As comentadas


Bom dia , Sábado, 18/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

Bahia

18
Abr
TRE-BA altera funcionamento por conta do feriado de 21 de abril
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:09h

De acordo com portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 20/10/14, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia suspenderá suas atividades nos dias 20 e 21 de abril na capital, cartórios eleitorais no interior do Estado e postos de atendimento ao público da Justiça Eleitoral localizados nos SACs e Casa de Justiça e Cidadania (Shopping Baixa dos Sapateiros), tendo em vista o feriado nacional em homenagem a Tiradentes, na terça-feira (21/4). De acordo com a Portaria nº 419/14, da Presidência do Regional, as horas não trabalhadas no dia 20/4 (segunda-feira) deverão ser repostas pelos servidores do TRE-BA até o último dia útil do mês subsequente, objetivando a compensação da jornada de trabalho. Todos os prazos processuais que se iniciem ou encerrem na data de 20 de abril serão automaticamente prorrogados para o dia 22 de abril (quarta-feira).

Comente agora
17
Abr
Rodoviária da capital baiana tem 120 horários extras para o feriado de Tiradentes
Postado por: Samile Macêdo / 17:35h

Um esquema especial de transporte foi montado para atender as pessoas que pretendem sair de Salvadorpara passar o feriado de Tiradentes em cidades do interior. Alguns serviços já operam de forma diferenciada a partir desta sexta-feira (17), e segue até a próxima quarta (22), às 8h. Na rodoviária, serão disponibilizados 120 horários extras além dos 540 que já funcionam diariamente. Caso haja demanda, a quantidade ainda pode ser ampliada, de acordo com o coordenador de fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia (Agerba), Abd-ul-Ramid. A partir desta sexta (17), a expectativa é de que 55 mil pessoas deixem Salvador pela estação. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Lençóis, além das cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Recôncavo Baiano. Ferry. Quem optar pela Ilha de Itaparica para passar o feriadão terá à disposição oito ferries para sair de Salvador pelo Terminal de São Joaquim, em Água de Meninos, informa a Internacional Travessias, empresa que administra o sistema. 

Comente agora
17
Abr
Entrega de cisternas melhora a vida de comunidade do sertão baiano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:49h

açude para ter acesso a um balde de água. Nesta quinta-feira (17), cerca de 50 famílias da comunidade Sítio Dois Irmãos, no município de Casa Nova, receberam do Governo da Bahia cisternas individuais. O convênio, cujo investimento total foi de R$ 128.218,84, é resultado de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Dois Irmãos. Dona Milvânia conta satisfeita que agora pode oferecer até água para beber pra quem chega em sua casa. “Antes era difícil, porque às vezes a água que tinha no açude era barrenta e a gente trazia pra casa do mesmo jeito, pois não tinha outra opção. Água é tudo e agora tenho na minha casa”, disse com orgulho. De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, esse é o caminho que o governo segue, o de levar melhores condições para a população baiana. “A quantidade de cisternas pode ser pequena para quem vê de fora, mas pra quem vive essa realidade do sertão sabemos que é uma grande conquista.

Comente agora
17
Abr
Donos de carros com placa de final 3 têm desconto de 5% no IPVA na BA
Postado por: Samile Macêdo / 16:22h

Os proprietários de veículos com placa de final 3 têm até o dia 27 de abril para desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Segundo informações da Secretaria da Fazenda da Bahia, o benefício é válido apenas para o pagamento à vista. Para quem preferir, é possível parcelar o imposto em três vezes, com o vencimento da primeira cota também no dia 27. Outra opção é efetuar o pagamento integral do imposto, sem desconto, até o dia 29 de junho. O contribuinte que optou pelo parcelamento do IPVA também deve estar atento ao pagamento das parcelas que ocorrem no mês de abril. Para carros com placa de final 2, o pagamento da segunda cota deve ser feito até o dia 29. Já para os carros com placa de final 1, a data limite para efetuar o pagamento da terceira cota é o dia 30. 

Comente agora
17
Abr
Ferry Boat: travessia terá oito embarcações no feriado de Tiradentes
Postado por: Samile Macêdo / 12:21h

A Internacional Marítima informa que para este fim de semana e o feriado de Tiradentes (21), o sistema ferry-boat irá disponibilizar oito embarcações para a travessia Salvador/Ilha de Itaparica/Salvador, sendo que uma delas ficará em stand by para o caso da demanda aumentar ou para substituição nos momentos de manutenção preventiva obrigatória. Para o período, mil vagas extras foram disponibilizadas para o serviço hora marcada para clientes em veículos, com compra através do site https://portalsits.internacionaltravessias.com.br, através do qual também é possível verificar os dias e horários ainda disponíveis. Os ferries terão saída nos horários convencionais, de hora em hora, e viagens bate-volta irão ocorrer nos momentos de maior demanda. Os horários fixos são de 5h às 23h30, de segunda a sábado; e das 6h às 23h30, no domingo e feriado. Os dias de maior fluxo deverão ser na tarde desta sexta (17), sábado (18), terça (21) e quarta (22). 

Comente agora
17
Abr
MP-BA pode recorrer de decisão para aumentar pena de Cláudio Campanha
Postado por: Letícia Oliveira / 11:53h

O promotor Davi Gallo afirmou que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pode recorrer da decisão que condenou o traficante Cláudio Eduardo Campanha a 14 anos de prisão, por considerar que cabia uma pena maior. O traficante, de 41 anos, foi condenado nesta quinta-feira (16), pelo Tribunal do Júri, por ter mandado matar Antonio Luiz Lima dos Santos, o Bola, em 2008. A defesa de Campanha também afirmou que vai recorrer da decisão. O julgamento durou quase 10 horas e envolveu toda uma estrutura e logística para trazer o traficante de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para participar do julgamento em Salvador. Em entrevista a Rádio Vida, o promotor afirmou que chegou a requisitar que o julgamento fosse feito através de videoconferência, mas que o uso dessa ferramenta, “independe do Ministério Público”. “Isso teria que ser uma iniciativa do Poder Judiciário local, que é previsto legalmente. Ele poderia ser julgado, desde que os advogados deles estivessem aqui. Mas infelizmente, preferiu se gastar uma quantia exagerada, não só com traslado, com deslocamento dele, mas com todo aparato policial que foi feito. Eu não entendo. Eu acho que poderia ter sido feito por videoconferência, menos dispendioso e muito mais seguro”, salienta. Segundo Gallo, a lei prevê a utilização dessas medidas nesses casos, até por uma questão de celeridade processual.

Comente agora
17
Abr
Travessia Salvador-Mar Grande faz parada hoje até às 10h30
Postado por: Letícia Oliveira / 11:48h
Por conta da maré baixa acentuada desta sexta-feira (17), a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande iniciou uma parada obrigatória às 7h30, que vai se estender até às 10h30. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) chama a atenção dos usuários que ainda por força da maré baixa, o último horário saindo de Salvador, que normalmente é feito às 20h, será hoje às 18h30, o mesmo acontecendo no sentido de Mar Grande para a capital. Sempre que ocorrem períodos de maré baixa acentuada a travessia é obrigada a suspender o atendimento, já que o Terminal Hidroviário de Vera Cruz, base de suas operações na Ilha de Itaparica, não tem condições para receber embarcações devido à pouca profundidade de seu canal. Quando retomar as operações normais, às 10h30, a travessia estará com oito embarcações em tráfego, com horários fixos de saída a cada meia hora ou de 15 em 15 minutos, conforme a demanda de passageiros nos terminais. 
Morro de São Paulo –
Comente agora
17
Abr
Ferry boat: fluxo de veículos e pedestre é tranquilo nos terminais
Postado por: Letícia Oliveira / 11:26h

O fluxo de veículos e pedestres é tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. Neste momento, estão em operação as embarcações Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Dorival Caymmi, Agenor Gordilho e Maria Bethânia. As saídas ocorrem nos horários programados, de hora em hora. Para o período compreendido entre os dias 17 e 21 de abril, estarão disponíveis mil vagas extras de passagens com hora marcada. O objetivo é o de oferecer maior comodidade e conforto para os usuários que pretendem utilizar o sistema de travessias entre os terminais, durante o feriado de Tiradentes. A compra de passagem pode ser feita com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito. Para verificar a disponibilidade de vagas para o serviço Hora Marcada, o usuário pode acessar o site

Comente agora
17
Abr
Servidores ativos não recadastrados devem regularizar sua situação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:35h
O recadastramento de servidores ativos das Secretarias Estaduais da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) foi reaberto. O novo prazo se estende a partir de hoje (15) e vai até o dia 30 de abril. Para estes, o vencimento referente ao mês de abril está suspenso até que a situação seja regularizada. Para se recadastrar, basta acessar a site www.recadastramento2015.ba.gov.br e realizar o procedimento. Quem se recadastrar neste período terá o vencimento pago por meio de folha especial até o quinto dia útil do mês de maio e não nos dias 29 ou 30 de abril, datas de pagamento da folha normal. Já os servidores que não se regularizarem até 30 de abril continuarão sem receber a remuneração devida pelo Estado, além de responder a processo administrativo. As próximas etapas desta primeira fase do recadastramento de ativos 2015, que estão relacionadas à tabulação e validação dos dados e à correção de possíveis inconformidades, serão efetivadas nos próximos dias. Tais ações são de responsabilidade das diretorias administrativas ou equivalentes de cada órgão e da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado (SRH/Saeb). A segunda fase do recadastramento de servidores ativos 2015, semelhante à primeira, que contemplou apenas os servidores da SEC, Sesab e SSP - além das polícias Civil e Militar, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Irdeb, Hemoba e universidades estaduais - abrangerá os servidores dos demais órgãos da Administração Estadual.
Comente agora
17
Abr
Operação da PF combate fraude em declarações do IR em Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:49h

Uma operação de combate ao esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda pessoa física em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (17). A "Operação Malha 325" integra um conjunto de ações da Receita Federal e conta com apoio do Ministério Público Federal. De acordo com a PF, contribuintes haviam informado despesas de saúde falsas e contratado os serviços de um mesmo escritório de contabilidade, desde 2012. Segundo aponta a investigação, as consultas médicas e os tratamentos odontológicos declarados não teriam existido. A Receita Federal estima que as deduções indevidas nas declarações transmitidas pelo escritório de contabilidade correspondem a um valor de R$ 1,5 milhão. Na tentativa de burlar a fiscalização, os contribuintes intimados pela Receita Federal apresentavam recibos que teriam sido providenciados pelo próprio contador, combinado com os profissionais de saúde. Assim, os contribuintes obtinham redução do imposto a pagar ou aumento da restituição. Estão sendo cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão na residência e no escritório de um contador, e em consultórios médicos e odontológicos. Dezoito policiais federais e 12 servidores da Receita Federal participam da operação. 

Comente agora
17
Abr
MP recomenda proibição de festa em ferryboat
Postado por: Letícia Oliveira / 08:26h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) enviou um documento nesta quinta-feira, 16, à Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba) recomendando que  não volte a permitir a realização de festas dentro de embarcações do sistema ferryboat. A orientação, emitida pelo Gepam (Grupo de Atuação em Defesa do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa), aconteceu um dia após fotos postadas em redes sociais revelarem a realização de uma festa privada no mar, dentro do ferry Zumbi dos Palmares. O evento, uma convenção da operadora de telefonia Vivo, foi promovido, segundo a assessoria da empresa, por uma agência especializada em eventos, contratada com essa finalidade. (ATarde)

Comente agora
17
Abr
PM da capital homenageia empresário santoantoniense com medalha do Mérito Marechal Argolo
Postado por: Anacley Souza / 00:18h

Autoridades do governo, personalidades e pessoas da sociedade civil serão homenageadas com as Medalhas do Mérito Policial e Marechal Argolo-Visconde de Itaparica, em solenidade que marcará os 190 anos da Polícia Militar da Bahia na sede da corporação. Um dos agraciados com a Medalha do Mérito Policial será o empresário Nilson Borges, dono da rede Codical em Santo Antônio de Jesus, ele foi indicado pelo ex-comandante do 14º BPM (Batalhão da Polícia Militar). O evento acontecerá às 18h, do dia 22 de abril, na Guarnição da Vila Policial Militar do Bomfim na Avenida dos Dendezeiros em Salvador.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

Comente agora
16
Abr
Feriado de Tiradentes deve gerar movimentação de R$ 185 milhões para a Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:08h

O Ministério do Turismo prevê que a Bahia tenha uma movimentação de R$ 185 milhões no feriado de Tiradentes, a maior movimentação financeira da região do Nordeste, por conta da expectativa de 124 mil viajantes no estado. “As viagens domésticas representam cerca de 90% da economia da indústria de viagens e turismo no país. Os feriados são uma oportunidade para o setor gerar negócios, empregos e renda para as cidades”, afirma José Francisco Lopes, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério. E não é só isso. O impacto econômico dos seis feriados nacionais na Bahia será de R$ 1,237 bilhão. As folgas prolongadas - geradas pelo calendário de 2015 - vão motivar 830,1 mil viagens para o estado, com destaque para o feriado de 12 de outubro, que deverá registrar a maior movimentação financeira (R$ 228 milhões) e de viagens (153 mil). A movimentação financeira no Brasil com os feriados será de R$ 18,66 bilhões, com um acréscimo de 10,9 milhões de viagens domésticas. O levantamento foi feito pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas.

Comente agora
16
Abr
Criadores se preparam para o início da vacinação contra aftosa na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 19:35h

Mais de dez milhões de bovinos e bubalinos existentes na Bahia devem ser vacinados contra a febre aftosa, entre os dias 1º e 30 de maio, de acordo com informações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com prazo de 30 dias, o produtor pode adquirir e realizar a aplicação das doses em todo o rebanho, independente da faixa etária. Na aplicação devem ser obedecidas as recomendações do fabricante em relação à dosagem (5 ml para qualquer idade), prazo de validade, meio de transporte e conservação, cuidados na assepsia da seringa e local correto de aplicação da vacina (tábua do pescoço). A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação e é um dos estados pioneiros no combate à enfermidade. Nos últimos anos, o estado obteve conquistas importantes, tornando a agropecuária ainda mais forte. Apesar dos 18 anos sem registro da doença na Bahia, o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, solicita maior empenho a todos os criadores, mas principalmente ao pequeno produtor, considerando o risco para a enfermidade. “Aqueles que têm uma, duas ou três cabeças de gado também precisam vacinar. O pequeno faz grande diferença, já que trabalhamos para atingir o índice de 100%”.

Penalidades: O não cumprimento da vacinação no período previsto vai acarretar penalidades para o produtor, além de multas no valor de R$ 53 por animal não vacinado. De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, o criador será autuado por não vacinar no prazo estabelecido e a multa deve ser calculada sobre o número de animais.

Comente agora
16
Abr
Sindicato denuncia fechamento de leitos e demissões no Hospital Roberto Santos; Sesab nega
Postado por: Anacley Souza / 19:08h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) negou a informação de que dois leitos da UTI do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) teriam sido fechadas. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Médicos (Sindimed) nesta quinta-feira (16). Segundo informações do Sindimed, o fechamento dos leitos teriam sido feito em decorrência do corte de gastos da nova gestão do hospital. Ainda no início do ano passado, o Sindimed denunciou o bloqueio de leitos por falta de profissionais de enfermagem. A Sesab, por sua vez, afirmou que, "apesar dos recursos limitados", foram reabertos mais duas vagas na UTI, subindo de 18 para 20 leitos. A secretaria disse ainda que "duas outras vagas serão abertas na UTI Cirúrgica que sairá de 8 para 10 leitos". No início do mês de abril, o Governo do estado teria contratado cerca de 60 enfermeiros e 200 técnicos para abrir mais leitos no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Segundo informações do Sindimed, mesmo com a contratação, a direção do hospital abriu somente dois dos quatro leitos bloqueados.

Comente agora
16
Abr
Festa no ferry: MP diz que concessionária não pode 'alugar' navios
Postado por: Samile Macêdo / 17:27h

A festa promovida pela empresa de telefonia Vivo no ferry-boat Zumbi dos Palmares, na noite desta quarta-feira (15), aconteceu por uma “erro de interpretação” da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A informação é da promotora e integrante do Grupo de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) Rita Tourinho. De acordo com ela, “existe realmente uma cláusula que permite que a concessionário do ferry tenha outras fontes de receitas, mas não pode usar os navios, que têm destinação específica”. “O ferry não pode ser utilizado com outra finalidade. Estamos encaminhando um ofício à Agerba para que isso não aconteça novamente”, explicou. De acordo com Rita, a agência não será penaliza, pois não houve má fé. Apesar de ter se livrado da punição, o MP vai pedir a cota do contrato para saber por quanto o navio foi alugado. O evento, chamado Bolt Ferry, contou com a apresentação do grupo Bicho de Pé, que participou do reality show Superstar, da Rede Globo. O uso comercial dos ferries é permitido no contrato entre o governo da Bahia e a Internacional Travessias Salvador sob determinadas condições. (BN)

Comente agora
16
Abr
Buracos em Salvador não foram causados pela rede de água e esgotamento, diz Embasa
Postado por: Samile Macêdo / 16:38h

Os buracos surgidos nos bairros de Cidade Jardim, Marechal Rondon e Jardim Armação, em Salvador, não foram causados por problemas nas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário. De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a cratera formada na rua Leonor Calmon, no Cidade Jardim, foi causada pelo impacto das fortes chuvas na rede de drenagem de águas pluviais, "cuja responsabilidade de manutenção é da prefeitura de Salvador". "O carreamento do solo no momento do incidente provocou o quebramento das redes de água e esgoto do local, que ficaram sem apoio. No mesmo dia, a Embasa desviou suas redes para garantir a continuidade dos serviços de abastecimento de água e de coleta de esgoto aos imóveis da rua e aguarda a recuperação do trecho pela prefeitura para recompor ou revisar o traçado das redes que a empresa opera no local", informou a estatal por meio de nota. De acordo com a Embasa, os danos na rede de drenagem de águas pluviais também originaram o buraco aberto na rua Miguel Calmon, no bairro de Marechal Rodon, na última quarta-feira (15).

Comente agora
16
Abr
Candidatos à primeira habilitação esperam até 70 dias pra fazer prova teórica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:11h

Além do domínio das leis de trânsito e habilidade com o volante, quem tenta tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Salvador e Região Metropolitana também precisa ter muita paciência. "Estive na auto-escola para a marcação da minha prova teórica e fui informada de que a marcação só pode ser realizada após 60 dias", contou uma ouvinte que procurou a Metrópole na última semana. Insatisfeita com a resposta, ela resolveu, então, procurar o Detran e o SAC, que atualmente realiza o serviço. E obteve a mesma resposta. "A própria funcionária do Detran me informou que realmente só a auto-escola pode efetuar essa marcação e que existe uma sala no Detran obsoleta com mais de 60 máquinas. Ele [Detran] descentralizou o serviço para o SAC, e os SACs não estão atendendo a demanda, não estão tendo suporte para prestar atendimento aos clientes", reclama. E o problema não é pontual: a tradicional demora causada pela burocracia do processo ganhou novos capítulos: segundo o ouvinte João Oliveira, o seu filho, que tenta tirar a primeira habilitação, está tendo que esperar um tempo ainda maior para conseguir realizar a prova teórica e dar seguimento às próximas etapas. "Hoje ele foi marcar o exame no SAC do Bela Vista e disseram que tem que esperar 70 dias", conta. 

Comente agora
16
Abr
V. da Conquista: Bicho-preguiça fica preso em fiação elétrica e é resgatado por bombeiros
Postado por: Samile Macêdo / 14:53h

Um bicho-preguiça que ficou preso na fiação elétrica de uma rua na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Para a retirada do animal, a energia teve que ser desligada. O bicho-preguiça não sofreu ferimentos e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde ficou em observação. O caso ocorreu na terça-feira (14). O animal foi devolvido à natureza no dia seguinte. (G1)

Comente agora
16
Abr
Festa de empresa telefônica em ferry boat é alvo de críticas
Postado por: Samile Macêdo / 14:47h

Uma festa de uma empresa telefônica realizada no ferry boat Zumbi dos Palmares, na noite da quarta-feira (15), foi alvo de críticas nas redes sociais. A embarcação, que foi alugada pela empresa Vivo, sediou um evento particular. Fotos compartilhadas nas redes sociais mostraram a realização da festa e viraram alvo de críticas.”Tem muita bebida, música e até ambulância. Perguntei para alguns funcionários o que estava acontecendo e eles falaram que era um casamento. Só observo”, comentou um internauta. “Pode isso?”, questionou outro. “Segundo os boletins da própria concessionária, [embarcação] funcionou apenas na última segunda-feira (13), ficando, desta forma, dois dias sem o funcionamento normal. Já pode, é?”, questionou outro usuário no Facebook.O evento, chamado Bolt Ferry, contou com a apresentação do grupo Bicho de Pé, que participou do reality show Superstar. O uso comercial dos ferries é permitido no contrato entre o Governo da Bahia e a Internacional Travessias Salvador sob determinadas condições.

Comente agora
16
Abr
Capital: Moradores de ruas no Calabetão estão há 14 dias sem água em casa
Postado por: Samile Macêdo / 13:13h

Moradores do bairro do Calabetão, em Salvador, estão sem água há 14 dias, segundo informou nesta quinta-feira (16) a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). Ainda de acordo com a empresa, a situação atinge as ruas do Campo e das Mangueiras. O bairro é o local mais próximo de onde houve o rompimento de uma adutora no dia 1° de abril durante as obras do metrô na capital baiana. Por conta do problema, moradores de cerca de 100 bairros foram afetados. Porém, desde o dia 7de abril, o abastecimento de água foi retomado gradativamente nos bairros e segundo a Embasa, nesta quinta-feira não há registros de outras localidades que estejam sem água por conta da situação com a adutora. Por meio de nota, a Embasa informa que equipes continuam trabalhando nas ruas afetadas nas ruas do Calabetão para restabelecer o fornecimento de água pela rede distribuidora. A previsão dos técnicos da empresa é que na sexta-feira (17) será possível garantir o fornecimento nos imóveis pela rede distribuidora. 

Comente agora
16
Abr
Salvador: Defesa Civil registra quatro deslizamentos de terra nesta quinta-feira
Postado por: Samile Macêdo / 12:40h

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da “Operação Chuva 2015” nesta quinta-feira (16). Até as 11h33 o órgão tinha recebido 14 ocorrências. Foram quatro ameaças de desabamento de imóvel, cinco ameaças de deslizamentos de terra, um desabamento de imóvel e quatro deslizamentos de terra. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva. A temperatura deve variar entre 24ºC a 30ºC. (Aratu)

Comente agora
16
Abr
Trabalhadores da Construção Pesada podem entrar em greve por tempo indeterminado
Postado por: Letícia Oliveira / 10:38h

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav) realizará nesta quinta-feira (16), às 07h, no Campo da Pólvora em Nazaré, assembleia geral da categoria com o objetivo deapresentar a proposta da mediação com o sindicato patronal – Sinicon, que ocorrerá hoje (15), junto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), às 13h. Participarão da assembleia os trabalhadores (as) da Construção Pesada, dasdiversas obras de Salvador, tais como Metrô, construção da Avenida 29 deMarço (Corredor), Consórcio 093, Obras de Saneamento Básico, Obras de Terraplanagem, entre outras. Durante assembleia os trabalhadores irão decidir se aceitam a proposta apresentada durante a mediação ou se deflagrarão greve por tempo indeterminado e sairão em passeata de Nazaré até a SRTE, localizada na Av. Sete de Setembro. Na Bahia, são 30 mil trabalhadores distribuídos em mais de 224 obras como a Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), Parques Eólicos e investimentos totais previstos em R$ 30 bilhões. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
16
Abr
Travessia Salvador - Mar Grande tem embarque imediato nesta quinta
Postado por: Letícia Oliveira / 10:36h

A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande opera sem restrições na manhã desta quinta-feira (16). De acordo com a assessoria de administra o sistema, Astamab, o movimento de passageiros é tranquilo, sem registro de filas para embarque nos terminais hidroviários de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio. A travessia opera com oito embarcações nesta quinta-feira, com saídas a cada 30 minutos. Por conta da maré baixa, o sistema, que começou a operar às 5h, fez uma parada das 7h30 às 9h. As lanchas fazem o percurso entre a capital e Mar Grande em tempo médio variável de 35 a 40 minutos e em boas condições de navegação na Baía de Todos os Santos. O sistema funcionará até as 20h, de Salvador para Mar Grande, e até as 18h30, no sentido inverso.

Comente agora
16
Abr
Serviço de emissão da carteira de identidade será suspenso para ajustes
Postado por: Letícia Oliveira / 09:15h
O serviço de emissão da carteira de identidade será suspenso nos postos da Rede SAC da capital e interior do estado para ajustes a partir das 18h da noite desta quinta-feira (16) e segue até o dia 21 - feridado de tiradentes. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), os serviços serão retomados no dia 22 deste mês. A decisão foi tomada pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e tem como objetivo realizar ajustes nas instalações do prédio do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Conforme a secretaria, o IIPM, órgão responsável pela emissão do RG, pretende conferir mais segurança ao ambiente do Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado da Bahia (Siida).
Comente agora
16
Abr
Ferryboat Zumbi dos Palmares deixa de fazer travessia para sediar festa
Postado por: Letícia Oliveira / 08:18h
Além de realizar as usuais travessias São Joaquim-Bom Despacho, o ferryboat realiza também festas em alto mar para convidados, de acordo com informações da reportagem do Metro 1. Segundo o site, a embarcação Zumbi dos Palmares foi usada para sediar uma festa na Baía de Todos os Santos na noite da última quarta-feira (15). A atração da festa particular foi a banda de forró Bicho de Pé, que confirma a realização do show por meio do seu site oficial. Segundo foi confirmado por boletim enviado às 15h pela Internacional Travessias Salvador, a embarcação não funcionou para travessias nesta quarta-feira. Apenas as embarcações Anna Nery, Ivete Sangalo, Agenor Gordilho e Maria Bethânia estavam em atividade.
Comente agora
16
Abr
Ufba adere parcialmente a protestos contra terceirização
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:23h

Representantes do Diretório Central dos Estudantes da Ufba (DCE), da Associação dos Pós-Graduandos (APG) e da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub) convocaram todos os servidores e professores da universidade federal para paralisar as atividades nesta quarta-feira, 15. O ato teve como objetivo protestar contra a aprovação do PL 4330, Projeto de Lei das Terceirizações. A convocação para o protesto foi divulgada no perfil do DCE da Ufba, no Facebook. No entanto, segundo a assessoria da Ufba, nem todos os servidores e professores aderiram ao movimento. Um grupo com 40 participantes, incluindo professores e alunos, se reuniu na entrada da instituição de ensino, pela manhã, para participar do ato. Alguns setores da reitoria e faculdades funcionaram normalmente. Nesta noite, as realização das aulas na universidade ficariam a critério de cada professor e diretor. Esta quarta foi marcada por protestos e passeatas realizada por rodoviários, bancários, servidores e professores em diversos pontos de Salvador, como parte do Dia Nacional de Paralisações contra o PL 4330.

Comente agora
15
Abr
Estações Acesso Norte e Campo da Pólvora terão horário prolongado por conta dos jogos nesta quinta
Postado por: Anacley Souza / 20:18h

Nesta quinta-feira, 16/4, as estações do metrô Acesso Norte e Campo da Pólvora permanecerão abertas até as 22h30 para os torcedores que irão assistir ao jogo da Copa do Brasil, às 19h30, na Arena Fonte Nova. As demais estações, Lapa, Brotas e Retiro, funcionarão normalmente, das 8h às 18h. O acesso ao metrô continua gratuito. O metrô registrou novo recorde diário de passageiros na terça-feira, 14/4, quando transportou 31.919 passageiros, entre às 8h e 18h, no trecho Lapa-Retiro. Desde o início da operação assistida, em 11 de junho de 2014, foram transportados mais de 4,5 milhões de passageiros.

Comente agora
15
Abr
Inmet aponta que chuvas continuam em Salvador nesta quinta-feira (16)
Postado por: Anacley Souza / 18:45h

As chuvas que têm caído em Salvador desde a última semana devem permanecer nesta quinta-feira (16), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com informações do órgão, pancadas de chuva ocorrerão durante todo o dia, e as temperaturas irão variar entre 24º e 30º. Já a umidade mínima relativa do ar fica em 65% e a máxima em 95%. (G1 Bahia)

Comente agora
15
Abr
Funcionários da McDonald’s protestam em Salvador e em mais de 40 países
Postado por: Samile Macêdo / 18:02h

Funcionários da McDonald’s realizaram manifestações em frente a unidade do Rio Vermelho, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (15). O protesto faz parte de uma campanha global que levou milhares de funcionários da rede de fast food a protestar em diversas cidades do país e em pelo menos 40 países. No restante do Brasil, os manifestantes saíram as ruas na Avenida Paulista, em São Paulo, em Goiânia e Brasília. A campanha #SemDireitosNãoéLegal protesta contra o acúmulo de função sem acompanhamento da remuneração, não pagamento de horas extras, e jornada móvel variável. Nos Estados Unidos, funcionários protestaram para pedir remuneração de, no mínimo, 15 dólares por hora. Segundo o jornal “New York Post”, cerca de 700 pessoas se reuniram em uma lanchonete no Brooklyn, em Nova York. 

Comente agora
15
Abr
Índios invadem AL-BA e protestam contra PEC 215; Nilo recebe grupo
Postado por: Samile Macêdo / 16:57h

Cerca de dois mil índios invadira a Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta quarta-feira (15). De acordo com a assessoria da Presidência da Casa, os índios representam 12 movimentos do grupo e eles reivindicaram a revogação da PEC 215 - que transfere do Executivo e da Funai para o Legislativo a prerrogativa de demarcar terras indígenas - e o avanço da reforma agrária. Ainda de acordo com a assessoria, a chegada do grupo foi pacífica e eles estão reunidos com o presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PDT). "Vocês sabem que hoje a AL-BA é a casa do povo. Recebemos todos os movimentos sociais. Vocês são muito felizes de terem elegido Rui Costa governador, pois ele é um homem que respeita os movimentos sociais. Os deputados aqui presentes também respeitam os movimentos, e o trabalhador. Vamos conversar com Rui sobre a PEC e pedir que ele intervenha", afirmou Nilo. O mesmo movimento acontece em outros estados do Brasil. Com o movimento, a sessão da Casa Legislativa foi suspensa temporariamente. (BN)

Comente agora
15
Abr
Sindicato dos Rodoviários desmente boatos sobre paralisação no período da tarde
Postado por: Samile Macêdo / 16:25h

O Sindicato dos Rodoviários desmente as informações sobre paralisações na tarde desta quarta-feira (15) em decorrência ao Dia Nacional de Protesto contra o PL 4330, que regulamenta a lei das terceirizações. De acordo com a entidade, "são boatos sem fundamento". A participação dos trabalhadores rodoviários no protesto nacional aconteceu na manhã desta quarta, das 4h às 8h. O ato incluiu como pauta local a preocupação dos trabalhadores com o aumento dos assaltos a ônibus em toda a Região Metropolitana de Salvador. (BN)

Comente agora
15
Abr
Movimentos sociais da BA de luta por moradia fazem protesto em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 15:52h

Movimentos sociais de luta por moradia da Bahia fazem caminhada em protesto no início da tarde desta quarta-feira (15). De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o tráfego está complicado na região da Carlos Gomes, no centro da cidade. Agentes de trânsito acompanham a manifestação. Em contato com o G1, a Polícia Militar informou que não foi solicitado apoio até por volta das 13h45. Segundo Marli Carrara, uma das organizadoras do protesto, participam da mobilização a Central dos Movimentos Populares, Confederação Nacional das Associações de Moradores, Movimento Nacional de Luta por Moradia, Movimento de Luta dos Bairros e Favelas, União Nacional por Moradia Popular, Movimento Sem-Teto de Salvador, Movimento em Defesa do Trabalho e da Moradia, Movimento Passe Livre de Salvador, Frente de Luta Popular, Frente de Luta por Moradia, Movimento Sem-Teto da Bahia – núcleo do Mussurunga e Associação de Moradores da Gamboa de Baixo. 

Comente agora
15
Abr
Cratera é aberta após asfalto ceder no bairro Marechal Rondon, em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 15:39h

Uma cratera foi aberta após o asfalto ceder na manhã desta quarta-feira (15), no bairro de Marechal Rondon, em Salvador. Segundo moradores, a situação foi registrada por volta das 9h na Rua Miguel Calmon. Técnicos fazem os reparos no local durante a tarde, segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Conforme o Edson Jesus Correia, líder comunitário e morador, a situação está complicada e impossibilita veículos de passarem pelo local. "A cratera está no meio da rua. Não passa carro nenhum. Essa situação está prejudicando moradores que não podem descer e têm que pegar a rua que fica ao lado" relatou ao G1. (Imagem ilustrativa)

Comente agora
15
Abr
Estado da Bahia leiloa equipamentos eletrônicos e mobiliário na próxima sexta
Postado por: Samile Macêdo / 14:33h

Na próxima sexta-feira (17) o Estado leiloa veículos, equipamentos eletrônicos, hospitalares, mobiliário e materiais de educação, que estavam em desuso. A ação acontecerá às 9h, no auditório do Hotel Vilamar, no bairro de Amaralina, em Salvador. Até o momento, os objetos podem ser vistos no Almoxarifado Central do Estado, na Mata Escura, os bens estão divididos em 281 lotes. A Secretaria da Administração (Saeb) espera arrecadar aproximadamente R$ 1 milhão. "Os equipamentos não eram usados. Há cerca de quatro meses começamos a receber os materiais dos órgãos. No leilão, o equipamento é vendido com preço mais baixo o que torna vantajoso para quem participa. O dinheiro deve se somar ao orçamento para a melhoria das secretarias", esclarece a coordenadora de Bens Móveis da Saeb, Jandaíra Gouveia. (Metro1)

Comente agora
15
Abr
Após manhã de protestos, trechos da Via Parafuso são liberados
Postado por: Samile Macêdo / 13:26h

Os trechos da BA-535, conhecida como Via Parafuso, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, bloqueados com protestos na manhã desta quarta-feira (15), foram liberados no início da tarde, de acordo com as informações da Bahia Norte, concessionária que administra a rodovia. O trânsito já flui normalmente na região. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma das faixas que estava bloqueada, sentido Camaçari, em protesto realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi liberada por volta das 10h40. A lentidão chegou a 6 km de congestionamento. A ação integra o Dia Nacional de Paralisação contra o PL 4330, projeto de lei da terceirização do emprego, que tramita no Congresso Nacional. A PRE não soube informar a quantidade de manifestantes que participam da mobilização. Já os organizadores do protesto informaram que cerca de 200 pessoas ocupam a Via Parafuso, na região de Camaçari. Ainda segundo a PRE, a rodovia que fica próxima a uma indústria automobilística, e a Via Radial B, ambas na BA-535, ficaram bloqueadas.

Comente agora
15
Abr
Ônibus de Salvador serão padronizados em três cores a partir da próxima quarta-feira
Postado por: Samile Macêdo / 12:45h

Todos os ônibus de Salvador ganharão nova padronização visual a partir da próxima quarta-feira (22) para facilitar a identificação e melhorar a fiscalização, em mais uma etapa do novo contrato de concessão do transporte público. Os quase dois mil veículos que ainda não foram renovados ganharão a mesma roupagem dos 700 novos ônibus que chegaram desde o início da gestão e já estão em plena operação na cidade. A novidade, no entanto, não trará mudanças no código e nas linhas, apenas na imagem dos veículos. Os passageiros terão de ficar atentos aos números e destinos identificados, e não mais nas cores e nomes das empresas que eram expostos até então. A medida faz parte do contrato de concessão assinado com as três novas empresas que realizam o serviço de transporte público na cidade, que prevê que todos os ônibus tenham a mesma padronização visual a partir do próximo dia 22. Com isso, os veículos serão plotados com a palavra “Integra” e ganharão as cores amarelo no caso daqueles que circulam pela região do Subúrbio, verde para os que rodam no Miolo e azul para os que trafegam na Orla. Aos poucos, as empresas terão de substituir os veículos mais velhos por novos, até que, ao final de 2016, a idade média da frota rodando na cidade seja de 3,5 anos. 

Comente agora
15
Abr
Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia explica paralisação e critica PL da terceirização
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:37h

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta quarta-feira (15), comentou sobre o motivo da paralisação nacional da da Central Única dos Trabalhadores (CUT) contra o Projeto de Lei (PL) 4330, pela terceirização dos trabalhadores brasileiros, votado na semana passada na Câmara dos Deputados. "É preciso que essa luta tenha envolvimento da população. Estamos enfrentando o setor mais forte da economia. Fizemos assembleia ontem. A categoria dos rodoviários é uma categoria coirmã, e essa paralisação tem legitimidade muito grande. Esse projeto prolifera a terceirização. Nós fomos pegos de supresa pelo Congresso Nacional. As categorias tiverem pouco tempo para comunicar [a paralisação]. É uma resposta imediata aos problemas recorrente da aprovação do projeto. Por isso os bancos aderiram", disse Augusto. (Metro1)

Comente agora
15
Abr
Sistema ferry boat opera com quatro embarcações nesta quarta-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 11:28h
As embarcações Anna Nery, Ivete Sangalo, Agenor Gordilho e Maria Bethânia operam na manhã desta quarta-feira (15), no sistema ferry boat, entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Segundo informações da Internacional Travessias, o fluxo de veículos e pedestres é considerado tranquilo nos terminais São Joaquim, na capital baiana, e Bom Despacho, na Ilha. As saídas ocorrem nos horários programados, de hora em hora. Para o período de 17 e 21 de abril, estarão disponíveis mil vagas extras de passagens com hora marcada. O objetivo é atender a demanda durante o feriado de Tiradentes. (G1)
Um comentário
15
Abr
Ato da CUT na BR-324 é finalizado, mas engarrafamento chega a 7 km
Postado por: Letícia Oliveira / 10:43h

Após cerca de 2h30 o protesto na BR-324, na saída da cidade de Feira de Santana com sentido a Salvador, foi finalizado por volta das 8h desta quarta-feira (15). O ato, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), teve início às 5h30. O trânsito continua lento, por volta das 10h30, com cerca de sete quilômetros de congestionamento na saída do Anel Viário, em Feira, com sentido Salvador, informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O protesto ocorreu na altura do km-518, logo depois do viaduto Portal do Sertão. Segundo a PRF, ninguém conseguia sair da cidade pela rodovia principal. A ação integra o Dia Nacional de Paralisação contra o PL 4330, o projeto de lei da terceirização do emprego, que tramita no Congresso Nacional.

Comente agora
15
Abr
Travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo registram fluxo moderado
Postado por: Letícia Oliveira / 10:07h

Os usuários da travessia Salvador-Mar Grande encontram embarque imediato na manhã desta quarta-feira (15). Oito embarcações estão em tráfego desde às 5h, o movimento de embarque é moderado e os horários de partida dos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio, ocorrem a cada 30 minutos, com as lanchas fazendo o percurso da travessia em tempo médio de 40 minutos. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos. Para quem sai de Mar Grande para Salvador o último horário do dia é às 18h30 e no sentido inverso, às 20h.

Comente agora
15
Abr
Informações sobre desaparecidos na BA podem ser relatadas via app; veja
Postado por: Letícia Oliveira / 10:06h

Informações sobre o possível paradeiro de pessoas desaparecidas podem agora ser relatadas à Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) pelo aplicativo WhatsApp da unidade policial. O número de telefone é (71) 8643-4007. A novidade foi divulgada pela Polícia Civil, através da assessoria de comunicação. De acordo com a polícia, os cidadãos podem mandar as informações e também imagens via aplicativo. Uma página no Facebook, além do Disque Denúncia (71 3235-0000, na capital, ou 181, no interior), também servem de canais de comunicação. Os dados passsam por filtragem pela equipe responsável por monitorar as informações. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) mantém ainda o aplicativo SIPP, também um canal de denúncia, mas com foco na busca pelos criminosos mais procurado do estado.

Comente agora
15
Abr
Detran leiloa mais de 400 carros e motos usados nesta quarta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:29h

Mais de 400 carros e motos usados vão ser leiloados a partir das 9h desta quarta-feira (15) pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Realizado simultaneamente pelainternet e de forma presencial, no auditório do órgão, situado na Avenida Anônio Carlos Magalhães, em Salvador. Para mais informações, clique aquiPessoas físicas e jurídicas podem participar do leilão, desde que estejam devidamente inscritas no CPF ou CNPJ. De acordo com o Detran-BA, caso o arrematante esteja com o CPF/CNPJ em situação "suspenso/irregular" junto à Receita Federal, ele ficará sujeito à perda do lote arrematado. Funcionários das unidades do Consórcio Pátios Bahia, dos servidores do Detran-BA e menores de idade não podem participar.

No ato da arrematação será exigida a apresentação dos seguintes documentos originais dos arrematantes, sob pena de nulidade do lance:
- CGC ou CPF (cópias e originais);
- Contrato Social (cópia autenticada e reconhecimento de firma);
- Documento de Identidade, previsto na Legislação (cópia e original);
- Comprovante de Endereço (cópia e original). (G1)

Comente agora
15
Abr
BR-324: protesto contra o Projeto de Lei da Terceirização interdita trânsito na rodovia
Postado por: Letícia Oliveira / 08:14h

Um grupo de manifestantes interditou na manhã desta quarta-feira (15), por volta das 6h, o trânsito de veículos na BR-324. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pneus e outros objetos foram queimados sobra a pista no km 518, trecho localizado na saída de Feira de Santana. Ainda de acordo com a PRF, a manifestação prejudica o trânsito no sentido de quem segue para Salvador. Um carro pipa foi encaminhado ao local para conter o fogo na pista. O protesto acompanha o movimento nacional das centrais sindicais contra o projeto de lei 4330 da Terceirização. (Aratu Online/Foto: Acorda Cidade)

Comente agora
15
Abr
Servidores e governo se reúnem hoje
Postado por: Letícia Oliveira / 07:07h

O governo do estado e os servidores se reúnem hoje, às 15h, para decidir sobre o reajuste anual.  Sob a mesa, a proposta de parcelamento do índice.  A Secretaria da Administração do  Estado da Bahia (Saeb) informou que ainda não recebeu a comunicação da aprovação da proposta pelos servidores, em plenária realizada na segunda-feira, conforme anunciado pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). Na ocasião, a maioria dos servidores decidiu aceitar  o parcelamento, sendo a primeira, de 3,5%, retroativa a março, e a segunda, 2,91%, em novembro.

Comente agora
14
Abr
Sindicato dos Bancários convoca assembleia para decidir sobre paralisação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:17h

O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou nesta terça-feira (14) que irá realizar uma assembleia às 18h para decidir sobre a paralisação da categoria. Diversas manifestações estão marcadas para acontecer nesta quarta-feira (15), quando ocorre uma paralisação nacional de trabalhadores. Muitos sindicatos se posicionam contra o Projeto de Lei 4330/04, que trata da terceirização. (Metro1)

Comente agora
14
Abr
Candidatos a soldado da PM iniciam curso de formação em maio
Postado por: Anacley Souza / 18:14h

A Polícia Militar da Bahia vai iniciar o Curso de Formação de Soldados para os convocados em agosto de 2014. Após serem aprovados na fase teórica do concurso, 1.100 candidatos foram convocados e submetidos às demais fases do processo seletivo, que contempla inspeção de saúde, teste de aptidão física, psicoteste e sindicância social. Ao todo, 579 selecionados em todas as fases do processo iniciam as atividades da formação de policial militar a partir de 11 de maio. (Secom-BA)

Comente agora
14
Abr
SSA: Rodoviários devem paralisar atividades nesta quarta-feira, diz diretor do sindicato
Postado por: Samile Macêdo / 16:24h

A paralisação nacional em protesto contra a aprovação do Projeto de Lei da Terceirização, que está marcada para acontecer nesta quarta-feira (15), já tem reflexos em Salvador. Segundo o assessor chefe do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Daniel Mota, "é provável" que a paralisação dos rodoviários baianos aconteça. Ele afirmou ao Metro1 que uma reunião entre os diretores do sindicato está sendo realizada na tarde desta terça-feira (14) para tomar a decisão oficial de como será a paralisação.

Comente agora
14
Abr
Deputado Prisco comemora reintegração ao quadro da PM: "a justiça foi feita"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:57h
O deputado estadual Marco Prisco disse que a "justiça foi feita" após o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, mandar o governo reintegrar o parlamentar ao quadro de oficiais da Polícia Militar. Em entrevista ao Metro1, ele afirmou que não cabe ao Estado recorrer e sim cumprir. "Estou muito feliz. A justiça foi feita. Na realidade, já tem seis decisões da Justiça, mas somente essa o desembargador determinou prazo e não cabe mais o estado recorrer, só cabe cumprir. A felicidade é plena. Isso prova que minha luta e a luta de toda a corporação sempre foi por justiça", declarou ele. Para o parlamentar, toda a luta valeu para que o cidadão se espelhar ao "lutar por um país sério e diferente", "mesmo com toda a perseguição que a gente venha a sofrer", disse. 
Comente agora
14
Abr
Plenária em Santo Antônio de Jesus mobiliza para Congresso Estadual da CUT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:13h

A executiva estadual da CUT Bahia, representada pelo presidente Cedro Silva e pelos secretários Vladimir Cardoso (Políticas Sociais), Manoel Moura (Administração e Finanças) e Edson Conceição (Saúde do Trabalhador) promovem nesta segunda-feira (13), em Santo Antonio de Jesus, a Plenária de Mobilização para o Congresso Estadual da CUT. Os participantes estão debatendo as Perspectivas e Desafios da atual conjuntura Política e Econômica, bem como a Metodologia do 12º CONCUT e do 14º CECUT-Ba. As perdas dos direitos e da dificuldade em garantir o projeto político sem criar distorções com a classe trabalhadora diante das medidas apresentadas pelo governo foram abordadas pelo professor Edinaldo Oliveira, da Uneb, que fez ainda uma análise da atual conjuntura, tendo por base outros dois momentos políticos e históricos do país: a ditadura e o estado novo. “Nesses períodos, os grandes desafios eram a luta pela democracia, a reafirmação do movimento sindical e representabilidade das bases”, explicou. Na visão do professor, guardadas as devidas proporções, o atual cenário requer o mesmo cuidado. “Qual é o principal desafio dos sindicatos hoje? A reaproximação com as bases e a politização dos trabalhadores”, avalia o docente, ressaltando a importância das Plenárias na construção desse discurso de união e reaproximação.

Comente agora
14
Abr
Portal do governo da Bahia fica fora do ar e exibe apenas mensagem em inglês
Postado por: Samile Macêdo / 12:28h

O site do governo da Bahia está fora do ar desde a última segunda-feira (13). Ao acessar o portal na manhã desta terça-feira (14), o internauta se depara com a mensagem em inglês "It works!" -- que significa "funciona", em tradução livre. Contatada, a Secretaria de Comunicação (Secom) afirmou que desconhece o problema e vai checar se há algum problema técnico no portal. (Metro1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com