até ao óbito depois de quatro a seis horas. Não existe antídoto, o tratamento requer hidratação e lavagem gástrica", disse a diretora clínica do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carno, Deyse Nadia, ao jornal Extra. Estão internados: Vitória da Silva, de 3 anos e Cauan Goncalves, de 4, estão no Hospital Infantil Ismélia Silveira, estáveis. Cinco pessoas foram levadas para o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carno: Paulo Cesar da Silva, de 48 anos e Maciel Rodrigues de Freitas, de 29, e José Augusto, de 41, estão estáveis e devem receber alta. Adriana Fátima Santos, de 34 anos, e Anderson Lucas, de 31, tem quadro delicado. No Hospital Estadual Adão Pereira Nunes estão os pacientes Guilherme Lucas da Silva, 5 anos, Guilherme da Silva Manoel, 4, e Jackson da Silva de Souza, 30. Guilherme Manoel tem estado grave. O peixe foi oferecido e preparado por um vizinho. A Secretaria de Saúde do município está monitorando a situação. (Correio)

Comente agora
23
Out
Farmácia União, aqui o preço é uma criança!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:10h

Comente agora
23
Out
Segundo estudo, maconha não diminui notas nem QI de jovens
Postado por: Anacley Souza / 13:38h

Uma nova pesquisa garante que - ao contrário do que já foi dito em pesquisas anteriores - o uso de maconha de forma moderada não afeta o desempenho intelectual ou educacional de adolescentes. As informações são do The Independent. Segundo a publicação, o estudo foi feito pelo Instituto Avon de Estudos Longitudinais entre Pais e Filhos e apresentado no congresso anual do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ECNP), em Berlim, no início desta semana. A conclusão da pesquisa é de que o uso da droga não causa piores resultados em exames acadêmicos e nem mesmo diminui o QI dos usuários. A pesquisa foi feita com 2.612 crianças, que foram submetidas a testes de QI com oito anos de idade e, novamente, quando tinham 15 anos. Em ambas as idades, eles responderam também a uma pesquisa sobre o uso de maconha. De acordo com os resultados da pesquisa, o uso de maconha não pode ser declarado como um fator predominante para que os adolescentes tenham dificuldades acadêmicas. "Isso pode sugerir que os resultados anteriores, que mostram um menor desempenho cognitivo em usuários de maconha, podem ter considerado o estilo de vida, o comportamento, a história pessoal, mais do que o próprio uso da maconha em si", disse o chefe da pesquisa, Claire Mokrysz, que também leciona na Universidade de Londres. Com isso, a educação passa por um momento de reflexão: as crianças que usam a dorga e vão mal na escola vão mal porque estão fumando maconha, ou eles fumam maconha porque estão indo mal na escola?. Este último estudo sugere que dizer que a maconha é sempre o problema, pode ser uma análise simples e superficial de algo mais complexo. (Portal Terra)

Comente agora
23
Out
Paciente com suspeita de meningite em Feira terá resultado de exame nesta sexta
Postado por: Letícia Oliveira / 11:46h

O resultado do exame da mulher com suspeita de meningite, que foi transferida para o Hospital Clériston Andrade, deve sair nesta sexta-feira (24).  A paciente, que tem 58 anos, está isolada no Clériston, mas antes foi atendida na Policlínica, no bairro do Tomba, que foi interditada nesta quarta a pedido de um ortopedista. O médico avaliou o quadro da paciente, que apresentava dor de cabeça, febre e rigidez na nuca. Segundo o site Acorda Cidade, o especialista pediu a interdição do local pelo fato de haver risco de contágio. A mulher chegou na terça na unidade administrada pela prefeitura e aguardava transferência, o que fez a Policlínica suspender os atendimentos e transferir pacientes para outras unidades. De acordo com o diretor do Clériston Andrade, José Luis Pitangueiras, outro caso de suspeita de meningite foi descartado na semana passada em Feira.

Comente agora
23
Out
Ministério da Saúde propõe novo tratamento para hepatite C
Postado por: Samile Macêdo / 11:35h

O Ministério da Saúde propõe a incorporação de novos medicamentos para o tratamento de pacientes com hepatite C. Após avaliação de especialistas, as evidências científicas apontam que os novos remédios apresentam um percentual maior de cura, tempo reduzido de tratamento e a vantagem do uso oral. A aprovação definitiva para o uso no SUS, no entanto, vai depender da avaliação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias e da finalização do processo de registro na Anvisa. (Metro1)

Comente agora
23
Out
Alho diminui sintomas da TPM e pode ajudar a emagrecer
Postado por: Samile Macêdo / 08:57h

O alho é famoso pelo seu cheiro forte e também por deixar mau hálito. Entretanto, muitas pessoas desconhecem os benefícios desse alimento para a saúde.Este alimento contém substâncias capazes de estimular o sistema imunológico e ainda prevenir doenças cardiovasculares. O alho contém selênio e germânio. O selênio tem ação antioxidante, que evita o envelhecimento celular e o germânio, segundo estudos recentes, leva oxigênio para os tecidos e também tem propriedades contra o câncer. O alho também tem em sua composição algumas vitaminas: A, B1, B2, C e minerais como cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e zinco.Boa parte dos estudos sobre o alho mostra os benefícios para a saúde cardiovascular. O princípio ativo do alho chamado de alicina que é responsável pelo odor desagradável desse alimento. O alho fresco fornece aliina um aminoácido sulfurado que se transforma em alicina após ação da alinase (enzima). Como ele contém compostos sulfurosos, ajuda na desintoxicação promovida pelo fígado que contribui para a eliminação de substâncias que não causam mais nenhum efeito no organismo. O alho também é benéfico para os sintomas da tensão pré-menstrual, pois alivia os sintomas como dor de cabeça, dor na região lombar e nas mamas.

Comente agora
23
Out
Foi inaugurada em S. A. de Jesus a mais nova Clínica Odontológica Arte de Sorrir. Veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:14h

A Arte de Sorrir é uma clínica odontológica moderna e bem equipada que atende aos mais altos padrões de qualidade e tem  objetivo de viabilizar o melhor tratamento dentário seja qual for à necessidade. A clínica oferece atendimento odontológico especializado em diversas áreas da odontologia. Os profissionais da Arte de Sorrir buscam atualização constante em suas especialidades clínicas com equipamentos modernos e procedimentos inovadores fazem parte da filosofia de atendimento odontológico da empresa. Seus padrões de qualidade rigorosos e perfeccionismo tornam possível a concretização diária do compromisso de buscar o melhor resultado possível.

"O sorriso de um cliente satisfeito  e a nossa razão de ser"

Endereço: Rua Ruy Barbosa, 259- Centro - Santo Antonio de Jesus/BA

Telefone: 75 3631-9327

E-mail: clinicaartedesorrirsaj@gmail.com

Sorria Jesus te ama!

Um comentário
22
Out
Clínica em Feira é interditada por suspeita de meningite
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:51h

Uma policlínica de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, foi interditada por conta de uma suspeita de meningite na manhã desta quarta-feira (22). O atendimento foi normalizado à tarde, depois da transferência da mulher de 58 anos que estaria com a doença. A chegou à unidade do bairro do Tomba na noite de segunda apresentando sintomas da doença, como dor na nuca, rigidez e febre, segundo informações da clínica. Pacientes foram encaminhados durante todo o dia para outras policlínicas. A paciente com suspeita de doença já foi transferida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde é mantida isolada. O material da mulher doente foi recolhido e irá passar por análise no Lacen para confirmar o diagnóstico. A expectativa é que o resultado seja divulgado ainda esta semana e enquanto isso ela permanece internada no HGCA. A clínica foi reaberta por volta das 14h, após a transferência da paciente e da esterilização do local. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Bahia teve 49 casos de meningite este ano - dois destes em Feira.

Comente agora
22
Out
Entenda como a qualidade do sono pode interferir na saúde do coração
Postado por: Samile Macêdo / 21:48h

Dormir pouco e mal é um hábito que pode trazer efeitos imediatos muito ruins no dia a dia, como cansaço, sonolência, dificuldade para assimilar informações, falhas de memória e de raciocínio, por exemplo. No entanto, a lista de consequências da falta de sono vai além disso e pode também prejudicar a saúde em longo prazo, como alertaram o cardiologista Roberto Kalil e o pneumologista Pedro Genta. De acordo com o o pneumologista, o sono é um momento de repouso cardiovascular – se a pessoa dorme menos do que precisa, ela expõe seu coração a problemas e pode então desenvolver doenças, como infarto, hipertensão arterial e AVC. Uma das principais causas de sono ruim é a apneia obstrutiva do sono – ela acontece quando há uma obstrução da passagem do ar, o que faz o paciente acordar várias vezes durante a noite. O órgão mais afetado é o coração, como alertou a reportagem da Ana Brito, e por isso, é importante ficar atento – em caso de ronco frequente em qualquer posição, associado à sonolência e cansaço durante o dia, é preciso procurar um médico.  Os médicos alertam, no entanto, que mesmo quem não tem apneia pode ter risco cardíaco por causa do sono ruim. Como o corpo não descansa como deveria, a pessoa pode ficar estressada e até ganhar peso porque tem um apetite maior, principamente por alimentos mais calóricos, como doces – consequentemente, ela pode desenvolver obesidade, que também é um fator de risco para o coração. 

Comente agora
22
Out
"Minha menina que penteava meus cabelos porque não tinha forças nos braços", diz vítima de Chikungunya
Postado por: Samile Macêdo / 20:58h

A Bahia é o Estado com maior número de casos da febre Chikungunya no País. Só em Feira de Santana, localizado a cerca de 100 km de Salvador, a doença já afetou 371 pessoas, entre elas está Mariza Dominga de Jesus Nunes, de 55 anos. Moradora do bairro Gabriela, a mulher conta que começou a sentir os sintomas em agosto, e no fim do mesmo mês teve o caso confirmado. Ela foi a 17ª vítima da febre no município.Marisa afirma que já está melhor. Não tem febre, nem dores de cabeça e nas articulações. Apenas os pés continuam um pouco inchados e ainda tem alguns dedos das mãos um pouco dormentes. "Minhas mãos já estão movimentando, agora só tem dois dedos da minha mão direita que tem hora que me dá aquela câimbra, aquela dormência, que eu nem sinto, praticamente, os dois dedos", disse. A mulher conta que sabe que demora de um a dois anos para uma vítima da febre se recuperar totalmente, mas afirma que já está bem se comparado com as dores que sentia no início. Mariza lembra que era difícil até de tomar banho e precisava de ajuda para se enxugar.

Comente agora
22
Out
Com filha nos braços, pai desesperado chuta porta de hospital por atendimento; assista
Postado por: Anacley Souza / 16:33h

Um homem invadiu uma área do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul da Bahia, para cobrar atendimento à filha, que teria engasgado com uma moeda. O caso ocorreu na noite da segunda-feira (20). O vídeo mostra o momento em que o homem, que estava com a criança nos braços, discute com um funcionário da recepção e dá um chute na porta. Em seguida, ele dá um segundo chute, consegue arrombar a porta e então entra na área em que o médico plantonista realizava atendimento. De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital Manoel Novaes, o homem alegava que a filha estava asfixiando e não podia esperar. Antes que fosse feita uma triagem para saber o estado de saúde da criança, ele chutou uma porta e invadiu o área que o médico estava, informou a unidade de saúde.

Comente agora
22
Out
Clientes de plano de saúde reclamam de transferência de serviço na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 15:38h

Usuários do plano de saúde Camed afirmam que não conseguem fazer mais exames e consultas. O problema teria começado após a Camed comunicar que Unimed Norte Nordeste fará a gestão do plano. Atualmente, a empresa é responsável por cerca de 36,5 mil clientes na Bahia. A turismóloga Cristiane Machado está grávida de seis meses e conta que era cliente da Camed desde 2005, quando pagava mensalmente R$ 232. Ela afirma que, no mês setembro, recebeu um comunicado que outra empresa irá assumir o plano. No entanto, o médico que fazia o pré-natal dela não atende pelo novo sistema. "Meu médico não atende e eu já liguei para vários médicos, mas eles falam que não atendem esse novo plano e que não têm interesse de atender", reclama. Agora, ela paga R$ 264,64 pelo novo plano, mas afirma que irá pagar as consultas de pré-natal com um médico particular, o que custa R$ 480 a mais. Cristiane Machado afirma que entrará com uma ação na Justiça contra o plano. "É frustrante porque você fica na expectativa do seu filho e fica nervosa com isso, porque não se resolve. Eu já estava com hospital marcado, data marcada e você se vê na estaca zero, faltando pouco tempo", lamenta. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que a transferência da Camed para a Unimed Norte Nordeste foi autorizada e que a Unimed é obrigada a manter as mesmas condições dos contratos anteriormente firmados.

Comente agora
22
Out
Comer frutas e verduras deixa as pessoas mais felizes, afirma estudo
Postado por: Anacley Souza / 13:37h

Comer dez porções de frutas e legumes todos os dias ajuda a melhorar a saúde física e mental e aumenta o sentimento de felicidade, segundo estudo divulgado hoje (22) pela Universidade de Queensland, na Austrália. O cientista Redzo Mujcic disse à estação local ABC que seu trabalho comparou as escolhas feitas por cerca de 12 mil pessoas no consumo de frutas e verduras com os níveis de satisfação, estresse, vitalidade e outros indicadores da saúde mental. “Comer umas cinco frutas e legumes (por dia) faz a pessoa mais feliz”, comentou Mujdical ao referir-se aos pontos analisados. Além disso, o estudo mostra que os efeitos positivos da maior quantidade de frutas e legumes na alimentação são mais fortes nas mulheres, embora se desconheçam as razões para essa influência. Mujdic considerou que se a saúde mental está realmente ligada à ingestão e frutas e legumes, os responsáveis pelo desenvolvimento das políticas governamentais deveriam promover maior consumo desses alimentos. (Agência EBC)

Comente agora
22
Out
Chikungunya atinge 35 cidades baianas; Vigilância estima zerar transmissão local em 6 meses
Postado por: Letícia Oliveira / 11:48h

A febre chikungunya já atinge 35 municípios na Bahia, segundo último relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com a pasta, até o dia 21 de outubro foram notificados 1.267 casos no estado. Feira de Santana, no centro norte, ainda é a primeira em registros, com 371 casos confirmados de 1.015 notificações feitas, e Riachão do Jacuípe, na mesma região, tem 82 casos confirmados, com174 notificações. As outras confirmações da doença ocorreram em Salvador, com dois casos, e em Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues, que registraram um caso confirmado cada uma. No entanto, segundo a Sesab, todos os registros fora de Feira tiveram foco na segunda maior cidade do estado. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, um plano de ação estadual foi aprovado na sexta-feira (17) com representantes de secretarias de saúde do interior para intensificar o combate à doença. “Pela primeira vez, nos reunimos com um público ampliado de secretários e nós vamos apoiar esses municípios que têm dificuldades de recursos e de qualificação para enfrentar a doença”, disse Jesuína. A coordenadora afirmou também que o objetivo é manter o mesmo trabalho com a perspectiva de evitar que a doença se torne endêmica (recorrente no estado) em seis meses. “Nós pretendemos fazer esse trabalho e reduzir ao nível zero  [quando a doença não é mais transmitida por pessoas que moram no local]”, completou.

Comente agora
22
Out
Calendário básico de vacinação pode ser consultado na internet; veja como
Postado por: Letícia Oliveira / 11:21h

O Ministério da Saúde disponibiliza na internet (veja aqui) uma relação com o calendário básico de vacinação para crianças, adultos e idosos a fim de que a imunização em todas as faixas etárias esteja sempre atualizada. Conforme a publicação, os recém-nascidos, por exemplo, precisam tomar as vacinas BCG e contra a hepatite B. Já no caso dos idosos, a vacinação contra o vírus Influenza é recomendada a partir dos 60 anos.

Comente agora
22
Out
Doença misteriosa deixa Espírito Santo em alerta; suspeita de ebola foi descartada
Postado por: Samile Macêdo / 10:41h

A entrada de uma paciente com sintomas similares aos do vírus ebola provocou o fechamento do pronto-socorro do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, no Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira. De acordo com o hospital, a mulher tem 39 anos, é uma missionária da igreja Batista e retornou no dia 18 deste mês de uma viagem que fez a Israel, onde participou de um encontro religioso com fiéis de vários países do mundo. "Nessa viagem, ela teve contato com habitantes de regiões com casos de ebola, como Nigéria e Serra-Leoa. Logo na triagem houve suspeita de ebola. Acionamos os infectologistas e dentro dos critérios sanitários foi descartada a contaminação por ebola", disse o infectologista José Américo Carvalho, que trabalha no hospital. Segundo ele, a paciente apresentava febre, diarreia, dor abdominal, dor articular e alguns hematomas pelo corpo. Como a doença ainda é um mistério, ela foi isolada numa área do hospital. " O diagnóstico ainda não está fechado. Existem outras doenças que estão sendo investigadas como meningite, sarampo e influenza. Provavelmente em 24 horas vamos saber que doença ela tem", concluiu o infectologista. A secretaria estadual de saúde enviou uma equipe ao hospital e também descartou que a doença seja ebola, mas até a confirmação o pronto socorro precisou ficar fechado por meia hora. Funcionários e seguranças receberam máscaras para proteger o nariz e a boca.

Comente agora
22
Out
Ebola tem expansão mais lenta em comparação a outras doenças
Postado por: Letícia Oliveira / 10:31h

Desde o início do ano, a pior epidemia de ebola da história já infectou 9.216 pessoas, das quais 4.555 morreram, segundo dados oficiais. A transmissão é intensa em três países da África Ocidental: Libéria, Guiné e Serra Leoa. A velocidade de expansão da doença, porém, é mais lenta se comparada à de doenças transmitidas de outras formas. “No ebola, não é o número de casos em si que assusta”, diz o médico Luiz Fernando Aranha Camargo, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Para efeito de comparação, ele cita o exemplo da malária, transmitida pela picada do mosquito Anopheles. A doença infectou 207 milhões de pessoas em 2012, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), matando cerca de 627 mil pacientes, principalmente na África Subsaariana. Ele cita também a pandemia de H1N1, que se transmite pelo ar. Entre meados de 2009 e de 2010, houve 284,5 mil mortes pela doença, de acordo com estimativas de um estudo publicado na revista científica “The Lancet Infectious Diseases”. A expansão mais “lenta” do ebola deve-se ao fato de a contaminação só ser possível pelo contato direto com fluidos corporais dos pacientes infectados, e não pelo ar ou por picadas de mosquito.

Comente agora
22
Out
Cor da urina pode revelar doenças renais ou do fígado
Postado por: Samile Macêdo / 10:07h

A cor do xixi pode falar muito sobre sua saúde e é bom estar atento a algumas alterações que podemos reconhecer só de olhar para ele, especialmente se o vaso sanitário for branco. Uma urina que se aproxima da água pode significar que bebeu muito líquido ou que seus rins perderam a capacidade de concentrar o xixi, como ocorre na doença renal crônica. Amarelo claro, por sua vez, é a cor da urina normal.

Amarelo forte - A coloração amarela forte ou alaranjada pode ser apenas porque está faltando líquidos no organismo, mas pode significar que outras coisas estejam acontecendo. Por exemplo, em caso de infecção da urina há uma grande quantidade de células chamadas leucócitos que deixam a urina mais forte e frequentemente má cheirosa devido à presença especialmente de bactérias. Podem existir outros sintomas associados como dor ou ardor para urinar, a pessoa acometida pode fazer xixi diversas vezes em pequenas quantidades e mediante esforço, dor na região inferior da barriga, enfim, características de cistite (infecção na bexiga) ou uretrite (infecção na uretra, que é o canal que liga a bexiga ao meio externo).

Vermelho, marrom ou mais escuro - A urina de cor avermelhada ou alaranjada "como suco de laranja", ou ainda cor de "chá mate", ou cor de "refrigerante de cola" é geralmente sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins (glomérulos) ou das vias urinárias.

Comente agora
22
Out
Estudo vincula poluição na gravidez a problemas respiratórios na infância
Postado por: Samile Macêdo / 09:00h

Mulheres expostas a altos níveis de poluição emitida por automóveis no segundo trimestre de gravidez correm um risco maior de dar à luz uma criança com problemas pulmonares, alertaram cientistas em um novo estudo. Em uma pesquisa de longo prazo, cientistas de Barcelona recrutaram 1.295 mulheres grávidas, que fizeram acompanhamento em clínicas de pré-natal em Sabadell, na Catalunha, e em Gipuzkoa, no País Basco. Eles mediram dois poluentes produzidos por automóveis - o benzeno e o óxido nitroso - em áreas residenciais das mulheres em épocas diferentes de sua gestação. Os pesquisadores usaram esses dados para criar um modelo da exposição feminina e também para seus filhos durante o primeiro ano de vida.O modelo levou em conta diferenças geográficas, climáticas, de densidade populacional e a época do ano. Aos quatro anos e meio de idade, as crianças tiveram sua capacidade pulmonar verificada, inflando um dispositivo chamado espirômetro. Das 620 crianças em idade pré-escolar examinadas, muitas não conseguiram soprar adequadamente o dispositivo. Segundo o estudo, os filhos de mulheres expostas a níveis mais elevados de benzeno durante o quarto ao sexto mês de gravidez mostraram ser 22% mais propensos a ter a função pulmonar debilitada do que aqueles de áreas menos poluídas.

Comente agora
22
Out
Anvisa proíbe venda de lote de açúcar cristal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:27h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada porque testes encontraram excremento e pelo de roedor "acima do limite de tolerância estabelecido". A medida foi publicada por meio de resolução no "Diário Oficial" da União desta quarta-feira (22). Fica proibida a distribuição e venda do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até 7 de março de 2016. O produto é fabricado pela Mercavalle Mercantil Vale do Sol, da cidade de Contagem, em Minas Gerais. De acordo com a Anvisa, essas "matérias estranhas" indicam risco à saúde humana, além de falhas das boas práticas. O G1 não localizou nenhum representante da Mercavalle Mercantil Vale do Sol para se pronunciar sobre o assunto.

Comente agora
22
Out
Dicas do IMDI: Auto-Exame Das Mamas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:18h
  • Lembre-se de que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer. No Chuveiro ou Deitada: Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.  Diante do Espelho: Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração. Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer. 
  • O que procurar? 
  • • Caroços (nódulos).
  • • Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio). 
  • • Secreções mamilares existentes. Orientações • O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas). 
Comente agora
21
Out
Atores tiram a blusa para apoiar casa que cuida de mulheres com câncer
Postado por: Samile Macêdo / 20:41h

Carol Castro, Adriane Galisteu, Paloma Bernardi, Bárbara Paz, Carlos Casagrandee Seu Jorge, entre outros, tiraram a blusa para a Casa da Mulher. Eles emprestaram sua imagem para apoiar a entidade que cuida de mulheres com câncer de mama. A Casa, situada em São Paulo, é um centro de apoio para quem está em tratamento de câncer de mama. A campanha encabeçada pelos artistas, "Quem tem peito ajuda", chama a atenção sobre a importância de ajudar a entidade. (Ego)

Comente agora
21
Out
Paciente com doença grave de pele agoniza enquanto aguarda vaga do HGE
Postado por: Samile Macêdo / 20:37h

Familiares do paciente Vitor Leonardo de Maia Paiva, 35 anos, que se encontra internado no Hospital Couto Maia, desde a última terça-feira (14), com uma reação alérgica considerada grave conhecida como “Síndrome de Stevens Johnson”, apelam por rapidez na transferência do mesmo para o Hospital Geral do Estado (HGE). A irmã de Vítor relata em uma rede social sua indignação com o atendimento e falta de providências.Segundo o desabafo da irmã de Vítor (Foto abaixo do subtítulo 'leia mais'), ele deu entrada com catapora no Hospital Couto Maia, na última terça-feira (14), e após adquirir a “Síndrome de Stevens Johnson” teve dores por 48 horas, quando o médico receitou morfina e após ser informado que a medicação estava em falta na unidade de saúde, prescreveu Tylex, xilocaína, mas também foi informado que não havia tais medicamentos no hospital.

Comente agora
21
Out
Saiba cinco alimentos que fortalecem defesa do organismo e evitam gripes e resfriados
Postado por: Samile Macêdo / 18:31h

Se você quer manter o corpo saudável o suficiente para evitar os indesejados resfriados e gripes, e até problemas mais sérios, a solução começa pela boca. O consumo de alguns alimentos fortalece a defesa do organismo, o que bloqueia possíveis vírus e bactérias causadores de doenças. "Uma dieta equilibrada que inclua legumes, frutas e outros produtos naturais é a melhor maneira de fornecer ao sistema imunológico vitaminas e minerais que vão fortalecê-lo", informou à BBC Emma Williams, da Fundação Britânica de Nutrição. Veja abaixo cinco alimentos que vão proteger seu organismo:

Moluscos - Os animais marinhos, entre eles mariscos, ostras e lulas, contêm zinco, um componente essencial do sistema imunológico celular. Segundo um artigo na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, quando há deficiência deste elemento, as células de defesa (ou linfócitos), que coordenam a resposta imune celular, não funcionam de forma adequada. Um lembrete: o excesso da substância pode inibir o mecanismo de defesa. A quantidade diária recomendada de zinco para as mulheres é entre 4 e 7 miligramas e para homens é entre 5 e 9 mg.

Iogurte - Como outros produtos lácteos e fermentados, o iogurte tem probióticos, também conhecidos como "bactérias boas". Esses microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, são capazes de regular a resposta do sistema imunológico, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, por sua sigla em Inglês). Entre vários benefícios para os seres humanos, os probióticos atuam na prevenção de gripes e resfriados e também ajudam a prevenir infecções vaginais, do trato urinário e também a acelerar a recuperação de infecções intestinais, como a síndrome do intestino irritável.

Comente agora
21
Out
Adolescente de 2 metros perde visão após cirurgia
Postado por: Anacley Souza / 14:29h

Um garoto de dez anos (com quase 2 metros de altura) adquiriu diabetes depois de uma cirurgia para retirar um tumor no cérebro. Segundo relato da mãe, Ricardene Ribeiro, o adolescente Sérgio Gabriel Ribeiro Gomes também teria perdido a visão de um olho e sofrido uma infecção após a cirurgia. O procedimento ocorreu no último dia 7, em Brasília. A informação é que o tumor na hipófise, glândula que fica na base do cérebro, causava um quadro de gigantismo no garoto. Descoberto quando Gabriel tinha seis anos, o cisto tinha o tamanho aproximado de um limão e prejudicava uma série de funções, além da regulação dos hormônios do crescimento. A espera para retirada do tumor benigno pelo Sistema Único de Saúde (SUS) demorou quatro anos. Internado no Hospital Base do Distrito Federal, o garoto ainda será submetido a um tratamento longo, que inclui radioterapia, além de injeções mensais e remédios. Informações do G1.

Comente agora
21
Out
S. A. de Jesus: Ex-candidato a deputado estadual Edy Diniz sofre infarto
Postado por: Letícia Oliveira / 12:58h

Edson Diniz, ex-secretário de Agricultura de Santo Antônio de Jesus e ex-candidato a Deputado Estadual, passou mal na manhã desta segunda-feira (20), onde sofreu um infarto. De acordo com informações da família, ele precisou ser transferido em uma ambulância para Salvador com urgência. Antônio Diniz, irmão de Edson, informou ao Portal Voz da Bahia que o mesmo passou por uma **angioplastia e que seu quadro de saúde permanece estável e não corre risco de morte. Edy como é conhecido está internado no Hospital Português da capital baiana. O ex-secretário concorreu nas últimas eleições onde obteve 1.148 votos no município.

**Angioplastia: É o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração. Após a desobstrução da artéria coronária, por meio da angioplastia com balão, procede-se ao implante de uma prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos) conhecida como ‘stent’ - pequeno tubo de metal, semelhante a um pequeníssimo bobe de cabelo, usado para manter a artéria aberta.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

5 comentários
21
Out
Cardiologista diz que nunca é tarde para começar a praticar atividade física
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:42h

Estudo publicado pela Sociedade Europeia de Cardiologia em maio deste ano concluiu que exercícios físicos relativamente intensos trazem benefícios para o coração, independentemente da idade em que se começa a praticá-los. Os benefícios foram evidentes e comparáveis com os alcançados por quem começou a treinar antes dos 30 anos. O estudo foi realizado na França com 40 homens saudáveis (sem riscos de desenvolver doenças cardiovasculares), com idade entre 55 e 70 anos, que foram divididos em grupos de acordo com o nível de exercícios que realizavam e a idade com que começaram a praticá-los. Todos praticavam corrida ou ciclismo. Metade dos homens começou a prática de exercícios antes dos 30 anos ; a outra metade, depois dos 40. Os homens passaram por vários exames, como medição da frequência cardíaca e da pressão arterial, ecocardiograma e testes durante os exercícios. A atividade física também trouxeram benefícios para densidade óssea, massa muscular e saúde das células. Mesmo considerando as mudanças biológicas que ocorrem com a idade, o coração, segundo os pesquisadores, é capaz de melhorar sua função quando se começa a praticar exercícios após os 40 anos. Isso significa que nunca é tarde demais para começar a ser fisicamente ativo. Continue lendo em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
21
Out
Anvisa suspende venda e uso de lote falsificado de remédio para anemia
Postado por: Letícia Oliveira / 09:37h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (21) no Diário Oficial da União, determina a apreensão e a inutilização, em todo o território nacional, do lote L32 do medicamento Hemogenin comprimidos 50 mg – Sarsa, produzido pela Sanofi Aventis Farmacêutica. De acordo com o texto, a empresa identificou o lote, não fabricado por ela e com características divergentes das constantes na embalagem original do produto. No lote falsificado, foi detectado blister com alumínio prata e gravação verde enquanto, no medicamento original, o alumínio é prata com gravação rosa. A resolução entra em vigor hoje. (Agência Brasil)

Comente agora
21
Out
Campanha de doação de sangue em Feira de Santana é suspensa por conta da chikungunya
Postado por: Letícia Oliveira / 09:19h

Campanhas externas de coleta de sangue em Feira de Santana, Centro-Norte do estado, foram suspensas por recomendação do Ministério da Saúde devido ao surto de febre chikungunya, que atinge a cidade há um mês. Segundo a Fundação Hemoba, as doações através da unidade móvel também vão deixar de ser recebidas. A sede do Hemoba em Feira continua recebendo doações normalmente. “Por medida de cautela, na vigência de uma epidemia não podemos fazer campanha externa porque aumenta a possibilidade de expandir a contaminação”, afirmou o médico José Rogério Carneiro, responsável técnico do Hemoba de Feira. Segundo ele, a doença pode ser transmitida pelo sangue, embora não haja registro de nenhum caso via transfusão sanguínea na Bahia. No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, apenas Feira de Santana registrava 274 casos da doença.(Correio)

Comente agora
21
Out
Emagreça mais rápido: conheça um cardápio que vai aumentar o seu metabolismo
Postado por: Samile Macêdo / 08:51h

Você já faz dieta há um certo tempo, mas acha que os resultados demoram a aparecer? Talvez o problema seja com o seu metabolismo. Por definição, ele é o responsável por gerar e degradar nutrientes. É um processo complexo que envolve diversas etapas e determina nosso gasto calórico que, consequentemente, é influenciado por nosso peso, o nível de atividade praticada, o sexo, idade e quantidade de massa muscular. Para você entender melhor esta questão, a nutricionista Lílian Assis preparou um passo a passo.

- Peso: quanto maior o peso maior a necessidade calórica.

- Idade: com o passar dos anos, nosso gasto calórico é reduzido no intuito de poupar energia para o nosso organismo. Na infância, o metabolismo é acelerado, principalmente pelo intenso crescimento.

- Nível de atividade física: quanto maior a duração e a intensidade, maior o gasto energético.

- Sexo: homens têm mais massa muscular e por isso maior necessidade calórica.

- Massa muscular: metabolicamente ativa, gera maior gasto calórico que a massa gordurosa.

Existem também alimentos que contribuem para aceleração do metabolismo que são chamados de termogênicos.

Comente agora
20
Out
Ministério da Saúde garante acesso de presos aos programas do SUS
Postado por: Anacley Souza / 16:38h

Portaria do Ministério da Saúde, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, aprova a adesão de estados e municípios à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Foram contemplados os estados de Alagoas, Pernambuco e da Bahia. Entre os municípios, a portaria inclui Canoas e São Gabriel (RS), Araguatins do Tocantins, Miracema do Tocantins, Dianópolis, Babaçulândia, Lajeado e Pedro Afonso (TO), Rialma (GO), Manaus (AM), Mossoró (RN), Belém (PA) e Alto Alegre do Maranhão (MA). A política entrou em vigor em janeiro deste ano, com o objetivo de garantir o acesso de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional ao cuidado integral do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o ministério, a estratégia permite que o serviço de saúde no sistema prisional passe a ser referência da Rede de Atenção à Saúde do SUS, qualificando a atenção básica no âmbito prisional como a principal porta de entrada do sistema. A portaria destaca que a transferência de recursos financeiros para estados e municípios contemplados está condicionada à habilitação de equipes de saúde no sistema prisional. Elas precisarão ser cadastradas previamente no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. (Agência Brasil)

Comente agora
20
Out
4ª DIRES contará com especialista para analisar receitas de pacientes com glaucoma, afirma diretor
Postado por: Anacley Souza / 16:09h

Em entrevista a Andaiá FM nesta segunda-feira (20), o diretor da 4ª DIRES em Santo Antônio de Jesus, Dr. Everaldo Júnior falou a respeito da falta de alguns medicamentos na farmácia da instituição, em especial, colírios específicos para o tratamento do glaucoma, que é uma das constantes queixas de pacientes do município. De acordo o diretor, esta carência se dá inteiramente por falta de repasse estadual, “o período que nós passamos hoje é bastante propício para este tipo de problema. Estamos finalizando um governo e existe sempre a dúvida entre os fornecedores. Esse tipo de atitude, não por parte do governo, mas das empresas contratadas em não cumprir até o fim seu contrato, é que vem dificultado no abastecimento de nossas farmácias”, explica. Para amenizar a ausência de uma determinada medicação, a 4ª DIRES disponibiliza para seus pacientes, cerca de 8 medicamentos com composição semelhante. Everaldo ressalta que nestes dias, a unidade estará disponibilizando o serviço de uma profissional na área de oftalmologia para atender estes cidadãos e por fim, ver se há necessidade de troca de remédio por uma similar que fará o mesmo efeito, dando continuidade ao tratamento do paciente, “a médica fará uma avaliação, para ver se aquele colírio que está faltando pode ser substituído por outro de composição equivalente, que tenha na casa”, salienta. Júnior adiantou que na terça ou quinta-feira, a profissional estará trabalhando nas dependências da instituição e que manterá contato com os pacientes que fazem tratamento do glaucoma para analisar seus receituários.

Secretaria de Saúde: há rumores que a gestão do prefeito Humberto Leite (PDT) esteja cogitando mudanças em suas pastas e uma delas é exatamente a secretaria de saúde, gerenciada hoje por Laurijane Mercês. Questionado se já foi cotado ou houve alguma reunião que tratasse desse respeito com lideranças municipais, Everaldo disse que está focado no presente, nas eleições para presidente, e garantiu que se existirá mudanças nas pastas municipais, deverá ser avaliado, “quem vier assumir qualquer cargo, deverá ter responsabilidade com o município e não com a administração. Tenho um compromisso com o governo até dezembro, depois posso ver o que farei, existe muita coisa nova, principalmente com a gestão de Rui Costa, como Governador”, disse.

Comente agora
20
Out
Anvisa suspende publicidade de chá digestivo à base de ervas
Postado por: Anacley Souza / 15:57h

Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União, suspende todas as publicidades que atribuam propriedade terapêuticas ao chá digestivo Amargo, fabricado pela empresa Natural Ervas Produtos Naturais Ltda. A resolução entra em vigor hoje. De acordo com a agência, foi constatado que o alimento era anunciado como um auxílio no tratamento de problemas gastrointestinais, azia, má digestão, prisão de ventre, gastrite, refluxo, pressão alta e má circulação, que contrariam o registro do produto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Comente agora
20
Out
Porta-voz de navio que passou por Guiné alega 'preconceito' no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 15:49h

O porta-voz do navio graneleiro MV/Stoja, Rubens Junior, disse nesta segunda-feira (20) que a embarcação foi alvo de 'preconceito' no Brasil, por ter passado no dia 8 de outubro por Guiné, um dos países da África que vive um surto de ebola. O navio está ancorado próximo ao distrito de Fazendinha, a 9 quilômetros de Macapá, desde o dia 17 de outubro. Ele seguiria no dia 18 de outubro para Santarém, no Pará, onde pegaria um carregamento de soja que seria levado para o Canadá. A viagem foi cancelada após a empresa exportadora de grãos Cargill fazer mudanças no contrato para 'tranquilizar a população paraense', disse a Cargill, em nota. "Houve um tipo de preconceito. Houve toda uma má vontade das pessoas, por parte da imprensa e até de pessoas que não sabem sobre o assunto", falou o porta-voz. "O navio passou por Guiné só para abastecer, ninguém desembarcou ou entrou nele. Mas aí quando chegamos aqui teve tudo isso", destacou Rubens Junior. "Causou um prejuízo enorme para a Cargill, que é um dos maiores empregadores do Brasil e o maior de Santarém. Uma diária do navio é 180 mil dólares e, ao todo, o contrato é de dezenove dias. Imagine o tamanho desse prejuízo", lamentou. No sábado (18), o navio foi inspecionado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Macapá.

Comente agora
20
Out
Quase 40 dias após retirar cisto do pescoço, mulher tenta se adaptar
Postado por: Samile Macêdo / 14:56h

Após oito meses de espera, Maria Aparecida, de 29 anos, foi submetida a um cirurgia para a retirada de um cisto que crescia desde 2010 em seu pescoço. O procedimento ocorreu no dia 12 de setembro e durou mais de quatro horas, em Rio Branco. Quase quarenta dias após a remoção do tumor benigno, ela ainda tenta se adaptar à rotina e diz que sente dores na parte operada do pescoço e no braço direito. Ela conta que apesar do desconforto que ainda sente, a cirurgia facilitou sua movimentação, o que era praticamente impossível com o cisto em seu pescoço. “Aquilo me incomodava demais, era muito difícil. Passei mais de quatro horas na sala de cirurgia e tiraram o cisto. Tem sido muito difícil para mim ainda, porque ainda sinto muita dor nessa parte do pescoço e em todo braço direito, não consigo levantar ainda o braço, não consigo nem trabalhar, mas

Comente agora
20
Out
Venda de medicamentos cresce no 3º trimestre
Postado por: Anacley Souza / 13:27h

A venda de medicamentos no Brasil cresceu em volume 7,34% no terceiro trimestre de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do IMS Health divulgados nesta segunda-feira, 20, pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan). O número de unidades de medicamentos vendidas chegou a 821.779.662 entre julho e setembro. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a alta nas vendas foi de 3,18%. Em nota, Geraldo Monteiro, diretor executivo da Abradilan, ressaltou que as vendas têm crescido continuamente nos últimos trimestres. Ele lembrou que no segundo trimestre a alta nas vendas havia sido de 5,71% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Abradilan afirma que é responsável pela distribuição de 19% das unidades de medicamentos vendidos em todo o país. A entidade reúne 138 associados, os quais atendem 79% das 72,7 mil farmácias e drogarias do Brasil. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
20
Out
Gordura é essencial na dieta, mas é preciso tomar cuidado com excesso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:44h

A maioria das pessoas considera a gordura uma vilã para a saúde, mas na verdade, ela é uma fonte importante de energia, ajuda na produção de hormônios, no metabolismo de vitaminas e ossos e também no funcionamento de tecidos e do cérebro. Como afirmou a nutricionista Ana Maria Lottenberg no Bem Estar desta segunda-feira (20), a gordura é essencial para a saúde e precisa ser consumida, principalmente aquelas que vêm de origem vegetal; o problema, no entanto, é o consumo em excesso.De acordo com a nutricionista, todas as gorduras têm valor calórico e é preciso tomar cuidado; o que muda é que umas podem ser mais saudáveis do que outras. O ideal é reparar no rótulo – se a porção tiver mais do que 4% de gordura, já é muito. O tipo mais prejudicial é a trans – apesar de alguns alimentos dizerem no rótulo que não têm gordura trans, é importante checar se nos ingredientes tem "gordura vegetal hidrogenada", porque é com ela que se produz a trans. O cardiologista Marcelo Bertolami falou também sobre a gordura saturada, que aumenta o colesterol ruim, mas também aumenta um pouco o colesterol bom – porém, como explicou o médico, o prejuízo é maior do que o benefício. Por último, os especialistas falaram de gorduras insaturadas, presente nos óleos vegetais, que não aumentam o colesterol ruim, mas podem levar ao aumento de peso, porque têm calorias.

Comente agora
20
Out
Dia Mundial da Osteoporose alerta para perigo da doença entre homens
Postado por: Letícia Oliveira / 11:35h

Para combater o subdiagnóstico da osteoporose no sexo masculino, os homens são o foco da campanha internacional “Ame seus ossos", pelo Dia Mundial da Osteoporose, nesta segunda-feira (20). A doença se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e acomete principalmente os mais velhos. Essa é uma iniciativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF em inglês), que conta com o apoio global de diversas instituições. A fundação divulgou, em outubro, dados que mostram que um terço de todas as fraturas de quadril no mundo ocorrem em homens, com taxa de mortalidade até 37% no primeiro ano após a fratura, o que significa duas vezes mais que a de mulheres. Isso ocorre, mesmo com uma proporção de incidência de casos em mulheres superior à dos homens -  um em cada três casos, a partir dos 50 anos. Entre o sexo masculino, a proporção é de um homem em cada cinco casos. O relatório do IOF mostra ainda que de 1950 a 2050, o número de homens com 60 anos ou mais – o grupo etário de maior risco de osteoporose – deve aumentar dez vezes.

Comente agora
20
Out
Chikungunya: campanhas de doação de sangue estão suspensas em F. de Santana
Postado por: Samile Macêdo / 11:26h

A unidade do Hemoba em Feira de Santana interrompeu por tempo indeterminado as campanhas de doação de sangue devido ao surto da febre chikungunya no município, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue. No último dia 14 deste mês, a Vigilância Epidemiológica do município divulgou um boletim informando que mais 118 novos casos foram confirmados na cidade. Um aumento de 76% em relação ao período de 6 de julho a 11 de outubro, quando 274 casos da doença já haviam sido confirmados. De acordo com a coordenadora do hemocentro, Luciene Coutinho, a medida foi adotada com base em uma resolução do Ministério da Saúde. Além disso, a equipe tem acompanhado os boletins emitidos pela vigilância epidemiológica semanalmente. Segundo Luciene, na última semana, nos dias 14 e 15, uma campanha estava programada para acontecer na Universidade Estadual de Feira de Santana, mas devido ao surto, teve que ser cancelada. A coordenadora afirma, ainda, que a rede está empenhada para evitar que o estoque da unidade seja prejudicado. “Já tomamos todas as providências necessárias. A rede Hemoba está mobilizada para suprir o estoque de sangue da unidade de Feira de Santana, e outras campanhas estão acontecendo em outros municípios que ainda não têm esse surto e estão abastecendo a nossa unidade”, informou. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
20
Out
Diretor de saúde diz que distribuição de remédios evoluiu no Estado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:16h

 O diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Lucas Andrade, foi entrevistado nesta segunda-feira (20) pela Rádio Metrópole. Ele comentou sobre a distribuição dos remédios. "Há um aumento da demanda. Evoluiu bastante [a distribuição]. Tivemos a dificuldade do remédio para DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica], mas ja foi solucionado. Nossa expectativa é continuar ano que vem", disse. O diretor respondeu algumas perguntas dos ouvintes sobre remédios, como Pradaxa. Segundo ele, o medicamento não faz parte do SUS [Sistema Único de Saúde)

Comente agora
20
Out
Na fila de transplante há anos, mulher com tumor no fígado corre risco de morte
Postado por: Letícia Oliveira / 10:44h

Em conversa com o Bocão News, a quituteira Josefa de Jesus Santana, 45 anos, contou o drama que a irmã dela, de nome semelhante, Josefa Santana de Andrade, 53 anos, sofre há quase dois anos. A quituteira contou que a irmã mais velha tem cirrose hepática crônica e um tumor no fígado que mede 2,5 cm. O medo da família é que, segundo médicos, se o tumor atingir 5cm, o transplante não poderá mais ser feito. “Os médicos disseram que ela não pode esperar muito tempo para fazer o transplante de fígado. Os médicos disseram também que há mais de dois meses não chega órgão para fazer essa cirurgia. E por isso, estamos ficando preocupados. Ela está há quase dois anos e meio na fila aguardando a doação”, conta. Ainda de acordo com Josefa, a irmã dela, que teve que se afastar do trabalho, já ficou internada várias vezes no Hospital Português por conta de uma infecção. “Recentemente ela ficou no hospital por 11 dias para tirar um líquido. Não está trabalhando com nada, e até deu entrada para ver se consegue um auxílio doença. Essa situação deixa a gente muito triste. O marido dela está até deprimido”, conta.

Comente agora
20
Out
Caqui é bom para o cabelo, visão e ajuda a prevenir o câncer
Postado por: Samile Macêdo / 10:26h

O caqui é uma paixão nacional, mas de brasileiro tem muito pouco.Originário da China e do Japão, o caqui se deu muito bem por aquidevido ao clima tropical brasileiro. É uma fruta fonte das vitaminasA, C, E, B1, B2, B6 e B12, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno, além de possuirfibras e conter grande quantidade de frutose. As vitaminas presentes nesse saboroso e suculento fruto possuemdiversos benefícios para o organismo. A vitamina A protege célulascontra radicais livres, é importante para a visão, para a pele e para o crescimento. Já a vitamina C aumenta nossa imunidade e protege contra infecções. A vitamina E previne doenças cardiovasculares e tem ação antioxidante. As vitaminas B1, B2, B6 e B12 mantêm o sistema nervoso e circulatório saudáveis, ajudam na formação das células vermelhas do sangue e anticorpos e previnem doenças causadas pelo envelhecimento. O licopeno no caqui atua no sistema imunológico, auxiliando no combatea muitas doenças, inclusive o câncer. Fonte também de betacaroteno, afruta tem função antioxidante que combate formação de radicais livres.É bom para o cabelo, visão e retarda envelhecimento precoce. 

Comente agora
20
Out
Após 42 dias sem novo caso, OMS declara Nigéria livre do ebola
Postado por: Letícia Oliveira / 09:25h

A Organização Mundial da Saúde declarou nesta segunda-feira (20) a Nigéria livre do ebola, 42 dias após o país não registrar nenhum novo caso da doença. "A Nigéria está livre do ebola", disse Rui Gama Vaz, representante da OMS em uma entrevista coletiva para a imprensa na capital, Abuja. "Esta é uma espetacular história de sucesso... Isso mostra que o ebola pode ser contido, mas é preciso ficar claro que nós só ganhamos uma batalha. A guerra só vai acabar quando a África Ocidental também for declarada livre de ebola", acrescentou, segundo a Reuters. O primeiro caso na Nigéria, país mais populoso da África, foi importado da Libéria, quando um diplomata liberiano-americano chamado Patrick Sawyer passou mal no principal aeroporto internacional de Lagos, em 20 de julho. Como o país estava mal preparado e não tinha procedimentos de triagem no local, Sawyer infectou várias pessoas, incluindo vários profissionais de saúde do hospital para onde foi levado, o qual não tinha equipamento de proteção adequado.

Comente agora
20
Out
Número de leitos da rede pública diminui em 14,7 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:04h

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta redução de 14,7 mil leitos de internação na rede pública. O decréscimo é pouco menos de 5% do total nos últimos quatro anos. A queda atinge principalmente os leitos dedicados à pediatria cirúrgica, psiquiatria e obstetrícia cirúrgica. Para o conselho, a quantidade dos leitos deveria subir, porque além de agravar a superlotação nos hospitais, prejudica a realização de cirurgias e tratamentos. Já o Ministério da Saúde justifica que a redução de leitos segue uma tendência mundial. A pasta diz que o decréscimo é causado pelo aumento do uso da tecnologia, que economiza internações. O CFM comparou o período de julho de 2010 e julho deste ano, a partir de informações obtidas por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). (Agência Brasil)

Comente agora
19
Out
Aprenda a enganar seu corpo e ficar alerta o dia todo
Postado por: Samile Macêdo / 20:48h

1. MUDE A ILUMINAÇÃO: A luz clara é o jeito mais poderoso de mudar o cronotipo genético, segundo disse com o professor Russell Foster, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, para o "Mail Online". Há maneiras de mudar as tendências vespertinas ou noturnas e manter a saúde em dia quando sua vida profissional ou trabalho exigem.

2. TROQUE O RITMO DAS ATIVIDADES: Aumentar ou diminuir as atividades pela manhã ou ao entardecer é a indicação do médico Guy Meadows, autor do livro "The Sleep Book". É por isso que o horário da academia é tão importante. Quem precisa ficar acordado durante a noite, deve fazer exercícios ao entardecer. Já quem levanta antes do primeiro raio de sol pode fazer uma corrida ao sair da cama.

3. FAÇA TERAPIA DA LUZ: Tomar café sob uma lâmpada específica para terapia de luz ajuda na liberação do hormônio cortisol, que auxilia no despertar do sono. Este tipo de iluminação pode ser comprada em sites específicos, que explicam as diferenças do horário corporal de cada pessoa.

4. SIGA UMA DIETA DIFERENTE PARA CADA HORÁRIO: Alimentação leve que contém leite, chá e biscoitos são ideais para quem vai dormir mais cedo. Já as bebidas energéticas, como café, são indicadas para quem está despertando ou vai trabalhar durante a noite, assim como refeições um pouco mais calóricas. (G1)

Comente agora
19
Out
A importância da vacinação em gestantes
Postado por: Anacley Souza / 16:27h

No período gestacional, a mulher pode se precaver de várias patologias que poderão levar tanto a mãe quanto o recém-nascido ao óbito. Muitas dessas doenças são passíveis de imunização prévias e evitáveis. A vacinação consiste na aplicação de antígenos processados em laboratório, em um indivíduo e objetiva promover no organismo reações de imunidade, preparando-o para uma eventual invasão por microrganismos patogênicos. Hoje em dia é avaliada como grande responsável pelo declínio acelerado da morbimortalidade por doenças imunopreveníveis nas últimas décadas em nosso país. Os principais objetivos da vacinação, na gestante, são a proteção da mulher grávida, livrando-a de doenças e complicações da gestação, e a proteção do feto, recém-nascido e/ou lactente, favorecendo-o com anticorpos para que possa resistir a infecções devido à baixa resistência do sistema imunológico. Entre as vacinas recomendadas para as gestantes, estão as vacinas contra o tétano, Hepatite B e a Influenza. Segundo os estudos, além dos aspectos sociais, fatores como situação socioeconômica desfavorável, alta rotatividade dos profissionais de saúde que dificulta o vínculo com o paciente, inadequação das consultas de pré-natal por insuficiência nas informações profissionais e/ou infra estrutura e recursos materiais, erros e omissões nos relatórios também contribui com a baixa cobertura vacinal.

Comente agora
19
Out
Inpa desenvolve creme para tratamento da leishmaniose
Postado por: Anacley Souza / 15:53h

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está desenvolvendo um medicamento que vai diminuir a resistência dos pacientes ao tratamento da leishmaniose cutânea, ao torná-lo menos invasivo e com menos efeitos colaterais. O projeto do instituto foi apresentado durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que termina neste domingo, 19, em Brasília. Usando a nanotecnologia, o Laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas do Inpa, criou um creme para ser aplicado na lesão, que é 30 vezes mais potente que as drogas utilizadas atualmente, indovenosas ou intramusculares. O projeto é desenvolvido desde 2011 em parceria com universidades da Finlândia e da Itália. "Estamos nos baseando em drogas já conhecidas, mexemos em sua formulação e, até agora, estamos tendo bons resultados com nossas nanopartículas, que estão em torno de 50 nanômetros. E, na parte química, estamos testando vários tipos de ligantes, já aceitos pelo organismo, que favoreçam a penetração e a entrada de forma mais fácil das partículas dentro da célula, para que possa atingir o parasita", explicou a bióloga Antônia Maria Ramos Franco, pesquisadora responsável pelo laboratório do Inpa. A leishmaniose cutânea é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com