As comentadas

Boa tarde , Terça-feira, 02/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Bahia

02
Set
Plano Estadual de Cultura deve ser votado nesta quarta na AL-BA
Postado por: Anacley Souza / 13:52h

O projeto de lei que institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia será votado nesta quarta-feira (3), às 15h, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), se a base governista conseguir reunir quórum, em meio à campanha eleitoral. O textof oi encaminhado aos deputados estaduais após passar por consulta pública. “O Plano Nacional de Cultura constitui-se em uma política de longo prazo, para além de governos, e implica na elaboração de planos estaduais e municipais. Em 2011, a Assembleia aprovou, por unanimidade, a Lei Orgânica da Cultura, que institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia”, afirma o titular da pasta, Albino Rubim. A lei orgânica, entre outras determinações, torna obrigatória a execução do plano. O maior objetivo do projeto, segundo a Secult, é dar maior estabilidade às políticas culturais no estado, o que é feito por meio do diálogo com o Plano Nacional de Cultura, aprovado pelo Congresso em 2010, com vigência de dez anos, mesmo prazo no qual as diretrizes, estratégias e ações devem ser implementadas.O conteúdo do Plano encaminhado à ALBA pode ser lido no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia www.cultura.ba.gov.br

Comente agora
02
Set
Governador entrega 992 unidades do Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana
Postado por: Letícia Oliveira / 10:57h

O governador Jaques Wagner vai entregar 992 unidades habitacionais dos residenciais Asa Branca I, II, III, IV, do programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana nesta sexta-feira (5), às 9h. Foram investidos nas novas residências um total de R$ 56,5 milhões. “Já estive em Feira de Santana inaugurando a [Avenida] Nóide Cerqueira, já estive com a assinatura da duplicação da BR-101 e da BR-116 e desta vez vamos inaugurar os residenciais dentro do nosso programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, via Caixa Econômica, com a parceira com o Governo estadual”. Nesta quarta (3), Wagner também irá para Gongoji, no sul da Bahia, para inaugurar as obras de recuperação da BA-120, que liga a sede do município ao entroncamento com a BR-330, em Ubatã. “A obra beneficia aproximadamente 60 mil habitantes dos municípios de Ubatã, Gongoji, Barra do Rocha e Ibirapitanga e o investimento é acima de R$7 milhões”, explicou. 

Comente agora
02
Set
Após dois anos, caso New Hit se aproxima de desfecho
Postado por: Letícia Oliveira / 10:37h

Dois anos após nove integrantes da extinta banda de pagode New Hit serem presos, acusados de estuprar duas adolescentes de 16 anos em Ruy Barbosa, no Centro-Norte baiano, o processo ainda não foi finalizado. No entanto, segundo a assessoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a juíza Márcia Simões, que preside a ação penal, estima que o processo seja finalizado em 30 dias, assim que os advogados apresentarem as alegações finais sobre o caso. A magistrada esperava que isso acontecesse na segunda-feira (1º), mas houve contratempos. O advogado Antônio Roberto Leite Matos, que representa o dançarino Alan Trigueiros, por exemplo, disse que pretende apresentar o documento amanhã. “Estou em Aracaju, mas volto para Salvador amanhã (hoje)”, informou. O advogado que representa o restante do grupo não foi localizado para comentar o caso, tampouco o defensor do ex-soldado da PM Carlos Frederico Santos, segurança da banda na ocasião e acusado de acobertar o crime. (Correio)

Comente agora
02
Set
MP quer que matadouro público de Miguel Calmon seja interditado
Postado por: Letícia Oliveira / 10:15h

O matadouro público de Miguel Calmon, no centro norte baiano, deve ser interditado. Segundo o Ministério Público estadual (MP-BA), o local, já alvo de ações desde 2007, não tem estrutura higiênico-sanitária suficiente adequada. A ação foi encaminhada pelo promotor Pablo Almeida nesta segunda-feira (1°) ao prefeito da cidade. De acordo com Almeida, o documento pede ao Município que “proíba todo e qualquer abate de animais no matadouro, isolando e interditando o local de forma definitiva”. O abate clandestino de gado, caprino e ovinos é proibido por lei e cabe sanções civis, administrativas e penais. Ainda segundo Pablo Almeida, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) também encaminhou relatório ao MP e relatou sobre as “precárias” condições de funcionamento do matadouro municipal que foi “construído fora das normas técnicas, sem atender as exigências para o bom funcionamento da inspeção sanitária, higiênica e tecnológica, contrariando a legislação vigente”. Na semana passada, outro matadouro foi inaugurado na cidade com capacidade prevista para atender dez municípios e abater 300 animais por dia. (BN)

Comente agora
02
Set
Travessia Salvador-Mar Grande tem movimento tranquilo nesta terça-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 08:58h
A travessia marítima Salvador-Mar Grande tem fluxo normal de passageiros, sem filas para embarque no terminal hidroviário de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico da Bahia, na capital. O sistema, que começou a operar às 5 horas da manhã desta terça-feira (02), está atendendo  com oito embarcações em tráfego e seis em reserva, com horários de meia em meia hora. A Baía de Todos os Santos tem boas condições de navegação. As embarcações  estão fazendo o percurso entre Salvador e Mar Grande em tempo médio de 40 minutos. O último horário do dia saindo de Mar Grande será às 18h30 e de Salvador, às 20h. As lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo também operam normalmente e com procura e venda de passagens regular nos guichês do Terminal Náutico da Bahia. O primeiro horário do dia será às 8h30,  seguindo as saídas das 9h, 10h30,  13h e 14h30; saídas de Morro de São Paulo – 9h, 9h30,  12h30 e 15h. Para os turistas que querem conhecer as ilhas da Baía de Todos os Santos, as escunas saem a partir das 9h e só retornam a Salvador às 17h30. O tour das ilhas inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica.
Comente agora
02
Set
Pescadores de Muquém recorrerão ao MPF para coibir repasse de bolsa-pesca
Postado por: Letícia Oliveira / 07:58h

A Colônia de Pescadores Z-70 de Muquém do São Francisco, no vale São-Franciscano, através de seu presidente, Jaílson dos Santos, deve levar a queixa do aproveitamento de falsos pescadores pelo bolsa-pesca, espécie de seguro-desemprego para os pescadores no período da piracema, quando a pesca é proibida, para o Ministério Público Federal (MPF). A intenção é fazer com que o órgão faça a intermediação com o Ministério da Pesca no repasse do seguro-defeso. De acordo com o A Tarde, Jaílson dos Santos já suspendeu a confecção de novos registros como forma de coibir os "pescadores de pé limpo", os falsos pescadores, que já fizeram ameaças à associação de pescadores local. Na lista de beneficiados pelo seguro-defeso, há até políticos locais, caso também registrado em Santa Maria da Vitória, na região oeste. A Polícia Federal também apura irregularidades no seguro-defeso nos municípios de Ibotirama, Barreiras e Riachão das Neves. Informações do A Tarde.

Comente agora
01
Set
Conselho da Juventude debate Trabalho Decente nesta terça
Postado por: Anacley Souza / 15:33h

Os integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) estarão reunidos nesta terça-feira (2), das 8h30 às 16h, no Sindicato dos Comerciários, em Salvador, para avaliar o Plano Estadual da Juventude e Trabalho, que faz parte do Programa Bahia do Trabalho Decente (PBTD). A atividade é aberta ao público e organizada pelo grupo ‘Emancipação Juvenil, Educação, Cultura e Trabalho’, do Cejuve, em parceria com a Agenda Bahia do Trabalho Decente. ‘Juventude’ é um dos nove eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente. Os demais são: Erradicação do trabalho infantil; Erradicação do trabalho escravo; Trabalho doméstico; Serviço público; Promoção da igualdade de gênero e raça; Promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD); Empregos verdes; e Segurança e saúde do trabalhador. Todas essas áreas estão sendo analisadas em encontros, no formato de oficinas, como o que será realizado no Sindicato dos Comerciários. O Conselho – Vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o Cejuve é um espaço de diálogo entre o governo baiano e os jovens, que tem como uma de suas atribuições o acompanhamento e avaliação da Política Estadual de Juventude. Atualmente, seus membros lutam pela aprovação do projeto de lei 20.886/2014, que cria o Conselho, hoje regulamentado por decreto. (Portal Política Livre)

Comente agora
01
Set
Médicos descartam que homem internado em Simões Filho esteja com meningite
Postado por: Letícia Oliveira / 12:57h

A equipe médica do Hospital Eduardo Alencar, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, descartou a possibilidade do paciente Claudiomiro Conceição da Silva, de 46 anos, estar infectado pela meningite. O paciente, que esperava uma transferência para o Hospital Couto Maia, em Salvador, agora permanecerá internado no hospital municipal da cidade. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde, que não divulgou qual a doença de Claudiomiro.  (Aratu)

Comente agora
01
Set
Parada e encontro LGBT marcam fim de semana em Vitória da Conquista
Postado por: Letícia Oliveira / 11:10h

A 5ª Parada do Orgulho de Ser LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros] de Vitória da Conquista reuniu centenas de pessoas sob o tema “Homofobia mata”, na tarde deste domingo (31). “É grande a violência contra homossexuais e contra mulheres. Teremos que lutar contra isso por muitos anos ainda, e estamos deixando a nossa colaboração”, afirmou a coordenadora do grupo de lésbicas Safo, Rosilene Santana. O evento teve como atrações a Banda Aza e os DJs Tony, Trindade e Natalie Brandão, que tocaram no Trio Elétrico Gêmeos pelas ruas da cidade. Além da Parada LGBT, o município do sudoeste baiano também sediou o 1º Encontro de Territórios Baianos de Lesbianidade e Bissexualidade, entre a última sexta (29) e o sábado (30). (BN)

Comente agora
01
Set
Congresso em Salvador terá a presença de 3 ministros do TST
Postado por: Letícia Oliveira / 10:38h

Três ministros do Tribunal Superior do Trabalho estarão em Salvador esta semana para participar do XXIV Congresso de Magistrados Trabalhistas da Bahia (Comat), nos dias 4 e 5 de setembro no Hotel Matiz. Promovido pela Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), o evento terá palestras dos ministros Cláudio Mascarenhas Brandão, Walmir Oliveira da Costa e Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, além da participação de juristas, procuradores, desembargadores e juízes de renome nacional. A palestra de abertura do congresso, que terá como tema “A missão do Juiz do Trabalho na contemporaneidade”, ficará a cargo do procurador do Ministério Público Federal Daniel Antônio de Moraes Sarmento, que vai abordar o seguinte assunto: “O Juiz Constitucional”. O congresso terá ainda uma palestra sobre os impactos econômicos da terceirização, com o economista Márcio Porchmann, e uma apresentação sobre a autonomia privada nas relações de emprego.

Comente agora
01
Set
Estudo da Fiocruz/Ufba avalia epidemia de crack na capital baiana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:24h

Pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) aponta que 15% de 79 usuários de crack, entre 18 e 24 anos, estão infectados pelo vírus da Aids (HIV) em Salvador. Realizado pelos pesquisadores Francisco Inácio Bastos, da Fiocruz, e Tarcísio Andrade, da Ufba, entre novembro de 2010 e junho de 2011, o estudo Epidemia do Crack é a mais recente investigação com esse recorte em meio aos usuários. Para chegar ao resultado, o levantamento fez testes sorológicos em 160 usuários em Salvador e no Rio de Janeiro, onde foram entrevistadas 81 pessoas. Os exames analisaram também o contágio dos dependentes químicos pelos vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV). Andrade, que coordena a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, da Faculdade de Medicina da Ufba, conta que, em Salvador, os usuários pesquisados pertenciam às regiões da cidade onde a entidade já atuava, como na Cidade Baixa e no Centro Histórico. A porcentagem de usuários que recorriam à prostituição para obter dinheiro é de 8% em Salvador e 17% no Rio. A pesquisa revelou, ainda, que 70% dos pesquisados na capital baiana recebiam alguma remuneração, quer seja de formas legal ou ilegal. No Rio, o índice é de 42%.

Comente agora
01
Set
Travessia Salvador-Mar Grande opera normalmente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:22h

Após período de maré baixa na última semana, a travessia Salvador-Mar Grande opera normalmente na manhã desta segunda-feira (1º), no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), oito embarcações estão em tráfego e saem a cada 15 minutos. O movimento de passageiros é intenso por causa do final de semana, mas não há registro de filas. A Astramab ainda informou que o sistema funcionará hoje até as 20h, quando sairá a última lancha do Terminal Náutico da Bahia com destino a Mar Grande - no sentido inverso, a última viagem será 18h30.

Comente agora
01
Set
Família de jovem morta no bloco Nana ainda aguarda indenização do Chiclete com Banana
Postado por: Letícia Oliveira / 08:59h

Em 28 de outubro de 1995, a jovem Yokiara Bezerra da Silva, de 23 anos, saiu de casa para curtir o bloco Nana Banana, em Recife, puxado pelo grupo Chiclete com Banana. Mas a explosão incorreta dos fogos de artifício na saída do bloco durante a Recifolia acabou com os sonhos da jovem, informa o blog de Léo Dias. O processo, de número 000.5714-95.1997.8.17.001, corre na Justiça pernambucana e uma das partes condenadas foi o bloco Nana Banana, de propriedade da banda Chiclete, que à época era comandado por Bell Marques. O pagamento do valor original, de R$ 100 mil, foi atualizado pela Justiça para R$ 930.592 de indenização aos pais da vítima, que hoje estão com mais de 65 anos. A Justiça conseguiu intimar os sócios do Chiclete com Banana durante um show da banda, em 2013, no Chevrolet Hall. Bell saiu do Chiclete e Rafa Chaves assumiu a banda, mas a família de Yokiara até agora não recebeu a indenização. (BN)

Comente agora
01
Set
Situação do Hospital Espanhol pode ser definida nesta segunda-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 07:37h
Foi adiada para esta segunda-feira (1º) a definição sobre a situação do Hospital Espanhol, localizado na Barra, em Salvador. De acordo com Demétrio Moreira Garcia, presidente do Espanhol, um entrave entre membros do Conselho Deliberativo acabou adiando a decisão sobre a penhora do imóvel para a Desenbahia e Caixa Econômica Federal, órgãos que financiaram a dívida do hospital. Ele explica que dois itens estão pendentes na pauta de discussão, mas que o Conselho da unidade de saúde continuaria negociando para que a situação seja definida o mais rápido possível. (Aratu)
Comente agora
31
Ago
Farra do Bolsa-pesca em Ibotirama beneficia políticos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:20h

No município de Ibotirama, a 648 quilômetros de Salvador, 12% da população total de 27 mil habitantes está registrada no Bolsa-Pesca, mas parte dela é supostamente pescador de "pé enxuto". Ou seja, recebem o Seguro Desemprego ao Pescador Artesanal pago pelo governo federal no valor de um salário mínimo (por quatro meses ao ano), mas não sabe o que é pegar em linha, anzol ou rede. Alguns sequer moram no município. Desde o ano passado, tramita na Justiça Federal processo que apura fraude na concessão do seguro-defeso para pessoas que jamais exerceram pesca artesanal. Outra investigação corre na Polícia Federal pela mesma razão. Tanto o processo quanto o inquérito pouco andaram. De 2012 até agora o Ministério do Trabalho já repassou um total de R$ 643 milhões em Bolsa Pesca para a Bahia. Desse montante, R$ 23,9 milhões para o município de Ibotirama que tem 3.222 pescadores registrados no programa. 

Comente agora
31
Ago
Seccional baiana da OAB inaugura sede na cidade de Ilhéus
Postado por: Letícia Oliveira / 08:57h

A Ordem dos Advogados do Brasil inaugurou uma sede da seccional baiana na cidade de Ilhéus durante a Conferência Estadual dos Advogados. A subseção é a mais antiga da Bahia, com 79 anos, e sede foi adquirida com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), sendo a primeira do país com tal afetação. “O que acontece hoje na Bahia é um símbolo para outras OABs e outras subseções em todo o país”, disse o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz. “Agora não vamos mais ouvir que teremos que encerrar as atividades porque o fórum vai fechar. A gratidão dos advogados de Ilhéus é imensa”, afirmou o conselheiro Carlos Alberto Medauar. (BN)

Comente agora
31
Ago
Município de Ibotirama teria esquema para pagamento indevido de auxílio a pescadores
Postado por: Letícia Oliveira / 08:55h

Após denúncia de que o vereador Pequeno, de Santa Maria da Vitória, estaria recebendo o seguro-defeso de forma irregular, o município de Ibotirama, na região do Vale do São Francisco, também passa por acusações de pagamento indevido do benefício. Aparentemente, das 3.222 pessoas registradas no Ministério da Pesca para receber o auxílio, apenas pouco mais de um terço deles são pescadores. Quem estaria à frente do esquema, que rendeu R$ 24 milhões para a cidade nos últimos dois anos, seria o vereador e presidente da colônia de pescadores Felisberto Gomes dos Santos (PMDB) o Filú, que apóia o candidato a deputado federal José Carlos da Pesca (PRB). Dentre os beneficiados, se encontra o candidato a vereador nas eleições de 2012 Dimas do Juá Novo, que declarou à época ter um patrimônio de R$ 73 mil, por exemplo. Procurados, os políticos negaram qualquer tipo de irregularidade nos registros dos pescadores de Ibotirama. Informações do Jornal A Tarde.

Comente agora
31
Ago
Embarque para Morro de São Paulo e Mar Grande é tranquilo no Terminal Náutico
Postado por: Letícia Oliveira / 08:48h

No Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, é tranquilo o embarque de passageiros com destino às localidades da Ilha de Itaparica e para o Morro de São Paulo. A previsão de fluxo maior é para as escunas que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, que devem sair com lotação completa a partir das 9h, com muitos baianos e turistas aproveitando o domingo de sol para fazerem o tour pelas ilhas. Na travessia Salvador-Mar Grande, os horários de saída ocorrem de 30 em 30 minutos. Oito embarcações estão em tráfego e o embarque é imediato nos terminais de Vera Cruz, na Ilha, e no Náutico da Bahia, no Comércio. A Astramab lembra aos usuários que nos dias de domingo  a passagem para quem embarca em Salvador custa  R$ 6,60. Para quem faz o percurso inverso o bilhete custa R$ 5,60.  A última viagem do dia saindo de Salvador será às 20h. Já a última saída de Mar Grande será às 18h30. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo  opera sem restrições. Os horários de saída de Salvador são 8h30, 9h, 10h30,  13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A passagem custa R$ 75.

Comente agora
30
Ago
Pinguim é encontrado em praia do município de Itacaré, no sul da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:41h

Um pinguim foi encontrado pela Polícia Militar na praia de Tiririca, no município deItacaré, a  250 quilômetros de Salvador. A ave marinha, que estava bastante debilitada, foi resgatada pelo Instituto Mamíferos Aquáticos na sexta-feira (29). Segundo a instituição de pesquisa, o animal pertence à espécie "Pinguim de Magalhães" e pesa cerca de dois quilos. A espécie é comum na costa da Argentina, Ilhas Malvinas, Chile em Patagônia. Conforme especialistas, os pinguins da espécie, assim como as baleias jubarte, vêm ao litoral baiano em busca de águas mais quentes neste período do ano. (G1)

Comente agora
30
Ago
5ª edição do CachoeiraDoc acontece de 2 a 7 de setembro na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 16:40h

A 5ª edição do CachoeiraDoc-Festival de Documentários de Cachoeira será realizado do dia 2 a 7 de setembro, no Cine-teatro Cachoeirano, localizado no recôncavo baiano, a cerca de 110 quilômetros de Salvador. A ideia do CachoeiraDoc é fomentar a produção de documentários e a discussão sobre o gênero fílmico, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes. No total, serão exibidos 39 documentários, que integram as mostras Competitiva, Kékó, Resistência e Jia Zhangke, além das Sessões Especiais. Dos 354 inscritos na Mostra Competitiva, foram selecionados 14 curtas-metragens e seis longas, entre eles está o baiano “Aprender a ler pra ensinar meus camaradas”, de João Guerra. A abertura do evento contará com um show da banda Metá Metá, de São Paulo, que toca pela primeira vez na Bahia. Os grupos Orquestra de Reggae de Cachoeira e banda Baby Doll de Nylon, além do Dj Pablo Florentino, integram a programação musical do festival. (G1)

Comente agora
30
Ago
UPB defende que TCM exclua programas federais do índice de pessoal
Postado por: Letícia Oliveira / 15:56h

Em encontro de prefeitos nesta sexta-feira (29), a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB), defendeu que os programas federais, como o Programa Saúde da Família, sejam excluídos do índice de pessoal, quando da análise das contas dos gestores pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Isso é urgente, precisamos da sensibilidade do Tribunal de Contas dos Municípios”, afirmou a dirigente, que atualmente comanda a prefeitura de Cardeal da Silva. “Temos que sair daqui com uma missão e meta para que possamos fazer uma ação articulada para aprovação dos interesses dos municípios no Congresso Nacional. O momento é esse, terça-feira, dia 02 de setembro conto com a presença de vocês, pois precisamos prorrogar o prazo para o aumento do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, disse Quitéria. O 3º Encontro de Prefeitos – Saúde Pública acontece no Vila Galé Marés, em Camaçari, até domingo (31). (BN)

Comente agora
30
Ago
Trecho da duplicação da BR-116 é liberado em Santo Estêvão
Postado por: Letícia Oliveira / 15:09h

Um trecho da duplicação da BR-116, na altura de Santo Estêvão, no centro-norte baiano, será liberado neste sábado (30), entre os quilômetros 473 e 478. O intervalo atende aos moradores de Paiaia, Pedra Branca, Tambori e Contendas. O novo trecho, que completa 47 de 76 quilômetros previstos para a primeira fase das obras, deveria ter sido entregue em fevereiro deste ano. De acordo com a concessionária da rodovia, a Via Bahia, o atraso se deve às dificuldades para obter licenças ambientais e reintegração de posse, além de problemas no cumprimento de decisões judiciais e desapropriações relacionadas ao serviço. Ainda de acordo com a Via Bahia, já foi iniciado o processo de licenciamento de mais 90 quilômetros, integrantes da segunda etapa da duplicação. O projeto, que já foi elaborado, aguarda licenças ambientais e reintegrações. (BN)

Comente agora
30
Ago
Inema aponta duas praias da RMS consideradas impróprias para banho
Postado por: Letícia Oliveira / 11:04h

Duas praias da Região Metropolitana de Salvador foram consideradas impróprias para banho, das 28 avaliadas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O órgão alerta aos banhistas que evitem as praias de Madre de Deus e Cabuçu, na Bahia. As condições nas demais praias da região metropolitana são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso. O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras, durante cinco semanas. De acordo com o órgão, o material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos e lixos diversos, carregados das ruas através do transporte da água, podendo causar doenças. Em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem não são aconselháveis. (G1)

Comente agora
30
Ago
Travessias de Mar Grande e Morro têm bom movimento de embarque
Postado por: Letícia Oliveira / 10:55h
Com fluxo muito bom de passageiros, mas sem filas para embarque, a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande está operando com oito embarcações, que cumprem horários a cada 30 minutos na manhã deste sábado (30). Caso o movimento cresça, o sistema passará a operar com horários de 15 em 15 minutos. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são excelentes, com mar calmo e ventos fracos, com as lanchas fazendo a travessia em tempo médio de 40 minutos. O sistema Salvador-Mar Grande funcionará hoje até às 20h, que é o último horário saindo de Salvador, e até às 18h30, de Mar Grande para a capital. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo registra  movimento moderado de embarque no Terminal Náutico da Bahia. O primeiro horário do dia saiu às 8h30 e os próximos catamarãs saem às 9h, 10h30, 13h e 14h.  Saídas de Morro de São Paulo - 9h, 9h30, 12h30 e 15h. As escunas que fazem o tradicional "Passeio às Ilhas" também estão em tráfego e com boa procura com muitos baianos e turistas aproveitando o sábado de sol para fazerem  o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos,  que inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica, com retorno a Salvador às 17h30.
Comente agora
29
Ago
MPF quer garantir direitos de comunidades Xakriabá
Postado por: Letícia Oliveira / 19:32h

A fim de garantir os direitos constitucionais à posse da terra, à educação, à saúde e à integridade física das comunidades indígenas Xakriabá, existentes no município de Cocos, a 981 km de Salvador, o Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras/BA enviou recomendações a três órgãos públicos, em 1º de agosto, solicitando diversas providências. A primeira recomendação foi encaminhada à Fundação Nacional do Índio (Funai) para que seja dado início aos estudos de identificação e delimitação da Terra Indígena Xakriabá, no prazo máximo de 180 dias. A segunda foi enviada ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no Estado da Bahia para que adote providências necessárias à prestação de assistência à saúde para os integrantes da etnia. E por fim a terceira, para a Polícia Militar a fim de que adote, com urgência e prioridade, medidas para garantir o respeito à vida, à integridade física e ao patrimônio dos índios, dos servidores da Funai e do DSEI que atuam no Município de Cocos, o que inclui a ida periódica de efetivo policial à comunidade para garantir o livre acesso às terras tradicionais.

Comente agora
29
Ago
Polícia Civil pode paralisar atividades por 48h em setembro
Postado por: Anacley Souza / 18:23h

Como resultado de assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 29, o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Sindipoc) decidiu que os policiais civis vão paralisar as atividades por 48h na próxima quinta e sexta-feira, 4 e 5 de setembro, caso o governo não tenha publicado decreto listando as promoções até a data. De acordo com o Sindpoc, a relação deveria ter sido divulgada em abril deste ano. Ainda de acordo com o sindicato, se o governo do Estado se mantiver nesta posição de não cumprir o acordo, os trabalhadores irão se concentrar na Praça da Piedade, região central de Salvador, a partir das 9h do dia 4, para dar início à paralisação. O presidente do Sindpoc, Marcos Maurício, destacou que o objeto de luta do sindicato é a valorização dos profissionais e da instituição, a fim de que a população tenha uma prestação de serviço com mais qualidade. "O pessoal já não suporta mais esperar, eles querem que seja dada uma deliberação quanto a isso logo, até porque é uma questão de merecimento", ressaltou o presidente. Os servidores protestam também contra o alto índice de assédio moral, sobrecarga de trabalho, ausência de estrutura nas unidades de polícia, crescente número de homicídios contra policiais e a desproporção salarial entre as carreiras da Polícia Civil. (Jornal A Tarde)

Comente agora
29
Ago
Bahia quer rota turística do charuto
Postado por: Anacley Souza / 15:51h

Representantes do Sindicato da Indústria do Tabaco na Bahia e do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) reuniram-se com o secretário do Turismo, Pedro Galvão, a fim de discutir as estratégias para incrementar a Rota do Charuto, um roteiro turístico que passa por municípios do Recôncavo Baiano e prevê visitas às fábricas Menendez, em São Gonçalo dos Campos; Leite Alves, em Cachoeira; e Dannemman, em São Félix. O roteiro inclui visita à Casa de Cultura, em Cruz das Almas, onde o visitante também conhecerá produtos produzidos por pequenos fabricantes. O presidente do Sinditabaco, Odacir Strada, explicou que os passeios turísticos têm sido feitos por pequenos grupos interessados em conhecer o Recôncavo: “Os estrangeiros que fazem o roteiro ficam entusiasmados com a oportunidade de conhecer uma atividade econômica mantida em região tão rica em história, cultura e gastronomia”. O secretário Pedro Galvão disse durante a reunião que a Rota do Charuto é bastante atrativa para turistas nacionais e estrangeiros. “A proposta do roteiro valoriza uma das regiões mais importantes da Bahia e que, depois de consolidada, poderá incluir um número maior de municípios”, afirmou. "A parceria é positiva para o Turismo e para a economia daquela região". Strada explicou que, durante a visita ao Recôncavo, os turistas conhecem todas as etapas da fabricação do charuto, desde o cultivo do tabaco, colheita, secagem das folhas de fumo, classificação das folhas e fabricação do produto final. Os guias também apresentam dados sobre a história dos charutos e mostram o funcionamento das indústrias. Também participaram da reunião o diretor do Sinditabaco, Marcos Augusto Souza; a gerente do Centro Internacional de Negócios da Fieb, Patrícia Orrico; e a gerente de Relações Sindicais da Fieb, Manuela Mattos. Os roteiros turísticos da Bahia já têm as rotas do Vinho, no Vale do São Francisco, e do Chocolate, em Ilhéus. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
29
Ago
Vereador de Santa Maria da Vitória receberia seguro-desemprego mesmo após posse
Postado por: Anacley Souza / 15:48h

O vereador José Roberto da Silva Neves (PT), conhecido como Pequeno, de Santa Maria da Vitória, oeste da Bahia, teria recebido um auxílio do Programa Seguro-Desemprego Pescador Artesanal de forma irregular após eleito. A denúncia circulou através de redes sociais entre os moradores da cidade.  O documento atesta que o vereador teria recebido o montante em um total de seis parcelas, sendo quatro em 2012 e outras duas em 2013,  estas após ser empossado como parlamentar, em parcelas de R$ 678,00. Porém, isso entra em conflito com as condições de recebimento do seguro, que prevê que beneficiados não tenham "vínculo de emprego ou outra relação de trabalho, tampouco outra fonte de renda diversa da decorrente da atividade pesqueira". O vereador (cujo salário é de R$ 6 mil) negou que o benefício tenha sido pago em 2013. "Isso é uma inverdade. Quando o Ministério da Pesca veio aqui e fez o cadastro, eu era pescador. O acordo é de quatro meses, de novembro a fevereiro. Os dois meses de 2013 eu não recebi, quando comecei a trabalhar", afirmou Pequeno. De acordo com o vereador, o ministério cancelou automaticamente o repasse após sua posse, no dia 03 de janeiro de 2013, mas não soube explicar como o Portal da Transparência informa que houveram dois saques, nos dias 31 de janeiro e 01 de março. "Quando comecei a trabalhar não recebi mais o benefício", insistiu. O Programa Seguro-Desemprego Pescador Artesanal foi criado no dia 20 de dezembro de 1991, por intermédio da Lei Federal nº 8.287, que se destina aos pescadores profissionais durante o período em que a pesca é proibida devido à procriação das espécies e por trabalhadores resgatados da condição de escravidão. (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Ago
Capital: Mochilas de alunos são revistadas por conta da visita de Dilma Rousseff
Postado por: Anacley Souza / 14:07h

A visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Senai Cimatec em Salvador causa leve transtorno aos estudantes nesta sexta-feira (29). Por medidas de segurança, as mochilas de todos estão sendo revistadas na entrada do local. A visita à escola é oficial, por ser um modelo do sistema S, e a presidente concederá entrevista coletiva no local, considerada pela assessoria como parte da campanha da petista para a reeleição. Após o compromisso na unidade do Senai Cimatec, em Piatã, Dilma visita o Centro Histórico soteropolitano.(Bahia Notícias)

Comente agora
29
Ago
Família foi aconselhada a evitar especialista em sequestro
Postado por: Letícia Oliveira / 12:47h

A edição do jornal A Tarde de hoje conta que, antes de dar publicidade ao desaparecimento do advogado Ricardo Andrade de Melo, suspeito de sequestro por um vizinho com ampla ficha policial, ofertando R$ 20 mil a quem oferecer pistas sobre o caso, a família procurou o delegado Valdir Barbosa, considerado um autoridade no assunto. Teria, no entanto, sido desaconselhada pela polícia a prosseguir com os entendimentos com ele para evitar exploração política. Valdir esteve envolvido no rumoroso caso dos grampos baianos. O advogado se encontra desaparecido desde abril. O suposto sequestrador era vizinho dele e, no dia do desaparecimento, o convidou para ir a uma concessionária onde receberia um carro de luxo – provavelmente um italiano Maserati.

Comente agora
29
Ago
Nº de acidentes com motos aumenta 21% na BR-116, em Feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:31h

Cresceu o número de acidentes com motos nas estradas federais. Em duas rodovias próximas a Feira de Santana (BR-116 Norte e Sul), a 100 km de Salvador, mais de duzentas ocorrências foram registradas. Na BR-116, o aumento este ano foi de 21%. Foram 151 até este mês de agosto, contra 125 ano passado. O número de mortes também já ultrapassou os casos de 2013. Em todo o ano passado foram 11 mortes. Esse ano já são 15. Na BR-324, os acidentes também preocupam. De janeiro a julho deste ano foram 100 acidentes. Em todo o ano de 2013 foram 85. "A maioria das infrações que nós encontramos em motociclistas são a falta da habilitação e também nós temos a falta do capacete, que eles às vezes não usam. Nós temos também o uso do chinelo, a gente encontra bastante motociclista usando o chinelo", relata um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele ainda afirma que, para evitar acidentes, o condutor deve prestar atenção nas sinalizações, não trafegar pelo acostamento e evitar as ultrapassagens. 

Comente agora
29
Ago
Travessia Salvador-Mar Grande volta a operar sem restrições
Postado por: Letícia Oliveira / 10:04h

Depois de passar a semana fazendo paradas momentâneas por força da maré baixa, a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande voltou a operar sem qualquer restrição nesta sexta-feira (29). O movimento de passageiros é moderado nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio, com previsão de crescer a partir do meio dia, com o embarque daqueles usuários que gostam de passar o final de semana na Ilha de Itaparica. Oito embarcações estão em tráfego, seis na reserva, e as condições de navegação são boas na Baía de Todos os Santos, com mar calmo e ventos fracos. O sistema Salvador-Mar Grande atenderá hoje até às 20h, quando será feita a última viagem saindo de Salvador – no sentido inverso o último horário será às 18h30m. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo também opera sem restrições. Nesta sexta, os horários de saída de Salvador são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 9h, 9h30m, 12h30m e 15h. A passagem custa R$ 75. Para quem quer conhecer ou fazer o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, a tarifa das escunas é de R$ 40. As embarcações do “Passeio às Ilhas” zarpam do Terminal Náutico da Bahia a partir das 9h e retornam às 17h30m.

Comente agora
29
Ago
Bahia tem a quarta população do País
Postado por: Letícia Oliveira / 08:26h

A Bahia aparece em quarto Estado mais habitado do Brasil e o maior do Nordeste, com uma população estimada em 15.126.371, correspondendo a 7,5% da população brasileira, pouco mais de um milhão de pessoas atrás do Rio de Janeiro, e seis milhões a frente de Pernambuco (o segundo maior estado do Nordeste). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado teve um acréscimo de apenas 82.234 habitantes, estando de acordo com a tendência nacional de redução de fecundidades. Enquanto isso, a cidade de Nova Redenção, que fica na região central do estado, foi o município com a maior taxa de crescimento populacional do país, passando de 8.527, em 2013, para 9.423, em 2014, totalizando um aumento de 10,87%. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
29
Ago
Jornalistas denunciam abusos policiais
Postado por: Letícia Oliveira / 07:53h

Sugestão do Conselho de Comunicação Social da Bahia, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, recebeu, nessa quinta-feira (28/8), integrantes das entidades representativas dos jornalistas baianos. Ao lado da secretária de Comunicação do Estado, Marlupe Caldas, Barbosa ouviu as principais queixas da categoria em relação à atuação policial. Ameaças a jornalistas ligados à cobertura do “caso Geovane”, jovem encontrado esquartejado e queimado, desaparecido após uma abordagem policial, foi o principal tema do encontro. A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) enviou ao governador Jaques Wagner documento em repúdio à intimidação dos profissionais, recebido pelo titular da SSP na tarde de ontem. “É preciso averiguar não apenas esse fato, mas tantas outras ameaças feitas de forma anônima e no dia a dia nas ruas”, afirmou a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Marjorie Moura.  Ela assume que há esforços por parte do comando-geral da Polícia Militar para melhorar o relacionamento entre jornalistas e policiais, no entanto, relata a existência de Pms que, de forma intimidadora, tentam impedir o trabalho dos repórteres.

Comente agora
28
Ago
Município de Camaçari licita serviço de estudo para vias urbanas no valor de R$ 4,9 mi
Postado por: Letícia Oliveira / 20:51h

A prestação de um serviço estimado no valor de mais de R$ 4,9 milhões será licitada pela prefeitura de Camaçari no dia 19 de setembro, às 9h. O futuro certame será limitado à contratação de uma empresa de engenharia para a realização de estudos e projetos de vias urbanas para o Município. O evento ocorre no auditório da Coordenação de Materiais e Patrimônio, localizado no Centro Administrativo. As empresas interessadas em participar podem acessar o Portal de Compras no site da prefeitura  – www.camacari.ba.gov.br – para obter mais informações.  (BN)

Comente agora
28
Ago
Secretario é intimado por Sesab não transferir paciente; Couto pode ser preso por desobediência
Postado por: Letícia Oliveira / 19:18h

O secretário de saúde do estado, Washington Couto, pode ser preso por 'crime de desobediência', caso não seja cumprida uma decisão deferida pela 1ª Vara Cível de Irecê contra a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na qual determina que o órgão realize a transferência do paciente José Carlos de Souza para Salvador, onde deve passar por exames e tratamento. O não-cumprimento da decisão já acarreta no pagamento da multa de R$ 20 mil por dia, até o limite de R$ 400 mil. A decisão foi deferida pelo juiz Guilherme Vieito, titular da Comarca de Irecê. José Carlos teve um AVC e precisa ser transferido por via aérea para Salvador, devido ao seu estado de saúde grave.  Ele pegou uma infeção hospitalar na unidade de Irecê e, posteriormente, exames de tomografia revelaram a existência de diversos tumores em sua cabeça.

Comente agora
28
Ago
Sem acordo com o Estado, policiais civis fazem assembleia
Postado por: Anacley Souza / 17:00h

Após tentativas de acordo com o Governo do Estado e sem chegar a um entendimento, o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Sindipoc) decidiu se reunir em assembleia com a categoria nesta sexta-feira, 29, por volta das 9h, na sede da Associação dos Funcionários Públicos (AFPEB), na Rua Carlos Gomes, nº 95, Centro de Salvador. Durante o encontro, os policiais vão avaliar a paralisação de 72h realizada do dia 18 ao 21 em protesto aos crescentes casos de homicídios contra policiais, ausência de estrutura nas unidades de polícia, a diferença salarial entre as carreiras da Polícia Civil e o atraso na publicação do Decreto que regulamente as promoções da classe II para I, que, segundo o Sindipoc, era para ter sido publicado em abril deste ano. Além disso, os trabalhadores vão discutir sobre o descumprimento do acordo por parte do Estado em referência às promoções das classes II e III, campanha salarial, violência contra policiais, fim da custódia de presos em delegacias, plantão extra para o Carnaval e grandes eventos, bem como pagamento por deslocamento a perito técnico, investigador e escrivão com delegado em substituição. (Jornal A Tarde)

Comente agora
28
Ago
Bahia tem pelo menos 140 cidades em situação de emergência
Postado por: Anacley Souza / 15:19h

Ao menos 140 municípios baianos decretaram situação de emergência devido à estiagem no estado,  a maioria, no Semiárido. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia na Bahia (Inmet/BA), não há previsão de chuva para os próximos três meses. Para amenizar o problema, carros-pipa estão sendo enviados às regiões mais afetadas. De acordo com a Casa Civil do estado, a distribuição de alimentos para a população e a facilitação da compra de milho para os animais, por meio da aquisição subsidiada, também estão entre as medidas. Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil do estado, Salvador Brito, a situação não foge da normalidade nesta época. "Viver no Semiárido é aprender a lidar com a falta de água", destaca. Ele explica que uma das maiores dificuldades para sanar o problema é que a forte seca de 2013 não foi totalmente superada. "Os rios e mananciais da região ainda não tiveram a capacidade total de volume de água recuperada. Isso dificulta qualquer armazenamento por um período mais longo." Com a maior parte localizada em zonas do Semiárido, a Bahia está entre os estados que mais sofrem com as secas todos os anos, acrescenta o superintendente. (Agência Brasil/ Foto: Defesa civil da Bahia)

Comente agora
28
Ago
Postos de combustíveis são fiscalizados por sonegação fiscal em cidades da Bahia, entre elas S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 10:18h
Postos de combustíveis da cidade de Valença, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Amargosa, e outras cidades do Recôncavo e do baixo sul da Bahia estão sento fiscalizados por causar prejuízos ao consumidor e ao governo estadual por meio da sonegação fiscal. A ação é realizada de forma conjunta pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o Bocão News, a Sefaz, por meio da Coordenação de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis (Copec) e da Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Região Sul (IFMT Sul), já identificou atrasos no pagamento de taxas para o Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol), desatualizações em sistemas de emissão de cupom fiscal e outras irregularidades relacionadas à sonegação fiscal. O resultado geral será divulgado na próxima semana.
Comente agora
28
Ago
Travessia marítima é suspensa por conta da maré baixa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:54h

A travessia marítima Salvador-Mar Grande será suspensa entre 10h30 e 12h desta quinta-feira, 28, por conta da maré baixa. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), este é o último dia de parada momentânea do sistema por conta da maré baixa, que começou no último domingo, 24. As oito embarcações em operação saem dos terminais a cada 30 minutos. O último horário de Mar Grande será às 18h30 e, de Salvador, às 20h. A linha Salvador-Morro de São Paulo realiza saídas do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, às 10h30, 13h30 e 14h30. No sentido inverso, os catamarãs embarcam às 9h30, 12h30 e 15h.

Comente agora
28
Ago
Mais de 70% dos eleitores não sabem em quem votar para deputado, aponta Baspep
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:21h

Além de questionar os eleitores sobre os cargos majoritários, a pesquisa Bapesp – Bahia Pesquisa Estatística perguntou ainda quem seria a opção dos entrevistados para deputado federal e estadual e mais de 70% dos pesquisados informaram não ter opção ainda. Para as 63 vagas da Assembleia Legislativa, 71,8% dos entrevistados informaram não saber em quem votar, enquanto nulos e brancos somaram 4,7%. A pesquisa foi espontânea, portanto, sem apresentação de eventuais nomes. Mesmo o presidente do Legislativo estadual, Marcelo Nilo (PDT), por exemplo, que contratou o instituto, não aparece entre os mais citados – dos 2 mil entrevistados apenas seis sinalizaram o nome de Nilo como opção de voto, sendo que 52% do total afirmaram desconhecer o parlamentar. No caso das candidaturas à Câmara Federal, o número de eleitores que informaram não saber qual opção colocará nas urnas no próximo dia 5 de outubro sobe para 79,1%, enquanto brancos e nulos atingem 4,9%. A pesquisa Bapesp foi realizada entre os dias 21 e 25 de agosto de 2014, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e para menos. Foram ouvidas 2 mil pessoas em 84 municípios e o registro no Tribunal Superior Eleitoral é de nº BA-00010/2014.

Comente agora
27
Ago
Quilombolas acham insuficiente a área delimitada pelo Incra
Postado por: Anacley Souza / 15:41h

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu nesta terça-feira, 26, como de uso histórico da comunidade remanescente de quilombo 301,3 hectares de território disputado com a Marinha do Brasil. Contudo, o órgão federal delimitou apenas 104 hectares, destinando-os à regularização agrária de 67 famílias lá residentes. Os moradores reivindicam a demarcação de 270 hectares no local onde se estabeleceu o Quilombo Rio dos Macacos, na região da Base Naval de Aratu (Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador). O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e inclui o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTDI) elaborado pelo Incra durante os últimos dois anos. "Colocamos essa proposta na mesa e cobramos uma resposta da presidente Dilma. A comunidade vai se reunir para conversar, mas ainda esperamos uma resposta do governo", reforçou nesta terça uma das líderes da comunidade quilombola, Rosimeire Messias dos Santos. A afirmação foi feita após uma reunião dos quilombolas com representantes da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais do Estado da Bahia (AATR-BA) e do movimento negro baiano. A partir de agora, a Marinha brasileira e os moradores têm 30 dias para se manifestar e 90 para contestar a delimitação do espaço.

Acesso a rio: Segundo a vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), a socióloga Vilma Reis, algumas reivindicações  da comunidade ficaram fora da proposta do governo federal.

Comente agora
27
Ago
MST invade fazenda no município de Conceição do Coité
Postado por: Anacley Souza / 13:33h

Cerca de 1.000 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) invadiram uma fazenda no município de Conceição do Coité, a 235 km de Salvador. O proprietário da Fazenda Marruais, Giovani Ferreira, disse que esta é a segunda vez que a propriedade é invadida pelo MST neste ano. O impasse entre o fazendeiro e o MST começou em janeiro de 2014, quando o movimento invadiu as terras. Ferreira afirmou que no período, o juiz Gerivaldo Neiva, convocou uma audiência pública e ficou acertado que os integrantes do movimento deixariam a propriedade no mês de fevereiro. As famílias saíram na data acordada e retornaram à propriedade no mês de junho. Segundo Ferreira, a segunda invasão do movimento foi feita de forma violenta. "Eles quebraram as portas das casas dos meus empregados. O vaqueiro da fazenda foi ameaçado na frente da filha, que é uma criança. Meus funcionários foram ameaçados e um até pediu demissão por sentir medo. Eles roubaram parte do meu gado e estão usando minha plantação de sisal em benefício próprio", relatou.

Comente agora
27
Ago
Garota que estava sumida na Bahia após deixar bilhete volta para casa
Postado por: Letícia Oliveira / 12:43h

A adolescente de 16 anos que estava desaparecida desde quinta-feira (21) voltou para casa, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na manhã de terça-feira (26), após denúncia feita pela família. Tainá de Jesus Lima contou no Conselho Tutelar que tinha fugido de casa para fazer um curso de moda, fora da cidade A garota ainda disse que estava em Barreiras, também na região oeste do estado, na casa de um homem com quem ficou esses 4 dias. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar o que fez a garota fugir de casa. O caso também é acompanhado pelo Conselho tutelar. (G1)

Comente agora
27
Ago
Ibope mostra Paulo Souto com 44%, Rui Costa com 15% e Lídice com 9%
Postado por: Letícia Oliveira / 12:38h

A segunda pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (27) mostra Paulo Souto (DEM) com 44% das intenções de voto para governador do estado da Bahia. Em seguida, aparecem Rui Costa (PT) com 15%, Lídice da Mata (PSB) com 9%, e Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. O candidato Marcos Mendes (PSOL) não pontuou. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

  1. Paulo Souto (DEM): 44%
  2. Rui Costa (PT): 15%
  3. Lídice da Mata (PSB): 9%
  4. Da Luz (PRTB): 1%
  5. Renata Mallet (PSTU): 1%
  6. Marcos Mendes (PSOL): 0%
  7. Brancos e nulos: 16%
  8. Indecisos: 14%

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00013/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00433/2014. (G1)

Comente agora
27
Ago
Treinamento online para mesários tem mais de 1,5 mil inscritos na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:11h

Mais de 1,5 mil mesários estão inscritos para realizar o treinamento online do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para desempenho das funções. No estado, 20 zonas eleitorais de Salvador e 59 do interior poderão fazer o curso à distância. Para participar, o mesário deverá se cadastrar no site indicado na carta de convocação da Justiça Eleitoral que recebe pelos correios, utilizando o código de inscrição informado na correspondência. Confira a lista de zonas que possibilitam o curso online. Cada mesário receberá um certificado para atuar na eleição após o término do treinamento. Aqueles que serão convocados pelas Zonas Eleitorais que não disponibilizaram a capacitação via internet poderão realizar o treinamento online como complementação do aprendizado. Porém, esses mesários deverão, obrigatoriamente, comparecer ao local indicado na carta convocatória para receber as orientações de forma presencial. A capacitação via internet ocorre desde 2010 e o TRE-BA foi o primeiro a oferecer este tipo de curso. Cada Zona Eleitoral tem um prazo para realizar a capacitação, portanto, o mesário deve ficar atento às informações contidas na carta de convocação. Confira o programa no portal do TRE-BA.

Comente agora
27
Ago
Representantes LGBT defendem implantação de alas exclusivas em presídios baianos
Postado por: Letícia Oliveira / 12:10h
Na última quarta-feira (20), um acordo entre a Defensoria Pública da Bahia e a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária da Bahia (Seap) foi firmado para implantação de alas específicas para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais custodiados nos presídios da Bahia. Além da criação de alas voltadas aos prisioneiro LGBT, a implantação da Resolução conjunta nº 01/2014 de abril deste ano do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Criminal de Combate à Discriminação determina também a qualificação dos parâmetros de acolhimento aos aprisionados. Segundo o fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Mott, as novas determinações não se tratam de grandes avanços para o LGBT e sim cumprimento aos direitos. “Tais medidas não são privilégio, mas garantia de direitos iguais, nem menos nem mais!”, afirmou. Mott afirma que nas cadeias os gays e travestis costumam ser vítimas de abuso sexual, obrigados muitas vezes a fazer trabalho doméstico escravo.
Comente agora
27
Ago
Vitória da Conquista tem 8 estupros em 8 dias: 'medo', diz moradora
Postado por: Letícia Oliveira / 12:07h

Oito casos de estupro foram registrados nos últimos oito dias no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Segundo a polícia, alguns crimes envolvem crianças e adolescentes. Entre as vítimas está um menino de sete anos, que foi abordado por um homem quando estava a caminho da escola. O jovem foi levado para o fundo da escola e violentado. Alguns estudantes contam que já viram o carro descrito pela vítima passar pela instituição de ensino algumas vezes. "Todo mundo fica olhando o carro passar aqui. Não dá para ver a pessoa. Os vidros são todos pretos", descreve um dos alunos. Já no bairro Lagoa das Flores, duas adolescentes foram estupradas no último final de semana. Outros dois casos aconteceram no bairro Vila América, quando uma mulher e um rapaz foram abordados por um homem, que saiu de dentro de uma horta comunitária.

Comente agora
27
Ago
Otto lembra em programa eleitoral a intervenção no ferry-boat
Postado por: Letícia Oliveira / 10:40h

O bloqueio dos bens da TWB, antiga concessionária do sistema Ferry Boat, do presidente da empresa, Reinaldo Pinto dos Santos, e de dois ex-diretores da Agência Estadual de Serviços Públicos (Agerba), Camalibe Cajazeira e Renato Andrade Neto, veio novamente à tona com o último programa eleitoral do candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”. A justiça estabeleceu a indisponibilidade de bens de R$ 51 milhões do patrimônio dos réus para garantir o ressarcimento do estado da Bahia. Na ocasião, foi relembrada que a intervenção foi motivada pela ação do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, que solicitou o encerramento do contrato de concessão de 25 anos, assinado em 2006 durante o governo Paulo Souto, devido a indícios de sonegação fiscal, prestação de serviço inadequado, causando riscos e prejuízos ao patrimônio público e à segurança, bem como a integridade física e a vida dos usuários. “Além disso, no contrato assinado com a TWB em 2006 estava previsto o investimento, por parte da empresa, de R$ 27 milhões em cinco anos para manutenção dos ferries, mas, desse total, apenas R$ 24 mil foram realmente investidos”, fez questão de destacar o candidato ao Senado.

Comente agora
26
Ago
Salvador: Requalificação da orla de Piatã é iniciada com a demolição da Bali Beach Club
Postado por: Anacley Souza / 14:36h

A demolição da Bali Beach Club, realizada pela Superintendência de Ordenamento e Controle do Uso do Solo (Sucom), na manhã desta terça-feira (26), deu início ao processo de intervenção para a requalificação da orla de Piatã. Agentes da Sucom fizeram a demolição do estabelecimento após o fim da concessão de uso do espaço e do prazo para a desocupação da área pública, além de atender ao projeto da nova orla. De acordo com a Sucom, o contrato de concessão feito em janeiro de 1985, com um prazo de 25 anos para exploração, expirou em 2010. Em 2013, o órgão notificou o estabelecimento duas vezes - em janeiro e fevereiro - para desocupação do imóvel em 30 dias, por se tratar de uma área pública utilizada por um estabelecimento de propriedade particular que estava sem a licença. Em fevereiro, os representantes do estabelecimento fizeram uma petição solicitando prazo de 180 dias para comunicado ao mercado o encerramento das atividades no local e para fazer as rescisões contratuais com seus funcionários, o que foi atendido. O estabelecimento fez uma nova solicitação de uso do espaço público, na Secretaria da Fazenda, que negou o pedido de renovação de concessão.

Comente agora
26
Ago
Mineradora anuncia paralisação em Santa Luz
Postado por: Anacley Souza / 13:10h

A mineradora canadense Yamana Gold, que atua no município de Santaluz, nordeste da Bahia, anunciou a paralisação de suas atividades no projeto C1 Santa Luz. Isso significa prejuízo para os 859 empregados diretos e indiretos da companhia, de acordo com os dados divulgados pela própria empresa. O projeto se encontrava em fase pré-operacional nos últimos 14 meses e, durante o processo, vinha apresentando perdas financeiras. As principais razões para a inviabilidade econômica seriam a baixa recuperação metalúrgica e o cenário econômico desfavorável, por conta da queda acentuada no preço do ouro no mercado internacional. A proposta inicial para férias coletivas será encaminhada nos próximos dias, e governo e os órgãos oficiais responsáveis já foram notificados. Caso novos estudos comprovarem viabilidade econômica, a companhia promete voltar o projeto. (Bahia Notícias)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com