As comentadas


Boa noite , Segunda-feira, 27/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

27
Abr
Peixe e iogurte: alimentos podem ajudar na perda de peso
Postado por: Samile Macedo / 17:25h

Perder peso se torna cada vez mais difícil conforme a idade avança. Dietas e exercícios às vezes não são suficientes para ajudar no emagrecimento, mas uma pesquisa mostrou que vários alimentos podem contribuir para a perda de peso ao longo do envelhecimento. As informações são do Daily Mail. Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que pessoas que consumiam iogurtes, frango sem pele , frutos do mar e castanhas em excesso estavam mais propensas a perder peso ao longo dos anos. Por outro lado, os que ingeriam carne vermelha e carboidratos como pão, batatas e doces, em excesso tendiam a acumular peso com os anos. A pesquisa indicou que a combinação de alimentos também afeta o organismo contribuindo para o acúmulo de peso. Carnes vermelhas combinadas com carboidratos numa refeição aumentam o ganho de peso enquanto comer a carne com vegetais iria prevenir esse ganho. 

Comente agora
27
Abr
SAJ: Farmácia Santana de Cristina, com aferição de pressão arterial e aplicação de injeção grátis; veja fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:59h

A Farmácia Santana de Cristina mistura empreendedorismo com responsabilidade social. Uma trajetória de respeito aos clientes, colaboradores e parceiros. Agora com novas instalações oferece mais espaço e conforto aos fregueses. 

Comprando na Farmácia Santana, você tem direito a aferição de pressão e aplicação de injeção grátis no próprio estabelecimento ou em casa com os Técnicos em Enfermagem; Antonia Teixeira, Jaciara Bonfim e Aloísio Oliveira. O serviço é gratuito. Além de todas essas vantagens, a Farmácia tem a farmacêutica Elli Daiane Rodrigues / CRF: 7435, que permanece de plantão em horário comercial.

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

2 comentários
27
Abr
Com 222 mil casos, dengue bate recorde histórico em SP
Postado por: Samile Macedo / 15:17h

O número de casos confirmados de dengue no Estado de São Paulo bateu o recorde histórico desde que a contagem foi iniciada, em 1986. Até o dia 22 de abril, eram 222.044 vítimas em 645 cidades. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o recorde de contaminados foi de 2013, quando 209.052 pessoas foram infectadas durante o ano no estado. A situação epidêmica registrada em São Paulo leva o estado para um nível preocupante. Até o dia 22 de abril, 125 mortes haviam sido confirmadas, um número próximo ao recorde atingido em 2010, quando 141 pessoas morreram por causa da doença. O fato agravante é que cerca de 90 mortes ainda são investigadas por suspeita de que tenham sido provocadas pela dengue. A doença cresce em ritmo forte em cidades da Baixada Santista, Grande São Paulo e Campinas. Cidades que tiveram surtos fortes, como Marília, Bauru, Botucatu, Araçatuba e Bebedouro começaram a apresentar desaceleração das confirmações. (Terra)

Comente agora
27
Abr
Idosa morre após sofrer crise asmática durante culto e fiéis confundirem com possessão demoníaca
Postado por: Samile Macedo / 15:00h

Uma senhora de 55 anos de idade faleceu porque seus familiares confundiram uma crise aguda de asma com uma possessão demoníaca, e ao invés de chamarem o atendimento médico, chamaram um pastor. Lúcia Fernandes Santana teve uma crise de asma, seguida de convulsões durante um culto doméstico. Caída no chão, os familiares e amigos acreditaram que se tratava de uma manifestação demoníaca. Ao chegar ao local, 30 minutos depois de ser chamado, o pastor logo identificou que não era um caso de exorcismo, mas sim, de problemas de saúde e mandou chamar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Quando os paramédicos chegaram ao local, encontraram Lúcia já inconsciente e a levaram ao Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), onde ela permaneceu internada por uma semana e não resistiu às complicações. A autópsia concluiu que Lúcia morreu devido a uma hemorragia intracraniana, causada pela queda. “Antes da queda, ela teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) por causa da asma, por isso bateu a cabeça. Eles deviam ter chamado a família e o socorro médico. Só Deus para saber, mas acredito que ela estaria viva se isso tivesse sido feito”, afirmou a nora, M.S.F.S., 36 anos, segundo informações do Diário da Região. Lúcia vinha passando por tratamento contra a asma, e o que pode ter iniciado a crise foi justamente a presença de um animal de estimação na residência onde estava sendo realizado o culto: “Na casa, tinha gato e ela tinha asma. Logo que passou mal ela pedia a bombinha dela que tinha ficado em casa, mas eles fizeram confusão e acharam que ela estava sendo possuída”, afirmou a nora.

Comente agora
27
Abr
Cuide de sua saúde fazendo aulas de Pilates no Espaço Cuidar em S. A. de Jesus; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:50h

O Espaço Cuidar em Santo Antônio de Jesus cada vez mais têm inovado seus serviços para atender os clientes com serviços de alta qualidade. Agora com novidades nas aulas de Pilates e professores capacitados, o Espaço Cuidar é o local indicado para você se exercitar. Você que quer ter uma vida saudável, faça uma visita e conheça o local mais completo para você cuidar do seu corpo.

Pilates: O Pilates é um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural. Utilizando aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, o método Pilates destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade. Os exercícios do método Pilates são realizados com poucas repetições e alta qualidade de execução, o que possibilita uma prática completa, sincronizando conscientemente corpo e mente.  Durante as aulas os alunos farão exercícios de alongamento, equilíbrio, força musculares, trabalho de respiração, coordenação motora etc. São realizados no solo com acessórios, na bola e ou em aparelhos, tudo com a assistência de um professor instrutor. 
Benefícios:
  • Alivia problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga
  • Aumenta a concentração, flexibilidade e mobilidade das articulações
  • Aumenta a resistência física e mental
  • Auxilia no desenvolvimento cardio-respiratório
  • Contribui para a queima de caloria
  • Estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue
  • Melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal
  • Melhora da coordenação motora
  • Melhora o funcionamento dos órgãos internos
  • Trabalha a respiração
    • -
    • Eapaço Cuidar - Você sempre saudável!
    • Endereço: Rua Antônio Mendes, bairro São Benedito ao lado do Colégio Novo Espaço
    • Telefone: (75) 3631-2986
Comente agora
27
Abr
Frutas oleaginosas são boas aliadas para uma dieta saudável
Postado por: Samile Macedo / 14:23h

As frutas oleaginosas muitas vezes são eliminadas do cardápio pelo fato de serem tachadas de “gordurosas e engordativas”. Realmente esse grupo de alimentos que inclui amendoim, amêndoas, castanhas, pistache, nozes, macadâmia, avelã é rico em calorias. Porém, os diferenciais são a qualidade da gordura presente nesse tipo de alimento e a quantidade que você irá consumir diariamente. A melhor maneira de consumir as frutas oleaginosas é na forma crua ou torrada e sem sal. Evite comprar nos supermercados amendoins com casquinhas crocantes ou amêndoas com cobertura doce. Quanto mais natural melhor. Lugares interessantes para a compra desses itens são lojas de produtos naturais e mercadões, pois assim, você pode comprar à granel e garantir a qualidade do produto.

Gorduras boasAs oleaginosas são ricas principalmente em gorduras mono e poli-insaturadas. Quando consumidas com moderação, dificilmente elas se acumulam como gordura localizada. As gorduras insaturadas são responsáveis pela fabricação saudável de hormônios, pela hidratação interna de pele e cabelos, lubrificação de mucosas do organismo e aumento de massa muscular (em conjunto com o treino). Além de tudo, um adequado consumo de gorduras boas, mantém um bom funcionamento intestinal.  

Comente agora
27
Abr
O que era bom agora ficou melhor, Farmácia da Cidade manipulação e drogaria em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:46h

Comente agora
27
Abr
Sono e cansaço no meio de um dia de trabalho: é normal?
Postado por: Samile Macedo / 12:44h

Nada fácil sair da cama de manhã com a sensação de ainda ter muito sono para dormir. Um banho até ajuda a acordar. Café preto também. Mas basta sentar-se no trabalho ou iniciar as atividades do dia que em pouco segundos vem aquela sensação de exaustão e cansaço. Os olhos não se aguentam abertos. Focar a atenção vai ficando cada vez mais difícil e executar uma tarefa simples muitas vezes requer um esforço gigantesco. Fora o peso do corpo, que de repente parece ter uma tonelada. Quais as causas para tanto sono e cansaço? Vamos entender e, dentro do possível, tentar resolver.

Primeiro passo: avalie suas horas de sono. Se você tem tempo suficiente para dormir uma média de 8 horas por noite e mesmo assim se sente extremamente cansado no dia seguinte, sugiro uma avaliação médica; pois há muitas causas orgânicas para a fadiga crônica. Se este não é o seu caso, passe para o segundo passo. 

Segundo passo: faça uma lista de todas as atividades, e seus respectivos horários, para as quais você se impôs dar conta todos os dias. Não se surpreenda ao perceber que há mais tarefas para cumprir em 24 horas do que sua capacidade humana aguenta. Resultado: repare como você necessariamente teve que optar por tirar das horas do seu sono o tempo para estar desperto fazendo uma coisa qualquer. 

Comente agora
27
Abr
Cirurgias Pediátricas: Cirurgião de S. A. de Jesus tira dúvidas sobre esse procedimento. Ouça a entrevista:
Postado por: Letícia Oliveira / 12:05h
Quando seu filho ou sua filha necessitam de tratamento médico, você sempre deseja que ele ou ela tenham acesso ao melhor tratamento disponível. Portanto, quando seu filho ou sua filha necessitarem de tratamento cirúrgico, você desejará consultar com um cirurgião que seja qualificado e experiente em realizar cirurgias em crianças. Os cirurgiões especialistas em Cirurgia Geral podem operar crianças, porém na maioria das áreas urbanizadas de nosso país existem especialistas disponíveis para prover um cuidado diferenciado e qualificado no tratamento cirúrgico das crianças. As crianças não são adultos em miniatura, portanto seus problemas cirúrgicos freqüentemente são bem diferentes daqueles encontrados no dia a dia pelo cirurgião geral de adultos. Para explicar mais detalhadamente e tirar dúvidas sobre o assunto, o Cirurgião Geral de Santo Antônio de Jesus, Dr. Antônio Carlos foi entrevistado durante o Programa Acorda Cidade da Rádio Recôncavo FM e respondeu à perguntas frequentes sobre o assunto. Ouça a entrevista abaixo:

Áudios

1 - antonio11111.mp3
Comente agora
27
Abr
Primeiro teste caseiro de HIV começa a ser comercializado no Reino Unido
Postado por: Letícia Oliveira / 11:54h

O primeiro teste caseiro que permite saber em 15 minutos se uma pessoa foi infectada com o vírus HIV começou a ser vendido nesta segunda-feira (27) no Reino Unido. O teste, da companhia Bio Sure UK, pode ser comprado pela internet. Ele funciona de maneira similar ao de gravidez, ao medir os níveis de anticorpos no sangue. Entretanto, os especialistas advertem que, se o exame der positivo, o teste precisa ser confirmado por médicos. Mas eles ressaltam que o exame ajudará as pessoas a obter um tratamento rápido, caso tenham sido infectadas com o vírus. O dispositivo permite analisar uma pequena gota de sangue extraída pela pessoa e, após 15 minutos, aparecerão duas linhas de cor roxa se o teste der positivo.

Comente agora
26
Abr
Uso de eletrônicos antes de dormir pode causar doenças, dizem especialistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:38h

A crescente importância da tecnologia pessoal, com smartphones, tablets e computadores de telas luminosas e hiperconectadas, vem impactando o sono das pessoas. As consequências disso, afirmam especialistas, são claras: a curto prazo, menos horas e pior qualidade de sono, cansaço, problemas de memória; já a longo prazo, propensão a problemas cardíacos e diversas outras doenças. "Passamos o dia todo trabalhando, envolvidos em mil coisas. Ao pararmos para descansar, normalmente na hora de dormir, é quando temos tempo para verificar o que está acontecendo no mundo" afirma uma professora paulista que se identifica com a situação. Uma pesquisa realizada em 2013 pela Fundação Nacional do Sono dos EUA com 1.500 adultos selecionados no país, no Canadá, no México, no Reino Unido, na Alemanha e no Japão indica que mais da metade dos americanos, canadenses e ingleses, e pelo menos dois terços dos japoneses, usam algum tipo de dispositivo eletrônico ao menos uma hora antes de ir para a cama. Por conta disso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA classifica a insuficiência de sono como uma epidemia de saúde pública desde 2011. E o problema não é apenas comportamental. Conforme explica Rosa Hasan, neurologista da Associação Brasileira do Sono (ABS), smartphones, tablets e computadores têm um impacto fisiológico real em nosso organismo. "Ao manterem esses dispositivos perto da cama, as pessoas simplesmente não conseguem relaxar, por causa das notificações. Mas há um fator fisiológico também: a luz desses aparelhos inibe a produção de melatonina pelo nosso corpo, um hormônio que nos ajuda a regular o sono", conta. Em paralelo a essa constatação, pesquisadores investigam há muito se a exposição prolongada à radiação emitida por celulares poderia aumentar as chances de câncer em usuários — algo que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda não foi cientificamente comprovado.

Comente agora
26
Abr
Uso de analgésicos injetáveis faz disparar número de soropositivos em cidade americana
Postado por: Samile Macedo / 15:01h

Os casos de HIV dispararam em uma comunidade rural no estado norte-americano de Indiana (centro-leste), onde 142 pessoas foram diagnosticadas com o vírus desde o início de 2015 - informou o governo local nesta sexta-feira. Mulheres grávidas, avós, seus filhos adultos e netos são alguns dos novos casos de HIV observados em Scott County, ligados a injeções ilegais de oximorfona, um poderoso narcótico prescrito contra a dor. Scott, uma comunidade com uma população de 4.200 pessoas e apenas um médico no sudeste do Indiana, não contabilizava mais do que cinco casos diagnosticados do vírus HIV por ano, disseram as disseram autoridades de saúde. De 2009 a 2013 a província registrou apenas três novos casos de HIV, segundo o comissário de Saúde do Estado de Indiana, Jerome Adams, que descreve o surto atual como "inédito". "Literalmente, temos novos casos reportados todos os dias, literalmente, a cada hora", contou Adams à imprensa. O governador declarou estado de emergência de saúde pública no Scott County em 26 de março passado. (BN)

Comente agora
26
Abr
Barrinha de cereal pode ser vilã da saúde; saiba mais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:33h

“A gente tem de voltar a comer comida.” É o que defende a nutricionista gaúcha Maisa Beltrame Pedroso, doutora em educação. A especialista diz que muitos alimentos processado possuem muito mais gorduras, açúcares e corantes do que o nutriente que dizem ser. “Um determinado produto é apresentado como sendo de fruta, aí no rótulo diz, aromatizado com sabor da fruta.”Alimentos muito processados tendem a ser menos saudáveis. Mesmo alguns que normalmente são entendidos como adequados para a alimentação. E o mais importante: proporcionar uma alimentação saudável para as crianças passa principalmente pelo exemplo dos pais. Conheça alguns dos possíveis vilões disfarçados de mocinhos da alimentação dos pequenos. 

Sucos, iogurte e até gelatina não são tão bonzinhos como se pensa.

SUCOS PRONTOS: Sucos são saudáveis. Maisa lembra que um suco de frutas deve ser escolhido no lugar de refrigerantes, por exemplo. A questão é que nem todos os sucos são iguais. Quando não é possível preparar um suco natural, é preciso atenção na hora de comprar. Alguns são produzidos com a fruta e sem muitos aditivos químicos - mas outros terão corantes e aromantizantes. Uma dica é evitar os que dizem néctar na embalagem.

IOGURTE: Muita atenção ao rótulo. Iogurtes naturais são saborosos e fazem bem à saúde. Por outro lado, se receberem muitos conservantes, por exemplo, deixam de ser aliados. Maisa dá uma dica. “Quanto maior for o prazo de validade, menos natural ele é.” Também fique de olho nos corantes e na adição de açúcar.

BEBIDAS LÁCTEAS: Bebidas lácteas são produzidas a partir do soro do leite, rico em proteínas, uma bela opção para o café da manhã ou para o lanche. O problema é quando são acrescidas de acidulantes e adoçantes. Novamente, fique ligado nas informações do produto.

CEREAIS MATINAIS: Presente no café da manhã de muitas crianças brasileiras, os cereais podem ser amigos ou inimigos de uma dieta saudável. Alguns são ricos em fibras e proteínas. Mas outros são totalmente cobertos por açúcar, e acabam se tornando prejudiciais para pequenos e adultos também.

BARRA DE CEREAL: 

Comente agora
26
Abr
Combinação de medicações promete curar vírus da Hepatite C
Postado por: Samile Macedo / 14:10h

Entre o final do mês de maio e início de junho deste ano, Salvador passa a integrar o seleto grupo dos cinco estados brasileiros que participam da pesquisa clínica intitulada Topázio III. O estudo verificará um novo tratamento contra o vírus da hepatite C, que promete a cura em menos tempo e sem os efeitos tóxicos percebidos em tratamentos anteriores, usando drogas como o interferon, que é padrão atual de tratamento. Para alcançar resultados tão eficientes, o tratamento - que ganhou o nome de VIEKIRA PAK e já foi aprovado nos Estados Unidos e Europa - reúne três antivirais de ação direta, com mecanismos distintos de ação, que atacam o vírus em várias etapas do seu ciclo de vida, inibindo sua propagação. Na última semana, o tratamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em processo de análise prioritária. “Novos tratamentos como esse, que acaba de ser aprovado, constituem verdadeira revolução no tratamento da Hepatite C. Pacientes que convivem com a doença há décadas agora dispõem de um tratamento seguro, eficaz, de curta duração e com o mínimo de efeitos colaterais. A alta eficácia e a simplicidade desses novos medicamentos se constituem em um marco na saúde pública deste país”, afirma o hepatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Edison Parise. 

Comente agora
26
Abr
Cientistas provam que há conexão entre o sono e a fome
Postado por: Samile Macedo / 09:28h

A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, situada no centro do cérebro, é conhecida há tempos por seu papel na regulação do sono. Agora, surgem evidências de que ela também exerce uma ação fundamental no controle da fome, no acúmulo de gorduras e no consumo de energia. "Na ausência da melatonina, ratos desenvolveram doenças metabólicas e se tornaram obesos. Já a reposição do hormônio favoreceu a perda de peso", conta o fisiologista José Cipolla Neto, da Universidade de São Paulo (USP). Ele coordenou uma série de experimentos com animais, realizados em parceria com outros pesquisadores de São Paulo, da França e dos Estados Unidos, que estão demonstrando como a variação nos níveis de melatonina ao longo do dia afeta a ingestão e o gasto de energia, o chamado balanço energético do organismo. Cipolla e seus colegas começaram a identificar a influência desse hormônio sobre a fome e o acúmulo de energia usando uma estratégia clássica da fisiologia. Segundo essa estratégia, para se conhecer a função de determinado componente em um sistema, é preciso eliminá-lo e observar o que acontece. Por meio de uma cirurgia, eles extraíram a glândula pineal dos animais, extinguindo a produção do hormônio, e acompanharam as mudanças que surgiram. Depois, como se colocassem de volta a peça retirada, reverteram o efeito fazendo a reposição de melatonina via oral e registrando como era afetado o funcionamento de diferentes órgãos e tecidos sobre os quais a melatonina atua.

Comente agora
26
Abr
Confira 13 formas de dormir bem
Postado por: Samile Macedo / 07:43h

1. Durma sem roupa - Manter o corpo a uma temperatura fresca aumenta a produção da hormona anti-envelhecimento, a melatonina. Além disso, não tem incómodos com botões e costuras. Se preferir, elimine antes um lençol ou um cobertor.

2. Não olhe para o telemóvel - A luz artificial da televisão, do telemóvel, dos tablets e dos computadores funciona como um estimulante que altera o relógio interno. Evite olhar para este tipo de ecrãs, sobretudo quando está às escuras.

3. Esconda o despertador - Não há nada mais contraproducente do que estar a olhar para os minutos a passar. Pensar nas horas causa ansiedade, por isso, guarde o relógio onde não o possa ver enquanto dorme.

4. Faça exercício mas… - O exercício físico é ótimo para aliviar o stress e a tensão muscular, mas de preferência quando realizado entre as 16h e as 19h. Nem pense em ir para o ginásio nas quatro horas anteriores à sua hora de ir para a cama, porque a temperatura corporal e os níveis de adrenalina vão estar muito altos.

Comente agora
25
Abr
Sintomas de virose devem ser notificados como dengue
Postado por: Samile Macedo / 10:09h

A partir de hoje, os pacientes que chegarem às unidades de saúde com exantema (manchas avermelhadas na pele), acompanhadas ou não de febre e outros sintomas, deverão ser notificados como casos suspeitos de dengue. A determinação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que divulgou estar encaminhando esta semana a todas as secretarias municipais de Saúde e também às unidades de saúde de todo o Estado a decisão. O objetivo é ajudar no tratamento dos pacientes, divulgando os sinais de alerta da dengue e a necessidade de hidratação. A coordenadora do Programa de Controle da Dengue da SES, Claudenice Pontes, explica o motivo da prevenção. “Os doentes precisam ir a uma unidade básica de saúde para que seja iniciado o tratamento, evitando que a doença se agrave. Além disso, a notificação do caso é obrigatória em todo o serviço de saúde e ajuda a orientar as ações de campo para evitar que novos casos ocorram e para nortear as investigações que estão sendo realizadas pela SES”, afirmou, referindo-se à verificações de dados sobre ocorrência de dengue. Pernambuco vem trazendo desde janeiro casos atípicos de doença enxantemática que não se enquadra nas definições de dengue pelo Ministério da Saúde. Contudo, até o momento, pelas amostras analisadas pelo Lacen-PE, laboratório de referência estadual, apenas casos de dengue foram confirmados. 

Comente agora
25
Abr
Uso do anticoncepcional pode trazer danos à saúde
Postado por: Samile Macedo / 08:28h

Muitas mulheres fazem uso do anticoncepcional, para que possam ter uma vida sexual plena sem a preocupação com a gravidez. Entretanto, o uso desse medicamento ainda provoca dúvidas e muitos receios, já que é visto como ameaça à saúde das mulheres. Considerado um dos métodos mais efetivos de anticoncepção pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a pílula anticoncepcional apresenta 99% de eficácia, se usada de maneira correta. Mas há restrições ao uso do anticoncepcional. Por isso, é fundamental que, em qualquer faixa etária, a mulher procure um médico ginecologista que vai orientar sobre seu uso. O acompanhamento do profissional da saúde no uso do anticoncepcional será importante para analisar cada caso, de cada mulher individualmente. “Por exemplo, a utilização deste método deve ser evitada em pacientes com trombose, hipertensão arterial, diabetes complicada ou nas que tenham mais de 35 anos e sejam fumantes. Nestes casos, recomendamos outros contraceptivos”, reforça a obstetra Cristina Guazelli.  

Uso do anticoncepcional deve ser monitoradoDepois de ter o uso do anticoncepcional prescrito, a paciente passará a ser monitorada por seu médico para controle. Podem ocorrer queixa de dores nas mamas e sangramento irregular, que são comuns. Mas, caso a mulher sinta dores de cabeça persistentes associadas a náuseas ou alterações visuais, há a necessidade de uma observação maior.

Comente agora
25
Abr
Veja como a maior saciedade influencia no controle metabólico
Postado por: Samile Macedo / 07:17h

Especialistas indicam que a maior saciedade pode influenciar no controle metabólico. É possível, assim, estimular a perda de peso e o funcionamento do organismo, escolhendo apenas alimentos corretos e bons hábitos. Isabela David, médica nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), é quem decifra essa relação.

Maior saciedade e controle metabólicoA especialista indica que entre carboidratos, gorduras e proteínas, essas últimas geram maior saciedade. “É fácil observarmos o efeito sobre a saciedade se compararmos a ingestão de uma barra de proteína e uma barra de cereais comum. A primeira tem muito mais proteína do que a segunda e nitidamente nos deixa mais saciados”, explica. Para manter a maior saciedade do organismo, é necessário comer em intervalos regulares e começar refeições com alimentos do grupo de proteínas, carboidratos de baixo valor calórico (ricos em fibras) e gorduras saudáveis, deixando os carboidratos de alto índice glicêmico para o final das refeições, sem ingeri-los “puros”. “Nunca ingerir pão branco ‘puro’. Combiná-lo com uma boa fonte de proteínas (queijo cottage) e uma fonte de gordura saudável (azeite de oliva extravirgem). Se possível, ainda acrescente carboidratos de baixo valor calórico ricos em fibras”, ensina a especialista.  

Quais alimentos que promovem maior saciedade?Para ter maior saciedade, são indicados alguns alimentos específicos. Confira:  

Comente agora
25
Abr
Menino que tinha prego no pulmão passa bem após cirurgia no Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:10h

Um caso que se prolongava há meses foi solucionado nesta sexta-feira (24) no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Um garoto de 9 anos que engoliu um prego passou por uma cirurgia durante a manhã para a retirada do objeto, que estava alojado no pulmão. Os médicos acreditam que o objeto estivesse no pulmão de Roger Conceição Roberto há mais de três meses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança passa bem após a extração. Segundo a mãe do garoto, Kelly Conceição Roberto, ele estava brincando com o objeto quando sua avó pediu para tirá-lo da boca. No susto, acabou engolindo-o. O objeto escorregou pela traqueia e segiu para o brônquio direito. Provavelmente após tossir muito, o prego foi acabar parando dentro do parenquima pulmonar. A solução indicada, segundo especialistas ouvidos pelo RJTV, era a retirada. Mas a descoberta do caso também foi complexa. Roger teve uma dor de garganta, comum em crianças. ele foi atendido em um posto de saúde em Éden, em São João de Meriti. Como ele continuava tossindo muito, foi tirado um raio-X. Os médicos, no entanto, desconfiaram que seria um verme. Em nota, a prefeitura de São João Meriti negou que o menino tenha sido diagnosticado com verme. Segundo a Secretaria de Saúde, eles encontraram um corpo estranho no pulmão do menino e o transferiram para uma unidade de Queimados. Roger passa bem e os médicos dizem que ele não vai ter sequelas. Mas ainda não há previsão de alta porque ele está com um dreno que só deve ser retirado dentro de dois ou três dias. O caso teve final feliz, mas serve de alerta para os pais. “Eu sei que ele vai ficar um bom tempo dentro de casa nas minhas vistas: televisão, cama, televisão e cama. Sem prego, parafuso, imã, nada”, brincou a mãe, agora aliviada.

Comente agora
24
Abr
Cura da asma poderá chegar em 5 anos
Postado por: Anacley Souza / 18:34h

Cientistas britânicos e norte-americanos anunciaram, esta semana, ter descoberto a potencial causa da asma e outras doenças respiratórias, como a bronquite crônica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. Um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica Science Translation Medicine, mostra que a origem da doença estaria associada ao papel desempenhado pelo receptor sensível ao cálcio extracelular (CaSR, na sigla em inglês), cuja ativação provoca os sintomas que levam à dificuldade dos pacientes em respirar. A pesquisa feita por pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales - em colaboração com o King's College London, em Inglaterra, e a Mayo Clinic, nos EUA - mostra a eficácia dos medicamentos chamados calcilíticos. Embora tenham sido desenvolvidos, há cerca de 15 anos, para tratar a osteoporose (mas não foram eficazes), estes compostos são considerados clinicamente seguros e bem tolerados pelos doentes asmáticos e que a sua aprovação pelas autoridades responsáveis pode ser mais rápida do que o habitual. "As nossas descobertas são incrivelmente entusiasmantes. Pela primeira vez, encontramos uma associação entre a inflamação das vias respiratórias, que pode ser causada por gatilhos ambientais como os alergenos, o fumo do tabaco, ou os gases emitidos pelos automóveis, e os espasmos que acontecem na asma alérgica", explica a principal autora do estudo, Daniela Riccardi, investigadora da Faculdade de Biociências da Universidade de Cardiff.

Comente agora
24
Abr
Hospital Espanhol deve ser vendido em até seis meses para quitação de dívidas
Postado por: Anacley Souza / 18:06h

A Real Sociedade Espanhola – dona do Hospital Espanhol, na Barra - tem seis meses para concluir, pela via privada, a venda dos prédios do antigo Hospital Espanhol e, com o montante a ser apurado na negociação, deverá quitar suas dívidas trabalhistas, calculadas até o momento em cerca de R$ 20 milhões. Esse montante parcial refere-se a aproximadamente 600 ações já habilitadas no acordo global em trâmite na Justiça do Trabalho. Além delas, ainda existem mais 1.000 reclamatórias pulverizadas em toda a 5ª Região (Bahia), algumas em fase inicial, cujos reclamantes poderão, a qualquer tempo, aderir aos termos do acordo vigente. De acordo com o TRT, o prazo para a venda do Hospital Espanhol resultou de um acerto entre as partes durante audiência realizada na manhã desta sexta-feira (24), no Juízo de Conciliação de 2ª Instância do TRT5 (JC2), com a participação de dirigentes da entidade civil devedora e da cComissão de Credores. A audiência foi convocada pelo JC2 porque, “desde novembro de 2014, a Real Sociedade Espanhola descumpre o acordo pactuado em outubro de 2013, em que se comprometia a depositar R$ 240 mil por mês para a amortização de dívidas trabalhistas”. Cerca de R$ 2,7 milhões chegaram a ser pagos, dando quitação a 80 processos.

Comente agora
24
Abr
Cardiologista de S. A. de Jesus tira dúvidas sobre a doença de Chagas. Confira o Áudio da entrevista
Postado por: Letícia Oliveira / 16:08h
Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. A Doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase americana e chaguismo. Recebeu esse nome graças ao seu descobridor, o médico brasileiro Carlos Chagas – indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. No Brasil, cerca de três milhões de pessoas estão infectadas com a Doença de Chagas. A boa notícia é que esse número corresponde somente a pessoas que foram infectadas no passado e que continuam com o tratamento da doença. Em 2006, o Brasil recebeu o certificado internacional de interrupção da transmissão da doença. Isso se deu graças a ações sistematizadas e bem-sucedidas de controle químico instituídas a partir de 1975, época em que a área endêmica da Doença de Chagas cobria 18 estados nacionais e mais de 2.200 municípios. Hoje, a transmissão da doença não se dá mais por meio do contato direto do parasita, mas principalmente pelo contato indireto – por meio da ingestão de alimentos contaminados com fezes do parasita ou com o inseto que contenha este parasita, por exemplo. Em entrevista aô Programa Acorda Cidade da Rádio Recôncavo FM, o cardiologista de Santo Antônio de Jesus, Dr. Marcos Cerqueira respondeu à questões relacionadas a intervenção da doença no coração do ser humano. Ouça abaixo:

Áudios

1 - cardiologista_2.mp3
Comente agora
24
Abr
Chikungunya pode se alastrar pela Bahia, adverte Vigilância Epidemiológica
Postado por: Samile Macedo / 15:32h

Os casos da febre Chikungunya na Bahia podem crescer ainda mais no estado. A doença que foi inicialmente diagnosticada em Feira de Santana, no Portal do Sertão, já se alastrou por outros 126 municípios, com 3.397 casos notificados em 2015 (5.953 no total desde 2014). Os dados são da última atualização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgados nesta sexta-feira (24). Além de Feira (com 2.268 notificações), tiveram casos confirmados: Riachão do Jacuípe (1.727 notificações), Baixa Grande, Ribeira do Pombal, Amélia Rodrigues, Valente, Camaçari, Salvador e Simões Filho. A chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, e causa febre, dor intensa nas articulações, acompanhada ou não de inchaços. Todas as faixas etárias estão sujeitas a contrair a enfermidade, com prevalência maior em adultos de 30 a 59 anos. Idosos e menores de dois anos sofrem mais devido à fragilidade do organismo. Para Jesuína Castro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, a previsão não é animadora em relação à propagação da enfermidade. Segundo ela, 90% do estado está sujeito a pegar a febre. “A questão é que a chikungunya é uma doença nova aqui, e nós estamos em uma época de alta reprodução do vetor”, afirma.

Comente agora
24
Abr
Confira as dicas para turbinar a memória em qualquer idade
Postado por: Samile Macedo / 14:50h

“O cérebro é plástico”. A frase da neurologista Sônia Maria Brucki, da Faculdade de Medicina da USP é uma ótima notícia para quem está preocupado com a própria capacidade de memorizar coisas. Mas, como assim? É que órgão tão nobre, explica a médica, pode ser trabalhado em qualquer idade e responderá bem aos estímulos. Para melhorar a memória, portanto, o segredo é colocar o cérebro para se exercitar e afastar causas que podem prejudicá-lo. A memória é uma função muito complexa, tanto que até hoje os cientistas não conhecem todas as funcionalidades desse órgão vital. Dentro dos conhecimentos atuais, no entanto, sabe-se que alguns fatores que prejudicam a memória não são modificáveis. A idade, por exemplo, é implacável, diz a especialista. É considerado absolutamente natural ter uma queda na capacidade de memorização na terceira idade. Além disso, a genética também não pode ser revertida. Outros fatores, no entanto, são controláveis e podem garantir uma memória saudável por mais tempo. Manter a pressão arterial dentro dos níveis adequados, controlar o diabetes e os níveis de colesterol no sangue, bem como não fumar, manter-se dentro do peso ideal, fazer exercícios físicos, ter uma dieta saudável e rica em ômega 3 e exercitar o cérebro com atividades cognitivas ajudam a manter as lembranças turbinadas. 

Comente agora
24
Abr
Camaçari já notificou mais de 2.400 casos de doença misteriosa
Postado por: Samile Macedo / 13:34h

Desde janeiro até este mês, a doença exantemática indeterminada que aportou em Camaçari, na Grande Salvador, já contaminou mais de 2.400 pessoas. No entanto, os casos notificados pela Vigilância Epidemiológica do município começaram a entrar em declínio acentuado desde o fim de março, quando houve o pico de atendimentos à pacientes com os sintomas. Para o diretor da Vigilância, Celso Joélio, a notícia é positiva, pois já se pode constatar que não envolve riscos altos a saúde. “Após o tratamento com os antialérgicos, os pacientes começaram a apresentar melhoras, o que significa dizer que é benigno. Isso nos traz mais tranquilidade, pois podemos estudar esses casos com mais calma a fim de detectar de fato qual a doença e as formas de contraí-la”, explicou. Ainda assim, o gestor pede atenção da população, e que procure as unidades de saúde assim que perceber manifestações da doença. Em Salvador, já foram mais de 100 casos investigados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde fevereiro. Até o momento não há casos notificados da doença misteriosa em Lauro de Freitas. De acordo com Celso Joélio, casos parecidos tem se manifestado em outros dez estados brasileiros, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. Uma das linhas de investigação que ainda não foi descartada é a da dengue com manifestação atípica. 

Comente agora
24
Abr
Homens e mulheres têm tipos de desejos sexuais diferentes
Postado por: Letícia Oliveira / 11:54h
Já pensou que homens e mulheres podem discordar sobre sexo em alguns pontos porque têm tipos diferentes de desejos? É isso que a psicóloga Emily Nagoski, especialista da Smith College, nos Estados Unidos, explica em seu novo livro, Come As You Are . Segundo ela, existem dois tipos de desejo e homens e mulheres respondem de forma distinta a eles. Homens têm, em média de 70% dos casos, o "desejo espontâneo", aquele ativado por uma imagem ou pessoa atraente que estimula o desejo interno mais primitivo. Para ele, primeiro vem o desejo, depois o prazer. Enquanto as mulheres respondem ao "desejo sensível", aquele que surge apenas como uma resposta à excitação, como um beijo do parceiro, por exemplo.
Comente agora
24
Abr
Hemoba realiza Sabadão Solidário em cinco municípios baianos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:23h
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza, neste sábado (25), mais uma edição do programa "Sabadão Solidário" em cinco municípios da Bahia. As unidades de coleta e transfusão de Brumado, Jacobina, Barreiras, Juazeiro, Alagoinhas e do Extremo Sul funcionarão para a coleta de sangue e abastecimento dos estoques dos hemocentros. Para mais informações, é possível acessar o site do Hemoba. Abaixo, os endereços de onde será realizada a ação: 
  1. Brumado: Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87 - Jd. Brasil, das 7h às 13h 
  2. Jacobina: Praça Rui Barbosa, s/n, das 8h às 12h 
  3. Barreiras: Rua do Antigo Aeroporto, 500 - Vila Amorim, das 8h às 13h  
  4. Juazeiro: Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n - St Antônio, das 7h30 às 11h30 
  5. Alagoinhas: Praça Graciliano de Freitas, s/n, das 8h às 12h 
  6. Eunápolis: Hemocentro Regional do Extremo Sul - Av. Brilhante, s/n - Pequi, das 8h às 17h
Comente agora
24
Abr
Babilônia: Inês vai sofrer um infarto e Beatriz será presa na próxima semana
Postado por: Letícia Oliveira / 09:58h

Babilônia vai se transformar em uma outra novela na semana que vem. Depois de mudar os rumos da mocinha Alice (Sophie Charlotte), que não será mais prostituta, a emissora irá agora humanizar as duas principais vilãs: Inês (Adriana Esteves) sofrerá um infarto e ficará entre a vida e a morte. Ela acusará Beatriz (Gloria Pires) de tentar matá-la, e a arquiteta será presa com uma arma sem registro. O assassinato de Cristóvão (Val Perré), ocorrido no primeiro capítulo, voltará à tona. Tudo isso acontecerá já na próxima semana. Para tanto, os acontecimentos estão sendo acelerados drasticamente na edição. Tudo o que iria ao ar até o dia 2 de maio será exibido até este sábado (25). As mudanças nos capítulos começaram na última segunda-feira. Várias cenas estão sendo eliminadas na edição. Sequências mais picantes praticamente nem aparecem; são cortadas assim que os personagens se beijam.

Comente agora
23
Abr
Anvisa simplifica importação de produtos derivados do canabidiol
Postado por: Anacley Souza / 21:11h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu nesta quarta-feira (22) novos critérios para simplificar a importação de produtos à base de canabidiol, um dos derivados da maconha, em casos de tratamentos de saúde. Com a nova norma, a agência passará a adotar uma lista de produtos para os quais a importação será facilitada. Até agora, cinco deles, que representam cerca de 95% das importações já realizadas, fazem parte da lista. Para esses produtos, não será mais necessária análise da área técnica da Anvisa. Com a decisão, os pedidos apresentados seguirão direto para autorização de importação da agência, o que deve reduzir os prazos para liberação. Para isso, os pacientes deverão estar cadastrados no órgão e renovar o registro anualmente. A Anvisa também definiu a possibilidade de indicação do intermediário que efetivamente importará o produto, como hospitais, prefeituras ou planos de saúde. Segundo o órgão, a possibilidade de intermediação poderá reduzir os custos para os pacientes. A quantidade total de canabidiol prevista na receita médica poderá ser importada em etapas, de acordo com a conveniência dos responsáveis pela importação.

Comente agora
23
Abr
Especialista diz que brasileiro ignora doenças de boca; veja como evitar
Postado por: Anacley Souza / 20:01h

A maior parte dos brasileiros desconhece as principais doenças da boca e ignora sintomas importantes. O alerta é da médica Eliane Pedra Dias, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). A médica especialista em patologia oral ressalta que esse desconhecimento pode chegar a ser perigoso, já que as doenças bucais podem ter diferentes graus de complexidade e gravidade. “A boca, como qualquer outra parte do nosso corpo, está sujeita a diversos tipos de doenças, algumas bem perigosas. Muitos não sabem que o câncer também pode ocorrer na boca. Essa doença é indolor no estágio inicial e sua possibilidade de cura ou melhor controle está diretamente associada a um diagnóstico precoce”, conta. Um dos principais efeitos de ignorar alterações na boca é a demora na busca por ajuda profissional especializada. Muitas pessoas preferem conviver com sintomas incômodos em vez de procurar um médico ou um dentista, preferencialmente um estomatologista (profissional especializado em doenças da boca). “Essa mistura de evitar apoio médico e desconhecimento também tem como efeito o autodiagnóstico e, consequentemente, a automedicação. Muitas pessoas recorrem a tratamentos indicados por amigos e parentes, o que pode ser um risco. Mesmo que não sejam necessariamente prejudiciais para a saúde do paciente, essas alternativas podem retardar o diagnóstico e o início de um tratamento adequado e com resultados eficientes”, comenta a médica da SBP.

Comente agora
23
Abr
Pela primeira vez, cientistas 'editam' DNA de embrião humano
Postado por: Anacley Souza / 19:08h

Em um experimento sem precedentes, cientistas chineses relataram ter modificado o genoma de um embrião humano. Os resultados da experiência, publicados no dia 18 de abril na revista "Protein & Cell", levaram os cientistas a iniciarem um debate ético e motivaram a publicação de um artigo sobre o tema na prestigiosa revista "Nature" nesta quarta-feira (22). Com a pesquisa, os cientistas da Universidade Sun Yat-sen, na cidade de Guangzhou, na China, tentaram modificar o gene relacionado à talassemia beta, doença que leva à anemia devido à malformação das hemácias (glóbulos vermelhos). Para isso, usaram uma técnica de edição de DNA chamada CRISPR/Cas9. Este foi o primeiro registro do uso dessa técnica em embriões humanos. Os autores do estudo dizem que os resultados mostraram que ainda não é possível utilizar o método para fins médicos porque a técnica ainda está "muito imatura". A comunidade científica levantou a questão de que a possibilidade de manipular genes antes de o bebê nascer para evitar doenças genéticas pode levar a um uso antiético da técnica. Para especialistas, não é possível saber quais consequências essas modificações terão quando forem transmitidas para as gerações futuras. Os cientistas chineses amenizaram os conflitos éticos ao assegurarem que os embriões utilizados no experimento não seriam viáveis para o implante, ou seja, não poderiam resultar em uma gestação e no nascimento de um bebê.

Comente agora
23
Abr
Especialistas afirmam que exercício físico não é essencial para tratamento de obesidade
Postado por: Samile Macedo / 12:41h

Três especialistas internacionais publicaram um editorial no British Journal of Sports Medicine no qual afirmam a necessidade de "acabar com o mito" acerca da importância de atividade física para o tratamento da obesidade. De acordo com os pesquisadores, o exercício físico é importante no caso de doenças como diabetes, cardíacas e demência. No entanto, evitar uma alimentação pouco saudável é o que importa no tratamento da obesidade. "Uma pessoa obesa não precisa fazer um pingo de exercício para perder peso, ela só precisa comer menos. Minha maior preocupação é que a mensagem que está chegando ao público sugere que você pode comer o que quiser, desde que você se exercite", afirmou o cardiologista londrino Aseem Malhotra, um dos autores do estudo, ao jornal O Globo. Para os especialistas, a indústria de alimentos é culpada pela propagação da crença de que exercícios físicos são essenciais para o combate da doença. Há ainda informações sobre a existência de provas de que até 40% das pessoas com faixa de peso normal ainda teria alterações ligadas à obesidade.

Comente agora
23
Abr
Veja 6 dicas e aprenda como acabar com a celulite
Postado por: Samile Macedo / 12:23h

Quer uma nova forma de como acabar com a celulite? Acredite, você não é a única. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada dez mulheres possuem esse problema em algum grau. Estilo de vida e fatores genéticos contribuem para o incômodo, caracterizado pelo excesso de gordura na pele. Entretanto, algumas dicas de como acabar com a celulite são capazes de ajudá-la a resolver o problema.

Quer saber como acabar com a celulite? - Hoje em dia é muito comum a maioria das mulheres se espelham em algumas personalidades do mundo fitness e seus cuidados com a beleza e o corpo. Um dos detalhes que saltam aos olhos do público feminino é que elas não têm celulite. Uma dessas musas é a blogueira Camila Serakides, do blog Miss Fit, que mantém uma rotina de cuidados para manter a pele longe do aspecto de casca de laranja. “Além de uma alimentação saudável e exercícios físicos, existem diversos produtos que também são nossos aliados, como cremes à base de cafeína, por exemplo. As meias de compressão também são recomendadas, pois elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea e também aumentam a elasticidade da pele”, explica Camila, que tem dicas valiosas sobre como acabar com a celulite.

Como acabar com a celulite em 6 dicas: Quer saber como acabar com a celulite? Claro que não é de uma hora para outra. A solução está na combinação de diferentes fatores. Confira a seguir:

Comente agora
23
Abr
10 alimentos (deliciosos) que deveriam sair da sua vida
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 11:51h

Rapidez, praticidade e sabor, muito sabor. Esses são apenas alguns dos atributos de alimentos que estão na boca do povo, mas deveriam estar bem longe da mesa, por seu potencial altamente prejudicial à saúde.As comidas ricas em gorduras, sódio e açúcar dão um empurrãozinho em problemas como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e renais, principalmente se forem consumidas com frequência.Em um mundo ideal, essas delícias deveriam ser cortadas de vez da rotina, mas, como ninguém é de ferro, o segredo para uma vida saudável sem sofrimento está na moderação. A nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-UP Center, indica quais são esses alimentos nocivos. Confira nas imagens.

Se quiser manter um corpo saudável e no peso ideal, esses itens devem ser evitados:

REFRIGERANTES: Eles podem ter quase a mesma quantidade de calorias que um copo de suco natural (ou até menos), mas o problema dos refrigerantes é o fato de não apresentarem nutrientes úteis para o corpo, o que os nutricionistas chamam de “calorias vazias”.Se a bebida for normal, a quantia de açúcar é considerável (21 gramas para cada 200 ml). No caso das bebidas “zero”, o problema está na maior quantidade de sódio da fórmula, que quase triplica, em relação à versão regular.

MACARRÃO INSTANTÂNEO: Se comparado às massas tradicionais, o macarrão instantâneo pode até ser mais rápido de ser feito, mas a saúde tende a ficar de lado. Um pacote da versão de preparo mais rápido é rico em gordura e sódio, chegando a ultrapassar a quantidade recomendada por dia, deste último ingrediente.

BISCOITOS RECHEADOS: 

Comente agora
23
Abr
Lote de dipirona sódica injetável tem venda e uso suspensos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:04h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, o comércio e o uso do lote 26.581.475 do medicamento dipirona sódica 500 miligramas por mililitro (mg/ml), solução injetável de 2 ml, fabricado pela empresa Laboratório Teuto Brasileiro. A validade do produto expira em setembro deste ano. De acordo com o texto, um laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias mostrou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto por apresentar partículas visíveis. A Anvisa determinou que a empresa cumpra todos os requisitos para o recolhimento do lote. Por meio de nota enviada à Agência Brasil, o laboratório informou que todas as medidas cabíveis perante os órgãos reguladores já foram tomadas. "A companhia reforça ainda que se trata de um caso isolado, pontual e sem qualquer risco sanitário à população", destacou o comunicado. (BN)

Comente agora
23
Abr
Professora perde 45 kg e passa do manequim 56 para 38: 'Não tem preço'
Postado por: Letícia Oliveira / 11:00h

Com alimentação saudável e prática de exercícios físicos, uma professora da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, perdeu 45 kg e passou do manequim 56 para o 38. Aldina de Jesus, que pesava 104 kg, corria risco de ter problemas cardíacos por causa da obesidade. “A minha saúde era bem complicada, com comprometimento na coluna e no joelho. O cardiologista que me atendeu falou que, como eu estava em repouso e a minha pressão estava em 16, eu estava sujeita a ter um ataque”, relata a professora. Em busca de mudar essa realidade, ela entrou em um programa de emagrecimento e, em dois anos, chegou ao peso ideal. Além da força de vontade e acompanhamento com diversos profissionais, o primeiro passo foi a reeducação alimentar. O café da manhã de Aldina de Jesus é apenas uma fruta, chá e pão integral. “Tudo isso para mim foi um grande ganho. Não tem preço que pague a saúde que eu conquistei”, confessa. A atividade física também passou a fazer parte da vida da professora. Segundo a profissional de educação física que acompanha Aldina, Emarry Guimarães, uma vida ativa é essencial para manter o peso e ter qualidade de vida. “A gente precisa de exercício físico e uma reeducação alimentar. Fora isso, a gente não consegue um resultado bom”,  diz a educadora física. “Você realmente escolhe o que você vai ser. E isso que eu aprendi e carrego para minha vida inteira”, comemora Aldina de Jesus.

Comente agora
23
Abr
Maconha pode trazer memórias de coisas que nunca aconteceram
Postado por: Letícia Oliveira / 10:18h
Se a ciência já havia revelado que o consumo de maconha pode limitar a retenção de informações pelo cérebro humano, o que não se sabia até agora é que o uso crônico da droga também facilita a distorção – e até a invenção – de memórias. Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona e publicado no jornal norte-americano Molecular Psychiatry mostra que os usuários de cannabis têm mais chances de "falsear" lembranças do que aqueles que não a consomem. Em alguns casos, o cérebro pode se lembrar de coisas que nunca aconteceram. Não se trata, porém, de loucura ou alucinação. Segundo o artigo, todos nós distorcemos nossas memórias em algum nível. Um exemplo disso é quando acreditamos nos lembrar com precisão de momentos em nossa infância apenas porque alguém os narrou repetidamente para nós. No entanto, consumidores crônicos de maconha são mais vulneráveis a estes “erros” de memória. Isso acontece porque a maconha diminui a atividade de uma estrutura cerebral chamada hipocampo, que armazena lembranças e nos permite diferenciar fatos reais de imaginários.
Comente agora
23
Abr
Diminui o número de crianças desnutridas, mas cresce a obesidade
Postado por: Letícia Oliveira / 10:07h
A desnutrição infantil no Brasil já foi o maior problema de saúde pública do país. Na década de 70, 30% das crianças entre 5 e 9 anos estavam com déficit de altura, um forte indicador de desnutrição de longa data na infância. Cerca de 45 anos depois, o país conseguiu reduzir consideravelmente o problema, pelo menos, é o que informa o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo a FAO, foram reduzidas em  58% o número de mortes de crianças desnutridas. Apesar da vitoria considerável o problema está longe de ter acabado. Ainda existem cerca de 60 mil crianças menores de um ano de idade consideradas desnutridas.  São no Norte e no Nordeste, que as situações estão mais criticas. Como se não bastasse, o número de crianças com obesidade tem crescido alarmadamente. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), 7,3% das crianças com menos de 5 anos estão com excesso de peso. Já entre 5 e 9 anos, esse percentual de crianças chega a 33,5%. Na adolescência, o quantitativo é de 20,5%.
Comente agora
23
Abr
Anvisa aprova neste ano quarto remédio contra hepatite C
Postado por: Letícia Oliveira / 09:01h

Mais um exemplo de que a Anvisa está tentando acelerar suas análises é a liberação ontem de um remédio contra a hepatite C. O tempo transcorrido após a aprovação de prioridade de análise do registro do medicamento Viekira Pak foi de quatro meses. Trata-se do quarto medicamento novo para o tratamento da hepatite C registrado pela agência federal somente neste ano. O produto passa a integrar a lista de medicamentos inovadores - também composta por daclatasvir, simeprevir e sofosbuvir - que tiveram processos de análise de registros priorizados a pedido do Ministério da Saúde. A Anvisa garante que manteve todas as etapas para o registro de um medicamento no País, como análise da tecnologia farmacêutica, de eficácia e de segurança. (Estadão)

Comente agora
22
Abr
Anvisa suspende distribuição de lote da dipirona sódica injetável
Postado por: Samile Macedo / 16:38h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (22), uma resolução no Diário Oficial da União que suspende a distribuição, comércio e uso do lote 26581475 do medicamento Dipirona Sódica 500 miligramas por mililitros, solução injetável de 2 ml, fabricado pela empresa Laboratório Teuto Brasileiro, com data de vencimento para setembro deste ano. Conforme texto da publicação, o laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto. Assim, a Anvisa determinou que a empresa recolha todo o lote. O laboratório responsável, por meio de nota, informou que todas as medidas possíveis perante os órgãos reguladores já foram tomada.` (Metro1)

Comente agora
22
Abr
Reabilitação funcional Pós Mastectomia; mastologista fala sobre o assunto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:35h

O período de recuperação de pacientes em tratamento é muito importante e varia de acordo com as características individuais, a extensão da doença e o tratamento recebido. A prática de exercícios físicos após a cirurgia ajuda a restabelecer os movimentos e a recuperar a força no braço e no ombro. Auxilia, também, na diminuição da dor e da rigidez nas costas e no pescoço. Os exercícios são cuidadosamente programados e devem ser iniciados tão logo o médico autorize, o que costuma ocorrer um ou dois dias após a cirurgia. Inicialmente, os exercícios são leves e podem ser feitos na cama. Gradativamente, passam a ser mais ativos e devem ser incorporados à rotina diária. 

No hospital, no dia seguinte ao da cirurgia

Mantenha o braço 20 cm afastado do corpo e a mão, punho e cotovelo do lado operado apoiados sobre um travesseiro, de modo a ficarem mais altos que o ombro para evitar inchaço e diminuir a tensão. Inicie movimentos suaves de dedos, punho, cotovelo e ombro assim que seu médico permitir. Faça 10 séries em cada articulação, 3 vezes ao dia. Se você fez a reconstrução, movimente tudo menos o ombro, faça também movimentos com pé e joelhos e eleve de vez em quando o quadril.

Comente agora
22
Abr
Salvador já registra cerca de 100 casos de doença misteriosa que atinge Camaçari
Postado por: Samile Macedo / 14:29h

A doença misteriosa que atinge o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), desde fevereiro deste ano já tem registros na capital baiana. De acordo o coordenador de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), Enio Soares, já são cerca de 100 casos investigados pelo órgão. "Estamos em processo de investigação, já são cerca de 100 casos suspeitos. Estamos fazendo uma busca ativa nas unidades e também verificando prontuários de março e final de fevereiro para saber quando os casos começaram", afirmou ao Bahia Notícias. Os principais sintomas da enfermidade são eczema, quando a pele fica vermelha e com pintinhas, como acontece no sarampo e rubéola, prurido (coceira) e, em alguns casos, febre e dor no corpo. Ainda segundo Soares, as unidades têm realizado testes para diferenciar a doença de outras com sintomas similares, como a chikungunya e o sarampo. (BN)

Comente agora
22
Abr
Pacientes com câncer têm de tirar olho por falta de equipamento no SUS
Postado por: Samile Macedo / 13:25h

Um equipamento chamado placa de braqueterapia, que custa R$ 70 mil, pode ser considerado a salvação para pacientes diagnosticados com câncer no olho. O problema é que no Hospital São Paulo, único lugar do Brasil que faz a cirurgia por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a ferramenta não é reposta há dois anos, obrigando os médicos a retirarem o órgão de pacientes. Importada da Alemanha, a placa funciona por um ano e pode atender até 50 pacientes neste período, segundo o médico Rubens Belfort Neto, chefe do setor de oncologia ocular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), responsável pelo Hospital São Paulo e a Escola Paulista de Medicina. “A gente briga, mas a resposta é que o hospital não tem dinheiro”, explica Belfort Neto. Segundo o médico, nestes dois anos os pacientes que recebem diagnóstico positivo para tumores malignos no olho precisam necessariamente passar pelo trauma estético e psicológico de ficar cego. “Nós resolvíamos o problema do Brasil inteiro porque éramos o único hospital que fazia esse tipo de tratamento pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Agora nenhum Estado faz e estamos tendo de tirar o olho de todo mundo porque o hospital não tem dinheiro”, diz Belfort Neto. O oncologista explica que a placa tem o tamanho de um botão. Costurada ao olho do paciente, ela imite um feixe de radiação especificamente no tumor, evitando lesões no cérebro. 

Um comentário
22
Abr
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento da hepatite C
Postado por: Samile Macedo / 12:09h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (22) no Diário Oficial da União o registro do Viekira Pak (ombitasvir, veruprevir, ritonavir, dasabuvir). Este é o quarto medicamento para o tratamento da hepatite C registrado este ano no país. Segundo a Anvisa, o remédio passa a integrar uma lista de medicamentos inovadores, também composta pelo Daklinza® (daclatasvir), Olysio® (simeprevir) e Sovaldi® (sofosbuvir), que tiveram processos de análise de registros priorizados pela agência a pedido do Ministério da Saúde. “Durante a avaliação, todas as etapas para o registro de um medicamento no país, como análise da tecnologia farmacêutica, de eficácia e de segurança, foram cuidadosamente mantidas”, informou o órgão. O medicamento Viekira Pak foi aprovado na forma farmacêutica, constituído por comprimidos revestidos de ombitasvir (12,5 mg), veruprevir (75 mg) e ritonavir (50 mg) associados e comprimidos revestidos de dasabuvir, na concentração de 250 mg. A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue. Entre as causas de transmissão mais comuns estão a transfusão de sangue e o compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para a confecção de tatuagem e colocação de piercings. (Agência Brasil)

Comente agora
22
Abr
S. A. de Jesus: Mulher tetraplégica pede doação de cadeira automática para poder continuar fisioterapia em hospital de Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 09:51h

A jovem Valdeci Santos Silva, é tetraplégica, reside na 1ª Travessa Engenheiro Antônio Borges, nº 36, em Santo Antônio de Jesus e está necessitando urgentemente de ajuda. Valdeci procurou o repórter Wellington Macedo da Rádio Recôncavo FM para relatar sua situação e apelar. Ela destacou que está precisando de uma cadeira de banho, uma cadeira automática, fraldas e auxílio aluguel, explicando que estava fazendo tratamento num hospital de Salvador e os médicos afirmaram que ela precisava principalmente da cadeira automática para continuar a terapia, “preciso muito de fisioterapia e só com esses materiais poderei continuar os indo cuidar da minha saúde”, disse, acrescentando que fica trancada no quarto o dia todo, pelo fato de não ter como se levantar, nem algum auxílio para sair. Segundo a cidadã, a mesma ficou desse jeito, após sofrer um acidente há 3 anos e 5 meses, "pelo amor de Deus, me ajudem. Se eu tiver tudo isso que pedi eu tenho retorno no Sarah, caso contrário não tenho previsão para voltar e perco a minha vaga. Já entrei no auxílio aluguel, mas até hoje não consegui, tem dois anos que a Prefeitura Municipal me prometeu e não vieram me ajudar”, desabafou. A solicitante informou que precisa tomar remédios, que custam muito caro e não possui condições financeiras para adquiri-los, "recebo o salário por estar encostada, mas moro de aluguel e o dinheiro não dá pra me manter", concluiu. Interessados em ajudar devem ligar para (75) 8329-3017.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia - Wellington Macedo

Um comentário
22
Abr
Anticoncepcional masculino deve chegar ao mercado em 2017
Postado por: Letícia Oliveira / 09:17h

A Fundação Parsemus, dos Estados Unidos, deve lançar um método contraceptivo para ser utilizado por homens até 2017. O produto está em fase de testes. Segundo os cientistas, o remédio não tem contra-indicações e não modifica a produção de hormônios masculinos. O mecanismo desenvolvido pela empresa consiste na aplicação de um gel, chamado Vasalgel nos vasos deferentes, que ficam nos testículos. O gel bloqueia a passagem dos espermatozóides, da mesma forma como aconteceria se o homem fizesse uma vasectomia. A diferença é que a situação pode ser revertida com a aplicação de uma injeção de bicarbonato de sódio no local. O medicamento, que pode funcionar por até por dez anos, tem custo estimado para a comercialização inferior a US$ 400 (cerca de R$ 1,5 mil). Até o momento, os testes mostraram que o produto é eficaz em animais, mas as experiências em seres humanos ainda não foram realizadas. A Fundação Parsemus é uma organização norte-americana sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento de medicamentos com baixo custo.

Comente agora
22
Abr
Erradicar a malária até 2030 custará 93 bilhões de euros, estimam especialistas
Postado por: Letícia Oliveira / 06:48h
Especialistas na área de saúde estimam que serão necessários 93 bilhões de euros para erradicar totalmente a malária até 2030. Entretanto, os fundos anualmente disponíveis são metade disso, de acordo com dados divulgados hoje (21) pela campanha Roll Back Malaria Partnership (RBM). O Dia Mundial da Malária será lembrado em 25 de abril. A RBM, composta, entre outros órgãos, pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), alertou não só para os avanços na luta contra a doença, mas também para tudo que ainda precisa ser feito. De acordo com os dados, atualmente existem no mundo 2,3 milhões de pessoas com risco de contrair malária. Estima-se que, em 2013, aproximadamente 198 milhões de pessoas tenham contraído a doença, das quais 584 mil morreram, 90% delas na África.
Comente agora
21
Abr
Estudo liga posição em que mãe dorme com risco de morte de feto
Postado por: Anacley Souza / 21:07h

Uma nova pesquisa, feita na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, afirma que as mães que dormem sobre o lado esquerdo do corpo nas últimas noites antes do parto tem 1,9 de chance em mil de terem bebês natimortos. Os pesquisadores neozelandeses analisaram 310 mulheres neozelandesas que estavam grávidas e outras 155 que tiveram bebês natimortos quando estavam por volta da 28ª semana de gravidez, entre 2006 e 2009. As mães tiveram que responder perguntas sobre a posição em que dormiam, a duração do sono e se acordavam frequentemente antes da gravidez ou durante o último mês, semana e noite da gestação. Os cientistas queriam examinar o efeito de distúrbios do sono como apneia e ronco na gravidez, já que eles poderiam causar a diminuição do oxigênio que chega ao bebê. No entanto, a análise dos casos mostrou que a posição em que as mães dormiam era um fator mais determinante das mortes prematuras. Uma das possibilidades apontadas pelo estudo é a de que quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê. "Pode acontecer um fluxo restrito de sangue para o bebê quando a mãe se deita de costas ou sobre o lado direito por longos períodos de tempo", afirmou o professor Lesley McCowan, chefe do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da universidade.

Comente agora
21
Abr
Estudante morre após tomar pílulas de dieta compradas pela internet
Postado por: Anacley Souza / 19:27h

Uma estudante britânica, de 21 anos, ficou “queimada por dentro” e morreu no hospital no último dia 12 depois de tomar oito pílulas de dieta compradas on-line, conhecidas como 2,4-dinitrofenol, ou DNP - seis a mais do que uma dose letal. A aluna da Universidade de Glyndwr, na Inglaterra, Eloise Aimee Parry começou a se sentir mal por volta do meio dia, quando foi para o Hospital Royal Shrewsbury, onde a equipe realizou um teste de toxicidade - só então a gravidade de sua situação foi revelada. "Ela tinha tomado tanto DNP que as consequências foram inevitáveis. Eles [os médicos] nunca tiveram chance de salvá-la. Ela queimou e apagou", disse Fiona Parry, mãe da jovem, ao jornal “The Independent”. "Ela nunca teve a intenção de tirar a própria vida. Ela simplesmente nunca compreendeu quão perigosos eram os comprimidos que ela tomou. A maioria de nós não acredita que um comprimido de emagrecimento poderia nos matar. DNP não é uma pílula de emagrecimento milagrosa. É uma toxina letal". Acredita-se que Ella, como era conhecida pelos seus familiares e amigos, comprou os comprimidos pela internet, onde eles são vendidos por entre £ 70 a £ 100 (entre cerca de R$ 315 a R$ 450).

Comente agora
21
Abr
Pesquisa com 95 mil crianças enterra de vez o mito que associa vacina a autismo
Postado por: Anacley Souza / 18:16h

Um grande estudo publicado nesta terça-feira na revista Jama, da Associação Médica Americana, concluiu que não existe nenhuma relação entre a vacina tríplice (contra a caxumba, a rubéola e o sarampo) e autismo. A pesquisa, feita com 95 727 crianças e liderada por cientistas americanos, não deve surpreender os médicos. Mas, para o movimento antivacina, representa um duro golpe. Até hoje, a associação entre a vacina e a doença, feita pelo gastroenterologista inglês Andrew Wakefield em um artigo na revista Lancet, em 1998, é uma das principais alegações do movimento antivacina. Embora Wakefield, acusado de fraude, tenha perdido o registro no Conselho Geral de Medicina da Inglaterra, em 2010, e a Lancet tenha pedido desculpas publicamente, até hoje a tese de Wakefield ainda é enganosamente invocada contra a aplicação de vacinas. A crença de que os imunizantes podem causar autismo está na origem do surto de sarampo que atingiu os Estados Unidos no início do ano. Por causa dos adultos que decidem não vacinar as crianças, 159 jovens foram diagnosticados com a doença em 18 Estados. Não havia relatos da doença no país desde 2000. Em todo o mundo, são cerca de 80 000 casos de sarampo, parte dos quais na Europa. Para chegar à conclusão de que a tríplice não está ligada ao autismo, os pesquisadores acompanharam entre 2001 e 2012 um grupo de crianças americanas, das quais 2% tinham irmãos mais velhos que se enquadravam no espectro autista.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com