Voz


PodCast



Enquete




Blog

Bahia

Dia nacional do Idoso: Conjunto de ações garantem inclusão e autonomia do idoso
Bahia  Postado por Willyam Reis - 01/10 14:39h

Até 2020, o número de idosos deve representar em 11% a população baiana, saltando de 1,45 milhão de habitantes para 1,65 milhão. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Para promoção da inclusão, autonomia e participação efetiva do idoso na sociedade, uma estrutura permanente de iniciativas de saúde, integração social e conscientização é oferecida a população baiana. Salvador conta com o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), especializado em atendimento de média e alta complexidade. Cerca de 25.497 pacientes estão cadastrados no Creasi, que em 2016 já realizou cerca de 30 mil atendimentos. O Centro conta com uma equipe interdisciplinar responsável pela recuperação da saúde física, mental e funcional de pacientes encaminhados por unidades da Rede Básica de Saúde, mantendo-os socialmente ativos e dentro do contexto familiar. Além do atendimento direto ao cidadão o Creasi capacita profissionais de saúde da Atenção Básica, para que ofereçam um melhor atendimento ao público.

Comente agora
Bahia não terá reforço das Forças Armadas durante eleições
Bahia  Postado por Willyam Reis - 01/10 10:28h

Sem grandes tensões registradas por causa das eleições municipais, a Bahia e outros 11 estados não solicitaram reforço das Forças Armadas para garantir a segurança durante a votação deste domingo (2). De acordo com a Agência Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou apoio em 420 localidades de 15 estados. Os municípios receberão apoio de cerca de 25 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Os estados que receberão apoio são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima. Serão utilizados 1.243 viaturas, quatro blindados, 89 embarcações e 26 aeronaves da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O custo estimado da operação no 1º turno das eleições, a cargo do TSE, é de R$ 23 milhões. (BN)

Comente agora
Passageiros reclamam de desorganização de fila no Ferry-Boat; sistema cria horários extras
Bahia  Postado por Willyam Reis - 01/10 10:20h

Passageiros que chegaram ao terminal São Joaquim do Sistema Ferry-Boat na manhã deste sábado (1º) criticaram a falta de filas para a venda de passagens. Com alto fluxo por causa do início do fim de semana, o local também teve as passagens para alguns horários esgotadas, o que fez com que tivessem que aguardar por uma hora até a saída da próxima embarcação. Ao Bahia Notícias, a assessoria da Internacional Travessias, responsável pelo sistema, informou que o crescimento do fluxo é natural e que, por causa da grande demanda, foram acrescentados horários extras às 8h30 e às 9h. Sobre a falta de filas, a empresa afirma que não é fruto de desorganização, mas porque se trata também de um ambiente de circulação e que as próprias pessoas se organizam para chegar nos guichês. Neste sábado, estão em operação cinco embarcações: Dorival Caymmi, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Agenor Gordilho. As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro. Para verificar a disponibilidade de vagas para o serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), o cliente deve acessar o site do sistema. (BN)

Comente agora
Salvador: Trânsito muda para realização de caminhada em Piatã e Itapuã
Bahia  Postado por Willyam Reis - 30/09 22:01h

O trânsito será alterado em algumas vias dos bairros de Piatã e Itapuã, em Salvador, para a relização da "Caminhada com Jess", neste no sábado (1º). A informação foi divulgada pela Superintendência Municipal de Trânsito (Transalvador).Conforme o órgão de trânsito, as alterações terão início às 15h e ocorrem de forma progressiva. A alteração será implantada na faixa à direita da Av. Octávio Mangabeira (saída do estacionamento de Piatã) e da Rua Aristides Milton (chegada na Praça Dorival Caymmi). (G1)

Comente agora
Teixeira de Freitas: MPF cobra regularização de assentamentos do Incra e Inema
Bahia  Postado por Willyam Reis - 30/09 19:20h

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF) ingressou nesta sexta-feira (30) com uma ação civil pública contra o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). A ação tem como objetivo providenciar a regularização ambiental de terreno de reforma agrária nas áreas abrangidas pela Subseção Judiciária de Teixeira de Freitas, onde nenhum dos 15 projetos de assentamento possui licenciamento. O órgão explica que Incra e o Inema concluíram, com base na Resolução nº 458/2013 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), pela desobrigação de documentos exigidos para liberação da licença dos projetos de assentamento. De acordo com o documento elaborado pelo órgão, a resolução em questão é inconstitucional por contrariar o art. 225, §1º, IV, da Constituição da República que exige o “estudo prévio de impacto ambiental para a instalação de obras ou atividades potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente”. O MPF requer que o Incra se abstenha de criar assentamentos sem estudos adequados e sem o licenciamento ambiental do projeto de assentamento como um empreendimento único. Já quanto ao Inema, o órgão deverá passar a exigir a elaboração dos estudos ambientais pertinentes e o licenciamento ambiental dos projetos de assentamento, inclusive dos já implantados. (BN)

Comente agora
Impeachment foi ‘golpe’ para 62,7% dos soteropolitanos; 82,4% querem saída de Temer
Bahia  Postado por Willyam Reis - 30/09 18:29h

A tese da ex-presidente Dilma Rousseff de que o processo de impeachment contra ela foi “golpe” continua sendo compartilhada pela maior parte da população soteropolitana. Em pesquisa feita pelo Instituto Babesp, encomendada pelo Bahia Notícias, 62,7% dos entrevistados responderam que o afastamento da petista foi um golpe. Entretanto, o percentual diminuiu em relação ao último levantamento, divulgado no dia 12 de setembro, quando 73,9% dos ouvidos apontaram o mesmo. Apenas 26,3% dos consultados não acreditam que o impeachment foi golpe, número maior do que os 19,3% registrados na pesquisa anterior. Quando questionados se eram contrários ou favoráveis à cassação do mandato de Dilma, 62,3% se posicionaram conforme a primeira opção, enquanto 32,1% optaram pela segunda. As porcentagens também mudaram em relação à última pesquisa. Na ocasião, 74,6% eram contra o impeachment e 18,9% favoráveis. Já o apoio dos soteropolitanos ao presidente Michel Temer continua escasso. Quando o quesito é o posicionamento da população frente a um eventual processo de impeachment contra o peemedebista, 82,4% apoiam o afastamento do presidente.

Comente agora
Defensoria Pública da Bahia abre concurso para estagiários de nível médio e técnico
Bahia  Postado por Willyam Reis - 30/09 11:43h

A Defensoria Pública da Bahia (DP-Ba) abriu seleção para 87 vagas de estágio médio e técnico nas áreas de administração, contabilidade, informática e logística. As inscrições iniciaram nesta sexta-feira (30), e podem ser feitas até o dia 21 de outubro por meio do site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Cefet/Bahia). A prova será realizada no dia 13 de novembro. O estágio é de 20h semanais. É necessário estar matriculado a um curso referente à área e ser maior de 16 anos até a data da contratação. (BN)

Comente agora
Chefe do MPF-BA inspecionará escolas públicas de Salvador na Semana da Criança
Bahia  Postado por Willyam Reis - 30/09 09:26h

O Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) vai inspecionar cinco escolas públicas de Salvador, nos dias 11 e 13 de outubro. As escolas integram o programa MPEduc que visa estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, e conta com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. As escolas municipais 22 de abril, Almerinda Costa, Maria Dolores, Padre Norberto e o Colégio Estadual Adroaldo Ribeiro Costa possuem os mais baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica e receberão a visita do procurador da República Leandro Bastos Nunes, que usará as informações colhidas na inspeção na elaboração de diagnóstico sobre as condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico. O projeto é desenvolvido em parceria entre o MPF e o MP estadual. O MPEduc coleta informações, realiza audiências públicas, e realiza análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico. (BN)

Comente agora
Ibametro faz grande apreensão em operação do Dia das Crianças
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 29/09 21:48h

A Operação Criança Segura realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) durante o período anterior ao Dia das Crianças, chegou a apreender mais de 560 produtos infantis irregulares em apenas uma vistoria. Esse número já é bem maior do que toda a operação realizada no mesmo período do ano passado, quando 428 itens foram apreendidos. “Não conseguimos precisar um balanço parcial da operação, mas nesse ano o número de brinquedos irregulares recolhidos já é bem maior”, afirma o diretor Geral do órgão, Luiz Freire. Segundo ele, os brinquedos respondem por 16% dos acidentes registrados por consumidores no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no ano passado. Iniciada na última segunda, a Operação Criança Segura tem percorrido estabelecimentos comerciais localizados nos shoppings centers e no comércio de rua, com o objetivo de retirar do mercado os produtos que apresentam riscos para as crianças.

Comente agora
Eleitores podem justificar voto em aeroportos, rodoviárias e pontos turísticos na BA
Bahia  Postado por Willyam Reis - 29/09 19:06h

Os eleitores que vão viajar no próximo domingo (2), dia das eleições municipais de 2016, terão alternativas para justificar a ausência na votação em pontos turísticos e de grande movimento na Bahia. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizará mesas receptoras exclusivamente de justificativas para aqueles que estiverem em trânsito pelo estado. Em Salvador e em Porto Seguro, no extremo sul do estado, haverá postos nos aeroportos e rodoviárias. Os eleitores também poderão justificar em regiões turísticas como Praia do Forte, Costa do Sauípe e no complexo hoteleiro Iberostar, no município de Mata de São João; e no município de Cairu, na praça Aureliano Lima, em Morro de São Paulo. (BN)

Comente agora
Bahia pode sofrer desabastecimento de combustíveis, alerta sindicato
Bahia  Postado por Willyam Reis - 29/09 19:00h

Os postos de combustíveis da Bahia estão com estoque baixo e dificuldades de abastecimento por parte das distribuidoras desde o dia 27 de setembro, alertou o Sindicato de Postos de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis). Em nota o presidente da instituição, José Augusto Costa, informou que a Petrobras alega aos revendedores que houve um pane elétrica na Refinaria Landulfo Alves. Por isso, a empresa não conseguiria bombear os combustíveis para as bases das distribuidoras. “Estamos preocupados. Se as distribuidoras não regularizarem o abastecimento entre hoje e amanhã, vai faltar produto. Além disso, há uma nova indicação de greve por parte dos petroleiros, o que aumentaria o temor do desabastecimento neste final de semana de eleições municipais, quando muitas pessoas estão se deslocando para votar no interior”, explicou Costa. (BN)

Comente agora
Governador oficializa que a Bahia ficará fora do Horário de Verão
Bahia  Postado por Débora Ayane - 29/09 17:42h

A Bahia seguirá fora do horário de verão, previsto para começar a meia-noite do domingo, do dia 16 de outubro. A decisão foi oficializada hoje, pelo governador do estado, Rui Costa. Em nota, Rui informou que a decisão é com base na maioria da população do estado, que é contra o horário de verão. Também foi pontuado que a baixa economia de energia elétrica não justificaria o desconforto das pessoas acordarem mais cedo para desempenhar as atividades. A não adesão, segundo empresários, prejudica na comunicação entre empresas, operações financeiras e o setor de turismo. Com exceção do ano de 2011, o estado não adere ao horário de verão há 13 anos. A medida é adotada por 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste,e pelo Distrito Federal. A previsão é de que o horário de verão termine em 19 de fevereiro de 2017.(Correio)

Comente agora
Eleições: 27.547 agentes da PM farão o policiamento em todo o estado
Bahia  Postado por Débora Ayane - 29/09 15:17h

Durante as eleições municipais para prefeito e vereador de 2016, a Polícia Militar fará o policiamento das cidades com 27.547 agentes em todo o estado da Bahia. Crimes eleitorais também serão fiscalizados. No processo eleitoral, os PMS realizarão a escolta das urnas até as seções e também a manutenção da guarda nos locais para impedir violação dos equipamentos. No dia da votação (2) o policiamento será montado a partir das 6h em uma distância de 100 metros das seções eleitorais. Com o encerramento da votação, às 17h, as urnas serão escoltadas até o local de apuração e transmissão, onde o policiamento permanecerá até o fim dos trabalhos. A Operação Eleições 2016, iniciada há 30 dias, com o começo das campanhas eleitorais, segue atuando até a próxima segunda-feira (3).

Comente agora
Travessia Salvador - Mar Grande para por duas horas nesta quinta; confira
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 29/09 11:30h

A travessia marítima Salvador-Mar Grande foi interrompida às 8h desta quinta-feira (29) por causa da maré baixa. O sistema deve retomar operações a partir das 10h. A maré baixa impede a atracação dos barcos no Terminal de Vera Cruz, cujo canal de navegação não tem profundidade suficiente. A travessia tinha iniciado as operações às 5h e vinha registrando bom movimento de embarque nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio. Quando as operações forem retomadas, a previsão é de que o fluxo de passageiros nos dois sentidos da travessia seja moderado. Ainda por conta da maré baixa, o último horário da travessia será às 18h30 nos dois sentidos. Operando sem qualquer restrição, a linha Salvador-Morro de São Paulo registra movimento regular de passageiros para embarque no Terminal Náutico.

Comente agora
Nova etapa de detonação de rochas na BR-116 interdita pistas nesta quinta
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 29/09 08:28h

A nova etapa de detonação de rochas na BR-116 vai interditar a rodovia na altura do Km-642,9, no município de Jaguaquara, na Serra do Mutum, nesta quinta-feira (29). O serviço irá iniciar a partir das 12h e tem previsão de duração de 45 minutos. Toda a operação contará com o apoio Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a ViaBahia, concessionária que administra a rodovia, durante os serviços será necessária a interdição total da rodovia. Equipes da ViaBahia estarão no local para garantir a segurança aos usuários, além de fornecer informações em tempo real por meio de uma rede social. O local será sinalizado para alertar motoristas. A ViaBahia orienta que motoristas evitem trafegar pela região durante a operação, parando em um ponto de apoio, como postos de gasolina próximos até a liberação da pista. Na semana passada, dia 22 de setembro [quinta-feira], também foi realizado o bloqueio da rodovia para o mesmo serviço de detonação de rochas. (G1)

Comente agora
Macri: impeachment não foi golpe e Mercosul estaria melhor sem a Venezuela
Bahia  Postado por Willyam Reis - 29/09 08:16h

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, considera que o Mercosul estaria melhor sem a Venezuela, que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff não foi um golpe e que a parceria com o Brasil está acima das “políticas conjunturais” do momento. Ele manifestou essas opiniões nessa quarta-feira (28), em entrevista a um pequeno grupo de jornais brasileiros - cinco dias antes de receber o presidente Michel Temer, que viajará para Buenos Aires na próxima segunda-feira (3). A viagem a Argentina será a primeira visita bilateral de Temer, que como presidente já fez duas viagens ao exterior - à China, para a reunião do G-20 (grupo dos 20 países mais desenvolvidos) e aos Estados Unidos (para a Assembleia Geral das Nações Unidas). Ele chegará a Buenos Aires no fim da manhã, acompanhado de um grupo de ministros, para se reunir com Macri. Depois do almoço, Temer viajará a Assunção, para um encontro com o presidente do Paraguai, Horácio Cartes. 

Comente agora
Desabamento parcial do Centro de Convenções gerou prejuízo de R$ 900 mil
Bahia  Postado por Anacley Souza - 29/09 00:32h

O desabamento parcial do Centro de Convenções da Bahia, na última sexta-feira (23), gerou um prejuízo de R$ 900 mil aos cofres do governo estadual. O montante, segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, tinha sido investido na recuperação estrutural que ruiu. O projetos total tinha o custo de R$ 9 milhões. Em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta quarta-feira (28), o secretário não soube dimensionar os impactos do incidente no governo Rui Costa. “Não tenho ainda raciocínio estruturado sobre isso. Estamos 100% concentrados na busca de soluções, para em prazo curto alavancar o turismo de negócios na Bahia”. Daustaer ainda explicou as tratativas para a demolição do empreendimento. “De imediato estamos em final de montagem de uma comissão técnica para avaliação definitiva e emitir laudo técnico final. Vamos fazer o desmonte das peças que estão em condição precária e que podem machucar pessoas. O laudo que dará a palavra final de como fazer”, disse, ao detalhar a prioridade na retirada dos painéis de vidro, esquadrias e as vigas que se romperam e estão em ângulo de 45 graus. Dauster confirmou a transferência do Congresso Internacional de Odontologia na Bahia (Cioba), que aconteceria no Centro, para a Arena Fonte Nova. “Já alugamos o espaço”, completou. O governo está à procura de terreno para construção do novo Centro de Convenções, já que a Marinha declinou da proposta de ceder o quartel de Fuzileiros Navais, no bairro do Comércio, para a o novo complexo. “A hipótese é que isso possa ser feito numa estrutura de uma concessão”, adiantou Bruno Dauster.

Comente agora
Garota que ingeriu veneno achando que era óleo de cozinha recebe alta
Bahia  Postado por Anacley Souza - 28/09 21:04h

A menina de 11 anos que usou veneno na comida pensando que era óleo de cozinha foi medicada e liberada na manhã desta quarta-feira (28) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia. De acordo com informações passadas pelo médico que atendeu a criança, ela recebeu os primeiros socorros, tormou medicamentos e recebeu alta. Ainda segundo o médico, quando a garota começou a passar mal após a ingestão do veneno, ela vomitou, o que segundo ele, é uma reação normal do organismo. De acordo com o Samu, que fez o primeiro atendimento à paciente, com base nas declarações da mãe da menina, a jovem confundiu a solução preparada pelos pais, com o intuito de matar carrapatos, com óleo de cozinha e teria usado o líquido para preparar arroz. O veneno estava em cima da geladeira, em uma garrafa pet, e possuía cor parecida com óleo de cozinha. (G1 Bahia)

Comente agora
BR-116: Trecho será totalmente interditado nesta quinta para detonação de rochas
Bahia  Postado por Anacley Souza - 28/09 20:07h

Um trecho da BR-116 – rodovia Santos Dumont – será interditado nesta quinta-feira (29/9) para a realização da segunda e última etapa de detonação de rochas na rodovia. A interdição será no quilômetro 642,9 do município de Jaguaquara (Serra do Mutum), a 336 quilômetros de Salvador. Segundo a ViaBahia, que administra a rodovia, durante os serviços será necessária a interdição total da rodovia, com tempo médio previsto de 45 minutos. A concessionária solicita aos usuários que fiquem atentos à sinalização existente no local. A concessionária sugere ainda que os motoristas evitem trafegar pela região durante a operação e que procurem um ponto de apoio, como postos de gasolina próximos para evitar transtornos. Toda a operação contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Comente agora
Trens do Subúrbio de Salvador funcionarão no dia das eleições
Bahia  Postado por Anacley Souza - 28/09 19:41h

Os trens do Subúrbio de Salvador irão funcionar no domingo (2), por conta das eleições municipais. De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), dois trens vão operar das 7h às 20h, sendo que o último trem deixa a estação da Calçada às 19h30. Normalmente, o transporte opera de segunda a sábado. Conforme a Sedur, o sistema liga o bairro da Calçada ao de Paripe e tem 13,6 km de extensão. A passagem custa R$ 0,50 (inteira) e R$ 0,25 (meia), com gratuidade para pessoas a partir dos 60 anos. O metrô de Salvador tem funcionamento normal no domingo, das 5h à 0h. A tarifa custa R$ 3,30.

Comente agora
Governo promove elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Vitória da Conquista e região
Bahia  Postado por Anacley Souza - 28/09 19:19h

O primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Vitória da Conquista e região foi dado hoje (28) no sudoeste do Estado. O secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, acompanhado pelo presidente da Embasa, Rogério Cedraz e da diretora de Normatização da Agersa, Eduarda Fernandes, assinou o convênio de cooperação entre entes federados, permitindo que 13 municípios tenham acesso aos instrumentos facilitadores à elaboração do PMSB. Anagé, Barra do Choça, Dário Meira, Guanambi, Itambé, Itarantim, Jequié, Maetinga, Piripá, Santa Inês, Tanhaçu e Tremedal integram o grupo de municípios participantes do convênio. “Após a assinatura entre os entes federados, cada município terá a possibilidade de delegar a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para a concessionária estadual, a Embasa e a regulação dos serviços para a Agersa”, explicou o secretário Cássio Peixoto. ”Como a Lei nº 11.445/2007 condiciona a validade dos contratos de prestação de serviços públicos de saneamento básico à existência de plano de saneamento básico, é necessário que os municípios elaborem e aprovem, junto às Câmaras Municipais, os seus Planos”, acrescentou Peixoto, esclarecendo que a validade dos contratos também está condicionada a existência de estudo, comprovando a viabilidade técnica e econômico-financeira da prestação universal e integral dos serviços, nos termos do plano de saneamento básico.

Comente agora
Bahia contará com mais de 126 mil mesários nas eleições 2016
Bahia  Postado por Débora Ayane - 28/09 16:27h

No próximo dia 2 de outubro, quando acontece as Eleições Municipais 2016, 126.776 mesários irão trabalhar em todo o estado da Bahia. Somente na capital, foram chamados 19.200 mesários, números definitivos, considerando as agregações de seções eleitorais. Desse número, 10.126 participam voluntariamente, após efetivarem inscrição por meio do projeto ‘Mesário Voluntário’. A captação desses mesários ficou por conta das 205 ZEs (Zonas Eleitorais) baianas. Os mesários serão recompensados com benefícios, a exemplo de folga no trabalho em período equivalente ao dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, auxílio-alimentação para o dia da eleição e vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos, caso previsto em edital.(R7)

Comente agora
Trecho da BR-116 será interditado nesta quinta-feira para detonação de rochas
Bahia  Postado por Débora Ayane - 28/09 15:21h

Um trecho da BR-116 será interditado nesta quinta-feira (29) para detonação de rochas. A partir das 12h, o KM642,9, na Rodovia Santos Dumont, na região de Jaguaquara (Serra do Mutum), será totalmente interditada. O tempo previsto para execução do serviço e liberação da via é de 45 minutos. Os motoristas que precisarem trafegar pela região deverão parar em pontos de apoio, como postos de gasolina próximos, até a liberação da pista.(BN)

Comente agora
Governo decreta situação de emergência em Livramento de Nossa Senhora
Bahia  Postado por Willyam Reis - 28/09 11:33h

O Governo do Estado da Bahia decretou estado de emergência nesta quarta-feira, dia 28, para mais três cidades tendo em vista a crise hídrica e o período de estiagem. O município de Livramento de Nossa Senhora foi incluído, pois apresenta 22,5% da população afetada, ou 10,4 mil dos 46,4 mil moradores. Além do município do sudoeste, Paratinga, na região do Velho Chico, oeste baiano, tem a maior população afetada, em termos proporcionais e Santa Maria da Vitória, têm 35,5% da população prejudicada ou 14,8 mil dos 41,8 mil habitantes. A situação de emergência em Livramento de Nossa Senhora vale por 180 dias. (L12)

Comente agora
Normas do Tribunal de Contas do Estado da Bahia são questionadas no STF
Bahia  Postado por Willyam Reis - 28/09 09:45h

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de liminar para contestar normas que disciplinam o funcionamento do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A Adin foi ajuizada pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) que argumenta que a ordem de escolha de conselheiros pelo governador, a sistemática de substituição e os requisitos exigidos para a substituição de conselheiros estariam em desacordo com a Constituição Federal. A Audicon afirma que as vagas de livre escolha do governador têm prioridade em detrimento das vagas técnica, o que estaria violando a Constituição e a Súmula 653 do STF, que estabelece que, dos sete conselheiros, “quatro devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e três pelo chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre auditores e outro dentre membros do Ministério Público, e um terceiro a sua livre escolha”.

Comente agora
Proteção à criança e ao adolescente: corregedorias definem atribuições de agentes voluntários
Bahia  Postado por Willyam Reis - 28/09 09:13h

O corregedor geral, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, e a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Cyhthia Maria Pina Resende, assinaram ato conjunto dispondo sobre atribuições, deveres e vedações inerentes à função dos agentes voluntários de proteção à criança e ao adolescente em todo o estado. As atribuições são iguais às previstas os servidores efetivos do Tribunal de Justiça, nos termos do art. 260, da Lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia, mas com a gratuidade inerente aos serviços que prestam ao Judiciário. O Provimento Conjunto nº 11/2016 será uma das peças principais para a capacitação de agentes, promovido pelas corregedorias em parceria com a Universidade Corporativa, no próximo dia 7 de outubro. O curso integra uma estratégia institucional, com o objetivo de resgatar e valorizar a função do agente, no seu papel de proteção e acolhimento à criança e ao adolescente, disponibilizando conhecimentos e informações que possibilitem atualizá-los e instrumentalizá-los para cumprir com maior eficiência as suas rotinas de trabalho.

Comente agora
Maré baixa causa período de paradas na travessia Salvador - Mar Grande
Bahia  Postado por Willyam Reis - 28/09 09:07h

A maré baixa começa a causar novas interrupções na travessia marítima Salvador-Mar Grande a partir desta quarta-feira (28). Durante os próximos quatro dias, o sistema sofrerá paradas. Nesta quarta, o serviço foi suspenso às 6h30, mas retoma operações normais às 8h30. Em período de maré baixa prolongada, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem poder operar por conta da pouca profundidade do seu canal de navegação. Caso ocorra concentração de demanda de passageiros nos terminais, serão feitos horários extras, com as embarcações saindo a cada 15 minutos. O sistema opera com oito embarcações. Nesta quarta, o último horário saindo de Mar Grande para Salvador será às 18h30. Quem vai fazer o sentido inverso da travessia, a última embarcação deixará o Terminal Náutico às 19h30, trinta minutos mais cedo. Com procura regular de passagens, os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente nesta quarta.

Comente agora
Sem acordo, greve de bancários completa três semanas na Bahia
Bahia  Postado por Débora Ayane - 27/09 15:10h

A greve dos bancários completa três semanas nesta terça-feira (27). De acordo com o sindicato da categoria, das 1.232 agências da Bahia, 952 estão fechadas. A paralisação começou no dia 6 de setembro e, segundo o sindicato, segue sem previsão de término, devido à falta de acordo com os bancos. O G1 esteve em agências do HSBC, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica, Santander e Bradesco, em bairros de Salvador, na manhã desta terça-feira.

Comente agora
Sem filas, travessia para Mar Grande ocorre a cada 30 minutos nesta terça
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/09 10:52h

Com fluxo normal de passageiros e saídas a cada 30 minutos, a travessia marítima Salvador-Mar Grande opera sem filas nos dois terminais nesta terça-feira (27). Oito embarcações atendem os usuários em Vera Cruz e no bairro do Comércio. As condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos. Para quem sai de Mar Grande para Salvador, o último horário de saída nesta terça-feira será às 18h30. Quem vai fazer o sentido inverso da travessia, a última embarcação deixará o Terminal Náutico às 20h. Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo também operam normalmente e com procura moderada por passagens, que podem ser adquiridas pelos usuários no momento do embarque. Os próximos catamarãs vão zarpar do terminal com destino à Ilha de Tinharé às 10h30, 13h e o último horário será às 14h30.

Comente agora
Após cerca de oito meses, chove na região oeste
Bahia  Postado por Willyam Reis - 27/09 09:38h

Depois de quase 8 meses sem chuva, uma frente fria refrescou o clima quente no oeste da Bahia na segunda-feira (26). De acordo com o Climatempo, nas últimas 48 horas choveu o equivalente a 4 milímetros em Barreiras. O município de Correntina, também na região oeste, foi onde teve um maior volume de chuva, 10 milímetros. Também choveu na cidade de Riachão das Neves, onde a previsão do tempo para esta segunda é de temperatura mínima de 23º C e máxima de 33º C. De acordo com o Climatempo, a frente fria ocorre por conta de um corredor de umidade e deve permanecer no oeste da Bahia, com probabilidade de chuva forte até quarta-feira (28). Também há previsão de chuvas no sul e sudoeste do estado nos próximos dias. Só não há previsão de chuva para o extremo norte do estado. (BrumadoNoticias)

Comente agora
Supremo vai julgar norma sobre escolha de conselheiro do TCE-BA
Bahia  Postado por Willyam Reis - 27/09 08:36h

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar uma norma sobre o funcionamento do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi ajuizada na Corte pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) De acordo com a associação, a ordem de escolha de conselheiros pelo governador, os requisitos exigidos para a substituição de conselheiros e a sistemática de substituição estariam em desacordo com a Constituição Federal. A Audicon sustenta que a proporcionalidade de escolha de conselheiros entre o Executivo e o Legislativo fixadas pela Constituição da Bahia (artigo 94) e pela Lei Orgânica do TCE-BA (LC 5/1991) violam a Constituição Federal, pois não seguem o modelo especialmente no que se refere à ordem de escolha pelo governador. Segundo a associação, a prioridade conferida à vaga de livre escolha do chefe do Executivo em detrimento das vagas técnicas representaria também violação da Súmula 653 do STF, que estabelece que, dos sete conselheiros, “quatro devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e três pelo chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre auditores e outro dentre membros do Ministério Público, e um terceiro a sua livre escolha”.

Comente agora
Diretor do Detran defende redução de velocidade máxima em vias urbanas
Bahia  Postado por Anacley Souza - 26/09 21:23h

Durante o Jornal da Cidade 2ª Edição desta segunda-feira (26), o diretor geral e fiscal do Detran, Lucio Gomes, falou à Mário Kertész sobre a importância da redução na velocidade máxima regulamentada nas vias urbanas da Bahia como medida para diminuir o número de acidentes. "Eu estava discutindo com diversas autoridades de trânsito qual a medida efetiva para reduzir essas vítimas. Uma das proposições foi justamente reduzir a velocidade", disse. De acordo com Gomes, a redução de velocidade não só aumenta o tempo de reação de um motorista numa situação de risco, como também as chances de sobreviventes em caso de acidentes. "Quando a pessoa é atropelada a 80 Km/h a chance de sobreviver é de menos de 20%. Quando essa velocidade diminui em 50% a possibilidade de vir a sobreviver é de mais de 80%, quase 85%. Então é efetivamente importante reduzir a velocidade", ressaltou o diretor. Entretanto, Gomes admitiu que essa é uma medida polêmica que não costuma agradar a população. "Existe uma resistência muito grande da população. É porque quando você diminui a velocidade das vias aumenta o número de autuações", disse ele. O diretor justificou a possível mudança com o caso que ocorreu em São Paulo, onde a velocidade máxima foi diminuída e os casos de acidentes também caíram. "Em São Paulo, por exemplo, a redução final no tempo de deslocamento foi de apenas 4 km/h, então existe efetivamente um ganho quando a gente reduz a velocidade", garantiu. (Metro1)

Comente agora
Centro de Convenções: MP investiga possível "omissão" do Governo do Estado
Bahia  Postado por Anacley Souza - 26/09 21:09h

Após o desabamento de parte do primeiro andar do Centro de Convenções na última sexta-feira, a titular da quinta promotoria de Justiça da Cidadania do Ministério Público estadual, Rita Tourinho, declarou à Metrópole que o órgão já vem acompanhando o caso desde que o equipamento foi fechado para a realização de obras emergenciais. "Desde fevereiro que já existe um inquérito tramitando no Ministério Público exatamente para apurar a omissão do Estado no que diz respeito à conservação do Centro de Convenções. Foi buscado informações na Secretaria de Turismo, sobre o que estava sendo feito, inclusive em razão do fechamento do Centro de Convenções, que já havia ocorrido naquela oportunidade. Então nós fomos informados que estavam sendo realizadas obras visando a reabertura do Centro de Convenções", afirmou ela. De acordo com a promotora, o MP já tinha ouvido inclusive o engenheiro Carlos Eduardo Strauch, que projetou o Centro de Convenções e também foi chamado pelo governo do estado para apontar as intervenções necessárias para reabrir o equipamento com segurança. "Ele informou ao MP que foi procurado em 2005 para fazer uma análise, apresentando relatório da situação do Centro de Convenções e quais as obras necessárias. Ele informou que há mais de 13 anos não eram feitos serviços de manutenção, que eram de extrema necessidade, nas estruturas do Centro de Convenções.

Comente agora
Aeroporto de Salvador passará para a iniciativa privada em 2017
Bahia  Postado por Anacley Souza - 26/09 20:02h

Quem escolher a capital baiana como destino de viagem no próximo ano deverá desembarcar em um aeroporto que estará sob uma nova administração. É que está programado para o primeiro semestre de 2017 o leilão de concessão do espaço à iniciativa privada. Para soteropolitanos, visitantes, representantes do trade turístico e empresários baianos, a privatização do aeroporto pode ser a solução para problemas que se arrastam há pelo menos dez anos, como a carência de infraestrutura e a redução do número de voos. A expectativa é que, com a nova gestão, novos equipamentos sejam adquiridos e que companhias aéreas sejam atraídas para a utilização do local como um polo lucrativo de negócios. Na opinião do secretário estadual do Turismo do Estado, José Alves, a concessão vai conferir ao aeroporto de Salvador maior nível de excelência no atendimento e conforto ao visitante, conforme observado em outros aeroportos privatizados do país, como Confins, em Belo Horizonte (MG), e Viracopos, em Campinas (SP).

A forma como a privatização nos outros aeroportos do país foi conduzida gerou resultados positivos para o público e para o turismo. "Observamos, hoje, nesses locais, um nível de satisfação maior dos usuários tanto no atendimento, quanto na utilização dos serviços", afirmou Alves.

Comente agora
Rui publica decreto que finaliza processo de liquidação da EBDA e Bahiatursa
Bahia  Postado por Anacley Souza - 26/09 18:39h

O governador da Bahia, Rui Costa, decretou o encerramento do processo de liquidação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa). A medida foi publicada na edição de sábado (24) do Diário Oficial do Estado. O decreto estabelece que o acervo das empresas, que possuem como maior acionista o Estado da Bahia, ficarão sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Segundo o dispositivo, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Planejamento (Seplan), a Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria de Turismo (Setur) estão autorizadas a praticar todos os atos necessários ao encerramento da liquidação das referidas empresas. Com isso, as pastas ficam responsáveis por procedimentos como pagamento de acordos judiciais, administrativos e parcelamentos; encerramento dos mandatos dos liquidantes e membros do Conselho Fiscal; e adotar as providências relativas às demandas envolvendo ex-empregados das empresas extintas. Sob a batuta da Saeb, ficará a recepção de todos os bem imóveis para catalogação e integração ao acervo patrimonial do Estado.

Comente agora
Detran realiza leilões de veículos e sucatas com lances a partir de R$ 100
Bahia  Postado por Anacley Souza - 26/09 18:01h

Veículos e sucatas apreendidas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) serão leiloados em Salvador e Feira de Santana, cidade distante cerca de 100 km da capital, na quarta-feira (28) e quinta-feira (29), a partir das 9h. No total, 724 lotes estão disponíveis, com lances a partir de R$ 100, que podem ser feitos presencialmente ou online. Os leilões presenciais vão acontecer no auditório do Detran, na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), no bairro de Pernambués, em Salvador. Para arrematar os lotes, é preciso levar o RG, CPF e comprovante de residência. Para fazer lances online, basta acessar o site BRbid Leilões e fazer o cadastro gratuito na página. Os lotes já estão abertos para lances antecipados. Os editais dos leilões também estão disponíveis na página, além das descrições e fotos dos veículos, datas e locais para visitação e retirada dos lotes. Entre os destaques do leilão realizado na quarta-feira, estão os lotes 10, que corresponde a um veículo Fiat Strada Adveture, ano 2011/12, com lance inicial de R$ 3.700; 138, equivalente a uma motocicleta Honda CG 125 Titan, ano 2015/15, com lance inicial de R$ 1.100; e 353, que corresponde a uma motocicleta Honda Pop 110i, ano 2015/15, com lance inicial de R$ 700.

Comente agora
Após cerca de oito meses, chove no oeste da Bahia
Bahia  Postado por Débora Ayane - 26/09 16:19h

Depois de quase 8 meses sem chuva, uma frente fria refrescou o clima quente no oeste da Bahia nesta segunda-feira (26). De acordo com o Climatempo, nas últimas 48 horas choveu o equivalente a 4 milímetros em Barreiras.O município de Correntina, também na região oeste, foi onde teve um maior volume de chuva, 10 milímetros. Também choveu na cidade de Riachão das Neves, onde a previsão do tempo para esta segunda é de temperatura mínima de 23º C e máxima de 33º C.

Comente agora
Ibametro inicia hoje a Operação Criança Segura para fiscalização de produtos infantis
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 11:34h

Os brinquedos, para serem vendidos no mercado brasileiro, devem ter o selo do Inmetro, por ser um produto de certificação compulsória. O selo atesta que o produto passou por testes diversos, em laboratório, para análise de possíveis riscos às crianças e que é seguro. Mesmo assim os brinquedos respondem por 16% dos acidentes registrados por consumidores no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), em 2015. Como parte do enfrentamento desta realidade, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, realiza de hoje, 26, até sexta-feira, 30, a Operação Criança Segura para fiscalização de produtos infantis. O objetivo é retirar do mercado os produtos considerados perigosos. A operação percorre estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas, na capital e interior do Estado. A ação integra a programação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I).

Comente agora
DPU/BA retorna a Santo Antônio de Jesus para atender à população carente ID
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 11:14h

Equipe da Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia realizará nova ação de atendimento em Santo Antônio de Jesus entre os dias 27 e 20 de setembro. A medida foi tomada em virtude do grande número de pessoas que buscou os serviços da instituição na primeira edição, realizada no início de agosto. O atendimento será realizado das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Defensoria Pública do Estado, localizada no Loteamento 5ª do Inglês, Rua A, nº 1, Centro. Assim como na ação anterior, os atendimentos serão restritos às demandas ligadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como os casos de pedidos de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e benefício assistencial de prestação continuada (BPC/LOAS) negados pela autarquia previdenciária. A ação itinerante também estará aberta à população dos municípios vizinhos, como Lage e Conceição do Almeida. 16 fichas de atendimento serão distribuídas por dia. Os interessados devem levar documentos pessoais (RG, CPF e Comprovante de Residência) e aqueles referentes ao caso que deseja solucionar, como a carta de indeferimento do INSS, relatórios médicos, carteira de trabalho e documentos que comprovem eventual atividade rural. Também é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos (cerca de R$ 2,7 mil reais).

Comente agora
Travessia Salvador- Mar Grande tem embarque imediato nesta segunda
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 10:29h

A travessia marítima Salvador-Mar Grande registra bom fluxo de passageiros nesta segunda-feira (26), com movimento de retorno do final de semana da Ilha de Itaparica. A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informou que os passageiros encontram embarque imediato. O sistema opera desde às 5h com 8 embarcações. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas e o percurso entre Salvador e Mar Grande é feito em tempo médio de 40 minutos. A travessia funcionará nesta segunda-feira até às 20h, que é o último horário saindo de Salvador. De Mar Grande, a última viagem do dia será às 18h30. Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo também operam normalmente e com movimento moderado de procura e venda de passagens nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico.

Comente agora
Semana será de chuva por conta de nova frente fria
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/09 07:03h

O início da semana em Salvador será de chuva por conta de uma nova frente fria que avança pelo litoral da Bahia. Segundo o Climatempo, a faixa está prevista para alcançar a Bahia nesta segunda-feira (26) e vai novamente favorecer o aumento da chuva com volumes mais elevados. Apesar do dia em Salvador ter amanhecido com chuva neste domingo (25), haverá períodos de sol com algumas nuvens. Chove rápido novamente durante a noite. A temperatura máxima de hoje é 28° e a mínima deve ficar em 22°. Os ventos podem chegar a 20 km/h. Amanha (26), os soteropolitanos terão sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. Já na terça-feira (27), o dia terá períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A máxima deve ficar em 27° e a mínima em 23°. A próxima quarta-feira (28) será chuvosa durante o dia e a noite. Na quinta-feira (29) o dia será sol será de muitas nuvens durante o dia, com períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. O tempo deve abrir na próxima sexta-feira (30), quando o dia será sol com algumas nuvens, sem chuva. A máxima será de 30° e a mínima de 23°.

Comente agora
Travessia Salvador - Mar Grande opera com oito embarcações neste domingo
Bahia  Postado por Débora Ayane - 25/09 09:55h

Oito embarcações operam na Travessia Salvador - Mar Grande, na manhã deste domingo (25), com saídas a cada 30 minutos, do Terminal Náutico da Bahia, no bairro do Comércio. O movimento de passageiros é moderado, tanto na capital baiana, quanto no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A travessia, que começou a operar às 5h, funcionará até as 20h, quando será feita a última viagem saindo de Salvador.

Comente agora
Após HGE 2, governo entrega mais três hospitais até 2017
Bahia  Postado por Débora Ayane - 24/09 17:16h

Além do Hospital Geral do Estado 2, que será inaugurado nesta segunda-feira (26), o governo estadual vai entregar mais três unidades hospitalares até 2017. Em Salvador, o Hospital da Mulher já está recebendo os equipamentos e será inaugurado até o final de 2016. Já no interior, o Hospital do Cacau, em Ilhéus, e o Hospital da Chapada, em Seabra, serão entregues à população até o final de 2017. “O Hospital da Mulher, no Largo de Roma, será uma referência para o atendimento à mulher na Bahia. O Hospital do Cacau está com as obras quatro meses antecipadas. Vamos melhorar substancialmente o atendimento na região. Além disso, entregarei o Hospital de Seabra, que será o primeiro hospital da Chapada para atender a toda região e está fisicamente pronto, restando a instalação dos equipamentos”, afirma o governador Rui Costa. (Política Livre)

Comente agora
Detran lança cartilha com orientações para deficientes
Bahia  Postado por Débora Ayane - 24/09 11:44h

Em continuidade às ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou, na última sexta-feira (23), a cartilha para portadores de deficiência (visual, física ou mental), com orientações sobre isenção tributária e procedimentos para habilitação. A iniciativa, em parceria com a Associação Baiana de Medicina de Tráfego (Abamet), ilustrou o ciclo de palestras sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais, realizado na sede do órgão, em Salvador.Na cartilha, o deficiente fica sabendo que para obter a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), na aquisição de automóveis, não precisa se dirigir ao Detran.

Comente agora
Inema aponta 16 praias impróprias para banho em Salvador e RMS
Bahia  Postado por Débora Ayane - 24/09 10:35h

Por conta do mau tempo, a qualidade das águas de algumas praias foram avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. De acordo com o órgão, os banhistas devem evitar 16 praias. São elas: Paripe (Em frente à casa Vila Maria), Tubarão (em frente ao conjunto habitacional), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (próximo a descida de acesso à praia), Canta Galo (atrás das antigas instalações da FIB), Farol da Barra (próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia), Ondina (situada próximo ao Morro da Sereia), Rio Vermelho (em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão e próximo a escada de acesso à praia), Buracão (em frente às escadarias de acesso à praia), Pituba (em frente à escada de acesso à praia e atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares) e Buraquinho (200 m da foz do rio Joanes).

Comente agora
Delegacias do Interior recebem impressoras corporativas
Bahia  Postado por Débora Ayane - 23/09 17:35h

A Coordenação de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (CTIT) da Polícia Civil iniciou a entrega de impressoras corporativas em 167 unidades policiais do interior do estado, entre os dias 8 e 23 deste mês. Até novembro, outros 467 equipamentos serão distribuídos para delegacias pertencentes a todas as Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins). Segundo o coordenador da CTIT, investigador Valter Barbosa, já foram disponibilizadas duas impressoras laser, sendo uma multifuncional, em cada uma das 26 sedes de Coorpins. “Antes adquiríamos impressoras no mercado e, em um ano, os equipamentos saíam de linha, nos deixando com dezenas de modelos diferentes em uso nas unidades, o que dificultava a aquisição de suprimentos e a manutenção das máquinas”, explicou Valter. “Agora, por meio de parceria com uma empresa privada, vamos padronizar isso”, salientou. Com a entrega dos novos equipamentos, espera-se reduzir significativamente os custos com o serviço de impressão nas unidades da Polícia Civil. “O objetivo é que todas as unidades da Polícia Civil no interior do estado, até novembro, disponham de pelo menos uma impressora multifuncional”, explicou Valter.(Polícia Civil) 

Comente agora
Salvador: Tempo de espera para carros chega a 3h no Terminal de São Joaquim
Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/09 16:28h

Os motoristas que pretendem fazer a travessia Salvador-Ilha Itaparica pelo sistema ferry boat esperam até 3 horas, na tarde desta sexta-feira (23), no Terminal de São Joaquim, na capital baiana. As informações são da Internacional Travessias, empresa que administra o serviço. Até por volta das 15h50, o tempo de espera para embarque de veículos permanecia de 3 horas. De acordo com a empresa, o problema é causado pelo número maior de procura que o esperado. O embarque de pedestres é tranquilo, informou a Internacional Travessias. Conforme a empresa, cinco embarcações operam nesta sexta-feira, com saídas a cada uma hora, e não há previsão de viagens extras. Segundo a Transalvador, a fila de carros que se forma para embarcar no ferry causa lentidão no tráfego de veículos na Avenida Jequitaia, em São Joaquim.

Comente agora
Capital: OAB decide pela inconstitucionalidade da proibição do Uber
Bahia  Postado por Anacley Souza - 23/09 10:32h

Em abril, a Câmara Municipal de Salvador aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei 251/15, do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), que tornou o aplicativo de transporte privado Uber proibido na capital. Mas toda a argumentação construída pela Prefeitura e reiterada pelos vereadores não conseguiu convencer a seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil que, na última sexta (16), chegou a conclusão que a proibição ao Uber é inconstitucional. Mas o problema é: de fato, o que vai mudar? Se no início do processo o presidente da OAB-Bahia, Luiz Viana Queiroz, pouco falava, após a decisão adotou silêncio total. Ao longo desta semana, a Metrópole tentou, por inúmeras vezes, falar com Viana para saber se a Ordem vai entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em relação à lei municipal, mas não conseguiu contato. A assessoria de Viana informou que o presidente da OAB-BA estava em Brasília e que chegaria na última terça (19), mas nossas ligações não foram atendidas até o fechamento desta edição.

OAB pode só aguardar Ministério Público: Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia, Gustavo Moris foi o responsável por elaborar o parecer que analisou a constitucionalidade da lei que proibiu o Uber. Questionado sobre o que será feito a partir de agora, Moris deu a entender que a OAB não deve interferir diretamente no processo.

Comente agora
Com chuvas, passeio de escunas para ilhas é suspenso nesta sexta
Bahia  Postado por Anacley Souza - 23/09 09:32h

Com as chuvas que atingem a capital baiana nesta sexta-feira (23), a Astramab informa que as escunas de turismo que fazem o tradicional passeio pelas ilhas da Baía-de-Todos-os-Santos, não vão operar durante todo o dia. Já os catamarãs que operam na travessia entre Salvador e o Morro de São Paulo operam normalmente, com cinco horários hoje saindo do Terminal Náutico para a Ilha de Tinharé: 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. A viagem direta de catamarã até o Morro dura 2h e 20m e os passageiros podem adquirir o bilhete no momento do embarque, nos guichês das empresas concessionárias - Biotur, Ilha Bela e Farol do Morro - no terminal. A travessia marítima Salvador-Mar Grande também é mantida e registra fluxo tranquilo desde o início das operações, às 5h. A travessia registra embarque imediato nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio. A travessia opera com oito embarcações em tráfego e outras seis em reserva. O percurso de 12 Km entre Salvador e Mar Grande é feito em tempo que vai de 35 a 40 minutos. O último horário saindo de Salvador será as 20h. De Mar Grande para a capital, os usuários encontram saídas até às 18h30.

Comente agora
Morre aos 100 anos, em Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc
Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 22:09h

O Monsenhor Gaspar Sadoc morreu na noite desta quinta-feira (22), aos 100 anos, em Salvador. Ele passou mal em sua casa, na Vitória, por volta das 21h. Médicos foram chamados mas não conseguiram reanimar o religioso, que morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ainda não há informação sobre horário e local do sepultamento de Sadoc. "Ele permanecia lúcido, recebia amigos às terças e domingos. Era uma pessoa fantástica, sabia cativar as pessoas. Era um grande orador", disse ao CORREIO a sobrinha e afilhada Maria de Fátima da Natividade Palácio Real. Gaspar Sadoc foi ordenado padre em 1941. Ele iniciou a vida religiosa na paróquia da Liberdade, em Salvador. Depois, foi para a igreja de São Judas Tadeu, na Baixa de Quintas, onde passou por 18 anos, construindo o santuário de São Judas Tadeu. No final do ordenado, ele estava à frente da igreja da Vitória, na Graça. Em março, "Mãos Juntas", um livro com textos de autoria do padre foi lançado. O livro reúne mais de 60 textos de autoria de Sadoc, baseados nos pequenos programas veiculados em 2012 na Rádio Excelsior (AM 840). Os programas versavam sobre assuntos como fé, religiosidade e esperança. A ideia da publicação foi do médico Carlos Kruschewsky, amigo de Sadoc e frequentador da Igreja da Vitória, onde o religioso atuou por 38 anos. “Sadoc foi pároco daquela igreja e ali se dedicou ao outro.

Comente agora
Operação Cosme e Damião: 7% dos produtos analisados foram reprovados, aponta Ibametro
Bahia  Postado por Anacley Souza - 22/09 22:01h

O resultado da Operação Cosme e Damião, realizada no período de 12 a 14 de setembro em Salvador, aponta que 7% dos itens avaliados foram reprovados por estarem abaixo do peso. Foram utilizadas mais de 100 amostras de produtos fiscalizados, como leite de coco, o azeite de dendê e vela de sete dias, além do camarão seco, castanha e amendoim, embalados nos próprios estabelecimentos. Durante a operação do Ibametro, os fiscais percorreram desde grandes supermercados até mercadinhos de bairro para verificar se itens utilizados no preparo dois carurus em homenagem aos santos estão sendo vendidos com a pesagem correta. “Nós fazemos essa fiscalização de modo permanente, verificando vasto universo dos chamados produtos pré-medidos, que são àqueles embalados na ausência do consumidor. Mesmo assim, é importante que o cidadão esteja alerta e denuncie ao órgão qualquer suspeita de irregularidade pelo telefone 0800.071.1888”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire.

Comente agora

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com