As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 19/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

18
Dez
Estudo indica aumento em 6 anos da expectativa de vida no mundo desde 1990
Postado por: Anacley Souza / 22:23h

A expectativa de vida da população mundial aumentou seis anos, em média, desde 1990, segundo um amplo estudo estatístico publicado nesta quinta-feira pela revista médica britânica The Lancet. A expectativa de vida média passou de 65,3 anos em 1990 a 71,5 anos em 2013, segundo esta análise que usa dados estatísticos fornecidos por 188 países. Para os homens, aumentou em média de 5,8 anos entre 1990 e 2013, enquanto a das mulheres aumentou ainda mais, 6,6 anos, em média. "Os avanços feitos frente a um grande número de doenças e (a cura) de ferimentos são bons e inclusive notáveis, mas podemos e devemos fazer ainda mais", avaliou o autor principal do estudo, o doutor Christopher Murray, professor da Universidade de Washington, em um comunicado publicado na revista The Lancet. Nos países ricos, foi o declínio por diferentes tipos de câncer e doenças cardiovasculares o que permitiu este aumento da expectativa de vida, afirmaram os pesquisadores. Nos países pobres, este avanço se explica pela redução das mortes de recém-nascidos e crianças, seja por diarreia ou por doenças respiratórias. No entanto, entre crianças menores de cinco anos, as infecções respiratórias, a malária e as diarreias continuam sendo as principais causas de óbito e matam a cada dia dois milhões de crianças entre 1 mês e 5 anos de idade.

Comente agora
18
Dez
Anvisa simplifica compra de canabidiol por pessoas físicas
Postado por: Anacley Souza / 21:28h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) simplificou hoje (18) os trâmites necessários para importação de produtos à base de canabidiol, beneficiando pessoas físicas e o uso próprio. A partir de agora, a documentação apresentada pelos interessados na importação terá validade de um ano, sendo necessária apenas a apresentação da receita médica a cada novo pedido de importação. Para a primeira importação de derivado do canabidiol, a pessoa física deverá preencher formulário com dados gerais, além de apresentar prescrição e laudo médico. O solicitante também deverá assinar termo de responsabilidade, juntamente com o médico responsável pelo tratamento. A partir da primeira autorização, o solicitante terá autorização de importação excepcional por um ano. A Anvisa retomará a discussão sobre reclassificação do canabidiol na primeira semana de janeiro, durante a primeira reunião da diretoria do órgão em 2015. A informação foi confirmada para famílias de pacientes que fazem uso da substância no Brasil, após reunião com a diretoria da agência. Atualmente, o produto está classificado na lista de substâncias proscritas. Recentemente, o Conselho Federal de Medicina decidiu autorizar neurocirurgiões e psiquiatras a prescrever remédios à base de canabidiol para crianças e adolescentes portadores de epilepsias cujos tratamentos convencionais não surtiram efeito. (Agência Brasil)

Comente agora
18
Dez
Tribunal da Europa decide que obesidade pode ser deficiência
Postado por: Anacley Souza / 19:41h

A Corte Europeia de Justiça, tribunal de mais alta instância da União Europeia, decidiu na manhã desta quinta-feira (19) que a obesidade pode ser considerada uma forma de deficiência física em determinadas cicunstâncias. Com isso, obesos que se enquadrem nessas condições poderiam estar protegidos pelas mesmas regras que outros tipos de deficientes. A decisão veio em um caso de um funcionário de creche dinamarquês que alegou ter sido demitido por ser obeso demais para realizar seu trabalho. De acordo com informações da rede britânica BBC, o tribunal considerou que, se o sobrepeso de uma pessoa impede "participação total e efetiva" no trabalho, então deve ser considerada uma deficiência. Essa decisão deve ser observada em toda a União Europeia. O caso julgado é do cuidador de crianças Karsten Kaltoft, que trabalhava há 15 anos no mesmo lugar, quando foi demitido pelas autoridades locais da cidade de Billund quatro anos atrás. Os empregadores alegaram que ele não era mais necessário porque o número de crianças havia diminuído, mas Kaltoft alegou que foi vítima e discriminação por causa de seus cerca de 160 kg. O próprio dinamarquês não considera que se enquadre como um deficiente físico, pois alega que consegue fazer todas suas atividades profissionais como qualquer outra pessoa. No entanto, a Justiça da Dinamarca vai ter de avaliar se ele se encaixa na decisão da Corte Europeia. (Coluna Bem Estar)

Comente agora
18
Dez
Avanço da febre chikungunya deixa Brasil em alerta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:50h

Dsde o primeiro caso de transmissão da febre chikungunya em território nacional, no mês de setembro, o número de infectados no Brasil saltou para 1.364, segundo o Ministério da Saúde. Anteriormente, todos os casos identificados no país eram "importados", ou seja, pessoas chegaram ao país já contaminadas. A doença, transmitida por um vírus que se hospeda em mosquitos do gênero Aedes, o mesmo que transmite a dengue, fez mais vítimas no estado da Bahia. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 952 casos, a maioria em Feira de Santana (748) e Riachão de Jacuípe (198). Até o momento, 76 municípios do estado identificaram casos suspeitos. "Em qualquer lugar em que haja transmissão, há o risco de epidemia", disse à DW Brasil Jesuína Castro, da Vigilância Epidemiológica estadual. Desde que o vírus foi introduzido no estado, em setembro, a secretaria intensificou o combate à doença, com a meta de eliminar a transmissão autóctone – ocorrida localmente – até junho de 2015. Além da Bahia, há registros de casos autóctones da febre chikungunya no Amapá (531), em Minas Gerais (2) e no Mato Grosso do Sul (1), segundo informações do ministério. Pernambuco, que registra dois caos da doença, contraída fora do estado, está em alerta. "Sabemos que a possibilidade de transmissão é real e que todos os cidadãos estão suscetíveis", afirma a Secretaria de Saúde do estado.

Comente agora
18
Dez
Ministério da Saúde autoriza aquisição do primeiro medicamento da nova Bahiafarma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:22h
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou na última quarta-feira (17), durante a sétima reunião do Comitê Executivo e Conselho de Competitividade do Complexo Industrial da Saúde (GECIS), a autorização para a primeira aquisição do medicamento Cabergolina. O remédio é fruto de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), envolvendo a transferência de tecnologia entre o produtor público Bahiafarma e a indústria privada Cristália. Atualmente, o medicamento, que só poderia ser encontrado por meio de importação, é utilizado para o tratamento de distúrbios hormonais relacionados à substância prolactina e da Acromegalia, uma doença que produz de forma exagerada o hormônio do crescimento, fazendo com que as extremidades (mãos, pés, orelhas, nariz, entre outros), órgãos internos como coração e fígado cresçam de forma desenfreada, o que pode causar pressão alta, cirrose e outras complicações na saúde do paciente.
Comente agora
18
Dez
Sucos naturais: aliados ou inimigos da dieta?
Postado por: Samile Macêdo / 17:41h

Podemos definir os sucos como um extrato de frutas sendo uma excelente forma de hidratação e fornecimento de vitaminas e minerais, principalmente no verão, estação do ano em que aumentamos a sudorese e precisamos repor a água e os sais minerais perdidos pelo suor. Os sucos podem ser classificados como naturais ou industrializados e podem ser concentrados ou já diluídos. Os sucos naturais de frutas podem ser considerados melhores nutricionalmente uma vez que fornecem mais fibras quando não coamos o conteúdo, por exemplo, suco de abacaxi, mamão, maçã, morango, entre outras. Muitas pessoas evitam tomar suco de frutas por achar que são ricos em calorias. Os sucos não devem ser evitados, dentro de um processo de reeducação alimentar devemos priorizar o consumo de nutrientes como fibras, vitaminas e minerais e não apenas o conteúdo calórico. Podemos consumir os sucos no café da manhã ou nos lanches intermediários intercalando com o consumo da fruta in natura. Devemos apenas evitar a alta ingestão de sucos, assim como de qualquer liquido, durante as refeições principais de almoço e jantar, pois podem atrapalhar a digestão e a absorção de nutrientes. Já uma pequena quantidade de suco rico em vitamina C ajuda na absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal como o feijão.

Comente agora
18
Dez
8 dicas e 5 truques para ir a todas as festas de final de ano sem engordar
Postado por: Samile Macêdo / 15:05h

Com a chegada do final de ano, é recorrente a presença de pacientes nos consultórios de médicos e nutricionistas querendo soluções rápidas e eficazes para entrar em forma, e fazer bonito nas festas de natal e ano novo. Andrezza Botelho, nutricionista funcional, preparou algumas dicas para serem introduzidas na alimentação e no estilo de vida.

1) Beba muita água - Comece o dia com um copo de água morna e ½ limão espremido, isso alcaliniza o sangue faz com que o seu trato digestório funcione bem ao longo do dia. Continue tomando água gelada ou em temperatura ambiente, pelo menos 2 litros por dia, isso ajuda a eliminar as toxinas e evita que venha um sinal de fome desnecessário. As água aromatizadas também funcionam bem nesse caso.

2) Chás - As ervas naturais são super aliadas para perda de peso. Andrezza Sempre indica a cavalinha, hibiscos e chá verde, pois aceleram o metabolismo e controlam a retenção líquida por serem diuréticos. Outra erva bacana é a centella asiática, ótima para celulite e circulação. 

Comente agora
18
Dez
Infarto, derrame e pneumonia são principais causas de morte no Brasil
Postado por: Samile Macêdo / 13:48h

A doença isquêmica do coração (infarto), o derrame e a pneumonia são as principais causas de morte no Brasil e respondem por 32% dos óbitos registrados em 2013. Os dados fazem parte de um estudo publicado nesta quinta (18.12) pelo periódico The Lancet, feito em 188 países. De acordo com o relatório, violência e ferimentos provocados por acidentes de trânsito estão no topo da lista de causas de morte entre brasileiros com idade entre 15 e 49 anos, resultando em 72.373 vítimas em 2013. Já entre indivíduos com 70 anos ou mais, a doença isquêmica do coração é a que mais mata. Quando o assunto é a mortalidade infantil, a principal causa de morte são complicações neonatais decorrentes de parto prematuro, responsáveis pelo óbito de 11.257 crianças até 5 anos. O estudo aponta também que a doença de Alzheimer e o diabetes provocaram mais mortes no país em 2013 do que em 1990. O crescimento chegou a 200% e 143% respectivamente. Os óbitos provocados pelo câncer de pulmão aumentaram 92% no mesmo período. O documento indica que, desde 1990, o Brasil registrou quedas consideráveis na mortalidade provocada por várias doenças que costumavam tomar muitas vidas no país. 

Comente agora
18
Dez
SAJ: Farmácia Macela Dourada lança promoção verão do BIO OIL, passe e confira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:18h

A Fármacia de Manipelação Macela Dourada está com uma grande promoção de Verão Bio-Oil:

125ml de R$ 58,00 por 44,00

60ml de R$ 33,00. Por 26,00

Corra e pegue o seu!

  1. Endereço: Rua Armando Tavares, 156, Centro, Santo Antônio de Jesus / BA.
  2. Fone: (75) 3632-4546
Comente agora
18
Dez
Promoção Fim de Ano: Compre na Farmácia Santana de Cristina e concorra a uma linda bicicleta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:58h

A Farmácia Santana de Cristina está realizando a Promoção Fim de Ano onde você concorre a  uma linda bicicleta. Para competir, basta fazer suas compras na farmácia e receba  na hora um cupom. O sorteio será realizado pelo milhar do 1º prêmio da Loteria Federal no dia 27 de dezembro deste ano.

Farmácia Santana de Cristina, só aqui você compra e concorre a uma linda bicicleta!

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Comente agora
18
Dez
Pão francês pode prejudicar a saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 11:49h

Um hábito tão comum quanto comer pão francês – popularmente conhecido como o “pão de sal” ou “pão cacetinho”, na Bahia, e elemento amplamente presente no café da manhã e no jantar dos lares de todo o país – também pode comprometer a saúde. A razão é a alta quantidade de sódio em sua composição. De acordo com o Sindicato de Panificação no Estado da Bahia (Sintrapan/BA), a receita de fabricação do pão francês utilizada majoritariamente pelas padarias de todo o estado possui 2% de sódio. O percentual, no entanto, pode ser alterado de acordo com a receita usada por cada panificação. Como inexiste regulamentação ou norma que defina a quantidade máxima do sal integrando a receita do tradicional quitute do café da manhã, as padarias ficam livres para modificá-la, fazendo com que esta quantidade chegue a 10%, o que já poderia ser prejudicial à saúde. Além disso, o pão francês, de modo geral, não é consumido individualmente, o que eleva essa carga do sal no organismo, segundo explica a nutricionista Amália Magalhães. “O grande problema relativo ao consumo do pão francês é que, geralmente, não se consome uma única unidade, e também porque sua ingestão é feita com outros acompanhamentos ou recheios que elevam esta quantidade de sódio, à exemplo da manteiga ou a margarina”.

Comente agora
18
Dez
7,2 milhões sofrem com insegurança alimentar grave no país, diz Pnad 2013
Postado por: Letícia Oliveira / 10:55h

Dados do suplemento da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (Pnad) 2013 sobre Segurança Alimentar apontam que 7,2 milhões de brasileiros enfrentaram no ano passado situação grave de privação de alimentos, incluindo experiência de fome. O total é 35,7% menor que o registrado em 2009, quando foi realizada a última Pnad pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constatou 11,2 milhões de pessoas nesta situação. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (18). A pesquisa, que abrangeu 65,3 milhões de domicílios do país, foi feita em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. De acordo com o estudo, 50,5 milhões de domicílios (77,4%) estavam em situação de segurança alimentar em 2013. Nessas moradias havia 149,4 milhões de pessoas, equivalente a 72,2% da população residente em habitações particulares. Nos 14,7 milhões de domicílios restantes (22,6%), onde viviam 52 milhões de pessoas, o IBGE encontrou algum grau de insegurança alimentar, ou seja, ausência de alimentos suficientes para os moradores ou preocupação com a possibilidade de que faltassem recursos. A população atingida é 20% menor em relação à Pnad de 2009. Na época, a pesquisa havia constatado algum tipo de déficit alimentar em 17,7 milhões de domicílios particulares, onde moravam 65,5 milhões de pessoas. (G1)

Comente agora
18
Dez
Confira as promoções da Farmácia Oliveira em Santo Antonio de Jesus; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:26h

 

Foi inaugurada em Santo Antônio de Jesus a Farmácia Oliveira. A Drogaria está localizada no centro da cidade, com um moderno layout, diversidade de produtos e uma equipe treinada para o melhor atendimento. A Farmácia Oliveira chegou ao município, promovendo saúde, beleza, conveniência e bem-estar através da excelência no acolhimento ao cliente, reafirmando o compromisso de garantia de todos os medicamentos com os melhores preços.

  • *Aceitamos cartões de créditos e parcelamos suas compras
  • * Aferimos pressão gratuitamente
  • *Entregamos em domicílio
  • -
  • Endereço: Rua Armando Tavares, 186 A - Centro - Santo Antonio de Jesus
  • Tel.: 3632 1587
  • A Farmácia que cuida de sua saúde!
Comente agora
18
Dez
Saiba como funciona a ressonância magnética e perca o medo do exame
Postado por: Letícia Oliveira / 07:38h

Falta de ar, angústia, desconforto e sensação de claustrofobia. Estes são alguns dos sintomas descritos por 30% dos pacientes que precisam passar pela ressonância magnética, exame que retrata imagens de alta definição dos órgãos por meio da utilização de campo magnético. Realizado pela primeira vez em seres humanos em 1977, o exame era demorado e levava cinco horas para produzir uma única imagem, com pouca nitidez, se comparada aos padrões atuais. Além disso, a máquina era extremamente barulhenta e desconfortável, com diâmetro apertado que causava aos pacientes a estranha sensação de estar enclausurado. Mas afinal: você sabe quando este exame necessita ser feito e como ele funciona? A ressonância magnética serve para identificar lesões profundas e articulares, possibilitando a visualização de cartilagens, meniscos e ligamentos – o que não é possível por meio da radiografia. Ela permite o diagnóstico preciso de lesões musculares, auxiliando o médico na indicação do tratamento mais adequado para cada caso.

Comente agora
18
Dez
Após reação alérgica, Carioca tranquiliza fãs: "estou ótimo"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:18h

Depois de ver a comoção de seus fãs nas redes sociais, o humorista Márvio Lúcio, conhecido como o Carioca do programa Pânico na Band, resolveu tranquilizá-los. Direto de seu quarto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado após sofrer uma reação alérgica a uma tinta em spray, ele postou no Instagram uma mensagem de agradecimento. "Oi gente, está tudo bem comigo... Eu tive uma reação alérgica da maquiagem e levou a um broncoespasma. Isto aconteceu depois da imitação do Seu Jorge no domingo. Não me senti muito bem após o programa e fui internado. Provavelmente saio daqui amanhã se Deus quiser", disse o ator, que desde domingo (14) se recupera do incidente. "Meu telefone não para de tocar e resolvi dar este comunicado geral por aqui. Estou fazendo alguns tratamentos e não posso interromper. Os médicos querem que eu fique de repouso e descanse... Confesso que estou ótimo. Mais uma vez: amigos, família, seguidores, enfim, estou MUITO bem!", continuou. E, claro, sobrou até espaço para uma piada: "É daqui pra São Silvestre. Se bobear, neste domingo, vocês me encontram na ciclovia pedalando, no Programa e, depois, vou beber uma gelada na confraternização com a galera!".

Comente agora
17
Dez
Número de mortos por ebola chega a quase 7 mil, diz OMS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:46h

A Organização Mundial de Saúde divulgou um boletim nesta quarta-feira (17) com o número de mortos pelo ebola ao redor do mundo até o último dia 14 de dezembro. O número de mortos pela epidemia da doença subiu para 6.915 em um total de 18.603 casos. De acordo com a OMS, há sinais de que o aumento da incidência em Serra Leoa tem recuado, apesar de 327 novos casos terem sido confirmados no país na última semana. Somente na capital do país, Freetown, 125 novos registros da doença foram contabilizados pela organização. "Uma grande operação foi implementada para conter a propagação da doença no oeste do país", acrescentou a OMS.

Comente agora
17
Dez
Ministério da Saúde divulga lista de remédios prioritários para o SUS
Postado por: Anacley Souza / 18:24h

O Ministério da Saúde divulgou hoje (17/12) uma lista com 11 medicamentos e dez equipamentos considerados prioritários para o Sistema Único de Saúde. A divulgação desses 21 produtos, todos importados, tem por objetivo transferir para a indústria nacional a tecnologia de produção desses itens. Estão incluídos medicamentos para o tratamento de alzheimer e artrite e produtos para deficiências cardiológicas, oftalmológicas e auditivas. Os laboratórios nacionais, públicos e privados, têm de 1º de janeiro a 30 de abril de 2015 para apresentar propostas para produzir esses itens em regime de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo - PDP. De acordo com o Ministério da Saúde, os 21 produtos movimentam R$ 1,3 bilhão por ano. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a possibilidade de transferência de tecnologia para laboratórios brasileiros será sentida pela população, com mais oferta desses produtos. “Produzir essa tecnologia no Brasil, mas a custo mais barato, significa mais acesso, mais oferta de serviços à população”, salientou. Chioro explicou, ainda, que cada medicamento tem prazo para que a tecnologia seja transferida, algo que pode levar uma década. Ele salientou, no entanto, que os prazos serão levados em consideração para consolidação de parceria. “Cada produto requer um tempo de desenvolvimento. Pode chegar até dez anos e alguns a dois ou três anos. Cabe a cada parceria entre laboratório público e privado apresentar o projeto mais adequado.

Comente agora
17
Dez
Prefeitura intensifica campanha contra a pólio na capital baiana
Postado por: Samile Macêdo / 14:06h

Cerca de 34 mil crianças entre seis meses e menores de cinco anos ainda não procuraram os postos de saúde da rede municipal para receber as duas gotinhas contra a paralisia infantil em Salvador. A Campanha Nacional contra a Pólio segue na capital baiana até o dia 30 de dezembro e é a última oportunidade de pais e responsáveis protegerem os pequenos contra essa grave doença que pode causar sequelas físicas irreversíveis. Para ampliar a cobertura e atingir a meta de imunizar pelo menos 95% das 156.066 mil crianças residentes no município, além das 126 salas de vacina instaladas em todos os postos da atenção básica, pontos volantes foram montados nos principais shoppings da capital, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Desde o início da campanha, em 8 de novembro, pouco mais de 122 mil crianças foram protegidas, o que corresponde a uma cobertura de 79% do público alvo. Aliada a estratégia, a Prefeitura também está realizando a administração da dose de Vitamina A para os menores de cinco anos, além da campanha de Multivacinação, quando os profissionais de saúde estão realizando a verificação da situação vacinal de cada criança e atualizando a caderneta com a aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes. (Tribuna)

Comente agora
17
Dez
Identificados 53 medicamentos que podem conter disseminação do ebola
Postado por: Letícia Oliveira / 08:23h

Uma equipe internacional de cientistas identificou, em um universo de 2.816 medicamentos, 53 que poderão servir para conter a disseminação do vírus ebola nas células. Apesar disso, e ainda que todos os produtos identificados já estejam aprovados para uso em pacientes com outras patologias, é preciso mais investigações e testes em animais e humanos. Esta é uma das principais conclusões de estudo publicado na revista Emerging Microbes and Infections, do grupo editorial Nature, do qual participaram cientistas de centros dos Estados Unidos e do Canadá. Adolfo García-Sastre, da Escola Icahn de Medicina do Hospital Monte Sinai, em Nova York, explicou que alguns dos medicamentos identificados já estão no mercado, enquanto outros não, mas que todos foram aprovados para uso. Para fazer a pesquisa, os cientistas geraram partículas virais não infecciosas que usam o mesmo mecanismo de entrada do ebola nas células.

Comente agora
16
Dez
Será que comer após o treino, engorda? Atalla explica; assista
Postado por: Samile Macêdo / 23:23h

Vai fazer exercício e depois se alimentar? Dúvidas sobre o que comer? Assista abaixo Márcio Atalla explicando:

Comente agora
16
Dez
Rressionar barriga em parto é “forma de violência"
Postado por: Anacley Souza / 19:30h

O Hospital Geral de Pedreira OSS, na Vila Campo Grande, zona sul da capital paulista, reconheceu que a “manobra de Kristeller” é uma forma de violência contras as mães e aboliu a adoção da prática na realização de partos, após recomendação do Ministério Público Federal em São Paulo. A técnica banida consiste em pressionar com força a parte superior do útero para agilizar a saída do bebê pelo canal vaginal, o que pode causar lesões graves à mãe e ao bebê, como fratura de costelas, deslocamento de placenta e traumas encefálicos. A recomendação foi expedida após o MPF receber denúncia de uma gestante que deu à luz no hospital e disse ter sofrido dores extremas ao ser submetida à “manobra de Kristeller”. Segundo a mulher, um dos médicos que a atendeu subiu duas vezes sobre suas costelas para fazer peso e tentou empurrar o bebê com os punhos fechados. As procuradoras Luciana da Costa Pinto e Ana Previtalli recomendaram então à unidade de Pedreira que a manobra não fosse mais empregada e que todos os profissionais não apenas fossem informados de que a técnica é proscrita, como também fossem orientados a realizar capacitações para o atendimento humanizado ao parto. Além disso, a recomendação determinava que o hospital conscientizasse o público em geral e as equipes de atendimento sobre a contraindicação da manobra por meio da afixação de cartazes em locais de fácil visualização, o que já foi cumprido. O Conselho Regional de Medicina em São Paulo já informou de que a “manobra de Kristeller” é procedimento proscrito, estando atrelada a inúmeros traumas materno-fetais.

Comente agora
16
Dez
Estados que não atingiram meta devem prorrogar a vacinação
Postado por: Anacley Souza / 19:04h

Estados e municípios que não alcançaram a meta de vacinar 95% das crianças contra o sarampo e a poliomelite têm até o próximo 31 para aumentar a cobertura vacinal. O objetivo é imunizar e erradicar as doenças no país. Nas contas do Ministério da Saúde, cerca de 1,5 milhão de crianças ainda não foram vacinadas contra poliomelite e 1,8 milhão faltam se vacinar contra sarampo. As vacinas estão disponíveis em 35 mil postos de vacinação espalhados pelo país. A campanha nacional começou no último dia 8, e terminou na sexta-feira passada (12/12). Durante o período foram vacinadas 11,2 milhões de crianças contra poliomelite, atingindo 88,04% da meta, e 9,1 milhões de crianças receberam a vacina contra sarampo, atingindo 82,9% da cobertura prevista. Dos 5.564 municípios brasileiros, 2.858 municípios atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo e 3.075 atingiram a meta contra poliomielite. Em nota divulgada hoje (16/12) o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que é imprescindível a vacinação de todas as crianças, na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade, incompletos. “Não podemos perder a oportunidade de reforçar a imunização das crianças contra o sarampo e a poliomielite. Pais e responsáveis devem procurar um posto de saúde mais próximos para vacinar seus filhos”, enfatizou. De acordo com o Ministério da Saúde, o estado do Espírito Santo foi o único que ultrapassou as metas das duas vacinas, com 96,57% das crianças vacinadas contra sarampo e 96,94% contra poliomielite.

Comente agora
16
Dez
30% dos clientes de planos que usam o SUS buscam atendimento não emergencial
Postado por: Anacley Souza / 18:23h

Três de cada dez internações de beneficiários de planos de saúde em hospitais da rede pública são para procedimentos eletivos, aqueles que não são de urgência nem emergência. O dado foi divulgado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que elaborou o Mapa do Ressarcimento a partir de informações da cobrança dos planos de saúde pelos serviços prestados aos seus clientes. A Agência fez um levantamento de todas as Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) entre os anos de 2008 e 2012. Nesse período, 1.000.224.114 AIHs foram emitidas para beneficiárias de planos de saúde, o que corresponde a 1,7% das internações realizadas em unidades públicas de saúde. Do total, 68,46% são para atendimentos de urgência e emergência. "É importante destacar que, no universo de cinco anos analisado, é muito pequena a proporção de internações no SUS de beneficiários de planos de saúde. Esses 30% de procedimentos eletivos têm de ser analisados caso a caso pelos gestores do SUS para que beneficiários de planos de saúde não ocupem indevidamente o lugar de um usuário do SUS", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. De acordo com o perfil traçado pela ANS, as mulheres representam 58,1% dos atendimentos. Os principais procedimentos foram parto normal, com 96.223 AIHs, cesáreas, com 72.291 AIHs, e internações para tratamento de pneumonias ou gripes, com 55.116 AIHs. A Região Sudeste concentra o maior volume de atendimentos (63%).

Comente agora
16
Dez
11 dicas para evitar doenças no verão
Postado por: Samile Macêdo / 17:16h

Lavar bem as frutas, legumes e verduras e armazenar os alimentos em temperatura adequada são algumas das dicas para evitar as conhecidas doenças de verão. De acordo com a infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Graziella Hanna Pereira, tomando medidas como essas, as pessoas podem evitar doenças como hepatite A e gastroenterite. “Além dessas, temos os casos de desidratação, micose e conjuntivite que são bastante comuns nesse período”, reforça. Ainda de acordo com a médica, a umidade elevada e o calor excessivo fazem com que determinados tipos de bactérias, fungos e vírus se proliferem com mais facilidade. “Em razão disso, frutas, derivados de leite, água e outros produtos mais perecíveis acabam sendo afetados”, alerta. Há ainda o acúmulo de águas das chuvas, que favorecem a epidemia de dengue em determinadas regiões do Brasil. A doença é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes Aegypti. “Normalmente, depois do contato com o inseto, as pessoas acabam tendo dores no corpo, calafrios, febre e até sangramento. Todos esses sintomas são da dengue.” Já a ingestão de alimentos contaminados pode causar diarreia, dores abdominais e fraqueza, ocasionada pela perda de líquido. “Em ambos os casos, as pessoas devem procurar um especialista porque há medicamentos específicos para cada situação.” Confira abaixo onze dicas da infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Graziella Hanna Pereira, para se prevenir de doenças no verão. 

Comente agora
16
Dez
Soja preta é uma boa opção para quem deseja emagrecer; Veja mais benefícios
Postado por: Samile Macêdo / 16:27h

Não param de surgir novidades no universo da dieta. A nova onda é a farinha de soja preta, que promete ajudar no emagrecimento, controlar sintomas da TPM, aumentar a disposição, dentre muitos outros benefícios. Um estudo realizado pela Universidade Hanyang, na Coreia do Sul comprovou que pessoas que consomem o produto reduzem em 50% a absorção de gordura. Contudo, vale lembrar que assim como todos os outros produtos oferecidos no mercado, a farinha de soja preta não faz milagres. Por isso, é preciso aliar o seu consumo a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos. Confira todos os benefícios desta maravilha!

Ajuda na luta contra a balança - A casca da soja preta é composta por antocianina, um fitoquímico poderoso. Esta substância age diretamente nos adipócitos, células que armazenam gordura no corpo, ajudando na queima da gordura. Ou seja, sem o acúmulo de gordura no organismo, você emagrece! 

Retarda o envelhecimento - Assim como os demais tipos de soja, este produto é um aliado na prevenção de rugas. A soja preta é rica em isoflavonas e as antocianinas, antioxidantes que agem contra os radicais livres (Células que levam ao envelhecimento da pele). 

Comente agora
16
Dez
Médico Cardiologista fala sobre as doenças que chegam com a idade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:55h

Dores nos joelhos, na coluna e limitações de movimentos. Com o passar dos anos, esses são alguns dos sintomas causados pelo desgaste das articulações. Embora o predomínio seja em pessoas com mais de 60 anos, crianças, jovens, atletas e adultos não estão livres de desenvolvê-las. Entre as mais comuns na população, estão a artrite reumatoide e a artrose. Apesar do nome parecido, artrite e artrose são doenças diferentes.

A artrite é uma inflamação da articulação que destrói a cartilagem. Dessa forma, o atrito das extremidades dos ossos aumenta e gera irritação no local. A mais comum entre as artrites é a reumatoide. Esse quadro ainda tem causa desconhecida, entretanto é a mais grave das inflamações. É uma doença autoimune, devido a uma reação de anticorpo do próprio organismo contra a cartilagem, que acaba desencadeando uma resposta inflamatória.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a artrite reumatoide ocorre com frequência duas vezes e meia maior em mulheres do que em homens. Os sintomas são rigidez, inchaço e vermelhidão nas mãos, limitação de movimentos e dor intensa. Ao longo dos anos, as articulações vão apresentando deformidades que limitam intensamente o movimento das articulações.  Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
16
Dez
Ioga protege contra doenças no coração, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 07:31h

Fazer ioga pode ser uma boa maneira de se proteger contra doenças cardíacas, especialmente para quem não pode fazer exercícios pesados, de acordo com uma pesquisa feita na Holanda. Segundo uma revisão de 37 estudos envolvendo cerca de 3 mil pessoas, a ioga foi associada a uma redução de fatores de risco cardíaco, como pressão arterial elevada e colesterol. Mas a prática não conta para as recomendações de atividade física semanal. A ioga é uma antiga forma de exercício que aplica força, flexibilidade e respiração com o objetivo de aumentar o bem-estar físico e mental. Há vários tipos diferentes de ioga - tântrica, Hatha e Ashtanga, por exemplo-, mas a maioria não exige força suficiente para contar para os 150 minutos de intensidade moderada de atividade aeróbica que as autoridades recomendam para proteger coração e pulmões. A ioga tampouco conta como um exercício de fortalecimento muscular - algo que as mesmas diretrizes recomendam em dois ou mais dias por semana, todas as semanas.

Calmante:

Comente agora
15
Dez
Anvisa aprova a distribuição do primeiro 'sal sem sódio' no país
Postado por: Anacley Souza / 22:08h

Você já pensou em comer todos os alimentos salgados que gosta sem correr o risco de aumentar sua pressão arterial? Pois é exatamente isso o que a Matrix Health apresenta ao mercado brasileiro ao lançar o primeiro salgante do país, um substituto do sal que não contém sódio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de sal (cloreto de sódio) recomendado é de dois gramas por dia, podendo-se chegar ao máximo de cinco. Pesquisas mostram que, em geral, o brasileiro consome mais que o dobro do limite, chegando a ingerir 12 gramas de sal diariamente. O resultado não é difícil prever. Calcula-se que mais de 44 milhões de brasileiros, cerca de 20% da população é hipertensa, necessitando praticar dietas hipossódicas. “As consequências da chamada pressão alta são muitas, sendo que em casos mais graves o paciente pode vir a ter um infarto do miocárdio, muitas vezes levando-o à morte instantânea”, afirma o sócio diretor da Matrix Health, Nilson Capozzi. Além das pessoas que sofrem com hipertensão arterial, nota-se que a redução da ingestão de sódio também é bastante desejada pelos que adotam estilos de vida mais saudáveis, os chamados fitness. “O sódio, entre outros males, provoca inchaço e retenção de líquidos. Quem se preocupa com a saúde e beleza do corpo quer evitar isso”, completa. O problema é tão grave que em 2012 o Ministério da Saúde e a Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) anunciaram mais uma etapa de um programa para redução de sódio em produtos processados no Brasil, estipulando a diminuição do uso de sal nos caldos, temperos, margarinas e cereais matinais. Nas etapas anteriores, foram definidas metas de redução de sódio em produtos como massas instantâneas, pães de forma, batatas fritas e biscoitos.

Comente agora
15
Dez
Brasileira de 22 anos pode ter contraído HIV por dividir alicate de unha com prima
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:05h

Uma jovem de 22 anos, que mora no Brasil, mas não teve a localização revelada, pode ter contraído o vírus HIV após dividir um alicate com a primas mais velha que é portadora do vírus. Para chegar ao resultado, um estudo da Universidade de São Paulo, através da AIDS Research and Human Reroviruses, realizou uma série de exames. De acordo com o site IFLScience, a jovem descobriu o diagnóstico ao doar sangue pela primeira vez, e depois da investigação, comprovou-se que ela não tinha se submetido a nenhum fator: era virgem (fato comprovador por ginecologistas), seu namorado de dois anos e sua mãe não têm o vírus (fora realizadas testes de DNA para certificar que a mulher era mesmo sua mãe biológica), ela também nunca tinha feito transfusão de sangue ou passou por qualquer cirurgia, além de não ter tatuagem ou piercing. Após a investigação, os médicos perceberam que, desde os 12 anos, a jovem dividia equipamentos para cuidado com as unhas com uma prima HIV positivo, que sabia do vírus há 17 anos, mas nunca contou à família. Apesar do resultado, os médicos explicaram que esta forma de contágio é muito rara e que as chances de aumentaram muito porque a prima não estava tomando nenhum medicamento para o controle da doença. Ainda segundo os especialistas, mesmo não tenho 100% de transmissão por esse meio, é preciso ter cuidado nos salões de beleza, não só para a Aids, mas também vírus causadores de outras contaminações, como a Hepatite C.

Comente agora
15
Dez
Resistência a antibióticos pode matar milhões até 2050
Postado por: Anacley Souza / 20:16h

Um estudo encomendado pelo governo britânico concluiu que a resistência a antibióticos pode ser responsável por 10 milhões de mortes ao ano até 2050 e afetar o Produto Interno Bruto mundial de 2% a 3,5%. O informe sobre a resistência antimicrobiana lembra que as cirurgias podem ter se estendido e perdido periculosidade graças aos antibióticos e que intervenções como as cesarianas poderiam se tornar mais perigosas. O boletim, encomendado pelo premiê britânico, David Cameron, foi chefiado por Jim O'Neill, ex-economista-chefe do banco de investimentos americano Goldman Sachs, e incluiu especialistas britânicos de alto nível. Comparativamente, o estudo avalia que a segunda maior causa de morte, câncer, dará conta de 8,2 milhões de mortes ao ano em 2050. "Os efeitos prejudiciais da resistência aos antimicrobianos já estão se manifestando em todo o mundo", acrescentou o informe. "As infecções resistentes a antimicrobianos atualmente matam pelo menos 50 mil pessoas a cada ano em toda a Europa e os Estados Unidos apenas", acrescentou. Os cálculos se baseiam em estudos existentes do instituto de pesquisas Rand Europa e a consultoria KPMG. O informe adverte que a resistência a medicamentos não é "um risco distante e abstrato" e pediu "uma intervenção importante para evitar o que ameaça ser uma carga devastadora para os sistemas sanitários do mundo". Diz, ainda, que há três tipos de bactérias - a pneumonia 'Klebsiella', 'Escherichia coli' (E. coli) e 'Staphylococcus aureus' -, que já mostram sinais de resistência. Nos Estados Unidos, as infecções resistentes a antibióticos se associam com 23.000 mortes e dois milhões de doenças a cada ano.

Comente agora
15
Dez
Britânicos descobrem anticorpo capaz de neutralizar vírus da dengue
Postado por: Anacley Souza / 19:40h

Cientistas do Imperial College London descobriram uma nova classe de anticorpos capazes de neutralizar as quatro formas do vírus da dengue, conforme publicou nesta segunda-feira (15) a revista britânica "Nature Immunology". Este novo tipo de anticorpo descoberto em humanos, que também neutraliza o estado inicial do vírus presente nos mosquitos, poderia orientar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos efetivos para combater a doença. A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito da família Aedes e infecta 400 milhões de pessoas por ano, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta. Um dos principais problemas que o vírus apresenta é que existem quatro tipos de dengue e ter tido um deles não imuniza a pessoa dos demais. No relatório, a equipe de pesquisadores assinalou que a expansão geográfica da dengue tem aumentado, já que foi registrado um maior número de casos na América Latina e na Austrália, e poderia se estender ao sul da Europa. O diretor da pesquisa, Gavin Screaton, disse em uma teleconferência com a imprensa que seu grupo já leva mais de dez anos estudando do vírus. Ele destacou que não acredita que a dengue possa ser controlada até que se desenvolva uma vacina. Para ele, o desenvolvimento de uma vacina poderia levar uma quantidade de tempo "considerável", porque primeiro seria preciso produzi-la e testá-las em modelos não humanos.

Comente agora
15
Dez
Médico diz que recebeu R$ 1 milhão por engano do Ministério da Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:43h

Um médico de Salvador, proprietário de uma clínica que presta serviço ao SUS, recebeu por engano na conta bancária da unidade de sáude um depósito de quase R$ 1 milhão, feito pelo Ministério da Saúde. Roberto Jacobino, dono da clínica Lithocenter Hospital Dia, localizada no bairro da Graça, conta que o depósito foi feito em 11 de novembro, mas desconfiou do valor repassado que, segundo ele, está bem acima da quantia de R$ 50 mil que costuma receber do SUS. “Temos que ser honestos. Se o dinheiro não é meu, tenho que devolver", afirmou Roberto. O médico conta que, ao perceber o erro, foi até uma agência da Caixa Econômica Federal e procurou a gerente da unidade, que se surpreendeu com a quantia, mas confirmou que o depósito de R$ 999 mil foi feito pelo Ministério da Saúde. O problema ficou ainda mais complicado quando, 17 dias após o depósito, o valor foi estornado da conta da clínica, e o médico não sabe onde o dinheiro foi parar. "Foi feito um estorno da conta da empresa 17 dias depois que o dinheiro foi depositado. Mas eles não poderiam ter tirado o dinheiro da minha conta após o prazo de 24 horas, porque só com autorização do titular é que o valor pode ser estornado. Agora, estamos aguardando para saber qual o promotor que vai direcionar o processo. Quero saber onde foi parar o dinheiro", afirma. 

Comente agora
15
Dez
SAJ: Coord. da Assistência Farmacêutica explica o motivo da falta de remédios nos Postos de Saúde
Postado por: Samile Macêdo / 15:56h

Algo muito discutido entre a população de Santo Antônio de Jesus e a Prefeitura  é a questão da falta de medicamentos. Leonan Safira, coordenador da Assistência Farmacêutica do município, em conversa com a Rádio Recôncavo FM esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto. De acordo com o coordenador, por causa dos empenhos feitos por meio da Prefeitura e Secretaria de Saúde, aproximadamente 82% dos tópicos essenciais como losartana, glibenclamida, metformina, encontram-se nas prateleiras das unidades, “só temos essa porcentagem porque compramos os 100%, mas quem fornece não está enviando a quantidade total, de modo que estamos entrando em contato com o setor jurídico para abrir um processo contra essa empresa. Creio que até o final do ano a situação será resolvida.

Falta de remédios no CAPS – Segundo Leonan, os Centros de Atendimento Psicossocial estão supridos de 85%  dos medicamentos mais necessários. “Alguns ainda estão faltando por causa do fornecedor, estamos tomando todos os procedimentos cabíveis para a elucidação do problema. Nem sempre a culpa da situação é da Prefeitura, pois a parte de compra já foi feita”, conclui. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
15
Dez
Anvisa aprova a distribuição do primeiro 'sal sem sódio' no Brasil
Postado por: Samile Macêdo / 15:52h

Você já pensou em comer todos os alimentos salgados que gosta sem correr o risco de aumentar sua pressão arterial? Pois é exatamente isso o que a Matrix Health apresenta ao mercado brasileiro ao lançar o primeiro salgante do país, um substituto do sal que não contém sódio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de sal (cloreto de sódio) recomendado é de dois gramas por dia, podendo-se chegar ao máximo de cinco. Pesquisas mostram que, em geral, o brasileiro consome mais que o dobro do limite, chegando a ingerir 12 gramas de sal diariamente. O resultado não é difícil prever. Calcula-se que mais de 44 milhões de brasileiros, cerca de 20% da população é hipertensa, necessitando praticar dietas hipossódicas. “As consequências da chamada pressão alta são muitas, sendo que em casos mais graves o paciente pode vir a ter um infarto do miocárdio, muitas vezes levando-o à morte instantânea”, afirma o sócio diretor da Matrix Health, Nilson Capozzi. Além das pessoas que sofrem com hipertensão arterial, nota-se que a redução da ingestão de sódio também é bastante desejada pelos que adotam estilos de vida mais saudáveis, os chamados fitness. “O sódio, entre outros males, provoca inchaço e retenção de líquidos. Quem se preocupa com a saúde e beleza do corpo quer evitar isso”, completa.

Comente agora
15
Dez
Mastologista do IMDI, Dr. Luciano Ramos tira dúvidas sobre alterações benignas de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:48h

As principais alterações benignas das mamas são fibroadenoma e alterações funcionais

Fibroadenoma de mama

O fibroadenoma de mama é um nódulo de origem e evolução benigna que aparece geralmente entre 15 e 25 anos de idade. Quase sempre mede de 1 a 2 cm, é duro, móvel, único, não doloso, bem delimitado, como se fosse uma "bolinha de vidro" dentro da mama. Seu tratamento de rotina é a sua retirada por meio de pequeno cirurgia, com incisão estética na região periareolar. Em jovem, com ultra-sonografia de aspecto benigno e punção aspirativa afastando células malígnas, pode-se optar por uma conduta observadora.

Alterações funcionais benignas das mamas (AFBM)

As AFBM caracterizam-se por dar o espessamento mamário, geralmente com reforço pré-menstrual cíclico. Aparecem depois da adolescência, tendem a melhorar na gestação e lactações e desaparecem na menopausa. AFBM são alterações totalmente benignas. A chance de uma mulher com dor mamária vir a ter um tumor de mama é a mesma das outras mulheres, ou seja, quem tem dor mamária não tem risco elevado de câncer. Leia mais em www.imdimed.com.br

Comente agora
15
Dez
S. A. de Jesus: Confira os dias de funcionamento das Unidades de Saúde nos períodos festivos
Postado por: Samile Macêdo / 15:46h

O período natalino se aproxima cada vez mais e assim como o horário de funcionamento do comércio em Santo Antônio de Jesus sofrerá alterações, o mesmo ocorrerá com as unidades públicas de saúde do município. De acordo com Aline Pires, diretora da Atenção Básica de Saúde o calendário oficial da Prefeitura consta que as Unidades funcionarão até o dia 23 de Dezembro, vão retornar após o período natalino, ficando até dia 30 e retomará suas atividades no dia 5 de Janeiro (segunda-feira). “Nos dias 26 de Dezembro e 2 de Janeiro, a Unidade de Saúde do CENTROSAJ estará aberta para a realização de curativos, vacinas, distribuição de medicamentos e outros procedimentos básicos”, relata. 

Avanços no Setor de Saúde durante o ano de 2014 – A diretora explicou na entrevista com a rádio Recôncavo FM nesta segunda-feira, que 80% das unidades de Saúde foram reformadas, mais equipamentos foram adquiridos. “Conseguimos praticamente concluir a construção do novo Posto de Saúde na Comunidade Zilda Arns e em breve estará sendo entregue a população. Estamos finalizando a licitação para construção de sete órgãos de saúde o que vai trazer um grande benefício para a população”, conclui. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Um comentário
15
Dez
Vai fazer dieta? Veja as vantagens de não contar calorias
Postado por: Samile Macêdo / 14:30h

Preocupar-se somente com as calorias dos alimentos pode ser uma armadilha para quem quer emagrecer. Isto porque ao ignorar os outros nutrientes presentes nas comidas e bebidas há o risco da pessoa desenvolver carências nutricionais e aumentam as chances dela desenvolver problemas cardíacos, derrames, entre outros.

O que são calorias? - As temidas calorias são a energia que o alimento fornece ao nosso organismo quando é digerido. Essa energia contida neles vem dos macronutrientes, os carboidratos, as proteínas, as gorduras e o álcool etílico, contido nas bebidas alcoólicas. "Somente os macronutrientes fornecem energia e, portanto, os micronutrientes que são os sais minerais e as vitaminas, não são fontes de energia", explica Roberta Stella, nutricionista chefe do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde. A quantidade de energia que esses macronutrientes fornecem é:

-Carboidratos: 4 calorias por grama, Proteínas: 4 calorias por grama, Gorduras: 9 calorias por grama, Álcool etílico: 7 calorias por grama. O ganho de peso está relacionado a quantidade de calorias ingeridas. "Cada pessoa tem um gasto calórico mediante o peso, idade e atividade física, o indivíduo engorda porque consome uma quantidade calórica maior do que gasta", explica a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, especializada em nutrição clínica. 

Comente agora
15
Dez
Ministério libera mais de R$ 47 milhões para confecção de próteses dentárias
Postado por: Letícia Oliveira / 11:58h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (15) no Diário Oficial da União libera R$ 47,7 milhões para a confecção de próteses dentárias.De acordo com o texto, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência do montante estabelecido para os fundos estaduais e municipais de Saúde, de forma regular e automática, em parcelas mensais. Dados do ministério indicam que, em 2013, foram entregues mais de 471 mil próteses por meio dos laboratórios regionais de próteses dentárias, em 1.465 municípios. O número, segundo a pasta, representa aproximadamente 20 vezes o total de próteses ofertadas há dez anos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) emprega 30% dos dentistas do país, contando com uma equipe de 64,8 mil profissionais. Em dez anos, o total de dentistas atuando na rede pública cresceu 45%. Com a expansão da assistência, o governo criou, no ano passado, um programa para incentivar a qualidade do atendimento em saúde bucal no SUS. As ações voltadas para a formação também foram ampliadas por meio do Programa de Formação Profissional de Nível Médio para a Saúde que, desde 2013, passou a contemplar a formação de técnicos em próteses dentárias. (Agência Brasil)

Comente agora
15
Dez
Oftalmologista alerta para cuidados com os olhos durante o verão
Postado por: Letícia Oliveira / 10:09h

O verão começa no próximo dia 21. Durante a estação, com dias mais quentes e maior exposição ao sol, os cuidados com a saúde, principalmente com os olhos, devem aumentar. Os raios ultravioleta (UVB) estão mais agressivos nesta época do ano, quando os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infecciosas também são maiores. Segundo Marcus Sáfady, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a exposição prolongada aos raios solares, sem proteção adequada, pode acarretar a ceratite actínica e o pterígio. "Já o pterígio, alteração na membrana que recobre o olho, é resultado de anos de exposição ao sol e à poeira. A doença é caracterizada pelo crescimento de uma massa vermelha na direção da córnea, causando desconforto. Com os sintomas, deve-se procurar um oftalmologista para indicação de colírio adequado e, nos casos mais graves, do procedimento cirúrgico", salientou Sáfady."A ceratite actínica é uma inflamação na córnea, que costuma ocorrer em pacientes expostos de 6 a 12 horas ao sol. Os sintomas são vermelhidão, dor na região e sensação de areia. O tratamento é feito com aplicação de soro fisiológico."

Comente agora
15
Dez
Um quarto de pessoas que já fez cirurgia bariátrica volta a ficar obesa
Postado por: Letícia Oliveira / 09:24h

O médico baiano Carlos Augusto Mello, que participou, no Rio de Janeiro, do Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, retornou a Salvador cheio de novidades, mas também preocupado com alguns número apresentados no evento.  O congresso debateu durante cinco dias o aumento de riscos e as complicações pós-cirúrgicas com a participação de especialistas de todo país. A principal preocupação de Carlos Augusto Mello, que dirige a Central da Obesidade, na Clínica João Paulo II, no Rio Vermelho, foi a constatação de que um quarto dos pacientes que reduzem o estômago volta a ficar obeso. Segundo o cirurgião,  “a dieta inadequada e falta de atividade física são as principais causas   para o isto acontecer”. “O natural é o paciente ganhar 10% do peso perdido após  a redução do estômago, mas muitos esquecem as recomendações médicas, voltam a comer tudo e não praticam atividade física. Ficam magros com cabeça de gordinhos e acabam engordando de novo”,   disse o especialista. Carlos Augusto Mello explica que o paciente operado tem que seguir todas orientações médicas para evitar problemas porque além da volta do peso, ele vai apresentar  os mesmos fatores de riscos de antes da cirurgia como: pressão alta e diabete, gordura no fígado,  por exemplo. “Quem faz a cirurgia tem que saber que um novo estilo de vida para evitar o reganho de peso. O paciente precisa seguir um programa multidisciplinar com orientação principalmente de um nutricionista e um psicólogo”.

Comente agora
15
Dez
Quem toma remédio derivado da maconha pode ficar dependente? Entenda
Postado por: Letícia Oliveira / 07:28h

Crianças e adolescentes podem oficialmente receber um composto da maconha para fins medicinais. OConselho Federal de Medicina liberou o uso do canabidiol, derivado da maconha, para portadores de doenças neurológicas com convulsão de difícil controle. O que isso significa na prática? Em quais situações clínicas pode ser prescrito? Quem o utiliza pode ter algum tipo de dependência da droga? E os outros efeitos da maconha, como euforia, também acontecem? Vamos entender. A maconha, ou Cannabis sativa, como é o nome científico desta planta, é composta por várias substâncias. Dentre elas destacam-se especificamente duas, que pertencem ao grupo dos fitocanabinóides: o THC, que é o tetrahidrocanabidiol e o CBD, que é o canabidiol. Estas duas substâncias são diferentes. Têm, portanto, efeitos diferentes. O THC  é o responsável pelos efeitos psicoativos característicos da maconha como, por exemplo,  confusão mental, sensação de prazer ou de euforia, percepção de estímulos e sensações mais aguçadas, pensamento solto, porém mais lento, menor capacidade cognitiva e maior dificuldade na  coordenação motora. O THC é o componente que causa o maior grau de dependência, em consequência, naturalmente, da dose, frequência de uso, idade e vulnerabilidade individual do usuário.

Comente agora
14
Dez
Mais um médico de Serra Leoa contrai o vírus Ebola
Postado por: Samile Macêdo / 14:01h

Autoridades de Serra Leoa afirmaram que mais um médico contraiu o vírus Ebola. Victor Willoughby é o 12º médico do país a ser infectado, sendo que dez deles morreram. O diretor médico de Serra Leoa, Brima Kargbo confirmou no sábado que Willoughby, apresentou teste positivo para a doença. Cerca de 1.800 pessoas morreram em Serra Leoa após contrair o vírus. Médicos e enfermeiros são especialmente vulneráveis. Como o Ebola é transmitido por meio de fluidos corpóreos expelidos quando a pessoa está doente ou morta, é às vezes chamado de “doença dos cuidadores”. Centenas de trabalhadoras do setor de saúde foram infectados dessa maneira. (Estadão)

Comente agora
14
Dez
Cuidados com a saúde e beleza devem ser redobrados na estação mais quente
Postado por: Letícia Oliveira / 11:15h

O verão está chegando e é hora de redobrar os cuidados com a saúde e a beleza. Na estação mais quente do ano, a pele fica mais exposta às ações dos raios ultravioletas UVA e UVB, os cabelos ressecam com o cloro da piscina e o sal do mar, o corpo desidrata mais facilmente e exige uma alimentação leve e saudável. "Em temperaturas elevadas, o organismo tem uma perda maior de nutrientes, sais minerais, sódio e potássio. Além disso, fica mais suscetível à contaminação por vírus e bactérias devido à ação imunossupressora dos raios do sol", explica a dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Ana Célia Xavier. Para aproveitar o que o verão tem de melhor, a especialista dá dez dicas de cuidados com a saúde e a beleza:

1. Proteja a pele do sol - Use filtro solar sempre, mesmo em dias mais frescos e nublados. Invista em um protetor para o rosto e outro para o corpo, ambos com textura leve para que a pele possa transpirar. Para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce, evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.

2. Cuide dos cabelos - Utilize creme de cabelo leave-in com proteção solar para prevenir o ressecamento e a quebra dos fios. Fique atento: se houver aparecimento de dermatite seborreica (caspa), suspenda o uso desse tipo de produto sem enxágue.

3. Proteja os olhos - Óculos de sol e bonés ou chapéus são essenciais para diminuir a exposiç ão aos raios UVA e UVB. O uso de colírio ajuda a diminuir a irritação dos olhos após um dia na piscina ou na praia.

Comente agora
13
Dez
Ressaca? Veja 13 comidas que podem te salvar
Postado por: Samile Macêdo / 23:25h

Água, muita água - Embora ainda seja um mistério, é sabido que a ressaca é acima de tudo um estado mórbido causado pela desidratação. Por isso beba água durante a balada, antes de ir dormir e no dia seguinte também.

Suco de maçã - Beber demais elimina as vitaminas A, B, e C do sangue, além de fazer a glicose cair. Sucos de frutas são excelentes, mas tente o de maçã ao invés do de laranja, que pode causar azia em um estômago já debilitado.

Torradinha - Uma torrada de pão integral é boa fonte de vitaminas do complexo B, essencial para te fazer se sentir melhor. 

Comente agora
13
Dez
AVC em idosos: como reconhecer e prevenir?
Postado por: Samile Macêdo / 21:03h

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença que se caracteriza pela interrupção da oxigenação do tecido cerebral de alguma área do cérebro, com consequente perda de determinadas funções a essa área relacionadas, representa uma das principais causas de morte no mundo e no Brasil. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), no mundo, cerca de 16 milhões de pessoas sofrem um AVC a cada ano, sendo que destas mais de 6 milhões acabam por falecer. No Brasil, a doença cerebrovascular representa a primeira causa de morte, totalizando cerca de 68 mil mortes por ano. Além do risco de morte, a doença provoca uma série de incapacidades e compromete, de forma bastante significativa, a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Existem dois tipos diferentes de acidente vascular cerebral. O mais comum deles é o AVC isquêmico, responsável por mais de 80% dos casos, e que se caracteriza pela interrupção da oxigenação do tecido cerebral em decorrência de uma obstrução ao fluxo sanguíneo, causada pela presença de um trombo (coágulo que se forma dentro do vaso sanguíneo daquela região cerebral) ou um êmbolo (coágulo que se desenvolve em outra região do organismo, se desprende, percorre a circulação sanguínea até obstruir um outro vaso). O segundo tipo é o AVC hemorrágico, responsável por cerca de 20% dos casos e que ocorre quando há extravasamento de sangue em um determinado território cerebral em consequência da ruptura de algum vaso sanguíneo. A região afetada deixa de ser oxigenada e passa também a sofrer os efeitos da compressão do tecido cerebral pelo sangue estravasado. 

Comente agora
13
Dez
Uma noite mal dormida traz danos ao cérebro e apetite
Postado por: Samile Macêdo / 18:55h

Os malefícios de dormir mal são muitos. A privação de sono crônica pode aumentar os riscos de você ter uma hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou mesmo engordar. Mas quantas horas de sono afinal cada pessoa precisa? Isso, na verdade, é muito relativo, para alguns pode ser seis horas, para outros dez! "A média na população seria de sete horas e meia de sono ao dia, mas o ideal seria acordarmos com a sensação de que dormimos o suficiente, ou seja, descansados", explica a otorrinolaringologista e médica especialista em sono, Angela Beatriz Lana. O problema é que apenas uma noite mal dormida já pode ocasionar uma série de problemas e, de acordo, com a especialista, um terço da população está dormindo 2 a 3 horas a menos do que precisa. Quer saber mais? Veja alguns dos malefícios da restrição de sono, mesmo por uma noite.

Detona o sistema imunológico - O sistema de defesa do nosso corpo está intimamente ligado ao ciclo do sono, e mesmo tendo ele ruim por uma noite, já é possível sentir as consequências. "Muitos estudos têm mostrado que a privação de sono mesmo que por um dia faz nossas células de defesa (células T) e natural killers (NK) caírem", considera Angela. As relações do sono com a imunidade ainda vão além: "alguns trabalhos mostram, por exemplo, que quem está privado de sono produz menos anticorpos ao tomar uma vacina de quem dormiu bem", expõe o médico do sono Geraldo Lorenzi Filho, coordenador da Residência Médica em Medicina do Sono do Incor e do Laboratório do Sono do Hospital Santa Cruz. 

Comente agora
13
Dez
Bahia receberá R$ 12 milhões para combater dengue e chikungunya
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:36h
Para ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e febre chikungunya na Bahia o Ministério da Saúde destinou uma verba de R$ 12,3 milhões. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União. Todos os municípios brasileiros receberão uma parcela dos RS 150 milhões previstos ao combate das duas doenças no país. Na Bahia, Feira de Santana, município com maior número de casos da febre, receberá R$ 400 mil da verba destinada ao estado. Já Salvador receberá quase R$2 milhões. Os municípios precisarão cumprir metas, como disponibilizar quantitativo adequado de agentes de controle de endemias, garantir cobertura das visitas domiciliares pelos agentes e adotar mecanismos para a melhoria do trabalho de campo.
Comente agora
13
Dez
A luta pela sobrevivência da menina com 'pele de réptil'
Postado por: Samile Macêdo / 13:55h

A espanhola Nadia Nerea Blanco tem apenas 8 anos, mas já passou por muitas dificuldades: ela nasceu com uma película transparente cobrindo todo seu corpo, como a pele desprendida por um réptil. "Era como aqueles plásticos finos que embrulham alimentos para congelar", disse à BBC mundo Fernando Drake Blanco, pai da menina. O susto dos pais foi tão grande quanto o dos médicos. "Estavam tão perdidos como nós. Não sabiam o que era, nunca tinham visto nada assim", lembra Blanco. Só depois de um ano meio de avaliações eles descobriram o que Nadia tinha: tricotiodistrofia, uma doença genética degenerativa considerada rara, cujos sintomas são, entre outros, o envelhecimento prematuro e a lentidão no desenvolvimento físico e mental. Consequentemente, a menina tem dificuldades para andar, falar, sofre de catarata e outros problemas comuns em pessoas já de idade avançada. "Metade de suas células são como as células (do corpo) de uma pessoa de 70 anos", afirmou Blanco. Os pais e os médicos de Nadia afirmam que apenas 28 pacientes foram diagnosticados com esse problema no mundo todo, e o caso de Nadia é um dos mais raros entre eles. "Em uma escala de um a dez, Nadia tem a doença no grau mais alto", afirmou o pai da menina. Ana Patiño, diretora da Unidade de Genética Clínica da Clínica Universitária de Navarra, na Espanha, afirma que o caso de Nadia é realmente único. "É o primeiro e único que já vi", disse. No entanto, a médica afirma que, apesar da raridade do caso, a patologia está bem documentada. Ana foi a médica que diagnosticou a menina, fazendo o estudo genético que determinou que Nadia sofria de tricotiodistrofia. "Tivemos sorte. O genoma humano está formado por mais de 20 mil genes e, apesar de a doença estar bem documentada e se saber bastante quais são os possíveis genes responsáveis por ela, a lista não é pequena", disse. A equipe que realizou o estudo descobriu a alteração no primeiro gene investigado. Essa sorte fez com que a equipe e os pais da menina economizassem dinheiro, já que o estudo genético é "muito sofisticado e caro" e também leva tempo. 

Comente agora
13
Dez
MPF pede liberação de uso medicinal e científico da cannabis no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 11:07h

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) ajuizou ação civil contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para permitir o uso medicinal e científico da cannabis no Brasil. A ação partiu de procedimento preparatório instaurado no MPF-DF para apurar a omissão da Anvisa na regulamentação do emprego medicinal dos canabinoides, substâncias extraídas das espécies da cannabis, especialmente para o tratamento de patologias que não respondem ao tratamento feito com os medicamentos convencionais disponíveis atualmente no mercado. "Pedimos para que o Judiciário determine à União, ao Ministério Saúde e à Anvisa algumas providências para que seja facilitada a importação de medicamentos que são à base de cannabis. E ainda que seja regulamentado o uso medicinal da planta. Isso para efeito de produção de medicamentos, de uso in natura e para que sejam realizadas pesquisas científicas sobre o assunto", afirmou a procuradora da República Luciana Loureiro, uma das autoras da ação, que também conta com a assinatura dos procuradores Anselmo Henrique Lopes e Ana Carolina Roman.

Comente agora
13
Dez
Homens com muita testosterona preferem pratos picantes
Postado por: Letícia Oliveira / 10:46h
Os homens com um nível alto de testosterona preferem os pratos picantes, segundo um estudo francês que será publicado na revista "Physiology and Behavior". Um total de 114 homens de 18 a 44 anos que vivem em Grenoble, no sudeste da França, participaram do estudo chamado "Some like it hot", no qual provaram vários alimentos. Depois de testar seu nível de testosterona, os participantes precisaram classificar de 1 a 4 vários alimentos picantes e salgados. Depois receberam um prato de purê com 50 doses de molho picante Tabasco e 80 doses de sal. Os participantes, que podiam temperar livremente seu prato, tinham que indicar se ele estava salgado, picante, farinhento, cremoso, etc. Os resultados demonstraram uma correlação entre o nível de testosterona dos participantes e o número de doses de pimenta que colocavam no prato. "Estes resultados corroboram outros estudos, que demonstram a relação entre a tomada de riscos financeiros, sexuais e de comportamento e a testosterona.
Comente agora
13
Dez
Tire suas dúvidas sobre câncer de tireoide com o Cirurgião Geral Dr. Antônio Carlos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:35h

A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto). Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Comparada a outros órgãos do corpo humano é relativamente pequena ela. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). O Cirurgião Geral de Santo Antônio de Jesus, Dr. Antônio Carlos, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, tirou dúvidas da população com relação a doença. Confira:

- Uma paciente esteve reclamando da demora para realizar uma cirurgia de tireoide, que segundo ela está num estado grave. É verdade que quanto maior a glândula da tireoide, maior é o risco de cirurgia?

Dr. Antônio Carlos – Essa situação é reflexo da saúde pública que se encontra no Brasil nos últimos anos, então igual a ela haverá milhares no país. Assistimos a deterioração da saúde pública no Brasil, mas eu ainda acredito que pode vim a melhorar. Cirurgias comuns como hérnia inguinal, vesícula, histerectomia, próstata e ortopédica estão levando mais de 2 meses para serem realizadas e não são feitas. Quanto maior a glândula de tireoide maior a possibilidade dela se malignar, então é uma patologia que precisa de cirurgia e um procedimento cirúrgico de um grau alto de risco. Os pacientes que tem um diagnóstico prévio de câncer de tireoide feito por uma biópsia com agulha, quando operados ficam curados em 100%.

- Quais os fatores de risco?

Dr. Antônio Carlos – Para os tumores de tireoide em si, existe uma série de fatores que está relacionada a esse aumento da incidência dos tumores, alguns falam em radiação ionizantes, outros através de alimentação devido a grande quantidade de agrotóxico, os fatores de crescimento das aves. Isso é do ponto de vista maligno e benigno, mas infelizmente o SUS não acompanha essa demanda e os pacientes ficam anos e anos na fila aguardando uma cirurgia.

- A retirada das glândulas implica na vida do indivíduo?

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com