As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 02/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

Mundo

01
Abr
Robin Williams restringiu o uso de sua imagem por 25 anos após sua morte
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:38h

Não parece mas fazem quase oito meses desde a morte de Robin Williams e, pode ter certeza, o cinema ainda sente a falta dele. E sua família também, claro. Mas eles também estão preocupados... com o testamento dele. Robin Williams e sua esposa Susan Williams.De um lado, a viúva do ator, Susan Williams, entrou com uma petição em dezembro para a interpretação de um tribunal do testamento que ele fez depois que eles se casaram. Do outro, os três filhos de William de casamentos anteriores, Zachary, Zelda e Cody, disputaram pela leitura. O ator com sua ex-esposa e seus três filhos.Depois de algumas discussões, chegou a hora de dividir a propriedade pessoal de Robin Williams, como jóias e outros objetos. Entretanto, algo que eles não vão debater é o direito à imagem póstuma do ator. Isso porque o comediante deixou o direito ao seu nome, assinatura, fotografia e semblante à Windfall Foundation, uma organização de caridade criada por representantes legais de Williams do escritório de advocacia de Manatt, Phelps. E o que isso quer dizer? Primeiro, essa determinação restringe a exploração da imagem de Robin Williams em qualquer publicidade por 25 anos após a sua morte. Ou seja, não serão autorizados anúncios exibindo Williams pelo menos até 11 de agosto de 2039. Segundo, a disposição também impede que alguém faça por exemplo, um holograma de Robin Williams ou insira a imagem dele digitalmente em um novo filme.

Comente agora
01
Abr
Adicione o Portal Voz da Bahia no seu WhatsApp e envie suas fotos e notícias para serem publicadas aqui
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 22:36h
O Portal Voz da Bahia lança mais um canal de interatividade com seus internautas e parceiros. Além dos perfis nas redes sociais, Fale Conosco, E-mail, Facebook os internautas e parceiros poderão contar com o aplicativo WhatsApp para fazer denúncias e enviar informações, fotos, vídeos e áudios, colaborando com a cobertura do Voz da Bahia. Antes de ser publicada a informação será apurada pela equipe e poderá ser noticiada. 
Como funciona: Por meio do celular (75) 9887-8148, o leitor pode colaborar na construção da notícia, enviando flagrantes, como fotos, vídeos, áudios e relatos e denúncias pelo Whatsapp. O aplicativo permite a troca de mensagens entre smartphones sem custo adicional. O usuário só precisa conexão 3G/Edge ou Wi-Fi. Quem tem o aplicativo no smartphone só precisa cadastrar nosso número em seus contatos. Quem não tem precisa baixar, gratuitamente, o aplicativo. No WhatsApp há nas versões para iphone, Androide, Black Berry, Nokia S40, Sony e Symbian, além do Windows Phone. Após instalar o software, é só seguir os passos autoexplicativos e, em segundos, o smartphone estará habilitado para enviar e receber conteúdo dos seus contatos que usam o aplicativo. O conteúdo compartilhado será apurado e poderá ser publicado no Voz da Bahia.
Comente agora
01
Abr
Funcionários do McDonald's fazem greve mundial no próximo dia 15; Brasil terá ato na Paulista
Postado por: Anacley Souza / 22:18h

Os funcionários da rede americana de lanchonetes McDonald’s entrarão em greve mundial no próximo dia 15. A paralisação será realizada em 200 cidades em 35 países, incluindo o Brasil. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o movimento grevista começou após uma reunião realizada há cerca de dois anos e meio, em Nova York, quando 200 funcionários da empresa e de outras redes de fast-food para solicitar aumento salarial e melhores condições de trabalho. No Brasil, no último dia 18, ocorreu um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo e, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, e afins de São Paulo (Sinthoresp), estima-se que 5 mil pessoas devem participar do ato marcado para o dia 15 de abril, 3 mil a mais que a expectativa dos organizadores do evento. A entidade conta com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Comente agora
01
Abr
Bispo excomungado no Rio afirma que Vaticano destroça tradições: 'Papa é menos católico que nós'
Postado por: Anacley Souza / 21:09h

Uma reportagem do jornal britânico The Guardian mostrou a revolta de um grupo de católicos ultraconservadores que se reuniu em um monastério perto de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, para se rebelar contra o papa Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio. Cerca de 50 padres, monges beneditinos e freiras, que se descrevem como movimento de "resistência" contra as reformas do Vaticano, defendem a missa em latim e são inimigos ferozes do ecumenismo, da liberdade de religião e de relações mais próximas com o judaísmo. O grupo de rebelados afirma que o Vaticano está esmagando a tradição católica e indo contra os ensinamentos do papa Pio X, um firme conservador que foi papa entre 1903 e 1914. "Não seguimos essa revolução. O atual papa está pregando doutrinas negadas por Pio 10. Ele é menos católico do que nós. Ele não segue a doutrina da fé que está nas palavras de Jesus Cristo", declarou Jean-Michel Faure, que foi consagrado bispo sem autorização papal há apenas duas semanas, pelo bispo britânico Richard Williamson, que nega que o Holocausto tenha acontecido. De acordo com a reportagem do The Guardian, o vaticano não reconhece a diocese de Santa Cruz, em Nova Friburgo. "Faure pode dizer o que quiser, mas um católico, e ainda mais um bispo, obedece e respeita o papa", declarou um porta-voz do Vaticano ao jornal. (Bol)

Comente agora
01
Abr
Plataforma de petróleo pega fogo no México e trabalhadores morrem
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

Quatro trabalhadores morreram e outros 16 ficaram feridos no incêndio que atingiu uma plataforma de petróleo da estatal mexicana Pemex no Golfo do México, provocando a retirada em caráter de emergência de 300 trabalhadores, anunciou a empresa. "Lamentavelmente confirmamos o falecimento de 4 trabalhadores no acidente ocorrido durante a madrugada na plataforma Abkatun Permanente", na Sonda de Campeche, declarou a Petróleos Mexicanos (Pemex) em uma mensagem no Twitter. O incêndio afetou durante a madrugada a plataforma Abkatun Permanente na Sonda de Campeche, segundo a Pemex. A plataforma fica na costa do estado de Campeche (leste), na península de Yucatán. A Pemex (Petróleos Mexicanos) informou que pelo menos 300 funcionários foram retirados da plataforma e oito barcos foram enviados para combater as chamas. A empresa indicou que a primeira vítima trabalhava para a Cotemar, uma empresa terceirizada pela Pemex. A imprensa informou que trabalhadores feridos foram levados para hospitais da região. De acordo com algumas versões, a área atingida é a destinada ao alojamento dos funcionários que trabalham em alto-mar. O incêndio teria iniciado na área de desidratação e bombeamento da plataforma por razões ainda não esclarecidas. A Pemex informou que a produção foi suspensa e que não houve derramamento de petróleo no oceano. Agentes da Marinha mexicana e funcionários da Pemex estão trabalhando no local do incidente, segundo a Agência Nacional de Segurança Industrial e de Proteção do Meio Ambiente do Setor de Hidrocarbonetos (ASEA), que investiga as causas do incêndio. (Globo)

Comente agora
01
Abr
Costa Concordia estaria transportando cocaína para a máfia quando afundou
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:50h

Investigadores italianos alegam que o Costa Concordia transportava uma grande quantidade de cocaína quando afundou, no dia 13 de janeiro de 2012, com 4.200 passageiros a bordo. O desastre deixou 32 pessoas mortas e ocorreu próximo à ilha de Giglio, na região da Toscana, na Itália. A droga seria propriedade do grupo mafioso da Calábria, o Ndrangheta. De acordo com o jornal The Independent, gravações telefônicas feitas pelos investigadores revelaram que havia um carregamento de cocaína no navio quando ele afundou. Na gravação, o chefe da Ndrangheta, Michele Rossi, diz para Massimo Tiralongo: “O mesmo navio que nos fez motivo de chacota perante o mundo nos deixou putos também”. A investigação também aponta que o grupo mafioso teria transportado drogas em navios da MSC e da Norwegian Cruise Lines. Oficiais disseram que as drogas no Costa Concordia foram colocadas a bordo sem o conhecimento dos dirigentes ou altos funcionários da empresa. O comandante do navio, Francesco Schettino, foi condenado a 16 anos de prisão por ter provocado o naufrágio e abandonado o navio logo após o acidente. O Costa Concordia foi rebocado para Genova no ano passado para ser desmontado em uma operação que deve durar dois anos.(Isto É)

Comente agora
01
Abr
Santo Antonio de Jesus: Ganhe o mundo com a Voe Bem Turismo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:03h

Mais do que ligar pessoas e lugares, a Voe Bem Turismo oferece a possibilidade da conexão perfeita entre você e o mundo, transformando  passeios ou viagens de negócios numa ocasião única e prazerosa. Na Voe Bem Turismo você conta com um atendimento cordial com experientes consultores de viagem e parceria com os melhores fornecedores para que sua viagem seja perfeita. Passagens aéreas, hotéis, resorts e pacotes turísticos no Brasil e no mundo, com tarifas promocionais e com todo atendimento  de profissionais qualificados.

Ganhe o Mundo voando bem com a Voe Bem Turismo

Shopping Itaguari 1º piso – Telefone: 75 3631 1201 – Santo Antonio de Jesus

Ganhe o Mundo com a Voe Bem Turismo!

Endereço: Shopping Itaguari 1º piso – Telefone: 75 3631 1201 – Santo Antonio de Jesus

Comente agora
01
Abr
Americano segue iPhone furtado, vai até a China e fica amigo do novo dono
Postado por: Samile Macêdo / 15:28h

Um iPhone roubado em um bar de Nova York acabou levando o dono do aparelho para o outro lado do mundo: a China, onde ele ganhou um amigo, fez turismo pelo país e se tornou uma celebridade local. A história com desfecho inusitado começou em fevereiro do ano passado, quando o celular do americano Matt Stopera foi furtado da mesa onde ele estava em um encontro com amigos. Um ano depois, começaram a aparecer em seu novo aparelho fotos que ele não havia tirado. Muitas delas eram selfies de um oriental em frente a um pé de laranja. Um amigo desvendou o mistério: seu celular antigo tinha ido parar na China e, como sua conta ainda estava logada na nuvem, as fotos tiradas pelo novo proprietário do aparelho continuavam aparecendo para ele. Matt, que escreve para o site internacional BuzzFeed, publicou um post com a foto do chinês questionando: “Quem é este homem e por que as fotos dele estão aparecendo no meu iPhone?” Alguém postou a pergunta no Weibo, uma espécie de Twitter chinês, e em poucas horas o pedido de Matt se tornou o assunto mais popular na plataforma. 

Comente agora
01
Abr
Mulher se joga em linha de trem com filho nos braços devido a crise de ansiedade
Postado por: Letícia Oliveira / 11:02h

Após não conseguir ajuda médica para combater a ansiedade, uma mulher se jogou nos trilhos de um trem com o filho de poucos meses nos braços. Donna Oettinger, de 41 anos, levou algum tempo para reconhecer que tinha um problema e, quando buscou ajuda, depois de uma overdose, foi informada pelos médicos que não poderia mais ser atendida. "Nós dissemos que ela precisava do tratamento e que até o assistente social estava falando isso, mas ouvimos: 'Não fazemos tratamentos de urgências' dos funcionários locais", afirmou a mãe de Donna, Carol Oettinger, ao Daily Mail. A família buscou um psiquiatra próximo para tratar Donna, que estava triste por ter sobrevivido à overdose. Em depoimento, Carol explicou que a filha entrou em crise de ansiedade por conta do uso de drogas, principalmente cocaína. "Quando ela percebeu o que havia causado a seu corpo ela entrou em pânico e começou a ter as crises", contou. Sem acesso aos especialistas, a mulher começou a piorar e já ameaçava suicídio. Até que ela se matou com o filho ao se jogar nos trilhos de um trem no sul de Londres.

Comente agora
01
Abr
Investigadores franceses fazem apelo por imagens do acidente aéreo com Airbus
Postado por: Letícia Oliveira / 10:40h

O procurador francês encarregado da investigação criminal sobre a queda do Airbus A320 da Germanwings pediu hoje (1°) para quem tiver vídeos relacionados com o desastre aéreo, que os envie aos investigadores. “Caso alguma pessoa tenha esse vídeo, ela deve entregá-lo sem demora aos investigadores”, disse Brice Robin em comunicado. O procurador negou que “no estado atual das investigações figure no inquérito um ou mais vídeos sobre a queda do Airbus A320″. A existência de um vídeo com os últimos momentos antes do embate do A320 da Germanwings filmados por um ‘smartphone’ foi mencionada pelos jornais Paris-Match e Bild na noite de terça-feira (31).

Comente agora
01
Abr
Identificação das vítimas do Airbus A320 é minuciosa
Postado por: Letícia Oliveira / 08:14h

A identificação das vítimas do Airbus A320 da Germanwings, que caiu há uma semana nos Alpes franceses, consiste em um minucioso processo laboratorial que está sob responsabilidade de um único centro francês: o Instituto de Pesquisa Criminal da Gendarmaria Nacional (IRCGN). O instituto, com sede no município de Pontoise, nos arredores de Paris, se dedica a realizar os testes laboratoriais necessários durante as investigações e a apoiar o desenvolvimento das mesmas com pessoal especializado desde 1987. É para lá que estão sendo levados, em transporte especializado (terrestre ou aéreo), os restos humanos encontrados no local onde um avião da filial de baixo custo da Lufthansa se chocou em 24 de março contra o maciço de Trois Évêches com 150 pessoas a bordo. Devido à violência do impacto, o estado dos corpos impede a identificação "imediata e fácil", tornando necessária a comparação desses restos com informações disponibilizadas pelas famílias das vítimas, explicou o coronel François Daoust. Informações como laudos médicos e odontológicos, operações e cicatrizes são armazenadas em um arquivo "pós mortem" e adicionadas às descrições físicas e particularidades, como piercings ou tatuagens e também às amostras de DNA de pais, filhos ou parentes de sangue dos passageiros.

Comente agora
01
Abr
Aos 117 anos, morre a pessoa mais velha do mundo
Postado por: Letícia Oliveira / 07:22h

A pessoa mais velha do mundo, a japonesa Misao Okawa, morreu nesta quarta-feira (1º) aos 117 anos por causas naturais, informou a emissora pública japonesa "NHK". Okawa morreu pouco antes das 7h (horário local, 19h de terça-feira, 31, em Brasília) no asilo de Osaka (oeste do Japão) onde residia, segundo disseram fontes médicas à emissora. Desde fevereiro de 2013, Okawa era reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes, e desde agosto desse mesmo ano como a pessoa mais velha. A mulher tinha celebrado seu 117º aniversário há quase um mês, em cerimônia que atraiu grande atenção midiática e recebeu a visita de parentes, vizinhos e autoridades locais. Okawa nasceu em 5 de março de 1898 em Osaka, e tinha três filhos, quatro netos e seis bisnetos. Seus segredos para a longevidade eram viver sem estresse, dormir pelo menos oito horas diárias e comer o que gostava e de forma abundante, segundo explicou em várias ocasiões aos meios de comunicação japoneses. Até os 110 anos, Okawa era capaz de caminhar e cuidar de si mesma, embora nos últimos anos de sua vida se deslocasse em cadeira de rodas e estivesse internada em um centro geriátrico. O homem mais velho do mundo é também um japonês, Sakari Momoi, que comemorou seu 112º aniversário no último dia 5 de fevereiro.

Comente agora
31
Mar
Presos por homofobia, homens se casam em presídio na Inglaterra
Postado por: Anacley Souza / 21:29h

Dois presos condenados por homicídio contra homossexuais se tornaram o primeiro gay a se casar em uma prisão. De acordo com o jornal britânico "The Guardian", Mikhail Gallatinov, 40, e Marc Goodwin, 31, se uniram em uma cerimônia modesta em um presídio de segurança máxima britânico. O casal homossexual é o primeiro a oficializar a união atrás das grades desde uma lei aprovada no ano passado que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Gallatinov e Goodwin trocaram votos durante a cerimônia de casamento, que foi realizada no presídio Full Sutton, em East Yorkshire, na presença de alguns familiares, presos e quatro funcionários do presídio. Gallatinov é pedófilo e foi condenado em 1997 por ter assassinado um rapaz que conheceu por meio de um bate-papo gay. Durante o julgamento, o juiz responsável pelo caso, Rhys Davies QC, afirmou que o assassinato foi cruel e muito planejado. Já seu atual parceiro, Goodwin, foi preso dez anos depois por ter assassinado um homossexual. Na ocasião, a polícia descreveu o crime como um caso "selvagem" de homofobia que resultou na morte de um homem indefeso. Devido à gravidade dos crimes cometidos, o casal foi sentenciado à prisão perpétua. Uma pessoa que visita a prisão com frequência contou ao "The Guardian" que a relação do casal já era conhecida, pois mesmo vivendo em alas diferentes, eles se encontravam na livraria do presídio para ter relações sexuais. Atualmente o casal permanece na mesma ala, mas, segundo o porta-voz do sistema presidiário do Reino Unido, eles não têm autorização para dividir uma cela. O porta-voz também garantiu ao jornal britânico que o casamento não teve nenhum custo para os contribuintes.

Comente agora
31
Mar
Presidente da Nigéria assume derrota e parabeniza candidato opositor
Postado por: Samile Macêdo / 16:54h

O atual presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, parabenizou seu rival e candidato do partido opositor Congresso de Todos os Progressistas (APC, na sigla em inglês), Muhammadu Buhari, pela vitória nas eleições e reconheceu o resultado final da votação. O porta-voz do APC, Lai Mohammed, confirmou à Agência Efe que Buhari recebeu uma ligação de Jonathan. Faltando a contagem dos votos do estado de Borno, no norte do país, o APC teria vencido com 53% dos votos o Partido Democrático Popular (PDP) do atual presidente, que alcançou 45% da preferência do eleitorado, segundo os últimos dados divulgados pela Comissão Eleitoral Independente da Nigéria (Inec). A Inec, que começou ontem a apuração, suspendeu os trabalhos até às 20h locais (16h em Brasília), quando divulgará o resultado oficial das eleições presidenciais na Nigéria. No entanto, todos no país já dão como certa a vitória de Buhari, que até o momento registrou 14.951.140 votos, frente aos 12.827.522 obtidos por Jonathan. 

Comente agora
31
Mar
Vídeo registra segundos finais do Airbus A320 antes de queda na França
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:39h

 

Um vídeo gravado em um celular e recuperado em meio aos destroços no local da queda do Airbus A320, nos Alpes franceses, confirma o que havia sido revelado pela caixa preta do avião. Pelas gravações, é possível ver que os passageiros estavam a par do que acontecia com a aeronave.As 150 vítimas do desastre saíam de Barcelona, na Espanha, com destino a Dusseldorf, na Alemanha, na última terça-feira (24). O vídeo não foi divulgado, mas de acordo com a imprensa internacional, a cena é caótica, e os gritos dos passageiros não deixam dúvidas de que estão conscientes sobre o que iria acontecer. Segundo a revista "Paris Match", é possível ouvir pessoas gritando "meu Deus" em várias línguas. O celular foi encontrado por um membro das equipes que trabalham no local, segundo o jornal alemão "Bild". Ainda segundo a descrição da imprensa internacional, por pelo menos três vezes, um som metálico é ouvido, sugerindo os golpes de machado usados pelo piloto para tentar abrir a porta da cabine travada por Andreas Lubitz. Os gritos se intensificam, e depois nada mais. Segundo as investigações, Lubitz esperou o piloto deixar a cabine, trancou a porta e acionou o mecanismo para descida, lançando conscientemente o avião contra as montanhas. A velocidade do impacto superaria os 800 km/h. (Correio)

Comente agora
31
Mar
Empresa japonesa cria cebola que não faz chorar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:29h

A imprensa japonesa comemora, nesta terça-feira, um avanço que agradou àqueles que gostam de cozinhar. Uma empresa japonesa criou uma cebola que, ao ser cortada, não faz a pessoa chorar. O House Foods Group conseguiu criar uma variedade chamada de “antilágrimas” ao bloquear as enzimas que produzem os compostos que fazem os cozinheiros lacrimejarem. A empresa não informou quando começará a comercializar a nova cebola. A companhia garante que é até possível criar o efeito inverso, o de provocar o riso, também presente na enzima, conhecida como fator lacrimogêneo. Quando o bulbo da cebola é cortado, acontece uma reação química que “acorda” essa enzima, segundo explicou a empresa alimentícia. Essa reação também resulta em tiossulfato, responsável pelo gosto particular do ingrediente. Ao manipular um dos componentes da enzima, os cientistas conseguiram omitir os níveis do fator lacrimogêneo. O bulbo foi irradiado com íons que removeram drasticamente a quantidade do elemento. A House Foods se concentrou nas enzimas da cebola porque ela é muito utilizada na cozinha japonesa. Em 2013, os cientistas da do grupo venceram a categoria de química do irônico "Prêmio Ig Nobel" da Universidade de Harvard, pela descoberta do processo bioquímico responsável por fazer uma pessoa chorar ao cortar o ingrediente, um dos mais comuns nas receitas culinárias. A pesquisa foi publicada em 2002, na conceituada revista científica Nature.

Comente agora
31
Mar
Seguradoras pagarão US$ 300 mi por acidente da Germanwings
Postado por: Samile Macêdo / 16:10h

A empresa alemã Allianz estimou que as companhias de seguros terão que pagar 300 milhões de dólares em indenizações e custos relacionados à queda do avião da Germanwings na semana passada nos Alpes franceses, disseram fontes da indústria nesta segunda-feira. A cifra serve como uma primeira orientação para um grupo de mais de 30 seguradoras que compartilham o ônus financeiro causado pelo acidente, que se acredita ter sido causado deliberadamente pelo copiloto da aeronave. A estimativa inicial representa cerca de 20% dos cerca de US$ 1,5 bilhão em prêmios pagos às seguradoras por companhias aéreas de todo mundo. A estimativa inclui a perda da aeronave, orçada em cerca de US$ 6,5 milhões, os esforços de resgate e recuperação, os custos legais e a identificação dos familiares dos passageiros. As seguradoras costumam fazer estimativas conservadoras, levando em consideração o máximo de gastos possíveis, baseadas em informações já disponíveis e experiências anteriores.“Ainda é muito cedo, então a cifra pode subir ou baixar”, disse um representante de uma seguradora familiar com a situação, afirmando também que as companhias de seguro estavam obrigadas legalmente a divulgar estimativas. 

Comente agora
31
Mar
Copiloto avisou empresa sobre depressão grave
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:10h

A companhia aérea Lufthansa informou nesta terça-feira (31) que o copiloto do avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses há uma semana informou à empresa que, em 2009, havia sofrido um episódio depressivo grave. A companhia entregou documentos à procuradoria, incluindo e-mails de Andreas Lubitz a seus instrutores de voo. "Nesta correspondência, ele informou à Escola de Treinamento de Voo em 2009... sobre um 'severo episódio de depressão", afirma o comunicado. A Lufthansa é dona da companhia de baixo custo Germanwings. Nesta segunda-feira (30), a promotoria de Düsseldorf, na Alemanha, afirmou que Lubitz passou por tratamento para tentar conter tendências suicidas no passado. “Muitos anos atrás, antes de obter sua licença de piloto, o copiloto passou por um longo período de tratamento psicoterápico, com tendências suicidas visiveis”, disse o escritório da promotoria. Segundo a promotoria, até agora não há sinais de que ele tinha tendências suicidas atualmente, segundo suas recentes idas ao médico. A promotoria também afirmou que não vai entrar no mérito das especulações sobre os motivos do copiloto Andreas Lubitz, que segundo as autoridades teria derrubado deliberadamente o avião da companhia alemão. Segundo o órgão, não há pistas sobre o que teria motivado a ação do copiloto. O voo da Germanwings caiu na última terça-feira (24), matando as 150 pessoas a bordo. O voo partiu de Barcelona (Espanha) e ia para Düsseldorf (Alemanha).

Comente agora
31
Mar
Grupo radical de esquerda toma promotor como refém em Istambul
Postado por: Samile Macêdo / 14:22h

Um promotor foi tomado como refém por indivíduos de um grupo armado de extrema esquerda que invadiram nesta terça-feira o Palácio de Justiça Caglayan, em Istambul, informou o jornal Hürriyet. Segundo o diário, o refém é o promotor Mehmet Selim Kiraz, que investiga a morte de uma vítima das manifestações do parque Gezi pelo impacto de uma bomba de gás lacrimogêneo. Uma imagem com um homem armado apontando para a cabeça do promotor foi divulgada nas redes sociais. Atrás dos dois pode ser vista uma bandeira do Partido-Frente de Libertação Popular Grupo Marxista Revolucionário. A imprensa turca disse que testemunhas escutaram disparos no edifício. A polícia enviou agentes de sua unidade de elite para cercar o edifício onde ocorre o sequestro. Istambul se encontra paralisada devido a um grande blecaute de energia de causas desconhecidas em todo o país, o que aumenta a confusão em torno do que está ocorrendo.

Comente agora
31
Mar
EI executa casal a pedradas por sexo antes de casamento
Postado por: Samile Macêdo / 13:33h

Fotos chocantes divulgadas pelo Estado Islâmico revelam a cena da execução a pedradas de um casal jovem na cidade de Mossul, Síria, realizada por doze terroristas. Segundo o The Mirror, um dos jihadistas lê uma mensagem afirmando que a mulher e o homem, que têm cerca de 20 anos, cometeram “fornicação”, mantendo relações sexuais antes do casamento. Uma multidão é vista assistindo ao apedrejamento na cidade controlada pelo grupo. As duas vítimas estão ajoelhadas e vendadas e recebem pedradas em todos os lugares do corpo. De acordo com a publicação, a mulher morreu pouco antes do homem – levando três pedradas. Os jihadistas puderam ser vistos carregando sacolas cheias de pedras e as colocam na rua, onde a execução aconteceu para o público. As vítimas ficam caídas, mergulhadas em sangue, enquanto as pessoas observavam. Nos últimos meses, cenas de brutalidade como esta têm sido divulgadas pelo grupo terrorista, tais como a execução de homens gays, que são jogados do alto de prédios na Síria. (Terra)

Comente agora
31
Mar
Enfermeiro britânico admite ter estuprado pacientes em coma
Postado por: Samile Macêdo / 12:30h

Um enfermeiro britânico está sendo julgado depois de admitir ter estuprado três pacientes inconscientes, além de tirar fotos e aproveitar do cargo para tocar mulheres e crianças no hospital onde trabalhava na cidade britânica de Oxford. O homem ainda teria gravado as cenas de abuso, que foram encontradas em seu celular e laptop. As informações são do The Telegraph. Andrew Hutchinson, 29 anos, era enfermeiro sênior no hospital de Oxford John Radcliffe e abusou de pacientes sob anestesia. Os ataques aconteceram durante a jornada de trabalho do britânico. Ele também cometeu abusos tais como em uma ocasião, quando usou uma câmera roubada de um médico para filmar embaixo da saia de uma mulher que acompanhava uma paciente ferida. A Corte de Oxford ouviu denúncias de que Hutchinson espionava mulheres e meninas no local. Ele também teria aproveitado da sua posição como um paramédico voluntário em um festival de música da região para tocar mulheres que haviam passado na tenda de primeiros socorros.

Comente agora
31
Mar
Desvendado mistério de foto viral de criança síria que 'se rende'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:18h
Milhares de pessoas compartilharam a imagem de uma criança síria com as mãos para cima, como se estivesse se entregando, ao confundir a câmera fotográfica com o cano de uma arma. Mas quem fez este flagrante? 
A imagem começou a viralizar no Twitter na terça-feira da semana passada, quando foi tuitada por Nadia Abu Shaban, uma fotógrafa baseada em Gaza. A mensagem original foi retuitada mais de 11 mil vezes. "Estou chorando", "muito triste" e "a humanidade fracassou" foram alguns dos comentários. Na sexta-feira, a imagem foi compartilhada no Reddit, onde recebeu mais de 5 mil votos positivos e 1,6 mil comentários. Não demorou para que surgissem acusações de que a foto era falsa. Muitos no Twitter questionaram quem seria o autor da foto e porque a imagem havia sido postada sem crédito. Nadia confirmou que não tinha tirado a foto, mas não sabia explicar quem havia feito a imagem. No Imgur, um site de compartilhamento de imagens, um usuário pesquisou a origem da fotografia - um clipping de um jornal - e disse que ela era real, mas tirada "por volta de 2012". A mensagem também nomeou o fotógrafo: o turco Osman Sağırlı.
Comente agora
31
Mar
Seguradoras da Germanwings destinam 279 milhões de euros para indenizações
Postado por: Letícia Oliveira / 09:22h

O grupo Lufthansa anunciou hoje (31) que o consórcio de seguradoras liderado pela alemã Allianz destinou 279 milhões de euros para indenizações relativas à queda do Airbus A320, da Germanwings, nos Alpes franceses, no dia 24 de março. "Posso confirmar que 279 milhões de euros estão previstos" para cobrir os prováveis pedidos de compensação das famílias das vítimas, declarou uma porta-voz da empresa aérea alemã Lufthansa, proprietária da Germanwings, confirmando a informação divulgada pelo jornalHandelsblattDe acordo com o diário econômico alemão, as indenizações pagas em caso de acidente aéreo ficam aproximadamente em US$ 1 milhão por passageiro, mas a presença de norte-americanos entre as vítimas poderá levar a valores mais elevados. A Allianz Global Corporate & Speciality, filial da seguradora alemã Allianz, especializada na gestão de risco dos grandes grupos, é a líder do consórcio de seguradoras da transportadora de baixo custo Germanwings.

Comente agora
31
Mar
Aquecimento global afeta desenvolvimento dos peixes na zona equatorial
Postado por: Letícia Oliveira / 09:08h

O aumento da temperatura da água do mar está prejudicando o desenvolvimento dos peixes na zona equatorial, ameaçando a sua sobrevivência e a das comunidades que vivem da pesca, alerta estudo divulgado hoje (31) na Austrália. A investigação, feita por cientistas da Universidade James Cook, analisou o impacto do aumento da temperatura da água em larvas de peixes recolhidas em área de 2 mil quilômetros entre o sul da Grande Barreira de Coral e o Norte da Papua Nova Guiné, próxima da linha equatorial. “Descobrimos que onde as temperaturas aumentaram acima de 1 ponto perto do Equador, para 29 graus, o ritmo de desenvolvimento das larvas atrasou-se”, disse o autor do estudo, Ian McLeod, em comunicado da universidade. A maioria dos peixes marinhos atravessa uma etapa de desenvolvimento da larva em mar aberto que os torna mais vulneráveis aos predadores. Se passam muito tempo nessa situação, têm menos possibilidades de sobreviver.

Comente agora
31
Mar
Brasil e Moçambique assinam acordo de estímulo a investimentos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:00h

Os governos brasileiro e moçambicano assinaram um acordo para facilitar os investimentos entre os dois países. O tratado promoverá o investimento recíproco com apoio governamental e com participação dos setores privados do Brasil e de Moçambique. Assinado nesta segunda-feira (30), o acordo precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para ter validade. Até a aprovação, os dois países iniciarão projetos de internacionalização, focados na cooperação industrial, por meio de um grupo de trabalho bilateral que antecipará algumas parcerias do acordo, como a diversificação da presença empresarial brasileira em Moçambique e o estímulo às exportações. O Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) foi celebrado em Maputo, capital moçambicana, onde estiveram presentes os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Comente agora
30
Mar
Austríaco de 14 anos é acusado de planejar se unir ao EI
Postado por: Samile Macêdo / 17:22h

Procuradoria de Sankt Pölten, capital do Estado federado da Baixa Áustria, acusou um jovem austríaco de 14 anos de pertencer a uma organização terrorista, após ele reconhecer o desejo de se unir aos jihadistas do Estado Islâmico , informaram nesta segunda-feira as autoridades aos meios de comunicação locais. O jornal Kurier, que teve acesso ao texto da acusação contra o adolescente Mertkan G, que está sob prisão preventiva na citada cidade austríaca, assegura que ele planejava um atentado. O jovem teria colhido na internet instruções para fabricar bombas e tinha planejado explodir asestação vienesa de trens Westbahnhof. Além disso, o jovem teria reconhecido que tinha intenções de viajar à Síria e se unir ao grupo terrorista EI. Sob o nome de Onur Bulut, o suspeito teria mantido conversas com alguns jihadistas na rede social Facebook, segundo a acusação. (Terra)

Comente agora
30
Mar
Menina de 5 anos chora ao achar seu cão assado em mercado
Postado por: Samile Macêdo / 16:18h

A imagem de uma pequena vietnamita chorando ao lado de seu cão de estimação, que estava desaparecido, sendo assado em uma grelha no nordeste do Vietnã tornou-se viral. O momento chocante para a criança tocou os defensores dos direitos animais que tentam acabar com o consumo de carne de cachorros e gatos em países asiáticos. As informações são do Daily Mail. Segundo a publicação, a criança chamava o cachorro de “Flor” e ficou em estado de choque ao encontrar o animal morto, sendo vendido para consumo em um mercado da cidade. Flor estava desaparecido por dias. Países como China, Vietnã e Coreia do Sul ainda têm a cultura de consumir a carne de cachorro. Defensores dos animais lutam contra o hábito. Em algumas cidades como Hanoi, por exemplo, chegam aos matadouros mais de sete toneladas de cães vivos todos os dias. (Terra)

Comente agora
30
Mar
Rinoceronte escapa de reserva e mata uma pessoa durante fuga no Nepal
Postado por: Samile Macêdo / 15:58h

Um rinoceronte escapou de uma reserva no Nepal e matou uma pessoa durante a fuga nesta segunda-feira (30). Outras seis pessoas ficaram feridas, segundo a agência France Presse. O rinoceronte fugiu da Reserva de Vida Selvagem de Parsa, distrito do Nepal, e andou por cerca de 20 km até a cidade de Hetauda, no distrito de Makawanpur, a cerca de 40 km de Kathmandu. Na cidade, o animal correu pelas ruas perseguindo moradores e veículos. Sua presença aterrorizou as pessoas. Tentativas de fazer com que o animal saísse da cidade tinham sido frustradas e funcionários com tranquilizantes estavam a caminho para tentar deter o rinoceronte, segundo o jornal "The Guardian". (G1)

Comente agora
30
Mar
Corpo cai de dentro do caixão durante sepultamento na Indonésia; Confira o vídeo
Postado por: Samile Macêdo / 14:29h

Um acidente inusitado aconteceu durante um sepultamento na Indonésia e viralizou pela internet. Enquanto carregavam o corpo de uma pessoa que seria enterrada, funcionários de um cemitério deixaram o cadáver cair do caixão. A cena foi registrada por uma pessoa que acompanhava o cortejo e o vídeo se espalhou pelas redes sociais, como o “enterro fail” (ou “o enterro que não deu certo”). As informações são do Daily Mail. Nas imagens é possível ver que, além de deixarem o corpo cair, os funcionários do cemitério sequer repararam no que havia acontecido. Eles tiveram que ser avisados por pessoas que acompanhavam o sepultamento de que o cadáver estava no chão. Por pouco, empregados não pisaram no corpo que havia caído. Depois de resgatado, o cadáver voltou para o caixão. Entre as tradições da Indonésia, está uma que consiste em um desfile de mortos. Em um evento conhecido como a “limpeza dos cadáveres”, corpos são exumados e passam por um “spa de beleza”: parentes dão banho, maquiam e vestem os mortos com roupas de gala e desfilam com eles pelas ruas. 

Comente agora
30
Mar
Copiloto que provocou acidente aéreo foi tratado por 'tendência suicida'
Postado por: Samile Macêdo / 14:24h

O copiloto do Airbus A320 da Germanwings acusado de ter jogado o avião contra os Alpes franceses recebeu tratamento por tendência suicida em um passado distante, indicou nesta segunda-feira a justiça alemã. "O copiloto esteve em tratamento psicoterápico por tendências suicidas há muitos anos, antes de obter sua licença de piloto", declarou o procurador de Düsseldorf, Ralf Herrenbrück. Mas nas últimas consultas médicas "não foram atestados nenhum comportamento suicida ou agressivo para com os outros", acrescentou. A nota oficial da promotoria informou ainda que, segundo os documentos e material recolhido nos imóveis de Andreas Lubitz, o copiloto não sofria de "nenhuma doença física". O tabloide alemão Bild publicou neste domingo que o piloto teria um descolamento na retina e problemas na visão. O mesmo tabloide reportou hoje que a ex-companheira de Lubitz, uma professora de uma escola no Estado de North Rhine Westfalia, estaria grávida.

Comente agora
30
Mar
Aeronautas são contra divulgação das gravações de áudio da caixa-preta
Postado por: Samile Macêdo / 14:00h

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) publicou nota no site da entidade, ontem, em repúdio à divulgação, por parte do promotor de Justiça de Marselha, Brice Robin, de parte do conteúdo das gravações de áudio da caixa-preta do vôo 4U9525 da Germanwings, que caiu na França na terça-feira (24), matando 150 pessoas. Conforme o sindicato, “o vazamento do conteúdo das gravações contraria princípios de acordos internacionais sobre a investigação de acidentes aéreos descritos pela ICAO -Organização da Aviação Civil Internacional”. De acordo com o diretor de Segurança de Vôo da entidade, Mateus Ghisleni, “as causas do acidente somente podem ser avaliadas corretamente após a divulgação de um relatório final de investigação por parte das autoridades competentes”. Para ele, “o vazamento parcial do conteúdo, ainda não analisado a fundo e fora de contexto, atrapalha consideravelmente o andamento das investigações e inevitavelmente leva a conclusões precipitadas e desinformação, gerando todo tipo de especulação da mídia e do público em geral”. 

Comente agora
30
Mar
Austrália vaza dados pessoais de Dilma e líderes do G20
Postado por: Samile Macêdo / 12:59h

Dados pessoais dos líderes mundiais que participaram da cúpula do G20 na Austrália foram divulgados acidentalmente pelos entes do governo responsáveis pela organização do evento. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o erro foi cometido pelo Ministério da Imigração do país. Entre as vítimas, estariam o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; da Rússia, Vladimir Putin; do Brasil, Dilma Rousseff, além do primeiro-ministro britânico, David Cameron; e da chanceler alemã, Angela Merkel. Um funcionário do ministério teria enviado por engano um e-mail com dados pessoais de todos os líderes políticos aos organizadores da Copa da Ásia de futebol, disputada em janeiro. Segundo o jornal, as informações vazadas continham o nome, data de aniversário, título, nacionalidade, número de passaporte e vistos de cada um dos 31 políticos que estiveram na Austrália para o G20. 

Comente agora
30
Mar
Avião da Air Canada atingiu antenas em aterrissagem
Postado por: Letícia Oliveira / 10:57h

O avião da Air Canada que no domingo ficou seriamente danificado num acidente na cidade de Halifax, na costa leste canadense, aterrissou antes da pista e atingiu uma linha de antenas, perdendo o trem de pouso, segundo autoridades da área de transportes. Ninguém morreu no acidente que resultou em mais de 20 passageiros e tripulantes hospitalizados. Todos, com exceção de um, já tiveram alta, segundo a companhia aérea. “Eles tocaram o chão 335 metros antes da pista. Então eu diria que eles tiveram bastante sorte”, disse Mike Cunningham, da agência de segurança no transporte do Canadá, à imprensa. Ele afirmou que quando o avião aterrissou ele atingiu uma linha de antenas, e “isso causou danos consideráveis, e o trem de pouso principal saiu nesse ponto”. Cunningham, que disse que o avião também perdeu uma das turbinas, declarou que ainda era muito cedo para tirar conclusões sobre o acidente. Segundo ele, ainda era cedo para descartar as condições climáticas como um fator. O acidente ocorreu pouco antes da meia-noite. A Air Canada afirmou que o Airbus A320 vinha de Toronto com 133 passageiros e cinco membros da tripulação.

Comente agora
30
Mar
Companheira de copiloto estava grávida, diz imprensa alemã
Postado por: Letícia Oliveira / 08:08h

A companheira do copiloto do avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses estava grávida e o casal estava aparentemente planejando se casar, informou a imprensa alemã. Segundo o jornal “Bild” e a revista “Der Spiegel”, Andreas Lubitz, de 27 anos, estava morando com uma mulher de 26 anos em um apartamento em Düsselforf até o dia do acidente. De acordo com as publicações, ela trabalhava como professora em uma escola no estado de North Rhine Westfalia. O “Bild” informou que ela contou a seus alunos que estava grávida. Lubitz tinha recentemente encomendado dois novos carros para o casal. A mulher, que não teve sua identidade divulgada, visitou o local da queda na semana passada, descobrindo no caminho que Lubitz tinha, segundo as autoridades, derrubado o avião de maneira deliberada, matando a si mesmo e às outras 149 pessoas a bordo. Ela disse ter conhecido o copiloto quando eles eram adolescentes e trabalhavam em uma lanchonete nos fins de semana e feriados.

Comente agora
29
Mar
Jovem empreendedor fatura US$ 200 mil com gravatas-borboleta
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 21:33h

O jovem empreendedor Moziah Bridges tem apenas 13 anos e é dono de uma pequena empresa que fatura 200 mil dólares. A sua marca, Mo’s Bows, é especializada em gravatas-borboleta. Cada gravata custa, em média, 50 dólares. Não bastasse isso, o investidor e empreendedor Daymond John é mentor do garoto desde 2013. A mentoria começou após o jovem comparecer ao programa norte-americano Shark Thank, um game show em que empreendedores apresentam suas ideias de negócio a potenciais investidores para conseguir financiamento. Na época, ele e sua mãe, Tramica Morris, estavam em busca de um financiamento de 50 mil dólares em troca de 20% do capital da empresa. Em entrevista ao Business Insider, John conta que ver Bridges com sua mãe no programa o fez lembrar de sua própria história. Em 1989, o investidor recusou uma oferta de 10 mil dólares por 40% de sua empresa que vendia chapéu. Após 10 anos, seu negócio cresceu e virou a FUBU, avaliada em 100 milhões de dólares. Tudo começou quando o garoto não conseguia encontrar uma gravata-borboleta que gostasse. Inspirado pela avó, ele começou a costurar aos nove anos. Ele também chama a atenção da mídia internacional pelo seu estilo: o próprio jovem escolhe os tecidos de cada peça produzida. Para ele, desenvolver uma gravata colorida ajuda a tornar o mundo um lugar mais divertido e feliz. Ainda de acordo com o Business Insider, o empreendedor mirim conta com uma equipe de sete funcionários, incluindo sua mãe e avó.

Comente agora
29
Mar
Copiloto de avião que caiu na França sofria de ansiedade generalizada, diz jornal
Postado por: Letícia Oliveira / 16:53h

O copiloto do avião que caiu nos Alpes franceses na terça-feira, Andreas Lubitz, de 27 anos, sofria de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), segundo informou neste domingo (29) o jornal francês Le Parisien. De acordo com a publicação, os médicos que o atenderam aplicaram injeções de olanzapina, que tem efeito antipsicótico, e recomendaram que Lubitz praticasse esportes para recuperar a autoconfiança. Lubitz, que supostamente derrubou a aeronave de forma deliberada durante o trajeto entre Barcelona e Düsseldorf, também aparentava ter problemas com o sono, para o qual foi recomendado a usar o antidepressivo agomelatina. A promotoria de Düsseldorf informou nesta sexta-feira que encontrou documentos médicos "que apontam uma doença e o tratamento médico correspondente" na casa de Lubitz e na de seus pais, na cidade alemã de Montabaur. O site do jornal alemão Die Welt informou na semana passada que agentes da polícia acharam vários remédios para tratar um grave "transtorno psicossomático" no apartamento em Düsseldorf. Segundo o jornal americano The New York Times, Lubitz também tinha problemas de visão que poderiam ter colocado em risco seu trabalho, no qual acumulava uma experiência de 630 horas de voo.

Comente agora
29
Mar
Menina síria comove ao erguer as mãos ao confundir câmera com arma
Postado por: Letícia Oliveira / 16:41h

Uma menina síria de quatro anos teria levantado as mãos para o alto como se estivesse se rendendo ao confundir uma câmera fotográfica como uma arma. A imagem comovente foi compartilhada pela fotojornalista Nadia Abu Shaban no Twitter. Na legenda da foto, Nadia diz que a criança pensou que o fotógrafo estava com uma arma quando apontou a câmera para clicá-la. Compartilhada no Imgur (site de hospedagem de fotos), a imagem foi visualizada por mais de 1,8 milhão de pessoas. (G1)

Comente agora
29
Mar
Papa Francisco reza pelas 150 vítimas do desastre aéreo nos Alpes franceses
Postado por: Letícia Oliveira / 15:46h

O papa Francisco rezou hoje (29) pelos mortos em decorrência da queda do Airbus A320, na última terça-feira (24), nos Alpes franceses. “Confio a intercessão de Maria pelas vítimas do desastre aéreo de terça-feira passada (24), entre as quais havia também um grupo de estudantes alemães”, disse Francisco. O papa conclamou os fiéis presentes à Praça São Pedro, no Vaticano, a aprender com Nossa Senhora a seguir o Senhor, mesmo quando seu caminho leva à cruz. O papa lembrou as vítimas do voo da Germanwings antes da oração mariana do Angelus, neste Domingo de Ramos. O copiloto Andreas Lubtiz, de 28 anos, é apontado pela investigação como responsável pela queda da aeronave, que transportava 150 pessoas, entre passageiros e tripulação. Segundo os investigadores, Lubtiz impediu que o capitão do voo – que tinha saído da cabine por um momento0 – retornasse, travando a porta e colocando o avião da Germanwings em descida contra os Alpes franceses.

Comente agora
29
Mar
Estado Islâmico divulga vídeo de execução de oito xiitas na Síria
Postado por: Letícia Oliveira / 15:00h

O grupo extremista Estado Islâmico divulgou um vídeo em que mostra a execução de oito homens, que seriam muçulmanos xiitas. O vídeo foi publicado em redes sociais neste domingo e diz que os homens foram decapitados na província síria de Hama. Os homens aparecem vestindo uniformes laranja e têm as mãos amarradas. Eles são conduzidos por adolescentes, que os entregam a integrantes do Estado Islâmico. Os adolescentes então entregam facas aos soldados, que decapitam os reféns. Um homem do Estado Islâmico fala no vídeo e chama os xiitas de "infieis impuros". Fonte: Associated Press.

Comente agora
29
Mar
De topless, ativistas protestam contra líder da extrema-direita francesa
Postado por: Letícia Oliveira / 13:22h

  1. (Foto: Denis Charlet/AFP)

De topless, ativistas do Femen protestaram neste domingo (29) contra a líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, no momento em que ela votava no segundo turno das eleições regionais em Henin-Beaumont, norte da França. Neste domingo são esperados 44,6 milhões de eleitores. A participação será um fator-chave para o segundo turno das eleições locais. No primeiro, há uma semana, apenas metade dos 43 milhões de eleitores convocados compareceram às urnas. Há uma semana, o partido de extrema-direita foi a segunda força mais votada (25%), atrás apenas do partido UMP do ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy e seus aliados centristas (28,75%), e à frente dos socialistas (21,5 % dos votos). Ao votar na cidade de Henin-Beaumont (norte), onde o FN controla a prefeitura, a líder do partido, Marine Le Pen, afirmou que espera "várias dezenas" de cargos nos conselhos gerais, que regem os departamentos. 

Pela primeira vez, o FN tem a chance de ganhar em vários departamentos, especialmente no Vaucluse (sul), cuja capital, Avignon, é reduto de Marion Maréchal-Le Pen, sobrinha de Marine Le Pen e uma das figuras mais promissoras do partido.

Comente agora
29
Mar
Investigadores identificam amostras de DNA em local de queda de avião
Postado por: Letícia Oliveira / 10:57h

O procurador de Marselha, na França, anunciou neste domingo (29) que investigadores conseguiram identificar amostras de DNA de 78 indivíduos distintos no local da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses. Elas serão agora comparadas com amostras de DNA fornecidas pelos familiares das vítimas para identificação, segundo o jornal “Le Figaro”. Ainda segundo a fonte, a abertura de uma estrada para o acesso de veículos ao terreno onde estão os destroços está em andamento e deve ser concluída até a noite de segunda-feira (30). Com isso, será possível retirar as partes maiores da cabine, que não podem ser retiradas via transporte aéreo. A busca por indícios e restos restos das 150 vítimas do voo da Germanwings foi retomada neste domingo pelo sexto dia consecutivo. A polícia conseguiu isolar a área, o que facilitou os trabalhos dos investigadores. A busca da segunda caixa-preta se tornou o grande objetivo, para poder completar a investigação com as informações já encontradas na primeira, recuperada no dia do acidente. Também é prioritária a localização de restos humanos, uma minuciosa tarefa que durará ainda vários dias, segundo os especialistas.

Comente agora
29
Mar
Avião da Air Canada sai da pista e deixa 23 feridos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:28h

Um avião da Air Canada que pousava em Halifax, cidade da costa leste do Canadá, saiu da pista na manhã deste domingo, informou a imprensa local. A companhia aérea confirmou que 23 passageiros e tripulantes tiveram ferimentos aparentemente sem risco de morte. A empresa diz que o acidente aconteceu pouco depois da meia-noite. Dos feridos, 18 já foram liberados, após terem sido internados para observação e tratamento de pequenas lesões. (Reuters)

Comente agora
29
Mar
Piloto de avião gritou ao copiloto para que abrisse 'maldita porta', diz jornal
Postado por: Letícia Oliveira / 08:20h

O piloto do avião que caiu nos Alpes franceses pediu aos gritos para que o copiloto, que teria derrubado intencionalmente a aeronave, que abrisse "a maldita porta" enquanto tentava derrubá-la, mostraram as gravações da primeira-caixa preta encontrada. Quando o copiloto, Andreas Lubitz, já teria acionado o sistema de descida, e os controladores aéreos franceses tinham tentado às 10h32 contatar sem sucesso o avião, a gravação registra o sinal de alarme automática de perda de altura, revelou neste domingo (29) o jornal "Bild". Imediatamente depois se ouve um forte golpe, como se alguém tentasse abrir com um chute a porta da cabine, e a voz do capitão, Patrick Sondenheimer, gritando: "Pelo amor de deus, abre a porta!". Ao fundo é possível ouvir os gritos dos passageiros. Às 10h35, quando o avião ainda estava a sete mil metros de altura, a gravação registrou "ruídos metálicos fortes contra a porta da cabina" como se ela estivesse sendo golpeada. 90 segundos depois, a cinco mil metros de altura, um novo alarme é ativado, e é possível ouvir o piloto gritar: "Abra essa maldita porta!".

Comente agora
29
Mar
Sobe para 24 número de mortos em ataque a hotel na Somália
Postado por: Letícia Oliveira / 08:07h

Após 12 horas de luta com os terroristas, as forças de segurança da Somália tomaram o controle do hotel Maka Al-Mukarramah, onde encontram ao menos 24 mortos. Seis vítimas eram terroristas. "A operação terminou. Tomamos controle total do hotel", disse o capitão Mohamed Hussein, líder da operação. Segundo autoridades de saúde, pelo menos 28 pessoas ficaram feridas no ataque. O grupo terrorista Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda, reivindicou o ataque ao hotel e prometeu realizar mais ações terroristas no país. O embaixador da Somália na Suíça e representante permanente do país junto ao Escritório das Nações Unidas em Genebra, Yusuf Bari-Bari, está entre os mortos no ataque, disse o presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud. (Estadão)

Comente agora
28
Mar
Problemas com biometria suspendem eleições em localidades na Nigéria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:40h

A Comissão Eleitoral da Nigéria suspendeu hoje (28) as eleições presidenciais e legislativas em algumas localidades do país por problemas técnicos relacionados com o novo sistema de identificação de cartões. A votação deve ser retomada no domingo (29). A Comissão Eleitoral Nacional Independente do país informou que houve dificuldades com a tecnologia dos novos cartões de eleitores biométricos em várias localidades, sem especificar um número. Os problemas levaram à suspensão do ato eleitoral nas seções afetadas. “Em assembleias de voto, onde o credenciamento eleitoral foi suspenso, cumprindo as orientações existentes, serão tomadas medidas para que os eleitores possam votar no domingo”, disse o comissário Chris Yimoga a jornalistas em Abuja, capital da Nigéria. Hoje de manhã, o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, que disputa o cargo, tentou votar em companhia de sua mulher, Patience. No entanto, problemas com a nova tecnologia de votação o obrigaram a abandonar a seção.

Comente agora
28
Mar
Eleição na Nigéria tem mortes, falhas, e só vai terminar neste domingo
Postado por: Anacley Souza / 20:13h

Os nigerianos votaram para presidente neste sábado (28), em eleições prejudicadas pela violência do Boko Haram e por falhas no novo sistema de voto eletrônico, que levaram ao adiamento do pleito para domingo (29) em vários lugares. Extremistas do Boko Haram, que haviam prometido tumultuar a votação e, de fato, causaram o seu adiamento por seis semanas, cumpriram a promessa: o grupo é suspeito de ter realizado ataques sangrentos, entre eles a duas seções eleitorais do nordeste do país. Pelo menos 15 pessoas morreram nos ataques, incluindo um político da oposição. "Ouvimos os agressores gritarem: 'Não dissemos para permanecerem longe das eleições'?", contou um funcionário da Comissão Eleitoral Independente (Inec). Já um deputado do estado de Borno anunciou que 23 pessoas foram decapitadas na véspera das eleições, nesta sexta-feira (27), na localidade de Buratai, aparentemente por islamitas. Apesar dos ataques, os eleitores compareceram em bom número às urnas. Para as eleições presidenciais e legislativas, foram convocados 68,8 milhões de eleitores. Quatorze candidatos disputam a presidência, enquanto, nas legislativas, disputam as 469 cadeiras do Parlamento 537 candidatos de 28 partidos. "Esperamos tanto para Deus nos deixar ver este dia", comentou o eleitor Hassan Ziga, 35, em Maraba. Khamis Amir, desabrigado após ataques do Boko Haram, caminhou 11 quilômetros desde o lago Chade para votar em Maiduguri, metrópole do nordeste do país, região mais afetada pelos extremistas. A organização das eleições, no entanto, não atendeu às expectativas. O novo sistema de votação eletrônica por meio de um leitor biométrico causou atrasos em várias regiões.

Comente agora
28
Mar
Você viu? A queda de um avião no sul da França e outras notícias da semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:52h
Comente agora
28
Mar
Pai de copiloto está completamente abatido, diz autoridade francesa
Postado por: Letícia Oliveira / 16:37h

O pai de Andreas Lubitz, o copiloto do avião da Germanwings que bateu contra uma montanha nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo, está completamente abatido, disse hoje (28) o presidente da Câmara da localidade próxima de Prads-Haute-Bléone, onde caiu o avião da Germanwings. Bernard Bartolini, que preside a Câmara, declarou, em entrevista à televisão francesa, que o pai de Andreas Lubitz sente a responsabilidade do drama e passa por angústia extrema. O conteúdo da caixa-preta encontrada indica que o copiloto foi o responsável pela colisão do avião contra as montanhas, depois de aproveitar a ausência do comandante da cabine. Bartolini disse ainda que, na quinta-feira (26), o pai de Lubitz participou de cerimônia no povoado vizinho de Le Vernet com parentes dos tripulantes. Algumas pessoas procuravam, segundo Bartolini, levar com eles pedaços de terra ou pedras como sinal de luto. (Agência Lusa)

Comente agora
28
Mar
Americanas querem uma mulher nas notas de 20 dólares
Postado por: Letícia Oliveira / 16:36h

Uma campanha criada nos Estados Unidos quer mudar a cara do dinheiro local. Por uma fisionomia mais feminina, digamos. Batizada de Women on $20s, a campanha tem como objetivo chegar até o ano de 2020 com uma mulher estampando a nota de vinte dólares — 2020 marca o centenário da emenda que reconheceu o direito ao voto das mulheres. Em seu site, a Women on $20s explica que precisa de 100 mil assinaturas para que o presidente Barack Obama aprecie a medida e mude a cédula com um decreto. Quem assina a petição pode escolher entre 15 mulheres de histórias inspiradoras para ocupar a cédula. Entre elas estão a ex-primeira dama e embaixadora Eleanor Roosevelt e ativista Rosa Parks. Mas por que a nota de 20? Atualmente a cédula é ocupada pelo ex-presidente Andrew Jackson, que é apontado por muitos como contrário à criação de um Banco Central. “Imortalizá-lo no dinheiro é irônico”, diz o site. (EXAME)

Comente agora
28
Mar
Copiloto ocultou atestado médico de dispensa de trabalho, diz promotoria
Postado por: Letícia Oliveira / 16:10h

A promotoria de Düsseldorf informou nesta sexta-feira (27) que Andreas Lubitz, de 28 anos, copiloto apontado como responsável pela queda do avião da Germanwings, tinha um atestado médico de dispensa de trabalho por doença que havia ocultado da companhia, assim como outros documentos que demonstravam que ele estava sob tratamento. Também nesta sexta, um hospital alemão informou que Lubitz esteve no local em fevereiro e março deste ano, mais recentemente no dia 10 de março. A clínica de Düsseldorf disse que o copiloto esteve no local para receber um diagnóstico, e não deu mais detalhes devido a regras de privacidade. "Documentos com conteúdos médicos que foram apreendidos apontam para uma doença existente e tratamento correspondente por médicos", disse a procuradoria em Duesseldorf, onde o piloto morava e destino do voo que decolou de Barcelona. "O fato de que existem anotações de doença dizendo que ele não podia trabalhar, entre outras coisas, que foram encontradas rasgadas, que eram recentes e até do dia do crime, reforçam a suposição baseada no exame preliminar que o falecido escondeu sua doença de seus empregadores e seus colegas profissionais", disse a procuradoria.

Comente agora
28
Mar
Luzes serão apagadas neste sábado (28) por uma hora pela Hora do Planeta
Postado por: Letícia Oliveira / 15:43h

Nesse sábado (28.03), diversos monumentos brasileiros vão ficar no escuro por uma hora. A iniciativa faz parte do movimento anti-aquecimento global, Hora do Planeta (ou Earth Hour), realizado desde 2007 em todo o mundo. Durante um período de 60 minutos, sempre no último sábado de março de cada ano, vários países aderem ao movimento. O objetivo da Hora do Planeta é chamar a atenção da população para a criação de um mundo sustentável e a preocupação com o meio ambiente. No Recife, as luzes deverão ser apagadas em alguns prédios e monumentos. A partir das 20h30, um ato contra o aquecimento global será realizado na Praça do Marco Zero, que ficará às escuras. No local, serão realizadas apresentações culturais. O Plaza Shopping também participa da Hora do Planeta. Entre às 20h30 e 21h30 deste sábado a fachada do centro de compras estará apagada para mostrar apoio à campanha.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com