Opinião


PodCast



Enquete




Blog

Saúde

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus
  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/09 15:45h

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora
E as promoções da Farmácia de Cristina continuam. Confira!
  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/09 15:00h
Comente agora
Decisão do Supremo sobre remédios guiará ações pelo país; entenda
  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/09 13:15h

Dois casos que devem voltar à lupa dos ministros do Supremo Tribunal Federal na próxima semana têm movimentado entidades na área da saúde, representantes de pacientes, do governo federal e de administrações estaduais. Os processos envolvem o fornecimento de medicamentos não disponíveis no SUS ou sem registro no Brasil e reabrem a discussão sobre o direito de acesso à saúde e o impacto de ações judiciais nas contas dos governos. Iniciado no último dia 15, o julgamento, que deve ser retomado na quarta-feira (28), terá repercussão em outros casos semelhantes no país. São dois pontos em jogo. O primeiro deles é se o Estado deve fornecer remédios de alto custo e ainda não disponíveis no SUS a pacientes sem condições de obtê-los. O debate surgiu após uma paciente do Rio Grande do Norte com miocardiopatia e hipertensão arterial pulmonar obter, na Justiça, o acesso a um medicamento de alto custo e não disponível à época no SUS. Obrigado a custear o remédio, o governo estadual recorreu ao STF. O segundo caso envolve o fornecimento de remédios sem registro na Anvisa.

Comente agora
Dor no peito: como o luto pode causar sintomas físicos
  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/09 08:40h

Nada havia preparado a britânica Shira Schiller para a dor que ela sentiria ao perder repentinamente seu filho Max, vítima de um problema cardíaco quando ele tinha apenas 10 anos. Inclusive a dor a física. "É como se alguma coisa estivesse sentada sobre seu peito", contou a mãe de 47 anos. "Como se houvesse uma mão segurando seu coração. Se estou em um dia ruim, é como se não fosse capaz de respirar." Schiller não está sozinha. Lyn Rigby, de 49 anos, disse à BBC sentir uma "constante dor no peito" desde 2013, quando seu filho Lee foi assassinado em Londres. Um mal que "nunca vai embora". Termos como "dor no coração", "ferida" e "dor" são normalmente usados para descrever o trauma emocional. Mas pessoas afetadas pela perda de um ente querido costumam dizer que não se trata apenas de uma figura de linguagem: elas relatam realmente vivenciar essas sensações fisicamente.

Subprodutos da perda
Estômago revirado, coração acelerado, tremedeira, flashbacks e hipersensibilidade ao barulho são alguns dos subprodutos físicos da perda, segundo a Sociedade Psicológica Britânica.

Comente agora
Com 161 leitos e 11 salas cirúrgicas, HGE 2 vai desafogar urgência e emergência de Salvador
  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/09 00:10h

Com inauguração marcada para a próxima segunda-feira (26), o Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2) terá como principal impacto o desafogamento de unidades que atendem urgência e emergência em Salvador, especialmente do HGE original. "Vai gerar o desafogamento de salas cirúrgicas que viviam pressionadas na emergência do HGE. Como é a maior porta de emergência do estado, tinha sempre pacientes com ferimentos por arma de fogo ou arma branca precisando de cirurgias", afirmou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A nova unidade, que funcionará como um anexo do HGE, contará com 161 novos leitos, 11 salas de cirurgia e equipamentos de última geração. O governo do Estado investiu mais de R$ 90 milhões entre obras e equipamentos, que consolidam o complexo como referência estadual no atendimento a vítimas de traumas. O HGE 2 terá um andar inteiramente ocupado por seu centro cirúrgico, que conta com salas de cirurgia geral, transplantes e queimados, um dos mais modernos do país. "Hoje o HGE atende quase 6 mil pacientes por dia. Como a porta de emergência continuará sendo a mesma, o que nós vamos conseguir ampliar é a resolutividade e a qualidade do atendimento desses pacientes.

Comente agora
Presidente do Sindimed alerta para denúncia de suposto edital de cunho eleitoreiro em S. A. de Jesus
  Postado por Anacley Souza - 24/09 19:24h

Dezessete dias antes das eleições municipais para prefeito (em 2 de outubro), o Executivo municipal de Santo Antônio de Jesus lançou (dia 16 passado) edital de processo seletivo de novos funcionários, inclusive para integrar o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O período de entrega dos currículos é de 16 a 30 deste mês e a data de assinatura de contrato é prevista para 17 de outubro. Indignado com o procedimento, que chama o suposto edital "de cunho eleitoreiro", um integrante do SAMU alertou o Sindimed, que na segunda-feira (26) enviará Ofício aos representantes do MP (Ministério Público) daquele município cobrando apuração e providências. "Se o prefeito não recuar, os médicos podem parar", advertiu o presidente do Sindimed (Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia), Francisco Magalhães. O denunciante interpreta o ato como um claro desrespeito à Lei 9.504/97, que regula as eleições. Seu Art. 73 considera conduta irregular a nomeação ou contratação nos três meses que o antecedem o pleito até data da posse dos eleitos. Além do mais, ele apontou imperfeições no edital que ferem o bom senso no caso de seleção para o SAMU. Para começar, é aplicado o método de análise de currículo. Em sua opinião, são essenciais ao bom desempenho do trabalho aptidão físicas e experiência comprovada em suporte básico e suporte avançado. Afinal, os integrantes do serviço lidam diariamente com vidas humanas. A admissão a partir de uma simples análise de currículo certamente comprometeria os resultados do atendimento. 

Comente agora
18 dicas valiosas para perder peso para sempre
  Postado por Débora Ayane - 24/09 15:31h

Adquirir novos hábitos nem sempre é tão simples assim quanto parece. Isso porque a lógica comportamental encontra as barreiras das emoções mais profundas do inconsciente. Por isso, para algumas pessoas é tão fácil manter-se magras sem esforços, e para outras, mudar o hábito alimentar é bem mais difícil. O psicólogo Reinaldo Renzi da 18 dicas de hábitos alimentares saudáveis, levando em conta alguns aspectos comportamentais, que podem ajudar e muito na luta contra a balança. Confira:

1- Quando você estiver diante do alimento em uma festa ou qualquer reunião que oferecerá um Buffet, inverta as prioridades de prazer! “O magro vai pensar no prazer de encontrar com amigos, paquerar, interagir de uma forma geral. Assim a comida se torna secundária como realmente deve ser”, explica Reinaldo.

Comente agora
Salvador tem movimento tranquilo em postos no 'Dia D' de vacinação
  Postado por Débora Ayane - 24/09 15:19h

O "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação na Bahia é realizado neste sábado (24). Em Salvador, o movimento nos postos de saúde foi tranquilo durante a manhã. Na cidade, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 406 mil pessoas durante a campanha. Conforme a secretaria, crianças e adolecentes podem ser imunizadas nos 114 postos distribuídos em toda cidade. O horário de atendimento é de 8h às 17h. Além da vacinação contra poliomielite, que ocorre todos os anos, a ação inclui, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. A campanha teve início no último dia 19 e segue até 30 de setembro. São oferecidas 14 tipos de vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes: Hepatite A, VIP, Meningocócica C, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral, VOP (poliomielite). As vacinas podem ser aplicadas em 3.345 postos em todo o Estado. Conforme a Secretaria Municipal, até a tarde de quinta-feira (22), 11 mil pessoas já haviam buscado o serviço.

Comente agora
Anticoncepcionais podem desencadear a trombose; saiba como evitar
  Postado por Débora Ayane - 24/09 13:48h

A doença, que entre janeiro e julho deste ano foi responsável por 65.316 internações no País, ocorre pela má-formação de coágulos nas veias da perna, conhecida como trombose venosa profunda, e no coração, chamada de fibrilação atrial.A trombose pode ter como consequência inchaço, feridas e infecções crônicas no membro afetado. Pode ainda causar a embolia pulmonar, que ocorre quando o coágulo (ou trombo) se desprende das paredes das veias e é levado pela corrente sanguínea até se alojar nos vasos do pulmão.Nos últimos dois anos, o número de casos diminuiu no Brasil.

Comente agora
SAC Móvel está na cidade de Varzedo neste sábado, dia 24
  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/09 09:53h

A unidade está oferecendo os erviços de Emissão de Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física; Recadastramento de Pensionistas do Estado e Emissão de Antecedentes Criminais. Também poderá ser feito o registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado

Comente agora
Zika: adiar gravidez pode não valer a pena para mulher com mais de 35 anos
  Postado por Anacley Souza - 23/09 23:42h

"O zika veio para ficar. Não adianta esperar que a epidemia passe para depois planejar a gravidez", afirma a médica Melissa Falcão, membro do Comitê de Arbovirose da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). A frase da especialista foi dita no lançamento da campanha "Vamos Conversar", resultado da mobilização de seis sociedades médicas ligadas à reprodução humana, que defende o direito de as mulheres terem filhos, apesar da epidemia de zika. A iniciativa é encabeçada pela SBRA (Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida), representantes da Febrasgo (Federaçao Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia), SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida, SBRH (Sociedade Brasileira de Reprodução Humana) e SBI. A atriz Samara Fellipo, mãe de Alicia, 7, e Lara, 3, é a madrinha da campanha, que vai contra diretriz da OMS (Organização Mundial da Saúde). Em junho de 2016, a entidade recomendou que quem vive em locais com surto de zika adie a gravidez. Segundo os médicos, a preocupação é em relação às mulheres acima de 35 anos, que têm menos chances de engravidar e mais probabilidade de ter complicações na gestação em virtude da idade. Para elas, o risco de esperar é maior do que o de contrair o vírus da zika. O objetivo da ação é informar a população sobre o zika vírus e sua relação com a microcefalia, malformação congênita que faz com que a cabeça e o cérebro do bebê sejam bem menores do que o normal para a idade, comprometendo a função neurológica.

Comente agora
Combate ao Aedes Aegypti deve ser redobrado na primavera
  Postado por Anacley Souza - 23/09 21:39h

Com a De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC/Fiocruz Denise Valle, a elevação da temperatura é outro fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti nesta época do ano. "Não só a chuva, mas também a temperatura, que começa a aumentar. O Aedes aegypti é sensível a essas duas coisas. Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta, aumenta a velocidade do desenvolvimento dele", explicou. O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver de ovo a adulto e, segundo a Fiocruz, a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas por ele é eliminar o ciclo de vida do inseto. "Principalmente agora, na primavera, a gente tem muita chuva e as pessoas estão acostumadas a olhar os seus espaços de forma burocrática, o pratinho de planta, o vaso, o ralo. Mas quando começa a chover muito, começa a acumular água onde normalmente não tinha. E como o Aedes só precisa de criadouros temporários, basta que a água fique ali por uma semana que isso já é suficiente para que os ovos ali depositados virem adultos." A pesquisadora destacou a importância de fazer da inspeção em casa um hábito semanal e de ter um olhar atento a locais menos óbvios que podem acumular água.

Comente agora
Província argentina autoriza óleo de cannabis para tratar epilepsia
  Postado por Anacley Souza - 23/09 20:42h

A província argentina de Chubut, na Patagônia, autorizou o uso do óleo de cannabis, a planta da maconha, para o tratamento da Síndrome de Dravet, uma forma de epilepsia grave na infância, segundo o governo do distrito informou nesta sexta-feira (23). Trata-se da primeira província do país a adotar o uso medicinal da maconha. O projeto foi votado pelo Parlamento regional em 12 de agosto e ratificado nesta sexta pelo governo chubutense - opositor em nível federal. "Incorpora-se ao vade-mécum de Saúde Pública da província, como tratamento alternativo, o Charlotte Web, ou óleo de cannabis, para o tratamento da síndrome de Dravet e de outras patologias que o Ministério da Saúde da província achar conveniente", indica a norma que entrou em vigor hoje. Chubut é uma província de cerca de 600.000 habitantes, com uma economia baseada no petróleo, na pesca, no turismo e na exploração agropecuária. O chamado óleo de maconha será fornecido nos hospitais públicos e será incorporado ao seguro de saúde de funcionários da administração pública. A origem da lei foi uma mobilização de parlamentares da cidade de Comodoro Rivadavia, comovidos com o caso de uma criança chamada Micaela que tinha "fortes crises convulsivas, deterioração cognitiva, perdas de marcos do desenvolvimento, dor intensa, problemas motores e sofrimento", segundo um comunicado.

Comente agora
Dia D da Multivacinação começa amanhã
  Postado por Anacley Souza - 23/09 19:23h

O dia D da campanha de multivacinação começa neste sábado (24), quando as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes. Conforme o Ministério da Saúde, 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas foram enviadas para os postos de saúde de todo o país. Para se vacinar, os menores devem estar acompanhados dos responsáveis e portando o cartão de vacina e o cartão do SUS.Ao todo, 14 tipos de vacinas serão oferecidos, veja a listagem abaixo:

BCG: dose única, disponível para crianças menores de 5 anos

Hepatite B: para crianças de até 1 mês não vacinadas

Penta e Vip: são para crianças entre 2 meses e menores de 5 anos. Ambas devem ser dadas em três doses, com intervalos de dois meses entre elas

Comente agora
80,8% das operadoras de planos de saúde são bem avaliadas
  Postado por Anacley Souza - 23/09 19:19h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, nesta sexta-feira, 23, que 80,8% das operadoras de planos de saúde foram bem avaliados pelo Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, que anualmente avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS, conhecido como a nota das operadoras, funciona como mais uma ferramenta no momento do consumidor contratar um plano de saúde ou trocar de operadora. Segundo a ANS, o índice também é importante para a indução da melhoria de qualidade e de estímulo à concorrência entre os planos. Ao longo de 2015, o programa avaliou a atuação de 975 operadoras, sendo 695 do segmento médico-hospitalar e 280 exclusivamente odontológicas. Desse total, 25,9% ficaram com nota máxima entre 0,80 e 1; e 54,9% ficaram com nota entre 0,60 e 0,79, num total de cinco faixas que vão de 0 a 1. Atualmente, o setor de planos de saúde no Brasil possui 48,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e 22,3 milhões de consumidores de planos exclusivamente odontológicos. Para definir o IDSS, são analisados 29 indicadores em quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação.

Comente agora
Aborto em caso de zika é 'mais delicado', diz presidente do STF
  Postado por Débora Ayane - 23/09 15:33h

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse nesta sexta-feira, 23, que pretende julgar até o final do ano o processo sobre a possibilidade de aborto no caso de grávidas infectadas pelo vírus da zika. Em conversa com jornalistas, a ministra também ressaltou que o "tema é mais delicado" que o aborto em caso de anencefalia."Eu acho que (o aborto em caso de zika) é mais delicado, até por causa do momento em que estamos vivendo em que aconteceu isso, e a sociedade quer participar (da discussão)", disse a presidente do STF, durante um café da manhã com repórteres que cobrem o Poder Judiciário.Questionada sobre as diferenças desse novo julgamento com o caso dos fetos anencéfalos, Cármen Lúcia respondeu, incisiva: "É outra coisa, completamente diferente.

Comente agora
Dois em cada dez médicos desconhecem os perigos do álcool na gravidez
  Postado por Débora Ayane - 23/09 14:14h

Pesquisa realizada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo aponta que 22,7% dos médicos que acompanham o pré-natal de mulheres grávidas desconhecem os perigos da ingestão de álcool nesse período. Esses médicos disseram recomendar até uma dose de vinho às suas pacientes. Cláudio Barsanti, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, esclarece que não há níveis seguros para o consumo. “Qualquer dose de álcool, em qualquer fase da gestação, é extremamente prejudicial, pode levar a alterações que não tem mais cura”, disse. Para o estudo, foram ouvidos 1.115 médicos pré-natalistas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Comente agora
Mutirão de Cirurgias inicia atendimento em Camaçari e cinco cidades da RMS
  Postado por Anacley Souza - 23/09 10:26h

A partir da próxima segunda-feira (dia 26), o Mutirão de Cirurgias, desenvolvido pelo Governo do Estado, começa suas ações em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo da ação é diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas - aquelas que permitem o agendamento da data para realização do procedimento, de uma forma ágil e eficiente. Entre os procedimentos cirúrgicos realizados, estão retirada de mioma (miomectomia), de vesícula (colecistectomia) e de útero (histerectomia), além de cirurgia de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical. A iniciativa é dividida em duas fases. Nos três primeiros dias do mutirão (de 26 a 28), serão realizados, no Centro Administrativo de Camaçari, exames pré-operatórios como eletrocardiograma, raio-X do tórax (nos maiores de 45 anos) e ultrassonogragia (USG), além de avaliação do médico e do anestesista.

Comente agora
Praticar exercícios físicos torna pessoas mais espertas e melhora humor
  Postado por Anacley Souza - 23/09 08:22h

Todos nós sabemos que a prática de exercícios pode melhorar a qualidade de vida. Mas além de ajudar a perder peso e dar disposição, você sabia que a atividade física pode influenciar no bom humor, na cognição e na produção de novos neurônios? Pois é, malhar fortalece o cérebro. Um estudo teórico divulgado no jornal Frontiers in Neuroscience se baseou em diversas teses já publicadas para defender a hipótese de que a prática constante de exercícios físicos em níveis leves e moderados impulsiona a formação de novos neurônios, um fenômeno chamado de neurogênese no hipocampo adulto. Anteriormente, acreditava-se que a criação de neurônios acontecia só durante o desenvolvimento do cérebro e não continuava por toda a vida. Porém, cientistas identificaram a produção contínua em algumas partes do cérebro, principalmente no hipocampo --e estes novos neurônios seriam altamente responsivos ao exercício. O hipocampo é a parte do cérebro com papel fundamental na formação de novas memórias e na regulação emocional, por isso o nascimento de neurônios nesta região do cérebro melhora a cognição e o humor, de acordo com o neurologista Fábio Porto, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mas não adianta fazer um abdominal e esperar como resposta diversos neurônios ou maior controle emocional. Os benefícios da neurogênese acontecem com o tempo. "Existem duas respostas corporais distintas que afetam o humor e estão relacionadas aos exercícios. De imediato temos a liberação da endorfina, que nos deixa feliz logo após o suor.

Comente agora
'HGE 2 vai representar marco no atendimento de urgência e emergência', avalia Vilas-Boas
  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/09 01:32h

Mesmo após a inauguração do Hospital do Subúrbio, a demanda para atendimentos de urgência e emergência em Salvador permaneceu muito alta para a capacidade das unidades de saúde. Com o objetivo de sanar o problema, o governo do Estado decidiu, em 2011, pela criação de uma unidade anexa ao Hospital Geral do Estado (HGE). Na próxima segunda-feira (26), o projeto será concretizado com a inauguração do HGE 2. "Essa unidade foi construída porque o HGE original foi inaugurado em 1990 e já estava com sua capacidade de atendimento ultrapassada, ou seja, vinha atendendo acima do que tinha capacidade. Era necessário ampliar a rede de urgência e emergência de trauma em Salvador", afirmou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. "Foi construído o Hospital do Subúrbio, que são 330 leitos, e já deu uma boa desafogada com relação às demandas daquela região, mas o HGE continuou pressionado por uma demanda elevada, principalmente pelo fato de Salvador não ter hospital próprio", completou. A nova unidade, que funcionará integrada ao HGE, possui 161 leitos, 11 salas cirúrgicas e equipamentos de última geração. "O HGE 2 vai representar um grande marco no atendimento de urgência e emergência de Salvador", apostou Vilas-Boas.

Comente agora
Estudo mostra que chia reduz risco de diabetes, obesidade e doença cardíaca
  Postado por Anacley Souza - 22/09 22:24h

A semente ou o óleo de chia, além de serem fontes de nutrientes para a dieta, são poderosos antioxidantes capazes de diminuir o risco de diabetes, de obesidade, de doenças do coração e de envelhecimento precoce. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Segundo os pesquisadores, ainda não havia sido feito nenhum estudo que demonstrasse propriedades antioxidantes no óleo de chia. Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Para chegar a essa conclusão, a pesquisadora Rafaela da Silva Marineli Campos usou animais e os dividiu em grupos controle: magro, obeso, animais alimentados com dieta adicionada de semente de chia em período de seis e 12 semanas, e animais alimentados com dieta adicionada de óleo de chia nos mesmos períodos. Com o objetivo de analisar se apenas o consumo do alimento ajudaria a emagrecer, as dietas continuaram tendo fontes de gorduras e açúcares. "Deixamos todas as dietas com o mesmo teor de energia e substituímos a quantidade de óleo comum de soja, pelo óleo de chia ou semente de chia. A quantidade de fibra ficou igual para todos os animais e, da mesma forma, o teor lipídico e energético ficou semelhante", afirmou Campos à Agência Unicamp. Os grupos receberam a chia o tempo todo junto com a dieta de engorda para ver se a semente e o óleo preveniam complicações relacionadas à obesidade. Mas, antes, alguns animais foram 'engordados' com uma dieta calórica sem chia para depois receber a semente ou óleo com o objetivo de tratamento.

Comente agora
Vacina de DNA contra zika mostra eficiência em macacos
  Postado por Anacley Souza - 22/09 19:51h

Uma nova candidata a vacina de DNA contra o vírus da zika, desenvolvida pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, mostrou alto nível de eficiência em testes com macacos. Aplicada em duas doses, a vacina deu proteção total a 17 primatas em um grupo de 18 animais. A vacina se baseia em um DNA que codifica duas proteínas exclusiva do vírus da zika, fazendo com que o organismo desenvolva uma resposta imune contra a infecção. Os testes, realizados por cientistas da NIH, com participação da brasileira Leda Castilho, da Coppe-UFRJ, tiveram seus resultados publicados nesta quinta-feira, 22, na revista Science. De acordo com os autores do artigo, os resultados dos ensaios serão utilizados nos testes clínicos com humanos, já em andamento, para ajudar a estabelecer os níveis mínimos de anticorpos no sangue para que uma proteção completa seja possível. Uma vacina preventiva é vista pelos cientistas como a melhor alternativa para reduzir o alastramento do vírus pelo mundo e evitar suas graves consequências para gestantes. Uma das possibilidades é o desenvolvimento de vacinas de DNA, que codifica proteínas específicas do vírus. Quando as células do paciente absorvem esse DNA, elas o utilizam para sintetizar as proteínas virais, levando o organismo a reconhecê-las e desencadeando uma resposta do sistema imune contra a infecção. Segundo Leda, a nova vacina utiliza como vetor um anel de DNA chamado plasmídeo, que contém dois genes que codificam uma proteína da membrana e outra do envelope do vírus. A pesquisadora está desde março em Bethesda, nos Estados Unidos, atuando como pesquisadora visitante do Centro de Desenvolvimento de Vacinas do NIH.

Comente agora
Casos de rinite alérgica aumentarão na primavera. Como evitá-los.
  Postado por Anacley Souza - 22/09 19:13h

A chegada da primavera nesta quinta-feira pode significar o início de um grande desconforto para os alérgicos: a rinite sazonal. Isso porque a presença das flores causa uma espécie de “explosão de pólen” que desencadeia os sintomas incômodos da irritação: coriza, dificuldade para respirar, espirros frequentes e muita coceira no nariz e olhos. As informações são do portal Ig. “Para evitar que estes sintomas se agravem, devemos manter os ambientes limpos, arejados, fazer boa higienização nasal com soluções salinas e procurar um especialista caso os sintomas se agravem.”, recomenda Ulisses José Ribeiro, otorrinolaringologista do Hospital São Luiz, em entrevista ao Ig. A rinite alérgica é a forma mais comum de rinite, uma reação imunológica causada pelo contato de agentes alérgenos com o revestimento do nariz que afeta 40 milhões de brasileiros de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). O problema é causado por uma reação do sistema imunológico a pó, bolor, pólen, ervas, árvores e animais, principalmente. No caso dos alérgicos ao pólen a recomendação, segundo o coordenador técnico do projeto social Brasil Sem Alergia, Marcello Bossois em entrevista ao Ig, é “fechar as janelas e usar mais o ar condicionado, porque ele acaba filtrando o pólen”, principalmente para quem mora em regiões próximas a florestas, nas regiões sudeste e sul. “Sem de esquecer de lavar com frequência os filtros do ar para não ter outros problemas.”, ressalta.

Comente agora
Novo documento define normas no controle da pressão alta
  Postado por Anacley Souza - 22/09 18:00h

Os números associados à hipertensão são impressionantes. Trata-se de uma doença que acomete 36 milhões de brasileiros adultos. Seis em cada dez idosos sofrem dela. Quando não tratado devidamente, o problema tira dezesseis anos da vida do paciente. Pois um documento que será divulgado no 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que começa amanhã em Fortaleza, define os cuidados que se deve ter com o portador da doença. Com o nome de 7a Diretriz Brasileira de Hipertensão, o texto foi elaborado pelas três maiores entidades de referência na área, as sociedades brasileiras de Cardiologia, Nefrologia e Hipertensão. A seguir, as principais observações. Cerca de 90% dos hipertensos necessitam de tratamento com medicamentos de uso contínuo. Pois esses casos estão associados a alterações genéticas. O estilo de vida é fundamental para controlar a pressão. Controlar o peso, reduzir o consumo de sal, fazer um mínimo de 150 minutos de caminhadas ou exercícios por semana, atenuar o stress e preservar o sono, são ações que podem reduzir a necessidade de medicamentos. Os pacientes devem medir a pressão também fora do consultório. Não só a medição feita pelo médico é importante. Medidas realizadas em casa, no trabalho e em atividades cotidianas podem ajudar a compreender o comportamento da pressão, contribuindo para o melhor tratamento. Consulte sempre um médico para comprar um equipamento confiável. Nem todos os aparelhos eletrônicos são bons.

Comente agora
Grávida vítima de zika deve ter direito ao aborto? Veja opiniões!
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/09 09:25h

Só é possível detectar microcefalia depois dos seis meses de gestação, quando nem países liberais permitem o aborto. A angústia da dúvida justifica interromper a gravidez?

Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por 8 votos a 2, que não é crime o aborto de fetos anencéfalos (com máformação do cérebro e do córtex, que leva o bebê à morte logo após o parto). Agora, a disparada de casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika reacende o debate: grávidas vítimas do zika também têm direito de abortar?

Bebês com microcefalia (condição em que o cérebro não cresce o suficiente durante a gestação) são diferentes de bebês anencéfalos. A literatura médica aponta que 91% dos anencéfalos morrem até uma semana após o parto e apenas 1% sobrevive mais de três meses. Uma criança portadora de microcefalia tem melhores perspectivas de sobrevivência, mas apresentará variados níveis de deficiência, física ou mental. Há um complicador caso se decida pelo aborto: a microcefalia só pode ser detectada com segurança quando a gestação já se aproxima do sexto mês, ou após 24 semanas. Nessa fase, o bebê já está formado, a ponto de poder sobreviver fora da barriga da mãe. Há casos de sobrevivência de bebês nascidos após apenas 21 semanas de gestação. Mesmo os países com legislação mais liberal, como a Espanha, só autorizam aborto até a 14a semana.

Comente agora
Procedimentos estéticos estão em primeiro lugar em reclamações na Anvisa
  Postado por Willyam Reis - 22/09 08:33h

Serviços de estética e embelezamento ocupa o primeiro lugar em queixas na Anvisa. O “Relatório Denúncias em Serviços de Interesse à Saúde” que reúne as denúncias recebidas pela agência entre março de 2015 e junho de 2016 aponta que 409 denúncias recebidas sobre serviços de interesse à saúde, que envolvem desde salões de beleza e clínicas de estética, até estúdios de tatuagem, 232 são sobre serviços de estética e embelezamento. O Relatório que já está em sua terceira edição, foi elaborado pela Coordenação de Serviços de Interesse para a Saúde da Anvisa (CSIPS/GGTES) e apresenta um consolidado quantitativo categorizado das denúncias vinculadas aos diversos serviços de interesse para a saúde que chegam à Agência. O objetivo é auxiliar na percepção dos problemas relacionados aos serviços de interesse para a saúde e auxiliar o planejamento das ações regulatórias do setor. A partir dos relatórios, por exemplo, o setor de Estética e Embelezamento terá regulamento específico da Anvisa. O tema já faz parte da Agenda Regulatória do biênio 2015/2016 (BN)

Comente agora
Adesivo para tratamento de Alzheimer é incorporado ao SUS
  Postado por Willyam Reis - 22/09 07:20h

Pacientes portadores da doença de Alzheimer tratados pelo Sistema Único de Saúde passam a contar com um novo medicamento para controle da doença. Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada do Diário Oficial da União desta quinta-feira (22) conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde incorporou ao SUS medicamento rivastigmina adesivo transdérmico, indicado para o tratamento de demência para Doença de Alzheimer. O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS sobre a incorporação deste medicamento estará disponível no portal da Conitec . A portaria entra em vigor na data de sua publicação. (BN)

Comente agora
Transplantes registram aumento de 40% em sete meses na Bahia
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/09 07:03h

O número de transplantes realizados na Bahia registrou um crescimento de 40%, nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta semana. Conforme as informações da Sesab, de janeiro a julho de 2016, 317 procedimentos de transplantes ocorreram nas instituições de saúde de Bahia. No mesmo período de 2015, as intervenções cirúrgicas chegaram a somar 225 transplantes. Embora a quantidade de transplantes tenha crescido, a taxa de recusa familiar pela doação dos órgãos está na casa de 63%, dado superior à média nacional, que é de 56%, de acordo com as informações fornecidas pela Sesab. Os dados vieram a público cerca de duas semanas depois de a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgar pesquisa que aponta aumento na taxa de doadores, que subiu de 5,4 para 7,5 por cada milhão de habitantes no estado, no primeiro semestre deste ano, ante igual período de 2015.

Comente agora
Câmara aprova obrigatoriedade de prescrição de genéricos em receita
  Postado por Anacley Souza - 21/09 22:26h

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) proposta que obriga a prescrição de remédio pela sua denominação genérica. A medida consta do Projeto de Lei 3249/00, do ex-deputado Dr. Hélio, que inicialmente propunha a medida apenas para a rede pública e hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, o relator da proposta, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), entendeu que seria inconstitucional criar uma obrigação apenas para um grupo de médicos, e estendeu a medida a todos. "Entendemos que a obrigação deve ser feita a todos os médicos vinculados à rede hospitalar pública ou particular, a fim de que a lei, de modo isonômico, confira esse direito a todos os usuários dos serviços de saúde no Brasil", disse. A proposta faculta ao médico o direito de, após a denominação genérica, indicar o nome comercial ou de marca. O profissional pode ainda expressar sua preferência por um dos produtos, e se manifestar contra a substituição de um medicamento específico por seu genérico. Apesar das mudanças para corrigir algumas medidas, o projeto aprovado segue o substitutivoaprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. Como tramita de forma conclusiva, a proposta está aprovada pela Câmara, e deve seguir para revisão dos senadores.

Comente agora
Estudo mostra que proteína do leite pode agir contra zika e chikungunya
  Postado por Anacley Souza - 21/09 22:09h

Pesquisadores do Instituto Evandro Chagas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fizeram testes em laboratório que indicam que uma proteína presente no leite bovino, a lactoferrina, pode reduzir o poder de ataque dos vírus causadores da zika e da chikungunya. O potencial antiviral da lactoferrina já era conhecido dos cientistas, por isso a ideia de testá-la em relação a essas duas doenças agora em evidência. Assim como as vacas, os seres humanos produzem uma substância equivalente, a lactoferrina humana. Ela está presente na saliva, na lágrima, nos leite de vaca e materno. No estudo, o efeito da lactoferrina bovina foi testado em células de rim de macaco e verificou-se uma redução de até 80% na efetividade dos vírus. Não foi observado nenhum tipo de efeito tóxico provocado pela proteína. Isso significa que pessoas com zika ou chikungunya deveriam ingerir bastante leite? Não, porque o estudo é bastante inicial: apenas descreve um mecanismo genérico que "pode ser explorado para desenvolver uma potencial estratégia contras as infecções (de zika e chikungunya)". De acordo com o Jornal Nacional, beber leite simplesmente não poderia prevenir ou tratar uma infecção de zika e chikungunya porque nesse caso a quantidade de proteína não seria suficiente para combate a esses vírus. Descobrir a dosagem exata seria o próximo passo do estudo.

Comente agora
Exposição à luz intensa melhora satisfação sexual em homens, indica estudo
  Postado por Anacley Souza - 21/09 21:34h

Exposição à luz intensa pode estimular maior satisfação sexual em homens com desejo sexual baixo, aponta um novo estudo. Cientistas da Universidade de Siena, na Itália, descobriram que o uso de uma caixa de luz, similar às empregadas em terapias de luz para tratar certos tipos de depressão, eleva os níveis de testosterona. E isso motivou o registro de maiores níveis de satisfação sexual. Mas os pesquisadores afirmam que é preciso mais pesquisas antes de essa técnica ser usada como tratamento. A equipe estudou 38 homens diagnosticados com problemas que causam falta de interesse em sexo. Metade do grupo recebeu tratamento com a caixa de luz, enquanto a outra metade foi exposta a uma caixa de luz adaptada para emitir bem menos luz. Todos foram submetidos a meia hora de exposição pela manhã, por duas semanas. Quando testaram os participantes novamente, os pesquisadores descobriram que o grupo exposto à luz intensa havia triplicado os escores de satisfação sexual, enquanto o chamado grupo de controle manteve basicamente os mesmos níveis. Os níveis de testosterona nos homens que receberam o tratamento ativo com luz subiram de cerca de 2,1 ng/ml (nanogramas por mililitro) para 3,6 ng/ml - mas o outro grupo não registrou alta. Andrea Fagiolini, que coordenou o estudo, disse que os níveis mais altos de testosterona explicam os relatos de maior satisfação sexual. A terapia com luz emprega uma lâmpada especial chamada caixa de luz, usada para simular a exposição à luz solar. A caixa contém tubos fluorescentes muito intensos - normalmente cerca de 10 vezes a intensidade de luzes residenciais.

Comente agora
Anvisa propõe critérios para alerta sobre lactose nos rótulos
  Postado por Anacley Souza - 21/09 21:23h

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) irá colocar em consulta pública duas propostas de mudanças a serem aplicadas nos rótulos dos alimentos e bebidas para que estes passem a informar o consumidor sobre a presença de lactose. A previsão é que, após a consulta, as novas regras sejam aprovadas até o fim deste ano. A discussão sobre a mudança nos rótulos ocorre após o governo sancionar, em julho, uma lei que obriga que as indústrias de alimentos coloquem um alerta nos produtos sobre a presença de lactose na composição. A justificativa é o aumento no diagnóstico de pessoas com intolerância a essa substância, que é um açúcar presente no leite. A lei deve entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2017. Pela proposta inicial da Anvisa, os alimentos devem trazer alertas como "isentos de lactose", "baixo teor de lactose" e "contém lactose". A declaração, no entanto, deve seguir critérios que serão estabelecidos pela agência para cada caso. Produtos cuja quantidade de lactose for reduzida a valor igual ou menor que 10 mg por 100 g ou 100 ml do alimento, por exemplo, serão considerados isentos de lactose. Deverão, assim, trazer a inscrição de isento ou sinônimos como "zero lactose", "0% lactose", "sem lactose" ou "não contém lactose". Já os alimentos cujos rótulos deverão trazer a declaração de "baixo teor de lactose" serão aqueles cujo teor deste açúcar foi reduzido a valor igual ou menor que 1g por 100 g ou 100 ml.

Comente agora
Dieta alcalina é a mais nova tendência de emagrecimento; saiba mais
  Postado por Willyam Reis - 21/09 08:46h

Stephan Domeig acredita que a saúde depende da cura alcalina, de um estilo de vida que promova o equilíbrio e a limpeza total, seja do organismo, da pele ou das emoções. A cura alcalina, explica o autor no seu mais recente livro, “é uma abordagem holística à saúde e ao bem-estar. Mais concretamente, é composta por princípios dietéticos e de estilo de vida, simples, mas poderosamente eficazes, que devolverão o equilíbrio ao seu sistema”. Na prática, a cura alcalina que o médico defende consiste na manutenção do equilíbrio do pH do organismo, que pode variar com a ingestão de determinados alimentos. Mas é preciso fazer mais do que comer bem. Como explica o site Mind Body Green, existem formas altamente eficazes de se conseguir um corpo alcalino, desde que sejam adotados hábitos saudáveis diariamente e que beneficiem uma limpeza interna e externa da pessoa. Para começar, bastam apenas cinco passos. Uma vez que a cura alcalina depende da limpeza do organismo, o primeiro passo a dar é incluir a ingestão regular e frequente de água, seja com ou sem gotas de limão ou sob a forma de chás desintoxicantes e não açucarados.

Comente agora
Ministro diz que vai reduzir participação de cubanos no Mais Médicos em 35%
  Postado por Anacley Souza - 20/09 20:38h

O Ministério da Saúde informou que vai reduzir a participação de médicos cubanos no programa Mais Médicos. Atualmente, 11,4 mil profissionais da ilha caribenha atuam no país. A intenção da pasta é que o número caia para 7,4 mil em três anos, o que representa uma queda de aproximadamente 35%. “Agradecemos a disponibilidade dos cubanos em estar nos apoiando mesmo sabendo que nosso objetivo não é manter ‘ad aeternum’ essa cooperação”, disse o ministro Ricardo Barros nesta terça-feira (20), destacando ainda que a política de contratar cubanos era temporária e a prioridade é dar oportunidade a brasileiros. Os cubanos correspondem a 62,6% dos 18,2 mil médicos participantes no programa federal. Barros também informou que brasileiros formados em instituições de ensino de outros países também poderão participar do Mais Médicos. A regra inicial permite apenas profissionais vindos de países com índice acima de 1,8 médico por mil habitantes.

Comente agora
Assessoria da Eurosilicone Brasil emite nota de esclarecimento sobre a proibição de implante mamário, pela Anvisa
  Postado por Débora Ayane - 20/09 19:20h

A Eurosilicone Brasil Importação e Exportação LTDA vem por meio deste prestar esclarecimentos sobre a Resolução nº 2.537 publicada no Diário Oficial da União na data de 19 de setembro proibindo a importação, distribuição e comercialização do produto Implante Mamário Texturizado Nagor Preenchido com gel sob registro no MS nº 801983390013 de titularidade da empresa Import Medic Importação. Esclarecemos que a proibição de comercialização e a suspensão do certificado de conformidade refere-se ao produto Implante Mamário – GFX, comercializado anteriormente no Brasil pela empresa Import Medic. A Eurosilicone Brasil; integrante do grupo GC Aesthetics; possui atualmente o Certificado de Conformidade nº 00152/2016 emitido pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade e com validade até 29/06/2019 para a família de implantes mamários IMPLEO do fabricante BIOSIL Ltda (NAGOR).

Comente agora
Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia
  Postado por Anacley Souza - 20/09 19:02h

O nome sonorexia, faz analogia ao distúrbio chamado de anorexia, que acontece quando o indivíduo não se alimenta, ou se alimenta pouco. O distúrbio da sonorexia é definido como a privação de sono por vontade própria do indivíduo, que passa a ficar muitas horas ou até mesmo dias sem dormir por conta de exigências pessoais ou até mesmo profissionais. No mundo moderno é cada dia mais comum encontrarmos pessoas portadoras do mal da sonorexia, em indivíduos de todas as faixas etárias, pois o tempo necessário para executar, trabalho, estudo e lazer,quando somados, ultrapassa as 24 horas que compõem um dia. A sonorexia normalmente começa devido à necessidade de fazer o trabalho render mais, pois em geral há a urgência de mais dinheiro para fazer frente às despesas mensais. São uma serie de fatores que nos levam no mundo moderno a abrir mão das horas de sono, tão necessárias a nossa saúde, em detrimento de outras necessidades que estão sempre surgindo. No entanto, especialistas explicam que ficar mais de 17 horas sem dormir seguidas, podem levar o indivíduo a ter problemas parecidos aos apresentados por pessoas alcoolizadas, o que pode ser muito perigoso, principalmente para os portadores da sonorexia que costumam dirigir, uma vez que é comprovado que pelo menos 30% dos acidentes são causados por pessoas que dormem ao dirigir.

Causas, consequências e sintomas da sonorexia: Estudos feitos mostram que a falta do sono ocasiona micro lesões cerebrais que são irreversíveis, que causam o comprometimento do aprendizado.

Comente agora
Bahia realiza 317 transplantes no primeiro semestre de 2016
  Postado por Anacley Souza - 20/09 18:43h

O estado da Bahia realizou no primeiro semestre deste ano 317 transplantes, número 40% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 225 procedimentos. O dado é resultado dos 57 doadores efetivos identificados na região, gerando o índice de 3,7 doadores por milhão de população. Com o objetivo de ampliar cada vez mais o número de doadores de órgãos no país, o Ministério da Saúde lançou nesta semana a campanha nacional de doação de órgãos no espaço Casa Brasil, no Rio de Janeiro. Com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a campanha é estrelada por atletas transplantados em alusão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A divulgação marca o mês de comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro). No primeiro semestre deste ano, o país bateu recorde de doador por milhão da população, com 1.438 doadores, 7,4% a mais que no mesmo período de 2015. Essas doações possibilitaram a realização de 12.091 transplantes entre janeiro e julho, registrando aumento nos procedimentos de órgãos mais complexos, como pulmão, fígado e coração, de 31%, 6% e 7%, respectivamente. Embora o país tenha avançado muito nos últimos anos, a taxa de aceitação familiar foi de 56% nesse primeiro semestre. Na Bahia, a recusa das famílias está em 63%, número menor em relação ao mesmo período de 2015, quando a porcentagem era de 70%. Isso quer dizer que mais da metade das famílias ainda rejeita a doação de órgãos de um parente com diagnóstico de morte encefálica.

Comente agora
Mais Médicos: governo planeja substituir 4 mil médicos cubanos por brasileiros
  Postado por Débora Ayane - 20/09 15:44h

O governo federal pretende substituir quatro mil cubanos por brasileiros no programa Mais Médicos. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (20). A mudança deverá ocorrer dentro dos próximos três anos. Para isso, o governo vai extinguir a regra que impedia a vinda de formados em países com índice inferior a 1,8 médicos por mil habitantes somente no caso de brasileiros."Agradecemos a disponibilidade dos cubanos em estar nos apoiando mesmo sabendo que nosso objetivo não é manter ‘ad aeternum’ essa cooperação", afirmou o ministro. A aposta é de que os graduados na Bolívia e no Paraguai — antes barrados pela restrição — ocupem as vagas dos profissionais enviados por Cuba.Ainda segundo o ministro, a bolsa-formação paga a todos os profissionais do Mais Médicos vai subir de R$ 10.570 para R$ 11.520, um reajuste de 9% a partir de janeiro de 2017. É a primeira vez, desde o início do programa do governo federal, há três anos, que há aumento no valor repassado. Segundo Barros, haverá correção anual da bolsa com base na inflação.

Comente agora
Anvisa suspende venda de amoxicilina de três labotarórios
  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/09 14:46h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determina a interdição cautelar em todo o território nacional de todos os lotes dos medicamentos Amoxicilina + Clavulanato de Potássio comprimidos 875 mg + 125 mg e Policlavumoxil bd (amoxicilina + clavulanato de potássio, comprimidos 875 mg + 125 mg da empresa Germed Farmacêutica Ltda. Amoxicilina + Clavulanato de Potássio comprimidos 875 mg + 125 mg da empresa Legrand Pharma Industria Farmacêutica Ltda. E Amoxicilina + Clavulanato de Potássio comprimidos 875 mg + 125 mg da empresa SEM S/A. Trata-se de um antibiótico indicado para tratamento de infecções causadas por bactérias comuns. De acordo com texto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), a medida de interesse sanitário foi adotada após identificar que os medicamentos estão sendo fabricados com formulações que não possuem os estudos de bioequivalência que é exigido na regulamentação vigente. A resolução entra em vigor na data de sua publicação e vigorará pelo prazo de noventa dias. (BN)

Comente agora
10 truques que facilitam (e muito!) a dieta
  Postado por Débora Ayane - 20/09 13:41h

Mudar hábitos, adequar receitas e buscar novos ingredientes são algumas das ações tomadas por quem quer transformar a alimentação e encontrar uma vida magra e saudável. Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimiza para Saúde e Bem Estar pela Universidade Estadual de San Diego e criador do Código Emagrecer De Vez, informa que emagrecer com saúde é possível."Quem está realmente disposto a mudar consegue feitos incríveis apenas com as mudanças na alimentação, mas existem alguns truques importantes que podem facilitar o processo”, destaca.

1– Foque no objetivo final

Polesso ensina que o ideal é estar focado na tendência dos resultados e não nos resultados pontuais de cada dia ou semana.

Comente agora
Martagão Gesteira abre inscrições para a II Corrida Colorida de Combate ao Câncer Infantil
  Postado por Willyam Reis - 20/09 11:24h

Já está disponível o primeiro lote de inscrições para a II Corrida Colorida de Combate ao Câncer Infantil promovida pelo Hospital Martagão Gesteira. Esta edição do evento acontece no dia 13 de novembro, com largada às 07h30, no Clube Espanhol. Crianças com até 8 anos de idade não pagam, mas precisam se inscrever e ter a autorização dos responsáveis legais. O percurso de 4 km será dividido em pontos de cores e de hidratação. Cada participante que realizar o pagamento da taxa de inscrição receberá um kit composto por camisa, número de inscrição e 100g de pó colorido. Os interessados podem se cadastrar através do site www.martagaogesteira.org.br e, após a realização do pagamento da taxa no valor de R$ 55,00 (primeiro lote), terão a inscrição confirmada. A renda arrecadada com as inscrições será revertida para a melhoria dos serviços da oncologia do hospital que é referência em todo o Estado no tratamento do câncer infantil. A expectativa dos organizadores do evento é reunir, aproximadamente, 4 mil participantes. (BN)

Comente agora
"Pessoas com autismo são mais inteligentes do que você acha"; veja vídeo
  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/09 09:24h

A iniciativa social (e escolar) que proporciona formação e emprego a pessoas com (Transtorno do Espectro do Autismo) - TEA , conhecida por Specialisterne, surgiu na Dinamarca e se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil, onde tem sede. Segundo o projeto "muitas pessoas com algum nível de TEA possuem habilidades notáveis que muitas vezes são ignoradas pelo mercado de trabalho", diz artigo publicado pelo 99jobs. "Pensando em mudar essa concepção, alunos da Specialisterne resolveram criar um vídeo para mostrar que “as pessoas com autismo são mais inteligentes do que você acha” Entenda o vídeo, e perceba "como nunca paramos para pensar que não sabemos de tudo e que as pessoas são mais complexas do que nosso vão julgamento imagina".

Comente agora
Pacientes e famílias criam clubes de doação de remédios nas redes sociais
  Postado por Anacley Souza - 19/09 22:53h

De um lado, pacientes à beira do desespero, vítimas de doenças graves lutando contra o tempo. De outro, remédios controlados e caríssimos, geralmente obtidos na rede pública. Dezenas de grupos de Facebook têm funcionado como um balcão de trocas e doações de medicamentos. Em geral, são unidades remanescentes de algum parente que morreu ou de um paciente que finalizou o tratamento. E a família usa a rede social para passar adiante, na intenção de fazer o bem. A prática, no entanto, é proibida pelo Ministério da Saúde nos casos de remédios de alto custo distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e daqueles conseguidos via ação judicial. Segundo a pasta, quem estiver de posse do medicamento "deve comunicar ao ministério, para que seja providenciado o recolhimento e a posterior distribuição para pessoas que estejam precisando". Embora proibida, a prática não é considerada crime nem tem punições previstas. Alguns especialistas alertam para os riscos do uso de um medicamento doado.

Comente agora
Anticoncepcionais podem desencadear a trombose, diz estudo
  Postado por Anacley Souza - 19/09 21:19h

A doença, que entre janeiro e julho deste ano foi responsável por 65.316 internações no País, ocorre pela má-formação de coágulos nas veias da perna, conhecida como trombose venosa profunda, e no coração, chamada de fibrilação atrial. A trombose pode ter como consequência inchaço, feridas e infecções crônicas no membro afetado. Pode ainda causar a embolia pulmonar, que ocorre quando o coágulo (ou trombo) se desprende das paredes das veias e é levado pela corrente sanguínea até se alojar nos vasos do pulmão. Nos últimos dois anos, o número de casos diminuiu no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registradas 113.817 internações causadas por trombose; em 2014, foram 122.096. A redução está associada às ações de prevenção e aos R$ 103,9 milhões investidos pela pasta, no ano passado, para combater a doença.

Causas: O uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal está entre as principais causas do problema. Por esse motivo, o angiologista Eduardo Darold, do Hospital do Coração do Brasil, explica que é preciso verificar se a mulher tem alguma tendência a desenvolver trombose antes de fazer uso do remédio.

Comente agora
Anvisa proíbe 14 medicamentos e 2 cosméticos
  Postado por Anacley Souza - 19/09 18:47h

Em uma proibição em série, a Anvisa determinou nesta segunda-feira (19) a suspensão de 14 medicamentos e dois cosméticos do mercado. Segundo a agência, a medida foi tomada por conta de irregularidades que vão de "material estranho na solução" a "fragmentos de vidro dentro da ampola". Na tabela abaixo, retirada do site da própria agência, você pode conferir os nomes, os lotes, as empresas e as razões que levaram ao veto de tais produtos. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União (Exame)

Comente agora
HGE 2 é apontado como segundo maior complexo hospitalar da Bahia
  Postado por Anacley Souza - 19/09 17:51h

O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, apresentou a unidade 2 do Hospital Geral do Estado (HGE 2), que foi autorizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Associação Bahiana de Medicina (ABM) e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O novo hospital possui 161 novos leitos e 11 salas cirúrgicas. Fábio Vilas-Boas afirmou que o HGE 2 é o segundo maior complexo hospitalar do estado. “Estamos investindo mais de US$ 200 milhões em novos equipamentos hospitalares, reformas e ampliações em diversas áreas do estado, representando um dos maiores aportes de todos os tempos na área de Saúde”, afirmou. O presidente da AMB, Robson Moura, afirmou que a Bahia está recebendo equipamentos de ponta. "Fico feliz porque já fui diretor do HGE e tenho certeza de que o grande beneficiário deste novo prédio é a população".

Comente agora
Salvador inicia Campanha Nacional de Multivacinação
  Postado por Débora Ayane - 19/09 15:46h

Começou nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 30 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação nacional será realizada em Salvador pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e busca imunizar crianças e adolescentes que possam estar com alguma dose atrasada. Podem ser vacinados gratuitamente em uma das 120 unidades de saúde da capital menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes com idade entre 10 e 15 incompletos."A ação visa resgatar não vacinados ou completar esquemas de imunização. Por isso, não há uma meta pré-estabelecida a ser alcançada. No entanto, iremos avaliar o número de doses aplicadas no período. Esse ano, a campanha incluiu os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta uma maior resistência a se vacinar, já que muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nessa faixa etária", disse Geruza Moraes, diretora-geral de Vigilância à Saúde.(Metro1)

Comente agora
Quer uma barriga lisa? Então consuma estes alimentos
  Postado por Débora Ayane - 19/09 13:37h

Combater a gordura abdominal e o inchaço é uma das principais preocupações de quem pretende uma barriga tonificada. Quer seja homem ou mulher, o objetivo é o mesmo - e o caminho a seguir também.Prestar uma especial atenção à lista de compras e aos alimentos que se adquire no supermercado é a forma mais eficaz de queimar aquele pneuzinho que teima em não sair. O segredo, conforme já foi provado, está na regra 80%-20%: ou seja, o foco deve ser sim na alimentação.Mas, o que é que se deve comer para conseguir uma barriga tanquinho? Em primeiro lugar, evite todos os alimentos que podem provocar inchaço; depois é importante apostar naqueles que prometem ser bons aliados do abdômen, como diz a edição espanhola da revista Glamour.

Comente agora
Unidades do Odontomóvel atendem em Vitória da Conquista e Jequié
  Postado por Willyam Reis - 19/09 11:21h

Os municípios de Vitória da Conquista e Jequié recebem a partir desta segunda-feira(19), O serviço itinerante do Saúde sem Fronteiras Odontologia (Odontomóvel). Carretas equipadas com consultórios oferecem serviços de restauração, cirurgia de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Os interessados em atendimento devem levar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência. Em Vitória da Conquista, o Odontomóvel fica até o dia 24, no Centro de Eventos Glauber Rocha, na Avenida Brumado. Já em Jequié são duas unidades: a primeira estará no Distrito de Itaibó, na Praça Santo Antônio, de 19 a 21, e outra unidade móvel estará, no mesmo período, no Conjunto habitacional Cachoeirinha 4, em frente à Associação de Moradores. No período de 22 a 24, uma unidade estará atendendo no Distrito de Nova Esperança. O atendimento acontece sempre das 7 às 18h. (BN)

Comente agora
Descubra a quantidade certa de água que se deve beber por dia
  Postado por Willyam Reis - 19/09 09:51h

A quantidade de água que deve ser ingerida diariamente é um dos temas que mais confunde as pessoas. Enquanto umas pensam que um litro por dia é o suficiente, outras não se sustentam com menos de dois litros e meio diários e há até quem beba mais de três. Mas qual é a quantidade ideal, afinal? Como explica o site da Universidade de Harvard, a quantidade de água recomendada por dia depende de pessoa para pessoa e da sua necessidade de hidratação, sendo esta a resposta ideal para um consumo diário saudável. Independentemente da estação do ano e da temperatura exterior, o consumo de água deve acontecer dia após dia e deve acompanhar o estilo de vida de cada um, sendo crucial uma quantidade maior entre as pessoas que têm retenção de líquidos, problemas de saúde, ingerem medicamentos diariamente ou praticam atividade física com bastante regularidade. Para os pesquisadores da Universidade de Harvard, é muito difícil traçar uma média, mas eles apontam que entre quatro e seis copos de água por dia é o suficiente para o organismo funcionar corretamente e para uma saúde plena, pois esta quantidade já é suficiente para manter os níveis de hidratação ideais, melhorar a digestão, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, nutrir os órgãos e os tecidos e prevenir o intestino preso.

Comente agora
Implante mamário proibido pela Anvisa
  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/09 08:31h

Implante mamário proibido pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu em todo o território nacional a importação, distribuição e comercialização do Implante Mamário Texturizado Nagor Preenchido com gel, comercializado no Brasil pela Import Medicimportação e Exportação LTDA. De acordo com publicação no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (19), a suspensão se deu após laudo do Instituto Falcão Bauer, Organismo de Certificação de Produto - OCP, constatar irregularidades na produção do produto e ausência de selo de conformidade e do registro na Anvisa. A resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Comente agora

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com