Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

'Boa aventura e boa sorte' é o que deseja o Laboratório Fernando Queiroz para 2018

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 31/01 23:00h

Comente agora

Com um novo conceito, Clínica de odontologia especializada Dr. Daniel Galvão é inaugurada em S. A. de Jesus; Veja fotos!

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 20:35h
Com um novo conceito, Clínica de odontologia especializada Dr. Daniel Galvão é inaugurada em S. A. de Jesus; Veja fotos!

Com um novo conceito odontológico, foi inaugurado em Santo Antônio de Jesus, a clínica Dr. Daniel Galvão Odontologia Especializada em cirurgia facial, implantes dentário, corretivas além de outros serviços. A Clínica conta com atendimento personalizado, conforto, especialidades exclusivas e profissionais especializados no ramo além de tecnologias avançadas na área odontológica. O espaço é amplo com estacionamento privativo, permitindo mais conforto a seus clientes. Vá conhecer de perto os serviços da Clínica Dr. Daniel Galvão Odontologia Especializada.

Especialidades: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, área de Odontologia que trata dos defeitos de nascença, traumatismos, anormalidades do crescimento crânio-facial, tumores, deformidades estéticas da boca, dentes, maxilar e face. Implante dentário implantodontista, implante total, todos os dentes, completo, porcelana, arcada, carga direta, carga máxima, carga total, dentre outros. Especialista em Bichectomia, a cirurgia usada para afinar o rosto. Cirurgia ortognática é a especialidade que tem por finalidade a correção das deformidades esqueléticas da região buco-maxilo-facial.

Endereço: Rua Armando Tavares nº 68 – Centro de Santo Antônio de Jesus

Telefone:  (75) 3632-3811

Veja mais fotos abaixo ou na COLUNA SOCIAL

Comente agora

Prefeito aposta que 'não existe perigo' de novos casos de malária em Wenceslau Guimarães

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 18:18h
 Prefeito aposta que 'não existe perigo' de novos casos de malária em Wenceslau Guimarães

Duas crianças de Wenceslau Guimarães, internadas na última semana com suspeita de malária, receberam alta do Hospital Manoel Novais, em Itabuna, nesta segunda-feira (23). Os casos fazem parte do surto localizado da doença que já tem 21 casos confirmados no município do sul do estado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com o prefeito da cidade, Carlos Alberto Liotério dos Santos (PRB), duas pessoas com a suspeita de terem a doença já foram a óbito, mas até agora apenas um caso de malária está confirmado. “Em um dos casos, um homem morreu na estrada e não foram recolhidos amostras para comprovar se a causa da morte é a doença”. O outro óbito foi da paciente Luciene Sousa dos Santos, 31 anos, que morava em Chico Lopes, área rural do município que concentra as ocorrências. Apesar do número de casos na cidade ser superior a média anual de registro da doença em toda a Bahia, o prefeito Carlos Alberto acredita que a situação está sob controle. “Estamos tomando ações direcionadas para o bloqueio da malária e já vemos os resultados”, comentou o prefeito ao citar ações como a neutralização do mosquito vetor da doença como medida. “Fizemos um levantamento que coletou 304 amostras de sangue de pessoas que estão nos entornos da região de Chico Lopes. Todas as amostras deram negativo”, argumenta o gestor que completa: “Neste momento não existe perigo nenhum de novos casos de malária em Wenceslau Guimarães”. (BN)

Comente agora

Ar poluído afeta (também) moralmente

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 17:53h
Ar poluído afeta (também) moralmente

Cada vez mais, a poluição afeta a nossa saúde. Ainda que com diferentes intensidades conforme o país em que estamos, ver, sentir e cheirar o ar poluído é uma realidade comum. Alerta deste atual problema, o site Scientific American estudou a poluição do ar noutra vertente, em concreto a sua relação com a ética moral do ser humano. O resultado? Ambientes limpos e puro levam a ações mais puras e o contrário também se verifica. O estudo começou por analisar um período de 9 anos em diversas cidades, onde se relacionou a poluição do ar com crimes de diversas categorias. Além do ar poluído, teve-se também em conta a composição demográfica da zona (idade média, gênero, educação), pobreza e taxa de desemprego. Deste estudo concluiu-se que as zonas mais poluídas relacionam-se principalmente com assassínio, assalto agravado e roubo.

Comente agora

Neste verão, proteja-se contra o Câncer de pele com as dicas da Oncocenter

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 13:57h

Comente agora

OMS vem ao Brasil para acompanhar fracionamento da vacina contra febre amarela

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 13:13h
OMS vem ao Brasil para acompanhar fracionamento da vacina contra febre amarela

Técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegam ao Brasil na próxima segunda-feira (29) para acompanhar o fracionamento da vacina contra a febre amarela. A informação foi divulgada hoje (23) pelo Ministério da Saúde, que tem se reunido semanalmente com o órgão das Nações Unidas para tratar do surto da doença no país. De acordo com a pasta, a previsão é que os agentes internacionais desembarquem em São Paulo e acompanhem no próprio estado o fracionamento da vacina. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro também inicia, na próxima quinta-feira (25), a imunização de municípios pré-selecionados contra a febre amarela. Em São Paulo, 54 municípios participam da campanha, com previsão de vacinar 8,3 milhões de pessoas, sendo 6,3 milhões com a dose fracionada e 2 milhões com a padrão. Já no Rio de Janeiro, 7,7 milhões de pessoas deverão receber a dose fracionada e 2,4 milhões a padrão, em 15 municípios.

Comente agora

SAJ: Ofertas imperdíveis só a Farmácia de Cristina tem; é só ligar que ela vai até você!

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 12:02h
SAJ: Ofertas imperdíveis só a Farmácia de Cristina tem; é só ligar que ela vai até você!

A Farmácia de Cristina está recheada de preços baixos. São diversos produtos em promoção esperando por você. Além de todas esssas vantagens, a Farmácia de Cristina conta com um atendimento diferenciado com profissionais qualificados. Conta também com o serviço de aferição de pressão gratuitamente, e entrega á domicílio. É só ligar que a Farmácia de Cristina vai até você.

Assista a LIVE de ofertas abaixo: 

Veja mais fotos abaixo: 

Comente agora

Se está amamentando, não beba café: veja este e outros mitos

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 09:00h
Se está amamentando, não beba café: veja este e outros mitos

Durante a gravidez você passou a ter uma alimentação mais equilibrada, deixou de beber e adotou mais hábitos saudáveis. Agora que o bebê nasceu, há novos cuidados a ter, principalmente sobre o que deve e não deve fazer enquanto amamenta. O leite materno pode gerar diversas dúvidas. Daqui nascem alguns mitos, dos quais a revista "Parents" apontou os cinco mais comuns e explica porque são mitos e qual a verdade por detrás de cada ideia.

Deve deixar de usar anti-transpirante?

É muito comum encontrar-se nos supermercados anti-transpirantes em vez de desodorantes. Os primeiros, contam com alumínio na sua composição (que impede que o tecido transpire) e que é visto como um ingrediente tóxico para o bebê. Embora um desodorante livre de alumínio seja mais aconselhado, não há relação entre o componente e a questão da amamentação. A exposição do bebê a este ingrediente acontece de forma mais frequente através da comida e não da pele, que mal influencia o leite materno. Ainda assim, o cheiro pode ser muito forte para o bebê - ou seja, as mães amamentando devem considerar mudar o seu desodorante por um sem fragrância.

Pode tomar analgésicos?

Comente agora

Muito treino pode matar o desejo sexual

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 22/01 17:25h
Muito treino pode matar o desejo sexual

Aquestão foi aberta por um grupo de investigadores de psicologia e nutrição da Universidade de Carolina de Norte, que provou que o treino muito intenso ou durante muito tempo se relaciona com o decréscimo de libido - a fonte de energia associada ao desejo sexual. Como explica Dr Tierney Lorenz (investigador sexual) à revista Women’s Helth UK, a excitação depende do fluxo de sangue na zona genital pelo que, qualquer atividade que promova este fluxo sanguíneo – exercício físico inclusive-, poderá levar a esta sensação sexual, que se associa ao SNS – Sistema nervoso simpático. Tal ideia leva à noção de que o exercício físico aumentaria o desejo sexual. E assim o é, desde que não exceda o pico máximo do SNS. Contudo, o que se verifica com muita frequência é o chamado U invertido, quando o exercício físico em excesso leva a valores muito elevados de SNS que impedem a reprodução normal de libido. Segundo Harkirat Mahal, CEO do site MotivatePT, é cada vez mais frequente verificar-se o U invertido nas mulheres, visto que o exercício físico como parte da rotina e a presença em corridas são aspectos cada vez mais comuns, um aumento que se verificou no curto espaço de três anos.

Comente agora

É preciso alongar antes de qualquer treino?

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 22/01 15:32h
É preciso alongar antes de qualquer treino?

A resposta é sim. Alongar antes e deixar esfriar os músculos depois do treino são duas partes imprescindíveis ao exercício de qualquer atleta que queira evitar lesões e recuperar bem para o próximo treino. Sem redundâncias, o site Men’s Fitness resume os motivos porque deve mesmo aquecer a esfriar antes e depois de cada treino: previne lesões, melhora a flexibilidade e a força e promove a circulação. Ou seja, é tão necessário quanto uma ducha depois do treino, e a premissa abrange qualquer tipo de exercício que se faça, com enfoque nos de maior esforço muscular. O aquecimento prepara os tendões e ligamentos para o esforço a que será exposto. E uns minutos de corrida não são suficientes para um apropriado aquecimento antes de um treino de força. Além desta parte de cardio, é importante que o atleta mova todos os músculos em várias direções (e não apenas para a frente e para trás) – tenha em conta os movimentos que fará durante o seu treino de força e reproduza os movimentos, sem pesos nem velocidade.

Comente agora

Homem é internado com malária após visitar companheira em cidade com surto da doença na Bahia

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/01 12:19h
Homem é internado com malária após visitar companheira em cidade com surto da doença na Bahia

Um rapaz foi internado com malária em Wenceslau Guimarães, baixo sul da Bahia, cidade que passa por um surto da doença. A informação é do prefeito da cidade, Carlos Alberto Liotério, em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (22). Ele disse ainda que 23 casos estão confirmados no município. Uma pessoa já morreu com a doença. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) disse que ainda possui o registro de oito casos, mas que, nesta segunda-feira, deve divulgar uma atualização com o boletim da doença. De acordo com o prefeito, o paciente que registra o mais novo caso é de Presidente Tancredo Neves, cidade a cerca de 26 quilômetros de Wenceslau Guimarães. Ele passou a ter sintomas da malária após ir até a localidade de Chico Lopes, que fica em Wenceslau Guimarães. O prefeito disse ainda que o paciente tem estado de saúde estável. "Ele [o paciente] tem uma pessoa com a qual se relaciona, e ela mora lá em Chico Lopes, uma localidade daqui [Wenceslau Guimarães] que está com o surto da malária. Ele foi visitá-la na semana passada e depois passou a ter os sintomas. Ao procurar o médico, ele disse que tinha vindo aqui [em Wenceslau Guimarães] e o médico pediu o exame, que confirmou a malária. Ficamos sabendo do caso no sábado [20]", explicou Liotério.

Comente agora

Estoque de vacinas para febre amarela está no limite

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/01 07:24h
Estoque de vacinas para febre amarela está no limite

Foto: Reprodução/G1

A vacina contra a febre amarela enfrenta obstáculos que ameaçam seus estoques. Desde o complexo processo de produção, até o reduzido número de fabricantes, desencorajados pelo baixo preço final. Desde janeiro de 2017, o Estado de São Paulo registrou 81 casos da doença, com 36 mortes. Houve ainda ao menos três óbitos associados a efeitos adversos graves da imunização. Embora considerada segura e de alta eficácia, a vacina contra a febre amarela tem só quatro produtores certificados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ao todo, a produção mundial estimada para este ano é de 105 a 132 milhões de doses. Estudo publicado em agosto do ano passado no periódico médico “The Lancet” estima em 393 milhões a 472 milhões o número de pessoas que precisam ser vacinadas em áreas com circulação do vírus. Meses depois de ajudar a abastecer o estoque internacional de vacinas, em 2017 o Brasil teve que recorrer a ele em meio ao maior surto da doença já registrado desde o início da série histórica. Foram 779 casos de julho de 2016 a junho de 2017, principalmente em Minas Gerais. (Bahia.Ba)

Comente agora

Cachorros e gatos podem ter febre amarela?

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 16:35h
Cachorros e gatos podem ter febre amarela?

Algumas cidades do Brasil estão sofrendo com o aumento dos casos de febre amarela, uma doença transmitida pela picada de mosquitos infectados e que pode ser fatal. Em São Paulo e no Rio de Janeiro milhares de pessoas estão ficando horas nas filas dos postos de vacinação. Mas, e os animais de estimação, eles não precisam ser protegidos também? Não, eles não precisam. Cachorros e gatos não pegam febre amarela . Caso um mosquito portador do vírus ARN, causador da doença, pique um cão, o máximo que acontecerá com ele será coceira no local. O mesmo acontece quando o inseto é transmissor da dengue. Mas isso não significa que os animais estão totalmente protegidos, outras doenças podem afetá-los. 

Doenças transmitidas dos mosquitos para os animais

Comente agora

Especialista diz que doenças vasculares aumentam em até 30% no verão

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 14:03h
Especialista diz que doenças vasculares aumentam em até 30% no verão

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, seção Rio de Janeiro (SBACV-RJ), indicam que as altas temperaturas, comuns da época do verão, aumentam entre 20% e 30% o risco de doenças vasculares, ou venosas, nos membros inferiores. De acordo com os números, normalmente elas são associadas a varizes. “O motivo de as altas temperaturas piorarem as doenças vasculares no verão é porque o calor provoca vasodilatação, ou seja, a dilatação dos vasos sanguíneos, com uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores”, afirmou o presidente da SBACV-RJ, Breno Caiafa. Segundo ele, pessoas com doença vascular prévia tendem a piorar no verão, enquanto as demais podem sentir edemas, dores nas pernas, cansaço, peso, caimbra, ressecamento da pele e coceira, “tudo provocado pelo calor”.

Comente agora

‘Vacinar é muito seguro. Evento adverso é raro’, diz especialista

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 20/01 08:25h
‘Vacinar é muito seguro. Evento adverso é raro’, diz especialista

A eficácia da vacina contra a febre amarela é de 98%, mas é preciso sempre conversar com o médico sobre contraindicações, alerta Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Ela ressalta também que a vacina fracionada, que será amplamente usada agora, não vale para menores de 2 anos. Três pessoas morreram no Estado de São Paulo por reações à vacina. 

Para quem a vacina da febre amarela é recomendada? 

Ela é indicada para todas as pessoas com mais de 9 meses de idade que vão ou moram nas regiões de risco.

Quem não pode tomar?

Comente agora

Novo exame de sangue poderá detectar 8 tipos de câncer

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 21:35h
Novo exame de sangue poderá detectar 8 tipos de câncer

Um grupo de cientistas internacionais desenvolveu um novo exame de sangue para o câncer capaz de detectar oito tipos diferentes de tumores antes deles se espalharem para outras partes do corpo. Liderado por Joshua Cohen, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, o estudo, baseado em uma análise combinada de DNA e proteínas, foi publicado nesta quinta-feira (18) na revista "Science". De acordo com a publicação, o "diagnóstico de câncer antes que haja metástases é uma das chaves para reduzir as mortes por esta doença no futuro". O estudo envolveu 1.005 pacientes cujos cânceres - já pré-diagnosticados com base em seus sintomas - foram detectados com uma taxa de precisão de 69% a 98%.

Comente agora

Europa recomenda vacinação aos turistas que vierem para o carnaval no Brasil

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 19:16h
Europa recomenda vacinação aos turistas que vierem para o carnaval no Brasil

Às vésperas do Carnaval, a Europa recomenda à sua população que seja vacinada contra a febre amarela caso queira participar da festa popular no Brasil ou que esteja a caminho de áreas de transmissão do vírus no País, inclusive ao Estado de São Paulo. Num alerta publicado pela Agência Europeia de Controle de Doenças, o bloco deixou claro que teme que o Carnaval, período do ano com forte fluxo de turistas europeus ao Brasil, acabe gerando uma importação de casos. No comunicado, a Europa aponta que o surto no Brasil foi declarado como encerrado em setembro de 2017. Mas os números em alta das últimas semanas apontariam para a volta da circulação do vírus, em especial em São Paulo. A organização estima que cerca de 1 milhão de pessoas viajam ao Brasil neste período. “A identificação de casos em animais nas proximidades de regiões metropolitanas em São Paulo e Rio é preocupante, especial diante do início da temporada do mosquito”, indicou. “Existe um aumento da possibilidade de transmissão urbana, o que aumenta de forma significativa o número potencial de pessoas expostas”, alertou. 

Comente agora

Afinal, beber água morna com limão em jejum faz bem para a saúde?

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 19:11h
Afinal, beber água morna com limão em jejum faz bem para a saúde?

É possível adotar uma alimentação nutritiva e balanceada sem gastar fortunas no supermercado toda semana. Entre os alimentos mais ricos em nutrientes e disponível em abundância está o limão, que possui um poderoso conjunto de benefícios para a saúde. Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão ajuda na perda de peso, aumento da imunidade, ajuda na absorção de ferro, atua na prevenção de cálculos renais, melhora a saúde do coração e até mesmo pode ser um importante aliado no combate ao desenvolvimento de câncer. "O limão é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, além disso, tem potentes antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do organismo. Outro ponto muito importante é que é uma fruta acessível e fácil de encontrar, portanto, é bastante fácil inclui-la na alimentação", explica Dr Rocha, médico pesquisador na área de nutrição e Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), autor do livro "Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem".

Comente agora

Bagunça está associada a depressão, ansiedade e compulsão alimentar

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 18:20h
Bagunça está associada a depressão, ansiedade e compulsão alimentar

Se você acha que a bagunça e a falta de organização são inofensivas, atenção! Um estudo publicado no Environment and Behavior comprovou que ambientes caóticos levam ao estresse e à compulsão alimentar. Quer mais? Se a cozinha é um local bagunçado, aumenta em duas vezes a chance das mulheres comerem mais. Segundo a psicóloga Carolina Marques, cofundadora da Estar Saúde Mental, o local onde moramos ou onde trabalhamos reflete nosso estado emocional. “A bagunça extrema e contínua pode ser um sinal de sofrimento mental e de certos transtornos, como depressão e ansiedade. Além disso, o caos eleva o nível de estresse, pois a bagunça gera uma enorme quantidade de informações no cérebro e é um lembrete permanente da nossa incapacidade de organização ou ainda de que estamos adiando nossas atividades”.

Por onde começar?

Comente agora

Os sete principais benefícios da perda de peso

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 12:26h
Os sete principais benefícios da perda de peso

Dizer (finalmente) ‘adeus’ aos quilos extra não é apenas uma questão de aparência física. Embora este seja o resultado mais notório (e desejado) da perda de peso, a verdade é que baixar uns números da balança e um ou outro tamanho na roupa tem outros efeitos benéficos para o corpo. São cada vez mais os estudos que comprovam a ligação direta entre o peso a mais (seja de forma moderada ou grave, como acontece com os casos de obesidade) e os problemas de saúde, com especial destaque para a diabetes tipo 2, que pode impulsionar outros problemas metabólicos e dar início a uma ‘bola de neve’ de falta de saúde nem sempre fácil de controlar. Mas sabe mesmo o que fica a ganhar quando perde os teimosos quilos a mais? Clique nas imagens acima e fique a conhece aqueles que, segundo o site espanhol Deporte y VIDA, são os sete principais benefícios da perda de peso.

Comente agora

'A febre amarela está aqui para ficar', diz OMS

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 09:32h
'A febre amarela está aqui para ficar', diz OMS

Angola e Brasil são exemplos para a Organização Mundial de Saúde de que o risco da febre amarela mudou e existe hoje uma maior ameaça de surtos. O alerta é de Laurence Cibrelus, do Controle de Doenças Epidêmicas da OMS, responsável por implementar uma estratégia ambiciosa de acabar com a epidemia de febre amarela no mundo até 2026. "Esses casos são sinais de que o risco nesses países mudou e a população não está suficientemente protegida." 

Qual é o cenário no mundo? 

Em 2016, tivemos um surto urbano em Angola, que se espalhou para a República Democrática do Congo e com casos exportados para a China. Existiu um grande risco de epidemias urbanas, a partir da exportação de casos. Isso nos ajudou a entender que havia um aumento do risco de surto e transmissão internacional. 

O que mudou?

Comente agora

Anvisa aprova instrução sobre rastreabilidade de vegetais in natura

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 08:22h
Anvisa aprova instrução sobre rastreabilidade de vegetais in natura

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana a Instrução Normativa Conjunta (INC), elaborada pela agência e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que define os procedimentos para aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos (in natura) destinados à alimentação humana. O objetivo da proposta é estabelecer um mecanismo para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos em produtos vegetais frescos em todo o território nacional. A rastreabilidade deve ser assegurada por cada ente da cadeia produtiva destes produtos em todas as etapas sob sua responsabilidade. A instrução estava prevista desde o ano passado e passou por 60 dias de consulta pública. Foram recebidas e avaliadas 74 sugestões pela Anvisa e pelo ministério para aprimoramento da proposta.

Comente agora

Ovo inteiro, só gema ou só clara: o que é melhor para ganhar músculo?

Saúde  Postado por Aline Souza - 18/01 22:26h
Ovo inteiro, só gema ou só clara: o que é melhor para ganhar músculo?

Foto: DR

De vilão a melhor amigo, o ovo é um dos protagonistas da alimentação atual. Rico em vitaminas e minerais e detentor de níveis de proteína e gordura saudáveis que todo e qualquer organismo quer receber, este alimento de origem animal é dos mais consumidos em todo o mundo… mas é também dos que mais dúvidas suscita.Depois da ciência ter esclarecido tudo e todos sobre a quantidade ideal de ovos por semana, faltava ainda saber qual a melhor forma de os consumir: se inteiros, se apenas a gema ou se apenas a clara. Esta última opção, a da clara, é a eleita pelos esportistas, uma vez que é quase isenta em gordura e altamente proteica, mas, conta um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, o melhor é mesmo consumir o ovo inteiro. De acordo com a investigação da Universidade de Illions (nos Estados Unidos) e citada pela revista Veja, os esportistas que consomem ovos inteiros depois do treino apresentam uma síntese de proteína 40% superior do que aqueles que optam apenas pela clara.

Comente agora

Em possível caso raro de reação adversa, aposentada morre após se vacinar contra febre amarela

Saúde  Postado por Aline Souza - 18/01 18:28h
Em possível caso raro de reação adversa, aposentada morre após se vacinar contra febre amarela

Foto: BBCBrasil.com

A professora aposentada Mônika Oelkerf, de 76 anos, saiu de sua casa, em Ibiúna, no interior de São Paulo, no dia 8 de janeiro para se vacinar contra febre amarela, mas morreu oito dias depois em um caso extremamente raro de reação adversa à imunização. Mônika começou a sentir-se mal no dia seguinte à visita ao posto de saúde Dr. Darcy Bandeira. Com muito cansaço, febre, fraqueza e falta de apetite, ela foi levada a um pronto-socorro, onde familiares afirmam que ela apenas recebeu soro. Seu quadro não melhorou, e ela foi para a cidade de São Paulo, a 75 km de Ibiúna, para ser examinada no Hospital do Servidor.

Comente agora

Esta planta vai ajudá-lo a despertar do sono

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 14:47h
Esta planta vai ajudá-lo a despertar do sono

Passamos a maior parte do nosso dia fechados em interiores. Durante a noite, quando o corpo repõe as células e prepara o corpo para mais um dia, mantemo-nos num ambiente fechado, onde se acumula a poluição do ar, que não circula. O resultado são dores de cabeça, náuseas e irritação no peito, que leva a que não descanse como deveria. Segundo a revista Women’s Health UK, a poluição do ar interior está entre o top 5 dos riscos de saúde pública, pelo que é imprescindível que limpe o ar da sua casa, com especial atenção para o espaço onde dorme. As plantas que purificam o ar são vistas como sistema de ventilação de ar natural, por muito estranho que isso pareça.

Comente agora

Wenceslau Guimarães tem surto de malária com uma morte e 7 casos confirmados

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 12:32h
Wenceslau Guimarães tem surto de malária com uma morte e 7 casos confirmados

A cidade de Wenceslau Guimarães, baixo do sul da Bahia, a cerca de 300 km de Salvador, vive um surto de malária, com uma morte registrada e sete pessoas sendo tratadas com quadro confirmado da doença, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com o órgão, a morte foi de um homem de 33 anos, ocorrida no dia 16 de janeiro.
A secretaria informou que as unidades de Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município já foram acionadas. Ainda não é possível apontar se os pacientes foram contaminados na cidade ou se alguém contraiu a doença durante viagem. A Secretaria de Saúde ressaltou que classifica o cenário como "surto localizado" em Wenceslau Guimarães, sem haver registros da situação no restante do estado. A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Os sintomas incluem mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração. No caso do plasmodium do tipo falciparum, pode ocorrer uma grave anemia, potencialmente fatal. (G1)

Comente agora

Como identificar que o bebê está com cólica?

Saúde  Postado por Marcus Augusto Macedo - 18/01 12:27h
 Como identificar que o bebê está com cólica?

Por que os bebês sentem cólicas ainda não se tem uma explicação unânime entre os médicos, mas esse é um incomodo que acontece com a maioria dos pequenos. Às vezes aquele choro diferente, desesperado, sem motivo aparente significa cólica. Mas como saber se realmente é? Existem alguns sinais que servem para te deixar mais atenta, mamãe. Segundo a revista Crescer tudo indica que seu filhote está com dores abdominais se:

* O bebê chora sem parar;

* O rosto fica avermelhado e a expressão é de dor e sofrimento;

* Ele se contorce e flexiona as perninhas em direção ao abdômen;

Comente agora

Febre amarela: 2,6 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar na Bahia

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/01 08:00h
Febre amarela: 2,6 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar na Bahia

Cerca de 2,6 milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas na Bahia para o estado cumprir a meta de imunizar 95% da população de 105 municípios baianos. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio junto à Secretaria da Saúde do Estado, metade delas está em Salvador, que ainda precisa vacinar aproximadamente 50,7% da população, o equivalente a 1,338 milhão de pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que tem doses suficientes para atender todo o público. Entre as 105 cidades baianas que precisam cumprir a cobertura de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde, apenas 11 já alcançaram o índice. Os dados da Sesab levam em conta imunizações dos últimos dez anos. No entanto, não há previsão de punição para os estados e municípios que não alcançarem a meta. Ainda segundo dados divulgados pelo Correio nesta quinta-feira (18), o município de São Miguel das Matas registra o pior índice de imunização, com apenas 27,5% da população vacinada contra febre amarela. A secretaria de Saúde do município alega que os dados da Sesab estão desatualizados. Na outra ponta da lista, Jaborandi tem 122,5% da população imunizada. O "excedente" de 22,5% corresponde à vacinação de turistas e moradores de municípios vizinhos. (BN)

Comente agora

Rinoplastia dá errado e implante de silicone começa a sair de nariz de mulher

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 22:57h
Rinoplastia dá errado e implante de silicone começa a sair de nariz de mulher

Uma mulher, cujo nome não foi divulgado, sofreu complicações após se submeter a uma rinoplastia na Tailândia. De acordo com informações do IG, o implante de silicone utilizado no procedimento conseguiu ultrapassar a pele da mulher, ficando à mostra em seu rosto, na região do ápice nasal. Com o objetivo de remover todo o implante da rinoplastia, a paciente procurou os médicos de uma clínica em Banguecoque, que analisaram o caso e concluíram que era preciso realizar uma nova cirurgia. Os médicos ainda afirmaram que a operação era essencial para garantir que a mulher não sofra danos permanentes em seu rosto. Sem cobrar pelo procedimento, os cirurgiões a operaram em poucos minutos. Por mais que a paciente não tenha revelado onde realizou o procedimento estético, acredita-se que uma clínica não autorizada, que oferece baixos valores para a cirurgia, tenha sido a escolha da mulher.

Comente agora

Amamentar durante mais tempo reduz risco de diabetes

Saúde  Postado por Aline Souza - 17/01 20:34h
Amamentar durante mais tempo reduz risco de diabetes

Foto: DR

O risco de diabetes do tipo 2 nestas mulheres cai para 47% quando comparado com o de mulheres que nunca amamentaram. As mulheres que amamentaram por um período inferior a seis meses têm menos 25% de probabilidade de vir a ter diabetes. O estudo, publicado na revista médica JAMA Internal Medicine e realizado por uma equipe científica da organização de cuidados médicos norte-americana Kaiser Permanente, partiu de uma amostra de 1.238 mulheres que não tinham inicialmente diabetes. A investigação, ao contrário de outras, acompanhou as mulheres durante a sua idade fértil, procurando sinais de diabetes antes e depois da gravidez.

Comente agora

Os sete principais benefícios da perda de peso

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 18:01h
Os sete principais benefícios da perda de peso

Dizer (finalmente) ‘adeus’ aos quilos extra não é apenas uma questão de aparência física. Embora este seja o resultado mais notório (e desejado) da perda de peso, a verdade é que baixar uns números da balança e um ou outro tamanho na roupa tem outros efeitos benéficos para o corpo. São cada vez mais os estudos que comprovam a ligação direta entre o peso a mais (seja de forma moderada ou grave, como acontece com os casos de obesidade) e os problemas de saúde, com especial destaque para a diabetes tipo 2, que pode impulsionar outros problemas metabólicos e dar início a uma ‘bola de neve’ de falta de saúde nem sempre fácil de controlar. Mas sabe mesmo o que fica a ganhar quando perde os teimosos quilos a mais? Clique nas imagens acima e fique a conhece aqueles que, segundo o site espanhol Deporte y VIDA, são os sete principais benefícios da perda de peso. (Notícias ao Minuto)

Comente agora

Especialista em implantes dentários, Dr. Magno Tourinho da Clínica Dr. Daniel Galvão tira dúvidas sobre odontologia

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 14:16h
Especialista em implantes dentários, Dr. Magno Tourinho da Clínica Dr. Daniel Galvão tira dúvidas sobre odontologia

Odontologia ou medicina dentária é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Cirurgião-Dentista ou Odontólogo ou Odontologista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil. Em Santo Antônio de Jesus, a Clínica Dr. Daniel Galvão, oferece serviços diversos na área de odontologia com profissionais excelentes e qualificados para prestar o melhor atendimento a seus pacientes. Um deles é o Dr. Magno Tourinho, odontólogo, especialista em implante, próteses convencionais, fixas, que prestou entrevista ao Voz da Bahia e respondeu a perguntas sobre o assunto.

Marcos Augusto - Existe a possibilidade de rejeição do implante pelo organismo?

Dr. Magno - O titânio usado no implante é biocompatível, se liga ao corpo sem reação de rejeição, porém nem toda técnica é perfeita, a cada 100 implantes 93 ou 94 dão certo, isso por falhas na técnica ou até por contaminação do meio bucal, a boca é a parte do corpo que tem a microbiota mais variável. Para que haja a alço integração é preciso um reparo daquela região, então durante o processo pode acontecer ou uma contaminação ou consumo exagerado de bebidas ou por uso de cigarros, que pode atrapalhar a recuperação, o implante pode não cicatrizar como deveria.

MA – Como você vê o aumento de profissionais da área de odontologia e clínicas?

Dr. Magno – Quando me formei, na Bahia toda tinha apenas 7 faculdades de odontologia, mas hoje é muito maior, então a quantidade de profissionais lançados no mercado é muito grande. Em contrapartida, infelizmente, a odontologia é uma das profissões em que há mais erros do profissional, porque muitos não tendem a se capacitar e quando veem que o mercado está muito saturado querem fazer tudo para ganhar dinheiro, mas tudo vem no seu tempo. Primeiro se capacite e se qualifique para colher os frutos disso.

MA – Quais erros você já presenciou em pacientes, cometidos por colegas de profissão seus?

Comente agora

Além da pressão, o sal também afeta o funcionamento do cérebro

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 13:13h
Além da pressão, o sal também afeta o funcionamento do cérebro

Apar do açúcar, o sal é um dos principais inimigos da saúde humana nos dias de hoje. Esta substância usada como tempero deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, mas a verdade é que as pessoas estão longe de ter moderação. E é aqui que está o grande ‘pecado’. O consumo elevado de sal é uma das questões que mais inquieta os médicos, não fosse este ingrediente a causa número um do aumento dos casos de hipertensão – patologia que, por si só, é capaz de promover o aparecimento de outros problemas de saúde. Mas há um outro efeito colateral associado ao consumo elevado de sal e que foi agora descoberto pela ciência. Diz um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que o consumo elevado de sal – seja sob a forma de tempero ou já incluído na composição de alimentos processados – está associado a um maior risco de demência.

Comente agora

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Botox

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 13:10h
Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Botox

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (17) no Diário Oficial da União determina a proibição da distribuição, do comércio e do uso, bem como a apreensão e a inutilização do lote C3239C3 do medicamento Botox 100 U (toxina botulínica), pó liofilizado. De acordo com a publicação, a empresa Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda., detentora do registro do medicamento, identificou a falsificação do lote por apresentar características divergentes daquelas registradas na Anvisa. “O produto é falso e não foi fabricado pela verdadeira produtora do Botox”, informou a agência, por meio de nota. “Como se trata de uma falsificação, não há qualquer garantia sobre a origem e composição do medicamento, o que pode trazer riscos à saúde dos usuários. A toxina botulínica é um medicamento injetável e só pode ser prescrito por profissionais médicos ou odontólogos”. (Agência Brasil)

Comente agora

Saiba como prevenir desidratação infantil no verão

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 12:46h
Saiba como prevenir desidratação infantil no verão

O verão chegou e com ele uma ótima oportunidade para que os pais possam levar os filhos em férias à praia, ao campo ou aos parques da cidade. Porém, é preciso ter cuidado com o sol. Afinal, calor em demasia aumenta o risco de desidratação entre os pequenos. “Crianças e adolescentes são os que mais sofrem com esse tipo de problema, já que, além de ter o organismo mais frágil, comportam um volume menor de líquido no corpo e são sempre muito ativos, o que acelera a perda de água no organismo”, explica Diego Leite de Barros, fisiologista do Hospital do Coração (HCor). Segundo Barros, os pais devem ficar atentos ao problema, que, quando não tratado, pode causar perda de peso, lesão térmica, tontura, fraqueza, desmaios, entre outras consequências mais sérias. “Embora possa ocasionar riscos graves, não é difícil tratar ou prevenir casos de desidratação. Por isso, é imprescindível que os pais saibam reconhecer os sintomas e adotar as medidas necessárias para evitar o problema”, recomenda o fisiologista.  

Sintomas:

Comente agora

Salvador está fora de alerta de febre amarela para o Carnaval, diz ministério

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 12:29h
Salvador está fora de alerta de febre amarela para o Carnaval, diz ministério

Quem vai passar o Carnaval em Salvador ou no Rio de Janeiro não precisa se vacinar contra a febre amarela, afirmou nesta terça-feira (16) o ministro da Saúde em exercício, Antonio Carlos Nardi. De acordo com o Estadão, apesar de as duas capitais estarem no roteiro da campanha de vacinação com doses fracionadas contra a doença, o ministro assegura que os turistas só devem preocupar-se com a imunização, dez dias antes, caso se dirijam a áreas de mata. A imunização de pessoas que vivem nas duas cidades é uma medida de precaução, pois a população tem maior possibilidade de visitar regiões que podem ser foco do mosquito.

Comente agora

Rio e Salvador estão fora de alerta de febre amarela para carnaval

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/01 09:05h
Rio e Salvador estão fora de alerta de febre amarela para carnaval

Quem vai passar o carnaval no Rio de Janeiro ou em Salvador e pretende apenas ficar na área urbana não precisa tomar vacina contra febre amarela, afirmou nesta terça-feira, 16, o ministro da Saúde em exercício, Antonio Carlos Nardi. Apesar de as duas capitais estarem no roteiro da campanha de vacinação com doses fracionadas contra a doença, o ministro assegura que os turistas só devem preocupar-se com a imunização, dez dias antes, caso se dirijam a áreas de mata. De acordo com ministério, a imunização de pessoas que vivem nas duas cidades é uma medida de precaução, pois essa população tem maior possibilidade de visitar regiões de mata. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e Estadão Conteúdo. 

Comente agora

SAJ: Diretora de assistência à saúde tranquiliza população em relação à Febre Amarela; “SAJ não está entre as zonas de risco elegíveis”

Saúde  Postado por Aline Souza - 16/01 20:47h
SAJ: Diretora de assistência à saúde tranquiliza  população em relação à Febre Amarela; “SAJ não está entre as zonas de risco elegíveis”

Foto: Reprodução

O tema “Febre Amarela” voltou à tona em Santo Antônio de Jesus após um homem que veio de São Paulo falecer no Hospital Couto Maia em Salvador, em decorrência de complicações da doença (veja aqui), e diante dessa situação a diretora de Assistência à Saúde do município, Elba Brito, com o intuito de acalmar e informar a população, deu declarações sobre o assunto nessa terça-feira (16) à Rádio Recôncavo. Brito informou que a cidade está munida com doses da vacina “Temos a vacina. Temos estoques suficientes. No dia de hoje nós checamos os estoques, mas é claro que a vacina somente será administrada aos pacientes que não foram vacinados ainda, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, afirmou. Segundo a diretora a população pode ficar tranquila em relação a doença, “Não há necessidade de desespero. Estamos ainda em uma situação tranquila, mas é importante que fiquem informados. A população pode ficar calma, tranquila”, alertou. Mas ainda assim, a mesma pede à cidade que fique em alerta em relação a focos de mosquitos e em casos de macacos encontrados mortos, fato que se ocorrer deve ser comunicado à Secretária de Saúde para que os animais sejam encaminhados para análise no Lacem (Laboratório Central de Saúde) em Salvador. O macaco não transmite a doença, porém pode ser um indicativo de que o vírus está presente. A transmissão também não se dá de pessoa à pessoa, apenas através do mosquito, segundo a diretora.

Vacinação em Santo Antônio de Jesus:

Comente agora

Mitos e verdades sobre o surto de febre amarela no Brasil

Saúde  Postado por Aline Souza - 16/01 18:20h
Mitos e verdades sobre o surto de febre amarela no Brasil

 Foto: Eduardo Ogata/ SECOM

À medida que os casos de febre amarela se expandem pelo Brasil, mais aumentam as dúvidas em torno desta doença que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes (no caso da febre amarela silvestre ou rural) e Aedes Aegypti (para a febre amarela urbana). A Sputnik Brasil convidou o infectologista Edimilson Migowski, diretor-presidente do Instituto Vital Brazil, para esclarecer diversas questões relacionadas à doença causadora de índices preocupantes de letalidade (mortes). Migowski considera que o momento atual é grave e pede vacinação imediata. O infectologista argumenta que a imunização é segura e causa, no máximo, reações não esperadas para quem tem mais de 59. "Quando tomada pela primeira vez, [a vacina pode] provocar maior incidência de efeitos adversos, até de maior gravidade, quando se compara às pessoas com menos de 60 anos. Mas não chega a ser um risco que torne proibitiva a vacinação [em pessoas com mais de 60 anos].

Comente agora

Febre amarela: ministério registra 35 casos confirmados da doença no país desde julho

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 17:45h
Febre amarela: ministério registra 35 casos confirmados da doença no país desde julho

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (16) que tem registrados 35 casos de contaminação por febre amarela no país no período de julho do ano passado a 14 de janeiro deste ano. Na dívulgação do último balanço, em 9 de janeiro, eram 11 casos. Do total de casos divulgados nesta terça, seis foram registrados em 2018. Ao todo, 20 pessoas morreram da doença no período. A pasta recebeu notificação de 470 casos suspeitos, sendo que 145 permanecem em investigação e 290 foram descartados. De acordo com o levantamento do governo federal, os estados de São Paulo e Minas Gerais são os que registraram a maior incidência, com 20 e 11 casos confirmados, respectivamente. Seguidos por Rio de Janeiro (3) e Distrito Federal (1).

Comente agora

Os ratos são inocentes: pesquisa aponta que humanos espalharam a peste negra, epidemia mais mortal da história

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 17:39h
Os ratos são inocentes: pesquisa aponta que humanos espalharam a peste negra, epidemia mais mortal da história

Os ratos não foram os culpados pela propagação da peste bubônica na Europa do século 14, no surto que ficou conhecido como peste negra. Até então, acreditava-se que os roedores e suas pulgas tivessem sido responsáveis pela transmissão da praga, levando a uma série de surtos no Velho Continente dos séculos 14 a 19. Mas uma equipe das universidades de Oslo, na Noruega, e Ferrara, na Itália, agora diz que o primeiro destes surtos, a peste negra, pode ser "largamente atribuído a pulgas e piolhos humanos". O estudo, publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Science, utiliza registros sobre os padrões de disseminação e a dimensão da epidemia. Estima-se que a peste negra tenha matado 25 milhões de pessoas, mais de um terço da população da Europa, entre 1347 e 1351. "Temos bons dados da mortalidade pelos surtos em nove cidades da Europa", disse Nils Stenseth, da Universidade de Oslo, à BBC. "Então, fomos capazes de construir modelos da dinâmica da doença (naqueles cenários)."

Comente agora

Render-se ao primeiro cigarro é meio caminho andado para ser fumante

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 17:30h
Render-se ao primeiro cigarro é meio caminho andado para ser fumante

'É só um para experimentar, não faz mal’. Muitos terão dito e outros tantos terão ouvido uma frase semelhante na hora de experimentar o primeiro cigarro. Mas, sabe-se agora, afinal o ‘só um’ não é apenas ‘só um’. De acordo com uma revisão científica feita pela Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, 61% das pessoas que experimentam pela primeira vez um cigarro acabam por se tornarem um fumantes diários, conta o ABC.es. Ao todo, a revisão feita pelos cientistas britânicos teve uma base de 215 mil participantes de países como a Austrália, os Estados Unidos, a Nova Zelândia e o Reino Unido. No que diz respeito a números, 60,3% dos participantes tinha já experimentado fumar em algum momento da sua vida, sendo que 68,9% tinha acabado por se converter ao tabagismo.

Comente agora

Exercícios faciais podem deixá-lo três anos mais jovem

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 16:32h
Exercícios faciais podem deixá-lo três anos mais jovem

Imagine todos os emojis que usa diariamente nas suas conversas digitais. Agora tente imitá-los com o próprio rosto. Pronto! Tem aqui tudo o que precisa para conseguir uma aparência mais jovem. Segundo um recente estudo da Universidade Northwstern (nos Estados Unidos), publicado na revista científica "JAMA Dermatology", as mulheres de meia-idade que fazem alguns exercícios faciais com regularidade – exercícios esses que pedem a movimentação de vários músculos do rosto, algo que se consegue ao imitar os ditos emojis – apresentam uma aparência até três anos mais jovem. De acordo com o site do "New York Times", o estudo contou com a participação de 27 mulheres com idades entre os 40 e os 45 anos. Numa primeira fase do estudo, as mulheres realizaram um plano diário de exercícios faciais de 30 minutos ao longo de oito semanas. Esse plano de treino foi o Happy Face Yoga, um conjunto de exercícios que simulam várias expressões de emojis, ajudando a trabalhar os mais variados músculos do rosto de uma só vez.

Comente agora

OMS estuda validade de vacina fracionada para febre amarela

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 15:15h
OMS estuda validade de vacina fracionada para febre amarela

Pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda tentam determinar qual o período de validade da vacina fracionada para a febre amarela. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a entidade acompanha de perto campanhas em dois países africanos para determinar o prazo para que a população volte a ser vacinada. Por enquanto, usa como padrão que a dose fracionada tem validade de um ano. No Brasil, o governo anunciou que começará com a campanha de vacinação em alguns municípios da Bahia, de São Paulo e Minas Gerais a partir de fevereiro - com doses fracionadas. Segundo o cientista Alejandro Costa, da Iniciativa para a Pesquisa de Vacinas da OMS, o governo brasileiro afirma ter evidências da validade desse imunizante por oito anos. Em 2016, a OMS foi obrigada a destinar milhões de doses de um estoque internacional para Angola e República Democrática do Congo, na África, ambos sob o surto da doença. Segundo Costa, a opção naquele momento foi por fracionar a vacina. Para ele, que esteve em reuniões com o Ministério da Saúde no mês passado, o fracionamento é uma solução real a ser considerada também no caso brasileiro.

Comente agora

Anvisa aprova novas regras para exposição de cigarros em locais de venda

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 16/01 14:40h
Anvisa aprova novas regras para exposição de cigarros em locais de venda

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (16) proposta de resolução que traz novas regras de exposição e comercialização de cigarros e outros produtos derivados do tabaco. Por unanimidade, os diretores da Agência acataram o voto do relator, Fernando Mendes, pela regulamentação da forma como os maços de cigarros devem ser expostos nos locais de venda. A resolução será publicada nos próximos dias e só então entrará em vigor. De acordo com a proposta aprovada, os locais de venda deverão seguir regras mais restritas de exposição das embalagens de cigarros, como manter a maior distância possível entre os maços de cigarro dos produtos destinados ao consumo do público infantojuvenil, como balas e chocolates. Os comerciantes também não poderão colocar nenhum recurso de marketing adicional, como cores, sons, iluminação direcionada, entre outros, aos mostruários ou vitrines que expõem as embalagens de cigarro. Segundo o relator da proposta, a resolução complementa outro ato normativo aprovado pela Anvisa no fim do ano passado (RDC 195/2017), que veda a utilização de recursos de propaganda nas embalagens que possam induzir ao consumo do cigarro ou sugerir que o produto não é prejudicial à saúde.

Comente agora

Santo Antônio de Jesus tem laboratório que realiza mais de 3 mil exames diferentes

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 12:58h
Santo Antônio de Jesus tem laboratório que realiza mais de 3 mil exames diferentes

Há um ano na cidade, o Sabin Medicina Diagnóstica presta serviços de exames laboratoriais, além de ter ampliado a lista de convênios atendidos

Os cidadãos de Santo Antônio de Jesus podem contar com mais de 3 mil exames médicos diferentes em um só lugar: no Sabin Medicina Diagnóstica, que está na cidade há um ano e também aumentou a quantidade de convênios atendidos. A mais recente parceria é com o plano SulAmérica.

No próprio site do laboratório, é possível consultar a lista de exames por ordem alfabética ou direto na área de busca. Além do nome completo do procedimento, o resultado apresenta as instruções – como estar ou não de jejum, por exemplo – e quanto tempo leva para ficar pronto. A lista de convênios também pode ser consultada no portal. São dezenas de planos de saúde parceiros.

Crianças

Outro diferencial é o espaço kids com recreador – uma sala com brinquedos, jogos e desenhos para colorir que ajudam a acalmar as crianças antes dos exames ou para que elas se distraiam enquanto os pais realizam algum procedimento. Tudo com a supervisão de um profissional.

Comente agora

Homem rompe a faringe após prender espirro; causa é considerada rara

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/01 12:00h
Homem rompe a faringe após prender espirro; causa é considerada rara

Um jovem rompeu a parte de trás da faringe após prender um espirro, o que quase o deixou sem fala e com dificuldades temporárias para engolir. O caso, tratado no University Hospitals Of Leicester NHS Trust, em Leicester, no Reino Unido, foi divulgado no British Medical Journal Case Reports, ramo do periódico British Medical Journal que publica casos atípicos da medicina. O relato aponta que o homem tentou conter o espirro colocando a mão na boca e apertando o nariz com a outra mão, o que resultou no rompimento. De acordo com a equipe que atendeu o paciente, o caso de perfuração na parte de trás da faringe é raro por ser visto normalmente em acidentes, ocorrendo também em casos de vômitos ou tosse intensa. Na situação relatada, apenas um espirro foi o suficiente para que o trauma ocorresse. O homem foi internado com dores intensas e enfisema (vazamento de ar para outros tecidos). No hospital, ele foi alimentado por tubos e recebeu antibióticos por sete dias, sendo liberado na sequência. Na alta, a equipe recomendou ao jovem que não bloqueasse as duas narinas na tentativa de segurar espirros, para evitar novas perfurações. (BN)

Comente agora

Consumo de café protege células da retina

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/01 07:56h
Consumo de café protege células da retina

A investigação abre caminho para o desenvolvimento de "novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças da visão associadas a episódios isquêmicos, como a retinopatia diabética e glaucoma, duas das principais causas de cegueira a nível mundial", afirma a Universidade de Coimbra (UC) numa nota enviada à agência Lusa. A isquemia da retina é uma complicação associada às doenças degenerativas da retina, contribuindo para a perda de visão e cegueira, refere a UC, indicando que esta "patologia ocorre por oclusão de vasos sanguíneos, maioritariamente da artéria central da retina, de um ramo da artéria da retina ou por oclusão venosa". Liderado por Ana Raquel Santiago, pesquisadora no laboratório Retinal Dysfunction and Neuroinflammation da Faculdade Medicina da UC, o estudo, já publicado na Cell Death and Disease, foi realizado em modelos animais (ratos) e desenvolvido em duas fases. Primeiro, relata a UC, foram "avaliados os efeitos da cafeína nas células da microglia, células imunitárias que funcionam como os macrófagos da retina, mas que em situação de isquemia libertam substâncias nocivas que contribuem para o processo degenerativo".

Comente agora

Será carência de vitamina B12? Cinco sinais que o corpo dá

Saúde  Postado por Aline Souza - 15/01 18:48h
Será carência de vitamina B12? Cinco sinais que o corpo dá

Foto: DR

É uma das potenciais dores de cabeça de quem segue um plano alimentar vegetariano ou vegano por estar maioritariamente presente em alimentos de origem animal. Falamos da vitamina B12. uma das potenciais dores de cabeça de quem segue um plano alimentar vegetariano ou vegano por estar maioritariamente presente em alimentos de origem animal. Falamos da vitamina B12. Apesar de ser uma realidade mais ou menos comum em quem exclui alimentos de origem animal na dieta e não faz a devida suplementação, a carência de vitamina B12 pode ser diagnosticada em pessoas com anemia ou gastrite atrófica. Mas, como saber se esta vitamina está em níveis insuficientes para as necessidades do nosso organismo?

Comente agora

Óleo de coco tem mais gordura do que a banha, mas o coração agradece

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 15/01 17:40h
Óleo de coco tem mais gordura do que a banha, mas o coração agradece

Adorado por uns, pouco apreciado por outros e desconhecido por mais uns tantos. Embora esteja agora em voga, o óleo de coco faz já parte da alimentação há uns anos, sendo uma das principais fontes de gordura em determinados países. Atualmente, o óleo de coco é um dos meninos bonitos de um estilo de vida saudável, saltando facilmente da cozinha para o banheiro e até mesmo para os cuidados mais íntimos. Mas será este óleo vegetal assim tão saudável como se pode pensar? Vamos por partes. Como diz a BBC, o óleo de coco tem 86% de gorduras saturadas na sua composição, enquanto a manteiga tem 51% e a banha de porco cerca de 39%. Estes dados são mais do que suficientes para levar as mãos à cabeça… mas não o faça. A equipe do "Trust Me, I’m a Doctor" da BBC decidiu verificar o real impacto do óleo de coco no coração e, por isso, colocou-o lado a lado com o azeite virgem-extra e com a manteiga de sal.

Comente agora

Dieta à base de carne crua é considerada de risco para animais

Saúde  Postado por Letícia Oliveira - 15/01 17:12h
Dieta à base de carne crua é considerada de risco para animais

Tal como acontece com o ser humano, não é aconselhável que animais comam comida crua, pela grande probabilidade de ingerir bactérias nocivas e parasitas. É este o argumento em que se apoia um grupo de investigadores que vem contrariar a ideia defendida há vários anos de que alimentar os cães e gatos com carne crua era o mais indicado, por não conter aditivos. O estudo, feito pela Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, analisou 35 comidas congeladas de oito marcas diferentes e concluiu que várias espécies de listeria foram encontradas em 43% dos produtos, a bactéria E. Coli, responsável por intoxicações alimentares, está presente em 23% dos produtos e salmonela, em 20%.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com