Voz


PodCast



Enquete





Blog

Tecnologia

Cientistas apresentam plano para 'recongelar' Ártico

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 19/02 14:06h
Cientistas apresentam plano para 'recongelar' Ártico

O gelo marítimo no Ártico continua registrando seus piores níveis de inverno, onde difícil mesmo é encontrar gelo grosso e antigo na área em questão. Na tentativa de dar um basta no processo catastrófico, uma equipe de cientistas desenvolveu uma nova ideia radical para "recongelar" a área. Assim, a equipe liderada por Steven Desch, da Universidade Estadual do Arizona, EUA, propõe montar um milhão de bombas eólicas ao longo do Ártico para tornar a água marítima em gelo, relata a revista da União Geofísica norte-americana Earth’s Future. De acordo com os cientistas, as bombas poderiam adicionar um metro de gelo durante o inverno, levando em consideração que metade do gelo do Ártico atualmente tem espessura média anual de apenas 1 metro e meio. "Adicionar um metro de gelo durante o inverno é uma mudança significativa", dizem os pesquisadores. A proposta da equipe é a mais recente no campo hoje conhecido como "geoengenharia": manipular deliberadamente o meio-ambiente para afetar o clima da Terra e reduzir o aquecimento global. A maioria destas propostas está atualmente concentrada em duas questões particulares.

Comente agora

Facebook anuncia novidades envolvendo recurso de vídeo

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 19/02 10:54h
Facebook anuncia novidades envolvendo recurso de vídeo

O Facebook vai deixar de ser uma empresa que dá prioridade ao celular para ceder o protagonismo ao vídeo, em todos os suportes. Dan Rose, principal responsável pelos acordos e conteúdo, revelou a nova estratégia da rede social durante a conferência Code Media. “Há cinco anos tudo era celular, celular, celular. Agora, é vídeo, vídeo, vídeo”, afirmou Rose, para depois dar algumas pistas. De acordo com matéria publicada pelo El País, nos próximos dias os usuários experimentarão algumas mudanças importantes. Para começar, encontrarão uma aba dedicada exclusivamente ao vídeo. “Queremos torná-lo único, que seja consumido de um jeito mais profundo”, insistiu. A primeira coisa que os usuários notarão é que os vídeos verticais poderão ser vistos por inteiro, sem cortes, como no Snapchat. Como no YouTube, será possível arrastar o vídeo que se está vendo para o canto inferior esquerdo e continuar consultando as demais atualizações do Facebook.

Comente agora

Cientistas começam a usar drones em pesquisas ambientais

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 17/02 21:03h
Cientistas começam a usar drones em pesquisas ambientais

Cientistas estão aproveitando o frio “nem tão congelante” do verão da Antártica para enviar drones (os dispositivos não conseguem voar em temperaturas muito baixas) com a função de mapear e tirar fotos da costa do continente. A ideia é do biólogo marinho David Johnston, da Universidade de Duke, e a missão é verificar se os aparelhos podem realizar a contagem de animais, monitorar seus movimentos, explorar lugares selvagens, além de tirar fotos da biodiversidade local. O que pode economizar em tempo de pesquisa e, ainda, preservar a saúde dos cientistas. Hoje, para estudar animais selvagens, além de utilizar imagens de satélites, os pesquisadores sobrevoam locais remotos para fazer as fotografias, se arriscando com voos muito próximos ao solo. Em alguns casos, se aproximam a pé. Com a novidade, os drones realizarão a tarefa mais rápido e com maior segurança. A alternativa também é mais barata. Porém, a inovação tem limitações. Além do clima hostil (tempo úmido, temperaturas muito baixas e ventania forte), as máquinas também não conseguem sobrevoar por áreas muito extensas. Em alguns casos, ainda estressam os animais. Por isso, os pesquisadores enfatizam que os drones não irão substituir o trabalho humano, mas serão uma ferramenta adicional para as pesquisas. No Brasil, os biólogos também utilizam as aeronaves sem tripulação para fazer fotografias aéreas tanto da fauna, quanto da flora.

Comente agora

Mark Zuckerberg publica manifesto no Facebook e defende 'comunidade global'

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 17/02 17:09h
Mark Zuckerberg publica manifesto no Facebook e defende 'comunidade global'

O presidente executivo (CEO) do Facebook Mark Zuckerberg publicou um texto no seu perfil do Facebook para mostrar sua visão de mundo em que defendeu a globalização e a ideia de uma "comunidade global" sustentada pela rede social. A publicação foi divulgada em um momento em que tanto Zuckerberg quanto o Facebook vem sendo alvo de críticas e acusações de censura. A rede também é acusada de permitir discursos de ódio, de alegadas inconsistências na aplicação de políticas de conteúdo e de influenciar nos resultados das eleições dos Estados Unidos, vencidas por Donald Trump, devido a propagação de notícias falsas.

Comente agora

Menina de 7 anos pede emprego no Google e recebe resposta do CEO

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 16/02 19:03h
Menina de 7 anos pede emprego no Google e recebe resposta do CEO

Após conversar com seu pai sobre trabalho, Chloe Bridgewater, de 7 anos, decidiu que gostaria de trabalhar no Google. Com uma caneta e um papel, ela escreveu uma carta endereçada ao “chefe do Google” descrevendo seu plano de carreira:

“Querido chefe do Google, Meu nome é Chloe e quando eu crescer gostaria de trabalhar no Google”, escreveu a menina. “Eu também quero trabalhar em uma fábrica de chocolates e nadar na Olimpíada”. Era apenas a segunda carta escrita por Chloe, após uma cartinha para o Papai Noel, mas no breve currículo, a menina descreveu suas habilidades, dizendo que gosta de computadores e possui um tablet para jogar, e deu referências, dizendo que sua professora diz aos pais que ela é muito boa nas aulas. Chloe também descreve a motivação para trabalhar na companhia: “Meu pai disse que eu posso sentar em pufes, descer no escorrega e andar de kart no trabalho no Google”.

Comente agora

Brasil tem 20 milhões de conexões inteligentes entre máquinas

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 16/02 14:18h
Brasil tem 20 milhões de conexões inteligentes entre máquinas

Antes de chegar em casa, você aciona o ar condicionado para afastar o calor de um dia quente de verão. A geladeira emite alertas sobre a temperatura interna e até avisa quando os alimentos estão fora da data de validade. O que parecia futuro já é realidade graças à Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), uma rede de objetos que se comunicam e interagem de forma autônoma, via internet. As informações são do Portal Brasil. Para funcionar, a Internet das Coisas precisa de sensores, para compilar os dados de uma determinada atividade ou aplicação. O próximo passo é processar essas informações. Com os dados em mãos, o dispositivo sugere ações, atuando para mudar algo no ambiente de forma automatizada. "A Internet das Coisas redefine a maneira como interagimos com o mundo físico e viabiliza novas formas de produzir, fazer negócios, gerenciar infraestrutura pública, prover segurança e organizar a vida das pessoas", disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Comente agora

Engenheiros criam celular que se autodestrói

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 15/02 20:36h
Engenheiros criam celular que se autodestrói

Um celular que se autodestrói em pouco tempo igual aos vistos em filmes de espiões não é mais fruto da imaginação de Hollywood. Um grupo de pesquisadores da Arábia Saudita desenvolveu um mecanismo que consegue destruir completamente um smartphone em apenas 10 segundos. A tecnologia, criada por estudiosos da King Abdullah University of Science and Technology (Kaust), consiste em uma camada de um polímero que consegue se expandir até sete vezes o seu tamanho natural em grande velocidade quando submetida a temperaturas acima de 80 °C, o que leva à destruição do aparelho. Para que o mecanismo funcione, o polímero tem que receber uma descarga de alguns miliwatts através de eletrodos que aquecem o celular. A informação que o smartphone deve ser destruído pode ser enviada por senhas, através do GPS do dispositivo, capaz de ativar a autodestruição se o aparelho estiver longe de determinado ponto, ou até remotamente.

Comente agora

Senha no WhatsApp já está valendo para todos; conheça função

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 14/02 21:31h
Senha no WhatsApp já está valendo para todos; conheça função

A verificação em duas etapas para o WhatsApp já está disponível para todos os usuários. Com ela, é possível colocar uma senha no aplicativo que servirá como uma camada extra de segurança quando a pessoa for cadastrar o WhatsApp em novos aparelhos. Além disso, periodicamente o app pede que o usuário insira a senha, em uma rotina de segurança. Para quem tem medo de esquecer a senha e acabar "trancado" fora do seu WhatsApp, é possível cadastrar também um email. Caso o usuário esqueça os números, pode inserir o email e receberá uma mensagem com os procedimentos necessários para redefinir a senha. Quem preferir, pode não inserir nenhum email, mas nesse caso, se esquecer a senha, deve ficar sem acesso à conta. A função já está disponível nas versões para iPhone, Android e Windows Phone. É bom lembrar que o recurso é opcional.

Comente agora

Italianos creem que máquinas 'roubarão' empregos em 10 anos

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 14/02 19:55h
Italianos creem que máquinas 'roubarão' empregos em 10 anos

A maior parte dos italianos acredita que as máquinas irão "roubar" grande parte dos empregos na próxima década, revelou um pesquisa feita pela Associação Italiana de Informática e Cálculo Automático (Aica) e pela SDA Bocconi. Segundo a pesquisa, 87% dos italianos entrevistados acreditam que os robôs substituíram as pessoas nas atividades que exigem esforço físico e 92% nas atividades intelectuais. O estudo mostrou que 60% dos entrevistados acreditam que, das tecnologias conhecidas atualmente, a impressão em 3D, a arquitetura de nuvem, a internet das coisas e as máquinas automatizadas serão as mais utilizadas no futuro. A pesquisa entrevistou tantos líderes de empresas, como estudantes de 15 escolas da Itália, empreendedores de startups de vários setores e chefes de departamento pessoal. "É complexo dizer se o trabalho será destruído ou reinventado em outras perspectivas em relação à atualidade, mesmo se as relevações tendem a demonstrar que até o trabalho intelectual sofrerá pela substituição homem-máquina", dizem os professores da SDA Bocconi e autores da pesquisa, Alfredo Biffi e Pierfranco Camussone. (ANSA)

Comente agora

Após críticas, Twitter volta atrás em recurso contra abusos on-line

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 14/02 14:37h
Após críticas, Twitter volta atrás em recurso contra abusos on-line

O Twitter retirou do ar uma nova solução voltada para evitar abusos apenas algumas horas após a novidade ser alvo de protestos, um reflexo de como a empresa ainda está se debatendo para encontrar soluções para o problema de abuso e assédio em seu serviço, mas está disposta a fazer mudanças rapidamente em resposta aos seus usuários. A plataforma social lançou nesta segunda-feira, 13/2, um novo recurso que assegura que os usuários não sejam notificados ao serem adicionados a uma lista no serviço. “Queremos que você receba notificações que importam. A partir de hoje, você não será notificado quando for adicionado a uma lista”, informou a empresa por meio da sua conta Twitter Safety. Um usuário criticou a ferramenta e afirmou que era essencial para as pessoas saberem se foram adicionadas a uma lista voltada para alvos.

Comente agora

Nokia quer ressuscitar o 3310, o famoso ‘tijolão’

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 14/02 11:45h
Nokia quer ressuscitar o 3310, o famoso ‘tijolão’

A Nokia está planejando relançar o modelo 3310, conhecido por muitos no Brasil como “tijolão”. Pelo menos é o que crava Evan Blass, redator do VentureBeat, conhecido no mundo tecnológico por revelar informações quentes no setor. Como bem lembrou o Olhar Digital, o Nokia 3310 fez bastante sucesso e é considerado um ícone da empresa finlandesa. Em tempos de smartphones frágeis, usuários chegam a sentir saudades do antigo modelo, visto por muitos como indestrutível. A Nokia deve confirmar o retorno do 3310, lançado originalmente nos anos 2000, durante o Mobile World Congress, que acontecerá este mês em Barcelona, na Espanha. O aparelho ressuscitado não deve perder resistência e ainda deve vir com aquela bateria que durava cerca de três dias. Já o preço deve ficar entre R$ 190 e R$ 200. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Rumor: carregamento sem fio do iPhone 8 será feito com acessório extra

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 13/02 09:36h
Rumor: carregamento sem fio do iPhone 8 será feito com acessório extra

O blog japonês Mac Otakara levantou novos rumores sobre os próximos iPhones que a Apple deve lançar em setembro deste ano. A empresa californiana estaria programando três smartphones diferentes, sendo um deles com tela de 4,7 polegadas, outro com 5,5 polegadas e um terceiro que seria OLED de 5 polegadas e com corpo todo em vidro. E uma das novidades dos novos iPhones, segundo o CanalTech, seria o carregamento sem fio. Entretanto, essa ferramenta estaria disponível apenas ao modelo com tela OLED e seria feita através de uma base, como uma espécie de recurso externo. Ou seja, a funcionalidade não estaria embutida. Mas vale frisar que as informações são apenas rumores de fontes especializadas. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Grupo estuda 'bafômetro' para detectar diabete

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 12/02 10:05h
Grupo estuda 'bafômetro' para detectar diabete

O objetivo era criar um sensor para detectar gases tóxicos, mas um grupo de pesquisadores brasileiros, franceses e espanhóis acabou desenvolvendo um modelo de "bafômetro" para livrar os pacientes com diabete das incômodas picadas no dedo para verificar o índice de glicemia no sangue. O projeto teve início em 2014 e, com os aprimoramentos previstos e testes clínicos, pode se tornar uma realidade em quatro anos. O dispositivo consegue detectar o nível de glicemia no paciente por meio da acetona presente no hálito dele. Segundo Luis Fernando da Silva, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a acetona é exalada no hálito de todas as pessoas, mas aparece em maior quantidade nas pessoas com diabete. "O paciente com diabete tem um nível de acetona maior do que o de uma pessoa saudável. É quase o dobro." A ideia é que o dispositivo seja confeccionado como uma espécie de "bafômetro". "Ele forneceria o nível de diabete sem a necessidade de um exame invasivo", ressalta.

Comente agora

Conheça 'Sapio': app para unir casais com 'mesmo nível de inteligência'

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 12/02 08:39h
Conheça 'Sapio': app para unir casais com 'mesmo nível de inteligência'

O Tinder ganhou um novo concorrente recentemente: o 'Sapio'. Trata-se de um aplicativo que promete unir pessoas a partir de seu nível intelectual. A ferramenta combina casais a partir da capacidade que os usuários demonstram pelos seus interesses, comunicação e opiniões. Para isso, a tecnologia conta com a ajudinha de um questionário com 300 questões, disponível no aplicativo. De acordo com o Techtudo, o serviço oferece recursos para filtrar usuários, editar perfil e criar espaço para fotos. Tudo isso serve para, quem sabe, encontrar a alma gêmea — desta vez, alguém "inteligente", segundo a proposta do 'Sapio'. O aplicativo já está disponível no Brasil. Para começar a usar o serviço, basta criar uma conta associada ao Facebook. Quanto ao processo de seleção, o aplicativo segue a fórmula do concorrente Tinder: a decisão pelo "par perfeito" é feito com um simples deslizar de dedos, para direita, ou para a esquerda. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Novas políticas do Facebook visam promover diversidade

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 12/02 08:22h
Novas políticas do Facebook visam promover diversidade

O Facebook implementou novas políticas na divulgação de anúncios para evitar que propagandas discriminatórias circulem na rede social. A iniciativa visa aplicar restrições à veiculação de conteúdos que possam discriminar raça, origem étnica, status familiar, gênero, identidade de gênero, estado de saúde, país de origem e religião. Agora, usuários que desejarem anunciar no Facebook vão se depararam com uma série de avisos alertando para que o conteúdo da propaganda não discrimine usuários a partir de critérios que vão de raça até religião, passando pela orientação sexual. De acordo com o Techtudo, os anúncios que mais tendem a circular de forma discriminatória na rede social são os de emprego, moradia e crédito. A partir destas novas políticas, um algoritmo será capaz de analisar os casos e, caso detecte que o conteúdo rompe com as políticas de promoção à diversidade, a propaganda pode sair do ar. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Saiba como ativar a ferramenta do Chrome para criar senhas fortes

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 11/02 11:29h
Saiba como ativar a ferramenta do Chrome para criar senhas fortes

Criar uma senha forte é uma dica essencial para manter a segurança das suas contas online. Para ajudar usuários a elaborarem códigos difíceis, o Google Chrome conta com um recurso de geração de senhas embutida no navegador. A ferramenta, no entanto, vem desativada no modo padrão. Para ativar, siga o passo a passo, publicado pelo site Techtudo.

  • 1. Digite “chrome://flags” (sem aspas) Na barra de endereços do Chrome e pressione Enter
  • 2. Procure pelo item “Geração de senhas”. Selecione a opção “Ativada”, localizada logo abaixo
  • 3. Selecione o botão "reiniciar agora".
  • Pronto! Agora sempre que for se cadastrar em um site, o Chrome vai sugerir uma senha forte.
Comente agora

O fim do carregador: luz solar poderá carregar celulares

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 10/02 18:39h
O fim do carregador: luz solar poderá carregar celulares

Quem tem smartphone sabe como é difícil poupar bateria e fazer com que ela dure o dia todo sem precisar colocar novamente na tomada. Mas imagine poder sair de casa sem precisar se preocupar em levar o carregador de celular na bolsa? Esse momento pode estar próximo. Uma nova tecnologia apresentada por pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA), em artigo na revista científica Science, sugere que, em breve, celulares e outros dispositivos móveis poderão ser carregados usando a luz do Sol. Cientistas trazem a proposta de um novo modelo de LED capaz de emitir e detectar sinais de luz, o que permite a geração de energia a partir da luz solar. Em entrevista ao site de VEJA, o cientista Nuri Oh, que participa do projeto, explicou que o material absorve luz e gera uma fotocorrente de energia. O acúmulo da corrente elétrica carrega a bateria do dispositivo móvel. “Seu dispositivo pode ser carregado por uma simples exposição à luz solar. Não será mais necessário conectar o aparelho a um fio elétrico. Os pixels do display do LED poderão capturar e armazenar energia solar”, comentou ele. Uma outra funcionalidade apresentada pelos pesquisadores é a capacidade do novo modelo de LED de se adaptar às condições luminosas dos ambientes. Por exemplo, ao sair de locais mais escuros e seguir para os mais claros, é necessário alterar o brilho de tela do celular, tablet, notebook.

Comente agora

WhatsApp cria verificação em duas etapas; entenda recurso que pode apagar conta e mensagens

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 10/02 15:47h
WhatsApp cria verificação em duas etapas; entenda recurso que pode apagar conta e mensagens

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (9) a criação de um processo de verificação de número em duas etapas, que aumenta a segurança do aplicativo de bate-papo. A novidade chegará às plataformas iOS, Android e Windows em breve.Uma vez que o recurso for ativado, todas as vezes em que o número de telefone associado ao WhatsApp tiver de ser verificado, o usuário terá de inserir um código de seis dígitos criado por ele.Quando tem de verificar um número, o WhatsApp exige que o usuário insira um número de celular para o qual um código é enviado. Além da sequência de números recebida por SMS, o usuário terá de criar uma senha.A verificação em duas etapas já funciona em uma série de serviços conectados para dificultar acessos indevidos e, assim, ampliar a segurança a programas e aparelhos.O usuário poderá ainda incluir um endereço de e-mail ao seu perfil no WhatsApp. Caso esqueça sua senha, poderá solicitar o envio de um link para desativar a verificação em duas etapas. “Assim você não corre o risco de ficar sem acesso a sua conta caso se esqueça de seu código de acesso”, explica o WhatsApp.

Comente agora

Novo material pretende substituir o ar-condicionado

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 09/02 18:24h
Novo material pretende substituir o ar-condicionado

Pesquisadores da Universidade do Colorado e da Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, desenvolveram um material que pode ser uma alternativa ao ar-condicionado e a outros sistemas de refrigeração tradicionais. Em artigo publicado pela Science, nesta quinta (09), os cientistas apresentaram uma película composta, sobretudo, por microfibras de vidro, capaz de dissipar energia térmica solar e, assim, provocar o efeito de resfriamento. Em entrevista ao site de VEJA, o pesquisador Xiaobo Yin, um dos responsáveis pelo projeto, explicou que, ao contrário dos sistemas comuns, que demandam recursos energéticos e consomem muita energia para realizar o resfriamento, a novidade se trata de um método alternativo e sustentável de manter os objetos e ambientes refrigerados. “Opera 24 horas por dia sem consumir eletricidade ou água. Mas, é claro, tem o porém de que é necessário construir um sistema térmico, com o material, ao redor do ambiente para oferecer o resfriamento quando precisarmos”, explicou ele. De acordo com o pesquisador, o novo dispositivo é promissor e pode satisfazer às necessidades de aplicações residenciais e comerciais. Uma das aplicações possíveis é utilizar a película para produzir um aparelho de ar-condicionado doméstico de teto, que não necessitaria de eletricidade para funcionar.

Comente agora

NASA inicia busca por asteroide 'Terra-Trojan' nesta quinta

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 09/02 17:45h
NASA inicia busca por asteroide 'Terra-Trojan' nesta quinta

Uma nave espacial da NASA começa nesta quinta-feira (9) uma busca por uma classe enigmática de objetos próximos à Terra conhecidos como asteroides Terra-Troianos. OSIRIS-REx. A missão vai passar quase duas semanas procurando por evidências desses pequenos corpos. Os asteróides troianos são presos em poços de gravidade estáveis, chamados de pontos de Lagrange, que precedem ou seguem um planeta. OSIRIS-REx está atualmente viajando pelo quarto ponto Lagrange da Terra, que está localizado 60 graus à frente na órbita da Terra em torno do Sol, a cerca de 90 milhões de milhas (150 milhões de quilômetros) de nosso planeta. A equipe da missão usará esta oportunidade para tirar várias imagens da área com a câmera MapCam da nave, na esperança de identificar os asteróides Terra-Trojan na região.

Comente agora

Com crescimento menor, ações do Twitter despencam

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 09/02 15:15h
Com crescimento menor, ações do Twitter despencam

O Twitter registrou um crescimento de apenas 1% em suas receitas referentes ao último trimestre de 2016, fator que decepcionou o mercado e os analistas financeiros. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (9) pela companhia. De acordo com o Canal Tech, a arrecadação do Twitter nesse período foi de US$ 717 milhões, 1% a mais do que no mesmo período de 2015. O valor esperado pelos investidores era algo próximo a US$ 740 milhões. Vale ressaltar que em 2014, o microblog teve crescimento de 48% em suas receitas. Apesar de ainda ser um crescimento, os números preocupam, pois esse é o décimo trimestre que as receitas do Twitter se mantém em queda. Na Bolsa desta quinta-feira (9), as ações da rede social estavam em baixa.

Comente agora

Material extraterrestre é encontrado no deserto iraniano

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 09/02 13:06h
Material extraterrestre é encontrado no deserto iraniano

O grupo de geólogos da Universidade Federal dos Urais retornou da expedição de meteorito, realizada no leste do Irã. Os pesquisadores conseguiram encontrar cerca de 13 quilogramas de matéria de meteorito. Os especialistas sugerem que cerca de 80% do material sejam de origem extraterrestre. Os cientistas russos enviaram uma parte de suas descobertas para os colegas da Universidade de Kerman de Shahid Bahonar, informou em entrevista à Sputnik Persa, Viktor Grokhovsky, membro do Comitê de Meteoritos da Academia de Ciências da Rússia, famoso investigador da Universidade Federal Russa dos Urais: "O grupo de quatro pessoas — cientistas do laboratório Extra Terra Consortium da Universidade Federal dos Urais — realizou a expedição de teste no Irã. Em geral, a expedição teve sucesso.

Comente agora

Google homenageia Carmen Miranda nos 108 anos

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 09/02 10:27h
Google homenageia Carmen Miranda nos 108 anos

O Google celebra os 108 anos do nascimento de Carmen Miranda nesta quinta -feira (9). Em clima pré-carnaval, a atriz, cantora e dançarina virou tema do 'Doodle'. De acordo com o Techtudo, a imagem que aparece na página inicial do buscador do Google mostra Carmen ao lado de dançarinas. A arte foi feita por Sophie Diao. Carmen Miranda, nascida em Portugal e radicada no Brasil, morreu no ano de 1955, após um ataque cardíaco, aos 46 anos. Seu primeiro disco foi lançado em 1929 e a cantora conquistou o mundo ao se mudar para os Estados Unidos, em 1939. Hits como “Tico Tico no Fubá” e “Chica Chica Boom Chic” conquistaram paradas nacionais e internacionais.

Comente agora

Brasileiros criam cadeira de rodas guiada por expressões faciais

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 08/02 19:36h
Brasileiros criam cadeira de rodas guiada por expressões faciais

Na semana passada, a startup brasileira Hoo.Box trouxe para a Campus Party 2017 um modelo de cadeira de rodas motorizada que pode ser controlada por meio da captura de expressões faciais. O projeto teve origem, em maio de 2016, durante pesquisas de alunos de pós-doutorado da Universidade de Campinas (a Unicamp). A cadeira de rodas é acionada apenas com movimentos da face, o que ajuda pessoas que se encontram em situação de tetraplegia, a perda completa dos movimentos dos braços e das pernas. Paulo Pinheiros, CEO da Hoo.Box, explicou que o sistema funciona por meio de um kit batizado de Wheelie 7. O software é capaz de identificar as expressões faciais e transformá-las em impulsos elétricos que levam à movimentação da cadeira. “O interessante é que o Wheelie pode ser instalado em cadeira de rodas motorizadas comuns, vendidas no mercado”, ressaltou. “Não precisa ser acoplado a um equipamento especial”, completou. O projeto, que ainda é um protótipo, recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (a FAPESP) e já possui unidades comercializadas devido à alta demanda que a empresa recebeu. Cada kit custa 3 000 dólares (aproximadamente 9 300 reais).

Comente agora

Novo golpe no WhatsApp oferece R$ 15 em créditos e rouba dados pessoais

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 08/02 08:16h
Novo golpe no WhatsApp oferece R$ 15 em créditos e rouba dados pessoais

Em apenas dois dias, mais de 300 mil pessoas foram vítimas de um novo golpe do WhatsApp, que supostamente oferece aos usuários um bônus de R$ 15 em créditos. O esquema foi denunciado pela empresa de segurança digital Kaspersky. Ao clicar na mensagem recebida, a vítima do golpe é redirecionada para um site falso do WhatsApp que solicita o compartilhamento do link em todas conversas do aplicativo. Após realizar a ação, o usuário é redirecionado, mais uma vez, para links falsos que exigem a atualização de algum aplicativo - geralmente do Facebook - para receberem os R$ 15 em bônus. Ao “atualizar” os aplicativos, na verdade, o usuário faz a instalação de malwares e aplicativos maliciosos, que têm o objetivo de roubar os créditos dos usuários e conseguir acesso a dados pessoais armazenados no smartphone. O site Olhar Digital afirma que quem caiu no golpe não é precisa se desesperar. Basta cancelar os cadastros dos serviços instalados e atualizar aplicativos de segurança para dispositivos móveis. Também é importante lembrar de denunciar o esquema aos contatos do WhatsApp, para que eles também não sejam vítimas do esquema. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Acionistas querem tirar Mark Zuckerberg da presidência do conselho do Facebook

Tecnologia  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/02 08:00h
Acionistas querem tirar Mark Zuckerberg da presidência do conselho do Facebook

Um grupo de acionistas do Facebook quer discutir na reunião anual uma regra que terá o efeito de afastar Mark Zuckerberg da presidência do conselho de diretores da companhia. Um dos fundadores da empresa, Zuckerberg também ocupa a presidência-executiva do Facebook, o que, na opinião desses acionistas, pode atrapalhar a independência do conselho. Um texto foi entregue pela SumOfUs, entidade que pressiona empresas para adotarem práticas que assegurem os direitos humanos e dos trabalhadores, ao conselho diretor na quarta-feira (1º). Segundo Lisa Lindsley, advogada da SumOfUs que representa os acionistas, a ideia é incluir o pleito no comunicado enviado aos acionistas. “Como é costume que as companhas iniciem diálogo com os acionistas que tenham proposta a fazer antes da reunião anual, pretendemos discutir nossas preocupações com o conselho do Facebook”, afirmou. Em 2016, essa reunião foi em junho. Esses acionistas querem que o conselho adote políticas para que o presidente seja sempre um membro independente. A ideia é que a mudança fortaleça o conselho da empresa para que possa fazer frente ao time executivo. 

Comente agora

Microsoft lança edição especial do Xbox One do Palmeiras

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 07/02 14:15h
Microsoft lança edição especial do Xbox One do Palmeiras

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 7/2, uma edição especial do seu videogame Xbox One para a torcida do Palmeiras, que é o atual campeão do Campeonato Brasileiro. Com um visual obviamente todo em verdade e com o distintivo do Palmeiras, o console especial do clube da rua Palestra Itália será limitadíssimo, com apenas 102 unidades (em referência aos 102 anos do time) colocadas à venda a partir do próximo dia 6 de março O Xbox One do Palmeiras (com 500GB) terá preço sugerido de 3 mil reais, mais caro do que o modelo padrão do console, em um pacote que inclui armazenamento, os games Gears of War 4 e Halo Wars 5, dois controles personalizados e mais três meses de assinatura da rede Xbox Live Gold. De acordo com a Microsoft, esse é um lançamento inédito na história do Xbox, uma versão especial para um clube. Só resta torcer para que as próximas parcerias com times tenham mais unidades à venda.(IDGNow)

Comente agora

Game sobre a Guerra de Canudos deve chegar ao mercado no final do primeiro semestre

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 07/02 07:41h
Game sobre a Guerra de Canudos deve chegar ao mercado no final do primeiro semestre

Com a proposta de abordar a Guerra de Canudos através de um game para PC, o “Projeto Sertão” deverá ser disponibilizado para o público através da plataforma norte-americana de jogos "Steam" no final do primeiro semestre desse ano. O jogo é desenvolvido por uma equipe da Aoca Game Lab, empresa desenvolvedora de games encubada no centro “Comunidades Virtuais” da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Tivemos o playtest no ano passado, e teremos outro agora no dia 10 de fevereiro com oito testers. O projeto se encontra em estágio alfa, quando boa parte dos mandamentos do jogo já foram implementados. Ainda há alguns bugs, algumas coisas introdutórias, mas que são normais nesse estágio do processo”, conta Felipe Pereira, gerente do projeto e Lead Game Designer. 

Comente agora

Carros autônomos precisam cada vez menos de humanos em testes

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 06/02 19:07h
Carros autônomos precisam cada vez menos de humanos em testes

Os protótipos de carros autônomos que são testados na Califórnia (EUA) parecem estar aprimorando a “habilidade” na direção e exigindo cada vez menos intervenções humanas, segundo relatórios divulgados por 11 empresas que têm permissão para rodar no estado. A Waymo, do Google, foi de longe quem mais testou a tecnologia nas vias públicas da Califórnia entre dezembro de 2015 e novembro de 2016. Foram 635.868 milhas, o equivalente a pouco mais de 1 milhão de quilômetros rodados. De acordo com a própria empresa, o sistema autônomo foi cancelado 124 vezes no período por risco significativo de segurança. O dado representa 1 intervenção a cada 8,2 mil km. No ano anterior, a gigante de tecnologia reportou 341 casos em 424.331 milhas (682.894 km), ou 1 a cada 5,5 mil km. Os números da Waymo mostram uma queda de 75% na taxa de cancelamento a cada 1 mil milhas rodadas. A maioria das falhas ocorreu por “discrepâncias” no software (51) e manobra indesejada do veículo (30). O relatório mostra ainda que os modelos autônomos do Google vão muito bem nas estradas, mas ainda precisam aprender muita coisa nas ruas comuns – apenas 12 intervenções aconteceram nas “highways”, e 112 no trânsito urbano. Outras empresas também apresentaram avanços. A Nissan reportou 28 intervenções em 4.099 milhas rodadas, depois de 106 casos em 1.485 milhas no ano anterior.

Comente agora

Brasil é o segundo país que mais falou sobre o Super Bowl no Twitter

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 06/02 14:35h
Brasil é o segundo país que mais falou sobre o Super Bowl no Twitter

Os brasileiros publicaram nada menos do que 1,5 milhão de tuítes sobre o Super Bowl no Twitter neste domingo, 5/2. As informações são da rede social de microblogging. Com isso tudo de tuítes, o Brasil foi o segundo país do mundo todo que mais conversou sobre a final do futebol americano no Twitter, ficando atrás apenas dos EUA, por motivos óbvios. No total, a vitória dos New England Patriots contra o Atlanta Falcons gerou 27,6 milhões de tuítes no Twitter em todo o mundo. No Brasil, o maior pico de conversas foi às 23h29, quando a cantora Lady Gaga encerrou seu show do intervalo, que contou com uma apresentação conjunta de 300 drones da Intel. O segundo maior pico foi às 23h16, quando ela desceu do teto do NRG Stadium pendurada por cabos. E o terceiro foi à 1h27, quando o Patriots venceu o Super Bowl após uma virada emocionante.(IDGNow)

Comente agora

Piaggio lança 'veículos inteligentes' para tarefas diárias

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 06/02 13:46h
Piaggio lança 'veículos inteligentes' para tarefas diárias

A Piaggio entra na era futurística da mobilidade com o lançamento de dois "veículos autônomos inteligentes" capazes de seguir seus "donos" durante as atividades do dia-a-dia. Batizados de "Gita" e "Kilo", os veículos podem transportar cargas e realizar outros serviços de deslocamento com ou sem o auxílio dos proprietários.

Projetados pela Piaggio Fast Forward (PFF), os dois protótipos foram apresentados na semana passada, em Boston, nos Estados Unidos. "Gita" é um veículo autônomo capaz de transportat até 18kg de carga em uma rota "mapeada", além de "seguir" o proprietário com uma velocidade que pode chegar a 35 km/h. Já o "Kilo" foi projetado para auxiliar em tarefas bem mais complexas que despesas de supermercados e pode suportar cargas de até 120kg.

Comente agora

Asteróide com 94 metros de diâmetro passará próximo à Terra neste domingo

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 05/02 16:55h
Asteróide com 94 metros de diâmetro passará próximo à Terra neste domingo

Um asteróide com grandes dimensões passará próximo à Terra neste domingo (5), mas não há risco de colisão. O 2013FK tem 94 metros de diâmetro e passará a uma distância de 2,7 milhões de quilômetros. A informação é do Observatório Nacional, com telescópio instalado em Pernambuco. Em 23 de setembro, o objto 2006SR131, com 11 metros, estará próximo à Terra, numa distância de 153 mil quilômetros. Já em outubro, outro asteróide, este de 19 metros, passará a 38,4 mil quilômetros da Terra, o que representa um décico da distância entre a Terra e a Lua. Não há chance de colisão.

Comente agora

Alemães criam água virtual para ajudar Terceiro Mundo

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 05/02 16:44h
Alemães criam água virtual para ajudar Terceiro Mundo

Um grupo alemão de artistas anônimos, chamado Bohemian Ballet Browser, fez um vídeo satírico sobre um dispositivo de realidade virtual que, de acordo com sua ideia, foi criado pela empresa Nestlé para ajudar as pessoas necessitadas. O dispositivo visa dar às pessoas da África a oportunidade de esquecer a sua vida miserável e tornarem-se felizes vendo água limpa, montanhas e muitos alimentos através de óculos de realidade virtual. O vídeo é suposto chamar a atenção para as atividades das multinacionais nos países do Terceiro Mundo e a ignorância das condições de vida da população local. A Sputnik Alemanha falou com os artistas que criaram o vídeo satírico. "A Nestlé está bombeando água nos países do Terceiro Mundo e a vendendo em garrafas de plástico — enquanto a população local não tem acesso a água potável. Numa afirmação polémica, o diretor-geral da companhia contesta o direito da humanidade ao acesso à água.

Comente agora

Especialistas acreditam: Instagram morreu

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 05/02 07:57h
Especialistas acreditam: Instagram morreu

O popular site norte-americano Mashable escreveu o necrológio à rede social Instagram e errou, mas não completamente. Os especialistas em tecnologia acreditam que o aplicativo para partilhar fotos e vídeos curtos já não é o mesmo. O aplicativo está introduzindo e testando cada vez mais funções. O que começou em 2010 como páginas privadas com fotos quadradas e um número limitado de filtros agora permite partilhar fotos em qualquer formato, vídeos curtos, histórias de fotos e vídeos que desaparecem um dia mais tarde, e até serviço de mensagens privadas. Enquanto a direção da rede social acredita que está desenvolvendo sua empresa e melhorando a experiência digital para usuários, o autor de um dos recentes artigos, Raymond Wong escreve: "Eu argumentaria também que o Instagram foi destruído há muito tempo". Os críticos das várias mudanças introduzidas ao aplicativo dizem que estas fazem o Instagram perder seus traços únicos e se parecer mais com outras redes sociais, tipo Facebook ou Snapchat. De acordo com o artigo, no momento a equipe está testando a introdução de álbuns de fotos e vídeos. Assim, o Instagram se torna cada vez mais uma plataforma para partilhar tudo, o que, segundo o autor, é exatamente o que o presidente executivo da empresa, Kevin Systorm, quer que ele seja. Mas, no final, como sempre acontece com qualquer rede social, será o público que vai decidir o destino do aplicativo. Pode ser que já seja o tempo apropriado para mencionar o destino triste do outrora poderoso MySpace?

Comente agora

Facebook está chegando a dois bilhões de usuários

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 04/02 15:09h
Facebook está chegando a dois bilhões de usuários

Sete bilhões de pessoas povoam a Terra e cerca de 30% delas estão no Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg está próxima de alcançar a marca de dois bilhões de usuários ativos mensais. O balanço do último trimestre, divulgado nesta semana pelo diretor financeiro David Wehner, registra o maior aumento em um trimestre desde 2012. São 1.86 bilhões de usuários. Há um ano eram 1.59 bilhão. Wehner disse ao CNN que o crescimento se deve à estratégia de marketing do Facebook em países como Índia e à oferta de internet gratuita em mercados em desenvolvimento. Os anúncios também engordam a conta bancária da rede social. Cada usuário norte-americano ou canadense gera cerca de R$ 80. O departamento comercial alcançou cerca de 32 bilhões em vendas no trimestre finalizado em dezembro, 50% a mais do que no mesmo período do ano passado. "Nosso negócio foi bem em 2016, mas ainda temos muito trabalho pela frente, ajudando a unir pessoas", disse Zuckerbergem nota.

Comente agora

Confira 4 novidades que devem chegar em breve ao WhatsApp

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 04/02 14:47h
Confira 4 novidades que devem chegar em breve ao WhatsApp

O WhatsApp vai ganhar uma série de novidades dentro dos próximos meses. Entre os recursos que prometem deixar o aplicativo ainda mais funcional - e divertido - está a possibilidade de editar textos e ou de pesquisar Gifs na própria plataforma de mensagens instantâneas.O Olhar Digital publicou uma lista com 4 novidades do aplicativo. Confira:

1 - Editar mensagens

Os usuários vão poder editar o conteúdo das mensagens em breve. Para isso, basta clicar em "editar" e modificar o texto.Também será possível apagar mensagens. No entanto, o usuário irá receber um lembrete, escrito "mensagem revogada", avisando que o conteúdo foi apagado.

2 - Rastreamento

Comente agora

'AirSelfie': conheça o mini drone projetado para a selfie perfeita

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 03/02 16:25h
'AirSelfie': conheça o mini drone projetado para a selfie perfeita

Um invento recente promete acabar com os problemas de quem sempre procura tirar a selfie perfeita: o 'AirSelfie'. Trata-se de drone bem pequeno, com uma câmera de 5 megapixels, projetado para captar ângulos maiores e, consequentemente, juntar mais pessoas em uma mesma foto. De acordo com o Techtudo, o controle do dispositivo é feito a partir de smartphones. As imagens podem ser podem ser salvas nos 4GB do próprio 'AirSelfie'. Se preferir, o usuário também pode enviar as fotos para o celular, via conexão Wi-Fi. A bateria do gadget leva 30 minutos para carregar e tem autonomia de três minutos. No entanto, os desenvolvedores declararam que um 'power bank' - uma espécie de bateria portátil - pode ser comprado separadamente e que aumenta o tempo de autonomia para uma hora. A invenção pode ser usada nos seguintes aparelhos: Google Pixel, Samsung Galaxy S7 Edge, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Ainda de acordo com a reportagem, o 'AirSelfie' já está disponível para pré venda no site do projeto, lançado pelo Kickstarter.

Comente agora

Fora de linha: TVs 3D deixarão de ser fabricadas

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 02/02 19:59h
  Fora de linha: TVs 3D deixarão de ser fabricadas

A LG e a Sony anunciaram, na semana passada, que não vão mais produzir TVs 3D. Elas são as duas últimas empresas que ainda apostavam na fabricação do produto. Outra grande produtora de televisores, a Samsung, já havia anunciado, no ano passado, o fim da sua linha de produção de aparelhos 3D. A tecnologia dos aparelhos em terceira dimensão não caiu no gosto dos telespectadores e isso refletiu diretamente nos investimentos das grandes empresas. Na CES 2017 — feira anual de inovação tecnológica, em Las Vegas –, por exemplo, nenhum novo modelo de TV 3D foi apresentado. E ninguém mais demonstrou interesse em inovar em conteúdos desse formato.

Comente agora

Anonymous derruba site e expõe dados do novo presidente do Senado

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 02/02 15:57h
Anonymous derruba site e expõe dados do novo presidente do Senado

O grupo Anonymous organizou um ataque ao site do novo presidente do senado, Eunício Oliveira. Após derrubarem a página, os hacker expuseram dados pessoais do peemedebista. "Aqui vai nossa pequena homenagem ao mais novo corrupto, presidente dos corruptos", escreveu o grupo, num post em rede social. Membro da bancada ruralista, Eunício Oliveira foi citado pelo menos duas vezes na Lava Jato e é sucessor de Renan Calheiros na presidência do Senado.O parlamentar tem patrimônio estimado em R$ 99 milhões, de acordo com o jornal O Globo. Ainda segundo o jornal, o deputado teve aumento de patrimônio de 169% entre 2010 e 2014.

Comente agora

WhatsApp reduz spam em 75%, mesmo com criptografia de ponta a ponta

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 02/02 14:28h
WhatsApp reduz spam em 75%, mesmo com criptografia de ponta a ponta

Um filtro de spam consegue funcionar mesmo sem ler o conteúdo das suas mensagens? O WhatsApp pensa que sim. Desde abril do ano passado, o aplicativo de mensagens vem lutando com sucesso contra o abuso do spam, mesmo usando criptografia de ponta a ponta na plataforma. Essa criptografia significa que ninguém - nem mesmo o WhatsApp - pode ler o conteúdo das suas mensagens, com exceção do destinatário. No entanto, essa maior privacidade pode levantar questões sobre a detecção de spam. Se o WhatsApp não pode escanear suas mensagens em busca de conteúdo suspeito, como anúncios de Viagra barato, por exemplo, então como poderá filtrá-los de forma efetiva? “Na verdade, nós não vemos isso como um grande problema. Reduzimos o spam em cerca de 75% desde que adotamos a criptografia de ponta a ponta”, explica o engenheiro de software do WhatsApp, Matt Jones.

Comente agora

Inteligência artificial vence humanos no poker

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 01/02 18:19h
Inteligência artificial vence humanos no poker

A Inteligência Artificial (IA), conhecida como Libratus, conseguiu derrotar pela primeira vez na história os melhores jogadores de poker do mundo. Criado por um grupo de pesquisadores norte-americanos da Universidade Carnegie Mellon, o Libratus venceu quatro profissionais, Jason Les, Dong Kyu Kim, Daniel McAulay e Jimmy Chou. A disputa aconteceu durante uma maratona de 20 dias no torneio "Texas Holdem sem limites", no Cassino Rivers, nos Estados Unidos. A inteligência foi desenvolvida justamente para ser capaz de interpretar novas situações e criar estratégias para sair delas. Um jogo de poker envolve diversas situações inesperadas, além do blefe. Com isso, o sistema consegue funcionar quando a informação é imperfeita ou incerta, e quando não há dados suficientes para chegar a uma conclusão definida.

Superando os melhores do mundo: "Essa é a primeira vez que uma IA foi capaz de vencer os melhores humanos em Texas Holdem. Em termos gerais, isso mostra que a habilidade da IA de raciocínio estratégico sob informações imperfeitas ultrapassou a dos melhores humanos", afirmou Tuomas Sandholm, um dos professores responsáveis pela pesquisa. O sistema não serve apenas para jogar poker, mas também pode ser reprogramado para ser usado em outras áreas como estratégias de segurança militar e planejamento de tratamentos médicos.

Comente agora

Hackers usam contas piratas do Netflix como isca para ransomware

Tecnologia  Postado por Débora Ayane - 01/02 15:45h
Hackers usam contas piratas do Netflix como isca para ransomware

Hackers agora usam as chamadas contas piratas do Netflix como uma isca para espalhar ransomware e sequestrar os arquivos dos usuários que recorrem ao método ilegal que utiliza credenciais de acesso roubadas para poder assistir ao serviço de streaming de vídeo sem gastar. A informação é da empresa de segurança Trend Micro, que descobriu um novo ransomware chamado RANSOM_NETIX.A. A ameaça é direcionada para usuários de PCs Windows que possuem uma conta no Netflix com um gerador de login, uma das ferramentas mais utilizadas em acessos piratas a serviços pagos e/ou premium na web. O ransomware em questão aparece inicialmente como um arquivo executável, intitulado Gerador de Login Netflix v1.1.exe - ele baixa uma outra cópia de si mesmo (netprotocol.exe) para ser executado em seguida na máquina. Então quando o usuário clica na opção “Gerar Login”, a ameaça abre uma janela que supostamente trazia os dados (roubados) de login de uma conta verdadeira do Netflix como uma forma de distração enquanto criptografa arquivos contidos no diretório C:/Usuários. Segundo a empresa de segurança, o ransomware que afeta o Windows 7 e o Windows 10 usa o algoritmo de criptografia AES-256 para bloquear os arquivos do usuário e exige o pagamento de 100 dólares de Bitcoins para liberar o acesso aos conteúdos.(IDGNow)

Comente agora

Facebook faz mudanças para cortar links falsos e spams

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 31/01 21:01h
Facebook faz mudanças para cortar links falsos e spams

O Facebook declarou, nesta terça-feira (31) que vai fazer duas alterações no feed de notícias da rede social. A plataforma anunciou que vai incorporar sinais para classificar conteúdos e que vai aplicar um recurso que reconhece, em tempo real, a relevância da publicação. O anúncio foi feito em meio a uma série de reclamações de usuários sobre notícias falsas que estão controlando os feeds de notícias. De acordo com o Techtudo, para fazer a identificação do conteúdo publicado na rede social, foram levados em consideração fatores como, por exemplo, a proximidade do usuário e da pessoa que fez o post. A alteração no algorítimo deve reduzir a quantidade de post "não autênticos" que aparecem no feed - ou seja, spam, publicações enganosas e sensacionalistas.

Comente agora

Anatel mantém desligamento de sinal analógico de TV para 29 de março

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 31/01 18:54h
Anatel mantém desligamento de sinal analógico de TV para 29 de março

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu manter para o dia 29 de março o desligamento do sinal analógico de TV na Grande São Paulo e na capital do Estado. Havia pressão por parte das operadoras de telecomunicações para que o prazo fosse adiado, mas a agência não quis adiar o prazo. Segundo o presidente da Anatel e do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, Juarez Quadros, a decisão se baseia no fato de que 86% dos lares da região já operam com sinal digital, conforme resultados de uma pesquisa sobre o assunto. Uma portaria ministerial define que, com 90% de acessos digitais, o sinal analógico pode ser desligado. A pesquisa do Ibope, encomendada pela EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), ocorreu entre os dias 13 a 25 de janeiro deste ano. Foram 1.078 entrevistas em São Paulo, e 1.652 no entorno. A amostra considerou domicílios da área urbana e rural das regiões pesquisadas. Toda a área conta com 6,8 milhões de residências, sendo 4 milhões na capital paulista e 2,8 milhões no entorno. A pesquisa constatou ainda que 95% da população de São Paulo já ouviu falar em sinal da TV digital, enquanto no entorno o porcentual é ainda maior, chegando a 98%. O Ibope também verificou que cerca de 88% das famílias (87% na capital e 88% no entorno) têm conhecimento de que a TV analógica será desligada.

Comente agora

Saiba como consultar o saldo do seu FGTS

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 31/01 10:38h
Saiba como consultar o saldo do seu FGTS

O governo do presidente Michel deve anunciar no próximo mês um calendário para saque de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas até 31 de dezembro de 2015. O saldo disponível pode ser consultado pelo site, nas agência bancárias e também por um aplicativo da Caixa Econômica Federal. O dispositivo pode ser baixado em smartphones e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows. Fique atento: diversos apps chamados FGTS estão disponíveis. O oficial leva o nome da Caixa Econômica Federal. Pelo dispositivo, além de conferir o saldo das contas, os usuários podem atualizar o endereço e localizar pontos de atendimento. Mais de um milhão de trabalhadores que utilizam o Android já baixaram o aplicativo do FGTS, que é também um dos apps mais populares para iOS. Veja aqui o app. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Tecnologia 4G chega a 60,1 milhões de usuários no Brasil

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 30/01 17:19h
Tecnologia 4G chega a 60,1 milhões de usuários no Brasil

Balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica que a quantidade de clientes da telefonia móvel de quarta geração (4G) mais que dobrou no Brasil em um ano. De dezembro de 2015 a dezembro de 2016, foram 34,6 milhões de novos usuários, alta de 136,2%. Já são mais de 60,1 milhões de consumidores dessa tecnologia em todo o país. Apesar do número, a base total de clientes da telefonia móvel no Brasil caiu no ano passado. Pelo menos 13,7 milhões de linhas foram desativadas, uma queda de 5,33%. Agora, são 244 milhões de linhas ativas no território nacional. A diminuição foi mais sentida nas regiões Norte e Nordeste. O relatório da Anatel aponta ainda que a banda larga fixa foi o único serviço de telecomunicações do país a crescer ano passado, atingindo 26,5 milhões de assinaturas. Foram mais de um milhão de novos contratos, que representaram um aumento de 4,33% na base de assinantes. A tecnologia mais usada pelo consumidor nesse serviço é a DSL, que usa a estrutura da telefonia para o transporte de dados, com 13,38 milhões de usuários. Depois vêm o cabo, com 8,58 milhões, e a fibra óptica, com 7,73 milhões.

Comente agora

Wi-Fi: recupere a senha esquecida em quatro passos

Tecnologia  Postado por Willyam Reis - 30/01 12:07h
Wi-Fi: recupere a senha esquecida em quatro passos

As senhas do Wi-Fi são tão complexas quanto desejadas. Os números gigantes reunidos a letras que, geralmente não significam nada, pois são entregues pelas operadoras de telefonia, geralmente ficam em um adesivo embaixo do roteador. Mas nem sempre é assim, o que aumenta as chances de perder a desejada senha. O que fazer? Para começar, não desesperar. A recuperação da senha do Wi-Fi pode ser feita em quatro passos simples - dispensando até mesmo aplicativos que descobrem as ditas palavras secretas. É porque os sistemas operacionais guardam esses passes. O UOL Tech listou como os usuários do Windows 10 podem fazer. Primeiro é preciso acessar o Wi-Fi. O caminho é pela barra de ferramentas. Ao encontrar o ícone, precisa-se clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção de "Abrir Central de Rede e Compartilhamento". O segundo passo é procurar por "Conexões" e clicar na conexão pretendida (ela deve ter o nome da casa em que mora ou do provedor de internet, seguido por um número).

Comente agora

Notícias falsas divulgadas nas Redes Sociais se tornam um problema mundial

Tecnologia  Postado por Redação Voz da Bahia - 30/01 00:25h
Notícias falsas divulgadas nas Redes Sociais se tornam um problema mundial

Você acredita no que lê nas redes sociais? Você sabe de onde vem a informação que você consome? A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A morte do Ministro do STF, Teori Zavascki. Esses e tantos outros fatos marcantes do noticiário, cada vez mais, vêm acompanhados de algo bastante inconveniente: postagens de notícias falsas. Disfarçadas, com linguagem alarmante e sem apuração jornalística, elas estão influenciando leitores que não conseguem identificar o que é verdade e o que é boato. E não é só no Brasil que a disseminação de notícias falsas virou problema. Mas qual a consequência de publicar ou até mesmo compartilhar notícias falsas na internet? Existe punição pra quem as divulga? Não existe fórmula, mas algumas características ajudam a identificar uma notícia falsa nas redes sociais.

Assista matéria do Fantástico abaixo: 

Comente agora

Aplicativo do Bradesco terá inteligência artificial da IBM

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 29/01 17:14h
Aplicativo do Bradesco terá inteligência artificial da IBM

O banco Bradesco irá introduzir, em breve, um novo sistema de Inteligência artificial em seu aplicativo para celular. Desenvolvido pela IBM, a funcionalidade permitirá que os clientes possam esclarecer dúvidas sobre todos os serviços e produtos do balcão. Atualmente, o serviço já é utilizado pelos cem mil funcionários do banco.

Comente agora

Facebook e Instagram ficam indisponíveis na manhã deste domingo

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 29/01 10:37h
Facebook e Instagram ficam indisponíveis na manhã deste domingo

Por volta das 9h35 deste domingo (29), o Facebook ficou fora do ar. Na página da rede social aparece apenas o aviso de que algo está errado. "Nós estamos trabalhando nisso e vamos corrigir o mais rápido que pudermos", diz a mensagem automática de erro. Minutos depois, se percebeu que o Instagram, de propriedade da mesma empresa, também ficou indisponível para os usuários, tanto para acesso via desktop quanto por meio de smartphones. No Twitter, usuários fazem piadas com o problema, que já dura mais de 30 minutos.

Comente agora

Plano nacional de ‘internet das coisas’ terá versão preliminar em fevereiro

Tecnologia  Postado por Anacley Souza - 29/01 08:42h
Plano nacional de ‘internet das coisas’ terá versão preliminar em fevereiro

Daqui cerca de um mês, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), sob a gestão de Gilberto Kassab, vão embarcar para Barcelona, na Espanha, para revelar o Plano Nacional de “Internet das Coisas” durante o Mobile World Congress (MWC), principal evento de tecnologias móveis do mundo. O documento, que pretende mostrar o País na vanguarda da revolução que vai conectar todos os objetos à nossa volta, porém, estará incompleto: em vez de definir objetivos, traçar metas claras e um plano de ação, ele deve trazer apenas linhas gerais sobre as intenções do Brasil. A apresentação do plano é considerada prematura por fontes consultadas pelo Estado. “Eles deveriam consultar mais o setor antes de lançar o plano”, disse uma fonte. “Para essa primeira versão, eles devem estar se baseando em estudos internacionais.” As críticas rondam o governo porque o plano será anunciado pouco mais de dois meses após o Ministério assinar um acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em conjunto, eles contrataram um consórcio – formado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), pela consultoria McKinsey Brasil e pelo escritório Pereira Neto/Macedo Advogados – para fazer uma ampla pesquisa sobre o tema.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com