As comentadas


Bom dia , Segunda-feira, 20/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

19
Out
Aprenda a enganar seu corpo e ficar alerta o dia todo
Postado por: Samile Macêdo / 20:48h

1. MUDE A ILUMINAÇÃO: A luz clara é o jeito mais poderoso de mudar o cronotipo genético, segundo disse com o professor Russell Foster, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, para o "Mail Online". Há maneiras de mudar as tendências vespertinas ou noturnas e manter a saúde em dia quando sua vida profissional ou trabalho exigem.

2. TROQUE O RITMO DAS ATIVIDADES: Aumentar ou diminuir as atividades pela manhã ou ao entardecer é a indicação do médico Guy Meadows, autor do livro "The Sleep Book". É por isso que o horário da academia é tão importante. Quem precisa ficar acordado durante a noite, deve fazer exercícios ao entardecer. Já quem levanta antes do primeiro raio de sol pode fazer uma corrida ao sair da cama.

3. FAÇA TERAPIA DA LUZ: Tomar café sob uma lâmpada específica para terapia de luz ajuda na liberação do hormônio cortisol, que auxilia no despertar do sono. Este tipo de iluminação pode ser comprada em sites específicos, que explicam as diferenças do horário corporal de cada pessoa.

4. SIGA UMA DIETA DIFERENTE PARA CADA HORÁRIO: Alimentação leve que contém leite, chá e biscoitos são ideais para quem vai dormir mais cedo. Já as bebidas energéticas, como café, são indicadas para quem está despertando ou vai trabalhar durante a noite, assim como refeições um pouco mais calóricas. (G1)

Comente agora
19
Out
Promoção Fim de Ano: Compre na Farmácia Santana de Cristina e concorra a uma linda bicicleta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:39h

A Farmácia Santana de Cristina está realizando a Promoção Fim de Ano onde você concorre a  uma linda bicicleta. Para competir, basta fazer suas compras na farmácia e receba  na hora um cupom. O sorteio será realizado pelo milhar do 1º prêmio da Loteria Federal no dia 27 de dezembro deste ano.

Farmácia Santana de Cristina, só aqui você compra e concorre a uma linda bicicleta!

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Comente agora
19
Out
A importância da vacinação em gestantes
Postado por: Anacley Souza / 16:27h

No período gestacional, a mulher pode se precaver de várias patologias que poderão levar tanto a mãe quanto o recém-nascido ao óbito. Muitas dessas doenças são passíveis de imunização prévias e evitáveis. A vacinação consiste na aplicação de antígenos processados em laboratório, em um indivíduo e objetiva promover no organismo reações de imunidade, preparando-o para uma eventual invasão por microrganismos patogênicos. Hoje em dia é avaliada como grande responsável pelo declínio acelerado da morbimortalidade por doenças imunopreveníveis nas últimas décadas em nosso país. Os principais objetivos da vacinação, na gestante, são a proteção da mulher grávida, livrando-a de doenças e complicações da gestação, e a proteção do feto, recém-nascido e/ou lactente, favorecendo-o com anticorpos para que possa resistir a infecções devido à baixa resistência do sistema imunológico. Entre as vacinas recomendadas para as gestantes, estão as vacinas contra o tétano, Hepatite B e a Influenza. Segundo os estudos, além dos aspectos sociais, fatores como situação socioeconômica desfavorável, alta rotatividade dos profissionais de saúde que dificulta o vínculo com o paciente, inadequação das consultas de pré-natal por insuficiência nas informações profissionais e/ou infra estrutura e recursos materiais, erros e omissões nos relatórios também contribui com a baixa cobertura vacinal.

Comente agora
19
Out
Inpa desenvolve creme para tratamento da leishmaniose
Postado por: Anacley Souza / 15:53h

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está desenvolvendo um medicamento que vai diminuir a resistência dos pacientes ao tratamento da leishmaniose cutânea, ao torná-lo menos invasivo e com menos efeitos colaterais. O projeto do instituto foi apresentado durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que termina neste domingo, 19, em Brasília. Usando a nanotecnologia, o Laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas do Inpa, criou um creme para ser aplicado na lesão, que é 30 vezes mais potente que as drogas utilizadas atualmente, indovenosas ou intramusculares. O projeto é desenvolvido desde 2011 em parceria com universidades da Finlândia e da Itália. "Estamos nos baseando em drogas já conhecidas, mexemos em sua formulação e, até agora, estamos tendo bons resultados com nossas nanopartículas, que estão em torno de 50 nanômetros. E, na parte química, estamos testando vários tipos de ligantes, já aceitos pelo organismo, que favoreçam a penetração e a entrada de forma mais fácil das partículas dentro da célula, para que possa atingir o parasita", explicou a bióloga Antônia Maria Ramos Franco, pesquisadora responsável pelo laboratório do Inpa. A leishmaniose cutânea é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas.

Comente agora
19
Out
Outubro Rosa: Caminhada de prevenção ao câncer de mama é realizda em S. A. de Jesus; veja fotos
Postado por: Samile Macêdo / 15:32h

Dr. Luciano Ramos, mastologista do IMDI (Instituto de Mastologia e Diagnóstico por Imagem) de Santo Antônio de Jesus, em entrevista ao Portal Voz da Bahia conversou sobre a ‘Caminhada Rosa’, em combate ao câncer de mama que foi realizada durante este domingo (19) no município. O médico conta que o evento foi elaborado para enfatizar o alerta e à conscientização principalmente das mulheres na prevenção da doença. “Hoje é um dia de festa. Estamos comemorando a saúde, lutando unidos contra essa enfermidade que vitimiza grande parte das mulheres e contribuindo para a melhora na qualidade de vida das pessoas. Esse é o objetivo defendido por mim e pelo grupo ‘Amigas do Peito’ do município. Estou muito feliz por participar dessa confraternização que esteve passando pelas ruas da cidade durante a manhã de hoje”, explica.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia/ Samile Macedo

Comente agora
19
Out
Farmácia União, aqui o preço é uma criança!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:16h

Comente agora
19
Out
Vinho com atividade física ajuda coração
Postado por: Samile Macêdo / 13:05h

O consumo moderado de vinho traz benefícios ao coração se associado a exercícios físicos, revela um estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC, na sigla em inglês) realizado em Barcelona entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Quem associa o consumo de vinho com atividade física apresenta uma melhora nos níveis de colesterol, revelou a pesquisa. O estudo foi realizado com 146 pessoas com risco cardiovascular de leve a moderado, dessas, metade tomaram por um ano uma taça de vinho branco cinco vezes por semana, já a outra metade tomou vinho tinto nas mesmas proporções e respondia um questionário periódico sobre exercício físico. No final da pesquisa, nenhum grupo registrou um aumento do colesterol bom, mas nos dois grupos caiu levemente o ruim. Só no grupo dos que consumiram vinho tinto houve uma diminuição do colesterol total. O principal indicador do efeito protetor do vinho é o aumento do colesterol HDL, aquele considerado bom. Assim, pode-se concluir que nem o vinho branco, nem o tinto têm influência. O único resultado positivo neste sentido ocorreu com o grupo de pacientes que fazia mais exercício físico pelo menos duas vezes por semana. (Band)

Comente agora
19
Out
'Boneca de pano': modelo sofre de condição muscular rara
Postado por: Anacley Souza / 11:52h

Como modelo, Clare-Alana Ford tem que segurar poses por longos períodos. Mas ela pode ficar fraca e flexível a qualquer momento devido a uma rara condição muscular, e se sente praticamente como uma boneca de pano. Aos 22 anos, a modelo sofre de uma doença sem cura que faz o corpo ficar mole e fraco sem aviso prévio. A condição é chamada cientificamente de ‘miastenia grave’, mas foi batizada de ‘doença da boneca de pano’ e atinge cerca de 15 em 100 mil pessoas no Reino Unido. Ela pode fazer com que a pessoa perca o controle dos músculos dos braços e pernas. Clare-Alana conta que às vezes, quando vai simplesmente prender o cabelo, sente os braços enfraquecerem e caírem ao redor do corpo. “É difícil e me sinto muito cansada, mas me recuso a ser escrava dessa condição”, conta. “Amo modelar e estou disposta a ter sucesso apesar dos meus problemas de saúde”, completa. A modelo deu início à carreira aos 17 anos, justamente quando começou a notar os primeiros sintomas. “Um amigo estava procurando modelos durante uma semana de moda de Londres.

Comente agora
19
Out
Cientista americano adverte de mutação no vírus ebola, que o tornaria mais perigoso
Postado por: Anacley Souza / 10:30h

Um cientista norte-americano está alertando as autoridades de seu país sobre uma suposta mutação do vírus ebola, que o tornaria ainda mais contagioso. Peter Jahrling, uma das principais autoridades no assunto, afirmou que ao analisar o vírus em pacientes mortos na Libéria, percebeu que havia uma "carga viral" muito maior do que o esperado. Em entrevista ao Vox, Jahrling disse que sua equipe está trabalhando na Libéria, e que estão impressionados com a agilidade com a qual o vírus está se propagando. "Tenho uma equipe em campo, na Monróvia. Eles estão correndo com os testes. Eles me dizem que as cargas virais estão subindo muito rapidamente, crescendo muito mais rápido do que estão acostumados a ver", disse Jahrling. De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, o aviso do cientista, que é um dos maiores chefes do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, aparece, justamente diante de um chamado para que a comunidade internacional intensifique os seus esforços para combater a epidemia. A OMS (Organização Mundial de Saúde) admitiu, no último sábado (18), em um relatório publicado, suas falhas ao lidar com esse surto, considerando a falta de mão de obra e de informações. A organização não governamental MSF (Médicos Sem Fronteiras) já tinha chamado a atenção dos líderes do mundo para combater o atual surto, que já matou mais de 4.500 pessoas. (Record)

Comente agora
18
Out
Internauta denuncia falta de ortopedista no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 20:20h

Uma internauta procurou o Voz da Bahia, neste sábado (18), para fazer uma denúncia sobre o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ). A mulher relata que seu noivo quebrou o osso do pé há aproximadamente dois meses e foi levado ao HRSAJ. Segundo a leitora, chegando ao consultório médico, colocaram um gesso para crianças no paciente e o atendimento levou menos de um minuto. “Para fechar com chave de outro esse 18 de Outubro – Dia do Médico, ganhamos um belo presente do Hospital Regional: Negligência no atendimento. Meu noivo está em tratamento da fratura e quando foi lá, se deparou com um belo cartaz dizendo que atendimento com ortopedista, só dia 31 de dezembro. Essa é a Bahia de todos nós”, desabafa.  A mulher diz que a única alternativa que resta é recorrer ao sistema privado. “Isso é um absurdo! Pagamos impostos abusivos e recebemos descaso em troca”, concluiu.

Redação: Samile Macêdo/ Foto: Leitora do Voz da Bahia

Comente agora
18
Out
Câncer de mama é mais agressivo no Norte e Nordeste
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:13h

Embora registrem menor número de casos de câncer de mama, as Regiões Norte e Nordeste são as que têm a maior incidência de tumores mais agressivos, revela estudo inédito divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, por ocasião do Dia Internacional Contra o Câncer de Mama, celebrado neste domingo, 19. Durante dois anos, os pesquisadores analisaram as características dos tumores de mama de 5.687 mulheres em todas as regiões do País. Eles foram divididos em cinco tipos, de acordo com o grau de agressividade, sendo o luminal A o menos agressivo e com maiores chances de cura e o triplo negativo o mais agressivo e com menos possibilidades de tratamento. O estudo mostrou que no Sul e Sudeste a incidência do tumor triplo negativo é de aproximadamente 14%, enquanto no Norte o índice sobe para 20,3% e no Nordeste e Centro-Oeste, vai para 17,4%. Já os tumores do tipo luminal A representam 30,8% dos casos relatados na Região Sul e 28,8% no Sudeste. A frequência desse tipo de câncer cai para 24,1% no Nordeste, 25,3% no Norte e 25,9% no Centro-Oeste. Segundo Filomena Carvalho, professora associada do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP e uma das autoras do estudo, as diferenças nas incidências dos diversos tipos de tumores, de acordo com a região do Brasil, mostram que o aparecimento de determinado câncer tem a interferência de questões raciais e ambientais.

Comente agora
18
Out
Suco de laranja não causa celulite e previne o câncer
Postado por: Samile Macêdo / 17:32h

Você já escutou falar que suco de laranja dá celulite? Há algumas pessoas que vão além e defendem a teoria de que a bebida pode ser até pior do que refrigerante. Contudo, se você usa esta desculpa para manter o consumo dos refrigerantes, saiba que está cometendo um grande equívoco. De acordo com a nutricionista Mariana Froes, do Rio de Janeiro, a laranja não só traz mais benefícios à saúde do que o refrigerante, como também atua diretamente no combate à celulite! "A laranja é conhecida por ser uma ótima fonte de vitamina C, mas na verdade ela também oferece cálcio, potássio, magnésio, ácido fólico, fósforo e ferro. Além disso, ela contém grande quantidade de antioxidantes e fibras, ou seja, ela tem ação anti-inflamatória e por isso atua no combate à celulite", destaca ela. A especialista ainda ressalta que a laranja é uma ótima aliada na prevenção de diversas doenças, dentre elas, o câncer. A fruta ajuda, também, no controle das taxas de colesterol, no trânsito intestinal, no sistema imunológico e na digestão. E até no bagaço da fruta encontramos a maior parte das fibras que trazem benefícios à saúde e ajudam a dar saciedade. (MSN)

Comente agora
18
Out
Veja como anda a saúde dos 2 presidenciáveis
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:24h

Aqui, os detalhes, em texto da repórter Cláudia Colucci.

Comente agora
18
Out
O chikungunya, primo da dengue, deveria assustar mais que o ebola
Postado por: Anacley Souza / 14:54h

É uma questão de tempo. Mais cedo ou mais tarde, alguma pessoa infectada com o vírus ebola chegará ao Brasil. Toda a preocupação em torno do assunto é mais que justificável. É necessária. Trata-se de uma terrível ameaça invisível, altamente infectante e capaz de matar um em cada dois doentes. A população quer saber se o país está preparado para lidar com mais essa crise. O plano traçado pelo Ministério da Saúde para evitar que o vírus se espalhe será bem executado quando o primeiro caso se confirmar? As unidades de saúde darão conta do recado? Haverá informação adequada nos portos e aeroportos? O cerco e monitoramento das pessoas que tiverem contato com o primeiro doente vão funcionar? Só teremos resposta quando o ebola chegar. Por enquanto, vivemos num clima de ensaio geral. A correta condução do primeiro caso suspeito, o do imigrante Souleymane Bah, que procurou uma unidade de pronto atendimento de Cascavel, foi um bom sinal. Ninguém é capaz de prever se o êxito demonstrado naquele caso irá se repetir sempre. É provável que não. Ainda assim, a maioria dos especialistas acredita que o Brasil será capaz de evitar que o vírus se propague. Acham que a estrutura para identificar e isolar os primeiros doentes e monitorar as pessoas que eventualmente tiveram contato com eles será eficaz. É possível que alguns brasileiros adquiram o vírus. Provavelmente serão os bravos profissionais de saúde escalados para cuidar dos doentes.

Comente agora
18
Out
14 dúvidas comuns sobre o câncer de mama resolvidas por especialistas; confira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:35h

Prevenção. Esta é a palavra chave quando o assunto é câncer de mama. Porém, dúvidas sobre como se prevenir, a partir de que idade se autoexaminar etc., ainda intrigam muitas mulheres. Ricardo Caponero, médico oncologista da CLINONCO (Clínica de Oncologia Médica), com especialização em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clinica (SBOC) e Coinvestigador de Pesquisas Clínicas Nacionais e Internacionais Multicêntricas, explica que câncer de mama é um conjunto de doenças neoplásicas que se originam a partir do tecido mamário. Inevitavelmente o tema assusta a maioria das mulheres. Não por acaso. Alexandre Chiari, médico oncologista da Oncomed BH, destaca que o câncer de mama é a neoplasia mais frequente na mulher. “São esperados, em 2014, 50 mil novos casos de câncer de mama no Brasil”, diz.

As dúvidas mais frequentes sobre câncer de mama

Abaixo os profissionais esclarecem as dúvidas mais comuns sobre o câncer de mama. Confira:

1. O câncer de mama pode atingir mulheres de todas as idades?

Comente agora
18
Out
Goiaba ajuda a controlar o colesterol e o triglicerídeos
Postado por: Samile Macêdo / 10:36h

A goiaba é um fruto originário da América e é encontrada principalmente no Brasil, Antilhas e sudeste asiático. É um fruto carnudo, possui diversos tipos, variando nas cores de casca, verde, amarelada ou roxa, e polpa, branca, rosada ou dourada. Contém dezenas de pequenas sementes duras, que podem ser ingeridas e são ricas em ácido linoleico, ômega-6. Apesar da vasta diversidade de espécies, apenas as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. Ambas as variedades possuem uma quantidade grande de vitamina C, sendo referida como fonte deste micronutriente. Essa vitamina é muito importante principalmente por sua ação no sistema imunológico, produção de colágeno e atividade antioxidante poderosa, que previne contra o stress oxidativo (que danificam o DNA celular e podem favorecer a transformação de células normais em cancerosas) e envelhecimento precoce. Com o reforço do sistema imunológico, há maior proteção contra doenças comuns, como gripes, resfriados e viroses, em geral. Por possuir uma quantidade grande de vitamina C, a goiaba auxiliaria na absorção do ferro dos alimentos pelo organismo, pois a vitamina C favorece a conversão do ferro não-heme (alimentos vegetais) para o ferro heme, maior biodisponibilidade. Uma unidade de goiaba por dia ultrapassaria a recomendação diária de ingestão da vitamina C. Por isso, a recomendação para seu consumo seria de 1/2 unidade média por dia. É uma fruta muito nutritiva, e as diferenças entre a variedade de polpa vermelha e a branca não param na cor.

Comente agora
18
Out
Homenagem do Voz da Bahia ao Dia do Médico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:35h

O médico é um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade. Sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.

Esta é uma pequena homenagem do Voz da Bahia a todos os médicos pelo seu dia. Parabéns!

Comente agora
18
Out
Foi inaugurada em S. A. de Jesus a mais nova Clínica Odontológica Arte de Sorrir. Veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:07h

A Arte de Sorrir é uma clínica odontológica moderna e bem equipada que atende aos mais altos padrões de qualidade e tem  objetivo de viabilizar o melhor tratamento dentário seja qual for à necessidade. A clínica oferece atendimento odontológico especializado em diversas áreas da odontologia. Os profissionais da Arte de Sorrir buscam atualização constante em suas especialidades clínicas com equipamentos modernos e procedimentos inovadores fazem parte da filosofia de atendimento odontológico da empresa. Seus padrões de qualidade rigorosos e perfeccionismo tornam possível a concretização diária do compromisso de buscar o melhor resultado possível.

"O sorriso de um cliente satisfeito  e a nossa razão de ser"

Endereço: Rua Ruy Barbosa, 259- Centro - Santo Antonio de Jesus/BA

Telefone: 75 3631-9327

E-mail: clinicaartedesorrirsaj@gmail.com

Sorria Jesus te ama!

Um comentário
18
Out
Estado da Bahia diz estar pronto para conter ebola
Postado por: Anacley Souza / 09:10h

De março até esta sexta-feira, 17, cerca de nove mil pessoas foram infectadas pelo vírus ebola em todo o mundo. Desse total, foram contabilizadas mais de 4.500 mortes. No Brasil, o paciente Souleymane Bah, 47, primeira pessoa classificada como suspeita de ter contraído o ebola no Paraná, recebeu alta no início dessa semana. No estado não foi registrada nenhuma suspeita, mas, de acordo com informações da pasta estadual da Saúde (Sesab), a Bahia está preparada para lidar com o vírus. O coordenador estadual de emergência e saúde pública da Sesab, Juarez Dias, afirma que foi montada uma equipe específica no hospital Couto Maia (Mont Serrat, em Salvador) para receber esses pacientes. A unidade é referência no estado para o tratamento de doenças infectocontagiosas. "Fizemos investimentos para capacitar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para que eles saibam lidar com esse tipo de situação", disse. O treinamento contou com noções de como transportar materiais com risco de contaminação, manter o quadro geral do paciente, conter a transmissão e como utilizar os equipamentos específicos, como as roupas especiais utilizadas pelos agentes. Dias explica que o hospital abrigará o paciente que apresente sintomas suspeitos até que o quadro de saúde seja estabilizado.

Comente agora
17
Out
Ministério da Saúde libera R$ 12 milhões para municípios intensificarem atenção à desnutrição
Postado por: Anacley Souza / 17:35h

Portaria do Ministério da Saúde publicada desta sexta-feira (17) no Diário Oficial da União autoriza a transferência de R$ 12,2 milhões aos municípios participantes da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil. De acordo com o texto, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos recursos, em parcela única anual, de acordo com o porte populacional de cada cidade. Municípios com população inferior a 10 mil habitantes receberão um repasse de R$ 45 mil; municípios com população entre 10 mil e 40 mil vão receber R$ 60 mil; municípios com população entre 40 mil e 80 mil receberão R$ 80 mil; e municípios com população entre 80 mil e 150 mil vão receber R$ 100 mil. A portaria entra em vigor hoje. (Bocão News)

Comente agora
17
Out
Diretor Geral do HRSAJ parabeniza médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:34h

O diretor geral do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Alex Carvalho, parabeniza os médicos pela passagem do seu dia (18 de outubro), ele reconhece  o trabalho de qualidade que cada um tem desenvolvido para a consolidação da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde, na Unidade. Alex Carvalho destaca que ao lado das comemorações realizadas nesta data é importante que sejam feitas reflexões para que se tenha maior reconhecimento dos valores e do respeito que os profissionais merecem. “Quero agradecer a nossa equipe médica pelo empenho e dedicação que tem dispensado diariamente para o bom atendimento e acolhimento  aos nossos  usuários; parabéns a todos os médicos que trabalham conosco e também àqueles  de outras Unidades”. Carvalho aponta ainda, o alto nível de qualificação dos médicos que tem sido o  diferencial no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, o qual  tem contribuído para o desenvolvimento e progresso do hospital tornando-o um modelo de gestão.

Comente agora
17
Out
OMS declara fim do surto de ebola no Senegal
Postado por: Anacley Souza / 16:09h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou hoje (17) o fim do surto de ebola registrado no Senegal. Isso significa que o país, após registrar casos da doença, conseguiu interromper a transmissão do vírus. O primeiro caso de ebola no país foi identificado no dia 29 de agosto, em um jovem que havia viajado para Dakar por terra, saído da Guiné, onde teve contato direto com uma pessoa infectada. A OMS avaliou a resposta do governo senegalês como um bom exemplo do que se deve fazer diante de um caso importado de ebola. O país, de acordo com a organização, agiu de forma rápida para impedir que a doença se espalhasse. “O plano de resposta do governo senegalês incluiu identificar e monitorar 74 contatos diretos do paciente, testagem rápida de todos os casos suspeitos, vigilância intensificada nos diversos pontos de entrada do país e campanhas de conscientização de amplitude nacional”, destacou. Ainda segundo a OMS, no dia 5 de setembro, amostras de laboratório do paciente testaram negativo para ebola, indicando que o rapaz havia se recuperado da doença. Ele retornou para a Guiné no dia 18 de setembro. O Senegal optou por manter um nível máximo de alerta por 42 dias,  duas vezes o período máximo de incubação do vírus ebola. “Apesar de o surto ter oficialmente acabado, a localização geográfica do Senegal deixa o país vulnerável a novos casos importados de ebola”, acrescentou a OMS. (Agência Reuters)

Comente agora
17
Out
IMDI: Prevenindo o câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:33h

*Mastologista com atuação em Santo Antônio de Jesus com mais de onze anos de atuação na capital. 

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos. Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.  A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. Acesse: www.imdimed.com.br - Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia.  

Dr. Luciano Ramos CRM: 15037

Um comentário
17
Out
Facebook doa 25 milhões para luta contra Ebola
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:04h

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e sua mulher, Priscilla Chan, anunciaram nesta terça-feira a doação de 25 milhões de dólares para os Centros Americanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), para ajudar no combate à epidemia de ebola. "A epidemia de ebola está em um momento crítico. O vírus infectou (8.900) pessoas até o momento, mas tem se espalhado muito rapidamente e alguns preveem que poderia contaminar 1 milhão de pessoas, ou mais, daqui vários meses se nada for feito para combatê-lo", explicou o jovem proprietário em sua rede social. "Precisamos controlar o vírus ebola em curto prazo para que ele não cresça ainda mais e não se torne uma crise de saúde global de longo prazo que teremos de combater por décadas em grande escala, como o HIV ou a pólio", acrescentou em um post na rede. "Esperamos que isso ajude a salvar vidas e a conter a epidemia", indicou o chefe do Facebook. A fortuna pessoal de Mark Zuckerberg foi avaliada em 32,4 bilhões de dólares pela revista Forbes. Outra fortuna da internet, o co-fundador da Microsoft Bill Gates, doou recentemente, via sua Fundação Bill e Melinda Gates, US$ 50 milhões para as agências da ONU e organizações internacionais na luta contra a doença. (Exame)

Comente agora
17
Out
Estudo associa consumo de refrigerante com açúcar ao envelhecimento
Postado por: Anacley Souza / 13:51h

Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que beber muito refrigerante com açúcar pode fazer as pessoas envelhecerem mais cedo. A pesquisa mostrou que a bebida provoca o encurtamento dos telômeros – estruturas que protegem as extremidades dos cromossomos e diminuem de tamanho com a idade. E isso ocorre especificamente nos glóbulos brancos, células do sangue fundamentais para a imunidade. O comprimento dos telômeros dos glóbulos brancos já foi associado a longevidade, danos nos tecidos, inflamação e resistência à insulina. E isso tudo tem ligação com doenças crônicas como as do coração e o diabetes, comuns em pessoas mais velhas. De acordo com a principal autora do estudo, a professora Elissa Epel, os refrigerantes com açúcar não apenas colaboram para essas enfermidades pelo esforço que exigem do metabolismo, mas também por acelerar o envelhecimento celular. Ela e sua equipe chegaram à conclusão após avaliar 5.309 participantes de uma pesquisa norte-americana, com idades entre 20 e 65 anos, sem história de doença cardiovascular ou diabetes.

Comente agora
17
Out
Anvisa define composição de vacina contra a gripe para 2015
Postado por: Letícia Oliveira / 12:50h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (17) no Diário Oficial da União define a composição da vacina contra a gripe que será usada no país no próximo ano. A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução, segundo a Anvisa, está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para o Hemisfério Sul. De acordo com o texto, as vacinas influenza trivalentes a serem utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2015 deverão conter, obrigatoriamente, três cepas (tipos) de vírus em combinação: um vírus similar ao influenza A/California, um vírus similar ao vírus influenza A/Switzerland e um vírus similar ao influenza B/Phuket.

Comente agora
17
Out
Em Salvador, Hospital Roberto Santos promoverá caminhada e serviços gratuitos para a população
Postado por: Samile Macêdo / 10:30h

Pelo quarto ano consecutivo, os servidores do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) se reúnem para estreitar a convivência e ganhar mais saúde e energia com a prática do mais simples e saudável exercício físico, a caminhada. Neste domingo (19), a partir das 8h, será realizada a ‘IV Caminhada do HGRS – Rumo à Qualidade de Vida’, em um dos locais mais bonitos de Salvador, o Dique do Tororó. O evento é comemorativo do Dia do Servidor Público (28 de outubro). Como nos anos anteriores, serão oferecidos serviços gratuitos à população. Uma equipe de profissionais de saúde estará disponível para desenvolver ações como a verificação da pressão arterial, glicemia (nível de açúcar no sangue), e orientações sobre nutrição, obesidade, problemas de saúde crônicos e agudos, saúde bucal, amamentação, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros assuntos. A equipe inclui profissionais e estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia e odontologia. Os servidores podem se inscrever gratuitamente na Coordenação de Educação Permanente em Saúde ou na Coordenação de Recursos Humanos (RH), no andar Intermediário do HGRS, para disponibilização das camisas e lanches. A concentração começa logo no início da manhã, junto ao estande montado no Espaço Play I, próximo ao Quiosque do Dique do Tororó, onde serão distribuídas as camisetas e lanches, e realizados os exercícios de alongamento.

Comente agora
17
Out
Volume de remédios na natureza faz peixes machos se tornarem femininos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:16h
Uma mudança na natureza provocada por descarte de remédios causou uma surpresa entre cientistas. Quando medicamentos de toda ordem são expelidos pelos seres humanos, eles vão para os esgotos e, depois de atravessar um sistema imperfeito de purificação, os resíduos desembocam nos rios que alimentam o planeta. Mesmo que as concentrações de drogas na água sejam baixas, as consequências delas para os ecossistemas são preocupantes, é o caso dos peixes. Segundo estudos sobre o impacto da poluição farmacêutica sobre a vida selvagem, peixes machos têm adquiridos características femininas e até aves selvagens têm sofrido com a falta de apetite. "As populações de muitas espécies que vivem em paisagens alteradas pelo homem estão encolhendo por razões que não podemos explicar completamente", disse a pesquisadora Kathryn Arnold, da Universidade de York, na Inglaterra, à BBC.
Comente agora
17
Out
Ebola faz federação buscar sede alternativa para Copa Africana
Postado por: Letícia Oliveira / 07:57h
A Confederação Africana de Futebol (CAF) contatou Gana e África do Sul em consultas para encontrar uma nova sede para a Copa Africana de Nações - campeonato entre as seleções africanas realizado de dois em dois anos -, marcada para começar no dia 17 de janeiro. Na última semana, o Marrocos – país-sede da competição até então – pediu à federação para adiar o torneio por medo da epidemia do ebola se espalhar ainda mais no continente africano. "A CAF escreveu para nós dando indícios de que o Marrocos tinha dado fortes sinais de que não seria mais sede do torneio se a federação não mudasse a data"; disse o Ministro do Esporte de Gana, Mahama Ayariga. A África do Sul também recebeu uma carta semelhante, vista pela BBC Sport. Enquanto isso, a CAF divulgou um comunicado dizendo que não faria mudanças no calendário da Copa Africana de Nações de 2015 por enquanto e que discutiria o pedido do Ministro da Saúde do Marrocos em uma reunião no dia 2 de novembro antes do encontro com representantes do Marrocos no dia seguinte. Em entrevista à rádio ganense Citi FM, o Ministro do Esporte de Gana acrescentou: "A CAF também indicou que se manteria firme nas datas do torneio, mas que eles iriam tomar uma decisão na reunião com os representantes do Marrocos." "Mas ao mesmo tempo eles estão escrevendo para alguns países que eles acham ter capacidade de ser uma 'sede alternativa', caso o Marrocos realmente caia fora", prosseguiu. (Terra)
Comente agora
16
Out
Brócolis ajuda no tratamento do autismo
Postado por: Samile Macêdo / 20:04h

O resultado de um novo estudo sobre autismo é surpreendente até mesmo para os autores. “Se você diz para alguém que está tratando o autismo com brócolis, essa pessoa vai achar que você está louco”, conta Paul Talalay, chefe do Laboratório de Farmacologia Molecular na Universidade Johns Hopkins. Ele e seus colaboradores anunciaram no início desta semana que, quando deram um componente chamado sulforafano, derivado do brócolis, para um pequeno grupo de adolescentes que sofriam de autismo severo e moderado, houve uma melhoria considerável nos sintomas. Eles ficaram mais calmos, mais sociáveis e em alguns casos, mais falantes. O estudo foi pequeno, envolvendo apenas 29 pacientes que usaram o sulforafano e 15 pacientes que usaram placebo. Os resultados foram rejeitados pelo “New England Journal of Medicine”, mas aceito pela Academia Nacional de Ciência. Isso não tem muito problema para os pesquisadores já que eles dizem que os resultados devem ser replicados antes que se torne de uso clínico. "O resultado mostra que estes sintomas podem ser alterados", disse Andrew Zimmerman, médico pediatra. "Eles não estão gravados em pedra." Apesar de não haver mal nenhum em comer brócolis, Talalay avisa que quando testaram o vegetal de vários supermercados, o nível do de sulforafano variou bastante. Mas apesar disso, ainda há muito que ser estudado e pesquisado, conta. (MSN)

Comente agora
16
Out
Hospital Manoel Victorino desenvolve ações humanizadas integrando à Campanha Outubro Rosa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:21h

O Hospital Manoel Victorino, Unidade construída pela Sesab, com apenas seis meses de gestão do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH já promoveu uma série de intervenções visando proporcionar atendimento de qualidade com foco na humanização. Entre as intervenções realizadas no primeiro semestre de 2014 destacam-se: reforma no setor de internação com reestruturação das enfermarias e recepção  para melhor acolhimento do pacientes e visitantes; aquisição de carros de medicação e de curativos para enfermagem; sete carrinhos de anestesia para o centro cirúrgico; ampliação do número de enfermarias e climatização do  ambulatório do hospital, promovendo assim mais conforto e qualidade para os  pacientes, familiares e visitantes.

Incentivo ao Outubro Rosa – A equipe do Hospital Manoel Victorino, através da Comissão de Humanização  está  realizando durante todo o mês ações  que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer. A campanha busca ainda  incentivar as mulheres entre 40 a 69 anos de idade a fazer mamografia.

Comente agora
16
Out
Abuso de laxantes leva Reino Unido a cogitar restrições
Postado por: Anacley Souza / 16:07h

A agência que regula medicamentos no Reino Unido está considerando a possibilidade de restringir a venda de laxantes. A questão é que esses produtos parecem inofensivos, mas não são – nem mesmo os naturais. Muitas garotas com anorexia ou bulimia fazem uso abusivo dessas pílulas por acreditarem que isso ajuda a emagrecer. Um documentário produzido pela BBC e noticiado no Daily Mail mostra que qualquer garota pode comprar laxantes aos montes sem ser questionada. No Brasil também não há nenhuma restrição a esse tipo de medicamento – quem sabe as autoridades, aqui, também não começam a pensar no assunto? Usados de forma inadequada, os laxantes provocam diarreia, desidratação e alteram o equilíbrio de eletrólitos no organismo, podendo causar queda brusca de pressão e desmaios. A longo prazo, esses produtos prejudicam o fígado e podem causar insuficiência cardíaca. Sem contar que provocam um tipo de dependência, a pessoa não consegue evacuar sem ajuda deles. Uma garota de 15 anos mostrada no documentário conta que chegou a ir parar no hospital após tomar 20 comprimidos de laxantes. Ela ficou tão desidratada, que a pressão caiu demais e o coração passou a bater muito devagar.

Comente agora
16
Out
Vaticano altera tradução de documento sobre gays e reduz abertura da Igreja a eles
Postado por: Anacley Souza / 15:07h

O polêmico debate sobre abertura inovadora do Vaticano aos gays tomou uma nova reviravolta. Nesta quinta-feira, a Igreja divulgou uma nova tradução em inglês do relatório de bispos que debatem questões familiares difíceis, no Sínodo Extraordinário sobre a Família. A nova versão altera significativamente a seção sobre gays, diminuindo o tom de boas-vindas do italiano original. O relatório inicial foi duramente criticado por muitos bispos conservadores de língua inglesa, americanos e africanos em sua maioria, principalmente por causa do acolhimento oferecido aos gays. O texto original continha uma seção inteira "Acolhendo os homossexuais", que pedia que a Igreja garantisse aos gays um "espaço fraterno" e dizia que suas uniões constituem um "apoio precioso" para os parceiros. A nova versão é intitulada "Auxílio às pessoas homossexuais", fala apenas de "comunhão" e "apoio valioso." O Vaticano disse que os bispos de língua inglesa solicitaram as alterações. Os bispos votarão no sábado um documento final, que será novamente submetido à discussão com suas dioceses em todo mundo antes do sínodo em outubro de 2015, após o qual o Papa definirá possíveis reformas e novas orientações pastorais. (O Globo)

Comente agora
16
Out
Droga para "turbinar o cérebro" lidera vendas, mas falta controle de usuários
Postado por: Anacley Souza / 14:36h

A venda de Ritalina e Concerta explodiu nos últimos anos. Tradicionalmente indicados para o tratamento de narcolepsia (distúrbio do sono) e de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), esses medicamentos tarja preta têm sido utilizados por estudantes, com ou sem prescrição, para “turbinar o cérebro” e, com isso, melhorar o desempenho escolar e acadêmico. “Tem gente demais usando”, diz a farmacêutica e pesquisadora do Centro de Estudos do Medicamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniela Junqueira. O Brasil é o segundo do mundo da Ritalina, atrás apenas dos EUA. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), só em 2011, foram comercializadas 1.212.850 caixas do medicamento nas farmácias do país. Dados do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) apontam que, em dez anos, o consumo de metilfenidato,  substância ativa dos dois medicamentos, cresceu 775%. O montante da substância, seja importada ou produzida no País, passou de 122 kg em 2003 para 578 kg em 2012, crescimento de 373%.

Comente agora
16
Out
Transtorno Obcessivo Compulsivo atinge quatro milhões no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 13:10h

Quatro milhões de brasileiros sofrem com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), doença que faz com que percam a qualidade de vida – já que os obriga a repetir rituais sem sentido, como lavar as mãos por horas seguidas, mas que aliviam a ansiedade gerada pela condição. No entanto, é preciso distinguir TOC de mania. O primeiro é uma doença, a segunda, não. Um exemplo é a mania que José Alfredo, personagem da novela Império, de arrumar a cama e querer deixá-la sempre impecável. Segundo o psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Mello, do Ambulatório de Transtornos de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (IPQ), a atitude dele não é considerada TOC, já que o personagem não para a sua vida por causa da mania. “Ele sai para trabalhar, faz outras coisas”, comenta. “É considerado TOC quando a pessoa apresenta sintomas que ultrapassam o limite da normalidade e atrapalham o dia a dia. Fora isso, é mania, que não é doença”, explica o médico. A presença de pensamentos e comportamentos repetitivos e que duram em média uma hora por dia é sinal de alerta. “A pessoa percebe que está com pensamentos exagerados, mas tenta se livrar deles e não consegue”, detalha Mello. Ele diz que há casos de TOC em que o paciente dá banho no cachorro de estimação cerca de dez vezes por dia, por pânico de contaminação.

Comente agora
16
Out
Suspeita de ebola no Paraná é descartada, declara secretaria de saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 12:34h

O caso de suspeita de ebola em Foz do Iguaçu, no Paraná, registrado nesta quinta-feira (16) foi descartado pela secretaria de saúde do estado. Conforme a assessoria de imprensa da pasta, houve dificuldade na comunicação com o paciente no momento do atendimento e a secretaria entendeu que ele tinha passado por Serra Leoa, um dos países atingido pela epidemia. Depois de fotografar o passaporte do paciente, a pasta informou que o homem não passou por nenhum país africano, mas pela China, por Dubai, pelo Líbano e pela Itália. O homem buscou atendimento médico depois de apresentar febre e náuseas. Depois, ficou isolado junto aos profissionais de saúde e demais pessoas que estavam na unidade por algumas horas. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
16
Out
Primeiro 'Culto Rosa' será realizado na Igreja Batista Betel em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:54h

Patrícia Caldas e Sandra Ribeiro, que fazem parte da Igreja Batista Betel em Santo Antônio de Jesus, cedeu uma entrevista à Rádio Recôncavo FM, para falarem sobre um novo projeto que será realizado na instituição. “Em parceria com as ‘Amigas do Peito’(Instituição que visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama), vamos realizar o Primeiro Culto Rosa, dia 29 de Outubro às 19h. Aproveitamos esse mês de Combate ao Câncer de Mama, para acrescentar palestras sobre a doença com o oncologista João Neiva, também haverá a Ministração da Palavra com o Pastor José Vieira”, explica Patrícia. Segundo a entrevistada a ideia surgiu a partir da profissão de enfermeira que exerce, juntamente com o ministério que realiza como membro da Igreja. “Foi aí que o Senhor colocou no meu coração: Por que não trazer temas de saúde voltados para as mulheres? Pois todos, independentemente de religião, precisam cuidar de sua saúde, a doença veio para todos. Acho importante aproveitar o dom que Deus nos deu para beneficiar outras pessoas também”, relata.  Na oportunidade, Sandra conta outro motivo por realizarem o projeto: “Vamos a empresas e outros lugares para fazer a divulgação, mas o lugar onde há maior concentração de mulheres é na Igreja. Esse fato reforçou o conceito de criarmos o ‘Culto Rosa’. Estamos trabalhando para que ocorra um belíssimo evento, onde as pessoas não só se conscientizam sobre o câncer, como também escutam a Palavra de Deus”, informa. “Com essa opinião, formou um laço entre mim e as mulheres do templo e vimos à necessidade de constantemente estarmos elaborando palestras voltadas para a saúde. O público alvo do evento são as mulheres, mas isso não impede que os homens também compareçam, até porque eles também têm câncer de mama. Convidamos a todos que participem”, concluem.

Redação e foto: Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
16
Out
Lotes de vacina contra meningite são suspensos pela Anvisa
Postado por: Letícia Oliveira / 10:03h

Uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspende em todo o país a distribuição, comercialização e o uso de 12 lotes da vacina Meningitec® (vacina meningocócica C conjugada). A vacina é indicada na imunização ativa de crianças com mais de três meses, adolescentes e adultos para a prevenção de doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do grupo C. De acordo com a Anvisa, o medicamento é apresentado em 10 microgramas (mcg), suspensão injetável, cartucho com uma seringa preenchida de vidro incolor de 0,5 mililitros (ml).  A agência também acrescentou que, por se tratar de um grande número de lotes, haverá desabastecimento do produto no país, mas que há alternativas disponíveis no mercado brasileiro. A Anvisa também informou que a Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda, empresa fabricante dos produtos, comunicou o recolhimento voluntário dos lotes após a constatação de unidades com partículas visíveis laranja-marrom avermelhadas móveis e imóveis de óxido de ferro no interior das seringas. “De acordo com as investigações, o desvio é resultado de desgaste no equipamento de envase, que liberou óxido no ferro no interior das unidades. A empresa também realizou uma avaliação de risco à saúde que indicou que o potencial risco para os pacientes é considerado baixo”, informou a fabricante. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
16
Out
Chikungunya já tem 354 confirmações na Bahia; Riachão registra aumento de mais de 1 mil%
Postado por: Letícia Oliveira / 08:55h

Último levantamento da chikungunya na Bahia já registra 354 casos confirmados da doença em quatro cidades baianas. Segundo contagem da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) encerrada nesta quarta-feira (14), Feira de Santana, no centro norte do estado, continua com o maior número de registros, com 274 confirmações da febre, aumento de 76% em relação ao último dado. Na segunda maior cidade do estado, foram notificadas 922 casos suspeitos (38 foram descartados e 610 seguem em investigação). Depois de Feira, Riachão do Jacuípe, na mesma região, teve 77 casos confirmados, ante sete da última pesquisa, aumento de 1,1 mil %. Depois dos dois municípios, Salvador registrou dois casos e Alagoinhas, no nordeste, contou uma confirmação. De acordo com a Sesab, os casos das duas últimas cidades foram provenientes de Feira. (BN)

Comente agora
16
Out
Exercícios físicos podem causar lesões na coluna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:32h

O Dia Mundial da Coluna Vertebral, comemorado hoje, dia 16 de outubro, é um bom momento para voltar as atenções para esta parte tão importante do corpo. Afinal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população sofrerá de dor nas costas em algum momento da vida. Para ficar fora das estatísticas, é preciso ter alguns cuidados no dia a dia, inclusive na hora de praticar exercícios físicos, principalmente se forem feitos sem o acompanhamento de um profissional. Em Salvador, por exemplo, com novas praças públicas que dispõem de aparelhos para malhação, é comum a presença de pessoas praticando exercícios por conta própria. É nesta hora que a falta de conhecimento e orientação pode representar um risco para a coluna. “Os exercícios devem respeitar o limite natural que cada articulação tem de se mover. Quando não se respeita esses limites, surgem as lesões que podem provocar crepitações articulares (ruído que aparece ao movimento), dores e incapacidade funcional como caminhar”, explica o fisioterapeuta especialista em fisioterapia manual e postural Geraldo Magalhães.

Comente agora
16
Out
Pacientes com doença pulmonar enfrentam falta de remédios e dificuldades de tratamento
Postado por: Letícia Oliveira / 08:21h

Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na Bahia têm enfrentado problemas em unidades de saúde especializadas com interrupção na distribuição de remédios, inclusos na lista de medicamentos de alto custo, distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O problema já se arrasta há algum tempo. No estado, cerca de 420 mil pessoas sofrem com a DPOC. No país, a estimativa é que sejam oito milhões os diagnosticados com a enfermidade. Na lista de medicamentos em falta, formoterol, salmeterol, budesonida, forasec e brometo de tiotrópio. Na Bahia, além da falta de remédios, os pacientes reclamam de ausência de vagas para consultas, atendimentos e exames, que são oferecidos pelo SUS no Hospital das Clínicas (Ufba, Canela), no Hospital Santa Izabel (Nazaré) e Octávio Mangabeira, todos em Salvador. Informações do A Tarde.

Comente agora
15
Out
Saiba quais são os alimentos que fazem mal à saúde
Postado por: Samile Macêdo / 23:06h

Manter uma alimentação saudável e evitar ingerir alimentos ricos em gorduras e carboidratos vai muito além de ser uma questão estética: é uma questão de saúde. Maus hábitos alimentares podem gerar problemas como obesidade, aumento da pressão sanguíneas, problemas cardíacos, diabetes, entre outros. Segue aqui uma lista de nove alimentos que fazem mal à saúde para te ajudar na hora de escolher o que vai comer: o refrigerante é considerado por nutricionistas como uma ‘caloria vazia’, pois a bebida é pobre em nutrientes e rica em sódio e açúcares. Batata-frita, que, por ser submetida a altas temperaturas, agrega muita gordura. Salgadinhos de milho possuem um alto teor de sódio e outras substâncias químicas para dar cor e sabor a guloseima. Temperos industrializados, por serem ricos em corantes, conservantes e outros componentes químicos. Macarrão instantâneo, além de ser calórico e rico em gorduras, também possui muito sódio. Alimentos congelados, ricos em sódio e também em conservantes. Alimentos embutidos como presunto e salsicha são calóricos, gordurosos e ricos em sódio e conservantes. Bacon, que tem uma grande quantidade de gordura saturada, pode levar a aumentar o colesterol e inflamação nas artérias. E, por fim, os biscoitos recheados: estes têm um alto valor calórico e são ricos em gorduras trans, aumentando o colesterol ruim. (BN)

Comente agora
15
Out
Brasil tem 337 casos de chikungunya, segundo Ministério da Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:58h

O Brasil registrou, até dia 11 de outubro, 337 casos de febre chikungunya, doença parecida com a dengue e transmitida pelo mesmo mosquito. Dos casos, 299 foram transmitidos dentro do país, sendo 274 em Feira de Santana (BA), 17 em Oiapoque (AP), sete em Riachão do Jacuípe (BA) e um em Matozinhos (MG). Antes da confirmação das primeiras transmissões no Brasil, na primeira quinzena de setembro, haviam sido registrados 38 casos da doença em pessoas que tinham sido contaminadas em outros países, como República Dominicana, Haiti, Venezuela e Guiana Francesa. Desde a semana passada, o Ministério da Saúde passou a adotar critérios clínicos para a confirmação da doença em locais onde foram confirmados por exames os primeiros casos. Desta forma, serão considerados os sintomas da doença, como febre, dores no corpo de cabeça, e se outras pessoas contraíram a doença nas redondezas. Assim como a dengue, a febre chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictos, mas só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega a doença uma vez. Os sintomas também são os mesmos da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias. A doença costuma ser menos grave que a dengue e o paciente costuma ser tratado em casa. O tratamento consiste no alívio dos sintomas com Paracetamol, hidratação e repouso.

Comente agora
15
Out
Servidores do Samu negam atendimento por suspeita de ebola no Rio G. do Sul
Postado por: Anacley Souza / 17:26h

Duas enfermeiras da prefeitura de Porto Alegre que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se negaram a atender um chamado feito por um senegalês após ouvirem que os sintomas eram semelhantes aos do vírus ebola. Entretanto, a suspeita foi descartada ainda na regulação, uma espécie de investigação que é feita pelo telefone durante a chamada, ao constatarem que o estrangeiro estava no Brasil há mais de um ano, além de vir de um país onde não existe surto da doença. Quando foi feito o chamado, pessoas próximas ao estrangeiro confirmaram as informações que ajudaram a descartar qualquer possibilidade de uma infecção pelo temido ebola. A situação se complica porque os sintomas da doença são semelhantes ao de várias outras enfermidades. Por conta da negativa das enfermeiras em se deslocaram para o atendimento, uma outra equipe foi acionada. Desde setembro a cidade de Porto Alegre possui uma unidade do Samu específica para casos de ebola, mas como a possibilidade de um infecção pelo vírus foi descartada logo no início, não foi necessário acionar esta equipe. Quanto às enfermeiras que se negaram a atender o senegalês, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre avalia que tipo de punição pode ser aplicada, uma vez que as servidoras não poderiam negar atendimento. (Portal Terra)

Comente agora
15
Out
Milton Nascimento recebe alta do Instituto do Coração
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:50h

O cantor e compositor Milton Nascimento, de 71 anos, que estava internado desde a última segunda-feira (13), teve alta hospitalar na manhã desta quarta-feira (15), do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da  Universidade de São Paulo (USP). Milton foi internado para se submeter a um cateterismo nas artérias coronárias. Segundo o hospital, "o procedimento diagnóstico faz parte da sequência de exames de avaliação cardiológica e geral a que o cantor tem sido submetido no InCor, desde agosto deste ano". Segundo nota divulgada pelo InCor, "a recomendação médica é de que seja mantido o tratamento medicamentoso a que o cantor já é submetido e a rotina normal de atividades, com continuidade das avaliações médicas periódicas".

Comente agora
15
Out
S. A. de Jesus: Visita da Unidade Móvel de Acolhimento a Mulher é adiado após falha mecânica
Postado por: Anacley Souza / 14:44h

Em contato com a Andaiá FM, a Coordenadora do CREAS e presidente do Conselho da Mulher em Santo Antônio de Jesus, Yonara Almeida, informou que Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher que estaria sendo realizada na comunidade rural da Sapucaia e Vila Bonfim nesta quinta-feira (16), não será possível devido a um problema mecânico apresentado no ônibus de suporte. A Coordenadora salientou que uma outra data estará sendo marcada o quanto antes para o atendimento.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
15
Out
Médicos desenvolvem pílulas com fezes para curar infecção fatal
Postado por: Anacley Souza / 14:02h

Um novo estudo revelou que pílulas de massa fecal humana congelada são um tratamento muito eficiente para infecção por bactéria Clostridium difficile. A infecção por Clostridium difficile causa diarreia severa, febre, náusea, perda de apetite e dor abdominal, e pode matar. Durante o tratamento, os antibióticos comuns matam também as chamadas "bactérias do bem", que competem espaço no intestino com a C. difficile. O desequilíbrio da flora intestinal pelo uso indevido de antibióticos é a principal causa da proliferação excessiva da Clostridium. Terapia fecal é uma técnica consagrada no tratamento desse tipo de infecção Para tratar a bactéria legal, os métodos tradicionais envolvem desde o transplante de intestino até a administração da massa fecal por meio de tubos que passam pelo nariz, coisas muito mais agressivas e nojentas que uma cápsula revestida. A terapia fecal é uma técnica consagrada no tratamento desse tipo de infecção, mas as pílulas representam grande avanço considerável porque permitem a análise e o recrutamento de doadores em larga escala. A pesquisa envolveu 20 pacientes entre 11 e 84 anos de idade. Eles tomaram pílulas de fezes produzidas por doadores selecionados, que foram filtradas, diluídas e congeladas antes de serem revestidas. A taxa de sucesso na cura dos sintomas foi de 90%. (Correio)

Comente agora
15
Out
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus promove IV SIPAT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:54h

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus  promoveu na terça-feira, 14, a quarta edição da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). O evento que aconteceu no auditório da Unidade contou com a participação dos funcionários que participaram de palestras, desfrutaram de momentos de descontração   relaxamento e ainda  sorteios de brindes. A SIPAT é desenvolvida pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes com a parceria do  SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) - equipe de profissionais que atua no hospital para proteger a integridade física dos trabalhadores  voltados totalmente aos servidores, tendo  como meta reduzir e prevenir acidentes de trabalho. A  abertura da edição 2014 da SIPAT contou com a participação de Amanda Monteiro, coordenadora do setor de Recursos Humanos da Unidade que na ocasião desenvolveu a dinâmica com o tema: “Qual o seu maior Objetivo”, envolvendo os colaboradores e destacando a importância de trabalhar com determinação para que suas metas traçadas sejam alcançadas. Durante a SIPAT, a infectologista da Unidade, Dra. Lívia Gonçalves abordou  ‘Higienização Correta das Mãos’  e formação do biofilme definido como  uma conglomeração de bactérias, fungos, algas, protozoários, resíduos ou produtos de corrosão aderidos em uma matriz autoproduzida e secretada de Substâncias Poliméricas Extracelulares (SPE).

Comente agora
15
Out
Irecê recebe clínica de hemodiálise com investimento privado
Postado por: Anacley Souza / 13:31h

A prefeitura de Irecê, centro-norte baiano, contará uma clínica de hemodiálise. O investimento privado foi discutido em encontro nesta terça-feira (14) entre o prefeito Luizinho Sobral e o sócio da Clínica de Hemodiálise, Túlio César Martins Santos. Apesar de até o momento não haver uma data ou prazo estipulado, o gestor municipal prometeu agilizar o processo administrativo para o serviço ser inaugurado “o mais rápido possível”. A estrutura do serviço terá capacidade para atender 240 pacientes de Irecê e de toda região, que farão tratamento, acompanhamento especializado e, quando houver necessidade, receberão encaminhamento para transplante. (Bahia Notícias)

3 comentários
15
Out
Médico diagnostica 'falta de ocupação', e deixa paciente revoltado
Postado por: Anacley Souza / 12:58h

Uma paciente registrou um boletim de ocorrência por humilhação contra um médico plantonista do Centro Integrado de Saúde do bairro Nova Veneza, em Sumaré (SP) na noite desta terça-feira (14). Thaynara de Oliveira Cruz, de 19 anos, se queixava de dores na cabeça e variações na pressão arterial, mas o médico teria afirmado no prontuário que o problema da paciente era "falta de ocupação". Na consulta, Thaynara se surpreendeu com o atendimento do clínico geral, que não a examinou. "'Você não conhece paracetamol? Diporona? É isso que tem que tomar. Mais nada' e eu falei 'já faz alguns dias, nada mais vai resolver?' e ele falou que não", conta. A jovem diz ter se sentido ofendida e humilhada quando o médico perguntou sobre a ocupação dela. "Perguntou se eu trabalhava, eu disse que cuidava do meu filho e ele disse que era falta de ocupação o que eu tinha", afirma. Diante disso, o profissional teria escrito o diagnóstico na ficha médica e receitado um dos medicamentos. "Estudou pra quê? Para humilhar as pessoas depois? Não quer trabalhar fica em casa", desabafou a paciente. Após o atendimento, a jovem saiu chorando e foi com o marido até o 1º DP da cidade registrar um boletim de ocorrência contra o profissional da saúde, onde apontou que houve ofensa e humilhação por parte do médico.

Comente agora
15
Out
S. A. de Jesus: Representantes da vigilância epidemiológica explicam o risco da Chikungunya e sobre suposto caso no Alto
Postado por: Samile Macêdo / 12:00h

Karine Cristina e Wanderson dos Santos, membros da unidade da Vigilância Epidemiológica em Santo Antônio de Jesus foram entrevistados pela Rádio Recôncavo FM na manhã desta quarta-feira (15), para esclarecer mais detalhes sobre a febre Chikungunya sendo o primeiro caso suspeito da doença no município. Os representantes iniciam suas falas explicando que houve um episódio registrado, mas não confirmado de uma pessoa que reside no Bairro Alto Santo Antônio, cuja casa e proximidades foram verificadas, contudo não foi encontrado foco algum do mosquito transmissor. “A pessoa disse que esteve em outra cidade e chegou aqui apresentando inicialmente outros sintomas, exames foram efetuados para verificar se seria um caso de dengue, porém, o resultado deu negativo, como havia semelhanças compatíveis  com a febre Chikungunya, então foram enviadas amostras de sangue para um laboratório no Paraná fazer a averiguação. Não houve outros casos suspeitos na cidade”, relata.

Perigos relacionados à doença: Segundo Wanderson, a Chikungunya é mais perigosa que a dengue. “Existem alguns fatores que comprovam a gravidade da enfermidade em comparação a dengue. A doença pode evoluir para o estado crônico e as pessoas podem passar a vida inteira com crises de dores nas articulações, como por exemplo, se tiver o alojamento da doença no pulso, o indivíduo no estágio crônico sempre vai sentir dor no local”, explica o entrevistado. A jovem informa que o significado do termo Chikunguya é “aqueles que se dobram”. “Justamente porque o portador da doença pode sentir dores de tal modo que fica encurvado, até sem poder se levantar”, declara. Segundo a entrevistada, as características iniciais da epidemiologia são: “Febre acima de 38,5 graus, dores nas juntas e formação de edemas nas articulações. Pedimos que caso uma pessoa venha a apresentar esses sintomas, vá imediatamente a uma Unidade de Saúde e evite a automedicação”, relata.  Karine conta ainda que em Santo Antônio de Jesus esteja havendo uma intensa divulgação dos métodos de prevenção contra a febre, para que não ocorra um surto assim como está tendo em Feira de Santana. “Corremos o risco da moléstia se desenvolver no município, mas estamos trabalhando constantemente junto com os agentes de endemias e a população para que isso não venha a acontecer e caso advenha, que seja com o mínimo de casos possíveis. Estamos fazendo uma preparação intensa com os agentes comunitários e endêmicos para construir um bloqueio contra esse vírus no município santoantoniense. Faço um pedido à população, que não deixem água parada, se previnam contra o mosquito transmissor da dengue, que pode também conduzir a Chikungunya. Vamos nos unir para que essa doença não contamine a nossa cidade”, reforça.  Os representantes da Vigilância informam que o número para contato é (75) 3632-1687 ou, (75) 3632-4479 (o disk Dengue). 

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com