As comentadas


Boa noite , Terça-feira, 03/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

03
Mai
Moradoes da Ubis IV usam tribuna da Câmara para reivindicar segurança e saúde
Postado por: Anacley Souza / 18:55h

Os moradores do Bairro da Urbis IV insatisfeitos com a insegurança local usaram a Câmara Municipal para um ato manifesto. Em entrevista a reportagem do Portal Voz da Bahia relataram que nos últimos dias tiroteios tem causado pânico entre os moradores e reivindicam o retorno do módulo policial que ali existia. Ainda segundo manifestantes, o noticiário de que as sucessivas trocas de tiros não são provenientes de facção e sim de grupos rivais do próprio bairro, “não sabemos de onde surgiu a notícia de facções rivais. Pessoas vem de fora e atiram a ermo e se o bairro tiver segurança isso não aconteceria. Infelizmente estamos reféns de bandidos”, disse. Outra reivindicação é em relação às condições do Posto de saúde local. De acordo os manifestantes, o local é insalubre e não atende as necessidades daqueles que buscam atendimento. As informações dão conta de que não há profissionais médicos suficiente para atender a demanda assim como a quantidade de requisição para procedimento, “tem gente dormindo em frente ao posto para conseguir atendimento, são apenas 12 fichas para atender a mais de 3 localidades. Esperamos que nosso pedido seja atendido e que haja solução para nosso problemas”, coloca.

Reportagem e foto: Sandy Santos

Comente agora
03
Mai
Chegou na Farmácia Santana de Cristina o repelente Exposis Extreme, 10 horas de duração
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:51h

Chegou na Farmácia Santana de Cristina o repelente Exposis Extreme. A linha Extrême protege você das picadas dos insetos, inclusive do Aedes Aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. O produto tem a duração de 10 horas. 

Comente agora
03
Mai
Feira: Vacinas contra H1N1 chegam em pequenas quantidades e são insuficientes
Postado por: Débora Ayane / 15:30h

A secretaria municipal de Saúde, através da coordenação de imunização, recebeu na tarde de segunda-feira (2) e começou a distribuir na manhã desta terça (3) mais um lote de 7 mil doses da vacina que previne contra o vírus H1N1. A coordenadora, enfermeira Kátia Ferraz, informou que essa quantidade é muito baixa e a previsão era que fosse todas aplicadas até o final da tarde de hoje. Kátia Ferraz disse que como são poucas vacinas, está distribuindo 100 doses para cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e 50 doses para Unidade de Saúde da Família (USF), sendo que essas unidades que tem mais de uma equipe foram também contempladas com 100 doses. “Essa quantidade que vem sendo enviada através de lotes é insuficiente, mas a Secretaria estadual de Saúde (Sesab) tem aguardado o Mistério da Saúde enviar as vacinas e quando chegam são logo repassadas para os municípios”, informou Kátia.(Acorda Cidade )

Comente agora
03
Mai
Planos de saúde registram perda de 1,3 milhão de clientes em um ano, aponta ANS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:23h

Mais de 1,3 milhão de brasileiros deixaram de ter planos de assistência médica entre março do ano passado e março deste ano, sendo 617 mil somente no primeiro trimestre deste ano. As informações são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em março deste ano, o setor registrou cerca de 48.824.150 beneficiários em planos de assistência médica e 21.685.783 em planos exclusivamente odontológicos. No trimestre anterior, havia 49.441.541 beneficiários em planos de assistência médica e 21.960.128 em planos de assistência odontológica. Em março, o setor apresentou 1.320 operadoras com registro ativo, sendo 1.125 com beneficiários. Em 2015, os planos de saúde médico-hospitalares perderam 766 mil usuários em 2015, uma diminuição de 1,5%, segundo a Agência Brasil. Apesar do cenário de evasão dos beneficiários de seguros e planos de saúde privados, a expectativa da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa as operadoras de planos e seguros de saúde, é que antes do fim de 2016, o setor de Saúde Suplementar recupere as perdas de beneficiários. "Esse bem de consumo sempre foi altamente valorizado tanto pelos trabalhadores, que usufruem um serviço essencial, quanto empregadores, por ser um benefício importante para a retenção de talentos e o aumento da produtividade. Mas, apesar do panorama atual, há forte expectativa quanto à recuperação da economia ainda ao longo deste ano, o que certamente reverterá essa queda na adesão aos planos", afirmou Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidenta da FenaSaúde.

Comente agora
03
Mai
#MeuAborto: Com relatos nas redes sociais, campanha busca legalização do aborto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:21h

"Fiz um aborto aos 25 anos. Tinha acabado de começar um relacionamento. Havia parado a pílula devido aos fortes efeitos colaterais e usava camisinha". Esse é o início de um das centenas de relatos recebidos pelas organizadoras da campanha #MeuAborto desde o dia 26 de abril. Idealizada por um grupo de mulheres do Rio de Janeiro e inspirada no movimento #MeuPrimeiroAssédio, que incentivou o relato de casos de assédio nas redes sociais, a campanha surgiu após a prisão de dois médicos e uma paciente em uma clínica de aborto da capital carioca. "Eu e um grupo de amigas ficamos muito chocadas. Uma mulher já está em uma situação de fragilidade, grávida, e tendo que lidar com a decisão difícil de não prosseguir com essa gravidez possa ser presa, levada para uma delegacia e julgada como criminosa por essa decisão", afirmou Maria Rezende, uma das idealizadoras, ao Bahia Notícias. "A gente pensou em fazer alguma coisa para mostrar que o aborto é mais comum do que a gente pensa". Por se tratar de um tema delicado e considerado crime no Brasil, muitas mulheres poderiam desejar o anonimato. Para garantir isso, foi criada a página Meu Aborto, no Facebook (clique aqui), na qual são publicados relatos enviados anonimamente para meuaborto@gmail.com. "O aborto existe independente de ser legalizado ou não. Não ser legalizado faz com que muitas pessoas morram ou sofram consequências muito graves. Elas não vão deixar de abortar pelo fato de ser ilegal. Isso gera um mercado negro de clínicas e vendas de remédios proibidos", argumentou Maria.

Comente agora
02
Mai
Lote de teste da 'pílula do câncer' fica pronto
Postado por: Anacley Souza / 22:23h

O laboratório autorizado a produzir a fosfoetanolamina sintética para análises clínicas, em Cravinhos, no interior paulista, finalizou a produção do primeiro lote. São 35 quilos da chamada “pílula do câncer” que serão enviados nesta semana para a Fundação para o Remédio Popular (Furp para serem transformados em 70 mil cápsulas. A substância em seguida será testada em pacientes de hospitais em um trabalho coordenado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Mais cinco remessas da fórmula serão encaminhadas nos próximos meses. O jornal O Estado de S. Paulo entrou em contato com o laboratório, que não divulgou mais detalhes sobre a produção. A informação é de que um informe público será posteriormente agendado. A fosfoetanolamina ficou conhecida como “pílula do câncer” por supostamente combater a doença. Para dirimir as dúvidas sobre a substância, durante seis meses será realizado um estudo clínico de eficácia. O trabalho será necessário porque, apesar de liberada por uma lei federal já sancionada pela presidente Dilma Rousseff no mês passado, a fosfoetanolamina não passou por testes científicos com humanos para ser considerada um medicamento. Entidades médicas também cobram no Supremo Tribunal Federal (STF) que a liberação seja considerada inconstitucional. Pela lei, quem tem tumor maligno ganhou direito ao uso da substância. Basta comprovar o diagnóstico, por laudo médico, e assinar um termo de responsabilidade. No entanto, a Furp já antecipou que não produzirá cápsulas para comercialização.

Testes :  Em um primeiro momento, o estudo definirá a dose a ser ministrada em dez pacientes.

Comente agora
02
Mai
Afinal, a gestação dura 9 meses ou 40 semanas? Entenda por que essa conta não fecha
Postado por: Anacley Souza / 20:01h

Comumente ouve-se dizer que um bebê fica no útero por nove meses. Mas, basta engravidar ou ter afinidade com assuntos sobre maternidade para perceber que as contas são feitas em semanas e, geralmente, esse período é considerado “completo” quando chega na 40º. Com uma conta simples, percebemos que existe uma divergência nesse cálculo, já que 40 semanas equivalem a 10 meses. Quem ajuda a entender o motivo dessas convenções e a divergência dos números é o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, idealizador do projeto Parto Sem Medo, de São Paulo, que explica como atualmente as contas são feitas no Brasil e por que essas diferenças podem causar confusões. De acordo com a Febrasgo, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a partir de análises de estudos internacionais, uma gestação a termo, ou seja, dentro do período “certo” (ou mais comum), é da 39ª até a 40ª semana e 6 dias. No Brasil, a contagem do tempo de gravidez é feita com base na regra de NAEGELE, que convenciona somar 7 dias depois da data da última menstruação e subtrair três meses para descobrir o início da gestação. Por exemplo: se a data da última menstruação foi dia 9 de setembro, por convenção, a gravidez começa a ser contada a partir do dia 16 de junho. O resultado de 280 dias (40 semanas) é o tempo total até o parto. Entretanto, o exame de ultrassom é o que determina com maior precisão essa data. Mas, de acordo com o obstetra, o hábito de considerar nove meses se justifica desde que seja contado o último mês de gestação inteiro, e não apenas a entrada nele.

Comente agora
02
Mai
Tomar café reduz risco de morte prematura, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 18:33h

Um estudo publicado na revista Circulation revelou que beber ao menos cinco xícaras de café por dia reduz o risco de morte prematura por doenças cardíacas, cerebrais e diabetes. As informações são do site da revista Times . Os pesquisadores acompanharam 208.500 pessoas ao longo de 30 anos. Os voluntários tiveram que responder sobre seus hábitos de saúde e alimentares e qual era seu consumo de café. As perguntas eram repetidas a cada quatro anos. Porém, os resultados não puderam confirmar se o café está diretamente ligado a uma vida mais longa, mas os cientistas afirmaram que seus compostos são conhecidos por ajudar a reduzir a resistência à insulina ou inflamação, o que pode resultar em uma saúde melhor. Entre aqueles que nunca fumaram, o risco de contrair doenças foi ainda menor. A pesquisa ainda revelou que aqueles que preferem o café descafeinado também tem menos chance de morrer prematuramente. Os pesquisadores disseram que isso pode sugerir que “outros componentes do café, além da cafeína podem desempenhar um papel benéfico para a saúde”. (Terra)

Comente agora
02
Mai
Campanha de vacinação contra o H1N1 continua até o dia 30 de maio em S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 18:25h

Santo Antônio de Jesus esteve dentre os quatro municípios que realizaram o ‘dia D’ de vacinação contra o H1N1, que foi no último sábado e Daiane Mascarenhas disse por meio de uma emissora de rádio que este dia superou as expectativas, “hoje podemos afirmar que o município de Santo Antônio de Jesus é capaz de realizar uma campanha de vacinação com excelência”, disse. Apesar da circulação de informações incorretas, todas as pessoas que tem o direito a vacinação receberão sua dose, o ‘dia D’ bateu o recorde de atendimentos em um único dia, onde foram distribuídas 6.500 doses de vacinas até as 14h e foram vacinadas mais de 5 mil pessoas. Daiane lembrou ainda que os lotes são recebidos de forma fracionadas pelo Ministério da Saúde, “em alguns momentos haverá a falta, por conta do desabastecimento, as vacinas não são compradas pelo município, elas veem do Estado”, disse. O balanço foi positivo e a campanha de vacinação continua até o dia 30 de maio.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
02
Mai
Boletim aponta aumento no número de casos e mortes por H1N1 na BA
Postado por: Débora Ayane / 14:15h

De acordo com novo boletim divulgado nesta segunda-feira (2) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dez pessoas já morreram vítima da gripe H1N1 no estado. No último comunicado que saiu no dia 26 de abril, nove mortes haviam sido contabilizadas. A décima vítima a entrar na lista da Sesab foi a médica cubana Clara Elisa Gonzales, de 42 anos.A morte da criança de 11 anos, ocorrida no dia 22 de abril, em Teixeira da Freitas, não foi contabilizada pela Sesab no boletim emitido nesta segunda-feira.A relação de óbitos registrados pela Secretaria são: em Salvador (5); Vitória da Conquista (1); Teixeira de Freitas (1); Ibipeba (1); Boquira (1); Bom Jesus da Lapa (1).O número de casos confirmados da doença subiu de 38 [número que constava no boletim do dia 26] para 45, no boletim divulgado nesta segunda-feira. Os casos foram registrados em 14 municípios do estado, são eles: Boa Nova (1), Boquira (1), Bom Jesus da Lapa (1), Feira de Santana (1), Guanambi (3), Ibipeba (1), Ibirataia (2), Jacobina (1), Lauro de Freitas (4), Piripá (1), Rio de Contas (1), Salvador (24), Teixeira de Freitas (1), Vitória da Conquista (3).

Comente agora
02
Mai
Celular não combina com malhação; uso é prejudicial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:10h

Ferramenta imprescindível para o homem contemporâneo e dispositivo de captura da atenção, o uso do celular durante atividades físicas e profissionais compromete o desempenho e tem sido não recomendável por médicos e especialistas. Se já é algo passível de multa ao dirigir veículos, seja motorizado ou uma simples bike, mesmo em ações triviais, como ao tomar uma massagem, utilizar o smarthphone torna-se perigoso tanto pela transferência da concentração como pela perda do melhor aproveitamento do exercício. No caso de massagens, de acordo com as massoterapeutas Albertina Costa e Avanir Nascimento que atendem diariamente, das 7h às 17h30, na área livre do Jardim de Alá, “o relaxamento não é só destinado ao corpo, mas também à mente”. Conforme Avanir, que estuda Estética e há 10 anos atua como massoterapeuta, “a maioria dos que atendo geralmente fica no whats app, sem se dar completamente ao relaxamento”. Segundo ela, “alguns optam por ouvir músicas em fones de ouvido e percebo, ao final da massagem que esses demonstram ter obtido um relaxamento maior”. Para ela, contudo, “as pessoas se expõem à busca ou troca de informações pelo celular, de modo que desviam completamente a atenção”. Segundo Albertina, técnica de enfermagem aposentada e há 12 anos atuando como massoterapeuta, “os que buscam massagem aqui no Jardim de Alá geralmente apresentam dores lombares, na cervical ou nos pés, sempre como decorrência do estresse pelo dia a dia do trabalho”.

Comente agora
01
Mai
Falta vacina da gripe no ‘Dia D’; Bahia está entre 8 estados deficitários
Postado por: Dulce Santana / 11:46h

Neste sábado (30), estabelecido pelo Ministério da Saúde como o “Dia D” no combate à gripe, faltou vacina nos postos de saúde em ao menos oito estados brasileiros: Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo o governo, foram distribuídas 54 milhões de doses desde o dia 1º de abril, e 71% já teriam sido repassadas para os estados, antecipando a vacinação contra o H1N1. Cerca de 20 cidades baianas já tinha cancelado a participação no “Dia D”, porque os estoques eram deficitários, dentre eles Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Barreiras, Juazeiro, Ilhéus, Camaçari, Lauro de Freitas e Jequié. A ação, parceria do Ministério da Saúde com os estados e municípios, tem como objetivo imunizar aproximadamente 50 milhões de pessoas até 20 de maio. (BN)

Comente agora
30
Abr
Pacientes do SUS serão voluntários de estudo com 'pílula do câncer'
Postado por: Dulce Santana / 11:16h

A fosfoetanolamina, conhecida como "pílula do câncer", deve ser testada em breve em humanos no Brasil. A Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, órgão federal que regula esse tipo de estudo) já aprovou os protocolos dos testes clínicos e os especialistas agora aguardam que o laboratório do interior paulista responsável pela produção da substância providencie as doses necessárias para os ensaios. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o oncologista Paulo Hoff, diretor do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) e do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, explicou que será o responsável por coordenar os testes clínicos da "fosfo". O especialsita destaca que há um clima de crescente pressão popular por acesso à substância, cuja produção, comercialização e uso foram aprovados em lei federal neste mês. "Minha opinião sobre esse processo é muito clara: a liberação sem que sejam cumpridas as condições dos estudos clínicos fragiliza a proteção ao paciente", considera Hoff. "É algo que aparentemente pode trazer um alívio momentâneo para aqueles que enxergam o produto como um último recurso, mas que a médio e longo prazo não é bom, e digo isso independentemente da substância ou terapia que esteja em questão."

Comente agora
29
Abr
Mulher morre em hospital de Juazeiro com suspeita de gripe H1N1
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:31h

Uma mulher morreu no Hospital Regional de Juazeiro, no norte do estado, com suspeita de estar com a gripe H1N1, segundo a secretaria de Saúde do município. Sônia Regina Souza Silva Rocha, 52 anos, morreu na noite de quinta-feira (28). O município aguarda os resultado de exames para confirmar se esta de fato é a primeira morte por H1N1 na cidade. Outros dois casos da doença estão sob investigação na cidade. Juazeiro é mais um município que teria o "Dia D" da vacinação contra a gripe H1N1 neste sábado (3), mas precisou adiar por conta do baixo estoque de doses da vacina. Os postos de saúde não irão funcionar na cidade neste sábado. O público alvo da campanha de vacinação é a de idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestante, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e a população privada de liberdade. (Correio)

Comente agora
29
Abr
EUA tem primeira morte por zika
Postado por: Anacley Souza / 21:12h

Os EUA tiveram a primeira morte ligada ao vírus da zika, anunciaram nesta sexta (29) autoridades americanas de saúde. A vítima é um homem de cerca de 70 anos que morreu em fevereiro em Porto Rico, que faz parte do território americano. De acordo com o Centro de Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, o homem teve hemorragia interna como resultado de uma reação imunológica rara ao vírus da zika. O paciente morreu após um caso severo de trombocitopenia, que é a queda no número de plaquetas no sangue. Embora as mortes ligadas ao vírus do zika sejam raras, o CDC alertou que o primeiro caso nos EUA ressalta mais uma face do perigo. "Isso mostra que, assim como nos casos de síndrome de Guillain-Barré, podem ocorrer graves manifestações em consequência da infecção com o vírus da zika", disse à rede NBC o epidemiologista Tyler Sharp, do CDC em Porto Rico. Em casos envolvendo o zika, disse ele, as pessoas desenvolvem anticorpos à infecção e então os anticorpos "se dirigem às plaquetas, que são destruídas, aumentando a hemorragia". Segundo Sharp "a doença foi resolvida", mas logo depois o homem começou a ter hemorragias. Foi internado e morreu em 24 horas. O CDC alertou para o aumento de casos de zika em Porto Rico, que chegam a 683. Desses, 89 são mulheres grávidas. No território continental dos EUA, foram registrados 426 casos, todos de viajantes que voltavam de países da América Latina com surtos de zika. O vírus é motivo de grande preocupação nos EUA, a ponto de afetar a imagem do Brasil. A associação mais imediata ao país hoje entre os americanos é o zika, principalmente com a proximidade das Olimpíadas, às quais muitos planejam assistir ao vivo. Mulheres grávidas ou pretendendo engravidar são aconselhadas a evitar o Brasil e vários outros países da região. Em sua página na internet, o CDC tem uma longa lista de recomendações aos americanos que irão aos jogos.

Comente agora
29
Abr
Pesquisadores não descartam transmissão do ebola por relações sexuais
Postado por: Anacley Souza / 18:07h

Pessoas que sobreviveram ao ebola e que apresentam um estado saudável podem transmitir a doença via relação sexual, informa um estudo feito por pesquisadores, publicado na revista americana Science Advance. Na última epidemia, que atingiu parte do continente africano em 2013, mais de 11 mil pessoas morreram, o que representa um número de 40% da pessoas que foram infectadas. Em janeiro deste ano, o último país ainda afetado, a Libéria, foi declarado livre do vírus pela Organização Mundial de Saúde e, após isso, novos casos apareceram. A partir daí pesquisadores da África, Estados Unidos e Europa investigaram e descobriram por meio de análises que havia uma semelhança genética entre o vírus dos novos casos com os da epidemia. Segundo os cientistas, como informado pela Revista Época, alguns pacientes curados voltaram a apresentar sintomas da doença, que podem ter sido causados por vírus resistentes, que se escondem em compartimentos do corpo humano, como os olhos e testículos, onde o acesso do sistema de defesa é menor. Por isso conclusão de que a possibilidade de contágio via sexual não pode ser descartada, já que o vírus pode enganar os sistemas de defesa do organismo e, a partir daí, a pessoa infectada pelo sêmen será capaz de infectar outras pessoas pelo sangue, que tem um alto índice de contágio.

Comente agora
29
Abr
Conheça os hábitos que você deveria incluir na sua rotina fitness
Postado por: Débora Ayane / 16:58h

O exercício físico faz realmente bem ao corpo e à mente, mas sem a recuperação necessária também pode provocar fadiga e estresse ao organismo.Por isso, você precisa incluir alguns hábitos simples na sua rotina fitness. A revista Boa Forma destacou os cinco essenciais:

1. Quando está cansado, diminua a intensidade do exercício. Depois de um treino ‘puxado’, nada mais natural do que oferecer estímulos mais lentos ao corpo, com exercícios de baixa intensidade.

2. Aplique técnicas de respiração e meditação. Na hora de relaxar que o organismo se recupera. Depois de um treino pesado, você deve apostar em técnicas simples de meditação ou alguns exercícios de respiração para aliviar a tensão causada pela atividade. Encontre uma posição confortável (sentado ou deitado), feche os olhos e faça respirações longas e tranquilas.

Comente agora
29
Abr
Dilma autoriza prorrogação de contratos do Mais Médicos até 2019
Postado por: Débora Ayane / 15:08h

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (29) medida provisória que autoriza a prorrogação, por até três anos, dos contratos de profissionais estrangeiros no programa Mais Médicos. Segundo o governo, a regra evita que 12,9 mil profissionais de saúde sejam obrigados a deixar os postos de trabalho até o fim do ano. O número corresponde a 71% do programa.“Essa autorização vai beneficiar a população imediatamente. São 7.005 médicos formados no exterior, aqueles que aderiram ao programa na primeira hora, que precisariam deixar seus postos agora em agosto. Com essa medida, nós garantimos que esses médicos permaneçam”, declarou Dilma.Segundo o Planalto, outros 5.961 médicos também precisariam retornar para seus países até o fim do ano. Com a mudança, os contratos podem ser renovados até 2019, desde que haja concordância do profissional, da prefeitura e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), nos contratos intermediados pela entidade.

Comente agora
29
Abr
Secretaria vai apurar aplicação de insulina no lugar de vacina contra a gripe H1N1 no Paraná
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:19h

A Secretaria de Saúde de Maringá, no norte do Paraná, abriu sindicância nesta sexta-feira (29) para apurar o que levou uma funcionária do Hospital Municipal a aplicar doses de insulina em vez de vacinas contra a gripe H1N1 em 50 pessoas, na quinta-feira (28). Todas as pessoas que receberam a dose ficaram internadas, sob observação, durante a quinta-feira, e foram liberadas no fim da noite. Nenhuma delas teve complicações em decorrência do erro, segundo a prefeitura. Ainda de acordo com a administração municipal, a falha foi identificada pela própria servidora logo após a aplicação. Ela está grávida e também aplicou insulina em si mesma. Conforme a prefeitura, a mulher alegou ter confundido as embalagens, que, para ela, são parecidas. A insulina é um hormônio usado no tratamento de diabetes. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, aplicada indevidamente, pode causar sonolência, fraqueza, taquicardia e tremores. (G1)

Comente agora
29
Abr
Sesab tranquiliza baianos e diz que cumprirá meta de imunização contra H1N1
Postado por: Dulce Santana / 11:14h

Em conversa com jornalistas do Bocão News durante o programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta quinta-feira (27), a sub coordenadora estadual de saúde, Vânia Rebouças, afirmou que a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) conseguirá alcançar a meta de imunização contra a Influenza H1N1 prevista pelo Ministério da Saúde para o Estado até o dia 20 de maio, quando se encerra a campanha nacional. Rebouças explicou a baixa no estoque da vacina em alguns municípios, mas assegurou que pelo menos 80% do público alvo de 3, 2 milhões baianos serão imunizados. A Sesab já recebeu 50% das doses e aguarda o restante do Instituto Butantan, que produz a vacina. “A população se assustou e procurou os postos de maneira intensa logo nos primeiros dias. No sexto dia de campanha o estoque de alguns municípios já havia sido esgotado”. Em Salvador 47% do total de 615 mil pessoas que precisam da vacina já foram atendidas. Apenas serão vacinadas as pessoas que fazem parte do público alvo: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade. (Bocão News)

Comente agora
29
Abr
Estudo afirma que 1h de sexo por semana equivale a 30 minutos de corrida
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:07h

O sexo é uma das "atividades" mais prazerosas do mundo. Mas, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Québec, no Canadá, acaba de deixar ele ainda mais interessante. Chamado de "sexercício", o estudo revela que praticar relação sexual durante uma hora por semana corresponde à queima das mesmas calorias gastas durante 30 minutos de corrida. A pesquisa foi realizada com um grupo de 20 casais com idade entre 18 e 35 anos. Em média, os homens gastam 4,2 calorias por minuto durante o sexo em comparação com 9,2 durante o mesmo tempo de caminhada. Já as mulheres, queimam 3,1 calorias por minuto durante o sexo e 7,1 em uma corrida com a mesma duração.

A pesquisa revelou ainda outro benefícios do sexo. Confira:

1. Cardiovasculares: O sexo, além de provocar estímulos, é um exercício cardiovascular. Use a sua posição favorita para repetir 10 a 20 vezes, com intervalos de movimentos curtos, que devem aumentar de intensidade por 15 segundos.

2. Abdominais: A ponte é uma das melhores posições para as mulheres exercitarem o abdômen. Com o homem ajoelhado e seu corpo em forma de arco, use os braços para levá-lo em direção a ele enquanto contrai o abdômen cada vez que se aproximar.

3. Glúteos e tríceps: Fique ajoelhada sobre ele e forme um ângulo de 45° entre a cama e os joelhos. Tente se empurrar com as pernas para a posição de vaqueira, para trabalhar suas pernas. Você também pode tentar a posição de agachamento fazendo 20 repetições.

Comente agora
29
Abr
Dengue já é epidêmica em 12 Estados e no DF
Postado por: Dulce Santana / 07:47h

Pelo menos 12 Estados e o Distrito Federal já atingiram níveis epidêmicos de dengue neste ano, segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. A alta de infectados nessas unidades da federação fez o País também entrar em situação de epidemia, quando o índice de incidência da doença ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes. Considerando dados de 1º de janeiro a 2 de abril, os últimos disponíveis, já são 802,4 mil registros de dengue no País, 13% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando 705,2 mil pessoas ficaram doentes. Com o volume de casos, o País chegou ao índice de 392,5 casos por 100 mil habitantes. A epidemia se instaurou com duas semanas de antecedência em comparação com o ano passado. Hoje, a taxa de incidência da doença ultrapassou esse nível na 13ª semana epidemiológica. Em 2015, isso havia ocorrido na 15ª semana. Entre os Estados, o que tem a situação mais preocupante é Minas, que já acumula 278 mil registros e índice de 1.332 casos por 100 mil habitantes. Só em Belo Horizonte, já foram notificadas 79,7 mil infecções, o que coloca a capital mineira como a cidade com a maior taxa de incidência da doença entre os municípios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes. Em seguida na lista de Estados com epidemia de dengue aparece o Rio Grande do Norte, com 857 casos por 100 mil habitantes. Fazem parte também da lista de unidades da federação com surto da doença Acre, Rondônia e Tocantins, na Região Norte; Paraíba e Pernambuco, no Nordeste; Espírito Santo, no Sudeste; Paraná, no Sul; e todas as unidades da federação do Centro-Oeste: Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Entre todos os Estados brasileiros, o que tem a menor taxa de incidência da doença é o Rio Grande do Sul, com 2.436 casos e índice de 21,7 registros por 100 mil habitantes.

Comente agora
28
Abr
Planos de saúde se preparam para cobrir atendimento e diagnóstico do Zika
Postado por: Anacley Souza / 22:03h

Os planos de saúde e seguros de assistência à saúde estão se preparando para oferecer o atendimento para diagnóstico e tratamento do vírus Zika, informou hoje (28) a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). De acordo com a entidade, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deverá divulgar os critérios para esse atendimento em breve e a intenção é, desde já, antecipar um mapeamento do atendimento necessário. Em nota à imprensa, a FenaSaúde ressaltou que os exames não estavam previstos inicialmente no rol de coberturas obrigatórias. "Consequentemente, representarão custos adicionais ao sistema de saúde suplementar." A entidade acrescentou que não é possível prever quanto ou se haverá repasse aos clientes. Afirmou que será primeiro preciso analisar os critérios definidos. Conforme a FenaSaúde, a comunidade científica, assim como entidades do setor de saúde, está aprendendo diariamente sobre a dinâmica de infecção do vírus Zika. Estudos apontam risco médio de 1% de malformações neurológicas em fetos expostos à doença. Além disso, os quadros de paralisia flácida em crianças e adultos, conhecidos como Síndrome de Guillain-Barrè, são relacionados a essa infecção.

Cuidados:  A entidade alertou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou recentemente alguns testes laboratoriais para o diagnóstico do Zika, que têm metodologias distintas: uns detectam a quantidade de anticorpos e outros a presença direta do vírus.

Comente agora
28
Abr
Enfermeira confunde ampolas e vacina 50 pessoas com insulina
Postado por: Anacley Souza / 18:52h

Cerca de 50 servidores do Hospital Municipal de Maringá, no norte do Paraná, foram vacinados com insulina após a enfermeira confudir as ampolas, nesta quinta-feira (28), segundo a prefeitura. A vacina correta era contra o vírus H1N1. Várias pessoas vacinadas foram internadas com reações, ainda segundo a administração municipal. A insulina é um hormônio usado para o tratamento de diabetes. A Secretaria Municipal de Saúde informou que aplicado irregularmente, o hormônio pode provocar sonolência, fraqueza, taquicardia e tremores. Ainda de acordo com a prefeitura, a falha foi identificada pela própria servidora logo após a aplicação. A enfermeira está grávida e também aplicou insulina nela própria por engano. Os 50 funcionários estão sendo atendidos por médicos do próprio hospital e devem permanecer em observação até as 21h. Esse é o prazo para a manifestação das reações adversas. A prefeitura classificou o fato como um acidente de trabalho e, por isso, a Diretoria de Saúde Ocupacional está acompanhando o caso. A administração municipal diz que a servidora afirmou que se confundiu com as embalagens, que são parecidas. Um processo administrativo será aberto para investigar as responsabilidades.

Comente agora
28
Abr
Santo Antônio de Jesus recebe nova etapa do Programa Saúde nos Bairros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:43h

Neste sábado (30) e domingo (1°), Santo Antônio de Jesus receberá mais uma etapa do Programa Saúde nos Bairros. Desta vez, a Unidade Móvel do projeto atenderá aos moradores do Casco, Capelinha de São João e imediações realizando eletrocardiogramas, consultas clínicas, exames laboratoriais e preventivos (apenas no domingo). A ação é uma parceria entre o Instituto Santana e a Associação de Moradores da Comunidade do São Francisco, viabilizada pelo mandato do deputado Rogério Andrade. Os atendimentos acontecem a partir das 8h e são realizados por ordem de chegada. Para participar, basta levar documento de identidade e comprovante de residência. (Ascom)

Comente agora
28
Abr
Novas doses para a vacinação do H1N1 chegam a Santo Antônio de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 17:55h

Santo Antônio de Jesus recebeu um primeiro lote com cerca de quatro mil doses da vacina contra a influenza, sendo que há cerca de 20 mil pessoas a serem vacinadas. Foram distribuídas as primeiras doses e acabaram agora chegou um segundo lote com cerca de cinco mil doses para o dia D, que será próximo sábado (30) em todas as unidades de saúde. A gerente de epidemiologia da Secretaria de Saúde do município, Carine Cristina disse por meio de uma rádio local que essas doses serão difundidas entre as unidades de saúde da zona urbana e rural, “temos 23 unidades e serão disseminadas de acordo com a quantidade população de cada unidade”, disse. Segundo Carine, à medida que as vacinas forem chegando serão distribuídas as unidades de saúde até que todo o público alvo seja vacinado, “são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, os trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais”, pronunciou informando a importância da vacinação e que pessoas levem o comprovante de tais condições para a unidade de saúde. Além disso, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também tem o direito à vacinação e neste ano será incluído adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. No ‘dia D’, no sábado (30), a partir das 8h, a mobilização nacional acontecerá em todas as unidades da zona urbana de Santo Antônio de Jesus e na zona rural a imunização será feita durante a semana, conforme a rotina.

Cuidados e Orientações:

Comente agora
28
Abr
Sesab promove 1º encontro estadual da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:35h

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Gestão do Cuidado, realiza na próxima quinta-feira (5) o I Encontro Baiano de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). Em parceria com o Ministério da Saúde, o encontro tem como público-alvo os profissionais de Atenção Básica e referências de Alimentação e Nutrição dos municípios que realizaram a Oficina da EAAB entre 2013 e 2015, na Bahia. A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil funciona como um instrumento que reforça e incentiva a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. O evento acontece das 8h às 18h, no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia.

Comente agora
28
Abr
Dentistas convocam assembleia e ameaçam interromper atendimento por plano de saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:28h

O Sindicato dos Odontologistas da Bahia (Soeba) convocou uma assembleia geral com o objetivo de discutir assédio moral, glosas indevidas e tabelas de procedimentos com valores irrisórios pagos pelas operadoras de planos de saúde. O encontro está previsto para acontecer na próxima terça-feira (3), às 19h, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia – Sessão Bahia (ABO-BA), no Itaigara. De acordo com o Soeba, uma das maiores queixas da categoria são os valores pagos por procedimento. "O que se recebe não remunera nem o custo operacional", afirmou o odontólogo Mateus Dias, acrescentando que alguns planos pagam R$ 10 ou até menos por alguns procedimentos e ainda postergam artificialmente o pagamento. Projeções feitas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontaram que uma restauração deveria ser remunerada no mínimo em R$ 80, informou o sindicato em nota divulgada nesta quinta-feira (28). Para Viviane Dourado, presidente da Comissão de Convênio do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), é necessário buscar uma relação digna de trabalho com os planos de saúde. (BN)

Comente agora
28
Abr
Conheça os cuidados no pós-operatório de cirurgia cardíaca
Postado por: Débora Ayane / 15:01h

Em nosso país são realizadas aproximadamente 350 cirurgias cardíacas/1.000.000 habitantes/ano, incluindo implantes de marcapassos e desfibriladores. Esse tipo de tratamento acontece para reparar danos no próprio coração, nas artérias ligadas a ele, ou para a substituição deste órgão, no caso de transplante. A cirurgia pode ser necessária independente do sexo e em todas as idades, de crianças até idosos.Conheça abaixo quais são os cuidados necessários para que o pós-operatório de uma cirurgia cardíaca seja satisfatório e sem sustos de acordo com a opinião do coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Elcio Pires Junior.

1. Em todas as cirurgias cardíacas a indicação de cuidados é igual? Se não, quais são diferentes?

A maior parte dos cuidados são semelhantes, principalmente em relação aos com a cicatrização e a realização de atividades. Porém, existem particularidades para cada pós-operatório que dependem da doença prévia, o grau de comprometimento da função cardíaca, do procedimento realizado, das doenças associadas, etc. Assim, as atenções devem ser individualizadas para cada paciente e situação.

Comente agora
28
Abr
HRSAJ libera relação de aprovados para vaga de Enfermagem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:00h

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) libera a lista de aprovados para cadastro de reserva de Enfermeiros no Processo Seletivo 2016.1

Abaixo, segue a relação:

  1. 1º CAROLINA MADEIRO MEIRA

    2º JOELMA DE JESUS SANTANA

    3º WALTER JACQUES DE SOUZA NETO

    4º ALESSANDRA SOUZA MOINHOS

    5º ANA PAULA DE OLIVEIRA

    6º IVINA FERNANDEZ BAQUEIRO PERRUCHO

    7º LUANY MAGNA SANTIAGO SILVA

    8º JOSÉ LEONCIO DOS SANTOS NETO

    9º JOSÉ AUGUSTO NASCIMENTO ALVES

    10º KEURE LILIA SANTOS DOS SANTOS

Comente agora
28
Abr
H1N1: 83 cidades baianas ainda não informaram se população foi vacinada
Postado por: Dulce Santana / 11:33h

Dos 417 municípios baianos, 83 ainda não informaram ao Ministério da Saúde ter aplicado uma única vacina contra o vírus H1N1 este ano. Os dados constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) e foram atualizados pela última vez à 1h07 desta quinta-feira (28). Entre os municípios que aparecem no sistema como não tendo utilizado as doses, estão Lauro de Freitas, Amargosa, Camamu, Candeias, Canudos, Itapetinga, Pilão Arcado, São Francisco do Conde e Simões Filho. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a notificação é necessária para que o Ministério da Saúde identifique a necessidade de novos lotes da vacina e possa enviá-los para os estados, que distribuem as doses aos municípios. “Este é um procedimento de rotina e realizado todos os anos, mas devido à intensa procura nos postos de saúde, torna-se ainda mais importante o controle formal dos estoques pelos municípios”, explica a Sesab. Sem vacinas em nenhum dos 16 postos de saúde, o município de Lauro de Freitas informou que recebeu 21 mil doses e já aplicou todas elas. O sistema está sendo alimentado e os dados serão enviados ainda nesta quinta ao Ministério da Saúde, segundo a administração. Nesta quinta-feira (28), não há mais doses disponíveis e o município diz também que não recebeu uma nova remessa. Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde disse que já havia informado a população sobre a suspensão da vacinação nesta quinta e que se preparava para o Dia D, no sábado. Mas é possível que, assim como Salvador e Barreiras, Lauro de Freitas também cancele o Dia D, por falta de abastecimento para os 16 postos fixos e mais 10 que seriam montados. Segundo a Sesab, 1,6 milhão de doses da vacina contra a influenza já foram distribuídas para os municípios baianos, o que corresponde a cerca de 50% do total distribuído pelo estado. Os dados mais recentes do Sipni, do Ministério da Saúde, apontam que 658.030 pessoas já foram imunizadas no estado. Destes, 300.028 são idosos e 218.754 são crianças de seis meses a menos de cinco anos.

Comente agora
28
Abr
Vacinação contra a febre aftosa terá início no próximo domingo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:48h

Começa, no próximo domingo (1), a Campanha de Vacinação contra a febre aftosa em território baiano. A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), é vacinar 10.854.311 bovinos e bubalinos dos 384.393 criadores, já que nesta etapa todos os animais precisam ser vacinados, independente da faixa etária. No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo. A campanha encerra no dia 31 de maio. Com o slogan “Gado Campeão é com Vacinação”, o governo do Estado reforça a obrigatoriedade de vacinar e está atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a Febre Aftosa. A gravidade da proliferação da doença não decorre apenas das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes criadores. O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, chama a atenção para importância dos produtores vacinarem o rebanho, e ressalta os danos que podem ser causados no caso de perda de status de Território Livre de Febre Aftosa com Vacinação, conquistado pela Bahia há 15 anos.

Comente agora
28
Abr
Cerca de 12 mil pessoas deixaram de ter plano de saúde na Bahia em 2015
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:58h

O aumento do desemprego e a queda da renda do trabalhador impactou até em uma das despesas consideradas essenciais para a população: a saúde. Dados comparativos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015, 12.641 pessoas deixaram de ter plano de saúde na Bahia. Em comparação aos últimos cinco anos, 2015 foi o primeiro que registrou queda no número de pessoas com planos assistenciais. O levantamento da ANS aponta que no Brasil, em 2015, mais de 196 mil pessoas deixaram de ter planos e agora dependem ou do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de atendimento particular. A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) confirmou os números da ANS e declarou, em nota, que o decréscimo é inédito e em consequência da crise econômica e do aumento na taxa de desemprego no país, uma vez que a diminuição verificada foi mais acentuada nos planos empresariais coletivos. Mas não é só isso. O cenário também aponta para a perda de renda de usuários como a aposentada Edjan Sales, 52 anos. Manter o plano de saúde lhe custava 40% de tudo o que ganhava e ela não viu outra saída a não ser o cancelamento. “Quando eu utilizava mais, a fatura chegava a custar R$ 600 com a coparticipação. Relutei bastante em tomar a decisão, mas já estava pagando os últimos meses com atraso”, lembrou. Em dezembro, Edjan aproveitou o décimo terceiro, quitou as faturas em aberto e pediu a extinção do serviço. “Cheguei a pesquisar outros planos, mas era tudo caro”, falou. “Atualmente, eu faço alguns tratamentos no SUS e em clínicas populares”, completa, assegurando que suas despesas com saúde caíram pela metade.

Comente agora
27
Abr
Noventa e um municípios baianos ainda não notificaram aplicação da vacina contra a gripe
Postado por: Anacley Souza / 22:04h

Até esta quarta-feira (27), 91 municípios baianos ainda não tinham registrado no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações sequer uma dose aplicada da vacina contra o vírus da Influenza A (H1N1), segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A Sesab informa ainda que já distribuiu 1,6 milhão de doses da vacina, o que corresponde a cerca de 50% do público-alvo da campanha – 3.269.328 pessoas. Conforme o sistema do MS, em toda a Bahia, devido principalmente à subnotificação, foram aplicadas 624.047 doses, mesmo com a distribuição da metade dos lotes destinados à campanha. Ainda esta semana, o Estado receberá mais 14% das doses das vacinas, que começam a ser distribuídas para os municípios. Cidades como Lauro de Freitas, Caetité, Amargosa, Simões Filho, Castro Alves e Conde estão entre os municípios que não registraram as doses aplicadas. Já a capital baiana notificou a aplicação de 206 mil doses, restando mais de 100 mil doses para alcançar os 50% do total distribuído pelo Estado. A notificação é necessária para que o ministério identifique a necessidade do envio de novos lotes da vacina contra o vírus da H1N1. Este é um procedimento de rotina e realizado todos os anos, mas devido à intensa procura nos postos de saúde, torna-se ainda mais importante o controle formal dos estoques pelos municípios. A Sesab começou a receber as vacinas na primeira quinzena de abril e, imediatamente, antecipou a vacinação, que estava prevista para ser iniciada no próximo sábado (30). O público-alvo da rede pública são pessoas com idade a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de 5 anos; trabalhadores da saúde (de instituições públicas e privadas); mulheres grávidas e puérperas – até 45 dias após o parto; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e jovens e adolescentes, com idade entre 12 e 21 anos, que estão sob medidas socioeducativas.

Comente agora
27
Abr
Ultrassom transvaginal pode transmitir HPV se não forem tomados esses três cuidados
Postado por: Anacley Souza / 21:53h

O ultrassom transvaginal é um método importante para detectar miomas, cistos e tumores no sistema reprodutivo da mulher, mas se for feito do jeito errado, existe um risco associado a esse exame. Cientistas norte-americanos alertam sobre o perigo de que haja uma infecção pelo HPV durante o teste e explicam como evitar que isso aconteça. Para que o exame de ultrassom transvaginal seja seguro, é preciso que o processo de prevenção de infecções seja feito em três passos: limpeza da sonda (introduzida na vagina) após todo uso, desinfecção de alto nível e proteção da sonda antes do uso com protetor descartável. Segundo os pesquisadores, existem erros comuns em ao menos dois passos das práticas citadas. O primeiro deles é o uso, muito comum, de glutaraldeído e ortophtalaldeído para fazer a desinfecção do aparelho. Recentemente foi descoberto que esses dois produtos são ineficientes para neutralizar o HPV dos tipos 16 e 18. O segundo erro é substituir as camisinhas por protetores de sonda (vendidos especialmente para esse uso). A proposta dos responsáveis pelo estudo é que sejam usados desinfetantes à base de peróxido de hidrogênio (a popular água oxigenada). A substância é capaz de eliminar o HPV 16 e 18. Além disso, é recomendado usar sempre os preservativos sexuais para encapar a sonda. Com o protetor de sonda, o risco de contaminação é de 8% a 81%. Com a camisinha, as chances caem de 0,9% a 2%. De acordo com os pesquisadores, essas atitudes reduzem drasticamente as chances de contaminação. Portanto, da próxima vez que for fazer o exame, informe-se sobre o procedimento e fique atenta a sua realização.

Comente agora
27
Abr
Dia D de vacinação contra H1N1 é cancelado em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 20:51h

Falta de fornecimento atrapalha campanha de vacinação contra a gripe, H1N1, em Salvador. O Dia D, que acontece nacionalmente, no sábado, 30, foi cancelado na capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já foram imunizadas cerca de 249 mil pessoas, oque equivale a 40% do público alvo. A SMS informou ainda que o repasse das vacinas é responsabilidade do Ministério da Saúde e divulgou que a capital baiana já atualizou os dados junto ao governo federal para destacar a urgente necessidade de reposição das doses e, tão logo chegue nova remessa, a rede será reabastecida, normalizando a imunização. O público-alvo é de idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade. Segundo a SMS a campanha de vacinação contra gripe em Salvador segue até o dia 30 de maio.

Comente agora
27
Abr
Ministério da Saúde libera 6,4 mi para hospitais universitários de Salvador
Postado por: Anacley Souza / 19:38h

Duas portarias publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27) determinam a liberação de R$ 230 milhões para 50 hospitais de universidades federais. Na Bahia, a medida irá beneficiar duas unidades vinculadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA): o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas) e a Maternidade Climério de Oliveira. Juntos, os hospitais irão receber R$ 6.458.103,41. Os recursos são do Ministério da Saúde (MS) e fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Conforme portaria, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos irá receber R$ 3.398.123,18. Deste total, R$ 2.954.889,72 devem ser usados em ações de custeio (aquisição de bens e materiais de consumo) e R$ 443.233,46 em investimentos (obras e ampliações). Já a Maternidade Climério de Oliveira irá receber R$ 3.059.980,23. Deste valor, R$ 2.660.852,37 devem ser utilizados em ações de custeio e R$ 399.127,86 em investimentos. De acordo com o Governo Federal, os valores para cada hospital são definidos de acordo com indicadores e metas de desempenho. São avaliados: porte das unidades, número de leitos, taxa de ocupação hospitalar, número de funcionários por leito, complexidade dos serviços, desenvolvimento de pesquisa e ensino e a inserção dos hospitais nas redes temáticas do Ministério da Saúde (Rede Cegonha, Rede Psicossocial e ações de humanização).

Comente agora
27
Abr
Criança de seis anos morre vítima da gripe H1N1 em Teixeira de Freitas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:27h

Uma criança de seis anos morreu vítima da gripe H1N1 em Teixeira de Freitas, região sul da Bahia. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (27), a morte na última sexta-feira (22). A criança, que não teve sexo divulgado, veio a óbito 24 horas após dar entrada na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) com sintomas da gripe. Ainda de acordo com a secretaria, a causa da morte foi confirmada por exames realizados em um laboratório de Salvador e foi informada à Secretaria Estadual de Saúde. O órgão informou também que, após a confirmação de dois casos de infecção pelo vírus na cidade, a prefeitura decidiu intensificar a vacinação, já que o fluxo nos postos de saúde aumentou. (BN)

Comente agora
27
Abr
Vacina contra H1N1: novo lote termina e campanha é suspensa pela 2ª vez em Itabuna
Postado por: Débora Ayane / 16:47h

Retomada após oito dias suspensa, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, em Itabuna, no sul da Bahia, foi suspensa pela segunda vez nesta quarta-feira (27). Todas as 8.800 vacinas que estavam à disposição do município foram aplicadas até às 10h. Segundo o G1, a prefeitura informou que a expectativa era de que 5 mil doses fossem distribuídas pela manhã e as outras 3.800 aplicadas durante a tarde. Entretanto, com a procura intensa no período da manhã, os funcionários dos postos solicitaram reforço e a campanha precisou ser suspensa. A administração municipal afirmou que vai pedir reforço do estoque à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), para que a imunização seja retomada. A previsão é de que mais doses cheguem ao município apenas no dia 4 de maio. No último dia 20 de abril, a campanha precisou ser suspensa após o esgotamento do primeiro lote de vacinas.

Comente agora
27
Abr
Pele bonita e organismo equilibrado? Aposte no caqui
Postado por: Débora Ayane / 15:15h

O caqui é típico do outono e traz diversos benefícios, desde uma pele mais bonita até o bom funcionamento do organismo."Rico em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, e contribui para a saúde dos olhos e da pele", é o que diz a nutricionista Letícia Amaral, de Belo Horizonte. Segundo o site Delas, a fruta ainda possui compostos antioxidantes como os polifenóis que, agregado ao betacaroteno, têm propriedades capazes de combater o envelhecimento das células, auxiliando a amenizar os efeitos do tempo na pele."A fruta ainda é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ele também possui cálcio, ferro, fósforo, potássio, todos os nutrientes básicos que o nosso organismo precisa para estar em equilíbrio”, acrescenta a profissional.O caqui ainda também fonte de energia, uma fruta saborosa e pode saciar a vontade de ingerir doces. "É rico em açúcares, principalmente glicose e frutose”, afirma Isis Moreira, nutricionista da Universidade de Brasília (UnB).

Quer tentar um suco antioxidante?

Bata no liquidificador 200 ml de água de coco
1 caqui picado
5 folhas de hortelã
1 lasca de gengibre
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada
Beba em seguida

Comente agora
27
Abr
'Sinto muita dor', diz menina de ossos de vidro diagnosticada com escoliose no Acre
Postado por: Débora Ayane / 14:23h

Quem vê o sorriso no rosto de Francisca Tavares, de 12 anos, que nasceu com osteogenesis imperfeita, doença rara dos ossos de vidro, nem consegue imaginar as crises de dor nas costas que tem sentido há pelo menos seis meses. O diagnóstico de escoliose só veio no início deste ano, conta Maluce Ferreira, mãe da garota."Ela começou a colocar sangue pela boca e a coluna dela estava muito torta, mas ninguém sabia dizer o que era. Eu levava ela ao médico, mas eles demoraram muito para atender e uma amiga levou em uma clínica particular, disseram que era essa doença e não tinha mais jeito", relata a dona de casa.Francisca diz que a dor é tão intensa que nem os remédios minimizam. Tem dias, segundo ela, que a aula é prejudicada. Devido ao problema dos ossos de vidro, Francisca há um ano estuda em casa, com dois professores disponibilizados pelo Estado. Ela cursa o 7º ano do Ensino Fundamental."Sinto muita dor na coluna, cada dia mais. Prejudica para eu estudar porque não consigo escrever quando estou com muita dor e tenho que ficar deitada. Tomo remédio, mas não passa. Hoje, nem brinco mais, só fico em casa", relata a garota.Para tentar minimizar a escoliose, Francisca passa por tratamento de fisioterapia duas vezes por semana, também de forma gratuita, em uma clínica particular de Rio Branco. Além disso, por causa da gravidade, está esperando uma vaga para viajar para exames em São Paulo (SP) pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Comente agora
27
Abr
Garoto de 13 anos é internado com suspeita de H1N1 no Oeste da Bahia
Postado por: Débora Ayane / 13:43h

Um garoto de 13 anos está internado no Hospital do Oeste, em Barreiras, com suspeita de ter contraído a gripe H1N1. O caso foi confirmado pela Secretária de Saúde da Bahia (Sesab). O menino é morador de Bom Jesus da Lapa e foi encaminhado para a unidade depois de apresentar os sintomas da doença. Ele está isolado no setor pediátrico com pneumonia.Também no Hospital do Oeste está internada e recebendo tratamentos a segunda médica cubana com suspeita da gripe. A médica estava recebendo o tratamento em casa depois de ter tido contato com o vírus, mas o quadro se agravou e ela foi internada na noite desta terça (26).Ela trabalhava junto com a médica, também cubana, Clara Elisa Gonzalez Mendez no Programa de Saúde da Família (PSF), do Hospital Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, que morreu nesta terça-feira (26) em decorrência da doença.

Comente agora
27
Abr
SUS pode perder R$ 80 bilhões com aprovação de PEC, estimam entidades
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:48h

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 143/2015, que espera segundo turno de votação no plenário do Senado Federal, pode levar à perda de R$ 80 bilhões para o Sistema único de Saúde (SUS). A estimativa foi enviada por meio de carta, nesta terça-feira (26), a todos os senadores e assinada pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas, a Associação Brasileira de Economia da Saúde, Associação Nacional do Ministério Público em Defesa da Saúde e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva. "O risco é de desmonte expressivo da já precária situação da saúde pública brasileira". A PEC, apresentada pelo senador Dalirio Beber (PSDB-SC) e acolhido o substitutivo do senador Romero Jucá (PMDB -RR), permite aos estados, Distrito Federal e municípios aplicarem em outras despesas 25% dos recursos hoje atrelados a áreas específicas, como saúde, tecnologia e pesquisa, entre outras. O substitutivo incluiu ainda a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), cuja porcentagem foi também fixada em 25%. Pelo substitutivo, é desvinculado um quarto da arrecadação da União de impostos, contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico (Cide-combustíveis), já instituídos ou que vierem a ser criados nos próximos quatro anos.

Comente agora
27
Abr
Morre ex-vereador Zé Pinto em Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:40h

O ex-vereador (que também foi ex-vice-prefeito) de Feira de Santana, José Ferreira Pinto, o Zé Pinto, morreu nesta terça-feirae (27), vítima de uma parada cardiorrespiratória. Antes, ele tinha sofrido um AVC [Acidente Vascular Cerebral] e estava internado no Hospital Unimed. Conforme o Acorda Cidade, Zé Pinto participou da vida pública de Feira desde 1971, quando foi presidente da Câmara na época em que o prefeito era João Durval Carneiro. O político ainda foi eleito vice-prefeito em 1982 na chapa encabeçada por José Falcão. O corpo de Zé Pinto está sendo velado no Centro de Velório Pax Cristo Rei, no bairro Kalilândia, com seputalmento prelvisto para as 15h, no cemitério Piedade. (Bahia Notícias)

Um comentário
27
Abr
Mulheres que tomam remédio contra acne não evitam gravidez, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:30h

O remédio contra acne isotretinoína, cujo nome comercial é Roacutan, pode provocar malformações em fetos e abortos espontâneos, porém apenas um terço das mulheres que usam o medicamento estão adotando medidas efetivas para evitar a gravidez, dizem pesquisadores canadenses. "Quando eu prescrevi a droga pela primeira vez, nos anos 1980, ficávamos com muito medo do remédio e éramos muito cuidadosos", disse o médico David Henry, do Instituto de Ciências Clínicas Avaliativas, em Toronto, à Reuters. "Temo que um pouco disso se perdeu devido à convivência com o remédio." Vários estudos de diversos países mostraram que as mulheres que tomam isotretinoína não estão cientes, ou simplesmente ignoram, as diretrizes para evitar a gravidez durante o uso da droga. Henry e sua equipe usaram registros de prescrição de 1996 a 2011 para estimar com que frequência ocorria uma gravidez durante e após o tratamento com isotretinoína. Eles também observaram que muitas mulheres tomando isotretinoína também tinham prescrições para contraceptivos orais antes e durante o uso do medicamento. De quase 60 mil mulheres que receberam isotretinoína, cerca de 55% não tentaram usar outros medicamentos contra acne antes, o que configura claramente uma violação das diretrizes da prescrição.

Comente agora
27
Abr
Salvador e Lauro de Freitas ficam sem vacinas contra H1N1
Postado por: Dulce Santana / 10:12h

As cidades de Salvador e Lauro de Freitas, região metropolitana da capital baiana, estão sem a vacina contra Influenza (H1N1). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, em duas semanas foram imunizados na capital baiana cerca de 249 mil pessoas contra a gripe, o que equivale a 40% do público alvo. Porém, a SMS explica que a falta de fornecimento do imunobiológico por parte do Ministério da Saúde já compromete a vacinação na rede municipal. A capital baiana atualizou os dados junto ao governo federal para destacar a urgente necessidade de reposição das doses e, tão logo chegue nova remessa, o município abastecerá a rede normalizando a vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde explica ainda que encontra-se preparada envolvendo insumos, 200 veículos, 136 salas de vacina e mil profissionais. A população deverá procurar o posto de saúde para manter-se informada. Já a prefeitura de Lauro de Freitas informou que desde o início da campanha de imunização foram dispensados 20 mil imunobiológicos no município, alcançando 50% da meta para imunização durante a atividade.

Comente agora
27
Abr
Exame confirma que médica cubana morreu de H1N1
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:58h

Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) revelam que a Bahia tem 38 casos registrados de H1N1. Desses, nove foram a óbito. O boletim tem dados até o dia 21 deste mês. No entanto, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta terça-feira, 26, no final da tarde, que a morte da médica cubana Clara Elisa Gonzalez Mendez, de 42 anos, foi provocada pela gripe H1N1. A morte da médica - que atuava em Bom Jesus da Lapa, a 777 km de Salvador - foi a décima confirmada no estado este ano por causa da gripe provocada pelo vírus influenza, a H1N1. A confirmação surgiu a partir do resultado de exames realizados no Lacen. Ela morreu em 19 de abril no Hospital do Oeste (HO), em Barreiras. Clara Elisa trabalhava no programa Mais Médicos desde 2013. Ela estava internada no Hospital Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, desde 17 de abril, foi transferida para o HO em Barreiras no dia 19, mas morreu logo após dar entrada na unidade de saúde. Conforme o secretário municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa, Marcélio Magno, todas as pessoas que tiveram contato com a médica passaram por tratamento profilático, antes de se ter conhecimento da causa da morte da profissional de saúde. Ele disse que agora os cuidados serão redobrados. (ATarde)

Comente agora
27
Abr
Família e amigos buscam ajuda em redes sociais para criança com ‘ossos de vidro’
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:41h

Portador de uma condição rara que atinge os ossos, o garoto Davi Lucca, de dois anos, tem sido protagonista de uma campanha que tem mobilizado moradores do município de Araci, Sisal, e personalidades da cena musical e esportiva baiana. Diagnosticado com osteogênese imperfeita, também conhecida como “ossos de vidro” ou “ossos de cristal”, Davi sofre com uma fragilidade excessiva nos seus ossos, de caráter genético e hereditário, que faz com que eles quebrem com muita facilidade. O pai do menino, Cosme Lima Oliveira, conta que apesar do tratamento recebido através das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o ideal seria submeter Davi a uma série de procedimentos cirúrgicos específicos. “O procedimento consiste no implante, dentro da estrutura óssea, de seis hastes: dois nas tíbias, dois nos fêmures e dois nos úmerus. Cada cirurgia custa R$ 50 mil”, explicou ao Bahia Notícias nesta terça-feira (26). O método daria uma maior qualidade de vida para o garoto, cuja condição retarda o crescimento e o impossibilita de brincar com outras crianças. Para arrecadar a quantia, a tia de Davi, Creuza Silva, idealizou uma campanha que ganhou destaque na televisão, em programas como os dos apresentadores Rodrigo Faro e Luciano Hulk, e vem ganhando força nas redes sociais. Cosme conta que famosos, como o jogador do Vitória Diego Renan, as cantoras Elis Martins e Camila Vitorino (da banda Menina Faceira), além das bandas Seu Maxixe e Chicabana, o procuraram para manifestaram apoio. Ainda segundo o pai da criança, a iniciativa também vem gerando a mobilização de moradores do município, com a organização de feijoadas e leilões para arrecadar valores para a causa. “Graças à campanha foi possível dialogar com empresas que produzem a haste. Isso possibilitou a redução do valor do material de R$ 35 mil para R$ 23.407, mas ainda existem os custos com o corpo de cirurgiões e com o hospital”, salientou. Cosme conta que foi procurado pelo superintendente de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), José Rodrigues, na manhã desta terça-feira (26) para conversar sobre a condição de Davi. Durante a conversa, ficou definido que o estado responderá como será feito o auxílio a família da criança em, no máximo, 30 dias.

Comente agora
26
Abr
Anticorpos da dengue agravam infecção por zika, sugere estudo
Postado por: Anacley Souza / 21:55h

Um estudo de pesquisadores norte-americanos sugere que anticorpos produzidos contra a dengue podem agravar a situação de pacientes com o vírus da zika. O estudo foi disponibilizado como "preprint", uma versão anterior à publicada em revista para poder ser discutida e conhecida por outros cientistas. Isso aconteceria porque a dengue e a zika estão intimamente ligadas. Essa ideia já havia sido levantada por Scott Halstead, uma das maiores autoridades do mundo quando o assunto é vírus transmitidos por mosquitos. "Anticorpos da dengue estão tornando o vírus da zika mais complexo. Talvez, a partir de uma determinada concentração de vírus, ele ganhe a capacidade de atravessar a placenta", afirma. Os pesquisadores da Florida Gulf Coast University e do Instituto de Pesquisa Walter Reed Army testaram o potencial de neutralização e agravamento dos anticorpos da dengue e dos soros imunes contra a zika. Ficou evidenciado que os anticorpos não neutralizam, mas aumentam a infecção por zika. O agravamento da zika por conta dos anticorpos produzidos contra a dengue poderia estar por trás do aumento dos casos de microcefalias em bebês e de síndrome de Guillain-Barré em adultos. Os resultados apontam que em áreas onde há uma endemia de dengue, o vírus da zika pode ser transmitido mais rapidamente e persistir com mais força do que o esperado em áreas onde há apenas a transmissão por zika. Segundo o estudo, isso está sendo observado na região do Pacífico e nas Américas. Os pesquisadores acreditam que um melhor entendimento sobre a relação entre zika e dengue poderá ser importante para a implementação de estratégias e produção de novas vacinas contra os vírus.

Comente agora
26
Abr
Brasil registra 802.429 casos prováveis de dengue, diz Ministério da Saúde
Postado por: Anacley Souza / 19:32h

De fevereiro até dois de abril deste ano, o Ministério da Saúde (MS) registrou 802.429 casos prováveis de dengue no Brasil. As informações são do boletim epidemiológico divulgado pela pasta nesta terça-feira (26). O documento aponta 140 óbitos pela doença no período, e indica que o maior número de casos prováveis foi registrado na região Sudeste (463.807), sendo seguido por Nordeste (158.235), Centro-Oeste (94.672), Sul (57.282) e Norte (28.433). O MS também aponta que no mesmo período, 91.387 casos de vírus Zika foram notificados em todo o país. A região Sudeste teve 35.505 casos prováveis da doença, seguida pelas regiões Nordeste (30.286), Centro-Oeste (17.504), Norte (6.295) e Sul (1.797). Ainda de acordo como o Boletim, o ministério registrou 7.584 grávidas com suspeita da doença, sendo que 2.844 casos acabaram sendo confirmados. “Ainda não é possível se ter ideia da proporção de gestantes, infectadas pelo vírus Zika, que terão bebês com microcefalia. Até o momento, o maior número desses casos foi em mulheres que tiveram a doença no primeiro trimestre de gestação.”, explicou o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. Por fim, o levantamento destaca 39.017 casos prováveis de Chikugnunya registrados em todos os estados brasileiros, e 15 óbitos pela doença (mesmo que esses precisem ser investigados mais a fundo).

Comente agora
26
Abr
Cuidado, exercícios abdominais podem prejudicar a saúde
Postado por: Anacley Souza / 17:37h

Uma pesquisa realizada no ano de 2011 em Illinois, nos Estados Unidos, trouxe um dos primeiros indícios de que fazer apenas exercícios abdominais – e não aeróbicos – não faz diferença alguma no tônus muscular. A experiência reuniu dois grupos: um fazia abdominais diariamente, enquanto o outro apenas assistia. Depois de seis semanas, os especialistas fizeram medições detalhadas em cada voluntário. O resultado? Não se observou diferença na circunferência da cintura ou na quantidade de gordura na barriga entre os integrantes de ambos os grupos. A pergunta que fica desde então é se os exercícios abdominais são realmente necessários. A resposta ainda não é definitiva. Em contraponto ao estudo conduzido em Illinois, há uma sistemática de pesquisas que apontam para vantagens proporcionadas por atividades desse tipo: maior flexibilidade e melhora da força muscular seriam algumas delas. Ficou na dúvida? De acordo com um levantamento realizado na Universidade de Waterloo, do Canadá, o ideal é buscar outras alternativas. Principalmente porque, segundo as evidências, os exercícios abdominais poderiam prejudicar a coluna. O Stuart McGill, condutor da pesquisa e professor de biomecânica da coluna, é quem chegou à conclusão. Ele fez dezenas de estudos de laboratório com o uso de cadáveres de porcos. Suas colunas eram flexionadas repetidamente, de maneira semelhante ao movimento de atividades abdominais. Depois da experiência, ele percebeu que os discos na coluna das cobaias ficaram comprimidos. Em um ser humano, isso poderia causar pressão nos nervos e hérnias. McGill escolheu porcos por terem uma estrutura semelhante à humana.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com