Voz


PodCast



Enquete





Blog

Saúde

Os alimentos que você deve comer para turbinar a memória

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 23/01 18:20h
Os alimentos que você deve comer para turbinar a memória

Foto: Top Photo Corporation/Thinkstock/Getty Images

1. Sardinha

Esse peixe é saboroso, barato e está entre as principais fontes de ômega-3, uma gordura poli-insaturada que oferece vários benefícios para a saúde, entre eles resguardar a memória. Estudos já demonstraram que o nutriente estimula a formação de novos neurônios, o que é importante para prevenir problemas caracterizados pela perda de células nervosas, como Alzheimer. Outros alimentos ricos na gordura são salmão, nozes e óleos vegetais.

2. Frutos do mar

Camarão, ostras e companhia são cheios de zinco, mineral que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da cuca e do resto do corpo.

Comente agora

Núcleo Odontologia Integrada chegou em S. A. de Jesus. Assista LIVE

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 23/01 15:40h
Núcleo Odontologia Integrada chegou em S. A. de Jesus. Assista LIVE

Comente agora

Radiação solar atinge níveis extremos; saiba como se proteger

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/01 10:59h
Radiação solar atinge níveis extremos; saiba como se proteger

Foto: © DR

O Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) tem atingido números alarmantes no Brasil e no mundo. Por isso, é preciso muita atenção aos cuidados com a pele, não apenas durante passeios ao ar livre, na praia ou piscina, mas até mesmo na sombra. Em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, por exemplo, o IUV tem chegado a 14, nível considerado extremo, com alto grau de periculosidade. O índice normal e seguro fica em torno de 3 a 5. “É extremamente importante adotar medidas fotoprotetoras, como o uso de filtro solar, chapéus e roupas com Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), sempre que for sair de casa. Isso previne problemas de saúde, que podem ser graves, como o câncer de pele”, aconselha o dermatologista José Jabur, especialista em câncer de pele, da Altacasa Clínica Médica e chefe do setor de cirurgia dermatológica da Santa Casa de São Paulo.

Comente agora

Prescrições de antibióticos são desnecessárias em 23% dos casos, aponta estudo

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/01 10:28h
Prescrições de antibióticos são desnecessárias em 23% dos casos, aponta estudo

Foto: Getty Images

Já é conhecido o fato de que o uso excessivo de antibióticos pode levar ao aparecimento de bactérias resistentes a esses medicamentos. Agora, um estudo desenvolvido na Michigan Medical School University (EUA) mostrou esse problema em números. Quase 23% dos casos de prescrição de antibióticos são inadequados. Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram mais de 15 milhões de prescrições de antibióticos de 2016. Segundo a revista Super Interessante, cada uma foi classificada como apropriada (diagnóstico que sempre justifica o uso de antibióticos), potencialmente apropriada (quando a doença pode ser tratada com antibióticos, mas prescrição pode depender do quadro do paciente) ou inadequada (quando o tratamento com antibióticos não é eficaz ou não faz sentido).

Comente agora

Incidência de otite aumenta 70% no verão; saiba como evitar

Saúde  Postado por Willyam Reis - 23/01 08:21h
Incidência de otite aumenta 70% no verão; saiba como evitar

Foto: © iStock

Como resistir? Os dias estão quentes e ideais para banhos de piscinas e cachoeiras, que divertem e amenizam o calor. Mas é preciso tomar alguns cuidados de saúde, inclusive com os ouvidos. A entrada de água no conduto auditivo externo pode provocar otite, uma infecção no ouvido médio, que fica atrás do tímpano. No verão, os casos de otite aumentam em até 70%, segundo os médicos. Por isso, a prevenção é importante. Não se deve esquecer de proteger os ouvidos na hora do mergulho. E para isso, nada melhor do que usar protetores auriculares, que promovem o vedamento completo do conduto auditivo. “Os protetores de ouvido são importantes para quem gosta de praia e piscina, além de fundamentais para quem pratica natação e outros esportes aquáticos. A Telex possui modelos de protetores que são confeccionados a partir de uma pré-moldagem personalizada, para cada pessoa, inclusive para as crianças. Deste modo, impedem completamente a entrada da água”, explica a fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas.

Comente agora

Salvador: INTS oferece atendimentos oftalmológicos gratuitos no bairro de Itapuã

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/01 12:03h
Salvador: INTS oferece atendimentos oftalmológicos gratuitos no bairro de Itapuã

Foto: Divulgação

Os moradores do bairro de Itapuã e adjacências poderão realizar consultas e exames oftalmológicos gratuitos nesta quinta-feira (24). A ação faz parte do projeto De Olho na Saúde, do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS). Serão oferecidos 250 atendimentos oftalmológicos em uma unidade itinerante, que estará estacionada na Prefeitura Bairro Itapuã, a partir das 7h. Para o atendimento, os interessados devem ter idade acima de 30 anos, portar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O projeto tem o objetivo de oferecer o atendimento oftalmológico em comunidades carentes, proporcionando orientação, prevenção e tratamento de doenças oculares como catarata, glaucoma e degeneração macular (DMRI). (BN)

Comente agora

Relação entre cintura e estatura pode indicar risco cardiovascular mesmo em pessoas saudáveis

Saúde  Postado por Willyam Reis - 22/01 09:28h
Relação entre cintura e estatura pode indicar risco cardiovascular mesmo em pessoas saudáveis

Foto: Shutterstock

O acúmulo excessivo de gordura na região abdominal já é um conhecido indicador de risco para doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a medida não deve ultrapassar 94 centímetros (cm) nos homens e 90 cm nas mulheres. No entanto, um novo estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) identificou que pessoas fisicamente ativas e sem sobrepeso, mas com valores de relação cintura-estatura (RCE) próximos ao limite do risco também têm maior probabilidade de desenvolver distúrbios no coração. 

Comente agora

5 situações que estão por trás dos seus espirros

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/01 16:35h
5 situações que estão por trás dos seus espirros

Foto: Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock/Getty Images

1. Quadros de alergia

Todo mundo nasce com uma certa predisposição a alergias, mas isso não quer dizer que uma infância e adolescência livre delas é sinônimo de uma vida inteira sem o problema – inclusive, quanto menos exposta a alergênicos durante os primeiros anos de vida, maiores as chances de você desenvolver algum desses perrengues depois de adulta: olhos avermelhados, tosse e, sim, espirros constantes.

2. Mudanças bruscas de temperatura

Os “atchins” teimam em marcar presença toda vez que você chega ou sai do trabalho? Antes de assumir que você está sofrendo com alergias, espere cinco minutos para ver se eles desaparecem.

Comente agora

Hipnoterapia é reconhecida pelo sus como prática integrativa

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/01 14:10h
Hipnoterapia é reconhecida pelo sus como prática integrativa

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados com 10 novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Essas práticas utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, com o intuito de tratar e prevenir diversas doenças, como hipertensão, tabagismo,  e alguns transtornos psicológicos, como por exemplo, a depressão e distúrbios alimentares. A hipnoterapia, que já vinha obtendo muitos resultados positivos nos consultórios particulares especializados, agora, também está presente nessa lista.

Com as novas atividades, ao todo, o SUS passa a ofertar 29 procedimentos à população.

Confira abaixo a declaração do Ministro da Saúde Ricardo Barros:

Comente agora

Ministério da Saúde deixa de importar medicamento para tumores raros no Brasil

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/01 12:53h
Ministério da Saúde deixa de importar medicamento para tumores raros no Brasil

Foto : Diogo Moreira/ A2 Fotografia

No fim do governo Temer, o Ministério da Saúde deixou de importar um medicamento essencial para o tratamento de cinco tumores raros no Brasil. Sem aviso prévio, a responsabilidade foi passada para os hospitais oncológicos do SUS. Sem recursos para uma compra de emergência, alguns hospitais enfrentam desabastecimento do quimioterápico actinomicina-D, e ao menos 5.000 pacientes correm risco de ter a terapia interrompida. O ofício do ministério tem data de 7 de dezembro, mas, por conta das festas de fim de ano e da mudança nos governos estaduais, muitas instituições só souberam da decisão no início deste mês. "Muita gente nem recebeu o comunicado oficial, ficou sabendo pelas comunidades médicas. Mesmo que hospitais queiram comprar neste momento, tem a burocracia envolvida na importação, que pode levar seis meses", explica o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Cláudio Galvão de Castro Júnior. Ainda em dezembro, no dia 20, Vilela encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde sugerindo que a pasta estabelecesse um cronograma de transição, mas não teve reposta nem da gestão anterior e nem da atual. "É uma situação muito preocupante, pegou todo mundo de surpresa. Isso foi feito de forma brusca unilateral, sem nenhum diálogo", conclui.

Comente agora

S. A. de Jesus: Cruzalmense assume direção do HRSAJ

Saúde  Postado por Aline Souza - 19/01 12:19h
S. A. de Jesus: Cruzalmense assume direção do HRSAJ

Foto: Reprodução

O HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus) contará agora com uma nova direção. Segundo informações, o médico Antônio Carlos Assunção Neto, de 34 anos, assumiu a direção do HRSAJ na última sexta-feira (18). O médico que é cruzalmense já faz parte do quadro do Hospital a cerca de oito anos. Até então a direção da Unidade estava sob a direção do Dr. Wender Costa. O HRSAJ é um dos hospitais mais importantes da região recebendo uma grande demanda de atendimentos diariamente de urgência e emergência. 

   Dr. Antônio Carlos / Foto: Reprodução 

Comente agora

Cesáreas quase dobram pelo mundo: Brasil é um dos líderes do ranking

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/01 22:10h
Cesáreas quase dobram pelo mundo: Brasil é um dos líderes do ranking

Foto: Neely Ker-Fox/Divulgação

Se 12% dos partos do planeta eram cesarianas em 2000, em 2015 elas representaram 21% dos nascimentos, taxa que chegou a quase 60% em alguns lugares, incluindo o Brasil. O crescimento foi revelado recentemente em estudo publicado no periódico The Lancet, conduzido por pesquisadores de instituições do mundo todo, que avaliou dados de 169 países. O ideal, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é que o índice de cesáreas se mantenha entre 10 e 15%, bem abaixo do valor encontrado pelo estudo. O Brasil divide com o Egito o segundo lugar do ranking de nações avaliadas na pesquisa. Aqui, 55,5% dos bebês chegam ao mundo por meio da cesariana. A cirurgia salva vidas quando o parto natural não pode ser realizado. Mas, quando é feita sem indicação, ela representa um risco maior de complicações para mãe e bebê. Tanto que, nos últimos anos, ações de incentivo ao parto normal ganharam força na medida em que seus benefícios ficaram mais evidentes. Entre eles, uma perspectiva de vida mais saudável para o bebê e redução da mortalidade materna. Mas a tendência de crescimento se manteve mesmo assim. E são vários os motivos por trás da alta.

Por que tanta cesárea?

Comente agora

Tem insônia? Saiba o que comer quando o sono não vem

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/01 21:00h
Tem insônia? Saiba o que comer quando o sono não vem

Foto: Mizina/Thinkstock/Getty Images

Quando o assunto é dificuldade para dormir, o que não comer às vezes importa mais do que o que comer. Chocolate, café, refrigerante e chá-verde, por terem substâncias excitantes, deixam você contando carneirinhos, e eles completam uma maratona na sua mente sem que você pregue o olho. “Dietas muitos restritivas em carboidrato também favorecem noites em claro”, avisa Laís Murta. Mas existe uma lista de alimentos que dão day off para os bichinhos e garantem um bom descanso. Saiba quais são eles:

Soja orgânica

Se você passou dos 40, talvez tenha percebido algumas mudanças no sono. A isoflavona do grão é uma aliada das mulheres no climatério (pré-menopausa), que, por causa da queda nos níveis dos hormônios, não dormem muito bem.

Comente agora

Como manter a alimentação das crianças saudável nas férias

Saúde  Postado por Aline Souza - 18/01 17:16h
Como manter a alimentação das crianças saudável nas férias

Foto:  iStock

Nesses dias quentes, as crianças aproveitam as férias, mas as mães e os pais devem manter um olho nelas e outro na alimentação. Vale sair da rotina, sem descuidar da escolha correta dos alimentos e da conservação deles, de acordo com nutricionistas. “Para evitar muitas falhas na alimentação é importante sempre levar os lanches quando for sair com as crianças. Isso ajuda a minimizar o consumo de alimentos com baixo teor nutricional. Também é importante procurar restaurantes com comida de verdade, evitando as lanchonetes tipo fast food”, diz a nutricionista Nathalia Almeida. 

Comente agora

Ministério da Saúde oferece mil bolsas para programas de residência

Saúde  Postado por Aline Souza - 18/01 16:09h
Ministério da Saúde oferece mil bolsas para programas de residência

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde vai disponibilizar cerca de mil bolsas para programas de residência médica. O edital, lançado nesta quinta-feira (17), cobre as 35 especialidades em residência médica em áreas de atuação, além de 13 em residência multiprofissional de áreas de concentração. A seleção tem o objetivo de incentivar a formação em especialidades e áreas de atuação e regiões prioritárias. O período de inscrições vai de 21 à 31 de janeiro.

Comente agora

Entenda como a depressão é diferente nos homens e nas mulheres

Saúde  Postado por Aline Souza - 18/01 14:56h
Entenda como a depressão é diferente nos homens e nas mulheres

Foto: DR

Tanto os homens como as mulheres partilham o mesmo núcleo principal de sintomas associados à depressão: tristeza, falta de motivação, perda de prazer na realização de atividade, alterações no apetite, distúrbios do sono, sentimentos de culpa e dificuldade em manter a concentração. No entanto, estudos sugerem que existem de fato algumas diferenças entre os sintomas padrão exibidos pelos homens e pelo sexo feminino. 

Comente agora

Usar o celular enquanto come pode estar fazendo você engordar

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/01 22:20h
Usar o celular enquanto come pode estar fazendo você engordar

Foto: KatarzynaBialasiewicz/Thinkstock/Getty Images

Deixe o celular na bolsa na hora das refeições – isso vai ajudá-la a perder peso ou se manter em forma. “Desligar-se de todo o resto reduz a compulsão na hora de comer”, diz a nutricionista Telma Anunciato, da Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (Abpass). Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, convidaram 42 pessoas para um programa de atenção plena (mindfuleating). Elas foram orientadas a comer focadas no momento presente, mastigar mais, fazer pausas entre as garfadas e saborear a refeição. Após 15 semanas, emagreceram 1,9 quilo em média sem necessidade de outros ajustes na alimentação. (Boa Forma)

Comente agora

Célula obstruída por gordura pode indicar ligação entre câncer e obesidade

Saúde  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/01 18:07h
Célula obstruída por gordura pode indicar ligação entre câncer e obesidade

Foto: Pexels/Pexels

A obesidade é uma das condições que mais afeta pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada oito adultos no planeta é obeso e a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos. Entre os vários problemas que o excesso de peso pode causar, a maior propensão ao desenvolvimento de câncer é um deles. Porém, uma nova pesquisa produzida pela equipe de cientistas da Trinity College Dublin, na Irlanda, e publicada pela revista científica Nature Immunology, pode ter descoberto uma informação importante sobre o assunto e até um caminho para reverter essa situação. Durante o estudo feito com base em dados extraídos de ratos e também de seres humanos, foi descoberto que as células Exterminadoras Naturais ou células NK, que fazem parte do sistema imunológico e ajudam a combater tecidos tumorais, ficam entupidas por gordura e param de funcionar. Apesar de já suspeitarem de que a gordura poderia danificar as células e que isso influenciaria de alguma forma no surgimento do câncer, até então os especialistas não sabiam como essa ligação ocorria.

Comente agora

Vacinação infantil: como está a "carteira de vacinas" do seu filho?

Saúde  Postado por Aline Souza - 17/01 17:59h
Vacinação infantil: como está a "carteira de vacinas" do seu filho?

Foto: Reprodução

Segundo o Ministério da Saúde doenças como catapora, sarampo e poliomielite não devem ser menosprezadas. É que muitos pais estão deixando de vacinar seus filhos por causa de boatos e notícias falsas, propagados nas redes sociais, dando a entender que as vacinas teriam efeitos colaterais maiores que os benefícios que proporcionam. Esse tipo de informação começou a ser circulada em relação as vacinas contra gripe. Mas quais são as vacinas mais importantes até os 10 anos? Confira essas informações segundo os dados do Ministério da Saúde:

Comente agora

Governo vai implantar 200 salas para tratamento de pé diabético nos municípios

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 11:58h
Governo vai implantar 200 salas para tratamento de pé diabético nos municípios

Entre 2010 e 2018, a falta de controle do diabetes ocasionou mais de seis mil amputações de pés. Diante desse quadro, o Governo da Bahia vai implantar 200 salas para o tratamento do pé diabético e feridas complexas em todo o estado. Uma portaria que define os critérios para isso foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16). Segundo informações do secretário da Saúde da Bahia, essas amputações são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, considerando as elevadas taxas de internação hospitalar. Mas, por outro lado, dados do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) apontam que um bom programa de prevenção é capaz de reduzir as amputações em até 85% e que ações preventivas devem ser difundidas entre a população no nível assistencial mais próximo, que é a Atenção Básica. 

Comente agora

Vacinação infantil: como está a "carteira de vacinas" do seu filho?

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 11:24h
Vacinação infantil: como está a "carteira de vacinas" do seu filho?

Segundo o Ministério da Saúde doenças como catapora, sarampo e poliomielite não devem ser menosprezadas. É que muitos pais estão deixando de vacinar seus filhos por causa de boatos e notícias falsas, propagados nas redes sociais, dando a entender que as vacinas teriam efeitos colaterais maiores que os benefícios que proporcionam. Esse tipo de informação começou a ser circulada em relação as vacinas contra gripe. 

Mas quais são as vacinas mais importantes até os 10 anos? Confira essas

informações segundo os dados do Ministério da Saúde:

Recém nascido - BCG - ID (dose única), que previne formas graves
de tuberculose e a vacina contra hepatite B (primeira dose);
1 mês - Vacina contra hepatite B (segunda dose );
2 meses - Vacina tetravalente (DTP + Hib) (primeira dose), que previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras


Comente agora

Como manter a alimentação das crianças saudável nas férias

Saúde  Postado por Willyam Reis - 17/01 08:29h
Como manter a alimentação das crianças saudável nas férias

Foto: © iStock

Nesses dias quentes, as crianças aproveitam as férias, mas as mães e os pais devem manter um olho nelas e outro na alimentação. Vale sair da rotina, sem descuidar da escolha correta dos alimentos e da conservação deles, de acordo com nutricionistas. “Para evitar muitas falhas na alimentação é importante sempre levar os lanches quando for sair com as crianças. Isso ajuda a minimizar o consumo de alimentos com baixo teor nutricional. Também é importante procurar restaurantes com comida de verdade, evitando as lanchonetes tipo fast food”, diz a nutricionista Nathalia Almeida. Ela ressalta a importância da hidratação para as crianças. “Elas desidratam muito rápido, especialmente quando expostas ao sol e ao calor. Evite sucos, especialmente os industrializados, pois contêm alto teor de açúcar e pouca fruta. Leve água sempre na bolsa das crianças em uma garrafinha, de preferência térmica. Se for necessário levar suco, use recipiente também em embalagem térmica, para não perder a qualidade nutricional e microbiológica.”

Comente agora

Falta de limpeza em ar condicionado pode causar doenças; saiba quais

Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 00:21h
Falta de limpeza em ar condicionado pode causar doenças; saiba quais

Foto: Pneumo Center

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas em todo o país (com média de 31,5º C de dezembro a fevereiro), os aparelhos de ar condicionado podem ser bons aliados no combate ao calor intenso. Entretanto, quem faz uso do equipamento em casa, no carro ou no ambiente de trabalho, deve ficar atento à manutenção e à limpeza necessárias para o bom funcionamento, a fim de evitar problemas de saúde. Segundo o médico microbiologista André Mário Doi, o acúmulo de poeira, ácaros, fungos e algumas bactérias no filtro do ar condicionado é um dos principais motivos para o aparecimento de doenças respiratórias. “Quando utilizado com frequência, o aparelho deve ser higienizado de maneira adequada e periodicamente. Caso contrário, pode causar danos à saúde”, ressalta o especialista. 

Entre as complicações de saúde causadas pela falta de limpeza do aparelho, o médico destaca as seguintes:

Comente agora

Assista ao Programa "Meio-Dia e Meia" desta quarta-feira (16) com a equipe da Farmácia Pólen de SAJ; confira!

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/01 13:26h
Assista ao Programa "Meio-Dia e Meia" desta quarta-feira (16) com a equipe da Farmácia Pólen de SAJ; confira!

Comente agora

Hemóvel atende população em Salvador, Lauro de Freitas e Feira nesta semana

Saúde  Postado por Willyam Reis - 16/01 10:14h
Hemóvel atende população em Salvador, Lauro de Freitas e Feira nesta semana

Foto: Divulgação

Com o intuito de aumentar o número de doadores, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará de terça-feira (15) a sexta-feira (18), em três pontos extras das 8h às 17h. Em Salvador, o Hemóvel irá atender na entrada do Shopping Ponto Alto, na Avenida São Rafael; na cidade de Feira de Santana, o atendimento será realizado na sede do Núcleo Regional de Saúde. Já em Lauro de Freitas, a unidade vai ficar no estacionamento do Restaurante D’Meg, na Rua Chile. Neste mês, com uma baixa de aproximadamente 20% nas doações, o banco de sangue da Hemoba está operando com a classificação de crítica e alerta, com uma redução mais acentuada entre os tipos sanguíneos de Rh negativo. Os interessados em doar sangue, devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com