As comentadas


Bom dia , Domingo, 23/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Bahia

22
Nov
Conferência em Salvador debaterá políticas de promoção da igualdade racial
Postado por: Samile Macêdo / 21:53h

A primeira Conferência Internacional sobre Políticas Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial será realizada nesta terça-feira (25), às 16h, no salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela, em Salvador. O objetivo é debater políticas públicas relacionadas e promover a troca de experiências entre Bahia-Brasil e Estados Unidos. O evento terá a participação da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), do secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Raimundo Nascimento, da presidente da Associação pelos Estudos da Diáspora Africana Mundial (ASWAD), Kim Butler, do reitor da UFBA, João Salles, e do ativista norte-americano, Joseph Beasley. A atividade integra a programação da campanha Novembro Negro, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em homenagem à memória e luta de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão no Brasil. (Aratu)

Comente agora
22
Nov
Salvador: Cliente encontra barata em pão de frutas no Gbarbosa do Costa Azul; Veja
Postado por: Samile Macêdo / 20:41h

Um vídeo que chegou até a reportagem do Bocão através do WhatsApp, mostra a insatisfação de um cliente ao encontrar uma barata andando dentro de uma bandeja lacrada com pão de frutas no supermercado Gbarbosa do Costa Azul. O cliente que não quis ser identificado, indagou um funcionário do supermercado, que quis recolher o produto, mas ele insistiu em levar para provar a falha. Ao procurar a gerência, ele foi informado que o Gbarbosa irá averiguar a situação e garantiu que serviços de desinsetização acontecem regularmente. A reportagem do Bocão News tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do Gbarbosa, mas as ligações não foram atendidas nem retornadas.

Comente agora
22
Nov
Eleitor deve levar comprovante de residência original para serviços no TRE
Postado por: Samile Macêdo / 20:20h

A partir da próxima segunda-feira (24/11), os eleitores que se dirigirem a qualquer cartório ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral em Salvador para realizar procedimentos eleitorais, incluindo segunda via do título, alteração de dados pessoais ou do local de votação (revisão) e mudança de município (transferência) devem levar consigo, obrigatoriamente, um comprovante de residência original emitido ou expedido, no máximo, nos três meses anteriores à data do seu comparecimento no local de atendimento. Nesse mesmo momento, o eleitor também deverá apresentar a sua identidade. Como comprovação de residência, o eleitor pode apresentar contas de luz, água, telefone, nota fiscal, envelopes de correspondência, contracheque, cheque bancário, contrato de locação vigente, comprovante de matrícula em estabelecimento de ensino, dentre outros considerados pelo Juiz Eleitoral como documento que comprove o domicílio do eleitor. A apresentação do comprovante de residência é obrigatória e a exigência está contida na Resolução 21.538/2003 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre o alistamento e serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados. 

Serviço militar - Além de levar um documento de identidade e comprovante de residência, os alistandos (aqueles que estão fazendo título pela primeira vez) do sexo masculino, que tenham entre 18 e 45 anos, deverão apresentar um documento que comprove a quitação com o serviço militar. (Aratu)

Comente agora
22
Nov
Após morte do pai militar, presidente do GGB critica PM
Postado por: Samile Macêdo / 20:04h

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, usou o Facebook para desabafar depois da morte do pai, Genésio. Policial militar reformado, ele vivia no interior e morreu depois de passar mal. Segundo Marcelo, o pai só foi encontrado caído sete dias depois. Ele reclama da falta de apoio aos policiais aposentados e critica o fato do pai ter sido reformado com apenas 50 anos depois de sofrer um ferimento na perna. "Não é fácil para um homem ou mulher entrar para a 'reserva ou reformado' nessa organização. É como se a vida perdesse o seu sentido, como se faltasse a lógica das coisas, como se deixasse de ser homem e virasse um cidadão de segunda categoria. Desde que ele saiu da PM a vida passou a ter um outro significado, se tornando um homem de poucas palavras. Perdeu a farda que lhe conferia poderes mágicos, beleza, brio, admiração por homens e por mulheres. As mulheres, um capitulo a parte na vida dele, foram tantas, infinitas como as estrelas do céu e areia do mar. Vestia a farda e virava um príncipe africano, lindo de morrer", escreveu Marcelo. Ele criticou o afastamento de PMs feridos. "O que eu acho que todos deveriam irrestritamente serem utilizados em serviços administrativos. Se um policial sofreu em serviço algum acidente, perdeu as pernas, mãos, ficou cego, surdo , tornou-se cadeirante, porque é que ele não pode fazer serviços administrativos nas unidades da polícia a ou nos demais órgãos da administração pública? Nada impede isso a não ser a má vontade de certos comandantes". E acrescenta: "Quando o meu pai foi "reformado" deixou de usar a farda, a vida perdeu o sentido para ele". "Mas qual foi o apoio que a PM deu a um homem como ele que teve de organizar a sua vida em diante, reformar a cabeça, porque de uma hora para outra as coisas que antes eram cotidianas deixam de existir.

Comente agora
22
Nov
Capitania dos Portos vai intensificar fiscalização no mar durante o verão
Postado por: Samile Macêdo / 18:22h

A Capitania dos Portos da Bahia vai intensificar a fiscalização de motos aquáticas e embarcações durante o verão. A Campanha Legal no Mar foi lançada na sexta-feira (21) e pretende também conscientizar a população por meio de ações educativas para evitar a poluição no mar. No verão do ano passado, de acordo com a Capitania, 188 notificações e 23 apreensões foram realizadas. A Capitania dos Portos informou que o principal problema durante a fiscalização é a falta de habilitação do condutor e de equipamentos de segurança para utilização das motos aquáticas e embarcações. (G1)

Comente agora
22
Nov
Municípios do Recôncavo recebem ambulância e ônibus escolar
Postado por: Letícia Oliveira / 17:00h

A população dos municípios de Muniz Ferreira e Aratuípe, no Recôncavo, recebeu uma ambulância e um ônibus escolar durante visita do governador Jaques Wagner neste sábado (22). Ao todo, os investimentos representam mais de R$ 310 mil. O governador destacou as ações em educação e saúde. “Só esta semana estive em sete cidades e hoje fico feliz em estar aqui, em Muniz Ferreira, melhorando a saúde com essa ambulância, e, em Aratuípe, levando transporte escolar de qualidade para nossos jovens”. Integrando a frota de ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), o veículo entregue em Muniz Ferreira teve investimento de R$ 63 mil e é o terceiro entregue ao município desde 2007. Do total de 300 novas ambulâncias adquiridas pelo Estado, 275 já foram entregues a diversos municípios do estado. A unidade reforça o transporte de pacientes garantindo mais conforto e segurança no atendimento e condução até centros de saúde de maior complexidade na região. “Nossa cidade precisava muito uma ambulância nova, principalmente porque quando temos problema mais grave, [precisamos ir] aos hospitais, [que] ficam em Nazaré das Farinhas ou Santo Antônio de Jesus”, disse a educadora Maria de Fátima Santos.

Comente agora
22
Nov
Brumado pode não ter Carnaval por causa das vias danificadas, afirma prefeito
Postado por: Letícia Oliveira / 16:06h

Uma das principais festas de calendário da Bahia, o Carnaval, pode não acontecer no município de Brumado, cerca de 560 quilômetros da capital baiana. O motivo seria as condições das vias públicas da cidade causados pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. De acordo com o prefeito da cidade, Aguiberto Lima Dia, em entrevista ao site Brumado Notícias, os recursos que seriam para produção e realização da festa deverão ser direcionados para recuperação das vias que foram danificadas. “Tivemos chuvas torrenciais que deixaram as nossas ruas bastante esburacadas, então você gastar dinheiro com ornamentação e projetar uma festa como o carnaval em tão curto espaço de tempo fica difícil dizer se iremos realmente fazer ou não. Não estou dizendo que não vamos fazer, mas se assim persistir iremos ter que dizer não ao carnaval do ano que vem. Só faz festa quem pode. Vamos dar prioridade a consertar os buracos da cidade e as estradas de acesso as nossas comunidades.

Comente agora
22
Nov
Trânsito é modificado no Centro Administrativo para realização de evento
Postado por: Samile Macêdo / 13:20h

O trânsito foi alterado na 5ª avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB) para realização do Festival de Arrancada neste sábado (22) e domingo (23). Segundo a Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), a interdição ocorre desde as 5h de hoje e serão encerradas às 17h de domingo. Os veículos que circulam pelo trecho interditado têm como opção trafegar no sentido Centro/Sussuarana, pelas Avenidas Luis Viana, 4ª Avenida e Av. Ulisses Guimarães. Já no sentido Sussuarana/Centro, terão como opção as Avenidas Ulisses Guimarães, 4ª Avenida, Av. Luis Viana. O acesso aos moradores da região está garantido mediante comprovação de endereço, através de contas de telefone, água, entre outros, retornando à normalidade logo após o encerramento do evento e/ou normalidade das vias. (Metro1)

Comente agora
22
Nov
Salvador: Carreta fica atravessada em pista e deixa trânsito congestionado na Suburbana
Postado por: Samile Macêdo / 10:57h

Uma carreta ficou atravessada na pista na Avenida Suburbana e deixa o trânsito congestionado no local, sentido Paripe. A Transalvador informou que a situação aconteceu depois que o motorista tentou subir a ladeira de Plataforma, mas o veículo acabou descendo e ficando atravessado na via. A carreta já foi retirada da pista, mas o trânsito ainda não voltou à normalidade no local. Neste sábado, houve registro de um acidente com uma pessoa ferida na capital baiana. Uma moto colidiu com um carro na Avenida da França, no Comércio, e uma pessoa ficou ferida sem gravidade. (Aratu)

Comente agora
22
Nov
Frente fria deixa a Bahia e moradores esperam pelo sol no fim de semana
Postado por: Letícia Oliveira / 10:44h

Depois de fazer os soteropolitanos suportarem uma semana de baixas temperaturas comparadas à semana passada, a frente fria que veio do sul do país já passou e agora abre espaço para o reaparecimento do sol. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim de semana será de sol, principalmente no domingo, com pouca possibilidade de chuva em algumas regiões. Já neste sábado, a possibilidade de chuva é maior na capital baiana, conforme informou a meteorologista do 4º Distrito do Inmet, Marinez Cardoso. “O dia ficará parcialmente nublado com possibilidades de chuvas isoladas em algumas regiões, mas de forma passageira. Nada que se aproxime do quadro dos últimos dias”, garantiu. Desde o último domingo, quase 40 queixas de problemas relacionados à chuva foram registrados pela Defesa Civil de Salvador. No interior do estado, o quadro foi mais dramático, deixando ruas alagadas e causando até o transbordamento de rios e de barradas. Os municípios de Brumado e Itabuna foram alguns dos mais afetados com a força da água e dos ventos.

Comente agora
22
Nov
Saúde, Educação e desvio de verbas foram temas na consulta pública do MPF/BA
Postado por: Letícia Oliveira / 09:46h

Intensificar as ações nas áreas de Saúde, Educação e no combate à corrupção foi um dos principais pedidos ao Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) na Consulta Pública realizada na quinta-feira, 20, na sede do órgão. A primeira consulta pública presencial do MPF reuniu cerca de 50 pessoas no auditório, entre cidadãos, representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas e de organizações não-governamentais. Todos vieram dar sua opinião e contribuições a fim de que o órgão possa identificar temas importantes em que deve atuar. A abertura da consulta foi realizada pelo procurador-chefe do MPF/BA, Pablo Barreto, que apresentou a estrutura do órgão no Brasil e na Bahia, explanou sobre as áreas de atuação e esclareceu como podem ser feitas denúncias, mostrando o percurso feito por essas representações. A seguir, os presentes puderam fazer questionamentos e apresentar suas sugestões sobre a atuação do MPF no estado da Bahia.

Comente agora
22
Nov
Secretaria paga uma parte da dívida e Hospital Martagão continua a atender
Postado por: Letícia Oliveira / 08:45h

Após veiculação da matéria sobre a crise financeira vivida pelo Hospital Martagão Gesteira, ontem, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) pagou parte da dívida. Do montante devedor no valor de R$ 2,7 milhões, cerca de R$ 800 mil foram pagos, restando uma fatura aberta no valor de R$ 1.876.882. Inicialmente, foi cogitada a possibilidade de redução dos atendimentos, porém a direção da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição mantedora do hospital, garantiu que os atendimentos continuam normalmente. A falta do repasse da Sesab para a unidade de saúde resulta no atraso do pagamento dos médicos e fornecedores da instituição, o que impossibilita o pleno atendimento. Contudo, o valor pago ontem permite que o hospital continue recebendo pacientes e atendendo os que já estão na unidade. “Tínhamos 12 faturas abertas que somavam este valor de R$ 2,7 milhões, equivalentes aos meses que vão de abril até outubro. Hoje (ontem) recebemos uma parte, referente aos meses de setembro e outubro, mas as outras ainda não recebemos”, disse o diretor administrativo do hospital, Antônio Novaes.

Comente agora
22
Nov
Dupla de gêmeos surpreende por coincidências e namoram há 8 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:30h

Há oito anos começou a história de amor entre duas duplas de irmãos gêmeos. Deise Barros, 34 anos, e Ismael Hermida, 33, começaram a namorar no dia 15 de julho de 2006, mesma data que Dilma Barros e Israel Hemida. Os quatro moram no bairro da Liberdade, em Salvador, onde também se conheceram. As irmãs gêmeas, Deise e Dilma já admiravam os irmãos Israel e Ismael e, certo dia, uma delas resolveu pedir o número do telefone de um deles, com a desculpa que a informação seria passada para irmã. Os casais, antes mesmo de se conhecerem, já trocavam olhares pelas ruas da Liberdade. Dilma explica como teve a iniciativa para marcar o encontro. "A gente estudou na mesma escola na época do ensino médio, os quatro, mas nós [ela e Deise], não lembrávamos deles. Eles lembravam de nós. Quando eles passavam na rua a gente olhava, mas ninguém falava nada. Eles não falavam nada da escola. Só era troca de olhar. Demorou quase um ano para se aproximar. Aí um dia eu estava na farmácia, vi Ismael e disse: 'você poderia me passar o número do seu irmão para eu dar para minha irmã ligar?', aí ele me deu e nós ligamos", conta em tom de brincadeira. "Eu achei que ela ia ligar, mas não tão rápido. No mesmo dia, horas depois, Deise ligou para meu irmão, marcou um encontro e eu fui com ele. Mas só conversamos, começamos a namorar mesmo no encontro seguinte. Aí já foi no final de semana, fomos os quatro e começamos a namorar", explica Ismael. No Dia dos Namorados, os casais se reúnem para a comemoração, segundo conta uma das irmãs.

Comente agora
21
Nov
Festival de Verão Salvador anuncia primeiras atrações da 17ª edição
Postado por: Samile Macêdo / 13:14h

O Festival de Verão Salvador anunciou, nesta sexta-feira (21), as cinco primeiras atrações confirmadas para o Palco 2015 (principal) do evento. São elas: Capital Inicial, O Rappa, Ivete Sangalo, Banda Malta e Aviões do Forró. A 17ª edição da festa será de 22 a 24 de janeiro de 2015, no Parque de Exposições. Ainda é possível adquirir ingressos com preços e condições especiais no primeiro lote. Quem quiser curtir o evento na pista, as entradas individuais sairão por R$ 98 (inteira) e R$ 49 (meia-entrada). Quem preferir o Camarote VIP, o ingresso custa R$ 180. Já o Camarote Baladas sai por R$ 120. Os ingressos de passaporte e individuais podem ser parcelados em até 06 vezes nos cartões. Os ingressos estão à venda no site oficial do evento, www.festivaldeverao.com.br, pelo telefone 4003-1212 e nos balcões Ticketmix dos shoppings Paralela, Iguatemi, Salvador e Barra. (G1)

Serviço: Festival de Verão Salvador 2015

Quando: 22 a 24 de janeiro

Local: Parque de Exposições de Salvador

Classificação: 16 anos. 

Comente agora
21
Nov
Casos suspeitos de chikungunya chegam a mais de 1,8 mil no estado
Postado por: Letícia Oliveira / 12:22h

Dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) apontam 1.848 casos notificados de chikungunya em 68 municípios, dos quais 27 notificaram mais de um caso suspeito, como Anguera, Camaçari, Castro Alves, Catu e Cícero Dantas. As notificações foram registradas até o dia 19 de novembro. Segundo a Sesab, as cidades com maior número de casos confirmados da febre são Feira de Santana (1.271 casos notificados, com 563 confirmações) e  Riachão do Jacuípe (391 casos notificados, 196 confirmações). Além das duas cidades, outros cinco casos foram confirmados em Salvador (2), Alagoinhas (1), Cachoeira (1) e Amélia Rodrigues (1). De acordo com a secretaria, os últimos casos (das quatro cidades) tiveram vínculo epidemiológico com Feira de Santana. (BN)

Comente agora
21
Nov
Trecho da BR-324 será interditado para construção de passarela
Postado por: Letícia Oliveira / 12:16h

O trecho do km 616 da BR-324 será interditado neste domingo (9), a partir das 6h, para instalação da estrutura superior da passarela que é construída no local. Para realização dos trabalhos, a concessionária interromperá totalmente um sentido da rodovia a cada hora, iniciando os serviços na pista Salvador/ Feira de Santana. A operação de interdição contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A concessionária ViaBahia instalou placas de advertência na região e reforçou a sinalização. A previsão de conclusão dos serviços é de aproximadamente duas horas. (BN)

Comente agora
21
Nov
Morre em Salvador Clélia Matos, Rainha do Rádio, aos 86 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:52h

A Rainha do Rádio no ano de 1957, Clélia Matos faleceu na manhã desta sexta-feira (21) aos 86 anos, por morte natural. Clélia foi casada com o fotografo Vavá Tavares e sempre circulou pelas altas rodas da sociedade baiana. O enterro está marcado para acontecer às 15h no Jardim da Saudade.

Comente agora
21
Nov
Travessia de Morro de São Paulo volta a operar sem restrições e escunas também
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:45h

A travessia marítima Salvador-Morro de São Paulo volta a operar sem restrições nesta sexta-feira (21), o mesmo acontecendo com escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, que vão zarpar normalmente a partir das 9h do Terminal Náutico. A linha para o Morro estava sendo feita com conexão em Itaparica desde a última segunda-feira por conta do mau tempo e as escunas ficaram paradas no mesmo período. Os horários de saída para o Morro hoje são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já a travessia Salvador-Mar Grande registra fluxo tranquilo de passageiros, com as embarcações saindo de 30 em 30 minutos. Os passageiros que estão embarcando no Terminal Náutico fazem o desembarque no Terminal do Sistema Ferry-boat, em Bom Despacho devido à maré baixa de hoje. No sentido de Mar Grande para a capital, o serviço foi suspenso às 8h e só será retomado às 10h30. Com maré baixa, os barcos ficam impedidos de atracarem no Terminal de Vera Cruz, na Ilha, devido à pouco profundidade do canal de navegação. A expectativa da Astramab é de que o movimento de embarque com destino à Ilha cresça a partir do meio dia devido à melhoria do tempo. O sistema funcionará de Mar Grande para Salvador até às 18h30 e no sentido inverso, até às 20h.

Comente agora
21
Nov
Lei da PM segue para avaliação de governador
Postado por: Letícia Oliveira / 07:52h

Aprovada na noite da última quarta-feira, 19, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Bahia  (20.981/14), que trata da sua reestruturação,  chega nesta sexta, 21, à Casa Civil, onde deverá ser submetida à apreciação do governador Jaques Wagner. A aplicação das mudanças na estrutura da PM depende da aprovação de Wagner (que terá 15 dias para assinar a LOB quando estiver com o documento em mãos). Já a definição do orçamento do órgão de segurança aguarda votação na AL-BA da lei orçamentária do estado para 2015. O mesmo vale para o Corpo de Bombeiros, que foi desvinculado da PM em junho passado, depois da aprovação, pela AL-BA, da Proposta de Emenda à Constituição 138/2014, o que garantiu à corporação autonomia administrativa e financeira. Segundo o presidente da Assembleia,  Marcelo Nilo (PDT), a previsão é que a votação do orçamento só aconteça em dezembro. "Sempre foi praxe na casa votar o orçamento no fim do ano. Provavelmente em 20 de dezembro esse assunto já deve estar resolvido", frisou. (Atarde)

Comente agora
21
Nov
Mulher de Rui Costa está grávida
Postado por: Letícia Oliveira / 07:39h

O governador eleito, Rui Costa (PT), vai ser pai novamente. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (21) pelo apresentador da Rádio Metrópole, Mário Kertesz. A mulher do petista, Aline Peixoto, está esperando um filho do petista que já tem três herdeiros: Caio, Aline e Mariana. (Bocão News)

Comente agora
21
Nov
Deputados aprovam lei que torna vaquejada patrimônio imaterial
Postado por: Letícia Oliveira / 07:18h

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou um projeto de lei que reconhece a vaquejada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. De autoria do deputado Adolfo Viana (PSDB), o PL tem como objetivo preservar o evento e impedir que seu aspecto seja descaracterizado. A proposta segue para sanção do governador do governador Jaques Wagner (PT). Na Bahia, as vaquejadas existem há mais de 100 anos. Uma das mais tradicionais do país ocorre em Serrinha, onde milhares de vaqueiros se reúnem anualmente numa festa com várias manifestações culturais e religiosas. No texto que fundamenta a proposta, o tucano destaca que a profissão de peão de vaquejada já é regulamentada pela Lei nº 10.220/2001, o que demonstraria, segundo Viana, o interesse do governo federal na proteção a esse esporte. “O que eu desejo é preservar a história, contribuir para manter a tradição de um povo. Sou muito agradecido aos pares pelo apoio e com certeza esse é um grande passo para garantir o pleno exercício dos direitos culturais”, afirmou. Em 2013, mesmo sob protesto de entidades de defesa dos animais, os deputados já haviam regulamentado a vaquejada como prática desportiva e cultural na Bahia. (Correio)

Comente agora
20
Nov
Tribunal reprova contas de prefeito de Itapitanga
Postado por: Anacley Souza / 20:55h

O prefeito Joaquim Cerqueira de Babo, de Itapitanga, no sul baiano, foi multado em R$ 8 mil após ter as contas da gestão de 2013 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nesta quinta-feira (20). O conselheiro Raimundo Moreira determinou, ainda, o ressarcimento de mais de R$ 5 mil aos cofres públicos com recursos pessoais pela ausência de comprovação de despesas e pela não comprovação da veiculação de matéria publicitária, além de juros e multa. Segundo o relatório técnico, as contas foram consideradas irregulares por causa da não comprovação da disponibilidade pública das contas, previsão orçamentária elaborada sem critérios mínimos de planejamento, falha na abertura e contabilização de créditos adicionais, não arrecadação da totalidade dos tributos da competência constitucional do município previstos no orçamento e inconsistências nos registros contábeis. Os gastos teriam ultrapassado o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas o gestor ainda pode recorrer da decisão. (Bahia Notícias)

Comente agora
20
Nov
Homicídio de jovens negros cresce a cada ano na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 19:44h

Em 2002, a Bahia registrou 924 assassinatos de jovens negros. Dez anos depois, o número foi de 3.252, o que significa um aumento de 251,9% de jovens negros assassinados no estado. Já o número de homicídios dos jovens brancos na Bahia, em 2002 foi de 75 e em 2012, chegou a 227. Um aumento de 204,8%%. Segundo pesquisadores, os números apontados pelo Mapa da Violência 2014, divulgado no início do mês de novembro, evidenciam o genocídio da juventude negra. Para Trícia Calmon, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Promoção a Igualdade Racial (Sepromi), órgão do governo da Bahia, poucos avanços são identificados quando se trata do crescimento da violência contra a juventude negra no país. "Esse cenário é extremamente desafiador e eu diria que se tem um campo onde nós conseguimos pouco avanço, pouco progresso, é justamente o campo da segurança pública, da violência contra a juventude negra. Por conta disso, esse é um dos temas que mais se debate", afirma a coordenadora. De acordo com Hamilton Borges, militante da Quilombo X, organização cultural de maioria negra que promove a campanha de combate à violência contra a população negra "Reaja ou será morta, reaja ou será morto", o volume de mortes que existe no nordeste brasileiro, sobretudo na Bahia, não tem impacto nos discursos, nas mídias, na política. Segundo o Mapa da Violência 2014, a região Nordeste quase duplicou os homicídios na década, com destaque negativo para Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte, onde as taxas mais que triplicam.

Comente agora
20
Nov
Jaguari: Jovem de 16 anos diz que padrasto é o pai de sua filha de dez meses
Postado por: Samile Macêdo / 17:55h

Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da enteada de 16 anos, no distrito de Juacema, que fica na cidade Jaguarari, localizada a 403 km de Salvador. O suspeito foi capturado durante a madrugada de quarta-feira (20), depois de ser denunciado ao Conselho Tutelar pela vítima, que afirma que o homem é pai de sua filha de dez meses. De acordo com a delegada da cidade, Eliza Padilha, a adolescente afirmou em depoimento que o padrasto a abusava desde os nove anos de idade. "Os abusos, segundo ela, ocorriam desde quando a família morava em São Paulo. E a menina afirma que desses abusos foi gerada a criança, que nasceu em janeiro desse ano", destacou a investigadora, em entrevista ao G1. Segundo a delegada, amostras de sangue já foram colhidas para exame de DNA, que confirmará ou não se o padrasto é o pai. "Ele nega veementemente, e, no depoimento, atribui a ela um comportamento sexual devasso. Só resta saber o resultado [do exame]", conta. Além da adolescente e do padrasto, a mãe da vítima, suspeita de ser conivente com os abusos, também foi ouvida. "Há possibilidade de haver certa conivência da mãe. No depoimento, ela diz que nada do que a filha diz é verdade. Além disso, a adolescente contou que chegou a relatar à mãe que sofria os abusos, quando eles ainda moravam em São Paulo, mas ela não quis acreditar", disse a delegada. 

Comente agora
20
Nov
Comissão da Verdade localiza 11 centros de tortura em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 16:46h

A Comissão Estadual da Verdade - Bahia começou a distribuir a relação dos 11 centros de repressão (locais de prisões políticas) e 13 centros de resistência em Salvador, durante a ditadura militar, como “uma contribuição na proposta de se criar uma memória histórica que consolide a sociedade democrática brasileira na luta contra a violência política”. A CEV-BA foi criada pelo Decreto 14.227 de 10 de dezembro de 2012, vinculada do gabinete do governador, para pesquisar a história e recuperar a memória no tocante às violências cometidas pela ditadura civil-militar na Bahia e contra baianos ocorridas em outros estados. O coordenador da CEV-BA, jornalista Carlos Navarro, explica que este material está sendo distribuído em espaços públicos, universidades, bibliotecas, arquivos e escolas, “com o objetivo de informar e prevenir que tais crimes possam voltar a acontecer”. 

Centros de tortura - Segundo a CEV, o Forte do Barbalho foi o maior centro de tortura na Bahia, “por onde passaram dezenas de jovens, muitos dos quais morreram por defender liberdade e democracia”. Cita ainda que “as torturas a presos políticos eram iniciadas na Polícia Federal, situada em frente ao Mercado Modelo, no primeiro armazém do centenário porto de Salvador”, já demolido. O mapa da repressão informa que os presos políticos ficavam recolhidos na Galeria F da Penitenciária Lemos Brito.

Comente agora
20
Nov
Dois operários morrem após despencarem de guindaste em Tucano
Postado por: Samile Macêdo / 16:06h

Dois operários de uma empresa de energia que prestava serviço para a Coelba morreram após despencarem de uma grua na cidade de Tucano, a cerca de 265 quilômetros de Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, o acidente aconteceu por volta das 11h desta quarta-feira (19), no bairro Vila Progresso, já na saída da cidade. Antonio Bispo Matos e Leo Jamison Barros dos Santos Silva, ambos de 27 anos, instalavam uma fiação elétrica em postes localizados próximo a uma obra do Minha Casa, Minha Vida. Eles teriam caído após o "braço" do equipamento sofrer uma falha mecânica. Antonio Bispo morreu no local, já Leo Jamison chegou a ser socorrido e encaminhado a um hospital de Feira de Santana, mas morreu no caminho. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Euclides da Cunha. Em nota, a Coelba lamentou o ocorrido e informa que está em contato com a prestadora de serviços Energia Brasil para acompanhar o atendimento às famílias dos dois funcionários. A Coelba também fará a apuração das causas do acidente. (Correio)

Comente agora
20
Nov
AL-BA aprova lei que reconhece vaquejada como patrimônio imaterial
Postado por: Samile Macêdo / 15:00h

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-Ba) aprovou o Projeto de Lei (PL) que reconhece a vaquejada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. De autoria do deputado Adolfo Viana (PSDB), o PL nº 20.983/2014 tem como proposta preservar o evento e impedir a sua desfiguração. A AL-BA aprova a norma após o deputado estadual eleito Marcell Moraes (PV) ter afirmado que um dos seus principais objetivos na Casa seria despachar uma lei para acabar com o torneio no estado. “O que eu desejo é preservar a história, contribuir para manter a tradição de um povo. Sou muito agradecido aos pares pelo apoio e com certeza esse é um grande passo para garantir o pleno exercício dos direitos culturais, como estabelece a Constituição Federal”, comentou Adolfo Viana sobre o projeto, que está à espera da sanção do governador Jaques Wagner. (BN)

Comente agora
20
Nov
Arquivos impagáveis de Mário Kertész: primeira visita de uma autoridade brasileira ao Benin
Postado por: Samile Macêdo / 13:58h

Em 1987, o então prefeito Mário Kertész fez a primeira visita de uma autoridade brasileira ao Benin, antigo Daomé, de onde veio a maioria dos escravos para a Bahia. Recebido festivamente como chefe de estado, MK levou uma grande comitiva com Caribé, Mãe Stella, Gilberto Gil, Pierre Verger, Vivaldo da Costa Lima, João Jorge do Olodum, Arlete Soares, Vovô do Ilê e outras personalidades. Daí surgiu um importante movimento, que levou a Prefeitura a criar a Casa do Benin. Importante trabalho, interrompido pelos prefeitos que o seguiram. (Metro1)

Comente agora
20
Nov
1 a cada 88 pessoas do Recôncavo baiano possui anemia falciforme
Postado por: Samile Macêdo / 13:22h

No Brasil, a cada ano nascem 3,5 mil crianças com anemia falciforme. A Bahia lidera o ranking de casos da doença, com 15 mil portadores. No Recôncavo do Estado, a situação ainda é mais alarmante: a cada 88 nascidos, um tem a falciforme, segundo o hematologista Fernando Araújo, do ambulatório municipal especializado. Conforme o médico, “até pouco tempo atrás, qualquer dor óssea ou com um quadro infeccioso normalmente se restringia a crise falcêmica, quando na verdade a doença, por ter uma hemácia que impacta no vaso, ela interage com o endotélio que é o nosso maior órgão. O endotélio quando rompe, ele sangra, e se fissurar libera um monte de substância, e com isso apresenta isquemia, com manifestação clínica ou silenciosa”, explicou. A doença falciforme é caracterizada por uma alteração sanguínea que causa anemia crônica, dores generalizadas e icterícia, atingindo, principalmente, pessoas de origem africana. Nesses pacientes, as células do sangue têm um formato diferente do normal, o que dificulta a circulação e pode levar a acidentes vasculares cerebrais (os populares derrames), lesões em diversos órgãos e úlceras de perna. “Por isso vemos crianças com 10 anos de idade com Acidente Vascular Cerebral, ou ataque isquêmico transitório, mulheres apresentando infarto sem fatores de risco prévio, ou seja, começou a se perceber que a anemia falciforme não era uma doença localizada em tecido ósseo, era uma doença sistêmica de uma relevância muito grande”, pontuou Araújo. De acordo com os dados da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme-ABADFAL, a média nacional é bem menor do que a baiana, um para cada mil nascidos têm a doença.

Comente agora
20
Nov
Servidores do Judiciário fazem paralisação nesta quinta e TJ-BA determina corte de ponto
Postado por: Samile Macêdo / 12:38h

Os servidores do Poder Judiciário da Bahia, ligados ao Sinpojud, fazem uma nova paralisação nesta quinta-feira (20) para reivindicar pagamento de substituições, melhores condições de trabalho, realização de concurso público para provimento de duas mil vagas, revisão do transporte dos oficiais de justiça e reposição salarial de 2015. A paralisação visa chamar a atenção da sociedade para a situação dos servidores do Judiciário, que acarreta na má prestação de serviços à população. Diante da paralisação, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicou um decreto no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta, em que determina o corte do ponto dos servidores que participaram do ato na folha de pagamento. O presidente do TJ, desembargador Eserval Rocha, determina que os magistrados e chefes de diversas unidades judiciais encaminhem ao tribunal um relatório de frequência, subscrito pelos servidores desta quinta-feira. O diretor de mobilização do Sinpojud, Jorge Cardoso, ao Bahia Notícias, afirmou que medidas como essa sempre são tomadas quando a entidade sindical convoca uma paralisação, mas que o ato da presidência “não vai nos impedir de estar mobilizados”. “Não é admissível que a sociedade pague caro, e que os servidores sejam sobrecarregados com o descaso do Tribunal de Justiça da Bahia. O Sinpojud não via ficar calado e não vai recuar diante de um decreto que ameaça cortar o ponto. É preciso que as pessoas saibam o motivo da paralisação. Nós não estamos pedindo liberação para fazer o movimento. Nós estamos comunicando que vamos fazer a paralisação”, desabafa o diretor. Cardoso ainda diz que o decreto do tribunal é inconstitucional, pois já há decisões de tribunais superiores que impedem o corte de verba alimentar. (BN)

Comente agora
20
Nov
Terreiros de Candomblé passam a contar com mesmos benefícios de igrejas
Postado por: Letícia Oliveira / 11:59h
Foi publicado hoje no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto assinado pelo prefeito ACM Neto que reconhece os terreiros de Candomblé para fins jurídicos e administrativos, a exemplo do que já ocorre com outros templos religiosos, como as igrejas. Na prática, com esse decreto, as organizações ligadas aos povos e comunidades de terreiros passam a ter benefícios tributários, inclusive imunidade. O decreto foi assinado na noite de ontem (19) pelo prefeito na solenidade de inauguração do novo Observatório Permanente da Discriminação Racial e Violência contra LGBT, localizado no Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes, e é um marco importante na história de Salvador neste Dia Nacional da Consciência Negra. Com o decreto, além de benefícios tributários, os terreiros terão mais facilidade para fazer regularização fundiária e se organizar juridicamente como instituições. São englobados pelo decreto, além dos terreiros, povos e comunidades como Unzon, Mansu, Centros de Caboclo, Centros de Umbanda, Kimbanda, Ilê, Ilê Axé, Kwé e Humpame. Cabe à Secretaria Municipal de Reparação organizar, atualizar e disponibilizar aos entes públicos, através do seu sistema de informática, o banco de dados contendo o registro dessas comunidades existentes em Salvador.
Comente agora
20
Nov
Manifestantes pedem recuperação da BR-030 entre Brumado e Tanhaçu
Postado por: Letícia Oliveira / 10:57h

Manifestantes queimaram pneus e fecharam a rótula de entroncamento do anel viário entre a BR-030 e a BA-262, na manhã desta quinta-feira (20). O protesto pediu ações do governo para recuperação da BR-030, no trecho entre Brumado e Tanhaçu. As polícias civil, militar e rodoviária conseguiram negociar com os manifestantes para liberar a pista. O fogo foi controlado com ajuda de um caminhão pipa. Informações do Brumado Notícias.

Comente agora
20
Nov
Travessia Salvador-Mar Grande volta a operar depois de três dias
Postado por: Letícia Oliveira / 10:30h
A travessia marítima Salvador-Mar Grande voltou a operar sem restrições nesta quinta-feira (20), depois de passar três dias parada por conta do mau tempo, que tornou as condições de navegação impróprias. Mas as escunas de turismo que fazem o passeio pela Baía de Todos os Santos ainda não saem hoje, enquanto que os catamarãs da linha Salvador-Morro e São Paulo continuarão operando com conexão em Itaparica. Na travessia Salvador-Mar Grande, o movimento de passageiros é tranquilo nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico na Bahia, no Comércio. Oito embarcações estão em tráfego e os horários de saída são de meia em meia hora.. O último horário do dia saindo de Mar Grande é às 18h30 e de Salvador, às 20h. Para os passageiros da linh Salvador-Morro de São Paulo, a Astramab informa que os catamarãs saem do Terminal Náutico e fazem conexão em Itaparica, de onde a viagem passa a ser feita via terrestre até a Ponta do Curral, em Valença, e daí a travessia em lanchas para o Morro. A conexão é feita porque são ainda impróprias as condições de navegação no percurso entre a capital e o Morro de São Paulo. 
Ferry Boat: A Internacional Travessias Salvador informa que, neste momento, estão em operação as embarcações: Anna Nery, Maria Bethânia, Juracy Magalhães Júnior e Pinheiro. O ferry boat Dorival Caymmi entrará em operação assistida ainda esta manhã. O ferry boat Ivete Sangalo segue em manutenção preventiva e a embarcação Rio Paraguaçu passa por manutenção corretiva. O movimento segue com normalidade nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.
Um comentário
20
Nov
Vendas de camarotes para Réveillon de Salvador começam nesta quinta, entre R$ 220 a R$ 1.200
Postado por: Letícia Oliveira / 10:06h
Estão à venda a partir desta quinta-feira (20) os ingressos do camarote montado na Praça Cayru para o Réveillon oficial de Salvador, entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro. Os preços do espaço, que será explorado pela cervejaria Schincariol, variam de R$ 220 a R$ 1.200. Com pagamento em espécie ou cartões de débito e crédito, a venda é feita nos balcões do Pida ou pela internet, na Line Bilheteria. Os ingressos avulsos para os dois primeiros dias de festa custam R$ 440 (feminino) e R$ 500 (masculino), com direito a água e refrigerante, das 19h às 3h. No dia 31, as mulheres pagam R$ 1 mil e os homens R$ 1.200, com direito a cerveja, refrigerante, água, whisky, vodka e bufê livre, das 18h às 5h. Já no dia 1º, as entradas custam R$ 360 (feminino) e R$ 420 (masculino). Estudantes terão direito á meia-entrada todos os dias. São vendidos também passaportes para os quatro dias de festa, no valor de R$ 2 mil (feminino) e R$ 2,4 mil (masculino).  Existem também preços diferenciados para dois dias de festa. Os valores para todas as grades podem ser conferidos na Line Bilheteria. Confira os preços avulsos do camarote:
Comente agora
20
Nov
Secretaria denuncia hospital ao MP após atendimento ser suspenso
Postado por: Letícia Oliveira / 09:40h

A Secretaria de Saúde de Juazeiro denunciou o Hospital Regional da cidade, no norte da Bahia, ao Ministério Público e à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), após a unidade começar um plano de reestruturação emergencial e suspender o atendimento ambulatorial e de cirurgias. Somente os serviços de urgência e emergência estariam sendo realizados. "A responsabilidade do contrato é entre o Governo do Estado e o IMIP [responsável pela administração do hospital]. Todo governo municipal está preocupado porque afeta toda a população de Juazeiro e toda a região. A gente espera o mais rápido possível que isso seja resolvido. Não estamos medindo esforços para estar dialogando, tanto com o Governo do Estado, IMIP, a fim da retomada total dos atendimentos", afirma o secretário de Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia. O plano de reestruturação emergencial contemplaria a redução nos gastos para um valor próximo ao repassado pela Sesab. De acordo com o órgão, o IMIP tem que cumprir o contrato firmado até 2015, e deve voltar a atender a população. O órgão afirma ainda que na próxima semana será realizada uma reunião com a direção do hospital. (G1)

Comente agora
20
Nov
Aprovação da Lei de Organização deve aumentar efetivo do Corpo de Bombeiros
Postado por: Letícia Oliveira / 09:33h
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 138/2014, que desvincula o Corpo de Bombeiros da estrutura da PMBA e o coloca ligado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), já havia sido aprovada por unanimidade pela Alba, em junho deste ano, porém é a Lei 20.981/14, aprovada nesta quarta (19), que organiza a estrutura da corporação, dando a ela condições administrativa e financeira para realizar licitações e contratos, bem como promoções no quadro funcional. De acordo com o comandante de operações do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Nilton Nunes Filho, a aprovação da Lei de Organização Básica (LOB) representa um marco para a corporação. “Com isso teremos a estrutura de um novo órgão para poder desempenhar todo o arcabouço de bombeiro, não só a sua estrutura, mas também a parte orçamentária, e podemos ter a oportunidade de criar novas unidades e de uma promoção no Corpo de Bombeiros Militar”. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia possui 15 Grupamentos de Bombeiros Militares (GBMs) e nove subgrupamentos de Bombeiros Militares (SGBMs). (Aratu)
Comente agora
20
Nov
Genro de Walter Pinheiro é escolhido juiz do TRE
Postado por: Letícia Oliveira / 08:53h

O genro do senador Walter Pinheiro (PT), Marcelo Junqueira Ayres Filho, foi nomeado hoje pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na vaga de advogado. É a primeira vez que um parente de um político assume na Bahia vaga na Corte responsável por julgamentos políticos e eleitorais, motivo porque o fato de ele ter disputado o cargo gera polêmica desde o princípio.O senador trabalhou abertamente pela escolha do genro junto à presidente. (Política Livre)

Comente agora
20
Nov
UFBA: vereadora e reitor discutem situação dos animais que vivem em Instituição
Postado por: Letícia Oliveira / 07:49h
Uma audiência entre a vereadora de Salvador, Ana Rita Tavares (Pros) e o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, busca encontrar saídas para os conflitos entre alguns alunos da Instituição e os animais semidomiciliados que vivem nos campi. O encontro, marcado para hoje (20), às 17h, discutirá a situação de vulnerabilidade dos cães e gatos comunitários diante do comportamento agressivo de alguns alunos. Em menos de dez dias, foram três casos: dois cães cortados por estiletes e, sendo o de maior repercussão, a agressão à cadela Bete Bonita na última sexta-feira (14). Ainda serão discutidas a necessidade de edição de norma interna para inibir ações agressivas; a realização de campanhas de educação junto à comunidade acadêmica; a institucionalização do atendimento clínico, laboratorial e de bio imagem para animais vitimados por ações agressivas ou não, pela Escola de Medicina Veterinária. Segundo Ana Rita, diversos estudantes revoltados com os últimos acontecimentos de agressão aos animais comparecerão à audiência. “Será uma reunião importante, para a qual convidei a aluna do curso de Veterinária da Instituição e protetora, Alva Oliveira, que encabeçará os demais colegas que buscam uma convivência saudável entre animais e seres humanos, sobretudo dentro de um ambiente acadêmico com é a Ufba.”, anseia a vereadora. 
Comente agora
19
Nov
Loja de Vitória da Conquista tem poste instalado em banheiro do imóvel
Postado por: Anacley Souza / 21:12h

Um estabelecimento comercial do povoado de Abelhas, que fica na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, possui um poste de alta tensão instalado dentro do banheiro do imóvel. Segundo Telma Morais Santos, dona da loja, o poste já estava no terreno quando ela construiu o imóvel. "Fizemos a solicitação à Coelba para retirar o poste, mas como eles não removeram, nós construímos a loja em volta", conta Telma, que acrescenta que o imóvel já existe há quase quatro anos. A dona do estabelecimento diz que as quedas de energia no local são constantes. "Tem ocasiões que falta luz duas vezes na semana. Uma vez o fio pegou fogo, e eu tive que sair da loja por 20 minutos, até o incêndio ser apagado", revela. Telma ressalta que já acionaram a Coelba diversas vezes, mas não obtiveram resposta. "Estamos aguardando para ver se alguma providência é tomada. Eles já vieram aqui, tiraram fotos, mas nada foi feito", conclui. Segundo a assessoria da Coelba, o caso será apurado e ressaltou que o que geralmente ocorre nestes casos é que o poste é instalado antes do local ter ruas e terrenos delimitados. A assessoria acrescentou ainda que a legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) diz que quando a retirada do poste é para atender a solicitação de terceiros, o cliente interessado é quem paga pelo serviço. (G1 Bahia)

Comente agora
19
Nov
Projetos de lei que organizam PM e Bombeiros são aprovados pela Assembleia
Postado por: Anacley Souza / 20:53h

Os projetos de lei que organizam a Polícia Militar da Bahia e o Corpo de Bombeiros foram aprovados na noite desta quarta-feira (19) pela Assembleia Legislativa. A PL 20.980/14, que reestrutura a PM, teve votos contra da oposição, mas foi aprovada pela maioria dos votos. Já a que trata dos Bombeiros foi aprovada por unanimidade. "Temos a certeza de que ela (a lei) veio para reestruturar e modernizar a nossa Polícia Militar. Teremos o avanço nas estruturas da Polícia Militar, onde levaremos condições de promoção aos nossos policiais", afirmou o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, em nota divulgada pelo governo do estado. Segundo o comandante, com a aprovação da Lei de Organização Básica da PM, mais cinco mil militares devem conseguir novos postos na PM ainda este ano. Ele afirmou também que serão criados dois departamentos para melhorar a prestação de serviços da PM - o de Promoção Social, para valorizar os policiais, e o de Polícia Comunitária, para fortalecer ações do Pacto Pela Vida e aproximar os PMs da comunidade. A expectativa, diz Castro, é que sejam criados novos cargos, novas funções e novos postos e graduações na estrutura da PM.

Comente agora
19
Nov
Escritor de Stº. Antº de Jesus lança o livro 'O Avião de Noé' em livraria de Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 18:47h

O escritor Fernando Vita lança seu livro "O Avião de Noé", nesta quarta-feira (19), às 18h, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping. É o terceiro livro do jornalista e atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que também publicou Tirem a doidinha da sala que vai começar a novela, vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte, em 2006, eCartas Anônimas, em 2011. O Avião de Noé é uma comédia com histórias de Todavia, uma pequena cidade imaginária do recôncavo baiano, tomada por uma rede de intrigas e fofocas em meio a um exótico inventor que tenta construir, nos fundos do quintal de casa, um helicóptero. Na narrativa, Vita mostra que de Todavia se transforma, em múltiplos aspectos, sem perder, contudo, a sua marca registrada: a de viver sob o signo da fofoca e do leva e traz, onde a privacidade alheia a todos pertence como se bem público fosse.

Comente agora
19
Nov
Eventos que celebram Consciência Negra alteram trânsito na capital
Postado por: Samile Macêdo / 16:55h

O tráfego de veículos será interditado no centro de Salvador e no bairro da Liberdade, na quinta-feira (20), em razão de eventos comemorativos ao Dia da Consciência Negra. Segundo a Transalvador, o acesso de moradores aos locais será realizado mediante comprovação de endereço, através de contas de telefone, água, entre outros. No centro, por conta da Marcha da Consciência Negra, o tráfego será alterado a partir das 15h nos Largo do Campo Grande, Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro (Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro e São Bento), Praça Castro Alves e Rua Chile (até a Praça Thomé de Souza). Já no bairro da Liberdade, a realização da 14ª Caminhada da Liberdade – Reparação Já irá impedir o acesso à Rua do Curuzu. O órgão de trânsito orienta aos condutores que trafeguem pela Avenida San General Martin e pela Ladeira do Curuzu. Os ônibus deverão utilizar o terminal do bairro Guarany. A interdição acontece das 14h às 15h. (G1)

Comente agora
19
Nov
Soldado Prisco indica pontos na LOB que "são prejudiciais à Polícia" baiana
Postado por: Letícia Oliveira / 16:52h

Deputados da base aliada ao Governo do Estado votam, na tarde desta quarta- feira (19/11), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), a Lei de Organizações Básicas da PM (LOB). Para o deputado eleito soldado Prisco a LOB “representa retrocesso para a Polícia Militar da Bahia”, hoje com 32 mil homens, E “descumpre acordo firmado durante oito meses de negociações das associações com o Governo e que pôs fim às reivindicações da PM deste ano. O soldado Prisco e associações que representam os 27 mil praças da Bahia defendem a retirada de pauta da Lei de Organização Básica. “Quatro tópicos, que ficaram de ser votados antes da LOB, são os que mais interessam aos 27 mil militares, 85% da tropa da PM. São eles: a aprovação do estatuto da categoria (que prevê quadro de promoções para os praças), a regulamentação do artigo 92 da lei vigente, a revisão dos processos administrativos disciplinares (cumprimento da lei de anistia) e o código de ética (que estipula transgressões disciplinares, deixando de depender da discricionariedade dos oficiais)”, afirmou Prisco.

Comente agora
19
Nov
Chuva paralisa obras na BR 235/BA
Postado por: Samile Macêdo / 16:41h

As obras de implantação e pavimentação no segmento 2 da BR 235/BA foram interrompidas, desde a segunda-feira (17/11), devido às fortes chuvas que atingem a região. A paralisação temporária deve continuar até o tempo ficar mais estável. Este segmento abrange os lotes 4, que tem 51 km e liga Uauá ao distrito de Pinhões, e 5, com 75,40 km e liga o distrito de Pinhões à Juazeiro. A chuva intensa comprometeu a qualidade de trafego nesta parte da rodovia. A recomendação é que os motoristas evitem trafegar pela estrada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de chuva forte nas regiões das cidades de Juazeiro e Uauá até a quinta-feira (20). O tempo deve ficar mais estável a partir da próxima sexta-feira, mas com o céu encoberto e com pancadas de chuva. A condição de tráfego está melhor no segmento 1, que abrange os lotes 1, que tem 79,30 km e começa na divisa dos estados da BA/SE até a cidade de Jeremoabo-BA, e 2, com 77,60 km e liga Jeremoabo a Canché. Ainda assim, o motorista deve redobrar a atenção ao dirigir. A previsão do tempo nessa região é de céu encoberto até o domingo (23). (Tribuna da Bahia)

Comente agora
19
Nov
Governo anuncia recuperação de R$ 3,3 milhões para fundo previdenciário
Postado por: Samile Macêdo / 15:15h

A poucos meses para fechar as contas deste ano, o governo estadual conseguiu recuperar o montante de R$ 3,3 milhões em compensação previdenciária junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A Secretaria da Administração (Saeb) atendeu às exigências do Ministério da Previdência Social (MPS) e resgatou os créditos previdenciários provenientes de processos “travados” pela ausência de documentos comprobatórios. De um total de 298 processos já saneados e requeridos, 104 foram deferidos e pagos pelo INSS ainda no mês de novembro. Os outros 194, também encaminhados, ainda podem incrementar a arrecadação previdenciária do Estado nos próximos meses. (BN)

Comente agora
19
Nov
Motoristas enfrentam congestionamento na BR-324 por conta de obras
Postado por: Letícia Oliveira / 12:26h

Os motoristas que trafegam em Salvador no início da tarde desta quarta-feira (19) enfrentam trânsito lento nas principais vias da cidade. Os locais com maior retenção são a Avenida São Rafael; Av. Jorge Amado; Av. ACM, no sentido Iguatemi e na região do Itaigara; avenidas Vasco da Gama e Dom João VI; avenidas Barros Reis e Silveira Martins; e ainda na Av. Afrânio Peixoto, a Suburbana, em direção à Calçada. Na BR-324, as obras realizadas pela Via Bahia deixam o trânsito congestionado no sentido Feira de Santana, no trecho entre o Makro e o Posto da Sodic.

Comente agora
19
Nov
Santa Casa de Misericórdia da Bahia comemora 465 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 12:09h
A Santa Casa de Misericórdia da Bahia completa 465 anos de fundação hoje (19). Para comemorar a data, será realizada uma programação especial a partir das 18h30, na Pupileira, em Nazaré. O evento contará com a apresentação da Banda Sinfônica da Paz e uma missa especial celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Na ocasião, os ex-provedores também serão homenageados com a inauguração da Galeria dos Provedores, que tem como objetivo reconhecer a importância dos gestores que ajudaram a construir a história da Santa Casa. As comemorações serão encerradas com um coquetel no Cerimonial Rainha Leonor. (Aratu)
Comente agora
19
Nov
Temperatura cai e sensação térmica chega a 8ºC em Vitória da Conquista
Postado por: Letícia Oliveira / 11:46h

A temperatura caiu em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, e a sensação térmica registrada na madrugada desta quarta-feira (19) foi de 8ºC. De acordo com Rosalvi Lucas Marcelino, pesquisador e climatologista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), este é um fenômeno atípico que não acontece há mais de 10 anos. Segundo o pesquisador, as temperaturas em dias normais - entre os meses de outubro e novembro - ficam acima de 12º e 13ºC. "Esse fenômeno não é comum nesse período. Ele é chamado de "Corredor da Massa Equatorial Atlântica", que é uma concentração de umidade que vem do Norte do país passa pelo interior do Brasil, pega as regiões sudoeste e oeste da Bahia e segue para o litoral", explica Marcelino. Ainda de acordo com o climatologista, esse fenômeno chega ter uma duração de 24h a 72h quando segue para o litoral. Em Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (19) a temperatura mínima é de 12º e a máxima pode chegar a 26º, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). (G1)

Comente agora
19
Nov
Travessia Salvador-Mar Grande continua suspensa nesta quarta
Postado por: Letícia Oliveira / 11:14h

Com já acontece há alguns dias, permanece suspensa nesta quarta-feira (19) a travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande. Segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), que opera as travessias, não houve melhoria nas condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos. Já a linha Salvador-Morro de São Paulo continua sendo feita com conexão em Itaparica. As escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas estão paradas nesta quarta. Para os passageiros da travessia Salvador-Morro de São Paulo, os catamarãs saem do Terminal Náutico, na capital, e atracam no terminal de Itaparica, de onde, de ônibus, eles seguem até a Ponta do Curral, em Valença, e fazem a travessia de lanchas até o Morro. Com a conexão, em vez de 2h20 de duração, o percurso da viagem dura 3h20. A Astramab informa que a tarifa não muda e custa R$ 75 por pessoa. Os horários de partida para o Morro, saindo de Slvador, são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. De acordo com a Astramab, os ventos continuam fortes, com rajadas que chegam a 30km/h, deixando o mar com ondas elevadas.

Comente agora
19
Nov
Chuva deixa Lajedinho, BA, sem luz; moradores reclamam de prejuízos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:00h

Moradores do município da cidade de Lajedinho, região da Chapada Diamantina, na Bahia, reclamam que estão com fornecimento de energia elétrica deficiente desde a sexta-feira (14), o que tem provocado prejuízos, principalmente aos comerciantes. Por meio de nota oficial, a Coelba informou que a situação acontece em função do mau tempo, com a ocorrência de chuva e raios. A concessionária distribuidora da energia afirma ainda que houve interrupções parciais, e de curta duração (inferiores a cinco minutos), entre a quinta-feira (13) e segunda (17) e que na noite de terça (18) houve queda no fornecimento. Ao G1, o comerciante Wellington Oliveira Alves informou na manhã desta quarta-feira que perdeu vários alimentos no mercado que administra.

Comente agora
19
Nov
População de Mucuri fecha BR-101 em protesto por moradias
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:36h

Uma manifestação da população de Mucuri, município do Sul da Bahia, provoca congestionamento na BR-101, na manhã desta quarta-feira (19). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o proteste teve início por volta das 10h, na altura do quilômetro 945 da rodovia. Cerca de 100 pessoas estão no local, impedindo o tráfego de veículos nos dois sentidos da BR-101. Ainda segundo a polícia, os manifestantes são moradores da região que estão sem teto e reivindicam moradia na área. A rodovia está interditada, e há o registro de pelo menos três quilômetros de congestionamento. Uma equipe da PRF está no local negociando a liberação da pista, mas até às 10h desta quarta-feira (19) o protesto seguia fechando o trecho do km 945 da BR-101. (Correio)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com