As comentadas


Bom dia , Domingo, 23/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Mundo

22
Nov
EUA: Pastores fazem campanha para impedir casamento gay
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:13h

O casamento gay tem sido o grande embate na sociedade americana desde que 30 dos 50 estados norte-americanos optaram pela legalização nos últimos meses. O caso chegou até a Suprema Corte, que acabou rejeitando as apelações dos estados que ainda buscavam proibir as uniões entre pessoas do mesmo sexo. Vários grupos evangélicos fizeram protestos, mas com pouco efeito prático. A opção de muitos pastores foi ceder, afinal nos EUA a maioria dos sacerdotes também atua como juiz de paz. Um movimento acabou incentivando juízes que são evangélicos a pedirem demissão, recusando-se a cumprir as novas leisEste mês, os pastores Christopher Seitz e Efraim Radner lançaram a campanha “The Marriage Pledge” [O compromisso de Casamento]. Eles explicaram suas motivações no jornal religioso conservador First Things. “Como ministros cristãos, devemos dar um testemunho claro. Este é um momento perigoso. Divórcio e coabitação enfraqueceram a instituição do casamento. Temos sido muito complacentes em nossas respostas a essas tendências. Agora, o casamento está sendo fundamentalmente redefinido, e estamos sendo testados novamente. Se não formos capazes de tomar medidas claras, corremos o risco de falsificar a Palavra de Deus”, diz o texto. Os pastores desejam que o maior número possível de pastores que atua como juiz de paz assine um compromisso que não irão realizar cerimonias de casamento civil de homossexuais.

Comente agora
22
Nov
Papa recebe crianças autistas e pede que governos atendam necessidades de suas famílias
Postado por: Samile Macêdo / 22:23h

O Papa Francisco visitou crianças com transtornos do espectro do autismo, durante uma audiência realizada neste sábado, que tinha como objetivo oferecer solidariedade às pessoas que vivem com a doença. O Pontífice pediu aos governos e instituições que atendam às necessidades das pessoas com autismo para que isso ajude a quebrar “o isolamento e, em muitos casos, também o estigma” associado aos distúrbios desse tipo, que ocasionam diferentes níveis de dificuldade de comunicação e socialização. "É necessário o empenho de todos para promover encontros e solidariedade, em uma ação concreta de apoio e renovação da esperança", declarou o líder da Igreja Católica. Depois de realizar uma oração, Francisco cumprimentou as crianças e adolescentes com autismo e suas famílias, beijando os menores e colocando seus rostos em suas mãos, enquanto dava a volta no auditório do Vaticano. Algumas crianças evitaram os olhos do Papa, em um comportamento comum dos portadores da síndrome, mas um adolescente a quem o religioso já havia saudado o seguiu e deu nele um outro abraço carinhoso pelas costas. As famílias se emocionaram com as palavras do Papa. "Foi uma explosão de emoções",disse Maria Cristina Fiordi, mãe de uma criança com autismo. —Para nós, que somos pais de uma criança afetada com o autismo, esta reunião foi muito importante. Foi como ver uma mão estendida através de um problema que muitas vezes não ganha a atenção devida. Franco Di Vincenzo, pai de outra criança com autismo, disse que renovou suas forças com o pedido do Papa para que as famílias não escondam sua luta.

Comente agora
22
Nov
Aquarela de Hitler é vendida por 130 mil euros em leilão
Postado por: Samile Macêdo / 22:02h

Uma aquarela pintada por Adolf Hitler há exatos 100 anos foi adquirida neste sábado por € 130 mil, por um comprador anônimo - anunciou a casa Weidler, que organizou o leilão em Nuremberg. De 1914, essa obra de 28x22 centímetros foi posta à venda por duas irmãs idosas. A tela havia sido comprada por seu avô, em 1916. Em sua juventude, Hitler tentou entrar para a Academia de Viena para estudar Arte, mas teve sua candidatura rejeitada por falta de talento. Ele continuou a pintar, então, reproduzindo cenas de cartões postais, que vendia aos turistas. Depois disso, assumiu a liderança do Partido Nazista, à frente do qual foi eleito chanceler alemão, em 1933. Os especialistas consideram medíocre a produção artística de Hitler, e as grandes casas de leilão se recusam, em geral, a apresentar obras do ditador.

Comente agora
22
Nov
Obama assinou ordem secreta para ampliar missão no Afeganistão
Postado por: Samile Macêdo / 21:18h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma ordem secreta nas últimas semanas autorizando uma missão mais ampla do que o previsto inicialmente para os militares no Afeganistão em 2015, informou o jornal “New York Times”. O movimento garante que as tropas dos EUA tenham um papel direto na luta no país devastado pela guerra por, pelo menos, mais um ano. A ordem de Obama permite que as forças dos EUA realizem missões contra os talibãs e outros grupos militantes que ameaçam as tropas americanas ou o governo afegão, numa missão mais ampla do que o presidente descreveu ao público no início deste ano, de acordo com fontes militares e do governo que tem conhecimento sobre o assunto. A nova autorização também permite a caças e drones a apoiarem as tropas afegãs em missões de combate. Em um anúncio na Casa Branca em maio, Obama havia dito que os militares dos EUA não teriam nenhum papel de combate no Afeganistão no próximo ano, e que as missões para as 9.800 tropas remanescentes no país seriam limitadas ao treinamento das forças afegãs e à caça dos “remanescentes da al-Qaeda”. A decisão de mudar essa missão teria sido o resultado de um longo e acalorado debate que evidenciou a tensão dentro do governo Obama entre duas frentes: a promessa do presidente para acabar com a guerra no Afeganistão contra as exigências do Pentágono de que as tropas possam cumprir com êxito as suas missões restantes no país. A discussão interna ocorreu no contexto do colapso das forças de segurança iraquianas devido ao avanço do Estado Islâmico neste ano, bem como a desconfiança entre Pentágono e Casa Branca que ainda perdura desde a decisão de Obama em 2009 de enviar mais 30 mil soldados americanos para o Afeganistão. 

Comente agora
22
Nov
Terremoto de 6,8 graus atinge centro do Japão
Postado por: Samile Macêdo / 20:54h

A cidade de Nagano, situada no centro do Japão, registrou na noite deste sábado um forte terremoto de 6,8 graus de magnitude, que atingiu violentamente um amplo perímetro durante mais de dez segundos, indicaram a agência meteorológica nacional e testemunhas citadas pela imprensa. A agência informou que não existe risco de tsunami. O tremor ocorreu por volta das 22h08 locais (10h08 de Brasília) a uma profundidade de 10 km, provocando cortes de eletricidade e a interrupção de parte do serviço ferroviário, segundo as mesmas fontes. O sistema de alerta precoce alertou meios de comunicação, órgãos públicos, empresas e particulares equipados com um telefone celular compatível segundos antes de o tremor ser sentido. Algumas pessoas informaram a respeito da queda de objetos, mas até o momento não há relatos de grandes danos ou vítimas. A empresa Tokyo Electric Power (Tepco) indicou que está verificando sua central nuclear na cidade vizinha de Niigata e disse que os sete reatores do complexo estão desligados no momento. O gabinete do primeiro-ministro montou uma equipe especial para reunir informações e tomar eventuais decisões. O Japão está na confluência de quatro placas tectônicas e todos os anos registra cerca de 20% dos terremotos mais violentos do planeta.

Comente agora
22
Nov
Vice americano tenta convencer Turquia a se juntar à luta contra extremistas
Postado por: Samile Macêdo / 19:47h

O vice-presidente americano, Joe Biden, reuniu-se neste sábado com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para tentar convencê-lo a unir a Turquia à coalizão contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria. A viagem de Biden, maior autoridade do governo americano a visitar a Turquia desde a eleição de Erdogan à Presidência, ocorre em meio a uma tensão incomum entre os dois aliados na Otan. Uma reunião de cerca de quatro horas no palácio presidencial turco não teve declarações de acordo, embora Biden tenha insistido que as relações bilaterais estão "mais fortes do que nunca". A frustração de Washington é causada pela participação relativamente limitada de Ancara no combate aos extremistas do EI, que tomaram o controle de grandes faixas territoriais no Iraque e na Síria, chegando inclusive na fronteira com a Turquia. O governo turco se sente incomodado com o pouco reconhecimento internacional que obteve por abrigar em seu território 1,6 milhão de refugiados sírios. Além disso, nega-se a apoiar os combatentes curdos sírios em sua luta contra os radicais, devido às tensas relações com os curdos turcos. Após o encontro entre ambos, Biden afirmou que, em relação à Síria, foram discutidas "uma série de assuntos e as opções disponíveis para abordá-los". 

Comente agora
22
Nov
EUA: Pastores fazem campanha para impedir casamento gay
Postado por: Samile Macêdo / 19:03h

O casamento gay tem sido o grande embate na sociedade americana desde que 30 dos 50 estados norte-americanos optaram pela legalização nos últimos meses. O caso chegou até a Suprema Corte, que acabou rejeitando as apelações dos estados que ainda buscavam proibir as uniões entre pessoas do mesmo sexo. Vários grupos evangélicos fizeram protestos, mas com pouco efeito prático. A opção de muitos pastores foi ceder, afinal nos EUA a maioria dos sacerdotes também atua como juiz de paz. Um movimento acabou incentivando juízes que são evangélicos a pedirem demissão, recusando-se a cumprir as novas leis. Este mês, os pastores Christopher Seitz e Efraim Radner lançaram a campanha “The Marriage Pledge” [O compromisso de Casamento]. Eles explicaram suas motivações no jornal religioso conservador First Things. “Como ministros cristãos, devemos dar um testemunho claro. Este é um momento perigoso. Divórcio e coabitação enfraqueceram a instituição do casamento. Temos sido muito complacentes em nossas respostas a essas tendências. Agora, o casamento está sendo fundamentalmente redefinido, e estamos sendo testados novamente. Se não formos capazes de tomar medidas claras, corremos o risco de falsificar a Palavra de Deus”, diz o texto. Os pastores desejam que o maior número possível de pastores que atua como juiz de paz assine um compromisso que não irão realizar cerimonias de casamento civil de homossexuais. “Não vamos mais assinar certidões de casamento fornecidas pelo governo… Realizaremos apenas aqueles casamentos que estiveram de acordo com os princípios vividos desde o início da vida da Igreja”.

Comente agora
22
Nov
Cachorro nasce com tromba e intriga veterinários
Postado por: Letícia Oliveira / 16:24h

Veterinários e o dono de uma cachorra que deu cria a uma ninhada foram surpreendidos com o nascimento de um filhote que nasceu com uma espécie de tromba, na província de Santiago del Estero, na Argentina. De acordo com informações do Daily Mail, publicadas pelo site Extra Notícias, o proprietário do animal, Eduardo Landin, de 35 anos, disse que ficou chocado quando percebeu o curioso fato. Ele relatou que era uma espécie incrivelmente diferente dos outros cachorros, então ele percebeu que ele era, de alguma forma, deformado, e no começo ele pensou que estava morto. Landin ainda disse que viu o cãozinho em movimento e tentando se alimentar, por isso ajudou a beber alguma coisa, mas o nariz ficou no caminho. O homem disse ainda que o cachorro deformado foi o único que nasceu com o problema, em uma ninhada de 11 filhotes. Logo após o nascimento, o proprietário levou o cão ao Centro de Saúde Animal local. Lá, os veterinários não conseguiram dar um diagnóstico sobre as causas da deformidade, mas disseram que o animal não sobreviveria por muito tempo. A mídia local disse que a deformação ocorreu em função do uso de pesticidas em terras agrícolas na região. A mãe do filhote não o rejeitou, mas o animal tem encontrado dificuldades para conseguir se alimentar.

Comente agora
22
Nov
Novo vídeo do Estado Islâmico traz crianças sendo treinadas
Postado por: Samile Macêdo / 11:44h

Um novo vídeo do grupo jihadista Estado Islâmico mostra crianças sendo treinadas para combater e usar a metralhadora AK-47. "Serei um dos que degolará os inimigos", disse um menino ao final da filmagem de cerca de 15 minutos. O Estado Islâmico é um grupo islâmico radical que deseja implantar um "novo califado" no Iraque e Síria, instaurando as leis muçulmanas nos países. Desde o início do ano, milhares de pessoas morreram e outras milhões foram prejudicadas e perseguidas tendo de se refugiar em outros países como a Turquia. (Terra)

Comente agora
22
Nov
Americana é inocentada após passar 17 anos na prisão: 'grata demais'
Postado por: Letícia Oliveira / 10:16h

Susan Mellen, de 59 anos, passou 17 anos em uma prisão na Flórida, Estados Unidos, após ser acusada de um assassinato que não cometeu. Nesta sexta-feira (21), porém, ela foi declarada factualmente inocente, recebendo US$600 mil (cerca de R$1,5 milhão) do estado como compensação pelo "erro". A americana disse estar "grata demais" pela decisão, que veio cerca de seis semanas após sua condenação ser anulada e ela ter sido liberada de uma prisão estadual. Susan teve a condenação pelo espancamento até a morte de um morador de rua cancelada. Ela havia sido mal representada no tribunal e, ainda, uma mulher declarou tê-la ouvido confessar o crime. Foi descoberto que esta mulher era uma mentirosa habitual. Sua condenação por planejar o assassinato de Richard Daly na casa onde morava com outras pessoas foi inteiramente baseada no depoimento de testemunhas.

Comente agora
22
Nov
Estados Unidos: Mulher de cem anos realiza seu grande sonho de ver o mar
Postado por: Letícia Oliveira / 09:49h

Uma vida inteira trabalhando nos campos e criando a família. Eram essas as lembranças de Ruby Holt até a última quarta-feira (19.11), quando um projeto de uma rede de casas de repouso dos EUA realizou seu grande sonho: ver o mar pela primeira vez. Aos 100 anos de idade, Holt, nascida e criada em uma fazenda no interior do estado do Tennessee, que não possui litoral, nunca havia estado em uma praia ou sequer visto o oceano à distância. Segundo ela, por falta de tempo e dinheiro. E isso só mudou graças ao programa das instituições Brookdale Senior Living e Wish of a Lifetime, que deram a ela a oportunidade de escolher um sonho a realizar. "É gelado", disse a centenária Holt ao colocar pela primeira vez os pés no mar da praia de Orange Beach, no estado do Alabama. "Ouvi muitas pessoas falando sobre ele e o quão lindo ele era, então queria vê-lo. Só faltava a oportunidade." (iG - AP)

Comente agora
22
Nov
Ex-primeiro ministro de Portugal é detido por suspeita de corrupção
Postado por: Letícia Oliveira / 07:32h

Uma suposta ligação com um caso de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção foi o motivo da detenção do ex-primeiro ministro português José Socrates, nesta sexta-feira (21). Jornais do país informaram que Sócrates foi preso ao chegar ao aeroporto de Lisboa, vindo de Paris. De acordo com o Ministério Público português, outras três pessoas foram presas junto ao socialista em uma ligação independente da chamada Monte Blanco, responsável por desmantelar uma rede de dinheiro. O ex-premiê terá que responder, neste sábado (22), acerca de operações bancárias, movimentos e transferências sobre os quais há suspeitas. Sócrates esteve no cargo de primeiro-ministro das eleições de 2005 até 2011.

Comente agora
21
Nov
Homem cai 11 andares sobre carro em movimento e sobrevive nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 22:37h

A polícia de San Francisco, nos Estados Unidos, informou nesta sexta-feira (21) que um limpador de janelas caiu do telhado de um edifício de 11 andares sobre um carro em movimento e sobreviveu ao acidente, sendo levando com "ferimentos críticos" a um hospital. A idade e o nome do acidentado não foram divulgados. Uma testemunha disse à agência AP que o limpador gritava enquanto caía. Apesar dos ferimentos, ele estava consciente quando foi levado pela ambulância. O motorista do veículo não se feriu. (Globo)

Comente agora
21
Nov
Tia corta pênis de sobrinho após criança interrompê-la enquanto usava banheiro
Postado por: Anacley Souza / 19:18h

Uma mulher identificada como Xue Paan, de 37 anos, foi presa após cortar a genitália do sobrinho de nome Qiang Qiang de três anos, após ter perdido a paciência com o garoto que urinou nos seus pés. Fato ocorreu em uma cidade na província de Henan, centro da China. A mulher estava sentada no vaso sanitário, enviando mensagens de texto para seu namorado, quando a criança entrou e perguntou se poderia jogar um jogo em seu telefone móvel. Em vez de dar-lhe o telefone, a tia foi até a cozinha, pegou uma faca e, em seguida, voltou para cortar o órgão genital da criança. A mulher fugiu de casa antes da mãe da criança, Cai Tuan, voltar.De acordo com informações do Gadoo e Daily Mail publicada pela agência de notícias Primeira Hora, A mãe, de 27 anos, disse que tinha ficado fora para ver um vizinho e quando chegou ouviu Qiang Qiang gritar. Ela conta que correu de volta para a casa e não podia acreditar no que viu. A mãe da criança relatou que o garoto havia desmaiado e estava deitado em uma poça de sangue. Próximo a ele estava uma faca e seu pênis e resumiu a cena dizendo que foi simplesmente horrível. Qiang Qiang foi levado às pressas ao hospital, onde cirurgiões conseguiram recolocar seu órgão, sendo levado posteriormente para uma clínica especializada na capital Pequim. Um porta-voz do hospital disse: “Infelizmente, a faca foi bastante contundente e o corte não foi limpo por isso, embora nós tenhamos recolocado o pênis de volta, ele teve que passar por um tratamento adicional. No entanto, ele já teve três cirurgias as quais foram bem sucedidas, e estamos confiantes de que seu órgão estará perfeito novamente em três meses.” A polícia disse que a tia da criança admitiu o ataque alegando estar com raiva porque havia sido interrompida enquanto estava no banheiro. (Bocão News)

Comente agora
21
Nov
Casa Branca diz que plano de imigração elevará salários
Postado por: Anacley Souza / 18:52h

O posicionamento do presidente dos EUA, Barack Obama, em relação à imigração pode expandir a força de trabalho do país e aumentar a produtividade, de acordo com um relatório da Casa Branca, que estima que a média de salários cresceria durante um período de dez anos. Os críticos do presidente e até alguns aliados trabalhistas contestam essa informação. O Conselho de Assessores Econômicos de Obama prevê que, como resultado de suas ações administrativas, o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano crescerá US$ 90 bilhões, ou 0,4%, em dez anos, e os salários teriam um aumento de 0,3% até 2024. As medidas de Obama podem impedir que cerca de 5 milhões de imigrantes ilegais dos EUA sejam deportados e pode torná-los aptos a trabalhar no país. O relatório pretende conter críticas como as do senador Jeff Sessions, o líder republicano do Comitê de Orçamento do Senado, que afirma que os movimentos de Obama reduziria os salários e os empregos para os trabalhadores americanos. Richard Trumka, presidente da maior federação trabalhista americana, também diz que o esforço de Obama para fornecer vistos temporários poderia diminuir os salários no setor de alta tecnologia. Economistas da Casa Branca afirmaram que um aumento da imigração altamente qualificada "seria capaz de elevar os ganhos anuais reais de graduados nativos em 0,4% até 2024". Uma análise do apartidário Escritório de Orçamento do Congresso, realizada no ano passado, constatou que um projeto de lei de imigração abrangente reduziria todos os salários em uma média de 0,1% ao longo dos dez primeiros anos.

Comente agora
21
Nov
Condenado à morte nos EUA é declarado inocente após 39 anos na prisão
Postado por: Samile Macêdo / 16:58h

Um americano condenado à morte foi absolvido e libertado nesta sexta-feira (21) em Cleveland, Ohio (norte), após passar 39 anos na prisão, informaram fontes da Justiça. Ricky Jackson, um negro americano de 57 anos, tinha sido injustamente acusado de assassinato em 1975, com base no falso testemunho de um adolescente de 12 anos, que, ao atingir a idade adulta, revelou que havia mentido e que não tinha visto o crime. O prisioneiro foi condenado à morte por ter espancado, com dois cúmplices, jogado ácido e disparado duas vezes contra um homem que tinha ido cobrar o aluguel de uma loja. O autor dos disparos também feriu gravemente a mulher do proprietário do local. "Todas as acusações foram retiradas e (Jackson) foi libertado" às 9h (12h no horário de Brasília), declarou à AFP Joseph Frolik, diretor de comunicações do gabinete do procurador do condado de Cuyahoga. Jackson foi absolvido com base no novo "relato da testemunha, que tinha 12 anos" no momento dos fatos, acrescentou o funcionário. De acordo com o Centro de Informação sobre a Pena de Morte, Jackson é o 148º prisioneiro a ser absolvido estando no corredor da morte nos Estados Unidos desde 1973 e o quinto este ano. (Uol)

Comente agora
21
Nov
Vereadores proíbem Ursinho Pooh em parque infantil por não usar calça
Postado por: Letícia Oliveira / 16:50h

O Ursinho Pooh não poderá mais circular no parque público para crianças de Tuszyn, na Polônia. A decisão foi tomada após vereadores locais considerarem certos aspectos do personagem de histórias infantis como “perturbadores” e “inapropriados”. Segundo a reportagem do “Croatian Times”, entre os problemas estariam o fato do urso não usar calça e não apresentar clara identidade sexual. "O problema com esse urso é que ele não tem um guarda-roupa completo", disse o vereador Ryszard Cichy. Para uma autoridade local, o personagem de A. A. Milne, criado em 1926, “não usa calça porque não tem um sexo. É um hermafrodita”. "O criador tinha mais de 60 anos e cortou os testículos (de Pooh) com uma lâmica porque ele tinha problema com a sua própria identidade", comentou a vereadora Hanna Jachimska.

Comente agora
21
Nov
EUA: oposição entra com ação contra plano de saúde pública
Postado por: Samile Macêdo / 16:32h

republicanos da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos entraram com uma já esperada ação civil nesta sexta-feira questionando a implementação do plano de saúde pública de seu rival, o presidente americano Barack Obama, no tocante à responsabilização dos empregadores pela cobertura e ao pagamento às seguradoras, de acordo com documentos do tribunal. O plano de saúde criado por Obama, chamado de "Obamacare" pelos republicanos, visa a ampla atuação de um plano de saúde pública, universal e gratuita aos americanos, uma espécie de Sistema Único de Saúde (SUS), porém com cobertura ampla e anual. A ação, apresentada na Justiça federal em Washington D.C contra o Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o Tesouro, tenta adiar a implementação do mandato dos empregadores, que exige que estes ofereçam planos de saúde quando tiverem mais de 50 funcionários. A medida também contesta um dispositivo do plano que autoriza pagamentos do Tesouro às seguradoras de saúde.  O presidente da Câmara, John Boehner, declarou em um comunicado que Obama passou ao largo do Congresso e adotou “ações unilaterais” quando implementou a lei de saúde, também conhecida como Obamacare. “Se o presidente pode fazer suas próprias leis e sair impune, futuros presidentes terão poder para fazer o mesmo. A Câmara tem a obrigação de defender a Constituição”, afirmou o republicano. Jonathan Turley, principal conselheiro dos republicanos da Câmara dos Deputados na ação civil, disse nesta sexta-feira em um blog que as ações do presidente borraram as fronteiras entre os setores do governo e usurparam a capacidade congressional de usar o “poder da carteira” durante o processo de distribuição de verbas. Em julho, a Câmara aprovou uma resolução autorizando a ação civil. (Terra)

Comente agora
21
Nov
Buraco de 50 metros de diâmetro engole casas na Rússia
Postado por: Letícia Oliveira / 15:00h

Um buraco de 50 metros de diâmetro engoliu várias casas de um pequeno povoado perto da cidade russa de Solikamsk, em Urais, segundo vários testemunhos de moradores dessa região mineira. A cratera começou a se formar na terça-feira passada após o colapso de uma mina de potássio em Uralkali e obrigou às autoridades a evacuar os habitantes da aldeia localizada na zona do desastre. Em várias imagens divulgadas pela imprensa local, é possível ver a imensa cavidade no meio da rua com as casas de campo quase à beira do abismo. O site de notícias "newsru.com" informou que o buraco já tem 50 metros de diâmetro frente aos 30 informados logo que a cavidade se formou. O colapso da mina Solikamsk-2 foi provocado pela entrada de água, enquanto alguns meios apontam a que os residentes da aldeia e vários especialistas já tinham advertido sobre o risco de um desastre. (AFP)

Comente agora
21
Nov
Coreias trocam ameaças antes do aniversário dos bombardeios de 2010
Postado por: Samile Macêdo / 14:28h

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul trocaram hoje (21/11) ameaças dias antes do quarto aniversário, no domingo (23), do bombardeio norte-coreano na Ilha de Yeonpyeong, um dos momentos mais tensos das últimas décadas. “Os maníacos provocadores [da Coreia do Sul] vão ser agredidos ou mortos pelo Exército Popular da Coreia. Este é o seu inevitável e miserável destino”, ameaçou o comando militar norte-coreano em comunicado difundido pela agência KCNA. A Coreia do Norte, que considera o bombardeio – que matou quatro sul-coreanos, em 23 de novembro de 2010 – uma “vitória”, censurou a Coreia do Sul por organizar uma cerimônia na ilha no domingo, para marcar a data e prestar homenagem às vítimas, dois civis e dois militares. Por seu lado, o governo sul-coreano respondeu que as “provocações” da Coreia do Norte – referindo-se ao bombardeio de Yeonpyeong – “foram uma má decisão e só geraram autodestruição”, segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros. “Não só não pediu desculpas nem puniu os responsáveis, como a Coreia do Norte ainda nos culpou pela sua provocação em Yeonpyeong”, lamentou o porta-voz. O regime norte-coreano afirmou sempre que o ataque surpresa à ilha no Mar Amarelo, em 2010, surgiu como resposta a uma ameaça militar do Exército sul-coreano, versão que já foi negada por especialistas e pela comunidade internacional. A apenas dois dias do aniversário do bombardeio, que quase desencadeou uma guerra entre as Coreias, as Forças Armadas sul-coreanas realizaram manobras com fogo real durante duas horas junto à fronteira, contribuindo para aumentar ainda mais o clima de tensão. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
21
Nov
'Casal de três' promove debate sobre nova família na Suécia
Postado por: Samile Macêdo / 13:48h

"Somos uma família de oito pessoas: mamãe, papai, papai e cinco filhos. Vivemos em um relacionamento de três adultos, no qual os três se amam". A declaração feita pela sueca Linda Fridland, em um programa do canal de televisão TV4, criou uma polêmica sobre o conceito tradicional de família na Suécia, debate que também vem ocorrendo no Brasil. Linda Fridland e o marido Erik viviam juntos havia 15 anos quando conheceram, em 2012, Hampus Engström na empresa de táxi em que trabalham. Foi quando os três se apaixonaram. Linda e Erik já tinham quatro filhos. Hampus era pai de uma menina de três anos e se separaria da mulher pouco depois. Naquele ano, todos passaram a viver juntos na mesma casa em Strömsund, no norte da Suécia. "A família formada por um homem, sua esposa e seus filhos ainda é o conceito predominante. Mas, hoje em dia, as pessoas estão mais abertas ao fato de que existem outras formas de se viver", diz Linda, que criou um blog para contar como é a relação a três. O caso de Linda e seus dois maridos ainda é, no entanto, um tabu, mesmo na progressista Suécia, onde várias fronteiras se romperam ao longo dos anos no tradicional conceito de família. Na literatura infantil sueca, tornaram-se comuns as histórias de filhos de casais homossexuais – crianças com dois pais ou duas mães. Desde 2003, casais homossexuais têm o direito de adotar crianças, e lésbicas têm acesso a subsídios estatais para tentar engravidar por meio de tratamentos de fertilização. 

Comente agora
21
Nov
Aos 100 anos, mulher realiza desejo de ver o mar pela primeira vez
Postado por: Samile Macêdo / 12:51h

Às vésperas de completar 101 anos, Ruby Holt realizou um sonho: ver o mar pela primeira vez em sua vida. Neste mês, a idosa foi levada ao Golfo do México, na costa do Estado do Alabama, em uma viagem com todas as despesas pagas em um resort. O encontro com o mar foi possível por uma parceria entre o asilo em que Holt vive e uma ONG (Organização Não Governamental) que realiza desejos de idosos. Mãe de quatro filhos e tendo passado toda a vida em uma fazenda no Estado do Tennessee --onde criou suas crianças e colheu algodão--, Ruby Holt nunca teve tempo nem dinheiro para conseguir ver o mar. Usando uma cadeira de rodas elétrica doada, Holt conseguiu se aproximar do mar. A primeira reação da idosa ao ter visto o mar foi rir. Com a ajuda das cuidadoras, ela conseguiu se levantar e colocar o pé na água --"gelada", como ela disse; a visita foi no outono do hemisfério Norte--, o que lhe rendeu um grande sorriso. Holt se vangloriou ao tocar a água, mas logo se cansou de ficar em pé. Ela também pôde passear pela areia branca da praia. À imprensa local, a idosa disse nunca ter visto nada tão grande quanto o oceano. "Eu ouvia as pessoas falarem sobre o mar e quão maravilhoso ele era e queria ver isso". Segundo o diretor-executivo do asilo em que Holt vive, a história da idosa foi descoberta durante uma "guerra de pistola de água". As cuidadoras da idosa, então, fizeram o pedido à ONG dos desejos e foram atendidas pouco depois. A idosa, que completará 101 anos no próximo dia 13 de dezembro, disse que a viagem para conhecer o mar foi a mais longa que já fez em toda a sua vida, fazendo-a percorrer cerca de 650 quilômetros. Mas percorrer a distância para a descoberta parece ter valido a pena. "Não temos isso em casa."  (Uol)

Comente agora
21
Nov
Assaltantes roubam sangue de pessoas que podem ter ebola, informa Cruz Vermelha
Postado por: Samile Macêdo / 12:06h

Assaltantes roubaram uma caixa refrigeradora com amostras de sangue suspeitos de estarem contaminados pelo ebola. Segundo informe do porta-voz da Cruz Vermelha na Guiné, um veículo que levara tubos de ensaio com amostras de sangue foi interceptado na quarta-feira (19) por assaltantes no trajeto entre a cidade de Kankan, região central da Guiné, e um laboratório em Gueckedou, no sul. No entanto, não se sabe ainda os motivos da ação. Depois do ocorrido, autoridades fizeram apelo pela rádio nacional e pediram que os assaltantes devolvessem o material. "Informamos os serviços de segurança. Se esses ladrões manipularem o sangue, pode ser perigoso", disse Barry Moumie, coordenador de atendimento aos pacientes do Comitê de Coordenação de Resposta Nacional para o Ebola, à Associated Press. "Eu posso assegurar, porém, que os procedimentos de transporte de amostras será fortalecido para evitar esse tipo de problema", afirmou ele. Até o momento, o ebola já matou mais de cinco mil pessoas na Libéria, Serra Leoa e Guiné. (BN)

Comente agora
21
Nov
Hospital cria simulador para que homens sintam a dor do parto; assista
Postado por: Letícia Oliveira / 11:31h

Um hospital chinês está tentando aumentar a empatia que os homens sentem em relação às mulheres durante o parto. A equipe médica criou um simulador que usa o contato com a pele para transmitir uma corrente elétrica, e simular em parte o que as mulheres sentem na hora de dar à luz. Mas esta não foi a primeira vez que este tipo de experimento aconteceu no mundo. Em maio de 2013, dois americanos que queriam provar que suas esposas estavam "exagerando" ao falar sobre a dor do parto passaram por uma situação similar. Eles foram desafiados pelas mulheres a experimentar o simulador e toparam. Eles experimentaram um aparelho que reproduzia as contrações sentidas pela mulher, e o resultado foi bem diferente do que os americanos imaginavam. "Eu acho que vou vomitar", disse um deles para a esposa, que estava no consultório médico assistindo o experimento. O amigo comentou que a sensação era terrível: "Parecia que alguém pegou um serrote e começou a abrir o meu abdômen". Apesar do sucesso dos experimentos, os médicos ainda acreditam que a simulação não se compara com as dores sentidas pelas mulheres que escolhem o parto normal ao invés da cesariana. "É doloros. Mas é tão doloroso quanto dar à luz? Na minha opinião, não é não", disse a médica Jennifer Ashton para o ABC News.

Comente agora
21
Nov
Por decreto, Obama anuncia reforma migratória que evita deportação de 5 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:38h

O presidente americano, Barack Obama, apresentou, em discurso na Casa Branca, seu aguardado plano de reforma migratória, afirmando que o conjunto de medidas que assinou para regularizar a situação de cerca de cinco milhões de imigrantes em situação ilegal tornará o sistema 'mais justo e equilibrado'. Lembrando que os Estados Unidos "sempre serão uma nação de imigrantes", Obama destacou que a "alternativa de reunir e deportar milhões de pessoas não é realista" e que, por isso, decidiu assinar um pacote de medidas que permitirá às pessoas em situação ilegal "sair das sombrar e ficar em dia com a lei". "Meus companheiros americanos, nós somos e sempre seremos uma nação de imigrantes. Nós também já fomos forasteiros", lembrou Obama, em alusão aos pioneiros que construíram o país, em seu discurso de 15 minutos. "O que faz de nós americanos é nosso compromisso compartilhado com um ideal: o de que todos nós somos criados como iguais e que todos nós temos a chance de fazer o que quisermos com as nossas vidas", prosseguiu. O plano permitirá a imigrantes que têm vivido ilegalmente nos Estados Unidos por cinco anos e que têm filhos nascidos ou residentes em solo americano, solicitar permissões de trabalho de três anos. Assim, protegidos da ameaça de deportação, eles serão capazes de sair das sombras, se submeter a controles de registro criminal e pagar os impostos às autoridades americanas enquanto solicitam a residência permanente. 

Comente agora
21
Nov
Gripe aviária atinge mais uma fazenda na Holanda depois de casos na Inglaterra e Alemanha
Postado por: Letícia Oliveira / 08:18h

Autoridades holandesas anunciou que mais uma fazenda foi atingida pela gripe aviária no país. Com isso, as restrições impostas às exportações de produtos derivados de aves seguem por mais três dias. O vírus H5N8, que é altamente contagioso, é um risco para as aves, mas não para a saúde humana. Segundo especialistas, o vírus H5N8 é diferente do H5N1, que já causou a morte de quase 400 pessoas em 15 países na última década. Com a detecção do vírus, a fazenda, localizada no povoado de Langeraar, no centro da Holanda, foi isolada num raio de dez quilômetros. Quarenta e três mil frangos também foram sacrificados. Segundo a Agência Lusa, o governo do país também anunciou que outras propriedades passam por vistorias. A fazenda identificada é a segunda atingida pelo vírus no país. A primeira foi registrada no fim de semana, em Hekendorf, o que causou o abatimento de 150 mil frangos. Além da Holanda, Reino Unido e Alemanha apresentaram casos da doença este mês.  Segundo o diretor da Organização Mundial da Saúde Animal, Bernard Vallat, há ligação entre os casos detectados na Europa com os apresentados na Coreia do Sul e no Japão no início do ano. (BN)

Comente agora
21
Nov
Uma em cada três mulheres é vítima de violência no mundo, indica OMS
Postado por: Letícia Oliveira / 07:37h

Uma em cada três mulheres é vítima de abusos físicos em todo o mundo, indica uma série de estudos divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres são vítimas de mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos, frequentemente contra a sua vontade. Os dados indicam que 7% das mulheres correm o risco de sofrer violência em algum momento das suas vidas. A violência, exacerbada durante conflitos e crises humanitárias, tem consequências dramáticas para a saúde física e mental das vítimas. “Nenhuma varinha de condão vai eliminar a violência contras as mulheres. Mas a prática revela que é possível realizar mudanças nas atitudes e nos comportamentos, que podem ser conseguidos em menos de uma geração”, afirmou Charlotte Watts, professora na Escola de Higiene e Medicina Tropical em Londres e coautora dos documentos.

Comente agora
20
Nov
"Michael Jackson era generoso, amoroso, engraçado", diz coreógrafo LaVelle Smith
Postado por: Anacley Souza / 22:46h

Já pensou ter compartilhado 23 anos de história - profissional e pessoal - ao lado de Michael Jackson? Nesse quesito, o dançarino e coreógrafo LaVelle Smith Jr. pode tirar onda. Ele conquistou o Rei do Pop com sua ginga durante as audições do clipe Smooth Criminal, música do álbum Bad, de 1987. "No momento em que ele me viu dançando me chamou para suas turnês", diz LaVelle, que esteve no Brasil para ministrar um workshop sobre as danças únicas do ídolo pop e dirigir e coreografar o espetáculo Tributo ao Rei do Pop, interpretado por Rodrigo Teaser, o cover de Michael nº1 do país. Smith participou das turnês Bad (1988), Dangerous (1992), History (1996) e também coreografou para o filme de média-metragem Ghost (1996) e para o musical Thriller, Live, além de ter no currículo shows com Diana Ross, Rolling Stones, Janet Jackson e Beyoncé. Ele adianta o que os brasileiros podem esperar da sua estada. "Minhas oficinas são uma oportunidade para os bailarinos aprenderem os passos de Michael Jackson do jeito que ele me ensinou. É uma oportunidade de compartilhar o que sei com os dançarinos de hoje. Acredito que quanto mais você sabe, mais você trabalha. Gosto de ver os rostos dos dançarinos quando eles aprendem um passo do MJ. Acima de tudo, quero que todos se divirtam enquanto aprendem. Quero criar memórias que durarão uma vida, assim como as minhas memórias com Michael serão eternas", afirma. (Revista Época)

Comente agora
20
Nov
Homem que tentou matar João Paulo II quer se encontrar com papa Francisco
Postado por: Anacley Souza / 22:02h

O autor do atentado contra o papa João Paulo II em 1981, o turco Mehmet Ali Agca, pediu permissão ao Vaticano para encontrar o papa Francisco em sua primeira visita à Turquia, que ocorrerá no fim deste mês, segundo informações do jornal O Globo. “Eu sou Mehmet Ali Agca e gostaria de conhecer o Papa durante esta visita”, disse Agca no comunicado enviado ao Vaticano, acompanhado de uma foto da visita que João Paulo II fez a ele na prisão em Roma, em 1983, para perdoá-lo. Agca atirou contra o papa à queima-roupa na Praça São Pedro, na capital italiana. Um dos projéteis atravessou o abdomên e a outra quase atingiu seu coração. Ele foi liberado da prisão em 2010, após cumprir quase trinta anos de pena. “O Papa Francisco, que visa impulsionar a paz e a fraternidade em um momento que o mundo está passando por uma crise política, econômica e humanitária, é bem-vindo para a Turquia”, disse Agca. Após ser extraditado, ele foi condenado por crimes que cometeu na década de 70: o assassinato do jornalista Abdi Ipekci, dois assaltos à mão armada e fuga da prisão.

Comente agora
20
Nov
Número de católicos na América Latina continua em queda
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:13h

A América Latina concentra mais de 425 milhões de católicos, que são quase 40% de todos os fiéis católicos do planeta. Mesmo assim, o número de pessoas que trocaram o catolicismo por outra confissão religiosa continua aumentando anualmente. O êxodo maior é para as denominações evangélicas. Embora o papa Francisco tenha uma imagem muito positiva na América Latina, isso não foi suficiente para reverter a contínua queda nos índices dos 18 países pesquisados pelo instituto PEW Research. Os dados divulgados ontem (13), mostram que apenas 69% dos adultos atualmente se identificam como católicos na América Latina. Como 84% afirmaram que foram criados dentro do catolicismo, a conclusão é que 15% hoje estão em outras igrejas. Ao mesmo tempo, 9% dos latino-americanos dizem que foram criados como evangélicos, mas 19% afirmam pertencer a uma igreja de raiz protestante, o que confirma essa transição religiosa. “Em todos os países pesquisados, a Igreja Católica registrou perdas por causa da mudança religiosa, já que muitos latino-americanos foram para igrejas evangélicas ou simplesmente rejeitaram a religião organizada”, afirma o estudo. Para termos de comparação, um em cada cinco brasileiros e um em cada sete venezuelanos afirmam ser “ex-católicos”. Na Colômbia, 74% dos que hoje são evangélicos afirmam que foram criados como católicos. O Pew considera como evangélico os que afirmaram ser membros de igrejas batistas, adventistas, metodistas, presbiterianos, luteranos e igrejas pentecostais. Aliás, estes são quase metade dos fiéis, sendo a Assembleia de Deus a igreja mais citada. Ao serem questionados sobre o motivo de saírem da Igreja Católica para uma denominação evangélica, as respostas mais comuns foram:

Comente agora
20
Nov
Óvni ou meteorito? Clarão no céu em região da Rússia intriga habitantes; assista
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:00h

Os habitantes da região dos Urais, na Rússia, ficaram bastante intrigados com um misterioso clarão no céu, flagrado nesta última sexta-feira (14). Registrado em diversos vídeos, o fenômeno aumentou as expectativas dos que acreditam em Óvnis, enquanto outros defenderam ter sido apenas um meteorito. Hipóteses á parte, a notícia tem ganhado grande repercussão nas redes sociais. O clarão foi registrado perto de uma base militar de Riej, onde são destruídas armas em desuso, o que poderia explicar a origem da luz, apesar das autoridades negarem ter ocorrido algum tipo de incidente no local. Os moradores da cidade afirmam ter visto uma luz violeta cruzando o céu à noite, ficando logo depois incandescente, como em uma explosão. Em fevereiro do ano passado, uma chuva de meteoritos atingiu a cidade de Cheliabinsk, a 300 km de Riej.

Assista um vídeo que registra o fenômeno: 

Comente agora
20
Nov
Obama suspende ameaça de deportação a 5 mi de imigrantes
Postado por: Anacley Souza / 20:48h

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta quinta-feira a oferta de permissões de trabalho para até 5 milhões de imigrantes em situação ilegal, protegendo-os da deportação, informou a Casa Branca. Em uma manobra que certamente vai enfurecer os adversários do Partido Republicano, críticos a administração de Obama, quase todos os não-cidadãos sem documentos residentes no país por mais de cinco anos e que tiverem tido um filho que seja cidadão americano - ou residente legal permanente - podem solicitar uma autorização de trabalho por três anos. Barack Obama também ampliará o programa lançado por ele em 2012, que fornece residência temporária para jovens imigrantes sem documentos, que chegaram aos Estados Unidos antes dos 16 anos de idade. (Portal Terra)

Comente agora
20
Nov
Adesivo que mostra mulher amarrada gera polêmica na Inglaterra
Postado por: Anacley Souza / 18:26h

O dono de uma caminhonete com um adesivo que dá a impressão de haver uma mulher amarrada na caçamba resolveu tirar o 'adereço' depois de ter sido alertado pela polícia da região de Leeds, na Inglaterra. Alguém viu o carro na rua e entrou em contato com as autoridades, que procuraram o homem e disseram que o caso poderia ser tratado como uma ofensa contra a ordem pública, segundo informações da rede BBC. Fotos do carro também circularam nas redes sociais, levando o dono, James Hellewell a ser criticado por usuários que acharam a foto ofensiva. Hellewell, que diz em seu perfil no Twitter que é personal trainer, escreveu na rede social que já tirou o adesivo. Disse ainda que a mulher que aparece na foto é sua mãe e que não tinha intenção de ofender ninguém, além de pedir mais senso de humor dos que reclamaram da imagem. (Globo)

Comente agora
20
Nov
Freira vencedora do 'The Voice' causa polêmica na França
Postado por: Samile Macêdo / 16:01h

O fenômeno Irmã Cristina está contagiando - e causando polêmica - também na França. A vencedora do The Voice Italia foi ao país para promover seu primeiro álbum, mas ao cantar seu primeiro single fez com que muitos franceses "torcessem o nariz". Tudo porque a música de lançamento do álbum é Like a Virgin, de Madonna. Segundo os críticos, ela foi "um pouco longe demais" na mistura entre sacro e profano e "quis ser provocadora" ao escolher esta música. Irmã Cristina se apresentou na versão francesa do Dançando com as Estrelas, mas parece não estar preocupada com a polêmica: sua agenda está cheia de apresentações tanto na França como na Itália. (Terra)

Comente agora
20
Nov
Coreia do Norte faz ameaças nucleares após votação na ONU
Postado por: Samile Macêdo / 13:15h

A Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira realizar um novo teste nuclear em resposta a uma resolução da ONU que constitui um primeiro passo para levar o regime comunista ante a justiça internacional por crimes contra a Humanidade. Ao mesmo tempo, imagens feitas por satélites mostram que a Coreia do Norte poderia estar colocando em funcionamento uma fábrica de reprocessamento destinada à extração de plutônio de qualidade militar em seu complexo nuclear de Yongbyon. A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Geral da ONU votou na terça-feira uma resolução na qual solicita ao Conselho de Segurança que recorra ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para denunciar crimes imputados ao regime norte-coreano. Esta resolução é uma das tentativas de chamar a atenção de Pyongyang perante a comunidade internacional. "Esta agressão pelos Estados Unidos não permitirá uma abstenção por muito mais tempo de um novo teste nuclear. Nossa capacidade de dissuasão militar será reforçada para nos proteger contra qualquer intervenção militar dos Estados Unidos e qualquer tentativa de invasão armada", ressaltou em um comunicado. (Terra)

Comente agora
20
Nov
Tailandeses usam gesto de 'Jogos Vorazes' para protestar contra golpe militar
Postado por: Samile Macêdo / 12:34h

Contrários ao golpe militar na Tailândia, grupos de manifestantes fizeram um símbolo de resistência usado na série de filmes de ficção científica Jogos Vorazes. A manifestação realizada em um shopping de Bangcoc, no entanto, acabou com várias pessoas detidas. Nas imagens do protesto, dezenas de jovens aparecem levantando a mão direita e fazendo uma junção com três dedos, imitando a heroína Katniss Everdeen, um dos personagens de Jogos Vorazes. O gesto faz alusão ao segundo filme da série, onde o símbolo se espalha entre os cidadãos do Estado totalitário de Panem como forma de protesto silencioso contra o governo. De acordo com informações do jornal Bangkok Post, militares que derrubaram o governo no dia 22 de maio avaliam a possibilidade de prender os manifestantes que participaram do ato e fizerem o gesto. Uma mulher chegou a ser detida no domingo (16) sob este argumento. Para evitar novos protestos, centenas de soldados foram convocados.

Comente agora
20
Nov
ONU: aumenta número de mortos e desalojados na Ucrânia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:40h

Investigadores de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) informaram nesta quinta-feira que cerca de 300 pessoas foram mortas em confrontos desde 18 de outubro no leste da Ucrânia, apesar do acordo de cessar-fogo. Novo relatório do grupo de monitoramento da ONU na Ucrânia diz que pelo menos 4.317 pessoas foram mortas entre meados de abril e 18 de novembro. Já a quantidade de pessoas desalojadas internamente subiu nitidamente, para 466.829, na comparação com 275.489 até 18 de setembro, diz o documento. O relatório, divulgado pelo escritório de direitos humanos da ONU em Genebra, cita acusações de sérios abusos dos direitos humanos por grupos armados, dentre os quais estão tortura, detenção, execuções, trabalho forçado e violência sexual que “são de natureza sistemática e podem representar crimes contra a humanidade”. Segundo o documento, o impasse entre tropas do governo e rebeldes pró-Rússia que combatem no leste da Ucrânia “está se tornando cada vez mais arraigado, com o total colapso da lei e da ordem e o surgimento de sistemas paralelos de governo” em Donetsk, a maior cidade sob controle separatista, e no setor controlado pelos rebeldes, na região de Lugansk.

Comente agora
20
Nov
Ebola: mortos sobem para 5.420, mostra Organização Mundial da Saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 09:47h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nessa quarta-feira (19) que 5.420 pessoas já morreram de ebola em oito países, onde foram identificados 15.145 casos de infecção, desde dezembro de 2013. A Guiné-Conacri, a Libéria e Serra Leoa continuam a ser os países mais afetados. A OMS acredita que o número real de mortos é muito superior, já que a taxa de mortalidade da epidemia é cerca de 70%. O Mali, a Nigéria e o Senegal também registraram alguns casos, mas a situação permanece, por enquanto, controlada. Fora do Continente Africano foram registrados casos na Espanha e nos Estados Unidos. De acordo com a OMS, 584 profissionais de saúde que trabalham nas áreas afetadas pela doença já contraíram o vírus e 329 morreram. Na sexta-feira passada (14), a OMS divulgou que havia 5.177 mortes e 14.413 casos de ebola. (Agência Brasil)

Comente agora
19
Nov
Papa Francisco vai rifar presentes que ganhou para ajudar os pobres
Postado por: Anacley Souza / 20:24h

O papa Francisco anunciou que vai rifar alguns dos presentes que já recebeu como uma forma de tentar levantar dinheiro para os pobres. Entre os 13 objetos da rifa, está um chapéu panamenho, um carro quatro por quatro zero quilômetro da Fiat, bicicletas, relógios, entre outros. O anúncio afirma, ainda, que existem mais 30 "prêmios de consolação", que não foram especificados. Antes de Francisco, os papas costumavam repassar discretamente os presentes para missões e outras instituições da igreja, ou acabavam esquecidos em algum depósito do Vaticano. A rifa cobra 10 euros (cerca de R$32,40) e terá seu resultado divulgado no dia 8 de janeiro. Primeiro papa latino-americano, Francisco marcou seu papado com a preocupação pelos pobres. Recentemente, ele ordenou a instalação de chuveiros por todo o Vaticano para que os sem-teto pudessem tomar banho.

Comente agora
19
Nov
Polícia encontra miss Honduras 2014 e irmã mortas
Postado por: Anacley Souza / 20:02h

A polícia de Honduras confirmou nesta quarta-feira que a miss María José Alvarado, que estava desaparecida desde o dia 13, foi encontrada morta. A jovem participaria do Miss Mundo, que é um dos três maiores concursos de beleza da atualidade, nesta semana em Londres.A modelo desapareceu no último dia 13 de novembro na região de Santa Bárbara, conhecida pela atuação de criminosos envolvidos com o tráfico de drogas. Segundo o chefe da Direção Nacional de Investigação Criminal, Leandro Osorio, o corpo da irmã da miss, Sofía Trinidad, também foi localizado. Os corpos foram encontrados na terça-feira no vilarejo Cablotales, perto do rio Aguagua.O chefe da polícia indicou que as jovens provavelmente foram mortas pelo namorado de Sofia, identificado como Plutarco Antonio Ruíz Rodríguez. Com o suspeito foi encontrada uma arma que pode ter sido usada no crime. O veículo em que os corpos teriam sido transportados também foi apreendido. A jovem de 19 anos havia acabado de chegar em casa após uma viagem à capital hondurenha, Tegucigalpa, onde recebeu as últimas instruções e as roupas para participar do concurso de beleza internacional.Ela e a irmã foram vistas pela última vez pela mãe delas, María Tereza Muñoz, quando saíram de casa para participar da festa de aniversário do namorado de Trinidad. Maria José prometeu voltar cedo, mas não o fez.

Comente agora
19
Nov
Criança nasce com 4 pernas e 4 braços e moradores acreditam ser um deus
Postado por: Anacley Souza / 19:29h

O nascimento de uma criança deixou os moradores da Índia, assustados. O bebê, que não teve a identidade revelada, nasceu com quatro pernas e quatro braços e os habitantes acreditaram que ele é a reencarnação de um deus. Isso ocorre porque as divindades hindus, em sua grande maioria, possuem vários membros. Centenas de pessoas de vários regiões do estado de Bengala Ocidental estão viajando para ver ou tocar na criança. A polícia está apreensiva com a segurança dos pais e do bebê, por não conseguir controlar a multidão que anda pelas ruas próximas ao hospital, em lágrimas, implorando para ter acesso ao recém-nascido. De acordo com o site DailyMail, a má deformação da criança é decorrente de um irmão gêmeo que não se desenvolveu corretamente e se fundiu ao abdômen do irmão saudável. Em entrevista ao site, a família contou que está feliz com a criança e afirma ser ele filho do deus hindu Brahma, que também possui 8 membros. “Quando ele saiu eu não podia acreditar. As enfermeiras disseram que ele estava muito deformado, mas eu podia ver que isso era um sinal de deus.

Comente agora
19
Nov
Plataforma aponta que Salvador é a 10ª cidade mais cara do Brasil e a 188ª do mundo
Postado por: Letícia Oliveira / 19:01h

A plataforma colaborativa Expatistan, que coleta preços variados em cidades ao redor do globo, aponta que Salvador é a 188ª mais cara do mundo, com o aluguel médio custando R$ 2.419. A capital baiana é a décima cidade do Brasil - cuja mais cara é o Rio de Janeiro, com aluguel médio de R$ 5.196 - no site, criado pelo engenheiro de software Gerardo Robledillo em 2009 para responder questões sobre o custo de vida de metrópoles ao redor do mundo, de acordo com Veja. A partir de uma cesta de produtos que serve como base e de índices de preços ao consumidor, o site calcula uma média de gastos de acordo com a cidade referida. As faixas de valores são atualizadas pelos próprios usuários do site, que apontam que o lugar mais caro do mundo é Zurique, na Suíça. (BN)

Comente agora
19
Nov
Segundo francês identificado entre os carrascos do EI
Postado por: Samile Macêdo / 17:27h

Um segundo francês está entre os carrascos que participaram na decapitação de 18 prisioneiros sírios divulgada em um vídeo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), afirmou à AFP uma fonte ligada às investigações. Segundo a fonte, o francês é um homem de 22 anos que morava no subúrbio leste de Paris, convertido ao islã, que adotou o nome de guerra Abu Othman. Ele viajou à Síria em 2013. O presidente do país, François Hollande, já havia anunciado que um segundo francês estava perto de ser identificado. Na segunda-feira, o governo anunciou ter identificado um francês de 22 anos, Maxime Hauchard, no vídeo de propaganda do EI que mostra a execução de 18 sírios e a cabeça do refém americano Peter Kassig. Hauchard também viajou para a Síria em 2013. Mais de 1.100 franceses entraram para as fileiras jihadistas e 376 estão atualmente na Síria e no Iraque, segundo o governo. Quase 40 morreram em combates. A grande maioria foi recrutada pela internet. (MSN)

Comente agora
19
Nov
Colombiana de 11 anos é capturada com 104 cápsulas de cocaína no estômago
Postado por: Samile Macêdo / 14:20h

Uma menina de 11 anos foi capturada nesta quarta-feira (19) com 104 cápsulas de cocaína no estômago e pode se tornar a mais jovem "mula do tráfico" na Colômbia. A menina, que não foi identificada, passou mal no aeroporto e foi levada a um hospital por seu pai horas antes de embarcar de Cali para Madri, na Espanha. No hospital, as cápsulas foram removidas pelos médicos em uma cirurgia de emergência. A garota está em observação médica e com escolta armada. A polícia colombiana está procurando pelo pai da criança, que aparentemente abandonou o hospital após deixá-la com os médicos. "Tudo aponta para o fato de que essa jovem seria usada de maneira torpe por adultos como mula do tráfico para transportar drogas da Colômbia para outro país", afirmou o chefe da polícia de Cali, Hoover Penilla. (Uol)

Comente agora
19
Nov
Miss Honduras Mundo 2014 e irmã são achadas mortas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:24h

A Miss Honduras Mundo 2014, María José Alvarado, e sua irmã Sofía Trinidad, desaparecidas desde o dia 13 novembro no país, foram encontradas mortas nesta quarta-feira (19), informaram as autoridades locais. "Podemos confirmar que são os corpos das duas jovens", indicou o chefe da polícia local, Leandro Osorio, acrescentando que o assassino é Plutarco Ruiz, namorado de Sofia Trinidad. Ele foi preso nesta terça-feira (18). "Temos o autor deste crime hediondo, o Sr. Plutarco Ruiz. Com ele encontramos a arma do crime e o veículo utilizado para transportar os corpos", ressaltou. O crime foi cometido na noite do sequestro, na quinta-feira da semana passada. Osorio explicou que os corpos foram encontrados na área da aldeia de Cablotal, no município de Arada, Santa Barbara, às margens do rio Aguagual. Osorio acredita que há mais pessoas envolvidas no crime, que teriam tentado limpar a cena e que estão sendo investigados. Ele ressaltou que "as unidades de investigação do Estado criaram uma frente comum para lidar com o crime abominável, que causou comoção em todo o país" e que os corpos ainda não haviam sido removidos. 

Comente agora
18
Nov
Saudita pede divórcio durante festa de casamento ao ver noiva pela 1ª vez
Postado por: Anacley Souza / 23:01h

Um homem saudita pediu o divórcio horas depois de se casar, segundo o jornal local Okaz. Ainda durante a festa de casamento, o homem viu pela primeira vez o rosto da esposa e não gostou. Os dois não se conheciam antes do casamento, que foi arranjado pelas famílias, como é costume em muitas regiões árabes. O noivo, que havia concordado em se casar com a desconhecida, mudou de ideia quando a viu tirar o véu do rosto para uma foto. "Você não é a mulher com quem quero me casar. Não é como imaginei. Sinto muito, mas vou me divorciar de você", disse o noivo. A mulher chorou muito, bastante abalada, e precisou ser consolada pelos convidados. Mesmo com a tentativa de vários familiares e amigos de conversar com o noivo, ele não mudou de ideia e insistiu no divórcio.

Comente agora
18
Nov
Chocolate vai acabar em todo o mundo, alertam maiores fabricantes do mundo
Postado por: Anacley Souza / 20:39h

Duas das maiores fabricantes de chocolate mundo apresentaram dados que podem significar uma notícia assustadora para todo o mundo: o chocolate pode acabar. Sim, sumir, se extinguir. Nesta terça-feira (18), a Mars, que produz chocolates como M&Ms e Snickers, e a Inc. e Barry Callebaut, duas gigantes na fabricação de chocolates revelaram dados que embasam a declaração. As empresas informaram que, como as pessoas estão comendo chocolate demais, o produto vai acabar sumindo do mundo. De acordo com elas, os agricultores produzem menos cacau do que o mundo consome, o que pode causar um déficit na quantidade de chocolate no mundo. De acordo com pesquisa divulgada no Estadão, no ano passado o mundo consumiu aproximadamente 70 mil toneladas métricas de cacau a mais do que o volume produzido. A previsão é que em 2020 esse déficit chegue a 2 milhões de toneladas métricas. Um dos maiores problemas para a baixa produção de cacau é ainda o clima seco na África Ocidental, em especial em locais como Costa do Marfim e Gana, onde são produzidos mais de 70% de cacau do mundo inteiro. Isso faz com que a produção seja menos intensa. Outro fator que pesa para a produção é a praga decorrente de um fungo chamado Moniliophthora roreri. Segundo a Organização Internacional do Cacau, a praga eliminou de 30% a 40% da produção global de cacau. Com tantas perdas, muitos agricultores decidiram apostar na produção de milho, que é mais rentável. (Correio)

Comente agora
18
Nov
Holandesa vai a Síria e resgata a filha do Estado Islâmico
Postado por: Samile Macêdo / 17:35h

Uma holandesa desafiou os alertas das autoridades e viajou para a cidade síria de Raqqa para resgatar a filha de 19 anos, que estava com o grupo terrorista Estado Islâmico, informou o jornal The Telegraph. Segundo a publicação, a mulher, de Maastricht, chamada apenas de Monique, sabia que era muito perigoso entrar na Síria para socorrer Aicha, e que o fornecimento de ajuda a jihadistas - como fez sua filha - era uma infração penal. Ainda assim, ela não se intimidou. "Às vezes, você tem que fazer o que tem que fazer. É o que eu acho que é certo", contou a familiares e amigos. Monique decidiu entrar no país disfarçada com uma burca após combinar um encontro com Aicha, pelo Facebook. A dupla conseguiu escapar pela fronteira da Síria e chegou à Turquia onde a jovem foi presa porque não tinha passaporte. Após se converter ao Islã, aos 18 anos, Aicha se casou com Omar Yilmaz, um conhecido jihadista holandês, depois de ver uma entrevista sua na TV. "Ela queria ir para casa, mas não podia sair de Raqqa sem ajuda", contou. As autoridades holandesas intervieram para trazer mãe e filha de volta para casa. (Terra)

Comente agora
18
Nov
Primeiro-ministro israelense condena atentado que fez 6 mortos em sinagoga
Postado por: Samile Macêdo / 17:14h

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, condenou hoje (18) o ataque cometido contra uma sinagoga no bairro Har Nof, em Jerusalém, que causou a morte de pelo menos seis pessoas, e advertiu que Israel vai responder com punho de ferro. Em comunicado, Benjamin Netanyahu acusou o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o movimento islâmico Hamas de incentivar a agressão. “Este é o resultado das provocações lideradas pelo Hamas e por Abu Mazen, provocações que a comunidade internacional ignora de forma irresponsável”, disse Netanyahu, antes da reunião com o Conselho de Segurança. O primeiro-ministro israelense disse ainda que “Israel vai responder com punho de ferro a este brutal assassinato de judeus que foram rezar”. De acordo com informações da polícia local, pelo menos seis pessoas, entre elas os dois supostos atacantes, morreram num tiroteio em uma sinagoga e em um seminário de rabinos do bairro ortodoxo de Har Nof, no Oeste de Jerusalém.

Comente agora
18
Nov
Casal do afeganistão é chicoteado por sexo antes do casamento
Postado por: Samile Macêdo / 15:40h

Um homem e uma mulher afegaõs receberam, publicamente, 100 chicotadas em cumprimento de condenação imposta por um tribunal afegão por manterem relações sexuais sem estarem casados. A punição aconteceu na província de Kapisa, no leste Afeganistão, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte oficial. Na última segunda-feira, o juiz do distrito de Kohistan-2 aplicou a pena do casal por volta das 11h (4h30 em Brasília) na presença de "dezenas" de pessoas, disse o governador do local, Mohammed Osman Haqyar Ahmadi. Há um mês, a polícia deteve os jovens, de 19 e 21 anos, que foram julgados em um longo processo."O castigo foi aplicado a ambos, de acordo com as normas da sharia (lei islâmica), já que o casal está em idade legal para ser punido", manifestou Ahmadi. O governador acrescentou que ambos acataram a sentença sem apelar, e que após receber o castigo se casaram para legalizar a relação. A Constituição afegã inclui interpretações rigorosas da lei islâmica, que permite à polícia perseguir, prender e levar aos tribunais competentes pessoas que mantenham relações sem estar casadas. As chicotadas ou execuções públicas já eram castigos frequentes no Afeganistão durante o regime dos talibãs, derrubados em 2001 após a invasão dos Estados Unidos, mas que mantêm desde então uma guerra contra as forças afegãs e internacionais. (Terra)

Comente agora
18
Nov
Mulher é flagrada nos EUA dirigindo carro sem pneu; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:54h

Testemunhas da cidade de Nova Jersey, nos EUA, flagraram uma mulher dirigindo de maneira inusitada pela Avenida de Newark. Ela estava sem um dos pneus do seu carro. A “peripécia” foi gravada e postada em uma conta da rede social Instagram. A autora do vídeo seguiu o veículo de três pneus por cerca de 10 minutos e contou que uma limusine também havia entrado na “perseguição” e, agindo como policiais, detiveram a motorista do carro branco. Confira o video:

 

Yo! Only in fucking Newark! 😩😂😭 #ilovenewark #thisbitch

Um vídeo publicado por @j8d6m.0 em Nov 11, 2014 at 5:19 PST

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com