As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 26/08/2016








Enquete



Reflita

Blog

Mundo

26
Ago
EI exibe assassinato de cinco curdos por crianças-soldado
Postado por: Anacley Souza / 20:42h

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) divulgou nesta sexta-feira um novo vídeo de propaganda no qual exibe o assassinato de dez pessoas, cinco delas mortas por crianças-soldado, uma delas provavelmente britânica. No vídeo, de autenticidade ainda não confirmada, os menores atiram nas cabeças de cinco supostos curdos. A gravação tem cerca de nove minutos de duração e identifica os cinco carrascos como Abu Ishaq, egípcio; Abu Abdallah, britânico; Abu al Barah, tunisiano; Abu Fouad, curdo, e Youssef, uzbeque. As imagens mostram o assassinato de outras cinco pessoas por cinco homens armados e encapuzados. No vídeo, o EI ameaça os países da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, responsável por diminuir consideravelmente o território dominado pelo grupo jihadista na Síria e no Iraque. A divulgação do vídeo coincide com a perda, por parte dos jihadistas, da região petrolífera iraquiana de Al Qayara, cuja libertação foi anunciada na quinta pelo exército do Iraque. A vitória das forças ocidentais abre caminho para a recuperação de Mossul, o principal reduto do EI no país.No vídeo, de autenticidade ainda não confirmada, os menores atiram nas cabeças de cinco supostos curdos. A gravação tem cerca de nove minutos de duração e identifica os cinco carrascos como Abu Ishaq, egípcio; Abu Abdallah, britânico; Abu al Barah, tunisiano; Abu Fouad, curdo, e Youssef, uzbeque. As imagens mostram o assassinato de outras cinco pessoas por cinco homens armados e encapuzados. No vídeo, o EI ameaça os países da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, responsável por diminuir consideravelmente o território dominado pelo grupo jihadista na Síria e no Iraque. A divulgação do vídeo coincide com a perda, por parte dos jihadistas, da região petrolífera iraquiana de Al Qayara, cuja libertação foi anunciada na quinta pelo exército do Iraque. A vitória das forças ocidentais abre caminho para a recuperação de Mossul, o principal reduto do EI no país. (EFE)

Comente agora
26
Ago
Escolha seu destino e a Voe bem Turismo leva você e sua família
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:00h

Comente agora
26
Ago
Estouro de balões causa pânico e correria em shopping da Flórida
Postado por: Anacley Souza / 18:56h

Estouros de balões em um shopping center da Flórida, nos Estados Unidos, foram confundidos com tiros e provocaram pânico entre os frequentadores. A correria deixou nove pessoas feridas, informaram as autoridades nesta sexta-feira. O alarme falso no Florida Mall de Orlando ocorreu na tarde da última quinta-feira em meio à verificação de um sistema de supressão de incêndio em um restaurante sendo inaugurado por Joey Fatone, cantor da antiga boy band ‘NSync, de acordo com o escritório do xerife do condado de Orange em um comunicado. A inspeção inclui o estouro de seis balões grandes em sequência, um teste padrão da indústria, seguido por um alarme de incêndio, segundo a nota. “As pessoas o confundiram com tiros, e por isso começaram a fugir”, disse a porta-voz do corpo de bombeiros do condado de Orange, Ngoc Huynh. Quatro dos noves feridos foram levados para hospitais, afirmou ela. Um prestador de serviço realizava a inspeção com a presença de um bombeiro. O escritório do xerife disse que os frequentadores foram avisados sobre o teste pelo sistema de anúncios públicos do shopping. Em junho, o americano filho de afegãos Omar Mateen abriu fogo contra os frequentadores da boate gay Pulse, também em Orlando, matando 49 pessoas. Ele foi morto a tiros por policiais que invadiram a boate com veículos de assalto depois de um cerco de três horas. (Reuters)

Comente agora
26
Ago
Terremoto na Itália deixa 700 alunos sem escola
Postado por: Débora Ayane / 17:53h

O terremoto da última quarta-feira (24) na região central da Itália deixou aproximadamente 700 alunos entre três e 19 anos sem terem onde estudar a partir do próximo dia 13 de setembro, quando começa o ano letivo no país. Pelo menos 10 colégios foram danificados pelo tremor de magnitude 6 na escala Richter, dos quais cinco estão completamente destruídos. Um deles é o instituto Romolo Capranica, de Amatrice, a cidade mais atingida pelo sismo. As salas de ensino infantil da escola colapsaram com o terremoto, assim como a diretoria, e o restante da estrutura que continua de pé terá de ser demolida devido aos danos. O Romolo Capranica abriga 230 estudantes e 60 professores, grande parte deles proveniente dos 68 distritos de Amatrice. Uma das hipóteses é transferir os estudantes dos colégios atingidos para instituições de cidades vizinhas, mas algumas prefeituras não possuem verbas para pagar o transporte. Outra opção é iniciar o ano letivo em estruturas pré-fabricadas de madeira. "O primeiro sinal que devemos dar é reabrir as escolas e retomar as atividades escolares o mais rápido possível. É importante para as comunidades locais que seus filhos possam estudar em seu território", declarou o subsecretário da Presidência do Conselho dos Ministros da Itália, Claudio De Vincenti. Atualmente, o Ministério da Educação conta com um orçamento de 40 milhões de euros para aumentar a proteção das escolas do país contra abalos sísmicos. (ANSA)

Comente agora
25
Ago
Billy Graham revela “o grande mal do mundo”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:51h

O maior problema que o mundo enfrenta hoje não é o Estado Islâmico, nem o aborto e tampouco a agenda gay. Para Billy Graham, a raiz por trás de todos é a mesma: o coração humano. Em um texto publicado no seu site pessoal, o renomado evangelista respondeu à pergunta de um leitor que desejava saber a opinião de Graham sobre “qual a maior ameaça do mundo na atualidade”. “Nós discutimos sobre isso em nossa classe bíblica na igreja, mas não conseguimos chegar a uma conclusão”, disse o internauta. Fiel ao estilo que marcou sua trajetória, Billy Graham, 93 anos, citou vários textos bíblicos para afirmar: “O maior problema que o mundo enfrenta hoje é o mesmo que sempre foi: o coração humano. A Bíblia diz sem rodeios: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17: 9)”. O evangelista fez então uma proposta: “Pense por um minuto como seria caso pudéssemos nos livrar de nosso orgulho e egoísmo. Teríamos um mundo perfeito. Poderíamos viver em harmonia uns com os outros, e não haveria mais conflitos ou guerras. O ódio e a inveja iriam acabar. Viveríamos motivados por amor, compaixão e respeito mútuo”. Assegurou que, como isso não acontece fica claro que ainda estamos longe de viver “o mundo perfeito que a Bíblia promete: ‘uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear (Isaías 2:4)’”.

Comente agora
25
Ago
JetBlue vai inaugurar 1º voo direto entre EUA e Cuba em mais de 50 anos
Postado por: Anacley Souza / 23:14h

O primeiro voo direto entre Estados Unidos e Cuba em mais de meio século será operado pela JetBlue e chegará na próxima quarta-feira (31) na cidade de Santa Clara de Fort Lauderdale, Flórida. "O reinício dos voos regulares diretos constitui um passo positivo e uma contribuição ao processo de melhora das relações entre os dois países", disse o vice-ministro de Transporte, Eduardo Rodríguez à imprensa local, ao informar detalhes. Trata-se do primeiro voo direto entre os dois países desde 1961, dando início ao acordo de 110 voos diários entre os países, 90 deles a nove aeroportos de outras cidades e polos turísticos cubanos, que já foram autorizados pelos dois governos. Ficam pendentes os 20 de Havana, pois as autoridades norte-americanas receberam solicitações de linhas aéreas que triplicam essa quantidade, afirmou o funcionário. (Globo)

Comente agora
25
Ago
Morre James Cronin, ganhador do Nobel de Física de 1980
Postado por: Anacley Souza / 22:42h

Morreu na manhã desta quinta-feira (25) o ganhador do Nobel de Física de 1980, o americano James Cronin, como informa a Universidade de Chicago, onde era professor. Ele dividiu o Nobel daquele ano com outro americano, Val Fitch, graças ao trabalho da dupla que mostrou que as leis da natureza atuam de forma diferente sobre a matéria e a antimatéria, ajudando a explicar por que a colisão de matéria e antimatéria não levou a uma destruição total do universo. A antimatéria, uma espécie de "espelho" da matéria, representa uma das grandes incógnitas da ciência. Ela é idêntica à matéria comum, mas as partículas que a compõem têm cargas elétricas opostas. Por exemplo: a antipartícula equivalente ao elétron, de carga negativa, é o pósitron, que tem carga positiva. Ela só aparece em raras ocasiões -- em aceleradores de partículas, nos laboratórios, ou durante eventos naturais altamente energéticos, como quando raios cósmicos chegam à atmosfera da Terra). Quando uma antipartícula encontra uma partícula, as duas são automaticamente destruídas, deixando um rastro de raios altamente energéticos, os raios gama. Mais recentemente, Cronin participou do esforço para construir o Observatório Pierre Auger, na Argentina, uma iniciativa internacional que estuda os raios cósmicos que bombardeiam a Terra. Ele tinha 84 anos.

Comente agora
25
Ago
Obama pretende fechar a prisão de Guantánamo antes do fim de seu mandato
Postado por: Anacley Souza / 21:53h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, espera fechar a prisão da Baía de Guantánamo, em Cuba, antes de deixar o cardo em janeiro, de acordo dom o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. "Faremos nosso melhor para tentar fechar o presídio. Nossa expectativa é que fechemos", disse Earnest a jornalistas. Ainda nesta quinta-feira, o vice-presidente John Biden disse em uma coletiva em Estocolmo, na Suécia, que espera que a prisão militar feche antes da partida de Obama.

Comente agora
25
Ago
Fantasiados de nazistas, alunos de colégio alemão brigam com judeus na Argentina
Postado por: Anacley Souza / 21:42h

Alunos do ensino médico de uma escola alemã na Argentina foram a uma festa à fantasia com suásticas e símbolos nazistas na cidade de Bariloche, onde brigaram com alunos de uma escola judaica, informaram as autoridades. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (25), mas ocorreu na noite de terça-feira em uma boate de Bariloche, 1.600 km a sudoeste de Buenos Aires, cidade que é epicentro de viagens de jovens de ensino médio de todo o país. Bariloche é uma vila turística aos pés da cordilheira dos Andes, onde já foram encontrados líderes nazistas que escolheram o sul argentino como refúgio para escapar da justiça após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os adolescentes, que cursam o último ano do colégio Sociedad Escolar y Deportiva Alemana de Lanús (periferia sul de Buenos Aires), compareceram à festa com suásticas pintadas no peito e usaram bigodes imitando o líder nazista Adolf Hitler. Estudantes do colégio judeu ORT presentes na festa reagiram com empurrões, o que resultou em uma briga na qual todos foram expulsos do local. Um dia depois pediram desculpas pelo ocorrido. Claudio Avruj, secretário de Direitos Humanos do governo de Mauricio Macri, considerou esse caso como uma amostra "da educação que ainda não ganhou a batalha do antissemitismo". A diretora da escola alemã, Silvia Fazio, repudiou este feito de maneira incisiva. "Não é suficiente pedir desculpas, terão que reparar este dano com ações", advertiu aos estudantes, que ainda não voltaram para Buenos Aires. A docente explicou que a escola não organiza, nem participa da viagem e ressaltou que "houve muitos filtros de adultos que falharam, como os pais que acompanhavam o grupo, os coordenadores, as pessoas do local, o motorista" do veículo que os levou. "Há muito para refletir", opinou. "Não é nem uma piada, nem uma graça, vamos partir do princípio de que refletem uma ideologia que culminou com 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas", disse Cohen Sabban, da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA).

Comente agora
25
Ago
Londres tem protesto contra proibição do burkini
Postado por: Anacley Souza / 21:21h

Mulheres com trajes de praia se reuniram em frente à embaixada francesa em Londres, no Reino Unido, nesta quinta-feira (25). O ato foi um protesto contra a proibição do burkini (tipo de biquíni usado por muçulmanas) na França. A manifestação ocorre depois que uma mulher foi obrigada a retirar parte de seu burkini - que lhe cobria os ombros - em uma praia da cidade francesa de Nice, alvo de atentado terrorista em julho. Para o ato, as mulheres despejaram sacos de areia em frente ao prédio, imitando um cenário de praia. Também era possível ver boias, comumente usadas no mar. Cartazes contra a islamofobia e a decisão da França de proibir a veste foram erguidos durante o protesto, e chamaram a atenção de quem passava pela embaixada, localizada na região nobre de Knightsbridge. Ainda nesta quinta, o prefeito da Londres, Sadiq Khan - que é muçulmano - repudiou a proibição da peça. "Não acho que ninguém possa dizer a uma mulher o que ela pode ou não pode usar. É simples assim", afirmou.

Comente agora
25
Ago
Isenção de visto pode ser prorrogada
Postado por: Anacley Souza / 20:02h

A isenção do visto para entrar no Brasil a americanos, canadenses, japoneses e australianos, instituída durante os Jogos Olímpicos para estimular o turismo, pode ser prorrogada por um ano. De acordo com o presidente da Embratur (Instituto Nacional de Turismo), Vinicius Lummertz, a decisão de facilitar a entrada de americanos, por exemplo, foi fundamental: dos quase 70 000 que desembarcaram no Rio para os Jogos (de um total de 410 000 estrangeiros), 82% disseram que compraram a passagem depois da dispensa do visto, que a princípio vale até o dia 18 de setembro. A proposta de prorrogação foi encaminhada ao ministro das Relações Exteriores, José Serra. “Em termos de facilidade para fazer negócios na área de turismo, estamos na rabeira — somos o 137º em uma lista de 140 países. Por outro lado, ficamos entre os primeiros em matéria de potencial natural e cultural”, observa Lummerts. “Precisamos derrubar as barreiras, diminuir a burocracia”. O Brasil recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano, número equivalente ao de visitantes anuais de Buenos Aires, na Argentina. Também a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH) está tomando medidas para manter o turismo aquecido após o fim da Olimpíada. O objetivo imediato é incentivar as viagens para assistir aos Jogos Paralímpicos. A taxa de ocupação dos hotéis, que bateu em 94% em agosto, está no momento em 48% entre os dias 7 e 18 de setembro. A campanha em andamento oferece pacotes promocionais com passagens aéreas, hospedagem e ingressos até 40% mais baratos, dirigidos principalmente ao turismo interno. “Os comitês de Barcelona e Londres já tinham nos avisado que a Paralimpíada é um evento voltado para o mercado nacional”, explica o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

Comente agora
25
Ago
Sem vaga em casa de repouso, idosos precisam se separar depois de 62 anos juntos
Postado por: Anacley Souza / 19:55h

Dois idosos que viveram juntos quase a vida toda tiveram que se separar porque não conseguiram uma vaga na mesma casa de repouso no Canadá. Wolf Gottschalk, 83 anos, e sua esposa, Anita, 81, se casaram em 1954 e estão juntos há 62 anos. De acordo com o 'Daily Mail', o casal se conheceu quando eram jovens e suas famílias viviam no mesmo condomínio em Dusseldorf, na Alemanha. Eles se casaram e decidiram se mudar para as terras canadenses, com a possibilidade de dar uma melhor vida aos três filhos. Depois de anos vivendo felizes lado a lado, um empecilho trouxe tristeza para a vida dos dois. Com a saúde já debilitada, Wolf e Anita precisaram se mudar e viver sob cuidados médicos, mas não conseguiram ficar juntos pela falta de espaço em um centro médico da pequena cidade de Surrey, no estado da Colúmbia Britânica. Com isso, eles só conseguem se ver de forma esporádica. "Minha avó não pode nem dar um beijo de boa noite nele", lamenta a neta, Ashley Bartyik. Segundo a neta, ainda mais triste é a reação de Wolf. Solitário, ele sente saudades da esposa e fica sentado na janela do seu quarto chamando Anita pelo seu apelido carinhoso: 'little mouse' (ratinha, em português). A história de Wolf e Anita foi divulgada no Facebook por Ashley e fez sucesso, sendo compartilhada por mais de 3 mil pessoas em apenas dois dias. "Depois de 62 anos juntos, eles são inseparáveis. Eles fazem tudo juntos", disse a jovem. Nos comentários do Facebook, amigos da jovem lamentaram a situação. "Essa é uma foto muito profunda, mas também bonita. Eu desejo tudo de bom para você e sua família. Permaneçam fortes", disse um usuário. "Orações e pensamentos positivos para você e sua família nesse momento terrível. Eu lembro de meus avós, juntos por quase 70 anos, também tiveram que ser separados em uma casa de repouso", comentou outra.

Comente agora
25
Ago
Ataque a bomba deixa 13 mortos no Afeganistão
Postado por: Anacley Souza / 19:32h

Treze pessoas, incluindo sete alunos e um professor, foram mortos em um ataque na Universidade Americana em Cabul, no Afeganistão, que fez com que estudantes se jogassem de janelas após pânico generalizado, informou o governo afegão nesta quinta-feira. O ataque teve início na noite de quarta (24) com uma forte explosão, que autoridades disseram ter sido um carro-bomba, seguido por tiros, à medida que possíveis militantes entraram no complexo em que estavam funcionários estrangeiros e pupilos. O atentado terminou no início desta quinta-feira quando dois atiradores foram mortos a tiros pelas forças especiais afegãs, que cercaram o complexo e iniciaram operação. O palácio presidencial afegão informou em comunicado que sete estudantes, três membros das forças de segurança, dois guardas da segurança e um professor foram mortos. O ataque foi o segundo incidente envolvendo a universidade neste mês. Grupos militantes islâmicos, principalmente o Taliban afegão e uma ramificação local do Estado Islâmico, reivindicaram uma série de ataques a bomba na região, mas não houve reivindicação de responsabilidade pelo ataque. O chefe do departamento de investigação da polícia criminal de Cabul, Fraidoon Obaidi, disse à Reuters que a polícia retirou entre 700 e 750 alunos da universidade, que é popular entre jovens da elite afegã. (Reuters)

Comente agora
25
Ago
Sobe para 250 número de mortos em terremoto na Itália
Postado por: Débora Ayane / 16:17h

A Defesa Civil da Itália informou nesta tarde (25) que subiu para 250 o número de mortes causadas pelo terremoto de 6,2 graus que atingiu a região central do país na madrugada de quarta-feira (24). O número foi revisado porque aumentaram as vítimas em Amatrice, subindo para 193. Com outras 11 vítimas em Accumoli, o total de mortos vai a 204 na região do Lazio. Outras 46 pessoas morreram em Arquata del Tronto, que fica em Marcas. Já os feridos que estão hospitalizados somam 365 pessoas.(Agência Brasil)

Comente agora
25
Ago
Terremoto na Itália já causou pelo menos 250 mortes; buscas continuam
Postado por: Débora Ayane / 15:15h

O número de mortos por um terremoto de magnitude 6,2 que atingiu o centro da Itália subiu para pelo menos 250 nesta quinta-feira. As equipes de resgate buscam ainda sobreviventes, mas a esperança de achá-los é cada vez menor. A diretora dos serviços de emergência da Agência de Proteção Civil Italiana, Immacolata Postiglione, disse também a repórteres em Roma que outras 264 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos por causa do terremoto.O tremor foi sentido no centro da Itália, inclusive em Roma e Florença, e destruiu quase integralmente as pequenas cidades de Amatrice e Accumoli, além de causar grandes danos em outras. O epicentro foi em Norcia, 170 quilômetros a nordeste de Roma. Postiglione disse que a busca por sobreviventes não deve terminar até que desapareçam as chances de se encontrar alguém com vida. Equipes de emergência, com cães, vasculhavam os escombros em destruídas cidades montanhosas da região. Nesta quinta-feira, autoridades na capital italiana devem aprovar os primeiros fundos para enfrentar o problema. Houve dezenas de tremores secundários durante a noite, dois deles com magnitude superior a 5,0, o que assustou moradores e atrapalhou os esforços de resgate. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comente agora
25
Ago
Maior instância judicial francesa examina proibição do burquíni
Postado por: Débora Ayane / 14:19h

A proibição do burquíni em várias praias francesas, muito criticada na França e no exterior, será examinada nesta quinta-feira (25) pela mais alta instância administrativa do país, o Conselho de Estado, que se pronunciará na sexta-feira a este respeito.Os três juízes que compõem o organismo devem se pronunciar na sexta às 15h (10h de Brasília) sobre este último episódio incluído no recorrente debate sobre o lugar do Islã na França e fixar um marco legal sobre o uso desta vestimenta.Os juízes vão analisar a queixa apresentada pela Liga de Direitos Humanos (LDH) e pelo Coletivo contra a Islamofobia (CCIF), que recorreram ao Conselho após mais um decreto municipal contra o burquíni em uma localidade da Riviera Francesa (sudeste).Esta região decidiu proibi-lo somando-se a várias outras cidades costeiras francesas em respeito "aos bons costumes e ao laicismo".O decreto em questão não utilizava o termo "burquíni", mas se referia a esta vestimenta de banho islâmica que cobre o corpo do cabelo aos tornozelos.

Comente agora
25
Ago
Caminhoneiro japonês jogando Pokémon Go atropela e mata pedestre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:06h

Um caminhoneiro japonês que estava jogando Pokémon Go enquanto dirigia atropelou duas mulheres e matou uma delas, na primeira morte registrada no Japão relacionada ao game que virou um fenômeno mundial. O motorista reconheceu que ficou distraído pelo jogo, após ser preso por acusação de negligência na condução devido ao acidente ocorrido na tarde de quarta-feira (24), de acordo com a polícia da região de Tokushima. "O motorista ainda está sob custódia. Ainda não se tomou uma decisão sobre prosseguir ou não com uma acusação formal", disse um porta-voz da polícia. Um porta-voz da Niantic, desenvolvedora do Pokémon Go em parceria com a Pokémon Company, ligada à Nintendo, disse que a empresa acrescentou uma mensagem de alerta à tela do jogo quando detecta um aumento de velocidade pedindo ao jogador para confirmar que não está dirigindo. Um porta-voz da Nintendo ofereceu suas condolências à família da mulher morta. O game Pokémon Go, que funciona com a tecnologia de realidade aumentada, tem levado multidões de pessoas para parques e outros locais públicos do mundo todo para caçar os personagens, mas também já foi considerado culpado por casos de acidentes e assaltos de pessoas distraídas.

Comente agora
24
Ago
Astronauta quebra recorde americano ao passar 521 dias no espaço
Postado por: Anacley Souza / 23:42h

O astronauta Jeffrey Williams estabeleceu um novo recorde norte-americano para maior tempo no espaço ao marcar 521 dias em órbita, nesta quarta-feira. Williams, que é comandante da Estação Espacial Internacional, superou o recorde de Scott Kelly, que ficou 520 dias no espaço e voltou para a Terra em março. Quando Williams voltar para a Terra, em duas semanas, ele terá passado 534 dias no espaço pela Nasa. Mas seu recorde não durará muito, uma vez que a veterana da Estação Espacial, Peggy Whitson, superará a marca após voar em novembro para uma missão de seis meses. Ela já está há 377 dias no espaço, um recorde para uma mulher. (AFP)

Comente agora
24
Ago
Buscas por sobreviventes continuam após terremoto na Itália
Postado por: Anacley Souza / 23:17h

As buscas por sobreviventes depois do terremoto que atingiu o centro da Itália na quarta (24) não tem previsão de interrupção durante a madrugada, segundo as autoridades. Escavadeiras estão sendo usadas nos maiores desmoronamentos, mas em diversos pontos bombeiros e socorristas usam as próprias mãos para retirar escombros e tentar alcançar vítimas. "Infelizmente, 90% das pessoas que retiramos estão mortas, mas algumas conseguem escapar e é por isso que continuaremos aqui", disse à agência AP Christian Bianchetti, um voluntário que ajuda nos resgates em Amatrice, uma das cidades mais afetadas. Vinte e quatro horas após o primeiro abalo, o número oficial de mortos era de 159, mas a Defesa Civil admite que ele deve ser ampliado, já que ainda há centenas de desaparecidos. O jornal "Corriere della Sera" afirma que existem ainda quase 300 feridos. O Itamaraty informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas. O primeiro tremor, de magnitude 6,2, aconteceu às 3h36 (22h36 em Brasília) e o impacto foi maior perto de Perugia, região localizada a menos de 200 km de Roma, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), organismo que registra os tremores em todo mundo. Na cidade de Accumoli, cerca de 150 sobreviventes passaram a primeira noite após o terremoto em um abrigo improvisado em um parque público, onde voluntários também estavam recebendo doações. O município fica no alto de uma colina e sofreu graves danos, com o desabamento de várias casas e rachaduras nas ruas. Sem luz, os moradores também foram obrigados a enfrentar baixas temperaturas durante a madrugada. Também em Amatrice muitas pessoas passaram a noite ao ar livre depois de perderem suas casas. (Globo)

Comente agora
24
Ago
Papa Francisco abençoa paratletas brasileiros que competirão nos Jogos do Rio
Postado por: Anacley Souza / 22:24h

O papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (24) uma delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na Praça de São Pedro, em Roma. Estiveram presentes representando os atletas brasileiros Sergio Froes, do hipismo, e Jovane Guissone, campeão paralímpico da espada na esgrima em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Londres. O vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, e o diretor de relações institucionais da entidade, Luiz Garcia, também participaram do encontro. O papa deu a benção aos atletas e desejou sorte nos Jogos Paralímpicos do Rio, que serão disputados entre os dias 7 e 18 de setembro. Ele ganhou de presente um agasalho da equipe brasileira do esgrimista Jovane Guissone. Na audiência geral aos fiéis na Praça de São Pedro, o santo padre também fez uma saudação especial aos atletas e aos membros dos CPB, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e do Comitê Paralímpico Italiano que se preparam para o Rio-2016. "Na hora em que eu vi que o Papa estava vindo na nossa direção, eu nem acreditei. Foi algo inesquecível, um momento muito especial. Ele me abençoou, abençoou meus pertences e nos desejou sorte e muita energia positiva nos Jogos Paralímpicos. Ele também nos pediu que rezássemos pelas vítimas do terremoto na Itália", disse Jovane Guissone, se referindo ao grande tremor que causou estragos e provocou vários mortes nesta quarta-feira em solo italiano. Para Sergio Froes, o encontro dará ainda mais motivação na reta final de preparação para a competição no Rio.

Comente agora
24
Ago
Colômbia e Farc concluem acordo de paz
Postado por: Anacley Souza / 20:55h

Autoridades de Bogotá e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) concluíram as negociações de paz, após mais de três anos de negociações em Havana, Cuba, informaram fontes ligadas ao governo. Um anúncio oficial deve ser realizado ainda na noite desta quarta-feira, dia 23. "Espero poder dar uma notícia muito importante, histórica, ao país ainda hoje", disse o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, durante um compromisso oficial. O Alto Comissariado da Paz já havia anunciado, por meio de sua conta no Twitter, que o dia da paz "está próximo". Horas antes, o líder das Farc Rodrigo Londoño Echeverri, também conhecido como Timoleón Jiménez, o "Timochenko", disse que o grupo tem "as portas abertas para o importante anúncio do acordo final". Assim que o governo apresente ao Congresso o texto, que aborda cinco pontos, como reforma agrária e participação política, entre outros, será convocado um plebiscito para que os colombianos deem a última palavra sobre o acordo. Santos já havia anunciado que um acordo definitivo seria alcançado em 23 de março deste ano. Desavenças entre o grupo guerrilheiro e representantes de Bogotá impediram que o prazo fosse concretizado, no entanto. Desde que as Farc foram criadas, no começo dos anos 1960, estima-se que o conflito com Bogotá tenha deixado mais de 220 mil mortos, quase 50 mil desaparecidos e 6,6 milhões de deslocados. (ANSA)

Comente agora
24
Ago
Casal gay tem trigêmeos com o DNA de ambos os pais
Postado por: Anacley Souza / 20:06h

Um casal gay na África do Sul teve trigêmeos biológicos que compartilham do DNA de ambos os pais. Acredita-se que eles são os primeiros do país – e do mundo – a terem essa quantidade de filhos usando uma barriga de aluguel. Christo e Theo Menelou, pais das crianças, conhecerem a mulher que aceitou ser barriga de aluguel durante uma reunião de bairro realizada após o julgamento do ex-atleta paralímpico Oscar Pistorius, amigo do casal. A inseminação ocorreu com o material biológico de ambos os pais. Dois óvulos foram fecundados, cada um com o esperma de um pai. Mas, dez semanas depois da gravidez, veio a surpresa: os médicos descobriram que um dos embriões havia se dividido e a mulher carregava trigêmeos – dois deles idênticos. Para aumentar a chance de sucesso da gestação, os médicos aconselharam o aborto do embrião que se dividiu. Inconformados com o conselho, Christo e Theo procuraram outra ginecologista, que aceitou fazer o parto de todos os bebês. “Isso é extremamente raro”, disse Heidra Dahms, médica que fez o parto, à rede Sky News. No dia 2 de julho, após 31 semanas de gestação, os trigêmeos Joshua, Zoe e Kate nasceram prematuramente. Eles precisaram ficar internados no hospital até ganhar peso, mas já tiveram alta. Em casa, a nova família está se adaptando à rotina. Os bebês ainda têm a respiração monitorada. Nos próximos meses, um dos bebês precisará ser submetido a uma cirurgia cardíaca.

Comente agora
24
Ago
Prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu é internado com infecção
Postado por: Anacley Souza / 19:09h

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, 84 anos, foi hospitalizado nesta quarta-feira (24) com uma infecção recorrente, que já lhe exigiu três internações em 2015, informou uma de suas filhas. O prêmio Nobel da Paz "foi por conta própria a um hospital do Cabo para tratar da infecção recorrente", declarou Thandeka Tutu-Gxashe. O herói da luta contra o apartheid "deverá permanecer uma semana ou duas no hospital", disse a filha, acrescentando que Tutu já se "submeteu a um tratamento similar no ano passado". Desmond Tutu foi internado em três ocasiões em 2015 devido a uma infecção persistente provocada - segundo sua Fundação - pelo tratamento recebido contra um câncer de próstata. Sua outra filha, a pastora Canon Mpho Tutu-van Furth, discursou em nome de Tutu na terça-feira, durante o Congresso da Federação Internacional dos Direitos do Homem (FIDH) em Johannesburgo.

Comente agora
24
Ago
Maior aeronave do mundo é danificada ao aterrissar de nariz
Postado por: Anacley Souza / 18:55h

A Airlander 10, maior aeronave do mundo, ficou danificada depois de aterrissar de nariz em seu segundo voo teste. Mistura de avião com dirigível, o aparelho tem 92m de comprimento. Não houve feridos. O dano aconteceu na base aérea de Cardington, em Bedfordshire, na Inglaterra. A aeronave, que custou 25 milhões de libras (cerca de R$ 107 milhões), teve o cockpit avariado quando tocou a pista de pouso, às 11h no horário local (7h de Brasília). De acordo com a fabricante da aeronave, a HAV, o voo "correu muito bem, e o único problema foi quando aterrissou". A empresa negou relatos de uma testemunha de que uma linha que pendia da aeronave atingiu um poste pouco antes de ela aterrissar. Segundo a HAV, uma investigação interna apurará a razão do incidente. O primeiro voo teste da aeronave foi realizado no dia 17 de agosto. A Airlander 10 foi desenvolvida inicialmente como uma aeronave de vigilância do governo americano, mas o projeto foi descontinuado em meio a cortes no programa de Defesa. A HAV retomou a iniciativa e lançou a aeronave em maio do ano passado. Segundo a empresa, ela pode ser usada para uma série de funções, como comunicação, ajuda humanitária e até transporte de passageiros. A aeronave tem autonomia para permanecer no ar por até cinco dias em voos controlados, informou a companhia. A HAV planeja construir 10 Airlanders por ano em 2021. Airlander 10 em números:

  1. 20.000 kg: Peso de um dirigível
  2. 6.100m: Altitude alcançada
  3. 148 km/h: Velocidade máxima
  4. 5 dias: Autonomia no ar em voos controlados
  5. 10.000kg: Carga máxima (equivalente ao peso de um navio)
Comente agora
24
Ago
Proibição do burquíni não pode estigmatizar o islã, diz ministro francês
Postado por: Anacley Souza / 18:39h

Nesta quarta-feira (24), o líder de um grupo de muçulmanos na França expressou temor de que a proibição do uso do burquíni possa levar a um aprofundamento da estigmatização dos seguidores do islã. Anouar Kbibech, presidente do Conselho Francês da Fé Muçulmana, afirmou, após reunião com o ministro do Interior do país, Bernard Cazeneuve, que há uma preocupação crescente entre os muçulmanos franceses sobre o banimento. "Frente a esta situação difícil e crítica que vive a França após os trágicos atentados que afetaram profundamente o país, o conselho pede sensatez e responsabilidade de todos. Necessitamos atos de apaziguamento e tolerância", disse Kbibech. Municípios costeiros, como Cannes e Nice, proibiram recentemente o uso do burquíni, traje que une em seu nome o biquíni e a burca. A veste, porém, não esconde a face da mulher e é hoje associada, na França, ao islã radical e à submissão da mulher. O governo do presidente François Hollande tem apoiado as decisões dos prefeitos, argumentando que o burquíni viola as leis e o secularismo. Já Cazeneuve afirmou que o banimento do traje não pode levar a uma estigmatização nem fazer com que exista um choque entre comunidades do país. O debate sobre o burquíni é particularmente sensível na França devido aos ataques terroristas realizados por militantes islâmicos, incluindo os atentados em Paris que mataram 130 pessoas em novembro de 2015. Em Nice, um dos municípios que aderiu ao banimento, um homem atropelou deliberadamente centenas de pessoas e matou 86 delas em julho deste ano. O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy disse que o burquíni é uma "provocação" e que se uso expressa apoio ao islã radical. Uma das figuras mais importantes da oposição, Sarkozy anunciou nesta semana que vai concorrer à Presidência outra vez.

Comente agora
24
Ago
Após pedido de extradição, ex-ministro de Uribe é preso em Miami
Postado por: Anacley Souza / 18:17h

O ex-ministro colombiano da Agricultura Andrés Felipe Arias foi preso nesta quarta-feira (24), na Flórida, devido a um pedido de extradição de Bogotá – informaram seus advogados depois de uma audiência em Miami. Na sexta-feira (26), “será tomada uma decisão sobre sua custódia, para ver se estabelecem uma fiança”, disse à AFP um de seus advogados, Hans Burgos, ao final de uma audiência diante da juíza Alicia Otazo-Reyes, do distrito sul da Flórida. (AFP)

Comente agora
24
Ago
Sobe para 120 número de mortos em terremoto na Itália
Postado por: Débora Ayane / 15:49h

A Defesa Civil da Itália divulgou uma atualização do número de mortos no terremoto que atingiu o país na madrugada desta quarta-feira (24). Segundo informações da agência de notícias Ansa, já foram confirmadas 120 mortes. Desse total, 86 foram registradas em Accumoli e Amatrice e as outras 34 ocorreram em Arquata.O tremor teve seu epicentro a 2 quilômetros de Accumoli, que fica a apenas 60 km da cidade de Áquila, capital da província homônima. Até mesmo em Roma, capital italiana, foi possível sentir o tremor.Na manhã de hoje, o prefeito de Accumoli, Stefano Petrucci disse que a cidade desapareceu depois do terremoto. “Minha cidade não está mais aqui. Agora que a luz do dia chegou, vemos que a situação é ainda mais terrível do que temíamos, com edifícios em colapso, as pessoas presas sob os escombros e nenhum som de vida”.


(Foto: AFP)

Igreja doa 1 milhão de euros

Comente agora
24
Ago
Bento XVI diz que limitações físicas causaram sua renúncia
Postado por: Débora Ayane / 13:36h

O papa emérito Bento XVI afirmou em entrevista publicada nesta quarta-feira (24) que um dos motivos principais de sua renúncia ao cargo mais alto da Igreja Católica foi o constante cansaço causado por suas limitações físicas.A conversa com o teólogo Elio Guerriero, que é autor da nova biografia de Joseph Ratzinger (que será lançada em 30 de agosto), foi publicada pelo jornal "Corriere della Sera". Em particular, o antecessor do papa Francisco, citou a Jornada Mundial da Juventude de 2013, ocorrida no Rio de Janeiro."A data da Jornada Mundial da Juventude já estava marcada e devia se desenvolver no Verão de 2013 no Rio de Janeiro, no Brasil. Neste momento, eu tinha duas convicções bem precisas.Após a experiência da viagem ao México e a Cuba, não me sentia mais capaz de realizar uma viagem assim desafiadora. Além disso, com a imposição dada por João Paulo II, a presença física do Papa nesses dias era indispensável", destacou o Papa alemão.Segundo Bento XVI, essa era uma "circunstância pela qual a renúncia era um dever". Ratzinger contou que as duas viagens pela América Latina fizeram com que ele "experimentasse, com grande força, os limites da minha resistência física".

Comente agora
24
Ago
Obama lamenta terremoto e oferece ajuda à Itália
Postado por: Débora Ayane / 13:25h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou uma mensagem às autoridades da Itália para oferecer assistência nas operações de resgate e reconstrução das zonas atingidas por um terremoto de 6,2 graus na escala Richter nesta madrugada (24). "Os Estados Undios da América estão próximos da dor dos italianos pelas vítimas do terremoto e estão prontos a oferecer ajuda e assistência", disse Obama ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, em uma conversa ao telefone. Outros líderes, como o russo Vladimir Putin, a alemã Angela Merkel e o francês François Hollande, além do líder interino brasileiro Michel Temer, também já haviam lamentado o terremoto e enviado mensagens ao governo italiano. (ANSA)

Comente agora
24
Ago
Universidade americana em Kabul está sob ataque
Postado por: Débora Ayane / 13:03h

A American University de Cabul, capital do Afeganistão, foi atacada há pouco. De acordo com o DailyMail, tiros e explosões foram ouvidos no campus da universidade. Professores e alunos conseguiram escapar pelas saídas de emergência, mas ainda há pessoas no prédio, segundo o jornal inglês. Testemunhas informaram que vários homens participam do ataque e, até o momento, pelo menos dois professores, um americano e um australiano são mantidos como reféns. (Foto: embaixada americana em Kabul)

Comente agora
24
Ago
Forte terremoto atinge região central da Itália e deixa mortos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:58h

Um forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu o centro da Itália na madrugada desta quarta-feira (24) – horário local. O impacto foi maior perto de Perugia, região localizada a menos de 200 km de Roma, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), organismo que registra os tremores em todo mundo. Pelo menos 73 pessoas morreram, e agências internacionais falam em mais de 100 desaparecidos. O Itamaraty informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas.

Cidades mais afetadas: Os municípios de Amatrice, de 2 mil habitantes; Accumoli, de 700 habitantes; e Norcia, de 4 mil habitantes, sofreram os maiores danos, informaram autoridades. "A metade da cidade já não existe. As pessoas estão sob os escombros", afirmou o prefeito de Amatrice, na província de Rieti, Sergio Perozzi, à emissora privada "Sky". "Os danos são numerosos", afirmou o prefeito de Norcia, Nicola Alemanno. Ao menos seis pessoas morreram em Accumoli, segundo o prefeito da cidade, Stefano Petrucci. "Quatro pessoas estão sob escombros. Elas não estão mostrando sinal de vida. São pais e dois filhos", disse Petrucci à RAI. O tremor foi sentido por 20 segundos na capital, Roma, e também no Vaticano. O terremoto ocorreu a apenas 10 km da superfície e a 76 km a sudeste de Perugia, às 3h36 do horário local – 22h36 desta terça, no horário de Brasília. Minutos depois, outro tremor, de magnitude 4,6, sacudiu Rieti, na mesma região. 

Réplicas:

Comente agora
24
Ago
Homem sobrevive a 18 injeções letais e recorre à Justiça por anulação de execução
Postado por: Willyam Reis / 10:12h

Um homem sobreviveu a 18 injeções letais no dia da sua execução, em setembro de 2009, e agora recorre à Suprema Corte dos Estados Unidos para evitar que sua pena de morte seja efetuada novamente. De acordo com o Uol, a equipe de execução não conseguiu encontrar uma veia para aplicar as drogas letais em Romell Broom. Na época, o governador de Ohio, Ted Strickland, decretou prazo de sete dias e o preso foi levado de volta à cela. A execução abortada gerou uma nova disputa jurídica entre a defesa do homem e a Procuradoria. Em março deste ano, a Suprema Corte de Ohio rejeitou os argumentos de Broom, mas a defesa do condenado alega que uma segunda tentativa de execução seria inconstitucional e resultaria em uma punição cruel e incomum. Romell Broom, de 60 anos, foi condenado por sequestrar, estuprar e matar Tryna Middleton, de 14 anos, em 1984, na cidade de East Cleveland, em Ohio.

Comente agora
24
Ago
Grávida, brasileira dorme há 4 dias em metrô de Paris após agressões
Postado por: Willyam Reis / 09:18h

Uma jovem amapaense de 20 anos, que estaria fugida do ex-companheiro francês após acusá-lo de agressões e cárcere privado na França, dorme há quatro dias no metrô de Paris. Em Macapá, a mãe da jovem, Elizane Barros, de 37 anos, recorre a órgãos públicos e polícia para tentar ajudar a filha. Na terça-feira (23), a mãe foi até o Ministério Público Federal (MPF) pedir apoio. Ela contou o drama vivido pela jovem e mostrou conversas que tem com a filha pelo celular, em que a moça conta sobre as agressões. A dona de casa acusa o homem de aliciar mulheres no Amapá para levar até Paris, engravidá-las e garantir um benefício social pago pelo governo do país, segundo informações do G1. Desesperada, a mãe chora e teme que a segurança dela esteja em risco. “Mesmo sabendo que ela não podia engravidar, ele pagou um tratamento para ela ter o bebê e receber um auxílio do governo. Ela vivia trancada em casa, só saía do quarto para comer e ainda era agredida. Muito triste para uma mãe ouvir isso”, desabafou. A jovem conheceu o francês pela internet e deixou a casa dos pais em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, em dezembro de 2015. Segundo Eliziane, o homem veio até a casa da família, pediu a permissão para o relacionamento e custeou toda a viagem. “Eles se conheceram pela internet. Ele veio aqui em julho do ano passado conhecer a família, e passou dois meses aqui [Santana]. E nesses dois meses tirou passaporte, comprou telefone para ela e começou a iludir. Aconselhei ela a não ir, mas sabe como é jovem, ela já tinha mais de 18 anos e não podia mais obrigá-la a ficar em casa”, relembra a mãe. Logo que chegou a Paris, o drama começou.

Comente agora
24
Ago
Bispo italiano que defende islã diz que Pokémon Go é diabólico
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 00:13h

O monsenhor Antonio Stagliano, bispo da cidade italiana de Noto, na Sicília, disse recentemente que existe um “grande desconforto da Comunidade Islâmica italiana pela presença extremistas”. Para ele, “as mesquitas sempre devem proclamar o verdadeiro Islã, que é de misericórdia”. Ele vem defendendo “uma aliança entre cristãos, muçulmanos e ateus contra o monstro do nosso tempo: o terrorismo internacional.” O discurso do politicamente correto do líder religioso está em sintonia com as declarações do papa Francisco, segundo o qual todas as religiões almejam a paz e que não há motivação religiosa nos ataques “em nome de Alá” realizados por grupos extremistas como o Estado Islâmico e o Boko Haran. Curiosamente, ao mesmo tempo em que defende o direito dos muçulmanos divulgarem sua mensagem de paz, o bispo Stagliano anunciou que irá entrar com uma denúncia formal na Justiça italiana contra o jogo de “Pokémon Go”. Para ele, trata-se de um “fábrica de cadáveres ambulantes”. O aplicativo, um dos mais populares do mundo, seria “diabólico e perigoso”. O monsenhor explicou que tem preparada uma lista de ações legais pedindo que o seja proibido na Itália. Em declarações à imprensa, compara o jogo de caça a monstrinhos virtuais ao “sistema totalitário dos nazistas”. Reclama que ele cria uma forte dependência nos usuários e acaba assim “alienando milhares e milhares de jovens”. O bispo de Noto não se pronunciou sobre o genocídio de cristãos no Oriente Médio nem indicou que fará qualquer tipo de denúncia contra a morte de líderes católicos nas mãos de extremistas, como o padre Jacques Hamel, de 84 anos, que foi degolado pelos terroristas enquanto celebrava a missa numa igreja no interior da França. Com informações de Daily Mail

Comente agora
23
Ago
Representantes não chegam a consenso sobre presidência do Mercosul
Postado por: Anacley Souza / 23:05h

Reunidos em Montevidéu, representantes dos países do Mercosul -com exceção da Venezuela- não chegaram a um consenso nesta terça-feira (23) sobre o impasse envolvendo a presidência temporária do bloco. Delegados de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai não conseguiram aprovar a proposta de criar uma presidência colegiada até o fim do ano -período em que, pelas normas do Mercosul, a Venezuela deveria chefiar o grupo. Oficialmente, representantes brasileiros, argentinos e paraguaios dizem que o comando do bloco não pode ficar com Caracas porque a Venezuela não conseguiu se adequar às normas do Mercosul dentro do prazo estabelecido -que encerrou no último dia 12. Nos bastidores, no entanto, o principal motivo alegado pelos três membros para não aceitarem que a nação comandada por Nicolás Maduro assuma a presidência é que o país não é uma democracia plena e que desrespeita direitos humanos -citam como exemplo a existência de presos políticos. O Uruguai insiste que Caracas tem o direito de exercer a presidência temporária do Mercosul, e, por isso, pediu mais tempo para fazer consultas internas antes de decidir sobre a proposta de presidência colegiada. Como as decisões do bloco têm que ser tomadas em consenso, a aceitação uruguaia é indispensável. Pelas normas do grupo regional, a presidência deve ser repassada semestralmente por ordem alfabética. Logo, depois do Uruguai, seria a vez da Venezuela. A proposta de Brasil, Argentina e Paraguai, no entanto, é que o Mercosul tenha uma presidência colegiada até o início de 2017, quando seria a vez de Buenos Aires reassumir a chefia do bloco. Com informações da Folhapress.

Comente agora
23
Ago
Mercosul se reúne para tentar resolver impasse com Venezuela
Postado por: Anacley Souza / 21:56h

Representantes do Mercosul se reuniram nesta terça-feira (23) para tentar resolver o impasse criado pela transferência da Presidência temporária do bloco, que deveria estar sob comando da Venezuela. Delegados do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se encontraram em Montevidéu para discutir possíveis soluções à crise. É a segunda reunião neste mês para abordar o tema, mas as propostas precisam ser levadas aos ministros das Relações Exteriores de cada país-membro. O impasse começou quando Brasil, Paraguai e Argentina se posicionaram contra à transferência da Presidência do Mercosul para a Venezuela, cujo mandato corresponde ao segundo semestre de 2016. Oficialmente, os países acusam Caracas de não cumprir todos os requisitos de adesão ao bloco, mas, nos bastidores, o trio também demonstra descontentamento com a situação dos presos políticos na Venezuela. No último dia 12, completou-se o prazo de quatro anos dado a Caracas para se adequar às normas do Mercosul. O Uruguai deveria entregar a Presidência à Venezuela no fim de julho, mas, sem um acordo, seu mandato terminou e nenhum país assumiu o posto, provocando um vácuo político inédito. Sem Presidência, o bloco fica imobilizado e incapaz de tomar qualquer decisão regional. (ANSA)

Comente agora
23
Ago
Imigrante viaja embaixo de caminhão na Itália
Postado por: Anacley Souza / 21:39h

Um jovem imigrante viajou por cerca de 400 quilômetros (quase a distância entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo) debaixo de um caminhão antes de ser pego pela polícia na Itália. O homem, cuja nacionalidade não foi informada, foi descoberto após as autoridades de segurança receberem diversas ligações alertando para o caso na rodovia A1, na altura de Frosinone. Após uma patrulha parar o caminhão, o jovem foi levado para um hospital, onde passou por exames médicos. O policial Daniele Tissone lembrou que "quem passa pela guerra e a pobreza está evidentemente disposto a por em risco sua vida se enroscando debaixo de um caminhão por centenas de quilômetros em um rodovia". Ainda ontem, em um episódio similar, a Polícia descobriu um afegão de 18 anos que viajava na parte traseira de um caminhão na região de Terni. Ele havia entrado na Itália vindo da Grécia e seu destino final era a França. Ele foi descoberto quando o motorista, que não havia se dado conta de sua presença, parou em um posto. Fugindo de conflitos e das más condições em alguns países africanos e asiáticos, muitas pessoas arriscam suas vidas para tentar chegar à Europa, sendo que a Itália, por conta de sua posição no Mar Mediterrâneo, é uma das principais portas de entrada. (Ansa)

Comente agora
23
Ago
Canadá autoriza uso do véu islâmico para mulheres policiais
Postado por: Anacley Souza / 21:13h

Com a esperança de recrutar mais mulheres muçulmanas, a Real Polícia Montada do Canadá passou a permitir que suas gendarmes usem véus islâmicos para cobrir a cabeça como parte do uniforme, disse o governo na terça-feira (23). "O comissário da polícia montada", Bob Paulson, "aprovou recentemente este complemento ao uniforme", disse Scott Bardsley, porta-voz do ministro de Segurança Pública, Ralph Goodale. A medida "é uma tentativa de refletir melhor a diversidade que há em nossas comunidades e animar mais mulheres muçulmanas a considerarem como opção a carreira na Real Polícia Montada do Canadá", disse o porta-voz. O uniforme da polícia montada - uma túnica vermelha, botas e chapéu - é um ícone no Canadá. Inspirado no uniforme militar britânico, o vestuário da polícia montada remonta a 1800, e desde então foi minimamente modificado. A polícia experimentou três tipos de véus islâmicos antes de selecionar o mais apropriado para o trabalho das agentes, de acordo com Goodale e Paulson, cujas declarações foram publicadas em um jornal local. O véu não atrapalha as gendarmes e pode ser retirado de maneira rápida e fácil caso seja necessário, disse o jornal "La Presse", de Montreal. Desde o início do ano, quando a polícia aprovou discretamente o véu, nenhuma policial solicitou sua utilização, e o acessório não se encontra disponível imediatamente. As polícias do Reino Unido, Suécia, Noruega e Estados Unidos adotaram políticas similares, disse Bardsley. (Globo)

Comente agora
23
Ago
Filho de Bin Laden que pode ser o novo líder da Al-Qaeda
Postado por: Anacley Souza / 18:49h

Uma nova mensagem de áudio, divulgada recentemente em uma das redes da Al-Qaeda, voltou a lançar luz sobre uma figura emergente dentro do grupo radical: a voz da mensagem é de alguém que afirma ser Hamza Bin Laden, um dos filhos de Osama Bin Laden.Não é a primeira vez que o filho de Bin Laden faz uma gravação para a Al-Qaeda. Mas foi a primeira vez que o grupo radical apresentou oficialmente Hamza como seu membro. Desde que Osama Bin Laden, líder da organização, foi morto pelas forças especiais americanas em Abbottabad, no Paquistão, em 2011, a Al-Qaeda parecia estar perdendo sua força e influência, a ponto de parecer, ao menos sob os olhos do Ocidente, relegado à sombra do grupo autodenominado Estado Islâmico. Apesar disso, analistas afirmam que o grupo extremista não está menos perigoso. Segundo Fawaz Gerges, autor dos livros The Rise and Fall of Al-Qaeda ("Ascensão e Queda da Al-Qaeda", em tradução livre) e ISIS: A History ("EI: Uma História") e especialista em política no Oriente Médio, Hamza Bin Laden tem todas as credenciais para se transformar no novo líder da organização. Nos últimos anos, a Al-Qaeda tem sido liderada pelo egípcio Ayman al Zawahiri, com uma abordagem mais pragmática. Sua nova estratégia se concentrou em conseguir mais apoio local, com o objetivo de ser um grupo "muito mais duradouro" do que o Estado Islâmico (EI), explicou à BBC Charles Lister, membro do Middle East Institute, centro de estudos localizado nos Estados Unidos.

Comente agora
23
Ago
Papa Francisco condena exploração sexual e tráfico de pessoas
Postado por: Anacley Souza / 18:11h

Através de uma mensagem no Twitter, o papa Francisco lembrou o Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição e condenou a prática da exploração de pessoas. "O tráfico de seres humanos, de órgãos, o trabalho forçado e a prostituição são escravidões modernas e crimes contra a humanidade", escreveu nesta terça-feira (23) o líder católico. As informações são da Agência Ansa. Desde que assumiu o Pontificado, Jorge Mario Bergoglio condena fortemente o tráfico de pessoas e o trabalho forçado e cita a questão, especialmente, sempre quando uma nova tragédia com imigrantes ocorre na Europa. Em diversas homilias e mensagens, ele lembra dessas "novas formas de escravidão" e pede a renovação da sociedade para um sistema mais justo. Já na questão da prostituição, o papa também envia mensagens e tem atitudes cheias de simbolismo. No dia 12 de agosto, ele visitou a Comunidade Papa João XXII onde se encontrou com 20 ex-prostitutas. Na visita surpresa, ele pediu perdão às mulheres "por todos aqueles homens" e "por todos os católicos e fiéis que desfrutaram, abusaram e violentaram vocês". Instituído em 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição lembra uma revolução ocorrida em Santo Domingo (atualmente, República Dominicana) em 1791. No dia 23 de agosto daquele ano, uma rebelião desencadeou a "Revolução Haitiana" e teve papel fundamental para por fim no comércio de escravos na América Central.

Comente agora
23
Ago
Policial indiano é operado após engolir 40 navalhas: 'Os poderes espirituais me obrigaram
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:15h

Um policial indiano de 42 anos precisou ser operado após engolir 40 navalhas no período de dois meses. Segundo informações da AFP, ele declarou que ingeriu as ferramentas induzido por "poderes espirituais". "Não sei por que fiz isso, os poderes espirituais me obrigaram", declarou o policial, que é pais de dois filhos. "Começou em junho, quando engoli a primeira faca. Gostei da sensação e logo virou um costume", acrescentou. De acordo com a publicação, ele só decidiu procurar os médicos por causa das dores abdominais. Para a retirada das navalhas, os médicos da cidade de Amritsar, no estado de Punjab, levaram cinco horas para concluir o procedimento. A priori, eles pensaram se tratar de um tumor, já que a radiografia apontava uma massa sólida, mas depois de um exame mais detalhado, as navalhas foram encontradas. Algumas delas com até 18 cm de comprimento. O policial também foi diagnosticado com depressão e vai realizar testes psicológicos antes de receber alta médica. Os médicos não descartam a possibilidade de que ele sofra de uma alteração do comportamento alimentar que leva o indivíduo a ingerir substâncias não comestíveis.

Comente agora
23
Ago
Atleta irá leiloar sua medalha para custear tratamento de garoto com câncer
Postado por: Willyam Reis / 08:30h

Quem acompanhou as Olimpíadas Rio 2016 pode perceber o empenho de cada atleta na conquista de uma medalha. Mas para um deles essa conquista tem um significado especial. O atleta polonês Piotr Malachowski, que conquistou a medalha de prata no lançamento de disco nos Jogos Olímpicos, resolveu dar um destino, ainda mais, nobre à sua conquista. Para ajudar a custear o tratamento de Olek, uma criança que sofre de retinoblastoma, um tipo de câncer na retina dos olhos que atinge, na maior parte, crianças com idade inferior a cinco anos, ele resolveu doar sua medalha. De acordo com o atleta, “ajudar o menino Olek será muito melhor do que conquistar um lugar no pódio.” Na sua página pessoal no Facebook, ele falou sobre essa missão que tem na vida. “O destino me deu a chance de aumentar o valor da minha prata. A única chance de tratamento de Olek é em Nova Iorque. Eu decidi ajudar e leiloar a medalha que ganhei no Rio de Janeiro. O valor da maior oferta será integralmente doado para o tratamento dele”. “Eu peço para que as pessoas me ajudem a fazer acontecer esse leilão. Podem enviar mensagens ou qualquer outro tipo de ajuda. Vamos auxiliar os pais e a família”, acrescentou.

Comente agora
22
Ago
Tufão atinge Tóquio e deixa ao menos 2 mortos
Postado por: Anacley Souza / 23:08h

O tufão Mindulle, o nono da estação na Ásia, atingiu a cidade de Tóquio, no Japão, nesta segunda-feira (22) e deixou ao menos dois mortos, segundo a imprensa local. A agência meteorológica japonesa lançou alertas sobre as potentes rajadas de vento e chuvas torrenciais, além da possibilidade de evacuação em algumas regiões da capital. Mais de 420 voos foram cancelados pelas companhias aéreas, a maioria da Japan Airlines e da All Nippon Airwais. (ANSA)

Comente agora
22
Ago
EUA: juiz suspende diretriz sobre uso de banheiro por transgênero
Postado por: Anacley Souza / 22:26h

Um juiz federal do estado do Texas, nos Estados Unidos, bloqueou temporariamente uma diretriz do governo Obama que permitia que estudantes transgêneros utilizassem os banheiros e vestiários de escolas públicas de acordo com sua identidade de gênero. Reed O’Connor, do distrito de Fort Worth, no Texas, emitiu a liminar no domingo, após o Texas e outros 12 estados americanos apelaraem contra a decisão federal por considerá-la inconstitucional. “Este caso apresenta a difícil questão de equilibrar a proteção dos direitos dos estudantes e os da privacidade pessoal ao usar os banheiros, vestiários e outras instalações íntimas”, afirmou O’Connor no texto judicial. Em maio, os Departamentos de Educação e Justiça, apoiados pela gestão federal, enviaram uma carta a todas as escolas públicas do país para que permitissem que os estudantes transgêneros utilizassem banheiros, vestiários e outras instalações de uso íntimo de acordo com sua identidade de gênero. A diretriz também lembrava que a discriminação por identidade sexual é proibida e que as instituições que não cumprissem os requisitos poderiam perder fundos federais. Desde que entrou em vigor, quando um estudante ou seus progenitores notificavam uma mudança de gênero com o qual o aluno se identificava previamente, a escola devia atuar em consequência e respeitar essa nova identidade Segundo o juiz texano, as diretrizes lançadas pelo governo Obama contradizerem os textos legislativos e regulatórios existentes.

Comente agora
22
Ago
Maratonista etíope teme voltar ao país após protestar com os braços
Postado por: Anacley Souza / 21:57h

O etíope Feyisa Lilesa, 26 anos, afirmou não poder voltar para casa após protestar durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que se encerrou na noite do último domingo (21). O atleta teme ser morto ou preso. Após cruzar a linha de chegada e conquistar medalha de prata, o maratonista cruzou os braços acima da cabeça fazendo referência a um gesto utilizado por manifestantes em protesto contra o governo da Etiópia. O maratonista repetiu o gesto durante a cerimônia de entrega de medalhas, que aconteceu na noite de encerramento olímpico, no Maracanã. De acordo com a agência de notícias AP, a emissora estatal do país não transmitiu os protestos de Feyisa Lilesa. À rede americana CNN, o ministro de Comunicações da Etiópia, Getachew Reda, afirmou que o maratonista é um herói e não precisa se preocupar com o retorno à Etiópia. De acordo com a ONG Human Rights Watch, que administra violações contra os direitos humanos, aproximadamente 100 pessoas que realizaram protestos foram mortas no país no início do mês de agosto. Outros 500 manifestantes pacíficos foram assassinados desde novembro de 2015. Parte dessas mortes ocorreu na região em que Lilesa vive. De acordo com o atleta, as pessoas estão protestando contra a tomada de terras e recursos.

Comente agora
22
Ago
Imposto sobre maconha gera receita de US$ 25,5 milhões nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 21:23h

O estado norte-americano do Oregon arrecadou US$ 25,5 milhões em impostos pelo consumo de maconha recreativa no acumulado do ano até julho, segundo o governo estadual. Estabelecimentos que vendem maconha medicinal começaram a cobrar uma taxa de 25% pelas vendas de maconha recreativa em janeiro deste ano. O departamento de orçamento do Oregon diz que os postos de distribuição de maconha foram obrigados a declarar até 1º de agosto a arrecadação com o produto no segundo trimestre. A maconha recreativa é ilegal em 46 estados norte-americanos e na legislação federal. A maconha recreativa foi legalizada no estado do Oregon no fim de 2014, mas ela só pode ser vendida em postos médicos de maconha medicial até que a Comissão de Controle de Licores do oregon finalize as regras para essa nova indústria. Isso deve ocorrer até o ano que vem. A estimativa de receita pela venda do produto até junho de 2017 quadruplicou, segundo o governo do estado. O montante esperado na arrecadação subiu de US$ 8,4 milhões para US$ 35 milhões.

Comente agora
22
Ago
Após reunião da UE, Hollande pede que Europa não abrace nacionalismo
Postado por: Débora Ayane / 17:58h

Líderes da Alemanha, França e Itália, as três principais economias da zona do euro, reuniram-se na tarde desta segunda-feira (22) na ilha italiana de Ventotene para discutir os desafios futuros da União Europeia. O encontro ocorreu dois meses após o Reino Unido ter decidido deixar o bloco econômico.A ilha, na costa de Nápoles, recebeu Matteo Renzo (Itália), Angela Merkel (Alemanha) e François Hollande (França). Líderes da União Europeia devem reunir-se em setembro, na Eslováquia, em uma reunião mais ampla.Após o encontro, Hollande pediu que o continente não caminhe em direção a tendências nacionalistas e afirmou que a União Europeia pode ter um futuro de "unidade e coesão". Partidos nacionalistas têm crescido na região, inclusive na França.Um dia antes, Renzi havia afirmado que o encontro em Ventotene tinha por meta relançar o projeto europeu. Há receio quanto a um efeito contágio do referendo britânico, levando a voto similar, por exemplo, na Holanda.Assim, relatos dos últimos dias indicavam que um dos objetivos do encontro era manter o status quo do bloco econômico. Com essa meta, Merkel planeja reunir-se no curto prazo com diversos outros líderes. Ela deve viajar a Praga e Varsóvia e receber, em seu país, líderes de países como Holanda, Finlândia, Suécia e Dinamarca.

Comente agora
22
Ago
Polícia britânica intercepta drones que transportavam drogas em prisão
Postado por: Débora Ayane / 15:14h

A polícia do Reino Unido interceptou drones que transportavam drogas e celulares para uma prisão no norte de Londres, segundo informou nesta segunda-feira (22) a imprensa britânica. O inspetor de polícia Steve Heatley disse que os drones "levavam uma quantidade considerável de drogas de classe B, 'legal highs' (ou drogas legais, novas substâncias psicoactivas que não estão controladas legalmente) e um grande número de telefones". "Pudemos interceptá-los graças à vigilância dos agentes policiais e dos cidadãos", afirmou Heatley. Os artefatos foram achados durante uma investigação contra o contrabando realizada pela polícia nas prisões durante o fim de semana de 12 de agosto. Um dos drones colidiu enquanto sobrevoava a prisão HMP Pentonville e outro foi alcançado no meio do voo em 14 de agosto, segundo os veículos de imprensa britânicos. A polícia também informou que tinha perdido a pista de outros dois drones durante a operação.

Comente agora
22
Ago
Mulher ataca ao menos duas pessoas com facão em Bruxelas
Postado por: Débora Ayane / 13:26h

Uma mulher armada com um facão tentou atacar ao menos duas pessoas em um ônibus nos subúrbios de Bruxelas, na Bélgica, avança a agência de notícias RT. Segundo a mesma fonte, a polícia atirou contra a suspeita após ela se recusar a se entregar. Ainda não há notícia sobre mortos ou feridos.

Comente agora
22
Ago
Menino de 12 anos tem colete suicida retirado pela polícia. Veja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:02h

Um garoto com entre 12 e 13 anos se preparava para concretizar um ataque suicida em uma mesquita de Kirkuk, no Iraque, quando foi detido pela polícia. As autoridades retiraram manualmente o colete de explosivos, que foi depois detonado em segurança. A mesma cidade foi alvo neste domingo (21) de dois outros atentados. Oficiais curdos citados pelo jornal regional Rudaw assumem que esta pode ter sido uma tentativa de ataque do auto-proclamado Estado Islâmico. Esta não seria a primeira vez que um menor é protagonista de um ataque suicida em nome do EI. Acredita-se que o responsável pelo ataque a um casamento na Turquia que fez pelo menos 50 mortos este sábado tenha entre 12 e 14 anos.

Veja vídeo abaixo:

Comente agora
21
Ago
Morre Donald Henderson, médico que erradicou a varíola
Postado por: Anacley Souza / 17:14h

Donald Henderson, o médico americano e agente da saúde pública que liderou uma bem sucedida luta global para erradicar a varíola nos anos 1960 e 1970, salvando milhares de vidas, morreu, aos 87 anos. Conhecido com D.A., Henderson era considerado um “gigante” da saúde pública, afirmou Michael Klag, reitor da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, posição antes ocupada por Henderson. “Henderson fez com que a Organização Mundial de Saúde fosse bem sucedida nos 10 anos em que se esforçou para erradicar a varíola, uma das maiores conquistas da saúde pública na História”, afirmou Klag em uma declaração ao anunciar sua morte. “A varíola é a única doença humana que já foi completamente erradicada”. Henderson morreu na sexta-feira, em Baltimore, devido a complicações por uma fratura no quadril, afirmou em um comunicado o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh – onde ele era um acadêmico. Funcionário do Centro de Doenças Transmissíveis, anteriormente chamado de Centro para Controle e Prevenção de Doenças, ele foi selecionado em 1966 para comandar os esforços, aparentemente inúteis, da erradicação da varíola. Primeiramente conhecida como “praga”, a doença foi uma das mais mortais da História, matando cerca de 300 a 500 milhões de pessoas somente no século XX. Henderson supervisionou a implementação de um programa de vacinação sistemática que tinha por objetivo isolar os focos, ao invés de tentar a vacinação em massa. A campanha foi declarada um sucesso em 1980. “D.A. Henderson verdadeiramente mudou o mundo para melhor”, disse, em um comunicado, Tom Inglesby, do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. “Com tudo isso, ele ainda teve tempo para ser um mentor para inúmeros jovens e foi um grande amigo. Ele é insubstituível”. Henderson deixa sua esposa Nana, sua filha Leigh e seus filhos Douglas e David.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com