Voz


PodCast



Enquete





Blog

Bahia

Passageiros registram “apagão” no aeroporto de Salvador

Bahia  Postado por Anacley Souza - 09/12 19:07h
Passageiros registram “apagão” no aeroporto de Salvador

Passageiros que passavam pelo aeroporto internacional de Salvador na tarde desta sexta-feira (9) vivenciaram um “apagão”. Algumas pessoas relataram que a falta de energia elétrica afetou serviços básicos, como o funcionamento das esteiras que transportam as bagagens para dentro do saguão. Um dos homens que já tinha desembarcado de uma aeronave e esperava suas malas gravou a situação. Nas imagens é possível ouvir uma criança chorando e outros passageiros assustados. No momento que o vídeo era gravado, a energia elétrica voltou a funcionar normalmente. (Aratu)

Comente agora

Selo internacional é entregue a 28 municípios baianos que avançaram em saúde e educação

Bahia  Postado por Débora Ayane - 09/12 16:43h
Selo internacional é entregue a 28 municípios baianos que avançaram em saúde e educação

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) entregou nesta sexta-feira (9) o prêmio de reconhecimento internacional por avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social a 28 cidades baianas. O Selo Unicef é entregue as cidades que fazem ações positivas que afetam as vidas de crianças e adolescentes.No semiárido brasileiro, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Mais de 300 municípios integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo Unicef. Dessas, estão as 28 cidades baianas.Em comum, estes municípios fortaleceram as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram especial atenção a ações integradas entre as áreas de Saúde, Educação, Proteção e Assistência Social das gestões municipais e estaduais. Avanços significativos podem ser observados não apenas nos 28 certificados, como também nos 96 municípios baianos que participaram desta edição.

Dados

Comente agora

MPF ajuíza ações de prestação de contas nas transições de prefeituras

Bahia  Postado por Débora Ayane - 09/12 15:17h
MPF ajuíza ações de prestação de contas nas transições de prefeituras

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) expediu, nesta sexta-feira (9), 278 recomendações e moveu 39 ações civis públicas para garantir a transição de mandatos de prefeito e a prestação de contas dos recursos repassados aos municípios por meio de convênios federais. O objetivo principal é assegurar às gestões seguintes o acesso aos dados de 2016 para prestações futuras, a fim de evitar extravios decorrentes de desavenças políticas. O motivo é que, em diversas transições anteriores, não foram apresentados dados no último ano de governo. Os prefeitos antecessores frequentemente alegavam que a obrigação não seria deles, pois o prazo para comprovação dos gastos se encerrava na gestão seguinte, e os sucessores afirmavam que não haviam sido deixados os documentos necessários. Confira a lista de municípios acionados: Almadina, Anagé, Aracatu, Arataca, Barra da Estiva, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serrava, Brumado, Buerarema, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Dom Basílio, Encruzilhada, Guajeru, Ilhéus, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Ituaçu, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Malhada de Pedras, Mascote, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tanhaçu, Tremedal e Vitória da Conquista.(Bahia.ba)

Comente agora

Governo entrega sistema de abastecimento de água na Chapada

Bahia  Postado por Débora Ayane - 09/12 15:07h
Governo entrega sistema de abastecimento de água na Chapada

A água tratada chegou para mais 1.200 famílias de quatro distritos da zona rural do município de Bonito, na Chapada Diamantina, com a entrega de um sistema de abastecimento, nesta sexta-feira (9), pelo governador Rui Costa. Na ocasião, os pequenos agricultores rurais de sete municípios receberam 13 microtratores para ajudar na produção e na capacitação para o trabalho no campo. Os moradores de Catuaba, distrito de Bonito onde a solenidade de entrega foi realizada, também receberam uma creche com capacidade para 105 crianças. Participaram do evento o vice-governador João Leão e os secretários de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. O governador destacou que a Bahia recebeu o maior investimento em abastecimento de água da sua história nos últimos 10 anos.

Comente agora

Meta de maior celeridade no julgamento de processos é renovada no 10º Encontro do Poder Judiciário

Bahia  Postado por Débora Ayane - 09/12 14:45h
Meta de maior celeridade no julgamento de processos é renovada no 10º Encontro do Poder Judiciário

Novos desafios deverão ser cumpridos pela Justiça Eleitoral baiana em 2017, principalmente no que tange a celeridade para o julgamento de processos. Quem traz a novidade é o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que participou no início desta semana (05 e 06/12), do 10º Encontro do Poder Judiciário, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. O evento aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reuniu presidentes e corregedores dos tribunais e conselhos da Justiça, além de membros da área de governança e gestão estratégica do Poder Judiciário. O objetivo foi avaliar as ações de trabalho do Judiciário, além de definir metas que visam dar celeridade à prestação jurisdicional, evitando o estoque de processos. O papel do magistrado no cenário atual do país também foi discutido. De acordo com o desembargador Rotondano, oito metas foram aprovadas no encerramento do encontro. Para o vice-presidente do Regional baiano, todas são consideradas igualmente importantes, mas a primeira serve de pilar para todo o Judiciário. “A meta inicial trata do compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os que chegarão às instituições. Ela foi redefinida e continua alinhada às diretrizes do TRE-BA, visto que os magistrados do Órgão empregam todos os esforços para cumprir esse propósito”, explica.

Comente agora

Ministra Eliana Calmon abre encontro estadual dos cartórios da Bahia em Salvador

Bahia  Postado por Anacley Souza - 08/12 21:31h
Ministra Eliana Calmon abre encontro estadual dos cartórios da Bahia em Salvador

A ministra Eliana Calmon, principal responsável pela privatização dos cartórios da Bahia, abre nesta sexta-feira (09), às 19h, o 3º Encontro do Fecom Bahia. O evento, que reúne todos os Cartórios de Registro Civil do Estado, será em Salvador. Os representantes dos locais responsáveis pelos registros de nascimento, casamento e óbito da população baiana irão debater a evolução da prestação da atividade após a privatização dos serviços no Estado em 2012. o Estado da Bahia conta hoje com 1.463 cartórios em funcionamento, sendo que 145 estão sob administração privada. Outros 1.318, ou seja, 90%, estão sob administração do Tribunal de Justiça do Estado, aguardando a conclusão do concurso realizado para que sejam delegados a particulares. O evento, que seguirá até domingo (11) contará ainda com palestras sobre temas importantes que impactam diretamente a vida do cidadão, como a Lei Brasileira da Inclusão e a possibilidade de que uma criança possa ter o nome de dois pais no registro (o pai biológico e o pai socioafetivo).

Serviço: 

  1. O quê: Abertura do 3º Encontro do Fecom Bahia
  2. Quando: Sexta-feira (9), às 19h
  3. Onde: Hotel Deville Prime Salvador (R. Passárgada, S/n - Itapuã, Salvador (BA)
Comente agora

Parte de ponte que liga cidades cai e moradores percorrem 25 km a mais

Bahia  Postado por Anacley Souza - 08/12 21:12h
Parte de ponte que liga cidades cai e moradores percorrem 25 km a mais

Moradores dos municípios de Barreiras e Riachão das Neves, no oeste da Bahia, têm enfrentado dificuldades para atravessar a ponte que é a principal ligação entre as duas cidades. A estrutura do equipamento, que fica na altura do povoado do Riacho D'água, sobre o Rio Branco, é de madeira e está bastante danificada. Alguns motoristas já não se arriscam mais a passar pela ponte e precisam percorrer pelo menos 25 km a mais para chegar a Barreiras ou Riachão das Neves. Tem chovido bastante na região e, por isso, os moradores temem que a ponte desabe. Há quatro meses, a base de sustentação cedeu e pedaços de madeira começaram a cair no rio. Estudantes que precisam passar pelo local de ônibus também são prejudicados. Moradores do local relatam que os alunos vão de ônibus até um lado da ponte, atravessam a estrutura correndo, com medo de cair, e pegam outro transporte do outro lado para seguir viagem para a escola. A família de Magdalvo Cardoso tem fazenda em Riacho D'água e, pelo menos, duas vezes por semana ele precisa passar pela ponte. "Eu saia de lá 5h da tarde e chegava em casa 6h, 6h30. Agora, eu tô chegando 8h, 8h30 da noite.

Comente agora

Escuna fica à deriva com 30 passageiros na Baía de Todos os Santos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 08/12 20:49h
Escuna fica à deriva com 30 passageiros na Baía de Todos os Santos

Um passeio de escuna entre amigos e familiares terminou de forma indesejada nesta quinta-feira (8), na Baía de Todos os Santos. Isso porque a embarcação Santa Maria 2 teria sofrido uma pane em alto mar, por volta das 16h, enquanto retornava com aproximadamente 30 pessoas da Ilha dos Frades. O passeio saiu da Ribeira, em Salvador, às 8h. Ao Bocão News, o analista de sistemas Lucas Fonseca, de 30 anos, relatou os momentos de aflição vividos por crianças, adultos e idosos. "No momento estamos sendo rebocados por outra embarcação, com cerca de 40 pessoas a bordo, que passou e viu nosso problema e resolveu ajudar", disse. Segundo ele, o marinheiro da embarcação e o proprietário alegaram que a barra de direção tinha partido. "Ficou sem poder fazer curva, ficamos à deriva, com motor desligado e rádio quebrado ", contou, reclamando de omissão do proprietário da embarcação. Segundo ele, os pedidos de ajuda feitos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram em vão. "Logo que houve o problema, ligamos e não fomos atendidos", afirmou.

Comente agora

Inema aponta 14 praias impróprias para o banho em Salvador e RMS

Bahia  Postado por Débora Ayane - 08/12 16:53h
Inema aponta 14 praias impróprias para o banho em Salvador e RMS

As cidades de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, estão com 14 praias impróprias para banho neste feriado prolongado, segundo balanço do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). [Confira abaixo a lista das praias a serem evitadas] De acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Praias que devem ser evitadas:

  • Periperi (na saída de acesso à praia após travessia da via férrea)
  • Penha (situada em frente à barraca do Valença)
  • Bonfim (ao lado da quadra de esportes)
Comente agora

PRF tem defasagem de 600 homens na Bahia e pode realizar concurso até 2018

Bahia  Postado por Débora Ayane - 08/12 16:35h
PRF tem defasagem de 600 homens na Bahia e pode realizar concurso até 2018

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia, Virgílio Tourinho, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade, que o órgão está com uma defasagem de pelo menos 600 homens. Segundo ele, de acordo com estudos realizados em 2014 e 2015, a PRF precisaria de aproximadamente 1.250 policiais para atender toda a malha viária do estado. Atualmente o órgão desenvolve suas ações com cerca de 615 homens. Ainda de acordo com o superintendente, por conta dessa carência no efetivo, o órgão está trabalhando junto ao Ministério do Planejamento a liberação de um novo concurso.

Comente agora

Rui Costa entrega obras na cidade de Bonito nesta sexta-feira

Bahia  Postado por Débora Ayane - 08/12 14:05h
Rui Costa entrega obras na cidade de Bonito nesta sexta-feira

O governador do estado, Rui Costa (PT), vai entregar nesta sexta-feira (9), obras de abastecimento de água, equipamentos agrícolas e creche, na cidade de Bonito, no centro-sul da Bahia. Está previsto para as 9h30 a entrega o sistema de abastecimento de água que vai beneficiar os cinco mil moradores das localidades de Catuaba, Catuabinha, Alto Bonito e Lagoa do Alívio; entrega 13 microtratores para entidades da agricultura familiar de sete municípios do Território da Chapada Diamantina e inaugura uma creche no distrito de Catuaba. A solenidade acontece na creche que será entregue pelo governo baiano, localizada na Rua Pedro Soares, no distrito de Catuaba.

Comente agora

Uauá: Aposentada cede casa para portadora de câncer continuar tratamento

Bahia  Postado por Anacley Souza - 07/12 22:39h
Uauá: Aposentada cede casa para portadora de câncer continuar tratamento

Uma aposentada que mora em Salvador disponibilizou a própria casa para uma estudante portadora de câncer da cidade de Uauá, no norte da Bahia, poder continuar o tratamento da doença na capital baiana. A estudante Kleyanne Pereira, 25 anos, estava sem poder fazer o tratamento fora da cidade onde mora porque, junto com outros 207 pacientes de Uauá, teve os auxílios de transporte, alimentação e hospedagem em Salvador suspensos pela prefeitura do município. Regina Miranda disse que ficou comovida após ver o caso de Kleyanne na televisão e, então, decidiu ajudar a estudante, que luta contra um câncer de mama há três anos. "Assistindo a reportagem, fiquei muito tocada. Eu ganho muito com isso, porque me abre caminhos, me abre portas. Eu não vou ficar pensando só nos meus problemas. Eu vou ajudar outras pessoas com os problemas delas. Vou ajudar colocando na minha casa, dando apoio, dando suporte e isso para mim é muito bom", disse a aposentada. A prefeitura de Uauá alegou que cortou os benefícios dos pacientes da cidade para conter os gastos do município.

Comente agora

Bahia propõe esforço conjunto para divulgação de destinos turísticos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 07/12 19:29h
Bahia propõe esforço conjunto para divulgação de destinos turísticos

Ações de promoção nacional e internacional, verba descentralizada para a divulgação dos destinos e a apresentação de dados indicativos da eficácia do sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo (Cadastur) são alguns dos itens em debate no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que acontece nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro. Representando a Secretaria do Turismo da Bahia, o subsecretário Benedito Braga fez um pronunciamento em que destacou a relevância da parceria entre os estados, a Embratur e o Ministério do Turismo. “O esforço conjunto proporciona melhores resultados para todas as esferas de governo. Devemos discutir as demandas e dar encaminhamento formal; dialogar com o Ministério do Turismo e fixar prioridades para 2017”, defendeu. A pauta da reunião também incluiu itens como a aviação regional do Mercosul, campanha de marketing, planejamento orçamentário do Ministério para 2017 e a Lei Geral do Turismo. O evento reúne representantes de todos os estados.

Comente agora

Em votação apertada, professores da Uesb decidem manter greve

Bahia  Postado por Anacley Souza - 07/12 19:19h
Em votação apertada, professores da Uesb decidem manter greve

Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizaram assembleia e decidiram manter a greve iniciada no dia 28 de novembro deste ano. O evento ocorreu no final da tarde de terça-feira (6) e contou com 132 votos favoráveis à continuidade do movimento, 130 contrários e nove abstenções. A categoria iniciou a greve em protesto contra a PEC 55, de autoria do governo federal, que própõe um limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos e contra a reforma do Ensino Médio. Pelos mesmos motivos, estudantes ocupam unidades da instituição desde outubro. A greve dos professores foi definida em assembleia da categoria, realizada no dia 22 de novembro. A Uesb tem unidades em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Nas três cidades, atuam mais de mil professores. Os cerca de 8,6 mil alunos da instituição já estão sem aulas há mais de um mês devido à ocupação dos estudantes.

Comente agora

José Admirço Lima Filho assume diretoria do Hospital Geral Roberto Santos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 07/12 18:45h
José Admirço Lima Filho assume diretoria do Hospital Geral Roberto Santos

Mestre e Doutor em anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Universidade Estadual Paulista – Unesp), o médico José Admirço Lima Filho é o novo diretor-geral do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). O profissional, com dez anos sob a coordenação do Serviço de Anestesiologia, assume a gestão da maior unidade hospitalar do Norte-Nordeste com a meta de transformá-la em uma das principais referências do país na área de ensino e pesquisa, fortalecendo as parcerias com as instituições de ensino superior (IES). É prioridade também, conforme adianta Admirço, a implantação do Prontuário Eletrônico e ampliação em 30% no número de cirurgias de alta complexidade, em especial nas áreas de neuro, vascular e cirurgia abdominal. “O Hospital Roberto Santos tem grande potencial de crescimento. Ele já tem muitas ações positivas para serem apresentadas, mas pretendo torná-lo mais operacional ao aumentar nossa vocação cirúrgica”, destaca o novo gestor. José Admirço Lima Filho chega ao HGRS para avançar nas transformações iniciadas na gestão de Antonio Raimundo Pinto de Almeida. Em quase dois anos, o ex-diretor contribuiu para a qualificação da assistência e estruturação do ensino e pesquisa na instituição, o que rendeu o reconhecimento do Ministério da Saúde.

Comente agora

Rui discute com governo chinês novos investimentos

Bahia  Postado por Débora Ayane - 07/12 17:41h
Rui discute com governo chinês novos investimentos

Projetos estruturantes que colocarão a Bahia num novo patamar de atração de negócios estão na mira do governador Rui Costa e são pauta de viagem a Brasília nesta quarta-feira (7). Na embaixada da China, Rui apresentou ao embaixador Li Jinzhang o projeto da Ponte Salvador – Itaparica, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador, do Porto Sul e a obra da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). A discussão na embaixada permitiu o detalhamento da missão que o governador fez à China, em março deste ano, e a continuidade das negociações. O entendimento comum entre o Governo da Bahia e o Governo Chinês sobre o trajeto da Fiol e seu uso para viabilizar a Ferrovia Bioceânica foi comemorado. Os chineses estudam este investimento, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico, chegando ao Peru.

Comente agora

Bahia perdeu 16,4 mil empregos na indústria em 2016; PIB deverá fechar com baixa de 4,5%

Bahia  Postado por Willyam Reis - 07/12 12:55h
Bahia perdeu 16,4 mil empregos na indústria em 2016; PIB deverá fechar com baixa de 4,5%

O mercado industrial baiano perdeu 16,4 mil postos de trabalho em 2016, dos quais cerca de 13,9 mil apenas na construção civil. Conforme a curva de empregos na indústria entre 2009 e 2016, a queda nos postos de trabalho do setor é uma realidade desde 2014, quando foram gerados 431,5 mil empregos ante 439,1 mil no ano anterior. Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, na sede da entidade. Outra queda relevante é a do Produto Interno Bruto (PIB) baiano, que deverá fechar ano com queda de 4,5% em relação 2015. A projeção é superior àquela estimada para o Brasil, que deverá cair 3,4%. Por outro lado, a Bahia deverá registrar crescimento de 1,6% em 2017, superior à do Brasil, projetada para 0,8% a 1,0%. A seca no Oeste do estado – prejudicial à agricultura –, a parada da Braskem para reformulação interna e a extinção do terceiro turno da Ford podem explicar o baixo desempenho.

Comente agora

Rodoviária e ferry boat têm esquemas especiais para o feriado

Bahia  Postado por Anacley Souza - 06/12 21:39h
Rodoviária e ferry boat têm esquemas especiais para o feriado

O sistema ferry boat e a rodoviária de Salvador têm esquemas especiais para o feriado de Nossa Senhora da Conceição, que será na quinta-feira (8). Horários extras são disponibilizados nos dois serviços para atender aos passageiros que pretendem ir para cidades do interior do estado, segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). De acordo com o órgão, aproximadamente 40 mil passageiros devem seguir para o interior do estado através do Terminal Rodoviário. O movimento de embarque começou a se intensificar na segunda-feira (5) e, por esse motivo, conforme a Agerba, já estão disponíveis 80 horários extras, além dos 540 horários regulares. Entre os destinos mais procurados estão cidades do extremo sul, como Porto Seguro, Itararé e Ilhéus. Segundo a Aberga, também há grande procura por passagens para Juazeiro, Barreiras, Chapada Diamantina e Recôncavo.

Ferry: No ferry boat, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, de acordo com a Agerba, o movimento previsto é 10% maior esse ano que em 2015.

Comente agora

Leilões do Estado da Bahia arrecadaram mais de R$ 6 milhões em 2016

Bahia  Postado por Anacley Souza - 06/12 20:17h
Leilões do Estado da Bahia arrecadaram mais de R$ 6 milhões em 2016

Com o resultado do leilão realizado na última sexta-feira (2), o Estado da Bahia fechou o ano com uma arrecadação de R$ 6,1 milhões, obtidos a partir da venda de bens públicos que estavam sem utilização. Este foi o segundo maior resultado anual alcançado, desde 2000, com a realização de leilões de bens móveis pertencentes ao Estado. Nos últimos dois anos (2015-2016), desde o início da atual gestão estadual, já retornaram para os cofres públicos R$ 11,6 milhões, oriundos de leilões de bens móveis. Foram leiloados veículos, máquinas, equipamentos e muitos outros itens de propriedade do Estado, que não estavam mais sendo utilizados ou pertenciam a órgãos públicos que foram extintos, a exemplo do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Este ano, foram realizados cinco leilões de bens públicos, sendo o que teve maior arrecadação foi o realizado em maio passado, que rendeu R$ 2,1 milhão. O l realizado na última sexta-feira arrecadou R$ 1,1 milhão com a venda dos 151 lotes de bens públicos móveis. Entre os itens estavam computadores, aparelhos, máquinas e móveis, além de 94 veículos. O lote com o valor mais alto foi um caminhão Mercedes-benz 2004, arrematado por R$ 30 mil. O leilão contou com a participação de 280 interessados, entre pessoas físicas e jurídicas.

Comente agora

PMs decidem reduzir atividades para pressionar governo

Bahia  Postado por Anacley Souza - 06/12 19:59h
PMs decidem reduzir atividades para pressionar governo

Os policiais militares ligados à Associação dos Policiais e Bombeiros (Aspra) decidiram em assembleia na tarde desta terça-feira (6) deflagrar uma operação denominada “tartaruga”. Um dos diretores da organização, Alexandre Santos, revelou que a ideia é pressionar o governo para negociar com a categoria. O encontro desta tarde aconteceu no ginásio do Sindicato dos Bancários. Segundo o diretor da Aspra, policiais de Juazeiro, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Ilheús também participaram da assembleia. “A ideia é manter o movimento até o dia 31 de dezembro, data limite para a negociação com o governo”, resume Santos. Na última reunião, na sexta-feira (2), os policiais deflagraram o movimento Polícia Legal. Para sair às ruas, os agentes terão de possuir equipamentos como coletes à prova de balas e viaturas em bom estado. A categoria reivindica o reajuste salarial 2016 e volta do financiamento de imóveis feita pela Conder. (Aratu)

Comente agora

Governador anuncia nomeação de 51 novos delegados e escrivães na Bahia

Bahia  Postado por Anacley Souza - 06/12 19:54h
Governador anuncia nomeação de 51 novos delegados e escrivães na Bahia

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (6) que 51 novos delegados e escrivães serão nomeados para a Polícia Civil da Bahia. Estes novos servidores foram aprovados em concurso feito em 2013 para carreiras de delegado, investigador e escrivão. A nomeação será publicada no Diário Oficial da quarta-feira (7). No documento a ser publicado, estão os nomes dos 35 candidatos aprovados para o cargo de delegado e dos 16 que vão ocupar a função de escrivão. Em novembro, o governo nomeou 65 aprovados nos concursos para peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Também este ano, foram nomeados 411 agentes penitenciários. (Correio)

Comente agora

17 navios de turismo atracam no porto de Ilhéus durante o Verão de 2017

Bahia  Postado por Anacley Souza - 06/12 18:43h
17 navios de turismo atracam no porto de Ilhéus durante o Verão de 2017

O Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus, recebe, até março de 2017, outros 17 transatlânticos na temporada de verão, que foi aberta, no dia 17 de outubro, com a chegada do cruzeiro Midnatsol, vindo de Salvador. O período de atracagem de navios de passageiros movimenta a economia e reforça o destino turístico local. Somente neste mês de dezembro, estão previstas três atracagens no porto, trazendo mais de 12 mil visitantes, de acordo com o chefe do receptivo da Secretaria Municipal de Turismo, Jackson Rodrigues. No dia 20, chega ao terminal o navio MSC Preziosa. Já no dia 27, atracam as embarcações Costa Fascinosa e novamente a MSC Preziosa. Apesar de ainda não haver estimativa geral da quantidade de visitantes, a chegada desses cruzeiros é muito importante para economia de uma cidade turística como Ilhéus, afirma o secretário de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira. “Com a chegada dos visitantes, sejam brasileiros ou estrangeiros, há um incremento do consumo nos restaurantes, cabanas de praia, movimentação de táxis, bares, mercado de artesanato e pontos turísticos”.

Comente agora

Rui anuncia antecipação de repasse do ICMS para municípios baianos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 06/12 18:39h
Rui anuncia antecipação de repasse do ICMS para municípios baianos

Os 417 municípios baianos receberão no próximo dia 31 a antecipação da última parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2016 que seria repassada pelo Estado no dia 5 de janeiro. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, hoje pela manhã (6), durante o 5º Encontro de Prefeitos da Bahia, em Camaçari. Segundo Rui, a antecipação da cota do ICMS possibilita às prefeituras baianas o fechamento de suas contas públicas. “Hoje voltamos a reafirmar nosso compromisso em garantir as transferências e pagamento integral dos compromissos do Estado com os municípios”, destacou Rui.Segundo o governador, o momento é bastante delicado para quem tem a tarefa de governar os municípios a partir de 1º de janeiro. “É importante tomar medidas preventivas para evitar um sufoco maior com a crise econômica em curso no Brasil”, alertou. (Política Livre)

Comente agora

Com atividades paradas há mais de um mês, Uesc pede reintegração

Bahia  Postado por Anacley Souza - 06/12 18:35h
Com atividades paradas há mais de um mês, Uesc pede reintegração

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizada no município de Ilhéus, no sul da Bahia, entrou na Justiça com pedido de reintegração de posse do campus, que está ocupado por estudantes desde o final do mês de outubro. O pedido foi protocolado na sexta-feira (2), após tentativas de acordo mal sucedidas. A informação foi confirmada pela instituição nesta terça-feira (6). Os estudantes que ocupam o campus da universidade protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, antiga PEC 241, que congela os gastos públicos por duas décadas. O G1 tentou falar com os manifestantes, mas até até a publicação desta reportagem não conseguiu contato. De acordo com a universidade, por conta da ocupação, as aulas estão suspensas há mais de um mês para os cerca de 12 mil estudantes dos 33 cursos de graduação oferecidos pela instituição. Durante esse período, apenas algumas atividades dos cursos de pós-graduação foram mantidas na universidade. Ainda não há uma definição sobre o andamento do semestre no campus, após a reintegração.

Comente agora

Passageiros reclamam de estrutura precária de aeroporto de Barreiras

Bahia  Postado por Anacley Souza - 06/12 18:04h
Passageiros reclamam de estrutura precária de aeroporto de Barreiras

Passageiros que utilizam o aeroporto de Barreiras, cidade no oeste da Bahia, reclamam da estrutura do local, que não nem sala de espera. A falta de ar-condicionado, praça de alimentação, assentos suficientes para a demanda de passageiros e o transporte manual das bagagens também são queixas frequentes de quem usa os serviços do terminal. "A gente percebe que as bagagens são transportadas manualmente. Eu acho que uma melhoria nesse sentido deveria ter. A estrutura do aeroporto é um pouco antiga", disse o coordenador de atendimento Pablo Daniel de Sá, que passou pelo local para viajar. Pelo saguão do aeroporto passam em média 350 pessoas por dia. Do local, saem voos cinco voos diários, com destino, por exemplo, a Salvador, Brasília e Belo Horizonte. "A gente não é daqui, então a gente chega mais cedo [para pega o voo] e está cansada, ás vezes quer comer alguma coisa e a gente não tem estrutura aqui para atender o turista", disse a advogada Aline França. O engenheiro Rubem Rondina conta que viaja com frequência e costuma passar por grandes aeroportos no país.

Comente agora

Com adesão de Roberto Carlos e Neusa Cadore, Nilo diz ter 29 apoios para eleição na AL-BA

Bahia  Postado por Débora Ayane - 06/12 17:24h
Com adesão de Roberto Carlos e Neusa Cadore, Nilo diz ter 29 apoios para eleição na AL-BA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), afirma possuir 29 apoios na sua candidatura “irreversível” à reeleição ao cargo. Além das adesões de 26 parlamentares, Nilo somou nesta terça-feira (6) 29 votos com as anuências dos deputados Roberto Carlos (PDT) e Neusa Cadore (PT). Se contado o seu próprio voto, o atual presidente da Casa chega às anunciadas 29 adesões. Apesar de contabilizar o apoio do Pastor Sargento Isidório (PDT), o deputado negou que marchará ao lado de Nilo na próxima eleição. O pedetista assegurou não ter desistido de sua candidatura. A lista inicialmente divulgada contabilizava 26 apoios porque não trazia os nomes dos dois deputados, que chegaram ao almoço de adesão depois da primeira nota publicada no Bahia Notícias sobre as associações angariadas por Nilo à candidatura.(BN)

Comente agora

Sem transporte, 180 pacientes com câncer têm tratamento suspenso

Bahia  Postado por Anacley Souza - 05/12 23:09h
Sem transporte, 180 pacientes com câncer têm tratamento suspenso

Moradores do município de Uauá, no norte da Bahia, cadastrados em um programa de transporte para tratamentos de saúde em outras cidades, como Salvador e Juazeiro, tiveram o benefício suspenso pela prefeitura. Ao todo, 207 pacientes, 180 deles com câncer, estão sem assistência e sem poder se locomover. Entre esses pacientes está a dona de casa Vilma Lúcia Loiola de Santana. Ela descobriu um câncer há dois anos e precisou retirar uma das mamas durante o tratamento. Vilma é acompanhada por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana e não pode comparecer às consultas por falta de transporte. "Eu me sinto muito triste, porque só a gente que passa que sabe o que está passando", desabafou a dona de casa. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benedito Reis, o benefício foi suspenso para conter os gastos do município. "Foi cortado o translado e também a receptividade [dos pacientes] dentro da nossa casa de apoio que existe em Salvador", explicou. Apesar do o presidente do Conselho Municipal de Saúde confirmar a suspensão do atendimento, a prefeitura de Uauá negou que o tratamento fora do domicílio foi interrompido.

Comente agora

Salvador: Ônibus voltam a circular em São Marcos

Bahia  Postado por Anacley Souza - 05/12 18:58h
Salvador: Ônibus voltam a circular em São Marcos

Os ônibus já voltaram a circular no bairro de São Marcos, na região do Estádio Manuel Barradas, o Barradão. Os coletivos pararam de rodar no local depois que cerca de dez homens atearam fogo em um ônibus na manhã desse domingo (4). De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), os ônibus retornaram horas após o ocorrido. Ainda conforme o órgão, o funcionamento na região seguirá normal. No entanto, a linha 1349 (Canabrava-Estação Pirajá), que foi incendiada, ficará sem circular por pelo menos dois meses na região. Ontem, por volta das 10h30, uma viatura do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para tentar controlar as chamas. De acordo com a SSP, os criminosos colocaram fogo no veículo em represália a uma ação da 50ª Companhia Independente da PM (CIPM/Sete de Abril) que entrou em confronto com traficantes de drogas daquela área, na noite de sábado.

Comente agora

Capital: Orla de Stella Maris será reurbanizada para receber Bandeira Azul

Bahia  Postado por Anacley Souza - 05/12 18:43h
Capital: Orla de Stella Maris será reurbanizada para receber Bandeira Azul

Stella Maris é uma das praias de Salvador com potencial para receber o selo Bandeira Azul – recentemente concedido à Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, que pertence à capital baiana. A Bandeira Azul é uma certificação internacional concedida pela organização não-governamental Foundation for Environmental Education (FEE) a praias e marinas ao redor do mundo que cumprem normas relativas à qualidade ambiental, bem-estar, segurança e infraestrutura, somando 34 itens no total, a partir de critérios vinculados a temas como educação e informação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental; e segurança e serviços. Uma das ações da Prefeitura de Salvador para viabilizar essa certificação será a reurbanização completa da orla de Stella Maris. Com cerca de cinco quilômetros de extensão, passando pelas praias do Flamengo e de Ipitanga, na divisa com o município de Lauro de Freitas, esse trecho da orla será totalmente requalificada, com um investimento de R$ 38 milhões.

Comente agora

Governador aumenta isenção de ICMS sobre diesel para ampliar integração de ônibus e metrô

Bahia  Postado por Anacley Souza - 05/12 18:32h
Governador aumenta isenção de ICMS sobre diesel para ampliar integração de ônibus e metrô

O governador Rui Costa anunciou que o Estado vai ampliar a isenção do ICMS sobre o diesel para ampliar a integração entre os ônibus e o metrô de Salvador. Ele fez, nesta segunda-feira (5), em companhia de autoridades e jornalistas, uma viagem entre Pirajá e Rodoviária, para assinalar a entrada em operação de um trecho da Linha 2 do metrô, com a ativação de mais três estações. “Já demos 1% de isenção de ICMS no preço do diesel para as empresas de transporte coletivo, como incentivo para ampliar a integração dos ônibus ao metrô. Vamos dar mais 1% de isenção, pois acelerar a adesão das empresas à integração é muito importante para a população, já que o transporte pesará menos no seu bolso”, afirmou Rui. Ele salientou que as obras do metrô avançaram em ritmo acelerado, desde que o Governo do Estado assumiu o sistema. “Agora, estamos iniciando a operação da Linha 2, com três novas estações – Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária. É importante lembrar que, quem vier da Linha 1, pode fazer a migração para a Linha 2 e ganhar mais tempo no seu deslocamento pela cidade”.

Comente agora

Cerveja de Umbu é receita de jovem baiano da comunidade rural de Uauá

Bahia  Postado por Débora Ayane - 05/12 17:27h
Cerveja de Umbu é receita de jovem baiano da comunidade rural de Uauá

O umbuzeiro, árvore da caatinga que deu de beber a Antônio Conselheiro agora dá cerveja e chega à primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, realizada simultaneamente com a 29ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), trazendo uma grande novidade para o público se deliciar, a Cervejaria Artesanal de Umbu. Na Cervejaria Artesanal de Umbu, os visitantes tem a oportunidade de adquirir, degustar, além de conhecer o processo de produção artesanal da Saison Umbu, da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, semiárido baiano.O responsável por um dos maiores destaques do Bahia Rural Contemporânea é o jovem cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, município de uauá, Emanuel Messias Almeida.

Comente agora

Rui Costa cai no samba durante entrega de estações do metrô; veja vídeo

Bahia  Postado por Débora Ayane - 05/12 14:05h
Rui Costa cai no samba durante entrega de estações do metrô; veja vídeo

O governador Rui Costa (PT) caiu no samba durante a entrega de três novas estações do metrô de Salvador, na manhã desta segunda-feira (5). Ao som de "Chegou o metrô, chegou o metrô na cidade de São Salvador", cantado pelo grupo as Ganhadeiras de Itapuã, o petista se divertiu ao lado do deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PDT), que também entrou no embalo e sambou, arrancando aplausos dos presentes. As estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária, todas da Linha 2, já estão em funcionamento para atender a população e vão possibilitar a chegada rápida ao terminal de ônibus intermunicipais, fugindo do trânsito da região do Shopping da Bahia. Veja vídeo:

Comente agora

Movimento é tranquilo na travessia Salvador-Mar Grande neste domingo

Bahia  Postado por Débora Ayane - 04/12 08:25h
Movimento é tranquilo na travessia Salvador-Mar Grande neste domingo

O movimento é "moderado" na manhã deste domingo (04), na travessia marítima Salvador – Mar Grande. Os passageiros estão encontrando embarque imediato, com saídas de 30 em 30 minutos. O último horário saindo de Salvador é às 20h e de Mar Grande, às 18h30. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) lembra aos usuários que a tarifa nos dias de domingo é de R$7,10. As condições de navegação na Baía de Todo os Santos são boas, com ventos fracos e mar calmo.

Travessia Salvador-Morro de São Paulo

A linha também segue com movimento tranquilo, com venda de passagens nos guichês do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio. O primeiro catamarã com destino a Morro sai às 8h30 e depois, nos horários de 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas do Morro são às 9h, 11h30, 13h e 15h. A passagem custa R$ 75 e a viagem dura em média 2h20. As escunas do “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos fazem o percurso pelas ilhas da Baía de Todos os Santos e inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica. A tarifa custa R$ 40 e as escunas retornam às 17h30.

Comente agora

Ebal confirma novo leilão no início de 2017

Bahia  Postado por Anacley Souza - 03/12 21:29h
Ebal confirma novo leilão no início de 2017

Os potenciais investidores interessados na aquisição das lojas da Cesta do Povo já estão na fase final do levantamento de riscos do negócio. O próximo passo agora é marcar a data do leilão da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), que administra as lojas. O certame deve ser mesmo realizado no primeiro trimestre do ano que vem. A informação foi confirmada à reportagem de A TARDE pelo superintendente de Estudos e Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Reinaldo Sampaio. “Estamos na etapa final da due diligence para fechar também por qual valor a empresa deve ir à leilão”, declarou Sampaio, ao participar de evento na Fieb. A Ebal faz parte da estrutura da SDE. Na chamada due diligence (diligência prévia), a companhia passa por um processo de investigação, sem compromisso, pelos interessados na compra. É um procedimento comum de mercado adotado para se avaliar os riscos de uma oportunidade de negócio. Embora o levantamento de dados possa ser feito por obrigação legal, o termo refere-se normalmente a investigações voluntárias com permissão dos gestores da companhia.

Comente agora

Salvador e Lauro de Freitas têm 13 praias impróprias para banho; lista

Bahia  Postado por Débora Ayane - 03/12 18:03h
Salvador e Lauro de Freitas têm 13 praias impróprias para banho; lista

As cidades de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, estão com 13 praias impróprias para banho neste final de semana, segundo balanço do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). [Confira abaixo a lista das praias a serem evitadas] De acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Praias que devem ser evitadas:

  • - Periperi (na saída de acesso à praia após travessia da via férrea)
Comente agora

Maquete da Bahia é um dos principais atrativos da Fenagro

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 22:32h
Maquete da Bahia é um dos principais atrativos da Fenagro

Uma das principais atrações da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) é a grande maquete de 125 metros quadrados com elementos que retratam a geografia, cultura, história e economia da Bahia. Visitá-la permite conhecer mais sobre as características do Estado. Quem for ao Parque de Exposições, em Itapuã, até domingo (4), poderá andar sobre a estrutura de vidro que representa as 13 zonas turísticas do Estado. Com 7,5 toneladas de vidro e metal, a maquete foi projetada por Geraldo Suerdieck e pode ser o ponto de partida para os interessados em montar um roteiro de viagem. Caminhando sobre o vidro, é possível visualizar uma série de atrativos turísticos que encantam brasileiros e estrangeiros. Entre as representações estão o Pelourinho e o Carnaval de Salvador; índios e caravelas na região de Porto Seguro (Costa do Descobrimento); a fruticultura desenvolvida na região do Rio São Francisco; além de praias e igrejas de diversas cidades.

Comente agora

PMs negam paralisação; SSP garante que há equipamentos de segurança suficientes

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 21:35h
PMs negam paralisação; SSP garante que há equipamentos de segurança suficientes

Os policiais militares negaram que farão uma paralisação do serviço na segunda-feira (5). Boatos surgiram nas redes sociais após a assembleia da categoria definir que os servidores não deixarão as bases sem todos os equipamentos de segurança regulares. De acordo com o deputado estadual Soldado Prisco (PPS), que participou da reunião da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), explicou que a categoria vai trabalhar apenas “dentro da legalidade”. “[Os PMs] Vão cumprir tudo. As viaturas são pra uso exclusivo em serviço, mas 50% delas são para uso pessoal. Isso é proibido por lei”, criticou. Prisco citou ainda outros problemas, como falta de armamento e coletes a prova de balas vencidos. “Tem unidades sem condição nenhuma de funcionamento, sem sequer um banheiro para o policial trocar de roupa. Para cada viatura eles dão R$ 30 por dia para comprar gasolina”, pontuou. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) rebateu as informações e informou que todas as unidades da Polícia Militar continuam funcionando normalmente, sem qualquer tipo de alteração.

Comente agora

Conferência das Cidades é encerrada com aprovação de emendas

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 20:31h
Conferência das Cidades é encerrada com aprovação de emendas

A 6ª Conferência Estadual das Cidades foi encerrada nesta sexta-feira (2). Nos três dias de evento, representantes de movimentos sociais, Poder Público, entidades sindicais, acadêmicos, empresários e ONGs aprofundaram as discussões para a construção de políticas públicas de desenvolvimento urbano integrado e inclusivo. “Em meio ao cenário atual, de crise econômica, política e social, conseguimos realizar um evento com sucesso e muita qualidade nas discussões”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins. A abertura da conferência, na quarta-feira (30), ficou a cargo do coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, Jaques Wagner. “Nosso papel é trabalhar articuladamente, conjuntamente. É uma parceria, uma cogestão sociedade civil e Poder Público, porque só assim temos condições de garantir qualidade de vida para toda a população”, afirmou a secretária executiva do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades), Micau Barreto.

Comente agora

Quase 100 empresas já aderiram ao programa Primeiro Emprego

Bahia  Postado por Débora Ayane - 02/12 16:28h
Quase 100 empresas já aderiram ao programa Primeiro Emprego

Desde o início do ano, 96 empresas já assinaram o termo de adesão ao Projeto Primeiro Emprego, lançado pelo governador Rui Costa. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a parceria deve gerir ao menos 1.567 novas vagas de menor Aprendiz, Estágio e Primeiro Emprego. “A SDE tem obtido o apoio das empresas que tem benefícios fiscais na adesão do Projeto. Nosso intuito é estimular a capacitação técnico-profissional do estudante para o seu desenvolvimento”, afirma o secretário da pasta, Jorge Hereda. A Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, foi uma das empresas a aderir ao termo em fevereiro passado quando assinou protocolo com o governo do Estado para ampliação da sua unidade industrial em Camaçari. A Indústria Plástica Conquista, em Vitória da Conquista, que deve entrar em operação no início do ano, também aderiu ao termo e já está em fase de identificação dos estudantes. Já a Engeflex, que fica no mesmo município, e faz parte do mesmo grupo já emprega 12 menores aprendizes. O Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional, também conhecido como Projeto Primeiro Emprego, tem como objetivo promover uma maior articulação entre a escola e o mundo do trabalho.

Comente agora

Rui inaugura unidade que amplia serviços da Polícia Técnica em Itapetinga

Bahia  Postado por Débora Ayane - 02/12 14:46h
Rui inaugura unidade que amplia serviços da Polícia Técnica em Itapetinga

A população de Itapetinga, município localizado a 562 quilômetros de Salvador, e de mais 12 cidades da região (aproximadamente 300 mil habitantes) contam com mais três serviços disponibilizados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Na manhã desta sexta-feira (2), o governador Rui Costa inaugurou, junto com o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, a nova sede da Coordenação Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Itapetinga. Necropsias, exames para identificação de drogas (maconha e cocaína) e de carros adulterados são as novidades oferecidas. Estes serviços eram feitos em Vitória da Conquista, distante 100 quilômetros. Além da celeridade na confecção dos laudos, a nova CRPT desafogará as demandas na unidade vizinha.

Comente agora

Apesar do tempo nublado, travessia ocorre normalmente nesta sexta-feira

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 10:40h
Apesar do tempo nublado, travessia ocorre normalmente nesta sexta-feira

Apesar do tempo nublado e chuvas esparsas em Salvador e em toda a Ilha de Itaparica, a travessia marítima Salvador-Mar Grande opera normalmente nesta sexta-feira (2), nos terminais de Vera Cruz, na Ilha, e no terminal Náutico, no Comércio. Os horários de saída ocorrem a cada 30 minutos e não foi preciso fazer saídas extras no início da manhã. Oito embarcações estão em tráfego desde as 5h e a expectativa da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) é que o fluxo de usuários cresça depois das 12h, com o embarque daqueles que se deslocam para o final de semana na Ilha. Essa previsão depende, no entanto, das condições do tempo. O último horário do dia saindo de Mar Grande será às 18h30 e de Salvador, às 20h. A travessia Salvador-Morro de São Paulo registra procura muito boa nesta sexta e tem previsão de que todos os horários do dia sejam com lotação completa. Muitos turistas começam a chegar ao Terminal Náutico para embarque. Os dois primeiros catamarãs saíram às 8h30 e às 9h. Depois ocorrem saídas às 10h30, 13h e a última viagem do dia acontece às 14h30. As próximas saídas de Morro de São Paulo para a capital são às 11h30, 13h e 15h. A Astramab recomenda aos usuários que evitem comprar passagens para o Morro fora dos guichês das concessionárias devido à ação de cambistas que atuam fazendo transporte irregular para a Ilha de Tinharé.

Comente agora

Salvador: Metrô passará a operar até a Rodoviária nesta segunda-feira (5)

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 09:21h
Salvador: Metrô passará a operar até a Rodoviária nesta segunda-feira (5)

A partir da próxima segunda-feira (5), o metrô de Salvador amplia seu trajeto e passa a operar até a Estação Rodoviária. A medida inclui as três primeiras estações da Linha 2 do metrô, Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária. A ampliação do serviço ainda não atenderá integração com os ônibus, previsto para ser incorporado no primeiro semestre de 2017. A integração entre os trens das Linhas 1 e 2 do metrô será feita na estação Acesso Norte 2. De acordo com a assessoria da CCR Metrô, que administra o sistema, o usuário que deseja ir para alguma estação da Linha 2 terá que desembarcar do trem para fazer a baldeação, saindo da Plataforma 1 para a Plataforma 2, pegando um novo trem para seguir o trajeto.

Comente agora

TRT-BA determina venda de Hospital Espanhol para quitar dívidas trabalhistas

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 08:34h
TRT-BA determina venda de Hospital Espanhol para quitar dívidas trabalhistas

O desembargador Jeferson Alves Silva Muricy, conciliador do Juízo de Conciliação de 2ª Instância (JC2), determinou a publicação de edital para a venda do Hospital Espanhol para o pagamento de débitos trabalhistas perante a Justiça do Trabalho. A determinação foi publicada no Diário Eletrônico desta quinta-feira (1º). O desembargador considera que a Real Sociedade Espanhola de Beneficência não logrou êxito na tentativa de alienação particular do hospital e deixou de indicar outros bens passíveis de execução para quitação do débito trabalhista, estimado atualmente em cerca de R$ 135 milhões. O edital para venda do hospital deverá ser elaborado pela Coordenadoria de Execução e Expropriação do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) e, assim que pronto, seja divulgado no Diário Eletrônico do tribunal e em jornais de circulação local e nacional para que eventuais interessados na aquisição ou exploração do patrimônio do hospital apresentem suas propostas. (Bahia Notícias)

Comente agora

Unidades da Polícia Civil funcionam normalmente nesta sexta, diz SSP

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 07:44h
Unidades da Polícia Civil funcionam normalmente nesta sexta, diz SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) informou, por meio de nota, que as unidades da Polícia Civil funcionarão normalmente nesta sexta-feira (2). Nesta quinta-feira (1º) as categorias da PC e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) comunicaram uma paralisação de 24 horas, após assembleia ocorrida no último dia 25. De acordo com a SSP-BA, o cidadão que necessitar de atendimento deverá procurar pelo delegado titular de cada unidade, que providenciará o serviço, como também pode procurar o posto de atendimento montado no edifício-sede da instituição, na Praça da Piedade. Outra opção é recorrer à Delegacia Digital (acesse aqui) para registrar ocorrências como perda de documentos, objetos e desaparecimento de pessoas. A ocorrência é enviada por e-mail em 30 minutos.

Comente agora

Governo Rui amplia investimentos em Educação, mas reduz em Saúde para 2017

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 07:06h
Governo Rui amplia investimentos em Educação, mas reduz em Saúde para 2017

A gestão do governador da Bahia, Rui Costa, pretende manter em 2017 a tendência de crescimento nos investimentos em Educação. Entretanto, na área da Saúde, a aplicação de recursos vai arrefecer em relação a 2015 e 2016, os dois primeiros anos da gestão do petista. Para o ano que vem, o governo deve investir R$ 5.397.114.949 na educação baiana, um aumento de 7% tomando como parâmetro 2016, quando o orçamento para a área foi de R$ 5.048.376.376. Na comparação entre 2015 e o ano seguinte, o montante representou aumento de 3%. O setor tem o maior orçamento entre as pastas do governo estadual. Para a Saúde, Rui Costa pretende injetar R$ 5.098.137.729 no próximo exercício, valor que representa alta de apenas 2% para os R$ 4.990.096.788 do ano anterior, o segundo maior entre as secretarias. O percentual representa desaceleração nos valores aplicados pelo Estado no setor, já que, em 2015, o montante foi de R$ 4.384.940.973. Quando comparados os orçamentos de 2015 e 2016, encontra-se aumento de 14% no valor. Os montantes previstos para o próximo ano estão na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada nesta quarta-feira (30), em reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Comente agora

Bahia amplia capacidade de receber turistas com voo Campinas-Salvador

Bahia  Postado por Anacley Souza - 02/12 06:58h
Bahia amplia capacidade de receber turistas com voo Campinas-Salvador

Viajar à Bahia por via aérea ficou mais rápido e confortável. Na manhã desta quinta-feira (1º), a Companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras passou a realizar o voo que liga o aeroporto de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo, a Salvador, com uma nova aeronave. Com 174 lugares, o airbus A320 substituiu o modelo Embraer 195, e passa a oferecer 56 poltronas a mais em cada viagem. O acréscimo de lugares reforça o turismo, facilitando o acesso de visitantes ao território baiano. Na chegada à capital, o avião foi recebido com uma espécie de batismo, em que o Corpo de Bombeiros direciona jatos d’água para o ar, uma iniciativa tradicional na aviação para celebrar momentos importantes.

A turista do Mato Grosso do Sul, Kelen Barão, foi passageira no primeiro voo e se surpreendeu com a novidade. “Para nós, passageiros, foi uma surpresa, porque a gente não esperava pegar um avião tão maravilhoso. Superou todas as expectativas.

Comente agora

Homem diz ter encontrado mais de 30 escorpiões em casa na BA: 'invasão'

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 01/12 23:22h
Homem diz ter encontrado mais de 30 escorpiões em casa na BA: 'invasão'

Uma invasão de escorpiões tem deixado moradores do bairro Brasil, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, assustados. Os moradores contam que os animais aparecem com muita frequência nas casas, em estabelecimentos comerciais e podem ser vistos até nas calçadas. O militar aposentado Osvaldino Gomes, que mora na Avenida Itabuna, conta que precisa todos os dias arrastar móveis e revistar objetos para não ser surpreendido. Ele conta que, em pouco mais de um ano morando no bairro, já encontrou mais de 30 escorpiões dentro de casa. "A última vez, encontramos um em cima da cama do meu neto. Cada dia que passa, aumenta a quantidade de escorpião, uma invasão. A gente quer dos órgãos competentes que apresentem uma solução para nós", disse. No quintal, para combater os escorpiões, Osvaldino diz que precisou colocar galinhas. "Eu ganhei umas e também tive que comprar outras para não deixar criar uma epidemia no quintal", destacou. Ainda não há informações sobre o que está atraindo tantos escorpiões para o local.

Comente agora

Rui sanciona lei que cria bolsa de estímulo para professores

Bahia  Postado por Willyam Reis - 01/12 21:40h
Rui sanciona lei que cria bolsa de estímulo para professores

Professores efetivos do magistério que exercem atividades nos ensinos fundamental e médio terão direito à Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe, de acordo com lei sancionada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (1º). O projeto do Executivo foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia e a lei que institui a bolsa será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta (2). O valor do benefício será de R$ 1.600 para o professor com carga horária de 40 horas, e de R$ 800, para aqueles com carga horária de 20 horas. “Essa é mais uma ação que tem como objetivo valorizar os professores, criando condições para que eles possam prolongar sua permanência dentro das escolas”, afirma o governador Rui Costa. De acordo com a lei, o benefício será pago por dois anos, prorrogáveis por mais dois, e sobre ele não incidirá contribuição previdenciária. Também não poderá ser utilizado para cálculo de aposentadoria e pensão.

Comente agora

Câncer de próstata matou quase 792 homens na Bahia

Bahia  Postado por Débora Ayane - 01/12 17:05h
Câncer de próstata matou quase 792 homens na Bahia

O câncer de próstata matou 792 homens no estado da Bahia entre os meses de janeiro a outubro de 2016. Ao todo, 1.559 pessoas detectaram a doença no estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O mapeamento da Sesab revelou ainda que a faixa entre 60 e 69 anos é em que os casos são mais recorrentes, com o registro de 639 ocorrências. Altos índices também estão nos homens que tem de 70 a 79 anos e 50 a 59 anos, com 490 e 214 casos, respectivamente. Já a recorrência dos óbitos é mais comum nos homens que têm mais de 80 anos.

Comente agora

Policiais civis paralisam as atividades por 24 horas nesta sexta-feira

Bahia  Postado por Redação Voz da Bahia - 01/12 17:05h
Policiais civis paralisam as atividades por 24 horas nesta sexta-feira

Todas as categorias da Polícia Civil do Estado da Bahia e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) irão paralisar as atividades por 24horas, nesta sexta-feira(2), conforme deliberação da Assembleia Unificada que ocorreu na semana passada(25), na Faculdade Visconde de Cairu. Delegados, investigadores, escrivães, peritos criminais, peritos técnicos, médicos legistas e odontos, a partir das 9hs, vão realizar um ato público em frente ao Centro de Operação e Inteligência (COIN), próximo à Secretaria de Segurança Pública, localizado no CAB, onde será feito um protesto em repúdio à precariedade e falta de estrutura das unidades policiais e em defesa do Anteprojeto de Reestruturação Salarial das Carreiras já entregue a SAEB. Os serviços essenciais serão mantidos de acordo com o percentual exigido por Lei.

Comente agora

Detran vem cobrando multas ilegalmente desde o início do ano

Bahia  Postado por Anacley Souza - 30/11 22:08h
Detran vem cobrando multas ilegalmente desde o início do ano

De maneira ilegal, o Detran da Bahia vem cobrando desde o início do ano multas sobre infrações de trânsito que deveriam ser pagas apenas à prefeitura de Salvador. A irregularidade foi denunciada à Satélite por donos de veículos que receberam notificação do órgão nos últimos oito meses e confirmada ontem pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. Pela lei, municípios responsáveis por gerenciar o próprio sistema de trânsito, a exemplo da capital, têm exclusividade para cobrar multas aplicadas aos motoristas que violam um conjunto de regras. Entre as quais, invadir sinal vermelho, ultrapassar velocidade máxima permitida, estacionar ou parar em local proibido e trafegar na contramão. No entanto, o Detran atropelou a competência municipal ao não repassar para a Transalvador os autos de infração emitidos pela PM, mas que estão sob esfera da prefeitura. Questionado pela coluna, Fabrizzio Muller disse que a ilegalidade do Detran foi descoberta por acaso. “A partir de fevereiro, diversos condutores de veículos procuraram a Transalvador para reclamar de multas recebidas por eles.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com