As comentadas


Bom dia , Sábado, 30/04/2016








Enquete



Reflita

Blog

Mundo

30
Abr
Cerca de 70 imigrantes estão desaparecidos após naufrágio na Líbia
Postado por: Dulce Santana / 08:12h

Cerca de 70 imigrantes estão desaparecidos depois de o bote em que seguiam, com destino a Itália, ter naufragado em frente à costa da Líbia, informou a guarda costeira italiana. Outros 26 imigrantes foram resgatados após o acidente ocorrido perto da localidade líbia de Sabratha. Operações de busca foram lançadas na zona por outras 70 pessoas que também seguiriam a bordo, as quais foram, no entanto, dificultadas com o cair da noite. A guarda costeira italiana informou que na manhã de sexta-feira (29) foi avisada da ocorrência do naufrágio, através de uma chamada de telefone por satélite, localizada no mar, não longe da costa líbia, pelo que alertou as autoridades daquele país. Um navio mercante italiano recebeu o aviso e deslocou-se ao local, onde encontrou o barco e iniciou a busca pelos sobreviventes. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
29
Abr
Principal fabricante de cerveja na Venezuela suspende produção
Postado por: Anacley Souza / 23:45h

A Cervejaria Polar, pertencente ao maior grupo empresarial da Venezuela e principal fabricante de cervejas, suspendeu nesta sexta-feira (29) a última de suas quatro unidades de produção no país, já atingido por uma severa escassez de outros produtos, como alimentos e medicamentos. A medida configura uma disputa com o governo sobre o controle do câmbio. A Polar produz cerca de 80% da cerveja consumida na Venezuela. De acordo com a empresa, a paralisação deve ter impacto negativo sobre os 10 mil empregos diretos e os mais de 300 mil postos de trabalho indiretos - entre franqueados, transportadores e fornecedores - ligados à cervejaria. Na semana passada, a empresa havia anunciado que só tinha "cevada maltada para produzir cerveja até 29 de abril", devido à falta de moeda internacional para pagar seus fornecedores estrangeiros, provocada pelo controle estatal do câmbio no país. O governo de Nicolás Maduro, por sua vez, acusa a Polar de exagerar suas necessidades de dólares e armazenar produtos como parte de uma "guerra econômica" em favor da comunidade empresarial, políticos e os Estados Unidos com o objetivo de minar o socialismo na Venezuela, informou a Reuters. "Será preciso beber muito menos (...). Em ocasiões especiais, aniversários, batizados. Se antes você bebia 6, agora serão 3", declarou à AFP Jorge Díaz, um comerciante de 33 anos. A partir do dia 22, a Venezuela passou a ter cortes de energia de quatro horas diárias durante 40 dias em seus dez estados mais populosos e industrializados, anunciou o governo, que culpa a seca provocada pelo fenômeno El Niño. "Cada usuário terá uma suspensão temporária de quatro horas diárias.

Comente agora
29
Abr
Estudante de medicina some após ir a congresso em Portugal, diz irmã
Postado por: Anacley Souza / 19:36h

O estudante de medicina Acles Matias Vaz, de 32 anos, desapareceu após ir a um congresso da área da saúde em Portugal. As informações são da irmã do universitário Aline Vaz. Ela conta que o irmão embarcou no dia 19 deste mês, de Salvador para Lisboa, mas depois não mandou mais notícias. Aline e a família moram em Xambioá, norte do Tocantins. Ela disse que Acles se mudou para Bolívia há cinco anos para fazer o curso. Lá, ele mora com um irmão. "Ele foi sozinho, embarcou no aeroporto de Salvador com destino a Lisboa. O que sabemos é que Acles iria para um congresso. Nós falamos com ele no momento do embarque, ele até nos mandou fotos dentro do avião. Depois perdemos o contato." Aline disse que, no primeiro momento, pensou que o irmão tinha perdido o celular ou que o aparelho havia descarregado. Acles iria retornar para a Bolívia no dia 26, mas ele não apereceu. "Depois disso, ficamos preocupados, desesperados. Ligamos para a empresa de voo que confirmou que ele embarcou de Salvador para Portugal. Mas, ele não apareceu para a viagem de volta", contou. (Veja o vídeo) A família de Acles procurou o Itamaraty para relatar o caso. Aline disse também que falou com amigos do irmão na Bolívia, mas eles não sabiam informações sobre o estudante. A assessoria de comunicação do Itamaraty confirmou que os parentes informaram sobre o caso nesta quinta-feira (28). Disse também que o Consulado do Brasil em Lisboa está acompanhando o caso e que já entrou em contato com autoridades de Portugal para tentar localizar o estudante. (Globo)

Comente agora
29
Abr
Quênia irá queimar maior estoque ilegal de marfim da história
Postado por: Anacley Souza / 18:44h

Presas de mais de oito mil elefantes mortos ilegalmente serão queimadas no Quênia no próximo sábado (30), a maior destruição de marfim da história. Também serão destruídos chifres de 343 rinocerontes. A cerimônia deve se tornar um símbolo da situação alarmante da caça clandestina na África. Esse volume de marfim valeria 172 milhões de dólares (equivalente a 594 milhões de reais) no mercado negro, disse o especialista em comércio de animais selvagens Esmond Bradley Martin, à rede CNN. A cerimônia de queima irá acontecer no Parque Nacional de Nairóbi, com a presença do presidente Uhuru Kenyatta, chefes de estado de outros países da África, oficiais da Organização das Nações Unidas e dos Estados Unidos, além de representantes de entidades de proteção ambiental. Na sexta-feira, o presidente do Quênia disse que busca banir completamente o comércio de marfim e chifres. "O futuro dos elefantes e rinocerontes africanos não estará seguro até que a demanda por seus produtos continue a existir", declarou Kenyatta. De acordo com a fundação Born Free, entre 30 mil e 50 mil elefantes foram mortos entre 2008 e 2013 e a taxa de assassinatos já supera a de nascimentos no continente africano. No evento serão acessas 11 fogueiras, totalizando cerca de 105 toneladas de marfim extraído dos elefantes e 1,5 tonelada de chifres de rinocerontes. A quantidade é sete vezes maior que o volume queimado em um evento anterior e as fogueiras devem demorar cerca de quatro horas para queimar completamente.

Comente agora
29
Abr
Prédio de seis andares desaba em Nairóbi
Postado por: Anacley Souza / 17:46h

Um prédio de seis andares desabou no bairro de Huruma, em Nairóbi, informou a Cruz Vermelha queniana, que vítimas do incidente ocorrido nesta sexta-feira (29). Ao todo, 150 domicílios foram afetados, estima a organização. Os desabrigados foram acampar num local próximo. A cidade de Nairóbi tem registrado fortes chuvas e inundações, mas inicialmente não foi divulgado se o desabamento teria relação com o mau tempo. (Globo)

Comente agora
29
Abr
ONU: Paz entre Israel e Palestina está “mais distante do que nunca”
Postado por: Débora Ayane / 17:46h

Em pronunciamento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, o secretário-geral Ban Ki-moon fez um alerta:  “A paz entre Israel e Palestina está ‘mais distante do que nunca”. Ele citou como motivos para sua conclusão o aumento dos ataques dos palestinos contra israelenses, a expansão dos assentamentos de Israel e o aumento das demolições de residências palestinas na Cisjordânia. Para Ban Ki-moon, isso tudo fez com que a confiança “evaporasse” nas negociações por uma solução de dois Estados, deixando-a “mais distante do que já esteve por muitas décadas”. Em seu balanço, o secretário-geral lembrou que a onda de violência nos últimos seis meses resultou em mais de 200 palestinos e cerca de 20 israelenses mortos e Israel continuou, em ritmo acelerado, construindo assentamentos judeus em locais que seriam “estruturas palestinas”. Em 2016 mais de 700 palestinos foram deslocados, número superior a todo o 2015. A insistência da ONU em abordar o tema é ecoada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que emitiu recentemente uma resolução onde refere-se a Israel como a “força de ocupação” do território palestino. Também se nega a reconhecer o Monte do Templo como um antigo local de culto judaico – onde estava o templo de Salomão. Pelo contrário, afirma que o complexo da Mesquita Al-Aqsa é “um lugar islâmico”. O texto do documento usa o nome árabe ‘Al-Buraq’ para se referir ao Muro das Lamentações. Declara ainda as cidades de Hebron e Belém como “locais palestinos”. Com isso tenta apagar os locais mencionados na Bíblia como o “berço” do judaísmo (Gn 13) e do cristianismo (Mt 2). Não por coincidência, o material da UNESCO foi assinado por Jordânia, Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Omã, Qatar e Sudão, mostrando que o órgão está sendo controlado por nações muçulmanas. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu condenou fortemente a resolução. “Esta é outra decisão absurda das Nações Unidas. A UNESCO ignora a conexão histórica do judaísmo com o Monte do Templo (Al-Aqsa)”, declarou à imprensa.

França quer independência da Palestina:

Comente agora
29
Abr
Queda de helicóptero deixa pelo menos 11 mortos na Noruega
Postado por: Débora Ayane / 16:53h

Um acidente envolvendo um helicóptero deixou pelo menos 11 mortos na Noruega. A aeronave era ocupada por 13 passageiros e caiu nesta sexta-feira (29), na costa oeste do país. As autoridades seguem em busca dos outros dois desaparecidos. Entre os ocupantes estavam 11 noruegueses, um britânico e um italiano. Através da rede social Twitter, a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, disse que a notícia o acidente era "horrível". Segundo informações da agência de notícias Reuters, a aeronave voltava da plataforma petrolífera Gullfaks B, operada pela Statoil no mar do Norte, quando caiu. "O helicóptero está completamente destruído", disse o porta-voz do Centro de Coordenação de Resgate do Sul da Noruega. Redes de TV norueguesas mostraram imagens de colunas de fumaça e destroços vermelhos em uma extensão de mar.

Comente agora
29
Abr
Pentágono diz que bombardeio de hospital afegão não é crime de guerra
Postado por: Débora Ayane / 15:25h

O bombardeio contra um hospital da ONG Médicos Sem Fronteiras na cidade afegã de Kunduz no ano passado aconteceu devido a uma série de erros e deve ser punido, mas não pode ser considerado um crime de guerra, afirmou o Pentágono. Em uma coletiva de imprensa, o general Joseph Votel, do Comando Central das Forças Armadas americanas, explicou que no ataque lançado em 3 de outubro de 2015 a tripulação do avião AC-130 não dispunha de uma lista de sítios protegidos na região de Kunduz. A aeronave equivocadamente dirigiu seu ataque contra o centro médico onde eram atendidos pacientes com traumas, o que provocou 40 mortes entre pacientes, familiares e pessoal sanitário. Até agora, os Estados Unidos anunciaram sanções contra vários militares pelos erros que levaram ao bombardeio de uma instalação médica.

Comente agora
29
Abr
Mulher que já estava na menopausa engravida após ser atropelada
Postado por: Dulce Santana / 09:37h

Kate Mansbridge, de 43 anos, moradora da Inglaterra, foi considerada um verdadeiro "milagre médico". Aos 27 anos ela entrou na menopausa e ficou sabendo que não poderia mais ser mãe. Pelo menos não pelo método normal. Três anos depois, por incrível que pareça, um acidente que quase a matou foi também o que a salvou. A mulher foi atropelada durante um passeio de bicicleta na França, enquanto estava de férias. Os ferimentos foram tão graves que necessitou de doze operações. A britânica pensou que nunca mais ia conseguir andar mas o acidente permitiu com que ela se tornasse mãe pela primeira vez. Isto porque o seu corpo sofreu alterações hormonais. Era como se se tivesse reiniciado, revertendo a menopausa. Quando a enfermeira sofreu o acidente os médicos ficaram surpresos por ela ter sobrevivido ao impacto. Ela chegou a fraturar as pernas e a pélvis, causando lesões cerebrais e provocando um enfarte. "As pessoas me dizem que é um milagre e sei que o é", reconhece. Ela recorda o momento em que lhe disseram que não poderia ser mãe e diz ter ficado devastada. "Me dizerem que não podia ter filhos foi um tremendo choque, mas acabei por aceitar que nunca poderia ser mãe", adianta. Hoje ela tem a filha Ruby, de seis anos, "a filha que sempre quis". "Apesar de o acidente ter sido a pior coisa que me aconteceu e levei anos para me recuperar foi também a melhor coisa que me aconteceu. Sem o acidente não poderia ter tido uma filha", explica. Outra curiosidade é que Kate passou a falar fluentemente francês e com um sotaque sul-africano. O fenômeno raro pode acontecer a alguns pacientes, como resultado do enfarte. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
29
Abr
Obama prevê que EUA recebam 10 mil refugiados neste ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:57h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que espera que o país cumpra a meta de receber 10 mil refugiados sírios antes do final do ano, apesar dos atrasos e da oposição de críticos preocupados com implicações para a segurança. Enquanto a Europa enfrentava dificuldades com os sírios que fugiram da guerra civil no outono passado (primavera no Hemisfério Sul), Obama prometeu receber 10 mil refugiados sírios até o fim do ano fiscal de 2016. Contudo, o Departamento de Estado relatou em 31 de março, na metade do ano fiscal, que somente 1.285 sírios haviam entrado nos EUA. "Nós vamos continuar pressionando”, disse Obama quando perguntado na quinta-feira se o objetivo seria alcançado. A promessa de Obama foi atacada por republicanos preocupados com militantes violentos que poderiam chegar ao país se passando por refugiados. Mais de 30 governadores têm tentado bloquear refugiados, mas tribunais e o procurador-geral disseram que cabe ao governo federal checar os refugiados e assentá-los. O presidente declarou que o seu governo quer assegurar que refugiados têm sido checados e supervisionados de forma apropriada. O Congresso pode colocar obstáculos ao processo, disse ele. "Administrativamente acho que agora temos que acelerar o processo", afirmou ele em entrevista com estudantes na Casa Branca.

Comente agora
28
Abr
Médico é demitido por se posicionar contra homossexualidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:43h

Em 2015, Kelvin Cochran, chefe dos bombeiros de Departamento de Bombeiros de Atlanta, Georgia, foi demitido após escrever um livro sobre o pecado original e suas consequências. Entre as afirmações, ele classifica a homossexualidade e lesbianismo como “perversão sexual”. Por causa dos protestos de grupos LGBT, ele acabou sendo demitido. Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos, não existe a mesma estabilidade dos concursos públicos. Agora, o doutor Eric Walsh é quem luta na justiça contra sua demissão. Funcionário do Departamento de Saúde Pública da Geórgia, o motivo de sua exclusão do quadro funcional do estado é o fato dele ser pastor e pregar contra a homossexualidade. Além de médico, ele foi ordenado pela igreja Adventista do Sétimo Dia e seus sermões estão disponíveis no Youtube. Além de ser formado em Medicina, ele possui doutorado em saúde pública. Trata-se de um profissional reconhecido, tendo sido parte do Conselho Consultivo sobre o HIV/AIDS do presidente Barack Obama. Seus advogados estão processando o governo da Georgia, baseado em uma Lei de Direitos Civis, de 1964, que proíbe decisões de empregadores que tenham como base motivos religiosos. Documentos que foram divulgados pela sua defesa comprovam que funcionários do Departamento de saúde usaram como “prova” os sermões do pastor, onde ele defende o casamento tradicional. Para o médico, trata-se de algo orquestrado por militantes LGBT que já se manifestaram contra ele em um evento numa universidade. O processo está em andamento desde 2014 e na época, Walsh afirmou em comunicado que não “podia acreditar” que sua demissão foi por motivos alheios ao serviço. “Sou filho de uma mãe solteira que sempre me ensinou qual era a nossa fé.

Comente agora
28
Abr
Ataque contra hospital da Médicos Sem Fronteiras mata 30 pessoas na Síria
Postado por: Anacley Souza / 18:46h

Pelo menos 30 pessoas morreram em um bombardeio do governo sírio contra um hospital da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Aleppo, a segunda maior cidade do país. O balanço foi divulgado pelo Aleppo Media Center, uma plataforma de jornalistas e fotógrafos do município, que está há seis dias sob ataque das forças do regime de Bashar al Assad. O número de vítimas ainda pode subir, já que há muitos civis gravemente feridos. "Médicos Sem Fronteiras condena esse vergonhoso ataque, que atinge mais uma estrutura de saúde na Síria. Esse ataque devastador destruiu um hospital vital para Aleppo e que era também o principal centro pediátrico da área. Onde está a indignação de quem tem o poder e o dever de interromper esse massacre?", questionou Muskilda Zancada, chefe da missão da MSF no país árabe. Desde novembro, pelo menos quatro estruturas da ONG foram bombardeadas, sendo duas delas na Síria, outra no Iêmen e uma no Afeganistão. A cidade e a província de Aleppo eram controladas pela Frente al Nusra, braço da Al Qaeda no país árabe, mas passaram a sofrer forte assédio das forças de Assad, apoiadas pela Rússia.

Comente agora
28
Abr
Brasileira é mantida em abrigo para imigrantes ilegais nos EUA
Postado por: Débora Ayane / 17:48h

Uma brasileira de Tocantins, de 17 anos, está sendo mantida num abrigo para imigrantes ilegais em Chicago (EUA), após tentar entrar nos Estados Unidos para uma viagem de turismo com destino a Boston (Massachusetts), segundo a família.De acordo com a mãe da adolescente, a filha foi parada pela imigração na conexão em Detroit, em 17 de abril. Durante a entrevista em solo americano, a mãe contou que a adolescente disse à imigração que o motivo da viagem seria para praticar o inglês. Como não tinha visto de estudante, foi detida.A garota iria se encontrar com uma amiga nos EUA e, de lá, voltariam juntas para Palmas.A imigração americana fez contato com a mãe da adolescente colhendo informações sobre a viagem da menina. Depois, a própria adolescente telefonou para a mãe e contou que estava assustada. Segundo a mãe, a filha acreditava estar havendo algum erro de comunicação.Segundo a mãe, a imigração dava a entender que a garota foi aos EUA para se encontrar com algum homem, que poderia ter algo haver com prostituição.Depois da conversa com a filha, a mãe entrou em contato com o consulado brasileiro para tentar entender o que tinha acontecido. Segundo ela, a filha estava desesperada e chorava muito.

Comente agora
28
Abr
Escorregador mais alto do mundo será inaugurado em Londres
Postado por: Anacley Souza / 17:45h

Um escorregador de 178 metros de comprimento que será inaugurado em Londres já é considerado o mais alto e mais longo do mundo. A atração fica na região nordeste da capital inglesa e foi anexada à 'Orbit Tower', torre projetada pelo artista plástico Anish Kapoor no Parque Olímpico Rainha Isabel. Os ingressos para o brinquedo, cuja inauguração está prevista para o dia 24 de junho, já estão à venda. O projeto, construído com tubos de metal prata no entorno da obra de arte, foi modificado pelo artista Carsten Höller. O escorregador de 76 metros de altura dá 12 voltas ao redor da torre e termina em um declive reto de 50 metros até o chão. Durante a descida, de aproximadamente 40 segundos, os visitantes podem alcançar uma velocidade de até 24 quilômetros por hora. O escorregador será aberto para pessoas com no mínimo 1,30 metro de altura e peso inferior a 150 quilos. Crianças menores de 3 anos não poderão escorregar no brinquedo. A entrada para visitar a escultura é de 12 libras (60 reais) e a descida no escorregador custará aos visitantes 5 libras (25 reais) adicionais. A nova atração custou 3,5 milhões de libras (17,8 milhões de reais), e os responsáveis por sua construção acreditam que o investimento será recuperado em cinco anos. A 'Orbit Tower' era usada anteriormente como um local de observação da cidade. O Parque onde a torre está localizada foi projetado para abrigar as principais instalações e a vila olímpica dos Jogos de 2012.

Comente agora
28
Abr
Papa receberá elencos da Juventus e do Milan no Vaticano
Postado por: Dulce Santana / 11:15h

Conhecido por sua paixão pelo futebol, o papa Francisco receberá as delegações da Juventus e do Milan no dia 20 de maio - um dia antes da final da Copa da Itália, que será disputada no estádio Olímpico de Roma. Tanto jogadores como a comissão técnica das duas equipes, além de dirigentes da Lega Serie A, que administra a primeira divisão do futebol italiano, estarão presentes na audiência privada. O presidente da entidade, Maurizio Beretta, informou que dará de presente para o Pontífice uma réplica da taça que será entregue ao campeão do torneio. Em 2013, no seu primeiro ano de Pontificado, Jorge Mario Bergoglio recebeu os jogadores da Roma e da Lazio, que faziam a final daquele ano. Na temporada seguinte, foi a vez dos elencos da Fiorentina e do Napoli irem ao Vaticano. No ano passado, ele recebeu os dirigentes da Lazio pouco antes da final contra a Juventus.

Comente agora
27
Abr
Servidores públicos passam a trabalhar apenas duas vezes na semana na Venezuela
Postado por: Anacley Souza / 18:38h

O governo da Venezuela anunciou que os servidores públicos do país vão trabalhar apenas duas vezes na semana. A medida foi adotada para economizar energia e combater a crise econômica no país. "Quarta, quinta e sexta-feira não se trabalhará no setor público à exceção daquelas tarefas que são fundamentais, que são necessárias" afirmou o vice-presidente Aristóbulo Isturiz em transmissão televisiva. Cerca de dois milhões de funcionários públicos serão afetados pela medida. Eles já cumpriam jornada reduzida de seis horas e não trabalhavam às sextas-feiras para poupar energia elétrica. "Peço a máxima compreensão, apoio, solidariedade, ação e consciência", disse o presidente Nicolás Maduro.

Comente agora
27
Abr
Abdeslam é acusado de assassinato de caráter terrorista na França
Postado por: Débora Ayane / 16:12h

Salah Abdeslam, único sobrevivente dos comandos que cometeram os atentados de 13 de novembro em Paris, quando morreram 130 pessoas, foi acusado nesta quarta-feira (27) pela justiça francesa de assassinato de caráter terrorista, cumplicidade em assassinato de caráter terrorista, posse e uso de explosivos e armas e sequestro pelo ataque na casa de shows Bataclan, informam os jornais locais e a agência de notícias Associated Press."Abdeslam foi colocado a disposição das autoridades francesas nesta manhã, em execução à ordem de detenção europeia emitida contra ele pela França em 19 de março de 2016", afirmou um comunicado da Procuradoria Geral belga.Segundo seu advogado Frank Berton, Abdeslam será enviado a uma prisão fora de Paris. O advogado disse que Abdeslam afirmou a um juiz que ele explicará seu papel na série de atentados em um outro dia. Ele deve começar a ser interrogado em 20 de maio e até lá permanecerá em prisão preventiva, acrescentou seu advogado.Mais cedo, o ministro francês da Justiça, Jean-Jacques Urvoas, havia informado que caso a prisão preventiva do acusado fosse confirmada, ele seria levado para a área de isolamento de uma penitenciária da região de Paris.

Comente agora
27
Abr
Sérgio Moro participa de festa da 'Time' em NY com os 'mais influentes do mundo'
Postado por: Dulce Santana / 09:48h

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava-Jato na primeira instância, participou na noite desta terça-feira (27) do jantar de gala promovido pela revista americana “Time”, em Nova York. Moro chegou acompanhado pela mulher, a advogada Rosangela Wollf Moro. Moro é o único brasileiro na tradicional lista dos 100 mais influentes e aparece na mesma categoria que líderes políticos internacionais, como Barack Obama, os dois principais candidatos a sucedê-lo, Hillary Clinton e Donald Trump, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os mandatários da Rússia, Vladmir Putin, e da China, Xi Jinping. A revista descreveu a atuação do juiz no texto "Limpeza na corrupção", sobre a Lava Jato e o processo de impeachment de Dilma. "Brasileiros gritam seu nome nas ruas do Rio de Janeiro como se ele fosse uma estrela de futebol. Mas Sérgio Moro é apenas um juiz, embora o processo de escândalo de corrupção seja tão grande que poderia derrubar um presidente". (Correio)

Comente agora
26
Abr
Eleições nos EUA: Trump vence cinco primárias; Hillary leva três
Postado por: Anacley Souza / 23:25h

O pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump venceu nesta terça-feira as primárias do partido Republicano nos estados da Pensilvânia, Maryland, Connecticut, Rhode Island e Delaware, enquanto a aspirante democrata Hillary Clinton ganhou em Maryland, Delaware e na Pensilvânia - segundo projeções de emissoras de televisão. Clinton perdeu para o senador Bernie Sanders em Rhode Island e disputa voto a voto em Connecticut. Trump e Hillary Clinton são os francos favoritos para conseguir a indicação de seus partidos à eleição presidencial de novembro. A expectativa era de que ambos ganhassem todas as primárias disputadas nesta terça-feira, ficando ainda mais perto do número suficiente de delegados para garantir sua indicação. Entre os republicanos, o senador Ted Cruz e o governador de Ohio, John Kasich, anunciaram uma "aliança" para impedir que Trump consiga o número mínimo de delegados. O objetivo é forçar uma convenção "aberta". Nessa situação, é necessário buscar uma solução negociada em torno de um nome de apoio majoritário. No lado democrata, a vantagem da ex-secretária de Estado aumenta as pressões no partido para que o senador Sanders jogue a toalha. A decisão liberaria Hillary para se dedicar à segunda e decisiva fase da corrida pela Casa Branca. Sanders já antecipou que não pretende interromper sua campanha pelo menos até as primárias de Califórnia, previstas para 7 de junho. (AFP)

Comente agora
26
Abr
Restos mortais de Neruda são enterrados sem definir causas da morte
Postado por: Anacley Souza / 22:53h

O Chile voltou a enterrar, nesta terça-feira (26) os restos mortais de Pablo Neruda, concluindo, ainda sem certezas, um processo que durou três anos e foi destinado a esclarecer as causas da sua morte, poucos dias depois de Augusto Pinochet chegar ao poder. O féretro do Prêmio Nobel da Literatura regressou assim, em definitivo, à casa onde Neruda foi enterrado, na Isla Negra, três anos depois de um juiz ter ordenado a sua exumação para apurar se o poeta havia sido assassinado em 1973, quando se preparava para fugir do país e liderar no exílio a resistência ao golpe militar que instalou Pinochet no poder. O funeral concluiu uma homenagem de três dias, iniciada no último domingo (24) em Santiago do Chile, onde os restos mortais do maior poeta chileno e figura emblemática da literatura mundial do século XX passaram os últimos três anos à guarda do Serviço Médico Legal (SML) do país. Neruda, que foi um político proeminente e membro do Partido Comunista chileno, morreu aos 69 anos em uma clínica de Santiago em 23 de setembro de 1973, poucos dias depois do golpe militar que levou ao poder Augusto Pinochet, aparentemente por causa de um câncer da próstata de que padecia, explicação então aceita pelos seus próximos. Em 2011, o Partido Comunista do Chile apresentou em tribunal uma queixa, exigindo que a morte do poeta fosse investigada. A queixa teve por base declarações de Manuel Araya, antigo motorista do escritor, segundo as quais Pablo Neruda teria sido envenenado. O corpo do autor de 'Vinte poemas de amor e uma canção desesperada' e de 'Confesso que vivi' foi exumado em 08 de abril de 2013 e os exames e perícias médico-legais afastaram, numa primeira instância, a intervenção de terceiros na sua morte.

Comente agora
26
Abr
Adolescente brasileira de 17 anos é barrada na imigração e fica detida nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 21:08h

Uma adolescente brasileira de 17 anos está detida há uma semana nos Estados Unidos. Anna Beatriz Teophilo foi ao país encontrar uma amiga de escola, também brasileira, e passar dois meses viajando. A jovem foi barrada na imigração do Aeroporto de Detroit na terça-feira passada (19) e levada a um abrigo para menores em Chicago. Segundo a família, eles não conseguem trazê-la de volta para casa. "Meu pássaro está preso. Eu incentivei tanto a voar, pegaram e colocaram numa gaiola e isso é muito doloroso para mim, que sou mãe, que conheço a minha filha". Os pais da jovem disseram ao 'Jornal Hoje' que a filha saiu de Palmas, no Tocantins, onde mora, com autorização para viajar sozinha. Anna se formou no ensino médio e ganhou a viagem de presente. O Consulado do Brasil em Chicago está acompanhando o caso e informou que a imigração americana alega que a adolescente tentou entrar nos Estados Unidos para estudar, sem o visto adequado. Os pais negam que Anna Beatriz tenha viajado para o exterior com esse objetivo. Eles devem embarcar para os Estados Unidos nos próximos dias para acompanhar o caso de perto. Segundo informações do G1, até agora, a família conseguiu fazer apenas dois contatos com a adolescente por telefone. No primeiro, a mãe diz que quase não deu para falar porque as duas ficaram muito nervosas. "Ela ligou chorando, desesperada e muito angustiada. Isso me deixou muito nervosa". Na outra ligação, Anna conseguiu conversar com mais calma. "Eles tiraram sangue meu hoje. Vão fazer teste de urina também. Eles jogaram algumas coisas minhas fora, como escova de dente, alguns papéis de viagens que eu trouxe", disse Anna. Segundo o Itamaraty, por Anna ser menor e estar desacompanhada, a volta ao Brasil pode demorar mais. A família afirmou ainda que Anna tem costume de viajar sozinha. Em janeiro, ela foi para Argentina onde fez intercâmbio cultural e estudou espanhol até o mês de março. A próxima viagem estava programada para o Canadá, em julho deste ano, mas ela resolveu ir para os Estados Unidos este mês, após o convite da amiga.

Comente agora
26
Abr
Mitsubishi diz que trapaceou em testes de km por 25 anos
Postado por: Anacley Souza / 20:46h

A montadora japonesa Mitsubishi Motors disse nesta terça-feira que usou métodos para testar a economia de combustível que não obedeciam as regras japonesas por 25 anos, tempo muito superior ao conhecido anteriormente. A empresa disse que as agressivas metas internas podem ter pressionado os funcionários a exagerar ao dimensionar a economia de combustível de seus veículos e estabeleceria um comitê externo para investigar o assunto. A sexta maior montadora japonesa perdeu metade de seu valor de mercado - cerca de US$ 3,9 bilhões - desde que admitiu na semana passada que manipulava os resultados de testes de quatro miniveículos domésticos, incluindo dois que produzia para a Nissan Motor. A empresa também disse que mais modelos podem ter usado testes que não cumpriam os padrões japoneses, gerando preocupações com potencial aumento dos custos de compensações e multas. O órgão regulador de segurança automotiva dos EUA também está buscando informações, enquanto as autoridades japonesas vasculharam uma das instalações de pesquisa e desenvolvimento da empresa. A Mitsubishi disse que utilizava métodos de testes apropriados em seus veículos vendidos nos EUA e que não há indicação de manipulação de dados em veículos vendidos em outros mercados externos. O vice-presidente executivo, Ryugo Nakao, disse que a regulamentação japonesa foi alterada em 1991 para exigir métodos de testes que refletissem melhor o trânsito congestionado dos centros urbanos, mas a empresa não cumpriu com a mudança de regras. "Nós deveríamos ter mudado, mas não o fizemos", disse.

Comente agora
26
Abr
Cabrito com "rosto de bebê" choca moradores de vilarejo na Malásia
Postado por: Anacley Souza / 19:05h

Na Malásia, os moradores do vilarejo de Felda tomaram um susto após o nascimento de um cabrito com "rosto de bebê". Segundo o Globo, as fotos do animal foram divulgadas por Ibrahim Basir. Os habitantes da vila acreditam que a criatura seja um híbrido mítico de caprino e humano. No entanto, o mamífero morreu pouco depois de nascer.

Comente agora
26
Abr
Cão herói morre de exaustão depois de resgatar sete vítimas de terremoto no Equador
Postado por: Anacley Souza / 18:28h

Dayko, um cão de resgate do Corpo de Bombeiros da cidade de Ibarra, no Equador, morreu de exaustão na sexta-feira passada após resgatar sete pessoas dos escombros deixados pelos tremores. De acordo com a página da corporação no Facebook, o labrador de quatro anos de idade sofreu um "forte infarto do miocárdio e insuficiência respiratória". O animal chegou a ser atendido por um veterinário, mas não resistiu. "Dakyo partiu deixando um grande vazio na unidade canina, na vida de seu guia Alex Yela e na de cada um de nós que o conheceu", postaram os bombeiros. Dayko trabalhava como cão de resgate havia três anos e meio. Em seus anos no Corpo de Bombeiros, participou de diversas buscas e ajudou muitas vítimas de desastres. Segundo seu guia, Alex Yela, o cachorro era extremamente amigável e adorava nadar. Também fazia muito sucesso em eventos com crianças e shows caninos, nos quais dava "impressionantes saltos sobre obstáculos e passava por anéis de fogo". O terremoto de magnitude 7,8 graus castigou parte do norte do litoral do Equador no dia 16 de abril e deixou 654 mortos e pelo menos 16.601 feridos. Além disso, o país sul-americano foi atingido por outros 722 abalos menores na semana seguinte.

Comente agora
26
Abr
Após 30 anos, usina de Chernobyl terá escudo de aço para evitar novos vazamentos
Postado por: Débora Ayane / 15:02h

Num canteiro de obras montado ao lado do reator número 4 da antiga Usina de Chernobil, na Ucrânia, uma espécie de escudo gigante feito de aço, construído a partir de um projeto de colaboração e financiamento internacional, está sendo finalizado.Trata-se da maior estrutura móvel do mundo, com 108 metros de altura, 250 metros de largura e 150 metros de comprimento. A dimensão equivale a um prédio de 36 andares e com área onde caberiam pelo menos três campos de futebol.Já são quatro anos de trabalho para criar a nova estrutura, que deve ser movida sobre o reator em novembro deste ano. O arco gigante vai protegê-lo e selá-lo, a fim de evitar o vazamento de radiação e melhorar a estabilidade do sarcófago de concreto e aço construído meses depois do pior desastre nuclear da história.No dia 26 de abril de 1986, após um teste mal-sucedido, um dos quatro reatores da Usina de Chernobil, então na antiga União Soviética, explodiu e liberou uma enorme nuvem radioativa, que se espalhou por boa parte da Europa.Como consequência direta, 31 pessoas morreram. Mas outras dezenas ou até centenas de milhares perderam a vida para doenças como o câncer, relacionadas aos altos níveis de radiação. Até hoje não há consenso sobre o número de vítimas.

Comente agora
26
Abr
Dentista é condenado a oito anos de prisão por mutilar pacientes
Postado por: Débora Ayane / 14:30h

Um tribunal francês considerou o dentista holandês Jacobus Van Nierop culpado por mutilar dezenas de pacientes e por fraude e o sentenciou a oito anos de prisão. Van Nierop, de 51 anos, não mostrou sinais de emoção quando a corte na cidade de Nevers, no centro da França, anunciou o veredicto. Além disso, ele não poderá mais exercer a profissão.Cerca de 100 queixas foram apresentadas contra Van Nierop, como que ele retirou vários dentes saudáveis, gerou abscessos e provocou infecções recorrentes, entre outros problemas, após ele atender pacientes. Apelidado de “dentista do horror” pela imprensa francesa, Van Nierop foi acusado de causar “mutilações” e problemas permanentes em vários pacientes entre 2009 e 2012, de cobrar excessivamente de clientes e cobrar por procedimentos que não foram feitos, além da prática ilegal da profissão na França.Os magistrados impuseram uma multa de 10.500 euros (US$ 12 mil) contra o dentista. Uma parte dos danos causados pelo profissional ainda será alvo de decisão em junho. O dentista estava detido em uma prisão francesa desde janeiro de 2015. Segundo a promotora Lucile Jaillon-Bru, o profissional mostrava apenas ganância e indiferença para com o outro, inclusive mostrando certa alegria em fazer os outros sofrer. O objetivo dele era “sempre fazer mais dinheiro”, segundo a promotora.

Comente agora
26
Abr
Assassinatos de ativistas gay aumentam a tensão em Bangladesh
Postado por: Débora Ayane / 14:10h

A tensão se acentuou nesta terça-feira (26) em Bangladesh depois dos assassinatos com facão de dois militantes da comunidade gay, os últimos de uma série de ataques violentos contra intelectuais, escritores e minorias religiosas.Ao menos seis homens com facões e outras armas invadiram na noite de segunda-feira um prédio em Daca e mataram Xulhaz Mannan, editor de uma revista voltada para o público gay, e seu amigo, Mahbub Tonoy, também ativista.Os dois receberam ameaças islamitas em seu combate pelos direitos da comunidade homossexual.Organizações de direitos humanos disseram que estas mortes, junto com a de um professor universitário no sábado passado, levam a pensar que os agressores ampliaram seus objetivos. Os grupos exigiram justiça e uma proteção maior para as minorias neste país muçulmano conservador."O brutal assassinato de hoje [segunda-feira] de um editor de uma publicação LGBT [coletivo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero] e de seu amigo, dias depois da de um professor universitário espancado até a morte, prova a falta de proteção proporcionada a um grupo de ativistas pacíficos no país", declarou o diretor da Anistia Internacional do Sul da Ásia, Champa Patel.

Comente agora
26
Abr
“Figura sobrenatural” causa histeria coletiva em escola; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:42h

País de maioria muçulmana, a Malásia está em 31º lugar na lista dos que que mais perseguem os cristãos no mundo. Esta semana, o país inteiro debateu a presença de “espíritos do mal” quando uma ‘figura sobrenatural’ foi vista (e fotografada) em uma escola na cidade de Kota Bharu. Na semana passada, vários estudantes e professores da escola SKM Pengkalan Chepa alegam terem visto espíritos no local. Surgiram inclusive imagens de uma “figura escura”, que contribuiu para aumentar o pânico. A SKM está localizada no Estado de Kelantan, região de forte religiosidade. Como resultado do que a mídia chama de “histeria coletiva”, as autoridades fecharam a escola por três dias e chamaram especialistas para analisar o caso. Líderes islâmicos, acadêmicos e até feiticeiros foram ao local, para fazer de orações e tentativas de “exorcismo”. Dias depois, a instituição de ensino foi reaberta e as autoridades afirmam que a situação voltou ao normal. No entanto, o caso continua repercutindo, inclusive na imprensa internacional. Falando ao jornal Astro Awani, a professora Norlailawati Ramli afirma que sentiu uma presença “pesada” tentando agarrá-la. A professora Kamariah Ibrahim alega que a “silhueta escura” tentou entrar no seu corpo. A diretora da escola, Siti Hawa Mat, limitou-se a contar que as pessoas “passaram mal” após verem a tal “figura”. Em conversa com a BBC, uma funcionária da escola calcula que cerca de cem pessoas, a maioria estudantes, foram afetadas de alguma maneira. “Nossos estudantes foram possuídos e perturbados (por estes espíritos). Não sabemos exatamente por que aconteceu. Não sabemos o que nos afetou”, reclamou a funcionária, que prefere não se identificar. 

Assista:  

Espíritos do mal no Islamismo: 

Comente agora
26
Abr
Adolescente brasileira é barrada e fica detida em abrigo nos EUA
Postado por: Dulce Santana / 11:32h

Anna Beatriz foi barrada no Aeroporto de Detroit, nos Estados Unidos, na terça-feira passada (19) e levada a um abrigo para menores em Chicago. De acordo com a reportagem da TV Globo, a intenção da adolescente, de 17 anos, era encontrar uma amiga de escola, também brasileira, e passar dois meses passeando pelo país. Os pais contam que a filha saiu do Tocantins com autorização para viajar sozinha. O Consulado do Brasil em Chicago está acompanhando o caso e informou que a imigração americana alega que a adolescente tentou entrar nos Estados Unidos para estudar, sem o visto adequado. Os pais negam que a filha tenha viajado para o exterior com esse objetivo. Segundo eles, era apenas turismo. Eles devem embarcar para os Estados Unidos nos próximos dias.

Comente agora
26
Abr
Vídeo: casal é flagrado fazendo sexo em estação de metrô da Espanha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:22h

Um casal foi flagrado fazendo sexo na plataforma da estação Liceu, do metrô de Barcelona (Espanha), na frente de dezenas passageiros. O caso aconteceu por volta das 23h55 do último sábado (23) e está sendo investigado pelas autoridades.Segundo informações do jornal espanhol La Vanguardia, os dois foram filmado por uma mulher, que compartilhou o vídeo nas redes sociais para denunciar o episódio. Segundo ela, cenas como essa são frequentes na estação, o que o departamento responsável pelo transporte nega. Nas imagens, eles aparecem seminus em um banco, com as roupas jogadas ao redor. Sem parecer se importar com a presença dos outros passageiros, eles realizam o ato. O Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) informou que o incidente não havia sido reportado e garantiu que esta é a primeira vez que algo assim acontece. O jornal Barcelona Metro noticiou que todas as possibilidades estão sendo analisadas, incluindo que toda a cena seja simplesmente uma pegadinha ou um experimento social. Após o vídeo viralizar nas redes sociais, uma investigação foi iniciada para tentar identificar, localizar e punir os jovens, que irão responder por incivilidade.

Assista abaixo: 

Comente agora
26
Abr
ONG aponta que nove das dez cidades mais violentas do mundo estão na América Latina
Postado por: Dulce Santana / 07:13h

No ano passado, nove das dez cidades mais violentas no mundo estavam na América Latina, segundo levantamento feito pela ONG Segurança, Justiça e Paz (SJP), do México. O topo da lista é ocupado por Caracas, capital da Venezuela, com 19,87 mortes violentas por cada 100 mil habitantes. Apesar da divulgação do número, a organização critica em seu relatório a transparência do governo venezuelano. "Representa um grande desafio determinar a incidência real dos homicídios nesse país (Venezuela), pois os governantes, em lugar de transparência e prestação de contas, preferem o ocultamento ou a propaganda, muitas vezes baseada em mentiras", aponta o documento. Depois de Caracas, aparecem no ranking as cidades de San Pedro Sula, em Honduras, com 111,03 mortes violentas por 100 mil habitantes; San Salvador, em El Salvador, com 108,54; e Acapulco, no México, com 104,73. Completam a lista Maturín (Venezuela), Distrito Central (Honduras), Valência (Venezuela), Palmira (Colômbia), Cali (Colômbia) e Cidade do Cabo (África do Sul), a única fora da América Latina. (BN)

Comente agora
25
Abr
Bizarro: Homem descobre ser intersexual ao ganhar barba e menstruar aos 12 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:47h

Alec Butler, 57 anos, descobriu na juventude que era intersexual - alguém cujo sexo anatômico, hormonal e genético não é nem completamente masculino nem feminino. Em relato divulgado pela 'BBC', Alec foi classificado como do sexo feminino ao nascer e criado como uma menina - chamada de Audrey. "Eu tinha 12 anos quando a ficha finalmente caiu: minha barba começou a crescer e tive minha primeira menstruação. Foi algo realmente confuso para mim. Meus pais estavam um pouco assustados. Levaram-me para alguns médicos, mas ninguém na pequena cidade do Canadá em que vivia sabia o que era ser intersexual. Um médico disse que 'era melhor colocá-la em um sanatório até que ela aprenda a se vestir como uma menina e usar maquiagem'", contou o premiado roteirista e cineasta. Segundo o homem, o afeto dos pais o fez superar as dificuldades e o preconceito na época em que tinha 12 anos. "Minha família inteira foi muito afetuosa. Eu tinha muita vitalidade, era engraçado e eu divertia as pessoas com minhas imitações de Elvis Presley. Minha família aceitou-me muito bem – a escola e a sociedade é que foram duras comigo", explicou. "Quando terminei meus estudos, em 1978, sofri para arrumar um emprego. Mudei-me para Toronto e me apresentei como uma espécie de lésbica masculina. Era uma forma de formar uma comunidade, encontrar apoio e me sentir aceita.

Comente agora
25
Abr
Mulher dá à luz quíntuplos em apenas dois minutos e relata dificuldades da gravidez
Postado por: Débora Ayane / 17:46h

Uma australiana que estava grávida de cinco bebês deu à luz todos os filhos em menos de dois minutos. Kim Tucci, de 26 anos, descreveu em entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS News, as dificuldades de uma gravidez de quíntuplos. "Eu sentia como se meu corpo fosse desligar", disse. Em janeiro deste ano, nasceram quatro meninas, Ali, Penelope, Tiffany e Beatrix; e um menino, Keith. A jovem afirmou que não estava preparada para a "experiência completa" da gravidez e que temia pela saúde dos filhos, que nasceram com 30 semanas. Mãe de duas meninas, a australiana tentava engravidar de um menino quando recebeu a notícia de que teria quíntuplos. Em um blog, ela relatou dores nas costas, 12 idas ao banheiro por noite e necessidade de 6 mil calorias diárias para alimentar os cinco bebês. "Está ficando mais difícil a cada dia que passa para fazer passar a dor. Cada parte do meu corpo dói e eu não consigo dormir", escreveu. "Nenhuma quantidade de travesseiros está ajudando a apoiar minhas costas e barriga. Às vezes eu fico tão chateada que só quero erguer minhas mãos e desistir". Apesar das adversidades, os cinco bebês nasceram saudáveis.

Comente agora
25
Abr
Canadense refém de grupo extremista é morto nas Filipinas
Postado por: Débora Ayane / 16:55h

Um canadense que era feito refém do grupo filipino extremista Abu Sayyaf, vinculado à Al-Qaeda, foi morto nesta segunda-feira (25), afirmou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, confirmando a informação dada pela a emissora canadense CBC. "Estou indignado com a informação de que um cidadão canadense, John Ridsdel, que estava sequestrado nas Filipinas desde 21 de setembro de 2015, foi morto nas mãos de seus sequestradores", afirmou o premiê, acrescentando que o governo tenta conseguir a libertação de um segundo canadense que continua refém do grupo. John Ridsdel é um dos três estrangeiros que foram sequetrados em setembro de 2015 por militantes do grupo em um resort de uma ilha no sul do país. Entre eles também há um norueguês. O primeiro-ministro indicou que o segundo canadense, Robert Hall, foi sequestrado com Ridsdel e sua companheira filipina no porto de um hotel resort.

Comente agora
25
Abr
Elefante usado por turistas morre no Camboja com calor de 45°
Postado por: Débora Ayane / 16:16h

A morte de uma elefante no Camboja gerou comoção e revolta na população do país, no último dia 22. Segundo informações do Correio Braziliense, o animal, conhecido Sambo, vivia nos arredores do templo Angkor Wat e morreu de exaustão, de tanto carregar turistas no passeio pelo local. No dia da morte da elefante, os termômetros marcavam 45°. “Após a verificação do nosso veterinário, concluímos que ela morreu de ataque cardíaco devido às altas temperaturas e à falta de vento”, disse o gerente do templo Angkor, de acordo com informações do tabloide britânico The Sun. Por ano, o local recebe 2 milhões de turistas, boa parte realizando o percurso usando elefantes como meio de transporte. Pressionado por um grrupo de ativistas, a morte de Sambo gerou uma petição para que os animais do local tenham direito a mais cuidados de saúde. O uso de elefantes é organizado pela empresa Angkor Elephant, que, além de Sambo, conta com outros 13 animais para locomoção de turistas.

Comente agora
25
Abr
Editor de revista LGBT é agredido até a morte em Bangladesh
Postado por: Débora Ayane / 14:46h

Um editor da primeira revista LGBT de Bangladesh foi agredido até a morte na capital Dakha, segundo informações da BBC divulgadas nesta segunda-feira (25). A polícia informou que agressores ainda deixaram outra pessoa morta e uma ferida. "Agressores desconhecidos entraram em um apartamento e, com golpes de facão, mataram duas pessoas. Outra pessoa ficou ferida", informou o porta-voz da polícia de Daca, Maruf Hussein Sorder, segundo a France Presse. A polícia acredita que os suspeitos podem estar ligados algum grupo islamita, de acordo com a Reuters. Amigos disseram à TV britânica que o editor da revista LGBT Roopbaan, Julhas Mannan, também prestou serviços para a agência americana para a promoção do desenvolvimento USAID. O assassinato acontece dois dias depois de um professor universitário ser morto por um suspeito de ser um militante islamita.

Comente agora
25
Abr
Viúvo, ex-senador de 90 anos anuncia que vai se casar de novo - dessa vez com um homem
Postado por: Dulce Santana / 11:12h

Um ex-senador americano de 90 anos causou polêmica ao anunciar que vai se casar novamente - só que desta vez com um homem. Harris Wofford anunciou a sua decisão em um artigo no jornal 'The New York Times', onde fala que apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo e que sente-se sortudo em viver em uma época onde a instituição do casamento foi fortalecido dessa forma. No artigo, Wofford recusa rótulos e diz que o amor não vê gênero. Ele também se diz sortudo por ter tido a chance de viver "a histórias de dois grandes amores". Com a sua esposa Clare, que morreu em 1996 de leucemia, o ex-senador democrata teve três filhos. "Não me classifico com base no gênero das pessoas que amo. Tive um casamento de meio século com uma mulher maravilhosa, e agora tenho a sorte de ter encontrado a felicidade pela segunda vez", escreveu Wofford. Ele conheceu Matthew Charlton, 40 anos, cinco anos após a morte de Clare. O casamento deles está previsto para acontecer nesta semana. Wofford começou na vida política aos 18 anos, e representou o estado da Pensilvânia no Senado americano entre 1991 e 1995. Ele também trabalhou com os presidentes John F.Kennedy, Bill Clinton e Barack Obama.

Comente agora
25
Abr
Doces contaminados com pesticidas deixam 23 mortos no Paquistão
Postado por: Dulce Santana / 08:30h

Ao menos 23 pessoas morreram no Paquistão e mais de 50 permanecem hospitalizadas após a ingestão de doces que podem ter sido contaminados acidentalmente com pesticidas, informou a polícia. "O balanço de falecidos pelo consumo de doces chega a 23 e outras 52 pessoas permanecem internadas em vários hospitais", afirmou à AFP Munir Ahmed, chefe da polícia da província de Punjab. Umar Hayat, morador de Karor Lal Esan, na província de Punjab, comprou os doces em uma padaria em 17 de abril para uma festa da família após o nascimento de seu neto. Entre as vítimas estão o pai do bebê e sete tios do recém-nascido, segundo a polícia. Outro comandante policial do distrito, Rameez Bukhari, confirmou o número de vítimas e anunciou a detenção de três pessoas que trabalhavam na padaria. De acordo com a investigação preliminar, um dos funcionários colocou de maneira acidental pesticida na fórmula para preparar os doces. "Ao lado havia uma loja de pesticidas que estava fechada para reformas e o proprietário havia deixado os pesticidas na padaria para mantê-los em um local seguro", disse Bukhari, que aguarda os resultados da investigação. (G1)

Comente agora
24
Abr
Os cristãos mais influentes do mundo, segundo a revista Time
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:13h

A revista Time publicou esta semana uma lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2016. O site CBN destacou quem são os cristãos com destaque neste relatório. Como é frequente, a revista reconheceu o papa Francisco, mas esse ano incluiu Mussie Zerai, o sacerdote eritreu que salvou a vida de milhares de imigrantes no contexto da crise migratória, trabalhando com os africanos que tentaram cruzam o mar para a Europa. Na arena política, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que já disse em entrevistas: “Eu acredito em Deus, ele é meu companheiro constante, e tem sido tudo na minha vida”. Paul Ryan, o presidente do Congresso dos Estados Unidos, tem sido discreto ao vocalizar sua fé, embora tenha pedidos que os deputados orassem ‘uns pelos outros’. Católico praticante, ele afirma: “A fé de uma pessoa é fundamental para determinar como ela se comporta em público e em privado. Então, para a minha fé, o que nós chamamos de magistério social determina como aplicar a doutrina em sua vida cotidiana”. A revista também incluiu John Kerry, secretário de Estado dos Estados Unidos, que uma vez declarou: “As Escrituras dizem: ‘meu irmão, se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, para que serve? Quando nós olhamos para o que está acontecendo na América hoje, onde estão as obras de compaixão?” Por fim, o pré-candidato a presidente Ted Cruz, que sempre fala em público sobre sua fé evangélica. Filho de pastor, durante sua campanha repetidas vezes afirmou que sua fé em Jesus é determinante para sua conduta e propostas. Na área dos esportes, a Times incluiu o jogador de basquete Stephen Curry, do Warriors. Evangélico, ele posta seguidamente versículos em suas contas nas redes sociais. Questionado por seu costume de comemorar os pontos que faz com o dedo para cima, disse: “Toda vez que faço uma cesta, bato no peito e apontou para o céu. Com isso simbolizo que tenho Deus no coração”. Além disso, destaque para o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton. O britânico declarou: “Minha fé é importante para mim. Eu realmente acredito que o meu talento é um dom de Deus. Sei que sou verdadeiramente abençoado”.

Comente agora
24
Abr
Obama quer concluir negociações de livre-comércio até o fim do ano
Postado por: Débora Ayane / 16:56h

Os Estados Unidos e a União Europeia devem “prosseguir” as negociações sobre o acordo de livre-comércio, com o objetivo de concluí-las “até ao fim do ano”, afirmou hoje (24) o presidente norte-americano, Barack Obama, em visita à Alemanha.“Angela [Merkel] e eu estamos de acordo para afirmar que os Estados Unidos e a União Europeia [UE] precisam de prosseguir as negociações de um acordo comercial transatlântico”, apesar das divergências e das críticas, declarou Barack Obama numa entrevista junto com a anfitriã alemã, na chegada a Hanôver.“Não espero que consigamos ratificar um acordo até ao fim do ano, mas prevejo que consigamos concluir as negociações do acordo e nessa altura as pessoas poderão perceber por que é que o acordo é positivo para os nossos dois países”, disse o presidente. Angela Merkel considerou que, “na perspetiva europeia, o acordo será uma grande ajuda ao crescimento da nossa economia”.Os Estados Unidos e a União Europeia estão desde 2013 envolvidos no desenho de um vasto acordo de livre-comércio, no âmbito do qual decorrerá a 13ª roda de negociações esta semana em Nova York.

Comente agora
24
Abr
China impõe obediência de organizações religiosas ao Partido Comunista
Postado por: Débora Ayane / 15:26h

Na China, organizações religiosas devem obedecer o Partido Comunista, disse o presidente do país, Xi Jinping. Segundo informações da imprensa estatal e de agências de notícia internacionais, o governo determina que membros do partido sejam ateus marxistas e que evitem se influenciar por religiões. O país abriga budistas, cristãos e muçulmanos, além de diversas organizações religiosas que são consideradas não oficiais. Desde a década de 1970, o governo controla a prática religiosa por meio de templos, igrejas e mesquitas autorizadas, que preferem discursos alinhados à ideologia comunista. "Os grupos religiosos devem aderir à liderança do Partido Comunista da China", disse Xi numa conferência que terminou no sábado (23), segundo a agência Xinhua. "Deveríamos guiar e educar os círculos religiosos e seus seguidores com os principais valores socialistas", completou. Desde que Xi Jinping assumiu o governo, em 2012, a repressão a religiosidade tem sido mais dura. Na província de Zhejiang, igrejas foram demolidas e crucifixos retirados nos últimos anos. Há relatos de controle sobre a prática de jejum no Ramadã na região de Xinjiang, onde a maioria da população é muçulmana.

Comente agora
24
Abr
Deputado australiano ateia fogo a rio em denúncia a fraturamento hidráulico
Postado por: Débora Ayane / 14:19h

Um deputado australiano ateou fogo a um rio para denunciar o que apresenta como uma liberação de metano na água devido a um fraturamento hidráulico (fracking), em um vídeo que circula nas redes sociais. Jeremy Buckingham, do partido ecologista, utilizou um isqueiro para atear fogo às bolhas de metano que emanam do rio Condamine, no estado de Queensland, a 220 quilômetros a oeste de Brisbane. "Inacreditável! Um rio em chamas!", disse Buckingham no vídeo que foi visto mais de dois milhões de vezes desde que o publicou no Facebook na noite de sexta-feira (22). "Isto é o mais inacreditável que já vi, uma tragédia para a bacia de Murray-Darling", completa e atribui este fenômeno ao "fracking" (fraturamento hidráulico, um método de extração de combustíveis do subsolo) que é utilizado em um local próximo. A Austrália é um grande produtor de gás natural.

Comente agora
24
Abr
Coreia do Norte confirma lançamento de míssil
Postado por: Débora Ayane / 10:27h

A Coreia do Norte testou neste sábado com "sucesso" um míssil lançado a partir de um submarino e tem capacidade para atacar Seul e Washington quando quiser, disse o líder do país, citado hoje pela imprensa oficial norte-coreana. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul revelou no sábado que a Coreia do Norte havia lançado, no mesmo dia, um míssil balístico de um submarino no mar do Japão mas que, aparentemente, o teste falhou, uma vez que o projétil só percorreu uma distância de 30 quilômetros. No entanto, a agência oficial KCNA escreveu hoje que o teste confirmou "a fiabilidade do sistema norte-coreano de lançamento submarino". Segundo a agência, o teste foi monitorizado pessoalmente por Kim Jong-un, o líder da Coreia do Norte, que afirmou que Pyongyang "tem agora a capacidade para atacar os líderes das forças fantoche da Coreia do Sul e dos imperialistas dos EUA quando quiser". Os EUA e o Reino Unido consideraram que o teste voltou a violar resoluções das Nações Unidas e apelaram à Coreia do Norte para refrear as atitudes que desestabilizam a região.

Comente agora
24
Abr
Obama descarta enviar tropas terrestres dos EUA à Síria
Postado por: Débora Ayane / 09:50h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descartou a possibilidade de enviar tropas terrestres americanas à Síria. Obama disse que os esforços militares por si só não podem resolver os problemas do país, informou a BBC. "Seria um erro para os Estados Unidos ou para a Grã-Bretanha ... enviar tropas terrestres e derrubar o regime de [ Bashar al- ] Assad ", disse ele à rede britânica. O presidente norte-americano também disse que ele não achava que o Estado Islâmico seria derrotado em seus últimos nove meses de mandato. Ainda de acordo com a BBC, Obama disse que os Estados Unidos podem "lentamente encolher o ambiente em que [os integrantes do Estado Islâmico] operam". No Reino Unido para uma visita de três dias, o chefe de estado também afirmou que a situação da Síria era "de partir o coração" e "de enorme complexidade". "Eu não acho que existem soluções simples", completou Obama. Obama reiteirou sua decisão dizendo que um envio de tropas não seria a solução para resolver os problemas de longo prazo na Síria. Ele acrescentou que a coalizão liderada pelos EUA continuará atacando o Estado Islâmico em lugares como Raqqa, e que para tentar isolar as partes do país irá ajudar a bloquear as partes do país que estão enviando combatentes estrangeiros para a Europa. Mas para isso, o presidente dos EUA afirmou que a comunidade internacional teria de continuar a pressionar todas as partes, incluindo a Rússia, o Irã e os grupos de oposição moderada "para sentar -se à mesa e tentar intermediar uma transição". No entanto, Obama acrescentou que isto seja "difícil".

Comente agora
24
Abr
Sírios representam mais de um quarto dos refugiados no Brasil
Postado por: Débora Ayane / 09:07h

Os imigrantes sírios representam pouco mais de um quarto dos refugiados que vivem atualmente no Brasil. De acordo com dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça, o país possui 8.731 refugiados de 79 nacionalidades diferentes, sendo 2.252 sírios. As estatísticas divulgadas pelo G1 apontam que apenas em 2015 o número de concessões de refúgio para sírios foi de 1.231, o que representa 43% do total. No ano anterior, o número foi ainda maior: 1.405. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o número de refugiados sírios pelo mundo chegue a 1,5 milhão em decorrência da guerra civil que teve seu princípio em 2011. O conflito já matou aproximadamente 250 mil pessoas e provoca a maior onda migratória no mundo desde a 2ª Guerra Mundial. No Brasil, o segundo maior grupo de refugiados é de angolanos, com 1.048 representantes. Apenas outros dois países possuem mais de 400 concessões de refúgio: Colômbia (1.100) e República Democrática do Congo (1.063).

Comente agora
24
Abr
Sobe para 654 o número de mortos por terremoto no Equador
Postado por: Débora Ayane / 08:25h

O número de mortos pelo terremoto de 7,8 graus que atingiu a costa norte do Equador há uma semana subiu para 654, informou o governo. Há outras 58 pessoas desaparecidas, segundo dados oficiais. A tragédia, a pior em quase 70 anos, deixou quase 12.500 feridos, 26 mil desabrigados e bilhões de dólares em perdas que irá afetar a economia do menor país da Opep, já em dificuldades. O número de pessoas resgatadas era de 113 até este domingo. "Têm sido dias tristes para o país. O país está em crise", disse na véspera o presidente mostrando uma foto com números atualizados durante sua habitual falara para rádio e televisão. "Neste momento de crise precisamos muito calma, dedicação, sacrifício, mas com grande eficiência e eficácia." Desde que o terremoto de magnitude 7,8 atingiu a costa do Equador no sábado passado, mais de 700 tremores secundários ocorreram, forçando as pessoas a abandonar suas casas ou dormir ao ar livre com medo de que suas casas caiam. Segundo Correa, o país precisa de até 3 bilhões de dólares para a reconstrução das áreas devastadas, por isso ele propôs um aumento temporários de impostos, a venda de ativos não prioritários e a emissão de títulos no mercado internacional. O aumento de impostos não vai afetar os moradores das áreas destruídas e terá de ser aprovado pela Assembleia Nacional, na qual Correa tem maioria, no prazo máximo de um mês. No sábado, bancos privados anunciaram a reestruturação de dívidas dos seus clientes nas áreas adjacentes ao terremoto. Embora o presidente tenha dito que os resgates vão continuar por até mais duas semanas, o ministro do Interior, José Serrano, disse na véspera que nas últimas 48 horas de busca não foram encontrado mais sobreviventes.(G1)

Comente agora
24
Abr
Iraque: sobe para 14 o número de mortos em ataques suicidas
Postado por: Débora Ayane / 07:57h

Um carro-bomba atingiu um posto de controle no subúrbio leste de Hussainiyah na tarde de sábado (23), matando seis civis e quatro soldados, disse um policial. Outras 28 pessoas ficaram feridas no ataque, de acordo com a Associated Press. O grupo Estado Islâmico reivindicou o ataque em um comunicado publicado em um site militante. Com isso, subiu para 14 o número de mortos nos ataques suicidas contra as forças de segurança em dois subúrbios de Bagdá, capital iraquiana. De acordo com as informações do portal G1, outro policial disse que um carro-bomba atingiu um comboio militar que passava nos arredores no mesmo horário no subúrbio a sul de Arab Jabour, matando quatro soldados e ferindo outros oito. As forças iraquianas apoiadas por ataques aéreos liderados pelos EUA têm atacado o Estado Islâmico em uma série de frentes nos últimos meses.

Comente agora
24
Abr
Judeus voltam a fazer sacrifícios de animais após 2000 anos; assista
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 00:54h

O Templo judeu foi totalmente destruído pelo exército romano no ano 70. Desde então, os judeus cessaram os sacrifícios de animais. Embora a tradição continue entre os samaritanos, o sangue é derramado no monte Gerizim e não segue estritamente a tradição bíblica. Em 2016, pela primeira vez em quase dois milênios, cordeiros de um ano foram sacrificados ao ar livre por homens que reúnem as condições de serem os novos levitas e sacerdotes. Ainda que o Terceiro Templo não esteja de pé, os membros do Instituto do Templo conseguiram reunir cerca de 400 convidados para uma “cerimônia modelo”, no alto do Monte das Oliveiras. Entre os convidados estavam líderes políticos e religiosos, que expressaram sua esperança que as mesquitas em breve sejam removidas do alto do Monte do Templo. O político Arieh King afirmou esperar que Jerusalém logo esteja livre do que ele chamou de “abominação”. Ao mesmo tempo, o rabino Yisrael Ariel, um dos líderes do Instituto do Templo explica que o evento foi uma “preparação” para quando o monte Moriá for “limpo e consagrado” e o templo, reconstruído. A cerimônia realizada na segunda (18) seguiu vários rituais antigos prescritos pela lei da Torá e judeus, incluindo o abate de um cordeiro pelos sacerdotes Cohanim (descendentes de Arão), a aspersão do sangue, a queima de gorduras e outras partes do cordeiro em um altar. Tudo ao som de trombetas de prata sopradas pelos levitas. O local do abate cerimonial foi a yeshiva Beit Orot, de onde se pode ver todo o Monte do Templo. 

Assista ao vídeo abaixo:

Comente agora
23
Abr
Papa Francisco surpreende jovens e ouve confissões no Vaticano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:30h

O Papa Francisco fez uma aparição surpresa na manhã deste sábado (23) na Praça São Pedro, onde milhares de católicos de idade entre 13 e 16 anos estavam participando da programação do Jubileu da Misericórdia no Vaticano. O pontífice participou da programação, que incluia a confissão perto da colunata de Bernini. Francisco se sentou frente a frente com os adolescentes em cadeiras, assim como outros padres, e escutou as confissões de 16 deles por mais de uma hora. A chegada do Papa não havia sido anunciada previamente. O sacramento da confissão é parte das ações programadas no Jubileu dos Adolescentes. A entrada na Basílica de São Pedro pela porta santa, a visita ao túmulo do apóstolo e uma festa no estádio olímpico de Roma são outras das atividades previstas este sábado. No domingo (24), o papa presidirá na praça vaticana uma missa para os adolescentes que participam destes atos, que se prolongarão até segunda-feira (25).

Comente agora
23
Abr
Em carta, deputados norte-americanos dizem 'orar' pelo Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:45h

Congressistas norte-americanos enviaram carta ao Congresso brasileiro nesta sexta-feira (22) em que dizem ter orado pela nação e pelo povo do país. Segundo o jornal O Globo, o documento é assinado pelo republicano Robert B. Aderholt, do Alabama, e pelo democrata Juan C. Vargas, da Califórnia. A correspondência foi entregue em meio à participação de Dilma Rousseff em reunião das Nações Unidas e logo após a visita do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) aos Estados Unidos.

Leia abaixo a íntegra da carta

“Aos membros do Senado Federal e da Câmara dos Deputados do Brasil. Recebam os cumprimentos e saudações calorosas dos nossos amigos do Congresso dos Estados Unidos. Esta manhã, no Capitólio dos Estados Unidos, membros dos Partidos Democrata e Republicano da Câmara de Representantes se reuniram e oraram pela nação e povo do Brasil. Temos confiança de que vocês serão encorajados e fortalecidos ao se honrarem mutuamente na amizade nestes tempos difíceis e desafiadores. Temos esperança e confiança na democracia brasileira e em que as instituições brasileiras terão a sabedoria de conduzir o país rumo a dias melhores no marco da lei para todo o povo. Nossos pensamentos estão com vocês e saibam que nos importamos e estamos orando por vocês. Cordialmente, Most Sincerely”.

Comente agora
23
Abr
Síria: Confrontos entre forças do governo e rebeldes deixam pelo menos 31 mortos
Postado por: Dulce Santana / 17:12h

O governo sírio, liderado por Bashar Al Assad, lançou novos ataques aéreos em regiões controladas pelos rebeldes no entorno de Alepo. Em resposta, os grupos rebeldes dispararam morteiros. A nova onda de violência deixou pelo menos 31 mortos na região e quebrou uma relativa calma na cidade de Damasco, que perdurava desde o cessar-fogo que entrou em vigor no fim de fevereiro. Oficiais ocidentais, incluindo o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU), Staffan de Mistura, alertaram que o cessar-fogo poderia entrar em colapso em virtude da escalada da violência e da saída do grupo de oposição apoiado pela Arábia Saudita das negociações, na segunda-feira. A oposição acusa o governo de prejudicar o acordo ao continuar os ataques, enquanto o governo diz que direciona os ataques a grupos terroristas que não fazem parte do acordo de cessar-fogo. O enviado da ONU, Staffan de Mistura, afirmou que as negociações vão continuar até quarta-feira, como planejado, mas disse que os dois lados estão "extremamente polarizados", o que coloca dúvidas sobre a possibilidade de encontrar uma solução política para os conflitos, que duram cinco anos. O líder da Coalizão Nacional Síria, Anas al-Abda, que representa o grupo nas negociações em Genebra, lamentou a "fraca" resposta da comunidade internacional ao que ele chamou de "massacre" contra civis, em resposta à recente escalada de violência em Alepo.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com