As comentadas


Boa noite , Terça-feira, 30/08/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

29
Ago
7 casos em que o óleo de coco não deve ser usado
Postado por: Anacley Souza / 22:00h

O óleo de coco tem tido muito destaque recentemente, tanto por ser considerado um óleo saudável apara a alimentação, como por ser muito útil nas rotinas de beleza, por ser muito nutritivo. Mas antes de cair na tendência e começar a usar este produto para tudo, saiba em que situações em que não deve usá-lo. A revista Prevention listou sete casos:

1. Não exagere, se quiser emagrecer. Apesar de ser uma gordura mais saudável, o óleo de coco tem 117 calorias por colher de sopa, sendo comparável ao azeite. Além disso este produto é rico em gordura saturada, cujo consumo recomendado é de no máximo 13gr por dia. O que não quer dizer que não possa usá-lo, só deve ter cuidado para não exagerar.

2. Em substituição da pasta de dentes. Pela internet há muita gente defendendo este truque, mas a ciência diz que o óleo de coco não é tão eficaz para remover bactérias da boca e dos dentes como a pasta de dente comum.

3. Se você tem feridas abertas. O óleo de coco pode ser ótimo para a pele por ser muito nutritivo e hidratante, mas é preciso ter cuidado para não aplicá-lo em feridas abertas, pois pode provocar irritação, vermelhidão e coceira.

4. Como protetor solar. Apesar de ter efeitos protetores contra os raios ultravioleta (UV), o seu fator de proteção solar (SPF) é de cerca de oito, sendo o recomendável usar um protetor solar com um SPF de no mínimo 30.

5. No banho. O óleo de coco pode ser calmante para pele, mas o maior órgão do corpo humano pode ficar gorduroso se o óleo não for esfregado completamente. Além disso, a gordura do óleo de coco pode tornar o chuveiro ou a base de chuveiro em locais perigosos, devido ao risco de escorregar.

6. Para cozinhar a altas temperaturas. O óleo de coco tem um ponto de fumaça maior do que os óleos comuns, por isso para fritar o melhor é usar o óleo refinado ao invés do não refinado.

7. No frio. O óleo de coco tem um efeito refrescante, mas ele endurece quando em temperaturas mais baixas, tornando-se um pouco mais difícil de usar.

Comente agora
29
Ago
Vermífugo para solitária se mostra promissor contra zika
Postado por: Anacley Souza / 18:44h

Um vermífugo utilizado para tratar a tênia, verme também conhecido como solitária, seria capaz de bloquear a propagação do zika, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature Medicine, uma descoberta que pode acelerar o desenvolvimento de um tratamento contra o vírus. "É uma primeira etapa em direção a um tratamento capaz de frear a transmissão da doença", afirmou Hengli Tang, professor da Universidade do Estado da Flórida (FSU), nos Estados Unidos, que dirigiu o estudo. Os pesquisadores americanos fizeram um seleção rigorosa entre 6.000 moléculas já aprovadas nos Estados Unidos e que são objeto de testes clínicos. "Nos concentramos nas moléculas mais próximas a uma utilização clínica", explica Tang. Durante trabalhos realizados em laboratórios com células infectadas pelo zika, os pesquisadores descobriram duas classes de substâncias, uma capaz de bloquear a multiplicação do vírus e a outra de impedir a morte dessas células. A primeira categoria inclui a niclosamida, a substância ativa de medicamentos comercializados há meio século para o tratamento da tênia. Na segunda classe se encontra o emricasan, um tratamento experimental para fibrose hepática, atualmente objeto de testes clínicos. As duas classes de substâncias se mostraram eficazes antes e depois da exposição ao zika, e com benefícios importantes quando foram utilizadas de maneira conjunta. Apesar da niclosamida ser bem tolerada e não apresentar riscos para o feto, de acordo com estudos feitos com animais, os pesquisadores não a recomendam para mulheres grávidas. "Ainda não há provas de que a niclosamida seja eficaz. Estudos com animais seguidos de testes clínicos ainda são necessários", indicou à AFP Hongjun Song, um dos coautores do estudo. Em relação ao emricasan, este ainda deve "seguir o processo normal de desenvolvimento dos medicamentos, e isso ainda vai levar algum tempo", acrescentou. Não existe nenhuma vacina nem tratamento contra o zika, que causa sintomas brandos como erupção cutânea, dor articular e infecção ocular.

Comente agora
29
Ago
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:37h

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora
29
Ago
ADAB investiga possíveis focos de brucelose bovina em leite como medida preventiva
Postado por: Anacley Souza / 18:21h

Com o objetivo de diagnosticar, através do leite, possíveis focos de brucelose bovina, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realizou nos dias 23 e 24, coletas de leite em laticínios do município de Feira de Santana e região, dando continuidade ao projeto implementado em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC – USA). A ingestão de leite e derivados contaminados e não pasteurizados é a eminente fonte de infecção da doença no homem, se caracterizando por acometer o sistema nervoso, articulações, trato gastrointestinal, geniturinário, cardiovascular e musculoesquelético. A brucelose bovina, além de ser um problema de saúde pública, tem forte impacto econômico, devido principalmente aos prejuízos acarretados por causa do aumento de intervalo entre partos, abortos, baixa eficiência reprodutiva, restrição comercial e descarte dos animais infectados. A médica veterinária e coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Luciana Ávila, explica que a vacinação é uma importante ferramenta utilizada para diminuição da prevalência da enfermidade nos rebanhos e do número de abortos nas vacas, principalmente devido ao seu baixo custo e praticidade dentro de um programa de controle. Ainda assim, existem outras medidas de controle que devem ser utilizadas, principalmente em áreas de baixa prevalência da enfermidade, onde a vigilância ativa para busca, rastreamento e saneamento de focos tem papel fundamental no controle e erradicação da brucelose bovina. No Brasil, o Estado de Santa Catarina é pioneiro e já iniciou um projeto piloto com vistas à erradicação da brucelose bovina.

Comente agora
29
Ago
Procura de remédio na rede pública cresce 30%
Postado por: Anacley Souza / 18:13h

Com a crise econômica e a diminuição de clientes dos planos de saúde, o número de paulistanos que retiram remédios na rede pública da capital cresceu 30% neste ano, passando de 4,1 milhões nos oito primeiros meses de 2015 para 5,4 milhões no mesmo período deste ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde obtidos com exclusividade pelo jornal O Estado de S. Paulo. A alta demanda agravou o quadro de falta de medicamentos básicos em algumas unidades e obrigou a secretaria a rever o planejamento de compras de cada uma das mais de 500 farmácias municipais. O problema é alvo de inquérito do Ministério Público Estadual. De acordo com a pasta, o aumento da procura por medicamentos gratuitos se deve a duas principais razões: o crescimento do número de pessoas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde ficam a maior parte das farmácias, e a migração de pacientes da rede privada para a pública. Somente na cidade de São Paulo, 330 mil pessoas deixaram de ter plano de saúde entre 2014 e 2016, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). "Embora esses medicamentos básicos não sejam ofertados pelos planos, muita gente que começou a se consultar no SUS ficou sabendo quais remédios estão disponíveis de graça e passaram a usar esse serviço. Tem aqueles pacientes também que continuam na rede privada, mas que, para poupar um pouco de dinheiro nesse momento de crise, passaram a retirar os remédios nas farmácias dos postos. Tivemos um aumento de receitas vindas da rede privada", afirma o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo o secretário, 32% das prescrições recebidas nas farmácias da Prefeitura neste ano vieram de médicos particulares ou de unidades de outros municípios. No ano passado, esse porcentual era de 26%.

Mudança:  Foi no último mês de junho, quando cancelou o plano de saúde, que a técnica de enfermagem Patrícia de Oliveira, de 37 anos, passou a buscar atendimento e medicamentos na rede pública.

Comente agora
29
Ago
HRSAJ realiza captação de órgão e salva vida de paciente em fila de espera
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:11h

O Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus registrou, neste final de semana, uma captação de órgão após decisão da família de uma mulher de trinta anos ser diagnosticada com morte encefálica, na última sexta-feira (26). Esse gesto beneficiou, ao menos um paciente que aguardava na fila de espera de transplante de fígado, cirurgia realizada no Hospital Português, em Salvador.

Para o coordenador da equipe médica do estado em transplantes, o ato da doação serve de estímulo para outros possíveis doadores. “Temos uma lista de espera enorme, com muitos receptores aguardando um transplante. Quanto maior o número de doadores, maior a oferta de órgãos e maior o número de pessoas beneficiadas. Doar é ato nobre”, garante Dr. Eduardo Freitas Viana, especialista em cirurgia do aparelho digestivo.

Dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), indicam que o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos de parentes, na Bahia, ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto a fila de quem depende deste procedimento tem crescido nos últimos anos.

Comente agora
29
Ago
Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres de cinco municípios baianos
Postado por: Débora Ayane / 14:40h

As ações do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chegam nesta segunda-feira (29) a cinco municípios baianos. As equipes estarão em Candeias até 13 de setembro; em Macajuba até 5 de setembro; em Itaetê até 3 de setembro; e em São Francisco do Conde até 8 de setembro. Já em Itapicuru, as ações serão iniciadas nesta terça (30) e seguem até 8 de setembro. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), no total, 11.589 mulheres com idades entre 50 e 69 anos estão aptas a realizar o exame de mamografia, principal meio de descoberta do câncer de mama. Para atendimento, é necessário portar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Pacientes com mamografias inconclusivas terão a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência. As carretas ficarão estacionadas nos seguintes locais: Candeias - Rua Desembargador Teixeira de Freitas, Almoxarifado Central, ao lado do Colégio Municipal Paulo VI; Macajuba - Praça de Eventos, na Rua J. J. Seabra; Itaetê - Travessa Maria José Silva, no CAPS 1; São Francisco do Conde - Praça Maria de Benze, em frente à rodoviária; Itapicuru - Praça da Bandeira, em frente à Unidade de Saúde da Família.

Comente agora
29
Ago
Cientistas criam spray nasal contra a Hepatite B
Postado por: Débora Ayane / 14:13h

Pesquisadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal. A vacina genética concebida será muito vantajosa em países em vias de desenvolvimento, onde escasseiam profissionais de saúde, responsáveis pela administração das vacinas injetáveis. A via nasal permite diminuir os elevados custos humanos e financeiros destes países, associados às complicações decorrentes da administração de injetáveis, como as infecções provocadas pela reutilização de seringas. Olga Borges, coordenadora do projeto publicado na revista científica Molecular Pharmaceutics, explica que “foram criados ‘sistemas de transporte’ (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células”.

Comente agora
29
Ago
Consumo de aspirina a cada três dias reduz risco de infarto e não causa danos intestinais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:16h

O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como aspirina, é comumente usado para prevenir infarto, doença vascular periférica e acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o uso diário da substância pode provocar complicações gastrointestinais nos pacientes. Um estudo desenvolvido por brasileiros concluiu que o uso da aspirina a cada três dias pode ser igualmente eficiente, além de evitar as complicações gastrointestinais. "De uns 35 anos para cá, verificou-se que a aspirina tem um efeito benéfico seja no tratamento do infarto seja como profilaxia do infarto. O problema de usar aspirina é que ela tem um efeito colateral importante, causando irritação no estômago. Essa irritação pode não dar sintomas e o paciente pode apresentar uma hemorragia gástrica", explicou o coordenador do estudo, Gilberto De Nucci, à Agência Brasil. O ácido acetilsalicílico evita que as plaquetas se agrupem e obstruam os vasos sanguíneos. Por isso é que popularmente se diz que o AAS "afina" o sangue. Por outro lado, ao mesmo tempo, a aspirina atua na mucosa gástrica, diminuindo a produção de prostaglandinas – substâncias lipídicas que protegem o estômago e o intestino. Durante o estudo de doutorado de Plinio Minghin Freitas Ferreira, na USP, sob orientação de De Nucci, 24 voluntários sadios foram divididos em dois grupos. Metade deles recebeu AAS todos os dias durante um mês.

Comente agora
29
Ago
Odontomóvel realiza atendimentos em Salvador, Jequié e Campo Formoso
Postado por: Willyam Reis / 10:47h

A estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras Odontologia atende a partir desta segunda-feira (29) nos municípios de Salvador, Campo Formoso e Jequié. Carretas equipadas com consultórios estarão estacionadas até o próximo sábado (3) nos seguintes locais: em Salvador, na Igreja de São Brás, no bairro da Federação; em Campo Formoso, na Praça do Comércio, no centro, Distrito Quilombola de Lage dos Negros; em Jequié, no Colégio Polivalente, na Avenida Franz Gedeon. Interessados devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identidade e comprovante de residência. Serão ofertados serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. (BN)

Comente agora
29
Ago
Fazer seis refeições por dia pode ser benéfico para a saúde
Postado por: Willyam Reis / 08:50h

Há muito que os nutricionistas recomendam fazer seis pequenas refeições por dia, em vez de apenas as três principais, se o objetivo é perder ou manter o peso. Agora, um estudo pode ter descoberto que comer estas seis vezes por dia também pode ter benefícios para a saúde, especialmente do coração. O estudo realizado por investigadores das universidades Johns Hopkins e Baltimore sugere que fazer seis pequenas refeições por dia pode reduzir o risco de morte devido a artérias obstruídas em mais de 30%, comparativamente a fazer três ou quarto refeições por dia. E mais, os perigos parecem diminuir mesmo se a ingestão total de energia diária excede os níveis recomendados de 2.500 calorias para homens e 2.000 para mulheres. Os cientistas acreditam que o corpo funciona melhor ao metabolizar pequenas quantidades de energia de cada vez, ao contrário do que acontece com as grandes refeições feitas muito espaçadamente, que podem sobrecarregar o sistema metabólico. No entanto, segundo o Daily Mail, os investigadores advertem que fazer uma dieta de seis refeições por dia só é benéfico para a saúde do coração se esta for rica em frutas e vegetais e pobre em ‘junk food’. Para este estudo, publicado na revista científica Annals of Epidemiology, os investigadores analisaram sete mil adultos, que seguiram durante 14 anos. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
29
Ago
Trabalhadores que recebem auxílio-doença poderão retornar ao trabalho sem nova perícia
Postado por: Willyam Reis / 08:01h

Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que receberem auxílio-doença não precisarão mais passar por nova perícia para voltarem a trabalhar. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26), o perito que conceder o auxílio já deve prever o prazo necessário para o trabalhador se recuperar da doença. Atualmente, o segurado precisa passar por nova perícia, o que pode ultrapassar o prazo inicialmente previsto para o auxílio. A nova medida busca agilizar o retorno ao trabalho e desafogar o setor de perícias do órgão. Segundo a Agência Brasil, o dispositivo permite também que o segurado que tiver o benefício negado ou que não se sentir preparado para retornar ao serviço no prazo dado na perícia inicial peça uma nova perícia em outra instância. Antes, pela reconsideração, o beneficiário poderia ser reavaliado pelo mesmo perito, o que diminuía consideravelmente a chance de reversão da decisão. (BN)

Comente agora
28
Ago
Médicos iludem pacientes com tratamentos para Aids e diabetes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:58h

Uma planta capaz de eliminar o vírus da Aids; o controle do diabetes apenas com uma dieta. A ciência não encontrou a cura para essas doenças crônicas, mas existem médicos que tentam ganhar dinheiro e iludir pacientes com falsas promessas de tratamento para elas. É o que revela reportagem exclusiva do Fantástico.

Comente agora
28
Ago
Anvisa proíbe publicidade enganosa sobre 'cura da Aids'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:28h

A divulgação de um produto, feito à base da planta Mutamba, - uma árvore ramosa que floresce desde o México até o Norte do Brasil e tem uma fruta seca, verrucosa, dura, de cor verde a negra - gerou especulações nas redes sociais, sobre suposto efeito com relação à cura da Aids/HIV. O item, que não é registrado pela Anvisa, é considerado clandestino pelo órgão, que proibiu seu uso e publicidade, na sexta-feira, 26. De acordo com a Agência, a "medida é preventiva, pois, apesar das denúncias, não foram encontrados indícios da comercialização da 'cura da Aids'". A Anvisa também esclarece que o produto não têm ensaios clínicos que comprovem eficácia e que 'medicamentos irregulares ou falsificados podem não fazer efeito, prejudicar tratamentos médicos ou, em casos mais graves, comprometer a saúde de quem o consumir'. Denúncias e dúvidas sobre produtos podem ser tiradas, pelos consumidores, através do telefone 0800-642-9782 ou através da Ouvidoria da Anvisa.

Comente agora
28
Ago
Tomar aspirina a cada três dias reduz risco de infarto, aponta pesquisa
Postado por: Débora Ayane / 15:25h

O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como aspirina, é utilizado para prevenir o infarto, a doença vascular periférica ou o acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais nestes pacientes. Mas um estudo desenvolvido por pesquisadores brasileiros concluiu que tomar aspirina a cada três dias pode ser tão eficiente quanto na prevenção dessas doenças e também evita as complicações gastrointestinais causadas pelo uso diário do medicamento.O estudo foi coordenado por Gilberto De Nucci, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). “De uns 35 anos para cá, verificou-se que a aspirina tem um efeito benéfico seja no tratamento do infarto seja como profilaxia do infarto. O problema de usar aspirina é que ela tem um efeito colateral importante, causando irritação no estômago. Essa irritação pode não dar sintomas e o paciente pode apresentar uma hemorragia gástrica”, explicou.

Comente agora
28
Ago
Capital: Unidade do Planserv vai funcionar em Periperi a partir de segunda-feira
Postado por: Débora Ayane / 09:32h

Um novo posto do Planserv vai atender os servidores públicos estaduais no SAC de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a partir de segunda-feira (29). Serão oferecidos na unidade serviços como consulta à rede credenciada, impressão de cartão provisório e movimentação cadastral - adesão de titulares, inclusão e exclusão de dependentes e agregados. O atendimento estará disponível das 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira. O SAC de Periperi está funcionando provisoriamente, desde o último dia 15, no Empresarial Innovarcenter, na Praça da Revolução. Segundo a coordenadora do Planserv, Cristina Cardoso, a expansão do atendimento presencial do Planserv facilita o acesso dos servidores aos serviços da assistência à saúde.

Comente agora
28
Ago
Jovem da cidade de Sapeaçu diagnosticado com leucemia não consegue tratamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:04h

Um jovem do município de Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, foi diagnosticado na segunda-feira (22/08) com leucemia (um tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea). Geovane Peixoto dos Santos, de 20 anos de idade, residente na comunidade rural do Sapezinho, está internado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas precisa ser transferido para uma unidade especializada na capital baiana. Em contato com Felipe Pereira (narrador esportivo da Rádio Clube AM), a irmã da vítima, Geovana, contou que já procurou em Salvador os Hospitais Aristides Maltez, Santa Isabel, Hospital das Clinicas e Roberto Santos, mas não encontrou vagas. “Ele precisa urgentemente de um tratamento, só que a gente não encontra uma vaga. Estamos nessa busca e vamos acionar o que for preciso para transferi-lo pra Salvador. Quero meu irmão tratado”, destacou Geovana. Quem poder ajudar, favor ligar para (75) 9.8348-2738. (Tribuna do Recôncavo)

Comente agora
28
Ago
Vitamina D: como saber se está em falta ou em excesso
Postado por: Débora Ayane / 08:07h

Depois de ter revelado como a vitamina D pode ser benéfica para a saúde das pessoas, o Dr. José António Pereira da Silva, internista, reumatologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, destaca os principais sinais que podem indicar que está com falta ou com excesso desta vitamina. Um deficit de vitamina D no nosso organismo pode fazer-se notar através de sintomas como: fadiga prolongada, dor nos ossos, tristeza ou depressão, infeções frequentes, pele mais escura, obesidade e transpiração na cabeça. Geralmente quem tende a ter falta desta vitamina são as pessoas mais velhas, quem passa menos tempo ao ar livre (seja em trabalho ou em lazer), as pessoas de pele escura, as crianças e as grávidas. Já o excesso de vitamina D no nosso organismo durante um período de tempo mais alargado “pode causar intoxicação e determinar concentrações elevadas de cálcio no sangue”, conta o especialista. Os primeiros sintomas de excesso de vitamina D poderão ser a perda do apetite, náuseas e vômitos, seguidos de sede excessiva, aumento da necessidade de urinar, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. E a função renal também pode ser afetada. Antes de se começar a tomar suplementos de vitamina D deve sempre consultar o seu médico. O Dr. José António Pereira da Silva destaca: “É importante ouvir as suas recomendações quanto à forma de administração destes suplementos de forma a evitar algumas situações, como a toma excessiva dos mesmos”.

Comente agora
27
Ago
Número de plásticas no Brasil cai 10%, mas país permanece em 2º lugar no ranking mundial
Postado por: Débora Ayane / 15:47h

O Brasil alcançou, em 2013, o primeiro lugar do ranking dos países que mais realizam cirurgias plásticas, mas acabou perdendo a posição nos anos seguintes. De acordo com pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), os brasileiros realizaram 1,22 milhão de procedimentos em 2015 – quase 120 mil operações a menos que em 2014, que já havia caído em mais de 230 mil procedimentos em relação ao ano anterior. Apesar disso, o Brasil continua em segundo lugar no ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos, que registraram, em 2015, 1,41 milhão de cirurgias. Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dênis Calazans, a redução na busca por procedimentos estéticos foi notado claramente pelos médicos e acredita que um dos motivos para isso é a crise econômica. “O Brasil atravessou nos últimos dois anos uma crise financeira sem precedentes com impacto em todas as áreas e serviços. A cirurgia plástica não foge a esse tipo de reação do mercado”, disse ele ao Bem Estar, da Tv Globo. A cirurgia plástica mais popular entre os brasileiro no último ano foi a lipoaspiração, seguindo a tendência dos últimos anos, e logo depois aparecem o implante de silicone nas mamas e da cirurgia da pálpebra.

Comente agora
27
Ago
Pelos de rato são encontrados em extratos e molhos de tomate
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:04h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de 3 lotes de extrato e molho de tomate das marcas Elefante e Pomarola após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo tolerado pela legislação. Para fragmentos de pelos de roedor, o limite de tolerância estabelecido pela Anvisa é de 1 em 100 g para produtos de tomate. A decisão da Anvisa proibindo a venda e distribuição dos lotes em todo o país foi publicada no "Diário Oficial da União" no dia 28 de julho. De acordo com o G1, a Cargill Agrícola S.A já iniciou um recall para recolher os produtos do mercado e faz um chamado para que os consumidores que possuem produtos desses lotes entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800-6480808 para agendar sua substituição, gratuitamente.

  • Confira os lotes atingidos pelo recall
  • O recall envolve os seguinte lotes:
  • Lote L011810 do extrato de tomate, da marca Elefante, embalagem lata de 340 gramas, com validade 07/10/2016
  • - Lote L032502 do extrato de tomate, da marca Elefante, embalagem sachê de 190 gramas, com validade 18/08/2017
  • - Lote 030903 do molho de tomate tradicional, da marca Pomarola, embalagem sachê de 340 gramas, com validade 31/08/2017
Comente agora
26
Ago
Crianças requerem cuidados especiais com a chegada da Primavera
Postado por: Anacley Souza / 20:23h

O inverno está acabando e a estação mais florida do ano está chegando. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e só termina no dia 21 de Dezembro, próximo ao Natal. Para muitos, isso é motivo de comemoração, mas quem tem crianças deve redobrar os cuidados com a saúde dos pequenos, uma vez que esta época é propícia para o aparecimento de muitas alergias e doenças. Os dias quentes convidam as crianças para brincar fora de casa e fazer piqueniques. E é neste momento que os pequenos ficam mais sujeitos a alergias, causados pelo pólen das flores que fica no ar, cujos principais sintomas são coriza, obstrução nasal, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos. De acordo com o site Guia Infantil, a rinite alérgica fica muito mais comum nessa época, quando os hospitais passam a receber mais crianças apresentando o quadro alérgico. Nesta época do ano, a higiene da casa deve ser ainda mais cuidada. A dica é passar um pano úmido, ao invés de vassoura e espanador, pois o pano vai agarrar a poeira, sem levantá-la para o ar. Caso tenha tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia, o ideal é retirá-los do ambiente, ao menos durante a época mais crítica. Abra as janelas para deixar o sol entrar, o que vai evitar que o ambiente fique úmido e com fungos, e aspire a cama e passe uma solução de vinagre com sal, para retirar a poeira e matar ácaros. O site revela ainda que, nessa época do ano, doenças como caxumba, catapora e conjuntivite se tornam mais comuns, principalmente em crianças entre três e sete anos, que frequentam a escola. Evite ambientes fechados e com muita aglomeração de pessoas. Por fim, as lesões na pele, como ressecamento, rachaduras e lesões também são mais propícias. Por isso, manter a hidratação é essencial. Beba pelo menos dois litros de água ou líquidos por dia e aplique filtro solar para crianças, bem como invista em uma alimentação leve, com muitas verduras, legumes e evite refrigerantes, frituras e gorduras.

Comente agora
26
Ago
Agência dos EUA recomenda teste de zika para todas doações de sangue
Postado por: Anacley Souza / 19:53h

A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos recomendou nesta sexta-feira (25) que todas as doações de sangue nos EUA e nos seus territórios passem por testes para verificar a presença do vírus zika, uma medida para evitar a transmissão do vírus pelo fornecimento de sangue. A agência afirmou que a iniciativa de ampliar a checagem do sangue nos EUA tem como base preocupações com o número crescente de casos de transmissão local na Flórida, a quantidade cada vez maior de infecções relacionadas a viagens, e preocupações de que sangue com zika possa ser dado de forma desavisada para gestantes, colocando o bebê sob o risco de problemas graves. “A transfusão de uma gestante com sangue infectado com o vírus zika pode ter consequências terríveis”, afirmou Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, a jornalistas. O atual surto do zika foi primeiramente detectado no Brasil no ano passado e desde então se espalhou pelas Américas. No Brasil, o vírus é associado com mais de 1.800 casos de microcefalia, e autoridades norte-americanas esperam até 270 casos em Porto Rico, onde a transmissão local do vírus é generalizada. "Mais de 8 mil casos de zika associados a viagens e mais de 2 mil não relacionados a viagens foram registrados nos EUA e nos territórios norte-americanos”, disse Marks.

Comente agora
26
Ago
Consumo de tequila pode ajudar a emagrecer, aponta estudo
Postado por: Willyam Reis / 11:32h

Boa notícia aos amantes da tequila: o consumo da bebida pode auxiliar na perda de peso. A novidade foi descoberta em um estudo desenvolvido pela Sociedade Americana de Química, nos EUA. Os resultados mostraram que a planta do agave, com a qual a bebida é feita, contém açúcares com potencial de reduzir os níveis de glicose no sangue. Esse efeito poderia ajudar pessoas obesas ou diagnosticadas com diabetes tipo 2 a perderem alguns quilos. "O adoçante natural presente na planta de agave não é digerido e pode ser utilizado como uma fibra dietética, dado que não elevaria a glicose no sangue", diz o artigo publicado pelos cientistas. A pesquisa utilizou um grupo de ratos alimentados com uma dieta padrão. Um segundo grupo ingeria os mesmos alimentos, mas com acréscimo do adoçante de agave à água. Após pesagens e avaliações semanais do nível de glicose dos animais, percebeu-se que aqueles que que ingeriram a água com agave comeram menos, perderam peso e apresentaram queda nos níveis de glicose no sangue. (BN)

Comente agora
26
Ago
Vacina brasileira de esquistossomose inicia fase final de testes após 30 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:29h

A vacina brasileira contra a esquistossomose está entrando na fase final de teste em humanos em áreas endêmicas, após 30 anos de desenvolvimento. Na segunda quinzena de setembro, ela será aplicada em pessoas no Senegal, dando início a esta última etapa. Se os resultados forem positivos, fica pronta para uso. A pesquisa foi escolhida junto a mais cinco projetos como prioridade de investimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). O “selo” é dado para estudos que se empenham em suprir necessidades de saúde de países em desenvolvimento. Causada por vermes do gênero Schistosoma, a doença está presente em 19 estados brasileiros, com maior quantidade de casos nos estados do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais. De acordo com a OMS, a esquistossomose é endêmica em mais de 70 países, em maioria localizados na África, onde 800 milhões vivem sob risco de infecção. Além da vacina contra a doença, outras cinco pesquisas foram escolhidas como prioridade pela OMS: um estudo da Índia, dois da Suíça, um da África do Sul e um da China em parceria com países africanos. O projeto brasileiro é o único das Américas escolhido pela organização. A nova Vacina Sm14, que foi financiada até o momento em formato de Parceria Público Privada (PPP) entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Orygen Biotecnologia S.A., também receberá o apoio de um fundo da OMS. Ela deverá terminar as fases de testes em humanos no final de 2017 - até lá, 350 pessoas deverão participar da pesquisa.

Comente agora
26
Ago
Estudo aponta que Zika pode sobreviver e se replicar por vários dias na mucosa vaginal
Postado por: Willyam Reis / 11:20h

Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos afirmou que a vagina é um "ninho" no qual o vírus Zika pode se replicar durante bastante tempo e, posteriormente, causar infecção no cérebro do feto. O estudo utilizou ratas grávidas na tentativa de compreender os mecanismos do vírus para "invadir o corpo a partir dos genitais". "Aproveitando nossa experiência com o herpes genital, queremos entender como o vírus da zika se comporta quando é transmitido através do sexo", explicou a imunologista de Yale, Akiko Iwasaki, autora principal do estudo. A equipe descobriu, segundo o site Terra, que o Zika pode sobreviver e se reproduzir durante vários dias na mucosa vaginal dos animais. Agora os pesquisadores trabalham para identificar o caminho percorrido pelo vírus da mucosa vaginal até infectar o feto. "Somos cautelosos sobre qualquer conclusão sobre a transmissão humana neste ponto, mas a vagina poderia ser um lugar onde o vírus da zika pode se replicar por um longo período. A vagina poderia ser um reservatório para o vírus em humanos, mas é preciso mais pesquisas", concluiu Iwasaki. (BN)

Comente agora
26
Ago
Anvisa proíbe publicidade de produto que anuncia suposta cura da Aids
Postado por: Willyam Reis / 10:08h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (26) toda a publicidade de um projeto que anuncia cura da Aids. De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União, a divulgação é irregular, já que o produto Mutamba Contra a Aids não tem registro na Anvisa. Em página de divulgação do projeto no Facebook, há supostos relatos de pacientes que apresentaram resultado negativo para HIV após um mês de uso do produto. (BN)

Comente agora
26
Ago
Problemas de visão devido à diabetes crescem no mundo, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:01h

Em um período de 20 anos, entre 1990 e 2010, a proporção de casos de problemas de visão relacionados à diabetes tem crescido no mundo todo. A conclusão é de um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Nova Southwestern, nos Estados Unidos, e da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido publicado esta semana na revista médica "Diabetes Care".Em um período de 20 anos, entre 1990 e 2010, a proporção de casos de problemas de visão relacionados à diabetes tem crescido no mundo todo. A conclusão é de um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Nova Southwestern, nos Estados Unidos, e da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido publicado esta semana na revista médica "Diabetes Care". Em 2010, 1 em cada 39 cegos tinha o problema devido à retinopatia diabética, o que representa um aumento de 27% desde 1990. Neste período, também aumentou em 64% a proporção de pessoas com deficiência visual moderada ou grave devido à retinopatia diabética: em 2010, 1 em cada 52 pessoas com esse problema tinha diabetes. A retinopatia diabética, provocada por taxas altas de açúcar no sangue resultantes da diabetes, se caracteriza por danos nos vasos sanguíneos da parte de trás do olho, o que leva a problemas de visão. "Infelizmente, a retinopatia diabética geralmente não têm nenhum sintoma nos estágios iniciais", diz Janet Leasher, uma das autoras da pesquisa e professora da Universidade Nova Southwestern. "Pessoas diagnosticadas com diabetes devem ter um exame com dilatação dos olhos pelo menos todo ano e ser orientadas por seu oftalmologista. Pacientes devem trabalhar de perto com seus médicos para determinar os melhores métodos para controlar o nível de açúcar do sangue."

Comente agora
26
Ago
Bahia tem mais de cem tipos de remédios vencidos; desperdício de medicamentos chega a R$ 6 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:10h

Pelo menos cem tipos de medicamentos passaram da validade antes de chegar à população, gerando um prejuízo de mais de R$ 6 milhões. O CORREIO teve acesso a uma planilha da Central Farmacêutica do Estado da Bahia (Cefarba), órgão vinculado à  Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e constatou que foram perdidos remédios usados contra doenças como pneumonia, malária, diabetes, trombose, hepatites B e C, Alzheimer, Chagas, esclerose, osteoporose, câncer, esquizofrenia, hipertensão e Aids. Em nota, a Sesab informou que vai apurar a denúncia. Só com testes rápidos do vírus HIV, por exemplo, foram perdidos  quase R$ 1,215 milhão. Coordenador da Instituição Beneficente Conceição Macêdo, que atua na prevenção e apoio a pessoas com Aids, o padre Alfredo Dórea recebeu com surpresa a denúncia. “Enquanto sociedade civil, consideramos estarrecedor. Como organização, fazemos todo um esforço para enfrentar a pandemia do vírus. Não é oportuno perder nem um real público, quanto mais seis milhões. O teste é fundamental para dar início ao trabalho de prevenção e tratamento”, avalia. O medicamento Temsirolimus, mais conhecido como Torizel, é um dos mais caros da lista. Utilizado para evitar a rejeição do órgão em transplantes renais, o remédio custa R$ 2.047 e foram gastos R$ 94.162,92 em 46 ampolas. Para o presidente da Associação de Renais Crônicos da Bahia, Gerson Barreto, a situação é “extremamente preocupante porque, às vezes, faltam medicamentos para outras finalidades e estão deixando um remédio caro como esse vencer”, disse.

Comente agora
26
Ago
Excesso de peso está relacionado a oito tipos de câncer, aponta pesquisa
Postado por: Willyam Reis / 08:47h

O excesso de peso e a obesidade estão relacionados a oito tipos de câncer, segundo a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, em inglês), da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o estudo, a redução de peso ao longo dos anos pode reduzir o risco de desenvolver câncer de estômago, fígado, vesícula, pâncreas, ovário, meningioma (tipo de tumor cerebral), tireoide e mieloma múltiplo (câncer que afeta um subtipo de células da medula óssea, os plasmócitos). Os pesquisadores revisaram mais de mil estudos sobre excesso de peso, segundo publicação no The New England Journal of Medicine. "A incidência de câncer devido ao excesso de peso ou obesidade é mais ampla do que se acredita atualmente", afirmou Graham Colditz, especialista em prevenção do câncer da Universidade de Medicina de Washington, nos EUA. Os cientistas acreditam que alguns fatores justificam essa relação: a gordura aumenta o índice de estrogênio, testosterona e insulina, promove inflamação, e esses fatores podem levar ao crescimento do tumor. "Os fatores do estilo de vida, ter uma dieta saudável, manter um peso saudável e praticar exercícios, além de não fumar, podem ter um impacto significativo na redução do risco de câncer", disse Colditz. "Os esforços de saúde pública para combater o câncer devem se concentrar nisso". (BN)

Comente agora
26
Ago
DNA pode determinar quantidade de café que bebemos por dia, diz estudo
Postado por: Willyam Reis / 08:43h

A quantidade de café que as pessoas consomem pode ser determinada pelo DNA, de acordo com um novo estudo realizado por um grupo internacional de cientistas. Eles identificaram um gene que parece alterar a maneira como a cafeína é metabolizada pelo organismo: os indivíduos que possuem determinada variante desse gene tendem a sentir mais fortemente os efeitos da cafeína e, consequentemente, tomam menos xícaras de café. A pesquisa, publicada nesta quinta-feira (25) na revista Scientific Reports, da Nature, foi liderada por Nicola Pirastu, da Universidade de Edimburgo (Escócia) e teve participação de pesquisadores da Universidade de Trieste (Itália), do Instituto Pediátrico Brulo Garofolo (Itália) e do Centro Médico Erasmus de Roterdã (Holanda). A pesquisa também teve contribuição da Illy, empresa italiana de produção de café. De acordo com o estudo, uma variação do gene PDSS2 reduz a capacidade das células do organismo para quebrar as moléculas de cafeína, fazendo com que a substância permaneça mais tempo no corpo. Com isso, as pessoas com a variação precisam consumir menos café para obterem o mesmo efeito estimulante da cafeína, em comparação às demais. "Os resultados do nosso estudo se somam às pesquisas já existentes, sugerindo que nossa tendência a tomar café pode ser determinada por nossos genes. Nós precisamos fazer estudos mais amplos para confirmar a descoberta e esclarecer a ligação biológica entre o gene PDSS2 e o consumo de café", disse Pirastu. Os cientistas analisaram as informações genéticas de 370 pessoas que vivem em um vilarejo no sul da Itália e de 843 pessoas de outros seis vilarejos do nordeste do país.

Comente agora
26
Ago
Exercício dita quantidade de proteína que deve ser consumida após o treino
Postado por: Willyam Reis / 07:33h

Na hora de definir a quantidade de proteína que deve ser ingerida depois do treino, não é a quantidade de massa muscular que a pessoa tem que deve ser levada em conta, nem tão pouco há quanto tempo treinam. O que realmente importa é o tipo de exercício que faz. Um recente estudo reuniu universidades da Escócia, do Canadá e do Reino Unido e acabou de vez com ideia de que as pessoas que treinam há mais tempo devem consumir maiores quantidades de proteína depois do exercício. Como conta o site Spector Health, que divulgou a pesquisa, quando o atleta realiza um treino de força (como musculação ou levantamento de pesos), a reconstrução do músculo acontece de forma mais eficaz quando são ingeridos 40 gramas de proteína após a atividade e não os 20-25 gramas até agora recomendados. O estudo contou com a participação de jovens atletas, que foram separados em dois grupos: um em que a massa corporal superava os 70 quilos e outro em que a massa corporal não atingia os 65 quilos. A capacidade de crescimento do músculo foi analisada em todos os participantes, que, aleatoriamente, foram aconselhados a consumir 20 ou 40 gramas de proteína de soro de leite (whey) após o treino. Depois de obterem os resultados dos marcadores biológicos e das biopsias musculares – métodos usados para avaliar a evolução muscular após o treino – os pesquisadores concluíram que a recuperação e desenvolvimento do músculo foi maior naqueles que consumiram 40 gramas de proteína, independentemente da massa muscular que tinham antes da experiência e do histórico de treino que tinham (ou seja, se eram principiantes ou não). A conclusão do estudo foi publicada na Physiological Reports. 

Comente agora
26
Ago
Sem material, médicos e enfermeiros 'vestem' plástico em hospital do DF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:37h

A falta de capote – vestimenta usada para realizar procedimentos de saúde – fez médicos e enfermeiros do Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal, usarem sacos plásticos como proteção. A situação foi denunciada nesta quinta-feira (25). De acordo com os funcionários, cuidados básicos como banho no leito, fisioterapia e outros procedimentos ficaram prejudicados pela falta do material, que é recomendado no protocolo de saúde. Ao G1, a Secretaria de Saúde informou que houve um “atraso no processamento da lavagem de roupas do Hospital de Santa Maria” por conta de uma reforma na área onde é realizado o serviço terceirizado de rouparia e lavanderia. A empresa responsável pelo serviço é a NJ Lavanderia. De acordo com o portal de transparência, a NJ Lavanderia Industrial e Hospitalar LTDA já recebeu R$ 6.824.506,63 em pagamentos do GDF desde 5 de fevereiro. Em nota, a pasta afirmou que 600 capotes descartáveis foram distribuídos pela própria empresa prestadora de serviços da lavandeira durante a manhã desta quinta. Segundo a secretaria, a situação seria normalizada até o fim da tarde.

Funcionária vestindo saco plástico como improviso para a falta de capote no Hospital de Santa Maria (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

Comente agora
25
Ago
Detectar problemas auditivos: 2 exames devem ser feitos em crianças de 0 a 4 anos
Postado por: Anacley Souza / 22:26h

Ter uma boa audição na infância é fundamental para o desenvolvimento e comunicação de todas as crianças. Para garantir esse benefício, é necessário que os pais estejam sempre atentos ao menor sinal de perda auditiva. “A identificação de problemas auditivos em crianças de 0 a 4 anos é mais fácil quando o caso é grave, mas pode passar despercebida quando o problema é menor”, afirma a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez.

Exames que detectam perda auditiva do bebê: Atualmente, ainda na maternidade, o bebê deve fazer o popularmente chamado “teste da orelhinha”, as emissões otoacústicas. Ele é simples, rápido e eficiente como triagem auditiva, mas não dá ideia de quantidade da perda auditiva. Por isso, além da consulta médica com otorrinolaringologista para avaliação completa dos ouvidos, nariz e garganta, o diagnóstico pode ser confirmado com a Audiometria Infantil Condicionada com Reforço Visual. Nessa idade, o exame requer mais prática e habilidade profissional. Deve ser feito por um ou dois fonoaudiólogos em conjunto. “O bebê fica sentado ou deitado no colo dos pais, dentro de uma cabine com isolamento acústico, usando ou não fones de ouvido. São oferecidos sons com técnicas lúdicas para envolver a criança durante a testagem. O reforço visual da informação sonora ajuda bastante na confirmação do nível de audição”, explica a médica. Segundo a especialista, o exame, quando bem feito, dá informação confiável para o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo acompanharem a criança. “É possível verificar o desenvolvimento normal da audição, da fala e da linguagem, detectar a deficiência auditiva, mesmo que seja de grau leve, o mais precocemente possível”, completa.

Comente agora
25
Ago
DNA pode determinar quantidade de café que bebemos por dia, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 21:13h

A quantidade de café que as pessoas consomem pode ser determinada pelo DNA, de acordo com um novo estudo realizado por um grupo internacional de cientistas. Eles identificaram um gene que parece alterar a maneira como a cafeína é metabolizada pelo organismo: os indivíduos que possuem determinada variante desse gene tendem a sentir mais fortemente os efeitos da cafeína e, consequentemente, tomam menos xícaras de café. A pesquisa, publicada nesta quinta-feira, 25, na revista Scientific Reports, da Nature, foi liderada por Nicola Pirastu, da Universidade de Edimburgo (Escócia) e teve participação de pesquisadores da Universidade de Trieste (Itália), do Instituto Pediátrico Brulo Garofolo (Itália) e do Centro Médico Erasmus de Roterdã (Holanda). A pesquisa também teve contribuição da Illy, empresa italiana de produção de café. De acordo com o estudo, uma variação do gene PDSS2 reduz a capacidade das células do organismo para quebrar as moléculas de cafeína, fazendo com que a substância permaneça mais tempo no corpo. Com isso, as pessoas com a variação precisam consumir menos café para obterem o mesmo efeito estimulante da cafeína, em comparação às demais. "Os resultados do nosso estudo se somam às pesquisas já existentes, sugerindo que nossa tendência a tomar café pode ser determinada por nossos genes. Nós precisamos fazer estudos mais amplos para confirmar a descoberta e esclarecer a ligação biológica entre o gene PDSS2 e o consumo de café", disse Pirastu. Os cientistas analisaram as informações genéticas de 370 pessoas que vivem em um vilarejo no sul da Itália e de 843 pessoas de outros seis vilarejos do nordeste do país. Todos os participantes do estudo responderam a um questionário que incluía uma pergunta sobre quantas xícaras de café consomem por dia.

Comente agora
25
Ago
Cientistas relacionam 8 tipos de câncer ao excesso de peso
Postado por: Anacley Souza / 18:23h

Estar acima do peso pode aumentar a probabilidade de ser diagnosticado com câncer de estômago e do aparelho digestivo, assim como com certos tumores cerebrais e do sistema reprodutivo, disseram pesquisadores internacionais na quarta-feira. Um relatório publicado na revista New England Journal of Medicine adiciona oito tipos à lista dos cânceres já conhecidos por serem mais comuns entre as pessoas com sobrepeso. Em 2002, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS), com sede na França, afirmou que os quilos em excesso poderiam aumentar o risco de câncer de cólon, esôfago, rim, mama e útero. Agora, a IARC adicionou os cânceres de estômago, fígado, vesícula, pâncreas, ovário e tireoide, assim como um tipo de tumor cerebral conhecido como meningioma e o mieloma múltiplo, um tipo de câncer do sangue, disse o relatório. Pesquisadores analisaram mais de 1.000 estudos sobre excesso de peso e riscos de câncer e concluíram que limitar o ganho de peso ao longo de décadas pode ajudar a reduzir o risco desses tipos de câncer. "A incidência do câncer devido ao excesso de peso ou à obesidade é mais extensa do que o que foi pressuposto", disse o presidente do Grupo de Trabalho da IARC, Graham Colditz, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis. O câncer muitas vezes surge sem explicação. Suas causas podem incluir vírus, poluentes, fatores genéticos e radiação. Certos fatores de estilo de vida, como o tabagismo e o excesso de peso, também podem tornar uma pessoa mais propensa a ter câncer.

Comente agora
25
Ago
Manteiga ou margarina: qual a opção mais saudável?
Postado por: Anacley Souza / 17:56h

Poucas coisas são tão bem-vindas em um café da manhã como um pãozinho quente com manteiga! Ou, quem sabe… Com margarina! Não há como negar: as duas são deliciosas e deixam qualquer comida mais gostosa; seja um simples pão, um prato mais completo ou ainda um milho cozido quentinho. Mas, afinal, quais são as diferenças entre esses dois produtos? Será que somente o sabor os difere ou as propriedades nutricionais também são distintas? Qual dos dois é o melhor para a saúde? Abaixo você confere as respostas para essas e outras dúvidas sobre manteiga e margarina para fazer a escolha certa na hora da refeição.Antigamente a manteiga era vista como vilã da dieta pelo seu teor de gordura saturada e colesterol. “Com isso, surgiram as margarinas feitas a partir da hidrogenação de óleos vegetais. Mas, com o tempo, descobriu-se que a gordura hidrogenada (trans) era mais maléfica para a saúde”, explica Paula. Hoje em dia, destaca a nutricionista, a margarina e os cremes vegetais são obtidos através do processo de interesterificação. “Os estudos ainda são controversos em relação à saúde, mas evidências apontam que esse tipo de gordura também poderia piorar o perfil lipídico e ainda causar resistência à insulina”, diz. As vantagens das margarinas são as presenças das vitaminas A, D, B2 e vitamina E.

Comente agora
25
Ago
Barreiras: Estado terá que viabilizar realização de exame em menor em até 15 dias
Postado por: Débora Ayane / 17:47h

O Estado da Bahia terá 15 dias para viabilizar a realização de uma broncoscopia, em um menor que vive no município de Barreiras, Bacia do Rio Grande. A decisão da Turma Cível da Câmara Especial do Extremo Oeste Baiano foi publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário da Justiça Eletrônico (DJE). O estado recorreu ao órgão para tentar reverter uma decisão anteriormente da 1ª Vara da Infância e Juventude, com base em uma ação civil demandada pelo Ministério Publico do Estado da Bahia (MP-BA). Na ocasião, uma liminar determinava que o Estado promovesse encaminhasse Daniel Rocha Alves para um Centro Especializado a fim de que fosse realizado o procedimento, que permite a visualização interna do sistema respiratório, em 24 horas. O Estado da Bahia, através do Procurador Leonardo Mota Costa Rodrigues, alegava que a decisão “revela-se precipitada, representando um enorme equívoco, dada a matéria debatida na ação originária e o reflexo negativo da medida em prejuízo à saúde pública e ao próprio Agravado”. “O perigo da demora não é aquele perigo abstrato, mas o que, concretamente, pode resultar, a um só tempo, lesão grave e de difícil reparação”, salientou a desembargadora, e relatora do processo, Maria de Fátima Silva Carvalho Relatora.(BN)

Comente agora
25
Ago
Exercício dita quantidade de proteína que deve ser consumida após o treino
Postado por: Débora Ayane / 17:38h

Na hora de definir a quantidade de proteína que deve ser ingerida depois do treino, não é a quantidade de massa muscular que a pessoa tem que deve ser levada em conta, nem tão pouco há quanto tempo treinam. O que realmente importa é o tipo de exercício que faz. Um recente estudo reuniu universidades da Escócia, do Canadá e do Reino Unido e acabou de vez com ideia de que as pessoas que treinam há mais tempo devem consumir maiores quantidades de proteína depois do exercício. Como conta o site Spector Health, que divulgou a pesquisa, quando o atleta realiza um treino de força (como musculação ou levantamento de pesos), a reconstrução do músculo acontece de forma mais eficaz quando são ingeridos 40 gramas de proteína após a atividade e não os 20-25 gramas até agora recomendados. O estudo contou com a participação de jovens atletas, que foram separados em dois grupos: um em que a massa corporal superava os 70 quilos e outro em que a massa corporal não atingia os 65 quilos.

Comente agora
25
Ago
Bebê desenvolve sequelas decorrente do vírus zika após seis meses de nascimento
Postado por: Débora Ayane / 17:22h

Um novo caso de contaminação pelo vírus da zika põe em alerta as mães de recém-nascidos que foram contaminadas pelo vírus durante a gravidez. Um artigo escrito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo trouxe o caso de um bebê nascido com o perímetro cefálico dentro da normalidade, que somente manifestou sequelas graves provocadas pela infecção seis meses depois de seu nascimento. O artigo foi publicado nesta quarta (24) no periódico The New England Journal of Medicine. De acordo com o estudo, a criança nasceu em janeiro desta ano, com 32,5 centímetros de perímetro cefálico e sem mostrar sinais de má-formação. No entanto, exames de imagens feitos no menino apontaram redução de estruturas cerebrais e calcificações, que são características de microcefalia. Seis meses após o parto foram observadas algumas sequelas, como atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, perda de força muscular e dificuldade de locomoção. De acordo com o Estadão, exames realizados no bebê apontaram que o vírus permaneceu em seu organismo por mais de dois meses após o nascimento.

Comente agora
25
Ago
Anvisa aprova novo medicamento para o câncer de mama
Postado por: Débora Ayane / 13:05h

Pacientes com câncer de mama em fase inicial, do tipo específico HER2-positivo, com alto risco de recorrência, ganham um novo aliado, o Perjeta (Pertuzumabe) da Roche, empresa mundial líder em oncologia. O tratamento acaba de ser aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso antes da cirurgia, também conhecida como neoadjuvância. Segundo Sergio Simon, diretor-presidente do Grupo Brasileiro de Estudos Clínicos em Câncer de Mama (GBECAM), médico oncologista do Hospital Albert Einstein e do CPO-Centro Paulista de Oncologia, "a inclusão de Pertuzumabe em combinação com Trastuzumabe e quimioterapia no tratamento neoadjuvante do câncer de mama promove a diminuição de maneira acentuada do nódulo tumoral, possibilitando a cirurgia conservadora, além de impedir que a doença se dissemine, aumentando as chances de cura da paciente". A aprovação da nova indicação de Perjeta é voltada para pacientes com câncer de mama HER2-positivo localmente avançado, inflamatório ou em estágio inicial com elevado risco de recorrência (tumores maiores que 2 cm de diâmetro e/ou linfonodo positivo) como parte de um esquema terapêutico completo para o câncer de mama inicial.

Comente agora
25
Ago
Congresso deve alterar PEC e aumentar em R$ 28 bilhões piso para a Saúde
Postado por: Willyam Reis / 09:53h

O Congresso Nacional deve modificar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos públicos para aumentar em R$ 28 bilhões o piso mínimo que a União é obrigada a gastar com Saúde no próximo ano. Embora seja uma mudança significativa na proposta do novo regime fiscal, o movimento não encontra grande resistência no governo e deve ser uma das concessões que a equipe econômica será obrigada a fazer para diminuir a resistência dos parlamentares em aprovar o teto, que vai atrelar o crescimento das despesas públicas à inflação do ano anterior, segundo apurou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Pelo texto enviado, se a PEC for aprovada, o piso das despesas com a Saúde em 2017 será de R$ 90,6 bilhões, o correspondente ao orçamento deste ano corrigido pela inflação estimada em 2016. A bancada da Saúde quer que o governo use como parâmetro para definir o piso o que foi gasto no ano passado (R$ 100,1 bilhões) mais a inflação acumulada deste ano e de 2015, o que dá R$ 118,5 bilhões. O governo já encontrou focos de resistência à inclusão das áreas de saúde e educação maiores do que os previstos inicialmente e deve ceder também no prazo de vigência do teto de 20 anos (com possibilidade de mudança nas regras no décimo ano), que poderá cair para sete anos. (BN)

Comente agora
25
Ago
Saúde tem economia de R$ 384 milhões; montante irá custear UPAs e medicamentos
Postado por: Willyam Reis / 09:18h

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) uma economia de R$ 384,3 milhões por meio da revisão de contratos, cargos, projetos, compra de medicamentos e insumos estratégicos. O montante economizado, segundo a pasta, será utilizado para custear 99 unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e para a aquisição de 7,4 milhões de medicamentos. Entre as medidas adotadas nos últimos três meses estão a extinção de 417 cargos; a redução média de 33% em despesas de serviços gerais, sem prejuízo das atividades; a redução média de 20% dos valores contratados com todas as empresas de tecnologia, sem alteração do escopo; e a redução de até 39% dos valores na aquisição de medicamentos e insumos estratégicos, sem perda em cobertura. Segundo a Agência Brasil, além dos R$ 384,3 milhões economizados em contratos, Barros informou que houve ainda contenção do reajuste inflacionário no valor de R$ 447,8 milhões e de R$ 25 milhões em convênios para a compra de aceleradores lineares utilizados na radioterapia. "Conseguimos resultados muito significativos dentro do contexto da eficiência, que é meu discurso desde que cheguei no ministério", disse o ministro. "Estamos fazendo mais com os mesmos recursos que temos. É um momento de eficiência na gestão de R$ 857 milhões em 100 dias". (BN)

Comente agora
25
Ago
Anvisa suspende lote de álcool gel da empresa Lima & Pergher
Postado por: Willyam Reis / 08:01h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (24) a suspensão da distribuição, comercialização e uso do lote 461442 do Gel Álcool Start Lavana, com prazo de validade até 05/03/2018. Fabricado pela empresa Lima & Pergher Indústria, Comércio e Representação Ltda., o produto apresentou resultado insatisfatório na análise de rotulagem. De acordo com publicação no Diário Oficial da União, a empresa deve promover o recolhimento do estoque do lote existente no mercado. (BN)

Comente agora
25
Ago
Homens também diminuem fertilidade com a idade; saiba mais
Postado por: Willyam Reis / 07:46h

Após a menopausa, as mulheres perdem a capacidade de ter filhos. Mas o tempo não é um inimigo somente da infertilidade feminina e a masculina também sofre consequências com tic tac do relógio. Especialistas revelaram ao UOL algumas curiosidades e fatos, além de desvendar alguns mitos, a respeito da fertilidade masculina. Confira:

  • 1. Com a idade, os homens ficam menos férteis?
  • O homem envelhece como um todo e os testículos não ficam para trás. "O envelhecimento testicular leva à formação de um número menor de espermatozoides", revela o urologista Alex Meller, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Contudo, diferentemente da mulher, um homem em idade avançada pode engravidar a parceira. O sexo feminino nasce com a quantidade exata de óvulos que vai utilizar ao longo da vida; já o homem produz espermatozoides até morrer, ainda que haja queda na quantidade.
  • 2. Bebês de homens mais velhos podem nascer com alterações nos genes?
  • Meller diz que sim. A partis dos 40 anos, o DNA contido nos espermatozoides sofre um processo denominado fragmentação. Neste processo pode ocorrer perda de trechos do código genético, que podem levar a uma má formação fetal.
Comente agora
24
Ago
Saúde anuncia economia de R$ 384 milhões; verba vai custear UPAs e medicamentos
Postado por: Anacley Souza / 23:29h

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) uma economia de R$ 384,3 milhões por meio da revisão de contratos, cargos, projetos, compra de medicamentos e insumos estratégicos. O montante economizado, segundo a pasta, será utilizado para custear 99 unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e para a aquisição de 7,4 milhões de medicamentos. Entre as medidas adotadas pelo ministério estão: a extinção de 417 cargos; a redução média de 33% em despesas de serviços gerais, sem prejuízo das atividades; a redução média de 20% dos valores contratados com todas as empresas de tecnologia, sem alteração do escopo; e a redução de até 39% dos valores na aquisição de medicamentos e insumos estratégicos, sem perda em cobertura. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, considerando todas as ações de gestão realizadas pela pasta, a eficiência total foi de R$ 857,1 milhões. Além dos R$ 384,3 milhões economizados em contratos, houve ainda, de acordo com Barros, contenção do reajuste inflacionário no valor de R$ 447,8 milhões e de R$ 25 milhões em convênios para a compra de aceleradores lineares utilizados na radioterapia. “Conseguimos resultados muito significativos dentro do contexto da eficiência, que é meu discurso desde que cheguei no ministério”, disse Barros. “Estamos fazendo mais com os mesmos recursos que temos. É um momento de eficiência na gestão de R$ 857 milhões em 100 dias”, completou, ao se referir ao período em que está à frente da pasta.

Medicamentos: A negociação junto à indústria farmacêutica, de acordo com o ministério, levou a uma economia de R$ 222 milhões na aquisição de medicamentos.

Comente agora
24
Ago
Ter poucos amigos pode fazer tão mal ao corpo quanto fumar
Postado por: Anacley Souza / 20:15h

Não ter amigos pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Proceedings of the Royal Society B, manter um círculo social pequeno está associado ao aumento da produção de uma proteína coagulante que pode causar infarto e derrame. Em situações “normais”, o aumento da produção dessa proteína é desencadeado como resposta a uma lesão ou perda de sangue. No entanto, em excesso, ela pode prejudicar a saúde ao aumentar a pressão sanguínea e causar o depósito de gordura nas artérias. Acredita-se que a solidão também haja como um fator estressante e desencadeante de fibrinogênio no sangue. No estudo, pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, compararam os níveis da proteína coagulante fibrinogênio com o número de amigos e familiares na vida de uma pessoa. Os resultados mostraram que conforme o número de pessoas no círculo social de alguém diminui, maior o nível de fibrinogênio no sangue. Por exemplo, pessoas com apenas cinco integrantes em seu círculo social tinham um nível da proteína 20% maior do que aquelas com 25 integrantes. Os cientistas concluíram também que uma redução de 10 a 12 pessoas no círculo social de alguém impacta o nível do coagulante da mesma forma que o tabagismo. Uma possível explicação para isso é que o isolamento social faz com que as pessoas se sintam tão ameaçadas e vulneráveis a ponto de desencadear uma resposta fisiológica que pode ser letal no longo prazo. “A ‘desconexão’ social mostra uma associação significativa com o fibrinogênio. Se de fato há uma relação causal entre isolamento social e fibrinogênio e, posteriormente, doença cardíaca e derrame, então políticas e intervenções que melhorem a conexão social pode ter efeitos positivos sobre a saúde, que vão além dos benefícios econômicos já conhecidos.”, disse David Kim, autor do estudo.

Comente agora
24
Ago
Sesab perde mais de R$ 6 milhões em medicamentos vencidos
Postado por: Anacley Souza / 19:21h

De medicamentos como Diazepam a Ácido Acetil Salicílico, passando por Suplemento Alimentar Hipercalórico para pacientes com câncer, a secretaria estadual de Saúde terá que inutilizar mais de R$ 6 milhões em remédios que passaram do prazo de validade. Segundo o site Política Livre, O levantamento foi feito pela Central Farmacêutica do Estado da Bahia (CEFARBA), órgão subordinado à Sesab, e passado por um funcionário da secretaria. O profissional diz que o setor em que trabalha na pasta tenta alertar a direção da Sesab para o vencimento dos medicamentos há meses sem sucesso. Todos perderam validade este ano, com datas que variam do mês de janeiro a julho. Ele disse que decidiu vazar a informação convencido de que o governador Rui Costa (PT) não tem idéia do que está ocorrendo e vai tomar providências enérgicas frente ao fato.

Comente agora
24
Ago
Exame de fundo de olho pode identificar diversas doenças; saiba mais
Postado por: Débora Ayane / 15:38h

Um simples exame de fundo de olho, parte de uma consulta oftalmológica de rotina, ajuda diagnosticar doenças que muitas vezes passar despercebidas no início e podem comprometer gravemente a qualidade de vida.Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier este é o caso da hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, tuberculose, toxoplasmose, lepra, AIDS, tumores intracranianos e até do mal de Parkinson que altera os vasos no fundo do olho conforme recente pesquisa britânica.O médico explica que o exame é indolor e nada invasivo. É feito com um oftalmoscópio, equipamento que aumenta diversas vezes os detalhes da retina, vasos e artérias. Quem tem hipertensão, comenta, apresenta os vasos do olho dilatados e é encaminhado a um cardiologista.

Como reconhecer doenças através dos olhos

Queiroz Neto afirma que muitas doenças dão sinais nos olhos que podem ser percebidos por qualquer pessoa e indicam urgência médica. Os principais são:

  • · Olho vermelho: Além da conjuntivite e da ceratite (inflamação da córnea) o olho vermelho pode indicar glaucoma. O especialista afirma que a doença é indolor, em 90% dos casos está relacionada ao aumento da pressão intraocular e reduz o campo visual até a cegueira se não for tratado corretamente com colírios indicados por um oftalmologista.
Comente agora
24
Ago
Morre em Santo Antônio de Jesus José Rodrigues (Zito da Embasa)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:42h

Anunciamos com pesar o falecimento do senhor José Rodrigues Filho, conhecido como Zito da Embasa. O corpo está sendo velado na Rua Vereador João Silva (Rua da Linha) número 738. O sepultamento será 16h30. Zito foi o fundador das Vassouras Rodrigues aqui em Santo Antônio de Jesus e era pai da empresária Elizane, proprietária da empresa Vassouras Fênix na Rua da Linha. (MG Notícias)

Comente agora
24
Ago
CCJ aprova suspensão de prazos processuais para advogadas que tiveram filhos
Postado por: Willyam Reis / 11:20h

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) o projeto que garante a suspensão de prazos processuais para advogadas que tiveram filhos ou que adotaram, além de outras garantias para gestantes e lactantes. A comissão aprovou o Projeto de Lei 1901/2015 que altera o Código de Processo Civil e garante a suspensão dos prazos por 30 dias, sem prejuízo às partes. O projeto seguirá para o Senado Federal. A tramitação é acompanhada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O texto estabelece que os prazos serão suspensos quando a única advogada de alguma das partes der à luz ou adotar. O projeto também suspende os prazos por oito dias quando o único advogado de uma das partes se tornar pai ou adotar. A suspensão dependerá da juntada da certidão de nascimento da criança ou de documento que comprove a adoção, momento em que se iniciará a contagem do tempo do benefício. O ano de 2016 foi instituído como o Ano da Mulher Advogada no âmbito da OAB. O projeto ainda altera o Estatuto da Advocacia, dando direitos às advogadas grávidas ou lactantes como de não se submeterem a detectores de metais e aparelhos de raios-x nas entradas dos tribunais; obter a reserva de vagas nas garagens dos fóruns dos tribunais; acesso às creches, onde houver, ou local adequado ao atendimento das necessidades dos bebês; e preferência na ordem das sustentações orais e audiências a serem realizadas a cada dia. O PL, de autoria do deputado federal Daniel Vilela, com relatoria de Delegado Éder Mauro, foi aprovado por unanimidade. (BN)

Comente agora
24
Ago
Sapeaçu será o município anfitrião para o Saúde sem Fronteiras Oftalmologia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:52h

Nesta sexta-feira (26) serão iniciados os atendimentos da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Oftalmologia, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Desta vez, o município de Sapeaçu será o anfitrião para os nove municípios da região de Cruz das Almas. Até o dia 28 de agosto, serão disponibilizadas 1.665 consultas oftalmológicas e 500 cirurgias de catarata para um público formado por alunos do Todos pela Alfabetização (TOPA) e a população com idade a partir de 60 anos. A unidade móvel, que estará estacionada no Centro de Saúde de Sapeaçu, em frente ao Ginásio de Esportes. O programa itinerante mobilizará uma equipe de profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio. Para ter acesso aos serviços, o usuário deverá procurar a Secretaria de Saúde de seu município, que ficará responsável pelo seu agendamento para o atendimento. Será preciso levar o Cartão do SUS, RG e o crachá de identificação do usuário. Para os usuários que passarem por cirurgia de catarata, a Secretaria da Saúde do Estado disponibilizará o colírio para ser usado durante 30 dias.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com