As comentadas


Boa tarde , Segunda-feira, 02/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

02
Mar
Conselho de Medicina denuncia sucateamento de quase mil unidades de saúde
Postado por: Samile Macêdo / 16:33h

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) afirma que 952 unidades básicas de saúde fiscalizadas pelo órgão apresentam condições de sucateamento. Ainda segundo a pesquisa, um total de 331 estabelecimentos apresentaram mais de 50 itens fora dos padrões estabelecidos pelas normas sanitárias, enquanto 100 apresentavam mais de 80 itens fora dos padrões. O órgão também informou que, em 38 unidades visitadas, não havia sequer consultório médico para atendimento de pacientes. De acordo com presidente do CFM, Carlos Vital, os dados apresentados pelo levantamento mostram a precariedade do sistema de saúde ao redor do país. "Essa amostra revela uma tendência. Sabemos, por meio de reclamações e protestos dos médicos, das dificuldades. Estamos apenas colocando em números", avaliou. "Reflete o descaso, o descuido e a ausência de uma política de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde", completou. Atualmente, estão em funcionamento no Brasil 40,6 mil unidades básicas de saúde. (Metro1)

Comente agora
02
Mar
Espaço Cuidar em Santo Antonio de Jesus acompanha atleta santoantoniense que joga no Japão
Postado por: Samile Macêdo / 16:32h

O Espaço Cuidar em Santo Antônio de Jesus cada vez mais têm inovado seus serviços para atender os pacientes e progredindo com alta qualidade. Agora disponibiliza ao público, profissionais capacitados na área fisioterapêutica. Inicialmente a clínica te oferece uma avaliação gratuita para depois orientar ao cliente como os trabalhos serão feitos. Caso você esteja sentindo dores musculares, alteração na postura ou sofre de alguma lesão ou contusão, não deixe de ir no Espaço Cuidar que conta também com serviços de acupuntura, bandagem elástica e terapia manual. A clínica possui equipamentos e serviços excelentes, tudo para garatir o bem estar e melhoria na sua saúde.  

Tiago Martins, um dos profissionais que trabalha no Espaço, está cuidando o atleta Vítor Kauan Silva Reis, 17 anos natural de Santo Antônio de Jesus que atualmente joga no Japão. Tiago declarou  que atualmente a instituição conta com a parte estrutural, para realizar até uma endoterapia para oferecer serviços de qualidade para o jogador. “É necessário primariamente saber a modalidade esportiva do atleta e os tipos de modalidade a serem utilizados. A carga de trabalhos no Japão é muito mais intensa, eles correm muito mais, então o jogador têm de passar por uma equipe  multidisciplinar, ou seja, além da parte médica, trabalhar a questão nutricional”, destacou. O profissional médico disse que o jovem chegou com uma lesão ocasionada por desequilíbrio muscular e atualmente é preciso que o esportista seja avaliado para um trabalho específico ser feito. “Depois pretendemos evoluir o tratamento de Vítor para os membros superiores e inferiores”, pontuou.

  • Eapaço Cuidar - Você sempre saudável!
  • Endereço: Rua Antônio Mendes, bairro São Benedito ao lado do Colégio Novo Espaço
  • Telefone: (75) 3631-2986
Comente agora
02
Mar
Anvisa determina recolhimento de lote de Mebendazol da empresa Brainfarma
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou, na última sexta-feira (27), o recolhimento do lote B13L0640 do medicamento Mebendazol, 100 mg/5ml suspensão oral, produzido pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Indicado para tratamento de verminoses, o produto terá o lote recolhido porque, durante teste, foi identificada a formação de grumos e sedimentos de difícil separação depois de agitar os fracos. De acordo com a Anvisa, a própria empresa será responsável por providenciar o recolhimento dos medicamentos em questão.

Comente agora
02
Mar
Beber em excesso causa colapso no corpo e pode até matar, diz médico
Postado por: Letícia Oliveira / 11:38h

O excesso de álcool no corpo pode afetar o funcionamento dos sistemas nervoso central e respiratório, que entram em colapso devido à grande quantidade da substância no sangue. Isso pode levar a pessoa ao coma alcoólico e até provocar a morte. É o que pode ter acontecido com Humberto Moura Fonseca, universitário que morreu após ingestão excessiva de álcool em uma festa universitária em Bauru (SP), neste fim de semana. De acordo com testemunhas, ele teria bebido mais de 30 doses de vodca no evento, durante uma competição. Após passar mal, Fonseca foi socorrido por colegas, mas chegou ao pronto-socorro já sem vida. Um vídeo divulgado na internet mostra a vítima tomando as doses da bebida com outros participantes da festa. O médico Paulo Olzon, clínico da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), explica que o álcool desacelera o sistema nervoso central e, por isso, ocorre uma mudança de comportamento na pessoa logo após a ingestão de bebida. Ela acaba ficando mais alegrinha e descontraída, mas quando há moderação no consumo. Quando a pessoa bebe rapidamente – caso do universitário da Unesp – a bebida é absorvida rapidamente pela parte digestiva, o que aumenta a concentração etílica no sangue. “Não há tempo do organismo metabolizar aquele álcool e transformá-lo em gás carbônico [que sai do corpo pela respiração] e água [que sai pela urina]”, explica. Por causa disso, uma área do cérebro afetada pelo efeito tóxico do álcool pode desligar funções vitais, como a que controla a respiração e o coração. Como consequência, pulmão e os batimentos podem param de funcionar.

Comente agora
01
Mar
Alemanha usa deficientes visuais para detectar câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:30h

Exames para detectar câncer de mama estão sendo feitos por mulheres cegas na Alemanha. A ideia já existe há alguns anos, e uma pesquisa inédita sugere que pessoas cegas podem, de fato, detectar tumores mais cedo do que aquelas que enxergam. Esta ideia simples, mas surpreendente, passou pela cabeça de um médico alemão uma manhã enquanto ele estava tomando banho: mulheres cegas poderiam fazer seu trabalho muito melhor do que ele? "Três minutos é o tempo que eu tenho para fazer exames clínicos das mamas", diz o ginecologista baseado em Duisburg Frank Hoffmann. "Isso não é suficiente para encontrar pequenos nódulos no tecido mamário, o que é crucial para detectar o câncer de mama cedo." Pessoas treinadas para ler em braille tem o tato altamente desenvolvido. Por isso, Hoffmann supôs que as mulheres cegas e com deficiência visual seriam mais qualificadas do que qualquer outra pessoa para realizar exames de mama em seus pacientes. A evidência agora é inequívoca, diz ele. Em um estudo ainda não publicado, realizado com a Universidade de Essas, mulheres cegas conseguiram detectar quase um terço a mais de nódulos que outros ginecologistas.

Comente agora
01
Mar
Cidade de Marília (SP) confirma 12ª morte com suspeita de dengue
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:37h

Um idoso de 81 anos, internado com diagnóstico de dengue, morreu na noite de sábado (28) no Hospital Universitário de Marília, no centro-oeste do Estado de São Paulo. É a 12ª morte com suspeita de dengue ocorrida este ano na cidade que convive com uma epidemia e está em estado de emergência. O paciente estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e o atestado de óbito aponta como causa hemorragia alveolar decorrente de dengue. A causa da morte ainda precisa ser confirmada por laudo do Instituto Adolfo Lutz. Em todo o Estado, os casos de dengue se multiplicam e as mortes são diárias. Já são pelo menos 53 óbitos confirmados ou sob investigação. Na sexta-feira (27), foram confirmadas mortes de pacientes com dengue em Salto de Pirapora, do tipo hemorrágico, e em Sumaré. Em Marília, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou no sábado (28) mais 3559 casos, elevando para 7.498 o número de doentes somente este ano. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
01
Mar
Consumir amendoins na 1ª infância reduz risco de alergia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:23h

Um estudo realizado no Reino Unido indica que o consumo controlado de amendoins dentro dos primeiros 11 meses de vida reduz em 80% o risco de desenvolver alergia a esse fruto em crianças com alto risco de tê-la. A pesquisa, elaborada por cientistas do King's College London e divulgada nesta terça-feira, convida a revisar os atuais guias de saúde, que aconselham evitar o consumo de amendoins para prevenir a as alergias. Este novo enfoque demonstra que a exposição controlada aos amendoins entre os quatro e os 11 meses de vida se traduz em uma redução de mais de 80% do risco de alergia aos cinco anos, em crianças com perfil de alto risco por já apresentar eczema ou alergia à proteína do ovo. Os cientistas, liderados por Gideon Lack, diretor do departamento de alergia pediátrica em King's College London, apontam que esta premissa -conter o desenvolvimento de alergias com a exposição controlada ao produto- poderia ser aplicada a outras além da do amendoim, embora seriam necessários novos estudos. Os especialistas dizem em seu artigo que as alergias aos alimentos aumentaram de forma destacada na última década, tanto no Reino Unido e nos Estados Unidos como em países da África e Ásia. 

Comente agora
01
Mar
SAJ: Farmácia Santana de Cristina, com aferição de pressão arterial e aplicação de injeção grátis; veja fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 14:58h

A Farmácia Santana de Cristina mistura empreendedorismo com responsabilidade social. Uma trajetória de respeito aos clientes, colaboradores e parceiros. Agora com novas instalações oferece mais espaço e conforto aos fregueses. 

Comprando na Farmácia Santana, você tem direito a aferição de pressão e aplicação de injeção grátis no próprio estabelecimento ou em casa com os Técnicos em Enfermagem; Antonia Teixeira, Jaciara Bonfim e Aloísio Oliveira. O serviço é gratuito. Além de todas essas vantagens, a Farmácia tem a farmacêutica Elli Daiane Rodrigues / CRF: 7435, que permanece de plantão em horário comercial.

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Um comentário
01
Mar
Onde vivem os brasileiros que mais sofrem com depressão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:26h

No Brasil, 7,6% dos adultos já foram diagnosticados com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas. Dentre esses brasileiros, mais da metade (52%) usa medicamentos. Os dados são do IBGE. Os estados que mais concentram adultos deprimidos ficam no Sul do país. O Rio Grande do Sul é o primeiro da lista. Lá, 13,2% das pessoas com 18 anos ou mais já foram diagnosticadas por um profissional de saúde. Em seguida vêm Santa Catarina, com 12,9%, e Paraná, com 11,7%. Na outra ponta do ranking estão os estados do Norte. No Pará, último da lista, apenas 1,6% dos adultos receberam diagnóstico da doença. O Amazonas vem em seguida, com 2,7%. A depressão causa sérios problemas para parte desses brasileiros. Segundo o IBGE, 11,8% dos que sofrem com a doença no país têm limitações graves em suas atividades por conta disso. E, apesar de 52% tomarem medicamentos, apenas 16,4% fazem psicoterapia. Na tabela abaixo é possível ver os dados para todo o país. Estão disponíveis os números sobre pessoas com diagnóstico de depressão e, dentre elas, as que têm limitações por conta disso, as que receberam assistência médica no ano anterior à pesquisa, as que fazem psicoterapia e as que usam medicamentos. Veja nas fotos os números para cada estado brasileiro. As informações são da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, feita pelo IBGE, e se referem a pessoas com 18 anos ou mais.

Comente agora
01
Mar
ONgs inscrevem projetos inovadores de combate à dengue
Postado por: Anacley Souza / 11:02h

As ONGs Americas Health Foundation e Break Dengue estão com inscrições abertas para projetos inovadores e de baixo custo de combate à dengue. Os participantes concorrerão a um prêmio de U$ 10 mil. A iniciativa objetiva encontrar planos que possam ser aplicados no Brasil e em outros países latino-americanos. A premiação reconhecerá projetos de organizações que já atuem no combate à dengue. Eles podem propor, por exemplo, campanhas de sensibilização, métodos de vigilância, campanhas online informativas ou ferramentas inovadoras para ajudar a controlar o impacto da dengue no Brasil, na Colômbia e no México. Cada país terá um vencedor. As inscrições estarão abertas até 20 de março de 2015.O valor do prêmio será destinado à execução da proposta vencedora no prazo de um ano. O projeto deve estar em inglês. As regras podem ser consultadas na página do Break Dengue. No Brasil, o número de casos de dengue no primeiro mês do ano aumentou 57,2%, na comparação com o mesmo período de 2014, saltando de 26.017 para 40.916.

Comente agora
01
Mar
Prevenção da osteoporose precisa começar na infância, diz ortopedista
Postado por: Anacley Souza / 08:37h

Os cuidados para prevenir a osteoporose devem ter início ainda na infância, recomenda o diretor de Relações Institucionais do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia (Sbot), Márcio Passini. "O nosso esqueleto vai sendo trocado sistematicamente porque a gente vai crescendo", diz ele. Segundo Passin, na infância, esse processo é mais rápido. Depois, na idade madura, pelo menos 6% do esqueleto é trocado por ano. Quando a pessoa faz uma atividade física, isso estimula o osso a ser mais forte. O diretor lembra, entretanto, que esse processo não ocorre da noite para o dia e que é preciso um tempo para que o esqueleto se adapte à nova necessidade. População está perdendo massa óssea O exame chamado densitometria, surgido em 1992, passou a medir a densidade mineral óssea, isto é, a quantidade de cálcio. "Foi um divisor de águas, porque passou a permitir que as pessoas que estavam se tratando de osteoporose soubessem se estavam melhorando. Com isso, foi possível verificar quais medicamentos funcionavam bem." Em 1994, vários países fizeram padrões para a densitometria de acordo com a sua população. Um estudo foi feito por médicos italianos com um conjunto de pessoas de 35 anos de idade para mostrar quais eram os padrões. Em 2004, repetiram o estudo, com uma população semelhante à anterior. "E levaram um susto, porque viram que, em dez anos, a nova população tinha 10% menos massa óssea do que a população anterior. Dez por cento [em dez anos] significa 1% ao ano", ressalta Passini. Hábitos da infância criam problemas na velhice Segundo o ortopedista, a população idosa está evoluindo, mas a população osteoporótica cresce mais ainda. "Tem mais idoso com osteoporose do que tinha há dez ou 20 anos". De acordo com ele, essa transformação está relacionada aos hábitos cultivados desde a infância e a juventude, conhecidos como hábitos deletérios. É o caso da criança que parou de tomar leite e passou a consumir mais refrigerante. Passini disse que uma das preocupações, entretanto, está na adolescência, etapa em que a pessoa forma massa muscular que, ao se desenvolver, força o osso a ter uma qualidade melhor.

Comente agora
28
Fev
Em dois anos, será possível transplantar cabeça
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:26h

A medicina demonstra estar cada vez mais avançada. Segundo reportagem publicada na revista NewScientist, o primeiro transplante de cabeça da história pode acontecer em dois anos. A equipe liderada pelo cirurgião italiano Sergio Canavero, do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim, é a responsável por sugerir a façanha. O transplante funcionaria da seguinte forma: uma pessoa com doença degenerativa ou algum tipo de paralisia teria a cabeça implantada em outra que tivesse morte cerebral. Segundo a BBC, Canavero está ciente da polêmica que isso poderia causar e acredita ter dificuldades em conseguir autorização para a técnica nos Estados Unidos. "Se a sociedade não quiser isso, eu não vou fazer. Mas se as pessoas não quiserem nos Estados Unidos ou na Europa, não significa que não será feito em outro lugar. Estou tentando fazer da forma correta. Antes de você ir à lua, tem que ter certeza que as pessoas o seguirão", disse à NewScience. 

Comente agora
28
Fev
Pesquisadores associam mutações que resultam em leucemia à idade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:07h

De acordo com cientistas, é “quase inevitável” que o sangue desenvolva a leucemia conforme o avanço da idade das pessoas. Um estudo publicado na revista “Cell” mostrou que 70% das pessoas saudáveis apresentam erros genéticos que poderiam levar ao câncer. Para chegar a esse resultado, a equipe do Wellcome Trust Sanger analisou o sangue de 4.219 pessoas. As informações são do jornal O Globo. O mapeamento feito pelos cientistas mostrou que 20% das pessoas na faixa dos 50 anos tem mutações que poderiam levar à doença. E esse índice chega a subir para 70% em pessoas na casa dos 90 anos. Em entrevista à BBC, um dos pesquisadores George Vassiliou disse que havia suspeitas de que pessoas que sofrem essas mutações não necessariamente apresentam a doença. “Muito mais pessoas do que o esperado começam o caminho em direção à leucemia, mas felizmente apenas alguns o fazem até o fim”, afirmou. De acordo com o pesquisador, isso pode servir como um alerta: com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas podem apresentar a doença. Os pesquisadores também acreditam que com o avançar dos estudos será possível identifica pessoas com risco de desenvolver leucemia e, no futuro, começar terapias preventivas.

Comente agora
28
Fev
Soja vira "fábrica de proteína" contra o HIV
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:59h

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês) e a Universidade de Londres conseguiu comprovar que sementes de soja geneticamente modificadas constituem, até o momento, a biofábrica mais eficiente e uma opção viável para a produção em larga escala da cianovirina - uma proteína extraída de algas - muito eficaz no combate ao vírus HIV. O resultado inédito é tema de artigo da edição de hoje (13/02) da revista norte-americana Science (número 6223 Vol. 347 página 733, seção Editors choice). A pesquisa, que começou a ser desenvolvida em 2005, se baseia na introdução da cianovirina, uma proteína presente em algas que é capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano, em sementes de soja geneticamente modificadas para produção em larga escala. O objetivo final é o desenvolvimento de um gel, capaz de eliminar o vírus, para que as mulheres apliquem na vagina antes do relacionamento sexual. Segundo Elíbio Rech, coordenador dos estudos na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos autores do artigo, foram realizados testes com outras biofábricas, como plantas de tabaco (N. tabacum e N. benthamiana), bactéria (E. coli) e levedura (S. cerevisiae).

Comente agora
28
Fev
Hospital Estadual de Porto Seguro ganhará mais cinco leitos de UTI e 10 unidades semi-intensivas
Postado por: Anacley Souza / 16:56h

Cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez de Unidades Semi-Intensivas (USI) serão construídos no Hospital Estadual de Porto Seguro, no sul da Bahia. O compromisso foi assumido pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, neste sábado (28), durante visita à unidade hospitalar, onde foi acompanhado pelo superintendente de Atenção Integral à Saúde, Mateus Simões, e a prefeita da cidade, Cláudia Oliveira. “Com estes novos leitos no Hospital de Porto Seguro, será possível ampliar a oferta de neurocirurgia, que é uma demanda da região”, afirmou o secretário Fábio Vilas-Boas. Para a prefeita de Porto Seguro, “a iniciativa visa o fortalecimento da saúde de uma região que engloba 380 mil habitantes e estes novos leitos possibilitam ampliar os serviços e os atendimentos”. O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que vai se reunir com representantes da prefeitura de Eunápolis, a fim de que sejam ofertados à população, o mais breve possível, os leitos de UTI que estão prontos, bem como os serviços de diagnóstico por imagem.

Comente agora
28
Fev
Deputado Paulo Magalhães destina mais de 2 milhões para Hospital Ana Nery
Postado por: Anacley Souza / 14:47h

Em sintonia com o compromisso do governo Rui Costa (PT) em relação ao setor da saúde do estado da Bahia, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD) apresentou na Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização, a Emenda Individual nº 35680005, que tem por objetivo destinar R$ 2.362.300 para estruturação do Centro Integrado de Medicina Regenerativa do Hospital Ana Nery, em Salvador. De acordo com o parlamentar, a iniciativa trará melhorias não só para os pacientes que dependem do serviço, mas também para os colaboradores que fazem o atendimento. “A ampliação dos serviços de saúde na Bahia é um compromisso firmado pelo governador Rui Costa (PT), e eu como deputado federal, apoio qualquer iniciativa que busque aperfeiçoar e minimizar problemas nesta área. Acredito que o recurso possibilitará o uso de tecnologia inovadora e aprimorada no setor de medicina regenerativa do hospital, bem como possibilitará aos pacientes mais conforto e comodidade no atendimento”, salientou Paulo Magalhães. O atual governador do estado da Bahia, Rui Costa, destaca o setor da saúde como uma das prioridades durante seu mandato. Segundo Rui, a construção de hospitais em várias regiões baianas, evitará o deslocamento e espera da população que necessita de atendimento. Em seu discurso de posse, ele salientou ainda, que pretende atingir no estado uma saúde cada vez mais humanizada através do SUS (Sistema único de Saúde), que, para o governador, é uma conquista do povo brasileiro.

Comente agora
28
Fev
Convênio entre Secretaria Estadual de Saúde e prefeitura viabiliza reforma do Hospital Municipal de Sapeaçu
Postado por: Anacley Souza / 07:59h

Um convênio entre a Secretaria da Saúde do Estado e a Prefeitura da cidade de Sapeaçu, município a 155 km de Salvador viabilizará a reforma do Hospital Municipal do município. O investimento total será de cerca de R$ 300 mil reais. Com os recursos serão reformadas as estruturas físicas do centro cirúrgico, da sala de estabilização e das enfermarias. A unidade hospitalar tem 22 leitos e tem uma média de 1500 atendimentos por mês nas áreas de clínica geral, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia. De acordo com o secretário de Saúde de Sapeaçu, Raul Molina a reforma irá melhorar a estrutura de atendimento no hospital, proporcionando um melhor acolhimento para a população.

Comente agora
28
Fev
Dia das Doenças Raras busca alertar população sobre enfermidades
Postado por: Anacley Souza / 07:49h

Criado em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado neste sábado (28). Lembrada em cerca de 70 países, a data oficial é 29 de fevereiro, escolhido por ser um dia "raro", já que só acontece em anos bissextos. De acordo com a geneticista Helena Pimentel, uma doença é considerada rara quando afetam uma parcela baixa da população. No Brasil, por exemplo, são consideradas raras quando, a cada 2 mil pessoas, apenas uma tem a doença. "Cada doença é rara separadamente, mas há um conjunto muito grande delas. Já foram descritas cerca de 5 mil e descobrem novas a cada dia", explicou a geneticista da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Hospital Roberto Santos. Cerca de 80% dessas enfermidades têm origem genética, por conta de alguma alteração no material genético, e podem ser hereditárias. No entanto, existem outras que são adquiridas. "A pessoa portadora precisa de tratamento e orientação para saber o que fazer e como conviver com a doença. Muitas vezes, passa até mesmo sem diagnóstico por falta de orientação", afirmou Helena. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que de 3% a 5% da população global são atingidas por doenças raras. Para detectá-las, o mais importante é observar deficiências físicas e mentais e realizar uma avaliação médica. "O ideal é que quando um médico pega um paciente com má formação, deficiências mentais ou físicas, encaminhe para um geneticista.

Comente agora
27
Fev
A estatina não faz efeito? O problema pode estar em suas artérias
Postado por: Anacley Souza / 20:18h

Toma estatina e, mesmo assim, o nível de colesterol LDL não cai? Você pode ter mais artérias bloqueadas do que aquelas pessoas que respondem ao medicamento. Essa foi a constatação de uma pesquisa publicada nesta quinta-feira no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology. O colesterol LDL é considerado "ruim" porque, em altas taxas, contribui para a formação de placas de gordura na parede das artérias, condição chamada de aterosclerose. Esse estado dificulta a circulação sanguínea e pode levar à formação de coágulos, causando problemas como derrame e infarto. Para alguns pacientes, seguir uma dieta saudável, praticar atividade física, evitar o cigarro e manter um peso normal são medidas suficientes para controlar os níveis de colesterol. Outras pessoas, no entanto, precisam completar o tratamento com uso de estatina. Os pesquisadores revisaram dados de sete estudos clínicos que compararam a saúde das artérias de indivíduos antes e depois do tratamento com estatina. As pesquisas duraram de 18 a 24 meses e incluíram 647 pessoas que foram diagnosticadas com doença arterial coronária e tomavam estatina. Em 20% dos voluntários, o remédio não fez efeito e as taxas de colesterol aumentaram. Essas pessoas tinham mais acúmulo de placas de gordura nas artérias do que aquelas que responderam à terapia com droga. "Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, é essencial monitorar os níveis de LDL em pacientes que têm alguma doença no coração ou que estejam se tratando com estatina", afirma Stephen Nicholls, professor da Universidade de Adelaide, na Austrália, e principal autor do estudo.

Comente agora
27
Fev
Após acidente, homem tem pedaço do fêmur alojado no saco escrotal
Postado por: Anacley Souza / 19:38h

Em um acidente de motocicleta, a parte do fêmur de um homem de 33 anos penetrou seu saco escrotal. Apesar da aparente gravidade do ferimento, o paciente foi tratado e não teve nenhuma sequela urológica. O caso foi apresentado por médicos da Alemanha no "New England Journal of Medicine", dos EUA. Ao chegar à emergência do hospital, o homem apresentava inchaço no saco escrotal e ferimentos externos na perna esquerda. Uma tomografia computadorizada revelou que a cabeça do fêmur tinha se deslocado e penetrado no escroto do paciente. Depois de uma cirurgia para retirar os fragmentos de osso de dentro do saco escrotal e da instalação de pinos para fixação interna do osso, o homem voltou a andar, com ajuda de uma muleta, depois de 8 semanas. Depois de um ano e dois meses, ele passou a andar sem ajuda.

Comente agora
27
Fev
"Hormônio do amor" previne efeito do álcool, aponta estudo
Postado por: Samile Macêdo / 17:55h

A oxitocina, conhecida também como o "hormônio do amor", previne a intoxicação alcoólica em roedores e poderá abrir portas para futuros tratamentos contra a dependência do álcool em seres humanos, segundo estudo divulgado nesta terça-feira, 24. "Descobrimos que as oxitocinas bloqueiam os efeitos da intoxicação do álcool e previnem a atuação em partes do cérebro que estão ligados ao alcoolismo", explicou à emissora "ABC" Michael Bowen, um dos autores da pesquisa da Universidade de Sydney. No estudo divulgado pela revista científica "Procedimentos da Academia Nacional de Ciências", a equipe liderada por Bowen analisou o papel da substância no bloqueio dos efeitos do álcool no organismo, que é induzido pela liberação da dopamina. Ao observar o comportamento de grupos de roedores sóbrios e embriagados, os cientistas perceberam que os primeiros davam voltas ao redor de suas jaulas, enquanto os outros se sentavam visivelmente sedados com os focinhos apoiados na quina das caixas. O curioso foi que um terceiro grupo de ratos, ao qual foi dado o hormônio antes do consumo de álcool, rodeava a jaula como os roedores sóbrios. Em outros testes para medir a sobriedade, Bowen e seus colaboradores observaram por quanto tempo os roedores aguentavam ficar pendurados verticalmente na grade de arames. 

Comente agora
27
Fev
Beber café pode diminuir risco de esclerose múltipla
Postado por: Samile Macêdo / 17:45h

Pessoas que bebem de quatro a seis xícaras de café por dia podem estar menos propensas a desenvolver esclerose múltipla, segundo pesquisa internacional publicada nesta quinta-feira, 26. "A ingestão de cafeína foi associada à redução dos riscos das doenças de Parkinson e Alzheimer", afirmou a autora do estudo Ellen Mowry, da Universidade Johns Hopkins de Medicina em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. "Nosso estudo demonstra que a ingestão de café pode também proteger contra a esclerose múltipla, reforçando a ideia de que a substância pode ter efeitos protetores para o cérebro", completou. Um estudo americano e outro sueco -- realizados antes da reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em Washington -- compararam, cada um, mais de 1.000 pacientes com esclerose múltipla com um número similar de pessoas saudáveis. Os cientistas rastrearam a quantidade de café que os indivíduos com esclerose múltipla ingeriram um, cinco e dez anos antes de os sintomas começarem a aparecer. Depois de considerar outros fatores como idade, sexo, tabagismo, índice de massa corporal e exposição ao sol, o estudo sueco descobriu que "em comparação com as pessoas que bebiam pelo menos seis xícaras de café por dia um ano antes de os sintomas aparecerem, aqueles que não bebiam café mais de uma vez e meia por dia aumentaram os riscos de desenvolver esclerose múltipla". 

Comente agora
27
Fev
Uma pílula antes e outra depois do sexo podem evitar a Aids, diz estudo
Postado por: Samile Macêdo / 15:00h

O antirretroviral Truvada, tomado antes e depois do sexo sem proteção, reduz o risco de transmissão do vírus HIV entre homens homossexuais em 86%, segundo os resultados de um ensaio clínico divulgado nesta terça-feira (24) nos Estados Unidos. Para o estudo, o Truvada - uma combinação de tenofovir e emtricitabina - foi tomado um dia antes e dois dias depois das relações sexuais com alto risco de contágio do vírus da Aids. O estudo, realizado pela Agência Nacional Francesa Especializada em Aids (ANRS), foi apresentado durante a Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas (CROI), que acontece esta semana em Seattle, nos Estados Unidos. Um estudo internacional anterior já havia concluído que o uso diário contínuo do Truvada por homens saudáveis que fazem sexo com homens era capaz prevenir novas infecções pelo HIV. Os resultados levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dar aval ao uso do medicamento, do laboratório Gilead Sciences, como forma de prevenir a infecção pelo HIV em alguns grupos de risco. A estratégia é conhecida como profilaxia pré-exposição, ou PrEP. A novidade agora foi a descoberta da eficácia dessa nova forma de usar a pílula: antes e depois do sexo. Os resultados ainda não são suficientes para mudar a forma da prescrição do medicamento, mas foram celebrada como um novo caminho para prevenir a Aids. 

Comente agora
27
Fev
Ministério da Saúde anuncia o novo cálculo para reajuste de preço dos medicamentos
Postado por: Samile Macêdo / 13:57h

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram nesta sexta (27.02) mudanças no cálculo feito para reajustar os preços dos medicamentos em todo o país. A definição dos novos critérios serve para melhor adequar o índice à realidade do mercado. A expectativa do ministério é que o percentual médio de reajuste fique abaixo da inflação; que o índice seja menor em relação ao que seria calculado com a regra anterior; e que mais medicamentos tenham o menor reajuste de preço. Além disso, cada um dos três fatores que compõem a fórmula de reajuste terá uma data fixa para ser divulgado. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Jarbas Barbosa, os três fatores passam a ser definidos conforme a concorrência dos grupos de mercado, classificados como não concentrados, moderadamente concentrados e altamente concentrados. "Com isso, buscamos dar maior previsibilidade, racionalidade, transparência e segurança", explicou Jarbas. "O mercado será considerado como um todo, não apenas o varejista [serão incluídas também as vendas hospitalares e as compras públicas]. Você passa a acompanhar melhor as tendências de mercado", completou. Um dos principais impactos da mudança é a redução do rol de medicamentos sujeitos ao maior reajuste de preço. Do total, 21,57% dos medicamentos regulados terão o maior reajuste, enquanto a maioria (51,73%) vai sofrer o menor índice de reajuste. 

Comente agora
27
Fev
Pistache proporciona saciedade e é bom para o coração
Postado por: Samile Macêdo / 12:34h

O pistache é uma oleaginosa muita rica em nutrientes. Possui um perfil de ácidos graxos benéficos para a saúde cardiovascular, assim como proteínas, fibras, potássio, magnésio, vitamina K, y-tocoferol (vitamina E) e inúmeros fitoquímicos. A sua coloração verde e roxa é resultado da presença de luteína e antocianina. Entre as castanhas, o pistache contém maior teor de potássio, y-tocoferol, vitamina K, fitosteróis e carotenóides. Estudos sugerem que o pistache ajude na atividade antioxidante e anti-inflamatória, no controle glicêmico e na função endotelial. Quando consumido com moderação ajuda no controle de peso, por causa do seu efeito na saciedade. Os antioxidantes protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres. Funções naturais do corpo e o exercício físico produzem radicais livres, que atacam células saudáveis tornando-as suscetíveis a danos. Antioxidantes como a vitamina E e carotenoides (betacaroteno e luteína) ajudam a proteger as células. Quando pistaches são consumidos, os níveis desses antioxidantes sobem no sangue. Eles ajudam a prevenir a oxidação de colesterol LDL, a inflamação e a sua deposição nos vasos causando doenças cardiovasculares, por exemplo. A adição de pistache em refeições de alto índice glicêmico poderia diminuir a resposta glicêmica pós-refeição. Pesquisas mostram que o perfil de nutrientes do pistache, incluindo proteínas, gorduras saudáveis e fibras, possa ajudar nesse controle glicêmico. Essa composição de nutrientes também teria efeito na saciedade, pois com os nutrientes sendo absorvidos de forma mais lenta, o tempo de saciedade seria maior. 

Comente agora
27
Fev
Anvisa suspende publicidade e venda de 25 produtos estéticos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:30h
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (27) no Diário Oficial da União suspende, em todo o território nacional, a divulgação e a comercialização de 25 produtos que apresentam alegação de efeitos terapêuticos, embelezamento ou correção estética, fabricados pela empresa Saúde em Equilíbrio Ltda. De acordo com o texto, foi comprovada a divulgação e a comercialização dos produtos, que não têm cadastro na Anvisa, por meio do site www.colter.com.br. Ainda segundo a agência, o fabricante também não tem autorização de funcionamento. A resolução entra em vigor hoje. (Agência Brasil)
Comente agora
27
Fev
Cientistas desvendam mecanismo de infecção do Ebola
Postado por: Letícia Oliveira / 11:25h

Um grupo de cientistas desvendou o mecanismo usado pelo vírus do Ebola para infectar uma célula e descobriu que a tetrandrina - uma molécula de origem vegetal -, é capaz de frustrar a “estratégia” do vírus, impedindo a infecção pelo Ebola em testes feitos com camundongos. Os autores do estudo, publicado na revista Science, acreditam que a descoberta pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma droga contra o Ebola. A equipe, liderada por Robert Davey, do Instituto de Pesquisa Biomédica do Texas (Estados Unidos), descobriu que, para invadir uma célula, o vírus do Ebola depende de canais de cálcio - estruturas semelhantes a “túneis” em membranas das células, que permitem que elas transmitam cargas elétricas entre si, controlando vários processos celulares. Ao ser engolidas pelas células, partículas do vírus ficam armazenadas em “depósitos” chamados endossomos. Para completar a infecção, essas partículas virais precisam passar pela membrana do endossomo, espalhando-se por vários compartimentos da célula. De acordo com os cientistas, para entrar no endossomo, o vírus usa canais de cálcio de duplo poro que existem em sua membrana. Em estudos anteriores, eles já haviam descoberto que os canais de cálcio eram importantes para a infecção. “Mas nós não fomos capazes de identificar os mecanismos envolvidos nesse processo. Com a nova pesquisa, nós descobrimos canais de cálcio de duplo poro que estão envolvidos na infecção do vírus Ebola. Esses canais precisam ser 'ligados' para que o vírus funcione direito”, disse Davey.

Comente agora
27
Fev
Mesmo com surto de sarampo em diferentes países, Bahia está há dois anos sem registros da doença
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h

Diferentes regiões do mundo passam atualmente por surtos de sarampo. Há confirmação de mais de 120 casos nos EUA, uma morte na Alemanha e alguns casos no Brasil. O Ceará, que enfrenta um surto da doença desde dezembro de 2013, já registrou 35 casos apenas neste ano. Ainda assim, de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o estado não registra nenhum caso de sarampo há dois anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, os casos atuais no Brasil fazem parte de um surto maior que teve início em 2013, quando a Bahia investigou 306 casos, sem nenhuma confirmação. Em 2015, já foram investigados nove casos, também descartados. Segundo informações da Sesab, uma campanha de vacinação foi realizada em 2014 por conta das ocorrências da enfermidade no Brasil. Foram imunizadas crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos com a Tríplice Viral, vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, que está disponível nos postos municipais de saúde. (BN)

Comente agora
26
Fev
Dr. Luciano Ramos, Mastologista do IMDI dá dicas de quem procurar se tiver sinais e sintomas suspeitos na mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:24h

Diversas situações podem fazer com que uma paciente se pergunte quem é o profissional que ela deve procurar. Seguem algumas recomendações:
Paciente que sente alguma alteração nova na mama

  • Deve procurar o ginecologista que a conheça, ou um mastologista.
  • Deve sempre levar consigo, para a consulta, as últimas mamografias.
  • Esta consulta deve ocorrer dentro de, no máximo, uma a duas semanas, e de maneira alguma a paciente deve esperar pela próxima consulta de rotina.

Mulher com parentes de primeiro grau com câncer de mama ou ovário antes dos 50 anos de idade, ou com história de homem com câncer de mama na família.

  • Esta mulher deve conversar com seu ginecologista a respeito desta história familiar e/ou procurar um oncogeneticista.
  • Na dependência de alguns fatores de história familiar, uma mulher pode ter uma recomendação para o rastreamento diferente à da população geral.

Mulher que acaba de ser diagnosticada com câncer de mama

  • Esta mulher deve procurar um mastologista, um cirurgião oncológico ou um oncologista clínico.
  • Um destes profissionais estabelecerá a sequência adequada de tratamento, na dependência de características da paciente e da doença. Leia mais em www.imdimed.com.br
Comente agora
26
Fev
Ministro da Saúde diz que Programa Mais Médicos "veio para ficar"
Postado por: Anacley Souza / 22:06h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, descartou nesta quinta-feira, 25, o caráter temporário do Mais Médicos. Ele afirmou que mesmo depois de ampliadas as vagas de cursos de Medicina e de residência no País, o programa deverá continuar. "Ele veio para ficar", disse. O programa, completou, é uma garantia de oferta de profissionais para cidades mais afastadas, consideradas pouco atrativas. "Não adianta apenas a residência. É preciso um indutor para que o médico fique em locais mais afastados durante um período. Caso contrário, o residente continuará optando pelos grandes centros", defendeu. Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que 750 profissionais se candidataram para a segunda chamada do Mais Médicos. Eles têm até dia 2 para se apresentar aos postos de trabalho. Caso todos iniciem o trabalho, 98% das vagas da expansão do programa terão sido preenchidas. "Restarão para a terceira chamada 85 postos de trabalho, distribuídos em 47 municípios. É um número a se comemorar", afirmou. Chioro disse que, diante dos números, dificilmente será necessária a realização de um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde para recrutamento de profissionais em Cuba. "Há ainda a terceira chamada, depois as vagas serão abertas para profissionais brasileiros formados no exterior e para estrangeiros."

Comente agora
26
Fev
Dorminhocos podem ter mais risco de sofrer um AVC, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 18:07h

Um estudo apontou que pessoas que dormem mais de oito horas por noite têm 46% mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que pessoas que dormem entre seis e oito horas. A pesquisa foi publicada na quarta-feira, na edição online do periódico Neurology, da Academia Americana de Neurologia. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores acompanharam os hábitos de sono de 9 692 pessoas, por nove anos. No início do estudo, nenhuma delas tinha sofrido um AVC e, no decorrer da pesquisa, 346 pessoas tiveram um derrame. Além disso, aqueles que mudaram seus hábitos de sono no decorrer da pesquisa, passando de menos de seis horas dormidas por noite para mais de oito horas, mostraram quatro vezes mais propensão de sofrer um derrame, em comparação com quem manteve o mesmo padrão ao longo do estudo. Para uma das autoras do estudo, Yue Leng, pesquisadora da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, mais pesquisas são necessárias para entender a associação entre horas dormidas e AVC. "Ainda não sabemos se a longa quantidade de sono é causa, consequência ou marcador precoce de problemas de saúde", disse. (Revista Tua Saúde)

Comente agora
26
Fev
Rio de Janeiro registra 14 casos de malária depois de 40 anos livre da doença
Postado por: Letícia Oliveira / 09:54h

Considerado oficialmente livre há quatro décadas da malária, o Rio de Janeiro registrou 14 casos da doença neste verão. De acordo com o genetiticista da UFRJ Mariano Zalis, que participa do grupo que estuda malária na Mata Atlântica, o padrão molecular do parasita autóctone parece ser novo. À exceção de um caso, todos os outros são moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro que passaram o início do verão em casas dentro de matas da Serra, em florestas nas cercanias de Petrópolis, Friburgo, Lumiar, Sana e Guapimirim, segundo o jornal O Globo. Com o calor e a seca recorde registrados, o mosquito transmissor do plasmódio encontrou um ambiente propício para reprodução. Normalmente o efeito que a chuva tem de varrer as regiões impede uma maior proliferação. No entanto, não há motivo para pânico, principalmente porque o tipo de malária detectado não é letal. Mesmo assim, o cuidado é necessário, com o uso de repelentes ao entrar em ambientes naturais.

Comente agora
26
Fev
Desconhecido no Brasil, gás para aliviar dor do parto ganha força nos EUA
Postado por: Letícia Oliveira / 08:58h

Bastante comum entre mulheres prestes a dar à luz em países como Suécia, Inglaterra e Canadá. Cada vez mais popular nos Estados Unidos. Praticamente desconhecido no Brasil. Esse é o óxido nitroso, mais conhecido como gás hilariante ou gás do riso, que tem como um de seus usos aliviar as dores do parto. Profissionais da saúde e mães entusiastas relatam os benefícios no uso do gás, como ser uma opção a mais para as mulheres em trabalho de parto, além de ser menos invasivo e com menos riscos que uma anestesia como a peridural. Em países europeus e no Canadá, o uso do óxido nitroso é tão tradicional que na maioria das maternidades ele já está instalado no quarto. No caso de partos domiciliares, cilindros do gás são levados por parteiras (midwives) para as casas das grávidas. Já nos Estados Unidos, após ficar anos "fora de moda" por questões culturais e financeiras, o óxido nitroso agora está voltando a ganhar força - e adeptas. Até 2012, há registros de que menos de dez maternidades no país usavam o gás, segundo o órgão do governo americano Agency for Healthcare Research and Quality. A demanda pelo método foi crescendo e, no ano seguinte, uma empresa relançou o óxido. Desde então, mais de 30 hospitais e casas de parto adotaram o sistema. No ano passado, a FDA (agência que regula remédios e alimentos) aprovou a licença de outro fabricante do produto, ampliando ainda mais o mercado.

Comente agora
26
Fev
Chioro diz que financiamento da saúde deve ser discutido
Postado por: Letícia Oliveira / 08:00h

Na primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) no ano, ontem (25), em Brasília, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o financiamento da saúde deve ser amplamente debatido. “A sociedade brasileira precisa discutir qual o padrão de integralidade. Queremos um sistema integral, tudo pra todos? Tem um custo, não cabe hipocrisia. Vamos taxar as grandes fortunas, como parte do movimento do Conselho Nacional [de Saúde] coloca? Renúncia fiscal?“, questionou. O movimento ao qual Chioro se referiu é o Saúde+10, orquestrado por entidades da área e pelo Conselho Nacional de Saúde, que elaborou um projeto de lei de iniciativa popular, destinando 10% da receita corrente bruta do país ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro criticou o projeto, dizendo que ele não aponta de onde sairia a verba para a sua implementação.

Comente agora
25
Fev
'Aliviada', diz francesa que saiu do Brasil para fazer aborto legalmente
Postado por: Anacley Souza / 22:23h

A francesa D. L., de 26 anos, morou por pouco mais de um ano em São Paulo, trabalhando em uma multinacional com um contrato que iria até o fim de março. Após voltar das férias na França, descobriu que estava grávida de um relacionamento casual e decidiu abortar em seu país. No dia 29 de janeiro, quando estava grávida de seis semanas, a jovem contou sua história  com a condição de não ser identificada e de que a reportagem só fosse publicada após sua saída do Brasil, em meados de fevereiro. Já na França, ela disse que a interrupção da gravidez foi feita e que está bem de saúde. A questão da ilegalidade do aborto no Brasil é a raiz de uma nova polêmica nos últimos dias devido à notícia de que uma jovem de 19 anos foi denunciada à polícia pelo médico de um hospital em São Bernardo Campo (SP) após ser atendida em decorrência de ter feito um aborto, como noticiou o jornal "Folha de S. Paulo". Ela pagou fiança de R$ 1 mil e responderá em liberdade, segundo reportagem de "O Globo". Se condenada, poderá pegar 3 três anos de prisão. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo abriu sindicância para apurar o caso, já que o Código de Ética Médica diz que é vedado ao profissional “revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente”. A francesa D.L. chegou a considerar se submeter ao procedimento ilegalmente no Brasil, mas preferiu voltar para o seu país dois meses antes do previsto para passar pela cirurgia no sistema público de saúde local. Na França, o aborto é legal desde 1975 e permitido até as 12 semanas (três meses) de gestação.

Um comentário
25
Fev
Ministério da Saúde busca jovens para fiscalizar ações de controle do HIV
Postado por: Anacley Souza / 20:26h

O Ministério da Saúde está selecionando 50 jovens com idade entre 18 e 26 anos para acompanhar e fiscalizar as políticas públicas de saúde voltadas para o combate ao HIV e à aids. De acordo com a pasta, serão priorizados jovens de populações consideradas chave, como pessoas que vivem com HIV, gays, travestis, transexuais, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. A ideia é formar uma turma para participar do Curso de Formação de Novas Lideranças das Populações-Chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/aids, que será realizado em Brasília de 7 a 11 de maio deste ano. As informações completas podem ser acessadas no edital publicado pelo ministério. Pessoas interessadas em participar da iniciativa podem fazer a inscrição no curso por meio de formulário eletrônico até o dia 8 de março. O curso terá carga-horária de 36 horas e será realizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). "A razão para a escolha das populações-chave para a capacitação deve-se ao fato de que esses segmentos da população possuem comportamentos específicos que os colocam em maior risco de infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis", detalhou o ministério.

Comente agora
25
Fev
Evento internacional na Bahia discutirá novos métodos para tratamento de doenças cardíacas
Postado por: Anacley Souza / 18:27h

Um evento internacional que começará na próxima sexta-feira (27) e será realizado no Hospital da Bahia (HBA) discutirá novos métodos para o tratamento do infarto. A conferência “Mitos e Verdades no Tratamento das Síndromes Coronarianas Agudas”, promovida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da instituição, apresentará as mais recentes técnicas que podem ser utilizadas no tratamento de doenças cardíacas. O evento contará com a participação do especialista e pesquisador J. Wouter Jukema, da Universidade de Amsterdam. Segundo a cardiologista e presidente do IEP-HBA, a conferência é importante em um país onde “as síndromes coronarianas agudas e, dentre elas, o infarto agudo do miocárdio estão entre as causas mais prevalentes de morte por doenças do coração no Brasil, com cerca de 300.000 mortes por ano”. A conferência acontecerá das 12h30 às 13h40, no Auditório Jorge Torreão.

Comente agora
25
Fev
Estratégia para controlar o diabetes: café reforçado e jantar leve
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

Tomar um café da manhã reforçado e apostar num jantar leve pode ser uma estratégia simples para ajudar a controlar as taxas de açúcar no sangue. A revelação é de um pequeno estudo publicado na terça-feira no periódico Diabetologia, da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes. Na pesquisa, cientistas dividiram dezoito pessoas com diabetes tipo 2, e idades entre 30 e 70 anos, em dois grupos. O grupo denominado B ingeriu 700 calorias no café da manhã e 200 no jantar. Já o grupo D fez o inverso: consumiu 200 calorias no desjejum e 700 no jantar. Todos os voluntários comeram a mesma quantidade de calorias no almoço, 600. Os participantes seguiram as dietas por sete dias. Depois de duas semanas de intervalo, os testes foram repetidos, agora com os voluntários em grupos trocados. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
25
Fev
Postura correta durante a corrida previne lesões
Postado por: Samile Macêdo / 15:31h

Caminhadas e corridas são as primeiras atividades que vem à cabeça daqueles que querem iniciar uma atividade física regular, o que a torna a mais praticada no mundo. Essa escolha tem uma explicação bastante simples: é uma atividade natural para um objeto que foi criado para ser instável - o corpo humano, o que torna o ato motor fácil de ser executado. Bem, então para aqueles que passam dos 30 anos e devem sair do sedentarismo, ou mesmo para aqueles de espírito competitivo que querem participar das provas disseminadas pelos fins de semana das grandes metrópoles, é só comprar um bom par de tênis que o uniforme já está garantido pela organizadora do evento. Certo? Mais ou menos! Claro que a avaliação médica já foi providenciada e a liberação conseguida, aumentando a segurança do seu coração para uma atividade que exige mais esforço. Garantir o suprimento aeróbio de energia não é o que basta para uma prática regular de corrida. Observar a postura e a distribuição da massa muscular é fundamental, principalmente naqueles que ficaram anos sem se exercitar. A chamada "sarcopenia funcional" (hipotrofia muscular por falta de estímulo, de movimento) é a principal causa de dor advinda da falta de resistência muscular localizada. São os chamados "falsos magros", que tem índice de massa corporal normal com predomínio de tecido adiposo no seu cálculo. Manter uma "passada" coordenada exige um programa de desenvolvimento muscular complementar do corpo como um todo. Não é um movimento isolado das pernas.

Comente agora
25
Fev
Ministério da Saúde recruta jovens para fiscalização de ações do SUS relacionadas a HIV e Aids
Postado por: Letícia Oliveira / 11:57h

Com o objetivo de avaliar o atendimento dado em unidades do Sintema Único de Saúde (SUS) a pacientes com HIV e Aids, o Ministério da Saúde iniciou um recrutamento de 50 jovens, entre 18 e 26 anos. Para participar, é necessário ser ativista, militante e estar entre o principal público-alvo das campanhas: pessoas com HIV e Aids, gays, homens que fazem sexo com homens, travestis, transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas e pessoas que atuam em políticas de redução de danos. "Acreditamos que temos que buscar novas formas de dialogar com o público jovem e esse curso faz parte dessa visão, assim como a recente Campanha de Prevenção às DST e Aids do Carnaval 2015 que investiu em aplicativos de relacionamento. É exatamente entre o público jovem, em especial na população gay, que os índices de infecção vem crescendo e precisamos encontrar maneiras de definir, acompanhar e fiscalizar a execução das políticas de saúde pelos próprios integrantes das populações-chaves", avaliou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita.

Comente agora
25
Fev
Vírus pode matar bebês prematuros
Postado por: Letícia Oliveira / 09:36h

Agora, no primeiro semestre do ano, começa a circular na região nordeste o Vírus Sincicial Respiratório, mais conhecido como VSR. O vírus é tão grave que pode atingir bebês prematuros com problemas respiratórios de forma drástica, podendo até levar a óbito ou deixar  sérias seqüelas. “Para os bebês prematuros, a infecção pelo VSR é um problema sério e de saúde pública”, afirma Dr. Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.  “De todos os bebês infectados pelo vírus, 30% terão problemas por longo prazo, como crises de chiado repetidas e asma. Os problemas causados pelo vírus sincicial respiratório podem ser prevenidos e é importante que os médicos orientem as famílias sobre isso”.  

O VSR
Vírus Sincicial Respiratório é de caráter sazonal e sua circulação pode variar de região para região no país. Dados oficiais do sistema de vigilância epidemiológica para influenza demonstram picos de circulação do VSR entre os meses de janeiro a junho, com maior circulação desse vírus nos meses de abril a maio nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Na região Nordeste, a circulação do vírus é antecipada em relação ao sul e sudeste e, em alguns estados nordestinos, a imunização já é possível a partir de fevereiro. Na região norte, o VSR circula especialmente no primeiro semestre, no período de chuva intensa na região, com pico de ocorrência no mês de abril.

Comente agora
25
Fev
Dormir pouco por noites seguidas leva a condições similares a de pré-diabéticos, diz pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 08:22h

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que dormir mal à noite pode afetar a capacidade que o organismo tem de regular o açúcar presente no sangue. De acordo com o Daily Mail, essa é a primeira vez que o impacto da restrição de sono sobre o nível de ácidos graxos no sangue é analisado. Foram realizados testes em 19 homens saudáveis de 18 a 30 anos, com amostras de sangue colhidas em intervalos de 15 a 30 minutos após dormirem durante 8,5 horas em três noites e depois de apenas 4 horas de sono em outras três noites. Conclusões mostraram que dormir pouco durante três noites levou homens saudáveis a condições semelhantes a de pré-diabéticos por várias horas. Esse efeito é causado por conta de mudanças na liberação do hormônio de crescimento e nos níveis de noradrenalina, o que leva ao aumento de ácidos graxos.

Comente agora
24
Fev
Uma pílula antes e outra depois do sexo podem evitar a Aids, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:08h

O antirretroviral Truvada, tomado antes e depois do sexo sem proteção, reduz o risco de transmissão do vírus HIV entre homens homossexuais em 86%, segundo os resultados de um ensaio clínico divulgado nesta terça-feira (24) nos Estados Unidos. Para o estudo, o Truvada - uma combinação de tenofovir e emtricitabina - foi tomado um dia antes e dois dias depois das relações sexuais com alto risco de contágio do vírus da Aids. O estudo, realizado pela Agência Nacional Francesa Especializada em Aids (ANRS), foi apresentado durante a Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas (CROI), que acontece esta semana em Seattle, nos Estados Unidos. Um estudo internacional anterior já havia concluído que o uso diário contínuo do Truvada por homens saudáveis que fazem sexo com homens era capaz prevenir novas infecções pelo HIV. Os resultados levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dar aval ao uso do medicamento, do laboratório Gilead Sciences, como forma de prevenir a infecção pelo HIV em alguns grupos de risco. A estratégia é conhecida como profilaxia pré-exposição, ou PrEP. A novidade agora foi a descoberta da eficácia dessa nova forma de usar a pílula: antes e depois do sexo. Os resultados ainda não são suficientes para mudar a forma da prescrição do medicamento, mas foram celebrada como um novo caminho para prevenir a Aids. O estudo "dá a primeira evidência de que um regime dirigido é efetivo entre homossexuais de alto risco com relações sexuais frequentes", afirmou Jonathan Mermin, diretor do centro de controle e prevenção do HIV nos Estados Unidos. Denominado Ipergay, este estudo que mesclava o uso de placebo com doses controladas do medicamento, começou em fevereiro de 2012 e parou em outubro 2014, quando uma revisão independente determinou que teria uma alta efetividade. Um total de 400 voluntários participaram do estudo.

Comente agora
24
Fev
Desconhecido no Brasil, gás para aliviar dor do parto ganha força nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 22:36h

Bastante comum entre mulheres prestes a dar à luz em países como Suécia, Inglaterra e Canadá. Cada vez mais popular nos Estados Unidos. Praticamente desconhecido no Brasil. Esse é o óxido nitroso, mais conhecido como gás hilariante ou gás do riso, que tem como um de seus usos aliviar as dores do parto. Profissionais da saúde e mães entusiastas relatam os benefícios no uso do gás, como ser uma opção a mais para as mulheres em trabalho de parto, além de ser menos invasivo e com menos riscos que uma anestesia como a peridural. Em países europeus e no Canadá, o uso do óxido nitroso é tão tradicional que na maioria das maternidades ele já está instalado no quarto. No caso de partos domiciliares, cilindros do gás são levados por parteiras (midwives) para as casas das grávidas. Já nos Estados Unidos, após ficar anos "fora de moda" por questões culturais e financeiras, o óxido nitroso agora está voltando a ganhar força - e adeptas. Até 2012, há registros de que menos de dez maternidades no país usavam o gás, segundo o órgão do governo americano Agency for Healthcare Research and Quality. A demanda pelo método foi crescendo e, no ano seguinte, uma empresa relançou o óxido. Desde então, mais de 30 hospitais e casas de parto adotaram o sistema. No ano passado, a FDA (agência que regula remédios e alimentos) aprovou a licença de outro fabricante do produto, ampliando ainda mais o mercado. Um dos que passou a oferecer o gás foi o hospital MedStar, em Washington. Segundo a obstetra Melissa Howard Fries, que dirige a maternidade do local, ele começou a ser usado há pouco mais de um ano e tem recebido ótima aprovação. "O uso do gás é cada vez mais frequente. É menos invasivo, pode ser controlado pela mulher, já que ela é quem determina quando e quanto inalar", diz Melissa à BBC Brasil. "De todas as grávidas que usam o gás, cerca de 30% optam em seguida pela peridural." O número é menor do que a média nacional das americanas que optam por essa anestesia, que, segundo a Sociedade de Anestesistas dos EUA, é de 60%. No Brasil, o uso do gás hilariante para aliviar as contrações do parto ainda é praticamente desconhecido, mas está começando a ser testado em um hospital carioca e em outro em Belo Horizonte (Minas Gerais).

Comente agora
24
Fev
Risco de contaminação em clínica que tinha cápsula de césio 137 é descartado
Postado por: Anacley Souza / 20:52h

O risco de contaminação após uma cápsula de césio 137 ter sido armazenada de forma irregular em uma clínica na Avenida Sete, em Salvador, foi descartado – de acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O produto é radioativo e usados em equipamentos de radiografia. Segundo o G1, o estabelecimento, especializado em medicina do trabalho, foi interditado há um dia pela terceira vez por falta de alvará e licença para funcionamento. O proprietário da clínica e um homem, que atendia como clínico geral, foram presos por estelionato e exercício ilegal da medicina, respectivamente. O médico Oswaldo Alves Bastos, subcoordenador de Equipes Especiais do Samu, informou que o material estava lacrado e que não havia sinais de radiação no ambiente, não oferecendo, portanto, risco a pacientes e profissionais. A cápsula do produto foi achada em uma sala usada para a realização de exames de radiodiagnóstico.

Comente agora
24
Fev
Maternidade de Cruz das Almas envia nota de esclarecimento sobre mortes de bebês
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:47h

Como forma de esclarecimento a respeito da matéria divulgada em alguns veículos de comunicação, a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, vem se manifestar no sentido de informar a população a real situação ocorrida, no Hospital MunicipalVale ressaltar que a maternidade atende pacientes de várias cidades no recôncavo, somente no período de carnaval dos 40 partos realizados, entre normais e cesáreos, 25 foram de mulheres de outras cidades. Quanto aos óbitos apenas um se refere à paciente do município. De acordo com relatórios dos plantonistas responsáveis, em momento algum houve falta de medicações e insumos necessários ao funcionamento da unidade. Em dois casos, ocorridos um no dia 14 (sábado) e o outro no dia 15 (domingo), as gestantes deram entrada na unidade, em evolução de parto onde os fetos já estavam mortos, diagnosticados a partir do exame físico e da verificação da ausência do Batimento Cardíaco Fetal (BCF) pelo sonar, que são realizados no acolhimento e triagem de risco que ocorre na entrada das pacientes. O terceiro caso, ocorrido no dia 17 (terça-feira), aconteceu da seguinte forma: houve uma transferência para o Hospital da Mulher em Feira de Santana de uma paciente primigesta (primeira gestação) com 34 semanas (trabalho de parto pré-maturo), visto que o Hospital Municipal (IPER) não dispõe de UTI neonatal. Mas a paciente não obteve êxito na regulação e, portanto não foi atendida no Hospital da Mulher. A mesma voltou para o Hospital Municipal e pariu, porém o feto não resistiu e veio a óbito logo em seguida.

Comente agora
24
Fev
Bebê nasce sem romper o saco amniótico em caso raro nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 19:34h

Um bebê nasceu sem romper o saco amniótico, popularmente conhecido como a “bolsa amniótica”, em um caso considerado pelos médicos como raro, no hospital Cedars-Sinai Medical Center, na Califórnia, nos Estados Unidos. O parto por cesariana aconteceu no início deste mês, quando o pequeno Silas Phillips tinha apenas 26 semanas de vida - ou seja quase três meses antes do esperado -, mas só foi anunciado pelos médicos da unidade nesta terça-feira. As informações são do site WHNT News. O bebê nasceu dentro da “bolsa”, onde dividia o espaço com a placenta e o cordão umbilical. Ou seja, embora estivesse fora do corpo da mãe, até ser retirado do saco amniótico, ele ainda estava respirando a partir da placenta. “Pode parecer cliché, mas foi aquele momento em que ficamos sem fôlego. Foi um momento de admiração”, disse William Binder, pediatra que ajudou a trazer Silas ao mundo e fez, a partir de seu celular, fotos do pequeno ainda dentro da bolsa amniótica. “Durante 10 segundos, nós tivemos que fazer isso (tirar as fotos), antes de tirá-lo da bolsa e ajudá-lo a respirar”, contou. Foi somente horas após o parto que a mãe Chelsea Phillips soube do acontecido e viu as imagens feitas pelo médico. “Foi muito legal ver (as fotos). Ele estava meio que numa posição fetal, mas podíamos ver seus braços e pernas. Quando eu soube do que aconteceu, eu soube que meu bebê era especial”. O pequeno Silas passa bem e, segundo os médicos, ele poderá ir pra casa no próximo mês. (Extra)

Comente agora
24
Fev
Dois em cada três fumantes morrerão por causa do cigarro, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 18:23h

A cada três fumantes, dois morrerão por causa do cigarro. A estimativa foi feita por um estudo australiano publicado nesta terça-feira no periódico BMC Medicine. A pesquisa contou com a participação de mais de 200 000 indivíduos maiores de 45 anos, acompanhados por quatro anos. Ao todo, 7,7% dos participantes eram fumantes e 34,1% já tinham fumado na vida. No período em que o estudo foi realizado, 5 593 pessoas morreram. Os pesquisadores, então, analisaram as causas dos óbitos e sua ligação com o tabagismo. No caso dos fumantes, dois terços das mortes estavam relacionadas ao tabaco e foram causadas por problemas como doenças respiratórias, doenças cardiovasculares e derrame. “Nós descobrimos que os tabagistas têm cerca de três vezes mais risco de morrer prematuramente, comparados com quem nunca fumou. Além disso, os fumantes morrerão, por estimativa, dez anos antes que os não fumantes”, diz Emily Banks, pesquisadora na Universidade Nacional Australiana e coautora do estudo. De acordo com Emily, as descobertas são importantes para lembrar que a luta contra o tabaco não está vencida e que os esforços para controlar o tabagismo precisam continuar.

Comente agora
24
Fev
Samu descarta risco de contaminação radioativa em clínica interditada
Postado por: Samile Macêdo / 15:38h

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) descartou, nesta terça-feira (24), o risco de contaminação por césio 137 em uma clínica interditada durante operação em conjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), Vigilância Sanitária e Delegacia do Consumidor (Decon). A clínica teve as atividades suspensas pela terceira vez na segunda-feira (23), quando a cápsula do produto radioativo foi encontrada em uma sala usada para a realização de exames de radiodiagnóstico. “O material não oferece risco aos pacientes nem aos profissionais. A cápsula estava lacrada e não havia sinais de radiação no ambiente”, explica o médico Oswaldo Alves Bastos, subcoordenador de Equipes Especiais do Samu, que participou esta manhã da operação de detecção comandada pelo órgão no Edifício Fundação Polítécnica, na avenida Sete de Setembro. Interdição – A clínica médica Clicenter foi interditada pela primeira vez no dia 9 de fevereiro, após operação conjunta da Vigilância Sanitária e da Sucom verificar que o local não dispunha das condições sanitárias necessárias para o exercício da medicina.

Comente agora
24
Fev
Descuidos da adolescência podem impactar a fertilidade feminina
Postado por: Samile Macêdo / 15:07h

Apesar de toda informação disponível, hoje em dia, sobre sexo seguro e sexualidade, os descuidos das adolescentes ainda são muito comuns e podem interferir futuramente no planejamento familiar. Na opinião de Assumpto Iaconelli Junior, especialista em Medicina Reprodutiva e diretor do Fertility Medical Group, os jovens se interessam muito pouco sobre prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). “Uma das doenças que mais acarretam alteração tubária e infecção pélvica é a clamídia. Como um discreto corrimento é o único sinal de três em cada quatro casos, muitas jovens sequer se dão ao trabalho de procurar um médico. Apesar de comum, esse comportamento é altamente prejudicial para a saúde da mulher, já que pode impactar a fertilidade feminina. A obstrução das tubas uterinas é exemplo disso”. Iaconelli afirma que 35% dos casos de infertilidade feminina estão relacionados a problemas tubários. “As infecções pélvicas estão entre as principais causas de obstrução das trompas, ao lado da endometriose e das aderências pós-cirúrgicas. Trata-se de uma condição que pode ser diagnosticada através de um exame chamado histerossalpingografia. Realizado há mais de cem anos, esse raio-X contrastante ainda é a melhor opção para avaliarmos com detalhes as trompas, o canal endocervical e a cavidade uterina. Lamentavelmente, percebemos que muitos problemas poderiam ter sido evitados se uma conduta sexual mais cuidadosa tivesse sido adotada ainda no início da vida sexual”.  

Comente agora
24
Fev
Maconha mata menos que álcool e tabaco, aponta estudo
Postado por: Samile Macêdo / 12:26h

Um estudo científico publicado pela revista Scientific Reports apontou que a maconha, dentre sete drogas recreativas dos seres humanos, é a menos fatal. O álcool foi considerado a mais mortal, seguido por heroína, cocaína, tabaco, ecstasy, metanfetaminas e, por último, maconha. De acordo com a pesquisa, o álcool é 114 vezes mais mortal que a maconha. Para chegar a essa conclusão, eles compararam a dose usualmente consumida de cada droga com a dose considerada fatal. A maconha foi a única das sete drogas classificada como tendo "baixo risco de mortalidade". O estudo se concentrou apenas no risco de overdose. (Metro1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com