As comentadas


Boa noite , Domingo, 01/02/2015









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

01
Fev
Nutricionista dá dicas para lanches saudáveis nas escolas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:15h
Com o início das aulas, os estudantes se deparam com a tentação dos lanches fritos, salgadinhos e doces vendidos nas cantinas de algumas escolas. Há colégios que proibiram a venda desses alimentos, mas onde ainda é permitido a orientação aos pais é de que os lanches preparados em casa são a saída para manter a alimentação saudável de crianças e adolescentes. A nutricionista e professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, Raquel Botelho, dá dicas aos pais sobre os alimentos que devem ser evitados e o que é recomendável para o lanche. Na lista do que deve ser evitado estão os alimentos ricos em açúcares, gordura e sódio, como biscoitos recheados, doces, refrigerantes e salgadinhos industrializados. "Esses salgadinhos são riquíssimos em sódio, e as crianças estão consumindo muito sódio e ficando hipertensas cedo. Deixe esses alimentos para um momento de festa, de fim de semana", recomenda Raquel. Item comum na lancheiras das crianças, os sucos de caixinha também não são uma boa opção, pois podem ter mais açúcar que os refrigerantes. Eles podem ser substituídos por água de coco e sucos naturais.
Comente agora
01
Fev
Estado de filha de Whitney Houston é grave, segundo site
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:50h

O estado de saúde de Bobbi Kristina Brown, filha de Whitney Houston, é considerado grave pelos médicos do North Fulton Hospital, onde ela está internada após ter sido encontrada inconsciente em uma banheira no sábado (31). Segundo o site TMZ, sua atividade cerebral é considerada “alarmantemente baixa”. O site diz também que a jovem, de 21 anos, tem a companhia de seu pai, o cantor Bobby Brown, que chegou ainda no sábado ao local. Bobbi Kristina foi encontrada “sem respirar e com o rosto para baixo”, por volta das 10h30, em uma banheira cheia de água em sua casa em Roswell, Georgia, por seu marido, Nick Gordon, e um amigo do casal. Os dois prestaram os primeiros-socorros enquanto aguardavam a chegada dos médicos. Na noite de sábado, os médicos teriam colocado a jovem em coma induzido para tentar reduzir um inchaço em seu cérebro. Citando fontes ligadas à família, o TMZ diz que no domingo ela respira com a ajuda de aparelhos, e que testes revelaram que suas funções cerebrais estão “significativamente reduzidas” e são “alarmantemente baixas”. A polícia de Roswell diz que o caso ainda está sob investigação. A mãe de Bobbi, Whitney, foi encontrada inconsciente em uma banheira, em fevereiro de 2012, na Califórnia. Sua autópsia revelou que ela morreu por afogamento acidental, causado por uma combinação de uso de cocaína e problemas cardíacos. (G1)

Comente agora
01
Fev
Espaço Cuidar em Santo Antonio de Jesus acompanha atleta santoantoniense que joga no Japão
Postado por: Samile Macêdo / 17:34h

O Espaço Cuidar em Santo Antônio de Jesus cada vez mais têm inovado seus serviços para atender os pacientes e progredindo com alta qualidade. Agora disponibiliza ao público, profissionais capacitados na área fisioterapêutica. Inicialmente a clínica te oferece uma avaliação gratuita para depois orientar ao cliente como os trabalhos serão feitos. Caso você esteja sentindo dores musculares, alteração na postura ou sofre de alguma lesão ou contusão, não deixe de ir no Espaço Cuidar que conta também com serviços de acupuntura, bandagem elástica e terapia manual. A clínica possui equipamentos e serviços excelentes, tudo para garatir o bem estar e melhoria na sua saúde.  

Tiago Martins, um dos profissionais que trabalha no Espaço, está cuidando o atleta Vítor Kauan Silva Reis, 17 anos natural de Santo Antônio de Jesus que atualmente joga no Japão. Tiago declarou  que atualmente a instituição conta com a parte estrutural, para realizar até uma endoterapia para oferecer serviços de qualidade para o jogador. “É necessário primariamente saber a modalidade esportiva do atleta e os tipos de modalidade a serem utilizados. A carga de trabalhos no Japão é muito mais intensa, eles correm muito mais, então o jogador têm de passar por uma equipe  multidisciplinar, ou seja, além da parte médica, trabalhar a questão nutricional”, destacou. O profissional médico disse que o jovem chegou com uma lesão ocasionada por desequilíbrio muscular e atualmente é preciso que o esportista seja avaliado para um trabalho específico ser feito. “Depois pretendemos evoluir o tratamento de Vítor para os membros superiores e inferiores”, pontuou.

  • Eapaço Cuidar - Você sempre saudável!
  • Endereço: Rua Antônio Mendes, bairro São Benedito ao lado do Colégio Novo Espaço
  • Telefone: (75) 3631-2986
Comente agora
01
Fev
Pacientes com planos denunciam cobrança extra para os partos
Postado por: Letícia Oliveira / 12:01h

Faltavam dois meses para o parto quando Rebeca Pinheiro percebeu que, apesar de ter plano de saúde, precisaria levantar R$ 2.800 para cobrir as despesas com o nascimento do seu filho. No dia 17 de dezembro do ano passado, ela deu à luz e dias depois entrava na Justiça para conseguir o ressarcimento do valor arrecadado pela família para garantir o mínimo de segurança para o parto. “É um momento muito delicado, pois há toda uma fragilidade emocional e uma série de custos decorrentes do nascimento de um filho e essa cobrança, quando se espera estar coberta por um plano de saúde, está longe de ser simples”, completa a mãe. A prática da cobrança de valores adicionais para partos de pacientes com planos de saúde tem sido comum em Salvador, desde 2010. A justificativa dos médicos é que os planos de saúde não remuneram os profissionais satisfatoriamente e que os valores adicionais possibilitariam a realização do procedimento. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia(Cremeb), Abelardo Menezes, a orientação do órgão fiscalizador é que o médico alerte a paciente sobre a cobrança desde a primeira consulta, a partir do diagnóstico da gravidez, e que o mesmo realize o serviço com nota fiscal ou recibo para que a paciente possa buscar o reembolso junto ao plano.

Comente agora
01
Fev
Anvisa suspende comercialização de medicamento anticonvulsionante
Postado por: Letícia Oliveira / 11:04h
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na útima sexta-feira (30), em todo território nacional, a distribuição, comercialização e uso do medicamento Carbamazepina 20 mg/ml. Publicada no Diário Oficial da União, a medida é referente ao lote 1081/132, com validade até setembro deste ano. As informações são da Agência Brasil. A carbamazepina é um medicamento anticonvulsivante, indicado para diversas doenças, como epilepsia, transtorno bipolar e abstinência alcoólica, entre outras. De acordo com a Anvisa, o recolhimento do medicamento ocorreu em razão de um laudo de análise fiscal emitido pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul. A análise obteve resultado insatisfatório, por apresentar sedimento de cor branca que não se dispersa, mesmo sob forte agitação. A agência explicou que o medicamento é uma suspensão oral. Nesse tipo de medicamento, o pó deve ser ressuspenso no liquido após agitação, formando uma suspensão homogênea antes da administração. No medicamento analisado, mesmo após forte agitação, o pó não ressuspendia, permanecendo no fundo do frasco. A Anvisa determinou, ainda, que a empresa recolha o estoque encontrado no mercado. O medicamento é fabricado por Hipolabor Farmacêutica Ltda. A empresa será autuada por disponibilizar no mercado produto com desvio de qualidade.
Comente agora
30
Jan
Anvisa suspende distribuição e comercialização de medicamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:42h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta sexta-feira (30), em todo território nacional, a distribuição, comercialização e uso do medicamento Carbamazepina 20 mg/ml. Publicada no Diário Oficial da União, a medida é referente ao lote 1081/132, com validade até setembro de 2015. A carbamazepina é um medicamento anticonvulsivante, indicado para diversas doenças, como epilepsia, transtorno bipolar e abstinência alcoólica, entre outras. De acordo com a Anvisa, o recolhimento do medicamento ocorreu em razão de um laudo de análise fiscal emitido pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul. A análise obteve resultado insatisfatório, por apresentar sedimento de cor branca que não se dispersa, mesmo sob forte agitação. A Agência explicou que o medicamento é uma suspensão oral. Neste tipo de medicamento, o pó deve ser ressuspenso no liquido após agitação, formando uma suspensão homogênea antes da administração. No medicamento analisado, mesmo após forte agitação, o pó não ressuspendia, permanecendo no fundo do frasco. A Anvisa determinou, ainda, que a empresa recolha o estoque encontrado no mercado. O medicamento é fabricado por Hipolabor Farmacêutica Ltda. A empresa será autuada por disponibilizar no mercado produto com desvio de qualidade.

Comente agora
30
Jan
Células de doadores podem tratar doenças do coração
Postado por: Anacley Souza / 18:03h

O hospital espanhol Gregorio Marañon apresentou nesta sexta-feira, em Madri, um novo tratamento para recuperar um coração danificado por uma parada cardíaca através do uso de células cardíacas de doadores. "Como parte deste teste clínico, 55 pacientes no total serão tratados. Sete pacientes já foram operados, e a evolução de todos tem sido muito favorável, visto que seus tecidos cardíacos haviam sido severamente afetados", explicou o governo regional de Madri em um comunicado. "Esta é a primeira vez que este tipo de célula é utilizada para reparar danos causados por um infarto agudo do miocárdio", acrescentou. "Esta é uma experiência pioneira no mundo", disse à AFP um porta-voz do hospital. "Estas células alogênicas, ou seja, que não vêm do próprio paciente, mas de corações de doadores, são processadas e armazenadas" antes de serem usadas no coração do paciente, explicou Francisco Fernandez-Avila, chefe do departamento de cardiologia do Hospital Gregorio Marañon, citado no comunicado. A vantagem deste método é que é não necessário esperar "as quatro ou oito semanas" que seriam necessárias no caso da utilização de células cardíacas do próprio paciente. Além disso, estas células cardíacas selecionadas oferecem um "potencial de reparação maior", disse o cardiologista. Retiradas do tecido cardíaco de doadores voluntários "remanescentes após uma cirurgia", como na implantação de um marcapasso, essas células que foram alvos de uma seleção, permitem uma melhor reparação de tecidos do coração danificados por um ataque cardíaco do que se viessem de outras fontes, indicou. Antes de serem tratadas, elas "são estudadas de forma exaustiva" e somente aquelas que funcionam "de forma ideal" são selecionadas e, posteriormente, multiplicadas até alcançar "a dose necessária de 35 milhões por paciente".

Comente agora
30
Jan
SAJ: Farmácia Macela Dourada lança promoção verão do BIO OIL, passe e confira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:29h

A Fármacia de Manipelação Macela Dourada está com uma grande promoção de Verão Bio-Oil:

125ml de R$ 58,00 por 44,00

60ml de R$ 33,00. Por 26,00

Corra e pegue o seu!

  1. Endereço: Rua Armando Tavares, 156, Centro, Santo Antônio de Jesus / BA.
  2. Fone: (75) 3632-4546
Comente agora
30
Jan
Seis cubanos podem deixar de atender no “Mais Médicos” em Ipiaú
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:21h

Sem casa e trabalhando em condições precárias, seis cubanos podem deixar de atender no programa “Mais Médicos” em Ipiaú, cidade a cerca de 200 quilômetros da capital baiana. De acordo com o site Ipiaú Online, os médicos cubanos solicitaram ao Ministério da Saúde transferência da cidade após desentendimento com a coordenadora da Secretaria de Saúde. Em entrevista ao site, os médicos contaram ter sido recebido apenas uma vez pelo prefeito da cidade. Naquela oportunidade, o município disponibilizou uma moradia conjunta para eles. Com o andamento do programa, os cubanos pediram que homens e mulheres morassem em casas separadas, mas não foram atendidos. Eles também reclamaram da situação precária dos postos de saúde. O Ipiaú Online informa ainda que fiscais do Ministério da Saúde elaboraram um relatório destacando o trabalho dos profissionais no Mais Médicos e constataram a precariedade dos postos de saúde, com falta de profissionais e medicamentos. A secretária, por sua vez, alegou que haveriam queixas de pacientes quanto ao atendimento dos médicos cubanos. A secretária Jamine teria ainda afirmado que o município não tem mais interesse na continuidade do programa, que teve seu prazo para inscrição deste ano encerrado na última quarta feira (28). De acordo com o site, em 2013, a cidade recebeu a qualificação de pior índice regional no Atendimento Básico em Saúde.

Comente agora
30
Jan
Vai beijar muito no Carnaval? Veja os riscos para a sua saúde
Postado por: Anacley Souza / 13:48h

Beijar faz tão parte da festa de Carnaval quanto o samba, o axé, o frevo e as marchinhas. Além de liberar endorfina, hormônio que dá sensação de prazer e bem-estar, um beijo "bem dado" pode até queimar, em média, 12 calorias. Mesmo com tantos benefícios, beijar também tem suas "desvantagens", se é que podemos falar assim... É que algumas doenças são transmitidas justamente pela boca e saliva, portanto, as chances de quem beija muito - e muitas pessoas diferentes - ser infectado é maior. Por outro lado, nenhuma dessas doenças é grave. A mais comum delas é a mononucleose -- que também é conhecida como doença do beijo -- e é causada pelo vírus Epstein-Baar que se aloja na região da amígdala. Os principais sintomas da doença, segundo a infectologista Eliane Tiemi Iokote, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, podem ser confundidos com o de uma virose qualquer, pois são febre alta, dor de garganta, de cabeça, dores musculares e ínguas. Celso Granato, infectologista do Fleury Medicina e Saúde, conta ainda que algumas pessoas infectadas podem apresentar vermelhidão pelo corpo, semelhante ao que ocorre no sarampo e na rubéola, e icterícia (cor amarela da pele e do branco dos olhos). "A mononucleose não é uma doença que dura apenas dois ou três dias, às vezes, o paciente pode sentir os sintomas por até três semanas, fica "derrubado", mais cansado, e precisa descansar, pois o vírus também se aloja em algumas células do fígado e do baço, que é considerado um órgão frágil. Se a pessoa melhora um pouco e já quer praticar atividade física, por exemplo, ela pode bater o corpo em algum lugar e romper o baço", diz Granato. O infectologista afirma que esse rompimento é raro, mas que é por conta disso que é necessário pelo menos 15 dias para poder voltar às atividades normais, como trabalhar.

Comente agora
30
Jan
Exame toxicológico passa a ser obrigatório para renovar habilitação nas categorias C, D e E
Postado por: Anacley Souza / 13:13h

A partir de 30 de abril, os motoristas que forem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E serão obrigados a fazer exame toxicológico de larga janela. Para o exame será utilizado para identificar ou não o consumo de drogas como a maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, "ecstasy" (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina por longos períodos. As informações são da Agência Brasil. Para o teste será coletado material biológico que poderá ser cabelos ou pelos; na ausência destes, unhas. O exame deverá ser realizado em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito. Caso o laudo, que terá validade de 30 dias, constate a utilização de drogas ou substâncias proibidas, o motorista será considerado inapto temporário, ou seja não poderão obter a CNH. Para conseguir a autorização para obter ou renovar a CNH, o exame do motorista deve apresentar resultados negativos para um período mínimo de 90 dias, retroativos à data da coleta. De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada hoje (30) no Diário Oficial da União, os motoristas que não se submeterem ao exame também serão considerados inaptos temporários ou inabilitados enquanto não apresentarem o laudo negativo do exame toxicológico. De acordo com o Contran, a medida atende dispositivo da Lei 12.619, de 30 de abril de 2012, conhecida como Lei do Motorista, que obriga o condutor das categorias C, D e E a submeter-se a teste e a programa de controle de uso de droga e de bebida alcoólica, instituído pelo empregador, com ampla ciência do empregado.

Comente agora
30
Jan
No Brasil, para ser médico basta pagar R$ 6 mil por mês, diz Cremesp
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:27h

O resultado do exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) reprovou 55% dos estudantes recém-formados pelas faculdades paulistas em medicina. O maior índice de reprovação foi para alunos que estudaram em instituições particulares: 65,1%. Nas universidades públicas, a reprovação foi de 33%. Para o Cremesp, a má qualidade do ensino médico explica a baixa proficiência dos recém-formados. "No Brasil, para ser médico hoje, basta pagar R$ 6 mil por mês", criticou Braulio Luna Filho, presidente do Cremesp e organizador do exame, em referência ao valor médio das  mensalidades das faculdades particulares de medicina. Ele sugere que o Cremesp faça um acompanhamento dos recém-formados que não são aprovados no exame (veja no vídeo acima). Renato Azevedo Júnior, primeiro-secretário do Cremesp, acrescenta: "As nossas escolas não fazem uma avaliação adequada dos alunos. Todos os alunos saem aprovados. Dos 100 alunos que entram, 100 saem formados." O Ministério da Educação considera a crítica "inapropriada" e diz que "a melhoria da formação médica é prioridade", destacando a intensificação dos procedimentos de supervisão, aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação in loco para os cursos de medicina e implantação de um programa permanente de monitoramento.

Comente agora
30
Jan
10 motivos para beber vinho com mais frequência
Postado por: Samile Macêdo / 10:11h

1. Calmante Natural - Quando temos aquele momento de total estresse, onde nos sentimos prestes a explodir a qualquer hora? O vinho pode te ajudar a acalmar os nervos. Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, beber com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção, mobilidade, capacidade de entender na meia-idade... Algo como paciência!

2. Xô problemas nos ossos - Beber uma ou duas taças de vinho por dia torna a mulher menos propensa a desenvolver osteoporose, de acordo com um estudo da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos. Os cientistas constataram que os ossos das mulheres que bebem moderadamente ficaram mais fracos quando pararam de ingerir álcool por duas semanas. E, em menos de um dia depois de retomar o hábito, os ossos voltaram ao normal.

3. Melhorias na visão - Mesmo que você não tenha problemas para enxergar hoje, os problemas no futuro devem aparecer. A idade vai aumentando e a vista embaçando. Começamos a usar óculos, apertar os olhos, ler de longe... mas é possível retardar esse problema, e o vinho é a única bebida capaz disso. Beber moderadamente por anos deixa mais lenta a degeneração da retina e ainda previne os riscos de cegueira. 

Comente agora
29
Jan
Após perder 95kg, jovem faz campanha e consegue cirurgia plástica gratuita
Postado por: Anacley Souza / 23:13h

  1. Fotos: Reprodução/GoFundMe

Uma americana de 19 anos que perdeu 95kg com reeducação alimentar e exercícios físicos vai realizar um outro sonho. Por conta da grande perda de peso, Kaitlyn Smith ficou com um excesso de pele provocado pelo emagrecimento radical, e realizou uma campanha para pagar pela cirurgia plástica. Tudo começou em 2012, quando a jovem começou a ter medo de sair de casa por causa do seu tamanho. Ela chegou a consultar um médico sobre a possibilidade de fazer uma cirurgia bariátrica, mas não foi bem recebida. "Ele [o médico] foi grosseiro e disse que eu nunca teria uma aparência normal", relembrou a americana durante uma entrevista ao jornal Portland Leader. "Eu deixei o consultório aos prantos, e meus pais ficaram furiosos. Isso me fez sentir muito mal e assustada". Após o incidente, os pais de Kaitlyn procuraram uma consultora de saúde e personal trainer, que auxiliou a jovem durante o seu processo de emagrecimento. "No início eu ache que ela seria um sargento que só daria ordens. Eu achei que não teria sucesso, pois já havia tentado várias dietas". Só que a determinação da americana deu certo, e a jovem que uma vez ouviu que não chegaria aos 25 anos por conta da obesidade hoje já perdeu 95kg. Foi aí que ficou claro a necessidade da cirurgia de remoção da pele em excesso. Só que apesar do médico da garota considerar a cirurgia 'necessária', o plano de saúde dela determinou que o procedimento seria 'estético' e se recusou a cobrir os custos da operação, que sairiam em cerca de R$ 135 mil. Sem perder as esperanças, Kaitlyn lançou uma campanha na internet, através do site GoFundMe, onde pediu que os internautas contribuíssem para sua cirurgia.


Comente agora
29
Jan
Dieta equilibrada ajuda na cura da depressão
Postado por: Samile Macêdo / 19:33h

Uma pesquisa da OMS, Organização Mundial de Saúde, revela que 121 milhões de pessoa sofrem de depressão no mundo. De acordo com a pesquisa, um das causas da doença estaria ligada à alimentação incorreta. Exames de sangue realizados em pessoas que sofrem de depressão constataram que elas tinham carência de ômega- 3. O ácido graxo atua diretamente na química do cérebro diminuindo a probabilidade da doença agir. Cada vez mais médicos utilizam a complementação de suplementos de ômega-3 no tratamento desses pacientes. Os médicos aconselham o consumo de atum, salmão, arenque, sardinha e semente de linhaça por serem ricos em ômega-3. A substência também é encontrado nas nozes, agrião e espinafre. Por serem ricos em fibra, ajudam no bom funcionamento do intestino, outro fator que pode desencadear a depressão. O mau funcionamento do intestino interfere na produção dos neurotransmissores, que são os responsáveis pelo equilíbrio do humor. A produção do neurotransmissor serotonina é responsável pelo bem estar e a felicidade e se dá no intestino. Portanto, é fundamental manter a flora intestinal equilibrada.

Comente agora
29
Jan
Conselho Estadual de Saúde debate extinção das Dires
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:31h

A criação de nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) em substituição as 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) foi um dos temas debatidos na 216ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES) nesta quinta-feira (29). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas foi empossado como representante do Estado no conselho. A mudança foi alvo de polêmica entre entidades médicas e foi capa do Jornal da Metrópole desta semana. Durante o evento, Vilas-Boas informou que as estruturas físicas ocupadas pelas antigas Dires serão mantidas como bases operacionais do sistema. "Ao invés de termos apenas 31 pontos de apoio em um estado tão grande como o nosso, queremos empoderar os 417 municípios para que cumpram seu papel constitucional, que é cuidar da vigilância e atenção a saúde. Nesse sentido, os nove Núcleos que substituem as Dires irão concentrar as ações de coordenação, planejamento e supervisão ao invés de sobrepor ou inibir as iniciativas municipais", disse o secretário. Ele também garantiu que os profissionais que forem considerados essenciais serão realocados mediante acordo prévio. (Metro1)

Comente agora
29
Jan
Portaria cria comissão para monitorar crimes de homofobia; SUS terá que notificar casos
Postado por: Anacley Souza / 17:54h

Os ministros da Saúde, da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria-Geral da Presidência assinaram, nesta quinta-feira (29), uma portaria que contempla ações de acompanhamento de casos de violência contra a população LGBT. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, entre as medidas está a criação de uma comissão interministerial para monitorar o número de ocorrências, inquéritos e ações judiciais referentes a crimes de homofobia. Por conta da portaria, também ocorrerão mudanças no sistema de notificação de casos de violência adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os profissionais de saúde deverão informar dados de orientação sexual e identidade de gênero do paciente, além dos dados gerais da vítima, como gênero e tipo de ocorrência. "A violência já era de notificação obrigatória no SUS [desde 2005]. Entretanto, não tínhamos nada que captasse o registro dessa informação em relação à orientação sexual e identidade de gênero. São informações decisivas", explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Há duas semanas, o projeto de lei que criminaliza a homofobia foi arquivado. "Enquanto o Congresso não aprova, temos que tomar as providências", afirmou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, para quem, até ter uma legislação específica sobre o tema, atos dessa natureza devem ser enquadrados como crime de racismo.

Comente agora
29
Jan
Anvisa abre consulta pública para fiscalizar substâncias de controle especial
Postado por: Anacley Souza / 14:57h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União consulta pública sobre normas de fiscalização de substâncias sujeitas a controle especial. O texto estabelece prazo de 30 dias para o envio de comentários à proposta de resolução, que será disponibilizada no site da Anvisa. O prazo começa a correr sete dias após a publicação da consulta, ou seja, na próxima quinta-feira (5). As sugestões devem ser encaminhadas por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no endereço do site. Ao final do prazo estipulado, a agência fará a análise das contribuições e publicará o resultado da consulta pública. Essa semana, foi publicada no Diário Oficial da União a reclassificação do canabidiol, que deixou de integrar a lista de substâncias proibidas no país e passou a elencar a lista de substâncias sujeitas a controle especial, objeto desta audiência pública. Extraído da cannabis sativa (maconha), o canabidiol, também conhecido como CBD, é usado no combate a convulsões provocadas por diversas enfermidades, entre elas, a epilepsia. Para os pais de crianças com a doença, a substância é sinônimo de qualidade de vida. (Agência EBC)

Comente agora
29
Jan
SAJ: Farmácia Santana de Cristina, com aferição de pressão arterial e aplicação de injeção grátis; veja fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 13:15h

A Farmácia Santana de Cristina mistura empreendedorismo com responsabilidade social. Uma trajetória de respeito aos clientes, colaboradores e parceiros. Agora com novas instalações oferece mais espaço e conforto aos fregueses. 

Comprando na Farmácia Santana, você tem direito a aferição de pressão e aplicação de injeção grátis no próprio estabelecimento ou em casa com os Técnicos em Enfermagem; Antonia Teixeira, Jaciara Bonfim e Aloísio Oliveira. O serviço é gratuito. Além de todas essas vantagens, a Farmácia tem a farmacêutica Elli Daiane Rodrigues / CRF: 7435, que permanece de plantão em horário comercial.

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Um comentário
29
Jan
S. Miguel das Matas: Secretário de Saúde afirma que Policlínica foi fechada por interesses políticos da Fundação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:47h

A população da cidade de São Miguel das Matas tem reclamado constantemente do setor de saúde, que segundo eles têm tratado as pessoas com descaso por terem fechado as policlínicas devido às razões políticas, mas o Secretário de Saúde do município, Arthur Garcia deu esclarecimentos sobre o assunto relatando que a instituição sempre gerou conflitos por ser um local privado, cujo proprietário é Reinaldo Andrade Sandes, ex-prefeito da cidade. “No início do ano foi realizado um tipo de contrato com uma fundação de nome José Silveira, a qual assumiu as responsabilidades de fornecer médicos, técnicos, procedimentos, porém foi um órgão que não conseguiu de forma adequada gerir a Policlínica, pois apresentou más condições de atendimento à população, sem conseguir suprir a demanda e de um ponto de vista pessoal, foi uma fundação que quis firmar acordo por intenções políticas, visando lucros. Recebi informações de que eles assumam responsabilidades com instituições de saúde que estejam passando por dificuldades. A instituição José Silveira disse que se a população não votasse no deputado deles, o Antônio Brito, a policlínica iria fechar, resultou que o candidato deles foi bem votado, mas a Policlínica fechou do mesmo jeito, então não adiantou nem o povo ter votado no senhor Antônio”, disse.

O secretário contou que o repasse das verbas não foi da prefeitura, mas se tratou de um pacto na qual a policlínica continuou recebendo a verba que é fornecida pelo Estado direcionada para urgências e emergências, ofertada também a outros municípios. “O valor foi em torno de R$ 68 mil reais, porém não sei se a verba continua com a Policlínica, pois o acordo foi feito com secretários de saúde anteriores a mim. É fato que a instituição enfrenta uma situação difícil para se mantiver, porque o valor para administrar um órgão desse porte fica em torno de R$140 mil reais no mínimo para ter as condições de qualidade, então não adianta o prefeito assumir e colocar um serviço ruim para a população. Quanto ao repasse dos recursos pelo estado, não tenho total conhecimento, pois este possui metas a serem cumpridas, então possa ser que a Policlínica tenha deixado de cumprir algumas metas ou por outro motivo”, declarou à rádio Recôncavo FM. O entrevistado destacou que a instituição não foi descartada, a situação está sendo analisada. “Torcemos para que a situação seja resolvida, apresentando o melhor para as pessoas. O prefeito Manoel Bonfim, conhecido Teté (PDT) nos procurou após o fechamento da policlínica propôs que fosse providenciada uma equipe médica para ser colocada no posto de saúde do centro para atender durante 24h, por todos os dias com médicos atuando de forma integral na unidade. Estamos construindo duas salas de conforto para técnicos e enfermeiros, a equipe está praticamente montada, só dependendo de alguns materiais para o local funcionar da melhor forma possível”, revelou. Arthur finalizou dizendo que as unidades de saúde das localidades Sucupira e Fátima que estão sendo entregues à população e serão inauguradas no início do mês de Fevereiro. “A estrutura é de qualidade com duas ambulâncias disponíveis e as pessoas vão desfrutar do serviço do melhor modo possível”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
Um comentário
29
Jan
Vai curtir o Carnaval? Veja como se alimentar e se hidratar na festa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:34h

O gaúcho Ricardo dos Santos, 32 anos, não perde o Carnaval de Salvador desde 2012. E a preparação para curtir as festas com saúde começa com antecedência. “Antes de chegar à avenida eu já começo a tomar mais água do que o habitual, para evitar uma desidratação por causa do calor. Também separo a garrafinha que vai me acompanhar durante toda a festa. Mesmo tomando cerveja, não deixo de ingerir água pensando na saúde”, diz. A prática de intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre uma latinha e outra foi aprovada pela nutricionista do Hapvida de Salvador Gabriela Dotto Lara. É uma estratégia que deve ser realizada por todos os foliões, com alguns cuidados a mais. “A alta temperatura e a movimentação nos fazem perder muito líquido. Por conta disso, a regra básica é manter o corpo hidratado. A quantidade deve ser de no mínimo 2 litros para adultos, incluindo muita água, água de coco, sucos e isotônicos, antes, durante e depois da festa”, explica. Tão ou mais importante quanto a hidratação é chegar bem alimentado nas festas para evitar a indisposição e o cansaço. “Fazer refeições leves é essencial para manter a energia do corpo. Por isso, deixe de lado alimentos gordurosos como carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces, que além de calóricos, têm uma digestão difícil e lenta”, afirma a nutricionista.

Comente agora
29
Jan
Tosse seca é sinal de exposição a substâncias nocivas
Postado por: Samile Macêdo / 11:44h

A tosse é um sintoma muito comum e uma das principais causas de ida ao consultório médico, principalmente no que se refere aos pacientes pediátricos. É mais frequente em épocas em que o tempo frio ocorre, mas pode acontecer em qualquer época do ano. Tosse seca pode ser definida como o tipo de tosse em que a produção e eliminação de secreção de via aérea é mínima ou nenhuma. É de predomínio noturno, de intensidade variável, e pode incomodar muito, tanto o paciente quanto os familiares. Compromete a qualidade de vida do paciente e mesmo o desempenho profissional. Com tosse é difícil manter uma conversa, rir ou andar mais rápido sem ter ou causar desconforto. Além disso, quando a tosse é intensa causa dores torácicas, rouquidão, dores de garganta e mal estar. No entanto, na maior parte das vezes a tosse não é muito valorizada pelos pacientes ou familiares, uma vez que passa em dois a três dias. Torna-se um problema a partir daí, quando é valorizada e gera a procura por auxílio médico. Geralmente a tosse seca é resultado de exposição a substâncias nocivas no ambiente ou variações de temperatura do ar inalado. A exposição pode ser no ambiente doméstico, por exemplo quando fazemos uma bela arrumação de gavetas e armários e aspiramos poeira ou mofo, quando usamos produtos de limpeza de cheiro forte ou ocupacional, quando nos expomos no trabalho a variações bruscas de temperatura, quando trabalhamos em ambientes em que haja pó ou outro tipo de partículas (fuligem, serragem) no ar inalado. 

Comente agora
29
Jan
Jorge Solla comemora suposto recuo do governo em relação às Diretorias Regionais de Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:32h

O ex-secretário de Saúde e deputado federal eleito Jorge Solla (PT) enviou uma mensagem via SMS para pessoas ligadas à área e afirma que o governo teria "recuado" e irá criar as Bases Regionais de Saúde aonde funcionavam as Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), além de manter as equipes técnicas de vigilância, imunização, controle de endemias, laboratórios e assistência farmacêutica. Escrito em primeira pessoa, o texto diz que “conseguimos mostrar que as DIRES não eram ‘escritórios burocráticos’ e que Vigilância a Saúde não é ‘cuidar de papel’.” A mensagem é acompanhada com uma nota técnica da Sesab que confirmaria as afirmações . O gestor havia se pronunciado sobre o assunto nesta semana em uma carta aberta postada em sua página do Facebook. Procurado pelo Bahia Notícias para comentar o assunto, Solla não foi localizado. (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Jan
Sindsaúde afirma que funcionários do Hospital Luiz Argolo paralisam atividades por tempo indeterminado em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:28h

Os funcionários do Hospital e Maternidade Luís Argolo em Santo Antônio de Jesus estão cada vez mais impacientes e indignados com os atrasos no salário de modo que está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (29) uma manifestação no local a fim de fazer com que o poder público se mobilize para resolver a causa. A reportagem da Voz da Bahia esteve no local e conversou com a funcionária Maria de Lurdes, ela contou que há vários meses os servidores não receberam o dinheiro, “ainda completa mais um ano sem receber o 13º salário e gostaríamos de saber dos órgãos competentes o porquê dessa situação, pedimos ajuda do governo, para resolver a situação, pois não é possível ficar durante mais um ano trabalhando sem receber, com dívidas e contas atrasadas, ou seja, a dificuldade é grande”, disse. Lene Santos, outra servidora comentou que o protesto é necessário visto que as férias, salário estão atrasados. “Nós não podemos nos calar, se não vai virar uma verdadeira ‘baderna’, como já está se tornando. Precisamos de respostas, pois do jeito que está não dá pra ficar. Hoje nós cruzamos os braços decididamente por causa do descaso”, declarou.

  1. Funcionários do Hospital Luiz Argolo paralisam suas atividades

Sindsaúde: O Sindsaúde (Sindicato dos trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia) também está apoiando a causa. Cosme Souza, um dos diretores do órgão se sente também indignado com os atrasos e contou que foi relatado que o salário de dezembro iria sair hoje. “Esperamos a direção para negociar, estamos paralisados e se a direção não conversar com a gente vamos fazer uma reunião para decidir se greve vai continuar. A Santa Casa não tem condições de pagar o décimo terceiro e próprias pessoas da administração ameaçam demitir os funcionários por justa causa, mas o momento não é esse de ficarem ameaçando os trabalhadores e não é por aí e se alguém for suspenso ou demitido como eles estão planejando, a situação vai piorar. São cerca de 60 funcionários mobilizados”, destacou.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
Comente agora
29
Jan
Vírus do ebola pode ter ficado mais contagioso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:48h

Cientistas que acompanham a evolução do surto de ebola na Guiné dizem que o vírus sofreu uma mutação e pode ter se tornado mais contagioso. Mais de 22 mil pessoas foram infectadas com o ebola e 8.795 morreram na Guiné, Serra Leoa e Libéria. Pesquisadores do Instituto Pasteur, na França - os primeiros a identificar a epidemia, em março -, começaram a analisar centenas de amostras de sangue de pacientes de ebola. Eles monitoram as mutações do vírus e tentam descobrir se o ebola está sendo transmitido mais facilmente de pessoa para pessoa. "Sabemos que o vírus está mudando bastante", disse à BBC o geneticista Anavaj Sakuntabhai. "Isso é importante para o diagnóstico (de casos novos) e para o tratamento. Precisamos saber como o vírus (está mudando) para fazer frente ao nosso inimigo." Mutações em vírus ao longo do tempo não são incomuns. O ebola é um vírus de RNA - como o HIV e a influenza (gripe) - que têm uma elevada taxa de mutação. Isso o torna mais apto a se adaptar e aumenta o potencial de contágio. "Identificamos vários casos que não têm nenhum sintoma, casos assintomáticos", disse Sakuntabhai. "Essas pessoas podem ser as que mais transmitem o vírus, mas ainda não sabemos. Um vírus pode passar por uma mutação e se tornar menos mortal mas mais contagioso - isso é algo que nos deixa com medo."

Comente agora
28
Jan
Refrigerante de açaí não tem fruta na composição
Postado por: Samile Macêdo / 21:37h

Ironicamente, o Guaraná Antartica Black , lançado este mês, pela Ambev tem saber de açaí. A grande surpresa fica por conta dos ingredientes, no rótulo do refrigerante: a bebida não tem nada de açaí. Na sequência, são listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio. De acordo com o G1, a Ambev reafirmou a informação usada na campanha de divulgação do refrigerante, que apresenta o Guaraná Antarctica Black como "um novo líquido que combina o autêntico Guaraná Antarctica com o sabor do açaí". Questionada se o refrigerante em ou não açaí, a Ambev disse: "Na formulação, utilizamos notas de aroma natural de açaí para compor o aroma final do produto. Por isso, devido a uma questão técnica, o aroma natural de açaí não está discriminado entre os ingredientes, mas segue declarado na lata e na comunicação como "Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí".Na página da marca no Facebook, consumidores postaram mensagens cobrando explicações da empresa. (G1)

Comente agora
28
Jan
Estudo indica que psicopatas têm anormalidades em região cerebral associada a punições
Postado por: Samile Macêdo / 20:09h

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Montreal, Canadá, indica que, ao invés de serem frios e dissimulados, os psicopatas não entendem o significado de punições. A pesquisa foi realizada com a ajuda de ressonâncias magnéticas, que comprovaram que pessoas diagnosticadas com psicopatia têm anormalidades em regiões cerebrais relacionados à compreensão de crime e castigo. Esse indício, de acordo com os pesquisadores, explica porque muitos psicopatas não conseguem se adequar à programas de reabilitação e muitas vezes cometem mais crimes. As novas descobertas podem auxiliar a mudança de estratégias de reinserção social. As informações são do Jornal O Globo. “Muitas pesquisas mostram que os infratores com a síndrome de psicopatia cometem crimes mais violentos e reincidem mais rapidamente depois da saída da prisão que outros criminosos. Em nosso estudo, nós não olhamos para o comportamento, mas para ativações cerebrais. Descobrimos que, entre os criminosos violentos, aqueles com síndrome de psicopatia apresentaram reações cerebrais diferentes dos criminosos violentos sem psicopatia. Assim, o estudo nos ajuda a entender a especificidade desses criminosos” explicou Sheilagh Hodgins, professora da Universidade de Montreal e do Instituto Universitário em Saúde Mental de Montreal.  

Comente agora
28
Jan
Uma vida social agitada é melhor para sua saúde
Postado por: Samile Macêdo / 20:01h

Bons amigos podem realmente fazer de você uma pessoa mais saudável fisicamente falando, além de melhorar sua saúde mental, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade Concordia no Canadá. Ao trabalhar com um grupo de 60 estudantes estrangeiros, que haviam enfrentado uma mudança radical ao se mudarem para Montreal, o professor de psicologia Jean-Philippe Gouin observou a saúde deles durante uma pesquisa que durou cinco meses, e que foi publicada nos Annals of Behavioral Medicine. O dr. Grouin teve acesso à integração social deles através de um questionário que também avaliava quão sozinhos eles se sentiam. Com sua equipe de pesquisa, ele media as alterações do ritmo cardíaco dos participantes com relação àquilo que se costuma chamar de taxa de variabilidade cardíaca de alta frequência (HF-HRV, na sigla em inglês), e que é conhecido na comunidade médica como um indicador de saúde do sistema nervoso parassimpático. “Outra pesquisa mostrou que indivíduos com uma taxa de variabilidade de frequência cardíaca mais baixa têm maior probabilidade de desenvolver uma saúde ruim, o que inclui maior risco de doenças cardíacas”, afirma o dr. Gouin, que ocupa uma cadeira de pesquisa na área de estresse crônico e saúde. “Portanto, diminuições na variabilidade da frequência cardíaca são algo ruim pra você”. 

Comente agora
28
Jan
MP cobra decisão sobre transferência de bebê com síndrome rara na Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 18:19h

A família de Ana Cecília, criança que sofre de problema grave nos rins, a chamada síndrome nefrótica, não conseguiu transferência hospitalar, mesmo com decisão judicial determinando transferência imediata para uma unidade que ofereça o serviço de nefropediatria. A decisão ocorreu dia 8 de janeiro e é do juiz Juvino Henrique Souza Brito. A pena diária arbitrada é de R$ 1 mil. A Promotoria de Justiça entrou em contato, no dia 15 de janeiro, com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para cobrar o cumprimento da decisão. "Nada foi feito. Infelizmente, me surpreende o fato de Ana Cecília ainda está no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Agora, o que pode ser feito é o que justamente a Defensoria [Pública] já fez, que é requerer ao juiz que determine ou a prisão do seu secretário, porque está, realmente, em flagrante descumprimento de uma ordem judicial, ou o arresto das contas do Estado, para que esse pagamento seja feito em hospital particular, por um médico particular. E também a cobrança da multa, que ele tem obrigação de pagar porque já está determinado na decisão", afirma a promotora de Justiça Guiomar Miranda. 

Comente agora
28
Jan
Sucesso entre famosas, picolé de colágeno promete dar firmeza à pele
Postado por: Samile Macêdo / 18:07h

O verão já começou e muita gente anda procurando maneiras de driblar o calor. Quem não está trabalhando, vai à praia. Quem está, abusa do ar condicionado. E há também quem prefere se refrescar com algo gelado, como um sorvete ou um picolé. Para poder aproveitar as delícias da melhor estação do ano e permanecer com os nutriente em dia, a Sanavita, uma empresa de alimentação nutritiva e saudável, divulgou algumas receitas de picolés de colágeno, que já virou febre entre as famosas. A principal função do colágeno é dar firmeza à pele. Ou seja, as mulheres podem usar e abusar dessa proteína, para evitar o surgimento de rugas. O colágeno também contribui para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos. (Correio) Confira três receitas bem gostosas e nutritivas de picolés de colágeno:

Picolé de polpa de açaí, banana e Force Skin, Hair & Nails

1 polpa de açaí congelada (sem xarope de glicose)

1 banana média e madura

4 medidores de Forcee

70 ml de água

Bata tudo no processador e coloque pra gelar em forminhas.

Rende 5 picolés

Características: sem leite e derivados, sem açúcar, rico em antioxidantes e em proteínas.

Informação nutricional por porção: 1 picolé 

Comente agora
28
Jan
Reunião sobre a extinção da 4ª DIRES entre órgãos de saúde da região aconteceu hoje em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 17:40h

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) uma reunião entre órgãos de saúde das cidades da região em Santo Antônio de Jesus. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde do município e contou com a participação da Drª Silvia Brito, representante da Comissão dos servidores da 4ª DIRES. Em entrevista a Secretária de Saúde do município, Laurijane Mercês ressaltou a importância de um escritório regional na cidade e discutiu com diretores da região a extinção das DIRES e a promulgação de um único escritório na capital baiana. “Santo Antônio é uma cidade polo, sede desta microrregião e não poderíamos ficar de fora nem deixar que esta situação se perdure sem tomar posição”, fala. De acordo Mercês, prefeitos da região serão convocados para uma reunião onde serão discutidos parâmetros da saúde pública. Nesta reunião foi discutida a garantia da permanência de um escritório da secretaria estado, “sabemos da importância da DIRES não só aqui no município como também para todas as cidades da região e não queremos a extinção dos serviços ofertados”, salientou. Para a secretaria, não há definição de como os serviços serão ofertados a população no que diz respeito à distribuição de vacinas, vigilância epidemiológica e medicação de auto custo, “apesar da confirmação da entrega, iremos convocar o novo diretor de saúde para que ele nos esclareça essas mudanças”, completa.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
28
Jan
Ministério da Saúde vai distribuir camisinhas nos aeroportos de Rio, Recife e Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:42h

O Ministério da Saúde irá distribuir preservativos no carnaval durante todo país. Com o slogan "#partiuteste", diversos pontos do Brasil vão receber camisinhas, centros de testes e tratamentos em campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST). Cerca de 70 milhões de preservativos vão ser distribuídos pelo território nacional. Os aeroportos do Rio de Janeiro, Recife e Salvador vão receber displays instalados em banheiros. De acordo com o Ministério da Saúde, jovens entre 15 e 25 anos, gays, transexuais e profissionais do sexo são o público-alvo da campanha.

Comente agora
28
Jan
45% admitem fazer sexo sem camisinha
Postado por: Anacley Souza / 15:53h

Pesquisa do Ministério da Saúde com base em dados de 2013 mostrou que 94% da população sexualmente ativa reconhecem a eficiência da camisinha como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), mas que 45% admitem que não recorreram ao método nos 12 meses anteriores ao levantamento. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (28), durante lançamento de campanha de prevenção de DST/Aids no carnaval, que aconteceu na sede da pasta federal. Segundo o ministério, os dados estão dentro do previsto e são semelhantes aos levantamentos de 2004 e de 2008. Na primeira pesquisa, 58% admitiam ter se relacionado sexualmente sem preservativo e 96,9% reconheciam a eficiência da camisinha. Em 2008, 48% declararam ter feito sexo sem preservativo e 96,6% tinham a percepção da importância na prevenção de doenças. “Isso significa, de maneira muito contundente, que não podemos continuar lidando na sociedade brasileira apenas com o preservativo. É uma mensagem muito clara. A camisinha perde seu espaço? Em hipótese alguma. Mas precisaremos lidar com outras estratégias”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Na pesquisa de 2004, a taxa de detecção entre jovens de 15 a 24 anos era de 9,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2013, o índice subiu para 12,7 casos. Para o ministro, o avanço na qualidade de vida dos pacientes soropositivos resultou em uma geração com menos medo de contrair a doença. Como exemplo, ele citou artistas e personalidades que morreram em decorrência da Aids nos anos 1980 e serviram como “referência” para gerações anteriores. “Nós não podemos continuar desconsiderando essa mudança. Isso tem a ver com a história natural da doença, atualizada para os padrões de 2015.

Comente agora
28
Jan
Feira de Santana: Casos novos de Aids chegam a 242 em 2014
Postado por: Anacley Souza / 13:01h

O número de casos de HIV em Feira de Santana em 2014 cresceu 5% em relação a 2013. Segundo dados da secretaria de saúde do município, foram registrados 242 novos casos de Aids no ano passado, ante 230 contados em 2013. A pasta acredita que a maior oferta de testes de exames teria influenciado no aumento. Durante a campanha “Dezembro Vermelho”, informa o Acorda Cidade, mais de 400 testes rápidos foram feitos, o que identificou sete casos positivos. Segundo o levantamento, homens e mulheres jovens em idade reprodutiva apresentaram maior número de infectados, tendência mundial. No entanto, a pesquisa mostrou que os homens se contaminaram mais no ano passado, ao contrário do que ocorria em períodos anteriores. Outra informação é que a quantidade de bebês infectados durante o parto caiu. Segundo a coordenadora do programa de prevenção à Aids, Vanessa Sampaio, o problema é que as pessoas, principalmente os mais jovens, se comportam como se fossem imunes ao HIV. O comportamento está relacionado aos novos medicamentos que permitem que em caso de contaminação a pessoa leve uma vida normal, desde que siga as orientações do tratamento que será por toda a vida. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Jan
Sucos cítricos ajudam a evitar a formação de pedras nos rins
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:54h

Nem todo mundo gosta do verão e muito menos do calorão que atinge vários estados brasileiros. As grávidas são as que mais sofrem. Isso porque, de acordo com os médicos, a gravidez já aumenta normalmente a temperatura corporal das mamães de meio a um grau. O Bem Estar desta quarta-feira (28) falou sobre os efeitos do calor no corpo. Participaram do programa o ginecologista e consultor do programa José Bento e o nefrologista Décio Mion. As grávidas sofrem mais enjoo no calor porque ficam mais sensíveis aos efeitos hormonais. Para amenizar a temperatura, o nosso consultor orienta que as futuras mamães devem chupar gelo, picolé, comer frutas cítricas e precisam comer a cada três horas. E a atenção com hidratação deve ser redobrada. No verão, casos de pedra no rim aumentam 30%. Para prevenir o surgimento das pedras deve-se aumentar a ingestão de água e diminuir o consumo de sal, carnes e frituras. A perda de líquido corporal causada pelo suor e os excessos na alimentação influencia na quantidade de impurezas que os rins precisam filtrar. Por isso, mantenha-se hidratado, com ingestão média de dois a três litros de água por dia. Prefira sucos cítricos que originam o citrato, com ação que impede a formação de pedras. Evite os excessos de consumo de carne ou produtos de origem animal como manteigas. Nas refeições, diminua a ingestão de sal. Evite alimentos embutidos ricos em sódio, além de industrializados.

Comente agora
28
Jan
Substância da maconha canabidiol é incluída em lista de medicamentos com controle especial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:16h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (28) no Diário Oficial da União atualiza a lista de substâncias sob controle especial, que passa a incluir o canabidiol. A reclassificação foi anunciada pela diretoria colegiada da Anvisa no último dia 14. Por unanimidade, a agência decidiu que o canabidiol passaria a integrar a lista de substâncias de uso controlado e não mais a lista de substâncias proibidas.A maior parte dos diretores da Anvisa ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol e que há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave. Os diretores também ressaltaram que a reclassificação permite aos parentes atuar na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema. A Anvisa iniciou a discussão sobre a possibilidade da reclassificação da substância em maio de 2014. Na época, não houve decisão terminativa sobre a questão. Desde então, a agência vinha autorizando a liberação de importação do canabidiol em caráter excepcional. Em dezembro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina já havia autorizado neurocirurgiões e psiquiatras a prescrever remédios à base de canabidiol para crianças e adolescentes com epilepsia e que não tiveram resultado com tratamentos convencionais. Extraído da cannabis sativa (maconha), o canabidiol, também conhecido como CBD, vem sendo usado no combate a convulsões provocadas por diversas enfermidades, entre elas, a epilepsia. Para os pais de crianças com a doença, a substância é sinônimo de qualidade de vida.

Comente agora
28
Jan
Campanha mostrará que uma vida saudável pode combater o câncer
Postado por: Samile Macêdo / 09:18h

A partir desta quarta-feira (28), a Fundação do Câncer desenvolve no Brasil campanha mundial com alertas que podem ajudar a combater um terço dos casos da doença. O movimento, que vai ocorrer nas redes sociais, tem como tema Está ao Nosso Alcance. Ele precede o Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 4 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 576 mil brasileiros descobriram estar com a doença em 2015. Segundo Celso Rotstein, oncologista consultor da Fundação do Câncer, a doença é um fenômeno complexo causado pela junção de diversos fatores, inclusive genéticos, mas as pessoas podem fazer muito para evitá-la. Entre esses fatores estão o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo, que podem ser contornados. Criada pela União Internacional de Controle do Câncer, a campanha vai ressaltar que pelo menos um terço dos casos mais comuns da doença pode ser prevenido por meio da redução do consumo de álcool, da adoção de dietas mais saudáveis e do aumento da atividade física. O índice de cânceres que podem ser prevenidos ao parar de fumar chega a 50%. Rotstein conta que estudos já relacionam o consumo de gordura, por exemplo, em carnes e frituras aos cânceres de próstata, do reto e do intestino. Também existe a relação entre o câncer de mama e a obesidade. 

Comente agora
28
Jan
Termina nesta quarta-feira o prazo para que municípios solicitem profissionais do Mais Médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:49h

O prazo para os municípios se inscreverem e solicitarem profissionais do Programa Mais Médicos termina nesta quarta-feira (28). Nesta nova edição do programa, 1,5 mil prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. Prefeituras que receberam médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab 2014), que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social estão aptas a receber os profissionais.  Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no Semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas. As prefeituras podem fazer a solicitação através do site do programa. Já os médicos com registro no Brasil poderão se inscrever até amanhã (29). (BN)

Comente agora
28
Jan
Coordenador do CAPS em S. A. de Jesus fala sobre planejamentos da unidade para este ano
Postado por: Samile Macêdo / 08:19h

Há muitos pontos importantes sobre o Centro de Atenção  Psicossocial em Santo Antônio de Jesus que precisam ser esclarecidos, dentre eles a programação para o ano de 2015 a afirmação de que supostamente estariam ocorrendo desentendimentos entre os pacientes. A fim de solucionar esses questionamentos, Bruno Santos,  coordenador do setor de saúde mental do município, concedeu entrevista à rádio Recôncavo FM nesta terça-feira (27) dizendo que vários projetos estão em vista. “Fizemos o histórico dos problemas enfrentados durante o ano anterior para tentar solucionar em 2015. Estamos elaborando todas as programações tanto da luta anti manicomial, como o dia internacional da área de saúde mental , pretendemos estender o evento à população também para que haja um intercâmbio de conhecimentos. No total temos cerda de 260 pacientes, trabalhamos de segunda a sexta-feira das 07h às 17h em turno integral”, relatou.

Medicamentos na farmácia do CAPS e especialidades: De acordo com o entrevistado, agora há uma estabilidade no fornecimento de remédios e acerca dos profissionais que a unidade oferece ele destacou: Enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, fisioterapeutas ocupacionais.

Desentendimentos entre pacientes: Sobre o assunto, o coordenador disse que às vezes costumam haver desentendimentos entre os pacientes. “Ao ocorrerem a situação, procuramos verificar o prontuário para analisar a situação clínica e passamos o caso para observação do médico. O apoio da família para essas pessoas é essencial”, concluiu.

Contatos: (075) 3632-4420

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
28
Jan
Municípios têm até hoje para solicitar profissionais do Mais Médicos
Postado por: Samile Macêdo / 07:19h

Termina hoje (28) o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. A adesão pode ser feita no site do programaEstão aptas a aderir as prefeituras que receberam médicos do Provab 2014, que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social. Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas. Criado em 2013, o programa levou médicos a 3.785 municípios, o que corresponde a  68% das cidades do país. Os 34 Distritos Sanitários Indígenas  também receberam profissionais. Os médicos com registro no Brasil poderão se inscrever até amanhã (29). (Correio)

Comente agora
27
Jan
Segundo pesquisa, 42% dos brasileiros só vão ao oftalmologista quando há desconforto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:56h
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Retina Brasil, ‘Saúde Ocular na 3ª Idade’, 52% entre os brasileiros entrevistados tem algum tipo de problema de visão, e, entre eles, 42% só buscam um especialista quando sentem algum desconforto. Ao comparar os dados com a pesquisa realizada em 2013, observa-se um aumento na negligência com a saúde ocular. Enquanto no ano passado, apenas 16% dos entrevistados procuravam um especialista apenas após sentir algum incômodo na visão, nesta pesquisa esse número subiu para 42%. O oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira da Retina e Vítreo, André Gomes, explicou que doenças oculares impactam diretamente o dia-dia de pessoas impedindo-as de executar tarefas do dia-a-dia como ler, escrever, reconhecer rostos e dirigir, o que colabora também com o aumento de quedas e de depressão. “A recomendação é que os indivíduos a partir dos 50 anos visitem o oftalmologista para fazer um checkup completo da visão”, disse Gomes.
Comente agora
27
Jan
Ruído intenso pode causar danos irreversíveis à audição humana
Postado por: Samile Macêdo / 18:42h

A poluição sonora invade de diferentes formas o dia-a-dia, seja com o ruído do trânsito, um canteiro de obras e até mesmo dentro de casa, com o secador de cabelo. Todos esses barulhos são inconvenientes para a saúde. E, dependendo do volume e da frequência, podem causar danos irreversíveis à audição. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho, em 85 decibéis (dB) o tempo máximo de exposição é de 8 horas/dia. Existem 4 categorias de sons. Até aos 80 dB – som de um restaurante com movimento - não há qualquer risco para o ouvido, qualquer que seja o tempo de exposição. Até 90 dB – som de um cortador de grama - aproxima-se da zona nociva. De 90 dB a 115 – músicas ouvidas com fones de ouvidos - o sistema auditivo está em risco. Acima de 115 dB – som de um rojão - os ruídos provocam imediatamente lesões irreversíveis. De acordo com a fonoaudióloga Camila Quintino da Starkey do Brasil, líder mundial em tecnologia auditiva, dependendo da sensibilidade do indivíduo e do tempo de exposição ao ruído, os sintomas podem ser súbitos e geralmente irreversíveis. “A preocupação maior são as lesões que acontecem nas células auditivas caso a pessoa fique exposta ao ruído intenso, o que pode causar a surdez. Essas células possuem um número limitado e, quando danificadas, não se regeneram. Além disso, os efeitos da exposição aos sons altos são estresse, depressão, dores de cabeça, perda de memória e cansaço”, comenta Camila.

Comente agora
27
Jan
Cãibra noturna é mais comum no verão, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 17:41h

Um estudo publicado nesta segunda-feira revelou que as cãibras noturnas são duas vezes mais comuns no verão do que no inverno. A descoberta, feita por pesquisadores das universidades de Alberta e da Columbia Britânica, no Canadá, está no periódico Canadian Medical Association Journal. Pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de contabilizar as prescrições de quinino, substância recomendada no tratamento de cãibras, para canadenses com mais de 50 anos entre 2001 e 2007. Além disso, eles monitoraram a quantidade de buscas por “cãibras nas pernas” feitas no Google nos Estados Unidos e na Austrália. Tanto a prescrição de quinino quanto as buscas na internet foram maiores durante o verão (julho na América do Norte e janeiro na Oceania). A descoberta pode ter implicações clínicas. “Em países onde o quinino é usado para tratar cãibras noturnas, médicos podem recomendar que seus pacientes não tomem a substância durante os meses de frio”, escreveram os autores.

Comente agora
27
Jan
Casa de Apoio em Salvador fornecerá ajuda a pacientes santoantonienses que necessitam de quimioterapia e radioterapia
Postado por: Samile Macêdo / 15:30h

É possível refletir na tamanha dificuldade enfrentada até então para as pessoas portadoras de câncer em Santo Antônio de Jesus conseguirem se deslocar várias vezes para realizar tratamento na capital baiana, ir e vir que se torna bastante cansativo, mas é muito bom saber que a ansiedade dos órgãos de saúde e da população santoantoniense  para obter a solução para esse problema finalmente terá fim, pois a sonhada casa de apoio para pacientes portadores de câncer e que precisam de uma quimioterapia e radioterapia em Salvador foi conseguida. A Secretária de Saúde do município, Laurijane Mercês conversou com a rádio Andaiá FM nesta terça-feira (27) sobre o benefício. De acordo com a secretária, já foi feito contato com a casa de apoio existente em Salvador e a tentativa de manter a parceria está sendo contínua, “mas caso não seja possível fazer um convênio com a Casa existente, vamos verificar um imóvel para alocar os pacientes, parentes e motoristas a fim de oferece rum serviço ainda melhor para essa população que tanto precisa desse serviço, caso não consigamos um acordo com a instituição já existente, iremos ver a outra maneira para que essa população seja atendida”, destacou. A entrevistada pontuou que atualmente são mais de duas vans que comportam pessoas que precisam de tratamento fora de seus domicílios o que torna a necessidade de disponibilizar o serviço, o qual por enquanto ainda não é disponibilizado na cidade. “Temos o projeto de pleitear atendimentos oncológicos no município, inclusive uma empresa se propôs a construir a iniciativa junto conosco para que possamos brevemente ofertar esses atendimentos para a comunidade. Queremos avançar sempre, fazendo o melhor para fortalecer o setor de saúde em Santo Antônio de Jesus”, concluiu. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
27
Jan
Ministro quer consolidar Mais Médicos e ampliar vagas em cursos de medicina
Postado por: Anacley Souza / 15:14h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, oficializou hoje (27), durante reunião do Conselho Nacional de Saúde, as prioridades da pasta para a nova gestão. Segundo ele, as metas incluem a consolidação do Programa Mais Médicos e a ampliação de vagas para cursos de medicina, em parceria com o Ministério da Educação. De acordo com Chioro, a ideia é fortalecer e qualificar a rede de atenção básica de saúde, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo ele, o orçamento deste ano para o setor já prevê, por exemplo, recursos para reforma, construção e ampliação de pelo menos cinco mil unidades básicas de saúde. Outra proposta lembrada pelo ministro é a agenda de promoção à saúde, por meio de ações relacionadas ao enfrentamento da obesidade, combate ao tabagismo e à alimentação saudável. Aos conselheiros, Chioro reafirmou estratégias já anunciadas para valorização do parto normal na rede privada e também no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme Arthur Chioro, o ministério enfrentará problemas como o aumento das internações e mortes provocadas por acidentes de trânsito e pela violência, “sem se descuidar do enfrentamento de situações endêmicas”, como dengue, febre chikungunya e malária. O ministro também citou a atenção hospitalar.

Comente agora
27
Jan
Mulher de Adriana Calcanhotto, Suzana de Moraes morre no RJ
Postado por: Anacley Souza / 13:09h

A atriz e cineasta Susana Moraes, de 74 anos, morreu nesta terça-feira. Filha de Vinicius de Moraes, Susana sofria de câncer no endométrio. Ela se casou em 2010 com a cantora Adriana Calcanhotto, oficializando uma relação que durou mais de 25 anos. Susana estava internada na clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 5 de janeiro. Segundo o oncologista Bruno Nahoum, às 5h desta terça-feira, Susana foi vítima de infecção respiratória em decorrência do câncer. No ano passado, em entrevista a Ana Maria Braga no programa "Mais você", Adriana comentou sua relação com Susana e a luta da mulher contra o câncer. Como atriz, Susana participou de produções como "O gigante da América", de Júlio Bressane, de 1978, e da série "Véu de noiva", exibida pela TV Globo em 1969. (Globo)

Comente agora
27
Jan
A cada dez anos com colesterol alto, risco de infarto cresce 40%
Postado por: Anacley Souza / 12:54h

Um novo estudo revelou que, a cada dez anos em que uma pessoa vive com a taxa de colesterol elevada, o risco de ela sofrer uma doença do coração aumenta em quase 40%. A descoberta foi relatada nesta segunda-feira no periódico Circulation, da Associação Americana do Coração. Pesquisadores analisaram dados de 1 478 adultos sem doenças cardiovasculares aos 55 anos e calcularam o tempo em cada um deles tinha o colesterol elevado e o risco de sofrer um infarto ou um derrame. Entre os 389 voluntários que viviam com o índice elevado de um a dez anos, a probabilidade era de 8,1%. Já entre os 577 voluntários que tinham colesterol alto de onze a vinte anos, o risco subia para 16,5%. Dos participantes que não tinham problemas de colesterol, 512, o risco era de 4,4%. A cada década de exposição ao colesterol elevado, a probabilidade de sofrer uma doença cardiovascular crescia em 39%, sugerindo que o malefício do colesterol elevado é cumulativo. “Nunca é cedo demais para um jovem adulto falar com seu médico sobre doenças do coração e adotar medidas de controle de colesterol, como dieta, prática de exercício e, em alguns casos, remédios”, afirma Ann Marie Navar-Boggan, líder do estudo e cardiologista do Duke Clinical Research Institute em Durham, nos Estados Unidos. “As placas que se desprendem das artérias e causam ataques cardíacos levam anos para se desenvolver. O que acontece nas suas veias, especialmente no seu nível de colesterol aos 30 e 40 anos, afeta sua saúde cardíaca aos 50, 60 e 70 anos.” (Revista Cardiol)

Comente agora
27
Jan
Confira lista com 7 armadilhas escondidas nos planos de saúde
Postado por: Samile Macêdo / 08:10h

O acesso à saúde de qualidade ainda não deixou de ser um problema no Brasil. Mas o cenário de descaso e dificuldades, que antes se limitava aos serviços públicos, chegou aos atendimentos privados ou de usuários de planos médicos. Nos últimos anos, empresas da saúde suplementar têm sido alvo de investigações e fiscalização decorrentes de reajustes abusivos, má prestação ou negativa de serviços. Além disso, muitas vezes encabeçam os rankings dos Procons nacionais pelos mesmos motivos. A pedido do iG, a especialista em direito à saúde Renata Vilhena Silva, do escritório Vilhena Silva Advogados, fez uma lista com os principais problemas enfrentados pelos usuários de planos de saúde. Confira abaixo:

Planos coletivos – não têm o aumento anual regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e fazem reajustes muito acima da inflação. Em 2014, a média de aumento nesse tipo de serviço ficou em 18%, enquanto a inflação oficial (medida pelo IBGE) subiu 6,41% . 

Reajuste por antecipação de mudança de faixa etária – para não infringir as regras, alguns planos tentam burlar o sistema e aplicam a alteração excessiva aos 56 ou 59 anos. Os acréscimos por faixa etária são legais e estão previstos na lei dos planos de saúde. Entretanto, algumas operadoras abusam do valor e chegam a impor reajustes acima de 100%. Estas questões são cada vez mais discutidas na Justiça. 

Comente agora
27
Jan
Checar o e-mail com menos frequência ajuda a combater o estresse
Postado por: Samile Macêdo / 07:24h

Se você tem o costume de checar o e-mail de hora em hora, melhor pensar duas vezes. Afastar-se de sua caixa de entrada é uma boa ideia e não apenas por uma questão de produtividade, mas também pela sua saúde. Uma nova pesquisa descobriu que, quanto menos faz isso, menos estressado você fica. Em um experimento realizado pelos pesquisadores Kostadin Kushlev e Elizabeth Dunn, os participantes foram instruídos a mudar a forma como eles lidavam com e-mail durante duas semanas. Na primeira, foi colocado um limite de vezes em que eles poderiam acessar a ferramenta: no máximo três ao dia. Na seguinte, eles poderiam verificar quantas vezes quisessem. Os pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que na semana em que o uso do e-mail foi restrito, os participantes tiveram o estresse diário reduzido se comparado à semana em que eles verificavam com mais frequência. O curioso é que o ato de checagem parece automático. A maioria dos chefes, funcionários e empresas ainda não encontrou uma maneira de gerenciar esse costume. Se você define horários fixos, como, por exemplo, às 10h, 13h e 17h, as coisas podem ficar mais controladas. Outro ponto que pode ajudar é manter uma lista de e-mails que você precisa enviar e faça tudo de uma vez, em vez de entrar inúmeras vezes. Comece a perceber quanto tempo você gasta com esta tarefa. O resultado pode ser surpreendente. 

Comente agora
26
Jan
Pesquisadores brasileiros descobrem proteínas analgésicas em café
Postado por: Samile Macêdo / 20:02h

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Embrapa descobriram fragmentos de uma proteína no café que tem um efeito parecido ao da morfina, com qualidades analgésicas e ansiolíticas. Em experimentos com camundongos, os cientistas perceberam que os peptídeos descobertos têm mais tempo de duração desses efeitos que o medicamento propriamente dito. O pedido para patentear foi feito em agosto de 2014 e encaminhado ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). As informações são do jornal O Globo. A pesquisa foi feita pelo pesquisador Carlos Bloch Júnior e pelo estudante Felipe Vinecky, no Departamento de Biologia Molecular da UnB e na Embrapa. Vinecky e Bloch perceberam que algumas sequências de genes tinham fragmentos internos (encriptados) com estrutura de opióides endógenos de humanos, como, por exemplo, a encefalina. Dessa forma, os pesquisadores decidiram avaliar suas funções e descobrir os efeitos fisiológicos que geram em mamíferos. Para chegar aos resultados esperados, os cientistas simularam uma digestão humana in vitro, com a maior parte da semente do café. Em seguida, foram feitos os testes em ratos na Universidade de Brasília, para, enfim, comprovar o efeito similar ao da morfina. E foi constatado que o efeito anestésico é ainda maior que o do remédio, cerca de quatro horas a mais. “Mal comparando, seria como uma Matrioshka (boneca russa) molecular. Dentro da molécula maior existem outras menores, porém com formas e atividades diferentes da maior de todas ou da maior imediatamente anterior”, disse Carlos Bloch.

Comente agora
26
Jan
9 dicas para quem quer começar a correr para manter a forma e a saúde
Postado por: Samile Macêdo / 18:14h

Correr é uma ótima opção de atividade física para quem quer manter a forma e a saúde em dia. A cada dez minutos de corrida em ritmo leve/moderado é possível queimar, em média, cem calorias. Além disso, este exercício também ajuda manter o coração forte, melhora o sono, acelera o metabolismo e melhora o humor. Veja abaixo nove dicas da RX Assessoria Esportiva para quem quer começar a correr.

1. Avalie suas condições físicasAntes de iniciar qualquer tipo de exercício é preciso fazer um acompanhamento. Portanto, visite um médico e explique quais são as suas intenções no esporte. Ele pedirá exames e verificará quais são as condições do seu organismo, para estabelecer limites e manter a saúde em dia. Consulte também um especialista em educação física para uma avaliação corporal, que calculará todas as medidas do corpo. Este preparo é importante para que você acompanhe os avanços físicos, estabeleça metas e tenha mais motivação para continuar no esporte. Tenha sempre o acompanhamento de um profissional.

2. Comece devagarNenhuma pessoa começa a correr longas distâncias de um dia para o outro. Comece com treinos mais leves e vá aumentando gradativamente. “A fase de adaptação nada mais é do que um período em que você acostumará seu organismo à pratica de atividade física, seu corpo sairá do estado de sedentarismo para iniciar o estado ativo”, explica o Prof. Rodrigo Xavier, na página da assessoria. Uma dica importante é não desistir. Os resultados aparecerão aos poucos. Persista. 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com