Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Dengue durante gravidez aumenta risco de danos neurológicos para bebê

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/09 17:35h
Dengue durante gravidez aumenta risco de danos neurológicos para bebê

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A contaminação pelo vírus da dengue durante a gestação aumenta em 50% o risco de o bebê nascer com distúrbios neurológicos. A informação faz parte de uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da London School of Hygiene and Tropical Medicine. “É um alerta para as mulheres e para os médicos. Mostramos que a ligação com distúrbios neurológicos congênitos, que são gravíssimos, existe. Mas não sabemos ainda as dimensões do problema. Por enquanto, alcançamos só a ponta do iceberg”, afirmou ao jornal O Globo a principal autora do estudo, a epidemiologista Enny Paixão.  Foram analisados 16.103.312 nascidos vivos, de 2006 a 2012m ou seja, antes da chegada do vírus Zika ao Brasil. Os cientistas relataram 13.634 casos de anomalias neurológicas congênitas, o que corresponde a 0,08% dos casos. Houve ainda quatro casos de anomalias no cérebro. Não foram relatados casos de microcefalia relacionados à dengue. (AS)

Comente agora

Melhore sua qualidade de vida no TB Studio, musculação com Personal Trainer em S. A. de Jesus

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/09 14:30h
Melhore sua qualidade de vida no TB Studio, musculação com Personal  Trainer em S. A. de Jesus

TB Studio, é o mais novo espaço voltado para atividade física, condicionamento e bem-estar em Santo Antônio de Jesus, conta com o que há de mais moderno relacionado a treinamento personalizado, garantindo resultados de forma segura e eficaz, com a exclusividade de um Personal Trainer num ambiente agradável, climatizado e com acessibilidade para cadeirante.

O Studio possui aparelhagem completa, para quem gosta de aliar musculação, treinamento funcional e profissional qualificado.*Para quem gosta de pedalar, formamos um grupo de pedal para girarmos aos finais de semana na cidade ou fazendo trilhas. Sendo o primeiro Studio da cidade que oferta esta modalidade.

Endereço: Travessa Etore Rossi, 88A, próximo à Escola de Música Mozart

Telefone: 075 98824-5787

Conheça o studio nas imagens abaixo:

Comente agora

SUPERA inaugura sede em Santo Antônio de Jesus com aula demonstrativa; veja vídeo e fotos

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/09 14:03h
SUPERA inaugura sede em Santo Antônio de Jesus com aula demonstrativa; veja vídeo e fotos

Essa semana Santo Antônio de Jesus foi palco de uma aula demonstrativa de Ginástica Cerebral pela equipe do método Supera. O curso tem o objetivo de deixar o cérebro mais ativo, estimulando a memória, o raciocínio, aumentando a independência e, consequentemente, a qualidade de vida dos participantes. A aula inaugural reuniu algumas pessoas e envolveu dinâmicas que exercitaram o raciocínio e a concentração. A administradora Luciana Cardoso responsável pela única franquia Supera no município, demonstrou sua gratidão e disse está muito feliz  com o novo projeto.

Aulas e Matrícula

Os encontros da Ginástica Cerebral está aacontecendo no prédio onde está instalado o Supera. Quem tiver interesse em participar, é só ir até a sede, agendar e experimentar a aula de teste oferecida gratuitamente pela equipe do Supera.

Ginástica para o Cérebro

Comente agora

4 perguntas que você deve se fazer quando tiver dor de cabeça

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/09 13:30h
4 perguntas que você deve se fazer quando tiver dor de cabeça

Foto: Dirima/Thinkstock/Getty Images

Não é só desculpinha para desmarcar compromissos: uma pesquisa do Ibope afirma que 97% das pessoas tiveram dor de cabeça pelo menos uma vez no último mês. E sete em cada 100 passam por isso todos os dias. O problema é comum, mas não deve ser considerado normal – principalmente quando se tem quatro ou mais crises por mês ou, mesmo que menos frequentes, elas estejam abalando (no mau sentido) sua rotina, obrigando você a perder prova, reunião, festa ou treino. E, como prevenir é sempre melhor do que remediar, é preciso identificar qual a causa da sua dor. Isso fica mais fácil se você apostar em apps como o Diário da Cefaleia, que registram dia, horário, região, intensidade da dor, e o que você comeu ou fez antes dela. Essas informações são valiosas para o médico fechar o diagnóstico e indicar o tratamento. A BOA FORMA listou as perguntas que você deve se fazer sempre que o pancadão começar.

1. Lembrou de beber água?
O corpo precisa de sais minerais para funcionar bem.

Comente agora

Cosméticos para crianças têm regulamentação simplificada

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/09 12:39h
Cosméticos para crianças têm regulamentação simplificada

Os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes infantis (HPPC) estão isentos de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a partir deste sábado (15/09), quando começa a vigorar a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 237, de 2018. A norma simplifica a forma como essa classe de produtos passa a ser regulamentada e altera a RDC 7, de 2015, que estabeleceu as categorias de itens de HPPC que podem ter isenção de registro sanitário no Brasil. De acordo com o órgão, as categorias de produtos infantis são de baixo risco por natureza e são dispensadas de registro na maior parte do mundo. De acordo com a nova norma, os produtos isentos de registro devem estar regularizados no Sistema de Automação de produtos cosméticos (SGAS), criado pela Agência especificamente para os HPPC. Esse grupo inclui sabonetes, cremes, shampoos, esmaltes, colônias, talcos, cremes dentais, entre dezenas de outros itens.

Comente agora

“Coopere com a Vida”: Cooperativismo baiano levanta a bandeira da doação de órgãos

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/09 15:39h
“Coopere com a Vida”: Cooperativismo baiano levanta a bandeira da doação de órgãos

Uma grande rede de cooperação reunirá mais de 3.500 voluntários cooperativistas, em 65 cidades da Bahia, para esclarecer e mobilizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Neste mês de setembro, 31 cooperativas baianas atuantes em 65 municípios irão unir forças em torno de uma causa social: o incentivo à doação de órgãos. Desde 2017, a campanha estadual “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” é coordenada pelo Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) e pela OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia).

A campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” busca chamar atenção para uma difícil realidade: a fila de espera por órgãos na Bahia ainda é alta. São 1.633 pacientes cadastrados na lista de espera por um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão e córnea.

Comente agora

Campanha estimula jovens a se consultarem com urologistas

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/09 14:35h
Campanha estimula jovens a se consultarem com urologistas

Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove neste mês a Campanha #VemProUro com foco em orientações para adolescentes. O objetivo é orientar os pais a levar os jovens de 15 a 19 anos de idade a médicos especialistas. Diferentemente das meninas, que na maioria, desde a adolescência vão ao ginecologista e criam o hábito de ir ao médico, os meninos, da mesma faixa etária, não têm o mesmo hábito de buscar orientação médica. O coordenador da campanha, Daniel Suslik Zylbersztejn, membro do Departamento de Sexualidade e Reprodução da SBU, destaca que a necessidade é orientar os rapazes, pois problemas que acometem os adolescentes podem causar transtornos no futuro, como infertilidade, por exemplo.

“É preciso que os adolescentes vejam o urologista como o médico que vai segui-los durante muitos anos à frente e não só como o médico do homem dos 45 anos a 50 anos de idade", disse, ressaltando que os homens procuram o profissional na fase adulta para o exame de toque retal que evita o câncer de próstata. “[O homem] Fica sem ninguém; vai a um urologista por algum problema geniturinário específico, mas não tem o seu médico de referência”, destacou Zylbersztejn.

Comente agora

O suor pode ser ruim para o seu cabelo. Saiba como protegê-lo!

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/09 13:15h
O suor pode ser ruim para o seu cabelo. Saiba como protegê-lo!

Praticar esportes é tudo de bom – você, leitora da BF, sabe bem: a gente ganha mais disposição e energia, fortalece o corpo e enxuga os quilos extras. Mas, enquanto sua autoestima só aumenta a cada check dado nos treinos, alguém está sofrendo com tanto empenho: seu cabelo. As sessões pinga-pinga dentro e fora da academia deixam os fios mais ressecados, desbotados e, algumas vezes, até quebradiços. “Suor, vento, sol e a tração dos elásticos são alguns dos fatores nocivos”, explica a dermatologista Renata Sampaio, do Rio de Janeiro. Como, claro, parar de treinar não é uma opção – nem pense em mandar um WhatsApp para o personal cancelando a hora de vocês para ir ao salão –, o jeito é desvendar alguns truques para contornar os problemas que a deixam de cabelo em pé. Juramos que dá até para encerrar a malhação com os fios mais lindos e hidratados do que quando você passou pela porta da academia!

Os vilões
Imagine só: você correndo ao som daquela playlist nova superanimada, no seu parque favorito, em uma manhã agradável com solzinho leve e uma brisa refrescante.

Comente agora

Primeiro remédio para tratar e prevenir enxaqueca é aprovado nos EUA

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/09 17:37h
Primeiro remédio para tratar e prevenir enxaqueca é aprovado nos EUA

Foto: Natali_Mis/Thinkstock/Getty Images

Quem já sofreu de enxaqueca sabe que ela pode atrapalhar, e muito, a vida – seus sintomas são marcados por uma dor intensa e latejante na cabeça, além de náusea, vômito e sensibilidade à luz e ao som. O tratamento costuma ser feito com medicamentos não específicos, mas essa prática pode estar com os dias contados. Quem já sofreu de enxaqueca sabe que ela pode atrapalhar, e muito, a vida – seus sintomas são marcados por uma dor intensa e latejante na cabeça, além de náusea, vômito e sensibilidade à luz e ao som. O tratamento costuma ser feito com medicamentos não específicos, mas essa prática pode estar com os dias contados. Esse ano um remédio próprio para esse tipo de dor de cabeça foi aprovado, pela primeira vez, pelo FDA (Food and Drug Administration), agência federal de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. O Aimovig, das farmacêuticas Amgen e Novartis, consiste em injeções mensais que podem ser aplicadas pelo próprio paciente, sem a necessidade de ir até um hospital ou posto de saúde. A droga age ao bloquear a atividade de uma molécula responsável por ataques de enxaqueca.

Comente agora

Personal da dupla Simone e Simaria dá dicas para ficar sarada no verão

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/09 12:58h
Personal da dupla Simone e Simaria dá dicas para ficar sarada no verão

Bi-campeã mundial de fisiculturismo e profissional de Educação Física, a atleta Gabi Dezan está de olho no verão. Quer dizer, ela não está na corrida por um corpo enxuto em três meses. Mas quer ajudar aqueles que passaram o ano, digamos, na preguicinha. A bicampeã de fisiculturismo reuniu uma série de dicas para que qualquer um consiga iniciar um projeto verão. “Uma das partes mais fáceis de iniciar um programa de exercícios é decidir fazê-lo, mas com a chegada do verão muita gente quer correr atrás do prejuízo. A boa notícia é que nunca é tarde demais para começar a se exercitar. Para se ter sucesso em suas metas é importante começar pelo caminho certo, porém muitos iniciantes começam com o pé errado e acabam se frustrando por não conseguir atingir seus objetivos”, ressalta Gabi Dezan. A atleta é fisioterapeuta e life coach e já cuidou de nomes como das cantoras Simone (da dupla sertaneja Simone e Simaria), Tânia Mara e das atrizes Fernanda Vasconcellos, Nívea Stelmann entre outras. Veja o que Gabi Dezan recomenda.

1-

Comente agora

Bahia registra caso de sarampo após sete anos, diz Sesab

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/09 15:10h
Bahia registra caso de sarampo após sete anos, diz Sesab

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Após sete anos, a Bahia registrou um caso de sarampo. Um homem, que é natural de Manaus (AM), foi diagnosticado com a doença em Ilhéus, sul da Bahia depois de apresentar sintomas em agosto. O laudo que confirmou que o rapaz foi infectado pela doença saiu nesta sexta-feira (14), segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Ainda segundo a Sesab, o homem estava na cidade a trabalho e já teria chegado doente. De acordo com o chefe de Setor da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Gleidson Santana, o homem foi liberado após ter melhora no estado de saúde e não apresenta mais risco de transmissão da doença. Na Bahia não havia caso de sarampo desde 2011, sendo o último registro feito em uma criança francesa que esteve em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, já infectada pela doença. A situação ocorreu em 2011. (Trbn)

Comente agora

Corrida: 4 cuidados que você deve ter para evitar lesões

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/09 13:45h
Corrida: 4 cuidados que você deve ter para evitar lesões

Foto:  Getty Images/Getty Images

Assim como na música, a corrida é daquelas atividades das quais você gosta na primeira, se apaixona na segunda e perde a linha na terceira. Mas, às vezes, a empolgação faz com que você se entregue cedo demais e acabe se machucando. Preste atenção em alguns cuidados.

1. Conheça seu pretendente

Mesmo que os primeiros encontros tenham sido incríveis, isso não significa que você deva acelerar as coisas. “Comece fazendo três treinos por semana – um longo e dois intervalados – e aumente a quilometragem em 5% a cada sete dias”, diz o educador físico Marcelo Alexandroni, da assessoria esportiva Marcos Paulo Reis, em São Paulo.

Comente agora

Mais de 82% dos atendimentos de emergência são problemas cardiológicos

Saúde  Postado por Aline Souza - 15/09 08:45h
Mais de 82% dos atendimentos de emergência são problemas cardiológicos

Foto:  Camila Souza/GOVBA

Os atendimentos de emergências cardiovasculares nos hospitais do Brasil são 82,2% maiores do que aqueles em que uma cirurgia ou procedimento é agendado com antecedência. A conclusão está no levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A pesquisa mostra que os homens, acima dos 60 anos, predominam nos atendimentos. No ano passado, houve 1.130.692 de internações por doenças cardiovasculares, das quais 929.528 (82,2%) foram de urgência. A incidência de pacientes do sexo masculino é maior: 84% foram internados em caráter de emergência, enquanto o mesmo tipo de procedimento envolveu 79% de mulheres. 

Comente agora

5 fatores que estragam seus dentes e você nem imaginava

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/09 20:27h
5 fatores que estragam seus dentes e você nem imaginava

 Foto: ballero/Thinkstock/Getty Images

Escovar os dentes três vezes por dia, passar o fio dental com frequência e usar o enxaguante bucal todas as noites antes de dormir nem sempre é suficiente para garantir a saúde dos dentes. O segredo para um sorriso de dar inveja? A manutenção da colônia de bactérias que vivem em nossa boca, que pode ser influenciada por uma série de fatores que vão além de apenas a higiene bucal.

Fique de olho: algum dos itens abaixo podem colaborar para que suas visitas semestrais ao dentista se tornem mais frequentes.

1. Seu treino

Comente agora

HRSAJ divulga resultado final de processo seletivo em enfermagem

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/09 18:05h
HRSAJ divulga resultado final de processo seletivo em enfermagem

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) torna pública a relação dos candidatos aprovados na última fase do Processo Seletivo 2018.2 para formação de cadastro de reserva de profissionais de enfermagem. Os profissionais devem aguardar o contato telefônico do Recursos Humanos da Unidade. Para mais informações, o contato pode ser feito através do e-mail selecaohrsaj@gmail.com ou telefone (75) 3162-1455. Confira a lista dos aprovados:

APROVADOS 


RUANA CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA

ISADORA REIS RODRIGUES

ANANDA CIRA DA CRUZ DE ANDRADE

SIMONE CORREIA DOS SANTOS

BÁRBARA MARIA CONCEIÇÃO DA PAZ








Comente agora

Campanha contra sarampo e poliomielite se encerra nesta sexta-feira

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/09 13:01h
Campanha contra sarampo e poliomielite se encerra nesta sexta-feira

Após ter sido prorrogada, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo se encerrará nesta sexta-feira, 14. A meta da mobilização é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos. Até a publicação desta matéria, de acordo com o Ministério da Saúde, 94% foram vacinadas. A capital paulista, que atingiu 92% das crianças, terá um mutirão neste sábado, 15, para tentar alcançar a meta. O ministério informou que 11 Estados conseguiram atingir a meta: Mato Grosso do Sul, Ceará, Goiás, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia e Amapá. "Cerca de 800 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. Na faixa etária de três e quatro anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%", diz a pasta. O objetivo é imunizar 11,2 milhões de crianças no País. A cidade de São Paulo vai ampliar a mobilização até o Sábado em mais de 80 postos de vacinação e no posto volante no piso térreo do Santana Parque Shopping, na zona norte, das 10h às 17h.

Comente agora

Menos de 10% dos municípios brasileiros possuem leito de UTI, diz CFM

Saúde  Postado por Willyam Reis - 14/09 10:13h
Menos de 10% dos municípios brasileiros possuem leito de UTI, diz CFM

Foto: Patrícia Cruz/ A2Fotografia

Os leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) em estabelecimentos públicos, conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou particulares, estão disponíveis em somente 532 dos 5.570 municípios brasileiros, de acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Se considerados apenas os leitos de medicina intensiva da rede pública, apenas 466 destes municípios oferecem tratamento em medicina intensiva no País. Ao todo, o Brasil possui quase 45 mil leitos de UTI, segundo informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. No entanto, pouco menos da metade (49%) está disponível para o SUS e a outra parte é reservada exclusivamente à saúde privada ou suplementar (planos de saúde), que atualmente atende a 23% da população. Embora o número de leitos de UTI tenha aumentado nos últimos anos – algo em torno de 5,7 mil nos últimos oito anos – a quantidade de leitos ainda é insuficiente, sobretudo no SUS, onde a demanda é crescente.

Comente agora

Câncer no Brasil pode ter alta de quase 80% dentro de 20 anos

Saúde  Postado por Aline Souza - 13/09 12:53h
Câncer no Brasil pode ter alta de quase 80% dentro de 20 anos

Foto : Marcos Santos/USP Imagens

O número de casos de câncer no Brasil pode sofrer um aumento de 78,5% nos próximos 20 anos, segundo projeções da Agência para a Pesquisa do Câncer, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). A previsão é de que 998 mil novos casos da doença sejam registrados no país até 2040. Atualmente, o tipo de tumor mais frequente no país é o de mama, que apresenta incidência de 85,6 mil casos e corresponde a 15,3% do total. O segundo mais prevalente é o de próstata, com 84,9 mil ocorrências. Este último tipo também é o mais letal no país. De acordo com a entidade, 18,1 milhões de novos casos serão registrados ainda este ano em todo o mundo. Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres vão desenvolver a doença durante suas vidas. Quanto à taxa de mortalidade, um em cada oito homens e uma em cada onze mulheres serão vitimados pelo câncer. (M1)

Comente agora

Evento do Conselho Regional de Nutricionista será realizado em Santo Antônio de Jesus nos dias 14 e 15 de setembro

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/09 12:04h
Evento do Conselho Regional de Nutricionista será realizado em Santo Antônio de Jesus nos dias 14 e 15 de setembro

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) estará em Santo Antônio de Jesus, nos dias 14 e 15 de setembro, para realização do CRN-5 Itinerante. O evento, que tem como objetivo aproximar ainda mais o órgão dos nutricionistas que atuam no interior dos estados da Bahia e de Sergipe, acontecerá na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Avenida Carlos Amaral, n. 1015, bairro Cajueiro.

Na oportunidade, será disponibilizada uma gama de serviços e ações, como atendimentos para pessoas físicas e pessoas jurídicas, conciliações, atendimento jurídico, recebimento de denúncia, orientação profissional pela assessoria técnica do órgão e palestras sobre diversos temas. Também foram convidados para o evento conselhos de controle social (conselho de alimentação escolas – CAEs municipais; conselhos de segurança alimentar e nutricional – Conseas; e conselhos de saúde) e gestores de secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação de aproximadamente 30 municípios.

Comente agora

Bolsonaro evolui bem após cirurgia no intestino, diz boletim médico

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/09 10:36h
 Bolsonaro evolui bem após cirurgia no intestino, diz boletim médico

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, evolui bem após passar por cirurgia de emergência para desobstruir o intestino na noite de quarta-feira (12), informou boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira (13) pelo Hospital Albert Einstein. O candidato está internado desde sexta (7) no hospital da Zona Sul de São Paulo, após ser vítima de uma facada durante ato de campanhaem Juiz de Fora, Minas Gerais. O procedimento durou duas horas e terminou por volta das 23h30. Segundo os médicos, a nova intervenção foi bem-sucedida e o candidato passa bem. Ele não sentiu dores nem teve náusea durante a madrugada. Bolsonaro foi levado para o mesmo leito onde estava antes da cirurgia, e voltou a ter o protocolo de cuidados de UTI. Carlos Bolsonaro, um dos filhos do candidato, fez na manhã desta quinta um post nas redes sociais sobre a cirurgia. (G1)

Comente agora

Consumo de três porções de laticínios por dia reduz risco de doenças cardíacas

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/09 00:21h
Consumo de três porções de laticínios por dia reduz risco de doenças cardíacas

Foto: Shutterstock

Apesar de serem considerados muitas vezes inimigos da boa forma e saúde, os laticínios podem ser uma forma de proteção contra doenças do coração e derrames. Um estudo desenvolvido na Universidade McMaster, no Canadá, concluiu que o consumo de três porções de produtos lácteos por dia está relacionado a menores taxas de mortalidade e incidência de problemas cardiovasculares, em comparação com pessoas que consomem meia porção diária. Segundo o jornal O Globo, os pesquisadores analisaram informações de mais de 130 mil pessoas, com idade de 35 a 70 anos, em 21 países. Em média, os participantes foram acompanhados por 9 anos. "Nossos resultados indicam que o consumo de produtos lácteos pode ser benéfico, especialmente em países de renda baixa e média, onde o consumo de laticínios é muito mais baixo que na América do Norte ou na Europa", afirmou o líder do estudo, Mahshid Dehghan. Para a pesquisa, os participantes foram agrupados em quatro categorias: sem laticínios (28.674 pessoas); menos de uma porção diária (55.651 pessoas); uma a duas porções diárias (24.423 pessoas); e mais de duas porções diárias (27.636 pessoas). Uma porção de produtos lácteos equivale a um copo de leite de 244 gramas, um pote de iogurte com 244 gramas, uma fatia de queijo de 15 gramas ou uma colher de manteiga de 5 gramas. Os resultados mostraram que o grupo de alto consumo (média de 3,2 porções diárias) apresentou menores taxas de mortalidade — 3,4% contra 5,6% —, de mortalidade não-cardiovascular — 2,5% contra 4% —, mortalidade cardiovascular — 0,9% contra 1,6% —, de doenças cardiovasculares — 3,5% contra 4,9% — e de acidentes vasculares cerebrais — 1,2% contra 2,9%. 

Comente agora

Salvador é a capital com menor índice de fumantes no Nordeste

Saúde  Postado por Marcus Augusto Macedo - 12/09 23:44h
Salvador é a capital com menor índice de fumantes no Nordeste

Uma pesquisa mostrou que Salvador é a capital do Brasil com menor índice de fumantes da região Nordeste, com aproximadamente 4,1% (veja aqui). A capital baiana também se destacou no estudo pelo baixo índice de pessoas que afirmaram consumir 20 cigarros ou mais por dia, apenas 1,1%. Na região Nordeste, as capitais com o maior percentual de fumantes são: Recife (9,2%), Natal (7,6%), João Pessoa (6,8%), Maceió (6,5%) e Fortaleza (5,6%). A capital que lidera o ranking é Curitiba, com 15,6%. Outra boa notícia é que o consumo de cigarro está em queda no Brasil, pelo menos 36% no período de 2006 até 2017. Ainda assim, há muito trabalho a ser feito. Segundo o Ministério da Saúde, pouco mais de 10% da população brasileira fuma, o que equivale a pelo menos 20 milhões de fumantes.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, em média, um fumante reduz em 15 anos sua expectativa de vida, além disso, pelo menos 50% morre por alguma doença relacionada ao uso contínuo do tabaco. 

Comente agora

Jair Bolsonaro passa por nova cirurgia em SP; candidato passa bem

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/09 23:26h
Jair Bolsonaro passa por nova cirurgia em SP; candidato passa bem

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, passou por uma nova cirurgia na noite desta quarta-feira (12), segundo o Hospital Albert Einstein, onde o candidato está internado desde sexta (7), após ser vítima de uma facada durante ato de campanha em MG. O procedimento durou cerca de 1 hora e terminou por volta das 23h30. Segundo os médicos, a nova intervenção foi bem-sucedida e o candidato passa bem. Bolsonaro foi levado para o mesmo leito onde estava antes da cirurgia, e voltou a ter o protocolo de cuidados de UTI. Um novo boletim médico deve ser divulgado às 10h desta quinta-feira (13). Mais cedo, o hospital informou que o quadro clínico de Bolsonaro evoluiu para um quadro de "distensão abdominal progressiva e náuseas" e precisou passar por uma tomografia no abdômen. O exame identificou presença de aderência obstruindo o intestino delgado. Segundo o hospital, a solução do problema era cirúrgica.

Comente agora

Bahia tem menos de um leito de UTI pelo SUS para cada 10 mil habitantes, aponta CFM

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/09 17:45h
 Bahia tem menos de um leito de UTI pelo SUS para cada 10 mil habitantes, aponta CFM

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou que a proporção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 0,64 para cada 10 mil habitantes da Bahia. O índice está abaixo do nacional (1,04/10 mil) e é o sexto menor do país. A Bahia soma, segundo o documento, 988 leitos de UTI da rede pública. Deste total, 55,9% estão concentrados em Salvador, ou seja, 552 leitos. A capital baiana tem proporção de 1,88 leito de UTI pelo SUS para cada 10 mil habitantes. O levantamento do CFM mapeou a distribuição dos leitos de UTI entre os estados e as capitais. Ao todo, o Brasil possui quase 45 mil leitos de UTI, segundo informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Pouco menos da metade (49%) está disponível para o SUS e a outra parte é reservada exclusivamente à saúde privada ou suplementar.

Comente agora

Ginástica para o cérebro: Vem aí unidade SUPERA em S. A. de Jesus para todas as idades

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/09 17:04h
Ginástica  para o cérebro: Vem aí unidade SUPERA em S. A. de Jesus para todas as idades

O curso SUPERA-Ginástica para o cérebro tem a honra de convida-lo para a semana de inauguração de sua nova unidade em Santo Antônio de Jesus/Na. 10 e 15 de setembro. VENHA NOS CONHECER E EXPERIMENTAR UMA FORMA INCRÍVEL DE VIVER!

O SUPERA é a primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento das capacidades do cérebro e à saúde mental. Estamos no mercado desde 2006, trabalhando para entregar a nossos alunos um curso que transforma sua vida pessoal, acadêmica e profissional. O SUPERA sempre atuou na área de educação, mas vem assumindo também um papel de destaque no mercado. de saúde mental e qualidade de vida. Com nossos Projetos Especiais, atendemos empresas que buscam eficiência e alta produtividade e associações de atletas que querem melhorar o desempenho de seus membros através do treinamento cerebral. O SUPERA é um curso fortemente recomendado por muitos profissionais como ferramenta capaz de estimular o cérebro e ampliar suas capacidades de pensar e agir. O SUPERA oferece um curso inovador cuja proposta é desenvolver o cérebro, promovendo a saúde mental e bem-estar das pessoas. Além de utilizar o ábaco para cálculos, o SUPERA possui mais de 80 jogos e uma grande quantidade de dinâmicas de grupo para estimular o raciocínio lógico, a persistência e a autoestima.

Conheça abaixo um pouco do SUPERA: 

 

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com