As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 31/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

31
Out
Começa 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa em quase todo o Brasil
Postado por: Anacley Souza / 16:18h

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014 terá início, na maioria dos estados brasileiros, nesse sábado (1/11), informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nessa quinta-feira (31). A meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de bovinos e bubalinos. A primeira etapa da campanha ocorreu no primeiro semestre deste ano. A iniciativa é conduzida pelo Mapa, por meio da Secretaria de Defesa Animal (SDA) e das Superintendências Federais de Agricultura (SFA), em conjunto com os serviços veterinários estaduais. Nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo, a vacinação deve ser feita em todo o rebanho de bovinos e bubalinos. Em Roraima a campanha está sendo finalizada e em Rondônia teve início na metade do mês de outubro. Nos estados da Bahia, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Tocantins, de Sergipe e no Distrito Federal, a vacinação deve ser feita nos animais com idade abaixo de 24 meses. Já no Amapá, ocorrerá a primeira vacinação anual de todo o rebanho. O estado de Santa Catarina não está inserido no calendário, por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Durante a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, 97,55% do rebanho brasileiro foi vacinado. Até o final de 2013 a população total de bovinos e bubalinos era de 212,4 milhões de cabeças.

Comente agora
31
Out
Congelar óvulos para adiar a gravidez traz riscos
Postado por: Anacley Souza / 15:22h

O congelamento de óvulos vem sendo colocado como alternativa para a mulher que, por razões profissionais, afetivas e mesmo de saúde, adia a maternidade. Apesar de um recurso válido e moderno, antes de se decidir por ele, é preciso ter em mente que o procedimento não é isento de riscos. De acordo com Caio Parente Barbosa, presidente do Instituto Ideia Fértil e professor responsável pelo setor de genética e reprodução humana da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), a técnica é indicada para mulheres que não tiveram filhos até os 35 anos, mas pretendem tê-los. A partir dessa faixa etária, a quantidade de óvulos vai diminuindo gradativamente. Na prática, o congelamento de óvulos (vitrificação) funciona de forma bem simples. As pacientes são submetidas à indução da ovulação por, aproximadamente, dez dias. Nesse período, recebem hormônios, geralmente aplicados de forma subcutânea. "Normalmente, a mulher libera apenas um óvulo por ciclo menstrual. A indução é necessária para que haja liberação de mais óvulos", diz Barbosa. Nesse período, são realizadas ultrassonografias para acompanhar a resposta ovariana ao estímulo hormonal. Mas esse não é um procedimento totalmente isento de risco. Existe a possibilidade da chamada síndrome da hiperestimulação ovariana: o alto nível de hormônios na circulação pode provocar um inchaço dos ovários, com vazamento de líquido para o abdômen.

Comente agora
31
Out
Promoção Fim de Ano: Compre na Farmácia Santana de Cristina e concorra a uma linda bicicleta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:37h

A Farmácia Santana de Cristina está realizando a Promoção Fim de Ano onde você concorre a  uma linda bicicleta. Para competir, basta fazer suas compras na farmácia e receba  na hora um cupom. O sorteio será realizado pelo milhar do 1º prêmio da Loteria Federal no dia 27 de dezembro deste ano.

Farmácia Santana de Cristina, só aqui você compra e concorre a uma linda bicicleta!

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Comente agora
31
Out
A Farmácia União agora participa do programa 'Farmácia Popular'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:09h

Comente agora
31
Out
Número de infectados de Aids em adolescentes de Salvador dobra em um ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:45h

Dados da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) apontam que os casos de Adis em adolescentes de 15 a 19 anos dobraram em relação ao passado. Entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 22 novos casos da doença na faixa etária ante 11 ocorridos em 2013. Também houve aumento de novos casos de Aids em pessoas de 50 a 64 anos, com 69 casos (de janeiro a setembro de 2013) e 82 (mesmo período em 2014). Em relação às outras faixas, houve diminuição dos registros, de janeiro a setembro. Em relação à Bahia também se verificou queda no registro de novos casos. De janeiro a outubro de 2014, foram notificados 619 casos, sendo 401 em homens e 218 em mulheres. No mesmo período do ano passado, o Programa Estadual de DST/Aids registrou 1.183 casos. Para a coordenadora do programa, Jeane Magnavita, a redução é atribuída, em parte, ao atraso na entrada de notificações no sistema de informação, mas também pela menor capacidade das unidades de saúde em detectar a doença ou, realmente, pela menor frequência de doentes. Informações do A Tarde.

Comente agora
31
Out
Secretaria de Saúde realiza caminhada do Outubro Rosa na zona rural de Varzedo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:58h

A Secretaria de Saúde de Varzedo conhecida como Márcia Gorete, concedeu uma entrevista ao Voz da Bahia durante a manhã desta quinta-feira (30) para conversar sobre a Caminhada do Projeto ‘Outubro Rosa’ realizada no povoado do São Roque dos Macacos, zona rural do município. Ela relatou que hoje ocorreu a culminância, ou seja, o ponto mais alto do mês em que foi enfatizada a luta contra o câncer de mama. “Trabalhamos com a parte educativa e preventiva para a saúde da Mulher. A campanha do mês de outubro apenas reflete o que deve ser feito durante o ano inteiro”, conta. Sobre o período do Projeto, Gorete explica que o trabalho é feito o ano todo, mas durante o mês atual intensificamos a exposição do projeto mais intensamente, por realizar parcerias com as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde para que seja divulgado nas instituições de ensino, em comunidades e Unidades Básicas de Saúde. “As caminhadas são feitas para mobilizar a comunidade e mostrar a importância da prevenção do bem-estar do público feminino”, declara. A respeito dos tipos exames para diagnóstico precoce da doença feito no município, a Secretaria fala que existe um obstetra especializado em ultrassom mamária. “A cada 15 dias 20 mulheres fazem esse exame. Tenho observado a crescente adesão das mulheres para a prevenção das doenças, vejo que estão se empenhando nos cuidados com o corpo e isso é muito importante graças ao trabalho desenvolvido por toda a equipe de saúde em nosso município”, expõe. No quesito apoio da prefeitura, a entrevistada descreve a grande interação do prefeito da cidade Radaman Barreto e as instituições de ajuda social. “Radaman, atual gestor, aprova e dá auxílio para realizarmos todos os tipos de ações em prol do planejamento com os campos: serviço social, educação, saúde”, explica.Márcia faz um resumo do trabalho feito por todo o órgão de saúde durante o ano e o período ‘Outubro Rosa’: “Todas as Unidades de Saúde foram reformadas, inauguramos a Academia da Saúde funcionando com duas fisioterapeutas, desenvolvemos mais a Central de Marcação de Exames a fim de atender as demandas crescentes e já estamos desenvolvendo objetivos para dar um maior suporte aos casos de média e alta complexidade do Câncer de Mama”, conclui. Na oportunidade, Dr. Adroaldo, médico que realiza atendimentos na Unidade de Saúde da comunidade São Roque dos Macacos, o qual também participou do projeto explicou que o Câncer de Mama, pode ser curado, mas a medida mais eficaz é a prevenção. “Se a doença for prevenida, as chances de cura são muito maiores”, conclui.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia/ Marcello Dial

Veja fotos do evento abaixo: 

Comente agora
31
Out
Santo Antônio de Jesus ganhará oito Unidades Básicas de Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:29h

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, através da Comissão Permanente de Licitação-CPL, realizará no dia 25 de novembro, na sede da Secretaria de Administração e Planejamento, licitação na modalidade Concorrência Pública, a qual será regida pela Lei Federal nº 8.666/93 de 21 de junho de 1993 e suas alterações posteriores para contratação de empresa especializada para a execução de obras de construção de 07 (sete) Unidades Básicas de Saúde, neste Município, conforme modelo padrão SUS, em conformidade com as especificações do projeto básico apresentado pela Secretaria da Saúde. O Edital e anexos desta licitação estão disponíveis aos interessados no site oficial da prefeitura no portal: https://io.org.br/ba/santoantoniodejesus/diarioOficial/download/699/2387/0. Ao todo Santo Antonio de Jesus ganhará 08(oito) Unidades de Saúde somando com a Unidade que já está sendo construída no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida com mais de 80% da obra já concluído. “Em breve, estaremos entregando mais um Posto de Saúde à população Santoantoniense, além disso, todas as Unidades já existentes passaram por grandes reformas, proporcionado mais conforto, qualidade e atendimento qualificado aos munícipes que utilizam este serviço”, relatou Laurijane Mercês, Secretária de Saúde. (ASCOM/PMSAJ)

Comente agora
31
Out
Refluxo intenso pode ser tratado com cirurgia
Postado por: Samile Macêdo / 09:26h

É comum as pessoas sentirem queimação no peito e gosto amargo na boca após uma refeição farta ou quando abusam de bebidas alcoólicas, café e chocolate, e ao deitarem logo após o consumo de alimentos. Esses são os sintomas do refluxo gastroesofágico, que ocorre quando o ácido presente no estômago para auxiliar a digestão retorna para dentro do esôfago, e quando ocorre esporadicamente é considerado fisiológico, ou seja, normal. O médico Christiano Claus, do Instituto Jacques Perissat (IJP), uma das principais clínicas de cirurgia minimamente invasiva do aparelho digestivo de Curitiba, explica que se o refluxo ocorrer com maior intensidade e frequência, o problema passa a ser considerado patológico e interfere na qualidade de vida das pessoas. Segundo o médico, o refluxo patológico surge devido à fraqueza de uma válvula, conhecida como esfíncter esofágico, que se localiza na parte inferior do esôfago, e é responsável por evitar que o ácido presente no estômago retorne ao esôfago. "A principal causa para a fraqueza da válvula é a hérnia de hiato", define Claus. Existem pessoas que apresentam refluxo tão intenso, que o ácido pode alcançar a garganta, causando tosse crônica, sensação de engasgo e alteração da voz. "Quando há suspeita de refluxo gastroesofágico, a endoscopia é o primeiro exame a ser realizado para confirmar o diagnóstico", recomenda.

Comente agora
31
Out
Foi inaugurada em S. A. de Jesus a mais nova Clínica Odontológica Arte de Sorrir. Veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:08h

A Arte de Sorrir é uma clínica odontológica moderna e bem equipada que atende aos mais altos padrões de qualidade e tem  objetivo de viabilizar o melhor tratamento dentário seja qual for à necessidade. A clínica oferece atendimento odontológico especializado em diversas áreas da odontologia. Os profissionais da Arte de Sorrir buscam atualização constante em suas especialidades clínicas com equipamentos modernos e procedimentos inovadores fazem parte da filosofia de atendimento odontológico da empresa. Seus padrões de qualidade rigorosos e perfeccionismo tornam possível a concretização diária do compromisso de buscar o melhor resultado possível.

"O sorriso de um cliente satisfeito  e a nossa razão de ser"

Endereço: Rua Ruy Barbosa, 259- Centro - Santo Antonio de Jesus/BA

Telefone: 75 3631-9327

E-mail: clinicaartedesorrirsaj@gmail.com

Sorria Jesus te ama!

Um comentário
30
Out
Paciente que recebeu primeiro transplante de pele da Bahia já está em casa
Postado por: Samile Macêdo / 21:14h

Recebeu alta nesta quinta-feira (30) o paciente que realizou o primeiro transplante de pele da Bahia. A demora da liberação de Jeferson Borges,de 12 anos, segundo o Hospital das Clínicas, lugar onde foi realizado o procedimento, foi devido à falta de higiene e segurança da antiga moradia de alto risco para infecção. Após doações, a família, que é natural de Candeias, conseguiu um casa em Salvador com a estrutura adequada para dar continuidade ao tratamento no hospital. De acordo com Dr. Valber Menezes, cirurgião plástico responsável pelo procedimento, é necessário que Jeferson mantenha o acompanhamento no Hospital duas vezes por semana para a realização de curativo. Jeferson foi acompanhado durante os quase quatro meses no Hospital por uma equipe multidisciplinar formada por médicos pediatras, infectologistas e cirurgiões plásticos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. De acordo com a assessoria de comunicação do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES), mais conhecido por Hospital das Clínicas, o quadro clínico de Jeferson se encontra estável. Este foi o primeiro transplante de pele realizado na Bahia e ocorreu no dia 25 de agosto. Jeferson transplantou 2500 cm de pele na região dorsal, devido à lesão causada por queimadura elétrica, que comprometeu um membro superior. A criança estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE) há 11 meses e foi encaminhada ao Hospital das Clínicas por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). (Correio)

Comente agora
30
Out
Mononucleose infecciosa: Entenda o que causa a doença do beijo
Postado por: Anacley Souza / 17:18h

Primeiramente identificada na África, em crianças que apresentavam o linfoma de Burkitt, a mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Ela é conhecida por ser transmitida, principalmente, através do beijo. Doença é transmitida através do beijo e precisa de cuidados. Foto: iStock, Getty Images Saiba mais sobre a mononucleose infecciosa A infecção acontece pela troca de saliva, que funciona como um agente portador do vírus. Pela faixa etária que mais apresenta a doença, entre 15 e 25 anos, nomeia-se a mononucleose como “doença do beijo”. Por ser muito sensível às condições do ambiente, o vírus causador não sobrevive por muito tempo. Assim, é pouco provável que pessoas da mesma família apresentem o mesmo caso. O contato íntimo é o que permite uma transmissão mais rápida e direta, sendo que raramente uma pessoa pode ser infectada através de transfusão sanguínea ou de modo transplacentário, quando a mãe contrai o vírus enquanto estiver grávida. Além disso, não ocorre transmissão do Epstein-Barr através do sexo, não sendo a mononucleose infecciosa considerada uma doença sexualmente transmissível. O principal alvo do vírus da mononucleose são as células do tecido linfoide, presentes nos rins, no intestino, na garganta e no sistema linfático.

Comente agora
30
Out
Jovens escutam música acima do volume seguro, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 16:02h

Os jovens estão ouvindo música com fones de ouvido, a partir de dispositivos móveis, em volumes bem acima do que é considerado seguro, como mostra estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO). Divulgado nesta quinta-feira (30), o estudo revela que os alunos pesquisados ouvem música a 92 decibéis (dB) em média, com picos até 109 dB. Uma furadeira pneumática, por exemplo, emite sons entre 100 dB e 105 dB. Uma avenida movimentada tem, em média, ruído de 85 dB. “É urgente que sejam definidos limites de volume para os dispositivos móveis, e que os pais ou responsáveis conversem com as crianças e jovens para destacar os riscos de perdas auditivas provocadas pelo som alto”, destacou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. O levantamento analisou um grupo de 68 alunos dos Colégio Marista Arquidiocesano e do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Os estudantes, que participaram espontaneamente da pesquisa, têm de 11 a 18 anos. Do total, 21 alunos afirmaram que ouvem música de duas a quatro horas diárias, tempo considerado excessivo para uso dos fones. De acordo com o presidente da SBO e diretor do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo, o médico Paulo Roberto Lazarini, o descuido dos jovens com a saúde auditiva é mais norma do que exceção no Brasil. Os resultados do levantamento foram enviados às autoridades do Ministério da Educação e das secretarias de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro. As informações são da Agência Brasil.

Comente agora
30
Out
Paciente com câncer cerebral reflete a possibilidade de adiar sua morte, marcada para primeiro de novembro
Postado por: Letícia Oliveira / 15:44h

Logo será primeiro de novembro. Para muitos, é só mais um dia que marca a entrada para um novo mês, mas para Brittany Maynard, mulher de 29 anos com um câncer de cérebro terminal, é o último dia de sua vida. Brittany, depois de sentir fortes dores de cabeça por um ano, foi diagnosticada com um tumor cerebral agressivo, chamado glioblastoma. Depois de passar por duas cirurgias, os médicos disseram que Brittany teria pelo menos mais dez anos de vida, mas depois fazer novos exames o seu tempo foi reduzido para seis meses. Brittany, decidiu recorrer a uma prática autorizada em apenas alguns estados americanos: o suicídio assistido. Para ter esse direito, Brittany e seu marido se mudaram para o Oregon, um entre os cinco estados americanos que permitem o suicídio orientado por médicos. A paciente agora tem os medicamentos que a ajudarão a morrer, e a data escolhida foi primeiro de novembro de 2014.

Comente agora
30
Out
Secretaria de Saúde de Santo Antonio de Jesus realiza o Mutirão de Exame Preventivo e Autoexame de Mamas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:52h

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus através da Secretaria de Saúde do Município continua a promover ações intensificadas em prol da Saúde dos munícipes. A Unidade de Saúde da Família (USF) Bela Vista convida todas as mulheres para participar do Mutirão de Exame Preventivo e Autoexame das Mamas, no dia 30 de outubro de 2014. O Câncer é um grupo de doenças que causa uma desordem na divisão das células do corpo humano, os fatores externos que contribuem para essa desordem celular são o Tabagismo, Alcoolismo, etc. e os fatores internos são a genética e a própria desordem hormonal. Prevenção é a melhor forma de combater o Câncer, mantendo uma vida saudável. 

DIAGNÓSTICO – Através da anamnese, exame físico e exames complementares indicados pelo médico.

TRATAMENTO – O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormônio-terapia ou transplante de medula óssea. (Ascom)

Comente agora
30
Out
Falsos médicos atuam ilegalmente na Bahia; atestados também são alvos de investigações
Postado por: Anacley Souza / 13:39h

Falsos médicos estão atuando na Bahia e a situação é mais alarmante no interior do Estado, onde não há fiscalização. Muitos profissionais ligados à saúde, como, por exemplo, técnicos de enfermagem, usam o nome de um médico para atender pacientes, sem estarem capacitados. O próprio presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia testemunhou um caso, que aconteceu na cidade de Nordestina, localizado a 280 km de Salvador. Utilizando o nome de um médico verdadeiro, com assinatura e carimbo falsos, o estelionatário emitia solicitações de exame e exercia a profissão ilegalmente em mais de oito cidades. Desde 2010, o Sindicato dos Médicos da Bahia tem recebido varias denúncias de falsos médicos exercendo a profissão ilegalmente. De acordo com presidente do sindicato, Francisco Magalhães, a situação é mais alarmante no interior do Estado. "Falsas cooperativas oferecem trabalho a prefeituras, como ela não tem o produto, que o caso é o médico, para oferecer, ela forma o indivíduo roubando, inclusive, o CRM e o nome de um médico e colocando esse individuo que, às vezes, é um técnico de enfermagem, um instrumentista e, às vezes, é uma pessoa que não tem nenhuma relação com saúde, para ocupar esse lugar, sem ela estra capacitada", revela. Segundo o Ministério Público, quem for flagrado exercendo a profissão de forma ilegal pode responder por vários crimes. O promotor Rogério Queiroz explica que o falso médico pode responder por falsidade ideológica, pode até cometer um crime mais grave como lesão corporal, tráfico de entorpecentes e até mesmo o homicídio.

Comente agora
30
Out
Álcool e cigarro causam câncer bucal
Postado por: Letícia Oliveira / 12:06h

Álcool e cigarro são fatores de risco para o câncer de boca, segundo especialistas. A estimativa é que este ano no Brasil atinja cerca de 15 mil de casos, sendo diagnosticados mais homens, ou sejam 11.280 de câncer de cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. Este é um dos assuntos ligados à saúde bucal da população que estão sendo discutido no Centro de Convenções durante o XVII Congresso InternacionaI de Odontologia na Bahia (Cioba), que tem como tema: “As especialidades se encontram aqui”. O evento começou ontem e encerra-se no próximo sábado (1º de novembro). O cirurgião-dentista Antonio Falcão, participante do congresso, alerta a população, principalmente quem ingere muito álcool e fuma cigarro constantemente, para qualquer alteração bucal procurar um especialista.  “Uma ferida bucal que não cicatriza durante 14 dias pode ser um câncer”, adverte, ao mesmo tempo destaca que “todo câncer é curável desde que diagnosticado precocemente”. Carcinomas de células escamosas são a maioria dos cânceres de boca e garganta, também chamados de carcinomas espinocelulares ou ainda carcinomas epidermoides. As células escamosas são achatadas, e normalmente revestem a cavidade bucal e a garganta. Os cânceres das glândulas salivares menores podem se desenvolver nas glândulas encontradas logo abaixo do revestimento da boca e da garganta.

Comente agora
30
Out
SAJ: Secretaria Municipal de Saúde realizará Mutirão de Combate a Dengue e Chikungunya
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:37h

A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre,  mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia, cansaço e  dores fortes nas articulações. Em  Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, já foram confirmados 371 os casos de chikungunya na cidade. Em Santo Antonio de Jesus, segundo a diretora de Vigilância a Saúde, Daiana Mascarenhas, todos  os  cuidados preventivos e notificações destas endemias têm sido feitas. “Esta ação vem para certificar a nossa preocupação e empenho em manter uma saúde de qualidade para todos. Contamos com a participação de toda a população para efetivamente realizarmos este mutirão  que se iniciará as 08:30 horas  da próxima sexta feira", ressaltou. (ASCOM/PMSAJ)

Comente agora
30
Out
Queijo prato para perder a barriga!
Postado por: Samile Macêdo / 08:31h

Quando se pensa em dieta, um dos alimentos que logo cortamos ou, em algum casos, substituímos, é o queijo. O queijo tipo prato, então, fica no mínimo no quarto lugar da nossa lista, depois de tipos mais saudáveis como o minas frescal, a ricota e o cattage. Mas, uma mudança no cardápio está prestes a acontecer: o queijo prato pode ajudar a perder barriga! Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, os queijos podem colaborar na dieta. E o preferido dos brasileiro, o queijo prato, apesar de não ser um dos mais leves, pode evitar o aparecimento da tão indesejável "gordurinha" que se acumula na barriga. Esse tipo de queijo é composto por uma substância, a CLA, ácido linoleico conjugado, uma aliada da dieta. Confira o resultado:

Prato - teor de CLA: 0,34g / 100g de queijo

Mussarela - teor de CLA: 0,24 g / 100g de queijo

Requeijão - teor de CLA: 0,24g / 100g de queijo

Comente agora
30
Out
Vereador de S. A. de Jesus passa por cirurgia e segue internado na UTI de hospital da capital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:18h

Na manhã de quarta-feira (29), por volta das 11h, o vereador de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins, conhecido Bino sofreu infarto. O edil estava acompanhado do vereador Gilson Bastos após uma reunião na AL-BA (Assembleia Legislativa), em Salvador. Segundo informações, Albino foi para capital tratar da eleição da presidência da Câmara do município. Após a conclusão da reunião, ainda nos corredores da Assembleia, o vereador começou a passar mal, tendo sido atendido pelo serviço médico da Casa Legislativa que o encaminhou urgentemente para o Hospital da Bahia. De acordo com familiares, Albino chegou ao pronto-socorro em estado grave, tendo realizado cateterismo cardíaco e logo depois encaminhado ao centro cirúrgico, onde foi submetido à operação de urgência. Bino permanece na UTI e seu estado de saúde ainda é grave.

  1. Reportagem: Voz da Bahia
Comente agora
30
Out
Governo lança campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo
Postado por: Letícia Oliveira / 08:12h
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lança hoje (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil, que terá início dia 8 de novembro. Será às 11h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O lançamento ocorrerá durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doença, que ocorre até amanhã (31).  A mostra reúne, durante  quatro dias, cerca de 4 mil profissionais, entre trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde, para trocar informações sobre o aprimoramento do setor. Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. As informações são da Agência Brasil. 
Comente agora
30
Out
País registra 789 casos de chikungunya, diz Ministério da Saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 08:01h

O Brasil já registrou 789 casos de febre chikungunya transmitidos dentro do país, segundo dados divulgados hoje (29) pelo Ministério da Saúde. Três estados apresentaram casos da doença, que tem os mesmos vetores e sintomas da dengue. Desses casos, chamados de autóctones, 330 foram registrados no município de Oiapoque (AP). Na Bahia foram registrados 371 casos em Feira de Santana, 82 em Riachão do Jacuípe, dois em Salvador, um em Alagoinha, um em Cachoeira e um em Amélia Rodrigues. Também foi registrado um caso em Matozinhos (MG), além de 39 pessoas que tiveram o diagnóstico da doença, mas foram contaminadas fora do país. Na maioria dos casos de febre chikungunya, o paciente não precisa ser internado. Ele é tratado em casa, com remédios para aliviar dores e febre, conforme recomendação médica. Segundo o Ministério da Saúde. (Agência Brasil)

Comente agora
29
Out
6 Alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer
Postado por: Samile Macêdo / 22:02h

E vamos combinar, melhor do que comer algum alimento que não engorde é ingerir aqueles que aceleram a perda de peso. Estamos falando dos chamados "alimentos termogênicos", que ajudam a emagrecer porque aceleram o metabolismo (oba!). "Ao comer esses tipos de alimentos, gastamos mais energia e, consequentemente, ocorre a queima da gordura armazenada", comenta a nutricionista Cinthya Maggi. Apesar de todos os benefícios, os alimentos termogênicos devem ser consumidos com moderação no caso de portadores de doenças cardíacas ou que tenham distúrbios na tireoide. E atenção, as contraindicações dos alimentos termogênicos, como o café e o chá verde, são principalmente para pessoas com pressão alta e problemas cardíacos, pois esses alimentos aceleram o metabolismo aumentando a pressão. Então, antes de qualquer coisa procure sempre consultar o seu médico para saber se o seu organismo está preparado para que você possa ingerir esses alimentos. E compreenda que os termogênicos ajudam a emagrecer, mas não são milagrosos, ok? Justamente por isso é fundamental aliar o consumo dos alimentos termogênicos a uma dieta equilibrada, pobre em gorduras saturadas e açúcares simples. E jamais deixe de lado as atividades físicas!

GENGIBRE - Ativa o metabolismo do organismo em até 20%, além de potencializar a queima de gordura corporal. Ele também melhora a digestão. Pode ser usado cru (ralado na salada), refogado, marinado [num conjunto de temperos] para temperar peixes, em carnes e aves, na sopa de legumes e no chá ou ainda batido no liquidificador com qualquer fruta.

Comente agora
29
Out
Bahia é o Estado com mais casos de Chikungunya no Brasil, diz Ministério
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:31h
O Ministério da Saúde registrou, até o dia 25 de outubro, 828 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 155 confirmados por critério laboratorial e 673 por critério clínico-epidemiológico. Do total, são 39 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa. Os outros 789 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Destes casos, chamados de autóctones, 330 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 371 em Feira de Santana (BA), 82 em Riachão do Jacuípe (BA), dois em Salvador (BA), um em Alagoinhas (BA), um em Cachoeira (BA), um em Amélia Rodrigues/BA e um em Matozinhos (MG). Caracterizada a transmissão sustentada de Chikungunya em uma determinada área, com a confirmação laboratorial dos primeiros casos, o Ministério da Saúde recomenda que os demais sejam confirmados por critério clínico-epidemiológico, que leva em conta fatores como: sintomas apresentados e o vínculo dele com pessoas que já contraíram a doença. 
Comente agora
29
Out
S. A. de Jesus: Após saber do infarto de colega, vereador Chispita passa mal e vai parar em hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:23h

Mais um vereador de Santo Antônio de Jesus passou mal na tarde desta quarta-feira (29). Desta vez foi o vereador Marcos Muniz, conhecido Chispita (PSD), 47 anos. O próprio edil conversou com a reportagem da Voz da Bahia, relatando que teve um pico de pressão alta ao saber que Albino Martins havia sofrido um infarto na manhã de hoje, “minha pressão aumentou 17 por 11, aproveitei para realizar um check-up”, disse. Chispita confirmou que vai ficar internado no Hospital Incar aguardando os resultados dos exames para ser liberado. Ele ainda garantiu que só foi um susto, mas que vai ficar bem. 

Sobre o vereador Bino: O estado de saúde do vereador Albino Martins ainda é grave. Ele está internado na UTI do Hospital da Bahia em Salvador.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia
Um comentário
29
Out
Comissão do Senado aprova flexibilização no porte de maconha
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira duas novidades na Lei de Drogas: a importação legal de produtos derivados de maconha para uso medicinal e a definição de uma quantidade mínima para diferenciar usuário e traficante. As mudanças foram apresentadas pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e ainda dependem da aprovação de outras quatro comissões de senadores para ser colocada em votação no plenário da Casa para virar lei nacional. O senador defendeu a liberação de derivados de Cannabis - o princípio ativo da maconha - para fins terapêuticos como uma tendência médica já reconhecida pelo Poder Judiciário, que tem dado ganho de causa a pacientes que processam o Estado para tratamento de doenças. “Optamos por seguir a tendência que já vem sendo encampada pelo Judiciário, que é de permitir a importação de 'canabinoides' para uso medicinal, em casos específicos de certas doenças graves”, disse. A importação de remédio à base de maconha foi discutida em uma série de seminários promovidos pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

Comente agora
29
Out
Betty Lago fala sobre sua luta contra o câncer: "Tenho mais altos do que baixos"
Postado por: Samile Macêdo / 17:45h

Betty Lago é um exemplo de garra e determinação. Aos 59 anos, a atriz luta contra um câncer na vesícula desde 2012 e afrma que encara esse momento com os pés no chão e muito amor à vida. “O importante é ter humor. Já não sou a mesma pessoa que era, mas isto não me faz uma pessoa pior, talvez possa até tornar-me uma pessoa ainda melhor. Tudo depende do caminho que cada um escolhe, o meu não é de revolta, nunca tive este sentimento”, afirmou a atriz em entrevista à revista Caras, durante sua temporada de descanso em Foz do Iguaçu, Paraná, onde curte a companhia da filha, a produtora Patty Lago. Betty contou como anda sua saúde à publicação: "Durante a novela Pecado Mortal estava no meio de mais um tratamento de quimioterapia, parei durante dois meses e agora recomecei. Tenho me sentido bem. Sinto algumas dores, mas é normal, pois não pude retirar a vesícula. Tenho de suportar as dores". A atriz confessou seu medo de morrer, durante a internação onde descobriu que estava com um câncer na vesícula. "Quando entrei no hospital para tirar a vesícula e saí sabendo que estava com um câncer, foi um choque. Nem consegui chorar. Nunca tinha estado doente. Mas também não fiquei pensando ‘porquê eu?’". O trabalho e a alegria de viver são as peças chaves que a ajudam nesse momento.

Comente agora
29
Out
Carne vermelha auxilia no crescimento muscular e previne anemia
Postado por: Samile Macêdo / 16:26h

Apesar de sempre ser ligada a coisas ruins como o colesterol e o ganho de peso, o consumo da carne vermelha é fundamental para a captação e nutrientes e proteínas que auxiliam no crescimento dos músculos e na prevenção da anemia. De acordo com a nutricionista Mariele Marcato, o alimento também atua diretamente na formação e hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo. Segundo a nutricionista, a carne vermelha é um alimento considerado completo, já que contém diversas substâncias essenciais para o nosso organismo. ― As carnes vermelhas contêm os nove aminoácidos essenciais, já o ferro, presente nos alimentos de origem animal, é melhor absorvido pelo organismo e ela ainda é a principal fonte de vitamina B12. Apesar dos benefícios, a nutricionista faz um alerta para os cuidados que devemos ter na preparação do mantimento.

Comente agora
29
Out
Jovem que entrou em trabalho de parto em ônibus dá à luz a menino
Postado por: Anacley Souza / 15:48h

Nasceu no final da manhã desta quarta-feira (29), em Salvador, o filho da jovem de 20 que entrou em trabalho de parto dentro de um ônibus, por volta das 6h30, na orla do bairro do Corsário. De acordo com a assessoria do Iperba (Instituto de Perinatologia da Bahia), o parto foi cesariana e mãe e filho passam bem. O nome do garoto não foi divulgado. De acordo com a sogra, Lucinéia Santos, a jovem sentiu algumas contrações durante a madrugada, por volta das 3h, e foi levada o Iperba. Entretanto, ela disse que os médicos pediram que ela esperasse um pouco até entrar em trabalho de parto. Já no início da manhã, a sogra relatou que achou melhor levar a jovem para outra unidade médica. "Eu achei melhor ir para o Menandro de Faria, por ter conhecido lá. Peguei ela daqui, fui para o ponto de ônibus e aí a gente foi, mas quando chegou no ônibus aumentaram as contrações", contou. A jovem e o filho não têm previsão de alta, informou a assessoria do Iperba.

Caso:  Uma mulher entrou em trabalho de parto dentro de um ônibus no bairro do Corsário, orla de Salvador, na manhã desta quarta-feira (29). Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o caso ocorreu em um veículo da empresa Dois de Julho, nas proximidades do empreendimento Corsário Center. De acordo com a Transalvador, a mulher começou a sentir as dores do parto por volta das 6h30. A grávida foi retirada do ônibus e aguardou os primeiros atendimentos médicos em um veículo do órgão de fiscalização de trânsito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu a grávida. A mulher foi encaminhada para uma unidade de saúde que ainda não foi informada.

Comente agora
29
Out
Vereador de S. A. de Jesus sofre infarto e está internado em estado grave na capital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:08h
  1. O vereador de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins, conhecido popularmente como Bino (PSDB), 64 anos, passou mal na manhã desta quarta-feira (29), dentro Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Segundo informações, o edil recebeu os primeiros socorros dos médicos da Casa Legislativa e foi socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital da Bahia na capital, onde se encontra internado. De acordo com familiares, seu estado de saúde é grave e inspira cuidados. As primeiras informações dão conta que Bino sofreu um infarto esta passando por exames na UTI do Hospital.

    Reportagem e Foto: Voz da Bahia
9 comentários
29
Out
Segundo estudo, consumir leite não diminui risco de fraturas ósseas
Postado por: Anacley Souza / 13:38h

Um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ) sugere que o consumo de leite não diminui o risco de fraturas por fragilidade óssea. Com base em pesquisas realizadas pela Universidade de Uppsala, na Suécia, o estudo mostrou que mulheres que bebiam mais de três copos de leite por dia na verdade mostravam mais tendência a sofrer lesões do gênero que mulheres consumindo menores quantidades do produto. Os pesquisadores, porém, alertam que os resultados apontam uma tendência e não devem ser interpretados como prova de que o maior consumo de leite causou as fraturas de fragilidade óssea. Fatores como o peso e o consumo de álcool também devem ser levados em conta, alertam. O leite durante anos tem sido recomendado como uma boa fonte de cálcio, mas estudos investigando uma relação entre o consumo do produto e o fortalecimento ósseo apresentaram resultados conflitantes. A pesquisa sueca examinou os hábitos alimentares de 61.400 mulheres entre 1987-90 e de 45.300 homens em 1997 para então monitorar sua saúde ao longo de um período de até 20 anos. Participantes preencheram questionários sobre a frequência no consumo de alimentos como leite, iogurte e queijo. Os pesquisadores, então, viram quais participantes sofreram fraturas e tiveram outros problemas nos anos seguintes.

Comente agora
29
Out
Lavar as mãos de forma correta reduz riscos de infecções; Saiba como fazer higienização
Postado por: Letícia Oliveira / 12:30h
Mesmo que muitos ainda não se deem conta, uma das maneiras mais simples, eficientes e baratas de evitar infecções no organismo é a lavagem das mãos. A correta higienização pode evitar a contaminação por bactérias, vírus e protozoários que causam sérios danos ao corpo. “É importante esfregar toda a mão e lavar, pelo menos uma vez ao dia com o uso de bucha macia, entre os dedos e debaixo das unhas. Além disso, as pessoas devem considerar lavar o dorso e seguir até o punho, uma vez que essa parte do corpo pode encostar nos talheres, durante as refeições, e contaminar os alimentos no prato”, explica a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Ligia Raquel Brito.
Comente agora
29
Out
Invista em alimentos para melhorar sua memória
Postado por: Samile Macêdo / 08:03h

Anda esquecido e com problemas de memória? Saiba que uma alimentação balanceada e saudável pode dar uma forcinha nessa situação. Basta investir em alimentos ricos e ômega 3 e vitamina D, como salmão, sardinha, anchova, atum, entre outros. Tais substâncias ajudam a proteger os neurônios contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Os peixes, em geral, promovem uma melhora na capacidade da memória e na concentração. Também protegem os neurônios contra os radicais livres e preservam as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fontes de zinco e selênio, eles estimulam a atividade cerebral e combatem aquele cansaço comum no final de um dia de atividades. Peixes ricos em zinco e selênio são: salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala. O selênio também está presente nas oleaginosas: castanhas, nozes e amêndoas. 

Fósforo - Uma dieta rica em fósforo também colabora para que o cérebro funcione melhor. Isso porque

Comente agora
28
Out
Chikungunya: Feira de Santana já registrou 1.161 casos suspeitos
Postado por: Samile Macêdo / 19:42h

Em boletim divulgado pela prefeitura de Feira de Santana sobre os casos de febre chikungunya, registrou-se o número de 1.161 casos de indivíduos com suspeita de estar com a doença entre março e outubro deste ano. Dentre estes, 371 casos foram confirmados, 56 casos descartados e 734 continuam em investigação. As pessoas notificadas foram ao hospital com os sintomas de febre, dores de cabeça, e foram registrados também alguns casos de edema. A prefeitura também declarou que a faixa etária que mais concentra casos de suspeita é a de 35 a 49 anos, com 353 casos suspeitos. A faixa etária de 20 a 34 anos registrou 297 pessoas, enquanto que na faixa de 50 a 64 anos foram 194. Os números também revelaram que há mais casos entre mulheres, marcando 65,15% dos casos, em detrimento dos homens, que notificou 33,85% dos casos. Até a última segunda-feira (27) foram diagnosticados 371 casos de chikungunya. A prefeitura de Feira de Santana tem tomado medidas para combater e prevenir a doença, como a divulgação de um boletim semanal sobre a doença, o acompanhamento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, a capacitação de profissionais de saúde, a realização de Ações de Educação em Saúde na Comunidade, recolhimento de pneus para evitar a proliferação do vírus transmissor da doença, entre outras ações. (BN)

Comente agora
28
Out
Grãos de Cacau podem ajudar a reverter a perda de memória, diz estudo
Postado por: Samile Macêdo / 16:16h

Cacau pode ajudar a retardar e até mesmo reverter a perda de memória relacionada à idade, de acordo com um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York. Os cientistas acreditam que os flavonoides, antioxidantes presentes dentro dos grãos de cacau, pode dar às pessoas de 60 anos de idade a memória “típica de 30 ou 40 anos de idade”. Esta é a primeira evidência de que o declínio da memória relacionado à idade - um problema comum que pode levar pessoas mais velhas a esquecer pequenas coisas, como os nomes de conhecidos ou onde colocaram as chaves - pode ser combatido com mudanças na dieta. Os ensaios clínicos desse estudo envolveram 37 voluntários, com idades entre 50 e 69 anos, divididos em dois grupos. Um grupo tomou diariamente uma bebida com dose alta (900 mg) de flavanoides, enquanto o outro tomou uma bebida com apenas 10 mg da substância por dia. Depois de três meses, o grupo que bebeu a dose alta mostrou sinais de reconhecimento mais rápido de padrões visuais.

Comente agora
28
Out
Salvador: Hospital busca parentes de paciente de identidade ignorada internada em UTI
Postado por: Samile Macêdo / 14:23h

O Hospital Roberto Santos procura por familiares de uma jovem, aparentando ter em torno de 20 anos, negra, internada na UTI de Emergência Adulto desde o último dia 24, cuja a identidade permanece ignorada. De acordo com a assessoria da unidade hospitalar, a mulher teria sido vítima de atropelamento no dia 05 de outubro, conforme a data que consta no relatório de encaminhamento, embora não haja registro no posto da Polícia Civil do Hospital Geral do Estado (HGE), para onde foi encaminhada com fratura exposta. Em seguida, no último dia 12, ela foi transferida para o Hospital do Subúrbio, onde foi submetida a curetagem uterina, resultado da gravidez em torno de 21 semanas, interrompida em consequência do acidente. Após o procedimento, a paciente foi encaminhada ao Hospital Alaíde Costa, de onde finalmente veio transferida para o HGRS, sendo admitida às 17h35 do dia 24/10. Ela está com traumatismo crânio-encefálico. (Aratu Online)

Comente agora
28
Out
Ebola: testes de vacina experimental começam esta semana na Suíça
Postado por: Anacley Souza / 13:39h

Os primeiros testes de uma vacina experimental contra o vírus ebola devem ter início esta semana na Suíça, divulgou nesta terça-feira (28) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, autoridades suíças autorizaram o início dos testes da vacina, desenvolvida pela empresa britânica GlaxoSmithKline (GSK). Os testes, que ocorrerão num hospital em Lausanne, perto de Genebra, vão envolver 120 pessoas. “Esta é a última etapa para fornecer o mais rápido possível vacinas seguras e eficazes contra o ebola”, referiu a agência das Nações Unidas, num comunicado. A vacina experimental da GSK é uma das duas vacinas que a OMS considera particularmente promissora. Os ensaios clínicos já começaram no Mali, no Reino Unido e nos Estados Unidos e em breve, na Suíça e Alemanha. Em dezembro, podem abranger os três países da África Ocidental mais afetados pelo surto da doença – Libéria, Guiné-Conacri e Serra Leoa. Atualmente, não existe tratamento ou vacina homologada para combater o vírus ebola. O atual surto já matou quase 5 mil pessoas entre os 10.141 casos identificados em oito países (Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri, Nigéria, Senegal, Mali, Espanha e Estados Unidos). (Agência Brasil)

Comente agora
28
Out
Mulher morre após fazer aplicação para aumentar o bumbum em Goiânia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:38h

Uma mulher morreu após fazer uma aplicação para aumentar o bumbum na última sexta-feira (24), em Goiânia. Maria José Medrado de Souza Brandão, 39 anos, fez o procedimento em uma clínica estética da cidade. Lá, uma mulher que se apresentou como biomédica, injetou o hidrogel Aqualift na paciente que faleceu no dia seguinte à realização do procedimento no Hospital Jardim América, com suspeita de embolia pulmonar. Em entrevista ao G1 Goiás, uma amiga da vítima explicou que Maria conheceu a biomédica pela internet, onde ela também anunciava os serviços. Maria não teria gostado do resultado da primeira sessão e, quinze dias depois, resolveu fazer uma nova aplicação do produto para correção. Logo após passar pelo procedimento, na manhã do dia 24, Maria começou a passar mal quando já estava em casa. Segundo a família, ela estava com falta de ar e dor de cabeça. A empresa Rejuvene Medical, responsável pelo Aqualift no Brasil, informa em seu site oficial que o produto possui o “devido registro” na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e disse que só irá se pronunciar após a divulgação do laudo pelo Instituto Médico Legal, previsto para ser finalizado na próxima sexta-feira (31). 

Comente agora
28
Out
Exame gratuito de próstata é oferecido em Salvador pelo Hospital da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:07h

Depois do mês de outubro, marcado pela campanha para prevenção do câncer de mama, intitulada de Outubro Rosa, agora é a vez do Novembro Azul, que tem como objetivo orientar os homens sobre o câncer de próstata e a importância da realização de exames preventivos a partir dos 40 anos. E para incentivar o cuidado com a saúde masculina, o Núcleo de Urologia do Hospital da Bahia realizará consultas e avaliações gratuitas para a comunidade. Estão sendo oferecidas 80 vagas e os interessados devem efetuar as inscrições através do 8801-3638. O atendimento será feito no dia 12 de novembro, no Hospital das Clínicas, no prédio anexo Magalhães Neto. Os homens que fizerem a consulta já sairão encaminhados e com as orientações necessárias para a realização dos exames. A ação conta com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O câncer de próstata é a segunda causa de mortes por câncer em homens, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão. Só no Brasil, aproximadamente 12 mil pessoas morrem por ano por causa da doença, que se descoberta ainda no início aumenta a expectativa de cura do paciente. “Cerca de 90% dos casos consegue cura sem sequelas quando o câncer é identificado precocemente, ou seja, ainda na próstata”, afirma o urologista e coordenado do Serviço de Urologia do Hospital da Bahia, Juarez Andrade. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
28
Out
Controle do estresse é um dos jeitos de evitar dores de cabeça; veja dicas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:42h

Contas para pagar, relatórios para entregar no trabalho, reunião na escola do filho: são tantos compromissos ao longo do dia que, muitas vezes, fica difícil não se estressar. O problema é que esse estresse pode prejudicar a saúde do cérebro e do coração, como alertaram o cardiologista Roberto Kalil e o neurologista Marcelo Calderaro no Bem Estar desta terça-feira (28). Se a pessoa se estressa, o organismo libera hormônios, como cortisol e adrenalina, que causam uma vasoconstrição. Isso pode ser uma das causas do aumento de pressão arterial e também de uma dor de cabeça ou enxaqueca, como explicou o cardiologista. Além disso, as emoções negativas podem também gerar tensão muscular, outra causa de dor, como lembrou a psicóloga Juliane Mercante. Para evitar, a dica é tentar controlar esse estresse, com respirações profundas e lentas, e também com bons hábitos de vida, como dormir bem e fazer atividade física. O neurologista Marcelo Calderaro alertou que a enxaqueca é uma doença de diagnóstico clínico e, por isso, é mais fácil detectá-la em adultos, que conseguem explicar melhor o que sentem. Ela pode ser um problema crônico ou causada pelo descontrole da pressão arterial, como explicou o cardiologista Roberto Kalil. Para identificar, basta procurar um médico para tratar a hipertensão – se a enxaqueca não melhorar, aí é preciso investigar outra causa.

Comente agora
28
Out
Cientista que descobriu Ebola diz que vírus chegará à China
Postado por: Letícia Oliveira / 09:04h

O ebola pode chegar a novos países. De acordo com Peter Piot, um dos cientistas responsáveis por descobrir a existência do vírus, o vírus provavelmente também já chegou à China, país que está sob ameaça devido ao alto número de profissionais locais que trabalham na África. "[A situação geral] vai piorar durante algum tempo e depois esperamos que comece a melhorar quando as pessoas estiverem isoladas", disse ele em entrevista ao jornal de Hong Kong South China Morning Post.  Piot disse ainda que a epidemia deve ter duração de seis a 12 meses. "O alto número de chineses na África pode representar um risco para a China em geral, e assumo que um dia [um surto de ebola na China] vai ocorrer", disse o diretor da London School of Hygiene and Tropical Medicine. Piot destacou ainda a importância de formar profissionais capacitados para identificar se passageiros aéreos estão infectados ou não antes de embarcarem. "Rastreio generalizado [à chegada] não é eficaz, para ser honesto. O método mais eficaz é verificar as pessoas antes de entrarem no avião", finalizou. (Das Agências)

Comente agora
28
Out
Entenda O Que É O Câncer De Mama E Métodos De Prevenção
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:42h

O que é?

O câncer de mama é o carcinoma mais comum em mulheres, respondendo por 22% do total de casos novos a cada ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Estimativa do instituto aponta que o país registrou 52.680 novos casos da doença apenas em 2012. Os dados mais recentes de óbitos divulgados pelo instituto apontam que, em 2010, morreram no Brasil 12.852 pessoas devido ao câncer de mama, sendo 147 homens e 12.705 mulheres. Quais são os fatores de risco?

São considerados fatores de risco, tanto para homens, quanto para mulheres, histórico familiar, obesidade, sedentarismo e antecedente de patologias mamárias. Além disso, ginecomastia ou crescimento de mamas nos homens (isso pode ocorrer com aplicações de hormônio), hiperestrogerismo, doença testicular, doença hepática, fratura óssea acima de 45 anos e a síndrome de Klinefelter podem também ser perigosos. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Acesse: www.imdimed.com.br.

Comente agora
28
Out
Cientistas transformam células-tronco em 'assassinas' de câncer
Postado por: Letícia Oliveira / 08:02h

Cientistas da Escola de Medicina de Harvard descobriram um jeito de transformar células-tronco em "máquinas" para lutar contra o câncer cerebral. Em uma experiência com ratos, as células-tronco foram geneticamente modificadas para produzir toxinas que podem matar tumores no cérebro sem matar as células normais. Pesquisadores dizem que o próximo passo seria testar esse processo em seres humanos. "Depois de fazer toda a análise molecular e de imagem para controlar a inibição da síntese de proteínas dentro de tumores cerebrais, nós vimos as toxinas matarem as células cancerígenas", explicou Khalid Shah, principal autor da pesquisa e diretor do Laboratório de Neuroterapia no Hospital de Massachusetts e na Escola de Medicina de Harvard. "Toxinas para matar o câncer têm sido utilizadas com grande sucesso em uma variedade de tumores sanguíneos, mas eles não funcionam bem em tumores sólidos, porque os tumores não são tão acessíveis e as toxinas têm uma vida curta." Mas geneticamente, a manipulação de células-tronco pode ter mudado tudo isso, segundo Khalid Shah. "Agora, temos células-tronco resistentes a toxinas que podem fazer e liberar essas drogas que matam o câncer", explicou.

Comente agora
27
Out
Hospital oferece exame gratuito de diagnóstico contra câncer de próstata
Postado por: Samile Macêdo / 21:59h

Depois do mês de outubro, marcado pela campanha para prevenção do câncer de mama, intitulada de Outubro Rosa, agora é a vez do Novembro Azul, que tem como objetivo orientar os homens sobre o câncer de próstata e a importância da realização de exames preventivos a partir dos 40 anos. E para incentivar o cuidado com a saúde masculina, o Núcleo de Urologia do Hospital da Bahia realizará consultas e avaliações gratuitas para a comunidade.Estão sendo oferecidas 80 vagas e os interessados devem efetuar as inscrições através do 8801-3638. O atendimento será feito no dia 12 de novembro, no Hospital das Clínicas, no prédio anexo Magalhães Neto. Os homens que fizerem a consulta já sairão encaminhados e com as orientações necessárias para a realização dos exames. A ação conta com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O câncer de próstata é a segunda causa de mortes por câncer em homens, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão. Só no Brasil, aproximadamente 12 mil pessoas morrem por ano por causa da doença, que se descoberta ainda no início aumenta a expectativa de cura do paciente. "Cerca de 90% dos casos consegue cura sem sequelas quando o câncer é identificado precocemente, ou seja, ainda na próstata", afirma o urologista e coordenador do Serviço de Urologia do Hospital da Bahia, Juarez Andrade. (Aratu Online)

Comente agora
27
Out
Paciente internada em Feira de Santana não está com meningite
Postado por: Samile Macêdo / 20:38h

A paciente de 58 anos, internada desde a semana passada em Feira de Santana, não está com meningite. A informação foi confirmada pela secretaria de Saúde do município. A suspeita foi levanta por conta dos sintomas que ela apresentava: rigidez na nuca, febre e dores no corpo, o que levou a equipe médica a diagnosticá-la. Agora, novos exames serão feitos no sentido de identificar qual a doença da vítima, que segue internada no Hospital Geral Clériston Andrade, mas a principal suspeita é a de que ela tenha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Enquanto isso, a paciente segue em observação. (Aratu Online)

Comente agora
27
Out
Lichia ajuda a conquistar a barriga perfeita
Postado por: Samile Macêdo / 19:55h

Você consegue perder peso, definir as pernas, ver diferença nos braços, mas, quando se trata da sua barriga, parece que a dieta e a rotina de exercícios não estão surtindo efeitos. Isso acontece com muitas mulheres. Além de apostar na água e numa combinação perfeita de atividades, é preciso investir nos alimentos certos. A lichia, por exemplo, pode ser uma aliada para chapar a sua barriga. De origem chinesa, esta é uma das frutas menos calóricas, tendo cada uma apenas 6 calorias. Porém, a leveza não é o único argumento a seu favor. Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo. Isso é consequência da cianidina, uma substancia presente na lichia. É ela o pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores. A sua ação contra as gorduras é simplesmente invejável. Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce. (MSN)

Conheça melhor a lichia:

Em uma porção de 100 g (aproximadamente dez unidades sem casca)

Valor energético...........66 cal

Carboidratos..............16,53 g

Proteínas......................0,83 g

Comente agora
27
Out
Acne da mulher adulta: confira quais as causas e como tratar o problema
Postado por: Anacley Souza / 17:02h

Ter espinhas na adolescência é comum, e até esperado. Mas, para algumas mulheres, ela fica ainda mais evidente depois dos 20 anos. O problema é relativamente comum e até tem nome próprio: acne da mulher adulta. Não que os homens não possam sofrer com espinhas e pele oleosa na maturidade, mas, nas mulheres, elas são mais frequentes. Segundo a dermatologista Carolina Marçon, cerca de 8% das mulheres têm acne depois dos 25 anos e 5% depois dos 40 anos. E mesmo quem não teve acne na adolescência, como a professora de inglês Camila Barbosa, pode ser vítima do problema. “Quando eu era adolescente tinha cravos e algumas espinhas, mas nada exagerado”, ela lembra. “A partir dos 21 anos, minha pele começou a ficar muito oleosa e com espinhas grandes e persistentes”. Hoje, aos 34 anos, Camila comemora os resultados de um tratamento feito no ano passado que eliminou as erupções, mas como consequência deixou mucosas secas e os cabelos quebradiços. Já a publicitária Vanessa Queiroz sofreu com a pele oleosa e com as erupções cutâneas desde a puberdade. “Entre os 14 e os 18 anos, eu tive pele bem oleosa e espinhas enormes”, ela conta. “No começo dos 20, parou, e eu achei que tinha me livrado do problema, mas quando eu fui chegando perto dos 30 a acne voltou em lugares diferentes, como no maxilar”. Para Vanessa, a aparência de “adolescente velha” incomodava muito e a deixava com sensação de estar suja o tempo todo. Depois de tentar vários produtos tópicos, Vanessa decidiu seguir o mesmo caminho de Camila e fez um tratamento com isotretinoína - o conhecido Roacutan. As duas relatam a mudança drástica na pele e no couro cabeludo, que ficaram bem menos oleosos.

Comente agora
27
Out
Cardiologista tira dúvidas sobre Hipertensão Intracraniana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:37h

A hipertensão intracraniana é o aumento da pressão dentro crânio causada pelo aumento do tamanho do cérebro ou da quantidade de líquido, devido a tumor, hemorragia, infecção, AVC ou efeito colateral de remédios. Geralmente, a pressão normal dentro do crânio varia entre 5 e 15 mmHg, mas na hipertensão intracraniana encontra-se acima desse valor e, por isso, nos casos mais graves pode impedir o sangue de entrar no crânio, deixando de haver oxigenação do cérebro.

Hipertensão intracraniana benigna

A hipertensão intracraniana benigna, também chamada de hipertensão intracraniana idiopática, é caracterizada pelo aumento da pressão dentro crânio sem uma causa específica e acontece, principalmente, em mulheres jovens e com excesso de peso. A hipertensão intracraniana benigna provoca dores de cabeça e, por vezes, zumbidos nos ouvidos, devendo ser tratada em casa com remédios diuréticos, como acetazolamida, para evitar consequências como a cegueira.

Tratamento para hipertensão intracraniana

Comente agora
27
Out
Anvisa suspende publicidade de loção de hidratante corporal
Postado por: Letícia Oliveira / 12:47h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu em todo o território nacional, todas as publicidades do produto loção hidratante corporal Glukderm Plus que possuírem indicação de uso para o tratamento da psoríase. Segundo o texto, foi comprovada a divulgação irregular do produto por meio do endereço eletrônico www.glukdermsp.com.br. A agência informou que têm sido atribuídas à loção hidratante alegações terapêuticas para o tratamento da psoríase, em desacordo com o registro concedido pela agência. O texto foi publicado nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU). Informações da Agência Brasil.

Comente agora
27
Out
Exclusivo: Fiocruz obtém patente que pode levar a vacinas contra doenças como ebola e Chagas
Postado por: Samile Macêdo / 08:46h

O princípio básico das vacinas é “ensinar” previamente o sistema imunológico a combater organismos causadores de doenças, os chamados patógenos, para que quando a pessoa entre em contato com eles não fique doente. Para isso, os cientistas lançam mão de diversas estratégias, como usar os próprios organismos — em geral vírus, bactérias ou parasitas — já mortos ou debilitados, partes ou proteínas produzidas por eles e até patógenos parecidos que afetam animais, mas não humanos. Mas, dependendo do organismo, estas abordagens se mostram difíceis, ineficazes ou mesmo arriscadas. Agora, porém, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio, desenvolveram uma tecnologia inovadora na qual “embaralham” partes destes patógenos em outro contra o qual já existe uma vacina eficiente e que acaba de ter patente concedida nos EUA. Assim, seria possível ativar o sistema imunológico para lutar contra as duas doenças, abrindo caminho para a criação de novos imunizantes contra males que assustam o mundo, como ebola e Aids, ou negligenciados, como Chagas, dengue e malária. Criada por Myrna Bonaldo, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), e Ricardo Galler, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), ambos ligados à fundação, a técnica tem como base a vacina contra a febre amarela, de segurança e eficácia reconhecidas. Aplicado desde 1937, o imunizante usa vírus vivos atenuados, capazes de se multiplicar no organismo humano em quantidade limitada, mas não suficiente para provocar a doença. Com ferramentas da engenharia genética, eles encontraram uma maneira de introduzir partes de outros patógenos no vírus, produzindo “vírus recombinantes” que, por carregarem características dos dois organismos, podem “ensinar” as células de defesa a reconhecer as duas infecções. 

Comente agora
26
Out
Vice-prefeito de S. A. de Jesus é mordido por cachorro de estimação no braço
Postado por: Letícia Oliveira / 18:51h

Um cachorro de estimação mordeu o braço do vice-prefeito de Santo Antônio de Jesus, segundo a informação do próprio Faustino Cunha em entrevista ao Portal Voz da Bahia, “eu estava o alimentando quando ele pensou que iria tirar a comida da sua boca quando avançou em meu braço”, alegou. Faustino explicou ainda que não foi nada sério e já tomou os cuidados necessários, "estou passando bem", contou. O braço do vice-prefeito está com um curativo para que não pegue infecção na ferida. Ele esteve neste domingo (26) com o deputado estadual Rogério Andrade no Colégio Estadual o acompanhando na sessão de votação.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Braço do vice-prefeito enfaixado depois de mordida do cão

Um comentário
26
Out
Aécio acompanhará apuração na casa da irmã em BH
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:57h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, acompanha a apuração dos votos do segundo turno da eleição na residência de sua irmã, no Bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte. Após o anúncio do resultado oficial, o presidenciável tucano fará um pronunciamento à imprensa em um HOTEL NO CENTRO da cidade. Aécio votou hoje pela manhã no colégio Milton Campos, no Bairro de Lurdes, em Belo Horizonte, local onde a adversária petista, Dilma Rousseff, começou sua militância política na juventude. Em entrevista coletiva mais cedo, Aécio disse que, se for eleito, sua primeira missão será unificar o País, que se dividiu entre sua candidatura e a da adversária petista. O presidenciável tucano agradeceu, mais uma vez, pelo que chamou de “generosidade do povo brasileiro”.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com