Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

O horário das suas refeições é determinante no emagrecimento

Saúde  Postado por Anacley Souza - 22/09 21:37h
O horário das suas refeições é determinante no emagrecimento

Que uma alimentação balanceada é essencial para quem está querendo emagrecer, todo mundo sabe. Mas você já parou para pensar que o horário em que você realiza suas refeições pode ter influência direta sobre seu organismo? Pois essa foi a conclusão de um estudo publicado no periódico americano Cell Metabolism.  Pesquisadores do centro médico UT Southwestern, nos Estados Unidos, analisaram cinco grupos de roedores. Desses, dois foram colocados em uma dieta e alimentados com o mesmo número de calorias ao longo do dia, com a diferença de que um realizava suas refeições enquanto estava em um período ativo e o outro durante um período de descanso, depois do pôr do sol. Entre os cinco grupos, o único que emagreceu foi o que estava no regime e não se fez refeições durante a noite. Ou seja, o processo de emagrecimento abrange muito mais do que apenas controlar o consumo de calorias: é preciso saber a hora certa de colocar comida no prato para realmente perder peso, caso contrário o ponteiro da balança pode estacionar. “A ideia é que o consumo de alimentos siga o ritmo do nosso metabolismo”, explica Francisco Tostes, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, no Rio de Janeiro.

Comente agora

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/09 21:17h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Saiba quais são os fatores de risco para a Trombose

Saúde  Postado por Anacley Souza - 22/09 19:23h
Saiba quais são os fatores de risco para a Trombose

A Trombose é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias. Os sintomas mais comuns são dores nas pernas, sensação de queimação na parte do corpo afetada, inchaço e mudança na cor da pele. Apenas no ano passado, quase 35.600 tratamentos clínicos foram registrados no Sistema Único de Saúde, o SUS.  A pedagoga Camila Assunção, de 28 anos, descobriu que tem a doença em agosto deste ano. Antes de ser diagnosticada, ela foi cinco vezes no ortopedista, acreditando que problema dela era no joelho. Só depois de um exame mais aprofundado, ela descobriu que tinha Trombose e fui encaminhada à um cirurgião vascular. Foi aí que ela ficou sabendo que tinha vários trombos, ou seja, vários coágulos no interior das veias e teve que ser internada.  "Passei quatro dias internada, tomando várias medicações, porque eu sentia muita dor. Ficou bem inchado meu tornozelo, o meu pé, a perna toda, a coxa. No que eu tive alta, passaram anticoagulante para eu tomar em casa. Hoje eu faço acompanhamento, que vai durar em torno de seis meses e a cada sete em sete dias eu faço um exame de sangue para avaliar como está a minha coagulação. No mais, vida normal." O médico cirurgião vascular Marcelu Tadeu Washington Morais de Souza, dá mais detalhes sobre quais são os fatores de risco da Trombose e mostra quem pode ter tendência para ter a doença. 

Comente agora

Tempo seco aumenta riscos de bronquiolite; veja como prevenir

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/09 16:55h
Tempo seco aumenta riscos de bronquiolite; veja como prevenir

Com o tempo seco deste final de inverno, é comum o aparecimento de doenças respiratórias, ainda mais em crianças e recém-nascidos. Uma preocupação é a bronquiolite, infecção nos pulmões frequentemente causada pelo vírus sincicial. “A doença gera um inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, minúsculas vias respiratórias no interior dos pulmões, ocasionando um estreitamento das vias respiratórias, o que torna a respiração mais difícil”, explica a pediatra do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Claudia Fenile. De acordo com ela, os primeiros sintomas da bronquiolite são coriza,tosse e não necessariamente febre. A criança com a doença também pode apresentar respiração rápida e superficial, retrações em diafragma e no pescoço, alargamento de narinas, aumento de irritabilidade,cansaço, perda de sono e de apetite. “Apesar de os sintomas serem parecidos com o de um resfriado, os vírus causadores são diferentes, além de o resfriado ser uma infecção das vias respiratórias superiores”, esclarece Dra. Claudia.

Comente agora

Interessante! É por isto que olhamos para os seios das mulheres?

Saúde  Postado por Wilyam Reis - 22/09 16:38h
Interessante! É por isto que olhamos para os seios das mulheres?

Segundo um estudo realizado na Alemanha publicado no New England Journal of Medicine, olhar para seios durante dez minutos por dia pode prolongar a esperança média de vida dos homens até cinco anos e equivale a 30 minutos diários de exercício aeróbico. Ou seja, as mulheres que mostrarem os seios aos seus parceiros podem contribuir para a longevidade das suas vidas. Depois de comparar a saúde de 500 pacientes do sexo masculino, 250 dos quais coagidos a ver mamas diariamente, a doutora Karen Weatherby, uma das especialistas e responsáveis pelo estudo, afirma: "A excitação sexual faz o coração bombear e melhora a circulação sanguínea, contribuindo para taxas inferiores de problemas coronários e pressão arterial mais baixa." Não há dúvida de que o hábito de olhar para os seios deixa os homens mais saudáveis, comprovando aquilo que a maioria dos homens já sabia mas que as mulheres insistem em questionar. Da próxima vez que for apanhado a olhar já sabe o que dizer!

Comente agora

Testes indicam que vacina contra zika previne a doença na gestação

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/09 13:19h
Testes indicam que vacina contra zika previne a doença na gestação

A vacina contra zika desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou resultado positivo nos testes em camundongos e macacos. A aplicação de uma única dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e, durante a gestação, o contágio dos filhotes. “É um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus”, informou o Ministério da Saúde. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pela revista Nature Communications, segundo a pasta. Os testes pré-clínicos foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade Washington, dos Estados Unidos, todos parceiros da pesquisa. Os testes obtiveram sucesso em seu objetivo, que é impedir que o vírus zika cause microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central tanto nos camundongos quanto nos macacos. Já os testes em humanos devem ser realizados, a partir de 2019, na Fiocruz/Biomanginhos, no Rio de Janeiro. 

Comente agora

Seagri é credenciada para realizar diagnóstico laboratorial da doença Mormo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 22/09 11:08h
Seagri é credenciada para realizar diagnóstico laboratorial da doença Mormo

O Centro Tecnológico da Agropecuária da Bahia (Cetab), por meio do Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), foi credenciado, pioneiramente no Norte/Nordeste, a realizar o diagnóstico laboratorial para Mormo, doença infecto-contagiosa, que acomete principalmente equídeos (equino, asinino e muar) e pode também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem. A doença, também conhecida ainda como ‘lamparão’ tem como agente causador a bactéria da espécie Burkholderia mallei, causadora de graves problemas respiratórios, levando a morte, além de representar um grande risco para outros animais que convivem no mesmo espaço ou região.  Os exames realizados agora pelo laboratório pertencente à Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), deve agilizar a liberação de laudos negativos para os criadores de animais que vão participar de eventos fora do estado. Entre as agências estaduais, o Ladesa é o primeiro do Norte/Nordeste a ter esse credenciamento e o quinto em todo o País.  

Comente agora

PEC que aumenta a licença-maternidade pode proibir o aborto no Brasil

Saúde  Postado por Anacley Souza - 22/09 10:45h
PEC que aumenta a licença-maternidade pode proibir o aborto no Brasil

A votação da Câmara dos Deputados pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 181/2015, foi adiada para o dia 4 de outubro. A proposta foi criada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), e pretende ampliar a licença-maternidade para mães de prematuros. Os 120 dias de duração do benefício passariam a contar a partir do momento que o bebê saísse do hospital, desde que o período não ultrapasse oito meses.   Entretanto, o deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), acrescentou ao texto original da PEC um detalhe que coloca em risco a possibilidade de mulheres realizarem aborto em casos de estupro, anencefalia do feto ou gravidez com risco de morte para a mãe. Isso pode ser entendido após ter sido colocado um "desde a concepção", no texto original da PEC, que diz que o Estado deve proteger a dignidade da pessoa humana.  De acordo com Jurema Werneck, diretora da anistia Internacional: "O que ele fez foi adicionar um dispositivo que terminaria por proibir aborto em todos os casos, inclusive aqueles já autorizados pela legislação no Brasil". Para a diretora, a alteração foi feita pela porta dos fundos e surpreendeu uma boa parte da população e dos movimentos sociais. "Existem interesses distintos na discussão sobre o aborto, mas o principal é que a proposta desvirtua o espírito inicial da PEC e a função do parlamento, que é fazer avançar direitos. Ao contrário, representa um grave retrocesso aos direitos das mulheres", completa ela. 

Comente agora

Dengue na gestação aumenta risco de morte de bebê, aponta estudo da Fiocruz

Saúde  Postado por Anacley Souza - 22/09 08:04h
Dengue na gestação aumenta risco de morte de bebê, aponta estudo da Fiocruz

Um estudo científico, cujos resultados foram divulgados na quinta-feira (21), detectou que a dengue pode representar um risco à vida do feto. Com isso, a zika, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, deixa de ser a única infecção por arbovirose a ser considerada letal para um bebê em desenvolvimento. Conforme a pesquisa, publicada na edição de setembro do periódico The Lancet, ter dengue durante a gestação quase dobra a probabilidade de um bebê nascer morto ou morrer durante o parto, enquanto a dengue severa aumentaria em cinco vezes as chances de um natimorto – nome dado à morte do feto acima de 500g dentro do útero ou durante o parto.  Os pesquisadores chegaram a essa constatação a partir da análise dos registros de sistemas de informações brasileiros. Para chegar a tais resultados, os pesquisadores cruzaram os dados de mais de 162 mil natimortos e 1,5 milhão de nascidos vivos, sendo que, desses, 275 natimortos e 1.507 nascidos vivos tinham sido expostos a dengue. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apesar de, desde os anos 1980, o Brasil passar por sistemáticas epidemias de dengue, a doença era considerada letal apenas quando atingia sua forma hemorrágica, que agravava o quadro do infectado podendo levar a morte.

Comente agora

Termina hoje prazo para atualizar carteira de vacina de crianças e adolescentes

Saúde  Postado por Anacley Souza - 22/09 07:17h
Termina hoje prazo para atualizar carteira de vacina de crianças e adolescentes

Hoje (22) é o último dia da Campanha de Multivacinação 2017, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Os postos de saúde estarão abertos até o fim da tarde. Segundo o Ministério da Saúde, foram disponibilizadas 13 vacinas, para crianças até nove anos, e oito para adolescentes de 10 a 15 anos.  O alvo da campanha são crianças menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes estão convocados para atualizar a caderneta de vacina. Segundo o Ministério da Saúde, 53% desse público não estão com a vacinação em dia.  As vacinas disponíveis nesta campanha para crianças menores de 7 anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.  As doses disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Comente agora

Dia da Pessoa com Alzheimer: Entidade alerta sobre importância de diagnóstico precoce

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/09 21:49h
Dia da Pessoa com Alzheimer: Entidade alerta sobre importância de diagnóstico precoce

A organização não governamental (ONG) Alzheimer's Disease International - ADI (Associação Internacional do Alzheimer) alertou nesta quinta-feira (21), Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, sobre a necessidade de conhecimento dos sinais de alerta da doença, para aumento da possibilidade de diagnóstico precoce. Segundo a Agência Brasil, a entidade ressaltou que o diagnóstico precoce da doença empodera a pessoa, seus familiares e cuidadores a estarem melhor preparados e informados para lidar com o avanço da doença. Nas fases iniciais, os sintomas do Alzheimer podem ser muito sutis. Frequentemente começam por lapsos de memória, dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do dia a dia, desorientação de tempo e espaço, guardar coisas fora de lugar, alterações de humor e isolamento social e do trabalho. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos. A estimativa é de que, no mundo inteiro, 47 milhões de pessoas sofram de demência e, a cada ano, cerca de 10 milhões de novos casos sejam registrados. A ONG afirmou que duas de cada três pessoas acreditam que há pouca ou nenhuma compreensão da demência em seus países. A estigmatização e a desinformação que envolvem o Alzheimer continuam sendo um problema global.

Comente agora

Indústria sugere menos açúcar em refrigerantes

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/09 21:18h
Indústria sugere menos açúcar em refrigerantes

Produtores de bebidas apresentaram nesta quarta-feira, 20, ao Ministério da Saúde uma proposta para redução voluntária do açúcar de refrigerantes, néctares e refrescos em quatro anos. A sugestão é de que cada 100 gramas de bebida tenham limite de 10,6 gramas de açúcar. A proporção média hoje é de 16 gramas.  Caso o acordo seja formalizado, pelo menos metade dos produtos terá de alterar a composição. Formulada pela Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas e pela Associação Brasileira de Indústrias da Alimentação, a proposta surge no momento em que o ministério prepara projeto para elevar a taxação de bebidas açucaradas.  Como revelou o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pediu a sua equipe um projeto sobre isso. Assim que for concluído, será levado para discussão com os demais integrantes do governo. O objetivo é elevar os preços e, com isso, reduzir o consumo de bebidas, em uma estratégia contra a obesidade.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere adotar táticas como essa. A proposta feita pelas entidades foi considerada bem-vinda pelo ministério. Segundo a pasta, a sugestão será analisada, discutida e deve integrar ampla agenda com a indústria, a ser divulgada em outubro. Mas o ministério avisou que a proposta de acordo voluntário não altera os estudos em análise. 

Comente agora

5 odores corporais que podem indicar problemas de saúde

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/09 20:52h
5 odores corporais que podem indicar problemas de saúde

Por mais que você goste de estar sempre cheirosinha, é normal exalar alguns odores não muito agradáveis depois de um treino pesado ou depois de comer um prato cheio de alho. Normalmente, esses odores desagradáveis desaparecem depois de tomar banho ou escovar os dentes. O problema é quando eles persistem mesmo quando você já tomou todas as medidas necessárias.  Os odores corporais são um tabu na nossa sociedade por estarem associados a hábitos de higiene precários. Porém, essa nem sempre é a causa desses cheiros estranhos. Quando os odores do nosso corpo apresentam alguma alteração, eles podem ser sinal de que alguma coisa não vai bem. Conheça agora cinco odores corporais que não devem ser ignorados, pois eles podem ser sinal de algumas doenças:

1. Hálito frutado pode ser sinal de diabetes: Se você reparar ou se alguém te avisar que você está com um odor meio frutado no seu hálito, isso pode ser um sinal de diabetes. Esse sintoma surge em função da cetoacidose diabética, uma complicação dessa doença. A cetoacidose diabética acontece quando o organismo tem uma queda de insulina ou um pico de açúcar no sangue.

Comente agora

Dicas do Hospital Incar: Adote 12 medidas para proteger a saúde do coração

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/09 16:36h
Dicas do Hospital Incar: Adote 12 medidas para proteger a saúde do coração

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras. A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença no Brasil. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Já o excesso de peso, principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. A seguir, confira 12 maneiras de proteger esse órgão vital.

Comente agora

Verão fora de época antecipa cuidados para evitar o Aedes aegypti

Saúde  Postado por Willyam Reis - 21/09 16:30h
Verão fora de época antecipa cuidados para evitar o Aedes aegypti

Se levarmos em consideração as altas temperaturas registradas nos últimos dias do inverno, a chegada da primavera e a proximidade do verão prometem dias ainda mais quentes. Como o calor é o clima que mais favorece a reprodução do Aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika, é importante que as medidas de prevenção a essas doenças voltem a ser anunciadas à sociedade o quanto antes. “O ideal é dar início à campanha de conscientização antes do surto se instalar. E o melhor jeito de evitar a infecção é impedindo a reprodução dos mosquitos”, defende o Biólogo Horácio Teles, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS). Ele explica que, além de aumentar a reprodução, os dias mais quentes também favorecem a multiplicação do vírus dentro do mosquito, o que permite que as doenças sejam transmitidas em maior escala. Para evitar o Aedes aegypti, o Biólogo do CRBio-01 lembra alguns cuidados que devem ser tomados para não criar ambientes propícios à reprodução dos mosquitos:

Comente agora

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/09 13:00h
Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado hoje (21) pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.   A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.  Para a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fátima Marinho, esse número é maior pois há uma perda de diagnóstico dos casos de suicídio. Segundo ela, nas classes sociais mais altas há um tabu sobre o tema, questões relacionadas a seguros de vida e diagnósticos feitos por médicos da família. “As pessoas mais pobres, em geral, captamos a morte porque ele vai pro IML [Instituto Médico Legal]”, explicou.  Das 1,2 milhão de mortes, em 2015, 17% tiveram causa externa. Dessas 40% são registradas por causas não determinadas, segundo Fátima. “Ainda tem 6% de mortes que ainda não conseguimos chegar na causa. São cerca de 10 mil mortes que foram por causa externa, violenta, mas não sabe porquê. Por isso temos esse subdiagnostico do suicídio”, disse.  

Comente agora

Oficinas de multiplicadores regionais chegam aos municípios de Feira de Santana e Ilhéus

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/09 11:07h
Oficinas de multiplicadores regionais chegam aos municípios de Feira de Santana e Ilhéus

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) dá continuidade nesta semana ao "Zero Morte Materna por Hemorragia". Serão ministradas oficinas nos municípios de Feira de Santana, nesta sexta (22) e sábado (23), e em Ilhéus, nos próximos dias 26 e 27. Realizadas em parceria com o Ministério da Saúde, as oficinas têm o objetivo de formar multiplicadores regionais no manejo das hemorragias, bem como no uso do traje antichoque. A ação contemplará, até outubro, 62 municípios das regiões de saúde de Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Barreiras e Alagoinhas, além de Salvador. De acordo com a Sesab, a Bahia recebeu do Ministério da Saúde 64 trajes antichoques não pneumáticos (TAN), que serão entregues às unidades hospitalares, após a realização de cada oficina.

Comente agora

S. A. de Jesus: Secretário de saúde garante que até o fim do ano os Postos de Saúde estarão em pleno funcionamento

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/09 09:03h
S. A. de Jesus: Secretário de saúde garante que até o fim do ano os Postos de Saúde estarão em pleno funcionamento

Em entrevista a Andaiá FM, o secretário de saúde do município, Dr. Leandro Lobo,  falou a respeito da chegada de novos médicos e odontólogos que atenderão nos postos de saúde dos bairros.  De acordo Lobo, os dentistas  serão alocados nas 11Unidades onde as  cadeiras odontológicas estão em perfeito funcionamento. Ainda de acordo o secretário, alguns equipamentos deverão passar por um processo  mais complexo de reparos, “ nosso objetivo agora, é saber chegar e entregar no término da nossa gestão de forma organizada”, salientou.  O secretário garantiu ainda que outras unidades passaram por reformas e readequação ainda este ano e  ressalta que alguns prazos não podem ser delimitados por questão de demanda, “delimitar prazos, principalmente na saúde, é muito complicado. Iremos fazer reformas estruturais desde a infiltração, a salas de vacina até a copa é  um processo licitatório bem complexo. Pretendemos fortalecer todas as unidades de saúde da família para folgar a Central de Marcação. Antes de concluir este ano nós vamos trazer essas unidades de saúde como coletoras de exames”, completa.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Otorrino explica por que a rinite alérgica aumenta na primavera

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/09 08:13h
Otorrino explica por que a rinite alérgica aumenta na primavera

Estamos a poucos dias da primavera e com a mudança de estação muitas doenças podem surgir, principalmente, as que estão relacionadas pelo desabrochar e pela polinização das flores, como é o caso da rinite alérgica. Esse problema pode provocar espirros, produção de muco, congestão nasal, lacrimejamento e coceira no nariz e nos olhos.  “A rinite alérgica é uma inflamação crônica das mucosas da cavidade do nariz, desencadeada devido à uma reação exagerada do sistema imunológico às partículas alergênicas presentes no ar”, explica o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Prof. Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci.  O tratamento da rinite alérgica deve ser baseado na redução da exposição aos alérgenos desencadeadores das crises e de acordo com a severidade do quadro. Desta forma, é muito importante enfatizar que o paciente com rinite alérgica realize acompanhamento frequente com seu médico, não só nos períodos de crise.  “Pacientes com sintomas leves ou moderados, e que não persistem pela maior parte do ano, são tratados com antialérgico e medicamentos tópicos nasais (anti-inflamatórios). Já os que não respondem a este tratamento têm indicação de utilizarem as vacinas (imunoterapia), que duram pelo menos por 12 meses e apresentam ótimos resultados”, finaliza Dr. Dolci.

Comente agora

O que acontece com a mulher após a retirada do útero?

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/09 21:35h
O que acontece com a mulher após a retirada do útero?

A histerectomia, cirurgia que realiza a retirada do útero, é opção terapêutica no tratamento de inúmeras patologias ginecológicas, mas geralmente fica reservada aos casos em que o tratamento clínico e medicamentoso não foi efetivo.  A cirurgia pode ser total, em que o corpo e o colo uterino são retirados ou subtotal, na qual o colo é preservado. Em casos específicos, pode-se optar ou ser obrigatória a retirada dos ovários e das trompas. O indicado é que a mulher faça acompanhamento ginecológico de rotina e, frente a algum sintoma novo, também procure seu médico para que o diagnóstico de qualquer patologia seja precoce, aumentando as chances de tratamento e controle sem necessidade de cirurgia. Veja as principais situações que indicam necessidade da cirurgia:

-Miomas uterinos: quando os miomas levam ao aumento excessivo do volume uterino, comprimindo os órgãos adjacentes ao útero e causando dor pélvica ou quando provocam sangramento vaginal intenso e de difícil controle;

-Endometriose: nos casos em que a endometriose causa dor pélvica e sangramento vaginal importante e que não respondem bem ao tratamento clínico;

Comente agora

Proibido pela Anvisa: Análise associa herbicida ao desenvolvimento de Mal de Parkinson

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/09 20:44h
Proibido pela Anvisa: Análise associa herbicida ao desenvolvimento de Mal de Parkinson

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu proibir a comercialização e uso do herbicida Paraquate. Uma análise realizada por nove anos concluiu que o produto está associado ao desenvolvimento do Mal de Parkinson. Segundo o G1, o grupo de trabalho de toxicidade da Anvisa apontou que o herbicida tem qualificação toxicológica I, ou seja, é extremamente tóxico. Iniciada em 2008, a análise foi realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e considerou suficientes as evidências da literatura científica relacionadas à intoxicação aguda, mutagenicidade, desregulação endócrina, carcinogênese, toxicidade reprodutiva, teratogênese e doença de Parkinson. No entanto, as evidências mais fortes estão relacionadas ao Mal de Parkinson. "Há um peso de evidência forte em estudos em animais e epidemiológicos indicando que o Paraquate está associado ao desencadeamento da doença de Parkinson em humanos", explicou o relatório. 

Comente agora

Pediatras terão manual para orientar sobre disforia de gênero

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/09 19:14h
Pediatras terão manual para orientar sobre disforia de gênero

A Sociedade Brasileira de Pediatria preparou um manual para orientar os médicos da especialidade sobre como atuar nos casos de crianças com disforia de gênero - o descompasso entre o gênero biológico e a identidade. "Esse é um tema que tem aumentado nos consultórios e muitos profissionais têm dúvidas sobre como lidar com o assunto. Nossa intenção é trazer o máximo de informações", afirma a presidente da SBP, Luciana Rodrigues da Silva. Um dos assuntos abordados pelo guia é a possibilidade de que crianças com essas características se submetam em casos específicos à suspensão do processo de puberdade. A estratégia, realizada em centros de pesquisa habilitados, permite que o adolescente ganhe tempo para avaliar sua identidade sexual, sem as pressões das transformações da puberdade. A prática vem sendo adotada em três centros de referência do País instalados em São Paulo, Campinas e Rio Grande do Sul. "A puberdade pode ser extremamente sofrida para crianças com disforia", afirma o coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Saadeh, um dos consultores para a preparação do guia.  A supressão da puberdade é reversível. Caso, durante o processo, o adolescente decida que deseja permanecer com sexo biológico, determina-se a suspensão do uso dos hormônios. No ambulatório da Medicina da USP atualmente cinco crianças realizam o bloqueio.

Comente agora

SAJ: Prefeitura apresenta novos profissionais para as Unidades de Saúde

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/09 15:56h
SAJ: Prefeitura apresenta novos profissionais para as Unidades de Saúde

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, apresenta nesta quinta-feira (21) os novos Odontólogos e Auxiliares de Saúde Bucal que irão atuar nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) de Santo Antônio de Jesus. A chegada dos profissionais é mais uma etapa para promover a Excelência em Saúde Bucal no município. Desde julho, a Prefeitura está revitalizando os consultórios e equipamentos odontológicos, preparando as USF’s para a chegada destes profissionais. O acolhimento será realizado a partir das 10h, no auditório do Antonius Imperial Hotel.

Comente agora

Como o pilates pode ajudar com dores nas costas?

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/09 12:53h
Como o pilates pode ajudar com dores nas costas?

Uma pesquisa recente realizada por Advil com o apoio do Ibope Conecta mostra que, quando o assunto são as dores nas costas e musculares, manter uma boa postura corporal no dia a dia é a principal atitude para impedir que os incômodos apareçam. Além disso, para evitar as dores musculares, praticar atividade física regularmente é uma atitude importante para 37% dos participantes.  No caso específico das costas, no pilates são trabalhados músculos necessários para dar suporte à coluna, a começar pelo Power House – o nome dado ao conjunto de músculos profundos que estabilizam a coluna e são ativados nos exercícios. Confira alguns causadores da dor nas costas, e veja como o pilates pode contribuir:

Má postura: Além de fortalecer os músculos importantes para sustentar a coluna e resolver a dor nas costas, o pilates também gera a conscientização sobre a importância da boa postura e qual é a correta. "Com o tempo o praticante começa a perceber sua má postura em pé ou sentado e se corrige automaticamente, já com a coluna fortalecida pelos exercícios", comenta Douglas Paiva, educador físico e fundador da Pure Pilates. 

Comente agora

Sindifarma realiza debate sobre terceirização nos serviços públicos de saúde

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/09 12:11h
Sindifarma realiza debate sobre terceirização nos serviços públicos de saúde

O Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia (Sindifarma-Ba) promove no próximo sábado (23) o debate "Terceirização no Serviço Público: Pelo Fim dos Atrasos nas terceirizadas na Saúde". O evento acontece no Hotel Porto Bello, em Ondina, a partir das 8h. Com inscrições gratuitas, o debate é destinado a para estudantes e profissionais da área de saúde, além de interessados pelo assunto.

Comente agora

Robôs podem vir a realizar cirurgias no SUS

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/09 11:15h
Robôs podem vir a realizar cirurgias no SUS

O Ministério da Saúde avalia um projeto desenvolvido no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, e discute investimentos para a implantação de tecnologia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que a tecnologia torne os procedimentos cirúrgicos cada vez menos invasivos. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Marco Fireman, afirmou que o projeto é ousado e importante. "Estudamos a possibilidade de introduzir a tecnologia robótica em fase experimental de pesquisa para fazer a avaliação de desempenho no SUS, verificar benefícios para saber se temos viabilidade de ampliar o investimento futuramente para outros hospitais", complementa.  O robô é um aparelho, comandado pelo cirurgião, que permite alta precisão e reduz o tempo de duração dos procedimentos. É uma inovação que permite a visualização de tumores de forma mais detalhada, rastreando, inclusive, aqueles que não são identificados em cirurgias comuns. "A tecnologia permite alto desempenho em procedimentos de ressecção de tumores e aumenta chances de cura de pacientes oncológicos. É um avanço inestimável", pontuou o médico e diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, Renato Teixeira. O uso da robótica na saúde já é uma prática consolidada em países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, há mais de 3.500 robôs em unidades hospitalares para cirurgias de alto grau de complexidade.

Comente agora

Mundo está ficando sem antibióticos, alerta OMS

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/09 08:18h
Mundo está ficando sem antibióticos, alerta OMS

O mundo está ficando sem antibióticos. O alerta foi feito nesta terça-feira (19), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta para o número insuficiente de novos produtos sendo desenvolvidos e uma resistência cada vez maior aos remédios que estão no mercado. Em seu novo informe sobre o setor, a OMS alerta que a maioria dos produtos que estão sendo desenvolvidos neste momento pelo setor farmacêutico representa somente uma modificação nos atuais antibióticos, com um impacto apenas de curto prazo. No levantamento que considerou os produtos sendo pesquisados por diferentes multinacionais, poucos teriam o potencial de superar a resistência de infecções, cada vez mais presentes. Apenas a resistência aos antibióticos que tratam de tuberculose causa hoje a morte de 250 mil pessoas por ano. Além desse caso, a OMS já identificou outros doze casos em que a resistência a produtos no mercado já representa uma ameaça. No total, 51 novos antibióticos estão em diferentes etapas de avaliação e testes. Desses, porém, apenas oito deles estão sendo classificados pela OMC como "tratamento inovadores" e que irão adicionar valor ao arsenal de remédios que a humanidade dispõe. Mesmo esses oito candidatos não têm ainda garantias de que todos chegarão ao mercado.

Comente agora

Planos de saúde populares podem estar disponíveis ainda este ano

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/09 19:37h
Planos de saúde populares podem estar disponíveis ainda este ano

Planos de saúde populares podem começar a ser vendidos ainda este ano, anunciou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O início da comercialização depende da conclusão de análise técnica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a flexibilização da regulamentação de planos de saúde no país. Na semana passada, o grupo de trabalho inicial responsável por analisar o tema publicou seu relatório final.  Segundo Barros, com o aumento do acesso privado, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá oferecer melhor atendimento a quem não pode pagar por um plano, um contingente de 150 milhões de brasileiros.  “Ao Ministério de Saúde compete dar saúde a todos os brasileiros, que tem ou não tem plano de saúde. É isso que determina a Constituição. Evidentemente, quanto mais brasileiros tiverem cobertura de planos pagos por seus patrões, patrocinadores ou pagos individualmente, esses brasileiros diminuem a pressão sobre a fila do SUS, que atende aqueles que só dependem do SUS, não tem capacidade financeira ou a sua empresa não pode ofertar um plano de saúde para aqueles trabalhadores”, disse o ministro que participou hoje (19) da abertura da 8ª Conferência Brasileira de Seguros (Conseguro), que discute até quinta-feira “o desafio da retomada do crescimento”.  O ministro explicou que o objetivo do Projeto de Plano de Saúde Acessível é ampliar ao máximo a cobertura de planos de saúde à população “para que esta responsabilidade de financiamento da saúde seja dividida”.

Comente agora

Salto alto pode prejudicar o desenvolvimento infantil

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/09 19:12h
Salto alto pode prejudicar o desenvolvimento infantil

Em uma sociedade cada vez mais voltada ao consumo de tendências e novidades, o uso de saltos por meninas ainda na infância tem se tornado comum. É fácil encontrar nas vitrines de lojas modelos infantis que possuem design inspirado nos calçados adultos. Por esse motivo é preciso que os pais tomem alguns cuidados a fim de evitar problemas ortopédicos e incidentes causados pelos saltos infantis.

Calçados devem respeitar o desenvolvimento dos pés infantis

Os pés infantis precisam de mobilidade e espaço para um desenvolvimento adequado. Por esse motivo eles dever ser, acima de tudo, confortáveis e estáveis. Além disso, saltos elevados podem sobrecarregar a coluna, desequilibrando a postura e encurtando progressivamente a musculatura da panturrilha.

Comente agora

Programa Mais Médicos atendeu mais de cinco milhões de baianos desde 2013

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/09 18:33h
Programa Mais Médicos atendeu mais de cinco milhões de baianos desde 2013

O programa Mais Médicos foi criado em 2013 e desde então cinco milhões de pacientes foram atendidos pelos mais de 2,5 mil profissionais cubanos que prestam serviço em 315 municípios do estado e 16 territórios indígenas. Os dados foram anunciados nesta terça-feira (19) pelo embaixador de Cuba, Rolando Gómez, durante encontro com o governador Rui Costa e os secretários da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e de Relações Institucionais, Josias Gomes.  Mais de 778 mil consultas médicas são realizadas por mês na Bahia, no âmbito da Atenção Básica, por meio do programa, que funciona com médicos brasileiros formados no Brasil, médicos brasileiros e estrangeiros voluntários formados em diversos países (intercambistas individuais) e médicos cubanos (intercambistas cooperados) através de convênio com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).  “Este programa que trouxe um grande número de médicos cubanos e que, progressivamente, têm sido substituídos por médicos brasileiros, foi responsável pela expansão da atenção primária, levando médicos para municípios e bairros onde muitos profissionais brasileiros não se sentiam motivados para trabalhar. Já podemos mensurar o efeito desta presença com a melhoria da saúde em vários segmentos”, afirmou Vilas Boas.

Comente agora

Campanha de Multivacinação já imunizou mais de 77 mil crianças e adolescentes na Bahia

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/09 12:18h
Campanha de Multivacinação já imunizou mais de 77 mil crianças e adolescentes na Bahia

A Campanha Nacional de Multivacinação, que começou em 11 de setembro e segue até a próxima sexta-feira (22), imunizou até esta segunda18) 77.308 crianças e adolescentes em toda a Bahia. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não há uma meta ou estimativa do prúblico-alvo, já que a campanha tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população, bem como proteger crianças e adolescentes que possam estar com alguma dose atrasada. Estão disponíveis 14 vacinas para crianças e cinco para adolescentes.  No último sábado (16), quando foi realizado o Dia-D da campanha, o movimentos nos postos de vacinação foi considerado tranquilo em todo o estado.  Ainda de acordo com a Sesab, das 77.308 doses aplicadas até o momento durante a campanha, 55.808 foram direcionadas a crianças e 21.500 a adolescentes.  Crianças (0 a 5 anos; e 9 anos) e adolescentes (10 a 14 anos) devem ser levadas para complementar o cartão de vacinação ou tomar uma vacina que ainda não foi aplicada. Segundo informações da Sesab, todos os 417 municípios participam da campanha. A população deve ser dirigir aos postos e centros de saúde municipais, portando a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

Comente agora

A cada 650 crianças, uma nasce com fissura lábio palatina no Brasil

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/09 11:08h
A cada 650 crianças, uma nasce com fissura lábio palatina no Brasil

As fissuras lábio palatinas são um desafio à medicina. Estima-se que no Brasil nasça uma em cada 650 crianças com a doença (dados da Organização Mundial da Saúde). A doença é muito mais comum do que se imagina. Quando não reparadas, as fissuras acarretam graves problemas, tanto físicos, quanto psicológicos, gerando isolamento social da criança inclusive por parte da família.  É nesse cenário que Joinville será sede, nos dias 22 e 23 de setembro, do "IX Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais". O evento, um dos mais importante na área, é uma realização da entidade sem fins lucrativos Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas ? ABFLP.  Será realizado no Bourbon Joinville Business Hotel, reunindo convidados dos Estados Unidos, América Latina e Brasil, entre cirurgiões plásticos, odontólogos, pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais da área da saúde envolvidos com o tratamento da criança portadora de fissura lábio palatina.

O que é
A malformação, popularmente conhecida como lábio leporino, resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato.

Comente agora

Bahia pode contabilizar quase 30 mil novos casos de câncer até o final do ano

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/09 09:53h
Bahia pode contabilizar quase 30 mil novos casos de câncer até o final do ano

A morte do jornalista, Marcelo Rezende, no último sábado, volta a chamar a atenção para uma doença que, até o final deste ano, pode já ter atingido ou ainda vai atingir quase 30 mil baianos, segundo estimativas de um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para os anos de 2016 e 2017. No mês de maio, Rezende foi diagnosticado com câncer no pâncreas, mas que acabou se espalhando para outros órgãos posteriormente.   No geral, de acordo com especialistas da área de oncologia, existem mais de cem tipos de câncer. Na Bahia, no que se refere ao gênero masculino, os principais são os de próstata (com 3.910 casos, segundo as mesmas estimativas do INCA), pele não-melanoma (2.250) e estômago (670). No geral, o total de casos pode chegar a 12.900.  Já na capital baiana, a diferença fica por conta do câncer de cólon e reto, que terá, até o final do ano, a terceira maior incidência, com 220 casos. Nos dois primeiros lugares ainda estão os de próstata (740) e pele não-melanona (340). Em Salvador, o total de casos pode chegar, até o final deste ano, até 2.970. Com relação às mulheres, na Bahia, o primeiro lugar está dividido entre os cânceres de mama e pele não-melanona, com 2.760 casos cada.

Comente agora

Termômetros de mercúrio estarão proibidos a partir de 2019

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/09 21:23h
Termômetros de mercúrio estarão proibidos a partir de 2019

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, importação e comercialização, bem como o uso em serviços de saúde, do mercúrio e do pó para liga de amálgama não encapsulada, utilizados na odontologia. A proibição começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2019, conforme resolução publicada hoje (18) no Diário Oficial da União. A liga em forma encapsulada ainda será permitida.  Em março deste ano, a Anvisa abriu consulta pública sobre o tema, quando proibiu os termômetros e medidores de pressão que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico. Eles também não serão mais fabricados, importados ou comercializados a partir de 1º de janeiro de 2019.  Hospitais, clínicas e postos de saúde, entre outros prestadores de serviços do setor, deverão realizar o descarte de material com mercúrio, conforme as normas da Anvisa para descarte de resíduos sólidos.  As medidas da Anvisa visam a retirar do mercado materiais de saúde que utilizam mercúrio na composição, como prevê a Convenção de Minamata, um tratado global para proteger a saúde humana e o meio ambiente dos efeitos adversos da substância. O compromisso foi firmado por 128 países, inclusive o Brasil, em outubro de 2013. A convenção foi ratificada pelo Brasil no dia 8 de agosto e entrou em vigor em 16 de agosto deste ano. Até o momento, 74 países já depositaram seus instrumentos de ratificação junto às Nações Unidas. (Agência Brasil)

Comente agora

Mutirão de Cirurgias atende população da região de Ibotirama

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/09 19:43h
Mutirão de Cirurgias atende população da região de Ibotirama

A partir desta segunda-feira (18), a população de Ibotirama e dos municípios de Muquém de São Francisco, Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga e Brotas de Macaúbas está sendo atendida pelo Mutirão de Cirurgias. A equipe que faz a triagem dos pacientes trabalha até terça (19), em Ibotirama. O atendimento é realizado nas unidades móveis que estão estacionadas na Praça Ives de Oliveira, no centro da cidade. No local, os pacientes realizam a consulta com o cirurgião e passam por exames de RX, eletrocardiograma, ultrassonografias e já saem com a cirurgia agendada.  “Eu nem acredito que estou saindo daqui com essa cirurgia agendada. Na realidade, eu não imaginava que o atendimento era assim tão bom”, disse Joerlan Souzado Santos, ao receber o cartão com o agendamento da cirurgia de vesícula para o dia 25 de setembro.  O mutirão, que é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), oferece cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia. Os procedimentos começam a ser feitas a partir do dia 25, no Hospital regional de Ibotirama.

Comente agora

Sal em excesso aumenta em até 73% o risco de diabetes

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/09 18:36h
Sal em excesso aumenta em até 73% o risco de diabetes

O sal já é velho inimigo dos hipertensos. Agora, de acordo com um novo estudo apresentado durante congresso da Associação Europeia para Estudos do Diabetes, em Portugal, cada grama de sódio (ou cada 2,5 gramas de sal) consumido em excesso pode elevar em até 43% o risco do indivíduo desenvolver diabetes tipo 2 e em 73% o risco de diabetes autoimune latente em adultos (Lada), variação da doença em que anticorpos também afetam a produção de insulina.  Segundo orientações da OMS, o consumo diário de sal deve ser limitado a cinco gramas de sal, equivalente a duas gramas de sódio.

Sal e diabetes: Segundo os pesquisadores, do Instituto Karolinska, de Estocolmo, na Suécia, além de levar à hipertensão, o sódio pode impactar a resistência insulínica. Estudos anteriores já haviam sugerido uma associação entre o consumo excessivo de sal e o diabetes tipo 2, mas nenhum observou como o consumo do sal também poderia afetar a forma autoimune da doença . 

Comente agora

Anvisa proíbe amálgama de mercúrio não encapsulada utilizada na odontologia

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/09 15:14h
Anvisa proíbe amálgama de mercúrio não encapsulada utilizada na odontologia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, importação e comercialização, bem como o uso em serviços de saúde, do mercúrio e do pó para liga de amálgama não encapsulada, utilizados na odontologia. A proibição começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2019, conforme resolução publicada hoje (18) no Diário Oficial da União. A liga em forma encapsulada ainda será permitida. Em março deste ano, a Anvisa abriu consulta pública sobre o tema, quando proibiu os termômetros e medidores de pressão que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico. Eles também não serão mais fabricados, importados ou comercializados a partir de 1º de janeiro de 2019. Hospitais, clínicas e postos de saúde, entre outros prestadores de serviços do setor, deverão realizar o descarte de material com mercúrio, conforme as normas da Anvisa para descarte de resíduos sólidos.

Comente agora

Mutirão de Cirurgias chega ao município de Barra nesta sexta

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/09 13:25h
Mutirão de Cirurgias chega ao município de Barra nesta sexta

O Mutirão de Cirurgias da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) chega na próxima sexta-feira (22) ao município de Barra. Serão oferecidos procedimentos cirúrgicos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia. Além de Barra, os pacientes de Morpará e Buritirama também serão atendidos. Os pacientes devem apresentar todos os exames laboratoriais e outros que fizeram. No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 25 de setembro, no Hospital Regional de Ibotirama. (BN)

Comente agora

Cerca de 45% da população mundial sofre com distúrbios do sono

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/09 12:27h
Cerca de 45% da população mundial sofre com distúrbios do sono

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 45% da população mundial sofre com algum tipo de distúrbio do sono, seja a insônia, a apnéia do sono ou o ronco. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 24% dos homens e 18% das mulheres de meia-idade roncam; para aquelas pessoas que estão acima dos 60 anos, esse índice sobe para 60% e 40%, respectivamente. O ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa e é mais frequente no homem a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir da menopausa. Já a apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, como explica o dentista Sidnei Goldmann.  "A apnéia do sono é um distúrbio respiratório que a pessoa para de respirar quando está dormindo. Porque a pessoa está um pouco mais gordinha, há um relaxamento da musculatura do pescoço e a pessoa faz aquele som de ressonância. E tem a apnéia por um motivo cerebral, que a pessoa quando está dormindo, ela para de respirar. Então o quê que acontece? Ela acorda várias vezes a noite, deixando ele no outro dia cansado, com olheira."  Estes tipos de distúrbios interferem no descanso do organismo, nos relacionamentos e podem levar até a problemas cardíacos, como pressão alta e infarto do miocárdio.

Comente agora

Brasil tem queda no número de doação e armazenamento de cordão umbilical

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/09 12:13h
Brasil tem queda no número de doação e armazenamento de cordão umbilical

A doação e armazenamento de cordão umbilical caiu no Brasil entre 2013 e 2016, aponta relatório da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). De acordo com a agência, a queda foi de 48% para o setor privado nesse período, e em torno de 30% para os bancos públicos.
Utilizado para a coleta de células-tronco com potencial para tratar diversas doenças, o sangue do cordão umbilical é rico em estruturas hematopoiéticas: células especializadas em se diferenciar em tecidos do sangue e do sistema imunológico.  Há três formas de se obter esse tipo de célula: da medula óssea, do sangue periférico (quando as células são levadas da medula óssea para a corrente sanguínea por meio de medicamento) e do sangue do cordão umbilical e placentário.  Segundo documento do Anvisa, as células do cordão, além de terem sua coleta sem dor e ser menos custosa, costuma apresentar maior chance de compatibilidade entre doadores e receptores.  No Brasil, há dois sistemas de coletas de cordão: um público e a outro privado. Na "Rede Brasil Cord", que é um banco público de coleta de cordões, o armazenamento é gratuito e as células podem ser utilizadas por qualquer pessoa -- desde que haja compatibilidade.

Comente agora

Campanha usa tatuagem para reconstruir mamilos e devolver autoestima a mulheres

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/09 09:11h
Campanha usa tatuagem para reconstruir mamilos e devolver autoestima a mulheres

Maria Helena Alves Peçanha da Silva, 66 anos, e Vera Lúcia Pereira, 62 anos, não se conhecem, mas compartilham a mesma alegria. Depois de se submeterem a cirurgias de mastectomia devido ao câncer de mama, as duas tiveram a oportunidade de reconstruir gratuitamente os mamilos por meio de tatuagem, dentro da campanha Espelho, Espelho Meu. A iniciativa é do tatuador Kiko Tattoo e é realizada no Rio de Janeiro e em Miami (Estados Unidos), durante os meses de setembro e outubro, pelo segundo ano consecutivo.  O projeto faz alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização iniciada em 1990, em Nova York, cujo objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O símbolo do Outubro Rosa é um laço cor-de-rosa.  Vera Lúcia fez a cirurgia para retirada do tumor em 2014. Há um ano, ela voltou ao centro cirúrgico para reconstrução da mama. E, no início deste mês, participou da iniciativa para reconstrução da aréola mamilar por meio da tatuagem. Ela conta que não sentiu nenhuma dor. “Amei essa tatuagem. Você não sabe o quanto ela me fez bem. Ficou perfeita”, disse à Agência Brasil. 

Comente agora

Ministério da Saúde deve ampliar acesso ao Farmácia Popular

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/09 07:37h
Ministério da Saúde deve ampliar acesso ao Farmácia Popular

Para reduzir os custos com os medicamentos adquiridos pelo programa Farmácia Popular, o Ministério da Saúde negocia redução nos preços dos remédios para asma, hipertensão e diabetes. A meta é economizar R$ 750 milhões, que serão convertidos na ampliação do acesso aos remédios.  Os valores praticados atualmente na venda de produtos do Farmácia Popular para o Ministério da Saúde obedecem às regras da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que regula o mercado.  A entidade estabelece um valor teto para a venda, mas os laboratórios e as drogarias podem praticar preços menores para o consumidor. Além de comprar em maior escala, o programa Farmácia Popular atrai consumidores para dentro dos estabelecimentos comerciais.  A oferta dos medicamentos está mantida no programa. O objetivo da negociação é dar maior eficiência à utilização dos recursos públicos e garantir que não haja ônus para o SUS, além de buscar ampliar a oferta de produtos e serviços da rede de saúde. A decisão será tomada conjuntamente com o setor para a garantia da continuidade do Farmácia Popular em todo o País.

Comente agora

Dia D: campanha de multivacinação imuniza crianças e adolescentes em todo o país

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/09 07:44h
Dia D: campanha de multivacinação imuniza crianças e adolescentes em todo o país

No Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, cerca de 36 mil postos de saúde abriram neste sábado (16) para atender crianças e adolescentes menores de 15 anos convocados para atualizar a caderneta de vacinas. De acordo com números do Ministério da Saúde, 53% desse público não está com a vacinação em dia. Mesmo após o dia D, a campanha de multivacinação continua. A campanha deste ano traz o slogan “Todo mundo unido, fica mais protegido”. A mobilização nacional, segundo o ministério, reuniu cerca de 350 mil profissionais de saúde com o apoio de 42 mil veículos. Além do envio de 143,9 milhões de doses para a vacinação de rotina, a pasta também distribuiu aos postos de saúde 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas.

Comente agora

'Dia D' da Campanha de Vacinação acontece neste sábado 16, em S. A. de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/09 15:00h

Comente agora

Planos de saúde populares já podem ser vendidos, diz Ministério da Saúde

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/09 11:07h
Planos de saúde populares já podem ser vendidos, diz Ministério da Saúde

Mais baratos e com cobertura mais restrita, os planos de saúde acessíveis já podem ser comercializados, de acordo com o Ministério da Saúde. De acordo com o jornal O Globo, a pasta adotou este atendimento após analisar o relatório divulgado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) sobre planos populares. Segundo a agência, grande parte das sugestões encaminhadas já são praticadas no mercado, como a cobrança de participação em exames e consultas, exigência de passar primeiro em clínicos antes de consultar especialistas e segunda opinião médica. O ministério diz, ainda, que é “livre escolha do consumidor optar pela adesão”. A venda de planos acessíveis é uma bandeira do ministro Ricardo Barros. Em nota, a ANS informou que o relatório é apenas um “documento descritivo”, sem haver “produto resultante desse trabalho”. Para a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde),  apesar de o relatório ser um aceno positivo aos planos acessíveis, ainda não se pode falar em lançamento do produto no mercado.

Comente agora

Cerca de 36 mil postos abrem neste sábado para atualizar vacinação

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/09 08:32h
Cerca de 36 mil postos abrem neste sábado para atualizar vacinação

Os pais de crianças e adolescentes menores de 15 anos devem levar seus filhos aos postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinas. Este sábado (16) é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, quando os locais de imunização estarão abertos em todo o país. A campanha começou no dia 11 de setembro e vai até o dia 22 em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação. A meta é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, é o momento de avaliar se alguma vacina foi incluída no calendário desde a data que a criança e adolescente esteve pela última vez no posto de saúde. “Tivemos várias modificações no calendário do Programa Nacional de Imunizações [PNI], tanto em inclusão de vacinas como em expansão da faixa etária”, explicou.

Comente agora

Farmácia Popular: insulina pode ser retirada se preço não for reduzido

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/09 21:43h
Farmácia Popular: insulina pode ser retirada se preço não for reduzido

O  Ministério da Saúde estuda retirar a insulina do Aqui Tem Farmácia Popular, caso o preço pago pelo produto não seja reduzido. A medida faz parte de uma estratégia da pasta para restringir o orçamento do programa, criado durante o governo petista e que beneficia mensalmente uma média de 9,8 milhões de pessoas. Pela proposta, a que o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, a distribuição do produto passará a ser feita somente nos postos de atenção básica caso não haja uma redução nos valores pagos pelo Ministério da Saúde às farmácias. Estimativas de mercado indicam que 30% do acesso à insulina no Brasil é feito por meio das farmácias credenciadas ao programa. O ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou que a pasta paga pela unidade do produto distribuída no Farmácia Popular R$ 27,50, quase três vezes mais do que é desembolsado para o produto distribuído na rede pública R$ 10.  "O objetivo é sensibilizar os parceiros para diminuir essa diferença de custo e ampliar a oferta de medicamentos", justificou o ministro.  De acordo com ele, a oferta da insulina será mantida "desde que não onere os recursos públicos". 

Comente agora

Com Alzheimer, mulher decide tatuar contatos da família no braço

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/09 18:31h
Com Alzheimer, mulher decide tatuar contatos da família no braço

Uma mulher de 64 anos, que foi diagnosticada com Alzheimer aos 58, resolveu tatuar em seu braço os contatos da sua família. A dona de casa Célia Maria Oliveira, moradora de Salvador, adotou a tatuagem como uma medida de prevenção, caso ela se perca e não consiga voltar para sua casa. Célia, que trabalhava antes como programadora de computadores, desde que descobriu a doença há 6 anos, teve que fazer uma mudança radical na vida.  O primeiro esforço é tentar diariamente aprender coisas novas. Ela contou ao portal G1 que o seu aparelho celular tem a auxiliado. "Eu fui uma das primeiras programadoras de computador do Brasil, no Rio de Janeiro. Não tinha computador no Brasil ainda e quando receberam os computadores me chamaram para conhecer. Hoje eu não consigo trabalhar com ele [computador], fazer nada. Então, me apeguei mesmo ao celular", conta.  Além disso, para estimular a memória e o raciocínio, a dona de casa usa uma agenda em que responde uma pergunta diriamente, como, por exemplo, quem são as pessoas mais importantes se sua vida. "Primeiro meus filhos, minha família toda, meus irmãos, que são maravilhosos e amigos. [Sem eles] seria praticamente impossível. Eu acho que eu estaria embaixo da cama contando as poeirinhas passando, porque não teria um porquê de estar lutando”, afirma a dona de casa.

Comente agora

Rastreamento do Câncer de Mama chega a Conceição do Almeida, Una e Santa Luzia

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/09 11:27h
Rastreamento do Câncer de Mama chega a Conceição do Almeida, Una e Santa Luzia

A população feminina de 50 a 69 anos, residente nos municípios de Conceição do Almeida (Recôncavo baiano), Una e Santa Luzia (sul), começa a ser atendida a partir desta segunda-feira (18) pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, a ação vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente a doença. Serão, no total, 3.091 mulheres.  O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas, para oferecer todo o conforto necessário às mulheres. O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento. As que tiverem diagnóstico positivo serão encaminhadas a unidades de alta complexidade em oncologia para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico.  Para ser atendida, a mulher deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

Comente agora

Hemoba mobiliza voluntários no Dia Mundial do Doador de Medula Óssea neste sábado

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/09 11:19h
Hemoba mobiliza voluntários no Dia Mundial do Doador de Medula Óssea neste sábado

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove neste sábado (16), no Farol da Barra, em Salvador, o World Marrow Donor Day (WMDD) - Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. O Hemóvel - unidade móvel de coleta – estará estacionado, das 8 às 14h, para cadastrar possíveis doadores de medula óssea e desenvolver ações educativas de conscientização sobre a importância de manter o cadastro atualizado no site do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A ação, que tem o slogan ‘Quando for escalado, esteja preparado. Atualize seu cadastro de medula óssea’, é resultado da parceira com os grupos Doadores por Amor, Gamo (Grupo de Apoio a Medula Óssea) e ONG Enaultinho Rocha, quee tem o objetivo de dar força ao movimento de sensibilização, disseminação de informações sobre o transplante de medula óssea e esclarecimento de dúvidas.  Com a realização da atividade, além do contato presencial com a população, a Hemoba pretende alcançar o maior número possível de pessoas, por meio de registros nas redes sociais, expandindo o cenário de debates sobre o assunto e estimulando o aumento de interessados no cadastrado na Bahia e no País. 

Comente agora

Brasil é um dos países com maior cobertura de vacinação

Saúde  Postado por Anacley Souza - 15/09 10:56h
Brasil é um dos países com maior cobertura de vacinação

O Brasil e a China estão entre os países com maiores índices de cobertura de vacinas, com 99,7% e 99,9% da população-alvo imunizada em 2016, respectivamente. Os dados são do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington e foram publicados hoje (15) na revista The Lancet.  O documento, que traz análises sobre a evolução dos países rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi produzido em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates e contou com 2.518 colaboradores em 133 países. O relatório analisa o progresso dos países em direção a cada um dos 37 indicadores relacionados à saúde. Os países foram classificados por suas pontuações globais para mostrar os desempenhos relativos, bem como permitir comparações entre eles.  O índice geral de uma nação é baseado em uma escala de zero a 100. Cingapura foi o país com maior pontuação (87), seguido de perto pela Islândia e Suécia (86 ambos). As nações de menor pontuação foram o Afeganistão, a República Centro-Africana e Somália, cada uma com 11 pontos. O Brasil registrou 63 pontos.  "Com essas descobertas, as autoridades de saúde nos países podem distinguir melhor os desafios de longa data dos emergentes, bem como revisar e reorientar os programas necessários para atingir os objetivos de suas nações", afimrou Christopher Murray, autor do estudo e diretor da IHME. 

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com