As comentadas


Boa tarde , Sexta-feira, 24/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Bahia

24
Out
70% dos imóveis em Salvador estão irregulares, segundo o Crea-Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:51h

Seja por falta de controle adequado, ou por negligência dos órgãos fiscalizadores competentes ao longo dos anos, o fato é que a grande parte das edificações da capital baiana foi erguida de forma irregular. Os dados são do Conselho Regional da Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), e apontam que apenas 30% das construções civis da cidade foram feitas com alvará da prefeitura e orientação profissional. As irregularidades apontadas pela entidade são o número excessivo de pavimentos, onde imóveis ganham andares inadequadamente com poucas colunas que os sustentem; as instalações elétricas, sanitárias e do gás de cozinha encanado que, feitas sem orientação profissional, podem causar curtos circuitos e incêndios. Para o chefe de gabinete do Conselho, Herbert Oliveira, os números podem ser considerados alarmantes evidenciando o crescimento desordenado da capital baiana.  “Outro perigo que poderíamos destacar seriam os cortes irregulares no terreno que põe a  obra e a vida das pessoas que podem estar residindo ali, principalmente em épocas de chuva quando aumentam os riscos de desabamento, em perigo”, alertou. No entorno da Arena Fonte Nova, pode-se encontrar muitos exemplos de imóveis em condições inadequadas. Nesta região, a maior parte dos imóveis irregulares está concentrada no Engenho Velho de Brotas, porém, o bairro que integra um dos maiores distritos da cidade é apenas uma entre tantas regiões com edificações fora dos padrões ideais de construção.

Comente agora
24
Out
Travessia Mar Grande-Salvador é interrompida por três horas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:19h
A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande inicia às 9h desta sexta-feira (24) uma parada do serviço por três horas (das 9h às 12h) por força da maré baixa, que impede a atracação das embarcações no Terminal Hidroviário de Vera Cruz. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) lembra aos usuários que a parada acontece somente no sentido de Mar Grande para a capital, pois os passageiros que querem atravessar para a Ilha de Itaparica serão atendidos normalmente, embarcando no Terminal Náutico, no Comércio, e desembarcando no terminal de Bom Despacho. Neste momento, o sistema registra fluxo de passageiros muito bom, saindo de Salvador. Oito embarcações estão em tráfego e outras seis na reserva e a previsão da Astramab  é que o movimento de usuários cresça muito mais a partir do meio dia, com o embarque daqueles que vão passar o final de semana nas praias da Ilha de Itaparica. Caso a demanda exija, os horários de saída dos terminais passam a ser de 15 em 15 minutos.
Comente agora
23
Out
Salvador: Licitação do transporte dá 180 milhões à Prefeitura
Postado por: Samile Macêdo / 21:08h

O prefeito ACM Neto assinou nesta quinta os contratos com os consórcios vencedores da licitação do sistema de transporte público; as empresas vencedoras da licitação formaram os consórcios 'Plataforma', 'Ótimo' e 'Salvador Norte'; com a licitação, a prefeitura vai arrecadar R$ 180 milhões, sendo que cerca de R$ 36 milhões foram pagos pelos consórcios ontem, e o saldo restante será quitado num prazo de 60 meses; "Agora temos regras claras, transparentes, com segurança contratual para os empresários e mecanismos de controle. Isso devia ter sido feito há 40 anos. Tudo pensando no usuário, que hoje não conta com um transporte público como merece", disse ACM.

Comente agora
23
Out
Sucessor de João Ubaldo na ABL será eleito nesta quinta-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 11:59h

A Academia Brasileira de Letras vai eleger hoje, a partir das 16 horas, no Rio de Janeiro, o novo ocupante da Cadeira 34, que ficou vaga após a morte do romancista, cronista, jornalista e tradutor baiano João Ubaldo Ribeiro, em julho passado. A eleição deve acontecer apenas para confirmar como sucessor o diplomata, historiador e escritor Evaldo Cabral de Mello, já que ele é o único candidato. Evaldo será eleito se alcançar a maioria absoluta dos 37 votos possíveis. O candidato, considerado um dos maiores historiadores vivos, é irmão do poeta João Cabral de Mello Neto (1920-1999) e nasceu em Recife em 1936. Evaldo estudou Filosofia da História em Madri e Londres e, em 1960, ingressou no Instituto Rio Branco, onde iniciou carreira diplomática. É especialista em história regional e no período de domínio holandês em Pernambuco, assunto sobre o qual escreveu livros como Olinda Restaurada (1975) e O Negócio do Brasil (1998). Os ocupantes anteriores da cadeira foram: João Manuel Pereira da Silva, fundador – que escolheu como patrono o sacerdote, poeta e autor de diversas obras líricas de caráter filosófico Sousa Caldas – o Barão do Rio Branco, Lauro Severiano Müller, Dom Aquino Correia, R. Magalhães Jr. e Carlos Castelo Branco. (Correio)

Comente agora
23
Out
Travessia Mar Grande-Salvador para por causa de maré
Postado por: Letícia Oliveira / 10:50h
Nesta quinta-feira (23), a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande terá uma parada de duas horas, mas somente no sentido da Ilha de Itaparica para Salvador, devido à maré baixa. O serviço será suspenso às 8h30, em Mar Grande,  e voltará a atender normalmente às 10h30. Já de Salvador para a Ilha  de Itaparica não haverá interrupção, pois as lanchas saem do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, e atracam no terminal do sistema ferryboat, em Bom Despacho. A parada  é determinada pela falta de condições do Terminal Hidroviário de Vera Cruz em receber embarcações em períodos de maré baixa - o canal de navegação do terminal não tem profundidade suficiente e impede que os barcos atraquem. Nesta manhã, o movimento de passageiros na  travessia Salvador-Mar Grande é bom no sentido da Ilha de Itaparica para a capital, e moderado no sentido inverso. As oito embarcações em tráafego estão cumprindo horários de saída de 30 em 30 minutos e operam em  boas condições de navegação na Baía de Todos os Santos, que tem mar calmo e ventos fracos. O percurso da travessia (12 quilômetros) está sendo feito em tempo médio de 40 minutos. O sistema funcionará hoje até às 20h, de Salvador para Mar Grande e até às 18h30, no sentido inverso.
Comente agora
23
Out
Governo não proibirá venda e consumo de bebidas no dia da votação
Postado por: Letícia Oliveira / 09:24h

O governo do Estado mantém a decisão adotada no primeiro turno das eleições deste ano e não proibirá o consumo e a venda de bebidas no segundo, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Apesar do governo não publicar portaria sobre o tema no Diário Oficial do Estado (DOE), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz eleitoral tem poder de polícia e pode, no próximo domingo (5), quando ocorre a votação, determinar a proibição por meio de portaria e solicitar reforço policial para evitar o descumprimento da ordem. Com informações do G1 Bahia.

Comente agora
23
Out
ANTT vai desativar trechos de ferrovia Minas-Bahia; linhas de Alagoinhas e Juazeiro serão requalificadas
Postado por: Letícia Oliveira / 08:44h

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai desativar o trecho da Ferrovia Minas-Bahia que está sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA). As faixas correspondem as linhas Alagoinhas/BA - Juazeiro/BA e Alagoinhas/BA - Propriá/SE, que devem passar por obras de requalificação inseridas no Programa de Investimento de Logística do Governo Federal (PIL). A medida preocupa a Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) pois restringe as opções logísticas de escoamento de produção de empresas baianas durante a realização das obras. Segundo o diretor executivo da associação, Paulo Villa, a resolução da ANTT determinou a desativação, mas não falou “nada” sobre prazos. A Usuport solicitou à agência o cancelamento ou a suspensão da medida, que, segundo ele, pode atingir cerca de dez empresas baianas que utilizam as linhas ferroviárias para transportar minérios, madeira, cal entre outros materiais.

Comente agora
22
Out
Consumidores inadimplentes podem limpar nome no Feirão da Serasa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:46h

Ter o nome na lista negra, o cadastro de inadimplentes, gera uma série de problemas para o consumidor, principalmente conseguir novos créditos na praça. Os consumidores de todo o país, que estão com o nome registrado nos cadastros de restrição, podem resolver essa situação e voltar a ter o nome limpo de forma prática. É que o Super Feirão Limpa Nome da Serasa vai renegociar dívidas.Esta é a terceira edição do feirão, que este ano terá a versão presencial, em São Paulo, e a versão online, disponível na internet a partir do dia 4 de novembro. 

Comente agora
22
Out
Araci: Vereador se arrepende e diz que não tem provas contra Rui Costa
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

O vereador de Araci, Marquinhos (PSDB), não sustentou às declarações feitas na tribuna da Câmara de Vereadores na última terça-feira (21). Em conversa com o Bocão News, na tarde desta quarta-feira (22), o edil voltou atrás em relação às acusações que fez ao governador eleito Rui Costa (PT), de que sua campanha comprou votos no município. “Eu fiz um questionamento e não uma acusação. O que eu quis dizer é que como é que o governador Jaques Wagner nunca fez nada em Araci, nunca colocou um paralelepípedo e apresenta o candidato dele, e tem uma votação tão expressiva”, questionou. Durante pronunciamento ontem, o vereador disse que não entendeu a votação expressiva que o petista teve na cidade. “Se vocês me disserem que a força dos colegas vereadores foi fundamental, o investimento financeiro, que o munícipio fez na campanha de Rui Costa. As compras de votos que teve... Ai eu digo que foi mérito e experiência de quem estava articulando”, disse. Apesar da nova declaração, o tucano, mais uma vez, fez acusações. “Foi uma ação muito bem feita dos colegas vereadores e de quem está no poder”. Questionado se há comprovação das acusações que fez, o edil desconversou. “Se o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e a Polícia Federal investigarem, podem achar”. Sobre o caso, Rui Costa disse que desconhece qualquer atuação desse tipo e que tudo não passa de uma ‘guerra política’ para as eleições municipais em 2016. “Não dá para levar essas coisas a sério. Todo município tem essa guerra na antessala da eleição. Infelizmente, a eleição mal acabou, o pessoal já está guerreando para a próxima eleição”. Em resposta ao petista, o edil afirmou que não se trata de ‘guerra política’, já que faz parte da base do governo municipal, mas que ficou indignado pela condução da campanha em Araci. O tucano apoiou o ex-governador Paulo Souto (DEM). (Bocão News)

Comente agora
22
Out
BA-526 receberá novas unidades do Minha Casa, Minha Vida
Postado por: Anacley Souza / 16:58h

Cerca de 7.500 pessoas serão beneficiadas com a ordem de serviço para a construção de mais 1.880 unidades habitacionais, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, assinada pelo governador Jaques Wagner, na manhã desta quarta-feira, 22, durante o evento de inauguração da nova via que liga a Avenida Paralela ao Stiep, em Salvador. As unidades irão fazer parte do Residencial Margarida, localizado no KM 12 da BA-526, na Estrada Cia Aeroporto, na capital baiana. O custo total para as obras é de R$ 126,3 milhões. O residencial terá cinco blocos de 12 apartamentos, dez blocos de 16 apartamentos e 83 blocos com 20 apartamentos cada. As unidades irão dispor de sala, dois dormitórios, área de circulação, sanitário, cozinha e área de serviço. O empreendimento possui pontos estratégicos, área de lazer com quadras de esportes, centros comunitários, parques infantis e espaço fitness ao ar livre, além de quiosques. Moradores ainda terão à disposição uma creche, uma escola fundamental com 12 salas, além de uma unidade básica de saúde que comportará três equipes médicas. O superintendente regional da Caixa, Luiz Antonio de Souza, também assinou a ordem de serviço para a execução da obra, que tem investimento dos governos estadual e federal, por meio do banco público. (Jornal A Tarde)

Comente agora
22
Out
Bahia não terá veto de comercialização de bebida alcoólicas no 2º turno
Postado por: Anacley Souza / 16:27h

O governo da Bahia não vai restringir o consumo e a venda de bebidas alcoólicas no domingo (26), quando a população vai decidir qual será o próximo presidente da República. A informação é da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que mantém a posição adotada no primeiro turno. Segundo a SSP, o estado não vai publicar portaria do Diário Oficial com o referido ordenamento. A medida também foi adotada pelo governo Wagner nas edições passadas. No primeiro turno destas eleições, ocorrido em 5 de outubro, em alguns estados, como Paraná e Pará, a proibição foi anunciada por secretaria de Estado. Já em Alagoas, foi a Justiça Eleitoral que comunicou a decisão proibindo o consumo antes e no dia da votação. Do mesmo modo que a Bahia, Pernambuco não publicou portaria com a proibição, conforme afirmado pelo TRE. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há legislação para a restrição a bebidas alcoólicas para evitar eventuais transtornos durante o processo de votação. A aplicação ou não deve ser definida pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado, por meio de portarias, em conjunto com a Justiça Eleitoral.

Comente agora
22
Out
Brumado: Secretaria de Saúde registra aumento de casos de diarréia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h

A cidade de Brumado, no sudoeste baiano, registrou um aumento nos casos de diarréia na última semana. Segundo o site Brumado Notícias, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Hospital Professor Magalhães Neto atendeu 70 casos; nesta semana, o número de atendimentos já passou de 100. “A tendência é aumentar”, disse o secretário de Saúde Cláudio Feres. O secretário associou os registros ao calor registrado na cidade, com temperatura média de 37ºC e baixa umidade do ar. Segundo Feres, são comuns ocorrer surtos de diarréia no município no período, com idosos e crianças entre a maioria dos pacientes. O titular da pasta orientou a população a procurar as unidades básicas de saúde para não sobrecarregar o hospital e recomendou a ingestão de líquidos que seja evitado o consumo de lanches na rua sem inspeção da Vigilância Sanitária. Nesta terça-feira (21), a temperatura variou entre 34º C e 37º C e a umidade relativa do ar alcançou 28%.

Comente agora
22
Out
Monitoramento de qualidade da água é realizado na BR-235
Postado por: Letícia Oliveira / 11:24h
Desde o domingo, uma equipe formada por engenheiros ambientais coletaram amostras de rios, açudes e córregos do entorno da rodovia. Até amanhã (23), escolas receberão esses especialistas para discutir a importância da conservação da água. A Gestão Ambiental da BR-235/BA, firmada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizou, nesta semana, um monitoramento de qualidade da água em rios, córregos e açudes que ficam no entorno da rodovia. A ação, realizada a cada três meses, é uma forma de minimizar a contaminação gerada pela obra nos pontos d'água da região. Entre o domingo (19) e a terça-feira (20), foi monitorado um total de 46 pontos d'água. Deste número, 26 estavam com água e 20 secos. As atividades foram realizadas por uma equipe de engenheiros ambientais, que fizeram análises de pH (que mede acidez da água), temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e turbidez.
Comente agora
22
Out
Mãe luta por cirurgia cardíaca de bebê que aguarda na fila de regulação
Postado por: Samile Macêdo / 09:07h

Um bebê de menos de um mês precisa de uma cirurgia urgente. O pequeno Samuel nasceu no Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, mas tem um problema no coração. A cirurgia só é feita no Pará ou em São Paulo e o menino aguarda a regulação. A mãe de Samuel, Saionara Sena, está desesperada com a luta do filho e diz não saber mais a quem recorrer. "Eu não sei o que faço mais, já bati em tantas portas. É só não, não, não. Eu não sei mais pra onde ir, não sei o que fazer. Eu não tenho dinheiro por que se eu tivesse dinheiro já tinha levado meu filho para algum lugar pra ele fazer essa cirurgia", desabafa.  O bebê foi transferido há quinze dias para a Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães neto, em Salvador, que tem estrutura adequada para dar um acompanhamento básico a Samuel. Segundo o relatório médico, o caso da criança é extremamente grave e precisa ser tratado ainda no período neonatal, que vai do nascimento até o 28º dia de vida O problema é que Samuel completa um mês de vida na próxima quarta-feira (22). A mãe não quer perder as esperanças, mas tem medo que aconteça o pior e de não conseguir ajuda para salvar a vida do menino. (R7)

Comente agora
22
Out
Maré baixa interrompe travessias até às 9h30 no sentido Mar Grande-Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:31h

Por conta da maré baixa desta quarta-feira (22), a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande iniciou às 7h30 desta quarta-feira (22) uma parada obrigatória que vai até às 9h30. A suspensão do serviço ocorre somente no sentido de Mar Grande para a capital, pois no sentido inverso as embarcações estão saindo normalmente do Terminal Náutico, no Comércio, e atracando no terminal do Sistema Ferry-boat, em Bom Despacho. A travessia está operando desd às 5h com bom fluxo de passageiros nos terminais e oito embarcações em tráfego. O serviço funcionará hoje até às 20h, último horário saindo de Salvador, e até às 18h.30, em Mar Grande.

Comente agora
21
Out
Julgamento de Habeas Corpus de Prisco é adiado no Supremo Tribunal Federal
Postado por: Anacley Souza / 17:51h

O julgamento do habeas corpus do deputado estadual eleito Soldado Prisco, pleiteando a queda das restrições judiciais, não entrou na pauta desta terça-feira (21) do Supremo Tribunal Federal (STF). As restrições o impossibilitam de estar fora do seu domicílio após as 20 horas de segunda à sexta; e aos sábados, domingos e feriados a qualquer hora do dia. “O parlamentar, desde o 5 de outubro, deu início a nova fase de projeto político, voltada a defender os interesses dos eleitores na busca por leis que visem à melhoria da segurança pública na Bahia", explicou o advogado Leonardo Mascarenhas, que viajou à Brasília para acompanhar o julgamento. Conforme o advogado, o pedido de queda de restrição se baseia na falta de necessidade de manutenção delas, já que soldado Prisco não oferece risco à ordem pública e já se dedica a estudar novos projetos de leis a serem apresentados na Assembleia Legislativa. O deputado eleito não se surpreendeu com o adiamento e avisou que aguarda a decisão do STF com paciência. "Estou bastante tranquilo. Respeitaremos o julgamento do STF. Agora a luta por melhorias é na tribuna, durante as sessões plenárias previstas, constitucionalmente, aos parlamentares", analisou o deputado. (Bahia Notícias)

Comente agora
21
Out
Após 40 dias, corpo de vítima de 'Paulinho Mega' continua no IML
Postado por: Anacley Souza / 17:27h

Mais de quarenta dias após ser encontrado em uma cisterna no bairro Castelo Branco, em Salvador, o corpo do advogado Ricardo Andrade Melo, 37 anos, ainda permanece, até esta terça-feira (21), no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, sem previsão de liberação. O principal suspeito de sequestrar o advogado, Paulo Roberto Gomez Guimarães Filho, conhecido como "Paulinho Mega", está preso em Salvador. Segundo a assessoria de comunicação do IML, embora o corpo já tenha sido identificado, ainda deve ser realizada a analisa da ossada, para que seja identificada a causa da morte, para que, enfim, o laudo seja concluído. O Instituto afirma que o procedimento é normal e o tempo de realização corresponde ao esperado.

Caso: "Paulinho Mega" foi preso no dia 5 de outubro, em São Paulo. À polícia, o autor assumiu que sequestrou o advogado porque precisava de dinheiro para fugir do país. Ele já tinha sido condenado a 22 anos de prisão por outro homicídio e planejava deixar o Brasil.

Comente agora
21
Out
S. A. de Jesus: Uneb Campus V inscreve para curso de extensão sobre roteiro
Postado por: Anacley Souza / 17:16h

O Colegiado de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no município de Santo Antônio de Jesus, inscreve até esta quarta-feira (22) para o curso de extensão intensivo de roteiro ‘A Cena de Ficção’, que oferece 25 vagas. A iniciativa, direcionada para estudantes de graduação em letras e demais interessados na temática, busca introduzir noções funcionais de criação de roteiro, a fim de estimular a construção de narrativas fílmicas e televisuais. Os interessados devem realizar inscrição no colegiado da graduação. O curso será realizado entre os dias 7 de novembro e 19 de dezembro (somente as sextas-feiras), em cinco módulos e duração de 15 horas-aula. Os participantes que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência, receberão certificado. Mais informações estão disponíveis no site da instituição.

Comente agora
21
Out
Contas da Transalvador são aprovadas, mas gestor é multado por falhas no parecer
Postado por: Anacley Souza / 16:51h

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (21), aprovou com ressalvas as contas da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (TRANSALVADOR). O superintendente do órgão, Fabrizzio Muller é responsável pelas contas relativas ao exercício de 2013 e foi multado em R$ 1 mil pelas falhas. O órgão apresentou uma receita arrecadada de R$ 49.517.389,44 e uma despesa realizada de R$ 112.047.014,40, demonstrando um expressivo déficit orçamentário de execução de R$ 62.529.624,96. O relator, conselheiro Antônio Emanuel, advertiu a administração da entidade para que adote providências imediatas para implantação do Controle Interno, pois o seu não cumprimento poderá vir a repercutir no mérito de contas futuras. (Aratu)

Comente agora
21
Out
Firmino Alves: Vereador acusado de agredir filha e namorada dela troca socos com populares; assista
Postado por: Anacley Souza / 14:55h

O presidente da Câmara de Vereadores de Firmino Alves, Edmílson Freitas (PSB), se envolveu em uma confusão na noite desta segunda-feira (20) após a sessão do legislativo municipal. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, que divulgou um vídeo com o momento em que Freitas troca socos com populares, havia uma mobilização popular na porta da Câmara e o vereador precisou ser escoltado pela Política Militar. Freitas ganhou notoriedade recentemente após agredir a filha e a namorada dela sob a justificativa de que teria confundido ambas com um “ladrão de galinha”. (Bahia Notícias)

Comente agora
21
Out
Movimento é tranquilo na travessia Salvador-Mar Grande
Postado por: Letícia Oliveira / 10:25h

A travessia marítima Salvador-Mar Grande registra movimento tranquilo nesta terça-feira (21). No sentido de Mar Grande para a capital, o sistema iniciou uma parada forçada pela maré baixa  às 7h30, que vai até às 9h. Para quem sai de Salvador com destino à Ilha de Itaparica, o atendimento, no entanto,  é normal, sem interrupção,  com os passageiros embarcando no Terminal Náutico, no Comércio, e desembarcando no Terminal do Sistema Ferry-boat, em Bom Despacho. A travessia está com oito embarcações em tráfego e horários de saída de 30 em 30 minutos. O sistema funcionará hoje até às 20h, quando ocorre a última saída de Salvador. Já o último horário saindo de Mar Grande será às 18h30. As lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente e com procura e venda  moderada de passagens nos guichês do Terminal Náutico. Também operam sem restrições as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. Para o Morro de São Paulo, os horários de hoje são  8h30, 9h, 10h30,  13h e 14h30; saídas de Morro de São Paulo – 9h, 9h30,  12h30 e 15h.

Comente agora
21
Out
Maragogipe ganha estaleiro e aquece economia do município e da região
Postado por: Letícia Oliveira / 08:52h

Com aplicação na ordem de R$ R$ 2,7 bilhões, um dos maiores investimentos privados da Bahia, na última década, está sendo instalado ao distrito de São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. Com tecnologia de ponta, a Enseada Indústria Naval garante atender à crescente demanda do setor naval, além de investidos em medidas socioambientais. Atualmente, a empresa conta com contratos de aproximadamente US$ 6,5 bilhões e gera cerca de 5.500 empregos diretos. Apesar de já ter iniciado a fase de testes pré-operacionais, construindo as sondas para exploração do pré-sal, a unidade tem a previsão de ser inaugurada em 2015. O empreendimento para a exploração do pré-sal, através de recursos da iniciativa privada, já pode iniciar a operação da construção de navios-sonda para a Petrobras. O motivo da partida inicial seria o recebimento da Licença de Operação (LO) concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no último dia 10. Após dois anos do início das obras, a Enseada concluiu cerca de 80% das obras para construção da Unidade Paraguaçu. Com mais da metade das obras concluídas, finalizou a construção do primeiro cais que tem capacidade para atracar embarcações com até 210 metros de comprimento e uma área total de 5,2 mil metros quadrados. Hoje, as equipes atuam na conclusão da obra da oficina de corte e tratamento de chapas de aço.

Comente agora
21
Out
Porteiro terá que pagar Mercedes-Benz que não comprou
Postado por: Samile Macêdo / 08:16h

O agente de portaria Manoel Francisco de Jesus Filho, 53 anos, tem perdido o sono desde que descobriu que alguém abriu uma conta no nome dele, emitiu cheques sem fundos e financiou um veículo Mercedes-Benz usado, no valor de R$ 40 mil. A dor de cabeça do agente de portaria começou em janeiro passado, quando ele recebeu uma correspondência cobrando valores referentes aos cheques. Era o início de uma série de surpresas desagradáveis na vida do trabalhador. A conta no nome de Manoel Francisco de Jesus Filho foi criada em uma agência do banco Itaú Personalité da avenida Tancredo Neves. O agente de portaria então se dirigiu até a sede da 16ª Delegacia Territorial (16ª DT - Pituba) e registrou um boletim de ocorrência denunciando a fraude cometida utilizando o nome dele. Antes, Manoel Francisco já havia procurado a agência do banco Itaú do bairro da Calçada (Cidade Baixa), onde possuía uma conta, para obter informação sobre os cheques emitidos. "Não resolvi nada lá na agência do Itaú. Uma gerente ainda me convenceu a assinar um documento para eu encerrar a minha conta", lembra Manoel.Oito meses depois, a mulher de Francisco recebeu uma ligação cobrando 10 parcelas atrasadas referentes ao financiamento do veículo. "Não tenho nem um carro de mão, quanto mais um Mercedes-Benz", lamenta o porteiro.

Comente agora
21
Out
Requalificação da Baía de Todos-os-Santos é uma das ações para atrair visitantes
Postado por: Letícia Oliveira / 08:06h

O trabalho de fortalecimento do turismo na Bahia contempla ações de desenvolvimento da infraestrutura, qualificação da mão de obra e articulação que proporcione a oferta de novos voos, itens que contribuem para assegurar maior conforto aos visitantes em 13 destinos turísticos do estado, de acordo com a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur). Estes destinos são Baía de Todos-os-Santos; Costa dos Coqueiros; Costa do Dendê; Costa do Cacau; Costa do Descobrimento; Costa das Baleias; Caminhos do Sertão; Chapada Diamantina; Caminhos do Oeste; Caminhos do Jiquiriçá; Lagos e Cânions do São Francisco; Vale do São Francisco, e Caminhos do Sudoeste. O plano de requalificação da Baía de Todos-os-Santos prevê investimento na valorização de produtos turísticos, comportando ênfase no patrimônio cultural e no turismo náutico, explica o secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão, adiantando que estão previstas melhorias de serviços básicos e gestão socioambiental nos destinos turísticos, a promoção da sustentabilidade nos 18 municípios que compõem a baía, o que contribuirá decisivamente para a geração de emprego nessa área. No que se refere à infraestrutura, segundo Isabella Paim, superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur, foram importantes os avanços obtidos em 2014. Tanto que o  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) procede hoje a análise da documentação da Setur, referente à Elegibilidade Total do projeto de requalificação da Baía de Todos-os-Santos. Esta é a última avaliação antes do agendamento da Missão de Arranque do BID, marco institucional para a implantação do projeto previsto no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo da Bahia (Prodetur Nacional).

Comente agora
21
Out
Bahia caminha para ter maior o parque de energia eólica do país
Postado por: Letícia Oliveira / 07:50h

Com grande importância no crescimento econômico global, as energias limpas vêm ganhando força no mercado. De acordo com Lucas Salgado, consultor da SITAWI - Finanças do Bem, as tecnologias verdes já movimentam um mercado de € 200 bilhões em todo o mundo, deixando o Brasil em quarto lugar no ranking de vendas de tecnologias verdes em relação ao PIB. Com instalações concentradas na Bahia, os parques eólicos são as principais apostas da economia baiana. No último dia 13, a Agência Nacional de Energia Elétrica liberou o início da operação comercial de mais eólicas no sudoeste da Bahia pertencentes a Renova Energia. As EOLs Vento do Nordeste, de 23,5 MW; dos Araçás, de 31,8 MW; Morrão, de 30,2 MW e Tanque, de 30 MW, ficam na cidade de Caetité. A EOL da Prata, de 21,8 MW fica em Igaporã e a EOL Seraíma, de 30,2 MW, fica no município de Guanambi. Outra eólica que teve autorizada a começar a operação comercial foi a EOL Carcará, no Rio Grande do Norte. As unidades UG2 e UG3 tem 3 MW de potência cada uma. De acordo com o governador Jaques Wagner, “hoje a Bahia é o segundo parque eólico instalado no Brasil e acredito que estamos caminhando para ser o primeiro, pela qualidade de nossos ventos. Por meio do Atlas temos certeza que vamos potencializar novos investimentos no setor”, destacou o governador.

Comente agora
21
Out
Capital: Restaurante da UFBA será reaberto nesta terça-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 07:46h
O Restaurante Universitário da Universidade Federal da Bahia, localizado no campus de Ondina, voltará a atender estudantes a partir desta terça-feira (21). A decisão foi tomada após apresentação, à Vigilância Sanitária Municipal - VISA, do Plano de Ação elaborado pela equipe técnica de nutricionistas da UFBA. A VISA aprovou o atendimento com algumas recomendações. A principal delas é que a distribuição dos alimentos ocorra em pratos e talheres descartáveis e que o suco seja industrializado. O preparo dos alimentos será realizado nas instalações da Chalé Refeições e transportado por meio de balcões térmicos, vez que a cozinha do RU continua em reforma. As equipes da UFBA e da Vigilância Sanitária decidiram ainda pela interdição do refeitório do PAF 1, já a partir desta sexta-feira (17). Assim, os bolsistas já estão fazendo as refeições no Restaurante Universitário. (Aratu Online)
Comente agora
20
Out
Teixeira de Freitas: Homem foi atropelado após sobreviver a capotamento
Postado por: Samile Macêdo / 20:40h

Um homem morreu atropelado após passar por um capotamento na madrugada deste domingo (19), na rodovia BR-101 na região de Itagimirim, sul da Bahia. O sergipano Edivânio Almeida dos Passos, 44, conduzia um caminhão carregado de laranjas quando, supostamente, dormiu ao volante, saiu da pista e o veículo tombou. Apesar do acidente, Edivânio conseguiu sobreviver, porém, atordoado, subiu uma pequena ribanceira e foi atingido por um veículo. Ele veio ao óbito no local. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Edivânio saiu de Itabaiana (Sergipe) e tinha como destino o Ceasa de Vitória, no Espírito Santo. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acreditam que a vítima tenha caminhado cerca de 200 metros quanto foi atropelado. Tanto o veículo quanto o motorista que atropelou o sergipano não foram identificados. As informações são do site Teixeira News.

Comente agora
20
Out
Embasa vai interromper abastecimento de água em Itaparica e Vera Cruz
Postado por: Anacley Souza / 17:52h

O fornecimento de água será interrompido nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, às 8 horas da manhã desta terça-feira (21). Segundo a Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), o retorno está previsto para a noite do mesmo dia e o abastecimento será regularizado, gradativamente, em até 48 horas após o reparo. Ainda segundo o órgão, a parada para manutenção permitirá a substituição de equipamento de energia elétrica operado pela Coelba e é necessária para a operação plena do sistema. O serviço foi adiado na semana passada.(Aratu)

Comente agora
20
Out
Ferries gregos: Lino rebate Otto; jornalista denuncia empresa fantasma
Postado por: Anacley Souza / 17:39h

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Lino, afirmou nesta segunda-feira (20) que cumpriu com seu dever ao enviar, no final de setembro para os Ministérios Públicos Estadual (MP-BA) e Federal (MPF), correspondências com indicações de “fortíssimos indícios de crime” na compra dos dois ferries - Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi - que custaram ao cofres públicos estaduais, 18 milhões de euros – R$ 56 milhões. Em entrevista ao jornal A Tarde publicada nesta segunda, o vice-governador e senador eleito, Otto Alencar (PSD), secretário de Infraestrutura na época em que as embarcações foram adquiridas, afirmou que o membro da corte de contas baiana não poderia se manifestar, conforme a lei, já que o caso não tinha sido analisado pelo pleno do órgão fiscalizador. Otto informou que entraria com uma representação junto à Corregedoria do TCE e à Procuradoria Geral da República (PGR) contra Pedro Lino. Entretanto, Lino afirmou que o Artigo 102 da Lei de Licitações diz “quando em autos ou documentos de que conhecerem, os magistrados, os membros dos Tribunais ou Conselhos de Contas ou os titulares dos órgãos integrantes do sistema de controle interno de qualquer dos Poderes verificarem a existência dos crimes definidos nesta Lei, remeterão ao Ministério Público as cópias e os documentos necessários ao oferecimento da denúncia”. “Os fatos narrados cabem na moldura de crime, e é meu dever encaminhar ao Ministério Público.

Comente agora
20
Out
Morre irmão mais velho de Paulo Souto
Postado por: Anacley Souza / 17:20h

O irmão mais velho do candidato ao governo do Estado da Bahia, o democrata Paulo Souto, morreu na manhã desta segunda-feira (20). Claudio Ganem Souto, de 75 anos, o corpo foi velado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, às 14h. Os motivos da morte não foram divulgados pela assessoria de imprensa do político. (Bocão News)

Comente agora
20
Out
Familiares de funcionários eram usados para encobrir fraudes a licitações
Postado por: Samile Macêdo / 16:35h

Uma quadrilha de empresários que montava empresas para combinar preços e ganhar editais e licitações públicas foi desarticulada nesta segunda-feira (20) pela Polícia Federal durante a “Operação A-Gate”. Em coletiva, a polícia informou que dentre os sócios de uma das empresas estava um vendedor ambulante de picolés. O homem era um dos “laranjas” usados pelos empresários, que também envolveram alguns familiares de seus funcionários. Todos os “laranjas” sabiam que seus nomes estavam sendo usados em fraudes, mas aceitavam o uso em troca de uma quantia mensal. De acordo com a polícia, nenhum deles foram presos nesse momento, mas terão de responder por suas condutas. Dos seis mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal contra os empresários, cinco já tinham sido cumpridos ainda pela manhã; quatro deles em Salvador e um em Feira de Santana. Também foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão, a maioria em Salvador. Os suspeitos de chefiar o esquema foram ouvidos e levados para o sistema prisional na capital baiana. Eles ficarão presos por ao menos cinco dias, prazo que pode ser prorrogado por mais cinco. Se comprovada a participação, serão indiciados pela prática dos delitos de falsidade documental, fraudes a licitações e formação de quadrilha. (Política Livre)

Comente agora
20
Out
785 estupros são registrados na Bahia nos primeiros seis meses
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:52h

Os números são alarmantes. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), de janeiro a junho deste ano, 785 estupros foram registrados na Bahia, o que representa uma média de 4,23 casos por dia. Mais da metade das ocorrências, 465, foram registradas em cidades do interior da Bahia. Salvador marcou 239 casos e a região metropolitana, 81. As vítimas geralmente são jovens mulheres, crianças e adolescentes. A violência pode ser realizada por um ou mais indivíduos. Dos 239 casos em Salvador, 97 ocorreram na Região Integrada de Segurança Pública/Baía de Todos-os-Santos (RISP/BTS), composta pelos bairros Liberdade, Barris, Bonfim, São Caetano, Periperi e Cia. Já no interior do estado, os números são assustadores, principalmente, em relação a Vitória da Conquista. A cidade com aproximadamente 340 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), é recordista de violência sexual. De acordo com dados divulgados no site da SSP, dos 465 casos do interior, 87 ocorreram em Vitória da Conquista, o que representa uma média de 14,3 ocorrências por mês.

Comente agora
20
Out
Hospital Couto Maia será referência na Bahia em caso de suspeitas de ebola, diz Sesab
Postado por: Letícia Oliveira / 12:07h

Mesmo que até agora o caso suspeito de ebola no Brasil tenha sido descartado – o do guineano que já recebeu alta – e tenha mobilizado o Ministério da Saúde, na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) diz estar preparada para enfrentar casos de contaminação pelo vírus. De acordo com o coordenador estadual de emergência e saúde pública da pasta, Juarez Dias, foi montada uma equipe específica no hospital Couto Maia (no bairro de Mont Serrat, em Salvador) para receber possíveis pacientes. O Couto Maia é referência no estado para o tratamento de doenças infectocontagiosas. Segundo Diaz, a unidade tem capacitado médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para uma necessidade. No treinamento, os profissionais são orientados sobre noções de como transportar materiais com risco de contaminação, manter o quadro geral do paciente, conter a transmissão e como utilizar os equipamentos específicos, como as roupas especiais utilizadas pelos agentes. Caso a Bahia tenha algum caso suspeito, o paciente deve ficar no hospital até que o quadro de saúde se estabilize. Informações do A Tarde.

Comente agora
20
Out
Na novela dos ferries gregos Otto aciona PGR contra Pedro Lino: "extrapolou o limite legal"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:42h

O vice-governador da Bahia e senador eleito pelo PSD, Otto Alencar, afirma que o conselheiro Pedro Lino, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) agiu ilegalmente ao ir para a imprensa falar em irregularidade na compra dos dois ferries da Grécia pelo governo estadual. "O que me chama a atenção nessa questão dos ferries é que um conselheiro, o Pedro Lino, contra a lei, dá uma entrevista perto da eleição, dizendo que há irregularidade. Ele não poderia se manifestar, de acordo com a lei. Não tinha passado pelo pleno, não tinha sido analisado pelo pleno, não havia mandado ainda para o Ministério Público, então diz que há indícios de irregularidade", relatou, em entrevista ao A Tarde. Na época, o conselheiro declarou que a venda dos equipamentos usados pela empresa Happy Frontier no valor de R$ 56 milhões possuía "fortes indícios de fraude, estelionato e crime de comércio internacional".

Comente agora
20
Out
Dia dos Comerciários é de movimento tranquilo na travessia Salvador-Mar Grande
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:38h

Quem está viajando nesta manhã para a Ilha de Itaparica pela travessia Salvador-Mar Grande encontra embarque imediato no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, o mesmo acontecendo no sentido inverso. Com O Dia dos Comerciários nesta segunda-feira (20), a maioria dos usuários que foi passar o final de semana nas praias da Ilha só retorna à tarde a Salvador. Nesta manhã, estão em tráfego oito embarcações e os horários de saída são de 30 em 30 minutos. Quando ocorrer o fluxo de retorno à tarde, a previsão é de que os horários de saída passem a ser a cada 15 minutos. A última viagem do dia será às 20h, saindo de Salvador, e de Mar Grande, às 18h30.

Comente agora
19
Out
Metrô de Salvador amplia horário de funcionamento a partir de segunda (20)
Postado por: Anacley Souza / 15:28h

O metrô de Salvador irá ampliar o horário de funcionamento a partir de segunda-feira. De acordo com o Governo da Bahia, o sistema irá atender à população das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o horário do serviço permanece o mesmo, das 8h às 13h. O transporte segue em operação assistida, com acesso gratuito para as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro. Catorze anos após o início das obras, a primeira etapa da Linha 1 do metrô de Salvador foi inaugurada em junho de 2014. O percurso compreende um trajeto total de 7,3 km, que abrange as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.

Comente agora
19
Out
Capital: Incêndio atinge almoxarifado da Sesab na Paralela
Postado por: Anacley Souza / 14:21h

Incêndio atinge o almoxarifado da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), localizado na avenida Luís Viana Filho (Paralela), próximo a Estação Mussurunga, neste momento. A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) confirma o incidente, mas não sabe informar o que provocou o incêndio. Equipes de bombeiros foram acionadas e algumas viaturas policiais já se encontram no local. Apesar do ocorrido e da fumaça que se espalha no local, o trânsito fui tranquilamente na região. (Jornal A Tarde)

Comente agora
19
Out
Movimento é tranquilo neste domingo no sistema Ferry Boat
Postado por: Anacley Souza / 11:23h

A Internacional Travessias Salvador informa que o fluxo de pedestres e veículos é tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. Cinco embarcações estão disponíveis para a operação: Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Júnior, Anna Nery, Pinheiro e Rio Paraguaçu. As saídas ocorrem nos horários programados, de hora em hora, e a compra de passagem pode ser feita com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito.

Comente agora
19
Out
Embarcações saem lotadas com destino a Mar Grande, Morro de São Paulo e ilhas
Postado por: Anacley Souza / 09:49h

O embarque de baianos e turistas no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, é intenso na manhã deste domingo (19). As escunas que fazem o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo registram grande procura e vão zarpar com lotação completa do terminal. Já a linha marítima entre Salvador e Mar Grande tem bom fluxo de passageiros atravessando com destino às praias de Ilha de Itaparica. Para Mar Grande, oito embarcações estão saindo de meia em meia hora dos terminais, mas sempre que o movimento de usuários cresce são abertos horários extras entre uma viagem e outra. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) lembra aos usuários do sistema Salvador-Mar Grande que aos domingos a tarifa para quem embarca em Salvador com destino a Mar Grande é de R$ 6,60. Já no sentido inverso, a passagem custa R$ 5,60. A última viagem do dia será às 20h, saindo de Salvador, e de Mar Grande, às 18h30. O movimento maior de embarque no Terminal Náutico é para as escunas de turismo, com muitos baianos e turistas aproveitando o domingo de sol para conhecerem as ilhas da Baía de Todos os Santos. As escunas fazem duas paradas – a primeira na Ilha dos Frades e a segunda em Itaparica, retornando às 17h30 a Salvador. Para o Morro de São Paulo, o primeiro catamarã sai às 8h30, o segundo às 9h e depois ocorrem as saídas das 10h30, 13h e 14h30. De Morro de São Paulo para a capital, os catamarãs zarpam às 9h, 9h30, 12h30m e 15h e o preço da passagem é de R$ 75.

Comente agora
19
Out
Trânsito fica congestionado após queda de postes em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 09:37h

Dois postes caíram no bairro do Retiro, em Salvador, na manhã deste domingo (19). De acordo com a Transalvador, por conta da situação, o tráfego de veículos está cogestionado no local e também afeta a Avenida San Martin desde as 8h. Não há informações sobre o que provocou a queda dos postes. Até por volta das 8h30, a situação não havia sido resolvida no local. A Transalvador registrou nas últimas 24h, seis acidentes com cinco pessoas feridas e uma morte na capital baiana. (G1 Bahia)

Comente agora
19
Out
Médicos baianos protestam por mais ética na política neste domingo
Postado por: Anacley Souza / 08:23h

Os médicos baianos realizam neste domingo (19) uma caminha de protesto pela ética na política e respeito aos médicos, a partir das 9 horas, em frente ao Hospital Espanhol, na Barra, e seguirão em direção ao Morro do Cristo. O evento marca as comemorações pelo Dia do Médico e é promovido pelo Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba), formado pela Associação Baiana de Medicina (ABM), Conselho Regional de Medicina (Cremeb) e Sindicato dos Médicos (Sindimed). Os médicos protestam contra as deficiências na área da saúde e defendem uma assistência de qualidade, com postos e hospitais equipados, estrutura física adequada e segurança; medicações disponíveis; valorização da carreira médica; investimentos na formação do profissional; descentralização e ampliação da rede de atendimento e do programa de internamento domiciliar; investimento na baixa e média complexidade; controle da aplicação dos recursos públicos; concurso público; e acolhimento aos profissionais de saúde nas unidades. As entidades médicas afirmam que o problema na saúde se resolve com gestão e respeito aos princípios éticos da medicina e ao médico.

Comente agora
19
Out
Seca faz prefeitura de Feira de Santana decretar situação de emergência
Postado por: Anacley Souza / 07:34h

A estiagem que atinge principalmente a zona rural de Feira de Santana (a 109 km de Salvador) fez com que a prefeitura decretasse situação de emergência nas regiões afetadas pela seca. O decreto nº 9.331 prevê o abastecimento de água potável por carro-pipa para 1.085 cisternas comunitárias situadas em cinco dos oito distritos. Serão atendidos os distritos de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), Bonfim de Feira, Jaguara, leste de Maria Quitéria e oeste de Tiquaruçu. Muitas famílias sofrem sem água para consumo humano há meses. Na comunidade de Venda Nova, em Maria Quitéria, a situação é crítica. Em algumas casas, a água existente é doada por vizinhos. Como é o caso de dona Maria São Pedro Santos Oliveira, que possui uma cisterna mas não tem água para nada. "Aqui o Exército colocou água há mais de um mês, pois tinha uma irmã que estava doente. Mesmo não sendo cadastrada, uma vizinha cedeu a água para minha casa. Mesmo assim a água serve para tudo. Tanto para o nosso consumo como para animais e plantações", contou. Na residência moram oito adultos e duas crianças, mas há uma semana uma irmã e o marido, que é deficiente físico, estão abrigados no imóvel. "Não tem água lá na casa dela, então ela pediu abrigo aqui. Como não está tendo carros-pipa, meus familiares estão buscando água em uma poço coletivo, a sete quilômetros daqui. Eles dão até quatro viagens por semana para buscar água", disse. Na casa de Elias Santos, irmão da aposentada, a cisterna que ele fez por conta própria está com o nível baixo. Mesmo assim ele ainda cede água para alguns vizinhos. "Um vai ajudando o outro. Como nem todos têm o cadastro para receber água pelos carros do Exército, alguns vizinhos recebem a água e dividem com os outros", afirma. (Jornal A Tarde)

Comente agora
18
Out
Veja as 10 praias que você deve evitar no fim de semana em Salvador e RMS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:32h

Das 37 praias avaliadas pelo Instituto do MEIO AMBIENTE e Recursos Hídricos - Inema nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 10 estão impróprias para o banho. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Pituba (atrás do antigo Clube Português),Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares) e Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé). Nas demais praias da RMS, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso. A praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

Comente agora
18
Out
Salvador: Cartazes próximos à sede da Rede Bahia acusam prefeito ACM Neto de ser 'coronel da mídia'
Postado por: Anacley Souza / 16:19h

Os postes de energia da Rua Professor Aristides Novais, onde se localiza a sede da Rede Bahia, tiveram diversos cartazes estampados em que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), é acusado de ser “Dono da Mídia” por conta de sua relação familiar com o grupo de comunicação, que também é dono do jornal Correio*. O protesto faz parte da campanha nacional “Fora Coronéis da Mídia”, que é a favor da Lei da Mídia Democrática, “uma iniciativa popular para acabar com privilégios e com o discurso de que ‘qualquer tentativa de regular a comunicação é censura’". Na Bahia, os protestantes também mencionam o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT). Renan Calheiros Filho (PMDB-AL), Tasso Jereissatti (PSDB-CE), José Agripino (DEM-RN) e Aécio Neves (PSDB-MG) estão entre os políticos mencionados. (Bahia Notícias)

Comente agora
18
Out
Travessia Salvador-Mar Grande tem movimento intenso neste sábado
Postado por: Anacley Souza / 10:55h

O movimento de saída de Salvador com destino à Ilha de Itaparica neste sábado (18) é intenso na travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande. Neste momento, o sistema está disponibilizando horários de saída de 15 em 15 minutos no Terminal Náutico da Bahia visando agilizar ao máximo o embarque dos usuários. Dez embarcações estão em tráfego e quatro em reserva, operando desde as 5h em boas condições de navegação na Baía de Todos os Santos. A viagem entre a capital e Mar Grande dura 40 minutos. A Astramab lembra aos usuários que o último horário do dia saindo de Mar Grande é às 18h30. Já de Salvador, a última saída acontece às 20h. Já na linha marítima Salvador-Morro de São Paulo a procura e venda de passagens é acentuada e a previsão é de que todos os catamarãs deixem o Terminal Náutico hoje com lotação completa. Os horários saindo de Salvador são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas de Morro de São Paulo acontecem nos horários das 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2 horas e 20 minutos e a passagem custa R$ 75. A escunas do Passeio às Ilhas saem com lotação completa do terminal, com turistas e baianos aproveitando o sábado de sol para um tour pela Baía de Todos-os-Santos. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, com retorno às 17h30.

Comente agora
18
Out
Horário de Verão altera serviços na Bahia; veja o que muda
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:46h

A Bahia, mais uma vez, não participará do horário de Verão, mas alguns serviços no estado que seguem o horário de Brasília serão alterados a partir de segunda-feira. Os bancos funcionam em horário normal na capital e RMS, mas em horário recuado no interior. Os postos dos Correios funcionam das 9h às 17h, mas alteram o horário limite de postagem para Sedex. No Aeroporto em Salvador, das 20h para as 19h, e no Terminal de Carga Aérea da capital, de 21h para 20h. Novos horários:

  1. Bancos: A partir de segunda-feira, agências do interior do estado vão funcionar das 9h às 15h; na capital e Região Metropolitana, horário normal, das 10h às 16h
  2. Lotéricas: Jogos em dia de sorteio serão recebidos até 18h — uma hora antes
  3. Correios: Unidades funcionam em horário normal, das 9h às 17h. Mas envio por Sedex será encerrado mais cedo. 
Comente agora
18
Out
Reforma do Forte São Marcelo tem início nesta segunda-feira (20)
Postado por: Anacley Souza / 08:15h

Terá início a partir desta segunda-feira (20) a reforma do Forte São Marcelo, localizado na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. A assinatura da ordem de serviço foi feita na última sexta-feira (17) pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Cultural (IPHAN) na Bahia, Carlos Amorim. A reforma terá o valor de R$ 7,6 milhões e terá a execução pela empresa Ônix Construções S.A, vencedora da licitação. A obra será realizada em duas etapas. No primeiro momento, acontecerá a restauração estrutural do forte, com recuperação da fundação e de toda a coroa na qual o prédio fica. Também serão restaurados a pavimentação da praça das armas, o píer de acesso, as passarelas de servidão, o caminho de ronda, as esquadrias, além de ser realizado uma revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias. Essa etapa deve ter duração de um ano. Em um segundo momento, será construído um espaço multiuso e museográfico, que vai contar a história do forte. A previsão é que o Forte volte a receber visitante logo após a conclusão da primeira etapa da obra. (Bahia Notícias)

Comente agora
17
Out
Horário de verão altera serviços, mesmo sem adesão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:43h

Pelo terceiro ano consecutivo, a Bahia não aderiu ao horário de verão, que começa à meia-noite de domingo, 19, e vai até o dia 22 de fevereiro. Ainda assim, é preciso ficar atento ao se buscar serviços. O horário limite de postagem nas agências dos Correios, por exemplo, passará por alterações.  No Terminal de Carga Aérea de Salvador, objetos expedidos via Serviço de Encomenda Expressa (Sedex)  só serão aceitos até as 20h. No posto do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, as postagens vãoser feitas até 19h e,  na Pituba, até 20 horas. A mudança também será adotada por bancos do interior do Estado, que vão antecipar o atendimento em 60 minutos. Já nas agências de Salvador e da Região Metropolitana, os horários normais  de funcionamento serão mantidos. Segundo informações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a alteração de horário em alguns municípios será  feita para equilibrar a compensação bancária no país. A realização de operações em caixas eletrônicos ou pela internet seguem o horário de Brasília. Como Brasília adotou o horário de Verão, serviços como pagamento de conta, por exemplo, que seriam aceitos até às 16h na Bahia, passam a ser aceitos só até as 15h.

Comente agora
17
Out
Ato em defesa do Rio São Francisco é realizado em Bom Jesus da Lapa
Postado por: Anacley Souza / 14:42h

Moradores de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, realizaram na manhã desta sexta-feira (17) manifestação em defesa do Rio São Francisco. Com o nome “Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água”, o ato teve uma caminhada da Praça Marechal até a ponte da cidade. De acordo com a Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, o baixo nível de água, os bancos de areia, além do desmatamento, uso intensivo do solo e contaminação preocupam a comunidade. Durante o ato, os moradores levaram recipientes com água limpa e despejaram no rio. A organização estima que pelo menos cinco mil pessoas participaram da mobilização. "A sociedade de todas as naturezas, civil, organizada, empresarial, poderes públicos, se uniu para fazer essa manifestação, que reuniu mais de 5 mil pessoas em defesa do São Francisco. A situação é grave, já seca a nascente. Os rios Carinhanha, Rio Grande, Rio Corrente estão com as nascentes morrendo. Se não tomarmos providência de imediato, vamos ter problema grave de fornecimento", diz Cláudio Pereira, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco. (G1 Bahia)

Um comentário
17
Out
Ministério autoriza R$ 485 mil para combate à desnutrição infantil na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:53h

Municípios da Bahia com população de até 53 mil habitantes vão receber R$ 485 mil para intensificação do combate à desnutrição infantil. O repasse é oriundo do Ministério da Saúde que vai transferir os recursos em parcela única através do Fundo Nacional de Saúde. Com maior verba, Barra, no vale do São Francisco, receberá R$ 80 mil. A cidade é, das que aderiram à Agenda para intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (Andi), a que tem maior população, com 53.361 habitantes segundo censo do IBGE em 2013. O que receberá menos é Itaju do Colônia, com 7.507 residentes na região sul do estado, que terá R$ 45 mil. Além das duas, vão receber R$ 60 mil para o combate à desnutrição de crianças, Baianópolis, no extremo-oeste; Conceição do Jacuipe, no centro norte; Gentio do Ouro, centro norte; Glória, no vale do São Francisco; Itapicuru, no nordeste; e São Miguel das Matas, no sudoeste. A autorização do montante foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

Comente agora
17
Out
Neste sábado, começa o Circuito de Qualificação Musical Equalize
Postado por: Letícia Oliveira / 12:24h

Neste sábado (18 de outubro), no Espaço Nordeste- Amargosa, começa o Circuito de Qualificação Musical Equalize, que tem como objetivo qualificar músicos, produtores e agentes da área da música que residem no Território do Vale do Jiquiriçá. No total, foram selecionados 50 candidatos, sendo que 25 deles têm direito a uma bolsa no valor de 600 reais, R$ 150 por módulo, para colaborar nos custos de hospedagem, transporte e alimentação dos participantes. Os minicursos acontecerão do dia 18 de outubro até 09 de novembro. Serão quatro módulos divididos em assuntos voltados para criação, produção, financiamento, distribuição e formação de público. - Para obter mais informações acesse o site do EqualizeConfira a programação:

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com