As comentadas


Boa noite , Domingo, 26/06/2016








Enquete



Reflita

Blog

Mundo

26
Jun
PP de Rajoy ganha eleições na Espanha, apontam resultados parciais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:46h

O conservador Partido Popular do chefe de governo Mariano Rajoy venceu as eleições legislativas deste domingo (26) na Espanha com 32,68% dos votos. O resultado foi declarado com mais de 90% dos votos apurados, segundo parcial divulgada às 17h55 (horário de Brasília). O PP saiu fortalecido nessas eleições, em que obteve 136 dos 350 assentos do parlamento, 13 a mais que nas eleições de dezembro. Os socialistas do PSOE ficaram em 2º lugar com 86 cadeiras, à frente da coligação Unidos Podemos, que ficou com 71. Os eleitores espanhóis voltaram às urnas para repetir as eleições legislativas de dezembro após o resultado da última votação impedir a formação de um governo com maioria no Parlamento. Depois de três décadas alternando-se no poder, o PP e o Partido Socialista Espanhol Operário Espanhol (PSOE) se viram enfraquecidos nas legislativas de dezembro. O surgimento do partido de esquerda Podemos e o do de centro-direita Ciudadanos desenhou um novo cenário político no qual os pactos pós-eleitorais são essenciais.

Comente agora
26
Jun
Escócia pode impedir saída do Reino Unido da União Europeia, diz primeira-ministra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:11h

Edimburgo pode vetar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), declarou Nicola Sturgeon, a primeira-ministra da Escócia, em uma entrevista à BBC. De acordo com a primeira-ministra, isso é possível porque, apesar de 51,9% dos cidadãos britânicos terem se manifestado a favor da saída da UE no referendo do dia 23 de junho, 62% dos escoceses votaram contra a ruptura das relações. Sturgeon acrescentou que planeja iniciar nos próximos dias as negociações diretas com Bruxelas para defender os interesses da Escócia. No referendo do dia 23 de junho no Reino Unido, 51,9% dos eleitores se pronunciaram a favor de abandonar a União Europeia. No entanto, tanto a Escócia (62%) como a Irlanda do Norte (55%) votaram a favor de permanecer no bloco europeu. No sábado, Sturgeon declarou que o governo da Escócia redigirá um projeto de lei para preparar um outro referendo sobre a independência.

Comente agora
26
Jun
Cantora da banda Caramelows que acompanha Liniker morre aos 21 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:49h

Integrante da banda Caramelows que acompanha o cantor Liniker, a vocalista Bárbara Rosa morreu na manhã deste domingo (26). A jovem de 21 anos lutava contra um câncer. A assessoria de imprensa da banda ainda não divulgou uma nota oficial, mas confirmou o caso ao G1. O corpo da jovem será enterrado neste domingo no Cemitério São Bento, em Araraquara. O baixista da banda Rafael Barone usou as redes sociais para dar a notícia aos fãs. “Hoje vai a caramela mais jovem. A mais good vibes e lutadora! Enviem muitas energias positivas pra Bazita”, disse.

Turnê: Bárbara estava em turnê com o grupo, com quem gravou o Ep “Cru”, em outubro do ano passado. Em uma semana, um dos vídeos já tinha um milhão de visualizações. O grupo tem um estilo que passeia entre a black music e a música pop contemporânea brasileira, com arranjos e melodia cheios de suingue. As composições autorais cantadas em português falam principalmente sobre o amor e os relacionamentos.

Comente agora
26
Jun
Policial pede namorado em casamento durante parada gay de Londres; assista ao vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:42h

Um pedido de casamento encantou o público que assistia à Parada do Orgulho LGBT em Londres, na Inglaterra, no sábado (25). No meio do desfile, um policial, que estava em serviço, se ajoelhou e pediu a mão do namorado, que estava na plateia, em casamento. O homem aceitou e os dois noivos foram aplaudidos pelas pessoas que acompanhavam a parada.

Assista abaixo: 

Comente agora
26
Jun
Países fundadores da UE pedem que britânicos acelerem pedido de saída
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:26h

O Conselho Europeu já escolheu um representante para coordenar a saída do Reino Unido do bloco. Neste sábado (25), representantes dos seis países fundadores da União Europeia pediram que os britânicos acelerem o pedido oficial de separação. Um encontro europeu sem um convidado britânico, uma cena que o mundo vai ter que se acostumar. A reunião dos seis países fundadores da União Europeia foi simbólica e também pragmática. Os chefes da diplomacia da Alemanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda já querem negociar a separação. O ministro luxemburguês explicou que apenas o Reino Unido pode concretizar o resultado do plebiscito. Só quando for notificada, União Europeia começa o processo de saída, um caminho sem volta. Ministros em coro disseram que o governo britânico não pode brincar de gato e rato. O grupo em Berlim cobrou uma conversa oficial o quanto antes. O ministro anfitrião explica que o impasse cria um limbo jurídico. O purgatório econômico já começou. Uma das três maiores agências de risco avisou que pode rebaixar o Reino Unido em breve. Para a Moody's, se a incerteza continuar, o país tem mais possibilidade de não pagar suas dívidas em dia. A principal líder do continente pediu calma. Ao contrário do seu ministro, Angela Merkel disse que, por enquanto, não vai lutar para uma resolução de curto prazo. A primeira-ministra alemã afirmou que o Reino Unido ainda é da família europeia. Angela Merkel deixou claro que também não pode esperar séculos pelo Reino Unido. Mas já na terça-feira (28), ela e outros líderes europeus se encontram com o primeiro-ministro David Cameron. Enquanto os britânicos não formalizarem a saída, ainda há espaço para tudo, inclusive arrependimentos.

Comente agora
25
Jun
Ataque terrorista deixa 18 mortos em hotel na Somália
Postado por: Dulce Santana / 15:31h

Pelo menos 18 pessoas morreram em um ataque terrorista na Somália, neste sábado (25). O atentado ocorreu em um hotel da capital somali Mogadíscio e foi reivindicado pelo grupo terrorista Al Shabab. Segundo informações da agência de notícias Efe, após a explosão de um carro-bomba nas imediações do empreendimento Naso-Hablod, homens armados invadiram as instalações e fizeram reféns. O ataque aconteceu pouco mais de três semanas após uma ação contra o hotel Ambassador em 1º de junho, que deixou 10 mortos. Segundo a agência AFP, a força da União Africana na Somália (Amisom) expulsou os Shabab de Mogadíscio em agosto de 2011. Ainda segundo a agência, os rebeldes perderam vários redutos, mas continuam controlando zonas rurais, a partir das quais executam operações de guerrilha e atentados suicidas, às vezes até na capital, contra os símbolos do governo somali ou contra a Amisom.

Comente agora
25
Jun
Jesus tem aparecido de modo milagroso em todo o mundo, afirma pesquisador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:25h

O pastor e estudioso do Novo Testamento Jeremiah Johnston passou seis anos fazendo coleta de dados para escrever o livro UnAnswered [Sem Resposta]. O objetivo é analisar temas que parecem esquecidos por muitas igrejas hoje em dia. Ele afirma que Deus continua se manifestando claramente através de milagres. Um dos focos da obra é identificar os relatos de que Jesus está se manifestando de forma sobrenatural para muçulmanos em diversas partes do mundo. O autor admite que isso deixa “alguns crentes desconfortáveis”, mas é um assunto que não tem uma resposta fácil, daí o título. Segundo Johnston, quando as pessoas duvidam desses relatos, sua resposta é: “Você já leu o capítulo 9 do Livro de Atos, recentemente? Para quem Jesus apareceu na estrada para Damasco? Saulo de Tarso. Não precisamos colocar Deus em uma caixa. Acredite, Deus pode agir sem precisar de nós”. O escritor explica que essas aparições ocorrem de formas variadas, sem que isso anule a veracidade dos fatos, pois é uma decisão de Deus fazê-lo. “Embora muitos dos milagres atuais possam não ser exatamente iguais nem ter a mesma aparência que os que aconteceram quando Jesus andou como homem na terra, histórias milagrosas de triunfo e perseverança dos seguidores de Cristo estão acontecendo como nunca antes, especialmente dentro da Igreja perseguida”, assevera. 

Aparições na China:

Comente agora
25
Jun
Papa Francisco visita memorial do genocídio na Armênia
Postado por: Dulce Santana / 14:15h

O papa Francisco visitou hoje (25), no segundo dia de viagem à Armênia, o Memorial do Genocídio, localizado em Tzitzernakaberd. No local, o pontíficie afirmou que este momento da história deve ser lembrado para que outros episódios semelhantes não se repitam. "A memória é uma fonte de paz e de futuro. Aqui rezo, com dor no coração, para que nunca mais existam tragédias como essa, para que a humanidade não se esqueça e saiba vencer o mal com o bem. Que Deus conceda ao amado povo armênio e ao mundo inteiro a paz e a consolação. Que Deus guarde a memória do povo armênio", disse. O líder católico visitou o local, ao lado da máxima autoridade da Igreja Apostólica da Armênia, Karekin II, e pelo presidente do país, Serzh Sargsyan. Francisco colocou uma coroa de flores na frente do monumento, onde um grupo de crianças levava cartazes com os nomes dos mortos de 1915. Ele também se encontrou com descendentes dos sobreviventes que foram alojados em Castel Gandolfo, residência papal, pelo pontífice Bento XV. No primeiro dia da viagem ao país, Francisco destacou a palavra "genocídio" em seu discurso na capital Erevan, dentro do Palácio Presidencial, para se referir ao extermínio de 1,5 milhão de armênios pelo Império Otomano há um século, mesmo sabendo que o vocábulo poderia desencadear um mal-estar diplomático com a Turquia, como já ocorreu no ano passado. A Santa Sé não previa o termo "genocídio" nos discursos de Francisco, porém o líder católico não quis renunciar à palavra diante das autoridades armênias.

Comente agora
25
Jun
Pedido para novo referendo no Reino Unido supera 835 mil assinaturas
Postado por: Dulce Santana / 07:51h

Uma petição pública no Parlamento britânico para que o Reino Unido realize outro referendo sobre a permanência na União Europeia (UE) superou neste sábado (25) 835 mil assinaturas. A solicitação fez com que o site da Câmara dos Comuns entrasse em colapso na sexta-feira (24), devido ao alto número de pessoas que entraram para aderir à proposta. O texto, impulsionado por um cidadão identificado como William Oliver Healey, pede aos deputados a "implementação de uma norma pela qual se o voto para sair ou ficar (na UE) for inferior a 60%, com uma participação inferior de 75%, deveria ser convocado outro referendo. Através de uma mensagem em seu site oficial, o parlamento afirmou que considerará este pedido para debate, o que se compromete a fazer com todas as iniciativas cidadãs que reúnam mais de 100 mil assinaturas. Uma comissão vai se reunir na próxima terça (28), quando poderá decidir se aprova a realização de um debate sobre o assunto. No referendo da última quinta (23), 51,9% dos eleitores britânicos escolheram romper os laços entre o Reino Unido e o bloco comunitário, contra 48,1% que preferiam continuar na UE, em uma consulta que teve 72,1% de participação da população. (G1)

Comente agora
24
Jun
Vitória do Brexit impulsiona outros movimentos eurocéticos na Europa
Postado por: Anacley Souza / 23:19h

A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia após meses de debates duros tem reverberado pelo bloco, levando muitos grupos eurocéticos no continente a se animarem com um destino parecido. “É um resultado bastante positivo, melhor do que eu esperava”, disse Mattias Karlsson, que lidera os parlamentares do grupo de oposição Democratas Suecos. “Vamos iniciar nossa campanha pelo 'Swexit'”. Movimentos do mesmo tipo também se animaram na Finlândia e na Dinamarca. O surgimento de forças centrífugas no continente pode levar a UE a um prolongado período de instabilidade em meio a uma época recheada de desafios, como o terrorismo, a crise de imigração e o crescimento econômico letárgico. O debate é complicado por uma série de integrações que os europeus tomaram - um área de livre circulação, uma zona de moeda única e uma aliança militar - coisas que não são facilmente desmontadas. Na segunda-feira, os líderes da Alemanha, da França e da Itália devem se reunir para discutir como prevenir uma maior fragmentação europeia. Independentemente de se as coalizões anti-Europa terão sucesso em questionar a permanência na UE, a arquitetura do bloco deve sofrer mais testes nos próximos meses. França e Holanda, dois membros fundadores onde o sentimento eurocético tem se aprofundado nos próximos meses, devem realizar eleições nos próximos anos. “Esta União Europeia precisa morrer, esta União Europeia morreu”, disse Florian Philippot, vice-president da Frente Nacional, o partido anti-imigração e anti-integracionista da França, em um entrevista nesta sexta-feira. Na Holanda, o Partido pela Liberdade pediu um plebiscito para colocar em questão a permanência na União Europeia. O movimento deve ser ignorado pela maioria do Parlamento e pelo governo local. Na semana passada, o primeiro-ministro Mark Rutte afirmou que era “completamente contra plebiscitos sobre acordos multilaterais, porque eles não fazem sentido”. No entanto, o entusiasmo pela União Europeia tem declinado entre os eleitores locais, e o Partido pela Liberdade tem ganhado adeptos, como mostram as pesquisas eleitorais antes da eleição de março.

Comente agora
24
Jun
Fiat Chrysler é alvo de processo por falha no câmbio de carros
Postado por: Anacley Souza / 20:27h

Proprietários de Jeep Grand Cherokee abriram processo contra a Fiat Chrysler (FCA), dona da marca, alegando que a montadora omitiu parcialmente a gravidade de um problema no câmbio e falhou em corrigi-lo. O modelo foi envolvido em um recall de cerca de 1 milhão de unidades lançado em abril passado nos Estados Unidos por conta da possibilidade de que o veículo se movesse mesmo com o câmbio automático na posição de estacionamento. O caso ganhou mais atenção depois da morte do ator Anton Yelchin, no último domingo (19), em Los Angeles. Ele foi prensado entre seu Cherokee 2015 e uma pilastra e o carro estava entre os que foram convocados pela marca. A FCA afirmou que investiga o caso, mas que é prematuro estabelecer qualquer ligação entre o acidente e uma possível falha no câmbio. Apesar de ter lançado o recall, que também envolve unidades vendidas no Brasil, a Fiat Chrysler não chegou até o momento a uma solução definitva para o problema. Além do Grand Cherokee anos 2014 e 2015, foram convocadas inicialmente unidades do Dodge Chargers (2012 a 2014) e do Chrysler 300. A questão é que, no tipo de manopla usado, ela retorna à posição central após a troca da marcha, o que pode confundir o motorista, que deixa de ter certeza de ter acionado a posição P ("park", estacionar, em inglês). (Auto Esporte)

Comente agora
24
Jun
Papa contraria Vaticano e usa palavra 'genocídio' em visita a Armênia
Postado por: Anacley Souza / 18:05h

Em seu primeiro dia de viagem à Armênia, o papa Francisco não se intimidou em usar a palavra "genocídio" para se referir ao extermínio de 1,5 milhão de armênios pelo Império Otomano há um século, mesmo sabendo que o vocábulo poderia desencadear um mal-estar diplomático com a Turquia, como já ocorreu no ano passado. A Santa Sé não previa o termo "genocídio" nos discursos de Francisco, porém o líder católico não quis renunciar à palavra e a disse em alto e bom som, na capital Erevan, dentro do Palácio Presidencial e diante das autoridades armênias, inclusive do mandatário Serzh Sargsyan. Relembrando um encontro de 12 de abril de 2015, na Basílica Vaticana, com Sargsyan, o Papa disse que, "naquela ocasião, se fez a memória do centenário de Metz Yeghern, o 'Grande Mal' que atingiu este povo e causou a morte de milhares de pessoas". "Aquela tragédia, aquele genocídio, abriu um triste elenco de imagens catastróficas do século passado, tornadas possíveis por motivações racionais, ideológicas ou religiosas aberrantes", disse Francisco, fazendo uma pausa e acrescentando a palavra "genocídio" à fala. A declaração do líder católico deve provocar novas críticas do governo turno, que recentemente convocou o embaixador na Alemanha após Berlim aprovar uma resolução sobre o genocídio armênio. "Tendo diante dos nossos olhos os nefastos episódios conduzidos no século passado pelo ódio, preconceito e desenfreado desejo de domínio, espero vivamente que a humanidade saiba tirar destas trágicas experiências o ensinamento para agir com responsabilidade e sabedoria para prevenir os perigos de cair novamente em tais horrores", disse o Papa.

Comente agora
24
Jun
' 23 de junho é nosso dia da independência', diz líder da Brexit
Postado por: Débora Ayane / 16:59h

Após a vitória no referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP, na sigla em inglês), afirmou, em entrevista à BBC, que "23 de junho entrará para a história como o nosso dia da independência"."Let June 23rd go down in history as our independence day", afirmou ele, em inglês (assista à entrevista), que, para muitos, faz referência ao lançamento da sequência do filme "Independence Day", que estreou na quinta-feira no Brasil."Fizemos tudo isso sem precisar brigar, sem precisar disparar uma bala", acrescentou ele, que é conhecido por seu discurso anti-imigração e antieuropeu.Ao lado do ex-prefeito de Londres, o conservador Boris Johnson, Farage é considerado um dos principais vencedores da "Brexit", termo criado com a junção das palavras em inglês "Britain" (Grã-Bretanha) e "exit" (saída).Ele conseguiu tal feito sem nunca ter pisado no Parlamento britânico. Sua tentativa de se eleger fracassou nas eleições de 2015.Farage fundou o UKIP em 1993, um ano depois de sair do Partido Conservador, que integrava desde os anos de escola. O motivo: sua posição anti-UE.Para os críticos, o partido de Farage é racista e anti-islâmico - o que ele refuta. "De maneira alguma é racista dizer que devemos controlar a quantidade e a qualidade dos imigrantes que entram no Reino Unido", disse.

Mesmo pub

Segundo reportagem da BBC, Farage costuma se vangloriar de ser um homem comum, que continua vivendo na mesma região onde nasceu e frequenta, há mais de 30 anos, o mesmo pub, George & Dragon.Farage nasceu em 1964 em Kent (sudeste da Inglaterra). Seu pai, o corretor da bolsa Guy Oscar Justus Farage, abandonou a família quando o garoto tinha apenas cinco anos.Ainda assim, ele cresceu em um clã rico e frequentou escola particular, onde desenvolveu paixão pelo críquete, pelo rúgbi e pelo debate político.Mas não frequentou a universidade - preferiu fazer carreira no mercado financeiro de Londres. Antes de completar 30 anos, já ganhava o suficiente para ter uma vida mais que confortável.

Comente agora
24
Jun
Obama cria em Nova York primeiro monumento aos direitos dos gays
Postado por: Débora Ayane / 16:45h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, transformou nesta sexta-feira (24) o local de um evento que representou um divisor de águas na história dos direitos dos gays norte-americanos, a revolta de Stonewall de 1969 na cidade de Nova York, em um monumento nacional, o primeiro a homenagear as contribuições dos homossexuais do país. O bar gay Stonewall Inn, situado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, foi o cenário de uma batida policial que desencadeou tumultos e insuflou uma longa luta para dar visibilidade a gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e garantir seus direitos. "Ainda existe uma distância considerável para se percorrer, mas através do engajamento político e do sistema judicial, assim como de atos individuais de coragem e aceitação, este movimento fez um tremendo progresso para obter direitos iguais e igual dignidade", disse Obama em uma promulgação. Obama deu vários passos importantes no tocante aos direitos dos gays em sua Presidência. Em 2010, ele assinou uma lei anulando uma política que impedia gays assumidos de servirem às Forças Armadas dos EUA. Dois anos depois, ele se tornou o primeiro presidente a apoiar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Além disso, seu governo endossou a disputa legal que levou a Suprema Corte norte-americana a legalizar o casamento gay em todo o país em 2015.

Comente agora
24
Jun
Obama diz que 'respeita decisão' de Reino Unido deixar a União Europeia
Postado por: Débora Ayane / 13:32h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (24) em comunicado que respeita a decisão do povo britânico de deixar a União Europeia (UE) e afirmou que tanto o Reino Unido quanto a UE "vão continuar sendo parceiros indispensáveis dos EUA". "Respeitamos sua decisão", afirmou Obama, em comunicado. "A relação especial entre EUA e Reino Unido é duradoura e a filiação do Reino Unido à Otan continua sendo uma pedra fundamental da política econômica, exterior e de segurança dos Estados Unidos", destacou ainda. Hillary A provável candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, também afirmou que respeita a decisão do Reino Unido de deixar a UE e disse estar compromissada em manter as relações norte-americanas com o Reino Unido e países europeus. "Nossa primeira tarefa é garantir que a incerteza econômica criada por estes eventos não afete famílias trabalhadoras nos EUA", disse ela, em comunicado. Trump Em visita à Escócia, o virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (24) que existem semelhanças entre sua campanha e a Brexit, que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia. "Vejo um paralelo real", disse Trump, em entrevista à imprensa em um campo de golfe de sua propriedade em Turnberry, sudoeste da Escócia.

Comente agora
24
Jun
Terrorista islâmico se converte após ir à igreja espionar
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 12:19h

O pastor Ghassan Thomas é mais um entre os milhares de cristãos que fugiram de Bagdá, capital do Iraque, após receber ameaças de islâmicos contra sua vida e de sua família. Chegando à Turquia, assumiu uma nova igreja dedicada para ajudar refugiados. “Eu era um refugiado e podia me colocar no lugar deles. Eu os entendia”, resumiu Thomas à CBN NewsQuando o Estado Islâmico (EI) enviou um dos seus para espionar a igreja do pastor Thomas, não imaginava que perderiam um soldado. O “espião” jihadista acabou ouvindo o evangelho e se entregou a Jesus Cristo. Este homem, que não tem o nome divulgado por questões de segurança, conta que sua função quando estava com os extremistas era verificar se havia sobreviventes após os ataques do grupo a uma casa, por exemplo. “Naquele tempo, eu pensava que deveria matar. Eu precisava fazer muitas coisas sangrentas apenas para estar mais perto de Alá”, lembra. Para o ex-jihadista, a sede de sangue é o que motiva o Estado Islâmico. O pensamento era: “Se você não é muçulmano, precisa se tornar muçulmano. Caso contrário, iremos te matar e tomar o que é seu: dinheiro, mulheres e tudo mais. É isso que está escrito no Alcorão.” Explica ainda que sua vida foi ameaçada muitas vezes nos combates entre muçulmanos sunitas (ramo ao qual pertence o EI) e os xiitas. Temendo por sua segurança, a família pediu que ele  fugisse para a Turquia. Como bom muçulmano, obedeceu seus pais. O EI pediu então que ele servisse como espião. Quando chegou na igreja do pastor Thomas, o ex-terrorista já tinha muitos conflitos internos e suas próprias perguntas sobre Jesus. Mas foi o testemunho dos cristãos que mais o impactou. “Eu vi como as pessoas me receberam mesmo sem me conhecer. Eu odiava essas pessoas e elas me mostraram o amor”, lembra. Conta ainda que uma experiência mudou sua vida.

Comente agora
24
Jun
Reino Unido decide deixar a UE e premiê anuncia renuncia
Postado por: Dulce Santana / 08:15h

Após os britânicos decidirem em plebiscito sair da União Europeia, o primeiro-ministro David Cameron afirmou que o Reino Unido "deve buscar um novo primeiro-ministro" e anunciou que vai renunciar ao cargo, em pronunciamento nesta sexta-feira (24) em frente ao número 10 de Downing Street, residência oficial do premiê britânico. Ele deve deixar o cargo em outubro. Foi o próprio Cameron que propôs a realização do referendo - ele havia prometido convocar a consulta popular se vencesse com maioria as eleições gerais de 2015. No entanto o primeiro-ministro era favorável à permanência no bloco. "Os britânicos votaram pela saída e sua vontade deve ser respeitada", afirmou Cameron. "A vontade dos britânicos deve ser seguida". O premiê ponderou que o país precisa de uma nova liderança para levar adiante a decisão do referendo. "A negociação deve começar com um novo primeiro-ministro", disse o político. VITÓRIA DA BREXIT Britânicos decidem sair da UE resultado cameron anuncia renúncia mercados asiáticos repercussão como ficam os brasileiros? A vitória do "Brexit" derrubou também as Bolsas na Ásia e os mercados futuros da Europa e dos Estados Unidos antes mesmo do resultado oficial ser divulgado. A libra esterlina, moeda do Reino Unido, despencou e atingiu o menor valor frente ao dólar em 31 anos.

Comente agora
23
Jun
Foto de menina negra comendo sozinha em creche causa indignação
Postado por: Anacley Souza / 22:37h

A foto de uma menina negra de um ano e sete meses comendo separada dos colegas brancos numa pré-escola levou a pronvíncia de Gauteng, na África do Sul, a investigar a pré-escola. A mãe da criança, Mosinyi Wanatscha, denunciou a situação por meio de uma publicação nas redes sociais. A imagem mostra seis crianças lanchando numa mesa, enquanto a filha de Mosinyi está sozinha. A mulher denunciou o racismo latente da cena. "Embora cada país tenha seus desafios, nada te prepara o suficiente para uma experiência tão horrível como a que foi retratada nessa foto. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Para mim, essa falou palavras mais horríveis e prejudiciais do que já experimentei em meus 34 anos de vida e nos três continentes em que já residi", diz Mosinyi no texto. Segundo informações do jornal Extra, a mãe recebeu a foto da própria escola. Ao ver a imagem, foi buscar a criança na creche e, posteriormente, colocou a filha para estudar em outro centro de ensino.A secretaria de educação da província visitou a creche para apurar o fato. A direção da escola argumentou que outra colega acompanhava a filha de Mosinyi na refeição, mas foi retirada da mesa pouco antes da foto porque estava chorando. "Eu não acredito que haja uma desculpa e precisamos agir de forma decisiva", afirmou o secretário de Educação Panyaza Lesufi.

Um comentário
23
Jun
Pesquisas dão vitória da permanência do Reino Unido na União Europeia
Postado por: Anacley Souza / 21:43h

O Reino Unido fechou às 22h locais (18h de Brasília) as urnas do referendo sobre a permanência ou saída do país da União Europeia (UE). Os primeiros resultados oficiais do pleito devem começar a sair por volta da meia-noite (horário local). No entanto, algumas pesquisas apontam uma ligeira vantagem do "remain" (permanência), com 52% dos votos, contra 48% pela saída, de acordo com o instituto YouGov, citado pela SkyNews, que entrevistou 5 mil pessoas. Até o líder eurocético do Partido de Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, também admitiu que talvez seu grupo tenha sido derrotado. "Parece que o 'remain' está em vantagem", disse à imprensa britânica. O euroceticismo é um doutrina baseada na descrença a União Europeia. A contagem total dos votos e o anúncio oficial dos resultados são esperados para a manhã de sexta-feira (24). (EBC)

Comente agora
23
Jun
Guarda Costeira italiana resgata 5.000 pessoas no Mediterrâneo
Postado por: Anacley Souza / 19:39h

Cerca de 5.000 migrantes foram resgatados nesta quinta-feira no Mediterrâneo em 40 operações da Guarda Costeira italiana, que também recuperou um corpo. “Umas cinco mil pessoas foram resgatadas em 43 operações”, indicou a Guarda Costeira em um comunicado, que revisou um primeiro balanço de 4.500 pessoas socorridas. O corpo de um migrante estava em um dos botes de borracha abordados, acrescentou. A maior parte dos migrantes estava em botes como estes, embora traficantes de seres humanos líbios também utilizassem três embarcações de madeira. “Quando alcançaram a nossa embarcação, começaram a subir e a brigar entre si” para ser os primeiros a embarcar, explicou Sebastian Stein, encarregado de operações a bordo do barco Bourbon Argos, da MSF. O porta-voz da guarda costeira italiana explicou que fortam registradas “muitas viagens” na quinta-feira, “após vários dias de mau tempo no mar, que impediram as saídas da Líbia”. Cinco barcos da Marinha italiana participaram das operações de resgate, assim como dois navios da operação europeia Sophia e quatro navios de ONGs humanitárias, indicou a Marinha italiana. Segundo contagem do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) de 19 de junho, mais de 56.200 pessoas chegaram por mar à Itália desde o começo do ano. Mais de dez mil migrantes perderam a vida no Mediterrâneo, tentando alcançar a costa europeia desde 2014, entre eles 2.800 desde janeiro de 2016, indicou o Acnur no começo de junho. Segundo a fonte, o número pode aumentar porque os resgates continuam em curso. (AFP)

Comente agora
23
Jun
Atirador invade cinema e atinge cerca de 50 pessoas, na Alemanha
Postado por: Anacley Souza / 18:33h

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas durante um atentado dentro de um cinema, na cidade de Viernheim, na Alemanha nesta quinta-feira (23/6). De acordo com o canal de televisão CNN, um homem mascarado se escondeu dentro do cinema e atirou contra as pessoas que estavam no prédio. O incidente ocorreu um pouco antes das 15h locais, na localidade próxima de Manheim. De acordo com a agência de notícias Reuters, antes de invadir o local, a polícia cercou o prédio e isolou a área. Informações iniciais relatam que o suspeito foi morto durante a ação policial, mas ainda não foi confirmada oficialmente. O motivo do ataque ainda não foi esclarecido.

Comente agora
23
Jun
Guarda Costeira italiana socorre 4.500 pessoas no Mediterrâneo
Postado por: Débora Ayane / 15:52h

Cerca de 4.500 migrantes foram resgatados nesta quinta-feira (23) no Mediterrâneo em 40 operações da Guarda Costeira italiana, que também recuperou um corpo. "Socorremos 4.500 pessoas em 40 operações", declarou o porta-voz. O número pode aumentar porque os resgates continuam em curso. Segundo o balanço do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), de 19 de junho, mais de 56.200 pessoas chegaram por mar à Itália desde o início do ano.

Comente agora
23
Jun
Suprema Corte mantém bloqueio a medidas migratórias de Obama
Postado por: Débora Ayane / 14:48h

A Suprema Corte dos Estados Unidos manteve nesta quinta-feira (23) o bloqueio imposto por um tribunal inferior às medidas de alívio migratório assinadas pelo presidente Barack Obama em favor de entre quatro e cinco milhões de imigrantes. A discussão na máxima corte americana terminou empatada em quatro votos a quatro, e portanto mantém vigente uma decisão que deixa em um limbo jurídico milhões de imigrantes, em um tema particularmente sensível em um ano eleitoral. Plano Os decretos permitem a regularização de entre 4 e 5 milhões de imigrantes em situação irregular que têm filhos americanos, mas estas medidas foram suspensas depois que um tribunal federal do Texas questionou sua constitucionalidade, alegando que Obama se excedeu em suas atribuições. A iniciativa de Obama era considerada uma anistia para estrangeiros que permanecem ilegalmente no país, embora a Casa Branca tenha insistido que os decretos foram uma necessidade diante da incapacidade do Congresso de legislar sobre o tema.


Gerson Quinteron protesta diante da Suprema Corte dos EUA, nesta quinta-feira, em Washington (Foto: Evan Vucci/AP)

Comente agora
23
Jun
Homem armado abre fogo em cinema e deixa feridos na Alemanha
Postado por: Débora Ayane / 13:26h

Um homem armado abriu fogo em um cinema da cidade de Viernheim, perto de Frankfurt, na Alemanha, nesta quinta-feira (23). Ao menos 20 pessoas ficaram feridas. O atirador foi morto em troca de tiros com a polícia, segundo ministro regional do Interior, Peter Beuth. O jornal "Darmstadter Echo" informou de 20 a 50 pessoas podem ter ficado feridas, segundo a agência Reuters. O atirador, que estaria mascarado, estava fortemente armado e também levava munição. Ele invadiu o prédio por volta das 15h locais (10h de Brasília). Dezenas de pessoas abandonaram o cinema aos gritos, de acordo com os primeiros relatos. O suspeito foi morto a tiros depois que a polícia invadiu o complexo de cinemas, segundo o jornal "Mannheimer Morgen", citando o ministro do Interior do estado de Hesse. Mais cedo, a revista Focus on-line relatou que a polícia alemã prendeu o atirador. Não há indicações de que outras pessoas tenham participado do ataque. A polícia não divulgou detalhes, porque a ocorrência ainda está em andamento. Ainda não se sabe o que teria motivado o ataque. A área em torno do cinema foi isolada e a movimentação de policiais é intensa, como mostram as imagens da rede CNN.

Comente agora
23
Jun
Britânicos votam nesta quinta se Reino Unido deve continuar na União Europeia
Postado por: Dulce Santana / 08:51h

Os britânicos votam nesta quinta-feira (23) se o Reino Unido deve continuar membro da União Europeia ou se deve deixar o bloco após 43 anos de parceria - esta opção é conhecida como Brexit. De acordo com O Globo, o clima nas ruas de Londres é o de sociedade rachada, com depósito de flores em frente ao Parlamento, em referência à parlamentar Jo Cox, defensora da integração europeia assassinada por um neonazista. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse ao Guardian que a participação britânica é fundamental para o combate ao terrorismo e à imigração ilegal. O mesmo tem sido dito por líderes mundiais, embora as intervenções não tenham surtido o efeito esperado. O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, alertou que a saída da UE afetará o crescimento econômico, empregos e a renda das famílias britânicas. "Se eu tivesse que resumir a campanha em uma palavra, seria 'juntos'. Juntos podemos enfrentar os desafios do terrorismo e das mudanças climáticas, temos mais condições de melhorar a economia e somos mais capazes de conduzir bons acordos comerciais", declarou. A oposição, no entanto, insiste no discurso patriótico sobre a necessidade da retomada da soberania nacional. Nigel Farage, líder do Partido pela Independência do Reino Unido (Ukip), de extrema-direita, tentou assumir o protagonismo da campanha, mas nos últimos dias defensores do Brexit evitaram a associação com Farage, acusado de xenofobia e racismo. Segundo O Globo, se o Leave (de "sair) vencer o referendo, as consequências econômicas poderão sacudir os mercados e tirar Cameron do seu cargo. Caso o Remain (de "permanecer") vença, o governo precisará enfrentar a frustração de uma parcela da população que demonstrou não confiar na UE.

Comente agora
23
Jun
Homem é picado por cobra ao posar para fotos logo após casamento
Postado por: Dulce Santana / 08:24h

Assim que a cerimônia de casamento acabou, os recém-casados Laura Loretz, de 33 anos, e Johnny Benson, de 44, resolveram fazer um ensaio fotográfico ara eternizar o momento. Mas a história teve um revés inesperado: uma cobra cascavel picou o tornozelo do homem. Os norte-americanos estavam ao ar livre, num parque no Colorado, quando o incidente aconteceu. O casal levou tudo com bom humor e as imagens foram capturadas pelas lentes da da fotógrafa Maddie Mae, que relatou o caso ao compartilhar as imagens em sua página no Facebook, segundo informa a RedeTV!. "Toda a situação foi surreal e eu não pude ajudar muito a não ser continuar com o meu trabalho e capturar a história do dia do casamento deles", explicou a profissional. Após ser levado ao hospital, onde constatou-se que a picada foi "seca", ou seja, não envolveu veneno, Laura e Johnny seguiram para a festa com uma história para contar aos 184 convidados. A fotógrafa, afirma que eles foram recepcionados como "sobreviventes" do primeiro "desafio" da vida de casado. 

Comente agora
23
Jun
Aluno é chicoteado por professor por nota baixa em prova
Postado por: Dulce Santana / 08:06h

A China é um país pouco tolerante com os erros. Prova disso é que um aluno de uma escola primária foi brutalmente castigado por seu professor depois de dar a resposta errada para um cálculo matemático. Publicadas na rede social chinesa Weibo, as imagens retratam as marcas que ficaram no corpo de Xiao Yong. O professor de matemática, identificado apenas pelo seu sobrenome Yue, foi suspenso da Escola Primária Central de Xianglu, na cidade de Shiyan, próximo da província de Hubei, como informa a Rede TV!. De acordo com informações do "People's Daily Online", testemunhas disseram que o menino foi espancado pelo mentor com um fio de energia elétrica no último dia 17. Yue teria mandado Xiao Yong ir até o quadro para responder uma equação, que recebeu uma punição por ter tirado uma nota ruim em uma prova na semana anterior. Assim que chegou em casa, o estudante não revelou para os avós o que havia acontecido, mas seus primos perceberam as marcas e contaram. Yong ficou internado durante três dias em um hospital local. Um inquérito para investigar o caso foi aberto, mas é pouco provável que o professor seja acusado de algum crime. O homem se desculpou com a família e a escola declarou em nota que o professor possui questões familiares sérias que lhe causaram pressão, sendo suscetível às agressões por seu desequilíbrio emocional. 

Comente agora
22
Jun
Nova York adota lei de “igualdade menstrual”
Postado por: Anacley Souza / 19:54h

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, será a primeira no país a distribuir absorventes em escolas públicas, prisões e abrigos para sem-teto gratuitamente. O orçamento dos produtos de higiene será incorporado aos gastos com papel higiênico e sabão para as mãos. A lei de “igualdade menstrual” foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal da cidade. As informações são do jornal O Globo. Ativistas dos direitos das mulheres argumentam que os absorventes são produtos de higiene pessoal caros para a população pobre. Com isso, meninas e mulheres usam estratégias como usar o mesmo absorvente por muito tempo, o que pode gerar problemas de saúde. Nas prisões, há racionamento dos produtos. Com a lei, os itens serão disponibilizados diretamente nos banheiros. De acordo com a imprensa local, cerca de 300 mil estudantes serão beneficiadas pela medida. A compra dos produtos terá custo inicial de 3,7 milhões (cerca de R$ 13 milhões) e, em seguida, despesas anuais de US$ 1,9 milhão (cerca de R$ 6,5 milhões). As cerca de 23 mil mulheres e jovens que dormem em abrigos públicos da cidade também terão absorventes internos e externos a sua disposição. As prisões femininas receberão um número maior de unidades do que o atual, e as detentas não terão de pagar pelo uso de absorventes internos.

Comente agora
22
Jun
Papa pede fim da exclusão de imigrantes
Postado por: Anacley Souza / 19:40h

O papa Francisco fez mais um gesto de acolhimento de refugiados e celebrou a tradicional audiência geral desta quarta-feira (22) ao lado de um grupo de imigrantes. Durante suas falas, o pontífice voltou a pedir o fim da exclusão dos estrangeiros nos países. "Hoje estou ao lado desses jovens e muitos deles pensam que era melhor ter permanecido em suas terras, mas lá sofriam muito. São os nossos refugiados, mas tantos os consideram excluídos. Por favor, eles são nossos irmãos. O cristão não pode excluir ninguém, precisa dar espaço para todos, deixemos que todos venham", disse o sucessor de Bento XVI às mais de 15 mil pessoas que acompanhavam a cerimônia. Lembrando a passagem bíblica em que Jesus cura um leproso, Jorge Mario Bergoglio fez um paralelo com os "excluídos" da sociedade dos tempos atuais. "Jesus estendeu a mão para o leproso. Quantas vezes nós encontramos os pobres, quantas vezes podemos ser generosos, ter compaixão. Mas, nós não os tocamos, damos dinheiro, mas evitamos tocar as suas mãos. Jogamos ali e esquecemos que aquele é o corpo de Cristo", disse. Para Francisco, "Jesus não busca o sensacionalismo, mas cura com amor as nossas feridas, modelando pacientemente o nosso coração ao seu modelo e o gesto messiânico de Jesus culmina com a inclusão do leproso na comunidade dos crentes e na vida social". O tema imigração é muito caro ao Papa, que já fez diversos discursos – religiosos ou não – defendendo o acolhimento e a integração dos refugiados à vida "normal" dos países europeus. Além de falar sobre o assunto, Francisco já acolheu imigrantes que fugiram de conflitos no Oriente Médio e no norte da África e que estavam na ilha grega de Lesbos. Em abril, três famílias foram morar no Vaticano. No último sábado (18), mais nove imigrantes fizeram a viagem para uma nova vida na pequena cidade-Estado. Entre os resgatados, há sírios e africanos de várias religiões, que foram escolhidos aleatoriamente.

Comente agora
22
Jun
Corte emite sentença inédita a favor da adoção gay
Postado por: Anacley Souza / 19:29h

A Corte de Cassação da Itália, espécie de Supremo Tribunal Federal do país, emitiu nesta quarta-feira (22) uma sentença inédita autorizando a chamada "adoção de enteado" por um casal homossexual. O tribunal confirmou uma decisão anterior da Corte de Apelação de Roma que acolhia o pedido de adoção de uma menor de idade por parte da parceira de sua mãe biológica. A sentença chega pouco mais de um mês depois da entrada em vigor da lei que autoriza a união civil gay na Itália, cuja aprovação só foi possível após o governo de centro-esquerda de Matteo Renzi ter aceitado tirar do texto o artigo que estendia aos homossexuais a "adoção de enteado". A mudança acabou esvaziando um projeto considerado histórico, já que é o primeiro a dar aos gays todos os direitos previstos no casamento, com exceção da adoção e da obrigação de fidelidade, o que manteve uma clara distinção na Constituição entre "união civil", acessível a todos, e "matrimônio", ainda exclusivo dos heterossexuais. "A adoção de enteado pode ser admitida sempre que, à luz de uma rigorosa investigação realizada pelo juiz, for efetivamente confirmado o preeminente interesse do menor", diz a sentença da Corte de Cassação, que pode abrir precedente para outros casais homossexuais. A adoção de enteado já era permitida para homens e mulheres casados por pelo menos três anos, mas o desfecho final do projeto da união civil acabou colocando a questão em um limbo jurídico para os gays. A decisão do tribunal provocou reações imediatas na Itália, como a do secretário-geral do partido União Popular Cristã (UPC), Antonio Satta, que saiu em defesa da "família tradicional".

Comente agora
22
Jun
Democratas sentam em chão da Câmara para exigir votação
Postado por: Débora Ayane / 16:49h

Um grupo de parlamentares do Partido Democrata sentou no chão da Câmara dos Deputados dos EUA nesta quarta-feira (22) para forçar a maioria republicana a aceitar a votação de uma medida para restringir o acesso a armas de fogo antes do recesso de uma semana que começa no próximo dia 4. "Sem lei, sem recesso", entoaram em coro os deputados governistas, em mais um confronto com a oposição republicana sobre um tema que gera enorme polarização política nos EUA. O debate sobre o controle de armas reaqueceu depois da morte de 49 pessoas em uma boate gay de Orlando no dia 12, o mais grave ataque a tiros da história recente do país. Na última sexta (17), quatro propostas para aumentar o acesso a armas de fogo foram vetadas em votação no Senado, acirrando a divisão. "Nossa ação é pelos que não viram este dia, cujos dias foram levados em um instante, por armas de violência", disse a deputada democrata Steny Hoyer. Diante do impasse, a maioria republicana declarou um recesso e determinou a suspensão da transmissão ao vivo pela TV. Mas os cerca de 30 deputados democratas se recusaram a deixar o plenário, mantendo o protesto.

Comente agora
22
Jun
Cresce o número de países que legalizam a existência do “terceiro sexo”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:29h

Em 2013, a Alemanha tornou-se o primeiro país do mundo a oferecer a opção “indefinido” para os pais registrarem seus filhos. Ou seja, aqueles que não desejavam “impor” que a criança seria homem ou mulher, podiam simplesmente marcar na opção sexo uma terceira alternativa, chamada de “X”, como na incógnita da matemática. Dois anos atrás, a Índia reconheceu oficialmente a existência de um “terceiro sexo” ou “gênero neutro”. Durante séculos essa denominação era usada apenas para definir os hijras, sacerdotes eunucos do hinduísmo. Ainda que sua existência não seja possível biologicamente, agora se tornou opção da documentação a todos os indianos quem assim desejarem ser conhecidos. Na mesma época, a Austrália criou a opção de documentos serem preenchidos no campo “sexo” com a opção “não especificado’”. Ano passado, a França reconheceu pela primeira vez, que uma pessoa pode se definir como “gênero neutro” em sua certidão de nascimento e demais documentos. A maioria dos casos acima foram vitórias jurídicas de pessoas que lutaram durante anos, até os casos chegarem às Cortes Supremas. São transexuais que mesmo depois de passar por um procedimento cirúrgico não sentiram-se satisfeitos e recusaram-se a aceitar o que chamam de “imposição do sistema binário”. Esta semana, foi a vez de Jamie Shupe ser a primeira pessoa a ser reconhecida pela justiça dos Estados Unidos como pertencente ao “terceiro sexo”. Um juiz do Oregon mudou legalmente a condição de um homem biológico que afirma pertencer ao gênero neutro, ou não-binário. Trata-se de um veterano do exército, de 53 anos, que passou a ser transexual em 2013, mas ainda acreditava que “não se encaixava” na definição nem de homem nem de mulher. Seu nome de batismo não foi revelado, mas ele escolheu como nova identidade a alcunha de “Jamie” para representar sua condição. Nos EUA, o nome pode ser dado tanto a homens quanto a mulheres. “Minha identidade de gênero é definitivamente feminina”, afirmou ele ao jornal The Oregonian. “Mas eu sinto que ainda tenho biologia masculina. Ser não-binário me permite isso. Eu sou uma mistura de ambos. Eu me considero alguém de um terceiro sexo.” Para ele, a decisão da justiça foi algo “libertador”.

Comente agora
22
Jun
Três pessoas morrem em novo tiroteio nos Estados Unidos
Postado por: Débora Ayane / 15:02h

Dez dias após o massacre na boate gay Pulse, em Orlando, no estado da Flórida, um novo tiroteio matou ao menos três pessoas hoje (22) em Thurston, no estado norte-americano de Washington. De acordo com a polícia local, as vítimas são dois homens e uma mulher. Uma quarta pessoas sobreviveu ao ataque. Ferida, ela conseguiu telefonar para os serviços de emergência.O tiroteio ocorreu perto de duas escolas, mas ainda não se conhecem detalhes do caso. O mais novo episódio de violência vem em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tenta convencer o Congresso a reformar as leis de vendas de armas de fogo.A Segunda Emenda à Constituição norte-americana garante o direito ao porte de arma. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
22
Jun
TV entrevista homem que diz ter sido amante de atirador de Orlando
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:41h

Em entrevista a uma emissora de TV dos Estados Unidos, um homem que preferiu não se identificar disse ter sido amante do atirador Omar Mateen, que matou 49 pessoas em uma boate gay de Orlando. O rapaz afirmou à TV Univisión, emissora latina norte-americana, que Mateen realizou o ataque por vingança contra os porto-riquenhos.Segundo ele, Mateen contou que uma vez teve uma relação sexual sem camisinha com dois porto-riquenhos que conheceu na boate Pulse e depois soube que um deles tinha o vírus da Aids. O homem disse ainda que conheceu o atirador através de um aplicativo gay e que após o ataque entrou em contato com o FBI para relatar o relacionamento. De acordo com a TV Univisión, o serviço de Inteligência dos Estados Unidos confirmou ter ouvido a testemunha. Ainda de acordo com o entrevistado, a esposa de Mateen sabia que ele era gay e mantinha um casamento de fachada com ele.

Comente agora
22
Jun
Refugiados se sentam ao lado do Papa na praça de São Pedro
Postado por: Anacley Souza / 09:34h

Uma dezena de refugiados africanos sentou-se nesta quarta-feira (22) ao lado do papa Francisco durante a audiência geral semanal na praça de São Pedro. Os refugiados sentaram-se no chão, cinco de cada lado, segurando nas mãos pequenas bandeiras do Estado do Vaticano. "Hoje estou acompanhado por estes rapazes. Muitos pensam que era melhor se ficassem na terra deles, mas ali havia muito sofrimento", disse o Papa, indicando os africanos. "São os nossos refugiados, mas são excluídos por muitos. Por favor, são nossos irmãos. O cristão não exclui ninguém, há lugar para todos", complementou. Francisco dedicou a catequese ao encontro de Jesus com o leproso, sobre a necessidade de recusar "todos os preconceitos humanos". O Papa sempre se mostrou muito sensível perante a crise dos refugiados na Europa, e chegou a qualificar como a "pior catástrofe humana desde a Segunda Guerra Mundial". Além das visitas às ilhas de Lampedusa, em Itália, e de Lesbos, na Grécia, dois símbolos do drama da migração para a Europa, Francisco também realizou gestos mais concretos, como alojar famílias sírias no Vaticano. Na sexta-feira (17), nove sírios, entre os quais dois cristãos, que estavam em Lesbos, chegaram a Roma por iniciativa do Papa. Este grupo de refugiados junta-se aos 12 que viajaram com Francisco, na sequência da visita, a 16 de abril, a Lesbos. A associação humanitária católica Comunidade de Santo Egídio está encarregada do alojamento e programa de integração.

Comente agora
22
Jun
Coreia do Norte realiza mais um teste de míssil
Postado por: Anacley Souza / 09:23h

A Coreia do Norte fez um novo teste de míssil, com disparo de sua costa leste, na manhã desta quarta-feira (horário local), anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano. "O lançamento parece ter fracassado", indicou um representante da pasta, detalhando que o disparo foi feito pouco antes das 6h locais (18h de terça, horário de Brasília). Os militares dos Estados Unidos também detectaram um lançamento de míssil da Coreia do Norte, informou o comandante da Marinha Dave Benham, porta-voz do Comando do Pacífico, sem fornecer mais detalhes. Nesta terça-feira, o Japão colocou suas Forças Armadas em alerta para um possível lançamento de mísseis da Coreia do Norte. A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que um míssil de alcance intermediário foi avistado sendo levado para a costa leste da Coreia do Norte. Acredita-se que o míssil lançado tenha sido um Musudan, de alcance intermediário, disse uma autoridade sul-coreana, sob condição de anonimato. A Coreia do Norte tentou quatro vezes, sem sucesso, fazer seu Musudan voar. Com alcance estimado entre 2.500 e 4.000 quilômetros, o míssil poderia atingir a Coreia do Sul, o Japão e até ilha de Guam, onde há uma base americana. Várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de usar tecnologia de mísseis. Apesar disso, Pyongyang faz, regularmente, lançamentos de curto alcance no mar do Japão, ou mar Oriental. O Musudan foi revelado durante um desfile militar em 2010, em Pyongyang, mas nunca foi testado de modo bem-sucedido em voo. (AFP)

Comente agora
22
Jun
Terrorismo leva British Airways a desistir de voar para o Egito
Postado por: Anacley Souza / 07:09h

O Egito não escolhe vítimas nem lugar. O objetivo é instalar o medo pelo mundo inteiro e é para isso que servem os ataques terroristas. O páis, por exemplo, é um dos destinos mais escolhidos dos jihadistas, e os efeitos repercutem-se de várias maneiras, tanto no próprio país como no estrangeiro. Na sequência dos vários ataques ali já realizados, a British Airways, uma das maiores transportadoras aéreas do mundo, optou por abandonar as ligações para Sharm el Sheikh, um dos principais motores turísticos do Egito. A ordem já tinha sido dada pelo governo britânico após o desastre aéreo do avião da Metrojet no deserto do Sinai, onde morreram 224 passageiros. Até hoje, reside a suspeita ainda não confirmada que uma bomba teria sido colocada naquele avião. Através de um comunicado enviado ao The Independent, a British Airway esclarece as razões da decisão: “A segurança dos nossos clientes vai ser sempre a nossa prioridade e por isso decidimos suspender as ligações entre Gatwick [Reino Unido] e Sharm el Sheikh [Egito] por tempo indefinido. Os clientes que já tinham comprado bilhetes para a altura do inverno serão reembolsados na totalidade ou terão a opção para utilizar o dinheiro para comprar ingressos para um novo destino”.

Comente agora
22
Jun
Encontro em Jerusalém busca “reconciliação” às 12 tribos de Israel
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:38h

O grupo cristão Commonwealth of Yisrael (COY) possui um projeto ambicioso. Durante esta semana, estão realizando em Jerusalém a Conferência Internacional de Reconciliação. Seu objetivo declarado é tentar unir judeus e não-judeus, após 2.000 anos de relações amargas. Seus organizadores afirmam terem esperanças de que este encontro sem precedentes seja o início de um processo único, trazendo um “desenvolvimento profético” na relação dos dois grupos religiosos com origem comum. A ideia de realizar o encontro logo após o feriado de Shavuot [Pentecostes], quanto os judeus comemoram a entrega da Torá para o mundo através da nação de Israel. Segundo o material de divulgação, “a conferência destina-se a ser um passo importante para a coexistência pacífica e a criação de uma família global que ora ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó”. O movimento afirma procurar colaborar para o cumprimento da profecia de Ezequiel 37:16, que prevê a reunificação de Israel. Kellen Davison, um dos fundadores da COY afirmou: “A Escritura nos diz que Israel foi para o Egito com 70 pessoas e saíram de lá tão numerosos quanto as estrelas no céu. Muitos milhões estão esperando por um Êxodo ainda maior, reunindo essas estrelas”. Ele afirma que esse é um evento marcante, pois “diz ao mundo todo que os ossos secos voltaram a viver”. Durante estes dias, grupo formados por líderes judeus e cristãos, vindos de diferentes partes do mundo e também de Israel, irão debater questões importantes que podem auxiliar a terem uma melhor compreensão um do outro. Ovadyah Avrahami, co-fundador do COY, explicou o ponto de vista dos judeus: “A divisão das 12 tribos da nação de Israel foi a maior tragédia na história da nação, seguida pelo exílio das duas casas de Israel. Esse encontro marca a primeira vez em 2.000 anos em que os judeus vão se encontrar face a face com os que dizem que pertencem ao corpo diversificado de José/ Efraim, para discutir a reconciliação”. Os resultados desse encontro serão divulgados em breve. Com informações de Breaking Israel News

Comente agora
21
Jun
Papa condena pena de morte e afima que a prática é inadmissível
Postado por: Anacley Souza / 20:52h

O papa Francisco voltou a afirmar, nesta terça-feira (21), que a pena de morte é “inadmissível”, por mais grave que seja o crime que a pessoa tenha cometido. “É uma ofensa à inviolabilidade da vida e à dignidade da pessoa humana que contradiz o desígnio de Deus sobre o homem e a sociedade e sobre a justiça misericordiosa”, acrescentou. A declaração do pontífice integra uma mensagem divulgada em vídeo durante a realização do 6º Congresso Mundial contra a Pena de Morte, que acontece em Oslo, na Noruega. Ainda segundo o líder religioso, com a pena de morte “não se faz justiça às vítimas, mas se fomenta a vingança”. Francisco concluiu dizendo que o mandamento “não matarás” é válido tanto para os inocentes como para os culpados. Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em março de 2013, o papa Francisco tem feito críticas à maneira como alguns Estados violam os direitos ao aplicar sentenças de morte. Em 2015, ele fez um discurso inédito ao Congresso dos Estados Unidos, como o primeiro líder da Igreja Católica a tomar a palavra no plenário, e pediu a abolição da pena de morte no país. (Ansa)

Comente agora
21
Jun
Sob protestos, cidade chinesa começa o maior festival de carne de cachorro do mundo
Postado por: Anacley Souza / 18:14h

A cidade de Yulin, no sul da China, deu início a seu festival anual de carne de cachorro nesta terça-feira apesar da oposição de ativistas de direitos dos animais. Os protestos contra o festival tornaram-se globais e o governo chinês cobrou dos políticos locais medidas para manter o evento discreto, para o descontentamento dos moradores de Yulin. O festival, o maior do gênero na China e no mundo, é um dos motores econômicos da cidade. Milhares de cães devem ser mortos para serem consumidos durante o festival. Neste mês, os ativistas entregaram às autoridades de Pequim uma petição com 11 milhões de assinaturas protestando contra a celebração, que dizem ser cruel. Neste ano, ativistas pretendem comprar os animais expostos no mercado central da cidade para evitar que os cachorros acabem nas grelhas e churrasqueiras durante o festival. "Os cães sãos os melhores amigos do homem, os mais leais. Como podemos comer nossos amigos?", questionou Yang Yuhua, um ativista de direitos dos animais que voou de Chongqing, cidade do sudoeste chinês, para comprar alguns dos animais vendidos no festival deste ano. Yang gastou mais de 1.000 iuanes (600 reais) para adquirir dois cachorros enjaulados no mercado. Mesmo com a presença dos ativistas, os vendedores dizem que esperam fazer bons negócios este ano. "São muitas, muitas pessoas que gostam de comer carne de cachorro. É um hábito", disse o vendedor Zhou. (Reuters)

Comente agora
21
Jun
Belga pede autorização para eutanásia por não aceitar a própria sexualidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:03h

Um homem gay belga quer receber autorização legal para morrer. Para isso, argumenta que sofre psicologicamente por não conseguir aceitar sua sexualidade. Identificado apenas como Sébastien, ele diz já ter pensado cuidadosamente sobre o momento em que sua vida chegará ao fim. “No momento em que puserem o soro em minhas veias, para mim será apenas um tipo de anestesia”, afirmou o belga, de 39 anos, ao programa Victoria Derbyshire, da BBC. A eutanásia é legal na Bélgica desde 2002. No ano mais recente em termos estatísticos, 2013, houve 1.807 casos no país, a maioria deles de pessoas idosas sofrendo de doenças terminais - apenas 4% tinham distúrbios psiquiátricos. Sébastien diz ter feito terapia durante 17 anos, além de tomar remédios, e acreditar não ter outra opção. Ele afirma sentir atração por homens jovens e adolescentes e ter traumas de infância. “Minha mãe tinha demência, então eu também não estava bem mentalmente. Sentia-me absurdamente solitário, introvertido e inibido. Tinha medo o tempo todo” , contou. “Tinha 15 anos quando me apaixonei por um rapaz. Mas era insuportável para mim, porque eu não queria ser gay.” A lei belga estabelece que, para ter direito à eutanásia, os pacientes precisam demonstrar constante e insuportável sofrimento psicológico ou físico. Nos casos de transtornos psicológicos, três médicos precisam concordar que pôr fim à vida do paciente, caso essa seja sua vontade, é a melhor opção. Mas Sébastien está determinado a buscar a autorização.

Comente agora
21
Jun
Valencia ameaça líder católico que denunciou “império gay”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:54h

O governo de Valencia, província da Espanha, abriu uma investigação contra o cardeal Antonio Cañizares Llovera após um sermão em que ele denunciou a influência na sociedade do que ele chama de “império gay”. Caso seja processado e condenado, o cardeal Cañizares pode pegar até quatro anos de prisão por “incitação ao ódio” contra os homossexuais. Segundo foi divulgado pela imprensa, o religioso afirmou diante dos fiéis: “A família está sendo perseguida, em nossa cultura, por dificuldades graves e intermináveis, enquanto sofre ataques sérios, que não estão escondidos de ninguém”. Denunciou ainda: “Temos legislação contrária a família, ações de forças políticas e sociais, às quais se juntam esses movimentos do império gay, ideologias como o feminismo radical, ou a mais enganadora de todas, a ideologia de gênero”. Em outros sermões, o cardeal Cañizares classificou a ideologia de gênero como “a mais insidiosa e destrutiva para a humanidade em toda a história”. Seu argumento é que as potências mundiais estão tentando impô-la “mais ou menos secretamente através de leis perversas, às quais não devemos obedecer”. Organizações socialistas e de defesa dos homossexuais prestaram queixas criminais contra ele em diferentes ocasiões. Como os políticos de esquerda dominam o governo de Valência, incluindo o governador da província, Ximo Puig, não está sendo levado em conta a liberdade de expressão nem a religiosa, uma vez que suas afirmações foram proferidas dentro de uma igreja. Cañizares está sendo acusado de violar o artigo 510 do Código Penal da Espanha, que penaliza quem “fomentar publicamente, promover ou incitar, direta ou indiretamente, ódio, hostilidade, discriminação ou violência contra um grupo”.

Comente agora
20
Jun
Maioria dos casamentos são nulos, diz papa Francisco
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:43h

Por não compreenderem o real sentido do casamento, muitas pessoas se casam sem saber que sem este entendimento o matrimônio é nulo. Foi isso que o Papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (17) em Roma, diante de fiéis e sacerdotes da Igreja Católica. Para o Papa, os casais, principalmente jovens, contraem o matrimônio por diversas razões como a convenção social sem estarem preparados para o compromisso que deve durar por toda a vida. “A maioria dos matrimônios sacramentais é nula porque os jovens dizem ‘sim, para toda vida’, mas não sabem o que isso significa”, disse o religioso que estava na Basílica de São Pedro. Francisco respondia uma série de questionamentos a respeito dos últimos sínodos que trataram sobre assuntos relacionados à família. Para ele, os casamentos contraídos de forma precipitada, sem preparação, por conta de uma gravidez, pela festa em si ou apenas pela convenção social são nulos. “Os jovens não sabem o que dizem porque têm outra cultura (…), têm boa vontade, mas não são conscientes”, declarou o líder católico.

Comente agora
20
Jun
Londres instala semáforos com casas homossexuais para semana LGBT
Postado por: Anacley Souza / 21:06h

Para marcar o dia do orgulho gay, a câmara de Londres está instalando semáforos diferentes do habitual. Nas faixas, o homem verde que indica aos pedestres que podem atravessar a rua ganhou um namorado e ambos aparecem de mãos dadas, formando um coração. Ao longo da próxima semana, os sinais podem mostrar um casal de homossexuais, um casal de lésbicas ou um casal heterossexual. O gesto é uma homenagem à comunidade LGBT local, mas reverte-se de especial importância depois do ataque a uma casa noturna em Orlando, escreve o Metro. “Uma das grandes coisas acerca desta cidade são as nossas diferenças e cada londrino deve ter orgulho daquilo que é”, disse o mayor Sadiq Khan. “Os nossos pensamentos e orações continuam com os familiares e amigos das vítimas do hediondo ataque em Orlando. Estes novos sinais mostram que estamos com eles de ombro com ombro”.

Comente agora
20
Jun
Uma em cada 113 pessoas em todo o mundo é refugiada
Postado por: Débora Ayane / 17:04h

O número de refugiados devido a conflitos e perseguições em todo o mundo chegou a 65,3 milhões no final de 2015. Os dados são de relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) lançado nesta segunda-feira (20), quando é lembrado o Dia Mundial do Refugiado. Segundo informações do portal G1, o quadro se configura como a maior crise humanitária: uma em cada 113 pessoas no mundo é refugiada, deslocada interna ou requerente de asilo. Houve um aumento de quase 10% em relação ao número registrado em 2014, de 59,5 milhões. A quantidade atual é maior do que a população de alguns países europeus, como França, Reino Unido ou Itália. Dos 65,3 milhões, 40,8 milhões é de pessoas forçadas a sair de suas casas e que se deslocaram dentro de seus países, os “deslocados internos”. Outros 21,3 milhões são pessoas fugiram para outros países e 3,2 milhões são aguardam uma resposta sobre seu pedido de asilo.

Comente agora
20
Jun
Homem é assassinado durante transmissão ao vivo no Facebook
Postado por: Débora Ayane / 14:55h

Um homem foi morto a tiros, em Chicago (EUA), enquanto realizava uma transmissão ao vivo no Facebook, disse a polícia local na sexta-feira (17/6). Antonio Perkins, de 28 anos, foi encontrado com ferimentos de bala no pescoço e cabeça no lado oeste da cidade, informaram as autoridades. O vídeo que registra o momento do crime continua disponível na rede social e já foi visto mais de 700 mil vezes.A transmissão mostra o americano e um grupo de pessoas falando para a câmera do celular. Até que são ouvidos os disparos. O telefone parece cair na grama em meio ao sangue e a imagem se escurece. Também é possível ouvir pessoas gritando e chorando. O vídeo ainda está disponível na rede social, com uma mensagem de aviso sobre seu conteúdo gráfico.Uma porta-voz da Facebook disse que o vídeo não será removido, pois não viola a política da empresa. No início deste ano, um homem de 31 anos, também de Chicago, foi baleado enquanto realizava uma transmissão ao vivo no Facebook.A cidade tem uma das piores taxas de crimes relacionados a armas nos EUA, com quase 500 homicídios registrados em 2015. Até ao momento ninguém foi detido por nenhum dos crimes. Assista abaixo o momento do crime:

Comente agora
20
Jun
Homem morre durante sessão de 'Invocação do Mal 2' e corpo desaparece
Postado por: Dulce Santana / 08:47h

Nesta semana, um misterioso caso aconteceu na Índia. Um homem de 65 anos teve um infarto fulminante durante a sessão do filme 'Invocação do Mal 2'. Segundo o site 'DNA India', o rapaz que se chamava G Ram Mohan estava passando as férias no local e foi ao cinema Balasubramaniar com seu amigo H Prasad. Durante o longa, Mohan havia reclamado de dores no peito. Uma ambulância foi chamada para socorrer o homem, porém ele morreu no caminho para o hospital. E as coincidências não param por aí, a publicação também informou que Prasad, amigo e responsável por tirar o corpo de Mohan do hospital sumiu com ele sem deixar pistas. Por não haver queixas registradas, a polícia local informou que não vai investigar o caso.

Comente agora
20
Jun
Homem-bomba deixa 14 mortos e oito feridos em Cabul, no Afeganistão
Postado por: Dulce Santana / 07:05h

Na manhã desta segunda-feira (20), um homem-bomba causou a morte de 14 pessoas, além de 8 feridos, ao se explodir próximo a um micro-ônibus que transportava seguranças estrangeiros em Cabul, na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão. De acordo com a polícia, o veículo transportava guardas nepaleses. Em geral, eles são contratados pela embaixada americana para sua segurança. Mais de 20 ambulâncias estão no local da explosão. Segundo informações do O Globo, o Talibã reivindicou a autoria do atentado: o primeiro desde o início do Ramadã, em 6 de junho. Em resposta, o governo norte-americano anunciou que irá reforçar os ataques aéreos e as operações contra os insurgentes talibãs, que exigem a saída das tropas estrangeiras do território.

Comente agora
19
Jun
“Evangelho da Esposa de Jesus” é falso, admite historiadora que o divulgou
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:33h

Insinuações que Jesus Cristo teve uma vida diferente do que está relatado no Novo Testamento existem desde os primeiros séculos, em trechos dos chamados “apócrifos”, livros não reconhecidos pela igreja como inspirados. Contudo, em 2012, a professora de História Eclesiástica Karen King, da Universidade de Harvard, mostrou ao mundo um pedaço de papiro, medindo apenas 4 por 8 cm. Tido como uma grande revelação, o texto em copta antigo, possui frases como: “E Jesus disse: ‘minha mulher’ e ‘ela poderá ser minha discípula’”. Ela afirmou que comprou de um colecionador privado. Buscou apoio de especialistas, tradutores, arqueólogos e historiadores. Logo ganhou o apelido de “Evangelho da esposa de Jesus”. Na ocasião, Karen foi criticada pelo Vaticano, que desmentiu a autenticidade do papiro no jornal Osservatore Romano. Ainda assim, grande parte da mídia continuou tratando a questão como verídica. Após muitas polêmicas, a professora King admitiu nesta sexta-feira (17) que trata-se de uma falsificação. Curiosamente, ela só admitiu isso após a publicação de uma investigação profunda do assunto, realizada pela revista The Atlantic. O jornalista Ariel Sabar, que assina o artigo, conseguiu identificar que o misterioso “colecionador” que entregou à historiadora o manuscrito chama-se Walter Fritz. Este norte-americano possui um passado nebuloso, tendo estudo egiptologia, atuado no ramo de peças de automóveis e produzido pornografia. Caiu por terra toda a argumentação dos defensores dessa “descoberta” nos últimos quatro anos. Embora na carta que escreveu à The Atlantic, ele assuma ter sido o proprietário do manuscrito garante: “Nem eu, nem qualquer outra pessoa, forjou, alterou ou manipulou o fragmento e/ou sua inscrição”. Reitera que ele o comprou de Hans-Ulrich Laukamp, em 1999. Os dois tinham ligações comerciais. A relíquia falsificada fora adquirida originalmente por Laukamp em 1963, em Postdam, na antiga Alemanha Oriental. Fritz explica que não sabia o valor daquela peça até conhecer um negociante de artes, que lhe ofereceu cerca de US$ 50 mil. Curioso em saber o que fazia aquele pedacinho antigo de papiro ser tão valioso, procurou a professora King. Laukamp morreu em 2002 e ao que tudo indica sabia muito pouco sobre a origem do artefato. 

Comente agora
19
Jun
Jesus aparece a refugiados que cruzavam mar e acalma tempestade
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 18:31h

O testemunho de Erick Schenkel, diretor-executivo do Projeto Filme Jesus tem surpreendido muitas pessoas na Europa. Ele conta que sua missão está trabalhando no discipulado de um grupo de refugiados que afirmam ter visto Jesus no mar Egeu. Eles estavam em um barco como as dezenas que atravessam do norte da África para a Grécia todos os meses. O vento forte e as ondas altas ameaçavam virar a embarcação cheia de imigrantes fugindo do Médio Oriente. Todos sabiam que muitos outros nas mesmas condições morreram na travessia. Os refugiados estavam com medo e a beira do desespero. “Mas as pessoas do barco começaram a clamar a Deus em voz alta. De repente, uma “figura divina brilhante” apareceu a eles”, relata Schenkel. “O barco inteiro sabia que era Jesus”, insiste, acrescentando que eles o ouviram dar um comando e as águas se acalmaram imediatamente, salvando suas vidas. “A partir desse ponto, o mar ficou calmo e tranquilo, e eles chegaram em segurança em terra”, ressalta Schenkel. Semanas depois, os refugiados foram atendidos por cristãos que, ouvindo o relato, começaram a fazer grupos de discipulado e de estudo da Bíblia. O responsável pelas aulas é um ex-jihadista, que também teve uma forte experiência de conversão. Para o líder do Projeto Filme Jesus, o relato surpreendente ecoa o episódio relato nos Evangelhos quando o Messias acalmou uma tempestade no Mar da Galileia (Mateus 4:37). Embora não tenha dado mais detalhes sobre quem eram esses refugiados, insiste que havia um propósito pois todos que estavam ali queriam se tornar seguidores daquele que tem todo o poder. Com informações de Christian Post

 

Comente agora
19
Jun
Freiras italianas morrem em acidente aéreo na Guiné-Bissau
Postado por: Anacley Souza / 17:41h

Duas freiras de uma missão católica na Guiné-Bissau morreram no sábado (18) num acidente aéreo , disse hoje (19) à agência Lusa fonte da igreja. Romana Sacchetti, 77 anos, e Esperia Sulis, 76 anos, italianas, dirigiam a Missão Católica de Bula, 33 quilômetros a norte de Bissau, que inclui um centro de recuperação nutricional e uma escola que acolhe centenas de crianças. As duas responsáveis participariam da missão juntamente com outra freira e várias crianças para a ordenação sacerdotal de um padre em Safim, nos arredores da capital guineense. A terceira acompanhante e algumas crianças permanecem internadas no Hospital de Cumura devido aos ferimentos causados pelo acidente. As duas vítimas mortais faziam parte da congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo, com sede em Roma.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com