As comentadas


Boa noite , Segunda-feira, 20/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Mundo

20
Out
Foto do dia: trote em universidade da Escócia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:02h

Comente agora
20
Out
Pastor de megaigreja abandona família para viver nas ruas
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:48h

Rick Cole é o líder da megaigreja Capital Christian Center, na cidade de Sacramento, Califórnia, que reúne mais de 4 mil membros. Mês passado, ele iniciou um desafio pessoal que tomou a igreja de surpresa. Cole abandonou sua família e o púlpito para viver nas ruas da cidade por dois meses (ou até que os membros de sua igreja levantassem US$ 100 mil em doações). O dinheiro irá para o projeto Winter Sanctuary [Santuário de inverno], que auxiliará os sem-teto. Serão ônibus que recolherão homens e mulheres e os levarão para igrejas e templos em noites frias e chuvosas, oferecerão refeições quentes e ajuda para quem desejar sair das ruas. O objetivo é substituir um programa do município que terminou por causa de cortes orçamentários. Em apenas duas semanas a arrecadação chegou a 144 mil dólares e o pastor voltou para casa. Ele conta sua história no site revonthestreet.com. No último final de semana subi ao púlpito com o visual mudado (pois não se barbeou no período) e usando as mesmas roupas sujas. Pregou um sermão baseado em suas experiências vividas nas ruas de Sacramento. Relatou que dormiu em um beco várias noites seguidas e como viveu sem dinheiro e sem saber de onde viria a refeição seguinte. Explicou que alguns dias só comeu por que havia uma igreja distribuindo sopa no parque da cidade. 

Comente agora
20
Out
Empresa japonesa divulga manuscritos do Vaticano na internet
Postado por: Samile Macêdo / 16:13h

A companhia japonesa NTT Data, filial de serviços de informática do grupo de telecomunicações japonês NTT, anunciou nesta segunda-feira a publicação via internet dos oito primeiros manuscritos da biblioteca vaticana, como parte do projeto de digitalização de três mil livros até 2018. "É empolgante ver que esses manuscritos antigos podem ser agora acessados em formato digital de alta definição por um amplo público no mundo inteiro", declarou o diretor geral do grupo, Toshio Iwamoto. No momento, oito manuscritos podem ser consultados na página da Biblioteca Apostólica Vaticana (www.vaticanlibrary.va), afirmou à AFP um porta-voz da empresa. O Vaticano iniciou há alguns anos um ambicioso projeto de digitalização dos livros de sua biblioteca.

Comente agora
20
Out
Consumo de carne de morcego pode ter ajudado a deflagrar ebola
Postado por: Anacley Souza / 14:21h

O início da atual epidemia de ebola e das mortes de mais de 4 mil pessoas por causa da doença pode ter se dado em uma vila na Guiné, no leste da África, quando uma criança comeu morcegos. A criança de dois anos, apelidada de infante zero, vivia no vilarejo de Gueckedou, uma região em que a carne deste animal é consumida frequentemente. A família deste paciente disse ter caçado duas espécies de morcego conhecidas por hospedar o vírus. A criança morreu em dezembro de 2013. Morcegos não são os únicos animais menos convencionais que podem parar nas mesas de famílias africanas: chimpanzés, ratos, cobras e até porco-espinhos são mortos para consumo. Não só a fome é levada em conta neste hábito. Trata-se de uma prática popular, porque alguns tipos de animais são considerados uma iguaria. O problema é que alguns desses animais podem transmitir sérias doenças, como no caso dos morcegos. Os morcegos são hospedeiros ideais por oferecerem grande resistência ao vírus. Por meio de suas fezes ou mesmo de algumas frutas que tocaram, eles podem infectar animais como chimpanzés e gorilas.

Milhões de toneladas: Mas  ainda não se sabe exatamente como o ebola é transmitido de animais para humanos. Segundo Johnathan Ball, virologista da Universidade de Nottingham, frequentemente há uma "espécie intermediária" no processo, apesar de também haver evidências de que se possa pegar ebola diretamente de morcegos.

Comente agora
20
Out
Greve na Lufthansa atinge agora voos de longa distância
Postado por: Anacley Souza / 13:43h

A greve na Lufthansa agora atingirá também voos de longa distância. Até agora, os pilotos só haviam paralisado voos de curta e média distâncias. Segundo o sindicato de pilotos da Alemanha, a greve está programada para durar das 2h às 19h59 (horário de Brasília) de terça-feira. A empresa ainda não informou quais destinos serão prejudicados com a greve, mas deve soltar comunicado ainda nesta segunda. Esta é a oitava paralisação feita por pilotos da companhia aérea este ano. Os pilotos reivindicam benefícios de aposentadoria. O sindicato, que representa cerca de 5.400 pilotos da Lufthansa, reivindica que os pilotos passem a se aposentar aos 55 anos e recebam até 60% do salário antes do início dos pagamentos da aposentadoria aos 65 anos. A entidade propôs um plano para cobrir os custos do regime. A empresa cancelou 1.450 voos no domingo, depois de o sindicato ter convocado greve na segunda e na terça-feira, agravando a situação dos passageiros na Alemanha em meio a outra longa paralisação de maquinistas de trem no final de semana. (Revista Veja)

Comente agora
20
Out
Ministras da Indústria e da Justiça renunciam no Japão
Postado por: Letícia Oliveira / 12:53h

As ministras japonesas da Indústria, Yuko Obuchi, e da Justiça, Midori Matsushima, renunciaram aos cargos nesta segunda-feira (20). As dirigentes haviam assumido os postos em setembro em uma reformulação do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe. Yuko Obuchi é a primeira ministra a pedir demissão desde que Abe chegou ao poder em dezembro de 2012. Filha de um ex-primeiro-ministro, Obuchi foi considerada um candidata dentro do Partido Liberal Democrático para se tornar a primeira premiê mulher do Japão e era um símbolo da política de Abe de promoção de mulheres para cargos. Obuchi renunciou ao cargo de ministra da economia, comércio e indústria, após registros financeiros mostrarem que grupos de apoio político controlados por ela gastaram centenas de milhares de dólares em viagens de lazer para Tóquio oferecidas a apoiadores.

Comente agora
20
Out
Tempestade Trudy deixa ao menos seis mortos no México
Postado por: Letícia Oliveira / 12:22h

Seis pessoas morreram neste fim de semana na região de Guerrero, no Sul do México, por conta da tempestade tropical Trudy. O fenômeno levou à retirada de cerca de 2 mil pessoas das regiões montanhosas de Guerrero, nos municípios de Huamuxtitlan, Tlalixtaquilla e Malinaltepec. As chuvas provocaram deslizamento de terras no município de Tlacoachistlahuaca. O acidente provocou a morte, neste domingo (19), de um trabalhador de 23 anos, informou um responsável pela Defesa Civil. Duas crianças e uma mulher também morreram em outro deslizamento de terra em Ometepec, e uma pessoa também morreu por conta de um deslizamento em Cochoapa. As informações são da Agência Brasil. 

Comente agora
20
Out
Casal italiano faz sexo no mar e fica com órgãos 'colados'
Postado por: Letícia Oliveira / 12:13h

Um casal ficou em uma situação delicada após fazer sexo em uma praia no mar Adriático, na Itália. Os órgãos genitais do homem e da mulher ficaram presos por uma espécie de 'sucção', o que os impedia de se descolar um do outro. Eles transavam dentro do mar, na praia deserta de San Giorgio. Sem poder sair de dentro da água, o casal foi ajudado por uma mulher, que levou uma toalha e chamou a ambulância. Helen Ward, especialista em saúde pela Imperial College, em Londres, que foi ouvida pelo jornal inglês The Mirror, disse que um acidente como este não é impossível, “nada é impossível, mas eu acho que soa muito improvável”. O caso ganhou destaque na imprensa internacional e motivo de piada entre usuários de sites de redes sociais. O jornal alemão Bild, em tom de humor, deu dicas de como casais podem praticar sexo na água de forma segura. 

Comente agora
20
Out
UE tenta arrecadar 1 bi de euros para combate ao ebola
Postado por: Letícia Oliveira / 12:09h

A União Europeia está tentando arrecadar 1 bilhão de euros para ajudar no combate ao vírus do ebola na África Ocidental. Nesta segunda-feira, ministros das Relações Exteriores dos 28 países-membros deram início a conversas para discutir como eles podem ajudar no controle do “surto”. Está previsto para sexta-feira o anúncio de um pacote de medidas. Por enquanto, o bloco já reuniu cerca de 500 milhões de euros, dos quais 160 milhões de euros foram doados pelo Reino Unido e outros 100 milhões de euros partiram de contribuições da Alemanha. Além do fundo de 1 bilhão de euros, os ministros discutem a possibilidade de enviar equipamentos médicos, oferecer treinamento para profissionais de saúde e adotar procedimentos mais rígidos no retorno de europeus que estavam na África Ocidental. Philip Hammond, secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, afirmou que os recursos são necessários para o mais breve possível, “pois nós temos um período muito curto para agir e prevenir um descontrole na disseminação da doença”. (Agência Estado)

Comente agora
20
Out
OMS anuncia que Nigéria zerou surto de ebola
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:41h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (20) que a epidemia de ebola foi controlada na Nigéria. Segundo relatório da agência de saúde das Nações Unidas, a estratégia do país africano de zerar a doença foi classificada como “história de sucesso espetacular”. No enfrentamento do ebola, a Nigéria rastreou todos os contatos de pacientes com a enfermidade. Na Nigéria, todos os casos tiveram contato com a primeira pessoa infectada pelo vírus, um homem da Libéria que chegou a Lagos com os sintomas e morreu. A Nigéria registrou 20 casos do ebola, com oito vítimas fatais. A agência espera que novos casos da doença, portanto, só devem surgir se o vírus for trazido novamente do exterior. O anúncio ocorre 42 dias após o último caso no país de teste negativo para a doença, tempo máximo considerado para indicar o fim do ciclo do vírus. Para declarar oficialmente o fim de uma epidemia, a OMS reúne um comitê de vigilância, epidemiologia e de testes de laboratório para determinar se as condições determinadas foram cumpridas. Informações do Estadão.

Comente agora
20
Out
EUA expandem ataques aéreos contra Estado Islâmico
Postado por: Letícia Oliveira / 07:07h

Os Estados Unidos anunciaram a expansão dos ataques aéreos na província de Anbar, dominada pelos sunitas e um forte reduto do Estado Islâmico no Iraque. Aviões de guerra norte-americanos atingiram uma barreira construída próximo à barragem de Fallujah que, segundo os militares, vinha sendo utilizada pelos militantes do Estado Islâmico para inundar as cercanias próximas ao leste de Fallujah. Os oficiais disseram que o acostamento é um alvo militar legítimo porque era usado para inundar canais e controlar o fornecimento de água. Ao todo, as forças aéreas miraram 10 alvos no Iraque e conduziram 13 ataques na Síria entre ontem e hoje. Os ataques aéreos na Síria foram realizados com aviões de guerra da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Durante o final de semana, os ataques feitos pelos Estados Unidos e sua coalizão se intensificaram. Com o ataque à barragem e a outras refinarias de petróleo, os militares atingiram mais e variados alvos no Iraque e na Síria. Onze das ofensivas na Síria ocorreram próximas a Kobani, local dos mais intensos conflitos com militantes do Estado Islâmico nas últimas semanas. O Comando Central dos Estados Unidos disse que esses ataques atingiram 20 posições de guerra do Estado Islâmico, cinco veículos do grupo e duas construções utilizada pelos militantes.

Comente agora
19
Out
Itália nega registro civil para casamentos homoafetivos de italianos no exterior
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:08h

O ministro italiano da Administração Interna disse hoje (19) que o governo vai anular as transcrições para o registo civil interno dos casamentos de homossexuais celebrados no exterior. "Eu anulo os registros. Na Itália, não está prevista a possibilidade de um casal gay contrair matrimônio, logo não se pode registrar os casamentos realizados no estrangeiro", afirmou Angelino Alfano. O presidente da Câmara Municipal de Roma, Ignazio Marino, registrou no sábado, durante uma cerimônia na sede do Legislativo, a transcrição de 16 casamentos de homens e mulheres homossexuais, realizados fora do país, apesar de a lei italiana não permitir esse tipo de contrato. As assinaturas de Ignazio Marino envolvidas naquela cerimônia "são só um autógrafo e não têm valor jurídico", acrescentou Angelino Alfano. Para ele, não é possível que os casais homossexuais se casem em outros países e pretendam que o seu matrimônio seja registrado na Itália. O responsável governamental disse estar disponível para analisar normas que ampliem os direitos dos casais homossexuais, mas reiterou sua oposição a qualquer tipo de matrimônio entre pares do mesmo sexo ou à adoção. Apesar da proibição do ministro e do anúncio do delegado do Governo em Roma, Giuseppe Pecoraro, de que os atos seriam anulados, o presidente da Câmara da capital italiana manteve a decisão e fez os registros dos 16 casais, 11 de homens e cinco de mulheres. A instância local da Igreja Católica emitiu um comunicado em que define os registros como uma "decisão ideológica" e "uma afronta institucional", enquanto a Conferência Episcopal italiana definiu o gesto como "somente uma mistificação em nível midiático e político".

Comente agora
19
Out
Auxiliar de enfermagem infectada na Espanha com ebola tem melhora
Postado por: Anacley Souza / 16:52h

A auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero, infectada com o vírus ebola em Madri, continua evoluindo bem. Além disso, as 15 pessoas hospitalizadas em observação permanecem assintomáticas. O comitê especial criado pelo governo espanhol para acompanhar a crise do ebola confirma a situação em comunicado emitido hoje, sem revelar detalhes mais precisos sobre o estado de saúde da auxiliar de enfermagem. "O estado de saúde da paciente hospitalizada no Hospital Carlos III evolui favoravelmente", diz o comunicado. O comitê também está à espera da segunda prova (depois de uma primeira negativa) dos exames de três outras pessoas sob investigação, entre elas, um homem que usou a mesma ambulância que transportou Teresa Romero. Segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ebola causou mais de 4.500 mortos em cerca de 9 mil casos registados na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné-Conacri, os mais afetados. Também já houve registros na Nigéria, no Senegal, na Espanha e nos Estados Unidos. As informações são da Agência Brasil.

Comente agora
19
Out
Golpista tinha quatro esposas, sete noivas e cinco namoradas ao mesmo tempo
Postado por: Anacley Souza / 16:41h

A polícia de Viena, na Áustria, prendeu o homem que bateu todos os recordes de bigamia e infidelidade do país. Sonko Tijan tinha quatro esposas, sete noivas e cinco namoradas ao mesmo tempo. Uma das esposas, que estava grávida, encontrou uma foto de um casal feliz, em que o marido parecia com o dela no Facebook. As mulheres dele tinham de 22 a 44 anos. A austríaca Sonja Maier, que encontrou a foto, contou ao jornal Metro que quando viu a foto, pensou que o marido tinha um irmão gêmeo. “Nunca pensei que ele me traía”, disse. As duas mulheres começaram a trocar mensagens e foram descobrindo a farsa. Sonko Tijan, que é da Gâmbia, também tinha uma esposa e família em seu país de origem. A polícia acredita que ele pode ter tido relações com mais mulheres. Segundo o sargento Patrick Maierhofer, ele sempre usava as mesmas táticas e pedida ajuda financeira para as mulheres. “Ele olhava para as mulheres em bares de forma encantadora e atenciosa. Ele também fascinava elas com histórias fantasiosas sobre sua terra-natal na África e como ele tinha fugido de guerras terríveis, deixando sua família para trás”, contou o sargento. (Revista Extra)

Comente agora
19
Out
Concurso polêmico vai eleger a Miss Hitler 2014
Postado por: Anacley Souza / 14:55h

Um concurso de beleza organizado através da rede social russa VKontakte, o equivalente local do Facebook, está dando o que falar. O Miss Ostland 2014 (Ostland é o nome dado pela Alemanha nazista aos Estados bálticos ocupados e ao Leste da Polônia), hospedado na página do grupo “Adolf Hitler”, com mais de 7 mil seguidores, já conta com 14 participantes, todas nazistas. Para participar, é preciso seguir as seguintes regras: “Ser mulher, ser nazista, ser uma mulher nazista, ser uma mulher que odeia judeus, ser membro do grupo “Adolf Hitler”, postar uma foto nazista sexy, conseguir outros nazistas para curtir sua foto e não insultar outras fotos, nazistas são um monte de coisas, mas são, aparentemente, pouco maliciosos nas mídias sociais”. Além de enviar suas fotos sensuais, as mulheres interessadas em participar devem escrever sobre seu amor por Hitler. O candidato que obtiver o maior número de curtidas será declarado o vencedor. Até agora, Katya Shkredova que “adora Adolf por sua filosofia sobre a sociedade ideal”, lidera o concurso. Além dela, outras 13 mulheres se inscreveram.

Comente agora
19
Out
Nu sobre muro, artista russo corta pedaço da própria orelha em protesto
Postado por: Anacley Souza / 14:42h

Um protesto de um homem só chamou atenção neste domingo (19) em Moscou, na Rússia. Em uma performance artística, um homem subiu no muro de uma instituição de psiquiatria e cortou parte de sua orelha direita. Ele foi detido por seguranças do Ministério do Interior pouco depois. Pyotr Pavlensky afirmou que sua performance, intitulada "Segregação", foi uma forma de protestar contra o uso de psiquiatria forense com motivações políticas. Segundo ele, cortar o lóbulo da orelha em frente ao Centro Científico de Psiquiatria Social e Forense Serbsky demonstra como as autoridades podem cortar da sociedade um indivíduo indesejado por meio do uso de psiquiatria e diagnósticos médicos que o obriguem a ser colocado em um hospital penitenciário. (G1)

Comente agora
19
Out
Sínodo dos Bispos foi uma “experiência de união”, diz o papa Francisco
Postado por: Anacley Souza / 14:16h

O papa Francisco afirmou hoje (19), na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos, que o encontro foi uma “grande experiência” de união e recordou o papel da Igreja de curar as feridas e dar esperança às pessoas. Os participantes do sínodo, segundo o papa, sentiram o “poder do Espírito Santo que guia e incessantemente renova a Igreja”, e que deve continuar a “cuidar das feridas abertas e a devolver a esperança a muitas pessoas que a perderam”. O Sínodo dos Bispos sobre a Família, convocado pelo papa Francisco, aprovou ontem (18) um relatório final sem que tenha sido alcançado um acordo com relação aos casos de divórcio e dos homossexuais. O documento traz um inventário dos diversos problemas da família nos cinco continentes, como o acolhimento pela Igreja dos casais em união de fato, homossexuais ou divorciados. O texto aprovado não apresenta, portanto, conclusões, mas representa um passo à frente face ao próximo sínodo, sobre o mesmo tema, previsto para em outubro de 2015. O superior-geral dos jesuítas, ordem a que Francisco pertence, disse aos órgãos de imprensa religiosos que uma “revolução” no pensamento da Igreja é possível no próximo ano. A cerimônia de encerramento do sínodo marcou também a beatificação do papa Paulo VI.

Comente agora
19
Out
Atriz Misty Upham é encontrada morta em Seattle
Postado por: Anacley Souza / 12:01h

As autoridades do estado de Washington localizaram ontem à noite o corpo da atriz Misty Upham, protagonista de "Álbum de Família", em um rio nos arredores de Seattle, indicou a polícia do condado de King. A atriz de 32 anos tinha sido vista pela última vez 5 de outubro. A causa de sua morte ainda está sendo investigada, explicou o Escritório Médico do Condado de King em comunicado, que assinalou que o corpo foi encontrado por um familiar de Upham depois de três dias de operações de busca. Seu pai, Charles Upham, contou à imprensa local que a atriz sofria de desordem bipolar e surtos de ansiedade, mas descartou que tivesse tendências suicidas. A atriz participou do último filme de Quentin Tarantino, "Django Livre", e em 2008 recebeu o prêmio Independent Spirit por sua atuação no filme independente "Frozen: Uma Aventura Congelante". Upham nasceu e cresceu em uma reserva indiana da tribo "Blackfeet" em Montana, nos Estados Unidos. (UOL)

Comente agora
19
Out
Prefeito de Roma aprova casamentos gays e enfurece Igreja
Postado por: Anacley Souza / 11:46h

O Prefeito de centro-esquerda de Roma reconheceu neste sábado a validade de 16 casamentos gays realizados fora da Itália, provocando a irada do ministro do Interior e da Igreja Católica Romana do país. "Hoje é um dia esplêndido", disse o prefeito Ignazio Marino na prefeitura de Roma onde registrou o casamento de 11 casais do sexo masculino e seis do sexo feminino. Embora o casamento gay seja ilegal na Itália, algumas cidades têm permitido que casais homossexuais casados legalmente em outros países registrem suas uniões em prefeituras, quando retornam, assim como fazem casais heterossexuais que se casam fora da Itália. O reconhecimento é importante porque pode ajudar um parceiro herdar a propriedade do outro e afeta benefícios para a saúde, seguros e pensões. A questão é altamente polêmica num país onde a Igreja tem considerável influência sobre a política, e divide o governo de coalizão de esquerda-direita do primeiro-ministro Matteo Renzi. Uma pesquisa feita no ano passado mostrou o casamento gay foi apoiada por apenas um quarto da população da Itália.

Comente agora
19
Out
Fidel Castro oferece ajuda aos Estados Unidos para combater o ebola
Postado por: Anacley Souza / 09:43h

O ex-presidente cubano Fidel Castro ofereceu ajuda aos Estados Unidos para combater o ebola e evitar que a doença se propague pela a América Latina. "Temos prazer em cooperar com os americanos nessa tarefa; e não na busca da paz entre dois Estados que têm sido adversários durante tantos anos, mas pela paz no mundo, um objetivo que podemos e devemos ter em mente", disse Fidel em um artigo publicado neste sábado no jornal oficial Granma. No texto intitulado "A hora do dever", ele afirma que ao cooperar com o país vizinho, com quem Cuba não tem relações diplomáticas desde 1961, se evita que o ebola se espalhe e protege a população de Cuba e de toda a América Latina. Os Estados Unidos foram, depois da Espanha, o segundo país não-africano onde se registrou contágio da doença em seu próprio território. Duas enfermeiras americanas foram contaminadas com o vírus ebola em um hospital do Texas, ao tratarem de um paciente que contraiu a doença na Libéria e acabou morrendo. O ebola já matou mais de 4.500 pessoas, a maioria na Libéria, Guiné e Serra Leoa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que haja, nesses três países, mais de 9 mil pessoas infectadas pelo vírus, que mata em 70% dos casos. (BBC Brasil)

Comente agora
19
Out
Papa Paulo VI é beatificado por Francisco
Postado por: Anacley Souza / 08:03h

O papa Francisco beatificou neste domingo (19) Paulo VI durante missa na Praça de São Pedro no Vaticano, assistida por dezenas de milhares de pessoas. Depois do ritual pedido de beatificação apresentado ao papa pelo bispo de Brescia, Luciano Monari, Francisco pronunciou a fórmula em latim que declarava beato o pontífice que encerrou o Concílio Vaticano II, conferências que buscaram modernizar a Igreja e atrair os cristãos realizadas entre 1962 e 1965, e que assinou importantes encíclicas como a 'Humanae Vitae'. Francisco disse que 'a partir de agora o papa Paulo VI será chamado beato e sua festa se realizará, nos lugares e segundo as regras estabelecidas, em 26 de setembro de cada ano'. A cerimônia eucarística começou com a leitura da biografia do papa Paulo VI pelo postulador da causa de beatificação, Antonio Marrazzo. O papa emérito Bento XVI assistiu à beatificação, pois foi Paulo VI que o nomeou cardeal, e foi cumprimentado por Francisco logo na chegada. Os 253 participantes do Sínodo da família, encerrado ontem, participaram da cerimônia. O milagre atribuído à Paulo VI, e que o permitiu ser beatificado, é a cura de um feto diagnosticado com graves problema cerebrais no início da década de 1990 na Califórnia. A mãe se recusou a abortar e rezou para o papa para salvar a criança, que nasceu saudável. No altar foi exposta a camiseta ensanguentada de Paulo VI, depois do atentado, em 1970, quando um pintor boliviano o apunhalou duas vezes na chegada ao aeroporto de Manila. (G1)

Um comentário
18
Out
Ebola: Canadá cria vacina experimental contra vírus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:08h

O governo do Canadá anunciou neste sábado (18) que vai enviar à Organização Mundial de Saúde uma vacina experimental contra o vírus ebola na próxima segunda-feira (20), para um possível uso nos países da África Ocidental mais atingidos pelo surto. o governo canadense deve enviar 800 frascos de vacina em três embarques diferentes. A OMS vai consultar parceiros para determinar a melhor forma de distribuir as vacinas. "Esta vacina, produto de muitos anos de pesquisa científica e inovação, pode ser uma ferramenta importante na contenção do surto. Vamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com a OMS para lidar com algumas das questões éticas e logísticas em torno do uso desta vacina experimental na luta contra o ebola", disse o Dr. Gregory Taylor, da Agência de Saúde Pública do Canadá.

Comente agora
18
Out
Estado Islâmico pode usar o ebola como arma biológica
Postado por: Samile Macêdo / 18:53h

O surto de ebola nos países africanos tem preocupado todo o mundo por conta do fácil contágio e do fato de não haver cura para a doença que já deixou mais de 3.800 mortos na África Ocidental. O medo agora é que os jihadistas do Estado Islâmico (EI) se utilizem do vírus como arma biológica para atacar seus desafetos e infectar países do ocidente. O alerta é dado pelo capitão Shimkus, professor de assuntos relacionados à segurança nacional da Escola de Guerra dos Estados Unidos. Ele acredita ser “inteiramente plausível” que os extremistas muçulmanos adotem a transmissão do vírus como estratégia para vencer seus inimigos. “No contexto da atividade terrorista, não é preciso muita sofisticação”, disse ele em entrevista à Forbes dizendo que o grupo pode usar um indivíduo contaminado pelo vírus para espalhá-lo em outros países. Além do capitão Shimkus, o professor Anthony Glees, diretor do Centro da Universidade de Buckingham de Estudos de Segurança e Inteligência, também acredita nesse risco e lembra da crença islâmica sobre o suicídio. “Os jihadistas acreditam que o suicídio seja bom, então, esse é um trabalho potencial em uma missão suicida”, disse Glees pedindo atenção ao governo do Reino Unido sobre a entrada de estrangeiros. “Eles são suficientemente bem informados para considerar essa hipótese, e eles sabem também que temos sido negligentes no Reino Unido”.

Comente agora
18
Out
Confiante, Obama diz que EUA vão conter ebola
Postado por: Samile Macêdo / 18:38h

O presidente Barack Obama disse neste sábado que os EUA poderão registrar mais casos isolados de ebola, mas que continua confiante de que o país conseguirá evitar um grave surto da doença. “Sabemos como combater essa doença”, declarou Obama em pronunciamento semanal. “Sabemos os protocolos. E sabemos que, quando cumpridos, eles funcionam.” Os comentários de Obama vieram um dia depois de o presidente norte-americano nomear Ron Klain para coordenar os esforços do governo no combate ao ebola, em meio a uma crescente pressão para que os EUA deem uma resposta mais enérgica à ameaça imposta pelo vírus. O primeiro caso de ebola nos EUA foi registrado recentemente, quando um liberiano chegou a Dallas (Texas) infectado com a doença. A vítima, Thomas Duncan, morreu no último dia 8, mas duas enfermeiras que ajudaram a tratá-lo no Texas Health Presbyterian hospital acabaram contraindo o vírus. No pronunciamento, Obama destacou que foi identificado um número limitado de casos nos EUA e afirmou que não há “surto” ou “epidemia” de ebola nos EUA. Obama disse que o país fará o que for possível para manter os norte-americanos seguros, mas rejeitou propostas de uma proibição às viagens entre o oeste da África, onde a doença já causou milhares de mortes, e os EUA. “Tentar isolar toda uma região do mundo – se isso fosse possível – poderia, na verdade, agravar a situação”, afirmou Obama. Muitos republicanos têm defendido uma proibição temporária de viagens a partir do oeste africano para evitar que a doença se espalhe pelos EUA. (Política Livre)

Comente agora
18
Out
Alcoólatras são pagos com cerveja para limpar ruas na Alemanha
Postado por: Anacley Souza / 16:48h

Na Alemanha, um projeto inédito e um tanto inusitado está chamando a atenção. Alcoólatras estão sendo pagos com cerveja para limpar as ruas da cidade de Essem, no estado da Renânia do Norte-Vestfália. De acordo com o site Deutsche Welle, o objetivo, é ajudar os participantes a se reintegrarem à sociedade. O nome do projeto é Pick-Up e é organizado pela organização assistencial Suchthilfe Direkt Essen. Além de cerveja, os garis recebem 1,25 euro por hora. “Posso ficar bêbado quando quiser. Mas isso me permite ajudar as pessoas em volta de mim”, declarou um dos participantes do projeto. (IBahia)

Comente agora
18
Out
Gays e divorciados ficam fora de texto final no Vaticano
Postado por: Anacley Souza / 15:56h

O Vaticano divulgou neste sábado (18) uma mensagem destinada “às famílias do mundo todo” como resultado do Sínodo dos Bispos, reunião com cardeais convocada pelo Papa Francisco. O texto denuncia as “inúmeras crises matrimoniais” e “eventos dramáticos” que elas sofreram, mas não menciona o casamento homossexual – assunto que divide os participantes. Havia expectativa de que a união de casais do mesmo sexo tivesse mais destaque, já que no começo desta semana, os primeiros rascunhos deste documento indicavam uma grande mudança de tom sobre a participação dos gays na igreja. Na última segunda (13), um texto afirmava que os homossexuais têm “dons e qualidades a oferecer” e indagou se o catolicismo pode aceitar os gays e reconhecer aspectos positivos de casais do mesmo sexo. Reunidos em sessão final, após duas semanas movimentadas, os participantes aprovaram por ampla maioria este primeiro texto com 158 votos favoráveis (de 174 no total). Eles devem votar mais tarde pela maioria de dois terços o relatório final, chamado de “Relatio Synodi”. Redigido em um estilo simples, o texto refere-se “ao consolo e à exortação, à sombra e às luzes”, resumiu o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente da Comissão para a Mensagem. “Nós refletimos sobre o acompanhamento pastoral e a questão do acesso aos sacramentos das pessoas divorciadas que voltaram a se casar”, indica a mensagem. Várias questões deixam claro o recuo do Papa diante das divisões entre os participantes do sínodo. “O silêncio do Papa é a característica” do início de um trabalho sinodal, respondeu o cardeal italiano, insistindo na liberdade dos debates. (O Globo)

Comente agora
18
Out
Homem processa clínica após acordar de exame com calcinha
Postado por: Anacley Souza / 11:21h

Um americano que havia se submetido a uma colonoscopia teve uma desagradável surpresa ao acordar da anestesia e ver que estava vestido com uma calcinha rosa, de acordo com os autos do processo contra uma clínica no estado de Delaware (oeste). O autor da queixa, identificado pela imprensa local como Andrew Walls de 32 anos, resolveu processar o Delaware Surgery Center, em Dover, dois anos depois da realização do exame. Durante o procedimento, realizado em 12 de outubro de 2012, o paciente foi anestesiado e, "quando acordou, percebeu que haviam colocado nele uma calcinha rosa", indica a ata do julgamento. A acusação considera que a conduta da clínica foi "além de todos os limites possíveis de decência " e insiste que em nenhum momento o autor vestiu a calcinha rosa de forma intencional. "Como resultado da conduta extrema e escandalosa dos acusados , os réus causaram, intencionalmente ou por negligência, uma grave angústia emocional no autor da queixa", acrescenta. Segundo consta na ata, Walls chegou a perder o emprego por causa da brincadeira de mau gosto. A queixa foi apresentada na semana passada no Tribunal Superior de Delaware, no condado de New Castle. (Agência EFE)

Comente agora
17
Out
Árvore natalina gigante causa polêmica entre parisienses
Postado por: Anacley Souza / 16:45h

Uma árvore de Natal inflável instalada nas ruas de Paris está fazendo os passantes se sentirem desconfortáveis. A obra, de 24 metros altura e que está levantando sobrancelhas por se parecer com um brinquedo erótico, é uma instalação artística do americano Paul McCarthy. Chamada apenas de "Árvore", ela foi instalada no meio da Place Vendôme como parte da Feira Internacional de Arte Contemporânea (FIAC, na sigla em inglês), que acontece na cidade do dia 23 a 26 de outubro. As reações tem sido diversas, principalmente nas redes. O Printemps Français, um grupo de extrema-direita que se opõe ao casamento gay, vem reclamando no Twitter: "Contribuintes, isso é para onde vai o seu dinheiro", foi escrito num post, enquanto em outro dizia-se que a Place Vendôme foi "humilhada", e Paris, "desfigurada". Enquanto alguns protestam, outros aproveitam para dar o recado fazendo piada nas redes sociais. (Revista Ela)

Comente agora
17
Out
Acidente durante show deixa mortos na Coreia do Sul
Postado por: Anacley Souza / 13:40h

Dezesseis pessoas morreram e 11 ficaram gravemente feridas quando uma grade de ventilação cedeu ao peso das vítimas durante um show na região sul da Coreia do Sul nesta sexta-feira. Vinte e cinco pessoas caíram quase 20 metros e pararam em um estacionamento no subsolo, segundo o canal YTN. As vítimas subiram na grade para tentar uma visão melhor do palco durante o show em Seongnam City, perto de Seul. Muitas vítimas são estudantes, de acordo com a emissora. Cerca de 700 pessoas estavam presentes no concerto perto de uma rua comercial para assistir à apresentação do grupo 4minute. O grupo tem como destaque o cantor e dançarino Hyuna, que ficou famoso após aparecer no clipe da música "Gangnam Style", do rapper sul-coreano Psy. (Globo)

Comente agora
17
Out
OMS admite falhas no combate ao ebola na África
Postado por: Letícia Oliveira / 12:29h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu nesta sexta-feira que cometeu erros nas tentativas para conter a epidemia de ebola que assola o oeste da África, citando falhas como a incompetência de funcionários e a falta de informação. “Praticamente todos os envolvidos na resposta ao surto falharam em ver coisas óbvias”, afirma a organização, no rascunho de um documento interno obtido pela Associated Press. A agência de saúde das Nações Unidas reconheceu que, por vezes, até mesmo sua burocracia interna foi um problema no combate à doença. A entidade assinalou que os chefes dos escritórios nacionais da OMS na África são “indicações politicamente motivadas” do diretor regional para o continente, Luis Sambo, que não responde à comandante da agência em Gênova, Margaret Chan. No documento, a OMS afirmou que considera “particularmente alarmante” que o chefe do seu escritório na Guiné tenha se recusado a ajudar uma equipe de especialistas em ebola a conseguir vistos para o país e que US$ 500 mil tenham sido bloqueados em obstáculos administrativos. (AE)

Comente agora
17
Out
Novo relatório da Igreja atenua texto sobre gays
Postado por: Letícia Oliveira / 10:49h

Dez relatórios dos Circuli Minores (grupos menores), apresentados pelos bispos e cardeais que participam do Sínodo da Família, no Vaticano, atenuam o texto do relator-geral, o arcebispo húngaro Péter Erdö, em relação aos gays, omitindo conceitos que pudessem ser interpretados como aprovação da Igreja a seu modo de vida. O Vaticano também divulgou nesta quinta-feira, 16, uma versão em inglês do primeiro relatório, no qual alterou a abertura que propunha aos gays e divorciados presente no original em italiano, publicado na segunda-feira (13). Os novos relatórios reafirmam que a união homossexual não pode ser chamada de matrimônio, recomendam que os gays recebam atenção pastoral e sejam respeitados em sua dignidade, mas omitem a observação do cardeal Erdö, que em seu texto ressaltou que os casais do mesmo sexo têm uma contribuição a dar à comunidade católica. Ao lado da situação dos divorciados recasados, que reivindicam o acesso ao sacramento da eucaristia, a questão dos homossexuais foi aquela que mais dividiu os participantes do Sínodo.

Comente agora
17
Out
Recursos da ONU contra o ebola são de apenas US$ 100 mil, afirma jornal
Postado por: Letícia Oliveira / 08:18h

Apenas U$ 100 mil é o que tem o Fundo das Nações Unidas para lutar contra o vírus do ebola que já matou 4,5 mil pessoas até o momento. A quantia é bem menor do que os US$ 20 milhões como anunciou na quinta-feira (16) o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, afirma o jornal "New York Times". Segundo fontes ouvidas pelo jornal, os US$ 20 milhões anunciados por Ban representam o total das promessas de ajuda e não o dinheiro efetivamente aportado. Apenas a Colômbia tornou efetiva sua contribuição, de US$ 100 mil. No entanto, mesmo os US$ 20 milhões prometidos ainda estão longe do U$ 1 bilhão considerado necessário pela ONU para combater de modo eficaz a epidemia. À margem do fundo, no entanto, os doadores já contribuíram por diversos meios para outros programas ligados às Nações Unidas, em um total de US$ 376 milhões. 

Comente agora
17
Out
Argentina lança primeiro satélite com tecnologia própria
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:58h

A Argentina lançou nesta quinta-feira (16) o Arsat-1, seu primeiro satélite geoestacionário de telecomunicações, desenvolvido com tecnologia própria, na base de Kourou, na Guiana Francesa. "O Arsat 1 foi lançado com êxito ao espaço", informou a Presidência em um comunicado. O satélite decolou às 21h44 GMT (18h44 de Brasília), a bordo de um foguete francês Ariane, que se desprendeu em seguida, até alcançar uma órbita de transferência, 300 km acima do nível do mar. Imagens transmitidas pela televisão mostraram técnicos e cientistas comemorando na base de controle quando o satélite se desprendeu da estrutura do foguete. "Hoje é um dia histórico com o lançamento do Arsat 1, um satélite construído com tecnologia argentina, um investimento de 270 milhões de dólares e 1,3 milhão de homens-hora", disse o chefe do gabinete, Jorge Capitanich, com coletiva de imprensa. Ele afirmou ainda que "70% de um satélite são as horas trabalhadas por cientistas e técnicos de alta qualificação". O Arsat-1, com potência de 3.400 watts, foi desenvolvido ao longo de sete anos e fabricado na cidade de San Carlos de Bariloche (1.650 km a sudoeste de Buenos Aires) pelas estatais Invap e pela empresa Argentina de Soluções Satelitais (ArSat). Quatrocentos especialistas participaram da construção do satélite geoestacionário que orbitará dando uma volta completa em 24 horas, o mesmo tempo em que a Terra dá uma volta completa em si mesma.

Comente agora
17
Out
Petrobras é investigada nos Estados Unidos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:33h

Um relatório divulgado nesta semana pela consultoria Arko Advice informa que o órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, a SEC (Security Exchange Commission), e o Departamento de Justiça americano começaram a investigar as denúncias de corrupção na Petrobras. Um time de 28 advogados e analistas dos órgãos americanos estariam trabalhando no caso, que pode se estender às empresas fornecedoras de serviços da estatal. A companhia, que tem ADRs (recibos de ações negociados na Bolsa de Valores de Nova York), deve seguir regras de governança estabelecidas pela SEC, que corresponde nos EUA à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). "Os controles se referem não somente às auditorias variadas, mas à obrigação de cumprir as normas antifraudes SOX (Lei Sarbanes-Oxley)", diz o relatório enviado para clientes, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso. A Arko diz que as investigações apontam que a Petrobras "operou de forma desgovernada e submetida a interesses corruptos, conforme as delações de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal, e do doleiro Alberto Youssef". Procurada, a SEC se recusou a comentar o caso. As investigações costumam ser conduzidas em sigilo pelo órgão americano. A Petrobras não se posicionou até a noite desta quinta-feira, 16. Pelas conclusões preliminares da SEC, o caso poderia se relacionar não apenas ao mercado acionário, mas se transformar em questão criminal. As prestadoras de serviços da Petrobras podem ser convocadas para prestar esclarecimentos.

Comente agora
17
Out
Obama admite que pode restringir viagens para evitar transmissão do ebola
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:12h

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que está aberto a restringir viagens para evitar o contágio do ebola, se os especialistas avaliarem que é necessário, embora não tenham essa posição no momento. O presidente afirmou que ele não tem “objeção filosófica” a tal proibição. Em declaração nesta quinta-feira à noite, após uma reunião na Casa Branca, Obama disse que pode ser necessário nomear uma pessoa para supervisionar a resposta do governo americano à epidemia. Alguns parlamentares republicanos, incluindo o senador John McCain, têm pressionado pela nomeação. O presidente admitiu que a resposta à crise provocada pela doença não foi tão eficiente quanto poderia ter sido, mas declarou que está tomando medidas para melhorá-la após duas enfermeiras contraírem o vírus. “Devido a estes dois incidentes, sabemos agora que pode ter havido problemas com equipamentos de proteção”, admitiu. Ele reiterou que as chances de americanos comuns contrairem o vírus são extremamente baixas. Obama também disse que o governo precisa garantir que os profissionais de saúde tenham mais confiança no sistema. De acordo com ele, se os funcionários mantiverem o foco, a situação será rapidamente controlada nos EUA, enquanto a epidemia na África Ocidental vai demorar meses para ser revertida, afirmou. A reunião na Casa Branca incluiu Tom Frieden, diretor dos Centro de Controle de Doenças e Proteção (CDC, na sigla em inglês), a secretária de Saúde e Serviços Humanos, Sylvia Mathews Burwell, a conselheira de Segurança Nacional, Susan Rice, o chefe de gabinete, Denis McDonough e Lisa Monaco, conselheira de segurança e contraterrorismo.

Comente agora
16
Out
Camelo aparece sorrindo em 'selfie' de amigos no Egito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:48h

Um camelo apareceu "sorrindo" em uma foto estilo 'selfie' feita por três amigos durante um passeio em um bairro de Giza, no Egito. A foto foi tirada por Hossam Antikka, de 20 anos, ao lado dos amigos Karem Abdelaziz, de 22, e Misara Salah, de 24. Hossam só percebeu que o camelo que eles haviam alimentado momentos antes estava atrás do trio, participando da foto, ao checar a câmera depois do clique. "Aconteceu por acaso, não tinha idéia de que o camelo estava sorrindo para a foto", disse Hossam ao jornal Daily Mail. "Isso me faz sentir tão feliz cada vez que olho para a foto. Eu apostei ela no Facebook e em pouco tempo ela já tinha viralizado."

Comente agora
16
Out
Anúncio em caminhões causa mais de 500 acidentes de trânsito em um dia na Rússia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:13h

Uma campanha publicitária gerou grandes problemas na cidade de Moscou, na Rússia. O anúncio, plotado em 30 caminhões exibindo os seios de uma mulher, causou 517 acidentes de trânsito em um único dia. Após a confusão, a polícia local pediu a retirada dos veículos com o anúncio das ruas e, ainda, motoristas em toda a cidade exigiram compensações da Agência Sarafan, responsável pela peça. Segundo a agência, a campanha tinha o objetivo de incentivar o mercado a colocar anúncios nas latarias dos caminhões. A peça apresentava a imagem de seios cobertos pelas mãos e uma tarja com os dizeres: "eles atraem". Os proprietários dos veículos danificados nos acidentes serão ressarcidos pela agência.

Comente agora
16
Out
Transexual de 13 anos descreve luta por aceitação nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 17:54h

Ofelia Barba Navarro se emociona quando lembra das agressões físicas e insultos sofridos durante anos por sua filha Zoey, 13 anos, que é transexual. Ela sabia da identidade de gênero de sua filha desde muito cedo, e sua principal preocupação era tentar proteger Zoey, registrada como sendo do sexo masculino. "A perseguição era constante, a pegavam, jogavam ao chão e diziam coisas horríveis", conta a mãe solteira, que vive em uma casa simples com os três filhos em Downey, um subúrbio de Los Angeles, no Estado americano da Califórnia. "Usavam insultos que eu não me atrevo a repetir. Foi nessa época que Zoey, com apenas oito ou nove anos, começou a falar que não queria mais viver e isso meu deu muito medo. Quando sua filha diz que preferia estar morta ou quando te chamam na escola para dizer que sua filha quer pular do prédio, você percebe que precisa fazer algo." Atualmente, depois de anos de sofrimento e incerteza, Ofelia e Zoey estão recebendo a ajuda que precisam e garantem que, finalmente, podem pensar no futuro com otimismo. Zoey é acompanhada há três anos pelos profissionais do Hospital Infantil de Los Angeles e começou a transição para poder se desenvolver totalmente como mulher. Seu caso é parecido com o de centenas de menores transexuais de todos os Estados Unidos que estão recebendo ajuda cada vez mais cedo para que possam viver de acordo com sua verdadeira identidade de gênero. (BOL)

Comente agora
16
Out
Mulher veste roupa ‘especial’ em aeroporto por medo de ebola
Postado por: Anacley Souza / 17:18h

Uma mulher foi flagrada no aeroporto internacional de Dulles, em Washington D.C., vestindo uma espécie de 'roupa especial' contra o contágio de ebola (semelhante àquela utilizada pelos agentes de saúde). Com um plástico azul, luvas e mangas compridas, a passageira aguardava por seu voo tranquilamente. As informações são do Daily Caller. O aeroporto internacional de Dulles foi utilizado pelo “paciente zero” dos Estados Unidos, Thomas Eric Duncan, um liberiano que viajou ao país americano para visitar a família e acabou morrendo na semana passada, vítima do vírus. Uma segunda enfermeira contagiada pelo ebola (que cuidou de Duncan) também teria viajado em um voo comercial mesmo apresentando febre baixa. Segundo autoridades de saúde, Amber Vinson não poderia ter utilizado um avião outras 132 pessoas após ter tratado de Thomas durante os dias mais contagiosos da doença. Apesar dos casos no país, o Centro de Controle de Doenças dos EUA pediu para que todos tenham muita calma, pois o vírus não é transmitido pelo contato sem haver troca de fluidos corporais. (Terra)

Comente agora
16
Out
Risco de ebola em países produtores de cacau faz Nestlé entrar em alerta
Postado por: Anacley Souza / 14:39h

O executivo-chefe da Nestlé, Paul Bulcke, disse nesta quinta-feira (16) que a empresa está em "alerta" com o surto de vírus ebola na África Ocidental, importante região produtora de cacau. Segundo ele, "esse surto afeta a nós e a sociedade em geral", afirmou em teleconferência com analistas após a divulgação dos resultados financeiros da companhia. A Nestlé não possui fábricas em Serra Leoa, Guiné ou Libéria, os mais afetados pelo ebola, mas tem ajudado a Cruz Vermelha no combate ao vírus, com doação recente de 100 mil francos suíços (US$ 106 mil). O objetivo é evitar que a doença chegue à Costa do Marfim e Gana, vizinhos à região epidêmica e principais produtores mundiais do cacau, que respondem por mais da metade da oferta global, matéria-prima do chocolate. Leia mais notícias sobre o ebola. A Organização Munidal da Saúde, OMS, divulgou nesta quarta-feira (15) novo balanço de casos de ebola no mundo. Segundo a agência das Nações Unidas, foram confirmados 8.997 contaminações pelo vírus em sete países e 4.493 mortes.

Comente agora
16
Out
Ativista que fez topless só é multada por ataque a boneco de cera de Putin
Postado por: Anacley Souza / 14:16h

Ataque de integrante do Femen a estátua de cera de Putin / Foto: AFP

Uma ativista ucraniana do grupo feminista Femen, conhecido por usar a tática do topless, foi condenada nesta quarta-feira (15) por uma corte de Paris pela acusação de ter atacado uma estátua do presidente russo, Vladimir Putin, em um museu de cera da capital francesa. Iana Zhdanova, com "Kill Putin" ("Mate Putin") escrito sobre o torso nu, atacou a réplica de Putin no Museu Grevin com uma estaca de madeira, em junho. A ativista, que mora na França há dois anos com o status de refugiada política, riu no tribunal depois que o juiz a ordenou a pagar uma multa de 1.500 euros (US$ 1.897) por vandalismo e um crime chamado "exibição sexual" na França, assim como outros danos a serem pagos ao Museu Grevin. "Estou rindo porque isso é muito estranho", disse Zhdanova, de 26 anos, já do lado de fora do tribunal. "Estou muito surpresa com essa decisão." A advogada de Zhdanova, Marie Dose, disse ter sido a primeira vez que uma corte francesa condenou uma integrante do Femen por exibição sexual, acrescentando que a decisão seria um precedente que iria restringir a capacidade do grupo protestar. Marie disse que iria recorrer da decisão. O Femen se especializou em aparições de mulheres com os seios nus com o objetivo de chamar atenção para os direitos das mulheres, sobretudo em países cuja hierarquia é dominada por homens, como a Rússia e aliados da antiga União Soviética, tendo Putin como principal alvo.

Comente agora
16
Out
Obama promete resposta “mais agressiva” para conter ebola nos Estados Unidos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:10h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu uma “resposta muito mais agressiva” e eficiente para impedir a propagação do vírus ebola. Ele convocou reunião de emergência – a terceira em quatro dias, realizada na noite dessa quarta-feira (15) -, após a repercussão do segundo caso de contaminação por ebola no país, o de outra funcionária do hospital em Dallas, no Texas, onde o liberiano que morreu na semana passada havia sido tratado. Obama informou que equipes da Swat (polícia americana) serão encaminhadas em 24 horas a qualquer hospital que tenha tido um paciente contaminado pelo vírus. Além disso, o governo federal vai fazer contato com pessoas suspeitas de infecção antes mesmo que os sintomas sejam apresentados. Para promover a reunião, o presidente cancelou viagem que faria para apoiar a campanha dos Democratas às eleições legislativas do mês que vem. Isso porque o segundo caso, revelado ontem de manhã, repercutiu negativamente na imprensa e na opinião pública. A funcionária do hospital viajou de avião em voo doméstico, após ter apresentado febre baixa na última segunda-feira (13). (Agência Brasil)

Comente agora
15
Out
Homens que quiserem ter mais de uma esposa terão que pagar R$190 na Indonésia
Postado por: Samile Macêdo / 23:02h

Uma região da Indonésia lançou uma lei que obriga os homens a pagarem US$80 (cerca de R$190) caso queiram ter mais de uma esposa. A decisão do governo de Lombok tem como objetivo lutar contra a poligamia, em um país que aceita a prática e tem 90% de muçulmanos na população. Antes desta lei, os funcionários públicos no país já tinham que obter uma autorização por escrito de seus superiores para poder se casar com uma segunda mulher, apesar de terem o direito de ter até quatro esposas, segundo as leis do Islã.A ilha de Lombok, porém, quis ir mais além da autorização, cobrando um milhão de rúpias (R$190) ao governo local, o que é considerado um valor alto, já que o salário mínimo é de 2,5 milhões de rúpias (pouco mais de R$420). A nova lei foi criticada por ONGs de defesa dos direitos da mulher, acusando o governo de transformar a poligamia em uma fonte de renda para o Estado, ao invés de criar leis que protejam efetivamente as mulheres. Apesar da maior parte da população ser muçulmana e a poligamia ser aceita, a prática é pouco comum na Indonésia. (Correio)

Comente agora
15
Out
Londres estuda proibir fumo em parques e praças públicas
Postado por: Anacley Souza / 16:02h

Londres poderá proibir o fumo nas famosas praças Trafalgar e do Parlamento e nos parques da cidade, segundo recomendação de um relatório da Comissão de Saúde londrina. O estudo - chamado "Melhor Saúde para Londres" e organizado pelo ex-ministro da Saúde e cirurgião Ara Darzi - diz que 1,2 milhão de londrinos são fumantes e a cada dia 67 estudantes começam a fumar. Em 2011, Nova York proibiu o fumo no famoso Central Park e em todos os parques e praias da cidade. A autoridade médica-chefe para a Inglaterra, Sally Davies, disse apoiar "qualquer medida que reduza o fumo e sua presença em frente a crianças". O relatório também sugere outras medidas para ajudar a incrementar a saúde dos londrinos, como a proibição de lojas de alimentos considerados não saudáveis em um raio de 400m de escolas, um preço mínimo para bebidas alcoólicas em áreas com altos índices de alcoolismo e descontos para usuários do cartão de transporte local - o Oyster - que optarem por caminhar parte do trajeto para o trabalho. Segundo o relatório, metade de todos os adultos de Londres é obesa ou acima do peso e a cidade tem mais gente nesse grupo do que metrópoles como Nova York, Sydney, São Paulo, Madri, Toronto e Paris. O grupo de fumantes Forest considerou "revoltante" a proposta de proibição de fumo em parques. "Não há risco nenhum para ninguém a não ser o fumante. Se você não gosta do cheiro, saia de perto", disse Simon Clark, diretor do grupo. "O tabaco é um produto legal. Se a chefe médica não gosta de que as pessoas fumem em frente de crianças, ela deveria convencer o governo a implantar salas para fumo em pubs e boates, assim adultos poderão fumar confortavelmente". "A próxima coisa é que seremos proibidos de fumar nos nossos jardins no caso da fumaça atravessar o muro", disse. (BBC Brasil)

Comente agora
15
Out
Facebook e Apple pagarão por congelamento de óvulo de funcionárias
Postado por: Anacley Souza / 15:05h

O Facebook e a Apple oferecerão a suas funcionárias, nos Estados Unidos, a possibilidade de terem seus óvulos congelados, caso queiram adiar a maternidade. Na primeira empresa, o procedimento já está sendo pago e na segunda, terá início em janeiro, de acordo com informações dos porta-vozes à "NBC News". Quando bem sucedido, o congelamento de óvulos permite que a mulher “mantenha sua fertilidade” até que decida se tornar mãe. Mas o procedimento tem um alto custo, no mínimo US$ 10.000 para cada congelamento, além de U$ 500 anuais, ou mais, pelo armazenamento. Como as empresas do Vale do Silício, onde estão Facebook e Apple, dominadas por homens, competem para atrair os melhores talentos femininos, o benefício pode dar certa vantagem para as duas companhias. "A cobertura do congelamento de óvulos pode ser vista como um tipo de retorno pelo compromisso das mulheres [com a construção da carreira]”, disse Philip Chenette, especialista em fertilidade de São Francisco. O benefício não se estende às funcionárias da Apple e do Facebook no Brasil. (O Globo)

Comente agora
15
Out
Pastores aprenderão sobre ciência nos seminários
Postado por: Samile Macêdo / 12:08h

A nova geração de líderes cristãos será capaz de oferecer respostas mais complexas quando falarem sobre assuntos científicos. Uma nova iniciativa nos EUA ofereceu um milhão e meio de dólares para 10 seminários cristãos com o intuito de que além de teologia os futuros pastores aprendam sobre ciências. Os seminários selecionados representam uma ampla diversidade denominacional, demográfica e geográfica, incluindo desde os mais tradicionais até pentecostais. São eles:

  1. School of Divinity – Regent University (Virginia Beach, VA)
  2. Escola de Divindade, da Howard University, (Washington, DC)
  3. Andover Newton Theological School (Newton, Mass.)
  4. Universidade Católica da América (Washington, DC)
  5. Columbia Theological Seminary (Decatur, Ga.)
  6. Seminário Concórdia (St. Louis)
  7. Seminário Teológico Luterano em Gettysburg (Pensilvânia)
  8. Escola Jesuíta de Teologia na Universidade de Santa Clara (Berkeley, Califórnia.)
  9. Seminário Bíblico Multnomah (Portland, Oregon).
  10. Escola de Divindade da Wake Forest University (Winston-Salem, Carolina do Norte)
Comente agora
15
Out
Ebola: profissional de saúde no Texas é o 2º infectado nos EUA
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h
Os Estados Unidos anunciaram hoje (14) o segundo caso de infecção pelo vírus ebola - de um profissional de saúde que tratou do cidadão da Libéria infectado e que acabou morrendo em território americano. De acordo com as agências internacionais, que citam os serviços de saúde do estado do Texas, o teste feito no profissional, em Dallas, foi positivo. O trabalhador, que manteve contato com o doente, juntamente com 74 pessoas, estava em observação. Ele teve febre nessa terça-feira (13) e foi, de imediato, colocado em quarentena no Hospital Presbiteriano de Dallas, acrescentam as autoridades, em comunicado. O Departamento de Saúde local continua a acompanhar as pessoas que tiveram contato com os dois pacientes diagnosticados no Texas, um liberiano e uma enfermeira.
Comente agora
14
Out
Hacker afirma ter senhas de 7 milhões de usuários do Dropbox
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:51h

Um hacker afimou no fórum Reddit que possui e que vai divulgar dados de login e senha de 7 milhões de usuários do Dropbox, site de compartilhamento de arquivos. Para comprovar a ameaça, ele já publicou centenas de credenciais e pediu doações em bitcoins para prosseguir com o vazamento das informações. “Aqui está outro lote de contas do Dropbox hackeadas de um hack maciço de 7 milhões de contas”, afirma o criminoso. A administração do Dropbox afirmou, em entrevista ao site The Next Web, que os dados não tem origem em seus servidores e que podem ter sido roubados de aplicativos de outras pessoas que utilizam o serviço.

Comente agora
14
Out
Avião com 184 a bordo 'desmonta' em pleno voo e causa pânico
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:44h

Um avião da companhia aérea American Airlines foi forçado a realizar um pouso de emergência após parte das paredes da cabine de passageiros começou a se soltar em pleno voo. Os danos foram vistos pelos passageiros que, desesperados, imploravam pela suspensão da viagem. O passageiro James Wilson, 32 anos, disse que as pessoas perceberam que algo estava errado quando a aeronave começou a tremer violentamente e alguns estalos foram ouvidos pouco depois da decolagem. "Foi aterrorizante! Não sabíamos o que estava acontecendo. Estávamos todos gritando para a tripulação: 'venham ver, as paredes estão desabando'", contou. O revestimento da aeronave começou a ficar aparente. Temendo o pior, Wilson publicou fotos dos danos sofridos pelo avião em seu Facebook e comunicou aos amigos e à família o que estava acontecendo. Mesmo diante do pânico, o piloto - que não teve o nome divulgado - chegou a afirmar que a pressão interna da aeronave estava normal e que o voo não seria interrompido. Chamado pela tripulação, o piloto viu os danos com os próprios olhos e decidiu pousar. O avião pousou em San Francisco, onde foi recebido por bombeiros. Depois do susto, os passageiros tomaram outra aeronave para seguir viagem. Informações são do Daily Mail e do Terra.

Comente agora
14
Out
Cantora Ke$ha processa produtor musical por abusos sexuais e agressão
Postado por: Samile Macêdo / 20:48h

A cantora Ke$ha está processando seu produtor musical, Dr. Luke, acusando-o de agressão sexual, física e emocional desde os 18 anos, quando começou a trabalhar com ele, segundo informações do site americano TMZ. Segundo a cantora, agora com 27 anos, o produtor a forçava a consumir drogas para deixá-la mais vulnerável às investidas sexuais dele. Em depoimento, Ke$ha afirma ter sido, uma vez, obrigada a cheirar uma droga, que não teve o nome mencionado, antes de embarcar em um avião e, durante a viagem, ela foi estuprada. Em outra ocasião, Dr. Luke teria forçado a cantora a beber e a tomar pílulas. No dia seguinte, ela afirma ter acordado na cama do produtor se sentindo mal e sem conseguir se lembrar de como havia chegado lá. Ke$ha pede o cancelamento do seu contrato com o produtor, que já trabalhou com Miley Cyrus, Katy Perry e Christina Aguilera, afirmando que também já sofreu agressão física em sua própria casa, em Malibu, Estados Unidos.

Comente agora
14
Out
Paciente rouba ambulância para conseguir fugir de hospital
Postado por: Anacley Souza / 16:23h

Autoridades policiais alegam que um paciente roubou uma ambulância pra tentar fugir de um hospital. O caso ocorreu no estado do Arizona, nos EUA. Segundo a porta-voz da polícia, Lisa Kutis, Michael Lopez “sequestrou” uma ambulância estacionada do lado de fora do West Valley Hospital, região metropolitana de Phoenix. Segundo informações, um funcionário sentado na parte de trás do veículo conseguiu saltar sem sofrer lesões. As autoridades usaram um GPS para localizar Lopez. Ele estava em sua casa, no subúrbio de Avondale, com a ambulância parada na frente da residência. Entre outras acusações, Lopez foi preso por roubo de meios de transporte e conduta desordeira. O acusado alegou que estava internado contra sua vontade. Ele foi levado para uma prisão da cidade. A ambulância foi devolvida ao hospital. (Record)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com