As comentadas

Boa noite , Segunda-feira, 28/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Bahia

28
Jul
Baiano é contido por seguranças após atirar pedra em vidraça do Palácio do Planalto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:33h

Um homem identificado como Moacir Rocha foi contido por seguranças do Palácio do Planalto após atirar uma pedra em uma das vidraças da sede do Executivo nacional. Ele contou que veio da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste do estado, para falar “assunto particular” com a presidente Dilma Rousseff. “Ele é um viajante. Com frequência, aparecem pessoas que esse tipo de problema aqui. Nosso pessoal já está acostumado com isso. Não teve ameaça nenhuma. É uma pessoa que está com problema psicológico e jogou uma pedra na vidraça. Teve dano ao patrimônio, mas a gente quer preservar a integridade física e de saúde dele”, disse Alexandro Costa de Lima, chefe da Segurança do Palácio do Planalto. Moacir foi encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, mas, como se trata de uma ocorrência em área de segurança nacional, teve que ser levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde será ouvido. No momento do incidente, Dilma estava no Palácio da Alvorada, a residência oficial. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
28
Jul
Piloto e fotógrafo de avião que caiu em Barreiras estão em estado grave
Postado por: Letícia Oliveira / 17:53h

O fotógrafo e a piloto de avião que ficaram feridos em uma queda no oeste baiano, na última quinta-feira (24), permanecem internados em estado grave. Ana Maira Moraes, foi transferida do Hospital do Oeste, em Barreiras, para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, no sábado (26). Ela está internada na Unidade de Tratamento Intensivo da instituição, sedada.  O estado de saúde dela é considerado grave, porém estável. O fotógrafo Rui Rezende, que continua internado na UTI do Hospital do Oeste, também está em estado grave. Ele sofreu uma lesão na coluna. Os dois estavam em um avião de pequeno porte que fazia um voo panorâmico por cima de uma plantação de algodão para que Rezende fotografasse quando o acidente aconteceu. O avião é considerado experimental porque é regularizada com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas não é homologada. Por conta disso, a Polícia Civil é responsável pela perícia. As causas do acidente ainda são investigadas. (Correio)

Comente agora
28
Jul
Cratera abre em rua de Juazeiro do Norte e vira piscina para crianças
Postado por: Letícia Oliveira / 17:16h

Crianças da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, aproveitaram a abertura de uma cratera no meio de uma rua para tomar banho de piscina e se divertir nela. Segundo informações do G1 Ceará, o buraco foi aberto por um cano que estourou no último sábado (26). “Na minha casa não tem água então eu vim tomar banho de piscina", disse o estudante Caio Ferreira, de nove anos, em entrevista ao portal. Os moradores da região reclamam da falta de água nas casas da vizinhança. A previsão da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é que a tubulação seja reparada ainda nesta segunda-feira (28) e o abastecimento de água seja restabelecido ao longo do dia. O órgão alega que o rompimento aconteceu pela forte pressão sofrida pelos canos na região. (Correio)

Comente agora
28
Jul
S. A. de Jesus: Concorrente à diretoria do Sindserv move ação na justiça contra chapa vencedora
Postado por: Letícia Oliveira / 13:59h

Denise Reis, que faz parte da chapa 1, concorrente a diretoria do Sindserv de Santo Antônio de Jesus, entrou na justiça contra a chapa vencedora encabeçada por Sheila Suely, que continuaria no cargo. Em entrevista a Recôncavo FM, ela explicou que é uma ação de impugnação da prorrogação concedida no prazo de inscrição das chapas, “esse período não é aprovado no Estatuto, que reza que a prorrogação poderá ser feita por um dia, caso o último dia caia num sábado, domingo ou feriado, porém o prolongamento foi dado quatro dias após o prazo”, disse. Segundo Denise, a ação foi movida antes de acontecer a eleição, mas na época, o município não contava com juiz em serviço, pois o mesmo estava de férias e o substituto não tinha assumido ainda. Ela contou que a ação foi encaminhada para Feira de Santana e com a chegada do juiz temporário o documento retornou a Santo Antônio de Jesus. “Tivemos uma audiência na sexta-feira, em que o juiz deu cinco dias para que se apresentasse a defesa e marcou uma nova audiência para o dia 28 de agosto, onde será decidido se o parecer será favorável ou contra a ação”, comentou, acrescentando que enquanto isso o sindicato não poderá dar posse a chapa vencedora. Conforme foi dito pela entrevistada, a sua chapa foi a única inscrita dentro do prazo legal descrito no edital de convocação e as demais só fizeram sua inscrição dia 07 de julho, quando o prazo estipulado seria dia 03 de julho. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Jul
Procon inaugura posto municipal em Itabuna na segunda-feira (28)
Postado por: Anacley Souza / 10:38h

Na segunda-feira (28), o Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), realizará a inauguração do Procon Municipal, juntamente com a Prefeitura de Itabuna, localizada a 426 km de Salvador. A inauguração ocorrerá às 11h, na Praça Olinto Leone, s/n, Centro, em Itabuna. De acordo com o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire Soares, a unidade terá por objetivo promover, planejar e executar ações de proteção aos direitos dos consumidores.(Record Bahia)

Comente agora
28
Jul
Travessia Salvador-Mar Grande tem movimento intenso no retorno da Ilha de Itaparica‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:19h

O movimento de passageiros retornando da Ilha de Itaparica é intenso na manhã desta segunda-feira (28) na travessia Salvador-Mar Grande. Operando desde às 5h da manhã, o sistema conta com oito embarcações, horários de saída de 15 em 15 minutos e  embarque é imediato. A expectativa da Astramab é de que o fluxo siga no mesmo ritmo até por volta das 9h30.  Entre às 10h e 11h30, as embarcações com destino à Ilha vão sair do Terminal Náutico, no Comércio, e atracar no terminal do sistema ferry-boat, em Bom Despacho, com autorização da Agerba. A medida é adotada por força da maré baixa, que impede a atracação dos barcos no terminal de Vera Cruz.  A última saída do dia da capital para Mar Grande hoje acontecerá   às 20h e no sentido inverno, às 18h30.

Comente agora
27
Jul
Mau tempo impede pousos e decolagens no Aeroporto de Ilhéus
Postado por: Anacley Souza / 16:34h

O mau tempo está impedindo o pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto Jorge Amado, localizado no município de Ilhéus. Em contato com o Aratu Online, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o problema acontece desde as 6h deste domingo (27). Pelo menos quatro aeronaves precisaram ser direcionadas para o Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador. Ainda segundo o órgão, caso o problema de baixa visibilidade persista, a situação pode volta a acontecer nesta segunda-feira (28). Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam previsão de tempo semelhante às deste domingo.

Comente agora
27
Jul
Inema aponta 22 praias impróprias para banho em Salvador e RMS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:48h

Um balanço divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), em Salvador, destaca que 22 praias da capital baiana e da região metropolitana estão impróprias para banho neste final de semana. Segundo o órgão, que avaliou um total de 34 localidades, as praias não indicadas para os banhistas apresentaram uma alta concentração de cocliformes fecais. Conforme o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), uma praia é considerada imprópria para banho quando apresenta cerca de 2.500 coliformes termotolerantes em apenas uma análise ou quando apresentam em 20% das amostras coletadas durante cino semanas consecutivas mais de mil coliformes fecais. Por meio desta metodologia de análise, o Inema desaconselha o banho nas praias da Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (ao lado do Forte), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da FIB), Farol da Barra (em frente à Rua Dias D’Ávila e em frente à Rua Alfredo Magalhães), Ondina (em frente à Rua Ademar de Barros e em frente ao Edifício Maria José, próxima ao Morro da Sereia), Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana), Amaralina (em frente à Escola Cupertino de Lacerda e em frente ao Edifício Atlântico) e Pituba (em frente à Rua Paraíba).

Comente agora
27
Jul
Prefeitura notifica 27 funerárias durante operação em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 10:02h

A Prefeitura de Salvador, por meio da CODECON (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), divulgou o balanço da Operação de fiscalização nas funerárias da cidade, iniciada desde o último dia 17. Vinte e sete estabelecimentos foram autuados por irregularidades, sendo expedidas 40 notificações por inconformidades ao Código de Defesa do Consumidor. A principal irregularidade encontrada foi ausência de sinalização dos respectivos preços dos caixões. A operação atendeu às constantes denúncias de prática abusiva na negociação dos valores do produto. Para o coordenador do órgão, Rubem Carneiro Filho, as empresas serão obrigadas a atender as determinações legais do direito do consumidor. "Determinamos o cumprimento imediato das notificações e caso haja reincidências, os donos dos estabelecimentos irão arcar com as multas previstas em lei. O consumidor tem o direito de visualizar o valor do produto comercializado", salienta. (Record Bahia)

Comente agora
27
Jul
Maré baixa força desembarque de lanchas em terminal do ferry boat
Postado por: Anacley Souza / 09:54h

Por causa da maré baixa, o desembarque de passageiros que deixam o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, rumo às ilhas de Itaparica, ocorre no Terminal de Bom Despacho na manhã deste domingo (27). De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), as lanchas do serviço irão utilizar o mesmo local de desembarque do sistema ferry boat, porque a baixa de maré impede a atracação no município de Vera Cruz. A previsão é de que o desembarque no local seja feito até as 11h, quando a maré deve começar a subir. Apesar do problema, a Astramab afirma que as saídas ocorrem de forma tranquila na manhã deste domingo. Segundo a Associação, a movimentação de passageiros é moderada, sendo que as embarcações mantêm os horários de saída a cada 30 minutos.

Comente agora
27
Jul
Suspensão da CNH cresce 30% na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:28h

Dados do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) apontam que, no ano passado, 10.144 motoristas baianos tiveram o direito de dirigir suspenso por terem cometido infrações como dirigir sob efeito de álcool. A proporção é de quase um motorista suspenso a cada hora por desrespeitar as normas de trânsito em 2013. Os dados deste ano ainda não foram atualizados pelo órgão. Em comparação com 2012, quando cerca de 7 mil condutores foram punidos, houve cerca de 30% de aumento no número de suspensões. A suspensão do direito de dirigir, que varia entre um e 12 meses, pode ocorrer quando o condutor atinge 20 pontos ou mais no prontuário ou quando comete infrações cuja pena prevista é a própria suspensão, como disputar corrida em via pública. O crescimento nos últimos dez anos, entre 2004 e 2013, é ainda maior. Neste período, o número de suspensões aumentou em cerca de 805% na Bahia. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, o estado registou 1.121 casos em 2003. Este aumento não é apenas um fenômeno local. No Brasil, houve aumento de 91,5% em 2013 em comparação com o ano anterior. Foram 396.641 suspensões em 2013 e 207.128 no ano anterior. 

Mais carros

Comente agora
27
Jul
Manhã de domingo é de movimento tranquilo na travessia Salvador-Mar Grande
Postado por: Anacley Souza / 09:04h

O sistema da travessia Salvador-Mar Grande registra movimento moderado de embarque neste domingo (27), com a maioria dos usuários atravessando para aproveitar o domingo de sol nas praias da Ilha de Itaparica. Os horários de saída são de meia em meia hora. Das 9h30 às 11h, o embarque no Terminal Náutico da Bahia será feito com destino`ao terminal do sistema ferrybat, em Bom Despacho, devido à maré baixa, que impede a atracação dos barcos em Vera Cruz. O percurso da travessia dura em média 40 minutos e a tarifa nos dias de domingo é de R$ 6,60. As condições de navegação na Baía de Todo os Santos são boas, com ventos fracos e mar calmo. Saindo de Mar Grande, o último horário do dia será às 18h30 e a última saída de Salvador acontece às 10h. A procura por passagens da linha marítima Salvador-Morro de São Paulo neste domingo também é regular nos guichês do Terminal Náutico. 

Comente agora
27
Jul
Qualidade do ar na Bahia é boa, aponta levantamento
Postado por: Anacley Souza / 08:49h

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) divulgou o primeiro estudo com resultados das redes de monitoramento da qualidade do ar no Brasil e apontou que a situação do ar no estado ainda é boa. A Bahia possui 23 estações de monitoramento: nove na capital e 14 na região metropolitana. Na Bahia, os poluentes mais encontrados são monóxido de carbono, dióxido de enxofre, ozônio e material particular inalável inferior a 10 micrômetros (MP10), principalmente em regiões com aumento da frota veicular. Um balanço da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) mostra que, de 2002 dezembro de 2013, a frota de carros em Salvador aumentou em 321,8 mil. O número de motocicletas cresceu para 110,5 mil. Em 2002 eram 27,855 mil. Mesmo com este aumento, Ademilson Zamboni, pesquisador e coordenador das relações institucionais do Iema, garantiu que a situação de Salvador não é crítica em relação à qualidade do ar. O coordenador ressaltou que os poluentes detectados com maior frequência pelas redes de monitoramento são típicos dos veículos, os derivados da queima de combustível, mas a indústria também tem influência. De acordo com Eduardo Topázio, coordenador de monitoramento dos recursos ambientais e hídricos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nenhuma das estações de Salvador apresentou uma taxa ruim da qualidade desde o inicio da operação, em 2012.

Comente agora
27
Jul
Encontros discutem fortalecimento do combate ao tráfico de pessoas na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 08:27h

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenação ligada à Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), realiza a partir desta segunda-feira (28) diversos encontros para discutir o fortalecimento da rede de combate ao tráfico de pessoas na Bahia. Na quarta-feira (30), Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, acontece mesa redonda com os diversos atores que vivenciam o dia a dia dessa realidade. Como o tema central ‘Tráfico de Pessoas: A Importância do Fortalecimento da Rede de Enfrentamento’, o encontro será realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, em Salvador, às 13h30. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de pessoas é a modalidade de crime mais rentável do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. Com o intuito de fomentar a discussão com a comunidade e promover a conscientização sobre o tema, o núcleo também realiza a II Mostra de Filmes, na segunda, terça e quinta-feira (28, 29 e 31), na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, com entrada franca. Serão exibidos os filmes ‘Eu, Escrava' e 'Anjos do Sol’, e os documentários ‘Aprisionados por Promessa’ e ‘Escravidão no século XX’. A Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é composta por diversos órgãos dos governos federal, estadual e municipal, que trabalham nos eixos temáticos da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O seu fortalecimento é uma das ações que buscam a melhoria do atendimento às vítimas do tráfico de pessoas, além de realizar esforços na cooperação mútua da busca por conhecimento. Denúncias devem ser feitas pelo Disque 100 (71 3266-0131).(Secom-Ba)

Comente agora
27
Jul
Recuperação de rodovia melhora vida dos moradores ao longo da BA-148
Postado por: Anacley Souza / 07:46h

As obras de recuperação e pavimentação da BA-148 melhoraram a qualidade de vida de mais de 160 mil moradores de municípios da região de Irecê, no Centro-Norte do estado, como São Gabriel, Jussara, João Dourado e Presidente Dutra. Os 29,5 quilômetros da rodovia estadual e a reforma do entroncamento com a BA-052 foram entregues nesta sexta-feira (25), pelo governador Jaques Wagner, em cerimônia nas cidades de São Gabriel e Jussara. O trecho de cerca de 30 quilômetros de extensão recebeu mais de R$ 13.384 milhões em investimentos através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). O trecho liga o entroncamento da BA-052 aos municípios de Jussara e São Gabriel, melhorando as condições de tráfego e oferecendo mais segurança aos motoristas. Segundo o governador Jaques Wagner, já foram investidos quase R$ 5 bilhões na construção e recuperação de estradas pelo estado. “Nosso objetivo é unir os trabalhos da prefeitura e dos governos estadual e federal para entregar obras como essa, porque entendemos que elas mudam a vida dos baianos e desenvolvem o nosso estado”. Na cerimônia, o governador ainda autorizou a construção da rotatória próxima aos municípios na ligação das rodovias, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), para evitar acidentes na região.

Comente agora
27
Jul
Inema inicia revisão de planos de manejo da Apas Litoral Norte Mangue Seco
Postado por: Anacley Souza / 07:36h

A revisão dos planos de manejo da APA Litoral Norte da Bahia e da APA Mangue Seco estará em pauta, nesta terça-feira (29), na III Reunião Ordinária do Conselho Gestor, que acontece a partir das 9h, no Hotel Coco Beach, em Sítio de Conde, município de Conde. Os conselhos que gerem as duas unidades de conservação foram convocados para o encontro. Na oportunidade, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), apresentará a representantes da sociedade civil, do Poder Público e do empresariado local a empresa Greentec Ambiental, vencedora da licitação para executar a revisão dos planos. A Greentec apresentará a metodologia a ser utilizada, destacando o processo participativo e a necessidade da responsabilização dos entes para a eficácia da implantação do plano nas unidades de conservação. Segundo Rogério Vereza, diretor técnico, a empresa pretende “captar as contribuições dos entes para tornar os planos de manejo exequíveis”, declarou. (Aratu)

Comente agora
26
Jul
Inema aponta 22 praias impróprias para banho em Salvador e Lauro de Freitas
Postado por: Anacley Souza / 16:32h

Mesmo com o tempo melhorando em Salvador, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema - informa que, das 34 praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 22 estão impróprias para o banho.O órgão chama atenção dos banhistas para que evitem as praias de Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (ao lado do Forte), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Farol da Barra (em frente à Rua Dias D’Ávila e em frente à Rua Alfredo Magalhães), Ondina (em frente à Rua Ademar de Barros e em frente ao Ed. Maria José, próxima ao Morro da Sereia), Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana), Amaralina (em frente à Escola Cupertino de Lacerda e em frente ao Edifício Atlântico), Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka, e atrás do antigo Clube Português), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares), Itapuã (em frente à Sereia de Itapoã), Ipitanga (em frente à rotatória do Kartódromo), Vilas do Atlântico (trecho situado entre à Praia de Paquetá e Leblon) e Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé). Nas demais praias da RMS, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso

Comente agora
26
Jul
Movimento do ferry segue tranquilo nesta tarde com quatro embarcações
Postado por: Anacley Souza / 15:41h

A Internacional Marítima informou em nota que, na tarde deste sábado (4), o fluxo de veículos e pedestres no sistema ferry boat é tranquilo e quatro embarcações fazem a travessia tanto no terminal São Joaquim quanto no Bom Despacho. Após as balsas Agenor Godilho e Ivete Sangalo passarem por panes na última quinta-feira (24), somente a última está em funcionamento nesta tarde, além das balsas Maria Bethânia, Anna Nery, e Juracy Magalhães Jr. O ferry Pinheiro, que também apresentou problemas no último dia 15, também não está em funcionamento nesta tarde. “As saídas ocorrem nos horários programados, de hora em hora, e as passagens podem ser compradas com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito”, informa nota.

Comente agora
26
Jul
Vazão do Rio São Francisco reduz com seca e deixa navegação em alerta
Postado por: Anacley Souza / 14:51h

Os longos períodos de seca nos últimos três anos afetaram a vazão do Rio São Francisco, mas agora o nível está ainda mais baixo. A quantidade de água liberada pela Barragem de Sobradinho caiu quase 20% e já prejudica a navegação. As barcas ancoradas não são algo comum ao porto do Rodeadoro, em Juazeiro, no norte da Bahia. Atualmente, apenas duas conseguem fazer a travessia de Juazeiro, no norte baiano, até Petrolina, em Pernambuco. As maiores embarcações, com capacidade para até 110 passageiros, deixaram de navegar por causa da baixa no nível do rio. De longe, é possível perceber os bancos de areia e as pedras no leito do São Francisco. O membro do Comitê da Bacia Hidrográfica acredita que só a revitalização do Velho Chico pode ajudar a resolver o problema. "Tem que haver a revitalização do rio. Você vê as duas cidades, as maiores da região, como Petrolina (PE) e Juazeiro, continuando a jogar esgoto no rio", relata Israel Barreto. Recentemente, uma empresa que transporta caroço de algodão suspendeu temporariamente a navegação no rio.

Comente agora
26
Jul
Piloto de avião que caiu em Barreiras sai de coma induzido
Postado por: Anacley Souza / 11:10h

A piloto Ana Maira Moraes que estava a bordo do avião de pequeno porte que caiu na quinta-feira (24), na divisa de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano, saiu do coma induzido conforme o boletim médico divulgado na manhã deste sábado (26). Ela e o fotógrafo Rui Rezende, que também estava no avião, permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Oeste, onde estão desde a noite de quinta-feira. Apesar de ter saído do coma, o estado de saúde de Ana Maira é grave, porém estável. Já o fotógrafo Rui Rezende continua sedado e tem quadro grave e instável. Ele sofreu uma lesão na coluna. A Força Aérea Brasileira (FAB) afirma que a dupla realizava um voo panorâmico por cima de uma plantação de algodão, que seria fotografada por Rezende, quando caiu por volta das 11h de quinta-feira. A FAB explica que é considerada experimental a aeronave regularizada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que não é homologada. Neste caso, a Polícia Civil é responsável pela perícia do avião. (G1 Bahia)

Comente agora
26
Jul
Travessia Salvador-Mar Grande segue regularmente neste sábado
Postado por: Anacley Souza / 10:41h

A travessia marítima Salvador-Mar Grande acontece, na manhã deste sábado (26), com a saída de embarcações a cada 30 minutos. Com o aumento do fluxo de usuários, há a possibilidade de redução do tempo de saída para 15 minutos. O sistema opera com oito embarcações em boas condições de navegação na Baía de Todos os Santos, com mar calmo e ventos fracos. A última viagem com origem em Mar Grande será às 18h30 e, em Salvador, às 20h.

Comente agora
26
Jul
Capital: Frentistas decretam greve a partir do dia 4 de agosto
Postado por: Anacley Souza / 09:01h

Trabalhadores de postos de combustíveis se reuniram em assembleia na tarde desta sexta-feira, 25, em Salvador, e decidiram entrar em greve a partir do dia 4 de agosto. Em passeata após a reunião ocorrida no posto Carlos Gomes, no bairro Dois de Julho, os frentistas se dirigiram até a avenida Sete de Setembro, em frente à Delegacia Regional do Trabalho (DRT). A categoria, através do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), reivindica reajuste salarial, plano de saúde, revisão de desconto nos salários e o pagamento dos domingos trabalhados. De acordo com o Sinposba, os empresários insistem em manter o reajuste salarial de 6,6% e menos de 1% de aumento, além de não aceitarem a proposta de mediação do reajuste do Ministério Público do Trabalho (MPT), ajuda alimentação de 9% e implantação do plano de saúde. Segundo o presidente do sindicato, Antonio José Santos, a maioria dos empresários não cumpre direitos trabalhistas, não fornece auxílio transporte, uniformes e equipamentos de proteção individual e coletiva. Através de nota, o presidente afirma ainda que os trabalhadores cumprem jornada de trabalho excessiva de 12 horas sem horário de descanso.(Jornal A Tarde)

Comente agora
25
Jul
Em conserto, ferry Agenor Gordilho não tem prazo para voltar a operar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:01h

Após as falhas de sistema que tiraram duas embarcações de operação na última quinta-feira (24), em Salvador, o ferry Agenor Gordilho entrou em manutenção preventiva nesta sexta-feira (25). Segundo a assessoria da Interncional Marítima, empresa que administra o sistema, o ferry Juracy Magalhães entrou em operação para reforçar o sistema. De acordo com informações da Internacional Marítima, o Agenor Gordilho não tem previsão de retorno. A empresa acrescenta que , diferentemente do ferry Ivete Sangalo, que apresentou problemas nos sensores e voltou a operar ainda na manhã de quinta-feira, a embarcação Agenor Gordilho apresentou falhas mecânicas que demandam maior tempo para correção. (G1)

Comente agora
25
Jul
Incra reconhece território quilombola na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 18:17h

O Território Quilombola de Tijuaçu, na Bahia, teve a sua portaria de reconhecimento do Incra publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 25. A portaria de reconhecimento consolida Tijuaçu como remanescente de quilombo e dá legitimidade ao conteúdo do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado em 2010. O Território Quilombola de Tijuaçu possui uma área de 8,4 mil hectares, onde vivem 828 famílias, abrange os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves. Trata-se do território com o maior número de famílias beneficiadas pelo Programa Brasil Quilombolas no Estado. Com o reconhecimento, o Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/BA inicia a elaboração do "kit decreto", que reúne as documentações necessárias para que a área de Tijuaçu seja decretada como de interesse social pela Presidência da República. Com o decreto presidencial, o Instituto poderá iniciar o processo de arrecadação das terras públicas e obtenção de imóveis rurais e posses inseridos no perímetro, que conta com 39 propriedades particulares e 37 posseiros. Segundo o RTID do Tijuaçu, o povoamento do local começou com a chegada de Maria Rodrigues, mais conhecida como "Mariinha", teria fugido de uma senzala em Salvador. De origem Nagô, Mariinha inicialmente se estabeleceu na região conhecida como Alto Bonito onde tinha uma visão estratégica da área. Mais tarde, ela teria casado com um homem de origem do Congo e deram início ao quilombo. A oralidade e as tradições, como o samba de lata, são pontos fortes das comunidades que compõem o Território de Tijuaçu. Muitas histórias e costumes foram passados entre gerações. O samba da comunidade surgiu enquanto as mulheres caminhavam longos trechos em busca de água. De acordo com relatório, os moradores dessa região costumam ter cabelos trançados e religiosidade ligada ao culto a São Benedito. (Jornal a Tarde)

Comente agora
25
Jul
Agentes penitenciários fazem “vaquinha” para levantar muro de presídio em Feira de Santana
Postado por: Anacley Souza / 16:46h

 

Os agentes penitenciários que trabalham no Conjunto Prisional de Feira de Santana, a 116 km de Salvador, denunciam ter juntado certa quantia em dinheiro para levantar os muros da unidade. De acordo com o Sinspeb (Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia), os trabalhadores aumentaram os muros de alguns pavilhões, para dificultar a fuga dos presos da unidade. Os trabalhadores alegam que basta que um interno colocar outro em seus ombros, para conseguir transpor o muro e fugir por um vasto matagal que cerca o conjunto penal. Os funcionários, ainda segundo o sindicato, pensam na possibilidade de investir no término das obras do refeitório.(Record Bahia)

Comente agora
25
Jul
Serviços do Detran-BA ficarão indisponíveis dias 02 e 03 de agosto
Postado por: Anacley Souza / 16:02h

Nos dias 02 e 03 de agosto os serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) ficarão temporariamente indisponíveis, por conta do processo de modernização do Data Center PRODEB (Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia). Faz parte deste processo, a aquisição de uma nova sala cofre certificada que visa proteger os dados e informações de órgãos do Estado da Bahia contra incêndio, fumaça, calor, umidade, sabotagens, dentre outras ameaças.

Comente agora
25
Jul
Recuperação da BA-148 em São Gabriel e Jussara é entregue
Postado por: Anacley Souza / 14:34h

As obras de recuperação e pavimentação da BA-148 melhoraram a qualidade de vida de mais de 160 mil moradores de municípios da região de Irecê, no Centro-Norte do estado, como São Gabriel, Jussara, João Dourado e Presidente Dutra. Os 29,5 quilômetros da rodovia estadual e a reforma do entroncamento com a BA-052 foram entregues nesta sexta-feira (25), pelo governador Jaques Wagner, em cerimônia nas cidades de São Gabriel e Jussara. O trecho de cerca de 30 quilômetros de extensão recebeu mais de R$ 13.384 milhões em investimentos através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). O trecho liga o entroncamento da BA-052 aos municípios de Jussara e São Gabriel, melhorando as condições de tráfego e oferecendo mais segurança aos motoristas. Segundo o governador Jaques Wagner, já foram investidos quase R$ 5 bilhões na construção e recuperação de estradas pelo estado. “Nosso objetivo é unir os trabalhos da prefeitura e dos governos estadual e federal para entregar obras como essa, porque entendemos que elas mudam a vida dos baianos e desenvolvem o nosso estado”. Na cerimônia, o governador ainda autorizou a construção da rotatória próxima aos municípios na ligação das rodovias, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), para evitar acidentes na região. No município de Jussara, os cerca de 56 formandos de cursos do Pronatec receberam os certificados das mãos do governador Jaques Wagner, também na manhã desta sexta-feira (25). A turma dos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil e Agricultor Orgânico faz parte do projeto de qualificação profissional no estado. No início de agosto, as aulas continuam com a abertura de 140 vagas em mais sete cursos em Jussara, além de outros 96 que já são oferecidos na região de Irecê. (Portal Política Livre)

Comente agora
25
Jul
Atividades nos Correios voltam ao normal após falta de energia
Postado por: Anacley Souza / 13:26h

Todas as atividades e serviços prestados no edifício sede dos Correios da Bahia, no bairro da Pituba, em Salvador, estão sendo executados normalmente nesta sexta-feira (25). O imóvel estava com defeito técnico em um setor elétrico desde a manhã do dia 27 de junho. Em julho, mais de 1 milhão de encomendas ficaram acumuladas. Segundo os Correios, desde o dia 4 de julho a energia foi sendo restabelecidagradativamente. No dia 14, alguns serviços operacionais voltaram a funcionar, como os Centros de Entrega de Encomendas (CEEs) e o Centro de Tratamento de Cartas (CTC). O órgão afirma que a energia elétrica do prédio já foi completamente restaurada e que todos os funcionários trabalham normalmente nesta sexta-feira. Para dar conta do aumento da demanda em razão do problema técnico, foram realizados mutirões nos dois últimos finais de semana para despachar encomendas e correspondências. 

Causa: De acordo com Cláudio Garcia, diretor geral dos Correios, o problema na rede elétrica foi causado pela oxidação de um encanamento de água do imóvel.

Comente agora
25
Jul
Julho é o mês em que mais se morre na Bahia; frio e chuva são os vilões
Postado por: Anacley Souza / 13:11h

Dizem que só há uma certeza na vida: a morte. Pois agora há outra: de que a chance de ela vir em um mês de julho é maior. Pelo menos no Brasil. E também na Bahia. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisados pelo CORREIO mostram que, entre 2003 e 2012, julho foi o mês com mais mortes por dia em cinco ocasiões. Em outras duas, junho ficou na frente. Nos últimos dez anos, morreram, em média, 70 mil pessoas por ano na Bahia (considerando causas naturais e violentas). Se a distribuição fosse regular, cada dia deveria ter 192 óbitos, em média. Julho, porém, registra média de 201 mortes por dia — 17 óbitos a mais do que novembro, o mês com menos falecimentos. Embora a diferença não seja tão grande com relação aos outros meses, ela é constante. No Brasil, o cenário é semelhante. São, em média, 1 milhão de mortes por ano, o que daria 2,9 mil mortes por dia. Julho, porém, tem média de 3,1 mil mortes diárias. Mas qual seria a razão para tantos fins numa mesma época? “A primeira hipótese é a questão climática, porque é um mês mais frio, o que facilita a propagação de doenças respiratórias. No Inverno, as pessoas ficam mais próximas umas das outras, e isso aumenta o contágio e, posteriormente, o agravamento do quadro”, analisou o coordenador de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues.

Comente agora
25
Jul
Prefeitura de Maragogipe quer Serviço de Inspeção Municipal para produção no município
Postado por: Letícia Oliveira / 12:57h

A prefeitura de Maragogipe quer implantar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que pretende inspecionar e controlar a qualidade dos alimentos de origem animal produzidos no município. Atualmente quem tem essa função é o governo do Estado, mas o objetivo dos gestores da cidade é emitir o selo de garantia nos produtos como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces. Avaliando desde o processo de produção e industrialização até o produto final. O Secretário de Agricultura e Pesca do município, Nelson Salvador, falou sobre a proposta. “A prefeita Vera Lúcia vai assumir o compromisso de fiscalizar os alimentos do município tirando a responsabilidade do governo do Estado. Agora os comerciantes vão ter condições de oferecer para a nossa população alimentos inspecionados e de boa qualidade.” O projeto ainda passará pela aprovação da Câmara de Vereadores de Maragogipe. (Bahia Recôncavo)

Comente agora
25
Jul
Itabuna: Trifil é condenada a pagar R$ 4 milhões por praticar dumping social
Postado por: Letícia Oliveira / 12:16h

A Justiça do Trabalho em Itabuna, no sul do estado, condenou a Trifil a pagar indenização R$ 4 milhões por danos morais coletivos e por praticar dumping social. Além disso, a empresa terá que cumprir 33 obrigações relacionadas ao meio ambiente de trabalho. A ação foi proposta pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) que foi originada, em 2006, a partir de investigações sobre as práticas mantidas pela empresa no setor de confecções em Itabuna. O dumping social é a prática de descumprir a legislação com o objetivo de tornar seus custos de produção mais baixos e colocar-se de maneira mais competitiva no mercado, através da precarização da mão de obra. A decisão do juiz João Batista, da 3ª Vara de Itabuna, é a sexta condenação no país para casos de dumping social. De acordo com a procuradora do trabalho autora da ação, Cláudia Soares, “o dumping social viola o princípio da livre concorrência, o valor social do trabalho e a dignidade do trabalhador, que é reduzido a um fator de produção”. A empresa tem três mil trabalhadores na unidade em Itabuna.

Comente agora
25
Jul
Vítimas de queda de avião na BA são transferidas para UTI em estado grave
Postado por: Letícia Oliveira / 10:20h

As duas pessoas que estavam a bordo doavião de pequeno porte que caiu na quinta-feira (24), na divisa de Barreiras e Luís Eduardo Magalhaes, oeste baiano, continuam internadas em estado grave. De acordo com boletim médico fornecido pelo Hospital do Oeste nesta sexta-feira (25), os pacientes foram transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda na noite de quinta-feira. A piloto Ana Maíra Moraes continua sedada e apresenta quadro grave, porém estável. Já o fotógrafo Rui Rezende também continua sedado e tem quadro grave e instável. Ele sofreu uma lesão na coluna. A Força Aérea Brasileira (FAB) afirma que a dupla realizava um voo panorâmico por cima de uma plantação de algodão, que seria fotografada por Rezende, quando caiu por volta das 11h de quinta-feira. A FAB explica que é considerada experimental a aeronave regularizada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que não é homologada. Neste caso, a Polícia Civil é responsável pela perícia do avião. (G1)

Comente agora
25
Jul
Um dia após apresentar falha, ferry Agenor Gordilho ainda não opera
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:57h

Um dia após as falhas de sistema que tiraram duas embarcações de operação, em Salvador, o ferry Agenor Gordilho ainda está fora da travessia pela Baía de Todos-os-Santos na manhã desta sexta-feira (25). De acordo com a empresa Internacional Marítima, responsável pela administração do serviço, o ferry permanece em manutenção e ainda não há horário previsto para que volte a operar. Diferentemente do ferry Ivete Sangalo, que apresentou problemas nos sensores e voltou a operar ainda na manhã de quinta-feira (24), a embarcação Agenor Gordilho apresentou falhas mecânicas que demanda maior tempo correção, segundo a Internacional Marítima. Ainda conforme a concessionária, três ferries realizam as travessias entre Salvador e a Ilha de Itaparica na manhã desta sexta. Sem o Agenor Gordilho, a previsão de espera de embarque é de 1h15. Ainda assim, não há grandes filas de pedestres e veículos nos Terminais de São Joaquim e Bom Despacho.  (G1)

Comente agora
24
Jul
Resolução define agregação de comarcas e varas e fortalece prestação de serviço
Postado por: Letícia Oliveira / 17:34h

O Diário da Justiça Eletrônico (DJE) publicou a Resolução número 10, na edição desta quinta-feira (24), informando a agregação de comarcas e varas, desde que obedeçam a critérios estabelecidos. Por unanimidade, os desembargadores reunidos no Tribunal Pleno, na sessão semanal das quartas-feiras, aprovaram ontem (23) a proposta de agregar comarcas como forma de melhorar a prestação de serviços em cidades do interior baiano. Entre os critérios, a comarca em que não houver Juiz de Direito titular e o volume de processos ajuizados, no último triênio, não passar de 50 por mês, será agregada a outra de maior volume processual e que esteja a até 50 quilômetros de distância.

Comente agora
24
Jul
MP pede prisão de acusado de estuprar os filhos em Ilhéus
Postado por: Letícia Oliveira / 15:04h

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Olivan Costa Leal, pediu a prisão preventiva de José de Souza Mendes, denunciado pelos crimes de estupro, atentado violento ao pudor, corrupção de menores, ameaça e por submeter a vexame ou constrangimento os próprios filhos e filhas, todos crianças na época dos crimes, cometidos no distrito de Couto, em Ilhéus, na casa da família. O promotor de Justiça ressalta que “os delitos foram praticados antes da última alteração do Código Penal e, portanto, tipificados com sua redação antiga”. De acordo com a denúncia, os crimes foram cometidos pelo pai sem o conhecimento da mãe que, quando descobriu o que acontecia, no ano de 2009, fugiu de casa com os filhos. Na época em que os crimes teriam começado a ser cometidos, as três filhas tinham doze, oito e cinco anos de idade e os filhos, onze e dez anos. “As meninas eram abusadas sexualmente pelo denunciado, enquanto os filhos eram obrigados a assitir, sempre mediante violência e até ameaças de morte”, ressaltou Olivan Leal, acrescentando que os abusos foram cometidos durante anos. Desde que a família prestou queixa crime à Polícia, o acusado vem sendo procurado para prestar depoimento, sem ter sido localizado, razão pela qual o promotor pediu a prisão preventiva. (Bocão News)

Comente agora
24
Jul
Profissionais de Informática do Estado da Bahia entram em greve nesta quinta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:08h

Os trabalhadores de Tecnologia de Informação do Estado da Bahia deliberou greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (24) em resistência ao patronal em não atender as reivindicações dos trabalhadores. Os profissionais estão reunidos no Edifício Catabas, na Avenida Tancredo Neves. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Empresas e Órgãos Públicos de Processamento de Dados, Serviços de Informática, Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado da Bahia (Sindados) informou ao Metro1 que os trabalhadores buscam um aumento salarial de 7,5%, enquanto o sindicato patronal oferece 5,82%. No próximo sábado (26) está marcado uma assembleia para decidir o rumo da greve, mas segundo o Sindados, a assembleia não impede de resolver antes com os patrões.

Comente agora
24
Jul
Ferry 'Ivete Sangalo' volta a operar normalmente nesta quinta-feira (24)
Postado por: Anacley Souza / 11:14h

A Internacional Marítima, empresa que administra o Sistema Ferry-Boat, informou na manhã desta quinta-feira (24), que o ferry Ivete Sangalo havia apresentado uma falha técnica nos sensores durante as primeiras horas da manhã, mas já voltou a operar. A respeito do ferry Agenor Gordilho, que também chegou a rodar, mas apresentou uma falha, porém mecânica, a expectativa da equipe de operação é que a embarcação volte a operar ainda hoje. Neste momento, o sistema opera com três ferries: Anna Nery, Ivete Sangalo e Maria Bethânia. Os ferries Juracy Magalhães Júnior e Pinheiro passam por manutenção programada. Não há grande fluxo nos dois terminais.(Aratu)

Comente agora
24
Jul
Estações metroviárias operam sem documento na capital baiana
Postado por: Anacley Souza / 10:37h

As quatro estações do metrô de Salvador estão operando sem autorização de funcionamento da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). Segundo a assessoria de comunicação do órgão, o termo de conclusão de instalação de equipamento de segurança não foi concedido porque a vistoria técnica detectou a necessidade de alguns ajustes. Recentemente, foi veiculado na imprensa que os terminais apresentam problemas como falta de extintor de incêndio em local correto, sinalização de saídas de emergência e ausência de detectores de fumaça. Entretanto, o titular da pasta, Sílvio Pinheiro, alega que as falhas não oferecem risco à população. "Flexibilizamos algumas questões documentais, compreendendo a importância do metrô e a necessidade de testes, todavia sem colocar em risco a segurança do usuário", disse. Ainda segundo Pinheiro, antes da operação comercial, prevista para iniciar no dia 15 de setembro, o órgão fará novas vistorias. "Até lá, esperamos que todas as licenças tenham sido concedidas, até porque os itens pendentes são muito mais documentais que técnicos", disse. Conforme o próprio Pinheiro, existem 14 processos licitatórios, solicitados pela CCR Metrô Bahia - empresa responsável pela construção e operação do modal -, pendentes na Sucom.

Comente agora
24
Jul
Movimento é moderado nas travessias de Mar Grande e Morro
Postado por: Anacley Souza / 09:24h

Com fluxo moderado de passageiros e embarque imediato, a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande está operando com oito embarcações, que cumprem horários a cada 30 minutos na manhã desta quinta-feira (24). Caso o movimento cresça, serão disponibilizados horários de 15 em 15 minutos. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos, com as ambarcações fazendo a travessia em tempo médio de 40 minutos. O sistema Salvador-Mar Grande funcionará até às 20h, que é o último horário saindo de Salvador, e até às 18h30, de Mar Grande para a capital. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo registra também movimento regular de procura de passagens e embarque no Terminal Náutico da Bahia. O primeiro horário foi feito às 8h30 e os próximos catamarãs vão zarpar às 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo são às 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A Astramab lembra aos usuários que as passagens para Morro de São Paulo podem ser adquirida no momento de embarque nos guichês do Terminal Náutico da Bahia. O bilhete custa R$ 75. As escunas que fazem o tradicional "Passeio às Ilhas" da Baía de Todos os Santos também estão em tráfego e com bom movimento de turistas embarcando.

Comente agora
24
Jul
Em palestra para empresários, Rui defende privatização do aeroporto
Postado por: Anacley Souza / 08:43h

O candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, defendeu, ontem, a privatização do aeroporto de Salvador e o fim da Infraero, durante uma palestra para integrantes do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), no Hotel Mercure. “Defendo que os aeroportos sejam geridos pela iniciativa privada. A Infraero custa caríssimo e tem uma gestão ineficiente”, criticou. Rui citou o plano de privatização, já em andamento no governo federal, e disse estar torcendo para que o aeroporto de Salvador seja o próximo a ser entregue ao setor privado. As declarações vieram depois que um dos empresários o questionou sobre possíveis oportunidades de investimento em um eventual governo do candidato. Na área de infraestrutura aeroportuária, que foi bastante abordada por Rui durante sua palestra, o petista destacou oportunidades que também poderão surgir com a construção e ampliação de 20 aeroportos no interior do estado. Ao fazer um balanço positivo dos quase oito anos de gestão do governador Jaques Wagner, Rui defendeu a continuidade dos projetos iniciados por ele, destacando, entre as principais obras, a pavimentação de 8 mil quilômetros de rodovias, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o Porto Sul e o metrô de Salvador.

Comente agora
24
Jul
Problema de energia na sede dos Correios ainda não está normalizado
Postado por: Anacley Souza / 08:35h

Quase um mês após ficar sem energia, o prédio da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), na Pituba, ainda não voltou completamente à normalidade. A assessoria do órgão, no entanto, garante que o serviço de correspondências e a entrega de encomendas não sofreu atrasos desde que um mutirão foi realizado, há duas semanas. Quando o problema começou, no dia 27 de junho, algumas cartas deixaram de ser entregues no prazo. Segundo o Procon, o órgão foi notificado por conta do problema. A assessoria dos Correios, porém, não confirma o recebimento da notificação. Ontem, eletricistas e técnicos de duas empresas de elevadores e ar-condicionado trabalhavam no prédio tentando solucionar o problema. Por conta da falta de energia, apenas os elevadores de carga estão em funcionamento e somente os sete primeiros andares do prédio têm luz. São 17 andares, além de dois subsolos. Diariamente, cerca de 2 mil pessoas circulam no local. Ainda segundo a assessoria dos Correios, apenas a área administrativa funciona nos andares que seguem sem a energia restabelecida. Os setores foram relocados nos andares com luz e em um galpão atrás do prédio central. Todos os servidores estão trabalhando. O problema foi provocado por um vazamento na rede hidráulica que atingiu também a rede elétrica. Na época, funcionários contaram que houve um curto-circuito e a energia foi interrompida. O serviço foi restabelecido dois dias depois, mas, no dia seguinte, voltou a apresentar o mesmo problema. No dia 14, os três primeiros andares, onde funcionam os Centros de Entrega de Encomendas (CEEs) e o Centro de Tratamento de Cartas (CTC), voltaram a ter energia. Atualmente, está sendo feita a troca dos cabos de energia e o órgão não tem previsão de quando todos os 17 andares voltarão a ter energia. (Correio)

Comente agora
24
Jul
Jaques Wagner lamenta morte de Suassuna: "Foi um pensador incansável"
Postado por: Anacley Souza / 08:03h

O governador Jaques Wagner lamentou a morte do poeta, escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, aos 87 anos, nesta quarta-feira (23), em Recife (PE). "A cultura nordestina perdeu um dos seus maiores defensores. O Auto da Compadecida, sua obra mais conhecida, foi traduzida para vários idiomas e adaptada para o cinema e a TV, levando o imaginário nordestino a públicos distantes. Com o Movimento Armorial, Suassuna buscou uma expressão erudita para as manifestações artísticas populares. Foi um pensador incansável e deixará muita saudade", disse o governador. O sepultamento do escritor será nesta quinta-feira, na capital pernambucana. (Metro1)

Comente agora
23
Jul
Procon conta com nova ferramenta de denúncia
Postado por: Letícia Oliveira / 17:25h

O Procon Bahia anunciou nesta quarta-feira, 23, mais um novo canal de comunicação para os consumidores baianos. O órgão está disponibilizando um WhatsApp Messenger, através do número 71 9618-7320, onde os consumidores podem fazer denúncias, tirar dúvidas e registrar críticas e sugestões ao órgão. De acordo com o superintendente Ricardo Maurício, por meio da nova ferramenta, os consumidores terão a comunicação mais ágil e efetiva com o Procon-BA. Além de um maior conforto e melhor qualidade nos serviços prestados. (Atarde)

Comente agora
23
Jul
Pedras são pichadas em reserva ambiental na BA; mulher é suspeita
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:54h

O internauta Thiago Zampa, morador da cidade de Lençóis, na Bahia, enviou fotografias com pichações que foram realizadas no Parque Municipal do Serrano. A região faz fronteira com o Parque Nacional da Chapada Diamantina, um dos principais destinos do chamado turismo de natureza no Brasil. A denúncia do leitor foi enviada pelo canal colaborativo VC no G1. "Foi um choque para nós. Achei completamente ridículo, triste. É uma área onde se faz trilhas, acessada geralmente com guias. Já que o crime não foi cometido com a presença dos guias, acreditamos ser alguém que conhece bem o local, e que teria ido sozinho", lamenta Thiago. Segundo ele, não há relatos de casos parecidos na região, acessada por turistas de todo o país. As fotografias foram registradas há cerca de 15 dias. (G1/Foto: Thiago Santos Zampa)

Comente agora
23
Jul
Pedras são pichadas em reserva ambiental; mulher é suspeita
Postado por: Anacley Souza / 12:57h

O internauta Thiago Zampa, morador da cidade de Lençóis, na Bahia, enviou fotografias com pichações que foram realizadas no Parque Municipal do Serrano. A região faz fronteira com o Parque Nacional da Chapada Diamantina, um dos principais destinos do chamado turismo de natureza no Brasil. "Foi um choque para nós. Achei completamente ridículo, triste. É uma área onde se faz trilhas, acessada geralmente com guias. Já que o crime não foi cometido com a presença dos guias, acreditamos ser alguém que conhece bem o local, e que teria ido sozinho", lamenta Thiago. Segundo ele, não há relatos de casos parecidos na região, acessada por turistas de todo o país. As fotografias foram registradas há cerca de 15 dias. (G1 Bahia)

Comente agora
23
Jul
Salvador tem mais de 700 queixas de agressão contra a mulher por mês
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:39h

As duas delegacias da Mulher de Salvador (Deam), de Brotas e Periperi, registraram 11.036 ocorrências apenas no ano passado. Até ontem, as duas unidades já somavam 5.427 registros: são mais de 770 casos por mês, uma média de 25 ocorrências por dia. O problema é que nem todas as queixas viram inquéritos policiais. Em Periperi, das 1.614 ocorrências registradas esse ano, apenas 303 resultaram em inquéritos – ou seja, 18,7%. Entre as queixas que resultaram em condenação está a da amazona Aida Nunes. Em janeiro de 2013, ela acusou o ex-namorado, o empresário Christiano Rangel, de tê-la espancado na noite em que comemorava 30 anos. Aquela não era a primeira queixa de Aida contra Rangel, mas foi por conta desse registro que o empresário foi condenado, no último dia 18, a quatro anos e cinco meses de prisão pelos crimes de lesão corporal grave e ameaça. “Existem duas maneiras de se registrar a queixa: ou a vítima vem sozinha, ou vem conduzida pela Polícia Militar. Quando vem com a PM, tem o flagrante, aí normalmente se agiliza o inquérito. Mas quando vêm sozinhas, muitas não voltam”, explicou a delegada titular da Deam de Periperi, Vânia Seixas.

Comente agora
23
Jul
Travessia Salvador-Mar Grande opera com movimento tranquilo nesta quarta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:37h

O movimento de passageiros é tranquilo na manhã desta quarta-feira (23) na travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande. Oito embarcações estão em tráfego e seis em reserva, que podem ser acionadas a qualquer momento caso o fluxo aumente.  Os horários de partida dos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio, ocorrem a cada 30 minutos, com as lanchas fazendo o percurso da travessia em tempo médio de 40 minutos, em boas condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos. O sistema funcionará hoje até às 18h30, que é o último hoário saindo de Mar Grande, e até às 20h, última saída de Salvador.

Comente agora
23
Jul
Rio Subaé transborda e provoca estragos em Santo Amaro
Postado por: Anacley Souza / 08:03h

Um temporal atingiu a cidade de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, na terça-feira (22), e provocou estragos em diversos pontos da cidade, principalmente no bairro do Bonfim. Por causa de bueiros entupidos, a água acumulou rapidamente e a situação se agravou quando o rio Subaé, que corta o município, transbordou e invadiu casas na localidade conhecida como Baixada do Ideal. Segundo moradores da cidade, a chuva diminuiu na manhã desta quarta-feira (23), mas a população teme que o rio volte a transbordar. Ainda por causa da chuva, um carro ficou parcialmente coberto pela água e moradores deixaram as casas com crianças no colo. A chuva também provocou queda de energia na sede da prefeitura, mas o problema foi normalizado. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Santo Amaro fizeram um levantamento nas áreas mais castigadas e informaram que não há registro de desalojados ou desabrigados. (TV Bahia)

Um comentário
23
Jul
Vencedor do concurso de fachadas do cortejo 2 de Julho ganha R$ 3 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:02h

Os imóveis vencedores do concurso de decoração de fachadas, durante o cortejo do Dois de Julho, em Salvador , foram divulgados na segunda-feira (21), no Diário Oficial do Estado. O primeiro colocado foi uma casa da Ladeira da Soledade. A residente recebeu o prêmio de R$ 3 mil. Os segundo e o terceiro lugares receberam pemiação de R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Outras duas residências ganharam menções honrosas. Uma localizada no Largo do Carmo, e outra na Ladeira da Soledade, ocupada pelo Centro de Surdos. A comissão julgadora, formada por profissionais de diversas áreas da cultura, realizou vistoria de todos os imóveis do percurso no dia do cortejo. Integraram o grupo o professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia Nivaldo Andrade, o arquiteto Cássio Ribeiro da FGM, a Diretora de Preservação do Patrimônio Cultural do IPAC Etelvina Rebouças, o arquiteto do IPAC Paulo Nunes e a jornalista do jornal Correio, Gabriela Cruz. O júri percorreu o trecho da Lapinha ao Terreiro de Jesus, observando critérios de atendimento à temática cívica, preservação do patrimônio edificado, criatividade, originalidade e preocupação com o meio ambiente. (G1/ Foto: Secult/Lázaro Menezes)

Comente agora
23
Jul
Crime ambiental: Carne envenenada mata mais de 50 urubus e dezenas cachorros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:50h

O fato aconteceu perto do Distrito de Itatiaia, na Fazenda Várzea da Porta, município de São José do Jacuípe, na Bahia. Segundo o jornal Folha Regional e a Rádio Paiaia, foram constatadas as mortes de mais de 50 urubus, carcarás, além de cerca de 10 cachorros. Todos por envenenamento, após comer uma carne contaminada, que foi deixada próximo a um reservatório de água. Moradores do local disseram que a suspeita é que a carne tenha sido contaminada com um veneno utilizado na plantação de tomates, conhecido como Tomaron, pois o efeito devastador é típico do veneno. A carne foi deixada no domingo, 20, e até está terça-feira, 22, ainda havia animais morrendo pelo efeito do veneno. Os indícios, segundo testemunhas, é que fazendeiros da região, teriam colocado o veneno para matar cachorros que estariam atacando suas ovelhas, mas, a forma indiscriminada causou um desastre ambiental. Vários animais da fauna estão morrendo, pois, se um animal beber da água em que outro foi contaminado bebeu, já é o suficiente para matá-lo. (Bocão News)

Comente agora
23
Jul
Edital prevê R$ 700 mil para pesquisas sobre impactos da ponte Salvador-Itaparica
Postado por: Anacley Souza / 07:10h

Para ampliar o conhecimento sobre os possíveis impactos ambientais, urbanísticos, paisagísticos, sociais e econômicos a serem gerados pelo projeto da ponte Salvador–Ilha de Itaparica, um edital de projetos de pesquisa no valor de R$ 700 mil foi lançado nesta terça-feira (22). Os interessados têm até 31 de julho para o preenchimento do formulário e até 1º de agosto para envio das propostas. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan). Os proponentes deverão apresentar perfil e qualificação compatíveis para coordenar projeto na área/eixo temático selecionada (informações atualizadas constantes no Currículo Lattes). Cada proposta poderá pleitear valor total de até R$ 100 mil, distribuídos entre despesas correntes e de capital. Os eixos temáticos do edital são: Geologia do Recôncavo e da Baía de Todos os Santos (BTS); Estudos geológico-geotécnicos associados ao traçado do Sistema Viário Oeste (SVO); Hidráulica marítima associada ao SVO e/ou às suas interfaces com outros grandes projetos previstos para a Bahia de Todos-os-Santos; Engenharia e arquitetura de projeto básico para sistemas viários; Gestão de grandes obras viárias; Impacto paisagístico de obras viárias; Impacto ambiental de obras viárias; Impacto cultural de grandes obras; Impacto demográfico de projetos viários e/ou urbanísticos; Impacto socioeconômico e análise de custo/benefício de grandes projetos viários; Planejamento urbano associado a grandes intervenções viárias; e Modelagem jurídico-financeira de concessões. (Correio)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com