As comentadas


Boa noite , Segunda-feira, 25/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

25
Mai
Bahia é 3º estado em comércio de produtos eróticos; gel 'virgem de novo' é o mais vendido
Postado por: Anacley Souza / 00:13h

O mercado de produtos sensuais e eróticos no Brasil comercializa aproximadamente 9 milhões de itens mensalmente e tem destaque no cenário mundial por sua grandiosidade, com um crescimento de 8,5% de 2013 para 2014. De acordo com a presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme), Paula Aguiar, a Bahia é o terceiro estado de maior movimento do setor atualmente, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. "A Bahia é o estado com maior venda no Nordeste. Nós temos distribuidores muito engajados, que vestem a camisa do mercado erótico. Isso fez com que o estado da Bahia ficasse em terceiro lugar em vendas no setor nos dois últimos anos", afirmou ao Bahia Notícias. Este crescimento se deve, segundo ela, ao investimento de grandes marcas na região e à criação produtos mais econômicos. Paula contou ainda que os cosméticos em geral têm uma grande saída no estado, principalmente o gel que tem o poder de deixar a mulher "virgem de novo". Uma das grandes distribuidoras baianas tem sua sede em Feira de Santana, a B2 Moda Íntima e Sex Shop. A empresária Meire Nunes afirmou que a distribuidora já tem quase 15 anos de existência e aos poucos se expande pelo estado. Depois de Salvador e Feira de Santana, a região de Juazeiro e Petrolina é a maior consumidora de seus produtos. Segundo Meire, 65% de suas vendas são em atacado, mas o consumidor final também é atendido, com público majoritariamente formado por mulheres - cerca de 80% - de 35 a 48 anos. No entanto, outras faixas etárias também consomem bastante. Com o objetivo de alcançar um público cada vez maior, sua empresa realiza sazonalmente um evento, em Feira de Santana e Salvador, que envolve palestras com sexólogas, apresentação de pole dance, brincadeiras e stands de vendas. "Clientes que têm vergonha de ir às lojas ficam mais à vontade durante o evento", contou.

Comente agora
24
Mai
Dez sinais que merecem atenção no final da gravidez
Postado por: Anacley Souza / 16:09h

A gestação é um período mágico para a mulher, mas também traz muitas dúvidas. Saber quando chegou a hora de o bebê nascer, o que significa o rompimento da bolsa ou a eliminação do tampão são algumas delas. Só um profissional pode avaliar quando a futura mamãe está em trabalho de parto. "Analisamos a dilatação, o número de contrações, a presença da bolsa, os batimentos cardíacos do bebê, se já perdeu o tampão (muco protetor que fecha o colo do útero e impede a entrada de bactérias)", explica Rodolfo Strufaldi, professor assistente de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC. Apesar da opinião médica ser fundamental, a futura mamãe precisa ficar atenta a detalhes no final da gravidez para saber quando procurar o seu médico e como se preparar para a hora do parto. Confira, a seguir, alguns sinais, listados pelo especialista Strufaldi, de que o bebê está prestes a chegar: 

  1. 1- Quando a gravidez chega a 36 semanas, é importante deixar uma mala pronta para a mamãe e o bebê. Para saber exatamente o que deve levar, informe-se no hospital, porque há maternidades que fornecem camisolas ou que não usam as roupas dos bebês nos primeiros dias. 
  2. 2- No fim da gravidez, a barriga vai abaixando, porque o bebê está se posicionando para o nascimento. 
  3. 3- Sentir as famosas contrações não é sinônimo de que está em trabalho de parto. Normalmente, elas só indicam que a criança está prestes a nascer quando obedecem um determinado ritmo: três contrações seguidas, que duram mais de um minuto cada, no intervalo de 10 minutos.   
Comente agora
24
Mai
Cientista diz que defecar sentado é errado e pode causar problemas intestinais
Postado por: Letícia Oliveira / 12:03h

A cientista alemã Giulia Enders afirma que as pessoas de países ocidenatais estão defecando de forma errada. Ao invés de sentar no vaso sanitário, o modo mais adequado de defecar é agachado. Isso porque, segundo a estudante de doutorado em microbiologia médica, sentar prolonga o processo e desenvolve hemorróidas e doenças intestinais dolorosas. Segundo o Daily Mail, a cientista explicou que o mecanismo de fechamento do tubo digestivo não é projetado para abrir completamente quando se está sentado ou em pé.

Comente agora
24
Mai
Lula faz exames de rotina no hospital Sírio-Libanês
Postado por: Letícia Oliveira / 11:57h
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez exames no Hospital Sírio-Libanês neste sábado, dia 23. Foi realizada, conforme boletim médico divulgado à imprensa, apenas uma avaliação clínica de rotina. Lula passou por exames físicos, ressonância nuclear magnética, PET-CT (diagnóstico por imagem) e nasofibrolaringoscopia (exame endoscópico que permite a visualização da cavidade nasal, faringe e laringe). Todos apresentaram resultados normais, de acordo com boletim assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira, superintendente técnico hospitalar, e Paulo Cesar Ayroza Galvão, diretor clínico.
Comente agora
24
Mai
Número de suspeitas de Zika na Bahia aumentou 200% em maio
Postado por: Letícia Oliveira / 11:22h
De acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o número de pacientes suspeitos de ter zika vírus (zikav) aumentou 200% em maio. Com base nas entradas dos pacientes em postos de saúde, a SMS registrou de 12 a 30 de abril, 1.350 pessoas com sintomas da doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O mesmo mosquito que provoca a dengue e a febre chikungunya. Apenas nas três primeiras semanas de maio, foram mais de 4.050 suspeitas. O número pode ser até maior, pois não há estimativa sobre a quantidade de pacientes atendidos com sintomas da doença em hospitais do estado e do município. Até o momento, foram confirmadas apenas oito ocorrências da doença pelo Ministério da Saúde.
Comente agora
24
Mai
Feira de Santana: Vigilância Epidemiológica registra dois casos de leishmaniose
Postado por: Letícia Oliveira / 10:27h

O número de casos de leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, cresceu nos últimos dois anos no município de Feira de Santana, no Portal do Sertão. Enquanto que em 2013 foram diagnosticados cinco casos da doença, no ano passado foram confirmados dez casos. Até abril deste ano, a Vigilância Epidemiológica já confirmou dois casos: um no distrito de Humildes e outro na Matinha. As informações são do site Acorda Cidade. De acordo com a prefeitura, todos os casos confirmados foram acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Leishmaniose. Os bairros que apresentaram casos no ano passado foram o Alto do Papagaio, Gabriela, Pedra do Descanso, Jardim Cruzeiro, Tomba e Pampalona.

Comente agora
23
Mai
Porto Seguro receberá Odontomóvel na Base Comunitária de Segurança
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 17:42h

A cidade de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, sul da Bahia, receberá os serviços do consultório odontológico Odontomóvel. O veículo overece atendimento gratuito com dentistas e ficará, entre os dias 25 de maio e 6 de junho, na Base Comunitária de Segurança da cidade, localizada no Baianão. O veículo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já nos sábados, os atendimentos acontecerão entre as 8h e as 12h. Em abril, o governador Rui Costa (PT) afirmou que pediu ao secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que até o fim do ano todas as bases comunitárias do estado recebessem a visita do consultório itinerante. De acordo com a coordenadora do Odontomóvel, Karina Quadros, o atendimento é para todas as idades. Aqueles que buscarem o serviço devem levar apenas o cartão do SUS e a identidade.

Comente agora
23
Mai
Mitos e verdades sobre a dengue
Postado por: Letícia Oliveira / 15:29h

Com a confirmação de mais de 200 mil casos de dengue em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) orienta a população sobre as principais dúvidas relacionadas à doença que pode ter seus sintomas confundidos com os de outras e deve ter diagnóstico precoce. “Além da prevenção da doença, que se faz evitando a proliferação do mosquito, é importante reconhecer com rapidez os sinais e sintomas da doença, e procurar atendimento médico sempre que necessário”, reforça Rodrigo Lima, diretor de comunicação da SBMFC.Confira os mitos e verdades sobre a doença:

  1. 1. Quem já teve dengue uma vez não terá mais a doença. MITO. Existem quatro subtipos do vírus da dengue, e uma pessoa pode desenvolver a doença ao ser infectada com um subtipo com o qual não teve contato anteriormente.
  2. 2. Todas as pessoas precisam fazer exames de sangue para diagnosticar a doença. MITO. O diagnóstico pode ser feito apenas pelo exame clínico, e os exames de sangue só são indicados para quadros suspeitos de potencial gravidade, ou quando há dúvida no diagnóstico.
  3. 3. O Aedes aegypti só circula durante o dia. MITO. O inseto não tem hábitos específicos relacionados a períodos do dia para circular, e pode picar tanto durante o dia quanto à noite.
Comente agora
23
Mai
Número de fertilizações in vitro mais que dobra no Brasil em quatro anos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:11h

Marina e Cecília* mantêm uma união estável há 10 anos. Funcionárias públicas e moradoras de São Paulo, elas decidiram revelar a poucas pessoas o amor que sentem uma pela outra por temerem o preconceito, seja no ambiente de trabalho ou da família de ambas. Mas essa situação, ainda vivida por muitos homossexuais do país, não impediu que as duas realizassem um sonho antigo: o de gerar uma vida. Marina, de 44 anos, engravidou com a ajuda da fertilização in vitro (FIV), procedimento que implanta um embrião desenvolvido em laboratório no útero da mulher, acessível a casais homoafetivos e mulheres solteiras graças a novas regras implementadas em 2013 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)Levantamento feito pelo G1 a partir de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, mostra que entre 2011 e 2014, o número de FIVs realizadas no Brasil, incluindo mães heterossexuais e homossexuais, aumentou 106% em quatro anos. O total de procedimentos saltou de 13.527, em 2011, para 27.871, em 2014.

Comente agora
23
Mai
Insônia crônica atinge 36% da população em todo o Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 10:55h

Deitar, fechar os olhos, contar carneirinhos, levantar, beber água, voltar pra cama, ligar e desligar a TV, pegar o computador, o celular, entrar no face, e nada do sono. Outros ainda tiram um soninho, mas até às duas da manhã, três quando muito, e ele vai embora. Essa é a rotina de pelo menos um terço da população mundial. No Brasil, a insônia é um distúrbio que acomete 36,5% das pessoas, segundo dados do Instituto do Sono. “A insônia representa hoje, o distúrbio mais prevalente na clinica medica. Sabemos hoje que em uma cidade como São Paulo, 33% das pessoas sofrem com o problema e é o que acontece no mundo inteiro. Hoje um terço da humanidade tem a parte mais avançada do sintoma e esse é um numero muito expressivo,” contou o Coordenador do laboratório do Sono,do Hospital Português, Francisco Hora. De acordo com o especialista em sono, o grande problema está no tratamento que as pessoas dão ao distúrbio.

Comente agora
22
Mai
Paulo Afonso: Hospital recebe 20 leitos de UTI por meio da Sesab
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:11h

O Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), administrado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) em Paulo Afonso, no norte baiano, receberá 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal que serão adquiridos pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os leitos entrarão em operação no início de 2016 e o compromisso foi firmado nesta sexta-feira (22) em Paulo Afonso, com a participação dos secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde) e Josias Gomes (Relações Institucionais), do diretor da Chesf, Helder Falcão, entre outras autoridades. Para realizar esse investimento, um dos pré-requisitos é começar o processo de federalização da unidade, transformando-a em um hospital universitário. Participam desse processo a Univasf, a Ebserh, e Chesf, com intermediação do Governo do Estado. “Já temos disponível R$ 4 milhões para adquirir os 20 leitos de UTI e com recursos de emendas parlamentares ou do tesouro vamos comprar um tomógrafo, pois é necessário um equipamento de imagem avançada para a realização de terapia intensiva", afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas - Boas. (BN)

Comente agora
22
Mai
Conselheiro de Saúde de S. A. de Jesus explica motivos na demora dos atendimentos na Central de Marcação
Postado por: Samile Macedo / 19:38h

Alguns cidadãos de Santo Antônio de Jesus têm questionado a demora em fazer os exames na Central de Marcação, seja pela falta de profissionais da área, seja pela grande demanda ou outro motivo, deixando as pessoas ‘a ver navios’. Segundo Marcos Lessa, Conselheiro de Saúde do município os problemas no agendamento acontecem devido à dificuldade em realizar contratações de alguns profissionais para prestar serviço ao Sistema Único de Saúde e para sanar a situação, processos seletivos foram realizados, mas mesmo assim alguns setores continuam sem ter alguma pessoa disponível para contratar, mas independentemente de tais fatores, o Conselheiro deixou claro que não se pode negar providências para atender a solicitação das consultas. “O município está se colocando à disposição para contratar os profissionais pagar os valores das consultas muito próximos do valor de R$60 reais pagos pelo Planserv, mesmo assim nenhuma clínica da cidade aceitou essa proposta, portanto infelizmente temos esse problema de disponibilidade, mas recomendei a Secretária de Saúde que busque as contratações fora do município, pois como os profissionais daqui não tem interesse, em outras cidades haverá disposição em fazer os atendimentos para solucionar o problema dos cidadãos que necessitam de consulta médica, mas não tem condições de arcar com os custos de um atendimento particular”, declarou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
22
Mai
Cirurgia reverte diabetes tipo 2, garante médico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:44h

Esperança para os 382 milhões de diabéticos no mundo. Um médico espanhol conseguiu reverter a diabetes tipo 2 em milhares de pacientes obesos, com uma cirurgia considerada revolucionária. A técnica foi desenvolvida por Carlo Ballesta, que garante 97 % de sucesso na operação. Enquanto tratava os seus pacientes obesos, Ballesta, chefe da Unidade de Obesidade e Diabetes do Hospital Ruber Internacional, em Madrid, descobriu que a cirurgia para redução de apetite desenvolvida por ele revertia também o problema da diabetes. Ao contrário do 'bypass' gástrico tradicional, esta operação, batizada de cirurgia metabólica, atua na zona do intestino que está colada ao cólon que é onde atuam os hormônios que fazem o metabolismo da insulina. A intervenção é pouco invasiva, já que é feita através de laparoscopia, e não deixa grandes cicatrizes no paciente. Por isso é considerada uma operação de baixo risco e o paciente tem alta nas 48 a 72 horas seguintes. O sucesso, garante o médico, chega a 97 por cento, disse o médico ao jornal espanhol ABC. O médico Carlos Ballesta já operou mais de 3.000 pessoas com diabetes e todos os centros que realizam esta intervenção, na Espanha, recorrem às orientações definidas pelo cirurgião.

Requisitos

A cirurgia só deve ser aplicada em pacientes com excesso de peso.

Comente agora
22
Mai
Homem de 52 anos é o primeiro a contrair zika vírus no estado de SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:14h

A Secretaria da Saúde confirmou nesta sexta-feira (22) o primeiro caso de febre pelo vírus Zika no estado de São Paulo. Um homem de 52 anos, de Sumaré (SP), testou positivo para a doença “prima da dengue”, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ainda de acordo com o órgão estadual, o paciente não tem histórico de viagem nas duas semanas anteriores ao início dos sintomas. Por isso, trata-se de um caso autóctone. Os sintomas foram constatados no dia 10 de março e o paciente já está curado. Ele foi atendido na rede municipal de Sumaré. A confirmação da doença foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, segundo a pasta. Para isso, foi necessário fazer o isolamento e o sequenciamento genético do vírus.

Sintomas

Sobre os sintomas, o médico infectologista de Campinas André Ribas explica que pacientes infectados pelo zika vírus apresentam febre branda, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), erupção cutânea e dores musculares. Contudo, ao contrário da dengue, eles não precisam receber hidratação. "Na dúvida, as unidades de saúde devem tratar os casos suspeitos como dengue, que exige um tratamento mais rigoroso", alerta.

Comente agora
22
Mai
Empresa fará vacina contra dengue antes da aprovação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:02h

Antes mesmo da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o registro no País, a Sanofi Pasteur deu início à produção da vacina contra dengue. De olho no mercado brasileiro e internacional, a empresa deve ter as primeiras doses prontas no próximo semestre. A previsão, no entanto, é de que o produto esteja disponível para a população em 2016. "Tínhamos de nos antecipar. A vacina é de produção completa, são necessários 20 meses para ter o produto", afirmou a diretora médica do laboratório, Sheila Homsani. Trata-se de um processo bem diferente da vacina da gripe, que em poucos meses pode ser preparada. A expectativa é de que sejam produzidas 100 milhões de doses do imunizante por ano na fábrica da empresa, na França. Embora os números sejam altos, há o reconhecimento de que a quantidade da vacina - uma vez liberada - não será suficiente para atender à demanda. Além do Brasil, pediram registro para vacina de dengue Malásia, México, Indonésia e Filipinas. Embora o imunizante ainda esteja em fase de análise, há uma sinalização positiva do País para o uso do produto. Antevendo dificuldade para atender à demanda, o Ministério da Saúde determinou a realização de uma pesquisa para definir eventuais grupos prioritários. A Anvisa recebeu o pedido de registro do medicamento em março.

Comente agora
22
Mai
Além de Itabuna, S. A. de Jesus aparece entre os municípios com mais casos de Aids
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:57h

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, Itabuna é o segundo município baiano em quantidade de notificações de Aids neste ano, precedido apenas da capital, Salvador. Entre primeiro de janeiro e esta quarta (20), 104 pessoas foram diagnosticadas com o vírus. Além de Itabuna, no sul da Bahia novos casos de Aids foram detectados em Ilhéus, Buerarema, Camacan, Itororó, Pau Brasil e Una. As informações são do site Giro em Ipiaú. Salvador, que responde pelo maior número de casos, registra 431 pessoas infectadas. Depois de Salvador e Itabuna, aparecem Porto Seguro, Itamaraju, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro, que juntos já notificaram 150 novos casos confirmados de Aids. No estado já são 871 ocorrências. A Aids já matou 42 pessoas na Bahia neste ano, sendo 16 em Salvador. No sul da Bahia, duas pessoas contaminadas pelos vírus, uma de Ilhéus e outra de Una, morreram em 2015. (BN)

Comente agora
22
Mai
Confira as ofertas da Farmácia Santana de Cristina em S. A. de Jesus neste mês das Mães
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:29h

A Farmácia Santana de Cristina está com super descontos neste mês das Mães. São variedades em produtos e ofertas do tamanho do amor de Mãe. Anticoncepcionais e cosméticos (ver produto disponível na drogaria), com preços excelentes. Não fique de fora, vá correndo fazer suas compras!

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Comente agora
22
Mai
Reconheça os sinais de que sua tosse não é normal
Postado por: Samile Macedo / 13:37h

A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório para eliminar micro-organismos que estejam afetando as vias aéreas - seja nariz, garganta ou pulmões. Mas nem sempre a tosse é igual ou chega sozinha, e analisar os diversos aspectos dela pode ajudar a entender se é um quadro alérgico leve ou sintoma de algo mais grave, como uma pneumonia. Conheça as principais características da tosse e quando buscar ajuda médica:

Tosse seca - De acordo com o otorrinolaringologista Jamal Azzam, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, geralmente a tosse seca é bastante incomodativa e não faz barulho de secreção - nem na garganta, nem nos pulmões. A tosse seca quase sempre sofre alguma alteração no sistema respiratório, como: -Rinite alérgica; Faringites agudas irritativas, virais, bacterianas ou fúngicas;Amigdalites virais ou bacterianas;Laringites irritativas, virais ou bacterianas;Traqueítes ou laringotraqueítes virais ou bacterianas; Crise de asma/bronquite aguda; Pneumonia viral ou bacteriana; Uma causa grave e que pode levar à risco de morte é a embolia pulmonar. Entretanto, a tosse também pode ocorrer como sintoma de outras doenças. "Ela pode ser sintoma de alterações cardiovasculares, reumatológicas ou gastroenterológicas, assim como de tumores benignos e malignos ou então um efeito colateral de medicamentos", explica o otorrinolaringologista Jamal. Além disso, muitos quadros virais ou bacterianos - como um resfriado ou gripe - podem manifestar tosse seca no final ou após o final do tratamento. "A pessoa tem nariz entupido, secreções e cerca de uma semana depois tem tosse." O especialista afirma que se a tosse seca estiver acompanhada de febre alta persistente, mal estar intenso no corpo e dores nos olhos, é necessário buscar ajuda médica. 

Comente agora
22
Mai
Fique em forma praticando exercícios na New Fitness Academia em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:23h

Pra você que gosta de se exercitar, a New Fitness Academia te oferece várias modalidades na prática de exercício com as aulas de dança como: Swing Baiano, Zumba e Aeróbica com valores já incluso na mensalidade. Além dessas vantagens, você ainda tem um ambiente amplo com os melhores professores capacitados no ramo. A partir do mês de junho, a academia vai contar com os serviços de Massoterapeuta e uma Nutricionista, que fará o atendimento com data e hora marcada em uma sala reservada. Quer ter saúde e  ficar em forma? Vá correndo para a New Fitness Academia.

Valor da mensalidade: R$ 50 reais sendo que no primeiro mês o aluno tem que adquirir o cartão de acesso no valor de R$ 10 reais.

Aula de Kickboxing: R$ 35 reais (aluno da academia R$ 25 reais)

Horários de funcionamento: De segunda á sexta-feira das 05h30 ao 12h e das 14h às 21h e aos sábados das 6h às 10h

  • Endereço: Avenida Juracy Magalhães, Bairro Nossa Senhora Graças, nº 480 - Santo Antônio de Jesus / BA
  • Telefones: (75) 3632 3600 ou 8838 8844
Um comentário
22
Mai
Secretário anuncia 20 novos leitos de UTI em hospital de Paulo Afonso
Postado por: Samile Macedo / 12:40h

Em visita ao Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), no município de Paulo Afonso, nesta sexta-feira (22), o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas anunciou a inclusão de 20 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na instituição, além de garantir a manutenção do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A proposta em curso da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) é viabilizar a transferência do HNAS, que atualmente é administrado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação, a fim de torná-lo uma unidade universitária. No cronograma desenhado, a transferência completa será realizada em três anos e por fases. Em 2016, a Chesf continuaria como responsável pela manutenção e recursos humanos; em 2017, parte dos recursos humanos serão da Ebserh, enquanto a Chesf mantém o pagamento da manutenção e a outra parte dos funcionários; já em 2018, a Ebserh será responsável por todo quadro funcional, reduzindo as obrigações da Chesf à manutenção. Além disso, a partir do quarto ano, a Secretaria da Saúde da Bahia passará a ser o provedor das despesas hospitalares em detrimento da Chesf. "Gradativamente serão instalados 20 leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal", destacou Vilas-Boas. 

Comente agora
22
Mai
Empresa fará vacina contra dengue antes da aprovação
Postado por: Letícia Oliveira / 11:54h

Antes mesmo da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o registro no País, a Sanofi Pasteur deu início à produção da vacina contra dengue. De olho no mercado brasileiro e internacional, a empresa deve ter as primeiras doses prontas no próximo semestre. A previsão, no entanto, é de que o produto esteja disponível para a população em 2016. “Tínhamos de nos antecipar. A vacina é de produção completa, são necessários 20 meses para ter o produto”, afirmou a diretora médica do laboratório, Sheila Homsani. Trata-se de um processo bem diferente da vacina da gripe, que em poucos meses pode ser preparada. A expectativa é de que sejam produzidas 100 milhões de doses do imunizante por ano na fábrica da empresa, na França.

Comente agora
22
Mai
Após baixa procura, campanha de vacinação da gripe é prorrogada até junho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:47h

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza, que causa a gripe, será prorrogada até o dia 5 de junho em todo a Bahia. A medida foi adotada porque não foi alcançada a meta de vacinação que é de imunizar 80% da população alvo. A chuva foi um fator que dificultou o comparecimento das pessoas a uma sala de vacinação. Na Bahia, a meta era de 3,3 milhões e, até esta quinta-feira (21), o total de imunizados é 1.096.675 pessoas, dando um percentual de cobertura de 37,23%. A orientação da Sesab é que todos os municípios devem intensificar as ações estratégicas, com a finalidade de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e idosos a partir de 60 anos, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Comente agora
22
Mai
Confira: cinco razões para excluir carne da sua alimentação
Postado por: Letícia Oliveira / 07:50h

A ‘segunda-feira sem carne’ (ou ‘meat free Monday’) já é uma tendência nas redes sociais e espelha a preocupação das pessoas em seguir um estilo de vida mais saudável e que exclua os alimentos considerados prejudiciais à saúde. A carne não é prejudicial e muitos médicos e nutricionistas defendem o seu consumo, embora moderado, devido ao leque de nutrientes que contém. Contudo, é importante compreender que não comer carne é também um hábito saudável e que pode trazer benefícios à saúde. E por isso mesmo o The Independent listou cinco boas consequências na saúde que a exclusão de carne e uma dieta vegetariana trazem:

Comente agora
22
Mai
Câncer do colo do útero é um dos cinco mais comuns no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 07:24h

De acordo com o último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados 15.590 novos casos da doença em 2014, com um risco estimado de 15,33 casos para cada 100 mil mulheres. Estimativas globais, por sua vez, colocam esse tipo de câncer como o quarto mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Segundo a médica patologista Luciana Salomé, diretora da SBP, é preciso que o Governo e a sociedade tenham consciência da importância dessa doença no Brasil. “Estamos falando de uma doença muito comum, mas de evolução lenta, com um período de progressão de cerca de 20 anos. Nesse cenário, temos todas as ferramentas necessárias para um potencial de cura elevado em nosso país: métodos eficientes de diagnóstico precoce e estratégias de prevenção”, afirma a médica.

Investigação de rotina: Popularmente conhecido como Papanicolaou, o exame de rastreamento do câncer do colo uterino é fácil de ser executado. Como conta a especialista, trata-se de um instrumento extremamente importante de prevenção e de fácil coleta, já que não requer recursos técnicos sofisticados para sua realização.

Comente agora
21
Mai
Considerado seguro para grávidas, paracetamol afeta fertilidade do bebê
Postado por: Anacley Souza / 22:01h

Remédio indicado pelos ginecologistas --e considerado seguro-- para os casos de febre e dor na gravidez, o paracetamol está na berlinda por um possível efeito colateral no feto. Segundo estudo publicado na revista científica americana "Science Translational Medicine", o uso prolongado do medicamento pode reduzir a produção de testosterona nos bebês do sexo masculino, afetando sua fertilidade. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, a descoberta pode ajudar a explicar a ocorrência de problemas reprodutivos entre jovens. Os cientistas responsáveis pelo estudo afirmam que mais pesquisas são necessárias para estabelecer o mecanismo pelo qual o paracetamol pode ter esse efeito, por isso eles recomendam que as gestantes sigam a orientação de usar o analgésico na dose mínima eficaz e durante o menor tempo possível, sempre com orientação do médico que acompanha o pré-natal. A testosterona, hormônio produzido nos testículos, é crucial para a saúde dos homens ao longo da vida. O fato de um indivíduo ter a substância reduzida ainda no útero materno está associado a maiores riscos de infertilidade, câncer de testículos e criptorquidia (condição quando os testículos ficam retidos e não descem para a bolsa escrotal). O estudo testou o efeito do paracetamol na produção de testosterona em ratos com enxertos de tecido testicular humano.

Comente agora
21
Mai
Falta de vacina BCG para recém-nascidos afeta diversos estados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:49h

Está faltando vacina BCG em 17 estados do Brasil, segundo levantamento realizado pelo Jornal Hoje com as Secretarias de Saúde. A BCG é a vacina que faz uma marquinha no braço e protege contra a tuberculose. Ela é uma das mais importantes e tem que ser dada nas primeiras horas de vida. A geladeira que armazena as vacinas da maior maternidade de Natal está praticamente vazia. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte está recebendo desde fevereiro 800 doses da BCG por mês. Antes, chegavam quatro mil. O filho de Thaise nasceu no último domingo (17) e saiu da maternidade sem se vacinar. “Disseram que depois ia vacinar, porque estava faltando”, relata. No Acre a distribuição da BCG está irregular desde o começo do ano. Quando chega um lote de vacina, a Secretaria entra em contato com as mães e elas levam os recém-nascidos até os postos. A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte também está orientando o agendamento. Em maio, eles receberam só 80% da quantidade necessária da BCG para atender todo o estado. Só que tem posto que não tem vacina nem com hora marcada. “Desde o começo do mês que não tá tendo e esse mês não vai chegar pra nós”, afirma a enfermeira Osana Graciano Alves. Todo recém-nascido tem que receber a vacina BCG ainda na maternidade ou nos postos de saúde. “Essa vacina protege contra formas graves de tuberculose. Basicamente meningite tuberculosa, pneumonia por tuberculose, que são formas que se apresentam principalmente em crianças pequenas. Por isso é recomendado que elas sejam vacinadas nas primeiras horas de vida”, explica Ana Cristina Vidor, gerente da vigilância ppidemiológica de Florianópolis.

Comente agora
21
Mai
Campanha contra Catarata oferece exames gratuitos em Mata de São João
Postado por: Samile Macedo / 17:42h

Uma ação vai oferecer atendimento de prevenção à catarata para a comunidade carente de Mata do São João, no Litoral Norte do estado. O objetivo da iniciativa, denominada “De Olho do Futuro”, é oferecer exames gratuitos para cerca de duas mil pessoas, em ação conjunta da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa ou Brazilian Association of Cataract and Refractive Surgery (ABCCR-BRASCRS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mata de São João. A campanha ocorre entre os dias 30 e 31 de maio e atenderá pessoas, previamente selecionadas e encaminhadas pela SMS. Os pacientes, com mais de 40 anos de idade e menos de 0,7 de visão, serão atendidos na Escola Municipal José Seixas Filho (na localidade de Imbassai) a partir das 8h. (BN)

Comente agora
21
Mai
Itabuna é o segundo município baiano com mais casos de Aids
Postado por: Samile Macedo / 17:02h

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, Itabuna é o segundo município baiano em quantidade de notificações de Aids neste ano, precedido apenas da capital, Salvador. Entre primeiro de janeiro e esta quarta (20), 104 pessoas foram diagnosticadas com o vírus. Além de Itabuna, no sul da Bahia novos casos de Aids foram detectados em Ilhéus, Buerarema, Camacan, Itororó, Pau Brasil e Una. As informações são do site Giro em Ipiaú. Salvador, que responde pelo maior número de casos, registra 431 pessoas infectadas. Depois de Salvador e Itabuna, aparecem Porto Seguro, Itamaraju, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro, que juntos já notificaram 150 novos casos confirmados de Aids. No estado já são 871 ocorrências. A Aids já matou 42 pessoas na Bahia neste ano, sendo 16 em Salvador. No sul da Bahia, duas pessoas contaminadas pelos vírus, uma de Ilhéus e outra de Una, morreram em 2015.

Comente agora
21
Mai
Aumenta em 161% o consumo de medicamentos controlados no Brasil
Postado por: Samile Macedo / 15:54h

O Brasil registrou aumento de 161% no consumo de medicamentos controlados. Em 2009, registro nacional de fornecimento de medicamentos controlados aos usuários saltou de pouco mais de 113 mil caixas, para quase 295 mil em 2014. Os dados são do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), São Paulo responde pelo maior volume, mas Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo lideram o ranking quando se compara a quantidade de produtos fornecidos ao tamanho da população de cada uma dessas unidades federativas. Em entrevista ao Brasil Post, Meiruze Sousa Freitas, superintendente de Medicamentos e Produtos Biológicos do Sistema Nacional disse que o aumento reflete o avanço da própria implantação do órgão, que substituiu o antigo controle da entrega dos produtos por meio de livros. Ainda assim, ela afirma que os dados ainda precisam ser mais bem avaliados, para uma compreensão segura sobre o consumo de medicamentos controlados, submetidos a prescrição médica e retenção da receita pelas farmácias. A representante da Anvisa esclareceu que são registrados no órgão 76 diferentes tipo de esteroides, mas que apenas 25 deles (32%) estão sendo comercializados no mercado nacional.Com informações do Brasil Post.

Comente agora
21
Mai
Máscaras de nebulização também levam ao risco de doenças graves
Postado por: Samile Macedo / 15:23h

Nesta época do ano, em que normalmente o clima fica instável na maior parte do país, aumenta a incidência de doenças respiratórias. Para auxiliar no tratamento, muitas vezes o indicado é a realização de inalações, entretanto, é preciso muito cuidado, pois as máscaras utilizadas no processo podem conter bactérias causadoras de doenças. Segundo a farmacêutica Adriana Coppola, especialista em assuntos regulatórios, as máscaras de inalação precisam ser desinfetadas antes e depois do uso, para assim evitar o acúmulo de bactérias. “Esse procedimento evita bactérias causadoras de gastroenterites, que têm por sintomas vômito, diarreia, enjoo, formação de gases e dor de cabeça”, explica. A especialista ressalta que a doença pode ser mais grave em crianças e bebês, pois eles ainda não estão totalmente preparados para suportar uma carga bacteriana intensa. “Eles são mais suscetíveis a apresentar agravamento no quadro, nesse caso, o problema pode até levar ao óbito”, completa.

Comente agora
21
Mai
O que era bom agora ficou melhor, Farmácia da Cidade manipulação e drogaria em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:20h

Comente agora
21
Mai
É hora trocar a escova de dente? Confira rotina de higiene
Postado por: Samile Macedo / 14:55h

Todo mundo sabe que passar fio dental e ir ao dentista é importante para a saúde bucal. Mas com que frequência essas práticas devem ser realizadas? Para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o tema, consultamos a ortodontista Nelly Sanseverino, que listou os fundamentos para um sorriso bonito e saudável.

Visitas ao dentista - As visitas ao dentista devem ocorrer a cada seis meses, sem adiamentos. Para Nelly, o contato periódico com o especialista é fundamental para a saúde bucal do paciente. “No consultório a melhor técnica, a melhor escova, o jeito certo de passar o fio dental e a pasta ideal serão indicadas de acordo com as necessidades individuais. Portanto, uma avaliação profissional é sempre o melhor caminho para se ter uma boa higiene oral”, diz a especialista.

Escovação - A escovação dos dentes deve acontecer sempre após as principais refeições, nunca se esquecendo da mais importante de todas; a noturna. “Se você escovou os dentes após o jantar, mas comeu alguma coisa depois, é importante que repita a escovação, porque durante a noite a quantidade de saliva diminui e o risco da ocorrência de cárie aumenta”, diz Nelly. 

Comente agora
21
Mai
Saiba o que é a "síndrome do intestino irritável"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:36h
A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) alerta sobre a síndrome do intestino irritável (SII), distúrbio funcional do trato digestivo caracterizado por desconforto abdominal, diarreia e/ou prisão de ventre, em referência ao Dia Mundial da Saúde Digestiva, 29 de maio. Segundo dados do Consenso Nacional sobre Síndrome do Intestino Irritável, a doença acomete cerca de 10% a 15% da população. A síndrome é retratada no filme Quero ficar com Poly, no qual o personagem do ator Ben Stiller sofre da síndrome, e é a segunda causa mais frequente de falta ao trabalho, só perdendo para o resfriado. Segundo a presidente estadual da SOBED de Minas Gerais, Christiane Soares Poncinelli, existem algumas possíveis causas para a doença: “Fatores psicológicos como ansiedade, variações de humor, preocupações com dieta, depressão, limitações da atividade sexual e distúrbios do sono”.
Comente agora
21
Mai
ANS muda regras para atendimento das operadoras de planos de saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 11:06h

Uma boa notícia para quem usa plano de saúde: a Agência Nacional de Saúde Suplementar vai mudar as regras de atendimento das operadoras. Entre as novas medidas, está a exigência de que as empresas ofereçam atendimento presencial. Kelly Areas Paiva precisa fazer exames para uma cirurgia, mas o plano de saúde dela não autoriza. Por telefone, Kelly tentou mais uma vez resolver o problema. “Tratar desse assunto por telefone é muito inconveniente. Cada hora é uma pessoa que te atende, a gente fica sendo tratado como número mesmo, e não dá”, afirma a analista de testes. Para melhorar a qualidade dos atendimentos prestados aos segurados, a Agência Nacional de Saúde Suplementar vai exigir mudanças nas rotinas das operadoras. A principal delas é o atendimento presencial: as companhias terão que disponibilizar funcionários para esclarecer as dúvidas dos segurados na frente deles.

Comente agora
20
Mai
Cesárea é opção segura quando bebê está sentado, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 23:03h

A cesárea é uma opção mais segura do que o parto normal quando o bebê está na posição invertida (sentado). É o que revela um estudo canadense com base em 52.671 partos, publicado no periódico "Obstetrics & Gynecology". Nele descobriu-se que, quando a criança está sentada, a probabilidade de lesões infantis é muito maior no parto normal do que na cesariana. Além disso, o estudo mostrou que, nesses casos, o parto normal aumentou de 2,7%, em 2003, para 3,9%, em 2011, enquanto cerca de 88% dos bebês na posição nasceram de cesariana planejada. A taxa de lesões para os bebês em posição invertida que vieram ao mundo por cesariana foi de 2,79 vezes maior em comparação com um bebê que nasceu na posição cefálica, mas, se comparados os dados dos que nasceram de cesárea e de parto normal, as lesões no parto normal são em número 3,6 vezes maior. De acordo com Janet Lyons, principal autora do estudo e professora-adjunta da Universidade de British Columbia, alguns bebês em posição invertida não devem mesmo nascer de parto normal. Entre os casos indicados para a cesárea, ela cita os bebês que não nascem a termo (entre a 39ª e a 41ª semana de gestação), os que estejam com os pés --e não as nádegas-- no canal do parto e os que apresentem anomalias como a hidrocefalia. Janet afirma que há gestantes que querem dar à luz seus bebês por parto normal mesmo que eles estejam em posição invertida. "A função do prestador de serviços é decidir qual gestante está apta a dar à luz em um parto normal e garantir que ela possua todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão", diz a pesquisadora .

Comente agora
20
Mai
Um pequeno gesto seu pode salvar muitas vidas. Participe!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:51h

Comente agora
20
Mai
Ministério lança campanha de doação de leite materno para bebês prematuros
Postado por: Samile Macedo / 16:04h

Em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado ontem (19), o Ministério da Saúde lançou hoje (20) a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno. O tema deste ano é “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças” e o público alvo são bebês prematuros. A campanha tem como objetivo aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos, especialmente prematuros de baixo peso internados em unidades de saúde. Atualmente, o volume de leite materno coletado representa de 55% a 60% da real demanda no país. “Nossa meta é que a gente consiga ampliar em 15% a doação de leite humano voltado prioritariamente para bebês prematuros. Um litro de leite humano vai auxiliar dez bebês prematuros. É fundamental que todas possam fazer parte dessa história”, destacou a ministra interina da Saúde, Ana Paula Soter. Dados do Ministério indicam que, de janeiro a dezembro de 2014, foram coletados em todo o Brasil 184 mil litros de leite materno, beneficiando 178 mil recém-nascidos. Ao todo, 164 mil mulheres doaram leite neste período. De 2008 até 2014, aumentou em 11% no volume de coletas de leite materno no país. 

Comente agora
20
Mai
Especialista mostra como recuperar a boa forma depois de uma gravidez
Postado por: Samile Macedo / 13:22h

Além de ser um dos momentos mais importantes na vida da mulher, a gravidez é um processo biológico que traz significativas alterações no corpo. O organismo da futura mamãe se adapta para receber e nutrir o feto a todo custo, causando efeitos como o conhecido aumento de peso. Com tantas mudanças, é muito comum que as mulheres tenham medo de que a boa forma e saúde mantidas antes da gravidez não possam mais ser alcançadas. Segundo Mohamad Barakat, médico endocrinologista especialista em fisiologia do exercício e nutrologia, é completamente possível retomar a boa forma após a gestação. “As mulheres não precisam ter medo de nunca ter seu corpo de volta. Com força de vontade, reeducação alimentar e acompanhamento de um profissional qualificado, é possível alcançar resultados fantásticos ou até mesmo conseguir o corpo sonhado após o nascimento do bebê”, explica. 

Dedicação total - Outro ponto importante frisado por Barakat é o momento indicado para o início do trabalho para retomar a boa forma. Por mais que as mães queiram evitar grandes alterações no corpo ou tenham pressa para retomar a silhueta, é preciso saber que a gestação é um momento de dedicação total à saúde do bebê. “Dietas restritivas, com corte de calorias e nutrientes, são completamente proibidas durante a gravidez. É preciso que a mulher saiba que pode resolver os quilinhos a mais após o nascimento, nunca antes. É permitido, entretanto, manter uma rotina de exercícios regulares. Desde que dentro dos limites estipulados pelo médico, essa prática evita doenças, combate dores no corpo e melhora a disposição, além de fortalecer a saúde de mãe e filho”, ressalta. 

Comente agora
20
Mai
12% das mulheres podem ser alérgicas ao sêmen do parceiro
Postado por: Letícia Oliveira / 12:08h

Estima-se que cerca de 12% das mulheres no mundo possam ser alérgicas ao sêmen do parceiro. Segundo o médico Michael Carroll, especialista em ciência reprodutiva na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, mas os valores não foram ainda cientificamente comprovados. Segundo o Daily Mail, esta reação alérgica das mulheres pode ser fatal para a vida sexual do casal, embora muitas das mulheres afetadas tenham tendência a não colocar um ponto final na sexualidade, deixando a própria saúde em risco. Para o médico britânico, esta é uma doença ainda pouco valorizada, em parte, devido à falta de conhecimento, semelhança a outras condições sexuais e também devido vergonha de algumas mulheres em assumir a dor e as reações alérgicas ao sêmen do companheiro. Embora esta alergia careça, ainda, de estudos, os médicos acreditam que as mulheres entre os 20 e os 30 anos sejam as mais afetadas por esta condição. A reação alérgica ocorre logo uma hora depois do ato sexual e, para alguns médicos especialistas, pode estar associada à endometriose, doença caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina, isto é, noutros órgãos da pelve. Além da dor, esta alergia pode provocar falta de ar. Lubrificantes, em especial os que contêm methylisothiazolinone, podem estimular o aparecimento ou agravamento desta alergia. Para já, escreve o Daily Mail, a alergia tem sido controlada com a ingestão de anti-histamínicos antes do ato sexual e com métodos de inseminação artificial, de maneira a tornar o organismo da mulher resistente e tolerante ao sêmen que provoca a reação. Com informações do Estadão Conteúdo.

Comente agora
20
Mai
Anvisa abre consulta para resolução sobre fabricação de embalagens de alimentos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:47h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária abriu, nesta terça-feira (20), uma consulta pública para a proposta de Resolução sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) para estabelecimentos produtores de embalagens para alimentos. Cidadãos, representantes da sociedade civil e do setor regulado já podem contribuir com a proposta de Resolução. De acordo com o órgão, as embalagens em contato direto com alimentos podem transferir substâncias que representam risco eventual à saúde de quem os consome. Devido à ausência de um regulamento específico sobre o tema, em muitos casos, é utilizada a norma destinada à fabricação de alimentos. Esta lacuna regulatória implica em falta de padronização nas ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e precariedade na orientação do setor produtivo sobre os procedimentos exigidos para elaboração de embalagens e equipamentos destinados ao contato com alimentos a fim de minimizar os riscos à saúde dos consumidores. (BN)

Comente agora
20
Mai
Mais sexo não significa mais felicidade, segundo pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 10:53h

Há quem acredite que quanto mais sexo, maior o nível de felicidade. No entanto, um estudo de pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, mostrou que não é bem assim. George Loewenstein, Tamar Krishnamurti, Jessica Kopsice e Daniel McDonald relacionaram a felicidade com o sexo de 64 casais. Metade do grupo foi instruída a dobrar o número de relações sexuais considerado normal para eles, enquanto outros 32 casais mantiveram a mesma frequência de sempre. Algumas semanas depois, entrevistas com todos os casais revelaram que o maior número de relações sexuais não teve efeito na felicidade. Em geral, os casais que aumentaram a frequência tiveram redução do desejo sexual e passaram a achar o parceiro menos atraente.

Comente agora
20
Mai
Obesidade na gravidez compromete imunidade do bebê, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 08:13h

A obesidade durante a gravidez, além de estar relacionada à ocorrência de diabetes e problemas cardiológicos no filho, compromete o sistema imunológico dos bebês desde o começo de suas vidas, segundo afirma um estudo feito na Universidade da Califórnia. Para chegar à essa conclusão, a equipe de pesquisadores analisou cordões umbilicais de bebês nascidos de mães magras, com sobrepeso e obesas. Ao todo, foram analisadas 39 mães de diferentes raças na cidade de Portland. Elas não eram fumantes, não tinham diabetes, nem complicações de gestação. O estudo analisou o índice de massa corporal, que leva em conta o peso e a altura. Do total, 11 mulheres foram consideradas magras, 14 com sobrepeso e as outras 14 eram obesas.

Comente agora
19
Mai
Infectologista diz que 60% dos homens tem HPV e defende vacinação em meninos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:33h

A crescente incidência de doenças causadas pelo papiloma vírus humano (HPV) em homens indica a necessidade de vacinação nos meninos. De acordo com o infectologista Edson Moreira, cerca de 60% da população masculina adulta está contaminada pelo vírus, no entanto, o HPV tende a desenvolver doenças graves com mais frequência em mulheres. Entre o sexo feminino, de acordo com Agência Brasil, a estimativa do infectologista é que 10% das adultas apresentem o vírus. "Isso sugere também que os homens funcionam como um reservatório, uma fonte de transmissão para as mulheres", sugeriu. Entre as doenças causadas pelo HPV nos homens, o médico lista câncer do canal anal e o de oro-faringe (boca e garganta). Moreira lembrou que ainda não existe algum tipo de triagem para detectar tais doenças nos homens, portanto, a única alternativa de proteção é a vacinação. "Estudos de custo efetividade mostram que também vale a pena vacinar meninos, não só pela proteção às doenças do sexo masculino.

Comente agora
19
Mai
Cardiologista fala sobre o uso da Cafeína
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:09h

A cafeína é uma metilxantina encontrada em varias plantas como nos grãos de café e cacau, guaraná, folhas de chã e é adicionada a vários medicamentos e refrigerantes. É um antagonista competitivo dos receptores A1 e A2 da adenosina, encontrados no cérebro, coração, pulmões, vasos periféricos e plaquetas. Os receptores A1 tem uma maior concentração no cérebro e tem fisiologicamente a este nível uma ação neurodepressora por inibirem a liberação de noradrenalina, dopamina, acido gama amino butírico e glutamato. Estes receptores quando ativados pela adenosina também promovem broncoconstrição, redução da força de contração cardíaca, retardo da condução AV e constrição das arteríolas aferentes renais. Ao atuar ativando os receptores A2 a adenosina leva a uma vasodilatação cerebral e periférica.

A cafeína é uma metilxantina e como tal um antagonista competitivo dos receptoresA1 e A2da adenosina. É rapidamente absorvida, atingindo a corrente sanguínea cerca de 45 minutos após sua ingestão. É lipofílica, logo é rapidamente absorvida pelo cérebro e é excretada por via urinária. A sua meia vida no organismo é de cerca de quatro horas ( podendo variar de 2 a 10 horas ). Durante a gravidez a velocidade de metabolização é reduzida e os seus níveis são mantidos durante mais tempo.

Comente agora
19
Mai
ANS suspende comercialização de 87 planos de saúde por queixas dos clientes
Postado por: Samile Macedo / 13:29h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou hoje (18) a suspensão da venda de 87 planos de saúde de 22 operadoras por não cumprirem prazos máximos de atendimento e por outras queixas, como negativa de cobertura obrigatória. A medida, que faz parte do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, vale por três meses e começa a partir de quarta-feira (20). O monitoramento também reativou a venda de 34 planos que, depois da suspensão da venda, tiveram melhoria nos serviços prestados. Das 22 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, oito já tinham planos sob suspensão no período anterior e 11 terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 14º ciclo. Os planos de saúde com contratação suspensa atendem a aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários. Segundo a ANS, as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. Hoje, existem no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

Comente agora
19
Mai
Mães internadas se emocionam com homenagens no Hospital Regional de S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:53h

Para comemorar o Dia das Mães, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus em parceria com o grupo Anjos da Alegria, promoveu ações lúdicas, homenagens para pacientes internadas na Unidade. Além de deixar as mamães ainda mais acolhidas, a iniciativa faz parte da cultura implementada no hospital, a qual visa oferecer uma assistência humanizada, além de segura e com qualidade. A coordenadora do Serviço Social do HRSAJ, Maria da Glória, afirma que o foco do atendimento oferecido aos pacientes é sempre o de disponibilizar os melhores recursos de infraestrutura e multiprofissionais capacitados tecnicamente e que saibam transmitir aos pacientes o quanto eles são importantes. “O agradecimento pelas homenagens veio em forma de sorrisos, abraços e lágrimas cheias de emoção, essa é nossa maior recompensa, saber que levamos um pouco de alegria para pacientes que nesse momento gostariam de estar em seus lares com suas famílias”. 

Comente agora
18
Mai
Dengue matou 229 brasileiros desde o início do ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:14h

A dengue já matou 229 brasileiros este ano. O número de casos aumentou em todas regiões do país, segundo o Ministério da Saúde. No Nordeste, a capital mais atingida é o Recife, que está recebendo, a partir desta segunda-feira (18), um reforço no combate à doença. Duzentos e sessenta soldados estarão em ação durante um mês nos bairros onde há mais casos de dengue. No Nordeste, os três estados com maior número de casos são: Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Em Pernambuco este ano já são 37.589 casos de dengue notificados. Só este ano, 3.433 moradores do Recife pegaram a doença. A cidade enfrenta uma epidemia. O combate ao mosquito da dengue no Recife é mais do que necessário porque nos cinco primeiros meses deste ano o número de casos da doença disparou. O aumento foi de 1.162% e o mais grave é que os moradores não estão colaborando como deveriam. Os agentes de Vigilância Ambiental não conseguem entrar em 30% das casas porque estão fechadas ou os moradores não deixam.

Comente agora
18
Mai
Meditar, xingar, ser positivo e rir podem ajudar a aliviar a dor
Postado por: Anacley Souza / 22:45h

Quem nunca sentiu aquela dorzinha na cabeça, no corpo... Mas e quando o analgésico não ajuda e essa dor continua? Por um, por dois, por três meses? Uma simples dorzinha pode ter virado uma dor crônica. Ela pode ter causa conhecida, como lesão, tumor, mas é gerada principalmente por lesão ou disfunção do sistema nervoso. Para falar um pouco mais sobre dor crônica o neurocirurgião do Centro de Dor e Neurologia Funcional do Hospital 9 de Julho Alexandre Elias e o psiquiatra Daniel Barros tiraram dúvidas no Programa Bem Estar exibido na TV Globo desta segunda-feira (18). A dor é o nosso quinto sinal vital. Analgésicos e anti-inflamatórios vendidos sem receita não são a melhor opção para quem tem dor crônica, pois podem causar eventos adversos no uso crônico, como disfunção renal. Por isso, devemos sempre buscar ajuda. Existem várias maneiras de tirar o foco da dor. Elas não substituem os remédios, mas ajudam. Você sabia que xingar é bom? Além disso, meditar por 15 minutos ou mais, ter uma companhia agradável, ser positivo, otimista e viver experiências que provoquem muita risada podem ajudar a aliviar a dor. Acupuntura é outra alternativa para aliviar a dor. As agulhas, aplicadas nos pontos certos, fazem com que o corpo trabalhe para diminuir a dor. Mas os efeitos são temporários. Em dois ou três dias, as dores vão começar a voltar, em menor intensidade. “[A agulha] produz um efeito anti-inflamatório, um efeito analgésico. Além desses efeitos, tem o efeito de relaxamento”, explica o médico ortopedista e acupunturista André Tsai.

Comente agora
18
Mai
ANS suspende venda de 87 planos de saúde de 22 operadoras
Postado por: Anacley Souza / 22:17h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu nesta segunda-feira, 18, a comercialização de 87 planos de saúde de 22 operadoras pelo não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e por outras queixas, como negativas indevidas de cobertura. Das 22 operadoras com venda suspensa neste novo ciclo, 8 já tinham planos em suspensão no período anterior e 14 operadoras não constavam na última lista. Dessas, 11 terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 14º ciclo. Nesta segunda, a autarquia informou ainda que decidiu liberar a comercialização de outros 34 planos de saúde que estávamos suspensos após ter comprovado a melhoria no atendimento ao cliente. Os dados fazem parte do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que protege aproximadamente 3,2 milhões de clientes vinculados aos planos com comercialização suspensa. Segundo a ANS, sem a solução dos problemas assistenciais, as operadoras não podem receber novos clientes. Atualmente, o Brasil tem 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência média e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos. "O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento deve sempre acompanhar a evolução do setor de saúde suplementar e, dessa forma, manter-se como uma medida preventiva eficaz na proteção dos consumidores", avalia a diretora-presidente substituta da ANS, Martha Oliveira. Desde o início do programa, 1.099 planos de 154 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 924 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
18
Mai
Itabuna: Funcionários da Maternidade Mãe Pobre entram em greve
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 22:11h

Os mais de setenta funcionários da Maternidade da Mãe Pobre, no município de Itabuna, entraram em greve nesta segunda-feira (18) por tempo indeterminado. Os trabalhadores reclamam o pagamento do salário do mês de abril e 30% restante do décimo terceiro de 2014. As informações são do blog Pimenta. Devido à greve, a direção da maternidade decidiu suspender a realização de partos e responsabiliza a Secretaria de Saúde de Itabuna pelos atrasos nos repasses das verbas. A unidade de saúde realiza uma média de 400 partos por mês. As gestantes que vão à maternidade em busca de atendimento são orientadas a procurar o Hospital Manoel Novaes, o único local que realiza partos no município no momento. (Foto: Reprodução / Blog Pimenta)

Comente agora
18
Mai
Dormir demais ou de menos aumenta o risco de derrame
Postado por: Anacley Souza / 19:36h

Cientistas da Escola de Medicina do Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas hipertensas que dormem menos de cinco horas por noite sofrem um risco 83% maior de sofrer um derrame, quando comparado àqueles que dormem entre sete e oito horas por noite. Já os dorminhocos, que dormem mais de oito horas, correm um risco 74% maior. "Nós ficamos surpresos com os resultados, principalmente em relação ao grande impacto das poucas horas de sono sobre a saúde", disse Oluwaseun Akinseye, autor do estudo e pesquisador do Hospital Mount Sinai. "A maioria dos estudos havia mostrado até então apenas um modesto aumento dos riscos de derrame." Dormir pouco, ou muito, aumenta a chance de desenvolver doenças do coração, obesidade e diabetes Os autores suspeitam que o aumento do risco em pessoas que dormem pouco esteja relacionado ao aumento dos níveis de cortisol no sangue, também conhecido como hormônio do stress. Enquanto longas horas de sono estariam associadas à liberação de substâncias inflamatórias. Para o estudo, a equipe de Akinseye analisou dados de mais de 200.000 americanos com pressão alta, coletados durante nove anos por uma pesquisa nacional americana. Os resultados foram apresentados durante o Encontro Anual da Sociedade Americana de Hipertensão, realizado em Nova Iorque. Hipertensão no Brasil - A pressão alta, também conhecida como hipertensão, já é um fator de risco para AVC e outras doenças cardiovasculares. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2014, a população com a doença chegou a 24,8%. As mulheres são maioria nesse cenário e respondem a 26,8% dos casos, enquanto os homens respondem a 22,5% dos casos. (Bem Estar)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com