Voz


PodCast



Enquete





Blog

Cidades

Quer concorrer a ingressos para o Circo Di México? Assista o Programa Meio Dia e Meio desta sexta-feira

Cidades  Postado por Anacley Souza - 27/07 18:59h
Quer concorrer a ingressos para o Circo Di México? Assista o Programa Meio Dia e Meio desta sexta-feira

Hoje tem goiabada? Tem sim, senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor!  E tem promoção também! O Circo Di México está em Santo Antônio de Jesus,  para encantar e levar alegria a adultos e crianças com  espetáculos diários  para lá de engraçados. O  grande Circo Di México traz um incrível espetáculo  com malabaristas, equilibristas, contorcionistas, trapezistas, mágicos, palhaços, o Incrível Homem Aranha, a Peppa Pig, além do encantado  show da Luna. Neste final de semana com horários especiais:

Quinta e sexta-feira: 20:30h

Sábado e domingo com duas apresentações ás 18:30h e as 20:30h

O circo está armado na antiga Rua da Linha, ao lado da Neto Motos, com estacionamento (acesso pela rua Teodoro Dias Barreto). Assista ao programa Meio dia e meia do Voz da Bahia e concorra a ingressos.

Voz da Bahia

Comente agora

Censo Agropecuário: IBGE quer formar comissão com agentes sociais em Eunápolis

Cidades  Postado por Willyam Reis - 27/07 17:04h
Censo Agropecuário: IBGE quer formar comissão com agentes sociais em Eunápolis

Prestes a iniciar o Censo Agropecuário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Eunápolis, região do Extremo Sul da Bahia, contará com apoio da Prefeitura Municipal e dos representantes de sindicatos e líderes de comunidades e assentamentos. Em reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Lourenço Batista, o agente do IBGE e Coordenador da Subárea de Eunápolis, Thalles Pereira, ressaltou a necessidade de cooperação entre todos os agentes ligados à atividades rurais no município durante a execução do Censo Agropecuário 2017. Desta forma, Thalles propôs a criação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) com todos os agentes sociais envolvidos, para atuar durante todo o processo do Censo. "A CMGE é formada para o Censo 2017, mas nosso intuito é que ela seja algo permanente, com reuniões anuais e atuação nas demais pesquisas realizadas pelo IBGE no município", falou o coordenador.

Comente agora

SAJ: Procurando instrumentos musicais? Corre para Maestro Música. Grupo do Magazine Esportivo

Cidades  Postado por Débora Ayane - 27/07 16:45h
SAJ: Procurando instrumentos musicais? Corre para Maestro Música. Grupo do Magazine Esportivo

Pra você que é músico, na Loja Maestro em Santo Antônio de Jesus tem uma enorme variedade em instrumentos musicais de marcas renomadas no mercado. Os preços são diferenciados e

Um comentário

Mulher relata que perdeu bebê após esperar cerca de 10 horas por atendimento em Catu

Cidades  Postado por Willyam Reis - 27/07 16:14h
Mulher relata que perdeu bebê após esperar cerca de 10 horas por atendimento em Catu

ma mulher de 34 anos afirma que perdeu o terceiro filho após esperar cerca de 10 horas por atendimento no Hospital Municipal de Catu, a 78 km Salvador. Luciane dos Santos ainda estava na 34ª semana de gestação quando entrou em trabalho de parto, no dia 18 de julho. Ela foi levada para a unidade de saúde pelo marido, Marcos dos Santos, que acompanhou a angústia da espera e depois teve a notícia de que o bebê não havia resistido à espera. Luciane conta que a bolsa estourou em casa e ela chegou ao hospital por volta de 6h30, mas só fez uma ultarssonografia por volta das 16h, após ser encaminhada para uma unidade de saúde particular, em Catu, pois o hospital municicipal não dispõe do serviço. Antes disse, ela alega que não foi examinada. "[Funcionários] eles me botaram em uma sala sozinha, mandaram eu aguardar e saíram da sala. Tanto a enfermeira, como o médico, que ficou passeando para lá e para cá, e não foi me atender. Quando ele foi me ver, eu já tinha horas sentada", contou ela.

Comente agora

Abertas inscrições para o Conselho dos Direitos da Mulher em Santo Antônio de Jesus

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/07 15:40h
Abertas inscrições para o Conselho dos Direitos da Mulher em Santo Antônio de Jesus

A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Santo Antônio de Jesus vai realizar no período de 27 de julho a 02 de agosto, as inscrições para dar início ao processo eleitoral para novos conselheiros. O conselho é composto por 16 membros. O conselho, que foi fundado em 2010 e reativado em 2014, é um órgão consultivo e deliberativo que tem por função promover políticas públicas para as mulheres, recebendo denúncias, acompanhando e fiscalizando ocorrências. As inscrições para concorrer às vagas para conselheiras poderão ser realizadas na Sede da Casa dos Conselhos, na Rua vereador João Silva, nº 368, Amparo, das 8h às 14h.

Comente agora

Em S. A. de Jesus chame Balbino Gás. Ligue e peça o seu botijão

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/07 13:01h
Em S. A. de Jesus chame Balbino Gás. Ligue e peça o seu botijão

Em Santo Antônio de Jesus botijão de gás é na Balbino Gás está, localizada no Loteamento Mirante do Andaiá. Balbino Gás aceita  todos os cartões de créditos.  Peça já o seu gás na Balbino Gás. 

Endereço: Loteamento Mirante do Andaiá em Santo Antônio de Jesus

LIGUE AGORA MESMO PEÇA SEU BOTIJÃO NA BALBINO GÁS: (75) 3631-7742 / 8818-3605 / 8220-9207.

Equipe Balbino Gás

Comente agora

Aniversário de Itabuna é marcado por ações estaduais em Cultura, Educação e Segurança

Cidades  Postado por Anacley Souza - 27/07 12:47h
Aniversário de Itabuna é marcado por ações estaduais em Cultura, Educação e Segurança

Itabuna completa 107 anos no dia 28 de julho, uma cidade marcada pelo pioneirismo e espírito empreendedor de sua gente. Neste pouco mais de um século de emancipação, Itabuna se consolidou como um dos principais municípios baianos e é hoje um grande polo regional de comércio, prestação de serviços, saúde e ensino superior. O Governo da Bahia vem dando sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, através de obras e ações nas áreas de infraestrutura, segurança, educação, saúde e cultura.  A Barragem do Rio Colônia, em Itapé, é uma obra fundamental para garantir o abastecimento de água da população de Itabuna e atrair novos investimentos. Com cerca de 90% dos trabalhos concluídos, já está em execução final a etapa de concreto do barramento do vertedouro das águas.

Comente agora

Servidores da educação de Campo Formoso entram em greve e estudantes ficam sem aulas

Cidades  Postado por Anacley Souza - 27/07 10:21h
Servidores da educação de Campo Formoso entram em greve e estudantes ficam sem aulas

s servidores da educação municipal de Campo Formoso, no norte da Bahia, entraram em greve por tempo indeterminado após assembleia realizada na segunda-feira (24). De acordo com informações do Sindicato dos Servidores em Educação (SISE), a categoria reivindica reajuste salarial de 7,64% para professores e de 6,47% para o restante dos trabalhadores.  Conforme o SISE, com a greve, as aulas estão suspensas na maioria das escolas. Ainda segundo a entidade, apenas uma parte das cerca de 139 escolas da rede municiapal está em operação parcial, pois não há funcionários suficientes em atividade.  Em nota, a prefeitura de Campo Formoso informou que não pode oferecer o reajuste salarial pedido pelos servidores por falta de recursos. Conforme a prefeitura, nos últimos 5 anos as despesas em educação na cidade foram maiores que as receitas, o que inviabiliza o aumento.  Ainda em nota, a prefitura disse que atualmente usa 80% do valor passado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com pagamento de salários de servidores da educação. (G1 Bahia)

Comente agora

Iniciada há 2 anos, obra de escola segue abandonada em L. E. Magalhães

Cidades  Postado por Anacley Souza - 27/07 09:08h
Iniciada há 2 anos, obra de escola segue abandonada em L. E. Magalhães

Uma escola em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste, que deveria ser entregue à população em abril do ano passado segue com as obras abandonadas há um ano. Os trabalhos, iniciados há dois anos, ainda não foram concluídos. Até o momento já foram gastos R$ 3,2 milhões. Segundo a TV Oeste, apenas as paredes foram levantadas e o restante da obra segue abandonado há um ano. Caso estivesse pronta, a escola poderia atender em torno de 1,2 mil estudantes. O colégio fica no bairro Mimoso 1. No local, o mato cresceu, a cerca que protegia a obra caiu no chão e a estrutura de ferro do telhado fica exposta ao sol e à chuva, com risco de ferrugem. À reportagem, o secretário de educação municipal, Leandro Santos, disse que a construção da escola foi interrompida porque a prefeitura ficou sem dinheiro para continuar os trabalhos.

Comente agora

Dom Macedo Costa: CRAS disponibiliza aulas de karatê para despertar jovens à pratica esportiva; veja fotos

Cidades  Postado por Willyam Reis - 27/07 07:51h
Dom Macedo Costa: CRAS disponibiliza aulas de karatê para despertar  jovens à pratica esportiva; veja fotos

A secretaria de assistência social de Dom Macedo Costa, fazendo parte do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos lançou mais uma modalidade esportiva para a cidade. Visando disciplina, concentração e autocontrole, o karatê está fazendo parte das atividades da pasta. A oferta do karatê tem sido um sucesso e conta com 109 matriculados, em 9 turmas semanais, contemplando alunos de 09 a 18 anos. Matheus dos Santos, instrutor no projeto, lembra que Dom Macedo Costa esteve carente dessa modalidade esportiva durante cerca de 20 anos, quando o seu pai, o professor de karatê Edberto dos Santos, dava aulas desse esporte no município. Agora pai e filho recomeçam a missão de formar nossos caratecas, “o principal objetivo do karatê é trabalhar a disciplina, mas também queremos formar campeões. Não é só nos grandes centros que existem atletas bons, aqui em Dom Macedo os jovens também têm potencial para, daqui a um tempo, participarem de campeonatos e trazerem medalhas”, observa o treinador Matheus.

Comente agora

Sobre comentários que o secretário de saúde de SAJ estaria deixando o cargo, ele nega e diz: “Vou realizar um serviço com início, meio e fim”

Cidades  Postado por Willyam Reis - 27/07 02:18h
Sobre comentários que o secretário de saúde de SAJ estaria deixando o cargo, ele nega e diz: “Vou realizar um serviço com início, meio e fim”

Após diversas reclamações da população sobre falta de médicos nos postos de saúde, na manhã desta quarta-feira (26), o Voz da Bahia entrevistou o secretário de saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leandro Lobo, através do programa ‘’Meio-Dia e Meia com Marcus Augusto, onde secretário prestou esclarecimentos à população. De acordo com Lobo, o mesmo se sente confortável em trabalhar na pasta de saúde da cidade devido a população afável, “eles acolhem aqueles que querem somar para os serviços de uma cidade tão importante quanto esta. Santo Antônio de Jesus é um polo no recôncavo, pelo qual as pessoas de outra região me parabenizam pelo fato de ser secretário daqui. O prefeito Rogerio Andrade (PSD) é irrestrito em relação a pasta da saúde, eu o conheço muito bem e nós temos um grau de compreensão mutua. Eu sou testemunha do talento que ele tinha como deputado em resolver os problemas de saúde daqueles que circulavam a assembleia legislativa. Eu tenho esse apoio dele e agora na sua gestão, ele tem se colocado como um prefeito preocupado em relação a saúde da cidade”, falou.

Críticas do povo: Com as reclamações da população, surgem várias críticas na gestão do secretário, “obvio que há comentários de todos os tipos, mas num estado de direito democrático, o que devemos responder? Essa é a pergunta com que eu tenho que me preocupar. Mesmo com o apoio do gestor nós passamos por dificuldades, pior seria se não apoiasse. Há pessoas que impressionam por dizer que vai fazer e não faz, contudo, há aquelas que não sabem fazer. No caso de Rogério Andrade, ele tem sensibilidade de querer fazer a gestão, contudo, na estrada sempre há obstáculos. Dentro desses obstáculos há críticas construtivas, mas também críticas que vem de outra ordem”, esclareceu.

Postos de Saúde: É perceptível a insatisfação da população em reação a falta de médicos nos postos de saúde do município, contudo, o secretário afirmou que entende o anseio do povo e não está deixando de trabalhar, “eu dei diversas entrevistas para explicar a população sobre a questão da ausência de médicos nas unidades. Eu vou repetir sobre este assunto: Nós não encontramos profissionais médicos de todas as áreas para todas as unidades de saúde. Isto é um fato. Para contratar profissionais temos que ter responsabilidade fiscal, profissional, financeira, orçamentária e principalmente respeitando os cidadãos, pois eu não posso de forma aleatória e irresponsável colocar médicos sem respeitar o processo licitatório, e isto cobra um pouco mais de tempo. Todos os outros municípios estão na mesma situação devido ao processo licitatório, nós precisamos lograr mais processos, contudo, os últimos processos realizados já tiveram êxito, onde no dia 1 de agosto, vamos demandar mais profissionais de saúde para a cidade em relação à atenção básica, CAPS, SAMU e outras atividades. Está é a realidade”, disse.

A veracidade em sua saída da pasta?

Comente agora

Dom Macedo Costa: Dia dos avós é comemorado pela secretaria de assistência social da cidade. Veja as fotos

Cidades  Postado por Willyam Reis - 27/07 01:45h
Dom Macedo Costa: Dia dos avós é comemorado pela secretaria de assistência social da cidade. Veja as fotos

Na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria de Assistência Social de Dom Macedo Costa, comemorou os dias dos avós na cidade através de um evento para homenageá-los. A secretária Selma Lemos e equipe recepcionaram os avós, destacando a importância social que a experiência dos idosos traz para as famílias e a comunidade de modo geral. O evento contou com reflexões de pastores, muitos lanches, sorteio de brindes e distribuição de lembranças para os convidados, “ A prefeitura de Dom Macedo Costa parabeniza todos/as avôs e avós macedenses e reconhece a valiosa contribuição desses munícipes na construção de nossa comunidade fraterna, sábia e acolhedora”, concluiu.

Veja as fotos abaixo:

Comente agora

Sobre falta de fiscalização da Vigilância para bares, lanchonetes e restaurantes de SAJ, empresário diz: “Precisamos dos clientes consumindo, não nos hospitais”

Cidades  Postado por Willyam Reis - 27/07 00:18h
Sobre falta de fiscalização da Vigilância para bares, lanchonetes e restaurantes de SAJ, empresário diz: “Precisamos dos clientes consumindo, não nos hospitais”

Na última sexta feira (21), a Voz da Bahia entrevistou através do programa ‘Meio-Dia e Meia com Marcus Augusto’, o empresário Melentino Tedesco, proprietário da Lanchonete e Restaurante Tedesco. Segundo Tedesco, os trabalhos do SindBar (Sindicato dos Restaurantes e Bares) estão em fase iniciativa de implantação, tendo muito o que discutir e melhorar no âmbito dos direitos deste ramo de comerciantes e trabalhadores, “nosso município precisa melhorar muito em relação a segurança alimentar. Só vamos melhorar neste quesito quando os órgãos competentes assumirem responsabilidades, como a Vigilância Sanitária com as fiscalizações e cobranças dentro da legislação”, falou. Para o empresário, não adianta chorar, todos devem cumprir as leis para que não haja nenhum tipo de irregularidade, pois, somente assim, poderão crescer economicamente e também a fomentar a economia da cidade [.1] , “isso é dever tanto quanto obrigação de todos nós. Para isso ser feito, precisamos ser fiscalizados, o poder público precisa entender isso e fazer a gestão como ela tem que ser feita. Precisamos ser iguais, servindo alimentos seguros, saudáveis, que não traga doenças e não só aquilo que nos faz ganhar dinheiro. Nós precisamos ganhar dinheiro, isso é o dever fundamental da nossa empresa, com muito lucro, mas de forma clara e sem prejudicar ninguém. Isso é saúde pública, dever e obrigação de todos nós”, disse.

Reponsabilidade do poder público:

Comente agora

Por irregularidades em contratação, TCM multa e pune ex-gestor da Câmara de Itabuna

Cidades  Postado por Anacley Souza - 26/07 21:15h
Por irregularidades em contratação, TCM multa e pune ex-gestor da Câmara de Itabuna

Por irregularidades na contratação de empresa para execução de obras de infraestrutura, o ex-presidente da Câmara de Itabuna, Ruy Miscócio Góis Machado deverá devolver aos cofres do município o valor de R$534,5 mil. A decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), divulgada nesta quarta-feira (26), aponta que a câmara teria contratado irregularmente uma empresa para execução de obras de infraestrutura de terraplanagem e pavimentação em uma área destinada à construção da sede da Câmara de Vereadores em 2011 e 2012. " A Câmara incluiu nos serviços licitados o custeio para a abertura e pavimentação de duas ruas laterais, situadas em terrenos de particulares – Loteamento Hugo Kauffman, sem, contudo, apresentar qualquer justificativa para o fato", consta no relatório técnico de inspeção. O conselheiro relator, Fernando Vita, acredita que houve favorecimento direto a particulares em detrimento do interesse público, já que foram gastos nesses terrenos, sem qualquer base legal e/ou previsão no edital, o valor total de R$380,3 mil, sendo R$190,6 mil relativos a serviços de movimentação de terra e R$189,6 mil com pavimentações, devendo o montante ser restituído aos cofres municipais.

Comente agora

MP-BA investigará suposto ato de improbidade praticado por ex-prefeito de Abaíra

Cidades  Postado por Anacley Souza - 26/07 21:01h
MP-BA investigará suposto ato de improbidade praticado por ex-prefeito de Abaíra

Uma representação contra o ex-prefeito de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho, será feita pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para apurar um suposto ato de improbidade administrativa. A decisão foi do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCM), que ainda multou o gestor em R$6 mil. A relatoria aponta que a prefeitura aumentou o valor de contrato com a Cooperativa de Transporte (Coopvel), em 2016, sem qualquer base legal. "No segundo termo aditivo, a prefeitura aceitou integralmente a proposta de majoração do valor do contrato com a cooperativa na proporção de 21%, adotando como fundamento para a tomada de decisão apenas as informações prestadas pelo representante da Coopvel, não sendo apresentada planilha de preços ou qualquer outro documento que indicasse o aumento no valor dos combustíveis, dos lubrificantes e dos pneus como alegado pela empresa", apontou a relatoria. O TCM ressalta que a alteração do contrato para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro é possível, mas apenas por conta de fatos imprevisíveis ou previsíveis, que venham de "consequências incalculáveis, retardadoras ou impeditivas da execução do pactuado, ou, ainda em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe", o que não ficou comprovado no processo.

Comente agora

ACM Neto cumpre agenda de homenagens em Jacobina e Cruz das Almas neste final de semana

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/07 19:37h
ACM Neto cumpre agenda de homenagens em Jacobina e Cruz das Almas neste final de semana
O prefeito ACM Neto (DEM) cumpre agenda de homenagens no interior nesta sexta (28) e sábado (29), com a participação de outros gestores, parlamentares e lideranças políticas. Na próxima sexta-feira, Neto irá até o norte da Bahia para participar das comemorações pelos 137 anos de emancipação política do município de Jacobina, onde são esperados cerca de 40 prefeitos. Já no sábado, o democrata estará em Cruz das Almas para comemorar os 120 anos de emancipação política do município. A visita de ACM Neto à “Capital do Norte da Chapada Diamantina” atende ao convite do prefeito Luciano da Locar (DEM) para participar de um encontro com lideranças políticas e empresariais, às 17h, na Associação Comercial e Industrial de Jacobina. São esperadas as presenças de cerca de 40 gestores do interior, inclusive de cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras e Camaçari. "Será um grande encontro regional para homenagear a nossa Jacobina e também para tratar de gestão pública. E Salvador hoje é um exemplo para nós, prefeitos do interior, pelos resultados positivos alcançados em todas as áreas", afirmou Luciano da Locar. 
Comente agora

Empreendedores de Santo Antônio de Jesus recebem orientações gratuitas

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/07 19:24h
Empreendedores de Santo Antônio de Jesus recebem orientações gratuitas

Cerca de 130 empreendedores de Santo Antônio de Jesus aprenderam sobre inovação com o palestrante Fabiano Brum, que utiliza a música de forma inovadora para falar de empreendedorismo. O evento realizado na noite da última terça-feira, dia 25, marcou a abertura da Semana de Inovação do Sebrae na cidade, que segue com programação até sexta, 28. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (75) 3631-3949 ou pela Loja Virtual do Sebrae. Na quarta, 26, a partir das 18h, o auditório do Sebrae em Santo Antônio de Jesus recebe a clínica tecnológica voltada para os negócios do segmento de reparação de veículos. Especialistas apresentarão as novidades do setor para empresários de lojas de autopeças, oficinas mecânicas, alinhamento e balanceamento, borracharia e lava a jato. No dia 27 de julho, será a vez dos empreendedores do segmento de saúde e bem-estar se encontrarem com especialistas para adquirir mais conhecimento. Serão contempladas atividades como clínicas e consultórios médicos e odontológicos, academias de ginástica, laboratórios, lojas de suplementos alimentares e óticas. O encontro será às 18h, no auditório do Laboratório Fernando Queiroz.

Comente agora

Salvador: Moradores do Imbuí e Pituaçu recebem ação social, recreação e educação ambiental

Cidades  Postado por Willyam Reis - 26/07 17:48h
Salvador: Moradores do Imbuí e Pituaçu recebem ação social, recreação e educação ambiental

Neste sábado (29), a partir das 9h, os moradores da região Imbuí e Pituaçu vão receber serviços públicos de assistência social, recreação, atividades físicas e educação ambiental no projeto "Ação Comunidade". O evento, que será realizado pela ONG Canto Vivo, acontecerá na rua Francisco Pereira Coutinho, Imbuí/Pituaçu, atrás da Faculdade IBES/FACSAL. A população vai contar com serviços de vacinação contra a febre amarela, aferição de pressão arterial, testes glicêmicos e laboratoriais. Além disso, vai ser possível atualizar ou realizar o Cadastro Único (Bolsa Família) e a Limpurb, através da Revita, vai levar oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis para a confecção de brinquedos. O projeto "Ruas de Lazer" também fará parte da programação, levando esporte, diversão, entretenimento e interação social para as crianças e adolescentes da região.

Uma mostra da "Sala Verde Itinerante" vai realizar atividades como a exibição de filmes educativos e a distribuição de materiais e publicações pedagógicas, com o propósito de democratizar o acesso às informações sobre sustentabilidade, de despertar a consciência socioambiental dos moradores e estimular o senso de preservação que se deve ter com o meio ambiente. Nesse dia, com a presença do gerente de projetos do Ministério do Meio Ambiente, Ivanilson Gomes, um pomar será criado a partir do plantio de 15 árvores frutíferas, que serão todas georreferenciadas. (BocaoNews)

Comente agora

Fernando Henrique é reempossado como presidente do Rotary em S. A. de Jesus. Veja as fotos!

Cidades  Postado por Anacley Souza - 26/07 16:38h
Fernando Henrique é reempossado como presidente do Rotary em S. A. de Jesus. Veja as fotos!

Presidente do Rotary, Fernando Henrique com o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo

Aconteceu na noite desta terça-feira (25), na sede do Rotary Clube de Santo Antônio de Jesus, a solenidade de transmissão do cargo do reempossado Fernando Henrique Batista Chagas, que reassumirá a Presidência do órgão por mais um ano. A solenidade contou com a presença do prefeito da cidade de Feira de Santana, José Ronaldo, membros do judiciário de Santo Antônio de Jesus e do Governador do Distrito 4550, Henrique Gonçalves Trindade  que elogiou  a atuação de Henrique Chagas a frente da presidência do Clube, “Fernando deu um exemplo de trabalho e vigor em uma gestão muito profícua e é uma alegria muito grande que ele  possa ficar na liderança do Clube por mais um ano”, disse Henrique Trindade ao repórter Marcus Augusto. O empresário Fernando Henrique Chagas é presidente e proprietário da Andaiá FM e já presidiu o Rotary no ano de 2016 e agora retorna para mais uma gestão, “esse não é um trabalho só meu. É o trabalho de uma equipe. No Rotary todo mundo faz um pouquinho e com isso temos sempre um bom resultado. Como no rádio,  quando temos uma equipe unida a audiência aumenta, a comunidade respeita mais. Assim é o Rotary, que apesar de pequena é uma equipe muito unida”, disse Chagas.

Uma das primícias do Rotary é de ajudar a comunidade mais carente do município  e de acordo Trindade, o servir é uma das principais atividades do Clube. Com o início do inverno e o frio que está assolando todo o país, o Rotary  inicia mais uma campanha para recolher agasalhos para distribuir entre as comunidades carentes e pessoas que estão em situação de risco, “temos várias ações e em particular, como a temperatura  está esfriando, estamos dando início à campanha do agasalho e  do cobertor e é importante que a sociedade se una para ajudar aos menos favorecidos”, disse  Trindade. Os rotarianos empreendem projetos de prestação de serviços em nível comunitário e global nas áreas de saúde, educação, assistência humanitários, meio ambiente, combate à pobreza, entre outras, pelo simples prazer de ajudar o próximo e para pertencer ao Clube é preciso antes de tudo ter um perfil de servir.  Para o Govenador, muitas pessoas tem o perfil, no entanto não sabe como desenvolver. O primeiro passo, para ser um rotariano é ser convidado por um membro e participar das reuniões.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Marcus Augusto

Veja mais fotos abaixo:

Comente agora

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em Candiba e Olindina

Cidades  Postado por Willyam Reis - 26/07 16:25h
Ministério da Integração reconhece situação de emergência em Candiba e Olindina

As cidades de Candiba, no Sertão Produtivo e Olindina, no Litoral Norte e Agreste Baiano, que sofrem com o longo período de estiagem, tiveram situação de emergência reconhecida nesta quarta-feira (26) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração. A portaria, que tem vigência por 180 dias, vai permitir que as prefeituras tenham acesso às ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas por desastres naturais. Outras cidades de Roraima e Santa Catarina também tiveram emergência reconhecida no Diário Oficial da União nesta quarta. (BN)

Comente agora

Assista o programa "Meio-Dia e Meia com Marcus Augusto" desta quarta-feira (26): Sec. de Saúde, Feira de profissões SENAC

Cidades  Postado por Anacley Souza - 26/07 13:38h
Assista o programa "Meio-Dia e Meia com Marcus Augusto" desta quarta-feira (26): Sec. de Saúde, Feira de profissões SENAC

Comente agora

Justiça Eleitoral realizará plantão da biometria em Muniz Ferreira neste sábado (29/7)

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/07 11:55h
Justiça Eleitoral realizará plantão da biometria em Muniz Ferreira neste sábado (29/7)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da 202ª Zona Eleitoral (ZE), adotará neste sábado (29/7) esquema de plantão para atender os eleitores de Muniz Ferreira. A medida ocorre em razão da proximidade do encerramento do prazo para o recadastramento biométrico do eleitorado da cidade, estipulado para a próxima segunda-feira (31/7). O serviço será oferecido no Centro de Treinamento do município, das 8h às 17h.  Conforme a 202ª ZE, dos 7.448 eleitores aptos na cidade, 5.566 (74,73%) realizaram o recadastramento. O levantamento é dessa terça-feira (25/7), quando 1.882 cidadãos ainda não haviam informado seus dados biométricos à Justiça Eleitoral. Aquele que não fizer o procedimento terá o título cancelado e poderá ter dificuldades para realizar cadastro e receber benefícios federais, a exemplo do Bolsa Família. 

Comente agora

S. A. de Jesus: Unidade Móvel da Defensoria Pública realizará atendimento na Urbis IV

Cidades  Postado por Anacley Souza - 26/07 08:17h
S. A. de Jesus: Unidade Móvel da Defensoria Pública realizará atendimento na Urbis IV

Os moradores do Conjunto Urbis IV, em Santo Antônio de Jesus, receberão orientação jurídica e terão a oportunidade de resolver os mais diversos tipos de conflitos extrajudiciais e realizar exames de DNA, para investigação de paternidade, de forma gratuita, no dia 4 de agosto. É a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, que realizará os atendimentos na praça principal da Urbis IV, que fica na Via Coletora A, das 8 às 17h. Durante todo o dia, os defensores públicos vão oferecer orientações jurídicas e intermediar casos extrajudiciais em diversas áreas.

“A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm um defensor público. Durante a nossa visita, além de orientações jurídicas, vamos tentar a resolução extrajudicial de casos de alimentos, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, divórcio consensual, regularização de débito de pensões alimentícias e conflitos de direito de vizinhança. Nosso objetivo é garantir os direitos da população”, explica o defensor público e coordenador da Unidade Móvel, Márcio Marcílio.

Comente agora

Apuarema: Ex-prefeita sofrerá representação do MP-BA por improbidade administrativa

Cidades  Postado por Anacley Souza - 25/07 20:27h
Apuarema: Ex-prefeita sofrerá representação do MP-BA por improbidade administrativa

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) vai apurar a suposta prática de improbidade administrativa cometida pela ex-prefeita de Apuarema, Jozilene Barreto Ribeiro em 2015.  Essa foi a determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na sessão desta terça-feira (25). Por não haver nos autos nenhuma autorização nesse sentido, o relator do processo, conselheiro Plínio Carneiro Filho considera o ato ilegal, colocando em risco o próprio erário. "Fica descoberto e podendo vir a ser demandado para repetição do pagamento de remuneração não comprovadamente paga aos servidores", explicou.  A ex-prefeita foi multada em R$5 mil e, apesar de notificada, a gestora não apresentou qualquer esclarecimento sobre o fato. (BN)

Comente agora

Eunápolis: MP-BA recomenda exoneração da filha e do irmão do prefeito em até dez dias

Cidades  Postado por Anacley Souza - 25/07 18:33h
Eunápolis: MP-BA recomenda exoneração da filha e do irmão do prefeito em até dez dias

A filha e o irmão do prefeito de Eunápolis, José Robério Oliveira, devem ser exonerados em até dez dias dos cargos de gestores das pastas de Assistência Social e Agricultura e Meio Ambiente. A determinação é do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que, por meio do promotor de Justiça Dinalmari Mendonça Messias encaminhou uma recomendação ao prefeito nesta terça-feira (25). Segundo Dilmari, as nomeações de Lourêncio Emanuel Oliveira e de Larissa Santos Oliveira “ocorreram simplesmente pelo fato deles serem respectivamente irmão e filha do atual prefeito”.  Desta forma, o MP-BA informa que a ação pode se enquadrar como nepotismo e atentar contra os princípios da legalidade, moralidade e eficiência. Além dos dois, o promotor recomendou a exoneração da diretora Especial da Atenção Básica, Marta Edi Souza, que é esposa do irmão do prefeito, o vereador Waldemir Batista.

Comente agora

Cachoeira: Prédio dos Correios é fechado após risco de desabamento. Agência pode ser desativada

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/07 18:02h
Cachoeira: Prédio dos Correios é fechado após risco de desabamento.  Agência pode ser desativada

Uma audiência pública será realizada na Câmara Municipal de vereadores nesta terça-feira (25) a partir das 19h para discutir ações e propostas para a retomada das atividades da Agência de Correios e Telégrafos na cidade de cacheira, que pode ser desativada, atendendo os anseios da empresa que pretende fechar mais de dois mil agências no País.

A empresa encontra-se inativa no município após ser fechada para reforma do prédio que corre risco de desabamento. Funcionários foram relocados par outras unidades. Representações políticas, sociedade civil,  representantes  do sindicato da categoria, além de propostos da empresa irão participar da assembleia.

Redação: Voz da Bahia / Fábio Santos

Comente agora

Boqueirão da Onça: Rui encaminha proposta de criação de APA a ministério

Cidades  Postado por Willyam Reis - 25/07 16:38h
Boqueirão da Onça: Rui encaminha proposta de criação de APA a ministério

O governador Rui Costa encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) a autorização de criação do Mosaico de Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça. A proposta é uma demanda antiga, de mais de 20 anos, feita por ambientalistas que defendem a necessidade de proteção do bioma Caatinga, além da definição do mosaico. A primeira proposta de criação do Parque Nacional Boqueirão da Onça surgiu em 2009. O atual mosaico (modelo de gestão que busca integrar os administradores da unidade de conservação e a população local) foi acordado entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), as equipes técnicas do MMA, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Secretaria de Biodiversidade do ministério. As discussões ocorreram durante o primeiro trimestre de 2017 e considerou os debates e propostas anteriores.

Comente agora

Alunos fecham rua com cadeiras em protesto por reforma de escola em Itacaré

Cidades  Postado por Willyam Reis - 25/07 14:50h
Alunos fecham rua com cadeiras em protesto por reforma de escola em Itacaré

Os alunos do Colégio Estadual Aurelino Leal, na cidade de Itacaré, região sul da Bahia, realizaram uma manifestação, na manhã desta terça-feira (25), para pedir a reforma da escola. Segundo os estudantes, a maioria das salas de aula da instituição, que atende a cerca de 660 alunos do ensino médio, estão sem janelas e portas. Além disso, há rachaduras nas paredes e infiltrações no teto. O protesto começou por volta das 8h30 e foi encerrada às 11h. Durante o ato, os alunos fecharam a rua que fica em frente à instituição com as cadeiras da escola. Em seguida, os estudantes saíram em caminhada pelas ruas do centro da cidade, com cartazes e carros de som. De acordo com a diretora do colégio, Juliana Delmont, a Secretaria de educação do Estado já havia sido alertada por ela sobre a situação da estruta da unidade de ensino. Segundo a diretora, um engenheiro da secretaria esteve na instituição e realizou uma avaliação, há cerca de 15 dias, mas nada foi feito.

Comente agora

Cidadãos de S. A. de Jesus reclamam de lixo espalhado e falta d'agua na Praça Padre Mateus: "É brincadeira uma coisa dessas?”

Cidades  Postado por Willyam Reis - 25/07 09:45h
Cidadãos de S. A. de Jesus reclamam de lixo espalhado e falta d'agua na Praça Padre Mateus: "É brincadeira uma coisa dessas?”

Na tarde desta segunda feira (24), populares relataram a rádio Andaiá FM através da sua reportagem sobre o estado de precariedade da Praça Padre Mateus. Segundo o informante, a fonte luminosa do local está com as águas escuras e repletas de lixo, e os banheiros públicos estão sem água, “fui levar meu filho para brincar, nessa parte a prefeitura está de parabéns, contudo, após brincar e limpar as mãos, fomos no banheiro e vimos que não tem água para se lavar. O prefeito Humberto Leite deixou essa Praça, e não sei o que Rogério Andrade está fazendo, pois não está dando importância nenhuma”, falou. O cidadão ainda expos, que após questionar os funcionários do local, eles informaram que teriam fechado a água para encher um tanque, “é brincadeira uma coisa dessas? A agua fechada porque está enchendo um tanque”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

MP recomenda que prefeito de Barreiras aplique R$ 178 mi do Fundef na educação

Cidades  Postado por Anacley Souza - 25/07 08:58h
MP recomenda que prefeito de Barreiras aplique R$ 178 mi do Fundef na educação

Depois que o município de Barreiras venceu uma guerra jurídica contra a União para receber R$ 178 milhões referentes a pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização ao Magistério (Fundef), o Ministério Público estadual decidiu entrar no assunto e recomendou que os valores sejam usados apenas em educação.   O montante que a prefeitura administrada pelo prefeito Zito Barbosa (DEM) receberá foi recuperado porque a União repassou aos cofres municipais recursos menores do fundo entre os anos de 1998 e 2006.  Na recomendação, de autoria do promotor de Justiça André Luis Fetal, o MP recomenda ainda que as receitas em questão sejam depositadas e operadas por meio de conta bancária única e específica, vedada sua transferência para outra conta municipal; e que a movimentação dos recursos seja realizada exclusivamente sob a forma de transferência eletrônica via crédito na conta bancária do destinatário devidamente identificado.  

Comente agora

Escritor santoantoniense traz adaptações de contos infantis para uma perspectiva cristã

Cidades  Postado por Willyam Reis - 25/07 01:28h
Escritor santoantoniense traz adaptações de contos infantis para uma perspectiva cristã

Na tarde desta terça feira (25), o Voz da Bahia, entrevistou através do programa ‘Meio-Dia e Meia com Marcus Augusto’, o desenhista e escritor Glênio Cabral, filho do conhecido pastor Eli Lourenço, que tem sua carreira voltada ao público infantil através de musicais e evangelismo através de livros e peças teatrais. Segundo Glênio, sua trajetória revela vários trabalhos como o musical ‘Contos que não são de Fadas’, “é uma adaptação cristã de vários contos, como a Chapeuzinho Vermelho, os 3 Porquinhos, Pinóquio e dentre outros. Este musical já é mais conhecido, tem sido apresentado pelo Brasil a fora. Eu cresci no coral da igreja Batista Betânia em Santo Antônio de Jesus e apresentamos vários musicais. Este universo acabou me acompanhando também na fase adulta, contudo, minha trajetória com musicais infantis se deve a isso. Contudo, o que eu fiz, foi pegar esses contos de fadas que eu tanto gosto e colocar uma perspectiva cristã, onde o lobo mau demonstra os problemas da vida, como doenças, enfermidades, os dramas da vida. A intenção, é colocar Deus, Jesus como principal agente solucionador dos dramas da vida”, falou.

Comente agora

Jequié: Centro de Diagnóstico por Imagem é inaugurado no Hospital Prado Valadares

Cidades  Postado por Anacley Souza - 24/07 19:37h
Jequié: Centro de Diagnóstico por Imagem é inaugurado no Hospital Prado Valadares

O governador Rui Costa entregou neste sábado (22) a segunda etapa de implantação do Centro de Bioimagem do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), no município de Jequié. Com investimento de R$ 11,9 milhões, foram instalados equipamentos de tomografia computadorizada e ressonância magnética. "Estamos implantando este modelo de administração por meio de parceria público-privada, que agiliza a manutenção. Os aparelhos podem ser consertados com mais rapidez, sem precisar ficar parados. Com isso, a gente tem garantia, porque passa a ser interesse da empresa que o hospital produza e atenda o povo com qualidade todos os dias", afirmou Rui. O governador aproveitou para autorizar a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na avenida Governador Lomanto Júnior, no loteamento Santa Luz, no bairro Cansanção. (Bahia Notícias)

Comente agora

SAJ: Acidente entre carro e moto deixa transito complicado na Barros e Almeida

Cidades  Postado por Anacley Souza - 24/07 18:53h
SAJ: Acidente entre carro e moto deixa transito complicado na Barros e Almeida

Um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou o transito complicado no início da noite desta segunda-feira (24) na Avenida Barros e Almeida em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações repassadas ao Voz da Bahia, o acidente ocorreu no cruzamento entre as ruas do Expedicionário e a rua do Areal. As informações dão conta deque a condutora de uma motocicleta colidiu frontalmente com um carro de passeio ao  tentar cruzar a rua. Uma equipe do SAMU foi acionada que encaminhou a vítima ao Hospital regional com ferimentos e escoriações. Não há informações de seu estado de saúde.  Por cota do acidente, o trafego ficou prejudicado. Uma equipe da SMTT permanece no local.

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora

S. A. de Jesus: Documentação incompleta impede o pagamento dos artistas que se apresentaram no São João, diz secretáia

Cidades  Postado por Anacley Souza - 24/07 18:34h
S. A. de Jesus: Documentação incompleta impede o pagamento dos artistas que se apresentaram no São João, diz secretáia

Em contato com a Andaiá FM, a secretária de cultura de Santo Antônio de Jesus falou a respeito dos pagamentos dos artistas que se apresentaram no São João no município.  A secretária salientou que aqueles que ainda não receberam é porque consta algumas pendencias em relação a documentação exigida na contratação. Denis Cortes ressaltou ainda que os cheques já estão à disposição dos mesmos, “os artistas que ainda não receberam precisam apresentara documentação exigida em ordem”, explica.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Fotografo de SAJ fica abalado ao ver seu cão Yorkshire sendo estrangulado por Rottweiller: “Como foi com o Golias poderia ser com uma criança”

Cidades  Postado por Anacley Souza - 24/07 15:38h
Fotografo de SAJ fica abalado ao ver seu cão Yorkshire sendo estrangulado por Rottweiller: “Como foi com o Golias poderia ser com uma criança”

O fotógrafo Israel Pires está desolado após a morte de seu cãozinho de estimação. Em um relato emocionante nas redes sociais, Pires falou dos momentos desesperadores no intuito de salvar o pequeno ‘Golias’, da raça Yorkshire, foi atacado por um Rottweiller no último domingo (23). De acordo Israel, Golias saiu quando o mesmo retirava o carro da garagem e foi atacado brutalmente pelo cão que andava sem focinheira, “vi o animal de longe e acreditei que não apresentasse perigo. Por aqui passa vários cachorros e nunca, algo desse tipo aconteceu”, fala em vídeo. Momentos desesperadores foram relatados e com a força da mordedura do animal o pequeno "Golias" como era conhecido sofreu graves ferimentos internos, “ele sacudia o York com muita força até que largou. Ele entrou em choque e quase morto foi levado ao veterinário”, disse. Em uma clínica veterinária, o cãozinho passou por uma cirurgia, no entanto, não resistiu aos ferimentos vindo a morrer.

Rottweiller perfura orgãos do Yorkshire

“Nosso Golias se foi e pedimos força a Deus e a nossos amigos, pois foi uma grande perda. Minha filha está desolada. Estamos todos inconsoláveis. Peço a aqueles que têm um cão de grande porte, mesmo que este seja dócil, use focinheira quando passearem com eles para que acidentes desses tipos não possam mais acontecer. Como foi com o nosso Golias poderia ser com uma criança. Tenham consciência. Estamos tristes e bastantes abalados, peço a compreensão de todos e muita oração”, relatou.

Assista abaixo o desabafo de Israel:

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora

Ilhéus: Festival do Chocolate reúne 60 mil e gera R$ 10 milhões em negócios

Cidades  Postado por Willyam Reis - 24/07 13:44h
Ilhéus: Festival do Chocolate reúne 60 mil e gera R$ 10 milhões em negócios

O Festival internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus, no litoral sul, gerou cerca de R$ 10 milhões em negócios, segundo os organizadores. O Chocolat Bahia 2017, que teve o governo do estado entre os apoiadores, levou cerca de 60 mil pessoas ao centro de convenções da cidade, onde 80 expositores e 40 marcas de chocolate premium da região integravam o evento. Neste ano, um dos destaques do festival foi o lançamento da Estrada do Chocolate, a primeira estrada temática do estado. O itinerário irá abranger os municípios de Ilhéus e Uruçuca. No roteiro, os turistas poderão conhecer a cultura do cacau e produção do chocolate, através de visitas a fazendas/fábricas de chocolate gourmet ao longo da rodovia BA-262, com sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.

Comente agora

Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres no município de Banzaê

Cidades  Postado por Anacley Souza - 24/07 12:55h
Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres no município de Banzaê

O município de Banzaê recebe, a partir desta segunda-feira (24), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), 653 mulheres estão aptas a realizarem o exame de mamografia, ou seja, têm entre 50 e 69 anos. A unidade móvel ficará, até 31 de julho, na Avenida Emancipação S/N, no Centro da cidade. O atendimento acontece das 7h às 18h, e é necessário apresentar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Comente agora

Moradores de Itaparica e Vera Cruz ficarão sem água nesta terça-feira (25)

Cidades  Postado por Anacley Souza - 24/07 12:16h
Moradores de Itaparica e Vera Cruz ficarão sem água nesta terça-feira (25)

Os moradores dos municípios de Itaparica e Vera Cruz devem ficar atentos quanto à suspensão do fornecimento de água nesta terça-feira (25). Segundo a Embasa, o abastecimento será temporariamente interrompido para possibilitar realização de manutenção em equipamentos de sistema de abastecimento de água.  De acordo com a empresa, a conclusão do serviço está prevista para a noite do mesmo dia (25), quando o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa. O restabelecimento total se dará em até 48 horas. 

Comente agora

Chuva forte em S. A. de Jesus deixa encharcado o terminal rodoviário e alaga algumas ruas da cidade

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/07 11:41h
Chuva forte em S. A. de Jesus deixa encharcado o terminal rodoviário e alaga algumas ruas da cidade

Uma chuva forte atingiu Santo Antônio de Jesus na manhã desta segunda-feira (24) e deixou algumas ruas e avenidas alagadas em diversos pontos da cidade. Foram cerca de três horas de temporal. O terminal rodoviário ficou completamente encharcado com as fortes goteiras das telhas furadas causando transtornos aos passageiros no local.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Comente agora

Dono de restaurante, o "rei da galinha Caipira" morre em Santo Antônio de Jesus. Assista ao vídeo e relembre!

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/07 18:38h
Dono de restaurante, o "rei da galinha Caipira" morre em Santo Antônio de Jesus. Assista ao vídeo e relembre!

O empresário de Santo Antônio de Jesus conhecido Martinho da Galinha, de 68 anos, morreu na manhã deste domingo após está hospitalizado problemas de saúde. Martinho tinha um restaurante na zona rural do município na estrada do Benfica, era a galinha caipira mais famosa da região. No ano passado, Martinho havia mudado para a Rua Castro Alves. O corpo do empresário está sendo velado no Velório Paroquial de Santo Antônio de Jesus. O horário do sepultamento será às 8h da manhã desta segunda-feira (23). O seu filho, Marcos Vinícius afirmou que o pai era um homem honrado, livre, de bons costumes, que amou e fez caridade por toda a vida e nunca desprezou seu semelhante.

Relembre abaixo Martinho fazendo o seu convite:

Reportagem e Vídeo: Voz da Bahia

Comente agora

Trechos do litoral baiano perdem até um quilômetro de faixa de terra em dez anos

Cidades  Postado por Willyam Reis - 23/07 15:12h
Trechos do litoral baiano perdem até um quilômetro de faixa de terra em dez anos

A erosão vem mudando drasticamente a paisagem de trechos do litoral baiano nos últimos anos. Uma pesquisa divulgada pelo jornal Correio neste domingo (23) aponta que locais como a foz do Rio Jequitinhonha, na cidade de Belmonte, e do Rio Real, na divisa entre a Bahia e Sergipe, perderam até um quilômetro de faixa de terra na última década. O estudo é liderado pelos professores José Maria Landim Dominguez, Abilio Carlos da Silva Pinto Bittencourt e Junia Kacenelenbogen Guimarães, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Eles explicam que o processo acontece de forma natural por conta da força dos rios. Em cidades, como Mucuri e Prado, que também abrigam desembocaduras fluviais, variações semelhantes podem ser notadas. A área de continente das duas cidades foi reduzida em 400 metros e 900 metros, respectivamente. "A erosão é um processo natural, por isso, essas faixas (próximas ao rio) não devem ser ocupadas de maneira nenhuma. Tudo nessas faixas é vulnerável", relata o professor José Landim em entrevista ao Correio. (BN)

Comente agora

Travessia Salvador-Mar Grande está suspensa até 11h deste domingo

Cidades  Postado por Willyam Reis - 23/07 09:28h
Travessia Salvador-Mar Grande está suspensa até 11h deste domingo

Devido à maré baixa prolongada, a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande está com o serviço suspenso até às 11h deste domingo (23). Segundo a Astramab, com a maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade de seu canal de navegação. Quando as operações forem retomadas, a travessia estará atendendo com oito embarcações em tráfego, podendo fazer saírdas dos terminais de 15 em 15 minutos, caso aconteça uma demanda maior de passageiros. Ainda de acordo com a Astramab, caso o fluxo for normal, as saídas serão de meia em meia hora. O último horário do dia saindo de Salvador, neste domingo, será às 18h30, o mesmo acontecendo no sentido de Mar Grande para a capital. (Metro1)

Comente agora

Diocese de Amargosa realiza Retiro Anual do Clero no CTL de Itaparica

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/07 23:18h
Diocese de Amargosa realiza Retiro Anual do Clero no CTL de Itaparica

Aconteceu no Centro de Treinamento de Lideres de Itaparica, de 10 à 13 de julho, o Retiro Anual do Clero da Diocese de Amargosa, que contou com a presença do bispo diocesano Dom Valdemir Ferreira, de todos os sacerdotes, e foi orientado pelo arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro. Para o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação em Nazaré das Farinhas, padre Edézio de Jesus Ribeiro, o retiro foi uma oportunidade para os padres fazerem uma avaliação da sua caminhada. “Nesses dias refletimos a luz da experiência do Apóstolo Paulo, que como grande missionário, nos ensina a confiar mais e mais na graça de Deus, que vem nos socorrer das nossas fraquezas e debilidades humanas. O apóstolo Paulo, com sua experiência missionária itinerante, nos ajuda a compreender o apelo da Igreja na pessoa do Papa Francisco. Uma Igreja que vai em busca daqueles que estão na caminho”, disse. Padre Edézio concluiu lembrando que durante o retiro, os sacerdotes e bispos alí reunidos, rezaram por todos os paroquianos, especialmente pelas pessoas que precisam de orações. “Também confiamos que todos rezaram por nós. Que Deus continue em nossa vida. E que [esse retiro] seja de fato essa experiência de fortalecimento e reavivamento do nosso ministério sacerdotal”, finalizou Pe. Edézio. (Tribuna do Recôncavo)

Comente agora

Em aniversário de Laje, Alex da Piatã comemora inauguração da base da CIPE Central

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/07 19:04h
Em aniversário de Laje, Alex da Piatã comemora inauguração da base da CIPE Central

Após uma série de articulações do deputado Alex da Piatã (PSD) junto ao prefeito de Laje, Binho de Mota (PSB), que visaram às novas instalações da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Polícia Militar (CIPE Central), eis que o pedido se concretizou nesta quinta-feira (20), data na qual o município comemorou 112 anos de emancipação política. A nova sede da CIPE Central está localizada no distrito de Entroncamento de Laje, a margem da BR 101. O deputado classificou o ato de inauguração da base como um presente à cidade e a todo Vale do Jiquiriçá. Para Alex, é uma grande conquista não só para o município, mas para toda a região, pois ajudará no aprimoramento das ações já em desenvolvimento pelos policiais militares locais. “Foi uma promessa do prefeito Binho e uma luta nossa junto ao governador Rui Costa que foi bem solicito. Quero registrar meu agradecimento a Rui que tem desempenhado um importante papel para a segurança pública do nosso Estado e ações regionais com esta só fortalece as medidas de prevenção e combate a criminalidade”, afirmou. Em seu discurso, Alex também destacou o trabalho feito pelo prefeito de Laje, principalmente no resgate das tradições. “Ele resgatou, por exemplo, o desfile cívico, muito belo, e isso merece o nosso aplauso. A festa do trabalhador, campeonato de bairros... Binho tem inovado muito e a população está satisfeita com isso”, disse. 

Comente agora

Torcida comparece em baixo número para duelo do Vitória contra Chapecoense

Cidades  Postado por Willyam Reis - 22/07 15:32h
Torcida comparece em baixo número para duelo do Vitória contra Chapecoense

Após consecutivas derrotas e mudanças na diretoria, o Vitória volta a campo na tarde deste sábado (22) para enfrentar a equipe da Chapecoense, no Barradão. Amargando a penúltima colocação da série A, com apenas 12 pontos, o rubro-negro baiano quer fazer do jogo um marco de reação na competição. A importância da partida, no entanto, parece não ter atraído a torcida, que uma hora antes da bola rolar, ainda estava em pouco número. Os que compareceram apostam no triunfo. "Acho que o time hoje entrará em campo com outra postura. Agora, que tiramos o presidente (Ivan de Almeida), acho que o time vai ser mais firme em campo", disse, confiante, o engenheiro civil Otávio Tourinho, 37 anos. Ele arrisca um placar de 3 a 0, com gols assinalados por Neílton e Uilliam Corrêa. Também precisando vencer, para se afastar do Z4, a Chape conta com número ainda mais modesto de torcedores no Barradão, mas não menos confiante.

Comente agora

Governador entrega ações e vistoria obras em Jequié

Cidades  Postado por Willyam Reis - 22/07 14:56h
Governador entrega ações e vistoria obras em Jequié

O governador Rui Costa entregou neste sábado (22) ações nas áreas de saúde, desenvolvimento rural e esporte para a cidade de Jequié e municípios do sudoeste baiano. Em Jequié, Rui inaugurou a segunda etapa do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Prado Valadares. Fruto de Parceria Público-Privada (PPP), a unidade terá tomografia computadorizada e ressonância magnética. "O hospital não realizava tomografia nem ressonância e agora passa a fazer, com investimento de R$ 11,8 milhões. Estamos implantando este modelo de administração por meio de parceria público-privada, que agiliza a manutenção. Os aparelhos podem ser consertados com mais rapidez, sem precisar ficar parados", afirmou. O governador autorizou também a execução da obra de conclusão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade. Rui ainda visitou as obras da policlínica regional e do novo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Segundo o governo do Estado, orçada em R$ 13 milhões, a policlínica tem conclusão prevista para agosto. (BN)

Comente agora

Em sessão extraordinária, Câmara de SAJ aprova projeto que valoriza e credencia Entidade Esportiva Amadora

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/07 12:04h
Em sessão extraordinária, Câmara de SAJ aprova projeto que valoriza e credencia Entidade Esportiva Amadora

Durante sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (21) e após muitos debates, o Plenário da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Municipal nº 22/2017 que autoriza o município a repassar verbas para custeio de entidade esportiva amadora. O Projeto de Lei foi enviado pelo Poder Executivo na última terça-feira (11), porém foi solicitado vista pelo vereador Marcos Muniz (DEM) na quarta-feira (18). Dessa forma, o PL foi apreciado nesta sexta-feira (21), quando passou por primeira e segunda discussão, primeira e segunda votação sendo acrescentadas ainda duas propostas de emenda modificativa. Uma dessas emendas foi apresenta pelo vereador Francisco Damasceno (DEM) que modificou o artigo 5º do projeto. Anteriormente, o referido artigo dizia: Para fazer face às despesas com o convênio a ser celebrado, fica o Poder Executivo autorizado a efetuar Abertura de Crédito Adicional Especial, mediante decreto executivo até o valor de R$: 318.000,00 nos termos do art. 43 da Lei 4320/64. Com a modificação, o novo artigo passou a afirmar que: Para fazer face às despesas com o convênio a ser celebrado, fica o Poder Executivo autorizado a efetuar Abertura de Crédito Adicional Especial, mediante decreto executivo até o valor de R$: 300.000,00 nos termos do art. 43 da Lei 4320/64.

Comente agora

Pastor do Centro Aprisco de SAJ pede ajuda: “Sei que no São João por exemplo, se gasta muito, já retiramos das ruas 22 pessoas”

Cidades  Postado por Willyam Reis - 22/07 11:55h
Pastor do Centro Aprisco de SAJ pede ajuda: “Sei que no São João por exemplo, se gasta muito, já retiramos das ruas 22 pessoas”

Na sexta-feira (21), o Voz da Bahia, através do programa “Meio Dia e Meia com Marcus Augusto” entrevistou o pastor Reinaldo Barreto, juntamente com Caroline Carvalho, ambos cuidam do Centro de Recuperação Aprisco, uma instituição de acolhimento a viciados em álcool e entorpecentes com problemas mentais e físicos devido ao uso abusivo dessas substancias. Segundo o pastor, nos últimos três meses está sendo preparada a ala de mulheres devido à grande demanda de senhoras e jovens viciadas, contudo, o local inteiro tem estrutura para 20 mulheres e 100 homens, “estamos em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com psicólogos, psiquiatras, com faculdades e também o SESC de Santo Antônio de Jesus, estamos cada dia melhorando, graças a Deus. Estamos fechando uma parceria também com uma clínica para ajudar no processo de abstinência. No período de festas, como o São João, muitos deles saem do centro para curtir, contudo, conseguimos manter cerca de 70 pessoas no Aprisco que estão concluindo o plano de 6 a 9 meses. Com parcerias, estamos tendo mais recuperações e isso está sendo muito bom”, declarou.

Convite ao prefeito: Segundo o pastor, o mesmo pretende conseguir uma parceria com a prefeitura em prol do centro de recuperação, tendo em vista que o que mais se necessita é alimentos e medicamentos, “essa semana eu conversei com a nossa vice-prefeita Dalva Mercês, contudo, estamos tentando marcar também com Rogério Andrade para que ele possa olhar também com o nosso centro. Meu pedido só é alimentos, sei que no São João por exemplo, se gasta com muitas coisas, mas nesse período, eu tirei das ruas 22 pessoas. Nós somos parceiros, sempre quando Dalva precisa, aceitamos mais pacientes. Seria uma honra se Rogério Andrade nos visitasse, ele não apareceu lá”, falou.

Apoio familiar:

Comente agora

Secretária de Educação de Camaçari tem cargo na prefeitura de Salvador

Cidades  Postado por Willyam Reis - 22/07 09:49h
Secretária de Educação de Camaçari tem cargo na prefeitura de Salvador

De acordo com o site Badogada, a secretária de edudação de Camaçari, Neurilene Martins, recebe dois salários ao mesmo tempo, já que também teria um cargo na prefeitura de Salvador. Um cruzamento de dados feitos pela publicação mostra que ela receve mais de R$ 9 mil pela prefeitura de Salvador e mais de R$ 15 mil por Camaçari. Pela lei, ela deveria ter se desincompatibilizado do cargo em Salvador, já que é servidora efetiva, e receber pagamento apenas pelo outro município. Em nota, Neurilene afirmou:
 
"Estou submetida a um processo de Cooperação Técnica entre Camaçari /Salvador com ressarcimento entre os entes, portanto não saio de folha. O prefeito Elinaldo fez a devida solicitação e o processo está em andamento na pessoa de Gama para que sejam feitos os devidos cruzamentos de proventos e ajustes retroativos necessários, por Camaçari .

Comente agora

Salvador: Especialista alerta para perigo de banho em praias contaminadas; risco aumenta com chuva

Cidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/07 01:28h
Salvador: Especialista alerta para perigo de banho em praias contaminadas; risco aumenta com chuva

Todos as semanas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulga quais praias de Salvador e Região Metropolitana estão impróprias para banho. Na última semana, das 38 praias da capital baiana, 25 deveriam ser evitadas pelos banhistas. O levantamento é baseado na coleta de amostras da água e monitoramento de contaminação por coliformes fecais e pela bactéria Escherichia coli. "A normativa adotada é internacional. Define um grau de constatação de um grupo de bactérias que é muito comum no organismo humano e não é necessariamente patogênico. São bactérias que causam algum tipo de transtorno em função da concentração", explicou o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio. Esses microrganismos não sobrevivem por muito tempo na água do mar, mas córregos de drenagem pluvial podem representar um risco a partir do contato. De acordo com o infectologista Robson Reis, as doenças mais comuns nessas situações são gastroenterites, infecções virais, como conjuntivite, e micoses. Há ainda a possibilidade mais remota de infecção por leptospirose e hepatite A. "Essas praias consideradas impróprias têm um maior nível de coliformes fecais que o permitido. Quando isso acontece, há um risco maior de ser acometido por doenças infecciosas bacterianas, parasitárias ou protozoários", afirmou Reis. "Além das doenças mais graves, as gastroenterites também podem ter complicações, principalmente para pessoas com doenças debilitantes, idosos e crianças. Até mesmo adultos podem ter diarreia e vômito em grandes quantidades e distúrbios eletrolíticos, levando a problemas renais e morte", alertou o infectologista.

Comente agora

Agora é oficial! Veículos da Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus serão cedidos para uso da gestão municipal

Cidades  Postado por Willyam Reis - 22/07 00:13h
Agora é oficial! Veículos da Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus serão cedidos para uso da gestão municipal

Na última sessão na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, o líder do prefeito na Casa, o vereador Uberdan Cardoso (PT), falou em entrevista ao radialista Joselito Froes sobre o termo de cessão realizado, para conceder os carros utilizados pelos edis às secretarias da gestão municipal. Segundo Uberdan, este termo é apenas uma regularização para evitar qualquer tipo de problema, caso os carros não estejam sendo utilizados pelos vereadores e o usuário acabar cometendo algum tipo de inadimplência, “não é de hoje que cedemos os carros para as secretarias, em caso particular, o meu carro está sendo utilizado para ajudar a secretaria de saúde desde o mês de janeiro deste ano, contudo, esta é apenas uma regulamentação para que haja uma legalidade na concessão para não haver prejuízo para o vereador e sua imagem”, falou. Os 14 edis acataram o termo lido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Barreto Nogueira Neto, o Tom (PSD), “quando ‘tal’ secretaria fizer o uso, esteja salvaguardado. Me tranquilizo, pois, caso haja um acidente ou multas e sabendo que o carro foi cedido legalmente para uma secretaria, tranquiliza nosso mandato”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com