As comentadas

Boa noite , Sexta-feira, 25/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Mundo

24
Abr
Suposto fantasma aparece em jogo da Libertadores na Bolívia; assista o vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:13h

Um suposto fantasma apareceu em um estádio de futebol. Imagens gravadas pelo canal Fox Sports no estádio Hernando Siles, na Bolívia, durante o triunfo do The Strongest por 2 a 0 sobre o Defensor Sporting, na semana passada está rodando o mundo. No vídeo, uma pessoa passa no meio da torcida rapidamente, como se fosse um vulto. Parte da imprensa sul-americana informou que o estádio foi construído sobre um antigo cemitério e que ali ocorrem coisas paranormais. Já uma televisão boliviana chegou à conclusão de que era apenas uma pessoa qualquer correndo no meio da torcida. Segundo informações da imprensa da Bolívia, há espaço suficiente para uma pessoa correr sem precisar pedir licença para quem está sentado. Outro detalhe é de que existiria um portão aberto na grade que separa os torcedores.

Comente agora
24
Abr
Ator emagrece 101 kg após esmagar namorada durante sexo
Postado por: Letícia Oliveira / 13:44h

O ator Gregg Casarona emagreceu mais de 101 quilos depois que esmagou a namorada durante a primeira relação sexual deles. Gregg e Jennifer Gerakaris namoravam há um mês, quando decidiram perder a virgindade. Mas durante a relação, o rapaz se empolgou e acabou quebrando a parede do quarto com a cabeça da namorada. Ela desmaiou e foi levada para o hospital. A jovem não teve sequelas, mas terminou que Gregg logo após o fato. O episódio foi retratado na série de TV "Sex sent me to the ER" - "Ai Ai Do Sexo" no Brasil. Triste com a situação, ele resolveu emagrecer. Cento e um quilo a menos, ele diz que recebe mais atenção do público feminino e vive um bom momento profissional. Fez pequenas participações nos seriados Lei e Ordem: SVU e Blue Bloods, além de atuar no filma "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro".

Comente agora
24
Abr
Naufrágio na Coréia: Tripulação é acusada de homicídio
Postado por: Anacley Souza / 11:56h

A Procuradoria-Geral da Coreia do Sul acusou nesta quinta-feira de homicídio por negligência e violação das leis marítimas onze dos quinze membros resgatados da tripulação da embarcação Sewol, que naufragou deixando mais de 300 mortos e desaparecidos. Os procuradores acham que os tripulantes não fizeram qualquer operação de salvamento: protegeram-se na cabine enquanto esperavam para ser resgatados pela Guarda Costeira, informou a emissora sul-coreana Arirang. As acusações aos membros da tripulação podem levar a, no mínimo, três anos de prisão. O capitão, que permanece detido pelo mesmo motivo, é acusado pelas autoridades de “assassinato por omissão” por supostamente não evacuar o barco, deixando a maioria dos passageiros presa. Nesta quinta-feira, alguns tripulantes interrogados admitiram que não tentaram resgatar os passageiros a bordo, enquanto o chefe de máquinas se defendeu. “Eu não quis fugir" deixando os passageiros para trás, respondeu o maquinista à imprensa após ir a um tribunal na cidade portuária de Mokpo, no sudoeste do país e perto das águas onde naufragou o barco na semana passada. Segundo a CNN, as autoridades sul-coreanas acreditam que o funcionário da embarcação conseguiu escapar através de uma passagem reservada aos membros da tripulação, após pedir aos passageiros que não se movimentassem. Ele assegura que escapou “exatamente antes de a embarcação começar a virar totalmente”. A investigação revelou que sete membros da tripulação, incluindo o chefe de máquinas, estão entre os primeiros a chegar à costa em um bote salva-vidas. A balsa Sewol começou a inclinar na manhã do dia 16 de abril, supostamente por uma curva brusca que levou ao deslocamento da carga, e em pouco mais de uma hora já estava completamente afundada. Das 476 pessoas que viajavam na balsa, apenas 174 puderam ser resgatadas, entre elas quase toda a tripulação, enquanto o número de mortos confirmados chegou hoje a 175 e outros 127 passageiros, a maioria adolescente, permanecem desaparecidos, e já não há esperanças de encontrá-los vivos. (Agência EFE)

Comente agora
24
Abr
Por sonho de ser mãe, travesti engravida amiga na Argentina
Postado por: Anacley Souza / 08:29h

Casandra Crash, uma travesti de 54 anos que mora em Buenos Aires, alimenta o desejo de formar uma família há muito tempo. Planejando se casar oficialmente com o stripper Marcelo Poirier, de 37 anos, ainda neste ano, ela realizará o sonho de ser mãe. Casandra engravidou de maneira natural uma amiga e fez um acordo para registrar o bebê em nome do casal assim que ele nascer. "Tinha duas formas de fazer: tirava o meu esperma e alugava um ventre, o que é muito caro e não estava dentro de nossas possibilidades; ou dormiria com uma mulher. Não tive escolha. Elegi uma amiga, liguei pra ela e ela me disse que sim", afirmou Casandra à imprensa argentina. Em relação ao aspecto legal, disse como será o processo para ficar com o bebê: "Não pude fazê-la (a amiga) assinar um papel que o filho é meu. Mas entramos em um acordo. Isso vai ser um processo de adoção. Quando o bebê nascer, eu o adotarei. Como tenho documento feminino e nessa data já estarei casada legalmente, automaticamente passo a ser mãe e o Marcelo, o pai". Mas o caso é polêmico. O Código Civil argentino não prevê barriga de aluguel e, legalmente, a mãe é a grávida, mesmo que a travesti também tenha direito já que contribuiu biologicamente para a concepção da criança. O advogado da Associação Pró Familia Pedro Andreggen critica a atitude. Para ele, a legislação não prevê um acordo desse tipo. "O problema neste caso é que o Código Civil não contempla uma circunstância com esta. Uma coisa é uma adoção por uma mãe que não pode ter bebê e outra é a adoção planejada". Segundo o advogado, o contrato contraria a ordem pública e é um acordo de vontades, contrário à lei, já que "não se pode engravidar para doar o bebê, mesmo sem custo". (Revista Época)

Comente agora
23
Abr
Três mulheres se casam e esperam primeiro filho nos USA
Postado por: Letícia Oliveira / 14:40h

Três americanas que são casadas, oficialmente, esperam o primeiro filho. A informação foi publicada no Daily Mail Online nesta quarta-feira (23). De acordo com a reportagem, Doll, Kitten e Brynn conseguiram oficializar o matrimônio em Massachussetts, EUA, com a ajuda de um advogado que preparou documentos, que comprovam que as três são dependentes uma das outras como um casal. Este ano, Kitten, de 27 anos, ficou grávida após passar por um procedimento de Fertilização In Vitro (FIV) com sêmen de um doador desconhecido. O trio pretende ter três bebês, um de cada uma delas, diz a reportagem. Na cerimônia realizada, em agosto do ano passado, elas entraram na igreja vestidas de noiva e foram levadas ao altar por seus pais. Brynn e Doll eram namoradas há dois anos, mas, de acordo com elas, sempre tiveram relações poligâmicas e, por isso, decidiram procurar alguém mais. Por meio de um site criado por elas, receberam cartas, até que Kitten entrou na história e, após quatro encontros, as três começaram a namorar. Brynn diz que não conhece nenhum outro trio de lésbicas que seja casado como elas, que teriam promovido o primeiro casamento lésbico triplo da história.

Comente agora
23
Abr
Corrida que proíbe uso de roupas tem inscrições abertas
Postado por: Anacley Souza / 12:56h

Uma corrida que será realizada em Portugal une o gosto pela prática esportiva e pelo nudismo. A segunda edição da corrida dos nudistas acontece no dia 24 de maio, na praia do Meco, na cidade de Sesimbra, e reúne homens e mulheres que queiram sentir a brisa do mar no corpo enquanto correm. As inscrições estão abertas através do email legua.nudista@gmail.com e o custo é de 7,5 euros. O percurso da prova tem 5km e é todo pela areia. Os participantes não podem usar nenhum tipo de roupa, mas podem correr com meias, tênis ou chapéu. Para as mulheres que têm seios mais avantajados, é permitido usar um top, mas bem discreto. O número de cada corredor é fixado no pulso, em uma pulseira. Não é possível usar pochete.(IBahia)

Comente agora
23
Abr
Homem é condenado por invadir casa para lamber pés de idosa
Postado por: Anacley Souza / 12:32h

Um fetichista francês de 54 anos foi condenado a 18 meses de prisão por entrar à força na casa de uma idosa em Belfort, no noroeste da França, para acariciar, fungar e lamber os pés da vítima. A mulher, que não apareceu na audiência judicial, revelou o caso via promotoria dizendo que tinha sido vítima de "violências psicológicas" por parte de Patrice Vergon, com antecedentes por agressão sexual, segundo informou nesta quarta-feira a edição digital do jornal "L'Est Républicain". Os fatos aconteceram na madrugada de 16 para 17 de abril, quando o agressor, alcoolizado e sob os efeitos de remédios tranquilizantes, tocou insistentemente a campainha do domicílio de uma senhora, de 75 anos. A mulher abriu a janela da cozinha e Vergon entrou à força na casa, evitou que sua vítima chegasse ao telefone e a obrigou a se dirigir a seu dormitório, onde se dedicou a cheirar, lamber e acariciar seus pés. A senhora, sufocada, convenceu seu agressor para que desse um inalador e aproveitou uma distração para pulsar o botão de alarme de seu telefone e alertar sua família. O homem então fugiu e se levou consigo um par de sapatos da idosa.

Comente agora
23
Abr
Mão de jovem é reimplantada ao braço após um mês ligada ao tornozelo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:08h

O jovem chinês Xiao Wei, que teve sua mão direita arrancada em um acidente de trabalho em novembro, fez a cirurgia para reimplantá-la de volta ao braço. Seu membro, no entanto, teve uma localização diferente no meio deste período: o tornozelo do chinês teve a companhia da mão para que continuasse recebendo fluxo sanguíneo. A decisão de implantar o membro no tornozelo veio em decorrência de ser necessário tratar seus ferimentos antes de colocar a mão de volta ao seu lugar. "Seus ferimentos eram graves. Além dos ferimentos de corte, o braço dele estava esmagado. Nós claramente tínhamos que tratar os ferimentos antes de fazer a cirurgia", contou um dos médicos ao Daily Mail. Após um mês depois do acidente, a equipe decidiu que Xiao já havia se recuperado o suficiente para passar pela cirurgia. De acordo com os médicos, ele terá que passar por outros procedimentos, mas têm esperança de que o chinês recuperará a função da mão.

 

Comente agora
22
Abr
Jogador de beisebol leva bolada a 144km/h e fica com o rosto deformado
Postado por: Letícia Oliveira / 17:46h

O jogador de beisebol Delino DeShields Jr., rebatedor do Corpus Christi Hooks, levou uma bolada a 144km/h na última sexta-feira (18). Apesar de sair andando de campo, a bolada quebrou o maxilar e deixou o rosto do jogador completamente inchado. Ele mostrou uma imagem de como ficou nas redes sociais. Ele afirmou, em entrevista à rede de TV americana NBC, que não lembra do momento da pancada e não sentiu dor na hora. "Estou me sentindo bem, não tem muita dor realmente, só estou com o rosto um pouco estranho. Eu pensei: "Não posso estar tão mal quanto imagino". Aí quando olhei no espelho tomei um susto e comecei a rir", disse o atleta à NBC.

Comente agora
22
Abr
Vaticano: João Paulo não omitiu casos de abuso sexual
Postado por: Letícia Oliveira / 17:17h

A autoridade que está à frente do pedido de beatificação do papa João Paulo II, monsenhor Slawomir Oder, afirmou nesta terça-feira que não há documentação existente que prove uma relação entre o pontífice e o escândalo envolvendo a ordem religiosa Legionários de Cristo. O escândalo dos Legionários é o caso mais notório de omissão da hierarquia católica em relação às vítimas de abuso sexual. O papa João Paulo II e seus conselheiros próximos apoiaram a ordem e seu fundador, o padre mexicano Marcial Maciel, mesmo após o Vaticano ter condenando-o em 2006, sob acusações de pedofilia e uso de drogas. Apesar de não haver documentação sugerindo que o papa João Paulo II sabia que Maciel era pedófilo, o caso ainda era uma questão problemática para dois escritórios do Vaticano: a Congregação para Religiosos e, posteriormente, a Congregação para Doutrina da Fé. Em 2010, o papa Bento XVI assumiu a ordem dos Legionários e conduziu o caminho para sua reforma. Agora, o papa Francisco considera se deve aprovar ou não as novas constituições da ordem. Fonte: Associated Press.

Comente agora
22
Abr
Justiça italiana deve investigar Pizzolato por lavagem de dinheiro
Postado por: Letícia Oliveira / 16:55h

A Justiça italiana suspeita do envolvimento do ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, em um esquema de lavagem de dinheiro comandado por um ex-aliado de Silvio Berlusconi. Por isso o brasileiro, condenado no mensalão, deve ser alvo de um novo processo. Em depoimento a promotores italianos, Pizzolato confirmou que conhecia Valter Lavitola, chefe do esquema de corrupção que está preso em Nápoles. O ex-funcionário do BB havia sido ouvido apenas como testemunha, mas as suspeitas convenceram o Ministério Público a aprofundar o caso. A polícia italiana identificou ligações telefônicas e emails entre os dois suspeitos, no que aparenta ser um esquema de lavagem de dinheiro. No Brasil, Lavitola também manteve relações com doleiros. O nome de Pizzolato apareceu quando o grupo anti-máfia passou a investigar o operador por conta de diversos escândalos financeiros de Berlusconi, principalmente no pagamento de propinas para o governo do Panamá.

Comente agora
22
Abr
Com crise na Itália, chefão de máfia sugere que jovens busquem 'emprego de verdade'
Postado por: Letícia Oliveira / 16:03h

A crise econômica que atinge a Europa não tem poupado nem mesmo a máfia italiana. De acordo com autoridades policiais em Palermo, na Sicília, um chefe do crime foi gravado a reclamar sobre o colapso do mercado negro das extorsões diante da crise que afeta o país. Câmeras mostram o chefe da Cosa Nostra, Giovanni Di Giacomo, que está preso, lamentando que nos últimos dias seus homens só conseguiram arrecadar entre 5 e7 mil euros por mês de hotéis e empresas que costumam extorquir. Giacomo alega que, com o fechamento de tantos estabelecimentos, as pessoas se recusam a pagar as extorsões e preferem chamar a polícia. Isso, segundo ele, tem feito a máfia deixar de ser uma atividade rentável. Di Giacomo, um dos poderosos do clã Porta Nuova, sugeriu que os jovens busquem “um trabalho de verdade”, diante da baixa no mercado negro.

Comente agora
22
Abr
Justiça esquece de prender homem condenado a 13 anos de reclusão
Postado por: Anacley Souza / 12:36h

Condenado a 13 anos de prisão por assalto a mão armada em 2000, o carpinteiro Mike Anderson só foi preso no dia em que seria solto. A história, um tanto quanto confusa, aconteceu no estado americano de Missouri. Anderson foi libertado sob fiança após uma apelação mas o recurso final não foi aceito, e ele foi orientado a aguardar instruções sobre quando e onde deveria comparecer para cumprir a pena. Os anos se passaram e as instruções nunca chegaram. A poucos dias de "ser libertado", a polícia percebeu que ele nunca havia sido preso e levou o rapaz a um presídio local. Em entrevista ao Daily Mail, o advogado de Mike enviou uma petição ao governador do estado, pedindo clemência e alegando que prendê-lo agora, tantos anos depois, seria uma punição incomum e cruel. "Meu cliente é um pai de família e empresário muito respeitado em St. Louis. Nos últimos 13 anos, ele se comprometeu a ser um integrante produtivo e valioso da sociedade, e provou não só que não é nenhum perigo para a comunidade como um pilar para ela. Prendê-lo agora seria tirar uma pessoa boa da sociedade e fazer mal a ela”, afirmou Patrick Michael Megaro.(IBahia)

Comente agora
22
Abr
Unicef: 50 mil crianças podem morrer de fome este ano no Sudão do Sul
Postado por: Anacley Souza / 10:17h

Cinquenta mil crianças menores de 5 anos podem morrer, até o fim do ano, no Sudão do Sul caso não sejam obtidos fundos adicionais para alimentá-los, alertou hoje (22) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Setecentos e quarenta mil menores de 5 anos estão hoje em "alto risco de insegurança alimentar", explicou, entrevista, o porta-voz do Unicef, Christophe Boulierac. Segundo ele, desse total, 50 mil poderão morrer se não forem alimentados imediatamente. Esses 50 mil menores fazem parte de um grupo de 250 mil que, de acordo com o Unicef, sofrerão de má nutrição aguda e severa nos próximos meses. Por enquanto, o objetivo do Unicef é conseguir alimentar 150 mil deles, mas a organização não tem os fundos necessários porque os doadores não ofereceram dinheiro suficiente. O Unicef pediu US$ 38 milhões para a campanha no Sudão do Sul, mas até hoje só obteve US$ 4,6 milhões. As Nações Unidas avaliam as necessidades humanitárias da população do Sudão do Sul, mas calcula-se que pelo menos 3,7 milhões de pessoas sofram atualmente de insegurança alimentar. A porta-voz do Programa Alimentar Mundial, Elisabeth Byrs, informou que até o fim deste mês será possível ter "uma visão mais clara" das necessidades alimentares no país e adiantou que, por enquanto, a agência alimenta 600 mil sul-sudaneses.

Comente agora
22
Abr
Turista britânica detida no Sri Lanka por tatuagem de Buda
Postado por: Anacley Souza / 09:51h

Uma turista britânica foi detida no Sri Lanka por ter uma tatuagem de Buda no braço direito e teve a deportação ordenada, anunciou a polícia local. A mulher, que não foi identificada, foi detida na segunda-feira (21) no principal aeroporto internacional do país e compareceu a uma audiência com um juiz, que ordenou a deportação. "Foi levada até um juiz de Negombo, que ordenou a prisão preventiva e a deportação", disse uma fonte policial. A britânica chegou ao Sri Lanka em um voo procedente da Índia. A polícia não informou se foram apresentadas acusações formais contra a mulher, mas o Sri Lanka proibiu no ano passado a entrada de outro turista britânico por demonstrar "falta de respeito" ao budismo. A medida também foi provocada pela tatuagem de uma imagem de Buda no braço. O Sri Lanka, país de maioria budista, é muito sensível a tudo que considera ameaças ou ofensas à religião. Em agosto de 2012, três turistas franceses foram condenados a seis meses prisão, mas com suspensão condicional da pena por cinco anos, por terem beijado uma estátua de Buda, o que foi considerado desrespeitoso. Em 2010, o governo cingalês proibiu uma vista do rapper Akon porque em um dos videoclipes do artista, mulheres de biquíni dançavam diante de uma estátua de Buda. As autoridades não explicaram se a britânica detida na segunda-feira seria deportada imediatamente. (G1)

Comente agora
22
Abr
Mosca atormenta Duquesa de Cambridge na Austrália
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:53h

Uma mosca atormentou Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, durante visita dela, do príncipe William, e o filho do casal, George, à Academia Nacional de Formação Indígena em Yulara, no Território do Norte da Austrália. O inseto insistiu em pousar no nariz de Kate enquanto ela tentava conversar com uma criança. (Foto: William West / Pool / AFP Photo)

Comente agora
21
Abr
Copa expõe falhas horríveis do Brasil, segundo Financial Times
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:51h

"A Copa do Mundo começa daqui a menos de dois meses, quando o Brasil enfrentará a Croácia em São Paulo, no dia 12 de junho. Isso considerando, é claro, que o estádio estará pronto - ele ainda está em obras. De qualquer forma, parece que a principal competição do futebol mundial irá definir outras coisas além de qual nação tem o melhor futebol do mundo. Ela também poderá exercer influência crucial nas eleições presidenciais brasileiras, marcadas para outubro". Assim começa reportagem do jornal britânico "Financial Times" publicada no último domingo, cujo título é "O belo jogo expõe as falhas horríveis do Brasil" (The beautiful game exposes Brazil's ugly flaws). De acordo com a publicação - um dos jornais de economia mais respeitados do mundo -, a Copa do Mundo é "uma nuvem negra" no horizonte da presidente e candidata a reeleição, Dilma Rousseff. "Grande parte dos problemas se anunciam no Rio de Janeiro, onde uma série de crises colocaram um grande ponto de interrogação sobre a pretensa capacidade do Brasil de organizar um evento tão complexo quanto uma Copa do Mundo, para não falar dos Jogos Olímpicos, que a capital fluminense sediará daqui a dois anos", escreve o "FT".

Um comentário
21
Abr
Grupo terrorista sequestrou 234 estudantes na Nigéria, afirmam parentes
Postado por: Letícia Oliveira / 13:16h

Pelo menos 234 alunas de uma escola estão desaparecidas no nordeste da Nigéria, após um ataque de extremistas islâmicos na semana passada, disseram os pais das vítimas. O número é bem superior ao fornecido por autoridade de educação do país, de 85 estudantes desaparecidas. O número maior foi anunciado nesta segunda-feira, uma semana após os sequestros, quando o governador Kashim Shettima do Estado de Borno insistiu para que uma escolta militar o levasse para a cidade de Chibo. Os funcionários de segurança afirmaram ao governador que era muito perigoso ir de carro até Chibo, a 130 quilômetros (80 milhas) de Maiduguri, capital do estado de Borno e berço da rede terrorista Boko Haram, que foi responsabilizada pelos sequestros. A mais recente divergência em torno dos números ocorre depois de os militares terem retirado a informação divulgada na semana passada que apenas oito entre as alunas sequestradas não tinham sida resgatadas. Fontes de segurança disseram que estão procurando os sequestradores, mas que, até agora, nenhuma uma das estudantes, que têm idade entre 16 e 18 anos, foi resgatada. (Estadão)

Comente agora
21
Abr
Abuso sexual mancha legado de João Paulo 2º, que será canonizado dia 27 de abril
Postado por: Anacley Souza / 12:54h

O papa João Paulo 2º corretamente recebe os créditos por ter ajudado a pôr fim ao comunismo, por inspirar uma nova geração de católicos com um papado de tours globais e por explicar o ensinamento da igreja em várias questões delicadas enquanto a cristandade entrava no terceiro milênio. Mas o escândalo de abuso sexual que aconteceu sob seu papado continua uma mancha em seu legado. João Paulo e seus principais conselheiros fracassaram em compreender a severidade do problema do abuso até muito tarde em seu pontificado de 26 anos, apesar de bispos nos EUA terem pedido à Santa Sé desde o final dos anos 1980 por uma forma mais rápida de excomungar padres pedófilos. Acredita-se que a experiência de João Paulo na Polônia sob o comunismo e o regime nazista, onde padres inocentes eram frequentemente desacreditados por acusações falsas, tenha influenciado sua defesa geral do clero. O êxodo do clero depois dos turbulentos anos 1960 igualmente lhe fez querer manter os padres que ainda tinha.(IG Notícias)

Comente agora
21
Abr
EUA reabrem debate sobre criação de 'título de eleitor'
Postado por: Anacley Souza / 12:44h

Com as eleições legislativas marcadas para novembro e os democratas pressionados para conseguirem manter a maioria no Congresso (o Senado é controlado pelos republicanos), a Casa Branca volta a discutir a possibilidade da criação de um título de eleitor nacional, informa a agência EFE nesta segunda-feira. A proposta, que pode soar ultrapassada em outros países desenvolvidos, esbarra num tabu americano – a resistência do governo em adotar uma cédula de identidade nacional. Nos Estados Unidos, mais de 60% da população não têm passaporte e o único documento obrigatório é o cartão de seguridade social para os trabalhadores, um documento sem foto. Em muitos distritos eleitorais do país há a exigência cada vez mais frequente de um documento com foto para as pessoas poderem votar, por isso, muitos americanos simplesmente desistem de participar dos pleitos – nos EUA o voto é facultativo. Os ex-presidentes Bill Clinton e Jimmy Carter deram esta semana um conselho ao atual presidente Barack Obama. Se Obama está verdadeiramente preocupado com os impedimentos na hora de votar, talvez seja o momento de avançar na elaboração de um cartão de identificação nacional com foto.

Comente agora
21
Abr
Morre o ativista político birmanês U Win Tin aos 85 anos
Postado por: Anacley Souza / 12:24h

O veterano ativista político birmanês U Win Tin, cofundador da Liga Nacional pela Democracia (LND), morreu nesta segunda-feira em Yangun aos 85 anos, após sofrer uma insuficiência renal, segundo meios de imprensa locais. O ativista foi internado no dia 12 de março no Hospital Geral de Yangun por problemas respiratórios. Fontes hospitalares informaram na sexta-feira da situação crítica do político, que ia ser submetido a uma operação de alto risco para limpar seus rins que finalmente não pôde superar com sucesso, informou a emissora Democratic Voice of Burma. Nascido em Pegu, região central do país, em 1929, Win Tin sofreu a repressão da Junta Militar que governou o país até 2011 ao passar mais de 19 anos na prisão por sua defesa em favor da democracia. Jornalista de profissão, Win Tin fundou em 1988, junto ao vencedor do prêmio nobel da paz Aung San Suu Kyi, o partido opositor Liga Nacional pela Democracia, e no ano seguinte foi detido e preso por suas atividades políticas. Após uma anistia geral em setembro de 2008, Win Tin recuperou a liberdade e continuou seu trabalho à frente da LND para conseguir a transição rumo à democracia de Mianmar. O trabalho do ativista em favor da democracia e dos direitos humanos foi reconhecido internacionalmente ao ser agraciado em 1998 com o Prêmio de Direitos Humanos da República Francesa e em 2001 com o Prêmio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO-Guillermo Calo.

Comente agora
21
Abr
Aeronave da Malaysia Airlines faz pouso de emergência
Postado por: Anacley Souza / 11:46h

Um avião da Malaysia Airlines, que ia de Kuala Lumpur, na Malásia, a Bangalore, na Índia, teve de interromper a viagem hoje e retornar ao aeroporto de origem após o trem de pouso apresentar problemas na decolagem. A aeronave, um Boeing 737-800, com 166 pessoas a bordo, fez o pouso de emergência sem problemas, em Kuala Lumpur. O ministro da Defesa e Transporte da Malásia, Hishammuddin Hussein, disse pelo Twitter: “Todos aterrissaram em segurança - indo para lá agora”. Mais cedo, a companhia aérea chegou a anunciar que o avião teria que fazer um pouso de emergência. O site www.flightradar24.com, que exibe o tráfego aéreo ao vivo, mostrou o voo MH192 sobrevoando repetidamente Kuala Lumpur. Serviços de resgate foram colocados em sobreaviso, de acordo com a Malaysia Airlines, mas não precisaram ser acionados. No mês passado, um voo da Malaysia Airlines, de Kuala Lumpur para Pequim, com 239 pessoas a bordo, desapareceu no trajeto, em circunstâncias ainda não explicadas. As buscas pelos supostos destroços do avião continuam no oceano Índico. (Folha)

Comente agora
21
Abr
Rainha Elizabeth 2ª completa 88 anos
Postado por: Anacley Souza / 10:45h

A rainha Elizabeth 2ª posou para um novo retrato, por ocasião de seu 88º aniversário nesta segunda-feira (21), uma foto em preto e branco feita por David Bailey, que tentou capturar o "brilho" dos olhos da soberana. A imagem, apresentada oficialmente no domingo (20), foi feita em março no Palácio de Buckingham, a residência da rainha em Londres. Elizabeth estampa em seu rosto um grande sorriso, colar de pérolas ao redor do pescoço e usa um vestido desenhado por Angela Kelly, sua assistente pessoal há 12 anos. "Eu sempre fui um grande fã da rainha", comentou David Bailey, de 76 anos, que conta com uma infinidade de celebridades em sua lista de trabalhos. Elizabeth 2ª tem olhos benevolentes com um brilho de malícia no olhar. Eu sempre gostei de mulheres fortes e ela é uma mulher muito forte. O retrato foi encomendado como parte de uma campanha de marketing do governo para promover o Reino Unido junto aos turistas, estudantes e empresários em todo o mundo. A rainha sintetiza "a uma audiência internacional, tudo o que torna grande o Reino Unido", ressaltou o novo ministro da Cultura, Sajid Javid. Segundo a Agência Nacional de Turismo, a monarquia gera uma renda de R$ 1,8 bilhão (500 milhões de libras) por ano. Nascida em 21 de abril de 1926, Elizabeth 2ª tem o hábito de comemorar seu aniversário em duas etapas: em particular, no dia, e durante uma cerimônia oficial em um sábado de junho, quando o clima é mais ameno, com o famoso desfile militar de "Trooping the colour", perto do Palácio de Buckingham.

Comente agora
21
Abr
Irritado com pergunta, político russo manda estuprar jornalista grávida
Postado por: Anacley Souza / 10:29h

A jornalista Stella Dubovitskaya foi internada em choque após discutir com um deputado russo em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (18). Grávida de 6 meses, Stella questionou Vladimir Zhironovsky, do Partido Liberal Democrático, sobre as sanções que a Rússia poderia fazer contra o governo pró-ocidental na Ucrânia. De acordo com informações do Daily Mail, a pergunta teria irritado Zhironovsky, que disse a dois de seus seguranças:  Quando eu mandar, vocês correm e a estupram violentamente. O deputado ainda teria gritado com a mulher afirmando que uma grávida não deveria estar trabalhando. Uma outra repórter tentou defender Stella dos seguranças de Zhironovsky e foi chamada de "maldita lésbica" pelo deputado.

Repercussão:  A repórter Stella Dubovitskayais está sendo tratada no hospital por conta do choque. O veículo onde Stella trabalha, o jornal Russia Today deve entrar com uma ação legal contra Zhironovsky. O incidente lança uma sombra sobre o parlamennto, afirmou o deputado do partido Comunista Ivan Melnikov. Outros deputados classificaram o incidente como "intolerável". Em entrevista para um canal de TV russo neste domingo (20), Zhirinovsky se desculpou e afirmou que não pretendia ofender a repórter.  Eu ofereço minhas desculpas para ela e para todos, se ofendi alguém. Se, por causa de sua condição, ela estiver precisando de tratamento ou serviços médicos, estou disposto a dar-lhe assistencia financeira. O pedido de desculpas veio no programa semanal de TV apresentado por Vladimir Solovyev que também é o chefe da jornalista insultada pelo deputado russo.

Comente agora
21
Abr
Adolescente viaja da Califórnia ao Havaí em trem de pouso de avião
Postado por: Anacley Souza / 09:09h

Um adolescente de 16 anos sobreviveu a uma viagem de San José, na Califórnia, para Maui, no Havaí, na cavidade da roda do trem de pouso de um Boeing 767, informaram a Hawaiian Airlines e o FBI neste domingo (21). O garoto saiu ileso do voo de 5 horas pelo Oceano Pacífico, resistindo às temperaturas que chegaram a 62 ºC abaixo de zero (ou a menos 80 graus Fahrenheit), em uma altitutde de aproximadamente 11 mil metros (38 mil pés) e ar rarefeito. Quando as temperaturas no compartimento ficaram muito baixas, o jovem rapidamente perdeu a consciência, disse o agente especial do FBI Tom Simon à agência Reuters. "É um aparente milagre. Não houve aparentemente o uso de qualquer equipamento especial de qualquer espécie ", acrescentou Simon De acordo com a BBC, desde o início dos registros desse tipo de caso na aviação internacional, em 1947, 96 passageiros clandestinos teriam tentado embarcar em 85 voos.

Comente agora
21
Abr
Mulher pode ser presa nos EUA por criar perfil falso de político no Twitter
Postado por: Anacley Souza / 09:01h

Ter um perfil satírico no Twitter de alguma personalidade pode trazer complicações jurídicas ao autor. Pelo menos, segundo a polícia da cidade de Peoria, em Illinois (Estados Unidos). No início desta semana, a casa de Michelle Pratt, 27, foi alvo de uma batida policial, pois ela é suspeita de criar uma conta falsa do prefeito de Peoria (@PeoriaMayor). As informações são do site americano "Business Insider". A polícia está investigando se Michelle estava se passando pelo prefeito na rede social. Caso seja comprovado que ela agia de má-fé, a autora da conta pode ter de pagar uma multa de US$ 2.500 e ficar pelo menos um ano presa. "Eles me abordaram como se eu fosse uma criminosa", disse Michelle em entrevista ao jornal local "Peoria-Journal Star". "Eles disseram que tinham um mandado de busca e levaram todos os dispositivos eletrônicos com acesso à internet. O motivo foi que houve um crime relacionado à internet cometido nesta residência". O suposto crime relacionado à internet foi a criação de um conta falsa há alguns meses parodiando Jim Ardis, prefeito de Peoria. O perfil tinha uma foto de Ardis e o endereço de e-mail oficial do político. No início, não havia a menção de que era falso. Isso só foi feito em março. Na conta, de acordo com o jornal local, o autor fazia ofensas e comparava o Jordis a Rob Ford, prefeito de Toronto (Canadá), que ficou conhecido no ano passado por um vídeo em que ele usava crack.(UOL)

Comente agora
21
Abr
Menino britânico pede ajuda ao governo para deixar cigarro
Postado por: Anacley Souza / 07:23h

Um garoto inglês, cujo nome não foi revelado, pede ajuda desesperada ao governo da Inglaterra para parar de fumar. O menino, que adquiriu o vício na escola junto com colegas, sente que o hábito tem sido uma ameaça para sua vida, mas sozinho não consegue colocar um ponto final no consumo do cigarro. De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, a criança de apenas 9 anos recorreu ao Help2Quit (Ajuda para Parar), um serviço oferecido pelo sistema público de saúde inglês (National Health Service). As leis britânicas determinam que o uso do cigarro é proibido para menores de 18 anos, porém, o que se vê a cada dia é um maior número de crianças e adolescentes vítimas do vício, influenciados, muitas vezes, pela televisão e pelos filmes que tratam o hábito de fumar como algo que confere poder e glamour. O Help2Quit é um método de ajuda para os fumantes, que ganha adeptos a cada dia na Inglaterra. Acredita-se que através da ajuda deste serviço, as pessoas têm quatro vezes mais chances de parar de fumar do que se tentassem isso sozinhas. Atualmente, por conta do aumento dos fumantes adolescentes, agentes do serviço têm atuado em escolas, levando um programa de educação para os jovens. (BBC)

Comente agora
20
Abr
Sete mortos em acidente de avião de paraquedistas na Finlândia
Postado por: Anacley Souza / 16:17h

Ao menos sete pessoas morreram neste domingo em um acidente de avião de paraquedistas amadores na Finlândia, de acordo com a imprensa local. O acidente ocorreu em Jamijarvi (oeste) no período da tarde, de acordo com um comunicado da polícia nacional, que não especificou o número exato de mortes ou a nacionalidade dos passageiros. Segundo o jornal Helsingin Sanomat, onze pessoas estavam a bordo do avião. Três delas pularam do avião em pleno voo e não se sabe o destino do décimo primeiro passageiro. A aeronave, modelo Comp Air 8, sofreu problemas no motor. O aeroporto de Jamijarvi é frequentado por paraquedistas amadores. Um clube de paraquedismo local realizava no momento do acidente uma festa de Páscoa. (Agência AFP)

Comente agora
20
Abr
Em mensagem de Páscoa, Papa pede paz na Ucrânia e na Venezuela
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:40h

O Papa Francisco pediu neste domingo (20) em sua mensagem de Páscoa durante a celebração da missa solene do Domingo da Ressurreição, esforços pela paz na Venezuela e na Ucrânia. As declarações foram dadas a milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, onde ocorreu missa. Francisco pediu a pacificação de todos os conflitos do mundo, “pequenos ou grandes, antigos ou recentes”, e apelou por uma “reconciliação” na Venezuela. "Que as almas se encaminhem para a reconciliação e para a concórdia fraterna na Venezuela", pediu o primeiro papa latino-americano. Em discurso feito a 150 mil fiéis, ele também instou a comunidade internacional a “impedir a violência” na Ucrânia e em outros países como Iraque, República Centro-Africana e Sudão do Sul. "Te pedimos que ilumines e inspires iniciativas de paz pelos esforços na Ucrânia, para que todas as partes envolvidas, apoiadas pela comunidade internacional, realizem todos os esforços para impedir a violência e construir, com seu espírito de unidade e diálogo, o futuro do país", disse o pontífice na basílica de São Pedro.

Comente agora
20
Abr
Sobe para 58 número de mortos em naufrágio na Coreia do Sul
Postado por: Anacley Souza / 12:27h

Mergulhadores conseguiram chegar ao casco da balsa naufragada Sewol pela primeira vez durante a madrugada deste domingo e o número de mortes confirmadas aumentou de 25 para 58, com 254 pessoas ainda listadas como desaparecidas. Promotores sul-coreanos disseram que querem prolongar a detenção do capitão e de dois outros tripulantes da embarcação, enquanto tentam determinar a causa do acidente da semana passada que provavelmente tirou a vida de mais de 300 pessoas. A balsa Sewol fazia uma viagem de rotina de 400 quilômetros de Incheon até a ilha de Jeju, em uma quarta-feira de clima tranquilo, transportando 476 passageiros e tripulantes, entre os quais 339 crianças e professores de um colégio que participavam de uma excursão. (G1)

Comente agora
20
Abr
Petrobras conclui plataformas na China
Postado por: Anacley Souza / 11:10h

Para não atrasar seu cronograma de produção, a Petrobras vai concluir quase integralmente na China a conversão de duas plataformas e metade de outro equipamento para o pré-sal da Bacia de Santos, contratados em 2012 para serem feitos no Brasil de forma a estimular a retomada da indústria naval. O acordo com o estaleiro chinês Cosco foi fechado em fevereiro. As unidades fazem parte de um pacote de quatro conversões (transformação de casco de navio em plataformas), contratadas por US$ 1,7 bilhão. Quando entrarem em operação, entre 2016 e 2017, as plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77 serão responsáveis pelo equivalente a 30% da atual produção da Petrobrás. O movimento não é isolado e mostra a limitação da indústria local de acompanhar o ritmo que a Petrobras precisa para aumentar sua produção de petróleo, estagnada há quatro anos em torno de 2 milhões de barris por dia. O governo decidiu, na década passada, usar as encomendas da Petrobrás para resgatar estaleiros obsoletos e justificar a criação de novos. O objetivo era fortalecer a cadeia de fornecedores,que depois poderia exportar produtos e serviços. Mas, com os prazos vencendo e cronogramas atrasados, a decisão é garantir a produção dentro do prazo, mesmo que os estaleiros nacionais percam empregos e parte dos contratos. "A mensagem da presidente Graça Foster tem sido clara, doa a quem doer ela quer cumprir cronograma", disse o advogado Marcelo Pereira, do escritório Gaia Silva Gaede, após debate na Bolsa do Rio sobre conteúdo local no setor de óleo e gás. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Alex Santos, diz que a P-75 será integralmente convertida no Cosco, a P-76, 95%, e a P-77, cerca da metade. Do pacote de quatro conversões contratadas há dois anos, apenas a P-74 está no Brasil, no estaleiro Inhaúma.(Agência Estado)

Comente agora
20
Abr
Queda de avião deixa 8 mortos no norte do México
Postado por: Anacley Souza / 10:08h

Um avião caiu na noite de sábado no Estado de Coahuila, no norte do México, na fronteira com os Estados Unidos, causando a morte das oito pessoas a bordo, disseram autoridades. A aeronave, um Hawker 800 de oito lugares, caiu sobre sobre um armazém vazio em um parque industrial da localidade de Ramos Arizpe, 850 quilômetros ao norte da capital, matando todas as pessoas a bordo, disse a Procuradoria do Estado de Coahuila em comunicado. O avião voava da ilha de Cozumel, na Riviera Maia, no sul do México, para o aeroporto de Ramos Arizpe, acrescentou. As causas do acidente não estavam imediatamente claras. Em outro acidente, uma batida entre três veículos particulares em Naucalpan, no Estado do México, matou oito pessoas e deixou pelo menos 12 feridos, alguns com gravidade, disseram autoridades. (Agência Reuters)

Comente agora
20
Abr
Papa Francisco realiza vigília de Páscoa no Vaticano
Postado por: Anacley Souza / 07:22h

O papa Francisco presidiu neste sábado a solene Vigília Pascal, uma das liturgias mais antigas da Igreja Católica, na qual batizou a dez pessoas de diferentes países. Durante a homilia, convidou aos fiéis a levar "o fogo de Cristo aos confins da Terra". "É necessário voltar a ver Jesus ressuscitado e se transformar em testemunha de sua ressurreição. Não é um voltar atrás, não é uma nostalgia. É retornar ao primeiro amor para receber o fogo que Jesus acendeu no mundo e levá-lo a todos os extremos da terra", disse o papa. Além disso, o papa pediu aos congregados para renovar sua fé mediante a lembrança do sacrifício de Cristo. A Vigília Pascal, na qual o religião católica, vela pela passagem de Cristo da morte à ressurreição, foi iniciada em uma Basílica de São Pedro completamente na penumbra, enquanto do lado de fora começava uma forte tempestade. O rito se divide em três partes fundamentais: a celebração do fogo, a Liturgia da Palavra e a Liturgia Batismal. O primeiro rito começou quando o pontífice realizou com uma punção uma incisão sobre o Círio Pascal, gravando uma cruz, a primeira e a última letra do alfabeto grego - alfa e ômega - e os números do ano 2014. O ritual aconteceu no átrio do templo enquanto pronunciava em latim um antigo pregão que dizia "Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega. A Ele pertence o tempo e os séculos, a Ele a glória e o poder por muitos e muitos séculos".

Comente agora
20
Abr
Esquiadores descem montanha apenas com roupas íntimas
Postado por: Letícia Oliveira / 00:25h

  1. Foto: Reuters
  2. Esquiadores e snowboarders participam de uma corrida apenas com roupas de baixo em Crystal Mountain, no Estado de Washington. 
Comente agora
19
Abr
Mortos em naufrágio na Coreia do Sul sobe para 36
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:08h

Autoridades da guarda costeira da Coreia do Sul disseram que o número de mortos na balsa que naufragou na costa do país subiu para 36 com a retirada dos três corpos que estavam dentro da embarcação por mergulhadores. Ainda são 265 o número de pessoas desaparecidas, a maior parte delas, estudantes que estavam à passeio. O acidente aconteceu há quatro dias e havia 476 pessoas a bordo. Somente 174 pessoas foram resgatadas. Kim Kwang-hyun, uma das autoridades envolvidas no resgate, disse no começo deste domingo que os mergulhadores quebraram a janela de uma cabine de passageiros pouco antes da meia-noite e retiraram três corpos. Ele disse não ter informação sobre se os mergulhadores entraram de fato na balsa naufragada e se existe condição para que entrem na embarcação para buscar outros corpos ou possíveis sobreviventes. Correntezas impediram que os mergulhadores entrassem na balsa desde que naufragou.

Comente agora
19
Abr
Brasileiro sobrevive a avalanche que matou 12 no Everest
Postado por: Anacley Souza / 08:10h

O cearense Rosier Alexandre sobreviveu à avalanche que matou 12 pessoas no Everest, o acidente mais violento da história da maior montanha do mundo. O brasileiro estava no campo-base do Everest (5.350 metros), abaixo dos acampamentos atingidos pela avalanche. Mesmo assim, duas pessoas que integravam a equipe de Rosier morreram no acidente. O brasileiro havia chegado no dia 13 ao acampamento, e a previsão é que ele atingisse no domingo o ponto onde ocorreu a avalanche. Segundo a assessoria de imprensa do cearense, ele se preparava há 10 anos para fazer a subida do Everest, e agora deve aguardar as instruções dos guias para saber se ainda é possível seguir pelo caminho em segurança. Rosier relatou que o clima no acampamento é de muita comoção com as mortes dos 12 guias nepaleses no acidente. A avalanche aconteceu às 6h45 locais a 5.800 metros de altitude, em uma área que leva à geleira de Khumbu. Descendente de uma família de agricultores, Rosier nasceu em Taipa, zona rural do Ceará, e trabalhou no campo até os 15 anos. Ficou conhecido quando se tornou o primeiro montanhista do Norte/Nordeste a escalar o Aconcágua (6.962 metros), a maior montanha da terra fora da Ásia. O brasileiro está executando o projeto Sete Cumes, que consiste na escalada da maior montanha de cada continente. Seis etapas já foram cumpridas - o último desafio é o Everest.(Terra)

Comente agora
19
Abr
Rapper norte-americano corta pênis e tenta suicídio
Postado por: Anacley Souza / 07:06h

O rapper norte-americano Andre Johnson, do Wu-Tang Clan, um dos mais conhecidos coletivos de hip hop dos Estados Unidos, cortou o próprio pênis e tentou se suicidar atirando-se de uma sacada no segundo andar de um edifício. De acordo com o site de celebridades TMZ, Johnson foi encontrado em uma calçada, no início da madrugada de quarta-feira (16), em North Hollywood. Seu estado era crítico. O músico foi levado de ambulância ao Hospital Cedars-Sinai Medical Center. Ainda segundo o TMZ, não se sabe se os médicos estão tentando reimplantar o órgão do cantor.

Comente agora
19
Abr
Nave espacial da Nasa colide contra a Lua em missão suicida proposital
Postado por: Anacley Souza / 07:02h

Uma espaçonave robótica americana finalizou sua missão pioneira de mapear poeira e gases ao redor da Lua com uma colisão propositalmente suicida na superfície lunar nesta sexta-feira (18), afirmaram oficias da Nasa (a agência espacial americana). Conhecida como LADEE, a nave voou a altitudes cada vez mais baixas para estudar como a poeira é levantada da superfície lunar e quais gases compõem a chamada exosfera lunar -- a região do espaço que rodeia a lua. Oficiais da Nasa planejavam a colisão da nave com a Lua após ela transmitir a última série de dados. Antes de bater na superfície lunar, a LADEE viajou a 5.790 km por hora, três vezes mais rápido que uma bala de rifle de alta potência, para que a nave não apenas quebrasse com o impacto, mas as peças dela chegasem a se vaporizar. "O impacto nessas velocidades não é nada gentil", afirmou o cientista que liderou a missão, Rick Elphic, em um comunicado. Lançada no dia 6 de setembro de Wallops Island, no estado americano da Virginia, a LADEE ficou em órbita em torno da Lua em outubro. Em novembro, ela iniciou sua tarefa, que esperava-se que durasse cem dias. Depois a missão foi estendida até o dia 21 de abril, mas a nave ficou sem combustível e caiu em algum lugar da lua ena madrugada desta sexta-feira. Controladores de voo vão tentar descobrir onde exatamente a LADEE caiu para obter imagens do local. Além de entender melhor a lua, os cientistas planejam usar os dados coletados sobre a exosfera lunar para o recriar o ambiente de outros corpos sem ar, incluindo Plutão, que será visitado pela primeira vez por uma nave da Nasa no próximo ano.(G1)

Comente agora
18
Abr
Casal cristão é condenado à morte por “insultar Maomé” via SMS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h

Um casal cristão foi condenado à morte no Paquistão por terem insultado o profeta Maomé em mensagens de texto. A decisão partiu do tribunal do leste do país, segundo informou uma fonte da polícia local. O site do ministério Portas Abertas informou que a defesa dos acusados Shafqat Emmanuel e sua esposa, Shagufta Kausar, deve recorrer da decisão. O casal mora na cidade de Toba Tek Singh, na província de Punjab. Emmanuel trabalhava de vigilante de uma escola e durante o trabalho teria enviando uma mensagem de texto para o celular da esposa que é empregada doméstica. O teor da mensagem não foi divulgado, mas ambos foram acusados e condenados pela lei da blasfêmia, sendo primeiramente presos e depois condenados à morte. Em março o cristão Sawan Masih também foi condenado à morte no Paquistão por cometer o mesmo crime. O caso de Masih provocou protestos em Lahore e igrejas e casas de cristãos foram queimados. O Paquistão é o oitavo país mais opressor aos cristãos e sua lei antiblasfêmia já condenou muitas pessoas à morte. Apesar de toda essa opressão, membros de entidades eclesiásticas afirmam que há cerca de 4 milhões de cristão no país, o que significa 2% da população.

Comente agora
18
Abr
Corpo de Gabriel García Márquez será cremado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:47h

O corpo do escritor colombiano Gabriel García Márquez, morto nesta quinta-feira (17) aos 87 anos na Cidade do México, será cremado em uma cerimônia privada. A informação foi confirmada pela família mediante um comunicado lido para jornalistas na porta da casa do escritor, segundo divulgaram as agências de notícias France Presse e EFE. Em respeito a um desejo da família, nenhum outro ato fúnebre será realizado. Por enquanto, apenas uma homenagem nacional será feita ao escritor no Palácio de Belas Artes, na próxima segunda-feira (21). Segundo a France Presse, uma das irmãs do escritor, Aída, disse à imprensa colombiana que espera que o corpo do escritor seja levado para sua terra natal. "Gabito é da Colômbia, têm de trazer Gabito, quer dizer, não tive tempo de pensar nisso, mas não há dúvida de que ele tem de vir e de que vão trazê-lo para nós", declarou Aída García Márquez.

Comente agora
17
Abr
Papa aumenta confiança na Igreja, mas número de fiéis cai
Postado por: Letícia Oliveira / 13:45h
A chegada do papa Francisco aumentou a confiança da América Latina na Igreja católica, mas o número de fiéis caiu 13% entre 1995 e 2014, segundo um estudo do instituto 'Latinobarómetro'. Nos últimos 18 anos, o número de pessoas que se declaram católicas diminuiu de 80% para 67% na América Latina. Na América do Sul, a queda foi de 10% e na América Central 17%. A confiança na Igreja é superior a 60% em todos os países da região, com exceção do Uruguai (48%) e Chile (44%). Segundo a pesquisa, os latino-americanos confiam mais na família e, em segundo lugar, na Igreja Católica. "Os católicos recuperam a confiança na Igreja, apesar dos escândalos, provavelmente como consequência da chegada e liderança do papa Francisco", afirma o instituto privado Latinobarómetro, que tem sede em Santiago. Mas a pesquisa destaca que entre 2011 e 2013 "não há um efeito 'papa Francisco' em toda a sociedade, e sim apenas na confiança na Igreja Católica". A América Latina é a única região do mundo que tem uma religião - o catolicismo - muito mais dominante que outras.
Comente agora
17
Abr
Governos mundiais reconhecem surgimento do terceiro sexo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:25h

Existe algum gênero além de homem e mulher? Durante séculos diferentes sociedades humanas não o reconheciam. Contudo, nos últimos anos um movimento que busca esse reconhecimento tomou força em diversos países e agora tenta se estabelecer no Brasil. O psicanalista brasileiro Pedro Paulo Ceccarelli, doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade de Paris, afirmou em entrevista ao portal IG, que a discussão sobre a definição deste termo precisa se tornar mais clara para todos. “O gênero é uma construção social, onde homem e mulher têm papeis distintos, não tem nada a ver com macho e fêmea, que é algo biológico. Esse entendimento é recente, algo que é debatido há apenas 20 anos”, defende. Já o psiquiatra Alexandre Saadeh, coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que o gênero neutro propõe mais possibilidades para a sexualidade. “A pessoa gênero neutro acabaria, de certa forma, se liberando nas questões sexuais, fazendo sexo com homens e mulheres. Porque ela seria mais aberta a questões de gênero”.

Comente agora
17
Abr
Condenado recebe perdão de família de vítima e se salva da forca no Irã
Postado por: Anacley Souza / 12:03h

A execução de um homem condenado no Irã pelo assassinato de um adolescente de 17 anos, cometido há sete anos, reuniu uma multidão na última terça-feira (15) em Nowshahr. No entanto, prestes a ser enforcado, a família da vítima concedeu o perdão ao homem e o salvou da morte, segundo o jornal britânico "The Guardian". Balal Abdullah esfaqueou e matou Abdollah Hosseinzadeh durante uma briga na rua. Por isso, familiares do morto tiveram o direito de reclamar a execução do assassino pela regra do “olho por olho”. As imagens mostram o momento em que Balal é levado até um local público, onde uma forca foi preparada. Em uma das fotos é possível vê-lo pedindo por sua vida. Já com a corda no pescoço, a mãe da vítima apareceu, deu-lhe um tapa no rosto e concedeu-lhe o perdão -- algo considerado raro, segundo o "Guardian". Todos os movimentos foram acompanhados de longe pela população. A sequência de fotos foi divulgada pela agência de notícias local Isna.(G1)

Comente agora
17
Abr
Navio que afundou na Coreia do Sul tinha mais de 300 adolescentes a bordo
Postado por: Anacley Souza / 11:47h

Os passageiros do navio Sewol estavam tomando café da manhã, por volta das 9h desta quarta-feira (16) no horário local (23h do dia anterior no horário de Brasília), quando escutaram um forte estrondo. Logo, o navio começou a se inclinar, resultando no que pode ser o pior acidente marítimo da história da Coreia do Sul. O navio Sewol se dirigia à ilha de Jeju, um resort considerado como o "Havaí da Coreia". Ele tinha 459 passageiros, entre eles mais de 300 adolescentes - estudantes do equivalente ao ensino médio na Coreia do Sul. A Guarda Costeira da Coreia do Sul começou as operações de resgate tão logo o navio enviou o pedido de socorro. Foram usados pequenos barcos motorizados, mergulhadores e helicópteros. Os feridos foram transferidos para o hospital da cidade litorânea de Mokpo, próxima do local do acidente. As causas do naufrágio ainda não são conhecidas. A principal hipótese, consistente com o barulho que as vítimas relataram, é de que a embarcação colidiu com um recife submarino. As equipes de resgate acreditam que uma grande parte dos desaparecidos continuam na embarcação. Quando o navio começou a naufragar, a recomendação da tripulação era de que os passageiros não se desesperassem, não se jogassem no mar e não saíssem do local onde estavam. Por isso, muitos estudantes podem ter ficado presos nos quartos. Outros, no entanto, se lançaram ao mar no meio da situação caótica. A temperatura do mar também é um problema para as operações de resgate. As águas estão muito frias - cerca de 10 ºC. Estudantes retirados das águas recebiam imediatamente um cobertor para recuperar a temperatura corporal. Até o momento, a Guarda Costeira da Coreia do Sul confirmou a morte de duas pessoas, um homem e uma mulher da tripulação. Já a imprensa sul-coreana fala em pelo menos seis mortos. Cerca de 270 passageiros continuam desaparecidos. (Agência AFP)

Comente agora
17
Abr
Cristina Kirchner prepara lei para proibir protestos na Argentina
Postado por: Anacley Souza / 11:24h

Com o apoio da presidente argentina Cristina Kirchner e de seu chefe de gabinete Jorge Capitanich, um grupo deputados governistas apresentou um projeto de lei para limitar "todas as manifestações públicas" e ativar o "uso da força" contra os protestos, reporta o jornal Clarín nesta quinta-feira. O texto foi redigido pelo deputado Juan Manuel Pedrini, um ex-ministro do governo. Segundo o jornal, a iniciativa confirma o rumo autoritário tomado pelo governo após a intensificação de greves, manifestações e piquetes contrários à política econômica ditada pela Casa Rosada. A população argentina está insatisfeita com a inflação alta, o controle cambial e a desvalorização do peso, que mina o poder de compra das famílias. "Todos têm o direito de protestar, mas também temos de respeitar os outros cidadãos", disse a presidente ao Congresso, justificando seu apoio à lei que vai contra o direito de livre expressão garantido pela Constituição argentina. "Há uma colisão entre os direitos, o de protestar e o de ir e vir da população. Não vamos criminalizar o protesto, devemos regulamentá-lo”, disse o deputado Pedrini. Leia também Chefe de gabinete questiona 'autoridade moral' de grevistas. O projeto de lei propõe a distinção entre manifestações "legítimas" e "ilegítimas", fato que, segundo o Clarín, foi criticado pela oposição pela falta de clareza do texto.

Comente agora
17
Abr
Piada com cabelo de Kim Jong-un vira incidente diplomático em Londres
Postado por: Anacley Souza / 11:13h

Um cartaz de um salão de Londres que fazia piada com o penteado do ditador norte-coreano Kim Jong-un ameaça virar um incidente diplomático depois que Pyongyang enviou uma carta de protesto a Londres. "Recebemos uma carta da embaixada da República Popular da Coreia do Norte e a responderemos no tempo devido", informou o Foreign Office (o equivalente britânico ao Ministério das Relações Exteriores) nesta quinta-feira. Mo Nabbach ao lado do cartaz bem-humorado, mas considerado ofensivo pelos norte-coreanos A carta é o episódio mais recente da disputa, que começou quando funcionários da embaixada da Coreia do Norte exigiram que o salão de Londres retirasse um anúncio que fazia piada com o penteado de Kim Jong-un. No cartaz, Kim aparece com seu penteado peculiar – dividido no meio com a parte inferior raspada – e a legenda: "Penteado ruim? 15% de desconto em todos os cortes de cabelo para homens durante o mês de abril". A polícia britânica precisou entrar em ação diante a presença dos funcionários da embaixada, localizada a dez minutos de caminhada do salão. "Os agentes conversaram com as duas partes e não constataram nenhum delito", disse um porta-voz da polícia. Mo Nabbach, proprietário do estabelecimento, disse ao jornal London Evening Standard que dois funcionários da representação norte-coreana fizeram fotos do salão M&M Hair Academy no bairro de Ealing. Depois de tirar as fotos, ordenaram a retirada do cartaz porque era "desrespeitoso", disse Nabbach. "Eu falei para eles que isto é a Inglaterra, não a Coreia do Norte, e que procurassem advogados", relatou Nabbach. "Os dois caras estavam usando ternos e eram bastante sérios. Foi assustador", completou. Nabbach admitiu que a frequência em seu salão aumentou bastante com o episódio. No entanto, “ninguém pede para fazer um corte de cabelo à la Kim Jong-un", disse. À frente do regime totalitário da Coreia do Norte desde 2011, Kim Jong-un tem um corte de cabelo muito parecido com o do seu avô, Kim Il-Sung, chamado de "presidente eterno" e que governou o país entre 1948 e 1994. (Agência AFP)

Comente agora
17
Abr
Adolescentes se tornaram os pais mais jovens da Grã-Bretanha.
Postado por: Anacley Souza / 10:17h

Uma menina de 12 anos e 3 meses e seu namorado, de 13 anos de idade, se tornaram os pais mais jovens da Grã-Bretanha e agora postaram a primeira foto do casal ao lado do bebê recém-nascido. O jovem casal, que vive no norte de Londres, comemorou o nascimento de sua filha bebê no último final de semana, e prometeu ficar juntos como uma família normal. A menina é 5 meses mais nova que a anterior mãe mais jovem do Reino Unido. O pai da menina foi entrevistado pela imprensa local, e disse não sentir vergonha de nada. Ele afirma que esta não é a primeira e nem será a última vez que algo assim acontecerá. Ele disse que gosta do namorado da filha, e conversou com a família do mesmo depois de descobrirem a gravidez. (Record News)

Comente agora
17
Abr
Diretor de X-Men é acusado de abusar sexualmente de jovem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:32h

Bryan Singer, que já dirigiu grandes produções como X-Men, é acusado de abusar sexualmente de um adolescente. O fato teria acontecido em 1999, quando a suposta vítima, Michael Egan, tinha 17 anos. Segundo o site TMZ, o processo aponta que o diretor forneceu bebida alcoólica e drogas ao garoto e lhe ofereceu um papel em um de seus filmes. Ainda de acordo com o relato, Singer teria forçado o jovem a praticar sexo oral dentro de uma piscina. O processo também diz que Singer dopou o menino com drogas, inclusive cocaína, em outra ocasião. O advogado do diretor, Marty Singer, rebateu: “as alegações contra Bryan Singer são completamente infundadas. Estamos confiantes que ele será inocentado nesse processo absurdo”. A defesa ainda afirma que o caso só veio à tona agora por conta do lançamento do novo X-Men em algumas semanas. (Terra)

Comente agora
17
Abr
Papa lavará os pés de 12 pessoas com deficiência na Quinta-Feira Santa
Postado por: Anacley Souza / 08:25h

Doze pessoas com deficiência, de diversas idades, etnias e religiões vão participar nesta quinta-feira (17) da cerimônia do Lava-Pés, que será presidida pelo papa Francisco. Segundo o presidente da Fundação Padre Carlo Gnocchi, Angelo Bazzari, os participantes da cerimônia têm deficiências de diversos níveis de gravidade. A ação de Francisco, ao lavar e beijar os pés dos 12 internos na instituição, "é sinal da misericórdia evangélica que quer abraçar, com o gesto do papa, todo o mundo do sofrimento”, disse o sacerdote. “É um gesto que o papa cumpre sempre na esteira daquela Igreja que quer servir primordialmente aos últimos, mas que evangelicamente são os primeiros. Este presente é certamente um carinho que o papa Francisco faz ao mundo do sofrimento, ao universo habitado pelos mais frágeis e mais vulneráveis”, acrescentou o padre Bazzari. No rito do Lava-Pés, que marca a Quinta-Feira Santa, o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, lembrando o gesto de Jesus, com seus discípulos, na Última Ceia. O gesto simboliza a humildade, a submissão e o papel de servir ao semelhante. A cerimônia de amanhã será celebrada na igreja do centro romano Santa Maria da Providência, para os internos e funcionários da Fundação Padre Carlo Gnocchi. Fundada há quase 60 anos, a instituição assiste mais de três 3 mil pessoas com deficiência, além de dependentes, em 29 centros espalhados por nove regiões da Itália. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Abr
Trem descarrila no noroeste da Índia e fere dezenas
Postado por: Anacley Souza / 12:50h

Um trem de passageiros descarrilou no nordeste da Índia nesta quarta-feira, ferindo dezenas de passageiros. O motor e nove dos treze vagões do trem saíram dos trilhos próximo à estação de Jagiroad, cerca de 140 quilômetros a leste de Gauhati, capital do estado de Assam, informou a Indian Railways em um comunicado. A causa do descarrilamento está sendo investigada. Seis dos passageiros feridos foram hospitalizados, enquanto 36 outros sofreram ferimentos leves e foram autorizados a voltar para casa depois de receber atendimento médico, segundo o comunicado, acrescentando que 170 passageiros escaparam ilesos.(Agência Estado)

Comente agora
16
Abr
Escola nos EUA suspende aluna que raspou a cabeça para apoiar amiga com câncer
Postado por: Anacley Souza / 12:34h

Uma escola dos Estados Unidos suspendeu uma aluna de 9 anos que raspou toda a cabeça em solidariedade a uma colega que luta contra o câncer. Kamryn Renfro ficou careca para apoiar Delaney Clements, que está passando pelo tratamento de quimioterapia. A escola, que fica no município de Grand Junction, no Colorado, no entanto, alegou que Kamryn quebrou as regras de vestuário da escola, nas quais todos os alunos devem seguir um "padrão" que não desvie a atenção dos outros estudantes. "Será que o comprimento do cabelo das crianças irão necessariamente afetá-los em sala de aula?", questionou Jamie Renfro, mãe de Kamryn. "Eu realmente duvido disso." Em entrevista à US TV, Kamryn explicou que decidiu cortar os cabelos depois de ver a amiga Delaney, de 11 anos, enfrentando as consquências da quimioterapia: perda de cabelos, náuseas, fadiga, e perda de apetite. "Me pareceu a coisa certa a fazer", disse Kamryn. Delaney gostou da atitude da colega. "Me senti muito bem. Às vezes as pessoas me chamam de menino, e fiquei feliz em saber que teria alguém para me apoiar em cada passo", afirmou. A decisão da escola de suspender Kamryn levou a mãe da menina a iniciar uma campanha nas mídias sociais para chamar a atenção para o caso. Depois da repercussão, o conselho escolar, formado por pais e professores, decidiu nesta terça-feira (15) voltar atrás e permitir que Kamryn volte a frequentar a escola. O caso ganhou forte repercussão nos Estados Unidos e abriu a discussão sobre estes "dress codes" (códigos de vestuário) que as escolas impõem. Algumas escolas proibiram as alunas de usar calças legging, a menos que coloquem uma saia por cima. Assim, não chama tanto a atenção dos meninos.(G1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com