As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 02/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

01
Jul
Toda a loja Óticas Diniz em S. A. de Jesus com até 70% de desconto; Vá conferir!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:27h

Atenção Santo Antônio de Jesus! A Ótica Diniz preparou uma mega-promoção para você. Dos dias 12 a 19 de Junho haverá a queima de estoque nas Óticas Diniz. Aproveite toda a loja, só pela metade do preço! É você não está lendo errado não, tudo com 70% de desconto. Venha aproveitar na Rua Landulfo Alves nº39, Centro. Óticas Diniz, a maior rede de óticas do Brasil!

Comente agora
01
Jul
Pessoas com olhos claros têm propensão para o alcoolismo
Postado por: Samile Macedo / 18:12h

Um estudo da Universidade de Vermont sugere que as pessoas com olhos claros – azúis, verdes e castanhos-claros – têm maior propensão para o alcoolismo do que as pessoas com olhos escuros. Segundo relata o 'Daily Mail', os pesquisadores descobriram que as partes dos genes que determinam a cor dos olhos se alinham com os mesmos cromossomos dos genes relacionados com a ingestão excessiva de álcool. E, ainda mais, essa tendência é maior naqueles que possuem olhos azuis. “Isto sugere uma possibilidade intrigante – que a cor dos olhos pode ser útil no diagnóstico feito pelas clínicas que tratam a dependência de álcool”, explica Dr. Arvis Sulovari, principal membro da equipe de pesquisa. Como este foi o primeiro estudo a detectar tal ‘ligação’, os especialistas sublinham que é preciso fazer mais investigação. Para essa pesquisa foram usados dados de mais de 10 mil pessoas, na maioria afro-americanos e americanos europeus. (MSN)

Comente agora
01
Jul
Hospital de Porto Seguro não cumpre acordo e greve pode voltar
Postado por: Samile Macedo / 17:52h

Não durou muito o acordo firmado entre os médicos e a direção do Hospital Luis Eduardo Magalhães, de Porto Seguro. O compromisso de regularização das condições de trabalho e do pagamento dos salários não saiu do papel e os profissionais podem retomar a greve que foi suspensa na segunda-feira (22). Para encerrar a greve, a Monte Tabor – gestora do hospital -, se comprometeu em pagar os salários no dia 29, o que não ocorreu. Quanto às diversas pendências relacionadas às condições de trabalho, também não houve evolução, o que frustra as expectativas colocadas no acordo firmado. Neste momento, nem a direção do hospital, nem a Secretaria de Saúde do Estado apresentam respostas sobre o atraso dos salários. Isso, após terem reconhecido e aceito todas as reivindicações apresentadas através do Sindimed, durante as negociações. Assim, continua em pauta a falta de materiais e medicamentos, a manutenção e aquisição de novos equipamentos, realização de reformas nas instalações físicas do hospital, contratação de médicos e de profissionais da saúde, para melhor atendimento à população, além do cumprimento das obrigações do contrato de trabalho. Como o caso ainda não teve um desfecho positivo, os médicos retomam a mobilização e discutem o retorno da paralisação. (BN)

Comente agora
01
Jul
Uso repetido de antibióticos prejudica o desenvolvimento das crianças, mostra estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:44h

O uso repetido de antibióticos afeta o desenvolvimento das crianças, evidencia um novo estudo em animais feito por pesquisadores do Centro Médico Langone, na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Na pesquisa, camundongos tratados com remédios tradicionalmente utilizados por crianças ganharam mais peso e desenvolveram ossos mais largos do que aqueles animais que não receberam as drogas. Em geral, os ratinhos tomaram três ciclos curtos de amoxicilina (um antibiótico de largo espectro), tilosina (que não é utilizada em crianças, mas representa uma outra classe de antibióticos chamado de macrólidos, que é cada vez mais popular em pediatria), ou uma mistura das duas drogas. Os pesquisadores deram aos animais a mesma série de receitas e a mesma dose terapêutica que a criança média americana recebe nos dois primeiros anos de vida. Segundo o professor Martin Blaser, um dos autores do estudo, o padrão nos Estados Unidos é que os pequenos recebam dez ciclos de antibióticos até os 10 anos de idade. Blaser pondera que o estudo foi limitado a camundongos. Mesmo assim, ele afirma que os resultados estão de acordo com vários outros estudos apontando para efeitos significativos sobre crianças expostas a antibióticos desde cedo. O pesquisador observa que os dados cumulativos poderiam orientar as novas prescrições pediátricas. 

Comente agora
01
Jul
Uma nova VIDA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:43h

Após 15 anos de foco na qualidade do serviço e na excelência do relacionamento, a Vida consolidou-se como referência em Odontologia na Bahia. O cuidado com a formação e constante aprimoramento técnico são os grandes responsáveis pelo reconhecimento da Clínica Odonto Médica Vida. Entender que o treinamento e a capacitação levam mais segurança e qualidade nos serviços ofertados aos clientes faz com que os profissionais da Vida estejam sempre atualizando seus conhecimentos. Ambiente confortável e aconchegante, tecnologia de ponta, integralidade e pontualidade no atendimento também são preocupações da equipe gestora da Vida, sempre priorizando o sorriso, a condição humana e as relações interpessoais. Uma Nova Vida está sendo apresentada à população de Santo Antonio de Jesus e região. Um prédio foi construído para valorizar ainda mais o bem-estar dos seus pacientes e, principalmente, exaltar a qualidade e a diversidade dos serviços prestados.

Comente agora
01
Jul
Sindsaúde ameaça paralisação dos funcionários terceirizados do HRSAJ
Postado por: Samile Macedo / 12:57h

Os servidores do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus relataram nesta quarta-feira (01) que situação referente ao atraso salarial foi regularizada, tudo foi organizado e resolvido, porém, a Comissão do Sindicato da Saúde (Sindsaúde) estão em expectativa de um ajuste nos salários bem como a resolução de outras pendências dentre elas o grande número de demissões na unidade hospitalar algo que segundo Benivaldo, vice-presidente do sindicato foi abordado em reunião com a diretoria do hospital. "A data-base para o reajuste era o mês de Maio, mas até o presente momento o acordo não foi assinado com o Sindicato Patronal, pois ainda estamos em negociações. A situação em que os servidores do HRSAJ se encontra é muito difícil, muitos tem se queixado também com respeito a alimentação de péssima qualidade, porém parece que a reunião que tivemos com a direção não adiantou muito. Se o dinheiro continuar saindo atrasado, o grande número de demissões e falta de alimentação de qualidade não melhorar, vamos fazer uma paralisação por tempo indeterminado até que tudo se resolva", afirmou à Rádio Andaiá FM. O vice-presidente disse ainda que se um ofício for enviado ao Ministério do Trabalho, uma penalidade poderá ser aplicada para a empresa caso o valor não seja recebido com acréscimo por causa da demora e os trabalhadores poderão entrar com uma ação individual comprovando as perdas em cartões de crédito e nomes encaminhados a SPC, se for o caso a fim de que a Justiça condene a unidade a pagar uma indenização aos cidadãos. "Eles tem de procurar providenciar o pagamento em caso de atraso por parte do Estado, pois os funcionários são trabalhadores do Instituto Fernando Filgueiras, não do governo estadual. Vamos tentar organizar um diálogo com a Sesab, pois ela tem sua parcela de culpa quanto à situação por contratar as empresas e as mesmas querem fazer o que bem entender no período de gestão e no final das contas quem acaba pagando é a população, pois o servidor não pode ficar trabalhando com dois meses de atraso nos salários", explicou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Um comentário
01
Jul
Farmácia da Cidade inaugura filial em S. A. de Jesus. Faça seu orçamento via WhatsApp
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:06h

Para dar mais conforto e comodidade a seus clientes, a Farmácia da Cidade está com um novo empreendimento em Santo Antonio de Jesus. Agora no Mercadão Supermercados da Avenida Juracy Magalhães. A Farmácia da Cidade, além de manipular seu medicamento com um rigoroso controle de qualidade, manipula hormônios e antibióticos em salas dedicadas e com pressão negativa controlada. Na Farmácia da Cidade você encontra toda linha de Drmocosméticos e Drogaria, tudo no mesmo lugar.

  • Novidade!
  • Você pode fazer seu orçamento via WhatsApp

  • Endereços: Rua Armando Tavares, 156, Centro e  Avenida Juracy Magalhães Santo Antônio de Jesus / BA
  • Fone: (75) 3632-4546a 
  • Veja fotos da nova Farmacia da Cidade:

Comente agora
01
Jul
Clínica Odonto Médica Vida reinaugura novas instalações em S. A. de Jesus; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:26h

Confira todas as fotos na COLUNA SOCIAL

Fruto da visão empreendedora de um grupo de odontólogos, a Clínica Odonto Médica Vida foi inaugurada em Agosto do ano de 2000. Após 15 anos de foco na qualidade do serviço e na excelência do relacionamento, a Vida consolidou-se como referência em Odontologia na Bahia, por esse motivo nesta quinta-feira (19), aconteceu à reinauguração da Clínica Vida em Santo Antônio de Jesus. Com uma equipe renomada e competente o empreendimento está com um espaço mais âmplo e confortável para você se sentir em casa afinal, a cada sorriso uma nova vida!

Clínica Odonto Médica Vida, viva bem e sorrindo!

  • Endereço: Av. Barros e Almeida, 733/ Santo Antonio de Jesus – BA
  • Telefax: (75) 3631-0027/convida.com.br
Comente agora
01
Jul
Rui anuncia criação de mais leitos de UTI pediátrica na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:13h

A criação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica na Bahia é o destaque do Digaí, Governador! desta semana. No programa Rui Costa anuncia que o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, terá mais dez leitos e cita outros dez entregues no Hospital da Criança (HEC), em Feira de Santana. A meta é “zerar a fila de cirurgias infantis”, afirma o governador. Rui também aborda as festividades da Independência da Bahia, nesta quinta-feira (2 de Julho), entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Paulo Afonso e em Bom Jesus da Lapa, de mobilidade urbana em Feira de Santana, abastecimento de água em Encruzilhada, além de comentários de internautas no Blog Digaí, Governador!

UTIs e Mais Médicos

No Hospital da Criança, onde foram retomadas as cirurgias cardíacas, a gestão é feita atualmente pela organização social Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. O Hospital Martagão Gesteira, na capital, vinculada à Liga Álvaro Bahia, também ganhou dez leitos recentemente. Ainda na área da saúde, Rui Costa fala dos 35 novos profissionais do Programa Mais Médicos – brasileiros formados no exterior - que chegaram, no último domingo (28), para ampliar o atendimento à população da Bahia. “Por onde eu passo [...] é uma aprovação excepcional de todos os médicos, dos brasileiros e de outros países que vieram trabalhar [nesse] programa do governo federal”.

Comente agora
30
Jun
Feira: Hospital Estadual da Criança volta a realizar cirurgias cardíacas em crianças
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:58h

Após mais de dois anos desativado, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, retomou, nesta terça-feira (30), o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica. Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a demanda de urgência, emergência e procedimentos eletivos, em todo estado, gira, por ano, em torno de 400 cirurgias. Para ele, a volta deste procedimento na instituição contribuirá com a redução do tempo de espera pelas cirurgias, que chegava a meses. “A reabertura desse serviço permite, simultaneamente, acelerar as cirurgias de recém-nascidos e crianças. além de liberar leitos em outros hospitais que estão com pacientes internados, com longa permanência, por não conseguir realizar o procedimento cirúrgico”, afirmou.

Comente agora
30
Jun
S. A. de Jesus: Conselheiro diz que se município não der mais atenção à UFRB poderá sofrer consequências
Postado por: Samile Macedo / 18:24h

Houveram alguns comentários de que os cursos da área Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) poderiam sair da cidade de Santo Antônio de Jesus, porém o Presidente do Conselho Municipal de Saúde até esta terça-feira (30) Marcos Lessa relatou que há uma especulação referente às dificuldades enfrentadas pelos estudantes para conseguir o estágio probatório na região santoantoniense, situação que precisa ser solucionada. “Temos duas unidades de saúde no município que segundo informações, não dão a atenção necessária à Universidade, portanto é importante as autoridades buscarem uma solução, um acompanhamento com respeito ao problema a fim de que os alunos tenham condições de fazerem o estágio localmente”, sugeriu. Segundo Lessa se a administração não se envolver para trazer uma solução à questão, outro lugar como a UFRB em Feira de Santana, que porta condições estruturais para conferir um bom atendimento, dentre outros passarão a surgir como alternativa para os universitários e Santo Antônio de Jesus poderá arcar com as consequências de não ter dado apoio a unidade local. A sugestão do Conselho de Saúde é uma participação mais efetiva do órgão estudantil no Hospital Regional para acompanhar os estudantes em aulas práticas que necessitam de uma unidade hospitalar vinculada a ela. “Seria importante colocar a UFRB no centro das discussões no quesito administração do HRSAJ uma vez que o contrato com o Instituto Fernando Filgueiras estará findando neste ano e haverá um processo de licitação ou renovação”, informou.

Situação da Santa Casa de Misericórdia com respeito à nova gestão: O Hospital e Maternidade Luís Argolo terá uma nova gestão. De acordo com Marcos, estão sendo realizadas várias reuniões, uma delas foi com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e está praticamente confirmada a entrada do novo instituto através de um contrato de consultoria, o qual deverá iniciar os trabalhos em Julho. “Há a possibilidade da transferência dos recursos federais repassados para a Santa Casa e estamos trabalhando na confecção do contrato para que o município continue fiscalizando, acompanhando, autorizando as internações, pois possui a gestão plena da saúde e não pode abrir mão dela”, concluiu. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
30
Jun
Cuidados com o colesterol e triglicerídeos; cardiologista dá dicas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:45h

O que é colesterol?

Colesterol é um composto químico gorduroso que integra a membrana das células do organismo. A maior parte é sintetizada no fígado e é transportada no sangue por proteínas especiais, as “lipoproteínas”, encarregadas da distribuição deste colesterol por todas as células do corpo. As mais imporantes são o LDL e o HDL.  Uma dessas, o LDL-colesterol está associado com o risco de desenvolver a doença coronariana e por isso ficou popularmente conhecida como “colesterol mau”. Como esta substância integra as células do corpo, é natural que os alimentos de origem animal sejam ricos em colesterol. Os vegetais, por sua vez, são pobres em colesterol. O colesterol é um componente fundamental para a integridade das células e para a produção de hormônios. Seu excesso na circulação, entretanto, pode ser danoso ao organismo. Pode ser adquirida pela alimentação ou  por produção endógena no fígado.

Como o colesterol leva à doença do coração?

O LDL é o mais importante carreador de colesterol no sangue. Costuma ser denominado “mau colesterol” porque seu excesso no sangue associa-se a doença das artérias coronarias. A LDL lipoproteina deposita o excesso de colesterol na parede das artérias provocando a formação de placas gordurosas que estreitam os vasos e podem impedir a circulação do sangue. Estas placas de aterosclerose podem localizar-se nas artérias que nutrem o coração, as coronárias, dificultando a circulação do sangue e podendo levar à isquemia do músculo cardíaco, ou seja, ao sofrimento do coração por falta de sangue e oxigenação adequada. A isquemia pode provocar dor no peito (angina) e um coágulo formado na região da placa pode, por fim, bloquear completamente a passagem do sangue, provocando o infarto. Leia mais emwww.euvaldorosa.com.br

Comente agora
30
Jun
Radiação pode causar câncer e levar à morte; conheça efeitos
Postado por: Samile Macedo / 11:17h

Existem diferentes tipos de radiação, que é a emissão de energia por meio de ondas. Alguns elementos químicos possuem núcleos instáveis, não havendo equilíbrio entre as suas partículas, o que libera raios capazes de penetrar profundamente na matéria. Os efeitos da radiação no corpo variam de acordo com o tipo de substância e da quantidade absorvida. Em grandes quantidades, os elementos radioativos podem alterar o sistema biológico do organismo, causando uma série de sintomas, doenças e até a morte. Já em pequenas doses, ajudam a diagnosticar e tratar doenças.

Efeitos da radiação no organismoQuando uma pessoa é exposta à radiação em pequena quantidade e por poucos minutos, ela não oferece riscos à saúde, pois o corpo tem tempo suficiente para substituir as células que possam ter sido alteradas ou destruídas. Quando a exposição ocorre por um período maior ou em doses extremas, pode ser fatal. Além de os efeitos variarem de acordo com esses fatores, eles também estão relacionados ao tipo de radiação ao qual se é exposto. Como um elemento radioativo é energia em diferentes formas, possui propriedades variadas e age de maneiras diferentes no organismo. Pode ser, por exemplo, Raio X, Beta, Gama ou Alfa. A radiação emitida pelo combustível das usinas nucleares é, em geral, de urânio ou plutônio. 

Comente agora
30
Jun
Candeias: Agentes de endemias fazem greve de fome e ameaçam 'parar tudo'
Postado por: Samile Macedo / 10:47h

Agentes de endemias do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), fazem greve de fome nesta terça-feira (30) e ameaçam entrar em greve geral devido à ausência de recursos e desorganização da prefeitura. Em contato com o Bahia Notícias, o presidente da Associação dos Agentes de Saúde da Bahia (Ademacen), Fabrizio Oliveira, afirmou que um dos problemas enfrentados pelos funcionários é a falta de vale transporte, já que cerca de 70% moram em Salvador. "Eles deveriam ter direito a vale transporte, a prefeitura está ferindo essa lei. Quase 70% dos agentes moram em Salvador e gastam mais de 40% do salário base para trabalhar. Oferecem transporte do Shopping da Bahia para Candeias, mas não consideram os agentes que moram no Subúrbio de Salvador, por exemplo", explicou. O presidente da Ademacen disse ainda que a secretária da Saúde do município, Iolanda Lima, negou, em conversa com ele, a possibilidade de fornecer vale transportes para os agentes de endemia. "Eu conversei ontem com a secretária da Saúde de Candeia, dona Iolanda, e ela disse que eles nunca pagaram transporte, então isso não mudaria", contou Oliveira.

Comente agora
30
Jun
Ebola: Libéria anuncia volta do vírus ao país
Postado por: Samile Macedo / 09:50h

A Libéria anunciou nesta terça-feira (30) o regresso do vírus do Ébola, seis semanas depois de a doença ter sido erradicada do país. “Um novo caso de Ébola foi registrado no condado de Margibi, o paciente morreu e os testes confirmaram a doença antes da morte,” afirmou o ministro adjunto da Saúde, Tolbert Nyensuah. O ministro disse a uma rádio que já foram identificados e estão em quarentena todas as pessoas que tiveram contatos com a vítima. “Estamos investigando para saber a origem desse novo caso. Pedimos a todos os cidadãos na Libéria que continuem a respeitar as medidas preventivas”, disse. Os vizinhos da Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri continuam a combater a epidemia de febre hemorrágica que já matou mais de 11 mil pessoas desde o início de 2014. O condado de Margibi está mais perto da capital Monrovia do que de qualquer fronteira. O porta-voz da Organização Mundial de Saúde, Tarik Jasarevic, disse aos jornalistas em Genebra que a agência da Organização das Nações Unidas foi informada do novo caso. (Agência Brasil)

Comente agora
30
Jun
Sindsaúde discute corte de insalubridade de servidores
Postado por: Samile Macedo / 07:58h

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-Ba) se reúne em assembleia nesta terça-feira (30), para discutir medidas judiciais para tentar reverter o corte da insalubridade de 1.518 servidores. O encontro será no auditório do Sindicato dos Bancários, às 16h. O Sindsaúde repudia a perda da gratificação dos trabalhadores, já que os servidores serão penalizados com a redução que pode chegar até a 40% do seu salário base. De acordo com o sindicato, às vésperas dos festejos juninos, “de maneira unilateral”, a Saeb informou que o corte da insalubridade seria adotado no mês de junho. (Metro1)

Comente agora
29
Jun
Açúcar pode provocar depressão
Postado por: Samile Macedo / 18:00h

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, das muitas doenças modernas, uma das que tem maior peso na sociedade é a depressão. E o que comemos pode estar contribuindo para isso, segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Um grupo de investigadores da Universidade da Columbia concluiu que dietas ricas em alimentos com um alto índice glicêmico estavam associadas a uma maior probabilidade de depressão. Mas nem todos os açúcares são maus. Açúcares presentes em grãos integrais, fibras, frutas, vegetais e na lactose podem ter efeitos protetores contra a depressão. O investigador principal neste estudo, James E. Gangwisch, queria descobrir se os alimentos com um alto índice glicêmico estariam associados ao aumento das probabilidades de sofrer de depressão. Explica que quando era criança era um ‘viciado’ em doces e que notou que se comece muitos doces, no dia seguinte sentia-se ‘em baixo’.

Comente agora
29
Jun
Cuidados com a saúde são essenciais antes de iniciar a prática de exercícios
Postado por: Samile Macedo / 17:01h

A sensação de bem-estar após caminhar, nadar ou pedalar é indiscutível. Mas, antes de iniciar a prática de qualquer exercício físico, é preciso se conscientizar de que mesmo uma atividade mais leve exige esforço do coração, e ele deve estar preparado para suportar o esforço. Durante a atividade física, os músculos precisam receber maior quantidade de oxigênio, o que ocasiona maior volume de sangue bombeado para o coração e, consequentemente, aumento da frequência cardíaca. “É essencial consultar um cardiologista ou um clínico antes de iniciar qualquer atividade física para se certificar de que o exercício não trará nenhum risco à saúde. Algumas doenças cardíacas, preexistentes, podem exigir mudança do exercício prescrito ou até mesmo a interrupção da prática”, explica o cardiologista e diretor de Relacionamento com o Mercado do Laboratório Sabin, Anderson Rodrigues. Segundo o especialista, os "atletas de fim de semana" devem ter cuidado redobrado, pois além de não receberem os benéficos resultados da prática regular de atividade física, correm riscos de lesões musculares. Cometem o grande erro de, em um único dia do final de semana, submeter o corpo a esforços exagerados. “É importante seguir a recomendação médica para garantir a saúde antes, durante e depois das atividades físicas”, afirma. 

Comente agora
29
Jun
SAJ: Cidadã reclama da falta de seringas em alguns postos de saúde
Postado por: Samile Macedo / 16:37h

Uma cidadã de prenome Dora, residente em Santo Antônio de Jesus relatou a uma Rádio local nesta segunda-feira (29), que estão faltando seringas e injeções de insulina nos postos de saúde. A denunciante foi à unidade do CENTROSAJ, porém só conseguiu três seringas, quantidade insuficiente para sua irmã diabética. “Conversei com a Secretária de Saúde, mas até hoje não obtive resposta alguma. Quando chego no posto, as enfermeiras me dizem que o material está em falta, ficaram de comprar, mas até hoje nada”, relatou. A cidadã solicita providências por parte do gestor municipal, pois, segundo ela, a população está sendo prejudicada com tal situação. “A saúde nesta cidade está péssima”, relatou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
29
Jun
S. A. de Jesus: Conselheiro diz que falta planejamento na construção dos postos de saúde
Postado por: Samile Macedo / 16:10h

As obras de alguns postos de saúde em Santo Antônio de Jesus tem placas anunciando o valor investido, o início e a previsão de conclusão dos trabalhos, porém não há sequer um tijolo colocado na área. Acerca de tal situação, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Lessa informou estar acompanhando o processo, sendo que alguns ajustes não estavam previstos na licitação feita pela Prefeitura, de modo que serão feitas pela Secretaria de Infraestrutura do Município, a qual está aguardando apenas o melhoramento do clima para fazer o serviço. “Houve uma reunião ordinária do Conselho no dia 10 de Junho, onde as pendências foram colocadas em pauta e esclarecidas, sendo que os problemas se centram mais na questão da rede pluvial, a exemplo da unidade de saúde do bairro Providência que traz à tona a necessidade de construir um desvio para a rede não ficar sob o espaço. Na unidade do Bairro Irmã Dulce, uma árvore precisou ser retirada e o mesmo está acontecendo com o poste para liberar o espaço da construção. O do Bairro Urbis 2 apresentou uma situação com a mudança de local do terreno, a qual não foi conseguida e precisa de ajustes na planta a fim de efetuar a construção ao lado da quadra de esportes”, explicou. Acerca das unidades de saúde da zona rural, Lessa elencou o esclarecimento do atraso no posto do Cocão, no qual foi preciso uma terraplanagem que não estava prevista no processo de licitação, mas, segundo ele o caso está sendo resolvido.

Comente agora
29
Jun
Obsessão por aparência "perfeita" pode levar a suicídio
Postado por: Samile Macedo / 14:00h

Há dois anos, a ex-modelo Alicia Douvall fez duas revelações impactantes: ela gastou mais de US$ 1,5 milhão em tratamentos estéticos e estava tão viciada em cirurgia plástica, que foi diagnosticada com o "transtorno dismórfico corporal" (TDC). A doença, também conhecida como dismorfofobia, consiste em uma preocupação exagerada e fora do normal com a aparência. É comum os sintomas começarem na adolescência. Minnie Wright, por exemplo, tem 47 anos e passou praticamente a vida toda sofrendo com o transtorno. "Os sintomas começaram quando eu tinha 11 anos e era vítima de bullying. Principalmente por causa do tamanho do meu nariz", conta. Minnie disse ainda que colocava maquiagem para tentar fazer sombra e disfarçar o nariz e sempre inclinava a cabeça para evitar mostrar seu perfil.

Vaidade? - As pessoas com TDC demoram para pedir ajuda por terem medo de serem classificadas como "vaidosas". O médico David Veale, especialista em TDC, trabalha na área há 20 anos e começou depois que um dos seus pacientes se suicidou por causa da doença. "O ideal é diagnosticar as pessoas com TDC em um estágio inicial da doença, porque o tratamento é mais fácil. Antes que todos esses pensamentos e ansiedades cheguem à sua mente", aconselha. Veale disse ainda que a "mensagem mais importante a passar sobre o TDC é que é uma doença curável." O tratamento normalmente consiste em uma combinação de antidepressivos e terapia cognitiva-comportamental. No entanto, conseguir diagnosticar o transtorno e tratá-lo é um processo lento. Durante esse tempo, quem sofre de TDC pode tentar "curar" essas imperfeições que encontra por meio da cirurgia plástica. 

Comente agora
29
Jun
Sesab registrou 27 casos de síndrome que paralisa membros; 10 em Salvador
Postado por: Samile Macedo / 11:46h

A Bahia já registrou, neste ano, 27 casos da Síndrome de Guillain-Barré, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Doença autoimune, a síndrome é caracterizada por sintomas como perda de reflexos e paralisia nos braços e pernas, dores na face e hipotensão. Salvador apresentou o maior número de casos, com 10 pacientes, seguida de Valença, com dois. Outros casos foram registrados nos municípios de Alcobaça, Camaçari, Camamu, Cândido Sales, Ibicuí, Irará, Itabuna, Itajuípe, Monte Santo, Matuípe e Serrinha. De acordo com a pasta, não existem dados relativos há anos anteriores, devido à ausência de notificação compulsória da doença, exigida apenas para menores de 15 anos. No entanto, casos decorrentes da infecção por Zika Vírus fizeram com que a Vigilância Epidemiológica passasse a solicitar notificação compulsória. A Sesab ressaltou que nem todos os casos registrados estão ligados à zika. (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Jun
HRSAJ divulga lista de convocados da 1ª etapa do processo seletivo para Técnico em Enfermagem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:39h
  • DIA: 07/07/2015
  • LOCAL: HRSAJ (ao lado do terminal rodoviário de Santo Antônio de Jesus)
  • HORÁRIO: 14:30H

Nome

ADENILSE VIEIRA DOS S. DE CASTRO

ANA CRISTINA ROCHA SANTOS

ANA PAULA VASCONCELOS T. COSTA

ANA RITA SANTOS DE JESUS

ANDREZA DOS SANTOS SILVA

ANTONIO NUNES DOS SANTOS

ANUBIS PIRES FONTES DE OLIVEIRA

2 comentários
29
Jun
Ficar muito tempo sentado pode aumentar a ansiedade
Postado por: Samile Macedo / 11:12h

Pessoas que passam muito do seu tempo assentadas podem ser mais propensas a se sentirem ansiosas, uma nova pesquisa sugere. Sabe-se que a ansiedade é uma doença grave. Apenas na Austrália, cerca de um sexto de adultos e adolescentes têm um transtorno de ansiedade. Com o crescente número de pessoas que passam longos períodos de seu dia em computadores, na frente da TV e em seus smartphones, é importante que determinar se o tempo assentado, de fato, leva ao aumento do risco de ansiedade. Pesquisas anteriores já encontraram uma associação entre sedentarismo e doenças físicas. Uma revisão de 47 estudos canadense que foi publicado em janeiro descobriu que diariamente prolongada sessão, ligada à probabilidade significativamente maior de doença cardíaca, diabetes, câncer e morte precoce. A nova revisão, publicada online em junho de 2015 na revista BMC Public Health, avaliou nove estudos internacionais. Alguns destes estudos eram focados em adultos, alguns em crianças. No geral, a equipe de pesquisadores verificou que a maioria dos estudos encontrou uma correlação entre o tempo de permanência assentado das pessoas e seu risco de ansiedade. Há grandes ressalvas, no entanto.

Comente agora
29
Jun
S. A. de Jesus: Cidadã não consegue agendar exames há cinco meses e pede providências
Postado por: Samile Macedo / 10:31h

A senhora Isabel Silva Santos, residente no bairro do Amparo em Santo Antônio de Jesus está há cinco meses sem conseguir marcar exames de eco cardiograma e tomografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Segundo ela, às vezes passa a manhã inteira sem sucesso no agendamento, já foi até a Central de Marcação, porém nunca obtém as avaliações solicitadas sob alegações como falta de vagas ou repasses das clínicas referentes às marcações. “Eles dizem que as clínicas contratadas pelo município informam para a Central que não há a possibilidade de efetuar a consulta, mas teve uma cidadã que estava comigo no mesmo dia em que fui ao médico, o qual solicitou para ela o mesmo exame, porém ela conseguiu fazer pelo fato de trabalhar no setor de saúde, diferente de mim que nunca tenho êxito nessa luta que já se estende por cinco meses. Informaram que a coordenadora estará na unidade na próxima terça-feira, mas nesse dia não terei condições de falar com ela”, contou a uma Rádio local. A cidadã espera que algum dia atinja o objetivo de fazer os exames que precisa. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
28
Jun
Morre maestro arranjador de 'Pense em mim', hit de Leandro e Leonardo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:17h

Morreu neste sábado (27), aos 69 anos, o maestro rio-clarense Otávio Basso. De acordo com a família, ele não resistiu a um infarto e foi velado em sua cidade natal, onde foi sepultado neste domingo (28). Ao todo, Basso dedicou 62 anos à música. Ele começou a ter aulas de acordeão com Braguinha quando tinha 7 anos, estudou em Campinas e, de lá, foi para São Paulo, onde integrou o grupo “Os Impossíveis”. A banda acompanhou em estúdio muitos cantores da época e desses contatos surgiram oportunidades com nomes como Roberto Carlos. “Ele conheceu um empresário e começou a fazer os arranjos para as primeiras músicas de Amado Batista. Também fez os arranjos de 'Pense em mim', 'Paz na cama', 'Temporal de amor' e 'Entre tapas e beijos', gravados por Leandro e Leonardo. Trabalhou com João Paulo e Daniel, Gian e Giovani, Zezé Di Camargo e Luciano e Moacyr Franco”, contou o sobrinho de Otávio, Fernando Basso. Outra parceria de sucesso envolveu o mundo do futebol. Basso foi o arranjador de “Torcida da Paz”, música composta por Dalvan, Marcix e Pelé em 1993 e gravada com a participação do “Rei”. “Ele deixou um grande legado com seu maravilhoso trabalho na música”, escreveu a produtora Márcia Carvalho, a Marcix, em depoimento no Facebook após tomar conhecimento da morte do amigo. “Ele fez muita gente se tornar famosa em vários estilos, deixou um legado muito grande. O que fica como lembrança é a imagem da perseverança, da generosidade, honestidade e caráter. Vou me lembrar dele trabalhando, buscando o melhor, brincando, ajudando e compartilhando conhecimento. Ele ensinava, deixava os artistas à vontade. Deixou uma história bonita na música e sentimos orgulho”, resumiu Fernando.

Comente agora
28
Jun
SAJ: Farmácia Santana de Cristina, com aferição de pressão arterial e aplicação de injeção grátis; veja fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 18:05h

A Farmácia Santana de Cristina mistura empreendedorismo com responsabilidade social. Uma trajetória de respeito aos clientes, colaboradores e parceiros. Agora com novas instalações oferece mais espaço e conforto aos fregueses. 

Comprando na Farmácia Santana, você tem direito a aferição de pressão e aplicação de injeção grátis no próprio estabelecimento ou em casa com os Técnicos em Enfermagem; Antonia Teixeira, Jaciara Bonfim e Aloísio Oliveira. O serviço é gratuito. Além de todas essas vantagens, a Farmácia tem a farmacêutica Elli Daiane Rodrigues / CRF: 7435, que permanece de plantão em horário comercial.

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

2 comentários
28
Jun
Nova droga estimula defesa do corpo ao câncer e pode prolongar vida de pacientes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:49h

Médicos anunciaram, em maio, uma nova droga que estimula o sistema imunológico a se defender de tumores causadores da forma mais comum de câncer de pulmão. Mais recentemente, ao analisar o uso dessa nova classe de medicamentos, pesquisadoras descobriram uma “assinatura genética” específica de cada tumor, que deve ajudar a reconhecer se os pacientes podem ou não utilizar tais drogas. A novidade pode permitir que, no futuro, o tratamento possa ser estendido a pessoas que sofrem de câncer colorretal, de próstata e outros tumores que pareciam impermeáveis às novas drogas, mas até então, o resultado mais eficaz tem sido no tratamento de melanoma e câncer de pulmão. Por enquanto existem três drogas disponíveis no mercado: Keytruda, fabricado pela Merck, além de Opdivo e o Yervoy, ambos da Bristol­Myers Squibb. (BN)

Comente agora
28
Jun
Número de casos de sífilis aumenta mais de 300% na Bahia em 5 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:10h

Na Bahia, de janeiro até junho deste ano, foram registrados 733 casos de sífilis. Desse total, 430 são mulheres e 303 homens. Outros dados apontam que os casos de sífilis congênita, quando a doença é transmitida da mãe para filho, também sofreram aumento. São 3.739 casos no estado, sendo 255 em Salvador, Feira de Santana ocupa o segundo lugar com 30, Ilhéus vem logo depois, com 24 casos. O número de crianças recém-nascidas contaminadas pela doença aumentou em mais de 300% nos últimos cinco anos. São dados da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no mundo a cada ano ocorram 12 milhões de novos casos da patologia. A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria chamada Treponema pallidum e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. Após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente. “Ela é uma doença infecciosa crônica, provocada por uma bactéria e sujeita a crises, tem períodos que ela vai ficar adormecida e em outros periodos vai manifestar mais sintomas, que são divididos a depender das fases da doença. Na primeira fase a genitália não dói e não coça, na segunda fase, aparecem ínguas, queda de cabelo, manchas pelo corpo e feridas nos órgão genitais. Se não for tratada, a terceira fase pode atingir o cérebro, o coração, ossos, olhos, ouvidos. A pessoa pode vir a ficar paralitica,” disse o ginecologista e obstetra, Roberto Fontes. De acordo com Fontes, o perigo é maior nos bebes. “A forma mais grave da doença é quando ela é passada da mãe para o bebe ainda na barriga, através da placenta. A Sifilis pode levar o feto à morte,” disse.

Comente agora
28
Jun
Bahia recebe 35 profissionais brasileiros do programa Mais Médicos
Postado por: Samile Macedo / 12:22h

O programa Mais Médicos na Bahia será reforçado por 35 profissionais brasileiros. Eles desembarcaram na Base Aérea de Salvador neste domingo (28) e foram recebidos pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Os médicos irão atuar na capital e em diversos municípios no interior da Bahia. Até o dia 3 de julho, os profissionais ficarão na capital realizando atividades sobre o quadro epidemiológico local. Com o reforço, o número de profissionais pelo programa no estado já ultrapassa 1.100. (BN)

Comente agora
28
Jun
Alteração no ritmo cardíaco pode afetar o libido feminino, diz estudo
Postado por: Samile Macedo / 11:19h

A disfunção sexual em mulheres pode estar associada a uma baixa variabilidade da frequência cardíaca de repouso, aponta um estudo realizado pela Universidade do Texas, em Austin (EUA). A descoberta, creem os autores da pesquisa, pode ajudar os médicos a tratar a condição com mais eficácia. A variabilidade do ritmo cardíaco (VRC) – a variação dos intervalos de tempo entre dois batimentos cardíacos consecutivos de uma pessoa – pode indicar o quão bem um indivíduo responde a mudanças fisiológicas e ambientais. Uma baixa variabilidade da frequência cardíaca de repouso tem sido associada a várias condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e até mesmo dependência de álcool, bem como à disfunção erétil em homens. “Como a VRC tem sido relacionada a muitos problemas cardíacos e de saúde mental julgamos que era interessante trazer um marcador clínico estabelecido em nossas pesquisas sobre sexo”, disse Amelia Stanton, pesquisadora de pós-graduação da Universidade do Texas e principal autora do estudo. “Isso nos permite olhar para a questão da disfunção sexual em mulheres de uma maneira totalmente diferente”, observa ela. 

Comente agora
28
Jun
Australianos criam impressora 3D de chocolate para incentivar exercícios
Postado por: Samile Macedo / 09:10h

Um experimento na Austrália dará a dez famílias em Melbourne uma impressora 3D de chocolate. A máquina produzirá o doce de acordo com a quantidade de exercícios que as pessoas da casa fazem por dia. O estudo feito pelo Royal Melbourne Institute of Technology quer testar se a impressão de chocolate é suficiente para incentivar os membros da família a se exercitarem. A quantidade de exercício será medida pelos batimentos cardíacos monitorados. Ao final do dia, o doce será feito pela EdiPulse. Se a meta diária for ultrapassada, a impressora fará uma cara sorridente de chocolate ou flores com uma mensagem positiva como “parabéns!”. Se a pessoa não praticar exercícios, ganhará uma cara triste. Rohit Ashok Khot, um dos realizadores da pesquisa, disse ao site Mashable que a ideia é dar um estimulo positivo às pessoas. A quantidade de exercício não muda o tamanho do chocolate que será feito. Quanto mais esforço, mais bonita e divertida será a forma do doce.

Comente agora
28
Jun
Vale a pena parar de fumar: os riscos do tabagismo e benefícios da vida sem cigarro
Postado por: Samile Macedo / 08:29h

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente morrem, por ano, cerca de seis milhões de pessoas devido ao tabagismo e ao tabagismo passivo. Só no Brasil morrem cerca de 200 mil pessoas todos os anos em decorrência do hábito de fumar. É o que demonstram dados divulgados na página do Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco, que mostram ainda que as quatro principais causas de mortes relacionadas ao tabagismo foram, em ordem, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença isquêmica do coração, câncer de pulmão e doenças cerebrovasculares. Quem não fuma também é vítima dos males causados pelo cigarro. De acordo com o Relatório do Estudo Sobre a Mortalidade Atribuível ao Tabagismo no Brasil, estima-se que em 2008 ocorreram mais de seis mil mortes por doenças cardiovasculares e câncer entre não fumantes, atribuídas ao tabagismo passivo. São ao menos 16 mortes de não fumantes por dia, resultantes de doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco. 

Comente agora
27
Jun
Ex-assistente de palco da Globo, Russo sofre AVC e é internado em estado grave
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:39h

Assistente de palco da Rede Globo por 46 anos, Antônio Pedro de Souza, conhecido como Russo, está internado no hospital Pasteur, do Rio de Janeiro, em estado grave. O ex-assistente de palco, que completa 84 anos no próximo dia 7, trabalhou na emissora por 46 anos, até ser afastado em março de 2014. Russo começou como animador de plateia de Chacrinha e trabalhou em programas de apresentadores como Faustão, Luciano Huck, Angélica e Xuxa. Segundo a neta de Russo Bruna Bergamin, ele sofreu um AVC. "A única coisa que sabemos é que ele está em coma induzido, sedado e entubado. Vão tentar tirar o sedativo dele para ver como se comporta. Mas quando ele acorda fica nervoso demais", disse ela. Ao jornal Extra, ela contou que ele sentiu câimbras nas mãos nesta sexta (26) e teve uma convulsão. De acordo com Bruna, o avô está muito estressado. "Coisa normal da idade, ele se estressa com tudo e com todos", contou ela. Ainda não se sabe se o ex-assistente de palco sofrerá com alguma sequela do AVC.

Comente agora
27
Jun
Sílvio Santos não teve pneumonia; saiba o que o fez cancelar as gravações de seu programa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:51h

Depois de várias especulações de que o apresentador Sílvio Santos teria cancelado as gravações de seu programa na última segunda-feira (22) por conta de uma pneumonia, informações do site TV Foco dão conta de que a suspensão não tem nada a ver com o que foi divulgado. Na verdade, Sílvio estava se recuperando de dores provocadas por um medicamento que ele havia parado de tomar. O apresentador não chegou a ir para um hospital, nem a ser internado, como foi divulgado. A série de boatos a respeito da saúde do artista fez com que diversas equipes de reportagem, uma delas da Record, fizessem plantão na porta do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, local onde ele estaria internado. A assessoria de imprensa do SBT desmentiu as especulações e atribuiu os boatos a tuiteiros. “Foi um boato que surgiu pelos tuiteiros. Ele não está internado e está bem”, afirmou a assessoria de imprensa da emissora.

Comente agora
27
Jun
Aids na Bahia: Sesab reconhece estrutura insuficiente para atender alta demanda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:55h

Um relatório publicado na última quinta-feira (25), na revista médica The Lancet, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids, na sigla em inglês) fez um sério alerta aos países: os próximos cinco anos serão essenciais para evitar um acelerado crescimento da epidemia de Aids no mundo. O Brasil deve ter especial atenção ao anúncio feito pela Unaids. Entre 2005 e 2013, o índice de novos infectados pelo vírus no país subiu 11%, de acordo com dados da própria entidade. Na Bahia, a realidade não é muito diferente. Entre 2004 e 2012, o número de casos da doença no estado saltou de 1256 para 1826, um aumento de 45,38%, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A coordenadora de Agravos da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Izabel Xavier, acredita que este crescimento no número de pessoas com Aids na Bahia e no Brasil está relacionado à algo que deveria ser positivo: os avanços da ciência nas formas de combate à doença. Com medicamentos cada vez mais eficazes, o que torna a vida dos pacientes mais confortável, receber a notícia de que se está com Aids deixou de ser uma “sentença de morte”, algo que pode fazer com que as pessoas se descuidem quando o assunto é prevenção. “Isso tem sido considerado. A população viu, no passado, ídolos morrendo. Hoje, não é sentença de morte.

Comente agora
27
Jun
Cirurgião-geral de S. A. de Jesus tira dúvidas sobre os tipos, sintomas e tratamento das hérnias
Postado por: Samile Macedo / 12:53h

Há uma doença que atinge muitas pessoas, mas gera bastante dúvidas entre os cidadãos por existir vários tipos da mesma. Trata-se da Hérnia, que pode ser classificada em cinco tipos diferentes: inguinal, femoral, umbilical, incisional ou de hiato. Dr. Antônio Carlos Santana, clínico geral tirou dúvidas sobre essa patologia e os riscos que pode trazer aos pacientes. Confira:

1. Como se forma a hérnia incisional? 

Dr. Antônio Carlos: A hérnia incisional é formada geralmente na região abdominal depois de uma pré-incisão, ou seja, quando o paciente sofre um acidente, foi operado de uma apendicite, uma cesariana. No local do corte pode se formar uma hérnia. Também há a presença desse tipo de doença no dorso, quando a pessoa é operada no rim, a parte posterior do abdômen que fecha a musculatura pode abrir e formar uma hérnia incisional. Para o surgimento desse tipo de hérnia é necessário que o paciente tenha sido operado antes.

2. Por que isso acontece?

Dr. Antônio Carlos: Na grande maioria das vezes, as hérnias incisionais podem acontecer nos primeiros dias da cirurgia. Quando se fecha a cavidade abdominal há uma estrutura denominada aponeurose, uma parte dura que cobre o músculo e tal parte é suturada quando dá ‘pontos’, portanto por algum motivo como infecção dentro da barriga ou no local dos pontos, uso inadequado de fio cirúrgico, ou aumento da pressão intra-abdominal, ocasionado a partir do momento que o paciente fica sem defecar e produz gases, provocando rompimento dos pontos no local. Se a ruptura acontecer nos primeiros dias da cirurgia e o conteúdo abdominal extravasar, ou seja, as tripas ficarem para fora, a situação tem de ser corrigida imediatamente, porém caso ocorra com um certo tempo e as tripas ficarem contidas embaixo da pele, é formada a hérnia incisional.

Comente agora
27
Jun
Bahia registra 27 casos de síndrome paralisante
Postado por: Samile Macedo / 10:58h

Este ano, foram registrados no estado 27 casos da Síndrome Guillain-Barré — apenas um paciente não apresentou antes os sintomas do Zika Vírus. Os pacientes apresentam dores e fraquezas nas pernas de forma ascendente, que podem provocar paralisia nos músculos respiratórios. Salvador apresenta o maior número de casos: 10. Valença tem dois casos. Alcobaça, Camaçari, Camamu, Cândido Sales, Ibicuí, Irará, Itabuna, Itajuípe, Monte Santo, Mutuípe e Serrinha tiveram uma ocorrência cada. De quatro pacientes não há informação de onde residem. Duas pessoas seguem internadas no Hospital Couto Maia. Não há dados relativos a 2014. A doença não tinha de notificação compulsória. (Correio)

Comente agora
27
Jun
Com câncer, boxeadora faz rifa para comprar remédio de R$250 mil
Postado por: Samile Macedo / 10:08h

É fora dos ringues que a lutadora de boxe Giovana Kreitchmann Cavalcanti, de 25 anos, trava sua maior batalha. Diagnosticada com um câncer raro em 2012, ela lançou uma campanha na internet para arrecadar dinheiro para um tratamento que pode significar a cura. Quatro doses de um remédio devem ser importadas dos Estados Unidos, no custo total de R$ 250 mil. Para alcançar o valor, a moradora de Porto Alegre e um grupo de amigas conseguiram prêmios de luxo para rifas que serão sorteadas em julho. Até agora, ela arrecadou R$ 186 mil com doações e uma “vaquinha” em um site. O montante oriundo das rifas ainda será contabilizado no próximo mês e pode deixar Giovana mais próxima da sua meta. O câncer é o Carcinoma Mioepitelial de Parótida, um tumor raro que se desenvolve nas glândulas salivares. Em Giovana a doença começou no pescoço e se espalhou por ossos, pulmão e cérebro, caracterizando metástase. A jovem não conseguiu os resultados esperados com a quimioterapia e radioterapia convencionais. Com isso, os médicos sugeriram o medicamento Nivolumab, que não é comercializado no Brasil. Cada dose custa pouco mais de R$ 20 mil, além dos custos para a importação. A página no Facebook “Gi - Nocauteando o Câncer” (clique aqui) foi criada há cerca de uma semana e já tem 17 mil curtidas. Com a repercussão, Giovana conseguiu cerca de 40 prêmios para as rifas. Serão sorteados um anel e colar de ouro, um mês grátis de academia e de pilates, vouchers em lojas e jantares, entre tantos outros agrados para quem estiver disposto a ajudar.

Comente agora
27
Jun
Aids na Bahia: Sesab reconhece estrutura insuficiente para atender alta demanda
Postado por: Samile Macedo / 09:16h

Um relatório publicado na última quinta-feira (25), na revista médica The Lancet, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids, na sigla em inglês) fez um sério alerta aos países: os próximos cinco anos serão essenciais para evitar um acelerado crescimento da epidemia de Aids no mundo. O Brasil deve ter especial atenção ao anúncio feito pela Unaids. Entre 2005 e 2013, o índice de novos infectados pelo vírus no país subiu 11%, de acordo com dados da própria entidade. Na Bahia, a realidade não é muito diferente. Entre 2004 e 2012, o número de casos da doença no estado saltou de 1256 para 1826, um aumento de 45,38%, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A coordenadora de Agravos da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Izabel Xavier, acredita que este crescimento no número de pessoas com Aids na Bahia e no Brasil está relacionado à algo que deveria ser positivo: os avanços da ciência nas formas de combate à doença. Com medicamentos cada vez mais eficazes, o que torna a vida dos pacientes mais confortável, receber a notícia de que se está com Aids deixou de ser uma “sentença de morte”, algo que pode fazer com que as pessoas se descuidem quando o assunto é prevenção. “Isso tem sido considerado. A população viu, no passado, ídolos morrendo. Hoje, não é sentença de morte. A sobrevida aumentou, pois existe um tratamento mais eficaz, que prolonga a expectativa de vida”, explica Izabel. Adolescentes estão cada vez mais presentes nas estatísticas de novos casos de Aids no estado.

Comente agora
27
Jun
Capital: Hospital do Subúrbio recebe prêmio da Organização das Nações Unidas
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 00:29h

O Hospital do Subúrbio, em Salvador, conquistou o Prêmio Serviço Público das Nações Unidas, na categoria “Melhoria na prestação de serviços públicos”. Após uma disputa que envolveu mais quatro mil experiências em todo o mundo, a instituição, um projeto de Parceria Público-Privada (PPP), foi uma das duas únicas iniciativas da América Latina e do Caribe a levar o prêmio em 2015. A entrega da premiação aconteceu nesta sexta-feira (26), em Medellín, na Colômbia, como parte da solenidade de encerramento do Fórum do Serviço Público das Nações Unidas, que reúne autoridades e especialistas de todo o mundo. O prêmio foi entregue pelo subsecretário das Nações Unidas, Lenni Montiel, ao coordenador de PPP da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), Rogério Princhak, e ao diretor-presidente do hospital, Jorge Oliveira. Durante o evento, que tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências inovadoras no serviço público entre países-membros da ONU, Princhak ainda fez apresentação sobre o Hospital do Subúrbio. A iniciativa da instituição pode render frutos, segundo o diretor-presidente. "Já fomos procurados por representantes de países como Nigéria, Congo, Equador, Peru, Guatemala e Colômbia", conta Rogério Princhak. Este é o quarto prêmio internacional do Hospital do Subúrbio. Em 2012, o projeto foi laureado pela World Finance e pela KPMG e, em 2013, pelo Banco Mundial. O secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, ressaltou que o prêmio é "uma prova de que é possível fazer saúde pública com recursos limitados, bem aplicados e bem geridos, traduzindo-se, consequentemente, em qualidade assistencial e bem-estar para a população".

Comente agora
26
Jun
Plantão de ocorrências registradas na emergência do HRSAJ nas últimas 24h
Postado por: Samile Macedo / 17:50h

-Pedro Barbosa Mercês, 41 anos, morador da Avenida ACM em S. A. de Jesus sofreu acidente de moto e deu entrada na emergência do Hospital Regional, foi medicado e liberado.

-Um menor de iniciais C.R.O.S, 17 anos residente na Travessa Jurascy Magalhães foi atingido com projéteis de arma de fogo deu entrada na emergência do HRSAJ.

-Jaílson Teles de Jesus, 20 anos morador da Lisboa, zona rural de Cruz das Almas foi vítima de disparos de arma de fogo.

-Carlos de Freitas Brito Filho, 34 anos residente na Rua Baixo da Paz em Salvador foi alvejado com projéteis de arma na região do Recôncavo, deu entrada na emergência do HRSAJ, sendo medicado e liberado.

- Gilvan das Neves Santana, 29 anos, morador de uma localidade conhecida como Açougue Velho em Santo Antônio de Jesus foi atropelado, socorrido pelo SAMU para a emergência HRSAJ, em seguida recebeu medicações e permanece em observação. 

Comente agora
26
Jun
Antibiótico pode reduzir eficácia da pílula e aumentar risco de engravidar
Postado por: Samile Macedo / 17:37h

O uso de antibiótico pode reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional. Esse efeito está associado aos antibióticos rifampicina, ampicilina e tetraciclina, segundo o Manual de Contracepção da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Esses remédios podem tratar vários tipos de infecção, entre elas tuberculose, hanseníase, além de infecções urinárias, respiratórias e digestivas. Em Pedreira, no interior de São Paulo, uma dona de casa engravidou de quadrigêmeas enquanto tomava pílula. O efeito do anticoncepcional foi cortado por causa do uso de um antibiótico. Miriam Cristina de Lima Lopes, de 31 anos, teve os bebês nesta terça-feira (23). Segundo o médico ginecologista Nilson Roberto de Melo, o antibiótico destrói as bactérias que fazem as reações enzimáticas responsáveis por estimular a liberação e ativação dos hormônios que produzem o efeito anticoncepcional. Ele alerta que é preciso conversar com o médico sobre a melhor forma de lidar com o problema. Em alguns casos, é indicado o uso métodos contraceptivos adicionais. Outros medicamentos que podem cortar o efeito da pílula são os anticonvulsionantes - entre eles a carbamazepina, os barbitúricos e a hidantoina - e os antialérgicos. 

Comente agora
26
Jun
S. A. de Jesus: Criança com suspeita de dengue hemorrágica está internada no Hospital Regional e tia pede ajuda para transferência
Postado por: Samile Macedo / 16:00h

Uma criança está internada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus com suspeita de dengue hemorrágica. De acordo com uma senhora de nome Amparo, tia do paciente de nome não revelado, o menino de seis anos de idade, residente no Bairro São Paulo, está há seis dias na unidade vomitando sangue, sentindo fortes dores no abdômen, com febre alta e muita tontura. “A pediatra disse que meu sobrinho tem de ser transferido para outro hospital de Feira de Santana ou Salvador o mais rápido possível, o problema é que ainda não achamos vagas. Não sei se alguém da Secretaria de Saúde ou Vigilância Epidemiológica está tomando conhecimento desse caso, mas o que queremos realmente é encaminhar ele para outra unidade de saúde”, contou a uma Rádio local. A cidadã espera que o estado de saúde do garoto melhore e as Secretarias competentes tomem as devidas precauções no bairro para que outras pessoas não sejam mais uma vítima da doença causada pelo mosquito da dengue. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Um comentário
26
Jun
Bebê nasce com dois dentes em Eunápolis assusta mãe: 'Comecei a tremer'
Postado por: Samile Macedo / 14:23h

Um bebê nasceu com dois dentes em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O caso é considerado raro e assustou a mãe da criança. "A médica chegou me dando essa notícia, eu comecei a tremer. Aí ela foi me acalmando, falando que não era normal, mas que era uma raridade acontecer", relatou Jocácia Santos, mãe do bebê. Esse é o terceiro filho da empregada doméstica. Rian Miguel nasceu no dia 19 de junho, com 40 semanas e 3,5 kg. O primeiro dente caiu ainda durante o parto e o segundo continua envolvido por uma fina membrana da gengiva. Apesar de incomum, o dente não prejudica o desenvolvimento da criança, mas dificulta na hora de sugar o leite e machuca o mamilo da mãe durante a amamentação. Preocupada, a mãe do garoto levou ele ao dentista no quarto dia de vida e descobriu que os dois dentes fazem parte da terceira dentição, que não é nem a de leite e nem a permanente. "A gente chama de uma dentição neonatal. As causas ainda são desconhecidas. Tem alguns estudos que dizem que é um fator genético, hereditário, mas a gente não tem uma causa explicável", disse o cirurgião dentista Patrick Fadini. 

Comente agora
26
Jun
Pesquisadores descobrem em Manaus vírus que causa paralisia nas pernas
Postado por: Samile Macedo / 12:58h

Pesquisadores descobriram em Manaus um novo vírus que causa diarreia, paralisia das pernas por até duas semanas e que pode levar à morte. Segundo a pesquisadora que coordenou o trabalho, Patrícia Puccinelli, do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) , o vírus é transmitido por água contaminada com fezes. A descoberta no Brasil do gemycircularvirus foi feita a partir da análise molecular das fezes de 1,5 mil crianças de até dez anos que tiveram diarreia e foram atendidas em prontos-socorros de Manaus entre 2007 e 2009. Entre as crianças que fizeram parte da pesquisa, cinco estavam contaminadas. Segundo Patrícia, o vírus já havia sido descoberto no Sri Lanka, onde os sintomas também foram detectados em adultos. A pesquisadora ressaltou que a presença do vírus foi observada em Manaus porque o estudo foi feito apenas nessa cidade, mas alertou que ele pode estar presente em outros estados. Para prevenir a doença, é necessário o fortalecimento do saneamento básico por parte do estado e também que a população tome medidas básicas como lavar as mãos após ir ao banheiro e antes das refeições e só ingerir água filtrada ou fervida. 

Comente agora
26
Jun
Motorista e empresário de Cristiano Araújo já receberam alta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:06h

O motorista do cantor Cristiano Araújo, Ronaldo Miranda, e um dos empresários dele, Victor Leonardo, receberam alta do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) na madrugada de sexta-feira, 26. Eles estavam no banco da frente da Range Rover do músico no momento em que ela saiu da estrada, na BR-153, em Goiás, no acidente que levou à morte o cantor sertanejo e a namorada, a estudante Allana Moraes. De acordo com o hospital, Ronaldo e Victor estavam com quadro estável e saíram da unidade acompanhados de familiares por volta de meia-noite. Exames eliminaram as suspeita de fratura na coluna e traumatismo craniano leve em Ronaldo. Os dois feridos foram resgatados logo após o acidente, na madrugada de quarta, 24, no trecho da rodovia entre Morrinhos e Pontalina e levados para o Hospital Municipal de Morrinhos. Em seguida, foram transferido para o IOG, onde ficaram na UTI. Na manhã de quinta, 25, eles receberam alta da UTI. (Ego)

Comente agora
26
Jun
Anvisa proíbe distribuição e venda de lote de azeite de oliva
Postado por: Samile Macedo / 08:19h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (25) no Diário Oficial da União, proíbe a distribuição e comercialização de dois lotes de azeite de oliva extravirgem, marca La Española. De acordo com a resolução da Anvisa, o laudo do Instituto Adolfo Lutz apresentou resultado insatisfatório no ensaio de ácidos graxos. A medida já está em vigor. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
26
Jun
Limão diminui colesterol e evita estresse; conheça 15 motivos para consumir a fruta; assista
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 00:28h

O limão não serve apenas para acompanhar bebidas alcoólicas, como ao tomar tequila ou ao fazer caipirinhas. A fruta tem diversos benefícios, como a presença de vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunológico, a pele e o humor. O limão ajuda ainda a evitar o estresse e diminuir o colesterol. Assista ao vídeo e conheça 15 motivos para consumir limão acima.

Comente agora
25
Jun
Tratamento com homeopatia tem contraindicações
Postado por: Samile Macedo / 17:45h

A origem da palavra Homeopatia é um bom começo para tentar entender como ela atua. O termo é originado do grego, composto por "Homoios" (semelhante) e "pathos" (doença ou sofrimento), que formam o significado mais amplo de Homeopatia: a cura pelo semelhante. A ideia básica contida nessa premissa é que a substância que causa determinado sintoma ou doença em indivíduos saudáveis (muitas vezes a experimentação do remédio é feita em pessoas saudáveis) pode ser a mesma utilizada para curar pessoas doentes quando ministrada em pequenas doses. Um dos diferenciais da Homeopatia remonta às bases da terapia holística, no sentido de que trata-se não somente a doença, mas também o paciente. Isso faz com que o tratamento homeopático seja mais longo, porque um homeopata não procura somente curar a gripe, mas descobrir o porquê daquela pessoa ter desenvolvido determinado tipo de gripe, tratando-a de acordo com os sintomas que esse paciente apresentar.

Origem - A Homeopatia tem como base os documentos de Hipócrates (470-400 A.C), considerado o pai da Medicina. Mas somente no final do século XVIII, o médico alemão Samuel Hahnemann colocou esse conhecimento em prática através do método de experimentação. Embora seja praticada no Brasil desde o Império, a Homeopatia só deixou de ser considerada uma terapia alternativa em 1980, quando passou a integrar as demais especialidades médicas, segundo o Conselho Federal de Medicina. 

Comente agora
25
Jun
Mastologista Dr. Luciano Ramos alerta para aos primeiros sinais e sintomas do câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:27h
Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico. A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos ingurgitadas (inchadas). Nas mulheres que já estão na menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês. Alterações devem ser relatadas ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois de uma mamografia ou do exame clínico das mamas feito pelo profissional de saúde. O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como: Nódulo único endurecido. Abaulamento de uma parte da mama. Edema (inchaço) da pele. Eritema (vermelhidão) na pele. Inversão do mamilo. Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas. Sensação de nódulo aumentado na axila. Espessamento ou retração da pele ou do mamilo. Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos. Inchaço do braço. Dor na mama ou mamilo. Vale a pena lembrar que na grande maioria dos casos, a vermelhidão, inchaço na pele e mesmo o aumento de tamanho dos gânglios axilares representam inflamação ou infecção (mastite, por exemplo), especialmente se acompanhados de dor. Mas como existe uma forma rara de câncer de mama que se manifesta como inflamação, estes achados devem ser relatados ao médico da mesma maneira, e a mulher deve passar por um exame clínico, obrigatoriamente. Leia mais em www.imdimed.com.br
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com