As comentadas


Boa noite , Sábado, 28/02/2015









Enquete



Reflita

Blog

Bahia

27
Fev
Derba, Sucab e Instituto Mauá terão atividades extintas nesta segunda-feira
Postado por: Anacley Souza / 21:21h

Os quase 1.100 servidores públicos ativos do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) - autarquias estaduais extintas pela Lei Nº 13.204, de 11 de dezembro de 2014 – estão convocados a comparecer aos seus locais de trabalho nesta segunda-feira (2), quando terminam as atividades destes órgãos. O chamamento foi publicado no Diário Oficial da Bahia (DOE) de sexta-feira (27) por meio de edital de convocação, assinado pela Secretaria da Administração (Saeb). Na segunda, os servidores receberão orientações iniciais a respeito de suas situações funcionais, com análise caso a caso, além da sinalização das futuras atribuições e eventual designação para nova unidade de trabalho. Eles serão postos à disposição do Estado, obedecendo a critérios como perfil profissional, carreira e localidade onde estavam lotados. Em Salvador, os funcionários serão recepcionados por representante da área de recursos humanos de cada órgão, designado pela diretoria geral. Já no interior, o contingente de trabalhadores receberá orientação de sua chefia direta anterior. Serão assegurados aos servidores e empregados públicos a correlação entre as carreiras e os locais de trabalho, onde deverão ser relotados, bem como o padrão de remuneração, não havendo perda financeira em seus vencimentos. Todos os benefícios e gratificações referentes às carreiras serão mantidos conforme o previsto em lei.

Comente agora
27
Fev
Bahia: Caminhoneiros param veículos em protesto na BR-242 e BR-020
Postado por: Samile Macêdo / 17:39h

Caminhoneiros que integram manifestação nacional da categoria estão reunidos no km 874 da BR-242, em Luís Eduardo Magalhães, na saída para Tocantins, e no km 211 da BR-020, na saída para Brasília, na tarde desta sexta-feira, 27. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação ocorre de forma pacífica, já que os caminhoneiros pararam seus veículos no acostamento, não atrapalhando o fluxo de veículos na região. Ainda de acordo com a PRF, policiais estão no local para controlar a situação e evitar que os manifestantes forcem outros caminhoneiros a aderirem ao movimento.

Manifestação - Desde a última segunda-feira, 23, a categoria protesta pela redução do preço do combustível e a valorização do frete. Segundo balanço divulgado pela PRF, além da Bahia, mais oito estados aderiram à manifestação, são eles: São Paulo, no viaduto de acesso ao porto de Santos, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. ( A Tarde)

Comente agora
27
Fev
Itambé: Sem cirurgia, vaqueiro que quebrou braço fica mais de 1 ano sem trabalho
Postado por: Samile Macêdo / 17:17h

Um vaqueiro quebrou um osso de um dos braços após sofrer um acidente de moto, há cerca de um ano e meio, mas até hoje não conseguiu fazer a cirurgia. Sem poder movimentar os braços, Edmilson Gomes de Oliveira não pode trabalhar desde então. A operação só pode ser feita, na Bahia, nas cidades de Vitória da Conquista e em Salvador. A radiografia mostra o osso do braço dele fora do lugar. "Sinto muita dor, meu braço dói muito", diz. Na época do acidente, ele passou por avaliação médica com um ortopedista, em Vitória da Conquista. O relatório diz que o tratamento de Edmilson é cirúrgico e que ele corre risco de ficar com sequelas. De acordo com o relatório, o paciente não tem condições de trabalhar até ser operado. "Estou inutilizado porque não posso trabalhar", afirma. A Secretária Municipal de Saúde de Itambé afirmou que, na época em que o vaqueiro sofreu o acidente, a prefeitura não tinha verba para arcar com cirurgia particular, já que não foi possível fazer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por falta de vaga. Mais de um ano depois, a pasta diz que não tem solução para o caso. "Nesse caso, ele terá que voltar ao médico, ver se valor é o mesmo - na época, acho que era R$ 6.500 -, para a gente ver o que a prefeitura pode fazer nesse momento agora. Como já se passou esse tempo, possa ser que a prefeitura já tenha dinheiro para fazer. Na época, não dispunha do recurso", diz a secretária, Lourência Oliveira da Fonsêca. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o nome do paciente Edmilson Gomes de Oliveira não está na Central de Regulação. Após a resposta, a Secretaria de Itambé voltou a ser conectada, mas não emitiu posicionamento até a publicação da reportagem. (G1)

Comente agora
27
Fev
Presidente da ABAV-BA critica estrutura do aeroporto de Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 16:37h

O aeroporto internacional de Salvador passou por uma breve reforma para a Copa do Mundo de 2014, mas não foi o suficiente para o equipamento atingir um funcionamento satisfatório. O trade turístico, setor preocupado com as condições atuais do local, cobra construção de uma segunda pista e ampliação do aeroporto. Nessa sexta-feira (27), o jornal Metrópole traz na capa a manchete: “Aeroporto de m... Estrutura defasada, obras atrasadas, avaliação péssima, Infraero calada”. A publicação cita uma pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República feita em janeiro desse ano que aponta o aeroporto de Salvador como o pior do Brasil. “As obras pararam e a deficiência não é somente porque pararam. Na verdade, o terminal de passageiros está defasado em relação outras capitais do Nordeste como Recife, Fortaleza e Natal. O que começou a se fazer era uma reforma para a Copa, mas no projeto original existia uma ampliação e a construção da segunda pista, porque não podia deixar o aeroporto no estado que estava”, lembra José Alves, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), na Bahia. “Era o primeiro do Nordeste, já é o terceiro e agora pode passar a ser o quarto”, lamentou.

Comente agora
27
Fev
Zulu Araújo é nomeado novo diretor da Fundação Pedro Calmon, na BA
Postado por: Samile Macêdo / 16:28h

Edvaldo Mendes Araújo, mais conhecido como Zulu Araújo, foi escolhido como novo diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão de estímulo à leitura, livros, memória e arquivo, que é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A nomeação foi divulgada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (27). Ele assume a vaga de Fátima Froés, que ocupou o cargo após a morte do professor e historiador Ubiratan Castro. O arquiteto foi presidente da Fundação Cultural Palmares entre os anos 2007 e 2010, ligado ao Ministério da Cultura.

Biografia - Hoje aps 62 anos, Zulu Araújo atua na militância do movimento negro. Ele foi diretor de Cultura e conselheiro do Grupo Cultural Olodum por 10 anos, administrador e coordenador cultural da Praça do Reggae, assessor especial da Secretaria de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado e coordenador-geral da celebração dos 300 anos de Zumbi dos Palmares. Em 2003, se tornou diretor de Promoção, Intercâmbio e Divulgação de Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares. Já em 2007, indicado pelo então ministro Gilberto Gil, para presidir a fundação. Além disso, foi representante do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. (G1)

Comente agora
27
Fev
Inema: 13 praias estão impróprias em Salvador e Lauro de Freitas
Postado por: Samile Macêdo / 15:29h

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema informa que, das 37 praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 13 estão em estado impróprio para o banho. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem a praia de S. Tomé de Paripe (em frente à Vila Maria), Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Marina Contorno (entre a Marina e o restaurante do Amado),Ondina (em frente à Rua Ademar de Barros), Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana), Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas) Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas Patamares) e Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé). De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. (Política Livre)

Comente agora
27
Fev
Sob forte comoção, corpo de Zezéu Ribeiro é cremado em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 15:23h

O corpo do conselheiro do Tribunal Contas da Bahia e ex-deputado federal (PT) Zezéu Ribeiro foi cremado no final da manhã desta sexta-feira (27), no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. A cerimônia foi fechada para o público, sendo reservada para familiares e amigos. A esposa Lola, que estava com o Zezéu há 48 anos, os filhos Adriano, Claudio e Júlia, a mãe dona Joana Angélica, de 91 anos, acompanharam a cerimônia desde quando o corpo chegou do Palácio da Aclamação no Campo Grande, onde aconteceu o velório. Estiveram presentes autoridades como governador Rui Costa, o ministro da Defesa Jaques Wagner, o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli e a senadora Lídice da Mata. A cerimônia foi encerrada com o jingle que marcou a trajetória política do petista: “Zezéu vou votar em você …”. Zezéu morreu na tarde da última quarta-feira (25). Ele estava internado na unidade de terapia intensiva do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde aguardava por um transplante de rins e fígados, afetados por problemas decorrentes de uma hemorragia digestiva. O petista, que tinha 65 anos, tratava do problema de saúde desde o início do ano, quando chegou a ser internado no Hospital Aliança, em Salvador. Na terça-feira (24), ele recebeu a visita do governador Rui Costa. (Aratu)

Comente agora
27
Fev
L. Eduardo Magalhães: Equipe de TV tem pneus esvaziados em ato de caminhoneiros
Postado por: Samile Macêdo / 12:24h

Uma equipe da TV Oeste, afiliada da TV Bahia, teve os pneus do carro de reportagem esvaziados por manifestantes durante uma reportagem sobre a manifestação de caminhoneiros na BR-242, trecho da cidade de Luís Eduardo Magalhães, interior do estado. Estavam no local o repórter Muller Nunes e o cinegrafista Fernando Correa. Com as câmaras de ar cortadas, o carro da equipe precisou ser transportado por um guincho para que os profissionais pudessem voltar à redação. A situação ocorreu por volta das 9h30, no trecho da BR-242 que é saída para a cidade de Barreiras. Diego Roberti, diretor do Sindicato dos Transportadores de Cargas de Luís Eduardo Magalhães, informou à TV Oeste que eles não estão participando desta greve e não estavam sabendo da tentativa de agressão à equipe de reportagem. O diretor disse que os caminhoneiros têm o direito de se manifestar, mas é contra qualquer tipo de violência. 

Comente agora
27
Fev
Encontro baiano discutirá a educação do campo
Postado por: Letícia Oliveira / 11:58h

Na próxima terça-feira (3), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promove no dia 3 de março, a partir das 8h, o I Encontro baiano de educação do campo e educação profissional e tecnológica, juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e a Delegacia Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário no Estado da Bahia, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento acontece no Centro de Treinamento de Líderes da EBDA, em Itapuã. O encontro tem o objetivo de proporcionar um espaço para discussões e apresentações de propostas que promovam o fortalecimento da educação do campo, nas modalidades do ensino médio e superior, e programas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), como o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Ele visa à ampliação do acesso e à qualificação da educação básica e superior, através de ações voltadas ao acesso e à permanência na escola, à aprendizagem e à valorização do universo cultural das populações do campo.

Comente agora
27
Fev
Itaparica recebe Festival Internacional com oficinas e espetáculos gratuitos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:07h

Começa nesta sexta-feira (27) a programação do Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica (FESTIT), um eco-festival com abordagem socioambiental, que pretende aliar expressões artísticas com práticas de sustentabilidade para incentivar os moradores da região e turistas a adotarem hábitos sustentáveis. São espetáculos, shows musicais, oficinas de circo, de artes plásticas e oficinas ecológicas desta sexta até domingo (1º), todos gratuitamente, das 10h às 22h, na Praça do Mercado Municipal de Itaparica. A programação completa pode ser conferida na página oficial do eventoO público também poderá conferir o artesanato e a gastronomia local, além de apresentações de entidades e instituições comunitárias da Ilha de Itaparica. No sábado (28), às 21h, a cantora Larissa Luz apresenta o show Maquinafro, com releituras de canções clássicas dos blocos afros da Bahia. O show que será apresentado no formato DJ Set, com Larissa cantando com um DJ, promove um encontro inusitado entre ritmos: as claves originais do samba reggae dialogando com raggamuffin, o hip hop e o Dub. O show de abertura será de Raimundo Coelho, vocalista da banda Guerreiros da Paz - 100% Itaparica. O Festival também promove uma programação especial na travessia do Ferry Boat com a exposição "Água - um recurso vital”, do artista plástico francês, Yann Arthus Bertrand; montagem "Histórias da Caixa", com o grupo A Roda, espetáculo musical de violoncelo da musicista, Leilane Araújo e o espetáculo circense “Sonhos”, da Taturana Circus.

SERVIÇO
4ª FESTIT “FESTIVAL CULTURAL DE RUA DA ILHA DE ITAPARICA”
Onde: Praça do Mercado Municipal de Itaparica. Centro. Itaparica/BA
Quando: das 10h às 22h, nos dias 27, 28 fevereiro e 01 março 2015 (sexta-feira, sábado e domingo)
Preço: Grátis
Realização: Associação Jub´Arte
Programação completa no site: http://www.festivalilhadeitaparica.com/

Comente agora
27
Fev
Caminhoneiros bloqueiam trecho da BR-242 no oeste da Bahia, diz PRF
Postado por: Letícia Oliveira / 11:01h

Os caminhoneiros interditaram um trecho da BR-242 (km-890), na saída para Tocantins, em Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, por volta das 8h desta sexta-feira (27). As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barreiras. A Polícia Militar de Luís Eduardo Magalhães também confirmou o fechamento da pista. Segundo a PRF, os manifestantes colocaram faixas, pedras e madeira para bloquear a rodovia. Ainda não há informações sobre congestionamento na região. Em outro trecho da BR-242 (km-870), na saída para Barreiras, a mobilização dos caminhoneiros continua, mas não há bloqueio de pista. Já na BR-020 (km-200), na saída para Brasília, a PRF informou que a situação foi normalizada desde as 5h desta sexta-feira e os caminhões seguem viagem normalmente. A PRF relatou que houve um acordo com os motoristas que estavam parados em um parque de exposições da região da BR-242 (km-870) para que eles deixassem a cidade e seguissem viagem. Porém, por volta das 6h30, a PRF foi informada que os manifestantes voltaram a impedir a saída dos caminhões do local. "Os motoristas disseram que estão sendo coagidos pelos colegas", disse um agente da PRF ao G1. Ainda segundo a polícia, não há bloqueio da rodovia. 

Comente agora
27
Fev
IPVA de carros com placa de final 1 pode ser pago com 5%
Postado por: Letícia Oliveira / 10:09h

A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) alerta aos proprietários de veículos com final de placa 1 que segunda-feira (2) é o prazo máximo para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto. O benefício é válido somente para quitação em cota única (à vista). Os contribuintes têm a opção ainda de parcelar o IPVA em até três vezes, sem desconto, com o vencimento da primeira cota também na segunda (2). As datas de pagamento das demais cotas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz (www.sefaz.ba.gov.br => Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário). Para efetuar o pagamento, o proprietário do veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. (Tribuna)

Comente agora
27
Fev
Travessia Salvador-Mar Grande registra bom fluxo e embarque imediao
Postado por: Letícia Oliveira / 09:40h

A travessia marítima Salvador-Mar Grande registra movimento muito bom de passageiros na manhã desta sexta-feira (27) mas sem filas para embarque, nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio. Operando desde às 5h com oito embarcações, os horários de saída estão ocorrendo de 30 em 30 minutos ou a cada 15 minutos, quando há aumento no fluxo de passageiros. A previsão da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) é que o movimento cresça mais a partir do meio dia, com o embarque de pessoas que vão passar o final de semana na Ilha de Itaparica. O sistema funciona nesta sexta até às 20h, último horário saindo de Salvador, e até às 18h30, de Mar Grande para a capital. Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo registram boa procura e a previsão é de que todos zarpem de Salvador com lotação completa nesta sexta.

Comente agora
27
Fev
Governo corre contra o tempo para corrigir problemas no projeto e promete conclusão até 2018
Postado por: Letícia Oliveira / 08:45h

Três anos após o início das obras de requalificação da Feira de São Joaquim, a reforma não ficou pronta para os oito mil feirantes e trabalhadores que dependem do local. Agora o governador Rui Costa (PT), aponta que, devido à dificuldade de execução do projeto, a concepção deverá ser alterada. A ideia inicial, que era coordenada pelo então secretário de Turismo, Domingos Leonelli, foi corrigida por Rui. "A forma com que foi pensada dificulta muito a execução, porque se tentou reproduzir de forma idêntica o que existia. Isso é muito difícil de ser executado. Tivemos muita dificuldade. A empresa que ganhou não conseguia executar. Nós tiramos aquela empresa e colocamos outra", declarou o gestor, em entrevista à Metrópole na última quinta-feira (19). Atualmente, a Metro Engenharia está a cargo das obras. Outras empreiteiras chegaram a assumir a reforma anteriormente: NM, UFC Engenharia e consórcio LJA/GD.

Comente agora
27
Fev
Réu em ação contra ex-servidores e empreiteiras é nomeado diretor-geral da Seap
Postado por: Letícia Oliveira / 08:19h

Réu em uma das ações judiciais movidas contra ex-servidores e empreiteiras acusadas de causar prejuízos de mais de R$ 100 milhões às obras do metrô de Salvador, Paulo Antonio Santos Macedo foi nomeado, ontem, diretor-geral da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização. O órgão é comandado por Nestor Duarte (PDT), alvo no mesmo processo de improbidade administrativa impetrado pelo Ministério Público Federal da Bahia em 2010. Ex-diretor de Planejamento da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Macedo era braço-direito de Duarte, que comandou a empresa pública no primeiro mandato do ex-prefeito João Henrique (2005-2008). Ambos foram acionados, junto com outras oito pessoas e seis empreiteiras, por irregularidades que vão de pagamentos por serviços não contratados a aditivos que permitiram superfaturamento das obras, realizadas por construtoras atualmente investigadas pela Operação Lava Jato. Entre elas, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Camargo Corrêa. (Correio)

Comente agora
27
Fev
Vândalos saqueiam e picham hotel do doleiro Alberto Youssef em Porto Seguro
Postado por: Letícia Oliveira / 07:50h

O hotel que o doleiro Alberto Youssef construiu na Bahia foi invadido, saqueado e pichado nesta quinta-feira (26) em Porto Seguro (BA) por um grupo de vândalos. Ninguém foi preso e não se sabe quantas pessoas estiveram na ação. Imagens da imprensa local mostram materiais de construção degradados e vasos sanitários no chão, num cenário de abandono. A Polícia Federal de Porto Seguro confirmou o ato de vandalismo, sem dar mais detalhes. “Petrobras é do povo”, “Quem rouba de ladrão tem cem anos de perdão” e “O Hotel é do povo” foram algumas frases deixadas no local, que está sem funcionar há cerca de dois anos. A polícia informou ainda que o grupo saqueou alguns dos materiais de construção, sem especificar quais seriam. Após a ação, os vândalos deixaram o hotel, às margens da BR-367, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, duas importantes cidades turísticas da Bahia. Batizado de “Príncipe da Enseada” e integrante da rede Web Hoteis, o estabelecimento está em poder da Justiça Federal desde janeiro deste ano, quando o doleiro Alberto Youssef abriu mão de imóveis e outros bens que possui no Brasil, após um acordo.

Comente agora
26
Fev
Estado encerra nesta sexta-feira primeira etapa do recadastramento de aposentados
Postado por: Anacley Souza / 21:25h

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo da primeira etapa do recadastramento de aposentados do Estado, de 2015, que envolveu 49 órgãos e secretarias. Nessa fase, foram convocados 11,4 mil servidores, dos quais 15,5% ainda precisam regularizar a situação junto à Previdência. Na próxima segunda (2), começa a segunda etapa do processo, que contempla os servidores inativos da Secretaria da Saúde (Sesab). A expectativa é que sejam recadastrados cerca de dez mil aposentados da área da saúde. Com as ações de recadastramento, o Estado já suspendeu 3.086 benefícios pagos de forma irregular desde 2007, gerando economia de mais de R$ 142 milhões aos cofres públicos. O calendário do recadastramento pode ser conferido no Portal do Servidor. Os convocados devem comparecer a uma das 49 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), localizadas nos postos da Rede SAC, inclusive o SAC Servidor, e Pontos Cidadão - a lista de unidades também pode ser consultada no mesmo portal. De acordo com a Secretaria da Administração (Saeb), outra opção é fazer o recadastramento com hora marcada, mediante agendamento pelo call center do SAC (0800 071 5353/ 4020-5353), para os postos do Shopping Paralela e Salvador Shopping, em Salvador; Feira Centro II, em Feira de Santana; e Passeio Norte, em Lauro de Freitas.

Documentação: 

Comente agora
26
Fev
Setre abre 8 novos postos do Sinebahia; investimento total chega a R$ 13,3 milhões
Postado por: Anacley Souza / 21:09h

A Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho da Setre (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) apresentou a segunda etapa do convênio 119/2012, que está em vigor desde dezembro de 2014 e término previsto para junho deste ano, que aplicará aproximadamente R$ 13,3 milhões na abertura de novas unidades do Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia). Os postos serão abertos nos municípios de Ribeira do Pombal, Jaguaripe, Araci, Seabra, Correntina, Salinas das Margaridas, Porto Seguro e Lauro de Freitas. Entre outras ações, os recursos também serão aplicados na modernização dos postos de Bom Jesus da Lapa, Conceição de Coité, Livramento de Nossa Senhora, Xique–Xique e Guanambi. “Este é um conselho que permitirá à Bahia avançar cada vez mais na geração de emprego e renda”, disse o superintendente, Rubens Santiago, que acrescentou que “gostaria de poder contar com propostas de trabalho para construção da Etapa III do projeto apresentado”. Nesta quinta-feira (26), também foi empossado o novo presidente do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-Bahia), Márcio Luiz Fatel, que representa a bancada dos trabalhadores. O comerciário substituirá Maurício Macedo, auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE e representante da bancada do governo.

Comente agora
26
Fev
Multas de trânsito serão emitidas por smartphones e tablets em até 30 dias
Postado por: Anacley Souza / 20:42h

Os talonários de papel utilizados pelos agentes de trânsito para fazer o registro das infrações serão substituídos por smartphones e tablets em Salvador. O novo sistema eletrônico para notificação de condutores deve ser implantado em até 30 dias, segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte da capital (Transalvador). A contratação da empresa que fornecerá, durante quatro anos, os equipamentos, suprimentos, serviços, treinamento e manutenção, que será licitada por pregão, foi publicada no Diário Oficial do Município, na terça-feira (24). Além dos smartphones e tablets, estão sendo adquiridos computadores, software e sistema de processamento das informações e impressoras térmicas, que emitem a notificação no momento da autuação. O diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Correia, afirma que o novo sistema, já em fase de testes também há 30 dias, possibilitará "agilidade e confiabilidade" na emissão das multas. "Os talonários eletrônicos têm uma série de vantagens, já que permitem que o preenchimento e processamento das informações ocorram com maior brevidade de tempo e confiabilidade", diz. De acordo com Correia, quando o procedimento é feito manualmente, erros podem acontecer durante a passagem das informações anotadas no tolaonário de papel para o computador. "Com a nova metodologia, o procedimento passa a ser todo de forma eletrônica e não será mais necessária fazer a digitação das infrações anotadas no auto, inibindo a possibilidade de erros".

Comente agora
26
Fev
Carnaval de Salvador é bem avaliado por 95% dos turistas
Postado por: Anacley Souza / 19:45h

Uma pesquisa promovida pela Prefeitura revelou que 95,1% dos turistas que curtiram o Carnaval em Salvador avaliaram a festa como boa ou ótima, comprovando a qualidade da organização promovida pela administração municipal. A avaliação positiva da folia foi ainda maior entre os turistas estrangeiros, com 96,2% do grupo de entrevistados considerando a festa como boa ou ótima. Ao levar em conta todo o grupo entrevistado, 74,1% das pessoas afirmaram que o Carnaval desse ano foi melhor do que em anos anteriores. A participação popular também foi alvo da pesquisa. Do grupo de entrevistados, 68,9% considerou que esse Carnaval contou com mais participação popular; 15,4% julgou igual. Quando questionados sobre se indicariam o Carnaval para amigos e parentes, 97,5% declararam que sim. Do total de turistas entrevistados, 95,4% declararam que voltariam a Salvador. Do grupo que não esteve em Salvador antes do Carnaval desse ano, 54,5% consideraram que a cidade superou as expectativas; 38,1% avaliaram a cidade como dentro das expectativas; e 7,4% abaixo do esperado. A pesquisa mostrou que 79,3% dos entrevistados avaliaram que a cidade melhorou nos últimos dois anos, tomando como base o grupo que já esteve em Salvador antes. Foram realizadas 949 entrevistas na Rodoviária e Aeroporto, com 318 turistas estrangeiros, 313 com turistas de outros estados e 318 com turistas do interior da Bahia, no período entre 19 a 22 deste mês. O levantamento foi feito pela Prefeitura para avaliar como os turistas qualificavam a festa e sua organização, além da percepção sobre a cidade, com o intuito de promover melhorias para o Carnaval de 2016.​

Comente agora
26
Fev
“Os policiais deveriam ser condecorados”, diz deputado Prisco sobre ação que resultou em 12 mortos
Postado por: Anacley Souza / 19:25h

O deputado estadual Marco Prisco (PSDB) pretende fazer um pedido formal à Polícia Militar da Bahia para a promoção dos agentes envolvidos na operação que resultou em 12 mortos na Vila Moisés, Estrada das Barreiras, em Salvador. Para ele, ação beirou o heroísmo. “Os militares são pais de família que arriscaram suas vidas em defesa da sociedade de bem. Eram mais de 30 homens fortemente armados. Deveriam ser condecorados. O Estado agiu certo em defendê-los”, insiste o parlamentar, vice-presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Marco Prisco ingressou na PM em 1999 e já liderava a greve de 2001, que levou pânico à população baiana. Em 9 de janeiro de 2002, foi exonerado pela participação no movimento. Criou a Associação de Praças e Soldados (ASPRA), articuladora da greve de 2012. Foi preso na Páscoa de 2014, às vésperas de uma greve da Polícia Militar. Sobre o episódio, a pior recordação é de ter sido rendido com armas, algemado e escoltado por 30 policiais federais, na frente de esposa e do casal de filhos, quando estava pronto para fazer check-in em um resort no Litoral Norte. Daí, foi conduzido para o presídio da Papuda, em uma ação que prefere chamar de sequestro a prisão. Foi libertado em junho de 2014 e mantém uma rotina com restrições judiciais.

Comente agora
26
Fev
Salvador: SSP não comparece a audiência que discutiu ação da Rondesp
Postado por: Anacley Souza / 18:29h

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta quinta-feira (26), a audiência promovida pela seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) que discutiu a ação da PM na Vila Moisés, no Cabula, que resultou na morte de 12 pessoas e em mais três feridos, inclusive um policial militar. Familiares das vítimas, representantes de movimentos sociais e policiais à paisana compareceram ao evento, realizado no auditório da sede da OAB, nos Barris. Nenhum representante da Secretaria de Segurança Pública e do comando da Polícia Militar compareceu ao evento, que durou cerca de quatro horas e foi marcado por muito barulho e discussão. Além do presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, do vice-presidente Fabrício Oliveira, do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Eduardo Rodrigues, e do secretário da comissão, Jerônimo Mesquita, estiveram presentes na audiência o assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional, Alexandre Ciconello, o coordenador da campanha "Reaja ou será morto (a)", Hamilton Borges e o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis. Único representante do governo, o secretário acabou sendo vaiado e xingado durante a audiência. "Quero dizer que o que está ocorrendo aqui é a eclosão das desigualdades sociais e até mesmo um apartheid. Tanto o movimento social quanto a policia precisam se enxergar e enxergar o outro lado", afirmou Reis. 

Comente agora
26
Fev
'Verão típico passou', diz Inmet sobre tempo instável em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 17:09h

O tempo deve permanecer nublado com risco de chuva isolada em Salvador nos próximos dias e também no fim de semana, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desta quinta-feira (27). De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, com a proximidade do outono, que começa às 19h45 do dia 20 de março, é comum o tempo ficar instável. "As chuvas ocorrem de forma intercalada nos períodos da manhã, tarde e noite. Além disso, à tarde, o sol também aparece, mas sempre intercalado". Segundo a especialista, as chuvas devem se acentuar a partir da segunda quinzena do próximo mês. Além disso, segundo ela, os meses de abril e maio são os mais chuvosos na capital. "É preciso se acostumar com dias assim, instáveis, já que o período de verão típico já passou. Tivemos dias quentes e ensolarados em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Mas, agora, começa a mudar a cara da estação", destaca. Nos próximos três dias, a temperatura deve permanecer a mesma na cidade: mínima de 23º e máxima que não passa dos 30º, conforme o Inmet. No interior da Bahia, com o início do tempo chuvoso no litoral, as chuvas devem diminuir na região Centro-Oeste. Na região metropolitana, no recôncavo e no nordeste do estado, o tempo chuvoso permanece. (G1)

Comente agora
26
Fev
Após atraso nos salários, funcionários de hospital em Alagoinhas entram em greve
Postado por: Samile Macêdo / 15:00h

Os funcionários do Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, a cerca de 120 quilômetros de Salvador, pararam as atividades nesta quinta-feira (26), por tempo indeterminado, após atraso no pagamento dos salários. Eles alegam que, desde dezembro do ano passado, estão sem receber o devido benefício, quando realizaram uma primeira paralisação, que durou cinco dias. Segundo Evandro Alves, estoquista do hospital, além dos moradores de Alagoinhas, pacientes de cidades vizinhas também dependem do atendimento prestado pela unidade. "Com a greve, a demanda de atendimento diminuiu e não vai dar conta de todos pacientes, de vários lugares, que são atendidos no Dantas Bião", explica. O funcionário também assegura que a greve só vai acabar quando os salários forem regularizados. "Estamos na esperança que venham regularizar logo os nossos salários para acabarmos com a greve e voltarmos a trabalhar. Precisamos de uma posição deles", acredita.

Comente agora
26
Fev
Presidente do Fecomércio teme problemas na exportação, importação e abastecimento
Postado por: Samile Macêdo / 13:47h

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-Ba), Carlos Andrade, o movimento de paralisação dos caminhoneiros preocupa a atividade comercial. A consequência, segundo ele, seria empecilhos na exportação e importação, ocasionando em atrasos nos prazos e validades de produtos. Também lhe preocupa problemas no abastecimento que podem desgastar a imagem das empresas com os clientes. “Ainda é difícil prever a grandiosidade dos prejuízos no setor e se já vem ocorrendo, mas é algo que preocupa o empresário do comércio. Como estamos no final da cadeia logística, somos muito impactado com este problema”, comenta Andrade, em nota. Outras entidades do setor agrícola, industrial e pecuário estão preocupadas com os impactos que paralisação dos caminhoneiros pode trazer para a Bahia. Apesar de ser uma pauta nacional dos transportadores autônomos, alguns pontos da Bahia já foram bloqueados desde a última terça-feira (24): a BR-116 (Rio-Bahia), BR-242 (ligação Leste-Oeste) e a Via Expressa (ligação ao porto de Salvador). (BN)

Comente agora
26
Fev
Estaleiro Paraguaçu conclui montagem de superguindaste
Postado por: Samile Macêdo / 12:26h

A Enseada Indústria Naval (EIN) antecipou para ontem às 17h a conclusão da montagem do superguindaste Goliath, no Estaleiro Paraguaçu. O equipamento foi finalizado um dia após o anúncio da demissão de 100 trabalhadores e do encerramento do Consórcio Enseada Paraguaçu, empresa responsável pelas obras de implantação do empreendimento, que está 82% pronto. A operação de montagem do guindaste, um dos mais importantes equipamentos do estaleiro, estava prevista para ser concluída no próximo mês de março, mas foi antecipada em virtude das condições climáticas favoráveis, segundo informações da assessoria de imprensa da EIN. O superguindaste tem 150 metros de altura – o equivale a um prédio de 50 andares – e uma capacidade de içar blocos e megablocos com peso de até 1,8 mil toneladas. (Correio)

Comente agora
26
Fev
Unidades de atendimento socioeducativo para adolescentes serão terceirizadas
Postado por: Letícia Oliveira / 11:35h

A administração das unidades de atendimento socioeducativo voltadas para adolescentes, conhecidas como Case, será terceirizada. A informação consta em portaria publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia pela Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e assinatura do secretário da pasta, Geraldo Reis, e da diretora da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Regina Affonso. A empresa que assumir a gestão das unidades existentes em Salvador e em Feira de Santana vai se responsabilizar pela segurança, alimentação, e contratação de profissionais especializados em atendimento ao adolescente. À coluna Satélite, do Correio, a Fundac afirmou que atuação da empresa será fiscalizada e deverá acontecer dentro das normas previstas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. (Bocão News)

Comente agora
26
Fev
Corpo de Zezéu Ribeiro é velado em Salvador; cremação será na sexta-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 11:23h

O corpo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Zezéu Ribeiro, será velado durante todo o dia desta quinta-feira (26) no Palácio da Aclamação, em Salvador. A cerimônia de cremação será no cemitério Jardim da Saudade, às 11h, de sexta-feira (27). As informações foram confirmadas pela assessoria de comunicação do TCE. Zezéu Ribeiro, 65 anos, morreu após uma hemorragia digestiva. Ele chegou a ser transferido de Salvador para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e aguardava por um transplante de fígado. Ele era uma das principais referências do PT do estado. Ele foi deputado federal por três mandatos pelo PT, secretário do Planejamento da gestão do ex-governador Jaques Wagner. O governo decretou três dias de lutoO presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, informou por meio de nota que suspendeu a realização da sessão plenária do órgão, prevista para a tarde desta quinta-feira, em homenagem ao conselheiro Zezéu Ribeiro. (G1)

Comente agora
26
Fev
Rompimento de uma adutora causa retenção de 3 km na Cia-Aeroporto
Postado por: Letícia Oliveira / 11:17h

O rompimento de uma adutora deixa o trânsito lento na estrada Cia-Aeroporto, na BA-526, sentidoSalvador, na manhã desta quinta-feira (26), informou a Bahia Norte, concessionária que administra a rodovia. Segundo a empresa, a retenção de veículos chega a três quilômetros. Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que uma equipe iniciou o serviço de manutenção no trecho de uma linha de recalque da rede coletora de esgoto que apresentou quebramento, próximo ao Salvador Norte Shopping. Ainda não há estimativa de conclusão do serviço. (G1)

Comente agora
26
Fev
Região Oeste concentra mais de um terço de toda riqueza agrícola da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:07h
Os números ajudam a entender por que a região do extremo Oeste baiano é uma das que mais crescem e impulsionam o desenvolvimento da economia do estado. Nos 24 municípios da região estão concentrados 34,2% do PIB agropecuário da Bahia, o que representa mais de um terço de toda a riqueza produzida pelo setor no estado. Municípios como São Desidério, um dos quatro mais ricos do Oeste, têm sua economia baseada fundamentalmente na agropecuária, que responde por 69,2% do PIB municipal. De acordo com o professor de Economia e coordenador de estatística da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia), Urandi Freitas, o município tem a maior área territorial plantada no país e é o maior produtor de algodão do Brasil. “A concentração de riqueza que tem em São Desidério é grande, uma vez que o município detém o maior PIB agropecuário do país, com R$ 1,1 bilhão, em 2014”, destaca.
Comente agora
26
Fev
Ministério Público Especial junto ao TCE tem novo procurador-geral que nasceu em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:22h

O procurador Danilo Ferreira Andrade é o novo procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia para o biênio 2015-2016. O decreto com a nomeação, assinado pelo governador Rui Costa, foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta quarta-feira (25/2). O novo procurador-chefe do Ministério Público de Contas nasceu em Santo Antonio de Jesus, tem 31 anos, casado, é graduado em Direto, com láurea acadêmica, pela UFBA (2007); pós-graduado (lato sensu) em Direito Processual Civil pela UFBA (2009); aprovado em 2º lugar no concurso público para o cargo de Defensor Público do Estado de Alagoas (2010); aprovado em 2º lugar no concurso público para o cargo de procurador do Ministério Público Especial junto ao TCE-BA, no qual tomou posse em 10 de fevereiro de 2011, e autor de artigos jurídicos publicados em revistas especializadas. Exerceu advocacia privada antes de ingressar no Ministério Público de Contas, tendo atuado nas áreas de Direito Civil e Direito Administrativo. Também é membro do atual Conselho Consultivo da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon).

Comente agora
26
Fev
Movimento nas travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo é tranquilo nesta manhã
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:14h

Oito embarcações estão operando com horários de 30 em 30 minutos na manhã desta quinta-feira (26) na travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande. O movimento de passageiros é moderado, tanto no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, como no Náutico da Bahia, no Comércio. As embarcações estão fazendo o percurso de 12 km da travessia em tempo médio de 40 minutos e as condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos. O sistema, que começou a operar às 5h, funcionará até as 20h, horário da última viagem saindo de Salvador com destino a Mar Grande. No sentido inverso, o último horário será as 18h30. Com bom movimento de venda de passagens nos guichês do Terminal Náutico da Bahia, os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam sem restrições, o mesmo acontecendo com as escunas do tradicional “Passeio às Ilhas”. (Política Livre)

Comente agora
26
Fev
Reunião no dia 4 de março vai discutir futuro do Hospital Espanhol de Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h

Uma reunião convocada pelo Fórum Independente de Sócios, Amigos e Colaboradores do Hospital Espanhol (Fisache), que seria realizada na noite desta quarta-feira (25), foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 4 de março. O encontro pretende discutir sobre o futuro do Hospital Espanhol e acontecerá no Clube Espanhol, em Ondina, às 19:30. O hospital, que tem 129 anos de atividade, foi fechado em setembro do ano passado, deixando um deficit de 280 leitos na capital baiana, além de unidades cirúrgicas e atendimento de emergência desativados.  (Metro1)

Comente agora
26
Fev
PSDB lamenta falecimento do ex-deputado federal Zezéu Ribeiro
Postado por: Letícia Oliveira / 07:21h

“Zezéu Ribeiro foi um político ímpar e nós, do PSDB, lamentamos profundamente a morte desse político que trabalhou durante 50 anos a favor de Salvador e da Bahia. Arquiteto e referência no desenvolvimento urbano e ao direito à moradia, dedicou sua vida pela melhoria de nossa cidade e nosso Estado seja como vereador, deputado federal ou como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Descanse em paz”, afirmou o presidente estadual do PSDB, o ex-deputado Sérgio Passos. “Lamento a morte de Zezéu Ribeiro. Ex-vereador de Salvador e ex-deputado federal, foi secretário de Planejamento do governo de Jaques Wagner e atualmente era conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Um político que sempre soube tratar bem a todos, fosse ou não do PT. Minha solidariedade à família”, completou o deputado estadual tucano Augusto Castro.

Comente agora
26
Fev
Reajuste de 6,41% para servidor estadual está em pauta
Postado por: Letícia Oliveira / 07:06h

Com quase dois meses de atraso, já que a data-base é 1º de janeiro, o governo do estado deu esta semana o primeiro passo sobre o reajuste salarial linear de 2015 dos servidores públicos. E tudo indica que o índice, mais uma vez, vai acompanhar o da inflação oficial (IPCA), que em 2014 foi de 6,41%. Uma reunião entre governo e representantes do funcionalismo aconteceu na terça-feira para tratar do aumento, além de outros pleitos. “Foi muito produtiva”, avaliou a presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado (Fetrab), Marinalva Nunes. Na oportunidade, o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, fez uma explanação sobre a atual conjuntura da gestão estadual. “A minha parte não é de negociar índice, mas de dizer quanto o estado tem de dificuldade para atender todas as demandas. Mas existe uma intenção de reposição da inflação do período”, justificou ele, acrescentando que uma reunião com o secretário de Administração deve acontecer ainda esta semana para tratar o assunto. O secretário também garantiu que nenhum servidor vai receber salário-base menor do que o piso nacional (hoje, de R$ 788). “Sabemos que a situação não está boa para ninguém, mas a Bahia é um dos oito estados com superávit. Portanto, este ano não vamos aceitar dividir o reajuste e tampouco não ser retroativo a janeiro”, disse Marinalva.

Comente agora
26
Fev
Paralisação de caminhoneiros pode elevar preços de produtos e gerar desabastecimento na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:13h

Entidades do setor agrícola, industrial e pecuário estão preocupadas com os impactos que paralisação dos caminhoneiros pode trazer para a Bahia. A reivindicação dos transportadores autônomos é pauta nacional e, por conta disso, estradas de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais estão bloqueadas há cerca de uma semana. Na Bahia, alguns pontos foram bloqueados desde a última terça-feira (24): a BR-116 (Rio-Bahia), BR-242 (ligação Leste-Oeste) e a Via Expressa (ligação ao porto de Salvador). O dirigente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Moacir Hoppe, afirmou que a paralisação não deve ter data para terminar. O produtor de grãos representa o sindicato perante os transportadores e está mobilizado junto aos caminhoneiros. “Estamos conversando bastante com os transportadores para que não implique prejuízo nas safras e que chegue combustíveis nas fazendas. Estamos procurando não prejudicar tanto a atividade agrícola, quanto a dos transportadores e a sociedade em geral, para não causar desabastecimento”, acrescentou Hoppe. 

Comente agora
25
Fev
Violência no interior já afeta economia dos municípios, diz Deputado Pedro Tavares
Postado por: Anacley Souza / 21:53h

Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira (25), o líder do PMDB na Casa, deputado Pedro Tavares afirmou que a onda de violência no interior da Bahia já está afetando a economia dos municípios. Segundo o parlamentar, com os assaltos a bancos e caixas eletrônicos, os moradores precisam se deslocar às cidades vizinhas, a fim de realizar suas transações bancárias, o que gera um enfraquecimento econômico e prejudica o comércio local, uma vez que a população investe o seu dinheiro fora. “Até quando a população vai ficar refém das ações dos bandidos? Somente em 2015, 34 bancos foram assaltados e 26 deles somente no interior. Além do trauma e da sensação de insegurança, os moradores ficam sem os serviços bancários básicos, pois, na maioria das vezes a manutenção é muito tardia e eles precisam se deslocar até os outros municípios”, disse o peemedebista. Exemplo disto é a cidade de Itaquara, população pequena formada principalmente por agricultores ,aposentados, comerciantes e funcionários públicos. Os moradores têm a renda movimentada pela agência do Banco do Brasil, que se encontra desativa desde o dia 29 de junho, quando foi assaltada. Até a presente data, eles precisam se deslocar para outras cidades, tendo gastos extras com transportes e afins. O parlamentar lembrou ainda que o governador Rui Costa anunciou, na abertura dos trabalhos da 18° legislatura, uma reunião com os bancos para decidirem ações conjuntas ao combate deste tipo de violência. “Aproveito para fazer um apelo ao governador e pedir celeridade para que essa reunião aconteça, e sejam definidas ações contra a criminalidade e os constantes assaltos a bancos no interior da Bahia. A população está sofrendo e é preciso achar uma solução já!”, declarou o peemedebista.

Comente agora
25
Fev
Servidores públicos agendam reunião com governo para discutir reajuste salarial
Postado por: Anacley Souza / 21:33h

Funcionários públicos federais de 32 entidades sindicais se mobilizaram hoje (25), em Brasília, para o lançamento de uma campanha salarial unificada. Para discutir as reivindicações com o governo, os servidores têm reunião marcada com o ministro do Planejamento, Neson Barbosa, para o dia 20 de março. No entanto, eles tentam antecipar o encontro. “Estamos aqui, hoje (25), para iniciar a campanha e conseguir reunião com o ministro. Nós vamos pressionar para conseguir uma primeira reunião hoje. Não há porque esperar um mês para isso”, disse o representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Paulo Rizzo. O ponto principal da pauta de reivindicações dos servidores é o reajuste salarial linear de 27,3% para 2016. O percentual, de acordo com os participantes do movimento, tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2010 a julho de 2016. No período, o IPCA foi 44%, já descontados os 15,8% concedidos pelo governo em três parcelas, de 2013 a 2015. O presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, Rudinei Marques, lembra a greve geral dos servidore em 2012. Ele ressaltou que o diálogo entre as partes é uma forma de evitar contratempos à população.

Comente agora
25
Fev
Sócios pedem destituição de diretoria do Hospital Espanhol
Postado por: Anacley Souza / 20:39h

A reunião convocada pelo Fórum Independente de Sócios, Amigos e Colaboradores do Hospital Espanhol (Fisache), para discutir o futuro do Hospital Espanhol, prevista para esta quarta-feira (25), no Clube Espanhol, em Ondina, foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 04 de março. Na última Assembléia Geral Extraordinária, realizada em janeiro, sócios, colaboradores e amigos do Hospital Espanhol exigiram a renúncia do atual presidente e todos os membros da Diretoria. Em contato com o Aratu Online, o presidente da Real Sociedade Espanhola de Beneficência, Demétrio Garcia, afirmou que o pedido faz parte da “discussão política” que envolve o processo. “Isto não tem nada a ver, mas eu entendo a posição dos sócios. Eles tinham um dos melhores hospitais do Brasil e perderam isso. Agora, nós precisamos entender que o hospital não pertence mais a eles, e sim a comunidade. É claro que precisamos da aprovação deles em diversos pontos, mas eles não são mais donos da entidade. Agora, estamos fazendo de tudo para que eles tenham os direitos preservados”, explicou. Ainda segundo Garcia, a reunião desta quarta teve a data alterada por conta do processo de desmontagem das estruturas do carnaval. “Quem passa por lá, sabe que ainda há muita dificuldade para locomoção na região, inclusive problemas com estacionamento”, explicou.

Comente agora
25
Fev
Governo da Bahia decreta luto de três dias por morte de Zezéu Ribeiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:52h

A Bahia decretou luto oficial de três dias pela morte do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Zezéu Ribeiro. Ele faleceu aos 66 anos na tarde desta quarta-feira (25) no Hospital Sírio-Libanês. de passar um tempo internado no Hospital Aliança e sofrer uma hemorragia digestiva. Ele aguardava um transplante de fígado. Ex-deputado federal pelo PT, Zezéu assumiu a vaga aberta depois de vencer votação na Assembleia Legislativa da Bahia. O TCE informou que Zezé não retornou ao trabalho depois do período de recesso no início do ano por conta dos problemas de saúde. Ele era filiado ao PT desde os anos 1980, chegando a presidir o partido na Bahia entre 1995 e 1999. Ele foi vereador em três legislaturas e se elegeu deputado federal em 2002. Em 2011, ele assumiu a pasta de Planejamento do Estado. Políticos do estado lamentaram a morte. O deputado federal Aleluia elogiou Zezéu. "Faleceu o meu amigo Zezéu Ribeiro. Sempre militamos em campos opostos, mas tivemos uma relação pessoal muito boa, de profundo respeito". A deputada Alice Portugal também lamentou a perda: "Querido ZEZÉU RIBEIRO: Para sempre em nossos corações!". (Correio)

Comente agora
25
Fev
Após demissões, estaleiro adianta obras de guindaste 'mais alto do país'
Postado por: Samile Macêdo / 16:50h

Uma cerimônia simbólica vai marcar a finalização da montagem do guindaste de 150 metros que começou a ser instalado há um ano no Estaleiro do Paraguaçu, em Maragogipe, na região do recôncavo da Bahia. Prevista para março, a conclusão do processo foi adiada para esta quarta-feira (25). É a última atividade do estaleiro, que tem as obras paradas após encerramento das atividades do consórcio - 18% ainda faltam ser concluídas. Nomeado de "Goliath", o equipamento é considerado o maior do país e uma das maiores do tipo no mundo, informa a Enseada Indústria Naval S.A, responsável pelo empreendimento. A expectativa é que, pela altura, que equivale a um prédio de 50 andares, o guindaste possa ser visto de um ponto, ainda não avaliado, da Cidade Baixa, em Salvador. A última viga demorou uma semana e meia para ser colocada. Cem pessoas trabalharam para a finalização da estrutura do pórtico, que sustenta estruturas de até 1.800 toneladas usadas como peças para fundos de navios. Antes das demissões, 275 pessoas estavam envolvidas na instalação. Com a finalização parcial da estrutura - já que faltam a sondagem elétrica e os testes operacionais -, as obras do complexo ficam suspensas, já que o Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP), responsável pela construção, encerrou as atividades após demitir 1.081 trabalhadores entre novembro de 2014 e janeiro de 2015. Em fevereiro de 2015, o consórcio desligou mais 350 integrantes e outros 600 serão afastados até o fim deste mês. 

Comente agora
25
Fev
Metrô terá operação extendida para atender jogo do Bahia na Fonte Nova
Postado por: Samile Macêdo / 16:19h

As estações Acesso Norte e Campo da Pólvora ficarão abertas até 22h15 para atender a demanda dos torcedores que irão assistir ao jogo do Campeonato Baiano, na Arena Fonte Nova, na noite desta quarta-feira (25). A partida entre Bahia e Catuense irá ocorrer às 19h30. De acordo com nota enviada para a imprensa pela CCR, empresa que administra o metrô da capital baiana, as demais estações, Lapa, Brotas e Retiro, vão funcionar em horário normal, até as 18h. O acesso ao metrô segue gratuito. (Metro1)

Comente agora
25
Fev
Caminhoneiros cumprem ordem judicial e liberam pistas no oeste da BA
Postado por: Samile Macêdo / 16:13h

Os trechos interditados por caminhoneiros na BR-242, na saída para Barreiras (km-880) e na saída para Tocantins (km-890), e BR-020, na saída para Brasília (km-200), ambos na região de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, foram liberados no final da manhã desta quarta-feira (25). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o desbloqueio ocorreu de forma pacífica em cumprimento à ordem judicial imposta pela Justiça Federal de Barreiras. O sindicato de transportes e motoristas autônomos de Barreiras recebeu a decisão da Justiça, percorreu os trechos interditados e negociou a saída dos caminhoneiros. Já em Salvador, os 120 caminhões que ocupam a Via Expressa, que liga a BR-324 ao Porto da capital baiana, permanecem no local. Durante a manhã desta quarta-feira, houve uma reunião entre representantes dos caminhoneiros, o presidente do sindicato dos empresários e o gerente da Codeba, para tentar negociar o fim da manifestação, mas não houve acordo. Os caminhoneiros decidiram manter o protesto por tempo indeterminado. 

Comente agora
25
Fev
Ocupantes do MCMV em Camaçari são expulsos após integração de posse
Postado por: Samile Macêdo / 14:20h

Quase 80 famílias que ocupavam as residências de um conjunto habitacional do programa federal Minha Casa Minha Vida no bairro de Burissatuba, Camaçari, foram forçadas a deixar o local na manhã desta quarta-feira (25). A Polícia Militar (PM-BA) cumpre uma ação de reintegração de posse determinada pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Camaçari. De acordo com PM, a ação foi movida pela prefeitura da cidade que fica na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo informações do site Camaçari Notícias, o oficial de Justiça que acompanhou o cumprimento da ordem judicial justificou que as residências pertencem às pessoas que se cadastraram no programa em 2008, porém, foram ocupadas por outras famílias ainda não contempladas pelo benefício. Aqueles que foram obrigados a evadir do local foram direcionados para a prefeitura.

Comente agora
25
Fev
Dilma anuncia terceira fase do programa 'Minha Casa, Minha Vida' em Feira de Santana
Postado por: Letícia Oliveira / 11:55h

A presidente Dilma Rousseff, durante discurso na entrega de 920 unidades do programa Minha Casa Minha Vida, em Feira de Santana, nesta quarta-feira (25), anunciou que a terceira fase do programa deve ter início em março, com a previsão de construção de mais três milhões de moradias em todo o Brasil. Além disso, a petista declarou que pretende lançar um programa nacional de educação: “Temos que garantir que o Brasil se erga através de oportunidades, fique de pé por conta da educação”, disse Dilma. A presidente exaltou a parceria do governo federal com o governo estadual, que existe desde as administrações de Jaques Wagner e Luiz Inácio Lula da Silva. “Serei parceira do governador. Temos que olhar a importância que Feira de Santana tem como centro logístico da Bahia e do Nordeste”, disse a presidente, que também defendeu que fará parceria com o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e falou sobre a economia do país. “Um programa social é uma coisa viva, portanto tem sempre de sofrer adaptações e melhorias. Agora nós precisamos também fazer ajustes. Eu faço ajuste no meu governo como uma mãe e uma dona de casa faz na casa dela Precisamos agora dar condições de retomar um novo ciclo de desenvolvimento econômico para gerar mais emprego, renda e crescimento. Tenho coragem suficiente para fazer as mudanças que são necessárias. Tenho um só compromisso na minha vida: com a população e a cidadania, com o povo pobre desse país”, disse Dilma. Durante o discurso, a presidente agradeceu aos deputados presentes, além dos senadores Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (PT), pelo apoio ao governo. (BN)

Comente agora
25
Fev
Caminhoneiros começam a liberar BR-242 após ordem judicial
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h

Os caminhoneiros que integram uma manifestação nacional no município baiano de Luís Eduardo Magalhães começaram a liberar a pista da BR 242 no final da manhã desta quarta-feira, 25. A ação cumpre uma ordem judicial deferida pela Justiça Federal de Barreiras após uma articulação do núcleo jurídico da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, os veículos de carga que permanecerem no movimento devem ficar fora da área da pista, e não há impedimentos para eles se estabelecerem no acostamento. (Atarde)

Comente agora
25
Fev
Prefeitura de Feira defende uso de placa nos ciclomotores
Postado por: Letícia Oliveira / 11:38h

O alto índice de retenções de veículos ciclomotores de 50 cilindradas, as populares cinquentinhas, em Feira de Santana levou o poder municipal a criar um projeto de lei que regulamenta o uso deste tipo de transporte. O projeto deve ser enviado para a Câmara de Vereadores ainda na primeira quinzena de março e, antes de seguir para votação, passa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O projeto prevê o emplacamento de cinquentinhas, mobiletes, scooters e outros ciclomotores com potência igual ou inferior a 50 cilindradas. "Acompanhamos várias ações de apreensão, recebi pedidos de pessoas que usam essas motocicletas para que sejam regularizadas e os proprietários possam andar tranquilamente. Discutimos o assunto com a Procuradoria do município, com a secretaria e superintendência municipal de Trânsito e chegamos a esse projeto", disse o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Comente agora
25
Fev
Após anuncio de fim de atividades, Rui Costa diz que Enseada Paraguaçu mantém 5 mil empregos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:29h

Em meio ao anúncio de fechamento das atividades do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP) neste semana, o governador Rui Costa (PT) afirmou que o estaleiro localizado em Maragojipe manterá os cinco mil empregos. Costa, junto com a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD), entregaram as chaves aos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida na manhã desta quarta-feira (25), em Feira de Santana. Outra promessa do governador foi  a construção do Anel Rodoviário e a garantia de recurso estadual no projeto de BRT na cidade do centro-norte baiano. Costa não poupou elogios a Dilma, a quem disse que nunca faltou com nada na Bahia. “Tem que agradecer a todos os investimentos do governo federal na Bahia e em Feira de Santana”, disse Rui. Para alfinetar os adversários, o governador ainda mencionou o escândalo que envolvem o metrô de São Paulo e as informações liberadas sobre contas suíças do HSBC. Políticos baianos aliados de Costa estão presentes no local: o líder do governo na Assembleia Legislativa (AL-BA) Zé Neto,  s deputados federais Moema Gramacho (PT) e Valmir Assunção (PT), o vereador Gilmar Santiago (PT), entre outros. (BN)

Comente agora
25
Fev
Conta de água que subiu para R$ 14 mil teve 'erro de leitura', diz Embasa
Postado por: Letícia Oliveira / 11:23h

A moradora de Santo Estevão, no interior da Bahia, que recebeu uma conta de água no valor de R$ 14,423 mil, teve o boleto retificado pela Embasa, segundo informações divulgadas, nesta quata-feira (25), pela concessionária responsável pelo abastecimento. Em nota, a empresa informou que o aumento "foi decorrente de um erro de leitura ocorrido após a substituição de um hidrômetro". Ainda de acordo com a Embasa, os problemas no abastecimento de moradores de comunidades rurais (Dique, Cabeça da Vaca, Poço Escuro, Caboclo e Várzea Nova) ocorrem devido a problemas na rede de distribuição, que sofreram obstruções e vazamentos, e também por causa do "manuseio indevido de pessoas não autorizadas". A Embasa ressalta que estão em andamento obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Santo Estevão, com o objetivo de regularizar o abastecimento de água na região. (G1)

Comente agora
25
Fev
Detran-BA leiloa 273 veículos apreendidos e arrecada mais de R$ 500 mil
Postado por: Letícia Oliveira / 11:20h

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) arrecadou R$ 532.518,00 com o leilão de 273  veículos apreendidos e recolhidos nos pátios do órgão em Salvador e Feira de Santana. De acordo com o Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (25), a alienação ocorreu no dia 17 de dezembro do último ano. Foram 74 lotes na capital do Estado e 199 em Feira de Santana, cujo valor inicial total era de R$ 282.484,64. O edital completo de homologação encontra-se disponível no Detran-BA. (BN)

Comente agora
25
Fev
Estaleiro decide suspender as obras no Paraguaçu em Maragogipe
Postado por: Letícia Oliveira / 09:55h
No próximo sábado, o Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP) vai encerrar as atividades nas obras do estaleiro de Maragogipe, conforme informou a Enseada Indústria Naval S.A.. O motivo seria a crise nacional na indústria naval, resultante da falta de pagamentos das obras contratadas. Atualmente,a Enseada possui 82% de avanço físico do trabalho concluído. Em nota enviada à imprensa, a Enseada Indústria Naval S.A. informou que “tão logo o cenário de falta de liquidez vivido pela indústria naval brasileira seja superado, a própria Enseada retomará as atividades de finalização dos 18% restantes da obra”. Sobre as atividades em andamento, como a montagem do Goliath, - um superguindaste de 150 metros, considerado um dos mais importantes equipamentos do Estaleiro, que tem a capacidade de içar blocos e megablocos com até 1.800 toneladas-,  a Enseada afirmou que “também seguirá normalmente até a sua conclusão, prevista para o mês de março de 2015”. O fechamento do CEP já se delineava com demissão de  970 funcionários realizada entre os meses de dezembro de 2014 e janeiro deste ano. Na época, a Enseada informou, através de nota, que o Consórcio encerrou 2014 com cerca de 2,2 mil trabalhadores no canteiro da obra e que orientou o CEP a readequar o planejamento da obra com o ajuste do efetivo. “Neste cenário, foi informada a desmobilização de 1.000 funcionários, tendo sido efetuado o desligamento inicial de 470 pessoas em 9 de dezembro de 2014. Hoje, 6 de janeiro de 2015, a empresa informa que o CEP está desligando 500 funcionários da obra de implantação do empreendimento, concluindo a previsão inicial”, afirmou o texto.
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com