Voz


PodCast



Enquete





Blog

Bahia

Balanço do Inema aponta 28 praias impróprias ao banho para este fim de semana na Bahia

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 20:08h
Balanço do Inema aponta 28 praias impróprias ao banho para este fim de semana na Bahia

Um balanço divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apontou 28 praias impróprias para este fim de semana na Bahia. Além de Salvador, praias da Costa dos Coqueiros, no litoral norte, e da Costa do Cacau, no sul do estado, foram consideradas imprtóprias pelo órgão. Segundo o Inema, a rede amostral de monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 121 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises da balneabilidade são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista.  De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio-Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 mL de água; ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.  No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.

Comente agora

Azeite de dendê é o produto mais reprovado em operação do Ibametro

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 19:59h
Azeite de dendê é o produto mais reprovado em operação do Ibametro

A operação Cosme e Damião realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) revelou, nesta sexta-feira, 22, que o azeite de dendê foi o produto que apresentou maior índice de reprovação na operação.  A ação tem como objetivo fiscalizar itens comercializados para o tradicional caruru que muitas famílias baianas fazem no mês de setembro.  Segundo o órgão, a fiscalização foi realizada em supermercados e mercadinhos de bairro para verificar se os itens consumidos no período estão sendo vendidos com a pesagem correta, considerando o indicado nas embalagens dos produtos.   Um total de 30% das marcas de azeite fiscalizadas foram reprovadas. Os fabricantes notificados, que não tiveram suas marcas divulgadas, terão dez dias para apresentar defesa junto ao Ibametro, sendo passíveis de multas de até R$ 1,5 milhão, a depender do grau da irregularidade.

Comente agora

Corpo de Bombeiros comemora dois anos de emancipação

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 19:04h
Corpo de Bombeiros comemora dois anos de emancipação

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) comemorou, na noite desta quinta-feira (21), dois anos de emancipação da corporação que, antes vinculada à Polícia Militar da Bahia, conquistou, em 25 de agosto de 2015, autonomia administrativa, orçamentária e financeira. A solenidade realizada no auditório do Senai/ Cimatec, em Salvador, contou com a presença do vice-governador João Leão. “Eu trago um abraço muito forte do governador Rui Costa e parabenizo toda a tropa”, afirmou, anunciando a incorporação de 780 novos bombeiros aos cerca de 2.500 já existentes, a partir de 2018. Na entrada do evento, uma exposição de veículos novos e antigos e uma mostra fotográfica ajudavam a contar a história da Corporação na Bahia. A programação contou ainda com a entrega do diploma ‘Amigo do Bombeiro’ a autoridades e personalidades que contribuíram para a emancipação. O vice-governador João Leão, os secretários estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, da Casa Civil, Bruno Dauster, e da Comunicação Social, André Curvello, e o subsecretário da Segurança, Ari Pereira, foram contemplados com o diploma ‘Amigo do Bombeiro’.

Comente agora

Rui assegura que vai 'cumprir a lei' em relação a secretária condenada em 1ª instância

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 18:44h
Rui assegura que vai 'cumprir a lei' em relação a secretária condenada em 1ª instância

O governador Rui Costa assegurou que vai "cumprir a lei" no caso envolvendo a nova secretária de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Jusmari Oliveira, que já foi condenada em maio deste ano por fraude em licitação na compra de medicamentos e de materiais hospitalares, odontológicos e de laboratório. Em 2013, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou uma lei que trata sobre os requisitos necessários pra nomeação de cargos. Um dos artigos veta a nomeação pra casos de decisões condenatórias em órgãos colegiados, incluindo tribunais de segunda instância. Jusmari, no entanto, foi condenada apenas em primeira instância. "O governador sempre cumpre a lei. Então, aquilo que estiver na lei federal, na lei estadual, o governador vai cumprir. Eu não saio um milímetro da lei. Não assino nada sem o parecer da procuradoria do Estado", garantiu o governador logo após a cerimônia de posse de Jusmari (veja mais).

Comente agora

INSS faz mutirão para reduzir tempo de espera de serviços agendados em Salvador e RMS

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 18:30h
INSS faz mutirão para reduzir tempo de espera de serviços agendados em Salvador  e RMS

A Agência da Previdência Social Bonfim, na Cidade Baixa, em Salvador, terá mutirão no sábado (23), das 7h às 13h, para atendimento a 200 requerentes dos benefícios Pensão por morte e Salário-maternidade. O mutirão é exclusivo para contribuintes convocados para a ação.
De acordo com Marcelo Caetano, chefe de benefício do INSS, o objetivo do atendimento é reduzir o tempo de espera e antecipar a agenda de análise dos benefícios. “O mutirão é para pessoas que já foram convocadas, que estão com essa agenda lá pra frente, nós estamos antecipando essa agenda", conta.  Caetano também explicou como é definido o número de atendimentos no mutirão. "É contado em relação ao número de servidores que aderem a esse mutirão. Então, a gente faz uma convocação de servidores, faz o chamado, vê o número de pessoas, de servidores que vão aderir, e aí a gente define um número que esses servidores precisam atender, e convoca essas pessoas, sendo que estamos convocando as pessoas que estão há mais tempo esperando na agenda”, destaca.  De acordo com Marcelo Caetano, os dois benefícios do mutirão, Pensão por morte e Salário-maternidade, são devido ao aumento significativo de pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição, por conta da expectativa da reforma da Previdência. "Com isso ele deu uma travada nos benefícios de salários-maternidade, e de pensão por morte", relata.

Comente agora

Ex-procurador regional da Bahia, Sidney Madruga é exonerado da equipe de Dodge

Bahia  Postado por Marcus Augusto Macedo - 22/09 17:21h
Ex-procurador regional da Bahia, Sidney Madruga é exonerado da equipe de Dodge

A gestão de Raquel Dodge na Procuradoria-Geral da República (PGR) começou nesta segunda (18), mas já teve sua primeira baixa. A nova chefe do Ministério Público Federal (MPF) exonerou o procurador da República, Sidney Madruga, escalado para coordenar o Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe). Ele foi procurador eleitoral do MPF na Bahia entre os anos de 2009 e 2013, e, em 2014, chegou a ocupar o posto de procurador regional da República. A exoneração da PGR, segundo divulgado pela assessoria de Dodge, foi tomada a pedido de Madruga "com a finalidade de evitar ilações impróprias e indevidas". Isso acontece depois que o procurador foi flagrado pelo jornal Folha de S. Paulo em conversa sobre assuntos privados em um restaurante. No diálogo, Madruga teria falado que a "tendência" do órgão é abrir uma investigação contra o procurador Eduardo Pelella, que foi chefe de gabinete do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Comente agora

Vagas para PM e Bombeiros serão preenchidas, garante governo

Bahia  Postado por Willyam Reis - 22/09 14:24h
Vagas para PM e Bombeiros serão preenchidas, garante governo

O governo do Estado afirmou, por meio de nota, que todas as vagas abertas nos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros serão preenchidas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), são dois mil postos para a PM e mais 750 para o grupamento de brigadistas. O processo seletivo teve cerca de 150 mil inscritos e foi realizado em 13 municípios baianos. O resultado da primeira e segunda etapas do concurso será divulgado oportunamente. A SSP afirma que o adiamento do resultado, previsto para esta sexta (22), ocorreu em função de questões técnicas, tamanha a complexidade e abrangência do certame. Deste modo, o cronograma previsto em edital sofrerá alteração. As mudanças de datas não foram informadas no texto. (Bahia.Ba)

Comente agora

Corpo de baleia é removido de praia na Cidade Baixa

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 12:42h
Corpo de baleia é removido de praia na Cidade Baixa

Com a maré baixa em Salvador nesta sexta-feira (22), populares cercam o corpo da baleia jubarte que encalhou na região da Cidade Baixa e acompanham o trabalho de remoção do corpo do animal, que é feito pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).  De acordo com a Limpurb, o serviço de retirada da baleia começou por volta das 9h30, quando a maré ficou baixa e possibilitou o acesso da equipe ao animal, na praia de Pedra Furada. A baleia encalhou na quinta-feira (21).  Conforme a Limpurb, a operação no local deve seguir até a alta da maré, durante a tarde, quando os trabalhadores precisarão parar as atividades no local.  O Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os mamíferos no país, está a caminho da praia para fazer necrópsia do animal. Por volta das 11h, os biólogos da entidade ainda não tinham chegado.  Segundo a Limpurb, a baleia jubarte será desossada, e todo o material recolhido será encaminhado para o Aterro Metropolitano da Capital (AMC), localizado no CIA. Ainda não há previsão de quando a remoção será concluída.  A baleia foi encontrada morta a cerca de 50 metros da faixa de areia da praia da Boa Viagem, em Salvador, no final da manhã da quinta-feira. Ainda não é possível determinar o tamanho e nem o sexo do animal. As causas da morte do animal serão estudadas pelo Projeto Baleia Jubarte.

Comente agora

Depois de meses de negociação, UPB decide judicializar cobrança de taxa pela Coelba

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 12:13h
Depois de meses de negociação, UPB decide judicializar cobrança de taxa pela Coelba

Não é de hoje que a União dos Municípios da Bahia (UPB) vem travando uma verdadeira queda de braço com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba). Após quase oito meses de tentativas de negociação e nenhum acordo firmado, a associação municipalista decidiu entrar com uma ação no Tribunal de Justiça da Bahia contra a empresa de energia.  A UPB questiona o modelo de cobrança da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip), estabelecido entre a Coelba e as cidades baianas, além da transferência de ativos da iluminação pública para os municípios. A entidade defende que o ISS da iluminação pública seja retido na cidade de origem e que a arrecadação da receita vá para os cofres dos municípios. A UPB também pleiteia a redução da taxa de administração da Coelba na cobrança da COSIP.   Atualmente, os impostos das 416 cidades baianas são creditados em Salvador. Para o presidente da UPB, Eures Ribeiro, a Coelba capta um recurso que não é dela. “Estão se apropriando de um imposto municipal. O ISS que cobram vai todo para Salvador, nada para os municípios do interior. A Coelba tentou nos trapacear, essa é a verdade. Não tem jeito, vamos para o pau com ela”, criticou.   Em nota, a Coelba afirmou que desde o mês de março deste ano, vem debatendo com a UPB o modelo do contrato de arrecadação da Cosip, realizando “diversas reuniões técnicas com a entidade”. Segundo a empresa, uma nova reunião está marcada para quinta-feira (21).

Comente agora

Maré baixa causa nova suspensão da travessia para Mar Grande; trajeto para Morro S. Paulo volta a operar sem restrições

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 10:06h
Maré baixa causa nova suspensão da travessia para Mar Grande; trajeto para Morro S. Paulo volta a operar sem restrições

A travessia Salvador-Mar Grande suspendeu o serviço às 9h desta sexta-feira (22) por causa do período prolongado de maré baixa. O sistema marítimo deve ser retomado até as 12h.  Desde a última segunda-feira (18) que o sistema faz paradas momentâneas por causa da maré baixa. O último horário saindo de Salvador será às 19h30, e de Mar Grande, às 18h30.  A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa que, caso ocorra concentração de passageiros nos terminais na retomada do atendimento, serão feitos horários extras. A travessia operou no início desta manhã com oito embarcações e horários a cada 30 minutos.  Já a linha Salvador-Morro de São Paulo volta a operar sem restrições nesta sexta-feira e com expectativa de bom movimento de embarque em todos os horários.  Os primeiros catamarãs saíram do Terminal Náutico às 8h30 e 9h. O próximos horários serão 10h30, 13h e 14h30. A viagem entre a capital e o Morro dura entre 2h e 2h20. Para quem sai do Morro de São Paulo, os próximos horários são às 11h30, 13h e 15h.

Comente agora

Coelba mantém alerta para os cuidados durante a troca da antena analógica pela digital

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 08:29h
Coelba mantém alerta para os cuidados durante a troca da antena analógica pela digital

Na próxima quarta-feira, 27 de setembro, o sinal analógico de televisão será desligado em Salvador e em outros 19 municípios da Região Metropolitana. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Cerca de 87% das residências desses municípios já estão com acesso à nova tecnologia, após a troca da antena analógica por uma digital.  A troca é simples, mas precisa ser feita com segurança para evitar acidentes envolvendo a rede de energia elétrica. O trabalho deve ser realizado por profissionais qualificados, utilizando equipamentos de proteção.  Com o objetivo de garantir a segurança da população, a Coelba alerta para a importância de respeitar a distância mínima de 2,5m da rede elétrica antes de definir o local de instalação da antena. Também é importante calcular se, no caso de ventos fortes e queda do aparelho, existe o risco de a estrutura tocar nas linhas de distribuição de energia. Além da capital baiana, o sinal analógico será desligado definitivamente nos municípios baianos de Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragojipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.  

Comente agora

Baleia jubarte é achada morta perto da praia da Boa Viagem

Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 07:08h
Baleia jubarte é achada morta perto da praia da Boa Viagem

Uma baleia jubarte adulta foi encontrada encalhada na manhã desta quinta-feira (21) próximo à praia de Boa Viagem. Inicialmente, a Marinha avaliou a possibilidade de rebocar o animal, que se encontra em área de navegação. No entanto, com a força da correnteza a baleia ficou presa em pedras, em região mais rasa, o que impossibilitou a aproximação do barco da Marinha. O animal, que tem entre 35 a 40 toneladas, já estava morto quando encalhou. O Projeto Baleia Jubarte já entrou em contato com a Limpurb para dar as orientações  de como a destinação da carcaça deve ser feita. O veterinário do projeto, Hernani Ramos, diz que a baleia, que já se encontra em estado avançado de decomposição, tem cortes na superfície, o que pode indicar morte devido à hemorragia. A causa da morte só será confirmada após exames. A prefeitura já foi acionada e deve organizar nesta sexta uma força-tarefa para retirar o animal. De acordo com o veterinário, a remoção deve ser feita o mais rápido possível, já que a maré volta a subir às 10h30 da manhã e pode deslocar a carcaça “Ela se desprendendo pode chegar a uma praia movimentada, como a Praia do Meio em Boa Viagem ou até provocar colisão com as embarcações”, destaca. Kaio Leal, presidente da Limpurb, informou que uma equipe deverá fazer a remoção começando às 10h. 

Comente agora

Confira a previsão do tempo para este final de semana

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 22:09h
Confira a previsão do tempo para este final de semana

Mesmo com a chegada da primavera nesta sexta-feira, 22, as condições do tempo previstas para a Bahia neste final de semana continuam sem grandes mudanças, conforme informou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).  Na faixa centro-leste, que abrange as regiões do Nordeste, Recôncavo e Sul e parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, haverá umidade vinda do Oceano Atlântico, com isso, o céu ficará parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia. Estas chuvas deverão ser mais frequentes nas localiades mais próximas ao litoral, incluindo Salvador e Região Metropolitana.  Já nas regiões Oeste, São Francisco e Norte do estado, a previsão é de céu ensolarado na maior parte do período.  De acordo com o Inema, as temperaturas continuarão elevadas em todo o centro-oeste e norte da Bahia, com máximas previstas de até 36° C. Temperaturas mais amenas são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas podendo atingir 11°C.  Na faixa leste do estado, estes índices permanecerão estáveis, com máximas de 29°C e mínimas de 16°C. Na capital baiana as temperaturas deverão variar entre mínimas de 20°C e máximas de 27°C.

Comente agora

Com convênios e equipamentos, governo tenta fortalecer agricultura do semiárido

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 20:03h
Com convênios e equipamentos, governo tenta fortalecer agricultura do semiárido

Com o objetivo de fortalecer a agricultura do semiárido baiano, o governador Rui Costa (PT) assinou convênios e entregou equipamentos e veículos que devem beneficiar mais de três mil famílias de pequenos agricultores da região. Em visita ao município de Jacobina nesta quinta-feira (21), Rui também autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a transferir R$ 221 milhões à Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) para implantar, ampliar e recuperar mil sistemas simplificados de abastecimento de água e implantar módulos sanitários residenciais através do Projeto Bahia Produtiva. "Hoje foi mais um dia de muitas ações e muitas entregas, tendo como carro chefe a assinatura de convênios do programa Pró-Semiárido, que reúne intervenções para melhorar a infraestrutura e a produção na zona rural. Também anunciamos R$ 221 milhões para levar água às regiões de Jacobina, Senhor do Bonfim e Juazeiro. Serão mil sistemas simplificados de abastecimento, que vão melhorar a vida das pessoas", explicou o governador. Para o projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região Semiárida da Bahia (Pró-Semiárido), foram assinados 24 convênios com associações de pequenos produtores.

Comente agora

Papa anuncia fim da possibilidade de recurso para padres que cometem abusos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 18:39h
Papa anuncia fim da possibilidade de recurso para padres que cometem abusos

O papa Francisco anunciou hoje (21) que um religioso efetivamente condenado por abuso sexual contra um menor de idade não poderá apresentar recurso e jamais terá a graça concedida. O pontífice fez este anúncio ao receber os membros da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, organismo criado por ele há quatro anos para trabalhar pela educação e prevenção de abusos dentro Igreja Católica. A informação é da EFE.  Francisco, que tinha um discurso escrito, deixou o protocolo de lado para falar de improviso sobre algumas das preocupações e acusações de atraso que surgiram sobre como a Igreja está enfrentando o problema e reconheceu que existe lentidão na hora de analisar os muitos casos que chegam.  Segundo o papa, os atrasos se devem a dois fatores: falta de pessoal e os vários pedidos de recurso. “Os advogados trabalham para tentar diminuir a pena, porque é disso que os advogados vivem”, explicou o pontífice, lembrando que então todos os aspectos legais são analisados novamente, provocando mais atraso.  Diante disso, Francisco anunciou que está trabalhando para que quando um abuso for provado, isso será suficiente para não admitir recurso.”Se há provas, ponto. (A sentença) é definitiva”, declarou.

Comente agora

Bahia tem 40 cidades em regime de racionamento de água; número é 10 vezes maior que o registrado há sete meses

Bahia  Postado por Willyam Reis - 21/09 17:38h
 Bahia tem 40 cidades em regime de racionamento de água; número é 10 vezes maior que o registrado há sete meses

Quarenta cidades da Bahia estão em regime de racionamento de água, por conta da estiagem que atinge algumas regiões do estado. O número é dez vezes maior do que o registrado em fevereiro deste ano, quando apenas quatro cidades estavam com o abastecimento controlado. As informações foram passadas ao G1 pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), nesta quinta-feira (21). De acordo com a Embasa, as cidades com racionamento são: Andorinha, Bonito, Brotas de Macaúbas, Caldeirão Grande, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Conde, Entre Rios, Esplanada, Filadélfia, Gavião, Gentio do Ouro, Ibitiara, Ichu, Itiúba, Jaguarari, Jandaíra, Lajedinho, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Novo Horizonte, Pé de Serra, Pintadas, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Valente, Várzea do Poço, Várzea Nova e Wagner, além da localidade de Várzea do Meio (distrito de Várzea da Roça).

Comente agora

Paternidade responsável: MP fará registros e exames de DNA gratuito

Bahia  Postado por Willyam Reis - 21/09 13:14h
Paternidade responsável: MP fará registros e exames de DNA gratuito

O projeto Paternidade Responsável, que integra a ação MP Comunidade, lançada nesta quinta-feira (21) pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), é precedida por palestras na cidade que será visitada pela unidade móvel de atendimento do programa, para mobilizar a comunidade alvo. Em Jacobina, primeira parada do caminhão que será usado pela promotoria, já há 564 audiências marcadas. “Mas atendemos também quem chegar”, explica a promotora de Justiça Joana Philigret, coordenadora do Núcleo de Promoção à Paternidade Responsável (Nupar) do MP. Para ser atendido, é preciso apresentar a carteira de identidade da mãe (ou responsável legal) e a certidão de nascimento (ou RG) da criança. “A gente detectou nessas cidades um quantitativo de mil crianças matriculadas na rede estadual de ensino, e municipal também, sem que, em seus registros, constasse o nome paterno, e é exatamente essa população que a gente vai trabalhar o projeto como público-alvo”, afirma Joana.

Comente agora

Turistas pagarão tarifa para entrar em Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré e Garapuá

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 11:32h
Turistas pagarão tarifa para entrar em Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré e Garapuá

Os turistas que visitarem Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré e Garapuá, os mais procurados destinos do Arquipélago de Tinharé, serão obrigados a pagar nos próximos dias uma taxa de acesso entre R$ 15 e R$ 20. A tarifa foi instituída por lei aprovada em 22 de agosto pela Câmara de Vereadores de Cairu, cidade do Baixo-Sul que abriga os principais pontos turísticos da região de Tinharé, e publicada pelo Diário Oficial do Município na última sexta. Contudo, a cobrança deve reacender a polêmica iniciada em 2013, quando a prefeitura de Cairu taxou a entrada de visitantes em Morro, derrubada em dezembro do passado pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Agora, com maior intensidade, já que a medida será válida para os demais roteiros.    
 
Conta rachada: “Cairu tem mais de 400 anos e vasto patrimônio histórico e ambiental. Para manter tudo preservado, há um custo já partilhado hoje com turistas, como em qualquer lugar do mundo, através de taxas para uso dos terminais náuticos e visita a monumentos. O que fizemos foi unificar todas em uma tarifa”, explica o advogado Alcides Bulhões, subprocurador no município. 

Comente agora

Por conta da maré baixa Travessia Salvador-Mar Grande só será retomada às 11h30

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 08:46h
Por conta da maré baixa Travessia Salvador-Mar Grande só será retomada às 11h30

Por causa da maré baixa, que deixa o Terminal de Vera Cruz sem condições para operar, a travessia Salvador-Mar Grande suspendeu o atendimento às 7h30 desta quinta-feira (21). O serviço só será retomado às 11h30 e caso ocorra concentração de passageiros nos terminais serão feitos horários extras, com saídas de 15 em 15 minutos. A travessia vinha registrando desde o início das operações, às 5h, movimento moderado de embarque. Oito embarcações estarão em tráfego a partir das 11h30, na retomada das operações. O último horário saindo de Salvador será às 19h. No sentido de Mar Grande para a capital o último horário será normal, às 18h30.

Comente agora

Codecon notifica 15 estabelecimentos durante Operação Dendê

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 08:36h
Codecon notifica 15 estabelecimentos durante Operação Dendê

Na semana que antecede o caruru de São Cosme e Damião, celebrado no dia 27 de setembro, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) vistoriou os boxes do Mercado do Rio Vermelho e conferiu os alimentos típicos da ocasião. As vistorias fazem parte da Operação Dendê, que será realizada esta sexta-feira. Ao todo, 43 estabelecimentos foram vistoriados, dentre os quais 15 foram notificados por desrespeitarem as leis consumeristas.  Dentre as notificações, uma foi emitida por ausência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, uma por falta de etiqueta de preço nos produtos, oito por falta de etiqueta de prazo de validade, quatro por prazo de validade vencido e uma por acondicionamento indevido de alimento. Os estabelecimentos têm até 10 dias para se adequar às normas, evitando, assim, autos de infração e, posteriormente, multas e até mesmo o embargo.  O diretor geral da Codecon, Alexandre Lopes, conta que o que mais chamou a atenção durante a operação foi a quantidade de produtos com ausência de prazo de validade. “Verificamos muito feijão fradinho sem a etiqueta de prazo de validade.

Comente agora

Governador anuncia Jusmari Oliveira na Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 07:55h
Governador anuncia Jusmari Oliveira na Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD) será o novo secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em substituição a Fernando Torres (PSD). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21) e a posse será nesta sexta-feira (22), às 15h, no Salão de Atos da Governadoria. Fernando pediu Torres entregou uma carta de exoneração, para reassumir seu mandato de deputado federal e cuidar de suas emendas parlamentares, voltadas para Feira de Santana, seu reduto político. "Vou para novos desafios em Brasília neste momento muito delicado no cenário nacional", afirmou Torres. O governador agradeceu ao parlamentar pelos serviços prestados e destacou que o convite feito a Jusmari fortalece a representatividade do interior do estado na gestão. "Sei que este será um grande desafio e vou assumir com muita garra e vontade. Quero aprender muito com o governador neste momento. A cada dia ele corre mais", declarou Jusmari Oliveira.

Comente agora

Em Ubaitaba, Rui autoriza obras do Centro de Canoagem e autoriza novos serviços

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 07:37h
Em Ubaitaba, Rui autoriza obras do Centro de Canoagem e autoriza novos serviços

Nesta sexta-feira (22), o governador Rui Costa visita Ubaitaba, no sul do estado, onde assina ordem de serviço para a construção do Centro de Treinamento para Canoagem. O objetivo é alavancar o desenvolvimento da canoagem na região e estimular a prática esportiva entre crianças e jovens. Serão investidos pelo governo um total de R$ 2 milhões nos dois centros de treinamento.   Durante o evento em Ubaitaba, que ocorre às 10h na Avenida Beira Rio, onde será construído o Centro de Canoagem, Rui também assina autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural celebrar convênio no âmbito do Programa Bahia Produtiva e lança a licitação para Chamada Pública para aquisição de produtos da agricultura familiar destinada à merenda escolar. (Secom)

Comente agora

Sobradinho: Banco não funciona 2 meses após assalto e clientes viajam 50 Km por atendimento

Bahia  Postado por Anacley Souza - 21/09 07:12h
Sobradinho: Banco não funciona 2 meses após assalto e clientes viajam 50 Km por atendimento

Uma agência do Banco do Brasil em Sobradinho, no norte da Bahia, está fechada há quase dois meses, depois que a unidade foi assaltada e teve o cofre explodido, em 29 de julho. Com isso, os clientes do banco estão tendo que viajar cerca de 50 quilômetros até Juazeiro, para conseguir atendimento.  Por conta da situação, a única casa lotérica das cidade anda sempre lotada e, mesmo assim, apenas alguns serviços bancários são feitos no local, como pagamento de boletos com valor abaixo de R$ 600 reais e saques do Bolsa Família.  O motorista José Barbosa conta que tentou ser atendido na lotérica, mas não conseguiu. "Eu estava com um depósito do Banco do Brasil, vim fazer, com o dinheiro na mão, mas o pessoal disse que não recebe".  Outro local onde a população pode realizar saques é na agência dos Correios, entretanto os moradores reclamam que nem sempre tem dinheiro disponível no local. Um deles é a aposentada Maria Loudes dos Santos, que tentou fazer um saque, mas não conseguiu. "Eles disseram que a previsão é só para a outra semana. Eu fui buscar informação para saber se o banco já ia funcionar, mas disse que a previsão lá para o ano [que vem]", afirmou.  O padeiro Fábio Souza diz que não tem condições nem mesmo d eir até a agência de Juazeiro. "Eu trabalho sete dias por semana. Como é que eu vou sair do meu trabalho para ir até Juazeiro, pagando R$ 21 de passagem, para fazer qualquer serviço?", questiona. 

Comente agora

Vistoria reprova quatro das cinco lanchas que fazem travessia Salvador/Mar Grande

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 22:02h
Vistoria reprova quatro das cinco lanchas que fazem travessia Salvador/Mar Grande

Após a tragédia da lancha Cavalo Marinho I, que resultou em 19 mortes e mais de 80 feridos na Baia de Todos os Santos, no final de agosto deste ano, uma série de vistorias foram realizadas pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), nas embarcações que realizam a travessia Salvador/Mar Grande, com foco na fiscalização do direito de informação ao consumidor, principalmente relativos à segurança. As fiscalizações foram encerradas nesta quarta-feira (20), e segundo o órgão municipal de Salvador, a maioria das lanchas foram reprovadas e autuadas. Segundo Alexandre Lopes, diretor da Codecon, das cinco lanchas que operam de forma plena na travessia, quatro foram autuadas por falha no fornecimento de informações de segurança para os passageiros. O diretor do órgão explica que o modo de utilizar os coletes salva-vidas, como se comportar em situações de risco, de emergência e em viagens com mar agitado não eram informados pelas empresas. As vistorias foram solicitadas pela 5ª Promotoria da Vara do Consumidor Ministério Público do Estado (MPE). 

Comente agora

Comissão na AL-BA aprova moção de repúdio contra juiz que permitiu 'cura gay'

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 21:58h
Comissão na AL-BA aprova moção de repúdio contra juiz que permitiu 'cura gay'

A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta quarta-feira (20), uma moção de repúdio ao juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalo. Ele é o responsável pela liminar que autoriza psicólogos a realizarem a terapia de reversão sexual, chamada de “cura gay”. “Nossa sociedade não pode retroceder assim, por um entendimento conservador como este. Este tratamento é proibido pelo Conselho Federal de Psicologia desde 1999, porque doença é o preconceito, o desrespeito, a homofobia, não a homossexualidade”, afirmou a deputada Luiza Maia (PT), presidente do colegiado.

Comente agora

Central de Videomonitoramento do Detran dá mais transparência à formação de condutores

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 21:23h
Central de Videomonitoramento do Detran dá mais transparência à formação de condutores

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) inaugurou, nesta quarta-feira (20), na sede do órgão, em Salvador, a Central de Videomonitoramento para Formação de Condutores. A unidade vai acompanhar em tempo real todas as fases de aprendizado do candidato à motorista, incluindo curso teórico e prático, aula no simulador de direção e exames clínicos, com o objetivo de dar mais transparência ao processo de habilitação. “É um avanço tecnológico que qualifica o condutor e evita fraudes”, afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes. Quase 90% das autoescolas do estado já estão conectadas ao novo sistema e até o fim do ano todos os estabelecimentos credenciados ao Detran deverão oferecer a tecnologia. O dispositivo realiza a biometria do aluno e do instrutor, grava a imagem e som das aulas e transmite o desempenho dos candidatos para a Central de Videomonitoramento, onde é feito o controle do processo. "Com essa ferramenta, ficou mais fácil fiscalizar o andamento do curso. Se for notada alguma irregularidade, como ausência do aluno ou instrutor, por exemplo, a aula será bloqueada e enviada para auditoria", explicou o diretor de Habilitação do Detran, Mário Galrão. 

Comente agora

Servidores que perderam prazo ainda podem fazer recadastramento

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 20:09h
Servidores que perderam prazo ainda podem fazer recadastramento

O prazo de recadastramento de servidores ativos do poder Executivo do Estado terminou no último domingo (17). O processo teve início em 17 de julho e, mesmo com dois adiamentos, há funcionários públicos que ainda não atualizaram seus dados cadastrais. O quantitativo final ainda está sendo computado. Para evitar ter os salários suspensos, esses servidores ainda têm uma oportunidade de fazer o recadastramento, porém de forma manual.  Para isso, é necessário imprimir formulário no Portal do Servidor, preencher e entregar na Diretoria Administrativa (DA) do órgão onde o servidor é lotado. Para os que cumpriram o prazo, a partir do dia 25 de setembro, inicia a validação do quadro de pessoal pelos chefes imediatos de cada servidor. Aqueles que não forem validados pela chefia imediata, vão passar por uma revisão das DA's para que sejam identificados.  Os funcionários do poder executivo do Estado que não atualizarem seus dados funcionais terão seus salários suspensos e poderão responder a processo administrativo, de acordo com o Decreto Estadual nº 15.960/15.

Comente agora

Ministério da Agricultura libera R$ 63 milhões para aquisição de máquinas agrícolas na Bahia

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 19:45h
Ministério da Agricultura libera R$ 63 milhões para aquisição de máquinas agrícolas na Bahia

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, autorizou nesta quarta-feira (20) empenho no valor de R$ 63,154 milhões, via emenda impositiva prevista na lei Orçamentária Anual (LOA) 2017, para a Secretaria da Agricultura (Seagri). Este valor será utilizado pela Seagri na aquisição de máquinas e implementos agrícolas, que serão distribuídos entre vários municípios baianos.  “Esses equipamentos serão distribuídos entre associações ligadas à agricultura familiar e pequenos produtores, um setor responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo. A liberação dos recursos é fruto da solicitação dos deputados baianos junto ao Ministério da Agricultura”, disse o deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT-BA), coordenador da bancada baiana no Congresso.  Estiveram presentes ao ato de assinatura do empenho Coaraci Castilho, chefe de gabinete do Ministério da Agricultura, o vice-governador João Leão, o coordenador da bancada, deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA), e os deputados Paulo Magalhães (PSD-BA), Mário Negromonte Jr. (PP-BA), Cacá Leão (PP-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

Comente agora

Crise enfrentada por municípios baianos pode se agravar, declara Eures Ribeiro

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 18:39h
Crise enfrentada por municípios baianos pode se agravar, declara Eures Ribeiro

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) Eures Ribeiro declarou que a crise financeira enfrentada pelos municípios baianos pode se agravar ainda mais. “Não temos dinheiro novo, a repatriação foi um fiasco. A única perspectiva que cada gestor tem é cortar gastos, fazer demissões e rever contratos”, garantiu Eures nesta quarta-feira (20), em Juazeiro, durante a abertura da capacitação de gestores realizada pela UPB em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). A capacitação UPB Itinerante discutiu a dificuldade dos municípios brasileiros em cumprir as exigências da legislação diante da queda de arrecadação enfrentada.  A UPB espera realizar capacitação de 75% dos técnicos municipais responsáveis por ordenamento das despesas, licitação e controle interno até o final deste ano.

Comente agora

TRE-BA é o segundo no ranking de recadastramento biométrico no país

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/09 16:29h
TRE-BA é o segundo no ranking de recadastramento biométrico no país

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é o segundo no país no ranking de tribunais a fazer o recadastramento biométrico. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é o primeiro no país, com 2.244.730 biometrias já realizadas. A Bahia aparece logo depois, com 1.787.552 eleitores recadastrados. Ainda aparece no ranking dos cinco primeiros tribunais a fazer o recadastramento o Regional do Paraná, com 1.774.207; do Ceará, com 1.210.962; e o de Minas Gerais, com 888.695. O recadastramento biométrico encerra no dia 31 de janeiro de 2018. A meta do TSE para Bahia é de biometrizar quatro milhões de pessoas.

Comente agora

Greve dos Correios atinge Bahia mais 19 estados e DF

Bahia  Postado por Willyam Reis - 20/09 14:06h
Greve dos Correios atinge Bahia mais 19 estados e DF

A greve dos Correios começou às 22h de terça-feira (19) e atinge a Bahia mais 19 estados e o Distrito Federal, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Além da Bahia, a  paralisação envolve os trabalhadores dos sindicatos de Alagoas, Amapá, Amazonas, Brasília (DF), Campinas (SP), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Juiz de Fora (MG), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Ribeirão Preto (SP), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Maria (RS), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sergipe, Santa Catarina, Uberaba (MG) e Vale do Paraíba (SP). De acordo com a federação, a paralisação é parcial, com redução de funcionários nas agências. Já os Correios informaram que a paralisação não afeta os serviços de atendimento e está concentrada na área de distribuição. A paralisação deverá afetar as entregas e prejudicar os consumidores que dependem dos serviços da estatal postal. (Bahia.Ba)

Comente agora

TCM investiga 30 mil servidores suspeitos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 11:57h
TCM investiga 30 mil servidores suspeitos

Por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) cruzou os dados de todos os servidores federais, estaduais e dos 417 municípios baianos. Deu um bom caldo.  Em 395 prefeituras foram registrados 30 mil servidores com mais de um vínculo. Só na Secretaria da Saúde de Salvador, dos 11 mil funcionários, 1.700 estão sob investigação.  Diz o secretário José Antônio Sobrinho estar absolutamente tranquilo porque há três anos a Secretaria da Saúde implantou o ponto biométrico, o que dificulta faltas. É óbvio que os casos ainda estão sendo investigados, mas numa rápida observada da documentação dá para ver que alguns casos são bastante instigantes. Um desses casos é de um médico que trabalha na saúde em Salvador e é atendente de recepção no Tribunal de Justiça, pelo menos conforme os registros. Há servidores com vínculos em municípios distantes entre si, como Salvador e Barreiras, ou Juazeiro, ou Coaraci, ou Itaberaba, ou Petrolândia, em Pernambuco. Também há um que é motorista em Salvador, chefe de divisão em Feira de Santana e coordenador de contabilidade e análise estatística em Amélia Rodrigues. Ou o motorista em Salvador, Feira e Conceição do Jacuípe. (Levi Vasconcelos- Coluna Tempo Presente)

Comente agora

Diretor do Detran lamenta alto índice de acidentes na Bahia: “Mais de 600 mil mutilados”

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 11:55h
Diretor do Detran lamenta alto índice de acidentes na Bahia: “Mais de 600 mil mutilados”

De acordo com dados divulgados pelo Detran/BA, o número de indenizações pagas por mortes no trânsito aumentou em 40% na Bahia, em um ano. O balanço mostrou que foram feitos 1.358 pagamentos até junho deste ano, contra 965 em 2016. Em entrevista à Rádio Metrópole nesta quarta-feira (20), o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, afirmou que é preciso reduzir o número de acidentes nas vias baianas.  “Faço cá minhas considerações, porque esses dados podem estar subavaliados, uma vez que nem todas as pessoas fazem a solicitação desse seguro. Então, muitos acidentes deixam de ser registrados e deixam de fazer parte dessa contabilidade. Mas só pelo seguro, o contingente de pessoas acidentadas, são mais de 600 mil mutilados, 600 mil processos, é um contingente imenso e não dá pra a gente suportar com a irresponsabilidade do trânsito que tem aumentado de fato o número de acidentes”, disse. 

Comente agora

Prefeitura de Salvador e embaixada do Brasil na França fazem parceria

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 10:15h
Prefeitura de Salvador e embaixada do Brasil na França fazem parceria

Até o final de novembro,  a Prefeitura de Salvador e a Embaixada do Brasil na França vão elaborar uma programação conjuntapara promover ações relacionadas à primeira capital do Brasil na Europa no ano que vem. As sugestões e o calendário para os eventos foram discutidos na manhã desta quarta-feira (20), em Paris, durante encontro do embaixador Paulo César de Oliveira Campos e o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco.  O secretário iniciou a reunião de trabalho, realizada na sede da Embaixada, com uma apresentação das principais ações feitas à frente da Secult, citando como exemplos bem sucedidos os contratos de financiamentos, os intercâmbios para o desenvolvimento do turismo, a implantação dos espaços culturais e a requalificação urbanística de Salvador. Em seguida, Cláudio Tinoco convidou o embaixador para firmar parcerias para a divulgação de Salvador na França. “Com isso, seguimos a orientação do prefeito ACM Neto de intensificarmos a divulgação internacional de Salvador, como aconteceu recentemente em Washington “, afirmou Tinoco.  Uma das propostas é a participação de Salvador na Semana Literária da França, que acontecerá entre os dias 14 e 19 de março, na Universidade Paris-Sorbonne.

Comente agora

Maré baixa suspende travessia Salvador - Mar Grande por quatro horas nesta quarta-feira

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 09:43h
Maré baixa suspende travessia Salvador - Mar Grande por quatro horas nesta quarta-feira

A maré baixa suspendeu a travessia marítima Salvador-Mar Grande nesta quarta-feira (20). O atendimento foi interrompido às 7h e só deve ser retomado às 11h.  Com maré baixa, que ocorre desde a segunda-feira (18), as embarcações ficam impedidas de atracar no terminal de Vera Cruz, cujo canal não dispõe de profundidade (calado) suficiente. Ainda por conta da maré baixa, a travessia só vai funcionar até as 18h30 nos dois sentidos.  A linha Salvador-Morro de São Paulo opera com conexão em Itaparica, mas a viagem poderá passar a ser direta, caso as condições de navegação no percurso entre Salvador e a Ilha de Tinharé sigam melhorando durante o dia. Os horários de saídas são às 10h30, 13h e 14h30; saídas de Morro de São Paulo – 11h30, 13h e 15h. 

Comente agora

Bahia lidera ranking de encalhes de baleias

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 08:35h
Bahia lidera ranking de encalhes de baleias

Noventa baleias da espécie jubarte apareceram encalhadas no litoral do Brasil durante a temporada de reprodução dos mamíferos, que vai de julho a novembro. O número já supera as 78 ocorrências contabilizadas pelo Projeto Baleia Jubarte ao longo de todo o ano passado. Segundo informações do projeto, a Bahia lidera o ranking dos estados com o maior número de encalhes na atual temporada reprodutiva, com 36 registros, seguida pelo Espírito Santo (28), Rio de Janeiro (12), Alagoas (oito), São Paulo e Sergipe (dois).  Conforme o pesquisador, das 36 ocorrências no estado, cerca de 10 aconteceram entre o litoral norte e a capital baiana. O caso mais recente ocorreu na segunda passada, quando uma baleia com cinco metros de comprimento foi encontrada morta em Prado, município ao sul da Bahia.  Já em Salvador, um filhote de jubarte com cerca de 2,5 toneladas foi encontrado morto na praia de Jardim de Alah na manhã do último domingo. A animal foi removido por trabalhadores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).  Coordenador de pesquisa do projeto, o veterinário Milton Marcondes observa que a Bahia, assim como o Espírito Santo, encabeça lista de encalhes por sediar o arquipélago de Abrolhos, onde se concentra a maior quantidade de espécimes no intervalo de reprodução.

Comente agora

Salvador é a capital mais congestionada do Nordeste

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 08:22h
Salvador é a capital mais congestionada do Nordeste

A capital baiana figura em segundo lugar no Brasil, primeiro na região Nordeste, quarto na América Latina e 28º no mundo no ranking Índice de Tráfego TomTom, que avalia o trânsito de 390 cidades de 48 países. O primeiro lugar é do Rio de Janeiro, que está entre as 10 cidades mais congestionadas do mundo, ficando em primeiro lugar na América Latina.  A capital baiana apresenta um nível de engarrafamento surpreendentemente alto para a quantidade de habitantes (2,954 milhões). Os moradores de Salvador demoram 40% a mais para chegar aos destinos, perdendo 40 minutos por dia e cerca de 152 horas por ano.  A boa notícia é que o congestionamento da cidade permanece em queda, perdendo 6% do índice entre 2014 e 2016.  Contudo, Salvador fica na frente do município com maior número de habitantes do Brasil, São Paulo (12,1 milhões).  Com quase dez milhões de pessoas a mais, a capital paulista está em sétimo lugar no ranking da América Latina, e 71º no mundo.  Curitiba é última colocada na lista brasileira, com um índice de apenas 20%, igual ao de Brasília.

Situação crítica

Mas a situação mais crítica mesmo é a do Rio de Janeiro. Segundo o site, o carioca perde, em média, 43 minutos por dia no trânsito, cerca 164 horas ao ano.

Comente agora

Após morte do presidente da COOTAM, manifestantes bloqueiam BR-101 entre Cruz das Almas e G. Mangabeira

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 07:19h
Após morte do presidente da COOTAM, manifestantes bloqueiam BR-101  entre Cruz das Almas e G. Mangabeira

Uma manifestação bloqueou a passagem de veículos nos dois sentidos da BR-101 entre as cidades de Cruz das Almas e Governador Mangabeira no início da  manhã desta quarta-feira (20). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ato começou por volta das 5h da manhã e provoca um grande congestionamento. Agentes da PRF permanecem no local para auxiliar no fluxo do tráfego e mediar com os manifestantes. O protesto é devido a morte de Reginaldo Souza de Oliveira 37 anos, assassinado a tiros na porta de casa na última segunda-feira. O crime chocou a pequena comunidade rural do Posto Sanca em Muritiba (veja mais aqui). Reginaldo era presidente da COOTAM (Cooperativa de Transporte Alternativo Municipal) e segundo familiares não tinha inimigos ou recebia de qualquer forma  ameaças, “a notícia nos deixou  abalados. Meu irmão não tinha inimigos. Era um bom pai, um bom marido. Nós queremos justiça, porque esse crime não tem explicação”, disse emocionado a reportagem da RBR.

Reportagem Voz da Bahia:  Voz da Bahia

PRF está no local para auxiliar no fluxo de veículos

manifestantes bloquaam os dois sentidos da rodovia

grande congestionamento foi causado entre as cidades de Muritiba e Sapeaçu

Comente agora

STJ nega pedido de liberdade de Gustavo Ferraz; defesa atribui competência ao STF

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 07:14h
STJ nega pedido de liberdade de Gustavo Ferraz; defesa atribui competência ao STF

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou nesta terça-feira (19) ter negado liberdade a Gustavo Ferraz, preso no início deste mêscom o ex-ministro Geddel Vieira Lima por envolvimento no caso dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador (BA).  Ex-diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Ferraz foi preso porque as digitais dele foram encontradas nos sacos que envolviam o dinheiro. A Polícia Federal diz que o montante pertece a Geddel e é oriundo de propina.  Segundo o STJ, a defesa de Ferraz argumentou que a prisão do cliente foi ilegal porque a competência para o caso caberia ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que a investigação envolve o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão de Geddel.  Mas, ao analisar o pedido de liberdade, o ministro Rogerio Schietti Cruz entendeu que, "embora o inquérito realmente tenha sido remetido ao STF em razão do envolvimento do deputado federal, enquanto não houver pronunciamento da Suprema Corte, o juízo inicialmente competente pode atuar até o limite de sua jurisdição – como foi o caso do decreto de prisão contra Gustavo Ferraz."  A prisão de Ferraz e do ex-ministro foi determinada pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. 

Comente agora

Funcionários dos Correios decidem entrar greve após assembleia em Salvador

Bahia  Postado por Anacley Souza - 20/09 07:08h
Funcionários dos Correios  decidem entrar greve após assembleia em Salvador

Os funcionários dos Correios na Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir das 22h desta terça-feira (19), após assembleia realizada em Salvador. A informação foi divulgada ao G1 pela vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba), Shirlene Pereira.  A assembleia dos trabalhadores ocorreu na noite desta terça na Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio. Os funcionários da empresa reivindicam reajuste salarial e melhorias em benefícios, e dizem que desde julho não conseguem entrar em acordo com os patrões.  Os funcionários querem reajuste salarial com base na inflação, mais R$ 300 reais de ganho real. "Também reivindicamos reajuste de R$ 45 no ticket de alimentação e também reajustes no restantes dos benefícios com base na inflação do perído. A empresa, no entanto, não quer negociar", disse a vice-presidente do sindicato.

Comente agora

Salvador registra setembro mais frio dos últimos três anos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 22:09h
Salvador registra setembro mais frio dos últimos três anos

Até agora este foi o setembro mais frio dos últimos três anos em Salvador. Isso porque no dia 3 os termômetros da capital baiana registraram 18,9 °C - temperatura menor que essa no mês que antecede a primavera só foi sentida pelos soteropolitanos no dia 11 de setembro de 2013, quando a mínima foi de 18,2°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Além das flores que chegam com a nova estação, este mês, de acordo com os meteorologistas é o mais mais agradável, pelas temperaturas que variam em Salvador entre 21° a 28°C, de acordo com o Inmet. A nova estação chega nesta sexta-feira (22) e se estende até o dia 21 de dezembro. Segundo a meteorologista Cláudia Valéria Silva, essa variação faz com que o mês apresente dias mais claros, com aberturas de sol, diferente do meses anteriores - com temperaturas mais baixas e dias mais chuvosos.  Por isso, de acordo com Valéria, setembro é um mês considerado intermediário, ou seja: na medida certa. "Este mês fica entre dois períodos diferentes: o mais chuvoso que é o Outono e o Inverno e o mais seco que é a Primavera e o Verão. Podemos esperar temperaturas normais, dentro do padrão", explica a meteorologista.  

Comente agora

Comissão aprova projeto que obriga SACs a aceitarem gratuitamente ligações de celulares

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 21:07h
Comissão aprova projeto que obriga SACs a aceitarem gratuitamente ligações de celulares

O Projeto de Lei que prevê que as prestadoras de serviços regulados - energia elétrica, telefonia, televisão por assinatura, planos de saúde, bancos e operadoras de cartões de crédito - passem a atender de maneira gratuita ligações realizadas de telefones celulares, foi aprovado nesta terça-feira (19) pelo Senado. Atualmente um número expressivo de Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) só funcionam de maneira gratuita se as ligações forem realizadas de números de telefone fixos, o que limita o serviço. O projeto foi analisado em decisão terminativa e se não houver recursos para a votação em plenário, o texto segue para a Câmara dos Deputados. “Cerca de 60% dos lares com renda abaixo de dez salários mínimos escolheram usar o celular como meio de comunicação telefônica. Ou seja, o SAC, que é gratuito, acaba por servir de forma mais fácil e acessível apenas quem possui melhores condições financeiras”, afirmou o senador autor do projeto, Roberto Muniz (PP-BA).

Comente agora

Exposição 'Diga Sim à Vida' incentiva doação de órgãos no Shopping da Bahia

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 20:09h
Exposição 'Diga Sim à Vida' incentiva doação de órgãos no Shopping da Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), abriu nesta terça-feira (19), no Shopping da Bahia, em Salvador, a ‘Exposição Diga Sim à Vida’, em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro). A mostra conta história de pacientes transplantados e tem por finalidade incentivar as pessoas a serem doadoras de órgãos.  De acordo com os profissionais que atuam na área, não há restrição para doação onde houver o óbito. Tendo a autorização familiar para doação, a central de transplante se desloca para fazer a captação. Doadores em morte encefálica podem doar coração, pulmão, fígado, rins e córneas.  Além da exposição, que fica em cartaz até o próximo dia 28, também o Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), está na frente do Shopping da Bahia (até esta sexta-feira, 22) para quem desejar doar sangue e realizar o cadastro de medula óssea. 

Comente agora

Grupo de estudantes é resgatado pela PM no interior da Bahia

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 18:39h
Grupo de estudantes é resgatado pela PM no interior da Bahia

Dez alunos de uma escola particular da cidade de Ihéus foram resgatados após se perderem na Trilha das Andorinhas, no município de Ituberá, a 168 km de Salvador. O grupo foi localizado por agentes da 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valença) no final da tarde de segunda-feira (19).  Jovens, com idade entre 17 e 21 anos, acompanhados por um professor, foram percorrer uma trilha que dá acesso à Cachoeira da Pancada Grande e, nesse percusso, cinco deles se desgarraram do grupo. Ao procurarem os colegas, mais quatro estudantes, além do instrutor, também se perderam.  Segundo o comandante da 33ª CIPM, major Alexandre Costa de Souza, um servidor da empresa Michelin, de prenome Danilo, avistara a chegada do pessoal à mata e, estranhando a demora em retornar, acionou policiais militares que realizavam rondas na região.  “Com a ajuda de moradores e bombeiros, foram iniciadas as buscas e, felizmente, os estudantes foram encontrados”, explicou Alexandre, lembrando que os adolescentes estavam tontos e desgastados fisicamente, embora sem ferimentos graves. “Graças a Deus, deu tudo certo”, ressaltou. (Aratu)

Comente agora

Brumado: MP-BA pede suspensão de seleção para 71 vagas sem concurso público

Bahia  Postado por Willyam Reis - 19/09 16:00h
Brumado: MP-BA pede suspensão de seleção para 71 vagas sem concurso público

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública para que a Justiça suspensa o processo seletivo simplificado para preenchimento de 71 vagas temporárias em Brumado, no sudoeste do estado. Segundo o promotor de Justiça Ruano da Silva Leite, autor da ação, simultaneamente, o Município publicou a realização de concurso público para 39 vagas, sendo que alguns cargos apresentam remuneração inferior em relação à mesma função constante do processo seletivo. “Na tentativa de resolução consensual do problema, o MP reuniu-se por três vezes com o Município, inclusive apresentando minuta de termo de ajustamento de conduta, sendo o acionado reiteradamente alertado acerca da ilegalidade e da imperiosa necessidade de anulação da seleção”, afirmou o promotor de Justiça.

Comente agora

Funcionários dos Correios realizam assembleia e podem entrar em greve

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 12:12h
Funcionários dos Correios realizam assembleia e podem entrar em greve

Nesta terça-feira (19), a partir das 19h, funcionários dos Correios da Bahia realizam assembleia para votar a possibilidade de paralisação nacional da categoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Sincotelba), os trabalhadores cobram 8% de reposição salarial e lutam contra a privatização da empresa e fechamento de agências.  A assembleia foi agendada após a categoria rejeitar a proposta do Ministro Emmanuel Pereira do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para a paralisação da campanha salarial até 31 de dezembro de 2017. De acordo com o presidente do Sincotelba, Josué Canto, a propostas apelidade de "pacote da maldade" é uma piores das últimas 50 décadas de história dos Correios. (Metro1)

Comente agora

Governo autoriza reforma da emergência do Hospital Clériston Andrade

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 10:22h
Governo autoriza reforma da emergência do Hospital Clériston Andrade

O governador Rui Costa anunciou nesta segunda-feira (18) a reforma da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). "Eu autorizo R$ 5 milhões pra reforma da emergência, para assim a gente ir melhorando o perfil do hospital", afirmou o governador em cerimônia de celebração do aniversário de Feira de Santana. A reforma faz parte do Programa Qualisus II e prevê a reestruturação do setor de emergência do HGCA para qualificar ainda mais as atividades assistenciais de urgência e emergência de alta complexidade. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o projeto de requalificação contemplará uma sala de emergência adulto com cinco leitos, uma sala de emergência pediátrico com três leitos, sete salas de exames diferenciados, uma sala de observação adultos com 22 leitos e uma sala coletiva de observação pediátrica com 17 leitos. Haverá ainda intervenção em uma sala de procedimento invasivo, dois postos de enfermagem e em dois quartos de isolamento.

Comente agora

Estado assina acordo com 38 municípios para gestão de água e esgoto

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 09:29h
Estado assina acordo com 38 municípios para gestão de água e esgoto

A Embasa e a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) firmaram nesta segunda-feira (18) um acordo de cooperação entre o Estado e 38 municípios para gestão associada do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O termo prevê também o apoio da Embasa à elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Estiveram presentes na cerimônia o governador Rui Costa, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto; o presidente da Embasa, Rogério Cedraz; e o diretor geral da Agersa, Walter Oliveira Júnior. “Hoje, nos 184 anos de Feira de Santana, a assinatura desses convênios trata-se de mais um presente para os feirenses e toda região. Afinal, já investimos R$ 276 milhões em água e saneamento e nossa meta é fazer muito mais”, afirmou Rui, em menção ao aniversário de Feira de Santana. “Esse é o primeiro passo para a garantia da continuidade de investimentos, através da contratualização entre a Embasa e os municípios, em consonância com o marco legal do saneamento. Porém, o mais importante nisso tudo é saber que estamos trabalhando por mais qualidade de vida para milhares de baianos. Afinal, em R$ 1 investido em água economiza-se R$ 4 na saúde”, completou. O

Comente agora

Travessia entre Salvador e Mar Grande faz parada de 4h por conta da maré baixa

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 08:48h
Travessia entre Salvador e Mar Grande faz parada de 4h por conta da maré baixa

Atravessia entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, foi interrompida às 6h30 desta terça-feira (19) e, segundo informações da Associação de Transportadores Marítimos (Astramab), só volta a funcionar a partir das 10h30. O motivo da suspensão do serviço é a maré baixa, que deixa o Terminal de Vera Cruz sem condições de operar devido à pouca profundidade do canal de navegação.  A travessia tinha iniciado as operações às 5h. Os horários noturnos da travessia também serão atingidos pela maré baixa desta terça, aponta a Astramab. O último horário saindo de Salvador será 18h30 e não 20h. Já de Mar Grande para a capital, a última saída será normal, às 18h30. Quando for retomada, às 10h30, a previsão é de que os horários das saídas sejam de meia em meia hora.

Morro de São Paulo: No Terminal Náutico, a travessia Salvador-Morro de São Paulo vai operar nesta terça-feira fazendo conexão em Itaparica, já que as condições de navegação no percurso entre a capital a Ilha de Tinharé não estão favoráveis, predominando mar agitado e ventos fortes.

Comente agora

PF deflagra duas operações simultâneas em três municípios baianos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/09 07:22h
PF deflagra duas operações simultâneas em três municípios baianos

A Polícia Federal deflagrou duas operações simultâneas na manhã desta terça-feira (19), batizadas Chronos e Syagrus, que cumprem 8 medidas cautelares, dez mandados de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão nas cidades baianas de de Palmas de Monte Alto, Aracatu, Riacho de Santana e Botuporã. De acordo com a PF, as duas ações são resultado de inquéritos policiais da Delegacia da PF em Vitória da Conquista para apurar fraudes nos processos licitatórios e na execução de contratos de prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação diária nas dependências de prédios dos municípios de Aracatu e de Palmas de Monte Alto, referente ao período entre os anos de 2014 e 2017. A apuração aponta que a mesma empresa, que venceu as licitações nos dois municípios, era de “fachada”, com parte dos empregados contratados sendo funcionários "fantasmas" ou prestando serviços em estabelecimentos já totalmente desativados, a exemplo de dezenas de escolas. Os valores recebidos pela empresa eram repassados a servidores municipais ligados ao ex-prefeito de Palmas de Monte Alto ou a familiares do atual prefeito de Aracatu – estes utilizavam apenas parte do dinheiro para remunerar pessoas da zona rural ou adolescentes para a execução do contrato, e o restante era apropriado indevidamente.

Comente agora

Aprovado projeto que amplia para 163 número de bairros de Salvador

Bahia  Postado por Anacley Souza - 18/09 21:29h
Aprovado projeto que amplia para 163 número de bairros de Salvador

O Projeto de Lei (PL) 363/17, que amplia o número de bairros de Salvador de 36 para 163, foi aprovado nesta segunda-feira, 18,  na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Com a mudança, as três ilhas que pertencem a Salvador - Maré, Frades/Santo Antônio e Bom Jesus dos Passos - são oficializadas como bairros.  O projeto também prevê a inclusão de oito novas localidades: Alto do Cruzeiro, Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirante de Periperi e Vista Alegre. Contudo, isso ainda depende de análise e a regulamentação deve ocorrer em um prazo de 180 dias.   O líder do governo, Henrique Carballal (PV), esclareceu que o projeto foi fundamentado no trabalho “O Caminho das Águas em Salvador”, elaborado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de técnicos da Prefeitura Municipal do Salvador e do Governo do Estado.  A legislação que delimitava os bairros da capital baiana era de 1960 e não tinha sido atualizada desde então, apesar do crescimento da cidade. O texto segue para sanção do prefeito ACM Neto.  Na mesma sessão, os vereadores também aprovaram o PLC 04/17, que trata sobre as vantagens dos servidores municipais. O projeto foi alvo de críticas de parte do funcionalismo público. (A Tarde)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com