As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 04/09/2015








Enquete



Reflita

Blog

Bahia

03
Set
TRE-BA suspende atividades na próxima segunda-feira (7) em decorrência do feriado nacional
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:33h

Em virtude do feriado de 7 de setembro – celebração da Independência do Brasil – o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) não funcionará na próxima segunda-feira (7/9). A Secretaria, os cartórios eleitorais da capital e os postos de atendimento ao público da Justiça Eleitoral localizados nos SACs (Capital e interior) e a Casa de Justiça e Cidadania (Shopping Baixa dos Sapateiros), também permanecerão fechados. Nos cartórios eleitorais, situados no interior (em sede própria ou locada), o expediente estará do mesmo modo suspenso. Os atendimentos ao público retornam normalmente na terça-feira, dia 8/9.

Comente agora
03
Set
‘Por enquanto’, Bahia não vai parcelar salário de servidores, garante Manoel Vitório
Postado por: Ionara Peixoto / 18:00h

Apesar do cenário de crise no plano nacional, a Bahia não deve enfrentar o parcelamento do salário dos servidores, como já acontece em outros 10 estados brasileiros. A garantia é do secretário da Fazenda, Manoel Vitório, que assegurou, nesta quinta-feira (3), que o estado está “fazendo todo o esforço possível para que isso não ocorra”. “Por enquanto, não está no nosso horizonte [parcelamento de salários], pois estamos mantendo o equilíbrio fiscal, mas ele é frágil”, apontou Vitório, ao Bahia Notícias. Segundo ele, os ajustes realizados no final de 2013, ainda no governo de Jaques Wagner, e de 2014, já sob a coordenação do governador Rui Costa, permitiram um cenário menos difícil na Bahia. “A verdade é que nós estamos subordinados a arrecadação e a arrecadação tem tido um comportamento que não é só de frustração não. Mas também de difícil prognóstico. A gente se preparou para a chuva. Só não sabia que ia ser temporal”, completou o titular da Fazenda. De acordo com Vitório, a Bahia segue com “certo nível de investimento”, para dar “estabilidade para os seus agentes para que as coisas aconteçam”. “Discutimos sempre com o governador alternativas e ações que poderiam fazer neste ou naquele cenário, mas o que importa é que a Bahia teria alternativas para ultrapassar esse momento difícil”, frisou o secretário.(BN)

Comente agora
03
Set
Feira de Santana: Ex-tatuadora chega a 240 kg em menos de um ano e espera bariátrica
Postado por: Samile Macedo / 11:06h

Uma mulher de trinta anos, que mora em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, faz apelo para realizar cirurgia bariátrica. Adizaite Gomes engordou 140 kg em menos de um ano e atualmente pesa 240 kg. O peso impede a ex-tatuadora de fazer coisas básicas, como caminhar, se alimentar e dormir. Em outubro do ano passado, quando chegou em Feira de Santana, a cearense pesava aproximadamente 100 kg. “As pessoas diziam que eu estava mais gorda, mas eu não percebia. Tenho dificuldade de andar, de respirar, está tudo mais difícil, dói os pés, a coluna”, conta a ex-tatuadora. Atualmente, a jovem anda com bastante dificuldade e relata que tem problemas até para dormir, porque se sente sufocada a depender da posição. Para fazer as tarefas de rotina como pentear o cabelo e tomar banho, conta com a ajuda do companheiro. Desempregada, Adizaite Gomes mora de favor no bairro Pedra do Descanso, e há meses não sai de casa. “Eu não faço nada, só deito. Nem tomar banho eu tomo só. Eu não durmo deitada, eu durmo sentada porque sufoca”, relata. 

Comente agora
03
Set
Universal é condenada por estimular fiel a largar camisinha e tratamento de Aids
Postado por: Samile Macedo / 10:23h

Um homem portador do vírus da Aids ganhará R$ 300 mil em indenização por danos morais após a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) influenciá-lo a interromper seu tratamento médico em nome da cura pela fé. A decisão foi da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Conforme os autos do processo, o homem teria sido motivado a se relacionar sexualmente com a mulher sem o uso de preservativos, adquirindo então o vírus da doença. Ele também teria sido obrigado a ceder bens materiais para a igreja, segundo informações do site do TJ-RS. O colegiado chegou a esse valor da indenização após ser informado do estado crítico de saúde a que o homem chegou por deixar de tomar a medicação, em setembro de 2009. Poucos meses depois, com a queda da defesa imunológica, o soropositivo ficou em coma induzido por 40 dias devido a uma broncopneumonia. O homem e ficou hospitalizado durante 77 dias. A vítima, que adquiriu o vírus em 2005, chegou a perder 50% do peso. Para o relator do processo, o desembargador Eugênio Facchini Neto, os laudos médicos e o depoimento de uma psicóloga são provas de que o abandono do tratamento pelo paciente, assim como o próprio contato com o vírus, resultou das visitas aos cultos.

Comente agora
03
Set
Travessia para Mar Grande vai operar com 14 embarcações no feriadão; veja
Postado por: Samile Macedo / 10:04h

A travessia Salvador - Mar Grande vai operar com 14 embarcações a partir de sexta-feira (4). O esquema especial montado para o feriadão de 7 de setembro, Independência do Brasil, terá saídas a cada 15 minutos a depender da demanda. O horário normal de funcionamento será das 5h às 20h. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a travessia Salvador-Morro de São Paulo e as escunas que fazem o tour turístico pelas ilhas da Baía de Todos-os -Santos também estarão operando com plena capacidade, a fim de agilizar ao máximo a viagem dos usuários. A expectativa é que o movimento de saída da cidade com destino à Ilha de Itaparica aumente a partir das 12 horas de sexta-feira. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo vai colocar em tráfego a frota de catamarãs e lanchas rápidas, com oferta de cinco horários por dia aos baianos e turistas que querem passar o feriadão na famosa Ilha de Tinharé. As escunas do tradicional “Passeio às Ilhas” são outra opção para um tour pelo mar calmo da Baía de Todos-os-Santos. As escunas partem sempre às 9h do Terminal Náutico, no Comércio, e retorna às 17h30m. A tarifa praticada é de R$ 40. 

Comente agora
03
Set
Salvador já tem mais de 40 mil ambulantes
Postado por: Samile Macedo / 09:23h

No final da estrada Velha do Aeroporto, no bairro de São Cristovão , em um trecho de quase 500 metros da Avenida Dorival Caymmi e uma área de denominada como Praça do pé Sujo, já não existem espaços para os pedestres andarem. Calçadas, portas de lojas, pontos de ônibus estão ocupados por bancas, tabuleiros, caixotes e todo tipo de equipamentos utilizados pelos vendedores ambulantes. São mais de 500, segundo as estimativas da Prefeitura de Salvador. O comércio ambulante em Salvador vem crescendo nos últimos meses e espelha o retrato da crise econômica e do desemprego na capital baiana. Segundo avaliação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o cenário que se delineia para os próximos meses é negativo na área de geração de empregos na Região metropolitana de Salvador. A análise da SEI levou em conta os dados divulgados na última pesquisa da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou um saldo 31 mil empregos a menos na Bahia. Essa situação tem levado a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Ordem Pública (Semop) a uma situação inusitada. Buscar áreas públicas disponíveis próximos a esses locais para construir espaços disciplinados para o comércio ambulante, e tentar formar parcerias com a iniciativa privada, quando estas são donas dos espaços, para a cessão dessas áreas, como vem sendo negociado nos bairros de São Caetano e Calçada. “É o retrato do desemprego”, diz a secretária Municipal de Ordem Pública, Rosemma Burlacchini Maluf. 

Comente agora
03
Set
Travesti volta à identidade masculina e depois desiste: 'batalhão de conflitos'
Postado por: Samile Macedo / 08:43h

"Há desejos na vida que não entendemos e não sabemos explicar", revela Paula Lins, de 39 anos. Há um mês, reassumiu a identidade feminina após uma série de reviravoltas. Ainda garoto, aos oito anos, já se interessava por atividades consideradas de meninas à época, como brincar de cozinha. Também se sentia atraído por outros meninos, mas ainda não entendia. Aos 12, saiu de casa e durante seis anos tomou hormônios femininos. Aos 24 anos, Paula abandonou o nome de Clécio Gomes Araújo e passou a se identificar como mulher. Deixou a cidade de Conceição do Coité, no semiárido baiano, e morou em Salvador e na Itália. Quinze anos depois, de volta à cidade natal, retomou a identidade masculina. Foi abraçado por uma instituição religiosa, mas continuava sentindo-se à margem da sociedade. "Desisti não pelo sexo, mas pela falta de oportunidades", disse sobre a escolha de recuperar os traços de mulher. Sem dinheiro e ofertas de emprego no mercado formal, Paulinha Lins, como é conhecida, se reencontrou com a atividade que fez parte da sua vida desde que se assumiu travesti pela primeira vez. "Estou em Salvador há 15 dias. Voltei a fazer programa na orla. Hoje, está bem mais difícil. A situação está terrível. Está pior do que quando comecei", revela. Ainda com identidade masculina, saiu de casa aos 12 anos. Morava com os pais e mais 10 irmãos. Atraído por garotos, sentia-se diferente. "Eu estava entre os três irmãos mais novos. Eles tinham vergonha de andar comigo, me achavam afeminado. Meu pai me chamava de 'viado'. Entendo que as pessoas naquele tempo tinham dificuldade de aceitar", reflete. Sem perspectivas de futuro, decidiu ir para a sede do município morar com uma irmã.

Comente agora
03
Set
Quase 70% dos baianos são contra o horário de verão, mostra pesquisa
Postado por: Samile Macedo / 08:19h

Nos últimos anos, quando a primavera chega, um assunto se insere nas discussões de maneira bem democrática: dos bares na periferia às reuniões em grandes empresas, questiona-se se a Bahia vai ou não entrar no horário de verão. Por isso, o Grupo Metrópole resolveu trazer novos dados para enriquecer a questão. Foi encomendado ao Instituto Dataqualy uma pesquisa que ouviu a opinião de 411 baianos sobre a possibilidade da Bahia voltar a aderir o horário de verão. A resposta foi enfática: a maioria da população é contra o alinhamento do relógio com os 11 estados do país no período de 19 de outubro a 22 de fevereiro. Foram ouvidos homens e mulheres a partir de 16 anos em bairros que compõem as 20 zonas eleitorais de Salvador e, com 95% de confiabilidade, a pesquisa mostrou que 69% dos entrevistados são contra a inclusão da Bahia no horário de verão. O levantamento mostrou ainda que a rejeição é maior entre as mulheres e entre pessoas com renda de até R$ 788, com 78%. Na renda acima de R$ 3.142, a negativa também é grande: os números mostraram que 69% dos entrevistados deste grupo também não querem o horário de verão. Neste segmento, só 29% são a favor.   

Comente agora
03
Set
Pixuleco, ou Lula inflado, vai passar também por Salvador
Postado por: Samile Macedo / 07:49h

O Pixuleco, boneco representando o ex-presidente Lula vestido de presidiário, que tem percorrido várias capitais, também aportará em Salvador. A operação para trazer o bonecão, conhecido também como Lula Inflado, está sendo executada sob o maior sigilo, mas tudo indica que sua chegada não deve passar do mês de setembro. Pixuleco também já tem local para desfilar. Será no Farol da Barra, de preferência no domingo, quando o espaço fica coalhado de gente. O sigilo justifica-se pelos atentados que Pixuleco ou Lulão, como alguns o têm chamado, já sofreu. Em São Paulo, um militante petista partiu para cima da geringonça furando-lhe a perna e fazendo com que fosse esvaziado. Aqui, dizem os “anfitriões” de Pixuleco, eles não aceitarão tal desfeita. (Política Livre)

Comente agora
02
Set
Em Salvador, Polícia Civil recebe curso de agentes dos EUA
Postado por: Anacley Souza / 23:06h

Policiais baianos participam até sexta-feira (4) de um curso com agentes de investigação dos EUA. Nesta quarta, houve uma aula prática do Curso de Investigação de Homicídio, ministrada pelo Departamento de Polícia de Miami (MPD), com a reprodução de uma cena de crime para treinamento dos policiais. O treinamento foi na Coordenadoria de Operações Especiais (COE), na área civil do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. A intenção é treinar a preservação do local de crime, coletar materiais e pegar depoimentos das pessoas que presenciaram o fato. A realização do curso é resultado de parceria do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com a Embaixada Norte-Americana. Ao todo, 48 policiais baianos, sendo 28 delegados ou investigadores, três peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e 17 policiais civis de outros estados brasileiros participam da ação. Sob a coordenação do comandante do setor de homicídios do MPD Carlos Castellano, o curso inclui disciplinas como Comunicação entre os Investigadores, Documentação de Evidências (Provas), Localização de Vestígios e a captura do autor do crime. O delegado Evilásio Bastos Filho, coordenador da Gestão e Integração da Ação Policial da COE, disse que a polícia baiana já faz um isolamento da área de crimes, mas que esse ponto precisa ficar ainda mais destacado em toda cultura policial - e até da sociedade. "“A própria população dos Estados Unidos já tem isso internalizado. As forças policiais quando chegam já têm isso internalizado. De que o local do crime tem que ser preservado a todo custo, até que a perícia possa liberar aquele espaço para os demais trabalhos", afirma. (Correio)

Comente agora
02
Set
Governo ainda procura 455 servidores em processo de recadastramento
Postado por: Anacley Souza / 19:40h

Ao menos 455 servidores estaduais continuam sumidos do banco de dados do governo estadual, segundo a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). A maior parte deste grupo é composta por funcionários cedidos a prefeituras por meio de convênios. Na primeira etapa do recadastramento, 723 servidores não haviam sido localizados e foram retirados da folha de pagamento. Dois dias após a suspensão dos salários, 268 regularizaram os cadastros. Deste total, 126 já receberam salário em folha complementar nesta quarta-feira (2). Os outros 142 vão receber seus proventos na próxima semana, também em folha complementar. No recadastramento, o procedimento previa que os servidores estaduais atualizassem os cadastros no Portal do Servidor e depois tivessem seus dados validados pelos chefes imediatos para que fossem considerados localizados. Segundo a Saeb, em diversos casos a validação não ocorreu. A expectativa da Secretaria da Administração é que os 455 restantes tenham cadastros validados pelos chefes imediatos dos municípios onde trabalham. A maioria dos servidores não localizados é lotada nas secretarias da Saúde e Educação. Ao final do recadastramento, em casos de não localização de servidores, a Saeb vai abrir procedimentos administrativos para apurar possíveis irregularidades.

Comente agora
02
Set
Voo é cancelado após 20h de atraso no Aeroporto de Salvador
Postado por: Anacley Souza / 18:57h

Cerca de 200 passageiros esperam há mais de 20 horas para embarcar em voo para Espanha, no aeroporto de Salvador. Em conversa com o G1, a estudante Larissa Guimarães Oliveira, que é uma das passageiras, disse que todos chegaram a entrar na aeronave da empresa aérea Air Europa na terça-feira (1°), mas foram informados de problemas técnicos no avião. Por conta da situação, muitos resolveram descer da aeronave e o voo foi cancelado. Larissa é estudante de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, e estava indo para Valência, na Espanha, para particpar do programa Ciências sem Fronteiras. Ela faria conexão em Madri, mas por conta da situação, perdeu o voo. Ela está acompanhada de um amigo que também participará do programa. De acordo com o setor de atendimento da Air Europa, a empresa não possui assessoria de imprensa no Brasil. O G1 tentou entrar em contato com o responsável pela assessoria da companhia aérea na Espanha, mas ele não foi localizado. O setor de atendimento da empresa na Bahia confirmou que houve um problema técnico na aeronave, e revelou que parte dos passageiros embarcarão no início da noite desta quarta (2), enquanto o restante viaja nesta quinta (3). Ainda segundo Larissa, na madrugada de quarta-feira, as pessoas começaram a voltar para casa ou foram encaminhadas para hotéis. "No telão estava confirmado o voo. Depois que informaram problemas técnicos, os passageiros ficaram nervosos. Foi oferecido hotel e táxi, mas eles não ligaram para informar sobre a nova saída e até agora estamos sem previsão", relatou.

Comente agora
02
Set
Dona de casa que teve filha em táxi recebe alta de hospital em Salvador
Postado por: Ionara Peixoto / 15:39h

A dona de casa Carla Reis, que deu à luz dentro de um táxi em Salvador, recebeu alta da maternidade no início da tarde desta quarta-feira (2). Em contato com o G1, Carla disse que ela e a filha passam bem. A garotinha nasceu dentro do veículo no meio de um engarrafamento de uma das vias mais movimentadas de Salvador. O parto aconteceu na manhã de terça-feira (1°), na Avenida Paralela, na altura do Viaduto Nelson Dahia. "Nunca imaginei que ia ter no táxi. Foi rápido demais", afirmou. O nascimento da criança foi filmado pelo taxista com um telefone celular.Após o nascimento da criança, o que não faltaram foram sugestões para o nome da menina. Algumas pessoas chegaram a indicar até o da apresentadora Angélica, por causa da música 'Vou de Táxi'. "Todo mundo aqui do hospital tá indicando Angélica, porque nasceu em um táxi", destacou Carla, em entrevista à TV Bahia horas após o parto. Na manhã desta quarta, Carla disse que realmente está pensando em batizá-la de Angélica Vitória.

Comente agora
02
Set
Mais de 25% dos municípios da BA têm Índice de Vulnerabilidade Social considerado elevado
Postado por: Ionara Peixoto / 13:17h

A Bahia tem o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) em 25,4% dos municípios do estado considerado como muito alto. Levantamento divulgado na terça-feira (1) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 106 cidades baianas têm IVS muito alto e outras 228 são consideradas com elevada vulnerabilidade. Os dados são resultado de um comparativo entre os indicadores de 2000 e 2010 - quanto mais próximo de 1, maior é a vulnerabilidade. Apesar dos índices, o estado melhorou sua colocação e saiu da taxa de 0,552 (vulnerabilidade muito alta), em 2000, para 0,403 (vulnerabilidade alta) em 2010. Conforme explicou ao Correio o sociólogo Ordep Serra, o avanço do estado é motivado pela mudança na distribuição de renda. "Nos últimos anos, a transferência de renda foi melhor, o que justifica este decrescimento da taxa de vulnerabilidade", disse Serra ao jornal. A cidade de Luís Eduardo Magalhães registrou o menor IVS, de 0,267. Na ponta oposta, Lamarão, no Nordeste baiano, é a cidade com IVS mais elevado: 0,648. A nível nacional, o Brasil registrou queda de 27% nos índices, passando de 0,446 em 2000 para contabilizar 0,362 em 2010. Com isso a margem de alta vulnerabilidade social passa a ser média. O levantamento considera condições de infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho. (BN)

 

Comente agora
02
Set
Prontuário eletrônico: Com investimento de R$ 5,5 mi, Bahia recebe 1.516 computadores
Postado por: Samile Macedo / 12:28h

Com investimento de mais de R$ 5,5 milhões, o Ministério da Saúde entregou 1.516 computadores para 295 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Bahia. De acordo com a pasta, os equipamentos, distribuídos em 28 municípios do estado, beneficiarão mais de 524 mil brasileiros atendidos nas unidades. Por meio de prontuário eletrônico, os equipamentos terão a função de reunir todas as informações de acolhimento do paciente nas diferentes áreas, para possibilitar organização e maior agilidade de acesso às informações. Ao todo, foram entregues 25 mil computadores em cerca de 5 mil UBS do país, com investimento de R$ 91,2 milhões. Os computadores já serão entregues com a nova versão do prontuário eletrônico para a atenção básica, que foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde no último mês de julho. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, é importante que os municípios mantenham a versão do e-SUS AB atualizada. "Nossa prioridade é tornar cada vez melhor o acompanhamento dos pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde, reunindo em um único sistema todo o histórico de atendimento de cada cidadão. Isso representa agilidade e organização tanto para o usuário dos serviços públicos de saúde quanto para os profissionais de saúde. Sabemos que com saúde todo ganho de tempo é importante. A medida também vai ajudar ainda mais no fluxo de transmissão das informações entre município e Ministério da Saúde", destaca o ministro.

Comente agora
02
Set
Com feriado, compra de bilhetes para travessia marítima deve ser antecipada
Postado por: Samile Macedo / 10:17h

Os passageiros que pretendem fazer a travessia de Salvador para Mar Grande, na Ilha de Itaparica, por meio das lanchas, devem comprar a passagem com antecedência, segundo recomendação da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). De acordo com a associação, a procura por passagens é crescente. Nesta quarta-feira (2), o movimento é considerado normal nos terminais de São Joaquim, que fica no Comércio, na capital baiana, e no de Bom Despacho, na Ilha. O embarque é imediato, por volta das 9h, e as saídas acontece a cada meia hora. Das 11h30 às 13h30, o sistema fará uma parada por conta da maré baixa, no sentido Mar Grande-Salvador. O último horário do dia saindo de Mar Grande será às 18h30. De Salvador, às 20h. (G1)

Comente agora
02
Set
Em assembleia, funcionários dos Correios decidem greve nesta quarta-feira
Postado por: Samile Macedo / 08:03h

Funcionários dos Correios na Bahia, decidem, nesta quarta-feira (2), se aderem ou não ao estado de greve nacional unificada, por tempo indeterminado. A assembleia será realizada às 19h, na Praça da Inglaterra, no Comércio. O aumento salarial de 12,94% acima da inflação, R$ 40,00 de ticket alimentação, e contratação de mão de obra, são algumas das principais reivindicações da categoria. Se houver adesão à greve nacional, a paralisação dos trabalhadores dos Correios, por tempo indeterminado, terá início a partir das 22h do dia 15 de setembro. Seis mil funcionários devem suspender as atividades. (Metro1)

Comente agora
02
Set
PRE inicia 'Operação Independência nas estradas baianas
Postado por: Anacley Souza / 07:43h

A Polícia Rodoviária Estadual irá lançar na próxima sexta-feira (04) a ‘Operação Independência’ nas rodovias baianas. De acordo o Comandante da 5ª Companhia, Capitão Novato, a força tarefa será encerrada na madrugada de terça-feira (08). O policiamento será intensificado em toda a região a fim de coibir abusos de motorista e consequentemente diminuir o índice de acidentes. De acordo Novato, para aproveitar o fim de semana prolongado com a chegada de mais um feriado, famílias pegam a estrada e a estimativa é que cerca de 50% dos veículos já ocuparão as estradas na sexta-feira, “a operação tem o intuito de garantir a segurança de nossos motoristas”, garantiu em entrevista a uma emissora de rádio local. A operação será intensificada na BA-001 que liga Santo Antônio de Jesus a Ilha de Itaparica e a cidade de Valença, “esse é o nosso corredor turístico; nossa área de responsabilidade territorial”, disse. Além do aporte de viaturas, unidades móveis estarão sendo utilizados, “se o tempo estiver firme iremos fazer diligencias com motocicletas”, afirmou. Esperando o aumento do fluxo nas estradas, a PRE fará policiamento ostensivo com ações preventivas e repressivas adotando sempre medidas administrativas previstas em lei, mediante a irregularidade, “a nossa orientação é que os motoristas sejam cautelosos e façam a revisão veicular e garantia de itens de segurança. Além do quantitativo policial, as blitz contarão com radares, etilômetros e outros dispositivos”, disse.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
01
Set
Uber rebate afirmações sobre insegurança e disputa desleal
Postado por: Anacley Souza / 23:08h

Em resposta à matéria Secretário promete barrar Uber na capital, a assessoria do serviço (prestado por motoristas particulares via aplicativo para celulares e tablets) complementou informações. O serviço ainda não existe em Salvador. Segundo o vereador Alfredo Mangueira (PMDB), que propôs projeto de lei para proibir o Uber em Salvador, e o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, o serviço não ofereceria segurança aos usuários. A assessoria do Uber rebateu esta afirmação, ressaltando que motoristas parceiros passam por checagem de antecedentes criminais nas esferas federal e estadual. É exigido que possuam carteira de habilitação com licença para exercer atividade remunerada (EAR) e documentos do veículo são checados. Quanto à concorrência desleal, destacou: "O Uber oferece transporte privado individual e o único jeito de você conseguir um carro é por meio do aplicativo, no smartphone, após o cadastro com as informações de cartão de crédito. O Uber só vai até o usuário quando solicitado, o que é diferente do funcionamento de táxis". Com relação ao preço, a assessoria informou que o UberBlack chega a ser 15% mais caro que os táxis, enquanto o UberX é até 30% mais barato.

Comente agora
01
Set
Greve no judiciário continua mesmo com aprovação de reajuste na Câmara
Postado por: Anacley Souza / 20:20h

Os deputados estaduais aprovaram o reajuste dos servidores do Judiciário na noite desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia, por acordo entre as bancadas de governo e oposição. Contudo, apesar de negociarem com a liderança do governo o fim da greve, a aprovação de hoje não garante a suspensão do movimento. De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud), Maria José da Silva, uma assembleia da categoria será convocada nesta quarta-feira (2) para discutirem sobre o fim da greve. Na quinta-feira (3), a presidente ainda discute outros pontos da pauta de reivindicação com representantes do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. "Ainda temos que resolver sobre indenizações e gratificações. É possível que na sexta-feira tenhamos uma definição", disse ao Bocão News. Ainda devem ser discutidos o pagamento da Gratificação de Atividade Externa (GAE) dos oficiais de Justiça, Gratificação Especial de Eficiência (GEE) para todos osservidores, indenização de transporte dos oficiais de Justiça e o pagamento das substituições. O reajuste aprovado é de 3,5% a partir de setembro de 2015, retroativo a março de 2015, e de 2,812%, com vigência a partir de 1º de novembro de 2015 e aumento no auxilio alimentação de R$ 810, passará a R$ 861,92. (Bocão News)

Comente agora
01
Set
Mais de 50% de servidores ativos do Estado já se recadastraram
Postado por: Anacley Souza / 19:41h

Uma semana após o início da segunda fase do recadastramento de ativos do Estado, a Secretaria da Administração (Saeb) já contabiliza 56.2% de atualizações de dados cadastrais. Da última quarta-feira (26) até a tarde desta terça (1º), 15.8 mil servidores se recadastraram. Entre os 48 órgãos envolvidos nesta fase do projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersa) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) se destacam pelo engajamento. Elas ocupam 1º, 2º e 3º lugares do topo do ranking, com, respectivamente, 97.9%, 96.4% e 84.7% de ativos recadastrados. Como prevê o capítulo V do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei nº 6.677/1994), os ativos que não se recadastrarem poderão ser retirados da folha de pagamento, deixando de receber os seus próximos vencimentos. Entende-se por ativos todos os servidores em atividade, inclusive aqueles contratados como cargo comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), e também em situação de férias, licença-médica, licença-prêmio, licença-maternidade e outras licenças, à disposição de órgãos dos três poderes, com ou sem ônus, respondendo a processo administrativo, em readaptação funcional, além de estagiários e menores aprendizes.

Comente agora
01
Set
Salvador: GGB promove a 2ª Paradinha Gay do Tororó no próximo domingo (6)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:18h

O Grupo Gay da Bahia promove no próximo domingo (6), a 2ª Paradinha Gay do Tororó, em Salvador. Com o tema “Falta cidadania onde existe homofobia”, o evento abre a programação da IV Semana da Diversidade LGBT e será realizado das 15h às 22h30, no Largo do Amparo, Tororó. O evento tem como objetivo a revitalização cultural do bairro, além de sensibilizar a população da importância da luta da comunidade contra o preconceito e toda e qualquer discriminação à sociedade. O início do desfile no mini trio irá começar às 15h, com apresentação de Scarlet Sangalo e shows dos atores transformistas Natasha Vogue, Eyshilla Butterfly, Luana Lins e Suzy di Costa. A programação ainda inclui a discotecagem do DJ Marcelo Marcs, que promete animar o público enquanto o trio circula pelas ruas do bairro na “Calçada Elétrica” e apresentação de artistas locais, como os shows das cantoras Michele Monize, às 15h30 e Goret Boop, às 18h30, encerrando a programação. O evento conta com apoio do bar de Portuga e Sara. A realização da IV Semana da Diversidade LGBT é do GGB e do Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Secretaria de Turismo e Bahiatursa, Prefeitura de Salvador, rádio Itapoan FM, site Dois Terços, Sabin, Goethe-Institut e Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro.

Comente agora
01
Set
TRE-BA vai parar o serviço em apoio à campanha salarial dos servidores
Postado por: Samile Macedo / 12:11h

Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia interrompem as atividades nesta quarta-feira (2) em todas as unidades do estado, segundo informações do próprio órgão. Entre as unidades, estão a secretaria, os cartórios eleitorais e os postos de atendimento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). No dia 13 de julho, eles também fizeram paralisação. O motivo é o veto presidencial ao projeto que aumentaria o salário dos servidores do judiciário federal. O reajuste chega a 78%. De acordo com o TRE, a expectativa da categoria é a de que o Congresso Nacional derrube o veto da presidente Dilma. Os servidores afirmam que estão há nove anos sem reajuste. A presidente Dilma Rousseff afirmou ser "insustentável" o reajuste de até 78% aprovado a servidores do Judiciário pelo plenário do Senado. O TRE informou que o presidente do Tribunal, o desembargador Lourival Almeida Trindade, apóia a mobilização dos servidores. E, por isso, a administração do Tribunal já encaminhou ofícios aos presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional, do Tribunal Superior Eleitoral e da Presidência da República em solidariedade à reivindicação salarial. (G1)

Comente agora
01
Set
Secretário promete 'barrar' Uber em Salvador
Postado por: Samile Macedo / 11:19h

Antes mesmo de chegar a Salvador, o Uber (serviço prestado por motoristas particulares via aplicativo para celulares e tablets) tem resistência na prefeitura e Câmara Municipal. O dispositivo, disponível em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), tem causado revolta de taxistas, que consideram a concorrência ilegal e desleal - opinião compartilhada pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, e pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), autor de projeto de lei para barrar a entrada do Uber na capital baiana. "Permitir será regularizar o transporte clandestino. A prefeitura está preparada para combater o Uber", declarou ao A TARDE o secretário Fábio Mota. Seguindo o raciocínio, Mota também afirmou que a prefeitura irá fiscalizar o Uber "como transporte clandestino", caso venha a operar em Salvador. "É um absurdo que veículos, por conta própria, façam transporte clandestino sem passar pela vistoria do município. Não podemos dizer que oferecem segurança sem saber a procedência dos veículos e dos condutores. Não permitiremos que seja desenvolvido na cidade", desafiou Mota. Ele disse acreditar que estes veículos particulares podem oferecer riscos à população, uma vez que não passam por vistoria da prefeitura. Nas cidades onde é acessado, o serviço é oferecido, em média, 20% mais barato, em comparação com os táxis tradicionais.

Comente agora
01
Set
Pelo quinto dia consecutivo, travessia tem paradas por conta de maré baixa
Postado por: Samile Macedo / 11:02h

Pelo quinto dia consecutivo, a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande suspende o atendimento por conta da maré baixa. Hoje o sistema suspenderá o atendimento às 10h, retornando às 13h. De acordo com informações da Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), a parada acontece somente no sentido de Mar Grande para Salvador, já que saindo da capital para a Ilha de Itaparica o atendimento é normal, com as embarcações saindo do Terminal Náutico e atracando no Terminal do sistema ferry-boat, em Bom Despacho. O período de maré baixa acentuada começou na última sexta-feira e só termina nesta quarta (2). Como o Terminal Hidroviário de Vera Cruz fica sem condições operacionais devido à falta de profundidade do seu canal de navegação, o serviço é momentaneamente suspenso, com prejuízos para os operadores do sistema e usuários. 

Comente agora
31
Ago
Superintendência Regional do Trabalho pode suspender atendimento
Postado por: Anacley Souza / 21:02h

Problemas no sistema de combate a incêndio causam risco iminente na sede da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE-BA), localizada na avenida Sete, no Centro. O superintendente do órgão, Severiano Alves de Souza, pretende tomar medidas que afastem o perigo de acidentes, para evitar a interrupção do atendimento. "Admito os problemas. Já desobstruímos as passagens, estamos instalando as mangueiras dos hidrantes, trocando os extintores e, até amanhã [terça-feira], acredito que cumpriremos o acordo", disse o superintendente. Na última quinta, foi definido, em reunião com o Ministério Público do Trabalho, que várias ações serão realizadas até o próximo dia 3. Ele disse ainda que, caso isso não ocorra, o prédio será fechado. "A mudança para outro imóvel deve ocorrer até novembro", disse Souza. A situação da sede da SRTE-BA foi constatada em relatório feito por técnicos do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado da Bahia (Safiteba). "Os elevadores não funcionam, o prédio não tem acessibilidade, o ar-condicionado está quebrado. Cobramos uma série de normas nas empresas que não estão sendo cumpridas na nossa sede", contou o presidente do Safiteba, Mário Diniz. O documento foi entregue na Sucom - para proceder vistoria - e no Corpo de Bombeiros, que deve visitar o local ainda esta semana. (A Tarde)

Comente agora
31
Ago
Caravana do Detran completa 20 municípios beneficiados este ano
Postado por: Anacley Souza / 20:07h

Em sete meses de gestão, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) intensificou as ações educativas e de fiscalização no interior do estado, através do projeto ‘Caravana do Detran’. Esta semana, o órgão alcança o vigésimo município beneficiado, com o atendimento em Paulo Afonso. Cerca de quinze mil pessoas tiveram acesso ao material informativo sobre legislação e o uso dos equipamentos de segurança. Alguns municípios receberam também a unidade móvel da Escola Pública de Trânsito do Detran, onde as crianças aprendem como funciona o tráfego de uma cidade. Na área de educação para o trânsito, mais de 120 instituições públicas de ensino foram alcançadas pelo projeto, com palestras e exercícios para os estudantes. Nas operações de fiscalização, foram realizadas 94 blitzes, em parceria com a Polícia Militar, e fiscalizadas 114 autoescolas, 66 clínicas, 111 empresas de vistoria e 97 fábricas de placas credenciadas ao Detran, com o objetivo de evitar fraudes. O controle da origem de peças em ferros-velhos e a retirada de veículos abandonados em vias completaram as atividades. Segundo o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar, foram gastos até o momento R$ 323 mil na execução do projeto, recursos usados no pagamento de diárias para uma equipe de 30 servidores, além do gasto com melhorias nas unidades descentralizadas do órgão, aluguel de guinchos e combustível para as viaturas. O diretor disse ainda que o trabalho no interior do estado é mais abrangente.

Economia : “Temos uma dinâmica administrativa que nos impõe uma série de deslocamentos por toda a Bahia.

Comente agora
31
Ago
PM reforça em 50% o número de blitze no estado
Postado por: Anacley Souza / 19:57h

A Polícia Militar da Bahia vai aumentar em 50% o número de blitze realizadas em todo estado. O anúncio foi feito pelo comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, com o objetivo de reduzir o número de roubo de veículos e apreender armas de fogo, reduzindo consequentemente os crimes contra a vida. “Atualmente, as unidades operacionais da PM fazem mensalmente 8.700 blitze em todo o estado e, com este aumento, passaremos a fazer mais de 13 mil, ampliando as ações preventivas em 50% na produtividade”, destacou o coronel Anselmo. Além das abordagens, o Comando de Operações da Polícia Militar (COPPM) realiza cinco operações estratégicas simultaneamente em todo estado com o objetivo de ampliar a ostensividade, coibir roubo de terminais de autoatendimento, reduzir os crimes contra a vida e contra o patrimônio, e reduzir roubos de veículos.

Abordagens:  Nesta segunda-feira (31), o Comando de Operações Policiais Militares (COPPM) iniciou uma operação com abordagens em diversos pontos da capital baiana, fechando os principais corredores de tráfego e as principais vias de acesso à cidade (entrada e saída), além de reforçar as ações ostensivas nos horários e locais com maior incidência criminal.

Comente agora
31
Ago
Bahia coleta água em 3 poços para verificar contaminação por urânio
Postado por: Anacley Souza / 18:26h

Uma semana após ser alertado sobre a contaminação de água com alto teor de urânio na região de Lagoa Real, município localizado no sudoeste da Bahia, o governo do Estado, que prometia uma "força-tarefa ampla" para checar a situação, realizou a coleta de água em apenas três poços da região. A informação foi confirmada ao jornal "o Estado de S. Paulo" pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do governo da Bahia. O governo baiano não explicou por que limitou sua coleta a somente três poços da região, não deu data para realizar a coleta da água em outros poços vizinhos, nem mencionou um prazo para o prometido monitoramento da água consumida pela população. Um dos três poços que tiveram água coletada na semana passada é justamente o poço em que, em dois laudos realizados pela estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em outubro de 2015 e março de 2015, foi constatada a forte presença de urânio, entre outros metais pesados. Esse poço, inclusive, já tinha recebido comunicação de bloqueio pela prefeitura de Lago Real. A Sema não explicou por que, mais uma vez, decidiu inspecionar a água do poço bloqueado, em vez de outros reservatórios da região que nunca foram alvos de monitoramento. Em Lagoa Real, a vigilância sanitária do município possui um cadastro com pelo menos 95 poços próximos à área de influência da mina de urânio explorada pela INB no município vizinho de Caetité. Na semana passada, o secretário de Meio Ambiente do governo da Bahia, Eugenio Spengler, disse que, sob orientação direta do governador Rui Costa, havia montado uma força-tarefa para ir até a região e que seria realizado "um rastreamento amplo, aumentando o raio de análise", para que a população local tivesse segurança da água que tem consumido.

Comente agora
31
Ago
Servidores da Justiça Eleitoral paralisam atividades nesta quarta (2/9) em toda Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:10h

Ainda mobilizados pela derrubada do veto da Presidência da República ao Projeto de Lei nº 28/15, os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia interromperão, nesta próxima quarta-feira(2/9), as atividades em todas as unidades da Justiça Eleitoral do Estado, quais sejam: a Secretaria, os Cartórios Eleitorais – da capital e do interior – e os postos de atendimento nos SACs. O referido Projeto de Lei, que trata da recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal, tramita desde 2009 nas casas legislativas. Passando por todas as comissões no Congresso Nacional, recentemente foi aprovado, por unanimidade, no Senado Federal. Em 21 de julho, sofreu o veto da Presidente da República. A expectativa da categoria é de que o Congresso Nacional, finalmente, coloque em pauta e vote no sentido de derrubar o veto presidencial. Com os cargos em carreira defasados desde 2006, se comparados aos postos de trabalho análogos dos poderes Legislativo e Executivo, os servidores do judiciário federal almejam, por meio do PLC nº 28/15, uma recomposição salarial em torno de 56%, referentes às perdas inflacionárias de quase uma década de estagnação salarial, com pagamento escalonado, em parcelas semestrais, durante os próximos três anos.

Manifestação de apoio público: Desde o início do movimento da categoria, neste ano, o Presidente do TRE-BA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, afirmou publicamente seu apoio à reivindicação dos servidores do Poder Judiciário, ratificando a legitimidade do PLC 28/15. Da mesma forma, a Administração do Tribunal baiano, que já havia encaminhado diversos ofícios aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional, do Tribunal Superior Eleitoral, à Presidência da República e também para diversos parlamentares baianos, reafirma solidariedade à reinvindicação salarial dos servidores.

Comente agora
31
Ago
Bahia tem população estimada em mais de 15 milhões de habitantes
Postado por: Ionara Peixoto / 16:31h

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia detalhou os dados populacionais para o estado divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bahia já conta com uma população estimada em 15,1 milhões de habitantes, ocupando o 4º no ranking dos estados brasileiros. Já a população estimada para o Brasil, em 2015, é de 204,5 milhões de habitantes distribuído pelos 5.570 municípios que compõem as Unidades da Federação. As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Comente agora
31
Ago
TJ-BA quer instalar câmara especial no norte do estado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:53h

A possibilidade da criação de uma Câmara especial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) no norte do estado foi debatida na última sexta-feira (28), entre o presidente do TJ, desembargador Eserval Rocha e advogados de Juazeiro. A nova unidade descentralizada do segundo grau deve ser criada nos mesmos moldes da Câmara do Oeste, instalada em Barreiras. O projeto está em estudo na Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do Tribunal de Justiça da Bahia. De acordo com o projeto, após a criação, a unidade seria instalada à medida que houvesse condições orçamentárias. A Câmara do Oeste foi instalada em Barreiras em fevereiro deste ano, inicialmente, com a Turma Cível. Nesta segunda-feira (31), quase sete meses depois, será instalada a Turma Criminal. A reunião para debater o projeto contou com a participação de uma comissão de 11 advogados, acompanhada do juiz José Goes Silva Filho, da Vara de Fazenda Publica e diretor do fórum de Juazeiro, além de Arthur Carlos Filho, presidente da OAB de Juazeiro e dos procuradores dos Municípios de Juazeiro, Carlos Eduardo e de Curaçá, Marcos Santana. (BN)

Comente agora
31
Ago
Dois motoristas morrem após batida frontal entre caminhões na BA-523
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:53h

Dois motoristas morreram e dois passageiros ficaram feridos após os caminhões onde eles estavam colidirem frontalmente, na madrugada desta segunda-feira (31). O acidente ocorreu por volta das 2h30, na altura do Km-14, da BA-523, entre os municípios de Candeias e Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um dos veículos teria tentado desviar de um animal na rodovia, o que ocasionou a batida entre eles. Os motoristas dos dois caminhões morreram no local do acidente. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal da capital baiana. Já os passageiros dos dois veículos sofreram ferimentos e foram socorridos para o Hospital Municipal Ouro Negro, em Candeias. O estado de saúde não foi divulgado. A polícia ainda informou que, com a batida, uma carga de combustíveis, que estava sendo transportada por um dos caminhões, ficou espalhada pela rodovia, deixando o trânsito lento no local. Por volta das 9h15 o fluxo já estava normalizado, informou a PRE. (G1)

Comente agora
31
Ago
Travessia de Mar Grande para Salvador tem parada até o meio dia desta segunda-feira
Postado por: Samile Macedo / 09:04h

Depois de registrar intenso fluxo de passageiros até das 5h às 8h desta-segunda-feira (31), a travessia marítima do Salvador-Mar Grande terá que fazer parada por conta da maré baixa, como vem acontecendo desde a última sexta-feira. A parada vai ocorrer somente no sentido de Mar Grande para a capital e vai das 8h30 às 12h. Para os passageiros que se destinam à Ilha de Itaparica, o atendimento não será interrompido: as embarcações saem normalmente do Terminal Náutico e atracam no terminal do sistema ferry-boat, em Bom Despacho. Dez embarcações estão em tráfego e outras quatro em reserva técnica e os horários de saída são de 30 em 30 minutos ou a cada 15 minutos, conforme o fluxo de usuários. . O último horário do dia saindo de Mar Grande será às 18h30. De Salvador, a última viagem será às 20h. O retorno para quem foi para o Morro de São Paulo também será intenso hoje, já que no final de semana a Ilha de Tinharé recebeu muitos visitantes procedestes de Salvador. Os catamarãs vão chegar com lotação completa ao Terminal Náutico. Para aqueles que vão sair da capital com destino ao Morro, a previsão da Astramab é de embarque tranquilo. 

Comente agora
30
Ago
Baleias Jubarte voltam a ser atração em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 15:12h

Quase extintas pela caça desde o Brasil Colônia, as baleias Jubarte têm voltado à costa da Bahia. Graças a um trabalho de décadas, a conservação dos cetáceos tem garantido o retorno da vida selvagem ao litoral baiano - incluindo a costa da Grande Salvador - e, por tabela, oxigenado o turismo sustentável na baixa estação. Em pouco mais de um mês, 234 mamíferos foram avistados pela equipe do projeto Baleia Jubarte sediada em Praia do Forte, Mata de São João (Grande Salvador). Desse total, segundo levantamento do projeto, dez espécimes eram filhotes. Entre julho e novembro, essas gigantes migram dos polos ao litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, em busca de águas rasas, quentes e abrigadas para acasalar. Aqui, elas cruzam, dão à luz depois de retornar dos polos e amamentam os filhotes. O mais recente censo realizado pelo projeto, em 2011, apontou 11.418 animais migrantes dos polos no trecho entre Sergipe e Rio de Janeiro. O crescimento é de 412,24% quando comparado com a primeira estimativa de 2.229 baleias, feita em 2001, entre Bahia e Espírito Santo. A estimativa dos pesquisadores é que, ao final do censo aéreo, o número estimado de cetáceos chegue a 15 mil. Veterinário, o diretor de pesquisa do projeto, Milton Marcondes, conta que a população de baleias no Brasil já chegou a cerca de 25 mil espécimes. "Mas, até a proibição da caça, em 1967, a população chegou a menos de 5% disso, entre 500 e mil animais", ele revela. (A Tarde)

Comente agora
30
Ago
Travessia Mar Grande-Salvador faz parada de três horas neste domingo
Postado por: Anacley Souza / 09:11h

A maré baixa deste domingo (30) vai determinar uma parada maior que ontem na travessia Salvador-Mar Grande. O serviço será suspenso, somente no sentido de Mar Grande para a capital, às 8h30 e só será retomado às 11h30. Os usuários da travessia que querem se deslocar para a Ilha de Itaparica continuarão sendo atendido normalmente nesta manhã, com as embarcações saindo do Terminal Náutico e atracando no Terminal do sistema ferry-boat, em Bom Despacho. Sempre em períodos de maré baixa acentuada, como este que começou sexta-feira e que se estenderá até quarta-feira próxima, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar, já que o seu canal de navegação não tem profundidade (calado) suficiente. A travessia está com oito embarcações em tráfego e registra bom movimento de embarque no sentido Salvador-Ilha. O último horário do dia saindo de Mar Grande será às 18h30. De Salvador, a última viagem será às 20h. Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo registram neste domingo boa procura, principalmente pelos turistas que estão em Salvador e que aproveitam para conhecer a Ilha de Tinharé. Os horários de hoje são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. As partidas de Morro de São Paulo são às 9h30, 13h30 e 15h. No Terminal Náutico, o movimento de embarque maior é para as escunas que fazem o passeio turístico pela ilhas da Baía de Todos os Santos, que vão sair lotadas a partir das 9h para o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.O roteiro tem duas paradas – a primeira em Ilha dos Frades e a segunda em Itaparica (Ponta de Areia), de onde as escunas retornam a Salvador, às 17h30.

Comente agora
30
Ago
Terminal Marítimo: Licitação deve sair em 45 dias; operação inicia no Carnaval 2016
Postado por: Anacley Souza / 07:35h

O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador, localizado no bairro do Comércio, deve começar a funcionar entre o fim de janeiro de 2016 e o Carnaval. A informação é do secretário da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster. “Vai ser formatada a concessão para ser feita a licitação em até 45 dias, o que significa que a concessionária deverá ser contratada ainda este ano. No início do verão, se não ainda não estiver em operação, no Carnaval do ano que vem vai estar com certeza, ainda deve pegar parte da alta estação de janeiro”, explicou Dauster. O terminal funcionou em caráter de teste durante a Copa do Mundo 2014, quando deveria entrar em operação definitiva, e teve abertura remarcada para dezembro do ano passado, o que também não se efetivou. Assim como a ampliação e interligação do Porto de Ilhéus à Fiol, o funcionamento do terminal foi tema de reunião realizada na última quarta-feira (26) entre o secretário e o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, com a presença do governador Rui Costa. Ainda de acordo com Dauster, a concessão pode ter duração de 25 anos. “Talvez menos, depende da formatação econômica. O que está previsto é que tenha atendimento na chegada dos passageiros, mas também outras áreas de uso, restaurantes”, detalha o secretário, que acrescenta que o equipamento deve ser dotado de “um pequeno centro comercial de boa qualidade” acessível ao público que trabalha e circula na região. “Isso é parte do conceito de dinamização e modernização do Comércio, junto com a implantação do Centro de Convenções”, declara.

Comente agora
29
Ago
Salvador pode perder posto de terceira maior cidade do Brasil em 2016
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:45h

Se o crescimento populacional continuar como está, Salvador pode perder o título de terceira maior cidade para Brasília em 2016. Foi o que apontaram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): o crescimento populacional de Salvador tem sido cada vez menor. Segundo informações obtidas pelo A Tarde, o motivo da desaceleração seria a alta migração para cidades da Região Metropolitana como Lauro de Freitas e Camaçari. Conforme balanço publicado na última sexta-feira (28) , no Diário Oficial da União, a diferença populacional entre Salvador e Brasília é de 6.257 habitantes, no ano passado, o número era de 50.555 pessoas. "Temos uma limitação geográfica para a expansão de residências. São 309 km² de área continental. Isso faz com que o custo da moradia e a qualidade de vida promovam os municípios do entorno no momento da escolha", afirmou o coordenador de Disseminação de Informação do IBGE, Joilson Rodrigues ao A Tarde.

Comente agora
29
Ago
Ferries e lanchas operam sem restrições na tarde deste sábado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:53h

Quatro embarcações estão em operação no sistema ferry boat, em Salvador, na tarde desta sábado (29). De acordo com a Internacional Travessias, que opera o serviço, o movimento é tranquilo nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho, com viagens a cada uma hora. Estão em operação os ferries Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Agenor Gordilho. Conforme a Internacional Travessias, a embarcação Dorival Caymmi está em stand by, podendo ser acionada caso haja aumento de demanda. No Terminal Naútico da Bahia, a viagem por meio das lanchas ocorre a cada 30 minutos. O último horário com saída de Mar Grande, sentido Salvador, está marcado para as 18h30. No sentido inverso, a última viagem será às 20h. (G1)

Comente agora
29
Ago
Bahia é líder na geração de energia solar
Postado por: Samile Macedo / 16:48h

A Bahia é responsável pela produção de 47% da potência gerada por energia solar comercializada na região Nordeste, apontou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado. Segundo o órgão, com a venda de 12 projetos de energia solar e um total de 324,8 megawatts, houve acréscimo de R$ 1,5 bilhão no setor de energia renovável. No leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) foram contratados 30 empreendimentos. Além da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Paraíba e Tocantins estão entre os estados vencedores. Do total de projetos vendidos, 25 estão no Nordeste local com vocação para empreendimentos de geração de energia a partir da fonte solar e com forte potencial econômico para o desenvolvimento da região. Após final do leilão, o Estado continua líder na contratação dos projetos fotovoltaicos, assim como ocorreu em 2014. Ao todo, a Bahia conta com 168 projetos de energia eólica, espalhados em 21 municípios no estado. Destes, 37 parques já estão operando, 39 em construção e os demais em fase de projeto e licenciamento ambiental. Os investimentos no setor estão na ordem de R$ 16 bilhões. (BN)

Comente agora
29
Ago
Salvador: Exposição apresenta mais de 100 gatos de 12 raças diferentes
Postado por: Samile Macedo / 16:13h

Mais de 120 gatos, de 12 raças diferentes, desde os famosos persas e siameses a exóticos como o sphynx, raça completamente sem pelos, estão em exposição no Evento do Gato Grupo da Bahia, que começou neste sábado, 29, e vai até domingo, 30, no Hotel Sol Victoria Marina, no Corredor da Vitória. Criadores baianos e de outros estados do Brasil participam da exposição e competição que ocorre nos dois dias do evento. Os vencedores somam pontos para os torneios nacionais. Enquanto os participantes disputam e os jurados avaliam os gatos, os visitantes podem ir ao local gratuitamente e conhecer detalhes sobre as raças. Presidente do Gato Grupo da Bahia, Rodrigo Araújo, explica que o evento não é dedicado à venda e que a maioria dos expositores pratica a gatofilia como hobby e paixão. "O que a gente quer é reunir quem gosta de gatos e quer conhecer os gatos. Nossos criadores vêm para se divertir e se conhecer", afirma Araújo. Criador de Salvador, Fabrício Lopes trouxe persas exóticos para o evento. Este tipo de persa tem as mesas características físicas e de comportamento dócil de um persa, mas apresentar pelos menos volumosos. "A gente está aqui para uma competição de beleza e padrão. No final dos dois dias são premiados os animais que tem um padrão próximo do ideal da raça", explica Lopes. 

Comente agora
29
Ago
Travessia de Mar Grande-Salvador tem parada até às 11h
Postado por: Samile Macedo / 09:22h

A parada da travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande vai neste sábado (29) até às 11h. O serviço foi suspenso às 8h30 no sentido de Mar Grande para a capital devido à maré baixa, que impede a atracação dos barcos no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Saindo de Salvador com destino à Ilha, no entanto, o serviço funciona normalmente, com embarque no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, e desembarque no terminal do sistema ferry-boat, em Bom Despacho. A travessia registra nesta manhã movimento tranquilo de passageiros, com embarque imediato e horários de saída a cada 30 minutos. O último horário do dia saindo de Mar Grande será às 18h30. De Salvador, a última viagem será às 20h. A linha marítima que liga Salvador ao Morro de São Paulo opera normalmente e com boa procura e venda de passagens nos guichês do Terminal Náutico. A previsão é de que todos os catamarãs zarpem com boa ocupação. Os próximos horários são às 9h, 10h30, 13h e 14h30. 

Comente agora
29
Ago
Monumento lembra baianos que lutaram contra ditadura militar
Postado por: Samile Macedo / 09:21h

O Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos na Bahia foi inaugurado nesta sexta-feira (28) na Praça do Campo da Pólvora, em Salvador. A solenidade foi parte da programação da Semana da Anistia. A obra assinada pelo artista plástico Ray Viana é uma realização do Comitê Baiano Pela Verdade e do Grupo Tortura Nunca Mais Bahia, com patrocínio do governo estadual. O monumento pretende preservar a memória dos baianos e brasileiros que lutaram por liberdade entre 1964 e 1985. Com quatro metros de altura, traz a frase "Aos baianos mortos e desaparecidos e a outros brasileiros que aqui tombaram na luta pela liberdade e contra a ditadura". A obra lista os nomes de 32 baianos e três brasileiros de outros estado. Ao todo, são lembrados 35 personagens que lutaram contra o regime militar. Entre os homenageados está o baiano Carlos Marighella.

Comissão da Verdade - Além da inauguração, o governo também publicou o decreto estadual que prorrogou a atuação da Comissão Estadual da Verdade (CEV-BA). O grupo, que de acordo com o decreto de criação encerraria as atividades na próxima segunda-feira (31), terá até 31 de dezembro para finalizar o relatório. Até agora, a comissão já ouviu 93 depoimentos de ex-presos políticos e vítimas de tortura. A comissão ainda apurou centenas de documentos de arquivos nacionais e estaduais sobre o período. (G1)

Comente agora
29
Ago
Viajar para quaisquer localidades do Estado gratuitamente é direito da pessoa com deficiência; veja como adquirir
Postado por: Samile Macedo / 08:44h

O presidente da ASDEV de Santo Antônio de Jesus, Josiel Barreto relatou ter analisado em reunião com o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência que os cidadãos da região não têm acessado ou tido conhecimento acerca do benefício do Passe Livre Intermunicipal, o qual dá direito ao cidadão de viajar pelo Estado da Bahia para receber atendimentos médicos, educacionais ou até mesmo um momento de lazer gratuitamente. “Para obter o benefício, a pessoa terá de passar por um processo de análise das documentações para a partir de então obter o Passe, portanto os munícipes com deficiência ou familiares que tiverem interesse em se cadastrar poderão nos procurar na sede da Associação Santoantoniense de Deficientes Visuais (ASDEV) na Rua Celestino Pimenta, nº99, em frente ao ponto de ônibus coletivo próximo à Feira Livre Municipal a fim de orientarmos quais medidas devem ser tomadas para garantir o Passe Livre”, informou em entrevista a Rádio Andaiá FM.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
29
Ago
Salvador e Lauro de Freitas têm 14 praias impróprias para banho; veja a lista
Postado por: Samile Macedo / 07:12h

Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, estão com 14 praias impróprias para o banho nesta final de semana, segundo levantamento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Ao todo, 37 praias foram avaliadas nas duas cidades pelo órgão. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas, em cinco semanas consecutivas, apresentarem resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água. Conforme o Inema, no período de tempo chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos, carregados das ruas por meio das galerias pluviais, oferecendo risco de doenças. Além disso, segundo o órgão, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Praias impróprias para banho neste final de semana:

- Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha)

- Bogari (em frente ao Colégio João Florêncio Gomes)

- Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família)

Comente agora
29
Ago
Presidente da Aspra não descarta paralisação da PM por conta de expulsão de policiais da corporação
Postado por: Anacley Souza / 00:13h

O soldado da Polícia Militar Josafá Ramos dos Santos foi expulso da Polícia Militar por conta de participação na greve da instituição no ano de 2012. Em entrevista a uma emissora local, o deputado estadual Marcos Prisco (PSDB) que preside a Associação de policiais e bombeiros da Bahia (ASPRA) disse que a medida é uma quebra de acordo entre a categoria e o Governo do Estado. Ainda de acordo com Prisco, a medida foi tomada com grande preocupação e salientou que a decisão foi adotada em revelia, “o acordo firmado foi que não haveria afastamentos. Infelizmente o Governo mais uma vez não cumpre o que é prometido”, disse. Para o deputado, Estado tem agido ditatorialmente e anuncia que a categoria irá se reunir e uma possível paralisação pode acontecer, “iremos nos reunir e não descarto uma paralisação em manifestação a essas exonerações”, declarou. Além do Soldado Ramos, o Policial Rocha que serve a 48ª CPM na capital Baiana também está nessa eminencia.

  1. Redação: Voz da Bahia
Comente agora
28
Ago
Vinte animais soltos na BR-235 são recolhidos durante operação na BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:35h

Vinte animais soltos foram recolhidos da pista do Lote 2 da BR-235, na região do município de Jeremoabo, a cerca de 400 quilômetros de Salvador. A operação foi realizada nesta sexta-feira (28), com a pretensão de evitar acidentes. O recolhimento foi promovido pela empresa responsável por obras no lote, como também pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela equipe de gestão ambiental da rodovia, que pertence a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Conforme os organizadores da operação, os bovinos e equinos capturados foram encaminhados ao curral da PRF no município de Paulo Afonso. Já os jumentos foram para a Fazenda Serra Branca, que fica no município de Jeremoabo. Para a devolução do animal, os proprietários precisam entrar com um pedido junto à PRF. Na quarta-feira (26), a equipe da UFV detalha que promoveu uma ação educativa com entrega de folder explicativo na localidade. Os profissionais foram em propriedades às margens da rodovia para instruir sobre medidas que podem ser adotadas para evitar que o animal fuja e cause acidentes. (G1)

Comente agora
28
Ago
Parque Logístico do Sudoeste é inaugurado em Vitória da Conquista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:49h

O Parque Logístico do Sudoeste (PLS), executado com R$ 106 milhões em recursos da iniciativa privada em Vitória da Conquista, foi inaugurado nesta sexta-feira (28). Projetado como um condomínio multiuso para atender como empresas de logística, prestação de serviços, comércio, atacadistas, distribuidoras, o PLS tem 104 lotes comerciais de 2.500 m², distribuídos em uma área total de 400 mil m². “Quem quiser tomar uma overdose de otimismo tem que vir a Vitória da Conquista. Os empresários da Kubo Engenharia, Prates Bomfim e Gráfico, responsáveis pelo empreendimento, demonstram na prática que a receita para superar a crise é investir no futuro. Este é um empreendimento que reforça a pujança do município na economia da Bahia, responsável por 25% das cargas que entram no Estado e uma microrregião que abarca mais de 2 milhões de pessoas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento do Estado, Jorge Hereda. Também estiveram presentes na inauguração os deputados Waldenor Pereira, Herzem Gusmão; o vice-prefeito Joás Meira; o gerente regional da Sudic, Hernani Galdino; o superintendente Sudoeste da Caixa Econômica Federal, Ismael Boaventura Neto; os diretores da Kubo Engenharia, Luis Carlos Carvalho e Pedro Carvalho; Luciano Bomfim, da Prates Bomfim; e Carlos Henrique Passos, diretor da Gráfico Empreendimentos.

Comente agora
28
Ago
Oeste da Bahia tem 53 focos de incêndio; clima seco e calor agravam
Postado por: Ionara Peixoto / 15:02h

O clima seco e as altas temperaturas desta época do ano no oeste do estado agravam os focos de incêndio, encontrados principalmente em quatro cidades da região. De acordo com o comandante do subgrupamento do Corpo de Bombeiros da região oeste, Paulo Henrique de Araújo, atualmente são 53 focos de incêndio nas serras, que atingem as cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Formosa do Rio Preto. “É um período de alta temperatura na região e não chove com regularidade. Os incêndios acontecem também por conta da falta de conscientização das pessoas, que limpam o terreno com fogo, que se propaga para serra. Além do acúmulo de lixo, que costuma queimar com fogo, e de cigarros jogados nas rodovias. Tudo isso ajuda na propagação”, explica o comandante, em entrevista ao G1. Segundo Paulo Henrique de Araújo, o trabalho de combate ao fogo é feito com equipamentos, como abafadores e bombas de água. A depender da intensidade das chamas, os bombeiros vão até os focos de incêndio a pé ou com uso de viaturas. O comandante afirma que, nesta época do ano, o combate a incêndios é feito também em parceria com equipes de brigadistas das prefeituras da região. Nos primeiros oito meses de 2015, foram registradas 265 queimadas em Formosa do Rio Preto e 117 em São Désiderio.(G1)

Comente agora
28
Ago
DF ‘encosta’, mas Salvador ainda é 3ª maior capital; veja lista de maiores cidades baianas
Postado por: Samile Macedo / 12:57h

Salvador continua a ser a terceira maior capital do Brasil, mostra uma estimativa da população brasileira divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28). De acordo com os dados, a cidade baiana possui 2.921.087, atrás de São Paulo, com 11.967.825, e Rio de Janeiro, com 6.476.631. Mas Salvador pode perder seu “lugar no pódio” caso a tendência de crescimento da população se mantenha. Quarto lugar da lista, Brasília possuía, em 2014, uma diferença de 50.555 pessoas para a capital baiana. Em 2015, essa diferença passou para apenas 6.257 habitantes. Já em relação aos municípios do interior baiano, Feira de Santana é o que mais se destaca, com 617 mil habitantes. O segundo maior é Vitória da Conquista, com 343 mil, e o terceiro é Camaçari, com 219 mil. Já a menor cidade do estado é Catolândia, com 3.672 habitantes, seguida de Lajedinho, com 3.974, e Lafaiete Coutinho, com 4.020. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Ago
Ibama analisa explicações da INB sobre contaminação de urânio
Postado por: Samile Macedo / 12:53h

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu as explicações da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) sobre o caso de contaminação de urânio em um poço no município de Lagoa Real, no sudoeste da Bahia. O órgão ambiental, o único responsável pelo licenciamento de material radioativo no País, deve se posicionar em breve sobre o caso, que poderá resultar em multa à INB por omissão de informação. A INB foi imediatamente notificada pelo Ibama no último sábado, a partir de reportagem publicada pelo Estado. A estatal, que detém o monopólio de exploração do material radioativo no País, encontrou água contaminada com alto teor de urânio no poço de um sítio na zona rural de Lagoa Real, mas não informou ao Ibama, ao governo federal ou mesmo ao governo da Bahia. A primeira inspeção, realizada pela empresa em outubro de 2014, identificou uma quantidade do minério tóxico mais de quatro vezes acima do limite permitido para consumo humano. Nada disso, porém, foi comunicado aos órgãos responsáveis, tampouco à prefeitura do município. Uma segunda checagem foi feita pela INB em março deste ano, e a empresa voltou a encontrar índice de urânio mais de três vezes acima do permitido pelos órgãos de saúde. Novamente, porém, não houve comunicação sobre o caso. Os dois boletins só foram chegar à prefeitura de Lagoa Real no fim de maio, conforme revelou o Estado.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com