Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de medicamento contra micose

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/01 17:56h
Anvisa determina apreensão de lote falsificado de medicamento contra micose

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (19) a apreensão e inutilização de um lote do medicamento Ambisome 50 mg. De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União, a empresa fabricante, United Medical Ltda., identificou no mercado unidades do lote 006404 com datas de fabricação e validade divergentes da embalagem original. Nas unidades constavam fabricação em 01/01/2010 e validade até 28/02/2019. O Ambisome é indicado para tratamento de infecções micóticas e micose sistêmica endêmica.

Comente agora

Dr. Luciano Ramos, mastologista do IMDI alerta: 5 coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 17:31h
Dr. Luciano Ramos, mastologista do IMDI alerta: 5 coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama

Diferente de outros tipos de câncer, o de mama emite alguns sinais quando aparece. Por isso, é necessário que a mulher esteja atenta às modificações do próprio corpo. A orientação atual é que a mulher faça a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano).

Fique sempre atenta ao aparecimento de caroços endurecidos que não somem e também não causam dor. Se a pele da mama ficar avermelhada ou retraída — igual uma casca de laranja — procure rapidamente um médico. Saída espontânea de líquidos também devem chamar sua atenção. Além disso, se for ao ginecologista, não saia do consultório antes que ele examine suas mamas.

2. O ultrassom não substitui a mamografia

Comente agora

Artrite reumatoide: sintomas e diagnóstico da doença

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/01 16:16h
Artrite reumatoide: sintomas e diagnóstico da doença

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica de natureza autoimune, com potencial de danos irreversíveis às articulações. Consequentemente, acaba comprometendo muito a qualidade de vida do paciente – que se vê progressivamente impedido de executar atividades que antes eram rotineiras, inclusive no âmbito profissional. Trata-se de uma doença limitante que acomete 1% da população adulta no Brasil, sendo cerca de três vezes mais comum em mulheres – com picos de incidência por volta dos 50 anos. Com causas ainda desconhecidas, a artrite reumatoide tem provavelmente origem multifatorial – uma combinação de predisposição genética com fatores ambientais que acabam resultando numa resposta autoimune do organismo contra os tecidos sinoviais (aqueles que recobrem tendões, articulações e bursas), progredindo para a destruição da cartilagem e do osso subcondral. Um dos principais sintomas que diferenciam esse tipo de artrite dos outros é a simetria.

Comente agora

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 13:57h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Venda de remédios em farmácia popular terá limites mínimos de idade

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/01 13:36h
Venda de remédios em farmácia popular terá limites mínimos de idade

O Programa Farmácia Popular agora terá limite mínimo de idade para a compra de medicamentos. De acordo com as novas regras do Ministério da Saúde, o medicamento para colesterol alto só poderá ser vendido pelo programa para quem tem 35 anos ou mais. Já o remédio que trata de osteoporose só será vendido para maiores de 40 anos. Para comprar o medicamento que trata a Doença de Parkinson, o paciente precisa ter mais de 50 anos, e para hipertensão, pelo menos 20 anos. Os contraceptivos serão vendidos a pessoas entre 10 e 60 anos de idade. Segundo a pasta, as restrições no sistema foram implantadas para maior controle dos medicamentos, levando em conta os parâmetros definidos por protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. Aos pacientes que estiverem fora da faixa etária estabelecida, a pasta orienta que, se precisar de um dos medicamentos, poderão requerer a inclusão do Cadastro da Pessoa Física (CPF) no sistema, pela Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS), no telefone 136, opção 8, ou pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.

Comente agora

Ministério do Trabalho proíbe uso de jalecos fora de hospitais e clínicas

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/01 13:11h
Ministério do Trabalho proíbe uso de jalecos fora de hospitais e clínicas

Em Salvador, tem sido cada vez mais comum ver profissionais de saúde usando seus jalecos brancos nas ruas, ignorando o risco de contaminação e demonstrando falta de higiene básica. A prática também infringe uma norma de segurança e saúde do Ministério do Trabalho. A Norma Regulamentadora 32, no inciso 32.2.4.6.2, afirma que "os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais". No entanto, não é o que fazem muitos profissionais do ramo em Salvador. A prática também é condenada por infectologistas e pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), conforme mostra a matéria de capa do Jornal da Metrópole desta semana.

Comente agora

Mulher diagnosticada com chikungunya morre na cidade de Itabuna

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/01 12:52h
Mulher diagnosticada com chikungunya morre na cidade de Itabuna

Uma mulher diagnosticada com chikungunya morreu em Itabuna, no sul da Bahia. Conforme a Secretaria de Saúde do município, que divulgou a informação na manhã desta quinta-feira (19), a paciente Dicilene da Silva Ribeiro foi atendida em um posto de saúde da região no dia 12 de dezembro e foi transferida para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia da cidade após o agravamento do caso. O óbito aconteceu na tarde de terça-feira (17), mas a confirmação da doença só teria aconteceu nesta quinta. Dicilene foi transferida da cidade de Buerarema, onde teria contraído chikungunya. (Bahia.ba)

Comente agora

Espaço SuperAr: A saúde física e mental é como um bruto diamante, precisa ter lapidação

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/01 12:41h
Espaço SuperAr: A saúde física e mental é como um bruto diamante, precisa ter lapidação

O PODER DA NOSSA MENTE E O PAPEL DAS EMOÇÕES

Nossas emoções são sinais importantes, elas transmitem mensagens específicas do que se passa em nossa vida, nos conduz a crenças, sentimentos de perigos morais e psicológicos. A nossa mente nos proporciona sensações que nos dão a energia necessária para enfrentar ameaças, risco e aflições. Quando não escutamos o nosso corpo a adrenalina (hormônio neurotransmissor) entra em ação e induz modificações nocivas, tirando do corpo todo estado de harmonia, o corpo apresenta então consequências como irritabilidade, ansiedade, insônia, perda ou ganho de peso, problemas digestivos, perda de memória, hipertensão, depressão, doenças cardíacas, dentre outros. O que provoca danos a regulação e aos sistemas corporais se não dada devida atenção aos sinais, importante para que enfrentemos de uma melhor forma o estresse, o medo, a insônia, trazendo consequências nefastas para o físico e o psicológico. Quando as emoções são evitadas, acontece um desequilíbrio e começa a ressoar o alarme onde a adrenalina é mensageira de emoções negativas, repercutindo assim em um estresse metabólico de longa duração: Artrite reumatoide, constipação, gripes, envelhecimento precoce, alergias, dores no corpo, fadiga crônica, asma, impotência, queda de cabelo, problemas hormonais e etc.

*Efeitos da adrenalina: Enfraquecimento das defesas naturais do corpo, estímulos das células cancerosas e sinergia com os fatores de risco.

"Muitas são as pessoas que dizem conhecer suas emoções, mais nunca falam sobre elas. É preciso. Escute seu corpo, sua mente e suas emoções." (ANDRADE A. R)

Por Anestre Rios Andrade

Hipnoterapeuta e Psicanalista Clínica

(SIAH 1539/ CBO/ SOPPHI CPN/BA 34.036.12)

Comente agora

Mutirão de Cirurgias continua atendendo em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 11:09h
Mutirão de Cirurgias continua atendendo em Santo Antônio de Jesus

Até sexta-feira (20), os moradores de Santo Antônio de Jesus (RMS) que têm cirurgias eletivas pendentes no Cadastro Único da Prefeitura estão sendo convocados para o atendimento pré-operatório. As cirurgias serão realizadas a partir do próximo dia 27, no Hospital Regional do município, por meio do Mutirão de Cirurgias, iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os pacientes convocados já saem do pré-operatório com a data da cirurgia marcada. O mutirão, que começou em setembro do ano passado, já realizou 3.879 cirurgias de vesícula, hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), útero e mioma, em pacientes de 136 municípios. Os atendimentos são iniciados às 7h, com capacidade para até 140 pessoas diariamente. Os pacientes devem apresentar documento de identificação e cartão do SUS, exames laboratoriais e demais exames recentes. Uma unidade móvel da Sesab está instalada na Avenida Luiz Vianna, no Centro da cidade, para a realização das consultas que antecedem aos procedimentos cirúrgicos, incluindo exames de imagem, raio X, ultrassonografia e eletrocardiograma, que são feitos gratuitamente no local.

Comente agora

Farmácia Popular tem limite mínimo de idade para venda de remédios

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 10:49h
Farmácia Popular tem limite mínimo de idade para venda de remédios

O Programa Farmácia Popular agora terá limite mínimo de idade para a compra de medicamentos. De acordo com as novas regras do Ministério da Saúde, o medicamento para colesterol alto só poderá ser vendido pelo programa para quem tem 35 anos ou mais. Já o remédio que trata de osteoporose só será vendido para maiores de 40 anos. Para comprar o medicamento que trata a Doença de Parkinson, o paciente precisa ter mais de 50 anos, e para hipertensão, pelo menos 20 anos. Os contraceptivos serão vendidos a pessoas entre 10 e 60 anos de idade. Segundo a pasta, as restrições no sistema foram implantadas para maior controle dos medicamentos, levando em conta os parâmetros definidos por protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. Aos pacientes que estiverem fora da faixa etária estabelecida, a pasta orienta que, se precisar de um dos medicamentos, poderão requerer a inclusão do Cadastro da Pessoa Física (CPF) no sistema, pela Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS), no telefone 136, opção 8, ou pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br. O ministério solicita às farmácias credenciadas que, em caso de alterações, façam a devida validação de dados na Receita Federal.

Comente agora

Morre professora da UFRB que lutava contra câncer; comunidade acadêmica lamenta a perda nas redes sociais

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 09:52h
 Morre professora da UFRB  que lutava contra câncer; comunidade acadêmica lamenta a perda nas redes sociais

Desde quando a professora acadêmica Rachel Neuberger foi diagnosticada com Leucemia os amigos, colegas de profissão e toda comunidade da Universidade Federal do Recôncavo onde lecionava no curso de Jornalismo no campus de Cachoeira enviaram diversas mensagens de apoio e carinho a docente que lutava contra a doença. No entanto, Rachel não resistiu e teve uma piora no quadro clínico, vindo a óbito na noite desta quarta-feira (18). Nesta quinta feira (19) vários comentários de afeto e pêsames foram postados na linha do tempo do perfil da docente na Internet. Os alunos do curso de Jornalismo criaram uma arte para homenageá-la. Rachel era professora de Rádio Jornalismo no curso de Comunicação Social da Universidade.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Remédio para hepatite C é a aposta da Fiocruz para tratar zika

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 23:29h
Remédio para hepatite C é a aposta da Fiocruz para tratar zika

Um remédio contra a Hepatite C é a mais nova aposta dos cientistas pro tratamento da zika. O estudo é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz. Foram apenas oito meses de pesquisas e um resultado que pode salvar vidas. A descoberta é de pesquisadores da Fiocruz, do Instituto D'Or, da UFRJ, do Instituto Nacional de Doenças Negligenciadas, em parceria com indústrias farmacêuticas. Thiago Moreno, especialista em antivirais, partiu da semelhança entre os vírus da zika e da hepatite C. Os dois têm uma enzima chamada RNA polimerase, que ajuda a multiplicar o vírus. Um remédio chamado sofosbuvir - já usado no tratamento da hepatite C - age exatamente sobre essa enzima. “Trabalhando com remédios que já são aprovados, a gente consegue realizar essa pesquisa de uma maneira mais rápida, mais acelerada. E a gente tem no sofosbuvir um potencial novo, um potencial remédio que poderia ser adaptado para a utilização em zika”, explica Thiago Moreno Lopes e Souza, coordenador do estudo, CTDS/Fiocruz # O próximo passo foi testar esse medicamento em laboratório contra o vírus da zika. E o resultado foi mesmo da hepatite C. O teste foi feito em seis tipos de células.

Comente agora

Farmácia Popular tem limite mínimo de idade para venda de remédios

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/01 21:43h
Farmácia Popular tem limite mínimo de idade para venda de remédios

O Programa Farmácia Popular agora terá limite mínimo de idade para a compra de medicamentos. De acordo com as novas regras do Ministério da Saúde, o medicamento para colesterol alto só poderá ser vendido pelo programa para quem tem 35 anos ou mais. Já o remédio que trata de osteoporose só será vendido para maiores de 40 anos. Para comprar o medicamento que trata a Doença de Parkinson, o paciente precisa ter mais de 50 anos, e para hipertensão, pelo menos 20 anos. Os contraceptivos serão vendidos a pessoas entre 10 e 60 anos de idade. Segundo a pasta, as restrições no sistema foram implantadas para maior controle dos medicamentos, levando em conta os parâmetros definidos por protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde.

Comente agora

SAJ: Secretário de saúde alerta população sobre doença misteriosa e febre amarela no municipio

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/01 19:57h
SAJ: Secretário de saúde alerta  população sobre  doença misteriosa e febre amarela no municipio

Com cerca de 54 pessoas infectadas com a doença misteriosa na região metropolitana de Salvador, e o surto de febre amarela em Minas Gerais, que tem como vizinha a Bahia, a secretaria de saúde de Santo Antônio de Jesus iniciou seu posicionamento para que os patógenos não cheguem na cidade. Na manhã desta quarta-feira (18), o secretário de saúde do município, Dr. Leandro Lobo, ressaltou através da PBR sobre as os cuidados que sua pasta tomará para que não ocorra casos de infectados na região. Segundo Leandro, já foi reunida uma equipe para poder deliberar um processo de retaguarda e planos de ataque para essas doenças, “quando essas doenças chegam causam febre, mialgia, dores de cabeça, náusea e vômitos, se confundindo com outras pandemias. O Governo do Estado fez um alerta, nós teremos um vídeo conferencia no dia 19 de janeiro para treinar e classificar os problemas para deliberar campanhas, ainda que sejam de vacinação, como para febre amarela. Como todo problema que tem sintomas, temos que preparar a nossa reta guarda, infelizmente o momento não é oportuno para exceder uma crise destas, porem vou ter que reunir e mandar um alerta e nós vamos trabalhar com um time de resposta rápida, em composição com agentes de endemias, profissionais da área de saúde, técnicos enfermeiros e transportes para poder atingir rapidamente o problema”, afirmou.

Direito a saúde: De acordo com o secretário, o que será realizado atualmente é a observação dos sintomas para obter diagnósticos de exclusão, “temos que descartar os outros sintomas, como H1N1, rubéola e dentre outras, até que se encontre um evento realmente, um exame para especificar essa tal doença mistérios e nos podermos diagnosticar. Por hora vamos trabalhar nas sazonalidades”, disse. 

Comente agora

Ministério confirma 8ª morte por febre amarela em Minas Gerais

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/01 18:00h
Ministério confirma 8ª morte por febre amarela em Minas Gerais

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (18) a morte de oito pessoas em decorrência da febre amarela em Minas Gerais. Segundo a pasta, exames nas amostras de sangue desses pacientes detectaram a presença do vírus. Ao todo, 53 mortes registradas no leste mineiro são investigadas por suposta relação com a doença. Em quatro das oito mortes confirmadas, o ministério já conseguiu confirmar que a doença foi contraída no meio rural - é a chamada febre amarela silvestre. Nos outros quatro, o governo ainda investiga a possibilidade de que a aplicação da vacina contra febre amarela, que contém o vírus vivo atenuado, tenha causado os óbitos. Não há registro ou suspeita de contágio em ambiente urbano. "A vacina, em algumas situações, pode vir a causar febre amarela. Nos últimos anos, a gente não tem registro importante de febre amarela vacinal. Em situações em que você vacina um número grande pessoas, pode haver.

Comente agora

Caso de 'doença da urina preta' traz indícios de transmissão por vírus, diz pesquisador

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/01 17:16h
Caso de 'doença da urina preta' traz indícios de transmissão por vírus, diz pesquisador

Um caso da "doença da urina preta" registrado na cidade de Alagoinhas, na Bahia, é usado como referência, de acordo com pesquisador, e traz indícios para a transmissão por vírus. Segundo o infectologista Gúbio Soares, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma mulher grávida desenvolveu os sintomas da doença - dor muscular intensa, insuficiência renal e urina preta - após entrar em contato com a irmã. Ela diz que não consumiu peixe. Uma criança de 5 anos, da mesma família, também foi infectada. “Estes casos mostram que a transmissão pode ser fecal/oral. Pode ser de uma família de vírus que se dissemina desta maneira”, afirmou o médico. Soares está acompanhando os casos da doença em Salvador, na Bahia. Eles foram contabilizados oficialmente pela Secretaria de Estado da Saúde da Bahia de 14 de dezembro a 5 de janeiro deste ano. Segundo o infectologista, além dos dados oficiais, pessoas já haviam sido infectadas desde outubro.

Comente agora

Número de cirurgias de redução de estômago aumenta 7,5% no Brasil em 2016

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/01 15:58h
Número de cirurgias de redução de estômago aumenta 7,5% no Brasil em 2016

O número de cirurgias bariátricas no Brasil aumentou 7,5% em 2016, se comparado com o ano de 2015. Os dados divulgados, nesta terça-feira (17), são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e apontam que, no ano passado, cerca de 100.512 pessoas fizeram a cirurgia para redução de estômago no país. O número supera em cerca de 7 mil procedimentos as 93,5 mil cirurgias realizadas em 2015 e está em crescimento. Em 2012, foram feitas 72 mil cirurgias no Brasil; em 2013, 80 mil procedimentos foram realizados e em 2014, cerca de 88 mil pessoas optaram pela redução de estômago. O Brasil é considerado o segundo país do mundo em número de cirurgias realizadas e as mulheres representam 76% dos pacientes que fazem a redução de estômago no Brasil. No Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba – referência em cirurgia bariátrica – as operações para redução de estômago acompanharam o crescimento nacional. O aumento no número de procedimentos em 2016 foi de 8%, atingindo a marca de 414 cirurgias realizadas no ano passado.

Comente agora

Fiocruz afirma que duas doses de vacina contra febre amarela é questão de prudência

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 10:21h
 Fiocruz afirma que duas doses de vacina contra febre amarela é questão de prudência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que uma única dose da vacina contra febre amarela é suficiente para proteger contra a doença durante toda a vida. Ainda assim, o Ministério da Saúde segue com a recomendação de duas doses. Para especialistas brasileiros, a pasta age com prudência ao seguir essa estratégia. "Garantir que uma dose só imuniza por toda a vida é um pouco arriscado", afirmou Reinaldo de Menezes Martins, consultor científico sênior de Biomanguinhos/Fiocruz, ao jornal O Globo. A instituição é responsável pela produção do imunizante. "No Brasil, onde há a doença de forma endêmica, é melhor ser mais prudente. A recomendação no país já foi tomar a vacina de dez em dez anos ao longo de toda a vida, mas comprovamos que isso é um exagero. No entanto, se vai continuar sendo dada em duas doses ou se passará para somente uma dose, isso vai depender de novas pesquisas científicas feitas nos próximos anos". A recomendação da OMS está relacionada à revisão de estudos que mostram a eficácia de apenas uma dose. No entanto, estudos brasileiros apontam o contrário, ressaltou Martins. Para muitos especialistas, a OMS se baseia também na escassez de vacina contra febre amarela no mundo. (BN)

Comente agora

Em alerta: saiba os sintomas e como prevenir a febre amarela

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/01 09:24h
Em alerta: saiba os sintomas e como prevenir a febre amarela

Sete mortes por febre amarela foram confirmadas após exames realizados em pacientes que morreram com sintomas da doença, neste ano, em Minas Gerais. A informação será divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (18), e consta em relatório sobre os índices da doença. Além delas, outras 40 estão sendo investigadas. O estado já acumula mais de 150 casos suspeitos de febre amarela. Desses, segundo informações da Folha de São Paulo, 37 são considerados como "prováveis" por terem tido exame laboratorial reagente para a febre amarela. De acordo com informações do Estado de S. Paulo, as confirmações de óbitos, referentes às primeiras semanas de janeiro, já superam a marca registrada durante todo o ano de 2016, quando cinco casos foram comprovados.

Comente agora

‘Chuva dourada’: fetiche de urinar no parceiro traz risco à saúde

Saúde  Postado por Willyam Reis - 18/01 07:33h
‘Chuva dourada’: fetiche de urinar no parceiro traz risco à saúde

Recentemente, Donald Trump foi alvo de mais uma polêmica. Um dossiê, cuja veracidade não foi confirmada, afirmou, entre outras coisas, que ele seria adepto da “chuva dourada”, termo popular para o fetiche de urinar no parceiro – a urofilia. Trump negou o conteúdo do documento. Mesmo assim, a notícia, digamos, curiosa, deu o que falar. Afinal, a ‘chuva dourada’ é uma ameaça para a saúde? De acordo com o infectologista Artur Timerman, a urina é primordialmente uma substância estéril, ou seja, livre de germes. No entanto, bactérias e vírus podem eventualmente aparecer na urina e, dessa forma, serem transmitidos, em especial se entrarem em contato com algum machucado do parceiro ou se a urina for engolida. A clamídia e o zika são doenças que podem ser passadas dessa forma. A clamídia é uma doença sexualmente transmissível, muitas vezes assintomática, que pode ser secretada e, consequentemente, transmitida pela urina.

Comente agora

Conheça mitos e verdades sobre os coágulos sanguíneos

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/01 19:41h
Conheça mitos e verdades sobre os coágulos sanguíneos

A coagulação do sangue tem como objetivo estancar hemorragias. O processo consiste na transformação do material líquido (sangue) em um tecido mais sólido (coágulo de fibrina) capaz de interromper sangramentos e reparar tecidos danificados do corpo. Porém, este mecanismo fisiológico pode se tornar vilão do organismo, quando acontece em excesso. Segundo uma pesquisa realizada pela International Society of Thrombosis and Hemostasis (ISTH), em parceria com a Bayer, a cada 37 segundos uma pessoa morre por causa de um coágulo sanguíneo. Estes coágulos, quando se acumulam e se alojam nas paredes dos tecidos danificados ou dos vasos sanguíneos são chamados de trombos e podem se desprender do local em que se originaram e viajar pela corrente sanguínea, tornando-se então êmbolos capazes obstruir a passagem do fluxo sanguíneo.

Comente agora

Homem parte coluna em duas durante levantamento de peso em academia; veja vídeo

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 18:31h
 Homem parte coluna em duas durante levantamento de peso em academia; veja vídeo

Um homem partiu a própria coluna em duas durante levantamento de peso em uma academia na China. A pressão exercida pelo peso sobre seu corpo foi excessiva, mas o homem sobreviveu, segundo informações do Sun. Em vídeo da câmera de segurança, é possível ver o momento em que ele sente uma dor muito grande e desmaia em seguida. Não há informações sobre sequelas.

Veja vídeo abaixo:

Comente agora

Não fazer sexo te faz viver mais, aponta estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/01 14:41h
Não fazer sexo te faz viver mais, aponta estudo

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, apontou que não fazer sexo por toda a vida pode trazer mais longevidade. O estudo foi feito observando besouros, que foram divididos em dois grupos. Aqueles que acasalavam todos os dias viviam menos do que aqueles que nunca acasalavam. "O mecanismo não é o mesmo em humanos, mas o princípio é. Nos besouros, o acasalamennto liberava hormônios necessários para produzir espermas nos machos e óvulos nas fêmeas, e esse hormônio tinha um efeito negativo no sistema imunológico", explicou o pesquisador Michael Siva-Jothey, que liderou o estudo, ao jornal The Scotsman. Então, os pesquisadores concluíram que, ao fazerem sexo, os besouros e, seguindo essa lógica, os seres humanos, enfraquecem o sistema imunológico, o que diminui o tempo de vida com o passar do tempo. "Freiras tendem a ter uma expectativa de vida maior de mulheres com filhos, e a maioria das pessoas conhece alguém que tem uma tia solteirona que parece viver para sempre.

Comente agora

Bahia está em alerta contra febre amarela

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/01 12:09h
Bahia está em alerta contra febre amarela

A Bahia ainda não registrou nenhum caso suspeito de febre amarela, mas por fazer fronteira com estado de Minas Gerais, que sofre com um surto da doença que já vitimou 38 pessoas, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu orientações para prevenir casos no estado. Por nota, o órgão disse ao bahia.ba que investiga a suspeita de infecção de seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos em de Coribe, localizadono oeste da estado. E justamente por prevenção, foi recomendado que 45 municípios realizem a imunização de 100% da população. Imunização- Vacinar a população é a principal medida de combate à doença. O imunizante é distribuído gratuitamente nos postos de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação de uma dose única precisa ser reforçada após 10 anos em adultos. Já em crianças, é administrada uma dose aos nove meses e um reforço aos quatro anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão da febre amarela no Brasil não ocorre em áreas urbanas desde 1942.

Comente agora

Santo Antônio de Jesus: Mutirão de Cirurgias Eletivas chega ao município nesta terça

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 23:42h
 Santo Antônio de Jesus: Mutirão de Cirurgias Eletivas chega ao município nesta terça

O atendimento do Mutirão de Cirurgias Eletivas chega ao município de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo, nesta terça-feira (17) onde vai atender a moradores de 24 municípios da região até o próximo sábado (20). Uma unidade móvel da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) ficará instalada na Avenida Luiz Vianna, no Centro, para a realização das consultas que antecedem aos procedimentos cirúrgicos. Vinculado ao Programa Saúde sem Fronteiras do Governo do Estado, o mutirão oferta procedimentos cirúrgicos de vesícula, hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), útero e mioma, com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Já entre os dias 23 e 25, o mutirão seguirá para o município de Amargosa, Vale do Jiquiriçá.

Comente agora

Sesab pede que população de 45 cidades se vacine contra febre amarela

Saúde  Postado por Anacley Souza - 16/01 16:21h
Sesab pede que população de 45 cidades se vacine contra febre amarela

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por intermédio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda que 45 municípios do estado imunize 100% da população contra a febre amarela. O alerta vem após o surto da doença no estado de Minas Gerais, que faz divisa com a Bahia. Apesar da recomendação a secretaria informa que até esta segunda-feira, 16, não há nenhum registro de febre amarela na Bahia. A Sesab ressalta que essa ação não é uma campanha e por isso não foram informadas data de início ou limite para que as pessoas possam se vacinar. De acordo com o órgão, as doses já estão disponíveis nos municípios e a vacinação faz parte do calendário da secretaria. 

Confira os municípios:

  1. Angical
  2. Baianópolis
Comente agora

Cardiologista Dr. Euvaldo Rosa explica como o estresse favorece o infarto

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 15:55h
Cardiologista Dr. Euvaldo Rosa explica como o estresse favorece o infarto

Com a correria do dia a dia ficou cada vez mais difícil se manter distante de situações estressantes. Estresse é fator de risco para muitas doenças, e entre as mais graves estão as cardiovasculares, como o infarto. Situações estressantes aumentam a produção de adrenalina e corticoides. Esses hormônios, se produzidos em excesso, podem acarretar arritmias, aumentar a pressão arterial e o risco de trombose, além de dificultar a coagulação sanguínea. O estresse também eleva a produção de glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema imunológico. Até poderíamos pensar que isso é uma consequência boa, pois nossas defesas seriam intensificadas. Porém essas células podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e contribuindo para o entupimento dos vasos. Por isso, é importante adotar alguns hábitos que reduzem o risco de infarto. Como sempre reforçamos, praticar atividade física (por pelo menos 30 minutos por dia três vezes por semana), além de melhorar a circulação, promove a liberação de endorfinas, que dão a sensação de bem estar. Dormir bem também é fundamental. O sono adequado – geralmente de oito horas por dia – diminui o cansaço e aumenta a qualidade de vida e a disposição para realizar as atividades diárias. Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora

Anvisa registra primeiro remédio à base de maconha no Brasil

Saúde  Postado por Anacley Souza - 16/01 12:48h
Anvisa registra primeiro remédio à base de maconha no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou nesta segunda-feira (16) o primeiro remédio produzido à base de cannabis sativa, que dá origem à maconha, no Brasil. O Mevatyl será fabricado pela empresa GW Pharma Limited, do Reino Unido, e distribuído no território brasileiro pela Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda na forma de spray. O remédio é indicado para o tratamento da espasticidade moderada ou grave, que é um distúrbio no sistema nervoso relacionada à esclerose múltipla. A substância, no entanto, contraindicada para gestantes, idosos, portadores de epilepsia ou usuários de maconha. De acordo com a nota técnica do registro, a eficácia do medicamento foi testada com mais de 1,5 mil pacientes e o remédio já foi aprovado em outros 28 países com o nome de Saltivex. No Brasil, o Mevatyl será comercializado com uma tarja preta e sua compra será condicionada à prescrição médica.

Comente agora

Não detectável, remédio derivado da cannabis começa a ser vendido

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/01 09:54h
Não detectável, remédio derivado da cannabis começa a ser vendido

A empresa Hemp Meds Brasil recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para importar um remédio derivado da cannabis livre do tetrahidrocanabinol (THC). Criado nos Estados Unidos, o Real Scientific Hemp Oil-X (RSHO-X) é indicado para crianças que precisam usar o canabidiol no tratamento de epilepsia, mas não devem consumir a substância psicoativa responsável pelos efeitos da maconha. O remédio também pode ser prescrito para os atletas que passam por testes antidoping. Isso porque o THC é proibido no meio esportivo e o RSHO-X não deixa qualquer traço de THC no corpo. (Veja)

Comente agora

Comer pimenta afasta problemas de saúde; saiba mais

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/01 09:20h
Comer pimenta afasta problemas de saúde; saiba mais

O Dia Internacional da Comida Picante é 'comemorado' em 16 de janeiro. Um estudo da Universidade de Vermont sugere que as pessoas que comem malaguetas têm um risco de morrer 13% inferior ao das pessoas que não consomem este alimento picante. De acordo com este estudo a comida apimentada parece afastar problemas cardiovasculares e derrames. Para este estudo os investigadores examinaram os hábitos alimentares de 16.000 americanos durante 23 anos. Durante esse tempo 4.946 pessoas morreram. A mortalidade para as pessoas que consumiam malaguetas foi de 21,6% comparativamente com 33,6% nas pessoas que não consumiam malaguetas – uma diferença de 12% que quando ajustada tendo em conta outros parâmetros sobe para 13%, segundo reporta o Daily Mail. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Cientistas descobrem como o estresse afeta o coração

Saúde  Postado por Débora Ayane - 15/01 10:00h
Cientistas descobrem como o estresse afeta o coração

Tabagismo, hipertensão e diabetes são fatores de risco bem conhecidos para doença cardiovascular. Agora, um estudo publicado na revista The Lancet mostra que o estresse crônico também deve entrar para a lista. “Embora a associação entre o estresse e as doenças do coração tenha sido sugerida há tempos, o mecanismo que media esse risco não era totalmente conhecido”, explica Ahmed Tawakol, pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, e um dos autores do trabalho. De acordo com ele, pela primeira vez, se identificou o processo biológico por trás dessa relação. A explicação está na amígdala, uma estrutura do cérebro ultrassensível a fatores estressantes. Quando hiperativa, ela desencadeia uma série de passos que pode levar a eventos cardiovasculares. “Estudos com animais mostram que o estresse induz a medula óssea a produzir células brancas sanguíneas, o que causa inflamação arterial”, continua Tawakol. “Nossa pesquisa sugere um padrão análogo em humanos. Além disso, identificamos pela primeira vez, seja em animais, seja em humanos, a região do cérebro que liga o estresse ao risco de ataque cardíaco e derrame.”

Comente agora

Açúcar deve ser abolido da dieta das crianças, dizem especialistas

Saúde  Postado por Débora Ayane - 15/01 09:16h
Açúcar deve ser abolido da dieta das crianças, dizem especialistas

Pesquisas relacionadas ao comportamento alimentar infantil têm apontado a relação do surgimento de doenças na primeira infância com o consumo de alimentos ricos em açúcar como é o caso de biscoitos recheados, bolos, guloseimas em geral, achocolatados ou fórmulas adocicadas utilizadas no leite, entre outros. PUB Acredita-se que 6 a cada 10 crianças com menos de 2 anos já comem alimentos ricos em açúcar. Em dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), é destacado que 32,3% dos bebês nesta faixa etária já consomem refrigerantes ou suco artificial. Vale lembrar que os sucos artificiais são ricos em açúcar e sódio e não possuem quase nada de suco natural da fruta. O ideal é que a criança seja mantida por leite materno até pelo menos 6 meses de idade e que a introdução alimentar seja a mais saudável possível. A má alimentação unida à falta de higiene dental é responsável pelo surgimento das cáries. O portal Trocando Fraldas, especializado em assuntos em torno da maternidade e cuidados com a criança, explica que a cárie dentária em crianças ou cárie de mamadeira pode ser gerada na maioria dos casos, pelo hábito do bebê ou criança dormir tomando mamadeira, o que faz com que o açúcar presente no leite se aloje nos dentes, atuando na proliferação de bactérias. Tanto o leite materno quanto as fórmulas que o substituem possuem açúcar, por isso, é tão importante que haja higienização desde o nascimento da criança para que se crie esse hábito de cuidados antes do nascimento dos primeiros dentes. Lembre-se: a prevenção é a chave para a saúde bucal infantil e deve ter início assim que o bebê nasce.

Comente agora

8 dicas científicas para dormir feito um bebê

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 23:28h
8 dicas científicas para dormir feito um bebê

Deita na cama, fecha os olhos, vira para um lado, vira para o outro, pensa nos afazeres do dia seguinte, conta carneirinhos, lembra da conta que esqueceu de pagar vira para o outro… Lá se vai mais uma noite. Essa é a rotina noturna de quem sofre de insônia. E a dificuldade não é apenas para pegar no sono, mas para mantê-lo e para acordar com a sensação de que as horas dormidas foram reparadoras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o distúrbio afete 40% dos brasileiros. E os efeitos de passar madrugadas em claro não se resumem apenas ao cansaço e mau humor no dia seguinte, mas abre as portas para sérios problemas de saúde, como doenças do coração, obesidade, baixa de imunidade, dificuldade de memorização e raciocínio e até mesmo câncer. Pensando nos perigos da falta de sono, principalmente para quem tem mais de 50 anos e sente mais dificuldade para dormir, o Conselho Global de Saúde do Cérebro (GCBH, sigla em inglês para Global Council on Brain Health) se reuniu em Toronto, no Canadá, para apresentar uma série de recomendações para dormir mais e melhor:

1- Tenha rotina: Não é à toa que chamamos a lógica de funcionamento do corpo de “relógio biológico”. E, assim como uma máquina, é necessário acertar os ponteiros. Por isso, tente acordar todos os dias da semana no mesmo horário. O mesmo vale para a hora de dormir. Também preste atenção às atividades que faz antes de ir para cama – seguir a mesma ordem induz você a ir paulatinamente relaxando conforme a hora do berço se aproxima.

2- A cama foi feita para dormir: Nada de ficar deitado esperando milagrosamente que o sono apareça. Saia do quarto, escolha um cômodo tranquilo onde você possa relaxar até a vontade de dormir aparecer. Só aí volte para a cama.

3- O quarto foi feito para dormir: Seu quarto não é escritório, nem sala, nem cozinha. Ele é o local da casa projetado para que você relaxe e recupere as energias. Por isso, deixe comidas e bebidas na cozinha. E fique longe de equipamentos eletrônicos: televisão, videogame, computador e, sim, se afaste do seu smartphone. Todo mundo sabe que praticar o desapego não é tarefa fácil, mas ir para a cama sem ler e-mails que possam preocupar você, sem ser bombardeado por milhões de informações (muitas vezes inúteis) e sem exposição à luz é determinante.

4- Você é o dono da cama: Dormir com seu animalzinho de estimação pode até ser bom para ele não chorar e esquentar os seus pés. Mas é péssimo para a qualidade do seu sono.

5- Luz é o segredo:

Comente agora

SUS passa a oferecer terapias alternativas e complementares

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 19:56h
SUS passa a oferecer terapias alternativas e complementares

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar a oferecer terapias alternativas como meditação, arteterapia e reiki. De acordo com o Ministério da Saúde, estes procedimentos integram as “ações de promoção e prevenção em saúde”, definidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no ano de 2006. O ministério reconheceu oficialmente a importância das manifestações populares em saúde. Além disso, passou a considerar também a chamada medicina não convencional, prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Os serviços são oferecidos por iniciativa local, mas recebem financiamento do ministério por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) de cada município. “O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar”, diz trecho de nota do ministério. A medida não será útil apenas para os pacientes, mas para o desenvolvimento de programas para formação de trabalhadores nessas áreas e investimentos para que os procedimentos sejam realizados.

Comente agora

Meditação, arteterapia e reiki serão oferecidas pelo SUS

Saúde  Postado por Débora Ayane - 14/01 14:19h
Meditação, arteterapia e reiki serão oferecidas pelo SUS

Terapias alternativas como meditação, arteterapia e reiki agora fazem parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, estas práticas integram “ações de promoção e prevenção em saúde”, definidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2006.Por meio Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Os serviços são oferecidos por iniciativa local, mas recebem financiamento do Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) de cada município.“O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar”, diz nota do ministério.

Comente agora

Sesab recomenda vacinação contra febre amarela a 45 municípios do estado; veja

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 10:30h
Sesab recomenda vacinação contra febre amarela a 45 municípios do estado; veja

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitiu informativo sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Depois de identificar seis casos da doença em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, o órgão recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas. Após a confirmação de um óbito em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e dos recentes casos suspeitos em Minas Gerais, a Sesab aumentou o cuidado com a prevenção da doença. De acordo com Maria Aparecida de Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro de morte dos primatas é um alerta para a possível circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres. “O estado sempre monitora a ocorrência de epizootias [transmissão do agente patogênico entre animais hospedeiros] na região Oeste da Bahia. Como o vírus da febre amarela circula no meio silvestre, não podemos controlar. Se um macaco é acometido pelo vírus, ele morre. Quando isso acontece, ficamos em alerta”, explicou Maria Aparecida. Ela disse ainda que o estado monitora o mosquito vetor da doença, o Haemagogus. 

Lista dos municípios que devem buscar imunização:

Comente agora

Saúde Pública: Bahia terá R$ 3,9 milhões para atenção domiciliar; Vitória da Conquista será beneficiada

Saúde  Postado por Débora Ayane - 14/01 07:23h
Saúde Pública: Bahia terá R$ 3,9 milhões para atenção domiciliar; Vitória da Conquista será beneficiada

A atenção domiciliar da Bahia ganha um reforço do Ministério da Saúde com repasse de R$ 3,9 milhões contemplando os municípios de Governador Mangabeira, Macaúbas, Paramirim, Senhor do Bonfim, Vera Cruz, Vitória da Conquista, que terão aumento do limite financeiro para investimento anual com média e alta complexidade. Os recursos são incorporados ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade, Teto MAC, vinculado às gestões municipais e destinados à habilitação de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) em unidades de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cada cidade terá o repasse mensal feito pelo Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal, com exceção de Vitória da Conquista que receberá pelo Fundo estadual.

Comente agora

SUS vai passar a oferecer meditação, arteterapia e reiki

Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/01 21:17h
SUS vai passar a oferecer meditação, arteterapia e reiki

Terapias alternativas agora fazem parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (13). Agora, serão oferecidos meditação (concentração mental), arteterapia (terapia com arte), reiki (prática de troca de energias através do toque), musicoterapia (música como terapia), tratamento naturopático (uso de recursos naturais), tratamento osteopático (terapia manual) e tratamento quiroprático (terapia manipulativa), revela o G1. Segundo o Ministério da Saúde, estas práticas integram as "ações de promoção e prevenção em saúde". Algumas terapias já eram oferecidas na categoria "práticas integrativas", como práticas corporais em medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal.

Comente agora

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 18:50h
A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus

O que você tem feito para suportar o calor deste verão? O Bem Estar desta sexta-feira (13) dá dicas importantes sobre suor e protetor solar. O cirurgião torácico Doutor José Ribas Milanez explica porque muita gente transpira demais na cabeça e o que fazer para controlar. E não tem mais desculpa para não repassar o protetor solar. Você conhece a pulseira e o adesivo que avisam a hora que o efeito do produto acaba? A dermatologista Márcia Purceli explica eles funcionam e ainda como prevenir a micose. O suor é responsável por regular a temperatura corporal e eliminar substâncias tóxicas do organismo. Com as temperaturas altas do verão, o corpo passa a suar mais, fazendo esse balanceamento. O suor passa a ser um problema quando afeta a vida social da pessoa. Em casos extremos, uma cirurgia pode ser feita para conter a ação das glândulas. Segundo Dr. Milanez, a cirurgia é feita em menos de 30% dos casos hoje em dia. A grande maioria dos casos de hiperidrose é tratada clinicamente e com orientação psicológica.

Comente agora

Três casos suspeitos de doenças que deixa urina escura são registrados no Ceará

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 12:36h
Três casos suspeitos de doenças que deixa urina escura são registrados no Ceará

Três casos suspeitos da doença desconhecida que causa dores no corpo e deixa a urina escura foram registrados no Ceará, informou a Secretaria da Saúde do Estado nesta quinta-feira (12). Nota técnica informa que os casos, registrados até o último dia 10, estão em investigação pela equipe da pasta e também pela secretaria municipal de Fortaleza. Amostras dos pacientes foram coletadas para diagnóstico laboratorial. Os sintomas apresentados foram, segundo o G1, dores musculares principalmente na região cervical, membros inferiores e superiores, urina com uma cor diferente e alteração nas funções dos rins. Os sintomas são os mesmos registrados nos casos baianos. O estado já contabiliza 52 casos em Salvador e Região Metropolitana. Esses podem ser os primeiros casos fora da Bahia, caso confirmados.

Comente agora

UTI de maternidade é fechada após infecção por bactéria matar seis bebês

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/01 11:23h
UTI de maternidade é fechada após infecção por bactéria matar seis bebês

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, está fechada há uma semana para desinfecção do setor após constatação da presença de uma bactéria. Conforme o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), se trata bactéria multi resistente serratia, que é comum em hospitais e pelo menos seis bebês morrerem infectados no ano passado em um curto período de tempo. Sem confirmar se as mortes teriam sido causadas pela bactéria, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), disse por nota que a UTI está fechada pela necessidade imperiosa de desinfecção dos leitos. Com isso, a internação de pacientes na UTI foi suspensa temporariamente. Ainda de acordo com o órgão, outros leitos da unidade foram equipados com os recursos necessários para oferecer tratamento intensivo. O funcionamento deve ser normalizado ainda nesta sexta-feira (13).(Bahia.BA)

Comente agora

UPA de Vitória da Conquista realiza mutirão de saúde neste sábado

Saúde  Postado por Willyam Reis - 13/01 11:05h
UPA de Vitória da Conquista realiza mutirão de saúde neste sábado

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória da Conquista promove neste sábado (14) seu primeiro mutirão de saúde. Iniciada às 7h, a ação contará com profissionais que vão realizar, além dos atendimentos de urgência e emergência, serviços específicos como consulta nas especialidades em ortopedia (40), pediatria (50), clinica médica e realização eletrocardiograma (100). "Esse será o primeiro de muitos mutirões em Saúde que estaremos realizando. A proposta do Estado é ampliar e oferecer serviços de Saúde com qualidade. Dessa forma, juntos, estamos trabalhando para promover melhorias na vida da população e nossa intenção é somar esforços para alçarmos esse objetivo", assegurou a diretora da unidade, Hucilene Simões. (BN)

Comente agora

Invenção de R$ 0,60 pode mudar medicina em países pobres

Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 22:29h
Invenção de R$ 0,60 pode mudar medicina em países pobres

Uma invenção que custa menos de um real pode mudar a medicina e salvar vidas em países pobres e locais sem infraestrutura. A criação foi batizada de “Paperfuge”, uma junção de paper (papel) e centrifuge (centrífuga). Ele foi desenhado por pesquisadores de Stanford. Um deles, Manu Prakash, um professor assistente de bioengenharia da universidade de Stanford, tem como linha de pesquisa a criação de soluções baratas com foco no cuidado da saúde em países pobres. O Paperfuge se encaixa bem nesse trabalho: seus materiais saem por cerca de 20 centavos de dólares (perto dos 60 centavos brasileiros) e pode ter grande impacto no mundo. As centrífugas são equipamentos cruciais para a detecção de portadores do vírus HIV, confirmação de casos de malária, entre outros procedimentos médicos. Para funcionar, as centrífugas precisam de espaço (são geralmente grandes), eletricidade e dinheiro. “Um bilhão de pessoas em nosso planeta vivem sem eletricidade, infraestrutura, estradas e qualquer tipo de assistência média”, diz Prakash em um vídeo produzido por Stanford.

Comente agora

Aedes modificados geneticamente nos EUA são resistentes à dengue

Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 21:26h
Aedes modificados geneticamente nos EUA são resistentes à dengue

Cientistas dos Estados Unidos da América modificaram geneticamente o mosquito da dengue, transmissor do Zika vírus, chikungunya e dengue, para que eles não se infectem pela dengue e não transmitem o vírus. A equipe manipulou o Aedes para ativar as proteínas Dome e Hop, que lutam contra o vírus da dengue após a ingestão de sangue 'contaminado' e produzir mas destas proteínas. Os resultados prévios dessa mudança foram: os mosquitos que tinham mais Dome tiveram 78,18% menos cópias do vírus da dengue em suas entranhas; os com mais Hop tiveram uma queda de 83,63% de cópias do vírus. O estudo publicado na Plos apontou que ambos os mosquitos diminuiram significativamente o vírus em suas glândulas salivares, ondem transmitem para os seres humanos. A modificação, no entanto, só funcinou com a dengue, não funcionando com a chikungunya e Zika vírus.

Comente agora

Água de cozimento da batata doce pode ajudar a emagrecer, diz estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 20:55h
Água de cozimento da batata doce pode ajudar a emagrecer, diz estudo

A batata doce é grande aliada nas dietas para perda de peso e amiga de quem pratica atividade física. Mas uma descoberta feita por cientistas japoneses pode trazer mais uma utilidade para o tubérculo na luta pela boa forma: de acordo com um novo estudo publicado pela revista Heliyon da Elsevier, o amido na água que sobra do cozimento pode ter efeitos de emagrecimento. Testes realizados em cobaias com uma dieta rica em gordura apresentaram redução de peso corporal após um mês de alimentação com peptídeo de batata doce produzido pela digestão enzimática de proteínas na água adquirida no cozimento. Isso sugere que o peptídeo desempenha um papel na digestão de gorduras. Mais pesquisas são necessárias para determinar se isso também acontece em seres humanos. Mais de 105 milhões de toneladas métricas de batata doce são produzidas globalmente a cada ano, de acordo com o Centro Internacional da Batata (CIP), o que a torna a quinta colheita mais importante do mundo. Cerca de 15% da batata doce é usada para produzir produtos de amido, alimentos processados e bebidas destiladas no Japão.

Comente agora

Três casos suspeitos da doença misteriosa são notificados no Ceará

Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 20:15h
Três casos suspeitos da doença misteriosa são notificados no Ceará

Três casos suspeitos da doença misteriosa que já atingiu 52 pessoas na Bahia foram notificados no Ceará, segundo confirmou nesta quinta-feira (12) a Secretaria da Saúde do estado. Todas as notificações foram feitas até o dia 10 de janeiro, segundo o G1CE. Segundo nota da secretaria, os casos estão em investigação tanto pela equipe estadual quanto pela secretaria municipal de Fortaleza. Amostras dos pacientes foram coletadas para diagnóstico laboratorial e ainda estão sob análise. Todos pacientes têm os mesmos sintomas dos casos na Bahia, incluindo dores musculares, especialmente na região cervical, membros inferiores e superiores, urina com a cor preta e alteração renal. A doença ainda não tem causa confirmada. Os casos no Ceará, se confirmados, serão os primeiros fora da Bahia. Não se sabe se os pacientes do Ceará estiveram em terras baianas recentemente e se os registros têm relação.

Comente agora

Ingrediente usado na Nutella pode causar câncer, diz estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 20:08h
Ingrediente usado na Nutella pode causar câncer, diz estudo

Notícia triste aos fãs de Nutella : a European Food Standards Authority , órgão europeu que fiscaliza alimentos, vem sinalizando que o óleo de palma, usado como ingrediente da delícia, pode causa câncer. A notícia causou comoção no Velho Mundo, e mercados chegaram a tirar o produto de suas prateleiras. Acontece que estudam apontam que óleo de palma torna-se cancerígeno apenas quando aquecido a mais de 200ºC, o que a fabricante Ferrero nega acontecer em sua Nutella. Segundo a empresa, esse cuidado faz com que o processo seja mais lento, tornando o produto 20% mais caro. As informações são da agência Reuters.

Comente agora

Cochilo após o almoço estimula o cérebro, diz estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 17:57h
Cochilo após o almoço estimula o cérebro, diz estudo

Uma hora de soneca depois do almoço pode ser um verdadeiro remédio para o cérebro, principalmente para os idosos, revelou um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, a famosa sesta, pequeno descanso pós-almoço que tem origem espanhola, traz vários benefícios à saúde. Entre eles, clareza nos pensamentos, melhor desenvolvimento nas funções cognitivas do cérebro e aumento da capacidade da memória. Publicados na revista Journal of the American Geriatrics Society, o estudo avaliou 2974 chineses com mais de 65 anos, e pelo menos 60% deles tiravam um cochilo médio de 60 minutos. Entre os testes realizados, os participantes respondiam a perguntas como: "que dia é hoje?" e "em qual estação do ano estamos?". Além disso, tiveram de resolver equações simples de matemática, memorizar palavras e copiar desenhos geométricos. Aqueles que cochilavam depois do almoço apresentaram resultados melhores em relação aos que não dormiam nada.

Comente agora

Doença da urina preta na Bahia: o que sabemos até agora

Saúde  Postado por Débora Ayane - 12/01 17:25h
Doença da urina preta na Bahia: o que sabemos até agora

Uma doença misteriosa chegou à Bahia. Pacientes aparecem na Região Metropolitana de Salvador com dores fortes e com a urina de uma cor diferente. Os médicos não sabem dizer se o que causou as dores foi um vírus, uma bactéria ou uma intoxicação. No meio de tantas dúvidas, o G1 juntou o que já sabemos sobre a nova doença que atingiu o estado nordestino.

Quais são os sintomas da doença?

Nos boletins divulgados, a doença é tratada como "mialgia [dor] aguda a esclarecer". Os principais sintomas são dor muscular extrema, insuficiência renal e urina da cor preta. De acordo com o infectologista Antônio Bandeira, coordenador do comitê de arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) que acompanhou alguns dos casos em Salvador, é como se o indivíduo "tivesse feito uma maratona em poucos segundos"."É uma lesão muscular aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de Coca-Cola. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica (tóxica para os rins)", explicou.

Quantas pessoas foram afetadas?

Comente agora

Exercitar-se só no fim de semana é (bem) melhor que ficar parado

Saúde  Postado por Débora Ayane - 12/01 16:14h
Exercitar-se só no fim de semana é (bem) melhor que ficar parado

Quem nunca ouviu que ser um atleta de fim de semana faz mais mal do que bem? Pois especialistas da Universidade Loughborough, no Reino Unido, desbancaram esse mito ao investigar a relação entre a quantidade e frequência de exercícios na semana e o risco de morte. Foram analisados dados de mais de 60 mil participantes por 14 anos. Parte dessa turma era sedentária ou malhava menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — 150 minutos por semana de exercício moderado ou 75 minutos em ritmo intenso. Já a outra parcela cumpria a tal meta, mas enquanto alguns dividiam essa quantidade de atividade física em três ou mais sessões, outros a concentravam em no máximo dois treinos.

Comente agora

Mutirão de Cirurgias chega a Santo Antônio de Jesus no dia 17

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/01 13:58h
Mutirão de Cirurgias chega a Santo Antônio de Jesus no dia 17

O Mutirão de Cirurgias, projeto da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) criado com o objetivo de diminuir as filas de cirurgias eletivas, chegará à Região de Santo Antônio de Jesus no dia 17 de janeiro. As consultas da primeira etapa ocorrerão até o dia 20, em uma unidade móvel localizada na Avenida Luiz Viana, 439, Centro, próximo à Escola Padre Mateus. Com capacidade para atender 140 pessoas por dia, as consultas começarão às 7 horas e os pacientes deverão comparecer ao local com documento de identificação, cartão do SUS, exames laboratoriais e demais exames recentes. Quem for fazer histerectomia ainda deverá levar o preventivo. Já aqueles que farão procedimento de vesícula têm que estar em jejum para realizar a ultrassonografia. As cirurgias começarão a partir do dia 27 de janeiro, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com