As comentadas


Boa noite , Domingo, 23/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

23
Nov
Veja profissões que ajudam a fortalecer memória após aposentadoria
Postado por: Samile Macêdo / 20:08h

Existem profissões que, além de trazerem benefícios financeiros ou espirituais imediatos, acabam deixando um legado igualmente estimulante após a aposentadoria. É o que indica uma pesquisa recente da Universidade Heriot-Watt, de Edimburgo, na Escócia. Determinadas carreiras, por sua complexidade, ajudam as pessoas a fortalecerem sua memória para o resto da vida. O estudo, que examinou mais de mil escoceses de 70 anos, sugere que aqueles que desempenharam profissões mais exigentes tiveram melhores resultados em provas mentais que avaliam sua capacidade de retenção de informações. Os participantes do estudo passaram por testes sobre sua memória de dados, velocidade de processamento de informações e habilidade mental, além de preencherem formulários que descreviam suas atividades profissionais. A análise dos resultados mostra que as pessoas que trabalharam como advogados, desenhistas gráficos, gerentes, negociadores, processadores de dados, instrutores e professores obtiveram resultados melhores nas avaliações de memória. Já os piores resultados corresponderam àqueles que assumiram postos como os de operário, encadernador ou que se dedicaram a atividades têxteis. 

Trabalho 'protege' o cérebro - A teoria sugere que quanto mais estimulante for o ambiente de trabalho, melhores serão as condições para construir uma "reserva cognitiva" que ajude o cérebro a diminuir os efeitos que vêm com o passar dos anos.

Comente agora
23
Nov
Onze superalimentos que você deveria consumir mais
Postado por: Samile Macêdo / 18:51h

Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem. Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde. Para tirá-los do esquecimento e para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes e cores, veja a lista de 11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta.

1. Lentilhas - A lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp.

2. Batata doce - Muitas vezes elas são vistas com olhares tortos e cara feia. Alguns acham estranho o fato de ser doce e outros, ainda, acham que ela tem grande quantidade de calorias e por isso precisam ficar longe do prato. Mas, mesmo sendo cerca de duas vezes mais calórica do que a batata normal e que tenha também mais carboidratos, a batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado.

3. Inhame - Ele é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais.

Comente agora
23
Nov
Confira as promoções de inauguração da Farmácia Oliveira em Santo Antonio de Jesus; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:33h

Foi inaugurada em Santo Antônio de Jesus a Farmácia Oliveira. A Drogaria está localizada no centro da cidade, com um moderno layout, diversidade de produtos e uma equipe treinada para o melhor atendimento. A Farmácia Oliveira chegou ao município, promovendo saúde, beleza, conveniência e bem-estar através da excelência no acolhimento ao cliente, reafirmando o compromisso de garantia de todos os medicamentos com os melhores preços.

Além de todas essas vantagens você ainda pode fazer aferição de pressão gratuitamente. Preços baixos e  atendimento de qualidade só a  Farmácia Oliveira tem!

Grande promoção de inauguração!

  • Endereço: Rua Armando Tavares, 186 A - Centro - Santo Antonio de Jesus
  • Tel.: 3632 1587
  • A Farmácia que cuida de sua saúde!
Comente agora
23
Nov
Arte de Sorrir, a mais nova Clínica Odontológica de S. A. de Jesus. Veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:15h

A Arte de Sorrir é uma clínica odontológica moderna e bem equipada que atende aos mais altos padrões de qualidade e tem  objetivo de viabilizar o melhor tratamento dentário seja qual for à necessidade. A clínica oferece atendimento odontológico especializado em diversas áreas da odontologia. Os profissionais da Arte de Sorrir buscam atualização constante em suas especialidades clínicas com equipamentos modernos e procedimentos inovadores fazem parte da filosofia de atendimento odontológico da empresa. Seus padrões de qualidade rigorosos e perfeccionismo tornam possível a concretização diária do compromisso de buscar o melhor resultado possível.

"O sorriso de um cliente satisfeito  e a nossa razão de ser"

Endereço: Rua Ruy Barbosa, 259- Centro - Santo Antonio de Jesus/BA

Telefone: 75 3631-9327

E-mail: clinicaartedesorrirsaj@gmail.com

Sorria Jesus te ama!

Um comentário
23
Nov
Comeu demais no friozinho? Veja como ajudar o corpo a desintoxicar e queimar gordura
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:18h

A mudança de tempo reage diretamente no metabolismo do corpo. No calor, o organismo tende a ter um metabolismo mais acelerado, o que não acontece quando esfria. Em Salvador, nos últimos dias, fenômenos, como muito sol, frio e calor, aparecem de forma inesperada e podem causar um estrago ao organismo. “Essas transições no clima, também provocam transições no corpo. Nós tendemos a acumular toxinas porque temos vontades de comer muitos alimentos que saciam a nossa gula, mas não responde às necessidades do corpo e atrapalha o seu funcionamento”, explica a nutricionista funcional, Elmar José Perez. De acordo com a especialista, com essa confusão, o corpo pode sofrer com a baixa na imunidade, acúmulo de toxinas e ganho de peso. “Nessa batalha com a balança e o bem estar, os alimentos funcionais podem ser grandes aliados para aumentar a imunidade, controlar o metabolismo, desintoxicar e potencializar os exercícios”, diz. Aqui, cinco hábitos alimentares que podem ajudar na força tarefa de manter o corpo, a mente e a alma em total sincronia, desintoxicando e preparando para enfrentar a instabilidade do tempo na capital baiana. Consumir esses alimentos é tipo de tratamento necessário e que somente tem efeito se for realizado com no mínimo sete dias consecutivos. Então integre à sua alimentação essas dicas de nutrição:

1. Verdes – Comer verduras, como couve, brócolis, repolho e pepino é como absorver a luz do sol, nos dias invernais. Além disso, ajuda regular o metabolismo, remove as toxinas e vai dar um upgrade na imunidade.

2. Legumes doces - abóbora, batata doce, cenoura e beterraba são ótimas opções para fugir do desejo que aumenta de comer doce no período mais frio. E mais: eles ajudam a melhorar as condições respiratórias. Para o treino isso é essencial, já que são ricos de vitaminas C e, portanto, previne problemas como gripes e resfriados. Além disso, eles têm beta-caroteno e Vitamina A que aumentam sua imunidade e de quebra fará bem para a pele e os olhos. 

3. Grãos e cereais integrais -

Comente agora
22
Nov
'Fracasso' com meninas faz jovem emagrecer e querer ser fisiculturista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:48h

  1. Foto: Arquivo Pessoal/ Bruno Rodrigues Sueiro

Para muitos emagrecer é sinônimo de mudança de vida. Ter mais confiança, saúde e mais autoestima. Um exemplo de quem buscou essa transformação e conseguiu é o estudante de Itapetininga (SP) Bruno Rodrigues Sueiro, de 21 anos. Em seis anos de treino passou de 95kg com 30% de gordura corporal para 85kg com 8% de gordura. Medindo 1,64 m, Bruno pesa atualmente 85kg, com 8% de gordura, mas para competir, precisa perder 10 quilos em gordura mantendo a massa muscular. “O fisiculturismo exige total dedicação. Não tem folga, não tem férias, é uma eterna luta em busca da melhor estética. Não é fácil, quase sempre dá aquela vontade de desistir e jogar tudo para o alto. Mas tenho que focar para conseguir competir no ano que vem”, reflete. Em 2008, quando tinha 15 anos, entrou em uma academia pela primeira vez e em pouco mais de três meses obteve o resultado esperado: perdeu 40 quilos, saiu dos 95kg para 55kg. A transformação causou espanto entre a família, os amigos e ele próprio. Mesmo assustado, garante que acredita em si mesmo. “Foi fácil, nem sofri. Estava muito determinado, cansado de sofrer bullying na escola. Sempre tinha uma piadinha em todo lugar que eu ia e isso realmente me incomodava muito. Também era um fracasso com as meninas, então percebi que tinha que mudar”, afirma em entrevista ao G1.

Comente agora
22
Nov
Remédio similar pode gerar economia de até 50% ao consumidor
Postado por: Samile Macêdo / 22:28h

A partir de janeiro de 2015 os consumidores poderão comprar medicamentos até 50% mais baratos, após a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 58/2014, da Anvisa, que estabelece os procedimentos para a possibilidade de troca de medicamentos similares com o medicamentos de referência. Pela resolução, de outubro último, os remédios similares que já tenham comprovado equivalência farmacêutica com o medicamento de referência da categoria poderão declarar na bula que são substitutos ao de marca. Ou seja, deve conter na bula dos similares a frase: "Este medicamento é equivalente ao de referência". Por se tratar de assunto tão relevante como a promoção de saúde, o advogado Cândido Sá, especialista em direito do consumidor orienta que o cidadão tenha mais atenção na hora da compra. "O ideal pe buscar informações junto à própria empresa farmacológica, por meio dos canais de relacionamento com o cliente, ou auxílio do farmacêutico para esclarecer dúvidas", diz Sá. Segundo ele, se as dúvidas ou problemas não forem resolvidos, cabe uma comunicação formal à Anvisa. "Se ainda assim não for resolvido, o cidadão deve buscar o auxílio de um advogado de sua confiança, que reunirá as provas e definirá que tipo de ação será realizada", esclarece. 

Comente agora
22
Nov
Passeata contra o câncer ilumina as ruas de Paris na noite deste sábado
Postado por: Samile Macêdo / 21:28h

Um grupo de pessoas realizou a segunda Caminhada das Luzes pelas ruas de Paris e Lyon na noite deste sábado (22). A manifestação solidária visa arrecadar fundos para a realização de pesquisas contra o câncer. Organizada pelo Intituto Curie, que se dedica à pesquisa oncológica, a Caminhada das Luzes percorre 4 km em favor de diversos centros de pesquisa. Os participantes se comprometem a recolher 100 euros junto a familiares e amigos, e caminham segurando velas e balões. De acordo com os organizadores, "os portadores da luz avançam na noite simbolizando a esperança contra o câncer". Em 2013, a primeira edição do evento reuniu centenas de luzes aos pés da Torre Eiffel e arrecadou 75 mil euros para a pesquisa contra o câncer. (G1)

Comente agora
22
Nov
Vacina contra dengue pode ser disponibilizada
Postado por: Samile Macêdo / 20:59h

Uma vacina contra a dengue poderá estar disponível para a população no verão de 2017. O Instituto Butantã está na segunda etapa da pesquisa que verifica a eficácia do medicamento, medida pela quantidade de anticorpo neutralizante do vírus em um grupo restrito de trezentas pessoas. De acordo com o diretor do Instituto, em uma etapa posterior, haverá testes em 15 mil pessoas de 15 diferentes regiões do País. O diretor do Instituto Butantã, Jorge Kalil, afirmou que, até agora, foi verificado um resultado positivo de 85% para quatro sorotipos virais e de 95% para três dos quatro sorotipos virais com aplicação de uma única dose. Kalil recebeu nesta terça-feira a visita do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a quem enfatizou a importância da criação de um parque tecnológico em que pesquisadores e indústria trabalhem em conjunto. Haddad disse ser fundamental a retirada de qualquer tipo de burocracia formal que impeça a breve conclusão da pesquisa e destacou a importância de uma parceria com o governo paulista para a criação do espaço. Durante a visita do prefeito, Jorge Kalil citou a fase inicial de estudos para um soro contra o ebola que poderá, em nove meses, ser injetado em humanos e, em outra etapa, ter sua eficácia testada em regiões atingidas pelo vírus. (Band)

Comente agora
22
Nov
Pimenta: o tipo certo ajuda a emagrecer e até previne câncer
Postado por: Samile Macêdo / 18:39h

As pimentas são benéficas para o organismo porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, ou seja, acelerar o metabolismo, ajudam a emagrecer. Mas nem todas as pimentas trazem esta lista de vantagens. Para colher tais benefícios é preciso que a pimenta seja do gênero Capsicum. As principais pimentas produzidas no Brasil são: jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade. A quantidade de capsaicinoides de cada uma destas pimentas varia de acordo com a ardência dos frutos, quanto mais picante, maior a quantidade do princípio ativo. Veja abaixo mais benefícios que a pimenta possui:

Ajudam a emagrecer: A pimenta é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. A substância responsável por isto é a capsaicina que aumenta a taxa metabólica em até 20%. Assim, o consumo de 6 gramas de pimenta queima cerca de 45 calorias. Além disso, alguns estudos experimentais apontam que o fruto diminui o desejo de ingerir proteínas, carboidratos e gorduras. Isto provavelmente ocorre porque a pimenta aumenta a atividade do sistema nervoso simpático que afeta o comportamento de ingestão alimentar.

Combate o câncer: Um estudo publicado no The Journal of Cancer Research dos Estados Unidos, em 2006, descobriu que a capsaicina induz a apoptose, morte celular programada, em células do câncer de próstata. Assim, ela contribui para evitar a proliferação da doença.

Comente agora
22
Nov
Cubano inicia tratamento experimental contra ebola
Postado por: Samile Macêdo / 18:26h

Um médico cubano que está sendo tratado de ebola na Suíça mostrou otimismo em relação a uma droga experimental, que poderá abrir caminho para sua recuperação. A imprensa oficial cubana informou neste sábado que a esposa de Felix Baez disse que ele começou o tratamento com a droga ZMapp e está se sentindo bem. O médico fazia parte de uma equipe cubana enviada para Serra Leoa, um dos países do oeste africano mais afetados pelo surto de ebola. Ele chegou com forte febre em 16 de novembro e, após exames, foi confirmada a doença. Na quinta-feira, o médico foi transferido para Genebra. Baez falou com sua esposa, a doutora Vania Ferrer, na sexta-feira. A mídia cubana relatou que ele está em condição estável. (A Tarde)

Comente agora
22
Nov
Exame continua fora da tabela do SUS e prejudica pacientes com câncer
Postado por: Letícia Oliveira / 16:54h
Incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em outubro, o exame PET-CT (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons), indicado para tratamentos do câncer, continua fora da tabela de procedimentos do sistema. As portarias que prevêem a incorporação da tecnologia na rede pública foram publicadas em 23 de abril, no Diário Oficial da União. O exame, uma tomografia computadorizada, ajuda a estratificar a extensão de vários tipos de câncer em pacientes da rede pública, como câncer de pulmão de células não-pequenas e linfomas de Hodgkin e não Hodgkin. O prazo máximo de 180 dias para a implementação efetiva da inclusão da tecnologia na tabela, com os critérios de ressarcimento das unidades prestadoras, venceu em 23 de outubro. A falta desses critérios para a restituição de custos pode prejudicar pacientes, alerta a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). O presidente da SBMN, Celso Darío Ramos, explicou que os custos altos do exame estão inviabilizando o procedimento em alguns hospitais. “Tanto as unidades públicas como as particulares não poderão fazer esse exame pelo SUS se não forem ressarcidos por isso, pois o custo é muito alto”, comentou ele. “São poucas as exceções de hospitais que atendem via estado e não governo federal. A população carente hoje não tem acesso a esse procedimento”, disse.
Comente agora
22
Nov
Sete exercícios que melhoram o desempenho sexual
Postado por: Samile Macêdo / 13:14h

1. Condicionamento físico - Nem tudo o que é bom precisa durar pouco. Se você concorda, sabe que um bom condicionamento físico é indispensável para ter fôlego e aguentar mais tempo de relação. "A aptidão cardiorrespiratória é um pré-requisito principalmente para as pessoas mais ativas sexualmente", conta o personal trainer Givanildo. O especialista recomenda atividades aeróbicas, como a caminhada, a corrida, a bicicleta e a natação para deixar o corpo tinindo para a atividade sexual. "Além de prolongar o tempo de atividade, isso vai proteger o coração da sobrecarga que ocorre durante o sexo", complementa.

2. Fortalecimento de membros inferiores - Essa dica vai principalmente para as mulheres: "As posições em que a mulher se coloca durante a atividade sexual exigem muita força das pernas, se elas estiverem fracas, as dores nesses membros podem durar dias", explica Givanildo Mathias. Para preparar o corpo para a relação, vale lançar mão de um antigo aliado: o agachamento. "Esse exercício trabalha o quadríceps femoral, o glúteo e a musculatura posterior da coxa", conta. Aposte nesse "três em um" para deixar o sexo ainda mais interessante.

3. Fortalecimento de membros superiores - Os homens precisam de braços mais fortes para dar todo o suporte que uma mulher precisa. Givanildo recomenda os tradicionais supino e crucifixo para deixar os membros superiores em forma. "Esses exercícios fortalecem os músculos da pegada", reforça o especialista.

Comente agora
22
Nov
Maior causa de morte de bebês deixa de ser infecção e é agora complicação em parto prematuro
Postado por: Samile Macêdo / 11:18h

Pela primeira vez, a principal causa de morte de recém-nascidos no mundo deixa de ser as doenças contagiosas, como tuberculose, pneumonia e diarréia. De acordo com um artigo da revista científica “Lancet”, o primeiro lugar é ocupado agora pelas complicações relacionadas ao parto prematuro, e o Brasil segue esta tendência global. A mudança acontece pela queda nas mortes por doenças contagiosas, principalmente nos países mais pobres. Segundo os cientistas, o fenômeno seria parte de uma transição epidemiológica profunda pela qual o mundo passa nas últimas décadas. Enfermidades como gripe e rubéola não são mais tão assustados, e o mundo contemporâneo se preocupa agora com problemas como câncer e doenças do aparelho circulatório, como infarto e AVC. Este declínio deve-se principalmente ao acesso a vacinas e a expansão do saneamento básico e a diminuição da mortalidade infantil tem grande impacto na expectativa de vida. No Brasil, em 1930, as pessoas viviam, em média, até 32 anos. Hoje a expectativa é de 74. E no mundo, a variação foi de 38 para 70. (BN)

Comente agora
22
Nov
Dia "D" de vacinação contra polio e sarampo para crianças acontece neste sábado em S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 07:04h

De 8 a 28 de novembro e no próximo sábado (22) será o dia D da vacinação contra pólio. De acordo com uma das organizadoras, neste sábado (22) todas as unidades da zona urbana estarão abertas, haverá um posto de vacinação na Praça Padre Mateus e no Conjunto Habitacional Zilda Arns, das 8h às 17h com carro de som nas ruas fazendo movimento e convocando os pais, que deverão levar as crianças aos locais. A Dra. Didi explicou que os pais devem levar seus filhos, pois essas doenças podem trazer sequelas para as pessoas por toda vida. A vacinação de pólio é destinada a crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a de sarampo para crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Essas pessoas podem ir para todas as unidades de saúde, que estarão abertas, levem seus cartões de vacinação para vermos se falta alguma para essas crianças”, disse.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
22
Nov
Veja exercícios que ajudam a perder a barriga de chopp; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 02:19h

A "barriga de chopp" é uma preocupação constante para os apreciadores de cerveja. O especialista Márcio Atalla dá algumas dicas de como evitar a barriguinha saliente e dos exercícios apropriados para perdê-la. Ele convidou Rodrigo Fernandes, do Jacaré Banguela, para fazer o treino.

Comente agora
22
Nov
Santo Antônio de Jesus poderá ganhar CAPS infantil em 2015
Postado por: Samile Macêdo / 01:48h

Bruno Cortes, coordenador do departamento de Saúde Mental em Santo Antônio de Jesus, contou para a rádio Recôncavo FM nesta tarde, a perspectiva que o setor possui para inovar nas Unidades de Centro de Atenção Psicossocial do município no ano de 2015. “Temos como objetivo trazer para a cidade santoantoniense a vinda do CAPS Infantil, fomos contemplados e já estamos na fase de implementação do projeto. Atualmente temos o CAPS AD, para usuários de álcool e outras drogas, Centro de Atenção II, a fim de atender pacientes com algum tipo de transtorno mental, onde podemos contar com atividades para cada paciente nos turnos matutino e vespertino durante a semana e no ano que vem, almejaram atingir a meta de ter um CAPS voltado para atendimento do público infantil”, relata.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
21
Nov
Homem descobre parasita raro no cérebro após ir ao médico com dor de cabeça
Postado por: Anacley Souza / 20:53h

Um homem de 50 anos teve um raro verme parasita retirado de seu cérebro após passar quatro anos sem saber de sua existência. O caso aconteceu no Reino Unido. O homem foi ao médico reclamando de dores de cabeça e foi descoberto, em uma ressonância magnética, que um parasita intestinal (Spriometra erinaceieuropaei) havia percorrido 5 cm dentro do cérebro. Esta é a primeira vez que ele é visto no país. Raro, o parasita foi encontrado oficialmente apenas 300 vezes no mundo desde 1953, havendo poucas informações sobre ele até então. Acredita-se, porém, que a infecção ocorra através da ingestão de crustáceos infectados, de carne crua de répteis e anfíbios ou de uma pomada de sapo, usada por chineses para curar problemas visuais. vSegundo o jornal The Guardian, o paciente acredita ter sido infectado durante uma viagem à China. Retirado o parasita por cirurgia, o homem se recupera e passa bem. "(Foi) uma grande oportunidade de gerar a primeira sequência genômica dessa rara espécie de parasita intestinal", disse a médica Hayley Bennett, autora do estudo do verme no Instituto Wellcome Trust Sanger, em entrevista à BBC. O estudo poderá permitir que seja identificado o melhor tratamento para combater o parasita.

Comente agora
21
Nov
OMS declara República Democrática do Congo livre da epidemia de ebola
Postado por: Samile Macêdo / 17:43h

A República Democrática do Congo erradicou o vírus do ebola, anunciou hoje (21/11), em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS). No comunicado, a OMS diz que nesta sexta-feira, o país africano completou 42 dias sem novos casos e é considerado livre de transmissão do ebola. De acordo com a organização, declara-se o fim da epidemia de ebola quando nenhum novo caso é detetado durante 42 dias, duas vezes o tempo de incubação do vírus (21 dias). A A 24 de agosto, o governo congolês declarou o surto de ebola em Jeera, na província de Equateur – o último caso detectado e considerado negativo, após testes, foi há 42 dias, infromou a OMS. As autoridades de Kinshasa anunciaram domingo (16) o fim da epidemia, que provocou 49 mortes no país. Segundo o ministro da Saúde congolês, Félix Kabange Numbi, a República do Congo criou um primeiro, formado por 180 pessoas especializadas na luta contra o ebola, que está "pronto para intervir na Guiné-Conacri, em Serra Leoa, na Libéria e no Mali", países mais afetados pela doença. No entanto, ressaltou Kabange em entrevista coletiva, "o fim da epidemia (...) não significa que o perigo está totalmente ultrapassado", porque o Congo "continua, como todos os outros países, sob a ameaça de casos de importação da doença”, sobretudo a partir do Oeste de África. Segundo o último balanço da OMS, a doença matou 5.420 pessoas em oito países, nos quais foram identificados 15.145 casos de infeção desde dezembro do ano passado. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
21
Nov
Dia "D" para vacinação contra pólio acontece neste sábado na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 16:41h

Os postos de saúde de todo estado ficaram abertos neste sábado, 22, segundo dia "D" para a vacinação contra poliomielite e sarampo. Crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos pontos de vacinação. A campanha teve início em 8 de novembro e já vacinou, na Bahia, mais de 400,1 mil crianças contra a poliomielite, o que representa 41,4% do público alvo. Contra o sarampo, mais de 284,8 mil crianças já receberam a dose, cerca de 33,1% do esperado. A campanha prossegue até o dia 28 de novembro. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), todas as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990, informou o MS.

Comente agora
21
Nov
Eles ajudam a afinar a sua silhueta: conheça sete alimentos adelgaçantes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:59h

Em pouco tempo o VERÃO estará oficialmente aberto, mas as temperaturas já começaram a subir, e com ela o desejo de enxugar uns quilinhos extras. Os recursos utilizados para isso são os mais diversos possíveis, porém, quanto mais saudável, melhor. O Daquidali te apresenta um novo grupo de alimentos que pode te ajudar nessa conquista: os Adelgaçantes. A palavra Adelgaçar significa tornar fino. Ou seja, o mesmo que aquela palavrinha mágica que a maioria das mulheres ama: emagrecer. “Os alimentos adelgaçantes são assim denominados porque auxiliam na diminuição da retenção de líquidos e na desintoxicação do organismo. Eles contêm um alto teor de fibras, que conferem saciedade e auxiliam num melhor funcionamento intestinal. Também são ricos em minerais que auxiliam a manter uma pele mais bonita e viçosa e, claro, contêm poucas calorias”, explica a nutricionista.

Conheça alguns protagonistas desse muito bem-vindo grupo:

ALCACHOFRA

Parece uma flor exótica, mas é umaortaliça. E apresentas muitas vantagens não só para as curvas, quanto para o organismo todo. “Protege o fígado, atua como tônico digestivo, diurético e é laxativa (não irrita a mucosa dos intestinos). Também é depurativa (elimina substâncias tóxicas), sendo eficaz na redução do colesterol ruim. É rica em fibras, o que proporciona a sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal, além de auxiliar no emagrecimento. Em 100 gramas de cachofra temos em média 35 Kcal”, diz a especialista.

Comente agora
21
Nov
Farmácia Oliveira será inaugurada neste sábado (22) em S. A. de Jesus com mega promoções. Vá conferir!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:45h

  • Endereço: Rua Armando Tavares, 186 A - Centro - Santo Antonio de Jesus
  • Tel.: 3632 1587
Comente agora
21
Nov
Ilhéus: Campanha contra sarampo e poliomielite acontece nesse sábado
Postado por: Samile Macêdo / 15:08h

Os postos de saúde da Prefeitura Municipal de Ilhéus disponibilizam vacinas contra sarampo e poliomielite, nesse sábado (22.11), no período das 8 às 17 horas. A ação acompanha a campanha nacional desenvolvida pelo Ministério da Saúde, destinada às crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias. Os pais devem apresentar a caderneta de saúde dos filhos para que seja avaliada a necessidade da aplicação. O secretário Antônio Ocké salienta que em Ilhéus a campanha vem sendo desenvolvida desde o início do mês, devido a sua extensão territorial, com muitos distritos, vilas e povoados, muitos deles com difícil acesso. “Por isso, decidimos criar duas equipes, que, durante todo este período, vem percorrendo estas localidades, inclusive, com as enfermeiras responsáveis oferecendo também a vacina HPV para as meninas de 11 a 13 anos de idade, e esse trabalho será retomado na próxima segunda-feira, dia 22, pois a campanha só será encerrada no dia 28”, afirmou. 

Comente agora
21
Nov
O que você não pode comer nos restaurantes fast food
Postado por: Samile Macêdo / 12:25h

É imposível resistir a sanduiches, pizzas, franguinhos, hambúrgueres, enfim, a um bom restaurante fast food. Porém, além de ser calórico e extremamente gorduroso, este cardápio pode te sabotar! Tudo ficou comprovado na notícia dada pelo site norte-americano Reddit, na qual as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos sugerem quais são os itens do cardápio que deveriam ser evitados. Confira:

Nunca peça frango grelhado - Depois de ler mais de um milhão de vezes que a versão grelhada faz bem a saúde, você deve estar se perguntando como alguém pode fazer esta afirmação. Não se preocupe, a sua dúvida é plausível! Acontece que, apesar dos alimentos grelhados serem saudáveis, um funcionário do McDonald's afirmou que para que fiquem mais saborosos e não grudem na chapa, os filés são besuntados com margarina. Além disso, um funcionário do Subway contou que, para descongelar a carne, as peças são ferventadas durante horas, sendo espremidas depois para eliminar a água. Este processo acaba com todo o valor nutricional da carne.

Comente agora
21
Nov
Promoção Fim de Ano: Compre na Farmácia Santana de Cristina e concorra a uma linda bicicleta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:00h

A Farmácia Santana de Cristina está realizando a Promoção Fim de Ano onde você concorre a  uma linda bicicleta. Para competir, basta fazer suas compras na farmácia e receba  na hora um cupom. O sorteio será realizado pelo milhar do 1º prêmio da Loteria Federal no dia 27 de dezembro deste ano.

Farmácia Santana de Cristina, só aqui você compra e concorre a uma linda bicicleta!

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Comente agora
21
Nov
Anvisa suspende lotes de medicamento para aumento de cálcio
Postado por: Letícia Oliveira / 10:30h

A Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (21) no Diário Oficial da União  suspende a distribuição, a comercialização e o uso dos Lotes 33336101 (val.: 1º/7/2015) e 33181101 (val.: 1º/4/2015) do medicamento Gliconato de Cálcio 10% solução injetável 4, fabricado por Isofarma Industrial Farmacêutica Ltda. De acordo com o texto, o laudo do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde indicou resultado insatisfatório no ensaio de esterilidade, em razão da detecção da presença do microorganismo Bacillus circulans. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado. Na última segunda-feira (17), a agência já havia suspendido outro lote do mesmo medicamento depois que algumas unidades apresentaram material estranho com flocos escuros e partículas de coloração branca na composição. (Agência Brasil)

Comente agora
20
Nov
Dieta mediterrânea é melhor "antídoto" contra obesidade, dizem cientistas
Postado por: Anacley Souza / 18:37h

Uma dieta mediterrânea é mais eficiente para combater a obesidade do que a simples contagem de calorias, afirmam cientistas. Eles acrescentam que esse tipo de dieta reduz o risco de ataques cardíacos e derrames. Além disso, na opinião desses especialistas, uma alimentação baseada em frutas, legumes, verduras e cereais seria mais eficiente para a perda de peso do que dietas com baixa ingestão de gordura. A recomendação foi feita por meio de uma declaração conjunta publicada na revista científica PMJ (Postgraduate Medical Journal, na sigla em inglês) e assinada por nomes de peso como o presidente da Academy of Medical Royal Colleges do Reino Unido, Terence Stephenson, e Mahiben Mara, alto funcionário do NHS (National Health Service, o SUS britânico). No abaixo-assinado, os especialistas criticaram a indústria da dieta por focar a perda de peso na restrição calórica em vez da "boa alimentação". Melhor do que remédio Segundo eles, pesquisas indicam que a dieta mediterrânea, incluindo frutas, legumes e verduras, cereais e azeite de oliva, reduz rapidamente o risco de ataques cardíacos e derrames e permitem uma perda de peso mais gradativa a longo prazo. O autor do abaixo-assinado, o cardiologista Aseem Malhotra, afirma que as evidências científicas são "irrefutáveis". "O mais importante é dizer às pessoas que elas devem se concentrar em comer melhor". Inspirada pela cozinha tradicional de países como Grécia, Espanha e Itália, a dieta mediterrânea sempre esteve associada à boa saúde e a corações sadios.

Comente agora
20
Nov
Criança portadora de leucemia faz apelo emocionado por doação de medula óssea
Postado por: Samile Macêdo / 16:11h

Uma criança de dez anos está em uma corrida contra o tempo para garantir a própria sobrevivência. Fabiano Farlley Santos de Oliveira foi diagnosticado com leucemia aos três anos e, agora, apenas um transplante de medula óssea pode salvar sua vida. Cilene Santos é mãe de Farlley e contou ao Aratu Online que, após o diagnóstico, seu filho passou por dois anos de quimioterapia, a doença regrediu mas, agora, cinco anos após o fim das sessões, Farlley está novamente doente e, segundo os médicos, apenas um transplante pode salvar sua vida. Hoje o garoto está internado no hospital Martagão Gesteira dando prosseguimento ao tratamento. A leucemia é um câncer que afeta as células brancas do corpo, causando anemia, diversos tipos de infecções e sangramento excessivo. Ela causa queda de cabelo, trombose nas veias, enjôos, vômitos e ferimentos na boca. Para alertar a população sobre a necessidade do cadastro para o transplante e em uma tentativa de sensibilizar as pessoas a ajudarem Farlley, o próprio garoto, além de familiares e amigos, realizaram uma manifestação no último domingo no bairro de Águas Claras. Qualquer pessoa que quiser realizar o cadastro deve procurar a sede do Hemoba, ao lado do Hospital Geral do Estado, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O processo de doação da medula é simples, não dói e não há riscos para o doador. Em quinze dias a medula fica completamente reconstituída. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a leucemia é o tipo da doença mais curável que existe, mas o que mais mata pessoas entre 0 e 18 anos no Brasil. (Aratu)

Comente agora
20
Nov
Substância usada em sabonete, shampoo e creme dental pode provocar câncer, diz pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:48h

Um estudo publicado pela revista Proceedings, da Acadêmia Nacional de Ciências, mostrou que o Triclosan, agente antimicrobiano comumente encontrado em sabonetes, xampus, cremes dentais, antitranspirantes, perfumes, colônias e em outros itens domésticos, provoca fibrose hepática e câncer em ratos de laboratório. A fibrose hepática ocorre devido a inflamação persistente do fígado, o que faz com que o tecido cicatricial fibroso se formem em torno das células do órgão e dos seus vasos sanguíneos. Com o uso a longo prazo, pode causar cirrose e até a morte. Mesmo com o teste feito em ratos de laboratório, os investigadores ressaltam que os resultados também são relevantes em humanos, pelos processos que eles observaram durante a realização do estudo em camundongos. O Dr. Robert Tukey é o principal autor do novo estudo e afirmou que a substância possui muito reais à saúde. "Ele apresenta um risco muito real de toxicidade ao fígado nas pessoas, como acontece em ratos, especialmente quando combinado com outros compostos com ação semelhante", disse. Já o coautor do estudo, Dr. Bruce Hammock, disse: "Nós deveríamos reduzir a exposição dos humanos e do meio ambiente a esta substância, eliminando completamente seu uso, devido ao baixo benefício que ela agrega em sabonetes líquidos". (Ibahia)

Comente agora
20
Nov
S. A. de Jesus: Associação de Deficientes Visuais convida comunidade para participar de oficina
Postado por: Samile Macêdo / 14:38h

Josiel Barreto, membro da Associação de Deficientes Visuais (ASDEV), de Santo Antônio de Jesus, convidou a comunidade santoantoniense, através da rádio Recôncavo FM nesta tarde de quinta-feira (20), para participar de oficinas que abordarão assuntos referentes à como cuidar de pessoas com deficiência visual e suas atividades. O projeto será realizado em três finais de semana seguidos, começando por este sábado e domingo (22 e 23) pela manhã. “Quem estiver interessado, por favor, procure a sede da ASDEV na Rua Celestino Pimenta nº99, ou através do telefone (75)3631-5570, a taxa de inscrição é de 10 reais, cobrada com o objetivo de ajudar a Associação”, relata. Segundo Josiel será disponibilizado um Kit para deficientes visuais e um certificado. “Entrem em contato com a Associação de Deficientes Visuais, pois estamos precisando muito da ajuda do povo de Santo Antônio de Jesus, para que a ASDEV possa progredir cada vez mais no atendimento a pessoas com deficiência”, conclui.

Redação Voz da Bahia/ Samile Macedo

Comente agora
20
Nov
Meningite: paciente internada em Itabuna não pode contagiar outras pessoas
Postado por: Samile Macêdo / 14:27h

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Itabuna, localizada no sul do Estado, informou que, ao contrário do que foi divulgado em alguns veículos de imprensa, o caso da paciente M.B.S, 55 anos, residente no bairro Monte Cristo, não é contagioso. A paciente foi diagnosticada com meningite bacteriana e está internada em uma enfermaria no Hospital de Base, com um quadro de saúde estável, mas ainda sem previsão de alta de acordo com o diretor clínico, o médico Egídio Feitosa. M.B.S. está sob medicação, com evolução favorável. Um relatório dos Departamentos de Vigilância à Saúde e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde mostra que, em Itabuna, casos de meningite acontecem durante todo o ano. Em 2014 foram notificados 13 casos suspeitos, dos quais apenas sete foram confirmados. Nenhum dos casos necessitou da realização de controle de comunicantes – pessoas residentes na mesma casa, colegas de escola, etc-, porque as meningites não foram transmissíveis. No ano passado, foram 14 casos suspeitos, dos quais 10 foram confirmados.

Comente agora
20
Nov
Ministério da Saúde destina R$ 12,2 milhões para atenção básica baiana
Postado por: Samile Macêdo / 13:52h

O Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 12,2 milhões para atenção básica, divididos para 407 cidades baianas. Nesta primeira lista, os R$ 12,2 milhões mensais vão para 2.667 equipes de atenção básica, 154 equipes do programa Saúde da Família e 1.878 equipes de Saúde Bucal espalhadas pelo estado. Os recursos fazem parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). De acordo com o ministério, o programa tem como objetivo incentivar a modernização da gestão da saúde, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade, além de estimular tanto a autoavaliação das equipes como a oportunidade de aprimoramento do cuidado. No relatório de avaliação, cerca de 50% (1.333 equipes) das equipes de atenção básica atingiram resultado acima da média ou muito acima da média e aproximadamente 46% (1.229 equipes) ficaram com conceito mediano ou abaixo da média. Quanto à saúde bucal, 38,6% (726 equipes) tiveram avaliação acima da média ou muito acima da média e 45% (845 equipes) mediano ou abaixo da média. As equipes de Atenção Básica que recebem conceito muito acima da média recebem adicional de R$ 8,5 mil por mês; acima da média passa a ter um aditivo de R$ 5,1 mil. As demais avaliações ganham um complemento de R$ 1,7 mil. Para as equipes de saúde bucal os valores são, respectivamente, R$ 2,5 mil, R$ 1,5 mil e R$ 500. Desde 2011, quando foi lançado, o PMAQ já repassou aos municípios mais de R$ 5,2 bilhões em recursos. Ao todo, o investimento em atenção básica aumentou em 106% nos últimos quatro anos. Só em 2014 serão aproximadamente R$ 20 bilhões. (BN)

Comente agora
20
Nov
Casamento ruim aumenta risco de problemas cardíacos, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 11:33h
Um casamento ruim pode trazer vários problemas para os cônjuges, inclusive problemas literalmente do coração. Segundo um estudo feito na Universidade de Michigan, nos EUA, existe uma forte relação entre a qualidade do casamento e a saúde do coração. Os problemas cardíacos também afetariam principalmente os mais velhos. Para chegar às conclusões, os pesquisadores avaliaram 1,2 mil pessoas casadas, que tinham entre 57 e 85 anos no início do estudo. Eles responderam várias perguntas sobre a qualidade do casamento e sobre o histórico de ocorrências cardiovasculares. Além disso, tiveram a saúde cardíaca avaliada por testes laboratoriais. Ainda segundo o estudo, aqueles que contaram ter um casamento ruim – com relatos de que o cônjuge é muito crítico ou exigente, por exemplo – tinham uma saúde cardíaca mais debilitada. Para Hui Liu, socióloga da Universidade do Estado do Michigan e principal autora do estudo, os resultados demonstram que seria importante haver mais programas focados na qualidade do casamento de pessoas mais velhas, como aconselhamentos para casal.
Comente agora
20
Nov
Fundador das Casas Bahia, Samuel Klein morre aos 91 anos em SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:21h

Samuel Klein, o fundador da rede de lojas de departamento Casas Bahia, morreu na manhã desta quinta-feira (20) em São Paulo. Ele estava internado há 15 dias no Hospital Albert Einstein. As informações são da assessoria de imprensa da família Klein. Samuel Klein, o fundador da rede de lojas de departamento Casas Bahia, morreu na manhã desta quinta-feira (20) em São Paulo. Ele estava internado há 15 dias no Hospital Albert Einstein. As informações são da assessoria de imprensa da família Klein.  Samuel Klein havia completado 91 anos em 15 de novembro. Polonês naturalizado brasileiro, ele deixou a Europa durante a Segunda Guerra Mundial e se estabeleceu em São Caetano do Sul, no ABC. Nascido em Lublin, ele era o terceiro de nove irmãos. Chegou a ser preso aos 19 anos pelos nazistas e enviado com o pai para o campo de concentração em Maidanek, na Polônia, enquanto a mãe o cinco irmãos foram exterminados no campo de Treblinka.

Um comentário
20
Nov
ANS lista notas de desempenho de operadoras de planos de saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocou à disposição dos consumidores uma lista com dados sobre o desempenho das operadoras de planos de saúde no ano passado. As 1.200 empresas avaliadas pelo programa "Qualificação das Operadoras 2014 – ano base 2013" receberam uma nota, chamada de Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), disponíveis para consulta no site da agênciaO IDSS varia de zero a um, e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho da operadora. Também é possível fazer a consulta por operadora, em vez de acessar a lista completa (consulte aqui). De maneira geral, segundo a ANS, as operadoras vem mantendo o mesmo comportamento nos últimos três anos. Na pesquisa do IDSS, são considerados: atenção à saúde, com o maior peso; situação econômico-financeira; estrutura e operação e satisfação dos beneficiários. A pesquisa aponta que houve redução do percentual de consumidores em operadoras situadas nas duas piores faixas de avaliação. No entanto, também aumentou o percentual de de beneficiários de operadoras incluídas nas duas melhores faixas.

Comente agora
20
Nov
Morre aos 79 anos ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:15h

Morreu nesta quinta-feira (20) o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Bastos estava em para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital. Ele foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007 durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bastos era formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na turma de 1958 e atuou na acusação dos assassinos de Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves.

Comente agora
19
Nov
Mulher de 33 anos morre após cirurgia de lipoaspiração
Postado por: Anacley Souza / 22:44h

Uma mulher de 33 anos morreu na noite desta terça-feira (18) no hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá, interior de São Paulo, depois de ter feito lipoaspiração, preenchimento dos glúteos e mamoplastia (cirurgia para redução dos seios). Os procedimentos foram feitos no sábado (15) na Santa Casa de Cunha (SP). O médico responsável pela cirurgia foi suspenso pelo hospital e o Conselho Regional de Medicina (CRM) vai abrir uma sindicância para apurar o caso. De acordo com o Hospital Frei Galvão,a paciente Regiane Osório foi transferida na noite de domingo (16) e chegou à unidade com quadro clínico de embolia pulmonar . Ela, que era recepcionista na Santa Casa de Cunha, morreu após complicações. O médico que realizou a cirurgia na Santa Casa fazia parte do quadro de funcionários do hospital Frei Galvão. Para o diretor geral da unidade, Gilberto Nering, o médico tem responsabilidade pelo ocorrido. “Ele se arriscou ao realizar a cirurgia em um local sem Unidade de Terapia Intensiva. Há duas semanas falei com ele sobre esses riscos. Como parte do corpo clínico, ele mancha a imagem do hospital Frei Galvão”, disse. Ainda de acordo com ele, o médico é especialista em cirurgia plástica e atuava anteriormente em Cruzeiro. (G1)

Comente agora
19
Nov
Projeto de Lei quer aumentar licença-maternidade para um ano
Postado por: Anacley Souza / 21:57h

A Comissão Especial da Primeira Infância discutiu hoje (19), pela primeira vez, emendas para o Projeto de Lei 6.998/2013, que pretende ser o marco legal da primeira infância. Um dos pontos polêmicos do dispositivo é o aumento do tempo de licença-maternidade para um ano e de licença-paternidade para um mês. Para o autor do projeto, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), este é um ponto importante, mas que ainda está sendo discutido pelos membros da comissão. “Não será um gasto a mais para as empresas, é um investimento que vai prevenir muitos problemas futuros, não só para a família, mas para a sociedade toda”, explicou. O projeto foca em um conjunto de ações para o inicio da vida, como ampliar a qualidade do atendimento para crianças até 6 anos, com carreira, capacitação e, inclusive, com a criação de novas funções publicas, que cuidem do início da vida, de modo a valorizar o papel da mãe e do pai junto à criança, bem como criar espaços públicos para garantir que as crianças tenham locais adequados para se desenvolver. Além disso, o projeto prevê a criação de um sistema de avaliação do desenvolvimento da criança, para verificar se o modelo de cuidado está adequado ou precisa ser alterado. Segundo Terra, a primeira infância começou a ser intensamente pesquisada há cerca de 20 anos. É na primeira infância, segundo ele, que a criança desenvolve as estruturas sociais, afetivas e cognitivas, e por isso a atenção deve ser maior para assegurar condições de desenvolvimento saudável. Segundo o relator, deputado João Ananias (PCdoB-CE), o projeto deve ser votado no dia 2 de dezembro, na Comissão Especial da Primeira Infância. O dispositivo altera a Lei 8,069 - o Estatuto da Criança e do Adolescente. (Agência Brasil)

Comente agora
19
Nov
Hospital Espanhol deve reabrir em 2015, afirma diretor
Postado por: Anacley Souza / 18:43h

O Hospital Espanhol, fechado desde setembro desse ano, deve reabrir as portas no início de 2015, informou, nesta quarta-feira (19), o diretor médico da unidade saúde, Fábio Vilas Boas. De acordo com ele, o recebimento das propostas das quatro empresas que pretendem administrar o hospital será concluído na próxima quarta-feira (26). "Após a gente finalizar o processo de recepção das propostas, daremos início à etapa de análise, para que possamos identificar qual a melhor dessas propostas. A partir disso, será deflagrado o processo de transferência da gestão da instituição", afirmou o diretor. Conforme Vilas Boas, o processo burocrático deve durar em torno de 60 dias. A emergência, os setores de hemodiálise e de diagnóstico e laboratório, além das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), adulta e pediátrica, deverão ser os primeiros a serem reabertos. "Quanto mais rápido esse processo evoluir, mais cedo o hospital reabre. Mas a nossa previsão é de que a unidade volte a funcionar em janeiro ou, no mais tardar, em fevereiro do próximo ano", garante. O Hospital Espanhol, que tem 129 anos, entrou em crise em 2011 e fechou as portas no início do mês de setembro desse ano. Pacientes que estavam internados tiveram que ser transferidos para outras unidades da cidade. No mesmo mês, o governador da Bahia, Jaques Wagner, assinou um decreto que declarou os imóveis pertencentes à Real Sociedade Espanhola de Beneficência, que administra o Hospital Espanhol, em Salvador, bens de utilidade pública. (G1 Bahia)

Comente agora
19
Nov
Crianças com alergia ao leite não devem tomar vacina contra sarampo
Postado por: Letícia Oliveira / 18:05h

O Ministério da Saúde alerta as secretarias estaduais e municipais de Saúde que evitem aplicar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, em crianças com histórico de alergia à proteína do leite de vaca (APVL). A restrição, segundo a pasta, vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. “A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem”, garante o ministério, por meio de nota. Crianças com intolerância à lactose do leite podem receber a vacina normalmente. O comunicado destaca que o laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde e fornece, há anos, doses para vários países, inclusive para o Brasil. Todos os lotes da vacina tríplice viral aplicadas no país, segundo o governo, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde e foram aprovadas para uso.

Comente agora
19
Nov
Cardiologista explica como acontece o infarto de miocárdo e os cuidados que devem ser tomados. Confira:
Postado por: Samile Macêdo / 16:35h

Dr. Marcos Cerqueira, cardiologista dos Hospitais INCAR e HRSAJ, foi entrevistado pela rádio Recôncavo FM durante esta sexta-feira (14), pela manhã para falar sobre uma doença que acontece inesperadamente e rapidamente, afligindo muitas pessoas: "O infarto do miocárdio". O médico explica que a patologia é causadora de grande parte das mortalidades existentes no Brasil e no Mundo. “Cerca de 30% a 35% da população mundial vai falecer por causa de doenças cardiovasculares, dentre elas o infarto, o qual se caracteriza pela obstrução das artérias coronárias, responsáveis por levar nutrientes e oxigênio para as células do coração. Ao longo de nossa vida, as artérias vão ficando repletas de placas de gordura, as quais em algum momento podem ocluir a luz das artérias, impedindo o fluxo sanguíneo adequado. O coração, com a falta de oxigênio e nutrientes acaba morrendo, fazendo com que ocorra o infarto”, relata. O entrevistado informa que as consequências da doença dependerão do tempo que ocorreu o entupimento e o tamanho da área lesada durante o infarte.

Propensão a riscos - No quesito idade, Cerqueira disse que geralmente a enfermidade ocorre em pessoas de idade mais avançada. “Na quinta ou sexta década de vida (50, 60 nos) se concentra a maioria dos casos de infarto, mas é raro observamos, principalmente nos dias atuais com o surgimento de fatores de risco como hipertensão, diabetes, obesidade, fumo, abuso de álcool, estresse, sedentarismo, pessoas que tem propensão a adquirir a doença precocemente”, declara.

Sintomas e Soluções -

Comente agora
19
Nov
12 respostas para dúvidas sobre parto
Postado por: Samile Macêdo / 16:07h

Ao longo dos nove meses de gestação, a mulher tem inúmeras dúvidas. Se for mamãe de primeira viagem então, as incertezas aumentam. À medida que a barriga cresce, a conexão entre mãe e filho aumenta, assim como a ansiedade de finalmente tê-lo nos braços. E a hora do parto, que é o momento mais aguardado do processo, chega carregada de mitos, independentemente se será realizado de forma natural ou por meio de uma cesárea. Segundo o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Renato de Oliveira, o início do trabalho de parto é diferente para cada mulher, isto porque, algumas conseguem identificar os sinais de quando está chegando a hora, outras, no entanto, confundem o estágio inicial como sendo azia, dor lombar, gazes ou indigestão. “Esta é uma das questões que mais preocupam as futuras mamães. No entanto, elas podem ficar tranquilas, pois existem alguns sinais distintos que indicam se chegou ou não o momento de dar à luz ao tão sonhado bebê”, afirma. O especialista responde os principais questionamentos pertinentes ao assunto.

1 - Quais são os sinais de trabalho de parto?
Eles variam de mulher para mulher. Podem iniciar com dores na região lombar, irradiando para o abdômen e deixando a barriga dura por, aproximadamente 30 segundos a cada dez minutos, caracterizando assim, as famosas contrações. É importante atentar que o simples surgimento de contrações não significa que chegou a hora. Há também trabalhos de parto que se anunciam com um discreto sangramento genital ou ainda com a rotura da bolsa, derramando o líquido de seu interior o qual se assemelha à água sanitária. Outro sinal, mas que somente o médico pode observar, é a dilatação do colo uterino acima de 2 centímetros com um "preparo" do mesmo denominado esvaecimento.

Comente agora
19
Nov
Criança com alergia a leite de vaca não deve tomar tríplice viral, diz Saúde
Postado por: Samile Macêdo / 15:41h

As crianças que são alérgicas a leite de vaca não devem tomar a vacina com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). A recomendação foi feita nesta quarta-feira (19) pelo Ministério da Saúde após serem notificadas reações adversas em algumas crianças que têm alergia a leite de vaca. Segundo o ministério, foram registrados 28 casos, mas todas as crianças afetadas passam bem. Segundo a Saúde, a medida é preventiva e que os pais vão ser questionados nos postos de saúde para saber se a criança é ou não alérgica. Se for, a vacina não será dada. A campanha contra o sarampo e a paralisia infantil começou no início do mês e vai até o dia 28 de novembro. Os pais podem aproveitar para atualizar as cadernetas de vacinação dos filhos. Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças já foram vacinadas com essa tríplice viral no país e, segundo a pasta, “há garantia da segurança da vacina”. O ministério diz que na bula não há nenhuma contraindicação do seu uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, mas que preferiu avisar as secretarias de saúde que essas crianças não devem ser vacinadas agora. O ministério ainda analisa quando e como elas serão imunizadas. A vacinação para criança não alérgica continua normalmente, diz a Saúde. O ministério diz ainda que o laboratório fornece há anos vacina para vários países do mundo, inclusive o Brasil. O ministério diz ainda que cada lote antes de ser utilizado é testado e as da vacina tríplice viral passaram por análises do Instituto de Qualidade em Saúde (INCQS), sendo aprovadas para uso.

Comente agora
19
Nov
Ações referentes ao Novembro Azul continuam em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:30h

A Secretaria e Saúde do Município através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em mais uma ação educativa em pontos estratégicos da cidade está difundindo a informação, o combate e a prevenção sobre o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, o Câncer de Próstata. O Novembro azul como ficou conhecido o mês de novembro, é referência mundial de combate ao câncer de próstata, serve para os homens quebrarem os tabus sobre exames preventivos e saberem o quanto é perigoso não se cuidar. A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen masculino. O câncer de próstata acontece quando há uma multiplicação anormal das células dessa região, histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso, ele demora para se manifestar exigindo que os homens façam os exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado. 

Comente agora
19
Nov
Veja a lista com 7 razões ocultas que podem estar fazendo você engordar
Postado por: Samile Macêdo / 13:16h

O ponteiro da balança aponta um número indesejável. As roupas parecem que encolheram e a relação entre peso e altura diz que é hora de tomar alguma atitude para prevenir problemas causados pelo sobrepeso ou obesidade, como eventos cardiovasculares e até mesmo o câncer. Mas nem sempre os responsáveis pelo ganho de peso são o abuso de alimentos gordurosos e o excesso de carboidratos. A longo prazo, a pessoa obesa acaba sofrendo outros problemas de saúde porque o excesso de peso estimula uma parte do cérebro que envia um sinal e faz com que as artérias se enrijeçam, o que leva ao aumento na pressão arterial. Com isso, o coração trabalha demais para bombear o sangue e dilata, causando a insuficiência cardíaca. Os rins também sofrem com o peso a longo prazo, . O melhor, portanto, é tentar não engordar. E, se já estiver acima do peso, procurar um médico e nutricionista para identificar o que está acontecendo, evitando problemas futuros. Mas há quem esteja com dificuldades de caber nas roupas do armário e fique intrigado: "Mas não estou comendo tanto assim para engordar. O que está acontecendo?" Saiba que há razões ocultas para o ganho de peso e, para resolvê-las, o ideal é procurar um médico que poderá avaliar a saúde em geral e ajudar a restabelecer o peso ganho. Veja razões para o ponteiro da balança subir sem motivo aparente:

1. Hipotireoidismo: Embora não seja sempre o responsável pelo ganho de peso, a tireóide funcionando lentamente – ou sem funcionar – causa o aumento de até cinco quilos no peso.

Comente agora
19
Nov
Paciente com infecção morre em 56% dos casos em UTIs no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:05h

Mais da metade (55,7%) dos pacientes internados com sepse (infecção generalizada) nas UTIs brasileiras acaba morrendo, revela pesquisa em 229 unidades de terapia intensiva. É o estudo mais abrangente já feito no país.A informação é da Folha de São Paulo. Nos EUA, a taxa de mortalidade é de 32%. Em países da Europa, como a França, de 30%. Na Austrália, de 18%.A sepse responde hoje por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil e é a principal causa de morte nessas unidades, segundo o Ilas (Instituto Latino Americano da Sepse), que realizou a pesquisa em âmbito nacional.

Comente agora
19
Nov
Anvisa suspende lote de medicamento indicado para hipertensão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:37h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quarta-feira (19) a distribuição, comercialização e o uso, em todo o território nacional, do Lote nº 713005 do medicamento Aldosterin (Espironolactona 100mg, cartela com 16 comprimidos). O produto, fabricado pela empresa Aspen Pharma Ind. Farm. Ltda., tem validade até 4/2016. De acordo com a Anvisa, a suspensão se deve a resultados insatisfatórios obtidos em ensaios de descrição de amostra e aspecto. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Comente agora
19
Nov
Pacientes de hepatite C poderão contar com novo tratamento no SUS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:16h

Os pacientes infectados com o vírus da hepatite C vão contar, a partir do ano que vem, com um tratamento que inclui três tipos de medicamentos e tem atingido a taxa de erradicação de 80% a 90% dos casos da doença. O hepatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Edison Parise, adiantou à Agência Brasil que o Sofosbuvir, o Daclatasvir e o Simeprevir estão em processo de análise para homologação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A homologação deve ocorrer até o fim do ano, para que os medicamentos sejam usados pelos pacientes nos primeiros meses de 2015, em períodos de 12 semanas. O custo dos remédios é elevado e nos Estados Unidos chega a atingir US$ 120 mil para 12 semanas de tratamento. É por isso que o Ministério da Saúde está em entendimento com laboratórios para fazer a compra em valores mais baixos, a fim de que sejam oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS). O chefe do Ambulatório de Hepatites do Hospital de Clínicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Comitê Assessor do Programa de Hepatites do Ministério da Saúde, Raymundo Paraná, disse que sem essa negociação seria inviável ao SUS garantir a oferta dos produtos. “O SUS não suportaria, de uma hora para outra, que remédios que têm custo de US$ 120 mil nos Estados Unidos fossem universalmente disponibilizados em país como o nosso, que tem limitação orçamentária”, explicou.

Comente agora
19
Nov
Sobem casos de chikungunya em Feira de Santana
Postado por: Letícia Oliveira / 09:38h
Os números de casos confirmados de chikungunya em Feira de Santana aumentaram de 554 para 563. É o que diz um novo balanço divulgado na tarde de ontem (18) pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, cidade localizada a 110 quilômetros de Salvador. De acordo com o levantamento, até 15 de novembro foram notificados 1.271 casos suspeitos da doença. Destes, 563 casos foram confirmados, 112 casos descartados e 596 continuam em investigação. Foram notificados casos em 75 localidades do município, dentro os quais o bairro de George Américo apresentou (36,27% das notificações), seguido pelo bairro Campo Limpo (17,93%), Sítio Novo (4,09%), Cidade Nova (3,30%), Sobradinho (3,06%), Povoado Rio do Peixe (Distrito de Jaguara) (2,51%), Parque Ipê (2,20%), Pampalona (1,41%), Pedra Ferrada (1,25%), Gabriela (1,18%) e Queimadinha (1,10%).
Comente agora
19
Nov
Quase 100 mil crianças ainda precisam ser vacinadas contra pólio em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 08:50h
Aproximadamente 100 mil crianças entre seis meses e menores de cinco anos residentes em Salvador ainda não procuraram os postos de saúde da rede municipal para receber a dose da vacina contra a paralisia infantil. Iniciada no dia 8 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio imunizou apenas cerca de 57 mil crianças entre seis meses e menores de cinco anos residentes em Salvador, o que representa uma cobertura de 36,5% do público alvo estimado em 156.066 pessoas. Para ampliar a cobertura e atingir a meta de proteger pelo menos 95% dos pequenos soteropolitanos, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá no próximo sábado (22) mais um Dia D da estratégia, quando serão instalados mais de 400 pontos de imunização entre todos os postos de saúde que estarão abertos e locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo, além de pontos focais como a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda, funcionando das 08 às 17 horas.
Comente agora
19
Nov
Anvisa estuda reclassificar canabidiol como medicamento, diz presidente
Postado por: Letícia Oliveira / 07:38h

O presidente substitudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ivo Bucaresky, disse que a agência estuda reclassificar o canabidiol como medicamento. Ele explicou que levantamentos de estudos científicos feitos pela Anvisa mostram que “não há evidência na literatura [científica] que ele causa dependência ou que deixe as pessoas ‘doidonas’”, disse. O canabidiol é uma substância, presente na folha da maconha (Cannabis sativa), que é usada para tratamento de doenças neurológicas, câncer, mal de Parkinson, entre outras. “Por ser um derivado da cannabis, o canadibiol estava incluso na Lista E, que é a lista de plantas que podem originar substâncias entorpecentes e psicotrópicas, e na Lista F, que são susbtâncias de uso proscrito no Brasil, de entorpecentes e psicotrópicos”, disse Bucaresky. Caso seja reclassificado, ele vai para a “Lista C1, que é uma lista de [remédios] controlados que envolve uma série de medicamentos, sejam medicamentos de grande grau de risco e, por isso, têm que ter controle, sejam medicamentos novos, que têm que ir testando”.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com