Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Saiba mais sobre a sepse, doença que matou o ex-Dominó Ricardo Bueno

Saúde  Postado por Willyam Reis - 19/11 13:57h
Saiba mais sobre a sepse, doença que matou o ex-Dominó Ricardo Bueno

O cantor Ricardo Bueno, ex-integrante da banda Dominó, morreu na última quinta-feira (16) após contrair uma sepse, tipo de infecção generalizada, causada por um abscesso dentário - quando há um acúmulo de pus em consequência de uma infecção no dente ou na gengiva. De acordo com reportagem do UOL, o país tem alta taxa de morte por sepses. Uma estimativa aponta que 55,7% dos pacientes com a doença acabam morrendo. Nestes casos, uma as bactérias responsáveis por uma infecção local caem na corrente sanguínea, provocando o agravamento do quadro. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Latino Americano de Sepse, cerca de 230 mil adultos morrem em UTIs por causa da infecção todos os anos. Os sintomas iniciais da doença incluem febre alta, seguida por queda na temperatura. O paciente costuma ficar com as extremidades do corpo frias. O doente pode ter calafrios, ficar ofegante, diminuir o volume de urina e, em alguns casos, perder a consciência. Por isso, caso o paciente apresente esse conjunto de sintomas, é fundamental ir ao hospital.

Comente agora

Gatos podem ajudar a 'frear' asma nas crianças

Saúde  Postado por Willyam Reis - 19/11 13:39h
Gatos podem ajudar a 'frear' asma nas crianças

Um recente estudo do Centro de Pesquisa de Asma na Infância de Copenhaguem, na Dinamarca, defende que as crianças que nascem e crescem na companhia de gatos apresentam um menor risco de ter asma. Publicado na revista científica Journal of Allergy and Clinical Immunology, o estudo revela que o contato com estes felinos de forma constante - mesmo que ainda dentro do útero da mãe - faz com que exista uma menor variação do gene 17q21 (chamado de TT), responsável pelo aparecimento de alguns tipos de doenças alérgicas. De acordo com a informação do site Science Alert, o estudo contou com a análise médica, genética e ambiental de 377 crianças cujas mães tinham sido diagnosticadas com asma. De todas as crianças analisadas, um terço apresentou variações no gene da asma, contudo, a presença constante de um gato nas suas vidas fez com que o risco de desenvolverem a doença seja menor. Embora os resultados sejam concretos e bastante animadores para os donos e amantes de gatos, é importante salientar que já foram vários os estudos feitos sobre o tema, sendo que as conclusões são sempre contraditórios. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Só faltava essa... Cheirar pum faz bem para saúde e aumenta expectativa de vida, diz estudo

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/11 12:00h
Só faltava essa... Cheirar pum faz bem para saúde e aumenta expectativa de vida, diz estudo

Uma pesquisa realizada na Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriu que os puns – sim, aqueles gases com cheirinho desagradável – ajudam a combater doenças e prolongar a vida de uma pessoa. Há uma relação entre estar expostos aos puns e ao aumento significativo na expectativa de vida das pessoas. O herói, no caso, é o sulfeto de hidrogênio, um dos componentes dos gases intestinais. E quanto mais fedido, melhor para a saúde de quem cheira. Segundo o estudo, quando as células ficam estressadas por alguma doença, elas fazem uma enzima que gera pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio, que é justamente o componente que as mantém vivas. Nesse processo, as mitocôndrias são conservadas, a produção de sangue aumenta e a inflamação é regulada. Segundo o pesquisador Mark Wood, a exposição aos gases pode combater doenças e diminuir os riscos de câncer, demência, ataques cardíacos e artrite. O excesso é perigoso, mas não há risco de morte por inalação de puns de outras pessoas.(BN Saúde)

Comente agora

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 18:00h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Ansiedade é transtorno mental mais frequente no mundo

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 17:16h
Ansiedade é transtorno mental mais frequente no mundo

De mocinha a vilã. É assim que se resume a evolução da ansiedade. Fundamental para o avanço da espécie humana, por ser resposta fisiológica à antecipação dos perigos, ela foi fator importante para que nossos antepassados buscassem abrigos contra predadores, adotassem um sistema de vida em grupo e desenvolvessem estratégias para armazenamento de provisões. Passado o tempo em que estes fatores exigiam do homem a manutenção da mente sob um estado permanente de alerta, tornou-se um dos principais vilões da vida moderna, interferindo negativamente na rotina de milhares de pessoas. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre os transtornos mentais, os de ansiedade são os mais frequentes. 264 milhões de pessoas sofrem com o problema, uma média de 3,6% e alta de 15% em comparação a 2005. O Brasil é o país com os maiores níveis: 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, segundo a OMS.

Comente agora

Gordofobia está presente no dia a dia de 92% dos brasileiros, diz pesquisa

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 16:05h
Gordofobia está presente no dia a dia de 92% dos brasileiros, diz pesquisa

A gordofobia está no centro das conversas sobre preconceito no Brasil. Em pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, em setembro deste ano, foi observado que a gordofobia, ainda que velada, está presente na rotina de 92% dos brasileiros.  Apesar do alto número, apenas 10% daqueles que se declaram preconceituosos assumem que são gordofóbicos. Outros 8% também reconhecem que têm preconceito estético com outros aspectos da aparência física das pessoas. Entre os entrevistados pela pesquisa 'SKOL Dialogos' que não se reconhecem preconceituosos, 89% admitem que já falaram ou ouviram alguém dizer a frase “ele(a) é bonito(a), mas é gordinho(a)”. O tema tem sido debatido regularmente. Neste mês, por exemplo, a modelo plus size Fluvia Lacerda lançou o livro “Gorda não é palavrão”, um relato quase biográfico que tenta ajudar mais mulheres na luta contra a gordofobia. O interesse pelo tema também tem aumentado na internet. De acordo com o Google, as buscas pela palavra ‘gordofobia’ cresceram 57% entre janeiro a setembro de 2017. A palavra “gordice” também é muito proliferada como algo negativo. Tanto que 62% dos entrevistados na pesquisa 'Skol Diálogos' revelam que já ouviram a frase “Gordo só faz gordice”. 

Comente agora

Genérico contra câncer de próstata é registrado pela Anvisa

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/11 15:53h
Genérico contra câncer de próstata é registrado pela Anvisa

Os pacientes que enfrentam o câncer de próstata poderão contar com mais uma alternativa de tratamento: na próxima segunda-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai liberar o registro de um medicamento genérico para tratar a doença. O acetato de abiraterona é indicado para casos em que a doença já se espalhou e persiste. A indicação é que ele seja utilizado combinado com outros remédios, como o prednisona ou prednisolona. Com a medida, o custo do tratamento devem ser reduzidos, já que os genéricos são cerca de 35% mais baratos. A evolução da doença é impulsionada pela produção anormal de hormônios sexuais. Por isso, uma enzima presente no remédio inibe exatamente a produção desses hormônios para combater a doença. Com informações do Portal Brasil. 

Comente agora

Sesab rebate boato sobre aparecimento de nova espécie de cobra em Itaparica: ‘Fake’

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/11 11:46h
Sesab rebate boato sobre aparecimento de nova espécie de cobra em Itaparica: ‘Fake’

Imagem na internet é de cobra inexistente no Brasil | Foto: Divulgação

O Centro de Informações Antiveneno (Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) referência em toxicologia, emitiu um alerta para rebater um boato que tem circulado na internet, sobre uma nova espécie de cobra que estaria levando risco a banhistas na ilha de Itaparica. Segundo Jucelino Nery, farmacêutico do Ciave e coordenador do Programa de Acidentes por Animais Peçonhentos na Bahia, a notícia é “fake”, ou seja, uma notícia falsa. De acordo com o órgão, o vídeo divulgado nas redes mostra uma víbora do Deserto do Saara, inexistente no Brasil. Além disso, a Sesab informa que os serviços de vigilância epidemiológica dos municípios de Itaparica e Vera Cruz não registraram o suposto aparecimento da cobra. Ainda de acordo com Jucelino Nery, no Brasil existem apenas quatro gêneros de serpentes peçonhentas: Bothrops (que são as jararacas), responsáveis por cerca de 90% dos acidentes ofídicos; Crotalus (as cascavéis), cerca de 8% das ocorrências; Lachesis (as surucucus), correspondentes a 1,5%; e o Micrurus (as corais), responsáveis por 0,5% dos acidentes.

Comente agora

Número de beneficiários de planos de saúde cresce entre setembro e outubro, diz ANS

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/11 18:03h
Número de beneficiários de planos de saúde cresce entre setembro e outubro, diz ANS

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O número de pessoas com plano de saúde aumentou entre setembro e outubro, mas segue menor que no ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com informações do G1, em outubro, 47,4 mil pessoas eram beneficiárias de planos de saúde, um aumento de 0,17% em comparação com o mês anterior, mas um recuo de 0,97% em relação a 2016. Entre as pessoas que possuíam plano de saúde em outubro, 31,6 mil eram beneficiárias de um plano empresarial, o que representa 66,7% do total. Outras 9,2 mil tinham planos individuais, o que representa 19,4% do total. A pesquisa também mostra que, enquanto a quantidade de beneficiários de planos de saúde empresariais aumentou 0,36% entre setembro e outubro, o número de pessoas com planos individuais caiu 0,15% no mesmo mês. (BN)

Comente agora

Câncer de pâncreas: sobrevivência pode estar nas 'mãos' de quatro genes

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/11 17:39h
Câncer de pâncreas: sobrevivência pode estar nas 'mãos' de quatro genes

O pâncreas é uma glândula localizada na zona do abdomen e que fica atrás do estômago e à frente da coluna vertebral. As duas funções principais desta glândulas são o bom funcionamento da digestão e a regulação do açúcar no sangue. Assim como acontece com os outros tipos de câncer, o do pâncreas começa quando as células anormais nesta glândulas não são capazes de se 'suicidar', ficam fora do controle e formam um tumor. Por ser um dos cânceres mais silenciosos e cujo diagnóstico é feito de forma tardia - uma vez que muitos sintomas confundem-se facilmente com outras patologias ou são tão banais que acabam por ser desvalorizados -, o do pâncreas é aquele que mais mata, sendo que os pacientes sobrevivem em média apenas cinco anos após o diagnóstico da doença. 

Sintomas e fatores de risco

Apesar de se tratar de uma doença que passa muitas vezes despercebida, sendo apenas diagnosticada numa fase mais avançada, sintomas como dor abdominal, inchaço abdominal, náusea e diarreia sem causas aparentes são alguns dos sintomas que devem ser avaliados o quanto antes, especialmente se vierem acompanhados de uma perda de peso inesperada, diminuição de apetite e aumento considerável dos níveis de açúcar no sangue (ou recente diagnóstico de diabetes).

Comente agora

Alongamentos que se deve sempre evitar antes do treino

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 17/11 15:56h
Alongamentos que se deve sempre evitar antes do treino

Para que um treino seja eficaz e rentável, é preciso alongar antes e depois da malhação. Se os alongamentos pós-treino ajudam na recuperação, os que se fazem antes são fundamentais para determinar a performance. Por isso, é necessário evitar determinados movimentos, como é o caso de levar as pernas alternadamente ao comprimento da cintura ou do 'eterno' movimento de esticar a perna em um corrimão e levar depois as mãos aos pés. Diz a Women's Health no seu site que estes movimentos, quando feito com o corpo 'frio', podem causar lesões nos joelhos. Levar a cabeça aos pés, apoiando os braços na parte de trás das pernas - um movimento muito comum no yoga e que pode ver na imagem acima - é também um tipo de movimento que se deve evitar antes do treino, uma vez que requer muita elasticidade e o corpo 'frio' pode ainda não estar preparado para tal.

Comente agora

Rui critica decreto que congela criação de novos cursos de medicina

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 12:49h
Rui critica decreto que congela criação de novos cursos de medicina

O governador Rui Costa criticou na manhã desta sexta-feira (17) o decreto que suspenderá por cinco anos a criação de novos cursos de medicina – segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou que o documento já está na mesa do presidente Michel Temer e deve ser assinado ainda este ano (clique aqui). “Eu nunca imaginei que ia aparecer um presidente para proibir a criação de cursos de medicina no Brasil. É inimaginável que um presidente da República prejudique o povo brasileiro com a escassez de médicos que nós temos”, afirmou Rui, que aproveitou para citar a abertura de novas universidades e escolas técnicas feitas nos governos Lula e Dilma, incluindo em Teixeira de Freitas, onde há um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Antes do Lula teve um presidente que congelou a ampliação de escolas técnicas no Brasil. Aí veio Lula e Dilma e abriram 34 escolas técnicas só na Bahia”.(BN)

Comente agora

Campanha Novembro Azul será realizada em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 11:36h
Campanha Novembro Azul será realizada em Santo Antônio de Jesus

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, realiza de 20 a 24 de novembro, a Campanha Novembro Azul, com o objetivo de intensificar as iniciativas de Saúde do Homem, especialmente a prevenção do câncer de próstata. Durante a campanha, será montado um Posto de Coleta na sede da Secretaria, com atendimentos a partir das 6h30, para os homens com 50 anos ou mais, já triados pelas Unidades de Saúde. Na sexta-feira (24) os atendimentos serão de demanda livre para todos os homens nessa faixa etária. Na segunda-feira (20) haverá um ato para marcar o início da campanha, com todos de azul, às 8h, na Secretaria de Saúde.

Comente agora

Síndrome raríssima é diagnosticada em criança de Feira; Veja como ajudar

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 11:25h
Síndrome raríssima é diagnosticada em criança de Feira; Veja como ajudar

Bruninho, uma criança de Feira de Santana, está entre as 27 pessoas do mundo que possui a raríssima síndrome Allan-Herndon-Dudley, que afeta a parte motora e o desenvolvimento. Ainda não existe tratamento nem cura e a família da criança se reuniu para divulgar ao máximo o diagnóstico para tentar encontrar outros casos. Segundo o site Acorda Cidade, o pai de Bruninho, Willian Araújo, afirmou que quando a pessoa tem a síndrome é como se faltasse uma parte entre a tireóide o cérebro, o que impede o fluxo do hormônio T3. “Esse hormônio fica só acumulado na tireoide, impedindo o desenvolvimento da parte motora”, disse. A diferença entre o desenvolvimento do filho e de outras crianças só foi notado a partir dos quatro meses. "Outras crianças com quatro meses já começam a ficar durinhas e ele não, continuava molinho. Comentamos isso com a pediatra, que indicou uma neuro. A partir daí começou a investigação. A neuro passou vários exames e a princípio todos davam normais.

Comente agora

Teixeira: Com investimento de R$ 24 mi, políclinica terá 1º tomógrafo do extremo sul

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 11:22h
Teixeira: Com investimento de R$ 24 mi, políclinica terá 1º tomógrafo do extremo sul

A policlínica de Teixeira de Freitas, inaugurada na manhã desta sexta-feira (17), abrigará o primeiro tomógrafo em operação no extremo sul no estado. Além do equipamento, a unidade realizará exames em outras 18 especialidades médicas, como ressonância magnética, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia. Na policlínica, serão realizados procedimentos como vasectomias, cauterizações, pequenas cirurgias, cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, de pele, gastroenteral, entre outras. “Essa policlínica é de grande porte, não existe nada igual na Bahia. Ela resultou de um investimento de R$ 24 milhões, metade em equipamento, metade em construção. E assemelhasse a um hospital de médio porte. Não há nada nem na estrutura privada nem na pública do estado da Bahia semelhante ao que foi construído no Ceará, que foi o local de onde tiramos o modelo para ser replicado na Bahia”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Comente agora

Temer assinará decreto que proíbe a abertura de cursos de medicina por 5 anos

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 11:18h
Temer assinará decreto que proíbe a abertura de cursos de medicina por 5 anos

O governo Michel Temer vai decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de medicina no país, estabelecendo um prazo de cinco anos. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, a medida foi confirmada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Segundo ele, o decreto para a adoção da medida já está na mesa do presidente, que deve assinar o decreto até o final deste ano. "Há um clamor dos profissionais de medicina para que se suspenda por um período determinado a abertura de novas faculdades, em nome da preservação da qualidade do ensino", afirma o ministro. Ele acrescenta, no entanto, que há ainda dois editais em andamento para a abertura de novos cursos, lançados ainda durante a gestão Dilma Rousseff, que serão concluídos. 

Comente agora

7 dicas para o cabelo crescer mais rápido

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/11 10:52h
7 dicas para o cabelo crescer mais rápido

Geralmente, o cabelo, os pêlos e a barba crescem 1 centímetro por mês, mas existem alguns truques e dicas que podem faze-los crescer mais rápido, como garantir todos os nutrientes que o corpo precisa para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea local. Ao seguir estas dicas, o cabelo e a barba devem crescer mais rápido, no entanto, existem casos em que o cabelo não cresce devido a doenças ou ao acúmulo de toxinas no organismo e, por isso, se não notar nenhuma mudança em 3 meses, é aconselhada uma consulta com um dermatologista. 

Comente agora

Teixeira de Freitas: Promovida pela Sesab, Feira de Saúde acontece no fim de semana

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/11 21:55h
Teixeira de Freitas: Promovida pela Sesab, Feira de Saúde acontece no fim de semana

Serviços de cidadania e saúde serão oferecidos na Feira da Saúde Sem Fronteiras, que chega a Teixeira de Freitas,  extremo sul da Bahia, no próximo sábado (18) e vai até domingo (19). O local escolhido para receber o projeto é a Praça do Zata, na Avenida Profeta Isa, no bairro de Monte Castelo. A ação, promovida da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é uma parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Serão oferecidos orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia; orientação nutricional; testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C e colesterol). Exames oftalmológicos para crianças na faixa de 7 a 14 anos – com doação de óculos corretivos, quando necessário –, exames oftalmológicos para adultos e monitoramento para cirurgia de cataratas, para idosos acima de 60 anos, também serão ofertados à população.

Comente agora

Dois exercícios que te deixam em forma por mais tempo

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/11 21:12h
Dois exercícios que te deixam em forma por mais tempo

Quando se tem um plano alimentar equilibrado e variado, se respeita uma rotina de sono e se faz exercício físico diariamente, não há como não estar em forma e cheio de saúde. A combinação deste três fatores é fundamental para se conseguir ser saudável e ter uma maior qualidade de vida, mas, no que diz respeito aos resultados físicos no corpo, é preciso acrescentar dois exercícios extra. De acordo com o médico Michael Joyner, os burpees (flexão seguida de salto) e pular corda são os dois exercícios mais eficazes na hora de conseguir um corpo saudável e tonificado por mais tempo. Ao Business Insider, o especialista diz que estes dois movimentos conseguem combater a perda muscular comum após os 25 anos, ajudando o corpo a manter-se jovem, forte e com elasticidade suficiente para todas as atividades do dia a dia. O ideal é ir aumentando a intensidade e frequência entre cada set.

Comente agora

Cientistas tentam pela primeira vez edição genética em doente vivo

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/11 19:31h
Cientistas tentam pela primeira vez edição genética em doente vivo

Cientistas procuraram editar pela primeira vez um gene dentro do corpo, para alterar permanentemente o DNA de uma pessoa,, noticiou nesta quinta-feira (16) a agência Associated Press. A experiência foi feita na segunda (13), na Califórnia, Estados Unidos, num doente com 44 anos, que recebeu bilhões de cópias de um gene corretivo e uma ferramenta genética para cortar o seu material genético num ponto exato. O homem padece de uma doença metabólica chamada Síndrome de Hunter, caracterizada pela falta de uma enzima que controla determinados carboidratos que se acumulam nas células e causam lesões no organismo. Dentro de um mês, a equipe de investigadores saberá se a experiência está resultando ou não. Ao fim de três meses, haverá conclusões definitivas. Se o teste for bem-sucedido, poderá dar um novo impulso à terapia genética.

Comente agora

O que comer e beber para parar a dor de garganta

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/11 19:21h
O que comer e beber para parar a dor de garganta

A dor de garganta costuma ser o primeiro sinal de que 'algo' está chegando, seja uma gripe, uma constipação, uma amigdalite ou até mesmo uma faringite. Comum nos meses mais frios, em que o pescoço fica facilmente à mercê de oscilações de temperatura (como acontece quando se põe e se tira o cachecol), a dor de garganta pode ser bastante penosa, interferindo com a capacidade de comer, falar e até mesmo respirar. Consultar um médico e tomar o remédio indicado por ele é das formas mais eficazes de parar o que causou tal inflamação, mas a verdade é que é na cozinha que estão os ingredientes mais naturais que prometem atenuar a dor e mantê-la bem longe por algum tempo. A água de alcaçuz, por exemplo, é um dos melhores 'remédios caseiros'. Um estudo publicado há dois anos concluiu que esta bebida ajuda a reforçar o sistema imunológico, especialmente quando ingerida ao longo de seis dias. Bochechar esta bebida durante um minuto ajuda também a atenuar a dor, em particular nos casos pós-operatório.

Comente agora

Cientistas criam implante para melhorar a memória

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/11 17:30h
Cientistas criam implante para melhorar a memória

Se até agora os suplementos de vitaminas eram a promessa mais 'certeira' para uma memória eficaz, o futuro pode ser implantes cerebrais, mais concretamente por uma espécie de prótese que é capaz de melhorar a memória em cerca 30%. Apresentado recentemente na reunião da Society of Neuroscience, o estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que as capacidades neurológicas podem ser melhoradas com um pequeno dispositivo de elétrodos implementado no cérebro. Esse dispositivo, no futuro, poderá ainda ser capaz de parar alguns dos problemas cognitivos mais comuns. Segundo o site News Scientist, esta 'prótese' foi criada há dois anos, mas só agora foi apresentada.

Comente agora

Já começou os preparativos para o Natal? Cuidado com as costas

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/11 17:24h
Já começou os preparativos para o Natal? Cuidado com as costas

Está chegando uma das épocas mais esperadas do ano, com mais luzes, mais doces e com mais tarefas por realizar. Entre idas a shoppings, compra atrás de compra, decorações, aventuras culinárias e uma agenda completamente preenchida por eventos sociais, o Natal é dos períodos mais cansativos do ano... e dos que mais afeta as costas. Especialistas alertam que os dias que antecedem o Natal são mais "propícios a esforços desadequados e a um risco maior de dores na coluna" e salientam a importância da prevenção. Paulo Pereira, neurocirurgião português, afirma que “a prevenção é sempre a melhor arma e devemos estar especialmente atentos aos movimentos que podem prejudicar a nossa coluna".

Comente agora

Doença silenciosa ligada ao fumo afeta 7 milhões de pessoas no Brasil

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/11 13:42h
Doença silenciosa ligada ao fumo afeta 7 milhões de pessoas no Brasil

Se você é fumante habitual, tem 90% de chance de sofrer da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Dpoc), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E é provável que você nem saiba disso. A Dpoc é caracterizada por uma redução persistente do fluxo de ar. Piora com o tempo e pode se agravar a ponto de levar à morte. Ela se desenvolve de quadros persistentes de bronquite ou enfisema pulmonar. Na bronquite, há produção de muco e inflamação nas vias aéreas. No enfisema há destruição dos alvéolos, estruturas responsáveis pelo fluxo de ar nos pulmões. Sua principal causa é a exposição à fumaça do cigarro, seja o fumante ativo ou passivo. A exposição a outros tipos de fumaça também pode causar a doença - quem trabalha com fornos de lenha em pizzarias ou carvoarias também corre risco.

Comente agora

Como parte das ações do novembro azul, Incar e Itaipava promoveram palestra sobre prevenção do câncer de próstata e saúde do homem

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/11 09:39h
Como parte das ações do novembro azul, Incar e Itaipava promoveram palestra sobre prevenção do câncer de próstata e saúde do homem

No dia 09/11 ocorreu na Sede da Itaipava de Santo Antônio de Jesus, uma palestra sobre a prevenção e o conhecimento acerca do Câncer de Próstata, resultado de uma parceria entre o projeto do INCAR de responsabilidade social e a filial santoantoniense da empresa do Grupo Petrópolis . Na oportunidade do urologista Dr. Marcos Alex , de forma bastante acessível abordou desde a temática da definição das funções da próstata até como se manifesta o câncer. O assunto acabou captando atenção dos presentes que interagiram bastante e se mostraram interessados em poder adquirir conhecimento , e buscar a prevenção e a conscientização do máximo de pessoas possível. A questão do preconceito com relação ao exame também foi abordada e os alarmantes dados sobre a doença serviram para dar aos presentes um incentivo no sentido de buscar o urologista buscando a prevenção.

Comente agora

Barriga saliente pode ser resultado da má postura, diz especialista

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 15/11 16:37h
Barriga saliente pode ser resultado da má postura, diz especialista

Aépoca mais esperada pelos brasileiros está chegando: o verão! E com ele aquele desejo profundo de se livrar de uma vez por todas da barriga saliente! Algumas pessoas, apesar da dieta e da prática de exercícios, não conseguem se ver livre do excesso de volume na região abdominal e a explicação pode estar na postura! Isso mesmo, o modo como você anda ou se senta pode afetar muito o aspecto da sua barriga. “Uma boa postura tem um grande impacto na forma como trabalhamos a nossa musculatura abdominal. “Manter-se com o corpo ereto exige que nossos músculos estejam em equilíbrio, ou seja, nenhuma cadeia muscular pode ganhar a “guerra”, pois isto impede a correção postural. Quando este equilíbrio acontece, temos a impressão de que a barriga está mais reduzida, explica a fisioterapeuta especialista nos métodos RPG e Pilates, Walkiria Brunetti.

Comente agora

Mulheres estão tendo cada vez mais diabetes, entenda os motivos

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/11 12:46h
Mulheres estão tendo cada vez mais diabetes, entenda os motivos

Atualmente, 199 milhões de mulheres no mundo possuem diabetes. O número por si só já é alarmante, mas indo mais a fundo na questão conseguimos ter uma dimensão melhor do que ele significa. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), o grupo que apresenta um aumento cada vez maior dos casos da doença são mulheres adultas. No Brasil, nos últimos 10 anos, o público feminino com diabetes passou de 6,3% para 9,9% e para os homens foi de 4,6% para 7,8%. Os dados nacionais são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde. 

Por causa disso, no Dia Mundial da Diabetes, 14 de Novembro, a a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) decidiram voltar as atenções para o tema "Mulheres e Diabetes: Nosso  Direito a um Futuro Saudável", com o objetivo de alertar as mulheres sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à doença.  

Comente agora

5 alternativas para adoçar a vida sem açúcar

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/11 21:29h
5 alternativas para adoçar a vida sem açúcar

Muito se fala sobre os malefícios do açúcar e como ele é prejudicial para a saúde, afetando diversos aspectos da saúde. Em contrapartida, é muito difícil resistir ao açúcar na hora de adoçar sucos, cafés e outras bebidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar as 50 g, o que representa duas colheres de sopa. No Brasil, a média de consumo é 150 g diárias, três vezes mais do que o recomendado, o que acarreta em obesidade, aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, maior chance de desenvolver diabetes. Os adoçantes artificiais, consumidos por muitos anos como uma alternativa melhor ao açúcar, também já se mostraram prejudiciais, principalemente quando o aspartame compõe o produto. E o que fazer? Nutricionistas consultados pelo site My Fitness Pal indicam cinco alternativas naturais para quem quer largar o açúcar de vez. Confira:

Comente agora

Vendas de farmácias afiliadas à Abrafarma crescem 9,05% de janeiro a setembro

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/11 18:58h
Vendas de farmácias afiliadas à Abrafarma crescem 9,05% de janeiro a setembro

As 26 redes de farmácias afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) movimentaram R$ 32,92 bilhões no acumulado dos primeiros nove meses do ano, um aumento de 9,05% sobre o mesmo período de 2016. Os dados foram compilados pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP). Em nota, a Abrafarma ressalta que o segmento mantém índices de crescimento acima da média estimada para o varejo brasileiro - cuja alta é projetada em 1,4% pela Associação Comercial de São Paulo. Apesar de representarem 9,2% do total de 76 mil farmácias no País, as redes associadas à entidade concentram mais de 41% do faturamento do setor. O comércio de medicamentos totalizou R$ 22,5 bilhões no acumulado do ano até setembro, um aumento de 9,61% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. Somente o segmento de genéricos movimentou R$ 3,92 bilhões, com alta de 7,54% sobre o mesmo período de 2016.

Comente agora

8 mitos e verdades sobre o câncer de ovário

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 14/11 17:17h
8 mitos e verdades sobre o câncer de ovário

Uma doença que deve acometer mais de seis mil mulheres em 2017, segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Esse é o câncer de ovário, tipo de tumor que atinge mais de 250 mil mulheres por ano no mundo e é um dos mais difíceis de se identificar, pela falta de sintomas e de exames de rotina capazes de descobrir a doença com precisão em estágios iniciais. Por isso, a doença é o tipo de câncer com menor sobrevida nas mulheres. Veja a seguir oito mitos e verdades sobre a doença:

1. O câncer de ovário só acomete mulheres idosas ou após a menopausa – MITO

Ainda que a maior taxa de mortalidade da doença ser observada na sétima década de vida, a incidência do câncer de ovário começa a aumentar a partir dos 40 anos de idade, apesar de também ser diagnosticado em pacientes jovens. Por ser uma doença silenciosa, é importante que mulheres com idade entre 30 e 60 anos conversem com seu médico para avaliar quais estratégias podem seguir para diminuir o risco de desenvolvimento da doença.

2. Existem três principais tipos de câncer de ovário – VERDADE

Comente agora

Gandu e Retirolândia recebem dia 16 o Rastreamento do Câncer de Mama

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/11 16:51h
Gandu e Retirolândia  recebem  dia 16 o Rastreamento do Câncer de Mama

Nesta quinta-feira (16), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega aos municípios de Gandu e Retirolândia com a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, em mulheres de 50 a 69 anos. De acordo com os especialistas, o câncer de mama, quando descoberto no início, tem chance de mais de 90% de cura. 

A meta é atender a 772 mulheres em Retirolândia e 1.633 em Gandu. No município de Gandu, a unidade móvel ficará de 16 a 23 e em Retirolândia, ficará de 16 a 25. Para serem atendidas, as mulheres devem levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento começa às 7 da manhã, prosseguindo até 18h. Em Gandu, o atendimento será feito  na Praça do Povo, no Centro da cidade, e em Retirolândia,  acontecerá na  Unidade Básica de Saúde, na Rua das Cajazeiras, também no Centro da cidade. 

Comente agora

Cirurgia bariátrica normaliza a pressão alta, revela estudo

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 14/11 16:16h
Cirurgia bariátrica normaliza a pressão alta, revela estudo

A cirurgia bariátrica acaba de ter comprovado mais um benefício: o controle da hipertensão arterial. De acordo com um estudo inédito realizado por pesquisadores do HCor – Hospital do Coração e publicado na segunda-feira na revista científica Circulation, 51% dos pacientes obesos hipertensos submetidos ao procedimento apresentaram remissão da doença um ano após a cirurgia. “No início do estudo, todos os pacientes usavam no mínimo duas medicações em dose máxima para controle da hipertensão. Após um ano, 75% dos que foram submetidos à cirurgia estavam usando apenas uma medicação ou nenhuma.”, afirma o cirurgião bariátrico Carlos Schiavon, responsável pelo estudo.

Comente agora

Manchas escuras: como clarear a pele com protetores solares

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 14/11 15:15h
Manchas escuras: como clarear a pele com protetores solares

As manchas escuras na pele estão se tornando uma verdadeira epidemia no Brasil. A cada ano, aumenta o número de pessoas afetadas por este problema que, embora não represente risco imediato à saúde, não deixa de ser inestético e em alguns casos até pode estar associado a um futuro desenvolvimento das chamadas lesões malignas ou câncer de pele. O fato é que as manchas escuras não escolhem sexo e nem idade ou região do corpo para aparecer – muito embora sejam mais prevalentes nas mulheres após os 35 anos de idade, podendo ainda estarem associadas à gravidez ou ao uso de medicamentos hormonais. Já na casa dos 50 anos praticamente todo brasileiro já é portador de uma ou mais manchas escuras de algum tipo em alguma região do corpo. O tratamento deve iniciar o mais cedo possível e em geral é gradual e progressivo, requerendo sempre a atenção do médico dermatologista associado ao uso de produtos de eficácia comprovada neste tipo de problema. Por isso, a melhor medida é sempre a prevenção através do uso diário de protetores solares mais eficazes.

Comente agora

Abandonar as fraldas descartáveis é bom para o bolso, diz empresária

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 14/11 13:47h
Abandonar as fraldas descartáveis é bom para o bolso, diz empresária

Além de proteger o meio ambiente, trocar as fraldas descartáveis pelas de pano modernas é econômico. Imaginando um preço unitário de R$ 0,80 por fralda descartável tradicional, e multiplicando por 5 mil fraldas usadas em 2 anos, o custo seria de R$ 4 mil. As fraldas descartáveis biodegradáveis podem custar bem mais caro, até cerca de R$ 2,50 a unidade. No mesmo período, usando 20 fraldas de pano a um custo de R$ 58,00, o valor seria de R$ 1.160,00. Adicionando gasto de R$ 450,00 de água, energia e sabão, o total de gastos com fraldas de pano fica em menos de R$ 2 mil. A conta é feita pela empreendedora Ana Paula Silva, a inventora das fraldas ecológicas da Morada da Floresta e detentora de uma patente verde. Filha de costureira, Ana Paula começou a costurar para fazer seus próprios absorventes, por preocupação ecológica. Em 2008, nasceu a filha Violeta e a mãe de Ana fez as primeiras fraldas de pano para a neta.

Comente agora

Cerca de 205 milhões de mulheres têm diabetes no mundo, alerta OMS

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/11 07:11h
Cerca de 205 milhões de mulheres têm diabetes no mundo, alerta OMS

No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cerca de 8% das mulheres - ou 205 milhões - vivem com diabetes em todo o mundo. O tema da campanha deste ano é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”, que tem como foco promover o acesso a medicamentos e tecnologias essenciais para todas as mulheres com diabetes e com risco da doença, além de levar informações qualificadas para que elas fortaleçam sua capacidade de prevenir o diabetes tipo 2. Para o diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes, Márcio Krakauer, o diabetes afeta a mulher em vários aspectos, o principal deles é o gestacional. Além disso, as mulheres passam pela menopausa, que é um momento em que a doença precisa ter um controle diferenciado. Elas também estimulam os homens a cuidar da própria saúde.

Comente agora

Policlínicas regionais contarão com micro-ônibus para transporte dos pacientes

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/11 19:58h
Policlínicas regionais contarão com micro-ônibus para transporte dos pacientes

Foto: Divulgação/GOVBA

Quatro policlínicas regionais serão entregues à população ainda neste mês. Para facilitar o acesso aos ambulatórios, micro-ônibus exclusivos e gratuitos farão o traslado dos pacientes. O primeiro complexo será entregue na sexta-feira (17), em Teixeira de Freitas, a fim de atender aos moradores das cidades do extremo sul baiano. Os coletivos funcionarão em seis roteiros. O primeiro conduzirá os passageiros de Itamaraju até Teixeira de Freitas. O segundo passará por Prado e Alcobaça, enquanto o terceiro tem no seu itinerário Nova Viçosa e Mucuri. A quarta rota inclui Caravelas e Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. Um quinto veículo abrange as cidades de Vereda, Lajedão e Ibirapuã. Por último, o sexto ônibus levará os moradores de Itanhém e Medeiros Neto. Os outros centros médicos pretendem acudir os municípios das regiões de Guanambi, com inauguração marcada para o dia 24 deste mês. As unidades de Irecê e Jequié têm abertura agendada para os dias 21 e 22, respectivamente.

Comente agora

Estudo aponta que infecção por dengue protege contra consequências de zika

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/11 12:42h
Estudo aponta que infecção por dengue protege contra consequências de zika

Um estudo desenvolvido na China mostrou que a infecção anterior pelo vírus da dengue pode proteger o indivíduo contra o vírus da zika. Os cientistas perceberam que camundongos imunes à dengue apresentavam também proteção cruzada contra a zika, segundo o jornal O Globo. Foi possível ainda identificar que os linfócitos T CD8, células de defesa, têm ação combinada contra os dois vírus. O primeiro autor do trabalho foi Jinsheng Wen, do Instituto de Arboviroses da Universidade de Wenzhou, na China, e colaborador no Instituto La Jolla de Alergia e Imunologia, nos EUA. Os pesquisadores acreditam que uma infecção prévia por dengue impeça consequências mais graves do Zika, a exemplo das anomalias em bebês. "Em países endêmicos para a dengue, isso pode explicar a razão pela qual algumas pessoas infectadas com zika não desenvolvem a doença", pontuou Sujan Shresta, da Universidade de Wenzhou.

Comente agora

10 dicas para manter a coluna jovem por mais tempo

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/11 07:26h
10 dicas para manter a coluna jovem por mais tempo

Hoje em dia é muito comum ter problemas na coluna antes dos 50 anos. Devido ao estilo de vida sedentário e às muitas horas sentadas em uma cadeira, principalmente quem trabalha em escritório, a coluna acaba padecendo e sofrendo muitos males que antes eram relegados às pessoas mais velhas. Hérnia de disco, bico de papagaio, artrose... todas essas doenças estão surgindo muito antes do esperado - e piorando com a idade. "As alterações degenerativas do envelhecimento atingem os discos de cartilagem que ficam entre uma vértebra e outra, as articulações e a musculatura que sustenta a coluna, por isso esses problemas aparecem”, explica Alexandre Fogaça, ortopedista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em entrevista para o UOL. Confira 10 dicas listadas pelo site para manter a coluna saudável por mais tempo:

1. Cuide da postura.

2. Pratique exercício físico, cardiovascular e musculação combinados.

3. Cuide da sua mente.

4. Está com dor, procure ajuda.

5. Não passe muito tempo sentado, na mesma posição.

6. Monitor deve ficar na altura dos olhos.

7. Cuidado ao se abaixar para pegar peso.

8. Cuidado com a posição na hora de dormir.

9. Fortaleça os músculos e invista na alimentação saudável.

10. Evite doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Como escolher o melhor protetor solar de acordo com o seu tipo de pele

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/11 18:10h
Como escolher o melhor protetor solar de acordo com o seu tipo de pele

Com a chegada dos dias mais quentes, os cuidados com a pele aumentam e o protetor solar torna-se um item obrigatório tanto o de rosto quanto o de corpo. No entanto, com tantas opções no mercado, fica difícil escolher o produto ideal. 

De acordo com Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética, escolher corretamente o protetor solar é fundamental para evitar possíveis irritações, coceiras e vermelhidão na pele. “Antes de comprar o protetor deve-se levar em consideração diversos fatores importantes, como tipo e cor da cútis, sensibilidade, presença de manchas e sardas e a quantidade de tempo que a pessoa fica exposta ao sol”, comenta. Abaixo, Thaís indica os filtros solares mais adequados para diferentes tipos de pele. 

Comente agora

4 dicas para diminuir as dores nas pernas após a corrida

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 12/11 10:42h
4 dicas para diminuir as dores nas pernas após a corrida

Aproximidade do calor e o próprio horário de verão fazem com que muitas pessoas tirem o treino aeróbico da gaveta para encher os parques, em corridas diretas, intervaladas ou caminhadas. Mas muita gente sente o peso de ter ficado parado por muito tempo e começa a sentir dores – principalmente nas pernas. Segundo a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, quando nenhuma lesão é encontrada, algumas estratégias podem ajudar a melhorar o retorno venoso e diminuir o cansaço, inchaço e fadiga nas pernas – principalmente em pacientes com insuficiência venosa (problema de varizes). Ela cita abaixo algumas dicas para diminuir as dores:

Comente agora

6 dicas de vinhos que combinam com a primavera

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/11 11:57h
6 dicas de vinhos que combinam com a primavera

O vinho é uma bebida que caiu no gosto popular, mas é preciso selecionar bem as melhores variedades para cada época do ano. Períodos mais frios pedem vinhos mais encorpados, enquanto vinhos mais leves são ótimos para períodos mais quentes. Com a primavera chegando, o sommelier da rede de supermercados Hirota selecionou seis vinhos que vão bem com a oscilação da temperatura desta época do ano. Além disso, o cliente pode degustar as bebidas e fazer a harmonização com queijos e outros pratos, nos eventos Sommelier Day, que acontecem ao longo do ano em diferentes unidades da rede. Veja a seguir as sugestões:

Comente agora

Cremes vaginais são perigosos? Entenda

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 11/11 08:20h
Cremes vaginais são perigosos? Entenda

Os cuidados diários exigem a aplicação de cremes que respeitem o biotipo cutâneo e a hidratação é essencial para manter o aspecto cuidado e sedoso da pele. Mas, de uns tempos para cá, surgiram cremes vaginais, que prometem muitos benefícios. Será? Esta parte íntima do corpo feminino também tende a ficar mais seca, irritadiça e até mesmo áspera dependendo da época do ano, mas aplicar cremes hidratantes pode não ser a melhor decisão de todas, especialmente se o creme não for desenvolvido especificamente para a região.

Comente agora

Governo inaugura, até o fim do ano, seis novos equipamentos de saúde na Bahia

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/11 15:43h
Governo inaugura, até o fim do ano, seis novos equipamentos de saúde na Bahia

O governo do Estado inicia neste mês a inauguração de quatro novas policlínicas e dois hospitais, que devem impactar no atendimento de 4 milhões de baianos. Serão inauguradas as policlínicas de Teixeira de Freitas, na próxima sexta-feira (17), e de Guanambi, em 24 de novembro. Já no mês de dezembro, serão inaugurados os hospitais de Seabra e Ilhéus, além das policlínicas de Irecê e Jequié. As obras e equipamentos foram custeados com recursos do governo estadual, enquanto a manutenção mensal será rateada entre Estado (40%) e municípios consorciados (60%). "A saúde é uma das áreas prioritárias da nossa gestão. A construção das policlínicas é um exemplo disso. Por atenderem não só um município, mas a toda uma região, terão enorme impacto na ampliação do atendimento e na qualidade do serviço prestado à população. O paciente não precisará se deslocar por grandes distâncias para buscar o tratamento que necessita", afirmou o governador Rui Costa. As novas unidades de saúde vão oferecer consultas em até 18 especialidades diferentes para cerca de 2 milhões de baianos, além de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia.

Comente agora

MPT destina ambulância para a cidade de Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/11 14:13h
MPT destina ambulância para a cidade de Santo Antônio de Jesus

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia destinou uma ambulância zero-quilômetro no valor de R$ 150 mil e uma série de outros bens para uso no setor de saúde de Santo Antônio de Jesus. Ao todo, são R$ 280 mil em equipamentos que já estão reforçando o atendimento no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os recursos vêm de ação de execução de termo de ajuste de conduta movida contra o Natulab Laboratório Farmacêutico S.A. por descumprimento de normas trabalhistas.

Após mover ação judicial contra a empresa, o MPT fechou acordo judicial firmado com empresa que descumpriu termo de ajuste de conduta (TAC). O veículo já foi entregue pela procuradora do trabalho Raquel Freire a diretores da unidade de saúde, na presença de representantes da empresa. No total, o acordo judicial prevê que R$ 280 mil serão revertidos em bens para o setor de saúde do município, retornando assim para o local em que a sociedade foi lesada pelas práticas ilegais.

Comente agora

Bahia vai ampliar ensino de saúde em hospitais; faculdades privadas vão pagar por estágios

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/11 10:21h
Bahia vai ampliar ensino de saúde em hospitais; faculdades privadas vão pagar por estágios

Com o objetivo de beneficiar estudantes de universidades estaduais, o governo da Bahia deve começar a cobrar de instituições privadas pelo acesso dos estudantes na rede pública de saúde para programas de estágio. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a alteração deve ter validade a partir de 2018. "Nós queremos colocar a rede à disposição e ampliar o ensino de saúde dentro das nossas unidades. Essa é uma decisão de governo que vem sendo construída com o governador Rui Costa há dois anos. Para que isso possa ser realidade, a partir de 2018, nós vamos restringir o acesso de estudantes de escolas privadas na rede pública [de saúde] do estado da Bahia, passando a cobrar dessas escolas privadas uma remuneração pela presença desses estudantes na nossa rede e reservando as principais unidades para as universidades públicas", explicou em entrevista ao Bahia Notícias.

Comente agora

Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido, alerta conselho

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/11 09:41h
Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido, alerta conselho

A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. O alerta é feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). “Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”, disse a presidente do CFFa, Thelma Costa. Segundo ela, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Ela cita como exemplo o caso dos músicos, lembrando que existem protetores auditivos que selecionam o som. "Então, eles conseguem seguir com a profissão e estão se prevenindo, o que não acontece com os adolescentes.

Comente agora

Entenda os cuidados necessários com o bebê prematuro

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/11 07:47h
Entenda os cuidados necessários com o bebê prematuro

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro. Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada em dezembro de 2016, mostra que a taxa de prematuridade no país é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. A coordenadora de enfermagem e responsável pela UTI Neonatal da Maternidade Brasília, Dayane de Barros Ferreira, afirma que a data é importante para a conscientização dos cuidados com o bebê prematuro e apoio à família que tem filhos internados em UTI Neonatal . “Os pais esperam que o bebê vá para casa, mas quando ele nasce antes do tempo e precisa receber cuidados especiais, há uma separação. Então, esses pais também precisam de apoio”, esclarece. Normalmente, uma gestação dura cerca de 40 semanas. O bebê prematuro é aquele que nasce com menos de 37 semanas. Quando isso ocorre, o bebê fica um longo período hospitalizado, porque os órgãos ainda não estão totalmente formados: coração, cérebro, pulmões, pele são alguns dos órgãos que ainda precisarão crescer e se desenvolver em ambiente extrauterino. O bebê prematuro precisa respirar sozinho (sem aparelhos), ganhar peso, crescer e conseguir mamar adequadamente para receber alta.

Comente agora

Programa de Combate a Obesidade Municipal está em fase de elaboração

Saúde  Postado por Críssia Guedes - 09/11 19:16h
Programa de Combate a Obesidade Municipal está em fase de elaboração

(Foto: Reprodução)

O projeto "Movimenta Salvador"  está em elaboração por determinação do prefeito ACM Neto. A proposta está sendo construído pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) em conjunto com a da Saúde (SMS).  “Quando foi divulgado dados de que mais da metade da população de Salvador, 53,8%, de acordo com dados do Ministério da Saúde, está acima do peso ideal, além de se destacar entre as cinco cidades em consumo de álcool, o prefeito ACM Neto estabeleceu que fosse criado com urgência um programa que trabalhasse desde a obesidade infantil à terceira idade.

Comente agora

Ministro da Saúde passal mal durante seminário e é atendido em hospital de SP

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 09/11 17:16h
Ministro da Saúde passal mal durante seminário e é atendido em hospital de SP

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, sentiu um pico de pressão durante um seminário que estava sendo realizado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na região central de São Paulo. Como fez um cateterismo na semana passada, Barros pediu para ser avaliado por um médico, que o colocou em observação. Os exames não mostraram problemas, e o ministro deve ter alta ao longo do dia. Barros participava de um evento sobre organizações sociais no próprio hospital quando sentiu-se mal e foi atendido. Devido ao problema, ele adiou a participação em um mutirão junto com o o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Comente agora

Defensoria vai vistoriar tratamento de câncer em hospitais do SUS

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 09/11 16:47h
Defensoria vai vistoriar tratamento de câncer em hospitais do SUS

Até o próximo dia 22, defensores públicos da União em todo o Brasil farão vistorias em hospitais para levantar a situação do atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o defensor Daniel Macedo, o objetivo é mostrar uma radiografia da realidade que os pacientes enfrentam, não ficando apenas no discurso do governo. “É preciso entrar nessas unidades, verificar número de pacientes, porque câncer é um tratamento multidisciplinar, envolve cintilografia, quimioterapia, radioterapia, cirurgia oncológica, quimioterápicos, atenção básica, agendamento de exames, agendamento após o resultado. É preciso entrar nas unidades para conhecer a realidade e não ficar apenas no discurso do governo. Vasculhar para fazer uma radiografia da atenção oncológica no Brasil, porque não é o que eles vendem”. Macedo explica que o trabalho só começou no Rio de Janeiro, mas que o prazo é factível, já que as vistorias seguem um relatório prévio. “Nós já vamos direto nos problemas, já sabemos o que perguntar e aonde ir”, destacou. As vistorias serão feitas em hospitais federais, estaduais e em clínicas privadas habilitadas pelo SUS. (Agência Brasil)

Comente agora

Vacinação contra febre amarela pode ser ampliada, diz ministro

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/11 12:50h
Vacinação contra febre amarela pode ser ampliada, diz ministro

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (9) que se as suspeitas de febre amarela na capital paulista forem confirmadas, a vacinação poderá ser ampliada na cidade. Três macacos com a doença morreram na zona norte da cidade, mas nenhum caso foi notificado em humanos. A prefeitura, atualmente, investiga seis pacientes que apresentam os sintomas da doença – um deles vindo da África. Barros participou do Seminário Organizações Sociais de Saúde, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

“Se for o caso, vamos ampliar as áreas aqui em São Paulo, porque há uma migração da doença. Mas vamos ter que ter muita tranquilidade, calma, para que não haja uma busca desnecessária pela vacinação. Havendo necessidade e procura pela população, as vacinas estarão disponíveis”, afirmou o ministro, ao participar do Seminário Organizações Sociais de Saúde, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com