As comentadas


Boa noite , Sábado, 30/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

Bahia

29
Jul
Secretário e cônsul se reúnem com família de espanhol desaparecido na Chapada Diamantina
Postado por: Anacley Souza / 19:43h

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, e o Consul da Espanha em Salvador, Gonzalo Fournier, se encontraram nesta sexta-feira (29) com os pais de Hugo Ferrara Tormo, de 28 anos, desaparecido na Chapada Diamantina há sete meses. Os familiares pediram apoio às autoridades para conseguir a quebra do sigilo telefônico do filho com o objetivo de acessar as últimas localizações do aparelho dele. Investigações apontam que Hugo entrou no Parque Nacional da Chapada Diamantina após o dia 20 de dezembro de 2015, na trilha que liga o Vale do Capão a Lençóis, município onde encontraria um amigo. A família do espanhol também pede a análise química de dois indícios encontrados por cães farejadores na trilha e que podem ter sido usados por ele: a aba de um boné e um cajado. Na semana que vem, Paola e Geovanni devem se encontrar com o diretor do Departamento de Polícia do Interior do Estado, Ricardo Esteves Brito Costa.

Comente agora
29
Jul
Mais duas mil pessoas são beneficiadas com casa própria na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 19:34h

O Residencial Juazeiro 3, com mais 500 unidades habitacionais construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, foi entregue pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (29), em Juazeiro, e vai beneficiar mais de duas mil pessoas. Juzieiro fica no Norte da Bahia, a 500 quilômetros de Salvador. Nas outras duas etapas do conjunto habitacional, foram entregues 2,5 mil moradias. A expectativa é que, até o final de 2016, tenham sido entregues por meio do programa 11 mil imóveis no município, melhorando a vida de mais de 50 mil baianos. Para o governador, se não fosse o programa, os moradores não teriam condições de comprar imóveis como os entregues no município. Ele explicou durante o evento porque chama o Minha Casa, Minha Vida de programa social, e não somente habitacional: “Imaginem quanta gente trabalhou para construir essas casas, para produzir as telhas, os blocos, o cimento. Então, é um programa que gera emprego. E quem vem morar aqui, passa a criar seus filhos com dignidade. Cada apartamento custou, com toda infraestrutura, R$ 60 mil. Cada morador vai pagar, em 10 anos, 10% do valor da casa”. As habitações possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e piso cerâmico em todos os ambientes. O residencial é equipado com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica e tem disponibilidade de acesso ao transporte público. Com a inauguração de mais esse empreendimento, a cidade já conta com 6.980 unidades habitacionais entregues por meio do Minha Casa, Minha Vida. Outros quatro empreendimentos estão sendo construídos, somando mais 2,5 mil casas em obras. A previsão é que o Residencial Mairi, com mil unidades, seja concluído no próximo mês, quando será entregue à população.

Comente agora
29
Jul
20 praias devem ser evitadas neste final de semana em Salvador e RMS, informa Inema
Postado por: Anacley Souza / 19:02h

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou nesta sexta-feira (31/7) a lista das praias impróprias para banho para este final de semana. Os banhistas não devem frequentar 20 das praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. e acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Veja a lista das praias que devem ser evitadas:

  1. Paripe (Em frente à casa Vila Maria)
  2. Tubarão (em frente ao conjunto habitacional)
  3. Periperi (na saída de acesso à praia)

Comente agora
29
Jul
'Foi por amor a eles', diz pastor sobre placa que sugere violência aos gays
Postado por: Anacley Souza / 18:35h

O pastor evangélico que foi denunciado por expor na fachada de uma igreja, em Porto do Sauípe, Litoral Norte da Bahia, mensagens que sugerem que gays devem ser mortos afirmou, em depoimento ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), que não é homofóbico e que "tem sentimento de amor pelos homossexuais". O G1 teve acesso à íntegra do documento nesta sexta-feira (29). As declarações foram prestadas na quarta-feira (27), ao promotor de Justiça Dario José Kist. Milton França Fernandes, que é pastor há 22 anos, contou em depoimento que se colocou sob o risco de ser processado por amor. "[Foi] por amor a eles [gays], para chamar atenção deles que isso não é correto", defendeu. Ele acrescentou que uma das frases expostas não revela apenas uma crença individual, mas um pensamento bíblico inspirado por Deus. "Se um homem tiver relações com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento. Eles serão responsáveis pela sua própria morte", dizia a mensagem exposta na frente da igreja. Milton Fernandes defendeu que a frase citada está descrita na Bíblia, no livro de Levítico, em Tradução na Linguagem de Hoje, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil. O pastor acrescentou que Deus não vai mudar as suas leis e que a sociedade é que deve adaptar-se ao que diz a Bíblia. Sobre a placa com a mensagem "Você é livre para fazer suas escolhas, mas não é livre para escrever as consequências", Milton Fernandes disse que a frase não era voltada para o público LGBT. Ele contou que a placa estava afixada em uma rua que serve como corredor de tráfico de drogas e não foi retirada da Bíblia. O pastor afirmou que tratava-se de uma alerta sobre a consequência do uso de drogas. Milton Fernandes ressaltou que as placas estão na igreja há três anos. Nesse período, ele contou que foi procurado algumas vezes por pessoas que se queixaram das informações nelas contidas. Em todas as situações, ele disse que conversou e convenceu as pessas sobre assertividade dos conteúdos. Ainda que sob a convicção de que não fez apologia à violência contra os gays, segundo o MP, Milton Fernandes disse que seguiu a recomendação do Ministério Público de retirar as placas da igreja.

Comente agora
29
Jul
Bahia recebe 121 profissionais através do Programa Mais Médicos
Postado por: Anacley Souza / 18:31h

O Estado da Bahia irá receber 121 médicos para preencher vagas do Programa Mais Médicos. Entre os profissionais, 29 são brasileiros com formação no exterior e 42 são cubanos que estão em Brasília (DF) participando de integração e regularizando a documentação, e serão distribuídos aos 54 municípios escolhidos, no início de agosto. Os 50 profissionais restantes serão selecionados por meio edital. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o programa Mais Médicos trará resultados permanentes para o Brasil, por levar médicos a regiões distantes do país. Por todo o país, mais de 1.350 vagas estão sendo repostas. Dessas, 550 serão preenchidas com médicos cubanos, 305 com brasileiros que estudaram fora do país e 502 com profissionais que serão selecionados no edital de reposição lançado no mês de julho. Até o fim de agosto, são esperados mais de 650 profissionais. Os médicos brasileiros que realizaram a inscrição para preencher as 502 vagas de reposição em 393 cidades do atual processo de seleção, poderão escolher os locais de atuação através do site. Caso haja vagas remanescentes, brasileiros formados no exterior terão oportunidade de participar do programa, só depois serão convocados os profissionais estrangeiros e os médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)

Comente agora
29
Jul
Diagnóstico precoce de hepatites virais é "importantíssimo", diz subsecretário
Postado por: Débora Ayane / 14:58h

O subsecretário de Saúde do estado e médico infectologista, Roberto Badaró, foi entrevistado por Mário Kertész, na Rádio Metrópole, no início da tarde desta sexta-feira (29), e falou sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais. Para ele, houve um grande avanço nos modos de tratamento, o que contribui muito para o controle da doença. "A coisa mais importante é que tem tratamento. Antes, o tratamento era repouso, era não comer gordura e tomar Vitamina K. Hoje você classifica o dano hepático, não precisa mais fazer a biópsia do fígado obrigatoriamente. Se eu tenho um vírus, sei o grau e trato, não vai evoluir", afirmou. Badaró informou ainda que a secretaria de Saúde tem trabalhado para que "toda a população tenha acesso ao tratamento". "É importantíssimo saber o quanto antes. [Estamos] fazendo a aquisição de medicações novas. Com certeza, [as pessoas] terão acesso. Queremos garantir que toda a população tenha acesso imediato ao tratamento", concluiu. "Vamos fazer a campanha para todas as pessoas, como a gente fez com o HIV", lembrou.(Metro1)

Comente agora
29
Jul
Rei da Cacimbinha: Banda sofre acidente na BR-116; van colidiu contra cavalo
Postado por: Willyam Reis / 12:48h

Integrantes do grupo de arrochadeira Rei da Cacimbinha, de Vitória da Conquista, sofreram um acidente na noite desta quinta-feira (28) na BR-116, entre Serrinha e Araci, no nordeste baiano. Segundo informações do Blog do Anderson, a van que transportava 12 músicos colidiu contra um cavalo que estava na pista. “Nosso motorista falou que ele saiu do nada pra pista, só deu tempo de frear e bater no cavalo”, relatou o presidente da Bahia Mix Produções, Ludson Gusmão. Os passageiros e o condutor foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas pessoas ainda estão internadas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. “Zé da Veia sofreu lesões no braço e o dançarino Vitor Mix, na cabeça”, completou Gusmão. O líder do grupo, John Falcão, sofreu apenas escoriações nas costas e virá à capital baiana para prestar assistência aos dois membros da banda. A agenda de shows da banda no fim de semana foi cancelada. (BN)

Comente agora
29
Jul
Motorista sai ileso após carro bater em muro e pegar fogo na Bahia; fotos
Postado por: Willyam Reis / 12:44h

O motorista de um carro saiu ileso após o carro em que estava bater em um muro e pegar fogo em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da região, que atendeu a ocorrência. Ainda segundo os Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 23h de quinta-feira (28), no bairro Cidade Modelo, na Rua H. Imagens mostram o carro completamente destruído após o incêndio, que foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos no acidente e nem há mais detalhes sobre as circunstâncias da batida. Até a publicação desta reportagem, os bombeiros não souberam informar a identidade do motorista do carro.(G1)

Comente agora
29
Jul
Bahia terá reposição de 121 profissionais do Programa Mais Médicos
Postado por: Willyam Reis / 12:29h

A Bahia receberá 121 profissionais para ocupar vagas em aberto do Programa Mais Médicos, incluindo 29 brasileiros formados no exterior e 42 cubanos. Os 50 restantes serão selecionados por meio edital em 39 municípios do estado. "A estratégia do Programa Mais Médicos trará resultados permanentes para o Brasil. O Mais Médicos é um programa permanente, os bolsistas são transitórios até que se completem os objetivos de colocar médicos bem formados e qualificados, atendendo a população nos mais distantes locais do país", ressaltou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Mais de 1.350 vagas já estão em processo de reposição em todo o país. Destas, 550 serão ocupadas por médicos cubanos, 305 por brasileiros graduados fora do país e 502 por profissionais que serão selecionados no edital de reposição lançado em julho. A previsão do ministério é que cerca de 650 profissionais de Cuba cheguem até o fim de agosto, totalizando mais de 2 mil reposições. (BN)

Comente agora
29
Jul
Guaratinga: Estudantes ocupam escola e protestam contra falta de professores
Postado por: Willyam Reis / 11:23h

Estudantes de Guaratinga, na Costa do Descobrimento, ocuparam uma escola da rede estadual para criticar a falta de professores. Os alunos levaram colchões e cobertores para se alojarem no local. Faixas e cartazes também foram colocados nos espaços da instituição. O fato ocorre desde a quarta-feira (27) na Escola Estadual Jesus Moura. Os alunos, do terceiro ano do ensino médio, cobram docentes para disciplinas de química e matemática. Eles também acusam falta de vigilante na escola. Além disso, os estudantes dizem que as quatro merendeiras que ainda prestam serviço na escola estão com salários atrasados. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (SEC) informou que já foi autorizada a contratação de um novo professor de química para o colégio, mas negou a falta de professores de outras disciplinas. Em relação às merendeiras, a pasta declarou que já depositou os salários nas contas dos funcionários. No caso da falta de vigilantes, a SEC disse que já assinou contrato com as novas empresas prestadoras de serviços e aguarda a contratação dos trabalhadores, provavelmente quem já atua na escola. (BN)

Comente agora
29
Jul
Ministério Público da Bahia pede a candidatos que respeitem crença religiosa
Postado por: Willyam Reis / 10:55h

A pouco mais de duas semanas para o início das campanhas eleitorais nos municípios, o Ministério Público (MP) da Bahia recomendou aos candidatos e aos partidos que respeitem, na propaganda eleitoral, a liberdade de crença religiosa. Segundo a recomendação, os candidatos a prefeito e a vereador não devem praticar a intolerância religiosa, o que incita o ódio, e devem evitar o preconceito contra qualquer religião, em especial, as de matrizes africanas, a exemplo do candomblé e da umbanda. Cabe aos partidos a fiscalização do conteúdo das propagandas políticas veiculadas em todos os meios de comunicação. O documento do Ministério Público leva em conta a possibilidade da repetição de um caso ocorrido em 2014, quando foi reportado ao Grupo de Atuação Especial de Promoção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação, do Ministério Público da Bahia, ato de intolerância religiosa praticado por um candidato. Outro fator citado na recomendação é a Constituição Federal, que assegura a todo brasileiro o direito à crença e ao livre exercício do culto religioso. O não cumprimento da recomendação pode gerar penalidades como a tomada de “providências cabíveis pelos Promotores Eleitorais e pelo Ministério Público do Estado da Bahia”, diz a recomendação. (Agencia Brasil)

Comente agora
29
Jul
Marinha emite alerta de mar grosso; ondas alcançarão até 4 metros
Postado por: Willyam Reis / 10:05h

A Marinha do Brasil emitiu na manhã desta quinta-feira (28) um Aviso de Mar Grosso, com ondas de 3 a 4 metros nos litorais da Bahia e Sergipe. O alerta é válido até às 21h deste sábado (30). A Capitania dos Portos da Bahia, com destaque para as Delegacias de Ilhéus e Porto Seguro, e a Capitania dos Portos de Sergipe, recomendam atenção aos navegantes e divulgaram o alerta às marinas, iate clubes e empresas de transporte marítimo, por fonia (VHF) e fax. A Marinha monitora as condições de navegação e as organizações militares e o Salvamar Leste podem ser acionadas por telefone em caso de urgência. (BN)

Comente agora
29
Jul
TCE suspende uso de antecipação de royalties para cobrir déficit do Funprev
Postado por: Willyam Reis / 07:15h

Uma denúncia realizada ainda em 2014, pelo então deputado Carlos Gaban (DEM), resultou na suspensão do uso dos recursos de antecipação de royalties para pagamento de benefícios previdenciários do Funprev. A denúncia foi avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no começo de junho, porém apenas nesta quinta-feira (28) veia à tona. Relatada pela conselheira Carolina Costa, o Pleno do TCE resolveu pela admissibilidade de denúncia por unanimidade, porém por maioria na avaliação do mérito – apenas o conselheiro Marcus Presídio votou pela improcedência. Conforme extrato do processo, o TCE determinou a “expedição de determinação, ao atual Secretário da Sefaz, para que se abstenha de utilizar recursos de antecipação de royalties para pagamentos de benefícios previdenciários do Funprev”, além de requerer a formulação de um plano de ação, em 90 dias, para, em médio e longo prazo, equacionar o déficit previdenciário do Funprev. A decisão foi encaminhada também à Sétima Coordenadoria de Controle Externo, “com a finalidade de que supostos impactos da antecipação de recursos de royalties possam ser considerados nas análises das contas de governo”, bem como à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, “tendo em vista que as irregularidades apuradas refletem nas contas de governo”. Apesar do extrato do processo estar disponível no Diário do TCE do dia 08 de julho de 2016 (veja abaixo), não foi possível verificar atualizações no sistema do órgão. (BN)

Comente agora
28
Jul
Bahia: 97,5% das cidades têm situação fiscal difícil
Postado por: Anacley Souza / 23:44h

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), revela que 97,5% das prefeituras baianas têm situação fiscal difícil ou crítica. Apenas nove cidades apresentam boa gestão fiscal e nenhuma tem gestão de excelência. De acordo com a Federação das Indústrias, a Bahia é o estado mais presente na parte inferior do ranking nacional do índice, com 82 dos 500 piores resultados. Com base em dados oficiais de 2015, declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o IFGF apresenta um panorama completo e inédito da situação fiscal de 4.688 municípios brasileiros, onde vivem 89,4% da população. O objetivo é avaliar como é administrada a carga tributária paga pela sociedade. Não foram analisadas 880 cidades que até 12 de julho deste ano não tinham seus balanços anuais disponíveis para consulta ou estavam com as informações inconsistentes. Na Bahia, foram analisados 362 dos 417 municípios. O IFGF é composto pelos indicadores de receita própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União; gastos com pessoal, que mostra quanto as cidades gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da receita corrente líquida (RCL); investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à RCL; liquidez, que verifica se os municípios estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar os restos a pagar acumulados no ano, medindo a liquidez do município como proporção das receitas correntes líquidas; e custo da dívida, que corresponde às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais. O índice varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município.

Comente agora
28
Jul
Capital: Trânsito sofrerá alteração em dias de jogos das olimpíadas
Postado por: Anacley Souza / 23:23h

Três horas antes do início das partidas de futebol que serão realizadas na Arena Fonte Nova, em Salvador, como parte dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e até duas horas após o término das partidas, regiões do entorno do estádio terão interdições de acesso ao local. Somente moradores poderão circular, desde que apresentem comprovante de residência. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a circulação de moradores com veículos em dias de jogo foi "criteriosamente avaliada" e poderá ser feita sem restrições de horários. Nos casos da ladeira da Fonte das Pedras e da rua da Cova da Onça, o acesso dependerá das "condições da via" por conta do alto fluxo de pedestres. Caso as vias não estejam cheias de pessoas, o acesso poderá ser permitido.Por conta dos jogos de futebol, a Transalvador implantará, nos dias das partidas, um perímetro de segurança de trânsito para o tráfego de veículos com o uso de 35 barreiras fixas e móveis. Os bloqueios serão feitos em locais como o Dique do Tororó, Campo da Pólvora, ladeira da Fonte das Pedras e as ruas Hugo Baltazar da Silveira e Boulevard América. O estacionamento de veículos em ruas do perímetro não será permitido. Para ter acesso à região, os moradores não precisam realizar cadastro prévio. "Dentro do perímetro de segurança de trânsito só poderá acessar veículo credenciado e de moradores, a depender do local.

Comente agora
28
Jul
Ministro da Justiça vistoria esquema de segurança do aeroporto de Salvador
Postado por: Anacley Souza / 21:01h

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, esteve em Salvador, na tarde desta quinta-feira (28), para vistoriar o esquema de segurança do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. A medida faz parte de uma rodada de checagens nos aeroportos das seis cidades que irão sediar partidas da Olimpíada. A vistoria ocorreu no salão de desembarque internacional do aeroporto, onde o ministro assistiu a apresentações de agentes da Polícia Federal, demonstrando os aparatos tecnológicos e equipes disponíveis. A checagem durou trinta minutos. A principal novidade é um aparelho de leitura biométrica que acessa a base de dados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Com o equipamento, é possível saber em três segundos se a pessoa é procurada por crimes em outros países. O aparelho já está em uso, qualquer estrangeiro que chegue em Salvador precisa fazer o teste. "Todos que chegarem nesse aerporto terão sua identificação realizada duas vezes. A tradicional, na alfândega, e a outra por esse programa da PF que utiliza a base de dados da Interpol", salientou Moraes, afirmando que não haverão filas devido à utilização do aparelho. O ministro divulgou que o equipamento biométrico já deu resultado. Um estrangeiro, com dupla nacionalidade da Inglaterra e do Catar, foi deportado nesta terça-feira (27). Ao ter sua digital pesquisada na base de dados da Interpol, a polícia verificou que ele possuía um mandado de prisão em aberto, por estelionato. Alexandre de Moraes também conheceu alguns policiais do Grupo de Pronta Intervenção, unidade especializada em operações táticas para situações de alto risco.

Comente agora
28
Jul
Novo secretário de Turismo cita metas: "Promoção da Bahia, voos e eventos"
Postado por: Débora Ayane / 13:44h

O presidente da seção Bahia da Associação Brasileira de Agentes de Viagem e novo secretário de Turismo do estado, José Alves, concedeu à Metrópole a sua primeira entrevista ao vivo como titular da pasta. Falando a Heloísa Braga no Metrópole Turismo, ele deixou claro que, apesar de ainda estar se adaptando à nova função, já tem objetivos bem definidos. "Promoção do destino Bahia, voos e prospecção de eventos são pontos que a gente sabe que vai ter que fazer. E alinhar isso. Vai ter uma estratégia de atuação minha com o próprio Diogo [Medrado, presidente da Bahiatursa, que também participou do programa], até porque ele conhece mais o governo do que eu, e um vai ajudar o outro", declarou. Alves lembrou do discurso do governador Rui Costa (PT) em sua posse, na última quarta-feira (28), e afirmou que vai buscar recursos para seus projetos na parceria com outras secretarias. "Hoje, quando eu estava com o vice-governador João Leão, deixei claro que vou precisar da ajuda dele, porque ele é secretário de Planejamento e conhece o orçamento todo do governo. Ontem, o governador deu alguns recados: primeiro, o Plano Diretor de Turismo como política de estado, não de governo. Para os próximos anos, independente do governador, e vamos fazer. E, segundo, avisou que não quer ouvir reclamação de secretário por dinheiro. É 'se vire'. E vamo caminhar. É transversal. Tenho reunião hoje com o secretário de Educação, que está prospectando um evento. É a união. Às vezes o recurso não está no turismo, mas está na educação", afirmou.(Metro1)

Comente agora
28
Jul
Analistas-tributários realizam ato no aeroporto de Salvador nesta quinta
Postado por: Débora Ayane / 13:26h

Os analistas-tributários realizam mobilização nesta quinta-feira (28), às 15h, no desembarque internacional do aeroporto de Salvador, em adesão ao movimento nacional da categoria, que protesta contra o descumprimento do prazo acordado com o governo para pagamento do reajuste salarial. Os profissionais também querem evitar a aprovação da pauta não remuneratória da Carreira de Auditoria da Receita Federal no Congresso, que concentra poderes em um único cargo, em detrimento do restante da instituição. Entre os atos realizados nesta quinta, está a paralisação nas unidades de atendimento ao contribuinte. Nos setores aduaneiros, será feita operação padrão nos postos de fiscalização nas faixas de fronteira do país. Em todo Brasil, a estimativa é de que mais de 8 mil analistas-tributários participem da mobilização semanal, que será executada às terças, quartas e quintas.

Comente agora
27
Jul
Capital: Trecho do metrô até Águas Claras será licitado nos próximos dias
Postado por: Anacley Souza / 22:51h

O trecho do Metrô de Salvador que vai ligar a estação Pirajá a Águas Claras será licitado na próxima semana, anunciou o governador Rui Costa nesta quarta-feira (27). A licitação corresponde à construção da 3ª parte da linha 1 do sistema metroviário da capital baiana. O anúncio foi feito durante a posse do novo secretário de Turismo, José Alves, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O tramo 3 terá 5,5 quilômetros de extensão e mais duas estações: Campinas de Pirajá e Águas Claras/Cajazeiras. Pelo bairro de Águas Claras, onde será construída a nova Rodoviária de Salvador, também vai passar a Linha Vermelha, que possibilitará o tráfego do Subúrbio Ferroviário à orla. (Bahia Notícias)

Comente agora
27
Jul
Aposta feita no interior da Bahia fatura quase R$ 15 milhões na Quina
Postado por: Anacley Souza / 19:26h

Uma aposta feita em Casa Nova, cidade baiana a cerca de 570 km de Salvador, faturou o prêmio de quase R$ 15 milhões do concurso 4141 da Quina, sorteada na terça-feira (26) em Anápolis, no estado de Goiás. A aposta feita na Bahia foi a única a acertar as dezenas sorteadas. Os números sorteados foram: 03 - 19 - 43 - 58 - 67. O valor total do prêmio que o vencedor vai receber é R$ 14.888.610,38. Além da grande aposta vencedora, 184 outras acertaram a quadra e faturaram R$ 5.102,50 cada uma. Há 15 dias, uma aposta feita em Salvador ganhou sozinha o concurso 1.838 da Mega-Sena, faturando R$ 25,2 milhões.

Um comentário
27
Jul
Batalhão de Choque realiza capacitação para jornalistas sobre situações de risco
Postado por: Anacley Souza / 18:24h

Profissionais de imprensa de diversos veículos baianos participaram de uma série de instruções no Batalhão de Choque da Polícia Militar, localizado em Lauro de Freitas na manhã desta quarta-feira (27). A capacitação organizada através de uma parceria entre a PMBA e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), contou com palestras sobre a legislação brasileira, que trata da institucionalização e atuação policial na manutenção e restauração da ordem pública; além da atuação em gerenciamento de crise, quando envolve reféns ou vítimas, a exemplo de sequestro e outras situações de risco. Tudo isso com adequação do trabalho da imprensa. A capacitação será útil para possíveis situações de risco, não só no período das Olimpíadas, mas em outras crises sociais a serem noticiadas na Bahia. O coronel Sérgio Baqueiro, diretor do Departamento de Comunicação Social (DCS) da PMBA parabenizou a todos da imprensa pela aproximação com a PMBA. "A população sai ganhando, pois são duas profissões que convivem com a comunidade todos os dias. Quanto mais elas se conhecerem, a sociedade fica a par das atividades e melhora cada vez mais o nível de informação sobre estas atividades", comenta. O tenente coronel Pedro Fonseca, que comanda o policiamento especializado da PMBA, ressaltou a importância da integração entre imprensa e PMBA para uma sociedade melhor. "A imprensa tem um papel fundamental e essa aproximação é importante para atuação da PMBA na melhoria da sociedade que vivemos", comenta.

Comente agora
27
Jul
Taxa de desemprego aumenta para 24,8% na Região Metropolitana de Salvador
Postado por: Débora Ayane / 17:15h

A taxa de desemprego na região metropolitana de Salvador aumentou em junho em relação ao mês anterior. Segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos (SEI), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), o índice passou de 23,7%, em maio, para 24,8% da População Economicamente Ativa (PEA), o que equivale a um acréscimo de 24 mil pessoas sem ocupação, totalizando 456 mil pessoas desempregadas. Neste contexto, a taxa de desemprego aberto aumentou de 17,5% para 17,8% e a de desemprego oculto, de 6,2% para 7,0%. A alteração se deve a dois fatores: a diminuição do nível de ocupação em 11 mil postos de trabalho, mas também a elevação da PEA, com a entrada de novas 13 mil pessoas na força de trabalho da região. Os setores que apresentaram aumento foram comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (3 mil postos de trabalho, o equivalente a 1,1%) e indústria de transformação (2 mil ou 2%). Sofream redução o setor de Serviços (13 mil, ou 1,4%) e construção (4 mil ou 3,6%).

Comente agora
27
Jul
Governador entrega residencial para 1,5 mil famílias em Porto Seguro
Postado por: Débora Ayane / 14:30h

Mais famílias baianas realizaram o sonho da casa própria, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, na manhã desta quarta-feira (27), quando o governador Rui Costa entregou, em Porto Seguro, 1.500 unidades do Residencial Vila Parracho – o maior empreendimento do programa com participação do governo já entregue na cidade. Mais de seis mil pessoas foram beneficiadas com os imóveis. Para Rui Costa, o programa vai além de facilitar a aquisição da casa própria e já mudou a realidade de milhares de baianos. “Esse é um programa social que dá dignidade e segurança às famílias. Pais e mães passam a ter um lar, onde vão educar seus filhos. Nunca na história da Bahia se construiu tanta casa para o povo morar. Sei da emoção que vocês sentem”, afirmou o governador. A construção do residencial teve investimento de R$ 90 milhões. Os imóveis possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. O conjunto é equipado com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público. Com a inauguração desta quarta, o governo baiano já entregou em Porto Seguro um total de 3.950 unidades do Minha Casa, Minha Vida, garantindo a moradia para 16 mil pessoas de baixa renda. Mais de R$ 200 milhões foram investidos nos sete empreendimentos residenciais construídos no município do sul baiano. Em toda a Bahia, mais de 115 mil unidades habitacionais já foram entregues, desde que o Programa foi lançado, em 2009, beneficiando mais de 460 mil pessoas. Somente em 2015, do total de 22.096 mil unidades habitacionais concluídas dentro do Minha Casa, Minha Vida Over 50 (para municípios acima de 50 mil habitantes, como Porto Seguro), 16.982 mil unidades já foram entregues, em 58 cidades. (Política Livre)

Comente agora
27
Jul
Baleia jubarte encalha e equipe tenta resgate em recife no sul da Bahia
Postado por: Willyam Reis / 10:47h

Uma baleia da espécie jubarte encalhou em um recife a cerca de 15 km da costa na cidade de Nova Viçosa, região turística no extremo sul da Bahia. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, o encalhe ocorreu por conta da maré baixa e o animal foi encontrado vivo por pescadores na tarde de terça-feira (26). Uma equipe do projeto foi encaminhada ao local para tentar resgatar a baleia no início da manhã desta quarta-feira (27). Segundo o projeto, como a maré sobe durante a noite, o animal pode ter conseguido desencalhar. Se o animal não tiver sobrevivido, a equipe deve fazer a retirada do corpo. De acordo com o projeto Baleia Jubarte, neste ano já ocorreram 28 encalhes de baleia no país. Na Bahia, é o sexto caso de encalhes e o primeiro do ano em que o animal é encontrado vivo. (G1)

Comente agora
26
Jul
Audiência Pública debate permissão de alvará de táxi para funcionário público
Postado por: Anacley Souza / 23:41h

Uma audiência pública para debater a questão de permissão de alvará de táxi para funcionários públicos vai acontecer nesta quarta-feira (27), de 8h às 12h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Uma iniciativa do líder do governo Casa, vereador Joceval Rodrigues, a audiência busca encontrar soluções para o problema. Também foram convidados para a audiência o secretário municipal de Transporte, Fábio Mota, os promotores Rita Tourinho e Adriano Marcus, a Procuradoria do Município, além de representantes de funcionários públicos que são permissionários de táxi, como o Major Ubiracy. Joceval Rodrigues aproveita a oportunidade para convocar as partes interessadas no debate e destaca a necessidade de defender o emprego de centenas de permissionários. “Não podemos abandonar essas pessoas. Muitas delas exercem a anos esta atividade e não podem agora ficar sem o seu sustento, portanto vamos trabalhar pela legalização”, diz o vereador.

Comente agora
26
Jul
Bahia terá 3,5 mil policiais atuando durante os Jogos Olímpicos
Postado por: Anacley Souza / 22:48h

Um investimento de quase R$ 7 milhões e a participação de 3,5 mil policiais durante os a realização das partidas de futebol dos Jogos Olímpicos, que acontecem em Salvador a partir da próxima semana, foram anunciados pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, nesta terça-feira (26), durante a apresentação do esquema de defesa das Forças Armadas para as Olimpíadas. No total, Salvador sediará 10 jogos, sete masculinos e três femininos, distribuídos em seis dias e realizados em rodadas duplas. O vice-almirante Cláudio Viveiros, coordenador de Defesa de Área, falou sobre as atribuições de cada instituição na operação montada para a competição esportiva. “Nosso objetivo é criar um ambiente seguro e pacífico e, para isso, contamos com a colaboração de várias instituições que vão trabalhar de forma integrada”, afirmou. Vigilância - Na divisão de tarefas, caberá à Segurança Pública o policiamento nos pontos turísticos na cidade, a escolta das delegações, as estradas, a proteção à rede hoteleira onde os atletas ficarão abrigados, o aeroporto, os locais de exibição dos jogos, incluindo os estádios, dentre outras ações. “Estamos finalizando os testes dos protocolos a serem utilizados no período, para então apresentarmos os detalhes da operação”, declarou Barbosa, mostrando-se confiante com o desempenho policial em grandes eventos. “A atuação de nosso efetivo no Carnaval de Salvador, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo prova que temos expertise quando se trata de eventos de porte”, acrescentou. Os detalhes da operação da Segurança Pública no período dos Jogos Olímpicos em Salvador serão divulgados posteriormente, pelo titular da pasta, em entrevista coletiva com a data ainda a ser definida.

Comente agora
26
Jul
Salvador tem simulação em ferry com ameaça de armas a bordo
Postado por: Anacley Souza / 19:48h

A Marinha fez uma simulação de abordagem a embarcações com ameaça de armas a bordo em Salvador, na manhã desta terça-feira (26). O exercício aconteceu no ferry boat Dorival Caymmi, nas proximidades do porto da capital baiana. A ação compõe a estratégia de defesa para os jogos olímpicos de futebol que acontecem de 4 a 13 de agosto na cidade. O exercício contou com 400 oficiais e 10 embarcações da Marinha, e durou aproximadamente uma hora e meia. Na simulação, uma embarcação com oficiais foi até o ferry boat. Eles entraram no ferry e fizeram a abordagem da tripulação. Na inspeção, foi encontrada uma arma dentro de uma bolsa. Um helicóptero fez a proteção aérea durante a abordagem. Outras duas embarcações do Samu, juntamente com a Polícia Federal, verificaram a presença de feridos no ferry. O capitão Fernando Vidal explicou que o exercício aconteceu para avaliar as condições de prontidão dos meios navais. "Tem um protocolo que o grupo (da Marinha) cumpre até certo ponto, se tiver algo (armas), o comando aciona os órgãos de segurança pública", afirma. No entorno da Arena Fonte Nova, em Salvador, onde ocorrerão os jogos olímpicos entre os dias 4 e 13 de agosto, será feito um perímetro de segurança por equipes aéreas e terrestres. O esquema foi apresentado nesta terça-feira, em coletiva de imprensa. A entrada nas ruas será permitida apenas para moradores com veículos cadastrados e torcedores com ingressos. Ainda ficará bloqueado o tráfego aéreo uma hora antes e três horas depois dos jogos no entorno do estádio. Para garantir a segurança, as Forças Armadas vão contar com o efetivo de 1.607 militares. Anteriormente, a previsão era de que cerca de 1.400 atuassem na segurança da capital baiana.

Comente agora
26
Jul
Palco de jogos olímpicos, Fonte Nova recebe simulação de ataque químico
Postado por: Débora Ayane / 17:53h

Uma simulação de ataque químico na chegada de torcedores a uma partida de futebol foi realizada nesta terça-feira (26), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Guarda Municipal, Transalvador, Marinha do Brasil, Defesa Civil, entre outros órgãos de segurança, participaram do teste. A ação, que durou cerca de uma hora, compõe a estratégia de defesa para os jogos olímpicos de futebol que acontecem de 4 a 13 de agosto na capital baiana.O coronel Antonio Júlio Nascimento Silva, mediador do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), explicou que, na simulação, um homem lançou uma ampola com componente químico em direção ao público que aguardava para entrar na arena. No ataque, algumas pessoas, incluindo o suposto terrorista, morreram e outras tiveram queimaduras.Segundo o coronel, logo após o ataque, o Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a primeira descontaminação das vítimas, lanvando-as com água. Os mortos também foram descontaminados. Em seguida, a Marinha do Brasil realizou a segunda etapa, onde o que restou da substância foi retirada.

Comente agora
26
Jul
Estudantes de Itaparica e região já podem se cadastrar para pagar meia no Ferry
Postado por: Débora Ayane / 17:45h

Começa nesta terça-feira (26) o cadastramento de estudantes residentes nos municípios de Itaparica e Vera Cruz que queiram o benefício da meia passagem. Segundo a Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), a resolução foi publicada hoje no diário oficial do Estado. Terão direito à meia passagem os estudantes residentes nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, contanto que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de instituições de ensino superior ou técnico-profissionalizante, situadas em Salvador ou municípios próximos, e reconhecidas e autorizadas pelo órgão competente. O desconto será nas travessias Salvador - Itaparica - Salvador e Salvador - Vera Cruz – Salvador. O cadastramento será feito no posto da AGERBA situado no terminal Ferry Boat. A meia passagem só será concedida durante o período letivo das instituições de ensino e em dias úteis, de segunda a sexta-feira. A agerba informou que o benefício entrará em vigor no dia 1° de Agosto de 2016.(R7)

Comente agora
26
Jul
Detran e Transalvador apreendem 33 mil veículos em 2016
Postado por: Anacley Souza / 11:17h

Somente no Detran, em pouco mais de seis meses, 20.122 veículos foram apreendidos em Salvador e no interior do estado, resultado de ações nas blitz. Já em Salvador, a Transalvador já apreendeu, até a última quinta-feira, 13.565 veículos . Somados, os números do Detran e da Transalvador são mais da metade do total de apreensões de veículos feitas em todo o ano passado na Bahia, que foi de 50.409. Para evitar que o veículo apreendido vá a leilão, é exigido do proprietário o pagamento de taxa diária no estacionamento e a regularização da documentação e multas. Amanhã, no bairro de Mussurunga, em Salvador, e na cidade de Feira de Santana, 1.349 veículos, motos e sucatas vão a leilão promovido pelo Detran - dos quais 739 foram resultantes de apreensões em Salvador e 610 em Feira de Santana. No rol dos veículos que foram apreendidos em blitz estão desde os que estão em situação irregular em documentação, aos envolvidos em acidentes e restrições por furtos e roubos, que por motivos diversos não foram recuperados pelos seus donos. Os três leilões envolvem a 5.031 veículos e sucatas . O primeiro leilão aconteceu 14 de abril e teve 550 veículos colocados à venda em Feira de Santana e outros 639 em Salvador. O segundo leilão ocorreu em 6 de junho, com 2.493 veículos apreendidos nas cidades de Tabocas do Brejo Velho, Correntina, Santana, Serra Dourada, Santa Maria da Vitória, São Desidério, Barreiras, Capim Grosso, Itiúba, Queimadas, Filadelfia, Cansanção, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso e Alagoinhas.

Comente agora
26
Jul
Capital: Após coletivo ser queimado em Paripe, ônibus voltam a circular no fim de linha
Postado por: Anacley Souza / 11:09h

Os ônibus voltaram a entrar no final de linha de Paripe por volta das 10h40 desta terça-feira (26), após o Sindicato dos Rodoviários decidir ontem à tarde, por questões de segurança, suspender o acesso dos coletivos ao local, após um ônibus ser queimado durante um protesto pela morte de um adolescente do adolescente Alisson Jesus Santana, 15 anos, pela polícia. "Voltamos com a garantia da Polícia Militar de reforço da segurança no local. A gente volta a trabalhar, mas a qualquer momento que houve uma situação de risco, voltaremos a protestar", informou o diretor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota. No período em que os ônibus não entraram no final de linha, eles ficaram parando na segunda rotatória, no início da Suburbana, próximo ao Mercado Todo Dia. A distância entre a Rua Almirante Tamandaré, onde fica o final de linha, e o local para onde os ônibus foram transferidos era de 1,6 quilômetros. (Correio)

Comente agora
26
Jul
Itaparica: estudantes protestam por falta de verba para transporte
Postado por: Anacley Souza / 10:31h

Um grupo de estudantes realizou um protesto na Ilha de Itaparica, na manhã desta terça-feira (26), motivado pela suspensão do transporte escolar. De acordo com a reivindicação, o serviço foi interrompido há oito dias por falta de repasse de verba pelo governo estadual. Durante o ato, que teve início por volta das 6h, cerca de 200 alunos dos colégios estaduais Jutahy Magalhães e João Ubaldo Ribeiro, e das escolas municipais Professor Edilson Freire e Benedito de Oliveira Barros, bloquearam com pneus a BA-001, trecho do Km 0, em Bom Despacho. A manifestação gerou um grande congestionamento na região. Equipes da Polícia Militar estiveram no local para liberar a rodovia. Segundo confirmou a assessoria da Prefeitura de Itaparica, o problema surgiu com a falta de repasse do governo estadual. Porém, segundo foi informado, apesar da falta da verba, a gestão municipal arcou com os custos até onde pôde. Após o protesto, estudantes informaram ao site que a prefeitura convocou lideranças estudantis para um reunião na tentativa de resolver o impasse.

Comente agora
26
Jul
Travessia tem procura regular e embarque a cada 30 minutos; veja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:23h

A travessia marítima Salvador-Mar Grande opera com procura regular na manhã desta terça-feira (26). O sistema opera desde as 5h, sem filas para embarque no terminal hidroviário de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico da Bahia, na capital. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o sistema opera com oito embarcações em tráfego e seis em reserva, com horários fixos a cada 30 minutos. O último horário do dia saindo de Mar Grande será às 18h30 e de Salvador, às 20h. Já os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo também operam normalmente e com procura e venda de passagens regular nos guichês das empresas concessionárias no Terminal Náutico. As próximas saídas ocorrem às 10h30, 13h e 14h30. Para quem vem do Morro para a capital, as próximas saídas são às 9h30, 12h30 e 15h. Para os turistas que querem conhecer as ilhas da Baía de Todos-os-Santos, as escunas saíram às 9h e só retornam a Salvador às 17h30. O tour das ilhas inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica.

Comente agora
26
Jul
Saeb encontra novas irregularidades em atestados de saúde de servidores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:41h

Em março deste ano, a Secretaria estadual da Administração (Saeb), identificou, durante a "Operação Licença Médica" 526 funcionários públicos que estavam de licença médica no Estado, mas atuavam em outras atividades remuneradas. Nesta terça-feira (26), o órgão deflagrou através de sua Corregedoria Geral (CGR), a segunda fase da operação, que apurou indícios de irregularidades no afastamento de 108 servidores públicos de suas atividades laborais e foram identificados novos casos de funcionários que, embora estivessem em licença médica no Estado, atuavam em outras atividades remuneradas. Segundo a Saeb, a pratica é proibida por lei. As licenças eram obtidas por um período superior a 100 dias, chegando até a 450 dias. Ou seja, alguns profissionais chegavam a ficar um ano e meio sem ir no local de trabalho e ainda recebiam por isso. Além disso, aproveitavam a “folga” para trabalharem em outros locias.

Comente agora
25
Jul
Representatividade da mulher negra é tema de debate na Alba
Postado por: Anacley Souza / 23:33h

Nesta segunda-feira (25), data em que se comemora o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o Governo do Estado promoveu debate para discutir a ‘Representação e representatividade da mulher negra na Bahia’, na Assembleia Legislativa (Alba), em Salvador. O evento, aberto ao público, integra as mobilizações do Julho das Pretas e da Década Estadual Afrodescendente, que propõem avaliar as estratégias utilizadas no estado para superação de preconceitos, bem como incentivar a luta pela igualdade e a elaboração de políticas públicas voltadas para esse grupo. Além da mesa temática desta segunda, todo o mês de julho contou com programação intensa de atividades realizadas pelas secretarias de Política para as Mulheres (SPM) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Compondo a mesa temática na Alba, a jornalista e dramaturga Mônica Santana destacou os desafios e conquistas das mulheres negras ao longo do tempo. “Precisamos pensar mais nessas mulheres que foram sempre pouco escutadas, pouco visíveis e, quando tinham visibilidade, eram tratadas em uma perspectiva subalterna e, por vezes, animalizada. É louvável o quanto temos avançado, com mais e mais mulheres produzindo novos discursos, mostrando a sua potência. Este é um momento de reflexão importante. Por isso é que precisamos avançar ainda mais, ocupar ainda mais espaços de liderança. Esse é só o começo”, contou a jornalista. Sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres negras, a titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa , ressaltou que é preciso refletir sobre as conquistas que a sociedade já teve até o momento.

Comente agora
25
Jul
Decreto de meia-passagem no ferry entrará em vigor nesta terça-feira (26)
Postado por: Anacley Souza / 22:58h

A resolução que concede o direito à meia-passagem para estudantes no sistema ferryboat e nas lanchas que fazem a travessia entre a capital e Mar Grande será publicada na edição desta terça-feira, 26, do Diário Oficial do Estado (DOE), segundo a assessoria da agência de regulação de transportes (Agerba). A medida permitirá que a passagem custe R$ 2,40, durante a semana, e R$ 3,20, nos fins de semana. Ainda conforme a assessoria da Agerba, ela valerá para todos os estudantes residentes na Ilha de Itaparica que estejam matriculados e com frequência regular em cursos de níveis técnico e universitário. A estimativa é que, pelo menos, 500 alunos que fazem cursos fora da ilha sejam beneficiados. O órgão, no entanto, não quis antecipar os procedimentos para aquisição do benefício. Até o final da tarde desta segunda, 25, a Internacional Travessias Salvador - empresa que administra o sistema ferryboat na capital - ainda não havia sido noticiada pela Agerba acerca de quando a cobrança da meia-passagem será iniciada e como deverá ser realizada Para os estudantes que utilizam o transporte marítimo para fazer a travessia, o pagamento da meia-passagem vai resultar em uma economia significativa. Aluna de um curso técnico de enfermagem na Ribeira, Carla Regina Santana, 34, que reside em Mar Grande, conta que trancou a matrícula duas vezes devido ao custo da passagem. "Com o benefício da meia- -passagem, tenho certeza de que vou conseguir concluir o curso e não precisar mais trancar por causa da falta de dinheiro", afirmou.

Comente agora
25
Jul
Índice de mortes nas rodovias cai 11,82% em seis meses no estado
Postado por: Anacley Souza / 20:47h

O número de mortos em acidentes nas rodovias federais que cortam a Bahia decresceu 11,82% na comparação entre os seis primeiros meses de 2016 e de 2015. Balanço divulgado nesta segunda-feira, 25, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) registrou 291 mortes este ano contra 330 no ano passado - uma redução de 39. Dos acidentes mais letais, destaca-se a colisão frontal, que ficou em primeiro lugar com 119 ocorrências (4,8% de redução na comparação com 2015). A infração que mais gerou mortes foi a ultrapassagem indevida. A principal causa dos acidentes mais graves, segundo a PRF, é a falta de atenção (22,4%), seguida da velocidade incompatível (10,87%), da ultrapassagem indevida (8,9%) e da ingestão de álcool (6,59%). Defeitos nas vias é responsável por 2,47% dos registros mais graves. "Basicamente, a causa maior é a imprudência do motorista", afirmou o superintendente regional da PRF-BA, Virgílio de Paula Tourinho. Apesar da queda nos índices, a Bahia figurou como o estado do país com segundo maior número de acidentes nas rodovias federais. A Bahia perdeu apenas para Minas Gerais. "Mesmo em segundo lugar, a redução está sendo significativa ano a ano. Desde 2011, tem diminuído. Temos a maior malha rodoviária do país sob fiscalização da PRF", destacou Tourinho. Classificação A BR-101 foi onde houve mais acidentes e o maior número de mortes neste primeiro semestre.

Comente agora
25
Jul
Prado: Jacaré é encontrado por banhistas em praia
Postado por: Anacley Souza / 20:34h

Um jacaré foi encontrado por banhistas, na manhã desta segunda-feira (25), na areia da Praia do Coqueiral, no centro de Prado, no extremo Sul da Bahia. A praia é um dos pontos turísticos da cidade e uma das principais do município. Segundo informações da analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Flávia Morais, o animal pode ter saído do Rio Jucuruçu, já que a foz é próxima à praia. O instituto foi acionado, mas de acordo com Morais, o jacaré não passou por avaliação dos técnicos do ICMBio, pois estava estressado e acabou fugindo em direção à água do mar. Contudo, através das características informadas do animal, acredita-se que seja um jacaré filhote, do papo amarelo, comum na região. O animal não atacou nenhum banhista. (G1/ Prado Notícias)

Comente agora
25
Jul
DPT afirma que salários de terceirizados do interior já foram depositados
Postado por: Anacley Souza / 18:32h

Os salários atrasados dos funcionários terceirizados do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia do interior do estado já foram depositados. Em nota emitida ao Bahia Notícias na tarde desta segunda-feira (25), a Assessoria de Comunicação do DPT explicou que a demora no repasse se deu “por conta de problemas burocráticos, entre o Banco do Brasil e a empresa LC, na abertura da conta vinculada, conforme previsto na lei Anticalote”. Os profissionais que atuam no setor de limpeza, além de motoristas e auxiliares (de rabecão) pararam ou reduziram suas atividades por conta de atraso de salários não recebem pagamentos há três meses. Ainda através de nota, o órgão salientou que a Coordenadoria do município de Brumado funciona normalmente.

Comente agora
25
Jul
Sebastião Loureiro é eleito membro da Academia de Medicina da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 18:27h

O médico Sebastião Loureiro foi eleito como membro da Academia de Medicina da Bahia. Loureiro irá tomar posse da cadeira número 43, pertencente à Pirajá da Silva, médico pesquisador que identificou o agente patogênico e o ciclo fisiopatológico da esquistossomose. Loureiro afirmou para o Bahia Notícias que escolheu a cadeira 43 justamente por conta da área de estudo do patrono. “Para mim, ele é uma pessoa de grande importância e essa cadeira tem um significado especial para mim porque eu sempre pesquisei a área da esquistossomose. Havia outras cadeiras disponíveis, mas eu escolhi essa justamente pela proximidade com epidemiologia e estudos sociais na área de medicina da saúde”, afirmou o médico. O pesquisador ressaltou que é uma "honra e um privilégio" para ele ser escolhido para participar da Academia. A posse de Loureiro ocorrerá no dia 28 de julho, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia, às 19 horas. (Bahia Notícias)

Comente agora
25
Jul
Começa a temporada das baleias jubarte nas águas mornas da Bahia
Postado por: Débora Ayane / 17:43h

A histórica cidade de Caravelas já recebeu muitos visitantes ilustres desde de a descoberta do país. Em 1503, os portugueses navegaram pelo rio Caravelas e anos mais tarde em 1830, o inglês e naturalista Charles Darwin também ficou maravilhado com a rica fauna local. No entanto, entre os meses de julho e novembro a costa da Bahia recebe em suas águas um espetáculo à parte. São as baleias jubarte, visitantes ilustres que buscam um local tranquilo escolheram o pequeno e charmoso arquipélago de Abrolhos como refúgio. As jubarte passam a maior parte do ano próximas aos polos, onde se alimentam de pequenos peixes e crustáceos, mas em meados de Junho as elas iniciam seus movimentos migratórios em busca de águas mais quentes e rasas com um único objetivo: perpetuar a espécie. Graças ao fato de ser um pequeno pedaço de paraíso na terra, o local recebe todos os anos uma grande quantidade de turistas que vem não só atraídos pela exibição e acrobacias das baleias, mas também para caminhadas e observação de aves. Para proteger e preservar a grande biodiversidade de espécies existentes no local, em 1983 o Ibama criou o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil e posteriormente, em 1988 nasceu o Instituto Baleia Jubarte, organização não-governamental cujo objetivo é dar suporte às ações de conservação e pesquisa do Projeto. Abrolhos é composto por cinco ilhas e está localizado a aproximadamente 70 km da costa da Bahia, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Prado são as principais cidades da zona costeira do Extremo Sul baiano e portos de saída para o incrível arquipélago.(tribuna da Bahia)

Comente agora
25
Jul
Sebastião Loureiro é eleito membro da Academia de Medicina da Bahia
Postado por: Débora Ayane / 16:50h

O médico Sebastião Loureiro foi eleito como membro da Academia de Medicina da Bahia. Loureiro irá tomar posse da cadeira número 43, pertencente à Pirajá da Silva, médico pesquisador que identificou o agente patogênico e o ciclo fisiopatológico da esquistossomose. Loureiro afirmou para o Bahia Notícias que escolheu a cadeira 43 justamente por conta da área de estudo do patrono. “Para mim, ele é uma pessoa de grande importância e essa cadeira tem um significado especial para mim porque eu sempre pesquisei a área da esquistossomose. Havia outras cadeiras disponíveis, mas eu escolhi essa justamente pela proximidade com epidemiologia e estudos sociais na área de medicina da saúde”, afirmou o médico. O pesquisador ressaltou que é uma "honra e um privilégio" para ele ser escolhido para participar da Academia. A posse de Loureiro ocorrerá no dia 28 de julho, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia, às 19 horas.(BN)

Sebastião Loureiro | Foto: Reprodução / Tabu Online

Comente agora
25
Jul
Bope já atendeu 64 ocorrências com explosivos na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:48h

Unidade especializada que atua no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia já atendeu a 64 ocorrências com explosivos no estado em um ano e meio. O balanço foi divulgado pela Polícia Militar nesta segunda-feira, 25, e inclui a ameaça do bacharel em direito Frank Oliveira da Costa, que foi preso na tarde de domingo, 24, após fingir estar com uma bomba durante o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, no campus da Unijorge, na avenida Paralela. Para atender essa última ocorrência, a PM afirma que toda situação seguiu um protocolo internacional que inclui deslocamentos de tropa especializada e de equipamentos específicos para manejo de material explosivo, a exemplo de robô antibomba.

Comente agora
25
Jul
Travessia entre Mar Grande e Salvador opera sem restrições
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

O movimento de passageiros na travessia entre Salvador e Mar Grande é considerado tranquilo na manhã desta segunda-feira (25), segundo informações da Associação de Transportadores Marítimos (Astramab), responsável pelo transporte. De acordo com o a associação, depois de passar seis dias fazendo paradas por conta da maré baixa, a travessia voltou a operar sem qualquer restrição nesta seguda. Desde 5h, oito embarcações estão em tráfego e os horários de saída dos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio, são de 30 em 30 minutos. Na Baía de Todos-os-Santos as condições de navegação são consideradas normais. O sistema funciona nesta segunda até 20h, quando será feita a última viagem saindo de Salvador. De Mar Grande para a capital baiana, a última viagem ocorre às 18h30. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo também opera normalmente nesta segunda-feira, segundo a Astramab. Os horários de saída de Salvador para o Morro são os seguintes: 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30; já as saídas de Morro de São Paulo são: 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20 e a passagem direta de catamarã custa R$ 95,20. As escunas do “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também estão em tráfego. Elas saem a partir das 9h do Terminal Náutico e retornam a Salvador às 17h30, depois do tour pelas ilhas.

Comente agora
25
Jul
Homem que ameaçou explodir Unijorge não cometeu crime, diz especialista
Postado por: Willyam Reis / 09:01h

O teólogo e acadêmico em direito Wagner Francesco, em um artigo publicado no site JusBrasil, afirmou que o incidente ocorrido na tarde deste domingo na Faculdade Unijorge, não pode ser enquadrado na Lei Antiterrorismo, apesar da lei prever punições para ameaças de usar ou portar explosivos que possam causar danos ou promover destruição em massa. Segundo o teólogo, que estuda a área criminal e penal, o “terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião". Francesco explica que Frank Oliveira não tinha nenhuma destas motivações e que, se ele não tinha “nenhuma arma, falamos aqui em crime impossível”. Ele destaca o artigo 17 do Código Penal Brasileiro, que fala sobre crime impossível. “Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime”. O estudioso afirma que o jovem não cometeu crime, apenas uma contravenção penal, por alarmar um desastre ou perigo inexistente, que pode produzir pânico ou tumulto, como previsto no artigo 41 do Código Penal, com pena de prisão simples de quinze dias a seis meses e pagamento de multa. Por fim, ele analisa que, apesar da história da bomba ser falsa, e que, “poderia ser de verdade”, “ficou provado que não estamos nem de perto preparado para o pior”, e ainda lançou uma piadinha: “o cara fez a prova por 11 vezes e sempre levando bomba da OAB. O cara vai juntando isto, vai juntando e isto, mas chega uma dia que a pessoa explode”. (BN)

Um comentário
25
Jul
Após apelo de Djavan, Rui determina que secretário de Cultura se reúna com Osba
Postado por: Willyam Reis / 07:05h

O apelo do cantor Djavan no último sábado (23), durante seu show na Concha Acústica, parece ter dado certo. Neste domingo (24), após a segunda apresentação do artista no mesmo local, o governador Rui Costa (PT) anunciou a determinação feita ao secretário de Cultura, Jorge Portugal. O petista determinou que o gestor se reúna com representantes da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O grupo está com orçamento restrito e corre o risco de ter suas atividades comprometidas, caso o governo do Estado não tome providências. Já foram marcadas três reuniões entre a Secult e o governador, mas todas foram canceladas. (BN)

Comente agora
24
Jul
Suposto homem-bomba chegou à Unijorge com discurso de revolta: ‘Isso ia acabar hoje’
Postado por: Willyam Reis / 16:12h

O homem que ameaça explodir a Unijorge com bombas na tarde deste domingo (24) chegou à faculdade por volta das 11h40 com discurso de revolta. De acordo com Eliete de Oliveira, bacharel em Direito que aguardava pelo início das provas da primeira fase do exame da OAB, o homem segurava uma sacola de viagem em uma mão e um isopor na outra, dizendo que “não aceitava mais a situação”, que “isso ia acabar hoje” e que “ele não ia dar mais dinheiro à OAB”. “Acompanhei ele até a entrada, passando pela coordenação, era meio-dia, na hora que abriu. Depois não vi mais”, relatou. De acordo com a descrição da candidata, o homem não aparentava sinal de loucura, era de cor parda e tinha cerca de 1,60m de altura. Ao contrário de uma descrição já relatada ao Bahia Notícias, Eliete lembrou que ele não tinha barba. Lucio Almeida, também candidato, lembrou que o homem mudava de camisa com frequência, ora estava com uma de cor preta, ora com uma de cor branca. Circula entre os estudantes que o nome do suspeito seria Frank Costa. (BN)

Comente agora
24
Jul
Até momento não há reféns ou vítimas fatais em ameaça de explosão, diz Unijorge
Postado por: Willyam Reis / 15:41h

A Unijorge esclareceu, por meio de nota à imprensa, que não há reféns com o homem que ameaçou explodir o prédio da instituição com bombas. A unidade de ensino disse ainda que também não há informações sobre vítimas fatais ou feridos. "A Polícia Militar está no comando da situação, que está restrita à sala 711, no 7º andar, e atualizará as informações tão logo seja possível", diz o texto. O Bahia Notícias confirmou com policiais militares que o suspeito segue isolado na sala onde o episódio começou. Por volta das 13h deste domingo (24), antes da aplicação das provas da 1ª fase do exame da OAB, um homem ameaçou explodir o prédio. O suspeito já tentou o exame 18 vezes.(BN)

Comente agora
24
Jul
Suposto homem-bomba prestou Exame da OAB 18 vezes e alega explosivos em mochila
Postado por: Willyam Reis / 15:32h

O suposto homem-bomba que ameaçou estudantes e bacharéis que prestavam o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teria feito a prova outras 18 vezes antes do episódio deste domingo (24). O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) negocia a rendição do suspeito, que alega ter uma mochila com bombas e faz uma série de reivindicações – não há, todavia, detalhes sobre quais exigências seriam essas. O suposto homem-bomba que ameaçou estudantes e bacharéis que prestavam o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teria feito a prova outras 18 vezes antes do episódio deste domingo (24). O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) negocia a rendição do suspeito, que alega ter uma mochila com bombas e faz uma série de reivindicações – não há, todavia, detalhes sobre quais exigências seriam essas.

Comente agora
24
Jul
OAB vai divulgar nova data para exame em Salvador, diz presidente de comissão
Postado por: Willyam Reis / 15:24h

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai avaliar a situação deste domingo (24), quando seria realizada a 1ª fase do exame da ordem em Salvador, na Unijorge, para então agendar uma nova data para aplicação das provas. Por volta das 13h, quando as provas começavam a ser distribuídas aos estudantes, um homem ameaçou explodir o local com bombas. “O Conselho Federal vai divulgar uma nova data, para ser visto se será mantida a data da segunda fase”, explicou Betha Nova, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-Bahia. A segunda fase está prevista para acontecer em setembro. Em entrevista no local do incidente, Betha ainda respondeu às críticas referentes à segurança durante as provas e atribuiu à Fundação Getúlio Vargas (FGV) a responsabilidade pelo processo. “Fiscalizamos efetivamente a aplicação do exame, se há alguma intercorrência. Questões de logística não temos como passar”, acrescentou. Ainda não há novidades sobre as negociações da polícia com o homem, mas Betha garantiu que ele está sozinho, sem reféns, e não houve mortos. (BN)

Comente agora
24
Jul
Exame da OAB foi suspenso em toda a Bahia; Viana diz aguardar ‘detalhes’ sobre episódio
Postado por: Willyam Reis / 14:32h

O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Luiz Viana, informou que o Exame de Ordem foi suspenso em todo o estado após o episódio em que um homem-bomba teria ingressado em uma das salas onde a prova acontecia na Unijorge, nesta domingo (24). Viana, no entanto, não soube relatar o que efetivamente aconteceu na unidade de ensino. “Assim que soubermos o que aconteceu, com detalhes, para saber o que vamos fazer. Estamos esperando a polícia para saber e tomar as providências. O importante é que todos estão seguros, todos vão pra casa”, afirmou o presidente da OAB-BA. Sob protestos de estudantes, que reclamam da falta de segurança e alegavam, aos gritos, que houve prejuízo para quem prestava o Exame, Viana frisou que os estudantes e bacharéis que não conseguiram realizar a prova o farão em data “fortuita”. “Foi suspenso o Exame e todos poderão fazer em outra data para que não tenham prejuízo”, reafirmou. (BN)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com