Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Cistites: o que as mulheres devem saber

Saúde  Postado por Anacley Souza - 09/12 19:52h
Cistites: o que as mulheres devem saber

Cerca de 35% das mulheres apresentam, em algum momento da vida, infecções agudas de bexiga conhecidas como cistites e dois terços voltarão a sofrer novas crises depois do primeiro surto. Esses quadros são causados por bactérias intestinais que se multiplicam na vagina, não são transmitidas sexualmente, mas surgem frequentemente após relações sexuais. O quadro clínico caracteriza-se por intenso ardor à micção, vontade incessante de urinar e, ocasionalmente, presença de sangue na urina. Algumas vezes essas manifestações associam-se à febre e calafrios, o que indica que os rins foram atingidos pela infecção e exigem uma atenção médica imediata. Felizmente, conceitos recentes atenuaram o padecimento dessas mulheres. As cistites agudas são erradicadas com tratamentos em dose única de antibacterianos (fosfomicina-trometamol) ou por um dia (duas doses de norfloxacina). Quando as infecções surgem com maior frequência (três ou mais crises por ano), a propensão é atenuada com a administração preventiva de doses reduzidas (1/3 ou 1/4) de sulfatrimetoprim, nitrofurantoína ou cefalexina, fornecidas uma vez ao dia ou mesmo três vezes por semana e mantidas por seis a doze meses.

Comente agora

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/12 18:28h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Achado mecanismo que pode inibir resistência de bactérias

Saúde  Postado por Anacley Souza - 09/12 18:23h
Achado mecanismo que pode inibir resistência de bactérias

Cientistas da Universidade de Barcelona (UB) descobriram um novo mecanismo de regulação das comunidades bacterianas, o que abre uma nova via de pesquisa para encontrar novos tratamentos contra as bactérias resistentes aos antibióticos. A pesquisa, publicada pela revista "Nature Communications", descreve como a proteína TomB, que atua como uma antitoxina, destrói outra proteína que, quando abundante, se torna tóxica para as bactérias. O novo sistema consiste na regulação dos biofilmes, comunidades de bactérias responsáveis por 80% das infecções bacterianas em humanos e que apresentam resistência aos antibióticos. Segundo o professor de Química Orgânica e diretor do Grupo de Pesquisa de Ressonância Magnética Nuclear de Biomoléculas do Departamento de Química Inorgânica e Orgânica da UB, Miquel Pons, que liderou o trabalho, "inibir este mecanismo poderia ajudar a conter a resistência das bactérias aos antibióticos". Também participaram do estudo pesquisadores do Instituto de Pesquisa Biomédica, da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) e da Universidade de Gotemburgo (Suécia).

Comente agora

Comprando a partir de R$ 100,00 você concorre a duas bicicletas na Farmácia de Cristina

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/12 17:56h

Comente agora

Espaço SuperAr: A saúde física e mental é como um bruto diamante, precisa ter lapidação

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/12 16:40h
Espaço SuperAr: A saúde física e mental é como um bruto diamante, precisa ter lapidação

O PODER DA NOSSA MENTE E O PAPEL DAS EMOÇÕES

Nossas emoções são sinais importantes, elas transmitem mensagens específicas do que se passa em nossa vida, nos conduz a crenças, sentimentos de perigos morais e psicológicos. A nossa mente nos proporciona sensações que nos dão a energia necessária para enfrentar ameaças, risco e aflições. Quando não escutamos o nosso corpo a adrenalina (hormônio neurotransmissor) entra em ação e induz modificações nocivas, tirando do corpo todo estado de harmonia, o corpo apresenta então consequências como irritabilidade, ansiedade, insônia, perda ou ganho de peso, problemas digestivos, perda de memória, hipertensão, depressão, doenças cardíacas, dentre outros. O que provoca danos a regulação e aos sistemas corporais se não dada devida atenção aos sinais, importante para que enfrentemos de uma melhor forma o estresse, o medo, a insônia, trazendo consequências nefastas para o físico e o psicológico. Quando as emoções são evitadas, acontece um desequilíbrio e começa a ressoar o alarme onde a adrenalina é mensageira de emoções negativas, repercutindo assim em um estresse metabólico de longa duração: Artrite reumatoide, constipação, gripes, envelhecimento precoce, alergias, dores no corpo, fadiga crônica, asma, impotência, queda de cabelo, problemas hormonais e etc.

*Efeitos da adrenalina: Enfraquecimento das defesas naturais do corpo, estímulos das células cancerosas e sinergia com os fatores de risco.

“Muitas são as pessoas que dizem conhecer suas emoções, mais nunca falam sobre elas. É preciso. Escute seu corpo, sua mente e suas emoções.” (ANDRADE A. R)

Por Anestre Rios Andrade

Hipnoterapeuta e Psicanalista Clínica

(SIAH 1539/ CBO/ SOPPHI CPN/BA 34.036.12)

Comente agora

Corpinho de verão? Tá na hora viu! Academia Espaço Fit em S. A. de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/12 16:22h

Comente agora

Ministro da Saúde apoia proibição de aditivos que dão sabor e cheiro aos cigarros

Saúde  Postado por Willyam Reis - 09/12 09:45h
Ministro da Saúde apoia proibição de aditivos que dão sabor e cheiro aos cigarros

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, declarou nesta quinta-feira (8) ser favorável ao cumprimento da norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe os aditivos que dão sabor e cheiro aos cigarros. "80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18, então, para esse público esses aditivos são atraentes. Isso não é bom para a saúde pública", disse Barros, após reunião do Conselho Nacional de Saúde, segundo a Agência Brasil. Em 2012, a Anvisa estabeleceu norma que dispôs sobre os limites máximos de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros, proibiu o uso de palavras como "light", "suave", "soft", dentre outras e restringiu o uso de substâncias aditivas em cigarros, permitindo somente a utilização dos aditivos indispensáveis ao processo produtivo. Na prática, estes componentes são responsáveis por dar sabores e cheiros mais agradáveis ao produto, o que, segundo especialistas, atrai principalmente o público jovem para o vício do cigarro.

Comente agora

O fim do jejum: Entidades médicas afirmam que não é preciso ficar sem comer para realizar exames

Saúde  Postado por Anacley Souza - 08/12 22:07h
O fim do jejum: Entidades médicas afirmam que não é preciso ficar sem comer para realizar exames

Vai acabar aquela velha rotina de passar a noite em jejum, madrugar no laboratório de análise clínica e esperar uma hora para ser atendido enquanto tenta-se esquecer a fome. Um consenso entre quatro entidades médicas brasileiras que será divulgado na segunda-feira 5 recomendará o fim do jejum antes da realização de exames para medir os níveis de colesterol e de triglicérides. “É muito mais prático e facilitará a vida para os pacientes”, afirma a cardiologista Tania Martinez, conselheira para Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma das instituições participantes. As outras são as sociedades de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Análises Clínicas, a de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica.

Tendência mundial: A nova orientação segue a conduta adotada há algum tempo por entidades europeias e americanas depois de diversos estudos demonstrarem que ficar ou não sem comer não implicava diferenças significativas nos resultados.

Comente agora

Por que as pessoas roem as unhas? E como parar com o hábito

Saúde  Postado por Anacley Souza - 08/12 21:25h
Por que as pessoas roem as unhas? E como parar com o hábito
Você rói as unhas? Estudos estimam que o hábito afete entre 20% e 30% da população mundial. Os motivos para a prática variam de acordo com a pessoa, muitos associam ao nervosismo, ansiedade, tédio, fome, frustração e até mesmo como uma forma de relaxamento. Entretanto, as causas que levam a isso ainda permanecem um mistério para a ciência e para a comunidade médica, como afirma um estudo sobre o tema publicado na revista especializada Iranian Journal of Medical Sciences, segundo informações da BBC Brasil.

Onicofagia: O termo técnico para o hábito de roer as unhas é onicofagia e “pode levar a problemas psicossociais significativos e ter um impacto negativo na qualidade de vida” das pessoas, de acordo com um estudo publicado em 2016 na revista on-line PubMed.com.

Comente agora

Brasil tem quase 9 mil novos casos de chikungunya em apenas 4 semanas

Saúde  Postado por Anacley Souza - 08/12 20:43h
Brasil tem quase 9 mil novos casos de chikungunya em apenas 4 semanas

O Brasil registrou um aumento de 8.877 casos de chikungunya em quatro semanas, de acordo com dados apresentados nesta quinta-feira, 8, pelo Ministério da Saúde. Até agora, foram contabilizados 259.928 casos da infecção, com 138 mortes suspeitas. O número é cerca de 10 vezes maior do que o que havia sido contabilizado no ano passado. Os indicadores de dengue também subiram no último mês, mas de forma menos expressiva. Em cinco semanas, o salto foi de 17.585 casos, passado de 1458.355 para 1.475.940 infecções prováveis, com 601 mortes confirmadas. Os números apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que o comportamento da chikungunya é bem diferente do que foi registrado com a zika, doença que provocou neste ano 210.897 casos suspeitos. No caso da zika, houve uma explosão da epidemia nos primeiros meses do ano, com pico de casos registrados em março. A queda do número de casos, porém, veio quase tão rapidamente quanto a expansão. A partir de abril, os números começaram a cair de forma expressiva atingindo patamares pouco expressivos a partir de julho.

Comente agora

Troca de cubanos do Mais Médicos pode deixar cidades sem assistência

Saúde  Postado por Anacley Souza - 08/12 20:33h
Troca de cubanos do Mais Médicos pode deixar cidades sem assistência

A substituição de profissionais cubanos que já completaram três anos no Mais Médicos corre o risco de provocar vazios assistenciais em vários municípios no País. Embora o governo brasileiro e o de Cuba já tenham acertado que novos médicos deverão ocupar vagas disponíveis nas cidades brasileiras, o Ministério da Saúde reconhece que a operação não é imediata, demanda um tempo de preparação, aumentando o risco de cidades ficarem sem profissionais durante um período. A previsão é de que 1.384 médicos cubanos cheguem em dezembro. Outros dois mil devem desembarcar no Brasil entre janeiro e fevereiro. "O problema é que ao chegar, eles não podem ir direto para cidades", afirmou Neilton Oliveira, do Ministério da Saúde. Ele conta que um esforço está sendo realizado para tentar tornar mais ágil os preparativos, que envolvem a abertura em conta em um banco brasileiro, o registro temporário que autoriza o exercício de Medicina no País, a designação e o deslocamento para cidades. "São várias áreas envolvidas. Ministério da Saúde, da Defesa, da Educação", completou.

Comente agora

Ministro da Saúde diz ser favorável a proibir aditivos em cigarros

Saúde  Postado por Anacley Souza - 08/12 18:47h
Ministro da Saúde diz ser favorável a proibir aditivos em cigarros

Depois de meses de silêncio, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou nesta quinta-feira, 8, ser favorável à proibição do uso de aditivos em cigarros. A prática de adicionar substâncias que conferem sabor e aroma ao produto foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2012, depois de uma longa discussão com a sociedade civil e cientistas, mas nunca chegou a entrar em vigor. Uma liminar concedida há três anos pela ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber suspendeu os efeitos da resolução e até hoje não foi julgada. O uso de aditivos é apontado por especialistas na luta antitabagista como uma poderosa estratégia para se incentivar a experimentação de cigarros, sobretudo entre o público jovem. Barros citou o argumento como um dos fundamentos da sua defesa em favor da resolução da Anvisa. "Não é bom para a saúde pública", resumiu o ministro. Ele lembrou que cerca de 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. A resolução da Anvisa que prevê a proibição do uso de aditivos deveria ter sido apreciada dia 30 de novembro no STF. O julgamento, no entanto, foi adiado.

Comente agora

Médicos alertam sobre risco de cigarro à saúde dos animais de estimação

Saúde  Postado por Willyam Reis - 08/12 09:36h
Médicos alertam sobre risco de cigarro à saúde dos animais de estimação

Além dos males causados nos fumantes pelo cigarro, médicos alertam sobre os danos causados pela fumaça nos animais. Quem fuma próximo aos pets acaba tornando-o um fumante passivo, podendo causar coceiras, lesões na pele e nas córneas, e processos alérgicos como rinite. De acordo com uma publicação do G1, o veterinário especialista no assunto, Getúlio Makowski Prado, destaca que os bichinhos de estimação podem sofrer de lesão no miocárdio e possibilidade de tumores malignos como o carcinoma e linfoma. Para evitar problemas na saúde do animal, deve-se realizar um check-up anual nos pets adultos e semanal para os idosos, a partir de 8 anos. Os principais exames a serem feitos são: glicemia, hemograma, perfil renal e hepático, radiografia do tórax, ultrassom abdominal e ecocardiograma. A melhor solução para os especialista seria que os donos dos animais deixassem de fumar, mas caso isso não aconteça, deve-se fumar longe dos bichinhos, em local aberto e arejado. (BN)

Comente agora

Luz piscante oferece esperança de tratamento para Alzheimer

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/12 09:29h
Luz piscante oferece esperança de tratamento para Alzheimer

Cientistas americanos usaram com sucesso luzes piscantes para reduzir, em cérebros de roedores, as placas beta-amiloides associadas ao mal de Alzheimer em humanos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (7). Embora seja muito cedo para dizer se o experimento poderia se traduzir em um tratamento para a doença degenerativa, ele abre um caminho promissor para novas pesquisas, disse a equipe. "É um grande 'se'", disse a coautora do estudo Li-Huei Tsai, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). "Mas se os seres humanos se comportam de forma semelhante aos camundongos em resposta a este tratamento, eu diria que o potencial é enorme, porque é não invasivo e acessível", acrescentou. A pesquisadora ressaltou que muitas terapias que mostraram funcionar em roedores no passado falharam em seres humanos. Especialistas externos disseram que os resultados são "potencialmente" interessantes.

Comente agora

Nem todo pão integral é saudável como imaginamos; saiba como escolher

Saúde  Postado por Anacley Souza - 07/12 20:59h
Nem todo pão integral é saudável como imaginamos; saiba como escolher

A tarefa de escolher um pão integral na gôndola do supermercado é mais complicada do que parece. Apesar de existirem dezenas de opções de produtos disponíveis, muita gente acaba comprando um produto que na embalagem consta como integral, mas que, na realidade, não é. "Para ter certeza de que está levando um pão integral, é preciso olhar o rótulo. De acordo com as normas da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), a lista de ingredientes deve estar organizada por ordem de quantidade, ou seja, aquele que aparece em primeiro, existe em maior quantidade", explica o nutricionista Ricardo Zanuto, doutor em Fisiologia do Exercício pela USP (Universidade de São Paulo). Sendo assim, o pão só será integral se o primeiro ingrediente que aparecer na tabela for a farinha de trigo integral e não a farinha branca --também chamada de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. Semíramis Domene, nutricionista e professora do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), não recomenda a escolha de pães em que a farinha integral esteja apontada como segundo ingrediente na composição.

Comente agora

Ministério da Saúde libera R$ 531 mil para construção e ampliação de UBS na Bahia

Saúde  Postado por Anacley Souza - 07/12 20:37h
Ministério da Saúde libera R$ 531 mil para construção e ampliação de UBS na Bahia

O Ministério da Saúde liberou R$ 531 mil para construção e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sete municípios baianos. De acordo com a pasta, os recursos são parte do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), que atua na melhoria da estrutura de unidades já existentes e possibilita a construção de novos postos para ampliar o atendimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As cidades que receberão os recursos são Conde, Itaberaba, Feira de Santana, Santo Amaro, Anagé, Governador Mangabeira e Alagoinhas. O dinheiro está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e é repassado aos Fundos Municipais de Saúde, pelo Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde de cada região contemplada. De acordo com o Ministério da Saúde, R$ 5,8 bilhões foram destinados para construção e ampliação de cerca de 27 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios brasileiros.

Comente agora

Brasil enviará remédios e vacina para Haiti

Saúde  Postado por Anacley Souza - 07/12 20:17h
Brasil enviará remédios e vacina para Haiti

O governo brasileiro vai enviar amanhã (8) medicamentos e insumos ao Haiti para ajudar na recuperação do país após a passagem do Furacão Matthew, em outubro. Além de remédios e quase quatro mil doses de vacina contra cólera, os haitianos também receberão mil testes rápidos de HIV. Segundo o Ministério da Saúde, os remédios enviados poderão atender 3 mil pessoas. A Organização Mundial da Saúde chegou a comunicar a preocupação com a possibilidade de uma epidemia de cólera no país, em decorrência das inundações provocadas pela passagem do furacão. O Furacão Matthew atingiu o Haiti no começo de outubro com ventos de até 230 km/h. O país calcula que cerca de 900 pessoas morreram e milhares ficaram feridos e desabrigados. (Agência Brasil)

Comente agora

Estudantes criam versão barata de remédio que aumentou em 5000%

Saúde  Postado por Anacley Souza - 07/12 20:06h
Estudantes criam versão barata de remédio que aumentou em 5000%

Estudantes de 17 anos de uma escola de Sydney, na Austrália, conseguiram sintetizar 3,7 gramas de pirimetamina, princípio ativo do medicamento Daraprim, por apenas 20 dólares. A realização foi resultado de um experimento de um ano desenvolvido no laboratório da escola e que buscava demonstrar o custo inflado do medicamento nos Estados Unidos, segundo informações da rede britânica BBC. No país, a mesma quantidade custaria mais de 110.000 dólares (374.817 reais). “Não foi muito difícil, mas suponho que esse é justamente o ponto, porque somos estudantes”, disse Charles Jameson, um dos adolescentes, à BBC. O resultado dos adolescentes australianos provou que Martin Shkreli, CEO da empresa farmacêutica Turing Pharmaceuticals, não foi totalmente honesto quando elevou em 5000% o preço do Daraprim sob a justificativa de que se tratava de produto altamente especializado e com uma margem de lucro pequena. “Parecia algo totalmente errado moralmente e sem justificativa.

Comente agora

Parkinson pode começar no intestino, não no cérebro

Saúde  Postado por Débora Ayane - 07/12 17:56h
Parkinson pode começar no intestino, não no cérebro

Tremores e dificuldade de movimento: os principais sintomas do Parkinson têm tudo a ver com o cérebro. Mas um novo estudo traz indícios de que esse pode ser só o estágio final da doença. Sua verdadeira origem estaria mais profunda, no intestino. A desconfiança de que os médicos estavam olhando para o lugar errado começou quando uma pesquisa mostrou que, dez anos antes de apresentar sintomas, grande parte dos pacientes com Parkinson tinha um problema bem diferente: prisão de ventre. O resultado passou por coincidência e a maioria dos experimentos continuou buscando no cérebro a razão da morte de neurônios que afetava tanto a mobilidade dos pacientes. Um novo estudo feito no Instituto Tecnológico da Califórnia (CalTech) mostrou que as diferentes bactérias que vivem no intestino humano podem ter relação direta com o desenvolvimento do Parkinson.

Comente agora

Carreta da Mamografia estará em Elísio Medrado entre os dias 12 a 16

Saúde  Postado por Débora Ayane - 07/12 17:32h
Carreta da Mamografia estará em Elísio Medrado entre os dias 12 a 16

A prefeitura Municipal de Elísio Medrado através da Secretaria de Saúde em parceria com o Instituto Multisaúde informa, que a nossa cidade estará recebendo a Carreta da Mamografia, entre os dias 12 a 16 de Dezembro. O público-alvo é para mulheres entre 35 e 49 anos de idade e acima de 70 anos. Todas as pacientes interessadas devem procurar a Secretaria de Saúde, a partir de amanhã, dia 30 de Novembro, para fazer o agendamento. Sendo obrigatório levar a cópia do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.(Criativa Online)

Comente agora

Transplante de ovário: uma opção para preservar a fertilidade

Saúde  Postado por Débora Ayane - 07/12 17:10h
Transplante de ovário: uma opção para preservar a fertilidade

Cerca de 60 bebês vieram ao mundo graças a essa técnica. Testado pela primeira vez no fim década de 1990, o autotransplante de ovário rendeu sua primeira prole em 2003, na Bélgica. “É um método novo, mas que avança a passos largos”, afirma o médico Giuliano Bedoschi, especialista em reprodução humana e diretor da Clínica Mater Prime (SP).Bedoschi recentemente publicou um estudo em que descreve dois casos de mulheres que, em virtude de um câncer, aceitaram se submeter a esse procedimento com o objetivo de não ficarem inférteis por causa do tratamento — quimioterapia, radioterapia e mesmo cirurgia podem lesar os órgãos reprodutivos. “De 80 a 90% das pacientes vêm da oncologia. O restante apresenta uma menopausa precoce e severa”, relata o expert, que realiza seu doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Comente agora

Estudo revela por que a maconha prejudica a memória

Saúde  Postado por Willyam Reis - 07/12 12:18h
Estudo revela por que a maconha prejudica a memória

Um novo estudo publicado na Nature acredita que conseguiu explicar, pela primeira vez, por que é difícil lembrar das coisas para quem fuma maconha. A cannabis afeta a memória de curto prazo, impedindo que essas lembranças sejam solidificadas no cérebro. O efeito é temporário: parando de usar, o processo de armazenamento de informações volta ao normal rapidamente. O problema é que ninguém sabia explicar exatamente o que causava esse curto-circuito. A mais nova descoberta mostra que as mitocôndrias são as responsáveis por esse bug cerebral. Para quem precisa de um lembrete das aulas de biologia da escola, mitocôndrias são organelas que ficam dentro de todas as nossas células. Sua função é prover energia através da respiração celular. Para conseguir causar a “brisa” e os demais efeitos da cannabis, o THC, princípio ativo da maconha, se “prende” aos receptores de canabinoides que temos nos nossos neurônios. Essa ligação vai acontecendo em todo o sistema nervoso. O que os cientistas não sabiam é que as mitocôndrias também têm receptores de THC nas suas membranas. Ou seja: mitocôndrias também ficam chapadas e isso afeta a energia produzida nos seus neurônios.

Comente agora

“É a 3ª vez que Deus salva minha vida”, relata jogador da Chapecoense

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/12 00:08h
“É a 3ª vez que Deus salva minha vida”, relata jogador da Chapecoense

Os sobreviventes brasileiros do acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense continuam se recuperando. Em conversas com a imprensa, os médicos relatam o avanço gradual do quadro de cada um deles uma semana após a tragédia. O caso do zagueiro Hélio Neto é o único que inspira maiores cuidados. “Neto está em estado grave, sedado, com respiração mecânica. Nas últimas 12 horas esteve mais estável, ontem (segunda-feira) se estabilizou várias vezes. Os padrões de saturação são os mesmos, os de pressão são os mesmos, mas ele segue 100% dependente do ventilador. Neto tem uma fratura na vértebra lombar, mas não temos como fazer a fixação no centro cirúrgico”, explica Ferney Rodríguez, diretor do Hospital San Vicente, em Rionegro, na Colômbia. O lateral Alan Ruschel já está sentando e vem conversando normalmente com os médicos. Confidenciou a um deles que só está vivo porque foi chamado para sentar na parte da frente do avião. De acordo com o atleta, esta seria a terceira vez que Deus lhe salva a vida. O médico Marcos Sonagli relatou à imprensa a história que lhe foi contada por Ruschel. Além de ter sobrevivido a um grave acidente de carro em Chapecó, na semana passada trocou com um colega de lugar antes da decolagem e por isso sobreviveu, o terceiro livramento veio porque tem reagido bem após ser vítima do desastre aéreo. Ao contar o caso, o dr. Sonagli, brincou: “se ele tem sete vidas, não precisa gastar as outras quatro”.

Alan Ruschel é evangélico. Sua esposa Alissen escreveu no Instagram esta semana:

Comente agora

Apenas um cigarro por dia é suficiente para aumentar risco de morte prematura

Saúde  Postado por Marcus Augusto Macedo - 06/12 23:33h
Apenas um cigarro por dia é suficiente para aumentar risco de morte prematura

Até mesmo quem fuma apenas um cigarro por dia corre maior risco de sofrer uma morte prematura, em comparação a pessoas que nunca fumaram. De acordo com pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI), um cigarro ou menos diariamente ao longo da vida aumenta em 64% o risco de morte prematura. Já entre os que fumam de um a dez cigarros por dia, o risco chega a 87%. "Os resultados deste estudo confirmam a vigência das advertências contra o tabaco e o fato de que não existe um nível (de consumo) sem riscos", afirmou Maki Inoue-Choi, diretora da Divisão de Epidemiologia do Câncer do NCI e autora principal do trabalho. Segundo o jornal O Globo, a pesquisa apontou que a mortalidade prematura entre fumantes leves está relacionada principalmente ao câncer de pulmão. Os cientistas analisaram dados médicos de mais de 290 mil adultos com idades entre 59 e 82 anos, dos quais 22.337 (7,7%) fumavam, 156.405 (54%) eram ex-fumantes e 111.473 (38,4%) nunca tinham fumado. Do total de fumantes, 159 consumiam menos de um cigarro por dia em média ao longo da vida, enquanto 1.500 relataram consumir entre um e dez cigarros por dia.

Comente agora

Cardiologista Dr. Euvaldo Rosa explica como diminuir os triglicérides

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/12 23:16h
Cardiologista Dr. Euvaldo Rosa explica como diminuir os triglicérides

Provenientes dos carboidratos e das gorduras, os triglicérides são um tipo de gordura com menos estudos que o colesterol, mas é sabido que também podem provocar doenças sérias, como as coronarianas. Assim como o colesterol, eles se acumulam nas artérias, podendo causar entupimento. E atenção: quem tem índice alto de triglicérides não necessariamente apresenta excesso de peso ou os famosos pneuzinhos. Mesmo pessoas magras e em forma podem ter triglicérides acima do recomendado. Por isso, acompanhe seus índices através dos exames de sangue. Para que o seu nível seja considerado perigoso, vários fatores devem ser analisados, como seu histórico de doenças, seus níveis basais e até detalhes mínimos, como o laboratório em que foi feito o exame e se a coleta foi feita em pé ou sentado, por exemplo. Como os níveis de triglicérides podem ser aumentados não apenas com o consumo de gorduras, mas também de carboidratos, alimentos como doces em geral e refrigerantes estão na lista dos que contribuem para esse aumento — os triglicérides estão presentes em cerca de 90% da nossa alimentação. Por outro lado, os esforços são mais compensadores: evitar alimentos ricos em gorduras saturadas reduz o colesterol em apenas 5 a 10%. Leia a matéria completa em  www.euvaldorosa.com.br

Comente agora

Muritiba: Médicos enviam carta a Sindicato e notificam desligamento do Hospital: “Nem pagamento, nem satisfação

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/12 22:31h
Muritiba: Médicos enviam carta a Sindicato e notificam desligamento do Hospital: “Nem pagamento, nem satisfação

A situação do município de Muritiba há 130 km de Salvador voltar viver dias de preocupações com a situação que se encontra o setor de Saúde. Nesta segunda-feira o Voz da Bahia informou com exclusividade o desligamento dos médicos plantonistas que exerciam suas funções no único Hospital da cidade. Contudo após a matéria o Sindicato dos Médicos na Bahia emitiu uma nota informando que os quatro médicos que prestavam serviços para a Secretaria de Saúde se desligaram coletivamente após conviver praticamente o ano inteiro com o grave problema dos atrasos de pagamento. Numa carta publicada o Sindimed destaca que no dia 30 de novembro, os profissionais disseram que a situação se agravou a partir de maio quando, além de atrasar as remunerações, a Secretaria Municipal de Saúde deixou de dar qualquer satisfação quanto à provável data de pagamento dos plantões realizados.

Diretor médico pede demissão:

De acordo com o comunicado do Sindicato, o diretor médico Luis Carlos Magalhães atuou numa incessante luta junto ao município para que os pagamentos dos médicos fossem realizados. Segundo a informação, houve regularização dos meses pendentes, mesmo assim de forma parcial. O mesmo problema se repetiu em agosto e setembro, agravando ainda mais a situação financeira dos médicos. Só após manifestações e a resistência em prosseguir nos plantões, um novo pagamento foi depositado na conta bancária dos plantonistas.

Comente agora

Depilação pode contribuir para doenças sexualmente transmissíveis

Saúde  Postado por Anacley Souza - 06/12 20:47h
Depilação pode contribuir para doenças sexualmente transmissíveis

Você tem o costume de depilar ou raspar os pelos pubianos? Um estudo publicado nesta terça-feira no periódico científico Sexually Transmitted Infections sugere que pessoas que têm esse costume sofrem com maior frequência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os autores chegaram a essa conclusão, após analisar uma pesquisa realizada pela consultora GfK em janeiro de 2014 com cerca de 7.500 pessoas com idade entre 18 e 65 anos nos Estados Unidos. Em relação à rotina de depilação, 74% dos participantes declararam já ter raspado ou depilado os pelos púbicos (84% mulheres e 66% homens). Em seguida, os pesquisadores subdividiram as pessoas em três grupos: as que se depilavam mais de 11 vezes em um ano, as que faziam isso quase diariamente ou de forma semanal e as adeptas ocasionais. Os resultados mostraram que os participantes que haviam depilado a região genital tinham uma incidência mais alta de doenças sexualmente transmissíveis como herpes, sífilis ou clamídia. Se a prevalência de DSTs foi de 13% entre os participantes do estudo, a incidência era de 8% entre as pessoas que nunca depilaram a região, enquanto as que fizeram isso ao menos uma vez tinham uma taxa de infecção de 14%.

Comente agora

Ao STF, relatores da ONU dizem que negar aborto equivale a tortura

Saúde  Postado por Anacley Souza - 06/12 20:27h
Ao STF, relatores da ONU dizem que negar aborto equivale a tortura

Relatores especiais das Nações Unidas afirmam em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal que a negação do serviço de aborto pode se caracterizar como tortura. Apresentado há quatro semanas, o texto integra um pedido feito pelo grupo para participar como terceiro interessado no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a resposta brasileira à epidemia de zika, previsto para esta quarta-feira, 7. Entre as providências solicitadas pela ADI, está a liberação da interrupção da gravidez nos casos em que a gestante está contaminada pelo vírus. O documento, de 14 páginas, demonstra o quanto o assunto é considerado relevante pelas Nações Unidas. A praxe é que ONU apenas se pronuncie quando as discussões já se já esgotaram dentro dos países e passam a ser realizadas em cortes internacionais. Não foi o que aconteceu nesta vez. "A ADI detalha inúmeras maneiras em que a resposta inadequada à epidemia de zika pode e já tem comprometido os direitos humanos, incluindo os direitos á saúde sexual e reprodutiva das mulheres e as meninas", diz o texto, preparado por quatro relatores.

Comente agora

ANS lança cartilha com orientações sobre prazos para atendimento

Saúde  Postado por Anacley Souza - 06/12 20:03h
ANS lança cartilha com orientações sobre prazos para atendimento

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou uma cartilha com informações sobre os prazos máximos de atendimento a serem respeitados pelos planos de saúde. De acordo com o material, por exemplo, consultas com especialistas como pediatra e ginecologista devem ser agendadas para, no máximo, uma semana depois da solicitação. O material deixa claro que este prazo é para o atendimento por qualquer especialista cadastrado no plano, ou seja, caso o beneficiário faça questão de ser atendido por um profissional específico, terá que se submeter à agenda deste profissional. Segundo as regras da ANS, urgências e emergências devem ser atendidas imediatamente e os exames de análises clínicas, em até três dias. Serviços diagnósticos, de terapia e de sessões com psicólogo ou fonoaudiólogo, por exemplo, devem ser fornecidos em um prazo de até dez dias. Já algumas especialidades médicas podem ser feitas em duas semanas.

Comente agora

6 novidades sobre a Aids em 2016

Saúde  Postado por Willyam Reis - 06/12 09:02h
6 novidades sobre a Aids em 2016
  • Mais gente em tratamento: Um relatório divulgado na última semana pela Unaids, a agência da Organização das Nações Unidas voltada ao enfrentamento do HIV, mostra que o número de infectados que recebem antirretrovirais dobrou em cinco anos. Em junho de 2016, 18,2 milhões de cidadãos tiveram acesso aos remédios. Infelizmente, o montante representa não mais do que metade da população mundial com HIV. De acordo com a entidade, é necessário ampliar os esforços para alcançar a meta de 30 milhões de pessoas em tratamento até 2020 — embora, claro, estejamos avançando.
  • Um remédio que impede a infecção está chegando SUS: No fim de julho, durante a 21º Conferência Internacional de Aids, realizada na África do Sul, o Ministério da Saúde brasileiro anunciou que pretende incorporar um medicamento específico para no Sistema Único de Saúde para reduzir o risco de infecção pelo vírus HIV. Essa estratégia, batizadas de profilaxia pré-exposição, seria destinada a populações vulneráveis. A previsão é que a droga esteja disponível a partir de 2017.
Comente agora

Anvisa libera importação de 7 novos produtos derivados da maconha

Saúde  Postado por Anacley Souza - 06/12 00:13h
Anvisa libera importação de 7 novos produtos derivados da maconha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou a lista de produtos com canabidiol, derivado da maconha, que podem ser importados por pessoa física, para uso próprio, em um processo mais simples no Brasil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5). São 7 novos produtos, quase todos fabricados nos Estados Unidos, que poderão ser importados por brasileiros que precisam de acesso ao canabidiol, em associação com outros canabinóides, como o THC, para tratamentos médicos. As informações são do G1. O acesso aos produtos deverá ser feito por meio de prescrição médica com indicação da opção de tratamento.

Comente agora

Epidemia de sífilis: o que a boca tem a ver com isso?

Saúde  Postado por Anacley Souza - 05/12 18:39h
Epidemia de sífilis: o que a boca tem a ver com isso?

Se você sabe que a sífilis é uma doença sexualmente transmissível, deve estar se perguntando o que esse tema tem a ver com saúde bucal, certo? Mas a gente responde: tudo, por que a boca é utilizada para fazer sexo e, inclusive, alguns estudos apontam que o oral é o segundo tipo de sexo mais praticado no mundo. E o assunto fica ainda mais sério quando temos acesso aos dados do Ministério da Saúde que dizem que estamos vivendo uma epidemia de sífilis no país, com um aumento de 32,7% dos casos entre os anos de 2014 e 2015. Essa informação é muito grave uma vez que, todo ano, existe uma perspectiva de 937 mil novos casos da doença no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para Kaue Campos Pavanello, cirurgião-dentista e diretor clínico da Omne Odontologia Integrada, o motivo para o aumento desses números é que os jovens têm feito sexo cada vez mais jovens, com mais parceiros e com menos proteção.

Sífilis e a boca : A sífilis é uma doença bacteriana que ataca principalmente os órgãos genitais, mas que também pode causar sérias lesões orais.

Comente agora

Placas no couro cabeludo: médica explica como é possível tratar

Saúde  Postado por Débora Ayane - 05/12 16:22h
Placas no couro cabeludo: médica explica como é possível tratar

Ao contrário da caspa, que afeta quase todo o couro cabeludo, a psoríase forma placas muito diferentes, que se estendem até a testa. Porém, além de deixar algumas áreas livres da textura, pode aumentar a sensibilidade da pele da cabeça. De acordo com a médica especialista em cabelos Cristiane Câmara Alves, a psoríase no couro cabeludo é uma doença de pele bastante comum, que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente com placas. Quais os sintomas? Essas placas aparecem com maior frequência no couro cabeludo, mas também podem acometer cotovelos e joelhos, e também pés, mãos, unhas e até a região genital. A psoríase do couro cabeludo, doença de pele crônica autoimune, em que o organismo ataca a si próprio, e uma das formas mais comuns de psoríase, já atinge 3% da população mundial, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Comente agora

Muritiba: Sem médico, hospital encontra-se sem funcionalidade

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/12 16:19h
Muritiba: Sem médico, hospital encontra-se sem funcionalidade

Nesta segunda-feira (05) moradores foram surpreendidos pela ausência de médicos no Hospital Municipal de Muritiba, há 130km de Salvador. De acordo com informações colhidas pelo Voz da Bahia já encontra-se no quarto dia sem atendimento médico na unidade. Procurados pela nossa reportagem a recepção não soube informar quais os motivos, apenas relatou que os profissionais escalados não estão cumprindo sua carga horária. Há informações possíveis de atrasos de salários o que estaria impedindo dos médicos exerceram suas funções. Na manhã deste domingo (04) pacientes procuravam atendimento e não encontravam. “Não tem médico” disse o vigilante a um cidadão, que apresentava um ferimento na perna. Serviços de médias complexidades como curativos também não estão sendo realizados, que aumenta mais ainda o drama de quem precisa dos cuidados médicos. Hospital em 2012 já tinha sido fechado por uma médica causa da falta de recursos para manter a instituição em funcionamento. Neste ano o caso é semelhante, a unidade mantém as portas abertas, mas sem funcionalidade. Moradores utilizaram as rádios locais para protestarem contra a falta das equipes médicas. A unidade é um único Hospital da cidade, que conta com postos de saúde, porém inativos. Profissionais contratados do setor de Saúde também reivindicam cinco meses de salários atrasados. A reportagem do Voz da Bahia procurou o prefeito Roque Luis Dias dos Santos – PDT-, mas não foi encontrado onde fomos informados que o gestor encontra-se na capital baiana.

Reportagem e fotos: Fábio Santos/Voz da Bahia

 

Comente agora

Experiência chinesa contra Aids é bem-sucedida, diz especialista

Saúde  Postado por Willyam Reis - 05/12 09:00h
Experiência chinesa contra Aids é bem-sucedida, diz especialista

O método da China para combater a Aids foi considerado bem-sucedido, informaram funcionários e especialistas do setor de saúde na semana passada.Segundo os dados oficiais, a China possuía cerca de 850 mil pessoas com Aids, aproximadamente 0,06% da população, até o final de 2015. O trabalho de prevenção da doença na China tem alcançado resultados significativos. O país impediu basicamente os casos de transmissão pelo sangue por injeções, por meio de uso de drogas, e de mãe para filho, disse Wang Guoqiang, vice-diretor da Comissão Nacional da Saúde e do Planejamento Familiar da China. Entre 2010 e 2015, o número de pessoas testadas pelo HIV na China aumentou de 60 milhões para 140 milhões. Wu Zunyou, chefe do Centro de prevenção e controle da Aids e HIV do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CCPD), disse que a expansão do número de testes havia descoberto mais pessoas infectadas. Comparando com 2010, a taxa de mortalidade em 2015 caiu 57% e a taxa de detecção aumentou mais de 68%.

Comente agora

Novos casos de HIV entre adolescentes podem aumentar em 60% até 2030, alerta Unicef

Saúde  Postado por Willyam Reis - 05/12 08:29h
Novos casos de HIV entre adolescentes podem aumentar em 60% até 2030, alerta Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmou na última semana que o contágio pelo vírus HIV entre adolescentes aumentará 60% até 2030 caso não sejam realizados avanços na luta contra a doença nesta faixa etária. De acordo com o organismo, o número de contágios pode passar de 250 mil para cerca de 400 mil. "A cada dois minutos, um adolescente -as mulheres têm mais probabilidades- é contagiado com HIV. Se quisermos acabar com a Aids, devemos redobrar os esforços para nos ocupar de todas as crianças e adolescentes", disse o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, em comunicado. Segundo o site Terra, dados da Unicef apontam que cerca de 41 mil jovens com idade entre 10 e 19 anos morreram com Aids em 2015 no mundo. No mesmo ano, 1,1 milhão de adolescentes, crianças e mulheres contraíram o vírus. A região mais afetada é a África Subsaariana, onde três de cada quatro novos infectados com idade entre 15 e 19 anos são meninas. (BN)

Comente agora

Conheça as DSTs que podem não provocar sintomas nos infectados

Saúde  Postado por Willyam Reis - 05/12 07:25h
Conheça as DSTs que podem não provocar sintomas nos infectados

Geralmente as pessoas estão atentas para a possibilidade de serem infectadas com alguma doença sexualmente transmissível e qualquer sensação estranha já preocupa homens e mulheres. No entanto, de acordo com o site Prevention, o número de pessoas com DSTs atingiu um recorde máximo nos últimos anos. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention, entre 2014 e 2015 houve um incremento de 6% de pessoas diagnosticadas com clamídia e 13% com gonorreia. O grande problema de todas estas doenças é que a maior parte das pessoas não sabe que poderá estar infectada e isso acontece porque os sintomas nem sempre são explícitos ou se manifestam. Fique atento a algumas das principais doenças que podem não manifestar sintomas. - Gonorreia. Esta doença transmite-se através do sexo vaginal, oral ou anal sem as devidas proteções. Como resultado, pode provocar infecções tanto nos genitais, como no reto ou mesmo na garganta.

Comente agora

Confirmada primeira morte por chikungunya no Distrito Federal

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 04/12 18:19h
Confirmada primeira morte por chikungunya no Distrito Federal

A secretaria de Saúde confirmou a primeira morte por chikungunya no Distrito Federal desde que mede a evolução da doença, em 2014. A vítima é um homem de 66 anos, que deu entrada com dores no abdômen na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho em 1º de julho e acabou morrendo três dias depois. O caso, no entanto, só foi confirmado e repassado para o Ministério da Saúde no fim de novembro. E informado ao G1 neste domingo (4). A demora para a confirmação se deu porque a vítima também apresentava outras doenças: cardiopatia e hipertensão. Na época, ele foi atendido na Sala Vermelha da UPA, que possui equipamentos semelhantes aos de uma UTI. Desde o começo deste ano até a semana passada, a Secretaria de Saúde confirmou 163 casos de chikungunya no DF. Desse total, apenas dez envolvem moradores de outros estados, que acabaram sendo atendido em centros de saúde locais. As regiões de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Gama, Asa Norte e Sobradinho I são as que apresentam maior número de casos.

Comente agora

SUS passa a oferecer profilaxia de exposição antes do contato com HIV

Saúde  Postado por Débora Ayane - 04/12 08:42h
SUS passa a oferecer profilaxia de exposição antes do contato com HIV

Durante a divulgação dos resultados do último boletim Epidemiológico de HIV e Aids de 2016, por ocasião da passagem do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que, em 2017, o Sistema Único de Saúde passará a oferecer a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), administrada antes da exposição ao HIV. A notícia interessa sobretudo para homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis, mulheres transexuais com risco de adquirir a infecção, mulheres heterossexuais que não usam preservativos regularmente nas relações sexuais com parceiros que desconhecem se têm HIV e estão em alto risco de contrair HIV.A oferta dessa forma de prevenção se soma às outras ações de chamada “prevenção combinada”, que oferece um cardápio de alternativas para conter os avanços da Aids na população brasileira. Hoje, quem chegar em qualquer posto de saúde vai encontrar a oferta de preservativos femininos e masculinos, além da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uma terapia antirretroviral de 28 dias para evitar a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa após a exposição ao vírus. A PrEP é uma estratégia de prevenção que envolve a utilização diária de um medicamento antirretroviral (ARV), por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de aquisição do HIV atra vés de relações sexuais.

Comente agora

Dormir cedo pode aumentar o risco de problemas cardíacos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 03/12 18:11h
Dormir cedo pode aumentar o risco de problemas cardíacos

Homens que vão para a cama mais cedo correm maior risco de desenvolver problemas cardíacos. De acordo com um estudo apresentado esta semana no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Roma, na Itália, ir para a cama cedo aumenta a probabilidade de pressão alta e de um sono com qualidade ruim. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores japoneses analisaram 2.400 homens adultos, com idade entre 40 e 60 anos. Os resultados mostraram que os participantes com pressão alta iam dormir por volta das 23h10, enquanto aqueles com pressão normal, se deitavam às 23h28. Em relação à quantidade de sono, os voluntários de ambos os grupos dormiam, em média, 6,2 horas por noite. “Dormir cedo foi associado a pressão alta em todos os casos”, afirma Nobuo Sasaki, do Conselho de Vítimas da Bomba Atômica de Hiroshima e um dos autores da pesquisa. O estudo revelou também que, em média, os pacientes com pressão alta avaliaram seu sono como ruim.

Comente agora

SUS incorpora quatro remédios para tratamento da hepatite C

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 22:16h
SUS incorpora quatro remédios para tratamento da hepatite C

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (2) no Diário Oficial da União torna pública a decisão de incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos ombitasvir, veruprevir, ritonavir e dasabuvir no tratamento contra a hepatite C. De acordo com o texto, os quatro medicamentos incorporados serão utilizados em casos de hepatite crônica causada pelo genótipo 1 em indivíduos com fibrose avançada e cirrose. A portaria entra em vigor hoje. A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue. Entre as causas de transmissão mais comuns estão a transfusão de sangue e o compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para a confecção de tatuagem e colocação de piercings. (Agência Brasil)

Comente agora

Prevenção de HIV/Aids precisa dialogar com a juventude, dizem especialistas

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 22:05h
Prevenção de HIV/Aids precisa dialogar com a juventude, dizem especialistas

As campanhas de conscientização e prevenção de HIV/Aids precisam ser renovadas constantemente para dialogar com a juventude. O tema foi debatido hoje (2) no I Encontro Carioca de Discussão das Políticas Públicas sobre Prevenção de HIV/Aids para a Juventude, organizado pela organização não governamental (ONG) Centro Integrado de Estudo e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro. A gerente de Inclusão e Bem-Estar do Cieds, Aldeli Carmo, explica que, segundo dados do Ministério da Saúde, a infecção entre jovens de 15 a 24 anos aumentou 40% de 2002 a 2014, principalmente no segmento de homens que fazem sexo com homens (HSH). De acordo com ela, houve uma banalização do HIV/Aids, que agora é vista como doença crônica. Ela disse que como tem sido vista a questão do tratamento, da medicação, acaba tornando simples algo que ainda é muito complexo. Segundo Aldeli Carmo, não existe aquele medo de morrer. A Aids é vista como qualquer outra doença crônica, e o jovem não se apercebe da condição real.

Comente agora

Placas no couro cabeludo: o que pode ser? Médica explica como é possível tratar

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 20:38h
Placas no couro cabeludo: o que pode ser? Médica explica como é possível tratar

Ao contrário da caspa, que afeta quase todo o couro cabeludo, a psoríase forma placas muito diferentes, que se estendem até a testa. Porém, além de deixar algumas áreas livres da textura, pode aumentar a sensibilidade da pele da cabeça. De acordo com a médica especialista em cabelos Cristiane Câmara Alves, a psoríase no couro cabeludo é uma doença de pele bastante comum, que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente com placas.

Quais os sintomas? Essas placas aparecem com maior frequência no couro cabeludo, mas também podem acometer cotovelos e joelhos, e também pés, mãos, unhas e até a região genital. A psoríase do couro cabeludo, doença de pele crônica autoimune, em que o organismo ataca a si próprio, e uma das formas mais comuns de psoríase,  já atinge 3% da população mundial, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Comente agora

ANS suspende a comercialização de 69 planos de saúde

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 18:26h
ANS suspende a comercialização de 69 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender por pelo menos três meses a comercialização de 69 planos de saúde de 11 operadoras a partir de sexta-feira (9). A medida é uma punição devido a reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2016 e relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento. Juntos, os planos de saúde suspensos têm cerca de 692 mil beneficiários. Estes clientes não são afetados pela punição, pois a intenção da ANS é que as operadoras melhorem os serviços prestados aos atuais beneficiários para só então começarem a oferecer serviço a novos clientes. O levantamento das reclamações é feito a cada três meses. A medida levou em consideração 13.956 reclamações recebidas no período de 1° de julho a 30 de setembro. Das 11 operadoras com planos suspensos, uma já tinha recebido a punição no período anterior, nos meses de abril, maio e junho, e 10 não constavam na última lista. Enquanto isso, oito operadoras poderão voltar a comercializar 22 produtos que estavam impedidas de vender.(Agência Brasil)

Comente agora

Nova moda perigosa: injetar óleo de coco para ganhar músculos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 17:58h
Nova moda perigosa: injetar óleo de coco para ganhar músculos

Fisiculturistas que injetam óleos naturais para melhorar seu físico correm risco de sofre danos duradouros e até mesmo de morrer. Após o relato do caso de um homem de 25 anos de Londres, na Inglaterra, que ficou com cicatrizes e funções corporais restritas após se auto-injetar esses óleos, especialistas temem que essa seja apenas a “ponta do iceberg”, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Embora tenha pouca literatura médica sobre o assunto, nos últimos anos foram registradas ocorrências de fisiculturistas que usam óleos naturais como de gergelim, de noz e até mesmo parafina na esperança de aumentar o tamanho e a definição de seus músculos. A prática teria se originado devido ao baixo custo desses produtos em comparação com compostos sintéticos usados para a mesma finalidade. Um estudo de caso publicado quinta-feira no periódico científico BMJ Case Reports mostrou que a prática está bem documentada entre comunidades árabes, do Oriente Médio e on-line. O homem de 25 anos foi encaminhado para o Hospital Ealing, em Londres, por causa de dor e perda dos movimentos do braço direito, no qual ele havia injetado óleo de coco durante vários meses.

Comente agora

ANS suspende venda de 69 planos de saúde de 11 operadoras

Saúde  Postado por Débora Ayane - 02/12 15:05h
ANS suspende venda de 69 planos de saúde de 11 operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 69 planos de saúde de 11 operadoras, em todo o país. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (2) em decorrência de uma série de reclamações de clientes. Dentre as empresas atingidas estão a Unimed-Rio, Unimed Norte/Nordeste, Caixa Seguros Saúde e Agemed Saúde S.A. A lista completa está disponível no site da ANS. Segundo informações do portal Uol, a suspensão começa a valer a partir da próxima sexta-feira (9). Entre as principais reclamações dos clientes estão demora no atendimento, pedidos de consultas e exames negados e queixas referentes a problemas com a cobertura do plano. Juntos, os planos suspensos atendem cerca de 692 mil clientes, segundo a ANS. De 1º de julho a 30 de setembro, a ANS recebeu 16.043 reclamações em seus canais de atendimento. A media visa impedir que novas contratações sejam feitas e, com isso, garantir o atendimento desses beneficiários.(Correio)

Comente agora

Uma aspirina por dia diminui o risco de câncer

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 11:17h
Uma aspirina por dia diminui o risco de câncer

Estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia somente com americanos revela que mais pessoas chegarão aos 80 anos se começaram a tomar uma pequena dose de aspirina por dia a partir dos 60 anos. A pesquisa conclui que estas pessoas, ao tomar aspirina diariamente, reduzem o risco de sofrer de câncer e de doenças cardiovasculares. Como reporta o Daily Mail, estas descobertas feitas pelos investigadores da Universidade do Sul da Califórnia contradizem os receios da FDA - Food and Drug Administration – de que os norte-americanos mais velhos enfrentem um risco maior de AVC e hemorragia cerebral e no estômago se tomarem aspirina diariamente. Usando dados dos inquéritos nacionais os investigadores, liderados por David B. Agus, os pesquisadores descobriram que uma pequena dose diária de aspirina previne 11% dos casos de doenças cardiovasculares e quatro casos de câncer em cada mil norte-americanos entre os 51 e os 79 anos. Já a esperança de vida poderá melhorar em 0,3 anos, fazendo com que mais oito norte-americanos cheguem aos 80 anos e três aos 100 anos.

Comente agora

Homens gays voltaram a ser os mais vulneráveis ao HIV no Brasil

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 10:57h
Homens gays voltaram a ser os mais vulneráveis ao HIV no Brasil

Estaatísticas da ONU mostram que, mundialmente, mulheres são a maioria dos infectados pelo HIV entre os jovens de 15 a 24 anos - faixa etária em que a epidemia tem crescido mais fortemente. O Brasil, no entanto, vai na direção contrária: dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, Dia Mundial da Aids, mostram aumento da infecção entre homens jovens, e queda entre as mulheres. Os números são impulsionados principalmente pelo aumento das infecções entre homens que têm relações homossexuais. Nas últimas décadas, o número de casos de transmissão heterossexual era maioria, tanto para homens quanto para mulheres. No caso delas, continua sendo. Mas em todo o país, a proporção de casos de infecção homossexual entre homens foi de 30,8% em 2007 para 50,2% em 2016. Em casos heterossexuais, ela caiu de 47,3% para 38,5% no mesmo período. Mas por que isso ocorre? Especialistas ouvidos pela BBC Brasil apontam razões que vão desde acesso maior das mulheres aos testes até o surgimento de aplicativos que facilitam encontrar parceiros sexuais, passando pela diminuição de programas de educação nas escolas.

Comente agora

Fábio Vilas-Boas afirma que Bahia terá 'recorde histórico' de investimento na saúde em S. A. de Jesus e outras cidades

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/12 10:18h
Fábio Vilas-Boas afirma que Bahia terá 'recorde histórico' de investimento na saúde em S. A. de Jesus e outras cidades

O governo do estado investirá em 2017 R$ 6,7 bilhões na saúde, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual. O valor equivale a 15,3% do total de recursos destinados à área social. "Este é um recorde histórico e deve ser comemorado, pois estamos ampliando a infraestrutura hospitalar e fortalecendo a regionalização do sistema saúde", ressaltou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas. "Este é um cenário bem diferente de diversos estados do Brasil, onde o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a redução de repasses federais têm provocado o fechamento de serviços e unidades de saúde". Segundo o secretário, em 2017 o governo do estado investirá R$ 600 milhões na construção, ampliação e reforma de unidades de saúde em diversas cidades, a exemplo de Candeias, Camaçari, Alagoinhas, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Salvador, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, Santo Antônio de Jesus, Valença e Feira de Santana. Há ainda quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção e com obras aceleradas, em Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2017. Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a meta é construir 28 policlínicas até o final de 2018. Cada policlínica custará cerca de R$ 20 milhões entre obras e equipamentos, que serão assumidos integralmente pelo governo estadual. Já a manutenção mensal será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes proporcionalmente à sua população. (BN)

Comente agora

Instituto defende mais estudos sobre uso medicinal de derivados da Cannabis

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 08:16h
Instituto defende mais estudos sobre uso medicinal de derivados da Cannabis

Com o processo de regulamentação de medicamentos que têm como princípio ativo substâncias extraídas da, a maconha, será necessário investir em pesquisas científicas no país para aprofundar o conhecimento sobre o tema. A opinião é do vice-presidente do Instituto Humanitas 360, Piero Bonadeo. A entidade, com sede nos Estados Unidos, tem como uma das áreas de atuação a política de drogas e o uso medicinal da cannabis na América Latina. No dia 22 de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu na lista A3 de substâncias psicotrópicas vendidas no Brasil com receita controlada (tarja preta), o tetrahidrocannabinol (THC) em concentração de, no máximo, 30 mg por mililitro e associado ao canabidiol (CBD) também em 30 mg por mililitro. A medida é o primeiro passo para o registro no país do medicamento Mevatyl, conhecido na Europa como Sativex, feito à base de Cannabis sativa e indicado para o tratamento de pacientes adultos com espasticidade moderada a grave por conta de esclerose múltipla. O uso do THC puro continua proibido, bem como da planta in natura. Bonadeo explica que a medida vai facilitar o acesso para as pessoas que precisam usar esse tipo de remédio.

Comente agora

Tomar sorvete de manhã te deixa mais inteligente, diz estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 02/12 07:39h
Tomar sorvete de manhã te deixa mais inteligente, diz estudo

Um estudo realizado pela Universidade Kyorin, em Tóquio, aponta que tomar sorvete logo no café da manhã deixa as pessoas mais inteligentes. O professor Yoshihiko Koga, líder do estudo, afirma que o alimento não só ajuda a manter o estado de alerta e atenção das pessoas, como melhora o desempenho mental. Durante a pesquisa, os voluntários tinham que tomar sorvete logo ao acordar. Depois eles tinham que completar uma série de exercícios mentais em um computador. Koga concluiu que as pessoas que tomaram sorvete de manhã tinham melhores tempos de reação e melhor capacidade de processar informação do que as do grupo controle, que não tomaram sorvete logo cedo. Segundo o jornal Metro, o investigador repetiu os testes usando água fria em vez de sorvete e os resultados não foram iguais. A teoria é a de que a combinação do frio com o açúcar proporciona a melhora na inteligência, mas é preciso fazer mais estudos sobre o tema.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com