As comentadas


Bom dia , Quinta-feira, 28/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

31
Jul
Laboratório Fernando Queiroz em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:59h

Um comentário
28
Jul
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:35h

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora
28
Jul
Farmácia Santana de Cristina entrega em domicílio; ligou chegou!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:11h

Comente agora
27
Jul
HRSAJ desmente atraso nos salários dos funcionários e envia nota de esclarecimento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:00h

Em relação à matéria veiculada no dia 27 de abril de 2016, referente ao “não repasse salarial aos colaboradores do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus”, esclarecemos que:

- As informações divulgadas não são verídicas e salientamos que os pagamentos dos colaboradores do Hospital Regional encontram-se pagos e sem nenhum atraso.

Desta forma, reforçamos que, para quaisquer esclarecimentos relacionados aos serviços assistenciais e administrativos realizados pelo Hospital Regional, à Assessoria de Comunicação se coloca à disposição para os devidos esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO HRSAJ

Comente agora
27
Jul
Quem para de fumar também diminui consumo de álcool
Postado por: Anacley Souza / 18:17h

Parar de fumar, ou pelo menos tentar parar, pode ajudar a reduzir o consumo de álcool. Um estudo publicado recentemente na revista científica BMC Public Health, mostrou que, ao contrário do que se acreditava, tentar largar o cigarro não aumenta a ingestão de álcool. Pelo contrário, diminui. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, analisaram os resultados de pesquisas domiciliares que incluíam 31.878 pessoas com 16 anos ou mais. Entre março de 2014 e setembro de 2015, 6.278 dos entrevistados relataram fumar. Desses, 144 tinham tentado largar o vício na semana anterior à pesquisa. O levantamento também pedia que os participantes completassem um questionário sobre seu consumo de álcool. Isso permitiu que os pesquisadores comparassem o consumo de álcool dos fumantes que tinham tentado largar o vício com o daqueles que não tinham tentado parar de fumar na semana anterior à pesquisa. Os resultados mostraram que os participantes que tinham tentando parar de fumar consumiam menor quantidade de bebida alcoólica em geral do que aqueles que não tinham tentado largar o vício. Além disso, essas pessoas também tendiam a beber menos em binge – ingerir pelo menos cinco doses de bebida alcoólica, no caso dos homens, ou quatro doses, no caso das mulheres, em um período de duas horas – e eram mais propensas a ser classificadas como pessoas que bebem pouco. Essa descoberta se opõe a estudos anteriores que afirmavam que parar de fumar pode aumentar o consumo de álcool, alimentando a crença de que o álcool seria uma forma de compensar a falta do cigarro.

Comente agora
27
Jul
Diminuição da imunidade é grave efeito da quimioterapia; saiba mais
Postado por: Débora Ayane / 17:26h

Primeiro o diagnóstico, depois o tratamento e, por fim, a torcida pela remissão. Não parece um processo tão doloroso quando resumimos assim, mas apenas quem enfrenta um câncer conhece bem as dificuldades da jornada.Os efeitos colaterais da quimioterapia podem muitas vezes tornar o processo mais difícil. Existem aqueles que a maioria das pessoas conhece, pois são visíveis, como a queda de cabelo, o mal-estar e o cansaço. Porém os efeitos que mais atingem o paciente e podem até mesmo atrapalhar o tratamento não são tão notáveis aos próximos, mas, para o paciente, podem ser muito severos. Um dos mais graves deles é a queda da imunidade, à qual damos o nome de neutropenia.A queda da imunidade deixa o corpo muito vulnerável e suscetível a infecções. Quando isso acontece, muitas vezes é necessário interromper a quimioterapia para tratar a infecção e depois retornar ao tratamento.

Comente agora
27
Jul
Vacina contra a dengue é testada em voluntários de Porto Alegre
Postado por: Débora Ayane / 15:13h

A vacina brasileira contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan será testada em voluntários da cidade de Porto Alegre (RS). Esta é a última etapa de testes antes de ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzida em larga escala e usada em campanhas de imunização. Participam mil voluntários, com idade entre 18 a 59 anos. Uma equipe médica vai acompanhar os efeitos da vacina durante cinco anos. Os pesquisadores vão comparar a consistência da resposta imune entre os diferentes lotes da vacina. Durante os testes, dois terços dos voluntários recebem a vacina e, no restante, é aplicado um placebo. A vacina foi produzida para proteger contra os quatro sorotipos da dengue com uma única dose.

Testes

Comente agora
27
Jul
Estudo: mudanças de humor na menopausa podem indicar risco de Alzheimer
Postado por: Débora Ayane / 14:39h

Sintomas como depressão, ansiedade, apatia, agitação e/ou comportamentos impulsivos que ocorrem de repente mas duram há mais de seis meses podem ser sinais do aparecimento de demência. É o que sugere um estudo realizado por investigadores da Universidade de Calgary, no Canadá, que foi revelado no domingo na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, realizada em Toronto. O grupo de neuropsiquiatras e especialistas em Alzheimer propôs a criação de um novo critério de diagnóstico para a doença. A ideia é reconhecer e medir mudanças bruscas e duradouras de humor e comportamento, que podem preceder os problemas de memória e pensamento característicos da demência. A nova proposta de diagnóstico consiste numa lista de 38 perguntas – com base no diagnóstico do comprometimento comportamental leve (MBI, na sigla em inglês) - que podem ser usadas para identificar pessoas com maior risco de desenvolver Alzheimer. O objetivo é analisar cinco categorias de sintomas comportamentais, que incluem apatia, ansiedade em relação a eventos quotidianos, adequação social, perda do controlo sobre os impulsos e falta de interesse pela comida. “O que quer que esteja a passar-se com a memória e as capacidades de pensamento no processo de demência também pode afetar os sistemas de regulação emocional e auto-controlo do cérebro. Os pacientes com Alzheimer que apresentaram estes sintomas pioraram muito ao longo do tempo.”, disse Zahinoor Ismail, um dos investigadores, ao jornal norte-americano The New York Times. “Para ser classificado como MBI, o sintoma precisa de ter uma duração mínima de seis meses e não ser apenas um desvio no comportamento, mas uma mudança fundamental”, afirma.

Comente agora
27
Jul
Quer ter músculos? Então levante pesos mais leves
Postado por: Willyam Reis / 11:56h

Levantar pesos traz muitos benefícios para a saúde e é a forma mais eficaz de aumentar a massa muscular, tonificando o corpo e deixando-o mais forte, mas se pensa que para ter mais músculos precisa levantar pesos muito pesados, saiba que isto é um ledo engano. Uma recente pesquisa revela que fazer várias repetições de levantamento de pesos mais leves tem o mesmo efeito que os mais pesados. O estudo da Universidade de McMaster, no Canadá, analisou 49 jovens durante 12 semanas de treino, sendo que metade dos participantes teve que levantar pesos mais leves, fazendo cerca de 20 a 25 repetições. A outra metade treinou com pesos mais pesados e fez entre oito a 12 repetições, de acordo com o jornal The New York Times. Publicada no Journal of Applied Physiology, o estudo revela que o ganho de massa muscular e as mudanças físicas entre o primeiro e o segundo grupo foram idênticas, o que leva os cientistas a crer que o levantamento de pesos é realmente benéfico, sem ter muita relevância o peso em si, mas as repetições que se faz. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
27
Jul
Exames para detecção do HTLV-1 são incorporados à tabela do SUS
Postado por: Willyam Reis / 11:53h

Dois exames para detecção do vírus HTLV-1 são incorporados à tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União. Segundo o texto, o SUS incorpora procedimentos laboratoriais para o diagnóstico da leucemia/linfoma de células T do adulto associado ao HTLV-1. A forma de transmissão do vírus HTLV-1 pode ocorrer pela relação sexual com uma pessoa infectada, pelo uso em comum de seringas e agulhas durante o uso de droga, e da mãe infectada para a o recém-nascido, principalmente pelo aleitamento materno. Com informações da Agência Brasil. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
27
Jul
Passar horas vendo TV aumenta risco de morte, diz estudo
Postado por: Willyam Reis / 08:43h

Fazer uma maratona de cinema ou de séries pode ser extremamente prejudicial para a saúde. Mas agora, um novo estudo publicado na revista científica Circulation destaca que passar horas seguidas vendo televisão pode aumentar o risco de morte por embolia pulmonar. Os investigadores da Universidade de Osaka, no Japão, liderados por Hiroyasu Iso, analisaram o hábito de ver televisão de cerca de 86 mil pessoas e acompanharam-nas ao longo de 19 anos. No início do estudo, entre 1988 e 1990, a idade dos participantes variava entre os 40 e os 79 anos. No final da investigação, 59 pessoas haviam morrido de embolia pulmonar. Embora o número seja pequeno em relação ao total de participantes, os resultados mostraram que aqueles que tinham o hábito de passar entre 2,5 a 4,9 horas por dia vendo televisão corriam um risco 70% maior de sofrer uma embolia pulmonar do que aqueles que ficavam menos de 2,5 horas diárias à frente ao aparelho. As pessoas que diariamente passavam mais de cinco horas assistindo algo na TV tinham duas vezes mais probabilidade de morrer, em comparação com aquelas que passavam até 2 horas e meia vendo televisão por dia. O estudo mostrou ainda que por cada duas horas adicionais em frente à TV, por dia, o risco de embolia pulmonar fatal aumentava em 40%. De acordo com a revista Veja, para diminuir esse risco, os autores recomendam dar uma volta pela casa e fazer alongamentos a cada hora passada assistindo algo. Além disso, os viciados em séries podem também contrair e relaxar os músculos das pernas durante cinco minutos enquanto assistem o aparelho. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
27
Jul
Vacina contra dengue pode ser comercializada no Brasil sete meses após registro
Postado por: Willyam Reis / 08:03h

Após sete meses registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina contra a dengue já pode ser comercializada no Brasil. O Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) determinou que o preço da Dengvaxia, como é chamada a vacina da Sanofi Pasteur, vai variar entre R$ 132,76 e R$ 138,53, dependendo do ICMS adotado em cada estado. Segundo a Agência Brasil, o valor estipulado é o que será pago ao fabricante por clínicas, hospitais e distribuidores e deve ser bem diferente do que será cobrado do consumidor final. "Os valores para um mercado privado não refletem o que vai ser praticado. As clínicas tem taxa de aplicação, tem tributação da clínica, tem que pagar sua estrutura. Esse preço é muito longe do que o mercado vai trabalhar para o consumidor final. Esse é o preço de fábrica que a Sanofi vai colocar no comércio", explicou Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações. Fabricada pela empresa francesa Sanofi Pasteur e registrada no Brasil desde dezembro de 2015, a Dengvaxia é a primeira vacina desenvolvida contra a dengue no mundo e só precisava da determinação do valor de fábrica para poder ser vendida. De acordo com a Anvisa, a demora ocorreu devido ao ineditismo do produto, já que normalmente a estipulação de preços leva em conta outros produtos semelhantes no mercado. O imunizante é indicado para pessoas entre 9 e 45 anos e deve ser aplicado em três doses com intervalo de seis meses entre elas. Segundo os estudos, a proteção é de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de pouco mais de 60% contra todos os tipos do vírus. A capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses por ano. (BN)

Comente agora
27
Jul
Netinho abre o jogo e revela nome do médico que indicou anabolizantes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:38h

Após vencer a batalha que quase o derrotou em 2013, o cantor baiano Netinho abriu o jogo na noite do último domingo (24) em seu Facebook. Com um texto intitulado de "É chegada a hora", o cantor revelou o nome do médico que prescreveu os anabolizantes e quase os levaram a morte e detalhes dos momentos de terror que passou durante as três internações, e os 3.158 exames realizados durante este período. Durante três anos o baiano sofreu calado o "descrédito e abalo moral". No texto ele fala que só pode revelar o nome do médico e contar toda a verdade sobre o caso após estar com todas as provas do que acontecem em mãos. "Se apenas hoje eu falo sobre A VERDADE como aconteceu o tratamento que fiz com o médico paulista Dr. Mohamad Barakat, é porque APENAS recentemente eu consegui recuperar TODAS as provas do que me aconteceu: receitas médicas, e-mails trocados com o Dr. Mohamad Barakat e suas secretárias na época quando ele me receitou e vendeu os produtos (anabolizantes, insulina, hormônios e diversos suplementos)", escreveu. Netinho afirma não guardar rancor de ninguém. "Não guardo rancor nem raiva de ninguém mas vou provar que NEM SEMPRE, falo NEM SEMPRE, confiar e estar acompanhado por um médico é garantia de saúde e qualidade de vida", declarou. O intérprete dos maiores sucessos do Carnaval de Salvador dedicou o desabafo a todos que passam ou já passaram por algum tipo de problema na vida. "É CERTO QUE TUDO PODEMOS SE ASSIM ACREDITARMOS. A minha gratidão por ter hoje essa compreensão é sem fim. SE VOCÊ QUER, ACREDITE COM A MENTE E O CORAÇÃO E SIGA EM FRENTE!", afirmou.

Comente agora
26
Jul
Colômbia anuncia fim da epidemia de Zika
Postado por: Anacley Souza / 23:48h

O Ministério da Saúde da Colômbia anunciou que vem percebendo redução semanal de cerca de 600 casos de Zika no país. Para o governo colombiano, a queda nos números significa o fim da epidemia da doença no país. No entanto, o governo esclarece que isso não significa que a Colômbia está totalmente livre do vírus, mas que houve uma queda considerável do número de casos. O Ministério da Saúde da Colômbia reitera a necessidade de medidas de prevenção, especialmente em mulheres grávidas. Os primeiros registros de pessoas infectadas pelo vírus no país foram feitos em setembro do ano passado, cinco meses depois do Brasil. Desde lá, foram relatados quase 100 mil casos da doença. Do total de infectados, 17.730 são gestantes, o que preocupa o governo, já que as crianças podem nascer com síndrome congênita do Zika. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o vice-ministro da Saúde, Fernando Ruiz Gómez, disse que, entre os meses de setembro e outubro, o país deve perceber o aumento dos casos de microcefalia relacionada a infecções durante o pico do vírus no país.

Comente agora
26
Jul
SBD cria canal para reunir complicações em procedimentos realizados por não médicos
Postado por: Anacley Souza / 19:01h

Na tentativa de auxiliar os pacientes em complicações de procedimentos estéticos realizados por não médicos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou um e-mail para receber imagens da população. Com a autorização do paciente, o profissional enviará as imagens junto ao relato do caso, que serão acrescentados às ações judiciais já em andamento. "É muito comum nos consultórios recebermos pacientes com queimaduras, lesões e outras problemas provocados por procedimentos com conduta irregular", ressaltou o presidente da SBD, regional Bahia, Paulo Machado. "Nossa missão é proteger a população, evitando o exercício da medicina em condições inadequadas, assim como o uso de produtos sem reconhecimento científico. Esses tratamentos não podem ser banalizados". Para a entidade, os procedimentos estéticos só podem ser realizados com médicos especialistas, que estão aptos a lidar também com possíveis complicações. O endereço, exclusivo para médicos, é complicação@sbd.org.br.

Comente agora
26
Jul
Dengue: SUS não vai oferecer vacina para todo o país
Postado por: Anacley Souza / 18:52h

O Sitema Único de Saúde (SUS) não vai disponibilizar a vacina contra a dengue para todo o país por falta de dinheiro. Segundo o comunicado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, cada estado pode adquirir diretamente o produto se achar necessário. Barros ressaltou que a pasta foca no combate ao mosquito Aedes aegypti e vai aguardar a vacina que está em desenvolvimento no Instituto Butantan. O ministro participou na tarde desta terça-feira do lançamento da vacinação contra a dengue no Paraná, primeiro estado das Américas a oferecer a imunização de graça para a população. A previsão inicial da Secretaria Estadual de Saúde é distribuir 500 mil doses do medicamento produzido na França. Fabricada pela empresa francesa Sanofi Pasteur e registada no Brasil desde dezembro de 2015, a Dengvaxia é a primeira vacina desenvolvida contra a dengue no mundo e só precisava da determinação do valor de fábrica para poder ser vendida. Segundo a Anvisa, a demora ocorreu devido ao ineditismo do produto, já que normalmente a estipulação de preços leva em conta outros produtos semelhantes no mercado.

Comente agora
26
Jul
Planserv alerta beneficiários sobre golpe de falsos médicos pelo telefone
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

O Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais emitiu alerta nesta terça-feira (26) sobre uma tentativa de golpe que está sendo aplicada a seus beneficiários pelo telefone. Pessoas se identificando como médicos telefonam para o paciente ou um parente, cobrando depósitos em dinheiro para pagar supostas despesas de procedimentos não cobertos pelo plano. O Planserv ressalta que não autoriza ninguém a realizar cobranças dessa natureza. Na fraude, o beneficiário ou parente recebe um telefonema pelo qual é informado que o quadro do paciente se agravou e que seria necessário o pagamento de valores para dar a continuidade do tratamento e realização de exames. O Planserv orienta os beneficiários que receberem a tentativa de golpe a apresentarem denúncia à unidade hospitalar envolvida e também às autoridades policiais.

Comente agora
26
Jul
Planos de saúde: média de preços em estados varia até 66%
Postado por: Débora Ayane / 17:04h

Dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que a variação de preços de planos de saúde chega a 66% entre os estados, considerando a média de preços mais baixa e a mais alta. A agência tomou como base os valores do ano de 2015 dos planos na faixa entre 44 a 48 anos, no segmento ambulatorial+hospitalar com contração individual/familiar. São Paulo tem a média de preços mais baixa do país para essa faixa, R$ 423,41, enquanto Roraima tem a mais elevada, R$ 706,78. O valor médio nacional deste segmento ficou em R$ 610,24. Os números estão disponíveis Painel de Precificação de 2015, da ANS, que traz informações e análises sobre os valores médios praticados no mercado de planos de saúde no Brasil Minas Gerais e Rio de Janeira estão em seguida na lista de preços mais baixos, respectivamente com R$ 441,91 e R$ 525,56. Na outra ponta da lista, estão Pará, com média de R$ 695, e Amazonas, com R$ 704,17 O levantamento também mostra que o reajuste médio por mudança de faixa etária ao se completar 34 anos apresenta a menor variação média (10,5%), enquanto o reajuste para o beneficiário que completa 59 anos apresenta a maior variação média (43,6%).

Comente agora
26
Jul
Sente dores na coluna durante o trabalho? Veja como corrigir a postura
Postado por: Débora Ayane / 16:53h

Já chegou em casa após o trabalho queixando-se de dor nas costas? Saiba que a postura errada é uma das principais causas de lesões na região lombar e que pode ser prevenida com algumas mudanças de hábito durante o expediente. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dor na coluna é o principal motivo de afastamento do trabalho e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas sofrerão desse mal. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto o ortopedista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Marcello Zaboroski aborda o tema.“Quem trabalha mais de quatro horas na mesma posição, seja sentado ou em pé, geralmente, apresenta dores na coluna, além de má circulação, edemas e incômodos nas articulações dos membros inferiores”, explica o ortopedista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, dr. Marcello Zaboroski. Quem trabalha com o uso frequente do computador, pode sofrer com tendinites (inflamação dos tendões).

Comente agora
26
Jul
Sarampo está eliminado do Brasil, segundo entidade internacional
Postado por: Débora Ayane / 14:18h

O sarampo está eliminado no Brasil, de acordo com a presidente da Comissão Internacional de Especialistas para a Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), Marceline Dahl-Regis. O último caso relatado no país foi no Ceará, em julho de 2015. Até o final de 2016, a expectativa é que o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O mesmo ocorreu, em 2015, com a rubéola e a síndrome da rubéola congênita. Durante visita nesta terça-feira (26), Dahl-Regis elogiou o trabalho integrado do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Ceará. "O Ministério da Saúde, junto com a Secretaria Estadual e municipais de Saúde no Ceará, buscaram sempre agir de forma oportuna para enfrentar e garantir a interrupção da cadeia de transmissão do sarampo. Isso demonstra a eficiência do trabalho integrado feito pelo monitoramento e a vigilância dentro do Sistema Único de Saúde do Brasil", completou o secretário executivo, Antônio Nardi. No Brasil, o sarampo é uma doença de notificação compulsória desde 1968. Desde a implantação do Plano de Eliminação do Sarampo, em 2000, a doença apresentou baixa morbimortalidade. No mesmo ano, foram registrados os últimos casos autóctones no país.

Comente agora
26
Jul
Dieta de portadores de hepatite deve ter redução de gordura saturada e açúcar
Postado por: Débora Ayane / 13:35h

Dando continuidade ao projeto Metrópole Especial Saúde, que vai abordar, até o domingo (31), o Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, a nutricionista Alaide Rêgo falou ao Metro1 sobre como deve ser a dieta para o portador destas enfermidades. Ela explica que uma das ações mais importantes é diminuir a ingestão de gordura saturada e açúcar. "Considerando que a hepatite é uma inflamação no fígado, eu tenho que poupar esse órgão, que é vital para o funcionamento do corpo. O sangue dele é responsável por produzir várias enzimas digestivas, responsável por produzir proteínas e fatores de coagulação, e é um órgão fundamental. Então eu preciso deixar ele descansando. Quem tem hepatite às vezes tem outros tipos de patologias, então é sempre bom estar consultando um nutricionista para adequar a dieta de cada um. Mas, no geral, é evitar o consumo excessivo de gordura saturada, aquelas frituras, diminuir o consumo de alimentos industrializados, porque através deles eu posso ter muitos aditivos, e meu fígado vai ter que trabalhar mais. A ideia é poupá-lo.

Comente agora
26
Jul
Menino é atingido na cabeça por tiro acidental em Luís Eduardo Magalhães
Postado por: Willyam Reis / 12:20h

Um menino foi baleado acidentalmente na cabeça, na última segunda-feira (25), enquanto brincava no município de Luís Eduardo Magalhães, localizado na região oeste do estado. Informações preliminares indicam que, a criança, que tem entre 7 e 8 anos, manuseava uma arma de pressão com os primos, quando foi atingida pelo disparo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que, o garoto foi encontrado com o grave ferimento na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital do Oeste, onde permanece internado. Não há detalhes sobre o estado de saúde da criança. A família não quis se pronunciar. Até a manhã desta terça-feira (26), o caso não havia sido registrado na delegacia. (Metro1)

Comente agora
26
Jul
Vítima de acidente na localidade do Bonfim na BR-101 apresenta melhora em seu quadro de saúde, diz irmão
Postado por: Willyam Reis / 11:47h

Nesta terça feira (26), o senhor Petrucio, familiar de uma vítima de acidente no Povoado Bonfim na BR-101 em Santo Antônio de Jesus, através da rádio Andaiá falou sobre o estado de saúde de seu irmão Damião Germano Laurentino, e agradeceu a população que ajudou na doação de sangue para transfusão, “ o médico tem dado boas notícias, para o quadro em que ele entrou no hospital, ele está muito bem. Reconhece os familiares e já responde alguns questionamentos que fazem, acreditamos que se Deus quiser em breve teremos melhores notícias. Agradeço pelas orações feitas e a doação de sangue, espero que essa doação venha acontecer com mais frequência para que salve outras vidas, muito obrigado” concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Jul
Mudança de personalidade pode ser sinal precoce de Alzheimer
Postado por: Anacley Souza / 11:03h

Mudanças de personalidade ou de comportamento que já duram meses podem ser um sinal prematuro de demência. No domingo, durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, realizada em Toronto, no Canadá, um grupo de neuropsiquiatras e especialistas em Alzheimer propôs a criação de um novo critério de diagnóstico para a doença. De acordo com os especialistas, a ideia é reconhecer e medir mudanças bruscas e duradouras de humor e comportamento, que podem preceder os problemas de memória e pensamento característicos da demência. Segundo eles, esses sintomas muitas vezes são deixados de lado pelos médicos. A nova proposta de diagnóstico consiste em uma lista de 38 perguntas que podem ser usadas para identificar pessoas com maior risco de desenvolver Alzheimer. Alzheimer é uma doença progressiva. A perda de memória é uma característica comum da enfermidade, mas sintomas como ansiedade, confusão e desorientação também podem ser facilmente identificados por membros da família. Baseado no diagnóstico do comprometimento comportamental leve (MBI, na sigla em inglês), o check-list tem como objetivo analisar cinco categorias de sintomas comportamentais, que incluem apatia, ansiedade em relação a eventos cotidianos, adequação social, perda do controle sobre os impulsos e falta de interesse pela comida. Entre os questionamentos, estão perguntas como: “a pessoa se tornou agitada, agressiva, irritável ou temperamental?”, “possui crenças irrealistas sobre seu poder, riqueza ou habilidades?” e “não se importa com mais nada?”. Segundo Zahinoor Ismail, neuropsiquiatra da Universidade de Calgary, no Canadá e membro do grupo que propôs o novo diagnóstico, já existem estudos e relatos que sugerem que mudanças emocionais e comportamentais são sintomas indicativos do processo de demência.

Comente agora
26
Jul
Deputado rebate críticas a projeto de lei que prevê antecipação de cesárea eletiva
Postado por: Anacley Souza / 10:41h

O debate sobre o período da gestação em que é permitido à mulher realizar uma cesárea eletiva (sem justificativa médica) ganhou força novamente nos últimos dias. Isso porque um grupo de pesquisadores das principais instituições do país decidiu publicar uma Carta Aberta contra o Projeto de Lei 5687/2016, que prevê a liberação desse tipo de parto a partir da 37ª semana de gravidez, contrariando uma recente resolução do Conselho Federal de Medicina, de recomendar a cirurgia somente após a 39ª semana. De autoria do deputado Victório Galli (PSC-MT), professor de teologia, a proposta diz em sua justificativa que a resolução do CFM “interfere diretamente na autonomia da paciente”. Galli disse não entender a mudança e rebateu as críticas feitas pelos pesquisadores. “Antes podia ser com 37 semanas. Por que agora não pode? Entenda, não estou dizendo que a mulher irá decidir; ela vai decidir junto com o seu médico”, afirmou.

Riscos ao bebê e à mãe:  Para os pesquisadores, que estão envolvidos com a redução da prematuridade e com o desenvolvimento infantil, a questão não é tão simples.

Comente agora
25
Jul
Hepatite: 3 milhões têm doença e não sabem
Postado por: Anacley Souza / 21:59h

Pessoas com idade entre 51 e 71 anos têm 5 vezes mais chances de terem sido contaminadas pelo vírus B e C da hepatite, os tipos mais agressivos da doença. Isso porque houve uma onda de transfusões de sangue após 1945, o que contribuiu para a disseminação da enfermidade que ataca o fígado. A explicação é do presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, Humberto Silva, que coordena a Campanha Hepatite Zero. Segundo ele, cerca de três milhões de brasileiros têm a doença e não sabem. Além da contaminação pelo sangue, a hepatite B também pode ser transmitida pelo sexo. Geralmente assintomática, o diagnóstico costuma ocorrer quando a doença já está avançada, dificultando as chances de cura. Daí a importância do teste, que é rápido e fácil. A Campanha Hepatite Zero será realizada entre esta segunda-feira (25) até sexta-feira (29) no Brasil inteiro e em mais 200 países. Por aqui, os testes serão voltados para pessoas com mais de 40 anos. Vários monumentos no país inteiro, como o Elevador Lacerda, em Salvador, por exemplo, ficarão nas cores amarela e vermelha em apoio à iniciativa.

Comente agora
25
Jul
Relactação: entenda como funciona a técnica e em quais casos é indicada
Postado por: Anacley Souza / 21:17h

Recentemente no programa Altas Horas, a cantora Sandy contou que precisou recorrer à técnica de relactação para alimentar o filho, Théo, 2. “Tive muita dificuldade para amamentar, meu leite demorou muito para descer", contou. Ela disse que foi Fernanda, a esposa do apresentador, Serginho Groisman, quem enviou para ela um DVD que mostrava o processo. “Graças a isso, consegui amamentar até os sete meses. Me senti vitoriosa”, afirmou a cantora.

O que é relactação? É uma técnica utilizada na amamentação para estimular a produção de leite ou complementar a alimentação do bebê, quando, por algum motivo, a mãe não pode ou não consegue amamentar naturalmente. O mecanismo é bem simples: uma sonda é acoplada a um recipiente que contenha leite - de preferência o materno, único alimento que deve ser oferecido às crianças até que completem 6 meses, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, nos casos em que não é possível fazer a extração, dá para usar uma fórmula adequada. A ponta da sonda é fixada ao seio materno, junto ao bico, como um canudinho, para que o bebê sugue os dois ao mesmo tempo. Geralmente, o recipiente com o leite, que pode ser uma espécie de bolsa como essas utilizadas para o soro nos hospitais, fica no alto, quase sempre apoiado sobre o ombro da mãe para ajudar o líquido a descer com mais facilidade. Assim, enquanto o bebê suga seio da mãe, também recebe o leite que sai pelo cânulo. Essa sucção estimula a produção do leite materno.

Em que casos a relactação é indicada? A técnica é recomendada em diversas situações. Desde quando a amamentação precisa ser complementada, como aconteceu com Sandy, por recomendação médica, até quando o bebê ainda não aprendeu a mamar direito ou apresenta alguma condição que o impeça de sugar todo o leite de que precisa.

Comente agora
25
Jul
Vacina contra a dengue é liberada no Brasil po até R$ 138
Postado por: Anacley Souza / 20:09h

A Dengvaxia, primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil, vai custar de R$ 132,76 a R$ 138,53, de acordo com alíquota de cada estado, segundo anunciou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (25). A partir de agora, ela poderá ser comprada por hospitais e clínicas particulares. O consumidor, no entanto, deverá desembolsar um valor adicional, que varia em cada estabelecimento, pela aplicação do produto, como explica a agência. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde. Serão feitos estudos de custo para a distribuição nacional e, caso seja viável, a vacina poderá ser distribuída de graça aos pacientes. O estado do Paraná, no entanto, já anunciou que deverá comprar 500 mil doses da vacina. A Dengvaxia é produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é uma imunização recombinante tetravalente, para os quatro sorotipos existentes da doença. Ela poderá ser aplicada em pacientes de 9 anos a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas com intervalo de seis meses entre elas. Na própria bula da vacina, o laboratório informa que a Dengvaxia não protege 100% dos pacientes. Por isso, ela não substitui as recomendações anteriores do Ministério da Saúde. A aprovação da vacina pelo governo brasileiro ocorreu em dezembro de 2015. Os testes apontaram uma redução de 81% das internações e 93% dos casos graves. Em média, 66% dos pacientes com os quatro sorotipos ficaram imunizados - 2 em cada 3 pessoas, segundo a Sanofi. A vacina foi produzida com um vírus vivo atenuado e possui em sua estrutura o vírus vacinal da febre amarela, que lhe garante estabilidade.

Comente agora
25
Jul
Vírus da zika deve atingir até 80 turistas na Olimpíada, calcula estudo
Postado por: Anacley Souza / 18:47h

Especialistas publicaram um estudo nesta segunda-feira (25) que estabelece uma margem para o número de indivíduos infectados pelo vírus da zika durante a Olimpíada. Como já havia previsto a Organização Mundial da Saúde (OMS) e alguns pesquisadores brasileiros, a probabilidade de um turista ser contagiado no Rio de Janeiro é bastante baixa. O artigo, publicado no periódico científico “Annals of Internal Medicine”, também diz que o risco de os viajantes espalharem o vírus é mínimo. De acordo com o cálculo feito pelos pesquisadores da Yale School of Public Health, nos Estados Unidos, devem ocorrer de 6 a 80 infecções pelo vírus da zika em viajantes, e apenas de 1 a 16 pessoas atingidas sentirão os sintomas. O Brasil é o país mais afetado pelo vírus na zika na América Latina. Até a última semana, o Ministério da Saúde havia registrado 165.932 casos prováveis de febre pelo vírus da zika e nascimento de 1.709 bebês com microcefalia. Para a Olimpíada, o país espera receber de 350 mil a 500 mil turistas entre os meses de agosto e setembro.

Cálculo brasileiro: Anteriormente, o professor Eduardo Massad, da Faculdade de Medicina da USP, já havia feito uma estimativa de que cerca de 15 pessoas devem ser infectadas pelo vírus da zika na Olimpíada. O cálculo leva em conta apenas os visitantes. Ele calculou que a chance de ser picado durante o evento por um mosquito Aedes aegypti é de 3,5%.

Comente agora
25
Jul
Rastreamento do Câncer de Mama começa nesta terça em Boa Nova e Santa Inês
Postado por: Débora Ayane / 15:37h

Os municípios de Boa Nova e Santa Inês recebem, a partir desta terça-feira (26), a ação itinerante do programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. A Diretoria de Programas Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), informou que 1.999 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizarem os exames de mamografia. Em Boa Nova, a unidade móvel estará estacionada, até 2 de agosto, na Praça 7 de Setembro, em frente à Câmara de Vereadores. Em Santa Inês, a ação acontece até 30 de julho, na Rua Rui Barbosa, em frente ao Clube Cultural 21 de Janeiro. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

Comente agora
25
Jul
Zika pode afetar 'dezenas de milhares' de bebês nas Américas, diz estudo
Postado por: Débora Ayane / 12:59h

Dezenas de milhares de bebês podem nascer com problemas relacionados ao vírus da zika durante a atual epidemia na América Latina e no Caribe, indicou um estudo publicado nesta segunda-feira (25) na revista "Nature Microbiology". No total, 93,4 milhões de pessoas podem ser infectadas com o vírus durante a atual epidemia, entre elas 1,65 milhão de mulheres grávidas, segundo informações da France Presse. A projeção foi feita por pesquisadores do Projeto WorldPop e da fundação Flowminder da Universidade de Southampton, com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Notre Dame e da Universidade de Oxford. Segundo o estudo, o Brsail deve ter o maior número de infecções por zika devido ao tamanho do país e às condições propícias para a transmissão. "É difícil prever com precisão quantas mulheres grávidas podem estar em risco de pegar zika porque uma grande parcela dos casos não têm sintomas. Isso invalida métodos baseados em informações sobre casos e representa um desafio enorme para cientistas tentando entender o provável impacto da doença nas populações", diz o geógrafo Andrew Tatem, professor da Universidade de Southhampton.

Comente agora
25
Jul
Testes da ‘pílula do câncer’ em humanos começam nesta segunda
Postado por: Willyam Reis / 11:35h

Dez pacientes vão participar a partir desta segunda-feira (25) dos testes com a fosfoetanolamina, que ficou conhecida como a “pílula do câncer”. O Instituto do Câncer de São Paulo vai conduzir as atividades. De acordo com o site Jovem Pan, do UOL, a primeira fase dos testes em humanos vai determinar a dose segura do composto. Caso não haja efeito colateral, o estudo avança, passando a abranger mais 200 pessoas. Após esse segundo momento, as reações serão observadas em dez tipos de câncer: cabeça e pescoço, mama, pulmão, colo, fígado, pâncreas, melanoma, estômago, colo uterino e próstata. Se os resultados forem positivos, o processo avança novamente, com mil pessoas recebendo doses do medicamento. Ao todo, as duas primeiras fases devem durar seis meses. "Benefício tende a acontecer nos primeiros dois a quatro meses. Pacientes que não tiverem benefícios em quatro meses, dificilmente apresentarão benefício tardio. isso para qualquer tipo de tratamento contra o câncer. Mas vamos dar ao produto toda a possibilidade para que mostre o benefício, o tempo que for necessário", disse Paulo Hoff, oncologista e diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
25
Jul
Pesquisa mostra dificuldade para controlar hipertensão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:02h

Saiu uma pesquisa brasileira que descobriu que 15% dos hipertensos não conseguem controlar a doença, mesmo tomando remédio. Os pesquisadores descobriram que o uso de mais um medicamento associado a outros que o paciente já toma pode, finalmente, fazer esse controle da pressão. Durante três meses, os cientistas analisaram pacientes com pressão alta em todas as regiões do Brasil e chegaram a um percentual: 15% eram hipertensos resistentes. Mas, segundo elesos pesquisadores, dá para baixar essa pressão alta resistente usando um quarto medicamento. Duas opções ainda estão em testes.

Comente agora
25
Jul
Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres em Irajuba, Nova Itarana e Acajutiba
Postado por: Willyam Reis / 08:40h

O Programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres nos municípios de Irajuba, Nova Itarana e Acajutiba. De acordo com a Diretoria de Programas Estratégicos (Dipro), 1.916 mulheres com idades entre 50 e 69 anos estão aptas a realizar os exames nesses municípios. Em Irajuba, a unidade móvel estará estacionada, até quarta-feira (27), na Praça Santo Antônio. Em Nova Itarana, o ônibus, equipado com consultórios e equipamento para a realização do exame, ficará na Praça da Bandeira, em frente à Academia da Saúde, até quinta (28). Já em Acajutiba, a unidade móvel atenderá na rua atrás do Fórum, até sábado (30). Mulheres com mamografias inconclusivas contarão com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e encaminhamento ao tratamento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. (BN)

Comente agora
24
Jul
Excesso de medicação antigripal pode afetar a saúde cardíaca
Postado por: Willyam Reis / 17:48h

No inverno, o número de casos de gripe e resfriado aumenta significativamente. Como consequência, o consumo de antigripais também é maior. Mas, se por um lado, tais medicamentos aliviam os sintomas típicos – e extremamente incômodos – das doenças respiratórias mais comuns nesta estação, por outro, eles também devem ser utilizados com cautela em certos casos. “Alguns destes remédios contém substâncias vasoconstritoras, como a pseudoefedrina. Por isso, podem agravar quadros de hipertensão, por exemplo”, explica o Dr. Pedro Genta, pneumologista do HCor – Hospital do Coração. O Dr. Genta aconselha que hipertensos e cardiopatas façam uso de antigripais com o conhecimento do médico que os acompanha. “Os antigripais com vasoconstritores podem elevar a pressão arterial e descompensar doenças como a insuficiência cardíaca e insuficiência coronariana”, alerta. “Por isso, é fundamental que eles procurem orientação médica para saber quais limites respeitar, conforme a sua idade, hábitos cotidianos e as suas respectivas condições de saúde”, afirma o pneumologista do HCor. O Dr. Genta explica que exageros acontecem porque as pessoas – portadoras ou não de problemas cardiovasculares – já estão acostumadas a tomar diferentes tipos de remédio para cada um dos sintomas que venham a apresentar nesta época do ano. Outro grupo de medicamentos com efeitos colaterais potencialmente sérios são os antinflamatórios. Estes medicamentos podem também aumentar a pressão arterial, provocar alteração do funcionamento renal, além de poder trazer efeitos gástricos como úlcera péptica. “Indivíduos portadores de doenças cardiovasculares devem ter orientação para o uso de qualquer medicação pelo potencial de agravar as suas condições de saúde ou de haver interação com as medicações que já toma”, considera o médico. Para controlar essa situação, outra medida sugerida pelo Dr. Genta, além de uma consulta ao médico, está relacionada à prevenção das doenças respiratórias que incluem a vacinação contra a gripe, higiene frequente das mãos e manter hábitos de vida saudáveis.

Comente agora
24
Jul
Crise econômica provoca aumento de licenças de afastamento por doenças mentais
Postado por: Willyam Reis / 09:29h

Como reflexo da crise econômica no país, o índice de afastamento do trabalho em decorrência de doenças mentais subiu de 4% para quase 5% nos últimos três anos. Doenças como transtornos ansiosos e reação grave ao estresse cresceram ainda mais, cerca de 30% nesse mesmo período. De acordo com a Folha de S. Paulo, essas recessões prolongadas afetam a saúde mental da população, o que acarreta em prejuízos sociais e econômicos. Em períodos como esse há também uma procura maior por auxílios-doença, como aconteceu no final de 2015. "Os pedidos de auxílio-doença costumam aumentar em período de crise. Vimos isso, por exemplo, no período de crises que ocorreu entre 1999 e 2001", explicou o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Francisco Cardoso, ao jornal. Já o diretor do departamento de saúde ocupacional da Secretaria de Políticas da Previdência Social avalia que ainda é cedo para verificar o impacto da recessão nos números de licença, mas ressalta que o índice deve aumentar. "Não há a menor dúvida de que uma crise econômica gera impactos sobre os aspectos emocionais e afetivos de uma pessoa", considerou. A causa mais evidente é a ameaça de desemprego. Segundo dados do IBGE, entre o início de 2014 e o primeiro trimestre de 2016, o número de desocupados aumentou de 7 milhões para mais 11 milhões de pessoas.(BN)

Comente agora
23
Jul
Alunos da Bolívia criam gel feito com coca que alivia dores de chikungunya
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:16h

Quatro estudantes universitários bolivianos desenvolveram um gel feito com a folha de coca que, aplicado nas articulações, alivia a dor provocada pela doença chikungunya. "A coca tem 14 alcaloides, dos quais sintetizamos quatro deles que têm propriedades analgésicas", explicou Hugo Nuñez, um dos criadores do produto, ao jornal El Deber de Santa Cruz, no leste da Bolívia. O gel foi aplicado várias vezes ao dia nas articulações de pacientes com chikungunya e foi constatado um evidente alívio nas dores. A chikungunya é causada por um vírus homônimo transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença provoca febre e fortes dores nas articulações. "O vírus fica nas articulações e impede a irrigação sanguínea, por isso os anti-inflamatórios não costumam chegar diretamente ao lugar da dor", detalhou Damaris Vaca, outra das criadoras do produto, premiado em uma feira universitária de Ciência e Tecnologia. Os criadores do gel, estudantes de fisioterapia e cinesiologia (estudo dos movimentos humanos), tentam potencializar seus resultados com o ultrassom, para facilitar a penetração do medicamento e esperam provar sua eficácia no caso de artrite. Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) na América Latina foram registrados 36.732 casos confirmados de transmissão autóctone de chikungunya. Desses casos, 1.190 foram registrados na Bolívia. A Bolívia é o terceiro produtor mundial de coca depois de Colômbia e Peru, segundo estimativas oficiais.

Comente agora
23
Jul
Tatuadores criticam Ato Médico: ‘Ninguém vai passar 6 anos estudando medicina para tatuar’
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:39h

Mais uma vez, o Projeto de Lei 350/2014, conhecido como Ato Médico, gerou polêmica. O texto, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), contém um trecho que pode interferir na atuação de tatuadores. Ele diz que apenas formados em medicina são autorizados a realizar procedimentos que incluam a "invasão da epiderme e derme com o uso de produtos químicos ou abrasivos". Tatuadores reconhecidos de Salvador estão preocupados com o futuro da profissão devido a essa determinação "absurda". "Sei que o Ato Médico em si é para proteger o trabalho do médico, que vem perdendo espaço. O problema é que o texto é muito abrangente. Ele é vago e compromete uma série de profissionais, incluindo o tatuador", afirmou João Paulo, mais conhecido como JP, em entrevista ao Bahia Notícias. "Ninguém vai tatuar com um médico, nem o médico vai viver fazendo tatuagem". JP e a também tatuadora Gabriela Droguett concordam que a aprovação do PL poderia levar a atividades clandestinas dos profissionais que atuam na área há anos. "Caso aconteça, a gente vai voltar para 30 anos atrás no que diz respeito à tatuagem. Vai todo mundo se tatuar escondido, porque ninguém vai deixar de se tatuar. Profissionais com anos de carreira, que vivem dessa atividade que tem um mercado mundial, multimilionário, vão ter que voltar para a informalidade", avaliou JP. Para ele, esse cenário comprometeria a segurança, qualidade artística e uma série de outros fatores relacionados à prática. "Ninguém vai passar seis anos na universidade para fazer medicina e tatuar. Imagina a pessoa estudar seis anos e depois decidir entre fazer residência em cardiologia ou tatuagem", ironizou Gabriela.

Gabriela Droguett e João Paulo (JP) | Foto: Reprodução/ Facebook

Comente agora
22
Jul
Ministério da Saúde repõe 1,5 mil vagas do Mais Médicos até setembro
Postado por: Anacley Souza / 21:36h

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (22) a reposição de 1,5 mil vagas do programa Mais Médicos até setembro. Do total, a pasta vai abrir 1,2 mil vagas para médicos cubanos que devem chegar até o final de agosto ao Brasil. As demais serão preenchidas por brasileiros e estrangeiros de outras nacionalidades. Além das 1,5 mil para reposição, o ministério abriu nesta sexta-feira 502 vagas adicionais no programa, destinadas prioritariamente a brasileiros formados no país. Após 27 de julho, as vagas podem ser preenchidas por brasileiros formados no exterior ou por médicos estrangeiros. A expectativa é que os médicos ocupem postos em 393 municípios do Brasil. Segundo representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Joaquín Molina, a bolsa recebida por profissionais cubanos pode ser reajustada por conta da desvalorização de 60% do real desde a criação do programa. Enquanto médicos brasileiros recebem um benefício de R$ 10,5 mil os estrangeiros recebem R$ 2, 7 mil. “Nós vamos reduzir o custo da estrutura da saúde do Brasil e investir cada vez mais na atenção primária, antes que as pessoas se sintam afetadas pelas doenças”, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo o Ministério da Saúde, uma medida provisória, proposta pela presidente afastada Dilma Roussef em maio, tramita no Congresso Nacional para estender o período de permanência dos profissionais do programa Mais Médicos.

Um comentário
22
Jul
Estudo indica que álcool está diretamente ligado a sete tipos de câncer
Postado por: Anacley Souza / 19:25h

De acordo com uma revisão de estudos feita e publicada na última quinta-feira (21) pela revista científica "Addiction", foi revelado que o consumo de álcool está diretamente relacionado à ocorrência de sete tipos de câncer. A revisão, feita por uma pesquisadora da Universidade de Otago, em Nova Zelândia, avaliou dados de pesquisas sobre álcool e câncer publicadas nos últimos 10 anos. Segundo o estudo, os cânceres que podem ser diretamente provocados pelo consumo de álcool são o de orofaringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama feminina. Anteriormente, já havia um entendimento de que o álcool era um fator de risco para a ocorrência de câncer. Este estudo, porém, comprova uma relação mais direta entre as duas coisas. A revisão concluiu que o álcool causou cerca de 500 mil mortes por câncer em 2012, o equivalente a 5,8% do total de mortes por câncer no mundo. Enquanto o problema maior está relacionado ao consumo excessivo de bebidas, mesmo o consumo baixo e moderado pode representar um risco.

Comente agora
22
Jul
Médico especialista destaca dores que mais atingem a população
Postado por: Débora Ayane / 17:41h

O médico anestesiologista Maurício de Almeida Pereira, diretor do Instituto Médico da Dor, em Feira de Santana, durante entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta sexta-feira (22/7), destacou as dores mais comuns que atingem a população.De acordo com ele, as dores musculares, dores de coluna, dores nas articulações, nos tendões, enxaqueca e fribomialgia fazem parte dessa lista.Maurício afirmou que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor é considerada como o quinto sinal vital e ela é classificada em uma escala numérica. Além disso, durante a vida todas as pessoas vão sofrer algum tipo de dor incapacitante.

Perigo da automedicação

É muito comum pessoas que sentem dor se automedicarem com antiflamatórios e analgésicos. Segundo o médico, esta prática é muito perigosa e pode desencadear problemas nos rins e no estômago.“É um perigo. O antiflamátorio é uma catástrofe, o corticóide também. Podem causar problemas de pressão alta, no estômago, nos rins e também a cefaleia. A automedicação é uma prática muito perigosa”, ressaltou.

Tratamentos para a dor

Comente agora
22
Jul
Anvisa proíbe fabricação e venda de café que auxilia na perda de peso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:20h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22), a fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes do Café Solúvel: Café Marita Burn + Control, 100g e do Café Marita Memory, 100g. Fabricados pela empresa World Blend Master Alimentos Ltda e anunciados como auxiliares na perda de peso, os produtos não podem ser enquadrados como alimentos, segundo a Anvisa, devido à composição. O Café Marita Burn + Control apresenta extrato de garcínia cambogia, enquanto o Café Marita Memory contém extrato de gotu kola (centella asiática) e baocopa monnieri. Segundo o texto, essas são substâncias fitoterápicas. A Anvisa determinou o recolhimento de todo o estoque existente no mercado. (Fonte: Bahia Notícias)

2 comentários
22
Jul
Servidores da Saúde fazem manifestação em frente à Sesab nesta sexta
Postado por: Willyam Reis / 08:33h

Os servidores da Saúde promovem uma manifestação a partir das 9h desta sexta-feira (22) em frente à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os trabalhadores devem pedir ao secretário Fábio Vilas-Boas os pagamentos da progressão por tempo de serviço, da promoção de carreira e da URV, além da abertura da discussão da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV), entre outras demandas. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-Ba), os servidores cobram a regulamentação do decreto da promoção, que visa à mudança de classe dos trabalhadores através de qualificação. (BN)

Comente agora
22
Jul
Governo encontra 530 beneficiários do auxílio-doença sem perícia há mais de dois anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:13h

O governo descobriu que 530 mil beneficiários do auxílio-doença não são submetidos a perícias médicas há pelo menos dois anos – em alguns casos, há décadas. O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, já aprontou minuta que regulamenta a convocação dessas pessoas para reavaliação. Segundo o documento, já avalizado pela Casa Civil e no aguardo das sugestões da Fazenda e do Planejamento, serão chamados primeiro os que tiverem mais tempo de benefício e menos idade. Também serão periciados 1,2 milhão de aposentados por invalidez menores de 60 anos. Todos serão informados por carta sobre a data da consulta com o perito, que receberá gratificação pelo trabalho extra. As perícias de revisão devem ser concluídas em 2018. O governo diz que cada benefício desnecessário onera o Estado duplamente. O beneficiário recebe o auxílio sem precisar e ainda deixa de trabalhar e contribuir com a Previdência. A portaria entra em vigor até 7 de agosto.

Comente agora
22
Jul
Pernilongo também pode transmitir Zika, diz estudo
Postado por: Willyam Reis / 07:46h
  • Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detectou o vírus da zika em mosquitos Culex quinquefasciatus - conhecidos popularmente como pernilongos - coletados na cidade do Recife, capital do Pernambuco. Segundo informações da Agência Fiocruz, o estudo, divulgado nesta quinta-feira, 21, confirma que a espécie é um potencial vetor do vírus causador da infecção. Para realizar o teste, foram coletados mosquitos na Região Metropolitana do Recife. Culex infectados naturalmente pelo vírus da zika foram identificados em três dos 80 grupos de pernilongos analisados. Em duas amostras, os pernilongos não estavam alimentados - o que indica que o vírus não foi contraído pelo mosquito após picada recente em um hospedeiro contaminado. Segundo a Agência Fiocruz, na região onde a pesquisa foi realizada, a população do pernilongo é cerca de vinte vezes maior do que a de Aedes aegypti - mosquito considerado o principal vetor do vírus. Pernambuco é o Estado brasileiro com maior número de casos confirmados de microcefalia, má-formação associada à infecção pelo vírus da zika.
  • Laboratório
  • Os pesquisadores também alimentaram os espécimes de Culex e Aedes com sangue e vírus. Depois, cada mosquito foi dissecado para a extração do intestino e da glândula salivar, que bloqueiam o desenvolvimento do vírus. Quando a espécie não é vetor de uma doença, o vírus é barrado pelo mosquito. Em caso contrário, ele se dissemina, infectando a glândula salivar, de onde será transmitido às pessoas por meio da picada. A pesquisa mostrou que foi possível detectar o vírus tanto no Aedes quanto no Culex. Segundo a Agência Fiocruz, os resultados apontam para a necessidade de novos estudos para avaliar a participação do Culex na epidemia de zika. Com informações do Estadão Conteúdo. (Noticias ao Minuto)
Comente agora
21
Jul
Julho Amarelo: Sesab recomenda vacinação contra Hepatite B
Postado por: Anacley Souza / 23:57h

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, recomendou que os Núcleos Regionais de Saúde, Bases Regionais de Saúde e coordenações de serviços especializados implementem a vacinação contra Hepatite B na população de menor cobertura vacinal, ou seja, com faixa etária maior de 20 anos. A ação tem o objetivo de celebrar o Dia Mundial de Luta, Prevenção e Controle das Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho. Na oportunidade, o Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais lança o Boletim Epidemiológico de 2016, além de apoiar atividades no Cedap (Roda de Conversa sobre Hepatites Virais, no dia 25, a partir de 14 horas), Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES) (campanha de testagem rápida para hepatite B e C, dia 2, às 8h30min) e Farmácia Integrada de Medicamento e Atenção Especializada (Fimae), no Hospital Especializado Octávio Mangabeira (de 25 a 29, atividades educativas, campanhas de testagem e palestras). Campanhas de testagem e vacinação ocorrerão em alguns municípios, como Barreiras, Ipiau, Itabuna e Teixeira de Freitas. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, por meio da Coordenação de Agravos/GT-DST/Aids e HV e da Coordenação de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis (Civedi) também recomenda às secretarias municipais de Saúde que reforcem ações estratégicas de implementação da vacinação contra Hepatite B na população com baixas coberturas e áreas que registram bolsões de susceptíveis para o referido agravo.

Comente agora
21
Jul
Gregos dizem ter encontrado caminho para reverter menopausa
Postado por: Anacley Souza / 23:09h

Uma equipe de médicos da Grécia afirma ter conseguido fazer com que os ovários de mulheres que já tinham parado de menstruar voltassem a produzir óvulos, levando à reversão da menopausa.Segundo os médicos da clínica Genesis, em Atenas, entre as pacientes tratadas está uma que já não menstruava havia cinco anos. O ginecologista Konstantinos Sfakianoudis e sua equipe se concentraram em mulheres que tiveram menopausa precoce no tratamento, que envolve uma técnica geralmente usada para acelerar a cura de lesões. O médico deu mais detalhes sobre a pesquisa em entrevista à revista especializada New Scientist .Se os resultados da pesquisa grega forem confirmados, a técnica poderá ser usada para aumentar a fertilidade em mulheres mais velhas, ajudar pacientes com menopausa precoce a ficarem grávidas e atuar o combate aos efeitos da menopausa. "Isso oferece uma janela de esperança para mulheres na menopausa, que serão capazes de engravidar usando seu próprio material genético", afirmou Sfakianoudis à New Scientist . A equipe grega usou a terapia PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que consiste na retirada e centrifugação de sangue da paciente, em um processo que leva ao isolamento das moléculas que desencadeiam o crescimento de tecidos e vasos sanguíneos. Essa terapia já é muito usada para acelerar a cura de ossos fraturados e músculos lesionados, apesar de ainda não se saber totalmente qual é sua eficácia. Segundo a equipe de Sfakianoudis, a técnica PRP também parece ajudar a rejuvenescer ovários. Uma das pacientes tinha entrado na menopausa precocemente, aos 40 anos. Cinco anos depois, a equipe injetou PRP nos ovários dela, o que teria levado à volta da menstruação após um período de seis meses.

Comente agora
21
Jul
Greve no Ipen afeta fornecimento de radiofármacos e atrasa procedimentos
Postado por: Anacley Souza / 22:16h

Uma greve no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen) pode afetar diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, entre outras enfermidades. O instituto é o produtor de cerca de 95% de todos os radiofármacos usados no Brasil. Radiofármacos são substâncias radioativas utilizadas na medicina tanto para exames quanto para terapias. O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), Claudio Tinoco Mesquita, observa que os radiofármacos atuam em quase todas as áreas da medicina e que a entidade vê a situação com preocupação. Segundo Mesquita, podem ser afetados pacientes com câncer de pulmão, colorretal e linfoma que necessitem do PET-CT, exame que utiliza o radioisótopo Flúor-18; pacientes com câncer de tireoide, doença tratada com iodo radioativo; pacientes com doenças cardiovasculares que precisem do exame de cintilografia do miocárdio, que também utiliza uma substância radioativa, entre outros. Os técnicos do Ipen, que começaram a paralisação na segunda-feira (18), reivindicam uma mudança no Projeto de Lei nº 33/2016, que diz respeito ao reajuste salarial de funcionários federais, segundo Claudio Manoel Constâncio, diretor da Associação dos Servidores do Ipen (Assipen). Os técnicos ficaram de fora desse projeto, o que na prática pode significar que, além de não receberem o reajuste previsto de 5% para este ano e 5% para o ano que vem, eles perderiam a gratificação de qualificação, que representa 40% da remuneração desses funcionários. O projeto de lei já passou pela Câmara e pelo Senado e aguarda sanção presidencial.

Comente agora
21
Jul
Fazer musculação com pouco peso também é eficaz
Postado por: Anacley Souza / 21:21h

Quer aumentar o tamanho dos músculos sem pegar muito peso? Pesquisadores canadenses dizem que isso é possível, desde que você aumente o número de repetições até não conseguir mais. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Applied Physiology, o segredo para o crescimento muscular está em fazer repetições até a fatiga e não necessariamente na carga do peso. No novo estudo, pesquisadores da Universidade McMaster em Hamilton, no Canadá, recrutaram 49 homens jovens, que já faziam musculação há pelo menos um ano. Todos os participantes foram então submetidos a testes de força e a exames que mediam os níveis hormonais e a saúde muscular. Em seguida, eles foram aleatoriamente divididos em dois grupos e receberam dois tipos de treinos para seguir durante três meses. Ao primeiro grupo foi designado o treino padrão para crescimento muscular. A série consiste em levantar uma carga entre 75% e 90% do peso máximo que cada participante consegue levantar, com oito a 12 repetições. O segundo seguiu o treino “leve”. Neste caso, a carga de cada participante deveria ser entre 30% e 50% do peso máximo que o participante consegue levantar em uma repetição. Desta vez, a série deveria ser repetida até a exaustão – de 20 a 25 repetições. Os participantes de ambos os grupos deveriam realizar três séries de cada exercício e treinar quatro vezes por semana durante o estudo. Os resultados mostraram que os participantes de ambos os grupos ganharam força e aumentaram o tamanho dos músculos de forma equivalente, independente do treino. Por outro lado, o resultado da nova medição hormonal surpreendeu os pesquisadores.

Comente agora
21
Jul
"Pílula do câncer" será testada em humanos a partir de segunda (25)
Postado por: Anacley Souza / 20:39h

umanos a partir da próxima segunda-feira (25), em São Paulo. Essa fase da pesquisa clínica está sendo conduzida pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), que já recebeu do laboratório oficial da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, cápsulas suficientes da substância para a realização da pesquisa. É a primeira vez na história que a fosfoetanolamina sintética será testada em humanos, com o objetivo de analisar a eficácia da substância no combate ao câncer. Em estudos feitos com animais e em laboratório para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, a substância apresentou pouco ou nenhum efeito contra o câncer. O estudo prevê uma primeira fase, em que serão avaliados 10 pacientes para determinar a segurança da dose que vem sendo utilizada na comunidade. Após essa primeira etapa, caso a droga não apresente efeitos colaterais graves, a pesquisa prosseguirá. Os interessados em participar das próximas fases passarão por triagem e deverão preencher os critérios de elegibilidade para determinar a segurança da droga. Depois disso, serão incluídos mais 21 pacientes em cada um dos 10 grupos separados por tipos de tumor -- cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto (intestino), colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado. O estágio 2 terá início quando forem observados sinais de atividade da substância no organismo.

Comente agora
21
Jul
5 motivos (científicos) para você dormir sem roupa
Postado por: Anacley Souza / 18:05h

Tome banho, escove os dentes e NÃO vista o seu pijama. Você está preparado para mais uma noite de sono. A Cosmopolitan listou alguns motivos científicos que comprovam que dormir nu é bom para você. Parece brincadeira, mas não é: dormir do jeito que você veio ao mundo é saudável e emagrece.

1. Você vai dormir melhor: Enquanto dormimos, nossa frequência cardíaca cai, diminuindo a temperatura do corpo. Dormir de pijama pode atrapalhar esse processo natural e interferir em seu sono - afinal você fica mais quente do que o natural. Muitos casos de insônia estão ligados à temperatura corporal.

2. Você vai se sentir mais atraente: A alta temperatura do corpo durante a noite interrompe a produção de melatonina e outros hormônios considerados de anti-envelhecimento. Isso faz você se sentir menos atraente, afinal, são eles que deixam sua pele e seus cabelos saudáveis.

3. Você vai emagrecer: 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com