Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

ALBA oferece exame de mamografia para servidoras

Saúde  Postado por Anacley Souza - 26/07 21:55h
ALBA oferece exame de mamografia para servidoras

Uma campanha de prevenção ao câncer de mama será realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nos dias 1º e 2 de agosto. Servidoras do Poder Legislativo, com mais de 40 anos, poderão fazer o exame de mamografia, gratuito, das 9h e 18h, em veículo adaptado, com aparelho de mamografia da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no estacionamento da Casa. Para realizar o procedimento, além de ter mais de 40 anos, a servidora precisa ter feito o último há pelo menos um ano. A iniciativa é uma parceria entre a ALBA e a Sesab.

Comente agora

Cientistas descobrem que células-tronco do hipotálamo controlam envelhecimento

Saúde  Postado por Anacley Souza - 26/07 20:28h
Cientistas descobrem que células-tronco do hipotálamo controlam envelhecimento

Um grupo de cientistas descobriu que a velocidade de envelhecimento do corpo é controlada por um conjunto de células-tronco do hipotálamo. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira, 25, na revista Nature. O hipotálamo é uma região do cérebro conhecida por regular importantes processos no organismo, como o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e o metabolismo.  De acordo com o autor principal do estudo, Dongsheng Cai, da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York (Estados Unidos), a descoberta feita em camundongos poderá levar ao desenvolvimento de novas estratégias para tratar doenças relacionadas ao envelhecimento e para aumentar o tempo de vida.  Em um artigo anterior, publicado em 2013, também na revista Nature, a mesma equipe de cientistas revelou a surpreendente descoberta de que, além das funções já conhecidas, o hipotálamo também regula o envelhecimento do organismo.  Na nova pesquisa, os cientistas identificaram as células do hipotálamo que controlam o processo de envelhecimento: uma pequena população de células-tronco neurais adultas, que também é responsável por formar novos neurônios.  

Comente agora

Rótulo de alimento poderá alertar para componentes como sal, açúcar e gordura

Saúde  Postado por Anacley Souza - 26/07 19:41h
Rótulo de alimento poderá alertar para componentes como sal, açúcar e gordura

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5522/16, que torna obrigatório, na parte frontal da embalagem de produtos industrializados, quadro informativo de fácil visualização com as quantidades totais e percentuais de carboidratos, sal, açúcar e gordura na composição do alimento. Apresentada pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), a proposta determina que cada célula do quadro informativo apresente as seguintes cores de fundo:
- verde, se a quantidade do nutriente constante na fórmula apresentar níveis abaixo dos recomendados para o consumo diário pela regulação alimentar; 
- amarelo, se a quantidade do nutriente constante na fórmula apresentar níveis semelhantes aos recomendados para o consumo diário pela regulação alimentar;
- vermelho, se a quantidade do nutriente constante na fórmula apresentar níveis superiores aos recomendados para o consumo diário pela regulação alimentar.

Macris explica que tanto o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) quanto a legislação sanitária já exigem a exposição da listagem de ingredientes nos rótulos dos alimentos. “Contudo, o quadro normativo pode ser aprimorado em relação aos componentes que, em excesso, podem comprometer seriamente a saúde alimentar da população”, argumenta. Segundo o texto, norma específica da autoridade responsável pela vigilância sanitária federal regulamentará a medida. O descumprimento da lei configurará infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Comente agora

Presidente do STJ mantém quiropraxia por terapeutas no SUS

Saúde  Postado por Anacley Souza - 26/07 19:05h
Presidente do STJ mantém quiropraxia por terapeutas no SUS

A ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), indeferiu o pedido liminar em mandado de segurança impetrado pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) que pedia a suspensão da inclusão, realizada pelo Ministério da Saúde, de profissionais não habilitados com graduação em ensino superior para o exercício do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). As informações foram divulgadas no site do STJ - Mandado de Segurança 23624. O pedido da ABQ foi feito contra portaria do ministro da Saúde que, em 27 de março de 2017, decidiu manter fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais como profissionais capacitados para a prática da quiropraxia. A associação alega que essa decisão coloca a "quiropraxia no Brasil à mercê de prática comum a profissional sem formação, podendo trazer graves problemas aos pacientes do SUS". De acordo com o processo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) entende a quiropraxia como profissão independente das demais da área da saúde e que deve ser desempenhada por profissional habilitado por meio de curso de bacharelado em nível superior. Laurita entendeu que, neste caso, não há a demonstração inequívoca da existência de risco caso não seja concedida a liminar. "Na hipótese dos autos, verifica-se que o ato impugnado foi publicado em 27/3/2017, há mais de três meses, portanto, e só agora a Impetrante contra ele se insurgiu. Ademais, apesar de formular pedido liminar, a Impetrante não trouxe nenhum fundamento para justificar eventual perigo da demora", concluiu a ministra. O mérito do mandado de segurança será julgado pela Primeira Seção, sob a relatoria do ministro Og Fernandes. 

Comente agora

Caso raro, criança sul-africana fica livre do HIV após 8 anos sem tratamento

Saúde  Postado por Anacley Souza - 26/07 18:55h
Caso raro, criança sul-africana fica livre do HIV após 8 anos sem tratamento

O caso de uma menina sul-africana de nove anos que nasceu soropositiva intrigou cientistas. De acordo com relato feito nesta segunda-feira (24), em uma conferência de Aids em Paris, a paciente se manteve livre do HIV por mais de oito anos sem medicação. As drogas antirretrovirais foram usadas por apenas um ano antes da remissão completa do vírus, uma situação rara. "O caso traz a esperança de que o tratamento pode não ser para a vida inteira, mas é raro", pontuou Linda-Gail Bekker, presidente da International AIDS Society (IAS). "Há mais perguntas que respostas". A maioria dos pacientes precisa tomar o medicamento por toda a vida para manter o controle do HIV. No entanto, segundo o jornal O Globo, essa paciente fez parte de um ensaio clínico sobre efeitos de drogas antirretrovirais em bebês com o vírus. Ela recebeu tratamento logo após o parto e foi monitorada para observação de sinais de recaída.

Comente agora

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/07 18:01h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Sesab promove webpalestra sobre esquistossomose

Saúde  Postado por Anacley Souza - 26/07 13:01h
Sesab promove webpalestra sobre esquistossomose

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) promove, na próxima quinta-feira (27), uma webpalestra com tema "Manejo clínico da esquistossomose". A palestra, que acontece a partir das 14h30, será realizada pelo médico Mitermayer Galvão dos Reis, Mestre em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento pode ser acompanhado por meio do site da Telessaude 

Comente agora

Criança morre em Feira de Santana com suspeita de febre maculosa

Saúde  Postado por Anacley Souza - 26/07 12:39h
Criança morre em Feira de Santana com suspeita de febre maculosa

Uma menina de três anos morreu, no município de Feira de Santana, com suspeita de febre maculosa. A doença pode ser transmitida pela picada de um carrapato, suspeita que surgiu após os pais encontrarem um exemplar do animal na cabeça da criança. A paciente foi levada para o Hospital Estadual da Criança ao apresentar dor e febre. Em entrevista ao G1, o pai contou que a menina teve febre de 40 graus, além de diarreia e vômito. Uma amostra do sangue da criança está em análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Mortes por febre maculosa não eram registradas no estado há 17 anos, e o último caso foi confirmado em 2012. Apesar de não ser comum no Norte e Nordeste do país, dois casos da mesma doença foram confirmados em Salvador, informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Um dos pacientes foi infectado no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Ainda assim, os órgãos descartam a possibilidade de surto. 

Comente agora

Governo reduz fila para registro de produtos de origem animal

Saúde  Postado por Anacley Souza - 26/07 08:23h
Governo reduz fila para registro de produtos de origem animal

Com as medidas de desburocratização do setor agropecuário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) retomou a aprovação dos registros de produtos de origem animal e praticamente eliminou as 14.641 solicitações que se acumulavam na pasta.  No início do ano, foi implantado o sistema automático de produtos de origem animal regulamentados, dando maior agilidade e transparência ao processo de registro.  Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Mapa, José Luis Vargas, o objetivo da pasta é que a espera pelo registro seja inferior a 30 dias.  Vargas explicou, ainda, que o acúmulo de pedidos foi provocado por instabilidades e oscilação do sistema de informática, o que fez que se acumulassem solicitações de registro de produtos, levando a um período de espera de análise maior. (Portal Brasil)

Comente agora

Bahia tem dois casos de 'febre oropouche', transmitida pelo mosquito maruim

Saúde  Postado por Anacley Souza - 25/07 22:50h
Bahia tem dois casos de 'febre oropouche', transmitida pelo mosquito maruim

A febre oropouche, doença transmitida pelo mosquito maruim, teve dois casos descobertos no estado pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A doença pode causar até meningite. Os infectados foram uma criança de 10 anos que mora em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e um adolescente de 16 anos que mora em Salvador. Um deles estava na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, quando ficou doente. Entre os sintomas da doença estão febre, falta de apetite, bronquite, diarreia, sensação de queimação no corpo, dores de cabeça, pescoço, nas costas e nas articulações, além da meningite. Assim como o mosquito da dengue, é na água parada que o maruim se reproduz. A febre circula no país desde a década de 1960 e é comum na Amazônia. O pesquisador que fez o diagnóstico disse que a doença pode chegar em outras regiões através de pessoas ou animais infectados. "Esse vírus está na selva e na Floresta Amazônica e circula entre o mosquito conhecido como maruim e os animais silvestres. O mosquito pica o homem e o homem adoece, pode viajar pelo país e levar no seu organismo o vírus. Como existe o mosquito no país todo, eles podem picar os indivíduos infectados, passar a ter o vírus e picar outras pessoas", explica o pesquisador Gúbio Soares.

Comente agora

Falta de pré-natal adequado é uma das causas para mortalidade infantil, diz Sesab

Saúde  Postado por Anacley Souza - 25/07 22:17h
Falta de pré-natal adequado é uma das causas para mortalidade infantil, diz Sesab

A Bahia investe cerca de R$ 60 milhões para modernização e ampliação da rede de assistência materno-infantil, segundo informou a Secretaria de Saúde do estado (Sesab) nesta terça-feira (25). Em nota, a Sesab afirma que uma das causas para alta taxa de mortalidade infantil é a falta de um pré-natal adequado, que deve ser feito em unidades básicas de saúde, responsabilidade dos municípios. Levantamento da ONU aponta que a Bahia é o 5º estado com pior desempenho no percentual de óbitos de menores de quatro anos por causas "claramente evitáveis". Ainda segundo a Sesab, como muitos municípios não possuem maternidades, as unidades estaduais acabam ficando sobrecarregadas com todo tipo de parto, quando deveriam dar prioridade às gestões de risco. "Isso causa, por vezes, uma demanda acima da adequada", diz o texto. "No último ano a Sesab entregou à população 43 novos leitos no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), sendo 20 da UTI Neonatal e 23 de cuidados semi-intensivos pediátricos". A maternidade Tsylla Balbino, também em Salvador, ganhou 15 novos leitos, sendo dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e cinco leitos de UCIN Canguru. Já em Guanambi, no sudoeste, foi entregue a nova maternidade do Hospital Regional, que oferece 32 leitos. A secretaria cita ainda investimento feito em recursos humanos, com qualificação de médicos e enfermeiros obstetras das 18 unidades hospitalares do SUS Bahia no suporte avançado de vida em obstetrícia.  Em julho, a Sesab assinou com o Ministério da Saúde um convênio para que a Maternidade e Referência José Maria de Magalhães Netto e a Maternidade do Hospital Roberto Santos recebam a Estratégia QualiNEO, com ações que têm como objetivo reduzir a mortalidade neonatal.

Comente agora

Ansiedade e traumas psicológicos aumentam casos de labirintite

Saúde  Postado por Anacley Souza - 25/07 18:51h
Ansiedade e traumas psicológicos aumentam casos de labirintite

A ansiedade é um sintoma cada vez mais presente na vida moderna e que agrava os sintomas de uma doença também popular: a labirintite.  Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), três em cada dez pessoas têm distúrbios relacionados ao equilíbrio do corpo, conhecidas como labirintopatias. E este número tem crescido nos últimos anos.  “A labirintite já é considerada um mal deste século. Os casos vêm aumentando a cada ano. Estima-se que pelo menos 42% da população adulta ainda sofrerá com a labirintite em algum momento da vida”, avisa a fonoaudióloga Priscila Santovito (CRFA 2-10208), da rede de clínicas Direito de Ouvir.  Ainda de acordo com pesquisas da Sociedade Brasileira de Medicina, a labirintite é o segundo sintoma mais frequente na população idosa, sendo superado apenas pela dor de cabeça.  Apesar da maior incidência na terceira idade, os transtornos psicológicos têm ampliado a doença em pessoas mais jovens, como é o caso da operadora de caixa Eliana dos Santos, de 29 anos.  “Tive minha primeira crise já aos 19 anos e os médicos diagnosticaram como ‘labirintite emocional’. Se eu passo muito nervoso, se eu guardo muita coisa comigo, eu desenvolvo as crises esporádicas”, relata.  Os principais sintomas da doença são tontura, vertigem e, em casos mais graves, náuseas, vômitos, desmaios e taquicardias. A labirintite ocorre quando é uma inflamação ou irritação do labirinto, que é uma estrutura interna da orelha responsável pela audição equilíbrio corporal.

Comente agora

Mutirão de Cirurgias atende moradores em Candeias

Saúde  Postado por Anacley Souza - 25/07 18:09h
Mutirão de Cirurgias atende moradores em Candeias

Um mutirão de cirurgias, no município de Candeias, promovido pelo governo da Bahia, por meio do programa Saúde Sem Fronteiras, realiza atendimento médico na região até a próxima sexta-feira (28). Unidades móveis estão estacionadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fonte, no centro da cidade. Moradores de Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara também serão atendidos.  Os pacientes passam por consultas pré-operatórias para serem submetidos a intervenções cirúrgicas de retirada de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), além de histerectomia total e colecistectomia. De acordo com coordenador do mutirão, Deleon Francisco, o objetivo é diminuir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). "Esses são pacientes que estavam na fila. O mutirão traz uma equipe médica e toda a estrutura para atendê-los. Também é feito o acompanhamento desses pacientes após as cirurgias, que começam a ser feitas no dia ‪5 de agosto, no Hospital Ouro Negro, em Candeias", explica.  A ação realiza 180 atendimentos por dia e 20 por demanda espontânea. Para ser atendido é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Para o procedimento cirúrgico, o paciente precisa ter indicação médica para a cirurgia e ser cadastrado na Secretaria de Saúde do município de residência. 

Comente agora

Epidemia de chikungunya é confirmada no Ceará, com quase 60 mil casos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 25/07 13:01h
Epidemia de chikungunya é confirmada no Ceará, com quase 60 mil casos

Uma epidemia de arboviroses, especialmente chikungunya, foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Ceará. No último boletim semanal, foi registrado o aumento das notificações de casos de chikungunya". Os dados apontaram um total de 58.957 casos da doença no estado. Segundo a Agência Brasil, mais de 80% das cidades cearenses já registraram casos confirmados da doença, que levaram 51 pessoas à morte. As cidades de Acopiara, Beberibe, Caucaia, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Senador Pompeu e a capital Fortaleza concentram 40 óbitos por chikungunya. Desde o início do ano, foram notificados 103 mil casos da doença, dos quais 57% foram confirmados (58.957). Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, a “tendência crescente” de notificações gerou uma taxa de incidência de 1.099 casos para cada 100 mil habitantes. As principais vítimas são pessoas do sexo feminino, entre 20 e 59 anos. Em relação à dengue, o Ceará registrou mais de 65 mil notificações em 2017.

Comente agora

Correr: o primeiro passo para sair da zona de conforto

Saúde  Postado por Anacley Souza - 25/07 10:19h
Correr: o primeiro passo para sair da zona de conforto

Quando as pessoas caem na própria rotina e se entregam ao sedentarismo, postergando a ausência de planos para suas vidas, a saída da estagnação pode começar por um ato muito simples.  Calçar um tênis para caminhar e correr em algum local da cidade pode ser o início de uma grande mudança interior, que se refletirá em benefícios imediatos e futuros.  Segundo a psicóloga Rosângela Vieira, especialista em treinamento esportivo, toda atividade física promove uma sensação de bem estar e aumenta a qualidade de vida porque proporciona uma resposta ativa no cérebro de satisfação e tranquilidade.  “O que acontece é que as pessoas delimitam metas e realizam seus planos de ação para alcançá-las. Cada vez que conseguem um objetivo, ficam satisfeitas e traçam novos desafios. Esse constante movimento faz com que a pessoa crie um sentido na vida”.

Comente agora

Campanha realiza teste gratuito de hepatite C em quatro municípios baianos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 25/07 08:35h
Campanha realiza teste gratuito de hepatite C em quatro municípios baianos

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Combate às Hepatites. A doença viral do tipo C é a mais comum e é meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) erradicá-la até 2030. Com o objetivo de identificar e tratar o maior número de pessoas portadoras do vírus, a Semana Hepatite Zero realiza testes rápidos de hepatite C em todo o Brasil entre 24 e 28 de julho. A campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) em parceria com o Rotary Club. Em 2016, mais de 100 mil pessoas fizeram o teste, das quais 1.015 foram diagnosticadas com a doença e encaminhadas ao tratamento adequado. O teste é rápido e feito com apenas algumas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo. Com o diagnóstico positivo, as pessoas serão orientadas e encaminhadas para o tratamento adequado e gratuito em uma unidade da ABPH. 

Comente agora

Número de beneficiários de planos de saúde cai 0,6% no primeiro semestre

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/07 19:57h
Número de beneficiários de planos de saúde cai 0,6% no primeiro semestre

O número de beneficiários de planos de saúde caiu 0,6% no primeiro semestre, com o rompimento de 271,2 mil vínculos, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), na comparação com o dado de dezembro de 2016. Em 12 meses, a retração foi de 1,7%, com 834,6 mil vínculos rompidos em planos médico-hospitalares. Situação oposta ocorre com planos exclusivamente odontológicos, que no primeiro semestre contou com 850,1 mil novos vínculos, 3,9% acima do fechamento de dezembro. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5%, com 1,6 milhão de novos beneficiários. No total, são 22,7 milhões de beneficiários, menos da metade do total de vínculos médico-hospitalares (47,4 milhões). "As famílias têm mais facilidade de acessar esse serviço, mesmo com a redução da renda média; enquanto as empresas, mesmo em um momento de crise econômica, enxergam nos planos exclusivamente odontológicos um benefício com custo mais acessível para oferecer aos seus colaboradores", diz o presidente do IESS, Luiz Augusto Carneiro, por meio de nota. 

Comente agora

Ceará vive epidemia de Chikungunya com quase 60 mil casos confirmados

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/07 18:21h
Ceará vive epidemia de Chikungunya com quase 60 mil casos confirmados

O estado do Ceará vive uma epidemia de arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos), sobretudo casos de chikungunya. A confirmação é da Secretaria de Saúde estadual que, no último boletim semanal, registrou a “ocorrência epidêmica de arboviroses, principalmente se consideradas as notificações de casos de chikungunya”. De acordo com os dados, o estado soma 58.957 casos da doença.  Mais de 80% das cidades cearenses já registraram casos confirmados da doença, que levaram 51 pessoas à morte. As cidades de Acopiara, Beberibe, Caucaia, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Senador Pompeu e a capital Fortaleza concentram 40 óbitos por chikungunya.  Desde o início do ano, foram notificados 103 mil casos da doença, dos quais 57% foram confirmados (58.957). Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, a “tendência crescente” de notificações gerou uma taxa de incidência de 1.099 casos para cada 100 mil habitantes. As principais vítimas são pessoas do sexo feminino, entre 20 e 59 anos.

Dengue e Zika: Em relação à dengue, o Ceará registrou mais de 65 mil notificações em 2017. A secretaria identificou incidência acima do limite superior, chegando a 56 casos para cada 100 mil habitantes – maior pico do ano. Até o momento, 24,6% dos casos suspeitos foram confirmados, principalmente entre pessoas do sexo feminino e com idades entre 15 e 49 anos.

Comente agora

Fabricantes vão alterar composição de vacina contra febre aftosa até 2018

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/07 18:07h
Fabricantes vão alterar composição de vacina contra febre aftosa até 2018

Fabricantes de vacina contra a febre aftosa no Brasil aceitaram fazer alterações na composição e volume de dose de imunização da vacina, atendendo demanda da cadeia produtiva, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), entidade que reúne essas empresas. As mudanças, em três etapas, deverão começar já no próximo mês e serão concluídas até novembro de 2018.  As mudanças na vacina foram solicitadas em documento que seis entidades do agronegócio encaminharam no dia 10 deste mês ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O próprio ministério atribuiu a decisão do governo norte-americano de suspender a importação de carne brasileira à existência de abcesso causado pela aplicação da vacina contra a aftosa e determinou a exportação de carne fatiada para contornar o problema.  A primeira mudança, de acordo com o sindicato dos fabricantes, já vai ocorrer no próximo mês: o início da fabricação de vacina contra aftosa bivalente (vírus O 1 e A24), com a retirada do vírus C, já erradicado do Brasil. Já a partir de maio de 2018, a indústria passará a produzir vacina com 2 mililitros (ml), em substituição à atual, de 5 ml. Além disso, os fabricantes iniciaram o processo de retirada do adjuvante saponina, da composição da nova vacina, que estará disponível na campanha oficial de vacinação de novembro de 2018.  A retirada da saponina estava entre as alterações solicitadas pelo agronegócio. As instituições relacionam a substância “à exacerbada irritação no local da aplicação, que se agrava até casos de edema e severa reação inflamatória, com consequente ocorrência de abscessos [nódulo inchado cheio de pus]”.

Comente agora

Medicamento Benzol será recolhido do mercado, alerta Anvisa

Saúde  Postado por Willyam Reis - 24/07 16:48h
Medicamento Benzol será recolhido do mercado, alerta Anvisa

Um dos lotes do medicamento Benzol (albendazol) será recolhido das prateleiras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou irregularidades no produto da Green Pharma Química e Farmacêutica Ltda. e suspendeu a distribuição, venda e uso do remédio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (24). O lote 3415 passou por testes na Fundação Ezequiel Dias e apresentou problemas na dissolução das doses. Isso significa que a quantidade do princípio ativo variou bastante quando foi dissolvido. A determinação da Anvisa de recolhimento do produto vale para todo o País. Com informações do Portal Brasil.

Comente agora

Conheça os benefícios do Kiwi para o corpo e a dieta

Saúde  Postado por Willyam Reis - 24/07 15:35h
Conheça os benefícios do Kiwi para o corpo e a dieta

O kiwi é uma fruta tropical, excelente aliada das dietas, segundo indicam especialistas ao La Vanguardia, pois “100 gramas de kiwi têm apenas 55 calorias, 86 gramas de água, uma quantidade moderada de carboidratos (10,6 gramas), 1 grama de proteína, 0,5 gramas de lipídeos e praticamente nada de gordura”, explica a nutricionista Marta Sanz. Para além destas características, o kiwi é uma fruta com efeitos laxantes que ajuda nos problemas intestinais, sendo muito indicado para quem sofre de prisão de ventre. No entanto, a característica mais marcante do kiwi é a Vitamina C, por ter mais quantidade que o limão ou a laranja, de acordo com a publicação. “A grande quantidade desta vitamina confere ao kiwi um alto poder antioxidante. Há diferentes linhas de pesquisa que relacionam os antioxidantes naturais com um papel protetor contra as doenças do coração, vários tipos de câncer e até contra o processo de envelhecimento, como a catarata e as alterações do sistema nervoso central”, afirmou Marta Sanz. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Uma injeção por mês pode manter vírus da aids confinado, revela estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/07 11:31h
Uma injeção por mês pode manter vírus da aids confinado, revela estudo

Uma injeção por mês com um tratamento antirretroviral é suficiente para manter confinado o vírus da aids – revela um estudo publicado nesta segunda-feira (24), o que permitirá aos soropositivos deixar de tomar um comprimido diário.  O estudo, cujas conclusões foram publicadas pela revista britânica The Lancet, consistiu em injetar duas moléculas antirretrovirais a cada quatro, ou oito, semanas durante quase dois anos em 230 pacientes com HIV, mesmo que com uma carga viral indetectável.  Ao final desse período, 87% dos pacientes do grupo que recebeu medicamentos a cada quatro semanas continuavam com uma carga viral indetectável. Esse número chegou a 94% no grupo que recebeu a medicação a cada oito semanas.  

Comente agora

Hábito de beber mais de uma xícara de café por dia reduz risco de morte em 18%

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/07 10:32h
Hábito de beber mais de uma xícara de café por dia reduz risco de morte em 18%

Dois estudos publicados na revista científica “Annals of Internal Medicine” mostram que tomar café pode fazer bem à saúde. Pesquisadores analisaram as pessoas com o hábito diário de consumir a bebida e afirmaram que elas vivem mais.  A primeira pesquisa, a mais ampla, é de autoria dos pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer e do Imperial College London. Foi analisado o consumo de café dos participantes  do Grupo Europeu de Investigação para o Câncer e a Nutrição, e constatou-se que  consumidores da bebida, em comparação com os não-consumidores, têm  menor risco de morte.  O estudo analisou dados de mais de meio milhão de pessoas,  de 10 países europeus, durante 16 anos. Ao todo, 42 mil indivíduos faleceram durante o processo e as causas das mortes registradas foram levadas em consideração.  

Comente agora

Cegueira pode ser evitada em 75% dos casos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/07 09:42h
Cegueira pode ser evitada em 75% dos casos

A preparação para conquistar à terceira idade saudável deve começar muito anos antes. Da mesma forma que o corpo envelhece, os olhos também passam pelo mesmo processo e precisam de cuidados, pois a visão é um dos principais sentidos do homem. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que a cegueira poderia ser evitada em 75% dos casos, através do diagnóstico precoce em consultas periódicas com profissional da área.  De acordo com o especialista em retina e vítreo, André Príncipe, com o decorrer da idade é natural algumas alterações na visão. “A partir dos 40 anos a probabilidade de problemas visuais se torna maior. Após os 60, as possibilidades aumentam. Já depois dos 80, são comuns ainda alterações degenerativas”. O ideal é realizar avaliação regularmente e, nos idosos, os cuidados devem ser intensificados. O controle oftalmológico é essencial para a preservação da saúde dos olhos, já que com a identificação da doença no início, os tratamentos são mais eficazes, evitando a progressão do problema, com o objetivo de impedir danos irreversíveis.

Comente agora

Inscrições para o Revalida 2017 começam nesta segunda-feira

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/07 08:34h
Inscrições para o Revalida 2017 começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (24) as inscrições para a edição 2017 do Revalida, o exame nacional de revalidação de diplomas médicos rxpedidos por instituições de educação superior estrangeiras. As inscrições devem ser feitas pelo endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao.  O prazo para se inscrever termina às 23h59 de 4 de agosto. De acordo com as regras, a primeira fase do Revalida 2017 acontece em 24 de setembro, e a segunda etapa será realizada nos dias 10 e 11 de março de 2018.  Podem participar do Revalida qualquer brasileiro ou estrangeiro em situação regular no Brasil que tenham diploma de graduação em medicina emitido por uma universidade de foram do país. A taxa de inscrição é de R$ 150 para a primeira fase, e R$ 450 para a segunda fase.

Provas teóricas e práticas:  A primeira fase do exame é uma prova com 100 questões de múltipla escolha e cinco questões discursivas. Os estudantes terão um total de oito horas para responder a todas as questões.

Comente agora

Anvisa deve liberar cultivo de maconha para produção de medicamentos

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/07 16:39h
Anvisa deve liberar cultivo de maconha para produção de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já liberou o uso de produtos feitos com canabidiol e regulamentou recentemente a importação, por pacientes, do tetrahidrocanabinol (THC), medicamento derivado da maconha. O próximo passo será, segundo informações da Folha, permitir o cultivo da erva no país para fins medicinais. A agência deve elaborar até o final de 2017 um documento com normas para o cultivo destinado às pesquisas e produção de medicamentos. Para tanto, a Anvisa tem buscado informações em países como EUA, Canadá, Inglaterra, Holanda e Israel. Também já teria se reunido com o Ministério da Justiça e a Polícia Federal para alinhar a iniciativa. O diretor-presidente da agência, Jarbas Barbosa, disse ao jornal Folha que a ideia é estabelecer critérios como a quantidade de plantas permitidas para cultivo e ações de segurança que devem ser tomadas. Mas, vale ressaltar, que o cultivo não se estenderá para a população. Cabendo, inicialmente, para as universidades, laboratórios e centros de pesquisas. (BN)

Comente agora

Ciência lista 27 acontecimentos que podem causar Alzheimer

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/07 09:07h
Ciência lista 27 acontecimentos que podem causar Alzheimer

Um evento estressante, como perder um ente querido, passar por um processo de divórcio ou ser despedido pode envelhecer o cérebro em pelo menos quatro anos, segundo um estudo apresentado esta semana na Alzheimer’s Association International Conference, em Londres. De acordo com uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, existem 27 eventos estressantes que podem provocar danos permanentes no cérebro e que potencialmente podem estar ligados ao desenvolvimento de Alzheimer e de outras doenças ligadas ao envelhecimento precoce do cérebro. São eles: Na infância e/ou na adolescência: repetir o ano na escola; ser mandado para longe de casa; pais que não encontram trabalho; pais alcoólatras; pais toxicodependentes; desistir da escola, ser expulso ou suspenso da escola.

Comente agora

Parecer da Anvisa é contrário a maconha para uso medicinal

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/07 08:37h
Parecer da Anvisa é contrário a maconha para uso medicinal

A liberação do cultivo de maconha para fins medicinais teve parecer contrário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em documento protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF). Para a agência, é necessária antes uma regulamentação sobre o tema, o que já é tocado por um grupo de trabalho do órgão. A Anvisa entende que, antes disso, seria perigoso autorizar o plantio e cultivo, inclusive com risco de desvio do produto para uso recreativo. De acordo com o órgão, seus integrantes já tiveram reuniões com autoridades sanitárias de países como Israel, Canadá, Holanda, Chile e EUA para dividir experiências. Em maio, o Partido Popular Socialista (PPS) propôs uma ação para solicitar que o Supremo assegure “o plantio, cultivo, colheita, guarda, transporte, prescrição, ministração e aquisição de Cannabis (nome científico da maconha) para fins medicinais e de bem-estar terapêutico, mediante notificação de receita, conforme as normas de saúde pertinentes”. A legenda pede ainda que, na ausência de regulamentação, seja dispensada autorização para o plantio e cultivo se o objetivo for médico ou de pesquisa científica. (Bahia.Ba)

Comente agora

Mutirão de Cirurgias inicia atendimento para moradores da região de Candeias

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/07 07:58h
Mutirão de Cirurgias inicia atendimento para moradores da região de Candeias

Moradores de seis municípios da região de Candeias começam a ser atendidos pelo Mutirão de Cirurgias a partir de terça-feira (25). A iniciativa do Governo da Bahia, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como objetivo auxiliar na redução da fila de espera, atendendo aos pacientes com agilidade e segurança. As consultas pré-operatórias serão realizadas em unidades móveis estacionadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, no centro de Candeias, a partir das 7h, até sexta-feira (28). A equipe tem capacidade de atender 200 pacientes por dia. Nesta etapa, além de Candeias, serão contemplados os municípios de Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara. São disponibilizadas cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia total e vesícula. Para ser atendido, o paciente deve comparecer ao local das consultas com carteira de identidade (RG), CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Comente agora

Contra superbactérias, hospitais tentam conter abuso na prescrição de antibióticos

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/07 19:08h
Contra superbactérias, hospitais tentam conter abuso na prescrição de antibióticos

No final de janeiro, a estudante macapaense Adrielly Gadelha Montoril, de 23 anos, se preparava para um final de semana tranquilo após sua rotina de hemodiálise. Três vezes por semana, ela era submetida à transfusão de sangue por meio de uma fístula arteriovenosa - ligação entre uma artéria e uma pequena veia feita em seu antebraço. A doença renal crônica que a acometia estava sob controle, e nada no horizonte indicava que ela precisaria de intervenções médicas emergenciais. Mas uma dor insuportável em seu braço, iniciada numa sexta-feira, deu o sinal de que algo poderia estar errado. "Eu peguei uma bactéria na fístula - não sabemos como. Fiquei em casa no final de semana chorando de dor, pedindo ajuda para meu pai. Meu braço queimava. Fiquei três dias tomando antibiótico, e ela só foi progredindo. Crescia. A gente pensava que ela estava morrendo. Eu tinha febre, aquela agonia no meu braço. Mas a gente não sabia o que era aquela bactéria", relembra. 

Comente agora

Ação federal vai qualificar atendimento ao recém-nascido

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/07 16:22h
Ação federal vai qualificar atendimento ao recém-nascido

elo QualiNEO, lançado nesta semana pelo Ministério da Saúde, visa a diminuir a mortalidade neonatal (primeiros 28 dias de vida) e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste. Inicialmente, a estratégia contemplará nove estados que concentram as maiores taxas de mortalidade neonatal no País: Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe. O Ceará também fará parte do grupo, mas foi escolhido por ser um centro de referência da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde que proporciona às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, o parto, o pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. Ação: O QualiNEO será desenvolvido durante dois anos (junho de 2017 a julho de 2019) nas maternidades selecionadas. Ao final desse período, a pasta entregará um selo de qualidade às instituições que, além de integrar a estratégia, também conquistaram melhoras nos indicadores de assistência.

Comente agora

Técnica brasileira inédita recupera audição de pacientes

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/07 13:53h
Técnica brasileira inédita recupera audição de pacientes

Uma técnica cirúrgica inédita no Brasil tem recuperado a audição de pacientes. Quatro já foram submetidos à cirurgia para colocar implante de prótese auditiva ancorada no osso, que é coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos foram realizados no Hospital das Clínicas Universidade de São Paulo (USP), no câmpus de Ribeirão Preto, por meio de técnica considerada revolucionária, nascida na Dinamarca e que jáé usada em pelo menos 25 países. "A técnica, minimamente invasiva, é inédita no Brasil e em toda a América Latina. Em até 15 minutos é possível colocar o implante auditivo", explica o médico otorrinolaringologista Miguel Hyppólito, responsável pelas cirurgias. Segundo ele, a cirurgia é feita em regime ambulatorial, onde o paciente é apenas sedado e tem a possibilidade de ir para casa no mesmo dia. "Estou muito feliz porque agora vou poder realizar meu sonho de voltar a estudar", conta Fábio José da Brito, de 33 anos, que nasceu com perda auditiva e foi um dos pacientes operados.

Comente agora

Santa Casa de Misericórdia Hospital Luis Argolo agora conta com Traumatologia e Ortopedia 24h

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/07 13:07h
Santa Casa de Misericórdia Hospital Luis Argolo agora conta com Traumatologia e Ortopedia 24h

A Santa Casa de Misericórdia Hospital Luis Argolo agora conta com serviços de Traumatologia e Ortopedia 24 horas, além de novos serviços de urgência e emergência para adulto. Com emergência clínica completa e estrutura reformada, recepção climatizada, consultórios médicos, salas de triagem, salas de curativos, sala de parada, 12 leitos com equipamentos modernos, ampliação da UTI com dois leitos com equipamentos novos e modernos, centro cirúrgicos reformados, a Santa Casa busca dar uma assistência completa para o paciente com atendimento convênio e particular.

Santa Casa de Misericórdia Hospital Luis Argolo com atendimento 24h para adultos. Apoio Unimed!
Situada na Av. Luís Argolo – Centro

Telefone: (75) 3631-1301

Comente agora

Hemoba recebe doadores de sangue em Senhor do Bonfim e Itaberaba neste sábado (22)

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/07 21:59h
Hemoba recebe doadores de sangue em Senhor do Bonfim e Itaberaba neste sábado (22)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove no sábado (22) mais uma edição do projeto ‘Sabadão Solidário’. A unidade de coleta do município de Senhor do Bonfim abre especialmente das 7h30 às 12h30. Já na cidade de Itaberaba, o atendimento acontece no Hemóvel (unidade móvel), em frente ao Mercado Velho, das 8h às 18h. A iniciativa dá oportunidade aos interessados, que tem dificuldade de comparecer durante a semana nos pontos de coleta, de fazer a doação de sangue ou o cadastro de medula óssea. Em Salvador, o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado, funciona em horário normal, das 7h30 às 12h30.  O objetivo da Hemoba é reforçar o estoque de sangue para atender todos os pedidos das unidades de saúde com segurança, além de sensibilizar a população sobre a importância de realizar doações regulares.  No dia de atendimento, o Hemóvel precisa interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Comente agora

Pessoas com hepatite C têm mais chances de desenvolver diabete

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/07 18:59h
Pessoas com hepatite C têm mais chances de desenvolver diabete

Algumas doenças humanas são sistêmicas e, em vez de afetar um único órgão, criam uma cadeia de reações no organismo que pode agravar ou desencadear outros problemas. É o caso da hepatite C, infecção causada por um vírus que afeta, principalmente, o fígado.  Especialistas alertam para a relação dessa doença viral com o desenvolvimento da diabete tipo 2. "O vírus da hepatite C é capaz de interferir na efetivação da insulina (substância que controle o açúcar no sangue), bloqueando parte da ação dela", explica Edson Parise, professor de hepatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  Quando o trabalho da insulina é bloqueado, o corpo precisa produzi-la em maior escala para manter o nível normal de açúcar, o que faz o indivíduo criar resistência a ela. Com o tempo, o alto nível de insulina somado à baixa quantidade de açúcar pode acarretar uma pré-diabete. A relação entre as duas doenças ganhou mais força anos depois quando pesquisadores eliminaram o vírus da hepatite C do organismo. O resultado foi a melhora da resistência à insulina, que desapareceu gradativamente. Porém, quando o vírus voltava, o nível de resistência também subia.

Campanha:  No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Combate às Hepatites. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 325 milhões de pessoas viviam com a doença crônica em 2015 (70 milhões só com hepatite C), o que provocou a morte de mais de 1,3 milhão.

Comente agora

5 exercícios físicos que melhoram a circulação sanguínea

Saúde  Postado por Willyam Reis - 21/07 15:59h
5 exercícios físicos que melhoram a circulação sanguínea

De acordo com o Ministério da Saúde, 35% de toda a população brasileira apresenta algum tipo de doença vascular. Os motivos são diversos como sedentarismo, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, hereditariedade e obesidade. O problema costuma ser mais frequente nas mulheres, além das causas já apontadas acima. Isso se deve às alterações hormonais, o uso contínuo de anticoncepcionais, à gravidez e à utilização frequente de roupas e sapatos apertados, além de saltos muito altos. Para o Dr. Élcio Pires Júnior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, “as atividades físicas fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade de o sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço”. “Durante e após os exercícios, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que previne o risco de doenças cardiovasculares como o infarto”, complementa Dr. Élcio.

Comente agora

Diabetes é maior causa de amputações no Brasil, afirma especialista

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/07 08:26h
Diabetes é maior causa de amputações no Brasil, afirma especialista

A perda de um braço, de uma perna, de movimento - poucas tragédias mudam tanto a vida das pessoas quanto uma mutilação. Elas lembram guerras - ou acidentes violentos. Um amputado é quase sempre vítima de um trauma assim.  Mas a maior causa de amputações no Brasil é uma doença previsível e tratável. Os números são assustadores. O alerta é do Médico Cirurgião, Antônio Carlos Santana. De acordo o especialista, A maior parte das amputações no Brasil não se deve a acidentes como poderia se imaginar. O número é oficial. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil são por causa do diabetes. “A incidência continua aumentando apesar dos esforços do ministério da saúde. As complicações da diabetes nos pacientes são terríveis", disse ao repórter Joselito Froes.

Pacientes diabéticos com problemas em membros superiores e muito mais em membros inferiores passivos a amputações”, salienta. São 55 mil amputações por ano no Brasil de pacientes diabéticos. O trauma chega em um momento da vida em que a idade faz a mutilação ficar ainda mais difícil. Além dessas complicações, problemas renais, AVCs (Acidentes Vasculares) e disfunção erétil são outros problemas relacionados a diabetes, “infelizmente esse é um problema de saúde pública.

Comente agora

Após morte, pediatra alerta sobre o cuidado com a posição do bebê depois de mamar

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/07 22:57h
Após morte, pediatra alerta sobre o cuidado com a posição do bebê depois de mamar

Na madrugada desta terça-feira (18), na cidade de Guanambi, um bebê com 11 dias faleceu durante o aleitamento materno (Ver aqui). De acordo com o pediatra Ênio Rios, casos como esse são extremamente raros e não devem causar pânico. Ainda assim, o especialista explica que a morte durante a amamentação pode estar associada ao posicionamento do bebê durante a mama. "A equipe de saúde orienta como a mãe deve fornecer a mama e os cuidados que deve ter com o bebê no posicionamento depois de oferecer a mama", diz o pediatra. "Isso é importante para evitar que o bebê seja sufocado, que tenha engasgo ou outros problemas", completa. Ele também ressalta o cuidado que se deve ter com o bebê depois de mamar, e acrescenta que o recém-nascido deve sempre dormir de barriga para cima. (BN)

Comente agora

Brasil vai passar a produzir equipamentos de radioterapia

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 21:28h
Brasil vai passar a produzir equipamentos de radioterapia

A partir de fevereiro do ano que vem o Brasil passará a produzir equipamentos de radioterapia. A previsão é do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Nesta quinta-feira (20), o governo federal entregou um aparelho ao Hospital Universitário de Brasília (HUB). A ideia, segundo Barros, é reduzir custos. "Isso vai baratear o custo de manutenção, que hoje é em dólares, com técnicos vindos do exterior e peças vindas do exterior. Teremos técnicos no Brasil e peças com preço em moeda nacional para a manutenção desses aparelhos", afirma. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente são 283 aparelhos de radioterapia no Brasil. De acordo com a pasta, em 2016 foram realizados 26,5 milhões de procedimentos de radioterapia, quimioterapia e cirurgias oncológicas, além dos exames preventivos de mamografias e papanicolau. Em 2017, desde janeiro até o momento, foram registrados 8,15 milhões de procedimentos. O aparelho entregue em Brasília tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano, ampliando o atendimento em até 25%. Após a conclusão da obra e o início da operação do equipamento, a pasta deve repassar verba de custeio anual de R$ 1,8 milhão à unidade. O equipamento integra o Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia, que desde 2014 previa a instalação de 80 aparelhos em todo o País.

Comente agora

Adoçantes aumentam risco de obesidade e doença cardíaca

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 19:57h
Adoçantes aumentam risco de obesidade e doença cardíaca

Os adoçantes artificiais são substitutos do açúcar que oferecem um sabor doce enquanto oferecem muito menos (ou nenhuma) caloria. Um novo estudo sugere que, a longo prazo, os adoçantes artificiais podem estar ligados a um risco maior de obesidade e doenças cardíacas.  As conclusões do estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, mostram que os adoçantes artificiais ou não nutritivos – como aspartame e sucralose – podem ter efeitos negativos no metabolismo, na microbiota e no apetite.  Como reporta o Indian Express, este estudo aponta que os adoçantes artificiais podem ainda aumentar o risco de desenvolver hipertensão e doenças cardíacas.  Para este estudo, publicado na revista científica CMAJ, os pesquisadores conduziram testes controlados e aleatórios que envolveram 1.003 pessoas, que depois foram acompanhadas durante seis meses.  Em resposta ao estudo acima, liderado por Azad et al., a ISA - Associação Internacional de Adoçantes emitiu uma declaração que contraria as conclusões acima apresentadas e questiona a amostra utilizada.  "Para colocar as conclusões da publicação de Azad et al.

Comente agora

Estudo revela que um terço dos casos de demência é evitável

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 18:45h
Estudo revela que um terço dos casos de demência é evitável

Controlar fatores do estilo de vida, como perda de audição, tabagismo, hipertensão e depressão pode evitar um terço dos casos de demência no mundo, de acordo com um novo estudo publicado na revista científica Lancet.  O estudo fundamenta um relatório da primeira Comissão de Prevenção e Assistência à Demência Lancet, que foi apresentado na Conferência da Associação Internacional de Alzheimer de 2017.  Além de revelar que um a cada três casos de demência é passível de prevenção, o relatório destaca também os efeitos benéficos de intervenções não farmacológicas como contato social e exercícios para pessoas com a doença degenerativa.  Para produzir o relatório, a comissão reuniu 24 especialistas internacionais que fizeram uma revisão sistemática da pesquisa existente sobre o tema, com o objetivo de fornecer recomendações com base em evidências para o tratamento e prevenção da demência. Cerca de 47 milhões de pessoas têm demência no mundo e estima-se que o número saltará para 66 milhões em 2030 e para 115 milhões em 2050, de acordo com os autores do estudo.  "Há um grande foco no desenvolvimento de medicamentos para evitar a demência, incluindo a doença de Alzheimer. Mas não podemos perder de vista os verdadeiros avanços que já alcançamos no tratamento da demência, incluindo as abordagens preventivas", disse um dos membros da comissão, Lon Schneider, professor de psiquiatria e ciências comportamentais da Universidade da Carolina do Sul.  A comissão que elaborou o relatório identificou nove fatores de risco, em várias fases da vida, que aumentam a probabilidade de desenvolver demência. Cerca de 35% dos casos de demência - aproximadamente um a cada três - foram atribuídos a esses fatores de risco, segundo o relatório. 

Comente agora

ANS regulamenta visitas técnico assistências a operadoras de planos de saúde

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 18:25h
ANS regulamenta visitas técnico assistências a operadoras de planos de saúde

Os usuários dos planos de saúde terão, a partir de agora, mais um recurso em benefício da alta qualidade da cobertura. É a visita técnico-assistencial, que permitirá o exame das instalações das empresas que oferecem os serviços. A regulamentação do serviço foi publicada nesta quinta-feira (20), pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Diário Oficial da União.  Atualmente, a ANS agenda visitas para sanar quadros graves de atendimento, que não serão substituídas pelo novo serviço.  O exame, que vai munir a agência de uma verificação da “confiabilidade dos dados” enviados pelas operadoras, será programado conforme o plano periódico de monitoramento do risco assistencial, dentro de critérios como capacidade operacional da empresa e análise do mercado como um todo.  O plano será semestral, divulgado amplamente, e com antecedência, às operadoras. Além de data e hora da vistoria, a ANS fica obrigada a notificar as operadoras sobre a documentação que poderá ser solicitada na ocasião. Os prestadores de serviços terceirizados também poderão ser avaliados. O aviso será feito por correio.  Na nota que exibirá os resultados, as colocações ficarão restritas à indicação “de anormalidades que possam constituir risco para a continuidade ou a qualidade dos serviços prestados, direta ou indiretamente”.

Comente agora

Campanha convoca população a fazer exames de hepatite C e diabetes

Saúde  Postado por Willyam Reis - 20/07 17:08h
Campanha convoca população a fazer exames de hepatite C e diabetes

As sociedades brasileiras de Diabetes (SBD), Hepatologia (SBH) e Infectologia (SBI) lançaram hoje (20) a campanha nacional de conscientização Na ponta do dedo – faça o exame, por trás da Diabetes tipo 2 pode estar a Hepatite C. O objetivo é estimular a população a fazer o exame que detecta o vírus da hepatite C. Segundo as entidades, estudos mostram que o vírus da hepatite C é capaz de gerar alterações na insulina, impedindo a regulação do metabolismo da glicose no organismo. Pacientes com essas alterações têm quatro vezes mais chance de desenvolver o diabetes tipo 2. A campanha foi lançada hoje para aproveitar o Julho Amarelo, mês de prevenção e controle das hepatites virais, e a proximidade com o dia 28 de julho, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais.

Comente agora

Anvisa informa proibição de suplementos e produtos irregulares

Saúde  Postado por Willyam Reis - 20/07 16:55h
Anvisa informa proibição de suplementos e produtos irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os lotes do Suplemento da Marca Cactínea, de Vitamina C à base de Acerola com Extrato de Cactaceae Hyloceres Undats, da empresa Nutreo Comércio Produtos Homeopáticos Eireli. A decisão foi publicada em edital na última segunda-feira (17) e é válida para todo o território nacional. De acordo com a agência, os produtos não têm avaliação de segurança para uso em alimentos e também não há registro como novo medicamento. A empresa fabricante deve recolher todo o estoque disponível no mercado. Foram proibidas também quaisquer propagandas nas mídias eletrônicas. Em medida semelhante, a Anvisa determinou a interdição do medicamento específico (que possui finalidade profilática, curativa ou paliativa) Sulfato de Magnésio 100 mg/ml solução injetável, ampola 10 ml, lote MFA de 08/2018, fabricado pela Samtec Biotecnologia Ltda. A agência recebeu um laudo com resultados insatisfatórios nos ensaios de avaliação. Com informações do Portal Brasil. 

Comente agora

Agora está mais fácil agendar serviços no Hospital INCAR. Clique na imagem e confira

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/07 15:57h

Comente agora

Anvisa suspende importação de hemoderivados fabricados por empresa francesa

Saúde  Postado por Willyam Reis - 20/07 14:49h
Anvisa suspende importação de hemoderivados fabricados por empresa francesa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação e distribuição de todos os lotes de produtos hemoderivados nas apresentações registradas, fabricadas pela francesa LFB Biomedicamentos. De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20), foram identificadas evidências de não conformidade na fabricação de produtos estéreis. Uma inspeção conduzida pela Anvisa, entre 12 e 16 de junho, apontou deficiências críticas nesse aspecto. (BN)

Comente agora

Temer anuncia R$ 344 milhões para programas de saúde bucal do SUS

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 10:49h
Temer anuncia R$ 344 milhões para programas de saúde bucal do SUS

O presidente Michel Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentaram nesta quinta-feira (20) investimento de R$ 344,3 milhões em programas do Sistema Único de Saúde (SUS) voltados para a área de saúde bucal.  Entre as medidas anunciadas com o uso da verba está o custeio de 2.229 equipes de saúde bucal e o credenciamento de 34 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs).  Com o montante, serão compradas, ainda, 10 mil cadeiras para consultórios odontológicos.  Segundo o Ministério da Saúde, atualmente foram entregues 267 UOMs, das quais 112 estão em funcionando e recebendo o custeio mensal de R$ 4,6 mil por unidade. Esses espaços atendem 386.400 usuários. (Bem Estar)

Comente agora

Hospital de Cirurgias do Recôncavo diminui fila e transferências

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 10:23h
Hospital de Cirurgias do Recôncavo diminui fila e transferências

O número de pacientes do recôncavo baiano que necessitam de transferência para realização de cirurgias em hospitais da capital está diminuindo consideravelmente. Um dos motivos é a agilidade do Hospital de Cirurgias do Recôncavo (HCR), reaberto pelo Governo da Bahia, há quase um ano no município de Sapeaçu. O HCR é um projeto de iniciativa do Governo do Estado em parceria com a prefeitura e com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade. Em entrevista a Andaiá FM o gestor da Unidade explicou que o objetivo maior da unidade é diminuir as filas de espera pelas cirurgias eletivas, que envolve procedimentos de complexidade. “Sabemos que a fila de pacientes é crescente, a cada dia chegam novos pacientes e com a iniciativa do Governo da Bahia em reativar o Hospital de Cirurgias, estamos atendendo um número bem significativo de pacientes”, disse Juliano Araújo. Com a agilidade nos procedimentos, o HCR apresenta alto índice de satisfação, com uma média de 98% dos pacientes satisfeitos.  Com 40 leitos, o hospital realiza em média 200 cirurgias por mês.

Comente agora

UE aprova redução de substância cancerígena em alimentos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 10:17h
UE aprova redução de substância cancerígena em alimentos

Os países-membros da União Europeia aprovaram uma proposta para reduzir e limitar a quantidade de acrilamida dos alimentos, uma substância cancerígena que aparece em produtos à base de batata, cereais e café.  O composto químico, também chamado de propenamida, é usado em alimentos industrializados e surge naturalmente quando é submetido a processos de fritura, cozimento ou tostagem.  A medida apresentada pela Comissão Europeia recebeu ontem (19) o apoio dos Estados-membros do bloco, mas o texto ainda não estabelece os limites para o uso da acrilamida, apenas impõe que os fabricantes de alimentos reduzam a quantidade da substância.  O texto será enviado ao Parlamento Europeu e ao Conselho para votação, com prazo máximo de três meses antes de sua adoção final. A medida deve entrar em vigor em 2019.

Comente agora

Casos de aids aumentam 3% no Brasil, alerta ONU

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 08:53h
Casos de aids aumentam 3% no Brasil, alerta ONU

Aumentou o número absoluto de novos casos de aids no Brasil, em tendência contrária ao que se registra na média mundial. Dados divulgados nesta quinta-feira, 20, pela UNAids, órgão das Nações Unidas para lidar com a epidemia, apontam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e o ano passado. No mundo, essa taxa sofreu contração de 11%.  A elevação no País é considerada pequena, passando de 47 mil novos casos em 2010 para 48 mil em 2016. Procurado, o Ministério da Saúde alegou que a grande população causa distorções na análise e teria sido melhor utilizar taxas de detecção da infecção, obtidas pela divisão do número de casos pelo número de habitantes. Assim, os dados epidemiológicos do Brasil indicariam a estabilização da epidemia, com viés de queda.  As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comente agora

Brasil é um dos líderes mundiais no controle do tabagismo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/07 07:52h
Brasil é um dos líderes mundiais no controle do tabagismo

Relatório divulgado nesta quarta-feira (19), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o Brasil como um dos líderes mundiais no controle ao tabagismo. O texto mostra ainda que uma em cada dez mortes por doença no mundo é causada pelo cigarro. "O País aparece como um dos oito que conseguiram, dentro do grupo de nações de rendas baixa e média, implementar quatro ou mais dessas medidas [de controle] efetivas no seu mais alto grau. Então, o Brasil continua aparecendo como uma liderança e uma referência para outros países no cenário global, no que se refere ao controle do tabagismo", disse o oficial técnico do Secretariado da Convenção Quadro da OMS sobre o Controle do Tabaco, Rodrigo Santos Feijó.

Políticas:  Apesar dos dados mostrados pela pesquisa Epidemia Global de Tabaco 2017, 4,7 bilhões de pessoas, o equivalente a 63% da população mundial, têm acesso a advertências contra o uso do tabaco.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com