As comentadas


Boa noite , Domingo, 14/02/2016








Enquete



Reflita

Blog

Cidades

14
Fev
Mortes inexplicáveis tem causado preocupação ao município de Jacobina
Postado por: Débora Ayane / 15:03h

Mortes inexplicáveis têm causado preocupação ao município de Jacobina, há suspeitas por conta dos altos índices de infestação de dengue com casos de chicungunya e zika, já registrando mortes por dengue hemorrágica em anos anteriores. Na última terça-feira (09) uma jovem de 17 anos de idade, Bruna Larissa Rodrigues dos Santos deu entrada no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho em Jacobina, sentindo fraqueza nas pernas, muitas dores pelo corpo e pouca tontura. As tonturas se tornaram mais frequentes, as dores aumentaram e a família ficou preocupada, o hospital não tendo recursos para tratar uma doença até então desconhecida resolveu enquadrá-la na regulação. Como sofre uma certa demora, o que foi prejudicial para o atendimento desta jovem que no dia seguinte veio a óbito. Essa morte está causando preocupação ás autoridades médicas do município de Jacobina que certamente vão discutir com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), com o Governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Saúde, o diagnóstico preciso para que se permita fazer uma análise do que está acontecendo. Em Jacobina, um outro caso aconteceu dias atrás, no qual um rapaz de 34 anos com as mesmas características dos sintomas de Bruna, levantou suspeitas das autoridades de saúde. A jovem Bruna passou o carnaval em uma comunidade chamada Itaitú, vilarejo onde foi realizado um carnaval ecológico, lugar que recebe um bom público de visitantes sobretudo os que buscam trilhas, neste dia ela passou bem, porém no dia seguinte, último dia de carnaval ela apresentou esses sintomas e rapidamente acabou falecendo com causas desconhecidas. A família foi buscada para adquirir alguma informação complementar para o diagnóstico, contudo no momento não estão com condições psicológicas de dar depoimentos em relação a esse assunto. (Mauricio Dias / Jacobina / BA)

Comente agora
14
Fev
Eleitos os melhores do ano de 2015 pela ACESAJ, Sapataria S. Antonio e S. A. Sports agradecem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:22h

A direção da Sapataria Santo Antonio agradece a todos os clientes, amigos e colaboradores por essa conquista de ser eleita A Melhor do Ano de 2015 no segmento de Loja de Calçados de Santo Antonio de Jesus. Saibam que esse reconhecimento é de grande importância para nós, conseguimos conquistar esse mérito com muita dedicação e responsabilidade, procurando sempre oferecer produtos de qualidade e um atendimento de excelência !

Nota de Agradecimento: SANTO ANTONIO SPORTS

A direção da Santo Antonio Sports agradece a todos os clientes, amigos e colaboradores por essa conquista de ser eleita A Melhor do Ano de 2015 no segmento de Loja de Artigos Esportivos de Santo Antonio de Jesus. Saibam que esse reconhecimento é de grande importância para nós, já que em menos de 4 anos de atividade conseguimos conquistar esse mérito com muita dedicação e responsabilidade, procurando sempre oferecer produtos de qualidade e um atendimento de excelência !

Comente agora
14
Fev
Flagra do Dia: Carro está abandonado há mais de um ano no Vila Inglesa em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:36h

Um leitor enviou ao Voz da Bahia a imagem de um carro que segundo ele está abandonado há mais de uno no Loteamento Vila Inglesa no Centro de Santo Antônio de Jesus. O internauta informou ainda, que o automóvel está cheio de baratas e acumulando água podendo causar a proliferação do mosquito da dengue. O denunciante pede que o poder público tome uma providência removendo o carro daquele local.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Fev
Santo Antonio de Jesus está na lista de prioridade no combate ao Zika
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:16h

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira (12) a lista de municípios baianos considerados prioritários na campanha de combate ao Zika. A lista foi atualizada pela Sala Nacional de Combate ao Zika. “Chamamos a atenção para as ações de combate ao Zika, conforme o Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika, lançado no último dia 04/02, aqui em Brasília, envolvendo entidades representativas de todos os segmentos da educação, em todas as esferas de Governo”, informa em nota. Atividades serão desenvolvidas no período de 15 a 19 de fevereiro nos seguintes municípios: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cachoeira, Camaçari, Casa Nova, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Jeremoabo, Juazeiro, Nazaré, Paulo Afonso, Poções, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Serrinha, Valença, Vitória da Conquista. Ações – O MEC recomenda que os municípios e escolas façam contatos com as universidades federais e Institutos Federais de Educação mais próximos para o fornecimento de materiais impressos das ações contra o Zika.

Comente agora
14
Fev
Santa Casa de Valença inaugura primeiro centro de parto normal do Baixo Sul
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:35h

Com a presença de autoridades, a Santa Casa de Misericórdia de Valença realizou diversas inaugurações nesta sexta-feira (12). O investimento dos novos serviços soma cerca de R$ 1,4 milhão. O valor é fruto de convênios firmados com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de emenda parlamentar e recursos próprios da instituição filantrópica. O provedor da Santa Casa, Guido Magalhães Júnior, recebeu no evento o Governador do Estado, Rui Costa; o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas; o Deputado Federal Antônio Brito; o Deputado Estadual Hildécio Meireles; o Presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), Maurício Dias e a Prefeita da cidade de Valença, Jucélia Nascimento, entre outras autoridades locais. Entre as inaugurações, tem-se o primeiro Centro de Parto Normal do Baixo Sul da Bahia, que vai realizar uma média de 120 partos mensais e possui capacidade para ampliar esse número, e os novos serviços de tomografia e endoscopia, os únicos de Valença e municípios adjacentes a oferecer exames através do SUS – inicialmente, aproximadamente, 100 exames serão realizados por mês. Também foi apresentado à população o novo espaço de fisioterapia, além do novo veículo adquirido com recurso do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Comente agora
13
Fev
Capital: Sede dos Correios sairá de prédio na Pituba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:38h

O impasse que impediu a entrega do novo prédio de distribuição da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na Bahia chegou ao fim. Segundo previsão do órgão federal, o imóvel, localizado no km-24 da BA-535, na Via Parafuso, será entregue este mês pela OBE Engenharia, empresa responsável pela obra. A inauguração, no entanto, só acontecerá em abril, porque, segundo os Correios, 60 dias são necessários para finalizar a transferência. A nova previsão da empresa vem a público uma semana após a mesma pedir à construtora OBE que corrija problemas identificados no edifício monumental, atualmente ocioso. O órgão não divulgou, porém, quais inconformidades existiriam. Pelo uso do novo imóvel, levantado com recursos da construtora, os Correios vão pagar aluguel de R$ 899.895 por mês, inicialmente. O contrato de locação tem duração total de 15 anos. A transferência da sede operacional dos Correios do atual prédio, localizado na Pituba, para o novo, na divisa entre Salvador e Camaçari, é tida como solução para os problemas de infraestrutura enfrentados por funcionários e clientes do órgão.

Problemas: 

Comente agora
13
Fev
Rui participa combate ao aedes aegypti em Porto Seguro
Postado por: Débora Ayane / 15:10h

Alegria da música de uma charanga atraiu os quatro mil moradores de Vila Valdete, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, para participar da ação de mobilização nacional, neste sábado (13), de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A presença de autoridades como o governador Rui Costa, o capitão de Corveta e delegado da Capitania dos Portos do município, Marco Aurélio Gatzenmeier, que representou as Forças Armadas, do secretário Nacional da Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e da prefeita Cláudia Oliveira, demonstrou a importância da iniciativa. Na ocasião, a prefeitura e a Veracel assinaram convênio para a construção de um Centro de Controle de Zoonose, com investimento da iniciativa privada. Rui disse que a mobilização está ocorrendo no País inteiro, liderada pela presidente Dilma. “É uma mobilização da cidadania para a saúde. O povo brasileiro está demonstrando que o mosquito não vai vencer o povo brasileiro. Todos precisamos nos proteger dessa doença e não deixar o mosquito nascer”. Segundo o governador, “90% das pessoas que tiveram essas doenças, o foco do mosquito estava dentro de casa, no balde do banheiro, no vaso da plantinha, no reservatório, e elas não tinham visto. É bom que cada um cuide do seu quintal e do quintal vizinho”. (Política Livre)

Comente agora
13
Fev
Funcionários de empresa de ônibus mantém paralisação em Vitória da Conquista
Postado por: Débora Ayane / 14:12h

Os funcionários da Viação Vitória, que responde por 80 ônibus do sistema de transporte de Vitória da Conquista, estão paralisados desde a manhã desta sexta-feira (12). Segundo informações do Blog do Anderson, apenas 27 coletivos estão em circulação. Os trabalhadores reclamam de constantes atrasos salariais e da falta de pagamento da folha de fevereiro, que venceu no último dia 5, o que inclui o repasse do ticket alimentação. O Sindicato dos Rodoviários, que intermedeia as negociações, afirma que, ao contrário do que havia sido informado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, 50% dos salários não foram pagos. Ainda de acordo com a entidade, a Viação Vitória garantiu regularizar os pagamentos até a segunda-feira (15).

Comente agora
13
Fev
Festival Literário de Ilhéus abre inscrições para concurso na próxima quinta
Postado por: Débora Ayane / 11:59h

A Academia de Letras de Ilhéus e a Editus – Editora da UESC abrem inscrição, na próxima quinta-feira (18), para o I Prêmio Sosígenes Costa de Poesia. O concurso literário, que faz parte das ações do I Festival Literário de Ilhéus, realizado de 28 de abril a 1º de maio, vai selecionar um livro escrito por autor baiano ou residente há pelo menos dois anos no estado. A obra deve ser inédita e não pode ter sido publicada de forma parcial ou integral. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 30 de março. Para conferir o regulamento e participar do concurso, os interessados podem acessar os sites www.flios.com.br e também na página www.academiadeletrasdeilheus.blogspot.com e www.uesc.br/editora. O vencedor do receberá a quantia de R$ 1 mil, o troféu Sosígenes Costa de Poesia, além da publicação do livro pela Editus. O anúncio do resultado será no dia 28 de abril, na abertura oficial do Festival.

Comente agora
13
Fev
Prefeito de Retirolândia denuncia falta de larvicida para combater Aedes: ‘usamos piabas’
Postado por: Débora Ayane / 11:30h

O prefeito de Retirolândia, André Martins, denunciou em sua página no Facebook nesta quinta-feira (11) a falta de produto para o combate de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da febre chikungunya e dengue na cidade. Segundo o gestor do município localizado na região do Sisal, mesmo com o surto da tríplice epidemia na região, a cidade está há mais de 60 dias sem receber o larvicida, por causa do que ele classificou como “descaso e irresponsabilidade” dos governos federal e estadual. “Assim, temos 23 agentes de saúde visitando as casas sem o produto para combater o mosquito. Semana passada entregaram 2 Kg, 20 pacotinhos deste: não pudemos nem dar 1 a cada agente de saúde. Cada pacotinho desses dá para visitar 7 ou 8 residências. Depois de mais de 60 dias o produto que chegou não durou nem 1 dia!”, desabafou na postagem. Com a falta do produto, a prefeitura recorreu a uma medida drástica para tentar minimizar os efeitos da ausência do larvicida. “Neste período de falta recorremos as piabas, isso mesmo: funcionários pescavam piabas e as soltavam nas cisternas infectadas!”, ressaltou. Ainda de acordo com o prefeito, não há previsão para chegada de novas remessas do produto no município.

Comente agora
12
Fev
Seis cidades baianas estão entre as 20 mais perigosas do Brasil, aponta ranking
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:55h

A Bahia é o estado brasileiro onde está concentrado o maior número de homicídios do país. Segundo ranking organizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), seis cidades baianas estão entre as 20 mais violentas, entre 2010 e 2012, segundo informações do Estadão. Itaparica ocupa o 14º lugar do mapa, com 82,6 de taxa média de homicídios por 100 mil habitantes e 52 homicídios por arma de fogo. Uma posição acima está Itabuna, com taxa média de homicídios por 100 mil habitantes a 84,0 e 519 homicídios por arma de fogo. No top 10 estão Lauro de Freitas, no sétimo lugar com 92,9 homicídios por 100 mil habitantes e 469 homicídios por arma de fogo; Porto Seguro (5º lugar), 92,9 homicídios por 100 mil habitantes e 367 mortes por arma de fogo; e Mata de São João, em 4º lugar, com 93,1 homicídios por 100 mil habitantes e 116 mortes por arma de fogo. Em primeiro lugar está Simões Filho, com 126 homicídios por 100 mil habitantes e 459 mortes por arma de fogo nos anos 2010, 2011 e 2012.

Comente agora
12
Fev
SAJ: Vendedores ambulantes tem mercadorias apreendidas em operação realizada no Centro da cidade
Postado por: Anacley Souza / 22:54h

Os vendedores ambulantes que ocupam as calçadas do Centro de Santo Antônio de Jesus tiveram até esta sexta-feira (12) para se retirarem do local ou sofreriam sansões pela fiscalização. Uma força tarefa percorreu os principais pontos da cidade, onde trabalhadores expunham suas mercadorias. De acordo o Superintendente de Ordenamento do Solo do município, José Leão, aqueles que descumpriram a ordem de desocupação tiveram suas mercadorias apreendidas. “A grande concentração de ambulantes nas ruas do Centro prejudica os empresários e atrapalha o fluxo de pessoas”, afirmou Leão salientando que as mercadorias apreendidas serão depositadas no pátio da prefeitura. Ainda de acordo, o órgão irá manter um efetivo de prontidão para evitar o retorno dos comerciantes aos pontos.

Em relação ao descarte de entulho e material de construção em cima de passeios públicos, José Leão disse que a fiscalização está sendo instaurada e afirmou que o responsável está sendo notificado tendo o prazo de até 48h para a retirada do material, caso contrario, todo o invólucro é apreendido.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
12
Fev
Mutirão e Pitstop acontecerá em S. A. de Jesus no Dia de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti
Postado por: Anacley Souza / 20:04h

O governo federal promoverá neste sábado (13) o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. É estimado que três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios. A campanha é de mobilização, de convocar a população a fazer parte do esforço de combate ao mosquito e essa mobilização terá que ser feita de casa em casa. Em Santo Antônio de Jesus a Secretaria Vigilância Epidemiológica estará realizando Pitstop em pontos estratégicos da cidade, "estaremos nas sinaleiras no centro da cidade, Praça Duque de Caxias, Praça Renato Machado fazendo entrega de panfletos e auxiliando cada cidadã”, disse Dayane Mascarenhas Coordenadora da secretaria. Mascarenhas afirmou ainda que um mutirão será realizado no Bairro da Urbis IV, já que, segundo informou, mostrou índices elevados de foco do mosquito. Outros bairros estão no itinerário do mutirão de limpeza e conscientização. O exercito Brasileiro foi convocado para auxiliar os Agentes de Endemias em todo o país; no município, o comandante do Tiro de Guerra, tenente Rosivaldo Meneses convoca atiradores e ex-atiradores para integrar a equipe.

No início do mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional de saúde pública em virtude do aumento de casos de microcefalia associados à contaminação pelo vírus zika. Segundo a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, por causa de fatores como a ausência de imunidade entre a população, a falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápido, além da possibilidade de disseminação global da doença. Transmitido pelo Aedes aegypiti, o mesmo transmissor da dengue e da chikungunya, a zika provoca dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. A grande preocupação, no entanto, é a relação entre o zika e a ocorrência de microcefalia.  A vigilância Epidemiológica da cidade disponibiliza números de telefone 3632-4479 e 3632-4379, ativos para denuncias de possíveis focos e orientação sobre como proceder em casos específicos.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
12
Fev
Salvador e RMS têm 14 praias impróprias para banho neste final de semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:29h

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informa que, das 37 praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 14 estão impróprias para o banho. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem a praias de Periperi (na saída de acesso à praia), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM), Pedra Furada(atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (rua Prof. Roberto Correia),Canta Galo (rua Agrário Menezes), Amaralina (em frente à rua do Balneário), Pituba (rua Paraíba e atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário(em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares) e Buraquinho (cerca de 200 m da foz do rio Joanes). De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Comente agora
12
Fev
Secretaria de Ação Social explica motivos do atraso no Minha Casa, Minha Vida em S. A. de Jesus.
Postado por: Anacley Souza / 18:58h
  1. Após diversas queixas em relação à entrega das casas do programa Minha Casa Minha Vida, a primeira dama e Secretaria de Ação Social do Município de Santo Antônio de Jesus, Francineia Silva, enviou nota de esclarecimento informando os motivos. Segundo declaração, a secretaria confirma que está aguardando aval do Banco do Brasil para comunicar o dia da assinatura do contrato. A primeira dama do município, disse que está preocupada e bastante decepcionada com a situação, já que, outras cidades conseguiam entregar as casas aos contemplados. A nota anuncia ainda que o corpo de juristas irá até a sede da agência no município paulista para apurar os fatos e obter maiores informações. “Mais uma vez pedimos a compreensão de todos, estamos encaminhando o nosso advogado Dr. Caique Pires Barbosa, e nosso diretor de Projetos Especiais, Jocy Maximus, na empresa Cenopim do Banco do Brasil em São Paulo a fim de descobrirmos o motivo do atraso, já que todos os documentos que eles exigiram do município já foram entregues”, diz. Francineia salientou ainda a necessidade e urgência das famílias contempladas, “se dependesse da Prefeitura Municipal, todos os agraciados estariam no gozo de seus lares, saindo do aluguel e realizando o sonho da casa própria...”, fecha a nota.
  2. Redação: Voz da Bahia
Um comentário
12
Fev
Jardim Zoológico de Salvador é reaberto para visitação após período do Carnaval
Postado por: Débora Ayane / 15:03h

Nesta quinta-feira (11), foi reaberto para visitação o Jardim Zoológico de Salvador. O Zoo esteve fechado ao público durante a quinta-feira (4) e quarta-feira (10), por conta dos festejos carnavalescos, tendo acesso liberado apenas aos funcionários do parque. O Zoológico de Salvador fica no bairro da Ondina, e é aberto ao público de terça a domingo, das 8h30 às 17h, tendo a sua entrada gratuita. Com uma área verde de cerca de 250 mil metros quadrados, incluindo remanescente de Mata Atlântica, o Zoológico é um dos principais locais de lazer da capital baiana. Dessa forma, ao visitar o parque, o público pode conhecer e aprender sobre as diversas espécies que também estão em extinção. Durante o passeio no Zoológico é recomendável o uso de protetor solar para a caminhada e beber bastante água. Outra dica importante é não alimentar os animais, já que as espécies possuem uma alimentação balanceada, preparada especialmente pela equipe de nutricionistas do parque.

Comente agora
12
Fev
SAJ: Mototaxistas reclamam da falta de respeito dos colegas em relação aos locais de trabalho
Postado por: Débora Ayane / 14:34h

Mototaxistas de Santo Antônio de Jesus, que realizam suas atividades ao entorno da Biblioteca Municipal, reclamam que outros mototaxistas não respeitam seu território de trabalho e não tem a quem recorrer. Um dos trabalhadores, Reginaldo contou por meio de uma rádio local nesta sexta-feira (12), que apesar de todas as regularizações que eles buscam para exercer seus trabalhos conforme a lei, não há pontos de mototáxis cadastrados e segundo Reginaldo vários mototaxistas vem de outros pontos da cidade e “roubam” seus clientes, “a gente fica aqui a ver navios, porque ficamos cercados, eles vêm para cá tirar o passageiro da gente e ficamos sem saber a quem recorrer”, disse. Ele descreveu que já buscou a direção da Superintendência, os quais garantiram seu suporte, contudo nada mudou, “não tivemos êxito após procurar a superintendência e não sabemos a quem recorrer”. Esses trabalhadores reclamam dos prejuízos estão sofrendo e aguardam posicionamento da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Santo Antônio de Jesus (SMTT).

Redação Voz da Bahia

Comente agora
12
Fev
S. A. de Jesus: Ambulantes que desrespeitaram o prazo terão suas mercadorias apreendidas, disse superintendente
Postado por: Débora Ayane / 13:54h

Em entrevista a uma rádio local nesta quinta-feira (11), o Superintendente de Ordenamento do Solo de Santo Antônio de Jesus, João Leão informou que todos os ambulantes que não respeitaram ao acordo de retirada do local, terão suas mercadorias apreendidas. Leão descreveu que na semana passada a Secretaria de Infraestrutura e a Ação Social acordaram com todos os vendedores ambulantes que trabalham na frente da Prefeitura Municipal e na Rua dos Correios, que o prazo para encerramento de suas atividades era até ao ultima quarta-feira (10). É necessário que os ambulantes cumpram com o acordo e desocupem as ruas do centro da cidade, Leão deixou claro que nesta sexta-feira (12) será feira uma operação rígida na qual apreenderá todas as mercadorias, “não estou blefando, se quiserem pagar para ver amanhã veremos o resultado”, disse.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
12
Fev
SSA: Jacaré de dois metros é capturado dentro de campus da Universidade Católica em Pituaçu
Postado por: Débora Ayane / 12:56h

Um jacaré de cerca de dois metros foi capturado dentro do campus de Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (UCSal) nesta sexta-feira (12). Ele foi encaminhado para o centro de pesquisas biológicas da instituição de ensino, onde será verificada a sua espécie e o seu sexo. O animal deve ser devolvido para o seu habitat natural ainda na tarde de hoje. Uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente, coordenada pelo professor Moacir Tinoco, também vai realizar análises sobre o jacaré para verificar características biológicas, como tamanho e peso.

Comente agora
12
Fev
Trecho da BA-001 que passa por Valença receberá nova pavimentação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:25h

Os moradores de Valença, no Baixo-Sul da Bahia, terão mais segurança ao trafegar no trecho da rodovia BA-001 que atravessa a cidade. O governador Rui Costa autorizou, nesta sexta-feira (12), a licitação para que os 4,3 quilômetros da estrada, sentido Taperoá, sejam pavimentados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). "Nós temos um empréstimo de US$ 200 milhões e vamos recuperar várias estradas, inclusive a BA-001 inteira. Aqui, ainda faremos o anel viário da cidade, cujo projeto está pronto”, antecipou Rui. A autorização para licitação foi assinada durante a entrega das chaves dos imóveis do Residencial Nova Valença, onde 380 famílias passam a viver na casa própria. Na ocasião, Rui destacou que o Minha Casa Minha Vida é mais do que um programa habitacional, é na realidade um programa social. “Eu já participei de programas habitacionais e paguei 100% do valor do imóvel que comprei, em 240 prestações, incluindo juros. Aqui é diferente. Cada casa aqui custou cerca de R$ 60 mil. Quem está recebendo a casa, vai pagar uma média de R$ 6 mil, em dez anos. A diferença é que quem paga é o Governo. Então, este é um programa social”. Ainda em Valença, o governador vai inaugurar, na Santa Casa de Misericórdia, o primeiro Centro de Parto Normal do Sul da Bahia e um Serviço de Endoscopia, implantados por meio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ele também entregará à instituição um veículo comprado com recursos do programa Sua Nota é um Show e um tomógrafo adquirido por meio de emenda parlamentar. O gestor ainda visitará o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Sudoeste Baiano.

Comente agora
12
Fev
S. A. de Jesus: Cidadã procura internamento para seu irmão com grave ferimento nas costas
Postado por: Samile Macedo / 10:19h

Uma cidadã de prenome Luzia, residente no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida em Santo Antônio de Jesus apela aos cidadãos que lhe conceda ajuda a fim de conseguir um internamento para seu irmão Evangelino de Jesus França, 32 anos, residente na Rua Nova do Mutum de cima, próximo à casa de sua outra irmã de prenome Selidalva o qual, segundo ela, corre risco de vida devido a uma ferida de grandes proporções nas costas, a qual mesmo após o uso de remédios não cicatriza há cerca de um mês. “Meu irmão precisa de um internamento e precisamos de uma cadeira de rodas porque ele só consegue ficar de pé com o apoio dos outros. Estamos passando por um verdadeiro sufoco dentro de casa, uma vez que ele nem se alimentando direito está e necessita de uma sonda”, contou a uma emissora de rádio local nesta sexta-feira (12), acrescentando que apenas uma vez, uma enfermeira foi até sua residência efetuar o curativo, como se estivesse com nojo do paciente. Dona Luiz revela que o homem já chegou a ser internado no Hospital Regional, os médicos realizaram o atendimento colocaram para tomar soro e o mandaram de volta para casa, “o ferimento grave está consumindo as costas de meu irmão, piorando a cada dia ele está sofrendo muito e todos nós familiares também que estamos inconformados. Suspeito que ele esteja com diabetes ou câncer, pois o ferimento não sara. Peço a Deus que toque no coração desses médicos a fim de internar Evangelino. Na semana passada meu irmão foi levado ao hospital e o médico mandou de volta, porém, ele precisa de medicamentos, Nos postos que começaram a reabrir depois do recesso há falta desses remédios e nenhuma enfermeira vai na residência dele para fazer o curativo. Por favor nos ajudem”, solicitou a cidadã.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
12
Fev
'Sertão livre': PF deflagra operação em cidades do sertão baiano; líder é membro da Katiara
Postado por: Samile Macedo / 09:54h

A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Civil e Militar, deflagraram na manhã desta sexta-feira (12) a Operação Sertão Livre, com o objetivo de desarticular uma quadrilha com atuação ampla em cidades de Ribeira do Pombal – de cuja comarca foram expedidos os mandados de prisão e busca e apreensão – Tucano, Euclides da Cunha, Conceição do Coité, entre outras. Ao todo, serão cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 6 de busca e apreensão. A estrutura da organização criminosa foi identificada com base em informações obtidas por investigações realizadas há mais de dois anos. O grupo é comandado por um traficante membro da facção Katiara, Hugo Péricles Ribeiro de Santana, que foi preso no último dia 28, em um condomínio em Aracaju (SE). Entre os crimes realizados pela quadrilha, destacam-se roubos de veículos e motos, homicídios, assaltos a estabelecimentos comerciais e tráfico de drogas, armas e munições. Durante a apuração, ocorreram diversas prisões em flagrante, além da apreensão de grande quantidade de entorpecente. Dentre as ações, destacam-se as prisões ocorridas no último dia 26, em um sítio no município de São Gonçalo dos Campos, onde foram presos os principais fornecedores de entorpecentes, com cerca de 80 kg de cocaína e a quantia de R$ 30 mil. Os envolvidos serão indiciados por tráfico de drogas, associação para o crime, porte ilegal de armas, roubo e homicídio. (BN)

Comente agora
12
Fev
S. A. de Jesus: "Vereadores que não fazem nada vão sentar numa cadeira de pregos", diz guarda municipal sobre negligência na infraestrurura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:47h

Nesta sexta-feira (12), um cidadão de prenome Antônio em nome dos moradores do bairro Urbis 4 em Santo Antônio de Jesus solicita o apoio do poder público a fim de consertar um problema de infraestrutura que tem incomodado tanto condutores quando transeuntes. Segundo o cidadão, nas proximidades da Igreja Nossa Senhora das Graças há um buraco que pode facilitar a ocorrência de acidentes na via por se tratar de um local bastante movimentado. “O Secretário de Obras não anda pelas periferias da cidade não? Só vê as questões que envolvem o centro da cidade e o bairro Maria Preta é? Isso é uma vergonha, cada dia que passa as coisas estão piorando, pagamos impostos caros para estar passando por uma humilhação dessas. Não sei o que está acontecendo”, pontuou em entrevista à Rádio Andaiá FM nesta sexta-feira (12). Antônio espera que o poder público tome as devidas providências a fim de efetuar os reparos necessários.

Opinião de Guarda Municipal: Hélio expôs a ausência de vereadores nos bairros. Ele afirma que não vê os edis fazerem visitas aos cidadãos, enquanto o município se encontra cheio de buracos. “Santo Antônio de Jesus é buraco puro, a Avenida Juracy Magalhães está fazendo vergonha, mas, quando chega as eleições todos vão para as portas dos moradores pedirem votos. Ninguém é besta mais não, o eleitor é sabido, os vereadores que não fazem nada por sua cidade vão sentar numa cadeira de pregos. Por que não se reúnem para solicitar ao governador verbas para investir na infraestrutura asfáltica, vai trabalhar vereador, ajudar o prefeito a tapar os buracos. Esses vereadores que só querem votos têm de sentar numa cadeira de pregos após as eleições”, destacou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
11
Fev
Secretaria de Saúde de Jacobina investiga suposta morte ligada à Guillain-Barré
Postado por: Anacley Souza / 19:07h

A Secretaria de Saúde do município de Jacobina, Piemonte da Diamantina, investiga se a morte da jovem Bruna Larissa Rodrigues dos Santos, 17 anos, na madrugada desta quinta-feira (11), no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, tem ligação com a síndrome de Guillain-Barré. De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Vivian Naiara, existe uma investigação em curso, e ainda não há confirmação do óbito pela doença neurológica caracterizada pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular. “Esperamos colher as informações necessárias o mais rápido possível”, afirma. Segundo a diretora, é necessário analisar exames anteriores da vítima e conversar com seus familiares. De acordo com o prontuário médico, Bruna foi internada com dores no corpo, principalmente nos membros inferiores. Contudo, ainda de acordo com Naiara, os exames mais recentes não apontaram nenhuma infecção viral, o que faz com que exista possibilidade da morte não está ligada a doença. (bahia Notícias)

Comente agora
11
Fev
Valença recebe primeiro centro de parto normal na próxima sexta-feira
Postado por: Débora Ayane / 16:20h

A Santa Casa de Misericórdia de Valença recebe na próxima sexta-feira (12), o primeiro Centro de Parto Normal do Baixo Sul da Bahia. Com o objetivo de ampliar e melhorar a assistência médico-hospitalar prestada à população valenciana e de municípios vizinhos, foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão em serviços no local. O Centro passa a oferecer assistência humanizada à gestante e seu acompanhante, seguindo todos os critérios de humanização estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Rede Cegonha. O espaço, com 5 quartos individualizados, consultório obstétrico e sala de atendimento de enfermagem, vai realizar uma média de 120 partos mensais e possui capacidade para ampliar esse número. Também serão apresentados à população na sexta-feira os novos serviços de tomografia e endoscopia, os únicos de Valença e municípios adjacentes a oferecer exames através do SUS. Inicialmente, aproximadamente, 100 exames serão realizados mensalmente. Para o agendamento da tomografia, as marcações podem ser feitas a partir do dia 15 de fevereiro, através da Secretaria de Saúde dos municípios pactuados. Já para a realização de endoscopia, o equipamento, por enquanto, atenderá pacientes internados na Santa Casa, sem oferta externa através do SUS.

Comente agora
11
Fev
"Antes de publicarem, deveriam perguntar", diz ambulante acusada de encher garrafas com gelo derretido para vender no Carnaval
Postado por: Samile Macedo / 14:52h

Um vídeo foi propagado pela internet por meio das mídias sociais, no qual uma vendedora ambulante estaria em um dos circuitos do carnaval de Salvador enchendo garrafas de água mineral com a água do degelo acumulado numa caixa de isopor para vender como água aos foliões. Ao tomar conhecimento do fato, a Secretária de Obras e Serviços Públicos de Salvador informou que a cidadã seria retirada. A senhora por sua vez, concedeu uma entrevista, a qual está circulando nas redes sociais onde relata que antes de as pessoas começarem a vincular o vídeo pelas redes deveriam perguntar o motivo de ela estar fazendo isso. “Meus filhos ficavam comigo, mas, não estavam trabalhando. Quer dizer, eu viajo de longe, pago passagem, alimentação para poder trabalhar no carnaval, mas as pessoas nem isso deixam e fazem uma coisa dessas. Eu fiquei no prejuízo, não ganhei nada, minhas mercadorias de água consumiram toda, isso é revoltante. Estou com sete meses de gravidez e agora vou ter que enfrentar essa situação, ir embora de volta para casa, nem trabalhei com vergonha do povo”, desabafou, acrescentando que irá acionar a Justiça a fim de garantir seus direitos. A cidadã ficou sabendo da publicação quando outras pessoas lhe mostraram e tomou conhecimento que a notícia passou também na televisão. “E agora? Como irei chegar na feira, as pessoas vão dizer que estou vendendo água de isopor”, disse preocupada. A senhora alegou por sua vez que estava enchendo as garrafas com a água de degelo, não para as pessoas beberem, mas, para dar as ‘Muquiranas’, infelizmente, por causa da repercussão gerada por engano perdeu tudo.

Opinião de amiga da cidadã: Outra mulher de nome não revelado, comprovou a versão da vendedora e as imagens só mostram ela colocando água no recipiente e não vendendo, isso porque, de acordo com o relato, a ambulante estava juntando para colocar para as ‘Muquiranas’. “De maneira nenhuma ela usou de má fé com os clientes, estou junto dela desde o primeiro dia, ainda peguei água do meu isopor e dei para ela dar o pessoal do bloco”, pontuou.

Confirmação de folião do Bloco ‘As Muquiranas’: Um participante do grupo há cinco anos confirmou o relato da cidadã afirmando que compra as cervejas e sempre os vendedores ambulantes dão água para o folião se divertir. “A gente compra a cerveja com o ambulante e ele passa a água pra a gente poder se divertir”, concluiu. Nossa reportagem não tomou conhecimento acerca de um ressarcimento de valores à vendedora por parte da Secretaria de Obras es Serviços Públicos. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
11
Fev
SSA: Transalvador retira barreiras de trânsito no Rio Vermelho nesta quinta-feira
Postado por: Débora Ayane / 14:10h

A Transalvador começou a retirar na manhã desta quinta-feira (11) as barreiras de trânsito que desviavam o tráfego na Avenida Vila Matos. O bloqueio na região começou em janeiro deste ano por conta das obras de requalificação do Rio Vermelho e foi mantido em razão das festas que aconteceram no bairro, além do carnaval. De acordo com a Transalvador, o trânsito pode ser regularizado ainda hoje.

Comente agora
11
Fev
Governador entrega 380 imóveis em Valença nesta sexta-feira
Postado por: Débora Ayane / 13:44h

Mais de 1.500 pessoas serão beneficiadas com moradia própria do programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Valença, no baixo-sul da Bahia. Nesta sexta-feira (12), o governador Rui Costa faz a entrega simbólica, às 9h30, das 380 unidades habitacionais do Residencial Nova Valença, localizado no bairro Novo Horizonte. Foram investidos R$ 22,8 milhões no empreendimento.

Comente agora
11
Fev
Micro e pequenas empresas precisam de certificado digital para transmissão da GFIP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:46h

As microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), optantes do Simples Nacional, devem obter ou renovar o certificado digital para transmissão da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) e o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) em 2016. Tanto a entrega da GFIP, quanto o recolhimento do FGTS ou de declarações relativas ao e-Social exigem certificado digital válido, respeitando a um cronograma.

Desde o dia 1º de janeiro, as micro e pequenas empresas com mais de oito empregados já estão fazendo a entrega da GFIP e do e-Social com certificado digital. Já as empresas com mais de cinco e de três funcionários precisarão fazer a entrega das guias, a partir de 1º de julho de 2016, e 1º de julho de 2017, respectivamente, por meio de documento eletrônico.

As empresas que possuem mais de dez empregados já passaram por esta adequação recentemente, já que o prazo para esse grupo ocorreu em 31 de dezembro de 2015. A Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (ACESAJ) possui certificados digitais da Certisign, que atendem à resolução (e-CPF e e-CNPJ), com descontos para os associados e atendimento diferenciado. A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina, especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de Soluções Corporativas integradas à Certificação Digital para empresas de todos os portes.

Comente agora
11
Fev
Funcionários da Ford em Camaçari negociam e adiam perda de emprego por cinco meses
Postado por: Samile Macedo / 07:57h

Após negociação com a fábrica, o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari conseguiu que dois mil funcionários do Complexo da Ford em Camaçari entrassem em regime de layoff. De acordo com o Correio, esse contingente ficaria desempregado a partir do dia 14 de março, com o fim da jornada noturna. Nesse período de cinco meses, os trabalhadores passar por cursos de qualificação profissional, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Metade dos salários segue sendo pagos pela Ford, enquanto a outra metade é bancada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O anúncio do fim do terceiro turno no Complexo da Ford foi feito em novembro do ano passado e um mês depois a empresa deu início ao Plano de Demissão Voluntária (PDV). (BN)

Publicidade:

Comente agora
11
Fev
Vídeo: prefeita de Porto Seguro dança no trio e população reclama de gestão
Postado por: Anacley Souza / 00:32h

Enquanto a prefeita da cidade de Porto Seguro, Claudia Oliveira (PSD), foi filmada dançado no trio durante o Carnaval do município, a população do distrito de Coqueiro Alto não estava nada satisfeita com a gestão da ex-deputada. Em contato com o Bocão News, populares reclamaram que a comunidade sofre há dias sem o serviço de abastecimento de água. "A gente reclama, reclama, mas ela não luta por nós aqui", disse um morador local.

Comente agora
10
Fev
Capital: Crianças que dormiram em caixas de isopor foram acolhidas pela Semps
Postado por: Anacley Souza / 21:39h

Após divulgação de imagem de duas crianças dormindo em caixa de isopor enquanto pais trabalhavam como vendedores ambulantes no circuito do Carnaval em Salvador, a assessoria da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate a Pobreza (Semps) esclareceu que as crianças foram acolhidas no Centro de Convivência Temporário Teixeira de Freitas, localizado no bairro de Nazaré. Ainda de acordo com a Semps, os meninos receberam total apoio e atendimento da equipe multidisciplinar composta por psicólogos, educadores e assistentes sociais, oferecidos pela Secretaria, além de todas as refeições. Além disso, as crianças participaram também de atividades lúdicas e, inclusive as mães foram à unidade amamentar e visitar seus filhos, sempre que sentiram necessidade. Nesta quarta-feira (10), os pais estão indo buscá-los para levá-los para casa.

Comente agora
10
Fev
Capital: Estação Pirajá do metrô começa a cobrar tarifa de R$ 3,30 nesta quinta
Postado por: Anacley Souza / 20:25h

Começa na quinta-feira (11) o início da operação comercial da Estação Pirajá do metrô, segundo informações da empresa CCR, que administra o sistema, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A tarifa custa R$ 3,30, mesma cobrada pelos ônibus. Também a partir de quinta, a estação passa a funcionar em horário estendido: de segunda à sexta, das 5h30 às 22h, e, aos sábados, das 5h30 às 14h30. Aos domingos e feriados, o metrô fica fechado para obras de ampliação do sistema. Os usuários poderão fazer em 18 minutos a viagem até a Estação Lapa, sem precisar desembarcar em Bom Juá para transferência de trens, de acordo com a CCR. As linhas de ônibus que têm parada no Terminal de Integração de Passageiros Pirajá ainda não fazem integração com o metrô. Para embarcar, o passageiro terá de comprar o cartão nas bilheterias do Metrô. A Linha 1 do metrô é composta por oito estações (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Pirajá), com 12 km de extensão. A linha 2 está ainda está obras e a previsão de conclusão é em 2017.

Comente agora
10
Fev
Dezesseis funcionários são demitidos da Pirelli em Feira de Santana
Postado por: Débora Ayane / 18:06h

A fábrica de pneus Pirelli, unidade de Feira de Santana, demitiu no ultimo final de semana dezesseis funcionários. Jackson Crispim Ramos, presidente do Sindborracha informou ao Acorda Cidade sobre as demissões e o posicionamento do sindicato diante da situação. Segundo ele, devido ao cenário nacional as empresas automotivas estão tendo um grande desabastecimento. "Tem muito produto, mas as pessoas não estão comprando. Então a empresa veio a demitir esse final de semana 16 pessoas”, disse. Segundo Jackson, entre os funcionários demitidos estão pessoas com 20 a 35 anos de profissão. “São colegas com 20 anos a 35 anos de trabalho.

Comente agora
10
Fev
Transalvador retira barreiras e libera tráfego nos circuitos do carnaval
Postado por: Débora Ayane / 17:49h

As barreiras que impediam a circulação de veículos nos circuitos do carnaval e em ruas do entorno começaram a ser retiradas no final da manhã desta quarta-feira (10). A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) liberou o tráfego em todo o circuito do Campo Grande às 12h. Por conta do arrastão, as barreiras foram retiradas do circuito Barra-Ondina apenas a partir de 14h. (BN)

Comente agora
10
Fev
Mais de mil pessoas são beneficiadas com plantão da Defensoria Pública no Carnaval
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:38h

Mais de mil pessoas foram beneficiadas com o Plantão do Carnaval da Defensoria Pública do Estado da Bahia, de acordo com dados apresentados nesta quarta-feira (10), na reunião de avaliação do Comando Geral da Polícia Militar. Só no último domingo (7), 385 assistidos foram alcançados na área penal, que engloba casos de violência doméstica, defesa do consumidor, tutela de saúde, assim como situações que envolvam crianças e adolescentes e violação dos direitos humanos. Os dados também apontam que o maior número de atendimentos aconteceu fora dos circuitos tradicionais da folia. Os defensores públicos, além de visitar os locais onde acontece o carnaval dos bairros, também inspecionaram as UPAs e hospitais localizados nos arredores. "Temos investido muito na mediação, seja ela na tutela da saúde, na defesa do consumidor ou no contato com os conselhos tutelares em relação aos centros de convivência", destacou a defensoria. A apresentação dos dados foi acompanhada pelo comandante-geral da PM, Coronel PM Anselmo Alves Brandão, pelo subdefensor público geral do Estado, Rafson Ximenes, pelo subsecretário de Segurança Pública, Ari Pereira, pelo delegado-geral, Bernardino Brito, e representantes dos demais órgãos de segurança pública, saúde e infraestrutura envolvidos em serviços nos circuitos do Carnaval.

Comente agora
10
Fev
SAJ: Presidente do Conselho Tutelar divulga ações e planos para 2016
Postado por: Débora Ayane / 15:49h

Em entrevista divulgada por meio de rádio local nesta quarta-feira (10), o Presidente do Conselho Tutelar Lucas Santos comentou ações e planos para o ano de 2016. Com uma nova equipe para esse ano atualmente o Conselho Tutelar dispõe de 5 conselheiros que atuam durante toda a semana e um plantonista 24h, todos a disposição da população e das entidades. Essa nova equipe começou a atuar desde o dia 11 de janeiro de 2016 e segundo Lucas, ainda em fase de organização, os conselheiros buscam arduamente atender as demandas de Santo Antônio de Jesus. O presidente relatou que do dia 11 até 31 de janeiro foram atendidos em torno de 97 ocorrências dentre essas, usuários que procuram o conselho, denúncias anônimas e algumas que a partir da promotoria chegam ao órgão para andamento de processos. Dentre os projetos para o ano de 2016, Santos comentou que uma das medidas é o fortalecimento do vínculo com o município, com as escolas e a comunidade, para mudar a imagem que as pessoas criam sobre o Conselho Tutelar e poder resolver inúmeras situações. Até o momento a maior dificuldade a ser superada é a divulgação do conselho e seus trabalhos para as pessoas, para que estas percebam que o órgão é um facilitador, “essa é a dificuldade inicial, é dar um destaque ao conselho para que as pessoas confiem e juntos possamos agir”. O conselho Tutelar de Santo Antônio de Jesus é localizado na Praça Tenente Coronel Bandeira, em frente ao INSS, Contato: (75) 3632 4549, horário de funcionamento: 08h às 18h.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
10
Fev
Denúncia: idosa aguarda regulação desde dezembro na UPA do Cabula
Postado por: Débora Ayane / 15:00h

A saúde é, frequentemente, criticada por parte da população. As insatisfações se manifestam de diversas formas. Os pacientes atendidos nas unidades de pronto atendimento (UPAs), em Salvador, continuam esperando até meses por uma acomodação. Desta vez, a denúncia foi feita pelo Conselho Municipal de Saúde de Salvador. Em visita nessa terça feira (09), à UPA do Cabula (próximo ao Hospital Roberto Santos), os conselheiros foram informados, que a equipe de plantão estava incompleta, faltando um médico clínico. A situação aconteceu no momento em que o fluxo era intenso na sala amarela e foi necessário instalar mais um leito para atender a demanda e na sala vermelha todos os leitos estavam ocupados. Foi possível identificar a demora na regulação, foram encontrados alguns pacientes com longa permanência, em destaque o caso de uma paciente idosa (81 anos) que está aguardando regulação para uma intervenção vascular desde 20 de dezembro de 2015.

Comente agora
10
Fev
477 casos de trabalho infantil foram registrados no carnaval desse ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:09h

O secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, disse durante balanço do Carnaval que 477 casos de trabalho infantil foram registrados na folia. Ainda segundo ele, 76 casos de violência física contra crianças e adolescentes foram registrados na festa. Mas não houve, conforme o gestor, nenhum caso de violência sexual praticado por esses jovens. O secretário fez questão de ressaltar a dificuldade de convocar os pais a deixarem os filhos em alojamentos disponibilizadas pela prefeitura e pelo governo do estado. "Infelizmente, ainda não conseguíamos seduzir esses pais", lamentou, em sua fala.

Comente agora
10
Fev
Detran libera veículos apreendidos no Carnaval a partir desta quinta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:56h

A partir desta quinta-feira (11), os veículos apreendidos durante o Carnaval da Bahia podem ser retirados do pátio do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) pelos proprietários, mediante o pagamento da taxa de estacionamento e a regularização da documentação. Durante a festa órgão intensificou a fiscalização, com ações em vários pontos de Salvador, como blitzes da Lei Seca nos bairros de Paripe, Periperi (Subúrbio Ferroviário), Pirajá, São Caetano, Estrada da Rainha, Avenida ACM, Bonocô, Via Expressa, Avenida Juracy Magalhães e Vale do Ogunjá. Até terça (9), foram registrou a abordagem de 2.362 pessoas e 1.084 veículos, em operações que contaram com o apoio da Polícia Militar, tendo autuou 292 veículos e apreendido 100. A fiscalização do Detran atuou também na avaliação de 200 trios elétricos e carros de apoio, antes do desfile, com postos técnicos no Campo Grande e na Barra. Não foram registradas irregularidades. O teste do bafômetro foi realizado em 1.040 condutores. Destes, 96 se recusaram a soprar o aparelho ou não passaram na avaliação de alcoolemia . O caso mais grave aconteceu no Ogunjá, com a prisão de um motociclista em estado de embriaguez, que vai responder por crime de trânsito. Em todas as operações, os condutores receberam material educativo sobre procedimentos de segurança.

Comente agora
10
Fev
S. A. de Jesus: Tanque da LBA e Policlínica está abandonado e com foco de dengue, denuncia cidadão
Postado por: Anacley Souza / 09:51h

Campanhas vem alertando sobre o mosquito Aedes Aegypti, no entanto muitos focos foram identificados em Santo Antônio de Jesus. Terrenos baldios, acúmulo e descarte irregular de lixo, imóveis abandonados tem causado estragos, sendo um prato feito para o mosquito da dengue. Um internauta entrou em contato com a redação do Portal Voz da Bahia para fazer uma denúncia. Segundo informou, o tanque que abastece a creche da LBA e da Policlínica municipal está destampado favorecendo a criação. Ainda de acordo o denunciante, várias larvas do inseto já foram identificadas. Ele pede maior atenção a vigilância epidemiológica da cidade

Redação Vozda Bahia

Comente agora
09
Fev
Salvador: Acordo com a Schin será investigado na Câmara, diz vereador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:12h

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) vai realizar uma audiência pública logo após o Carnaval para discutir e apurar eventuais irregularidades no acordo firmado entre a Prefeitura e a Schin que resultou em exclusividade na distribuição e comercialização da cerveja na folia. A decisão foi tomada em virtude das várias queixas recebidas pelo vereador nas ruas, durante visitas aos camarotes e por causa do protesto feito na última segunda-feira, na Barra, por vendedores ambulantes que tiveram suas mercadorias apreendidas por agentes municipais. Membro da Comissão do Carnaval e presidente da Comissão de Direitos dos Cidadãos (CDC) da Câmara, Everaldo pretende reunir o colegiado das duas comissões, consumidores e comerciantes prejudicados com o negócio. “Faremos contato com o Procon, com a Comissão de Defesa do Cidadão da OAB, com a Comissão semelhante da Assembleia Legislativa, com entidades carnavalescas e empresariais para discutir o financiamento do carnaval e os contratos feitos pela Prefeitura. Este tipo de financiamento, que concede exclusividade a uma única cervejaria, pode até resolver um problema momentâneo de caixa da Prefeitura, mas causa um dano irreversível na autonomia do poder público em relação à iniciativa privada. Além de configurar desrespeito ao consumidor, que tem seu direito de escolha negado”, afirmou.

Comente agora
09
Fev
Carnaval Conquista: Atração evita hit da ‘metralhadora’
Postado por: Débora Ayane / 16:09h

Durante o Carnaval Cultural de Vitória da Conquista, atrações têm destoado da folia mais famosa do estado, o Carnaval de Salvador. Na cidade do sudoeste, a música “Paredão Metralhadora”, da banda Vingadora, que toca na folia soteropolitana, não aparece tanto na festa conquistense. “O que a gente tem preparado é um repertório específico de um axé tradicional e de marchinhas. Não peçam a Vingadora. Não rola esse repertório neste Carnaval Cultural”, disse Magna Cristina, vocalista da Banda Nafarofa, à TV Sudoeste nesta segunda-feira (8). De acordo com o Blog do Anderson, o Carnaval Conquista Cultural vai até esta terça -feira (9), na Praça da Bandeira. O evento ocorre pela quinta edição consecutiva.

Comente agora
09
Fev
Novela Dal Ponte de SAJ: "Vemos nossos colegas morrendo sem ver a cor desse dinheiro. Até quando?", questiona cidadão
Postado por: Samile Macedo / 15:15h

Por volta dos meses de novembro e dezembro de 2015 voltou a ser discutido em Santo Antônio de Jesus o assunto referente ao pagamento dos três últimos salários de aproximadamente 750 ex-servidores da extinta empresa de calçados de Santo Antônio de Jesus Dal Ponte, os quais segundo relato estavam aguardando a decisão da Justiça há três anos e o valor que seria adquirido pelo empreendimento após a venda da filial da empresa no Rio Grande do Sul. Os trabalhadores ficaram numa situação difícil por não poder pagar dívidas e quitar outros compromissos pessoais, inclusive realizaram uma manifestação numa sessão Câmara de Vereadores municipal. Sobre o assunto, o vereador Cristiano Sena (PT) no dia 23 de Novembro declarou que buscaria solucionar o pagamento da rescisão contratual por meio de reuniões com a juíza da 1ª Vara do Trabalho, Dra. Juliana quem cuidaria do processo. O representante do Sintracal (Sindicato dos Trabalhadores em Calçados) por sua vez alegou no referido dia ter havido o surgimento de mais um problema, o qual a categoria tentaria resolver e assegurar a liberação salarial no mês de Março deste ano. Estamos praticamente no mês de fevereiro e ninguém mais voltou a confirmar o assunto, enquanto isso os funcionários permanecem a espera, inclusive um deles decidiu se manifestar por fazer um questionamento ao edil Cristiano Sena e outros envolvidos no assunto por meio da Reportagem Voz da Bahia nesta terça-feira (09): “Eles têm alguma notícia sobre o assunto, quanto a se iremos receber o dinheiro em Março deste ano ou no do ano que vem? Nunca mais vi ninguém se pronunciar pelos meios de comunicação então vi a necessidade de lembrar e recordar que o tempo da política está chegando.

Um comentário
09
Fev
Em cinco dias, Limpurb já recolheu quase mil toneladas de lixo no Carnaval de Salvador
Postado por: Débora Ayane / 15:07h

Desde a última quarta-feira (3), quando ocorreu a abertura oficial do Carnaval de Salvador, até a madrugada de domingo para a segunda-feira (8), já foram coletadas aproximadamente 996,27 toneladas de lixo nas vias que integram a festa. De acordo com a Limpurb (Empresa de Limpeza de Salvador), ao todo, 3.161 agentes do órgão municipal trabalham nos circuitos da folia. Além destes, 13 cooperativas estão fazendo a coleta de materiais recicláveis em todo o percurso carnavalesco. (R7)

Publicidade

Comente agora
09
Fev
Ambulantes voltam a protestar em circuito do carnaval de Salvador
Postado por: Samile Macedo / 11:57h

Vendedores ambulantes voltaram a protestar no Farol da Barra, local que marca o início do circuito Dodô (Barra/Ondina) do carnaval de Salvador, na manhã desta terça-feira (9). Durante a manifestação os ambulantes queimaram caixas e papelão, mas o protesto foi encerrado rapidamente, após a chegada de equipes da Polícia Militar e da Caatinga no local. Os ambulantes manifestam contra a proibição da comercialização de diversas marcas de cerveja, já que nos principais circuitos da folia, Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande), é permitido a venda apenas de uma marca de cerveja. O protesto de segunda-feira (8) atrasou as saídas do trio independente do cantor Danniel Vieira e do bloco Camaleão, puxado por Bell Marques. Nesta, terça-feira o início dos desfilos no cicuito Dodô está marcado para às 14h30, com desfile da banda Microtrio. (G1)

Comente agora
09
Fev
Desastre em Mariana será lembrado por escola em BH
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:17h

O desastre que devastou comunidades e causou mortes em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, será lembrado pela escola de samba Estrela do Vale, no carnaval de Belo Horizonte. “Não deixe nossa história acabar num rio de lama”, assim clama a agremiação, em solidariedade às vítimas do maior desastre ambiental do Brasil. A agremiação desfila na noite desta segunda-feira (9), em Belo Horizonte, quando todas as escolas se apresentam na avenida. A Estrela do Vale foi criada em 2009 e tem raízes na região do Barreiro. Em busca do primeiro título, ela vai levar cerca de 400 pessoas para a avenida. “A grande maioria da comunidade”, ressalta a presidente e fundadora Madalena Bavose, valorizando a participação de moradores do bairro Santa Cecília e arredores. O apoio aos atingidos pela barragem de Fundão, da Samarco – cujas donas são a Vale e anglo-australiana BHP – vai vir no último carro da escola, empurrado por dois integrantes. Em volta, atores vão encenar “os monstros que causaram esta tragédia”, conta a carnavalesca. “O desastre mudou o fechamento do desfile, como se fosse a barragem estourando”, explica. Segundo Madalena, no início do ano passado, ficou decidido que o samba-enredo seria inspirado no patrimônio histórico e nas riquezas de Mariana.

Comente agora
09
Fev
Salvador registra redução de 40% nos assaltos a ônibus no Carnaval
Postado por: Samile Macedo / 09:14h

O prefeito ACM Neto comemorou, durante apresentação do balanço dos cinco dias de Carnaval, nesta segunda-feira (8), a redução do número de assaltos a ônibus durante a folia. "Um dado também muito positivo é o da redução de 40% dos assaltos a ônibus e também dos casos de vandalismo contra o transporte público, o que mostra que o folião está mais consciente e utilizando o transporte público com mais segurança”. Em 2015, foram registrados 38 assaltos a coletivos durante o Carnaval, contra 24 este ano. Já os atos de vandalismo caíram de 126 para 98. Para Neto, o maior número de usuários do sistema de transporte público é um dos grandes destaques da festa e demonstra que mais gente está curtindo a folia nas ruas. “Estou muito satisfeito com tudo que tem acontecido até agora. Todos os números são muito satisfatórios, mas quero destacar que nós temos tido, em geral, um movimento 10% maior em relação ao que tivemos em 2015. Esse registro é baseado na quantidade de pessoas transportadas pelo sistema público de transporte", afirmou. Praça Castro Alves – Outro ítem destacado pelo democrata foi o pôr do sol da Praça Castro Alves, uma das novidades esse ano, com animação do grupo Baiana System. “Foi muito interessante. É o retorno do brilho da Praça Castro Alves. A gente perseguia isso desde 2013, tentamos várias coisas no local e acho que, agora, acertamos. O que aconteceu ontem é o que tem que acontecer lá. Tivemos um movimento grande, a galera ocupou a praça, uma fotografia lindíssima da cidade de Salvador", disse. (Metro1)

Comente agora
09
Fev
Salvador: Cobrando R$ 50 pelo estacionamento, shopping Barra é multado pelo Codecon
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:02h

Após a denúncia de um consumidor, o shopping Barra foi multado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), por cobrança abusiva de estacionamento. Segundo a Codecon, o shopping cobrava R$ 50 pelo estacionamento e desrespeitou o Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ao exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. Nos primeiros dias de Carnaval estava sendo cobrada a tarifa única de R$39, mas o preço foi aumentado para R$ 50. O estabelecimento terá um prazo de dez dias para apresentar a defesa. A multa pode variar de R$ 600 até R$ 3 milhões. (Metro1)

Publicidade:

Comente agora
09
Fev
Feira: Exército fará ações de combate a focos do mosquito da dengue
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:59h

As ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya [Aedes Aegpty] em Feira de Santana vão receber reforço do exército. Isso porque o 35º Batalhão de Infantaria recebeu autorização do comando geral do Exército para fazer ações. Primeiro, está previsto um trabalho de conscientização com a distribuição de panfletos e material de alerta a comunidade e depois serão realizadas ações diretas para erradicar criadouros do mosquito. Ao Acorda Cidade, o comandante do 35° BI, tenente-coronel Claudio Bouças, disse que a partir do dia 13 de fevereiro, os militares vão percorrer alguns bairros com a intensão de conscientizar a sociedade sobre o combate ao mosquito aedes aegypti. Do dia 15 ao dia 18 de fevereiro, os militares vão percorrer casas e terrenos baldios, desde que autorizados, para fazer o combate com o uso de larvicida.

Publicidade:

Comente agora
09
Fev
Catador de latinhas no carnaval diz que é humilhado pelos foliões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:00h

"Isso que faço é um trabalho como outro qualquer e mereço ser respeitado", disse, chateado, Uandersson Silva, catador de latinhas no circuito Barra-Ondina. Questionado sobre o que os foliões fazem que ele considera falta de respeito, Uandersson foi enfático: "Hoje mais cedo pisaram nos meus dedos enquanto eu pegava duas latas no chão. Fiquei olhando pra pessoa pra ver se rolava um pedido de desculpas, e nada". O catador afirma que já usou drogas, porém, com a ajuda de sua mãe e de Deus - a quem ele dá maior crédito -, Uandersson diz que conseguiu sair antes de sua situação piorar. E agora ele tenta levar uma vida humilde, porém honesta. É a primeira vez que o catador trabalha recolhendo latas no carnaval e, admite, o maior problema neste trabalho durante o carnaval é a falta de respeito dos foliões. "Eles acham que por catar as latas deles somos inferiores. Alguns devem pensar que nem somos seres humanos e não merecemos respeito. Mas eu deixo passar. Tenho Deus comigo e isso eles não podem desrespeitar", finalizou o catador, seguindo com o seu trabalho.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com