Voz


PodCast



Enquete





Blog

Tecnologia

Airbus promete iniciar testes de carros voadores ainda em 2017

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 16/01 17:02h
Airbus promete iniciar testes de carros voadores ainda em 2017

Diminuir o trânsito e reduzir os custos com estradas e pontes. Estas são as duas grandes bandeiras da Airbus para defender a sua aposta na construção de carros voadores. Na conferência DLD Digital de Munique, na Alemanha, Tom Enders referiu que “agora temos tecnologia que nos permite fazer alguma coisa acima do solo”, lembrando que há 100 anos os transportes urbanos davam os primeiros passos “debaixo da terra”. Assim ficou prometido que, até o final deste ano, como conta o Daily Mail, o grupo Airbus comece os testes nos apelidados carros voadores. Por agora, segundo Tom Enders, a empresa está “na fase de experiência”, garantindo, contudo, que leva este “desenvolvimento muito a sério”. Estes veículos devem se chamar CityAirbus e, numa primeira fase, serão conduzidos por um piloto. Depois, quando a lei assim o permitir, funcionarão em piloto automático.

Comente agora

Físicos conseguem prever o futuro do mundo quântico

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 16/01 15:15h
Físicos conseguem prever o futuro do mundo quântico

Físicos de Austrália conseguiram pela primeira vez fazer previsões relativamente ao comportamento do sistema quântico e preservá-lo da destruição, comunica o Nature Communications. "Os sistemas quânticos têm a tendência de se destruir gradualmente, tal como os elementos e mecanismos nos nossos celulares. Mas, no mundo quântico, este processo dura segundos, não anos", conta Michael Biercuk da Universidade de Sidnei, citado pelo Nature Communications. Se trata do fenômeno da assim chamada coerência quântica. O exemplo mais conhecido deste processo é o gato de Shrodinger, que está vivo e morto simultaneamente. Biercuk e seus colegas acreditam ter conseguido elaborar um método que permite prever o comportamento de vários objetos quânticos para evitar decoerência (falta de ligações quânticas entre os elementos). Para o alcançar, os cientistas utilizaram algoritmos estatísticos especiais, atualmente usados para analisar grandes quantidades de dados nos sistemas de inteligência artificial.

Comente agora

Vazamento revela as 25 senhas mais comuns do mundo

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 16/01 11:43h
Vazamento revela as 25 senhas mais comuns do mundo

Cerca de 17% de todas as senhas usadas em sites em 2016 eram “123456”, segundo dados de pesquisa da empresa de segurança digital Keeper divulgados na última semana. A companhia analisou cerca de 10 milhões de registros originários de vazamentos de bancos de dados no ano e que estavam disponíveis na internet. A Keeper listou também as 25 senhas mais comuns que, segundo a empresa, seriam usadas em mais de metade dos registros analisados (veja abaixo). O uso de senhas comuns, com poucos caracteres, pouco elaboradas, sequenciais ou com muitas repetições é apontado pelos especialistas em segurança digital como uma brecha de segurança. A fragilidade em usar senhas comuns ocorre porque um dos métodos de conseguir acesso indevido a um sistema consiste em usar um programa que “testa” senhas a partir de uma lista pré-definida – e o mais provável é que as mais populares estejam nessa lista. A Keeper diz que os administradores de sites deveriam ser mais responsáveis em relação à segurança de senhas.

Comente agora

Fracassa teste japonês de lançamento de foguete experimental

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 15/01 08:25h
Fracassa teste japonês de lançamento de foguete experimental

Agencia de exploração espacial japonesa (Jaxa) lançou neste domingo (15) um foguete experimental destinado a colocar satélites em órbita, mas pouco depois anunciou que a missão havia falhado. "O experimento fracassou", declarou Hiroto Habu, responsável pelo programa dentro da Jaxa, em coletiva de imprensa três horas após o lançamento. "Vamos examinar as causas dos problemas e decidir que medidas tomar" no futuro, acrescentou, salientando, porém, que poderia aprender muito com essa tentativa. Depois de ser adiado várias vezes devido ao mau tempo, o foguete lançador decolou no domingo pouco depois das 8h30 local (21h30 de sábado no horário de Brasília) a partir de uma base no sudoeste do arquipélago. O foguete SS-520 Nº 4, de mais de 9 metros de altura, carregava um minissatélite de observação da superfície da terra.

Comente agora

Pesquisadores japoneses conseguem copiar impressão digital a partir de fotos

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 14/01 17:33h
Pesquisadores japoneses conseguem copiar impressão digital a partir de fotos

Pesquisadores japoneses conseguiram copiar impressões digitais de pessoas a partir de fotos em que as pontas dos dedos apareciam bem iluminadas. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o estudo foi feito pelo Instituto Nacional de Informática japonês (NII). As imagens foram feitas a 3 metros de distância das mãos. A pesquisa demonstrou que a identificação por digitais pode ser facilmente violada a partir de fotos que estejam, por exemplo, disponibilizadas nas redes sociais. "O simples ato de casualmente fazer um sinal da paz em frente a uma câmera pode tornar impressões digitais facilmente acessíveis", disse o pesquisador do NII Isao Echizen, em entrevista ao jornal japonês Sankei Shimbun. O instituto trabalha no desenvolvimento de uma película transparente feita em óxido de titânio para ser colocada nos dedos e esconder as digitais, sem prejudicar a identificação por celulares e tablets.

Comente agora

Fenômeno: NASA encontra buraco enorme na superfície do Sol

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 14/01 12:00h
Fenômeno: NASA encontra buraco enorme na superfície do Sol

Os astronautas da NASA detectaram um buracão que se estende pela superfície do Sol e lança partículas de vento em direção à Terra a alta velocidade. O Observatório de Dinâmica Solar (SDO), sonda espacial da NASA que realiza pesquisas da superfície da estrela, fez uma imagem animada do fenômeno, na qual é possível avistar uma grande mancha escura no Sol.Segundo os cientistas, a tempestade magnética poderá exercer impacto significativo sobre os satélites e a rede elétrica. Esse fenômeno produziu várias auroras boreais em países como Canadá, EUA e Estados da Escandinávia. Com informações do Sputnik Brasil.

Comente agora

Mão robótica russa ajuda cosmonautas da EEI

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 14/01 09:17h
Mão robótica russa ajuda cosmonautas da EEI

Nova invenção russa deve ajudar os cosmonautas na Estação Espacial Internacional (EEI), onde será testada em breve. O dispositivo, chamado Zakhvat-E, é um tipo de braço robótico que será instalado no robô espacial russo para realizar diferentes missões no espaço aberto. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa de Instituto Central de Pesquisa de Equipamento Robótico. Segundo divulgado, o dispositivo inovador será transportado à EEI pelo foguete Progress após o acoplamento do módulo Nauka ("ciência" em russo). No teste, o braço robótico "agarrará" uma espécie de corrimão usando um punho especial. Um cosmonauta vai dirigir o dispositivo por via de um computador portátil. No total serão realizadas 30 sessões de testes, cada um durará cerca de 30 minutos. Mais cedo foi divulgado que a Rússia planeja realizar 29 lançamentos espaciais em 2017. Com informações do Sputnik Brasil.

Comente agora

Anatel afirma que não haverá limitação de banda larga nos próximos anos

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 13/01 21:39h
Anatel afirma que não haverá limitação de banda larga nos próximos anos

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, garantiu nesta sexta-feira (13) que não haverá mudança nos planos de banda larga fixa de internet oferecidos no Brasil. Segundo ele, nenhuma limitação de dados ou velocidade será imposta aos clientes das operadoras nos próximos anos. A afirmação de Quadros veio após uma polêmica criada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), que afirmou em entrevista ao site Poder360 que um modelo de restrição de dados poderia entrar em vigor no segundo semestre deste ano. Após a repercussão negativa, a pasta publicou uma nota dizendo nenhuma mudança ocorreria, atendendo “o interesse da população e do consumidor". "Eu conversei com o ministro ontem [quinta-feira], após a entrevista, e ele mesmo entendeu que fez uma manifestação com relativo equívoco", explicou o presidente da Anatel em entrevista ao Portal da Band. Em abril de 2016, após algumas operadoras que oferecem internet fixa anunciarem que poderiam adotar o sistema de franquia para a comercialização dos novos planos, a Anatel proibiu que as prestadoras com mais de 50 mil assinantes reduzissem a velocidade de transmissão de dados, suspendessem o serviço ou cobrassem tráfego excedente após o esgotamento da franquia, mesmo que medidas estivessem previstas no contrato.

Comente agora

Gilberto Kassab volta atrás e nega intenção de impor limite de dados à banda larga fixa

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 13/01 15:59h
Gilberto Kassab volta atrás e nega intenção de impor limite de dados à banda larga fixa

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, voltou atrás e negou que haverá limitação na internet fixa a partir do segundo semestre deste ano. Em nota divulgada nesta sexta-feira (13), a pasta federal esclareceu que "não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor". Em entrevista publicada nesta quinta pelo site Poder 360, o ministro declarou que o governo e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permitiriam às operadoras o limite de dados nos contratos de internet fixa. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, já havia contrariado Kassab em entrevista concedida ao G1. “Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão”, afirmou. A polêmica teve início em abril do ano passado, quando a Vivo começou a anunciar a comercialização de pacotes com limite na banda larga fixa, nos moldes como acontece com a internet móvel, dos celulares. Na época, a Anatel decidiu proibir a limitação.

Comente agora

Anonymous faz ameaça após fala sobre banda larga: 'não se atrevam'

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 13/01 14:48h
Anonymous faz ameaça após fala sobre banda larga: 'não se atrevam'

O grupo Anonymous condenou as declarações de que o ministro Gilberto Kassab, da pasta de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, estudava impor limites sobre as franquias de banda larga no país. "O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha pra que o usuário seja cada vez melhor beneficiado com melhores serviços", disse o ministro, em entrevista ao portal Poder360. Após as declarações, os perfis AnonBRNews e AnonOps publicaram o seguinte, em comunicado: "Acabou a novela. Ministro diz que haverá, sim, limite na internet fixa no Brasil. Chegou a hora da internet dizer aos novos governantes quem é que manda nessa p*rra! Não se atrevam. Com amor, o povo". Com a polêmica, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desmentiu nesta sexta-feira (13) o rumor de que voltar a discutir o assunto. “Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão”, afirmou Juarez Quadros, presidente da agência, ao G1.

Comente agora

WhatsApp tem falha que permite ler conversas protegidas, diz jornal

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 13/01 11:13h
WhatsApp tem falha que permite ler conversas protegidas, diz jornal

Uma reportagem do jornal britânico “The Guardian” informou que o WhatsApp possui uma falha que possibilita a leitura de conversas criptografadas. Ou seja, mesmo protegidos, os usuários podem ter sua privacidade violada. De acordo com o G1, a reportagem foi publicada nesta sexta-feira (13). O texto ressalta que se o WhatsApp for questionado por algum órgão governamental para revelar os registros de mensagens, a espionagem pode ser garantido por conta da mudança de chaves na criptografia. É que a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp é dependente da geração de chaves de segurança exclusivas, utilizando o aclamado protocolo Signal. Mas o aplicativo consegue forçar a geração de novas chaves de criptografia para usuários off-line, sem que o remetente e destinatário fiquem sabendo.

Comente agora

Fazer ‘sinal da vitória’ em fotos pode colocar você em risco; entenda

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 13/01 08:14h
Fazer ‘sinal da vitória’ em fotos pode colocar você em risco; entenda

Pesquisadores do Instituto Nacional de Informática do Japão afirmaram que um hacker é capaz de roubar dados biométricos apenas com uma simples fotografia das impressões digitais de uma pessoa, que podem ser tiradas daquela imagem na qual aparecemos com os amigos fazendo o sinal da vitória. Segundo o Olhar Digital, o cientista Isao Echizen, disse à imprensa japonesa que a equipe dele conseguiu coletar impressões digitais apenas uma foto na qual a pessoa fazia o sinal da vitória. Ele diz que não é preciso ter uma tecnologia muito avançada para fazer isso. Caso um hacker consiga a impressão digital de uma pessoa, assim como acesso ao smartphone dela, é possível acessar todos os dados. No ano passado, por exemplo, cientistas norte-americanos conseguiram destravar um Galaxy S6 de uma vítima de assassinato apenas com impressão digital reproduzida em uma impressora 3D. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Ataques virtuais com malware financeiro crescem 22,49% no final de 2016

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 12/01 14:28h
Ataques virtuais com malware financeiro crescem 22,49% no final de 2016

O número de usuários que se depararam com malware capaz de roubar valores ou informações financeiras valiosas cresceu 22,49% no último trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período do ano anterior. As informações são da Kaspersky Lab. De acordo com a empresa de segurança, foram registrados 319 mil ataques desse tipo pelo mundo no final do ano passado, sendo que houve um crescimento no número de ameaças do tipo entre a Black Friday, no final de novembro, e o Natal, um mês depois. Além disso, uma análise feita por pesquisadores da Kaspersky no fim de 2016 comparou o cenário de ameaças virtuais durante o período de festas (entre outubro e dezembro) dos anos anteriores, 2014 e 2015 e concluiu que os cibercriminosos tentam associar suas campanhas mal-intencionadas com datas específicas, como Black Friday e Natal, por exemplo.

Comente agora

CPFs passam a incluir QR Code de identificação

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 12/01 10:33h
CPFs passam a incluir QR Code de identificação

A Receita Federal alterou o modelo do Cadastro Pessoa Física (CPF) emitido pelo órgão. De acordo com ato publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (1, os novos documentos passarão a ter, no verso, um QR Quode, espécie de código de barras que pode ser escaneado por celulares e outros dispositivos. Também foi permitido que o CPF de pessoas com deficiência com mais de 18 anos seja requerido por cônjuge, pais, descendentes e parentes colaterais até terceiro grau.Com informações do Estadão.

Comente agora

Anatel deve focar na ampliação da banda larga em 2017

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 12/01 08:03h
Anatel deve focar na ampliação da banda larga em 2017

A promoção da banda larga deve orientar em 2017 todas as decisões do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Espero que a gente dedique o maior tempo possível para levar proposta ao ministro (da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações , Gilberto Kassab) no sentido do que fazer para ampliar os investimentos em infra de banda larga no Brasil”, afirmou o conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz. Segundo o conselheiro, “a preocupação da Anatel não pode ser dissociada da necessidade do povo brasileiro, e o povo mais carente vitimado pela exclusão seja social ou digital está nas Regiões Nordeste e Norte”. No começo deste ano, a Anatel deve colocar em consulta pública por 60 dias o novo Plano Geral de Outorgas (PGO) que propõe a expansão das redes de dados em fibra óptica e em rádio de alta capacidade para um número maior de municípios. O conselheiro entende ainda que há necessidade da Anatel dar uma resposta eficiente para a utilização dos fundos setoriais.

Comente agora

Twitter é processado por familiares de vítimas do Estado Islâmico

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 11/01 14:36h
Twitter é processado por familiares de vítimas do Estado Islâmico

As famílias de três americanos mortos em ataques terroristas pelo grupo que se autoproclama Estado Islâmico (ISIS) estão processando o Twitter, alegando que a rede social oferece suporte para o grupo e atua como uma “poderosa arma para o terrorismo”. O processo foi entregue no último final de semana no tribunal federal em Nova York em nome dos familiares de três cidadãos americanos, que foram mortos em atentados no dia 22 de março, de 2016, no ataque em Bruxelas, e no dia 13 de novembro, 2015, nos ataques em Paris. Ao menos, 32 pessoas morreram no ataque em Bruxelas e 130 nos ataques em Paris. “O Twitter e seus serviços oferecem enorme utilidade e valor para o ISIS como uma ferramenta para conectar seus membros e facilitar a habilidade do grupo terrorista se comunicar, recrutar membros, planejar e efetuar ataques, e incitar medo em seus inimigos”, alega o processo.

Comente agora

Guerra nas Estrelas: astrônomos preveem supernova inédita

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 11/01 12:57h
Guerra nas Estrelas: astrônomos preveem supernova inédita

Uma equipe de astrônomos previu que no ano de 2022 o mundo vai ser testemunha de uma chamada “nova luminosa vermelha”, ou seja, evidenciar como duas estrelas irão virar a coisa mais brilhante no céu noturno, explodindo na sequência de uma fusão. Até hoje, a humanidade observou apenas alguns eventos parecidos, mas se espera que o de 2022 seja particularmente luminoso e espetacular. O grupo de pesquisa encabeçado por Lawrence Molnar do Colégio Calvin tem monitorado com particular atenção um sistema estelar binário chamado KIC 9832227, que se situa dentro da constelação Cisne a 1.800 anos-luz da Terra, e revelou que esse par estelar está envolvido em um "jogo da galinha" espacial que chegará a seu fim quando as estrelas colidirem.

Comente agora

Mais um golpe atinge usuários do WhatsApp no Brasil; saiba mais

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 11/01 07:30h
Mais um golpe atinge usuários do WhatsApp no Brasil; saiba mais

Mais um golpe no WhatsApp vem atingindo usuários no Brasil. Desta vez, o ataque ataca apenas smartphones que possuem sistema operacional Android. De acordo com o Techtudo, com informações da PSafe, as pessoas recebem uma mensagem com uma suposta nova função que permitiria saber quais usuários adicionaram no aplicativo o número da vítima. Entretanto, antes de “revelar”, a mensagem de ataque pede que o usuário compartilhe a falsa notícia com outras pessoas pelo WhatsApp, exigindo ainda o download de outros aplicativos. A PSafe estima que somente na primeira semana de 2017, mais de 260 mil pessoas tenham caído no golpe. As vítimas acabavam baixando aplicativos com vírus e os criminosos lucrando com publicidade em cima do golpe. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Teia de aranha “antibiótica” é desenvolvida para curar machucados

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 10/01 15:10h
Teia de aranha “antibiótica” é desenvolvida para curar machucados

Em breve, daremos adeus a ataduras e esparadrapos convencionais. Após cinco anos de pesquisas, cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que teias de aranha podem curar machucados de um jeito mais eficiente. Mas não estamos falando aqui de cientistas coletando teias por aí para criar curativos. A teia de laboratório é desenvolvida a partir de uma seda sintetizada por bactérias E. coli. modificadas. Com esta técnica, moléculas de medicamentos aderem à estrutura (proteínas e fibras) e podem turbinar curativos feitos com esta teia. Nos testes, os pesquisadores associaram o antibiótico levofloxacina a bandagens feitas com o novo material. Ao longo de cinco dias, o curativo liberava o medicamento aos poucos, protegendo o organismo contra infecções bacterianas. O resultado indica que o dispositivo pode ser controlado, administrando medicamentos gradualmente. Ainda de acordo com o estudo, a teia “antibiótica” é biocompatível (não é rejeitada pela pele) e biodegradável, além de não causar reações alérgicas. Segundo a equipe que conduziu o estudo, o uso de teia de aranha como curativo não é inédito. Na Roma Antiga, soldados já usavam este material natural, misturado com mel e vinagre, para estancar o sangue de ferimentos e como antisséptico.

Comente agora

Toxina botulínica pode ser usada para tratamento de dores; saiba mais

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 10/01 14:29h
Toxina botulínica pode ser usada para tratamento de dores; saiba mais

Os estudos sobre essa substância se iniciaram em 1817, ano em que se descreveu, pela primeira vez, o envenenamento provocado por alimentos em estado de conservação impróprio. Apenas em 1895 descobriu-se que a intoxicação é provocada por um agente bacteriano. Em 1897, a ciência isolou o agente bacteriano já citado. Nos primeiros anos do século seguinte, o composto foi também isolado. No entanto, apenas seis décadas depois, o potencial medicinal para fins terapêuticos foi testado e aprovado, no tratamento do estrabismo. Os estudos e as experiências foram se acumulando e o alívio de outras afecções e sintomas como as dores refratárias foram incluídas. “Esse alívio é proporcionado por sua ação inibidora da liberação de acetilcolina, que provoca relaxamento muscular, redução da sensibilidade à dor e diminuição da inflamação neurogênica.

Comente agora

Game Super Mario Run vira isca de malware para enganar usuários Android

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 10/01 13:47h
Game Super Mario Run vira isca de malware para enganar usuários Android

Ainda sem uma data oficial de lançamento para Android, o game Super Mario Run vem sendo usado como isca por hackers para enganar os usuários da plataforma móvel do Google.De acordo com a empresa de segurança Psafe, um novo malware se disfarça como o bem-sucedido jogo da Nintendo, por enquanto disponível apenas para iPhone, para conseguir roubar dados bancários de usuários Android desavisados.O aplicativo falso é oferecido para download em páginas não-oficiais, o que torna ainda mais importante sempre usar canais oficiais para baixar seus apps, como a Google Play Store.Após ser baixado pelo usuário, o novo malware faz solicitações por permissões abusivas, que incluem ler, apagar e enviar SMS; ativar e desativar as redes Wi-Fi e 3G; ler histórico de chamadas e de SMS; assim como realizar chamadas e ter controle sobre o aparelho.

Dados bancários

Comente agora

Planalto põe por engano senhas das redes sociais do governo no Twitter

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 10/01 12:54h
Planalto põe por engano senhas das redes sociais do governo no Twitter

As senhas das redes sociais do Portal Brasil e do Palácio do Planalto, do governo federal, foram publicadas por engano no Twitter nesta terça-feira (10). A publicação foi logo apagada pelo perfil do Portal Brasil, onde os acessos foram expostos. De acordo com o G1, a Secretaria de Imprensa da Presidência disse que o perfil é gerido pela equipe de Contas Digitais. O Twitter do equívoco tinha um link que deveria levar o seguidor para uma matéria. Só que quem clicava, era direcionado para um documento armazenado no Google Drive, com todas as senhas de Facebook, Twitter e Instagram do Palácio do Planalto e do Portal Brasil. O Planalto informou que as senhas já foram alteradas e o caso será apurado.

Comente agora

iPhone completa 10 anos e revolução dos smartphones continua

Tecnologia  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/01 23:46h
iPhone completa 10 anos e revolução dos smartphones continua

Há dez anos nasceu o iPhone, um aparelho emblemático que revolucionou a indústria dos telefones celulares e mudou costumes, mas sua criadora, Apple, continua sob pressão para voltar a apresentar uma grande novidade. O iPhone foi apresentado ao grande público no dia 9 de janeiro de 2007 por Steve Jobs, visionário fundador da Apple, falecido em 2011, e muito poucas vezes um aparelho revolucionou tanto os costumes como este pequeno acessório com tela tátil, lançado num momento em que o mercado estava dominado pelos telefones com teclado Blackberry. O mais inesperado do iPhone foi como permitiu o desenvolvimento de uma série de aplicativos que atualmente permitem tuitar, enviar mensagens instantâneas por Snapchat, jogar Pokemon Go ou transmitir vídeos ao vivo. "A Apple permitiu o desenvolvimento destes aplicativos, que transferiram toda uma plataforma informática móvel aos bolsos" das pessoas, explicou Brian Blau, analista da empresa especializada Gartner, no salão da eletrônica para o grande público (CES) em Las Vegas, que terminou no domingo. "Hoje é difícil criar um produto eletrônico para o grande público sem conexão" à internet, acrescentou. Os smartphones desempenham inclusive um grande papel nos acessórios de realidade virtual, que estão cada vez mais na moda: conectados aos fones de ouvido, servem de tela para explorar uma série de reinos virtuais.

Internet no bolso: 

Comente agora

Cientistas suecos reproduzem teia de aranha em laboratório

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 09/01 19:26h
Cientistas suecos reproduzem teia de aranha em laboratório

Flexível, leve e biodegradável, mas mais forte do que o aço: pesquisadores disseram na segunda-feira que conseguiram produzir com sucesso teia de aranha sintética, um dos materiais mais fortes da natureza. Refinados através do longo processo de evolução, os fios de seda tecidos por aranhas são 30 vezes mais finos do que um cabelo humano e mais fortes do que Kevlar, uma fibra sintética utilizada na fabricação de coletes à prova de bala. Os cientistas se esforçam há muito tempo para copiar as propriedades únicas desses fios, que são basicamente longas cadeias de moléculas de proteínas ligadas. Ao tecer, a aranha secreta uma solução proteica através de um canal estreito, ao longo do qual a acidez muda e a pressão aumenta, fazendo com que as moléculas se liguem e formem cadeias. Mas as aranhas são particularmente difíceis de se criar - produzem pequenas quantidades de seda e têm uma propensão para comer umas às outras. Agora uma equipe de pesquisadores da Suécia disse que conseguiu copiar o feito das aranhas usando proteínas em bactérias E. coli e um "aparelho de fiação" que imita as mudanças de pH que as aranhas usam para fazer seda, segundo um estudo publicado na revista Nature Chemical Biology. "Isso nos permitiu pela primeira vez tecer seda de aranha artificial sem usar produtos químicos agressivos", disse à AFP o coautor do estudo Jan Johansson, da Universidade Sueca de Ciências Agrárias, em Uppsala.

Comente agora

Uber começa a cobrar taxa fixa extra de R0,75 para corridas no Brasil

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 09/01 13:57h
Uber começa a cobrar taxa fixa extra de R0,75 para corridas no Brasil

O Uber começou a cobrar na última sexta-feira, 6/1, uma taxa fixa adicional de R$0,75 para as todas as viagens feitas pelos usuários no Brasil. De acordo com a empresa, esse chamado Custo Fixo “ajudará a apoiar iniciativas de segurança para motoristas parceiros e usuários, além de outros custos operacionais” e a manter o “crescimento saudável” da plataforma no país. A medida vale para todas as 39 cidades em que o Uber opera no país, incluindo locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Recife, entre outras. Vale lembrar que em São Paulo também existe uma cobrança adicional de R$0,10, por conta de uma taxa instituída pela prefeitura da capital paulista na regulamentação do app.

Comente agora

Anatel prorroga prazo de consulta pública sobre franquia de dados

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 08/01 16:45h
Anatel prorroga prazo de consulta pública sobre franquia de dados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou em sua página oficial que o prazo final para contribuir com a consulta pública sobre a adoção de franquia de dados na internet fixa foi estendido até 30 de abril. Inicialmente, a consulta seria encerrada em 11 de dezembro. A prorrogação atende o pedido feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) no início de dezembro, argumentando que o prazo inicialmente fixado pela agência, de apenas 30 dias, era insuficiente para a participação dos consumidores em uma consulta tão complexa. O instituto solicitou que o período de contribuições fosse ampliado para pelo menos três meses. Aberta em novembro após muita pressão social, a consulta pública discute a possibilidade de limitação do uso do serviço de internet fixa, com bloqueio da navegação ou redução da velocidade após o usuário atingir o consumo de certa quantidade de dados. Ela envolve perguntas sobre temas técnicos, econômicos, jurídicos e de concorrência relacionados à franquia.

Comente agora

Satélite artificial pode cair no Brasil neste fim de semana

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 07/01 17:52h
Satélite artificial pode cair no Brasil neste fim de semana

Países como o Brasil, Colômbia e Venezuela vão poder avistar uma grande bola de fogo neste fim de semana. As regiões Norte e Nordeste do país é que vão ser privilegiadas. Segundo o portal O Tempo, trata-se de resíduo espacial do satélite Ariane 5 Deb, lançado em agosto de 2007 da Guiana Francesa. “A fonte desta bola de fogo não será um meteoro, mas lixo espacial, restos do lançamento passado do satélite”, diz trecho do texto do site Exoss. O lixo espacial está em descendência.

Comente agora

Android foi o sistema mais hackeado em 2016, diz pesquisa

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 07/01 16:49h
Android foi o sistema mais hackeado em 2016, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada na última sexta-feira (6) mostra que o Android foi o mais hackeado de 2016. O estudo foi feito pela empresa de análise de dados Statisa, com base em informações coletadas pela CVE Details. Segundo o Olhar Digital, entre janeiro e dezembro do ano passado, pesquisadores descobriram 523 vulnerabilidades no software do Google que tornavam o sistema suscetível a ataques de hackers. Nas pesquisa, o Android também conseguiu superar com folga até mesmo o Windows, um dos sistemas mais usados no mundo.

Comente agora

China constrói telescópios para estudar ondas gravitacionais

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 07/01 10:27h
China constrói telescópios para estudar ondas gravitacionais

A China deu início à instalação de telescópios na Região Autônoma do Tibete para estudar ondas gravitacionais. Segundo comunicou neste sábado (7) a agência Xinhua, citando o cientista sênior do Observatório Astronômico Nacional da China (NAOC) junto à Academia Chinesa de Ciências, Yao Yongqiang, a construção do primeiro telescópio Ngari-1 foi iniciada a 30 km do povoado Shiquanhe, na prefeitura de Ngari. O projeto inclui duas etapas. Como esclareceu Yao Yongqiang, o telescópio será instalado a altura de 5.250 metros do nível médio do mar. Após iniciar o funcionamento, previsto para 2021, o telescópio vai vigilar e recolher dados pormenorizados sobre as ondas gravitacionais no Hemisfério norte. Além disso, no futuro, os cientistas chineses planejam criar uma série de telescópios Ngari-2 no âmbito da segunda fase do projeto. Estes aparelhos serão instalados a 6 km do nível do mar, embora a data da instalação ainda não tenha sido revelada. O orçamento de todo o projeto é estimado em 18,8 trilhões de dólares.

Comente agora

Com promessa de mostrar quem te adicionou, golpe faz vítimas no WhatsApp

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 06/01 22:03h
Com promessa de mostrar quem te adicionou, golpe faz vítimas no WhatsApp

Um novo golpe no WhatsApp deve deixar em alerta para quem possui celular com Android. De acordo com a Folha de S. Paulo, cibercriminosos prometem mostrar quem adicionou seu número no app e, com isso, incentivam usuários a baixar aplicativos e compartilhar a "novidade" com amigos. E, com isso, os criminosos ganham dinheiro. De acordo com a PSafe, mais de 260 mil pessoas já caíram no golpe apenas nos primeiros quatro dias do ano. O golpe indica a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo para visualizar as pessoas que o adicionaram. Antes de ter acesso à função, porém, o usuário tem que compartilhar o link com a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes. A partir disso, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros aplicativos, que não necessariamente contêm vírus. A cada novo aplicativo baixado pelo usuário, o hacker ganha dinheiro, segundo a empresa de segurança. (BN)

Comente agora

Coelba tem novo número de SMS para cliente informar sobre falta de energia elétrica

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 06/01 18:39h
Coelba tem novo número de SMS para cliente informar sobre falta de energia elétrica

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, informa aos clientes o novo número exclusivo para o envio de SMS em caso de falta de energia elétrica: 26560. O serviço exige que o cliente informe, na mensagem de SMS, apenas o número da conta-contrato disponível na conta de energia. A Coelba aconselha que os clientes mantenham esse novo número de SMS salvo na agenda do telefone, bem como o da conta-contrato anotado no bloco de notas do aparelho, para facilitar a comunicação.

Comente agora

Linhas de celular 4G superam as de 2G pela 1ª vez no Brasil

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 06/01 10:31h
Linhas de celular 4G superam as de 2G pela 1ª vez no Brasil

A tecnologia 4G vem avançando no Brasil e ultrapassou o número de pontos de acesso de 2G pela primeira vez em outubro de 2016. Em 12 meses, esse tipo de tecnologia obteve crescimento de 148%, com 4 milhões de novos acessos. As informações foram divulgados pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) na quarta-feira (4). Entre novembro de 2015 e novembro de 2016, o 2G perdeu 30,8% de seus acessos. É a mesma tendência do 3G, que perdeu 20,3% de seus acessos no mesmo período. (Notiicias ao Minuto)

Comente agora

Programa gerador do IR 2017 estará disponível em 23 de fevereiro

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 06/01 09:59h
Programa gerador do IR 2017 estará disponível em 23 de fevereiro

O programa gerador da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) de 2017 estará disponível a partir do dia 23 de fevereiro, informou hoje (6) a Secretaria da Receita Federal. Mas o contribuinte pode preencher o rascunho da declaração deste ano, desde maio de 2016. Os dados do rascunho podem ser acessados de qualquer computador ou celular por meio de aplicativo e ficam armazenados no sistema da Receita Federal. Quando começar o prazo de entrega da declaração de 2017, o contribuinte pode importar as informações para o formulário. No dia 2 de março deste ano, a Receita começará a receber a DIRPF e vai disponibilizar as declarações pré-preenchidas. E o fim do prazo de apresentação das declarações é 28 de abril. A Receita também vai disponibilizar os programas do Carnê Leão 2017 e de Apuração dos Ganhos de Capital no dia 20 deste mês. (AgenciaBrasil)

Comente agora

Positivo faz 'recall' de notebooks por risco de incêndio

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 06/01 09:01h
Positivo faz 'recall' de notebooks por risco de incêndio

Por risco de incêndio, a empresa de informática Positivo anunciou um 'recall' para a troca de baterias de notebooks. Segundo informações do Globo, a empresa convocou os proprietários dos modelos Positivo Premium XS 4210; 7210; 8320; 7205; 7410; 7330; 8410; e Positivo Premium XS 3010 e 3210, fabricados entre 12 de abril e 14 de novembro de 2014, a trocar a bateria gratuitamente. De acordo com a empresa, as cédulas de alimentação que compõem as baterias desses notebooks podem apresentar curto-circuito, sobreaquecendo as baterias. A Positivo Informática S/A faz um alerta para que os consumidores desliguem imediatamente os aparelhos, e que sejam levados aos Centros de Reparo da empresa para atendimento. Para ver o número de série do aparelho, basta observar na parte inferior do notebook na página da empresa. A Central de Relacionamento da Positivo pode ser contactada pelo telefone 0800-6440807, de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, e de sábado, das 08h às 14h. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Site da Folha de S. Paulo é hackeado e mostra vídeos pornográficos

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 06/01 07:38h
Site da Folha de S. Paulo é hackeado e mostra vídeos pornográficos

Nesta manhã, quem procura ler notícias online da Folha de S. Paulo vai encontrar um conteúdo diferente - em outras palavras, adulto - no site. Desde a madrugada desta sexta-feira (6), a página é redirecionada para o site de filmes de conteúdos pornográficos "Redtube". O link para as matérias publicadas pelo Twitter também redirecionam ao site de filmes adultos. Na página oficial da Folha de S. Paulo no Facebook, já apareceram os primeiros comentários sobre o ocorrido. "Quer botar os estagiários pra trabalharem de madrugada, não dá certo. O Redtube fica aberto mesmo!", diz um dos usuários da rede social. A página do UOL também foi afetada pelo ataque de hackers e redirecionada para o 'RedTube'. Por volta das 7h35, alguns internautas já conseguiam acessar à página do jornal e o serviço estava normalizado. No entanto, a Folha de S. Paulo não se manifestou sobre o ocorrido. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

"Novo Orkut" é sucesso no Brasil e já tem mais de 200 mil usuários

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 05/01 21:05h
"Novo Orkut" é sucesso no Brasil e já tem mais de 200 mil usuários

Após o fim do 'Orkut', o criado da rede social, o turco Orkut Büyükkökte, fundou a 'hello'. Seguindo o exemplo da antecessora, já é considerada sucesso no Brasil. De acordo com o OlharDigital, mais de 200 mil pessoas já fizeram download do aplicativo em seus celulares. Quanto ao uso, os brasileiros representam 40% das interações entre os usuários. Até o momento, a rede funciona em 13 países. O Orkut, que chegou a ter 300 milhões de usuários em todo mundo, tinha 40 milhões de brasileiros em seu banco de dados. "Tem sido gratificante observar a recepção pela hello no Brasil", disse Orkut Büyükkökten, que pretende levar o app para novas nações em 2017.

Comente agora

Nasa vai pesquisar os asteroides mais estranhos do Sistema Solar

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 05/01 18:01h
Nasa vai pesquisar os asteroides mais estranhos do Sistema Solar

Com pouca verba para grandes empreitadas, a Nasa anunciou duas novas missões de baixo custo, chamadas de “Lucy” e “Psyche”. Elas fazem parte do programa Discovery, que investe em estudos dentro do nosso Sistema Solar. Lucy vai investigar o asteroides troianos, que dividem a órbita com Júpiter, e deve ser lançada em outubro de 2021. A expectativa é que a missão ajude a esclarecer os mistérios dos primeiros dias do nosso sistema. O nome do projeto, inclusive, é uma homenagem ao fóssil australopiteco de 3,2 milhões de anos que ajudou a desvendar a origem da evolução humana. Se tudo der certo, também será possível visitar um asteroide localizado entre Marte e Júpiter em 2025, e mais seis troianos entre 2027 e 2033. “É uma oportunidade única.

Comente agora

Facebook censura foto da estátua de Netuno nu

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 04/01 20:49h
Facebook censura foto da estátua de Netuno nu

O Facebook pediu desculpas nesta quarta-feira por ter censurado uma foto da estátua de Netuno, em Bolonha, norte da Itália, postada pela escritora Elisa Barbari. A imagem da escultura, que retrata o deus dos mares nu, havia sido colocada na página "História, curiosidades e visões de Bolonha", onde a autora promove a cidade. "Queria impulsionar minha página, mas, para o Facebook, a foto do nosso Gigante é um conteúdo explicitamente sexual que mostra excessivamente o corpo ou se concentra em uma parte do corpo sem ser necessário. Que coisa de louco!", escreveu Barbari. Depois de muitas críticas e da repercussão negativa, a equipe de Mark Zuckerberg se apressou rever a medida e concluiu que a foto "não é uma imagem com conteúdo explicitamente sexual". "Examinamos toda semana milhões de imagens publicitárias e, em alguns casos, cometemos erros. Essa imagem não viola nossas políticas, e nos desculpamos pelo erro. Também já comunicamos a usuária que a imagem foi aprovada", disse um porta-voz da rede social. (Ansa)

Comente agora

USP desenvolve mapa colaborativo para medir terremotos no Brasil

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 04/01 13:09h
USP desenvolve mapa colaborativo para medir terremotos no Brasil

2017 começou com um terremoto. Um tremor que marcava 4.6 na escala Richter teve seu epicentro próximo dos municípios de Presidente Vargas e Vargem Grande, no Maranhão. O tremor foi suficientemente forte não só para ser sentido na capital do estado, que fica há 85 km dali, como também a de um estado vizinho, mesmo com Teresina estando a quase 215 km de distância.Não demorou para o assunto tomar a internet (Teresina e Therremoto viraram, quase que instantaneamente, alguns dos assuntos mais comentados do Twitter) – e é justamente usando a web que pesquisadores estão tentando entender a extensão desse tremor. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo está usando um mapa colaborativo para traçar o impacto do terremoto.A plataforma, apelidado de Sentiu aí? está no ar desde abril do ano passado, e vem sendo usada para complementar a base de dados brasileira de tremores. “Hoje temos uma rede sismográfica no Brasil. São 80 estações atreladas a centros da USP, Observatório Nacional, UnB e UFRN, mas há locais em que a cobertura não é tão grande. Então, esse tipo de ferramenta ajuda a cobrir esses buracos”, afirma Jackson Calhau, analista no Centro de Sismologia da USP.

Comente agora

Google fica fora do ar e exibe mensagem misteriosa

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 03/01 20:29h
Google fica fora do ar e exibe mensagem misteriosa

O ano não começou da melhor maneira para o Google. O site de buscas mais acessado do mundo ficou fora do ar por alguns minutos em diversas cidades brasileiras nesta terça-feira (3). Os internautas que acessaram o endereço www.google.com.br deram de cara com ilustração japonesa e uma mensagem misteriosa. "É um ótimo momento para morrer", exibia a página. A autoria do ataque é reivindicada por um hacker chamado Kuroi’SH. Além da página inicial do Google, a investida afetou serviços como Google Maps e o Google Tradutor. O YouTube e Gmail, por outro lado, permaneceram funcionando normalmente. Usuários do Twitter utilizaram a hashtag #googlehacked para comentar sobre o assunto. "Eu vivi para ver o Google ser hackeado", escreveu o internauta @heitorzxc. "Se até o Google foi hackeado (03/01/2017), isso significa que o fim dos tempos está bem próximo", disse outro internauta no microblog. O Google utilizou o Twitter para se pronunciar sobre o caso. "O Google não foi hackeado. Servidores de DNS podem ter sofrido um ataque, redirecionando a outros sites", disse a companhia de forma limitada.

Comente agora

USP desenvolve mapa colaborativo para medir terremotos no Brasil

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 03/01 20:13h
USP desenvolve mapa colaborativo para medir terremotos no Brasil

2017 começou com um terremoto. Um tremor que marcava 4.6 na escala Richter teve seu epicentro próximo da cidade de Belágua, no Maranhão. O tremor foi suficientemente forte não só para ser sentido na capital do estado, que fica há 90 km dali, como também a de um estado vizinho, mesmo com Teresina estando a quase 240 km de distância. Não demorou para o assunto tomar a internet (Teresina e Therremoto viraram, quase que instantaneamente, alguns dos assuntos mais comentados do Twitter) – e é justamente usando a web que pesquisadores estão tentando entender a extensão desse tremor. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo está usando um mapa colaborativo para traçar o impacto do terremoto. A plataforma, apelidado de Sentiu aí? está no ar desde abril do ano passado, e vem sendo usada para complementar a base de dados brasileira de tremores.

Comente agora

Fundação de Bill Gates investe em implante que pode prevenir HIV

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 03/01 17:15h
Fundação de Bill Gates investe em implante que pode prevenir HIV

Um novo tratamento que promete acabar com a epidemia de HIV na África subsaariana ganhou um grande investidor. A Fundação Bill & Melinda Gates, criada pelo fundador da Microsoft e por sua esposa, investiu 140 milhões de dólares em um implante que pode reduzir as chances de uma pessoa ser infectada pelo vírus da imunodeficiência.O tratamento foi desenvolvido pela Intarcia Therapeutics, uma companhia americana de farmacêuticos, e tem como base uma técnica conhecida como profilaxia pré-exposição. Geralmente, esse método requer que o paciente tome medicamentos diariamente. O novo tratamento, no entanto, não exige tanto comprometimento.O objetivo da farmacêutica é implantar um pequeno objeto na região subcutânea da pele do paciente. O produto irá distribuir um fluxo constante de medicamentos anti-HIV no corpo da pessoa em períodos de seis ou 12 meses. Assim, em vez de tomar remédios todos os dias, o paciente receberia doses uma ou duas vezes ao ano. Você pode ver o dispositivo abaixo:

Comente agora

Veja quais são os celulares onde o WhatsApp não funcionará mais em 2017

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 03/01 15:39h
Veja quais são os celulares onde o WhatsApp não funcionará mais em 2017

Em 2017, se pretende usar o WhatsApp, mas não costuma atualizar o sistema operacional, é bom fazer isso logo: o aplicativo vai parar de funcionar em vários sistemas antigos. A informação é do G1. Segundo site de notícias o "aplicativo anunciou que quer se dedicar " às plataformas de telefones móveis usadas pela grande maioria das pessoas". O WhatsApp é usado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Agora o aplicativo deixou de ser compatível com as plataformas Android 2.1, Android 2.2, iPhone 3GS/iOS 6 e Windows Phone 7. Já os sistemas operacionais BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 só vão continuar sendo compatíveis com o aplicativo até o dia 30 de junho de 2017.

Comente agora

Apps de carona como Uber poderiam substituir quase todos os táxis em NY, diz MIT

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 03/01 13:54h
Apps de carona como Uber poderiam substituir quase todos os táxis em NY, diz MIT

Pesquisadores do MIT provaram matematicamente que serviços de compartilhamento de caronas podem ser menos poluentes e econômicos, além de mais eficientes que táxis tradicionais. Uma equipe do laboratório de computação do Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL) do MIT utilizou três milhões de dados de corridas de táxis de Nova York e descobriram que apenas 3 mil veículos de serviços como UberPOOL e Lyft poderiam substituir quase toda a demanda de táxis da cidade americana. Com essa substituição, as caronas reduziriam o congestionamento em três vezes.

Comente agora

App permite saber quem visualizou seu perfil no Instagram

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 03/01 09:32h
App permite saber quem visualizou seu perfil no Instagram

Agora já é possível saber quem visualizou seu perfil no Instagram, por meio do aplicativo InstaReport, que também revela quem deixou de te seguir, quem você segue e não é seguido de volta, além de fornecer mais informações a respeito de seguidores. O app tem versões grátis e pagas, mas a gratuita é muito limitada. Assim que o usuário faz o login, de acordo com o site Techtudo, o aplicativo entrega na tela principal os principais dados da análise. Porém, quem quiser referências mais detalhadas, deverá adquirir a versão Pro dentro do próprio app. O software pode ser uma ferramenta mais útil para profissionais de social media, ou qualquer pessoa que queira trabalhar o seu perfil de forma mais eficiente.

Comente agora

Adolescente cria carregador de celular que dispensa tomada

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 02/01 21:03h
Adolescente cria carregador de celular que dispensa tomada

Água doce era o recurso mais escasso da humanidade há 200 mil anos, quando vivíamos todas em savanas semi-áridas. Mais recentemente, até o século 20, o problema maior era a falta de proteína. Água e proteína animal seguem em falta em boa parte do mundo. Mas onde isso deixou de ser problema um recurso segue especialmente escasso: energia elétrica para o celular. Que atire a primeira pedra quem nunca entrou num estado profundo de desesperança por se ver de celular descarregado sem uma tomada por perto. Por isso mesmo, existem vários modelos de carregador que dispensam tomada. A maior parte deles são manivelas que convertem a energia cinética (a rotação de uma manivela) em corrente elétrica, o alimento dos celulares. Nenhum deles, porém, é particularmente elegante bem altamente portátil. São manivelas, afinal. Um rapaz de 19 anos, porém, pode ter criado a solução para o problema da portabilidade, e da deselegância, dos carregadores manuais. O bielorusso Michael Vaga criou uma bolinha do tamanho de uma maçã com um rotor dentro – batizada como HandEnergy. Você gira a bolinha rotacionando o pulso.

Comente agora

Amazon quer construir centros de distribuição de produtos no céu

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 02/01 13:27h
Amazon quer construir centros de distribuição de produtos no céu

Depois de concretizar planos que envolvem drones como parte fundamental de sua logística, a Amazon agora prevê plataformas de distribuição aéreas, similares a dirigíveis, de onde drones partiriam para entregar produtos.Um pedido de registro de patente detalha o que a companhia define como "centros de suprimento aéreos" (AFC, na sigla em inglês).Na verdade, o pedido foi feito há dois anos, porém só percebido apenas na semana passada por Zoe Leavitt, um analista de dados de tecnologia da empresa de pesquisa de mercado CB Insights.Segundo a descrição da patente, os drones lançados das plataformas economizaram em tempo e usariam menos energia que os lançados a partir do chão. Os AFCs planariam a uma altitude de 13,7 mil metros e seriam reabastecidos por aeronaves menores.

 

A Amazon não falou publicamente sobre a tecnologia e seus planos que envolvem os tais AFCs. A gigante do varejo online, entretanto, tem demonstrado avanços concretos quando revelou que um drone realizou a primeira entrega comercial de um pedido no Reino Unido.De acordo com a empresa, todo o processo de entrega levou apenas 13 minutos para ser concluído. A Amazon ainda planeja mais entregas comerciais com drones neste ano.

Comente agora

Tecnologia: empresa desenvolve primeiro avião sem piloto

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 02/01 11:07h
Tecnologia: empresa desenvolve primeiro avião sem piloto

Depois das primeiras experiências com carros autônomos pelo mundo, a empresa britânica BAE Systems, especializada na produção de material aeroespacial, vem desenvolvendo a tecnologia para produzir os primeiros aviões sem piloto. As informações são do jornal espanhol El País. A BAE Systems, que presta serviços ao ministério da Defesa de vários países, está testando um modelo autônomo Handley Jetstream 31 equipado com sistemas que permitem não apenas seguir uma rota, mas também modificá-la de acordo com o tráfego aéreo e a meteorologia. A aeronave autônoma recebe informações via satélite sobre sua posição, rumo e velocidade e consegue calcular se há outros aviões em possíveis rotas de colisão. A empresa ressalta que a tecnologia do avião é bem diferente da dos famosos drones – usados, por exemplo, para entregar encomendas da Amazon – que seguem uma rota pré-programada e confiam na sorte para não se chocar em nada no caminho. A indústria aeronáutica acredita que a tecnologia poderá ser usada dentro de “não muitas décadas”, começando com voos de carga. É provável que, nos primeiros testes, as autoridades exijam a presença de um tripulante a bordo para consertar possíveis falhas, até que a segurança do sistema seja confirmada. (Veja)

Comente agora

Volume de dados da Lava Jato leva Polícia Federal a criar novo sistema

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 02/01 08:41h
Volume de dados da Lava Jato leva Polícia Federal a criar novo sistema

O gigantismo e a complexidade da Operação Lava Jato impuseram desafios aos peritos da Polícia Federal, e para dar conta do recado foi preciso criar ferramentas e métodos de trabalho. De acordo com a Folha, as áreas de informática e engenharia da PF desenvolveram inovações que turbinaram as atividades e permitiram acompanhar o ritmo que o juiz federal Sergio Moro imprime ao caso. O tamanho da Lava Jato pode ser medido pelo volume de dados coletados nas apurações: 1,2 milhão de gigabytes. O material veio principalmente de ações de busca e apreensão em servidores e computadores de empreiteiras. Ainda segundo a Folha, em 2014, ano inicial da operação, o setor de perícias da PF em Curitiba resolveu pedir a colaboração do perito Luís Filipe da Cruz Nassif, 33, que, desde 2012, vinha desenvolvendo um programa para acelerar o processamento de dados na PF. As primeiras versões desse software, batizado de IPED (Indexador e Processador de Evidências Digitais), já mostrava vantagens em relação a produtos similares no mercado, mas, a partir das exigências da Lava Jato, Nassif implementou outras ferramentas.

Comente agora

Saiba como o 5G poderá mudar a sua vida

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 02/01 07:44h
Saiba como o 5G poderá mudar a sua vida

Apesar de não se poder considerar que as velocidades de navegação atuais são baixas (não falando num todo), a perspectiva de uma ligação 5G promete melhorar em várias áreas a forma como a sociedade funciona. O 5G não permite só navegar mais rapidamente na internet como também que esteja ligado a ela a todos os momentos. Como refere o TechCrunch, o mundo do 5G é um mundo de colaboração de dados e constante comunicação, com inteligências artificiais e todo o tipo de sensoresprocurando facilitar a vida quotidiana. Será assim não só no comércio eletrônico mas também na educação e saúde, com o 5G a melhorar a troca de informação entre utentes e profissionais/especialistas. Esta é a evolução prometida com o 5G, sendo também esperado que a visualização de vídeos em formato 4K por via de streaming se torne muito mais fácil. Entre todos os gadgets, smartphones e outros equipamentos de 2017, o lançamento do 5G é o que mais deixa os amantes das tecnologias ansiosos. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Smartphones, 'hacks' e Pokémon; assim foi a tecnologia em 2016

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 31/12 17:34h
Smartphones, 'hacks' e Pokémon; assim foi a tecnologia em 2016

Numa área em constante evolução como a tecnológica não é de admirar que, olhando para trás, tanto tenha acontecido em 2016. Além do lançamento de alguns dos melhores smartphones dos últimos anos, a quantidade de ataques hackers a grandes empresas não passou despercebida. 2016 será um grande aprendizado para o ano que está para vir. A segurança online está cada vez mais no foco das grandes empresas, sobretudo com os dispositivos caseiros da Internet das Coisas e os carros autônomos virando as esquinas. Por outro lado, os internautas também voltaram a atenção para as polêmica notícias falsas do Facebook. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com