Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/02 09:40h
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora

Confira os serviços que a Rede de Farmácia Real oferece em Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/02 09:05h

Comente agora

Ferramenta vai avaliar compra e distribuição de equipamentos para o SUS

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/02 22:36h
Ferramenta vai avaliar compra e distribuição de equipamentos para o SUS

O Ministério da Saúde vai analisar a necessidade de compra e distribuição de equipamentos e materiais permanentes para as regiões com maiores vazios assistenciais no país. Uma ferramenta lançada nesta sexta-feira (24) vai auxiliar no cadastro e no levantamento das informações. Segundo a pasta, o objetivo é reforçar o atendimento onde há mais carência atualmente, levando equipamentos de última geração para as unidades que comprovarem capacidade técnica e expertise para gerenciar as máquinas. De acordo com a Agência Brasil, os dados levantados permitirão estudo de ações regionalizadas e integradas do governo federal, reforçando o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O cadastro das unidades deve ser feito até 30 de março por meio de um formulário disponibilizado no site da pasta. Todas as instituições que prestam serviço assistencial em saúde podem preencher o formulário e participar da seleção, que observará critérios específicos para cada tipo de equipamento e os devidos parâmetros para implantação, infraestrutura e especialidades da unidade, recursos humanos disponíveis, além da capacidade de funcionamento e financiamento dos serviços. Após o preenchimento do formulário e análise das áreas técnicas do Ministério da Saúde, serão selecionadas as instituições que receberão os equipamentos, de acordo com o quantitativo e, principalmente, com as áreas de maiores vazios assistenciais.

Comente agora

Acidentes de trânsito aumentam em 60% quantidade de cirurgias no carnaval

Saúde  Postado por Anacley Souza - 24/02 18:23h
Acidentes de trânsito aumentam em 60% quantidade de cirurgias no carnaval

Acidentes de trânsito crescem, em média, 40% durante o carnaval, segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot). Com isso, informa a entidade, serviços de trauma e de cirurgias em todo o país também aumentam entre 40% e 60%. “Quando se fala em acidentes automobilísticos, é que aumenta o número de politraumatismos nos serviços de urgência. São pacientes que têm múltiplas fraturas ou traumas de crânio ou de bacia, locais de grande perda de sangue, e você tem que equilibrar hemodinamicamente esse paciente o mais rápido possível”, diz o diretor da instituição, Carlos Cesar Vassalo. Nesse período, os serviços de urgência precisam de reforços, com aumento do número de ortopedistas. No ano passado, por conta de leis mais rigorosas, o número de acidentes caiu bastante em comparação com 2015: foram 1.704 acidentes, com 1.643 feridos e 106 mortes; contra, respectivamente, 2.824, 1.849 e 116. A entidade também registra traumas de mão, por quedas de pedestres portando garrafas cujo vidro se quebra ou por brigas, comuns nesta época, com risco de cortar um tendão ou nervo. Muitas vezes, alerta o diretor da Sbot nacional, esse trauma gera afastamento do trabalho e, eventualmente, sequelas para o resto da vida.

Comente agora

Entrevista com o cirurgião geral Dr. Antônio Carlos, e presença do cabeleireiro Jailson Alves. Assista

Saúde  Postado por Willyam Reis - 24/02 13:40h
Entrevista com o cirurgião geral Dr. Antônio Carlos, e presença do cabeleireiro Jailson Alves. Assista
Comente agora

Cirurgias por traumas sobem entre 40% e 60% no carnaval

Saúde  Postado por Willyam Reis - 24/02 08:13h
Cirurgias por traumas sobem entre 40% e 60% no carnaval

Os acidentes de trânsito aumentam, em média, 40% durante o carnaval e, em consequência, as cirurgias ou serviços de trauma em todo o Brasil sofrem aumento médio de 40% a 60%, informou o diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), Carlos Cesar Vassalo. Em todos os estados, a entidade vai distribuir, durante o carnaval, o folheto Carnaval Sem Traumas, cujo foco são as pessoas que dirigem depois de beber. “Quando se fala em acidentes automobilísticos, é que aumenta o número de politraumatismos nos serviços de urgência. São pacientes que têm múltiplas fraturas ou traumas de crânio ou de bacia, locais de grande perda de sangue, e você tem que equilibrar hemodinamicamente esse paciente o mais rápido possível”. Na época de carnaval, os serviços de urgência precisam ser reforçados, com o aumento do número de ortopedistas para atendimento a esses pacientes. Segundo Vassalo, no carnaval de 2016, por causa do bafômetro e da lei mais rigorosa, caiu de modo significativo o número de mortes nas rodovias federais.

Comente agora

Controlar hipertensão reduz em 42% risco de AVC; veja como monitorar

Saúde  Postado por Willyam Reis - 24/02 08:08h
Controlar hipertensão reduz em 42% risco de AVC; veja como monitorar

A hipertensão arterial, que muitas vezes acomete as pessoas sem que elas se deem conta disso e dos riscos que estão correndo, é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como o infarto de miocárdio, e o acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame. O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o de infarto. De acordo com Rogério Krakauer, cardiologista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), “o monitoramento médico é muito importante, uma vez que a hipertensão não costuma apresentar sintomas pronunciados”. O médico explica que mais da metade dos casos é diagnosticado somente a partir de 55 anos. “Essa disfunção acomete principalmente homens a partir dos 40 anos. As mulheres costumam apresentar mais incidência na menopausa, quando perdem a proteção do hormônio estrógeno”. Dentre as principais causas da hipertensão estão o sobrepeso/obesidade, má alimentação, consumo excessivo de sal e de álcool, vida sedentária, tabagismo, doenças orgânicas ou distúrbios hormonais.

Comente agora

Nutricionista dá dicas para amenizar os efeitos da ressaca

Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/02 21:22h
Nutricionista dá dicas para amenizar os efeitos da ressaca

O Carnaval de Salvador começou oficialmente na noite desta quarta-feira, 22, e para quem gosta de beber e vai aproveitar os dias de festas a nutricionista Suyan Araújo dá dicas dos alimentos que podem ser consumidos para amenizar os efeitos da ressaca. Segundo a nutricionista, a ressaca ainda não tem cura. “Podemos minimizar os sintomas com algumas dicas simples: beber muito líquido, fazer refeições leves, tomar banho gelado, beber café e descansar”, explicou. Confira dicas para curar a ressaca:

  1. Saladas, frutas e grelhados: Para metabolizar o álcool ingerido coma alimentos leves, como saladas, frutas e grelhados, para não dificultar a digestão e sobrecarregar os órgãos que trabalharam para processar o álcool.
  2. Evite alimentos processados: eles contêm carboidratos refinados como açúcar, farinha branca e corantes. Além de favorecer a intoxicação do corpo, estes alimentos ainda podem aumentar os sintomas da ressaca
  3. Gengibre e hortelã: é uma dupla interessante para combater o mal-estar alcoólico. Ajudam a diminuir a náusea.
  4. Alecrim e pimenta-vermelha: são bons para aliviar a dor de cabeça. Prepare uma sopa de legumes e usar o alecrim e a pimenta-vermelha como temperos.
  5. Chás: o boldo e o chá verde combinados ajudam a desintoxicar o fígado. É só aquecer a água e fazer a infusão.
  6. Frutas: O abacate regulariza o sistema circulatório. O ideal é consumir in natura.
  7. Hibisco: Como um dos efeitos do consumo de álcool é o inchaço e a retenção de líquidos, o hibisco pode contribuir para eliminar líquido. Use a versão desidratada da flor para preparar um refrescante chá gelado.
Comente agora

Microcefalia está ligada à 2ª e à 4ª semana da gestação humana, diz pesquisa

Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/02 20:54h
 Microcefalia está ligada à 2ª e à 4ª semana da gestação humana, diz pesquisa

Pesquisadores brasileiros conseguiram pela primeira vez reproduzir em laboratório o modelo mais realista das malformações congênitas causadas pelo vírus da zika, como a microcefalia. Eles também descobriram que ela está relacionada com a segunda e a quarta semana de gestação nos seres humanos. Antes, acreditava-se que o maior risco estava em outra fase da gravidez. “Nós pensávamos que a exposição crítica seria um pouco mais tardia, por volta do início do segundo trimestre. Mas, os nossos estudos mostram que não. Na realidade, ela é muito precoce”, explica José Xavier Neto, pesquisador do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). No entanto, o pesquisador Murilo Carvalho afirma que isso não significa que exista um período seguro de exposição. “Isso não quer dizer que nós estamos dizendo que existe uma janela segura de que as grávidas poderiam ser expor ao zika”, complementa. Ainda segundo os pesquisadores do LNBio, o estudo rastreou o caminho que o vírus da zika percorre no organismo dos seres humanos, com a ajuda do trabalho feito em camundongos saudáveis. Eles receberam a mesma quantidade de vírus que o Aedes aegypti pode transmitir ao picar o homem. Isso não havia sido feito ainda pelos cientistas. Os pesquisadores destacam neste mapeamento a hidrocefalia, que consiste no acúmulo de líquido no cérebro e pode até matar as células do sistema nervoso, além de reduzir o tamanho do cérebro. A hidrocefalia, segundo pesquisas anteriores, precede a microcefalia.

Comente agora

Psoríase: Saiba quais os principais cuidados com a pele

Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/02 18:39h
Psoríase: Saiba quais os principais cuidados com a pele

A psoríase, conhecida por causar manchas na pele, é um assunto ainda desconhecido para muitas mulheres, mas que com os cuidados certos pode ser ainda mais branda. A doença, que é genética e se caracteriza por placas vermelhas e descamativas no corpo - couro cabeludo, palma das mãos, dos pés e até mesmo nas unhas - pode provocar inflamações na pele se não for tratada adequadamente. De acordo com os dermatologistas, não há cura para a psoríase, mas o grande segredo para o tratamento da pele é a hidratação, feita com cremes hidratantes e muita ingestão de muita água, que ajudam a amenizar as crises. Se você tem psoríase, confira as dicas das dermatologistas Renata Sampaio e Letícia de Chiara para melhorar o aspecto e a saúde da pele.

Hidratação é fundamental: De acordo com a dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias, no Rio de Janeiro, o hidratante faz sempre parte da rotina de cuidados diária da mulher com psoríase. "A psoríase não tem cura mas tem controle. Uma boa hidratação da pele é fundamental para a melhor resposta ao tratamento, que pode ser feita através de cremes com alto poder de hidratação, óleos minerais e ingestão de água", explicou a especialista.

Comente agora

Quais os sintomas e como tratar a epilepsia em cães

Saúde  Postado por Débora Ayane - 23/02 16:30h
Quais os sintomas e como tratar a epilepsia em cães

Ver seu cãozinho ter uma crise epilética não é nada fácil. Mas, é preciso investigar as causas da doença para evitar que o animal sofra.Infelizmente, a doença é a mais comum na área neurológica. Ela acontece quando o seu cachorrinho tem espasmos ou convulsões provocadas por descargas elétricas dos neurônios.Existem dois tipos de epilepsia. A primeira, conhecida como idiopática, tem origem genética e aparece quando o animal ainda é um filhote. Os casos costumam ser mais comuns em machos de raça pura. As mais comuns são Keeshond, Pastor Alemão, Bernese Mountain, Irish Wolfhound, Pastor Belga, Vizsla, Labrador Retriever, Pastor Shetland, Teckel, Beagle e Golden Retriver.A epilepsia idiopática pode se intensificar com o passar do tempo ou pode estacionar, tudo isso vai depender da aplicação do tratamento adequado e da eficácia do mesmo.O segundo tipo é a secundária, quando as convulsões são provocadas por fatores que envolvem acidentes, tais como pancadas, choques e fatores psicológicos.

Comente agora

Brasil tem maior taxa de pessoas com depressão e ansiedade entre países da América Latina

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/02 15:54h
Brasil tem maior taxa de pessoas com depressão e ansiedade entre países da América Latina

Um relatório publicado, nesta quinta-feira (23), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o Brasil como o país com maior número de pessoas com depressão na América Latina. Segundo a pesquisa, 322 milhões de pessoas pelo mundo sofrem deste transtorno de saúde mental, representando 4,4% da população do planeta. No Brasil, a OMS estima que 5,8% da população seja afetada pela depressão, superando Cuba (5,5%), Paraguai (5,2%) e Chile e Uruguai, ambos com um percentual de 5%. De acordo com o dado global, as mulheres são as mais afetadas, com uma incidência de depressão de 5,1%. Entre os homens essa taxa é de 3,6%. Segundo os dados, 50% da população deprimida no mundo está na Ásia. A pesquisa aponta ainda que a depressão é a doença que mais contribui com a incapacidade no mundo, com uma taxa de 7,5%. Ela é também a principal causa de mortes por suicídio, registrando cerca de 800 mil casos por ano. A ansiedade é outro problema psicológico muito recorrente, com uma taxa de 3,6%, o que corresponde a 264 milhões de pessoas no mundo. Houve um aumento de 15% em comparação com 2015. Nesta lista o Brasil também desponta, com 9,3% de sua população com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Comente agora

Senhora reclama da falta de medicamento no CAPS de Santo Antônio de Jesus

Saúde  Postado por Débora Ayane - 23/02 15:16h
Senhora reclama da falta de medicamento no CAPS de Santo Antônio de Jesus

Em contato com a Rádio Andaiá FM nesta quinta-feira (23), a senhora Valdirene, moradora de Santo Antônio de Jesus afirmou que sua mãe está aguardando a mais de 40 dias a chegada dos remédios no CAPS de Santo Antônio de Jesus. Segundo ela, sua mãe tem aneurisma e está precisando de um medicamento que somente é distribuído pelo CAPS, entretanto está em falta, “tenho mais de oito meses buscando no CAPS, chego lá não tem a medecação, então eu procuro o neuro que passa a receita e eu compro o que resta, os outros eu não consigo, esse remédio é para minha mãe pegar peso para assim conseguir ser operada. Peço ao prefeito que tenha compaixão de conseguir o remédio, é só isso que eu quero, mais nada”, rogou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora

SAJ: CENTROSAJ realiza evento em prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis nesta quinta feira (23)

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/02 15:13h
SAJ: CENTROSAJ realiza evento em prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis nesta quinta feira (23)

Na manhã desta quinta-feira (23), a unidade de Saúde CENTROSAJ localizada na rua 7 de Setembro, centro de Santo Antonio de Jesus, realizará um evento para toda a população afim de informar as pessoas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). De acordo com a enfermeira chefe do local, Maria Antônia, as informações prevenidas sobre esse tema, principalmente em período de carnaval, são de grande importância para a comunidade, “temos que dar continuidade para essa prevenção, e fazer com que a população vá para a folia com responsabilidade. No evento, haverá aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, testes rápidos para DSTs e brindes”, disse.

De acordo com a enfermeira, a conscientização é a melhor arma contra esses tipos de doenças em períodos festivos, “a atenção primária é a porta de entrada, nós trabalhamos dando este tipo de atenção à saúde e na reabilitação dos pacientes de volta a sociedade”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Saiba como funciona o adesivo para Alzheimer do SUS e veja quem tem direito a ele

Saúde  Postado por Débora Ayane - 23/02 14:43h
Saiba como funciona o adesivo para Alzheimer do SUS e veja quem tem direito a ele

O Mal de Alzheimer é uma doença ainda sem cura que atinge principalmente as pessoas idosas e é conhecida principalmente por provocar esquecimentos.Apesar de o Alzheimer ser incurável, os pacientes podem e devem receber tratamento para retardar seu avanço e aliviar os sintomas, melhorando sua qualidade de vida e também a dos seus familiares.A Doença de Alzheimer se caracteriza como a perda das funções cognitivas, como memória, atenção, orientação e linguagem, resultante da morte das células do cérebro.Até o momento, ainda não se sabe ao certo por que essa doença se desenvolve. Apesar disso, os pesquisadores conseguiram identificar três alterações cerebrais causadas pelo Alzheimer.A primeira delas é o depósito da proteína beta-amiloide, que é produzida em excesso e se acumula em forma de placas. A segunda alteração é a formação de emaranhados neurofibrilares.Por fim, a terceira modificação cerebral observada é a diminuição da quantidade de neurônios e das ligações entre eles, que culmina na redução do tamanho do cérebro.

Conheça o adesivo para Alzheimer distribuído pelo SUS

Comente agora

Ar-condicionado em excesso causar broncopatias em pets

Saúde  Postado por Débora Ayane - 23/02 13:29h
Ar-condicionado em excesso causar broncopatias em pets

Se para os seres humanos não é fácil enfrentar as altas temperaturas deste verão, para os pets, o problema pode ser ainda maior. Afinal, diferentemente das pessoas, a maioria deles é coberta por pelos, o que, quase sempre, piora a sensação de calor. Por isso, muitos donos procuram aliviar o sofrimento de seus bichinhos de estimação, utilizando pedras de gelo durante o banho ou ligando ventiladores e aparelhos de ar-condicionado dentro de casa por muito mais tempo do que o necessário. “Embora façam isso com a melhor das intenções, alguns tutores não sabem que tais medidas aumentam o risco de broncopatias entre os pets”, diz a Dra Priscila Larrussa, veterinária da Petz.Segundo a médica veterinária, tudo indica que situações como essa têm sido bastante recorrentes, ultimamente, já que o número de casos de doenças como pneumonia e bronquite registrado nas clínicas veterinárias da Petz, por exemplo, cresceu consideravelmente neste verão.

Comente agora

Como o álcool age sobre o cérebro? Ciência explica bebedeira

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/02 11:00h
Como o álcool age sobre o cérebro? Ciência explica bebedeira

Durante a folia, quem não quer tomar uma bela cerveja gelada ou um sacolé alcoólico? Mas, é bom saber que o álcool, além de dar aquela sensação de relaxamento, também afeta diretamente vários órgãos importantes do nosso corpo, em especial o cérebro. Se for consumido em doses excessivas, então, os danos podem ser irreversíveis. Bebidas alcoólicas, por mais leves que sejam (com teor inferior a 3% sobre cada litro), entram na corrente sanguínea rapidamente depois de serem absorvidas pelo estômago e pelo duodeno e de serem despejadas no fígado, que atacará a substância estranha para eliminá-la do organismo. Da corrente sanguínea, chegar ao cérebro é questão de minutos. Poucos minutos. “O álcool é uma droga que age do fio de cabelo até o dedão do pé. Mas a ação farmacológica inicial mais identificável é o efeito cerebral, caracterizado por certo torpor e sensação de relaxamento. Em doses pequenas, o efeito pode ser agradável. Mas se as doses forem aumentadas de forma aguda, o torpor é mais intenso e pode até levar ao coma – o que é raro, mas não improvável”, alerta o médico Ronaldo Laranjeira, da Unifesp.

Primeiro nos neurotransmissores:

Comente agora

Viagens na gravidez precisam de cuidados especiais; saiba mais

Saúde  Postado por Débora Ayane - 22/02 17:35h
Viagens na gravidez precisam de cuidados especiais; saiba mais

Às vésperas do Carnaval, já é hora de preparar a viagem para encontrar a família ou aproveitar a data para descansar longe de casa. Para que a viagem não tenha contratempos, é importante tomar alguns cuidados com a saúde, principalmente durante a gravidez.Planejar férias ou viajar a trabalho durante a gravidez é possível, desde que alguns cuidados sejam tomados para garantir a saúde da mãe e do bebê. A gestante deve sempre conversar com seu médico sobre as viagens durante a gestação. Para percursos de automóvel, não existe restrição, mas é essencial fazer paradas para caminhar um pouco e se alimentar bem. Em geral, os médicos recomendam que as gravidas parem de viajar por volta da 36ª semana. Para viagens de avião, o cenário é diferente.

Comente agora

Ereções espontâneas: por que acontecem? Especialista responde; assista!

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/02 01:24h
Ereções espontâneas: por que acontecem? Especialista responde; assista!

Assista o que diz o especialista abaixo:

Comente agora

Anvisa proíbe marca de anticoncepcional por risco máximo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/02 20:45h
Anvisa proíbe marca de anticoncepcional por risco máximo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um comunicado que determina a suspensão do método contraceptivo permanente Essure, registrado no Brasil pela empresa Commed Produtos Hospitalares e fabricado pelo grupo alemão Bayer. Segundo o órgão do governo, relatórios técnico-científicos e alertas emitidos pelo departamento de saúde do governo do Canadá mostram que esse contraceptivo pode provocar sérios danos, como “alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidade”. Por isso, a Anvisa o classificou como de “risco máximo”. Com a decisão, o produto não pode mais ser importado, vendido, distribuído, usado ou divulgado em todo o território nacional. Segundo a Commed, cerca de 6 mil mulheres no Brasil colocaram o Essure desde 2009, quando foi liberado no país. No mundo, a empresa afirma que mais de 800 mil já realizaram o procedimento. Esse tipo de contracepção, que é irreversível, consiste em um dispositivo de titânio e níquel que é implantado no início da tuba uterina, expandindo-se ao ser liberado e provocando uma reação na qual as trompas são completamente obstruídas em 90 dias.

Comente agora

Falta de remédio na rede pública eleva gastos com tratamento em até 590%

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/02 20:03h
Falta de remédio na rede pública eleva gastos com tratamento em até 590%

Diabetes e pressão alta são dois dos males mais comuns enfrentados por brasileiros. Mas é comum faltar remédio para seu tratamento na rede pública de saúde. Nesses casos, o prejuízo no orçamento pode chegar a até R$ 116 a cada ida à farmácia, segundo levantamento da plataforma de comparação de preços do setor Cliquefarma. A pesquisa considerou os três medicamentos mais usados para tratar os dois problemas. A situação é mais complicada para quem tem diabetes – 16 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o equivalente a 8,1% da população. De acordo com o Cliquefarma, uma caixa com 28 comprimidos do Januvia 50 mg sai entre R$ 81,90 e R$ 116,84, uma variação de 42,66%. "O ideal é que se tenha acesso a esse tipo de medicamento na rede pública; no entanto, quando estão em falta, ficar sem tomar não é uma opção", diz Ângelo Alves, fundador do Cliquefarma. "Nesses casos, fazer uma pesquisa extensa para encontrar o menor preço pode ajudar a diminuir o prejuízo", recomenda. A menor variação encontrada entre os seis medicamentos avaliados foi quanto ao mais usado para o controle da diabetes, o Aglucose 100mg com 30 comprimidos. No valor mais alto, chega a custar R$ 40,56, 30,25% a mais do que o preço mais baixo, de R$ 31,14.

Comente agora

Anvisa suspende propaganda da fosfo, a “pílula do câncer”

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/02 18:53h
Anvisa suspende propaganda da fosfo, a “pílula do câncer”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão das propagandas dos suplementos a base de fosfoetanolamina das marcas Quality Medical Line e New Life. As medidas, publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira foram motivadas pela divulgação de possíveis propriedades terapêuticas dos produtos pela publicidade das marcas, o que é proibido pela legislação sanitária brasileira. As resoluções citam especificamente as propagandas divulgadas nas páginas das marcas no Facebook, mas ressaltam que as determinações se estendem a qualquer mídia. Na página da Quality Medical Line no Facebook, a fosfoetanolamina é apresentada como um suplemento que “fortalece seu sistema imunológico e inibe disfunções celulares e metabólicas”. A suposta propriedade anti-câncer não é diretamente mencionada, mas a descrição do produto afirma que o suplemento “ativa a eliminação das células defeituosas de forma controlada”. Já o suplemento da New Life, produzido por um grupo diferente, alega que o produto foi desenvolvido com base nos estudos de uma cientista canadense.

Comente agora

Tamanho do crânio do bebê pode indicar má formação

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/02 18:25h
Tamanho do crânio do bebê pode indicar má formação

Como é possível a cabeça de um bebê passar pelo canal vaginal de uma mulher na hora do parto? Essa é uma curiosidade de toda mãe e cuja resposta pode ajudar a prevenir problemas estéticos e até de desenvolvimento neurológico dos recém-nascidos. Diferentemente dos adultos, o crânio dos bebês não é formado por uma peça única, mas sim por peças ósseas ligadas por tecidos fortes chamados suturas. Por serem flexíveis, as suturas, além de facilitarem a contração da cabeça do bebê no momento do parto, fazendo com que ela consiga passar pelo canal vaginal, também permitem que, após o nascimento, o cérebro da criança continue a crescer dentro da calota craniana. "Isso ocorre de forma bastante rápida até o segundo ano de vida, período em que as suturas vão se expandindo até que as placas ósseas do crânio se tornem uma peça única. Por isso, quando uma sutura se fecha antes do tempo, acarreta o que chamamos de cranioestenose, ou seja, uma deformação na cabeça que pode afetar a cognição e a visão da criança", explica o Dr. Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Comente agora

Instituto Adolfo Lutz vai desenvolver novo teste de tuberculose

Saúde  Postado por Anacley Souza - 21/02 18:09h
Instituto Adolfo Lutz vai desenvolver novo teste de tuberculose

O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, vai trabalhar com o setor privado para desenvolver um teste diagnóstico de tuberculose mais rápido, barato e informativo do que os atuais. O projeto é fruto de uma parceria entre o governo paulista e a Embaixada do Reino Unido, que vai investir cerca de R$ 1,4 milhão na iniciativa, batizada de Inovação Aberta em Saúde. Em contrapartida, o Adolfo Lutz colocará à disposição seu acervo de material biológico (amostras de tecidos e microrganismos), sua infraestrutura laboratorial e recursos humanos. "Poucos países no mundo têm o acervo de amostras que o Adolfo Lutz tem; isso é preciosíssimo", disse ao jornal O Estado de S. Paulo o secretário da Saúde, David Uip. O governo estima que sua contrapartida seja equivalente a um investimento de R$ 900 mil. A empresa parceira será selecionada por um processo de chamamento público, que será lançado em março. O edital será aberto a estrangeiros, mas o teste deverá ser desenvolvido e fabricado no Brasil.

Processo: O diagnóstico da tuberculose hoje é um processo lento e fragmentado, que exige diversas análises.

Comente agora

Lote de Paracetamol genérico tem venda e uso suspensos pela Anvisa

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/02 12:16h
Lote de Paracetamol genérico tem venda e uso suspensos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso de um lote do medicamento genérico Paracetamol 200 mg/mL solução oral gotas 15 mL, fabricado pela empresa Greenpharma Química e Farmacêutica Ltda. De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21), o lote 615, com validade até novembro deste ano, apresentou "solução de coloração amarelo escuro e com formação de cristais insolúveis, bem como resultados insatisfatórios para os ensaios de determinação de volume, por apresentar volume médio inferior ao volume declarado, e de doseamento, por conter teor abaixo da quantidade declarada de paracetamol". A empresa deve promover o recolhimento de todo o estoque existente no mercado.

Comente agora

Ministério da Saúde lança em Salvador campanha pelo uso de preservativo no Carnaval

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/02 12:12h
 Ministério da Saúde lança em Salvador campanha pelo uso de preservativo no Carnaval

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançou nesta terça-feira (21) em Salvador a campanha pelo uso do preservativo durante o Carnaval. Os jovens são o foco dessa campanha, já que entre 2004 e 2013 houve queda no uso do preservativo entre aqueles de 15 a 24 anos: o índice caiu de 58,4% para 56,6% entre os parceiros eventuais e de 38,8% para 34,2% entre os fixos. Entre os jovens de 13 a 17 anos, 35,6% não usaram camisinha em sua primeira relação sexual – 31,3% das meninas e 43,02% dos meninos. Os jovens de 16 e 17 anos que não usaram preservativo na primeira relação sexual são 31,8% e de 13 a 15 anos, 40%. “Cabe aos estados e municípios a execução da tarefa de fazer com que o material chegue até as pessoas e que façamos a testagem para que esses brasileiros que têm o vírus HIV e não sabem possam iniciar o seu tratamento”, observou Barros, sobre a distribuição dos preservativos no Carnaval.

Comente agora

Marroquina de Argan é falsificada e Anvisa suspende produto

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/02 23:35h
Marroquina de Argan é falsificada e Anvisa suspende produto

O produto cosmético Marroquina Argan, que contém o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa Elza Indústria e Comércio de Cosmético Ltda, foi falsificado, de acordo com a empresa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou o componente formaldeído no produto, o que não faz parte da composição original da Marroquina de Argan. Com isso, a Agência suspendeu e determinou a apreensão do produto em todo o território nacional.

Comente agora

Pesquisadores desenvolvem algoritmo para teste de autismo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/02 22:35h
Pesquisadores desenvolvem algoritmo para teste de autismo

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte desenvolveram um algoritmo que ajuda a detectar autismo em bebês. Os testes mostraram uma taxa de 81% de precisão e 88% de sensibilidade (taxa de positividade do teste). Os cientistas preparam o algoritmo para encontrar sinais prematuros de autismo usando exames cerebrais e fazendo os três sinais mais comuns: a superfície, o volume do cérebro e o sexo do bebê (autismo é mais comum em homens). A inteligência artificial foi capaz de detectar autismo em bebês entre 6 e 12 meses, a maioria foi diagnosticada com autismo ao completarem dois anos de idade. Segundo os pesquisadores, é difícil encontrar exames cerebrais de bebês e na maioria das vezes esses exames tem um alto custo.

Comente agora

Esfoliantes podem fazer mais mal do que bem; saiba porquê

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/02 20:49h
Esfoliantes podem fazer mais mal do que bem; saiba porquê

Os esfoliantes são amplamente usados em rituais de beleza no mundo todo. O creme com partículas abrasivas é usado na pele para remover pele morta, impurezas e sujeira, porém o que muitos não sabem é que as bolinhas responsáveis por limpar profundamente a pele são, muitas vezes, plásticos que vão parar direto nos oceanos, revela o HuffPost Brasil. As pequenas esferas de metal usadas nos esfoliantes podem estar presentes também nas pastas de dente. Por medirem apenas um milímetro, no máximo, passam facilmente pelos sistemas de limpeza de tratamento de água e esgoto e vão parar direto nos rios e mares, impactando na vida marinha e em todo o ecossistema. Pior: por serem tão pequenas, as bolinhas acabam sendo ingeridas pelos animais e acabam parando no seu prato. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, concluíram que pessoas que comem frutos do mar ingerem, todos os anos, mais de 11 mil pequenos pedaços de microplástico. "Esses materiais podem ficar acumulados até o final da cadeia e podemos consumir animais infectados", afirma a oceanógrafa e doutoranda da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), Ana Luzia Lacerda, em entrevista ao site.

Comente agora

Brasil registra queda em casos de doenças transmitidas pelo 'Aedes'

Saúde  Postado por Anacley Souza - 20/02 18:11h
Brasil registra queda em casos de doenças transmitidas pelo 'Aedes'

O Brasil registrou uma queda significativa de casos de dengue, zika e chikungunya neste ano em comparação com o mesmo período de 2016. Foram contabilizados em janeiro 21.174 pacientes com dengue. A marca é 10 vezes menor do que o notificado ano passado: 212.510 casos. A chikungunya, por sua vez, foi responsável por 3.754 notificações, bem menos do que os 15.420 reportados em 2016. A zika causou 316 infecções. Em janeiro do ano passado, haviam sido contabilizados 30.683 registros. De acordo com o Ministério da Saúde, os números apresentados no boletim deste ano poderão ser atualizados. Não há, no entanto, expectativa da pasta de que haja uma mudança muito significativa dos indicadores apresentados nesta sexta. (Estadão Conteúdo)

Comente agora

5 dicas para sua garrafa d’água não ficar cheia de bactérias

Saúde  Postado por Débora Ayane - 20/02 14:53h
5 dicas para sua garrafa d’água não ficar cheia de bactérias

O alerta soou com uma investigação do instituto americano Treadmillreviews.net, especializado em dados sobre esteiras ergométricas, que analisou a presença de bactérias em garrafas usadas por 12 praticantes de atividade física durante uma semana sem passar por lavagem.O resultado foi assustador: em alguns casos foram encontrados mais germes do que em vasilhas para alimentar cachorros! A primeira colocada no ranking da contaminação foi a garrafinha conhecida como slide top, aquela em que a tampa precisa ser deslizada para que o usuário tenha acesso ao líquido. Logo depois ficaram as do tipo squeeze (que esguicham a água direto na boca), seguidas pelos modelos com tampa de atarraxar.Na avaliação, os recipientes que têm um canudo embutido interno foram os que apresentaram o menor número de bactérias. Segundo os autores do inquérito, isso acontece porque as gotas ficam acumuladas na base do canudo, em vez de se concentrarem na superfície exposta, local mais atraente para os micróbios se instalarem.

Comente agora

Lote do extrato de tomate Quero é proibido por presença de pelo de roedor

Saúde  Postado por Willyam Reis - 20/02 09:49h
Lote do extrato de tomate Quero é proibido por presença de pelo de roedor

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização de um lote do extrato de tomate Quero. De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), um laudo de análise fiscal apontou a presença de pelo de roedor acima do limite de tolerância. A empresa fabricante, Heinz Brasil, deve recolher todo o estoque do lote L. 11 07:35 existente no mercado. (BN)

Comente agora

Rola sexo menstruada? Especialista tira as dúvidas; assista!

Saúde  Postado por TV Voz da Bahia - 20/02 00:52h
Rola sexo menstruada? Especialista tira as dúvidas; assista!

Assista a dica do especialista abaixo:

Comente agora

Gastar energia é a solução para uma vida longa e saudável

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/02 14:39h
Gastar energia é a solução para uma vida longa e saudável

Nas últimas décadas observamos um crescimento enorme da divulgação de que a atividade física é benéfica à saúde. Isso suscitou a multiplicação do número de academias, muito mais espaço na mídia, novos e atraentes métodos, dietas revolucionárias, o aparecimento da figura do personal trainer e, mais recentemente, os blogs e páginas do Twitter, Facebook, Instagram, etc. Com exceção dos enganadores, marketeiros – vendedores de ilusão que não têm nenhum conhecimento, mas apregoam dietas e exercícios milagrosos, mascarados na alegação de que somente estão divulgando o que fazem – tudo isso é sensacional. Sem dúvida a prática de exercícios e a adoção de hábitos mais saudáveis implica na melhora da saúde e da qualidade de vida, na diminuição do absenteísmo, em menores gastos e menores filas nos serviços de saúde, menos utilização de remédios e aumento na expectativa de vida. Sabemos também que a carga de exercícios ideal é individual. O que fazer, como e quanto é relativo ao indivíduo, e os exames clínicos, as avaliações, os testes físicos são importantes para a identificação das características individuais, potencialidades e fatores limitantes que vão orientar a montagem do programa de treinamentos. Porém existe outro aspecto igualmente importante que não envolve profissionais da área e só depende de cada um. Segundo a Organização Mundial de Saúde quem gasta menos de 500 calorias por semana é considerado sedentário; entre 501 e 1.999 calorias/semana são moderadamente ativos e acima de 2.000 calorias/semana são ativos.

Comente agora

Spray de espuma e maquiagem excessiva no Carnaval podem lesionar os olhos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/02 12:04h
Spray de espuma e maquiagem excessiva no Carnaval podem lesionar os olhos

Produtos comuns no Carnaval, o spray de espuma e a maquiagem podem ser um problema para a saúde dos olhos. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Sáfady alerta que as lesões causadas por spray de espuma podem comprometer a visão. "Quando a espuma cai nos olhos, pode causar vermelhidão, sensação de areia nos olhos, dor e todo tipo de reação alérgica", explica. Caso isso ocorra, o primeiro passo, segundo ele, é lavar a área afetada com água corrente e, se não melhorar, procurar um médico. O oftalmologista desaconselha a automedicação, pois existe o risco de complicar ainda mais a situação. A carioca Larissa Ribeiro, 28, precisou de atendimento de emergência depois de ser atingida por spray em um bloco de rua, na capital fluminense. "Uso lentes de contanto, então foi pior ainda. Minha vista ficou totalmente irritada e não conseguia enxergar direito. Detesto esses sprays, deviam ser proibidos", comentou. A maquiagem excessiva é outro problema comum no Carnaval, de acordo com o médico. "É preciso cuidado ao usar sombras com purpurina ou glitter, pois caso caia na vista, o material pode arranhar a córnea ou se alojar na pálpebra, causando irritação", explica. O oftalmologista adverte que o lápis de pintura também pode ser um vilão para os olhos. "Na parte interior das pálpebras, onde é utilizado, ficam as glândulas de meibômio, responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. A obstrução dessas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, podendo causar terçol", explica Marcus Sáfady, lembrando que a remoção da maquiagem antes de dormir é fundamental para retirar quaisquer resíduos prejudiciais à visão.

Comente agora

Diabetes: quando a cirurgia bariátrica é indicada, afinal?

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/02 09:39h
Diabetes: quando a cirurgia bariátrica é indicada, afinal?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de adultos com diabetes tipo 2 quadruplicou nas últimas quatro décadas, passando de 108 milhões de pessoas em 1980 para 422 milhões atualmente. No Brasil, a porcentagem de pessoas com a doença passou de 5% para 8,1% no mesmo período. Em 2014, foram 71.700 mortes causadas no país pela doença. O diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo de uma pessoa torna-se resistente à insulina, o hormônio que controla os níveis de glicose no sangue. O excesso de peso é um fator de risco importante para a doença. Em geral, a doença é controlada por meio da aplicação de injeções de insulina e de outros medicamentos. Mas, nos últimos anos, diversas linhas de pesquisa têm analisado o papel da cirurgia bariátrica ou metabólica, popularmente conhecida como redução de estômago, para o controle eficaz da doença em longo prazo. Tanto que, uma diretriz assinada por 45 entidades mundiais, entre elas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), publicada no primeiro semestre de 2016 na revista Diabetes Care, aponta a operação como uma opção a ser considerada no tratamento do diabetes tipo 2 para pacientes com índice de massa corpora (IMC) entre 30 e 35.

Comente agora

Maratona de folia requer alguns cuidados com o corpo e a saúde

Saúde  Postado por Anacley Souza - 19/02 06:44h
Maratona de folia requer alguns cuidados com o corpo e a saúde

‘Deu Onda’, ‘Me Libera Nega’ ou ‘Santinha’? As opções poderiam ser para definir qual será o hit do carnaval de 2017, mas, em tom de brincadeira, também podem indicar qual o nome da virose que costuma pipocar nos postos de saúde no fim da folia. “Todos os anos, percebemos o aumento de 25% no movimento dos postos, normalmente 7 ou 10 dias depois das festas”, explica a sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Ana Paula Pitanga. O Carnaval é um período favorável a circulação dos vírus e bactérias, porque há aglomerações de pessoas. Para este ano, está previsto a chegada de 800 mil turistas, segundo informações da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur). Com o volume de pessoas nas ruas, os especialistas recomendam alguns cuidados para minimizar os efeitos da maratona da festa.

Doenças: Entre as doenças mais comuns, além dos resfriados e gripes, causados por vírus, há outras que podem ser provocadas por diferentes tipos de agentes (vírus ou bactéria), como a amigdalite, mononucleose (doença do beijo), diarreias, herpes, conjuntivite, meningite e, nos casos de contatos mais íntimos, as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Comente agora

Chikungunya pode causar doença vascular crônica, revela estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/02 17:52h
Chikungunya pode causar doença vascular crônica, revela estudo

A dona de casa Edinilza Marques da Silva, de 38 anos, não escapou do surto de chikungunya que se instalou em Recife em outubro do ano passado. Foram cerca de oito dias calejados pelos sintomas da doença: febre, dor intensa, fraqueza que a impedia de ficar em pé. Quinze dias depois, ela precisou voltar ao posto de saúde. As pernas estavam inchadas e roxas na altura dos tornozelo.

A dor a impedia de caminhar: Edinilza foi uma das pessoas atendidas no Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, que acaba de divulgar o resultado de uma pesquisa mostrando pela primeira vez que a chikungunya pode provocar doenças vasculares crônicas, como linfedemas (acúmulo de líquido devido ao bloqueio do sistema linfático). Em alguns casos, irreversíveis. "Os resultados mostraram que 50% dos pacientes acompanhados ainda continuam com inchaço nas pernas na fase crônica da doença, ou seja, com três meses ou mais após os sintomas agudos da chikungunya. Alguns estão com esse quadro há mais de um ano. Ainda não sabemos a porcentagem de pacientes que vão evoluir para linfoedemas na população em geral.

Comente agora

Câncer de rim: avanço em tratamento é anunciado

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/02 15:35h
Câncer de rim: avanço em tratamento é anunciado

A companhia farmacêutica suíça Roche afirmou neste sábado que uma combinação de seu remédio de imunoterapia Tecentriq e seu remédio para câncer Avastin mostraram resultados encorajadores na fase 2 do teste para tratar um tipo de câncer de rim. O estudo descobriu que a combinação tinha um "perfil de segurança gerenciável" quando usado para carcinoma da célula renal (mRCC) localmente avançado ou metastático. Os testes mostraram uma eficácia promissora comparado com o tratamento padrão para mRCC, o sunitinib, vendido pela Pfizer sob o nome de Sutent. "Os resultados da fase 2 dão suporte à racional científica para potencialmente combinar o Tecentriq e o Avastin em pessoas com esse tipo de câncer do rim", disse a Roche em comunicado. O carcinoma de célula renal é o tipo mais comum de câncer do rim, disse a companhia, acrescentando que atualmente apenas uma em 10 pessoas vivem mais de cinco anos após serem diagnosticadas com a doença. A Roche disse também estar avaliando o mesmo tratamento combinado, novamente em comparação com o sunitinib, em uma fase 3 do estudo em pessoas que não foram tratadas anteriormente, com RCC localmente avançado ou metastático.

Comente agora

Dieta mediterrânea pode prevenir degeneração macular, diz estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/02 13:34h
Dieta mediterrânea pode prevenir degeneração macular, diz estudo

A dieta mediterrânea é um modelo nutricional inspirado nos padrões alimentares adotados em países como Itália e Grécia. Os alimentos tradicionalmente mais consumidos incluem cereais, frutas, legumes, azeite, peixes e nozes. Carne e derivados de leite são consumidos em pouca quantidade. Já o vinho e o suco de uva integral são altamente recomendados, mas em doses moderadas. Ao longo dos anos, estudos têm demonstrado os efeitos benéficos sobre a longevidade e a saúde. Existem variantes dessa dieta, ainda pouco estudadas, que são contribuições de outros países banhados pelo Mediterrâneo, como França, Espanha, Portugal, Marrocos, Turquia etc. Tudo vai depender da produção agrícola e de fatores culturais e religiosos. Estudo realizado em Coimbra, Portugal, revelou que esse tipo de alimentação pode efetivamente reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Mais de 880 portugueses com idade superior a 55 anos foram avaliados no projeto “Eye Study Coimbra”, sendo que os pesquisadores encontraram menor incidência de DMRI entre aqueles que se alimentavam mais de legumes, frutas, peixes e verduras. O elemento surpresa da pesquisa se refere ao café. Além de descobrirem o lado benéfico e preventivo das vitaminas C, E e do betacaroteno, também perceberam que a cafeína torna as pessoas menos propensas à degeneração macular – doença que é uma das principais causas da perda de visão depois dos 50 anos.

Comente agora

Ministério da Saúde confirma mais sete mortes por febre amarela

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/02 11:57h
Ministério da Saúde confirma mais sete mortes por febre amarela

Mais sete pessoas morreram em decorrência da febre amarela nos últimos dois dias e mais 20 casos da doença nos estados de Minas Gerais, do Espírito Santo e de São Paulo. Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Saúde, desde o início do ano, dos 200 óbitos suspeitos de febre amarela notificados, 89 foram confirmados, 108 continuam sob investigação e três foram descartados. As mortes provocadas pela febre amarela ocorreram em Minas Gerais (77), no Espírito Santo (9) e em São Paulo (3). A pasta afirma que 1.258 casos foram notificados neste ano, sendo 263 confirmados. Do total, 882 são investigados e 113 foram descartados. Do total de registros, 1.032 foram em Minas, 163 no Espírito Santo, 16 em São Paulo, 15 na Bahia, 6 no Tocantins e um caso no Rio Grande do Norte. Para conter o avanço da doença, o Ministério da Saúde enviou 12,7 milhões de doses extras da vacina contra a doença para os estados com registros de casos e para localidades na divisa com áreas que tenham casos notificados. Até o momento, Minas Gerais recebeu 5,5 milhões de doses extras do imunizante, São Paulo, 2,75 milhões de doses; Espírito Santo, 2,5 milhões; Rio de Janeiro, 1,05 milhão e a Bahia, 900 mil. O montante, segundo o ministério, é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados.

Comente agora

Vasectomia não tem efeito colateral, diz especialista

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/02 11:23h
Vasectomia não tem efeito colateral, diz especialista

Vista com desconfiança por uma porcentagem significativa dos homens, a vasectomia é uma cirurgia simples que funciona como método contraceptivo sem nenhum efeito colateral. É o que garante o urologista/andrologista e diretor da Clínica do Homem, Francisco Costa Neto. Segundo ele, “a cirurgia impede a presença de espermatozoides no sêmen, impedindo a fertilização da mulher no ato sexual e não inibe a ereção”. Apesar da maioria dos homens terem receio de perderem a virilidade após o procedimento, a vasectomia é uma cirurgia segura, que não altera o desempenho sexual. “Já fiz cerca de 5 mil procedimentos e nunca houve um caso de reversão espontânea e nenhuma queixa “, garante o especialista. Apenas homens com mais de 25 anos ou com mais de 18 que já tenham dois filhos vivos podem fazer a esterilização, conforme prevê a legislação, no entanto, nos casos em que a gestação da parceira pode trazer riscos à vida da mulher, a cirurgia também é permitida. “A cirurgia pode ser feita com ou sem bisturi. No primeiro caso, é feito um pequeno corte de aproximadamente 1-2 cm na bolsa escrotal. É feita então a ligadura, corte dos canais deferentes e amarração das pontas. A pele é fechada com um ou dois pontos de fio absorvível”, explicou o médico. Ele enfatizou ainda que, trata-se de um procedimento reversível e que apenas 5% dos pacientes mudam de idéia com o tempo, e optam por reverter à vasectomia.

Comente agora

Combate ao Aedes aegypti mobilizou número recorde de militares em 2016

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/02 10:36h
Combate ao Aedes aegypti mobilizou número recorde de militares em 2016

O ano de 2016 representou um recorde de mobilização de militares nas chamadas ações subsidiárias. Essas atuações consistem em apoio a eventos comunitários, ações cívico-sociais e campanhas de saúde pública. No ano passado, em meio ao aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito, a mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti fez com que fossem às ruas 67,6 mil militares do Exército. O mutirão ocorreu com objetivo de identificar e extinguir focos do inseto em diversas cidades. O recorde anterior de envolvimento de militares nessas ações havia sido em 2011, quando 11,8 mil foram acionados. A quantidade de operações desenvolvidas no ano passado também foi a mais alta dos últimos dez anos: 27. No ano em que menos participou dessas atividades, o Exército desenvolver 14 operações, em 2006. Em dez anos, foram desenvolvidas 245 operações, com emprego de 132 mil pessoas. As naturezas das atuações aqui também são diversas, indo desde escavação de poços e distribuição de água no interior de estados do Nordeste a apoio a comunidades indígenas da região amazônica por intermédio dos pelotões especiais de fronteira. Entre as ações subsidiárias desenvolvidas pelo Exército ainda está a execução de obras de engenharia em diversas regiões do País, como parte dos esforços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Comente agora

Sedentarismo aumenta o risco de demência tanto quanto genética

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/02 08:19h
Sedentarismo aumenta o risco de demência tanto quanto genética

Ter um estilo de vida sedentário pode aumentar seu risco de demência tanto quanto uma predisposição genética para a doença. Pior ainda, não praticar atividade física regularmente pode anular o efeito protetivo de um conjunto saudável de genes. A conclusão é de um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Alzheimer’s Disease. No estudo, pesquisadores da Universidade McMaster em Hamilton, Ontario, no Canadá, acompanharam mais de 1 600 adultos com 65 anos ou mais durante cinco anos. Os resultados mostraram que idosos com um estilo de vida sedentário apresentaram o mesmo risco de demência daqueles que carregaram a mutação genética APOE, principal fator de risco genético para a doença. Por outro lado, as pessoas que se exercitaram pareciam ter menor probabilidade de desenvolver demência do que aqueles que não praticavam atividade física, mesmo que não carregassem o gene de risco. “Ser inativo pode anular completamente o efeito protetivo de um conjunto saudável de genes”, disse Jennifer Heisz, principal autora do estudo, ao site especializado Health News.

Comente agora

Unidades da Hemoba promovem Sabadão Solidário para reforçar os estoques de sangue

Saúde  Postado por Anacley Souza - 18/02 07:36h
Unidades da Hemoba promovem Sabadão Solidário para reforçar os estoques de sangue

Com o objetivo de manter os estoques de sangue em nível seguro durante o período de carnaval, várias unidades de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia(Hemoba) promovem, mais uma vez, o Sabadão Solidário, hoje(18). O evento dá oportunidade aos interessados, que tem dificuldade de comparecer durante a semana nos pontos de coleta, de fazer a doação de sangue ou o cadastro de medula óssea. As unidades de Alagoinhas, Camaçari e Itapetinga irão realizar a ação enquanto o hemocentro de Salvador, localizado na Ladeira do HGE, vai abrir com horário estendido. A expectativa é de conseguir atrair o máximo possível de doadores e se preparar para as possíveis demandas de emergência durante os próximos dias de festa. O Sabadão Solidário é um projeto primordial devido a sua funcionalidade em captar e fidelizar doadores, através de estímulos em horários especiais.

Recomendações: Estar em boas condições de saúde; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior); estar alimentado (evitando alimentação gordurosa 4 horas antes); pesar acima de 50 kg e apresentar documento original com foto (emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional). O candidato não deve ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e não deve fumar por pelo menos 2 horas.

Comente agora

Dependência química faz pessoas se internarem durante o Carnaval para fugir de excessos

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/02 00:05h
Dependência química faz pessoas se internarem durante o Carnaval para fugir de excessos

Além de um período de muita música e curtição, o carnaval também é conhecido pelo uso excessivo de drogas lícitas ou ilícitas. Por conta disso, a festa acaba se tornando um problema para pessoas que tentam se livrar da dependência química. Na tentativa de fugir de uma possível recaída, alguns dependentes se internam voluntariamente em clínicas de tratamento. "Ano passado eu me internei por prevenção. Sou dependente químico de múltiplas substâncias. No carnaval, por ser uma festa muito agitada, na qual Salvador se modifica muito, optei por ficar em uma clínica", contou um paciente que preferiu não se identificar. Em 2016, ele temia uma recaída no período momesco, principalmente por não contar com o apoio da família. "Minha esposa me abandonou e minha família também por causa do abuso de drogas. Nem eu estava conseguindo conviver comigo mesmo, imagine eles", comentou. Neste ano, o paciente decidiu não se internar por estar mais confiante e ter novamente o apoio dos familiares. Para Tamara Grimaldi, coordenadora do serviço de internamento da Clínica Fênix, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o mais importante é mostrar que não é necessário se privar da diversão, mas aprender que o uso de drogas não é necessário.

Comente agora

Atividades físicas não ajudam na perda de peso, diz estudo

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/02 22:33h
Atividades físicas não ajudam na perda de peso, diz estudo

Exercícios físicos, sem o acompanhamento de uma dieta equilibrada, não são suficientes para ajudar as pessoas a perder ou, até mesmo, a manter peso. É o que revela o estudo publicado recentemente no jornal PeerJ. Foram examinadas mais de 1.900 pessoas nos Estados Unidos, Gana, África do Sul, Jamaica e nas ilhas Seychelles, no Oceano Índico. Os participantes foram induzidos a usar dispositivos rastreadores por uma semana para medir quanto tempo passavam praticando exercícios. Os dados coletados foram utilizados para descobrir se as pessoas cumpririam as diretrizes recomendadas pelo serviço público de saúde norte-americano, que sugerem, pelo menos, duas horas e meia de exercícios físicos, por semana, em ritmo moderado. Também foram testados peso, altura e massa corporal dos participantes no início do estudo, após um ano e novamente ao completar dois anos. A princípio, os participantes de Gana, em média, pesavam menos, e os norte-americanos pesavam mais. O peso médio de homens e mulheres de Gana era 63kg, enquanto o de homens e mulheres dos Estados Unidos era 92kg. Ao final do levantamento, os pesquisadores descobriram que aqueles que atingiram a meta de atividade física recomendada tinham maior tendência em ganhar peso do que aqueles que não haviam seguido. Porém, esse resultado não se aplica somente aos norte-americanos.

Comente agora

Comer arroz pode mesmo envenenar você? Cientistas dizem que não é bem assim

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/02 21:34h
Comer arroz pode mesmo envenenar você? Cientistas dizem que não é bem assim

Como você prepara o arroz? Duas porções de água para cada medida de grãos? Nos últimos dias, espalharam-se pelas redes sociais alertas de que o arroz que você consome diariamente poderia causar envenenamento. O motivo seria a grande quantidade de arsênio presente nos grãos, mas, segundo especialistas, não é bem assim. De acordo com Bruno Lemos Batista, professor de química da Universidade Federal do ABC e pesquisador do tema, o arroz consumido no Brasil tem arsênio em quantidade baixas, insuficientes para causar preocupação com problemas de saúde. "A preocupação maior com o arsênio acontece ao longo da vida, [quando consumido em grandes quantidades] pode eventualmente aumentar a probabilidade de causar doenças", afirma. A exposição prolongada a grandes quantidades de arsênio pode causar câncer, lesões na pele e doenças no coração, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No entanto, a quantidade de arroz consumida em média no Brasil é considerada segura para a saúde --o consumo médio de um adulto não chega a 100g de arroz por dia.

Por que as pessoas estão falando disso? A notícia surgiu depois que o pesquisador Andy Meharg, da Queen's University, na Irlanda do Norte, afirmou em um programa de TV da BBC que a forma como o arroz é cozido, esperando que a água evapore, deixa vestígios de arsênio no alimento, componente químico que pode causar câncer e diabetes.

Comente agora

Dieta com pouco sal reduziu o uso de medicamentos por pacientes renais crônicos

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/02 20:49h
Dieta com pouco sal reduziu o uso de medicamentos por pacientes renais crônicos

Uma pesquisa conduzida em duas universidade americanas mostrou que restringir o consumo de sódio – um dos elementos que compõem o sal de cozinha – pode fazer baixar a pressão arterial em pacientes renais crônicos. Em alguns casos, a queda na pressão foi suficiente a ponto de permitir que parte dos pacientes reduzisse também o uso de remédios para hipertensão. “Nós já sabíamos que dietas com pouco sódio faziam bem para pessoas com hipertensão na população em geral”, disse Rajiv Saran, professor do departamento de epidemiologia e nefrologia da Universidade de Michigan e líder do estudo. “Mas queríamos mensurar os benefícios dessas dietas para pacientes com problemas renais, que costumam ser mais sensíveis aos efeitos do sódio.” O estudo, do qual participaram 58 pacientes, foi publicado na última quinta-feira (16) no periódico da Sociedade Americana de Nefrologia. A pesquisa de Saran partiu da premissa de que existe uma relação próxima entre consumo de sódio em excesso, pressão arterial elevada e danos aos rins. Em quantidades adequadas, o sódio é um elemento essencial à vida. Mas o consumo diário superior a 2 gramas pode contribuir para a retenção de líquidos no corpo e para o espessamento das paredes dos vasos sanguíneos, o que pode fazer subir a pressão arterial. Pressão alta por períodos prolongados tem efeito deletério sobre órgãos como o coração e os rins: “Aos poucos, ela lesa os vasos que percorrem os rins e destrói o tecido renal”, diz Marcelo Mazza, diretor científico da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Comente agora

Governo do Estado mostra interesse em comprar o Hospital Espanhol

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/02 18:45h
Governo do Estado mostra interesse em comprar o Hospital Espanhol

O Hospital Espanhol, fechado desde setembro de 2014, pode ser adquirido pelo governo da Bahia, para transformá-lo em um hospital de referência do servidor público, sob a administração do Planserv – o plano de saúde do funcionalismo estadual. Segundo o governador Rui Costa, a aquisição vai depender das condições em que a unidade for a leilão judicial. “A melhor solução para o Espanhol é a justiça fazer o mais rápido possível o leilão. O Governo do Estado avalia seriamente a possibilidade de participar do leilão. Se as condições forem viáveis, nós podemos participar e arrematar o hospital. Ali precisa continuar sendo hospital servindo aos baianos”, disse Rui em nota enviada à imprensa. “Não nos interessa injetar mais recursos públicos no hospital”, destacou Rui, acrescentando que “hoje, o problema está mais grave do que antes. Além das dívidas trabalhistas, tem o empréstimo tomado junto ao governo e à Caixa. Só de dívida trabalhista, já passa dos R$ 150 milhões”.

Caso: No início de dezembro do ano passado, a Justiça do Trabalho determinou a venda do imóvel para o pagamento das dívidas trabalhistas. A Justiça também já decretou a falência da instituição após pedidos do governo baiano e da Caixa Econômica Federal.

Comente agora

MPF pede redução nos preços de 43 medicamentos do SUS

Saúde  Postado por Anacley Souza - 17/02 18:27h
MPF pede redução nos preços de 43 medicamentos do SUS

Em uma ação civil pública enviada nesta sexta-feira (17) à Justiça, o Ministério Público Federal (MPF/DF) pediu que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) seja obrigada a promover em, no máximo seis meses, um ajuste extraordinário nos preços de 43 medicamentos vendidos no país. Alvo dos pedidos, o órgão interministerial é o responsável por regular o mercado e estabelecer critérios para definição e ajuste dos valores cobrados. A atividade inclui a elaboração de uma tabela de preços usada como referência nas aquisições feitas pelo poder público para abastecer o Sistema Único de Saúde. A ação é resultado de investigações iniciadas em 2013 e tem como base uma auditoria realizada dois anos antes pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O estudo técnico apontou a existência de falhas como o fato de alguns valores registrados no órgão oficial (Cmed) serem até 10.000% superior aos praticados no mercado, em compras realizadas por entes públicos. Além da revisão dos valores, solicitada em caráter liminar, também foram apresentados outros pedidos que têm o objetivo de reformar o sistema regulatório de medicamentos no país. Na ação, a procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira explica que, assim que constatou o problema, ainda em 2013, o MPF propôs à Cmed, o fechamento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a adoção de providências no sentido de evitar a prática de preços abusivos.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com