Voz


PodCast



Enquete





Blog

Mundo

Agência dos EUA planeja firmar contratos de muro do México em abril

Mundo  Postado por Débora Ayane - 25/02 13:34h
Agência dos EUA planeja firmar contratos de muro do México em abril

A Agência de Fiscalização de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos disse que pretende iniciar até meados de abril o processo de firmar os contratos necessários para construção do muro na fronteira com o México proposto pelo presidente Donald Trump. A agência informou que vai abrir licitação no início de março e que as companhias terão que submeter documentos com conceitos para o design e protótipos da construção até o dia 10 de março. Os finalistas deverão submeter suas propostas até o dia 24 de março. Em discurso na sexta-feira, Trump afirmou que a construção do muro vai começar "muito em breve" e que o calendário está "muito, muito, muito adiantado". O comunicado da agência não deu detalhes sobre onde o muro vai ser construído primeiro nem sobre quantos quilômetros ele deve ter inicialmente. Não está claro quão cedo o Congresso poderá providenciar recursos do orçamento para a construção e nem quanto pode ser destinado. Fonte: Associated Press.

Comente agora

Ex-braço da al-Qaeda assume autoria de ataques em Homs, na Síria; dezenas morreram

Mundo  Postado por Débora Ayane - 25/02 10:00h
Ex-braço da al-Qaeda assume autoria de ataques em Homs, na Síria; dezenas morreram

A Organização de Libertação do Levante, grupo criado em torno da ex-filial síria da al-Qaeda, informou, neste sábado (25), que cinco combatentes suicidas atacaram duas sedes das forças de segurança sírias na cidade de Homs, no oeste da Síria. Ao menos 42 pessoas morreram. Em um breve comunicado emitido na internet por meio do aplicativo Telegram, o grupo jihadista detalhou que entre as vítimas está o chefe da segurança militar, Hassan Daabul, e o chefe da segurança do Estado, Ibrahim Darwish.Anteriormente, o Observatório Sírio de Direitos Humanos já tinha divulgado que pelo menos 42 integrantes das forças do regime sírio haviam morrido em ataques contra duas de suas sedes nos bairros de Al Guta e Al Mahatta, no centro de Homs. Desde o começo da manhã foram ouvidos disparos e explosões na cidade de Homs, localizada ao norte da capital, Damasco, e uma das mais castigadas pela guerra. Atualmente, a cidade está completamente nas mãos das forças governamentais, menos o bairro de Al Waer, rodeado pelo Exército.

Comente agora

Incêndio em hotel deixa mortos na cidade de Nanchang, na China

Mundo  Postado por Débora Ayane - 25/02 09:10h
Incêndio em hotel deixa mortos na cidade de Nanchang, na China

Pelo menos dez pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas em um incêndio em um hotel da cidade chinesa de Nanchang, capital da província de Jiangxi, informou hoje a imprensa oficial do país. Segundo as primeiras investigações, o fogo começou com uma faísca, quando operários trabalhavam com solda, explicou o governo local citado pela televisão oficial "CCTV", que acrescentou que sete pessoas foram detidas pela Polícia por seu suposto envolvimento. O incêndio começou por volta das 8h20 (horário local, 21h20 de sexta-feira em Brasília) enquanto mais de uma dezena de operários trabalhavam no segundo andar do edifício, e foi apagado em menos de duas horas.Os bombeiros acharam sete corpos no local. Três outras pessoas morreram pouco depois de serem internadas no hospital. Outras 13 recebem atendimento médico, segundo a agência oficial "Xinhua". Um homem que saltou de uma janela do segundo andar também foi hospitalizado, acrescentou a "Xinhua". O Hotel Platinum Mix do grupo chinês HNA, uma construção de quatro andares, é ligado a um edifício de apartamentos de 24 andares.

Comente agora

Prepare-se para o incrível eclipse do Sol deste domingo (26)

Mundo  Postado por Débora Ayane - 25/02 08:17h
Prepare-se para o incrível eclipse do Sol deste domingo (26)

O domingo de Carnaval será acompanhado de um espetáculo a mais: um eclipse do Sol que poderá ser admirado de quase todas as regiões do país. Em algumas partes do globo como o sul do Chile, Argentina e África ele será total (quando a Lua encobre o Sol completamente), mas, aqui no Brasil, será parcial e uma meia-lua luminosa poderá ser vista no céu. O fenômeno deve atingir seu ponto máximo entre 11h e 12h30 e pode durar até 3 horas, dependendo da localização do observador. Estados mais ao sul terão uma visualização melhor do eclipse – mas isso não impede que outras regiões possam ver pelo menos uma parte da Lua encobrindo o Sol. Segundo o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apenas algumas partes do Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Pará não conseguirão ver nada. “De maneira geral, quanto mais ao sul do país, maior a fração do Sol que será encoberta pela Lua”, afirma. De acordo com ele, em alguns estados a sombra da Lua poderá ocultar até 70% do Sol.

Comente agora

Venezuela perde direito a voto na ONU por falta de pagamento

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/02 21:34h
Venezuela perde direito a voto na ONU por falta de pagamento

A Venezuela perdeu temporariamente o direito a votar na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por falta de pagamento de suas contribuições ao órgão. O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou nesta sexta-feira que o país do presidente Nicolás Maduro é um dos seis que receberam a sanção neste ano. De acordo com as normas da ONU, a perda do direito a voto na Assembleia Geral acontece quando os países-membros têm dívidas com o órgão superiores ao valor das contribuições que deveriam ter sido feitas nos dois anos anteriores. No caso da Venezuela, o governo terá que pagar 24 milhões de dólares (74,6 milhões de reais) para que a dívida fique abaixo do limite. Segundo o jornal El Nacional, fontes diplomáticas venezuelanas afirmaram que o país já efetuou um pagamento para corrigir a situação e que está esperando a ONU confirmar que o recebeu. Se a quitação da dívida for confirmada, o processo interno deve ser concluído na próxima semana. Cinco dias depois, como está previsto, a Venezuela voltaria a ter direito de voto. Também perderam o direito Cabo Verde, Líbia, Papua Nova Guiné, Sudão e Vanuatu, explicou Dujarric, que destacou que há procedimentos que permitem exceções à punição. É o caso da Somália, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, que votam apesar de dívidas, em virtude de uma decisão da Assembleia Geral que considera o pagamento “além de suas capacidades”. (EFE)

Comente agora

Novidade Voe bem Turismo, agora você receberá em seu celular as nossas promoções e informativos

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/02 20:51h

Comente agora

Colisão de trens deixa 6 mortos e dezenas de feridos em Cuba

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/02 20:45h
Colisão de trens deixa 6 mortos e dezenas de feridos em Cuba

Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas nesta sexta-feira (24) após uma trágica colisão de trens a 5km da cidade cubana de Sancti Spiritus, no centro do país. Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas nesta sexta-feira (24) após uma trágica colisão de trens a 5km da cidade cubana de Sancti Spiritus, no centro do país. Segundo a mídia local, um dos passageiros sobreviventes disse que ambos os veículos, um de deles transportando cana, circulavam pela mesma via em sentido oposto. Segundo as autoridades, três feridos estão em estado grave.

Comente agora

Trump proíbe CNN e outros de entrarem na Casa Branca para coletiva

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/02 18:29h
Trump proíbe CNN e outros de entrarem na Casa Branca para coletiva

O governo Donald Trump proibiu que veículos de imprensa como as redes de televisão CNN e BBC, além dos jornais New York Times e Los Angeles Times, de entrarem na Casa Branca para as entrevistas coletivas diárias com Sean Spicer, porta-voz do presidente. De acordo com o UOL, a imprensa ficou indignada com a censura do presidente. Em apoio aos colegas, jornalistas de outros veículos, como os da agência AP e da revista Time, decidiram boicotar a entrevista diária. O New York Time disse que os assessores de comunicação da Casa Branca estavam escolhendo a dedo os repórteres que poderiam entrar para a entrevista. Dos profissionais que foram autorizados a entrar, estão funcionários do jornal The Wall Street Journal e da Fox News. "Nada como isto aconteceu na Casa Branca em nossa longa história cobrindo as várias administrações de diferentes partidos", afirmou Dean Baquet, editor-executivo do NYT, em nota. O presidente dos Estados Unidos trava uma guerra com a imprensa. Ele disse que os veículos são “desonestos” e “inimigos do povo”. "Não têm fontes. Inventam", disse Trump.

Comente agora

Atentado com carro-bomba mata pelo menos 42 pessoas na Síria

Mundo  Postado por Débora Ayane - 24/02 13:48h
Atentado com carro-bomba mata pelo menos 42 pessoas na Síria

Pelo menos 42 pessoas, em sua maioria rebeldes sírios, morreram em um atentado com carro-bomba ao nordeste de Al-Bab, reduto do grupo Estado Islâmico, retomado na véspera das mãos dos extremistas, segundo informou nesta sexta-feira (24) a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos. As informações são da Rádio França Internacional. "Menos de 24 horas após a derrota do grupo Estado Islâmico, um terrorista suicida atacou duas sedes dos rebeldes na cidade de Susian, ao nordeste de Al-Bab, na região norte da Síria", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório.Os rebeldes sírios, apoiados pela Turquia, conquistaram na quinta-feira (23) a cidade. Os dois quartéis-generais dos rebeldes ficam próximos um do outro. Susian fica a apenas 8 quilômetros de Al Bab, a última grande cidade que ainda estava sob poder no Estado Islâmico na província de Aleppo, no norte da Síria. O atentado também deixou muitas pessoas gravemente feridas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que tem uma ampla rede de fontes em todo o país. As forças turcas e os rebeldes sírios iniciaram em 10 de dezembro de 2016 uma ofensiva militar para reconquistar a cidade de Al-Bab, que fica 25 quilômetros ao sul da fronteira turca. A retomada da cidade é uma grande vitória para Ancara, que iniciou em agosto uma operação militar no norte da Síria para expulsar os extremistas das proximidades de sua fronteira.(Correio)

Comente agora

Criatura estranha aparece em praia e deixa moradores intrigados

Mundo  Postado por Débora Ayane - 24/02 13:05h
Criatura estranha aparece em praia e deixa moradores intrigados

Uma estranha criatura deixou os moradores da Filipinas intrigados. A criatura apareceu em uma praia em Cagdainao, após a região ser atingida por um terremoto. As imagens da estranha criatura se espalhou pelo país e logo haviam várias teorias sobre o que o estranho animal seria. Algumas pessoas disseram se tratar de uma baleia, outros foram mais criativos e afirmaram que a criatura era um híbrido de baleia e urso polar. Houve ainda gente mais criativa que apostou que o animal era, na verdade, um cão gigante. Porém, de acordo com o jornal britânico "Metro", acertou quem disse que a criatura era uma baleia. Segundo a publicação, o animal estava em avançado estado de decomposição e deve ter morrido há cerca de duas semanas, ao ser atingida por um embarcação.(Correio)

Comente agora

Papa sugere que é ‘melhor ser ateu do que hipócrita’

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/02 18:14h
Papa sugere que é ‘melhor ser ateu do que  hipócrita’

O papa Francisco criticou membros da Igreja Católica que “dizem uma coisa e fazem outra” e sugeriu, nesta quinta-feira, que é melhor ser ateu do que um dos “muitos” católicos hipócritas. Em comentários improvisados em sermão de missa privada matinal em sua residência, ele afirmou que alguns católicos dizem: “eu não pago aos meus funcionários salários apropriados, eu exploro pessoas, eu faço negócios sujos, eu lavo dinheiro”. “Isto é uma vida dupla”, criticou o papa. “Quantas vezes todos ouvimos pessoas dizerem ‘se esta pessoa é católica, é melhor ser ateu'”, disse o chefe da Igreja Católica Romana, que tem cerca de 1,2 bilhão de membros, de acordo com transcrição da Rádio Vaticano. Desde sua eleição em 2013, Francisco disse frequentemente a católicos, tanto padres quanto membros não ordenados, para praticaram o que a religião prega. Em seus frequentes sermões improvisados, ele já condenou abuso sexual de crianças por padres como sendo equivalente a uma “missa satânica”, disse que católicos na máfia se excomungam, e disse a seus próprios cardeais para não agirem como se fossem “príncipes”. Em menos de dois meses após sua eleição, ele disse que os cristãos devem ver ateus como pessoas boas caso eles sejam boas pessoas. (Reuters)

Comente agora

Israel bombardeia Síria: uma nova guerra?

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/02 23:59h
Israel bombardeia Síria: uma nova guerra?

Um caça israelense bombardeou nesta quarta-feira (22) posições do Exército Árabe da Síria nas montanhas Al-Qalamun, a noroeste de Damasco, divulgou o governo sírio. O avião de combate sobrevoou a região de Arsal Barrens, no leste do Líbano, onde ficam acampamentos do Estado Islâmico e da Al-Qaeda. Trata-se do segundo ataque este mês. Dia 8 de fevereiro, as Forças de Defesa de Israel (IDF) enfrentaram posições sírias nas Colinas de Golã, na fronteira dos dois países. O Exército israelense garantiu que era uma retaliação após um projétil de tanque ter caído no território controlado pelo Estado judeu. Analistas temem que uma nova guerra esteja prestes a começar. Na verdade, desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, Israel fez bombardeios ocasionais contra posições militares em território sírio. Em setembro do ano passado, tropas sírias afirmaram ter abatido um drone da força aérea israelense, algo que foi negado pela IDF. O que também precisa ser levado em consideração é o que ocorre na região e não recebe atenção da grande mídia. Ao longo da última semana, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, fez várias declarações agressivas, dando entrevistas na televisão iraniana e na mídia libanesa. O líder da organização terrorista, que participa da guerra na Síria, ameaçou atacar Israel afirmando que “o Hezbollah terá linhas vermelhas na próxima guerra com Israel”, sugerindo que o alvo principal seria o reator nuclear em Dimona, que produz energia elétrica. Ele também disse que Israel deve pensar “um milhão de vezes antes de entrar em guerra com o Líbano”.

Comente agora

Trump anula norma que permitia aos transexuais escolher banheiro nas escolas

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/02 22:42h
Trump anula norma que permitia aos transexuais escolher banheiro nas escolas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anulou nesta quarta-feira (22) uma norma proclamada por seu antecessor, Barack Obama, para que as escolas públicas do país permitissem aos alunos transexuais usar os banheiros e vestiários que prefiram em função do gênero com o qual se identifiquem. O procurador-geral, Jeff Sessions, anunciou em comunicado que o governo de Trump tinha decidido suspender a medida porque produzia muita confusão em nível local e não incluía "uma análise legal suficiente" sobre como essa iniciativa era coerente com os poderes que a Constituição outorga ao Executivo. Mais de 12 estados controlados pelos republicanos se opõem veementemente às recomendações federais dadas pelo então presidente Barack Obama e estão enfrentando o governo americano no tribunal. Alguns conservadores veem as diretrizes de Washington como uma interferência imprópria nos assuntos escolares locais e um abuso do Poder Executivo. (Globo)

Comente agora

Vereador sueco propõe pausa para sexo durante horário de trabalho

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/02 22:13h
Vereador sueco propõe pausa para sexo durante horário de trabalho

Um parlamentar da Suécia acredita que a pausa no trabalho para o cafezinho poderia ser melhor aproveitada. Per-Erik Muskos, vereador da pequena cidade de Overtornea, próxima à fronteira com a Finlândia, propôs nessa terça-feira que os suecos façam uma pausa de uma hora na jornada diária de trabalho para ter relações sexuais. “Há estudos que mostram que o sexo é saudável”, disse o social-democrata de 42 anos. Muskos argumentou ainda que a questão não se trata apenas de manter relações sexuais em pleno horário de trabalho. Segundo ele, por causa dos filhos e da correria do cotidiano, os casais não conseguem passar tempo suficiente juntos. A sugestão visa não só o bem-estar dos indivíduos, de acordo com o parlamentar, mas mira também na baixa taxa de natalidade da cidade, que sofre com a redução populacional. “Quando o sexo também é uma excelente forma de atividade física com benefícios comprovados para o bem-estar, o município poderia matar dois coelhos com uma cajadada só e encorajar seus trabalhadores a usar a atual pausa para exercícios para ir para casa transar com seu parceiro”, escreveu Muskos em sua proposta.

Comente agora

Itália anula verba para entidade envolvida em prostituição gay

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/02 20:52h
Itália anula verba para entidade envolvida em prostituição gay

O governo italiano anunciou que abriu um procedimento para a anulação do repasse de dinheiro para a associação Anddos, de Roma, envolvida em um escândalo de prostituição gay. Através da chefe do Departamento para Oportunidades Iguais da Presidência do Conselho dos Ministros, Giovanna Boda, foi assinada uma medida para impedir que os 55 mil euros fossem repassados à instituição. "Revisada as circunstâncias gravíssimas de que esta Administração tomou conhecimento após a publicação do citado caso, tal caso mostrou não existirem os pressupostos exigidos por lei para [...] a concessão de financiamentos públicos com referência à associação Anddos", publicou em nota o governo. O documento ainda confirma que a divulgação de uma matéria sobre o caso, no dia 19 de fevereiro, trouxe "elementos e fatos precisos sobre as atividades desenvolvidas, incompatíveis com o interesse público". No último domingo, o programa "Le Iene" denunciou a promoção de relações sexuais em troca de pagamento nos "centros de massagem" de uma associação em Roma que defende os direitos da comunidade gay. Essa entidade, que agora sabe-se que se chama Anddos, havia recebido dinheiro do governo para promover ações de inclusão de homossexuais na sociedade italiana. (ANSA)

Comente agora

Enfermeira faz dança sensual para idoso de 100 anos em asilo e é presa; assista

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/02 19:02h
Enfermeira faz dança sensual para idoso de 100 anos em asilo e é presa; assista

A enfermeira Brittany Fultz, 26 anos, foi flagrada fazendo uma dança sensual para um idoso de 100 anos que ela cuida em um asilo na cidade de Providence, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. As informações são da emissora "KFOR". Brittany foi filmada por outra funcionária do asilo, enquanto baixava a calça e subia a blusa na frente do homem centenário, que sofre de demência. As imagens mostram ainda a enfermeira acariciando os seios e esfregando as pernas do idoso. "Eu posso mostrar coisas novas a você. Eu sou uma garota, você sabe o que isso significa", diz ela no vídeo.

 

As imagens foram feitas em dezembro do ano passado, mas vazaram apenas essa semana. Após tomar conhecimento do fato, o asilo demitiu Brittany. Em seguida, ela foi presa e deverá ser indiciada por agressão sexual contra um incapaz. Segundo o advogado da enfermeira, Brittany fazia apenas uma brincadeira e não tinha intenção de ofender o idoso. A funcionária que filmou a cena não deverá enfrentar problemas na Justiça.

Comente agora

Mexicano se suicida ao ser deportado dos EUA pela 3ª vez

Mundo  Postado por Débora Ayane - 22/02 16:10h
Mexicano se suicida ao ser deportado dos EUA pela 3ª vez

Um imigrante mexicano se suicidou se jogando de uma fonte na fronteira entre os Estados Unidos e o México nesta terça-feira, dia 21, enquanto estava sendo deportado ao seu país de origem junto a outras pessoas na mesma situação. Guadalupe Olivas Valencia, de 45 anos, era do estado de Sinaloa, no noroeste da nação latina, já havia sido deportado outras duas vezes e foi parado pela terceira vez na última segunda-feira (20) na cidade norte-americana de San Diego. Após ter se jogado de uma altura de 10 metros de altura da Ponte México, entre as cidades de Tijuana e de San Ysidro, na Califórnia, Olivas foi levado inconsciente a um hospital da região, mas não resistiu aos graves ferimentos da queda. Em um primeiro momento, a identidade do mexicano não havia sido descoberta já que o homem não levava consigo nenhum documento de identificação.

Comente agora

Líderes cristãos fazem campanha contra ministério Billy Graham: “conservador demais”

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/02 01:11h
Líderes cristãos fazem campanha contra ministério Billy Graham: “conservador demais”

Diversos líderes cristãos da cidade canadense de Vancouver se reuniram para tratar da cruzada promovida pela Associação Evangelística Billy Graham. Mas, ao contrário do que aconteceu durante décadas, eles estão se opondo ao evento. Desde a aposentadoria do seu fundador, as cruzadas são realizadas pelo seu filho Franklin Graham, que preside o ministério. Contudo, seu posicionamento favorável a Trump durante a eleição fez com que ele passasse a ser tachado de “radical”. O prefeito de Vancouver, Gregor Robertson, convocou lideranças católicas e evangélicas para compartilhar suas “preocupações” com a visita de Graham. Reclamou da postura pública do evangelista quando fala sobre muçulmanos, gays, ateus e democratas (partido de Obama e Hillary). Marcado para acontecer entre 3 e 5 de março, o evento público pretende reunir mais de 25 mil pessoas. O ministério de Graham realiza várias cruzadas e pregações em todo o mundo, sendo geralmente muito bem acolhido pela igreja local. Mas em tempos de discursos politicamente corretos, ele está atraído críticas de vários segmentos cristãos. Embora muitos líderes evangélicos canadenses tenham demonstrado apoio, a articulação do prefeito parece estar levando vantagem. “O prefeito está preocupado com a segurança. As  declarações que [Franklin] Graham faz sobre muçulmanos e gays realmente podem causar problemas”, assegura o conselheiro municipal Tim Stevenson. Além de político, ele é também o primeiro homossexual assumido a ser ordenado pastor pela Igreja Unida do Canadá. Em uma reunião na última semana, liderada por Stevenson, foi elaborado uma petição para que se mantenha a cruzada, mas com outro pregador. Quatorze líderes cristãos apoiam essa decisão, incluindo o arcebispo católico Michael Miller, diretores de universidades evangélicas e líderes denominacionais de ramos liberais do cristianismo.

Comente agora

Líder supremo do Irã pede guerra contra Israel até “libertar a Palestina”

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/02 01:02h
Líder supremo do Irã pede guerra contra Israel até “libertar a Palestina”

O líder supremo do Irã fez um discurso ameaçador nesta terça-feira (21), declarando publicamente seu apoio a uma “intifada santa” visando erradicar o Estado judeu. Seu principal argumento é que a comunidade internacional deseja o confronto com o “regime sionista”. Embora não tenha dado detalhes, parece ser uma menção às recentes decisões da ONU em relação a Jerusalém e o Monte do Templo. No discurso de abertura da 6ª Conferência Internacional de Apoio à Luta Palestina, o aiatolá Ali Khamenei saudou a “resistência” contra o que chama de “ocupação cruel”, classificada por ele de o pior caso de opressão contra um povo registrado na história. Ecoando o discurso dos países islâmicos, ele acusou os fundadores de Israel de serem responsáveis ​​pelos problemas no Oriente Médio. “O povo da Palestina não tem outra opção a não ser manter acesa as chamas da luta confiando em Alá”, asseverou Khamenei. Referindo-se à onda de terrorismo chamada de “terceira intifada” ou “intifada das facas”, que começou no ano passado, disse que ela está “avançando de uma maneira brilhante e nos dá esperança”. “Com a permissão de Alá, veremos que esta intifada dará início a um capítulo muito importante na história da luta e que infligirá outra derrota a esse regime usurpador”. Dirigindo-se a cerca de 700 delegados em um centro de conferências de Teerã, o líder iraniano chamou Israel de “tumor canceroso” e “desastre”. Incentivando os presentes a se juntar a intifada estimulando a “resistência total” para que “possa atingir a libertação completa da Palestina”.

Comente agora

Corpos de 74 imigrantes são encontrados em praia da Líbia

Mundo  Postado por Anacley Souza - 21/02 21:29h
Corpos de 74 imigrantes são encontrados em praia da Líbia

Os corpos de 74 imigrantes foram encontrados em uma praia próxima de Zawiya, cidade do oeste da Líbia, informou um porta-voz do Crescente Vermelho nesta terça-feira. Mohamed al-Misrati disse que os corpos foram recuperados na segunda-feira e que as vítimas parecem ter morrido nos dois dias anteriores. Todos eram adultos, a maioria de países da África subsaariana, e homens – havia três mulheres, disse. O Crescente Vermelho publicou fotos dos mortos dispostos em sacolas brancas e pretas ao longo da praia. A Líbia é o principal ponto de partida de migrantes que tentam chegar à Europa por mar. Normalmente eles arriscam a travessia em botes infláveis frágeis e só levam combustível suficiente para alcançar embarcações de resgate presentes em águas internacionais. A maioria zarpa do trecho do litoral líbio situado entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia. Corpos de afogados na tentativa de travessia são encontrados com frequência em praias líbias. No ano passado, um recorde de 181.000 imigrantes cruzou entre a Líbia e a Itália, e se tem conhecimento da morte de 4.500 deles. Mas especialistas estimam que milhares mais devem ter morrido naufragados em barcos precários. (Reuters)

Comente agora

Parlamento da Holanda aprovou a legalização do cultivo da maconha

Mundo  Postado por Anacley Souza - 21/02 19:59h
Parlamento da Holanda aprovou a legalização do cultivo da maconha

Nesta terça-feira (21), o Parlamento da Holanda aprovou a legalização do cultivo da maconha. Segundo informações da Reuters, até então, vigorava no país uma política de tolerância, porém era tecnicamente ilegal cultivar a planta. Com a alteração na lei, as cafeterias do país, que vendem a droga abertamente, poderão ter uma fonte legal de suprimento de cannabis. De acordo com a publicação, uma elevada porcentagem da população e das prefeituras apoiam essa medida.

Comente agora

Papa critica populismo e pede acolhimento de imigrantes

Mundo  Postado por Anacley Souza - 21/02 19:33h
Papa critica populismo e pede acolhimento de imigrantes

O papa Francisco criticou nesta terça-feira (21) a "retórica populista" sobre os imigrantes e disse que as autoridades têm a obrigação "moral" de ajudar as pessoas que fogem de guerras e da miséria. O líder católico não citou especificamente nenhum país, mas criticou os governos que usam o medo sobre a presença de imigrantes como desculpa para justificar, por exemplo, crises econômicas - como ocorre em várias nações europeias e nos Estados Unidos. "Perante este tipo de rejeição, enraizada até em última instância no egocentrismo e amplificada pela retórica populista, é necessário mudar de atitude para ultrapassarmos a indiferença e contrariar o medo através de uma abordagem generosa de acolhimento aos que batem às nossas portas", disse durante um encontro com líderes de grupos humanitários e imigrantes que moram na Itália. Segundo Francisco, é preciso "abrir canais humanitários acessíveis e seguros" para aqueles que fogem de guerras e de perseguições, sendo que muitos deles estão "nas mãos de organizações criminosas sem escrúpulos". O Pontífice ainda ressaltou que proteger os imigrantes é "um imperativo da moral que deve ser traduzido em instrumentos jurídicos, internacionais e nacionais claros e pertinentes", causados por "escolhas políticas justas e de longo prazo" com "programas tempestivos e humanizantes na luta contra os traficantes de 'carne humana' que lucram sobre as desventuras dos outros".

Comente agora

Após 3 meses, italiana morta na Bahia é sepultada

Mundo  Postado por Anacley Souza - 21/02 19:23h
Após 3 meses, italiana morta na Bahia é sepultada

Mais de três meses depois de sua morte, a italiana Pamela Canzonieri, assassinada em Morro de São Paulo, na Bahia, foi sepultada nesta terça-feira (21), em sua cidade natal, Ragusa, na Sicília. A permissão para o sepultamento foi dada pela Procuradoria de Roma, após o Brasil ter enviado a autorização para os investigadores italianos realizarem uma nova autópsia no corpo da vítima.  Como a Justiça brasileira não havia mandado essa documentação, os restos mortais de Canzonieri estavam desde o fim de novembro de 2016 em um necrotério de Ragusa. Seus amigos chegaram até a fazer uma vaquinha para pagar um advogado na Bahia para acelerar os trâmites judiciais. A italiana foi encontrada morta no dia 17 de novembro do ano passado, em sua casa em Morro de São Paulo. A autópsia realizada no Brasil apontou falecimento por estrangulamento, crime assumido por Antônio Patrício dos Santos, que diz ter cometido o homicídio sob efeito de cocaína. (Portal Terra)

Comente agora

EUA deve revisar acordos comerciais com todos os países, incluindo Brasil

Mundo  Postado por Débora Ayane - 21/02 18:02h
EUA deve revisar acordos comerciais com todos os países, incluindo Brasil

O governo dos Estados Unidos pretende revisar os acordos comerciais do país com todas as nações, incluindo o Brasil, afirmou o secretário de Imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, em coletiva de imprensa nesta tarde. Ao ser questionado sobre o que a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, pensa dos acordos bilaterais com o Brasil, Spicer respondeu que o governo norte-americano "celebra" o relacionamento entre os dois países, mas que a nova administração fará uma reavaliação de todos os acordos comerciais dos EUA com outras nações. Spicer ainda evitou falar sobre as questões políticas atuais do Brasil e disse que somente o Departamento de Estado pode tratar do tema.Ainda na coletiva, o secretário de Imprensa voltou a afirmar que o governo espera divulgar um plano fiscal "nas próximas semanas", mas não entrou em detalhes. Trump já havia falado que o governo divulgaria o aguardado plano há duas semanas. Spicer também comentou sobre a viagem do vice-presidente, Mike Pence, para a Europa, na última semana, que salientou a importância dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) cumprirem suas obrigações comerciais. "Somos um dos únicos países da OTAN que cumpre as regras comerciais do grupo", declarou.(Estadão)

Comente agora

Automóvel voador começa a ser vendido em 2018 na Holanda

Mundo  Postado por Débora Ayane - 21/02 13:56h
Automóvel voador começa a ser vendido em 2018 na Holanda

A companhia holandesa Pal-V anunciou na última semana o início da pré-venda de dois modelos de carros voadores: o Liberty Pioneer Edition e Liberty Sport. A estimativa é que os pedidos sejam entregues até o final de 2018. "Os veículos são destinados a uso pessoal e cumprem padrões regulatórios europeus e americanos" diz matéria de Veja. De acordo com os fabricantes "o carro voador poderá ser operado por pessoas que tenham licença para aeronaves privadas". O equipamento funciona com gasolina comum. Ao contrário de um helicóptero, "o carro voador precisa de uma pista com tamanho mínimo de 180 metros para decolar e de 90 metros para pousar". Segundo os técnicos o sistema de hélices funciona de maneira diferente. O preço do Liberty Pioneer Edition, versão mais completa e mais luxuosa, é de 449.000 euros (1,46 milhão de reais). Já o Liberty Sport sai por 299.000 euros (972.000 reais). Quem tiver interesse de adquirir os primeiros modelos "devem fazer um depósito inicial de 25.000 euros (81.300 reais) e 10.000 euros (32.500 reais), respectivamente". Veja:

Comente agora

Ataque a tribunal deixa mortos e feridos no Paquistão

Mundo  Postado por Débora Ayane - 21/02 13:10h
Ataque a tribunal deixa mortos e feridos no Paquistão

Sete pessoas morreram e 15 ficaram feridas em um ataque suicida nesta terça-feira (21) contra um tribunal em em Charsadda, no noroeste do Paquistão, aponta o último balanço divulgado pela polícia. Uma facção do Talibã Paquistanês (TTP), Jamaat-ul-Ahrar (JuA), reivindicou a ação. Entre as vítimas está um advogado, um sapateiro e um menino de quatro anos de idade, de acordo com testemunhas. "Três suicidas tentaram entrar no prédio do tribunal [de Tangi]. Um foi parado e outro se explodiu", informou à AFP um agente da polícia, Mohammad Ijaz Khan. Vestidos de preto, os agressores estavam armados com kalashnikovs, pistolas e granadas, informou.

Comente agora

Israel enfrenta soldados do EI, que responde com novo bombardeio

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/02 00:15h
Israel enfrenta soldados do EI, que responde com novo bombardeio

Dois foguetes disparados da península do Sinai atingiram o sul de Israel, anunciou as Forças de Defesa de Israel (IDF) nesta segunda (20). Não houve feridos nem grandes danos causados ​​pelos projéteis, que caíram na região de Eshkol, perto da fronteira com Gaza. O sistema de alerta de mísseis sequer foi acionado pois não havia um perigo real. Contudo, os disparos vindos do Sinai são uma prova de que grupos aliados ao Estado Islâmico continuam mantendo o domínio do local. Uma unidade israelense de descarte de bombas encontrou um dos mísseis perto da fronteira egípcia. O ataque ocorreu nesta madrugada, horas depois que o Estado Islâmico no Sinai acusou Israel de matar cinco de seus soldados em um ataque aéreo feito com drone. De acordo com a agência de notícias Amaq, mídia oficial do grupo terrorista, um carro com membros do EI trafegava em uma vila no norte do Sinai, perto da fronteira entre Egito e Israel no sábado. Ele foi interceptado perto da vila de Shabana, ao sul da cidade de Rafah. A IDF disse que não comentaria o caso, mas não negou as mortes. Desde o início do mês, as tensões entre Israel e o grupo extremista Ansar Bait al-Maqdis [Defensores da Santa Casa], espécie de filial do Estado Islâmico no Sinai estão aumentando. Em 8 de fevereiro, o grupo que usa a mesma bandeira que o EI lançou sete foguetes contra a cidade de Eilat, no sul do país. A maioria foi interceptada pelo sistema de mísseis, a Cúpula de Ferro.

Comente agora

A jovem que quer ensinar mulheres a identificar possível contaminação letal com absorventes

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/02 22:04h
A jovem que quer ensinar mulheres a identificar possível contaminação letal com absorventes

Quando a britânica Phoebee Bambury, de 19 anos, começou a apresentar sintomas como febre e dor de cabeça, suspeitou que poderia ser algo mais grave do que um simples resfriado. E foi sua extrema cautela que salvou sua vida. A jovem britânica reconheceu sinais da mortal Síndrome do Choque Tóxico (SCT), doença causada por bactérias que invadem o organismo e liberam quantidades letais de toxinas. Após o fim do pesadelo, Phoebee vem se dedicando a alertar outros jovens sobre como detectar a enfermidade a tempo.

Absorventes: "A princípio, achei que estava com um mal-estar e que me sentiria assim por alguns dias", diz a jovem em entrevista à BBC. Mas, em poucas horas, os sintomas mudaram. Além da enxaqueca e da febre, ela começou a ter dores musculares e vômitos.  "Você não quer pensar 'estou tendo um choque tóxico', mas suspeitei de que esses eram os sintomas, eu precisava checar isso", acrescenta. Embora a síndrome possa ser adquirida de várias formas, ela geralmente está associada ao uso de absorventes internos por longos períodos. É possível encontrar a descrição dos sintomas da doença em algumas embalagens desses produtos. "Tinha todos os sintomas; por isso, telefonei ao serviço de emergência e me disseram que deveria ir ao hospital imediatamente", relembra Phoebee.

Comente agora

Fome atinge quase metade da população do Sudão do Sul

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/02 20:57h
Fome atinge quase metade da população do Sudão do Sul

Áreas do Sudão do Sul, devastado pela guerra, foram atingidas pela fome, disse uma autoridade do governo nesta segunda-feira (20) , acrescentando que quase metade da população do país não teria acesso confiável a alimentos a preços acessíveis até julho. Algumas zonas do estado de Unidade, no norte do país, estão em situação de "fome ou risco de fome" provocada pela guerra que atinge o Sudão do Sul há mais de três anos, declarou Isaiah Chol Aruai, presidente do Escritório Nacional de Estatísticas do Sudão do Sul. "A convergência de provas mostra que os efeitos no longo prazo do conflito, junto com os altos preços dos alimentos, a crise econômica, a baixa produção agrária e as poucas opções de subsistência" resultaram em 4,9 milhões de pessoas afetadas pela fome, disse. A classificação da fome corresponde a uma escala reconhecida internacionalmente na qual uma falta extrema de alimentos comporta a inanição e a morte.

Comente agora

Venda de armas pesadas no mundo atinge maior nível desde a Guerra Fria

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/02 19:24h
Venda de armas pesadas no mundo atinge maior nível desde a Guerra Fria

O volume de armas pesadas vendidas tem crescido e, segundo dados do Instituto para a Pesquisa da Paz Internacional (Sipri, na sigla em inglês), atingiu entre 2012 e 2016 o maior patamar para qualquer quinquênio desde o fim da Guerra Fria. Houve aumento no fluxo de armas para Ásia e Oceania e para o Oriente Médio, na comparação com 2007-2011, enquanto houve recuo na Europa, nas Américas e na África. Os cinco maiores exportadores de armas do mundo são Estados Unidos, Rússia, China, França e Alemanha – juntos, eles representam 74% do total de armas exportadas. Entre as regiões, na Ásia e na Oceania houve aumento de 7,7% nas armas importadas entre 2012 e 2016, na comparação com o quinquênio imediatamente anterior. A região ficou com 43% das importações globais de armas entre 2012 e 2016. Nesse período, a Índia foi o maior importador de grandes armas, com 13% do total global. “Sem instrumentos de controle de armas regionais em vigor, Estados na Ásia continuam a expandir seus arsenais”, afirmou Siemon Wezeman, pesquisador sênior do Sipri, em comunicado do instituto. No Oriente Médio, as importações de armas cresceram 86% na comparação quinquenal e representaram 29% das importações globais entre 2012 e 2016. A Arábia Saudita foi o segundo maior importador de armas, com crescimento de 212% em suas compras. Os EUA são o maior exportador de armas do mundo, com crescimento de 21% na comparação quinquenal.

Comente agora

Trump 'inventa' atentado na Suécia para justificar medida e vira piada

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/02 18:58h
Trump 'inventa' atentado na Suécia para justificar medida e vira piada

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou justificar mais uma vez, neste sábado (18), justificar a medida que restringe a entrada de imigrantes e refugiados no país. Mas seu discurso não só não funcionou, como virou piada nas redes sociais. Durante comício realizado em um hangar de Melbourne, na Flórida, Trump usou como exemplos os atentados terroristas em Nice, Paris e Bruxelas, além de citar "o que aconteceu ontem à noite na Suécia". "Veja o que está acontecendo na Alemanha, veja o que aconteceu na noite passada na Suécia. Quem acreditaria nisso? Suécia. Eles receberam um alto número [de refugiados]. Eles estão tendo problemas como nunca acharam ser possível", declarou.

Comente agora

Papa lembra que já passou por "muitos momentos difíceis"

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/02 17:26h
Papa lembra que já passou por "muitos momentos difíceis"

O Papa Francisco afirmou neste domingo (19) que "teve muitos momentos difíceis" em sua vida, como quando foi retirado um pedaço de seu pulmão, mas "sempre é preciso superá-los". Francisco retomou hoje suas visitas às paróquias romanas e oficiou a missa na igreja de Santa Maria Josefa, no bairro de Ponte di Nona, na periferia da capital italiana, onde respondeu a algumas perguntas das crianças. "Quando tinha 20 anos, estive a ponto de morrer por uma infecção. Tiraram um pedaço do meu pulmão. Depois tive muitos momentos difíceis, mas é preciso superá-los", disse. O papa afirmou que às vezes a vida "não é fácil porque há muitas dificuldades", mas pediu aos presentes que superem as adversidades "com a fé e a coragem".

Comente agora

SpaceX lança foguete e reinaugura plataforma que levou Homem à lua

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/02 16:44h
SpaceX lança foguete e reinaugura plataforma que levou Homem à lua

O foguete Falcon 9, com a cápsula Dragon, foi finalmente lançado no espaço pela empresa SpaceX, neste domingo, reinaugurando uma plataforma da Nasa que não era usada há quase seis anos — a mesma que lançou os primeiros astronautas que chegaram à Lua, em 1969. O lançamento do foguete estava marcado originalmente para sábado, 18, mas teve que ser abortado devido a problemas técnicos. O foguete partiu do Complexo de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy em direção à Estação Espacial Internacional, levando 2.267 quilos de alimentos e equipamentos. Este é o primeiro lançamento da SpaceX da Flórida desde que ocorreu uma explosão de um foguete no último verão. A empresa do milionário Elon Musk está arrendando essa plataforma da Nasa por 20 anos e espera lançar no espaço astronautas dos EUA no próximo ano. A promessa, segundo a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, é "realizar um lançamento a cada duas ou três semanas", um ritmo inédito na História da indústria aeroespacial. A ideia é que essa “fase de ouro” comece este domingo, com o lançamento do Falcon 9, realizado às 9h39min no horário local (11h39min de Brasília).

Comente agora

Explosão de carro-bomba deixa 34 mortos na capital da Somália

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/02 16:36h
Explosão de carro-bomba deixa 34 mortos na capital da Somália

O número de mortes após a explosão de um carro-bomba na capital somaliana, Mogadiscio, subiu para 34, com 52 feridos, de acordo com a polícia local. "Muitos dos mortos foram carregados por seus parentes logo após a explosão", disse o capitão Mohamed Hussein. "É um ataque horrível e bárbaro que pretendia apenas matar civis", completou. "A explosão de um carro-bomba estacionado nas proximidades de um restaurante aconteceu em uma hora movimentada em que os negociantes e compradores estavam reunidos dentro do mercado", disse o comissário do distrito, Ahmed Abdulle. Esse foi primeiro grande ataque desde que o novo presidente da Somália foi eleito no dia 8 de fevereiro. Embora nenhum grupo tenha reivindicado a autoria do atentado ainda, o ataque carrega as marcas do grupo extremista islâmico do país, al-Shabab. No Twitter, o presidente Mohamed Abdullahi Mohamed condenou o ataque, dizendo que mostrava a "crueldade" do al-Shabab. Poucas horas depois da explosão, o grupo denunciou o novo presidente como um "apóstata" e prometeu continuar lutando contra o governo. O ministro de Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, condenou o ataque dizendo que a "Itália continua do lado da Somália no processo de estabilização do país". Ele acrescentou que "juntos vamos agir para que os terroristas não consigam interromper o caminho da paz e reconciliação" (AFP)

Comente agora

Forças iraquianas lançam ofensiva para retomar oeste de Mossul

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/02 10:38h
Forças iraquianas lançam ofensiva para retomar oeste de Mossul

As forças iraquianas lançaram neste domingo uma ofensiva para libertar o oeste de Mossul, uma batalha que se anuncia difícil para expulsar os extremistas do grupo Estado Islâmico de seu último reduto no Iraque. Milhares de homens estão mobilizados nestas operações, que começaram no início da manhã com a tomada de duas localidades próximas ao aeroporto situado no sul da segunda cidade do país. O primeiro-ministro, Haider al Abadi, anunciou o lançamento da ofensiva: “Nínive, viemos para libertar a parte oeste de Mossul”, afirmou em um breve discurso televisionado, referindo-se à província de Nínive, cuja capital é Mossul. “Nossas forças começaram a libertar os cidadãos do terror do Daesh”, acrescentou, utilizando o acrônimo árabe do EI. O anúncio foi feito quatro meses após o lançamento, no dia 17 de outubro, de uma grande ofensiva para retomar Mossul. Depois de semanas de duros combates, em janeiro conseguiram controlar a parte leste da cidade. Cercado no seu último grande reduto no Iraque, o EI opõe desde 17 de outubro uma feroz resistência para defender Mossul, onde seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, havia proclamado um califado em junho de 2014. Depois controlar os arredores de Mossul, as forças de elite iraquianas precisaram de mais de dois meses para reconquistar, no final de janeiro, a parte leste de Mosul. A parte ocidental é menor que a oriental, mas está mais densamente povoada e é nesta área onde se encontram alguns dos redutos dos extremistas.

Comente agora

Equador vai às urnas para escolher sucessor de Rafael Correa

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/02 09:16h
Equador vai às urnas para escolher sucessor de Rafael Correa

A partir das 9h, pelo horário de Brasília, mais de 12,8 milhões de equatorianos vão às urnas para escolher o sucessor do presidente Rafael Correa, em eleições que ocorrem e meio à situação econômica complicada no país. Os eleitores depositam seus votos até às 19h, e os primeiros resultados são esperados por volta das 22h (horário de Brasília). O ex-vice-presidente Lenín Moreno, adepto do correísmo, lidera a disputa (32,3%), seguido por dois conservadores: o ex-banqueiro Guillermo Lasso (21,5%) e a ex-deputada Cynthia Viteri (14%). Mais distante, aparece o ex-prefeito esquerdista de Quito Paco Moncayo (7,7%). As eleições prometem ser disputadas. Nenhum candidato está certo de que vencerá o primeiro turno, para o que é necessário 40% dos votos e 10 pontos de vantagem à frente do segundo mais votado. Pela primeira vez desde 2006, é muito provável haver um segundo turno, que seria em 2 de abril. No amplo leque de tendências que os sete candidatos da oposição representam figuram social-democratas, conservadores, social-cristãos, independentes e populistas. Medidas sobre a criação de emprego, luta contra a corrupção, erradicação da pobreza, combate às drogas e liberdade de expressão foram expostas por todos os adversários na campanha.

Comente agora

Homem 'morre' 27 vezes ao ter infartos em série após jogar futebol na Inglaterra

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/02 08:16h
Homem 'morre' 27 vezes ao ter infartos em série após jogar futebol na Inglaterra

ray Woodhall, de 54 anos, teve um infarto em dezembro passado após jogar seis partidas de futebol de dez minutos cada e, no hospital, diz ter chegado a "morrer" 27 vezes enquanto uma equipe médica tentava salvar sua vida. Foram tantas paradas cardíacas, conta ele, que uma enfermeira lhe pediu desculpas por ter precisado socar tanto seu peito. Outra enfermeira disse que até então só tinha visto um paciente neste estado ser ressucitado sete vezes no máximo. "Meu último infarto foi o mais assustador", diz ele, que trabalha como distribuidor de bebidas em Wednesbury, na região central da Inglaterra, e tem três filhos. O Hospital Worcestershire Royal disse que foi preciso recorrer a uma equipe de seis especialistas de plantão para lidar com um caso de "múltiplos ataques cardíacos". Woodhall conta que sua mulher o acompanhava. "Ela me viu morrer na sua frente", diz ele. "Morrer é como adormecer." E foi o que pensou que acontecia até ser informado pelos médicos que havia "partido". Dor no peito Ele começou a sentir-se mal após a última partida e reclamou do peito "dolorido". Woodhall se recusou a princípio a chamar uma ambulância, mas concordou ao notar que o desconforto persistia.

Comente agora

Morre demandante do caso que legalizou aborto nos EUA

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/02 08:02h
Morre demandante do caso que legalizou aborto nos EUA

Norma McCorvey, a demandante do processo que levou à Suprema Corte o polêmico caso 'Roe vs Wade', que permitiu a legalização do aborto nos Estados Unidos em 1973, faleceu neste sábado (18) aos 69 anos. Ela morreu de insuficiência cardíaca em uma unidade hospitalar no Texas, disse Joshua Prager, um jornalista de Nova York que escreveu sobre Norma na revista "Vanity Fair". McCorvey era conhecida como "Jane Roe" no caso em que lutou pelo direito constitucional ao aborto, tema delicado que dividiu bruscamente o país durante décadas. Acabou se tornando uma heroína para seus apoiadores e uma vilã para aqueles que buscam a proibição do aborto. Anos depois, em 1995, anunciou que havia trocado de lado para apoiar o movimento contra o aborto. A decisão do caso 'Roe vs Wade' foi conhecida em 22 de janeiro de 1973, com sete juízes a seu favor e dois contra. Nas quatro décadas posteriores à sentença da Suprema Corte, milhares de abortos foram feitos legalmente no país. As autoridades terminavam, assim, com um longo drama legal que começou no estado de Texas três anos antes, onde os abortos só eram permitidos em caso de gravidez de risco para a mãe ou para o bebê.

Comente agora

Vaticano congela 2 milhões de euros de fundos suspeitos de corrupção

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/02 07:03h
Vaticano congela 2 milhões de euros de fundos suspeitos de corrupção

Como parte da campanha do Papa Francisco para limpar as finanças da Santa Sé, as autoridades do Vaticano congelaram mais de dois milhões de euros em casos de suspeita de lavagem de dinheiro ao longo de 2016. Segundo Gian Pietro Milano, que é Promotor da Justiça, o Vaticano "fechou as brechas" para atender às normas internacionais de monitoramento, denúncia, investigação e julgamento. Ele contou que 17 investigações de suspeitos de crimes financeiros ainda estão em andamento. Milano não deu detalhes, mas afirmou que o montante total de dinheiro suspeito congelado, entre 2013 e 2016, foi de cerca de 13 milhões de euros. O dinheiro foi retido após alertas da Autoridade de Inteligência Financeira do Vaticano, à qual o Papa Francisco deu mais poder operacional do que seus antecessores. O Vaticano, Estado soberano cercado por Roma, promulgou uma série de disposições para limpar suas finanças e torná-las mais transparentes nos últimos anos, particularmente desde a eleição de Francisco, em 2013.

Comente agora

Fazenda faz sucesso vendendo buquês de maconha

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 18:01h
Fazenda faz sucesso vendendo buquês de maconha

Uma pequena fazenda no entorno de Los Angeles (Califórnia, EUA) está fazendo sucesso com uma alternativa à tradição das rosas e dos girassóis. A Lowell Herb Co vende buquês de maconha. Mas a opção - que é orgânica - é salgada. Um buquê de cannabis é vendido em promoção pelo equivalente a R$ 1.220. Acompanha cigarros naturais. Em novembro, a população da Califórnia aprovou o uso recreativo da maconha no estado. Os pedidos, entretanto, só podem ser feitos por quem tiver autorização médica, já que a empresa só terá autorização para oferecer os buquês com fins recreativos a partir de 2018. (I Bahia)

Comente agora

Indiana exige que Justiça proíba pornô: 'meu marido virou viciado'

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 17:36h
Indiana exige que Justiça proíba pornô: 'meu marido virou viciado'

Na Índia, uma mulher recorreu à ajuda do Supremo Tribunal com o fim de pedir ao governo do país que imponha uma proibição completa da pornografia online. Em seu apelo, a engenheira de Mumbai afirmou que ela tem sido vítima de violência doméstica e abusos sexuais devido ao fato do seu marido, de 55 anos, ser viciado em pornô online. "Meu marido virou viciado em pornô e passa muito de seu tempo precioso assistindo pornografia. Hoje em dia, os filmes pornô são acessados facilmente por toda a Internet e na sequência disso meu marido caiu nesse vício de ver vídeos, filmes e imagens pornográficas, o que tornou perversa a mente de meu marido e arruinou minha vida matrimonial", confessou a mulher na sua queixa. Ela exortou o Supremo Tribunal para que desse ordens firmes ao governo, visando bloquear todos os sites que contenham materiais pornográficos e projeção indecente de mulheres e crianças. A mulher revelou que ela estava preocupada com o impacto que o vício do marido pode produzir nos filhos, porém adiantou que eles são bem disciplinados. "Meu marido está em uma idade avançada, mas apesar disso ele perdeu o rumo ao se viciar em pornô, então imaginem o que este vício pode fazer às mentes inocentes de jovens e crianças do nosso país em geral", adiantou. Vale ressaltar que é proibido assistir ou distribuir pornô infantil na Índia, porém, a pornografia adulta é de acesso livre.

Comente agora

Cuba recebe 117 deportados com fim de política migratória nos EUA

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 16:17h
Cuba recebe 117 deportados com fim de política migratória nos EUA

Cuba informou que os Estados Unidos devolveram à ilha cerca de 117 imigrantes irregulares desde que Havana e Washington assinaram no início de janeiro um acordo de migração que pôs fim à política “pés secos, pés molhados”, que garantia a moradia dos cubanos que chegavam ao país. A eles se somam 408 pessoas do México, 117 das Bahamas e 39 das Ilhas Cayman, tanto por via terrestre como marítima, disse o governo cubano em comunicado. “Nesta sexta-feira saiu do território norte-americano o primeiro voo especialmente destinado à devolução de imigrantes irregulares depois da assinatura do acordo migratório entre Cuba e EUA em 12 de janeiro passado”, disse uma nota oficial lida na televisão estatal. Poucos dias antes de deixar a Casa Branca, o governo do ex-presidente Barack Obama pôs fim a uma política que garantia a residência dos cubanos que chegavam aos Estados Unidos sem visto e status especial para os profissionais médicos da ilha. A devolução de mais de 680 imigrantes irregulares cubanos se produz no primeiro mês do governo do presidente Donald Trump, que prometeu revisar a política de aproximação de Obama com Havana. (Reuters)1

 

Comente agora

Acidente de ônibus na Argentina deixa mortos

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 14:25h
Acidente de ônibus na Argentina deixa mortos

Pelo menos 19 pessoas morreram e várias ficaram feridas em um acidente de um ônibus que circulava por uma estrada da província argentina de Mendoza (oeste) com destino ao Chile, confirmaram à Agência Efe fontes policiais. Trata-se de um microônibus da empresa chilena Turbus, que se acidentou na rota nacional 7, na altura do Parque Aconcágua. O fato aconteceu na madrugada deste sábado na zona da chamada Curva do Gesso, por motivos que ainda são investigados. Segundo acrescentaram meios de comunicação locais, no veículo viajavam 40 passageiros -entre eles três menores-, dos quais 32 argentinos, quatro chilenos, um haitiano e um colombiano foram identificados. "Turbus informa que após os fatos, imediatamente o pessoal da empresa se deslocou até o lugar para atender a emergência e colaborar com as tarefas de Gendarmaria e dos serviços médicos de urgência", segundo um comunicado de companhia de transporte.

Comente agora

Morre cineasta e roteirista italiano Pasquale Squitieri

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 13:47h
Morre cineasta e roteirista italiano Pasquale Squitieri

O cineasta e roteirista italiano Pasquale Squitieri morreu neste sábado (18), aos 78 anos de idade, no Hospital Villa San Pietro, em Roma, por complicações de saúde. Em entrevista à ANSA, sua mulher, Ottavia Fusco, disse que o cineasta não tinha conseguido se recuperar de um acidente de trânsito que sofrera há um ano. "Ele teve complicações de saúde por um enfisema", relatou. Nascido em Nápoles em 27 de novembro de 1938, Squitieri se aproximou do mundo do cinema com Francesco Rosi, mas foi graças a um financiamento de Vittorio De Sica que fez seu primeiro filme, "Eu e Deus" (1970). Com o pseudônimo de William Redford, o italiano assinou produções como "Django desafia Sartana" (1970), e também fez "Camorra" (1971), que marcou o início de suas obras focadas na máfia. Como roteirista, atuou ainda em "Claudia" (2008), "Hotel Meina" (2007) e "O advogado de Gregorio" (2003). (ANSA)

Comente agora

Homem acha 100 mil dólares dentro de TV em centro de reciclagem

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 10:17h
Homem acha 100 mil dólares dentro de TV em centro de reciclagem

Com a popularização das TVs de tela plana, os televisores de tubo perderam seu lugar nos lares para virar peça de ferro velho. Mas um funcionário de um centro de reciclagem no Canadá descobriu que essas velharias podem esconder fortunas. Ou, mais especificamente, 100.000 dólares canadenses, o equivalente a 235.000 reais. O dinheiro foi descoberto em janeiro, quando o funcionário desmontava o gabinete de madeira do aparelho, um ano depois que o televisor foi deixado no centro de reciclagem em Barrie, no Estado de Ontario, reportou o jornal local National Post. Junto com as cédulas, que o funcionário entregou à gerência, estavam documentos que permitiram a localização do dono do dinheiro. O homem de 68 anos, cuja identidade não foi revelada, contou à polícia que deu o televisor a um amigo trinta anos atrás. Ele afirmou que presenteou o amigo sem se lembrar que havia guardado a herança de seus pais dentro do aparelho. No ano passado, o amigo que ganhou a TV finalmente se livrou da peça de museu, sem saber que ela escondia o dinheiro. Quando foi avisado pela polícia sobre o tesouro descoberto no televisor, o dono não entendeu do que se tratava, pois achava que a herança ainda estava em algum lugar dentro de sua casa. “Esta é uma situação única em que uma grande quantia de dinheiro sumiu e ninguém percebeu”, disse a policial Nicole Rodgers.

Comente agora

Perda auditiva aumenta entre as crianças e adolescentes

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 10:11h
Perda auditiva aumenta entre as crianças e adolescentes

De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de fones de ouvido em volume alto por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco de a pessoa desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos. Segundo o IBGE 1 milhão de crianças e jovens (até 19 anos) tiveram algum tipo de perda de audição, sendo que 80% dos casos os pais não perceberam os sinais dos problemas com audição. “Geralmente os sintomas passam despercebido, pois o quadro é muitas vezes isento de dor, secreção ou outros sinais mais evidentes. Mesmo algumas otites podem passar despercebidas e alguns sinais indiretos como: A criança pede pra repetir, troca letras na fala ou na escrita, ouve TV alto, está mais dispersa em suas atividades cotidianas, irritabilidade e, às vezes, até agressividade, além de ter um desempenho escolar aquém do esperado pra as crianças da mesma faixa etária”, observa a médica Addriana Silvveira, especialista no assunto. Ela diz que é possível reverter o quadro dos afetados pelo problema. “ No caso das otites de efusão – otites silenciosas, ou seja, sem sintomas de dor e secreção) em muitos casos são reversíveis e sem sequelas quando o diagnóstico e a intervenção forem precoces. Essas otites podem ocorrer após estados gripais, em crianças com rinite alérgica ou com outros problemas respiratórios. No caso das deficiências auditivas de origem genética ou de origem infecciosa, estas têm que ser diagnosticadas logo ao nascimento no máximo até os três meses de vida.

Comente agora

Eleições presidenciais no Equador acontecem neste domingo

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 09:45h
Eleições presidenciais no Equador acontecem neste domingo

A eleição para a escolha do próximo presidente do Equador acontece neste domingo (19), quando quase 13 milhões de equatorianos irão às urnas para decidir quem será o sucessor de Rafael Correa (foto) na gestão do país. De acordo com o G1, o pleito ocorre em um momento que a economia do país enfrenta um período confuso, com a alta do dólar, a queda no petróleo e denúncias de corrupção no governo. Os cidadãos também vão votar para vice-presidente, além de escolherem 137 deputados e cinco representantes para o Parlamento Andino, que ficarão no cargo até 2021. Os candidatos para a presidência do país são: Lenín Moreno (ex-vice-presidente), o ex-banqueiro Guillermo Lasso, a ex-deputada Cynthia Viteri e o ex-prefeito de Quito Paco Moncayo.

Comente agora

Odebrecht: Peru exige pagamento por danos causados ao país

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 09:33h
 Odebrecht: Peru exige pagamento por danos causados ao país

O Peru exigiu hoje US$ 61 milhões como reparação civil a vários acusados em um caso de suborno da construtora brasileira Odebrecht, incluindo ao ex-presidente Alejandro Toledo e a um ex-representante da empresa no país.O pedido foi realizado por uma advogada do Estado ante o juiz Richard Concepción, que na semana passada aceitou a acusação e o pedido de prisão preventiva de Toledo por supostamente ter recebido US$ 20 milhões para ajudar a Odebrecht a obter a licitação de uma estrada.A advogada Katherine Ampuero pediu para que Toledo, seu amigo e testa de ferro, Josef Maiman, o ex-representante da Odebrecht, Jorge Barata, e outras cinco pessoas envolvidas no escândalo pagassem pelos danos. No ano passado, a Odebrecht admitiu ao Departamento de Estado dos Estados Unidos que pagou cerca de US$ 800 milhões em subornos a políticos de vários países latino-americanos. (Politica Livre)

Comente agora

Tempestade provoca evacuação de centenas de pessoas na Califórnia

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 09:24h
Tempestade provoca evacuação de centenas de pessoas na Califórnia

Centenas de pessoas foram evacuadas na sexta-feira (17) no sul da Califórnia devido a uma das tempestades mais fortes já registradas nesta área nos últimos anos, que também provocou falta de energia elétrica e o atraso ou cancelamento de dezenas de voos. O Corpo de Bombeiros de Los Angeles informou que uma pessoa foi eletrocutada depois que uma árvore derrubou um cabo de energia e várias pessoas precisaram ser resgatados em botes depois de ficar isoladas perto do rio Los Angeles. Os relatórios indicam que cerca de 150 linhas de energia foram cortadas, deixando muitas casas da cidade sem eletricidade. Um funcionário do Aeroporto Internacional de Los Angeles informou que 64 voos foram cancelados e outros 269 atrasados devido à tempestade. Advertências sobre inundações repentinas foram ativadas em várias áreas do estado, que foi atingido neste inverno (boreal) por uma série de tempestades que encheram os reservatórios. A tempestade, que foi registrada com fortes rajadas de vento e chuva intensa, afetou principalmente o sul da Califórnia, mas a chuva também era esperada no centro do estado.

Comente agora

Ex-chefe do Exército argentino é detido por violações dos Direitos Humanos

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 08:26h
Ex-chefe do Exército argentino é detido por violações dos Direitos Humanos

O ex-chefe do Exército argentino Cesar Milani foi detido nesta sexta-feira (17), acusado de sequestrar e torturar três pessoas durante a ditadura militar (1976-1983). O general da reserva também está sendo investigado pelo desaparecimento de um soldado e por enriquecimento ilícito. Milani foi nomeado chefe do Exército em 2013 pela então presidente Cristina Kirchner e ficou no cargo até o fim de seu segundo mandato em 2015 – apesar das denúncias de violações de Direitos Humanos durante a ditadura. Ele foi detido depois de prestar depoimento perante a Justiça sobre a privação ilegal de liberdade e tortura de Ramon Olivera, seu pai Ramon Olivera e Veronica Matta. Segundo Ramon Olivera, os militares levaram seu pai de casa em marco de 1977. Ele foi solto, mas depois de ter sido torturado durante dois dias e ter sofrido um derrame. Depois foi a vez de Ramon ser preso. Ele disse que reconheceu Milani quando estava sendo torturado. Milani nega todas as acusações de Olivera e de Veronica Matta, que também foi sequestrada em 1976, quando tinha 17 anos. Ramon Olivera diz que fez a primeira denúncia em 1984, mas o caso ganhou importância quando ele repetiu sua história em 2013 – o ano em que Cristina Kirchner, cujo governo adotou a defesa dos Direitos Humanos como bandeira, nomeou Milani para chefiar o Exército.

Comente agora

'Telefone da destruição' de Hitler será leiloado nos EUA

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/02 06:51h
'Telefone da destruição' de Hitler será leiloado nos EUA

O telefone vermelho de Adolf Hitler, que ele usava para emitir ordens e apresentado pela casa de leilões como "a arma mais destrutiva" da História, será leiloado no domingo nos Estados Unidos, anunciou a empresa que organiza a venda. O aparelho encontrado no bunker de Hitler tem seu nome gravado, assim como uma suástica com uma águia em cima, símbolo do Terceiro Reich, e foi avaliado entre US$ 200 mil e US$ 300 mil pela casa de leilões Alexander Historical. A venda, que será realizada em Maryland, incluirá mais de mil objetos e será aberta a compradores de todo o mundo. Foi levado em conta a "raridade e o aspecto único" do telefone para fixar seu valor, disse à AFP o representante da casa de leilões, Andreas Kornfeld, assegurando que espera que o preço final super a cifra estimada. Com este telefone, o líder nazista deu a maior parte de suas ordens durante os dois últimos anos da Segunda Guerra Mundial, indicou a Alexander Historical. "Provavelmente" trata-se da "arma mais destrutiva de todos os tempos, que enviou milhões (de pessoas) para a morte em todo o mundo", comentou a Alexander. "Foi o aparelho portátil da destruição de Hitler, utilizado em carros, trens e quartéis-generais", explicou a casa de leilões. (Globo)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com