As comentadas


Boa noite , Domingo, 28/08/2016








Enquete



Reflita

Blog

Bahia

28
Ago
Sem chuva, travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo operam normalmente
Postado por: Débora Ayane / 10:59h

A forte chuva que atingiu boa parte da Bahia, nos últimos dias, deu uma trégua na manhã deste domingo (28) e as travessias Salvador-Mar Grande e Salvador-Morro de São Paulo operam sem restrições. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos (Astramab), também voltaram a operar normalmente as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, que desde a última quarta-feira (24) estavam sem sair devido ao mau tempo. Na travessia entre a capital e Mar Grande, oito embarcações estão em tráfego, saindo dos terminais de meia em meia hora. Tanto no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, como no Terminal Náutico, no Comércio, o fluxo de passageiros é moderado, com embarque sem filas e imediato. Ainda segundo a empresa responsável pelo sistema, as condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos. O transporte funciona hoje até às 18h30, que é o último horário saindo de Mar Grande, e até às 20h, horário da última saída do Terminal Náutico.

Comente agora
27
Ago
Desmoronamento de pedras causa engarrafamento de 2 km na BR-101
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:19h

Um desmoronamento de pedras causou um congestionamento de 2 km na manhã deste sábado (27), no km 200, próximo a Pedra do Cavalo e a cidade de Cachoeira, na BR-101. Por causa da chuva, uma grande pedra caiu na pista e precisou ser retirada com uma retroescavadeira. Metade da pista foi interditada até às 10h45 pela Policia Rodoviária Federal (PRF). A pedra caiu na madrugada, às 3h. Uma equipe de engenharia do Dnit vai ao local ainda neste sábado para avaliar se correm riscos de novos desmoronamentos. (G1)

Comente agora
27
Ago
Inema aponta 13 praias impróprias para banho em Salvador e RMS
Postado por: Débora Ayane / 14:47h

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou uma lista informando a balneabilidade das praias para este sábado (27) e domingo (28), nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. Segundo a avaliação do órgão, 13 praias estão impróprias para banho no final de semana. Segundo o Inema, os banhistas devem evitar as praias de Paripe (em frente à casa Vila Maria), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (Em frente ao Colégio da PM), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (Ao lado do forte Monte Serrat), Canta Galo (atrás das antigas instalações da FIB), Pituba (Em frente a escada de acesso à praia e atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares), Itapuã (Próximo a escada de acesso à praia e em frente à Sereia de Itapuã) e Buraquinho (200 m da foz do rio Joanes). De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Comente agora
27
Ago
Após suspensão por mau tempo, travessia Salvador-Mar Grande volta a operar
Postado por: Débora Ayane / 10:13h

A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande voltou a operar normalmente na manhã deste sábado (27). De acordo com informações da Associação dos Transportadores Marítimos (Astramab), as condições de navegação na Baía-de-Todos-os-Santos melhoraram. O serviço havia sido suspenso na última sexta-feira (26) por conta do mau tempo. Desde às 5h, oito embarcações estão em tráfego com saídas a cada 30 minutos. O movimento nos terminais de Vera Cruz, em Itaparica, e no Terminal Náutico, no Comércio, é tranquilo. Segundo a Astramab, se não houver nenhuma anormalidade, a travessia vai funcionar até às 18h30, deixando Mar Grande, e até às 20h, saindo de Salvador. Já as escunas de turismo vão continuar sem operar. A previsão de retorno é no próximo domingo (28).

Comente agora
26
Ago
Carro pega fogo dentro do pátio do Detran em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 21:48h

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta-feira (26), dentro do pátio do Detran, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador. A suspeita é de que as chamas tenham sido causadas por uma pane elétrica no veículo. As informações são do Corpo de Bombeiros. De acordo com os bombeiros, o fogo começou por volta das 16h. Os combatentes chegaram minutos após e conseguiram conter as chamas. O carro ficou destruído. Ninguém ficou ferido. Segundo os bombeiros, o proprietário do veículo tinha ido ao Detran para realizar o licenciamento do carro. Uma perícia será realizada para confirmar o motivo das chamas. (G1 Bahia)

Comente agora
26
Ago
Yasuna Motors inicia construção de fábrica no Sul da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 20:55h

As obras da primeira montadora de motos do grupo chinês Yasuna Motors no Brasil já começaram no município de Una, sul da Bahia, e devem ser concluídas em um ano e meio. O terreno já foi preparado e as colunas de concreto já começaram a ser erguidas no local escolhido pela proximidade com os projetos da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, em Ilhéus. Nesta sexta-feira, 26, o governador Rui Costa visitou o canteiro de obras da unidade que terá capacidade para produzir 3,5 mil motos/mês. Rui parabenizou os empresários da Yasuna e destacou a expectativa em relação ao projeto chinês, que produzirá, inicialmente, motocicletas de 50 cilindradas que farão até 60 quilômetros por litro de combustível, e, num segundo momento, motos que farão 100 quilômetros por cada litro. O investimentos são da ordem de R$ 62 milhões. "Isso é extraordinário porque cria a possibilidade de mobilidade para as pessoas a um baixo custo. Aqui, empregos serão gerados direta e indiretamente. Além disso, a partir desta unidade, vamos ter desdobramentos em conhecimento tecnológico e também em pesquisa e desenvolvimento de outros produtos. Ou seja, Una se insere, não somente na geração de empregos, mas também na formação de oportunidade para os jovens e na formação de conhecimento para a Bahia e para a região sul do estado", diz. O diretor presidente da Yassuna Motors do Brasil, Saulo Farias, disse que na fase inicial da linha de montagem serão gerados 300 empregos diretos, 150 ou mais indiretamente. "Nosso plano de expansão prevê abrir dez lojas e entrepostos num prazo de cinco a seis anos na Bahia. Esta é a primeira indústria da Yassuna Motors do Brasil, representamos a China Yassuna Group e vamos fornecer para o Brasil inteiro".

Comente agora
26
Ago
Final de semana será com chuva na capital e interior
Postado por: Anacley Souza / 20:12h

s temperaturas caem em Salvador durante este final de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão para esta sexta-feira (26) e os próximos dois dias é de tempo instável. As chuvas voltaram a atingir a capital baiana, desde a madrugada de hoje e deve continuar no sábado (27) e no domingo (28). A diferença para amanhã, é que o tempo pode ter períodos de abertura no céu, com possibilidade de sol, como ontem, mas ainda com nuvens. Já o domingo deve ficar parecido com a sexta e o predomínio será de nuvens e chuvas isoladas. Então só na próxima semana é que o sol começa a voltar, mas ainda não é possível saber o dia exato. As temperaturas vão variar entre 22º, a mínima, e 26º a máxima. Vale lembrar que, a Marinha emitiu um novo aviso de ressaca, com previsão de ondas que podem alcançar até três metros de altura. Esse aviso tem validade até às 9h de domingo. Já a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, até 18h dessa quinta, 83 solicitações de emergência, entre deslizamentos de terra e ameaças de desabamentos de imóveis.

Comente agora
26
Ago
Presidente da OAB-BA deixa escapar que é contra impeachment de Dilma: ‘Estou convencido’
Postado por: Débora Ayane / 16:45h

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA), Luiz Viana, deixou escapar uma declaração polêmica durante o debate realizado no Conselho Pleno da OAB-BA, realizado na manhã desta sexta-feira (26). O presidente acabou insinuando que é contra o impeachment de Dilma, fato que ele havia tentando desconversar desde o começo do processo, iniciado pelo então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Iniciamos ontem uma sessão de cassação da Presidente da República. Isso é muito sério, não é pouco sério não. Eu, por exemplo, estou convencido de que não tem crime de responsabilidade [contra a presidente afastada Dilma Rousseff]. Mas a OAB se posicionou pela responsabilização da Presidente da República. Isso parece que não nos atinge, mas atinge muito”. O presidente já havia afirmado que tinha ressalvas quanto à fundamentação do processo e destacava que o processo é formalmente jurídico, mas “materialmente político” (veja aqui). “Eu entendo, compreendo as críticas que são feitas, inclusive no sentido de que o fundamento, a causa para deliberar, que são as pedaladas fiscais seria crime de responsabilidade. Essa é uma questão muito delicada, porque esse é um juízo jurídico, mas a deliberação não será jurídica”, explica Viana.

Comente agora
26
Ago
Travessia Salvador-Mar Grande volta a ser suspensa por conta do mau tempo
Postado por: Débora Ayane / 15:58h

A Salvador-Mar Grande foi suspensa novamente por volta das 12h desta sexta-feira (25), por conta do mau tempo e das condições ruins de navegação na Baía de Todos-os-Santos. Conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), há ventos fortes e o mar está agitado, o que compromete a segurança dos passageiros e das embarcações. Não há previsão para o serviço ser retomado.A travessia havia sido retomada normalmente na manhã desta sexta-feira, por volta das 5h, após dois dias parada também por conta do mau tempo e das condições de navegação. Com a suspensão das lanchas, quem segue de Salvador para Mar Grande, tem como opção o ferry boat, no terminal de São Joaquim.Segundo a Internacional Marítima, empresa que administra o sistema ferry-boat, o movimento nos terminais de embarque de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, em Itaparica, é tranquilo nesta sexta.Conforme a concessionária, estão em operação as embarcações Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Maria Betânia e Pinheiro, com saídas de hora em hora. A Internacional Marítima informou que, caso haja aumento significatrivo na demanda, podem ser realizadas viagens extras.As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro.

Passeio nas ilhas

Comente agora
26
Ago
Nova Viçosa: Jovem chama a atenção por ter gêmeos em 3 gestações diferentes
Postado por: Willyam Reis / 11:30h

Uma jovem de 26 anos, de Nova Viçosa, extremo sul baiano, chama atenção por ter três gestações de gêmeos sem ter nenhum caso gêmeos na família. Segundo relato dela, as crianças gêmeas têm pais diferentes, e nenhum dos homens com quem se relacionou tem histórico de gêmeos nas famílias deles. Conforme a TV Santa Cruz, os primeiros filhos – Queilane e Gllkelven, de sete anos – vieram quando Fabiana de Jesus Santos tinha 18 anos. Após dois anos, Fabiana engravidou novamente, de Isabele e Cibele, hoje com 5 anos. Depois de alguns anos, a dona de casa engravidou de novo, dando à luz uma menina aos 7 meses de gestação, que morreu em um hospital logo após completar um ano. Os gêmeos idênticos, Guebson e Guerbeson, vieram logo depois. Eles vão completar um ano em setembro. Para a emissora, a jovem, que está solteira, contou que não tem trabalho fixo e vive de "bicos" de empregada doméstica. Ele sobrevive com uma ajuda dos pais das crianças, auxílio de algumas doações e R$ 200 de um benefício do governo federal. Fabiana mora em um distrito de Nova Viçosa. (BN)

Comente agora
26
Ago
Documentos perdidos no período da Olimpíada podem ser resgatados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:49h

Os documentos perdidos no período da Olimpíada em Salvador já podem ser resgatados. De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia, para saber se o documento foi encontrado, é preciso acessar o site da PM, clicar no link “documentos perdidos” e verificar se foi localizado. Ainda segundo a PM, após a verificação, a pessoa que perdeu o documento nas proximidades da Arena Fonte Nova pode fazer o resgate na Ouvidoria da Polícia Militar, que fica no SAC do Shopping Barra, em Salvador. O atendimento ocorre das 8h às 17h. A PM ainda informou que não há um prazo de resgate definido. A polícia também não soube informar quantos documentos foram encontrados durante o período da Olimpíada até a publicação desta reportagem. (G1)

Comente agora
26
Ago
Lanchas para Mar Grande voltam a operar após dois dias paradas
Postado por: Willyam Reis / 10:37h

A travessia Salvador-Mar Grande voltou a operar normalmente, nesta sexta-feira (26), após ficar dois dias suspensa por causa do mau tempo na capital baiana. Oito embarcações estão em tráfego, que saem a cada 30 minutos dos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e do Náutico da Bahia, no Comércio. Na última quarta-feira (24), o serviço tinha sido suspenso às 13h por causa das condições impróprias de navegação na Baía de Todos-os-Santos devido aos fortes ventos e o mar agitado. O último horário de travessia nesta sexta-feira está previsto para às 20h, saindo de Salvador, e às 18h30, partindo de Mar Grande. Apesar da volta das lanchas, as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos não operam nesta sexta-feira. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo continua a operar com conexão em Itaparica. Os catamarãs zarpam do Terminal Náutico da Bahia com destino a Itaparica, de onde os passageiros seguem via terrestre até a Ponta do Curral, em Valença, e de lá atravessam para o Morro. Com conexão, a viagem dura em média 3h20 – uma hora a mais que o percurso direto. Os horários de saída de Salvador são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. (G1)

Comente agora
25
Ago
Corpo de Bombeiros da Bahia completa um ano de emancipação
Postado por: Anacley Souza / 23:06h

Há exatamente um ano, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) adquiriu autonomia administrativa, orçamentária e financeira. Os 365 dias seguintes foram marcados pelo lema ‘10 anos em 1’ e por conquistas que tornam o dia 25 de agosto motivo de orgulho para os oficiais e praças da corporação. Reformas, novo fardamento, subgrupamento no interior, ampliação do efetivo, centro de treinamento, academia e uma série de mudanças melhoraram o atendimento à população baiana, tanto no combate a incêndios, quanto no atendimento de ocorrências em rodovias e no trabalho de prevenção de acidentes. Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles Barbosa, o dia 25 de agosto é motivo de comemoração. “Não podemos nos queixar de quando éramos integrados à Polícia Militar, que hoje é referência para nós, como unidade ‘mãe’. Mas, com a independência, nós tivemos como nos concentrar para crescer de forma mais vigorosa e melhorar ainda mais o serviço prestado à comunidade”. O coronel acrescenta que a emancipação serve de incentivo para a tropa. “Isso nos traz muita alegria. Mais motivado, quem está na ponta do serviço trabalha ainda melhor. Hoje comemoramos e aproveitamos para agradecer também aos nossos soldados pelo empenho e pela dedicação no trabalho diário”. Para o coronel Telles, outra conquista neste um ano de corporação emancipada foi a regulamentação da Lei de Segurança e Pânico, que concedeu o poder administrativo de polícia aos bombeiros e a possibilidade de ampliar o nível de proteção de instalações físicas. A lei aumentou a responsabilidade e reforçou o caráter preventivo do Corpo de Bombeiros, que tem vistoriado edificações e prevenido incêndios em todo o estado. Para fortalecer esse serviço, a corporação recebeu um investimento de R$ 7,4 milhões na compra de mais de sete mil itens, como 50 veículos, 141 computadores e cerca de 6,5 mil materiais utilizados no combate a incêndios.

Comente agora
25
Ago
Polícia Militar devolve documentos perdidos nos Jogos Olímpicos
Postado por: Anacley Souza / 21:01h

Os documentos encontrados pela Polícia Militar da Bahia no período dos Jogos Olímpicos em Salvador já estão disponíveis na Ouvidoria da PM, que fica no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra. Quem perdeu o documento nas proximidades da Arena Fonte Nova pode acessar o site da Polícia Militar, clicar no link ‘documentos perdidos’ e verificar se foi localizado. A Ouvidoria da PM no SAC Barra funciona das 8h às 17h, horário de retirada dos documentos encontrados.

Comente agora
25
Ago
Embasa realiza encontro técnico para conhecer tecnologias de empresas israelenses
Postado por: Anacley Souza / 20:54h

O que há de mais moderno em tecnologia voltada para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário foi apresentado, nesta quinta-feira (25), por oito empresas israelenses durante encontro técnico promovido pela Embasa. Processos e equipamentos diferenciados na captação e tratamento de água e no reuso de efluentes tratados fazem parte das práticas inovadoras. Além de Israel, países como Espanha, Cingapura e Brasil já utilizam, em seus sistemas, algumas das tecnologias desenvolvidas pela indústria israelense para o setor. Participaram do encontro o presidente da Embasa, Rogério Cedraz; o diretor Técnico e de Planejamento da empresa, César Ramos; e o cônsul para Assuntos Econômicos de Israel em São Paulo, Boaz Albaranes. Também com participaram representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), além de gestores da Embasa responsáveis por processos de tratamento de água e de esgoto. “Mesmo com uma equipe técnica experiente e capacitada, a Embasa, assim como as demais companhias do setor, precisa buscar o conhecimento por meio de novas tecnologias que possam contribuir para melhorar ainda mais seus resultados. Israel tem uma condição, de certo modo, semelhante à nossa em relação à escassez hídrica e [...] valoriza muito a água. Por isso, é tão importante compartilhar esse conhecimento para tornar nossos processos cada vez mais eficientes”, disse Rogério Cedraz. Para o cônsul israelense, a superação de desafios mundiais, como a escassez hídrica, só pode vir por meio de soluções desenvolvidas em conjunto por vários países. “A falta de água é um problema mundial, não só de Israel, mas também do Brasil, da Bahia. Há coisas que Israel aprendeu, nas últimas décadas, por causa da escassez de água, e que podemos compartilhar e também trocar conhecimento”, disse Albaranes.

Comente agora
25
Ago
ACM Neto derruba na Justiça postagem que o associa a golpe
Postado por: Anacley Souza / 20:35h

Candidato a reeleição para a prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) obteve uma liminar na Justiça Eleitoral que ordena a retirada de uma postagem nas redes sociais em que é associado a um golpe. A postagem, feita no Facebook da também candidata a prefeita Alice Portugal (PC do B), mostra o prefeito em uma fotografia ao lado do presidente interino, Michel Temer (PMDB), com a frase "se você não vota em quem apoia o golpe, compartilhe". O advogado da coligação do prefeito, Ademir Ismerim, diz considerar que a postagem foi ofensiva por associar ACM Neto a um golpe de Estado. "O prefeito apoiou o impeachment, que é um mecanismo legal previsto na Constituição. Não existe golpe", afirmou. A liminar ainda proíbe que o conteúdo da postagem seja replicado em outros meios de comunicação e no programa eleitoral. Em caso de descumprimento da decisão, a candidata terá que pagar multa diária de R$ 1 mil. Candidata do PC do B, Alice Portugal afirma que vai recorrer da decisão. "O prefeito apoiou o impeachment que na minha opinião é um golpe. Ele não pode querer impedir que as pessoas falem a verdade". Com informações da Folhapress.

Comente agora
25
Ago
Detran lançará projeto de apoio a vítimas de acidentes de trânsito
Postado por: Anacley Souza / 19:46h

O Detran-BA anunciou nesta quarta-feira (24), durante reunião técnica da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND) em Ipojuca (PE), que lançará o projeto Pró-Vítimas, que oferecerá acompanhamento psicológico, social e jurídico às pessoas que sofreram acidentes de trânsito e a seus familiares. O programa já foi licitado. Durante o encontro, apresentou a proposta de obrigatoriedade da implantação de um projeto semelhante em todos as regionais do órgão. "[...] Saímos na frente em criar esse suporte para quem ainda sofre as consequências de um acidente. Estamos abertos para compartilhar informações com os Detrans, que já se mostraram interessados. Em setembro, tornaremos público o projeto", disse o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes. Outra experiência baiana discutida durante os debates, para eventual implantação em todo o país, foi o benefício da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita para pessoas de baixa renda, por meio do curso de direção da Escola Pública de Trânsito (Eptran). “É gratificante ver o reconhecimento do trabalho da nossa escola que, de 2015 até o final deste ano, terá formado mais de três mil condutores. O novo desafio da Eptran é o projeto 'Trânsito Cidadão', nas escolas públicas", ressaltou Gomes. A reunião técnica antecede o 54° Encontro Nacional dos Detrans, que inicia nesta quinta (25), com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Comente agora
25
Ago
Defesa Civil mantém alerta por três dias na capital baiana
Postado por: Anacley Souza / 19:08h

Os próximos três dias serão de alerta e prontidão para a Defesa Civil de Salvador (Codesal). A decisão foi tomada hoje (25) após a chuva mais intensa do ano que caiu na capital baiana durante toda a quarta-feira, 24. O alto nível de precipitação gerou 75 ocorrências, somente nesta quarta-feira, sendo a mais grave o desabamento de uma casa. Apesar da gravidade, o desabamento não deixou feridos. Edson da Cruz morava há mais de 20 anos no imóvel, com a esposa e os quatro filhos, na região de Canabrava, em Salvador. "Eu estava dentro de casa, quando começou a estalar, aí meu filho me avisou, a gente saiu, estrondou tudo, a casa caiu e eu pedi socorro. O rapaz ligou e, graças a Deus, o pessoal foi lá, ajudou a gente e nos levou para outro lugar. Agora estamos lutando para melhorar a situação, porque tínhamos algumas coisas e a gente perdeu, mas a gente vai superar isso e correr atrás. Eu agradeço a Deus por estar todo mundo vivo e todo mundo bem", disse, ainda abalado, o catador de material de reciclagem. Segundo a Codesal, a construção da residência de Edson é considerada irregular e, após o ocorrido, a família foi encaminhada para o abrigo municipal, no bairro de Amaralina e receberá o auxílio aluguel, no valor de R$ 300. O prefeito de Salvador, ACM Neto, relatou que a quantidade de chuva que caiu ontem, na capital (107 milímetros) foi quase a mesma esperada para todo o mês de agosto (127 milímetros). A Região de Bom Juá registrou a maior precipitação - 127 mm. O maior número de ocorrências reportadas à Cidesal, no entanto, foi na região do Subúrbio. Além disso, a cidade teve 12 pontos de alagamento críticos, atribuídos por ACM Neto à grande quantidade de lixo jogado nas ruas, que impede o escoamento da água. "Viramos a madrugada aqui na sede da Defesa Civil, avaliando os riscos de cada uma das áreas da cidade, inclusive avaliando se era o caso de acionar o sistema de alerta e alarme. Os protocolos foram todos observados e percebeu-se que havia uma diminuição ao longo da madrugada, na intensidade das chuvas e, sobretudo, não houve movimentação de terra nas áreas críticas", relatou o prefeito. No início do segundo trimestre desta ano, a prefeitura municipal anunciou a Operação Chuva, que durou até julho.

Comente agora
25
Ago
Mata de São João concentra maior número de mortes por armas de fogo no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:30h

O município de Mata de São João, região metropolitana de Salvador, é apontado como a cidade que concentra o maior número de mortes por armas de fogo no Brasil. A conclusão é do Mapa da Violência do Brasil - 2016, que analisou crimes do tipo cometidos entre 2012 e 2014 em cerca de 3 mil municípios brasileiros que juntos concentram 98% dos homicídios do país. No topo do ranking, a cidade baiana tem média de 102,9 mortes por armas de fogo para cada 100 mil habitantes. Na última edição do estudo, com dados de 2010 a 2012, o município ficou em quinto, com 93,1 homicídios por 100 mil habitantes. O Nordeste é a região do país que abriga o maior número de cidades violentas que aparecem no Mapa. Na edição de 2016, as seis primeiras posições são ocupadas por municípios nordestinos. Atrás de Mata de São João, figuram Murici e Satuba, ambos em Alagoas, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Conde (PB), Eusébio (CE) e Pilar (AL) seguem entre a 4ª e 6ª posição. Alagoas é o estado que possui a maior proporção de cidades entre as mais violentas do país. Dos 102 municípios alagoanos, 27 estão no ranking — um total de 26,5%. Ceará e Sergipe aparecem em seguida com 10,9% e 10,7%, respectivamente. (Bocaõ News)

Comente agora
25
Ago
Ondas de três metros suspendem travessia para Mar Grande e escunas
Postado por: Willyam Reis / 10:10h

Com o mar agitado e previsão de ondas de 3 a 3,5 metros, além de fortes ventos e ressaca no atracadouro do Terminal de Vera Cruz, a travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa nesta quinta-feira (25). A travessia foi interrompida às 13h de quarta-feira (24) por causa das condições impróprias de navegação na Baía de Todos-os-Santos. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), as escunas que fazem o tour turístico pelas ilhas da Baía, que também foram suspensas na quarta-feira, continuam sem operar nesta quinta devido ao mau tempo. Ainda por causa das condições desfavoráveis de navegação, a linha Salvador - Morro de São Paulo segue operação com conexão na ilha de Itaparica. As embarcações saem do Terminal Náutico, no Comércio, atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a travessia em lanchas até o Morro. Com a conexão em Itaparica, o percurso da viagem até o Morro fica em três horas e meia, uma hora a mais que o tempo normal. Os próximos horários são 9h, 10h30, 13h e 14h30. A previsão é de tempo chuvoso durante todo o dia nesta quinta-feira (25) em Salvador. Segundo o Climatempo, a temperatura mínima será de 21º C e máxima de 25º C, com velocidade de vento máxima de 20 km/h. A possibilidade de chuva é de 80%, com umidade relativa do ar de 83%. Uma frente fria que passa pelo litoral da Bahia aumentou a velocidade e leva chuvas para Salvador e para o interior do estado. A Marinha emitiu nesta quarta-feira um aviso de ressaca, com previsão de ondas de até dois metros e meio junto à costa, na faixa litorânea compreendida entre Porto Seguro, no sul da Bahia, e Maragogi, no litoral norte de Alagoas. O aviso tem validade até as 21h de quinta-feira. Por conta do alerta, a Marinha recomenda que os navegantes tenham mais atenção. (G1)

Comente agora
25
Ago
Alunos usam nylon e fazem limpador de para-brisa de ônibus 'funcionar' veja vídeo
Postado por: Willyam Reis / 10:04h

Universitários da cidade de Itacaré, no sul da Bahia, improvisaram um limpador de para-brisa com fio de nylon depois que o equipamento do ônibus em que viajavam quebrou. A situação aconteceu em um trecho da rodovia BA-001, entre Itacaré e Ilhéus, na tarde de terça-feira (23). O grupo de estudantes seguia para faculdades da região. Conforme os universitários, chovia no momento em que o equipamento do veículo escolar quebrou. Os estudantes amarraram um fio de nylon no limpador do para-brisa para ajudar no movimento sobre o vidro. Para fazer o equipamento funcionar, de dentro do veículo, um universitário ficou do lado esquerdo enquanto outro puxava o limpador do lado direito. O improviso permitiu que o condutor do ônibus tivesse visibilidade para seguir viagem. No retorno a Itacaré, o estudantes precisaram usar o nylon novamente para fazer o limpador funcionar, por conta da chuva que atingiu a região. Cerca de 40 alunos estavam no ônibus. Por meio da assessoria, a Secretária da Educação de Itacaré informou que não tinha tomado conhecimento da situação ocorrida com o ônibus. A secretaria informou ainda que o limpador de para-brisa foi consertado nesta quarta-feira (24). (G1)

Veja vídeo abaixo:

Comente agora
25
Ago
Previsão é de chuvas durante todo o dia nesta quinta-feira em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:02h

Apesar de amanhecer ainda sem chuvas, a previsão é de tempo chuvoso durante todo o dia nesta quinta-feira (25) em Salvador. Segundo o Climatempo, a temperatura mínima será de 21º C e máxima de 25º C, com velocidade de vento máxima de 20 km/h. A possibilidade de chuva é de 80%, com umidade relativa do ar de 83%. No bairro do Uruguai, a Rua Régis Pacheco, via de ligação da Suburbana para Cidade Baixa, está alagada na manhã desta quinta. A situação deixa os moradores impossibilitados de sair de suas casas, porque veículos não podem passar pelo local. Os motoristas ainda devem ficar atentos aos semáforos da Avenida Manoel Dias, que apresentam defeito. Segundo a Transalvador, foi registrado um acidente com um ferido nas últimas 12 horas. (G1)

Comente agora
24
Ago
Capital e Recôncavo acumulam 60mm de chuva em 24h
Postado por: Anacley Souza / 21:35h

A forte frente fria que avançou até o litoral da Bahia e a intensificação de ventos de sudeste favoreceram a formação de muitas instabilidades no litoral e no Recôncavo Baiano durante a quarta-feira (24). Na cidade de Salvador foram registrados cerca de 60 mm de chuva acumulada apenas em 12 horas (entre 08h e 20h) de acordo com as medições da estação meteorológica automática do INMET. Esta já é maior chuva desde o início de maio na capital e representa quase metade da média climatológica para agosto, que fica em torno de 136 mm. E com a perspectiva de mais chuva nestes próximos dias, muito provavelmente esta marca será ultrapassada. Até a sexta-feira (26/08), são esperados acumulados da ordem de 90 a 100 mm, podendo acarretar em formação de alagamentos na cidade e risco elevado para queda de barreiras, em áreas de encosta. É somente no fim de semana que as nuvens mais pesadas se afastam da região, o sol aparece mais e a chuva se torna mais esparsa e menos volumosa.

Comente agora
24
Ago
TCE desaprova contas de unidade de saúde administrada pela Sesab
Postado por: Anacley Souza / 18:49h

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) decidiu pela desaprovação das contas referentes ao ano de 2009 da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais). A Corte constatou a ocorrência de “graves infrações às normas legais e regulamentares de natureza financeira, operacional patrimonial e de licitação” na unidade vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O relator do processo, conselheiro Antonio Honorato de Castro Neto, também aplicou uma multa no valor de R$ 2 mil ao gestor da unidade, Alfredo Boa Sorte Júnior. Entre os indícios apontados pelos auditores da 2ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE), estão a formalização de contratos sem respaldo jurídico e irregularidades em dois contratos celebrados com a Fundação ABM de Pesquisa e extensão na Área de Saúde (Fabamed).

Comente agora
24
Ago
Taxistas de Salvador tiveram redução de renda de quase 70% com Uber, diz categoria
Postado por: Anacley Souza / 18:44h

A chegada do Uber em Salvador reduziu a renda dos taxistas na capital baiana em quase 70%, afirmam representantes da categoria. Segundo a Associação Metropolitana dos Taxistas de Salvador, a média diária de receita da categoria era de R$ 300, mas atualmente é de R$ 100. O grupo realizou um protesto nesta terça-feira (23), logo depois, entregou um dossiê contra o aplicativo ao Ministério Público Federal (MPF). Segundo o porta-voz o taxista Adenilton Paim, a concorrência praticada pela Uber é desleal por causa do preço mais barato das corridas. “Eles não arcam com nenhuma das taxas que somos obrigados a pagar. Em dezembro, cheguei a ganhar R$ 8 mil líquidos e agora meu bruto não passa de R$ 3 mil”, lamentou, em entrevista ao Correio. Procurado, o porta-voz da Uber no Brasil, Fábio Sabba, afirmou à publicação que o serviço dos carros particulares atende aos requisitos da Política Nacional de Mobilidade Urbana e que, portanto, o serviço não é clandestino.

Comente agora
24
Ago
Marinha emite alerta de ressaca com ondas de até 2,5 metros no litoral da Bahia
Postado por: Débora Ayane / 16:23h

A Marinha do Brasil emitiu, nesta quarta-feira (24), um novo alerta de ressaca para o litoral baiano, com previsão de ondas de até dois metros e meio junto à costa. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) a ressaca deve afetar a faixa litorânea compreendida entre Porto Seguro, no sul da Bahia, e Maragogi, no litoral norte de Alagoas. O aviso tem validade até as 21h desta quinta (25). Por cauda da mudança, as capitanias dos portos da Bahia e de Sergipe recomendaram atenção aos navegantes e divulgaram alertas para iates, clubes e empresas de transporte marítimo. A MB informou que permanecerá atenta e, em caso de necessidade, Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação na área marítima poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones da Capitania dos Portos da Bahia, (71) 3507-3777; da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, (73) 3421-2050; da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, (73) 3222-5100; e da Salvamar Leste, 0800 284-3878.

Comente agora
24
Ago
Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa por conta da chuva
Postado por: Débora Ayane / 15:40h

A Travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa na tarde desta quarta-feira (24), por conta do mau tempo. Chove em boa parte da Bahia desde a madrugada desta quarta.Conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), que administra o transporte, a saída das embarcações foram suspensas desde as 13h.A associação informou que na quinta-feira (25), as embarcações podem voltar a fazer a travessia, caso as condições climáticas e marítimas melhorem. Normalmente, a travessia Salvador-Mar Grande opera com saídas de 30 em 30 minutos, até as 18h30 (saída de Mar Grande) e até as 20h (saída de Salvador).Quem segue de Salvador para Mar Grande nesta quarta-feira, tem como opção o ferry boat, no terminal de São Joaquim. Segundo a Internacional Marítima, empresa que administra o sistema ferry-boat, o movimento nos terminais de embarque de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, em Itaparica, é tranquilo na tarde desta quarta.Conforme a concessionária, estão em operação as embarcações Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi, Maria Betânia e Pinheiro, com saída de hora em hora. A Internacional Marítima informou que, caso haja aumento significatrivo na demanda, podem ser realizadas viagens extras.As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro.

Escunas de turismo

Comente agora
24
Ago
Filhote de onça-preta do zoológico ganha nome de atleta do boxe da Bahia
Postado por: Débora Ayane / 13:37h

Quase dois meses após o nascimento, o zoológico de Salvador já definiu o nome do novo filhote de onça-preta da unidade. Após votação popular, que contou com quase sete mil votos, os internautas decidiram batizar o animal como "Adriana", uma homenagem a boxeadora baiana Adriana Araújo, que foi bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na Olímpiada do Rio, ela acabou não conquistando medalha.A votação, que ficou aberta no site do zoológico, contava com três nomes de atletas baianas que participaram da Rio 2016. Além de Adriana Araújo, o público pôde escolher entre na Ana Marcela (maratona aquática) e Graciete Moreira (maratona feminina).O nome "Adriana" conquistou 56% dos quase sete mil votos do público, que começou a votar no dia 29 de julho. A onça-preta nasceu no dia 26 de junho e é uma fêmea. Esta é a segunda reprodução da espécie em menos de um ano no local. Ela é prima de Diaurum, macho e primeira onça-preta que nasceu no zoológico de Salvador após dez anos.

Onça "Adriana"

Comente agora
24
Ago
Mau tempo cancela voos em Vitória da Conquista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:01h

O mau tempo provocou o cancelamento de ao menos dois voos em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, na manhã desta quarta-feira (24). Ainda não há previsão de novos cancelamentos. O voo previsto para sair às 5h, com destino a Belo Horizonte, precisou ser cancelado e os passageiros devem seguir no voo que sairá às 12h45. O embarque para Salvador, às 6h30, também foi cancelado e só deve ser realizado às 16h. Segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), a previsão é de temperatura mínima de 15º C e a máxima de 33º C na cidade nesta quarta-feira. O tempo deverá ficar parcialmente nublado durante todo o dia. A previsão de tempo encoberto com nuvens segue até o domingo (28), de acordo com o Inmet. (G1)

Comente agora
24
Ago
Corpo de banhista desaparecido na praia de Ondina é encontrado em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:32h

O corpo do banhista que se afogou na Praia de Ondina, em Salvador, foi localizado por volta de 10h15 desta quarta-feira (24), de acordo com o Corpo de Bombeiros. O homem de 29 anos estava desaparecido desde a tarde de terça-feira (23). Além dele, outro banhista se afogou no local, mas foi socorrido pelo Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Gmar). O corpo foi achado a cerca de 200 metros do local do afogamento. As buscas pelo banhista desaparecido foram retomadas na manhã desta quarta-feira, após terem sido suspensas no final da tarde de terça por conta da falta de visibilidade. De acordo com os Bombeiros, os dois nadavam na região da praia próxima ao bairro do Rio Vermelho, quando, por volta das 13h de terça-feira, começaram a se afogar. A vítima retirada do mar foi encaminhada para um hospital. O estado de saúde dela não foi detalhado. (G1)

Comente agora
24
Ago
Escunas são suspensas e viagem para Morro de SP é feita com conexão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:38h

As escunas que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos estão suspensas devido ao mau tempo que atinge Salvador nesta quarta-feira (24). Também por causa das condições desfavoráveis de navegação no percurso entre Salvador e a Ilha de Tinharé, a linha marítima para Morro de São Paulo é feita com conexão em Itaparica. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a Capitania dos Portos alerta para para mar muito agitado e ventania. Com conexão em Itaparica, os catamarãs vão sair normalmente do Terminal Náutico, atracar em Itaparica, de onde os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a travessia em lanchas até o Morro. Com conexão, a viagem dura uma hora a mais em relação ao percurso direto e passa a ser feita em 3h20. Os próximos horários oferecidos saindo de Salvador para o Morro são 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas do Morro ocorrem às 9h30, 13h30 e 15h. Já a travessia Salvador - Mar Grande opera normalmente, com saídas a cada 30 minutos. O movimento de passageiros é tranquilo na manhã desta quarta-feira e oito embarcações estão em tráfego desde as 5h. O sistema funcionará nesta quarta até as 18h30, que é o último horário saindo de Mar Grande, e até as 20h, última saída de Salvador.

Comente agora
24
Ago
TRT-BA leilão 68 veículos penhorados na Semana Nacional de Execução
Postado por: Willyam Reis / 08:10h

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) leiloará 68 automóveis penhorados em processos judiciais trabalhistas no dia 21 de setembro, no Depósito Judicial, na Estrada Cia-Sudic, sentido Base Naval de Aratu, em Simões Filho. Os carros são utilitários, como caminhões, ônibus, caminhonetes e veículos pequenos. O edital do leilão contendo as regras para a arrematação, a descrição dos automóveis, a avaliação, o estado de conservação e eventuais multas e débitos de cada um foi divulgado nas páginas 9 a 20 do Diário Eletrônico do TRT da segunda (22). Em breve, a listagem deverá estar disponível também no site www.nordesteleiloes.com.br, onde poderão ser oferecidos lances virtuais para os diversos itens. O leilão integra a programação da Semana Nacional da Execução Trabalhistas, que acontece do dia 19 a 23 de setembro. Além deste pregão, o TRT promoverá outros dois no período: um em Feira de Santana, no dia 19, e outro em Itabuna, no dia 23 de setembro. Quem tiver um processo na Justiça do Trabalho já pode pedir o agendamento da audiência para tentativa de conciliação na Semana da Execução, através do e-mail semanadeexecucao@trt5.jus.br, devendo informar os nomes das partes (reclamante e reclamado), além do número do processo para que o pedido seja examinado. No interior, as partes podem agendar a audiência diretamente na Vara do Trabalho. O evento, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), terá como slogan ''A Justiça só é efetiva quando realizada por inteiro''. (BN)

Comente agora
23
Ago
Bassuma aposta em fator 'espiritual' para vitória de Isidório até no 1º turno em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 21:02h

Candidato a vice-prefeito de Salvador na chapa encabeçada pelo deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PDT), o ex-deputado federal Luiz Bassuma (Pros) tem “certeza” que o pedetista se elege comandante da capital baiana. Assim como o devoto colega de chapa, Bassuma apela para forças de outro mundo e acredita que o fator “espiritual” colocará Isidório na chefia do Palácio Thomé de Souza. “Só tenho dúvida se [Isidório se elege] no primeiro e segundo turno. Na última eleição para deputado estadual, Isidório teve 65 mil votos em Salvador. Na pesquisa de ontem, ele aparece com 6%. Em Salvador, isso significa algo entre 60 e 80 mil eleitores. Só que, de 2014 para cá, Isidório aumentou muito o trabalho dele”, avaliou o ex-parlamentar ao se referir ao trabalho do pedetista na Fundação Dr. Jesus, segundo ele, a “maior fundação do planeta Terra para dependentes químicos”. Ainda de acordo com Bassuma, a experiência de Isidório à frente da casa de reabilitação o credita a ser um bom gestor, suprindo sua falta de experiência com a máquina pública. Para o candidato a vice, o deputado estadual também reúne duas características “muito raras” na política brasileira: “inteligência e honestidade”. “Isidório tem muitos defeitos, mas tem algumas qualidades que, para o momento atual do Brasil e da política, são cruciais. O primeiro é a inteligência. Ele é uma das figuras mais inteligentes que eu já conheci. Segunda, honestidade. Isidório também mostrou que é um excelente gestor ao cuidar de uma estrutura como essa [Fundação Dr. Jesus], com o que há de mais complicado na sociedade, que é a fundação, uma espécie de microexperiência. Ele costuma dizer: ‘Eu não sou obrigado a conhecer profundamente Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana, Educação, Saúde. Eu tenho que me cercar de gente boa, honesta e competente. Ao gestor, cabe a vontade política, sem roubar’”, afirmou. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Ago
Recadastramento de policiais reformados e da reserva termina dia 31
Postado por: Anacley Souza / 18:17h

Dois mil e noventa e seis policiais militares da reforma e da reserva e que ainda não realizaram o recadastramento, têm até o dia 31 de agosto para regularizar seus dados junto à Previdência Estadual. Esta é a quarta etapa do recadastramento anual do órgão e o procedimento pode ser feito em qualquer uma das 56 unidades do Ceprev localizadas nos postos SAC e em Pontos Cidadão ou ainda no SAC Servidor. Para realizar o recadastramento, é necessário levar carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial) com foto atual e em bom estado de conservação, CPF e comprovante de residência. Todos os documentos devem ser levados com cópia. Quem residir fora da área de cobertura previdenciária poderá se recadastrar por correspondência, enviando atestado de vida e os documentos autenticados para: SUPREV - Av. Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904. É imprescindível sinalizar na parte externa do envelope a palavra 'Recadastramento'. O atestado de vida está disponível no Portal do Servidor. Em caso de impossibilidade de locomoção ou doença grave, o recadastramento pode ser feito mediante procuração por instrumento público (originais e cópias), emitida no máximo até seis meses ou através de formulário próprio disponibilizado gratuitamente pela Previdência Estadual, além de atestado médico original emitido até 30 dias. No caso de ausência do domicílio, é necessário apresentar um atestado de vida, declaração que pode ser concedida por uma autoridade pública, como médico, delegado, dentre outras autoridades, confirmando que aquele servidor está vivo e reside no município informado. Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev ou Pontos Cidadão, envio pelos Correios à Suprev (endereço acima) ou por fax: (71) 3116-5464. Informações adicionais, como a lista de documentos exigidos e o endereço de todas as unidades Ceprev estão disponíveis no Portal do Servidor ou, ainda, pelo call center 0800 071 5353 (ligações dentro do Estado) ou 71 4020-5353 (para ligações realizadas de fora da Bahia ou de telefone celular).

Comente agora
23
Ago
Incra/BA convoca 436 agricultores para regularizar a situação ocupacional
Postado por: Anacley Souza / 18:06h

A Superintendência Regional do Incra, na Bahia, convoca 436 agricultores e agricultoras da reforma agrária para justificarem ausências nos lotes. O objetivo é regularizar a situação ocupacional de 70 assentamentos rurais, situados em 42 municípios baianos. Os citados no edital publicado, na segunda-feira (22), estão no endereço eletrônico www.incra.gov.br/ba, no banner “Beneficiários notificados por abandono de lote na Bahia”. Lá, encontra-se a lista, por assentamentos, dos beneficiários que precisam apresentar defesa junto ao Incra/BA. As alegações serão analisadas caso a caso. Os que não se manifestarem serão excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), desse modo, perdem o direito ao lote. Os convocados devem dirigir-se a Divisão de Desenvolvimento, do Instituto, na Avenida Ulisses Guimarães, 640, Sussuarana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador (BA). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3505-5362. A ação tem como base a Instrução Normativa no. 71. Esta norma determina que as ausências do lote da reforma agrária, por mais de 90 dias, devem ser comunicadas ao Incra. Além do endereço eletrônico www.incra.gov.br/ba, cartazes com os nomes dos convocados estão sendo distribuídos para prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios onde estão situados os assentamentos com questões ocupacionais pendentes. Por todo o estado Os convocados são de 18 territórios de identidade espalhados pelo estado da Bahia. O Sudoeste é a região com maior número de beneficiários convocados, em 21 áreas de reforma agrária com problemas ocupacionais e apresenta 253 agricultores citados. Só o município de Vitória da Conquista possui 14 assentamentos com beneficiários convocados. O restante está nos municípios de Barra do Choça, Encruzilhada, Cordeiros e Mirante.

Comente agora
23
Ago
Quase quinhentos homicidas foram presos na Bahia este ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:26h

Incursões da polícia baiana foram responsáveis pela prisão de 489 homicidas no estado entre 1º de janeiro à 21 de agosto de 2016. Os dados são do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e representam um aumento de 23% da produtividade quando comparados com o mesmo período de 2015 (374 assassinos foram tirados de circulação). Entre os presos em 2016 está Claudomiro Santos Rocha Filho, conhecido como "Nicão", autor de pelo menos 18 mortes, que atuava na RMS e pertencia ao Baralho do Crime da SSP. Resistiram e morreram em confronto este ano os também procurados pela polícia Dílson da Paz dos Santos, o "Renato Químico", responsável por pelo menos 22 homicídios, e Tarcísio Antônio Silva Itaparica, o "Bibiu", autor de pelo menos 30 assassinatos. Ambos agiam no Subúrbio Ferroviário. "As forças de segurança estaduais estão trabalhando como nunca e os reflexos dessas atuações são o aumento da produtividade e as reduções dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Salvador (18,9%) e na RMS (3,5%) no segundo semestre deste ano", ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ainda segundo o titular da pasta, nas reuniões semanais de avaliação foi percebido um pequeno aumento nos CVLIs, no primeiro semestre (comparado com 2015) e que alguns ajustes foram feitos para aperfeiçoar o policiamento. Ele destaca a contratação de 1.700 PMs, que entraram para corporação em 2016, além dos 557 policiais civis, em processo de nomeação.

Comente agora
23
Ago
Mulheres representam apenas 14,48% dos postulantes às prefeituras da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:46h

Apenas 14,48% dos postulantes às prefeituras do estado nas eleições deste ano são mulheres, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número considera todos as candidaturas registradas junto à Justiça Eleitoral. No caso dos ocupantes da vice nas chapas, o número é ligeiramente maior: 16,27%. Os índices expressam a baixa mobilização das mulheres na concorrência a cargos eletivos – neste sentido, a legislação prevê inclusive um dispositivo que determina uma cota de 30% nas chapas – o número foi alcançado levando em consideração as candidaturas a vereador e o cômputo geral: 30,78% dos candidatos a todos os cargos são mulheres. A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, reeleita em 2012 e presidente da União de Municípios da Bahia (UPB), foi uma exceção e aponta que, para além do machismo, as dificuldades de gestão e custeio podem estar influenciando na baixa adesão de mulheres na disputa. “Infelizmente, o cenário político hoje e o descrédito, principalmente com relação a prefeitos. Temos vivido muitos problemas de gestão por causa da falta de autonomia que os municípios estão vivendo por conta da concepção dos programas do governo federal, os prefeitos perderam o poder de decisão”, avalia, pontuando que as mulheres tem um “nível de comprometimento maior” e por isso pensaria mais antes de se lançar à corrida eleitoral. “Como ser prefeita de uma cidade se você não vai poder resolver ou tentar resolver os problemas”. De acordo com Quitéria, por essa razão, várias mulheres atuantes na política resolveram deixar suas carreiras eletivas em modo de espera.

Comente agora
22
Ago
Salvador terá a primeira clínica especializada em cuidados paliativos do Nordeste
Postado por: Anacley Souza / 22:49h

A primeira clínica do nordeste especializada em cuidados paliativos chegará a Salvador no início de 2017 através da Clínica Florence. Baseado no conceito “Hospice Care”, consolidado nos Estados Unidos e na Europa, o diferencial da clínica é um olhar mais humanizado da rotina médica. O método enxerga o paciente sob quatro dimensões: física, psicológica, espiritual e social. Um dos diferenciais da clínica é uma maior interação entre o paciente e seus familiares, com visitas durante as 24 horas do dia, além da possibilidade de receber visitas de crianças e animais de estimação. Para dar um apoio mais próximo ao paciente, o corpo funcional da clínica será integrado por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros e psicólogos especialistas em cuidados paliaivos. Além de uma equipe de apoio composta por nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e conselheiros espirituais. A clínica, que estará situada em Nazaré, tem previsão de conclusão no início de 2007.

Comente agora
22
Ago
Itaparica e Vera Cruz discutem as minutas do PDDU
Postado por: Anacley Souza / 22:15h

Os municípios de Itaparica e Vera Cruz (Grande Salvador) estão com audiências abertas ao público programadas para discutir as minutas referentes ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Em Itaparica, o evento está marcado para quarta-feira, das 8h às 14h, no Grande Hotel de Itaparica. Já em Vera Cruz (Mar Grande), a audiência está programada para esta quinta-feira, também das 8h às 14h, no Colégio Municipal de Vera Cruz, localizado na comunidade de Tairu. Na ocasião, serão discutidos os princípios, diretrizes e propostas voltados para a superação dos principais problemas urbanos de ambos os municípios.

Desdobramento: O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Vera Cruz e Itaparica é um desdobramento do Plano Urbano Intermunicipal (PUI) de toda a ilha, que visa promover o desenvolvimento econômico, social, territorial e institucional da localidade, com o propósito de integrá-la aos demais municípios da região metropolitana de Salvador (RMS). Embasado em estudos técnicos, com acompanhamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e dos conselhos municipais da Cidade, e elaborado com participação de representações sociais, o PUI já foi finalizado e apresentado em audiência pública, em julho.

Comente agora
22
Ago
Frente fria avança pela Bahia e semana será chuvosa
Postado por: Anacley Souza / 20:22h

A semana promete grandes mudanças no tempo no litoral da Bahia e no litoral de Sergipe. Uma frente fria que se desloca pelo Espírito Santo está prevista para chegar ao sul da Bahia até a noite desta segunda-feira (22). A umidade aumenta no sul e no leste do estado e já há possibilidade de pancadas de chuva. As rajadas de vento também aumentam e podem chegar a 60 km/h. O oeste da Bahia está com chuva muito irregular há vários meses. Amanhã (23), a frente fria avança pelo litoral da Bahia e chega a . A capital baiana terá uma mudança drástica no tempo com previsão de chuva e queda de temperatura. A Climatempo alerta para uma semana de chuva frequente em Salvador. "O tempo vai ficar fechado com bastante chuva pelo menos até quinta-feira e há risco de deslizamentos", afirma a meteorologista Fabiana Weykamp. A partir de quarta-feira (24) o tempo muda também em Sergipe com aumento da chuva. A capital fica chuvosa especialmente na quarta e na quinta-feira. Com o avanço dessa nova frente fria e o aumento da umidade na costa leste do Nordeste, outras áreas também terão chuva, porém em menores volumes.

Comente agora
22
Ago
Laje: Grávida sente dores e PMs ajudam a fazer parto de gestante
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:17h

Policiais militares de Laje, no Vale do Jiquiriçá, deram apoio na realização de um parto na madrugada deste domingo (21). O caso ocorreu na localidade de Riacho da Lama. Conforme o Blog do Marcos Frahm, o casal seguia em um carro da prefeitura de Laje em direção ao hospital da cidade, por volta das 4h20. No entanto, a grávida Vanessa Silva Fonseca não aguentou esperar a chegada até a unidade hospitalar e a criança nasceu dentro do veículo. Os PMs que estavam perto do local ajudaram o companheiro de Vanessa, Mário dos Santos Cruz, e o bebê pôde nascer. Já com a criança nascida, os policiais fizeram o acompanhamento do carro até o hospital, onde o procedimento foi concluído com êxito. A bebê se chama Marília.

Comente agora
22
Ago
Neto vai processar Célia Sacramento após ser acusado de superfaturar obras
Postado por: Willyam Reis / 08:36h
  • Candidato à reeleição, o prefeito ACM Neto (DEM) reagiu após ser acusado pela vice-prefeita Célia Sacramento (PPL) de superfaturar obras na capital baiana. Ao jornal A Tarde, o democrata disse que irá processa a sua ex-aliada. Neto afirmou que as declarações de Célia foram “levianas” e comparou a atitude da ex-aliada, que também disputa à prefeitura de Salvador, com a fábula do Escorpião "que tem por natureza picar e envenenar qualquer um".
  • Acusação - Célia Sacramento afirmou que houve uma “série de obras que foram feitas na prefeitura com custo muito maior que deveria”. “Sou especialista em análises de custos. Sou formada na USP. Se tem uma pessoa que entende de controladoria sou eu. Fui a primeira mestra em Contabilidade de Salvador. Os principais especialistas em controladoria e sistemas de custos na área empresarial como FIEB, Polo, Prefeitura, passaram por mim. Com essa expertise posso dizer: tivemos uma série de obras que foram feitas na prefeitura com custo muito maior que deveria”, disse, apontando o superfaturamento nas obras da Barra, Rio Vermelho e ciclovia do subúrbio ferroviário. “Quem já construiu casa, tem noção de preço dos materiais, ver milhões aplicados em certas reformas estremece as pessoas”, acrescentou. Célia frisou também que com 35% do que Neto gastou na Barra teria feito "toda a cobertura do Canal do Camurugipe e faria encosta no Barro Branco, não morreriam aquelas 22 pessoas”. “Além do mais, Salvador é a capital do desemprego, enquanto o gestor público tem o seu patrimônio triplicado”, provocou.
Comente agora
21
Ago
Na Bahia, 278 candidatos podem ser impugnados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:29h

Quase cinco mil candidatos podem ser impugnados em todo o país. O balnço foi feito pelo Ministério Público que já identificou 4.942 candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano que poderão ser barrados por serem considerados fichas-sujas. De acordo com O Globo, o levantamento, feito por um sistema do Ministério Público Federal, ainda é preliminar e deve ser concluído somente na próxima semana. Até agora, são 179 os candidatos do Estado do Rio identificados como passíveis de impugnação. Não foram divulgados os nomes dos políticos. Não poderão disputar as eleições políticos que tiveram as contas rejeitadas quando ocuparam cargo ou função pública ou foram condenados em segunda instância por crimes como corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Ainda segundo O Globo, como o tempo de campanha e o registro de candidaturas aconteceu mais tarde do que em pleitos anteriores, a previsão da Justiça Eleitoral é que diversos políticos deverão concorrer com os registros ainda sob análise. Caso posteriormente eles sejam barrados, os votos que receberam são considerados nulos. Na Bahia, há 278 candidatos nesta situação. A expectativa é que o número cresça na próxima semana porque nem todos os registros de candidaturas constam no TSE. Até agora, foram pesquisados no sistema informações sobre 467 mil candidatos. Além do MP, os candidatos e partidos também pedir a perda de registro de adversários à Justiça Eleitoral.

Comente agora
21
Ago
Capital: Movimento Sem Terra faz nova ocupação na Estrada Velha do Aeroporto
Postado por: Anacley Souza / 14:55h

O MSTB-DL (Movimento Sem-Teto Democrático e de Lutas) divulgou uma nota, na noite de sábado (20) informando que iria retornar a ocupar o terreno de 1031 mil metros quadrados na avenida Aliomar Baleeiro, conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador. O local já tinha sido ocupado em 22 de novembro do ano passado e liberado no dia 1º de fevereiro. Ainda de acordo com a nota, essa ocupação do ano passado foi a maior ocorrida em Salvador nos últimos dez anos, quando participaram cerca de dois mil integrantes do movimento. Os manifestantes saíram do local após ser assinado um termo de compromisso, acordado em uma reunião onde participaram representantes do governo do Estado, do Espólio João Fernandes da Cunha/Waldiméa Sento Sé Fernandes da Cunha, dois advogados e representantes da coordenação do MSTB-DL. "A partir das conversações foi possível construir o seguinte entendimento: a)Efetivar pacificamente a reintegração de posse do terreno do espólio com apoio logístico de transporte; b)Elaboração de um projeto de habitação popular, através do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, para as famílias vinculadas ao movimento através da venda, pelos proprietários, de 50.000 metros quadrados ao governo federal", disse. Porém, os integrantes do movimento afirmam que o contrato foi cumprido apenas da parte deles, que saíram do local. A publicação diz que, seis meses após o fim da ocupação, “nada foi resolvido e a situação dos sem teto continua a mesma”. O terreno ocupado foi oferecido a eles por cerca de R$1200 por metro quadrado, o que, segundo a nota, é superior a vários terrenos existentes na avenida Paralela, uma das mais caras de Salvador. "Fruto disto, os remanescentes dessa ocupação até hoje perambulam de ocupação em ocupação no aguardo de uma situação irresolvida (sic). Assim, não nos restou outra atitude do que voltar a ocupar o terreno da Estrada Velha até que quem de direito cumpra o que assinou com os sem teto", completa.

Comente agora
21
Ago
Campanha para diagnóstico da Hanseníase irá visita escolas de Salvador
Postado por: Anacley Souza / 14:43h

Será iniciada na segunda-feira (22) a Campanha Nacional Hanseníase e Geohelmintíases, que irá acontecer até a sexta-feira (26). Os dados coletados serão enviados ao FormSus, do Ministério da Saúde, que fará o mapeamento em todo o Brasil. A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) realizou, na terça-feira (16) e na sexta (19), o treinamento com os voluntários da campanha para a busca ativa de hanseníase e tratamento preventivo de verminose em jovens de 5 a 14 anos. Os voluntários são alunos de enfermagem de três faculdades do município e vão trabalhar nos 140 postos de saúde dos 12 distritos sanitários da cidade. O papel deles é visitar as escolas para buscar manchas suspeitas de hanseníase nas crianças. Hoje, a SMS trabalha com uma média de 390 escolas e 107 mil alunos. Eloísa Bastos, do setor de Vigilância Epidemiológica do Agravo da Hanseníase, explicou que a hanseníase é uma doença que é um problema de saúde pública e que, em termos mundiais, o Brasil está em 2º lugar no ranking de casos. Os distritos do Subúrbio Ferroviário, Itapuã e São Caetano / Valéria são os que apresentam um maior número de casos registrados, de acordo com a servidora. "Salvador, enquanto capital, também apresenta indicadores altos. De 2010 a 2015, foram apresentadas taxas de detecção altas", concluiu.

Comente agora
21
Ago
Rui entrega viaturas e inaugura sistema de abastecimento na Bacia do Jacuípe
Postado por: Anacley Souza / 14:11h

Moradores da zona rural da Bacia do Jacuípe receberam ampliação no abastecimento de água, por meio da entrega de um sistema de abastecimento e de 30 cisternas, realizada pelo governador Rui Costa, neste sábado (20), em Pintadas. Também no município, Rui autorizou convênios do Programa Bahia Produtiva, entregou 55 títulos de terra e três viaturas para a Polícia Militar, além de ter autorizado o início das obras de sinalização de trânsito e visitado o Colégio Estadual Normal de Pintadas e a Cooperativa Agroindustrial da cidade. Na ocasião, o governador destacou a importância de apoiar cooperativas que são modelos de sucesso. “A Bahia tem 700 mil famílias de agricultores familiares, cerca de 3 milhões de baianos que sustentam a família com a pequena agricultura. O dinheiro que esse pequeno agricultor ganha na produção, ele gasta na cidade. Se fortalecemos o pequeno agricultor, nós fortalecemos também o comércio do município. Por isso estamos assinando os dois convênios [do Bahia Produtiva], de R$ 1,5 milhão, para adquirir máquinas e equipamentos, para reforma e ampliação do abatedouro e frigorífico, e para a aquisição de veículo e baú refrigerado”.

Comente agora
21
Ago
'Isaquiasmania' inspira crianças e faz Ubaitaba sonhar
Postado por: Anacley Souza / 10:19h

Os cabelos. As sobrancelhas. A remada que parece fazer a canoa flutuar. O carrão com que circula pela cidade. Isaquias Queiroz é o espelho e a inspiração para crianças e jovens que acordam antes do sol nascer para remar no Rio das Contas, em Ubaitaba, pequenino município no interior da Bahia. Aqui, Neymar não tem vez. O sonho é ser como o filho da Dona Dilma. Na "Cidade das Canoas", o remo nas mãos faz as vezes da bola nos pés e empurra uma geração que a 1.300km de distância do Rio de Janeiro assistiu pela televisão a consagração do conterrâneo na Olimpíada. A "Isaquiasmania" arrebata aos montes e lota a escolinha da Associação Cacaueira de Canoagem. Às margens do rio, crianças de oito anos carregam barcos três vezes maiores do que elas. As três medalhas olímpicas (duas pratas e um bronze), os títulos mundiais (júnior e adulto), tudo estimula a imaginação de pequenos que parecem perceber desde muito cedo que a canoagem talvez seja a única chance de um futuro melhor. Um futuro como o de Isaquias, que passou por cima de todas as dificuldades, inclusive as da própria escolinha, que carece de estrutura, e ganhou o mundo. É o que busca Jonathan dos Santos, de 11 anos e com história de vida semelhante a do maior medalhista do Brasil em apenas uma edição de Jogos Olímpicos. Com pai e mãe desempregados, o garoto de 1,30m acorda cedo e vai remar. Muita das vezes com fome. Coloca a canoa sobre os ombros, atravessa a rua de paralelepípedos e desce as escadas até o Rio das Contas. Entre um treino e outro, o baiano precisa ajudar em casa. Assim como o ídolo quando criança, ele ganha uns trocados fazendo "carrego" na feira.

Comente agora
21
Ago
Com aeroporto fechado, Lúcio Vieira Lima reclama ao não conseguir pousar em Conquista
Postado por: Anacley Souza / 10:12h

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) teve problemas ao tentar pousar no aeroporto de Vitória da Conquista neste sábado (20). Lúcio participaria de um comício no município de Itambé, mas ao sobrevoar a região descobriu que o Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo estava fechado. “As pistas não estavam com balizamento ligado, nem o rádio da torre respondia. Isso ocorre só mesmo no estado da Bahia, que [o governo] é responsável pelo aeroporto, que a União passou para sua administração”, criticou em vídeo postado em seu perfil no Facebook. Irmão do secretário de Governo do presidente interino Michel Temer, Geddel Vieira Lima, Lúcio informou que teve que retornar a Salvador e que entrou em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com a Infraero para identificar os motivos do local estar fechado. “Já entrei em contato, ainda no avião, com profissionais da Infraero e ANAC para que vejam o que aconteceu e não ocorra mais esse absurdo que foi. Até porque, se eu tivesse ido sem gasolina que permitisse meu retorno a Salvador, se fosse confiando em abastecer em Vitória da Conquista, eu estaria com sérios problemas”, alertou. Uma fonte informou ao Blog do Anderson que as escalas de pouso e decolagem do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo foram alteradas após a redução de voos na região. De acordo com o blog, o local funciona de domingo à sexta-feira até 19h15 e no sábado até 14h30, horários que disponibiliza para voos particulares. Porém, de acordo com as regras da ANAC, as operações deveriam ser mantidas em caso de aeronaves com voos autorizados.

Comente agora
21
Ago
Travessia Salvador-Mar Grande faz parada de mais de três horas neste domingo
Postado por: Anacley Souza / 09:24h

A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande faz parada de três horas e meia neste domingo (21/8) por causa do período de maré baixa que vai até a próxima segunda-feira (22/8). A suspensão do serviço ocorre às 9h30 e vai até as 13h. Segundo a Associação de Transportes Marítimos da Bahia (Astramab), a travessia está operando com oito embarcações em tráfego e com movimento de embarque moderado nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico, no Comércio. Os usuários estão sendo atendidos com horários de saída das embarcações de meia em meia hora. Neste domingo, o último horário saindo de Mar Grande será às 18h30, e de Salvador, às 20h. Aos domingos e feriados a tarifa na travessia é de R$ 7,10. A linha Salvador-Morro de São Paulo registra movimento regular de embarque e de procura de passagens no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio. Os catamarãs rápidas operam sem restrições. As próximas saídas para o Morro são às 9h, 10h30, 13h e 14h30. No sentido inverso as saídas são às 9h, 11h30, 12h30 e 15h. A passagem custa R$ 95,20 e podem ser adquiridas no momento do embarque nos guichês do Terminal Náutico, no Comércio. O movimento maior de embarque no Terminal Náutico é para as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. As escunas começam a sair às 9h e só retornam às 17h30. O passeio inclui paradas em Ilha dos Frades e em Itaparica e a tarifa é R$ 50.

Comente agora
21
Ago
Árvore de grande porte desaba sobre casa em Bom Jesus da Lapa
Postado por: Anacley Souza / 07:27h

Uma árvore de grande porte caiu em cima de uma casa, no centro do município de Bom Jesus da Lapa, localizada no oeste da Bahia, na manhã deste sábado (20). Com a queda, a estrutura da casa ficou bastante danificada. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu por volta das 10h, em cima de uma residência que fica na Rua Monsenhor Turílio. Por sorte, nenhum morador estava no imóvel no momento do acidente. A PM interditou parte da rua porque a fiação elétrica do local ficou comprometida com a queda da árvore. Uma parcela do bairro chegou a ficou sem energia, mas segundo a Coelba fornecimento foi regularizado ainda pela manhã. (G1 Bahia/ Lapa Capital)

Ninguem ficou ferido no acidente

Comente agora
20
Ago
16 praias estão impróprias para banho em Salvador neste fim de semana
Postado por: Anacley Souza / 17:55h

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), dezesseis praias de Salvador e Lauro de Freitas estão impróprias para o banho neste final de semana. Ao todo, 40 praias foram analisadas entre a capital e a região metropolitana. A praia é considerada imprópria pelo Inema quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas tiver um resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. Confira abaixo, a lista de praias que devem ser evitadas:

  1. – Paripe (Em frente à casa Vila Maria)
  2. – Tubarão (em frente ao conjunto habitacional)
  3. – Periperi (na saída de acesso à praia)
  4. – Penha (em frente à barraca do Valença)
  5. – Farol da Barra (próximo ao Barra Vento)
  6. – Ondina (em frente ao Hotel Sol Bahia)
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com