As comentadas


Boa tarde , Domingo, 02/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

02
Ago
Mãe encontra rato morto em pacote de lenço umedecido que usava pra tirar a maquiagem e limpar o seu bebê
Postado por: Ionara Peixoto / 09:48h

Leanne Phelps, 31, mãe de dois filhos, de Norwich, foi remover a maquiagem antes de dormir e descobriu um rato morto dentro do pacote de lenço umedecido da marca Huggies, segundo jornal Daily Mail. A mãe ficou horrorizada e no susto jogou o pacote não. Por pouco seu filho pequeno não pegou o rato e colocou na boca! Ela disse que estava tirando a maquiagem, então puxou um lenço e limpou parte do rosto, mas quando ela puxou outro, viu algo estranho dentro do pacote.Alguém disse que poderia ter sido o seu gato que matou o bicho e colocou lá dentro. Mas ela duvida muito, pois não há furos no pacote, além do padrão.Ela questiona: "Como um gato iria conseguir abrir o pacote e colocar o rato embaixo de uns 10 lenços umedecidos?"Ela ligou imediatamente para um médico e contou o que havia acontecido, pois além de ter usado para limpar a maquiagem ela também limpou seu filho de 14 meses.Leanne diz que agora fica preocupada toda vez que vai puxar um lenço, com medo do que pode ter dentro do pacote!

Comente agora
02
Ago
SAJ: Farmácia Santana de Cristina, com aferição de pressão arterial e aplicação de injeção grátis; veja fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 09:07h

A Farmácia Santana de Cristina mistura empreendedorismo com responsabilidade social. Uma trajetória de respeito aos clientes, colaboradores e parceiros. Agora com novas instalações oferece mais espaço e conforto aos fregueses. 

Comprando na Farmácia Santana, você tem direito a aferição de pressão e aplicação de injeção grátis no próprio estabelecimento ou em casa com os Técnicos em Enfermagem; Antonia Teixeira, Jaciara Bonfim e Aloísio Oliveira. O serviço é gratuito. Além de todas essas vantagens, a Farmácia tem a farmacêutica Elli Daiane Rodrigues / CRF: 7435, que permanece de plantão em horário comercial.

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

2 comentários
02
Ago
Hospital em SP faz cirurgia pioneira de hérnia complexa com robô
Postado por: Ionara Peixoto / 09:02h

Maria de Lourdes Santos Brito, de 68 anos, já tinha se submetido a 10 cirurgias ao longo da vida quando seu médico disse que teria que passar por mais uma para tratar uma hérnia abdominal complexa. O problema – que ocorre quando parte do intestino “escapa” por um espaço aberto na parede muscular do abdômen – tem mais risco de acontecer justamente com quem já passou por muitas cirurgias na região.Até pouco tempo atrás, a única alternativa para tratar esses casos era fazer uma nova cirurgia aberta para colocar o órgão que escapou de volta no lugar e instalar uma tela para proteger a parede abdominal. Trata-se de uma cirurgia grande, que muitas vezes envolve um corte enorme no abdômen. Há risco de infecção e do surgimento de novas hérnias.Recentemente, uma equipe do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, fez pela primeira vez no Brasil uma cirurgia de hérnia complexa com uso de robô.

Comente agora
01
Ago
Quantos abdominais precisa fazer para poder compensar a comida? Assista!
Postado por: TV Voz da Bahia / 22:26h

Comente agora
01
Ago
Passar mais tempo em pé melhora a saúde do coração, revela estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:48h

Levar mais tempo de pé, em vez de sentado, pode garantir benefícios à saúde de coração. Este simples ato pode melhorar os níveis do açúcar, gordura e colesterol no sangue, segundo um novo estudo publicado nesta sexta-feira no “European Heart Journal”. Pesquisadores australianos deram monitores de atividade a 782 homens e mulheres, com idades entre 36 e 80 anos. Os equipamentos determinaram quanto tempo cada participante levava dormindo, sentado ou deitado, além de caminhando e correndo. A partir de análises de amostras de sangue, altura, peso e circunferência da cintura dos participantes, os especialistas estimularam o impacto na saúde de se substituir o período sentado para o em pé e se movimentando. O pesquisador da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Queensland (Austrália), Genevieve Healy, afirmou que “o tempo em pé em comparação com o sentado foi significativamente associado com menores níveis de açúcar e gordura no sangue”. “Além disso, substituir o tempo sentado pelo de uma caminhada também foi associada com uma redução na cintura e no índice de massa corporal (IMC)”, explicou. O estudo mostrou que ficar duas horas a mais em pé ao dia reduz em 2% os níveis de açúcar no sangue em 11% o de triglicerídeos. Já os resultados de se passar duas por dia caminhando em vez de sentado trouxe resultados ainda melhores: reduziu em 11% o índice de massa corpórea em 7,5 cm, em média, a circunferência da cintura. Além disso, os níveis de açúcar no sangue caíram 11%, enquanto os níveis de triglicerídios foram reduzidos em 14% por cada duas horas gastadas caminhando em vez de sentado. Com base nos resultados do estudo, Genevieve Healy deu um conselho a população: “Levante-se para melhorar a saúde do coração”. O pesquisador lembra que a pesquisa tem importantes aplicações de saúde pública, uma vez que permanecer sentado por muitas horas é um comportamento bastante comum em ambientes de trabalho.

Comente agora
01
Ago
Ministério da Saúde lança campanha para estimular aleitamento materno
Postado por: Ionara Peixoto / 18:02h

No Dia Mundial da Amamentação, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para estimular o aleitamento materno até o bebê completar, pelo menos, um ano. A ideia é conseguir o apoio das empresas para que as mães continuem amamentando enquanto trabalham.A campanha lembra os benefícios do aleitamento materno e estimula as mães a continuar amamentando mesmo depois de voltar ao trabalho. O objetivo é sensibilizar as empresas sobre a importância de criar creches ou salas de apoio para que as mães tirem e armazenem o leite.Levantamento do Ministério da Saúde mostra que só 66% das mulheres que trabalham conseguem manter a amamentação até a criança completar um ano.Athur tem três meses, mama super bem e está no peso ideal, mas a mãe Amanda Arícia conta que no começo foi bem difícil: “Eu sentia muita dor no corpo, não conseguia mexer nada, ficava muito dolorida mesmo.

Comente agora
01
Ago
Plano de saúde tem que cobrir inseminação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:54h

Consumidoras de seguros saúde conseguiram, por meio de ação judicial, garantir a total cobertura para a realização da inseminação artificial. A decisão, inédita no estado, já beneficiou três famílias baianas. Isso ocorre porque as coberturas dos planos não incluem o procedimento. Mas em casos específicos, como uma impossibilidade de gestação por vias naturais, e outros agravantes, a exemplo da endometriose, os planos devem cobrir totalmente o tratamento. De acordo com o advogado Cândido Sá, especialista em direito do consumidor, atualmente o procedimento de fertilização in vitro por meio de plano de saúde só é possível com o ingresso de ação judicial, mas deveria ser coberto por todos os planos, inclusive deveria haver tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde. Isso porque a inseminação artificial faz parte do planejamento familiar, que é direito fundamental do brasileiro, conforme art. 1.565, §2 do Código Civil e garantido pela Constituição Federal no art. 226, §7º. "Os tratamentos de infertilidade têm importante função de auxiliar os casais brasileiros a aumentarem as famílias. Esta é uma realidade nova, que caminha em paralelo à maior inserção das mulheres no mercado de trabalho e na política", observa o advogado. Assim, a partir da decisão judicial, as despesas decorrentes dos tratamentos e procedimentos de fertilização in vitro são de total obrigação dos planos de saúde. (ATarde)

Comente agora
01
Ago
Vacina contra ebola demonstra 'alta efetividade' para evitar doença
Postado por: Ionara Peixoto / 16:40h

Uma vacina experimental contra o vírus ebola, testada em mais de quatro mil pessoas, mostrou um “alto grau de efetividade”. A vacina foi testada em pessoas que tiveram contato com a doença na Guiné, um dos países mais afetados pela epidemia. A nova vacina, denominada VSV-ZEBOV, é "eficaz 100%" dez dias após ter sido administrada em uma pessoa sem a infecção, segundo os resultados divulgados nesta sexta-feira pela revista britânica "The Lancet" e pelo governo da Guiné. A nova vacina combina o vírus da estomatitis vesicular (VSV) com um gene que codifica uma proteína chave da cepa Zaire do ebola, a forma mais agressiva e letal conhecida do vírus. Mais de 11 mil pessoas foram vítimas da doença, que atingiu vários países da África Ocidental. A epidemia começou em março de 2014. A vacina fomenta a produção de anticorpos contra a doença. "A vacina VSV-ZEBOV trabalha do mesmo modo que outras vacinas baseadas em vírus atenuados contra outras infecções virais", explicou o doutor Mark Feinberg, do laboratório Sanofi Pasteur MSD. O laboratório quer produzir doses suficientes para controlar possíveis futuros surtos de ebola. A vacina será utiliza em comunidades em risco que a requeiram. A vacina precisa ser conservada em lugares frescos, e para isso, uma pesquisa futura desenvolverá uma fórmula termoestável. Em um ano e meio, a epidemia infectou 27.787 pessoas, principalmente na África Ocidental, das quais 11.294 morreram.(BN)

Comente agora
01
Ago
VIDA ORTO, tecnologia e eficiência nos resultados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:32h

Uma clínica moderna, integrada e confortável que se propõe a oferecer um tratamento ortodôntico através de aparelhos dentários eficaz e de qualidade. A Vida Orto chega para somar no rol de ações inovadoras e bem sucedidas da Clínica Odonto Médica Vida. Mais que um consultório de ortodontia. Uma clínica dentro da própria clínica. Com cinco cadeiras e uma equipe altamente capacitada, o objetivo da Vida Orto é oferecer ainda mais conforto, agilidade e qualidade no atendimento aos seus pacientes. A tecnologia também merece destaque, pois a clínica utiliza equipamentos ortodônticos capazes de realizar tratamentos diferenciados como os aparelhos estéticos e autoligados que, além de garantir excelentes resultados, ainda reduzem o tempo do tratamento, diz Drª Juliana Gusmão, ortodontista.

Dr. Juliana Gusmão

2 comentários
01
Ago
Cirurgia inédita recupera visão de paciente com 27 graus de miopia
Postado por: Ionara Peixoto / 12:19h

Os problemas de visão de Thiago Aparecido Pereira surgiram quando ele ainda tinha dois anos e as dificuldades para enxergar pioraram com o passar do tempo. Aos 33, o vendedor de Ribeirão Preto (SP) começou a usar lentes para corrigir 27 graus de miopia, até passar por uma cirurgia inédita no Brasil.A dificuldade avançada de Pereira para enxergar era causada por dois problemas na visão. Além de catarata, ele também tinha a córnea em formato de cone, uma distrofia chamada de ceratocone. “Quando eu tinha dois anos minha mãe foi ao médico e ele falou que não sabia como eu enxergava até para mamar”, comentou o vendedor, que quando criança foi diagnosticado com 15 graus de miopia.Segundo o oftalmologista, para recuperar os problemas de visão de pacientes como o morador de Ribeirão, até então era necessário realizar os dois procedimentos separados. “Além de implantar uma lente artificial no lugar da catarata, fiz o transplante de córnea lamelar, ou seja, não foram retiradas todas as camadas da córnea do paciente, só as superficiais”, explicou Coelho.

Comente agora
01
Ago
Óleo 'imortal' tem fama de milagroso e ajuda no antienvelhecimento
Postado por: Ionara Peixoto / 11:49h

Poucos países no mundo têm paisagens tão variadas como a ilha de Córsega, com menos da metade do tamanho de Sergipe, o menor estado do Brasil. A ‘Ilha da Beleza’ é uma espécie de oásis no clima seco da região na Europa. A Córsega é a mais verde das ilhas do Mediterrâneo. E isso tem a ver com a grande cadeia de montanhas que corta a ilha. Quanto mais alto, mais frio e com o frio tem a neve e quando a neve derrete, irriga os vales abaixo e deixa a paisagem toda verde.Sabe aqueles bosques perfeitos, de cartão postal, com riachos cristalinos? Bem, eles podem ser encontrados em Córsega. Mas é um outro tipo de vegetação, mais baixa, agreste e espinhosa, que domina a paisagem.A Córsega é um imenso canteiro de ervas aromáticas. Na primavera, o ar da ilha se enche de perfume.

Comente agora
01
Ago
Pesquisa mostra benefícios do chocolate amargo para o coração
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:10h

Pesquisa publicada na revista científica International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), mostra que o chocolate amargo traz benefícios a pacientes que sofrem de doenças cardíacas. O vice-presidente da Socerj, Ricardo Mourilhe, disse que a notícia “é animadora”. Embora a pesquisa esteja ainda em fase inicial, com uma quantidade de pacientes reduzida, ela “abre a perspectiva de novos estudos futuros”, disse. Segundo Mourilhe, o estudo foi feito em pacientes que estiveram internados entre outubro e dezembro de 2013 no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, ligado à Universidade Federal do estado (UFSC), e demonstra que o chocolate amargo pode trazer efeito benéfico em relação à vasodilatação, similar ao efeito dos medicamentos usados pelos cardiologistas em doentes cardiopatas. Isso ocorre em função de um composto químico existente no cacau, chamado flavonoide, presente também em alguns vinhos, que tem ação antiinflamatória e antioxidante e, em consequência, tem potencial de ação vasodilatadora. “Os vasodilatadores são medicamentos que a gente usa normalmente em indivíduos com alguma cardiopatia. Então, se você tem uma substância que pode causar esse benefício, uma forma de transformar o efeito benéfico dessa substância em um medicamento seria produzir essa substância em forma de comprimido e não necessariamente o chocolate, porque ele tem outras substâncias que aumentam o peso”, disse.

Comente agora
01
Ago
Entidade busca que planos de saúde ofereçam prótese peniana inflável
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:46h

 Problema que atinge cerca de 25 milhões de brasileiros atualmente, a disfunção erétil é comumente tratada com medicamentos de uso oral. No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 11,3 milhões de homens no Brasil sofrem com disfunção erétil grave, que não apresenta resultados significativos ao tratamento via oral. O paciente, então, precisa recorrer ao medicamento injetável ou, em casos mais graves, à cirurgia de implante da prótese peniana, seja semirrígida ou inflável. No primeiro caso, o homem permanece com o pênis ereto 24h por dia. Já no segundo, uma bomba localizada no escroto é acionada para que uma solução salina deixe o órgão ereto quando necessário. Apesar da aparente vantagem proporcionada pela prótese inflável, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece apenas a opção semirrígida, assim como a maioria dos planos de saúde. Para dar aos usuários de planos de saúde mais uma opção de tratamento, a SBU sugeriu à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a inclusão da prótese peniana inflável na relação de procedimentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos usuários. "A SBU está tentando sensibilizar a Agência Nacional de Saúde Suplementar a incluir esse tipo de implante no rol de procedimentos, porque hoje os planos de saúde negam a cobertura. Poucos planos de saúde hoje em dia pagam por esse procedimento. O que a gente quer é que esteja disponível universalmente em todos os planos de saúde", explicou o urologista Mário de Mattos.

Comente agora
31
Jul
Presidente da Anvisa afirma ser contra ampliação do uso de canabidiol
Postado por: Anacley Souza / 19:27h

O presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, disse ser contrário à ampliação, neste momento, da indicação terapêutica do canabidiol, substância presente na maconha. Depois da aprovação do uso para casos de epilepsia grave em crianças e adolescentes, movimentos de pacientes e familiares começaram a pressionar para ampliar as indicações. Barbosa lembra que não há estudos de eficácia sobre o uso do canabidiol. "Foi feita a decisão, acertada, de permitir o uso para casos em que não há alternativa terapêutica". Mas ele diz que, com exceção do caso já previsto pela Anvisa, não há outra doença que já não haja medicamentos disponíveis e eficazes. "Queremos evitar que sejam feitas no Brasil pesquisas com a substância fora do padrão ético." Barbosa criticou ainda as regras preparadas pela autarquia para pôr em prática o sistema de rastreamento de remédios e disse esperar do Congresso a aprovação de projeto para ampliar para dez anos o prazo de entrada em vigor da estratégia, criada para inibir falsificações e contrabando. Pela lei atual, o sistema deveria entrar em funcionamento em dezembro. A rastreabilidade cria uma espécie de RG para todos os medicamentos no país. A ideia é acompanhar a trajetória dos produtos, desde que eles deixam a indústria até a venda para o consumidor. A lei, de 2009, previa um prazo de três anos para o mecanismo funcionar. Por causa de divergências com a indústria, com distribuidores e com representantes de farmácias, a regulamentação atrasou. Pelas regras da Anvisa, a indústria teria de controlar as informações, como a quantidade do que foi vendido e as datas das vendas. Barbosa defende a criação de um banco público de informações, gerenciado pela agência. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Comente agora
31
Jul
Mais Médicos recebe nota nove por usuários, aponta pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 17:48h

Uma pesquisa mostra que usuários do Mais Médicos dão nota nove, em uma escala de zero a 10, para o programa. O levantamento foi feito pelo Grupo de Opinião Pública da Universidade Federal de Minas Gerais e encomendado pelo Ministério da Saúde. O estudo aponta que, diferentemente do que os que são contra o programa pensavam, a maioria dos pacientes atendidos pelos médicos estrangeiros não sentiu dificuldades na comunicação. Os dados apontam que 84% não tiveram dificuldades de entendimento e que apenas 2% sentiram muita dificuldade. Para Helcimara Telles, coordenadora da pesquisa, o que faz com que o programa seja bem avaliado é o atendimento médico. ”Mesmo que a infraestrutura da Unidade Básica de Saúde não seja muito boa, mesmo que faltem coisas, quando o atendimento médico é bom isso repercute bem na avaliação do programa”, defende a pesquisadora. Para a coordenadora, esta satisfação pode estar ligada à experiência dos médicos, já que 63% dos profissionais têm mais de 10 anos de experiência, a maioria na atenção básica. O perfil do usuário mostra que a maioria (80%) dos pacientes são mulheres, com filhos, renda de até dois salários mínimos e que 40% recebem bolsa família. “Isso mostra que o programa está atendendo o público alvo”, explica Helcimara. Como desafios principais apontados pelos usuários, o levantamento destaca as dificuldades no acesso aos medicamentos, na marcação de consultas e na demora para receber o atendimento.

Comente agora
31
Jul
Composto criado por cientistas simula efeitos de exercícios físicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:53h

Um estudo realizado na Universidade de Southampton desenvolveu um composto que simula os efeitos de exercício físico no corpo. Denominado composto 14, a molécula inibe o funcionamento da enzima ATIC, que monitora os níveis de insulina no sangue e induz a liberação de um regulador de metabolismo celular chamado ZMP. Essa substância é responsável por indicar que as células estão sem energia para que seu consumo de glicose aumente. Segundo a revista Galileu, o composto criado pelos cientistas foi utilizado em ratos com uma dieta normal e outros com uma dieta que os deixou obesos. Após o uso de uma única dose do composto 14, os níveis de glicose dos ratos obesos foram reduzidos a taxas normais. Com uma dose diária durante uma semana, os animais perderam 5% do total do peso.

Comente agora
31
Jul
Após tomar quatro vacinas, menina de um ano tem convulsões e morre
Postado por: Ionara Peixoto / 14:18h

Uma menina de um ano e quatro meses morreu após tomar quatro vacinas em um posto de saúde do Rio de Janeiro. A mãe de Piettra, Luciana Oliveira, contou em entrevista ao R7 que a criança estava com duas vacinas atrasadas, mas foram aplicadas quatro vacinas na última segunda-feira (27). Segundo ela, a enfermeira teria dito que não havia problema em aplicar as quatro doses ao mesmo tempo. Algum tempo depois, Piettra começou a ter febre, que não melhorava com remédio, seguida de convulsões. Devido ao problema, a família levou a menina até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Taquara, onde ela teve três paradas cardíacas e não resistiu. Na opinião da família e do médico que atendeu Piettra na UPA, o excesso de vacinas pode ter causado a morte da criança. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro informou que "não há evidências de que [a morte] tenha sido causada por evento adverso associado às vacinas".

Comente agora
31
Jul
Usuários do Mais Médicos dão média nove ao programa, segundo pesquisa
Postado por: Ionara Peixoto / 14:01h

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Opinião Pública da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que os usuários do Mais Médicos dão nota nove como média para o programa. Dos entrevistados, 54% deram nota 10. Encomendado pelo Ministério da Saúde, o estudo aponta que, diferentemente do que os que são contra o programa pensavam, a maioria dos pacientes atendidos pelos médicos estrangeiros não sentiu dificuldades na comunicação. Os dados apontam que 84% não tiveram dificuldades de entendimento e que apenas 2% sentiram muita dificuldade. Para Helcimara Telles, coordenadora da pesquisa, o que faz com que o programa seja bem avaliado é o atendimento médico. "Mesmo que a infraestrutura da Unidade Básica de Saúde não seja muito boa, mesmo que faltem coisas, quando o atendimento médico é bom isso repercute bem na avaliação do programa", defendeu a pesquisadora em entrevista à Agência Brasil. Para a coordenadora, essa satisfação pode estar ligada à experiência dos médicos, já que 63% dos profissionais têm mais de dez anos de experiência, a maioria na atenção básica. O perfil do usuário mostra que a maioria (80%) dos pacientes são mulheres, com filhos, renda de até dois salários mínimos e que 40% recebem bolsa família. "Isso mostra que o programa está atendendo o público alvo", explicou Helcimara. Como desafios principais apontados pelos usuários, o levantamento destaca as dificuldades no acesso aos medicamentos, na marcação de consultas e na demora para receber o atendimento. Além disso, os pacientes também reclamam que não conseguem ser atendidos pelo mesmo profissional, o que dificulta o acompanhamento do histórico de saúde. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Goiânia. As entrevistas foram feitas em Unidades Básicas de Saúde de 700 municípios de todas as regiões do país entre 17 de novembro e 23 de dezembro de 2014. A margem de erro é 1%.(Bn)

Comente agora
31
Jul
Sofrimento: idosa de 95 anos é picada por animal peçonhento e sofre para ter atendimento hospitalar na Bahia
Postado por: Ionara Peixoto / 13:29h

Uma situação de descaso. Picada por um animal peçonhento, a idosa Luzia Maria dos Santos, 95 anos, aguarda atendimento hospitalar especializado há 11 dias. O acidente ocorreu na cidade de Itaeté, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, e depois de percorrer mais de 1,3 mil quilômetros em busca de atendimento, a situação da idosa era incerta. Somente na quinta-feira (30), após de passar por quatro hospitais na capital, Luzia conseguiu ser internada no HGRS (Hospital Geral Roberto Santos).Antes de o atendimento ser realizado, motorista, técnico de enfermagem e a acompanhante da idosa passaram por várias unidades de saúde, como o Hospital do Subúrbio, HGE (Hospital Geral do Estado), HGRS e o Hospital Ernesto Simões filho, todos em Salvador.

Comente agora
31
Jul
Vacina para ebola é testada na África: “pode ser eficaz”, diz OMS
Postado por: Samile Macedo / 10:49h

Pesquisadores europeus afirmaram nesta sexta-feira que uma vacina experimental para o ebola testada na Guiné “pode ser eficaz” na proteção das pessoas contra o vírus mortífero. Por outro lado, foram levantadas dúvidas sobre a maneira como foi conduzida o estudo. A vacina, da Merck e da NewLink Genetics e chamada de VSV-ZEBOV, é uma de várias que estão sendo avaliadas para lidar com a epidemia, junto com outros medicamentos. A epidemia da doença atingiu o oeste africano no ano passado, infectando mais de 27 mil pessoas e matando 11.290, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No estudo na Guiné, 4.123 pessoas tomaram a vacina, enquanto 3.528 não a tomaram, ficando como grupo de controle. Os resultados, publicados na publicação britânica The Lancet, sugerem que a vacina pode ser bastante eficaz, sem nenhum paciente adoecendo após a vacina. Por outro lado, no grupo dos que não foram vacinados 16 pessoas ficaram doentes. Pessoas familiarizadas com o assunto disseram que o Food and Drug Administration (FDA dos EUA havia preparado um comentário crítico sobre o estudo, mas o Lancet não quis publicar esse comentário simultaneamente. 

Comente agora
31
Jul
Usar redes sociais por mais de duas horas diárias pode levar a suicídio, diz estudo
Postado por: Samile Macedo / 09:13h

Você usa redes sociais frequentemente? Um estudo recente assustou muita gente ao comprovar que o vício em internet diminui regiões do cérebro. Agora, outra pesquisa aponta que acessar ferramentas como o Facebook por mais de duas horas diárias afeta saúde mental de adolescentes e pode levar a suicídio. O estudo realizado com 750 estudantes constatou que jovens que usavam mídias sociais por mais de duas horas diárias possuíam uma maior probabilidade de apresentar sintomas de depressão, ansiedade e até mesmo pensamentos suicidas. O resultado está no 'Relatório sobre o Uso de Drogas e Saúde de Estudantes de Ontário', que foi realizado por pesquisadores da Secretaria de Segurança Pública de Ottawa, no Canadá. De acordo com o site 'LibertPub' os pesquisadores não orientam que os jovens deixem de acessar as redes sociais. O ideal é que eles usem por menos horas. Outra sugestão é que o número de recursos que mantenham a saúde mental deles seja maior nestas mídias. (iBahia)

Comente agora
31
Jul
Plantão das ocorrências registradas na emergência do HRSAJ nas últimas 36h
Postado por: Samile Macedo / 08:44h

-Aline de Jesus Souza, 22 anos, residente na Fazenda Volta do Rio na zona rural de Ubaíra foi vítima de um golpe de machado na altura da cabeça, desferido pelo próprio companheiro de nome Júlio Bernardino Santos Mateus na cidade de Dom Macedo Costa. A jovem foi conduzida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e permanece na UTI, sob cuidados médicos.

-Everaldo Coelho da Conceição, 31 anos, morador da Rua da Linha na cidade de Ubaíra foi vítima de disparo por arma de fogo. Ele deu entrada no HRSAJ.

-José Jenílson dos Santos Tavares, residente na Fazenda Espinheiro em Santo Antônio de Jesus sofreu acidente de trabalho em uma casa de farinha, foi conduzido ao Hospital Regional, recebeu atendimentos médicos e posteriormente liberado.

-Carlos Gualberto dos Santos, 45 anos, morador do bairro Santa Madalena foi socorrido para o HRSAJ, sendo vítima de um acidente com motocicleta.

-Taílson Gonçalves Nascimento recebeu uma pedrada na cabeça ao descer de um ônibus na cidade de Varzedo. Ele foi conduzido para o Pronto Socorro do HRSAJ, sendo atendido, medicado e liberado.

-Gilmar da Silva Brito, residente na Rua Bela Vista em Santo Antônio de Jesus foi vítima de acidente com motocicleta, deu entrada na unidade, sendo medicado e liberado.

-Iracelma Silva de Andrade, moradora da cidade de Varzedo sofreu acidente com motocicleta. Ela deu entrada no HRSAJ.

-Lígia Ribeiro Lima sofreu um acidente de trabalho, no qual houve corte em uma das mãos. A cidadã deu entrada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
31
Jul
Oito bairros de Salvador recebem mutirão de combate ao aedes aegypti
Postado por: Samile Macedo / 08:09h

Mais oito bairros de Salvador vão receber mutirão de combate ao aedes aegypti a partir desta sexta-feira (31). A ação percorrerá as localidades de Sussuarana, Calabetão, Tancredo Neves, Estrada das Barreiras, Pernambués, São Gonçalo, Pero Vaz e Caixa D'água até a próxima segunda-feira (3). Na primeira semana de mobilização, o mutirão recolheu mais de 150 toneladas de lixo e visitou aproximadamente 2 mil imóveis em sete bairros da capital. O "faxinaço", que ocorre das 9h às 15h, conta com profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e da Limpurb. A prefeitura orienta que, durante o mutirão de limpeza, os moradores das localidades devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento. Na ação, agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses vão intensificar as visitas casa a casa e a vistoria de depósitos elevados como caixas d'água e calhas para identificação e eliminação de larvas dos mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Será distribuído material educativo com o intuito de sensibilizar a população sobre as medidas de combate aos vetores. Até o final do ano, a prefeitura pretende atingir a marca de um milhão de logradouros beneficiados pelo mutirão de limpeza, mantendo o desempenho do trabalho preventivo realizado no ano passado, que resultou na redução de 76% no número de casos de dengue no município. 

Comente agora
31
Jul
Doença rara revela como desacelerar o envelhecimento
Postado por: Samile Macedo / 07:13h

Há lugares onde a passagem do tempo é totalmente reversível. Em um mês, se pode viajar da maturidade à juventude quase absoluta do embrião. A coisa mais surpreendente é que essa viagem é feita por células humanas como as que compõem qualquer um dos nossos órgãos. Mas isso só é possível em um laboratório de biologia molecular adequado. Em 2006, o japonês Shinya Yamanaka conseguiu fazer essa reprogramação celular pela primeira vez, pela qual ganhou um Nobel em 2012. Desde então, comprovou-se que aplicar essa pesquisa para retardar o envelhecimento e os problemas que carrega é um trabalho mito difícil, em parte porque a vida se rebela contra essas tentativas de viajar contra a corrente. Um dos casos mais surpreendentes é o das células de pessoas idosas, que não podem ser reprogramadas até seu estado embrionário. Agora, uma equipe de pesquisadores da Espanha e dos EUA conseguiu superar esse obstáculo e, de passagem, descobriu uma maneira de reverter o envelhecimento acelerado. Seu trabalho centrou-se no estudo de pacientes com progeria, uma doença muito rara que faz as pessoas envelhecerem cerca de oito vezes mais rápido do que o normal. Muitos mecanismos que regulam essa senescência acelerada são os mesmos que atuam em pessoas saudáveis, de modo que a progeria torna-se um grande campo de batalha para conseguir tratamentos que aliviem ou detenham os efeitos do envelhecimento em geral. Num estudo publicado nesta terça-feira na Nature Cell Biology, a equipe liderada por Carlos López-Otín, pesquisador da Universidade de Oviedo, descreve a ação de uma molécula que freia o envelhecimento em células de pacientes com progeria. Quando a equipe dá essa molécula para ratos com uma síndrome similar, a expectativa de vida dobra. 

Comente agora
30
Jul
Chá verde pode dificultar a digestão de carboidratos
Postado por: Anacley Souza / 23:21h

Um grupo de cientistas relacionou o consumo do famoso chá verde, conhecido por suas propriedades antioxidantes, com a dificuldade para digerir os carboidratos, conforme um estudo divulgado nesta quinta-feira na "Scientific Reports", uma publicação do grupo editorial "Nature". A pesquisa, de caráter preliminar e liderada pelo gastroenterologista Jaroslaw Walkowiak da Universidade de Ciências Médicas de Poznan, na Polônia, demonstrou que o consumo elevado desse chá pode interferir na absorção do amido, elemento presente no pão, no arroz e na batata, entre outros alimentos. Walkowiak e sua equipe realizaram o estudo com 28 pessoas, com idades entre 19 e 28 anos, que deveriam permanece em jejum por 12 horas. Depois desse tempo, os participantes consumiram uma porção de cereais, fonte de amido, e uma pastilha de chá verde ou de placebo, aleatoriamente. Mediante o teste respiratório do hidrogênio expirado, os pesquisadores comprovaram que aqueles que tinham consumido a dose de chá apresentavam mais dificuldades na digestão e na absorção do amido do que aqueles que tinham tomado o placebo. Walkowiak ressaltou que o alto consumo de chá verde feito pelos praticantes do estudo, equivalente a várias xícaras, não corresponde ao consumo padrão diário, e os efeitos potenciais do chá no organismo deveriam ser menores. Segundo ele, é necessário realizar mais pesquisas para determinar o mecanismo pelo qual o chá verde incide na digestão e a importância clínica de seus elementos químicos. (Agencia EFE)

Comente agora
30
Jul
Rótulos poderão ter mais informações sobre teor de sal, gordura e açúcar
Postado por: Anacley Souza / 22:45h

O novo presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, defende mudanças na embalagem dos alimentos, para tornar mais fácil a identificação de produtos com alto teor de sal, açúcar ou gordura. De acordo com Barbosa, os rótulos atuais não trazem as informações necessárias para que consumidores façam suas escolhas de forma consciente. "O problema da rotulagem é importante porque torna claro para o consumidor o que ele está comprando", afirmou o sanitarista na edição desta quinta-feira do jornal O Estado de S. Paulo. O consumo excessivo de açúcar, sal e gordura é considerado fator de risco para doenças crônicas como diabete, hipertensão e obesidade. Dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), de 2014, mostraram que 25% da população é hipertensa e metade está acima do peso. Para evitar o aumento de casos das doenças crônicas, responsáveis por cerca de 72% das mortes no país, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de uma dieta rica em frutas e verduras e com quantidades moderadas de sal, gordura e açúcar. Recentemente, a Anvisa aprovou uma resolução que trata dos requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
30
Jul
Hospital de Itabuna suspende novos atendimentos devido à superlotação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:35h

O Hospital Manoel Novaes, situado na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, suspendeu a internação de novos pacientes em sua maternidade. A razão se dá por conta da superlotação atual do local: são 52 bebês internados, sendo que a capacidade de atendimento é de 32 recém-nascidos. O hospital é o único da região com uma Unidade de Terapia Intensa (UTI) Neonatal que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A maternidade conta ainda com uma nova unidade destinada a atendimentos intermediários, mas ainda assim não consegue suprir a demanda. Segundo a diretora técnica do Manoel Novaes, Fabiane Irla Chavéz, a situação ocorre porque a unidade atende a muitas cidades. “Nós sempre vivemos cheios, mas não tanto como agora. Somos a única maternidade que funciona do jeito que a gente funciona, atendendo alto risco, com UTI Neonatal, pediatra na sala de parto e tudo mais”, informou ao site G1. Enquanto em outros meses, onde a média de atendimentos costumava ser de 175 partos por mês, hoje o número chega a 450, segundo informações da diretoria.

Comente agora
30
Jul
Prefeitos podem obter verba para combate à dengue e chikungunya
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:58h

Um montante de R$ 3,7 milhões foi repassado aos 417 municípios baianos para ser aplicado no combate às epidemias de dengue e da chikungunya, segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), divulgadas nesta quinta-feira (30). A Bahia tem 60 mil casos das duas doenças. Se somada com a zika, o número sobe para 94.723 notificações. De acordo com o governo, para ter acesso ao recurso, os municípios precisam cumprir metas e indicadores, que incluem 80% dos imóveis existentes, com base no Programa Estadual de Controle da Dengue (PCD) e redução do número dos casos das epidemias na região. Sâo 45 para que os gestores enviem à Sesab um Plano de Contingência Municipal homologado pelo Conselho Municipal de Saúde. Além disso, é preciso mostrar série histórica de incidência de casos de dengue confirmados entre os anos de 2009 e 2014 e ainda o Índice de Infestação Predial do mesmo período, apontando os bairros de maior risco de transmissão e os tipos de criadouros predominantes. Os valores que serão repassados podem variar entre R$ 5 mil e R$ 20 mil, o que leva em consideração o número de habitantes. Segundo último balanço da Sesab, até o dia 27 de julho, foram 50.896 casos suspeitos de dengue e 9.312 de chikungunya. A zika aparece com 34.518 notificações. As doenças são consideradas epidêmicas no estado, principalmente nas regiões centro-leste e leste.

Comente agora
30
Jul
Camisinha em spray promete revolucionar o mercado de preservativos
Postado por: Anacley Souza / 19:03h

As desculpas para não usar preservativo, podem acabar graças à criação de uma estudante de design, que inventou uma camisinha que promete revolucionar o mercado. Aplicado com uma lata de aerosol, o preservativo apelidado de "Girlplay" permite que os usuários possam pulverizar o produto no pênis para garantir a proteção, como se fosse um desodorante. Michele Chu, criadora do protótipo, garante ser mais fácil de colocar do que um preservativo convencional, além de ser mais divertido, já que as pessoas são mais propensas a usá-lo. Chu tirou sua inspiração do primeiro homem que afirmou ter criado um preservativo em spray, o professor de saúde sexual alemão, Jan Vinzenz Krause. Em 2008, ele criou a primeira versão do preservativo depois de ter sido inspirado pela mecânica de um aparelho de lavagem de carro. O protótipo tinha um tubo plástico rígido com bucos sobre ele que pulverizava látex líquido. No entanto, o produto não era eficaz, pois demorava muito tempo para secar (cerca de três minutos), fazendo com que os amantes não procurassem o produto como alternativa à camisinha. Agora, Chu, estudante sênior no Pratt Institute, em Nova York, tenta trazer a ideia de volta. Girlplay é apenas um conceito de design, mas ela espera que ele possa revigorar o interesse na ideia de um preservativo em spray. Segundo ela, isso eliminaria a necessidade de diferentes tamanhos de preservativos. O aerossol também poderia trabalhar nas mulheres. A questão agora é estudar, quimicamente falando, os mecanismos que possam fazer o látex secar rapidamente e continuar mantendo suas principais propriedades elásticas para prevenir contaminação com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Comente agora
30
Jul
Dor de perder um filho: pais desligam máquinas que mantinham o bebê vivo
Postado por: Ionara Peixoto / 16:24h

Os pequenos gêmeos britânicos Harley e Harrison May nasceram 13 semanas antes do previsto. Harley era especialmente mais fraco, pois foi privado de nutrientes no útero. Ele sofreu restrição de crescimento fetal, quando há uma distribuição desproporcional da placenta entre os dois gêmeos.Os pais Demi e Steve May viram Harley, que nasceu com apenas 570 gramas, lutar pela vida por cem longos dias. Após este período, os médicos deram a notícia de que Harley não teria mais chance de viver, forçando os pais a desligarem a máquina que o mantinha vivo.Segundo o jornal britânico Daily Mail, horas depois desta amarga decisão, os médicos declararam que o irmão gêmeo de Harley, Harrison, estava bem o suficiente para ir para casa.“Como mãe, a última coisa que você espera é decidir por fim à vida de um filho. Eu queria mais que tudo ter meus dois bebês saudáveis e felizes, mas eu não podia mais ver Harley sofrer”, contou Demi.(Tribuna)

Comente agora
30
Jul
Nova técnica contra diabetes é testada em Universidade de Bruxelas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:07h

Uma nova técnica promete revolucionar o tratamento de diabetes tipo 2. Testada na Universidade de Bruxelas, o método é baseado em um aparelho desenvolvido no laboratório Fractyl, dos Estados Unidos, que destrói a mucosa que reveste o duodeno, que rodeia o pâncreas, por meio de aquecimento. "É importante destruí-la porque as células glandulares mucosas segregam uma variedade de hormônios que terminam produzindo resistência à insulina", disse o professor Jacques Devière, do Hospital Universitário Erasme (ULB), ao jornal Le Soir. No entanto, o profissional afirmou que a solução não é definitiva, mas pode representar uma grande vantagem, já que exclui a necessidade de uso constante de medicamentos.

Comente agora
30
Jul
8 dicas para ficar de bem com a balança após a gravidez
Postado por: Samile Macedo / 12:56h

Quando uma mulher engravida, inicia-se uma série de transformações em seu organismo, para que ele se torne um ambiente seguro para a geração de uma nova vida. São nove meses de mudanças fisiológicas, psicológicas e, principalmente, anatômicas. No entanto, após dar a luz, uma das dúvidas mais frequentes das novas mamães é: “quando meu corpo voltará ao que era antes?”. Após o parto as mulheres já começam a perder peso, que se refere ao peso do bebê, da placenta, sangue e líquido amniótico. No entanto, apesar da vontade de eliminar rapidamente todos os quilinhos extras, o cardápio deve ser o mais completo possível, sem dietas rígidas, como alerta Flavia Morais, coordenadora de nutrição: “a alimentação da mulher neste período deve ser bem reforçada, já que o amamentar exige bastante da mãe. O cardápio deve conter proteínas, como carne, leite e derivados e carboidratos complexos, como frutas e cereais. Bebidas alcoólicas, condimentos e chocolate devem ser evitados porque, através da amamentação, podem gerar alergias e gases no bebê”, ressalta. Depois do período inicial da amamentação, a especialista explica que a dieta pode ficar um pouco mais magra, mas ainda assim é importante manter os mesmos nutrientes para que o corpo não adoeça. “Neste momento, é importante que a mamãe seja compreensiva com o seu organismo, que sofreu diversas transformações durante a gestação. Caso o ganho de peso tenha sido excessivo, uma dieta individualizada, com acompanhamento profissional, deverá ser instituída, considerando as necessidades de cada uma. Mas, com paciência e determinação, é possível reconquistar o corpo sem colocar a saúde em risco”, explica Flávia. 

Comente agora
30
Jul
Farmácia da Cidade inaugura filial em S. A. de Jesus. Faça seu orçamento via WhatsApp
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:50h

Para dar mais conforto e comodidade a seus clientes, a Farmácia da Cidade está com um novo empreendimento em Santo Antonio de Jesus. Agora no Mercadão Supermercados da Avenida Juracy Magalhães. A Farmácia da Cidade, além de manipular seu medicamento com um rigoroso controle de qualidade, manipula hormônios e antibióticos em salas dedicadas e com pressão negativa controlada. Na Farmácia da Cidade você encontra toda linha de Drmocosméticos e Drogaria, tudo no mesmo lugar.

  • Novidade!
  • Você pode fazer seu orçamento via WhatsApp

  • Endereços: Rua Armando Tavares, 156, Centro e  Avenida Juracy Magalhães Santo Antônio de Jesus / BA
  • Fone: (75) 3632-4546a 
  • Veja fotos da nova Farmacia da Cidade:

Comente agora
30
Jul
Vacina contra síndrome respiratória tem resultados promissores em animais
Postado por: Samile Macedo / 12:23h

Uma vacina experimental contra a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (Mers) mostrou sinais promissores em testes em animais, gerando uma resposta do sistema imunológico que pode abrir caminho para uma vacina em pessoas, informaram hoje (29) os pesquisadores. Atualmente, não há vacina contra o coronavírus, que surgiu pela primeira vez em 2012 e causou vários contágios, inclusive um surto na Coreia do Sul que infectou aproximadamente 180 pessoas e matou 36. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou 1.368 casos desde 2012, incluindo 490 mortes, a maioria na Arábia Saudita. Ratos vacinados produziram anticorpos que neutralizaram a Mers, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. As vacinas que causaram as maiores respostas em ratos foram depois administradas em macacos. Após tomarem a vacina, os macacos foram expostos a uma versão do vírus e ficaram protegidos de uma grave infeção pulmonar característica da Mers. Os investigadores trabalham agora em versões da vacina que possam ser testadas em humanos. (Agência Brasil)

Comente agora
30
Jul
Sobre suposto superfaturamento no aluguel da sede, Secretária de Saúde de SAJ alega: "tudo está bem transparente"
Postado por: Samile Macedo / 08:30h

Alguns cidadãos de Santo Antônio de Jesus e até determinados vereadores da bancada de oposição da Casa Legislativa de Santo Antônio de Jesus tem denunciado ou comentado sobre o valor atual do aluguel da sede da Secretaria de Saúde do município, questionando que o imóvel pertence ao sogro da Secretária do setor e houve superfaturamento no valor, visto que antes era estimado em R$8.000 e agora custa R$16.000 reais. Acerca do assunto, a Secretária declarou nesta quinta-feira (30) que o contrato está transparente no Diário Oficial do Município e quem está questionando deve fazer as devidas análises, levando em conta as condições do espaço anterior, incluindo a quantidade de salas e como se encontra atualmente o imóvel alugado. Segundo Laurijane, serviços que antes eram realizados em outros prédios foram integrados ao local da sede, a qual possui 68 cômodos, digna para o preço cobrado. “Foram feitas avaliações de mercado, tudo está bem transparente para toda a população, portanto não tenho de me preocupar com essas denúncias, pois são pessoas que realmente estão querendo criar uma polêmica que não existe”, declarou à Rádio Andaiá FM.

Situação dos postos de saúde: Houve reclamações e denúncias quanto às condições das unidades de saúde, falta de alguns materiais mas a Secretária relatou que está visitando os postos e ao chegar em um deles, pôde abrir os armários dos materiais onde comprovou que não havia falta alguma. “Não podemos dizer que tudo está perfeito, 100%, devido à demanda, às vezes podem faltar algumas coisas por questões de distribuição, mas posso tranquilizar a população que já se passou esse tempo de grandes faltas, hoje já superamos tudo isso” , assegurou. Ainda de acordo com Mercês, foi publicada na fanpage da Secretaria de Saúde a relação de médicos nas unidades, bem como o período no qual alguns deles irão tirar férias, contudo, segundo ela há profissionais em todas as unidades. 

Redação Voz da Bahia / Samile Macedo

Um comentário
29
Jul
Vacina contra síndrome respiratória tem resultados promissores em animais
Postado por: Anacley Souza / 23:42h

Uma vacina experimental contra a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (Mers) mostrou sinais promissores em testes em animais, gerando uma resposta do sistema imunológico que pode abrir caminho para uma vacina em pessoas, informaram hoje (29) os pesquisadores. Atualmente, não há vacina contra o coronavírus, que surgiu pela primeira vez em 2012 e causou vários contágios, inclusive um surto na Coreia do Sul que infectou cerca de 180 pessoas e matou 36. A Organização Mundial de Saúde identificou 1.368 casos desde 2012, incluindo 490 mortes, a maioria na Arábia Saudita. Ratos vacinados produziram anticorpos que neutralizaram a Mers, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. As vacinas que causaram as maiores respostas em ratos foram depois administradas em macacos. Após tomarem a vacina os macacos foram expostos a uma versão do vírus e ficaram protegidos de uma grave infeção pulmonar característica da Mers. Os investigadores trabalham agora em versões da vacina que possam ser testadas em humanos.(Agência Brasil)

Comente agora
29
Jul
Bebê prematuro pode se tornar adulto ansioso no futuro
Postado por: Anacley Souza / 23:33h

Um bebê que nasce prematuro pode se tornar um adulto introvertido e neurótico, além de enfrentar mais dificuldades nos relacionamentos e na carreira. É o que diz um novo estudo publicado recentemente no periódico científico Archives of Disease in Childhood. Estudos anteriores já haviam mostrado que crianças prematuras ou que nasceram com peso inferior a 1,5kg correm mais risco de desenvolver um comportamento autista e tendem a apresentar habilidades cognitivas mais baixas, em comparação com aqueles que nasceram no tempo correto ou com mais peso. Agora, pesquisadores da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, conseguiram mostrar a associação entre parto prematuro e traços da personalidade. No novo estudo, a personalidade de 200 jovens nascidos prematuramente ou com pouco peso foi comparada com a de outros 197 jovens nascidos no período normal. Os resultados mostraram que aqueles nascidos prematuramente ou com pouco peso tiveram uma pontuação significativamente mais elevada para os traços de personalidade que indicam tendência a um estado emocional negativo e introversão. Eles também foram mais propensos a relatar níveis mais elevados de comportamentos do espectro autista. De acordo com os pesquisadores, os traços na personalidade demonstram que, em geral, são pessoas que tendem a se preocupar facilmente, são menos engajadas socialmente, menos interessadas em assumir riscos e com dificuldades de comunicação."As circunstâncias fisiológicas do nascimento desses bebês podem ajudar a explicar as taxas mais elevadas de dificuldades na carreira e relacionamento durante a vida adulta.

Comente agora
29
Jul
Bebê ficar cego com flash é "praticamente impossível", dizem médicos
Postado por: Anacley Souza / 21:39h

O caso de um bebê chinês de três meses que teria ficado cego depois que um amigo da família teria feito uma foto com flash a uma distância de 25 centímetros chamou a atenção dos internautas nas redes sociais, nesta terça-feira (28). Entretanto, três especialistas ouvidos pelo UOL afirmaram que isso é "praticamente impossível". Todos acreditam que o mais provável é que a criança já tivesse um problema na visão que acabou sendo descoberto por causa do incidente. Segundo os oftalmologistas, o flash de uma câmera não tem potencial para causar dano permanente, principalmente por ser muito rápido e ter pouca intensidade. "Para causar um problema tão grave, a intensidade da luz precisaria ser muito alta e o tempo de exposição à ela muito prolongado. O flash de uma câmera dura uma fração de milésimo de segundo e não costuma ser tão intenso. Por isso, não faz sentido levar à cegueira", disse a oftalmologista Denise Fornazari, do Hospital de Clínicas da Unicamp. Mesmo para uma criança que tenha nascido prematura, por mais imaturas que as células da retina sejam, a possibilidade de dano permanente por causa do flash é quase nula. "Não há relatos de nenhum caso assim na literatura médica. Não é totalmente impossível, mas é muito improvável. O mais provável é que o bebê já tivesse uma doença que acabou sendo descoberta por causa disso", disse a oftalmologista Josenalva Cassiano, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Entretanto, a especialista ressalta que fotos seguidas com flash não é bom para ninguém, mesmo para os adultos. "Pode ocorrer algum tipo de lesão por causa do tempo de exposição à luz.

Comente agora
29
Jul
Bahia já tem mais de 94 mil casos de dengue, zika e chikungunya
Postado por: Anacley Souza / 20:46h

A Bahia registrou 94.723 casos suspeitos de dengue, chukungunya e zika na Bahia até o fim de julho deste ano, conforme dados da Secretaria de Saúde (Sesab), que foram divulgados nesta quarta-feira (29). Do total, a maior parte é de dengue, que tem 50.896 casos suspeitos, seguida da zika, com 34.518 notificações. A chikungunya aparece com 9.312. As doenças são consideradas epidêmicas no estado, principalmente nas regiões centro-leste e leste. A Sesab informou que o risco da pessoa adquirir a doença foi elevado de forma progressiva entre os meses de janeiro e abril para dengue, com 336 casos para cada 100 mil habitantes. No caso da zika e chikungunya, a incidência ficou mais forte a partir de março, com 200 casos para cada 100 mil habitantes e 61 mil para cada 100 mil, respectivamente. O número de casos de dengue cresceu 179% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram identificados 18.220 notificações. Dos 417 cidades baianas, 371 tiveram alguma ocorrência da dengue registrada na Vigilância Epidemiológica, com destaques para Itabuna (5.817), Ilhéus (5.106), Salvador (3.662), Luis Eduardo Magalhães (2.523), Feira de Santana (2.075), Jequié (1.963), Simões Filho (1.598), Arací (1.177), Serrinha (1.000) e Barra (953), que concentram 50,84% dos casos. Desse total, a Sesab informou que foram confirmados, na Bahia, 12 casos de dengue com sinais de alarme e 19 casos graves.

Comente agora
29
Jul
Bactérias no intestino podem causar ansiedade e depressão, sugere estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:38h

Um estudo da Universidade McCaster, no Canadá, publicado na última terça-feira (28) na revista Nature Communications, indicou que bactérias do intestino podem desencadear ansiedade e depressão. A pesquisa explora pela primeira vez a relação entre os micro-organismos presentes na flora intestinal com os comportamentos decorrentes do estresse. “Mostramos pela primeira vez esta relação que envolve não só a bactéria, mas também seu ambiente”, explica Premysl Bercik, autor do estudo e professor associado de medicina da McMaster. Neste estudo, os pesquisadores sujeitaram camundongos recém-nascidos ao estresse ao separá-los de suas mães durante três horas por dia, do terceiro ao 21° dia de nascimento. Nesta primeira etapa do experimento, Bercik e sua equipe atestaram que camundongos normais (os de controle, com complexa microbiota intestinal) apresentavam comportamentos parecidos com ansiedade e depressão quando separados das mães, além de apresentar níveis anormais do hormônio corticosterona. Estes ratos também tiveram disfunção intestinal a partir da liberação de um neurotransmissor importante, a acetilcolina. Depois, os especialistas repetiram a mesma experiência em condições livres de germes e descobriram que, na ausência de bactérias, os ratos apresentavam os mesmos níveis de corticosterona e a disfunção intestinal, mas sem sinais de ansiedade ou depressão. Em seguida, a equipe de pesquisadores descobriu que quando os ratos livres de germes e separados das mães eram colonizados com bactérias, os animais passaram a mostrar alterações em suas atividades metabólicas e na composição bacteriana, apresentando quadros de ansiedade e depressão.

Comente agora
29
Jul
Após cirurgia na coluna, Pelé retorna a hospital em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:25h

Após passar por uma cirurgia na coluna no dia 14 e receber alta no dia 20, Pelé retornou ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira, 29. Ao Ego, Pepito Fornos, assessor pessoal do ex-jogador, confirmou que o ídolo esteve no local e explicou o motivo. "A cirurgia, que foi feita para afastar uma vértebra de um nervo, foi um sucesso. Agora ele precisa ir a cada dois dias ao hospital para fazer fisioterapia com os profissionais de lá, pois eles receberam orientações da equipe médica. Até semana que vem a rotina do Pelé será assim, mas depois passará a fazer os exercícios com um profissional na casa dele mesmo", explicou. Ainda segundo Pepito, Pelé se recupera bem e não tem se queixado do período pós-operatório. "Por ser ex-atleta e não estar acima do peso, a recuperação é ainda melhor. Ele tem conseguido fazer atividades cotidianas sem exagero. Hoje ele ainda conta com ajuda de uma bengala para andar, mas com o passar dos dias e a continuidade da fisioterapia, daqui a pouco ele não vai precisar mais dela", contou.

Comente agora
29
Jul
Devido a remédio para calvície, jovem fica com pênis 'menor do que quando era criança'
Postado por: Ionara Peixoto / 16:18h

Após ser diagnosticado com calvície, um homem de 25 anos passou a utilizar uma combinação de minoxidil e finasterida, receitados por uma dermatologista. O jovem, que preferiu não se identificar, tomou o medicamento por cerca de 100 dias, entre abril e junho de 2014, e interrompeu o uso. A partir deste momento, ele passou a sofrer com problemas relatados anonimamente por diversas pessoas em redes sociais. Em entrevista ao site R7, ele contou que passou a ter impotência, diminuição da libido, perda de sensibilidade e retração dos órgãos genitais, além de irritabilidade. "Durante o uso, eu quase não notei nada. Lembro que uma vez, ainda no primeiro período de uso da droga, eu cheguei a olhar meu pênis ereto e achar que ele estava um pouco menos cheio. Mas achei que era coisa da minha cabeça, afinal eu não estava no topo da excitação sexual.

Comente agora
29
Jul
Em protesto, servidores da Saúde da extinta 4ª DIRES realizam ‘pit-stop’ no Centro de S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macedo / 13:29h

Os servidores da extinta 4ª Diretoria Regional de Saúde e hospitais abrangente em 13 municípios, mas sediada em Santo Antônio de Jesus paralisaram as atividades há 12 dias e nesta terça-feira (29) foram para as ruas da cidade com cartazes e faixas intitulados: ‘Estamos em greve contra o desmonte do SUS’, ‘Lute! em Defesa da Saúde Pública’, bem como a pequena, mas fácil de gravar frase de protesto: ‘Saúde na Rua, governo a culpa é sua’. De acordo com as representantes do órgão no município, Dra. Sílvia Brito e Sinara Bonfim o objetivo do protesto é alertar a população quanto ao desmonte do Sistema Único de Saúde feito pelo Governo do Estado no sentido de extinguir as Diretorias Regionais de Saúde. “O Secretário de Saúde possui uma iniciativa privada e quer fortalece-la por meio da terceirização dos serviços de saúde, mas sabemos que o SUS é um sistema público. Por isso estamos alertando os cidadãos desse risco: deixar o setor nas mãos de terceiros ao invés de o Estado assumir seu papel”, explicou a Dra. Sílvia Brito. Segundo Sinara Bonfim, após a extinção das DIRES a autonomia foi perdida, pois o coordenador precisa na capital baiana, só vindo ao município em alguns momentos, distanciamento e burocratização dos serviços que de acordo com os manifestantes têm prejudicado a todos.

Assista ao vídeo abaixo: 

2 comentários
29
Jul
Ficar muito tempo sentado pode levar a problemas circulatórios e até trombose
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:49h

Pessoas que ficam sentadas durante longos períodos, em especial em viagens de avião, ônibus e carro, e mesmo em escritórios, estão mais propensas a ter problemas circulatórios. O alerta é da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que está lançando campanha nacional de orientação à população. A ação será reforçada em agosto, quando se comemora o Dia do Cirurgião Vascular, no dia 14. “A posição sentada não é anatômica para o ser humano. Anatômico é caminhar ou deitar. O sentar é uma imposição da sociedade e da evolução do ser humano”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Pedro Pablo Komlós. Ele destacou que mesmo quando senta no escritório, no restaurante, em casa para assistir à TV, a pessoa costuma levantar de tempos em tempos, inclusive para ir ao banheiro, e cruza e descruza as pernas. “Existe um movimento. O coração das pernas, que são as panturrilhas [chamadas de barrigas ou batatas das pernas], se movem constantemente no dia a dia”, acrescentou. Porém, quando a pessoa faz uma viagem longa, em espaços apertados, a movimentação se torna difícil. Há imobilidade, “e aí começam a surgir os problemas”, ressalta. Com o movimento reduzido, a tendência é a pessoa se desidratar, em função do ambiente seco, com ar refrigerado permanentemente ligado e ingestão de quantidade pequena de líquidos. Segundo o especialista, todos que ficam muitas horas sentados tendem a inchar e, depois que levantam, sentem desconforto, “as pernas ficam doloridas, pesadas”.

Comente agora
29
Jul
Beijo contribui mais para câncer de cabeça e pescoço do que cigarro e álcool
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:41h

O beijo se tornou o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço, superando o cigarro e o álcool, segundo um médico australiano. Chefe de cirurgia maxilo-facial e de cabeça e pescoço no Hospital Real Darwin, na Austrália, Mahiban Thomas alertou que o HPV pode ser transmitido por meio do beijo na boca e levar ao câncer. Segundo o site britânico Metro, o especialista afirmou que estudos apontam a ligação de 70% dos cânceres de cabeça e pescoço com o HPV. "Se alguém beijou mais de seis pessoas o risco de contrair o HPV é maior, e se alguém beijar acima nove pessoas o risco é significativamente mais elevado", disse Thomas. Ainda assim, qualquer relação íntima via oral pode contribuir para infecções, independente do número de parceiros.

Comente agora
29
Jul
Médico confunde contrações com pedras nos rins e bebê morre
Postado por: Samile Macedo / 12:15h

Um menina recém-nascida morreu cinco dias após o parto. Segundo reporta o R7, o caso aconteceu porque o médico confundiu o trabalho de parto da gestante com um caso de pedras nos rins. A denúncia é de Davina Neild, que começou a sentir dores próximas ao estômago 15 semanas antes da data prevista de nascimento de sua quinta filha. Davina, que tem 34 anos, contou ao jornal Daily Mail que começou a sentir contrações, mas que foi apenas na segunda visita ao Whiston Hospital, em Widnes, Reino Unido, que os médicos finalmente se deram conta de que sua filha estava a caminho. A grávida foi, então, transferida para uma unidade neonatal, e deu à luz Isla Dolly, que pesava apenas 500 g. No entanto, apenas cinco dias depois do parto, Davina e seu marido perderam a pequena Isla, que não resistiu e acabou morrendo. Um porta-voz do hospital disse que, em ambas as visitas de Davina ao hospital antes do nascimento, ela não tinha sinais médicos de trabalho de parto. A mãe, por sua vez, alega que o hospital se recusou a interná-la e fingiu não notar as contrações, a fim de atrasar o parto. 

Comente agora
29
Jul
Santo Antônio de Jesus sediará I Simpósio de Ortotrauma do Recôncavo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:09h

Acontecerá no dia 06 de agosto, às 19h, no Antonius Imperial Hotel o I Simpósio de Ortotrauma do Recôncavo, que tem como objetivo difundir e compartilhar conhecimento na área de ortopedia e traumatologia, além de promover uma interação social entre os profissionais de saúde que apresentam interesse nesta área. De acordo com o coordenador do evento, o médico ortopedista, Dr. Carlos Assunção Filho, a ideia e do Simpósio é apresentar uma gama de informação para que os profissionais de saúde possam distinguir sintomas e agir de forma mais precisa ao se deparar com os casos na rotina de um paciente. “Neste primeiro módulo temos como objetivo discutir as afecções da coluna vertebral. Pretendemos dar continuidade ao projeto contemplando as demais áreas da ortopedia e traumatologia” 

Palestrantes renomados como: Dr. Carlos Alberto Assunção coordenador de ortopedia do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Dr. Gabriel Prado e Dr. Carlos Alberto Assunção Filho (HRSAJ), Dr. Ricardo Cotias (COT), Dr. Herbert Dias (CTO) abordarão temas como: doença discal e hérnia de disco, estenose vertebral, tratamento cirúrgico das doenças discais. O Simpósio contará ainda com a análise de um caso clínico: escoliose ‘Deformidade da coluna vertebral, caracterizado pelo desvio lateral da região dorsal’. Os interessados devem realizar sua inscrição através do telefone: 3631-7764.

  • O QUÊ: I Simpósio de Ortotrauma do Recôncavo
  • QUANDO? 06 de agosto 2015 (quinta-feira)
  • ONDE? Antonius Imperial Hotel
  • HORÁRIO: 19 h

Andréa Sued Jornalista DRT 2055

Comente agora
29
Jul
Devido a atraso no pagamento, funcionários do Hospital de Castro Alves declaram greve
Postado por: Samile Macedo / 11:43h

Após assembleia realizada nesta quarta-feira (29), os funcionários do Hospital Regional de Castro Alves, município localizado no Recôncavo baiano, decidiram declarar greve. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), Benivaldo Bonfim, os profissionais se manifestam contra o atraso no salário de junho, sem perspectiva de pagamento e o vencimento próximo da data de pagamento de julho. Bonfim ainda afirmou que houve uma conversa com a administração da unidade de saúde. No entanto, "disseram que depende de repasse da Sesab [Secretaria da Saúde do Estado da Bahia] e de bloqueios nas contas do hospital". (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Jul
Plantão das ocorrências registradas na emergência do HRSAJ nas últimas 36h
Postado por: Samile Macedo / 11:00h

As ocorrências registradas no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus durante as últimas 36 horas foram:

-Janielson Almeida Santos de Jesus, 26 anos, residente na Rua Renato de Almeida em Santo Antônio de Jesus foi vítima de um acidente com motocicleta. Ele foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Regional, recebeu medicações, sendo liberado posteriormente.

-Antônio Dias de Jesus se feriu com uma marreta, deu entrada no Pronto Socorro, sendo medicado e liberado.

-Alessandro de Jesus, 42 anos caiu no banheiro da sua residência em Santo Antônio de Jesus, foi para o HRSAJ, recebeu medicações, sendo liberado em seguida.

-Fernanda Cléia Santos Quadro, 23 anos, moradora da Rua Minas Gerais se machucou em um acidente com motocicleta, deu entrada no Pronto Socorro e foi liberada após receber medicações.

-Geraldo José Cardoso Souza Filho, 25 anos foi vítima de acidente de moto. Ele foi socorrido para o HRSAJ, onde foi medicado.

-Geovani Santos de Jesus Caldas, 27 anos se lesionou com uma maquita (ferramenta usada para cortar ladrilhos ou azulejos), deu entrada no Hospital Regional e após medicações foi liberado.

-Jorge Nascimento Silva, 26 anos e José da Silva Freire sofreram lesões após um acidente com motocicleta.

-Arnaldo dos Santos, 27 anos, residente na Fazenda Capim, zona rural de Mutuípe foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo, efetuados por pessoas desconhecidas, quando chegava na casa de sua namorada. Um dos tiros atingiu a veia cava inferior e Arnaldo foi levado para o Hospital Regional, onde recebeu atendimentos pela equipe de plantão, onde continua recebendo cuidados médicos até ser transferido para uma unidade de saúde na capital baiana.

Redação: Voz da Bahia

Um comentário
29
Jul
Grávida de Brumado ganha gêmeos fecundados por inseminação artificial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:53h

O nascimento de um casal de gêmeos chamou à atenção de quem estava no Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A professora Edvanda Machado Silva, de 44 anos, só conseguiu engravidar por inseminação artificial. Ela veio de Brumado para Conquista para realizar o parto, já que precisaria de cuidados especiais. Segundo o Blog do Anderson, duas unidades de saúde negaram atendimento à gestante em Conquista. Ela só conseguiu entrar em trabalho de parto no Esaú Matos. Edvanda deu à luz Davi e Gabriel, que nasceram com 36 semanas, pesando 2,4 kg e 2,05 kg, respectivamente. (BN)

Comente agora
29
Jul
Agachamentos que valem viagem de metrô: mexicanos encontram forma de combater obesidade
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 00:10h

A prefeitura da Cidade do México, capital do México, encontrou uma forma inusitada de combater a obesidade. Postos no metrô desafiam passageiros a fazerem dez agachamentos em troca de bilhetes de graça e também de preservativos. De acordo com O Globo, as autoridades da cidade instalaram diversas “estações de saúde”, máquinas com olhos eletrônicos que contam a quantidade de agachamentos e, entre uma descida e outra, dão dicas de como melhorar saúde. “A obesidade e o sobrepeso preocupam muito. É nosso principal problema de saúde pública”, afirma o secretário de Saúde da capital, José Armando Ahued Ortega. Segundo dados oficiais, 70% dos adultos e 30% das crianças mexicanas sofrem com sobrepeso ou obesidade. O jovem Mitzi Sánchez, de 22 anos, é responsável por uma das máquinas que contam os agachamentos. O trabalho de Sánchez é convencer as pessoas a darem umas agachadinhas. Entre 40 e 60 pessoas aceitam o desafio por dia. “Menos da metade é de gordinhos. As pessoas com sobrepeso se ofendem quando as chamo para fazer os agachamentos”, conta. Atualmente, 30 máquinas funcionam de forma itinerante nas estações de metrô da capital mexicana.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com