Voz


PodCast



Enquete





Blog

Cultura

Apoiada pelo Natura Musical, jovem baiana Josyara imprime seu sotaque em novo CD

Cultura  Postado por Aline Souza - 12/04 16:53h
Apoiada pelo Natura Musical, jovem baiana Josyara imprime seu sotaque em novo CD

Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Aos 26 anos de idade e com mais de uma década de estrada, a cantora e compositora baiana Josyara se prepara para gravar um disco de inéditas. O CD, que foi contemplado pelo edital Natura Musical, sairá no segundo semestre de 2018 e contará com shows de lançamento em Salvador e São Paulo. Nascida em Juazeiro, a jovem “malina” e “curiosa” teve o primeiro e intenso contato com a música aos dez anos, após encontrar o violão do avô em cima de um guarda-roupa. “Peguei o instrumento para ficar brincando, fingindo que estava tocando, e tal, aquela coisa. Mas, na verdade, eu destruí o violão, pintei todo de branco, foi um contato muito assim de impacto profundo”, lembra a artista, em entrevista ao Bahia Notícias. Do quarto para os barzinhos da cidade foi um pulo, sob tutela de uma amiga da mãe, que se propôs a ensiná-la a tocar, cantar e interpretar.  Aos 14, ela sentiu a necessidade de se expressar de forma autoral. “Eu falava: ‘não, eu quero cantar o que eu estou querendo dizer, com minhas palavras’.

Comente agora

Unesco pode reconhecer Bumba-meu-boi como Patrimônio da Humanidade

Cultura  Postado por Aline Souza - 05/04 17:20h
Unesco pode reconhecer Bumba-meu-boi como Patrimônio da Humanidade

Foto:  Divulgação / IPHAN

A partir desta quinta-feira (5),o Complexo Cultural do Bumba meu boi está mais perto de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, um reconhecimento internacional concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A razão é a entrega do dossiê de candidatura do bem cultural ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). Estiveram presentes na cerimônia de entrega a secretária executiva do Ministério da Cultura, Mariana Ribas; a presidente do Iphan, Kátia Bogea; o diretor do Instituto de Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz; e o superintendente do Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary, noticia o G1. O documento foi entregue à diretora do Departamento Cultural do Itamaraty, ministra Paula Alves de Souza. Espera-se que, em 2019, o Comitê do Patrimônio Imaterial decida sobre a inserção do bem brasileiro na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

Comente agora

90º aniversário da escritora Maya Angelou é celebrado com Doodle do Google

Cultura  Postado por Aline Souza - 04/04 13:24h
90º aniversário da escritora Maya Angelou é celebrado com Doodle do Google

Google Doodle em homenagem à poeta Maya Angelou (Foto - Reprodução)

Maya Angelou é a homenageada desta quarta-feira (04) pelo Doodle do Google. A americana poetisa, memorialista, cantora e ativista pelos direitos civis completaria 90 anos hoje. A comemoração se dá com um vídeo ilustrado com trechos do poema “Still I Rise”, narrado por ela mesma e por outras mulheres que, inspiradas por seu trabalho, também lutam pela representatividade e empoderamento feminino. Dentre elas, estão a apresentadora Oprah Winfrey, a cantora Alicia Keys e a atriz transgênero Laverne Cox. A única voz masculina do tributo é de seu único filho, Guy Johnson. Nascida em 1921, o nome verdadeiro da poetisa é Marguerite Annie Johnson. Sua infância foi marcada por um abuso sexual aos sete anos de idade, o que fez com que a menina passasse cinco anos muda devido ao trauma. Os livros foram sua principal companhia durante esse período e a ajudaram a recuperar a sua voz. Angelou, no entanto, ainda passaria por uma série de experiências marcantes em sua vida. Mãe na adolescência, tornou-se a primeira mulher e negra condutora de carros em São Francisco. Dentre algumas das suas atividades profissionais, Maya Angelou foi cantora e dançarina de cabaré, jornalista no continente africano e integrante da ópera Porgy and Bess. A partir da década de 1960, passou a atuar ativamente da luta dos direitos civis nos Estados Unidos, época em que a segregação racial foi colocada em xeque no país. Durante a luta, tornou-se amiga de ícones como Malcom X e Martin Luther King. 

Comente agora

Manifestação do Terno de Reis ganha livro e documentário

Cultura  Postado por Aline Souza - 29/03 17:28h
Manifestação do Terno de Reis ganha livro e documentário

Foto: Ricardo Prado

A festa dos Três Reis Magos do Oriente há muito tempo possui uma forte representação no alto sertão baiano: a Folia de Reis. A manifestação cultural ganhou destaque com o lançamento do livro Reiseiros, Vida de Sorte e Saúde, seguido pela estreia do documentário Tudo Tem Um Tempo, que aconteceu ontem no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e contou com a presença dos produtores do projeto. Conforme o credo católico, a visita dos três Reis Magos ao recém-nascido Jesus com presentes e honras é comumente representada pelos personagens bíblicos com figurinos coloridos, alegóricos e guiados com som harmônico. O Terno de Reis toma como referência esse momento bíblico e tenta reproduzir a caminhada dos três Reis Magos, em pleno sertão. Os sócios da produtora Olho de Peixe, Cristiano Britto e Sabrina Alves, foram apresentados a uma nova representação da Folia de Reis e decidiram documentar essa manifestação cultural. “Em 2010, fomos convidados por um parceiro nosso para conhecer um Terno de Reis na zona rural“, lembra Cristiano Britto. “Fomos fazer essa visita em 2010 como uma ação de pesquisa e ficamos encantados, nos envolvemos muito com os Ternos de Reis e decidimos criar um projeto que fosse uma produção de uma série e um livro”.

Comente agora

Morre aos 62 anos o artista plástico Florian Raiss

Cultura  Postado por Letícia Oliveira - 27/03 18:53h
Morre aos 62 anos o artista plástico Florian Raiss

Oartista plástico Florian Raiss morreu na noite do último domingo (25), aos 62 anos. Ele teve parada cardíaca no Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde estava internado fazia duas semanas para tratamento de problemas renais. Entre as obras mais conhecidas de Raiss estão a série de esculturas antropomórficas que ele batizou de "quadrúpedes". As peças feitas de bronze e argila dão exemplo de sua relação com o fantástico, que permearia sua obra. "Artista único, à frente de seu tempo." Assim definiu-o Paulo Kassab Jr., da galeria Lume, que representava o artista. No texto que divulgou sobre o artista, Kassab Jr. lembrou que o nome Florian, evoca "da natureza da flor". "Nada melhor para defini-lo. Viveu leve, nos embeveceu e encantou com sua delicadeza e a genialidade de suas criações", lamentou o galerista. Ian Duarte, dono da galeria Verve e amigo do artista, diz que o Raiss encarnou sua obra da forma que ele era. "Ele foi é uma pessoa extremamente culta e erudita que viveu uma vida sem concessões. Ele vivia aquilo que produzia, ao contrário de muitos outros artistas", afirmou o galerista.

Comente agora

Gal e Bethânia gravarão juntas após anos afastadas

Cultura  Postado por Aline Souza - 20/03 15:11h
Gal e Bethânia gravarão juntas após anos afastadas

Foto: Montagem/Fotos divulgação

O próximo álbum de músicas inéditas de Gal Costa, previsto para este ano, brindará os fãs com uma atração e tanto: a participação de Maria Bethânia em música criada por Jorge Mautner. A informação é do jornal O Estado de São Paulo. Gal e Bethânia não se encontram desde 2002. O último contato ocorreu há pouco mais de seis anos, na ocasião da morte de Dona Canô, quando Gal enviou uma mensagem de pêsames a Bethânia.

Comente agora

Projeto do sobre mulheres nas Exatas de colégio de Cachoeira será apresentado no Rio de Janeiro

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/03 14:03h
Projeto do sobre mulheres nas Exatas de colégio de Cachoeira será apresentado no Rio de Janeiro

O Colégio Estadual de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, irá representar o Estado da Bahia no 1º Seminário Elas nas Exatas, na segunda-feira (19), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. É que o projeto #NativasDigitais#ElasNasExatas foi um dos dez projetos selecionados pelo edital do Fundo Social Elas, do Instituto Unibanco e da Fundação Carlos Chagas, realizadores do evento que reunirá especialistas, estudantes e gestores em Educação de todo o país. Participarão do seminário o diretor da unidade escolar, Fábio Macedo, e Thaís Sampaio, 17 anos, uma das 23 alunas integrantes do projeto, realizado em 2017. Na pauta do encontro, o diálogo sobre a importância da promoção da equidade e do enfrentamento das desigualdades e das discriminações de gênero como elementos fundamentais a serem considerados nas políticas públicas educacionais. “O nosso projeto buscou empoderáe as meninas com informações sobre equidade de gênero e raça. Acredito que essa iniciativa auxiliará no processo de empoderamento de outras jovens e fortalecerá, ainda mais, o modelo de sucesso do processo de ensino e aprendizagem”, considera o gestor escolar.

Comente agora

Sesc/SAJ realiza bate-papo literário em comemoração ao Mês das Mulheres

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/03 13:13h
Sesc/SAJ realiza bate-papo literário em comemoração ao Mês das Mulheres

No dia 23 de março, às 9 horas, o Sesc realiza o bate-papo literário “Eu, mulher e escritora” com a presença da poetisa e escritora Jacqueline Nogueira, sob a mediação da professora Sueli Santana (UNEB). Dia 23/03, às 9h, na UNEB - Campus V. A atividade integra a programação de comemoração ao Mês das Mulheres. Além do bate-papo, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco do acervo da Biblioteca Sesc através da mostra de livros de escritoras brasileiras. Os participantes do bate-papo terão direito à certificado. Jaqueline Nogueira é da cidade de Sapeaçu (BA), graduada em Letras Vernáculas – UNEB, 2013, é professora e pesquisadora literária; é especialista em Cultura e Literatura pela Barão de Mauá (2015), especialista em Literatura Contemporânea pela Barão de Mauá (2015), organizadora do Sarau Sapeaçu, desde 2014 e desenvolve nas escolas onde leciona o Projeto em experimentação: “A Poesia Vive” desde 2013. Têm poesias publicadas nas antologias, “O Diferencial da Favela: Poesias Quebradas de Quebrada”, 2014; “Poesia Livre 2014”; Coletânea Prêmio Galinha Pulando (2014) “Antologia Poética Vol. II Cogito” (2015) ; Revista Farpa 1ª edição (2015); Confraria Poética Feminina (2016); O Diferencial da Favela: Poesias e Contos de Quebrada (2017); Outras Carolinas: mulherio da Bahia (2017); Confraria Poética Feminina Além da Estampa (2017). 

Comente agora

Fórum Social Mundial: Estudantes de Cachoeira recepcionam reis do Benin e celebram laços que unem a África e o Brasil

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/03 15:25h
Fórum Social Mundial: Estudantes de Cachoeira recepcionam reis do Benin e celebram laços que unem a África e o Brasil

A comunidade escolar do Colégio Estadual de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, viveu um dia especial, nesta quarta-feira (14), com a visita da comitiva real da República do Benin, composta pelos reis Houwamenou Daagbo Hounon e Gustave Espoir Quenum e pelo embaixador da República do Benin no Brasil, Boniface Vignon. O encontro proporcionou aos estudantes um contato com aspectos da ancestralidade, da descendência real dos brasileiros e a cultura africana. As autoridades do Benin, por sua vez, conheceram o projeto pedagógico do colégio, voltado ao estudo da África. A iniciativa faz parte do calendário do Fórum Social Mundial, que acontece pela primeira vez na Bahia, com atividades até sábado (17). A comitiva foi recebida com a execução dos hinos do Brasil e do Benin, pelos estudantes, e apresentações de samba de roda e performance instrumental do grupo Coletivo de Música de Cachoeira, além de café da manhã com produtos orgânicos oriundos dos agricultores familiares de Cachoeira. O rei Houwamenou Daagbo falou do seu encantamento com a visita: “Sinto-me muito lisonjeado de estar visitando uma escola da rede pública estadual que tem a maioria de seus alunos negros e que é situada em uma cidade histórica com descendência africana”. 

Comente agora

60 anos de Cazuza e Bossa Nova vão virar espetáculo

Cultura  Postado por Aline Souza - 09/03 17:16h
60 anos de Cazuza e Bossa Nova vão virar espetáculo

Foto:  Reprodução/Fundação Viva Cazuza

No ano em que completaria 60 anos, Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, vai ser regravado em Bossa Nova. A bossa carioca, que também completa seis décadas desde que saiu das festinhas nos apartamentos da zona sul para o mundo, dará a tônica ao projeto "Faz parte do meu show – Tributo a Cazuza", idealizado por Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Rodrigo Santos (da formação mais recente do Barão Vermelho). Um CD e um DVD serão gravados, ao vivo, durante os shows realizados pela cantora e os músicos, que vão levar aos palcos uma releitura das músicas de Cazuza nos acordes da bossa nova. Os primeiros shows da turnê nacional do projeto estão marcados para abril, com passagens confirmadas por Rio de Janeiro e São Paulo. Conforme adianta Mauro Ferreira, do G1, o espetáculo terá Leila Pinheiro na voz e no piano, Menescal no violão e na guitarra e Santos no baixo. O repertório deve incluir canções de diversas fases da carreira do ícone do rock nacional, como "Pro dia nascer e feliz", "Bete Balanço", "Um trem para as estrelas", "Maior abandonado", "Codinome beija-flor", "Preciso dizer que te amo".  (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Como 'Corra!' virou um dos filmes com mais indicações ao Oscar?

Cultura  Postado por Aline Souza - 24/02 16:16h
Como 'Corra!' virou um dos filmes com mais indicações ao Oscar?

Foto: Divulgação

"Corra!", um filme de terror que tem o racismo como tema principal, levou quatro indicações ao Oscar, incluindo filme, diretor para Jordan Peele e ator para Daniel Kaluuya. Só é favorito para ganhar como melhor roteiro original, mas mesmo assim tanto prestígio na mais famosa das premiações é uma surpresa para um filme meio estranho e feito por um cineasta estreante. Na trama, um homem negro vai conhecer os pais de sua namorada branca em uma viagem de fim de semana para o interior, mas o ambiente que parecia amistoso além da conta vai se transformando em um pesadelo. Para tentar explicar como "Corra!" virou este fenômeno, antes da premiação que acontece no domingo (4), o G1 lista abaixo números e curiosidades do filme: Correram para o cinema  O filme foi muito além das expectativas. Peele se tornou o primeiro diretor negro a faturar mais de US$ 200 milhões com um filme de estreia, sendo que o orçamento de "Corra!" foi de apenas US$ 5 milhões. Chance the Rapper curtiu tanto o filme que comprou ingressos para vários cinemas de Chicago, cidade onde mora, para ajudar com a bilheteria e fazer com que mais pessoas tivessem chance de ver. (G1)

Comente agora

Exposição homenageia Dona Canô na Caixa Cultural de Salvador

Cultura  Postado por Aline Souza - 21/02 22:28h
Exposição homenageia Dona Canô na Caixa Cultural de Salvador

Foto: Divulgação

Caixa Cultural Salvador apresenta, de 1º de março a 27 de maio, a exposição inédita "Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem", que homenageia Dona Canô, uma das mais notáveis mulheres centenárias da Bahia, símbolo da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e matriarca da família Velloso. A mostra reúne objetos pessoais, fotografias, textos, canções, poemas, vídeos e depoimentos que perpassam os seus 105 anos de vida. A exposição transporta os visitantes para o universo simbólico de amor e fé dessa mulher que resume em si a força e a representatividade de um povo. "Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem" estará aberta à visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h, na Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro). Com realização e curadoria assinada a seis mãos por Elaine Hazin, da Via Press Comunicação, Ju Velloso Mesquita e Tania Fraccaroli, da Tom Tom Produções, a mostra conta com peças como objetos pessoais de Dona Canô, com destaque para a sua coleção de terços e um altar de orações, fotografias raras do acervo familiar, textos em verso e prosa assinados por filhos e netos, além de depoimentos em vídeo – inclusive com falas de Maria Bethânia e Caetano Veloso - exibidos em projeções mapeadas. 

Comente agora

Após ter prestação de contas reprovada, Piovani deve R$ 747 mil ao MinC

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/02 23:06h
Após ter prestação de contas reprovada, Piovani deve R$ 747 mil ao MinC

A controversa Luana Piovani se envolveu em mais uma confusão, desta vez, em torno de dinheiro público. De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, a artista é cobrada por uma dívida de R$ 747 mil com o Ministério da Cultura (MinC, após ter reprovada a prestação de contas de um espetáculo produzido e protagonizado por ela. A montagem em questão é a peça “O Pequeno Príncipe”, que passou por 17 cidades, em 2006, e contou com verba captada por meio da Lei Rouanet. Ainda segundo a publicação, o MinC afirma que há "divergência entre as notas fiscais apresentadas e a relação de pagamentos informada" pela produção do projeto. A coluna destaca ainda que Luana Piovani ainda pode recorrer.

Comente agora

Cinemas abrem com sucesso pré-venda para filme de Edir Macedo

Cultura  Postado por Aline Souza - 16/02 20:44h
Cinemas abrem com sucesso pré-venda para filme de Edir Macedo

Foto: Divulgação

As redes de cinemas em todo o país acabam de abrir com sucesso a pré-venda para a primeira semana de exibição de “Nada a Perder – Contra Tudo. Por todos”. Considerada a maior produção da história do cinema brasileiro, a cinebiografia de Edir Macedo estreia no dia 29 de março nas salas da rede por todo o Brasil. Os clientes que fazem parte do UNIQUE, programa de relacionamento da rede, poderão comprar as entradas com preços especiais, já que este será o filme de destaque na semana de sua estreia (29/03 a 04/04). Baseado em fatos reais, “Nada a Perder – Contra Tudo. Por todos” traz a história ainda não contada do controverso líder religioso com cenas de ação impactantes e uma reconstituição de época que retrata o Brasil nos anos 60, 70, 80 e 90. Com Petrônio Gontijo no papel de Edir Macedo adulto, a produção também tem no elenco nomes como Day Mesquita, Dalton Vigh, André Gonçalves, Eduardo Galvão, Marcelo Airoldi, Nina de Pádua e Beth Goulart. Os atores José Victor Pires Enzo Barone interpretam Edir Macedo jovem e criança, respectivamente. (TN)

Comente agora

Ator de 'Pantera Negra' revela ter se inspirado em 'Cidade de Deus' para personagem

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/02 23:52h
Ator de 'Pantera Negra' revela ter se inspirado em 'Cidade de Deus' para personagem

O ator Michael B. Jordan que interpreta Killmonger, vilão do filme Pantera Negra, revelou ao O Globo que se inspirou no longa “Cidade de Deus” para interpretar o personagem. "Quando a gente fez Fruitvale Station vimos o filme [Cidade de Deus] várias vezes. E pensamos em como nós, frutos do gueto, conseguíamos entender, até sem som, os personagens do Rio de Janeiro. Fiz pesquisa para meu personagem vendo o filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund, e ele se tornou um de meus favoritos na vida. Quando Ryan disse que ele queria que os meninos de Cidade de Deusse vissem na tela em Pantera Negra ele resumiu de uma forma bem crua o sumo deste nosso papo", contou o ator. Michael ainda comparou a trajetória do seu personagem com a dos brasileiros que vivem a desigualdade social presente no país. "A ideia era fazer as duas coisas ao mesmo tempo: um filme de aventura com cenas de ação inovadoras, passadas inclusive no projeto habitacional, mas também tratar de temas que são importantes para nós. Killmonger é um vilão com um passado, ele tem motivos para a revolta social e política que acaba sendo o centro da história. Isso também é inovador, ele sofre com a opressão sistêmica do modelo social americano. O combustível da raiva dele é explicitado de uma forma propositadamente expansiva. Creio que a trajetória dele é similar à de pessoas oprimidas em outras realidades, como o Brasil".

Comente agora

Pantera Negra mostra uma África nunca vista

Cultura  Postado por Aline Souza - 15/02 19:24h
Pantera Negra mostra uma África nunca vista

Foto: Divulgação

Não houvesse tanto ativismo em prol da visibilidade para questões da negritude no mundo atual, o Pantera Negra não teria um longa-metragem feito de forma tão contundente. Não seria estrelado por um elenco negro quase em maioria e dirigido por Ryan Coogler, 31, também negro, cuja postura ativista pode ser vista em sua pequena, mas relevante filmografia, a exemplo de Fruitvale Station: A Última Parada (2014). Para  a saga do rei T’Challa, personagem criado na década de 60 por Stan Lee e Jack Kirby e que nunca passou do segundo escalão nos quadrinhos, foram necessários 18 filmes lançados em dez anos de atividade da Marvel.  Até chegar ao Pantera, o cenário foi cuidadosamente desenhado e validado pelo sucesso de filmes recentes de temática negra,  como Corra!, Selma, Moonlight: Sob a Luz do Luar e Eu Não Sou Seu Negro. À produção se juntou também o poderoso rapper Kendrick Lamar, 30, que produziu a trilha.

Comente agora

Trilha de 'Pantera Negra' foi gravada com percussionistas africanos

Cultura  Postado por Aline Souza - 13/02 22:15h
Trilha de 'Pantera Negra' foi gravada com percussionistas africanos

Foto: Divulgação

A trilha sonora original de "Pantera Nemgra" foi anunciada nesta terça-feira de carnaval (13). As informações são de que a música da adpatação da Marvel para os cinemas foi gravada em Londres, por uma orquestra de 132 instrumentistas, além de percussionistas da África e um coro de 40 cantores. As composições são assinadas por Ludwig Göransson. Não é a primeira vez em que o compositor sueco trabalha com o diretor Ryan Coogler. Os dois repetem, na verdade, a dobradinha de "Creed: Nascido Para Lutar" (2015) e "A Última Hora" (2013). "É um filme tão maciço. Depois de ler o roteiro e de começar a ler o quadrinho, eu sabia que a única maneira de fazer isso era ir para a África e pesquisar. Tirei um mês de folga e viajei para o Senegal", detalhou Göransson. A trilha sonora será lançada nesta sexta-feira (16). O filme "Pantera Negra" segue em cartaz nos cinemas brasileiros. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Com prêmios de até R$ 8 mil, 21º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval ocorre nesta segunda (12)

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/02 00:18h
Com prêmios de até R$ 8 mil, 21º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval ocorre nesta segunda (12)

Uma grua da TVE teve que ser removida após a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) identificar a ocupação ilegal de uma área pública, que serve de rota de fuga para os foliões no Circuito Dodô, na Barra. O equipamento estava na Rua Dom Marcos Teixeira e ocupava dois terços da via de acesso, segundo avaliação de engenheiros e técnicos da pasta. De acordo com a Sedur, não havia possibilidade de o equipamento permanecer no local devido aos riscos que pode causar à população em caso de ocorrências de problemas durante a festa. A secretaria informou ainda que não autorizou a instalação de outra grua da TVE na região do Farol da Barra porque a emissora não apresentou ao órgão autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), necessária para a liberação pela Secretaria de estruturas que fiquem próximas a patrimônios históricos.

Comente agora

Morre o compositor e cantor Zeca Bahia, autor de "Porto Solidão"

Cultura  Postado por Letícia Oliveira - 07/02 11:51h
Morre o compositor e cantor Zeca Bahia, autor de "Porto Solidão"

O corpo do cantor e compositor José Ramos Santos, conhecido no cenário artístico musical brasileiro como Zeca Bahia, será sepultado nesta quarta-feira, 7, às 16h, no cemitério Santa Luzia, em Bom Jesus da Lapa (a 777 km de Salvador). O velório ocorre na casa da irmã dele, Ozelaide Ramos, que fica na rua Marechal Deodoro, no centro da cidade. A morte de Zeca Bahia causou grande comoção, não apenas em Bom Jesus da Lapa, mas em toda a região oeste da Bahia, onde tinha amigos e muitos admiradores. Com 67 anos, ele morreu nesta terça, 6, de falência múltipla dos órgãos no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 29 de janeiro. Entre sua produção musical, destaca-se "Ave Coração", de 1979, feita em parceria com Clodo Ferreira. Esta canção foi interpretada inicialmente por Raimundo Fagner, que gravou também a versão em espanhol da música, cuja letra foi traduzida por Ferreira Gullar. (ATarde)

Comente agora

S. A. de Jesus: “Mãos Secas, corações inundados de fé” é o tema 2018 da Quadrilha Junina Luar do Recôncavo

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 29/01 12:56h
S. A. de Jesus: “Mãos Secas, corações inundados de fé” é o tema 2018 da Quadrilha Junina Luar do Recôncavo

Atual campeã do I Festival de Quadrilhas Juninas de Santo Antônio de Jesus e Vice-Campeã do VII Festival de Quadrilhas Juninas da cidade de Gandu – BA, o grupo junino Luar do Recôncavo vem proporcionando a interação e ampliação do conhecimento cultural, resgatando os costumes e tradições construídas dentro e fora da cidade. No ano passado (2017), o grupo foi responsável por um grande espetáculo que rendeu os títulos de: Melhor Quadrilha Junina, Melhor Casamento na Roça, Melhor Casal de Noivos e Melhor Marcador. Com mais de 60 integrantes a QJLR lançou neste domingo (28) o tema oficial para os trabalhos de 2018. A frase “Mãos secas, corações inundados de fé.” levará para as quadras junto ao grupo um enredo em homenagem a história dos milhares de nordestinos que encontraram na fé a força para viver dias melhores. Além do festival Municipal e Regional, a junina também buscará novas conquistas em etapas a nível estadual. Confira o teaser de lançamento:

Acompanhe a LUAR nas Redes Sociais:

Facebook: /quadrilhajuninalr
Instagram: @quadrilhajuninalr
Youtube: c/luardoreconcavo

Comente agora

Cartunista Mort Walker, criador de 'Recruta Zero', morre aos 94 anos

Cultura  Postado por Letícia Oliveira - 27/01 21:41h
Cartunista Mort Walker, criador de 'Recruta Zero', morre aos 94 anos

Criador da tirinha "Recruta Zero", o cartunista Mort Walker morreu neste sábado (27), aos 94 anos, em Stamford (Connecticut), Estados Unidos. Segundo Bill Morrison, presidente da Sociedade Nacional de Cartunistas dos EUA, a causa da morte foi pneumonia. As informações são do jornal "The Washington Post". "Recruta Zero", sua criação mais conhecida, trata de um bando de soldados preguiçosos e ineficientes de um acampamento militar. O personagem principal circulava com os olhos escondidos debaixo do quépe ou do capacete. A tirinha, sátira contra o autoritarismo, começou a circular em 1950 e atingiu 200 milhões de leitores por meio de mais de 1.800 jornais que a republicaram, em cerca de 50 países.

Comente agora

Academia divulga indicados ao Oscar deste ano

Cultura  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 17:27h
Academia divulga indicados ao Oscar deste ano

AAcademia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na manhã desta terça (23) a lista com os filmes indicados ao Oscar. Com 13 indicações, "A Forma da Água", de Guillermo del Toro, foi o campeão deste ano, mas tem favoritismo dividido com "Três Anúncios para um Crime" e "Dunkirk". Os recordistas em número de indicações ainda são "A Malvada" (1950), "Titanic" (1997) e "La La Land" (2016). Este último, porém, perdeu a estatueta de melhor filme no ano passado para "Moonlight". Confira a lista:

Comente agora

Conselho Municipal de Cultura elege nova mesa diretora em S. A. de Jesus; confira os nomes

Cultura  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 12:03h
Conselho Municipal de Cultura elege nova mesa diretora em S. A. de Jesus; confira os nomes

Na noite de ontem, quinta-feira (18), o Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Santo Antônio de Jesus realizou a primeira reunião do ano de 2018, que teve como objetivo principal realizar a eleição da sua nova diretoria, além de outros assuntos que foram discutidos. A nova mesa diretora é composta por Joilza Renati como presidenta; Jhuvenal Lima como vice-presidente; Fátima Carvalho como 1ª secretária e David Neves como 2º secretário. Em entrevista ao Voz da Bahia, a 1ª secretária, Fátima Carvalho, disse que é uma satisfação imensa para ela fazer parte dessa diretoria, que segundo ela, é composta por pessoas que resolveram se unir em prol de um bem maior, que é a cultura e a arte de Santo Antônio de Jesus. “É dever deste conselho, não somente da diretoria, defender e auxiliar no fomento das ações e expressões, contemplando assim os equipamentos culturais do nosso município, almejando, cada vez mais, levar ao Legislativo e Executivo a alta relevância da cultura de uma comunidade para a mesma”, destacou.

Atriz renomada na cidade e integrante do grupo teatral que realizou a primeira peça, “O Auto de Natal dos Ciganos”, no Centro Cultural da cidade, após cerca de 20 anos fechados, Fátima afirmou que uma população com acesso direto contínuo a arte, a cultura e a educação torna, sem sombra de dúvidas, indivíduos mais conscientes e uma cidade mais digna minimizando sensivelmente a violência da mesma. “Violência para mim, no momento, esse é o maior problema que estamos vivenciando no nosso município. Desejo e vou junto a esta diretoria e a este Conselho buscar desenvolver, com o máximo de coerência e responsabilidade, nossas obrigações para com nosso município. Arte e cultura para todos!”, pontuou.

Reportagem: Voz da Bahia - Letícia Oliveira/Foto: Fátima Carvalho

Comente agora

Espetáculo ‘Estórias de Ipitanga’ abre Festa Turística Étnica Cultural de Lauro de Freitas

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 11/01 13:35h
Espetáculo ‘Estórias de Ipitanga’ abre Festa Turística Étnica Cultural de Lauro de Freitas

O espetáculo teatral “Estórias de Ipitanga” será apresentado gratuitamente, no dia 19 de janeiro, no Cine Teatro Lauro de Freitas, abrindo a Festa Turística Étnica Cultural de Lauro de Freitas (Festur). Escrita pelo diretor teatral Tobe Velloso e pelo historiador Gildásio Freitas, a montagem remonta, de forma cênica, momentos de destaque da história do município, desde as primeiras tribos Tupinambás até os dias de hoje. No palco, os personagens Marinho e Mirinha são dois estudantes que resolvem mergulhar no passado do local onde vivem  e partem para uma viagem mágica. Nesta empreitada, eles passam por momentos como a chegadas dos portugueses, o Triunvirato dos Índios, o milagre do Padre Anchieta, a chegada dos negros, o levante do Joanes, o campo de Aviação com as Linhas Francesas Latecoere, a Base Aérea, Independência da Bahia, emancipação da cidade, a ascensão do município, até um final apoteótico com a chegada do metrô. A Festur continua sua programação até 21 de janeiro, com diversos espetáculo teatrais e circenses, além de cortejo étnico, cavalgada, debates, feiras de artesanato e shows. 

SERVIÇO
O QUE: Espetáculo “Estórias de Ipitanga”
QUANDO: Sexta-feira, 19 de janeiro, às 19h
ONDE: Cine Teatro de Lauro de Freitas (Praça da Matriz- Centro) – Lauro de Freitas (BA)
QUANTO: Entrada franca

Comente agora

Em SP, exposição de Robinho Santana celebra herança afro-brasileira

Cultura  Postado por Aline Souza - 03/01 21:07h
Em SP, exposição de Robinho Santana celebra herança afro-brasileira

Mais de 20 obras em tinta óleo, acrílica, pintura digital, serigrafia e vídeos compõem a mostra '(Re)conhecimento – A Arte de Robinho Santana', instalada a partir de 13 de janeiro na Oficina Cultural Alfredo Volpi, em São Paulo. A mostra fica em cartaz até 16 de março. Na exposição, o artista reconstrói sua trajetória a partir de referências familiares e influência da arte afro-brasileira. A abertura será a partir das 15h, e o público poderá participar de um bate-papo com Robinho, seguido da discotecagem de Mari Boaventura. Em suas obras, o artista explora as referências de religiões de matrizes africanas, símbolos Adinkras – símbolos dos povos Akan que representam provérbios sobre as crenças e as histórias desses povos – plantas e os elementos da natureza (água, fogo, terra e ar).

Comente agora

Chuva de granizo invade hospital e compromete atendimento em Paramirim

Cultura  Postado por Willyam Reis - 03/01 08:00h
Chuva de granizo invade hospital e compromete atendimento em Paramirim
  • Foto: Laércio Sampaio/Achei Sudoeste
  • Uma chuva de granizo causou diversos estragos em vários locais na cidade de Paramirim, a 130 km de Brumado, nesta terça-feira (02). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a força da água invadiu o Hospital José Américo Resende e comprometeu o atendimento no local. Várias goteiras surgiram na unidade e telhas foram arrancadas pela força do vento. Um levantamento dos danos ainda está sendo feito no hospital. De acordo com moradores da cidade, várias ruas ficaram alagadas. (Achei Sudoeste)

Comente agora

Salvador: Olodum faz ‘Eu Falei Faraó’ no projeto Concha Negra em janeiro

Cultura  Postado por Willyam Reis - 19/12 11:37h
Salvador: Olodum faz ‘Eu Falei Faraó’ no projeto Concha Negra em janeiro

O bloco afro Olodum abre o projeto Concha Negra em 2018, com o show da turnê “Eu Falei Faraó”, no dia 7 de janeiro (domingo), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 18h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia) e estarão à venda a partir de 20 de dezembro na bilheteria do TCA, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista e no site Ingresso Rápido. O espetáculo terá ainda a participação especial da banda Ponto de Equilíbrio e abertura com a Cia. de Dança Lekan Dance. A turnê “Eu Falei Faraó” celebra os 30 anos do samba-reggae e o lançamento do primeiro disco da banda, “Egito Madagascar”. No show, porém, comparecem clássicos de todas as fases do grupo como “Avisá Lá”, “Rosa”, “Alegria Geral”, “Berimbau”, “Ladeira do Pelô”, “Protesto Olodum” e outros.

Comente agora

Padilha fecha com Neftlix para realizar 2ª temporada de série sobre a Lava-Jato

Cultura  Postado por Aline Souza - 17/12 17:49h
Padilha fecha com Neftlix para realizar 2ª temporada de série sobre a Lava-Jato

O cineasta brasileiro José Padilha, que já esteve à frente de uma produção de sucesso na Netflix, a série “Narcos”, acaba de firmar mais uma parceria com o serviço de streaming. De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, em O Globo, o diretor fechou a segunda temporada de “O Mecanismo”, seriado inspirado na Operação Lava-Jato, cuja primeira temporada tem estreia em março de 2018. O lançamento oficial da série, protagonizada por Selton Mello, será no Brasil e contará com a presença de Reed Hastings, presidente mundial da Netflix. Ainda segundo a publicação, as filmagens da segunda temporada começarão em junho. (BN) 

Comente agora

Escritoras baianas são premiadas por críticos paulistas

Cultura  Postado por Aline Souza - 12/12 18:22h
Escritoras baianas são premiadas por críticos paulistas

A literatura baiana ficou em destaque no prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), que divulgou nesta terça (12) os melhores de 2017 nas categorias arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música erudita, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão. A escritora baiana Lívia Natália conquistou o prêmio de melhor livro de poesia com Dia Bonito para Chover (Editora Malê), lançado em setembro, enquanto a museóloga e atriz do Bando de Teatro Olodum Cássia Valle levou o prêmio de melhor livro infantojuvenil, por Calu: Uma Menina Cheia de História (Malê), escrito em parceria com a também museóloga Luciana Palmeira com ilustrações de Maria Chantal. (Correio) 

Comente agora

‘Chulas na Feira’: Santo Amaro recebe projeto cultural com shows e oficinas musicais

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 04/12 14:20h
‘Chulas na Feira’: Santo Amaro recebe projeto cultural com shows e oficinas musicais

A cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, recebe nesta segunda-feira (4) e na terça-feira (5), o projeto cultural “Chulas da Feira”, com uma programação que inclui shows e oficinas de música. O evento, que acontece na Casa do Samba, tem início às 10h, com um bate-papo e uma oficina gratuita sobre Chulas, voltada para adolescentes de 14 a 18 anos, e ministrada por Roberto Mendes e os músicos que o acompanham (João Mendes, Leonardo Mendes, Gustavo Caribé e Tedy Santana). Às 17h, acontece o seminário “Olhares do Patrimônio: valorização e preservação do patrimônio cultural imaterial através da oralidade”. A atividade contará com as presenças de Roberto Mendes, que falará sobre a “Chula do Recôncavo - Um panorama da identidade cultural por meio da história do nascimento do samba em Santo Amaro”; D. Dora, com o tema “Chula: a representação do cotidiano do povo do Recôncavo Baiano”; o professor Xavier Vatin, com o tema “O registro da memória por meio da oralidade”; o diretor do Ipac, João Carlos Oliveira, que irá debater a “Chula: Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia - A proteção e valorização que o registro é capaz de oferecer”. Já Às 19h30, acontece a apresentação do “Recôncavo Experimental”, na Praça da Purificação.

Comente agora

Quilombo dos Palmares é reconhecido patrimônio cultural do Mercosul

Cultura  Postado por Letícia Oliveira - 11/11 18:09h
Quilombo dos Palmares é reconhecido patrimônio cultural do Mercosul

Em 20 de novembro é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças negras da história do país. O nome faz referência ao Quilombo dos Palmares, maior espaço de resistência de escravos durante mais de um século no período colonial (1597-1704).

Comente agora

Projeto cultural "Maktub" chega a Santo Antônio de Jesus

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/11 10:27h
Projeto cultural "Maktub" chega a Santo Antônio de Jesus

O Projeto Cultural Maktub será realizado em Santo Antônio de Jesus no período de 10 a 25 de novembro. Moradores e turistas que passarem pela Praça Egídio de Morais (em frente a Biblioteca Municipal), poderão conferir uma biblioteca itinerante estacionada no local.  Com o objetivo de movimentar o que já está escrito, o projeto visa a circulação de livros até então esquecidos nas estantes. O trabalho do grupo é ir de cidade em cidade, sempre buscando apoio da Secretaria de Cultura local, estimulando a leitura, doações e troca de livros entre moradores. As doações são recolhidas e expostas nas praças locais ou áreas de grande circulação, facilitando o acesso de todos à leitura. Em SAJ, a barraca de livros ficará aberta ao público em geral, das 9h às 18h. A participação do público é gratuita. 

CONFIRA
•    O quê: Projeto "Maktub"
•    Quando: De 10 a 25 de Novembro, das 9h às 18h
•    Quanto: Gratuito
•    Quem pode: Classificação livre
•    Onde: Praça Egídio de Morais — Praça da Biblioteca
•    Apoio: Secretaria de Cultura de Santo Antônio de Jesus

Comente agora

IX Jornada de Dança da Bahia promove espetáculos, oficinas e residências em Salvador

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 09/11 22:00h
IX Jornada de Dança da Bahia promove espetáculos, oficinas e residências em Salvador

 (Foto: Fábio Bouzas/Divulgação)

A 9ª edição da Jornada de Dança da Bahia, que acontece de 10 a 15 de novembro, em diversos espaços de Salvador, reunirá apresentações artísticas, atividades formativas e interação para artistas, professores, estudantes, crianças e todo o público da dança. A programação completa pode ser vista no site oficial do evento. A IX Jornada de Dança da Bahia será realizada no Teatro Gregório de Mattos, Teatro Castro Alves, Goethe-Institut Salvador-Bahia, Palacete das Artes, Clube Espanhol e nas praças dos Aflitos e Dois de Julho. No total, 14 espetáculos de dança moderna e contemporânea – 11 deles com entrada franca – compõem a mostra artística do evento, que se completa com a ação Infância e Movimento, com duas oficinas gratuitas voltadas para crianças, e o V Fórum de Educadores de Dança, com o objetivo específico de promover o aprimoramento do ensino da dança. Nesta edição, há ainda uma novidade: duas residências artísticas, para contribuir para a qualificação de bailarinos selecionados e criar coreografias que serão apresentadas na própria programação.  

Apresentações: 

Comente agora

Dia Nacional do Amigo da Marinha é celebrado com entrega de medalhas

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 09/11 21:27h
Dia Nacional do Amigo da Marinha é celebrado com entrega de medalhas

(Foto: Divulgação/ Marinha )

Trinta representantes das sociedades civil e militar foram homenageados com a medalha Amigo da Marinha na noite desta quinta-feira (9). A cerimônia foi realizada no Forte de Santo Antônio da Barra, onde estão instalados o Museu Náutico da Bahia e o Farol da Barra. O evento foi realizado pelo 2º Distrito Naval, e acontece todos os anos em alusão ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, celebrado em 6 de novembro. Em mensagem oficial, o Comandante da Marinha, almirante de esquadra Leal Ferreira, disse que a medalha é uma homenagem às pessoas que, voluntariamente, se dedicam a divulgar as atividades da marinha e a ampliar a percepção da mentalidade marítima na sociedade. "Evocando o valoroso espírito marinheiro presente em suas atividades, expresso nosso reconhecimento e sincero agradecimento aos Amigos da Marinha, no País e no exterior, parabenizando-os pela significativa atuação e pela cooperação para o engrandecimento do Brasil e da nossa Marinha", afirmou.

Comente agora

SAJ: Programação do Novembro Negro será iniciada nesta sexta (10)

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/11 11:57h
SAJ: Programação do Novembro Negro será iniciada nesta sexta (10)

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, está promovendo o Novembro Negro, uma série de ações em homenagem ao mês da Consciência Negra. A campanha será iniciada no próximo dia 10 (sexta-feira), na Sociedade dos Artistas, à partir das 19h, com a palestra “As formas de preconceito, Racismo Institucional e Intolerância Religiosa”, ministrada pelo Superintendente da SETRE Alexandro Reis. Ao longo do mês de novembro, outros eventos serão realizadas pela Secretaria, incluindo Alvorada dos Ojás, ações cidadãs e movimentos culturais. O Novembro Negro foi pensado como meio de valorizar a Cultura Afro e promover a igualdade racial, além de dar visibilidade ao Movimento Negro que atua na cidade.

Comente agora

Espetáculo 'Lub Dub', do BTCA, é apresentado na IX Jornada de Dança da Bahia

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 06/11 18:18h
Espetáculo 'Lub Dub', do BTCA, é apresentado na IX Jornada de Dança da Bahia

(Foto: Dan Figliuolo/Divulgação)

O Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta o espetáculo "Lub Dub" no Teatro Castro Alves, em Salvador, no sábado (11) e no domingo (12), durante a IX Jornada de Dança da Bahia. Os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira), e são vendidos na bilheteria do TCA, nos postos do teatro nos Sac's Barra e Bela Vista, ou no site Ingresso Rápido. As duas sessões serão na Sala Principal do Teatro Castro Alves. No sábado, a apresentação será às 21h. Já no domingo, às 20h. Criação do dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo, e vem conquistando plateias por onde passa. Em “Lub Dub”, os dançarinos têm a percussão como motivação sonora e física.

Comente agora

Além de flores, exposição em SAJ oferece shows, culinária e espaço infantil

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 05/11 16:44h
Além de flores, exposição em SAJ oferece shows, culinária e espaço infantil

(Foto: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo)

Está sendo realizado em Santo Antônio de Jesus até domingo, dia 12, a Exposição de Flores Holambra, um projeto do Rotary Club, que tem como objetivo obter fundos para os trabalhos assistenciais desenvolvidos por essa Instituição. O evento será baseado em uma Exposição de Flores e Plantas oriundas do município de Holambra – São Paulo. Serão comercializadas mudas e arranjos florais de uma grande diversidade de espécies botânicas, com valores acessíveis para o público. O público presente ainda conta com atrações musicais, comidas típicas e espaço infantil (brinquedos). Uma concessionária de veículo e uma loja de reboques também estão expondo seus produtos no evento. A exposição acontece da 9h às 21h horas. Já as apresentações artísticas acontecem a partir das 15h. Nesta segunda (06) tem Clube do Choro; terça dia 7 tem Candeias; quinta dia 9 tem Mara Ribeiro; sexta dia 10 tem Jack Samba com o pagodinho das antigas e sábado (11) tem Andrea Nery e Guido Freitas. (Tribuna do Recôncavo)

Comente agora

Alceu Valença apresenta novo show na Concha Acústica do TCA

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 04/11 15:15h
Alceu Valença apresenta novo show na Concha Acústica do TCA

 (Foto: Divulgação/Assessoria)

O cantor Alceu Valença apresenta seu novo show "Anjo de Fogo” em Salvador, no domingo (12), a partir das 19h. A apresentação será na Concha Acústica do Teatro Castro Alves e os ingressos custam entre R$ 40 (meia entrada pista) e R$ 160 (inteira camarote). No repértório, sucessos dos anos 1980 e 90, como Anunciação, Tropicana, Belle de Jour e Girassol. O espetáculo também contará com músicas de Luiz Gonzaga, como Baião e Vem Morena, além de uma versão inédita de Frevo Mulher, de Zé Ramalho. Os ingressos estão à venda na bilheteria do TCA, nos SACs dos Shoppings Barra e Bela Vista ou pelo site Ingresso Rápido.(G1)
 

SERVIÇO:
 
O que: Alceu Valença – Anjo de Fogo
Quando: 12 de novembro (Domingo)
Hora: 19h
Onde: Concha Acústica do TCA
Quanto: PISTA - R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) / CAMAROTE - R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia)

Comente agora

Estreia peça infantojuvenil baseada em texto de Lázaro Ramos

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 04/11 09:25h
Estreia peça infantojuvenil baseada em texto de Lázaro Ramos

(Foto: Divulgação)

Valores familiares, respeito ao semelhante e ao mais velho, amizade, passagem do tempo, vida e morte são alguns dos temas abordados no novo espetáculo da Companhia Novos Novos, Caderno de Rimas do João e Sem Rimas da Maria, que estreia hoje no Teatro Vila Velha, com direção de Débora Landim. A montagem é baseada em dois livros de Lázaro Ramos: Caderno de Rimas do João, lançado em 2015, e Caderno Sem Rimas da Maria, que ainda será lançado. Esta é a sétima peça da Companhia Novos Novos. A mais recente, de 2012, foi Paparutas, também baseada em texto de Lázaro Ramos e dirigida pela mesma Débora Landim. 

Comente agora

Salvador: Teatro Vila Velha abre seleção de atores para Universidade Livre; curso dura 3 anos

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/11 13:18h
Salvador: Teatro Vila Velha abre seleção de atores para Universidade Livre; curso dura 3 anos

O Teatro Vila Velha abriu seleção de atores para ingressar na Universidade Livre, um dos cursos mais famosos de formação de Salvador. Os artistas interessados devem ser maiores de 18 anos, ter disponibilidade para encontros e trabalhos por três anos e participar da oficina preparatória, que acontecerá de 8 a 27 de janeiro de 2018. A audição final acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro. O valor de inscrição para a oficina até dia 15 de novembro é de R$ 100.

Comente agora

Djs fazem tributo a Michael Jackson, Amy Winehouse e Mamonas Assassinas em Salvador nesta quarta-feira

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 01/11 14:05h
Djs fazem tributo a Michael Jackson, Amy Winehouse e Mamonas Assassinas em Salvador nesta quarta-feira

(Foto: BBC)

Os cantores Michael Jackson e Amy Winehouse, além da banda Mamonas Assassinas, entre outros artistas que marcaram o mundo da música, são tema da festa “Vexpera”, nesta quarta-feira (1º), em Salvador. Com tributo aos artistas, o evento será realizado na boate Amsterdam, no Largo dos Aflitos, centro da capital baiana. A festa é open bar e começa a partir das 22h30. O evento será comandado pelos DJs João Vitor, Marcony, Wellysson, Paz, Moara, Reis, Guga, Igor, Vyctor Neres e Jhon, que se revezam para tocar os sucessos dos homenageados para o público. Os ingressos custam entre R$ 40 e R$ 60. Eles podem ser adquiridos na internet, por meio do site Sympla, ou na entrada da boate. (G1)

SERVIÇO:

Comente agora

Exposição de Flores Holambra começa dia 03 de novembro em S. A. de Jesus

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 31/10 23:59h
Exposição de Flores Holambra  começa dia 03 de novembro em S. A. de Jesus

(Foto: Google)

Na noite desta terça-feira (31), a secretária de Cultura Dêne Côrtes declarou o apoio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus ao evento Rotary Club, a Feira de Flores Holambra, que acontecerá a partir do dia 03 de novembro. Segundo a secretária haverá uma programação cultural com a participação de artistas da cidade. “Nós reconhecemos a importância da feira e já é uma tradição receber a Feira Flores de Holambra”, comenta. Além dos artistas, a Secretaria de Cultura também conta com a presença das representantes do artesanato através da Quinta do Artesanato.

Confira a prévia da Programação Cultural:

Dia 03- Jack Samba (Projeto Palco Livre)

Dia 04- Juliano do Acordeon

Dia 07- Candeias

Dia 08- Carlos Reis (Projeto Adote um Músico/ Associação Carlos Gomes)

Dia 10- Jack Samba (Pagodinhos das Antigas)

Dia 11- Andréia Neri/ Guido Freitas

Dia 12- Andaiá FM/ Rock Fest

Redação Voz da Bahia/ Críssia Guedes

Comente agora

Halloween: conheça lendas urbanas e lugares assombrados de Salvador

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 31/10 18:34h
Halloween: conheça lendas urbanas e lugares assombrados de Salvador

(Foto: Correio da Bahia)

A voz misteriosa do Carmo: Há 20 anos, um grupo se reuniu para jogar futebol em frente à Igreja da Ordem Terceira do Carmo, no Centro Histórico. Entre eles, estava o comerciante Paulo Passos. Hoje com 49 anos, ele conta que se juntou com 9 amigos para brincar após um longo dia de estudos. Não havia ninguém por lá, só eles. Entre um gol e outro, os gritos de comemoração eram altos. A vizinhança parecia não se incomodar, mas algo se manifestou. Enquanto se divertia, Paulo ouviu uma voz pedindo silêncio, bem baixinho, quase sussurrando. Achou que era impressão, claro. Insistente, a voz misteriosa repetiu o pedido. Dessa vez, os amigos de Paulo também ouviram. De repente, os portões da Igreja começaram a tremer de forma estrondosa, sendo que não havia sinal de vento algum por lá. A hora? Mais de meia noite. Em pânico, os meninos saíram correndo. Os jogos nunca mais aconteceram. Paulo, até hoje, não gosta de passar por lá.

O morto da governadoria: 

Comente agora

Festival de música movimenta turismo em Itaparica

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 27/10 18:18h
Festival de música movimenta turismo em Itaparica

(Foto: Ascom / Setur)

Com o objetivo de incrementar o turismo e a economia num dos mais importantes municípios da Baía de Todos-os-Santos, a primeira edição do Festival Itaparica de Música e Poesia será realizada nesta sexta (27), sábado (28) e domingo (29). Entre as atrações musicais que se apresentarão na Ilha, os destaques são Zeca Baleiro, Mariene de Castro e BaianaSystem. Os shows são gratuitos para o público. A Praça Jardim dos Namorados, escolhida pela Prefeitura de Itaparica para a realização do festival, terá espaço também para uma feira gastronômica com pratos típicos da região. A expectativa dos organizadores é de reunir dez mil pessoas por dia, com uma programação diversificada, que inclui oficinas literárias, palestras, exposições e exibição de filmes. O secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Esporte de Itaparica, Luiz Emanuel Dias de Jesus, afirma que os eventos contribuem para a economia e para o turismo. “Vamos reunir grande público neste período que antecede o verão e mostrar que Itaparica é excelente alternativa durante o ano todo e na alta temporada também”, disse. A movimentação para a festa já se reflete nos principais hotéis e pousadas do município. É o caso do Grande Hotel Sesc, que tem 92% de reservas para os dias do festival, enquanto o Hotel Icaraí ocupou 22 dos seus 49 quartos. Segundo a gerente Edna Clara, a expectativa é que esse número aumente até o fim da semana. (Ascom/Setur)
 
 

Comente agora

Morre ator de 'Batman, o Cavaleiro das Trevas' e 'Twin Peaks', aos 56

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 20/10 18:03h
Morre ator de 'Batman, o Cavaleiro das Trevas' e 'Twin Peaks', aos 56

(Foto: Reprodução)

Brent Briscoe, ator de 'Batman - o Cavaleiro das Trevas' e 'À Espera de um Milagre', morreu nesta sexta. Segundo o site Consequence of Sound, não foi divulgado o motivo do falecimento. O americano participou também de produções como 'Twin Peaks: The Return', '24 Horas' e 'Cidade dos Sonhos'. Briscoe tinha 56 anos. (Notícias ao Minuto)

Comente agora

Alba Voice: Com júri e prêmios, concurso musical reuniu cerca de mil servidores em Salvador

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 19/10 13:55h
Alba Voice: Com júri e prêmios, concurso musical reuniu cerca de mil servidores em Salvador

(Foto: Divulgação / Sandra Travassos)

A Assembleia Legislativa da Bahia foi palco de uma competição musical, com direito a premiação em dinheiro, na tarde desta quarta-feira (18), com a participação de cerca de mil servidores. O Alba Voice – Voz dos Servidores foi realizado na Auditório Jorge Calmon, tendo no júri a cantora Gilmelândia, que também cantou três canções: “E lá vou eu” (Banda Mel), “Prefixo de verão” (Beto Silva) e “Baby” (Caetano Veloso).

Comente agora

Conceição do Almeida sedia encontro de Mestras do Samba de Roda neste sábado, 21

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 19/10 13:45h
Conceição do Almeida sedia encontro de Mestras do Samba de Roda neste sábado, 21

 (Foto: Divulgação)

Neste sábado, 21 de outubro, Conceição do Almeida receberá as sambadeiras de maior referência para o recôncavo da Bahia. Elas apresentam o documentário Mulheres do Samba de Roda – com direito a roda de conversa após a exibição –, performance musical e exposição do livro que conta um pouco das suas histórias de vida. O encontro acontece às 10h, no Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida. Entrada gratuita. 

Comente agora

Prefeitura de SAJ realiza Mostra Cinema na Praça

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/10 10:46h
Prefeitura de SAJ realiza Mostra Cinema na Praça

No próximo dia 22 de outubro (domingo), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, vai realizar a primeira edição da Mostra Cinema na Praça, com a exibição gratuita de 11 filmes de curtas-metragens. A Mostra, que será iniciada às 18h na Praça Padre Mateus, tem o objetivo de exibir filmes regionais, de gêneros diversos, valorizando a cultura cinematográfica local.

Com a curadoria de Tau Tourinho (Cineasta, Artista Plástico e Visual), o evento vai realizar a exibição e convidados farão comentários sobre os curtas, abrindo espaço também para a participação do público. Outras exibições serão realizadas dentro do Projeto, visando ampliar a Mostra e levar outros tipos de filmes para apresentação pública.

Comente agora

A Chiquinha é uma das crianças testadas de Stranger Things em novo vídeo da Netflix

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/10 21:18h
A Chiquinha é uma das crianças testadas de Stranger Things em novo vídeo da Netflix

A Chiquinha, a filha do Seu Madruga na série de TV “Chaves”, é uma das crianças testadas no novo trailer promocional de Stranger Things. No vídeo, a atriz María Antonieta de las Nieves, revisita seu personagem Chiquinha, que aparece no lugar de Eleven (Millie Bobby Brown) como a criança 9.2 nos experimentos da série.

Confira: 

Esta não é a primeira vez que a Netflix usa figuras conhecidas do público brasileiro para divulgar Stranger Things. No último ano, Xuxa participou da divulgação da primeira temporada, lendo uma “cartinha” de uma mãe que procurava por seu filho will no mundo invertido.

Comente agora

“Mais um dever cumprido”; diz secretária de Cultura de S. A. de Jesus sobre o concurso baiano de fanfarras

Cultura  Postado por Críssia Guedes - 16/10 20:01h
 “Mais um dever cumprido”;  diz secretária de Cultura de S. A. de Jesus sobre o concurso baiano de fanfarras

(Foto: Google)

Na manhã desta segunda-feira (16), Lélis Fernandes da RBR, entrevistou a secretária de cultura Dêne Côrtes, a qual se pronunciou no intuito de agradecer a fanfarra Redesc, a Associação de Fanfarras Filarmônicas da Bahia e a todo povo de Santo Antônio de Jesus que esteve na Praça Padre Mateus acompanhando o concurso de fanfarras no domingo. A secretária ainda parabenizou o prefeito Rogério Andrade (PSD), “que nos deu todas as condições para que fizéssemos uma belíssima festa ontem, contamos com muito mais que duas mil pessoas só das fanfarras, das comitivas e o pessoal das torcidas organizadas”, afirma. A Redesc está indo para outros municípios com o apoio da prefeitura, cedendo transportes a fim de participar de outras etapas e campeonatos. De acordo com Côrtes a festa terminou por volta das 22h e o encerramento geral foi de muita paz. Segundo a secretária, a vencedora foi a fanfarra de Cruz das Almas, com uma belíssima apresentação, “contamos com 12 fanfarras que veio desde Juazeiro, região do Norte, até o extremo Sul da Bahia”, acrescenta. Visto que a fanfarra de Santo Antônio de Jesus ficou no papel de anfitriões eles não concorreram, mas fizeram uma apresentação incrível.

Parada Gay: O próximo evento cultural da cidade será a Parada da Diversidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênicos) e acontecerá no próximo domingo (22) a partir das 14h. Dêne explica que a concentração será ao lado do Estádio Municipal José Trindade Lobo, “o encontro também é outro pleito do grupo LGBT de Santo Antônio de Jesus, a organização começou com a campanha dia 10, nesta terça (17) haverá dois seminários na área de saúde e educação e fecha no domingo num momento de celebração da Parada”, concluiu.

Comente agora

'Capoeira gospel' cresce e gera tensão entre evangélicos e movimento negro

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/10 11:01h
'Capoeira gospel' cresce e gera tensão entre evangélicos e movimento negro

Estavam presentes o berimbau, o atabaque, a ginga e os saltos mortais. Quase tudo fazia lembrar um jogo de capoeira típico, mas, em vez dos cânticos que enaltecem os orixás ou trazem referências à cultura negra, os versos faziam louvor a Jesus Cristo e a roda era alternada com momentos de pregação e oração. "Não deixa seu barco virar, não deixa a maré te levar, acredite no Senhor, só ele é quem pode salvar", cantavam as cerca de 200 pessoas, reunidas na quadra de uma escola para o "1º Encontro Cristão de Capoeira do Gama" (região administrativa do Distrito Federal), numa tarde de sábado. Era mais um evento de capoeira evangélica, também chamada de capoeira gospel, vertente que ganha cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente por meio da palavra e do gingado de antigos mestres que se converteram à religião. Se antes a prática enfrentava resistência dentro de igrejas, agora, nessa nova roupagem, é cada vez mais considerada uma eficiente ferramenta de evangelização.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com