As comentadas


Boa noite , Sábado, 20/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

Mundo

20
Dez
Balanço atualizado da OMS indica 7.373 mortos por ebola na África Ocidental
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:18h

O número de mortos devido à epidemia de ebola na África Ocidental aumentou para 7.373, num total de 19.031 casos registados nos três países mais atingidos. É o que indica um balanço divulgado hoje (20) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde 17 de dezembro, data da divulgação do balanço anterior da OMS, o número de mortos aumentou em 458 e o de casos de doença, em 428. No país mais afetado, Serra Leoa, registaram-se 8.759 casos. No balanço anterior, haviam sido indicados 8.356. O número de mortos sobe para 2.477, contra os 2.085 contabilizados anteriormente. Na Libéria, que foi durante algum tempo o país com mais casos de doença, houve um abrandamento na propagação do vírus. Em 14 de dezembro, o país registava 7.819 casos contra 7.797 do registro anterior. O número de mortos chegou a 3.346. No antigo balanço eram eram 3.290. Na Guiné-Conacri, onde a epidemia começou há quase um ano, os dados registados até 16 de dezembro indicam que já se verificaram 1.550 mortos (1.525 antes) e 2.453 casos (2.416 antes). Segundo a OMS, até 14 de dezembro, 649 membros de equipes médicas foram contaminados pelo vírus, 365 dos quais foram casos mortais.

Comente agora
20
Dez
Homem abre fogo contra policiais em Nova York, mata um e deixa outro ferido
Postado por: Samile Macêdo / 20:39h

Um agente do Departamento de Polícia de Nova York morreu neste sábado e outro está em estado crítico depois que ambos foram baleados quando estavam dentro do carro de patrulha no distrito do Brooklyn. Segundo as primeiras informações, um homem se aproximou do veículo na intersecção e abriu fogo, atingindo os dois policiais, que foram transferidos rapidamente a um hospital. Já no centro médico, um deles faleceu, de acordo com o "The New York Times", enquanto o outro se encontra em estado crítico. O suspeito, segundo o "New York Post" e o "Daily News", fugiu e entrou em uma estação de metrô próxima, onde morreu após ser atingido por disparos de policiais. Enquanto isso, e faltando a confirmação oficial, outros meios de comunicação indicam que a situação do suposto autor dos disparos não está clara e que ele ainda poderia estar vivo. Fontes policiais disseram aos meios de comunicação que o homem aparentemente disparou na plataforma da estação, embora o "Daily News" cite uma testemunha que assegura que a polícia abriu fogo contra ele. A morte do agente é a primeira por disparos de um policial em serviço em Nova York desde 2011. (Yahoo)

Comente agora
20
Dez
Raúl Castro: Cuba não deve renunciar ao socialismo
Postado por: Samile Macêdo / 20:04h

Apesar da retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos, Cuba não renunciará ao socialismo, disse neste sábado o presidente Raúl Castro. Em discurso na Assembleia Nacional cubana, ele disse que o país não está disposto a mudar o sistema político. “Da mesma forma que nunca propusemos aos Estados Unidos para que mudem seu sistema político, exigimos respeito em relação ao nosso”, discursou Castro. Ele, no entanto, disse que o governo de Cuba está disposto a discutir, com “igualdade e reciprocidade”, todos os assuntos com os americanos. O presidente cubano pediu o apoio da comunidade internacional e da sociedade americana para encerrar o embargo econômico que perdura há mais de 50 anos. Segundo ele, a decisão de restabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos foi um passo importante, mas que a luta para acabar com o bloqueio, apesar de essencial, será longa e difícil.

Novo congresso comunista - Raúl Castro anunciou hoje que o novo congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), única formação política do país, será em abril de 2016.

Comente agora
20
Dez
Extremistas islâmicos executam idosos na Nigéria
Postado por: Samile Macêdo / 19:55h

Extremistas islâmicos no nordeste da Nigéria estão colocando idosos em filas e atirando neles, segundo relatos de testemunhas. A ação seria uma tática para incutir medo em áreas que os militantes desejam implantar um califado islâmico. Moradores de cinco vilas dizem que as pessoas idosas demais para fugir estão sendo caçadas e levadas para duas escolas, onde os militantes as executam. As aldeias se situam a cerca de 130 quilômetros a sudeste de Maiduguri, capital do estado de Borno. Os relatos foram confirmados pelo porta-voz de um grupo de defesa civil, Muhammed Gava. Ele disse que mais de 50 idosos foram mortos. Fonte Associated Press

Comente agora
20
Dez
Teoria junta profecias para provar que Francisco é o "papa do fim do mundo"
Postado por: Samile Macêdo / 19:00h

Seria Francisco o último papa de todos? Isso é o que dizem algumas teorias que tem como base profecias feitas para o fim do mundo. A principal dessas visões seria a de Nostradamus, na qual o líder jesuíta é visto como “papa negro”. A profecia diz: “A princípio, haverá doenças letais como advertência. Depois surgirão pragas, morrerão muitos animais, catástrofes acontecerão, mudanças climáticas e, finalmente, começarão as guerras e invasões do rei negro”. Quem a interpreta usa o ebola para dar início a ela, lembrando também dos fenômenos climáticos e, finalmente, as tensões militares no Oriente Médio e na Rússia. Mas onde entra o papa nessa história? Aqueles que acreditam na teoria de que Francisco é o “papa do apocalipse” lembram da profecia de São Malaquias, que afirma que o “último papa antes do final dos tempos será o número 112 desde Celestino 2, no século 12, sob cujo mandato a cidade das sete colinas será destruída”. A cidade das sete colinas, no caso, é Roma, local onde fica o Vaticano. E. desde a época anunciada por São Malaquias, Francisco é justamente o papa número 112. Os crentes nessas teorias ainda lembram que durante a escolha de Francisco, a luz acabou no Vaticano. Também citam o raio que atingiu a cúpula da basílica de São Pedro um dia após Bento 16 ter renunciado. E você, acredita em teorias da conspiração e profecias?

Comente agora
20
Dez
Itália: grupo de 800 imigrantes é encontrado em navio abandonado
Postado por: Samile Macêdo / 17:53h

Agentes da Guarda Costeira italiana socorreram, neste sábado, no litoral da Sicília, cerca de 800 imigrantes, principalmente sírios, a bordo de um cargueiro abandonado pela tripulação, informou a imprensa local. O cargueiro de 70 metros saiu da Turquia e estava a 100 milhas (185 km) da ilha italiana da Sicília (ao sul), quando os imigrantes, incapazes de dirigir o barco, entraram em contato com as autoridades italianas hoje pela manhã por um telefone via satélite. Apesar do mar agitado, os socorristas conseguiram subir na embarcação, que continuava avançando a pelo menos seis nós (11 km/h), e levaram-na para um porto siciliano.Os agentes classificaram como "criminosa" a conduta dos traficantes, que deixaram o barco no piloto automático, e poderiam ter causado uma colisão, ou outro tipo de acidente. Desde o verão (boreal) de 2013, a Itália recebe um número cada vez maior de imigrantes em situação ilegal pelo mar. Foram pelo menos oito mil no primeiro semestre de 2013, e 35 mil, no segundo, enquanto no primeiro semestre de 2014 esse número chegou a quase 65 mil pessoas. O total estimado para 2014 é de mais de 160 mil imigrantes, o que significa uma média de 400 pessoas por dia. A viagem é bastante perigosa. Segundo a ONU, pelo menos 3.400 imigrantes morreram este ano nas águas do Mediterrâneo. (Yahoo)

Comente agora
20
Dez
Santo Antonio de Jesus: Neste final de ano ganhe o mundo com Voe Bem Turismo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:51h

Mais do que ligar pessoas e lugares, a Voe Bem Turismo oferece a possibilidade da conexão perfeita entre você e o mundo, transformando  passeios ou viagens de negócios numa ocasião única e prazerosa. Na Voe Bem Turismo você conta com um atendimento cordial com experientes consultores de viagem e parceria com os melhores fornecedores para que sua viagem seja perfeita. Passagens aéreas, hotéis, resorts e pacotes turísticos no Brasil e no mundo, com tarifas promocionais e com todo atendimento  de profissionais qualificados.

Ganhe o Mundo voando bem com a Voe Bem Turismo

Shopping Itaguari 1º piso – Telefone: 75 3631 1201 – Santo Antonio de Jesus

Ganhe o Mundo com a Voe Bem Turismo!

Endereço: Shopping Itaguari 1º piso – Telefone: 75 3631 1201 – Santo Antonio de Jesus

Comente agora
20
Dez
Mãe é presa acusada pela morte de 8 crianças a facadas no país australiano
Postado por: Samile Macêdo / 09:18h

Uma mãe australiana foi presa pelo assassinato de oito crianças, informou a polícia nesse sábado (20.12). As crianças foram encontradas mortas dentro da casa da mulher. A suspeita de 37 anos, que está se recuperando de ferimentos a facadas em um hospital, falou com a polícia neste sábado, disse o detetive de Queensland Bruno Asnicar. Ela ainda não foi acusada formalmente pelo crime. Os policiais não disseram como as crianças foram mortas. Mas Asnicar disse que está examinando várias facas da casa que podem ter sido usadas para matá-los. As crianças tinham idades entre 18 meses e 14 anos, de acordo com Asnicar. A mulher deve ser mãe de sete das oito crianças mortas no local. Acredita-se que a oitava vítima seria sua sobrinha. Polícia de Queensland foi chamada para a casa no subúrbio de Cairns Manoora na sexta-feira de manhã depois de receber um relatório de uma mulher com ferimentos graves. Quando chegaram à casa, encontraram os corpos das crianças. A mulher, cujo nome não foi divulgado, também foi encontrada na casa com as crianças, que sofreram facadas no peito. Asnicar disse que ela está em condição estável, lúcida e conversando com a polícia.

Comente agora
20
Dez
Vice-presidente dos EUA estará presente na posse de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:59h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta sexta-feira (19) que uma delegação liderada pelo vice-presidente norte-americano, Joe Biden, estará presente na cerimônia de posse da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). A delegação será composta, além de Biden, pela secretária de Estado adjunta para América Latina, Roberta Jacobson, e pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliane Ayale, e pelo assessor principal de Obama para a América Latina no Conselho de Segurança Nacional, Ricardo Zúñiga, de acordo com informações da Casa Branca. Normalmente, um funcionário menos graduado é enviado para a posse, com exceção do primeiro mandato de Dilma, que teve a presença da então secretária de Estado Hillary Clinton. Com a presença de Biden no dia 1º de janeiro, em Brasília, os EUA dão mais um passo na tentativa de se reaproximar do Brasil, após a crise por conta da revelação de espionagem em 2013.

Comente agora
20
Dez
Mulher é detida depois de gravar vídeos eróticos em igreja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:56h

Uma mulher que usava uma igreja católica na Áustria como palco para seus vídeos eróticos foi reconhecida e detida, de acordo com o The Mirror. Um dos fiéis da paróquia, em Hoersching, Áustria, reconheceu a polonesa de 29 anos pelos seios, já que seu rosto não aparece nos vídeos. "Fico feliz que tantas pessoas tenham visto meus vídeos, inclusive o fiel que me denunciou. Isso mostra que faço bem o que faço", analisou. Condenada a três meses de prisão, ela parou a fiança e não será mais presa. A mulher ainda teve que pedir desculpa ao padre da paróquia e pagar uma multa à igreja. (BN)

Comente agora
20
Dez
Brasileiro detido na Bulgária se uniria ao Estado Islâmico
Postado por: Samile Macêdo / 08:42h

A polícia espanhola disse que o brasileiro preso na Bulgária na última segunda-feira (15) iria se unir a combatentes do Estado Islâmico na Síria. O jovem de 18 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi detido ao lado de dois marroquinos quando tentava atravessar a fronteira da Bulgária com a Turquia, a caminho da Síria. Segundo o ministro do Interior catalão, Ramon Espadaler, o brasileiro mora em Monistrol de Montserrat e se converteu ao islamismo. Seus colegas, que têm 24 e 27 anos, viviam em Terrassa e Sabadell, nos arredores de Barcelona. Os três estavam sendo investigados desde junho por exporem ideias extremistas em perfis de redes sociais. A Espanha emitiu um pedido de extradição para que os três sejam julgados por associação a uma organização terrorista, embora não tenham chegado a se unir efetivamente ao Estado Islâmico. As autoridades afirmam ter informações suficientes para comprovar a intenção deles, embora os jovens tenham dito que estavam indo apenas passar férias na Síria, mesmo não tendo empregos fixos. 

Comente agora
20
Dez
Paquistão prossegue ofensiva contra talibãs e ordena mais execuções
Postado por: Samile Macêdo / 07:18h

Pelo menos 36 supostos insurgentes morreram neste sábado em operações do exército contra os talibãs no Paquistão, onde duas novas execuções de terroristas foram autorizadas após o fim da suspensão da aplicação da pena de morte como resposta ao massacre em um colégio em Peshawar. Os últimos ataques aéreos do exército paquistanês deixaram 20 supostos talibãs mortos, um deles um importante comandante, Umar Khalifa, no Vale de Tirah, na província de Khyber, onde na terça-feira aconteceu o massacre em um colégio de sua capital, Peshawar, segundo informou a imprensa local. Outros cinco supostos insurgentes, entre eles um alto comandante, conhecido como Mustafa, morreram perto desta cidade, em Mattani, em um enfrentamento com forças de segurança, disse à agência Efe um porta-voz da polícia, Gul Nabib. Na mesma província dois supostos talibãs e dois policiais morreram em um enfrentamento na zona de Badi Kor, no distrito de Charsadda. Na região vizinha de Waziristão do Norte, pelo menos quatro supostos insurgentes morreram no bombardeio de um drone americano na em Dattakhel. Dois supostos terroristas do Tehreek-e-Taliban (TTP), organização talibã que assumiu a autoria do ataque à escola, morreram no sudeste do país em um enfrentamento com a polícia, declarou em Karachi à Agência Efe um policial da delegacia de Mauripur, Azmat Shah.

Comente agora
19
Dez
Mulher bate Porsche de R$ 4 milhões em árvore após pedir carro emprestado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:18h

Esse é o tipo de imagem difícil de ver, principalmente para os apaixonados por carros. Uma mulher pediu emprestado um Porsche 918 Spyder, vendido por R$ 4 milhões no Brasil, para um amigo, mas, acidentalmente, bateu o veículo numa árvore. O caso aconteceu na quinta-feira (18) em Xangai, na China.

Existem apenas 918 unidades do modelo no mundo. De acordo com o 'Car News China', testemunhas teriam dito que ela confundiu o pedal do freio com o do acelerador. O veículo possui um motor 4.6 V8 com 608 cavalos de potência. A mulher e o proprietário do veículo, que estava sentado no banco do passageiro, saíram ilesos.

Comente agora
19
Dez
Obama diz que Sony errou ao cancelar estreia do filme sobre morte do ditador
Postado por: Anacley Souza / 21:55h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (19) que o país vai responder ao ataque cibernético devastador sobre a Sony Pictures, após autoridades norte-americanas ligarem o ataque ao governo norte-coreano. "Eles causaram uma série de prejuízos. E nós vamos responder", disse Obama a repórteres em uma coletiva de imprensa de fim de ano. O presidente dos EUA afirmou ainda que a Coreia do Norte agiu sozinha no caso do filme "A Entrevista", da Sony. "Não temos indicação de que a Coreia do Norte agiu junto com outro país", declarou. Para o Presidente americano, a Sony errou ao cancelar o lançamento do filme A Entrevista nos cinemas após ameaças de terrorismo. "Sony é uma corporação que sofreu danos significativos, tiveram ameaças a seus funcionários. Sou simpático às preocupações que enfrentam mas, dito isso, acho que eles cometeram um erro". Obama ainda fez duras críticas ao ditador coreano Kim Jong-un  e enalteceu a liberdade de expressão. "Nós não podemos ter uma sociedade em que algum ditador e algum lugar impõe censura aos Estados Unidos. Se alguém pode intimidar as pessoas a não lançar uma sátira, imagina o que eles vão fazer quando houver um documentário ou filme político que eles não gostem?" As críticas se seguiram sobre a Coreia do Norte, dessa vez em tom irônico. "Acho que isto diz algo interessante sobre a Coreia, eles decidiram atacar um estúdio por causa de um filme satírico estrelado por Seth Rogen e James Fracco", disse ele errando o nome de James Franco. "E eu amo James, mas a noção que isto é uma ameaça para eles nos dá um senso sobre o tipo de regime de que estamos falando. Eles causaram muitos danos, e nós vamos responder; vamos responder proporcionalmente, e vamos responder no tempo e no lugar que escolhermos."

Comente agora
19
Dez
Ford amplia recall de airbag fabricado pela Takata nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 21:36h

A Ford ampliou na quinta-feira o recall de modelos antigos de Mustang que têm airbags da Takata no lado do motorista para incluir mais de 500 mil veículos. A Ford foi uma das cinco montadoras a quem o regulador norte-americano, a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês), solicitou no mês passado que expandisse o recall de veículos com airbags para motorista da Takata possivelmente defeituosos. A Takata disse que a exposição prolongada do airbag à alta umidade pode fazer com que os sistemas de enchimento apresentem defeito, fazendo com que estilhaços de metal sejam lançados contra ocupantes dos carros quando os airbags forem acionados.ord ampliou na quinta-feira o recall de modelos antigos de Mustang que têm airbags da Takata no lado do motorista para incluir mais de 500 mil veículos. A Ford foi uma das cinco montadoras a quem o regulador norte-americano, a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês), solicitou no mês passado que expandisse o recall de veículos com airbags para motorista da Takata possivelmente defeituosos. A Takata disse que a exposição prolongada do airbag à alta umidade pode fazer com que os sistemas de enchimento apresentem defeito, fazendo com que estilhaços de metal sejam lançados contra ocupantes dos carros quando os airbags forem acionados. (Portal Terra)

Comente agora
19
Dez
Partido político sul-coreano é dissolvido por vínculos com Coreia do Norte
Postado por: Anacley Souza / 20:36h

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul ordenou nesta sexta-feira a dissolução do terceiro partido político do país, pois vários membros estão presos por conspirar para o regime norte-coreano, em decisão sem precedentes na história democrática do país. A mais alta instância judicial sul-coreana aceitou, por oito votos a favor e um contra, o pedido do governo sul-coreano para desmantelar completamente o Partido Progressista Unificado (PPU), grupo político de esquerda criado em 2011 e que conta com cinco cadeiras na Assembleia Nacional (o Parlamento do país). Esta é a primeira vez que um partido político é proibido desde a criação do país asiático e da adoção de sua Constituição, em 1948. A histórica decisão judicial anunciada pelo presidente do Tribunal Constitucional, Park Han-cheol, transmitida ao vivo pela televisão, significa que o partido perderá suas cadeiras, terá todos os ativos congelados e deverá renunciar às subvenções do Estado. O magistrado explicou que os princípios e as atividades do PPU violam a “ordem democrática básica” da Coreia do Sul, cuja Lei de Segurança Nacional, vigente há mais de seis décadas, persegue qualquer atividade considerada a favor da Coreia do Norte. “O PPU, com um programa oculto para adotar o comunismo da Coreia do Norte, organizou reuniões para discutir uma rebelião”, afirmou o presidente do Tribunal Constitucional, enquanto o partido afetado protestou duramente contra a decisão. (Revista Veja)

Comente agora
19
Dez
Americano devolve bônus de R$ 5 milhões por achar que não merecia
Postado por: Anacley Souza / 19:14h

Um americano devolveu um bônus de US$ 1,8 milhão, cerca de R$ 5 milhões, porque os projetos que ele desenvolveu não trouxeram os resultados esperados para a empresa. Rick Holley, presidente desde 1994 da Plum Creek Timber, uma empresa de projetos sustentáveis de Seattle, nos Estados Unidos. No início deste ano, ele recebeu 44.445 ações unitárias da companhia. Segundo documento da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão que fiscaliza o mercado de capitais americano, o bônus foi dado como um "agradecimento" e incentivo para que ele permanecesse no cargo de CEO pelos próximos anos. Os resultados, no entanto, parecem não ter vindo como esperado para Holley. Em uma atitude pouco comum no mundo corporativo, ele devolveu, no dia 12 de dezembro, todas as ações que havia recebido aos investidores. "Devido às condições econômicas não muito favoráveis, ele decidiu devolver todo o bônus por acreditar que não merecia, a menos que os acionistas da empresas tivessem retorno esperado", revelou o documento da SEC. O executivo devolveu o bônus, mas permanece no cargo. Além de atuar na empresa, ele participa do conselho de diversas ONGs do setor florestal e de sustentabilidade. É também economista do conselho que auxilia o Federal Reserve Bank de San Francisco.

Comente agora
19
Dez
Obama diz que EUA responderão a ciberataque contra Sony
Postado por: Samile Macêdo / 18:10h

O presidente americano Barack Obama disse nesta sexta-feira (19) que os hackers ligados à Coreia do Norte "causaram muito dano" ao atacarem a Sony Pictures por causa do filme "A entrevista". "Vamos responder", declarou em sua entrevista coletiva de fim de ano. Ele acrescentou ainda que não há indícios de que a Pyongyang tem tido a cooperação de outros países para fazer o ataque. A Sony Pictures cancelou o lançamento do filme "A entrevista", paródia sobre o regime totalitário da Coreia do Norte, que entraria em cartaz dia 25 de dezembro nos Estados Unidos e, no dia 29 de janeiro, no Brasil. Obama disse que preferia que a empresa o tivesse consultado antes de anunciar o cancelamento, decisão que foi tomada após redes de cinema norte-americanos se recusarem a exibir a comédia por medo de ameaças feitas por um grupo de hackers, chamado The Guardians of Peace (GOP). De acordo com serviços de inteligência americanos, o GOP está ligado a Pyongyang e é culpado por invadir os computadores da Sony e acessar informações confidenciais, incluindo conversas de diretores da empresa com atores.

Comente agora
19
Dez
Bactéria encontrada em maçãs do amor mata ao menos 4 pessoas nos EUA
Postado por: Samile Macêdo / 17:55h

Um surto de listéria, uma bactéria que, segundo se acredita, teria aparecido em maçãs do amor embaladas comercialmente, mataram pelo menos quatro pessoas nos Estados Unidos e deixaram 28 pessoas doentes desde novembro, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira. A "Listeria monocytogenes" pode causar graves doenças. A bactéria é particularmente perigosa para crianças, idosos e grávidas, em quem pode causar abortos espontâneos. Um total de 83% das pessoas entrevistadas até agora (15 de 18 pessoas) disseram ter comido recentemente maçãs do amor. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados exigiram aos consumidores dos Estados Unidos que não comam maçãs do amor produzidas e pré-embaladas comercialmente até nova ordem. "Além da abundância de cautela, os CDC recomendam que os consumidores americanos não comam nenhuma maçã do amor comercialmente produzida e pré-embalada, incluindo maçãs carameladas comuns, com nozes, polvilhadas com chocolate ou outras coberturas até que nova orientação específica seja fornecida", acrescentaram os CDC em um comunicado. Dos 28 infectados, 26 foram hospitalizados e cinco pessoas morreram.

Comente agora
19
Dez
Oito crianças são encontradas mortas dentro de casa na Austrália
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:36h

A polícia encontrou uma mulher ferida e oito crianças mortas numa casa na periferia, no estado de Queensland, no nordeste da Austrália. As crianças têm entre um ano e seis meses e 15 anos. Sete são filhos da mulher que está ferida. Ela também estava na casa. São todos da mesma família. Quem encontrou as crianças mortas e a mulher ferida e ligou para a polícia foi o irmão de sete crianças e filho da mulher. As vítimas foram atacadas com uma faca. A polícia já conseguiu conversar com a mulher, mas ainda não divulgou as informações. Os vizinhos também disseram que ela vivia com um homem que não era o pai das crianças. O primeiro-ministro Tony Abbott disse que a Austrália vive dias difíceis.

Comente agora
19
Dez
FBI acusa Coreia do Norte por ataque contra a Sony
Postado por: Samile Macêdo / 16:11h

Investigações do FBI apontaram que o governo da Coreia do Norte é o responsável pelo recente ataque informático contra a Sony Pictures. Segundo o órgão, os instrumentos usados na ação são semelhantes aos utilizados no ano passado para afetar bancos e veículos de imprensa da Coreia do Sul. "É um comportamento inaceitável para um Estado", diz um comunicado da agência norte-americana. Reivindicado pelo obscuro grupo "Guardian of Peace" ("Guardiões da Paz"), o ataque atingiu a rede interna da empresa. Os hackers tiveram acesso a documentos sigilosos, cópias de filmes, roteiros, salários de funcionários, emails, entre outros arquivos. Além disso, o grupo ameaçou os cinemas que exibissem o longa "The Interview" ("A Entrevista"), que satiriza o ditador norte-coreano, Kim Jong-un. Os criminosos evocaram até os atentados de 11 de setembro de 2001, o que fez a Sony cancelar o lançamento do filme, marcado para 25 de dezembro. Na comédia, James Franco e Seth Rogen são dois jornalistas que conseguem uma entrevista com um personagem inspirado no líder de Pyongyang, embora com outro nome. No entanto, eles recebem a missão de assassiná-lo. (Terra)

Comente agora
19
Dez
Britânico morre ao fazer sexo “mumificado”
Postado por: Samile Macêdo / 12:50h

Um britânico foi considerado culpado por matar um chef de cozinha durante um “jogo sexual”. Segundo Richard Bowler, 35 anos, Alun Williams, de 47 anos, teria fetiche por mumificações e teria pedido para ser envolto com sacos plásticos e fitas adesivas no encontro. Willians, porém, teria ficado sem ar e sofrido um ataque cardíaco, morrendo após algumas horas. As informações são do Daily Mail. O incidente aconteceu na cidade de Dover, em Kent, em agosto deste ano, porém a corte de Canterbury Crown terminou o julgamento de Bowler nesta quinta-feira. Ele foi considerado culpado pela morte do chef, que era seu amigo, e ficará preso por cinco anos. Para o juiz responsável, o britânico deveria saber que Williams correria risco de morte. Um terceiro homem, que mora com Bowler, também estaria envolvido no jogo sexual. Porém, David Connor, 23 anos, foi inocentado da mesma acusação. Bowler sofre de paralisia cerebral e Connor cuidaria do amigo informalmente.

Comente agora
18
Dez
ONG denuncia uso de pele de cachorro em fabricação de produtos na China
Postado por: Anacley Souza / 19:53h

Luvas de pele, sapatos e outros produtos que estão sendo vendidos em lojas virtuais de diferentes países podem ter sido fabricados a partir de cães abatidos em fábricas na China, como foi revelado após investigações da ONG 'People for Ethical Treatment of Animals' (Peta), associação que luta contra o uso de peles de animais. Imagens gravadas pela organização mostram trabalhadores à porta de um matadouro, na província de Hebei, no norte da China. Ao passo que os cães são levados para a porta, os homens matam os animais com uma vara pesada. Em diversas momentos, golpeiam algumas vezes para deixá-los inconscientes e usam ganchos para pendurar os corpos que aparecem no primeiro plano das imagens. Um investigador da Peta da Ásia alegou ter visto trabalhadores tirarem a pele dos cães que ainda estavam vivos. Em média, 100 a 200 cães são brutalmente mortos desta forma diariamente. "A Peta tem a certeza que a Grã-Bretanha, a Austrália e os Estados Unidos não estão livres do comércio de pele de cão", afirma a fundadora da organização, Ingrid Newkirk. "Muitos comerciantes de luxo estão a importar peles baratas da China, por isso os produtos feitos de pele de cão estão certamente nas prateleiras e nos guarda-roupas dos clientes", acrescenta.

Comente agora
18
Dez
Jovem comete suicídio por medo de contar aos pais cristãos que é homossexual
Postado por: Anacley Souza / 19:11h

Uma adolescente de 14 anos se enforcou, na Inglaterra, por medo de contar aos pais que achava ser homossexual, de acordo com um inquérito da polícia local. Elizabeth Lowe contou a amigos íntimos que estava em um embate para conciliar seus sentimentos e sua fé, além da preocupação com ter que contar aos pais, cristãos devotados, sobre sua orientação sexual. Para o pai, o temor da filha não tinha fundamentos, já que ela seria aceita com amor pela família. No dia 10 de setembro, a jovem enviou uma mensagem a um amigo que terminava com "Mantenha-se forte. Sinto muito". Com o aparente aviso, o amigo entrou em contato com a mãe de Elizabeth. A polícia foi chamada, mas não chegou a tempo. A estudante de Manchester estava enforcada em um parque da cidade. A garota, que já havia se mutilado no passado, não havia ingerido nenhuma droga, de acordo com a necrópsia, e também não tinha nenhuma doença mental. Um conhecido contou que a adolescente estava com "dificuldade para se conectar com Deus, porque achava que estava mentindo para ele". Para o médico-legista Nigel Meadows, Elizabeth enfrentava problemas, mas era uma menina inteligente e amorosa. "Ela era uma ótima estudante que estava enfrentando questões complicadas com a chegada e descoberta da sua sexualidade, e também estava encontrando dificuldade para conciliar isso com sua fé. Ficou claro que ela estava sofrendo e que vinha falando sobre isso com outras pessoas", afirmou.

Comente agora
18
Dez
Morre aos 78 anos a musa do cinema italiano dos anos 1960
Postado por: Anacley Souza / 17:49h

A atriz italiana Virna Lisi, uma das musas do cinema da década de 1960, morreu nesta quinta-feira em Roma, aos 78 anos, por causa de um tumor detectado há um mês. De acordo com Corrado Pesci, seu único filho, a diva morreu enquanto dormia. Sua morte acontece um ano e três meses após a morte do homem com quem foi casada por 53 anos, Franco Pesci. Ao todo, Virna Lisi fez mais de oitenta filmes, com destaque para Casanova 70 (1965) de Mario Monicelli, Uma Virgem para o Príncipe (1966) de Pasquale Festa Campanile, e A 25ª Hora (1967), seu maior sucesso em Hollywood. Após cerca de 40 anos de carreira, ela foi consagrada com o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes em 1994, por sua interpretação de Catarina de Médici em A Rainha Margot, de Patrice Chéreau. Virna Lisi também foi reconhecida seis vezes pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas Cinematográficos Italianos (Sngci) e recebeu duas vezes o David di Donatello. A morte da estrela foi lamentada pelo ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini. “Expresso meus pêsames pela morte de Virna Lisi, atriz de rara beleza, versatilidade e com uma qualidade ainda mais rara: a de manter todos os atributos dentro de uma aura de sobriedade e estilo”, disse.

Comente agora
18
Dez
Autor de Game of Thrones desafia hackers e exibirá polêmico filme da Sony: 'covardes'
Postado por: Samile Macêdo / 17:38h

O grupo de hackers que ameaçaram realizar ataques nos moldes do "11 de setembro" em salas de cinema que exibissem o filme "A Entrevista" nos Estados Unidos ganhou um desafiante. Mesmo com a Sony cancelando todas as estreias no país, o escritor George R. R. Martin (criador de Game of Thrones e suas sequências) anunciou que seu cinema exibirá o longa. Dono do Jean Cocteau Cinema, em Santa Fé, Martin publicou uma nota em seu blog, nesta última quarta-feira (17), afirmando que os donos das principais redes de cinemas norte-americanas são covardes por cederem às ameaças do grupo norte-coreano Guardians of Peace (Guardiões da Paz). Com o título "Corporate Cowardice" (Covardice corporativa, em tradução livre), Martin escreve: "Venha para Santa Fé, Seth [Rogen, codiretor, roteirista e autor do filme], nós vamos exibir seu filme". Além de desafiar o grupo, o escritor criticou a decisão dos cinemas. "O nível da covardice nisso me impressiona. É algo bom o fato de que esses caras [os proprietários de cinemas] não estavam por aqui quando Charlie Chaplin fez O Grande Ditador. Se Kim Jong-Un bota medo neles, Adolf Hitler faria com que eles borrassem as calças".

Comente agora
18
Dez
Cinegrafista morre afogado durante gravações de filme de Jackie Chan
Postado por: Samile Macêdo / 17:08h

Um cinegrafista que participava da filmagem de um longa produzido e protagonizado pelo ator Jackie Chan, morreu afogado durante as gravações, na ilha de Lantau, em Hong Kong. De acordo com informações do jornal 'China Daily', o ator ainda se atirou na água para tentar salvar o amigo, mas não teve sucesso. O caso aconteceu depois de uma embarcação de madeira afundar. No momento do acidente, oito membros da equipe de gravação estavam presentes. Sete deles conseguiram se salvar, mas uma das vítimas ficou presa no interior da embarcação. Horas depois, Chan utilizou rede social chinesa 'Weibo' para escrever uma mensagem lamentando o fato de não ter sido capaz de resgatar o membro de sua equipe de gravação. (iBahia)

Comente agora
18
Dez
Nevascas provocam ao menos 5 mortes no Japão
Postado por: Samile Macêdo / 16:18h

Fortes nevascas afetam boa parte do Japão e provocaram ao menos cinco mortes. Além disso, pelo menos 100 voos domésticos foram cancelados nesta quinta-feira. Duas idosas morreram na ilha de Hokkaido, uma atropelada por uma máquina de limpeza e outra no desabamento de um armazém pelo acúmulo de neve. Ainda em Hokkaido, dois homens morreram em acidentes de trânsito e outro em Hiroshima. Os trens de grande velocidade entre Tóquio e Osaka registravam atrasos de uma hora na manhã desta quinta-feira, em consequência dos fortes ventos e da neve na região de Nagoya. Milhares de casa ficaram sem energia elétricas em outras localidades japonesas. As condições eram ainda mais difíceis em Hokkaido e nas outras regiões do norte, onde as rajadas de vento são consideradas excepcionais pela agência de meteorologia. Na costa norte foram registradas ondas de até nove metros de altura. (Band)

Comente agora
18
Dez
Mulher é detida por fazer vídeo erótico dentro de igreja na Áustria
Postado por: Samile Macêdo / 13:54h

Uma polonesa que fazia vídeos eróticos dentro de uma igreja católica na Áustria foi reconhecida e detida. Em depoimento, ela disse que - perto dos pecados de outras pessoas - ela é "um anjo". As informações são do Mirror. Uma mulher foi detida por fazer uma série de vídeos eróticos dentro de uma igreja em Hoersching, na Áustria. Nos vídeos, o rosto da jovem de 29 anos não aparece, mas fiéis a reconheceram e denunciaram o caso ao padre local. De acordo com um dos fiéis, a mulher foi reconhecida pelos seios, já que na maioria dos vídeos ela aparece com um decote bem generoso. Encaminhada à delegacia, ela afirmou, em depoimento, que - perto dos pecados de outras pessoas - ela é "um anjo". As informações são do The Mirror. "Fico feliz que tantas pessoas tenham visto meus vídeos, inclusive o fiel que me denunciou. Isso mostra que faço bem o que faço", concluiu. (Terra)

Comente agora
18
Dez
Homem é preso por gravar filho fazendo sexo com cão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:18h

Um americano foi preso depois de a polícia encontrar provas em sua residência de que teria filmado o próprio filho fazendo sexo com o cachorro da família. Além do crime de incesto, Christopher Sena, 47 anos, teria abusado de outros oito menores em Las Vegas, Estados Unidos, nos últimos 12 anos. As informações são do The Mirror. Segundo a publicação, a mulher de Sena teria confirmado os crimes cometidos por ele ao advogado. Deborah Sena, 48 anos, e a ex-mulher do criminoso, Terrie, 43 anos, também foram detidas por abuso de crianças e adolescentes. Elas teriam participação nos estupros. A polícia revelou que os abusos teriam acontecido, pelo menos, nos últimos 12 anos – pedindo para que outras possíveis vítimas fizessem denúncias. “Nesses anos de crimes, os detetives acreditam que seja possível que existam outras vítimas”, afirmou um porta-voz. Os três adultos estão sendo acusados de crimes de incesto, abuso infantil e crueldade, podendo pegar prisão perpétua.

Comente agora
17
Dez
Adolescente morre após levar bolada em aula de educação física
Postado por: Anacley Souza / 23:02h

Um adolescente de 14 anos morreu durante uma partida de futebol em uma aula de educação física do colégio Whitmore High School, em Londres, Inglaterra. Sugenth Jeyakumar foi atingido nas costelas por uma bola de futebol, lançada pelo goleiro, enquanto corria em campo. O incidente aconteceu nesta última terça-feira (16). Sugenth foi levado ao hospital mas morreu poucas horas depois de chegar. Segundo o hospital Northwick Park, o adolescente sofreu um forte trauma no peito, o que causou uma hemorragia interna.(Correio)

Comente agora
17
Dez
Igreja Anglicana da Inglaterra nomeia sua primeira bispa
Postado por: Anacley Souza / 22:56h

A Igreja Anglicana da Inglaterra designou nesta quarta-feira a reverenda Libby Lane bispa de Stockport, a primeira mulher a ocupar o cargo, após a aprovação em novembro do acesso das mulheres ao bispado. Em 17 de novembro, o sínodo geral anglicano autorizou formalmente a ordenação de bispas com a modificação da lei canônica, o último trâmite de um processo legislativo com o qual se pôs fim a séculos de monopólio masculino. Lane, de 48 anos e pastora desde 2007 nas igrejas de St. Peter, em Hale, e St. Elizabeth, em Ashley, na diocese de Chester, no norte do país, se mostrou “muito emocionada pela inesperada nomeação”. Em uma breve declaração, a nova bispa ressaltou o ineditismo do fato. “Neste dia histórico em que a Igreja da Inglaterra anuncia a nomeação da primeira bispa, sou consciente de todos aqueles que me precederam, homens e mulheres, que durante décadas esperaram por este momento”, declarou. “Mas, acima de tudo, estou agradecida a Deus”, disse a religiosa, que foi consagrada sacerdote na primeira promoção de mulheres em 1994.

Comente agora
17
Dez
Em revista americana, Obama afirma que já foi confundido com manobrista em porta de restaurante
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:53h

Na revista semanal americana "People", publicada nesta quarta-feira (17), o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle Obama, contaram suas experiências com o racismo. O presidente contou que em um jantar de gala foi confundido com um dos garçons, e em outro momento acharam que ele era um manobrista. "Não existe um homem negro da minha idade que não tenha esperado do lado de fora de um restaurante pelo seu carro sem que alguém o tenha entregue as próprias chaves", disse o presidente. As reflexões do casal foram feitas em um momento de debate nacional sobre o racismo e discriminação racial nos Estados Unidos, após uma série de mortes de homens negros desarmados pelas mãos de policiais brancos.

Comente agora
17
Dez
Cartas do papa Francisco abriram caminho para acordo entre EUA e Cuba
Postado por: Anacley Souza / 22:45h

As negociações que resultaram na reaproximação de Estados Unidos e Cuba tiveram uma contribuição valiosa do papa Francisco. Em seus discursos simultâneos nesta quarta-feira, o presidente Barack Obama e o ditador Raúl Castro fizeram questão de agradecer ao pontífice por sua intermediação. “Em particular, eu quero agradecer a sua santidade o papa Francisco, cujo exemplo moral nos mostra a importância de buscar um mundo como ele deveria ser, em vez de simplesmente se conformar com o mundo como ele é”, disse Obama em seu pronunciamento. As conversas, que se prolongaram por dezoito meses, tiveram um momento crucial em meados deste ano, quando o papa enviou cartas a Obama e Castro fazendo um chamado para que os dois lados “resolvessem questões humanitárias de interesse comum, incluindo a situação de alguns prisioneiros, para dar início a uma nova fase nas relações”. O Vaticano também recebeu delegações dos dois países para um encontro mediado pelo cardeal Pietro Paroli, secretário de Estado. Após os discursos de Obama e Raúl, a Santa Sé informou que o papa Francisco "ficou vivamente alegre" com o restabelecimento das relações. Acrescentou que o objetivo ao acolher as delegações para conversas em outubro foi “oferecer seus bons ofícios para favorecer um diálogo construtivo sobre temas delicados, de onde surgiram soluções satisfatórias para ambas as partes". "A Santa Sé continuará apoiando as iniciativas que as duas nações vão empreender para favorecer o bem-estar de seus respectivos cidadãos", concluiu o comunicado. De acordo com o The New York Times, o papel do papa nas negociações ajudou a "polir" a imagem do Vaticano como um "corretor" na diplomacia global.

Comente agora
17
Dez
Casa de apostas dispara rumores sobre abdicação de Elizabeth
Postado por: Anacley Souza / 22:17h

Uma casa de apostas britânica disparou rumores no Reino Unido nesta quarta-feira sobre uma eventual abdicação da rainha Elizabeth II durante seu discurso anual de Natal. Um porta-voz da residência oficial da soberana britânica, de 88 anos, não quis fazer comentários "sobre o trabalho de qualquer casa de apostas". Já uma fonte próxima ao Palácio de Buckingham citada pelo jornal The Independent negou que o tradicional discurso de 25 de dezembro terá surpresas neste ano. A fonte afirmou que "nunca foi feito um anúncio durante a mensagem natalina da rainha", que é gravada e destinada aos países da Comunidade Britânica de Nações. O discurso será transmitido às 15h locais de cada um dos países da Commonwealth, por isso essa fonte pôs em dúvida que a rainha se proponha a fazer anúncios importantes em uma pronunciamento que será visto em ilhas polinésias como Tuvalu antes do que no Reino Unido. Nicola McGeady, porta-voz da casa de apostas Coral, levantou no entanto os rumores ao assegurar que a casa tinha suspendido as apostas sobre a abdicação da rainha após receber seis pedidos em um curto espaço de tempo, um deles no valor de 200 libras.

Comente agora
17
Dez
EUA e Cuba decidem retomar relações após 53 anos
Postado por: Anacley Souza / 18:15h

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram nesta quarta-feira (17) o restabelecimento das relações dos Estados Unidos e Cuba. O embargo comercial ao país caribenho, no entanto, permanecerá. Obama confirmou que Cuba libertou nesta quarta o prisioneiro americano Alan Gross e, em troca, três agentes de inteligência cubanos que estavam presos nos Estados Unidos voltaram à ilha. A transferência de Gross e dos cubanos Luis Medina, Gerardo Hernandez e Antonio Guerrero foram concluídas. Os EUA anunciaram as seguintes medidas:

  1. - restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países;
  2. - facilitar viagens de americanos a Cuba;
Comente agora
17
Dez
'Nos vêem como inimigos', diz casal gay que driblou lei para se casar na Rússia
Postado por: Samile Macêdo / 16:53h

Grupos de direitos gays na Rússia dizem que houve um aumento no número de agressões homofóbicas e ataques desde que uma nova lei transformou em crime a disseminação de "propaganda gay". Os defensores da lei insistem que estão protegendo o que chamam de valores tradicionais russos. Mas ativistas dizem que muitos gays estão com medo até mesmo de andar de mãos dadas em público. Na Rússia, o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido, mas o casamento de Irina Shumilova e Alyona Fursova no mês passado em São Petersburgo - ambas de véu e grinalda - virou um escândalo. Veja o vídeoUm político chamou o casamento de "nojento" e pediu para que procuradores o anulassem. A união foi legalmente possível porque os documentos oficiais de Irina ainda a têm como um homem - ela nasceu como homem e se submeterá a uma operação para mudar de sexo. O casal pretende lutar para que o casamento seja mantido, mesmo quando Irina terminar o processo de troca de sexo. Segundo elas, a violência contra gays piorou desde que a lei foi implementada e a população vê a comunidade LGBT como um "inimigo interno". (G1)

Comente agora
17
Dez
Papa Francisco faz aniversário, ganha bolo, e fiéis dançam tango no Vaticano
Postado por: Samile Macêdo / 16:14h

O Papa Francisco comemorou nesta quarta-feira (17) seu aniversário de 78 anos. Para homenageá-lo, fiéis que lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, improvisaram uma dança em tango. O pontífice ganhou ainda balões lembrando a data e soprou as velas de um bolo feito por uma seguidora. Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Flores, região de Buenos Aires, na Argentina. Ele é o 266º papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o papa emérito Bento XVI, que se retirou em 2013. Provenientes de toda a Itália e alguns inclusive de mais longe, os dançarinos acompanharam na primeira fila a audiência geral tradicional das quartas-feiras. Quando o papa Francisco chegou à praça, agitaram um lenço branco, enquanto outros fiéis, entre os 13.000 presentes, ofereceram ao pontífice bolos ou chá mate. Posteriormente, depois de ouvir a catequese de Francisco sobre a família sob um belo sol invernal e vários cantos em espanhol de feliz aniversário, as notas de 'Libertango', de Astor Piazzolla, abriram o baile na adjacente praça Pio XII. "Aos tangueiros presentes convido a fazer soprar aqui um pouco do vento dos pampas", disse o Papa ao se despedir. "A ideia surgiu em agosto, com um grupo de amigos, todos apaixonados pelo tango, enquanto ressaltávamos as qualidades do papa Francisco", contou à France Presse a organizadora, a tangueira italiana Cristina Carmorani.  

Comente agora
17
Dez
Cuba e EUA anunciam retomada de relações diplomáticas após 50 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:22h

Os Estados Unidos vão iniciar uma aproximação “histórica” de Cuba para restabelecimento das relações diplomáticas com o regime de Havana e alívio das sanções econômicas impostas desde 1962, divulgou hoje um responsável norte-americano.O alto funcionário da administração norte-americana indicou que Washington vai restabelecer uma embaixada em Havana "nos próximos meses". As informações foram divulgadas após o anúncio da libertação do norte-americano Alan Gross, que estava detido há cinco anos em Cuba por espionagem.Os presidentes norte-americano, Barack Obama, e o cubano, Raul Castro, que falaram na terça-feira (16) via telefone. Estados Unidos e Cuba estão separados apenas por 150 quilômetros pelo Estreito da Florida e não têm relações diplomáticas oficiais desde 1961 O embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão à ilha, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecida como o episódio da Baía dos Porcos.A fonte norte-americana afirmou ainda que o papa Francisco e o Vaticano desempenharam um papel fundamental como intermediários para esta aproximação histórica. O papa também enviou carta com um apelo pessoal a Barack Obama e a Raul Castro e o Vaticano acolheu delegações dos dois países para finalizar esta aproximação.

Comente agora
17
Dez
Doença misteriosa faz com que pessoas durmam por dias em cidade no Cazaquistão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:17h

Uma doença misteriosa faz com que moradores da pequena cidade de Kalachi, no nordeste Cazaquistão, durmam por vários dias seguidos. O local ficou conhecida como "Vale do Sono". De acordo com Daily Mail, a primeira pessoa registrada que desenvolveu a doença começou a ter crise de sono em abril de 2010 e até hoje os médicos não acharam o motivo exato para o transtorno. Ainda segundo a reportagem, cerca de 4% dos cidadãos foram afetados pela "síndrome". Nos últimos quatro anos, 60 pessoas foram ao hospital com sintomas da doença, como tontura, incapacidade de ficar em pé, cansaço e problemas de memória. Segundo os médicos, o responsável pela sonolência é um líquido no cérebro, porém, os especialistas não sabem explicar o por que esse líquido apareceu no cérebro das pessoas. Os moradores da vila do sono acreditam que o urânio das antigas minas soviéticas pode ser o motivo, apesar de os trabalhadores das minas não terem sido afetados. As pessoas que residem no local têm medo de não acordar depois de uma crise. Segundo alguns doentes, a crise acontece com intervalos irregulares.

Comente agora
17
Dez
De luto, Paquistão inicia cerimônias fúnebres após o massacre em escola
Postado por: Samile Macêdo / 12:51h

O Paquistão acordou nesta quarta (17.12) de luto, com bandeiras a meio-mastro, escolas fechadas e com o início dos funerais, após o massacre cometido pelos talibãs em uma escola de Peshawar, no Noroeste do país. A ação deixou 141 mortos, a maioria crianças. Vigílias com velas e orações em mesquitas, em homenagem às vítimas, foram feitas durante a noite em diferentes cidades paquistanesas, enquanto em Peshawar começaram as cerimônias fúnebres, que ocorrem sob fortes medidas de segurança. Em Peshawar, capital da província de Khyber, próximo a zonas tribais redutos dos talibãs e local frequente de atentados, todas as escolas e centros educativos fecharam as portas. Em Islamabad, todas as instituições governamentais também estavam fechadas, de acordo com meios de comunicação locais. O governo reúne-se hoje com os principais partidos políticos para discutir a situação após o ataque, qualificado pelo primeiro-ministro Nawaz Sharif de “tragédia nacional”, que levou a três dias de luto. O líder do partido da oposição Pakistan Tehreek-e-Insaf, Imran Khan, que comandou protestos e mobilizações nas ruas contra o governo, estará presente no encontro.

Comente agora
16
Dez
Número de mortos em ataque talibã a escola do Paquistão passa de 140
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:08h

O número de mortos no atentado que homens armados do Talibã promoveram a uma escola do Paquistão, nesta terça-feira (16), subiu de 126 para 141, de acordo com a agência Reuters. Do total, 132 vítimas eram estudantes (crianças e adolescentes) e nove agressores. Os talibãs abriram fogo contra uma escola para filhos de militares em Peshawar, principal cidade do noroeste do Paquistão. Este seria o mais sangrento ataque rebelde dos últimos anos no país. Bahramand Khan, diretor de informação para o gabinete regional do ministro-chefe, disse que ao menos 124 pessoas ficaram feridas. "Pode aumentar", disse ele. Um hospital local disse que os mortos e feridos atendidos tinham entre 10 e 20 anos de idade. Mais de oito horas após militantes terem entrado no prédio da escola, os militares declararam o encerramento da operação realizada para combatê-los, e disseram que nove insurgentes foram mortos. O ataque à escola gerida pelos militares, onde estudavam mais de 1.100 alunos, muitos deles filhos de membros do Exército, atingiu o coração da sociedade militar do Paquistão e representa um golpe certo para enfurecer o poderoso Exército do país.O movimento radical Talibã assumiu de imediato a responsabilidade pelo ataque. "Escolhemos a escola do Exército para o ataque porque o governo está alvejando nossas famílias e mulheres", disse o porta-voz do Taliban Muhammad Umar Khorasani. "Queremos que eles sintam a dor." Na parte externa, enquanto helicópteros sobrevoavam, a polícia se empenhava em conter grupos de pais desesperados que tentavam ultrapassar o cordão de isolamento e entrar na escola.


  1. (Foto: Mohammad Sajjad/AP)

Comente agora
16
Dez
Comissão propõe metas ousadas de redução de emissões de CO2 no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 22:27h

Deputados e senadores propõem metas mais ambiciosas de redução da emissão de gases poluentes pelo Brasil. A intenção é que a meta seja incorporada no compromisso que será assumido pelo país, seguindo o que foi acordado na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-20), que terminou no último final de semana, em Lima, no Peru. A proposta, aprovada pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, é que o país reduza, até 2030, 15% do valor agregado de emissões, e que tome por base o ano de 1990. Na prática, segundo o presidente da comissão, deputado Alfredo Sirkis (PV-Rj), "significa dobrar a meta brasileira. A meta atual, traduzida, gera redução em cifras absolutas de 5%. Agora, queremos agregar mais 10% no decorrer dos próximos 15 anos, quando a tarefa de reduzir a emissão é mais complexa". A COP-20 aprovou o rascunho de um acordo de redução de emissões de gases de efeito estufa, que deve ser a base para um pacto global histórico no próximo ano, em Paris. O projeto foi delineado por delegados de 195 países, que devem anunciar, nos próximos meses, seus compromissos para reduzir as emissões globais entre 40% e 70% até 2050. A meta é compatível com a necessidade de limitar o aumento da temperatura global a 2 graus Celsius (2ºC).

Comente agora
16
Dez
Lei obriga atores pornô dos EUA a usar camisinha
Postado por: Anacley Souza / 18:39h

Os atores da indústria pornô dos Estados Unidos serão obrigados a usar preservativos no seu trabalho, de acordo com decreto de um tribunal federal de Los Angeles divulgado nesta segunda-feira (15). A medida foi aprovada em referendo em novembro de 2012. A nova lei obriga os produtores de filmes pornográficos a obterem licença médica, pagarem uma taxa adicional e seguirem um protocolo que inclui o uso obrigatório de preservativos entre os atores. Sem sucesso, envolvidos com a indústria pornô tentaram demonstrar que já adotam medidas para evitar o contágio da Aids e de outras doenças entre os atores, ressaltando que não há uma real necessidade do uso de preservativos. Entre suas alegações, a indústria pornô afirma que a obrigação do uso de preservativos viola a liberdade de expressão, prevista na Primeira Emenda da Constituição. Segundo informações do site britânico 'Independent', nos últimos 30 anos surgiram muitos casos de doenças sexualmente trasmissíveis, incluindo a Aids, entre atores pornôs, o que reforça ainda mais a postura dos juízes americanos. (Portal Terra)

Comente agora
16
Dez
Cubano acha câmera no mar e devolve fotos a turista após dois anos
Postado por: Samile Macêdo / 18:05h

Uma jovem canadense teve uma bela surpresa e conseguiu recuperar as fotos de uma viagem de férias que tinha perdido há dois anos. Tudo aconteceu com a ajuda de um mergulhador cubano. Emily Demello tinha uma câmera à prova d’água e, ao ser atingida por uma onda grande, derrubou a câmera no mar, perdendo todas as fotos e vídeos das férias em Cuba. Dois anos depois, a máquina foi encontrada por um mergulhador, identificado apenas como Ruben, na cidade de Varadero. O rapaz enviou então uma mensagem a ela pelo Facebook, explicando a situação e dizendo que poderia mandar as imagens pela internet. Emily publicou as fotos em seus perfis em redes sociais, acompanhadas da mensagem recebida de Ruben. "Eu amo as pessoas", escreveu. Ela disse a alguns veículos de imprensa estrangeiros que o garoto a encontrou porque uma das fotos da câmera era da sua passagem aérea. Pelo nome dela, o mergulhador a encontrou no Facebook e pôde enviar as imagens. (Correio)

Comente agora
16
Dez
Palestinos apresentarão projeto de resolução na ONU; EUA ameaçam vetar
Postado por: Samile Macêdo / 17:28h

Os palestinos pretendem submeter na quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU seu projeto de resolução para reivindicar o fim da ocupação israelense, ao que os Estados Unidos reagiram com uma ameaça de veto, disseram nesta terça dois altos funcionários à AFP. "Nós enviaremos amanhã nosso projeto ao Conselho de Segurança da ONU", afirmou Nimr Hammad, conselheiro do presidente palestino, Mahmud Abbas. Em reação ao anúncio, o secretário de Estado americano, John Kerry, preveniu os palestinos que Washington apresentarão seu veto à iniciativa, informou um funcionário palestino. "Kerry disse à delegação palestina: nos utilizaremos nosso veto" contra o texto, afirmou este alto funcionário, próximo das discussões.

Comente agora
16
Dez
Jornalista chora em transmissão ao vivo ao descobrir que conhecia vítima em Sydney; Assista
Postado por: Samile Macêdo / 13:45h

A jornalista Natalie Barr participava da cobertura do sequestro na cafeteria Lindt, em Sidney, quando descobriu que conhecia uma das vítimas fatais do caso. A Australiana não conteve as lágrimas e se emocionou durante a transmissão ao vivo. Natalie Barr era amiga de Katrina Dawson, que morreu após proteger uma mulher grávida dos tiros disparados do sequestrador. A vítima, que tinha três filhos, era irmã de uma mulher que trabalhou com Natalie e ela ficou bastante emocionada ao ouvir o nome de um dos mortos do sequestro. Quando percebeu que a companheira de trabalho estava muito emocionada, o jornalista David Koch tomou o comando para si e começou a noticiar o fato sozinho. (Terra)

Comente agora
16
Dez
Novo balanço indica 130 mortos em ataque a escola militar no Paquistão
Postado por: Samile Macêdo / 12:15h

Pelo menos 130 pessoas, a maioria crianças, foram mortas no ataque feito nesta terça-feira (16), por comando talibã, a uma escola militar em Peshawar, no Noroeste do Paquistão, segundo novo balanço divulgado. A maior parte das crianças foi morta com um tiro na cabeça, disse o ministro da Informação Provincial, Mushtaq Ghani, acrescentando que há 25 feridos graves. Balanço anterior estabeleceu o número de mortos em 95, sendo 82 crianças. Segundo testemunhas, o ataque começou com forte explosão na Escola Militar Pública de Peshawar. Homens armados entraram no estabelecimento e foram de sala em sala disparando nos alunos. O grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan reivindicou a autoria do ataque como retaliação a uma grande operação do Exército, desenvolvida desde junho, nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber. De acordo com fontes oficiais, a operação já deixou mais de mil mortos. 

Comente agora
16
Dez
Estado Islâmico revela fotos de execução em massa no Iraque
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:46h

  1. Foto mostra terroristas e executados na cidade iraquiana de Tikrit / Twitter

O grupo Estado Islâmico (EI) publicou nesta segunda-feira fotos da execução de 13 homens apontados como combatentes sunitas inimigos dos jihadistas, que teria ocorrido na cidade Tikrit, no norte do Iraque. Habitantes da cidade confirmaram à AFP que ocorreu uma execução em massa em um importante cruzamento de estradas, cerca de seis quilômetros a leste de Tikrit, por volta das 15h30 local (09h30 Brasília). Três fotos, publicadas em um fórum jihadista e nas redes sociais, mostram a execução dos homens, todos vestidos com macacões de cor laranja. Na primeira imagem, onze homens aparecem de joelhos, tendo atrás homens armados vestidos de preto com os rostos parcialmente cobertos. Em segundo plano aparece uma bandeira negra do EI. A segunda foto mostra dois homens com roupas pretas com suas armas após as execuções; e a terceira revela um grupo de pessoas, incluindo crianças, em torno dos 13 homens mortos, arrastados até uma estrada. Moradores da região afirmaram que as fotos foram tiradas no cruzamento entre as estradas que levam a Tikrit, Kirkuk e Al Alam. Segundo testemunhas, os homens executados eram combatentes tribais sunitas conhecidos como "Cavaleiros do Al Alam", que foram capturados pelos jihadistas em Tikrit e Al Alam há dez dias. Tikrit é controlada pelo EI desde o início da grande ofensiva jihadista no Iraque, há seis meses.

Comente agora
16
Dez
Há menos mortes e mais sequestros de jornalistas em 2014, diz organização
Postado por: Letícia Oliveira / 07:35h

O número de jornalistas assassinados registrou redução em 2014, mas aumentou o número de profissionais sequestrados em relação ao ano passado, mostra relatório publicado hoje (16) pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Em 2014, foram assassinados 66 jornalistas, contra 71 no ano passado, mas o número de sequestrados aumentou de 87 para 119 casos. De acordo com o levantamento da RSF, há ainda 40 profissionais da imprensa que permanecem reféns em todo o mundo. Segundo a organização, “os assassinatos são praticados com maior barbárie e os sequestros aumentam consideravelmente com o objetivo, por parte de quem os comete, de impedir que exista uma informação independente”. “Poucas vezes o assassinato de jornalistas para fins de propaganda foi perpetrado com tanta barbárie”, destaca a RSF no relatório, elaborado anualmente desde 1995. Dois terços dos assassinatos foram registrados em zonas de conflito: na Síria – país que, à semelhança do ano passado, figura como o mais perigoso para os jornalistas, com 15 mortes –, nos territórios palestinos, sobretudo em Gaza (sete mortes), no Leste da Ucrânia (seis), no Iraque e na Líbia (ambos com quatro).

Comente agora
15
Dez
Uruguai inaugura primeira feira da maconha um ano após a legalização
Postado por: Anacley Souza / 22:13h

Gerar troca de informação sobre as possibilidades medicinais, terapêuticas e industriais do cânhamo e de cannabis e combater a estigmatização do consumidor é a missão da Expocannabis, a primeira "feira da maconha" do Uruguai, país que há um ano legalizou a produção e venda da planta. Oficinas, projeções audiovisuais, stands de informação e de venda de produtos e conferências de especialistas nacionais e internacionais completam o programa de atividades de um encontro aberto ontem em Montevidéu. "A intenção é ter um espaço de troca para os atores estatais, organizações sociais, centros de pesquisa, agentes privados e o público presente", disse à Agência Efe a encarregada de desenvolvimento e conteúdo da exposição, Mercedes Ponce de León. A feira, financiada por empresas privadas, inscreve-se na atual situação jurídica do Uruguai, após a aprovação no parlamento, em dezembro de 2013, da lei que regula o mercado de cannabis no território nacional. Assim, há cinco meses, todo cidadão uruguaio ou com residência permanente no país que deseje cultivar maconha em sua casa pode comparecer a um escritório dos Correios e solicitar uma licença de produtor para poder cultivar livre e legalmente até seis plantas de cannabis e colher até 480 gramas de maconha ao ano para consumo pessoal. (BOL)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com