Voz


PodCast



Enquete





Blog

Bahia

Travessia Salvador - Mar Grande para por três horas e meia nesta terça-feira

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/03 10:40h
Travessia Salvador - Mar Grande para por três horas e meia nesta terça-feira

A travessia Salvador - Mar Grande tem parada de três horas e meia nesta terça-feira (28). Apesar de ter iniciado a operação às 5h, o sistema marítimo foi interrompido às 8h, e só deve retomar a travessia a partir das 11h30. Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do canal de navegação. O período de maré baixa prolongada, que começou no último sábado (24) e vai até sexta-feira (31), também vai encurtar as operações da travessia à noite, que serão encerradas às 19h e não às 20h, de Salvador para Mar Grande. No sentido inverso, o último horário será normal, às 18h30. Como deverá ocorrer concentração de passageiros devido ao período de 3 horas e meia de para, a Astramab informa que serão colocadas embarcações saindo a cada 15 minutos, na retomada do atendimento aos usuários, às 11h30. Já os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente nesta terça-feira. Os próximos horários oferecidos, saindo de Salvador, serão 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas de Morro de São Paulo são às 9h, 11h30, 13h e 15h. A viagem é direta entre a capital e o Morro e dura 2h20. As passagens podem ser adquiridas nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico e custa R$ 95,20.

Comente agora

Após 'Carne Fraca', preço cai e distribuidores preveem demissões em mercado baiano

Bahia  Postado por Willyam Reis - 28/03 10:37h
Após 'Carne Fraca', preço cai e distribuidores preveem demissões em mercado baiano

As vendas de carnes na Bahia sofreram queda de até 25% após a deflagração da operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Por conta da repercussão negativa da ação, a Associação dos Distribuidores e Atacadistas do estado (Asdab) estima um aumento de demissões no setor. Por outro lado, o preço deve cair com maior demanda de produtos no mercado, estima o presidente da Associação, Antônio Cabral. Conforme o G1, mesmo com promoções que chegam a 30% as vendas nos supermercados despencaram nos últimos dias. O parque industrial baiano, registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), comporta 238 indústrias, sendo 38 matadouros frigoríficos (bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves), 141 laticínios, 23 de produtos cárneos, 11 de pescado, 13 de ovos e 12 de mel. Para acalmar a população, a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) afirmou que as carnes que vem de outros estados são fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura e que os produtos dos frigoríficos interditados pela Operação Carne Fraca não chegam à Bahia. (BN)

Comente agora

Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano toma posse como presidente do TRE

Bahia  Postado por Anacley Souza - 27/03 21:44h
Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano toma posse como presidente do TRE

O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano tomou posse do cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nesta segunda-feira (27). Ele estava comandando a instituição desde janeiro deste ano, de forma interina, após o encerramento do biênio do ex-presidente, desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Antes, Rotondano havia sido vice-presidente do órgão por nove meses. O desembargador Rotondano nasceu na cidade de Santa Inês (BA) e é formado pela Faculdade de Direito de Ilhéus, desde 1983. Ele atuou por 27 anos no Ministério Público da Bahia e passou pelas comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari. Como procurador de Justiça, ele atuou nas áreas Criminal e Cível, e se destacou por apresentar os projetos Família legal e Paternidade Responsável. A eleição para a presidência do TRE-BA ocorreu no dia 16 de março de 2017.

Comente agora

Rui Costa anuncia realização da Campus Party na Bahia

Bahia  Postado por Anacley Souza - 27/03 21:33h
 Rui Costa anuncia realização da Campus Party na Bahia

A Bahia vai receber um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do mundo, a Campus Party. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27) pelo governador Rui Costa, que se reuniu com o presidente da Campus, Francesco Farruggia, na sede da Governadoria, em Salvador. “Definimos a realização do evento pela primeira vez na Bahia, para felicidade dos geeks e nerds baianos. Nosso estado entra no circuito internacional da Campus Party, que acontece em países como Estados Unidos, Holanda, Cingapura, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, México e Argentina”, afirmou Rui em sua rede social. Na próxima semana, o Governo do Estado convocará uma coletiva de imprensa para anunciar os detalhes do maior evento internacional de fanáticos digitais.

Comente agora

F. de Santana: Médico fica ferido após reboco do teto desabar em posto de saúde

Bahia  Postado por Anacley Souza - 27/03 19:42h
F. de Santana: Médico fica ferido após reboco do teto desabar em posto de saúde

Parte do reboco do teto de um posto de saúde caiu e atingiu um médico que trabalha no local, na tarde desta segunda-feira (27), na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A situação ocorreu dentro de um dos consultórios, onde o profissional atendia um paciente. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o médico sofreu escoriações, mas passa bem. Segundo o técnico de som Alfredo Rodrigues, que era atendido pelo médico no momento em que ocorreu o desabamento, antes do reboco cair, uma rachadura se formou no teto do consultório. Por conta do desabamento, o posto encerrou as atividades antes das 17h, horário de fechamento do posto. Segundo a secretaria, na terça-feira (28), o atendimento será retomado normalmente. O motivo do desabamento ainda é desconhecido.

Comente agora

Notícia falsa: operação da PF na Bahia que detectou urina de cavalo em cerveja é boato

Bahia  Postado por Anacley Souza - 27/03 18:39h
Notícia falsa: operação da PF na Bahia que detectou urina de cavalo em cerveja é boato

Circula pelo Whatsapp uma imagem de uma notícia com o seguinte título ‘PF: Operação em Cervejarias na Bahia’. Ela é falsa. O texto, datado de 25 de março deste ano, afirma que foi feita uma operação da PF em instalações da Ambev e da Brasil Kirin e que testes de laboratórios detectaram urina de cavalo e suco de milho nas amostras. Ainda segundo o texto, dez pessoas foram presas e levadas para a PF, e as empresas foram interditadas por tempo indeterminado. O texto utiliza um layout antigo do G1, que não é mais usado desde 2010. A fonte utilizada também não é a mesma. A notícia jamais foi publicada no G1. O compartilhamento da imagem fez a Ambev emitir um posicionamento. "A imagem em questão não passa de mais um caso lamentável e criminoso de criação e compartilhamento de informações mentirosas. Trata-se de uma montagem, e a notícia não foi divulgada pelo portal G1. Não há qualquer denúncia contra a qualidade das cervejas produzidas pela Ambev e tampouco a Polícia Federal esteve em uma de nossas cervejarias para coletar ou analisar amostras.

Comente agora

Ministério da Integração Nacional reconhece emergência em três cidades baianas

Bahia  Postado por Débora Ayane - 27/03 17:56h
Ministério da Integração Nacional reconhece emergência em três cidades baianas

Três cidades baianas passaram a integrar, nesta segunda-feira (27), o grupo de municípios em situação de emergência por desastres naturais. Com o reconhecimento por parte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional, Tapiramutá, região do Piemonte do Paraguaçu, Mirante, que fica próximo à Vitória da Conquista e Capela do Alto Alegre, Bacia do Jacuípe, passam a ter acesso a ações federais para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. Na Bahia, o maior problema é o longo período de seca que afeta diretamente esses municípios. Algumas cidades brasileiras também foram adicionadas na lista de reconhecimento federal: Feira Grande (AL), Urucuia (MG), Turmalina (MG), Itabi (SE), afetadas pela estiagem; Manacapuru (AM), devido ao volume de lama decorrente de chuvas na região e Tucuruí (PA) e Buri (SP), que sofrem os efeitos de enxurradas.(BN)

Comente agora

Bahia tem déficit de quase mil defensores

Bahia  Postado por Débora Ayane - 27/03 14:10h
Bahia tem déficit de quase mil defensores

Faltando pouco menos de dois meses para o Dia do Defensor Público, celebrado em 19 de maio, os profissionais que atuam na Bahia não têm muito a comemorar e lutam pela maior valorização da atividade. Além de enfrentar um déficit de quase mil defensores, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), eles reivindicam também melhores condições de trabalho. Com o quadro atual de 276 defensores públicos, a Bahia tem déficit de 963 profissionais, conforme o Ipea, que aponta a necessidade de pelo menos 1.239 defensores para atender à população que ganha até três salários mínimos, considerada o público-alvo da instituição. O quatro atual é inferior à metade do que estava previsto quando aprovada a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), em 2006, que determinava (há 11 anos) a necessidade de 583 profissionais. Além disso, a Emenda Constitucional 80, de 2014, prevê que, até 2022, todas as comarcas de todos os estados tenham a atuação da Defensoria Pública. Na Bahia, das 279 comarcas, apenas 29 (cerca de 10% delas) contam com pelo menos um defensor público, segundo a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adep), que pede maior “atenção” do governo para a DPE. 

Comente agora

Terremoto não foi causa de estrondo sentido na Bahia, diz especialistas da USP

Bahia  Postado por Débora Ayane - 27/03 13:49h
Terremoto não foi causa de estrondo sentido na Bahia, diz especialistas da USP

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) divulgou nota no final da noite deste domingo(26) atestando que o estrondo e tremor sentidos por moradores da capital, região metropolitana e do recôncavo baiano não foi um terremoto. O Centro recolheu uma série de notificações de internautas sinalizando o fenômeno, mapeou e concluiu que: “caso as vibrações tivessem sido causadas por um tremor de terra, o tamanho da área de percepção teria um raio de 20 km, e indicaria uma magnitude de pelo menos 3 na escala Richter”. Ainda segundo os estudiosos informaram, em nota, nenhuma das estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registrou qualquer sinal que pudesse ser associado a um abalo sísmico em Salvador. “Um tremor de magnitude 3 seria bem registrado até centenas de km de distância”, informou. O Centro, no entanto, aponta que um das linhas de investigação possível para explicar o fenômeno seria a quebra de barreira do som por jatos da Força Aérea nacional. Procurada, a Forças Aéreas Brasileira (FAB) informou que está investigando o caso, mas ainda não se posicionou.

A terra 'tremeu'

Comente agora

Tartaruga marinha é achada morta em praia de Prado, extremo sul da Bahia

Bahia  Postado por Débora Ayane - 27/03 13:23h
Tartaruga marinha é achada morta em praia de Prado, extremo sul da Bahia

Uma tartaruga marinha foi encontrada morta por banhistas, na tarde de domingo (26), na praia de Novo Prado, no município de Prado, extremo sul da Bahia. É a segunda vez que uma tartaruga é achada morta em Prado, em um mês. No dia 27 de fevereiro, outro animal foi achado na praia dos Coqueiros. A Secretaria de Meio Ambiente da cidade disse que, quando representantes do órgão estiveram no local, já não encontraram mais o animal. A secretaria ainda informou que testemunhas disseram que pescadores enterraram a tartaruga devido ao mau cheiro. Daniel Scintzer, da ONG Chauá - voltada para conservação da natureza - analisou o animal por meio de imagens enviada a ele. De acordo com Scintzer, a tartaruga é da espécie tartaruga de pente, adulta e a espécie está criticamente ameaçada. A espécie de tartaruga costuma desovar no litoral do extremo sul. Daniel Scintzer disse que não é possível afirmar o motivo da morte do animal, achado em estado avançado de decomposição.

Comente agora

Falhas geológicas ou meteoro podem ter causado tremor, diz especialista

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/03 11:27h
Falhas geológicas ou meteoro podem ter causado tremor, diz especialista

O tremor de terra e estrondo sentido por moradores de Salvador, na manhã de domingo (26), pode ter sido causado por reativação de falhas geológicas na Baía de Todos-os-Santos ou pela queda de um meteoro, segundo avaliação do geólogo Carlos Uchoa. Apesar dos relatos da população, órgãos de monitoramento sismológico consultados pelo G1 não registraram atividades sísmicas na capital baiana. "Existem duas possibilidades: uma é reativação de falhas geológicas na Baía de Todos-os-Santos, isso é comum ao longo das últimas décadas, vários sismos têm acontecido lá. E como teve relato de feixe de luz, é possível que tenha sido a queda de um meteoro que causou o barulho e o tremor nas casas das pessoas", avalia. Carlos explica que uma "falha geológica" é o rompimento da rocha com movimentos de blocos e pode acontecer na terra ou na superfície marinha. "Como entre a Cidade Alta e Baixa, ali tem uma falha geológica. Pode ser na terra ou no fundo do oceano, mas sempre envolvendo rocha", afirma.

Comente agora

Tremor sentido na Bahia não foi abalo sísmico, diz centro

Bahia  Postado por Willyam Reis - 27/03 10:45h
Tremor sentido na Bahia não foi abalo sísmico, diz centro

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) disse que os tremores e estrondos ouvidos e sentidos por moradores de Salvador e cidades da Região Metropolitana na manhã deste domingo (26) não foi um abalo sísmico. Conforme nota divulgada no site do centro, no final na noite desde domingo, “caso as vibrações tivessem sido causadas por um tremor de terra, o tamanho da área de percepção teria um raio de 20 km, e indicaria uma magnitude de pelo menos 3 na escala Richter” o que não aconteceu, pois nenhuma das estações da Rede Sismográfica Brasileira registrou qualquer sinal que pudesse ser associado a um abalo sísmico na capital baiana e adjacências. Ainda de acordo com o órgão, os tremores e trepidações ainda não têm uma causa conhecida, mas uma possível linha de investigação sugerida é a quebra de barreira do som por jatos da Força Aérea nacional. Meteoro- Já o geólogo Carlos Uchoa apontou em entrevista para o Jornal da Manhã desta segunda-feira (27), a possibilidade da queda de um meteoro ou uma reativação de falha geológica ter provocado o estrondo e tremores.

Comente agora

“Bahia vive a pior seca dos últimos 100 anos”, diz Vitor Bonfim

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/03 08:18h
“Bahia vive a pior seca dos últimos 100 anos”, diz Vitor Bonfim

Titular da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), o deputado estadual licenciado Vitor Bonfim (PDT) reconhece em entrevista exclusiva à Tribuna que a seca que assola o estado é de fato uma das mais severas dos últimos 100 anos, mas ressalta o esforço empenhado pelo Governo do Estado em diminuir os efeitos para os agricultores e produtores rurais. Ele cita como uma das soluções para melhorar em definitivo o escoamento da safra e baratear custos a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), que está em fase de conclusão. Prestes a deixar o comando da secretaria por causa do período de desincompatibilização para as eleições de 2018 (quando tentará se reeleger deputado), Vitor Bonfim afirma que não acredita que o governador Rui Costa tiraria a pasta da cota de seu partido, o PDT. “A reforma administrativa já foi implementada pelo governador Rui Costa no mês de janeiro. Eu acredito que a partir dali, nós não teremos mudanças significativas na condução das secretarias e dos espaços políticos no governo”. Confira íntegra da entrevista aqui.

Comente agora

Tábuas caem de forro da Igreja do Bonfim e assustam fiéis em Salvador

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/03 21:49h
Tábuas caem de forro da Igreja do Bonfim e assustam fiéis em Salvador

Três tábuas do forro do coro da Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, caíram e assustaram fiéis que se preparavam para a missa das 17h desse domingo (26). Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O padre Edson da Silva Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, disse que a poeira presente nas tábuas fez o cenário parecer assustador. "Três tábuas do forro do coro da igreja soltaram, certamente devido ao tempo da construção da igreja - mais de 200 anos -, no momento que íamos começar a missa. Como dentro do forro tinha muita poeira, o cenário parecia estarrecedor. Mas nenhuma gravidade, ninguém sofreu nenhum acidente", esclareceu. O padre explicou que a missa do dia ocorreu normalmente e contou que a programação de missas da segunda-feira (27) também está mantida, mas com alguns cuidados. "Amanhã a igreja vai estar aberta. Nós vamos isolar o espaço que é pequeno e da entrada da igreja por medida de segurança". A Defesa Civil (Codesal) esteve no local e colheu informações sobre o incidente. O G1 não conseguiu contato com o órgão na noite deste domingo. (G1)

Comente agora

Internautas apontam queda de meteorito como razão do tremor sentido na Bahia

Bahia  Postado por Willyam Reis - 26/03 15:08h
Internautas apontam queda de meteorito como razão do tremor sentido na Bahia

Ainda sem posicionamento de órgãos oficiais, a população de Salvador e municípios vizinhos segue em busca de explicações para o tremor de terra registrado na manhã deste domingo (26). Mensagens que circulam em redes sociais apontam a queda de um meteorito como motivo do susto. "Não foi terremoto! Nem trovoada! Na verdade ocorreu um deslocamento de ar provocado pela energia liberada quando um meteorito entra na atmosfera terrestre. Muitos habitantes da região metropolitana de Salvador relataram ter visualizado uma bola de fogo - o meteorito, no momento do trovão e do tremor", diz um texto compartilhado via WhatsApp. "Eu estava na orla e vi no céu tipo uma estrela cadente, porém com fogo, bem rápido. Achei estranho e quando chego em casa minha filha fala que acordou com um barulho que chega balançou a janela", contou uma internauta. Em entrevista ao Aratu Online, um morador de Vilas do Atlântico também garantiu ter visto o fenômeno. Gabriel Portinho, de 35 anos, afirmou que viu um cometa por volta das 7h, quando a vibração foi sentida. "Deixou um rastro de fumaça e caiu. No mesmo instante, deu pra ouvir um som forte, como se fosse um trovão, um estrondo", contou.

Comente agora

Arrecadação com multas de trânsito 'federais' sobe 273% em 5 anos

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/03 12:41h
Arrecadação com multas de trânsito 'federais' sobe 273% em 5 anos

Arrecadação com multas de trânsito aplicadas por órgãos federais cresceu 273% em 5 anos, e o número de infrações registradas por eles subiu 195% no mesmo período. É o que mostram dados do sistema Renainf, que inclui multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além daquelas cometidas fora do estado de origem do veículo, em estradas ou nas cidades. O valor arrecadado em 2016 com as multas aplicadas por esses órgãos chegou a R$ 888,8 milhões contra R$ 238,1 milhões em 2011. Nesse intervalo, a frota brasileira cresceu 33%, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

Comente agora

Morre na BA, aos 71 anos, a artista plástica e ex-vereadora Eliana Kertész

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/03 12:37h
Morre na BA, aos 71 anos, a artista plástica e ex-vereadora Eliana Kertész

A artista plástica e ex-vereadora de Salvador, Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész, morreu no final da manhã deste domingo (26), em Salvador, aos 71 anos de idade. Ela lutava contra um câncer. A informação foi confirmada ao G1 por familiares. Formada em administração de empresas, Eliana Kertész foi eleita vereadora em 1982. Entre os anos de 1986 e 1989, comandou a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador, durante a gestão do ex-marido e ex-prefeito de Salvador, Mário Kertész. Artista plástica de notoridade internacional, Eliana marcou sua trajetória artística com a produção de esculturas que trazem à tona a beleza e sensualidade de mulheres gordas. Uma das obras mais conhecida da artista são as "Gordinhas de Ondina". Eliana deixa 4 filhos: Duda, Marcelo, Mariana e Chico - além de Sergio, filho do primeiro casamento de Mário, a quem ela amava como um próprio filho. Eliana deixa também 8 netos - Edu, Cacá, Ana, Maria, João, Pedro, Antônio e Felipe, além de muita saudade no coração de todos. A cerimônia de cremação será as 17h, no Jardim da Saudade. (G1)

Comente agora

Na Bahia, relator de reforma tributária diz que atual sistema é um ‘manicômio’

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/03 11:35h
Na Bahia, relator de reforma tributária diz que atual sistema é um ‘manicômio’

O relator da Comissão Especial sobre a Reforma Tributária, deputado federal Luiz Carlos Hauly (PR), afirmou, em Salvador, que o atual sistema é “um verdadeiro manicômio”, provocado por incentivos fiscais, sonegação, elisão e corrupção. Ele apresentou neste sábado (25), no Centro de Convenções do Hotel Deville, em Itapuã, a proposta de reforma a lideranças do setor atacadista e distribuidor de todo o país, que estão reunidos na capital baiana. O projeto, segundo o deputado, "busca simplificar e modernizar a tributação". “O Sistema atual é caótico, confuso, irracional e o mais complexo do mundo”, disse o deputado, que foi secretário da Fazenda do estado do Paraná. Para ele, o atual modelo é "equivocado e contrário à competitividade e ao emprego", e no Brasil, "a carga para quem ganha menos é maior, proporcionalmente, do que para quem ganha mais". Hauly apresentou os pontos principais de proposta, que pretende extinguir o ICMS e outros tributos, como ISS, IPI, PIS e Cofins.

Comente agora

Órgãos desconhecem origem de tremor sentido em Salvador, Lauro de Freitas e ilha

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/03 11:29h
Órgãos desconhecem origem de tremor sentido em Salvador, Lauro de Freitas e ilha

Moradores de diversos bairros de Salvador, Lauro de Freitas e também da Ilha de Itaparica se assustaram com um forte tremor por volta das 6h50, na manhã deste domingo (26). Em algumas localidades da capital baiana, o fenômeno chegou a ser sentido mais de uma vez, mas os órgãos públicos da cidade ainda não tem noção sobre o que pode ter causado o abalo. Codesal, Astramab, Centel, Capitania dos Portos e institutos de meteorologia local e nacional ainda não possem informações sobre o caso

Comente agora

Ferry tem movimento tranquilo nos dois terminais, neste domingo

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/03 10:21h
Ferry tem movimento tranquilo nos dois terminais, neste domingo

O fluxo de pedestre e veículos é considerado tranquilo, neste domingo (26), nos dois terminais do Sistema Ferry Boat: São Joaquim (Salvador) e Bom Despacho (Ilha de Itaparica). Não há formação de filas. Estão em operação as embarcações Zumbi dos Palmares, Juracy Magalhães Jr., Pinheiro e Ivete Sangalo, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema, informou que a embarcação Anna Nery também está à disposição, podendo realizar viagens em caso de aumento de demanda. Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), é necessário acessar o site portalsits.internacionaltravessias.com.br. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito. O sistema Ferry-Boat disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. Contatos 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br. 

Comente agora

Governo entrega mais de 30 viaturas para 16 municípios

Bahia  Postado por Willyam Reis - 26/03 07:49h
Governo entrega mais de 30 viaturas para 16 municípios

O Governo da Bahia entregou mais de 30 viaturas à região nordeste do estado, na manhã deste sábado (25), no município de Cícero Dantas. Mais de R$ 3,5 milhões foram investidos nos novos veículos. Ao todo, foram 21 viaturas para a Polícia Civil e 12 para a PM, além de veículos para os Grupamentos de Bombeiros Militares (GBM) de Juazeiro (9º GBM) e Paulo Afonso (15º GBM), incluindo equipamentos para salvamento e resgate de vítimas, aumentando a qualidade do serviço em cidades como Cícero Dantas, Cipó, Jeremoabo, Parapiranga, Canudos, Juazeiro, Sobradinho, Uauá, Monte Santo, Euclides da Cunha, Paulo Afonso e Rodelas. (Bahia.Ba)

Comente agora

Embasa inicia limpeza da Barragem da Leste; devem ser retirados 70 mil m³ de resíduos

Bahia  Postado por Willyam Reis - 25/03 17:55h
Embasa inicia limpeza da Barragem da Leste; devem ser retirados 70 mil m³ de resíduos

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deu início à limpeza das margens e do leito da Barragem da Leste, que abastece os municípios de Queimadas e Santaluz. A estimativa é reirar 70 mil m³ de resíduos, entre areia, pedras e algas. A empresa informou, de acordo com o site Notícias de Santaluz, que processo deve ser concluído em 30 dias. A obra emergencial tem como propósito garantir a continuidade do abastecimento de água nos dois municípios. (BN)

Comente agora

Capital: SAC Móvel chega ao Parque Costa Azul nesta segunda-feira (27)

Bahia  Postado por Willyam Reis - 25/03 14:41h
Capital: SAC Móvel chega ao Parque Costa Azul nesta segunda-feira (27)

Cidadãos de duas regiões de Salvador que desejarem efetuar os serviços de emissão da carteira de identidade, primeira via do CPF ou certidão negativa de antecedentes criminais podem optar por fazê-los mais perto de casa, visitando uma das unidades do SAC Móvel estacionadas na capital. A primeira alternativa é a unidade itinerante que chega ao Parque Costa azul nesta segunda-feira (27) e estende o seu funcionamento até o dia 13 de abril. Já aqueles que preferirem realizar os serviços na região norte do município podem se dirigir ao estacionamento do Salvador Norte Shopping, onde uma das unidades está estacionada atendendo regularmente até o dia 31. Em ambas as unidades, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h, e obedece a ordem de chegada dos usuários. Para mais informações, confira matéria no site da Saeb. (BocaoNews)

Comente agora

SSP divulga data para inscrições para contratação de Reda

Bahia  Postado por Willyam Reis - 25/03 11:47h
SSP divulga data para inscrições para contratação de Reda

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou a data de abertura das inscrições de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento 25 vagas visando com o intuito de suprir serviços temporários em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os interessados terão sete dias, contados a partir de 29 de março até 4 de abril, para acessar o site e preencher e enviar a ficha (clique aqui). O candidato deverá estudar o edital e preencher o formulário disponível apenas pela internet. Serão disponibilizadas 24 vagas para nível médio e técnico e uma para superior em Análises de Sistemas. Para o cargo de nível superior, os vencimentos são de R$ 1.180,10 e podem chegar a R$2.729,78. Já os aprovados em nível médio e técnico receberão R$ 797 e também poderão receber gratificação e alcançar a remuneração de R$ 1.569,17. Também serão pagos auxílios alimentação e transporte O cidadão deve acessar o edital completo no site do jornal através do endereço eletrônico do Diário Oficial do Estado. (Bahia.Ba)

Comente agora

Inema aponta 9 praias impróprias para banho no fim de semana em Salvador

Bahia  Postado por Anacley Souza - 24/03 23:56h
Inema aponta 9 praias impróprias para banho no fim de semana em Salvador

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou, na sexta-feira (24), a balneabilidade das praias avaliadas pelo órgão em Salvador para este final de semana. De acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais. No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Praias que devem ser evitadas:

  1. -Periperi (na saída do acesso à praia)
  2. -Penha ( em frente a Igreja Nossa Senhora da Penha)
  3. - Pedra Furada (atrás do Hospital sagrada família)
  4. - Porto da Barra (em frente a rua Cesar Zama)
  5. - Pituba (atrás do antigo clube Português
  6. - Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa)
  7. - Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas)
  8. - Corsário (em frente ao posto salva vidas)
  9. - Patamares (em frente ao Posto Salva-Vidas Patamares)
Comente agora

Curso aperfeiçoa telecomunicações de segurança no interior do estado

Bahia  Postado por Anacley Souza - 24/03 20:24h
Curso aperfeiçoa telecomunicações de segurança no interior do estado

Vinte e um integrantes das forças estaduais de segurança concluíram, nesta sexta-feira (24), o Curso de Operação em Telecomunicações de Segurança Pública, promovido pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A capacitação foi realizada no período entre os dias 13 e 24. Participaram do curso 19 representantes que correspondem aos comandos regionais da Polícia Militar (PM) e dois bombeiros militares, um da região leste e outro da Chapada. Foram utilizados todos os equipamentos do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), fundamentais durante operações, correções e em ações de manutenção. A formação durou 80 horas (aulas teóricas e práticas). “Estamos aqui falando de uma área muito importante na atividade policial. Através destes equipamentos, a polícia se comunica e consegue atender a população com mais agilidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, durante a entrega de certificados. Segundo o superintendente de Telecomunicações, tenente-coronel PM Antônio Carlos Magalhães, o objetivo da capacitação foi formar técnicos para atender demandas de configurações e ajustes técnicos básicos nos sistemas de rádio, telefonia e computadores, nas regiões do interior. “Os participantes agora serão um 'braço direito' da Stelecom à distância”, explicou o oficial.

Comente agora

Capital:Novas linhas de ônibus são integradas ao metrô na Estação Acesso Norte a partir de sábado

Bahia  Postado por Anacley Souza - 24/03 19:23h
Capital:Novas linhas de ônibus são integradas ao metrô na Estação Acesso Norte a partir de sábado

A partir deste sábado (25), algumas linhas de ônibus metropolitanas que trafegam pela Avenida Paralela vão estar integradas ao metrô de Salvador na Estação Acesso Norte. Para que a integração aconteça de forma gratuita o usuário terá que estar de posse do cartão Metropasse ou do cartão do metrô. Com isso, o usuário pagará a tarifa no ônibus e não precisará pagar mais nada no metrô – na volta, ele pagará no metrô e complementará com a diferença no ônibus caso a tarifa seja diferente. A partir do dia 1º de abril, os ônibus destas mesmas linhas deixarão de ir à Estação da Lapa e ao Terminal da Barroquinha, pois terão o seu retorno na Estação Acesso Norte. Em caso de dúvida, os usuários podem procurar os orientadores da equipe CCR Metrô Bahia que estarão de prontidão na Estação Acesso Norte.

Comente agora

Em Riachão do Jacuípe, Rui entrega recuperação da BA-120

Bahia  Postado por Débora Ayane - 24/03 16:36h
Em Riachão do Jacuípe, Rui entrega recuperação da BA-120

O governador Rui Costa entregou nesta sexta-feira (24) a nova pavimentação da BA-120, entre o município de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité, na região sisaleira do estado. A obra custou R$ 9,3 milhões – mais de 350 veículos trafegam no local diariamente. A via também atende aos moradores das cidades de Serra Preta e Tanquinho. Em Riachão do Jacuípe, Rui também autorixou o lançamento do edital de licitação para a recuperação do entroncamento das rodovias BA-409 e BA-233, no trecho entre Conceição do Coité, Serrinha e Biritinga, totalizando 57,9 quilômetros. Durante o evento, também foram entregues 20 viaturas para renovação da frota das policiais Civil (15) e Militar (5), somando um investimento de R$ 1,6 milhão. O governador ainda assinou dois convênios do Programa Bahia Produtiva, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).que beneficiam diretamente 1.098 famílias nas áreas de apicultura e caprinovinocultura. Rui também autorizou a construção de cinco barreiros em comunidades rurais de Riachão do Jacuípe por meio do programa Água para Todos.

Comente agora

Trabalhador terceirizado morre após acidente de trabalho em fábrica na BA

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 12:15h

Um trabalhador de 29 anos morreu vítima de um acidente de trabalho, na quinta-feira (23), em uma fábrica na cidade de Mucuri, extremo sul da Bahia. A empresa Suzano Papel e Celulose, para a qual ele prestava serviço, disse que o rapaz fazia pinturas quando o acidente ocorreu, mas não informou detalhes de como ele foi ferido. A empresa diz que o trabalhador recebeu pronto atendimento no local e foi encaminhado a um hospital, mas não resistiu e morreu. A Suzano, que terceirizava o serviço, e a empresa à qual o trabalhador era vinculado aguardam o resultado da perícia técnica que irá esclarecer as causas do acidente. Conforme comunicado, todas as providências para dar assistência necessária à família foram tomadas. A companhia se solidarizou com os familiares, colegas de trabalho e comunidade de Mucuri. (G1)

Comente agora

Grupo protesta contra terceirização e reforma da Previdência em Salvador

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 12:01h
Grupo protesta contra terceirização e reforma da Previdência em Salvador

Trabalhadores fazem um protesto contra o projeto de lei da terceirização e contra a reforma da previdência em caminhada que partiu da Avenida ACM, região do Hiperposto, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (24). O grupo se concentrou em frente a um hipermercado, e por volta das 10h, iniciou caminhada em direção ao Caminho das Árvores, onde fizeram uma mobilização em frente ao edifício onde mora o deputado federal Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência. Procurada pelo G1, a assessoria do parlamentar informou que ó político está em Brasília e ficou de se pronunciar sobre o protesto. De acordo com os organizadores, 300 pessoas participam do protesto. A Polícia Militar informou que não iria divulgar estimativa de participantes. O projeto que autoriza a terceirização como forma de contrato de maneira irrestrita foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (22). "Isso foi uma grande maldade contra os trabalhadores, que ao longo dos anos, construíram um sistema de conquista e foi destruído por um governo sem pena da sociedade", disse Cedro Silva, presidente da CUT na Bahia. 

Comente agora

Unidade de saúde encerra vacinação por falta de água na região sul da BA

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 09:54h
Unidade de saúde encerra vacinação por falta de água na região sul da BA

A unidade de Saúde José Maria Magalhães Neto, em Itabuna, região sul da Bahia, precisou suspender a vacinação por causa da falta de água no local, desde segunda-feira (20). Funcionários também questionam outros problemas de infraestrutura, como sujeira e falta de segurança. Segundo funcionários, o local está sem água porque homens em situação de rua quebraram canos e teriam feito uma ligação clandestina para tomar banho no pátio da unidade. Os próprios funcionários apresentam vídeos onde um homem dá banho em um cavalo no estacionamento do centro de saúde. Ainda de acordo com os funcionários, o pátio da unidade foi invadido há mais de um ano, depois que parte do muro do local foi derrubado. Homens e mulheres em situação de rua passaram a usar o espaço como abrigo. Além disso, o estacionamento passou ser usado por quem não trabalha no local.

Comente agora

Travessia para Mar Grande e Morro de São Paulo volta a operar normal

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/03 09:34h
Travessia para Mar Grande e Morro de São Paulo volta a operar normal

As travessias de Salvadorpara Mar Grande e para Morro de São Paulo voltaram a operar sem restrições nesta sexta-feira (24). O mesmo acontece com as escunas que fazem o tour pelas ilhas da Baía-de-Todos-os-Santos. Nos últimos dois dias, a operação do sistema ficou prejudicada com o mau tempo. Para quem faz a linha entre a capital baiana e Mar Grande, a Astramab informa que oito embarcações estão em tráfego e os horários de saída nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico, no Comércio, são de 30 em 30 minutos. As condições de navegação são boas nesta manhã, com ventos fracos e mar calmo. A travessia retomou as operações às 5h e registra movimento tranquilo de embarque. O último horário previsto para sair de Salvador é às 20h e de Mar Grande, às 18h30.

Comente agora

Salvador: Vereador Igor Kannário protocola projetos voltados para educação, jovens e mulheres

Bahia  Postado por Anacley Souza - 23/03 22:51h
Salvador: Vereador Igor Kannário protocola projetos voltados para educação, jovens e mulheres

O vereador Igor Kannário (PHS) protocolou seis Projetos de Lei na Câmara de Vereadores na última semana. Dentre eles, três são destinados à educação infantil. Segundo o site Toda Bahia, o edil tem buscado se dedicar cada vez mais a projetos que beneficiem os jovens carentes de Salvador. Uma das propostas de Kannário prevê a instituição, nas escolas da rede municipal, da “Semana de Combate à Exploração Sexual Infantil”. O objetivo do artista é dar mais visibilidade nas escolas ao problema que atinge milhares de jovens e crianças em todo o mundo. Seguindo a mesma linha, o vereador propôs um projeto que institui o “Programa Cinema” em creches e escolas de Salvador, como forma de estimular a cultura e o entretenimento para as crianças. O outro projeto ligado ao tema diz respeito à publicação eletrônica da lista de espera para vagas na rede municipal de ensino. Os outros três projetos inscritos pelo vereador beneficiam principalmente mulheres e jovens.

Comente agora

Hora do Planeta: Elevador Lacerda e a Câmara terão luzes apagadas

Bahia  Postado por Anacley Souza - 23/03 21:13h
Hora do Planeta: Elevador Lacerda e a Câmara terão luzes apagadas

O Elevador Lacerda e a Câmara Municipal de Salvador terão as luzes apagadas durante uma hora no próximo sábado (25). O ato, que ocorrerá entre 20h30 e 21h30, faz parte da campanha mundial Hora do Planeta – promovida pela WWF-Brasil em parceria com a Prefeitura –, que visa demonstrar para população, empresas e governos a preocupação com o aquecimento global. Pelo quarto ano seguido, Salvador está entre as cidades do mundo convidadas a participar do ato simbólico em defesa do meio ambiente. Em 2016, a Hora do Planeta chegou a 178 países e territórios, e a mais de 9.000 cidades e vilas espalhadas pelo mundo. Neste ano, a campanha pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para conscientizar os povos a mudar o rumo das alterações climáticas.

Comente agora

Na Bahia, 8,9 milhões de eleitores ainda não fizeram cadastro biométrico

Bahia  Postado por Anacley Souza - 23/03 19:33h
Na Bahia, 8,9 milhões de eleitores ainda não fizeram cadastro biométrico

Em toda a Bahia, 8.961.698 milhões dos eleitores aptos ainda não fizeram o cadastramento biométrico, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TRE-BA). Em 52 municípios, incluindo Salvador, o procedimento é obrigatório e o prazo termina em 31 de janeiro de 2018, a convocação dos eleitores teve início em 1º de fevereiro de 2017. A lista de cidades que devem fazer o cadastramento biométrico pode ser vista aqui. Segundo o órgão, atualmente, 1.629.129 milhão já foram recadastrados biometricamente no estado. Em Salvador, maior colégio eleitoral do estado, o número de eleitores biometrizados é de 257.261 mil, outros 1.698.851 milhão eleitores ainda precisam realizar o procedimento na capital. Gradativamente, segundo o TRE-BA, todos os 10.590.827 milhões de eleitores da Bahia deverão ser biometrizados. Na capital baiana, são 1.956.112 eleitores aptos. Em toda a Bahia, o recadastramento biométrico já foi concluído em apenas 42 das 417 cidades do estado. O processo do cadastro biométrico na Bahia começou no ano de 2009 pelo município de Pojuca. Na eleição de 2010, os eleitores do município já votaram adotando o reconhecimento das digitais. De acordo com o TRE-BA, o procedimento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros.

Comente agora

Área de 17 mil hectares na Bahia é delimitada como quilombola

Bahia  Postado por Débora Ayane - 23/03 17:34h
Área de 17 mil hectares na Bahia é delimitada como quilombola

O território quilombola Boa Vista do Pixaim, que fica no município de Muquém de São Francisco, no Território de Identidade do Velho Chico, região oeste da Bahia, teve o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado na quarta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária da Bahia (Incra-BA). Com isso, 203 famílias que vivem às margens do Rio São Francisco serão beneficiadas com uma área de 17 mil hectares. De acordo com o Incra, o RTID é o passo mais complexo para o cumprimento da titulação comunitária dos territórios quilombolas. O relatório reúne peças técnicas como o Relatório Antropológico, plantas com delimitação do território e aborda aspectos, agronômicos, ambientais, fundiário e geográfico.

História

A pecuária é um fator pertinente na história da comunidade de Boa Vista do Pixaim. De acordo com RTID, a presença do Rio São Francisco, somado a lagoas e as áreas úmidas de brejo, indicavam ambientes favoráveis para a criação de gados. 

Comente agora

Bahia busca reduzir amputações de pacientes diabéticos em 16 municípios

Bahia  Postado por Willyam Reis - 23/03 10:55h
Bahia busca reduzir amputações de pacientes diabéticos em 16 municípios

Mais de 7 mil pacientes diabéticos de 16 municípios baianos participarão de um programa internacional desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a World Diabetes Fundation (WDF). A iniciativa visa desenvolver ações de prevenção primária e evitar complicações macro vasculares até 2019, bem como qualificar mais de 800 profissionais de saúde. O termo de compromisso para a implantação do programa, que terá um investimento de mais de R$1,5 milhão, foi assinado na tarde desta quarta-feira (22) e contou com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, da diretora geral do Cedeba, Reine Chaves, e de representantes dos 16 municípios. “Entendemos que o caminho para a redução do diabetes passa pelo controle dos fatores de risco - obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e o consumo de álcool.

Comente agora

AL-BA: mulheres de deputados criam “Assembleia do Carinho”

Bahia  Postado por Willyam Reis - 23/03 08:29h
AL-BA: mulheres de deputados criam “Assembleia do Carinho”

As mulheres dos deputados estaduais da Bahia criaram, nesta terça-feira (22), a “Assembleia de Carinho”. O projeto, segundo a assessoria da AL-BA, foi idealizado pela mulher do presidente Angelo Coronel, Eleusa Coronel. A iniciativa tem como principal objetivo mobilizar as mulheres envolvidas para atitudes transformadoras. “Eu acho que nunca é tarde pra gente começar alguma coisa e achei que agora era o momento de, juntas, fazermos a diferença. Nesse grupo, temos 63 cabeças e 63 corações que podem fazer muito mais”, explicou Eleusa Coronel. Segundo ela, na primeira reunião, ocorreu uma “chuva de ideias”, que serão organizadas para definir a execução das primeiras ações do ‘Assembleia de Carinho’. A maioria das esposas dos parlamentares já trabalha com ações sociais e a ideia é unir forças, para pulverizar essas ações em todas as regiões do Estado.Edite Souza Gomes, esposa do deputado Jurandy Oliveira (PSL), salientou o quanto a atitude é significativa.

Comente agora

Terceirização: Aleluia provoca Rui e acusa Bahia de adotar prática

Bahia  Postado por Willyam Reis - 23/03 07:29h
Terceirização: Aleluia provoca Rui e acusa Bahia de adotar prática

Após a aprovação do projeto da terceirização na noite desta quarta-feira (22) na Câmara Federal, o deputado José Carlos Aleluia (DEM) utilizou o Twitter para provocar o governador Rui Costa e seus aliados. Segundo o democrata, o petista poderia ficar tranquilo com a aprovação da emenda, já que se utilizaria da medida em setores da sua gestão. “O governador Rui Costa pode ficar aliviado. Sua bancada foi derrotada. Pode continuar terceirizando com atividade-fim nos hospitais”, acusou Aleluia. O parlamentar contestou ainda o que ele chamou de “hipocrisia do PT’, visto que, segundo ele, nenhum dos aliados do governador ousou rebatê-lo. “Ninguém do PT veio a esta tribuna combater minha acusação de que o governador da Bahia pratica terceirização de atividade-fim em seu governo”, afirmou. Conforme o deputado, a Bahia terceirizou todo o serviço de radiologia dos hospitais públicos. “Estamos votando isso para corrigir um erro do Tribunal Superior do Trabalho. Essa medida vai permitir que as empresas brasileiras possam reduzir sua capacidade improdutiva sem retirar os direitos dos trabalhadores”, declarou. (Bahia.Ba)

Comente agora

‘Dinheiro não é o problema’, afirma Leão sobre construção da ponte Salvador-Itaparica

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/03 23:13h
‘Dinheiro não é o problema’, afirma Leão sobre construção da ponte Salvador-Itaparica

O vice-governador da Bahia e secretário estadual do Planejamento, João Leão (PP) foi bem enfático ao comentar sobre o projeto das obras da ponte Salvador- Itaparica. “Dinheiro não é o problema. O problema é conseguir os recursos do governo federal e viabilizar os parceiros”, explicou, rapidamente, Leão, ao ser questionado pelo deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) sobre a capacidade financeira dos governos estadual e federal juntos construir a ponte, nesta quarta-feira (22) em audiência na Assembleia Legislativa da Bahia. Segundo o vice-governador, 20% dos custos da construção da ponte Salvador- Ilha de Itaparica serão bancados pelo Governo do Estado, que já tem assegurados R$ 1,6 bilhão da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), sob a forma de financiamento. Outros R$ 400 milhões virão da Caixa Econômica Federal (5%) e o restante, 75% aproximadamente R$ 2 bilhões, serão bancados pela CRBC chinesa. Leão pediu o apoio dos deputados no sentido de o parlamento baiano elaborar e aprovar uma indicação solicitando ao presidente Michel Temer (PMDB) a aprovação da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), a fim de que seja liberado os recursos federais para tocar as obras, em especial a da ponte Salvador- Ilha de Itaparica, que está com todos os estudos técnicos prontos.

Comente agora

Controle de tacógrafos será ampliado após acordo entre Ibametro e Detran

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/03 21:36h
Controle de tacógrafos será ampliado após acordo entre Ibametro e Detran

Buscando ampliar o controle da circulações de veículos de grande porte, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) assinaram um termo de cooperação técnica nesta quarta-feira (22). O acordo busca fiscalizar mais intensamente o cronotacógrafo, equipamento que registra velocidade, tempo e distância percorrida pelo automóvel. Os proprietários de caminhões, ônibus e vans deverão apresentar a cada dois anos ao Detran os certificados expedidos pelo Ibametro, que serão armazenadas no Registro Nacional de Veículos (Renavam). “Estaremos ao lado do Ibametro para intensificar a fiscalização da velocidade utilizada e do comportamento do condutor. É mais uma ação nossa para salvar vidas, no esforço pela garantia da segurança viária no estado”, afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes. A fiscalização contínua acontece nas estradas baianas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão Rodoviário da PM. “Agora, com o Detran, vamos ampliar nosso raio de ação para que os motoristas abordados apresentem o certificado, atestando que o equipamento está funcionando corretamente. Essa ação mais efetiva certamente impactará na redução dos acidentes, muitos dos quais com vítimas fatais”, destacou o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. (Bahia Notícias)

Comente agora

Em discurso na Al-BA Deputado afirma que viaturas da PM em Feira têm apenas R$ 30 para combustível; SSP nega

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/03 18:45h
Em discurso na Al-BA Deputado afirma que viaturas da PM em Feira têm apenas R$ 30 para combustível; SSP nega

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) afirmou nesta terça-feira (21), em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que as viaturas da Polícia Militar de Feira de Santana possuem recebem apenas R$ 30 para custear despesas com o abastecimento dos veículos. “Como pode isso? Feira tem 8 distritos e alguns povoados ficam a mais de 60 km distantes da cidade. Com R$ 30, é impossível atender à demanda do município”, criticou. Ainda segundo o parlamentar, o secretário municipal de Meio Ambiente, pede constantemente o auxílio de viaturas no combate à poluição sonora na cidade, mas esbarra na suposta falta de combustível. ““Eu não quero acreditar que isso seja verdade. Não falo apenas sobre as solicitações do secretário, mas para as ocorrências policiais mesmo. Até porque R$ 30 não dá para ir muito longe”, frisou. O parlamentar disse também que, no município de Pintadas, as viaturas só são abastecidas caso a prefeitura se comprometa a pagar pelo combustível. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) negou as declarações do tucano. De acordo com a pasta, “cada viatura que atua em Feira de Santana dispõe de uma média de R$ 100,00 por dia para a realização do serviço ostensivo operacional, que pode ser complementado pelos comandantes com autorização de cota extra para atender demandas específicas”. A SSP informou também que possui convênio com alguns municípios, “que colaboram de diversas formas com a Segurança Pública”. “A complementação do abastecimento de viaturas, quando necessário, é apenas uma delas. A SSP ressalta que a promoção de ações que melhorem a segurança pública é um dever de todos os setores da sociedade e de todas as esferas”, destacou. (Bahia Notícias)

Comente agora

‘Mero dissabor’: TJ-BA absolve BB de indenizar cliente por descumprir lei de 15 minutos

Bahia  Postado por Débora Ayane - 22/03 17:17h
‘Mero dissabor’: TJ-BA absolve BB de indenizar cliente por descumprir lei de 15 minutos

O Banco do Brasil não precisará indenizar uma cliente que aguardou atendimento por mais de duas horas, em uma agência da cidade de Rio Real, no nordeste baiano. Isso porque, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou improcedente um pedido indenização de uma cliente do banco, por entender que a longa espera não passava de “mero aborrecimento”. A autora, na petição, alegou danos orais por ter ficado na fila do banco além do horário limite, de 15 minutos, previsto em lei municipal, para atendimento. A mulher disse que no tempo em que aguardava atendimento ficou impossibilitada de ir ao banheiro ou beber água. Também disse que, em razão da espera, deixou de cumprir com seus compromissos. Ela pedia indenização por danos morais no valor de 50 salários mínimos. Em primeira instância, a ação foi julgada procedente pois o banco não compareceu à audiência, e desta forma, foi decretada a revelia. Na decisão, o juízo havia entendido uma confissão do Banco do Brasil por não apresentar sua defesa.

Comente agora

Quatro milhões de baianos são afetados pela seca

Bahia  Postado por Débora Ayane - 22/03 16:15h
Quatro milhões de baianos são afetados pela seca

Os prognósticos não são animadores para os municípios do Semiárido Baiano, com a chegada do Outono, estação climática que começou às sete horas de ontem e se prolonga até o próximo dia 21 de junho, quando começa o Inverno. O fim da chamada estação chuvosa agrava ainda mais a situação no interior do estado, que até ontem, segundo os dados da Defesa Civil, estava com 209 municípios em situação de emergência reconhecida. Até o final do mês, contudo, esse número deverá chegar a 240. A estiagem, considerada pelos especialistas como a maior nos últimos 100 anos, afeta diretamente 3,99 milhões de habitantes na Bahia nos 209 municípios cujos decretos de Situação de Emergência estão em vigor pelo Governo do Estado. Na terça-feira (21), contudo, outros 10 municípios - Livramento de Nossa Senhora, Wanderley, Santo Estevâo, Mirante, Retirolândia, Ipecaetá, Rio Real, Campo Formoso, Guajeru e Ouriçangas – encaminharam solicitação para serem incluídos na lista, à Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec). Com a seca, a Embasa já decretou o racionamento de água em 21 municípios no interior do Estado, de forma a garantir o mínimo de reserva de água nos mananciais. (Tribuna da Bahia)

Comente agora

UPB: Ministro nega que tenha mandado diminuir carros-pipa para BA

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/03 12:44h
UPB: Ministro nega que tenha mandado diminuir carros-pipa para BA

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), negou que não tenha autorizado a diminuição de carros-pipa na Bahia. A declaração foi dada em encontro com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), nesta terça-feira (21), em Brasília. Ribeiro, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, foi à capital federal buscar apoio e explicações para o problema que atinge mais da metade dos municípios do estado. Barbalho também solicitou que a UPB informe os municípios que tiveram o fornecimento de água suspenso ou, ainda, diminuído. “Tivemos informações decisivas e estratégicas sobre o assunto. Vamos passar o retorno que o ministério solicitou, para que sejam feitas intervenções urgentes nos municípios prejudicados, com o não funcionamento ou funcionamento parcial dos serviços”, disse Eures. Nesta quarta-feira (21), Ribeiro ainda cumpre agenda em Brasília. Participam do grupo que acompanha o presidente da UPB, os prefeitos de: Belo Campo, José Henrique Silva Tigre (Quinho) e segundo tesoureiro da UPB; de Jaborandi, Assuero Alves, presidente da Amorvale; de Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro, presidente do Consisal; e do prefeito de Tremedal, Márcio Ferraz de Oliveira. (BN)

Comente agora

Fapesb tem dívida de R$ 70 milhões; reitor envia ofício a Rui

Bahia  Postado por Willyam Reis - 22/03 07:27h
Fapesb tem dívida de R$ 70 milhões; reitor envia ofício a Rui

O reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, encaminhou um ofício ao governador Rui Costa na qual manifesta preocupação com a situação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que acumula R$ 70 milhões em dívidas. O débito reúne projetos já aprovados que ainda não foram pagos e projetos selecionados ainda não contratados. “Parte dessa dívida envolve projetos apoiados em parceria com agências do governo federal, e a continuidade desta situação levará a FAPESB a uma inadimplência com tais agências, trazendo evidentes prejuízos para a Bahia. Para ilustrar, informamos que os valores totais de projetos de docentes da UFBA em 2016 não chegam a 10% dos valores aprovados no ano anterior”, aponta o reitor. Salles defendeu no documento a relevância da Fapesb, que foi criada há 15 anos na esteira de outras fundações de amparo à pesquisa regionais, inspiradas na Fapesp, de São Paulo, que tem sido “a experiência mais duradoura e de maior sucesso”, considerando que outras instituições do gênero deixaram de existir em outros estados.

Comente agora

Elevador Lacerda fica roxo em prol da conscientização da Epilepsia

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/03 21:58h
Elevador Lacerda fica roxo em prol da conscientização da Epilepsia

O Elevador Lacerda seguirá iluminado na cor roxa durante todas as noites até o próximo domingo (26). O intuito da modificação é chamar atenção de para o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. A intervenção é realização da Secretária Municipal da Ordem Pública (Semop). O Dia Roxo, ou Purple Day, acontece anualmente em 26 de março, quando todo o mundo é convocado a vestir roupa roxa da com em prol da conscientização da epilepsia. Em Salvador, a Liga Brasileira de Epilepsia estima que existam entre 30 mil e 60 mil pessoas com a doença. O número de portadores da doença, ainda segundo a organização, pode chegar a 300 mil em todo o estado.

Comente agora

Em segunda vitória, governo aprova veto a festa do vaqueiro

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/03 20:59h
Em segunda vitória, governo aprova veto a festa do vaqueiro

Em segunda vitória hoje na Assembleia Legislativa, o governo conseguiu aprovar por 40 votos a sete veto parcial a projeto de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB) que transforma a festa de vaqueiro de Curaçá em patrimônio imaterial. Apesar de aceitar que o evento seja considerado patrimônio imaterial, o governo vetou a parte do projeto que exige que arque com investimentos no sentido de viabilizar a festa. Mansur foi à tribuna defender a matéria, criticando, no entanto, o fato de o governo não se comprometer em viabilizar o evento, com o qual, segundo ela, a Prefeitura não tem mais condições arcar. (Política Livre)

Comente agora

Presidente da UPB e representantes da Caixa debatem avaliação de convênios

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/03 20:55h
Presidente da UPB e representantes da Caixa debatem avaliação de convênios

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), reuniu-se em Brasília, nesta terça-feira (21) para levar ao conhecimento da Caixa o atraso na avaliação dos convênios e vistoria de obras nos municípios baianos por parte do banco. “Solicitamos também o aumento de técnicos nas agências regionais para acompanhamento das obras”, afirmou Ribeiro. Na Capital Federal, o presidente da UPB foi recebido pelo diretor executivo de governo, Roberto Barros Barreto, representando o presidente da Caixa Econômica Federal. Além de Eures Ribeiro, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa, estiveram no encontro os prefeitos de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre (Quinho) e segundo tesoureiro da UPB; de Jaborandi, Assuero Alves, presidente da Amorvale; de Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro, presidente do Consisal; e do prefeito de Tremedal, Márcio Ferraz de Oliveira.

Comente agora

Mulheres se destacam na equipe da operação 'Paz no Trânsito'

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/03 20:44h
Mulheres se destacam na equipe da operação 'Paz no Trânsito'

A equipe da operação 'Paz no Trânsito', do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), atua nas ruas de Salvador durante seis dias da semana, para fiscalizar condutores e veículos. O trabalho envolve 100 servidores do órgão e 120 policiais militares. Eles passaram pelo curso de capacitação para abordagens, com viés educativo, onde foram ensinadas técnicas para o preenchimento do auto de infração e identificação de carros suspeitos, por meio eletrônico. As mulheres têm papel de destaque na equipe, onde assumem desde tarefas administrativas até a realização do teste do bafômetro e ações na linha de frente das abordagens. "É um trabalho muito delicado e que requer qualificação profissional, porque estamos nas vias, na maior parte do tempo à noite, lidando com os mais diversos tipos de problemas que surgem no trânsito. Muitas vezes temos que agir como professora ou psicóloga", afirma a servidora do Detran, Maria Auxiliadora Moreira. A subtenente PM Ednalda Góes disse que se sente recompensada em integrar o grupo de fiscalização. "É uma união de esforços pela cultura da paz, já que o trânsito está entre as principais causas de violência.

Comente agora

DPU-BA quer que INSS garanta pagamento de seguro a pescadores de camarão

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/03 20:23h
DPU-BA quer que INSS garanta pagamento de seguro a pescadores de camarão

A Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia ajuizou, nesta terça-feira (21), ação civil pública contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para garantir direitos a pescadores de camarão. A ação quer que o INSS deixe de exigir atualização cadastral dos pescadores para que possam receber o seguro-defeso. De acordo com a DPU, no ano passado, centenas de benefícios foram bloqueados na Bahia porque no campo “25- Produtos de pesca pretendidos” do Registro Geral de Atividade Pesqueira desses trabalhadores consta o termo “mariscos” em vez de “crustáceos”. O INSS passou a fazer os registros de pescadores para recebimento do seguro em 2015. Antes, o cadastro era feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Desde então, a autarquia utilizava os registros do Ministério da Agricultura para checar quem está habilitado a receber o benefício. Mas a pasta havia cadastrado grande parte dos pescadores de camarão na categoria “mariscos”, quando a Biologia classifica o camarão como espécie de crustáceo. Por erro de classificação do camarão, o INSS bloqueou os benefícios e solicitou que os afetados pela medida procurassem a alteração no registro. Mesmo após uma série de tentativas, o Ministério da Agricultura manteve-se inerte aos pedidos de atualização feitos pelos pescadores. Após ser procurado pela DPU, a pasta informou à presidência do INSS, por meio de Ofício enviado em novembro do ano passado, que a categoria “mariscos” engloba tantos os crustáceos quanto os moluscos.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com