As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 28/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

Mundo

28
Jul
Brasileira é impedida de entrar em Israel após tentar fazer estudo na Palestina
Postado por: Anacley Souza / 22:37h

A pesquisadora brasileira, Moara Crivelente, foi impedida de entrar em Israel no último domingo (24). De acordo com autoridades israelenses, ela está proibida de ingressar no país pelos próximos 10 anos. Moara faz doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Ela chegou a Tel Aviv, capital de Israel, à meia noite de domingo, e ficaria na cidade apenas de passagem. Seu destino era a cidade de Ramallah, na Palestina, que está ocupada, onde ficaria por cerca de 20 dias para iniciar uma pesquisa. No entanto, a pesquisadora relatou à Agência Brasil que, no aeroporto, foi informada por agentes de segurança israelense que seria deportada. “Logo no início, uma dupla do serviço de segurança me informou que eles já haviam decidido que eu seria deportada. Que eles sabiam que eu havia, em visitas anteriores à Palestina, participado de protestos contra a ocupação. Os soldados haviam tirado fotos dos protestos e haviam me identificado. Disseram que isso era muito, muito grave”, conta Moara. Moara se mudou este ano para Portugal e integra o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), organização civil contrária à ocupação da Palestina por Israel. Ela contou à reportagem que já esteve em protestos contra a ocupação para escrever sobre essas manifestações. A pesquisadora disse que no aeroporto foi submetida a revistas e interrogatórios e que o serviço de imigração de Israel chegou a propor uma negociação: “Disseram que, se eu cooperasse, eles repensariam a decisão. A cooperação significava passar contatos de palestinos, informações sobre cada lugar em que eu estive na Palestina e a senha do meu celular. Eu imagino que para tentar pegar contatos de palestinos. Eu me recusei e disseram que só me restava esperar”. Moara esteve na Palestina em ocasiões anteriores para pesquisar sobre a cobertura da mídia da questão palestina. Depois de sair do aeroporto, a brasileira foi encaminhada para um centro de detenção de imigração. “Fiquei trancada em um quarto com cinco beliches e um banheiro. Eles traziam comida e nos deixaram sair até o pátio por 10 minutos. Enquanto estive lá, eles nos deixaram sair duas vezes”, descreveu.

Comente agora
28
Jul
Papa pede aos jovens que se rebelem para que as coisas mudem
Postado por: Anacley Souza / 21:43h

A juventude de todo mundo recebeu nesta quinta-feira (28) o papa Francisco no primeiro ato oficial da Jornada Mundial da Juventude, na Polônia, durante o qual pediu aos jovens que se “rebelem”, questionem, sonhem, e evitem “os vendedores de fumaça” e de “falsas ilusões”. “É lindo e me conforta o coração vê-los tão revoltados”, afirmou o papa latino-americano, ao falar em italiano aos 600.000 jovens reunidos no enorme parque de Błonia, no centro de Cracóvia. “É estimulante escutá-los, compartilhar seus sonhos, suas perguntas e seu desejo de se rebelar contra todos aqueles que dizem que as coisas não podem mudar”, confessou diante de uma multidão heterogênea, que escutava a tradução nos fones de ouvido. “As coisas podem mudar. Não é verdade?”, perguntava o papa aos jovens, que em coro respondiam “sim”, “sim”. Como ocorreu em outras ocasiões, o papa se inspirou no célebre discurso de Martin Luther King “Eu tenho um sonho”, a favor dos diretos para os negros, para sacudir as mentes dos jovens dos cincos continentes e convidá-los a “sonhar”. “Vocês são capazes de sonhar?”, improvisou o pontífice que falou também da dor que sente ao encontrar jovens “que se aposentaram antes do tempo”, que “jogaram a toalha antes de começar a partida”, que estão “entregues antes de jogar”, que “estão aborrecidos e aborrecem”, confessou. Em seu discurso, o papa pediu às novas gerações que escolham “uma vida plena” com Jesus Cristo, ao invés da “vertigem alienante” e as “falsas ilusões”, que “na minha terra natal chamaríamos de ‘vendedores de fumaça'”, explicou sem afirmar se falava sobre traficantes de droga. “No final, acabam pagando e pagando caro”, advertiu.

Comente agora
28
Jul
Indonésia faz 4 novas execuções de condenados por narcotráfico
Postado por: Anacley Souza / 18:31h

A Indonésia executou nesta quinta-feira (28), já madrugada de sexta pela hora local, quatro condenados por narcotráfico. Segundo a AFP, foram mortos um indonésio e três nigerianos. Na prisão onde ocorreram as execuções por fuzilamento havia 14 condenados à pena capital. O governo local rejeitou os apelos da ONU e da UE para renunciar à execução. Ainda não foi divulgado o motivo de os outros dez não terem sido executados. Os 14 condenados, entre eles nigerianos, zimbabuanos, paquistaneses, indianos e indonésios, estavam em regime de isolamento em Nusakambangan (sul), "a Alcatraz da Indonésia", uma prisão localizada em uma pequena ilha da região de Java. As execuções ocorrem geralmente depois da meia-noite. O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, pediu na quarta-feira que a Indonésia desistisse das execuções. A União Europeia também pediu a Jacarta que acabe com a pena capital, "uma punição cruel e desumana". Mas o porta-voz do ministério indonésio das Relações Exteriores, Arrmanatha Nasir, defendeu na terça-feira as execuções, afirmando que se trata simplesmente de "aplicar as leis" deste país do sudeste da Ásia. Em janeiro do ano passado, o brasileiro Marco Archer foi executado na Indonésia após ser condenado por narcotráfico. Em abril, ocorreu o mesmo com outro brasileiro, Rodrigo Gularte. Suas execuções também aconteceram em Nusakambangan. (G1)

Comente agora
28
Jul
Turquia cria 'cemitério para traidores' para enterrar golpistas
Postado por: Débora Ayane / 17:48h

A reação do regime de Erdogan à tentativa de golpe de Estado tem sido implacável. Entre suspensões e detenções, dezenas de milhares de pessoas foram acusadas de envolvimento. Mas a Turquia prepara mais uma medida radical. Enquanto pressiona os Estados Unidos para que extraditem Güllen, o clérigo que é culpado de ser o mentor do golpe, a Turquia deu início à construção de um ‘cemitério para traidores’. A expressão está já colocada numa placa, segundo o jornal Independent. E a humilhação é intencional. Os soldados que morreram na tentativa de golpe de Estado vão ser enterrados nas traseiras de um canil ainda em construção. Sem identificação, ao todo serão enterrados 24 homens, numa iniciativa incentivada pela autarquia de Istambul. Ainda não há corpos enterrados ali, mas o espaço foi preparado para ser um cemitério em apenas dois dias, como destaca o The Guardian. O prefeito de Istambul admite que as autoridades reservaram “um local e vão chamá-lo de cemitério de traidores”. Tudo “para que cada pedestre possa amaldiçoá-los e nunca os deixar descansar em paz”.

Comente agora
28
Jul
Museu dos EUA oferece vaga para 'historiador de cerveja'
Postado por: Débora Ayane / 16:40h

O Museu Smithsonian, dos EUA, abriu uma vaga de emprego para "historiador de cerveja". A vaga paga um salário anual equivalente a cerca de R$ 210 mil, mais benefícios, e tem a duração de três anos. Os requisitos são ter paixão por "pesquisa, documentação e busca de conhecimentos sobre a história da cerveja nos EUA", com ênfase especial nas cervejarias artesanais. O trabalho prevê pesquisa em arquivos e em campo. Paula Johnson, responsável pela contratação, diz que a necessidade da vaga foi percebida a partir de pesquisas semelhantes sobre outras comidas e bebidas com significado cultural importante nos EUA. O objetivo principal é pesquisar o movimento das cervejarias artesanais, cada vez mais importante no país desde o fim da Segunda Guerra, e usar o conhecimento obtido para criar vários programas e aplicações, em várias plataformas O anúncio da vaga diz: "candidatos com avançado conhecimento em negócios, cervejaria, comida nos EUA, ou especializações semelhantes dentro da história, são encorajados a concorrer. É necessário disposição para viajar, trabalhar independentemente e em grupos, cumprir prazos e se comunicar efetivamente com colegas e o público".

Comente agora
28
Jul
Escolha seu destino e a Voe bem Turismo leva você e sua família
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:07h

Comente agora
28
Jul
Susto: Papa Fransisco cai durante missa na Polônia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:13h

Durante uma missa hoje (28) no santuário de Jasna Gora, em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa, na Polônia, o papa Francisco acabou caindo no altar montado para a celebração. O incidente ocorreu quando o pontífice estava se aproximando da imagem da santa pintada em um quadro com os incensos.Jorge Mario Bergoglio, de 79 anos, se levantou rapidamente e contou com a ajuda de dois religiosos. O papa não se machucou e retomou a celebração normalmente.

Comente agora
27
Jul
Papa tenta desvincular ataques terroristas do islã: “religiões querem a paz”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:56h

O papa Francisco está em Cracóvia, na Polônia, onde ocorre a Jornada Mundial da Juventude. A bordo do avião que o levou ao evento, admitiu aos jornalistas que o “mundo está em guerra”. O comentário vem de uma conversa sobre a morte de um padre na França, que teve sua cabeça cortada enquanto rezava uma missa. Os autores do crime, dois muçulmanos, morreram no confronto com a polícia. “Fala-se tanto sobre segurança, mas a palavra verdadeira é guerra… O mundo está em guerra porque perdeu a paz. O mundo está numa guerra fragmentada. Ela pode não ser a mais orgânica, mas é organizada, é a guerra”, insiste o pontífice, que fez uma comparação com as Primeira e a Segunda Guerra Mundial. “Quando falo de guerra, refiro-me a uma guerra de interesses, de dinheiro, de recursos naturais, não de religiões. Todas as religiões querem a paz. Sãos os outros que querem a guerra”, analisou. A Jornada Mundial da Juventude reúne jovens católicos de todo o mundo a cada três anos. A última foi no Rio de Janeiro. Em geral, o tom é de celebração, mas este ano a Europa toda vem acompanhando uma série de atentados terroristas em diversos pontos do continente. Há um amplo debate e grande preocupação com a afluência de imigrantes, sobretudo os que seguem o islamismo, cuja ligação com os atentados é inequívoca. A morte do padre Jacques Hamel dentro da igreja em Saint-Etienne-du-Rouvray, no norte da França, enquanto realizava seu ofício sacerdotal foi reivindicada pelo grupo terrorista Estado Islâmico. Para Francisco, o ataque foi especialmente “bárbaro” por ocorrer na semana do evento. Causa estranheza a nova tentativa do líder máximo do catolicismo de desvincular a ideia de que a morte do padre Hamel, no altar da igreja tenha motivação religiosa. Ele reforça o discurso, visto amplamente na mídia, que apesar das mortes nesses atentados seguirem um mesmo padrão, não possuem ligação com o Islã. Francisco defendeu em 2014 que muçulmanos e cristãos, na verdade, são “irmãos viajando pelo mesmo caminho”. No ano seguinte, afirmou a mesma coisa e pediu que os dois grupos religiosos se unissem. No último mês de fevereiro, lançou uma campanha onde ensina que os membros de todas as religiões são filhos de Deus.

Motivação religiosa é clara:

Comente agora
27
Jul
Falta de alimentos provoca morte de animais em zoo na Venezuela
Postado por: Anacley Souza / 22:25h

Cerca de 50 animais morreram de fome nos últimos seis meses em um dos principais zoológicos da Venezuela, de acordo com uma líder sindical, devido à grave escassez de alimentos que afeta o país. As mortes no zoológico de Caricuao, em Caracas, incluem porcos vietnamitas, antas, coelhos e aves. Alguns animais que morreram não comiam há duas semanas, de acordo com Marlene Sifontes, uma líder sindical de funcionários da agência de parques públicos Inparques. Promotores abriram uma investigação sobre as mortes de “várias espécies de vida selvagem” no zoológico. Atualmente, leões e tigres no zoológico de Caracas estão sendo alimentados com mangas e abóboras, a fim de compensar a falta de carne. Elefantes comem frutas tropicais em vez de sua tradicional dieta de feno, disse a líder sindical. A administração do zoológico não quis comentar. Os problemas dos animais refletem os de muitos venezuelanos, que diariamente enfrentam horas de filas nos supermercados, por vezes gritando “queremos comida!” ou até mesmo saqueando, em meio a uma crise econômica sem precedentes na nação exportadora de petróleo e membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). “A história dos animais de Caricuao é uma metáfora para o sofrimento venezuelano”, disse Marlene Sifontes. A oposição venezuelana saiu às ruas nesta quarta-feira para exigir do poder eleitoral que ative o referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro.

Comente agora
27
Jul
Uruguai cancela reunião do Mercosul no sábado
Postado por: Anacley Souza / 19:47h

A Chancelaria paraguaia recebeu uma nota oficial do Uruguai, informando sobre o cancelamento da reunião do Mercosul prevista para este sábado (30) em Montevidéu, em meio a uma crise pela transferência da presidência rotativa para a Venezuela – informou o vice-chanceler paraguaio, Rigoberto Gauto, à AFP. O vice-chanceler confirmou que “foi cancelada” a reunião do Mercosul programada para sábado, em Montevidéu, após uma carta enviada pelo Ministério uruguaio das Relações Exteriores. “Continuamos trabalhando, buscando opções para aproximar as diferenças de opiniões que poderiam haver”, disse Gauto, em meio a uma das piores crises do bloco. Brasil e Paraguai se opõem a que a Venezuela assuma o comando da agenda e os trabalhos do grupo, diante da situação política atual no país caribenho. (IstoÉ)

Comente agora
27
Jul
Flórida investiga dois novos casos de suspeita de transmissão local de zika
Postado por: Anacley Souza / 19:35h

As autoridades de saúde do estado americano da Flórida anunciaram na quarta-feira que estão investigando dois novos casos de suspeita de transmissão local do vírus zika, aumentando o número para quatro. Se ao menos um desses casos for confirmado, isso provaria pela primeira vez que os mosquitos portadores do zika estão presentes na zona continental dos Estados Unidos. O zika é transmitido na maioria das vezes pela picada de mosquitos, e em alguns casos por contato sexual. Em geral, a doença provoca sintomas brandos, e muitas vezes passa despercebida. O vírus pode provocar, porém, transtornos neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré, ou malformações congênitas graves e irreversíveis, como a microcefalia, que se caracteriza por um desenvolvimento insuficiente do cérebro, em fetos de mulheres que foram infectadas pelo vírus durante a gravidez. “As autoridades ampliaram suas investigações em curso para outros casos de infecção que poderiam não estar ligados a viagens para países ou territórios onde a epidemia está ativa”, disse em um comunicado o Departamento de Saúde da Flórida, detalhando que estes casos foram detectados em Miami e no condado de Broward, respectivamente. “Os residentes e visitantes desses lugares estão obrigados a fornecerem amostras de sangue e de urina para os serviços sanitários, já que os resultados vão ajudá-los a determinar o número de pessoas infectadas”, acrescentou o Departamento de Saúde.

Comente agora
27
Jul
Shopping alemão é evacuado após suspeita de ataque
Postado por: Anacley Souza / 19:16h

A polícia alemã evacuou o shopping Weserpark, na cidade de Bremen, na Alemanha, para conseguir encontrar um homem de nacionalidade argelina que fugiu de um hospital psiquiátrico em Diepholz, e que teria ligações com extremistas islâmicos, informa o Bild. Segundo o jornal alemão, que citou autoridades locais, o homem agiu de forma suspeita dentro do centro comercial e como não o conseguiram encontrar, decidiram fechar o local para minimizar os riscos para os que ali circulavam. Segundo o Mirror, as autoridades descrevem o ato como "operação anti-terrorismo" .

Comente agora
27
Jul
Turquia ordena fechamento de dezenas de veículos de imprensa
Postado por: Débora Ayane / 17:58h

Um decreto publicado no Diário Oficial da Turquia ordena o fechamento de 45 jornais, 16 emissoras de TV e 23 estações de rádio, segundo notícia divulgada nesta quarta-feira (27) pela agência oficial Anadolu.Mais cedo nesta quarta-feira (27), conforme reportado pela rede alemã "Deutsche Welle", as autoridades turcas emitiram mandados de prisão para 47 antigos executivos e jornalistas do jornal "Zaman", como parte da investida contra suspeitos de apoiar o clérigo islâmico Fethullah Gülen, que vive nos Estados Unidos e é acusado pelo governo de Recip Tayyip Erdogan de estar por trás da tentativa de golpe militar de 15 de julho na Turquia. Gülen nega.Ao menos um jornalista, o ex-colunista Sahin Alpay, foi detido em sua casa na manhã desta quarta, segundo a agência de notícias estatal Anadolu. O jornal, que já foi ligado ao movimento religioso de Gülen, está sob tutela estatal desde março, quando adotou uma linha pró-governo. Como informa a agência Reuters, além das medidas contra imprensa, um total de 1.684 militares foi dispensado.

Comente agora
27
Jul
Papa Francisco diz que o "mundo está em guerra", mas religião não é a culpada
Postado por: Anacley Souza / 17:47h

O papa Francisco disse nesta quarta-feira (27), durante viagem a Cracóvia, na Polônia, que o "mundo está em guerra" diante dos ataques que chocaram a comunidade internacional nesta semana. O pontífice participará de eventos da Jornada Mundial da Juventude, um dos maiores eventos internacionais promovidos pela Igreja Católica. "Fala-se tanto de segurança, mas a palavra verdadeira é guerra. O mundo está em guerra porque perdeu a paz. Quando falo de guerra, falo de uma guerra de interesses, de dinheiro, de recursos, não de religiões. Todas as religiões querem a paz", afirmou Francisco durante a viagem para participar dos eventos da JMJ. "Depois de muito tempo, o mundo está em uma guerra fragmentada. A guerra que foi a de 1914, depois a de 39-45, e agora esta. Ela pode não ser a mais orgânica, mais organizada, mas é a guerra", declarou. Em sua primeira viagem à Polônia, o papa Francisco participará, nesta quarta, da Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne jovens católicos de todo o mundo a cada três anos. O tom costuma ser de celebração, mas neste ano o clima é afetado pelo assassinato de um padre na França em um ataque reivindicado pela facção terrorista Estado Islâmico. (AFP)

Comente agora
27
Jul
Irmãos marroquinos são presos na Espanha por suspeita de financiar Estado Islâmico
Postado por: Willyam Reis / 10:13h

Dois irmãos marroquinos foram presos na região da Catalunha, na Espanha, sob a suspeita de financiar o grupo extremista Estado Islâmico. Os homens, de 22 e 33 anos, faziam os recursos chegarem aos administradores do grupo, segundo a Guarda Civil Espanhola. Os valores e datas de envio não foram especificados, mas sabe-se que o dinheiro era usado para deslocamento de operativos às fileiras do grupo terrorista. As autoridades informaram que um outro irmão dos suspeitos teria morrido na Síria, depois de se mudar com a esposa e os dois filhos para se juntar ao EI. A Espanha já prendeu 30 pessoas suspeitas de ligações com o grupo terrorista. (BN)

Comente agora
26
Jul
Sobe para 87 o número de mortos em praia líbia
Postado por: Anacley Souza / 19:09h

Subiu para 87 o número de corpos encontrados na praia de Sabrata, no oeste da Líbia, entre a noite do último sábado e a manhã de segunda-feira. Os restos mortais são de imigrantes que morreram tentando fazer a travessia do Canal da Sicília rumo à Itália. Apenas no sábado, as equipes de socorro já haviam resgatado 41 corpos. A rota é considerada a mais mortal do mundo pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), que estima que mais de 2,6 mil pessoas morreram em 2016 tentando cruzar o Mediterrâneo. Outras 88,3 mil chegaram com vida à costa italiana. (Ansa)

Comente agora
26
Jul
Estado Islâmico assume autoria de ataque a igreja na França
Postado por: Débora Ayane / 16:29h

O grupo extremista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque em uma igreja na região da Normandia, no noroeste da França, que deixou um padre morto e vários feridos. O presidente francês, François Hollande, já havia acusado a organização de ter sido responsável pelo atentado. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, o EI, por meio de sua agência, a Amaq, informou que dois soldados do grupo realizaram o ataque. "Eles realizaram a operação em resposta ao pedido para alvejar os países da coalizão", disseram os radicais, em menção às nações que combatem as ofensivas do grupo. Dois homens armados cometeram o crime na igreja Saint-Etienne-du-Rovray. Com armas brancas, fizeram reféns e mataram um deles, o reverendo Jaques Hamel, de 92 anos. Eles foram mortos em seguida pela polícia. A ação aconteceu por volta das 9h30 (4h30 em Brasília). De acordo com Hollande, os dois suspeitos juraram fidelidade ao Estado Islâmico. A Subdireção Antiterrorista (SDAT) e a direção-geral da Segurança Interior (DGSI) conduzirão as investigações.

Comente agora
26
Jul
Trégua Olímpica: ONU pede suspensão de hostilidades no mundo
Postado por: Débora Ayane / 15:42h

Em mensagem que marca o início da Trégua Olímpica às vésperas da Rio 2016, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu hoje (25) o fim das hostilidades em todo o mundo durante as competições. A suspensão dos confrontos foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU para um período que vai dos sete dias anteriores aos Jogos Olímpicos, em 29 de julho, até sete dias após a Paralimpíada, que termina em 18 de setembro.“Uma pausa nos combates seria uma manifestação dos valores que os Jogos procuram promover: respeito, amizade, solidariedade e igualdade”, destacou Ban Ki-moon, que fez um apelo às partes envolvidas em conflito para que deponham as armas e observem o cessar-fogo.O secretário-geral da ONU lembrou que os “Jogos tratam, sobretudo, de quebrar recordes da capacidade humana”, motivando indivíduos e países a ir além dos limites do que se pensava ser possível. “Com a mesma determinação, peço um estímulo para combinarmos esforços para ganhar medalhas nos campos dos Jogos e trabalhar para silenciar as armas nos campos de batalha.”

Trégua Olímpica

Comente agora
26
Jul
Pokemon Go: Professora deixa emprego para se tornar jogadora em tempo integral
Postado por: Débora Ayane / 14:05h

As alterações do aplicativo Pokemon Go na vida das pessoas está se ampliando para além de ocupar o tempo e causar acidentes: uma professora britânica deixou o emprego para se tornar uma jogadora em tempo integral. Segundo informações do jornal britânico Metro, Sophie Pedraza, 26 anos, planeja ganhar dinheiro coletando os personagens virtuais em diferentes dispositivos e vendendo suas contas no site de classificados on-line eBay. Já existem pessoas vendendo seus perfis por valores entre 50 libras (R$ 217 na cotação desta terça), a 7 mil libras (R$ 30,4 mil), dependendo da raridade do personagem. Sophie já ganha o equivalente a R$ 8.695 (2 mil libras), dando aulas de matemática, inglês e música para crianças, mas acha que pode ganhar mais ainda com a nova mania. “Eu baixei e imediatamente percebi a chance de ganhar dinheiro. Se você chegar a um bom nível no jogo, pode vende-lo no eBay”, afirmou. “Eu ouvi dizer que contas estavam sendo vendidas, então procurei. Algumas contas no nível 20, ou acima, estão sendo vendidas por 1000 libras. No nível 15, as ofertas estão entre 100 e 200 libras. Sophie estima levar um ou dois dias para alcançar o nível 15. “Em alguns dias eu jogo por 18 horas, porque você pode jogar a todo momento, mesmo quando você sai com seus amigos para bares e clubes”, explica.

Comente agora
26
Jul
Ataque terrorista deixa pelo menos 13 mortos na Somália
Postado por: Débora Ayane / 13:26h

Pelo menos 13 pessoas morreram em um duplo atentado nas proximidades dos aeroporto de Mogadíscio, na Somália, nesta terça-feira (26). Segundo informações da agência de notícias Ansa, os ataques foram reivindicados pelo grupo fundamentalista Al Shabab. "As duas explosões foram provocadas por valentes suicidas mujahedines que atacaram dois locais diferentes, onde os supostos soldados de manutenção da paz estão baseados", disse o porta-voz do grupo, Abdulaziz Abu Muscab, em comunicado publicado na internet.Os alvos foram uma comitiva de tropas da União Africana e um posto de controle do governo somaliano. Os ataques foram realizados com dois carros-bomba. Apesar de ter sido forçado a se retirar das principais cidades da Somália, graças a uma ofensiva do governo com apoio dos Estados Unidos, o Shabaab seguiu com as suas ações terroristas.

Comente agora
26
Jul
Brasileiro cresce em altura nos últimos cem anos, mas ainda é 'baixinho' conheça o ranking global
Postado por: Wilyam Reis / 11:45h

Quando o assunto é altura, o homem da Holanda e a mulher da Letônia ficam por cima de todas as outras nacionalidades, aponta um novo estudo. O holandês médio tem hoje 1,83m e a mulher letã alcança 1,70 m. A pesquisa, publicada na revista científica eLife, mapeou tendências de crescimento em 187 países desde 1914. E descobriu que o homem do Irã e a mulher da Coreia do Sul registraram o maior salto na altura, crescendo uma média de 16 cm e 20 cm. O homem brasileiro tem, em média, 1,73m, e a mulher, 1,60m. Ambos registraram o mesmo crescimento desde 1914: 8,6 cm. Para homens, o Brasil é o 68º colocado em altura entre os países pesquisados - fica acima de nações como Portugal, México e Chile, e abaixo de Romênia, Argentina e Jamaica. A mulher brasileira alcançou a 71ª posição, mais alta do que a mulher turca, argentina ou chinesa, e mais baixa do que as espanholas, israelenses e inglesas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a altura dos cidadãos começou a atingir um limite nos anos 1960 e 1970. Ao longo do último século, homems e mulheres cresceram apenas 6 cm e 5 cm, respectivamente. Em 1914, o homem americano era o terceiro mais alto do mundo, e a mulher, a quarta mais alta. Hoje eles estão em 37º e 42º lugar. Países europeus dominam os rankings de altura hoje, mas os dados sugerem que, em geral, as tendências de crescimento se estabilizaram no Ocidente. O homem mais baixo do mundo é o do Timor Leste: 1,60 m. A mulher mais baixa é a da Guatemala, titulo que também ostentava em 1914. Segundo os dados da pesquisa, a guatemalteca média de 18 anos tinha 1,40 m há um século, e hoje ela ainda quase não alcança 1,50 m.

Comente agora
26
Jul
Michelle Obama confronta slogan de Trump
Postado por: Anacley Souza / 10:35h

Democratas divididos sobre o futuro do partido concordaram em ao menos uma coisa na noite de segunda-feira (25) durante a convenção nacional na Filadélfia: Michelle Obama foi a estrela. A primeira-dama discursou em apoio à ex-primeira-dama e candidata à Presidência, Hillary Clinton, e descreveu os Estados Unidos como "o melhor país da Terra", confrontando o slogan do republicano Donald Trump de "vamos tornar os Estados Unidos grandes de novo", e colocando a multidão de pé. "Eu acordo todas as manhãs em uma casa que foi construída por escravos, e olho minhas filhas, duas lindas, inteligentes, jovens negras, brincando com os cachorros no jardim da Casa Branca", disse Michelle Obama. O marido de Michelle, o presidente Barack Obama, recebe há anos elogios por suas habilidades de oratória. Mas na noite de segunda-feira, os maiores elogios tiveram a primeira-dama como destinatária. "Nunca deixe ninguém dizer que este país não é grande, que de algum modo precisamos torná-lo grande novamente, porque atualmente este é o maior país da Terra", disse.

Comente agora
26
Jul
Aeroporto de Mogadíscio, na Somália, sofre atentado
Postado por: Anacley Souza / 10:25h

Duas bombas explodiram e tiros foram ouvidos nesta terça-feira (26) na área do aeroporto de Mogadíscio, na Somália, na África. Jornalistas locais informam que dois carros com homens-bomba explodiram ao lado do aeroporto. A polícia disse que as explosões ocorreram perto de uma base das tropas de paz da União Africana, de acordo com a agência de notícias Reuters. Uma enorme coluna de fumaça foi vista subindo do local das explosões. Segundo relatos, há diversos mortos. As autoridades não comentaram a situação, nem forneceram detalhes. (EBC)

Comente agora
25
Jul
Morre Tim LaHaye, autor de “Deixados para Trás”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:42h

Nesta segunda-feira (25) morreu Tim LaHaye, o escritor americano autor da série “Deixados para Trás” em co-autoria com Jerry B. Jenkins. Aos 90 anos, LaHaye sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi levado para o hospital em San Diego, Califórnia (EUA) e após alguns dias entrou em óbito. Em sua página oficial, a equipe do autor escreveu sua biografia, a forma como LaHaye conduziu seu ministério como pastor de uma igreja batista e como se tornou um dos 25 líderes evangélicos mais influentes dos Estados Unidos. Seu trabalho como escritor foi o que o destacou em todo o mundo, são mais de 60 títulos publicados e 14 milhões de cópias vendidas. A série “Deixados para Trás” é seu maior sucesso e o seu amigo e co-autor desse best-seller (que já foi filmado e ainda hoje é vendido em DVD em todo mundo) deixou uma mensagem nesse momento de despedida. “Ele está no lugar onde ele sempre quis estar, sua partida deixa um vazio na minha alma”, disse Jenkins. “O Tim LaHaye que eu conhecia tinha um coração de pastor e viveu para compartilhar sua fé”, completou.

Comente agora
25
Jul
Itália discute legalização do consumo de maconha
Postado por: Anacley Souza / 22:15h

Em um plenário bastante esvaziado, a Câmara dos Deputados da Itália começou a discutir nesta segunda-feira (25), pela primeira vez em sua história, um projeto de lei que legaliza o cultivo e o consumo de maconha no país. Quando a sessão iniciou, apenas 30 dos 630 membros da Casa estavam presentes, número que logo caiu para 20. Isso porque os partidos já haviam concordado em examinar o texto a fundo somente em setembro, após as férias de verão dos deputados italianos. Até mesmo o governo do primeiro-ministro Matteo Renzi, de centro-esquerda, se absteve de fazer intervenções neste dia inicial de debates. Até o momento, o Executivo não confirmou seu posicionamento sobre o projeto, que é apoiado por parte do Partido Democrático (PD) - liderado pelo premier -, mas enfrenta resistência das alas conservadoras da base aliada. O texto que está na Câmara legaliza o cultivo da maconha para consumo próprio, desde que limitado a cinco plantas por residência e que o cidadão comunique o plantio às autoridades. A iniciativa também permite a posse de até 15 gramas de cannabis na própria casa e de até cinco gramas na rua. Além disso, poderão ser abertos comércios para a venda de maconha para recreação, em um regime de tributação similar ao que vale para o cigarro. Atualmente, o cultivo da erva é proibido na Itália até mesmo para fins terapêuticos. Apenas o Instituto Químico, Farmacêutico e Militar de Florença, ligado ao Exército, e fabricantes de medicamentos autorizados pelo governo têm permissão para plantar a cannabis. Estima-se que 220 deputados de diversos partidos já apoiem a iniciativa.

Comente agora
25
Jul
Irmão de Obama diz que votará em Trump para presidente
Postado por: Anacley Souza / 20:39h

O meio-irmão do presidente Barack Obama, Malik Obama, afirmou que votará no candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro. Malik disse gostar do empresário nova-iorquino e estar infeliz com a liderança de seu irmão. “Trump tem um apelo para mim. Também acho que ele é realista, fala com sinceridade e não está tentando ser politicamente correto. Ele é simplesmente direto”, disse Malik. O irmão do líder americano vive no Quênia, mas já morou em Washington e trabalhou em várias empresas antes de se tornar um consultor financeiro independente. Muçulmano, Malik também afirma que é favorável à posição de Trump contra os membros de sua religião – o candidato propõe barrar todos os muçulmanos que tentarem entrar nos Estados Unidos como uma medida para se proteger do terrorismo. “Não se pode ter pessoas atirando contra pessoas por aí e matando em nome do Islã”, comentou. Em entrevista ao jornal New York Post, Malik também criticou a posição de seu irmão e da maioria do Partido Democrata em relação ao casamento gay. “Eu me sinto um republicano agora porque eles não acreditam na união entre pessoas do mesmo sexo”, afirmou, apesar de não ser uma opinião defendida por todo o partido. Os dois irmãos Obama não se conheciam até 1985, e mantiveram uma relação mais próxima no passado. Eles são filhos do mesmo pai, Barack Obama Sr., saiu do Quênia em 1959, deixando Malik com a mãe. Quando chegou aos Estados Unidos, o pai do presidente se matriculou na Universidade do Havaí, onde conheceu Stanley Ann Dunham, a mãe do líder americano. Ao todo, Barack tem sete meio-irmãos, dos dois lados da família. Malik já visitou o presidente no Salão Oval, na Casa Branca, e foi inclusive seu padrinho de casamento, mas a dupla acabou se distanciando. (Reuters)

Comente agora
25
Jul
Homem mata 15 e deixa 45 feridos durante ataque no Japão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:55h

Um homem invadiu um centro para pessoas com deficiência e matou pelo menos 15 presentes e deixou outros 45 feridos, de acordo com o Daily Mail. O assassino estaria portando uma faca, segundo o jornal inglês. O crime teria ocorrido por volta das 2h30 da manhã, hora local, na cidade de Sagamihara, a oeste da capital Tóquio. Na cidade há uma base militar americana.

Comente agora
25
Jul
EUA: Trump lidera pesquisa com 44% dos votos
Postado por: Anacley Souza / 18:12h

O candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano, Donald Trump, aparece com 44% dos votos, contra 39% da candidata democrata, Hillary Clinton, segundo pesquisa realizada pela CNN/ORC, divulgada nesta segunda-feira (25), dia em que começa a convenção democrata. Segundo a pesquisa, esse foi o melhor desempenho do bilionário de Nova York frente à Hillary desde setembro de 2015 e o salto mais significativo pós-convenção desde 2000. O magnata saiu mais fortalecido após a Convenção Republicana, que oficializou sua candidatura na semana passada. Entre os eleitores independentes, 43% declararam ter ficado mais propensos a apoiá-lo após a convenção. Após o encontro em Cleveland, 41% disseram ter desistido de votar no republicano. Antes da convenção, o número de apoiadores estava em 31%. Entre os eleitores brancos com diploma universitário, Hillary tem 44% das intenções de voto contra 39% de Trump. Na pesquisa anterior, a ex-secretária de Estado tinha quatro pontos porcentuais a menos. No entanto, Trump expandiu sua liderança entre os brancos sem diploma, passando de 51% para 62%. O porcentual de Hillary caiu de 31% para 23%.

Comente agora
25
Jul
FBI investiga ciberataque contra o Partido Democrata
Postado por: Débora Ayane / 15:32h

O FBI investiga um ciberataque contra o Partido Democrata, anunciou a polícia federal americana nesta segunda-feira (25) após a publicação pelo WikiLeaks de e-mails comprometedores para a campanha da candidata Hillary Clinton. O FBI procura determinar "a natureza e amplitude" deste ciberataque, declarou em um breve comunicado. O Wikileaks afirmou na última sexta-feira ter 19.252 e-mails do Partido Democrata, nos quais integrantes da formação falam de estratégias para vencer Bernie Sanders, senador por Vermont que enfrentou a ex-secretária de Estado nas primárias. Algumas autoridades e especialistas americanos afirmaram, de acordo com a France Presse, que o ciberataque, e a publicação dos e-mails, poderia ter sido ordenada por Moscou para favorecer Donald Trump, mais crítico da Otan que a sua rival democrata. Sanders exigiu no domingo a renúncia da presidente do Partido Democrata, Debbie Wasserman Schultz, que no mesmo dia anunciou que deixará o cargo ao término da convenção que será realizada a partir desta segunda na Filadélfia (Pensilvânia), para oficializar Hillary Clinton a candidata presidencial do partido.

Comente agora
25
Jul
Bebê morre após hospital confundir oxigênio com nitrogênio
Postado por: Willyam Reis / 09:49h

Um erro grave cometido por profissionais de um hospital de Sydney, na Austrália, fez com que um bebê morresse e outro ficasse em estado grave. Os bebês, com dois meses de vida, receberam acidentalmente óxido nitroso em vez de oxigênio. De acordo com o site 'The Australian', a informação foi confirmada na última quinta-feira pelo ministro da Saúde, NSW Jillian Skinner. "Estou profundamente triste pelas famílias do recém-nascido que morreu e do outro recém-nascido que foi severamente afetado. Após o gás errado ser aplicado, foi tentado uma reanimação neonatal no Bankstown-Lidcombe Hospital", disse Skinner em um comunicado nesta segunda-feira (25). Uma máquina de oxigênio em um dos leitos do hospital foi instalado incorretamente e certificado pela fornecedor de gás BOC Limited, em julho do ano passado, disse o ministro. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
25
Jul
Apreensão de droga comprada pela internet em sites do exterior sobe 64%
Postado por: Willyam Reis / 08:05h

Brasileiros têm utilizado cada vez mais a internet para importar sementes de maconha e outras drogas para evitar contato com a polícia e traficantes. Somente no ano passado, a Receita Federal localizou 2.359 sementes da erva, uma alta de 143% em relação a 2013, quando foi registrada a apreensão de 970 unidades. O total de drogas flagradas, incluindo cocaína e narcóticos sintéticos, somou 684 quilos, um aumento de 64% em relação aos 416 kg apreendidos em 2013. Os dados foram fornecidos por meio da Lei de Acessos à Informação. Atento ao público, empresas estrangeiras saíram da chamada "deep web" - local na internet em que as páginas não aparecem nas ferramentas de busca - e, instaladas em países onde a venda de sementes é permitida, apresentam sites com conteúdo totalmente em português e estimativas de preços em reais. Compradores relatam ainda a utilização de aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp, Telegram e Facebook, para acertar as transações. Um dos sites mais populares é o Seedsman, do Reino Unido, que apresenta opções para gostos variados, com diferentes preços. Uma das semente mais caras, por exemplo, sai por £ 44, cerca de R$ 154. A plataforma alerta seus usuários para eventuais riscos na aquisição: "Recomendamos que você verifique a legislação de seu país para confirmar se você pode comprar legalmente os produtos que vendemos. Todos os produtos vendidos no site são legais para venda no Reino Unido e na Europa". Porém, a plataforma oferece a opção de "envio secreto" - com um seguro em caso de extravio e uma embalagem "discreta" -, geralmente com algum tipo de brinde para disfarçar o produto. Ao mesmo tempo em que cresce a importação de sementes, pipocam no Brasil fóruns e páginas que ensinam a cultivá-las. Em junho, o dono de um canal no Youtube que ensinava a plantar a droga - que hoje conta com 43 mil inscritos - foi preso no Distrito Federal acusado de tráfico. Em sua casa foram achados cem pés de maconha. De acordo com a polícia, o autor da publicação na internet, um professor de 52 anos, criou uma cooperativa que cobrava colaborações mensais dos seguidores e, em troca, enviava a todos sementes da planta, ao custo de até R$ 75.

Comente agora
24
Jul
Explosão deixa um morto e 10 feridos na Alemanha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:48h

Uma explosão em um restaurante deixou um morto e vários feridos em Ansbach, Alemanha, cidade próxima a Nuremberg. De acordo com a SkyNews, ainda não há informações se a explosão foi acidental ou planejada. De acordo com o site, um festival de música que aconteceria nas proximidades foi cancelado. O ministro do interior do país está seguindo para o local. Na última semana diversos ataques foram registrados no país, o pior deles em Munique, quando um homem disparou contra a população e deixou 9 mortos antes de suicidar. Neste domingo, um refugiado sírio esfaqueou e matou uma mulher e deixou outras duas pessoas feridas em Reutlingen, no sul do país. Ele foi preso pela polícia.

Comente agora
24
Jul
Obama não virá para Jogos Olímpicos por medo do Rio de Janeiro, diz coluna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:01h

O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, não virá para o Brasil durante os Jogos Olímpicos. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, em O Globo, o democrata teme por sua segurança no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada mesmo após conversas com Alexandre de Moraes, quando ainda era secretário de Segurança de São Paulo, quando foi questionada a possibilidade de Obama se hospedar na capital paulista durante os jogos.

Comente agora
24
Jul
EI assume autoria de ataque suicida em Bagdá que matou 21 pessoas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:59h

Pelo menos 21 pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas em um ataque suicida em Bagdá. O atentado teve como alvo um posto de controle no norte da capital iraquiana, no bairro xiita de Kadhimiya. Entre os mortos estão pelo menos oito civis. Segundo a Agência Suptinik Brasil, o Estado Islâmico tem realizado ataques suicidas contra as forças de segurança e contra membros da comunidade xiita do país e reivindicou o atentado deste domingo (24). No dia 3 de julho, um homem-bomba matou 292 pessoas no bairro de Karrada, em Bagdá. Uma semana depois, um ataque a um templo xiita em Balad, ao norte da capital, causou 40 mortes. Estado Islâmico conquistou grandes áreas no norte e oeste de Bagdá, em 2014, mas as forças iraquianas vêm ganhando terreno desde então por meio de uma série de operações para reconquistar a área.

Comente agora
24
Jul
Vídeo: Tigres atacam e matam uma mulher em um zoológico da China
Postado por: TV Voz da Bahia / 15:23h

Uma mulher morreu e outra ficou ferida no ataque de tigres no zoológico Beijing Badaling Wildlife, em Pequim, na China, informou neste domingo (24) a imprensa local. O zoológico permite que os visitantes circulem de carro, mas os proíbem a deixar o veículo. No sábado (23), após de brigar com uma amiga, a mulher saiu do carro em meio ao passeio pelo parque. Um tigre do parque a atacou na mesma hora, forçando a outra mulher a intervir. A amiga também saiu do veículo e foi atacada por outro tigre, que a matou e arrastou seu corpo. A primeira visitante a ser atacada ficou apenas ferida e foi hospitalizada. As duas estavam acompanhadas por um homem e uma criança, que saíram ilesos. O parque foi fechado por precaução. Em 2014, um guarda do mesmo parque também foi ataque e morto por um tigre.

Veja o vídeo: 

Comente agora
24
Jul
Investigação encontra vários traços de cocaína em parque da Peppa Pig
Postado por: Willyam Reis / 15:09h

O jornal britânico "The Sun" realizou uma investigação e descobriu rastros de cocaína em diversos pontos do parque infantil Peppa Pig World, que fica em Hampshire, na Inglaterra. De acordo com o blog Page Not Found, do Globo, o diário britânico usou um reagente químico para detectar a presença de drogas. Em maio deste ano, uma lancheira com cocaína fora encontrada pela polícia no parque temático do desenho animado Peppa Pig. O local, inaugurado há seis anos, é classificado como "atração familiar" e recebe todo ano milhares de turistas. O Peppa Pig World possui montanhas-russas, área de jogos indoor, toboáguas e muitas outras atrações. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
24
Jul
Mães argentinas fazem 'mamaço' após polícia proibir amamentação
Postado por: Willyam Reis / 09:38h

Centenas de mulheres argentinas realizaram um "mamaço", neste sábado (23), em diversas cidades do país após duas policiais proibirem uma jovem de alimentar um recém-nascido em público. O protesto aconteceu em Mar del Plata, Rosario, Córdoba e Buenos Aires. De acordo com o G1, a proibição que motivou o protesto aconteceu no dia 12 de julho, em San Isidro, no norte do país, quando uma mãe retirou um dos seis da roupa para amamentar o filho de nove meses. Nesse momemtno duas agentes da polícia se aproximaram e pediram os documentos de identificação da mulher. A imprensa argentina ressaltou que as policiais disseram que a mãe não poderia amamentar em locais públicos. A partir de uma denúncia feita pela mãe repreendida, outras mulheres organizaram grupos, combinaram a manifestação e foram às ruas nesse sábado (23). Apresentadoras de um telejornal da província de Río Negro chegaram a amamentar seus filhos ao vivo em adesão ao protesto. "É algo natural. Por que escondê-lo?", disse Angie López Fernández, a apresentadora do "Notícias 10".

Comente agora
24
Jul
Foto de menino de 5 anos fumando e bebendo cerveja choca internautas
Postado por: Willyam Reis / 07:55h

A foto de um menino de cinco anos fumando e bebendo cerveja num parque viralizou na internet. Segundo informações do tabloide The Sun, a imagem foi captada na cidade de Tyumen, na Rússia. Segundo o jornal, a legenda da publicação original, postada na rede social russa VK, era: "Eu me pergunto se os pais estavam assistindo". Nos comentários, internautas demonstraram indignação e afirmaram que esse tipo de problema não existia na época soviética.(Noticias ao Minuto)

Comente agora
23
Jul
Piloto de voo da Malaysia pode ter premeditado queda, diz revista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:33h

Documentos obtidos pela revista “New York” mostram que o piloto Zaharie Ahmad Shah, do voo MH370 da Malaysia Airlines desaparecido em 2014, pode ter fugido com o avião em um ato premeditado de assassinato em massa e suicídio. O relatório apresenta novos resultados da investigação da polícia da Malásia. Segundo a revista, os documentos apontam que o piloto fez uma simulação de voo ao sul do Oceano Índico, um mês antes de o avião desaparecer em circunstâncias semelhantes. As informações são baseadas nas gravações das sessões do simulador de voo. Os agentes analisaram 5 HDs obtidos a partir do simulador. As rotas em teste traçadas previamente pelo piloto poderiam ser de seu interesse, de acordo com a revista. Um desses voos saía de Kuala Lumpur, ao noroeste do Estreito de Malaca, e em seguida vira à esquerda para o sul do Oceano Índico até o fim do combustível. A rota é similar a do voo desaparecido. Zaharie é o principal suspeito pelo desaparecimento do avião desde o início das investigações, mas até agora não existiam provas contra ele.

Comente agora
23
Jul
Autor de ataque em Munique agiu sozinho e não tem ligação com Estado Islâmico
Postado por: Willyam Reis / 10:20h

Não há razões para acreditar que o suspeito por trás do tiroteio de Munique estivesse ligado ao grupo extremista Daesh, disse o chefe da Polícia de Munique, Hubertus Andrae, neste sábado (23). "O atirador tinha 18 anos, nasceu e cresceu em Munique e era um aluno da escola. Uma busca foi conduzida no seu apartamento e no quarto onde ele morava. A busca não identificou nenhuma ligação ao Daesh [Estado Islâmico]", disse Andrae durante entrevista coletiva organizada pela emissora N-24. "Não há indicaões de que, além do criminoso que cometeu suicídio, houvesse outras pessoas envolvidas nos acontecimentos da sexta-feira (22). Do nosso ponto de vista, está claro que estamos lidando com um lobo solitário", acrescentou. Segundo a agência Sputnik Brasil, o chefe da polícia frisou que o ataque não tem relação com a questão dos migrantes. "No total, 10 pessoas foram mortas e 27 ficaram feridas, incluindo um adolescente que sofreu ferimentos graves", disse Hubertus aos jornalistas na entrevista coletiva. O chefe de polícia estadual disse ainda que o atirador não tinha licença para o porte de arma e que carregava uma pistola Glock usada. O atirador suspeito também tinha 300 munições em uma mochila. Nesta sexta, um homem abriu fogo indiscriminadamente contra pessoas nas imediações de um movimentado shopping em Munique, na Alemanha. (BN)

Comente agora
23
Jul
Explosão mata ao menos 50 pessoas em Cabul, no Afeganistão
Postado por: Willyam Reis / 09:37h

o menos 50 mortos e feridos foram levados para um hospital de Cabul, capital do Afeganistão, neste sábado (23), depois de um atentado contra uma passeata pacífica, informou um porta-voz do ministério da Saúde, Ismail Kawoosi. Milhares de afegãos da minoria xiita hazara protestava próximo à Universidade de Cabul, exigindo mudanças num projeto multimilionário de transmissão de energia, quando houve a detonação. Fotografias postadas em redes sociais mostram corpos atingidos no local. Imagens de uma grande nuvem de fumaça e de ambulâncias circulando na região do atentado foram divulgadas pela emissora local. Um fotógrafo da AFP presente no lugar dos fatos viu "dezenas de corpos", muitos deles "desmembrados". 

Comente agora
22
Jul
Três mil imigrantes morreram no Mediterrâneo
Postado por: Anacley Souza / 23:24h

Cerca de três mil imigrantes e refugiados morreram desde o começo do ano tentando entrar na Europa pelo Mar Mediterrâneo, apontou relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgado nesta sexta-feira. O número, no entanto, não inclui os 20 corpos encontrados nas últimas 24 horas na região do Canal da Sicília. Apesar de ser o terceiro ano consecutivo que o número de mortes ultrapassa 3 mil, é a primeira vez que a marca é atingida tão cedo. O porta-voz da OIM, Joel Millman, explicou que "em 2014, o número foi registrado em setembro e em 2015, em outubro". Ainda de acordo com dados da OIM, nos últimos quatro meses foram registradas, em média, 20 mortes de imigrantes no mar diariamente. A rota que liga o norte da África à Itália é a mais perigosa, apesar de ser menos usada que a via pelos Bálcãs. A OIM estima que desde o dia 1 de janeiro até 20 de julho ao menos 242.179 imigrantes e refugiados tenham entrando no continente europeu por via marítima, sendo 81.034 desembarcaram na Itália. (Ansa)

Comente agora
22
Jul
Atirador mata nove e se suicida em shopping de Munique, diz polícia
Postado por: Anacley Souza / 22:35h

Um tiroteio deixou ao menos dez mortos em Munique nesta sexta-feira (22), entre eles um homem que se suicidou e que seria o responsável pelo ataque. Segundo a polícia, o atirador é um rapaz de 18 anos com nacionalidades alemã e iraniana. Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave. Segundo a polícia, a situação na cidade está sob controle. Segundo o chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrä, o incidente teve início em uma filial do McDonald's anexa ao shopping center Olympia, nos arredores do estádio olímpico de Munique. Depois, o atirador entrou no centro comercial. Um corpo, que seria o do criminoso, foi encontrado nos arredores do centro comercial. De acordo com Andrä, o suspeito era morador de Munique há pelo dois anos. Ao contrário dos relatos de testemunhas feitos mais cedo, o atirador usou uma pistola, e não uma arma de cano longo. Questionado sobre quantos tiros foram disparados e o tipo de arma usada, Andrä disse que, como a investigação está em andamento, a polícia não divulgaria estas informações. Mais cedo, autoridades buscavam três atiradores. Segundo Andrä, duas pessoas vistas deixando o local dos ataques em um veículo inicialmente foram consideradas suspeitas. Mas, foram descartadas com base nas imagens de câmeras de segurança. A polícia acredita que o atirador agiu sozinho. Segundo o chefe de polícia, os nomes das vítimas só serão divulgados depois que as famílias forem avisadas sobre as mortes. Há adolescentes entre os mortos. Entre os feridos, 16 seguem internados e três estão em estado grave. Segundo o chefe de polícia, há crianças entre os feridos. A polícia disse não conseguir confirmar, no momento, a veracidade dos relatos de que o atirador teria gritado "Eu sou alemão" durante o ataque, e pediu para que os cidadãos enviem vídeos do momento à corporação. Por enquanto, as autoridades não têm indícios da motivação do ataque. Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do atentado.

Comente agora
22
Jul
Avião da força aérea indiana desaparece com 29 pessoas a bordo
Postado por: Anacley Souza / 19:38h

A Índia colocou em andamento uma grande operação de busca nesta sexta-feira para tentar encontrar um avião da força aérea que se dirigia às ilhas indianas de Andaman e Nicobar e desapareceu com 29 pessoas a bordo. Cinco aviões de vigilância, assim como treze navios da marinha e barcos da guarda-costeira, começaram as buscas para encontrar o avião de transporte militar de construção russa AN-32, desaparecido aparentemente acima do golfo de Bengala. A aeronave sumiu pouco depois de decolar de Chennai, antiga Madras, metrópole do sul do país. “Operação de busca e salvamento de grande amplitude lançada para encontrar o AN-32 que deveria pousar em Port Blair (capital das ilhas) às 11h30. Mobilização máxima realizada o mais rápido possível”, indicou o ministério da Defesa no Twitter. O último contato com o avião, que transportava em sua maioria militares, além de seis membros da tripulação, foi feito 15 minutos antes da decolagem. Estas aeronaves podem voar durante quatro horas sem precisar reabastecer. Uma fonte da Indian Air Force (IAF) disse à AFP que os dados do radar mostravam que o avião desaparecido havia feito uma guinada brusca para a esquerda antes de perder altitude rapidamente. “Cruzamos os dedos. Esperamos e rezamos para que isso termine bem”, disse, pedindo o anonimato. Buscar um avião assim no oceano é complexo e averiguar qual foi a última posição conhecida da aeronave é crucial, indicou um antigo comandante, Anil Chopra, no Twitter. “Infelizmente, a cobertura de radar da costa leste da Índia não se estende por toda a zona. À medida que o tempo passa, a incerteza e os riscos aumentam”, escreveu.

Comente agora
22
Jul
Cidade nos EUA tem água contaminada por maconha
Postado por: Anacley Souza / 18:27h

Uma cidade do Colorado, nos EUA, orientou seus habitantes a não beberem água diretamente da torneira depois que foi detectada a presença de tetraidrocanabinol (THC) nos reservartórios da cidade. O composto é a principal substância psicoativa encontrada na maconha. Com cerca de 730 habitantes, Hugo, no Colorado, não registrou nenhum caso de contaminação. A cidade fica a 160 quilômetros da capital do estado, Denver. Apesar de o cultivo e venda da erva ser liberada no estado, a maconha não é legalizada na cidade. Investigadores afirmam que cinco poços da cidade foram contaminados, mas ainda não se sabe se foi um acidente ou um ato deliberado. O FBI e a agência de investigação do Colorado estudam as circunstâncias do caso. Uma empresa da região que tem entre suas políticas o teste de drogas entre os funcionários foi o primeiro a detectar o THC na água. O Departamento de Sáude Pública descartou possíveis danos a longo prazos associados ao consumo da água contaminada. Os efeitos são semelhantes ao do consumo de alimentos feitos por maconha.

Comente agora
22
Jul
Zika vírus é encontrado ativo em sêmen, 93 dias após o contágio
Postado por: Débora Ayane / 17:13h

Pesquisadores encontraram Zika vírus ativo numa análise de sêmen, 93 dias depois do início dos sintomas, segundo um novo relatório de especialistas em saúde de Toulouse, na França. O sêmen infectado com o vírus pertence a um francês de 27 anos que, em março, sentiu sintomas da doença contraída na Tailândia entre os meses de outubro e novembro do ano passado. O caso foi divulgado nesta semana pelo jornal médico The Lancet. O recorde anterior da sobrevivência do vírus em sêmen era de 62 dias depois do começo dos sintomas. Este novo caso destaca que as pessoas que retornam de áreas onde o Zika não é endêmico, como a Tailândia, podem também ser infectadas, segundo o relatório. O vírus é transmitido por meio de picadas de mosquitos infectados, relações sexuais e de mãe para filho, por meio da placenta. A possibilidade da presença "prolongada" do vírus deve estar em mente das pessoas que planejam ter filhos, destaca o relatório. O Zika encontra-se relacionado com a microcefalia - um encolhimento do cérebro e do crânio - em bebês e, em casos raros, pode causar problemas neurológicos fatais em adultos. A existência do período de seis meses para monitorar a sobrevivência do vírus em pessoas infectadas "deve ser expandido para pacientes que retornam de áreas não-epidêmicas", escreveram os especialistas em saúde.(N. ao Minuto)

Comente agora
22
Jul
Tiroteio em shopping de Munique deixa mortos
Postado por: Débora Ayane / 14:22h

Um shopping de Munique, na Alemanha, foi alvo de tiroteio nesta sexta-feira (22). Ainda não há confirmação sobre as circunstâncias ou sobre motivação para o crime, mas segundo a rede CNN o incidente ocorreu por volta das 18h (horário local). O tiroteio ocorreu no shopping Olympia-Einkaufszentrum, no distrito de Moosach, já foi encerrado. A polícia isolou a área e pediu que a população deixe as ruas e fique em casa. De acordo com a rede de televisão alemã DW, ainda não há precisão sobre número de vítimas, mas a polícia local já confirmou que há mortos. Lynn Stein, que se apresentou como funcionária de uma das lojas do shopping, disse que o atirador estava dentro do empreendimento. “Eu ouvi vários tiros. Estava indo comprar alguma coisa enquanto minha colega de trabalho ainda estava na loja. As pessoas começaram a correr e eu também corri para fora. Mais pessoas saíram e eu ouvi mais tiros. Depois parece que foi para um estacionamento do lado do shopping e atirou mais vezes lá”, contou.

Comente agora
21
Jul
Parada Gay de Jerusalém bate recorde de participação
Postado por: Anacley Souza / 23:26h

A Parada Gay de Jerusalém reuniu cerca de 25.000 pessoas, nesta quinta-feira (21), que desfilaram rodeadas por um impressionante dispositivo de segurança para evitar agressões, um ano depois que uma adolescente foi assassinada por um judeu ultraortodoxo durante a marcha. A imprensa israelense destacou uma participação recorde nessa festa destinada a promover a tolerância, depois da forte polêmica levantada pelas declarações homofóbicas de certos rabinos nas últimas semanas. A polícia, que havia mobilizado mais de 2.000 agentes, assegurou ter desmantelado um projeto de ataque contra os participantes do desfile. A agressão teria sido planejada pelo irmão de Yishai Shlissel, o ultraortodoxo que matou, no ano passado, uma menina de 16 anos e feriu outros cinco participantes. Michael Shlissel foi detido e sua prisão será prolongada até sexta-feira. O assassinato de Shira Banki deflagrou fortes críticas sobre a ineficácia do dispositivo policial. Shlissel foi colocado em liberdade algumas semanas antes, após cumprir pena de prisão por ter ferido outras três pessoas na Parada Gay de 2005. Para evitar um novo drama neste ano, a polícia decidiu adotar medidas drásticas para garantir a segurança dos milhares de participantes esperados no desfile. Todas as ruas que dão acesso à marcha foram cercadas horas antes de seu início. Durante o desfile, 30 "suspeitos" que tinham por objetivo "perturbar o andamento" da marcha foram detidos, e a polícia descobriu que vários deles tinham facas. Apesar dos temores de agressão, a Parada transcorreu sem distúrbios em meio a um mar de bandeiras do arco-íris e israelenses. 'Princípio de igualdade' O ministro de Segurança Interior, Gilad Erdan, presente no desfile, disse à AFP que se tratava de uma "marcha da tolerância" para expressar "solidariedade".

Comente agora
21
Jul
Família de Pavarotti proíbe Trump de usar música
Postado por: Anacley Souza / 23:03h

A família do tenor italiano Luciano Pavarotti, morto em 2007, divulgou nesta quinta-feira (21) uma carta na qual pede para o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, não usar mais uma música cantada pelo artista em sua campanha. Ao longo deste ano, a equipe do magnata tocou em diversos comícios a ária "Nessun dorma" ("Que ninguém durma", em tradução livre), composta por Giacomo Puccini e interpretada por alguns dos mais célebres tenores italianos, incluindo Pavarotti. A versão do "Maestro" ganhou fama durante a Copa do Mundo de 1990, quando era usada para abrir as transmissões televisivas na Inglaterra, e foi cantada também na abertura dos Jogos de Inverno de Turim, em 2006, ocasião da última apresentação do tenor. "Tomamos conhecimento que a ária 'Nessun dorma' interpretada por Luciano Pavarotti está sendo utilizada como parte da trilha sonora da campanha eleitoral de Donald Trump.

Comente agora
21
Jul
Número de bebês com malformações por zika sobe para 12 nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 22:04h

O número de bebês nascidos nos Estados Unidos com malformações congênitas associadas ao vírus da zika subiu para 12, segundo informou os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nesta quinta-feira (21). Os dados representam um aumento de três casos desde o último boletim, divulgado pela instituição último dia 9. Há também um alta no número de mulheres grávidas com evidências de terem sido infectadas pelo vírus, que agora já são 400. As autoridades americanas investigam atualmente dois possíveis casos de contágio autóctone no estado de Utah e na cidade de Miami, na Flórida. Um deles pode ter sido provocado por uma nova forma de contágio, e não através de picada de mosquito ou transmissão sexual. Os CDC também tentam descobrir a origem do contágio de uma pessoa em Utah. A paciente nunca viajou para áreas de contágio de zika, nem teve relações sexuais com alguém que tenha estado exposto ao vírus. Além disso, as autoridades se mantêm em alerta depois que, nesta semana, foi divulgado o caso de uma mulher em Miami com o vírus que não viajou para nenhuma das áreas afetadas, o que disparou o temor de que tenha sido infectada através de uma picada de mosquito. No entanto, as autoridades de saúde da Flórida afirmaram hoje que não se descarta uma transmissão por via sexual neste caso.

Comente agora
21
Jul
Depois de tentativa de golpe, Turquia suspende Convenção Europeia de Direitos Humanos
Postado por: Anacley Souza / 21:34h

A Turquia decidiu suspender temporariamente a Convenção Europeia de Direitos Humanos, que inclui as liberdades fundamentais dos homens e a proibição da pena de morte - autorizada apenas em caso de uma guerra. O documento europeu é uma referência àquele aprovado pela Organização das Nações Unidas em 1948 sobre os direitos humanos. A medida vigorará durante o estado de emergência, decretado por três meses pelo governo do presidente Recep Tayyp Erdogan após uma tentativa fracassada de golpe de Estado do Exército turco. A suspensão temporária pode ser solicitada com base no Artigo 15 da Convenção, que afirma que "em caso de guerra ou outro perigo público que ameace a vida da nação", um país signatário da medida "pode revogar suas obrigações". O anúncio da suspensão da Convenção Europeia foi feito nesta quinta-feira (21) pelo vice-primeiro-ministro do país, Numan Kurtulmus. "A França também declarou o estado de emergência e suspendeu a Convenção Europeia de Direitos Humanos", comentou, referindo-se às medidas adotadas por Paris após os atentados de 13 de novembro, cometidos pelo grupo Estado Islâmico e que deixaram 130 mortos. No caso da Turquia, porém, a suspensão gera temor pelo risco do governo de Erdogan violar direitos humanos e restringir liberdades democráticas. Em várias ocasiões, a Turquia foi acusada por ativistas, organizações não governamentais (ONGs) e outros países de perseguir opositores ao governo de Erdogan apenas pelo fato de eles descordarem das decisões de Ancara.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com