As comentadas


Boa tarde , Sexta-feira, 27/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

27
Mar
SAJ: Farmácia Santana de Cristina está com descontos especiais para o MÊS DA MULHER em alguns produtos. Confira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:06h

Pensando em homenagear o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Farmácia Santana de Cristina está oferecendo descontos especiais em produtos para as mulheres. Confira abaixo alguns itens:

  • - Anticoncepcionais
  • - Dermacid (Sabonete íntimo)
  • -Absorventes
  • - Sabonetes
  • -Esmaltes

Mensagem da Farmácia de Cristina para o Dia da Mulher

"Ser mulher é ter todos os sentidos à flor da pele. É fazer nascer a esperança em qualquer palavra, em qualquer espaço, em qualquer recanto. Até nos mais difíceis. Ser mulher é ter do mundo a dádiva da vida. É encantar qualquer chão. É amor! É chama! É fogo! Ser mulher é ser maior. "

  • Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA
  • Entrega em domicílio; ligue (75) 3162 3700/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777; para Santo Antônio de Jesus
Comente agora
27
Mar
Hemoba realiza 'sabadão solidário' para aumentar coleta de sangue
Postado por: Letícia Oliveira / 15:52h

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza, neste sábado (28), mais uma edição do programa "Sabadão Solidário" para a coleta sangue e assim abastecer os estoques do hemocentro. O programa será realizado no hemocentro coordenador, localizado na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Em função da constante baixa nos estoques de sangue e hemocomponentes, a necessidade de sangue nos hospitais do estado é constante, pois as transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para vários pacientes. A unidade estará aberta das 7h30 às 18h, para atender a todos os candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea. No momento da apresentação, o voluntário deve apresentar documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) estar em boas condições de saúde e bem alimentado.

Comente agora
27
Mar
Para combater ebola, cidadãos de Serra Leoa ficarão em casa por 3 dias
Postado por: Letícia Oliveira / 15:17h

Os 6 milhões de habitantes de Serra Leoa receberam ordens para permanecer em casa por três dias a partir desta sexta-feira (27), num último esforço do país para se livrar do ebola. Como aconteceu durante uma operação semelhante no ano passado, milhares de grupos irão lembrar às pessoas como a doença se espalha e como preveni-la. Em regiões nas proximidades da capital e no norte, onde ainda existem surtos, os grupos também procurarão por casos de ebola. As ruas estavam praticamente vazias nesta manhã, com exceção das patrulhas policiais e soldados que também que coordenam postos de verificação para garantir que apenas pessoas com autorização, como integrantes de equipes de saúde e jornalistas, estejam nas ruas. O ebola infectou cerca de 12 mil pessoas em Serra Leoa, mais de em qualquer outro país, e recorreu a algumas das medidas mais extremas para conter a doença. Embora nas últimas semanas tenha havido uma redução acentuada de novas infecções, 33 novos casos foram confirmados na última semana em Serra Leoa, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ainda assim, o surto é mais preocupante na Guiné, onde a doença se espalha por causa de casos não revelados.

Comente agora
27
Mar
Ministério da Saúde anuncia 28 hospitais selecionados ao projeto Parto Adequado
Postado por: Letícia Oliveira / 14:42h

O Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Hospital Israelita Albert Einstein anunciaram hoje (27) as 28 instituições selecionadas para participar de projeto piloto de incentivo ao parto normal. Foram selecionados inicialmente 23 hospitais privados e cinco maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e denominada Parto Adequado, tem por objetivo incentivar o parto normal a partir de modelos inovadores de atenção ao parto, que possam reduzir a ocorrência de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar e no sistema único de saúde, melhorando a qualidade do atendimento e a segurança da mulher e do bebê. Entre as instituições privadas selecionadas, oito estão entre as 30 maiores em volume de partos do país e 11 entre as 100 maiores, o que, na avaliação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, demonstra o compromisso social com a melhoria da qualidade da atenção ao parto e nascimento. Esses hospitais possuem taxa de cesarianas de 88,7% – superior à identificada na saúde suplementar (84%) e na rede pública (40%). Já os estabelecimentos do SUS foram escolhidos por apresentarem percentual de cesarianas acima de 60% e por realizarem mais de mil partos por ano.

Comente agora
27
Mar
S. A. de Jesus: Oconcenter lança campanha de combate ao câncer de intestino
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:35h

Comente agora
27
Mar
S. A. de Jesus: Fisioterapeuta da 'Clínica 'Cuidar' dá dicas aos praticantes de academia. Assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:03h

Imagens: Marcello Dial

Comente agora
27
Mar
Justiça determina que governo da Bahia pague remédio de paciente com verba publicitária
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:32h

Uma sentença expedida pelo juiz Alexandre Lopes determinou que o estado da Bahia custeie o medicamento Azacitidina para uma paciente do município de Irecê, com verbas destinadas às ações publicitária do governo. De acordo com a promotora de Justiça Mirella Brito, o remédio é "imprescindível para o tratamento" da paciente, que está em acompanhamento oncohematológico desde maio de 2014, quando recebeu diagnóstico de síndrome mielosdisplasica. A promotora destaca ainda que a mulher não tem condições financeiras de comprar o medicamento. Em dezembro do ano passado, o promotor Saulo Murilo de Oliveira Mattos ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar para garantir o medicamento da paciente. A liminar determina que o Estado disponibilize o medicamento na dose de 75mg por m2 a cada 21 dias por seis ciclos. (BN)

Comente agora
27
Mar
Remédios deverão ter reajuste de 5% a 7,7%
Postado por: Samile Macêdo / 10:00h

Remédios com preços controlados pelo governo deverão ter um reajuste que varia entre 5% e 7,7%, de acordo com a categoria que pertencem. Os valores, que passam a valer a partir do 31, foram calculados com base nos fatores divulgados nesta quinta-feira, 26, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). As taxas oficiais deverão ser anunciadas pelo governo nos próximos dias, mas dificilmente deverão variar em relação aos valores calculados agora pela indústria. As regras valem para cerca de 20 mil itens do mercado farmacêutico, como antibióticos. Produtos com alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores pela CMED. Para esse grupo, o preço pode variar de acordo com a determinação do fabricante. A CMED determina três faixas de ajuste, de acordo com a concorrência enfrentada pelo produto no mercado. Quanto maior a concorrência, maior o porcentual permitido para reajuste. Pelos cálculos do setor, para remédios com esse perfil o reajuste permitido será de no máximo 7,7%. O nível intermediário, de remédios de classes terapêuticas consideradas de concorrência mediana, o aumento será de 6,35%. Para aqueles mais concentrados - formados por remédios que estão ainda protegidos por patentes, como os usados em tratamento de câncer - o porcentual máximo de aumento será de 5%. 

Comente agora
26
Mar
Remédios para conjuntivite, menopausa e colesterol terão genéricos
Postado por: Anacley Souza / 21:54h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de três novos genéricos cujas substâncias ainda não tem concorrentes no mercado. Um desses remédios é o Ezetimiba, indicado para o tratamento de hipercolesterolemia primária, hipercolesterolemia familiar homozigótica (HFHo) e sitosterolemia homozigótica (fitosterolemia). A substância ajuda a inibir a absorção intestinal do colesterol. Outro genérico inédito registrado é o Cloridrato de Olopatadina, usado como solução oftálmica estéril contendo olopatadina, um inibidor da liberação de histamina. O remédio é indicado para o tratamento da conjuntivite alérgica. A Didrogesterona é o terceiro medicamento liberado e é utilizada na Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para tratar sinais da menopausa, como calor, falta de sono e dificuldades urinárias.

Comente agora
26
Mar
Estudo revela técnica para eliminar a dor: cruzar os dedos
Postado por: Anacley Souza / 19:44h

O simples ato de cruzar os dedos pode afetar a sensação de dor, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico Current Biology. De acordo com os pesquisadores, a sensação é influenciada pela maneira como as diferentes fontes da dor interagem entre si. Cientistas do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade Global de Londres utilizaram um experimento chamado "thermal grill illusion". Por meio deste teste, outros pesquisadores demonstraram no passado que, se uma pessoa receber simultaneamente um estímulo de temperatura quente nos dedos indicador e anular e fria no médio, o indivíduo terá percepção de ardor no dedo médio. Isso acontece porque a sensação de queimação que os dedos indicador e anular enviam ao cérebro bloqueia a atividade que normalmente seria desencadeada pelo estímulo frio no médio. No presente estudo, cientistas fizeram pequenas variações no teste ao mudar a disposição espacial entre os dedos, e tiveram resultados diferentes. Quando o dedo médio foi cruzado sobre o indicador, a sensação de ardor foi reduzida. Em outra variação do experimento, o frio foi aplicado sobre o dedo indicador e o calor sobre os outros dois. Neste caso, o ardor aumentou quando os dedos médio e indicador foram cruzados. Para os pesquisadores, o cérebro usa a disposição espacial dos três diferentes estímulos para produzir a sensação de ardor em um único dedo. "Essas interações podem valer para uma surpreendente variação de dores", afirma o líder do estudo, Patrick Haggard. "Nossa pesquisa eleva a possibilidade de manipular a sensação de dor de uma pessoa por meio de estímulos externos. Alterar padrões espaciais pode afetar a maneira como a dor é interpretada pelo cérebro."

Comente agora
26
Mar
Clara de ovo emagrece e reduz flacidez da pele
Postado por: Samile Macêdo / 17:09h

Tratado durante muito tempo como um vilão, o ovo já mostrou que tem uma lista extensa de benefícios. O que provavelmente pouca gente sabe é que a clara do ovo ajuda a emagrecer e aumenta a produção de colágeno, deixando a pele mais firme. A nutricionista Silvia Lancellotti, da Clinica Caixeta lista as propriedades e os principais benefícios da clara de ovo.

Benefícios - A albumina, presente em grande quantidade na clara do ovo, é uma proteína poderosa que estimula o desenvolvimento dos músculos e promove sensação de saciedade. Rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, a clara ainda melhora a disposição e a concentração. “Composta basicamente água e proteínas, ela ajuda a prolongar a saciedade, sendo grande aliada no processo de emagrecimento”, completa. Segundo a especialista, a clara de ovo também atua na reparação, manutenção e desenvolvimento da massa muscular. Além disso, ela minimiza a flacidez da pele porque impulsiona a produção de colágeno no organismo. “Rica em aminoácidos essenciais e minerais, como zinco e manganês, a clara do ovo também promove a formação de neurotransmissores e proporciona sensação de bem-estar graças ao triptofano, que estimula a seretonina”, afirma. 

Comente agora
26
Mar
Semelhante ao iogurte, Kefir melhora o trânsito intestinal e ajuda na perda de peso
Postado por: Samile Macêdo / 13:06h

O kefir é uma bebida láctea fermentada originada séculos atrás nas montanhas do Cáucaso, com sabor levemente azedo e refrescante, semelhante ao iogurte. Mas ele é muito mais saudável e poderoso do que o seu primo, pois contém uma grande população de leveduras e bactérias benéficas. O kefir também fornece valiosas vitaminas, minerais e proteínas facilmente digeríveis. Ele é um super probiótico com inúmeras ações benéficas no organismo, notadamente na nossa imunidade. Um microbioma extraordinário. A microbiota intestinal (mais de 100 trilhões de bactérias que colonizam o cólon) não é apenas importante para a melhor digestão dos alimentos e absorção de nutrientes, ela também ajuda o corpo a produzir vitaminas, neurotransmissores e hormônios, é responsável pela imunidade e ainda acelera a eliminação de toxinas, pesticidas e metais pesados. Esta legião de bactérias que nos habitam atua no metabolismo e no humor, e chega a pesar quatro quilos! Elas moram basicamente no nosso intestino, e na maioria, são bactérias benéficas (probióticos) que protegem o nosso corpo de infecções. 

Comente agora
26
Mar
4ª Conferencia Municipal de Saúde 2015 acontecerá em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:44h

O Conselho Nacional de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e Governo Federal vão realizar a 15° Conferência Nacional de Saúde 2015 em todo o país. Uma iniciativa em prol da população usuária do Sistema Único de saúde (SUS) e que a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus não poderia deixar de participar. A Secretaria de Saúde do Município vai realizar a 4ª Conferencia Municipal de Saúde 2015, com o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro, evento que acontece entre os dias 06 e 07 de maio no Auditório do CETEP, a partir das 08h no município. No período que antecede o evento, vão ser realizadas algumas pré-conferências para trabalhar o tema em questão e disseminar algumas informações.  

A primeira acontecerá no dia 31 de Março no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, a partir das 13h30 envolvendo o Distrito 2 ( Andaiá, Alto Sobradinho, Alto Santo Antonio, Amparo, Centro SAJ e Santa Madalena), a segunda no dia 09 de Abril no Centro Comunitário do São Benedito, a partir das 13h30, abrangendo o Distrito 4 (Rádio Clube, São Francisco, São Paulo, Urbis III e Irmã Dulce), a terceira no dia 14 de Abril no auditório da UNEB, a partir das 13h30, abarcando o Distrito 3 (Urbis I, II, e IV, Viriato Lobo, Marita Amâncio e Bela Vista) e o último compromisso que antecede a Conferência é no dia 20 de abril na Sapucaia, a partir das 08:h0 com o público do Distrito 1 (zona rural do município). O objetivo é desmistificar alguns mitos, mostrar os direitos dos usuários do SUS, cobrar dos líderes resoluções para questões que envolvem saúde pública e orientar aos usuários e prestadores de serviços do Sistema único de Saúde como agir para ter qualidade no atendimento, conforto e diminuição nos tempos de espera. (ASCOM/ PMSAJ)

Comente agora
26
Mar
Maioria dos casos de epilepsia pode ser controlada com medicação
Postado por: Letícia Oliveira / 09:54h

Condição neurológica que atinge de 1% a 2% da população brasileira, a epilepsia pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma apresentar a primeira crise, com maior frequência, em crianças com menos de dois anos. Hoje (26), a campanha mundial Purple Day vem usar a cor lilás para chamar a atenção da população sobre essa condição. A neurologista infantil e do adolescente Alessandra Freitas, mestre em medicina pela Universidade de São Paulo, explica que as crises de epilepsia são ocasionadas por descargas elétricas anormais no cérebro, “uma atividade cerebral errada”. Em alguns casos, a pessoa nasce com essa condição, em outros, ela pode ser ocasionada por lesões e por síndromes, entre outros fatores. A duração da epilepsia também varia. Em algumas pessoas, desaparece na adolescência, em outras tem que ser controlada por medicamentos por toda a vida. Em 80% dos casos, o paciente pode ter uma vida normal, usando a medicação. De acordo com a especialista, o sintoma da crise depende da área cerebral envolvida, tem início súbito e cessa espontaneamente ou, quando muito prolongada, com o uso de remédios. Essas crises podem durar segundos ou poucos minutos e se manifestar de formas diferentes. Em alguns casos, a pessoa fica ausente, parada com o olhar fixo, em outros é como se ela levasse um pequeno susto. No tipo mais conhecido, a pessoa tem movimentos involuntários com os músculos, pode se contorcer, babar e, algumas vezes, urinar e vomitar. Depois que passa, ela não tem consciência do que aconteceu.

Comente agora
26
Mar
Pessoas extrovertidas e neuróticas têm maior tendência para ganhar peso
Postado por: Letícia Oliveira / 08:37h

A personalidade pode ter influência direta sobre o ganho de peso, descobriu um estudo do Instituto de Tecnologia Federal da Suíça. Mil pessoas foram reunidas e questionadas sobre seus hábitos alimentares, escolha de alimentos e personalidade. A partir dos dados colhidos, foram identificadas cinco dimensões básicas de personalidade que determinam o que as pessoas comem. "Uma falta de consciência leva as pessoas a comerem compulsivamente. Elas perdem o controle frente à situações que envolvem comidas saborosas e com cheiro agradável", explicou a autora do estudo, Carmen Keller, ao Daily Mail. Após a análise do comportamento de 75 voluntários, percebeu-se que pessoas neuróticas escolhiam alimentos calóricos para lidar com suas emoções, e extrovertidos, alimentos mais gordurosos, com uma maior ingestão de álcool, por sair mais com amigos, enquanto aquelas abertas a novas experiências optaram por uma alimentação mais saudável.

Comente agora
25
Mar
Câmara aprova projeto que assegura mamografia a mulheres com mais de 40
Postado por: Anacley Souza / 22:09h

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de decreto legislativo que suspende parcialmente uma portaria do Ministério da Saúde e assegura o direito à realização do exame de mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) para as mulheres com idade a partir dos 40 anos. O projeto ainda será discutido no Senado. A proposta muda a portaria 1.253 do Ministério da Saúde, publicada em 12 de novembro de 2013, que alterava a tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais do SUS. A medida condicionava o pagamento de mamografia bilateral de rastreamento à pessoa com idade entre 50 e 69 anos. No projeto, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) argumenta que a regra imposta pelo Ministério da Saúde contraria a lei 11.664, de 2008, que trata de ações de saúde para assegurar a prevenção e detecção de câncer do colo uterino e mama no âmbito da rede pública. A deputada ressalta que um dos artigos da lei estabelece a realização do exame mamográfico a todas as mulheres com mais de 40 anos de idade e que a criação de uma condicionante para a realização do procedimento é ilegal e equivale a restringir o acesso de pacientes a um exame que se mostrou efetivo no diagnóstico precoce do câncer de mama. "Não pode uma norma administrativa do Ministério da Saúde contrariar um direito já expresso em lei, restringindo o financiamento desse tipo de exame à mulheres com idade superior às já protegidas pela lei", destacou a parlamentar.

Comente agora
25
Mar
Doença misteriosa de Camaçari pode ser roséola ou parvorírus-B19
Postado por: Anacley Souza / 18:24h

Após reunião realizada nesta quarta-feira (25), entre a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde de Camaçari, duas hipóteses foram levantadas para explicar a doença misteriosa que tem acometido diversos moradores da cidade localizada na região metropolitana de Salvador: roséola e parvovírus-B19, cujos sintomas combinam com os apresentados pelas pessoas que procuraram as unidades de saúde do município. Entre os sintoma destacam-se pintas, dores e coceira pelo corpo. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica de Camaçari, Celso Joélio, até a última terça-feira (24), 39 casos da doença ainda não diagnosticada foram registrados oficialmente na cidade. Celso informou que a reunião desta quarta também definiu uma providência a ser tomada: amostras de sangue coletadas de alguns pacientes serão enviadas para laboratórios do Paraná e Rio de Janeiro. "Não há na Bahia laboratórios apropriados para fazer o diagnóstico da roséola e do parvovírus-B19, por isso faremos os exames fora do estado", afirma Celso. O diretor acrescenta que as amostras serão enviadas ainda nesta quinta-feira (26) para o Laboratório Central do Estado da Bahia (Lacen), que fará o envio para os estabelecimentos do Paraná e Rio de Janeiro. "Não há previsão de retorno destes exames, mas já temos cinco amostra prontas para ser enviadas ao Lacen", diz. Joélio afirma que os registros da doença foram feitos em bairros diferentes da cidade e que outros casos também foram encontrados em municípios da região.

Comente agora
25
Mar
Uma tigela de cereais por dia reduz risco de morte prematura, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:30h

O hábito de comer uma tigela de cereais por dia pode reduzir as chances de morte precoce em decorrência de câncer, doenças cardíacas ou respiratórias e diabetes. Um amplo estudo realizado pela Escola Pública de Saúde da Universidade de Harvard concluiu que, ingerindo 34 gramas para cada mil calorias absorvidas por dia, uma pessoa reduz o risco de morte prematura em 17%. Não é pouco. Os pesquisadores, que publicaram seu trabalho na revista “BMC Medicine”, analisaram dados de mais de 367 mil pessoas em oito estados americanos, registrando suas dietas e seus hábitos por 14 anos. As constatações se mantiveram mesmo quando se levava em conta diferentes idades, tabagismo, índice de massa corporal e atividade física. “Nossas descobertas devem motivar estudos futuros, especialmente ensaios clínicos e estudos experimentais, para testemunhar ainda mais os efeitos benéficos de grãos integrais e componentes potencialmente eficazes, tais como fibras e outros nutrientes, e explorar seus mecanismos”, afirmou o líder do estudo, Lu Qi. 

Comente agora
25
Mar
Criança perde visão e parte do rosto após coceira: 'ninguém sabe o que é'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:14h

"Começou coçando o olho direito, ela ficou cega. Depois o esquerdo e ela ficou cega desse olho também. Passou para a boca, nariz e o céu da boca está todo aberto". O depoimento é de Adrielle do Santos de Jesus, 22 anos, mãe que tenta descobrir tratamento definitivo para a doença da pequena Pyetra Jesus Santana, de apenas 5 anos, que destruiu parte do rosto da criança. Elas saíram da região sul e chegaram a Salvador no início da semana em busca de que um médico aponte a causa do problema e ajude a reconstruir o rosto dela com cirurgia. A criança coça bastante a área do rosto. Ela não possui mais dentes. A região do nariz tem uma fenda que atinge o céu da boca e, por isso, ela já não fala e se alimenta por sonda. Ela também não anda, segundo a mãe, ss pernas já atrofiaram por passar muito tempo deitada. "Levo em clínicas de fisioterapia e quando veem ela, se negam a atendê-la", conta a mãe da criança. Na tentativa de agendar uma consulta pela rede pública de saúde, a mãe, que não possui parentes na capital baiana, está hospedada em um hotel e recebe ajuda financeira de índios, já que integra a tribo Pataxó. Ela morava na aldeia Renascer, próximo à cidade de Alcobaça. Adrielle também recebe dos pais a ajuda para cuidar de Pyetra.

Comente agora
25
Mar
Adoçante artificial pode inibir crescimento e metástase de câncer, segundo estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 11:55h

Apesar de ser constantemente relacionado ao surgimento de câncer, o adoçante artificial conhecido como sacarina pode ter efeitos inibidores sobre as células cancerígenas, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira (24) pela Universidade da Flórida (UFA), nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram a capacidade da sacarina de "inibir uma enzima presente em muitos tipos de câncer", afirmou a equipe em comunicado. Essas enzimas contribuem na sobrevivência e metástases de células tumorais, segundo o site UOL. Para os pesquisadores, a substância pode ser usada na descoberta de medicamentos para "tratamento de cânceres mais agressivos, como os de tórax, fígado, próstata, rins e pâncreas". Para o estudo, foi realizada uma série de experimentos acerca do efeito da sacarina sobre células malignas de um câncer de tórax.

Comente agora
25
Mar
Esqueleto de mulher egípcia revela evidência mais antiga de câncer de mama
Postado por: Letícia Oliveira / 10:33h

O estudo dos restos mortais de uma mulher adulta de 4.200 anos revelou o que já é descrito como evidência mais antiga de câncer de mama no mundo. De acordo com o ministro das antiguidades, Mamdouh el-Damaty, os ossos da mulher, analisada por uma equipe da Universidade de Jaén, na Espanha, mostraram "uma deterioração extraordinária". "O estudo de seus restos mortais mostra o típico dano destrutivo provocado pela extensão de um câncer de mama como uma metástase", afirmou em comunicado. Até o momento, ainda não havia registros arqueológico de câncer, o que levava a pensar que a doença é resultado da vida moderna, segundo o jornal O Globo. Para os pesquisadores, a mulher egípcia viveu no final da 6ª dinastia faraônica.

Comente agora
25
Mar
'Não pode ter medo', diz brasileira que retirou ovários e trompas como Jolie
Postado por: Letícia Oliveira / 08:42h

Brasileiras que retiraram ou vão retirar os ovários e as trompas de falópio, assim como fez a atriz norte-americana Angelina Jolie, disseram ao G1 que a opção pela cirurgia preventiva foi ou é a decisão mais correta para se protegerem do câncer. Nesta terça-feira (24), a ganhadora do Oscar divulgou que realizou o procedimento quase dois anos após fazer uma mastectomia (cirurgia para retirar os dois seios) para evitar um câncer de mama, que já havia vitimado familiares próximos dela, como sua mãe. Angelina optou pelas operações depois de detectar em um exame de sequenciamento genético uma mutação no gene BRCA1. A presença desta mutação (que pode atingir também o gene BRCA2) é hereditária e aumenta em 87% o risco de uma mulher ter câncer de mama. O risco de desenvolvimento de câncer de ovário também sobe 50%.

‘Mais tranquila’
Na próxima semana, a advogada Ana Silvia Peliciari, de 49 anos, será operada para retirar os ovários, as trompas e o útero para prevenir o câncer. Mãe de dois filhos, a moradora de Santo André (SP) detectou tumores na mama em 2013. Ela realizou a cirurgia de mastectomia no mesmo ano e fez seis sessões de quimioterapia. Durante o tratamento, um exame genético apontou que Ana é portadora de mutação no gene BRCA2. O fato não a preocupou. Em vez disso, a incentivou a decidir pela nova operação. “A oncologia é uma ciência preventiva, porque depois que [a doença] chega, o jogo vira”, disse Ana Silvia. “Não se pode ter medo de investigar uma questão de saúde. Com o avanço da medicina, você tem meios de eliminar [o problema] e salvar a sua vida se tiver a doença no começo. A frase ‘quem procura, acha’ é falha não se encaixa para a medicina”, afirmou. Ana Silvia disse ao G1 que ao saber da decisão da atriz Angelina Jolie, sentiu que havia escolhido corretamente a opção de remover os órgãos. “Me sinto mais tranquila e faria 10 vezes a mesma coisa. Não vale a pena ficar com uma pulga atrás da orelha”, comentou.

Comente agora
25
Mar
Anvisa suspende propaganda irregular suplementos à base de gojiberry e de colágeno
Postado por: Letícia Oliveira / 07:40h
A Anvisa determinou a suspensão da publicidade e divulgação irregular dos produtos Suplemento de Vitamina C à Base de Gojiberry, em cápsulas, da marca Gojislim e do Genacol – Colágeno Hidrolisado em Cápsulas, fabricado por Naturalis Nutrição e Farma LTDA. As propagandas, divulgadas em endereços eletrônicos, atribuíam propriedades não estabelecidas pela legislação sanitária vigente. As medidas foram publicadas nesta terça-feira (24/03) no Diário Oficial da União (DOU). (Ascom-Anvisa)
Comente agora
24
Mar
Diretor do Hemoba em Stº. Antº. de Jesus pede voluntários para doação de sangue
Postado por: Anacley Souza / 23:33h

O Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) responsável pelo banco de sangue no município de Santo Antônio de Jesus é um dos mais importantes do recôncavo baiano e atende a diversas cidades da região. Localizado nas dependências do HRSAJ (Hospital Regional), o hemocentro realiza rotineiramente campanhas de doação para manter seu estoque pleno. Com a alta demanda, os bancos de sangue de toda a Bahia têm sofrido com a desoneração de bolsas e em dias festivos como Carnaval e São João traz preocupação a seus administradores. Em entrevista ao Portal Voz da Bahia, o diretor do Hemoba, Dr. Alexandre Lyra respondeu a alguns quesitos e tirou dúvidas de quem sente vontade de doar. Para o médico, a doação de sangue não oferece risco à saúde e desmitificou de que a ação possa transmitir algum tipo de doença e até mesmo fazer o doador engordar e salientou que existe uma grande dificuldade de acessibilidade de doadores voluntários. De acordo com o diretor a demanda é crescente e a estratégia é aumentar em até 50%. Enaltecendo os trabalhos de colegas e colaboradores, como citou a coordenadora de captação, Luciana Soares, o trabalho em conjunto faz com que os estoques não fiquem vazios ou em níveis críticos, “a verdade é uma só, os bancos de sangue de todo o Brasil está em decadência e é preciso da colaboração de todo o cidadão. É muito fácil doar quando existe um ente querido necessitando”, fala.

Para doar é simples: O candidato deve ir ao Banco de Sangue com um documento de identificação com foto, ter peso mínimo de 50 quilos, boas condições de saúde, não ter histórico de doenças transmissíveis pelo sangue (hepatites B e C, Sífilis, AIDS (vírus HIV), Doença de Chagas ou Malária etc.) e idade entre 18 e 67 anos. Aos 16 e 17 é possível doar mediante autorização dos pais ou responsáveis. É importante seguir algumas recomendações antes da doação: realizar uma alimentação leve, ou seja, livre de gordura; e não praticar exercícios físicos, ingerir bebidas alcoólicas ou fumar nas 24 horas que antecedem a coleta. O intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres, sendo que os homens podem doar no máximo quatro vezes por ano e as mulheres três vezes no mesmo período. O banco de sangue funciona nas dependências do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O atendimento é aberto todos os dias da semana das 7h às 16 horas. Para maiores informações contatar pelos telefones (75) 3631-5191 e (75) 3631-3979.

  1. Reportagem e foto: Voz da Bahia
Um comentário
24
Mar
Sacarina pode funcionar como inibidor do câncer, afirma estudo científico
Postado por: Anacley Souza / 20:35h

O adoçante artificial conhecido como sacarina, cujo consumo esteve relacionado ao câncer durante décadas, pode ter efeitos inibidores sobre as células cancerígenas, segundo a conclusão de um estudo cujos resultados foram publicados nesta terça-feira (24) pela Universidade da Flórida (UFA), nos Estados Unidos. O estudo indica que a sacarina "tem capacidade para inibir uma enzima presente em muitos tipos de câncer" que contribui para que as "células tumorais sobrevivam e entrem em metástases", destacou em comunicado Robert MacKenna, professor de Bioquímica e Biologia Molecular da Faculdade de Medicina da UFA. Os pesquisadores acreditam que a sacarina pode levar ao desenvolvimento de remédios que sirvam para o "tratamento de cânceres mais agressivos, como os de tórax, fígado, próstata, rins e pâncreas". Os resultados do estudo do centro universitário de Gainesville, na Flórida, serão apresentados amanhã pela Sociedade Química Americana em um convenção na cidade de Denver, no Colorado. A descoberta aconteceu depois que um graduado assistente de pesquisa da UFA, Brian Mahon, se perguntou como a sacarina poderia atuar sobre a enzima "carbonic anhydrase IX", que está presente em um grande número de cânceres agressivos. Após realizar uma série de experimentos preliminares, os investigadores estudaram os efeitos da sacarina sobre as células malignas de um câncer de tórax. "Vimos literalmente que o índice de crescimento das células cancerígenas caia lentamente quando adicionávamos o adoçante", disse McKenna, responsável pelo estudo. A primeira conclusão é que uma "base de sacarina" poderia ser usada em conjunto com outros medicamentos para o tratamento do câncer, como quimioterapia e radiação, segundo os cientistas, já que o adoçante "pode desacelerar o crescimento do câncer e oferecer uma oportunidade" para que os tratamentos citados "sejam mais efetivos" na batalha contra a doença. Ironicamente, este adoçante foi classificado há algum tempo como potencialmente cancerígeno, mas, na atualidade, a Agência de Controle de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, sigla em inglês) considera a sacarina como um produto seguro para o consumo. "A sacarina era vista como o 'bandido', e não era. De fato, pode ser o 'mocinho'" deste filme, acrescentou McKenna.

Comente agora
24
Mar
OMS quer acabar com a epidemia da tuberculose até 2035
Postado por: Anacley Souza / 18:01h

A Organização Mundial da Saúde, OMS, quer acabar com a epidemia da tuberculose até 2035. O objetivo faz parte da estratégia para pôr um fim à doença, lançada em maio do ano passado, quando os países-membros concordaram com um novo plano de ação de 20 anos. Para marcar o Dia Mundial da Tuberculose, neste 24 de março, a agência da ONU fez um pedido a governos, às comunidades afetadas pela doença, organizações da sociedade civil, hospitais e clínicas e a parceiros internacionais. O coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, o Brasil faz parte de um conjunto de 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. De Brasília, em entrevista à Rádio ONU, o médico falou a doença no país. "(A situação) coloca o Brasil num grande desafio de desenvolver estratégias e investir recursos e ações no sentido de reduzir a incidência e a mortalidade de tuberculose no Brasil, que é muito grande. Nós temos 70 mil novos casos de tuberculose a cada ano com aproximadamente 4,6 mil óbitos, mortes que poderiam ter sido evitadas" A OMS quer que todos se unam na adoção da estratégia para alcançar, tratar e curar os que sofrem da doença atualmente. Segundo a agência, houve um grande progresso no combate à tuberculose nos últimos anos e o mundo está no caminho correto para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para reverter a transmissão da doença até o final de 2015.

Comente agora
24
Mar
Doença misteriosa atinge Camaçari e deixa moradores assustados
Postado por: Samile Macêdo / 17:39h

Um surto de uma doença ainda não identificada tem se espalhado por Camaçari, Grande Salvador, deixando moradores do local assustados. Segundo reportagem publicada na edição desta quarta-feira do jornal A TARDE, os sintomas relatados pela população são de vermelhidão, prurido (coceira) e, em alguns casos, febre e dor no corpo. Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica da cidade, Celso Joélio, o problema está sendo investigado. Os 18 primeiros casos foram registrados no dia 10 de fevereiro nos bairros Gravatá, Cristo Redentor, Alto da Cruz e Parque das Mangabas. De acordo com Joélio, metade destas pessoas deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Gravatá e as outras no Hospital Geral de Camaçari. Ainda no início de fevereiro, os pacientes foram submetidos a exames de sangue para descobrir qual seria a doença. As primeiras suspeitas seriam de sarampo, rubéola, dengue e febre chikungunya. No entanto, as análises realizadas no Laboratório Central do Estado (Lacen) descartaram as suspeitas iniciais. “Suspeitamos de sarampo, rubéola, dengue e chikungunya, mas os exames deram negativo. Além disso, os primeiros pacientes não relataram febre, sintoma característico”, revelou o gestor.

Comente agora
24
Mar
7 mitos ou verdades sobre a trombose que a maioria das pessoas desconhece
Postado por: Samile Macêdo / 16:52h

A cada 37 segundos uma pessoa morre de trombose no mundo. Esse número foi apontado pela International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH) em sua última campanha mundial de combate à doença. A Trombose Venosa Profunda (TVP), popularmente chamada apenas de trombose, é a formação de um coágulo sanguíneo que pode surgir no coração ou no interior de um vaso sanguíneo. Normalmente essa doença ocorre em uma ou mais veias e, com maior frequência, estão localizadas da parte inferior do corpo, como nas pernas e coxas. Esse coágulo, conhecido como trombo, se torna responsável pelo bloqueio do fluxo de sangue da região causando inchaço e dor. O caso se agrava quando o coágulo se desprende e circula pela corrente sanguínea podendo chegar ao cérebro, pulmão, coração ou outras áreas, levando a graves lesões - processo chamado de embolia. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia são contabilizados aproximadamente 300 mil óbitos anuais no Brasil em decorrência de enfermidades cardiovasculares. No entanto, uma pesquisa realizada pela Bayer constatou que apenas 4% dos brasileiros entrevistados consideram os coágulos sanguíneos como a maior ameaça à vida. 

Comente agora
24
Mar
Hospital São Rafael passa a disponibilizar exame para diagnóstico de câncer pelo SUS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:46h

Com o objetivo de avançar no diagnóstico e combate ao câncer, o Hospital São Rafael (HSR), que celebra 25 anos de atuação neste mês, passa a disponibilizar a tomografia computadorizada, também conhecido como PET/CT pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital foi o primeiro no Norte e Nordeste a adquir o equipamento de PET/CT, em 2006, que está disponível para pacientes diagnosticados com câncer de pulmão, colorretal e com linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin. Para realização do exame, é necessário que o paciente seja encaminhado por um especialista e possua o cartão do SUS. Considerado de alto custo, o exame pode ser solicitado pelo próprio paciente ou representante legal no Serviço de Medicina Nuclear do HSR. (BN)

Comente agora
24
Mar
Dieta antienvelhecimento "reduz" idade e quilos na balança
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 15:38h

Conseguir perder o peso desejado e ainda parecer mais jovem e ter a pele mais bonita é o melhor dos mundos para quem se preocupa com o corpo. O foco da dieta antienvelhecimento é exatamente esse. Composto principalmente por alimentos ricos em antioxidantes, o cardápio deve ser de baixa caloria (com redução de 30% a 50% da quantidade ingerida normalmente), para garantir também o emagrecimento. Peixes (ricos em ômega-3), cereais integrais (cheios de fibras), frutas, verduras e legumes (com antioxidantes, vitaminas A, C e E), e muita água são a base do programa alimentar. Cranberry, romã, uva, frutas vermelhas e cítricas, tomate e maçã são alguns dos exemplos de itens que vale a pena inserir na lista de compras. Em compensação, alimentos gordurosos, farinha branca e doces estão de fora, por estimularem a produção de radicais livres, provocadores do envelhecimento precoce. Para que o efeito rejuvenescedor da comida seja mais perceptível, é preciso também buscar novos hábitos de vida. Além de mudar a alimentação, é preciso ter comportamentos mais saudáveis, como não fumar, controlar o estresse, usar protetor solar e praticar atividades físicas com moderação.

Comente agora
24
Mar
OMS classifica cinco pesticidas como cancerígenos prováveis
Postado por: Samile Macêdo / 12:39h

Cinco pesticidas foram classificados como cancerígenos "prováveis" ou "possíveis" para o homem pela agência do câncer da Organização Mundial da Saúde (Iarc). O herbicida glifosato, um dos mais utilizados no mundo, e os inseticidas malathion e diazinon foram classificados como cancerígenos "prováveis para o homem", ainda que as "provas sejam limitadas", segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer. Os inseticidas tetraclorvinfos e paration, que já foram alvo de interdições e restrições em vários países, foram por sua vez classificados como "possíveis" cancerígenos. O glifosato é a substância ativa do Roundup, um dos herbicidas mais vendidos do mundo. Para além da agricultura, onde a sua utilização tem aumentado bastante, ele também é usado nas florestas e por indivíduos em seus jardins. O glifosato foi encontrado no ar, na água e nos alimentos, de acordo com a Iarc, que afirma que a população em geral está particularmente exposta quando habita próximo a áreas tratadas. Os níveis de exposição observados, no entanto, são "geralmente baixos", segundo a Iarc. 

Comente agora
24
Mar
Maconha atual tem efeito muito mais forte que de 30 anos atrás, aponta pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 11:31h

A maconha atualmente usada tem um efeito muito mais forte em comparação à década de 1980, de acordo com um estudo de um laboratório dos Estados Unidos. A maior potência foi identificada devido a altas concentrações de tetrahidrocanabinol (THC), que é uma substância psicoativa. Anteriormente, a droga apresentava níveis abaixo de 10% do componente, enquanto a concentração atual varia de 20% a 30%, afirmou o líder do estudo, Andy LaFrate, ao Terra. Também investigada, a presença do canabidiol, que não provoca alucinações e é usado no tratamento de doenças, foi pequena ou praticamente inexistente nas amostras. Outra constatação "surpreendente" da pesquisa, segundo o médico, foi alto nível de substâncias contaminantes, que pode levar a discussões sobre segurança com relação à maconha.

Comente agora
24
Mar
Mastologista do IMDI, Dr. Luciano Ramos, explica sobre fatores de risco para o câncer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:01h

Alimentação

Alimentos estocados em condições inadequadas podem ser contaminados por um fungo (Aspergilus) que libera uma toxina cancerígena, a aflatoxina. Nos países asiáticos e africanos, a aflatoxina é uma das principais causas de câncer de fígado. Estima-se que, se fosse possível eliminar metade da aflatoxina presente em alimentos, haveria redução de 40% nos casos desse tipo de câncer nos dois continentes. O consumo de peixes e carnes conservadas em sal, picles, certos molhos e outros alimentos muito salgados está associado ao câncer de estômago e ao carcinoma de nasofaringe (tumor que se instala na parte mais alta da faringe). Por outro lado, alimentação rica em frutas e outros vegetais protege contra o aparecimento de diversos tipos de tumores.

Obesidade e vida sedentária

Comente agora
24
Mar
Anvisa suspende venda e uso de medicamento estimulante
Postado por: Letícia Oliveira / 09:49h

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (24) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso de todos os lotes fabricados no período de agosto a outubro de 2014 do produto Arcalion (sulbutiamina) 200 mg pela empresa Laboratórios Servier do Brasil Ltda. De acordo com o texto, a própria empresa comunicou a Anvisa sobre resultados fora da especificação durante estudo de estabilidade acelerada (que avalia a estabilidade do medicamento em condições forçadas de armazenamento) envolvendo o produto em questão. Por meio de comunicado, a Laboratórios Servier do Brasil Ltda. informou que já suspendeu a fabricação do produto e que a decisão foi tomada para que a empresa possa melhor avaliar os resultados obtidos. “Como parte do nosso compromisso com a classe médica e pacientes, a Laboratórios Servier do Brasil reforça que está adotando todas as medidas necessárias para que a fabricação e abastecimento de Arcalion (sulbutiamina) 200mg seja normalizada o mais breve possível.” Em caso de dúvidas ou para maiores informações, os interessados devem entrar em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800-7033431.

Comente agora
24
Mar
Itabuna: Casos de dengue aumentam quase 230%
Postado por: Letícia Oliveira / 08:27h

Os casos de dengue em Itabuna, no sul do estado, aumentaram quase 230% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 1081 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti nos três primeiros meses deste ano. Os bairros mais afetados foram Santa Inês e Califórnia, com 80 casos cada. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da prefeitura os dados foram pontuados pelo Sinan [Sistema de Informação de Agravos de Notificação], do Ministério da Saúde. Foram 112 registros em janeiro, 466 em fevereiro e 503 até o domingo (22). Em relação aos casos de chikungunya, que tem o mesmo mosquito transmissor, de outubro até esta sexta-feira (20) foram registrados dez casos suspeitos, dos quais seis já foram descartados através de exame laboratorial pelo Laboratório Evandro Chagas, no Pará. A SMS ainda aguarda a liberação dos demais resultados. A prefeitura de Itabuna informou que tem feito bloqueios nas localidades com maior registro, com borrifação de inseticida e visita nas casas de agentes de endemias. A administração local afirmou ainda que uma campanha de mobilização também tem sido feita para mostrar à população que o trabalho de combate à dengue começa em casa, com a extinção de possíveis focos. 

Comente agora
23
Mar
Bebês fazem ‘caretas’ quando mães fumam, revela estudo britânico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:17h

Uma pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Lancaster, na Inglaterra, revelou um fato inusitado: os fetos de grávidas fumantes fazem muitos movimentos com a boca e com as mãos (colocadas sobre os rostos), quando comparados com os filhos de mães grávidas que não fumam. As "caretas" dos pequenos podem ser vistas através da ecografia 4D (ultrassonografia em quatro dimensões). Nadja Reissland, médica responsável pelo experimento, analisou imagens dos movimentos dos bebês no ventre de 20 mães do Hospital Universitário James Cook, na cidade de Middlesbrough, na Inglaterra. De todas as pacientes analisadas, quatro fumavam uma média de 14 cigarros por dia. Ao estudar os exames da gestação, a médica constatou que o número de movimentos com a boca e o próprio toque era consideravelmente maior destas mães. O Ministério da Saúde brasileiro recomenda que fumar durante a gestação aumenta o risco de nascimento prematuro, problemas respiratórios para a criança e até de aborto espontâneo. Nadja Reissland agora pretende expandir a pesquisa inicial para um projeto maior, que pretende verificar se bebês gerados por mães fumantes podem sofrer um atraso no desenvolvimento do sistema nervoso central. "É necessário um estudo maior para confirmar estes resultados e investigar efeitos específicos, incluindo a interação entre o estresse materno e o tabaco", acrescentou. (BN)

Comente agora
23
Mar
Modo de cozinhar arroz pode torná-lo menos calórico, garantem cientistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:15h

Cientistas americanos desenvolveram uma nova e simples forma de cozinhar arroz que pode reduzir até pela metade o número de calorias absorvidas pelo corpo. A ideia dos pesquisadores é que isto seja mais uma ferramenta de combate aos altos índices de obesidade, já que o alimento está presente na mesa de boa parte do mundo ocidental e oriental.  A novidade será apresentada no Encontro Nacional da Sociedade Química Americana. A alimentação ruim, com o consumo de mais gorduras e açúcares, além da opção por mais carboidratos, como o arroz, que tem cerca de 240 calorias por xícara, foi algo que levou os pesquisadores a encontrarem formas de combater um problema crescente na saúde: o da obesidade. “Como a obesidade vem se tornando um problema crescente de saúde, especialmente em países em desenvolvimento, queríamos achar soluções com base na comida”, afirmou o autor da pesquisa, Sudhair James, da Faculdade de Ciências Químicas, no Sri Lanka. “Descobrimos que aumentar a concentração do chamado amido resistente (AR — a porção que resiste à digestão) é uma nova forma de resolver o problema. O amido é um dos componentes do arroz e pode ser encontrado de duas formas.

Comente agora
23
Mar
Vacina contra dengue da Sanofi poderá ser lançada este ano, diz empresa
Postado por: Anacley Souza / 21:30h

A vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur será lançada até o final deste ano ou no início de 2016. O produto está pronto, mas ainda precisa ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informou a empresa nesta segunda-feira. "Estamos reunindo toda documentação para enviar às agências reguladoras de vários países, inclusive a do Brasil, ainda no primeiro semestre", afirmou Sheila Homsani, do departamento médico da Sanofi. A empresa vem investindo no desenvolvimento clínico da vacina há 20 anos e destaca que, atualmente, é a que está em estado mais avançado. O Instituto Butantan, de São Paulo, também desenvolve uma vacina contra a dengue, mas os testes estão na segunda fase - a terceira e última fase pode levar três anos. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) quer antecipar o uso da vacina no Estado de São Paulo, que está à beira de uma epidemia. A terceira fase de testes seria ampliada para atingir um maior número de pessoas. O pedido de antecipação será apresentado à Anvisa. A Sanofi Pasteur informou que a fase três de testes é fundamental para análise de eficácia da vacina em diferentes contextos epidemiológicos. Um dos estudos, realizado na América Latina, incluindo o Brasil, envolveu mais de 20 mil participantes em cinco países - crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos.

Comente agora
23
Mar
Projeto do PSDB tenta barrar repasses do Mais Médicos para Cuba
Postado por: Anacley Souza / 19:20h

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), apresentaram nesta segunda-feira uma proposta de decreto legislativo para derrubar o acordo usado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para favorecer a ditadura cubana por meio de repasses do Mais Médicos. "Não se trata de termo de ajuste ou de cooperação técnica, mas de verdadeiro acordo bilateral realizado entre o governo brasileiro e o de Cuba com o objetivo de transferir dinheiro à ditadura cubana", dizem os senadores na proposta. "O referido termo de ajuste, firmado entre as partes, constitui ato normativo que exorbita do poder regulamentar próprio do Poder Executivo. Além disso, usurpa competência legislativa do Congresso Nacional em matéria de tratados, acordos ou atos internacionais. Deve, pois, ter seus efeitos sustados pelo Congresso Nacional", afirmam eles. Em outubro de 2013, uma reportagem da Revista Veja revelou como a intermediação da Opas serviu para o governo brasileiro ocultar o verdadeiro objetivo do Programa Mais Médicos - arrumar uma maneira de enviar dinheiro a Cuba. Os registros do Ministério da Saúde permitiram descobrir que o chefe da representação da Opas no Brasil, o cubano Joaquim Molina, apresentou a minuta do contrato no dia 17 de dezembro de 2012, seis meses antes de o programa ser anunciado publicamente, em meio aos protestos de 2013.

Comente agora
23
Mar
CAPS AD de S. A. de Jesus oferece diversos serviços para tratamento contra doenças; Confira
Postado por: Samile Macêdo / 18:06h

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Santo Antônio de Jesus tem sido de ajuda para a população, pois confere acessibilidade para aqueles que necessitam de seus serviços. Prova disso é a reforma que foi realizada há duas semanas a fim de melhorar a estrutura da unidade. De acordo com Alan Denis, farmacêutico do CAPS AD, o ajuste abrangeu todo o sistema do Centro de Atenção, ou seja, nos setores de água, energia  e afirmou em entrevista à Rádio Recôncavo FM nesta segunda-feira (23) que a unidade está bem bonita. “Por dia atendemos 250 pacientes cadastrados e nos dias de terça e quinta-feira, abertos à consulta psiquiátrica temos cerca de 25 pacientes frequentadores. Nas segundas, quartas e sextas feiras há 10, 15 ou até 20 pessoas. Possuímos um clínico geral dando suporte, o Dr. Gil. Tratamos não só de problemas psicológicos, às vezes as pessoas nem precisam ir ao posto  de saúde, pois encontram serviços de tratamento para Pressão Arterial, Diabetes e outras doenças também aqui”, informou.

Projetos desenvolvidos - De acordo com o entrevistado há algumas iniciativas desenvolvidas internamente como o grupo AA (Alcoólicos Anônimos) reunido às quintas-feiras, equipes de tratamento ao tabagismo (todas as sextas-feiras), grupo terapêutico onde são abordados aspectos referentes à ação de medicamentos no organismo e equipes de acolhimentos (atendimentos realizados as segundas-feiras pela equipe técnica).

Estrutura da equipe: De acordo com Alan, há a equipe multiprofissional do CAPS é composta por ele, qual farmacêutico. “Temos dois psicólogos, um assistente social, uma enfermeira, uma médica psiquiátrica, Dra. Fátima e Dr. Gil como clínico geral. Quem tiver interesse em ser paciente do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas precisa trazer o Cartão SUS, CPF, RG e comprovante de residência. Estamos aqui para atender e prestar o melhor serviço”, disse. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
23
Mar
Hemocentro da Bahia está em estado crítico; saiba como doar sangue
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:53h

O Hemocentro da Bahia, que atende aos principais hospitais de Salvador e da região, encontra-se com estoques de bolsas de sangue muito baixo. O centro de sangue pede o apoio da população para abastecer os estoques, que registrava quantidade para atendimento de apenas um dia, nesta segunda-feira (23). A unidade informou que é preciso ter um estoque com cerca de 150 bolsas de sangue disponíveis para procedimentos imediatos. Para doar, basta estar bem alimentado, pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Também não é permitido ingerir álcool 12 horas antes da doação. O Hemocentro da Bahia funciona de segunda a sexta, de 7h30 até as 6h30 da tarde. Aos sábados, fica aberto de 7h30 daté 13h. Confira a localização dos postos de doação de sangue na Bahia.

Comente agora
23
Mar
PL busca ampliar cobertura do Planserv para outros estados em caso de urgência e emergência por Renata Farias
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:41h

Publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (21), um Projeto de Lei (PL) busca a ampliação da cobertura do Plano de Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv) para outros estados em caso de urgência e emergência. De acordo com a justificativa do projeto do deputado Alex da Piatã (PMDB), "as doenças não respeitam calendários e mapas e os mal súbitos não avisam quando vão chegar". "Portanto, se um beneficiário do Planserv é acometido de um mal súbito, como um infarto ou acidente vasco-circular, fora do Estado da Bahia, terá que recorrer a rede pública hospitalar ou então custear o seu atendimento, o que é absolutamente incompatível com o padrão remuneratório dos servidores públicos estaduais", argumentou. Para o deputado, a mudança tornará o plano mais atrativo. "Com a ampliação, o Planserv se tornará ainda mais atrativo para os servidores públicos sejam aqueles que viajam muito a trabalho ou os que passam férias em outros estados e a adesão desses servidores", afirmou em nota. (BN)

Comente agora
23
Mar
Médico cardiologista Dr. Euvaldo Rosa explica sobre as Consequências da hipertensão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:02h

Os problemas relacionados à pressão arterial acabam dando origem a uma série de outros males. Conheça alguns e veja como eles abalam a sua saúde a médio e longo prazo.

O que é arteriosclerose e como ela está relacionada à pressão alta?
Um dos problemas mais sérios relacionados à pressão alta é a arteriosclerose, que pode levar a doenças coronarianas. Pessoas com pressão alta têm mais chances de desenvolver doenças coronarianas porque a pressão alta coloca mais força nas paredes das artérias. Com o tempo, essa pressão extra pode danificar as artérias, tornando-as mais vulneráveis ao estreitamento e ao depósito de placas. Isso reduz o fluxo de sangue para o coração, privando-o de oxigênio. O endurecimento das paredes das artérias também pode levar à formação de pequenos coágulos de sangue.

Quais são os sintomas da arteriosclerose? Em geral, ela não tem sintomas até que uma artéria restrinja muito o fluxo de sangue. Nesse ponto, você pode sentir dor no peito porque não há sangue suficiente chegando ao coração. Essa dor vem com o esforço ou até mesmo quando a pessoa está em repouso. Ataque do coração?
Acontece quando o fluxo de sangue no coração é interrompido. Sem sangue e oxigênio, parte do órgão começa a morrer. Nem sempre um ataque do coração é mortal. Um atendimento rápido pode restabelecer o fluxo sanguíneo. Leia mais em www.euvaldorosa.com

Comente agora
23
Mar
Endorfina: saiba mais sobre o hormônio da felicidade
Postado por: Samile Macêdo / 14:00h

É comum ouvir que “a felicidade está dentro de você”. Se pensar na endorfina, fisiologicamente, ninguém está mentindo. Esse hormônio é produzido no seu cérebro e traz bem-estar e alegria para a sua vida. Descubra mais sobre ele e entenda a sua importância para o organismo.

O que a endorfina faz pelo seu corpo - Desmembrando a palavra, fica fácil saber por que a endorfina causa a sensação de que tudo está bem. “Endo” significa “interno” e “morfina” é sinônimo de “analgésico”. Ela termina com suas dores internas e, quando todos os órgãos parecem estar bem, sentimo-nos melhor. A substância é conhecida como “hormônio da felicidade” porque traz benefícios para a saúde. Melhora o humor, o sistema imunológico, ajuda a remover os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento), aumenta a resistência, a disposição, a memória, a concentração e, é claro, alivia as dores do corpo.  

Comente agora
23
Mar
Brasil está entre os 16 países com mais casos de tuberculose
Postado por: Samile Macêdo / 12:51h

O Brasil manteve a 16º lugar no ranking de países campeões em casos de tuberculose. Ano passado foram registrados 67.966 casos da doença, com coeficiente de incidência de 33,5 casos por 100 mil habitantes. Em 2013, haviam sido contabilizadas 71.123 infecções, Em um ano, a redução de casos foi de 4,4%. A taxa de mortalidade em 2013 foi de 2,3 óbitos por 100 mil habitantes, 20,7% mais baixa do que havia sido registrado em 2003, com 2,9 mortes a cada 100 mil. Os números foram apresentados há pouco na Câmara dos Deputados, durante sessão solene pelo Dia Mundial de Combate à Doença. Com indicadores ainda considerados altos, o governo assumiu o compromisso de se reduzir em 95% os óbitos e em 90% o coeficiente de incidência da doença até 2035. "Progredimos, mas há ainda muito o que avançar", afirmou Carlos Basile, da Parceria Brasileira contra Tuberculose. Em seu discurso, ele disse estar preocupado com a redução da vacina contra a doença em postos de saúde, identificada no último mês em razão de problemas de abastecimento. De acordo com o Ministério, a situação deverá ser regularizada até o início de abril. Semana passada, foram entregues dia 18 mil doses. Dia 31, seguem mais 522 mil e dia 2, as 410 mil doses restantes para abastecer os estoques. 

Comente agora
23
Mar
1 em cada 88 crianças brasileiras é autista, apontam estatísticas
Postado por: Samile Macêdo / 12:32h

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) se reuniu nesta segunda-feira (23/3) para debater as políticas públicas para pessoas autistas. A audiência foi marcada por ocasião do Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril. Foram convidados para a reunião representantes do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), do Núcleo de Autismo e TGD da Secretaria de Educação, do Ministério da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O autismo é uma síndrome comportamental complexa que atinge três áreas: dificuldade de socialização, atraso na linguagem e alterações no comportamento, com movimentos repetitivos e restritivos. O transtorno atinge de forma diferenciada cada autista, que tem níveis distintos de comprometimento — leve, moderado ou grave — e por isso precisa de atendimento diferenciado. Foi o que explicou Tatiana Roque, diretora do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), durante a audiência pública que trata do tema, realizada nesta segunda-feira (23) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Segundo Tatiana, o número de pessoas atingidas cresce cada vez mais. Em 1990, era um caso para cada 2,5 mil crianças nascidas. Hoje, a estimativa é de uma criança para cada 88 nascidas (números americanos). No Brasil, não há estatística oficial, mas estima-se que existem 2 milhões de autistas no país. 

Comente agora
23
Mar
Estudo explica mecanismo de resposta imune contra malária
Postado por: Letícia Oliveira / 11:02h

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) elucidaram um dos mecanismos usados pelo sistema imune para controlar a presença de plasmódios – os protozoários do gênero Plasmodium, causadores da malária – no sangue do hospedeiro. O trabalho foi feito em colaboração com colegas do Instituto de Química da USP, além do Instituto Gulbenkian de Ciência, de Portugal, do Medical Center Research, no Reino Unido, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Université d’Orléans, na França. Eles descobriram que células dendríticas, presentes em grandes quantidades na região da polpa vermelha do baço, são ativadas para conter e eliminar plasmódios no sangue, nos primeiros dias de infecção, pela fagocitose (englobamento e ingestão) de glóbulos vermelhos (eritrócitos) infectados. Resultado da pesquisa de doutorado “Caracterização dos mecanismos efetores da imunidade inata e adquirida no modelo de malária crônica em camundongos CD28KO infectados pelo Plasmodium chabaudi”, realizada com Bolsa da FAPESP, a descoberta foi descrita em um artigo publicado na revista PLoS Pathogens.“Constatamos que, logo após a infecção pelo parasita, as células dendríticas começam a fagocitar eritrócitos infectados e que elas desempenham um papel muito importante limitando a parasitemia inicial [número de parasitas na corrente sanguínea], assim como na ativação da resposta imune contra esses patógenos”, disse Henrique Borges da Silva, pós-doutorando no ICB da USP com Bolsa da FAPESP e primeiro autor do estudo.

Comente agora
23
Mar
OMS divulga que consumo de açúcar deve ser reduzido pela metade para maiores benefícios
Postado por: Letícia Oliveira / 10:46h
É indicado que um adulto faça a ingestão de uma quantidade menor do que a equivalente a 12 colheres de chá de açúcar por dia. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu que se consuma apenas a metade, com o objetivo de gerar mais benefícios à saúde, segundo o Terra. Por conta da relação do alimento com sobrepeso, obesidade e cárie, a OMS divulgou diretrizes que reafirmam suas recomendações de 2002, com a redução para menos de 10% das calorias diárias (12 colheres de chá para adultos e nove para crianças). No caso de quem deseja "obter benefícios adicionais para a saúde", a ingestão não deve ultrapassar 5% das calorias.
Um comentário
23
Mar
HRSAJ divulga resultado do Processo Seletivo para Enfermagem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:43h
  • 1 ADRIANA COSTA PIRES
  • 2 HELENA MOURA CRUZ
  • 3 DAIANE DA SILVA SANTOS
  • 4 ADERNILSON QUEIROZ ALVES
  • 5 CARINA DAMASCENO DA COSTA
  • 6 DANUZA SODRÉ DA SILVA
  • 7 MARILIA SOARES DE MIRANDA
  • 8 ANGELA MARIA DO N PEREIRA
  • 9 MANUELLE MATOS OLIVEIRA
  • 10 CARINE FERREIRA DOS SANTOS
  • 11 CATARINA ALBUQUERQUE DOURADO
  • 12 CHARLENE PEREIRA DE OLIVEIRA
Comente agora
23
Mar
Narguilé é mais prejudicial que cigarro, alerta OMS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:34h

Fumar narguilés pode causar mais males à saúde do que os cigarros, alertou um especialista da Organização Mundial de Saúde (OMS), durante a Conferência Mundial de Tabaco, realizada em Abu Dhabi. Uma única tragada no narguilé é praticamente igual (450 ml) ao volume de fumaça inalada de um cigarro inteiro (500 ml). E que uma sessão inteira com o utensílio pode ser o mesmo que fumar de 20 a 30 cigarros. Usado inicialmente no Oriente Médio e no Norte da África, o narguilé tem se tornado popular em todo o mundo. Por isso, especialistas que participaram da conferência cobram que governos regulem o uso do utensílio da mesma forma que outros produtos de tabaco. Os aromatizantes adicionados ao tabaco são ainda um apelo maior para jovens fumantes, alerta Gemma Vestal, da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS, acrescentando que anteriormente o hábito era domínio de homens mais velhos, porém “jovens entre 18 e 24 anos, urbanos e educados” estão progressivamente aderindo à prática. A OMS afirma que os efeitos prejudiciais incluem o impacto nos sistemas respiratório, cardiovascular e de saúde oral.

Comente agora
22
Mar
Saiba os 12 alimentos que melhoram o sono
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 22:58h

MARACUJÁ: Você sabia que ter uma alimentação saudável pode melhorar – e muito – a qualidade do seu sono? Alimentos ricos em triptofano, como carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, nozes, banana e leguminosas, por exemplo, favorecem o trabalho do corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite. Isso porque, ao chegar ao cérebro, o triptofano aumenta a produção da serotonina, que, dentre outras coisas, tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono. Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama, assim como a insulina. Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos que são fontes de xantina e cafeína (como chocolate, café, guaraná, refrigerantes à base de coca), que estimulam o sistema nervoso central, pelo menos quatro horas antes do sono. Para te ajudar a dormir melhor, o Guia da Semana listou 12 alimentos que são "amigos do travesseiro" e da boa noite de sono. Confira: Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, o maracujá tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir.

12 alimentos que melhoram o sono: 

  1. LINHAÇA: Além de ajudar no processo de emagrecimento, a linhaça melhora o sono, o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão. Rica em ômega 3, ela ainda ajuda na regulação dos neurotransmissores.
  2. BANANA: Além de ser fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio, a banana ainda é rica em triptofano, que regula os níveis de serotonina no cérebro, favorecendo assim o sono.
  3. LEITE:
Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com