Voz


PodCast



Enquete





Blog

Bahia

Ato no Abaeté marca Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/01 17:08h
Ato no Abaeté marca Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa será marcado neste sábado (21), a partir das 8 horas, com um ato no Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador. Representantes de diversas religiões se reúnem em torno do busto da ialorixá Gildásia dos Santos, a “Mãe Gilda”, que se tornou um símbolo de resistência das religiões de matriz africana e inspirou a criação da data. Líder religiosa do Ilê Axé Abassá de Ogum, faleceu em 2000, após sofrer ataques de intolerância religiosa: o terreiro foi invadido e depredado, o que levou a sacerdotisa a sofrer um agravamento de problemas de saúde. Os trabalhos da casa prosseguiram sob a liderança da filha biológica de Gildásia, Jaciara Ribeiro. O evento em menção à data é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Comente agora

Barra do Cahy, no extremo sul da BA, ganha título de 1ª praia do Brasil

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/01 16:55h
Barra do Cahy, no extremo sul da BA, ganha título de 1ª praia do Brasil

A Barra do Cahy, localizada em Prado, no extremo sul da Bahia, recebeu na quarta-feira (18) o título de primeira praia do Brasil. Segundo a prefeitura de Prado, o título foi dado pelo município após vários estudos feitos por pesquisadores e historiadores. Eles concluíram que o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata da Barra do Cahy. Para registrar o título, foram instalados na praia uma cruz e uma placa semelhante a um pergaminho. Na placa está escrito trecho da carta de Pero Vaz de Caminha que descreve, segundo os pesquisadores, a praia de Barra do Cahy. No local paradisíaco, praia de águas claras se encontra com um rio. Há ainda grandes falésias e muitos coqueiros. O paraíso fica a 18 km de Cumuruxatiba, também em Prado. Do mar na Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação.

Comente agora

Agricultores familiares têm até segunda-feira para aderir ao edital da alimentação escolar

Bahia  Postado por Anacley Souza - 19/01 16:01h
Agricultores familiares têm até segunda-feira para aderir ao edital da alimentação escolar

Os agricultores familiares têm até a próxima segunda-feira (23) para concorrer ao edital da Secretaria da Educação do Estado destinado ao fornecimento de produtos oriundos da Agricultura Familiar para a alimentação escolar. Podem concorrer fornecedores individuais, grupos formais (cooperativas) e grupos informais (associações). Estão sendo destinados R$ 16,3 milhões. Com este edital, o Estado cumpre a Lei nº 11.947/2009, que determina que pelo menos 30% dos recursos para a alimentação escolar sejam da Agricultura Familiar. Segundo o secretário Walter Pinheiro o edital contribuirá significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia e a otimização dos recursos utilizados na alimentação escolar. “Este edital é fundamental para criar uma relação de estímulo a essa pequena produção. Ao mesmo tempo, busca-se, com isso, melhorar a qualidade, por exemplo, dos alimentos, uma vez que da Agricultura Familiar tem muita coisa que é produzida ali, extraída da terra diretamente e pode ser passada para a escola.

Comente agora

Tempo de espera para veículos é de 3h no ferry; pedestres aguardam 1h

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 10:46h
Tempo de espera para veículos é de 3h no ferry; pedestres aguardam 1h

O tempo de espera para veículos no ferry boat é de três horas na manhã desta quinta-feira (19), no terminal de São Joaquim, em Salvador. Já os pedestres aguardam cerca de uma hora para embarque. No terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, o fluxo segue tranquilo. As informações são da Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema. De acordo com a concessionária, a situação ocorre por causa da vistoria de rotina em duas embarcações, a Ivete Sangalo e Dorival Caymmi. Estão em operação os ferries Agenor Gordilho, Juracy Magalhães, Anna Nery e Pinheiro, que fazem saídas a cada uma hora. Ainda segundo a Internacional Travessias, o ferry Zumbi dos Palmares passou por uma manutenção no gerador de energia e está em fase de teste para voltar a navegar. Apesar do fluxo intenso e o alto tempo de espera nesta manhã, nenhuma viagem extra foi realizada. Até a publicação desta reportagem, a embarcação Zumbi dos Palmares ainda não estava em operação.

Comente agora

Bahia é premiada em feira de turismo em Madri

Bahia  Postado por Anacley Souza - 18/01 17:57h
Bahia é premiada em feira de turismo em Madri

A Bahia recebeu o prêmio Silvia ZOrzanello por sua contribuição ao desenvolvimento do turismo no Brasil. A homenagem foi concedida ao secretário estadual de Turismo, José Alves, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece em Madri, na Espanha. A premiação foi concedida à Bahia pelo Grupo Excelências, que atua nos mercados de comunicação e turismo da Espanha, América e Caribe, após avaliação de um juri composto por sete especialistas em turismo, arte e gastronomia e que moram em diversos países. A votação contou ainda com o voto popular pela internet. Além da homenagem, o estado também participou da Fitur com um estande montado pela Embratur.

Comente agora

Governador autoriza construção de policlínicas em Simões Filho e Alagoinhas

Bahia  Postado por Anacley Souza - 18/01 17:29h
Governador autoriza construção de policlínicas em Simões Filho e Alagoinhas

O governador Rui Costa autorizou nesta semana a construção de duas novas policlínicas: no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS); e na região de Alagoinhas. Com investimento de cerca de R$ 20 milhões cada, os novos equipamentos atenderão mais de 1,7 milhão de baianos de 33 municípios. "Estamos construindo um novo marco da saúde pública na Bahia, pensada, planejada e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios", afirmou Rui. A unidade de Simões atenderá a 15 municípios da RMS, com exceção da capital, e será construída em um terreno na via marginal à BR-324. Já a policlínica em Alagoinhas abrangerá 18 municípios e será erguida em um terreno atrás da Câmara de Vereadores. Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o número de consórcios de saúde será ampliado ainda este mês.

Comente agora

33 novos delegados são convocados. Novos contratados preencherão vagas na capital e interior

Bahia  Postado por Anacley Souza - 18/01 16:31h
33 novos delegados são convocados.  Novos contratados preencherão vagas na capital e interior

Mais 33 novos delegados e 26 escrivães participaram, nesta terça-feira (17), no auditório da Polícia Civil, na Praça da Piedade, de audiência interna para preenchimento das vagas em delegacias da Região Metropolitana e Interior. Os policiais integram o grupo convocado pelo Governo do Estado no fim de novembro. Com a chegada desse time, a Polícia Civil já contratou desde o fim do ano passado 616 novos policiais, sendo 127 delegados, 419 investigadores e 70 escrivães, oriundos do último concurso. Os 59 novos policiais designados vão beneficiar mais de 50 municípios no estado. Até 30 de janeiro, o grupo já terá tomado posse em seus postos. O delegado-geral Bernardino Brito Filho deu as boas-vindas aos novos servidores policiais, divididos em duas sessões para escolha: pela manhã, delegados; e à tarde, escrivães. A todos, falou dos desafios da profissão que estão abraçando e chamou a atenção para os cuidados que devem ser tomados na rotina de trabalho.

Comente agora

Secretário de Segurança da Bahia vai a Brasília e reclama da falta de verbas

Bahia  Postado por Anacley Souza - 18/01 13:14h
Secretário de Segurança da Bahia vai a Brasília e reclama da falta de verbas

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, defendeu a vinculação de uma percentagem do orçamento à área de segurança pública, para ampliar as ações de combate ao crime organizado nos estados. Barbosa esteve em reunião nesta terça-feira(17), em Brasília, no Ministério da Justiça, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, após discussão com os demais secretários estaduais. A reunião serviu para contribuir com o Plano Nacional de Segurança e para aperfeiçoar o documento que seguiu como tarefa dos secretários durante toda a tarde. “Nós temos um caminho longo a percorrer. A união dos estados, juntamente com o governo federal, para resolver uma questão que há décadas vem atacando a paz da população, é muito importante”, disse o secretário. Problema comum reclamado por todos os presentes foi a falta de dinheiro suficiente para as ações de combate à criminalidade.

Comente agora

Bahia emitiu mais de 78 milhões de notas fiscais eletrônicas em 2016

Bahia  Postado por Willyam Reis - 18/01 10:08h
Bahia emitiu mais de 78 milhões de notas fiscais eletrônicas em 2016

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) encerrou o ano de 2016 com um total de 78,5 milhões de notas fiscais do consumidor eletrônicas emitidas por 6.345 empresas de todos os portes. Conforme o fisco estadual, cerca de 500 mil notas eletrônicas são emitidas diariamente no estado. “Estamos trilhando o caminho da simplificação, o que trará benefícios tanto para o contribuinte quanto para o consumidor final”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. A nota eletrônica oferece ao consumidor comodidades como o acesso on-line ao seu histórico de compras e a possibilidade de aferir, também on-line, a autenticidade da nota emitida. Para as empresas, traz agilidade e significativa redução de custos ao substituir o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), equipamento que chega a custar R$ 2 mil a unidade, por um software que permite o uso de impressora não fiscal, trazendo flexibilidade de expansão de ponto de venda.

Comente agora

Lanchas operam com saídas a cada 30 minutos para Mar Grande; confira

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 09:45h
Lanchas operam com saídas a cada 30 minutos para Mar Grande; confira

A travessia do sistema Salvador-Mar Grande acontece com embarque tranquilo na manhã desta quarta-feira (18). O movimento de passageiros é um pouco maior no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, mas não chega a ter formação de filas, e as saídas ocorrem a cada 30 minutos. Segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), oito embarcações estão em operação nesta quarta, e as condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos. A última viagem saindo de Salvador acontece às 20h. Já em Mar Grande o último horário será às 18h30. A procura de passagens para travessia Salvador-Morro de São Paulo também é tranquila nesta quarta-feira. O primeiro catamarã zarpou às 8h30, e as próximas saídas da capital baiana acontecem às 9h, 10h30, 13h e 14h30. No sentido inverso, deixando Morro de São Paulo, os horários são 9h, 11h30, 13h e 15h. A viagem direta de catamarã dura em média 2 hora e 20 minutos.

Comente agora

Rui Costa comemora 54 anos em missa na Igreja do Bonfim: "Agradecer a Deus"

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 09:43h
Rui Costa comemora 54 anos em missa na Igreja do Bonfim: "Agradecer a Deus"

O governador Rui Costa (PT) comemora 54 anos nesta quarta-feira (18). Em conversa com Mário Kertész, o governador afirmou que vai agradecer por mais um ano de vida em uma missa que será celebrada na Igreja do Senhor do Bonfim. “Mário, muito obrigada a todos os amigos da Metrópole e ao povo da Bahia. Aniversário é data de reflexão, eu estou a caminho da Igreja do Senhor do Bonfim para agradecer a Deus toda a oportunidade e saúde. Peço que ele me dê sabedoria para continuar melhorando a vida das pessoas”, disse o governador. (Metro1)

Comente agora

Drogas e celulares são apreendidos em celas de delegacia na Bahia

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 18:48h
Drogas e celulares são apreendidos em celas de delegacia na Bahia

A polícia apreendeu celulares e drogas durante três operações realizadas na segunda (16) e terça-feira (17), na carceragem da delegacia de Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, foram encontrados 17 celulares, 13 carregadores de celular, uma alavanca, 12 metros de fio, maconha e cocaína. A polícia suspeita que todo o material chegou às celas após ser jogado por cima do muro da delegacia. A carceragem tem quatro celas, com capacidade para 4 presos cada. Atualmente 25 pessoas estão detidas no local.

Outras delegacias: Em outras delegacias da Bahia, o problema que os policiais enfrentam são as fugas. Na delegacia da cidade de Santo Antônio de Jesus, 21 presos fugiram na noite de sexta-feira (13). Onze deles já foram recapturados. Já na cidade de Remanso, no norte da Bahia, onde quatro homens fugiram na madrugada de domingo (15), um foi recapturado. Apesar do carcereiro e um delegado plantonista estarem na delegacia, eles não perceberam a fuga. A capacidade da carceragem é de 42 detentos e abrigava 31. Além desses casos, em Itamaraju, no sul do estado, presos iniciaram rebelião após um detento passar mal, no sábado (14), mas não houve fuga. Durante o motim, eles fizeram selfies, vídeos e postaram em rede social. (G1)

Comente agora

BA tem mais presos que a capacidade em 70% de presídios; 4 estão parados

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 18:39h
BA tem mais presos que a capacidade em 70% de presídios; 4 estão parados

Setenta por cento do total de 24 unidades prisionais que estão em funcionamento atualmente na Bahia, geridas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), estão com número de presos acima da capacidade. Enquanto o déficit de vagas no sistema carcerário do estado é hoje de 2.974, três novos presídios prontos há cerca de um ano e outro que está desativado para obras desde 2013 estão sem funcionar. Mesmo que estivessem em operação, não seriam capaz de suprir a demanda carcerária da Bahia. O número total de internos hoje no estado é 13.822, enquanto o número de vagas disponíveis não passa de 10.848. A maioria dos detentos é formada por presos provisórios, aqueles que ainda aguardam julgamento (7.160). A população carcerária está acima da capacidade em 17 unidades prisionais atualmente em operação no estado. Novas unidades construídas em Barreiras (região oeste), Irecê (região centro-norte) e Salvador, dentro do Complexo Penitenciário da Mata Escura, estão prontas e têm capacidade para comportar 1.700 detentos, o que amenizaria o deficit de vagas hoje do estado. Mas nenhuma das três funciona ainda porque, segundo a secretaria, aguardam licitação há um ano para que possam operar.

Comente agora

Estruturas de camarotes começam a ser fiscalizadas pela prefeitura nesta quarta

Bahia  Postado por Anacley Souza - 17/01 16:35h
Estruturas de camarotes começam a ser fiscalizadas pela prefeitura nesta quarta

As estruturas de camarotes para o Carnaval vão começar a ser fiscalizadas nesta quarta-feira (18) pela prefeitura. Os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vão analisar as normas de segurança dos transeuntes e horário de carga e descarga dos materiais, além de recuperação de estruturas metálicas dos equipamentos. A fiscalização vai começar pelo bairro de Ondina. De acordo com a prefeitura, cinco camarotes já deram entrada no licenciamento das montagens das estruturas. Quem tiver interesse em montar os camarotes para o Carnaval deve pedir a autorização à Sedur, ex-Sucom, até o dia 6 de fevereiro. Para licenciar a montagem de um camarote, é preciso contratar um engenheiro ou arquiteto que se responsabilize pela instalação do equipamento. Depois, um projeto técnico com as estruturas tubulares e arquitetônicas e um plano de emergência em situações de incêndio e pânico deve ser apresentado à Central de Licenciamento de Eventos (CLE). Além disso, os camarotes e praticáveis que serão montados para o Carnaval precisam apresentar também um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Comente agora

4 mil condutores são abordados em blitze de bafômetro

Bahia  Postado por Anacley Souza - 17/01 15:42h
4 mil condutores são abordados em blitze de bafômetro

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), com apoio da Polícia Militar, divulgou, nesta terça-feira (17), que as blitze de alcoolemia alcançaram 4.222 pessoas, das quais 1.225 foram avaliadas, 87 se recusaram a soprar o aparelho e 31 registraram índices de embriaguez, entre os dias 2 e 15 de janeiro. Os dados foram coletados em Salvador, Candeias, Simões Filho, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Juazeiro. O maior número de infrações identificado pela operação “Paz no Trânsito” foi causado pela falta de documento do veículo ou da carteira de habilitação. O excesso de velocidade e irregularidades em equipamentos de segurança vieram em seguida.

Comente agora

Banco do Nordeste fechará cinco unidades na Bahia

Bahia  Postado por Willyam Reis - 17/01 10:15h
Banco do Nordeste fechará cinco unidades na Bahia

O Banco do Nordeste anunciou o fechamento de cinco agências na Bahia. Salvador terá duas unidades desativadas, enquanto que Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista terão uma agência fechada cada uma. Os municípios citados do interior terão a partir de agora uma agência apenas do mesmo banco. Conforme apurado pelo Bahia Notícias, a medida corresponde à mudança da política da direção do banco e a uma adaptação à nova realidade do país. A expectativa é que os funcionários das agências desativadas sejam aproveitados nas outras unidades baianas. Em toda a região Nordeste, 19 agências serão desativadas. (BN)

Comente agora

94 policiais morreram na Bahia em quatro anos; três somente em 2017

Bahia  Postado por Willyam Reis - 17/01 07:32h
94 policiais morreram na Bahia em quatro anos; três somente em 2017

Pelo menos 94 policiais já perderam a vida na Bahia entre o ano de 2013 e o início de 2017. Somente neste mês de janeiro, três policiais morreram no estado. O último caso registrado ocorreu neste domingo (15), em Lauro de Freitas, quando homens em um veículo modelo Prisma passaram atirando no local onde dois agentes faziam a segurança em um sítio. Números levantados pela assessoria parlamentar do deputado soldado Prisco (PPS) mostram que entre de 2013 para cá, 2016 foi o ano que mais morreram policiais: 27. O levantamento leva em consideração policiais militares, civis e federais. Em 2013, o total de óbitos foi de 13; 26 em 2014; e 25 em 2015. Ainda no ano passado, ocorreram na Bahia 34 atentados contra policiais. O Bocão News buscou um posicionamento da Secretaria de Segurança Pública sobre o número de mortes envolvendo agentes públicos de segurança, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. (Bocaonews)

Comente agora

OAB propõe ao ministro da Justiça mutirão para desafogar sistema prisional

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 23:33h
OAB propõe ao ministro da Justiça mutirão para desafogar sistema prisional

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil propôs ao Ministério da Justiça a criação de um convênio para realizar um mutirão de atendimento a pessoas presas que não possuem advogado. A proposta foi feita pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. De acordo com o Lamachia, o foco de atuação serão os presos que já cumpriram pena, mas continuam encarcerados por erro; os que já deveriam ter passado por audiência de custódia para avaliar a necessidade da prisão; e os detidos provisoriamente com situação indefinida. "Existem situações de injustiça motivadas por erros do sistema que precisam ser corrigidas. Além disso, a atuação concentrada dos advogados neste momento em que o sistema prisional entrou em colapso deve ajudar na busca por soluções", afirma o presidente nacional da OAB. A entidade já disponibiliza advogados, em todo o país, para atuar, como advogados dativos, junto a pessoas que não possuem defensores. A novidade do convênio, afirma o presidente da OAB, seria o mutirão para atuar, especificamente, nos casos que podem descongestionar o sistema prisional. (Bahia Notícias)

Comente agora

UFBA oferece sete novos cursos de pós-graduação à distância

Bahia  Postado por Willyam Reis - 16/01 19:07h
UFBA oferece sete novos cursos de pós-graduação à distância

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) ofertará no primeiro semestre de 2017 dez novos cursos de pós-graduação na modalidade de Educação à Distância (EAD). Ao todo, serão 1.980 vagas de especialização lato sensu nas áreas de Direito, Educação, Saúde, Tecnologia e Administração. As atividades estarão disponíveis em uma plataforma online e, segundo a superintendente de Educação à Distância da Ufba (Sead), Márcia Rangel, têm o objetivo de atender principalmente à demanda de formação e especialização de professores que atuam no ensino público fundamental e médio e gestores da administração pública. Entre as opções, estão sete novos cursos: Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais (150 vagas); Educação em Direitos Humanos (120 vagas); Produção de Mídias para Educação Online (240 vagas); Educação em Gênero e Direitos Humanos (240 vagas); Saúde Coletiva, área de concentração em Saúde da Família (160 vagas); Gênero e Diversidade na Escola (100 vagas); Atividade e Saúde no Contexto da Educação Básica (90 vagas) e Gestão de Pessoas com Ênfase em Formação de Competências na Gestão Pública (200 vagas)


, além de três cursos que já são normalmente ofertados: Ensino da Filosofia no Ensino Médio (200 vagas); Ensino da Sociologia no Ensino Médio (280 vagas) e Gestão Pública Municipal (200 vagas). Os editais serão publicados e disponibilizados nos próximos dias no site da Sead (acesse aqui), orientando para o processo seletivo que acontecerá no mês de março. A previsão é de as aulas comecem em maio de 2017, com duração de dois anos. Grande parte das atividades acontecerá no ambiente digital, usando a plataforma Moodle (AVA). Apenas alguns encontros destinados às aulas complementares e avaliações serão realizadas presencialmente, em frequência a ser definida pelo coordenador do curso. (BN)

Comente agora

Bahia será representada em feira internacional de turismo na Espanha

Bahia  Postado por Anacley Souza - 16/01 17:37h
Bahia será representada em feira internacional de turismo na Espanha

A Bahia estará presente no estande da Embratur, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), na Feira Internacional de Turismo da Espanha – Fitur, que acontece entre os dias 17 a 23 de janeiro, em Madri. A Fitur é mundialmente reconhecida como uma das maiores e mais importantes feiras da indústria do turismo. O evento reúne profissionais dos mais variados segmentos turísticos para fazer negócios, apresentar novos produtos, participar de seminários e congressos. “Participar deste evento também é importante, porque, em um determinado momento, ele é aberto ao público final, formado por pessoas que estão ali para planejar suas viagens de férias”, comenta o superintendente Diogo Medrado. Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, a Espanha está entre os cinco principais emissores de turistas do mercado europeu para a Bahia.

Comente agora

Pacientes do interior da Bahia são atendidas no Hospital da Mulher

Bahia  Postado por Anacley Souza - 16/01 15:39h
Pacientes do interior da Bahia são atendidas no Hospital da Mulher

Uma semana após a cerimônia de inauguração, as primeiras pacientes do ambulatório do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, no Largo de Roma, em Salvador, começaram a ser atendidas nesta segunda-feira (16/1), vindas de diferentes municípios baianos, para a realização de consulta em especialidades como mamoplastia, mastologia, ginecologia, oncologia clínica e reprodução humana. No hospital, as mulheres conseguem, com os médicos especialistas, marcar exames de média e alta complexidade, que são realizados no próprio hospital, assim como marcar cirurgias, também feitas na unidade. São pacientes como a manicure Daiane Brito, moradora do município de Conceição do Coité, na região nordeste do estado. Depois de ser acompanhada em outras unidades por cerca de um ano e cinco meses, ela explicou como foi mais confortável ser encaminhada para o Hospital da Mulher. “Antes, eu tinha que sair da minha cidade de madrugada, porque são quase quatro horas de viagem, e, às vezes, quando eu chegava na clínica, as senhas já tinham se esgotado. Aqui, eu vim com a tranquilidade de que eu seria atendida hoje, que não teria surpresas.

Comente agora

Incêndio atinge vegetação no Litoral Norte da Bahia; casas estão em risco

Bahia  Postado por Débora Ayane - 15/01 16:05h
Incêndio atinge vegetação no Litoral Norte da Bahia; casas estão em risco

Neste domingo (15), um incêndio de grandes proporções está atingindo uma área de vegetação no Litoral Norte da Bahia, mais especificamente entre Guarajuba e Itacimirim. De acordo com a Centel, ainda não se sabe o tamanho da área devastada, mas há risco de as chamas atingirem as residências da região. O Corpo de Bombeiros declarou que a brigada está atuando no combate às chamas desde às 9h deste domingo. Não há informações de feridos nem das causas que levaram ao incêndio.

Comente agora

Travessia Salvador-Mar Grande tem procura moderada neste domingo

Bahia  Postado por Débora Ayane - 15/01 08:59h
Travessia Salvador-Mar Grande tem procura moderada neste domingo

A travessia marítima Salvador-Mar Grande tem procura moderada tanto no terminal Náutico, no Comércio, como no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, na manhã deste domingo (15). De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a travessia está sendo realizada por oito embarcações, com partida a cada meia hora. Segundo a Astramab, as condições para navegação são boas e o tempo estimado no trajeto é de 40 minutos. O último horário de saída de Salvador será às 20h e de Mar Grande, às 18h30. Nos dias de domingo e feriados a passagem na travessia custa R$ 7,10.

Comente agora

Eleições no PT: Em encontro estadual, coalizão avalia rumos do pleito

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 19:00h
Eleições no PT: Em encontro estadual, coalizão avalia rumos do pleito

O grupo liderado deputados Marcelino Galo, Jorge Solla, pelos ex-deputados Amauri Teixeira e Yulo Oiticica e pela ex-vice prefeita de Salvador Bete Wagner não definiu ainda os rumos neste sábado (14), quando foi realizado o Encontro Estadual do Muda PT, em Lauro de Freitas. A reunião ocorre no contexto do Processo de Eleições Diretas (PED), que definirá o novo comando do partido. O grupo pretende decidir o que fazer no próximo dia 28, quando deve acontecer o seminário estadual da legenda. "O PT tem que fortalecer sua democracia interna, garantir a participação e controle de sua militância nas instâncias, e essas forças que hegemonizaram o partido no último período também precisam fazer uma autocritica", defende Galo, que já presidiu a sigla entre 2005 e 2007.

Comente agora

Passageiros fazem fila para travessia Salvador-Mar Grande nesse sábado (14)

Bahia  Postado por Débora Ayane - 14/01 15:26h
Passageiros fazem fila para travessia Salvador-Mar Grande nesse sábado (14)

Quem decidiu fazer a travessia Salvador-Mar Grande, através do Comércio, nesse sábado (14), encontrou filas anormais. Fontes do Bocão News afirmam que a espera é grande. Apesar do fluxo, a Associação dos Transportadores Marítimos (Astramab), responsável pelo transporte afirmou que a quantidade de pessoas aguardando é considerado normal para o período e que as embarcações estão saindo a cada 30 minutos.O último horário saindo de Salvador será 19h30 e de Mar Grande, 18h30. A viagem dura de 35 a 40 minutos. As passagens custam R$ 5,60 de segunda a sábado (exceto feriado) e R$ 7,10 aos domingos e feriados.

Comente agora

Governador sugere prévia entre os candidatos na AL-BA

Bahia  Postado por Débora Ayane - 14/01 15:05h
Governador sugere prévia entre os candidatos na AL-BA

Mesmo garantindo que se mantém imparcial na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rui Costa sugeriu aos candidatos que, caso não chegassem a um consenso, poderiam lançar mão de uma prévia entre os aliados.A informação foi confirmada pelo secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, e pelo deputado Ângelo Coronel (PSD), que pleiteia o posto de Marcelo Nilo (PSL). “Rui levantou essa ideia de prévia em uma das reuniões, e eu refutei, assim como Luiz Augusto, porque uma prévia é uma coisa de convenção partidária, e não de eleição de poder”, argumentou. “São 63 membros, a prévia só seria benéfica ao deputado Marcelo porque ele tem um grupo de deputados, inclusive o PT e o PCdoB, que já externou apoio a ele. Em um colégio com 42 membros, dos quais 15 já decidiram o voto, não vi necessidade de participar desse certame”, prosseguiu.

Comente agora

Governo do Estado investe R$ 1 milhão para Projeto Escola Olodum

Bahia  Postado por Débora Ayane - 14/01 14:46h
Governo do Estado investe R$ 1 milhão para Projeto Escola Olodum

A secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria como bloco afro Olodum, realizou na tarde desta sexta- feira (13), no Núcleo sede da Escola Olodum, no Pelourinho, a aula inaugural do Projeto Escola Olodum: Pela Paz e Pela Vida – Educação, Cultura e Cidadania nas Comunidades. Durante dez meses, 70 alunos, entre 15 e 19 anos, vão participar dos cursos profissionalizantes de Percussão Samba-Reggae, Dança Afro e Canto, por meio de oficinas continuadas, no núcleo.Jovens como Iuri Gonçalves, morador do bairro Arenoso, que se prepara para mais uma ciclo de aprendizado.

Comente agora

Jeribatuba: Filarmônicas se reúnem num mega encontro estadual neste sábado

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 11:35h
Jeribatuba: Filarmônicas se reúnem num mega encontro estadual neste sábado

A Ilha de Jeribatuba, região de Itaparica receberá neste sábado (14) um mega encontro estadual de bandas de músicas - as centenárias Filarmônicas- que irão se apresentar em desfile e em concerto a ser realizado na praça local. O evento reunirá as mais importantes instituições do Estado. Filarmônicas como 5 de Março de Muritiba e Minerva de Cachoeira estarão presentes ao evento que reunirá dez bandas. O projeto acontece neste sábado às 14:00 h, contudo as 10:00h as instituições musicais já estarão no circuito do evento que promete movimentar a Ilha. O término está previsto para as 18h.

Reportagem e foto: Fábio Santos/ Voz da bahia

Comente agora

Ferry boat tem espera de 1h30 para embarque de pedestres e veículos

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 10:54h
Ferry boat tem espera de 1h30 para embarque de pedestres e veículos

O movimento no ferry boat, que faz a travesssia entre Salvador e a Ilha de Itaparica é intenso na manhã deste sábado (14). A espera para embarque de veículos e pedestres no terminal de São Joaquim é de cerca de 1h30, conforme a Internacional Travessias, empresa que administra o sistema. Em Bom Despacho, na Ilha, o fluxo é menor, segundo a empresa, e o embarque ocorre a cada trinta minutos. Ao todo, sete ferries estão em operação nesta manhã: Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Anna Nery, Pinheiro, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo e Juracy Magalhães. As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro. Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), é necessário acessar o site da Internacional Travessias. (G1)

Comente agora

Após recomendações de ministra, TJ-BA anuncia mutirão para julgar presos provisórios

Bahia  Postado por Débora Ayane - 14/01 10:40h
Após recomendações de ministra, TJ-BA anuncia mutirão para julgar presos provisórios

O Tribunal de Justiça da Bahia anunciou a realização de um mutirão para analisar processos de presos provisórios. A decisão atende às recomendações da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para sanar a crise no sistema prisional brasileiro. A força-tarefa será iniciada em fevereiro, e as novas decisões dos juízes vão determinar se os presos serão soltos ou mantidos presos. Posteriormente um novo mutirão será realizado para avaliar os processos dos presidiários já condenados. Na ocasião os magistrados irão analisar a possibilidade de concessão de benefícios previstos em lei, como a progressão de regime. Tais resoluções foram tomadas na tarde desta sexta-feira (13), em uma reunião convocada pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago, na qual foi publicado ainda um ato conjunto da Presidência do TJ, Corregedoria Geral da Justiça e da Corregedoria das Comarcas do Interior, que determina aos juízes de todas as varas criminais do estado enviarem, até a próxima terça-feira (17), informações sobre os presos provisórios na Bahia.

Comente agora

Aulas da Rede Estadual da Bahia pode iniciar sem Vigilantes nas unidades

Bahia  Postado por Débora Ayane - 14/01 07:46h
Aulas da Rede Estadual da Bahia pode iniciar sem Vigilantes nas unidades

Em Julho de 2016 o Governo do Estado , por intermédio da Secretaria da Educação, determinou a demissão de mais de 3.300 vigilantes que tem contrato de prestação de serviço com a empresa MAP, responsável pela vigilância não armada de escolas estaduais situadas em diversas regiões da Bahia. As aulas da Rede Estadual está prevista para iniciar no dia 06 de fevereiro na maioria das unidades escolares. O grande problema de iniciar as aulas sem os vigilantes é que a presença desses profissionais nas unidades escolares afugenta a criminalidade, garantindo a segurança de alunos e corpo docente, tornando-se imprescindível a necessidade desse investimento. (Ruy Barbosa Notícias)

Comente agora

Nove praias estão impróprias para o banho em Salvador, aponta Inema

Bahia  Postado por Débora Ayane - 14/01 07:04h
Nove praias estão impróprias para o banho em Salvador, aponta Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou nesta sexta-feira (13) que nove praias de Salvador estão impróprias para banho neste fim de semana. [Veja lista abaixo] De acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias no período em que o tempo estiver chuvoso, pois as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, não é aconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Confira abaixo a lista de praias consideradas impróprias pelo Inema:

  • - Periperi (na saída de acesso à praia)
Comente agora

Salvador deve receber 66 mil turistas via turismo naútico até o Carnaval

Bahia  Postado por Anacley Souza - 13/01 20:19h
Salvador deve receber 66 mil turistas via turismo naútico até o Carnaval

A capital baiana deve receber 66 mil turistas até o Carnaval, em 21 navios de cruzeiro. Apenas em janeiro está prevista a chegada de 11 navios, com 36 mil visitantes. As embarcações a aportarem em Salvador têm como origem os estado do Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, São Paulo e Pará. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), do total de navios previstos pela Companhia das Docas do Estado (Codeba) para o primeiro bimestre do ano, metade dos que passarão por Salvador também têm Ilhéus como destino. (Bahia Notícias)

Comente agora

Rui Costa exonera diretor e diretor adjunto da Cadeia Pública após fugas

Bahia  Postado por Anacley Souza - 13/01 19:34h
Rui Costa exonera diretor e diretor adjunto da Cadeia Pública após fugas

Após a fuga de 17 presos na manhã desta sexta-feira, 13, o governador Rui Costa determinou a exoneraçãodo diretor da Cadeia Pública da Bahia,, capitão da PM Pablo Fagner Araújo Carvalho, e do diretor adjunto, Paulo Cesar Gonçalves Sacramento. A decisão foi repassada ao secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte. Além da exoneração, a Seap, por meio da Corregedoria, abriu uma sindicância para investigar os procedimentos de segurança da cadeia e todas as circunstâncias da fuga ocorrida nesta sexta.

Fugas: Os internos que fugiram fazem parte da facção Bonde do Maluco (BDM), segundo o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), Geonias Santos. De acordo com ele, é na Cadeia Pública de Salvador que acontece o maior índice de arremessos de objetos para dentro da prisão e que estes itens devem ter sido usados na fuga. Isso acontece por que não há fiscalização suficiente, devido à falta de funcionários, segundo o sindicalista. "Eles recebem de tudo e, provavelmente, deveriam ter recebido várias serras que foram usadas para serrar as grades da cela", afirmou Geonias.

Comente agora

Agentes da PF deixam condomínio de Geddel com maleta nas mãos

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 10:53h
Agentes da PF deixam condomínio de Geddel com maleta nas mãos

Uma operação da Polícia Federal que apura um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica Federal, entre os anos de 2011 e 2013, cumpre dois mandados de busca e apreensão em Salvador. Um dos alvos é o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Ele foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa no período investigado pela PF. Na manhã desta sexta-feira (13), uma equipe da Polícia Federal esteve no prédio onde Geddel mora, no bairro do Jardim Apipema, na capital baiana. O condomínio Pedra do Valle fica em uma área nobre de Salvador. Testemunhas contam que uma viatura da PF chegou ao condomínio por volta das 6h [Horário da Bahia]. Cerca de 3h30 depois, o G1 presenciou a saída de agentes do prédio com uma maleta nas mãos. Eles entraram no veículo policial e saíram com vidros fechados. Ninguém quis gravar entrevista. Uma pessoa informou à reportagem que não tinha ninguém no apartamento procurado pela PF. Entretanto, os agentes decidiram entrar mesmo assim no imóvel. A Polícia Federal não confirmou os endereços onde são cumpridos os dois mandados de busca e apreensão em Salvador nesta sexta-feira.

Comente agora

LEM: Chuva e ventos fortes derrubam árvores, muro e teto de loja

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 20:29h
LEM: Chuva e ventos fortes derrubam árvores, muro e teto de loja

A chuva e ventos fortes que atingiram a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na tarde desta quinta-feira (12) provocaram alguns prejuízos, como a a queda de árvores, do muro de um ginásio e o desabamento do teto de uma loja de variedades, que acabou ficando sem energia elétrica. De acordo com a prefeitura da cidade, ainda não há informações de feridos ou desabrigados por conta da chuva. Também conta da chuva, um motoista perdeu o controle do veículo, derrapou na pista e capotou. Não há detalhes do estado de saúde dele. Uma das árvores que caiu em Luís Eduardo Magalhães ficou com a raíz à mostra e atravessada no chão. Ninguém foi atingido. O muro do ginásio que caiu com a chuva e os ventos também impressiona, já que uma parte do concreto foi ao chão e separava a quadra de esportes de uma via de carros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em Luís Eduardo Magalhães está nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. A temperatura mínima é de 18°C e a máxima de 36°C. A previsão para a sexta-feira (13), conforme o Inmet, é de que o tempo continue nublado, com ventos fracos a moderados e temperatura variando em 21°C e 35°C.

Comente agora

Praias de Vera Cruz vão passar por serviço de limpeza

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 19:55h
Praias de Vera Cruz vão passar por serviço de limpeza

Uma antiga reivindicação de moradores de praias do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, vai começar a ser cumprida nesta sexta-feira(13): a limpeza das praias da costa e da contra costa. Pelo menos é o que está prometendo a prefeitura local que já montou toda a estrutura para o serviço. Além de melhorar a paisagem das praias da cidade, o serviço tem como objetivo impedir a contaminação do mar, de peixes e das faixas de areia. Todos os dejetos deixados nas areias serão recolhidos e levados a aterros sanitários. As ações de limpeza serão divididas em três etapas: a primeira entre as praias do Jaburu e da Gamboa, em Mar Grande. O segundo trecho será entre a Penha e Barra Grande/Pedrão. A terceira fase engloba o perímetro entre as praias de Tairu e Cacha Pregos. “Em breve a ação será estendida para outras praias da cidade e todas as localidades serão atendidas”, afirma o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius. A retirada do lixo vai ser feita por um trator acoplado a uma caçamba, como é feito em grandes cidades litorâneas do país e em períodos regulares para evitar que haja acúmulo de lixo, o que vem incomodando banhistas e colocando em risco a saúde pública. (Agora na Bahia)

Comente agora

Fluxo é tranquilo nos terminais e Ferry opera com 6 embarcações nesta quinta (12)

Bahia  Postado por Débora Ayane - 12/01 16:19h
Fluxo é tranquilo nos terminais e Ferry opera com 6 embarcações nesta quinta (12)

A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat, informa que na tarde desta quinta-feira (12), o fluxo segue tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. Estão em operação as embarcações Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Anna Nery, Pinheiro, Zumbi dos Palmares e Juracy Magalhães Júnior, com saídas de hora em hora. Além disso, viagens extras podem ocorrer com o aumento da demanda. As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro. Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), é necessário acessar o site portalsits.internacionaltravessias.com.br . O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito. O sistema disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h, contatos 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br.

Comente agora

Prefeitos do interior desconfiam de taxa de iluminação cobrada pela Coelba

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 11:29h
Prefeitos do interior desconfiam de taxa de iluminação cobrada pela Coelba

Após ser alvo de críticas até do governador do estado, Rui Costa (PT), que chegou a dizer, no ano passado, que a “Coelba presta um péssimo serviço à Bahia”, a empresa de eletricidade entrou na mira de prefeitos do interior, como Eures Ribeiro (PSD), reeleito para comandar o município de Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco. Em entrevista à Metrópole, Ribeiro, que é candidato à presidência da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), criticou o serviço prestado pela Coelba, o método de medição de energia usado pela empresa nos municípios baianos, a taxa de iluminação pública e o alto valor das contas de energia apresentadas pela empresa. “Nós temos que discutir a Coelba. Nós, prefeitos, aprovamos a taxa de iluminação pública. Temos um valor do imposto municipal que não entra na conta da Prefeitura. Não sei como a Coelba não repassa para nós, só passa no final do mês, dizendo sua conta foi no valor de X”, criticou.

Comente agora

Ferry opera com seis embarcações e fluxo tranquilo nesta quinta-feira

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 11:00h
Ferry opera com seis embarcações e fluxo tranquilo nesta quinta-feira

O sistema Ferry-boat opera com fluxo tranquilo de passageiros nos terminais de São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, em Itaparica, na manhã desta quinta-feira (12). Por conta do festejo da Lavagem do Bonfim na capital baiana, um desvio foi montado na Rua Estado de Israel, na Avenida Oscar Pontes, a partir do túnel Américo Simas, desde as 6h desta quinta. Ao todo, seis embarcações estão em operação, com saídas a cada 60 minutos, são elas: Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Anna Nery, Pinheiro, Zumbi dos Palmares e Juracy Magalhães Júnior. Caso a demanda de passageiros aumente, viagens extras podem ocorrer ao longo do dia. Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada, exclusivo aos condutores de veículos, é necessário acessar o site da Internacional Travessias, empresa que administra o sistema. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito. As demais passagens podem ser adquiridas nos terminais, por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro.

Comente agora

Grito de ‘Fora Temer’ é entoado em coro durante Lavagem do Bonfim

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 10:56h
 Grito de ‘Fora Temer’ é entoado em coro durante Lavagem do Bonfim

O grito Fora Temer é unanimidade entre os coros entoados na Festa do Bonfim nesta quinta-feira (12). Seja por manifestações políticas, como uma organizada pelo PCdoB, seja de forma espontânea, feita por Maria Sara, de 19 anos. “Esse espaço religioso é ótimo para ser contra esse capeta”, diz, aos risos. O cortejo de 8km é um espaço tradicional de manifestação política. Aspirantes, candidatos e representantes públicos costumam seguir a caminhada até a Colina Sagrada para testar a popularidade. (Aratu)

Comente agora

Governador Rui Costa enfrenta protesto de policiais na Festa do Bonfim

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 09:16h
Governador Rui Costa enfrenta protesto de policiais na Festa do Bonfim

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), enfrentou um protesto do Sindicato de Policiais Civis da Bahia nas imediações do Mercado Modelo, durante festejos do Bonfim, nesta quinta-feira (12). Os agentes pediram nomeações dos aprovados nos concursos da categoria. Houve um principio de confusão entre a segurança do chefe do Executivo baiano e os agentes, mas a situação foi controlada. (Bahia.ba)

Comente agora

Marinha aumenta fiscalização para evitar afogamentos no São Francisco

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 09:09h
Marinha aumenta fiscalização para evitar afogamentos no São Francisco

A Marinha intensificou a fiscalização ao longo da margem do Rio São Francisco para evitar afogamentos e outro tipos de acidente durante o verão. Em Juazeiro, na região norte da Bahia, o esquema também conta com apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou um efetivo para fiscalizar e orientar os banhistas. Além dos alertas sobre os perigos de mergulhar sozinhos, ou nadar até regiões mais fundas, os bombeiros também alertam para os problemas que podem ser ocasionados por quem ingere bebida alcoólica, ou muita comida, antes de entrar no rio. “Não faça essa mistura de bebida com água do rio porque realmente é perigoso. Há pessoas também que se alimentam muito e vão para a água. Se a pessoa tiver um mal súbito no local onde tenha água acima do joelho, certamente ela poderá se sentir mal, e daqui que alguém perceba que ela caiu, pode ser fatal”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Leonilton Moreira. Para quem leva crianças, também existe a preocupação de não deixar que elas fiquem sozinhas na água.

Comente agora

Carnaval: Venda de abadás e camarotes cresce 15%

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 09:03h
Carnaval: Venda de abadás e camarotes cresce 15%

Faltam cerca de 40 dias para a maior festa popular do mundo, o Carnaval, e o setor que representa as vendas de camarotes e bloco do evento, em Salvador, comemora as boas perspectivas de ganho à medida que o período vai se aproximando. Desde o início do ano, lojas como as da Central do Carnaval e Axé Mix, vem registrando um incremento na procura de até 15%, seja para ir atrás do trio com artistas como Bell Marques e Ivete Sangalo, seja para curtir o conforto de camarotes como o Salvador, além da grande novidade, o Camarote Club, uma junção dos camarotes do Reino e Cerveja & Cia. “Em dezembro tivemos um movimento mais lento, mas, com os ensaios de verão, a procura tem aumentado e estamos praticamente em uma situação equivalente a do ano passado, quando vendemos algo em torno de 120 mil produtos”, disse Joaquim Nery, da Central do Carnaval. Segundo ele, falta aproximadamente 30% desse valor para atingir a meta. Contudo, como a festa em 2017 começa oficialmente no dia 23 de fevereiro – em 2016 foi no dia 3/2 – a expectativa é a de que esse número seja batido.

Comente agora

Travessia Salvador-Mar Grande faz parada até 10h desta quinta-feira

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 08:33h
Travessia Salvador-Mar Grande faz parada até 10h desta quinta-feira

A travessia Salvador-Mar Grande iniciou uma parada às 8h30 desta quinta-feira (12), e só voltará a operar às 10h, devido à maré baixa que impede a atracação de embarcações no Terminal de Vera Cruz, em Mar Grande. Até que o sistema fosse interrompido, a travessia funcionava com fluxo intenso de passageiros, que embarcavam no sentido de Salvador para participar dos festejos da Lavagem do Bonfim. Segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), quando o sistema voltar a operar, as saídas vão acontecer a cada 15 minutos. A última viagem deixando Salvador nesta quinta-feira (12) acontece às 18h45. Já no sentido inverso, saindo de Mar Grande, a operação encerra às 18h30. A travessia do sistema Salvador-Morro de São Paulo opera sem restrições, e com procura moderada de passagens nesta quinta. O primeiro catamarã deixou Salvador às 8h30, e as próximas saídas acontecem às 9h, 10h30, 13h e 14h30. Para quem deseja retornar à capital baiana, as viagens acontecem às 9h, 11h30, 13h e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20 e a passagem custa R$ 95,20.

Comente agora

Torcedor faz promessa para o Bahia ser campeão

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 08:14h
Torcedor faz promessa para o Bahia ser campeão

Torcedor do Bahia desde os tempos em que estava na barriga da mãe, como ele diz, Paulo Sérgio de Lima, de 55 anos, transformou a fé em promessa. Desde que o time caiu para segunda divisão, em 2014, ele não deixou de acompanhar a procissão da Lavagem do Bonfim nenhum ano. O motivo vai além do amor pelo time: Lima espera que o Senhor do Bonfim ajude o Bahia a ser campeão brasileiro, pois só assim sua mulher vai deixar de te trair. "Eu fiz promessa há muito tempo, quando o Bahia desceu e comecei a tomar chifre. A mulher me largou e fiquei doido, aí agora não larguei mais. O Bahia sempre me fez passar esse sofrimento. A mulher disse: 'só deixo de te dar chifre quando o Bahia for campeão brasileiro e sulamericano, será que é difícil?", contou Lima ao Bahia Notícias. Agora que o time finalmente voltou à primeira divisão, Lima encontrou motivos para agradecer, mas ainda espera que ele conquiste prêmios nas competições de porte nacional e até internacional. Porém, seu foco principal continua a ser o relacionamento. "Eu vim agradecer algumas partes, mas eu estou querendo também que a mulher pare de me dar chifre", admite.

Comente agora

Baianos e turistas se vestem de branco para homenagear o Senhor do Bonfim

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 07:53h
Baianos e turistas se vestem de branco para homenagear o Senhor do Bonfim

Baianos e turistas, vestidos de branco, estão reunidos em frente a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, aguardando o início do ato inter-religioso, que abre a festa da Lavagem do Bonfim. Alguns anteciparam a caminhada até a Igreja do Bonfim, onde renovam os pedidos e agradecem as graças alcançadas. A chegada na Colina Sagrada, pela programação oficial, deve ser às 12 horas, quando as baianas vão lavar as escadarias e o adro da igreja. Nesse momento, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica para veneração do público. A festa segue até as 18 horas.

Comente agora

Festa dos vaqueiros de Curaçá é declarada patrimônio imaterial da Bahia

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 07:29h
Festa dos vaqueiros de Curaçá é declarada patrimônio imaterial da Bahia

O governador Rui Costa (PT) sancionou o projeto de lei de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB) que declara a Festa dos Vaqueiros de Curaçá um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. O chefe do Executivo vetou três pontos do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, mantendo apenas os artigos primeiro e quarto. Foi vetado o parágrafo único que previa: "O Estado arcará, no que couber, com os custos da organização da festa disposta no caput, tendo por escopo alavancar a economia da região". O artigo segundo também foi vetado e transferia para o estado a responsabilidade pela "ampla divulgação" do evento. Em seu artigo terceiro, o projeto estipulava que as despesas da festa seriam arcadas pelo governo estadual, e também foi vetado por Rui Costa.

Comente agora

Mucuri: Recém-nascida abandonada em varanda recebe alta de hospital

Bahia  Postado por Anacley Souza - 12/01 07:17h
Mucuri: Recém-nascida abandonada em varanda recebe alta de hospital

A recém-nascida encontrada na varanda de uma casa em Mucuri, cidade na região sul da Bahia, recebeu alta do Hospital São José, em Itabatã, distrito de Mucuri, na tarde de quarta-feira (11). A bebê foi entregue a uma família, que vai cuidar dela até que a Justiça localize algum parente. A paciente estava internada em observação desde domingo (8). Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Militar segue realizando buscas para encontrar a mãe do bebê, mas a única pista deixada foi uma jaqueta onde a recém-nascida estava enrolada quando foi abandonada. Caso nenhum parente do bebê seja localizado, ela será encaminhada para adoção, e a família que está cuidando dela atualmente já está em uma lista de candidatos. O caso também é acompanhado pelo Conselho Tutelar do município.

Caso: Uma recém-nascida, ainda com cordão umbilical preso ao corpo, foi encontrada enrolada em uma jaqueta por populares, na varanda de uma casa em Mucuri, e socorrida por um policial militar para o Hospital São José, em Itabatã. A menina foi encontrada no domingo. Ao perceber a movimentação da população, um policial foi até o local e socorreu o bebê. O caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar, e pela polícia da cidade.

Comente agora

SAC Fácil atinge marca de 1,6 milhão de atendimentos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 11/01 22:32h
SAC Fácil atinge marca de 1,6 milhão de atendimentos

O SAC Fácil, ilha de atendimento que permite a realização de serviços online disponíveis no Portal SAC, ultrapassou, em 2016, a marca de 1,6 milhão de acessos. O número mostra que a ferramenta tem atingido o objetivo de otimizar o tempo do cidadão e agilizar a realização de serviços, dispensando a solicitação de atendimento presencial. Presente em 16 postos da rede, do interior e da capital, o SAC Fácil oferece 220 serviços, como emissão de segunda via de contas de energia e de água, pesquisa de situação cadastral e emissão de certidões de quitação eleitoral e de antecedentes criminais, bem como emissão de Guias de Recolhimento da União e agendamento de atendimento para passaporte. Nos postos que funcionam com hora marcada – Conquista II, Feira Centro II, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Liberdade e Shoppings Paralela e Salvador - é possível ainda agendar atendimento presencial até 30 minutos antes, se na mesma unidade, ou até 60 minutos antes, se o agendamento é feito para outro posto, caso haja disponibilidade de horários. O SAC Fácil começou a funcionar em junho de 2010, mesma época de inauguração do SAC Paralela.

Comente agora

Divulgada tabela de pagamento do funcionalismo público estadual para 2017

Bahia  Postado por Anacley Souza - 11/01 22:28h
Divulgada tabela de pagamento do funcionalismo público estadual para 2017

Após encerrar 2016 com os salários dos servidores rigorosamente em dia e de seguir horando os pagamentos com os fornecedores, o Governo do Estado acaba de dar mais uma demonstração de compromisso com a manutenção do equilíbrio fiscal e com o funcionalismo público. Na noite desta quarta-feira (11), o governador Rui Costa anunciou - por meio do Twitter (@costa_rui) - a publicação da tabela de pagamento de 2017 dos servidores no Diário Oficial do Estado desta quinta (12). Assim como aconteceu no ano passado, os salários serão pagos em lote único, sempre no último dia útil de cada mês, conforme cronograma da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA). Já a segunda parcela do 13º será depositada no dia 20 de dezembro. "Em 2016, pagamos em dia porque cumprimos rigorosamente as determinações para o equilíbrio fiscal. Com muito esforço, faremos o mesmo em 2017", afirmou Rui. A medida permite que os servidores do Governo da Bahia tenham um maior planejamento de suas contas e vai na direção contrária de alguns estados, que têm estabelecido maior número de lotes, além do parcelamento do pagamento.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com