Voz


PodCast



Enquete





Blog

Mundo

Premiê japonês anuncia que vai dissolver parlamento e convoca eleições antecipadas

Mundo  Postado por Anacley Souza - 25/09 08:31h
Premiê japonês anuncia que vai dissolver parlamento e convoca eleições antecipadas

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou nesta segunda-feira (25) que dissolverá a Câmara Baixa do Parlamento na quinta-feira (28), antecipando em um ano as eleições, de acordo com a CNN e a BBC.  Ele busca ter apoio para avançar com reformas econômicas e para implementar medidas que farão face à ameaça crescente representada pela Coreia do Norte, de acordo com a Reuters. “Não devemos ceder à ameaça da Coreia do Norte. Espero ganhar a confiança das pessoas nas próximas eleições e impulsionar uma forte diplomacia", declarou o premiê, que está há cinco anos no poder, de acordo com a CNN.  O primeiro-ministro aproveitou a coletiva para anunciar também um pacote de estímulo de US$ 17,8 bilhões para educação e gastos sociais. Partidos da oposição criticaram a decisão de Abe, argumentando que não há motivo para uma dissolução da câmara antes do prazo previsto para expirar o mandato (dezembro de 2018), segundo a agência Kyodo. O premiê sofreu queda na popularidade devido a uma onda de escândalos de corrupção ligados a ele e a sua mulher. A decisão de antecipar a votação foi motivada por uma alta na avaliação do seu governo segundo pesquisa feita recentemente. Cerca de 30% dos entrevistados disseram que votariam no partido do primeiro-ministro, o Democrata Liberal, contra 8% que votariam no Partido Democrata, segundo a Kyodo News.  Abe não divulgou uma data para a votação, mas a mídia japonesa especula que será em 22 de outubro, de acordo com a BBC. Com a dissolução da Câmara Baixa 475 assentos ficarão disponíveis.

Comente agora

Acompanhe a Voe Bem Turismo nas redes sociais e fique bem informado

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/09 07:22h

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades, dicas e promoções do turismo nacional e internacional.

Siga @voebemturismo no Instagram e Facebook.

#voebemturismo #ganheomundo #voebemturismoganheomundo #ganheomundovoebemturismo

Comente agora

Tiroteio em igreja nos EUA deixa um morto e oito feridos, diz mídia local

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 16:51h
Tiroteio em igreja nos EUA deixa um morto e oito feridos, diz mídia local

Uma mulher morreu e outras oito pessoas ficaram feridas em um tiroteio ocorrido neste domingo (24) em uma igreja no estado norte-americano de Tennessee, informou o Departamento de Polícia de Nashville.  De acordo com o Tennessean, por volta das 11h15 locais, a polícia começou a receber chamadas que vários tiros foram disparados e que pessoas aparentemente tinham sido atingidas na Igreja de Cristo da Capela de Burnette.  Segundo as autoridades locais, os feridos eram fiéis que foram baleados na Igreja da Capela de Burnett, no suburbio de Antioquia, e que o atirador também estava entre os feridos. Ele teria sido preso pela polícia.  "Todos os feridos foram transportados para hospitais da área. A maioria são adultos idosos com mais de 60 anos", infirmou o Departamento dos Bombeiros local. (Globo)

Comente agora

Ataque contra os EUA é 'inevitável', diz chanceler norte-coreano na ONU

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 16:04h
Ataque contra os EUA é 'inevitável', diz chanceler norte-coreano na ONU

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, declarou neste sábado (23) que as ofensas do presidente dos Estados Unidos Donald Trump contra o presidente norte-coreano Kim Jong Um, tornaram um ataque com mísseis contra os EUA “inevitável”.  “Devido a sua falta de conhecimento comum básico e sentimento adequado, ele tentou insultar a dignidade suprema do meu país ao se referir (a Kim Jong-un) como um “homem-foguete”, afirmou Ri Yong-ho. Trump chamou o ditador norte-coreano de “homem-foguete” repetidas vezes, inclusive durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.  Além de ameaçar um ataque missilíssimo, Ri Yong-ho declarou que Trump está em “uma missão suicida” e que Pongyang vai fazer de tudo para que ele enfrente as consequências de suas palavras.  “Trump está transformando as Nações Unidas em um ninho de gangsters onde somente o dinheiro é respeitado e o derrame de sangue é cotidiano”, declarou Ri.  Para o chanceler norte-coreano, Trump sofre de "um trastornado mental que está repleto de megalomania". O próprio povo americano acha que ele é um "comandante malvado", um "rei mentiroso", disse Ri, que esclareceu como é uma “esperança desesperada” acreditar que a Coreia do Norte será abalada em um só centímetro ou que mudará sua posição por causa das sanções econômicas mais duras aprovadas pela ONU.  "Através de uma luta longa e árdua, estamos finalmente a poucos passos do objetivo final de conclusão do programa nuclear", disse Ri, salientando como a Coreia do Norte " não precisa do reconhecimento de ninguém de seu status de potência nuclear".  Ri acusou o Conselho de Segurança da ONU de ser "não democrático" e "injusto" com a Coreia do Norte, e de produzir "resoluções com padrões diferentes de legalidade", dependendo do país envolvido.

Comente agora

Com 32,5% dos votos, Angela Merkel será reeleita na Alemanha

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 15:36h
Com 32,5% dos votos, Angela Merkel será reeleita na Alemanha

A chanceler da Alemanha e candidata pela União Democrata-Cristã (CDU), Angela Merkel, vencerá as eleições deste domingo (24) com 32,5%. Esse foi resultado apontado pelas primeiras pesquisa de boca de urna depois a votação acabou. Martin Schulz, líder do Partido Social-Democrata (SPD), teria obtido o segundo lugar nas eleições com 20% dos votos.  Cerca de 61,5 milhões de alemães estavam aptos a votar em 73 mil seções eleitorais. O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier convocou a população a comparecer às zonas de votação para cumprir com seus deveres como cidadãos. “Quem não vota deixa que outros decidam sobre o futuro do nosso país”, afirmou Steinmeier.  As últimas pesquisas, antes das eleilões,já indicam uma vitória tranquila de Merkel, com uma vantagem de 14 pontos percentuais sobre Schulz. O terceiro lugar do pleito deve ficar com a ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), que chegará pela primeira vez ao parlamento do país.  Debaixo de chuva, Merkel chegou pouco antes de 14h30 (9h30 em Brasília) no seu local de votação, na Universidade Humboldt de Berlim, acompanhada de seu marido, Joachim Sauer. Enquanto milhares de atletas participavam da maratona de Berlim seguiam percorrendo as ruas da capital alemã, Merkel foi tranquila à cabine de votação antes de posar para dezenas de fotógrafos.  Algumas horas antes, em sua cidade natal e acompanhado da esposa, Inge, Schulz já tinha votado.

Comente agora

Número de mortos no terremoto de terça-feira no México sobe para 318

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 14:22h
Número de mortos no terremoto de terça-feira no México sobe para 318

O número de mortos no forte terremoto que atingiu o México na última terça-feira (19) subiu para 318, sendo 180 deles na Cidade do México, informou neste domingo o coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente. As informações são da Agência EFE.  Em uma atualização do balanço de vítimas do tremor de magnitude 7,1 graus na escala Richter, Puente informou que outras 73 pessoas morreram em Morelos, 45 em Puebla, 13 no Estado do México, seis em Guerrero e uma em Oaxaca.   O México foi atingido ontem (23) por outro terremoto, uma réplica do sismo registrado na terça-feira, de 6,1 graus na escala Richter. O novo tremor causou pânico na capital do país e fez com que duas pessoas morressem infartadas por causa do susto. Além disso, outras duas pessoas morreram no município de Assunción Ixtaltepec, em Oaxaca. No mesmo estado, na cidade de Juchitán, uma ponte e várias outras construções danificadas pelo primeiro terremoto desabaram após o segundo tremor.  De acordo com Puente, das 180 vítimas registradas na Cidade do México, 119 são mulheres e 61 homens. Do total, há 28 menores de idade entre os mortos. Uma pessoa ainda não foi identificada.  Além disso, as equipes de resgate conseguiram retirar com vida dos escombros 69 pessoas. Segundo o balanço divulgado por Puente, 37 delas estão hospitalizadas, 14 em estado grave.

Comente agora

Mais de 60 conservadores acusam Papa Francisco de 'heresias'

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 12:02h
Mais de 60 conservadores acusam Papa Francisco de 'heresias'

Uma carta de 25 páginas assinada por 40 padres e 22 estudiosos laicos conservadores católicos acusa o papa Francisco de cometer "sete heresias" ao publicar a exortação "Amoris Laetitia" ("A alegria do amor") no dia 8 de abril de 2016, revelou o site católico "Correctiofilialis" neste domingo (24).  A exortação prega uma maior abertura aos fiéis na Igreja, especialmente, no que tange na recondução à vida dentro do catolicismo àqueles que se separaram e casaram novamente. Essas pessoas, antes da exortação de Francisco, não podiam comungar e agora cabe a cada líder de paróquia decidir caso a caso.  A carta, que foi enviada ao Pontífice no dia 11 de agosto, foi tornada pública hoje porque Jorge Mario Bergoglio "não respondeu" os questionamentos ao grupo em um documento formal.  A "Correção Filial em razão da propagação de heresias", que foi o título dado ao documento, quer que o Papa, literalmente, "corrija" partes do texto. De acordo com os conservadores, o sucessor de Bento XVI "deu apoio à sete posições erráticas, que atingem o matrimônio, a vida moral e a recepção dos sacramentos, causando a difusão dessas opiniões erráticas na Igreja Católica".

Comente agora

Seis são feridos em ataque com ácido em Londres

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 10:21h
Seis são feridos em ataque com ácido em Londres

Seis pessoas ficaram feridas no sábado à noite em Londres durante uma briga entre dois grupos de homens, informou a polícia britânica, que prendeu um suspeito.  “O que parecia ataques aleatórios acabou por ser, após maiores verificações, um incidente envolvendo dois grupos de homens”, afirmou Ade Adekkan, chefe da polícia de Newham, bairro do leste de Londres.  O detido é um adolescente de 15 anos.  Testemunhas citadas pela agência Press Association relataram que viram pessoas em pânico após o incidente, temendo um ataque indiscriminado, em uma cidade que sofreu vários ataques nos últimos meses.  A polícia informou que uma “substância tóxica” foi lançada durante uma briga pouco antes das 20h00 em um shopping center em Stratford, perto do Estádio Olímpico.  “Seis homens ficaram feridos”, mas não correm risco de morte, acrescentou.  No ano passado foram registrados 431 ataques com ácido em Londres, dos quais 398 ocorreram no bairro de Newham no Stratford Center. (AFP)

Comente agora

Com Merkel como favorita, Alemanha vai às urnas neste domingo

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 10:08h
Com Merkel como favorita, Alemanha vai às urnas neste domingo

A Alemanha faz neste domingo (23) a eleição geral que renovará o Bundestag, o Parlamento federal alemão. Cerca de 60 milhões de eleitores alemães maiores de 18 anos estão convocados para escolher os novos representantes, numa eleição que, ao final, define se a chanceler Angela Merkel continua no poder.  A votação decidirá a composição do Bundestag, ou seja, os deputados federais do país. A principal tarefa do Bundestag é escolher quem assumirá a chefia do governo alemão na próxima legislatura, elegendo – ou destituindo – o chanceler. Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, Merkel, de 62 anos, tem tudo para permanecer no cargo, ganhando um quarto mandato.  A votação começa às 8h locais (3h da madrugada no horário de Brasília) e as urnas serão fechadas as 19h. Por tradição, as eleições federais na Alemanha são realizadas sempre num domingo de setembro.  (G1)

Comente agora

Músico Charles Bradley morre aos 68 anos

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 09:17h
Músico Charles Bradley morre aos 68 anos

O cantor americano Charles Bradley, uma lenda do soul, morreu neste sábado aos 68 anos. Ele, que foi diagnosticado com um câncer no estômago no ano passado, se apresentaria no Rock in Rio, no palco Sunset, no dia 16. O show precisou ser cancelado pois a doença chegara ao fígado. Os substitutos foram os brasileiros Rael e Elza Soares.  A página oficial do cantor no Facebook confirmou a morte do artista.  "É com o coração pesado que anunciamos a passagem de Charles. O senhor Bradley era muito grato pelo carinho que estava recebendo de seus fãs, e esperava que sua mensagem de amor fosse lembrada e passada para as próximas gerações. Obrigado pelos pensamentos positivos e pelas orações durante este período difícil", escreveu a equipe do cantor.  No começo do mês, Bradley cancelou todos os shows que faria este ano. "Eu amo todos vocês que fizeram com que meus sonhos se tornassem realidade. Quando voltar, voltarei forte, com o amor de Deus. Com a vontade de Deus, volto logo", disse o cantor por meio de um comunicado na época.  Nascido em Gainesville, na Flórida, Bradley teve uma infância pobre e trabalhou durante anos em bicos. Tocou em algumas bandas cover — principalment de James Brown —, até que, em 2002, sua carreira solo finalmente decolou. O primeiro álbum do cantor, "No time for dreaming", no entanto, só foi lançado em 2011, quando ele tinha 62 anos. Em 2012, ele foi o protagonista do documentário "Soul of America", exibido pela primeira vez no conceituado festival South by Southwest.

Comente agora

México: terremoto deste sábado causa pelo menos duas mortes

Mundo  Postado por Anacley Souza - 24/09 07:56h
México: terremoto deste sábado causa pelo menos duas mortes

Pelo menos duas pessoas morreram após um terremoto ter atingido o México neste sábado (23). O tremor, de magnitude 6,1, derrubou casas e uma ponte em uma estrada que já haviam sido danificadas por outro temor. O México enfrentou dois outros terremotos mais fortes recentemente. O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que o tremor de magnitude 6,1 registrado neste sábado teve epicentro cerca de 18 quilômetros ao sul-sudeste de Matias Romero, no estado de Oaxaca, que já havia sido a região mais afetada por um terremoto de magnitude 8,1 em 7 de setembro. O tremor deste sábado está entre as milhares de réplicas registradas na sequência do terremoto de 7 de setembro, que foi o mais poderoso a atingir o México em 32 anos e matou pelo menos 96 pessoas. O governo do Estado de Oaxaca informou que algumas casas desabaram com o terremoto deste sábado. Uma mulher morreu quando uma parede de sua casa caiu sobre ela na cidade de Asuncion Ixtaltepec, e um homem morreu depois que uma parede caiu sobre ele em San Blas Atempa. Quatro pessoas ficaram feridas em Juchitan e três em Tlacotepec, mas nenhuma corria risco de vida. Outra pessoa teve uma clavícula quebrada na cidade de Xadani. Três hotéis e duas igrejas foram danificados e uma ponte em uma estrada desmoronou. A Polícia Federal disse que a ponte estava fechada devido a danos causados pelo terremoto de 7 de setembro.

Comente agora

Vídeo! Ao avistarem tigre, 12 macacos morrem de ataque cardíaco ao mesmo tempo

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/09 00:21h
Vídeo! Ao avistarem tigre, 12 macacos morrem de ataque cardíaco ao mesmo tempo

Doze macacos sofreram um ataque cardíaco ao mesmo tempo e morreram assim que avistaram um tigre caminhando na direção deles, segundo moradores do Estado de Uttar Pradesh, na Índia. De acordo com o "Metro", a princípio, veterinários acreditavam que os animais tinham sido envenenados. Após a realização de testes, eles confirmaram que os primatas sofreram mesmo um ataque cardíaco. Os macacos foram encontrados em uma mata na região de Kotwali Mohammadi.

Assista: 

 

Comente agora

Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/09 23:53h
Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte

Bombardeiros e caças americanos voaram hoje (23) perto do litoral da Coreia do Norte para mostrar que os Estados Unidos possuem "opções militares" para qualquer ameaça, informou o Pentágono. As informações são da agência de notícias EFE. "Esta missão é uma demonstração da determinação dos Estados Unidos. É uma mensagem clara de que o presidente (Donald Trump) tem muitas opções militares para derrotar qualquer ameaça", afirmou a porta-voz do Pentágono, Dana W. White, em comunicado.

Comente agora

Lee pode se tornar furacão até amanhã e avança sobre o Atlântico Central

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/09 16:33h
Lee pode se tornar furacão até amanhã e avança sobre o Atlântico Central

O furacão Maria, atualmente de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, avança em direção noroeste sobre as águas do Atlântico Central, enquanto a tempestade tropical Lee, que tinha se dissipado na sexta-feira, pode se fortalecer e virar um furacão.  O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) indicou hoje (23) que, além do Lee e do Maria, não há indícios de formação de novos fenômenos no Atlântico nos próximos cinco dias. As informações são da agência de notícias EFE.  Em um boletim divulgado na manhã de hoje, o NHC disse que a velocidade de translação do Lee caiu para 4 km/h. No entanto, os ventos sustentados apresentados pela tempestade tropical, estão se fortalecendo, subindo para 75km/h.  O Lee se move em direção norte, mas hoje mudará para rumo ao nordeste. A previsão do NHC é que ele se fortaleça nas próximas 48 horas e ganhe intensidade de um furacão.  Quando o boletim foi divulgado, Lee estava a 1.450 quilômetros do leste de Bermuda, região povoada mais próxima do furacão.  Quanto ao Maria, que devastou Porto Rico na quarta-feira após afetar também a Dominica e as Ilhas Virgens Britânicas, o NHC alerta sobre a necessidade de "monitorar" seu progresso nas Bahamas.  Atualmente, o Maria está a 395 quilômetros de Eluthera e 515 quilômetros de Nassau, ambas nas Bahamas. O furacão apresenta ventos de 185km/h, com rajadas ainda mais intensas.

Comente agora

Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte em região de teste nuclear

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/09 15:06h
Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte em região de teste nuclear

Um terremoto atingiu a Coreia do Norte neste sábado, 23, no mesmo local montanhoso do sexto teste nuclear do país no início deste mês, de acordo com agências de monitoramento de terremotos na China e na Coreia do Sul. A agência chinesa relatou que o tremor de magnitude 3,4, que atingiu a região às 16h29 (horário de Pequim), foi o resultado de uma "explosão suspeita". A agência meteorológica da Coreia do Sul diferiu em sua avaliação inicial, dizendo que acreditava que o terremoto era natural. Ambas as agências disseram que o terremoto atingiu o município de Kilju na província de North Hamkyung, onde a Coreia do Norte realizou testes nucleares.  Pyongyang fez testes com uma bomba de hidrogênio na região do tremor no dia 03 de setembro, que provocou um terremoto de magnitude 6,3. Outro tremor de magnitude 4,6 aconteceu um pouco depois, provavelmente como resultado de uma cratera aberta pelo teste, segundo autoridades chinesas.  Como os dois tremores anteriores, o terremoto do sábado atingiu a superfície, de acordo com a agência chinesa de monitoramento.

Comente agora

Trump pede demissão de jogadores que não se levantarem para o hino na NFL

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/09 14:42h
Trump pede demissão de jogadores que não se levantarem para o hino na NFL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta sexta-feira, 22, que as franquias da NFL (principal liga de futebol americano) demitam os jogadores que não se levantarem para ouvir o hino nacional antes das partidas. Desde o ano passado, diversos jogadores se recusam a ficar de pé em protesto pelos problemas sociais e raciais no país.  "Isso é uma falta de respeito total com nossa história nacional. É uma falta de respeito com tudo que defendemos", declarou o presidente. Ele ainda lamentou que os jogos da NFL estejam ficando "menos violentos". "Estão arruinando o jogo."  Desde a temporada passada, diversos jogadores da NFL têm se recusado a levantar para o hino nacional como forma de protesto principalmente pelo tratamento da polícia aos negros no país, após diversos casos de abuso de poder que resultaram até em mortes. A atitude foi encabeçada pelo então quarterback do San Francisco 49ers, Colin Kaepernick, e rapidamente aderida por diversos jogadores, até em outros esportes.  Presidente dos Estados Unidos à época, Barack Obama considerou legítima a manifestação, enquanto o então candidato Trump chegou a sugerir a Kaepernick "procurar outro país" para morar. Agora, o político foi além e sugeriu a demissão de todos aqueles que protestarem desta forma.  "Não os agradaria ver um dos proprietários das franquias da NFL, quando alguém não tiver respeito com a nossa bandeira, dizer: 'Saia deste campo imediatamente. Fora! Está despedido'?", questionou Trump durante discurso. "Esta pessoa (proprietário) seria a mais popular do país", considerou.

Comente agora

Novo terremoto atinge o México neste sábado

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/09 11:29h
Novo terremoto atinge o México neste sábado

Um novo terremoto classificado inicialmente com magnitude 6,2 atingiu o México neste sábado. O abalo balançou os edifícios da capital mexicana e fez com que os moradores fossem para as ruas temendo desabamentos. Segundo a Defesa Civil, até o momento não há relatos de danos na Cidade do México. O Serviço Geológico dos Estados Unidos localizou o epicentro do terremoto no estado de Oaxaca, em um ponto a 19,3 quilômetros da cidade de Matías Romero. As autoridades do estado afirmaram que os protocolos de segurança já estão em curso. O chefe dos serviços de emergência do México, Luis Felipe Puente, afirmou ainda que o tremor também foi sentido em Guerrero, Chiapas e Veracruz.   Na terça-feira, um terremoto de magnitude 7,1 derrubou edifícios e deixou 295 mortos. Devido ao novo abalo, as equipes de resgate que buscavam sobreviventes do terremoto anterior tiveram que interromper temporariamente os serviços em algumas localidades.  "Eu pensei que era a televisão, estava vendo uma reportagem sobre o resgate em Tlalpan, foi quando escutei soar mais forte o alarme e desci com minha família", disse Sergio Cedillo, 49 anos.

Comente agora

20 cidades menos estressantes do mundo para se viver

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/09 11:11h
20 cidades menos estressantes do mundo para se viver

Quais são as cidades menos estressantes do mundo para se viver? Um estudo realizado pela empresa Zipjet intitulado “Global Least & Most Stressful Cities Ranking” fez um levantamento para obter a resposta. A pesquisa leva em conta fatores como salário, taxa de desemprego, trânsito, presença de espaços verdes e a porcentagem de incidência diária de sol, entre outros. A Europa toma conta da lista de lugares com mais qualidade de vida, sendo que no top 20 há nada menos do que cinco cidades alemãs. Confira a seguir.

1. Stuttgart, Alemanha
2. Luxemburgo, Luxemburgo
3. Hannover, Alemanha
4. Berna, Suíça
5. Munique, Alemanha

6. Bordeaux, França
7. Edimburgo, Escócia
8. Sydney, Austrália
9. Hamburgo, Alemanha
10. Graz, Áustria







Comente agora

EUA informam que 21 Estados tiveram sistemas eleitorais alvo de hackers russos

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/09 08:45h
EUA informam que 21 Estados tiveram sistemas eleitorais alvo de hackers russos

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) divulgou a 21 Estados americanos informações adicionais sobre a interferência russa em seus sistemas eleitorais no ano passado, terminando meses de incerteza sobre quais Estados haviam sido alvo de um esforço hacker apoiado pelo Kremlin.”Como parte de nossos contínuos esforços de compartilhamento de informações, hoje o DHS notificou o secretário de Estado ou outro oficial eleitoral em cada Estado de qualquer alvo potencial de que estivéssemos cientes antes da eleição de 2016″, disse o porta-voz do departamento, Scott McConnell. O DHS disse que deixaria aos Estados que divulgassem a público se eram alvo da campanha hacker russa. Os funcionários disseram, anteriormente, que não havia nenhuma evidência de números manipulados pela interferência da Rússia.Em junho, um importante funcionário do departamento afirmou ao Congresso que seus sistemas relacionados às eleições em 21 Estados foram direcionados como parte de uma campanha dirigida pelo governo russo visando interromper as eleições de 2016 nos EUA. Arizona e Illinois reconheceram, no ano passado, que seus sistemas foram invadidos, mas muitos outros Estados permaneceram silenciosos sobre se haviam sido vítimas ou não.

Comente agora

Três brasileiros são resgatados em ilha do Caribe atingida pelo furacão Maria

Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/09 07:09h
Três brasileiros são resgatados em ilha do Caribe atingida pelo furacão Maria

Três brasileiros foram resgatados nesta sexta-feira (22) na ilha caribenha de Dominica, localizada nas Pequenas Antilhas, depois da passagem do furacão Maria. Autoridades brasileiras transportaram as três vítimas atingidos pelo fenômeno para Santa Lúcia, outro país do Caribe, com a ajuda de um helicóptero venezuelano.  Dominica foi alvo do olho do furacão, que alcançou a categoria 5 e deixou 30 pessoas mortas, além da destruição de vários serviços básicos. O primeiro-ministro da ilha, Roosevelt Skerrit disse que a "devastação foi generalizada" no país após a passagem do Maria.  O ministério das Relações Exteriores brasileiro agradeceu, por meio de nota, ao governo da Venezuela pelo traslado “seguro” dos resgatados. proporcionado num “gesto de boa vontade”.

Comente agora

Anunciar 23 de setembro como fim do mundo é vergonha para os cristãos, protesta pastor

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/09 02:22h
Anunciar 23 de setembro como fim do mundo é vergonha para os cristãos, protesta pastor

Ed Stetzer é um influente pastor batista, autor de vários livros e responsável por pesquisas da Lifeway Reasearch. Acostumado a avaliar a imagem pública dos evangélicos, ele está contrariado com espaço destinado ao tema na mídia nas últimas semanas. Diferentes jornais e sites dedicaram espaço para falar sobre as profecias que ligam o dia 23 de setembro com o arrebatamento e o fim do mundo (saiba mais, clique aqui). Em diversos desses órgãos de comunicação, as generalizações davam a entender que essa era uma crença de todos os evangélicos. Para Stetzer, o “numerólogo cristão” David Meade que vem anunciando há cerca de um ano que o sinal de Apocalipse 12 estará visível nos céus neste sábado (saiba mais, clique aqui), é um impostor. Primeiramente, lembra o pastor, a numerologia citada por Meade não é bíblica. Além disso, apontar para o eclipse que ocorreu nos Estados Unidos, bem como os furacões que passaram pelo Caribe nos últimos dias é fantasioso, pois o continente americano sequer é mencionado na Bíblia. Além disso, o argumento de Meade é baseado na crença de uma possível colisão da Terra com Nibiru ou “Planeta X” não se sustenta, uma vez que a NASA reiteradas vezes garantiu que esse corpo celeste sequer existe. “Toda vez que previsões sobre o fim do mundo aparecem na mídia, é importante que nos perguntemos se isso irá contribuir com discussões úteis e significativas sobre o final dos tempos. Claro que a resposta na maioria das vezes é não”, escreveu Stetzer. Ele acredita que esse tipo de argumentação, defendida por alguns pastores em sermões que podem ser assistidos na internet, são “uma vergonha para os cristãos e uma distorção da Palavra de Deus”.

Comente agora

Mulheres têm só 1/4 de cérebro' dos homens, diz clérigo saudita

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/09 21:05h
Mulheres têm só 1/4 de cérebro' dos homens, diz clérigo saudita

Um vídeo que mostra o clérigo saudita Sheikh Saad Al-Hijri declarando que as mulheres "não merecem dirigir porque só têm um quarto de cérebro" viralizou nesta quinta-feira (21) nas redes sociais.  Um hashtag árabe com a frase "Al-Hijri diz que as mulheres têm um quarto de cérebro" foi usada 119 mil vezes em 24 horas nas redes sociais.  Segundo Al-Hijri, "para começar as mulheres só têm metade do cérebro, mas quando saem para fazer compras acabam tendo apenas um quarto". As declarações foram feitas durante uma palestra sobre "os males das mulheres dirigindo".  As declarações provocaram reações enfurecidas de mulheres nas redes sociais, especialmente de países árabes onde a lei permite que elas possam dirigir. A Arabia Saudita é o único país no mundo onde as mulheres não podem dirigir carros. No passado essa proibição provocou muitos protestos.  O clérigo, que pode emanar fatwas (opiniões legais no direito islâmico) na província saudita de Assir, foi proibido de realizar sermões, liderar orações ou outras atividades religiosas. (Globo)

Comente agora

Trump chama Kim Jong-un de louco, para quem não importa matar seu povo

Mundo  Postado por Anacley Souza - 22/09 11:12h
Trump chama Kim Jong-un de louco, para quem não importa matar seu povo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou nesta sexta-feira (22) a atacar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, a quem qualificou de “louco” e sobre quem disse que para ele “não importa matar seu povo”. A informação é da Agência EFE. Trump fez as novas declarações, como de costume, por meio de sua conta no Twitter.  O presidente americano, que se envolveu nos últimos dias em uma troca de reprovações e desqualificações com o líder norte-coreano, diz também na sua mensagem que Kim “será testado como nunca foi antes”, no que parece uma ameaça velada contra seu regime. As acusações entre ambos começaram no último dia 19, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde Trump disse que os EUA tinham “uma grande força e paciência”.  “Mas se formos forçados a nos defender ou (defender) nossos aliados, não teremos outro remédio a não ser destruir totalmente a Coreia do Norte”, disse Trump. Em referência ao líder norte-coreano, Trump o chamou de “homem foguete” por causa de seu gosto em testar mísseis, acrescentando que Kim “está em uma missão suicida contra ele e seu regime”.  

Comente agora

Liliane Bettencourt, herdeira da L’Oréal, morre aos 94 anos

Mundo  Postado por Anacley Souza - 21/09 18:26h
Liliane Bettencourt, herdeira da L’Oréal, morre aos 94 anos

A empresária francesa e herdeira da gigante de cosméticos L’Oréal, Liliane Bettencourt, morreu aos 94 anos, informou sua filha nesta quinta-feira. A família Bettencourt, que fundou a L’Oréal, detém uma participação de 33 por cento da companhia.  “Nesse momento doloroso para nós, eu gostaria de reiterar, em nome da nossa família, nosso total comprometimento e lealdade com a L’Oréal, e de renovar minha confiança em seu presidente Jean-Paul Agon e em suas equipes no mundo inteiro”, disse Françoise Bettencourt Meyers, em comunicado.  Bettencourt era conhecida como a mulher mais rica do mundo, de acordo com uma avaliação feita pela Forbes no início deste ano, que estimou seu patrimônio líquido em 39,5 bilhões de dólares.

Comente agora

Acidente deixa mais de 100 desaparecidos no Mediterrâneo

Mundo  Postado por Willyam Reis - 21/09 14:27h
Acidente deixa mais de 100 desaparecidos no Mediterrâneo

A Guarda Costeira da Líbia informou hoje que mais de 100 migrantes estão desaparecidos no mar Mediterrâneo em decorrência de um acidente com um navio perto da costa do país. Um porta-voz das autoridades locais, identificado como Ayoub Gassim, disse à Associated Press que a embarcação danificada foi encontrada a cerca de 20 quilômetros da cidade de Zuwara. Ela teria partido de Sabrata, entre Zuwara e Trípoli, com destino à Europa. Ainda de acordo com Gassim, o navio levava aproximadamente 130 pessoas, principalmente africanos. Não mais do que 30 passageiros foram resgatados até o momento. A Líbia vem se tornando um dos principais pontos de partida de migrantes para o continente europeu, com a sua costa sendo dominada por traficantes na sequência dos conflitos iniciados em 2011. Para conter o fluxo, a Europa já destinou dezenas de milhões de euros ao país africano, mas as tentativas de migração continuam. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Califórnia move ação contra Trump por muro

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/09 21:11h
Califórnia move ação contra Trump por muro

A Califórnia abriu um processo contra o presidente Donald Trump por seu projeto de construir um muro na fronteira com o México, informou nesta quarta-feira o secretário estadual de Justiça, Xavier Becerra.  Na ação, apresentada a um tribunal do sul da Califórnia, Becerra acusou Trump de violar a Constituição, de não cumprir as leis ambientais e de utilizar um estatuto que não autoriza este tipo de projeto.  O muro na fronteira com o México – que seria pago pelos próprios mexicanos – foi uma das grandes promessas de campanha de Trump, que chegou ao poder em novembro passado.  “O governo Trump ignorou novamente as leis que não lhe agradam para poder ressuscitar o discurso de campanha”, disse Becerra em entrevista coletiva na cidade de San Diego, ao lado de uma das cercas erguidas na região para marcar a fronteira.  O Departamento de Segurança Nacional, responsável pelo projeto, informou no dia 2 de agosto que construiria em San Diego vários protótipos de muro e substituiria 22 km da cerca principal e uma secundária por uma muralha sólida. O governo anunciou posteriormente a seleção de quatro empresas para construir estes protótipos de muro. 

Comente agora

Com 40 milhões de escravos no mundo, OIT pede mais empenho dos países

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/09 19:56h
Com 40 milhões de escravos no mundo, OIT pede mais empenho dos países

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou uma pesquisa, desenvolvida com a Fundação Walk Free, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que mostra que mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo foram vítimas da escravidão moderna em 2016. Destas, cerca de 25 milhões estavam em trabalho forçado e 15 milhões em casamentos forçados.  A organização alerta que, se não houver maior esforço por parte dos governos em todo o mundo, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que visa a erradicação da escravidão até 2025 não será alcançado.  As estimativas mostram que as mulheres e meninas são as mais afetadas pela escravidão moderna, representando quase 29 milhões (71% do total). As mulheres representam 99% das vítimas do trabalho forçado na indústria do sexo e 84% das vítimas de casamentos forçados.

Comente agora

Lillian Ross, mãe do jornalismo literário, morre aos 99 anos

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/09 19:24h
Lillian Ross, mãe do jornalismo literário, morre aos 99 anos

Quando veio à Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em 2006, era comum ver Lillian Ross na sala de imprensa com os "colegas" jornalistas, checando e-mails no local, enquanto os mortais esperavam sua vez de usar o computador. Os desatentos achariam ser ela mais uma repórter entre tantos, não uma veterana do jornalismo, já com 89 anos.  A criadora do jornalismo literário morreu, nesta quarta-feira (20), nos Estados Unidos, em decorrência de um derrame. Ela tinha 99 anos. Ross foi uma das repórteres mais longevas da "The New Yorker", revista conhecida por seus grandes nomes e estilo particular de escrever histórias. A jornalista começou a trabalhar na publicação em 1945. Ao personificar, com seu trabalho, a imagem da "mosca na parede" -metáfora para o repórter que, invisível, tem acesso privilegiado a momentos íntimos de seus personagens- ela ajudou a criar o jornalismo literário, gênero que propunha adotar as técnicas da ficção para narrar histórias reais, unindo reportagem e estética. Um estilo que faz parecer que tudo é invenção, quando é tudo verdade. Em 1950, Ross foi enviada para acompanhar em Hollywood as filmagens de "A Glória de um Covarde". Dali, acabou propondo a seu editor, William Shawn, escrever sua reportagem como se fosse um romance. A série foi publicada em cinco número das "The New Yorker", em 1952, e depois reunida no livro "Filme" (Companhia das Letras) - considerado o primeiro "romance de não ficção", expressão que Truman Capote depois usaria para definir seu "A Sangue Frio". 

Comente agora

Terremoto de magnitude 6,1 é registrado perto da costa do Japão

Mundo  Postado por Willyam Reis - 20/09 15:54h
Terremoto de magnitude 6,1 é registrado perto da costa do Japão

Um terremoto de magnitude 6,1 aconteceu nesta quarta-feira (20) perto da costa do Japão. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o epicentro do tremor aconteceu a cerca de 322 quilômetros da cidade de Fukushima, que abriga uma central nuclear e já foi atingida em 2010 por um abalo sísmico de magnitude 9,0 seguido de tsunami. Ainda não há informações se o terremoto foi sentido em território japonês. Nesta terça (19), um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o México, deixando ao menos 225 mortos. (BN)

Comente agora

México: Desabamento de escola após terremoto deixa ao menos 24 mortos

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/09 13:46h
México: Desabamento de escola após terremoto deixa ao menos 24 mortos

Uma escola da Cidade do México torna-se o símbolo da tragédia provocada por um forte terremoto de magnitude 7,1 que abalou ontem cinco estados mexicanos. A intituição Enrique Rebsamen colapsou em decorrência do tremor com vários alunos nas suas instalações. Até a manhã desta quarta-feira, o balanço era dramático: entre as vítimas fatais, 22 alunos e dois professores, que morreram na tentativa de salvar os seus alunos, segundo o jornal local "El Universal". Outros 12 adultos ainda estão desaparecidos também. Já há mais de 225 mortes confirmadas em todo o país, sendo 94 na capital, Cidade do México; 71 em Morelos; 43 em Puebla; 12 em Estado do México, quatro em Guerrero e um em Oaxaca – neste último ponto, foi registrado há duas semanas um terremoto de 8,1 de magnitude. Dezenas de prédios desabaram com os tremores, além de danos em vias e outras estruturas urbanas. 

Comente agora

Brasil assina Tratado para Proibição de Armas Nucleares

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/09 11:09h
Brasil assina Tratado para Proibição de Armas Nucleares

O Brasil assinou hoje (20) o Tratado para Proibição de Armas Nucleares. O presidente Michel Temer foi o primeiro a assinar o texto, seguido por líderes de 47 países. Ao longo do dia, mais cinco países devem firmar o documento. O acordo impede que os Estados-parte desenvolvam, testem, produzam, adquiram, tenham ou estoquem armas nucleares ou qualquer outro dispositivo nuclear explosivo. A conferência para negociar o texto foi proposta pelo Brasil, a África do Sul, Áustria, Irlanda, o México e a Nigéria no fim de 2016. O tratado  obriga os Estados-parte a não participar ou permitir atividades relacionadas ao uso e também ao desenvolvimento de armas nucleares. O texto do tratado foi acordado no último dia 7 de julho. A segunda etapa é a assinatura de hoje, embora esse seja apenas o primeiro dia para assinatura, que pode ser feita por outros países a partir de agora. Depois disso, ainda é necessário que cada país que tenha assinado o texto faça a ratificação, e o acordo só passa a valer depois que 50 países tiverem passado por todo o processo. O embaixador Sergio Duarte, ex-alto representante da ONU para Assuntos de Desarmamento e atual presidente da Organização internacional sobre Relações internacionais Pugwash, diz que o tratado proíbe a última categoria de arma de destruição em massa que não estava proibida: “armas químicas e armas biológicas já estão proibidas por tratados internacionais, esse tratado cuida da terceira e última categoria, a arma nuclear, que é a mais cruel e a mais indiscriminada de todas as três”. As armas biológicas foram proibidas em 1972, e as químicas em 1993. 

Comente agora

Furacão Maria toca terra no sudeste de Porto Rico

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/09 10:58h
Furacão Maria toca terra no sudeste de Porto Rico

O furacão Maria, segunda tempestade com ventos superiores a 250 km/h a atingir o Caribe neste mês, chegou a Porto Rico nesta quarta-feira (20), ameaçando causar destruição no território insular americano e forçar o governo a reconstruir dezenas de comunidades. A tempestade já assolou a ilha caribenha de Saint Croix nesta quarta-feira, matou pelo menos duas pessoas em Guadalupe e devastou a pequena nação montanhosa de Dominica. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos prevê que o Maria será o furacão mais forte a atingir Porto Rico em quase 90 anos, classificado como categoria 4 ou categoria 5 . A previsão era de fortes tempestades por um período de 12 a 24 horas, à medida que o Maria se dirigia à ilha com ventos de cerca de 260 quilômetros por hora, ameaçando 3,4 milhões de porto-riquenhos. A expectativa é de que o Maria leve até 63,5 centímetros de chuva a certas partes da ilha e provoque maré de tempestade, quando a água do mar é pressionada por furacões acima dos níveis normais, de até 2,74 metros. Com as chuvas, há também o risco de deslizamentos e enchentes relâmpago. Cerca de 150 voos haviam sido cancelados no principal aeroporto internacional de Porto Rico, segundo informações na manhã desta quarta-feira. Após cruzar Porto Rico nesta quarta, o furacão deve passar pela costa nordeste da República Dominicana.

Comente agora

Número de mortos após terremoto no México chega a 226

Mundo  Postado por Anacley Souza - 20/09 07:01h
Número de mortos após terremoto no México chega a 226

A agência de defesa civil do México informou na madrugada desta quarta-feira (20) que já foram confirmadas 226 mortes após o terremoto de 7,1 pontos que atingiu o país na véspera. Dezenas de prédios ruíram na Cidade do México e em Estados próximos. O chefe da agência, Luis Felipe Puente, informou pelo Twitter que há 117 vítimas fatais confirmadas na Cidade do México, 55 no Estado de Morelos (que fica ao sul da capital do país), e 39 no Estado de Puebla - onde o abalo teve seu epicentro. Outras 12 pessoas morreram no Estado do México (que circunda a capital) e três no Estado de Guerrero. O número da Defesa Civil não incluiu uma morte no Estado de Oaxaca, anunciada por autoridades locais. O epicentro do tremor foi na cidade de Raboso, em Puebla, a 123 quilômetros a sudeste da Cidade do México. (Estadão Conteúdo)

Comente agora

Terremoto no México deixa mais de 130 mortos

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/09 00:16h
Terremoto no México deixa mais de 130 mortos

O forte terremoto que atingiu o México nesta terça-feira deixou ao menos 138 mortos, edifícios destruídos e pilhas de escombros em diversas cidades do país. Segundo autoridades estatais, o tremor de 7,1 graus de magnitude matou ao menos 54 pessoas no estado de Morelos. Outros 41 morreram em Puebla, nove no Estado do México e 30 morreram na capital. Os números tendem a aumentar, alertaram as autoridades. A 120 quilômetros da capital, o forte tremor sacudiu a cidade, deixando rastros de destruição como prédios danificados, escombros de desabamento e pessoas feridas. O aeroporto da capital mexicana suspendeu as atividades aéreas após o tremor. O abalo sísmico ocorre no mesmo dia em que se relembra o 32º aniversário do violento terremoto que arrasou o México em 1985, com milhares de mortos. As autoridades mexicanas realizaram nesta terça-feira uma grande simulação de terremoto no país inteiro, uma ação realizada anualmente na data. O Serviço Sismológico Nacional do México informou que a magnitude do tremor foi de 7,1 na escala Richter, às 13h14 (horário local), com epicentro a 12 quilômetros a sudeste de Axochiapan, no estado de Morelos, com 57 km de profundidade. Inicialmentem o Serviço Geológico dos Estados Unidos relatou uma magnitude de 7,4. O tremor também foi sentido em Oaxacla, uma das zonas mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país em 7 de setembro, de magnitude 8,1, deixando 98 mortos e 200 feridos.

Comente agora

Bizarro: Cão é lançado candidato a prefeito em cidade do Canadá

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/09 23:37h
Bizarro: Cão é lançado candidato a prefeito em cidade do Canadá

Um candidato a prefeito da cidade de St. John, na província canadense d Newfoundland está chamando muita atenção nas redes sociais. De acordo com informações publicadas pelo site G1, o cão Finn, de cinco anos, faz muito sucesso depois do dono o ter lançado como candidato a prefeito. Finn, da raça boiadeiro australiano, aparece em uma campanha bem humorada no YouTube, e já é a sensação nas redes sociais.

Comente agora

Itamaraty diz que não há brasileiros entre as vítimas do terremoto no México

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/09 21:14h
Itamaraty diz que não há brasileiros entre as vítimas do terremoto no México

O Itamaraty divulgou nota na noite desta terça-feira (19) dizendo que não há brasileiros entre as vítimas do terremoto que atingiu a Cidade do México. O fenômeno foi de magnitude 7,1.   "O governo brasileiro transmite suas condolências às famílias das vítimas e expressa sua solidariedade ao povo e ao governo do México", diz a nota. Ainda segundo o comunicado, a situação está sendo monitorada pelo Itamaraty a partir de seu consulado na capital mexicana.  Vários prédios desabaram e outros ameaçam ruir. Além disso, há registro de focos de incêndio e pessoas presas nos escombros. Por causa do incidente, as aulas foram suspensas na Cidade Universitária, o aeroporto local foi fechado, a Bolsa de Valores suspendeu as operações e o metrô está sem luz. Ao menos 119 pessoas morreram.

Comente agora

Forte terremoto atinge capital do México

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/09 18:09h
Forte terremoto atinge capital do México

Um forte terremoto de 7,1 graus na escala Richter foi registrado nesta terça-feira, 19, na Cidade do México apenas 12 dias depois de um tremor de 8,2 graus atingir a costa sul do México. Segundo a proteção civil, ao menos quatro pessoas morreram, duas no desmoronamento de uma escola no Estado de Puebla. O governador do Estado do México, Alfredo del Mazo, disse que as outras duas vítimas morreram na capital, mas havia pessoas presas em edifícios que desmoronaram. O fenômeno sacudiu edifícios e causou pânico, levando as pessoas a correr para as ruas. O tremor ocorreu no mesmo dia em que se completa 32 anos do terremoto de 8,1 graus que deixou ao menos 10 mil mortos na capital mexicana. No momento do tremor, várias pessoas participavam justamente de um treinamento para lidar com sismos. O prefeito da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, disse que ao menos 20 edifícios foram danificados pelo tremor. Segundo informações preliminares, os edifícios afetados ficam nos bairros Condesa, Del Valle, Navarte, Centro, Coyacán e Xochimilco. 

Comente agora

Trump diz na ONU que Coreia do Norte “será destruída” se ameaças continuarem

Mundo  Postado por Willyam Reis - 19/09 14:35h
Trump diz na ONU que Coreia do Norte “será destruída” se ameaças continuarem

O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira (19), em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, que se o regime de Pynongang não desistir de seu programa nuclear os Estados Unidos não terão outra escolha a não ser “destruir totalmente a Coreia do Norte. Temos paciência, mas não temos outra opção", afirmou. Trump chamou o regime de Kim Jong-Un de "depravado e responsável pela morte, opressão, tortura e prisão de muitos cidadãos do país". E afirmou que a busca da Coreia do Norte por armamento nuclear é irresponsável e ameaça o mundo inteiro com uma perda "impensável da vida humana".  Ele disse que o líder norte-coreano está em uma missão suicida para si mesmo e o seu regime. "Estamos dispostos e preparados para  tomar uma ação militar, mas esperamos que isso não seja necessário", frisou Trump, observado de perto pelo representante norte-coreano, que acompanhou o discurso na primeira fila, por causa do sorteio de lugares realizado pela organização dos debates. Trump também pediu que as Nações Unidas pressionem os países que financiam a Coreia do Norte para interromper os financiamentos que estão alimentando o programa nuclear do país.

Comente agora

Japão instala sistemas antimísseis no Norte do país por ameaça norte-coreana

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/09 09:48h
Japão instala sistemas antimísseis no Norte do país por ameaça norte-coreana

O Japão instalará nesta terça-feira um novo interceptador de mísseis PAC-3 na ilha setentrional de Hokkaido, em resposta aos dois últimos projéteis lançados pela Coreia do Norte que sobrevoaram o Norte do país, confirmou à Agência EFE o Ministério de Defesa.  A instalação do sistema antimísseis Patriot Advanced Capability 3 (PAC-3) em uma base militar da cidade de Hakodate ocorre quatro dias depois de o regime de Kim Jong-un realizar seu último lançamento de um projétil de médio alcance, que caiu no Oceano Pacífico após sobrevoar essa área do Japão.  A Coreia do Norte, que ameaçou recentemente o Japão dizendo que iria "afundar seu território" com uma bomba nuclear, pelo apoio dado às sanções promovidas pelos Estados Unidos (EUA), também lançou outro míssil que sobrevoou o norte do Japão em 29 de agosto.  O porta-voz de Defesa afirmou hoje que "o país vigia os movimentos da Coreia do Norte" de um possível novo lançamento.  Tóquio, que não confirma o número de lançadores instalados no país por questões de segurança, já ampliou, em meados de agosto, o seu sistema antimísseis em várias prefeituras do oeste do país, depois que o governo norte-coreano ameaçou lançar quatro mísseis para a ilha americana de Guam. que sobrevoariam essas áreas.  As operações antimísseis do Japão utilizam destroyers Aegis, da Marinha, para derrubar mísseis aerotransportados, e o PAC-3 para resistir aos projéteis. O regime norte-coreano fez o último lançamento de um míssil balístico na sexta-feira (15), despertando o alarme no Japão e as críticas da comunidade internacional pelos seus persistentes testes de armas.

Comente agora

Em Nova York, Temer abre nesta terça debate da Assembleia Geral da ONU

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/09 07:51h
Em Nova York, Temer abre nesta terça debate da Assembleia Geral da ONU

O presidente Michel Temer faz, nesta terça-feira (19), em Nova York, o discurso de abertura da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Tradicionalmente, a fala inaugural do debate geral entre os chefes de Estado e de governo cabe ao presidente do Brasil.  Conforme a agenda divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto, a abertura dos debates está prevista para as 10h (hora de Brasília). Ao chegar à sede das Nações Unidas, Temer conversará com o secretário-geral da ONU, o português António Guterres.  Temer é o primeiro chefe de Estado a discursar. Antes da fala do presidente do Brasil devem se pronunciar Guterres e o presidente da Assembleia Geral, o eslovaco Miroslav Lajcák.  Temer seguiu com sua comitiva para os Estados Unidos na manhã de segunda, depois de empossar a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Já em Nova York, no mesmo dia ele participou de um jantar oferecido pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Comente agora

Escravidão atinge 40 milhões de pessoas no mundo, dizem ONU e OIT

Mundo  Postado por Anacley Souza - 19/09 07:29h
Escravidão atinge 40 milhões de pessoas no mundo, dizem ONU e OIT

Um total de 40 milhões de pessoas no mundo ainda são vítimas da escravidão, enquanto outras 152 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar. Dados divulgados nesta terça-feira pela ONU e pela Organização Internacional do Trabalho revelam que a escravidão moderna é ainda uma realidade.  O levantamento aponta que mulheres e meninas são desproporcionalmente afetadas. Elas representam 71% das pessoas em situação de escravidão, quase 29 milhões.  Dezesseis milhões de pessoas trabalham em condições de escravidão como domésticas, na construção civil ou na agricultura. Na indústria do sexo, são 5 milhões de vítimas pelo mundo. Outras 4 milhões de pessoas são obrigadas a trabalhar pelas próprias autoridades.  No caso das Américas, quase 2 milhões de pessoas ainda seriam vítimas da escravidão moderna. São 24 milhões na Ásia e 9 milhões na África.  

Comente agora

Procuradoria suíça investiga 100 mil euros que entupiram banheiros de banco

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/09 22:26h
Procuradoria suíça investiga 100 mil euros que entupiram banheiros de banco

O caso de três banheiros de um banco e três restaurantes entupidos após cerca de 100 mil euros serem jogados nos vasos sanitários está sendo investigado por procuradores de Genebra. O dinheiro foi confiscado durante inquérito e ainda não se sabe qual é a origem. Vincent Derouand que é porta-voz da Procuradoria afirmou que ainda não há razões para se pensar que o valor é proveniente de lavagem de dinheiro. "Nós não estamos tão interessados no motivo, mas queremos ter certeza da origem do dinheiro", disse Derouand, acrescentando que jogar dinheiro fora ou entupir um vaso sanitário não eram considerados crimes.

Comente agora

Furacão Maria ganha força e é elevado para categoria 4

Mundo  Postado por Anacley Souza - 18/09 19:24h
Furacão Maria ganha força e é elevado para categoria 4

O furacão Maria ganhou força e foi elevado para categoria 4, a segunda mais potente entre todos os níveis. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, em Miami, a tormenta está crescendo com força à medida que se aproxima da terra. Espera-se que o olho do furacão passa próximo à ilha de Dominica na noite desta segunda-feira. O centro chamou a tempestade de "extremamente perigosa", com ventos máximos sustentados de 215 quilômetros por hora. Um aviso de furacão foi emitido para Porto Rico, Vieques e Culebra.  (AFP)

Comente agora

Embaixadora dos EUA diz que ONU esgotou opções sobre Coreia do Norte

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/09 17:47h
Embaixadora dos EUA diz que ONU esgotou opções sobre Coreia do Norte

Para a embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, o Conselho de Segurança da ONU já não tem mais o que fazer diante do avanço do programa nuclear da Coreia do Norte. Ela afirmou ao State of the Union, da CCN, que os EUA podem ter que deixar o assunto nas mãos do Pentágono. "Nós esgotamos todas as coisas que poderíamos fazer no Conselho de Segurança neste momento", ressaltou, acrescentando que se sente perfeitamente feliz em repassar o problema para o secretário de Defesa, James Mattis. "Estamos tentando todas as outras possibilidades que temos, mas há muitas opções militares na mesa", adiantou, segundo informações do G1. Por outro lado, o líder norte-coreano Kim Jong Un afirmou, no sábado (16), que o projeto do país de desenvolver sua força nuclear "está quase concluído". "Nosso objetivo é estabelecer o equilíbrio da força real com os EUA e fazer com que os governantes norte-americanos não se atrevam a falar sobre uma opção militar", explicou Kim Jong Un. O último teste da Coreia do Norte foi feito na sexta (15) com o lançamento de um míssil que sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico.
 

Comente agora

Morre, aos 117 anos, pessoa mais velha do mundo

Mundo  Postado por Willyam Reis - 17/09 16:27h
Morre, aos 117 anos, pessoa mais velha do mundo

A jamaicana Violet Brown, a pessoa mais velha do mundo, morreu nessa sexta-feira aos 117 anos e 189 dias. De acordo com o Orlando Sentinel, o primeiro-ministro do país, Andrew Holness, prestou uma homenagem à conterrânea no Facebook, a quem chama de 'inspiradora'. Nascida em março de 1900, Aunt V, como era conhecida, agora passa o posto de mais idoso do mundo para Nabi Tajima, do Japão, nascido em 4 de agosto do mesmo ano. Recentemente, à Associated Press, Brown afirmou ser grata, mas ter ficado surpresa por viver tanto. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Turistas são atacadas com ácido na França

Mundo  Postado por Willyam Reis - 17/09 13:41h
Turistas são atacadas com ácido na França

Uma mulher jogou ácido em quatro turistas norte-americanas em uma estação de trem na cidade francesa de Marselha, informaram as autoridades locais neste domingo (17).  De acordo com a polícia da França, o caso não apresenta nenhuma ligação com terrorismo. A agressora de 41 anos foi detida no local. Duas norte-americanas, com aproximadamente 20 anos, foram levadas a um hospital local para tratar queimaduras nos rostos. Segundo os agentes, as turistas estavam a caminho de Paris quando foram agredidas. A mulher responsável pelo ataque pode estar com problemas mentais, informou a polícia. Com informações da Ansa.

Comente agora

Passageiros são retirados de avião da British Airways em Paris após ameaça

Mundo  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/09 12:54h
Passageiros são retirados de avião da British Airways em Paris após ameaça

Um avião da British Airways foi evacuado no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, neste domingo, por questões de segurança, após uma "ameaça direta", segundo informações do jornal britânico The Guardian. O avião tinha como destino o aeroporto de Heathrow, em Londres, quando o incidente ocorreu. Os passageiros foram retirados e a aeronave recebeu uma segunda inspeção de segurança. Segundo o jornal, os passageiros foram individualmente revistados e tiveram de esperar por cerca de uma hora para embarcar novamente, após nada suspeito ter sido encontrado. Segundo a British Airways, "a segurança de nossos passageiros e tripulação é sempre nossa prioridade mais alta. Medidas de seguranças adicionais estão sendo tomadas como precaução. Nós jamais iremos operar um avião sem que a segurança esteja garantida", disse em nota. 

Comente agora

Ex-presidente do Egito tem prisão perpétua confirmada por transmitir informações sigilosas

Mundo  Postado por Willyam Reis - 16/09 15:28h
Ex-presidente do Egito tem prisão perpétua confirmada por transmitir informações sigilosas

O Tribunal de Cassação do Egito confirmou neste sábado (16), de forma definitiva, a pena de prisão perpétua para o ex-presidente do país Mohamed Mursi. Segundo a Agência Brasil, com informações da agência de notícias EFE, Mursi e outros membros do seu partido, a Irmandade Muçulmana, foram acusados de transmitir informações sigilosas militares para o Catar, a fim de enfraquecer o Estado egípcio. Pelas leis egípcias, a pena é de 25 anos. O tribunal também ratificou a pena de morte para três membros da Irmandade Muçulmana e a de 25 anos de prisão e trabalhos forçados para outros dois por participação no mesmo caso. (BN)

Comente agora

Reino Unido eleva ao máximo nível de ameaça no país

Mundo  Postado por Willyam Reis - 15/09 17:15h
Reino Unido eleva ao máximo nível de ameaça no país

O Reino Unido acabou de elevar o alerta antiterror para o nível máximo. Nesta manhã, pelo menos 29 pessoas ficaram feridas em um ataque não concretizado no metrô da capital, Londres. Segundo o canal France24, o nível foi modificado após o Estado Islâmico assumir o ataque. Um bomba explodiu parcialmente na estação de Parsons Green. A Scotland Yard ainda investiga o ataque. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Explosão em metrô de Londres deixa feridos; polícia trata incidente como terrorismo

Mundo  Postado por Anacley Souza - 15/09 06:48h
Explosão em metrô de Londres deixa feridos; polícia trata incidente como terrorismo

Uma explosão foi registrada nesta sexta-feira (15) em um trem na estação de metrô de Parsons Green, em Londres, informa a polícia local. A estação integra o ramal que leva ao bairro de Wimbledon, onde é realizado o torneio de tênis mais importante do mundo. A polícia trata o incidente como terrorismo.  Não há ainda informações sobre as circunstâncias da explosão nem o número exato de feridos.  Relatos da mídia londrina informam que vários passageiros do trem sofreram queimaduras no rosto. Equipes de resgate se deslocaram para a estação. Natasha Wills, assistente do diretor de operações das ambulâncias disse que a prioridade é avaliar o nível e a natureza dos ferimentos. "Mais informações seguirão quando o tivermos", afirmou. "Estamos atendendo a um incidente em Parsons Green. A estação foi fechada", informou a Polícia de Transportes de Londres. Várias ruas no entorno da estação foram fechadas. Cães farejadores também foram levados ao local. A estação foi fechada e a linha District Line, a qual Parsons Green pertence, foi suspensa. A Transport for London (TfL), que opera o Metro da capital britânica, informou que investiga o incidente e pediu aos usuários do metrô que evitem o local e busquem outras alternativas de transporte. O incidente provocou pânico em usuários do metrô. Houve correria e muitos correram para fora da estação. (G1)

Comente agora

Filho de Osama, convoca muçulmanos para jihad na Síria

Mundo  Postado por Anacley Souza - 14/09 21:27h
 Filho de Osama, convoca muçulmanos para jihad na Síria

Hamza bin Laden, filho do fundador da organização sunita radical Al-Qaeda, convocou os muçulmanos de todo o mundo a participar da jihad na Síria contra o regime e o Ocidente, em uma gravação divulgada nesta quinta-feira (14).  Considerado como o filho favorito de Osama bin Laden, Hamza tem se preparado desde a infância para suceder seu pai, executado por um comando americano no Paquistão em 2011.  Em gravações precedentes ele havia exortado os jihadistas a se unir contra o Ocidente.  O antigo braço sírio da Al-Qaeda, conhecido como Frente Al-Nusra, que participa da guerra civil síria desde 2013, anunciou no ano passado o fim do vínculo com a organização radical sunita e a mudança de seu nome para Frente Fateh al Sham. A Frente Al-Nursa, integrada essencialmente por sírios, combateu com vários grupos rebeldes contra o regime de Bashar al Assad.  A Al-Qaeda é adversária de outro grupo radical sunita, o Estado Islâmico (EI), também envolvido no conflito sírio. Em mensagem divulgada nesta quinta-feira por sites jihadistas, Hamza bin Laden faz um apelo aos "irmãos muçulmanos - da Indonésia ao Magreb - para que se unam à jihad com o objetivo de deter a agressão dos cruzados e os rafida", termo pejorativo para os xiitas.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com