As comentadas

Bom dia , Quinta-feira, 24/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

24
Jul
Médico que lidera combate ao ebola na África contrai a doença
Postado por: Anacley Souza / 09:34h

O médico que lidera o combate à epidemia do vírus ebola em Serra Leoa contraiu a doença, informou nesta quarta-feira (23) a presidência do país. O virologista Sheik Umar Khan, de 39 anos, está internado em um hospital de Kailahun, cidade que concentra grande parte da epidemia. Descoberto em 1976, na atual República Democrática do Congo, o vírus do ebola é muito contagioso e o índice de mortalidade pode atingir 90%. Não existe cura ou vacina contra a febre do ebola, que se manifesta com hemorragias, vômitos e diarreia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, desde fevereiro deste ano, quando começou o surto em três países no oeste da África — Serra Leoa, Libéria e Guiné —, houve 632 mortes pela doença. No início do mês, a OMS considerou o surto como "a maior epidemia em termos de pessoas afetadas, de mortos e de extensão geográfica". Em comunicado, o governo de Serra Leoa se referiu a Khan como um "herói nacional". Segundo a nota, ele tratou mais de cem pacientes infectados pelo ebola e recentemente foi transferido para um centro médico coordenado pela instituição de caridade Médicos Sem Fronteiras. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde do virologista ou sobre de que forma ele contraiu o vírus. Há três dias, três enfermeiras que trabalhavam no mesmo centro médico que Khan morreram em decorrência da moléstia. Segundo a OMS, 100 profissionais de saúde já foram infectados pelo ebola nos três países endêmicos desde o início do surto, sendo que cinquenta morreram. (Revista Veja)

Comente agora
24
Jul
Preocupação com saúde começa aos 36 anos, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:24h

 Da adolescência até os 30 anos, a saúde não costuma ser uma das principais preocupações. Segundo uma nova pesquisa, é aos 36 anos que a situação muda. Nesta idade, de acordo com o estudo, as pessoas se tornam conscientes da mortalidade e, por isso, adotam um estilo de vida mais saudável. As informações são do Daily Mail. Uma morte na família, um alerta do médico ou uma simples foto pouco favorável são alguns dos eventos que podem fazer as pessoas pensarem diferente, diz a pesquisa do Spire Bristol Hospital. O estudo foi feito com 2 mil pessoas e avaliou as atitudes relacionadas à saúde. As conclusões mostram que 56% das pessoas que estão entre a adolescência e os meados dos 30 anos simplesmente ignoram as recomendações e seguem com rotinas pouco saudáveis, pensando apenas no momento, independentemente do impacto a longo prazo. A média de idade em que as pessoas “despertam” para as questões da saúde é 36 anos, com um terço dizendo que passou por um momento chocante que mudou o pensamento, apresentou saúde debilitada ou enfrentou comentários negativos de um amigo. A pesquisa mostrou ainda que, uma vez que as pessoas começam a pensar no futuro da saúde, tomam medidas como monitorar ou melhorar a dieta e também reduzir o consumo de álcool. De acordo com Rob Anderson, diretor da instituição, mudanças simples no estilo de vida podem fazer uma grande diferença no valor que se dá a saúde “e podem significar grandes benefícios a longo prazo”.

Comente agora
24
Jul
Bahia é pioneira em terapia intraoperatória
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:00h

A Bahia já tem um novo tratamento no setor de radioterapia para pacientes diagnosticadas com câncer de mama. O Intrabeam permite que a irradiação seja feita diretamente no local da remoção do tumor, ainda na cirurgia. A área tumoral é irradiada de dentro para fora, com uma única administração, substituindo a radioterapia convencional que é feita normalmente na quantidade de 25 a 30 doses. O primeiro equipamento do Brasil está sendo utilizado pelo Monte Tabor - Hospital São Rafael, localizado na avenida São Rafael, em São Marcos. O coordenador do serviço de mastologia do hospital, Ézio Novais, falou que a grande vantagem do método é a substituição por um tratamento que dura bem menos tempo e apresenta a mesma eficácia. O especialista explicou como a aplicação é realizada: "Durante a cirurgia de remoção do tumor, o Intrabeam é acoplado à cavidade feita na paciente e ela pode receber em 20 minutos a mesma radiação que receberia em seis semanas". (ATarde)

Comente agora
24
Jul
Paracetamol não é eficiente contra lombalgias
Postado por: Anacley Souza / 07:51h

O paracetamol não é eficaz contra dores lombares, afirma um estudo que envolveu mais de 1.600 pacientes afetados por lombalgias agudas realizado na Austrália. Os pacientes "tratados" com placebo apresentaram recuperação mais rápida - um dia em média - em comparação aos que tomaram paracetamol, um tratamento corrente contra esta "dor na parte inferior das costas", afirmam os autores do estudo, publicado nesta quinta-feira na revista médica The Lancet. Estes "resultados sugerem que o paracetamol não influi em nada no tempo de restabelecimento de uma lombalgia comum aguda" e "a prescrição universal do paracetamol para este grupo de pacientes levanta uma questão", destaca a equipe australiana que realizou o estudo. O paracetamol também não tem qualquer efeito sobre a dor, função, mudança geral dos sintomas, sono ou qualidade de vida do paciente com lombalgia. As dores lombares são a principal causa de invalidez no mundo, e o paracetamol é prescrito "universalmente" como tratamento de primeira linha, segundo The Lancet. O estudo, batizado de "PACE", avaliou 1.652 indivíduos de 235 centros de cuidados primários de Sydney (Austrália), durante três meses. Um primeiro grupo recebeu doses regulares de paracetamol (3 vezes ao dia por até 4 semanas), um segundo, doses em caso de necessidade (até 4g/dia), e um terceiro foi submetido a placebo. Ao final de sete dias seguidos sem dores ou quase sem dor, o paciente era considerado restabelecido. O prazo médio de recuperação foi de 17 dias para os dois primeiros grupos e de 16 dias para o grupo placebo. (BOL)

Comente agora
24
Jul
Único no Brasil, aparelho que trata câncer de mama chega à Bahia
Postado por: Anacley Souza / 07:05h

O Hospital São Rafael, localizado em Salvador, apresentou nesta quarta-feira (23) um aparelho que permite mulheres com câncer de mama em estágio inicial fazerem radioterapia no mesmo dia em que a cirurgia de retirada do tumor. Batizada de Intrabeam, a máquina de radioterapia intraoperatória do hospital baiano é a única em todo o Brasil. De acordo com Ézio Novaes, coordenador de mastologia do hospital, a pesquisa sobre o aparelho, criado por uma empresa alemã e que custa R$ 1,5 milhões, durou 12 anos. O São Rafael, entretanto, não gastou nada para obter o Intrabeam. Isto porque a unidade de saúde é parceira da empresa alemã na pesquisa sobre a técnica de radioterapia intraoperatória realizada pelo equipamento. A máquina realiza radioterapia em dose única, logo após a cirurgia na mama. Cinco mulheres diagnosticadas com câncer de mama na Bahia já passaram pelo procedimento e, de acordo com o coordenador, o tratamento foi eficaz em todas elas. Segundo o médico assistente de radioterapia Arthur Rosa, apesar de já estar há dois meses em Salvador, o aparelho começou a realizar o procedimento há um mês.

Comente agora
24
Jul
Confederação de Santas Casas culpa governo federal por crise
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:49h

O diretor-geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), José Luiz Spigolon, culpou o governo federal pela crise financeira que atinge as santas casas em todo o país. Na noite de terça-feira (22) o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo fechou as portas por falta de dinheiro para pagar os fornecedores. O problema, segundo ele, está no pagamento pelos procedimentos de média complexidade como partos, atendimentos a infarto do miocárdio e varizes. Para Spigolon, o que ocorre em São Paulo é o retrato do que deverá ocorrer em outras santas casas do país. "Tem hospitais que vão se aguentar um pouco mais, tem outros que vão estourar como a Santa Casa de São Paulo", afirmou. "No mínimo, custa três vezes mais do que o sistema está pagando. Ninguém consegue fazer o milagre de repor os dois terços do dinheiro que está faltando", afirmou. Procurado pelo G1 , o Ministério da Saúde esclareceu que vem ampliando os recursos para as Santas Casas e oferecendo soluções para a quitação das dívidas históricas dessas unidades (veja nota abaixo).

Comente agora
23
Jul
Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:39h

Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Segundo boletim médico, o escritor faleceu às 17h15. "O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana". O velório do corpo do escritor começa ainda esta noite, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. A partir das 23h, será aberto o acesso do público ao local. O enterro está previsto para a tarde de quinta-feira (24), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Comente agora
23
Jul
SAJ: Farmácia Santana de Cristina, com aferição de pressão arterial e aplicação de injeção grátis; veja fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:48h

A Farmácia Santana de Cristina mistura empreendedorismo com responsabilidade social. Uma trajetória de respeito aos clientes, colaboradores e parceiros. Agora com novas instalações oferece mais espaço e conforto aos fregueses. 

Comprando na Farmácia Santana, você tem direito a aferição de pressão e aplicação de injeção grátis no próprio estabelecimento ou em casa com os Técnicos em Enfermagem; Antonia Teixeira, Jaciara Bonfim e Aloísio Oliveira. O serviço é gratuito. Além de todas essas vantagens, a Farmácia tem a farmacêutica Elli Daiane Rodrigues / CRF: 7435, que permanece de plantão em horário comercial.

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777 para Santo Antônio de Jesus

Um comentário
23
Jul
Hospitais do interior baiano recebem quase R$ 272 mil para custeio de procedimentos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:43h

Quatro unidades de saúde do interior baiano receberão um aporte de R$ 271.695,21 para custeio de procedimentos de média e até alta complexidade na saúde. Todos são hospitais municipais. Em Paramirim, no sudoeste, o Hospital Aurélio Justiniano receberá a maior fatia, R$ 100 mil. O Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, no centro norte, terá R$ 66.666,67. Já a Maternidade Dr. João Carlos Meireles Paulilo, em Alagoinhas, nordeste do estado, ficará com R$ 58.333,33; e a Maternidade Dr. Deraldo Miranda, em Irará, centro norte, receberá a menor parte do bolo, R$ 46.695,21. As ações fazem parte do financiamento da assistência de média e alta complexidade do Ministério da Saúde e incluem o pagamento de procedimentos como quimioterapia, financiamento de hospitais de pequeno porte, centros de especialidades odontológicas, laboratórios de prótese dentária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e habilitação de leitos. (BN)

Comente agora
23
Jul
Chegou em S. A. de Jesus a Farmácia Rui Barbosa, dos amigos Maurício, Bino, Kinho e Nei
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:25h

  • Na Farmácia Rui Barbosa você encontra medicamentos de referência; genéricos, naturais e perfumaria. Além disso, oferecemos serviços de entrega em domicílio, aferição de pressão e aplicação de injeção com profissionais especializados, atendimento de qualidade e descontos especiais. Venha conferir! 
  • -
  • Servir bem para servir sempre, essa é a nossa missão. 
  • -
  • Entrega em domicílio
  • Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 93, Centro – Santo Antônio de Jesus/BA
  • Telefone: (75) 3631-5525
  • Farmácia Rui Barbosa dos amigos: Maurício, Bino, Kinho e Nei
Comente agora
23
Jul
Foi inaugurada em S. A. de Jesus a mais nova Clínica Odontológica Arte de Sorrir. Veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:05h

A Arte de Sorrir é uma clínica odontológica moderna e bem equipada que atende aos mais altos padrões de qualidade e tem  objetivo de viabilizar o melhor tratamento dentário seja qual for à necessidade. A clínica oferece atendimento odontológico especializado em diversas áreas da odontologia. Os profissionais da Arte de Sorrir buscam atualização constante em suas especialidades clínicas com equipamentos modernos e procedimentos inovadores fazem parte da filosofia de atendimento odontológico da empresa. Seus padrões de qualidade rigorosos e perfeccionismo tornam possível a concretização diária do compromisso de buscar o melhor resultado possível.

“O sorriso de um cliente satisfeito  e a nossa razão de ser”

Endereço: Rua Ruy Barbosa, 259- Centro - Santo Antonio de Jesus/BA

Telefone: 75 3631-9327

E-mail: clinicaartedesorrirsaj@gmail.com

Sorria Jesus te ama!

Um comentário
23
Jul
Mulheres admitem que ficam chatas durante dieta, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 13:14h

Uma em cada duas mulheres admite se tornar "a chata da comida” enquanto faz dieta, mostra um estudo divulgado pelo site do jornal britânico Daily Mail. Os pesquisadores descobriram que mais da metade das mulheres assume ficar atenta às calorias, quantidade de açúcar e riscos à saúde de certos alimentos. Além disso, uma em cada quatro admite que faz uma verdadeira “pregação” para as amigas sobre as consequências e benefícios de alguns itens. Surpreendentemente, 41% das mulheres afirmaram que pararam de comer algo depois que "a chata da comida” a alertou para mudar a dieta. Um porta-voz da The Simply Great Drinks Company, que encomendou a pesquisa, afirma que “nos tornamos uma nação obcecada por dieta e por falar sobre isso”. “Claro que todos queremos parecer bonitos e nos sentir bem, mas podemos alcançar isso sem adotar regimes insustentáveis, que nos transformam na ‘chata da comida’”, afirma a porta-voz, que complementa que comer tudo com moderação é a chave para uma vida saudável. O doutor Christian Jessen, que está por trás da campanha “Be Simply Great”, reitera que de um modo geral as dietas exigem muitos sacrifícios e uma mudança muito radical de vida. “Então é natural que isso se torne um grande assunto nas conversas”, pontua. “No entanto, optar por uma mudança sustentável no lugar das dietas é melhor a longo prazo”, completa.

Comente agora
23
Jul
Salvador tem aumento de 350% em casos de dengue em 2014; Bahia registra redução de 81%
Postado por: Letícia Oliveira / 13:02h

O número de casos de dengue em Salvador cresceu 350% entre janeiro e o início de julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, neste ano foram registrados 4.927 casos da doença, enquanto que em 2013, foram 1.095 notificações. Em relação ao estado, a situação é inversa, com queda no número de casos. A Bahia registrou nos primeiros sete meses do ano 14.978 notificações, contra 57.720 de 2013, redução de 81% dos casos. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Isabel Guimarães, as chuvas que caíram na capital influenciaram nos números expressivos. “Salvador teve um período de chuvas muito intenso esse ano, diferente do ano passado, que a gente chegou a ter uma redução de 70% em relação a 2012”, informou. Informações do Correio.

Comente agora
23
Jul
Vírus de ebola chegou à Europa em garrafa térmica
Postado por: Anacley Souza / 12:34h

Há cerca de 40 anos, um jovem cientista belga viajou para um parte remota da floresta do Congo com a tarefa de descobrir por que tantas pessoas estavam morrendo de uma doença misteriosa e aterrorizante. Em setembro de 1976, um pacote com uma garrafa térmica azul havia chegado ao Instituto de Medicina Tropical em Antuérpia, na Bélgica. Peter Piot tinha 27 anos e, com formação em medicina, atuava como microbiologista clínico. "Era um frasco normal, como os que usamos para manter o café quente", lembra Piot, hoje diretor da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Mas essa garrafa não continha café. Em meio a cubos de gelo derretidos estavam frascos de sangue, com um bilhete. Vinham de um médico belga que estava no então Zaire, hoje República Popular do Congo. Sua mensagem explicava que o sangue era de uma freira, também belga, contaminada por uma doença misteriosa. A encomenda incomum tinha viajado da capital do Zaire, Kinshasa, em um voo comercial, na bagagem de mão de um dos passageiros. "Quando abrimos a garrafa térmica, vimos que um dos frascos havia quebrado e o sangue havia se misturado com a água do gelo derretido", disse Piot. Ele e seus colegas não sabiam o quão perigoso aquilo era - à medida em que o sangue vazava na água gelada, um vírus mortal e desconhecido também escapava.

Comente agora
23
Jul
Porto Seguro: paciente espera há 100 dias transferência para hospital
Postado por: Anacley Souza / 11:41h

Uma professora de 34 anos, vítima de aneurisma cerebral, está internada há 100 dias no Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, à espera de transferência para algum hospital que disponha de serviço de neurocirurgia com UTI e aparelho de angiografia, visto que o HLEM não dispõe desse equipamento. A família de Ducilene Ribeiro Souza obteve na Justiça duas liminares obrigando o estado e o município a garantir a transferência dela no prazo de 24 horas, mas a ordem judicial vem sendo descumprida há dois meses. De acordo com familiares, a solução do caso emperra na Central Estadual de Regulação de Vagas, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, em Salvador. A paciente precisa fazer a angiografia – exame que mostra a circulação sanguínea no cérebro – para determinar com exatidão qual o tratamento médico que o caso requer, inclusive com possibilidade de cirurgia. Ela chegou a ser levada para ser submetida ao exame em Teixeira de Freitas, mas chegando lá o equipamento quebrou e ela retornou a Porto Seguro. As outras três tentativas de exame falharam, pois para a realização da angiografia é preciso que o paciente esteja sem febre, o que não vem sendo possível porque, devido ao longo tempo de internação, a condição de saúde da paciente está piorando.

Comente agora
23
Jul
Anvisa suspende lote de creme dental Sensodyne
Postado por: Anacley Souza / 11:19h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta terça-feira a distribuição, comercialização e uso do lote TB0165V do creme dental Sensodyne Rápido Alívio, fabricado pela Glaxosmithkline Brasil. Em nota, a Anvisa afirmou que a decisão foi tomada "após a constatação de mistura entre os lotes dos produtos Sensodyne Rápido Alívio e Sensodyne Pro Esmalte durante o processo de fabricação". De acordo com a agência, a fabricante será responsável por retirar os produtos do lote das prateleiras. Também nesta terça-feira, a Anvisa anunciou a suspensão das vendas de dois lotes do antibiótico Claritromicin 50 mg/ml, produzido pela EMS. Os lotes são o 598246 e o 598248, ambos com validade até dezembro de 2015. Segundo a agência, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do produto após identificar alterações no sabor da formulação. (Revista Veja)

Comente agora
23
Jul
Saúde de Campeão é com a Farmácia União
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:41h

Comente agora
23
Jul
Exercícios físicos no inverno não dispensam hidratação, alerta especialista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:33h

Não é porque é inverno que você tenha que dispensar água. Mesmo que o clima frio gere uma falsa sensação de que o corpo precise de menos líquido, a preocupação deve ser redobrada principalmente para quem faz exercício físico intenso. De acordo com o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), "além da temperatura ambiente, que no inverno é mais amena, a intensidade do exercício é o que determina a quantidade necessária de reposição de água", informa. Segundo o especialista, "o consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens, de acordo com a Recommended Dietary Allowances (RDAs), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes". Chá e sucos são opções para os que não têm muita sede. "Além da água, podemos consumir outras bebidas que nos ajudem a manter o organismo hidratado, sem depender do mecanismo da sede", sugere. Para Werutsky, os treinos com mais de uma hora requerem cuidado maior com a hidratação. "Nesses casos, além de líquido, é necessário repor sais minerais, principalmente o sódio, que atua na regulação dos fluidos, retendo a água no corpo e mantendo-o hidratado", reforçou. O nutrólogo ainda faz alerta para o uso inadequado de roupas para malhar no inverno. "É importante utilizar roupas permeáveis que permitam a troca de calor do corpo com o ambiente. O indicado é utilizar roupas de algodão e tirar o casaco quando começar a suar. E, claro, se hidratar porque o suor já indica perda de líquido", aconselha. Informações da EFE.

Comente agora
23
Jul
Ocorrência registradas na emergência do Hospital Regional
Postado por: Anacley Souza / 09:48h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Marcos Plínio Carvalho, 39 anos, residente na capital baiana, vítima de acidente automobilístico. Com várias escoriações pelo corpo,  o ferido permanece internada em observação.

- Marcelo Machado dos Santos, residente na Rua D em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser vítima de atropelamento por veículo de dados ignorados. Atendido primeiramente pelo preposto do SAMU, o mesmo foi encaminhado para a unidade hospitalar. Não há informações sobre seu quadro de saúde.

Comente agora
23
Jul
Em fase de testes, vacina contra a dengue chega a 88,5% de eficácia
Postado por: Anacley Souza / 08:34h

As fortes dores de cabeça e no corpo foram o sinal de alerta para o piloto de avião Diego Carvalho, 27 anos. Rodeado de mosquitos na rua onde mora, no bairro de Piatã, ele já desconfiava que era mais uma vítima do mosquito Aedes Aegypti. “Tive muita febre, dor no corpo, na cabeça; muita dor nos olhos. Fui ao hospital e, quando cheguei lá, o médico me disse que eu era o 12º só naquele dia”, lembra. Mais um nas estatísticas de infectados pela dengue em Salvador, onde a doença avançou 350% nas primeiras 27 semanas do ano, Diego pode ter sentido os sintomas característicos da enfermidade pela última vez na vida. Isso porque, apesar de ainda não haver uma forma de imunização, uma vacina que está em fase de estudos já apresenta ótimos resultados. De acordo com artigo divulgado pela revista científica Lancet, publicada no dia 11 de julho, a vacina garantiu uma proteção de 56,5% contra a infecção, mas ainda não surtiu efeitos em todos os quatro sorotipos da doença. Já contra a dengue hemorrágica, a proteção chegou a 88,5%. A comerciária Maria da Graça Mota, 46, vizinha do piloto Diego, também teve dengue este ano e, claro, torce para não voltar a passar por situação semelhante relacionada à ação do mosquito.  “É para eu nunca mais esquecer, achei que ia morrer. Muita dor de cabeça, parecia que eu ia ter um derrame. Mas era dor também para todo lado, meu corpo não respondia. Uma coisa horrível”, relata. A imunização está sendo desenvolvida pelo Instituto Sanofi Pasteur, que tem sede na França, mas também está presente em diversos países, incluindo o Brasil.

Comente agora
23
Jul
ANS suspende venda de planos de seis operadoras
Postado por: Anacley Souza / 07:31h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu nesta terça-feira a comercialização de planos ou produtos de seis operadoras. Estão nessa lista a Medline Assistência Médica, Ameno Assistência Médica, Instituto Português Brasileiro de Assistência, Odontobet, Centro Popular Pro Melhoramento de Bom Jesus e SOMEPI (Sociedade Médica de Pirapora). A medida da ANS foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ao justificar a decisão, a ANS considerou "o indeferimento da autorização de funcionamento e/ou as anormalidades econômico-financeiras, assistenciais e administrativas graves das operadoras". O repasse das carteiras de clientes deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias contados da data do recebimento de intimação da agência.(Estadão Conteúdo)

Comente agora
23
Jul
Capital: Hospital da Bahia aumenta estrutura e inaugura equipamentos nesta quinta-feira (24)
Postado por: Anacley Souza / 07:27h

O Hospital da Bahia, em Salvador, inaugura nesta quinta-feira (24) o Instituto do Cérebro e a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da mesma unidade. Com este último equipamento, o hospital aumenta a assistência aos cuidados integrais ao paciente portador de acometimentos neurológicos agudos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), patologia que é uma das principais causas de morte no Brasil atualmente. Já lembrado em cardiologia, o Hospital da Bahia passa a ser também referência no tratamento integral de pacientes neurológicos.(Bahia Notícias)

Comente agora
22
Jul
Bradesco Saúde continua sem prestar atendimento, diz Sindicato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:42h

O Bradesco Saúde poderá ser obrigado a pagar uma multa no valor de R$ 6 milhões, pelos danos causados à sociedade. Além disso, terá que indenizar cada segurado em R$ 5 mil pelo sofrimento decorrente da ausência de informação, bem como da ausência de cobertura do atendimento médico eletivo da rede referenciada. Os órgãos de defesa do consumidor movem uma ação civil pública contra a operadora. No documento, o Ministério Público Estadual, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/BA) e a Defensoria Pública do Estado pedem que a operadora cumpra o plano de contingenciamento. Uma nova assembleia está marcada para amanhã, dia 23 de julho, às 19h30 na ABM, quando os médicos de todas as especialidades decidem sobre a continuidade do boicote ao Bradesco Saúde. Quase um mês após o início da paralisação (25 de junho), nenhuma proposta foi feita pela seguradora e, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), o plano também afirmou que não irá abrir negociações com os médicos. O Bradesco Saúde não cumpriu determinação da Agência Nacional de Saúde e dos órgãos de defesa do consumidor de disponibilizar uma linha telefônica aos segurados, e divulgá-la amplamente. O plano deve garantir ao segurado o atendimento necessário. Caso isso não ocorra, o conveniado pode realizar o procedimento de forma particular, e o reembolso tem que ser integral. Se não tiver condições de arcar com os custos do procedimento, o consumidor pode requerer que a seguradora indique um local de atendimento em rede não referenciada e arque com as despesas diretamente com o prestador do serviço.

Comente agora
22
Jul
Ariano Suassuna está em coma e respira por aparelhos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:24h

O escritor Ariano Suassuna, 87 anos, está em coma e respirando com ajuda de aparelhos, segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (22) pelo Real Hospital Português. O quadro é considerado grave, porém estável. O autor de "O Auto da Compadecida" foi internado na noite de segunda-feira (21), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Foi submetido a uma cirurgia de emergência, na qual dois drenos foram colocados para controlar a pressão intracraniana. O escritor está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não há previsão de alta. No ano passado, Suassuna foi internado duas vezes, primeiro por causa de um infarto no miocárdio e, depois, por um aneurisma cerebral. (iG)

Comente agora
22
Jul
Cirurgião Geral tira dúvidas da população no Voz da Bahia. Confira:
Postado por: Anacley Souza / 13:06h

Hérnia é o deslocamento de partes do organismo através de orifícios nas paredes fibrosas (fáscias) natural ou adquirido. Formam uma saliência visível e dolorosa. No caso das hérnias abdominais, elas geralmente aparecem quando o portador tenta levantar muito peso, sofre um golpe ou por causa de outras doenças. Em entrevista a Recôncavo FM, Dr. Antônio Carlos, cirurgião geral respondeu a perguntas de ouvintes e internautas.

- O que é tumor inguinal?

Dr. Antônio Carlos - Existem várias patologias que cursam no aumento de tumores na região inguinal. Existem as hérnias inguinais, lipomas e tumores. Doenças infectocontagiosas também são um fator muito comum para o aparecimento desta ‘ínguas’. O paciente tem que estar atento aos sintomas para que se possa procurar a causa. Um simples caroço pode ser uma doença mais grave.

- Quais são as causas para estes tipos de tumores?

Dr. Antônio Carlos - As causas vão de doenças infecciosas a virologias. Em portadores de HIV são comuns o aparecimento, assim como portadores de sífilis e outras DSTs. Alguns tumores malignos aparecem nessa região e é preciso ter uma atenção maior. Muitas das vezes o paciente negligencia o atendimento ou ainda ao médico e acaba chegando a um extremo.

Comente agora
22
Jul
Cientistas descobrem 80 genes ligados a esquizofrenia
Postado por: Anacley Souza / 12:55h

O maior estudo sobre esquizofrenia já realizado no mundo descobriu 80 novos genes que podem colocar os seus portadores em risco de desenvolver esquizofrenia. A pesquisa, publicada na revista especializada "Nature", sugere que a esquizofrenia pode ter causas biológicas e abre a possibilidade de novos tratamentos que possam surgir a partir das conclusões. Há anos cientistas debatem o papel dos genes no desenvolvimento da esquizofrenia, um problema que afeta mais de 24 milhões de pessoas no mundo inteiro. A iniciativa reuniu pesquisadores de 35 países e foi coordenada por cientistas da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha. Os cientistas examinaram a formação genética de 37 mil pessoas que têm o problema, comparando-as com outras 110 mil pessoas que não sofrem de esquizofrenia. Os pesquisadores encontraram mais de cem genes que tornam as pessoas mais suscetíveis à esquizofrenia, sendo que 83 deles nunca tinham sido identificados antes. Muitos destes genes estão envolvidos na transmissão de mensagens no cérebros. Outros são conhecidos por desempenhar uma função no sistema imunológico. "Por muitos anos foi difícil desenvolver novas linhas de tratamento para a esquizofrenia.

Comente agora
22
Jul
Unidades de Saúde da Ufba recebem $$ 3,3 milhões para investir em infraestrutura
Postado por: Anacley Souza / 11:14h

Uma portaria do Ministério da Saúde liberou R$ 3.306.720 milhões para reestruturação de duas unidades de saúde vinculadas à Universidade Federal da Bahia. O maior montante ficou com a Maternidade Climério de Oliveira, no bairro de Nazaré, que receberá R$ 1.731.841,42. Já o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, o Hospital das Clínicas, no Canela, ficará com R$ 1.574.878,86. A verba faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) que, em todo país, injetará recursos em 25 unidades em 16 estados. De acordo com a Portaria nº 1.482, publicada nesta segunda-feira (21), os hospitais devem utilizar o dinheiro em obras para melhora de instalações, ou na compra de equipamentos ou ainda no custeio de procedimentos hospitalares. O Rehuf é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação e tem como meta aperfeiçoar a gestão administrativa, financeira e hospitalar na assistência e no ensino. De acordo com o ministério da Saúde, os valores alocados são definidos com as instituições e levam em conta indicadores e metas de cada local. Este é o segundo repasse do ano para os Hospitais Universitários (HUs), já que em maio, as unidades receberam R$ 100 milhões em incentivo para também melhorarem suas instalações. (Bahia Notícias)

Comente agora
21
Jul
Camisinha que mata o vírus da Aids será comercializada na Austrália
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:08h

Um novo tipo de camisinha, criado para matar o vírus da Aids (HIV), deve começar a ser comercializado em alguns meses na Austrália. A camisinha VivaGel mostrou ser efetiva em desativar 99,9% dos vírus da Aids, herpes e papilomavírus (HPV).A empresa australiana Starpharma criou o anti viral VivaGel e o aplicou no lubrificante de camisinhas. O produto já recebeu o certificado de conformidade, permitindo sua produção. No lubrificante, uma droga antimicrobial foi produzida especificamente como um composto contra o HIV, o que pode evitar as doenças sexualmente transmissíveis. (Correio)

Comente agora
21
Jul
Brasil ainda tem falhas nos serviços antiaids
Postado por: Anacley Souza / 17:52h

Se o programa brasileiro de tratamento gratuito contra a aids é referência no mundo todo, a rede de prevenção à doença e assistência aos pacientes ainda enfrenta falhas. Levantamento inédito feito pelo Estado com base em informações do site do Ministério da Saúde mostra que a distribuição das unidades de saúde especializadas em prevenção e tratamento da aids é extremamente desigual nas diferentes regiões do País. As discrepâncias podem ter tido peso importante no aumento dos novos casos de HIV registrados no País nos últimos anos. A alta nos registros, revelada em relatório das Nações Unidas divulgado na semana passada, vai na contramão da tendência mundial de queda. Enquanto o País viu o número de novos casos crescer 11% entre 2005 e 2013, o mundo reduziu a taxa em 27% no mesmo período. As piores situações são encontradas nos Estados do Norte e Nordeste, exatamente onde as taxas de novas infecções por HIV mais cresceram nos últimos anos.

Comente agora
21
Jul
Sem neuropediatria há um ano, Jequié deve oferecer atendimento após decisão da Justiça
Postado por: Anacley Souza / 17:10h

Sem atendimento público de neuropediatria, o município de Jequié, no sudoeste baiano, deve colocar à disposição o serviço a partir de decisão da Justiça. Após acatar pedido do Ministério Público (MP-BA), a juíza Letícia Fernandes Freitas determinou que todas as crianças e adolescentes que procurarem as unidades de saúde na cidade devem ser encaminhadas para o atendimento especializado de neuropediatria em um prazo de 48 horas e o Município deve arcar com as eventuais despesas. Em caso de descumprimento, será gerada à gestão municipal uma multa diária de R$ 1 mil até o limite de R$ 1 milhão para cada criança não atendida. De acordo com a solicitação, o serviço pode ser prestado por meio da contratação imediata de um profissional habilitado ou de prestadores locais ou de outras prefeituras. (Bahia Notícias)

Comente agora
21
Jul
Exame de HPV pode ser mais efetivo do que papanicolau para prever risco de câncer
Postado por: Anacley Souza / 15:18h

Um novo estudo mostrou que fazer um exame para detectar o papilomavírus humano (HPV) pode ser a melhor forma para verificar se uma mulher apresenta risco de desenvolver câncer de colo do útero. A pesquisa foi publicada na última sexta-feira, no periódico Journal of the National Cancer Institute. O exame de HPV pode ser mais eficiente do que o papanicolau na prevenção do câncer de colo do útero O exame tradicionalmente utilizado para procurar anomalias no colo do útero é o papanicolau, no qual os médicos coletam células do local para análise. De acordo com a pesquisa, porém, o teste de HPV,  infecção sexualmente transmitida mais comum,  é uma forma mais confiável de avaliar o risco de uma mulher desenvolver câncer de colo do útero nos três anos seguintes ao exame, comparado ao papanicolau. Pesquisadores estimam que cerca de 90% dos casos de câncer de colo do útero sejam causados pelo HPV. Como o vírus não costuma apresentar sintomas, a maioria das pessoas não sabe que está infectada. No estudo, pesquisadores utilizaram dados de mais de 1 milhão de americanas de 30 a 64 anos que se submeteram ao papanicolau e ao teste de HPV de 2003 a 2012. Eles acompanharam aquelas que tinham resultados negativos para verificar se elas desenvolveriam o câncer nos três anos seguintes ao papanicolau ou ao teste de HPV, e analisaram também quantas manifestaram a doença nos cinco anos posteriores aos dois exames combinados. Cerca de 20 mulheres a cada 100.000 desenvolveram o câncer nos três anos seguintes a um exame de papanicolau com resultado negativo, enquanto 11 tiveram a doença durante os três anos posteriores a um exame de HPV negativo. Cerca de catorze pacientes a cada 100.000 desenvolveram câncer nos cinco anos seguintes aos dois exames darem negativo. Para os autores, essa descoberta não significa que o papanicolau deixará de ser utilizado. Ele pode ser útil para acompanhar pessoas que têm HPV, e por isso mais chances de desenvolver o câncer.

Comente agora
21
Jul
Oito alimentos que têm fama de emagrecedores, mas não são
Postado por: Anacley Souza / 13:30h

De tempos em tempos, as prateleiras de lojas naturais e farmácias são inundadas por novos produtos com fama de emagrecedores. Alimentos e suplementos ganham popularidade, mas logo caem no ostracismo pela falta de comprovação científica e de resultados que comprovem sua eficácia. Alguns modismos recentes foram o óleo de coco, a quitosana e a spirulina. A bola da vez é o goji berry, e logo virá outra. "As pessoas buscam uma maneira fácil e rápida de emagrecer. Mas nenhum alimento faz milagre", diz o endocrinologista Bruno Halpern, coordenador do Centro de Controle de Peso do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. O organismo humano precisa de proteína, carboidrato e gordura para desempenhar suas funções metabólicas básicas. "Deixar de ingerir esses nutrientes essenciais e basear a dieta em um alimento supostamente milagroso é uma ameaça à saúde", afirma o nutrólogo Andrea Bottoni, coordenador da equipe de nutrologia do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco. Além disso, depositar muita confiança em um único produto causa um prejuízo psicológico ao paciente. Se a pessoa não emagrecer, pode perder a motivação para encarar um regime que faça efeito de verdade.

Comente agora
21
Jul
Osteoporose pode fazer os dentes caírem; entenda
Postado por: Letícia Oliveira / 09:54h

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda de massa óssea, que acaba por deixar os ossos extremamente frágeis, facilitando as fraturas. Essa doença atinge mais mulheres a partir dos 40 anos, quando há a queda do hormônio estrogênio por conta da menopausa. Ocorre que é comum que a osteoporose acabe prejudicando a saúde bucal. “A gengiva pode ser afetada, pois ela reveste o osso ao redor dos dentes que está se tornando cada vez mais frágil”, explicou o periodontista Mario Eduardo Lopes. Porém, o especialista explica que o caminho pode ser inverso. Quando o paciente tem uma doença periodontal (inflamação na gengiva) há um processo inflamatório instalado no organismo. Essa inflamação, por sua vez, libera substâncias que causam a osteopenia, que se caracteriza, entre outras coisas, pela diminuição da massa óssea ao redor do dente. Para entender melhor, a osteopenia é um alerta indicando a diminuição desta massa óssea que pode levar ao desenvolvimento de osteoporose.

Comente agora
20
Jul
Salvador registra o melhor desempenho na luta contra a Aids
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:24h

Durante a Copa do Mundo, Salvador bateu um bolão não só em termos de hospitalidade como na prevenção e identificação da Aids. Além de ter sediado o lançamento da campanha Proteja o Gol, idealizada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), a capital baiana registrou o melhor desempenho entre as 12 cidades-sede que também promoveram a ação durante o evento esportivo, realizando o maior número de testes. Durante os dias da realização foram realizados dois mil exames, com 58 diagnósticos positivos para o HIV. De acordo com Georgiana Braga-Orillard, diretora da Unaids Brasil, a mobilização não vai parar com o final da Copa.  “Entre os dias 20 e 25 de julho será realizada em Melbourne, na Austrália, a 20ª Conferência Internacional de Aids – onde o diretor executivo do Unaids, Michel Sidibé, fará um balanço final dessa fase da campanha”, diz, levando em consideração que o evento ocorrerá mesmo com a tragédia ocorrida na última semana, com a perda dos passageiros e tripulação do voo MH17, que caiu no Leste da Ucrânia e que vitimou membros da Unaids e diversos pesquisadores. “A família Unaids está em profundo choque. Nossos sentimentos vão para as famílias de todas as vítimas deste acidente trágico. As mortes de tantas pessoas comprometidas na luta contra o HIV serão uma grande perda para a resposta à Aids”, destacou em nota, Sidibé. Georgiana Braga-Orillard ressalta que, em setembro, haverá a 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na qual ocorrerá uma sessão dedicada à campanha, envolvendo países-membros da ONU, e durante a qual será entregue a bola da Proteja o Gol assinada pelos chefes de Estado. 

Sucesso

Comente agora
20
Jul
Comer 'como homem' ajuda mulheres a emagrecer, diz personal
Postado por: Letícia Oliveira / 15:54h

rveja, carne, comida gordurosa, não fazer dieta. Sabia que “comer como homem” pode ajudar mulheres a perderem peso? Isso é o que diz o personal trainer e especialista em dieta Jim White, dos Estados Unidos. Citando uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, explica a proposta: “pessoas que comem de maneira contida são mais propensas a comer demais antes de começar uma dieta e a ter compulsão depois que a finalizam do que os que não fazem dietas restritivas”. Os dados são do jornal Daily Mail. Em um artigo no site da Fitness Magazine, o profissional lista sete diretrizes que fogem das tendências típicas de dieta. Por exemplo, aconselha mulheres a tomarem cuidado com alimentos com rótulo light/diet, já que muitos não têm gordura e proteína, mas adicionam muito açúcar e sódio para compensar o sabor perdido. Em vez disso, ele prioriza a qualidade dos ingredientes que come, com proporções de proteínas, carboidratos e gordura. O hábito de comer carne, por exemplo, oferece proteínas que contêm nutrientes que ajudam na perda de peso. Para os vegetarianos, a proposta é adicionar mais feijão e nozes à dieta. Que tal saborear cerveja em vez de coquetéis? É que a cerveja tem menos açúcar e faz com que se sinta mais satisfeita, diminuindo a chance de petiscar.

Comente agora
20
Jul
Grupo tenta bater recorde mundial de 'maior gota de sangue humana' na BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:53h

Cerca de 15 mil pessoas participaram neste sábado (19) de um evento religioso e solidário em Salvador. Além de celebrar a fé cristã e participar de uma campanha de doação de sangue, um grupo formado por dez mil pessoas tentou quebrar o recorde mundial da maior gota de sangue humana já registrada. O evento, que começou na sexta-feira (18) e vai até domingo (20), reúne mais de 15 mil pessoas em um espaço localizado na Avenida Paralela. São seguidores da Igreja Adventista da Bahia e de outros estados do Nordeste que, neste sábado, participaram de uma campanha de doação de sangue. Ao longo do dia foram coletadas 100 bolsas de sangue e foram feitos cinquenta cadastros para doação de medula óssea. Na ocasião, eles formaram uma gota humana com dez mil pessoas, o recorde anterior era de seis mil. O encontro vai até domingo (20), quando vai ser realizado, no Dique do Tororó, o ato pela paz, com shows musicias e apresentação de Cid Moreira, que irá ler trechos da bíblia no local. "Vamos celebrar o ato da paz com a presença de palestrantes, cantores, o Cid Moreira também estará conosco amanhã, lendo a bíblia em cima do trio elétrico. Vai ser um momento e uma celebração muito especial desse projeto que começou sexta-feira e termina nesse domingo", conclui o coordenador do evento, Hebert Cléber. (G1)

Comente agora
20
Jul
Conferência sobre Aids começa com homenagem a mortos no voo malaio MH17
Postado por: Letícia Oliveira / 14:05h

A conferência internacional sobre a Aids começou este domingo, na Austrália, com uma homenagem aos especialistas que morreram no voo malaio MH17 e com a promessa de vencer esta epidemia que matou duas vezes mais pessoas que a Primeira Guerra Mundial. Milhares de especialistas, pesquisadores, voluntários e ativistas fizeram um minuto de silêncio na abertura da 20º conferência mundial sobre Aids, celebrada este ano em Melbourne (sul da Austrália). Foram homenageados os especialistas e ativistas que viajavam no avião da Malaysia Airlines, que supostamente foi derrubado por um míssil na quinta-feira no leste da Ucrânia. Entre eles estava o holandês Joep Lange, um eminente especialista da luta contra a epidemia que tinha presidido entre 2002 e 2004 a Sociedade Internacional sobre Aids, organizadora da conferência mundial. "Que o nosso silêncio represente nossa tristeza, nossa indignação e nossa solidariedade", declarou a cientista francesa Françoise Barre-Sinoussi, prêmio Nobel de Medicina pela descoberta do vírus. Centenas de participantes amarraram laços vermelhos, símbolo da luta contra a Aids, nos painéis dedicados aos desaparecidos.

Comente agora
20
Jul
Nutricionista de plantão: Edilson Neiva tira dúvidas da população aqui no Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:39h

- Há algum remédio ou alimento que possa diminuir vontade de consumir o tabaco?

Edilson Neiva – O simples fato de fumar é causador de diversas patologias, incluindo câncer e enfarto do miocárdio, nós nutricionistas defendemos sempre a baixa ingestão de gordura, a prática de atividade física, mas não adianta uma alimentação saudável com atividade física e continuar com o vício no fumo. O fumo levará ao surgimento da placa ateroma, que é na verdade o processo de entupimento das coronárias, então isso leva a aumentar as chances de enfarto enormemente. Eu alerto as pessoas para que parem de fumar, o SUS disponibiliza todo o tratamento com medicamentos para a pessoa deixar o cigarro.

- Você recebe muitos pacientes que engordaram devido a ansiedade?

Edilson Neiva – A grande parte dos meus pacientes tem ansiedade, um dos primeiros pontos de tê-la é às vezes ter um corpo que não aceita, está acima do peso, ter colesterol alto, que tem hipertensão ou outras doenças, até pelo fato da pessoa não ficar bem numa roupa faz com que a autoestima dela diminua.

Comente agora
20
Jul
Dietas muito restritivas podem aumentar chances de infecção
Postado por: Letícia Oliveira / 11:23h

Dietas muito restritivas, como a 5:2, em que as pessoas consomem apenas 25% das calorias diárias em dois dias da semana, podem até aumentar a longevidade, mas isso tem um custo: 20% mais chances de ter infecções. Essa é a constatação de uma pesquisa da Universidade de Bath, na Inglaterra. Os dados são do jornal Daily Mail. Especialistas descobriram que os genes das moscas de frutas que são ativados por uma infecção fúngica são muito semelhantes ou idênticos aos genes ativados em pessoas quando restringem sua dieta. Quando expostas à doença causada por fungos, as vidas das moscas foram prolongadas 14%, mas a análise de 30 mil exemplares mostrou que a susceptibilidade a outras infecções aumentou em 20%. "Sabemos que certas tensões, como a fome ou a exposição a patógenos, podem prolongar a vida e aumentar a fertilidade, mas descobrimos que, ironicamente, isso tem um porém em termos de função imunológica”, contou o professor de biologia e bioquímica Nick Priest, que liderou o estudo. “Nossos resultados não são tão surpreendentes. Sabemos há décadas que os ratos esfomeados são mais propensos a sucumbir a infecções graves.” O profissional também afirmou que há benefícios claros em dietas como a 5:2, mas é preciso pensar no longo prazo e em seus efeitos colaterais. “Isso mostra que mesmo a fonte da juventude deve vir com uma etiqueta de aviso”, finalizou.

Comente agora
20
Jul
5 motivos para se exercitar que estão além do que é mostrado pela balança
Postado por: Letícia Oliveira / 08:21h

Quilos extras, a vontade de entrar na calça jeans, ou vestir a camisa sem o desconforto da barriga, são as mudanças mais esperadas, mas levam tempo. Para ajudar a reduzir os riscos da desistência o fundador do sistema “Wellness Manager” em treinamento personalizado e diretor do Instituto do Bem Estar, presonal e coaching Giulliano Esperança nos dá outras razões que não são tão fáceis de mensurar, porém pode nos ajudar e muito a continuar na linha. Segundo Giulliano, Um olhar mais apurado e específico, vai notar áreas tão importantes como as mudanças  na pressão arterial, glicemia, colesterol, diabetes e saúde do coração. Por natureza, somos muito visuais e imediatistas, uma fraqueza que compromete a continuidade do processo de emagrecimento. Você quer a mudança na balança, como também diminuir o manequim? O personal lista outros benefícios muito importantes para nosso organismo:

1 - Você vai dormir melhor: Pessoas que praticam exercício regularmente e que possuem um bom condicionamento físico, afirmam que são capazes de adormecer mais rapidamente, dormir melhor e se sentirem menos fatigadas durante o dia, quando comparadas com pessoas sedentárias. Um estudo comparativo, identificou que corredores bem condicionados permanecem 18% de tempo a mais nas ondas lentas, durante o sono. Pesquisadores acreditam que o sono de ondas lentas ajude a restaurar e revitalizar o organismo da pessoa para o dia seguinte.

Comente agora
19
Jul
Divórcio aumenta risco de ataque cardíaco e derrame
Postado por: Letícia Oliveira / 16:51h

Tristeza e divisão de bens não são os piores problemas que um divórcio pode trazer à sua vida. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade do Arizona, o fim de um relacionamento também pode aumentar a pressão arterial e causar sérios problemas à saúde, como ataque cardíaco, derrame e problemas nos rins. As informações são do Daily Mail. O levantamento questionou 138 pessoas recém-separadas para saber como estava a qualidade do sono e acompanhar a pressão arterial delas por sete meses. Aquelas que sofriam de insônia por preocupações com o antigo relacionamento viram a pressão aumentar depois de um tempo. "Se alguém estiver passando por um divórcio e incapaz de dormir, realmente precisa de alguma ajuda para não ter problemas sérios”, alertou Kendra Krietsch, líder do projeto. “Encontramos muitas pessoas com insônia até cerca de 10 semanas após separação. No entanto, depois desse período, parece haver um efeito cumulativo ruim para o organismo”, detalhou David Sbarra, outro autor do estudo. A pressão arterial elevada triplica o risco de ataques cardíacos e derrames, além de danificar os rins e os olhos. (Terra)

Comente agora
18
Jul
Casos de gêmeos duplicam no mundo; especialistas explicam
Postado por: Anacley Souza / 16:43h

Levantamento divulgado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças, um órgão reconhecido na área da saúde, nos Estados Unidos, datado de 2012, mostrou que os nascimentos de gêmeos dobraram dos anos 1980 para cá. Essa é uma tendência mundial e que se verifica também no Brasil, diz o médico Wagner Rodrigues Hernandez, ginecologista e obstetra do setor de gestações múltiplas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A princípio, parece fácil explicar esse aumento. "Dois terços devem-se aos tratamentos de reprodução assistida", diz o médico. É que, para aumentar as chances de gravidez, os especialistas costumam implantar mais de um embrião no útero. Contudo, mesmo o número de gêmeos nascidos naturalmente –o terço restante– tem aumentado e é especialmente esse fenômeno que os pesquisadores estão tentando desvendar. De maneira geral, o nascimento de gêmeos não é um evento tão incomum: uma em cada 40 crianças que nasce no mundo é gêmea.

Comente agora
18
Jul
SAJ: Coordenador do SAMU fala sobre as denuncias de atrasos e demora no atendimento das ocorrências
Postado por: Anacley Souza / 16:07h

São inúmeras as reclamações do atendimento do SAMU em Santo Antonio de Jesus. O Coordenador Dr. Fábio Quintão falou na Rádio Recôncavo FM sobre as dificuldades que o órgão enfrenta quando vai prestar um socorro. Segundo ele, o maior problema no deslocamento para atender algumas ocorrências, se dá por conta do desenho topográfico do município que é precária. Para Quintão, a cidade atualmente comporta mais da quantidade de veículos que transitam em suas vias sem falar na falta de estrutura física de algumas ruas e bairros, “o trânsito está fluindo de forma desordenada e a pavimentações de algumas vias estão deterioradas e são estreitas”, comenta. Para o Coordenador, falta educação no trânsito, principalmente de condutores e pedestres, citando que alguns motoristas ainda têm o costume de estacionar em local inapropriado, muitas vezes em fila dupla dificultando a fluidez do tráfego, “existe muitas vielas, um fluxo grande de carros e pouco estacionamento. O trânsito é caótico em nossa cidade, nos deixando sem rota de acesso”, supra citou.  Quintão salientou que ainda existem motoristas mal educados ou desinformados que não atendem ao chamado de uma sirene de ambulância, “muitos ficam sem saber o que fazer e outros ignoram, impedindo que a ambulância possa passar com tranquilidade. Felizmente os casos de ocorrências demoradas são pequenos, mas existem algumas por conta do transito”, revela. Fábio Quintão informou ainda que uma série de protocolos é feitos durante todo o percurso que vai do atendimento telefônico a saída e chegada da ambulância em seu destino, “tudo isso é cronometrado. Tentamos resolver da melhor forma possível”, completa.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
18
Jul
SUS poderá oferecer tratamento de fadiga crônica
Postado por: Anacley Souza / 15:59h

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei que obriga o SUS a oferecer tratamento para pessoas com síndrome de fibromialgia ou fadiga crônica. A PL 6858/13, da deputada Erika Kokay (PT-DF) garante ao paciente atendimento multidisciplinar (médicos, psicólogos, nutrição e fisioterapia), acesso a exames, assistência farmacêutica e outras terapias. A fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. “Especialistas recomendam atenção multiprofissional para o tratamento da síndrome”, diz a deputada, que participou de audiência pública sobre o tema na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara sobre o tema, no ano passado. O principal sintoma é a dor difusa e crônica nos músculos e ossos, mas a pessoa pode apresentar ainda fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal e paralisia de extremidades, entre outros. O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.(Bahia Notícias)

Comente agora
18
Jul
Obesos com problemas cardíacos vivem mais, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 09:25h

Um  estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, concluiu que pessoas obesas com problemas no coração podem, na verdade, viver mais do que os pacientes magros. Os especialistas afirmaram que os riscos de ataque cardíaco e morte causada por complicações cardiovasculares é maior em pacientes sem histórico de sobrepeso. As informações são do site inglês Daily Mail. Isso acontece devido ao "paradoxo da obesidade", como dizem os médicos. Por um lado, o excesso de peso e hábitos alimentares inadequados causam o aumento dos níveis de açúcar no sangue, pressão alta, colesterol alterado e diabetes. Por outro, o tratamento para todas estas doenças exige que os pacientes consumam doses muito mais altas e frequentes de medicação para controlar a pressão sanguínea e colesterol do que as pessoas magras que não têm nenhum destes diagnósticos. Assim, estes remédios acabam por "proteger" o coração, mesmo que ele tenha sido danificado anteriormente pelo excesso de gordura.

Comente agora
18
Jul
Especialistas debatem consequências do uso de anabolizantes pelos jovens
Postado por: Anacley Souza / 08:02h

Um estudo do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), instituição ligada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostrou que em 2011, 1,4% dos estudantes do Brasil colocaram a saúde em risco para ganhar músculos. Em 2004, primeiro ano pesquisado, o índice era de 0,8%, um aumento de 75% em seis anos.  Nessa quinta-feira (17/6), uma mesa redonda, com participações de estudantes do ensino médio, professores de educação física, nutricionista, personal trainer e atleta de bodybuilder reacendeu as discussões sobre o uso de substâncias que têm como fim a “busca pelo corpo perfeito”. Foram discutidos temas como: momento adequado para os jovens iniciarem a musculação; a influência da alimentação nos resultados da musculação e na vida; os efeitos dos anabolizantes no desempenho físico e a individualidade biológica. Para um dos incentivadores do projeto, o professor de educação física, Tarcisio Barreto, a necessidade de apresentar a realidade de atletas para os alunos, surgiu das discussões em sala de aula. “Esses estudantes de ensino médio estão vivendo uma época de estouro do fitness, e estão procurando cada vez mais o esporte, a atividade física, e a musculação. Muitas vezes eles se espelham em famosos e nas fotos das revistas, e a realidade, é muito diferente disso.

Comente agora
18
Jul
Ex-volante do Peixe e da Seleção, Zito sofre AVC e é internado em Santos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:06h

O ex-jogador do Santos e da seleção Brasileira José Ely de Miranda, o Zito, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e está internado desde a última quarta-feira no hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos. Campeão mundial pelo Alvinegro Praiano e pela Seleção, o ex-volante, que completa 82 anos em agosto, passou por um exame de tomografia e o resultado deve sair nesta sexta-feira. Um novo boletim médico deve ser passado para a família por volta das 17h30. Em nota, o Santos comunicou que torce pela rápida recuperação do ex-jogador. O clube ainda informou que o ídolo deverá permanecer no hospital até a próxima terça ou quarta-feira, de acordo com os médicos. O Peixe também se colocou à disposição da família e do ex-volante. Zito iniciou a carreira no Taubaté, clube do interior de São Paulo e chegou ao Santos em 1952, onde atuou até 1967, quando se aposentou. Em 15 anos atuando pelo Peixe, ele disputou 727 jogos e marcou 57 gols. No clube, recebeu o apelido de Gerente e era considerado o líder numa equipe recheada de craques como Pelé, Pepe e Coutinho. Entre dezenas de títulos, foi bicampeão da Libertadores e Mundial em 1962 e 1963. Pela seleção brasileira, o ex-volante estreou em 1956. Ele se sagrou campeão mundial nas Copas do Mundo de 1958 e 1962, quando marcou seu único gol pelo Brasil, contra a Tchecoslováquia. Zito ainda participou do Mundial de 1966. 

Comente agora
17
Jul
Fragilizado, Maguila se alimenta somente através de sonda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:38h

O ex-lutador Maguila, 56 anos, internado há três meses na Santa Casa de Misericórdia, de São Paulo, se alimenta somente por sonda. O "Brasil Urgente", da Band, fez imagens do ex-pugilista na unidade médica em que ele parece visivelmente abaixo do seu peso. Maguila sofre com Mal de Alzheimer. O ex-pugilista tem dificuldades para andar. Ele chegou a comparecer ao enterro do narrador Luciano do Valle, sendo hospitalizado pouco depois. A assessoria de imprensa do hospital informou que não tem autorização da esposa de Maguila, Irani Pinheiro, para divulgar o estado de saúde dele. Ela disse à reportagem que o marido está abandonado e muito magro. "Ele se alimenta apenas por sondas", explicou. "Está no quarto sozinho, onde faz atividades e tem acompanhamento de fonoaudiólogo, nutricionista. Visito ele semanalmente e saio triste de lá, porque ouço ele triste falando que quer comer feijão, carne", relatou. (Correio)

Comente agora
17
Jul
Donos de cachorro agem como se fossem 10 anos mais jovens
Postado por: Letícia Oliveira / 13:48h

Os cachorros são conhecidos como os melhores amigos do homem e agora também como rejuvenescedores. Segundo uma pesquisa da St Andrews University, na Escócia, simplesmente ter um cachorro atrasa o relógio biológico, já que a companhia de um pet pode fazer o dono agir como se tivesse 10 anos a menos. As informações são do site inglês Daily Mail. "Se você tem um cachorro em casa, seu nível de atividade física é equivalente ao de uma pessoa 10 anos mais jovem. Isso pode não acrescentar uma década à sua vida, mas com certeza é muito benéfico porque tem a ver com levantar, sair e se movimentar", explica o responsável pelo estudo Dr. Zhiqiang Feng. Donos de cachorros tendem a se movimentar 12% a mais do que quem não tem um cachorro em casa. Além dos benefícios físicos, a companhia dos cachorros também faz bem para a saúde mental das pessoas.

Comente agora
17
Jul
Vitamina B3, usada para reduzir colesterol, traz risco de morte
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:51h

A niacina, conhecida como vitamina B3, usada para reduzir o risco de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com colesterol alto, também traz risco de morte, revelou um amplo estudo internacional divulgado nesta quarta-feira. Por este motivo, a maioria das pessoas deveria parar de usar este suplemento popular, destacou em editorial a revista New England Journal of Medicine, que publicou simultaneamente os resultados da prova. A niacina ganhou popularidade nos últimos 50 anos e é usada principalmente para elevar o nível de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), também conhecido como colesterol bom. No entanto, um estudo feito durante quatro anos com pessoas entre os 50 e os 80 anos, com colesterol elevado, revelou não haver benefícios que se traduzissem em uma redução da taxa de infartos ou AVCs. Foram estudadas 25.673 pessoas, todas já tinham tomado estatinas para reduzir o colesterol. Além disso, algumas tomavam niacina e laropiprant (um medicamento que reduz a vermelhidão do rosto causado pelas altas doses de niacina). Outras tomaram um placebo.

Comente agora
17
Jul
Segundo Especialistas, Aids cresce por país não focar jovens e gays
Postado por: Anacley Souza / 10:20h

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quarta-feira mostrou que os novos casos de infecção pelo HIV caíram 38% nos últimos doze anos no mundo, mas cresceram 11% nos últimos oito anos entre os brasileiros. De acordo com especialistas os dados referentes ao Brasil merecem atenção. "Os jovens hoje não viram a epidemia que aconteceu há trinta anos e se esqueceram da importância de usar o preservativo. Precisamos trabalhar com eles, especialmente com os homossexuais, e fazer com que a sociedade permita que eles exerçam sua sexualidade de forma segura", diz Georgiana Braga, diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). Para o infectologista Esper Kallás, professor da Faculdade de Medicina da USP e médico do Hospital Sírio-Libanês, as estratégias de combate à aids sempre podem melhorar. "Uma campanha de camisinha no carnaval não atinge todos os públicos. É preciso ter políticas para grupos específicos, como homens que fazem sexo com outros homens e profissionais do sexo", afirma.

Crescimento relativo — Com relação à comparação com o resto do planeta, os dois especialistas concordam que os dados devem ser relativizados. 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com