As comentadas

Boa tarde , Quinta-feira, 24/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

24
Abr
Entenda o que é um nódulo, quais doenças podem causá-lo e como ocorre o tratamento
Postado por: Letícia Oliveira / 17:59h

Você já ouviu muita gente falando sobre nódulo ao comentar a respeito de problemas de saúde. Mas você sabe mesmo o que é um nódulo? Podemos dizer que o nódulo foi uma forma encontrada pelo organismo para avisar que está ocorrendo alguma coisa errada em nosso corpo. São pequenos caroços sólidos ou salientes, de origem epitelial ou conjuntiva, com mais de um centímetro de largura. Quando ele não está se expandindo pelo corpo, pode ser classificado como sendo de caráter benigno. Já quando se encontra em expansão, pode ser classificado como maligno. Suas características podem variar, dependendo do lugar em que ele se instala. A glândula tireoide, que está localizada na frente de pescoço, logo abaixo das cordas vocais, é uma das áreas nas quais os nódulos podem aparecer. Quando surgem neste local, podem ter causas diversas. Ele pode simplesmente aparecer por alterações da arquitetura morfológica da glândula, da forma como estoca os hormônios ou do substrato que usa para produzi-los, como também para sinalizar uma neoplasia: ou seja, um tumor maligno ou benigno.

O que é um nódulo:

Comente agora
24
Abr
Número de mortes por dengue cai 87% no primeiro trimestre
Postado por: Letícia Oliveira / 16:40h
O número de mortes por dengue caiu 87% no primeiro trimestre de 2014, comparado a igual período de 2013, com redução de 387, no ano passado, para 47 de janeiro a março deste ano, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Saúde. No primeiro trimestre de 2013 foram registrados 922 mil casos de dengue em todo o país, enquanto no mesmo período de 2014 o número caiu para pouco mais de 215 mil. Os casos graves da doença também tiveram redução significativa de 80%, baixando de 4.722 para 937. Dos casos graves confirmados, 87% estão concentrados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os Estados do Amapá, de Roraima, Sergipe, do Maranhão, Piauí, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas e do Rio Grande do Sul, apresentaram os menores índices de notificação da doença neste ano, e em Santa Catarina não há transmissão autóctone de dengue - quem tem a doença, pegou em outro Estado. Para o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa,  as prefeituras estão mais organizadas neste ano do que em 2013, quando muitos prefeitos estavam em início de gestão. (UOL)
Comente agora
24
Abr
Em Santo Antônio de Jesus o novo Centro de Referência Odontológico Cuidar; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:42h

Foi inaugurado em Santo Antônio de Jesus, o Centro de Referência Odontológico Cuidar. A clínica oferece serviços de odontologia em várias especializações.  Além do público adulto, o Centro proporciona um espaço agradável para as crianças, o Cuidar Pediatria um ambiente agradável e com profissionais adequados para atendê-los.

EndereçoRua do Expedicionário, nº 107- Centro – Santo Antônio de Jesus-BA

Telefone: (75) 3631-9151

Comente agora
24
Abr
SAJ: Farmácia Santana de Cristina, com aferição de pressão arterial e aplicação de injeção grátis; veja fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 14:10h

A Farmácia Santana de Cristina mistura empreendedorismo com responsabilidade social. Uma trajetória de respeito aos clientes, colaboradores e parceiros. Agora com novas instalações oferece mais espaço e conforto aos fregueses. 

Comprando na Farmácia Santana, você tem direito a aferição de pressão e aplicação de injeção grátis no próprio estabelecimento ou em casa com os Técnicos em Enfermagem; Antonia Teixeira, Jaciara Bonfim e Aloísio Oliveira. O serviço é gratuito. Além de todas essas vantagens, a Farmácia tem a farmacêutica Elli Daiane Rodrigues / CRF: 7435, que permanece de plantão em horário comercial.

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777 para Santo Antônio de Jesus

Um comentário
24
Abr
Quer ter um sorriso perfeito? Venha para Neoimplant
Postado por: Letícia Oliveira / 12:48h

 

Consiste basicamente no deslocamento da margem gengival em sentido contrário à coroa dentária, levando a exposição do tecido radicular. É uma alteração que pode estar associada a vários fatores como: força excessiva durante a escovação dos dentes, sobretudo com o uso de cerdas duras. A consequência clínica não demora a aparecer, veja:

Se o paciente apresentar sorriso alto (mostrando mais gengiva ) o comprometimento estético pode gerar situações de desconforto e constrangimento ao sorrir. 
Há casos, onde o dente pode ficar muito alongado e desproporcional no arco, onde a queixa do paciente é a seguinte:" estou com a sensação de dente crescido", veja:
9 comentários
24
Abr
Pesquisa: casais fazem sexo duas vezes ou menos por semana
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:58h

antas vezes os casais fazem sexo por semana? De acordo com o urologista Harry Fisch, do Hospital Presbiteriano de Nova York, nos Estados Unidos, a média é de duas vezes por semana entre 30 e 50 anos. E a quantidade tende a diminuir com o tempo. Os dados são do jornal Daily Mail. Segundo o profissional, na faixa dos 20 anos os parceiros transam a cada um a três dias. Depois dos 50 anos, o número médio cai para menos de uma vez por semana. Vale dizer que, no início da relação, é comum diversão entre quatro paredes pelo menos uma vez por dia. “Isso é realmente o ponto: não quanto sexo você tem, mas se você e seu parceiro estão felizes com o sexo que têm. Qualidade vence a quantidade. É tudo sobre a satisfação”, comentou o médico. O problema é que os casais costumam fazer sexo por 7,3 minutos e isso nem sempre é suficiente para o prazer feminino. Cerca de 45% dos homens chega ao orgasmo dois minutos depois de iniciar a penetração, sendo que as companheiras precisariam ao menos de cinco a sete minutos. Fisch sugeriu que homens que levam menos de dois minutos ou mais de 40 para ter um orgasmo marquem uma consulta com um médico. (Foto: Getty Images)

Comente agora
24
Abr
Hospital Manoel Vitorino sediará I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:40h

O Hospital Manoel (HMV), através do serviço Fisioterapia, realizará no dia 23 de maio, o I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar. Com o tema: ‘ O Cuidado Fisioterapêutico na Assistência de Cirurgias Ortopédicas e Ortotraumáticas da UTI e Enfermaria’, o evento tem como objetivo discutir sobre inovações, técnicas e recursos para promover a reabilitação mais precoce do paciente, bem como o papel da equipe multidisciplinar nos cuidados com o mesmo. O diretor-geral do hospital, Lucas Chaves, assegura que capacitações e treinamentos serão promovidos na Unidade de forma contínua. “Nós do IBDAH, trabalhamos alinhados com o Governo do Estado que prioriza a qualidade na Saúde; quando falamos em assistência de qualidade estamos nos referindo a uma série de ações, entre elas, a capacitação dos profissionais”.

O Simpósio está sob a organização do supervisor Geral da Fisioterapia Hospitalar do HMV, Dr. Sandro Suarez e do fisioterapeuta Dr. Diego Ezequiel e contará com palestrantes altamente qualificados e reconhecidos da comunidade fisioterapêutica como: Dr. Cleber Murilo Sady presidente do CREFITO 7, Dr. Adriano Viveiros (professor e cirurgião de trauma do HMV), Dr. Nildo Ribeiro, Dra. Fernanda Matheus (coordenadora da UTI do HMV), entre outros, e abordará temas direcionados para atualidades que passam desde o pré operatório, procedimento cirúrgico até o pós operatório, com palestras enfatizando a abordagem fisioterapêutica no pós-operatório do paciente idoso, osteopatia na reabilitação, EENM (eletro estimulação neuromuscular), entre outros.

Comente agora
24
Abr
Torcedores estrangeiros que visitarem o Brasil devem estar com as vacinas atualizadas, diz OMS
Postado por: Anacley Souza / 11:09h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje (24) aos torcedores que viajarem ao Brasil para o Mundial de Futebol que comprovem se têm as vacinas em dia para evitar doenças infecciosas. A mensagem da OMS é divulgada por ocasião da Semana Anual da Vacinação nas Américas, que começa hoje e vai até o dia 30 e cuja mensagem faz alusão ao futebol: “Vacinação. A tua melhor jogada!”. “Elegemos esse tema como uma chamada à ação para destacar a importância de estar protegido contra as doenças evitáveis mediante vacinação, em particular o sarampo e a rubéola, durante a próxima edição do Mundial de Futebol”, explicou a assessora regional do Programa de Imunização da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Alba María Ropero. O Mundial, que ocorre em 12 cidades brasileiras entre 12 de junho e 13 de julho, é um “caldo de cultivo” propício para que surjam doenças que, de fato, já não são endêmicas na região há anos. A transmissão endêmica do sarampo nas Américas foi interrompida em 2002 e a da rubéola em 2009. “No entanto, o sarampo continua a circular em nível mundial e em países como o Brasil, o Canadá, o Equador e os Estados Unidos foram notificados casos vinculados a importações”, lembrou Ropero. (Agência Brasil)

Comente agora
24
Abr
Dor reduz libido das fêmeas, mas não dos machos, de acordo com estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:39h

A famosa desculpa da "dor de cabeça" tem uma razão válida, segundo estudo que analisou o impacto da dor sobre o desejo sexual das fêmeas e dos machos, publicado nesta quarta-feira (23) pela revista "Journal of Neuroscience". Os pesquisadores da Universidade McGill e da Universidade Concordia, do Canadá, descobriram em testes com camundongos que a dor causada pela inflamação reduziu a motivação sexual das fêmeas, mas não teve o mesmo efeito nos machos. "Sabemos por outros estudos que o desejo sexual das mulheres é muito mais dependente do contexto que o dos homens, mas se isto se deve a fatores biológicos ou socioculturais, como a criação e a influência dos meios de comunicação, ainda não se sabe", explicou Jeffrey Mogil, professor de psicologia na McGill. A conclusão que também nas fêmeas de camundongo a dor inibe o desejo sexual "indica que pode haver uma explicação evolutiva para estes efeitos nos humanos e que não se trata somente de um aspecto sociocultural", acrescentou.

Comente agora
24
Abr
CTO na Santa Casa: Promovendo saúde e prevenindo doenças
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

Comente agora
24
Abr
Stº. Antº. de Jesus: Cidadã diz que teve atendimento negado pelo SAMU
Postado por: Anacley Souza / 09:29h

Uma cidadã de prenome Maria do Carmo entrou em contato com a Rádio Recôncavo FM para denunciar negligência sofrida por parte do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Residente em uma localidade rural de Santo Antônio de Jesus, D. Maria informou que se sentiu mal e precisou ser socorrida, mas, teve seu direito negado. Segundo ela, ao ser acometida por uma crise asmática, ligou para o órgão pedindo socorro, “a atendente pediu para que eu aguardasse na linha que ela iria consultar um médico, quando retornou me pediu o número de meu telefone e me garantiu que ligaria de volta”, disse. De acordo a denunciante, a ocorrência aconteceu na madrugada do último final de semana e mesmo divulgando em que estado de saúde se encontrava teve o atendimento negado, “eu informei que estava com muita falta de ar, pois tenho asma, vomitava muito e meu remédio não tinha resultado”, declarou. Diante da situação, a cidadã decidiu fazer uma manifestação pública revelando o descaso, “é um absurdo que ocorra esse tipo de situação, aguardamos toda a madrugada e a equipe do SAMU sequer atendeu minhas ligações, tive que fazer uma superdose de medicamentos para não acontecer algo de pior”, desabafou. A senhora pede auxilio aos órgãos públicos e competentes para que resolvam essa situação já que não é a primeira vez que denuncias de negligência de atendimento é relato contra o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência.

Redação Voz da Bahia/Anacley Souza

Comente agora
24
Abr
Colômbia faz primeiro implante de “coração artificial” na América do Sul
Postado por: Anacley Souza / 09:28h

Especialistas colombianos fizeram, com êxito, uma cirurgia de implante do dispositivo de assistência ventricular Heartmate 2, conhecido como “coração artificial”, a primeira realizada na América do Sul, informaram, nessa quarta-feira (23), fontes médicas. A operação, de seis horas, feita na Fundação Cardiovascular da Colômbia, na cidade de Bucaramanga, permitiu salvar a vida de Cielo González Díaz, uma professora de 51 anos, segundo a instituição. Para fazer esse tipo de intervenção, a equipe médica, composta por 25 profissionais de várias especialidades, precisou de mais de oito anos de preparação. “Graças ao Heartmate 2, os pacientes que têm doenças cardíacas terminais e que não podem receber um transplante por motivos como idade, peso ou condição física, ou pela falta da cultura de doação de órgãos, têm agora a oportunidade de ter uma vida normal e produtiva”, disse Leonardo Salazar, um dos médicos que liderou a equipe. De acordo com o especialista, atualmente há mais de 17 mil pessoas na América do Norte, Europa e Ásia com esse dispositivo, implantado agora pela primeira vez em um paciente na América do Sul. Dados da Fundação Cardiovascular da Colômbia mostram que há cerca de 1 milhão de pacientes que sofrem de problemas cardíacos, causa de uma em cada três mortes naturais no país. (Agência Brasil)

Comente agora
24
Abr
Técnico de enfermagem satiriza, desmoraliza profissão e perde o emprego
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:17h

O técnico de enfermagem identificado como Rumennigge Barros Soares, gravou um vídeo que foi publicado na última segunda-feira (14) nas redes sociais, em que satiriza de forma infeliz a criação da profissão de enfermagem e desmoraliza Florence Nightingale, enfermeira que foi referência no tratamento de feridos de guerra e uma das criadoras da enfermagem moderna. Rumennigge ainda critica os plantões noturnos e os banhos em pacientes nos leitos durante esses plantões. Após a repercussão negativa do vídeo, que chegou ao conhecimento do Conselho Regional de Enfermagem (Corem) o técnico de enfermagem foi demitido do Hospital Geral de Alagoas. Segundo o Bocão News, arrependido, Rumenningge gravou um segundo vídeo pedindo desculpas e desabafando sobre as consequências que está sofrendo por causa da ‘brincadeira de mau gosto’ com a profissão.

Veja vídeo da brincadeira:

Vídeo Tec. Enfermagem Pedindo Desculpa

Comente agora
24
Abr
Descobertas 2 drogas capazes de atuar na prevenção contra enxaqueca
Postado por: Anacley Souza / 09:05h

Dois estudos que serão apresentados no encontro anual da Academia Americana de Neurologia no próximo fim de semana trazem esperança para quem sofre com crises frequentes de enxaqueca. As pesquisas mostram a possibilidade - por meio de duas drogas em fase de teste - de prevenir a enxaqueca em vez de combatê-la quando a crise já estiver em andamento. Os dois estudos ainda estão na segunda das quatro fases de pesquisa clínica necessárias para que um novo medicamento seja colocado no mercado, mas o cenário é promissor. O primeiro estudo selecionou 163 pessoas que tinham crises de enxaqueca frequentemente, de cinco a 14 dias por mês, e dividiu os pacientes em dois grupos. Metade deles recebeu a droga denominada ALD403, enquanto a outra parte só recebeu placebo. Essas pessoas foram monitoradas por 24 semanas. Os resultados foram satisfatórios, na visão dos autores do estudo: aqueles que foram medicados tiveram 5.6 menos dias de crises por mês, ou um decréscimo de 66%. E o melhor: 16% das pessoas que receberam o medicamento ficaram livres das crises por 12 semanas seguidas. Não houve diferença de efeitos colaterais entre quem tomou o remédio com quem só recebeu placebo. Um membro da Academia Americana de Neurologia e também um dos autores do estudo, David Dodick, afirmou que a importância da descoberta se deve ao fato de a enxaqueca ser pouco tratada, com raros tratamentos efetivos, o que faz a doença ser a terceira queixa mais comum e a sétima doença mais incapacitante no mundo.

Comente agora
24
Abr
Duas vítimas de acidente automobilístico deram entrada na emergência do HRSAJ
Postado por: Anacley Souza / 07:39h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Rosenildo de Jesus Santos, residente na cidade de Laje, vítima de acidente automobilístico. Atendido primeiramente pelo preposto do SAMU com uma fratura na perna e diversas escoriações, o ferido continua internado na unidade hospitalar, seu quadro de saúde não foi informado.

- Adilson Santos de Oliveira, residente na cidade de Laje, deu entrada na emergência do HRSAJ após se envolver em um grave acidente automobilístico na zona rural da região. Com várias escoriações e suspeita de politraumatismo, a vítima segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu estado clínico é grave.

Comente agora
24
Abr
Casos de dengue diminuem 76,7% no primeiro trimestre
Postado por: Anacley Souza / 07:03h

Os casos de dengue no país diminuíram 76,7% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (23). Em 2014, foram 215.169 notificações, contra 921.716 registrados em 2013. O número de casos graves também caiu 80% no mesmo período deste ano. A tendência de queda acompanha os óbitos pela doença, que decresceram 87% em relação a 2013. Treze estados não registraram óbitos neste período: Rondônia, Acre, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os estados do Amapá, Roraima, Sergipe, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul, apresentaram os menores índices de notificação pela doença neste período. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, atribui a diminuição no número de casos graves à organização da rede pública de saúde em todo o país, a ampliação no fluxo de atendimento, ao diagnóstico precoce e a maior conscientização da população. “Esses números mostram que estamos no caminho certo. Contribuíram para esta redução o esforço dos profissionais de saúde e o controle dos focos do mosquito pelas equipes de vigilância. A participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito também foi fundamental para a redução da dengue”, avalia Chioro.(Agência Brasil)

Comente agora
23
Abr
Dor nas costas: veja 4 possíveis causas para o desconforto
Postado por: Letícia Oliveira / 18:03h

As dores nas costas são inconvenientes relativamente comuns, mas é importante prestar atenção no que pode estar causando o desconforto. Por isso, o site Health listou quatro fatores que podem estar ligados às dores nas costas. Veja:

1. Gripes e resfriados
Segundo Mark Zawadsky, cirurgião ortopédico do MedStar Georgetown, de Washington, a dor nas costas pode ser um sintoma da gripe ou do resfriado. Ele explica, que sob estas condições, “o hormônio do estresse pode potencializar o sentimento de dor”. E não é só isso: durante o resfriado, o corpo produz pirógenos, o subproduto da ruptura das células. "Enquanto os pirógenos geram febre e ajudam o corpo a lutar contra a infecção, eles também são tóxicos para o corpo e contribuem para aquela sensação de corpo dolorido que temos quando estamos doentes”, explica John Stamatos, do Syosset Hospital, de Nova York.

Comente agora
23
Abr
HRSAJ abre Inscrições do Processo Seletivo para Auxiliar Administrativo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:06h

No período de 23 a 24de abril de 2014, estarão abertas inscrições para o Processo Seletivo para Auxiliar Administrativodo Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os interessados deverão entregar currículo na Portaria Administrativa do HRSAJ.  O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório. 

Requisitos:

  • Ensino Médio completo,
  • 06 meses de experiência em:
  • BPA
  • SISAIH 01
  • CNES
  • FATURAMENTO DE COMTAS MÉDICAS.
Comente agora
23
Abr
Ingestão de analgésicos pode causar intolerância a glúten
Postado por: Anacley Souza / 13:02h

Quando as pessoas sentem dor de cabeça, a primeira reação é, por vezes, tomar analgésicos. As drogas se tornaram parte integrante da vida cotidiana e poucos avaliam a possibilidade de efeitos nocivos por causa do uso regular à saúde. O ibuprofeno é conhecido por irritar o intestino e pelo risco de provocar úlceras estomacais. Uma pesquisa descobriu que a substância pode estar ligada também ao desenvolvimento da doença celíaca, intolerância a glúten. As informações são do Daily Mail. Uma análise dos últimos 20 anos de pesquisa em fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno, sugeriu que as drogas estão ligadas à síndrome do intestino solto, ou seja, deixa as paredes dos intestinos mais permeáveis. Os estudiosos afirmaram que os medicamentos podem causar inflamação intestinal. A inflamação intestinal e permeabilidade causada por AINEs é um problema, pois permite que substâncias tóxicas vazem para a corrente sanguínea. Quando isso acontece, uma resposta autoimune pode ser acionada, o que impede a digestão e a absorção eficaz de nutrientes, segundo os pesquisadores. Quando o intestino é mais permeável do que deveria ser, também pode eliminar glúten no sangue. Em pessoas que têm predisposição para a doença celíaca, os cientistas acreditam que o processo pode levar a reações adversas à substância. Entre as consequências, estão diarreia, inchaço, flatulência, dor abdominal, perda de peso e cansaço. A doença celíaca é autoimune, o sistema imunológico ataca erroneamente tecidos saudáveis. Não há cura, mas uma dieta sem glúten pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo. (Terra)

Comente agora
23
Abr
Publicidade:
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:50h

Comente agora
23
Abr
Criança dá entrada na Unidade de Queimados do HRSAJ
Postado por: Anacley Souza / 12:48h

Uma criança de apenas 6 anos, de iniciais I. R., está internada na Unidade de Tratamento para Queimados do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Residente na cidade de Santa Terezinha, o menino deu entrada na Unidade com graves queimaduras na região facial e torácica. Segundo Paulo Dias, o pai, o menino brincava com o irmão mais novo de acender a churrasqueira. Eles simulavam colocar álcool e atear fogo. “eles estavam sozinhos no quintal, só ouvimos os gritos”, recorda. O menino foi atendido primeiramente em hospital da região sendo transferido para a UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) do Hospital Regional. A criança deu entrada com o rosto bastante inchado e com diversas lesões e está sendo assistido pela equipe médica. O menino passou por procedimento cirúrgico e continua internado, seu quadro de saúde não foi revelado.

  1. Redação: Voz da Bahia
Comente agora
23
Abr
Cirurgião geral tira dúvidas da população no Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:40h

O cirurgião geral Dr. Antônio Carlos foi entrevistado no Programa Acorda Cidade da Recôncavo FM e respondeu a perguntas da população relacionadas ao baço e a tireoide. Confira:

Pergunta – Algumas pessoas que fazem exame tem o resultado de que o baço está com dimensões um pouco elevadas, por que isso ocorre?

Dr. Antônio Carlos – Se esse baço está aumentado, mas não tanto assim, isso não tem nenhum significado clínico. Nós vivemos na região endêmica para esquistossomose que com o tempo na parte crônica pode haver aumento do baço, chamamos isso de hipertensão portal, que está associada também ao aumento da circulação colateral a nível de esôfago. O paciente que tem um pequeno aumento do baço, digamos 10% do peso normal, não precisa ficar preocupado com nada, não é preciso fazer cirurgia. O processo cirúrgico só é necessário quando esse aumento é muito grande chegando a 650g ou 800g e vem acompanhado de varizes no esôfago com possibilidade de ruptura e sangramento. Outro caso também é com aqueles pacientes que tem baço aumentado e plaquetas baixas. O baço é um órgão que normalmente faz uma filtragem do sangue, quando o paciente tem esse órgão aumentado de tamanho por algumas doenças começa a retirar grandes quantidades de plaquetas do sangue e o paciente tem o risco de ter sangramento ou hemorragia.

Pergunta – Tive um pouco de aumento na TSH (do inglês, Thyroid-Stimulating Hormone), ou seja, a minha tireóide também está elevada. Nesse caso o que ocorre?

Dr. Antônio Carlos – O paciente sempre fica preocupado com a alteração em um desses hormônios, então para avaliarmos a função tireoidiana fazemos em média 3 a 4 exames, geralmente fazemos o TSH, que é o hormônio produzido a nível do cérebro numa região chamada hipófise, ele regula a produção ou não de hormônios pela glândula de tireóide. Se você é um atleta, fez uma corrida de duas horas e o organismo precisou de tiroxina, que é o hormônio que vai metabolizar os alimentos e a gordura para produzir energia para seu corpo, seu cérebro vai perceber isso e fazer com que seu hipófise produza uma quantidade maior de TSH para fazer com que essa tireoide produza mais tiroxina para seu metabolismo aumentar. Essas variações pequenas e temporárias de hormônios, seja o TSH, T3 ou T4 não tem nenhum significado clínico. Temos que ficar de olho no aumento gradual e contínuo, principalmente, do hormônio chamado T3 e T4, esses pacientes com essas taxas hormonais altas podem ter um hipertireoidismo. É aconselhável se consultar com um médico endocrinologista, as vezes até um cirurgião.

Comente agora
23
Abr
"Nunca orei tanto em minha vida"; fala médico de S. A. de Jesus sobre recuperação de saúde do filho
Postado por: Anacley Souza / 12:18h

Cerca de um mês atrás, Magno Couto, filho de Dr. Gilvandro Couto, mais conhecido como Dr. Gil sofreu um grave acidente quando passeava com amigos em um quadriciclo. Em entrevista a Andaiá FM, Dr. Gil falou sobre o fato e agradeceu o apoio e as inúmeras orações recebidas para a melhora do estado de saúde de seu filho. De acordo Couto, o acidente aconteceu de forma trágica quando seu filho perdeu o equilíbrio ao passar por uma ponte, “ele estava paramentado, usando equipamento de segurança. Quando caiu, ele bateu o rosto em uma pedra dentro de um rio e corpo quase foi carregado pela correnteza”, recorda. Magno ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com previsão de alta para no mínimo seis meses, mais com o apoio da família e amigos e o suporte dado pelas equipes médica, pode com graça reverter seu quadro clínico, “ele sofreu várias lesões no cérebro, a partir dai ficamos mais apreensivos, pois não é fácil transferir um paciente aqui na Bahia”, falou.

De acordo Dr. Gil, as previsões dos médicos não eram acolhedoras, pois dizia que ele precisaria de reabilitação, “todos os médicos afirmavam que Magno precisaria de tempo para se recuperar, 20 dias de UTI, mais 30 dias sendo monitorado por causa das lesões no cérebro, mais 4 meses de reabilitação para que ele voltasse a ser o que era antes”, contabiliza. Feliz com a recuperação do filho, Couto agradece o apoio recebido, “foram tantas orações. Nunca orei tanto em toda minha vida. Temos um só Jesus, então agradeço a todos que oraram pela recuperação de meu filho”, concluiu emocionado.

  1.  Redação:  Voz da Bahia  - Anacley Souza
14 comentários
23
Abr
Atualizado protocolo para manejo de infecção por HIV em crianças
Postado por: Anacley Souza / 12:17h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (23) no Diário Oficial da União aprova protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para o manejo da infecção por HIV em crianças e adolescentes. De acordo com o texto, a pasta levou em consideração a necessidade de se atualizarem as recomendações sobre o manejo da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes no Brasil e de diretrizes nacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com a infecção. Ainda segundo a pasta, também foram consideradas a necessidade de definição de linhas de tratamento antirretroviral e a importância da ampliação do uso estratégico de antirretrovirais no Brasil. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes está disponível na internet. O documento é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas secretarias de saúde de todos os estados e municípios. “É obrigatória a cientificação do paciente, ou do seu responsável legal, dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso da terapia antirretroviral e para fins de dispensação dos medicamentos nele previstos”, informou o ministério. A portaria entra em vigor hoje.(Agência Brasil)

Comente agora
23
Abr
De acordo Organização, mais de 22 milhões de crianças estão sem receber vacinas
Postado por: Anacley Souza / 10:16h

Mais de 22 milhões de crianças no mundo, cerca de uma em cada cinco, estão por receber vacinas contra doenças básicas, alertou hoje (23) a Organização Mundial da Saúde (OMS), na véspera da Semana Mundial da Vacinação. Sob o lema “Imunização para um futuro saudável. Saber, verificar, proteger”, a OMS promove, entre os dias 24 e 30 de abril, a semana da vacinação, em que apela às pessoas que saibam mais sobre as vacinas necessárias, verifiquem se a imunização está atualizada e procurem os serviços de vacinação para proteger todos os parentes. Segundo a agência da ONU para a saúde, a imunização evita 2 milhões a 3 milhões de mortes anualmente, por 25 doenças, incluindo difteria, sarampo, pneumonia, rubéola ou tétano. Um fator que contribuiu para esse progresso foi o Programa Expandido de Imunizações (EPI), que comemora 40 anos em maio deste ano e foi aplicado em todos os países. Quando o EPI foi criado, apenas 5% das crianças no mundo recebiam vacinas básicas. Hoje, a vacinação atinge mais de 80%, diz a OMS em comunicado sobre a Semana Mundial da Vacinação. Ainda assim, em 2012, 22,6 milhões de crianças (cerca de um quinto do total) ainda não estavam imunizadas com vacinas básicas, alerta a organização sediada em Genebra. Mais de 70% dessas crianças vivem em dez países: República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Iraque, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Uganda e África do Sul. A OMS estima que cerca de 1,5 milhão de crianças morram anualmente por doenças preveníveis com vacinas recomendadas pela organização. Isso significa que quase 17% dos 8,8 milhões de mortes anuais de crianças com menos de 5 anos seriam preveníveis com vacinas. (Agência Brasil)

Comente agora
23
Abr
SUS incorpora exame PET-CT para monitorar pacientes com câncer
Postado por: Anacley Souza / 09:30h

Três portarias publicadas nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União incorporam ao Sistema Único de Saúde (SUS) o exame PET-CT para determinar o grau de disseminação de tipos de câncer em pacientes da rede pública. A recomendação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, o Conitec. A realização do exame é feita para determinar a taxa de crescimento do tumor, a extensão da doença, o tipo de tumor e sua relação com o hospedeiro. Segundo o texto do D.O., passarão a realizar o procedimento pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, metástase de câncer colorretal, além de linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodkin. Neste último caso, também haverá avaliação da resposta do tratamento. O exame PET-CT gera cerca de 1,5 mil imagens simultâneas de todo o corpo do paciente para reconstruir em três dimensões um retrato fiel do organismo, capaz de identificar as menores alterações que possam indicar a existência de um tumor. Ele é também o mais indicado para acompanhar o desenvolvimento e a resposta aos medicamentos dos tumores. Para isso utiliza uma injeção de radiofármaco (glicose marcada por material radioativo), que após sua distribuição pelo corpo, gera informações metabólicas das células. Segundo especialistas, exames como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada não têm o mesmo grau de precisão obtido com o PET-CT. Em 30% dos casos, após a realização do procedimento, o médico muda a forma de tratamento que vinha sendo empregada. Cada exame custa, em média, entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil. (Coluna Bem Estar)

Comente agora
23
Abr
Cientistas descobrem superbactéria brasileira
Postado por: Anacley Souza / 08:32h

Cientistas brasileiros e americanos encontraram no Brasil uma nova superbactéria do tipo VRSA (Vancomycin Resistent Staphylococcus aureus). Além de ser multirresistente a antibióticos, o que é inédito nessa variante é seu material genético, herdado de bactérias encontradas fora de hospitais. A descoberta foi publicada na última semana em um artigo no periódico The New England Journal of Medicine.  Os pesquisadores encontraram no Brasil uma nova superbactéria do tipo VRSA (Vancomycin Resistent Staphylococcus aureus), que tem material genético herdado de bactérias encontradas fora de hospitais. Batizada de BR-VRSA (Vancomycin Resistent Saphylococcus aureus), a bactéria foi encontrada na corrente sanguínea de um paciente de 35 anos internado em agosto de 2012 no Hospital das Clínicas de São Paulo. O homem sofria de um tipo de câncer de pele e, pouco tempo depois, foi infectado pela Staphylococcus.

Comente agora
23
Abr
Justiça determina que o Estado restabeleça atendimento de hospital em Nazaré
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:18h

A Justiça acatou pedido liminar apresentado pelo Ministério Público estadual em ação civil pública e determinou o restabelecimento dos serviços de urgência, internações obstétricas e cirúrgicas, consultas e tratamentos clínicos no Hospital Gonçalves Martins, localizado no município de Nazaré. Conforme a decisão da juíza Geórgia Quadros Alves do Couto, as medidas devem ser tomadas pelo Estado da Bahia e pela Real Sociedade Espanhola de Beneficência, caso o contrato celebrado entre eles seja mantido. Os dois foram alvo da ação do MP, ajuizada pela promotora de Justiça Janina Schuenck no último dia 10. Em caso de rescisão contratual, cabe ao Estado assumir o ônus, sem prejuízo das responsabilidades a serem apuradas. O descumprimento da sentença implica em multa diária de R$ 20 mil e pode ensejar responsabilização dos acionados por improbidade administrativa. A magistrada determinou que o restabelecimento do atendimento de urgência seja imediato, com a comprovação da contratação de corpo médico e demais profissionais de saúde suficiente para ofertar o serviço à população 24 horas por dia, todos os dias da semana.

2 comentários
23
Abr
Plantão de emergência registrado no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 08:05h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional Abel Gomes Cerqueira, 19 anos, residente na Ilha de Itaparica, vitima de tentativa de homicídio por arma de fogo. Atendido primeiramente em uma Unidade Hospitalar daquela região, foi transferido para o HRSAJ devido à gravidade de seus ferimentos. Abel segue internado em estado grave. O crime está sendo investigado na Delegacia de Homicídios daquela cidade.

- Fernanda da Silva Brandão, 39 anos, residente na Rua São Luiz em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do HRSAJ após ser alvejada por disparos de arma de fogo. Não há informações da autoria ou motivação do crime que foi registrado no Posto Policial lotado na Unidade Hospitalar onde será investigado. O quadro de saúde da vítima é estável.

- Leônidas Silva Santos, residente na cidade de Mutuípe, vítima de tentativa do homicídio por arma de fogo. Atendido primeiramente em uma unidade hospitalar daquela localidade, foi transferido para o Hospital Regional devido a gravidade de seus ferimentos. Leônidas passou por procedimento cirúrgico e continua internado em estado grave. Não informações de motivação e autoria do crime. O caso está sendo investigado pela Policia Civil. 

Comente agora
22
Abr
Usar antibiótico durante a gravidez pode prejudicar o bebê
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:15h

Mulheres grávidas que consomem antibióticos podem estar colocando o bebê em risco. Pesquisadores descobriram que os medicamentos utilizados para combater infecções podem interferir no sistema imunológico do feto. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. Um estudo realizado no Children’s Hospital of Philadelphia, nos Estados Unidos, mostrou que as bactérias do intestino desempenham um papel crucial na produção dos glóbulos brancos, responsáveis por combater as infecções, do bebê. Os pesquisadores descobriram que, assim como os humanos, os ratos têm um aumento destes glóbulos próximo ao nascimento e que esta resposta é reduzida quando as mães ingerem antibióticos. Isso faz com que os bebês fiquem mais vulneráveis a infecções por E.coli, especialmente quando nascem prematuros. Os especialistas mostraram que estas bactérias regulam a produção de células brancas do sangue de filhotes de ratos. Expor mães e fetos a antibióticos reduz a diversidade das bactérias – sendo que muitas são benéficas – e também prejudicam a resistência à infecção do recém-nascido. A pesquisa incita os médicos a se esforçarem para diminuir o uso deste tipo de medicamento durante a gestação. 

Comente agora
22
Abr
Cientistas descobrem no Brasil nova superbactéria resistente a antibiótico
Postado por: Letícia Oliveira / 17:50h

Cientistas brasileiros e americanos identificaram no sangue de um paciente que morreu em São Paulo uma nova superbactéria que é altamente resistente ao antibiótico vancomicina, remédio comum e de baixo custo utilizado para tratar infecções causadas por bactériasStaphylococcus aureus resistentes à metilicina (SARM). Um estudo sobre a nova cepa foi divulgado no último dia 17 na publicação científica “The New England Journal of Medicine” e relata que a nova linhagem isolada no país também pode ser encontrada fora de hospitais, principal local de contaminação, e seriam transmitidas principalmente por contato com a pele. Segundo o estudo, indivíduos saudáveis podem contrair este tipo de infecção por estafilococos, e não apenas enfermos ou pessoas com imunidade baixa. Apesar do alarme, de acordo com a pesquisa, como existe apenas um caso documentado infecção, é cedo para dizer se a superbactéria pode ser considerada uma ameaça. A pesquisa foi liderada por Cesar Arias, da Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, e teve coautoria de Flávia Rossi, diretora médica do Laboratório de microbiologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo. (Bemestar)

Comente agora
22
Abr
Ter cães de estimação melhora saúde e sociabilidade, diz pesquisadora
Postado por: Letícia Oliveira / 13:54h

Estudos sobre o efeito que animais de estimação provocam no bem-estar das pessoas sugerem que os cães, em especial, fomentam a saúde cardiovascular, a resistência ao estresse, os vínculos sociais, além de aumentar a longevidade dos donos. Há algum tempo, em 1980, um estudo considerado inovador mostrou também que, quando outros fatores não mudam, pessoas com animais de estimação têm mais chances de sobreviver após alta de uma unidade de medicina coronariana. Segundo matéria do New York Times, a pesquisadora Erika Friedmann, autora do trabalho nos anos 80, considera que a posse de um animal está relacionada a menores taxas de pressão arterial, colesterol e triglicerídeos. Outros estudos também apontam que idosos que passeiam com cachorros têm mais chances de praticar exercícios regularmente e ter boa forma física na comparação com aqueles que caminham com companheiros humanos. Mesmo com muitos pontos positivos, a criação desses animais não pode ser vista com um remédio para todos os problemas. Segundo Friedmann, animais de estimação "não são uma panaceia" a serem tratados como um medicamento. "Viver com um animal envolve responsabilidade, a criação de rotinas de alimentação, exercício e cuidados", disse a também professora da Universidade de Maryland, nos Eua.

Comente agora
22
Abr
Mundo pode ter 1 bilhão de hipertensos
Postado por: Anacley Souza / 13:01h

Especialistas alertam população para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, próximo 26, pois em todo o mundo, aproximadamente 1 bilhão de pessoas podem ser portadoras da doença. Dados do Ministério da Saúde registram que no Brasil, entre a população com mais de 18 anos, 23% das mulheres e 20% dos homens sofrem de hipertensão arterial. A doença é silenciosa, sorrateira que pode matar sem mesmo a pessoa tomar conhecimento que a possui, caso não faça exames periódicos e não tenha o hábito de medir a pressão.É considerada crônica, determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Para a médica Maria Amélia Bulhões Hatem, cardiologista do Centro de Diagnóstico Integrado da Bahia (Cediba) é importante que as pessoas tenham cuidado com a hipertensão arterial e a encarem como doença grave, mas que pode ser controlada com cuidados necessários. Hatem conta que, muitas vezes, o descuido das pessoas com a doença é tão grande que elas acham que, por estarem se sentindo bem, não há mais necessidade de tomar o remédio diariamente, como é prescrito. “O cardiologista deve ter um papel ativo na orientação de seus pacientes e promover campanhas educacionais, de que a hipertensão arterial é doença crônica e exige terapia e esforços contínuos para o adequado controle”, adverte.

Comente agora
22
Abr
Doenças nos olhos são silenciosas; faça o teste e veja se precisa se cuidar
Postado por: Anacley Souza / 11:58h

Cerca de 40% da população brasileira acima dos 60 anos de idade, mesmo sem predisposição, pode desenvolver doenças nos olhos. Os números são do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Mas não são só idosos que sofrem com problemas oculares. Os mais comuns vão desde a Síndrome do Olho Seco até doenças como o glaucoma que, se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem até causar cegueira. Algumas causam desconforto e outras são silenciosas e perigosas, mas a maioria das doenças pode ser resolvida se o problema for identificado logo no início. Assim, a melhor prevenção é a consulta periódica ao oftalmologista e nunca se automedicar ou comprar óculos sem receita. "Há uma série de doenças nos olhos que não dão sintomas. O ideal é ir a uma consulta na qual o médico irá medir a pressão dos olhos e fazer um mapeamento da retina", afirma o oftalmologista Francisco Max Damico, do Hospital Sírio e Libanês, de São Paulo. Ele afirma que se a pressão estiver muito alterada, é possível que a pessoa sofra um glaucoma, por exemplo. Quando isso acontece, os neurônios dos olhos morrem e não são substituídos. Por isso a importância de se diagnosticar o problema precocemente. "A pessoa pode achar que o problema que está sentindo é apenas uma necessidade de aumento no grau dos óculos, ou vista cansada, e que é só trocar as lentes. Só que nem sempre é só isso. Pode ser o começo de uma degeneração macular, de uma catarata ou de um glaucoma, como falei", alerta Damico.

Comente agora
22
Abr
Vacinação contra Gripe acontece dia 26. Projeto Todos Pela cidadania participa do dia D de mobilização
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:44h

A partir desta terça-feira, 22, tem inicio a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o país. A expectativa é que os treze municípios que compõem a 4ª DIRES alcancem a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde. E para atingir a meta, a regional estará com o projeto Todos Pela Cidadania em sua sede no dia 26 de abril, Dia D de mobilização nacional, com a oferta de vários serviços gratuitos como teste rápido de HIV, sífilis, hepatites B e C. 

A Campanha contra a Gripe vai até o dia 09 de maio e os grupos prioritários para vacinação são os idosos a partir de 60 anos; trabalhadores de saúde; gestantes; crianças de seis meses a menores de dois anos; mulheres pós-parto e pessoas portadoras de doenças crônicas. A 4ª DIRES (Avenida Esperança, n° 406 – Bairro Maria Preta) será Posto de Vacinação no dia 26 de abril e todas as Unidades de Saúde estarão abertas ao público das 8h às 17h, até o último dia da campanha. 

TODOS PELA CIDADANIA

No dia 26 de abril a ação global oferece os serviços de:

- Aferição de pressão arterial;

Comente agora
22
Abr
Postos baianos ainda não têm vacina contra gripe
Postado por: Anacley Souza / 09:27h

Apesar da campanha de vacinação contra a gripe começar nesta terça-feira, 22, os postos de saúde da Bahia ainda não contam com a dose para aplicar na população. De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Fátima Guirra, o estado recebeu o material entre quarta, 16, e quinta, 17, mas "com a greve dos policiais militares e feriado algumas cidades não tiveram condições de entregar nos postos de saúde". A previsão é que a situação seja normalizada até a tarde desta terça. A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma o atraso nos postos de Salvador e informou que a imunização deve começar a partir das 13 horas desta terça. A campanha segue até 9 de maio, sendo que o dia de mobilização nacional será neste sábado, 26. A novidade desse ano é ampliação da faixa etária para crianças, que vai de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público era até menores de dois anos. Pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram bebê há 45 dias, presos e funcionários do sistema prisional também devem ser imunizados. O mesmo deve acontecer com portadores de doenças crônicas não-transmissíveis. Na Bahia, devem ser vacinadas 3.297.342 pessoas. A vacina protege contra três subtipos de vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). (Jornal A Tarde)

Comente agora
22
Abr
Plantão de emergência registrado no HRSAJ durante o final de semana prolongado
Postado por: Anacley Souza / 08:29h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional Mário Santa Rita Júnior, 31 anos, residente na Av. Beira Mar na Ilha de Itaparica, vitima de tentativa de homicídio por arma de fogo. Autoria e motivação do crime não foram reveladas. O caso foi relatado no Posto Policial lotado na Unidade de saúde para maiores averiguações. Mário continua internado em observação.

- Wellington Pinto Cerqueira, 19 anos, residente na Rua do Contorno em Santo Antônio de Jesus deu entrada na emergência do HRSAJ após ser vitima de tentativa de homicídio por arma de fogo. A vítima continua internada em observação. O crime foi relatado no Posto Policial da Unidade Hospitalar onde segue investigações.

- Moisés Sila de Souza, 21 anos, residente na localidade Rural Baixa da Touquinha em Cruz das Almas foi vitima de atropelamento naquela região. Atendido primeiramente em uma umidade hospitalar naquela cidade foi transferido para o Hospital Regional devido a gravidade de seu estado. O estado de saúde da vítima não foi informado.

- Leoni da Silva Santos, 19 anos, residente na cidade de Mutuípe, deu entrada na emergência do HRSAJ vitima de tentativa de homicídio por arma de fogo. Não informações sobre o estado de saúde da vitima.

Comente agora
22
Abr
Rir é o melhor remédio para a memória, indica estudo
Postado por: Anacley Souza / 08:23h

De e-mails para si próprio a anotações nas mãos, as pessoas tentam de tudo para não esquecer algo importante. Mas um estudo mostrou que uma boa gargalhada pode ser a melhor forma de melhorar a sua memória. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail. Pesquisadores americanos afirmam que as pessoas mais velhas estão mais propensas a se lembrar de alguma coisa quando estão rindo. Isso porque o ato de gargalhar reduz os níveis de estresse, que, por sua vez, pode afetar de forma negativa a memória. Cientistas da Loma Linda University, na Califórnia, pediram que 20 adultos saudáveis assistissem a um vídeo divertido, durante 20 minutos. Ao mesmo tempo, um outro grupo se manteve sentado calmamente, sem assistir nenhum filme. Depois disso, todos os participantes fizeram um teste de memória e também tiveram amostras da saliva colhidas para que os especialistas pudessem medir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Os resultados mostraram que as pessoas que assistiram ao vídeo engraçado tiveram uma melhor performance no teste de memória de curto prazo, além de apresentarem índice mais baixo de cortisol. O estudo reforça que as pessoas menos estressadas tendem a ter uma memória melhor. Isso porque rir aumenta o nível de endorfina no corpo, e envia dopamina ao cérebro, melhorando as sensações de felicidade e recompensa. Isso altera a atividade das ondas cerebrais, resultando em melhora da memória. (Terra)

Comente agora
22
Abr
Baratas tomam conta de Hospital Municipal de Brejões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:03h

Uma geladeira enferrujada infestada de baratas, paredes descascadas e sem azulejos, instalações hidráulicas improvisadas, mofo por causa da umidade das paredes, laboratório que funciona de maneira improvisada na manipulação de sangue, fezes, urina, dentre outros materiais. Este cenário foi encontrado no Hospital Municipal Joana Cajaíba, em Brejões, no centro-sul da Bahia, de acordo com informação da vereadora Núbia Brandão (DEM) que fez visita, após denúncias tanto de funcionários quanto de pacientes indignados com a situação do hospital. "Precisei ver com meus próprios olhos porque não acreditei quando me disseram que até rato havia sido encontrado no hospital, que leva o nome da avó do atual prefeito. O que posso fazer é denunciar este descaso com a saúde do povo de Brejões e dizer do meu repúdio a essa gestão, a sua Secretaria da Saúde e também à Vigilância Sanitária. É humilhante demais tratar a saúde do nosso povo desta forma", asseverou a vereadora. As fotos foram registradas no dia 15 de abril, terça-feira da última semana. (Bahia Notícia)

Comente agora
22
Abr
Vacinação contra gripe começa hoje e inclui maior número de crianças
Postado por: Anacley Souza / 07:04h

Começa hoje (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este ano, a imunização deve atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. Com a nova regra, crianças de seis meses a menos de cinco anos poderão ser vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até dois anos podiam receber a vacina. Representantes do governo acreditam que a ampliação dessa faixa etária vai beneficiar tanto as crianças quanto outros grupos vulneráveis, como menores de seis meses de idade que ainda são amamentados, idosos e pessoas com doenças crônicas. A campanha continua até 9 de maio e a meta do governo é vacinar pelo menos 80% do público, que representa 49,6 milhões de crianças. A vacina também será disponibilizada para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, mas não definiu uma meta a ser atingida nesses casos. Essas pessoas terão que apresentar prescrição médica no ato da vacinação. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o governo brasileiro se baseia em estudos que apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. De acordo com o ministério, serão distribuídos 53,5 milhões de doses da vacina, capazes de proteger pessoa de três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O material será distribuído para 65 mil postos de vacinação e 240 mil pessoas estarão envolvidas na imunização. Para os locais de mais difícil acesso, o governo anunciou que vai disponibilizar 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. O tema deste ano será Vacinação contra a Gripe: Você Não Pode Faltar, e a campanha será veiculada na TV, no rádio, na mídia impressa e internet, com custo total de R$ 14 milhões.(Agência Brasil)

Comente agora
21
Abr
Vacina contra HPV está disponível para meninas com idade entre 11 e 13 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 17:26h

Mais de 3 milhões de meninas já foram imunizadas contra o HPV. O número representa 83% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o final do ano. Utilizada na prevenção do câncer de colo do útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos, no último dia 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos. Quem ainda não vacinou pode ir aos postos de saúde durante todo o ano. A vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo País. (Tribuna)

Comente agora
21
Abr
Enxaqueca pode ser aliviada após consumo de alimentos específicos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:25h
A enxaqueca é um problema de saúde que acomete milhões de brasileiros, aproximadamente 20% da população. Alguns alimentos pioram os sintomas, mas outros específicos ajudam a aliviar as dores. Os queijos devem ser evitados, assim como o café e chocolate. As pessoas que sofrem de enxaqueca devem abusar das bebidas e comidas ricas em ômega 3 ou em ácido graxo. Confira abaixo os alimentos indicados: (BN)
Comente agora
21
Abr
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 16:14h
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta terça (22) e terá continuidade até 9 de maio.  Até o ano passado, apenas aquelas na faixa etária de 6 meses a menos de 2 anos recebiam a dose. De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha em 2014 totaliza 49,6 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% dessa população, que inclui, além das crianças, os idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, as gestantes, mães puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A orientação é para que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também recebam a dose. Elas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos onde estão registrados para receber a vacina. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que a ampliação da faixa etária de menores de 2 para menores de 5 anos beneficia a própria criança e também cria o chamado efeito secundário. “Ao ser vacinada, ela deixa de ser uma possibilidade de transmissão para o idoso ou para uma pessoa com doença crônica que mora dentro de casa.”
Comente agora
21
Abr
Nutricionista de plantão: Edilson Neiva tira dúvidas de internautas do Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 16:04h

Pergunta – É verdade que muitas pessoas gordas são saudáveis?

Edilson Neiva – Sim. No caso de um jogador do Goiás, por exemplo, ele é um atleta, que está com um sobrepeso. Quanto mais você tem o excesso de peso aumentam os riscos para doença cardíaca, hipertensão, diabetes e dislipidemia, o IMC dessa pessoa era de 5% a 10%, então se você tem só cinco quilos acima do peso, os riscos são menores, então ser um pouco gordinho, dificilmente leva a uma doença mórbida rápida, mas a longo prazo gera destruição no organismo, porém várias pessoas magras tem a saúde mais precária que os gordinhos. Não é só o obeso que gera doença, isso não isola a questão da obesidade gerar morte. As vezes a pessoa diz que determinada pessoa era magrinho e enfartou, mas não sabe que era fumante há 30 ou 40 anos, bebia, perdia noite e era sedentário.

Pergunta – Uma pessoa magra sedentária corre risco na saúde?

Comente agora
21
Abr
Pesquisadores descobrem por que alcoolismo enfraquece os músculos
Postado por: Letícia Oliveira / 13:12h
O impacto do alcoolismo na fusão das mitocôndrias das células contribui para o enfraquecimento dos músculos, segundo um estudo liderado pela bioquímica chilena Verónica Eisner e publicado nesta segunda-feira (21). A fraqueza muscular é um sintoma comum tanto em pessoas que foram alcoólicas durante muito tempo quanto em pacientes com doença das mitocôndrias, os orgânulos celulares que fornecem a maior parte da energia necessária para a atividade celular. Em artigo que publica hoje a revista "Journal of Cell Biology", Eisner, da Universidade Thomas Jefferson, e seus colegas descrevem um elo comum em ambas condições: mitocôndrias que não podem ser reparado. As mitocôndrias reparam seus componentes partidos fundindo-se com outras mitocôndrias e trocando seus conteúdos. Nesse processo as partes danificadas se separam para um reprocessamento e são substituídas por proteínas da mitocôndria saudável que funcionam normalmente. O tecido muscular depende constantemente da energia que fornecem as mitocôndrias, o qual faz com que o trabalho de reparação seja uma necessidade frequente. Mas como as mitocôndrias estão muito acirradas entre as fibras de células musculares, a maioria dos cientistas achava que a fusão de mitocôndrias era impossível nestes tecidos.
Comente agora
21
Abr
Atividade física no combate à depressão
Postado por: Anacley Souza / 07:46h

A depressão é um transtorno de humor com características físicas, cognitivas e emocionais, de alta prevalência na população idosa. Isto ocorre devidos aos fatores de limitações físicas, decorrentes da perda da agilidade, força e velocidade, que tornam o idoso dependente da ajuda de terceiros para realização de diversas atividades habituais, desde tomar banho, caminhar, vestir-se, alimentar-se. Limitações neurofisiológicas, com déficits cognitivos que levam à perda da percepção, raciocínio e memória. Limitações emocionais, por desenvolver pensamentos pessimistas devido às experiências vividas por perdas de entes queridos, sentimento de solidão, pensamentos focados na morte e sentimento de impotência diante da vida. Além do tratamento medicamentoso e psicoterapias, existem terapias complementares. Dessas terapias, a atividade física, aeróbica ou anaeróbica, apresenta-se como uma das alternativas mais completa e abrangente para tratar os sintomas da depressão. A musculação promove uma alteração psiconeuromuscular. O aumento da força, realizado nos treinos de musculação orientados, são reações neuromusculares, que consistem nos estímulos neurológicos cerebrais de realizar a tarefa, que é respondida pela placa motora do músculo promovendo as contrações musculares.

Comente agora
20
Abr
Veja 9 hábitos antes de dormir que podem mudar a vida
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:58h

Mais do que a boa qualidade do sono, as decisões que você toma antes de se deitar têm tudo a ver com outros aspectos da sua vida: saúde bucal, cardíaca e da pele; os seus níveis de estresse e até mesmo a forma como sua rotina se desenha.

O site FitSugar reuniu 9 dicas para quem busca mais qualidade de vida. Confira a seguir:

Um comentário
20
Abr
Médicos apresentam novo remédio que pode curar hepatites virais
Postado por: Anacley Souza / 10:53h

Cura para os pacientes portadores dos seis genótipos da Hepatite C, especialmente o tipo 1, o mais frequente no Brasil. Perspectiva de tratamento para os casos graves com alto grau de fibrose ou cirrose hepática e que estão nas filas de transplante. Esses foram alguns dos resultados dos estudos apresentados na semana passada, durante a realização do Congresso Internacional do Fígado em Londres (e publicados no New England Journal/ abril). A notícia acena com perspectivas muito animadoras para cerca de 160 milhões de pessoas em todo o mundo. O processo de aprovação global da medicação que está na fase clínica, ou seja, em testes com humanos, deve ser iniciado no terceiro trimestre de 2014. De acordo com o pesquisador da Universidade Federal da Bahia e conselheiro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, o médico Raymundo Paraná, as novas medicações apresentadas durante o evento colocam a Hepatite C e B em outro patamar de manejo, possibilitando um controle mais eficiente para os casos mais graves ou para aqueles pacientes que possuem resistência aos tratamentos convencionais, realizados à base da substância conhecida como Interferon. “As hepatites B e C matam mais que a Aids e essa inflamação do fígado é responsável pela maioria dos transplantes realizados no país, infelizmente, a doença não tem tanta visibilidade e ainda não mobilizou a sociedade para combatê-la”, completa o hepatologista.

Comente agora
19
Abr
Páscoa saudável: os benefícios do chocolate para o organismo
Postado por: Anacley Souza / 14:55h

Diversas pesquisas já comprovaram que o chocolate pode fazer bem à saúde. Intestino, cérebro e coração são alguns dos órgãos que se beneficiam da ação de cinco de substâncias presentes no doce: flavonoides, polifenóis, teobromina, feniletilamina e cafeína. Os flavonoides e polifenóis são antioxidantes que combatem os radicais livres e, assim, previnem o envelhecimento celular. Já a teobromina, feniletilamina e cafeína estimulam o sistema nervoso central e promovem sensação de prazer e bem-estar. "O que faz o chocolate ser tão popular é a combinação entre gosto bom e benefícios físicos e psicológicos", afirma a nutricionista italiana Donatella Lippi, professora do departamento de medicina da Universidade de Florença e especialista em história médica. O limite de consumo recomendado diariamente é de 50 gramas, equivalente a dois bombons. "Mais do que isso, o alimento pode causar acúmulo de gordura, alteração nos níveis de glicose, colesterol e triglicérides, além de alergia e diarreia", diz a endocrinologista Claudia Cozer, coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Nota) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Quanto mais cacau tem o chocolate, maior sua concentração de antioxidantes e estimulantes. Por isso, médicos e nutricionistas recomendam o consumo da versão amarga, aquelas com 60 a 100% de cacau na composição.

Comente agora
19
Abr
Após usar unhas postiças, jovem tem topo do dedo amputado
Postado por: Anacley Souza / 14:36h

A britânica Sarah Greenaway, de 17 anos, decidiu colocar unhas postiças em casa, mas não teve uma experiência agradável. No dia seguinte, ela sentiu dores no dedo indicador da mão direita e percebeu que, abaixo da unha, a pele estava esverdeada e preta. Antibióticos não resolveram o caso e a garota teve de passar por uma cirurgia para amputar a parte de cima do dedo. Os dados são do Daily Mail. “Foi muito assustador, estava chorando de dor”, disse Sarah. A operação durou uma hora e, além da amputação, também consistiu em abrir o dedo todo e limpá-lo. Enquanto estava em recuperação, Sarah contraiu uma grave infecção bacteriana e teve que passar mais duas noites isolada no hospital. Agora, ela passa por sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos do dedo. “Não consigo entender como meu dedo ficou tão infeccionado. Pode ter sido um lote de cola ruim e estamos pensando em tomar medidas legais”, disse a jovem. No entanto, a especialista em pele Louise Thomas-Minns afirmou ao Daily Mail que o motivo pode ter sido a má preparação da unha antes de usar a cola. “Se a unha estiver molhada ou suja antes de a cola ser aplicada, permite que a infecção surja e se reproduza", disse.

Comente agora
19
Abr
Homens 'se transformam nos próprios pais' aos 38 anos, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 10:34h

Dormir no sofá, acreditar que qualquer música moderna é igual e ser o único a rir das próprias piadas são sintomas de que um homem virou o pai. E esse momento, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira, acontece aos 38 anos de idade. A pesquisa foi encomendada pelo canal de televisão britânico Gold. Depois de um trabalho com quase 2.000 adultos, o resultado enumera 30 sinais que anunciam a mudança na vida do britânico médio, mas que soam universalmente familiares. Além dos indícios já citados também são mencionados ter a própria cadeira, um modo particular de dançar – que inclui tocar bateria ou guitarra imaginárias –, não conhecer nenhum artista do Top 40 e passar mais tempo no banheiro. Outros sinais da "catástrofe etária": envergonhar os membros mais jovens da família e achar divertido, falar muito alto no telefone, ter obsessão com a temperatura, gostar de regar a grama, reclamar da música alta e preferir os livros de história. Questionar o argumento de um filme, alegando que é “impossível", ou trocar com mais frequência os sapatos são outras evidências listadas. "O futuro é brilhante para os homens: dormir mais, ter a própria cadeira, soltar-se na pista de dança e achar divertido. Parece que os 38 representam a idade em que os homens perdem oficialmente as inibições", disse Steve North, diretor geral do Gold, canal dedicado às comédias. (Agência AFP)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com