As comentadas


Boa tarde , Sábado, 30/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

Cidades

30
Jul
Governador inaugura creche em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:23h

O governador Rui Costa participa, neste domingo (31), às 9h, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, da inauguração da Creche Proinfância Professora Nice Maria Vinagre de Oliveira, localizada na Estrada da Gamboa, em Mar Grande. A creche recebeu o nome de uma das primeiras professoras do local, que dedicou 53 anos à educação, tendo falecido em 2012. De médio porte, a creche atenderá a 200 crianças de 1 a 4 anos em tempo integral. Foram investidos na obra R$ 2,23 milhões.

Comente agora
30
Jul
MPF denuncia prefeitos de Mairi e Ruy Barbosa por desvio de recursos públicos
Postado por: Anacley Souza / 08:17h

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra os prefeitos de Mairi (BA), Raimundo de Almeida Carvalho, e de Ruy Barbosa (BA), José Bonifácio Marques Dourado, por fraude em licitação, crime de responsabilidade e corrupção. Investigações realizadas como desdobramento da Operação Águia de Haia indicam que existem oito pessoas envolvidas, incluindo o empresário Kells Belarmino apontado como líder da organização criminosa. O grupo aliciava prefeitos para desviar recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), entre os anos de 2010 e 2014, em aproximadamente 20 municípios. Os desvios eram realizados mediante processo licitatório forjado de produtos e serviços educacionais de tecnologia da informação, como a compra de softwares. O MPF aguarda o recebimento da denúncia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. As penas para os denunciados podem chegar a 12 anos de detenção, mais multa. Prefeitos e servidores públicos também podem ficar inabilitados de exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.

Comente agora
30
Jul
Em S. A. de Jesus, Mestiço Restaurante: Requinte, conforto e excelentes pratos. Veja as fotos
Postado por: Anacley Souza / 07:41h

A Cantina Volpi ficou melhor ainda, agora é Mestiço Restaurante um ambiente mais aconchegante além das delícias da boa culinária. O Mestiço irá oferecer o que há de melhor em comida contemporânea sem deixar de oferecer a boa massa italiana. O Mestiço surgiu a partir de ideias de inovação para um restaurante de referencia para Santo Antônio de Jesus/BA. Com um toque diferenciado o Mestiço está com um espaço agradável em um ambiente climatizado e com requinte para melhor receber a você cliente.

Mestiço Restaurante: localizado na Praça Renato Machado, 16, Centro de Santo Antônio de Jesus/BA.

Veja fotos do novo restaurante:

Comente agora
30
Jul
S. A. de Jesus: Leitora do Voz da Bahia denuncia falta de calçamento no Bairro do Amparo
Postado por: Anacley Souza / 00:45h

Problemas de infraestrutura são apontados em uma grande parte dos bairros da cidade de Santo Antônio de Jesus. Desgaste no calçamento ou a falta dele, além do precário sistema de esgoto tem causado transtorno aos moradores e comerciantes do Bairro do Amparo. Em contato com a reportagem da Voz da Bahia, Najara Amorim externou a sua insatisfação em relação ao abandono do local. Com a pavimentação comprometida, em época de chuva a rua fica alagada causando transtorno, “não temos rede de esgoto e quando chove, alaga tudo”, Najara ainda acrescentou que aguarda a visita dos principais políticos do município, “queremos a visita deles aqui para que vejam a situação em que se encontra o bairro, quando não é lama é poeira. Queremos uma solução e que as promessas eleitoreiras se cumpram de fato, prefeito Humberto Leite, estamos te aguardando aqui”, concluiu.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Comente agora
29
Jul
Guanambi: MPF apura omissão da Codevasf sobre ocupação na barragem de Poço do Magro
Postado por: Débora Ayane / 17:57h

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou na última quinta-feira (28) um inquérito civil público para apurar a omissão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) com relação a ocupações indevidas no entorno da barragem de Poço do Magro em Guanambi (BA). De acordo com o órgão, a Codevasf tem conhecimento da ocupação indevida da área por particulares desde junho de 2015. Em maio de 2016, o MPF recomendou à companhia a adoção de medidas como o levantamento da área de preservação permanente (APP), conforme estabelecido na licença de instalação da barragem, em um prazo de 120 dias. Da mesma forma, o órgão recomendou que a companhia adote providências cabíveis para identificar e responsabilizar os ocupantes, obrigando-os a reparar os danos ambientais causados. A Codevasf ainda foi aconselhada a elaborar e iniciar a implementação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório do Açude de Poço Magro, e salvaguarde a área federal ocupada no entorno do açude.(BN)

Comente agora
29
Jul
Rui entrega 500 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Juazeiro
Postado por: Débora Ayane / 17:20h

O Residencial Juazeiro 3, com mais 500 unidades habitacionais construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, foi entregue pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (29), em Juazeiro, no Norte da Bahia. O empreendimento deve beneficiar mais de duas mil pessoas. A expectativa é que, até o final de 2016, tenham sido entregues por meio do programa 11 mil imóveis no município. Para o governador, se não fosse o programa, os moradores não teriam condições de comprar imóveis como os entregues no município. Ele explicou durante o evento porque chama o Minha Casa, Minha Vida de programa social, e não somente habitacional. “Imaginem quanta gente trabalhou para construir essas casas, para produzir as telhas, os blocos, o cimento. Então, é um programa que gera emprego. E quem vem morar aqui, passa a criar seus filhos com dignidade. Cada apartamento custou, com toda infraestrutura, R$ 60 mil. Cada morador vai pagar, em 10 anos, 10% do valor da casa”, avaliou. Na ocasião, ainda foram inaugurados um Posto da Polícia Militar e um Posto de Saúde, construídos em frente ao residencial. “Só aqui são três mil unidades habitacionais, beneficiando 12 mil pessoas. Por isso também estamos inaugurando hoje equipamentos para garantir a segurança e assistência à saúde dessas pessoas”, disse Rui.

Comente agora
29
Jul
Santa Teresinha está na lista das cidades mais afetadas com a seca
Postado por: Débora Ayane / 16:46h

Mais cinco cidades tiveram decretos de emergência por estiagem reconhecidos pelo estado. Da lista, Santa Teresinha, no Piemonte do Paraguaçu, tem a maior população afetada, 100% dos 10,6 mil habitantes. Em todas as cidades, a condição vale por 180 dias. Itaguaçu, no centro norte, e Curaçá, no Sertão do São Francisco, tiveram os decretos de estiagem publicados nesta quinta-feira (28). Na cidade da região de Irecê, com população afetada de 68,1%, o decreto vale a partir de 27 de junho, e no município do vale do São Francisco, com 66,5% dos moradores afetados, a condição vigora a partir de 12 de julho. Outros três decretos foram publicados nesta quinta-feira (27). Além de Santa Teresinha, tiveram as homologações reconhecidas Lajedo do Tabocal, que tem 45,2% de população afetada, e Vitória da Conquista, com 10,2% de atingidos pela estiagem. De acordo com a prefeitura de Santa Teresinha, o percentual alto de afetados pela seca se deve à quase 70% da população morar na zona rural. Os 30% restantes, da zona urbana, são afetados por prejuízos causados no comércio local. Na cidade, as atividades que mais sofreram são a pecuária de animais de pequeno e médio porte e a ativade de hortifrutigranjeiros (hortaliças, legumes e frutas).(Bahia10)

Comente agora
29
Jul
Feira: Pacientes com câncer recebem visitas de policiais da Rondesp e cães co-terapeutas
Postado por: Débora Ayane / 16:25h

Um grupo de policiais, da Rondesp-Leste, na companhia do cão farejador, estiveram ontem(28), na Associação de Apoio de Pessoas com Câncer (AAPC), em Feira de Santana, e realizaram a uma cinoterapia - abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães como co-terapeutas. Para a cabo PM Cláudia, a experiência foi única, principalmente, com presença do cão. “Fiquei encantada, do idoso as crianças, houve um estimulo social muito forte, todos se envolveram,” lembrou. Segundo estudos de especialistas, o cão é um reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e reeducação global do paciente.(Acorda Cidade)

Comente agora
29
Jul
Praia do Forte irá sediar Convenção Nacional do Comércio Varejista
Postado por: Débora Ayane / 15:55h

Com a previsão de receber 2.300 empresários varejistas de todo o país, a 55ª Convenção Nacional do Comécio Lojista será realizada entre os dias 1º e 4 de setembro, em um complexo hoteleiro na Praia do Forte, no município de Mata de São João, região metropolitana de Salvador. A informação foi divulgada pelo presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, durante reunião na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Rede Bahia. [Veja a programação completa no site da CNDL] Segundo Honório, o evento nacional irá agregar varejistas de todo o país, com a pretensão de discutir o atual cenário do comércio no estados e também metolodologias para enfrentrar a crise econômica nacional. "Um dos grandes desafios é o resgate da confiança, fazer com que os investidores acreditem que temos que continuar nosso trabalho", afirmou. Pinheiro destacou que o comércio varejista é responsável por dinamizar a economia nacional. Das 450 mil empresas vinculadas à CNDL, ele destaca de 97% estão vinculas ao Simples Nacional, um programa nacional que reduz impostos e a burocracia para o pagamento de contribuições de pequenas e médias empresas. "O varejo é a nossa matriz", destaca. O encontro nacional irá agregar painéis de boas práticas de comércio. O presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior, reitera a importância do comércio varejista. "O varejo, em qualquer local do mundo, ele é muito importante para o dinamismo da economia. Todas as ações que visam fazer o varejo desenvolver, crescer, que vai beneficiar a economia, nós vamos estar presentes", disse sobre o apoio da Rede Bahia na divulgação do encontro.(G1)

Comente agora
29
Jul
ANS vê indícios de irregularidades e determina auditoria na Unimed de Feira de Santana
Postado por: Débora Ayane / 13:18h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instaurou na última quarta-feira (27) uma auditoria nas contas e na prestação de serviço da operadora de plano de saúde Unimed, de Feira de Santana. Segundo o órgão fiscalizador, a cooperativa vem apresentando anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco o atendimento aos usuários na cidade.O processo administrativo foi instaurado após reunião da diretoria colegiada no dia 16 de junho deste ano, e publicação da resolução operacional foi realizado no dia 26 de julho pela ANS.Em contato com o portal Acorda Cidade, o advogado da Unimed, Wilson Costa, explicou que a auditoria tem por objetivo traçar uma radiografia sobre o funcionamento do plano de saúde e o atendimento prestado aos seus usuários. De acordo com o representante legal, até o momento não foi detectada nenhuma irregularidade na cooperativa.“O que existe é uma direção fiscal para se fazer uma radiografia do que está acontecendo. Não há detectado nenhuma irregularidade. Isso é uma prática que acontece nas operadoras de planos de saúde. É uma espécie de auditoria para ver se há necessidade de adiante ela (a ANS) fazer uma liquidação judicial”, informou Wilson Costa.

Comente agora
29
Jul
Servidores e médicos encerram greve no Hospital Regional de Juazeiro
Postado por: Débora Ayane / 13:06h

Após seis dias em greve, servidores e médicos do Hospital Regional de Juazeiro, região norte da Bahia, voltaram ao trabalho. De acordo com o sindicato da categoria, os funcionários resolveram encerrar paralisação após pagamento dos salários atrasados de junho. Os trabalhadores pararam as atividades no dia 22 de julho. A unidade de saúde é referência em atendimentos, inclusive, no tratamento de queimados e pacientes com câncer. De acordo com o sindicato, a decisão de voltar ao trabalho foi tomada após assembleia na tarde de quinta-feira (28). Os profissionais retomaram as atividades ainda na noite de quinta. Apesar do encerramento da greve, o sindicato da categoria informou que os trabalhadores permanecem em estado de alerta, pois alguns repasses de verba que foram prometidos ainda não foram feitos.

Paralisações

Esta foi a terceira vez o que o hospital teve as atividades paralisadas. Com a greve, consultas, cirurgias eletivas e exames deixaram de ser realizadas. Apenas urgência e emergência funcionou durante esses seis dias de paralisação. O Hospital Regional de Juazeiro possui cerca de 500 funcionários e a unidade atende a 53 municípios, o que equivale a aproximadamente dois milhões de habitantes.

Comente agora
29
Jul
Em S. A. de Jesus chame Balbino Gás. Ligue e peça o seu botijão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:03h

Em Santo Antônio de Jesus botijão de gás é na Balbino Gás está, localizada no Loteamento Mirante do Andaiá. Balbino Gás aceita  todos os cartões de créditos.  Peça já o seu gás na Balbino Gás. 

Endereço: Loteamento Mirante do Andaiá em Santo Antônio de Jesus

LIGUE AGORA MESMO PEÇA SEU BOTIJÃO NA BALBINO GÁS: (75) 3631-7742 / 8818-3605 / 8220-9207.

Equipe Balbino Gás

Comente agora
29
Jul
603 alunos são formados no PROERD em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Willyam Reis / 09:54h

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., criado em 1983. No Brasil, este programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Na quinta feira (28), este projeto juntamente com o 14º Batalhão de Policia Militar em Santo Antônio de Jesus, formou 603 alunos, entre crianças e adolescentes residentes no município. A ação preventiva deste programa é sua principal arma, afastar os jovens e adolescentes das drogas é sua meta, juntamente com a ronda escolar. Para se formar um vínculo entre a escola e a PM, primeiramente deve haver um contato prévio para notificar quais escolas tem interesse no projeto e posteriormente apresentar, durante dez aulas o programa e posterioemente, formar os alunos. A formatura do PROERD 2016.1 em Santo Antônio de Jesus foi composta de 6 escolas participantes no total de 603 alunos, com faixa etária entre 5 e 17 anos. De acordo com os estudos dos alunos no município, a desestruturação da família é o principal fator que influencia esses jovens a ter contato com drogas e violência. Para uma instituição de ensino ter a presença da PM com o projeto PROERD, deve-se primeiramente enviar um oficio ao comandante do 14º Batalhão de Policia Militar, que atualmente é o tenente-coronel Adalberto Piton, pra que a policia veja se há possibilidade de levar as instruções para a escola.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
29
Jul
Condutores de 'Cinquentinhas' não aderiram a regularização e prazo termina em novembro
Postado por: Anacley Souza / 09:50h

A 11ª Ciretran em Santo Antônio de Jesus leiloará cerca de 500 lotes de veículos apreendidos no mês de agosto. A informação foi vinculada por uma emissora de rádio e confirmada pelo coordenador do órgão, Ruy Tourinho. Tourinho salientou que os leilões da Ciretran e da Polícia Civil são eventos distintos.

Regularização das ‘Cinquentinhas’: segundo Rui Tourinho poucos condutores aderiram a nova norma de regulamentação que exige emplacamento e habilitação do condutor além do uso dos itens de segurança. A obrigatoriedade do uso de CNH foi prorrogada até o mês de novembro e as fiscalizações são de responsabilidade da SMTT e Polícia Miliar, "iremos fazer blitz e a moto apreendida só será devolvida após emplacamento", afirma coordenador.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
29
Jul
Vitória da Conquista: Mais de 27 milhões de cigarros são destruídos
Postado por: Willyam Reis / 09:37h

Uma carga de cigarros falsificados oriundos do Paraguai, avaliada em R$ 1,3 milhão, começou a ser destruída em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (27). O material foi apreendido pela Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). Para eliminar os 27 milhões de cigarro serão necessários cinco dias. Toda a carga foi apreendida nos últimos 12 meses. Segundo o Blog do Anderson, o material não tem documento que comprove a importação e, por ser classificado como produto que oferece risco à saúde, precisa ser destruído. Além de cigarros, a Receita Federal em Conquista também apreendeu veículos, relógios e roupas. No caso destes itens, o material deve ser leiloado ainda este ano. (BN)

Comente agora
29
Jul
Feira: Trabalhadores protestam contra cortes de benefícios na agricultura
Postado por: Willyam Reis / 07:46h

Trabalhadores rurais realizaram um protesto em Feira de Santana denunciando cortes no orçamento e de benefícios à agricultura familiar no país. Eles também cobraram a saída do presidente interino, Michel Temer, e a volta da gestora afastada, Dilma Rousseff. O ato foi feito nesta quinta-feira (28) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Os manifestantes reclamaram também da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A coordenadora geral do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Celia Firmo, afirmou que o propósito da entidade e dos grupos parceiros é chamar a atenção para uma reflexão das mudanças no meio rural. "No passado, há vinte anos era grande o número de crianças desnutridas e grávidas que nem chegavam ao final da gravidez porque passavam fome e sede. A pobreza ainda existe, mas é diferente sem esses problemas que citei. Estamos agora com dificuldades em garantir direitos para as famílias", disse ao Acorda Cidade. Firmo ainda acrescentou que há “um golpe aos direitos sociais”. Ela citou a possibilidade do trabalhador rural, mesmo aposentado, voltar a pagar a previdência social. O evento contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Levante Popular. (BN)

Comente agora
28
Jul
Agora você pode tudo na TUDO móveis planejados; veja fotos do coquetel de inauguração
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:17h

Combinando tecnologia e design em móveis 100% MDF, a Tudo Modulados chega com o compromisso de entregar os mais lindos ambientes planejados de Santo Antônio de Jesus e região com o melhor custo/benefício para seus clientes. Com um atendimento personalizado, desenvolvido por uma equipe de Design de Interiores e Projetistas, você pode planejar salas, dormitórios, imóveis comerciais, closets, banheiros ou qualquer ambiente que você imaginar, escolhendo entre diversos acabamentos, cores, laccas e vidros. Venha fazer o seu projeto com a Tudo Modulados e opte pelas melhores soluções para seu ambiente com funcionalidade, bom gosto e o mais importante: tudo com o seu estilo. Tudo Modulados: agora você pode TUDO!

Endereço: Rua Landulfo Alves - Centro 1 Andar da Comercial São Luís - Sant Antônio de Jesus

Veja fotos abaixo:

Comente agora
28
Jul
Alcobaça: TCM formula representação ao MP-BA contra prefeito
Postado por: Anacley Souza / 20:25h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedentes nesta quinta-feira (28) dois termos de ocorrência lavrados contra o prefeito de Alcobaça, Extremo Sul, Bernardo Olívio Firpo Oliveira. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que seja apurada suposta improbidade administrativa na contratação de empresa para prestação de transporte escolar e nos gastos com festas em 2014. A corte também aplicou uma multa no valor de R$18 mil e determinado o ressarcimento de R$217.474,57 aos cofres municipais com recurso pessoais, pela realização de pagamento sem a apresentação de nota fiscal. No primeiro processo, a relatoria apurou que Dias se utilizou da inexigibilidade de licitação para contratar atrações artísticas, e outros prestadores de serviços, em ao menos quatro festas. O TCM concluiu que os R$1.477.045,72 gastos foram considerados excessivos, uma vez que o valo representa 7,8% do total da receita arrecadada e 9,0% da despesa orçamentária dos meses de janeiro, fevereiro, maio, junho e agosto, período das festividades mencionadas. Já o segundo termo tratou de irregularidades praticadas em procedimentos licitatórios, nos valores de R$161.932,21 e R$3.478.690,80, realizados para a contratação de serviços de transporte escolar para alunos da rede pública de ensino fundamental, que teve como vencedora a empresa Tropical Serviços e Transportes. Ainda cabe recurso da decisão. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Jul
SSA: Restaurante que funciona no Hospital Português é autuado pelo Procon
Postado por: Débora Ayane / 17:36h

Restaurante que funciona nas dependências do Hospital Português da Bahia foi autuado pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA). Durante a fiscalização, foram encontrados produtos com o prazo de validade vencido e outros sem data. O Restaurante Angelus Domus foi autuado e irá responder a processo administrativas. O valor da multa não foi estipulado, mas deverá obedecer as regras asseguradas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O superintendente do Procon-BA, Marcos Medrado, ressaltou: "Aquela unidade visitada, funciona como um comércio de alimentos ao público comum. Havendo relação de consumo, haverá fiscalização”.(Metro1)

Comente agora
28
Jul
Diretório do DEM em Camaçari quer que Luiz Caetano seja incluído em lista de fichas-sujas
Postado por: Débora Ayane / 15:34h

O diretório municipal do Democratas em Camaçari ingressou com ação no Ministério Público Eleitoral e no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (28), pedindo que o nome do deputado federal Luiz Caetano (PT) seja incluído na lista de políticos fichas-sujas. O partido alega que Caetano, pré-candidato a prefeito da cidade, teve contas rejeitadas, multas não pagas e denúncias no TCM. "(...) Ainda que esta questão esteja sub júdice, por força de uma liminar que suspende temporariamente os efeitos do julgamento. É dever do TCM informar que as contas foram rejeitadas, ainda que faça a ressalva da judicialização. Mas o mais grave é que Caetano possui diversas denúncias e termos de ocorrência, com valores astronômicos a serem devolvidos, entre multas e ressarcimentos, motivo elo qual muitos políticos figuram na lista, menos o ex-prefeito de Camaçari", reclamou o vereador Jorge Curvelo, presidente do DEM no município.

Comente agora
28
Jul
Matecol promove mais uma edição do 'Doutores da Matecol' veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:32h

O programa Doutores da Matecol, que qualifica profissionais da construção civil, como pedreiros, serventes, carpinteiros, encanadores e eletricistas organizado pela empresa Matecol teve mais uma edição de lançamento nesta quarta-feira (27). Neste programa são  capacitados os profissionais da construção civil. O Programa Fidelidade dos Doutores da Matecol foi criado para retribuir a fidelidade dos profissionais que compram ou indicam a compra de materiais de construção.

Confira as fotos do evento:

Comente agora
28
Jul
Lapa: Homenagens a padroeiro têm início nesta quinta
Postado por: Débora Ayane / 15:16h

A partir desta quinta-feira (28) começam as homenagens ao Bom Jesus da Lapa, padroeiro da cidade de mesmo nome, na Região do Velho Chico, oeste baiano. O tema da festa deste ano é "Bom Jesus é o Rosto da Misericórdia do Pai". Segundo o G1, o novenário, que ocorre às 19h, é realizado na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, mas as comemorações de fiéis já acontecem na cidade. O evento religioso é realizado há mais de 320 anos. No dia 6 de agosto acontece a procissão mais esperada.(BN)

Comente agora
28
Jul
11ª Ciretran promoverá Leilão de veículos em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 15:08h

O chefe da 11ª CIRETRAN de Santo Antônio de Jesus Rui Tourinho, por meio de emissora de rádio, comentou sobre o próximo leilão de veículos na cidade e a vinda da Autoescola Pública, dentre outros assuntos. 

Leilão de veículos: Sobre os veículos que estão no pátio da 4ª Coorpin, Rui divulgou que há quinze dias atrás foi feito o levantamento para o próximo leilão, são aproximadamente 500 lotes dentre carros e motos, e poderá acontecer no mês de agosto, “lembrando que nosso leilão é separado da Coorpin, fazemos um e a delegacia faz outro através da secretaria de segurança pública”, falou. Quanto a Dengue devido ao acúmulo de água parada nos carros, através de uma reunião no Detran de Salvador, estão sendo tomadas as providências para a eliminação do mosquito.

Lei do Farol: Rui disse que foi observado a grande adesão e a utilidade do farol aceso, ressaltando que alguns áudios estavam circulando nas redes sociais dizendo que o farol aceso serve para ajudar o radar a visualizar o carro, “muito pelo contrário, o flash do radar é feito de infravermelho e o farol atrapalha o radar, então essa informação está totalmente errada”, pronunciou.

Autoescola Pública: Tourinho alegou que a escola pública de trânsito em nossa região está somente em Salvador e Feira de Santana, “nós ainda não fomos contemplados, já fizemos a solicitação através da Diretoria Geral do DETRAN e estamos aguardando o posicionamento”, disse.

Cinquentinhas: Segundo ele, foi percebido uma adesão muito baixa dos proprietários dos ciclomotores ao emplacamento que já é exigido há tempos, muitas poucas motos vêm efetuar o emplacamento, tanto que a cobrança da habilitação foi prorrogada até novembro, a fiscalização prioritária fica a cargo da SMTT e da polícia militar, e nós podemos fazer blitz”, concluiu. Constantemente essas motos são apreendidas e só saem da CIRETRAN devidamente regularizadas.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
28
Jul
Pescadores de Cachoeira recebem curso de habilitação naval
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:56h

Cerca de 35 pescadores de Cachoeira aprenderão a navegar com mais segurança na Baía do Iguape, que banha o município. Eles participarão do “curso de habilitação naval para pescadores” que a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria da Agricultura) realiza entre os dias 1º e 10 de agosto na colônia de pescadores da cidade. Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas. A capacitação, com carga horária de 80h, é ministrada pela Capitania dos Portos. Ao final do curso os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição. “Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e aumentar sua produtividade, além de ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Comente agora
28
Jul
Nepotismo: MP pede exoneração de servidores de Remanso e Campo Alegre de Lourdes
Postado por: Débora Ayane / 14:14h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a Prefeitura e Câmara Municipal de Remanso e Campo Alegre de Lourdes, no Vale do São Francisco, deixem de praticar atos de nepotismo, sob pena de adoção de medidas extrajudiciais e judiciais. O MP pediu a imediata exoneração dos servidores que tenham algum vínculo familiar com os gestores públicos no máximo de 20 dias. O órgão afirma que tomou conhecimento de casos que podem configurar nepotismo presentes nas duas cidades. A recomendação ainda pede que o MP seja informado sobre as exonerações para que, assim, seja evitado uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa. A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça Rafael Santos Rocha. No texto, o promotor pede que os presidentes das câmaras de vereadores das duas cidades fiscalizem os órgãos do Poder Executivo quanto a prática de nepotismo e inclua procedimentos para apurar casos, sob pena de serem responsabilizados pela prática de crime de responsabilidade com a perda do cargo, e pela prática de infração penal prevista no art. 319 do código penal. O MP afirma que atos de nepotismo configuram atos de improbidade administrativa viola princípios administrativos, podendo também ensejar enriquecimento ilícito e dano ao erário.(BN)

Comente agora
28
Jul
S. A. de Jesus: Após reclamação de morador, representante da Sapucaia explica porque o MCMV Rural ainda não saiu do papel
Postado por: Débora Ayane / 08:50h

Após um relato de preocupação com a demora do projeto do Minha Casa Minha Vida Rural na região da Sapucaia, zona rural de Santo Antônio de Jesus, uma representante da Associação de moradores daquela região buscou a Andaiá FM nesta quarta-feira (27) para expor esclarecimentos. Uma cidadã havia dito que as obras estão paradas e Mariana Morais, que faz parte da Associação de Moradores, negou a denúncia e disse que desde quando se iniciou o projeto, a associação sempre convidou aos beneficiários para as reuniões onde todas as notícias eram passadas. Mariana explicou as etapas do projeto, “esse projeto é feito por etapa, na primeira foi a aprovação da instituição da entidade executora que é a Associação e a Caixa Econômica pediu os documentos para analisar e ver se a instituição tinha condições de executar esse projeto. Nós fomos aprovados pela Caixa e em seguida eles pediram a documentação dos beneficiários e do terreno, esse sim que demorou muito tempo, pois como sabemos nossa cidade tem um problema muito sério de regularização fundiária, então tivemos que fazer uma busca intensa no cartório que demorou muito tempo”, disse. Mariana garantiu que a Associação não recebeu nenhum valor para executar esse projeto, além dos dois reais da mensalidade que são recolhidos mensalmente para manter a instituição.

Afirmou também que, 28 dos 50 contempladas entregaram a documentação em dia, que foram encaminhados para a Caixa em Feira de Santana, “mas aí veio o problema que o governo federal alegou que o projeto MCMV II estava com recurso encerrado, não tinha mais dinheiro para esse projeto e que estava esperando o MCMV III ser aprovado, então deixamos os documentos dos beneficiários juntamente com o da associação em Feira, eles falaram que estava todo correto e ficamos aguardando. Mas tivemos todos os impasses que acabou que o projeto não saiu do papel”, justificou. 50 famílias foram contempladas, 28 aprovadas, mas está tudo parado por conta do aguardo do MCMV III, todo mês a Associação entra em contato com a Caixa e as informações são divulgadas nas reuniões que realizam, “todo terceiro domingo do mês tem assembleia, o que não podemos é ir na casa de cada beneficiário dar explicação, se a pessoa ir até a reunião e apresentar sua dúvida estraremos lá para explicar, mas até agora ninguém se colocou”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
28
Jul
Guanambi: MP pede suspensão de licença ambiental do Consórcio Pavotec Trail
Postado por: Willyam Reis / 08:41h

A licença ambiental concedida ao Consórcio Pavotec Trail, em Guanambi, no sudoeste do estado, para extração de granito, pode ser suspensa, a partir de um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O promotor de Justiça Jailson Trindade Neves recomendou ao prefeito e ao secretário municipal do meio ambiente de Guanambi que suspendam a licença ambiental concedida ao consórcio para extrair o mineral de uma propriedade rural. Segundo a recomendação, a extração pode causar danos ao meio ambiente. No documento, o promotor de Justiça recomenda também que seja suspenso eventual processo de licenciamento ambiental em trâmite no município em relação ao Consórcio e que sejam interditadas, administrativamente, atividades econômicas que estejam eventualmente sendo desenvolvidas pela empresa. O promotor ainda orienta que os diretores e gerentes do consórcio se abstenham de realizar qualquer atividade que possa impactar, de qualquer forma, as moradias, casas, prédios e a população do entorno da mineração, sob pena de responsabilidade civil e criminal. (BN)

Comente agora
27
Jul
Agência Regional do Trabalho e Emprego de Itapetinga é transferida para Conquista
Postado por: Anacley Souza / 20:36h

Com o enceramento das atividades da Agência Regional do Trabalho e Emprego de Itapetinga, Médio Sudoeste da Bahia, o atendimento à população da região passará a ser prestado pela gerência de Vitória da Conquista a partir da próxima sexta-feira (29). A unidade deixou de funcionar devido à relocação de funcionários da unidade. Com a mudança, o atendimento deverá ser agendado previamente pela internet . Contudo, o encaminhamento do Seguro-desemprego continuará sendo realizado em Itapetinga, no posto do SINE, localizado na Rua J.J. Seabra nº 150, Centro. No caso de orientação trabalhista, o usuário pode entrar em contato com a central de atendimento, pelo número 158.

Comente agora
27
Jul
Entidades negras denunciam racismo em táxis em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 20:19h

O Coletivo de Entidades Negras de Salvador organizou hoje (27) um ato contra o racismo policial e de taxistas na capital baiana em que foram denunciados casos como a detenção do jornalista e ativista negro Eduardo Machado, no dia 23 de junho. Concentrados na Praça da Piedade, centro da capital, o grupo de ativistas seguiu em passeata até a Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) de Salvador, cantando palavras de ordem como “taxistas racistas não passarão”.

Discriminação:  O jornalista Eduardo Machado conta que, em junho deste ano, tentou embarcar em um dos cinco táxis que estavam enfileirados à beira da praia, no bairro Calçada, onde estava com a esposa e um casal de amigos. Após a recusa de todos os motoristas, ele conta que questionou o porquê de não ter sido atendido, o que fez com que os taxistas chamassem a polícia. Após a chegada da viatura, Eduardo e um amigo foram colocados no camburão, onde permaneceram por duas horas, enquanto os policiais faziam davam voltas pela cidade. Depois disso, foram encaminhados para a Delegacia de Flagrantes, no bairro do Iguatemi. “Já fizemos a denúncia em vários órgãos, inclusive no Ministério Público, após o ocorrido. Mas até agora não obtivemos nenhum retorno à altura, a respeito desse caso. Ao B.O. [boletim de ocorrência] eu nem tive acesso. Já se passou mais de um mês. Essa labuta que a gente vem fazendo só comprova o quanto é difícil fazer uma denúncia de racismo aqui no Brasil”, disse o jornalista de 32 anos, que também trabalha como articulador político do centro comunitário multimídia Agência de Comunicação do Subúrbio. No dia da detenção, a esposa de Eduardo, a cineasta Larissa de Andrade, ficou no local após o ocorrido e entrou em contato com integrantes de coletivos negros, dos quais ambos fazem parte.

Comente agora
27
Jul
Taxistas de S. A. de Jesus planejam mobilização contra os clandestinos
Postado por: Débora Ayane / 15:10h

Os taxistas da cidade de Santo Antônio de Jesus planejam mobilização em campanha dizendo ‘não ao clandestino' e se declaram insatisfeitos pela falta de fiscalização no município. Um profissional da categoria de prenome Edvaldo que atua no ramo desde 2009, em entrevista a uma rádio local nesta quarta-feira (27), disse que se sente prejudicado com os clandestinos, “gastamos muito para a manutenção e padronização do táxi, principalmente com combustível e os clandestinos prejudicam bastante, muitas vezes eles têm outras profissões e trabalham levando passageiros e nós que só temos essa profissão somos prejudicados”, disse. Outro profissional de prenome Antônio aderiu a essa manifestação e aconselha as pessoas a pagarem o serviço seguro de taxistas regularizados, “os clandestinos não pagam imposto e não tem alvará e nós que sobramos. Chame o táxi porque terá o serviço de um profissional”, concluiu. O presidente da Cooperativa dos Taxistas de Santo Antônio de Jesus, João Francisco salientou a importância do apoio da SMTT e Polícia Militar no exercício da fiscalização, na qual foi solicitado um ofício, “não encaminhamos o ofício porque eu acho que não é necessário, independente da cooperativa acho que é uma obrigação da SMTT e polícia efetuar essa fiscalização”, articulou. O taxista Renato disse que para os legalizados é exigido a renovação do alvará anualmente, a aferição do taxímetro e, mesmo com reuniões e solicitações, não tem sido visto a atuação eficaz da Secretaria de Transito, “já sentamos algumas vezes, tivemos reuniões com o secretário e até com o gestor, onde ficou definido que iria ter as ações, só que nós não temos visto essa fiscalização. Acho desnecessário o ofício a partir do momento que temos a lei característica do transporte legalizado, há outros carros que não estão com a padronização correta e exigida por lei, estamos solicitando reuniões, colocamos os pontos que devem ser feitos e temos visto uma acomodação dos órgãos quanto a isto, a categoria vem se sentido prejudicada a cada dia que passa”, pronunciou não descartando a possibilidade de manifestação.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
27
Jul
Valença: Prefeitura assina TAC para preservar fauna e flora
Postado por: Débora Ayane / 14:57h

A prefeitura de Valença, no baixo-sul do estado, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para adotar medidas de resgate da fauna e flora local e elaborar um plano de compensação ambiental. O documento, assinado na última segunda-feira (25), foi proposto pela promotora de Justiça Lívia Sampaio Pereira, após laudos técnicos terem comprovado o risco provável de queda de uma árvore, com alto impacto e severas consequências à população, inclusive, com possível perda de vidas humanas. O município deverá promover o corte da castanha-do-pará nos próximos 15 dias. A prefeitura se comprometeu a plantar, pelo menos, 726 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica e 10 castanheiras-do-pará. Também foi definido que a municipalidade deverá destinar socialmente os produtos da árvore, com concursos de trabalhos artísticos de madeira e memorial em praça homenageando a castanheira, considerando seu valor histórico, cultural e paisagístico. O descumprimento de quaisquer das obrigações assumidas implicará em aplicação de multa. ​

Comente agora
27
Jul
Feira: Após erro, prefeitura deixa pavimento de rua pela metade; secretário explica
Postado por: Débora Ayane / 13:09h

Os moradores da Rua Itacambira, no bairro Muchila, em Feira de Santana, estão reclamando que a rua teve a pavimentação asfáltica realizada pela metade depois que a empresa responsável pela obra identificou que houve um erro e a rua que deveria ser pavimentada era outra, de nome semelhante e também no mesmo bairro: a Rua Itacambi.De acordo com eles, após o equivoco a Rua Itacambi foi pavimentada por completo e a Itacambira ficou com a obra pela metade. Somente um lado da rua recebeu a pavimentação asfáltica. Inconformados com a situação eles pediram providências e uma resposta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.A moradora Neli Boaventura confirmou o fato e disse que a informação passada para os mordores sobre a realização da obra pela metade foi que a a Rua Itacambira só será pavimentada em sua totalidade caso haja sobra de recursos.


Rua Itacambira teve a obra de pavimentação asfáltica feita pela metade

Comente agora
27
Jul
Dia 28 e 29 haverá o 1º Seminário de Educação Especial em S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 08:30h
Um comentário
26
Jul
Malhada de Pedras: Cidade registra primeiro caso de morte provocada por H1N1
Postado por: Anacley Souza / 22:37h

O município de Malhada de Pedras, Sertão Produtivo, registrou o primeiro caso de morte provocada pelo vírus H1N1. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde do município na última segunda-feira (25) a partir da divulgação do resultado de exames laboratoriais. Em contato com o órgão, a reportagem do Bahia Notícias apurou que se trata de uma vítima do sexo feminino com cerca de 50 anos. Maiores informações a respeito da data do óbito não foram divulgadas. Contudo, de acordo com a secretaria, a mulher chegou a ser encaminhada para uma unidade de saúde no município de Brumado, mas acabou não resistindo ao tempo de espera por uma vaga.

Comente agora
26
Jul
S. A. de Jesus: Cidadão diz que bairro da Urbis I fica 12 horas sem energia, "falta de respeito"
Postado por: Débora Ayane / 21:19h

Moradores do bairro Urbis I ficaram 12h sem energia na segunda-feira (25), em Santo Antônio de Jesus. Um morador do bairro, George Bitencourt denunciou as frequentes faltas de energia através da Rádio Andaiá FM, “ontem quando cheguei em casa, minha esposa e filho estavam sem energia. Faltou as 20h40 aproximadamente e só voltou,  12h depois”, descreveu. Segundo ele, algumas casas da vizinhança tinham eletricidade, a fiação é antiga e as quedas são frequentes, e questionou ainda se a empresa de energia não realiza mais plantões, “hoje não tem mais plantão na Coelba e ficamos a mercê, achei um absurdo, falta de respeito. Isso é algo recorrente, falta durante o dia e a noite. Aquela fiação é de 40 anos atrás”, proferiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Jul
Empresa Municipal de Água e Saneamento de Itabuna é autuada pelo Procon
Postado por: Anacley Souza / 20:26h

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), responsável pelo fornecimento de água e saneamento básico da cidade de Itabuna, no interior da Bahia, foi autuada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA). A EMASA foi notificada em abril deste ano, durante um procedimento investigatório instaurado pela Diretoria de Fiscalização do Órgão, para prestar esclarecimentos sobre a qualidade da água e as estratégias de monitoramento na região de Itabuna; o tratamento realizado na água antes de ser fornecida aos consumidores; o que tem ocasionado o provável vício na prestação dos serviços, causando interferência na qualidade da água fornecida; quais as medidas adotadas para solucionar o problema vivenciado pelos consumidores da região; se haverá algum tipo de compensação para os consumidores referente ao período em que não tiveram o serviço prestado com a qualidade adequada; quais tipos de manutenção são realizadas nos dutos de fornecimento de água e com qual periodicidade; que tipo de tratamento será dado as reclamações formuladas pelos consumidores prejudicados; e quais planos de contingência serão implementados para evitar fatos similares no futuro. A empresa foi autuada por desobediência, já que não apresentou justificativas satisfatórias e responderá, em seguida, a processo administrativo no PROCON-BA, sendo garantido o direito ao contraditório e a ampla defesa.

Comente agora
26
Jul
Santo Amaro: TCM formula representação ao MP contra prefeito para apurar improbidade
Postado por: Anacley Souza / 18:29h

O Tribunal de Contas dos Municípios determinou nesta terça-feira (26) a formulação de uma representação ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o atual prefeito de Santo Amaro, Recôncavo, Ricardo Machado (PT). A representação tem com objetivo apurar suposto ato de improbidade administrativa na contratação, com dispensa de licitação, da empresa Rede Axezeiro de Comunicação e Internet, pertencente ao secretário de saúde do município. A denúncia foi formulada pelo vereador, e vice de Machado em seu primeiro mandato, Justino Oliveira, que revelou que a contratação da empresa ocorreu entre 2010 e 2014, ao custo total de R$2.707.764,75. De acordo com a denúncia, Marcelo Barreto Otero, sócio da empresa, integrou o quadro da administração municipal, ora como enfermeiro chefe (cargo em comissão), ora como secretário de saúde, durante este período. O relator do processo na corte, o conselheiro José Alfredo Dias, também multou o gestor em R$10 mil. Ainda cabe recurso da decisão. (Bahia Notícias)

Comente agora
26
Jul
Após afastados, vigilantes retornam aos postos de trabalho em S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 17:34h

Na última semana os vigilantes viveram dias de expectativas devido aos desligamentos inesperados e representando a categoria, o vice-presidente do Sindicato dos vigilantes de Santo Antônio de Jesus, Raimundo Nonato divulgou através da Andaiá FM. Nesta terça-feira (26), Raimundo descreveu a luta para chegar onde estão agora, no entanto, ontem à tarde houve uma reunião com Gilmário, componente do sindicato, e através dele veio a notícia de que todos os afastados retornariam imediatamente, contudo uma segunda ordem foi esperada e nesta manhã em uma reunião com a liderança foi dada a ordem definitiva de retorno, “quando recebemos o aviso de que todos os vigilantes estavam sendo afastados foi uma tristeza e uma batalha muito grande, passamos muito sufoco, desespero. Mas a partir de hoje todos os vigilantes estão voltando para o posto de serviço. Agradeço a todos os apoios, alunos, pais e imprensa que sempre esteve com a gente”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Jul
Rui inaugura iluminação do Santuário de Bom Jesus da Lapa
Postado por: Débora Ayane / 16:35h

O conjunto de grutas do Santuário do Bom Jesus da Lapa recebeu nova iluminação cênica artística, com lâmpadas de LED. A intervenção foi inaugurada nesta terça-feira (26) pelo governador Rui Costa, em visita à cidade do Oeste Baiano. Ainda em Bom Jesus da Lapa, Rui participou da entrega da sede de um projeto de recuperação florestal e autorizou a celebração de convênios do programa Bahia Produtiva. "É uma pena não poder ver agora (durante o dia) o resultado total desse trabalho, mas já vi em fotografias que essa iluminação ficou linda, como o santuário merece. Temos feito uma boa parceria com o município. A iluminação é apenas um dos projetos. Já instalamos câmeras de monitoramento na entrada da gruta, e essas imagens estão sendo acompanhadas em tempo integral pela Polícia Militar. Além disso, vamos fazer um projeto para reurbanização do entorno desse patrimônio. Aqui registra a maior visitação de todo o Estado da Bahia, fora os picos do Carnaval, portanto, além do valor cultural e religioso, tem um valor econômico muito forte para a cidade e a região", disse o governador durante a visita. O novo projeto trouxe melhor iluminação para o santuário e tem menor consumo de energia elétrica, além de proteger contra a umidade e ajudar a conservar os altares e esculturas. As mudanças tiveram investimento de R$ 861 mil do Governo do Estado e permitiram a instalação de nova iluminação na torre externa e nas sete grutas que integram o espaço. História, religiosidade e potencial se turístico se misturam no local, que é datado do século XVII e está próximo de mais uma temporada de romarias, que acontecem durante o mês de agosto, com a visita de turistas e religiosos do país.(BN)

Comente agora
26
Jul
SAJ: Cartões de pagamento do MCMV estão sendo entregues na Secretaria de Assistência Social
Postado por: Débora Ayane / 15:06h

Em entrevista a uma rádio de Santo Antônio de Jesus, o gerente geral do Banco do Brasil (BB) da cidade, Josemar Silva comentou sobre o andamento dos processos para a entrega dos imóveis do Minha Casa Minha Vida Cidade Nova II. Nesta semana foi iniciada a entrega dos cartões de pagamento do projeto, os beneficiários devem se deslocar a Secretaria de Assistencia Social do município para recebê-los e neste mês efetuar o pagamento na agência do BB, “ao entregar ao caixa, esse cartão será identificado e será feito o pagamento do valor da primeira parcela do imóvel que ele adquiriu do programa MCMV. Acredito que até sexta-feira todos os cartões já serão entregues. Os beneficiários que já tem conta no BB, o débito será feito em conta. Lembrando que não é um aluguel, estão adquirindo um bem”, disse.

De acordo com Josemar, está sendo aguardado a entrega da obra ao BB após a vistoria que será feita pelo engenheiro de São Paulo, prevista para o dia 5 de agosto. Após aprovada a inspeção, o Banco receberá a obra e sinalizará para marcar a data da entrega das casas. Ele frisou ainda que a agência adiantou o processo recolhendo os contratos, mesmo não tendo recebido a obra, para que os beneficiários não fossem prejudicados com a nova regra do projeto, “nós conseguimos junto a diretoria do BB e o Ministério das Cidades nos antecipar, nós colhemos as assinaturas dos contratos sem o Banco receber a obra. Pois, já tinham esses atrasos e se não tivéssemos feito isso, o beneficiário seria prejudicado, pois mudou a regra do MCMV e houve uma elevação do valor no reajuste da parcela dos imóveis, então antecipamos e garantimos para quem assinou o contrato no final de junho ficou valendo a regra anterior”, disse. Ele acredita que ainda dentro do mês de agosto essas casas serão entregues.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Jul
SAJ: Secretária de agricultura alega que os moradores da Fonte Santo Antônio não gostaram da obra de Marepe
Postado por: Willyam Reis / 13:33h

Após a repercussão gerada por causa dos desenhos na Fonte Santo Antônio pelo artista plástico Marcus Reis Peixoto, o Marepe, em Santo Antônio de Jesus, uma rádio local foi até o lugar e entrevistou os residentes a fim de entender o que realmente aconteceu. De acordo com o que disse moradores, a obra não foi agradável, “parecia uns demônios, uma coisa sem graça, umas mulheres nuas mostrando os seios e com as mãos como se estivessem esticando os cabelos” ressaltou uma das moradoras. O proprietário do muro que se pronunciou como evangélico, vendo os painéis, pediu conservadoramente para que pusesse roupas nas personagens de sua obra, no intuito de agradar os moradores, outra residente disse, “ele pintou uma roupa, porém, a tinta ficou escorrendo, todo mundo que passava de pé ou de carro tirava foto e ficava rindo”, afirmou. Depois do ocorrido, a Secretaria de Agricultura, Aida Santos, ouviu os moradores e informou a Marepe que os residentes não gostaram da obra, se desculpou e disse que ele permitiu passar tinta por cima do desenho. Aída ainda ressaltou, que após o ocorrido, pessoas colocaram em redes sociais que foi o atual prefeito mandou apagar, porem ela ressaltou que não era verdade. Disse que Marepe realiza obras belíssimas e que não o desrespeitou, apenas a população não gostou e pediu que ela informasse ao artista, “ele permitiu pintar, não fizemos nada para ofender Marepe, quero falar claramente para as pessoas que estão alimentando a discórdia que pare, porque está feio”, declarou.

  1. Artista plástico, Marepe

Comentário: A partir de hoje, fica registrado na história de Santo Antônio de Jesus, que alguns cidadãos deste município, desavisados, destruíram uma obra de um dos maiores artistas plásticos da atualidade no mundo, que é o Marepe. Isso não é exagero, Paris, Nova York, Alemanha, o mundo inteiro respeita a obra de desse cidadão, e aqui, apagaram um produto da arte. Pela primeira vez na história da carreira de Marepe aconteceu este fato. O radicalismo exacerbado de algumas pessoas as faz enxergarem coisas onde não existem. Julgamentos sem consistência os tornam verdadeiros ignorantes.

Antes:

Depois:

5 comentários
26
Jul
Festa do agricultor será realizada nos dias 30 e 31 na localidade rural do Tabocal em S. A. de Jesus
Postado por: Willyam Reis / 11:58h

Nesta terça feira (26), Odilon Neto, que está à frente da associação de moradores regiões Tabocal Bonfim e Bom Jardim, povoados ruras de Santo Antônio de Jesus, fala sobre a nova edição da festa do Agricultor. De acordo com Odilon, por questões financeiras, quase que o evento não poderia vir à tona, mas a festa vem crescendo devido as últimas edições, “ a festa do agricultor tem mais de 30 anos, feita por uma associação que atualmente está desativada, a associação do Tabocal Bonfim e Bom Jardim tomou a frente e deu seguimento ao evento” ressaltou. No dia 30 será realizado um momento gospel e 31 a missa da comunidade localizado no Tabocal Novo Espaço.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Jul
Igreja convida população para evento pela paz em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Willyam Reis / 11:54h

Devido ao índice de violência ter aumentado no município, nesta terça feira (26), Jaqueline Bitencourt da Igreja da Família de Deus, falou através de uma emissora de rádio sobre a realização de um evento em favor da paz que será realizado no próximo domingo (31), ás 15h em Santo Antônio de Jesus, “É um evento que vai estar unindo todas as pessoas que realmente se importa com a cidade de Santo Antônio de Jesus, juntos iremos clamar a Deus em favor de nossa cidade. Iniciaremos um curto momento de louvor e posteriormente vamos orar, é de extrema importância que todos possam participar. Vamos procurar exaltar a quem realmente tem o poder para nos ajudar”, ressalta. A Igreja da Família de Deus juntamente com todas as igrejas de nossa cidade convida a todos, “será muito bom ver toda a cidade reunida num único propósito”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Jul
Entre Rios: Petroleiros fecham BR e protestam contra venda de campos da Petrobras
Postado por: Willyam Reis / 09:32h

Uma manifestação bloqueia na manhã desta terça-feira (26) um trecho da BR 101 em Entre Rios, no agreste baiano. O protesto faz parte do dia de manifestações nacionais contra a venda de campos terrestres da Petrobras. Na Bahia, onde é feita a exploração e produção de petróleo e gás natural, os terrenos ficam em municípios como Alagoinhas, Catu, Araçás, Entre Rios, Cardeal da Silva, Esplanada, São Sebastião do Passé, Pojuca, Candeias e São Francisco do Conde. Os manifestantes se concentram no km 63 da rodovia, próximo ao trevo de Entre Rios. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 70 pessoas participam do ato desde as primeiras horas da manhã. Conforme nota do sindicato dos petroleiros na Bahia [Sindipetro], a paralisação tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o fato de o governo interino de Michel Temer “estar entregando reservas bilionárias de petróleo, que são do povo brasileiro, às empresas privadas”. Outras manifestações ocorrem nos estados de Sergipe, Espirito Santo, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, puxados pelos sindicatos locais e com o apoio da Federação Única dos Petroleiros (FUP). (BN)

Comente agora
26
Jul
Defensoria Pública da União leva assistência jurídica à população de SAJ e região
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:34h

A cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, sediará entre os dias 4 a 7 de agosto o projeto Defensoria Para Todos, que leva assistência jurídica gratuita no âmbito federal a moradores de municípios que não possuem unidades da Defensoria Pública da União (DPU). Com apoio da Defensoria Pública do Estado da Bahia, os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 14h às 17h na sede da instituição estadual, localizada no Loteamento 5ª do Inglês, Rua A, nº 1, Centro. A ação itinerante estará aberta à população dos municípios vizinhos, como Laje e Conceição do Almeida. Para otimizar os trabalhos e facilitar o acompanhamento dos processos, nesta edição serão atendidas apenas demandas previdenciárias, como os casos de pedidos de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, benefício assistencial de prestação continuada negados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os interessados devem levar documentos pessoais (RG, CPF e Comprovante de Residência) e aqueles referentes ao caso que deseja solucionar, como a carta de indeferimento do INSS, relatórios médicos, carteira de trabalho e documentos que comprovem a atividade rural. Também é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos (cerca de R$ 2,7 mil reais). A Defensoria Pública da União é a instituição responsável por prestar assistência jurídica àqueles que não podem pagar por advogado e possuem demandas envolvendo a União e quaisquer entidades públicas federais. Na Bahia, a instituição tem sedes na capital e nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista. (ASCOM)

Comente agora
26
Jul
Itapetinga: MP-BA aciona município por contratação irregular de escritório de advocacia
Postado por: Willyam Reis / 08:19h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil públicas contra o município de Itapetinga, Médio Sudoeste da Bahia, pela contratação irregular de um escritório de advocacia. O promotor de Justiça Gean Carlos Leão explica que a contratação foi celebrada “sob o manto da inexigibilidade de licitação para fugir do procedimento competitivo que, em regra geral, alcança toda a Administração Pública”. Leão destaca que esse tipo de prática é condenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O órgão solicita que seja declarada a nulidade do contrato firmado com o escritório, e que o Município se abstenha de firmar novos contratos para prestação de serviços de advocacia, ou assessoria jurídico-administrativo, por inexigibilidade de licitação. O MP-BA ainda deseja que o Município restitua os valores eventualmente pagos à empresa e que os responsabilizados sejam condenados de acordo com a Lei de Improbidade. (BN)

Comente agora
26
Jul
Prado: Jacaré é encontrado por banhistas em praia
Postado por: Willyam Reis / 07:42h

Um jacaré foi encontrado em uma das praias de Prado, no extremo sul baiano, nesta segunda-feira (25). O local, Praia do Coqueiral, é um dos pontos turísticos da cidade e um dos locais mais procurados por banhistas. Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal pode ter saído do Rio Jucuruçu, já que a foz é próxima à praia. Ao G1, a analista do ICMBio Flávia Morais informou que o jacaré não passou por avaliação dos técnicos do instituto por conta de o animal estava estressado e acabou fugindo em direção à água do mar. Conforme o G1, acredita-se que o animal seja filhote da espécie papo amarelo, comum na região. Não houve registro de ataque a banhista. (BN)

Comente agora
25
Jul
S. A. de Jesus: Moradores de rua retornam a Praça Renato Machado
Postado por: Débora Ayane / 23:38h

Nesta manhã de segunda-feira (25), aconteceu um ato da Secretária de Ação Social na praça Renato Machado, em Santo Antônio de Jesus, para solucionar o problema causado por moradores de rua no Centro. O coreto da Praça Renato Machado estava sendo ocupada por moradores de rua da cidade e região, após reclamações dos comerciantes e sociedade, uma ação foi realizada para retirá-los e tentar recuperá-los para leva-los a suas cidades de origem. Esta ação teve seu sucesso, porém, segundo informações de internautas, alguns moradores de rua retornaram para o coreto, eles são vindos de Sapeaçu, Cruz das Almas e outros são de Santo Antônio de Jesus e possui residência, segundo informações, eles não querem ficar em casa. Os agentes conversaram com essas pessoas e há a informação de que alguns foram levados para o Centro de Recuperação, mas não quiseram ficar e retornaram ao coreto de novo trazendo muitas roupas e lençóis.

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora
25
Jul
Sistema Agroflorestal é implantado em comunidade rural de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:11h

No último domingo, 24, aconteceu a implantação do Sistema Agroflorestal (SAF) na comunidade da Sapucaia, Zona Rural de Santo Antônio de Jesus. Esse projeto é mais uma iniciativa da Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades Sapucaia e Tabocal em parceria com o Grupo Ambientalista Nascentes (GANA). O Sistema está sendo implantado em uma área de terra da própria comunidade, a qual foi cedida para a Associação através de um contrato de comodato. SAF é um modelo de produção sustentável do uso da terra que combina, de maneira simultânea ou sequenciada, a produção de cultivos agrícolas com plantações de árvores frutíferas e nativas, utilizando a mesma área de terra e aplicando técnicas de manejo compatíveis com as práticas culturais da própria comunidade. Com o intuito de incentivar a sucessão rural e a permanência dos jovens no campo, este projeto está sendo desenvolvido pelos adolescentes e Jovens da comunidade. A proposta é fazer com que os mesmos vejam esse modelo de produção agrícola como uma alternativa para geração de renda e emprego. É importante ressaltar que o lançamento deste projeto se deu às vésperas do dia da Agricultura Familiar que é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País. A Associação acredita que essas práticas inovadoras fortalecem o desenvolvimento da Agricultura Familiar do Município. O evento foi finalizado com um grande almoço, oferecido a todos os que participaram do plantio.

Comente agora
25
Jul
Sucom embarga obra da Embasa no Rio Vermelho por falta de alvará
Postado por: Débora Ayane / 17:57h

Uma obra da Embasa no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, foi embargada nesta segunda-feira (25) por técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) por não possuir alvará expedido pelo órgão. Segundo a Sucom, a empresa foi notificada e multada por iniciar a obra, que acontece na Travessa Basílio de Magalhães, sem autorização da prefeitura. De acordo com o Código de Obras do Município (Lei 3.903/88), qualquer construção, pública ou privada, só pode ser iniciada após licença expedida pela Sucom.

Comente agora
25
Jul
Após ter sua obra apagada na Fonte Santo Antônio, artista santoantoniense diz: "Foi uma falta de respeito”
Postado por: Débora Ayane / 15:38h

A Fonte Santo Antônio, no município Santo Antônio de Jesus, foi reformada há pouco tempo e havia um muro branco onde tinha uma obra do artista santoantoniense Marepe, feita após um convite da secretaria de Agricultura, a senhora Aida. No entanto, houve uma polêmica no fim de semana, a obra foi apagada após a reforma do patrimônio público realizada pela prefeitura municipal. Segundo informações divulgadas por uma emissora de rádio nesta segunda-feira (25), a proprietária do muro que havia liberado o local para a colocação da obra, pediu para que fosse retirada. Em entrevista, o artista plástico Marcos Reis Peixoto conhecido “Marepe”, disse que fez aquele trabalho inspirado na história local e foi retirada sem lhe dá satisfação. “Existem várias obras minhas espalhadas pela cidade e infelizmente aconteceu isso, mas faz parte da vida e da história da arte, quem sabe um dia essa tinta que colocaram em cima da minha obra descasque e revele esse painel de quase vinte metros”, falou. Segundo ele, a arte e a cultura são importantes tanto quanto respeitar o artista, “acho que foi uma falta de respeito em relação a mim, mas tudo bem. Acho que isso não deveria acontecer nem comigo nem a outro artista em uma cidade do porte de Santo Antônio de Jesus, que é moderna e contemporânea, e que merece qualidade. Eu não faço decoração, eu faço arte”, concluiu.

Biografia de Marepe:

5 comentários
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com