As comentadas


Boa noite , Terça-feira, 03/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

Bahia

03
Mai
Deputado apresenta projeto de lei para liberação do Uber em todo o estado
Postado por: Anacley Souza / 20:36h

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) deu entrada, nesta terça-feira (3), o Projeto de Lei nº 21.867, que pretende regulamentar o aplicativo Uber em toda a Bahia. Caso seja aprovado, o projeto derruba a decisão da Câmara de Vereadores de proibir o serviço na capital baiana. Segundo o parlamentar, seu projeto busca atender os apelos de tutores e protetores de animais, que encontram dificuldades de transportar os bichos de estimação em táxis e outros tipos de transporte público. "Recebo constantemente queixas de pessoas que tem encontrado dificuldade para transportar os 'amigos de quatro patas'. É comum alguns taxistas refutarem corridas quando percebem que o passageiro está acompanhado com seu animal, mesmo quando o bicho está devidamente conduzido na caixa de transporte", explicou o deputado. "A regulamentação do aplicativo representará uma grande vitória para a nossa causa, já que o sistema possui veículos especializados nesse tipo de condução", conclui. O prefeito ACM Neto comentou sobre o projeto do deputado. "Com todo o respeito que eu tenho ao deputado Marcell, essa não é uma matéria de legislação estadual. É uma matéria de legislação municipal e a Câmara de Vereadores sobre ela já deliberou", finalizou. Segundo a assessoria da Assembleia Legislativa, em média os projetos de lei demoram 30 dias para serem levados ao plenário para votação. Por 15 dias eles ficam disponíveis para leitura dos deputados, com as possíveis apresentação de emendas pelos mesmos. Depois, são mais 15 dias percorrendo as comissões.

Comente agora
03
Mai
Ilhéus: Restaurante Universitário da Uesc suspende funcionamento por falta de água
Postado por: Anacley Souza / 20:03h

O Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizado em Ilhéus, no Litoral Sul do estado, teve o funcionamento suspenso nesta terça-feira (3) por causa da falta de água para preparar refeições oferecidas aos estudantes como café e almoço. O município é atingido por uma crise hídrica que levou a Embasa a implantar racionamento de água por tempo indeterminado na região . Na semana passada, a empresa anunciou que ampliaria o número de bairros atingidos pelo contingenciamento. A Embasa afirmou que a medida só terá fim com a melhora no nível dos mananciais que abastecem os reservatórios do município. O RU oferece refeições com preço abaixo da média, já que elas são custeadas pela universidade. Baia Notícias)

Comente agora
03
Mai
Justiça Federal realiza mutirão para desapropriar terrenos para construção de BR
Postado por: Débora Ayane / 15:09h

A Justiça Federal em Juazeiro, no Vale do São Francisco, realizou o primeiro mutirão de desapropriação do Estado da Bahia referente às obras de implantação e pavimentação da BR 325, na última quinta-feira (28). Para ampliar o trecho da BR localizado no Município de Uauá foi necessário desapropriar terrenos localizados às margens da rodovia. No total, foram realizadas 89 audiências de conciliação em um único dia, resultando em 72 acordos o que representa que em 80% das audiências os proprietários concordaram com a proposta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e aceitaram os valores oferecidos a título de indenização. O evento foi coordenado pela desembargadora federal da 1ª Região Maria do Carmo Cardoso e contou com a colaboração da juíza federal Dayse Starling e do juiz federal Evandro Reimão dos Reis, que responde pela titularidade da Subseção Segundo Ana Maria Paes de Albuquerque, diretora de Secretaria da Vara de Juazeiro. Também assessoram o mutirão os procuradores da Advocacia Geral da União e defensores públicos federais. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes já está programando novos mutirões com o objetivo de alcançar todos os expropriados atingidos pelas obras da rodovia.

Comente agora
03
Mai
Detran faz mutirão para entrega de 8 mil carteiras de habilitação que estavam bloqueadas por conta da exigência de exame toxicológico
Postado por: Débora Ayane / 14:55h

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou nesta terça-feira (3) um mutirão para a entrega de quase 8 mil carteiras de habilitação nas categorias C, D e E (ônibus, caminhões e carretas), que estavam bloqueadas no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) por causa da exigência do exame toxicológico.Para retirar a carteira de habilitação, o motorista deve se dirigir à Central de Atendimento do Detran, na Avenida ACM, em Salvador, aos postos do departamento nos SACs, na capital e no interior do estado, e às unidades descentralizadas em vários municípios (Ciretrans e Retrans).A entrega agora é possível porque o Detran derrubou na Justiça a obrigatoriedade do exame, alegando falta de aplicabilidade técnica e o alto custo para os motoristas provocado pela medida. O mutirão mobiliza todos os setores do órgão para atender o aumento na demanda.O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que a iniciativa visa evitar mais transtornos a caminhoneiros e motoristas de ônibus, pela demora no desbloqueio das habilitações por parte do Denatran. "Há mais de 20 dias, conseguimos a liminar que suspendeu o exame toxicológico e somente agora o Denatran liberou as carteiras. Não podemos permitir que os trabalhadores percam mais tempo e continuem tendo prejuízo. Por isso, estamos fazendo esse esforço para atender todo mundo, no prazo mais rápido possível. As unidades de atendimento estão orientadas a priorizar essa demanda", afirmou.

Comente agora
03
Mai
Movimentos protestam durante debate sobre Plano Estadual da Educação na Alba
Postado por: Débora Ayane / 13:40h

Um protesto entre defensores e contrários ao Plano Estadual de Educação, marcou a reunião conjunta de comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na manhã desta terça-feira (3). O projeto de autoria do governo do Estado inclui a discussão em ambiente escolar de temas como diversidade sexual e gênero. No entanto, o deputado estadual Sargento Isidório (PDT) apresentou emenda pedindo a supressão do artigo que trata do assunto e outros parlamentares defendem a manutenção do texto. Representantes dos movimentos sociais que defendem a inclusão do gênero no plano levaram cartazes e fizeram protesto, enquanto outro grupo se posicionou no lado oposto dentro do recinto com a defesa da retirada do assunto do projeto.

Comente agora
03
Mai
Campanha de vacinação contra febre aftosa vai até o dia 31 de maio em S. A. de Jesus
Postado por: Dulce Santana / 08:09h

A campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia começou no domingo (1°). Para o ano de 2016, a estimativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é vacinar 10.854.311 bovinos e bubalinos pertencentes a 384.393 criadores. A primeira etapa da campanha vai até o dia 31 de maio e visa vacinar todos os animais, independente da faixa etária. A Adab é vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que reforça a importância da vacinação para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a febre aftosa. Além das mortes dos animais, a doença reflete também em prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países. No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo. A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entram em contato com os animais doentes. A campanha de vacinação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), e tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, como recomenda as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). (G1/Bahia)

Comente agora
02
Mai
Bahia perde R$ 1 bilhão em repasses da União em 2015
Postado por: Anacley Souza / 23:18h

O Governo do Estado perdeu cerca de R$ 1 bilhão em receitas em 2015. Esse valor seria equivalente ao repasse da União aos cofres baianos se o Fundo de Participação dos Estados (FPE) tivesse mantido o crescimento equivalente ao da receita tributária desde 2012. O dado é resultado de levantamento feito pela área técnica da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). De acordo com o órgão, a queda na arrecadação da União tem reflexos diretos nas contas públicas na Bahia. Nos últimos anos, as transferências correntes têm crescido sempre menos que a arrecadação tributária do Estado, como é o caso do FPE. Com as perdas acumuladas, a Bahia ultrapassou o limite prudencial para gastos com o funcionalismo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que toma por base justamente a receita corrente, o que impôs ao Estado uma série de restrições nos gastos com pessoal.

Comente agora
02
Mai
Mais de 260 mil pessoas procuraram os serviços da Justiça Eleitoral baiana em abril
Postado por: Anacley Souza / 20:46h

Os cartórios e postos da Justiça Eleitoral na Bahia atenderam, entre o dia 1º e 29 de abril, um total de 263.099 eleitores em todo o estado. O número é quase seis vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 44.686 pessoas buscaram por atendimento. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), o crescimento da procura pelos serviços se dá em função da proximidade do fechamento do cadastro e em razão de boa parte dos cidadãos deixarem para última hora a solução de pendências com a Justiça Eleitoral. Prazo - O dia 4 de maio, quarta-feira desta semana, é o prazo final – em todo o país – para aqueles que precisam fazer a regularização eleitoral, solicitar a emissão da primeira via do título ou a transferência de município. Por conta do alto fluxo dos últimos dias, o atendimento a estes três serviços tem sido a prioridade do TRE baiano. Para evitar filas desnecessárias, o tribunal orienta aos eleitores que, antes de comparecer aos cartórios e postos do órgão, realizem consulta sobre sua situação eleitoral. A informação pode ser visualizada no site do TRE, no menu “Eleitor”, opção “Situação eleitoral”. Na página, basta informar o nome da mãe ou o número do título. Eleitores com algum tipo de deficiência física também devem obedecer ao prazo de 4 de maio para solicitar transferência de seção comum para uma seção especial.

Comente agora
02
Mai
Uber continuará operando em Salvador mesmo com proibição
Postado por: Anacley Souza / 18:28h

Após a aprovação do projeto de lei que proíbe a atuação do Uber em Salvador, a empresa responsável pelo serviço diz que vai continuar operando na cidade. Nas redes sociais, moradores da capital baiana participam de uma campanha pela regulamentação da plataforma de serviço de transporte particular de passageiros. O texto que prevê a proibição, de autoria do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), foi aprovado nesta quarta-feira (27), por unanimidade, em sessão ordinária da Câmara Municipal de Salvador. Segundo a Câmara, 37 dos 43 vereadores participaram da votação e todos votaram a favor da proibição, com exceção do presidente, que não vota. O Projeto de Lei 251/2015 aprovado proíbe a circulação de qualquer veículo particular cadastrado em aplicativos fixos ou móveis para o transporte remunerado individual de pessoas em Salvador. “Eu não sou contra o Uber; sou contra qualquer tipo de aplicativo que venha a se instalar em Salvador, sem regulamentação", disse o vereador. Ele disse que apresentou o projeto antes de o Uber chegar a Salvador, mas não deu tempo de fazer a votação. Se a proibição entrar em vigor e algum motorista for flagrado descumprindo a lei, pode sofrer advertência, ser multado em R$ 2,5 mil. Em caso de reincidência, a multa pode chegar a R$ 5 mil. Para para que a lei entre em vigor, é preciso ser sancionada pelo prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto. No projeto, a justificativa impedir os serviços do Uber é “evitar a proliferação de serviços que possam colocar em risco os usuários e criar novos subterfúgios para a atuação de profissionais e veículos clandestinos que, em fases de deficiência da fiscalização, já agem em hotéis, no aeroporto, no terminal rodoviário, no Porto de Salvador e no Terminal Marítimo de São Joaquim”. Após a aprovação do projeto, a empresa Uber iniciou uma campanha em sua página no Facebook.

Comente agora
02
Mai
Capital: Com superlotação, Maternidade Albert Sabin tem parto realizado no chão
Postado por: Anacley Souza / 17:22h

A superlotação que atinge as maternidades públicas da Bahia chegou a um nível preocupante na noite do último domingo (1º), em Salvador. Uma mulher, que não teve a identidade revelada, deu à luz uma criança no chão da Maternidade Albert Sabin, no bairro de Cajazeiras. A diretoria da unidade confirmou a situação e disse que, no domingo “a superlotação superou tudo o que já se passou no hospital”, que tem 23 anos de funcionamento, completados em março. A denúncia foi feita ao CORREIO por um profissional integrante da equipe da maternidade. A reportagem recebeu imagens de mulheres sendo atendidas nos corredores e também do parto realizado no chão. Na imagem, a mulher, negra, aparece nua e deitada sobre um lençol branco no chão, após o parto. Instrumentos cirúrgicos também aparecem na imagem, sobre o lençol, além de sangue e placenta. O parto aconteceu por volta das 20h do domingo. “A superlotação que a gente está convivendo está sendo algo diário. Ontem extrapolou. Essa mulher que pariu no chão chegou num período expulsivo. O chão foi forrado e a equipe toda atendeu, porque não tinha nenhuma maca vazia e ela precisava parir. Parto não espera. Eu não vou dizer que não aconteceu, porque aconteceu, mas foi nessa circunstância, assistida por toda a equipe e depois ela foi acomodada em uma maca”, disse a diretora da Maternidade, Maria da Conceição Santos de Jesus. Segundo ela, o parto foi normal e, assim que a criança nasceu, a mãe foi acomodada em uma maca que estava sendo ocupada por outra mulher. Esta, por sua vez, foi levada para uma poltrona. Mãe e filho passam bem, segundo a diretora. No entanto, até o início da tarde desta segunda-feira (2), eles ainda permaneciam na unidade e a mulher continuava na maca. “Temos hoje os 62 leitos ocupados e 17 extras, 17 mulheres que pariram e estão em macas porque não há leitos”, disse a coordenadora de Obstetrícia da Maternidade, Jussara Chastinet.

Comente agora
02
Mai
SSA: Após rompimento, Codesal vistoria encosta em Ondina; Embasa é notificada
Postado por: Débora Ayane / 16:22h

Um vazamento causado pelo rompimento de uma tubulação de água no Morro do Ipiranga, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (2), resultou em um mar de lama que seguiu em direção a praia de Ondina. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foi feita uma vistoria no local e a Embasa foi notificada. “O vazamento à noite ocorreu numa tubulação de água de 100 milímetros que fica sob uma residência, levando grande volume de material para a pista. Houve rompimento no jardim deste imóvel com grande fuga de material. A Defesa Civil (Codesal) já foi acionada para apresentar laudo técnico da casa, bem como a Secretaria de Manutenção (Seman) para remoção de uma árvore que oferece risco de tombamento”, explicou o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana. De acordo com Fontana, o vazamento já foi resolvido e a Embasa foi notificada para estabilizar a encosta, repor os custos do que foi perdido para o proprietário e realizar uma nova rede de fornecimento de água. Em nota enviada ao Metro1, a Embasa afirmou que o vazamento de água foi controlado por volta das 8h, mas é esperada uma retroescavadeira para retirar a lama que se espalhou na pista. Já a conclusão dos reparos na rede distribuidora está prevista para o início da tarde. Essa não é a primeira vez que um problema envolvendo a Embasa termina em prejuízo para o meio ambiente. No dia 23 de março, um acidente de trânsito, na Avenida Vasco da Gama, também trouxe para as praias de Salvador. Na ocasião, um poste que fornecia energia para a estação de tratamento da Embasa, na Rua da Lucaia, foi atingido, deixando o local que é responsável pelo tratamento de grande parte do esgoto da cidade sem energia. Com isso, o esgoto passou a ser jogado no mar do Rio Vermelho, até que a linha de distribuição de energia fosse reparada. (Metro1)

Comente agora
02
Mai
Maio deve ter chuvas abaixo da média no litoral baiano, diz Inmet
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:13h

O mês de maio, um dos que mais costuma chover em Salvador, deve ser de menos chuvas do que a média, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno também deve ser estendido por toda a faixa litorânea do estado. Segundo o Inmet, a diminuição das chuvas foi observada no mês de abril na capital baiana, quando choveu 22% do esperado. A meteorologista do Inmet Cláudia Valéria da Silva informa que o mês de abril computou 68.7 milímetros de chuvas, quando a média histórica para o mês, registrada nos últimos 30 anos, é de 309,7 milímetros. “Choveu abaixo da média em abril. Já a média [histórica] do mês de maio é de 359.9 milímetros. A gente não faz previsão mensal, faz prognóstico trimestral, então nos meses de maio, junho e julho, as chuvas devem ficar abaixo da média na faixa litorânea”, prevê. A diminuição das chuvas ocorre por conta do fenômeno climático El Niño, que envolve o aquecimento do Oceano Pacífico Equatorial. “O El Niño contribui para que as chuvas ocorram em menos quantidade e de maneira irregular. É uma característica do El Niño no nordeste todo e na Bahia”, explica a meteorologista. Ela afirma que o fenômeno afeta a redução na média de chuvas registrada em Salvador, desde o mês de agosto do ano passado até abril deste ano, com exceção de janeiro. Nesta segunda-feira (2), segundo o Inmet, o tempo deve permanecer estável com sol na maior parte do tempo, com temperatura mínima de 23º C e máxima de 30º C. (G1)

Comente agora
02
Mai
Sebrae Bahia realiza Semana do Microempreendedor Individual
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:56h

O Sebrae Bahia realiza, entre os dias 2 e 7 de maio (desta segunda a sábado), a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em toda a Bahia. São oferecidas orientações empresariais, oficinas e palestras gratuitas que pretendem fazer a diferença na gestão do negócio. Em Salvador, o evento acontece no Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), no horário de funcionamento do shopping, e oferece seis "megapalestras", 60 oficinas e 40 palestras. O Atendimento ao público será das 9h às 22h, na tenda instalada no Estacionamento F do shopping. E as megapalestras acontecerão no Cinema UCI Orient (3º piso), das 9h30 às 11h30. Na Semana do MEI, o Sebrae oferece 14.279 vagas de capacitação em todo o estado, sendo mais de 4,5 mil apenas em Salvador, e a oferta de diversos serviços para os empresários deixarem a empresa em dia. Casos de sucesso da Bahia e informação para o Microempreendedor Individual serão apresentados nas seis megapalestras, com vagas Limitadas.

Comente agora
29
Abr
Salvador e RMS têm 16 praias impróprias para banho
Postado por: Anacley Souza / 23:52h

As cidades de Salvador e Lauro de Freitas estão com 16 praias impróprias para o banho neste sábado (30) e domingo (1º), feriado do Dia do Trabalho, segundo balanço divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O órgão avaliou, ao todo, 37 praias entre a capital e a região metropolitana. [Confira abaixo os locais a sererm evitados] De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Praias que devem ser evitadas:

Comente agora
29
Abr
Polícia japonesa elogia trabalho em bases comunitárias na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 21:06h

Polo nacional de disseminação do policiamento comunitário, a Bahia recebeu nesta semana policiais japoneses que, por cerca de um mês, realizaram visitas às Bases Comunitárias de Segurança (BCS) do estado. Um encontro realizado na manhã desta sexta-feira (29), no Comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), no Quartel dos Aflitos, em Salvador, encerrou a etapa de troca de experiências na área de segurança pública entre os dois países. Resultado de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica), a vinda da comitiva japonesa foi realizada com o intuito dos japoneses acompanharem e avaliarem o método Koban, criado naquele país e executado pela PM-BA por meio das BCS. Na opinião do superintendente de prevenção à violência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), Admar Fontes, a presença da comitiva japonesa no estado amplia a responsabilidade e credencia a execução do programa Pacto pela Vida. “Eles ficaram dois dias na Base de Vitória da Conquista, dois dias na de Feira de Santana e duas semanas no Bairro da Paz. Eles fizeram muitos elogios. Isso nos deixa muito contentes e deixa a Polícia Militar em evidência”, afirma o superintendente. (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Abr
Bens do Hospital Espanhol podem ser leiloados por dívida milionária
Postado por: Anacley Souza / 20:29h

Com 270 leitos, os bens do Hospital Espanhol será leiloado. Para cumprir o pagamento de cerca de 2.300 trabalhadores, foi determinada a busca de créditos por meio de desapropriação forçada do patrimônio do Hospital. As dívidas da instituição passam de R$ 113,8 milhões, só de passivos trabalhistas. A informação é do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). De acordo com o conciliador do Juízo de Conciliação de 2ª Instância (JC2), desembargador Jéferson Muricy, o Hospital deveria apresentar uma proposta formal de compra do hospital até janeiro deste ano por meio da Promédica, mas nada foi recebido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA). O órgão, por sua vez, não concedeu novo prazo para a apresentação desta proposta, que definiria o futuro dos mais de dois mil trabalhadores com processos contra o hospital. De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Lúcia Duque, após uma audiência realizada no último dia 15 de março, a Promédica enviou um representante que alegou que ainda não tinha uma proposta por não reconhecer o valor da dívida do hospital. Com isso, o leilão agora depende dos trâmites do processo e, apesar de não ter prazo para o término, o Cremeb já especula e lamenta, em nota oficial, a venda dos equipamentos. (Bocão News)

Comente agora
29
Abr
Embasa pede reajuste de tarifa de 10,97% para agência reguladora
Postado por: Anacley Souza / 20:06h

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) solicitou reajuste anual das tarifas de água e esgoto em 10,97% . O pedido é analisado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e deve ser divulgado pelo Diário Oficial do Estado em breve. O percentual será aplicado, após definição da agência reguladora, de forma linear sobre a tarifa atual. O aumento anual é previsto em lei e segue base na variação da inflação, corrigido pelo IPCA, além de outros parâmetros. Se o pedido for aceito, a tarifa residencial social passará de R$ 10,30 para R$ 11,43, por exemplo.

Comente agora
29
Abr
Para tirar vagão com defeito, serviço de trens do subúrbio é suspenso
Postado por: Débora Ayane / 14:50h

O serviço de trens de passageiros entre a Calçada e Paripe, no subúrbio de Salvador, foi interrompido a partir de 12h desta sexta-feira (29). De acordo com informações da Companhia de Trens da Bahia (CTB), a suspensão do serviço se deu para que o vagão que apresentou defeito na última quarta-feira (27) seja retirado dos trilhos. Ainda segundo a CTB, a interrupção do serviço é necessária por conta da necessidade do desligamento da rede aérea e da rede de energia, impossibilitando o tráfego do trem mesmo na linha liberada. A previsão é de que os dois trens que fazem o percurso voltem a circular normalmente neste sábado (30).

Comente agora
28
Abr
Funcionários dos Correios protestam contra transferência para Salvador
Postado por: Anacley Souza / 18:58h

Os funcionários dos Correios que atuam no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), em Feira de Santana, cidade a 100km de Salvador, mantêm paralisação da categoria em protesto contra a transferência dos empregados da unidade para a Via Parafuso, em Salvador. Na quarta-feira (27), trabalhadores de outras unidades dos Correios fizeram uma mobilização, suspendendo os trabalhos por 24 horas. “Voltamos às atividades com exceção de Feira de Santana, especificamente no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas. A motivação da paralisação é diferente da de quarta-feira, que era uma mobilização nacional. [A empresa] Não discutiu com a categoria, não foi planejado para nós. Eles disseram que iriam disponibilizar transporte, mas esse não é nosso maior problema. A situação é que tem gente que faz faculdade e não vai chegar a tempo para a aula depois do trabalho, tem gente que tem que cuidar da família e outros não moram em Feira, moram na região de Serrinha, que fica mais distante ainda", reclama Alex Damasceno, diretor de Relações Públicas do Sincotelba, sindicato que representa a categoria. Através de nota, os Correios informaram que a transferência dos 69 empregados que atuam em Feira de Sanatana inicialmente seria feita no início de maio, mas em reunião realizada no em 22 de abril, a empresa negociou com os funcionários para que as transferências somente fossem efetivadas no dia 16 de maio. Ainda segundo os Correios, na reunião, os empregados puderam esclarecer suas dúvidas com o corpo gerencial da Regional que esteve presente na unidade.

Comente agora
28
Abr
Quatro cidades entram em emergência por seca; Estado já tem 1,6 milhão de afetados
Postado por: Débora Ayane / 17:00h

Mais quatro cidades baianas tiveram decretos de situação de emergência por estiagem reconhecidos pelo governo do estado. Vitória da Conquista e Caetité, no sudoeste, Andaraí, na Chapada Diamantina, e Mairi, na Bacia do Jacuípe, terão os decretos com validade de 180 dias. Em toda a Bahia, 146 cidades estão com decretos por situação de emergência por estiagem, com 10,9% da população atingida (1,6 milhão) dos 15,2 milhões do contingente estadual. Das quatro cidades citadas, a com maior população afetada, proporcionalmente, é Andaraí, com 58,3%, ou 8 mil pessoas das 13,7 mil pessoas que moram no município. Depois, aparece Caetité, com 45%, ou 23,6 mil dos 52,5 mil habitantes. Já Mairi tem 43,8% da população afetada, ou 8,8 mil dos 20 mil habitantes. Conquista a maior cidade entre as quatro, com 343,2 mil habitantes, tem 10% da população afetada, ou 35,1 mil pessoas atingidas pela estiagem. Os dados são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) recebidos pelas prefeituras. Já os decretos saíram no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (28).

Comente agora
28
Abr
Estilista baiano desfila coleção de verão com inspiração em obra de arte francesa
Postado por: Débora Ayane / 13:58h

Vitorino Campos continua preciso na execução do seu trabalho, mas a sobriedade das roupas de antigamente vem dando lugar, a cada temporada, a uma moda mais urbana, caracterizada por uma alfaiataria desconstruída e a presença constante do jeans em suas coleções. “Tenho repensado e revisto tudo. Estou pensando muito no conforto e transferindo minhas sensações do dia a dia para o trabalho. Me conectando cada vez mais com o que eu faço”, explicou o estilista feirense depois de desfilar sua coleção para o Verão 2017, na quarta-feira (27), na Casa Triângulo, em São Paulo, abrindo a programação do terceiro dia do São Paulo Fashion Week (SPFWn41).A obra do artista plástico francês Yves Klein, Saut Dans Le Vide (Salto no Vazio), foi o ponto de partida para a criação das peças. “O impulso que move os pés do chão para o desconhecido é uma ação lógica, mas sem expectativas traz um estado similar ao nirvana, livre de influências do mundo”, acredita o estilista.

Comente agora
28
Abr
Fenômeno El Niño ameaça meio ambiente da costa sul da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:36h

O fenômeno do El Niño com aquecimento anormal das águas começa a interferir nos corais do mar do sul baiano. Quanto mais intenso e duradouro for o evento estressante, maior é a chance da colônia de coral adoecer e morrer. Segundo cálculos do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, na sigla em inglês), órgão do governo americano, a previsão é que a temperatura suba 0,5ºC acima da média histórica no sul da Bahia até junho. Abrolhos, na costa da cidade de Caravelas, é o local que mais pode sofrer com branqueamento. “Caso a pluma do Rio Doce atinja essa região neste período de El Niño, os corais já fragilizados pelo aquecimento terão mais dificuldades para se recuperar e podem não resistir”, avalia o geólogo José Carlos Seoane, professor do Instituto de Geociências da UFRJ e membro da Rede de Pesquisas Coral Vivo, que conta com patrocínio da Petrobras. O branqueamento ocorre quando as microalgas simbiontes - chamadas de zooxantelas e que dão cor ao tecido quase transparente do coral - são expulsas por conta de estresses como aquecimento, acidificação da água ou poluição.

Comente agora
27
Abr
Deputado Zé Neto fala sobre demissões de vigilantes terceirizados da educação " conta apertou no Brasil"
Postado por: Débora Ayane / 17:16h

A demissão dos vigilantes das Escolas Públicas Estaduais é grande preocupação dos pais, alunos e professores da Bahia. Além do aumento do desemprego que causará a aproximadamente 1500 vigilantes, poderá também contribuir para o acréscimo da violência dentro e fora das escolas. Explicando essa situação, o Deputado Zé Neto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa do estado da Bahia (AL-BA), por meio da Rádio Andaiá FM nesta quarta-feira (27), salientou a veracidade deste caso e disse que a conta apertou no Brasil e na Bahia não é diferente, “ano passado somente quatro estados deram aumento aos seus terceirizados e a Bahia foi um deles, doze estados não pagaram o 13º em dias e nove não estão pagando salários em dia, a Bahia está, mas este ano todo mundo está zerado no Brasil”, falou salientando a grande responsabilidade que o Governo do Estado está tendo em relação às contas. Segundo Zé Neto, será diminuído o número de terceirizado nas escolas, que atingirá não somente os vigilantes, mas outras áreas também, além disso, confirmou que o Governo já tem conhecimento da reclamação do Sindicato dos Vigilantes e será discutida uma possível minimização deste impacto sobre os trabalhadores, mas é irrevogável o firmamento dos cortes em todas as áreas, “temos conversado muito com o Sindicato e há possibilidade de contornar essa situação. Mas haverá cortes percentuais em cada uma das áreas, contudo a situação doas vigilante parece um pouco mais atenuada. Estamos estudando como supriremos a falta dos vigilantes nas escolas, tendo em vista a necessidade de cada uma e, levando em consideração também a presença de porteiro, seguranças, e rondas policiais próximo as escolas”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
27
Abr
SSA: Polícia Militar forma mais de mil novos soldados na Bahia
Postado por: Débora Ayane / 14:28h

A Polícia Militar da Bahia formou 1.160 novos soldados no estado. Em Salvador, são 520 novos PMs. A solenidade de formatura foi realizada na capital baiana nesta quarta-feira (27), na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, Cidade Baixa. Participaram do evento o governador Rui Costa e o Comandante Geral da PM, Anselmo Brandão. Os soldados concluíram o curso de formação no segundo semestre do ano passado.

Comente agora
27
Abr
Projetos podem mudar territórios de Riacho de Santana, Macaúbas e Ponto Novo
Postado por: Débora Ayane / 13:26h

Dois projetos em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) podem mudar os limites das cidades de Riacho de Santana e Macaúbas, no oeste; e Ponto Novo, na região de Senhor do Bonfim. As duas iniciativas foram protocoladas pelo deputado Zó (PCdoB). Caso sejam aprovados na Assembleia, os projetos seguem para sanção do governador Rui Costa.

Comente agora
27
Abr
Mais de 1,7 mil novos policiais militares já reforçam a segurança no estado
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 12:51h

Mais 1.160 policiais militares passaram a integrar as forças de segurança da Bahia. Os 1.041 homens e 119 mulheres que participaram do Curso de Formação de Soldados se formaram na manhã desta quarta-feira (27), em solenidade realizada simultaneamente em 12 cidades: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Jequié. Na capital e Região Metropolitana, o número total de formandos chegou a 527. Somados aos 615 policiais militares formados em março, o número de novos soldados na corporação, somente este ano, chega a 1.775. A incorporação desses profissionais faz parte de um compromisso firmado pelo governador Rui Costa no início da gestão, quando convocou os dois mil aprovados do concurso de 2012. Em discurso, Rui parabenizou os novos integrantes da Polícia Militar da Bahia e pediu empenho na melhoria da segurança pública. “Cada um de vocês será encaminhado para outras cidades, para atuar no combate à violência. Peço que nunca esqueçam que representam uma instituição secular e de respeito. Coloquem em prática o que aprenderam durante o curso e contribuam de forma incansável para o fortalecimento da segurança pública. Acredito que, independente da função que se exerça, temos que fazer com paixão”. O Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia tem a duração de nove meses e neste período são ministradas disciplinas como técnica policial militar, legislação, tiro policial, direitos humanos, policiamento comunitário, entre outras, além do estágio supervisionado. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, os novos soldados estão prontos para ampliar o policiamento ostensivo da Bahia e a segurança de baianos e turistas.

Comente agora
27
Abr
Senado autoriza liberação de US$ 200 milhões em crédito para rodovias na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:36h

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (26) a autorização para o governo da Bahia obter operação de crédito externo no valor de US$ 200 milhões. O montante será destinado ao financiamento parcial da segunda etapa do Programa de Manutenção de Rodovias Estaduais da Bahia (Premar II). O recurso será obtido junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A mensagem presidencial autorizando operação de crédito foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (20). "Fizemos um entendimento com o presidente da Casa, Renan Calheiros, para a inclusão dos créditos na pauta e com o apoio dos colegas vencemos em uma mesma sessão, a leitura e a votação da matéria", explicou o senador Walter Pinheiro.

Comente agora
27
Abr
Funcionários dos Correios param por 24h nesta quarta-feira, na Bahia
Postado por: Dulce Santana / 10:47h

Os funcionários dos Correios na Bahia param por 24 horas nesta quarta-feira (27), em adesão à paralisação nacional da categoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), os profissionais decidiram aderir ao movimento em assembleia realizada na noite de terça-feira (26). Segundo o sindicato, a paralisação é um protesto contra a proposta de privatização da empresa, a precarização das condições de trabalho e estrutura das agências e o rombo no plano de previdência complementar. O G1 procurou a assessoria de imprensa dos Correios na Bahia, que ficou de se pronunciar sobre a paralisação. O diretor de relações públicas do sindicato, Alex Damasceno, avalia que a paralisação atinge 50% das agências nesta quarta. “Cerca de 70% da distribuição de entregas está afetada. Não funciona a distribuição de cartas normais, de encomendas e telegrama. Têm prioridade as entregas de Sedex e de malotes”, afirma. Conforme o sindicato, a categoria se concentra em um protesto na praça em frente ao Shopping da Bahia, em Salvador, desde as 8h30, para fazer panfletagem.

Comente agora
26
Abr
Exames confirmam que médica cubana na Bahia morreu de H1N1
Postado por: Anacley Souza / 20:08h

A médica cubana Clara Elisa Gonzales, de 42 anos, que morreu em Barreiras, no oeste da Bahia, foi vítima da gripe H1N1. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no início da noite desta terça-feira (26), após resultado dos exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), em Salvador. A profissional, que atuava por meio do Programa Mais Médicos no município de Bom Jesus da Lapa, foi internada no hospital municipal da cidade na segunda-feira (18) e foi transferida para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, na terça (19), onde morreu após parada cardiorrespiratória. Segundo comunicado do Hospital do Oeste, a médica já deu entrada na unidade com parada cardiorrespitarória. Após tentativa de reanimação, foi constatada a morte 20 minutos depois da entrada da paciente. De acordo com o secretário de Bom Jesus da Lapa, os profissionais que tiveram contato com a médica também são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do município. Clara Elisa trabalhava Bom Jesus da Lapa desde 2013. O corpo de médica foi sepultado em Cuba. (G1 Bahia)

Comente agora
26
Abr
Votação de urgência do Plano de Educação é adiada na AL-BA
Postado por: Débora Ayane / 16:48h

A votação da tramitação em regime de urgência do Plano de Educação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi adiada. Prevista para acontecer nesta terça-feira (26), a apreciação ocorrerá apenas quando passar pelas comissões da Casa. A sugestão foi do líder do governo, deputado Zé Neto (PT), após críticas da oposição. "O plano é um projeto de longo prazo, os deputados precisam saber o que vão votar. Peço que se não houver consenso até a tarde de terça, ou todos os inscritos não tenham falado, que se derrube a sessão ordinária. Não é um projeto da oposição nem do governo. Acho que só pode votar quando estiver maduro", declarou o líder da oposição, deputado Sandro Régis (DEM-BA). Zé Neto sugeriu que haja uma sessão de comissão conjunta na próxima terça-feira (3), a partir das 9h. Para a sessão desta quarta-feira (27), serão votados onze projetos de Comenda Dois de Julho e título de cidadão baiano - seis do governo, quatro da oposição e um da mesa diretora.

Comente agora
26
Abr
Camaçari:Governo pede doação de terreno à Uneb para construção departamento de ciências
Postado por: Débora Ayane / 15:39h

O governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que pede autorização para que a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) doe à Universidade do Estado da Bahia (Uneb) uma área de 40,7 mil metros quadrados na BA-512, em Camaçari. O texto prevê que no local deve ser construído o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia de Camaçari. O projeto foi publicado na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial da AL-BA e estabelece que as obras devem ser realizadas em até dois anos. No DO também constam outros dois projetos de lei encaminhados pelo governo estadual que tratam de terrenos de universidades públicas. Uma das propostas é que seja autorizada a alienação de um imóvel da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) com área de 630 metros quadrados. O dinheiro arrecadado com o leilão deve ser investido na própria instituição de ensino. A propriedade fica localizada na Rua Raul Chaves, no bairro de Piatã, em Salvador. O terceiro projeto de lei pede liberação para que o poder executivo doe um terreno de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados à Universidade Federal da Bahia (Ufba). O texto prevê a ampliação da Maternidade Climério de Oliveira e a construção do Instituto de Saúde e Assistência da Mulher e da Criança na Rua do Limoeiro, no bairro de Nazaré, em até cinco anos .

Comente agora
26
Abr
BA que corta região sisaleira padece com buracos; Veja vídeo
Postado por: Débora Ayane / 13:25h

A situação da BA 381 que liga cidades como Cansanção, Itiúba, Monte Santo e Filadélfia, sofre com a quantidade de buracos. Um leitor do Bahia Notícias fez um vídeo para mostrar as condições da pista. "Você não anda um metro sem que não se depare com buraco”. “A estrada hoje é um queijo suiço baiano", classificou. O motorista diz que em alguns trechos a velocidade tem que ser reduzida para 15 km/hora. Em outra parte do vídeo, ele usa o encostamento (não permitido) para poder trafegar. "Tô (sic) fazendo um teste para ver se andar no mato é melhor", critica. O Bahia Notícias procurou a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a pasta informou que trabalhos de reparo na rodovia – nos trechos de Itiúba, Monte Santo e Cansanção – estão previstos para a segunda quinzena de maio. Um projeto de recuperação de toda a estrada, segundo a Seinfra, está "em andamento", sem previsão ainda de ser licitada. Ainda segundo a pasta, algumas obras de recuperação foram realizadas na área, como o trecho entre Filadélfia e o entroncamento da BR-407, na localidade de "Jacaré", a recuperação da BA-220, entre Monte Santo e o povoado de Pedra Vermelha, e o trecho entre Monte Santo e Euclides da Cunha.

Comente agora
26
Abr
Cerca de 1.500 vigilantes que atua nas escolas estaduais serão demitidos a partir de maio, avisa sindicato
Postado por: Anacley Souza / 09:47h

Os 1.500 servidores que trabalham como vigilantes e seguranças das Unidades de Ensino da Rede Estadual da Bahia perderão seus empregos a partir do dia 1º de maio. Segundo o assessor de comunicação do Sindicato dos vigilantes do estado da Bahia, Paulo Brito que concedeu entrevista a Andaiá FM, a medida surgiu da Secretaria de Educação, a alegação dada pelo governo do estado é que serão feitos de ajustes contas e falta de recursos financeiros, “é um momento tenso e bastante preocupante para os servidores”, informou. Segundo Brito, cerca de 700 vigilantes receberão no início de maio avisos prévios e deverão ser destituídos até o final do mês. Outros 800 serão avisados no mês de junho, “o governo está indo na contramão, gerando desemprego e causando instabilidade”, disse. Ainda de acordo o assessor uma comissão estará se reunindo com o governo do estado para reverter à situação, “temos que garantir tanto o emprego dos vigilantes quanto a segurança dos alunos e professores dentro das escolas da rede estadual”, ressaltou. A APLB sindicato e outras associações ligadas a educação pública estão sendo acionadas para ajudar nas mediações, “a sociedade, cada pai de aluno deve se mobilizar e se preocupar com esta situação. É essencial a permanência de vigilância nas escolas, a segurança dos alunos, dos professores e até mesmos dos pais e responsáveis é de total importância. Temos que nos juntar e lutar contra mais uma medida infundada da secretaria de educação e do governo do estado”, finalizou.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
26
Abr
Obra da Embasa deixa 4 cidades e 2 distritos sem água nesta terça-feira
Postado por: Dulce Santana / 08:45h

O fornecimento de água nos municípios de Santo Estevão, Ipecaetá, Anguera e Serra Preta, além dos distritos de Bonfim de Feira e Jaguara, que pertencem a Feira de Santana, será interrompido a partir das 8h, desta terça-feira (26), pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A suspensão do serviço acontece para possibilitar o cruzamento de novas redes ao sistema de abastecimento da região. As obras fazem parte da ampliação geral do sistema, que vai beneficiar 100 mil habitantes. De acordo com a empresa, após a conclusão, o capacidade de produção de água no Sistema integrado de Abastecimento de Santo Estevão vai dobrar. O abastecimento deverá ser retomado de forma gradativa após o fim das intervenções, que devem ser encerradas ainda nesta terça. A Embasa recomendou ainda, que os clientes racionem a água, até a completa normalização do serviço. (Metro1)

Comente agora
25
Abr
Fisco investiga 100 pessoas na BA por não declararem carros de luxo
Postado por: Débora Ayane / 17:32h

Mais de 100 pessoas físicas que possuem carros de luxo não declarados no Imposto de Renda em Slavador e cidades do interior da Bahia foram identificadas e são alvos de uma investigação deflagrada pela Receita Federal. A informação foi divulgada pelo órgão nesta segunda-feira (25).De acordo com a Receita, os contribuintes foram identificados após cruzamentos de dados feitos a partir de convênio com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.Deste grupo inicial, já foram intimados nove contribuintes que deixaram de pagar cerca de R$ 15 milhões em impostos, na capital (8 veículos), Feira de Santana (3 veículos), Lauro de Freitas (2 veículos) e Itabuna (1 veículo).Segundo a Receita, os contribuintes não possuíam rendimentos compatíveis com a posse dos automóveis, cujos valores chegam a R$ 930 mil.A Receita informou que alguns dos nove contribuintes selecionados na primeira fase da ação são proprietários de mais de um veículo e, segundo o órgão, é possível que com o aprofundamento da investigação sejam encontradas outras omissões desses contribuintes.Os contribuintes que forem identificados nesta situação serão notificados. Antes da notificação, é possível fazer a autorregularização da situação fiscal, mediante apresentação das declarações retificadoras e pagamento das diferenças devidas.Aqueles que não regularizarem a situação terão de pagar os valores devidos acrescidos de multas de 75% sobre o valor do imposto apurado e de juros moratórios, segundo a Receita. Os contribuintes também podem ser representados pelos crimes contra a ordem tributária, para aplicação das sanções penais.

Comente agora
25
Abr
Morre aos 65 anos Frederico Mendonça, ex-diretor do IPAC
Postado por: Débora Ayane / 15:08h

O arquiteto baiano Frederico Rodrigues da Costa Mendonça morreu, aos 65 anos, nesta segunda-feira (25) pela manhã, no Hospital Jorge Valente, em Salvador. A causa da morte não foi informada. O sepultamento está previsto para 15h30 desta segunda-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, na capital baiana. Graduado e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Frederico, Frederico também era especialista em Gestão Ambiental na Universidade de Bradford (Inglaterra), e Urbanismo e Ordenamento Territorial no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris XII (França). Na área pública, Frederico foi diretor geral, de 2007 a 2014, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Além disso, atuou na Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) por 12 anos, de 1991 até 2003. Em 2003, tornou-se Superintendente da 7ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN/Bahia, órgão federal vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).

Comente agora
25
Abr
Conquista tem melhor saneamento do Nordeste, aponta instituto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:31h

Vitória da Conquista apresentou o melhor índice do nordeste em saneamento básico em uma pesquisa com as 100 maiores cidades do país. A cidade do sudoeste baiano ficou na 21ª posição, segundo o estudo com base em 2014. Conquista é uma das três cidades do estado pesquisadas no "Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades". Salvador figurou na 36ª colocação, enquanto Feira de Santana apareceu na 54ª. Segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil, Vitória da Conquista tem 100% da população atendida por água tratada e 72,26% dos habitantes têm coleta e tratamento de esgotos. Na cidade, o índice de perdas de água foi de 24,3%, acima da média nacional (36,7%). Outro ponto favorável é que entre 2010 e 2014, o município empregou 31,69% de arrecadação no setor na rede de água e esgotos. Dos três municípios baianos, Feira de Santana apresenta situação mais precária, com apenas 56,90% da população atendida por serviço de coleta de esgoto. Nos últimos cinco anos (2010 a 2014), a cidade investiu em média 17,90% da arrecadação na expansão ou melhoria dos serviços de saneamento, o que está abaixo da média nacional que foi de 23% em 2014.

Comente agora
25
Abr
OAB-BA pede que sem tetos que ocupam prédio no Horto Florestal não sejam criminalizados
Postado por: Dulce Santana / 09:50h

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), em nota, afirmou que o “direito à habitação e uma existência digna é um direito fundamental tutelado pela Constituição Federal a todo e qualquer cidadão”, e por isso, reafirma “sua postura de luta pela garantia de um direito de tamanha importância”. Segundo a Ordem, a discussão sobre o tema tem importância em Salvador, diante da recente ocupação de um imóvel no Horto Florestal, por famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A comissão esteve presente no local para verificar as condições das famílias na ocupação. A comissão reforça ainda a competência para determinar acerca da legalidade ou não da ocupação se restringe ao Poder Judiciário, através das vias apropriadas. “Até que as esferas competentes se manifestem no caso, não deve se falar em ilegalidade tampouco de imputação de conduta criminosa às famílias ocupantes, membros de um Movimento Social regularmente constituído, e que carrega consigo história de importantes lutas sociais em favor da redução das desigualdades. Fazemos votos de que haja diálogo entre as partes e que uma solução pacífica, que contemple um equilíbrio entre a legalidade e os ideais de justiça social que caracterizam a nossa Carta Magna sejam alcançados”, diz a nota. A Ordem pede que o Estado, em suas esferas federal, estadual e municipal, junto com a sociedade e a imprensa, reflita “acerca da necessidade de não se hostilizar, criminalizar ou assumir qualquer postura eivada de preconceitos sociais e intolerância, contra aqueles indivíduos que, em situação de extrema vulnerabilidade social, são motivados tão somente pela busca de efetivação de direitos fundamentais constitucionalmente tutelados”.

Comente agora
25
Abr
Estado pode oferecer alimentação especial para alunos com intolerância a lactose
Postado por: Dulce Santana / 07:21h

Um projeto de lei pode obrigar o Estado a oferecer alimentação especial para alunos da rede estadual que sejam intolerantes à lactose. De autoria do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), o texto sugere que as escolas criem um cadastro com todos os alunos que possuam a deficiência e realize o acompanhamento da quantidade de estudantes com a patologia. De acordo com o projeto de lei, os pais ou responsáveis de alunos portadores do problema deverão comunicar às instituições sobre o problema, apresentando atestado médico que comprove a condição. A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose - um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. A condição possui diversas intensidades, mas costuma causar sintomas como desconforto, gases, diarreia e às vezes vômito. Por isso, é preciso readaptar a dieta e mudar radicalmente os hábitos alimentares, caso contrário as indisposições estomacais podem permanecer para o resto da vida e levar a consequências mais graves. Segundo Pedro Tavares, a ideia para o projeto surgiu após ele notar o aumento de produtos desenvolvidos especialmente para quem é intolerante à lactose. “Você vai no mercado, nas lanchonetes, e vê vários produtos sem lactose. Antes não se via isso, e agora está em toda parte. Aí eu comecei a pensar sobre essa questão e decidi propor essa análise”, explicou o deputado. “Eu foquei no público estudantil da rede estadual porque, muitas vezes, essas são as principais refeições dos alunos. Muitas vezes até pela questão econômica é a única refeição. Então a gente tem que garantir essa assistência aos estudantes”, completou. Atualmente, estima-se que 40% da população brasileira sofra com algum grau de intolerância à lactose.

Comente agora
24
Abr
Movimento de retorno a Salvador é tranquilo no ferry boat e nas lanchas
Postado por: Débora Ayane / 10:30h

O fluxo de veículos e pedestres segue tranquilo no terminal de ferry boat de São Joaquim e um pouco mais intenso em Bom Despacho, na manhã dese domingo (24).De Itaparica para Salvador, além das viagens nos horários regulares, de hora em hora, podem ocorrer saídas extras. As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro.A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do sistema, informa que estão em operação as embarcações Ivete Sangalo, Dorival Caymmi, Pinheiro, Maria Bethânia e Agenor Gordilho. As demais permanecem em stand by. A quantidade de ferry em trânsito é administrada de acordo com a demanda, respeitando os momentos de manutenção obrigatória.Neste domingo, é esperado um movimento maior de retorno de Bom Despacho a São Joaquim a partir das 14h. Aqueles que podem retornar à noite e madrugada poderão aproveitar os horários alternativos, evitando a aglomeração em filas no final da tarde deste domingo.Para verificar a disponibilidade de vagas para o serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), o cliente deve acessar este site. O pagamento para esta modalidade pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito.O sistema disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h, por meio do telefone 71 3032-0475.

Comente agora
24
Abr
Alerta! Afluente importante do rio Catolé, em Itapetinga, também secou
Postado por: Débora Ayane / 09:39h

Considerado um dos afluentes mais importantes do ‘Catolé Grande’, o Rio Duas Barras, em Itapetinga, é outro que entrou na lista de extinção. Como principais causas, estão o desmatamento irresponsável para implantação de pastagens, as queimadas, e a seca que se abate na região. Mesmo assim, o Rio Catolé vem sendo cobiçado pelo Governo do Estado, através da Embasa, no intuito de resolver o problema de abastecimento de Vitória da Conquista, sem um estudo mais aprofundado sobre o impacto da seca nos afluentes do rio, o que poderá causar problemas de desabastecimento em Itapetinga. Outros que estão na listas de extinção no município de Itapetinga são:Rio Palmeirão, Rio da Nega, Rio Colônia (Itapetinga – Itororó) e Rio da Onça. O Rio Catolézinho vem diminuindo drasticamente a sua vasão e o antes caudaloso Rio Pardo está agonizando. Confira as fotos do Rio Duas Barras, tiradas neste sábado, pelo internauta Marcio Rodrigues (Facebook):

Comente agora
24
Abr
Sul e Extremo-Sul lideram casos de estupro na Bahia
Postado por: Débora Ayane / 07:52h

Um homem conhece uma mulher pela internet e, após algum tempo, se muda para a casa dela em Itamaraju, Extremo-Sul do estado. Lá, passa a morar com a mulher e suas duas filhas, de 15 e 8 anos. Seis meses depois, o padrasto é flagrado pela adolescente estuprando a irmã mais nova. A vizinha, ao ouvir o relato da adolescente, chama a polícia, que chega a tempo de prender o agressor em flagrante.Cenas assim, ou parecidas com essa, se repetiram 517 vezes no ano passado nos 70 municípios do Sul e Extremo-Sul. As duas microrregiões sustentam os dois primeiros lugares num ranking nada animador: as áreas com maiores taxas de estupro da Bahia. Enquanto no Extremo-Sul ocorreram 27,1 casos para grupo de 100 mil habitantes, no Sul essa taxa foi de 21,8 em 2015.As duas taxas superam em pelo menos três pontos a de Salvador, de 18,1, onde 531 estupros foram registrados de janeiro a dezembro do ano passado. Nas duas regiões, quem lidera a taxa de estupros é a pequena Pau Brasil, com 10 mil habitantes. Foram sete casos em 2015, ou seja, 64,1 de taxa.

Comente agora
23
Abr
Travessia Salvador-Mar Grande tem parada de 1h devido à maré baixa
Postado por: Débora Ayane / 10:11h

A travessia Salvador-Mar Grande será suspensa por uma hora na manhã deste sábado (23), das 10h às 11h, por causa da maré baixa, segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). O fluxo de passageiros, no entanto, é tranquilo para embarque nos terminais. O movimento é maior no Terminal Náutico, no Comércio, mas não há filas para embarque, segundo o órgão. No Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, o embarque também é considerado tranquilo. As saídas ocorrem a cada 30 minutos. O sistema opera desde às 5h com 10 embarcações. O último horário saindo de Mar Grande, hoje, será às 18h30 e de Salvador, às 20h. A Astramab informou que, a partir deste domingo (24), a previsão é de que não ocorra mais paradas na travessia, por causa do fim do período de maré baixa acentuada. A travessia Salvador-Morro de São Paulo funciona normalmente, conforme o órgão. Para quem embarca com destino a Morro de São Paulo, os horários são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já no sentido inverso, os usuários são atendidos com horários às 9h, 9h30, 11h30, 13h30 e 15h. As passagens para o Morro podem ser adquiridas no momento do embarque nos guichês do Terminal Náutico. A passagem custa R$ 95,20 e a viagem de catamarã é direta e dura 2h20. As escunas que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos deixaram o terminal às 9h, com lotação completa, segundo a Astramab. No passeios, ocorrem duas paradas: em Ilha dos Frades e Itaparica (ponta de Areia), e o retorno a Salvador acontece às 17h30.

Comente agora
23
Abr
Ex-secretário de Luís Eduardo Magalhães morre em decorrência de problemas cardíacos
Postado por: Débora Ayane / 09:49h

O ex-secretário de Esporte e Lazer de Luís Eduardo Magalhães, Valtair Carlos Fontana, morreu na madrugada deste sábado (23), em decorrência de problemas cardíacos. De acordo com o Blog do Sigi Vilares, Fontana se sentiu mal na residência onde morava, no bairro Jardim das Acácias, e foi socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento, onde foi submetido a tentativas de reanimação. A equipe médica constatou o óbito uma hora depois de continuidade ao procedimento. O corpo de Fontana foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Barreiras.

Comente agora
23
Abr
Ferry boat tem fluxo tranquilo neste sábado; saídas ocorrem a cada 1h
Postado por: Débora Ayane / 09:23h

É tranquilo o fluxo de veículos e de pedestres nos terminais dop ferry boat em São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. As viagens ocorrem nos horários regulares, com saídas a cada uma hora, segundo a Internacional Travessias, que administra o sistema. Quatro embarcações estão em operação: Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Pinheiro. Devido ao feriado de Tiradentes ocorrido na última quinta-feira (21), é esperado um movimento maior de retorno (Bom Despacho – São Joaquim) nos dias domingo (24) e segunda (25), conforme previsão da empresa. Por conta disso, a Internacional Travessias informou que o funcionamento será de 24 horas de domingo para segunda. Sete embarcações vão estar à disposição da operação especial de feriado, e a quantidade de ferry em trânsito é administrada de acordo com a demanda, conforme a empresa. Para verificar a disponibilidade de vagas para o serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), o cliente deve acessar o site da empresa. O sistema disponibiliza umaCentral de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h (contatos: 71 3032-0475 ecac@internacionaltravessias.com.br)

Comente agora
22
Abr
Bahia é o segundo maior estado do Brasil em produção de energia eólica
Postado por: Débora Ayane / 18:00h

De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Bahia é o segundo maior estado brasileiro em produção de energia eólica, com 63 usinas em operação e mais de 1,58 GW ultrapassando o Rio Grande do Sul, que apesar de ter 67 usinas em operação, produz 1,55 GW. O primeiro lugar continua com o Rio Grande do Norte, com 97 usinas e 2,67 GW de potência instalada. A marca de estado baiano foi alcançada na última terça-feira (19), quando o Complexo Eólico Assuruá, formado por três usinas, em Gentio do Ouro, no Vale do São Francisco, entrou em operação, com capacidade instalada para produzir 68 Megawatts (MW). A perspectiva é que em maio, mais uma usina entrará em operação na região, a Assuruá VI. "Até 2005 não tínhamos um projeto sequer de energia eólica. O Governo do Estado apostou em licenciamento ambiental para implantação dos parques e em desoneração fiscal para a atração de empresas produtoras de peças e equipamentos. São os bons ventos da Bahia combinados com o resultado de muito trabalho", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda.

Comente agora
22
Abr
Imagem de maqueiro acalentando idosa em hospital de Salvador viraliza nas redes sociais
Postado por: Débora Ayane / 16:49h

Uma imagem se tornou viral nas redes sociais após uma mulher flagrar uma situação emocionante em um hospital na capital baiana. De acordo com informações da mulher, ela fotografou um maqueiro carregando uma idosa, de 86 anos, no colo, enquanto um colchão era trocado da maca em que ela estava. Para acalmar a paciente que sentia muitas dores, o homem ainda cantou uma música. A imagem já foi compartilhada por mais de 82 mil pessoas. Na legenda da foto, que foi divulgada no dia 15 deste mês, a mulher conta que havia ido visitar uma amiga na unidade hospitalar. Lá, viu, ao lado da amiga, a idosa que começou a sentir fortes dores devido às feridas criadas nas costas pelo tempo que estava deitada na mesma posição. Ainda de acordo com a mulher, era preciso um colchão especializado pra amenizar as dores. Neste momento, o maqueiro pegava outra paciente pra fazer um exame e acabou vendo toda a situação. Sensibilizado, o homem providenciou um colchão especial para a senhora. Neste instante, pegou a paciente no colo e cantou uma canção, para que pudesse se acalmar enquanto a nora dela trocava o colchão. (R7)

Comente agora
21
Abr
Governador inaugura duas escolas em distritos de Andaraí
Postado por: Dulce Santana / 17:24h

O governador da Bahia, Rui Costa, inaugurou duas escolas em Andaraí, região da Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (21). Localizadas nos distritos de Nova Vista e Ubiraitá, as unidades, uma delas de ensino em tempo integral, devem beneficiar mais de 400 estudantes da região. Em Nova Vista, Rui entregou o Anexo Francisco de Mendonça Neto, que pertence ao Colégio Estadual Edgard Silva, em Andaraí. De acordo com a assessoria de comunicação do governo estadual, a obra teve investimento superior a R$ 750 mil. Em Ubiraitá, o governador, junto ao Wilson Cardoso, fez entrega da Escola de Educação Integral Bernardo Spector, com capacidade para atender até 300 alunos e oferecer atividades didáticas durante todo o dia. (BN)

Comente agora
21
Abr
Bahia é segundo maior produtor de energia eólica do país; 63 usinas operam no estado
Postado por: Dulce Santana / 13:42h

A Bahia é o segundo maior produtor de energia eólica do país, atrás apenas do Rio Grande do Norte. As 63 usinas em operação no estado produzem 1,56 GW de energia eólica, ante 2,67 GW produzidos nas 97 usinas potiguares, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A marca baiana foi alcançada após as três usinas do Complexo Eólico Assuruá, em Gentio do Ouro, terem entrado em operação com capacidade instalada para produzir 68 MW. Em maio uma quarta usina deverá entrar em operação, a Assuruá VI. "Até 2005 não tínhamos um projeto sequer de energia eólica. O Governo do Estado apostou em licenciamento ambiental para implantação dos parques e em desoneração fiscal para a atração de empresas produtoras de peças e equipamentos. São os bons ventos da Bahia combinados com o resultado de muito trabalho”, comentou Jorge Hereda, secretário de Desenvolvimento Econômico. Até o final do ano, a Bahia deve ganhar outros 194 aerogeradores, capazes de gerar 456 MW, por meio da Companhia de Energias Renováveis (CER). O estado também tem se destacado em outra fonte de energia renovável, a produção fotovoltaica, a partir da fonte solar. Pouco mais de 30 empreendimentos foram instalados em cinco municípios.

Comente agora
21
Abr
Corpo de Bombeiros da Bahia tem reforço com novos soldados
Postado por: Dulce Santana / 09:56h

Em clima de descontração, 66 novos soldados passaram a integrar oficialmente o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA). A cerimônia de formatura foi realizada, nesta quinta-feira (20), no 10º Grupamento da Corporação, em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que teve a presença de oficiais da corporação e da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Com os novos soldados, o CBM passa a dispor do efetivo de 2.430 profissionais. De acordo com o major BM Eloi Camacho, diretor do Centro de Formação de Praças, o curso de preparação durou nove meses, período em que os alunos puderam aprender sobre os diversos tipos de salvamento e combate a incêndio, inclusive, na Chapada Diamantina. “Eles foram preparados com disciplinas militares e as específicas de bombeiros”. Segundo o major, além da capital e RMS, o efetivo atuará no interior. A maior parte irá para cidades das regiões oeste, leste e sul. Na cerimônia, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, afirmou que “com a autonomia [desmembramento da PMBA], [a chegada de] equipamentos e o [aumento do] efetivo, e desenvolvendo um número muito maior de atividades, temos buscado atender da melhor forma possível à população baiana”.

Comente agora
21
Abr
Maré baixa provoca parada na travessia Salvador-Mar Grande; movimento é intenso
Postado por: Dulce Santana / 09:39h

A travessia Salvador-Mar Grande foi forçada a fazer uma parada nesta manhã de feriado de Tiradentes, 21 de Abril. O serviço foi suspenso às 8h por força da maré baixa e será retomado às 9h40. Os usuários da travessia estavam sendo atendidos com horários de saída de 15 em 15 minutos, com 13 embarcações em tráfego. Quando o serviço foi retomado, às 9h40, serão colocadas embarcações fazendo horários extras e saindo ao mesmo tempo do Terminal Náutico para atende à demanda de passageiros. O fluxo de passageiros com destino às localidade da Ilha de Itaparica deve ser intenso durante todo o dia na travessia Salvador-Mar Grande. Hoje o último horário saindo de Salvador será às 20h e de Mar Grande, às 18h30.c Para os usuários, a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) lembra que aos domingos e feriados a passagem custa R$ 7,10. Para quem vai para o Morro de São Paulo, os catamarãs têm boa procura, mas há vagas. A passagem custa R$ 95,20 e os horários, saindo de Salvador, são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. A viagem entre a capital e o Morro dura 2h e 20m e a passagem.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com