As comentadas


Boa noite , Sábado, 31/01/2015









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

30
Jan
SAJ: Do cartucho ao computador você encontra na ADR2 Informática agora trabalhando com sistema de segurança; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:05h

Do cartucho ao computador você encontra na ADR2 Informática em Santo Antônio de Jesus. A loja está com novidades, agora trabalhando com sistema de segurança eletrônica com preços excelentes. Passe e faça uma visita.

Endereço: Rua 7 de Setembro, 74 – Centro de Santo Antônio de Jesus

Telefone: (75) 3632-0288 ou (75)3631 4353

Comente agora
30
Jan
Queixas contra poluição sonora aumentam nos finais de semana em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 16:10h

As queixas contra a poluição sonora tem crescido significativamente na cidade de Santo Antônio de Jesus. Uma parceria entre a Polícia Militar, Ministério Público e a Superintendência de Trânsito do Município tem agido para manter a ordem. Segundo informações do Tenente Cel. Luziel Andrade, o maior indicio de Boletins de Ocorrência surgem principalmente nos finais de semanas. Para o Tenente, é preciso disciplina e educação da sociedade em compreender que todos tem direitos iguais, “estamos lutando para manter a ordem naquilo que nos é possível. A poluição sonora, hoje, é uma questão de educação”, opina o militar.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
30
Jan
Lei proibirá publicidade na traseira dos ônibus em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:09h

Após recentes discussões entre o poder público e os rodoviários sobre o combate à violência dentro dos ônibus em Salvador, uma das medidas pontuadas pelas entidades como parte da solução, é, também, uma alternativa que foi colocada na Câmara Municipal em agosto do ano passado. Trata-se do Projeto de Lei nº 173/2014, do vereador Leandro Guerrilha (PSL), que pretende proibir a instalação de publicidade no para-brisa traseiro dos coletivos. Segundo o legislador municipal, a medida é uma pauta antiga dos rodoviários e também dos profissionais de segurança pública visando facilitar o trabalho ostensivo dos policiais e tornar o ambiente interno do ônibus mais visível para quem está fora. “Quando se tem a publicidade no para-brisa traseiro do ônibus, você tira completamente a visão de quem está de fora. Isso facilita a ação dos marginais, não apenas assaltos, mas agressões, vandalismos. A insegurança aumenta pois 70% das imagens das câmeras presentes nos veículos não são de boa qualidade”, afirmou. Guerrilha destacou que a intenção da lei não é proibir a publicidade nos ônibus, mas apenas na parte traseira. “A verdade é que as famílias estão a mercê do perigo, por causa dessas limitações com a visão, principalmente nos fins de semana quando as ocorrências são maiores. No ano passado, tivemos 142 assaltos por mês. E nos primeiros dias, os números já são altos, fora as pessoas que não denunciam, e nem registram queixas”, ressaltou.

Comente agora
30
Jan
SAJ: Donos de oficinas na Rua da Korea dizem que vendas caíram após mudanças no trânsito e ameaçam realizar manifestação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:21h

Os proprietários de algumas oficinas mecânicas e lojas situadas na  Rua José Ângelo de Souza, conhecida como Korea em Santo Antônio de Jesus estão muito indignados com as alterações feitas recentemente no trânsito da localidade que têm ocasionado a queda na clientela, visto que  os veículos só podem trafegar na via em mão única. Os donos das oficinas, cederam uma entrevista ao Portal Voz da Bahia na manhã desta sexta-feira e  explicaram o motivo do protesto. Antônio, disse que foi proibida a vinda dos veículos no sentido estabelecimento da Salauto para sua oficina. “Agora a falta de movimento está tão grande que dá pra jogar bola aqui. Eu queria que o prefeito analisasse essa questão, pois a situação está complicada. Todos reclamam, quer dizer, eles vão ter de fazer o retorno da Mão Inglesa para voltar até minha oficina? Aí não dá”, desabafou. O proprietário disse que na localidade há cerca de 40 oficinas e uma multidão estava reunida em manifesto, por causa da queda de 40% no movimento das pessoas. “Falamos com o pessoal da secretaria, mas ninguém resolveu nada. As pessoas que vêm de fora não podem vir pra cá e quando tentam, são notificados”, disse. A população quer que o prefeito tome providências.

Proprietários de lojas e oficinas se manifestaram na manhã de hoje

Comente agora
30
Jan
Aeroporto de Jacobina pode ser liberado em abril
Postado por: Samile Macêdo / 11:32h

Interditado desde o dia 17 de junho de 2011, o aeroporto de Jacobina, no centro norte do estado, pode voltar a operar em abril próximo. De acordo com a assessoria da Associação Nacional de Aviação Civil (Anac), o governo do Estado encaminhou solicitação para que o órgão libere o terminal no final do ano passado. O processo está em análise, o que deve demorar quatro meses para a conclusão da análise. Há relatos que, mesmo com a interdição, o local tem servido para pouso e decolagem de aeronaves. (BN)

Comente agora
30
Jan
Josiel Barreto diz que a acessibilidade é importante nos projetos de construção das praças em S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 11:09h

Josiel Barreto, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência disse à rádio Recôncavo FM nesta sexta-feira (30) que têm entrado nas discussões, enviando ofícios para a prefeitura em Santo Antônio de Jesus a fim de solicitar informações sobre as reformas das praças, mostrando que a acessibilidade é uma pauta fundamental a ser inserida nos projetos de construção de lugares públicos. “A Praça têm de ser acolhedora para crianças, idosos, familiares, incluindo as pessoas com deficiência. O município santoantoniense é um lugar que pouco oferta o lazer a população, porém estamos atentos, participando das discussões”, disse. O  presidente ainda destacou que os locais públicos servem até mesmo como elemento fortalecedor dos vínculos familiares, estando incluídos nesse campo, os portadores de deficiência.  

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
30
Jan
Região de Irecê: Reportagem denuncia precaridade de saúde de João Dourado
Postado por: Samile Macêdo / 10:59h

Moradores de João Dourado, município da região de Irecê, denunciam o mau estado da saúde local. Segundo o site Sertão Baiano, pessoas que precisaram dos serviços fizeram reclamações sobre o estado da Unidade de saúde da Atenção Básica (UBS) e do Hospital Municipal, este responsável pelos atendimentos de urgência e emergência. Na UBS, há relatos de falta de material médico, como “algodão, gases, atadura e até luva [descartável]”. Segundo o site, com medo de represálias, “ninguém da UBS quis falar” sobre a situação do local. Já no Centro de Referência e Especialidades Médicas da cidade foi verificado problemas, como “muro sujo, ferrugem no portão e o letreiro parcialmente caído causam a impressão de abandono”. No local, funcionam os setores de Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e são realizadas consultas de especialidades como cardiologia e ginecologia, além de sessões com fisioterapeuta. O Sertão Baiano afirma que desde o dia 8 de outubro, o Centro de Referência está sem coordenador ou responsável. A reportagem ainda aponta casos de negligência, como o não uso do equipamento do Disco de Equilíbrio Inflável, adquirido há seis meses, “mas que segue guardado num armário porque falta a bomba de bico para enchimento”. O equipamento deveria ser utilizado para estimular, massagear e melhorar a circulação sanguínea de homens e mulheres em tratamento. (BN)

Comente agora
30
Jan
Funcionários do Hospital Luís Argolo em S. A. de Jesus decidem suspender paralisação
Postado por: Samile Macêdo / 10:28h

A paralisação criada pelos servidores do Hospital Luís Argolo em Santo Antônio de Jesus para mobilizar o poder público a fim de terem seus pedidos atendidos gerou grande repercussão por meio da imprensa municipal, pois os funcionários alegavam que iriam parar as atividades, de acordo com fotos, foram colocadas faixas de ‘estamos em greve’. O secretário do sindicato da saúde (Sindsaúde), Benivaldo Bomfim explicou à rádio Andaiá FM que as mobilizações tiveram fim, pois, a maioria das reivindicações foi atendida. “O trabalhador quer receber o seu 13º, porém quanto a outras questões em jogo foram resolvidas. Estamos satisfeito com o movimento realizado hoje pela manhã, mas a prefeitura fez um repasse do governo federal para o SUS que possibilitou o pagamento dos salários dos servidores. Só falta ser pago a quantia do décimo terceiro referente ao ano anterior, então nos reunimos e decidimos suspender a paralisação, mas vamos buscar a SESAB, a secretária de saúde do município a fim de resolver o problema por completo, porém se não conseguirmos, iremos buscar o Ministério do Trabalho qual mediador e tentar resolver”, relatou. Benivaldo afirmou que os servidores irão trabalhar normalmente amanhã até terem uma posição da Secretaria de saúde do Estado, mas caso não obtenham uma resposta definitiva, irão entrar em greve por período indeterminado.

Comente agora
30
Jan
Curso de como lidar com pessoas que possuem deficiência está com inscrições abertas em S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 08:48h

A Associação de Deficientes Visuais (ASDEV) em Santo Antônio de Jesus, convidou a população para participar do curso Como lidar com as pessoas com deficiência. “Pois por mais que lutemos pela nossa independência, precisamos da ajuda das pessoas. Contamos com a colaboração do povo”, disse Djalma em nome do presidente da associação Pedro Bomfim. As inscrições poderão ser feitas na própria ASDEV, Rua Celestino Pimenta nº 99. Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: associaçãoasdev@gmail.com ou pelo telefone: (75)3631-5570.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
29
Jan
S. A. de Jesus: Segundo sindicalista, paralisação das atividades do Hospital Luís Argolo permanecerá indeterminado
Postado por: Anacley Souza / 23:02h

Os funcionários do Hospital Maternidade Luiz Argolo paralisaram suas atividades por prazo não definido na manhã desta quinta-feira (29) alegando descaso no pagamento do 13º salários e outros soldos, atrasados há mais de um ano. Em entrevista, o presidente do Sindicato dos Servidores de Saúde (Sindsaúde), Benivaldo Bonfim informou que pela manhã se reuniu com a direção e provedoria da Unidade, “infelizmente fomos informados de que não há verba disponível para o pagamento dos benefícios atrasados. A situação se arrasta há mais de um ano então decidimos parar”, fala. Ainda de acordo Bonfim, irá discutir a situação com a prefeitura juntamente com a secretaria de saúde do município. O sindicalista expôs ainda que existe uma verba no valor de R$ 300 mil reais retida, e que este fundo poderá amenizar a situação dos trabalhadores, “ainda não sabemos se a prefeitura ou o governo do estado tem autonomia em liberar este montante”, revela. Após medida judicial, a ajuda de custo oferecida pela prefeitura foi repassada e o salário dos trabalhadores foi liberado na tarde de ontem, no entanto, não foi o suficiente para que a paralisação não ocorresse, “estamos saturados. Não queremos a população passando por essa dificuldade. Fomos movidos pela situação que já se agrava há muito tempo”, salienta. Cerca de 30% do efetivo estão de plantão para manter os trabalhos na Instituição, mas de acordo Benivaldo Bonfim a paralisação poderá se estender por prazo indeterminado.

  1. Redação Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
29
Jan
Salvador: Lei do lixo valerá no carnaval e quem fizer xixi na rua também pagará multa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:53h

Em nome do cumprimento da Lei Municipal 8.512/13, também conhecida como lei do lixo, a Prefeitura anunciou que quem fizer xixi na rua durante o Carnaval também deverá pagar multa. Os valores das penalidades variam de R$ 67,23 a R$ 1.008,45, para pessoa física, e de R$ 268,92 a R$ 2.016,90 para pessoa jurídica. Desde a última quarta-feira (28), data em que a lei começou a valer na capital baiana, já foram punidos 27 infratores por desrespeito à nova regulamentação. Na última quinta-feira (29), em quatro horas de operação na Barra, os agentes da Limpurb aplicaram seis multas, uma delas para um vendedor ambulante que urinava em um monumento público e outra para um motorista flagrado atirando papel de lanche para fora do carro.  (Metrópole)

Comente agora
29
Jan
Após denuncia no Voz da Bahia, lixo é recolhido no bairro da Urbis IV em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 17:31h

Após divulgação no Portal Voz da Bahia que existia deficiência na coleta de lixo no Bairro da Urbis IV em Santo Antônio de Jesus, internautas residentes na região agradeceram e informou que nesta quinta-feira (29)  todo o lixo foi recolhido e a área está limpa, “ É lamentável essa situação em que cidadão necessitam denunciar na mídia para que serviços simples e obrigatórios sejam realizados”, fala.

Comente agora
29
Jan
Voz do Leitor: Funcionários da empresa Sandes continuam com salários atrasados
Postado por: Anacley Souza / 16:33h

Servidores contratados pela Sandes, empresa responsável pelo auxilio nas instituições estaduais de ensino ainda continuam sem receber seus proventos. Segundo informações, no mês de novembro todos os trabalhadores forma agraciados por férias coletivas devido ao recesso escolar no entanto não receberam a segunda parcela do 13º terceiro, salários e férias. O coordenador do Núcleo Regional de Ensino, extinta DIREC, Professor Clovis Ezequiel, afirmou que desde a semana passada o governo do estado fez o deposito referente aos pagamento e que agora depende da empresa fazer a distribuição dos soldos. Em contato com a Redação do Portal Voz da Bahia, uma funcionária da empresa terceirizada disse que já entrou em contato com o sindicato e que este havia lhe informado que precisava de autorização da supervisora de gestão do órgão para sanar o problema, no entanto esta se encontra em férias, “está um jogo de empurra e ninguém resolve nosso problema. Nenhum deles quer ser responsável e nós ficamos sem receber e com a destituição da DIREC estamos ameaçados de ficar sem nosso trabalho” revela a cidadã inconformada.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
29
Jan
Sem energia ha 3 dias, moradores do Cruzeiro de Laje anunciam manifestação
Postado por: Anacley Souza / 16:16h

Em contato com a Recôncavo FM, moradores da Localidade rural do Cruzeiro de Laje informaram que a região está sem energia há mais de dois dias. Segundo morador Valdemir de Jesus, residente na comunidade do Oiteiro , desde o último sábado estão enfrentando problemas com o abastecimento de energia, “a canela cai todos os dias e já comunicamos a Coelba. Nos deram até três dias para resolverem o problema e nada foi feito até o momento”, fala. de acordo denunciante, muitos comerciantes locais e agricultores estão tendo perdas financeiras e pedem solução do problema com urgência, “a casa de farinha está parada e a comunidade tem idosos e crianças doentes. Se nada for feito vamos fazer um movimento em manifestação a essa situação absurda”, comunica o cidadão exaltado.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
29
Jan
Região de Irecê: Prefeitura de Ipupiara abre concurso para 110 vagas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:02h

As inscrições para o concurso público da prefeitura de Ipupiara, na região de Irecê, foram abertas nesta quinta-feira (29) e vão até o dia 6 de fevereiro. As oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior. Ao todo, serão 110 vagas para cargos de ensino fundamental - anos iniciais (42), professor de matemática (4) e português (4), zelador (10), operador de sistema de água (20), guarda municipal (10), auxiliar de serviços gerais (19) e agente de portaria (1).  Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 958,89, com jornadas de 20h e 40h semanais. Para se inscrever, o candidato deve realizar o procedimento no Salão da Câmara Municipal, localizado na Praça Santos Dumont, nº 101 - no Centro de Ipupiara. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h30. As taxas são de R$ 50,00 ou R$ 70,00, conforme o nível de escolaridade. O concurso tem validade de um ano contados da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. (BN)

Comente agora
29
Jan
Obras da Praça S. Benedito está demorando por conta de empresa fornecedora, diz secretário
Postado por: Samile Macêdo / 15:28h

As obras da Praça São Benedito em Santo Antônio de Jesus estão gerando manifestações e reclamações por parte da população, indignada com a demora na entrega do serviço. O secretário de infraestrutura Domingos Matos, em entrevista à rádio Recôncavo FM nesta quinta-feira (29) explicou as razões de os trabalhos não terem sido acabados. De acordo com Domingos, grande parte dos recursos destinados à obra vem do governo estadual através da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). “O prazo de 150 dias proposto para a empresa vencedora da licitação não foi cumprido, acarretando os atrasos nas obras, as quais ainda não estão prontas”, disse. O entrevistado destacou que atitudes foram e serão tomadas para que o problema se resolva. “Convoquei o engenheiro representante deles dando um período de 8 dias para ser apresentado um plano de conclusão dos trabalhos, tive notícias que na próxima segunda-feira (02) os diretores da empresa em Salvador estarão aqui para discutir assuntos acerca dos trabalhos, e posso afirmar que o pagamento de R$134.000 referente à primeira parcela foi efetuado, a parte restante ainda não foi repassada para a Prefeitura, mas mesmo com os argumentos comunicados, o empreendimento se acha no direito de abandonar o serviço. Eu informei para a firma que a prefeitura vai agir com ela após o período  concedido conforme dizem as cláusulas do contrato”, disse . 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Um comentário
29
Jan
SAJ: Diretora da Santa Casa alega que o movimento feito em frente à instituição está dificultando os trabalhos
Postado por: Anacley Souza / 15:17h

Com a paralisação dos funcionários do Hospital Maternidade Luis Argolo, a diretora Administrativa da Unidade, Ludmila Cássia Ornelas Reis, informou em entrevista que o funcionamento do Hospital seguirá normalmente, tranquilizando a população. O movimento realizado na manhã desta quinta-feira se deu pelo não pagamento do 13º Salário e proventos atrasados há mais de um ano, segundo informações do presidente do Sindicato dos Servidores de Saúde (Sindsaúde) Benivaldo Bonfim. A diretora, no entanto, contesta a denuncia e afirma que os soldos estão sendo quitados parceladamente e de acordo Reis, a verba corresponde a 10% do repasse destinado a UTI e que apenas no que se refere ao 13º do ano de 2014 não foi possível ser quitado por atraso no repasse das verbas junto ao Governo do Estado, “a informação não procede. Todos os meses estamos repassando ao sindicato, cabe agora os funcionários lesados cobrar do órgão”, salientou. 30% do efetivo continuam em suas atividades normais seguindo determinação legal, entretanto a diretora alega que o movimento feito em frente à instituição está dificultando os trabalhos e a ordem no Hospital, “respeitamos a legalidade do protesto. É um direito constituído. Estamos lutando para que este Hospital não feche como muitos em toda a Bahia, só queremos manter a ordem”, completa a administradora.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

2 comentários
29
Jan
Superintendente de S. A. de Jesus esclarece denúncia do cidadão de 74 anos que recebeu notificação por estacionar em vaga para idosos
Postado por: Samile Macêdo / 12:08h

O professor Jorge Leal, 74 anos, falou ao Portal Voz da Bahia na última terça-feira (27) que havia recebido uma multa em casa por estacionar o carro em uma vaga para idosos, assunto que gerou grande repercussão. Nesta quinta-feira (29), o superintendente municipal de trânsito, Luciano Moura, conhecido como Cuiuba deu entrevista à rádio Recôncavo FM para dar sua versão sobre o assunto. De acordo com o superintendente, o homem não foi multado, mas sim notificado por cometer uma infração. “Ele diz que tem 74 anos, mas no momento em que o agente de trânsito fez a notificação, o idoso não apresentou sua carteira de habilitação alegando que tinha 74 anos, mas o agente não pode adivinhar e também no painel do veículo não estava o cartão de idosos ou informação alguma de que ele poderia utilizar a vaga, portanto ele teria sim de ser notificado, o profissional fez o serviço de forma correta”, relatou.

  1. Professor Jorge Leal, 74 anos, recebeu a notificação da SMTT

Cuiuba ainda disse que o denunciante deve ir até a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte, apresentar uma defesa prévia, tirar uma cópia da habilitação para comprovar sua idade para a notificação (aviso no qual declara que a pessoa será multada se não for apresentar uma versão do acontecimento no prazo de 30 dias) ser abonada. “A partir do dia 15 de Fevereiro, estaremos distribuindo cartões para idosos e portadores de necessidades especiais a fim de que esses documentos fiquem à mostra no painel dos veículos quando essas pessoas estiverem usando as vagas especiais. O cartão é distribuído não só pela SMTT, como também pelo DETRAN”, disse. A respeito da declaração do professor Jorge, onde contou que muitos cidadãos param em locais para idosos e não é devidamente notificado, o entrevistado disse que dois carros foram guinchados por estacionar inadequadamente, “ao ser comprovada uma denúncia um ato infracionário é feito, caso necessário o reboque onde o motorista terá de pagar a multa, o guincho e a diária do pátio. Estamos dispostos a tentar educar os condutores, para isso criando trabalhos mais incisivos e sérios com respeito a estacionamento em lugar irregular”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
4 comentários
29
Jan
"A sociedade não pode ser omissa, mas tem que dar sua opinião", disse médico sobre poda de árvores em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:02h

Dr. Frederico Wanderley, e residente há 34 anos em Santo Antônio de Jesus esteve participando na reunião organizada pela sociedade na última terça-feira (27), sobre a reforma das praças do São Benedito, Padre Mateus e Tiro de Guerra, algo que tem gerado diferentes opiniões desde as camadas da gestão, grupos ambientalistas até o ponto de vista popular.  O médico conversou com o Portal Voz da Bahia  e opinou sobre os planejamentos que o município pode construir para que  todos vivam em harmonia. O profissional de saúde contou que as discussões começaram a partir do problema com a poda das árvores. “Como o cidadão santoantoniense quer o município? Quais melhorias podem ter na infraestrutura e acessibilidade? Isso é qualidade de vida. A Praça Padre Mateus poderia ser mais voltada para o foco de pessoas e não carros. O Plano de Desenvolvimento Urbano (PDDU) têm de ser colocado em prática para análise, pois do contrário, o município vai crescer pra onde no futuro? Por isso o momento de reunir para discutir os questionamentos é necessário, independentemente de partido político. A sociedade não pode ser omissa, mas têm de dar uma opinião, é uma forma de demonstrar seu amor pela  cidade, zelando por ela, pois há várias maneiras de participar em prol do bem público, deixando de colocar a culpa nos outros”, declarou. 

Reportagem e foto:  Voz da Bahia - Samile Macêdo

2 comentários
29
Jan
Processo licitatório definirá quem permanecerá com barracas nas Praças de S. A. de Jesus, afirma promotor
Postado por: Anacley Souza / 08:39h

Em entrevista a Recôncavo FM nesta quarta-feira (28), o Promotor de Justiça, Dr. Julimar Barreto falou a respeito das Barracas que comporão a praça de alimentação e vendas de artigos na nova Praça Padre Mateus e Praça do São Benedito. Segundo o jurista haverá um processo licitatório em modalidade de concorrência pública para que comerciantes participem da ocupação do espaço público. Ainda de acordo Barreto, alguns comerciantes não têm posse de certidão ou declaração de alvará de funcionamento para manterem suas barracas no entorno da Praça, “o espaço público não é um bem adquirido. Mesmo que a pessoa passe 40 anos naquele mesmo local, ele não é possuidor daquela área que é pública”, salientou. Mesmo tendo conhecimento deste processo, muitos comerciantes estão temerosos, já que muitas pessoas poderão participar da seleção e temem perder a concorrência. A este respeito o Promotor salientou que não existe a possibilidade de descumprimento e que houvera igualdade para todos, “os critérios ainda não foram definidos. Podemos dizer que o poder do dinheiro não prevalecerá”, disse. Apenas um comerciante tem a concessão de alvará de funcionamento e para aqueles que mantinham comercio no local, Julimar Barreto informou que é necessário que todos estejam com seus documentos em dias para que possam concorrer, “é uma lei que deve ser obedecida para que possam concorrer ao processo licitatório”, explica.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

3 comentários
28
Jan
Moradores de Vera Cruz denunciam criação de estrada em área de preservação ambiental
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:50h

Uma estrada está sendo construída em área de vegetação nativa, considerada de preservação permanente. A denúncia é dos moradores do município de Vera Cruz. A Associação Amigos de Mar Grande (AAMG) afirma que a estrada está sendo aberta sem permissão das autoridades competentes, já que não existem placas indicativas. A AAMG enviou a denúncia ao Ibama, ao Inema, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal na Bahia. O Bahia Notícias tentou contato com os órgãos, mas até o fechamento desta nota, apenas o Ministério Público Estadual respondeu. Por meio de assessoria, o departamento de meio ambiente confirmou o recebimento da denúncia e a encaminhou ao promotor de justiça de Itaparica, Ubirajara Fadigas.

Comente agora
28
Jan
Amargosa: População protesta de 'luto' pelo atraso no repasse de recursos da Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:47h

O atraso no repasse dos recursos destinados à Saúde gerou protesto da população de Amargosa. Na manhã desta quarta-feira (28), profissionais da saúde, comerciantes e a sociedade civil organizada saíram às ruas com cartazes, faixas e vestidos com roupa preta, em sinal de luto. "Nossos serviços de saúde estão mantidos, no entanto, precisamos que a situação seja solucionada o mais rápido possível, porque além de atender a demanda interna, o nosso hospital, por exemplo, vem recebendo um grande fluxo de pacientes vindos de cidades vizinhas, que estão em situação mais complicada que a nossa, e infelizmente não sabemos até quando poderemos manter os serviços com o uso de recursos próprios", afirmou a prefeita de Amargosa, Karina Silva. O protesto teve como intenção chamar a atenção dos governos federal e estadual, que ainda não teriam repasssado os valores destinados à manutenção das unidades de saúde. Com o atraso estão prejudicados o hospital da cidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os serviços de Média e Alta Complexidade (Mac), a assistênia farmacêutica, PAB fixo, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), agentes comunitários, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o Programa de Saúde Bucal. Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o governo estadual deve cerca de R$ 30 milhões aos municípios. Uma das possibilidades é que a dívida comece a ser paga em três meses. (BN)

Comente agora
28
Jan
Prefeitura de Salvador entrega nova casa de acolhimento para adolescentes, na Av. Bonocô
Postado por: Samile Macêdo / 21:42h

Uma nova Casa de Passagem, unidade de acolhimento para menores sob medida de proteção e em situação de risco, será entregue pela prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Cidade-Mãe (FCM), na próxima semana, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). Quarta casa do tipo na capital baiana, o local abrigará apenas adolescentes de 13 a 17 anos do sexo masculino, encaminhados pelo Conselho Tutelar ou juizado competente. Outras duas unidades devem ser implantadas até o final do ano nos bairros de Cajazeiras, com capacidade para até 300 menores, e Saramandaia, com um total de 240 vagas para meninos. "Neste espaço, buscamos despertar e até mesmo aprimorar a autoestima desses meninos, para que possam compreender melhor o espaço onde vivem, facilitando o seu encaminhamento para a sociedade, seja no âmbito familiar ou no mercado de trabalho. Para que tenham uma esperança além desta situação de risco social da qual vieram", explicou a presidente FCM, Risalva Telles. (BN)

Comente agora
28
Jan
Vigilância Sanitária notifica fábrica que vai fornecer gelo no carnaval da capital baiana
Postado por: Samile Macêdo / 21:02h

A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) realiza, até o fim do Carnaval, ação especial de inspeção em fábricas de gelo e água mineral da cidade que vão atuar na festa. Na fiscalização realizada nesta quarta-feira (28/1), a empresa Gelo Bahia foi notificada devido a problemas estruturais, ausência de embalagens com informações pertinentes e não-utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por funcionários. A empresa terá um prazo para regularização das inconformidades encontradas pelos técnicos da Visa. Os profissionais da Vigilância Sanitária atuam na orientação, notificação, autuação e até interdição, se necessário, com verificação dos seguintes itens: aspectos de higiene, utilização de equipamento de proteção individual (EPI), presença de vetores e pragas, manutenção preventiva, acondicionamento inadequado e validade dos produtos, entre outros itens. Assim como os estabelecimentos, os caminhões que transportam gelo também são vistoriados e ambos devem manter em dias documentações e alvará, que tem validade de um ano. A água utilizada deve passar por monitoramento, controle, análise microbiológica e temperatura adequada ao seu estado. Já os funcionários devem fazer exames que possam comprovar sua condição de saúde ocupacional. Caso apresente problemas, os produtos são descartados no próprio local, a fim de reduzir os riscos de infecção tóxico-alimentar. As empresas que descumprirem as normas vigentes poderão ser interditadas ou impedidas de comercializar seus produtos, até que atendam as exigências mínimas de funcionamento, garantindo a saúde do consumidor. As inspeções também são estendidas para os produtores e vendedores de gelados comestíveis (sorvetes e picolés). 

Comente agora
28
Jan
SAJ: Gerente regional da Embasa explica cobrança da taxa de rede de esgoto cobrada a contribuintes
Postado por: Anacley Souza / 17:43h

Apenas 10% da população da cidade de Santo Antônio de Jesus são atendidos pelo sistema de esgoto oferecido pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). Em entrevista Andaiá FM, o gerente regional do órgão Gildeone Almeida falou sobre o assunto. Segundo ele, algumas regiões da cidade são atendidas pela captação sanitária e destas são cobrados um valor referente a 80% de toda a fatura de água, “esse modelo de cobrança são referentes à distribuição de água ou captação de esgoto. Se o consumidor não for atendido pela Embasa e for cobrado pela taxa de esgoto deverá nos procurar”, salientou. Arguido de que existem projetos para que se ofereça ao município 100% de coleta de esgoto, Gildeone Almeida informou que o esgotamento sanitário é feito em bacias coletoras e posteriormente serão construídos novos depósitos, mas não há previsão de reestruturação, “a Embasa está buscando recursos, mas tão logo estaremos anunciando novas reformas”, afirma.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
28
Jan
Poste com problema causa transtorno a empresários do centro de S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 17:33h

Um defeito no poste tem tirado o sossego dos comerciantes da Travessa 15 de Novembro e Landulfo Alves em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações do dono de uma das lojas, há mais de um ano o problema tem se estendido, sem que haja uma solução definitiva pela Coelba, órgão responsável pelo abastecimento de energia na cidade. Ainda de acordo o internauta  no poste existe uma ‘canela’ que está com defeito, “em dezembro ficamos quase vinte dias com esse problema. Prepostos da Coelba vem, tentam solucionar, mas logo o problema retorna”, revela. O denunciante infromou que um grupo de empresários locais estiveram no escritório da Coelba para buscar uma solução, mas até o momento nada foi resolvido, “desde ontem estamos sendo prejudicados com o abastecimento deficiente. Sem energia o comércio não funciona, pois nosso maquinário precisa funcionar. Para que  problema se solucione  queremos é a substituição do aparelho ”, finaliza. 

Na última segunda-feira (26), um problema parecido aconteceu na Rua Monsenhor Antônio Oliveira onde um poste entrou em curto-circuito e por pouco não ocorreu uma tragèdia. Pedimos ao órgão responsável que tome as devidas providências. Tendo em vista que o consumidor paga para  ter um serviço de qualidade.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
28
Jan
SAJ: Carro é rebocado por estacionamento irregular no entorno da Praça Padre Mateus
Postado por: Anacley Souza / 16:50h

Após início da reforma da Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus, ficou estabelecido pela SMTT (Superintendência de Trânsito e transporte) do município que o estacionamento no entorno Praça seria proibido. Uma faixa amarela e uma placa de sinalização foram colocadas naquele local com as devidas informações. Na tarde desta quarta-feira (28,) um leitor do Voz da Bahia flagrou o momento em que um veículo estava sendo guinchado por estar descumprindo a determinação. O veículo foi encaminhado até a sede do órgão para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Foto: Leitor do Voz da Bahia

Comente agora
28
Jan
Poda de árvores em SAJ: "Acompanharam de perto, viram todo o processo daquilo que seria feito nas reformas das praças", disse secretário
Postado por: Anacley Souza / 15:49h

O secretário de Infraestrutura de Santo Antônio de Jesus, Domingos Matos concedeu entrevista a Recôncavo FM para falar sobre a reforma das Praças e a decisão do Ministério Público em autuar a prefeitura em um inquérito civil público depois de derrubada de árvores. A princípio, Matos salientou que a Administração pública sempre esteve à disposição do MP para discutir quais quer situação referente às reformas e construções que ocorrem na cidade, “isso é fato e o Promotor Julimar Barreto é consciente disso”, fala. De acordo o secretário muito antes do início da reforma da Praça Padre Mateus, a Secretaria de Infraestrutura se reuniu com o Ministério Público e Associação Comercial para a apresentação do projeto piloto, “quanto a fase construtiva e processo licitatório o Promotor, falou com propriedade que o poder público tinha autonomia no que fazia. Acompanharam de perto, viram todo o processo daquilo que seria feito, principalmente no que se tratava da retirada de algumas árvores”, salientou. Matos citou ainda que de todas as árvores removidas no entorno da Praça Padre Mateus apenas uma que não constava no laudo foi suprimida, “muita gente disse que a culpa era da empresa responsável, só que ela apenas cumpre ordens, sem falar que existiam árvores que estavam completamente ocas e que se não tivesse sido retirada poderia a qualquer momento causar um acidente grave”, completa.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Um comentário
28
Jan
Homem é multado por jogar ponta de cigarro em rua no 1º dia de fiscalização em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:34h

Começou a valer nesta quarta-feira (28) as multas para quem sujar as ruas de Salvador. Quarenta agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizam ao longo do dia a fiscalização para o cumprimento da Lei Municipal que prevê punição para quem descartar entulho indevidamente e fizer xixi na rua, entre outras situações. De acordo com a Limpurb, por volta das 13h20, houve registro de uma notificação, para o caso de um homem que jogou uma "ponta de cigarro" na Avenida Sete de Setembro. As multas variam de R$ 67,23 a R$ 1.008,45, para pessoa física, e de R$268,92 a R$2.016,90 para pessoa jurídica. Segundo a Prefeitura de Salvador, a aplicação da multa é feita com base no número do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do infrator. Aqueles que se recusarem a fornecer o número do documento serão encaminhados à delegacia mais próxima para registro da ocorrência. A prefeitura alerta que o não pagamento da multa resulta na inscrição do responsável no Serasa, SPC e no Cadastro Informativo Municipal (Cadin). Já o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, informou o órgão municipal. (G1)

Comente agora
28
Jan
SAJ: “A sociedade que utiliza as Praças teria que ser convidada para dar sugestões", disse educador sobre retirada de árvores
Postado por: Samile Macêdo / 15:33h

O Professor da Rede Estadual de Ensino em Santo Antônio de Jesus, Carly Chesma reconheceu que a derrubada das árvores na reforma de algumas praças do município gerou polêmica na Casa Legislativa, bem como acabou movendo o  povo a participar de uma sessão ocorrida na noite da última terça-feira (27) onde as medidas para resolução do problema iriam ser postas na mesa para análise. O educador contou momentos antes da reunião ser iniciada que as pessoas almejam ver a cidade cumprindo sua função social. “Que seja um município arborizado onde o povo possa viver. O que seria de uma cidade sem a população, portanto considero que esse acontecimento é importante, pois a gestão tem de acordar e começar a convidar a sociedade para participar de forma efetiva nas medidas a serem tomadas para a melhoria do local, pois quem é que usa as praças além das pessoas, considero que elas têm o direito de ouvir, opinar para que a cidade seja um lugar bom para viver, morar e criar nossos filhos e aqui desenvolvê-los”, destacou o entrevistado pelo Portal Voz da Baha. A respeito da Praça do Tiro de Guerra, cuja árvore foi cortada, deixando os bancos expostos sob o sol e impedindo as pessoas de se sentarem durante o dia, o docente analisa que faltou por parte de quem elaborou o projeto escutar os interessados, até porque estudantes sentavam ali, mas não foram convidados para expor a opinião. “A Praça São Benedito que costumava ficar repleto de discentes do Colégio Rômulo Almeida, eles deviam pensar em ter feito uma enquete, chamar a sociedade que utiliza as Praças para dar sugestões. Mas essa audiência pública será uma oportunidade de dialogar, convido ao povo para participar não só sobre as praças, mas também acerca da iluminação pública, escolas. Vamos fazer com que a cidade cumpra sua função social que é atender as pessoas que nela vivem”, relatou. 

Reportgaem e foto: Voz da Bahia - Samile Macêdo

2 comentários
28
Jan
Gandu: Polícia local diz que quase 90% das ligações para o 190 são trotes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:12h

Quase 90% das ligações para a Polícia Militar de Gandu, no Baixo Sul, são registradas como trotes. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (27), o problema é antigo. A maioria das ligações é feita de números das operadoras Claro e Vivo. De acordo com a PM, no intervalo de uma hora e meia, o 190 da 60ª CIPM recebeu 21 ligações e 18 delas foram trotes. Muitas das chamadas são feitas por crianças. Outras são feitas por adultos, que chegam até a insultar o policial que atende o telefonema.

Comente agora
28
Jan
Comércio de adesivos do Carnaval para carros é proibido
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:16h

Os moradores que forem flagrados vendendo adesivos veiculares que dão acesso às vias próximas aos circuitos do Carnaval de Salvador  terão o benefício suspenso em 2016 e podem responder por crime de estelionato. A venda dos adesivos foi noticiada nesta terça-feira, 27, por alguns veículos de comunicação locais. A prática já havia sido denunciada no ano passado. Este ano, a etiqueta está sendo negociada pelo valor de R$ 100. "Buscaremos identificar quem é a pessoa que está vendendo e onde ela mora. Caso resida nas áreas de restrição, ela não receberá o adesivo em 2016", afirma o titular da  Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Muller. O advogado criminalista Lucas Landeiro acredita que os responsáveis pela venda podem responder por estelionato. "A credencial é uma espécie de documento cedida pela prefeitura. A venda pode ser considerada uma fraude", afirma.

Comente agora
28
Jan
Sociedade realiza reunião sobre derrubada de árvores em Praças de S. A. de Jesus; inspetor do CREA dá seu parecer. Veja as fotos
Postado por: Samile Macêdo / 10:18h

Assunto bastante discutido na Câmara de Vereadores em Santo Antônio de Jesus pela sociedade organizada nesta terça-feira (27) foi a reforma das praças do São Benedito, Padre Mateus e Tiro de Guerra algo que tem gerado diferentes opiniões desde as camadas da gestão, grupos ambientalistas até o ponto de vista popular. Leonel Pereira, inspetor do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia) e vice-presidente da CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) expôs seu ponto de vista ao Portal Voz da Bahia na Casa Legislativa com participação do povo a fim de trazer uma resolução para o problema, afirmando que foi enviado ao promotor de Justiça do município Julimar Barreto um Ofício, recebido anteriormente por eles através da Secretaria de Meio Ambiente onde dizia que cerca de cinco árvores que por não apresentar boas condições seriam suprimidas ou retiradas. “Quando nós fomos ver, eles tiraram foi todas nós não sabíamos que iria ser assim. Faltou um comprometimento maior entre as secretarias da gestão com o meio ambiente, por isso elaboramos o documento, o qual foi encaminhado ao MP (Ministério Público) e hoje ficamos felizes em ver a população mais participativa. Almejamos que Santo Antônio de Jesus possa continuar a ser chamada de cidade das flores e das palmeiras, mas onde estão as flores e palmeiras?”, questionou. 

  1. Fotos: Voz da Bahia
  2. O entrevistado pontuou que na audiência pública que será realizada há a total certeza que a população santoantoniense vai fazer diferente. Pereira ainda explica que foi feita uma vistoria técnica na Praça, onde as secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura bem como o proprietário da empresa foram convidadas. “Solicitamos que fossem apresentados projetos de acessibilidade e urbanismo aos profissionais que estariam executando o serviço e estamos aguardando a apresentação dessas medidas. Acredito que a derrubada das árvores foi de forma irresponsável, apesar de algumas realmente estarem com problemas. Isso não é conversa da carochinha, pois não estou para defender a prefeitura nem ninguém, agora outras derrubaram sem necessidade. Espero que após a audiência pública seja feita uma reavaliação de novo projeto, onde possa ser feito novo planejamento e novas árvores possam ser replantadas”, concluiu.

    1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
28
Jan
Detran inicia nesta quarta-feira a vistoria de trios elétricos para o Carnaval de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:52h

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) inicia nesta quarta-feira (28) a vistoria dos trios elétricos, minitrios, carros de apoio e alegóricos que desfilarão no Carnaval de Salvador 2015. A ação, que acontece no Parque de Exposições, na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, conta com a parceria de outros doze órgãos municipais. A fiscalização segue até o dia 13 de fevereiro, das 8 às 17 horas. Serão observados o sistema elétrico, mecânico, estrutural, de freios e contra incêndio dos veículos. Também são levados em consideração na vistoria itens como o estado dos pneus e os geradores, além da documentação dos veículos e dos condutores. Os equipamentos vistoriados e liberados recebem um adesivo de regularização junto ao Detran-Ba. 

Comente agora
28
Jan
LEM: Ex-prefeito tem novo julgamento no STF sobre aquisição ilegal de combustível
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:50h

O ex-prefeito de Luis Eduardo Magalhães, no oeste, o ainda deputado federal Oziel Oliveira (PDT) deve ser julgado na próxima semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), conforme informou a Coluna Satélite, do Correio. O parlamentar responde a processo por suspeita de desvio de dinheiro público e fraude em licitações. Na ação proposta pelo Ministério Público, é apontado que a frota municipal sob comando do ex-gestor rodou 360 mil km em um mês, o equivalente a nove voltas pela Terra. Fato que gerou reportagem no Fantástico sobre desvio de vebas de prefeitos do país. As irregularidades ocorreram em 2005. (BN)

Comente agora
28
Jan
Salvador: Quem jogar o lixo na rua vai pagar multa a partir de hoje
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:13h

Os descuidados de plantão, que jogam no lixo no chão, vão ganhar um bom motivo para mudar um hábito antigo. A partir de hoje, quem for flagrado descartando resíduos sólidos na cidade de Salvador vai pagar multa cujo valor varia entre R$ 67,23 (multa leve) e R$ 1.008,45 (multa gravíssima), para pessoas físicas. Para a pessoa jurídica, enquanto o valor da infração leve é de R$ 268,92, a gravíssima ultrapassa os R$ 2 mil. Para se ter uma ideia, quem for pego jogando lixo em terrenos baldios, córregos, ruas e canais (entre 6 e 20 litros), por exemplo, vai ter que desembolsar quase R$ 270. Assim, casos como o que foi flagrado pela equipe da Tribuna da Bahia, na manhã de ontem, não vão poder mais se repetir. Duas amigas caminhavam pela Rua Direta da Piedade, tomando um suco e fumando cigarros. Após o uso, as duas jogaram os copos e o filtro dos cigarros, também conhecidos com “bitucas”, no chão. Ao serem abordadas pela reportagem sobre o ato que acabaram de cometer, além da multa que podiam receber, elas se esquivaram, dizendo que “estamos com pressa” e aceleraram o passo. Mas, situações como essa, de acordo a presidente da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), Kátia Alves, são minoria perto do que normalmente tem acontecido desde que a Lei Municipal 8.513/2013 passou a valer em novembro do ano passado. “Posso dizer que, até agora, temos um balanço positivo. A população tem sido bastante receptiva às novidades e não foram registradas quaisquer tipo de agressões ou hostilidades aos fiscais que tem feito as abordagens de forma educada, cortês”, comentou. 

Comente agora
28
Jan
Morador denuncia privatização de terreno no Caminho das Árvores
Postado por: Samile Macêdo / 07:42h

Moradores da região do Caminho das Árvores denunciaram a privatização de terrenos públicos por dois condomínios que, há 20 anos, tomaram como seus tais espaços. O terreno irregular abrange uma área de aproximadamente seis mil m², onde antigamente era uma praça pública. O caso foi alertado por Luiz Guedes, do residencial Iguatemi, ao jornal A Tarde. “Eles não podem fazer isto. Trata-se de um bem público de alto valor. Poderia ser utilizado, inclusive, para a construção de escolas, quadras, hospitais e não ser apropriado desta forma”, disse. A Secretaria Municipal da Fazenda afirma que o terreno é de domínio público, mas está caracterizado como playground. O órgão não informou se a área pode permanecer fechada. Questionada pelo jornal, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que analisará o caso e tomar as devidas providências. Já o administrador do condomínio, Carlos Alan Santiago, 46, nega que a área seja pública. “A construção em alvenaria apenas para guardar ferramentas. Cuidamos do espaço há mais de 20 anos”, justificou, porém, sem apresentar qualquer planta ou comprovante de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). (BN)

Comente agora
27
Jan
Membro do Grupo Ambientalista de S. A. de Jesus declara: “Nunca regamos, mas plantamos 70 mil mudas no município”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:24h

Nas últimas semanas, um assunto que vem tendo grande repercussão em Santo Antônio de Jesus é a requalificação das Praças e outros Espaços públicos locais. Isso porque grande parte da população da cidade se colocou insatisfeita com a derrubada de muitas árvores sem explicação, causando desequilíbrio ambiental e desrespeitando à memória cultural estabelecida no município. Na manhã desta terça (27) a imprensa local realizou uma entrevista coletiva com membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), Ministério Público e Grupo Ambientalista Nascentes (GANA) para que fossem prestados alguns esclarecimentos quanto à posição dessas entidades. O representante do GANA, Sr. Edmundo Peixe, demonstrou clara insatisfação sobre a forma com a qual vem sendo realizada a requalificação dos espaços públicos, sem consulta à população e suas representações. “O GANA, por ser a única ONG Ambientalista do município, recebeu diversas denúncias da comunidade sobre a retirada das árvores das praças e então nós, em parceria com o CODEMA, pedimos acesso aos relatórios elaborados pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, concordando com maior parte do relatório da Praça Padre Mateus, ficamos na expectativa do cumprimento dele”, comentou o entrevistado. Ele afirma que foi surpresa a derrubada de quase todas as árvores numa madrugada de domingo. “Nós, na condição de Ambientalistas, começamos a questionar o motivo dessas supressões”, completou.

3 comentários
27
Jan
Homem de 74 anos recebe multa por estacionar em vaga para idosos em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 17:02h

Um homem de 74 anos recebeu uma multa por estacionar em vaga para idoso na cidade de Santo Antônio de Jesus. Em contato com a Redação da Voz da Bahia na Rua Rui Barbosa, o professor Jorge Leal Hoholenwerger informou que ao estacionar em frente a uma agência bancária na Praça Padre Mateus foi agraciado com uma multa por parar na vaga de idosos. De acordo o denunciante, o documento da multa existe uma irregularidade e requer da Superintendência de Trânsito maior atenção, “acredito que eles não consideram minha idade, eles só observaram minha aparência. Espero que a SMTT reveja a autuação porque não houve desvio da minha parte e sim deles”, fala. O idoso arguiu ainda que muitos carros e motos estacionam na vaga destinada e não há relatos de multas, e aguarda ser isentado da obrigação, “vim até o Voz da Bahia registrar minha indignação, espero que os responsáveis revejam essa situação, tenho 74 anos de idade e isso não basta para ser idoso nesta cidade?”, questionou.

  1. Reportagem e fotos:  Voz da Bahia

9 comentários
27
Jan
S. A. de Jesus: Moradores se manifestam contra ondas de assaltos no Bairro do São Benedito
Postado por: Anacley Souza / 16:19h

Moradores do Bairro do São Benedito em Santo Antônio de Jesus organizaram uma manifestação contra o aumento da violência e da onda de assaltos na região na tarde desta terça-feira (27). Segundo informações, alguns comerciantes tem sido prejudicados com o tapume que envolve a reforma da Praça e afirmam que assaltantes e outros elementos se aproveitam da falta de visibilidade para realizarem delitos, “já entramos em contato com a prefeitura e a retirada da proteção foi negada. Se nada for feito nós mesmos iremos agir”, afirma. Ainda de acordo informações várias pessoas estão reunidas organizando uma passeata e ameaçam fechar a via de acesso da Avenida Barros e Almeida e Antônio Carlos Magalhães. Parte dos tapumes foram retirados no início da tarde e causou grande tumulto no local. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no locar para tentar apaziguar algunas manifestantes exautados. 

Redação Voz da Bahia

2 comentários
27
Jan
Moradores do Conj. Habitacional Zilda Arns reclamam da Caixa Econômica por não cumprir acordo
Postado por: Samile Macêdo / 16:01h

Uma senhora de prenome Aline, residente no Conjunto Habitacional Zilda Arns expressou algo que provavelmente é de interesse dos moradores das casas da comunidade inteira, pois de acordo com ela, algumas residências foram entregues sem o piso e muitos usaram de seus própios recursos para colocá-lo. Posteriormente a instalação de um piso para os que não tinham foi concedida pela Caixa Econômica e a construtora e para a situação ser equilibrada ficou acertado que os outros moradores que já tinham gastado para colocar o recobrimento seriam reembolsados. “Há pouco tempo eu e outros moradores nos juntamos, visto que queríamos o valor de reembolso, dinheiro que Caixa Econômica disse que iria pagar nos meses de novembro ou dezembro de 2014. Resultado, já estamos no final do mês de janeiro e ninguém deu quaisquer esclarecimentos e queremos uma solução por parte do banco”, solicitou através rádio Andaiá FM nesta terça-feira (27). 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
27
Jan
Conselho do Meio Ambiente realizará audiência pública nesta terça-feira (27)
Postado por: Anacley Souza / 15:59h

O conselho de Meio Ambiente da cidade de Santo Antônio de Jesus informou em entrevista que estão em posse dos relatórios sobre a retirada das árvores das construções públicas no município. Segundo Milla Fiuza, representante do Conselho, foi solicitado uma inspeção do GANA (Grupo Ambientalista Nascentes) onde em relatório distribuído pela Secretaria de Meio Ambiente, ficou constatado que as árvores que foram derrubadas estavam em posição de risco caso fossem mantida e que outras sete deveriam permanecer, “eles não cumpriram o que estava no mandato. Retiraram todas as árvores inclusive aquelas, que no laudo não acusavam risco”, relata. Segundo Fiuza, a situação se repetiu tanto na praça do Tiro de Guerra quanto na Praça do São Benedito. ainda de acordo a representante do Conselho, o Ministério Público foi acionado e uma audiência pública será realizada na noite desta terça-feira (27) para discutir os parâmetros de reformas em áreas públicas, “estamos convocando a população. Não é só a retirada da vegetação que estamos debatendo mas áreas de lazer para a sociedade e acessibilidade. Queremos saber de fato como será usado os espaços públicos de nossa cidade”, fala. A audiência pública acontecerá na Câmara de Vereadores a partir das 19h.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
27
Jan
Ex-prefeito de Encruzilhada terá que devolver R$ 2,5 milhões ao Município
Postado por: Anacley Souza / 14:17h

O ex-prefeito de Encruzilhada, no sudoeste do estado, Edelio Luis Dias Santos, foi condenado a devolver R$ 2,5 milhões ao erário, além de ficar 15 anos com os direitos políticos suspensos. A decisão foi do juiz federal da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, João Batista de Castro Júnior. As irregularidades ocorreram entre 1° de janeiro de 2005 a 31 de julho de 2008. Na denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), o ex-prefeito é acusado de desviar recursos de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Fundação Nacional de Saúde (FNS). O dinheiro gasto por Edelio Santos seguiria para outro rumo. De acordo com o MPF, a soma ia para a compra de combustíveis, pagamento de tarifas de linhas telefônicas, folha de pagamento de servidor não envolvido na atenção básica, aquisição de materiais de consumo para manutenção de motos, reforma e confecção de letreiros, manutenção de computadores e plotagem de veículos da prefeitura. Pela decisão do juiz, o ex-prefeito também terá de pagar multa de R$ 100 mil e ficará proibido de firmar contrato com a prefeitura local, além de ficar vedado ao ex-gestor conseguir incentivos fiscais ou de crédito, direta ou indiretamente, mesmo por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário. (Bahia Notícias)

Comente agora
27
Jan
Palpite no novo governo: Solla propõe manutenção de Dires e Núcleos Regionais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:22h

Ex-secretário de Saúde e deputado federal eleito, Jorge Solla (PT) sugeriu, em carta aberta no Facebook, que o governador Rui Costa (PT) mantenha as Diretorias Regionais de Saúde (Dires). As Dires foram extintas pelo governador e pelo novo chefe da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Segundo os novos mandatários, mais de cem médicos, dentre os quais 20 obstetras, além de 56 dentistas, foram retirados de serviços "burocráticos" e passaram a atender a população. Segundo Solla, "a implantação do Plano Diretor de Regionalização estabeleceu as diretrizes para o fortalecimento das 28 microrregiões de saúde no tocante ao conjunto das ações de saúde (vigilância à saúde, assistência farmacêutica, atenção básica e média complexidade ambulatorial e hospitalar) e para a viabilização da oferta de alta complexidade nos pólos das nove macrorregiões". De acordo com Vilas Boas, a extinção das diretorias se justifica pelo "grau de maturidade dos municípios". "Nós entendemos que já existe um grau suficiente de maturidade na Bahia capaz de permitir que alguns dos municípios consigam se organizar e fornecer a sua assistência à saúde com as suas próprias pernas", afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias. Ao finalizar o palpite na nova gestão, Solla afirma estar “disponível para contribuir para o sucesso” da nova gestão. Resta saber se Rui, que nomeou outro secretário de Saúde, irá aceitar. (BN)

Comente agora
27
Jan
SAJ: Obras de pavimentação estão paradas ha duas semanas e tem causado transtorno aos moradores
Postado por: Anacley Souza / 08:38h

Moradores da Avenida Providência em Santo Antônio de Jesus estão insatisfeitos com o trabalho de qualificação da pavimentação empregada na localidade. Segundo relatos de internautas que entraram em contato com o Portal Voz da Bahia, há  de duas semanas que prepostos da prefeitura retiraram parte do calçamento e não concluíram a obra, “chegaram retiraram todos os paralelepípedos tomando toda a faixa da via impedindo a passagem de carros”,disse uma internauta. Ainda de acordo moradores, nenhum automóvel pode passar no local e algumas pessoas estão impedidas de retirar ou colocar seus carros na garagem, “é um absurdo essa situação. Não estamos reclamando porque o calçamento está sendo refeito e sim pela demora. Apenas retiraram e sumiram. Isso já faz duas semanas e ninguém vem aqui nos dá uma explicação. Queremos pelo menos uma posição da secretaria de infraestrutura”, completa.

Redação Voz da Bahia/ Fotos: Internauta

Comente agora
27
Jan
Voz do Leitor: S. Miguel das Matas enfrenta difícil situação com o fechamento da policlínica, diz cidadão
Postado por: Samile Macêdo / 08:30h

Um senhor que não quis se identificar, residente no município São Miguel das Matas reclamou através da rádio Andaiá FM nesta terça-feira (27) sobre o fechamento das Policlínicas, que têm causado grandes prejuízos à população. “Os políticos praticamente cortaram o SUS, pois as policlínicas foram fechadas e a situação está difícil, principalmente para nós que temos filhos pequenos, daqui que cheguemos na cidade de Laje é capaz de alguém morrer, porque aqui médicos não tem. Queria saber o porquê do fechamento desse órgão de saúde. A cidade está sem médicos, as ruas e barragens estão cobertas pelo matagal. Quero saber como vai ficar nossa saúde”, questiona. O morador solicita soluções para a delicada situação que os cidadãos do município enfrentam. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
27
Jan
Empresário acusa prefeitura de se apropriar indevidamente de recursos da Saúde em Juazeiro
Postado por: Samile Macêdo / 07:46h

O superintendente do Hospital Promatre de Juazeiro, Pedro Borges Filho, acusa a prefeitura de usar indevidamente cerca de R$ 10 milhões do Ministério da Saúde. O montante é referente ao recurso de atendimentos de média e alta complexidade que o governo federal envia à Promatre por intermédio da gestão municipal, devido aos serviços como os do Integrasus e por ser Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. Entre os recursos está o IAC (Incentivo de Adesão à Contratualização), enviado para a Secretaria de Saúde do município em 11 parcelas de R$ 219.849,70. Conforme relatou ao Bahia Notícias, Borges Filho questionou o secretário Cássio André Garcia sobre o repasse dos valores e o gestor municipal disse que nada havia sido depositado. Ao contatar o Ministério da Saúde, Borges Filho teve como resposta que o repasse "é regular e automático" e recebeu planilha indicando o valor mensal destinado à Promatre (clique aqui para ver o documento). "O município gastou esse dinheiro. A Secretaria de Saúde com certeza gastou esse dinheiro", disparou o superintendente. Por causa dessa situação, o hospital já negocia com o governo estadual a mudança de tutela.

Comente agora
26
Jan
Multas para quem fizer xixi nas ruas de Salvador começam na quarta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:41h

Começam a valer a partir da próxima quarta-feira (28) as multas para quem sujar as ruas deSalvador. As penalidades podem chegar até R$ 2.016 em caso de descumprimento da lei. De acordo com Kátia Alves, presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (26), foram emitidas 612 notificações após os 60 dias do decreto de lei, publicada no Diário Oficial do Município no dia 28 de novembro do ano passado. "A receptividade das pessoas foi muito boa. Não houve nenhum tipo de problema. A maioria delas [pessoas] que jogavam lixo ou urinavam se desculpava e recolhia o lixo em seguida. Não houve nenhum registro de hostilidade em relação aos fiscais. A população tem aprovado e aplaudido a iniciativa", afirma a presidente da Limpurb.

Lei: As pessoas que forem flagradas urinando nas ruas de Salvador terão que pagar multa de mais de R$ 1 mil. Da mesma forma, a norma também prevê multa a quem jogar lixo em vias públicas. A punição foi prevista em decreto assinado no dia 27 de novembro do ano passado pelo prefeito ACM Neto. Conforme o prefeito, Salvador gasta por dia, aproximadamente, R$ 1 milhão com limpeza urbana. A proposta, de acordo com o prefeito, em coletiva no mesmo dia da assinatura do decreto, é educar e orientar as pessoas. Com a aplicação das multas, o objetivo é dividir os custos com a população, afirmou o gestor municipal. As penalidades são aplicadas a pessoas físicas e jurídicas, levando em consideração a gravidade das infrações, que podem ser leves, médias, graves ou gravíssimas.

Valores: 

Um comentário
26
Jan
Voz do Leitor: Moradores da Urbis IV reclamam da falta da coleta de lixo na localidade
Postado por: Anacley Souza / 15:31h

Moradores da Urbis IV estão enfrentando transtornos por conta da falta de coleta de lixo na região. Sem o serviço o acúmulo se intensifica e o mau cheiro é grande e animais nocivos são atraídos pelas sobras de comida. A situação fica mais difícil no verão, que por conta do calor o odor desagradável se eleva. Em contato com a Redação do Voz da Bahia residentes daquela localidade, registraram flagrantes absurdos de montanhas de lixo e uma caixa coletora transbordando, acusando a veracidade da denúncia. Segundo informações de moradores há alguns dias a coleta não é feita o que tem causado a infestação de moscas e mosquitos no local, “o trator passava aqui a cada três dias, já faz duas semanas que o lixo tá aqui. Temos que sair de casa em dias de calor porque o cheiro é insuportável. Queremos solução para esse problema, já procuramos pelo órgão da prefeitura, mas não fomos atendidos. Estamos no meio do lixo e ninguém faz nada, queremos nosso direito de ruas limpas porque é para isso que pagamos nossos impostos”, completa.

Redação voz da Bahia/Foto: Internauta

Um comentário
26
Jan
Voz do Leitor: Desgaste nas faixas de pedestres tem causado transtorno no Centro de S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 15:18h

A sinalização horizontal na cidade de Santo Antônio de Jesus está incompleta e em algumas regiões já sofreram desgaste significativo, o que vem causado transtorno e muitas reclamações dos pedestres principalmente aqueles que transitam no centro da cidade. Em contato com a Redação do Portal Voz da Bahia, um internauta flagrou o desrespeito de alguns motoristas na região das 4 Esquinas. Segundo o denunciante, carros e moto estão invadindo o local reservado para os pedestres, “infelizmente estamos a mercê de quem manda e a culpa é de quem é responsável pela pintura das faixas. O superintendente sempre anuncia medidas para o trânsito e mal vemos faixas na nossa cidade. Pedimos maior atenção da SMTT para que as as faixas sejam pitadas e nos dê mais segurança no trânsito”, fala o internauta.

Redação Voz da Bahia/ Foto: Internauta

Comente agora
26
Jan
Poste pega fogo e causa prejuízo a escritório de contabilidade em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 14:52h

Um poste entrou em curto-circuito na manhã desta segunda-feira (26) e por pouco não causa prejuízos graves em um escritório de contabilidade na Rua Monsenhor Antônio Oliveira em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações do proprietário do escritório, esta não é a primeira vez que a situação acontece, “ano passado tivemos um incidente semelhante. A Coelba substitui a fiação, mas não resolve o problema”, relata. De acordo o empresário, após o curto-circuito a fiação começou apegar fogo e atingiu a faixada do estabelecimento causando tumulto e correria, “usamos o extintor para debelar as chamas. Estamos preocupados porque o principal material de trabalho que usamos é papel e se o fogo entrar em uma das salas não terá como controlar”, fala. O empresário informou ainda que já entrou por diversas vezes em contato com a companhia de energia, mas que até o momento o problema não foi sanado, “temos vários números de protocolo relatando este tipo de acidente. Esse ano foram três vezes podendo ter o risco de perder equipamentos ou algo mais grave”, salienta.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia/ Marcello Dial

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com