As comentadas


Bom dia , Terça-feira, 31/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

Mundo

31
Mai
Escravidão moderna atinge 45,8 milhões de pessoas no mundo
Postado por: Dulce Santana / 10:46h

Cerca de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo estão sujeitas a alguma forma de escravidão moderna. A estimativa é do relatório Índice de Escravidão Global 2016, da Fundação Walk Free, divulgado nesta terça-feira (31). Segundo o documento, 58% dessas pessoas vivem em apenas cinco países: Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão. Já os países com a maior proporção de população em condições de escravidão são a Coreia do Norte, o Uzbequistão, o Camboja e a Índia. A escravidão moderna ocorre quando uma pessoa controla a outra, de tal forma que retire dela sua liberdade individual, com a intenção de explorá-la. Entre as formas de escravidão estão o tráfico de pessoas, o trabalho infantil, a exploração sexual, o recrutamento de pessoas para conflitos armados e o trabalho forçado em condições degradantes, com extensas jornadas, sob coerção, violência, ameaça ou dívida fraudulenta. Embora seja difícil verificar as informações sobre a Coreia do Norte, as evidências são de que os cidadãos são submetidos a sanções de trabalho forçado pelo próprio Estado. No Uzbequistão, apesar de algumas medidas de combate à escravidão na indústria do algodão, o governo ainda força o trabalho na colheita do algodão. No Camboja, há prevalência de exploração sexual e mendicância forçada e os dados do relatório destacam a existência de escravidão moderna na indústria, agricultura, construção e no trabalho doméstico.

Comente agora
30
Mai
Japão entra em alerta para possível lançamento de míssil da Coreia do Norte
Postado por: Anacley Souza / 21:58h

O Japão colocou os militares do país em estado de alerta nesta segunda-feira devido ao possível lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte, ordenando que navios destróiers e baterias antimísseis fiquem de prontidão para abater qualquer projétil direcionado ao Japão. Uma autoridade do governo japonês confirmou que a ordem foi emitida, mas não quis se identificar por não estar autorizada a falar com a imprensa. A ordem foi noticiada primeiramente pela televisão estatal NHK. O Japão colocou suas forças antimísseis em alerta pelo menos duas vezes este ano, depois de detectar sinais de lançamentos de Pyongyang. A Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear em janeiro, e deu sequência ao evento com uma série de testes de mísseis. No Mar do Japão, Tóquio acionou embarcações Aegis que são capazes de rastrear alvos múltiplos e estão armadas com mísseis SM-3, concebidos para destruir ogivas no espaço antes de elas reentrarem na atmosfera e mergulharem na direção de seus alvos. As baterias de mísseis Patriot PAC-3, que visam ogivas próximas do solo, estão instaladas ao redor de Tóquio e de outras localidades como uma segunda e última linha de defesa.

Comente agora
30
Mai
Idosa cristã tem as roupas rasgadas e é carregada nua pelas ruas por muçulmanos no Egito
Postado por: Anacley Souza / 21:33h

Uma mulher cristã de 70 anos foi despida, espancada e exibida publicamente pelas ruas de uma aldeia no sul Egito por um grupo de 300 homens muçulmanos. A multidão também incendiou sete casas pertencentes a famílias cristãs, de acordo com um comunicado da Igreja Ortodoxa Copta local. O ataque na aldeia de Al Karam foi motivado por boatos na região de que um homem cristão chamado Ashraf Abdu Atiya estaria envolvido em um relacionamento com uma mulher muçulmana. A idosa vítima do linchamento seria mãe de Atiya, de acordo com o jornal britânico Independent, e o homem precisou abandonar a cidade perante as ameaças, que foram denunciadas por seus pais na quinta-feira passada em uma delegacia. Pelo menos três pessoas foram detidas até o momento e a polícia procura outras dez por envolvimento no ataque, que aconteceu na sexta-feira passada (20). Segundo a diocese, a violência começou às oito da noite, no horário local, e a polícia só respondeu ao chamado duas horas depois, quando o grupo já havia dispersado. Os responsáveis pelo atentado estavam armados e saquearam as residências, antes de atear fogo. Perseguição - Os cristãos coptas são de uma ordem religiosa originária no Egito e representam 10% da população do país, porém, são tratados como cidadãos de segunda classe pela maioria muçulmana. O episódio de violência representa as tensões entre as duas religiões na província ao sul do Cairo, onde casos extraconjugais entre cristãos e muçulmanos são tratados como tabu. Pela primeira vez, a igreja copta criticou as autoridades do país pela negligência com tais ocorrências.

Comente agora
30
Mai
Japão: Pais abandonam filho na floresta para castigá-lo e criança desaparece
Postado por: Anacley Souza / 21:06h

Um menino de 7 anos desapareceu em uma floresta no norte do Japão depois que os pais obrigaram o garoto a sair do carro da família, como punição por mau comportamento. Cerca de 150 agentes de equipes de resgate realizavam buscas nesta segunda-feira em uma floresta de Hokkaido, a ilha mais ao norte das quatro principais do país, onde habitam ursos selvagens. O garoto, identificado como Yamato Tanooka, está desaparecido desde a tarde de sábado. A polícia de Hokkaido afirmou que os pais inicialmente disseram que o filho havia desaparecido enquanto recolhia vegetais selvagens, mas posteriormente admitiram que forçaram-no a deixar o carro como castigo. A polícia disse que o pai voltou ao local minutos depois, mas o menino havia sumido. Os pais disseram à polícia que estavam punindo o menino por lançar pedras contra pessoas e carros enquanto brincava em um rio mais cedo naquele dia, segundo a imprensa japonesa. "Eu me arrependo do que fiz com meu filho", disse o pai em entrevista a emissoras japonesas de televisão. Ele disse que inicialmente não disse a verdade à polícia porque achou embaraçoso pedir uma busca intensiva pelo que havia acontecido como resultado de um castigo. A agência Kyodo disse que a polícia avalia se os pais devem ser acusados de abandono de menor. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
30
Mai
Padre italiano abriga refugiados que seriam desalojados
Postado por: Anacley Souza / 18:04h

Um padre de Ventimiglia, na Itália, ofereceu abrigo na paróquia local a cerca de 70 imigrantes ilegais, após eles receberam ordens de desmontar o acampamento na cidade. "Eles vão ficar aqui até que uma decisão seja tomada", disse o padre Francesco Marcoaldi, que está conversando com as autoridades locais para que o grupo possa se estabelecer no estacionamento de uma paróquia na cidade vizinha de Bordighera. Agentes policiais foram enviados na manhã desta segunda-feira (30) para despejar dezenas de imigrantes que se encontravam em uma praia na cidade, na fronteira com a França. Quando chegaram ao local, parte do grupo havia se transferido para a igreja e apenas algumas pessoas foram levadas por eles. A operação de retirada foi ordenada pelo prefeito de Ventimiglia, Enrico Ioculano, alegando motivos de segurança pública. A Itália é uma das principais portas de entrada para imigrantes na Europa. Os imigrantes alojados em Ventimiglia tentam ultrapassar a fronteira e chegar à França. (Bol)

Comente agora
30
Mai
Jacaré gigante assusta golfistas na Florida; assista
Postado por: Débora Ayane / 16:15h

Um jacaré gigante surpreendeu golfistas no estado da Florida, nos Estados Unidos. O grupo se divertia em um campo de golfe em Palmetto, cidade do condado de Manatee. Segundo informações da emissora KSNV, o réptil 4,2 metros e 353 kg atravessou toda extensão do gramado enquanto era observado pelas pessoas ao redor. Ainda de acordo com a emissora, o jacaré-americano, como é conhecido na região, é o maior já visto pelas redondezas.

Comente agora
30
Mai
Pacote suspeito faz parte da Casa Branca ser fechada
Postado por: Débora Ayane / 15:13h

Um pacote suspeito deixado na Casa Branca fez com que parte da residência oficial do presidente Barack Obama fosse fechada. De acordo com a Globo News, ainda não há relatos de presos ou feridos. O presidente Barack Obama estava na Casa Branca no momento em que foi fechada, segundo a Reuters. Os jornalistas que estavam na residência oficial foram impedidos de sair do complexo.

Publicidade

Comente agora
30
Mai
Com afastamento de Dilma, entidades contra tortura manifestam apreensão à ONU
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:18h

Entidades de enfrentamento à tortura encaminharam uma carta ao Subcomitê de Prevenção à Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU) em que mostram preocupação com o enfraquecimento no combate ao problema após o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo do jornal Folha de S. Paulo, o documento aborda a "fragilização" do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT) e as organizações se dizem apreensivas com a seleção dos novos membros do órgão "no atual cenário de crise e instabilidade política" – o mandato dos 23 integrantes do colegiado, iniciado em 2014, encerra este ano. Os membros do comitê são indicados pelo presidente da República. A carta cita ainda "vulnerabilidade institucional" do CNPCT após as fusões de ministérios, que vem sendo realizadas desde 2015. Na gestão Temer, o colegiado será vinculado à Secretaria de Direitos Humanos, que está subordinada ao Ministério da Justiça. (BN)

Comente agora
30
Mai
Líder muçulmano diz que homem sem religião é “perigoso”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:07h

Depois de se encontrar com o Papa Francisco, o imã Ahmed Mohamed el-Tayeb, o maior líder muçulmano, afirmou que pessoas sem religião representam um perigo para a sociedade. A declaração foi dada durante a resposta a uma pergunta sobre a responsabilidade dos líderes religiosos no mundo atual. O imã, pontuou sobre a secularização que tem crescido por conta das ideologias sociais e então fez o alerta: “o homem sem religião constitui um perigo para o seu próximo e creio que as pessoas começaram agora, no século XXI, a procurar guias sábios que os conduzam na direção certa”. O líder muçulmano acredita sim que haja terrorismo no mundo atual, porém não culpa sua religião por esses crimes. “Sim, o terrorismo existe, mas o islã não tem nada a ver com este terrorismo. Isto aplica-se a ao ulama [corpo de líderes e clérigos muçulmanos reconhecidos] e aos cristãos e muçulmanos do Oriente. Aqueles que matam muçulmanos, e cristãos, compreenderam erradamente os textos do islã, intencionalmente ou por negligência”, afirmou. Al-Tayeb também afirmou que as principais vítimas dos terroristas sãos os próprios muçulmanos e não os cristãos por questões de números. “Não deve ser apresentada como uma perseguição aos cristãos no Oriente, pois há mais vítimas muçulmanas que cristãs e todos sofremos esta catástrofe juntos”, afirmou. Mesmo assim, o líder muçulmano prefere não culpar essa ou aquela religião pelo terrorismo. “Não devemos culpar as religiões pelos desvios de alguns dos seus seguidores, porque em todas as religiões existe uma facção dissidente que ergue a bandeira da religião e mata em seu nome”. Para mostrar que não aprova os terroristas muçulmanos, o imã, através da Universidade de Al-Azhar, está pronto para combater o extremismo religioso. “Estabelecemos um observatório mundial que monitoriza, em oito línguas diferentes, o material disseminado por estes movimentos extremistas e as ideias distorcidas que deturpam os jovens. Este material é depois corrigido e traduzido para outras línguas”, explica.

Comente agora
30
Mai
Garoto desaparece no Japão, após pais o abandonarem na floresta de castigo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:55h

Um menino de 7 anos está desaparecido em uma floresta no norte do Japão, após os pais forçarem o garoto a sair do carro da família, como punição por mau comportamento. Cerca de 150 agentes de equipes de resgate realizavam buscas nesta segunda-feira em uma floresta de Hokkaido, a ilha mais ao norte das quatro principais do país. O garoto, identificado como Yamato Tanooka, está desaparecido desde a tarde de sábado. A polícia de Hokkaido afirmou que os pais inicialmente disseram que o filho havia desaparecido enquanto recolhia vegetais selvagens, mas posteriormente admitiram que forçaram-no a deixar o carro como castigo. A polícia disse que o pai voltou ao local minutos depois, mas o menino havia sumido. Os pais disseram à polícia que estavam punindo o menino por lançar pedras contra pessoas e carros enquanto brincava em um rio mais cedo naquele dia, segundo a imprensa japonesa. "Eu me arrependo do que fiz com meu filho", disse o pai em entrevista a emissoras japonesas de televisão. Ele disse que inicialmente não disse a verdade à polícia porque achou embaraçoso pedir uma busca intensiva pelo que havia acontecido como resultado de um castigo.A agência Kyodo disse que a polícia avalia se os pais devem ser acusados de abandono de menor. (BN)

Comente agora
30
Mai
OMS: doenças transmitidas por insetos matam 1 milhão por ano
Postado por: Dulce Santana / 09:36h

Os insetos são responsáveis pela transmissão de doenças que matam mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Além dos óbitos, anualmente, registram-se bilhões de casos de patologias também transmitidas por insetos como malária, dengue ou febre-amarela. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças transmitidas por insetos vetores representam 17% de todas as doenças infecciosas. A malária, transmitida pelo mosquito Anopheles aegypti, infestou mais de 214 milhões de pessoas e matou 438 mil em 2015. A Dengue, transmitida pelo Aedes aegypt, é a doença transmitida por mosquitos que mais tem crescido, tendo a sua incidência aumentado 30 vezes nos últimos 50 anos. Os mesmos mosquitos provocam outras doenças, como a febre-amarela, o vírus do Rio Nilo, a Chikungunya e o Zika, que já fez mais de um milhão e meio de casos no Brasil e que os cientistas associam a casos de microcefalia congênita. A transmissão do agente patogênico (parasita no caso da malária e vírus no caso da dengue ou do Zika) ocorre através da picada do inseto e apenas as fêmeas picam, pois só elas se alimentam de sangue para produzirem ovos. No mundo, existem cerca de 3,5 mil espécies de mosquitos e graças à globalização – viajam com os humanos em automóveis, caminhões, navios e aviões – estão espalhados por todo o mundo. A maioria dos mosquitos, no entanto, não viaja longe sozinho. Se tiverem onde se alimentar e onde se reproduzir por perto, não se deslocam muito.

Comente agora
29
Mai
Evento da Hillsong para mulheres tem homem de sunga branca no palco
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:55h

A Igreja Hillsong está sendo criticada por conta dos vídeos mostrando como foram os eventos recentemente realizados por ela. Para muitos cristãos, causou escândalo a presença de um homem seminu dividindo o palco em Nova York com o grupo de louvor. A reclamação é que a maneira ‘moderna’ que a igreja afirma ter de pregar o evangelho está deixando uma impressão errada na sociedade. O material, que foi divulgado por diferentes sites e fóruns voltados para o público evangélico, é do início de maio, quando ocorreu a conferência Hillsong Colour (hillsong.com/colour/), voltada para mulheres. O encontro aconteceu no famoso Madison Square Garden com os ingressos vendidos por mais de 100 dólares. O encerramento teve um palco repleto de pessoas vestindo fantasias de super-heróis, personagens infantis, além de cheerleaders. Duas dessas presenças chamaram atenção dos críticos, um homem de barba estava vestido de estátua da liberdade (que originalmente é uma mulher) e um cantor seminu, coberto apenas pelo seu violão. Para muitos, uma figura sexualmente provocante. O vídeo parece mais uma festa a fantasia em uma casa noturna que um culto religioso. Especialmente por se tratar de um evento para as mulheres, fica a curiosidade sobre o porquê de tudo isso. De modo especial por que todos gritavam e dançavam ao som da música “New York, New York”, que não tem nenhuma referência a Deus em sua letra. Após o final da música, os pastores da Hillsong NYC aparecem no palco. Entre elogios e declarações de amor à cidade, a pastora Bobbie para e grita: “Este aqui está nu. É o naked cowboy!”. A reação da plateia não é de surpresa, mas ouvem-se muito aplausos. Na realidade, ele estava de sunga branca. Trata-se de um artista de rua que costuma se apresentar na região da Times Square, no centro de Nova York.

Comente agora
29
Mai
'Imigrantes não são um perigo, mas estão em perigo', afirma Papa Francisco
Postado por: Dulce Santana / 16:19h

O papa Francisco afirmou no sábado (28) que “os imigrantes não são um perigo, mas estão em perigo”, durante um encontro que manteve no Vaticano com 500 crianças italianas e imigrantes, chegadas da região da Calábria. “Os imigrantes não são um perigo, estão em perigo”, disse o pontífice por várias ocasiões, numa mensagem de fraternidade e de tolerância para com outras culturas e religiões, que pediu às crianças que repetissem com ele. “O comboio das crianças” é o nome de uma iniciativa, organizada pelo Conselho Pontifício da Cultura, que há quatro edições leva crianças ao Vaticano de comboio para conhecer e conversar com o papa. Desta vez, o tema eleito foi “Trazidos pelas ondas” e os participantes foram menores que vivem na Calábria, no sul de Itália, uma das regiões do país que concentra um maior número de imigrantes. “Boa parte [dos participantes] é constituída por refugiados que vieram sobre as ondas do mar com as suas esperanças e tragédias”, disse à agência espanhola Efe o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi.

Comente agora
29
Mai
ONU denuncia morte de 700 refugiados no Mediterrâneo nos últimos dias
Postado por: Dulce Santana / 13:38h

Setecentos refugiados e imigrantes podem ter morrido nos últimos dias, tentando chegar até a Europa. Os dados foram anunciados neste domingo pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados, alertando que desde o fechamento da rota entre a Turquia e a Grécia, o número de pessoas tentando sua sorte via Líbia e Itália aumentou. Com dias de temporais pela Europa, o resultado foi o naufrágio de diversas embarcações. A crise migratória europeia ganhou um novo capítulo depois que Bruxelas e o governo da Turquia assinaram um acordo para frear o fluxo de estrangeiros entrando no bloco europeu. Mas os problemas não desapareceram. Segundo a ONU, naufrágios foram registrados na quarta, quinta e sexta-feira. “A situação é caótica”, disse o porta-voz da ONU, Federico Fossi. “Não temos certeza sobre os números, mas acreditamos que cerca de 700 pessoas tenham morrido”, disse. “Nunca saberemos o número exato e nem a identidade dessas pessoas”, lamentou Carlotta Sami, porta-voz do Alto Comissariado da ONU. Mas, para a entidade Médicos Sem Fronteira, o número de mortes pode ter chegado a 900. A primavera no hemisfério norte havia dado um novo impulso à onda de pessoas tentando cruzar o Mar Mediterrâneo, principalmente em embarcações precárias e organizadas por grupos criminosos a partir da Líbia. Na quarta-feira, cerca de cem pessoas morreram, contra mais de 550 no dia seguinte depois que um barco saindo do porto de Sabratha naufragou. Na sexta-feira, outra embarcação com 135 pessoas também saindo da Líbia não chegou a seu destino. Dessa, 45 pessoas foram resgatadas com vida. O fluxo de barcos também tem exigido uma maior operação por parte da marinha italiana, depois que o país voltou a ser a principal rota para entrar na Europa. Apenas no sábado, 600 pessoas foram resgatadas de barcos à deriva. Em apenas uma semana, a frota europeia pelo mar socorreu pelo menos 13 mil imigrantes e refugiados, um dos maiores números já registrado.

Comente agora
28
Mai
Raios atingem 46 pessoas na França e na Alemanha
Postado por: Dulce Santana / 16:03h

Um total de 46 pessoas, a grande maioria crianças, foram atingidas hoje (28) por raios em Paris e numa cidade no Oeste da Alemanha, que causaram nove feridos graves. Na Alemanha, o raio atingiu um campo de futebol em Hoppstaedten, durante um jogo infantil, causando 35 feridos, dos quais três com gravidade. O árbitro do jogo foi atingido diretamente pelo raio e foi transportado de helicóptero para o hospital. Dois outros adultos também sofreram ferimentos graves. Trinta crianças, com idades entre 09 e 11 anos, ficaram ligeiramente feridas e foram levadas para o hospital para fazerem exames, além de dois adultos. “De acordo com testemunhas, não havia chuva e o céu não estava escuro” quando o raio caiu, disse um polícia. Em Paris, hoje à tarde 8 crianças ficaram feridas, quando caiu um raio no Parque Monceau, onde participavam de uma festa de aniversário. De acordo com o porta-voz dos bombeiros de Paris, Eric Moulin, quatro crianças e dois adultos estão em estado grave. Entre estes, três crianças e um adulto têm prognóstico reservado. Segundo o comandante, os adultos são os pais que acompanhavam as crianças na festa de aniversário. Uma forte chuva caiu sobre o parque no meio da tarde e “foi quando estavam à procura de abrigo, junto a uma árvore, que o raio caiu sobre eles”, explicou o comandante Moulin, ao afirmar que a árvore não caiu.

Comente agora
28
Mai
Ex-presidentes do Panamá e República Dominicana tentam mediar crise da Venezuela
Postado por: Dulce Santana / 15:49h

Um grupo de ex-presidentes tem mantido reuniões secretas com membros da oposição e representantes do governo da Venezuela na República Dominicana em uma tentativa de mediar o impasse político do país sul-americano. O líder da aliança de oposição Jesus Torrealba confirma que as reuniões ocorreram sob os auspícios da União das Nações Sul-Americanas. Mas ele disse neste sábado que não houve encontro face a face. Em vez disso, os dois lados trocaram mensagens por meio dos ex-presidentes da Espanha, Panamá e República Dominicana. A emissora de televisão Telesur informou que o governo venezuelano foi representado pelo ministro de Relações Exteriores Delcy Rodriguez e dois altos funcionários do partido socialista. Três legisladores representavam a oposição. A Venezuela está sofrendo uma grave crise econômica marcada por inflação de três dígitos e escassez de produtos básicos.

Comente agora
28
Mai
Brasileiros protestam em NY contra o governo Temer
Postado por: Dulce Santana / 14:31h

Fernando Henrique Cardoso, que iria ao evento, cancelou a participação depois que um grupo de intelectuais ligados à universidades brasileiras havia se manifestado contra a participação do ex-presidente. Brasileiros realizam protestos contra o governo Temer e leem manifesto no segundo dia de eventos da Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA), o maior Congresso de Estudos da América Latina no mundo, em Nova York, nos Estados Unidos. Fernando Henrique Cardoso, que iria ao evento, cancelou a participação depois que um grupo de intelectuais ligados à universidades brasileiras havia se manifestado contra a participação do ex-presidente devido ao posicionamento favorável do tucano ao processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Comente agora
28
Mai
Papa encontra órfãos de migrantes afogados no Mediterrâneo
Postado por: Dulce Santana / 14:20h

O papa Francisco se reuniu neste sábado com crianças migrantes, cujos pais morreram durante a travessia de barco para a Europa no final de uma semana trágica no Mediterrâneo. "Quero pedir ao Papa para que reze por minha família, que agora está no céu, e por meus amigos, que morreram na água e que também estão no céu", pediu Siander, um adolescente nigeriano. As crianças migrantes e jovens italianos se apresentaram para Francisco com desenhos mostrando os perigos do mar e deixaram dezenas de balões brancos no Vaticano. O pontífice, de 79 anos, mostrou às crianças um colete salva-vidas que, segundo ele, foi dado a ele por um membro das equipes de resgate e que pertencia a uma garota que havia se afogado no mar. "Ele me trouxe este colete salva-vidas e me disse chorando: 'Pai, eu falhei. Havia uma menina nas ondas, mas eu não pude salvá-la. Tudo o que resta é seu salva-vidas'". "Eu não quero fazer mal a vocês, mas vocês são valentes e sabem a verdade. Estão em perigo: muitas crianças estão em perigo", disse o papa aos menores, sentadas no chão ao seu redor. "Pensem nessa menina. Como se chamava? Eu não sei... é uma menina sem nome. Cada um de vocês deve dar a ela o nome que preferirem. Agora ela está no céu e cuidará de nós", acrescentou. Cerca de 12.000 pessoas foram resgatadas no mar ante a costa da Líbia esta semana, e só na sexta-feira quinze barcos foram socorridos.

Comente agora
28
Mai
Degradação ambiental causa 12 milhões de mortes por ano, alerta ONU
Postado por: Dulce Santana / 14:10h

Aproximadamente 23% de todas as mortes prematuras no mundo são causadas por problemas de degradação ambiental, com número estimado em 12,6 milhões de mortes no ano de 2012. Os dados estão no relatório Meio Ambiente Saudável, Povo Saudável (Healthy Environment, Healthy People, em inglês), lançado esta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) durante a 2ª Sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unea), em Nairóbi, no Quênia, que terminou nesta sexta-feira (27). O Pnuma ressalta que as diferenças regionais dessas mortes são grandes, indo de 11% nos países europeus que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e chegando a 28% no Sudeste Asiático. As principais causas evitáveis de morte que o Pnuma cita como ligadas ao ambiente são as doenças diarreicas, lesões causadas por atividades de risco ou situação de moradia insalubre, asma, malária, lesões de trânsito, infecções respiratórias, obstrução pulmonar crônica, doenças cardiovasculares, cânceres e doenças músculo-esqueléticas causadas por estresses e posturas incorretas no trabalho e atividades domésticas.

Comente agora
27
Mai
Em visita histórica a Hiroshima, Obama lamenta mortes, mas não pede desculpas
Postado por: Anacley Souza / 23:02h

O presidente Barack Obama fez nesta sexta-feira (27) visita histórica a Hiroshima, cidade japonesa destruída por uma bomba nuclear americana em 1945. Ele colocou uma coroa de flores no memorial de paz da cidade e lamentou o sofrimento de pessoas inocentes em razão do bombardeio atômico na cidade. Como Obama já havia antecipado, a visita não foi acompanhada por um pedido formal de desculpas dos Estados Unidos pelo lançamento da bomba nuclear. No entanto, o presidente norte-americano disse que não se deve “repetir os erros do passado". Ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Obama fez uma alusão às milhares de pessoas mortas em razão do explosão da bomba nuclear. "Palavras não podem dar voz a tanto sofrimento", disse. "A memória da manhã do dia 6 de agosto de 1945 não deve nunca desaparecer", acrescentou ele, ao se referir à data da tragédia. Segundo a Agência Brasil, Obama disse que os governos devem fazer esforços para reduzir o perigo de armas nucleares. "A revolução científica que levou à divisão de um átomo requer uma revolução moral também." O primeiro-ministro japonês também discursou no Memorial da Paz de Hiroshima para uma plateia que incluía vítimas do bombardeio atômico. "Gostaria de expressar meus respeitos ao presidente Obama por sua determinação e coragem", disse Shinzo Abe. Antes mesmo da chegada dos dois líderes, milhares de pessoas já estavam reunidas no local, aguardando a visita. A visita de Obama a Hiroshima é a primeira de um presidente norte-americano ao local. Em 1974, o então presidente Gerald Ford descartou visitar Hiroshima. Alegou que não queria arriscar as boas relações com o Japão. Em 2008, George W. Bush recusou a ideia da visita.

Comente agora
27
Mai
Traficante El Chapo ameaça processar Netflix: 'Não tem autorização'
Postado por: Anacley Souza / 21:47h

O traficante mexicano Joaquín 'El Chapo' Guzmán está disposto a negociar com o serviço de vídeo em streaming Netflix e a rede americana em espanhol Univisión uma série sobre sua vida. Segundo o representante legal de Guzmán, se as empresas não concordarem com a necessidade de autorização, ele poderá processá-las. "O senhor [Guzmán] não morreu, não é um personagem de domínio público. Ele está vivo, ele tem que autorizar. Poderíamos processá-los porque não têm autorização para uma série ou um filme", declarou um dos advogados do traficante. Na terça-feira passada, o canal Univisión transmitiu no Youtube o trailer da série, mas com poucas pistas sobre a trama: só uma animação em preto e branco, com toques em vermelho, que evolui do líder da Revolução Mexicana, Emiliano Zapata, ao rosto pintado de sangue de Guzmán. Na negociação também seria revisto o conteúdo da série, pois poderia afetar a defesa do poderoso narcotraficante. Um tribunal do Texas condenou Guzmán por homicídios, narcotráfico, crime organizado, porte de armas e lavagem de dinheiro. Na Califórnia, ele é acusado de importar e distribuir cocaína.

Comente agora
27
Mai
SpaceX aterrissou foguete no mar pela terceira vez
Postado por: Anacley Souza / 20:58h

Depois de várias tentativas falhadas a SpaceX parece ter ‘pego o jeito’ das aterrissagens marítimas, tendo concluído com sucesso a sua terceira nessas condições e a quarta, se contarmos com a aterrissagem em terra firme que deu início à onda de sucesso. Como aconteceu nas ocasiões anteriores, parte do foguete Falcon 9 aterrissou numa plataforma marítima no Oceano Atlântico. Já a segunda parte, que seguiu em direção ao espaço, é composta por um satélite e terá como missão melhorar os sinais de televisão e de dados no Sudeste Asiático durante os próximos 15 anos. Mesmo com o sentimento de missão cumprida, a SpaceX parece querer continuar estas aterrissagens bem-sucedidas, tendo já marcado uma segunda tentativa de aterrissagem em terra firme para julho.

Comente agora
27
Mai
Indonésia decreta castração química para estupradores de crianças
Postado por: Anacley Souza / 18:46h

O presidente da Indonésia assinou um decreto, nesta quarta-feira, para punir com mais rigor os estupradores de criança com castração química. Além disso, os condenados que forem deixarem a prisão sob liberdade condicional terão que usar dispositivos de monitoramento eletrônico. De acordo com o presidente Joko "Jokowi" Widodo, a ordem administrativa é uma resposta à crescente violência sexual contra crianças no país. No último dia 14 de abril, uma adolescente de 14 anos foi estuprada e morta quando voltava para casa na ilha de Sumatra, no país asiático. Sete garotos adolescentes foram condenados a 10 anos de cadeia pelo crime, que causou uma onda de comoção nacional, reascendendo demandas anteriores por castração química de estupradores. Na castração química, drogas são usadas para reduzir o desejo sexual de uma pessoa. Países como Rússia, Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos já empregaram essa punição, em alguns casos como forma de reduzir o tempo de prisão. O presidente Widodo já tinha deixado claro, anteriormente, que agressões contra crianças são um crime particularmente sério proque coloca em perigo a vida da criança e o seu bem-estar. (O Globo)

Comente agora
27
Mai
Família Obama já decidiu onde vai morar após deixar a Casa Branca
Postado por: Anacley Souza / 18:23h

Ainda restam alguns meses na Casa Branca, mas a família Obama já escolheu o local que será sua residência a partir de janeiro do ano que vem, uma mansão de nove quartos e nove banheiros situada em um dos bairros mais seletos de Washington. No último mês de março, durante uma viagem a Milwaukee, no estado de Wisconsin, o presidente Barack Obama antecipou que o plano da família era ficar em Washington após deixar a Casa Branca para que a filha caçula, Sasha, possa terminar o ensino médio. "Transferir alguém no meio do ensino médio é difícil", comentou o líder americano à época. Nesta semana foi divulgado que a família escolheu morar no bairro de Kalorama, situado no noroeste de Washington, perto do parque Rock Creek e lar de vários embaixadores credenciados nos EUA, entre eles o da França e o da União Europeia (UE). Os Obama preveem alugar em Kalorama uma mansão localizada no número 2446 da rua Belmont, de quase 763 metros quadrados, com nove quartos e nove banheiros, segundo informou o portal "Politico". Construída na década de 1920 e renovada em 2011, a casa está avaliada entre US$ 5,4 milhões e US$ 6 milhões, e o aluguel mensal beira os US$ 22 mil, de acordo com a imobiliária Zillow. Vendida pela última vez em 2014, a casa é propriedade de Joe Lockhart, ex-porta-voz do ex-presidente Bill Clinton e que se mudou recentemente a Nova York para ser vice-presidente executivo de comunicações da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL). Quando deixar a Casa Branca, Obama receberá uma aposentadoria de mais de US$ 200 mil ao ano, além da proteção do Serviço Secreto, a corporação encarregada da segurança dos presidentes dos EUA. Os Obama também continuam a ter uma casa em Chicago, que compraram por US$ 1,65 milhão em 2005 e hoje está avaliada em mais de US$ 2 milhões.

Comente agora
27
Mai
Marinha da Itália recupera 45 corpos após novo naufrágio no Mediterrâneo
Postado por: Anacley Souza / 18:08h

A Marinha italiana anunciou nesta sexta-feira ter recuperado 45 corpos após um naufrágio no Mediterrâneo que deixou dezenas de desaparecidos. "O navio Vega socorreu 135 imigrantes que estavam em uma embarcação parcialmente naufragada. Foram recuperados 45 corpos e as investigações continuam", informou a Marinha em sua conta no Twitter. Este novo drama ocorreu apenas 24 horas depois de outro naufrágio, que deixou entre 20 e 30 mortos. Um dia antes, outra embarcação virou e deixou 5 mortos. "Três naufrágios em três dias é muito inquietante. Estamos vendo chegar barcos de pesca de muito má qualidade", declarou à AFP Carlotta Sami, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur). As mensagens de alerta se sucedem desde a segunda-feira por rádios da Marinha e navios mercantes que cruzam o Mediterrâneo. Em cinco dias foram resgatados doze mil imigrantes, algo nunca visto. "É excepcional, estamos quase no nível das ilhas gregas no ano passado", quando milhares de imigrantes chegavam diariamente através da Turquia, explicou Flavio di Giacomo, porta-voz na Itália da Organização Internacional para as Migrações (OIM). (AFP)

Comente agora
27
Mai
ONU recruta jovens qualificados para carreira internacional
Postado por: Débora Ayane / 17:16h

Anualmente as Nações Unidas buscam candidatos qualificados para começar uma carreira como funcionários públicos internacionais.O Programa Jovens Profissionais (YPP, na sigla em inglês), é uma iniciativa de recrutamento que busca novos talentos para a ONU, por meio de um concurso anual. Para este ano, as inscrições já estão abertas e vão até o dia 19 de Julho. A prova escrita será realizada no dia 14 de dezembro.Para se candidatar, é necessário preencher os seguintes requisitos básicos:

– Ser graduado no ensino superior;

– Falar inglês ou francês fluentemente;

– Ser cidadão de um dos países participantes do programa (ver lista abaixo);

Comente agora
27
Mai
Projeto de lei quer autorizar homens a bater nas esposas no Paquistão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:47h

Nesta sexta-feira (27), líderes religiosos do Paquistão apresentaram uma proposta para que homens sejam autorizadas a bater em suas esposas e internautas se revoltaram. Nesta semana o Conselho da Ideologia Islâmica (CII) apresentou seu projeto de lei, que permitiria, por exemplo, que um homem possa agredir sua mulher caso ela se recuse a manter relações sexuais sem justificativa religiosa. Segundo informa o G1, a proposta é uma resposta à legislação progressista que foi aprovada recentemente pela província de Pendjab, concedendo mais direitos e proteções às mulheres. "Um homem deve ser autorizado a bater em sua mulher se ela recusar suas ordens, recusar se vestir como quiser, declinar aos pedidos de relação sexual sem justificativa religiosa, e não se banhar depois de manter relações sexuais ou quando estiver menstruada", indicou o projeto de lei citado pela imprensa local. O projeto do CII, cujo papel é aconselhar os parlamentares, foi criticado ainda pela Comissão de Direitos Humanos, que o classificou de "ridículo" e quer que a comissão de islamitas seja cancelada.

Comente agora
27
Mai
Avião coreano é evacuado após fumaça em aeroporto no Japão
Postado por: Anacley Souza / 10:18h

Os passageiros de um avião da companhia sul-coreana Korean Air foram evacuados nesta sexta-feira (27) no aeroporto de Tóquio-Haneda após o início de um incêndio em um motor, o que provocou uma suspensão do tráfego aéreo. O incidente ocorreu pouco antes das 12h40 (0h40 de Brasília) quando o avião, um Boeing 777-300, estava prestes a decolar rumo a Seul, indicaram os bombeiros. Os 302 passageiros e os 17 tripulantes foram evacuados, sãos e salvos, pelos tobogãs de emergência, mostrou a televisão. As causas do incêndio não foram esclarecidas até o momento, mas segundo um técnico interrogado por um canal de televisão certamente é um problema técnico. A atividade do aeroporto foi suspensa e as companhias japonesas Japan Airlines (JAL) e ANA indicaram que os voos programados para esta sexta-feira podem ser adiados ou suspensos.

Comente agora
27
Mai
Briga em centro de imigrantes na França deixa 40 feridos
Postado por: Anacley Souza / 10:07h

Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas em uma briga entre sudaneses e afegãos no centro de imigrantes ilegais Jules-Ferry, nos arredores da cidade francesa de Calais, informaram nesta sexta-feira (27) os veículos de comunicação franceses. O último balanço oficial da prefeitura de Pas-de-Calais afirma que 33 imigrantes, cinco membros da ONG La Vie Ative e dois agentes da Companhia Republicana de Segurança (CRS) foram feridos. A briga começou na quinta-feira à tarde durante a distribuição das refeições, ainda por um motivo desconhecido, e acabou com o incêndio de várias tendas de campanha. O subprefeito Vincent Berton chegou nesta sexta-feira à região para encontrar-se com representantes da comunidade afegã e da sudanesa, em uma tentativa de mediação habitual quando ocorrem estes tipos de distúrbios. As autoridades mobilizaram 200 agentes da CRS, unidades das forças móveis e 70 bombeiros para evitar novas brigas, mas não se registraram incidentes. Na chamada "Selva de Calais" vivem atualmente 4 mil imigrantes, segundo a prefeitura, e cerca de 5 mil, segundo associações humanitárias, com a esperança posta em atravessar ao Reino Unido na busca por trabalho. (Globo)

Comente agora
27
Mai
Chile tem confrontos em protestos por educação gratuita
Postado por: Dulce Santana / 07:50h

Confrontos violentos foram registrados nessa quinta-feira (27) entre as forças policiais e estudantes, no Chile, para reivindicar educação gratuita para todos, uma promessa da presidenta Michelle Bachelet. No centro da capital chilena, alguns manifestantes mascarados atiraram pedras e paus contra a polícia, que reagiu com canhões de água e gás lacrimogêneo. Segundo dados da polícia repassados à agência France Presse, 117 pessoas foram detidas e 32 polícias ficaram feridos. No sábado (21), uma manifestação similar deixou uma pessoa morta em Valparaíso, quando Bachelet fazia o seu discurso anual perante o Congresso. A presidente chilena prometeu ampla reforma para acabar com um sistema educativo em grande parte privado e com benefícios para as elites, uma herança da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Depois do lançamento do projeto em 2014, as manifestações de estudantes e professores multiplicaram-se para reclamar a implementação mais rápida e menos seletiva da reforma. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
26
Mai
Mãe é surpreendida com pergunta sobre escravatura no caderno do filho
Postado por: Débora Ayane / 17:33h

Uma mãe do Rio de Janeiro, no Brasil, foi surpreendida com uma questão pouco comum no caderno do filho. "Se você fosse um escravo, que tipo de trabalho gostaria de fazer: na agricultura ou doméstico?", lia-se na questão escrita pelo aluno no caderno. A mulher, assustada, fez um desabafo no Facebook. "Não acho que uma pergunta destas deva ser feita, principalmente a uma criança de nove anos", escreveu a progenitora na sua publicação. "Trata-se de um passado triste, criminoso e que não merece recordações ou simulações", acrescentou. Em resposta à pergunta, a criança escreveu "nenhum".

Comente agora
26
Mai
Arqueólogos gregos acreditam ter encontrado túmulo de Aristóteles
Postado por: Débora Ayane / 16:29h

Arqueólogos gregos acreditam ter descoberto o túmulo de Aristóteles em escavações realizadas durante mais de duas décadas na antiga cidade de Estagira, local de nascimento do filósofo. "Não temos provas, mas indícios muito fortes de que beiram a certeza", declarou o diretor das escavações, Konstandinos Sismanidis, a veículos de imprensa locais. Sismanidis apresentou hoje os resultados no congresso internacional "Aristóteles - 2.400 anos", realizado na Universidade de Salônica. A equipe em torno de Sismanidis chegou à conclusão de que uma construção descoberta em 1996 nas citadas escavações não pode ser outra coisa que o mausoléu de Aristóteles, após analisar dois manuscritos que faziam alusão à transferência das cinzas do filósofo para sua cidade natal. Os arqueólogos que trabalhavam em Estagira desde o início dos anos 1990 ficaram surpresos que no meio de uma fortificação do período bizantino houvesse destroços de uma edificação, cujas características não coincidiam com essa época nem com eras posteriores. As descobertas no interior das ruínas da construção - moedas de Alexandre, o Grande, e de seus sucessores - situam seu erguimento no começo do período helenístico.

Comente agora
26
Mai
Indonésia punirá estupradores de crianças com castração química
Postado por: Débora Ayane / 16:15h

A Indonésia passará a fazer castração química de estupradores de crianças, diante da crescente violência sexual infanto-juvenil no país. O decreto que prevê a medida foi assinado pelo presidente da Indonésia Joko "Jokowi" Widodo nesta quarta-feira (25). Além da castração, os condenados que deixarem a prisão sob liberdade condicional serão monitorados por aparelhos eletrônicos. No último dia 14 de abril, uma adolescente de 14 anos foi estuprada e morta quando voltava para casa na ilha de Sumatra, no país asiático. O crime causou comoção nacional e reacendeu os pedidos de castração química de estupradores. Os sete adolescentes que cometeram o crime foram condenados a dez anos de prisão. Na castração química, drogas são usadas para reduzir o desejo sexual de uma pessoa. A Rússia, Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos já empregaram essa punição, em alguns casos como forma de reduzir o tempo de prisão. O presidente da Indonésia já havia se manifestado anteriormente sobre agressões contra crianças e disse que são crimes sérios, por colocar em risco a vida e o bem-estar da criança.

Comente agora
26
Mai
Forças apoiadas pelos EUA avançam contra ISIS na Síria e no Iraque
Postado por: Débora Ayane / 15:13h

Na Síria, onde os ataques se multiplicam em várias frentes, o combate parece estar concentrado contra o grupo extremista em Raqa, onde prossegue uma ofensiva lançada terça-feira pela aliança das forças curdo-árabes com o apoio da coligação, liderada pelos Estados Unidos. A Aliança das Forças Democráticas da Síria pretende recuperar a cidade de Raqa, considerada a capital do grupo extremista Estado Islâmico (EI). Segundo a aliança, já foram libertadas cinco aldeias e quatro campos. A operação para recuperar Raqa foi anunciada um dia depois do início de uma grande ofensiva para recuperar a cidade de Fallujah, no Iraque. Tropas iraquianas, apoiadas por milícias pró-governamentais, avançam em direção à cidade, onde cerca de 50.000 civis vivem uma situação dramática, sem alimentos e medicamentos. Os Estados Unidos e os seus aliados pretendem recuperar Raqa, Fallujah e Mossul, segunda maior cidade do Iraque, na luta contra o EI, grupo ultrarradical responsável por terríveis atrocidades nas regiões sob seu controlo na Síria e no Iraque e ataques terroristas na Europa. Para os analistas, os combates podem eternizar-se. "Os desafios em jogo para enfraquecer e acabar com o EI, com posições fortificadas há bastante tempo, são enormes", segundo um grupo de análise Soufan, com sede em Nova Iorque. A recuperação de Fallujah representa o maior desafio, dos últimos dois anos, para as forças iraquianas, acrescentou. Na Síria, a "determinação do Estado Islâmico para defender Raqa significa que a batalha vai ser uma das mais ferozes", salientou.

Comente agora
26
Mai
Texto da abolição da escravatura é leiloado por US$ 2,4 milhões nos EUA
Postado por: Débora Ayane / 13:37h

O texto da 13ª emenda da Constituição americana, assinada em 1865 por Abraham Lincoln, que aboliu a escravatura nos Estados Unidos, foi adquirido por US$ 2,41 milhões (R$ 8,63 milhões) em um leilão da Sotheby's, em Nova York. O documento, leiloado na quarta-feira (25), foi assinado por Lincoln em 1º de fevereiro de 1865, algumas semanas antes de seu assassinato em 14 de abril, e pouco mais de dois meses antes do final da Guerra da Secessão. Trata-se de um dos catorze exemplares assinados pelo presidente americano da época. Foi colocado à venda pelo Instituto de História Gilder Lehrman, em Nova York, que tem duas cópias da emenda. O organismo, que ficará com um exemplar do valioso documento, espera arrecadar fundos adicionais para comprar outros documentos, segundo a Sotheby's. "Não haverá nos Estados Unidos, nem em nenhum lugar sob sua jurisdição, nem escravidão, nem servidão involuntária, salvo como castigo por um delito do qual o acusado tenha sido devidamente condenado", diz a emenda. Outro documento assinado por Lincoln foi vendido, também na quarta-feira, por 2,17 milhões de dólares. Trata-se da Proclamação de Emancipação, que ordenava que todas as pessoas em estado de escravidão deviam ser reconhecidas como livres. O texto não tinha valor constitucional, mas representou um primeiro passo para a abolição da escravatura, concretizada pela 13ª emenda. O documento, do qual restam 27 exemplares, esta datado de 22 de setembro de 1862, embora tenha sido efetivado em 1º de janeiro de 1863. Em 2009, o manuscrito de um discurso de Lincoln, pronunciado imediatamente depois de sua reeleição em novembro de 1864, foi vendido por 3,44 milhões de dólares na casa de leilões Christie's, um recorde.

Comente agora
26
Mai
Colômbia aprova uso terapêutico e cultivo da maconha
Postado por: Débora Ayane / 11:44h

Um projeto de lei que autoriza o cultivo e o uso da maconha com objetivos medicinais e científicos foi aprovado pelo Congresso da Colômbia nesta quarta-feira (25). O texto foi proposto pelo senador liberal Juan Manuel Galán, com o apoio do governo de Juan Manuel Santos, foi aprovada em último debate pela Câmara de Representantes por 84 votos contra quatro, e segue agora para sanção presidencial. “Estávamos esperando isto há muito tempo”, declarou Natalia Tangarife, cujo filho sofre de epilepsia refratária e consegue evitar as convulsões graças ao óleo de maconha. Galán, no seu Twitter, afirmou os pacientes “ganharam” com a aprovação, citando milhares de pessoas com epilepsia, câncer, artrite reumatoide e fibromialgia, entre muitas outras doenças, que não precisarão mais recorrer a traficantes. O governo de Santos, por decreto, já havia legalizado o uso terapêutico da maconha, regularizando o cultivo, transformação, importação e exportação da erva e seus derivados com objetivos terapêuticos.

Comente agora
26
Mai
Disney anuncia que vai parar de imprimir seu dólar temático
Postado por: Débora Ayane / 09:42h

Os estúdios Disney anunciaram na quarta-feira (25) que vão parar de imprimir e vender seus próprios dólares, usados como meio de pagamento em suas áreas de lazer, desencadeando um frenesi de compra entre os colecionadores. Os bilhetes, que carregam a imagem de personagens e assinados pelo tesoureiro Tio Patinhas, podiam ser usados como moeda nos parques da Disney desde o seu lançamento, há quase 30 anos. Mickey Mouse aparecia na nota de um dólar e Minnie na de 10 dólares, enquanto muitos outros heróis do cinema, como Cinderela, Dumbo e A Bela Adormecida também eram representados. A decisão foi tomada por causa da crescente popularidade do sistema de cartão-presente da empresa, explicou Suzi Brown, porta-voz do parque Disneyland, localizado em Anaheim, Califórnia (oeste), que disse que os bilhetes deixaram de ser impressos em 14 de maio. As notas ainda em circulação poderão ser utilizadas sem data de expiração, assegurou à AFP. O dinheiro fictício pode ser gasto nos parques temáticos, resorts, hotéis, restaurantes e lojas da gigante do entretenimento americano. Já cobiçadas por colecionadores, essas notas devem ver o seu valor subir acentuadamente após o anúncio. Centenas de ofertas para várias versões do dólar já variavam de cerca de US$ 10 a mais de US$ 50 no eBay. A nota de US$ 50 lançada por ocasião do 50º aniversário da Disneyland em 2005 é anunciada a quase US$ 3.800, enquanto um vendedor pedia US$ 15.000 para 54 notas de um dólar.

Comente agora
26
Mai
Angola regulamenta regras da toponímia e atribui números de porta
Postado por: Débora Ayane / 08:12h

A informação consta do comunicado final da quinta reunião ordinária do Conselho de Ministros, que decorreu sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tendo aprovado legislação com "normas que disciplinam a atribuição de nomes", sejam ruas, praças, largos, avenidas, aldeias ou bairros. A proposta, que será enviada à Assembleia Nacional para discussão e aprovação, define igualmente regras e procedimentos para efeitos de atribuição dos números de porta no país, existente apenas algumas zonas centrais das principais cidades. No final de 2014 foi divulgada a intenção de Angola de elaborar um código postal nacional (Código de Endereçamento Postal), para acabar com a "tarefa heróica" dos carteiros angolanos que entregam correio ao domicílio apenas com base em referências, conforme admitiu na altura a administração da empresa pública de correios do país. A inexistência de um código postal, bem como números de porta, torna virtualmente impossível a entrega ao domicílio em Angola de encomendas postais internacionais, admitiu anteriormente a empresa de correios.

Comente agora
26
Mai
Microchips serão implantados em crianças
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:13h

Em 2007, a rede de TV norte-americana NBC, uma das maiores do mundo, exibiu um especial tentando mostrar como dentro de uma década as pessoas estariam sendo identificadas por um microchip implantado em seu corpo. Esta semana, a mesma emissora exibiu uma reportagem mostrando como isso de fato está prestes a se tornar realidade nos Estados Unidos. O mesmo tipo de chip com tecnologia RFID, que serve para identificar animais de estimação e localizá-los por GPS, agora pode ser colocado em crianças. A tecnologia usada nos animais já é relativamente comum, inclusive no Brasil. Segundo o telejornal NBC News, que foi ar esta semana, o uso de microchips em crianças ocorrerá “em breve”, assim que o público aceite o processo como “algo tão normal quanto o código de barras”. A reportagem ouviu mães como Steffany Rodroguez-Neely, que acreditam que a tecnologia traria um sentimento de segurança. “O pesadelo de todos os pais é quando não conseguem encontrar o seu filho. O chip será uma proteção a mais, caso algo de ruim aconteça”, afirmou ela. “Se um chip do tamanho de um grão de arroz puder evitar uma tragédia, acho que a maioria dos pais aceitaria fazer isso”, finaliza. Obviamente, a ideia tem opositores. Kerri Levey, que lidera um grupo de mães na região de Tampa, Flórida, afirma que é preciso ter cautela. “Você está colocando um chip em seu filho. Onde isso vai parar?”, questiona. “Onde? Ele está indo longe demais. É de uma criança que estamos falando”. Ouvido pela NBC, o especialista em eletrônica Stuart Lipoff afirma que o microchip em crianças é algo “seguro e se tornará inevitável”. “As pessoas devem estar cientes de que os testes finais estão sendo feito agora. Os militares não só testaram, mas já se beneficiam de suas propriedades. Não é uma questão de se, mas sim de quando vai acontecer”, assevera. Para Lipoff, as pessoas não devem se preocupar com a possibilidade do governo rastrear seus filhos, pois é mais uma tecnologia. “Quando o código de barras surgiu, na década de 1960, as pessoas ficaram horrorizadas. Eles criticavam e não entendiam o conceito. Hoje, é algo tão comum, que nem sequer lembramos deles. Com o microchip será da mesma maneira “, sublinhou.

26% dos profissionais desejam usar a tecnologia:

Comente agora
25
Mai
Itália resgata 500 migrantes em naufrágio na costa líbia; 7 morreram
Postado por: Débora Ayane / 15:05h

Ao menos sete pessoas morreram no naufrágio de um barco de migrantes ao longo da costa líbia, anunciou nesta quarta-feira (25) a Marinha italiana. Cerca de 500 sobreviventes foram resgatados. O balanço de vítimas pode aumentar, segundo a Marinha, dizendo que "as operações de resgate prosseguiam" ao meio-dia local.Na manhã desta quarta-feira, "a patrulha Bettica da Marinha, no âmbito de sua atividade de vigilância do canal da Sicília, detectou ao longo da costa líbia um barco que navegava de forma instável com muitas pessoas a bordo". Mais tarde, a embarcação virou devido ao elevado número de pessoas a bordo e à instabilidade. O navio Bettica se aproximou imediatamente do barco e lançou botes e coletes salva-vidas às pessoas que caíram na água, enquanto a fragata Bergamini, também no local, enviou seu helicóptero e meios navais para socorrê-las.

Comente agora
25
Mai
Homem é picado por cobra no pênis ao se sentar em vaso sanitário
Postado por: Dulce Santana / 11:16h

Um homem de 38 anos foi picado por uma cobra píton no pênis, ao sentar no vaso sanitário da sua casa. O tailandês Atthaporn Boonmakchuay tentou arrancar o animal, que estava preso em seu órgão sexual, e acabou perdendo muito sangue. Durante o ataque, Atthaporn conseguiu amarrar a cabeça do réptil com uma corda e prendê-la à porta. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada até o local. A vítima acabou desmaiando e, quando os bombeiros chegaram ao local, o animal ainda estava vivo. O tailandês foi hospitalizado e sua condição é estável, de acordo com o "Bangpakong News". A cobra será solta em uma mata.

Comente agora
25
Mai
Papa pede a Deus a "conversão" de jihadistas do EI
Postado por: Dulce Santana / 10:48h

O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (25) a conversão do "coração daqueles que semeiam morte e destruição", dois dias depois de uma série de atentados reivindicados pelos grupo Estado Islâmico (EI) na Síria. As informações são da AFP. O pontíficie pediu "descanso eterno para as vítimas" e "consolo para seus familiares" , em relação aos ataques que fizeram mais de 150 mortos na segunda-feira (23) durante sua audiência semanal na praça São Pedro, no Vaticano. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), há pelo menos oitos crianças, além de quatro médicos e enfermeiros entre as vítimas.

Comente agora
25
Mai
Itamaraty orienta diplomatas a combater versão de golpe no Brasil
Postado por: Dulce Santana / 07:48h

Uma circular que orienta como "combater ativamente" as acusações de que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff tenha sido "golpe" foi entregue nesta terça-feira (24) aos embaixadores brasileiros ao redor do mundo. A Folha de S. Paulo teve acesso ao documento, que foi produzido pelo gabinete do ministro José Serra. A circular afirma que "órgãos de imprensa, acadêmicos e membros da sociedade civil, mas também dirigentes de organismos internacionais e representantes de governos, têm-se manifestado, frequentemente de forma imprópria e mal informada, a respeito do [...] processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff". O documento também refere: "Os equívocos porventura cometidos no tratamento de temas da realidade brasileira por autoridades locais na jurisdição do posto, geradores de percepções erradas sobre o corrente processo político no Brasil, devem ser ativamente combatidos por vossa excelência". A reportagem explica que as circulares são utilizadas para transmitir informações ou instruções (ordens) a postos no exterior. O texto divulgada nesta terça (24) orienta os diplomatas a esclarecer, "com elementos factuais e jurídicos sólidos, que o processo de impeachment (de Dilma) observa rigorosamente os ditames e ritos previstos na legislação." A circular foi recebida com surpresa em alguns postos.

Comente agora
24
Mai
Mulher que virou hit com máscara de Chewbacca vende peça por US$ 500
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:58h

A americana Candice Payne, que mora no Texas e fez sucesso no Facebook ao gravar um vídeo ao vivo em que tem um acesso de riso usando uma máscara de Chewbacca, personagem de "Star Wars", leiloou a máscara no eBay por US$ 500 (R$ 1.785). Candice Payne gravou o vídeo no banco do motorista de seu carro, após ter feito compras. Ela mostra a máscara, que faz barulhos parecidos com o que o personagem fazia. Diz que seus filhos não vão gostar dela, mas que comprou para ela própria. Ela ri durante cerca de um minuto. Quanto mais ela ri, mais a máscara faz barulho, e vice-versa.

Assista: 

Comente agora
24
Mai
Carro é 'atacado' por 20 mil abelhas por conta de rainha presa no porta-malas
Postado por: Anacley Souza / 19:33h

Um enxame de abelhas atacou um carro em Pembrokeshire, Inglaterra, na tentativa de resgatar sua rainha. De acordo com Roger Burns, integrante do grupo de cultivadores de abelhas Pembrokeshire Beekeepers, a abelha-rainha ficou presa no porta-malas de um carro. Por conta disso, cerca de 20 mil insetos seguiram o veículo, que foi parcialmente coberto ao estacionar. "Inicialmente, pensamos que as abelhas haviam sido atraídas por algum doce", disse Roger. Segundo o blog Page Not Found, de O Globo, Roger usou uma caixa de papelão para retirar todas as abelhas. No processo, ele levou 20 ferroadas. No entanto, o vento levou a rainha de volta para o porta-malas. Mais uma vez, o veículo foi perseguido pelo enxame. Foram necessários cinco especialistas e guardas florestais para libertar a rainha, 48 horas depois. "Crio abelhas há 30 anos e nunca tinha visto um enxame fazer isso. É natural as abelhas seguirem a rainha, mas é surpreendente que sigam um carro por dois dias".

 

 

Comente agora
24
Mai
EUA vão pedir pena de morte para atirador em igreja de Charleston
Postado por: Anacley Souza / 19:00h

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta E. Lynch, afirmou nesta terça-feira (24) que determinou que o Departamento de Justiça vai pedir pena de morte para Dylann Roof, jovem branco de 22 anos acusado de matar nove pessoas negras durante um encontro em uma igreja em Charleston, em junho de 2015."Seguindo o rigoroso processo de revisão do Departamento de considerar cuidadosamente todos os aspectos factuais e legais, determinei que o Departamento de Justiça vai pedir a pena de morte. A natureza do crime alegado e o dano resultante levaram a essa decisão", diz nota de Loretta Lynch sobre o caso Dylann Roof. Roof foi indiciado em julho por 33 crimes federais, incluindo crimes de ódio, violações de armas de fogo e obstrução de prática religiosa. O atirador se sentou com os fiéis por cerca de uma hora antes de abrir fogo em um grupo noturno de estudos da Bíblia da igreja, chamada de “Mãe Emanuel” pelo seu papel fundamental na história afro-americana. De acordo com o jornal "The Post and Courier", com a decisão da procuradora-geral, ele deve enfrentar a pena em dois tribunais, caso seja condenado. No tribunal estadual, o julgamento está previsto para janeiro, enquanto que o julgamento federal ainda não foi agendado. Roof foi detido após o tiroteio, em 17 de junho, na Emanuel African Methodist Episcopal Church, em Charleston. O jovem apareceu em fotos exibindo bandeiras dos confederados e queimando ou profanando bandeiras dos EUA, e alegadamente escreveu textos incentivando violência racial. Sobreviventes disseram à polícia que ele proferiu insultos raciais durante o ataque. (O Globo)

Comente agora
24
Mai
Perícia de acidente com avião da EgyptAir sugere que houve explosão antes da queda
Postado por: Anacley Souza / 17:55h

A comissão de inquérito sobre o acidente com o voo da companhia Egyptair afirmou nesta terça-feira (24) que há indícios de que houve uma explosão a bordo antes da aeronave cair no mar. "Não há nenhum corpo inteiro, com braços ou cabeça. A explicação lógica é que se trata de uma explosão", explicou um médico legista egípcio. De acordo com a agência de notícias Ansa, a perícia recolheu 23 pacotes com restos mortais e tecido dermatológico para exames de DNA. Ao todo, há 80 fragmentos humanos que poderão ajudar a estabelecer as circunstâncias do acidente. "Os relatórios indicam que nenhum corpo foi devorado por peixe ou sofreu mudanças quando caiu no mar", disseram as fontes. O Airbus 320 levava 66 pessoas a bordo, sendo 56 passageiros e 10 funcionários da companhia, quando desapareceu dos radares na última quinta-feira (19). O voo fazia a rota entre Paris e Cairo e perdeu contato com as torres de comando, quando saiu do espaço aéreo grego rumo ao Egito. Até o momento não confirmação das causas do acidente.

Comente agora
24
Mai
Estudantes e seguranças de palácio presidencial se enfrentam no Chile
Postado por: Débora Ayane / 17:07h

Cerca de 20 estudantes que protestavam contra as políticas educacionais do governo do Chile foram retirados à força do palácio presidencial por seguranças nesta terça-feira (24), depois de entrarem no local disfarçados de turistas. Vestindo bonés e mochilas laranja, os estudantes passaram diante da entrada do Palacio de la Moneda, no centro de Santiago, com câmeras nas mãos. Ao chegarem ao pátio central, eles desenrolaram uma faixa com os dizeres: "Tomem nota: a ofensiva começa hoje".Os guardas tentaram arrastá-los para fora, criando cenas dramáticas, e muitos dos manifestantes resistiram, agarrando-se às colunas enquanto enfrentavam os seguranças. De acordo com o sindicato estudantil Confech, o protesto foi uma reação ao que parece ser o ritmo lento das reformas do sistema educacional do governo centro-esquerdista da presidente Michelle Bachelet.

Comente agora
24
Mai
Cúpula Mundial Humanitária da ONU propõe ‘Agenda pela Humanidade’
Postado por: Débora Ayane / 14:08h

O mundo atravessa um momento crítico. Testemunha-se o maior nível de sofrimento humano desde a Segunda Guerra Mundial. Em vista desse cenário, pela primeira vez em 70 anos de história das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convoca uma Cúpula Mundial Humanitária.A proposta é estimular uma ação global imediata para por fim ao sofrimento de milhões de mulheres, homens e crianças afetados por conflitos e desastres.Em 2016, mais de 125 milhões de mulheres, homens e crianças em todo o mundo necessitam de assistência humanitária. Nunca, desde a Segunda Guerra Mundial, tantos foram forçados a deixar seus lares: mais de 60 milhões de pessoas, metade delas crianças.O custo humano e econômico de desastres tem aumentado, e os impactos da mudança do clima se tornam mais profundos. A previsão é de que desastres serão mais frequentes e graves.A Cúpula Mundial Humanitária em Istambul, entre 23 e 24 de maio, pretender ser o marco de uma grande mudança na maneira como a comunidade internacional previne o sofrimento humano ao preparar-se para responder a crises.Na cúpula, líderes mundias devem assumir responsabilidades com a população mundial, ao se comprometerem com levar adiante a ‘Agenda pela Humanidade’, proposta pelo secretário-geral da ONU, que traça uma rota para a mudança.

Comente agora
24
Mai
Fossa comum com 116 corpos é encontrada no México
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:55h

Autoridades mexicanas e peritos independentes iniciaram nesta segunda-feira (23) a exumação de mais de uma centena de cadáveres enterrados em uma fossa de Morelos (centro), onde já haviam sido retirados outros corpos não entregues a familiares. O Ministério Público anunciou que 116 cadáveres foram enterrados nessas covas, em 28 de março de 2014, localizadas em um cemitério do povoado de Tetelcingo, no município de Cuautla, estado de Morelos, vizinho à Cidade do México. Ativistas duvidam, porém, da veracidade do registro oficial e acreditam na existência de exumações irregulares. O fato é que as autoridades contam com processos de investigação de apenas 88 dos corpos na cova. "Reconhecemos a luta incansável dos familiares e das organizações das vítimas de mais de 30.000 desaparecidos no país, que se afunda em barbárie", disse o reitor da Universidade Autônoma do Estado de Morelos (UAEM), Alejandro Vera. Ele é o criador de um programa de ajuda a pessoas que procuram seus entes desaparecidos, no contexto da guerra contra o tráfico no México. A ONU e outras organizações civis estimam que exista, ao menos, 20.000 desaparecidos no país.

Comente agora
23
Mai
Cerca de 2.000 imigrantes foram resgatados nesta segunda-feira
Postado por: Anacley Souza / 20:13h

Cerca de 2.000 imigrantes que procuravam chegar à Europa foram resgatados dos seus barcos nesta segunda-feira (23), incapazes de navegar no Mediterrâneo, em 15 operações ao largo da costa da Líbia, informou a guarda costeira italiana. Dois navios de guerra italianos resgataram mais de 500 pessoas, dois barcos dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) mais 788, um barco da marinha irlandesa e um navio de carga que passava salvaram outras centenas de imigrantes, de acordo com as autoridades. As nacionalidades das pessoas resgatadas não foram divulgadas, mas a maioria faz a perigosa viagem em embarcações superlotadas vindos da África subsaariana. Durante este ano, mais do que 34.000 pessoas foram levadas para a costa italiana depois de serem resgatadas da Líbia, segundo a agência de refugiados da ONU.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com