Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Parar de comer fast-food pode causar sintomas de abstinência, diz estudo

Saúde  Postado por Aline Souza - 17/11 07:26h
Parar de comer fast-food pode causar sintomas de abstinência, diz estudo

Foto: Minha vida

Parar de comer fast-food (alimentos processados ricos em gorduras, sal e açúcar) da dieta pode ser um hábito bem difícil de abandonar. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que cortar esses alimentos pode causar às pessoas que os consomem em excesso sintomas semelhantes aos de abstinência de drogas. Enquanto os sintomas de abstinência tendem a aparecer em pessoas que param de fumar tabaco, de beber álcool ou de usar drogas, o estudo publicado no jornal científico Appetite revelou que os mesmos sintomas também foram percebidos em pessoas que pararam de comer junk food.

Comente agora

O que comer antes, durante e depois da corrida

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/11 18:10h
O que comer antes, durante e depois da corrida

Foto: Dirima/Thinkstock/Getty Images

O cuidado com a alimentação antes, durante e depois da corrida é determinante para que você tenha uma ótima performance no percurso sem se machucar. “O carboidrato, por exemplo, é importante para a recuperação do corpo”, diz a nutricionista esportiva Nathália Fonseca, do Rio de Janeiro. Veja as dicas que ela dá para você acertar na escolha do prato.

5 km
ANTES: você não precisa de um super-reforço nutricional.

Comente agora

Pacientes com câncer de próstata podem preservar a fertilidade

Saúde  Postado por Aline Souza - 16/11 17:59h
Pacientes com câncer de próstata podem preservar a fertilidade

 iStocK (Foto ilustrativa) 

Novembro começou e um debate vem à tona, a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Estima-se que somente este ano o país registrará 68.220 novos casos. Entre todos os desafios enfrentados pelos pacientes, uma nova barreira se apresenta: a possibilidade da infertilidade. Os tratamentos da doença como a quimioterapia e a radioterapia podem contribuir para uma redução na produção de espermatozoides ou até mesmo para a perda da capacidade ejaculatória.

Comente agora

Pesquisa da Unesp sintetizam composto que elimina vírus da hepatite C

Saúde  Postado por Aline Souza - 16/11 17:25h
Pesquisa da Unesp sintetizam composto que elimina vírus da hepatite C

Foto: Divulgação

Um novo composto que inibe o vírus da hepatite C em diversos estágios foi sintetizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O estudo combinou moléculas já existentes para produzir novos compostos biológicos, método denominado bioconjugação. O novo composto, denominado AG-hecate, também é capaz de agir em bactérias, fungos e células cancerosas. De acordo com o estudo, o composto também mostrou alto índice de seletividade, o que significa que ele ataca muito mais o vírus do que a célula hospedeira, mostrando potencial para atacar a doença.

Comente agora

Descongestionante nasal pode piorar o glaucoma

Saúde  Postado por Aline Souza - 16/11 14:44h
Descongestionante nasal pode piorar o glaucoma

Foto: DR

Mal começou a esfriar e 1.326 brasileiros já contraíram gripe pelo vírus influenza desde janeiro. Pior: Até agora são 214 óbitos em todo o país, sendo 128 pelo H1N1, conforme o último boletim do Ministério da Saúde. A chegada de dias mais frios e secos aumenta a incidência das doenças respiratórias e entope o nariz. Resultado: Muita gente usa descongestionante nasal como se fosse água. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier a maioria dos remédios para nariz contraem os vasos do corpo todo e é por isso que alivia o entupimento. “O problema é que a medicação provoca inflamação nas paredes internas das narinas, o efeito passa rápido e para diminuir o desconforto é necessário pingar o remédio em intervalos cada vez menores”, afirma. 

Comente agora

Bahia é o 2° estado que mais perderá médicos cubanos do Mais Médicos; SAJ e outras cidades da região estão na lista

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/11 22:00h
Bahia é o 2° estado que mais perderá médicos cubanos do Mais Médicos; SAJ e outras cidades da região estão na lista

A Bahia e São Paulo têm o maior número de médicos cubanos atuando pelo programa Mais Médicos e, por isso, são os estados que mais perderão profissionais com o fim acordo entre o Brasil e Cuba. O governo cubano anunciou, na última quarta-feira (14), a retirada do programa nesta, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos cubanos no Brasil. Em agosto, ainda em campanha, o capitão reformado declarou que "expulsaria" os médicos cubanos do Brasil com base no exame de revalidação de diploma, o Revalida. A promessa também estava em seu plano de governo Enquanto São Paulo apresenta 1394 cubanos atuando na saúde do estado, a Bahia conta com 822 profissionais. De acordo com o G1, não necessariamente os paulistas e os baianos deverão sofrer mais com o fim do programa: estados do Norte e Nordeste já apresentam uma menor quantidade de médicos pelo Sistema Único de Saúde, um dos motivos da criação do programa em 2013. Santo Antônio de Jesus e demais cidades da região deverão perder alguns desses profissionais de saúde.

Comente agora

Marmita de verão: sugestões de cardápio para um almoço saboroso e saudável

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/11 19:15h
Marmita de verão: sugestões de cardápio para um almoço saboroso e saudável

 Foto: Pexels/Pexels

Com as temperaturas subindo e o verão se aproximando, é hora de repensar os alimentos que farão parte das refeições para deixa-las ainda mais saborosas e a cara da estação. Abaixo, reunimos duas sugestões de cardápios indicados pela nutricionista Michelle Mileto Troitinho, do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa de Gramado, no Rio Grande do Sul, com opções de almoçoe para os lanches da manhã e da tarde. Confira as dicas completas com todos os nutrientes necessários para o organismo.

Opção 1
Lanche da manhã:

Comente agora

Fim da parceria: médicos cubanos começam a deixar o Brasil no dia 25

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/11 17:32h
Fim da parceria: médicos cubanos começam a deixar o Brasil no dia 25

Foto: © Reuters

Após o anúncio do fim da parceria de Cuba com o Mais Médicos, a previsão é que médicos cubanos que atuam no programa federal comecem a deixar o país já no dia 25 deste mês. A saída deve ser gradual, separada por regiões. Em alguns dias, haverá mais de um voo de volta ao país caribenho. Atualmente, de 16.150 médicos que atuam no Mais Médicos, 8.332 são cubanos. A previsão é que todos eles deixem o Brasil em até 40 dias a contar desta quinta-feira (15) -neste caso, a data final seria 25 de dezembro. Os dados foram informados em reunião da embaixada de Cuba com representantes do Conasems, conselho que reúne secretários municipais de saúde, e membros da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), até então responsável por intermediar a vinda dos médicos ao programa. O fim da participação dos médicos cubanos foi anunciado nesta quarta-feira (14).

Comente agora

Mulheres que tiveram dengue tem mais chance de ter bebês com zika grave, diz estudos

Saúde  Postado por Willyam Reis - 15/11 16:43h
Mulheres que tiveram dengue tem mais chance de ter bebês com zika grave, diz estudos

Foto: Divulgação

As mulheres que já foram infectadas com o vírus da dengue têm maior chance de ter filhos com consequências graves da infecção pelo zika, segundo dois estudos inéditos. As pesquisas foram publicadas nesta quarta-feira (14) na revista científica "Cell Host & Microbe". A dengue e o zika são transmitidos pelo mosquito aedes aegypti. Em alguns casos, estudos mostraram que a zika ultrapassa a placenta da mulher durante a gestação e atinge o feto, causando problemas como a microcefalia. As células de Hofbauer, mais numerosas no ínicio da gravidez na placenta da mãe, são os alvos do vírus da zika. De acordo com a líder da pesquisa, Mehul Suthar, da Universidade Emory, em Atlanta (EUA), lembra que não está claro como o vírus ultrapassa a placenta, nem o papel dos anticorpos. Para ela, há reações cruzadas entre os anticorpos e a chegada do vírus. A doença pode ser mais intensa se a pessoa já foi infectada previamente por um vírus parecido.  A pesquisa descobriu que uma infecção prévia por dengue pode ajudar na infecção do zika às células de Hofbauer, que pode afetar ainda mais o feto. Eles introduziram os anticorpos da dengue no tecido placentário e analisaram sua relação com o zika. Os anticorpos não barram a entrada do zika e os transportou as células da placenta.

Comente agora

Cansaço pode ser indício de insuficiência cardíaca

Saúde  Postado por Aline Souza - 15/11 10:04h
Cansaço pode ser indício de insuficiência cardíaca

Foto: iStock

Sentir cansaço excessivo pode indicar muito mais do que falta de tempo para descanso: tendo-o como principal sintoma, a insuficiência cardíaca é uma doença em que o coração não consegue bombear o sangue necessário para o corpo inteiro, podendo prejudicar o funcionamento do organismo. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são mais de 2 milhões de casos de insuficiência cardíaca por ano no Brasil. Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, a insuficiência cardíaca é uma doença silenciosa. “A maioria dos pacientes não sentem sintomas nos primeiros estágios da doença, pois acreditam que a fadiga e a falta de ar aconteçam devido ao envelhecimento”, comenta.

Comente agora

Ministério da Saúde anuncia edital para substituir cubanos no Mais Médicos

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/11 21:59h
Ministério da Saúde anuncia edital para substituir cubanos no Mais Médicos

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (14) que vai lançar um edital para substituir os médicos cubanos que vão deixar o programa Mais Médicos. Segundo a pasta, será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior. A medida foi anunciada após o governo de Cuba decidir retirar os médicos do país do programa Mais Médico. O Ministério da Saúde foi comunicado da decisão pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) na manhã desta quarta. Desde 2016, o Brasil vem substituindo médicos cubanos por brasileiros no programa. Até então, cerca de 11.400 profissionais de Cuba trabalhavam no Mais Médicos. Neste momento, 8.332 das 18.240 vagas do programa estão ocupadas por eles. Segundo o Ministério da Saúde, outras medidas para ampliar a participação de brasileiros vinham sendo estudadas, como a negociação com os alunos formados através do Fies. "Essas ações poderão ser adotadas, conforme necessidade e entendimentos com a equipe de transição do novo governo", diz texto divulgado pela pasta. Em nota, o governo do estado lamentou a saída de Cuba do Mais Médicos e disse que ela representa "grave ameaça para municípios baianos" .

Comente agora

CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/11 19:54h
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil

Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Conselho Federal de Medicina (CFM) se manifestou hoje sobre o anúncio do governo de Cuba de retirada de seus profissionais do Programa Mais Médicos. Em nota divulgada à imprensa, o CFM afirma que o Brasil conta com médicos formados em número suficiente para atender às demandas da população. “Para estimular a fixação dos médicos brasileiros em áreas distantes e de difícil provimento, o governo deve prever a criação de uma carreira de Estado para o médico, com a obrigação dos gestores de oferecerem o suporte para sua atuação, assim como remuneração adequada”, diz a nota divulgada pelo conselho. O texto ressalta que cabe ao governo oferecer aos médicos brasileiros condições adequadas para atender a população. Infraestrutura de trabalho, apoio de equipe multidisciplinar, acesso a exames e a uma rede de referência para encaminhamento de casos mais graves são os itens apontados pelo CFM que o governo precisa garantir para os profissionais brasileiros desempenharem suas funções. O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (14) que vai lançar um edital nos próximos dias para médicos brasileiros que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos que integram o programa Mais Médicos, que atende população que vive em áreas carentes e periferias.

Comente agora

Tire as dúvidas sobre os chás que desintoxicam e afinam a silhueta

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/11 18:00h
Tire as dúvidas sobre os chás que desintoxicam e afinam a silhueta

Foto:LuminaStock/ThinkStock/Getty Images (/)

Os chás já viraram um curinga na dieta de quem quer emagrecer. Chá verde, chá amarelo, chá branco, e, recentemente, até o chá mate entrou para a lista das ervas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos e a emagrecer. Você tem alguma dúvida sobre como preparar e usar a bebida? Agora é a hora de resolver essas questões:

1. Qual o jeito certo de preparar?
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

2. E a medida ideal da erva e da água?

Comente agora

O chá verde aumenta a sua capacidade intelectual e diminui risco de doenças, diz estudo

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 13/11 17:19h
O chá verde aumenta a sua capacidade intelectual e diminui risco de doenças, diz estudo

Foto: ThinkSTock/Getty Images (/)

Você já ouviu falar por aqui que o chá verde é um grande aliado da dieta, certo? Mas a antiga bebida, que já é usada há séculos na medicina chinesa, tem chamado a atenção dos cientistas.  O chá e seus extratos possuem grande potencial para diminuir o risco de várias doenças e males como: câncer, pressão arterial, colesterol e até mesmo a doença de Alzheimer. Além disso, estudos recentes ainda descobriram que um composto em particular do chá verde, conhecido como EGCG, pode melhorar o funcionamento de uma determinada parte do corpo: o cérebro. Em 2014, uma equipe da Universidade de Basel, na Suíça, deu extratos de chá verde a 12 voluntários saudáveis e fotografou seus cérebros para acompanhar as mudanças na conectividade em certas regiões. Foi dado, aos participantes, bebida com extratos equivalentes a uma ou duas xícaras de chá verde. Depois de quatro doses semanais, a equipe detectou maior conectividade nas regiões do cérebro associadas à memória. Desde a publicação dessa pesquisa, o interesse pelo assunto tem crescido no meio dos pesquisadores. Agora, os estudiosos querem se aprofundar nos benefícios que a erva pode trazer aos sintomas de certas doenças neurológicas e distúrbios psiquiátricos.

Comente agora

Brasil gasta R$ 3,48 por dia com a saúde de cada habitante

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/11 12:20h
Brasil gasta R$ 3,48 por dia com a saúde de cada habitante

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) revela que o Brasil gasta R$ 3,48 per capita por dia para cobrir as despesas com saúde de seus mais de 207 milhões de habitantes. O valor, segundo o estudo, inclui ações e serviços prestados pelo governo em seus três níveis de gestão – federal, estadual e municipal – ao longo da última década. De acordo com o CFM, a quantia é resultado de uma análise detalhada de informações disponíveis e relativas às contas públicas do segmento em 2017. Os cálculos, a partir de dados oficiais, apontam ainda que, nesse mesmo ano, o gasto por habitante com saúde em todo o país foi de R$ 1.271,65. 

Defasagem 

O levantamento mostra que, de 2008 a 2017, os gastos públicos per capita com a saúde no país não tiveram reajustes que superassem os valores de reposição previstos no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o principal indicador de inflação no Brasil e que, no período, subiu cerca de 80%.

Comente agora

Sesab oferece mamografias gratuitas em Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/11 09:18h
Sesab oferece mamografias gratuitas em Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa

Foto: Divulgação

O programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama iniciou nesta segunda-feira (12) os atendimentos nos municípios de Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa. As mulheres com idade de 50 a 69 anos poderão realizar, gratuitamente, exames de mamografia. Em Santa Maria da Vitória, a unidade móvel está estacionada na Praça jacaré, atrás da Igreja Católica. Já em Bom Jesus da Lapa, o atendimento acontece na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (praça da antiga prefeitura). A ação acontece, nos dois municípios, até 29 de novembro, sempre das 7h às 18h. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), há 4,2 mil mulheres aptas à realização dos exames, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Para ser atendida, é preciso apresentar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. (BN)

Comente agora

Paciente recebe prazo de 33 anos para fazer exame pelo SUS

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/11 08:18h
Paciente recebe prazo de 33 anos para fazer exame pelo SUS

Foto: © Reprodução / NSC TV

O recepcionista Renato Guber, de Palhoça (SC), recebeu um prazo de 33 anos para fazer um exame de ressonância magnética pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o G1. O órgão informou ao paciente que existem 1.080 pessoas na fila para a realização do exame e a espera pode durar até 12.150 dias. Diagnosticado em março de 2017 com uma fístula perianal (ferida no final do intestino e provoca dor e sangramento), Guber, de 38 anos, só conseguirá fazer o exame com 71 anos, pelo prazo dado. Dependendo da gravidade, o paciente precisa de cirurgia para resolver o problema. "É desanimador porque eu nunca precisei ter que me humilhar ao ponto de ter que expor uma situação dessas, quando a gente tem o mínimo de direito, que é o atendimento de serviço público. A gente paga os impostos", lamenta. Ele chegou a fazer um empréstimo no banco para fazer a cirurgia particular em março deste ano. Em agosto, voltou ao SUS para fazer o exame, pois a doença parecia ter voltado.

Comente agora

Estudo revela que comer de madrugada pode prejudicar sua saúde

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/11 18:06h
Estudo revela que comer de madrugada pode prejudicar sua saúde

Foto: lekcej/ Thinkstock/ Getty Images (/)

Uma nova pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostra que quando os alimentos são consumidos depois do jantar ou em qualquer horário fora do seu ritmo normal, o corpo fica pré-disposto a armazenar essas calorias como gordura, ao invés de queimá-la como energia. Até o momento, a maioria dos estudos tinha sido realizados com animais ou trabalhadores noturnos. Os estudos com este grupo mostram que o alimento é processado de forma diferente ao longo do dia. Isto acontece devido às mudanças de temperatura do corpo, reações bioquímicas, níveis hormonais, atividade física, absorção e digestão dos alimentos. Já o novo levantamento, realizado com humanos, revela que comer tarde da noite pode não só elevar o ganho de peso, como também aumentar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o risco de doença crônica. “As pessoas tendem a escolher os alimentos mais palatáveis, como doces e salgados calóricos quando elas estão cansadas ou passaram o dia com algum tipo de restrição alimentar”, diz Kelly Allison, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Para não atacar a geladeira e comprometer a sua dieta, os especialistas sugerem quatro truques:

Comente agora

Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/11 14:47h
Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão

Diante da proximidade do verão, o Ministério da Saúde emitiu hoje (12) um alerta para que populações que moram em áreas onde há recomendação da vacina contra a febre amarela busquem a dose de forma antecipada, antes do período de maior transmissão da doença – entre dezembro e março. Localidades recém-afetadas pelo vírus e de grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, permanecem com um quantitativo elevado de pessoas não imunizadas e em risco de adoecer. “A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave”, destacou o ministério, em nota. O objetivo do alerta, segundo a própria pasta, é evitar correria e longas filas em busca da imunização. A cobertura vacinal para a febre amarela deve ser de, no mínimo, 95% da população.

Vacinação ampliada

Desde o surto registrado em dezembro do ano passado, a vacinação contra a doença foi ampliada e alcança 4.469 municípios – incluindo 940 cidades localizadas nas proximidades das capitais e áreas metropolitanas das regiões Sudeste e Sul, onde houve evidência da circulação viral. A vacina é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente aos estados. Em 2018, foram enviadas, de acordo com o ministério, 30 milhões de doses a todo o país. “Apesar dessa disponibilidade, há uma baixa procura da população pela vacinação. As pessoas devem tomar a dose pelo menos dez dias antes do deslocamento para as áreas recomendadas”, reforçou o ministério.

Público-alvo

O público-alvo para vacinação contra febre amarela inclui pessoas a partir dos 9 meses de vida e que não tenham comprovação de vacinação. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos que asseguram proteção por toda a vida.

Números

Dados da pasta apontam que, entre 1º de julho e 8 de novembro, foram notificados 271 casos suspeitos de febre amarela em humanos, dos quais 150 foram descartados, 120 permanecem em investigação e um foi confirmado. No mesmo período, foram notificadas 1.079 epizootias – morte de primatas não humanos. “Os dados evidenciam a manutenção da circulação viral no período de baixa ocorrência (junho a setembro), quando as baixas temperaturas e pluviosidade geralmente implicam em condições menos favoráveis à transmissão”, informou o ministério. O boletim traz ainda a confirmação da primeira morte por febre amarela no segundo semestre deste ano. O caso foi registrado em São Paulo, com local provável de infecção no município de Caraguatatuba, onde casos em macacos haviam sido detectados meses antes da ocorrência. Também foram registradas epizootias nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Mato Grosso. Entre 1º de julho de 2017 e 30 de junho deste ano, foram confirmados 1.376 casos de febre amarela no país e 483 óbitos. Ao todo, foram notificados 7.518 casos suspeitos, sendo que 5.364 foram descartados e 778 continuam em investigação. Desde o início do ano (de 1º de janeiro a 8 de novembro), foram confirmados 1.311 casos de febre amarela no país e 450 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram notificados 795 casos e 262 mortes. (EBC)

Comente agora

SAJ: Corrida promovida pelo hospital Incar; neurologista fala da campanha contra o AVC

Saúde  Postado por Willyam Reis - 11/11 17:46h
SAJ: Corrida promovida pelo hospital Incar; neurologista fala da campanha contra o AVC

O Hospital Incar com a parceria do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Multimagem, Clínica Vida e outras instituições de saúde realizaram neste domingo (11), a 1ª Corrida e Caminhada contra o AVC (Acidente Cardiovascular Cerebral) em Santo Antônio de Jesus. O evento teve como objetivo incentivar a população sobre a importância dos exercícios físicos para prevenir uma doença que mata 6,2 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Em entrevista ao Voz da Bahia, a gestora do SENAC, Fernanda Souza, pontuou sobre a importância da parceria em eventos em prol da saúde da comunidade, “estamos aqui para apoiar esta iniciativa do Incar justamente para falar sobre a prevenção do AVC, uma doença que mata e deixa pessoas incapacitadas para o trabalho. Temos que cuidar da saúde e da nossa mente, por isto está apoiando”, afirmou. 

Neurologista: O médico neurologista do Incar, Dr. Gueri Dourado, que também participou do evento, comentou sobre a importância do exercício físico na prevenção desta doença que é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, “uma em cada seis pessoas no mundo podem vir a ter AVC. A falta de cuidado com a qualidade de vida é a principal causa desta doença, falta de preocupação com exercícios físicos, má alimentação, falta de controle com hipertensão, diabetes. Pessoas cada vez mais jovens são vítimas de um AVC. Agradeço ao Incar e a todos os outros colaboradores de outras clínicas e instituições pela realização deste evento”, disse.

ASSISTA!

Gueri comentou também sobre os sintomas de uma pessoa que sofre de AVC, pontuando sobre a importância de um rápido diagnostico e urgência no atendimento médico, “quando uma pessoa suspeitar que alguém esteja tendo um AVC peça para ela sorrir, abraçar ou cantar uma música, respectivamente, se o sorriso dela estiver torto, não consegue levantar um dos braços ou não consegue falar de forma coerente, devem entrar em contado com urgência com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Tempo perdido é cérebro perdido”, concluiu.  (Reportagem / Fotos / Vídeo: Voz da Bahia)

Veja mais fotos abaixo:

Comente agora

Medicamento para tratar hepatite pode curar chikungunya, indica pesquisa da USP

Saúde  Postado por Willyam Reis - 11/11 11:12h
Medicamento para tratar hepatite pode curar chikungunya, indica pesquisa da USP

Um medicamento utilizado para tratar a hepatite C crônica é capaz de eliminar o vírus da chikungunya e da febre amarela. O estudo é realizado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Todos os testes para uso humano do Sofosbuvir já foram realizados e com isso é possível que a substância seja empregada em uma eventual epidemia de chikungunya. Para um dos pesquisadores, o professor Lúcio Freitas-Junior, a utilização do Sofosbuvir para o tratamento da chikungunya é interessante porque o processo para a obtenção de um novo fármaco é demorado, levando em torno de 12 anos, e caro, podendo chegar a R$ 1,5 bilhão. "O Sofosbuvir é uma droga que passou por todo o processo de aprovação para uso humano. Isso possibilita que ela venha a ser utilizada contra a chikungunya em um ou três anos. O custo seria muito menor, estimado em cerca de US$ 500 mil”, disse.

Comente agora

Assista a 1ª Corrida e Caminhada contra o AVC em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Willyam Reis - 11/11 08:34h
Assista a 1ª Corrida e Caminhada contra o AVC em Santo Antônio de Jesus

Comente agora

Pacientes formam fila mais de 24h antes de começar a marcação de consultas para 2019

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/11 18:02h
Pacientes formam fila mais de 24h antes de começar a marcação de consultas para 2019

Foto: Reprodução / TV Bahia

Por causa da marcação de consultas, realizada neste sábado (10), o Hospital Aristides Maltez dezenas de pessoas se amontoaram em uma enorme fila na frente do local desde a manhã de sexta-feira (9), mais de 24h antes do início da marcação. Muitas pessoas chegaram a dormir na fila para poder conseguir uma ficha. As informações são do G1. Segundo a assessoria do hospital, o mutirão é para marcar consultas para 2019. Serão ofertadas, no total, 7.700 vagas. Somente quem já é paciente da unidade poderá marcar a consulta. O Aristides Maltez, localizado em Brotas, é referência no tratamento de câncer na Bahia. A unidade atende pacientes de Salvador, região metropolitana e interior. (BN)

Comente agora

Fármaco pode eliminar vírus da chikungunya, revela pesquisa

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/11 17:26h
Fármaco pode eliminar vírus da chikungunya, revela pesquisa

Foto: © Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), mostra que um fármaco usado no tratamento contra hepatite C crônica é capaz de eliminar o vírus da chikungunya e da febre amarela. Todos os testes para uso humano do Sofosbuvir já foram realizados e com isso é possível que a substância seja empregada em uma eventual epidemia de Chikungunya. Segundo a pesquisa, as células humanas infectadas in vitro com Chikungunya foram tratadas com o fármaco, que eliminou o vírus sem danificar as células e se mostrou 11 vezes mais efetivo contra o vírus do que contra as células. Para um dos pesquisadores, o professor Lúcio Freitas-Junior, a utilização do Sofosbuvir para o tratamento da chikungunya é interessante porque o processo para a obtenção de um novo fármaco é demorado, levando em torno de 12 anos, e caro, podendo chegar a R$ 1,5 bilhão.

Comente agora

Pela primeira vez, estudiosos fazem transplante de células-tronco para tratar Parkinson

Saúde  Postado por Willyam Reis - 10/11 12:03h
Pela primeira vez, estudiosos fazem transplante de células-tronco para tratar Parkinson

Foto: Reprodução / Pixabay

Pesquisadores japoneses afirmaram nesta sexta-feira (9), que transplantaram células-tronco para o cérebro de um paciente em um ensaio que procura curar o mal de Parkinson. A equipe é formada por estudiosos da Universidade de Kyoto. Os pesquisadores injetaram células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), que possuem o potencial de se desenvolver em qualquer célula do corpo, no cérebro de um homem de 50 anos. Ele ficou estável depois da operação, que foi realizada no mês passado, e será acompanhado durante dois anos pela universidade. De acordo com o G1, os pesquisadores injetaram 2,4 milhões de células iPS no lado esquerdo do cérebro do paciente. Se nenhum problema for detectado nos próximos seis meses, eles irão implantar mais 2,4 milhões de células no lado direito. As células foram doadas por pessoas saudáveis e desenvolvidas em percursores de células cerebrais produtoras de dopamina, que não estão mais presentes em pessoas com mal de Parkinson. Este é o primeiro estudo envolvendo o implante de células-tronco no cérebro para curar o mal de Parkinson. (BN)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com