Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Arlindo Cruz permanece em estado grave, mas tem a sedação reduzida

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 23:15h
Arlindo Cruz permanece em estado grave, mas tem a sedação reduzida

Estado de saúde do sambista Arlindo Cruz permanece grave, porém estável. Segundo boletim divulgado nesta terça-feira (28). A sedação do cantor vem sendo reduzida com o objetivo de manter o controle da pressão arterial e o quadro neurológico do paciente ainda inspira cuidados. Arlindo está internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio há 12 dias após sofrer um AVC e ainda não há previsão de alta. Apesar de seu estado ainda ser considerado grave, o cantor já responde a alguns estímulos, segundo Arlindo Neto, filho do cantor. Ele publicou na última quinta-feira (23), em uma rede social, que o pai o pai conseguiu abrir a boca, respondendo a um pedido da mulher, Babi. De acordo com outra publicação feita por Arlindo Neto, na noite da última segunda-feira (27), Arlindo Cruz permaneceu 24 horas com a pressão arterial estabilizada.

Comente agora

Anti-inflamatórios aumentam risco de infarto, diz estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 28/03 22:24h
Anti-inflamatórios aumentam risco de infarto, diz estudo

Um novo estudo publicado recentemente pela revista científica European Heart Journal apontou que medicamentos utilizados para combater dores e inflamações podem colocar em risco a saúde do coração. A pesquisa apontou que o uso dos anti-inflamatórios não-esteroides, conhecidos pela sigla AINEs, diclofenaco e ibuprofeno está associado a um aumento no risco de infarto. Não é a primeira vez que essa categoria de remédios é relacionada à ocorrência de eventos cardíacos graves. Em setembro passado, outro levantamento associou os AINEs a um risco aumentado de insuficiência cardíaca. Para o estudo atual, os pesquisadores analisaram as paradas cardíacas registradas na Dinamarca em um período de nove anos, entre 2001 e 2010. Do total de 29 mil pessoas que sofreram uma parada cardíaca, 3 mil delas haviam utilizado um anti-inflamatório desse tipo até 30 dias antes do ataque — o que equivale a 12% do total. O levantamento mostrou que os mais consumidos naquele país antes do evento cardiovascular eram o ibuprofeno (51%) e o diclofenaco (21%). O estudo apontou ainda que o aumento do risco de parada cardíaca com o uso do ibuprofeno supera os 30%, enquanto o uso do diclofenaco pode aumentar a incidência em 50%. Os especialistas alertam que aqueles que têm diagnóstico de doença cardiovascular, como hipertensão, devem ter cuidado redobrado. “Permitir que esses medicamentos sejam adquiridos sem receita médica e sem qualquer conselho ou restrição envia uma mensagem ao público que eles estão seguros”, disse Gunnar Gislason, coautor do estudo em uma nota reproduzida pela Sociedade Europeia de Cardiologia.

Comente agora

Academia Nacional de Medicina promove Jornada sobre Cirurgia das Metástases

Saúde  Postado por Anacley Souza - 28/03 21:45h
Academia Nacional de Medicina promove Jornada sobre Cirurgia das Metástases

A primeira Jornada de Cirurgia de 2017, na Academia Nacional de Medicina, foi dedicada à Cirurgia das Metástases. O projeto, idealizado pelo Acadêmico José de Jesus Peixoto Camargo e encampado pelo Presidente Francisco Sampaio, tem como objetivo apresentar o estado da arte da cirurgia em diversos campos. A Jornada, realizada no Anfiteatro Miguel Couto, contou com a presença de Acadêmicos, estudantes, residentes e profissionais da área da Saúde. A primeira apresentação foi realizada pelo Dr. Giovani Guido Cerri (USP), que discorreu sobre “A Contribuição da Imagética na Avaliação das Metástases”, apresentando os aspectos radiológicos de diversos tipos de metástase, dando destaque para as metástases abdominais. Sobre estas, avaliou que o padrão radiológico é muito amplo, e que não existe um único método a ser utilizado. A região é caracterizada por apresentar vísceras ocas, sólidas e grande quantidade de partes moles, o que facilita o aparecimento de lesões metastáticas em órgãos como fígado, pâncreas, baço, rins e alças intestinais. Apontou a imagética molecular como uma das grandes revoluções da área, possibilitando caracterizar e quantificar de processos biológicos normais ou patológicos em nível celular e molecular. Destacou que uma das maiores vantagens da utilização destes métodos é a detecção precoce de alterações teciduais e a possibilidade da implantação de uma medicina personalizada, além do desenvolvimento de novas drogas.

Comente agora

Dicas Adeque Nutri: Deterioração microbiana de alimentos – Carnes e derivados

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 21:36h
Dicas  Adeque Nutri: Deterioração microbiana de alimentos – Carnes e derivados

O que é um alimento deteriorado?

Alimento deteriorado é aquele que sofreu danos por agentes biológicos, físicos ou químicos e que se torna impróprio para consumo humano.

O que são agentes biológicos, físicos e químicos?

Biológicos: bactérias, vírus, fungos, parasitas, toxinas.

Físicos: fragmento de vidro, metal e madeira e outros objetos que possam causar dano físico ao consumidor.

Químicos: pesticidas, herbicidas, contaminantes tóxicos orgânicos, antibióticos, promotores de crescimento, aditivos alimentares tóxicos, lubrificantes, tintas, desinfetantes, metais pesados, alérgenos, toxinas naturais.

Quais as principais alterações que podem ser observadas em carnes deterioradas?

Comente agora

Governo cogita importar vacina contra febre amarela

Saúde  Postado por Anacley Souza - 28/03 19:46h
Governo cogita importar vacina contra febre amarela

O governo federal cogita importar vacinas contra a febre amarela para evitar que a doença chegue às áreas urbanas. A informação é do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que, no entanto, garante que a situação está sob controle. “Estamos controlando bem a febre amarela. Já distribuímos 20 milhões de doses extras de vacina. Estamos com plena capacidade de produção da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Inclusive, se precisar, importaremos vacina. Mas não é o caso”, disse o ministro, nesta terça-feira (28), em seminário organizado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, na capital paulista. De acordo com Barros, o governo tem combatido e controlado os focos em estados sob risco de transmissão, como Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Ele apela à população fora do mapa de risco para que evite procurar postos de saúde em busca de vacinas: “Onde não há risco, não há necessidade de correr para o posto de saúde”, explicou. Com informações do Estadão Conteúdo.

Comente agora

O consumo de frutas determinou a formação do cérebro humano

Saúde  Postado por Anacley Souza - 28/03 19:19h
O consumo de frutas determinou a formação do cérebro humano

Nosso cérebro, grande e poderoso, provavelmente foi desenvolvido graças à ingestão de frutas. De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Ecology & Evolution, comer frutas foi um passo-chave e forneceu a energia necessária para o desenvolvimento de cérebros mais volumosos. “Foi assim que conseguimos esses cérebros enormes”, disse Alex Decasien, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. No estudo, os pesquisadores observaram os alimentos básicos de mais de 140 espécies de primatas e concluíram que suas dietas não mudaram muito ao longo da evolução recente. Os resultados mostraram que os animais que se alimentam de frutas têm cérebros cerca de 25% maiores do que aqueles que ingerem principalmente folhas. A descoberta questiona a teoria que prevaleceu desde meados da década de 1990, segundo a qual os cérebros maiores se desenvolveram a partir da necessidade de sobreviver e se reproduzir em grupos sociais complexos. Para Decasien, os desafios de viver em grupo podem ter contribuído para o desenvolvimento da inteligência, mas não foram encontradas associações entre a complexidade da vida social dos primatas e o tamanho dos seus cérebros. Por outro lado, a ingestão de frutas estava fortemente correlacionada com a dimensão do órgão.

Comente agora

Ministério da Saúde inclui ayurveda, quiropraxia, ioga e shantala entre as práticas no SUS

Saúde  Postado por Anacley Souza - 28/03 18:09h
Ministério da Saúde inclui ayurveda, quiropraxia, ioga e shantala entre as práticas no SUS

Portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União, incluiu 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Em janeiro, o ministério havia anunciado que esses procedimentos seriam oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fram incluídas na PNPIC, segundo a portaria nº 849 desta terça-feira, a arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementar e do Ministério da Saúde foi criada em 2006 e instituiu no SUS abordagens da medicina alternativa, como fitoterapia, acupuntura, homeopatia, entre outras. Cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica. No entanto nem todas as cidades oferecem a totalidade das terapias que constam no PNPIC, pois cada município pode optar por práticas em que há demanda. De acordo com o Ministério da Saúde, desde a criação em 2006 da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, mais de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer terapias alternativas. Entenda as novas práticas incluídas no SUS: 

  1. Arteterapia: uso da arte como parte do processo terapêutico.
  2. Ayurveda: busca a cura para os males do corpo e da mente na natureza.
Comente agora

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 16:15h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Farmô, fórmulas farmacêuticas inovadoras que facilitam a sua vida em S. A. de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 16:10h
Farmô, fórmulas farmacêuticas inovadoras que facilitam a sua vida em S. A. de Jesus

A Farmô não para de pensar em você, desenvolvendo sempre Fórmulas Farmacêuticas inovadoras que facilitam a sua vida. Os comprimidos sublinguais são uma ótima opção para tratamentos especiais e de fácil absorção, dispensam água e promovem uma sensação agradável.

Farmô,  Fórmulas para viver bem!

Endereço: Praça Madre Maria do Rosário, nº 91, Centro - Santo Antônio de Jesus - BA

Telefone: (75) 3632-0325
Whatsapp: (75) 98819-8042

Comente agora

Participe da promoção 'Recarga Premiada' da Farmácia Real e concorra a R$ 100 reais em compras

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 15:55h
Participe da promoção 'Recarga Premiada' da Farmácia Real e concorra a R$ 100 reais em compras

Confira a baixo as promoções da Rede de Farmácia Real em Santo Antônio de Jesus:

PROMOÇÔES

Recarga premiada:

Recarregando seu celular no valor acima de R$ 10,00 em qualquer operadora o cliente ganhará um cupom para concorrer uma quantia de R$ 100,00 em compras

Produtos:

  • Desodorante Aerosol Axe R$ 8,85
  • Fralda Bigfral geriátrica R$ 19,99

Aferição de pressão grátis

Atendimento de segunda à sábado

Endereço: Avenida Juracy Magalhães - Bairro Nossa Senhora das Graças (ao lado do Mercadão)

Veja a baixo foto da ganhadora Recarga Premiada

Comente agora

Comissão de Ética adverte ministro da Saúde por infração durante campanha eleitoral

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 12:49h
 Comissão de Ética adverte ministro da Saúde por infração durante campanha eleitoral

Por considerar que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, cometeu infração ética durante a campanha eleitoral em setembro de 2016, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República advertiu o ministro. Segundo informações da Agência Brasil, Barros não registrou que viajaria para Curitiba e Apucarana, no Paraná, onde participou das campanhas para prefeito. De acordo com a comissão, ele se aproveitou do cargo de ministro para fazer "promessas indevidas". Barros teria criado expectativas de que haveria a realização de obras e transferências de verbas se determinado candidato fosse eleito. Como ministro, ele não é proibido de participar de campanhas políticas desde que registre os compromissos em agenda, o que não foi feito. Sem contar que uma autoridade não pode usar seu cargo para prometer vantagens à população mediante a eleição de um determinado candidato. Em resposta à advertência, o ministro negou ter agido de forma antiética. "O ministro Ricardo Barros reafirma que exerce suas funções de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pelos órgãos de controle para agentes públicos e políticos", justificou em nota. (BN)

Comente agora

Saiba como treinar o seu cérebro contra a vista cansada

Saúde  Postado por Anacley Souza - 27/03 22:15h
Saiba como treinar o seu cérebro contra a vista cansada

Uma nova forma de treinamento visual pode retardar o aparecimento da presbiopia, condição popularmente conhecida como vista cansada. O problema consiste na perda do foco da ‘visão de perto’, atrapalhando atividades diárias como leitura, e ocorre devido ao envelhecimento. De acordo com estudo publicado no periódico científico Journal of Vision, fazer exercícios de desempenho visual, de forma contínua, também pode reduzir os sintomas. A melhoria do desempenho visual é resultado de treinos com determinados estímulos. O principal mecanismo utilizado baseia-se na observação de imagens, conhecidas como filtros de Gabor, em diferentes situações. Os filtros de Gabor estimulam, de forma otimizada, a parte do cérebro responsável pela visão. Grande parte do treinamento envolve a tentativa de observar os filtros colocados entre pequenas distâncias. O espaçamento entre eles é alterado, o contraste do alvo é reduzido e as imagens são piscadas em uma tela por frações de segundo, dificultando a visualização . Alguns especialistas expressaram ceticismo quanto a eficácia, mas outra série de estudos forneceu provas de que ele pode melhorar a acuidade visual, sensibilidade ao contraste e velocidade de leitura. Um estudo, publicado na revista Nature, também examinou funções do próprio olho e descobriu que nenhuma dessas melhorias se deram por conta de alterações oculares, mas sim do cérebro.

Comente agora

Anvisa suspende venda de bebida energética

Saúde  Postado por Anacley Souza - 27/03 19:29h
Anvisa suspende venda de bebida energética

Todos os lotes da bebida D Dopamina Mindful Drink 269 ml tiveram fabricação, distribuição e comercialização suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27). A bebida energética a base de tirosina, taurina e cafeína, fabricada e envasada sob licença de Cervejaria Cidade Imperial Petrópolis Ltda., por conter tirosina, necessitava de avaliação sanitária. Além da proibição, a agência determinou que a empresa Newage Indústria de Bebidas Ltda. promova o recolhimento do estoque existente no mercado dos produtos em questão. A Anvisa recebeu um Ofício que revoga a RE 3002/16, que proibiu a fabricação do produto cosmético Let Me Be. A revogação foi feita pela 1° Vara Cível da Comarca de Marília, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Com informações do Portal Brasil.

Comente agora

Em seis anos, Brasil desativou mais de 10 mil leitos pediátricos, diz entidade

Saúde  Postado por Anacley Souza - 27/03 18:12h
Em seis anos, Brasil desativou mais de 10 mil leitos pediátricos, diz entidade

Mais de 10 mil leitos de internação em pediatria clínica – destinados a crianças que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas – foram desativados na rede pública de saúde nos últimos seis anos. É o que revela levantamento divulgado nesta segunda-feira (27) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os números mostram que, em 2010, o país dispunha de 48,3 mil leitos pediátricos para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS). Já em novembro passado (último dado disponível), o total baixou para 38,2 mil – uma queda de cerca de cinco leitos por dia. Ainda segundo o estudo, 40% dos municípios brasileiros não têm nenhum leito de internação desse tipo. Das 5.570 cidades do Brasil, 2.169 não têm nenhum leito. Entre as que possuem pelo menos uma unidade de terapia intensiva infantil, um terço tem menos de cinco leitos em todo o território municipal e 66 contam com apenas um leito. “A título de dimensionamento, vale citar que só a cidade de São Paulo (SP) tem leitos em quantidade equivalente a oferecida atualmente em mais de 780 municípios de pequeno porte”, destacou a entidade.

Atrasos no diagnóstico – As informações foram levantadas por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e, de acordo com a SBP, preocupam especialistas. A redução do número de leitos, segundo a entidade, tem impacto direto no atendimento, provocando atrasos no diagnóstico e no início do tratamento de uma população que vem aumentando.

Comente agora

Dieta sem glúten pode desenvolver diabetes, conclui estudo de Harvard

Saúde  Postado por Débora Ayane - 27/03 16:35h
Dieta sem glúten pode desenvolver diabetes, conclui estudo de Harvard

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA) alerta que pessoas sem doença celíaca (sensibilidade ao glúten) que adotam uma dieta sem glúten têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Segundo o líder da pesquisa, o pesquisador Geng Zong, o risco aumenta em 13% quando o consumo diário da substância é menor que 4 gramas.Participaram do estudo 200 mil voluntários e durou mais de 30 anos (entre 1984 e 1990 e depois 2010 a 2013), que ingeriam menos de 12 gramas de glúten por dia. Aqueles que consumiram uma maior quantidade de glúten apresentaram menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Um dos motivos para o desenvolvimento de diabetes, segundo o estudo, é que ao excluir a proteína das refeições, as pessoas pesquisadas apresentavam baixo consumo de fibras, essenciais para prevenir picos de açúcar no sangue. “Alimentos sem glúten têm frequentemente menos fibra diabética e outros micronutrientes, tornando-os menos nutritivos, mas muitas vezes mais caros”, explica Zong. “Por isso, pessoas que não são celíacas devem reconsiderar a restrição para prevenir futuramente doenças crônicas.” A exclusão do glúten da dieta se tornou moda após algumas celebridades, como Gwyneth Paltrow e Victoria Beckham, afirmarem que não consumiam alimentos com a proteína encontrada em alimentos como trigo, centeio, cevada e aveia.(N. ao Minuto)

Comente agora

Hemóvel atende em shopping de Salvador e faculdade de Lauro de Freitas até a próxima sexta (31)

Saúde  Postado por Débora Ayane - 27/03 15:10h
Hemóvel atende em shopping de Salvador e faculdade de Lauro de Freitas até a próxima sexta (31)

A unidade móvel da Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), mais conhecida como Hemóvel, escolheu pontos especiais para realizar a campanha de coleta externa. O veículo estará em um shopping da capital baiana e uma faculdade da região metropolitana de Salvador. A partir desta terça-feira (28) e até sexta-feira (31), os interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea podem ir na Faculdade Unime, em Lauro de Freitas, ou no piso G1 da entrada principal do Salvador Shopping, sempre das 8h às 17h. De acordo com a fundação, a ação tem o objetivo de aproximar os candidatos à doação, além de aumentar o número de bolsas de sangue coletadas e sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Os interessados em se candidatar como doadores de medula óssea também poderão aproveitar a presença do ônibus para fazer o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Nos dias de atendimento, o Hemóvel precisa interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.(R7)

Comente agora

Procura por repelentes pelas gestantes do Bolsa Família tem sido abaixo do esperado

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/03 08:30h
Procura por repelentes pelas gestantes do Bolsa Família tem sido abaixo do esperado

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que apenas 63 gestantes se dirigiram ao Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar) para retirada de repelentes nos primeiros três dias de distribuição. A estratégia, voltada a participantes do Bolsa Família, foi iniciada na última quarta-feira (22), com o objetivo de prevenir o contágio de arboviroses. A expectativa inicial da secretaria era atender 500 mulheres por dia. "É muito importante que as gestantes verifiquem a programação para recebimento dos repelentes e compareçam à sede da Semps, sempre no período da tarde, das 13h às 17h. A procura ainda é pequena, por isso estamos intensificando a divulgação para a comunidade por meio dos veículos de comunicação e dos agentes comunitários nos bairros", alertou Adriana Miranda, coordenadora de Atenção Primária da SMS. Para retirada do produto, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família e caderneta da gestante. É possível consultar o calendário de distribuição no site da secretaria.

Comente agora

Dicas Adeque Nutri: A importância da rotulagem nutricional

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/03 17:05h
Dicas  Adeque Nutri: A importância da rotulagem nutricional

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Rotulagem nutricional é toda informação contida nos rótulos destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento. É obrigatório a descrição do valor energético e dos seguintes nutrientes: Carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio.O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado no Brasil desde 2001. A Resolução ANVISA RDC 360/03 torna obrigatória a rotulagem nutricional baseada nas regras estabelecidas com o objetivo principal de atuar em benefício do consumidor e ainda evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Estudos que envolvem a área da nutrição e sua relação com estratégias para a redução dos riscos de doenças crônicas, comprovam a importância da rotulagem nutricional de alimentos para a promoção da alimentação saudável. A Política Nacional de Alimentos e Nutrição definiu a rotulagem nutricional como uma das estratégias para a redução dos índices de sobrepeso, obesidade e doenças crônico-degenerativas associadas aos maus hábitos alimentares da população.

Comente agora

Primeiro transplante de cabeça da humanidade tem data marcada

Saúde  Postado por Willyam Reis - 26/03 14:18h
Primeiro transplante de cabeça da humanidade tem data marcada

O primeiro transplante de cabeça da humanidade teve a data confirmada para dezembro deste ano. Em oito meses, a cirurgia inédita será conduzida pelo italiano Sergio Canavero. O neurocirurgião, que é diretor do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turin, coordenará uma equipe de outros 150 médicos e enfermeiras. A intervenção, que vem sendo planejada há 30 anos, será realizada em Valery Spiridonov. O russo sofre de uma rara e terminal atrofia muscular na espinha. Para continuar vivendo, ele precisa de um novo corpo. O plano do Dr. Canavero é conectar a cabeça de Spiridonov em um corpo de uma pessoa que teve morte cerebral. Antes disso, a cabeça do paciente será resfriada a uma temperatura de -15ºC. A cabeça do russo será conectada a cada nervo da coluna do corpo do doador. Segundo os diversos artigos escritos por Sergio Canavero, a fusão será feita com 'polietileno glicólico' e por meio de estímulos elétricos. O preço desta megacirurgia foi estipulado em US$ 11 milhões. O tempo de duração previsto é de 36 horas. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Anvisa decide sobre reajustes e preços dos remédios vão aumentar

Saúde  Postado por Willyam Reis - 26/03 09:27h
Anvisa decide sobre reajustes e preços dos remédios vão aumentar

Prepare o seu bolso porque vem aumento por aí. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu sobre os percentuais de aumento nos preços de medicamentos. Os valores já mudam no mês que vem. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o percentual de reajuste dos remédios patenteados pode chegar a 4,76%, enquanto os genéricos e aqueles que não exigem prescrição, terão aumento em até 4,76%. Os demais serão reajustados em 3,06%. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

SAJ: Secretário afirma que desvios de conduta dos motoristas que levam pacientes para Salvador serão investigados

Saúde  Postado por Débora Ayane - 26/03 00:33h
SAJ: Secretário afirma que desvios de conduta dos motoristas que levam pacientes para Salvador serão investigados

Ao repórter Reginaldo Silva, o secretário de Saúde do Município de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leandro Lobo comentou sobre os planejamentos acerca do transporte de pacientes para o Tratamento Fora de Domicilio (TFD) em Salvador, alvo de reclamações da população. O Secretário de Saúde falou nesta sexta-feira (24), sobre a rotina desses atendimentos e as orientações em sua pasta, e afirmou que está sendo padronizado o funcionamento do transporte fora de domicilio com os condutores e estabelecendo a prioridade dos casos complexos. “Convocamos a todo o momento eles para dar um padrão cada vez mais constitucional e de acolhimento aos nossos pacientes, e haverá planejamento maior que estou discutindo praticamente todos os dias com o prefeito qual seria a melhor forma de como ficará o acolhimento desses pacientes”, disse. Segundo ele, já há um processo em curso para recompor a frota de carros da secretaria, estão sendo estudadas e discutidas estratégias para planejar melhor a saúde. “Em relação à Casa de Apoio, temos que entender o centro de custo, quais os profissionais que estarão implicados e observaremos se há tanto acolhimento e qualidade, e se possível, economicidade”, disse. Devido à reclamação de pacientes terem sido abandonados em Salvador pelos motoristas, o secretário garantiu que tais desvios de conduta serão investigados.

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora

Leitos psiquiátricos no SUS diminuíram quase 40% em 11 anos

Saúde  Postado por Willyam Reis - 25/03 15:13h
Leitos psiquiátricos no SUS diminuíram quase 40% em 11 anos

O Conselho Federal de Medicina divulgou nesta terça (21) levantamento em que mostra que o SUS fechou 85 hospitais e quase 16 mil leitos psiquiátricos nos últimos 11 anos. Segundo a entidade, das 40.942 unidades psiquiátricas existentes em 2005, restavam 25.097 em dezembro de 2016, o que representa redução de 38,7% na oferta de leitos psiquiátricos. As informações são da Agência Brasil. De acordo com o balanço da entidade médica, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais perderam ao todo 13.500 vagas e apresentaram o maior índice absoluto de fechamento de leitos. Já em termos proporcionais, os estados com maior perda foram Tocantins, que registrou queda de 91% na oferta de leitos, Espírito Santo (78%) e Pernambuco (64%). O documento aponta que houve redução de 37% no número de estabelecimentos que prestam serviços especializados em saúde mental. De 228 locais existentes em 2005, restaram 143 em dezembro do ano passado.

Comente agora

90% dos brasileiros estão protegidos contra falta de iodo, diz pesquisa

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/03 12:22h
90% dos brasileiros estão protegidos contra falta de iodo, diz pesquisa

Mais de 90% dos brasileiros estão protegidos contra distúrbios por deficiência de iodo, como o bócio, cretinismo e comprometimento mental, conforme resultados da Pesquisa Nacional para Avaliação do Impacto da Iodação do Sal. Só 9,7% apresentam déficit desse nutriente no organismo, dos quais apenas 0,5% tem déficit grave, enquanto nos demais ele é moderado ou leve. O resultado pode dar ao Brasil a certificação de erradicação virtual de doenças causadas por deficiência de iodo. De outro lado, a pesquisa mostrou que 44,6% da população consome iodo em quantidade acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A fortificação do sal com iodo é uma política pública iniciada na década de 1950 e o monitoramento subsidia as revisões na taxa de iodação quando necessárias. A pesquisa, concluída em 2016, avaliou a presença de iodo na urina de cerca de 19 mil estudantes com idade entre seis e 14 anos de escolas públicas e privadas em 477 municípios. Foram analisados os dados coletados em duas fases, a primeira entre 2008 e 2009, a segunda entre 2013 e 2014. O resultado mostrou que 9,7% das amostras tinham déficit, sendo 6,9% considerados leves. Outros 20,4% tinham taxa de iodo adequada e 69,8% apresentaram o nutriente em excesso - acima de 200 microgramas por litro.

Comente agora

Estudo descobre gene que protege feto do diabetes materno durante gestação

Saúde  Postado por Willyam Reis - 25/03 07:30h
Estudo descobre gene que protege feto do diabetes materno durante gestação

Pesquisadores espanhóis descobriram um gene presente nos embriões que tem a capacidade de proteger o feto de más-formações relacionadas ao diabetes da mãe. Os cientistas apontaram que o aumento de glicose no sangue da mãe provoca a produção excessiva de radicais livres nas células do embrião, "o que gera estresse oxidativo com o conseguinte dano e morte celular". No entanto, ao detectar os níveis altos de glicose, o gene Alx3 se ativa nas células embrionárias. "Se inicia a síntese de uma proteína reguladora codificada por este gene, cujo papel é estimular a atividade de um conjunto de genes diferentes responsáveis da produção de enzimas que eliminam os radicais livres para fazer frente ao estresse oxidativo", explicou o diretor do estudo e pesquisador do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Diabetes e Doenças Metabólicas Associadas (Ciberdem), Mario Vallejo. Segundo o G1, o estudo apontou ainda que o Alx3 anormalmente inativo faz com que os genes não sejam estimulados, o que leva à má-formação. (BN)

Comente agora

Procura por repelentes pelas gestantes do Bolsa Família tem sido abaixo do esperado

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/03 22:58h
Procura por repelentes pelas gestantes do Bolsa Família tem sido abaixo do esperado

A entrega de repelentes para gestantes do Programa Bolsa Família em Salvador iniciou na última quarta-feira (22) no Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar), situado na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio. No entanto, nos três primeiros dias, apenas 63 gestantes buscaram o serviço para retirada do produto. Número muito abaixo do esperado, que era de 500 mulheres por dia. “É muito importante que as gestantes verifiquem a programação para recebimento dos repelentes e compareçam à sede da Semps, sempre no período da tarde, das 13h às 17h. A procura ainda é pequena, por isso estamos intensificando a divulgação para a comunidade por meio dos veículos de comunicação e dos agentes comunitários nos bairros”, alerta Adriana Miranda, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde. Para facilitar o acesso das beneficiárias, a Secretaria Municipal da Saúde, conjuntamente com a Semps, criou uma programação de atendimento de acordo com o último Número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão do Bolsa Família do titular do benefício. É obrigatório para a retirada dos repelentes documento de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família e a caderneta da gestante. A programação baseada no NIS pode ser consultada no site da Secretaria Municipal de Saúde.

Comente agora

Brasil confirma 492 casos de febre amarela e 162 mortes pela doença

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/03 18:29h
Brasil confirma 492 casos de febre amarela e 162 mortes pela doença

O Ministério da Saúde confirmou 492 casos de febre amarela nesta sexta-feira (24). Os números são referentes ao início do surto, em dezembro do ano passado, até a última quinta (23). Foram recebidas, ao todo, 2.104 notificações da doença, sendo que 1.101 casos ainda estão sendo apurados. De acordo com o G1, 162 mortes foram registradas até o momento e 95 seguem sob investigação. Minas Gerais foi o estado com o maior número de casos confirmados da doença. Ao todo, foram 375 ocorrências. Espírito Santo teve 109 confirmações e São Paulo, 5. O Rio de Janeiro, estado mais recente a aparecer na lista, tem 3 casos confirmados até o momento.

Comente agora

Amamentação protege a mulher contra o câncer de mama

Saúde  Postado por Débora Ayane - 24/03 17:07h
Amamentação protege a mulher contra o câncer de mama

Muitas das escolhas associadas à vida da mulher moderna, como a maternidade tardia, a opção por não ter filhos ou a redução no período de amamentação dos bebês, podem favorecer o desenvolvimento do câncer de mama, de acordo com a literatura médica. Mas a maioria da população paulistana ainda desconhece essa realidade. É o que mostram os resultados inéditos de um quiz sobre a doença que foi aplicado aos passageiros de algumas das estações de metrô mais movimentadas da cidade, no último Outubro Rosa. Participaram do teste 270 passageiros. Nessa amostra, apenas 22% das mulheres e 19% dos homens consideram verdadeiro afirmar o aleitamento materno ajuda a proteger a mulher contra o câncer de mama. Na divisão por faixa etária, essa porcentagem cai para 9% entre a população de 40 a 49 anos. Já entre os participantes de 19 a 29 anos foi verificada a melhor taxa de conhecimento sobre essa questão, que ainda assim se mostrou baixa: 30% dessas pessoas apontaram a importância da amamentação como fator protetor para a mulher.

Comente agora

SAJ: Lotada, HMLA está impossibilitada de abrigar novos bebês no berçário, informa diretora médica

Saúde  Postado por Débora Ayane - 24/03 16:38h
SAJ: Lotada, HMLA está impossibilitada de abrigar novos bebês no berçário, informa diretora médica

O Hospital e Maternidade Luís Argolo de Santo Antônio de Jesus, a única casa de parto que atende a região, está impossibilitada de abrigar novos bebês no berçário. Por meio de entrevista a Rádio Andaiá FM nesta sexta-feira (24), a diretora médica Dra. Jussara Argolo afirmou que o berçário está em lotação máxima, sendo que a capacidade por contratualização é de 6 crianças por dia, mas agora está acolhendo o dobro, “temos uma capacidade de 6 berços aquecidos e incubadoras, e estamos com 12 crianças no berçário com os 6 berços extras e já não tenho mais ponto de oxigênio. Então, mesmo que seja uma mãe com criança a termo, eu não tenho garantias que esse bebê não venha precisar em suas primeiras horas de vida de um berço ou o uso de oxigênio”, disse. A diretora médica disse ter conversado com as gestantes que já estão lá, comunicou a Delegada de Conselho de Medicina, a Central de Regulação do Estado e a imprensa local, para que as gestantes de Santo Antônio de Jesus e região possam estar cientes que no momento, próximo a entrar em trabalho de parto, devem tentar buscar outras opções de maternidades. “A medida que os bebês vão melhorando, liberando leito liberamos o atendimento as gestantes, até normalizar a situação. Estamos com superlotação no berçário e não na maternidade, as gestantes que chegarem em trabalho de parto serão assistidas. Não tenho intensão nenhuma de manter fechado, estou muito preocupada com a população, continuaremos atendendo o possível, nossos plantonistas, obstetras, pediatras e anestesistas estão aqui, mas só não temos espaço”, proferiu. Quanto aos projetos da Rede Cegonha, Centro de Parto Normal (CPN), UTIs Neonatais que estavam previstas a Santa Casa, Jussara esclareceu que as instalações do CPN estão prontas, porém não estão sendo usados por falta de mobiliário e alguns equipamentos estão com problema além da infiltração. Já há a provação para que haja a formação da UTI Neonatal, entretanto falta terminar de montar o CPN. “Estamos aguardo os equipamentos pelo Governo do Estado, mas não estamos parados, continuamos cobrando, mas infelizmente não tivemos resposta até agora. Qualquer mudança que houver estaremos informando a população e peço compreensão dos munícipes”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora

Pimenta-do-reino dá pedras nos rins?

Saúde  Postado por Débora Ayane - 24/03 14:44h
Pimenta-do-reino dá pedras nos rins?

Essa é uma dúvida pertinente. Afinal, a maioria dos cálculos é composta por cálcio e oxalato, sendo que esse último está presente nas pimentas… e no espinafre, na beterraba, na carambola.Mas calma. “O risco oferecido pela pimenta-do-reino é praticamente nulo e também não é preciso excluir alimentos específicos do cardápio sem recomendação médica”, tranquiliza Ita Heilberg, coordenadora do Ambulatório de Litíase Renal da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo. Ela ressalta ainda que grande parte do oxalato é formada pelo próprio corpo. Mas há como afastar essa encrenca dolorosa com ajustes à mesa? De acordo com a nutricionista Gabriela Zugliani, de São Paulo, sim. “Geralmente, a causa está relacionada a predisposição genética ou disfunções no metabolismo.

Comente agora

Devido ao surto de febre amarela, países exigem vacinação de brasileiros

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 10:16h
Devido ao surto de febre amarela, países exigem vacinação de brasileiros

Devido ao surto de febre amarela em alguns estados brasileiros, alguns países estão exigindo que viajantes procedentes do Brasil tenham sido vacinados contra a doença. Até o momento, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Panamá, Nicarágua, Venezuela, Costa Rica, Equador e Cuba foram os países que alteração o status de exigência em relação ao Brasil. Esses países passaram a exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela para todos os viajantes acima de nove meses de idade procedentes do Brasil, inclusive viajantes que fizerem conexão por mais de 12 horas. Devido à exigência, os viajantes que partirem do Brasil com destino a esses países deverão apresentar CIVP válido, isto é, com registro de vacinação contra a febre amarela realizada pelo menos 10 dias antes da viagem.

Comente agora

Droga 'reverte' envelhecimento em testes com animais

Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/03 22:32h
Droga 'reverte' envelhecimento em testes com animais

Uma equipe do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda, desenvolveu uma droga capaz de retirar do corpo as células "senis", que param de se dividir conforme as pessoas envelhecem. Elas se acumulam naturalmente no organismo e acabam liberando substâncias químicas que favorecem inflamações e estão estreitamente ligadas ao processo de envelhecimento. Após realizar testes em camundongos, aplicando neles essa droga, os pesquisadores observaram que a função renal dos animais melhorou e que eles foram capazes de correr duas vezes mais rápido do que os camundongos da mesma idade que não receberam a droga. O estudo foi publicado na revista científica "Cell". A equipe holandesa está planejando, agora, testes em humanos para o que eles consideram ser um potencial "tratamento" para a velhice, revertendo uma série de distúrbios relacionados à idade. A descoberta se soma a uma onda de novos achados que sugerem a possibilidade de um futuro em que os médicos podem tratar o envelhecimento em si, ao invés de tentar combater as doenças que vêm junto com ele. Tal cenário é agora apoiado pela ciência, de acordo com Peter de Keiser, o cientista de 36 anos que liderou o estudo da nova droga. "Talvez, quando você chegar aos 65 anos, você possa ir a cada cinco anos a uma clínica receber sua terapia anti-células senis. É como receber uma dose de rejuvenescimento", disse ele ao "Guardian".

Comente agora

Planserv e Ufba assinam convênio de cooperação técnica para medicamentos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/03 21:34h
Planserv e Ufba assinam convênio de cooperação técnica para medicamentos

A Assistência à Saúde do Servidor Público Estadual (Planserv) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), assinaram nesta quinta-feira (23) um termo de cooperação técnica para implantação de serviços farmacêuticos tendo como objetivo garantir a plena adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos, através do fornecimento de medicamentos aos beneficiários inscritos no Programa de Assistência Farmacêutica do Planserv. Inicialmente, serão contemplados beneficiários em uso de medicamentos para tratamento da Hepatite C. Atualmente, o Planserv já assiste 29 pacientes portadores de Hepatite C, através de projeto-piloto iniciado em setembro de 2016. Os benefícios esperados incluem a melhoria da assistência farmacêutica prestada, minimizando os impactos de problemas relacionados com medicamentos e alcançando bons resultados farmacoterapêuticos, aumentando a qualidade de vida dos pacientes. Para a Faculdade de Farmácia da Ufba, através da Farmácia Universitária, a assistência farmacêutica aos pacientes portadores de doenças crônicas permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, com o intercâmbio de conhecimentos teórico-práticos que contribuirão para a qualificação da formação dos estudantes do curso de Farmácia e para o aprimoramento da relação entre o futuro profissional e a sociedade. O projeto prevê o incremento gradual do número de pacientes em tratamento para a Hepatite C, bem como a inserção, paulatinamente, de beneficiários em uso de medicamentos para outras enfermidades que compõem o Programa de Assistência Farmacêutica do Planserv - Suporte Medicamentoso e Oncologia Ambulatorial.

Comente agora

Bahia busca reduzir amputações de diabéticos em 16 municípios

Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/03 21:19h
Bahia busca reduzir amputações de diabéticos em 16 municípios

Mais de sete mil pacientes diabéticos de 16 municípios baianos participarão de um programa internacional desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a World Diabetes Fundation (WDF). A iniciativa busca desenvolver ações de prevenção primária e evitar complicações macro vasculares até 2019 e também qualificar mais de 800 profissionais de saúde. O termo de compromisso para a implantação do programa, que terá um investimento de mais de R$1,5 milhão, foi assinado na quarta-feira (22), em cerimônia com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, da diretora geral do Cedeba, Reine Chaves, e de representantes dos 16 municípios. “Entendemos que o caminho para a redução do diabetes passa pelo controle dos fatores de risco - obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e o consumo de álcool. Já para os pacientes diagnosticados é importante garantir o acesso ao tratamento para evitar as complicações que reduzem a qualidade de vida do paciente - cegueira, amputações, doenças renais - e trazem problemas para a família, além de terem um custo muito alto”, afirmou o secretário, ao apontar os benefícios da iniciativa estadual.

Comente agora

Segundo estudo, contágio de dengue ocorre a até 200 metros de casa

Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/03 19:03h
Segundo estudo, contágio de dengue ocorre a até 200 metros de casa

A maioria das transmissões de dengue ocorre dentro ou perto de casa. Além disso, casos inter-relacionados acometem pessoas que moram a 200 metros umas das outras, distância equivalente a dois quarteirões. As descobertas foram publicadas nesta quinta-feira na revista científica Science. Pesquisadores da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, sequenciaram os vírus de 640 infecções de dengue ocorridas entre 1994 e 2010, em Bangcoc, na Tailândia, em áreas com diferentes densidades populacionais. Eles, então, cruzaram as informações com um mapa da residência dos indivíduos afetados. O resultado foi revelador. Entre as pessoas que viviam a até 200 metros de distância entre elas, 60% foram contaminadas pela mesma corrente de transmissão, isto é, por um vírus recentemente introduzido na área. Já entre aquelas que moravam a 5 quilômetros de distância, a corrente era semelhante em apenas 3% dos casos. De acordo com os estudiosos, em uma mesma temporada de contágio, 160 correntes de transmissão diferentes circulam simultaneamente em Bangcoc.

Comente agora

Ministério analisa incluir vacina da febre amarela no calendário

Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/03 17:59h
Ministério analisa incluir vacina da febre amarela no calendário

O Ministério da Saúde estuda incluir a vacina contra a febre amarela no calendário nacional de imunização das crianças de todas as regiões do Brasil, não só das áreas consideradas endêmicas. A proposta é que a medida já comece a valer a partir do ano que vem. As crianças receberiam duas doses – a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos de idade. “Estamos estudando a possibilidade de introduzir a vacina. É preciso avaliar o risco-benefício. Você tem que colocar na balança qual o benefício de dar essa vacina (em áreas que não têm casos da doença). O benefício é que em longo prazo, em 20 anos, teremos toda a população do Brasil imunizada e não precisaremos fazer uma campanha. Vou vacinando gradativamente. Mas tem os riscos”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, em seminário promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações, realizado nesta quinta-feira, em São Paulo.

Mudança de cenário: A mudança no cenário da transmissão de febre amarela está entre os fatores avaliados pelos técnicos da pasta.

Comente agora

SAJ: Adeque Nutri , Consultoria e Assessoria em Nutrição para restaurantes, escolas, lanchonetes, buffet....

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/03 17:00h
SAJ: Adeque Nutri , Consultoria e Assessoria em Nutrição para restaurantes, escolas, lanchonetes, buffet....

A Adeque Nutri é uma empresa especializada na segurança alimentar e qualidade dos alimentos. Oferece um serviço que tem o objetivo de ajudar as empresas-clientes a obterem melhorias no seu desempenho, na sua lucratividade, na sua competitividade e na adequação a legislação, assegurando a qualidade higiênico sanitária e nutricional dos alimentos. Contando com profissionais qualificados com experiência nos assuntos envolvidos, conhecimento técnico e habilidade para orientar e estimular as modificações necessárias.

Realiza consultoria e Assessoria técnica para estabelecimentos comerciais que atuam na oferta de alimentos ao consumidor, como restaurantes, lanchonetes, padarias, supermercados, food trucks, sorveterias, buffet, pizzarias, botecos, bares, cozinhas industriais, cafeterias, microempreendedores individuais que produzem alimentos em casa, escolas e creches. Através do desenvolvimento e execução de controle de segurança dos alimentos ao longo das etapas de produção, desde a seleção da matéria prima ao consumo, é possível reduzir a contaminação, evitando riscos à saúde de seu cliente e prejuízos a seu estabelecimento. Nossos serviços preveem ainda a otimização de processos, redução de desperdícios, gerando aumento da lucratividade de seu negócio e o melhor a satisfação do cliente.

 

  • Profissionais responsáveis pela empresa:
Comente agora

Anticoncepcionais podem reduzir o risco de câncer em 30%, diz estudo

Saúde  Postado por Débora Ayane - 23/03 16:45h
Anticoncepcionais podem reduzir o risco de câncer em 30%, diz estudo

Em meio ao mar de polêmicas e pesquisas inconclusivas sobre os efeitos colaterais causados por anticoncepcionais, eis um estudo mais certeiro: o uso do medicamento não aumenta as chances de câncer, e tomar pílula pode diminuir os riscos de desenvolver alguns tipos da doença. A descoberta é de uma pesquisa feita pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, ao longo de 44 anos com 46 mil mulheres – considerada a mais longa já feito sobre o assunto. A ideia de que os comprimidos anticoncepcionais podem ter relação com o surgimento de câncer está muito atrelada ao estrogênio. No organismo, ele é sintetizado pelos ovários e responsável por controlar a ovulação e preparar o corpo da mulher durante a gravidez, distribuindo gordura e estimulando o desenvolvimento mamário, por exemplo. Nas pílulas, combinado com a progesterona, ele engana o organismo para evitar a contracepção. O grande problema é que o estrogênio também é conhecido por “alimentar” alguns tipos de tumor e, por isso, existe o medo de que o uso de anticoncepcionais poderia aumentar as chances de câncer a longo prazo.

Comente agora

15 boas razões para os homens fazerem mais musculação

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/03 10:54h
15 boas razões para os homens fazerem mais musculação

Os treinos cardiovasculares são importantes para melhorar a resistência respiratória, para dar maior movimento ao corpo e para despertar alguns músculos e funcionalidades do organismo. Quem pretende perder peso deve fazer este tipo de exercícios, contudo, o segredo pode estar na musculação. No caso dos homens, diz a revista Men’s Health, é nos treinos de força que está o ganho, seja de saúde, de músculo, de resistência e, claro, de força. Embora a revista saliente a importância de não abdicar do treino cardiovascular, a publicação dá 15 bons motivos para os homens apostarem ainda mais no treino de força e na musculação ao invés de se renderem à corrida e ao ciclismo. Eis:

1 – A corrida, por exemplo, apenas trabalha os membros inferiores, enquanto o treino de força trabalha vários grupos musculares simultâneamente.

2 – O ciclismo apenas promove os músculos das pernas e pode desencadear uma má postura;

3 – A corrida pode causar fricção em algumas parte do corpo, criando bolhas nos pés e nas coxas, por exemplo;

Comente agora

Prótese nos seios pode causar tipo raro de linfoma, diz FDA

Saúde  Postado por Anacley Souza - 22/03 18:17h
Prótese nos seios pode causar tipo raro de linfoma, diz FDA

A FDA, agência americana responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, relatou na terça-feira casos e mortes de pacientes com um tipo raro de câncer associado a próteses nos seios. No comunicado, o órgão disse ter recebido, até o dia 1º de fevereiro, relatos de 359 casos, incluindo nove mortes, de mulheres com linfoma anaplásico de células grandes, tumor que afeta o sistema linfático. Em 2011, a FDA já havia identificado uma possível associação entre o desenvolvimento do tumor e os implantes mamários. No entanto, na época o número de casos relatados não era o suficiente para determinar quais fatores contribuíam para o aumento do risco. Desde então, a agência passou a monitorar os casos deste tipo de câncer em mulheres com próteses. Nos casos relacionados aos implantes, a doença se desenvolve nos seios, geralmente no tecido formado ao redor da prótese. Segundo uma análise preliminar, o problema parece ser mais incidente em pacientes que têm próteses com textura. Dos 359 casos relatados, 231 incluíam informações sobre a superfície do implante. Destes, 203 eram texturizados e 28 lisos. Já o conteúdo da prótese parece não ter relação com a doença. Dos 312 relatos com essa informação, 186 eram de gel de silicone e 126 de solução salina. O cirurgião plástico Alex Wong, pesquisador da Universidade do Sul da Califórnia, explicou ao jornal americano The New York Times que a reação do corpo a próteses texturizadas é diferente das lisas, pois os tecidos crescem nas ranhuras microscópicas.

Comente agora

Tuberculose ainda mata: entenda a importância do tratamento

Saúde  Postado por Débora Ayane - 22/03 13:20h
Tuberculose ainda mata: entenda a importância do tratamento

Tosse por mais de duas semanas, presença de secreção, falta de apetite, cansaço. Simples à primeira vista, sintomas como esses podem indicar o surgimento da doença infecciosa que mais mata no mundo: a tuberculose. A enfermidade, conhecida de longa data dos brasileiros, gerou 68 mil novos casos e ocasionou 4,5 mil mortes em 2015 no país. No mundo, os números ultrapassam até mesmo as mortes causadas pelo vírus HIV e pela malária, se somadas. A doença, uma infecção causada pelo Bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que ataca principalmente os pulmões - sendo capaz de afetar também outros órgãos, como cérebro, intestino e olhos -, pode ser transmitida quando gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala de pessoas já contaminadas são inaladas por indivíduos sem a enfermidade, por meio das vias respiratórias. Fatores como alcoolismo e infecção pelo vírus HIV podem prejudicar o funcionamento correto do sistema imunológico, facilitando também a manifestação da tuberculose.

Comente agora

Anvisa proíbe uso de termômetro e medidor de pressão com mercúrio

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/03 09:08h
Anvisa proíbe uso de termômetro e medidor de pressão com mercúrio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de a fabricação, a importação e a comercialização, assim como o uso em serviços de saúde, dos termômetros e medidores de pressão com mercúrio a partir de janeiro de 2019. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22). São produtos que possuem uma coluna transparente, com mercúrio no seu interior, e tem a finalidade de aferir valores de temperatura corporal (no caso do termômetro) e pressão arterial (no caso do medidor de pressão) indicados para uso em diagnóstico em saúde. O descumprimento constitui infração sanitária. (Bahia.Ba)

Comente agora

Anvisa interdita lotes de papinha para bebês

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/03 08:10h
Anvisa interdita lotes de papinha para bebês

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização e divulgação, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos Papá no Prato. Os alimentos da marca são comercializados pela internet por fabricante desconhecido e nenhum deles possuíam registro na agência. Segundo a Anvisa, o registro sanitário de alimentos de transição para lactentes e crianças de primeira infância é obrigatório. A Anvisa também proibiu distribuição e comercialização de oito lotes do produto Alimento Nutricionalmente Completo para Nutrição Enteral ou Oral, da marca Trophic Bio. A empresa deve recolher todo o estoque existente no mercado. Na segunda-feira, a Anvisa já tinha interditado o lote 0027 do doce de amendoim Paçoca Rolha, da marca Dicel, que excedeu limite do teor de aflatoxinas, substâncias que são tóxicas e cancerígenas. De acordo com relatório do Laboratório de Análise Micotoxicológicas (Lamic) de Santa Maria (RS), foram detectado teores de aflatoxinas acima do Limite Máximo Tolerado (LMT) permitidos para amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim. Também foi proibida a distribuição e comercialização do lote 0001700 do produto Palmito Picado, da marca Mega Sabor.

Comente agora

Cresce número de beneficiários de planos de saúde com 59 anos ou mais

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/03 21:38h
Cresce número de beneficiários de planos de saúde com 59 anos ou mais

O total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares com 59 anos ou mais cresceu 1,6% no Brasil em 2016. O crescimento segue na contramão do mercado, que registrou queda de 2,8% no ano passado. Os dados fazem parte do boletim Saúde Suplementar em Números, divulgado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Enquanto o mercado de saúde suplementar como um todo perdeu quase 1,4 milhão de beneficiários no ano, 104,2 mil novos vínculos foram firmados com beneficiários de 59 anos ou mais. O resultado, segundo o IESS, se deve, principalmente, à mudança demográfica pela qual o país está passando. Diante da maior demanda, algumas operadoras de planos de saúde também têm aumentado a oferta de produtos para essa faixa da população, sobretudo nos planos individuais, de acordo com a entidade. Apenas no ano passado, o total de vínculos individuais com beneficiários com 59 anos ou mais cresceu 1,4%. O número representa 31,9 mil novos vínculos deste tipo. Considerando o total da população, os planos individuais perderam 269,5 mil beneficiários ao longo de 2016. (Agêcia Brasil)

Comente agora

Mistura de energético com álcool aumenta chances de acidentes, afirma pesquisa

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/03 21:05h
Mistura de energético com álcool aumenta chances de acidentes, afirma pesquisa

A popular combinação de bebidas alcoólicas com energéticos pode aumentar a possibilidade de acidentes e lesões, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta semana no Canadá. Isso porque a cafeína contida em energéticos pode criar uma situação em que consumidores se sentem mais despertos e encorajados a beber mais álcool que o normal. Segundo médicos envolvidos no estudo, a combinação também pode causar problemas para dormir e elevar a frequência cardíaca, ainda que eles argumentem que mais pesquisas são necessárias para comprovar essa relação. No Reino Unido, uma das principais ONGs envolvidas com o alcoolismo, a Drink Aware, não recomenda o consumo de álcool com energéticos. Mas a prática se tornou popular entre britânicos e em outros países do mundo. No Brasil, segundo estatísticas de consultorias, o mercado deste tipo de produto teve crescimento médio de 27% nos últimos anos, impulsionado em boa parte pelo consumo na vida noturna. A pesquisa canadense sugere que misturar energéticos com álcool pode ser mais perigoso do que beber apenas álcool ou uma combinação com sucos e refrigerantes, por exemplo - pois a combinação criaria um efeito "bêbado-ligado", em que tanto os efeitos estimulantes da cafeína como os retardadores do álcool se manifestariam.

Comente agora

Veneno de aranha pode ajudar vítimas de derrame cerebral

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/03 20:12h
Veneno de aranha pode ajudar vítimas de derrame cerebral

Uma proteína extraída do veneno de uma aranha pode minimizar os efeitos dos danos provocados por um acidente vascular cerebral (AVC), disseram cientistas australianos na terça-feira. “A pequena proteína que descobrimos, Hi1a, bloqueia os canais de íons sensíveis ao ácido (ASIC) no cérebro, que são os principais responsáveis pelos danos cerebrais após o AVC”, disse o professor Glenn King, do Instituto de Biociência Molecular da Universidade de Queensland, na Austrália. “Acreditamos ter encontrado pela primeira vez uma maneira de minimizar os efeitos devastadores” de um AVC, acrescentou King, após injetar uma versão sintética da proteína em ratos. A descoberta foi publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. O AVC, também chamado de derrame cerebral, provoca a morte de seis milhões de pessoas a cada ano, e deixa cinco milhões de sobreviventes com sequelas permanentes. “Essa descoberta nos ajudará a dar perspectivas mais favoráveis aos sobreviventes de um AVC, diminuindo os danos cerebrais e as sequelas devastadoras que provoca”, afirma King.

Comente agora

Anvisa interdita marca de alimento para bebês

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/03 19:51h
Anvisa interdita marca de alimento para bebês

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização e divulgação, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos Papá no Prato. Os alimentos da marca são comercializados pela internet por fabricante desconhecido e nenhum deles possuíam registro na agência. O registro sanitário de alimentos de transição para lactentes e crianças de primeira infância é obrigatório. Ainda no ramo alimentício, a Anvisa interditou, nesta segunda-feira (20), o lote 0027 do Doce de Amendoim Paçoca Rolha, da marca Dicel, que excedeu limite do teor de aflatoxinas. Essas substâncias são tóxicas e carcinogênicas. De acordo com relatório do Laboratório de Análise Micotoxicológicas (Lamic) de Santa Maria (RS), foram detectado teores de aflatoxinas acima do Limite Máximo Tolerado (LMT) permitidos para amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim. Também foi proibida a distribuição e comercialização do lote 0001700 do produto Palmito Picado, da marca Mega Sabor. O alimento foi reprovado na Análise de Rotulagem, Teste de Incubação e Determinação Potenciométrica.

Comente agora

A importância da vitamina D na prevenção de doenças

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/03 19:27h
A importância da vitamina D na prevenção de doenças

Muito importante na prevenção de doenças como a osteoporose e o raquitismo, pois atua da fixação do cálcio nos ossos, a vitamina D, segundo estudos recentes, também ajuda a evitar esclerose múltipla, psoríase, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. De acordo com a nutricionista e professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio Joseni Lima, a principal forma de obtenção desta vitamina é a exposição ao sol. “A vitamina D produzida em nossa pele quando nos expomos ao sol dura pelo menos duas vezes mais na corrente sanguínea do que aquela ingerida por meio de dieta”, afirma a professora. Conforme a nutricionista, bastam 20 minutos de exposição ao sol durante três vezes por semana, sem o uso de protetor solar, para adquirir a quantidade ideal de vitamina D para o organismo. “Este tempo vai variar conforme o horário de exposição. Sendo nas primeiras horas da manhã, o tempo pode e deve ser mais prolongado. Para as pessoas de pele negra o tempo de exposição deve ser de 40 minutos nas primeiras horas do dia”, explica Joseni Lima. A professora alerta que os habitantes da região tropical do planeta estão mais protegidos contra o câncer de pele em comparação aos moradores do Hemisfério Norte. Mas mesmo assim, as pessoas de pele clara devem evitar se expor ao sol sem proteção entre 11 e 14 horas por trazer riscos à pele.

Comente agora

Clima frio retêm poluentes que fazem mal à pele

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/03 18:45h
Clima frio retêm poluentes que fazem mal à pele

A baixa umidade do ar e o clima frio de inverno colaboram para a chamada inversão térmica, fenômeno climático comum em grandes centros urbanos em que a camada de ar fria, por ser mais pesada, acaba descendo e ficando próxima à superfície terrestre, retendo poluentes. Isso resulta, invariavelmente, em um maior número de problemas não só respiratórios como dermatológicos, afinal os poluentes também geram radicais livres, explica o consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. "Estudos epidemiológicos sobre o impacto da poluição demonstram que as substâncias em partículas afetam o desenvolvimento e a exacerbação de doenças dermatológicas Esses processos levam ao aumento de doenças cutâneas inflamatórias, degradação do colágeno e envelhecimento da pele", explica o consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. "É fundamental incluir o uso de substâncias antioxidantes e antipoluição na rotina de beleza, principalmente aqueles que moram em grandes centros urbanos", acrescenta.

Comente agora

Endometriose: diagnóstico precoce e atenção são fundamentais

Saúde  Postado por Débora Ayane - 21/03 17:55h
Endometriose: diagnóstico precoce e atenção são fundamentais

A endometriose afeta cerca de seis milhões de brasileiras. Trata-se do crescimento, fora do útero, do endométrio – tecido que recobre a superfície interna do útero. Em estágios avançados, a doença chega a ser bastante incapacitante. Sendo assim, diagnóstico precoce e atendimento multidisciplinar são requisitos fundamentais para melhor abordagem terapêutica. O tecido endometrial pode crescer na cavidade pélvica e infiltrar ovários (cistos de endometriomas), trompas, regiões retrocervical e retrouterina (posteriores ao colo e corpo do útero), vagina, intestino, bexiga e parede abdominal. O endométrio que está fora da cavidade uterina também é sujeito aos efeitos hormonais ao longo do ciclo menstrual, podendo provocar alterações inflamatórias nesses locais e promover aderências entre os órgãos. De acordo com Maria Teresa Natel, médica ultrassonografista do CDB Premium, em São Paulo, determinados sintomas tornam necessária uma investigação mais detalhada, através do ultrassom transvaginal com preparo intestinal.

Comente agora

Mutirão gratuito que oferece exames e cirurgias de catarata segue até junho

Saúde  Postado por Débora Ayane - 21/03 17:28h
Mutirão gratuito que oferece exames e cirurgias de catarata segue até junho

O mutirão que oferece, gratuitamente, exames e cirurgias de catarata no Hospital Humberto Castro Lima, localizado no bairro do Canela, em Salvador, segue até o mês de junho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O serviço é voltado para pacientes que moram na capital baiana. Podem participar do mutirão pessoas com mais de 60 anos ou com idade inferior, desde que esteja com requisição ou relatório médico com diagnóstico de catarata. Após a confirmação do diagnóstico, os pacientes são encaminhados para a cirurgia de catarata, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para usufruir do atendimento, é preciso comparecer à recepção do Atendimento do SUS do Hospital Humberto Castro Lima e fazer o agendamento do serviço. É necessário levar identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. O diagnóstico da catarata deve ser feito por um oftalmologista, através de exames detalhados que podem indicar o tratamento específico para cada tipo de catarata. Mais informações poderão ser obtidas no telefone (71) 3173-8238.

A catarata

Comente agora

Maxixe ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem poder antioxidante

Saúde  Postado por Débora Ayane - 21/03 15:41h
Maxixe ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem poder antioxidante

Popular em alguns lugares do Brasil, em outros, nem tanto, o maxixe é uma hortaliça de origem africana que oferece diferentes benefícios à saúde e pode dar um toque especial a algumas receitas. Podem ser utilizados tanto seu fruto como suas folhas. Mariellen Emidio Figueroa, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado, explica que a hortaliça é bastante cultivada e consumida na região Norte e Nordeste do Brasil. “O fruto maduro é cozido com ingredientes típicos do nordeste originando o prato ‘maxixada’. Já o fruto verde cru é utilizado no preparo de saladas ou no preparo de conservas como picles”, comenta a nutricionista. As folhas do maxixe são ricas em fibras e clorofila, de acordo com Mariellen, podendo ser refogadas de forma semelhante à couve, mas deixa na boca uma sensação de leve ardência. “Já o fruto do maxixe tem sabor suave, lembrando o pepino”, diz.

Bons motivos para incluir o maxixe no seu cardápio

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com