As comentadas

Bom dia , Quinta-feira, 28/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Bahia

28
Ago
Postos de combustíveis de Stº. Antº. de Jesus são fiscalizados por sonegação fiscal
Postado por: Letícia Oliveira / 07:51h
Postos de combustíveis da cidade de Valença, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Amargosa, e outras cidades do Recôncavo e do baixo sul da Bahia estão sento fiscalizados por causar prejuízos ao consumidor e ao governo estadual por meio da sonegação fiscal. A ação é realizada de forma conjunta pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Sefaz, por meio da Coordenação de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis (Copec) e da Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Região Sul (IFMT Sul), já identificou atrasos no pagamento de taxas para o Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol), desatualizações em sistemas de emissão de cupom fiscal e outras irregularidades relacionadas à sonegação fiscal. O resultado geral será divulgado na próxima semana.
Comente agora
28
Ago
Mais de 70% dos eleitores não sabem em quem votar para deputado, aponta Baspep
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:21h

Além de questionar os eleitores sobre os cargos majoritários, a pesquisa Bapesp – Bahia Pesquisa Estatística perguntou ainda quem seria a opção dos entrevistados para deputado federal e estadual e mais de 70% dos pesquisados informaram não ter opção ainda. Para as 63 vagas da Assembleia Legislativa, 71,8% dos entrevistados informaram não saber em quem votar, enquanto nulos e brancos somaram 4,7%. A pesquisa foi espontânea, portanto, sem apresentação de eventuais nomes. Mesmo o presidente do Legislativo estadual, Marcelo Nilo (PDT), por exemplo, que contratou o instituto, não aparece entre os mais citados – dos 2 mil entrevistados apenas seis sinalizaram o nome de Nilo como opção de voto, sendo que 52% do total afirmaram desconhecer o parlamentar. No caso das candidaturas à Câmara Federal, o número de eleitores que informaram não saber qual opção colocará nas urnas no próximo dia 5 de outubro sobe para 79,1%, enquanto brancos e nulos atingem 4,9%. A pesquisa Bapesp foi realizada entre os dias 21 e 25 de agosto de 2014, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e para menos. Foram ouvidas 2 mil pessoas em 84 municípios e o registro no Tribunal Superior Eleitoral é de nº BA-00010/2014.

Comente agora
27
Ago
Quilombolas acham insuficiente a área delimitada pelo Incra
Postado por: Anacley Souza / 15:41h

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu nesta terça-feira, 26, como de uso histórico da comunidade remanescente de quilombo 301,3 hectares de território disputado com a Marinha do Brasil. Contudo, o órgão federal delimitou apenas 104 hectares, destinando-os à regularização agrária de 67 famílias lá residentes. Os moradores reivindicam a demarcação de 270 hectares no local onde se estabeleceu o Quilombo Rio dos Macacos, na região da Base Naval de Aratu (Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador). O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e inclui o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTDI) elaborado pelo Incra durante os últimos dois anos. "Colocamos essa proposta na mesa e cobramos uma resposta da presidente Dilma. A comunidade vai se reunir para conversar, mas ainda esperamos uma resposta do governo", reforçou nesta terça uma das líderes da comunidade quilombola, Rosimeire Messias dos Santos. A afirmação foi feita após uma reunião dos quilombolas com representantes da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais do Estado da Bahia (AATR-BA) e do movimento negro baiano. A partir de agora, a Marinha brasileira e os moradores têm 30 dias para se manifestar e 90 para contestar a delimitação do espaço.

Acesso a rio: Segundo a vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), a socióloga Vilma Reis, algumas reivindicações  da comunidade ficaram fora da proposta do governo federal.

Comente agora
27
Ago
MST invade fazenda no município de Conceição do Coité
Postado por: Anacley Souza / 13:33h

Cerca de 1.000 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) invadiram uma fazenda no município de Conceição do Coité, a 235 km de Salvador. O proprietário da Fazenda Marruais, Giovani Ferreira, disse que esta é a segunda vez que a propriedade é invadida pelo MST neste ano. O impasse entre o fazendeiro e o MST começou em janeiro de 2014, quando o movimento invadiu as terras. Ferreira afirmou que no período, o juiz Gerivaldo Neiva, convocou uma audiência pública e ficou acertado que os integrantes do movimento deixariam a propriedade no mês de fevereiro. As famílias saíram na data acordada e retornaram à propriedade no mês de junho. Segundo Ferreira, a segunda invasão do movimento foi feita de forma violenta. "Eles quebraram as portas das casas dos meus empregados. O vaqueiro da fazenda foi ameaçado na frente da filha, que é uma criança. Meus funcionários foram ameaçados e um até pediu demissão por sentir medo. Eles roubaram parte do meu gado e estão usando minha plantação de sisal em benefício próprio", relatou.

Comente agora
27
Ago
Garota que estava sumida na Bahia após deixar bilhete volta para casa
Postado por: Letícia Oliveira / 12:43h

A adolescente de 16 anos que estava desaparecida desde quinta-feira (21) voltou para casa, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na manhã de terça-feira (26), após denúncia feita pela família. Tainá de Jesus Lima contou no Conselho Tutelar que tinha fugido de casa para fazer um curso de moda, fora da cidade A garota ainda disse que estava em Barreiras, também na região oeste do estado, na casa de um homem com quem ficou esses 4 dias. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar o que fez a garota fugir de casa. O caso também é acompanhado pelo Conselho tutelar. (G1)

Comente agora
27
Ago
Ibope mostra Paulo Souto com 44%, Rui Costa com 15% e Lídice com 9%
Postado por: Letícia Oliveira / 12:38h

A segunda pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (27) mostra Paulo Souto (DEM) com 44% das intenções de voto para governador do estado da Bahia. Em seguida, aparecem Rui Costa (PT) com 15%, Lídice da Mata (PSB) com 9%, e Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. O candidato Marcos Mendes (PSOL) não pontuou. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

  1. Paulo Souto (DEM): 44%
  2. Rui Costa (PT): 15%
  3. Lídice da Mata (PSB): 9%
  4. Da Luz (PRTB): 1%
  5. Renata Mallet (PSTU): 1%
  6. Marcos Mendes (PSOL): 0%
  7. Brancos e nulos: 16%
  8. Indecisos: 14%

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00013/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00433/2014. (G1)

Comente agora
27
Ago
Treinamento online para mesários tem mais de 1,5 mil inscritos na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:11h

Mais de 1,5 mil mesários estão inscritos para realizar o treinamento online do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para desempenho das funções. No estado, 20 zonas eleitorais de Salvador e 59 do interior poderão fazer o curso à distância. Para participar, o mesário deverá se cadastrar no site indicado na carta de convocação da Justiça Eleitoral que recebe pelos correios, utilizando o código de inscrição informado na correspondência. Confira a lista de zonas que possibilitam o curso online. Cada mesário receberá um certificado para atuar na eleição após o término do treinamento. Aqueles que serão convocados pelas Zonas Eleitorais que não disponibilizaram a capacitação via internet poderão realizar o treinamento online como complementação do aprendizado. Porém, esses mesários deverão, obrigatoriamente, comparecer ao local indicado na carta convocatória para receber as orientações de forma presencial. A capacitação via internet ocorre desde 2010 e o TRE-BA foi o primeiro a oferecer este tipo de curso. Cada Zona Eleitoral tem um prazo para realizar a capacitação, portanto, o mesário deve ficar atento às informações contidas na carta de convocação. Confira o programa no portal do TRE-BA.

Comente agora
27
Ago
Representantes LGBT defendem implantação de alas exclusivas em presídios baianos
Postado por: Letícia Oliveira / 12:10h
Na última quarta-feira (20), um acordo entre a Defensoria Pública da Bahia e a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária da Bahia (Seap) foi firmado para implantação de alas específicas para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais custodiados nos presídios da Bahia. Além da criação de alas voltadas aos prisioneiro LGBT, a implantação da Resolução conjunta nº 01/2014 de abril deste ano do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Criminal de Combate à Discriminação determina também a qualificação dos parâmetros de acolhimento aos aprisionados. Segundo o fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Mott, as novas determinações não se tratam de grandes avanços para o LGBT e sim cumprimento aos direitos. “Tais medidas não são privilégio, mas garantia de direitos iguais, nem menos nem mais!”, afirmou. Mott afirma que nas cadeias os gays e travestis costumam ser vítimas de abuso sexual, obrigados muitas vezes a fazer trabalho doméstico escravo.
Comente agora
27
Ago
Vitória da Conquista tem 8 estupros em 8 dias: 'medo', diz moradora
Postado por: Letícia Oliveira / 12:07h

Oito casos de estupro foram registrados nos últimos oito dias no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Segundo a polícia, alguns crimes envolvem crianças e adolescentes. Entre as vítimas está um menino de sete anos, que foi abordado por um homem quando estava a caminho da escola. O jovem foi levado para o fundo da escola e violentado. Alguns estudantes contam que já viram o carro descrito pela vítima passar pela instituição de ensino algumas vezes. "Todo mundo fica olhando o carro passar aqui. Não dá para ver a pessoa. Os vidros são todos pretos", descreve um dos alunos. Já no bairro Lagoa das Flores, duas adolescentes foram estupradas no último final de semana. Outros dois casos aconteceram no bairro Vila América, quando uma mulher e um rapaz foram abordados por um homem, que saiu de dentro de uma horta comunitária.

Comente agora
27
Ago
Otto lembra em programa eleitoral a intervenção no ferry-boat
Postado por: Letícia Oliveira / 10:40h

O bloqueio dos bens da TWB, antiga concessionária do sistema Ferry Boat, do presidente da empresa, Reinaldo Pinto dos Santos, e de dois ex-diretores da Agência Estadual de Serviços Públicos (Agerba), Camalibe Cajazeira e Renato Andrade Neto, veio novamente à tona com o último programa eleitoral do candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”. A justiça estabeleceu a indisponibilidade de bens de R$ 51 milhões do patrimônio dos réus para garantir o ressarcimento do estado da Bahia. Na ocasião, foi relembrada que a intervenção foi motivada pela ação do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, que solicitou o encerramento do contrato de concessão de 25 anos, assinado em 2006 durante o governo Paulo Souto, devido a indícios de sonegação fiscal, prestação de serviço inadequado, causando riscos e prejuízos ao patrimônio público e à segurança, bem como a integridade física e a vida dos usuários. “Além disso, no contrato assinado com a TWB em 2006 estava previsto o investimento, por parte da empresa, de R$ 27 milhões em cinco anos para manutenção dos ferries, mas, desse total, apenas R$ 24 mil foram realmente investidos”, fez questão de destacar o candidato ao Senado.

Comente agora
26
Ago
Salvador: Requalificação da orla de Piatã é iniciada com a demolição da Bali Beach Club
Postado por: Anacley Souza / 14:36h

A demolição da Bali Beach Club, realizada pela Superintendência de Ordenamento e Controle do Uso do Solo (Sucom), na manhã desta terça-feira (26), deu início ao processo de intervenção para a requalificação da orla de Piatã. Agentes da Sucom fizeram a demolição do estabelecimento após o fim da concessão de uso do espaço e do prazo para a desocupação da área pública, além de atender ao projeto da nova orla. De acordo com a Sucom, o contrato de concessão feito em janeiro de 1985, com um prazo de 25 anos para exploração, expirou em 2010. Em 2013, o órgão notificou o estabelecimento duas vezes - em janeiro e fevereiro - para desocupação do imóvel em 30 dias, por se tratar de uma área pública utilizada por um estabelecimento de propriedade particular que estava sem a licença. Em fevereiro, os representantes do estabelecimento fizeram uma petição solicitando prazo de 180 dias para comunicado ao mercado o encerramento das atividades no local e para fazer as rescisões contratuais com seus funcionários, o que foi atendido. O estabelecimento fez uma nova solicitação de uso do espaço público, na Secretaria da Fazenda, que negou o pedido de renovação de concessão.

Comente agora
26
Ago
Mineradora anuncia paralisação em Santa Luz
Postado por: Anacley Souza / 13:10h

A mineradora canadense Yamana Gold, que atua no município de Santaluz, nordeste da Bahia, anunciou a paralisação de suas atividades no projeto C1 Santa Luz. Isso significa prejuízo para os 859 empregados diretos e indiretos da companhia, de acordo com os dados divulgados pela própria empresa. O projeto se encontrava em fase pré-operacional nos últimos 14 meses e, durante o processo, vinha apresentando perdas financeiras. As principais razões para a inviabilidade econômica seriam a baixa recuperação metalúrgica e o cenário econômico desfavorável, por conta da queda acentuada no preço do ouro no mercado internacional. A proposta inicial para férias coletivas será encaminhada nos próximos dias, e governo e os órgãos oficiais responsáveis já foram notificados. Caso novos estudos comprovarem viabilidade econômica, a companhia promete voltar o projeto. (Bahia Notícias)

Comente agora
26
Ago
Movimento no sistema do ferry boat é tranquilo nesta manhã
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h
O movimento nos terminais São Joaquim e Bom Despacho segue com fluxo normal de pedestres e veículos na manhã desta terça-feira (26). De acordo com a Internacional Marítima estão operando as embarcações Agenor Gordilho, Maria Bethânia, Juracy Magalhães Júnior e Pinheiro. Ainda de acordo com a concessionária as saídas ocorrem nos horários programados, de hora em hora, e a compra de passagem pode ser feita com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito.
Comente agora
26
Ago
Bradesco Saúde ameaça médicos e prejudica segurados
Postado por: Letícia Oliveira / 11:17h

A Justiça do Trabalho marcou nova audiência para o dia 5 de setembro, entre o Bradesco Saúde e os médicos baianos. O objetivo é superar o impasse que se manteve na audiência de conciliação do dia 18 de agosto, que não obteve êxito em demover o plano de sua posição intransigente. A operadora de saúde reafirmou que não negocia com os médicos, mas apenas com as clínicas e empresas (pessoa jurídica). A juíza Maria Lita Moreira Braid, deu 10 dias às partes para que cheguem a um acordo. Até lá, poderá ser julgada a liminar pedida pelo Sindimed, que solicita o reajuste dopagamento da consulta para R$ 150, o repasse do valor baseado no mesmo índice cobrado aos usuários durante os últimos 10 anos, ou a implantação da CBHPM.

Comente agora
26
Ago
Complexo da Mata Escura e presídio de Feira terão alas prisionais LGBT
Postado por: Letícia Oliveira / 09:30h

A Defensoria Pública da Bahia e a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária da Bahia (Seap) firmaram, na última quarta-feira (20), um acordo para a implantação de alas LGBT em presídios do estado da Bahia. Inicialmente, duas unidades prisionais - a Cadeia Pública, no Complexo da Mata Escura, e o Presídio de Feira de Santana, no interior, servirão como piloto para a adequação à Resolução conjunta nº 01/2014 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e do Conselho Criminal de Combate à Discriminação. De acordo com o diretor de segurança prisional da Seap, Major Júlio César, até 30 de setembro, as duas unidades terão alas específicas de LGBTs, com tratamento médico adequado - a partir da criação de um grupo de trabalho em saúde voltado para essas pessoas, formação continuada para agentes e servidores, - com o apoio da Defensoria, bem como inclusão do nome social nos prontuários dos custodiados - que deverá se estender para todo o sistema prisional baiano. As medidas vão ao encontro da Resolução da Presidência da República que prevê diversas garantias ao público LGBT custodiado em presídios, por entender ser este um grupo vulnerável dentro do sistema carcerário brasileiro.

Comente agora
26
Ago
Travessia Salvador-Mar Grande faz parada hoje das 9h30 às 11h30
Postado por: Letícia Oliveira / 09:14h
Será das 9h30 às 11h30 a parada obrigatória da travessia marítima Salvador-Mar Grande nesta terça-feira (26). A suspensão do atendimento ocorre por força da maré baixa, que impede a atracação  no Terminal de Vera Cruz, na Ilha, onde o canal de navegação não tem profundidade suficiente. O sistema começou a funcionar hoje às 5h com bom movimento de embarque, principalmente no sentido de Mar Grande para a capital. Os horários de saída são de 30 em 30 minutos e oito embarcações estão em tráfego.  Quando retomar as operações normais, às 11h30, a travessia poderá oferecer   horários  de 15 em 15 minutos, se houver  demanda de passageiros nos terminais Náutico da Bahia, no Comércio, e no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha.  Saindo de Mar Grande, a última viagem do dia será às 18h30 e de Salvador, às 20h. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo registra movimento regular. O primeiro catamarã zarpa do Terminal Náutico com destino ao Morro às 8h30 e depois ocorrem as partidas das  9h, 10h30, 13h e 14h30. Saída do Morro: 9h, 11h30, 13h e 15h. As passagens para o Morro são vendidas no momento do embarque nos guichês das operadoras no Terminal Náutico. As escunas que fazem o "Passeio às Ilhas" da Baía de Todos os Santos também operam normalmente. O tour inclui paradas para banho de mar na Ilha dos Frades e em Itaparica.
Comente agora
26
Ago
Família de homem achado vivo em necrotério isenta hospital de erro e crê em milagre
Postado por: Letícia Oliveira / 07:42h

Em duas horas, uma família saiu da dor de perder um ente querido para a alegria de uma “ressurreição”. Eram 23h07 do último sábado quando a médica Carolina Magalhães, que estava de plantão no Hospital Geral Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, constatou a morte de Valdelúcio de Oliveira, 54 anos. Duas horas mais tarde, ele estava enrolado em um lençol na sala de necrotério, porém, vivo. Até a ressurreição, foram mais de 12 horas no hospital, com o quadro piorando desde a chegada, no final da manhã. A situação complicou quando ele teve duas paradas cardiorrespiratórias. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas nenhum dos procedimentos deu certo. Os seis meses de luta contra um câncer avançado na laringe pareciam acabar ali. (Correio)

Comente agora
26
Ago
Incra publica limites de área do Quilombo Rio dos Macacos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:06h

Os limites das áreas que pertencem legalmente ao Quilombo Rio dos Macacos foram publicadas nesta segunda-feira (26) pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Diário Oficial da União (DOU). O local, próximo à divisa entre Salvador e Simões Filho, onde o remanescente de quilombo está, é alvo de disputa pela Marinha do Brasil há 42 anos. O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) ficou pronto em julho de 2012, mas a publicação só ocorreu após ação do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA). A Marinha do Brasil e os representantes da comunidade terão o prazo de 30 dias para se manifestar e 90 dias para contestar a delimitação divulgada no DOU. Após este período, será dado prosseguimento à demarcação e titulação de terras.Pelo relatório, o terreno correspondente à área quilombola está entre a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e uma área da Marinha margeada pela BA-256 e outro entre a Vila Militar e a comunidade Alto dos Macacos. Com informações do Correio 24h.

Comente agora
25
Ago
Marco Civil e Plano de Banda Largo são discutidos em Salvador nesta sexta
Postado por: Letícia Oliveira / 17:17h

Tanto o Marco Civil da Internet quanto o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) serão discutidos aqui em Salvador, na sexta-feira (29), pela Secretaria Estadual de Comunicação Social. A 5ª edição do “Diálogos da Comunicação” contará com a participação do conhecido estudioso do ciberespaço professor Sérgio Amadeu da Silveira. O doutor em Ciência Política esteve à frente da discussão da lei do Marco Civil na Internet, durante a sua formulação. O encontro terá continuidade com uma mesa redonda, realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado Federal, sobre o Plano Nacional da Banda Larga. Em evento, participará o senador e relator do decreto que instituiu o Plano Nacional da Banda Larga, Aníbal Diniz (PT-AC). O encontro acontece pela manhã da sexta, no auditório Jutahy Magalhães, anexo da Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Comente agora
25
Ago
Família de homem declarado morto vai doar R$ 1,9 mil gastos com caixão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:03h

A família de Valdelúcio de Oliveira, de 54 anos, que foi declarado morto por um médico do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, no domingo (24), gastou R$ 1,9 mil com o caixão do paciente. A irmã de Valdelúcio, Áurea Gonçalves, em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (25), revelou que a quantia será doada às Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID). Ela acredita que o caso tenha sido um milagre, uma vez que ele seria internado no Hospital Santo Antônio, vinculado à OSID, antes de dar entrada na unidade de saúde de Lauro de Freitas.Por volta das 11h30 desta segunda-feira, Valdelúcio foi transferido para o Hospital Santo Antônio, que fica na Cidade Baixa, em Salvador. De acordo com familiares, o estado de saúde dele é estável. Em entrevista ao G1, o irmão de Valdelúcio, Waltério Gonçalves, contou como percebeu que o paciente estava vivo.

Comente agora
25
Ago
Filhote de onça pintada aparece no centro do município de Cândido Sales
Postado por: Letícia Oliveira / 14:42h

Um filhote de onça pintada atraiu os olhares dos moradores de Cândido Sales, centro sul-baiano, nesta segunda-feira (25). O animal estava em cima de uma árvore, no centro do município. De acordo com um internauta que divulgou a situação, a Polícia Militar teve que isolar a área e está no aguardo de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a captura. Segundo informações do Blog do Anderson, o felino será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas).

Comente agora
25
Ago
Para família, homem "ressuscitou" por milagre de Irmã Dulce
Postado por: Anacley Souza / 13:00h

Os familiares de Walter Lúcio de Oliveira Gonçalves acreditam que um milagre de Irmã Dulce o trouxe de volta à vida. Ele estava internado no Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, quando foi considerado morto pela equipe médica após um quadro de insuficiência respiratória. Entretanto, duas horas após o ocorrido, o irmão do paciente, Waltério Gonçalves, percebeu movimentos de respiração dentro do saco para cadáveres em que o corpo estava e ele foi levado de volta para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). "Eu fiquei na porta esperando para entrar na sala e percebi que o tórax dele estava se movimentando. Foi nesse momento que chamei a equipe médica, que já levou ele de volta e o entubou", relembra Waltério. A família de Walter Lúcio não acredita em erro médico, mas em um milagre. A tia dele, Áurea Loureiro, enfatiza que suas preces foram atendidas. "Tenho certeza que foi um milagre de Irmã Dulce. Eu pedi a ela que nos acompanhasse e desse uma solução. Só posso dizer que foi milagre dela e de Deus", diz. A crença no milagre é ratificada pelo primo Eduardo Valadares.

Comente agora
25
Ago
Bahia Norte realiza operação pare/siga em rodovias da BA-093
Postado por: Anacley Souza / 12:35h
A Bahia Norte informa que no período de 25 a 30 de agosto, das 08 às 17h, irá operar no sistema pare/siga em algumas rodovias do Sistema BA-093, em razão de obras de duplicação, restauração de pavimento e acostamento, dentre outras.  
Os trechos que operam nesse sistema são:  
 - Rodovia BA-093: entre o Km 0 e o km 3; na Ponte sobre o Rio Pitanga III, no Km 37,9; na Ponte sobre o Rio Jacuípe, no Km 34,4; na Ponte sobre o Córrego, no Km 25,9; na Ponte sobre o Córrego, no Km 21,5.  
 - Rodovia BA-521: no Viaduto sobre a Linha Férrea, no Km 1,5.
 A concessionária reforça a informação da mudança no sentido do Km 5 da BA-535, logo após a rótula do COPEC. A pista sentido Polo/Camaçari estará interditada e o tráfego será desviado para a pista sentido Camaçari/Polo, que estará operando em mão dupla até a entrada da Base SAU, no km 6.  (Aratu)
Comente agora
25
Ago
Capital: Após inauguração, estação do Metrô no Retiro já está disponível
Postado por: Anacley Souza / 11:25h

A Estação do Metrô no bairro do Retiro já está disponível a população. A inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), em cerimônia com a presença do governador Jaques Wagner. Com uma estrutura que conta com 5,8 mil metros quadrados de área construída, a quinta do primeiro trecho de transporte na cidade conta com elevadores, rampas de acesso, escadas rolantes, piso tátil e banheiros para as pessoas com deficiências. Assim como já acontece nas estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte, a nova estação vai funcionar gratuitamente, de forma assistida, das 9h às 16h. "Apesar dos transtornos, o Governo do Estado conseguiu tirar a obra do papel. Estou muito feliz por garantir à população uma das coisas mais difíceis em cidades grandes como Salvador, que é a economia do tempo", afirmou Wagner. Em 2013, a responsabilidade pela construção do metrô passou a ser do Governo do Estado, que deixou o serviço em funcionamento antes da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, em junho deste ano. As intervenções necessárias para o funcionamento do primeiro trecho fizeram parte do Programa de Mobilidade Salvador, um pacote de obras estruturantes de mobilidade urbana tocada pelo governo estadual, com um orçamento total de R$ 8,5 bilhões. Segundo a assessoria da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), concessionária CCR Metrô Bahia, desde o dia 11 de junho, o metrô já teve mais de 480 mil acessos. (Aratu / Foto divulgação: Agecom)

Comente agora
25
Ago
Hospital abre sindicância para apurar caso de achado vivo em saco fúnebre
Postado por: Anacley Souza / 10:35h

A diretoria do Hospital Geral Menandro de Farias (HGMF), em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, abriu uma sindicância para apurar o caso envolvendo um homem de 54 anos, cuja família afirma ter sido declarado morto por um médico da unidade e encontrado vivo, duas horas depois, quando já estava dentro do saco fúnebre. O caso ocorreu no domingo (24). Em nota divulgada nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde (Sesab) informou que a diretoria do hospital "irá se reunir com toda a equipe que atendeu o paciente e também com a diretoria da Sesab para esclarecer todo o procedimento".(G1)

Comente agora
25
Ago
Travessia Salvador-Mar Grande tem parada até às 10h30 nesta manhã
Postado por: Anacley Souza / 08:42h

Por conta da maré baixa, a travessia do Sistema Salvador-Mar Grande ficará parado até às 10h30 nesta segunda-feira (25). Isso porque as embarcações ficam impedidas de atracar no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, já que o canal de navegação do terminal não tem profundidade o suficiente. Retomadas as operações normais, a travessia estará com os horários de 15 em 15 minutos para anteder à demanda de passageiros nos terminais Náutico da Bahia, no Comércio, e no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha. As lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam sem restrições e com movimento moderado de venda de passagens. A equipe da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) registrou movimento intenso de embarque no terminal.

Comente agora
24
Ago
Governador entrega Estação Retiro do metrô nesta segunda-feira (25)
Postado por: Anacley Souza / 14:24h

A Estação Retiro do metrô de Salvador, com 5,8 mil metros quadrados de área construída, vai começar a funcionar nesta segunda-feira (25), a partir das 9h. O governador Jaques Wagner faz uma visita ao local, às 8h30, e entrega oficialmente a estação, que conta com elevadores, escadas rolantes e piso tátil. A operação do metrô de Salvador começou em junho desse ano, dias antes dos jogos da Copa do Mundo na capital baiana. Atualmente, o transporte funciona gratuitamente, de forma assistida, das 9h às 16h, entre as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte. A partir de 15 de setembro, o metrô entra em operação comercial.(R7 Bahia)

Comente agora
24
Ago
Ator, diretor e agente cultural baiano Nilson Mendes morre em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 13:59h

O ator, diretor e agente cultural baiano Nilson Mendes morreu na madrugada deste domingo (24), no Hospital Português, vítima de uma infecção generalizada. Mendes estava internado na unidade desde 30 de julho. No currículo do artista, destacam-se as atuações nos espetáculos "Gracias a La Vida" de 1978, "Os Órfãos de Jânio" de 1986 e "Dona Flor e Seus Dois Maridos" de 1992. Como agente cultural, ele foi idealizador e diretor geral dos Centros de Cultura do Estado da Bahia, presidente do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED), assistente da presidência do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e doutor Honoris Causa conferido pela Universidade Coorporativa das Américas (UNI AMERICAN). Atualmente ocupava a função de presidente da Fundação do Balé Folclórico da Bahia O sepultamento será realizado às 17h deste domingo, no cemitério Jardim da Saudade, Capela F.(G1 Bahia Foto: Águas de meninos)

Comente agora
24
Ago
Movimento é tranquilo neste domingo no sistema ferry boat
Postado por: Anacley Souza / 13:52h

Neste domingo (24), o fluxo de veículos e pedestres é tranquilo no sistema ferry boat. Segundo a Internacional Marítima estão em operação, as embarcações Agenor Gordilho, Maria Bethânia, Juracy Magalhães Júnior e Pinheiro. Ainda de acordo com a concessionária, nos dois terminais: São Joaquim e Bom Despacho, as saídas ocorrem nos horários fixos, de hora em hora, e a compra de passagem pode ser feita com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito.

Comente agora
24
Ago
Travessia para Mar Grande tem movimento intenso neste domingo
Postado por: Anacley Souza / 11:27h

A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande opera com oito embarcações em tráfego e os horários de saída do Terminal Náutico, no Comércio, são a cada 30 minutos ou de 15 em 15 minutos, com muita gente embarcando para aproveitar o domingo em localidades da Ilha de Itaparica. O embarque é sem filas e imediato. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) lembra aos usuários que é a passagem nos dias de domingo e nos feriados custa R$ 6,60 para quem embarca no Terminal Náutico com destino a Mar Grande e de R$ 5,60 no sentido inverso. A Baía de Todos os Santos oferece condições de navegação tranquila. Saindo de Mar Grande, a última viagem hoje (24) será às 18h30 e de Salvador, às 20h. Também tem bom movimento de embarque hoje a linha Salvador-Morro de São Paulo. O primeiro horário do dia, às 8h30, zarpa do Terminal Náutico com bom índice de ocupação. Os demais horários disponibilizados são 9h, 10h30, 13h e 14h. As escunas do tradicional "Passeio às Ilhas" vão levar muitos baianos e turistas para o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. O passeio, que tem tarifa de r$ 40, inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica e o retorno a Salvador acontece às 17h30m.

Comente agora
24
Ago
Novo diretor da Fundac toma posse nesta segunda (25)
Postado por: Anacley Souza / 09:29h

O governador Jaques Wagner (PT) nomeou o novo diretor geral da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Trata-se do conquistense Antonio Rodrigues dos Santos, que desempenhou, no primeiro mandato de Wagner, a função de coordenador executivo da Defesa Civil (Cordec), durante quatro anos. A nomeação de Rodrigues foi publicada no Diário Oficial na sexta (22) e a posse acontece nesta segunda-feira (25), na sede da Fundac, em Salvador. O ex-coordenador ocupa o lugar da esposa do deputado Yulo Oiticica, a assistente social Ariselma Pereira, que angariou o cargo de secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, após a queda de Almiro Sena – acusado de assédio sexual e moral à servidoras da pasta. “Vamos promover e contribuir para a emancipação cidadã dos adolescentes aos quais se atribuem autoria de atos infracionais no estado da Bahia, atuando na garantia dos direitos humanos”, aponta o novo diretor. Rodrigues é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing. Ele também é formado em Eletrotécnica e politicamente é vinculado ao grupo deputado Valmir Assunção. Com origem na Coelba, Antonio, depois que ocupou a função de gerência de fiscalização na área de engenharia da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), atuava como diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM).(Bocão News)

Comente agora
24
Ago
Abandono de veículos preocupa a população de Salvador
Postado por: Anacley Souza / 08:57h

No estacionamento do Aeroporto de Salvador, uma VW Kombi com pneus furados, portas destrancadas, com acúmulo de água e lixo, deixa frequentadores preocupados. No espaço, pelo menos outros sete veículos foram abandonados pelos donos. O problema, no entanto, atinge outros áreas da capital baiana. Em locais públicos, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) removeu 177 carros, em condições de uso, abandonados entre janeiro e julho deste ano. Já a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) apreendeu 465 carcaças e sucatas de automóveis entre janeiro e agosto. Em locais privados, não há dados sobre a remoção por abandono. Na última semana, A TARDE passou por diversos bairros e constatou que, mesmo com a atuação dos órgãos, muitos carros abandonados ocupam espaços públicos. Além de risco à saúde, pois tornam-se focos de doenças como dengue e leptospirose, os veículos representam também um problema de segurança pública, uma vez que os carros podem servir de esconderijo para bandidos e uso de entorpecentes.

Comente agora
23
Ago
Corpo de ex-Mister Bahia morto em acidente de carro é enterrado em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 14:18h

O ex-Mister Bahia 2011, Caian Souza, 24 anos, morreu no acidente que aconteceu na madrugada da última sexta-feira (22). Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o acidente aconteceu na avenida Tancredo Neves, próximo ao Shopping Sumaré. Ainda de acordo com a Transalvador, o carro conduzido por Caian, um Volkswagen/Fox, bateu em um caminhão Ford F400 que realizava obras na pista. O enterro foi realizado na manhã deste sábado (23) no cemitério Jardim da Saudade. Caian foi ex-Mister Bahia no ano de 2011 e atualmente era bancário na agência Bradesco do bairro de Periperi. O grupo "Mister Brasil" publicou uma nota de pesar nas redes sociais. "Com imensa tristeza informamos que o Mister Bahia 2011 e semifinalista do concurso nacional vencido por Lucas Malvacini, Caian Souza, faleceu hoje em um acidente automobilístico na cidade de Salvador. A informação é do seu coordenador na época, Derinho Oliveira. Caian sempre será lembrado como um rapaz bondoso, amigo, extremamente bem educado.

Comente agora
23
Ago
Saulo Fernandes e banda de Ivete levam susto em aterrisagem em Belém
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:25h

O cantor Saulo Fernandes e a banda que acompanha Ivete Sangalo tiveram um susto na manhã deste sábado (23). O avião da TAM que saiu de Manaus, no Amazonhas, para Belém, no Pará, teve que pousar com uma turbina só. O fato ocorreu porque um urubu entrou em uma das turbinas do avião, o que fez a aeronave arremeter e só depois pousar no Aeroporto Internacional de Belém. No desembarque, os bombeiros foram acionados para prestar ajuda. A cantora Ivete Sangalo não estava no voo porque se desloca entre os shows separada da banda em um jatinho particular. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Ago
Restos mortais de Geovane serão sepultados neste domingo (24) em Serra Preta
Postado por: Anacley Souza / 09:56h

Os restos mortais de Geovane Mascarenhas de Santana serão sepultados neste domingo (24) em Serra Preta, centro norte baiano. O jovem, de 22 anos, desapareceu desde o dia 2 de agosto depois de uma abordagem policial da Rondesp, no bairro da Calçada, em Salvador. Partes do corpo do jovem foram encontradas carbonizadas no Parque São Bartolomeu. Segundo informações , parente e amigos da família se deslocarão para a cidade neste sábado (23). A mãe de Geovane, a empregada doméstica Iêda Vieira Mascarenhas, que mora em São Paulo, não virá ao sepultamento por recomendação médica por estar recém-operada. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Ago
Travessia Salvador-Mar Grande opera em movimento normal neste sábado
Postado por: Anacley Souza / 09:11h

A travessia marítima Salvador-Mar Grande transcorre em movimento normalizado na manhã deste sábado (23) no Terminal Náutico da Bahia, informou a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Segundo a associação não há filas de espera e as saídas ocorrem a cada 30 minutos. O sistema conta com oito embarcações em tráfego, outras seis em reserva e caso o fluxo cresça os horários de saída passam a ser de 15 em 15 minutos. O tempo médio do percurso entre a capital e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, é de 40 minutos. Para quem embarca em Salvador, o último horário será às 20h. De Mar Grande, a última lancha parte às 18h30. Já a travessia Salvador-Morro de São Paulo tem horários de saída dos catamarãs às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30, com passagem de R$ 75 em viagem que dura duas horas e 20 minutos.

Um comentário
23
Ago
Famílias no semiárido baiano recebem até R$ 3 mil para combate à estiagem
Postado por: Anacley Souza / 08:42h

Cinco mil famílias de agricultores familiares do semiárido baiano estão recebendo crédito no valor de R$ 3 mil por família, para o atendimento a esses produtores do seminário foi assinado um acordo de cooperação entre os governos federal e estadual, que prevê a convergência das políticas públicas de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater), água para produção e fomento produtivo, por meio do qual as famílias recebem apoio financeiro voltado para a melhoria da produção. O dinheiro é creditado diretamente na conta bancária das famílias beneficiadas. Dentro das ações do Plano Brasil Sem Miséria e Programa Vida Melhor, do Governo da Bahia, a cooperação é resultado da parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e o governo estadual, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri) e do Desenvolvimento Social e Combate à pobreza (Sedes). Esta semana, o Governo do Estado declarou situação de emergência em 110 municípios castigados pela estiagem. Por meio de decreto, o Estado autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para “envidar esforços no intuito de apoiar ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.

Comente agora
23
Ago
Jacobina terá fábrica de torres eólicas
Postado por: Anacley Souza / 08:33h

A cidade de Jacobina, no centro norte baiano, deve ganhar uma fábrica de torres eólicas. As multinacionais Andrade Gutierrez (brasileira) e Alstom (francesa) anunciaram a indústria nesta sexta-feira (22). A joint venture (empreendimento conjunto) vai atuar no mercado de produção de torres de aço para geradores e equipamentos utilizados em parques eólicos. Segundo o Estadão, as empresas devem investir aproximadamente 300 milhões de euros, com 51% vindos da Andrade Gutierrez e 49% da Alstom. O nome do empreendimento conjunto das multinacionais deve se chamar Torres Eólicas do Nordeste e terá capacidade para produzir anualmente 200 torres metálicas, com previsão de ser inaugurada ainda neste ano. A estimativa das empresas é que sejam gerados 250 empregos diretos e 600 indiretos. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Ago
Inema lista 18 praias impróprias para banho em Salvador e Lauro de Freitas
Postado por: Anacley Souza / 07:52h

Dezoito praias das 34 de Salvador e Lauro de Freitas estão impróprias para o banho. Portanto, os locais que os banhistas precisam evitar são: Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana), Amaralina (em frente à Escola Cupertino de Lacerda e em frente ao Edifício Atlântico), Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka, e atrás do antigo Clube Português), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares), Piatã (em frente ao Posto Salva Vidas), Placaford (em frente ao Posto Salva Vidas), Itapuã (em frente à Sereia de Itapoã), Vilas do Atlântico (trecho situado entre à Praia de Paquetá e Leblon) e Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé). O Inema ainda faz um alerta para que as pessoas evitem o banho de mar em tempo chuvoso. A explicação é que neste período as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, o que pode causar doenças. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentam resultado superior a 1 mil coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou, ainda quando na última coleta, o resultado for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

Comente agora
22
Ago
Documentos do INSS são achados espalhados em rodovia federal da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 21:28h

Documentos do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) do município de Barra, no oeste da Bahia, foram encontrados espalhados em um trecho da BR-135, que fica nas proximidades do município de Barreiras, na manhã desta sexta-feira (22). Dentre os documentos encontrados estão formulários, exames médicos e radiografias. Parte dos papéis foram encontrados, inclusive, sobre árvores. Segundo a gerência da Previdência Social em Barreiras, que responde pela unidade do órgão no município de Barrra, a norma do INSS é guardar todos os documentos de acervo por um período de 100 anos. A gerência ainda afirmou que irá investigar o descarte irregular dos documentos. (TV Bahia)

Comente agora
22
Ago
Flagrado cobrando propina ao PSD, ex-chefe do TRE-BA é exonerado
Postado por: Letícia Oliveira / 15:07h

Suspeito de cobrar propina para facilitar a aprovação de contas do Partido Social Democrático (PSD), em outubro de 2013, o ex-chefe de seção do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Joseph Rodrigues dos Santos, foi exonerado e banido do serviço público federal pelo período de cinco anos. A decisão foi publicada na edição do Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21). A exoneração do servidor foi viabilizada por meio de decisão do presidente do TRE-BA, Lourival Almeida Trindade. O ex-chefe de seção estava afastado do órgão desde o início das apurações das denúncias, que foram feitas pelo PSD. Na época, integrantes do partido contaram que o ex-chefe de seção teria pedido R$ 70 mil para aprovar contas da legenda. Imagens da negociações foram gravadas em vídeo pelo partido. (Globo)

Comente agora
22
Ago
Cinco razões para a ótima audiência da propaganda eleitoral na TV
Postado por: Letícia Oliveira / 12:07h
A maioria dos telespectadores reclama da mudança no horário da programação da TV aberta em razão da propaganda eleitoral gratuita. Mas, ironicamente, o blá-blá-blá dos candidatos tem registrado ótimos índices de audiência nestes primeiros dias no ar. Tanto a propaganda partidária vespertina (das 13h às 13h50) quanto a noturna (das 20h30 às 21h20) conseguem dar mais audiência do que vários programas tradicionais, inclusive alguns exibidos ao vivo. Isso acontece especialmente entre as três maiores emissoras, que estão em constante guerra de audiência. A comparação a seguir baseia-se nos números de Ibope aferidos em São Paulo na quarta-feira, 20 de agosto. Na Globo, a propaganda política exibida no horário nobre marcou 16 pontos e empatou com o futebol (Internacional x São Paulo) transmitido logo após ‘Império’. Ficou apenas 1 ponto atrás da novela das 18h, ‘Boogie Oogie’, e teve somente 3 pontos a menos do que o ‘Jornal Nacional’. Venceu atrações como ‘Malhação’ e ‘Jornal da Globo’.
Comente agora
22
Ago
Diretor da Bradesco Saúde diz que só 7% dos médicos baianos boicotam a seguradora
Postado por: Letícia Oliveira / 11:42h

Diante dos impasses causados entre os médicos e o Bradesco Saúde, que ainda não chegaram ao fim, o diretor da seguradora Flávio Bitter garantiu que apenas 7% dos atendimentos não estão sendo feitos por conta de boicotes. A porcentagem vem de estimativa feita pela própria empresa na semana passada. Ao jornal Correio*, nesta quinta-feira (21), o diretor explicou que foram feita 750 ligações, de forma aleatória, para a rede credenciada simulando marcações e garantiu o levantamento. Já o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, replicou que o resultado da sondagem não condiz com a prática, já que os médicos atendem pelo reembolso. Segundo o diretor da Bradesco Saúde, foi concedido aos profissionais da área de exames de imagem e radiologia, origem do boicote desde 25 de junho, um reajuste médio de 7%. O porcentual será aplicado em setembro. O problema seria, atualmente, no preço valor que a seguradora paga diretamente aos médicos, que seria de R$ 66 por consulta. Apesar da proposta posta em mesa ser de reajuste de 10,6% do valor, continuaria 105% menor que o pleito da categoria, que espera o aumento de R$ 150. O Sindmed informou, no último dia 5, que acionaria o Bradesco Saúde na Justiça e aprovou em assembleia a suspensão do atendimento. (BN)

Comente agora
22
Ago
Helicóptero com Rui faz pouso forçado em campo de futebol
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:29h
O helicóptero que levava o candidato do PT ao governo baiano, Rui Costa, precisou realizar um pouso forçado, na manhã desta quinta-feira, 21, em campo de futebol que fica numa fazenda a cinco quilômetros da cidade de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia. O petista se dirigia de Salvador para a cidade de Jequié, onde gravaria programas para o horário eleitoral. O pouso forçado precisou ser feito por conta do mau tempo - apenas Rui Costa e o piloto estavam no helicóptero. Segundo a assessoria do candidato ao governo, os dois passageiros ficaram bem, e Rui aproveitou a parada inesperada para falar do programa de governo a alguns habitantes da cidade. O incidente envolvendo o candidato atrasou em pelo menos três horas a sua agenda de ontem, que tinha previsto caravanas no município de Almadina e depois comício na cidade de Ibicaraí. O candidato petista e o piloto precisaram ir para Ilhéus para reabastecer a aeronave. Somente depois seguiram para Jequié onde foram realizadas as gravações para o programa eleitoral. (ATarde)
Comente agora
22
Ago
Seca põe 110 municípios baianos em situação de emergência
Postado por: Letícia Oliveira / 08:50h

Com a relação de 110 municípios baianos em situação de emergência por problemas ocasionados pela estiagem, foi publicado nesta quinta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado o decreto nº 15.375, assinado na véspera pelo governador Jaques Wagner. Com estes, a Bahia soma uma lista com 129 municípios (29,5% do total de cidades do estado)  com o estado de emergencia reconhecido pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Para receber recursos públicos para abastecimento de água com carro-pipa, seguro-safra e bolsa-estiagem, cada município deve fazer o próprio decreto, que precisa ser homologado pelo estado e reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, de acordo com o superintendente da Sudec, Salvador Brito. Brito explica que cada prefeitura deve identificar as necessidades, elaborar projetos e encaminhar para a Sudec, que fará a distribuição das demandas entre as secretarias e ministérios responsáveis. "Em caso de emergência reconhecida, o município também fica dispensado da obrigatoriedade de licitação  para obras de perfuração de poços e outros serviços deste tipo", afirmou o gestor, destacando que outros municípios do estado ainda poderão entrar na lista, "pois a tendência natural é que esta situação se agrave nos próximos meses".

Um comentário
22
Ago
Salvador: Flanelinha ganha por dia até R$ 150 e em dias de shows R$ 1 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:45h

Conhecidos como flanelinhas, eles estão nas movimentadas avenidas, em frente às casas de show e na praia durante o passeio do domingo. O trabalho desses guardadores de carros ocupa seis dias da semana, oferece pouca segurança e muito dinheiro. Guardador de carros, Marcos Oliveira trabalha na região do Comércio há 34 anos. Há algum tempo sobreviver como flanelinha ficou ainda mais difícil com a instalação de zonas azuis por todos os cantos da cidade. “Antigamente cuidávamos de uma área enorme, hoje ficou mais difícil, a Prefeitura tomou conta de tudo”, explica. Apesar disso, Oliveira carregava em uma das mãos cerca de 15 chaves de veículos, todos, segundo ele, de pessoas de confiança. “Deixam as chaves comigo por que confiam em mim. Eu guardo o veículo na ladeira, e quando a pessoa sai, vou e busco pra ela. Sou um manobrista popular e não tenho um valor fixo, eles me pagam o que acham justo. Eu sei que tem muita gente que é intimidada por guardadores, mas a maioria deles é drogado, eu posso afirmar que nenhum dos homens de bem que trabalham aqui fazem isso”, pontua.

Comente agora
21
Ago
Parceria entre Bahia Pesca e Coelba beneficia pescadores com até 100% de desconto na tarifa de energia
Postado por: Letícia Oliveira / 15:22h

Os pescadores baianos terão, a partir de setembro, descontos de até 100% nas contas residenciais de energia. Uma parceria entre a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e a Coelba utilizará informações do CadCidadão para identificar potenciais beneficiários do programa “Tarifa Social” da concessionária de energia, voltado para famílias de baixa renda. Indígenas e quilombolas terão descontos de até 100%, e os demais pescadores terão abatimentos de até 65% na tarifa de energia. A Bahia Pesca já cadastrou quase nove mil pescadores, marisqueiras e aquicultores em todo o Estado, dos quais cerca de quatro mil poderão ser beneficiados pela tarifa social. A assinatura do termo de cooperação entre as duas empresas acontecerá na próxima segunda-feira (25), às 14h30, no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus.

Comente agora
21
Ago
Vitória da Conquista: Agentes de combate às endemias protestam por piso nacional
Postado por: Letícia Oliveira / 14:25h

Os agentes de combate a endemias realizaram, nesta quinta-feira (21), um protesto em frente à Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas e Epidemiológicas do Estado da Bahia (Sindacs), categoria cobra o cumprimento do piso salarial de R$ 1.014, sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o secretário municipal de administração, Gildásio Silveira de Oliveira, o governo tem dialogado com os funcionários. “Nós acreditamos que essa é uma questão que não vai ter nenhum desenrolar senão o entendimento da categoria e do governo de que a gente vai avançar e que a sociedade não vai ter prejuízo com relação às questões do Sindacs”, afirmou Silveira ao Blog do Anderson.

Comente agora
21
Ago
Governo autoriza obras de duplicação das BRs 101 e 116 na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 13:01h

O governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinam nesta sexta-feira (22), em Feira de Santana, a ordem de serviço para a duplicação das rodovias BR-101 e BR-116. Antes da solenidade, eles concedem entrevista coletiva à imprensa, às 10h, no Ibis Hotel, localizado no bairro São João. Serão 165 quilômetros de duplicação da BR-101, com R$ 834 milhões em investimentos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A estimativa de conclusão da obra é de dois anos.  Além da BR-101, será autorizado também o início das obras de duplicação da BR-116 Norte, que sai de Feira de Santana, no sentido de Serrinha. Serão seis lotes, sendo o primeiro do anel oeste de Feira (que liga a BR-324 à BR-116). O objetivo do empreendimento é a ampliação da capacidade e da segurança da BR-116 no trecho entre a divisa do Estado de Pernambuco e a cidade de Feira de Santana, na Bahia. O investimento será de R$ 297 milhões.

Comente agora
21
Ago
Ponte Salvador-Ilha de Itaparica será integrada a ferry-boat
Postado por: Anacley Souza / 10:47h

O Sistema Ferry-Boat deve funcionar de forma integrada com a ponte Salvador-Ilha de Itaparica. É o que prevê o atual contrato de concessão dos ferries, informou ontem a Secretaria de Comunicação Social do estado (Secom). A exemplo do que já acontece na cidade do Rio de Janeiro, após a construção da ponte, as embarcações passarão a atuar como barcas para transporte de pedestres. http://w3.c24hsttc.net/uploads/RTEmagicC_e72058ff52.jpg.jpg A previsão é da Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan), responsável pela estruturação do projeto do sistema viário, que contempla a ponte que unirá a capital baiana à Ilha. Na última segunda-feira, dois novos ferries chegaram à Bahia e a previsão é que comecem a operar dentro de 20 dias. Segundo a Seplan, a ampliação do Sistema Ferry-Boat não elimina a necessidade da ponte. Com 12,2 km, a ponte é parte de um projeto que visa permitir um novo vetor de desenvolvimento regional, ao englobar também o fechamento do anel viário do Recôncavo. O projeto inclui ainda a duplicação da BA-001, na Ilha, e da Ponte do Funil, requalificação da ligação entre Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Castro Alves, e qualificação da infraestrutura viária regional.(Correio)

Comente agora
21
Ago
Travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo operam com movimento regular
Postado por: Anacley Souza / 09:33h

Oito embarcações estão operando com horários de 30 em 30 minutos na manhã desta quinta-feira (21) na travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande. O movimento de passageiros é tranquilo, tanto no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, como no Náutico da Bahia, no Comércio. As lanchas estão fazendo o percurso de 12 quilômetros da travessia em tempo médio de 40 minutos em boas condições de navegação na Baía de Todos os Santos, que tem mar calmo e ventos fracos. O sistema, que começou a operar às 5 horas da manhã, funcionará até às 20h, horário da última viagem saindo de Salvador com destino a Mar Grande. No sentido inverso, o último horário será às 18h30m. Também com movimento tranquilo, as lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam sem restrições, o mesmo acontecendo com as escunas do tradicional "Passeio às Ilhas". A viagem para o Morro dura em média 2 hora e 20 minutos e o preço da passagem é de R$ 75. Para o Morro, o primeiro catamarã zarpa às 8h30m e o segundo às 9h. Depois ocorrem as saídas das 10h30m, 13h e 14h30. No sentido Morro de São Paulo para Salvador, os horários são 9h, 9h30m, 12h30m e 15h. Já o tour de escuna pelas ilhas da Baía de Todos os Santos inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica A tarifa custa R$ 40 e o retorno a Salvador acontece às 17h30m.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com