Voz


PodCast



Enquete





Blog

Mundo

Hong Kong retira do mercado a carne importada do Brasil

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 10:14h
Hong Kong retira do mercado a carne importada do Brasil

Hong Kong anunciou nesta sexta-feira (24) que retirará do mercado a carne brasileira supostamente adulterada e procedente dos 21 estabelecimentos investigados na operação Carne Fraca. Um dos maiores mercados para a carne brasileira, Hong Kong já havia proibido no início da semana as importações de carne do Brasil, assim como a China continental. As autoridades afirmam que as exportações caíram de US$ 63 milhões diários a apenas US$ 74.000. O secretário de Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, anunciou a "retirada completa" de toda a "carne fresca, congelada e de ave" importada das fábricas no centro da crise. "Não pudemos eliminar completamente os perigos ocultos em termos de segurança alimentar", disse Ko aos repórteres para explicar sua decisão. Ko ressaltou que seis das fábricas afetadas no Brasil exportaram carne a Hong Kong e disse esperar que a ação devolva a confiança aos consumidores em relação à carne brasileira não proveniente das fábricas envolvidas no escândalo.

Comente agora

Novidade Voe bem Turismo, agora você receberá em seu celular as nossas promoções e informativos

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 09:35h

Comente agora

Sinédrio pede que inimigo de Israel construa o Terceiro Templo

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 01:54h
Sinédrio pede que inimigo de Israel construa o Terceiro Templo

O novo Sinédrio usou a disputa entre o primeiro-ministro israelense e o ministro iraniano das Relações Exteriores para fazer um desafio ao maior inimigo de Israel: ajude a construir o Terceiro Templo. Por mais absurdo que isso possa parecer, trata-se de uma tentativa de usar o discurso iraniano e passagens do Antigo Testamento. A crise internacional começou durante a celebração do Purim, duas semanas atrás, quando o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fez a leitura da Megilá [Livro de Ester] em uma sinagoga. Ao discutir a história bíblica com as crianças presentes, assegurou-lhes: “Hoje, também, na Pérsia [Irã] estão tentando [nos matar], mas eles também não vão ter sucesso!” O ministro iraniano das Relações Exteriores, Javad Zarif, disse que se sentiu ofendido ao ouvir os comentários de Netanyahu e saber que seu país é retratado como vilão. Zarif respondeu ao premiê israelense acusando-o de “uma falsa história e a falsificação da Torá”. Segundo o ministro iraniano, seu país salvou os judeus três vezes ao longo da história. Zarif contou uma versão distorcida da história do Livro de Ester, alegando que o herói foi o rei persa Ahashverosh, e não os judeus Ester e Mordecai. Zarif também lembrou Netanyahu que foi Ciro, um rei persa, que facilitou a construção do Segundo Templo. O Sinédrio usou esse rompante de demonstração do orgulho nacional iraniano para ajudar os judeus a construírem o Templo agora. A corte rabínica enviou uma carta a Zarif, convidando-o a repetir a história. “Ficamos muito felizes em ouvir de sua referência ao capítulo maravilhoso e único na história da nossa nação, quando Ciro, rei do Império Persa, deu sua permissão para a construção do Templo em Jerusalém”, diz o documento. “Também é sabido que ele ajudou o projeto, devolvendo os objetos sagrados que foram tirados do Templo de Salomão pelo rei babilônico Nabucodonosor”. 

Comente agora

Papa abre caminho para canonização de 'pastorinhos' de Fátima

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/03 23:00h
Papa abre caminho para canonização de 'pastorinhos' de Fátima

O papa Francisco promulgou nesta quinta-feira (23) o decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão dos "pastorinhos" Francisco e Jacinta Marto, que, ao lado de Lúcia dos Santos, assistiram às supostas aparições da Virgem Maria em Fátima, em 1917. Com isso, aumentou a expectativa de que as duas crianças sejam canonizadas durante a visita do líder da Igreja Católica à cidade portuguesa, nos dias 12 e 13 de maio, como desejam os fiéis locais. Francisco, morto em 1919, aos 10 anos, e sua irmã, Jacinta, falecida em 1920, aos nove, se tornarão santos por um milagre em comum, repetindo o que já ocorrera em 2000, quando foram beatificados por João Paulo II. Os irmãos serão alguns dos mais jovens santos do catolicismo por terem se confiado plenamente à mãe de Jesus, que teria profetizado inclusive suas mortes precoces. Eles sofreram perseguições, chegando a ser presos para revelar o que Maria lhes havia dito nas aparições, e morreram de gripe espanhola, oferecendo o próprio sofrimento para "expiar os pecados do mundo". A terceira criança que teria visto a Virgem em Fátima, Lúcia dos Santos, se tornou freira e viveu até 2005, aos 97 anos. No seu caso, o processo de beatificação passou pela fase diocesana no mês passado. Salvo surpresas do Papa, sua canonização ainda deve demorar. As aparições de Fátima são reconhecidas pela Igreja Católica, mas por terem sido "revelações privadas", os fiéis não são "obrigados" a acreditar. (ANSA)

Comente agora

EUA checarão e-mails e redes sociais de solicitantes de visto, diz 'NY Times'

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/03 21:26h
EUA checarão e-mails e redes sociais de solicitantes de visto, diz 'NY Times'

Em um passo significativo rumo ao que o presidente Donald Trump considera "triagens extremas" de estrangeiros que entram nos EUA, o governo americano está estudando dificultar a entrada de milhões de visitantes através de verificações mais rigorosas, afirmam documentos diplomáticos obtidos pelo "New York Times". Os materiais mostram que o secretário de Estado, Rex Tillerson, já advertiu embaixadas para ampliar significativamente o escrutínio, focando no terrorismo islâmico e até permitindo a checagem até de e-mails e redes sociais. A medida se estenderia até a turistas. Após a suspensão judicial ao segundo decreto de Trump contra migrantes de seis países de maioria muçulmana, a nova medida prevê que mais pessoas serão alvo de questionamentos adicionais, revelou o "NYT". As novas medidas incluem demandar de solicitantes de vistos de turismo, trabalho e residência um detalhamento total de sua listas de viagens, endereços e locais de trabalho nos últimos 15 anos; telefones; e-mails; e checagens nas redes sociais para determinar se a pessoa já esteve em território controlado pelo Estado Islâmico.

Comente agora

Arqueólogos encontram estátua da avó de Tutancâmon

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/03 20:59h
Arqueólogos encontram estátua da avó de Tutancâmon

Arqueólogos descobriram uma estátua da rainha Tiye, esposa do faraó Amenhotep III e avó de Tutancâmon, em Luxor, no Sul do Egito. A obra foi achada em um templo funerário de Amenhotep III na região de Kom al Hitan, situada na margem Oeste do rio Nilo. Segundo Khaled Al Anani, ministro de Antiguidades egípcio, esta é a primeira vez que se descobre uma estátua de alabastro – feita de calcite (um carbonato de cálcio) – da rainha Tiye no interior do templo, já que as demais reproduções encontradas são de rocha. O ministro a qualificou como “grande, formosa e única”, segundo comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira. Uma missão arqueológica composta por europeus e egípcios encontrou a estátua na parte inferior da perna direita de uma grande estátua de seu marido, Amenhotep III. O faraó foi o nono governante da XVIII dinastia, cujo reinado aconteceu entre 1389 a.C. e 1351 a.C. A arqueóloga armênia Hourig Sourouzian, chefe da missão, explicou que a descoberta da escultura ocorreu de maneira “fortuita”, quando se levantava a parte inferior da estátua de Amenhotep III. Hourig destacou o bom estado de conservação da obra e ressaltou que ainda conserva as antigas cores com as quais foi pintada. Neste sentido, indicou que a escultura necessitará de um delicado trabalho de consolidação e de restauração. Na mesma missão também já haviam sido encontradas 109 estátuas da deusa Sekhmet, pedaços de duas estátuas de esfinges e partes de uma estátua de alabastro e uma estátua de quartzo do faraó Amenhotep III, que foi recentemente restaurada no templo e será removida para o Museu de Luxor. (EFE)

Comente agora

Governo russo suspende atividade de Testemunhas de Jeová por 'extremismo'

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/03 19:57h
Governo russo suspende atividade de Testemunhas de Jeová por 'extremismo'

O Ministério da Justiça russo suspendeu, nesta quinta-feira, a atividade das Testemunhas de Jeová, acusados de extremismo, à espera de que a Suprema Corte decida em 5 de abril se proibe definitivamente a prática desse culto no país. O Centro de Direção das Testemunhas de Jeová na Rússia, que dirige todas as filiais regionais e locais da comunidade religiosa, foi incluído na lista de organizações extremistas, afirma um comunicado do Ministério. O porta-voz das Testemunhas de Jeová na Rússia, Ivan Belenko, denunciou à Agência Efe que a decisão das autoridades russas privará do direito à liberdade ao culto os 175 mil seguidores que dessa comunidade no país. Em todos os processos judiciais contra a organização, as autoridades a acusaram de armazenamento e difusão de literatura religiosa de caráter extremista. "Todas as decisões judiciais contra nós se baseiam em uma única acusação: que alguns de nossos livros e discursos estão na lista de literatura extremista que existe neste país", explicou Belenko. Belenko afirmou que as decisões de incluir algumas publicações na lista negra "foram tomadas com base em opiniões de falsos especialistas e sentenças judiciais ditadas às costas dos crentes". (O Dia)

Comente agora

Votação de reforma da saúde que pode derrubar 'Obamacare' nos EUA é adiada

Mundo  Postado por Débora Ayane - 23/03 17:28h
Votação de reforma da saúde que pode derrubar 'Obamacare' nos EUA é adiada

A votação desta quinta-feira na Câmara dos Representantes dos EUA sobre o texto que pode derrubar o "Obamacare" foi adiada, segundo informaram líderes da câmara. A votação estava prevista para às 20h (horário de Brasília). Em entrevista à CNN, o deputado republicano Kevin McCarthy, disse que o projeto deverá começar a ser debatido nesta sexta. O fim do "Obamacare" é uma promessa de campanha do atual presidente americano, Donald Trump. De acordo com a agência Efe, o presidente não conseguiu chegar a um acordo com o grupo ultraconservador da Câmara para passar o projeto. Há divergências entre os republicanos conservadores e moderados, e é esperado que a votação seja apertada. O conhecido como Freedom Caucus (Caucus da Liberdade), um grupo de cerca de 30 congressistas da ala mais radical do partido Republicano, se reuniu hoje com o presidente para tentar aparar arestas sobre o conteúdo da lei e fazer com que ela seja aprovada.

Comente agora

Estado Islâmico reivindica autoria de atentado em Londres que vitimou quatro pessoas

Mundo  Postado por Débora Ayane - 23/03 16:16h
Estado Islâmico reivindica autoria de atentado em Londres que vitimou quatro pessoas

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado desta quarta-feira (22) em Londres, que deixou pelo menos quatro pessoas mortas (inclusive o agressor) e 40 feridos. A reivindicação foi divulgada pela agência Amaq, ligada aos terroristas, de acordo com o G1. "O perpetrador dos ataques ontem em frente ao Parlamento britânico em Londres é um soldado do Estado Islâmico e realizou a operação em resposta aos pedidos para se atacar cidadãos da coalizão", diz o comunicado da Amaq, conforme a Reuters. A primeira-ministra britânica, Theresa May, informou nesta quinta-feira (22) que as forças de segurança já tinham investigado o autor do ataque por conexão com atividades terroristas. Ele era britânico, considerado uma figura secundária e não teve sua identidade revelada. O autor do ataque atropelou pessoas na Ponte Westminster, bateu com o carro na grade do Parlamento, saiu do carro correndo em direção à entrada do Parlamento, e antes de ser baleado, esfaqueou um policial.

Comente agora

Ex-muçulmano se torna evangelista após conhecer o “Jesus verdadeiro”

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/03 00:04h
Ex-muçulmano se torna evangelista após conhecer o “Jesus verdadeiro”

O Alcorão fala sobre Jesus, reconhece que ele é um homem sem pecados e que fazia milagres. Chamado de “Issa”, seu nome em árabe, ele é apresentado como um profeta menor que Maomé. Contudo, muitos muçulmanos estão mudando de vida após conhecer o “Jesus verdadeiro”, revelado nas páginas do Novo Testamento. Lydia Munene, diretora executiva da área da Missão Bíblica na África, conta sobre o importante trabalho de evangelismo realizado em Kilifi, região costeira no Quênia hoje dominada pelos muçulmanos. “Uma das Bíblias que distribuímos ficou nas mãos de um muçulmano, que vamos chamar de Michael por questões de segurança. Esse homem se converteu participando de uma reunião cristã em Kilifi, e após sua decisão por Cristo demonstrou grande paixão pela distribuição de Bíblias para os Muçulmanos. Seu desejo é que eles possam conhecer a Palavra de Deus, que revela o verdadeiro Jesus”, conta Munene. Michael já fazia o trabalho de evangelismo, mas não tinha acesso às Bíblias. “Ele vinha conduzindo pequenos grupos de estudo bíblico, onde ele geralmente chama seus amigos, compartilha a Palavra de Deus, diz as passagens que eles devem ler. Quando eles entendem a mensagem, então faz o apelo para que aceitam ao Senhor”, acrescentou a diretora. A missão soube disso e começou a repassar exemplares das Escrituras para que Michael pudesse distribuir para todos os interessados. Isso é um feito e tanto, uma vez que todos os que se convertem naquela região enfrentam grandes perigos, incluindo ficar isolados pela família ou até mesmo ser morto por seus próprios familiares. Munene pede que todos os cristãos orem pelos novos convertidos quenianos, para que eles permaneçam firmes em sua decisão. “No Quênia, sabemos que há cristãos sendo agredidos e até mortos por causa da fé, mas mesmo assim nossa maior alegria é ver que muitos estão realmente procurando a verdade.” 

Comente agora

Refugiados são maior tragédia desde a 2ª Guerra Mundial, afirma Papa

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/03 21:29h
Refugiados são maior tragédia desde a 2ª Guerra Mundial, afirma Papa

O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira que a situação dos refugiados e da imigração é "a maior tragédia depois da Segunda Guerra Mundial", durante audiência na Praça São Pedro. Jorge Bergoglio animou os integrantes da fundação Migrantes a continuar seu trabalho "para receber e dar hospitalidade aos refugiados e imigrantes, levando em conta os direitos e deveres recíprocos de quem acolhe e quem é acolhido". Ele completou dizendo que "não devemos esquecer que o problema dos refugiados, dos imigrantes é hoje a maior tragédia depois da Segunda Guerra Mundial". A fundação Migrantes foi criada pela Conferência Episcopal Italiana e se encarrega de organizar a acolhida dos refugiados que chegam ao país.

Comente agora

Granada é encontrada em voo para os Estados Unidos

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/03 20:29h
Granada é encontrada  em voo para os Estados Unidos

Uma granada foi encontrada nesta quarta-feira (22) dentro de um pacote postal no aeroporto de Fontanarossa, em Catania, na Itália, que seria colocada dentro de um voo com destino aos Estados Unidos. O pacote, descoberto pela segurança do local, veio da base norte-americana de Sigonella, na Sícilia, e foi entregue ao terminal de carga do aeroporto de Catania. De acordo com as autoridades locais, o explosivo "era inerte" e foi enviado por um soldado norte-americano de Sigonella com destino à sua residência nos Estados Unidos. (ANSA)

Comente agora

Projeto de lei quer indenizar quase 50 mil gays condenados por norma nazista

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/03 18:49h
 Projeto de lei quer indenizar quase 50 mil gays condenados por norma nazista

A Alemanha iniciou nesta quarta-feira (22) o processo de perdão e indenização de cerca de 50 mil homens condenados por homossexualidade com base em uma norma nazista que vigorou mesmo após a Segunda Guerra Mundial. "A reabilitação dos homens que foram levados ante os tribunais por sua homossexualidade deveria ter sido feita há muito tempo", afirmou o ministro da Justiça, Heiko Maas, em comunicado, após o projeto de lei sobre o tema ser aprovado no conselho de ministros, mas deve ser ainda aceito no Parlamento. "Foram perseguidos, castigados e desonrados pelo Estado alemão apenas por seu amor por outros homens", acrescentou Maas, que teve que discutiu ala conservadora do partido de chanceler Angela Merkel durante meses de negociações. Em relação a indenização, o projeto determina o valor de 3 mil euros pela condenação e 1,5 mil euros por ano de prisão. O governo também investirá 500 mil euros por ano em uma fundação para a memória do ocorrido. O dispositivo legal que resultou nas condenações vigorou durante 122 anos, entre 1872 e 1994. O artigo 175 do código penal alemão castigava com penas de prisão "os atos sexuais contra a natureza, sejam entre homens de sexo masculino ou entre homens e animais". A partir de 1935, sob o regime nazista, as penas foram ampliadas com até dez anos de trabalhos forçados. Neste período, mais de 42 mil homens foram condenados por isso e enviados a prisões e campos de concentração.

Comente agora

Maconha no trabalho causa prejuízo milionário à BMW

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/03 18:24h
Maconha no trabalho causa prejuízo milionário à BMW

Dois operários-montadores da fábrica da BMW em Munique (Alemanha) passaram mal em pleno expediente na manhã do último dia 3 de março. Segundo o diário alemão Bild, eles aproveitaram uma pausa na linha de montagem de escapamentos para fumar maconha de origem sintética – bem mais poderosa que a erva natural. Um deles também tinha bastante álcool no sangue, enquanto o outro teria tomado anfetaminas. Ambos acabaram desmaiando, e tiveram de ser atendidos pelo serviço médico, o que obrigou a linha de montagem de Munique (onde são feitos os Série 3 e Série 4) a uma interrupção de 40 minutos. A BMW afirma que o prejuízo ficou na casa dos cinco dígitos, mas uma estimativa do próprio Bild diz que a interrupção deve ter um custo maior, de mais de 1 milhão de euros.

Comente agora

Carne brasileira vira piada no Chile: 'Cheiro estranho'

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/03 18:06h
Carne brasileira vira piada no Chile: 'Cheiro estranho'

Uma das reações internacionais mais duras à Operação Carne Fraca veio do Chile. O país vizinho decidiu barrar por tempo indeterminado a importação de todos os tipos de carne brasileira. A diplomacia nacional já tentou reverter a decisão em reuniões com a embaixada chilena, mas ainda não houve sinal positivo. O assunto é sério, mas virou piada em terras andinas. Uma operadora de telefonia móvel chilena, espirituosa, usou como mote a carne brasileira para atrair novos clientes a fazerem a portabilidade das concorrentes. “Se a sua companhia cheira estranho, troque pela Wom”, diz a propaganda publicada nas redes sociais, com uma imagem da bandeira brasileira e uma bandeja de “carne muito gostosa” embalada com moscas. A tele é conhecida no Chile por usar humor em suas peças publicitárias. No início de 2015, a operadora substituiu a Nextel chilena, depois que a marca foi comprada pelo fundo de investimentos internacional Novator.

Bloqueio: Há dois dias, o Ministério da Agricultura do Chile decidiu fechar temporariamente, de forma preventiva, o mercado para entrada de todos os tipos de carne de origem brasileira. Para suspender o bloqueio, o ministro chileno Carlos Furche Guajardo exige que o Brasil informe, com exatidão, “quais dos frigoríficos investigados exportaram para o país e para o mundo”.

Comente agora

Tiroteio fora do Parlamento britânico deixa feridos; polícia trata como terrorismo

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/03 12:57h
Tiroteio fora do Parlamento britânico deixa feridos; polícia trata como terrorismo

Um tiroteio fora do Parlamento britânico, em Londres, deixou feridos na tarde desta quarta-feira (22). A polícia britânica trata o incidente como um ataque terrorista até que a motivação dos disparos fique clara, segundo a Reuters. Não há um balanço oficial de vítimas e as informações ainda estão desencontradas. Um susposto atirador foi baleado pela polícia. A GloboNews afirma que 10 pessoas ficaram feridas. Um fotógrafo da Reuters afirma ter visto cerca de uma dezena de pessoas machucadas na Ponte de Westminster, que é vizinha ao prédio do Parlamento. Já um funcionário do Parlamento disse à Reuters que duas pessoas tinham sido baleadas. Deputados relataram à rede BBC ter ouvido três ou quatro disparos. Há relatos de que algumas pessoas ficaram feridas em um atropelamento na Ponte de Westminster, segundo a BBC. Ainda não está claro se os incidentes estão relacionados. O caso está sendo tratado até o momento como um incidente com arma de fogo. Não sabe a motivação dos disparos. Um antigo ministro polonês de Relações Exteriores fez imagens logo após o ataque, segundo a BBC.

Comente agora

Demanda por água no mundo deve aumentar 50% até 2030

Mundo  Postado por Willyam Reis - 22/03 07:35h
Demanda por água no mundo deve aumentar 50% até 2030

A previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, até 2030, a demanda por água no mundo aumente em 50%. Ao mesmo tempo, mais de 80% do esgoto produzido pelas pessoas volta à natureza sem ser tratado. Diante desse cenário, neste Dia Mundial da Água, lembrado hoje (22), a organização mobiliza governos, setor privado e sociedade civil contra o desperdício, por melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e pelo reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas. As águas residuais são os recursos hídricos utilizados em atividades humanas que se tornam impróprios para o consumo, mas podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Segundo a ONU, os benefícios para a saúde humana e para o desenvolvimento e sustentabilidade ambiental são muito maiores que os custos da gestão dessas águas, fornecendo novas oportunidades de negócios.

Comente agora

Criador do touro de Wall Street critica a ‘garota destemida’

Mundo  Postado por Anacley Souza - 21/03 21:53h
Criador do touro de Wall Street critica a ‘garota destemida’

Colocada em frente ao touro de Wall Street, a estátua de uma menina em pose de desafio instalada em 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, causou descontentamento no escultor italiano Arturo Di Modica, criador do touro de Wall Street, ponto turístico mais visitado em Nova York depois da estátua da liberdade. “Eles estão tirando vantagem”, disse Di Modica em entrevista ao jornal Daily News. Segundo o artista, as pessoas estão “cometendo um erro” acreditando que a “garota destemida” é um símbolo do emponderamento feminino. “Meu touro é um símbolo da América. Meu touro é um símbolo de prosperidade e força. Eu fiz essa escultura para todo o povo americano. Não especificamente para homens, mulheres ou gays”, acrescentou. A estátua foi instalada pelo fundo de investimento State Street Global Advisors com a permissão da prefeitura e se tornou tão popular que está circulando uma petição para que ela permaneça no local. A obra da escultora americana Kristen Visbal, deveria permanecer por uma semana, mas em 8 de março, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou que ela ficará até 2 de abril. A menina enfrenta a estátua icônica do touro de Wall Street, batizada de Charging Bull, instalada em dezembro de 1989. A escultura foi produzida e financiada por Modica, que gastou 350 mil dólares (cerca de 1 milhão de reais) em seu touro de bronze de 3200 quilos.

Comente agora

Hong Kong suspende importação de carne brasileira após operação da PF

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/03 09:13h
Hong Kong suspende importação de carne brasileira após operação da PF

g Kong anunciou nesta terça-feira (21) que suspendeu temporariamente a importação de carne brasileira. A decisão foi tomada pelo Centro de Segurança Alimentar (CSA) do Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental por precaução. A medida vale para a importação de carne congelada e refrigerada e para carne de aves do Brasil. Na sexta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca, que apontou fiscalização irregular de frigoríficos no Brasil. Na segunda-feira (20), alguns países importadores também anunciaram restrições temporárias à entrada de carne brasileira, entre eles a União Europeia, Coreia do Sul e China. Um porta-voz do Centro de Segurança Alimentar disse que, "o órgão continuará mantendo contato com as autoridades brasileiras para obter informações detalhadas para posterior avaliação e também reforçará a vigilância das carnes do Brasil para salvaguardar a segurança alimentar e a saúde pública". De acordo com o centro, nos últimos três anos, foram analisadas 17.060 amostras de carne para testes. Entre elas, 36 amostras estavam insatisfatórias - nenhuma delas era de origem brasileira.

Comente agora

EUA vão proibir eletrônicos em voos de certas empresas aéreas estrangeiras, diz agência

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/03 21:33h
EUA vão proibir eletrônicos em voos de certas empresas aéreas estrangeiras, diz agência

Autoridades dos EUA planejam proibir passageiros que viajarem em certas companhias aéreas estrangeiras em voos com destino aos EUA de levarem aparelhos eletrônicos maiores do que um celular, afirmou um funcionário do governo americano à agência Reuters. A fonte, que não foi identificada pela agência, afirma que a medida virá para enfrentar ameaças terroristas e se aplicará a cerca de 12 empresas. A autoridade disse que os passageiros americanos não sofrerão impacto da medida, que deve ser anunciada pelo Departamento de Segurança Interna na terça-feira (21).

Comente agora

Papa Francisco visitará túmulos de Pastorinhos em Fátima

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/03 21:19h
Papa Francisco visitará túmulos de Pastorinhos em Fátima

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (20) a programação oficial da "peregrinação" do papa Francisco em Portugal, nos dias 12 e 13 de maio, em ocasião ao centenário da aparição da Beata Virgem Maria na Cova da Iria à três crianças, Francisco, Jacinta e Lúcia. O Pontífice deixará Roma às 14h (às 10h no horário de Brasília) do dia 12 de maio e seguirá para a base aérea de Monte Real, onde tem chegada prevista para às 16h20 local. Ainda em Monte Real acontecerá a recepção oficial e um encontro privado com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Depois da cerimônia, às 16h55 local, Francisco vai fazer uma visita à Capela da Base Aérea, onde seus antecessores, Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991) já rezaram. O líder da Igreja Católica usará um helicóptero para se deslocar até o estádio de Fátima às 17h15. A viagem, com duração de 20 minutos, antecede o passeio em carro aberto ao Santuário de Fátima. O primeiro compromisso da agenda do Papa no Santuário será uma visita à Capelinha das Aparições, às 18h15 local, para um momento de oração, em seguida vai se recolher à Casa de Nossa Senhora do Carmo. No entanto, às 21h30, o papa Francisco vai realizar uma saudação aos peregrinos fazendo a bênção das velas, na Capelinha das Aparições, seguida da recitação do Rosário.

Comente agora

Egito e outros países suspendem importação de carne do Brasil; veja

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/03 19:13h
Egito e outros países suspendem importação de carne do Brasil; veja

O porta-voz do Ministério da Agricultura egípcio, Hamed Abduldayem, declarou nesta segunda-feira (20) que o Egito suspendeu temporariamente a importação de carne do Brasil. A medida foi tomada após a Polícia Federal (PF) deflagrar a Operação Carne Fraca na última sexta (17). De acordo com o porta-voz, autoridades do país estão aguardando as respostas da embaixada do Brasil no Cairo sobre a situação. Além do Egito, na Finlândia, a autoridade local de segurança alimentar disse que já iniciou uma investigação própria sobre o assunto. Também nesta segunda-feira, a China informou às autoridades brasileiras que vai suspender importações do País até receber esclarecimentos acerca da adulteração na produção de carnes. As importações chinesas de carne brasileira somaram quase US$ 2 bilhões em 2016. O porta-voz de saúde pública e segurança alimentar na Comissão Europeia (CE), Enrico Brivio, disse que a União Europeia vai suspender as importações de "quaisquer estabelecimentos implicados na fraude". O governo do Chile, por meio do Ministério da Agricultura, também anunciou a interrupção temporária de suas importações de carne do Brasil.

Comente agora

Avião cai em aeroporto do Sudão do Sul e deixa feridos

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/03 18:11h
Avião cai em aeroporto do Sudão do Sul e deixa feridos

Um avião que transportava 45 pessoas caiu no aeroporto de Wau, no norte do Sudão do Sul, nesta segunda-feira (20), deixando ao menos 37 pessoas feridas, segundo a France Presse. A aeronave pertence a uma pequena companhia aérea local. "As ambulâncias transportaram a maioria dos passageiros do aeroporto ao hospital. Temos 37 passageiros que estão recebendo cuidados médicos", declarou o ministro de informação do Estado de Wau, Bona Gaudensio. A fonte não entrou em detalhes a respeito dos demais passageiros, mas assegurou não haver mortos no acidente com a aeronave da companhia South Supreme Airlines. "O tempo estava ruim. A visibilidade não estava boa e o avião saiu da pista de aterrissagem e sofreu um acidente", afirmou um engenheiro do aeroporto de Wau, Paul Charles. "Algumas pessoas conseguiram deixar o avião por conta própria, enquanto outras precisaram ser retiradas", informou. (Globo)

Comente agora

Queda de árvore mata pelo menos 18 pessoas em catarata em Gana

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/03 12:27h
Queda de árvore mata pelo menos 18 pessoas em catarata em Gana

Ao menos 18 pessoas morreram, a maioria estudantes, e outras 30 ficaram feridas depois que um grande árvore caiu nas populares cataratas Kintampo, no centro de Gana, durante uma tempestade, informaram nesta segunda-feira (20) os serviços de emergência locais. O acidente ocorreu na tarde de domingo, quando o temporal fez com que várias árvores desabassem do alto das cataratas, sendo que uma delas caiu sobre um grande número de pessoas que estavam nadando. As vítimas eram em sua maioria estudantes de um colégio e da Universidade de Energia e Recursos Naturais que participavam de uma excursão à região. Fontes do Serviço Nacional de Bombeiros explicaram que, por enquanto, foram resgatados 18 corpos, embora esse número possa aumentar porque as equipes de resgate continuam trabalhando na área. Além disso, 30 feridos foram transferidos aos hospitais próximos, onde alguns deles seguem recebendo assistência médica. Algumas testemunhas relataram que os serviços de emergência tentaram resgatar as pessoas presas na catarata cortando os galhos da árvore com motosserras. As cataratas Kintampo se encontram no rio Pumpum, na região de Brong Ahafo, cerca de 400 quilômetros ao norte da capital Acra.

Comente agora

Familiares de vítimas de violência policial protestam em Paris

Mundo  Postado por Débora Ayane - 19/03 17:57h
Familiares de vítimas de violência policial protestam em Paris

Organizações de direitos humanos e familiares de vítimas realizaram um protesto em Paris neste domingo (19) contra a violência policial, discriminação e racismo, após um jovem negro ter acusado um policial de o ter estuprado usando um cassetete enquanto estava sob sua custódia. Segundo a Liga Francesa dos Direitos Humanos, as manifestações deste domingo expressam a “ira em face da repetida violência policial”. Também pretendem denunciar “uma pervertida noção de segurança pública e de proteção dos cidadãos”. O policial, agora investigado pelo caso de estupro, e três de seus colegas, acusados de violência, foram afastados de suas funções. O caso gerou uma onda de manifestações na cidade de Aulnay-sous-Bois, na periferia norte de Paris. O jovem negro de 22 anos fora parado para uma verificação de identidade. Após as agressões, precisou ser submetido a cirurgia por ter sofrido graves ferimentos na região retal. Nesta semana, o policial Damien Saboundjian, de 37 anos, foi condenado por ter matado a tiros Amine Bentounsi, um suspeito, em 2012. Recebeu uma pena de cinco anos de suspensão das funções como policial. Militantes contra a violência policial pretendem recorrer por considerar a punição branda. Segundo o jornal “The Guardian”, Amal Bentounsi, irmão de Amine, estava entre os manifestantes que marcharam neste domingo. Para ele, a polícia “parece se beneficiar de uma impunidade abjeta”.

Comente agora

Três ataques suicidas do Boko Haram matam ao menos quatro pessoas na Nigéria

Mundo  Postado por Débora Ayane - 19/03 13:33h
Três ataques suicidas do Boko Haram matam ao menos quatro pessoas na Nigéria

Três ataques suicidas na noite de sábado mataram ao menos quatro pessoas em Maiduguri, capital do estado de Borno, na Nigéria, informou a polícia local. O porta-voz do comandante da polícia estadual de Borno, Victor Isuku, disse que os agressores eram um homem e duas meninas adolescentes que acredita-se fazerem parte do grupo extremista do país, Boko Haram. Isuku, um superintendente-adjunto da polícia, disse que um membro da milícia, uma mulher e dois filhos foram mortos e outros 8 ficaram feridos. Os atentados suicidas têm se tornado uma ocorrência diária em torno de Maiduguri recentemente.

Comente agora

Líder das FARC se entrega ao exército colombiano

Mundo  Postado por Débora Ayane - 19/03 09:34h
Líder das FARC se entrega ao exército colombiano

Um dos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) se entregou voluntariamente às autoridades colombianas. O líder Carlos Carvajal, conhecido como "Alexander Mojoso" era um dos guerrilheiros que se opõe ao acordo de paz. Ele se entregou ao exército colombiano em Cartagena de Chairá, a cerca de 370 quilômetros de Bogotá. Carvajam seria um dos líderes da Frente 14, uma unidade que operava principalmente na região amazônica, mas que foi desarticulada. Segundo informações do jornal O Globo, o guerrilheiro teria desertado das FARC e agora passará a fazer parte do "programa de atenção humanitária aos desmobilizados". Carvajam tem mandados de prisão por crimes como porte ilegal de arma, rebelião, fuga de presos, entre outros.(BN)

Comente agora

Maconha medicinal se torna alternativa à coca na Colômbia

Mundo  Postado por Débora Ayane - 19/03 07:58h
Maconha medicinal se torna alternativa à coca na Colômbia

"Enquanto houver uma planta de coca, alguém virá atrás dela. Um bandido, uma gangue ou um cartel, é por isso que reduzir a área de produção é um dos principais desafios da Colômbia", disse Rafael Pardo, o Alto Conselheiro para o Pós-Conflito, no começo da semana, em conferência das Nações Unidas, em Viena. Após a entrada da maioria dos ex-guerrilheiros nas zonas de segurança designadas pelo Estado, o início da entrega de armas e a aprovação da criação dos tribunais especiais, inicia-se uma das fases mais importantes da implementação do acordo de paz entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), aprovado em dezembro de 2016. Trata-se de combater o aumento do território dedicado a áreas de cultivo de coca para a produção de cocaína, provocado por uma decisão do governo, em 2014, de parar com a fumigação das plantações ilegais. Na ocasião, o governo atendeu um pedido das Farc e dos camponeses, por conta dos danos causados à saúde pelos produtos químicos utilizados na fumigação. 

Comente agora

Terror só acaba quando Israel entregar territórios, diz líder palestino

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/03 00:48h
Terror só acaba quando Israel entregar territórios, diz líder palestino

“O terrorismo não será erradicado até que a questão palestina seja resolvida”, ameaçou o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Após receber uma equipe do presidente Donald Trump ele voltou a dizer que espera que se chegue à “paz” na região. Sem explicar como isso afeta a guerra jihadista em curso na Síria e no Iraque, países majoritariamente islâmicos, nem como pretende impedir novos atentados em nações europeias, Abbas limitou-se a usar da antiga retórica: “O mundo está completamente convencido de que nem os eventos que ocorrem no Oriente Médio e em todo o mundo, nem a questão do terrorismo podem ser tratados sem que se resolva a questão palestina”. As declarações foram feitas durante uma conferência de imprensa em Ramallah e estão disponíveis no site da Wafa, imprensa oficial palestina. Os palestinos e seus apoiadores repetidas vezes tentam alegar que o conflito palestino-israelense é um catalisador para grupos terroristas que propagam o ódio no mundo todo. Contudo, as autoridades israelenses repetidas vezes ressaltam que o terrorismo e o extremismo islâmico precedem a criação do Israel moderno e que os responsáveis pelos atentados nunca mencionam Israel. Abbas se reuniu esta semana com o enviado especial dos EUA, Jason Greenblatt, enquanto o governo Trump dá mostras claras de que pretende tomar ações práticas para que haja paz na região. O líder palestino também sublinhou que a próxima cúpula da Liga Árabe, a ser realizada mês que vem em Amã, na Jordânia, tratará de costurar um acordo de paz baseado na “Iniciativa de Paz Árabe”. Esse antigo movimento garante que haverá um reconhecimento do Estado judeu feito pelas nações islâmicas assim que houver um acordo definitivo entre Israel e os palestinos. Segundo Abbas, “Todos os olhos dos países árabes estarão voltados para as capitais do mundo, especialmente Washington, para ver o que pode ser feito por esta administração que garante desejar que a paz seja alcançada”. O presidente da AP disse que continua esperando uma data para se encontrar com Trump, após um telefonema do presidente dos EUA em 10 de março.

Seguindo o Alcorão: 

Comente agora

Madrasta arranca olhos de enteado de 4 anos após ele urinar na cama

Mundo  Postado por Débora Ayane - 18/03 14:27h
Madrasta arranca olhos de enteado de 4 anos após ele urinar na cama

Um crime bárbaro chocou a cidade de Masvingo, no Zimbábue. Uma madrasta arrancou os olhos do enteado de 4 anos porque ele fez xixi na cama. Segundo informações da polícia local, a mulher confessou o crime e começou a rir da barbárie que praticou. A criança foi encontrada na calçada próximo a casa dela coberta de sangue. Aos policiais, segundo o jornal Daily Mail, a mulher teria dito que cometeu o crime porque “ele não é meu filho”. Não se sabe onde estava o pai da criança na hora que a mulher atacou e mutilou a criança. O garoto foi encaminhado para o hospital, mas não há notícias sobre o estado de saúde dele. A polícia ainda investiga o caso e vai apurar todos os fatos. A mulher segue presa.(Informe Baiano)

Comente agora

Menino fica com mão presa em escada rolante e é resgatado; veja vídeo

Mundo  Postado por Débora Ayane - 18/03 13:55h
Menino fica com mão presa em escada rolante e é resgatado; veja vídeo

Uma criança de seis anos ficou ferida após ter ficado com uma das mãos presa em uma escada rolante, no distrito de Jiulongpo, na China. O menino estava acompanhado de parentes quando o acidente aconteceu. Após receber socorro, a criança passa bem. Uma equipe da rede de televisão local "CGTN" registrou o momento do resgate. Para fazer o resgate, uma equipe do Corpor de Bombeiros foi acionada e utilizara uma série de instrumentos para conseguir retirar a mão da criança após dez minutos de procedimento. O menino sofreu uma fratura na mão. O caso aconteceu na última quarta-feira (15). Veja vídeo:

Comente agora

Muçulmanos acreditam mais na Segunda Vinda de Jesus que cristãos

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/03 12:05h
Muçulmanos acreditam mais na Segunda Vinda de Jesus que cristãos

O Instituto de Pesquisas Pew, especializado em assuntos religiosos, realizou um levantamento em 2006 e concluiu que 79% dos cristãos acreditavam que Jesus voltaria à Terra algum dia. Destes, apenas 20% criam que isso acontecerá enquanto eles estiveram vivos. Quatro anos depois, o Pew fez uma nova pesquisa sobre o assunto. Os evangélicos continuam sendo o grupo que mais acredita na segunda vinda de Cristo. Dentre eles, 58% disseram crer que isso aconteceria dentro de quarenta anos, ou seja, até o ano 2050. Surpreendentemente, entre os muçulmanos, a crença na segunda vinda literal de Cristo alcança índices maiores. Os islâmicos ensinam que Jesus voltará aliando-se à figura do “Mahdi”, que destruirá o inimigo das nações [Anticristo], ressuscitará os mortos e fará um  julgamento. A pesquisa realizada pelo Pew entre moradores do Oriente Médio, indicou que dois terços – 670 milhões – dos seguidores de Maomé dizem que esperam estar vivos para testemunhar este evento. Segundo a revista Christianity Today, “A maioria dos muçulmanos no Iraque, Líbano e na Tunísia – e cerca de 50% no Marrocos e nos territórios palestinos – acreditam no “retorno iminente” de Jesus. Fora do mundo árabe, mais da metade dos muçulmanos na Turquia, no Paquistão, na Malásia e na Tailândia dizem que Jesus voltará à Terra em sua geração. 

Comente agora

Papa recomenda exorcismo frente a grandes inquietudes espirituais

Mundo  Postado por Anacley Souza - 17/03 22:29h
Papa recomenda exorcismo frente a grandes inquietudes espirituais

O Pappa Francisco recomendou nessa sexta-feira (17) aos sacerdotes recorrer ao exorcismo ao enfrentarem no confessionário profundas inquietudes espirituais. O exorcismo é o ato de expulsar demônios ou espíritos malignos das pessoas, lugares e objetos que são supostamente possuídos ou atormentados por eles. Essa prática não é reconhecida ou apreciada por toda a religião católica, que autoriza apenas alguns sacerdotes a realizar exorcismos. Um bom confessor deve ser "um homem de discernimento", especialmente quando encara "transtornos espirituais reais", disse o Papa a um grupo de sacerdotes que participava de um curso da Penitenciaria Apostólica, um dos três tribunais do Vaticano. Diante dos sacerdotes, o pontífice argentino lembrou que a maioria dos transtornos são de porte "psicológico" e que portanto devem ser curados "através da colaboração sadia com as humanidades". Apesar disso, reconheceu que certos problemas espirituais podem necessitar de exorcistas e que o confessor "não deve duvidar em consultá-los". Os exorcistas devem "ser eleitos com muito cuidado e precaução", disse. Ao contrário de seus antecessores, Francisco fala com maior frequência da presença nociva do "diabo", do "demônio" e de "Satanás", assim como da necessidade de lutar contra essa presença através de diferentes meios.

Comente agora

Jornais internacionais repercutem escândalo da carne no Brasil

Mundo  Postado por Anacley Souza - 17/03 22:15h
Jornais internacionais repercutem escândalo da carne no Brasil

A imprensa internacional repercutiu a Operação "Carne Fraca", deflagrada nesta sexta (17), que atingiu os dois maiores grupos do mercado de carne no país, JBS e BRF. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a organização criminosa, liderada por fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, recebia propina para facilitar a produção de produtos adulterados, emitindo certificados sanitários sem fiscalização. As propinas pagas a fiscais do Ministério da Agricultura para afrouxar a fiscalização em frigoríficos teriam abastecido o PMDB e o PP, segundo a Polícia Federal. No exterior, a agência internacional Bloomberg relembrou as quedas na Bolsa das ações da JBS desde 2015, destacando os recuos que ocorreram quando a empresa foi citada em escândalos políticos. O "Financial Times" informou que carregamentos de carne contaminada por salmonela podem ter sido enviados à Europa. O argentino "Clarín" destaca o envolvimento do "partido de Michel Temer" no recebimento de propinas. Na França, o "Le Figaro" afirmou que a operação era descrita pela Polícia Federal como "mais importante da história".

Comente agora

Papa irá ao Egito em abril para melhorar relações com Islã

Mundo  Postado por Anacley Souza - 17/03 20:09h
Papa irá ao Egito em abril para melhorar relações com Islã

O papa Francisco viajará ao Egito no final do mês de abril, visita que, além de ser a primeira internacional do Pontífice neste ano, será um passo crucial no diálogo entre o Vaticano e o Islã. Segundo informações obtidas pela ANSA, Mario Jorge Bergoglio visitará a Universidade Al-Azhar, a instituição religiosa mais prestigiosa do Islã sunita, onde será recebido pelo grande imã, Ahmed al-Tayeb. Os dois religiosos já se encontraram em maio de 2016 no Vaticano. Além de ser um evento muito significativo, no qual o Papa deverá fazer um forte apelo contra o fanatismo religioso, o encontro também poderá melhorar as relações com a grande instituição sunita depois que elas foram duramente abaladas devido a um discurso realizado pelo papa emérito Bento XVI na Universidade de Ratisbona, na Alemanha. Naquela ocasião, mais especificamente no dia 12 de setembro de 2006, Joseph Ratzinger condenou a "irracionalidade" da "difusão da fé mediante a violência", como ocorre, segundo ele, nas jihads, as guerras santas islâmicas. Na época, al-Tayeb interrompeu os diálogos de paz entre as duas vertentes religiosas. Em sua viagem ao Cairo, que durará dois dias, Francisco também deverá fazer um pedido especial de proteção aos coptas, grupo étnico-religioso cristão que está sob assédio no país, sendo alvo até de grupos terroristas, como o Estado Islâmico (EI, ex-Isis). O Papa também realizará uma reunião com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, e outras com as comunidades católica e copta do país.

Comente agora

Honda reforça convocação para recall de air-bag

Mundo  Postado por Anacley Souza - 17/03 18:28h
Honda reforça convocação para recall de air-bag

A Honda está alertando os proprietários de veículos que ainda não atenderam o recall dos "airbags mortais" de 2015, no Brasil. A marca começou a exibir um vídeo explicativo do defeito, que atinge mais de 1 milhão de carro e seus riscos para os ocupantes do veículo, na televisão. O recall visa reparar a falha do insuflador , peça responsável pela abertura do airbag. O insuflador é responsável por armazenar o gás que controla a abertura da bolsa em casos de colisões de grandes impactos. A peça quando submetida a umidade ou deteriorada pelo tempo têm a possibilidade de se partir em pedaços no momento em que for acionada. Em situação de estilhaçamento do insuflador, pedaços da peça podem atingir os ocupantes do carro e causar graves ferrimentos, que se assemelham a facadas. Além da Honda, outras dez marcas que utilizam airbags produzidos pela japonesa Takata estão com o mesmo problema. São elas: Toyota, Nissan, Fiat, Jeep, Chrysler, Volkswagen, Subaru, Mitsubishi, Audi e BMW. O problema é considerado o maior recall da história e atinge modelos como Honda Civic fabricados entre 2000 a 2008, Toyota Corolla (2002 a 2014), Fiat Uno (2015/2016) e Jeep Renegade (2015 e 2016). O indíce de procura para reparo da Honda é de 22% desde o início da campanha, graças a baixa demanda a montadora está vinculando anúncios a mais do que é exigido por lei.

Comente agora

Helicóptero ataca barco e mata 42 refugiados somalis

Mundo  Postado por Anacley Souza - 17/03 18:19h
Helicóptero ataca barco e mata 42 refugiados somalis

Quarenta e dois refugiados da Somália foram mortos na costa do Iêmen na noite de quinta-feira quando um helicóptero atacou o barco em que viajavam, segundo informações da guarda costeira na região de Hodeidah, controlada pelos huthi. Entre os mortos estavam mulheres e crianças. Mohamed al-Alay disse que os refugiados, carregando documentos oficiais do alto comissário da ONU para refugiados, estavam a caminho do Iêmen para o Sudão quando foram atacados na quinta-feira por um helicóptero Apache. O marinheiro que pilotava o barco, Ibrahim Ali Zeyad, disse que 80 refugiados foram resgatados depois o incidente. Não foi informado quem realizou o ataque. Os corpos de 33 refugiados foram levados aos hospitais da cidade portuária, onde 35 feridos também foram internados, afirmou um funcionário dos serviços de saúde. Dezenas de somalis que sobreviveram ao ataque, assim como três traficantes de pessoas iemenitas a bordo da embarcação, foram levados à prisão central da cidade. A agência Saba, controlada pelos rebeldes xiitas huthis, afirmou que o ataque foi provocado pela aviação da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita.

Comente agora

Vídeo mostra como mulher escapa com vida de enxurrada de lama no Peru

Mundo  Postado por Anacley Souza - 16/03 19:19h
Vídeo mostra como mulher escapa com vida de enxurrada de lama no Peru

O número de mortes pelas inundações causadas pelas intensas chuvas no Peru subiu nesta quinta-feira (16) para 62, sendo 12 delas nos últimos três dias, informou o porta-voz do Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN), o general Jorge Chávez. Em declarações ao "Canal N", Chávez explicou que as mortes aconteceram por conta das cheias nos rios e inundações desde a costa norte do país até a região de Lima. Chávez indicou que o período de chuvas, que começou em dezembro, vai continuar até o final de abril pelo aumento da temperatura no litoral norte. Entre as vítimas das últimas horas está uma menina de seis anos, que morreu ao ser arrastada por um deslizamento próximo à praia Punta Hermosa, 45 quilômetros ao sul de Lima. A força de água arrastou pedras e árvores, que acabaram nas margens da praia. O chefe da Região de Lima da Polícia Nacional, Gastón Rodríguez, informou à "RPP Notícias" que o corpo da menor foi encontrado por agentes da Divisão de Emergências.

 

Comente agora

Papa ganhará diploma de honoris causa em medicina

Mundo  Postado por Anacley Souza - 16/03 18:53h
Papa ganhará diploma de honoris causa em medicina

A Universidade de Salerno, no sul da Itália, pretende entregar ao papa Francisco um diploma de honoris causa em medicina por conta de seus cuidados em relação à "alma". O anúncio foi feito pelo diretor do departamento de medicina, cirurgia e odontologia do centro universitário, Mario Capunzo, durante um congresso promovido em Baronissi, a poucos quilômetros de Salerno, por uma associação de médicos católicos. "A Escola Médica Salernitana pretende conferir o diploma de honoris causa ao Santo Padre por seus dons e capacidades, universalmente reconhecidos, de médico das almas e de íntimo conhecedor das necessidades das pessoas mais frágeis, pobres e carentes da divina misericórdia e da solidariedade humana", diz um comunicado oficial enviado pela universidade ao Vaticano. O título de honoris causa é entregue a personalidades que tenham se destacado em determinada área do conhecimento, sem que necessariamente possuam um diploma universitário. (ANSA)

Comente agora

Senado não encontra indícios de espionagem contra Trump

Mundo  Postado por Débora Ayane - 16/03 17:25h
Senado não encontra indícios de espionagem contra Trump

A Comissão de Inteligência do Senado dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira (16) que não há indícios de que o presidente Donald Trump tenha sido espionado pelo governo antes de sua posse. O anúncio foi feito pelo chefe do colegiado, o senador republicano Richard Burr, cerca de duas semanas depois de a Casa Branca ter pedido que a comissão incluísse a denúncia em seu inquérito sobre a suposta interferência russa na política norte-americana. No início de março, Trump havia acusado Obama de espionar os telefones da sede de seu império imobiliário, a Trump Tower, em Nova York, pouco antes da eleição de 8 de novembro. No entanto, essa foi a única vez que o presidente falou sobre o assunto publicamente. Em diversas ocasiões, expoentes do Partido Republicano, inclusive o senador John McCain, cobraram a apresentação de provas, mas nunca foram atendidos. Na última segunda-feira (13), o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, suavizou as acusações e disse que Trump não acreditava que Obama tenha "interceptado seu telefone pessoalmente". Segundo Spicer, o presidente usou a palavra "interceptação" de modo genérico, como sinônimo de "vigilância". (Com informações da ANSA)

Comente agora

Nova lei na Espanha: cães não podem ter rabos cortados por estética

Mundo  Postado por Débora Ayane - 16/03 16:59h
Nova lei na Espanha: cães não podem ter rabos cortados por estética

O Congresso espanhol decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (16), que a amputação do rabo dos cachorros por estética e a extirpação das unhas dos gatos ficam proibidos no país. Estas e outras medidas são do Convênio Europeu de Proteção Animal de 1987, que foi aprovado com 20 anos de atraso pelo país. Segundo a Agência EFE, o Convênio garante princípios básicos para a proteção dos animais, como a limitação do uso em publicidade e espetáculos e a proibição das amputações por motivos que não sejam de saúde. O governo conservador havia incluído no texto do Convênio a permissão para amputar o rabo dos cães de caça. Uma coalizão de esquerda apresentou uma emenda para garantir que esta prática não fosse permitida.

Comente agora

Carta-bomba mandada ao FMI em Paris tinha remetente grego, diz ministro

Mundo  Postado por Débora Ayane - 16/03 15:55h
Carta-bomba mandada ao FMI em Paris tinha remetente grego, diz ministro

A carta-bomba que explodiu no escritório do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quinta-feira (16) em Paris tinha endereço de remetente grego, segundo o ministro de Ordem Pública da Grécia, citado pela agência Reuters. "As autoridades francesas acabaram de nos informar que ela foi enviada da Grécia", disse o ministro Nikos Toskas ao canal Ant1 Television. Num outo caso ocorrido na quarta-feira, autoridades alemãs interceptaram um pacote com explosivos endereçado ao ministro das Finanças Wolfgang Schäuble. Um grupo militante grego reivindicou a responsabilidade por essa tentativa de ataque na Alemanha.

Ataque em Paris

Comente agora

Tiroteio em escola deixa feridos no sul da França

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/03 12:31h
Tiroteio em escola deixa feridos no sul da França

incidente com tiros deixou feridos numa escola em Grasse, no sul da França, nesta quinta-feira (16). O Ministério do Interior informou que há oito pessoas com ferimentos. Christian Estrosi, presidente da região de Provença-Alpes-Côte d’Azur, disse à rádio France Info que o diretor da instituição está ferido, mas sua vida não está em risco. Fontes da polícia disseram que um aluno de 17 anos foi detido com um rifle, dois revólveres e duas granadas. Um segundo suspeito é procurado pelas autoridades, segundo a agência Reuters.O governo lançou um alerta de possível ataque terrorista por telefone, mas um pouco depois a prefeitura da cidade informou que o incidente envolveria alunos, não sendo, portanto, algo ligado a terrorismo.

Comente agora

Rússia começa a selecionar astronautas para voos à lua

Mundo  Postado por Anacley Souza - 15/03 21:04h
Rússia começa a selecionar astronautas para voos à lua

A Rússia começou o recrutamento de seis a oito pessoas para participar de voos à lua, informou nessa terça-feira a estatal russa Space Corporation Roscosmos. "O objetivo é selecionar os melhores especialistas, que têm a habilidade de trabalhar com espaço e equipamentos de aeronaves", disse a Roscosmos em comunicado à imprensa, acrescentando que os escolhidos vão trabalhar de acordo com o programa da Estação Espacial Internacional (ISS). Serão os primeiros pilotos da nova nave russa Federatsiya e os primeiros russos a voar para a lua. A seleção de astronautas começou ontem (14). Os resultados serão divulgados no fim de dezembro, disse Alexander Ivanov, primeiro vice-diretor-geral da Roscosmos, em entrevista à Agência Sputnik. De acordo com o serviço de imprensa do Roscosmos, além de vários requisitos, incluindo nacionalidade, idade limite, formação e experiência profissional, os concorrentes terão de passar por um conjunto de testes de aptidão física, qualidades psicológicas, capacidades profissionais e proficiência em língua. (Agência Brasil)

Comente agora

Brasileiros desaparecidos nas Bahamas embarcaram para travessia ilegal, diz PF

Mundo  Postado por Anacley Souza - 15/03 20:51h
Brasileiros desaparecidos nas Bahamas embarcaram para travessia ilegal, diz PF

A Polícia Federal (PF) informou hoje (15) ter provas de que o grupo de brasileiros desaparecidos nas Bahamas entrou no barco na data prevista para o embarque em direção à costa da Flórida, nos Estados Unidos. Desde 6 de novembro, 19 imigrantes são considerado desaparecidos depois que ingressaram em um tentativa de travessia ilegal para os Estados Unidos. No grupo, há 12 brasileiros. Segundo a chefe da Divisão de Direitos Humanos da PF, delegada Diana Calazans, uma postagem na página pessoal do Facebook de um dos imigrantes, no dia previsto para o embarque, foi georreferenciada no oceano, em local próximo aos tradicionais pontos de saída dos imigrantes ilegais. A informação foi dada em audiência pública realizada por uma comissão externa da Câmara dos Deputados, formada para investigar o desaparecimento dos brasileiros. Além de Diana, participou da audiência a delegada Sílvia Amélia Fonseca de Oliveira, coordenadora-geral de Cooperação Internacional da PF. “Fizemos um pedido ao juiz de quebra dos sigilos telefônicos e tem algumas informações da estação de rádio-base do dia do desaparecimento. Então, temos estes dados que indicam que esses aparelhos foram utilizados até este dia e estavam georreferenciados em torres muito próximas ao litoral das Bahamas, do local de onde seria a saída do suposto barco”, explicou Diana.

Comente agora

Hungria é condenada por violação dos direitos humanos de refugiados

Mundo  Postado por Débora Ayane - 15/03 16:20h
Hungria é condenada por violação dos direitos humanos de refugiados

A Hungria, que há muito tempo tem um histórico de fechar suas fronteiras aos imigrantes, foi considerada culpada em um caso histórico no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (CEDH), que descartou seu plano para criar campos de refugiados. Os eurodeputados do Parlamento Europeu criticaram firmemente após o Parlamento Nacional da Hungria aprovar uma nova legislação que permitirá a detenção automática de todos os requerentes de asilo em campos de contenção nas fronteiras do sul do país, acusando o país de violar a legislação da União Europeia. "A detenção de requerentes de asilo simplesmente porque são requerentes de asilo é uma clara violação das regras da União Europeia e do direito internacional, não serve a nenhum propósito, pelo contrário, levará a mais trauma e desespero", disse Sophie in 't Veld, vice-presidente de grupo de Liberais e Democratas (ALDE).

Comente agora

Trump pede prisão de Snoop Dogg após vídeo polêmico

Mundo  Postado por Débora Ayane - 15/03 14:49h
Trump pede prisão de Snoop Dogg após vídeo polêmico

O presidente dos Estados Unidos reagiu ao videoclipe "Lavender", no qual o rapper Snoop Dogg aparece dando um tiro em um palhaço vestido de Donald Trump. Na manhã desta quarta-feira (15), Trump postou em sua conta no Twitter a mensagem: "Conseguem imaginar o escândalo se @SnoopDogg, com a carreira em decadência e tudo, tivesse disparado uma arma contra o presidente Obama? Prisão já!". A atitude do rapper já havia sido repudiada pelo advogado pessoal de Trump, Michael Cohen. Em entrevista ao site TMZ na terça-feira, ele afirmou que Snoop Dogg deve desculpas ao presidente: "Eu estou realmente chocado porque imaginei que Snoop fosse melhor do que isso. Não tenho certeza se entendo o valor artístico de ter uma pessoa vestida como Trump e atirar contra ela. Não aceitaria isso se fosse o presidente Obama, e não aceito com o presidente Trump. Isso não é engraçado, não é artístico", afirmou Cohen.(N. ao Minuto)

Comente agora

Sexta mulher é atacada com ácido em Berlim, na Alemanha

Mundo  Postado por Débora Ayane - 15/03 14:37h
Sexta mulher é atacada com ácido em Berlim, na Alemanha

Duas semanas após a última agressão, na madrugada de terça-feira (14) mais uma mulher foi atacada com ácido em Berlim. Foi o sexto ataque semelhante registrado na capital alemã desde dezembro. A vítima, de 41 anos, caminhava pelo bairro Prenzlauer Berg quando percebeu que um homem de bicicleta a seguia. Ao se aproximar, o agressor jogou um líquido contra a mulher. "Por instinto, ela imediatamente puxou o cachecol e, desta maneira, o líquido não atingiu o seu rosto", afirmou a porta-voz da polícia Valeska Jakubowski à emissora de televisão rbb. O agressor fugiu em seguida. Porém, pela primeira vez, uma das vítimas conseguiu fazer uma descrição mais precisa do suspeito, que teria entre 35 e 45 anos, pele clara e altura mediana. Ele vestia uma jaqueta e calça pretas e usava um boné preto. Sua bicicleta possuía ainda um guidão chamativo.

Comente agora

Família não paga impostos “porque a terra é de Deus”

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/03 23:46h
Família não paga impostos “porque a terra é de Deus”

Uma família da Tasmânia (Austrália) não paga impostos locais há sete anos, e a razão é curiosa: a terra pertence a Deus. Os Beerepoot, trabalham e residem na cidade de Chudlleigh, são proprietários de uma pequena produção de mel, a Melita Honey Farm, que é também um ponto turístico. Conforme as autoridades locais a família deve quase onze mil dólares australianos, cerca de 27 mil reais em impostos imobiliários. Eles negam o pagamento da dívida, alegando que não são donos do terreno e que se alguém se identificar como proprietário, este seria “um falso Deus”. Os Beerepoot afirmam que a propriedade do terreno é exclusivamente divina. Segundo o DN, o prefeito local, Craig Perkins, admitiu que não obrigará a família a vender a propriedade para quitar os impostos. Mas avisou: “Eles terão de pagar as suas taxas.” Em contato com as autoridades, os Beerepoot – emigrantes de origem holandesa, que chegaram à Tasmânia em 1990, relataram que “Nosso Senhor é soberano e reina hoje”. “Nós adoramos só a Ele”, disseram ainda, concluindo: “Nos pedem devoção a um falso deus, algo que não podemos fazer.” Se referindo ao ato de pagar os tributos. Neste conflito, as autoridades já penhoraram um carro dos Beerepoot. Contudo, Craig Perkins explicou que a autarquia não poderá continuar a penhorar pequenos bens, pois isso não resolve o problema da dívida.

Comente agora

Deputado é punido após defender salário menor para mulheres

Mundo  Postado por Anacley Souza - 14/03 22:21h
Deputado é punido após defender salário menor para mulheres

O deputado polonês do Parlamento Europeu que afirmou, durante uma sessão na Casa no início do mês, que as “mulheres devem ganhar menos que os homens porque são mais fracas, menores e menos inteligentes” recebeu uma punição sem precedentes pelo comentário. Janusz Korwin-Mikke vai deixar de receber o subsídio referente a trinta dias de presença, totalizando 9.180 euros (cerca de 30.000 reais). O deputado também foi punido com suspensão de dez dias, além de ser proibido de representar o Parlamento Europeu por um ano. “Não tolerarei esse tipo de comportamento, principalmente quando se trata de alguém que deve desempenhar seu papel de representante da população europeia com a devida dignidade”, disse o presidente do Parlamento, Antonio Tajani. “Ao ofender todas as mulheres, o deputado desprezou nossos valores mais fundamentais”. A declaração foi feita no dia 3 de março, durante um debate sobre a desigualdade de gênero na Europa, em que os parlamentares discutiam a diferença salarial entre homens e mulheres. Segundo o jornal português Público, a média europeia de desigualdade salarial é de 16%. “Claro que as mulheres devem ganhar menos que os homens, porque elas são mais fracas, menores e menos inteligentes”, disse Korwin-Mikke, na ocasião. “Sabe quantas mulheres estão entre os 100 melhores jogadores de xadrez? Nenhuma”. Esta não foi a primeira declaração polêmica de Korwin-Mikke no Parlamento Europeu. Em outubro de 2015, ele foi suspenso por dez dias por fazer uma saudação nazista na Casa e, no ano passado, foi suspenso por cinco dias e deixou de receber dez dias de presença (3.060 euros, o equivalente a 10.000 reais) por comparar o fluxo de migrantes da Europa com “excremento”.

Comente agora

Fóssil de alga descoberto na Índia pode ser a planta mais antiga do mundo

Mundo  Postado por Anacley Souza - 14/03 20:25h
Fóssil de alga descoberto na Índia pode ser a planta mais antiga do mundo

Cientistas da Índia descobriram um par de fósseis de 1,6 bilhão de anos que parecem conter algas vermelhas, que podem ser a vida vegetal mais antiga já descoberta na Terra, de acordo com um estudo publicado na terça-feira. Até agora, a alga vermelha mais antiga conhecida tinha 1,2 bilhão de anos, segundo o artigo publicado na revista científica PLOS Biology. Os cientistas debatem quando a vida complexa começou na Terra, mas em geral concordam que os grandes organismos multicelulares se tornaram comuns há cerca de 600 milhões de anos. Esta descoberta poderia levar especialistas a reescreverem a árvore da vida, disse o autor principal do estudo, Stefan Bengtson, professor emérito de paleozoologia no Museu Sueco de História Natural. “A era da vida visível parece ter começado muito antes do que se pensava”, afirmou. Os fósseis encontrados não conservam DNA, mas o material se assemelha estruturalmente a algas vermelhas, incorporadas em estruturas fósseis de cianobactérias, chamadas estromatólitos, dentro de uma fosforita indiana de 1,6 bilhão de anos. “Não podemos ter 100% de certeza no caso de um material tão antigo, pois não há DNA remanescente, mas as características correspondem à morfologia e à estrutura das algas vermelhas”, disse Bengtson. Os pesquisadores conseguiram olhar dentro da alga através da técnica de microscopia por tomografia de raios X, que proporciona imagens tridimensionais, e observaram em cada célula o que parecem ser partes de cloroplastos, as organelas dentro das células vegetais onde ocorre a fotossíntese. Estruturas distintas no centro de cada parede celular também eram aparentes, e são típicas das algas vermelhas. Os fósseis foram descobertos em rochas sedimentares em Chitrakoot, no centro da Índia. Os primeiros vestígios da vida na Terra – na forma de organismos unicelulares – remontam a 3,5 bilhões de anos. (AFP)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com