Voz


PodCast



Enquete





Blog

Cultura

Psirico representa pagode baiano com indicação ao Prêmio da Música Brasileira

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/08 15:58h
Psirico representa pagode baiano com indicação ao Prêmio da Música Brasileira

Foto: Reprodução/ Divulgação/ Sércio Freitas

Vai ter pagode na 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira. O grupo Psirico é um dos representantes baianos entre os indicados a premiação que acontece nesta quarta (15), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A banda, liderada por Márcio Victor concorre na categoria canção popular com a música ‘Nada nos Separa’, título do CD e DVD comemorativo de 10 anos do grupo gravado em Salvador. Bastante animado com a indicação o artista exaltou a premiação. “É muito gratificante estar entre os maiores artistas do país nesta premiação. Fico muito emocionado pela indicação”, disse Márcio. Além de Psirico, os representantes baianos se destacam em outras categorias em meio aos 82 indicados. Confira:

Categoria MPB – Álbum
‘Acabou Chorare, Novos Baianos se encontram’, de Novos Baianos, produtores Moraes Moreira e Pepeu Gomes
‘Estratosférica, Ao Vivo’, de Gal Costa, produtor Marcus Preto e Pupillo

Comente agora

Cena com Marilyn Monroe nua é encontrada durante pesquisa para livro

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 13/08 17:29h
Cena com Marilyn Monroe nua é encontrada durante pesquisa para livro

Foto: Getty Images

Quarenta e cinco segundos de uma cena cortada do filme "Os Desajustados", de 1961, mostram Marilyn Monroe (1926 -1962) se despindo de um lençol nua na frente de Clark Gable. A cena foi descoberta pelo escritor Charles Casilo, que lança uma biografia sobre a atriz intitulada "Marilyn Monroe: The Private Life of a Public Icon" (" Marilyn Monroe: A Vida Privada de um Ícone Público"), que será lançada nesta terça (14).  Casilo descobriu a imagem ao entrevistar Curtice Taylor, filho do produtor do filme, Frank Taylor. O escritor se surpreendeu ao saber que Curtice mantém as cenas guardadas no antigo escritório do pai desde a morte dele, em 1999. O diretor John Hudson se recusou a usar as imagens no filme, mas não as destruiu. Na época, Curtice Taylor explicou que havia restrições de censura sobre personagens juntos na cama. "Os Desajustados" foi ó último filme completo de Marilyn, que faleceu um ano depois com uma overdose de pílulas para dormir. Com informações da Folhapress.(NM)

Comente agora

Para ministro, economia criativa pode tirar jovens do crime organizado

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 10/08 21:09h
Para ministro, economia criativa pode tirar jovens do crime organizado

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse hoje (10) que a economia criativa é uma forma de evitar que os jovens sejam aliciados por organizações criminosas. Para o ministro, a cultura deve receber mais atenção a partir do potencial de circulação de recursos e criação de empregos. “Daí a necessidade ainda maior de, a partir do Poder Público, promovermos ações e programas visando o desenvolvimento desse campo, dessas atividades. Porque assim, estaremos criando mais empregos voltados para esses jovens, disputando esses jovens com o crime organizado, com chances de vencer essa disputa. E certamente com isso, nós diminuiremos as estatísticas de desemprego e de homicídios entre jovens”, destacou ao participar do evento Futuro na Cultura, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. O ministro mencionou que o desemprego entre os jovens no início da idade ativa chega a 21,8% no país. Enquanto o número de mortes violentas na faixa entre 18 a 24 anos chega a 33 mil por ano, mais do que a metade do total de cerca de 63,8 mil relativo a população em geral.

Comente agora

Veja quem são os baianos indicados ao 29º Prêmio da Música Brasileira 2018

Cultura  Postado por Aline Souza - 10/08 15:45h
Veja quem são os baianos indicados ao 29º Prêmio da Música Brasileira 2018

Gal, Tom Zé, Novos Baianos e Brown são alguns dos artistas da Bahia que concorrem ao Prêmio da Música Brasileira (Foto: Arte G1)

Indicados às categorias Canção Popular, Especiais, Regional e MPB, POP / Rock/ Reggar / HIP-HOP / Funk, artistas baianos participam da 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira 2018. [Confira lista abaixo] A entrega das premiações será feita no dia 15 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Prêmio da Música Brasileira 2018 no YouTube e terá apresentação das atrizes Débora Bloch e Camila Pitanga. 

Categoria MPB

Comente agora

Canavieiras sedia segunda edição do Festival Gastronômico do Caranguejo

Cultura  Postado por Willyam Reis - 09/08 10:10h
Canavieiras sedia segunda edição do Festival Gastronômico do Caranguejo

O Festival Gastronômico do Caranguejo chega à sua edição, entre os dias 6 e 9 de setembro, em Canavieiras, no Sul da Bahia. Além da cozinha show Casa do Chef, que receberá diversos profissionais, como Charles Silva, Henrique Cruz, Clécio Campos, Dani Façanha e Marli Catarina, o evento contará com concursos, desfile, feira de artesanato, palestras, shows musicais e outras atrações culturais. O festival tem curadoria de Junior França.  (BN)

Comente agora

Lapa: Tradicional romaria termina nesta segunda com estimativa de 550 mil visitantes

Cultura  Postado por Willyam Reis - 06/08 08:50h
Lapa: Tradicional romaria termina nesta segunda com estimativa de 550 mil visitantes

Foto: Ana Paula Cabral / Setur

Bom Jesus da Lapa, no oeste, espera receber cerca de 550 mil pessoas até esta segunda-feira (6), último dia da tradicional romaria. Tida como a capital da fé da Bahia, a cidade tem a expectativa de aumento de 10% no número de romeiros em relação ao ano passado, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A romaria começou no dia 28 de julho. Ainda segundo a pasta de turismo, hotéis e restaurantes da cidade estão entre os setores econômicos mais beneficiados com a chegada dos visitantes nos dez dias da romaria do Bom Jesus, realizada há 327 anos. Por ano, o município recebe 2,5 milhões de visitantes atraídos pelo turismo religioso. (BN)

Comente agora

Salvador Jazz reúne oito mil pessoas no Rio Vermelho

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/08 15:41h
Salvador Jazz reúne oito mil pessoas no Rio Vermelho

Foto : Jefferson Peixoto/Agecom/PMS

A quarta edição do projeto Salvador Jazz, realizado pela Prefeitura através da Saltur, reuniu oito mil pessoas na noite de ontem (4), no Rio Vermelho. A festa aconteceu com a apresentação de cinco bandas que passaram pelo Largo da Mariquita, quatro soteropolitanas e uma de renome nacional no novo cenário da música instrumental no Brasil.  Passaram pelo palco do projeto os grupos Saravá Jazz Bahia, Pirombeira, Rumpilezzinho e Bexiga 70. Presidente da Saltur, Isaac Edington afirmou que o Festival de Jazz já faz parte da diversidade do calendário de eventos da cidade. "Fazemos os festivais de Reggae, Hip Hop, entre outros ao longo do ano. A ideia é essa diversificar nosso calendário, mostrando nossos talentos e trazendo nomes nacionais. Somos fortes na música instrumental e vimos no Rio Vermelho belíssimas apresentações com misturas inusitadas e especiais", disse. (M1)

Comente agora

Rodrigo Lombardi e Sérgio Mamberti estreiam obra de Miller

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/08 08:44h
Rodrigo Lombardi e Sérgio Mamberti estreiam obra de Miller

“Olha, Rodrigo, não dá mais. Em todas as cenas, eles me colocam sentada. Faço exercícios todos os dias. O que eles estão pensando?” É com carinho e uma dose de espontaneidade que Rodrigo Lombardi se recorda da saudosa Cleyde Yáconis, com quem contracenou na novela Passione, em 2011. “Sempre aprendi muito com essa gerações de grandes atores”, disse Rodrigo, ao Estado, desta vez, acompanhado de Sérgio Mamberti. Os dois contracenam em Um Panorama Visto da Ponte, que está em cartaz no Teatro Raul Cortez. Mesmo sendo considerada um clássico da dramaturgia, a peça de Arthur Miller, de 1955, sempre concorreu com suas outras criações: as antecessoras Morte de Um Caixeiro Viajante (1949) e As Bruxas de Salém (1953). No Brasil, a segunda chegava em 1960, com direção de Antunes Filho, lembra Mamberti. “Foi uma coisa que todos estranharam. Tanto pelo tema como pela forma que o diretor conduziu aquela história sombria.” Apesar de se inspirar nos relatos de perseguição a mulheres por bruxaria no povoado de Salém, em 1692, Miller elaborava em sua peça uma crítica ao Macartismo norte-americano e a perseguição aos comunistas nos EUA, da qual também foi vítima.

Comente agora

Morto há 80 anos, Lampião deixa legado controverso no Nordeste

Cultura  Postado por Aline Souza - 01/08 16:51h
Morto há 80 anos, Lampião deixa legado controverso no Nordeste

Foto: Folhapress

O homem chegou”. Não precisava nem falar nem o nome para que moças desfalecessem, cabras-macho saíssem em disparada e a correria tomasse conta das pequenas cidades do Nordeste nos anos 1920 e 1930. O homem era o mata-sete, o facínora, o Robin Hood sertanejo, amigo do dos coronéis, bandido dos bandidos, governador do sertão Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Morto numa emboscada na gruta de Angicos em Poço Redondo (SE) em julho de 1938, Lampião deixa um legado controverso no Nordeste brasileiro 80 após sua morte. De um lado, há quem defenda o cangaceiro como uma resposta violenta à própria violência do Estado. De outro, há quem o veja apenas como um homem cruel e sanguinário. Como a Folha publicou nesta semana, oito décadas após sua morte, em 28 de julho de 1938, o fantasma de Lampião continua a assombrar Cansanção, Queimadas e outras cidades do Nordeste.

Comente agora

Projeto do Sicredi Vale do São Francisco utiliza a música como transformadora social de garotos da Funase

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 31/07 19:54h
 Projeto do Sicredi Vale do São Francisco utiliza a música como transformadora social de garotos da Funase

Da terra dos altos coqueiros ecoam sons diversos que vão além do frevo, do xaxado e do baião. Celeiro artístico, Pernambuco sempre despontou no cenário nacional pelo grande número de talentos e pela qualidade desse trabalho, especialmente na música. Contudo, está agora mais evidente a diversidade de estilos e a multiplicidade de novos artistas cujos ecos estão ultrapassando fronteiras sociais como mostra o projeto Camerata Sicredi Vale do São Francisco, desenvolvido pela instituição financeira cooperativa que atua nos municípios de Afrânio, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista (Pernambuco) e Curaçá, Jaguararí, Juazeiro e Senhor do Bonfim (Bahia), com o compromisso na vida financeira dos seus associados. “O projeto surgiu da percepção de que muito pouco é feito para controlar problemas de criminalidade e, parte dessa incidência está relacionada à educação. A música requer educação e proporciona essa estabilidade para crianças que estão sendo assistidos pela Funase de Petrolina”, diz Nadja Souza, colaboradora da Sicredi.

Comente agora

Centro Cultural é a nova casa do Clube do Choro em Santo Antônio de Jesus

Cultura  Postado por Marcus Augusto Macedo - 31/07 00:02h
 Centro Cultural é a nova casa do Clube do Choro em Santo Antônio de Jesus

A partir do dia 31, as apresentações do Clube do Choro acontecerão em novo local: no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus. Com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, as apresentações gratuitas acontecerão quinzenalmente, às terças-feiras, sempre a partir das 19h. O Clube do Choro tem o objetivo de difundir o ritmo musical brasileiro, oferecendo gratuitamente a possibilidade de o público assistir a apresentações com execução de peças de choro e a participação de convidados especiais. 

Comente agora

Sesc traz programação de espetáculo, oficina circense e banda amazônica à Santo Antônio de Jesus

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/07 00:40h
Sesc traz programação de espetáculo, oficina circense e banda amazônica  à Santo Antônio de Jesus

O espetáculo de circo “Clake”, do Circo Amarillo, de São Paulo, será apresentado no Sesc, no dia 18 de agosto (sábado), às 16h. O espetáculo, assim como a Oficina de Palhaçaria, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, integram a programação do Palco Giratório. No domingo (19), também às 16h, é a vez da Banda Manauense contemplar o público com um repertório dos antigos ranchos carnavalescos, na programação do Sonora Brasil. As apresentações de teatro e música têm a classificação livre e acesso será feito através da troca de 1kg de alimento não perecível pelo ingresso. Os alimentos serão doados a instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil. 

Espetáculo “Clake”

Dia 18/08 (sábado) – às 16h

Local: Sesc

Classificação livre

Ingressos: 1kg de alimento não perecível

Comente agora

Assista Documentário sobre o cinema no Recôncavo produzido pelos alunos do IFBA/SAJ

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/07 12:15h
Assista Documentário sobre o cinema no Recôncavo produzido pelos alunos do IFBA/SAJ

Curta-metragem, gênero documentário, mostrando a história do cinema no Recôncavo da Bahia, mostrando o que tivemos, o que temos e o que está por vir, com foco em três cidades da região: Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Cachoeira. Trabalho final apresentado no curso Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-Metragem no IFBA, campus Santo Antônio de Jesus, turma 2018.1

Equipe: Elizabete Sampaio, Fernanda Braga, Thiele Tolentino, 
Antônio Carlos, Márcia Queiroz e Roziley Muritiba
Direção: Elizabete Sampaio
Roteiro: Elizabete Sampaio e Thiele Tolentino 
Câmeras: Antonio Carlos, Márcia Queiroz e Roziley Muritiba
Pesquisa: Fernanda Braga, Elizabete Sampaio e Thiele Tolentino
Montagem: Antonio Carlos, Elizabete Sampaio, Thiele Tolentino, Márcia Queiroz e Roziley Muritiba
Orientadores: Andrea Barreto /Jean Neri/ Márcio Soares / Melquíades Araújo / Pedro Arthur Nascimento

Assista ao vídeo abaixo: 

Comente agora

Elton John e príncipe Harry lançam fundo para ‘quebrar ciclo’ de transmissão do HIV

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 24/07 15:29h
Elton John e príncipe Harry lançam fundo para ‘quebrar ciclo’ de transmissão do HIV

Foto: Reprodução / Instagram Kensington Royal

O cantor Elton John e o príncipe Harry lançaram um novo fundo internacional de US$ 1,2 bilhão para "quebrar o ciclo" de transmissão do vírus HIV. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24), em Amsterdã, durante a conferência internacional sobre Aids. "Os jovens são o único grupo etário em que as infecções pelo HIV estão aumentando e não diminuindo", declarou o cantor ao anunciar o "MenStar Coalition", nome dado à iniciativa. Segundo informações do G1, entre os parceiros do fundo estão a organização das Nações Unidas Unitaid e o plano de emergência americano PEPFAR. Para Elton John, os homens com idades entre 24 anos e 35 anos têm acesso a exames e tratamento que estão "em uma taxa inaceitável". "Não podemos resolver este problema cuidando de apenas metade das pessoas", defendeu o músico, pontuando que as mulheres têm sido mais protegidas se comparado ao tratamento dado à comunidade masculina. (BN)

Comente agora

Paul McCartney atravessa faixa de pedestre da Abbey Road para divulgar seu novo disco

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 23/07 17:58h
Paul McCartney atravessa faixa de pedestre da Abbey Road para divulgar seu novo disco

Foto: Divulgação

Paul McCartney divulgou em sua conta do Instagram um vídeo, filmado pela sua filha Mary McCartney, em que aparece atravessando a famosa faixa de pedestre que ele ajudou a imortalizar junto ao outros integrantes dos Beatles há quase 50 anos. O artista atravessou a rua em St. John's Wood, em Londres, para um evento surpresa que ocorreu no estúdio Abbey Road, para divulgar o seu novo disco "Egypt Station", que será lançado no dia 7 de setembro. A imagem publicada pelo cantor lembra a capa do último disco gravado dos Beatles em 1969, que leva o nome do estúdio. (BN)

Comente agora

HQ do brasileiro Marcelo D'Salete vence o Eisner, maior prêmio de quadrinhos do mundo

Cultura  Postado por Aline Souza - 21/07 17:16h
HQ do brasileiro Marcelo D'Salete vence o Eisner, maior prêmio de quadrinhos do mundo

Foto: Reprodução / Página de "Cumbe" / HQ de Marcelo D'Salete

O quadrinista paulistano Marcelo D'Salete venceu na última sexta (20) o Eisner, maior prêmio de quadrinhos do mundo, com a obra "Cumbe". Lançada no Brasil em 2014 pela Veneta, a HQ concorria à categoria melhor edição americana de material estrangeiro. A trama se baseia em relatos e documentos reais para narrar as histórias de quatro escravos no período colonial. Criado em homenagem ao quadrinista e ilustrador americano Will Eisner, o prêmio Eisner é distribuído anualmente durante a Comic Con San Diego, na Califórnia, e premia quadrinistas em diversas categorias. "A obra 'Cumbe' é parte do momento singular do quadrinho nacional, representado por inúmeros autores com uma excelente produção.

Comente agora

Unegro e Globo não entram em acordo sobre representatividade em ‘Segundo Sol’

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/07 17:10h
Unegro e Globo não entram em acordo sobre representatividade em ‘Segundo Sol’

Foto: Unegro/ Divulgação

A União de Negros pela Igualdade (Unegro), não conseguiu entrar em um acordo com a Rede Globo após a denúncia do baixo número de atrizes e atores negros no elenco da novela das 21h, ‘Segundo Sol’. Representada por duas advogadas na audiência de conciliação entre as partes realizada nesta terça (17) no Fórum Rui Barbosa, em Salvador, a Globo não apresentou uma proposta de conciliação por não considerar a ação movida pelo grupo justa e plausível. O grupo alega que a trama não expressa em seu elenco a realidade da sociedade soteropolitana e baiana, já que a maioria dos atores que compõem o elenco da novela são brancos, enquanto Salvador é composta por 85% de negros e negras.“Diante da negativa, a Unegro reafirma sua disposição em continuar a luta nas ruas e nos tribunais para que a ausência de representação negra nas telenovelas como também na grade geral das redes de televisão sejam superadas. Vamos até o fim com esta Ação Civil Pública e diante da negativa da Globo em atender ao proposto na Ação, queremos a punição exemplar da emissora, de modo que os princípios da dignidade humana da população negra consagrado na Constituição sejam garantidos”, bradou a presidenta nacional da Unegro, Ângela Guimarães. A polêmica em torno da representatividade negra não mostrada na novela teve início antes mesmo da trama ir ao ar.

Comente agora

Obama lidera comemoração do centenário de nascimento de Mandela

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/07 16:04h
Obama lidera comemoração do centenário de nascimento de Mandela

Foto: AFP/Arquivos

O discurso do ex-presidente americano Barack Obama é o momento mais esperado das comemorações na África do Sul do centenário de nascimento de Nelson Mandela, símbolo da luta contra o apartheid. Mandela, que morreu em 2013, continua sendo uma referência mundial por sua longa trajetória e por sua mensagem de paz e reconciliação após ficar preso por 27 anos. O centenário de seu nascimento será comemorado em 18 de julho em nível mundial. Este dia servirá para que as pessoas “passem à ação e se inspirem na mudança impulsionada por Mandela”, segundo a Fundação Nelson Mandela. (Isto é)

Comente agora

Bazar dos Artistas em Salvador reúne peças de Ivete, Claudia Leitte e Gil

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/07 21:22h
Bazar dos Artistas em Salvador reúne peças de Ivete, Claudia Leitte e Gil

Reprodução: TV Globo

A sétima edição do Bazar dos Famosos acontece entre os dias 14 de julho e 14 de agosto e promete deixar os fãs de artistas baianos ‘acampados’ para conseguir alguns itens leiloados por eles no evento. O projeto que será realizado no piso L1 do Salvador Shopping e tem entrada gratuita reúne peças de celebridades como Saulo, Claudia Leitte, Durval Lélis, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Bell Marques, Daniela Mercury e Xanddy. Entre os itens estão a venda de roupas e acessórios do acervo pessoal e profissional. Além dos cantores baianos, o evento ainda terá peças dos estilistas Ismael Soudan, Luciana Galeão, Madá Negrif e Junior Rocha e dos artistas plásticos Menelaw Sete e André Fernandes. Toda renda adquirida no Bazar dos Famosos e no leilão virtual será destinada a para o Movimento Cultural Chapada Arte Cidadão, projeto desenvolvido pelo Instituto Entre Aspas de Ação Comunitária, que atua na comunidade da Chapada do Rio Vermelho e promove cursos e oficinas de dança, teatro, música e grafite para crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 18 anos em situações de risco. (BB)

Comente agora

Imagem de baleia jubarte vence concurso de fotos de viagem

Cultura  Postado por Aline Souza - 03/07 18:22h
Imagem de baleia jubarte vence concurso de fotos de viagem

 Reiko Takahashi/National Geographic Travel Photographer of the Year Contest

A revista National Geographic revelou os ganhadores do concurso "Fotógrafo de Viagens do Ano", que premia imagens nas categorias Natureza, Cidades e Gente. A ganhadora da premiação principal, a Grand Prize, foi a japonesa Reiko Takahashi, que fotografou uma baleia jubarte se movimentando na água. A imagem, com o título de "Sereia", foi tirada ilha Kumejima, no Japão, e rendeu US$ 10 mil (R$ 38,9 mil) para Reiko.  A foto da baleia também foi a vencedora da categoria Natureza neste ano. O japonês Hiro Kurashina foi o vencedor da categoria Cidades com a foto "Mais um dia chuvoso em Nagasaki", que rendeu um prêmio de US$ 2.500 (R$ 9.728). A suíça Alessandra Meniconzi ganhou a categoria Gente e levou US$ 2.500, com a foto "A cultura do chá", um retrato de um caçador de águias da Mongólia tomando a bebida para espantar o frio. Com informações da Folhapress.

Comente agora

‘The Old Man’ Richard Harrison do reality show ‘Trato Feito’ morre aos 77 anos

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 25/06 15:13h
‘The Old Man’ Richard Harrison do reality show ‘Trato Feito’ morre aos 77 anos

Foto: Reprodução / History Channel

O americano Richard Harrison, conhecido como “The Old Man” e estrela do reality show “Trato Feito” exibido pelo canal History Channel, morreu nesta segunda-feira (25), aos 77 anos. A notícia foi divulgada por seu filho Rick Harrison, que também participa do programa. Através do Instagram, Rick lamentou a morte do pai, falou um pouco sobre a participação dele em “Trato Feito” e finalizou pedindo um pouco de privacidade. “Richard Benjamin 'The Old Man' Harrison se foi nesta manhã cercado por aqueles que amava. Ele vai fazer muita falta para sua família, sua equipe na Gold & Silver Pawn e seus muitos fãs ao redor do mundo. Ele era meu herói e tive muita sorte de ter um 'Velho' tão legal como meu pai. (...) Ele viveu uma vida plena e, através do programa 'Trato Feito', tocou as vidas de muitas pessoas por aí, ensinando a elas o valor do amor pela família, do trabalho duro e do humor. Agradecemos todos os pensamentos e orações de todos e pedimos que nos seja fornecida alguma privacidade neste momento”, escreveu Rick. A causa da morte não foi divulgada. (BN)

 

Richard Benjamin ‘The Old Man’ Harrison passed away this morning surrounded by those he loved. He will be tremendously missed by our family, the team at Gold & Silver Pawn and his many fans the world over. He was my hero and I was fortunate to get a very cool ‘Old Man’ as my dad. That I got to share him with so many others and they got to see what a great family man he was is something I am grateful to have experienced with him. He lived a very full life and through the History television show ‘Pawn Stars’ touched the lives of people all over, teaching them the value of loving your family, hard work and humor. We appreciate everyone’s thoughts and prayers and ask that we are provided some privacy at this time.

Uma publicação compartilhada por Rick Harrison (@rick_harrison) em

Comente agora

19 de Junho — Dia do Cinema Brasileiro

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/06 14:39h
19 de Junho — Dia do Cinema Brasileiro

O italiano Afonso Segreto foi, provavelmente, a primeira pessoa a fazer imagens de cinema no Brasil

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho. Essa data foi escolhida porque remete àquele que teria sido o primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil, isto é: o dia 19 de junho de 1898. Tais imagens foram gravadas a bordo do navio Brésil, que havia saído de Boudeaux, na França, onde o italiano Afonso Segreto tinha acabado de fazer um curso sobre a operação do cinematógrafo e, de lá, acabou trazendo um dos equipamentos para o Brasil. As imagens capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Alguns historiadores contestam o fato de que Afonso tenho feito as primeiras imagens cinematográficas no Brasil, alegando que, um ano antes (em 1897), na cidade de Petrópolis, alguns filmetes podem ter sido gravados a partir do uso de um modelo de cinematógrafo criado pelo cientista americano Thomas Edison. A despeito de quais tenham sido as primeiras imagens de cinema gravadas no Brasil, o fato é que o sobrenome “Segreto” tornou-se sinônimo do pioneirismo no cinema do Brasil. Afonso Segreto foi impelido por seu irmão, Paschoal Segreto, que também havia se estabelecido no Brasil, a viajar para vários lugares do mundo a fim de especializar-se nas técnicas do cinematógrafo. Sabemos que as primeiras máquinas produtoras de imagem em movimento datam da segunda metade do século XIX, sendo as mais famosas a de Thomas Edison, já citada, e a dos irmãos Lumière, da França. Paschoal Segreto, que era empresário do ramo do entretenimento, com forte interesse em teatro, logo se interessou também pelo cinematógrafo e acabaria criando a primeira companhia produtora de filmes e a primeira revista especializada em cinema do Brasil.

Comente agora

Música-tema de novela, “O segundo sol” é a segunda música de autoria de Nando Reis mais tocada nos últimos cinco anos

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/06 18:13h
Música-tema de novela, “O segundo sol” é a segunda música de autoria de Nando Reis mais tocada nos últimos cinco anos

Foto: Reprodução/Rede Globo

O segundo sol”, música de abertura da novela das nove da Globo foi composta por Nando Reis e cadastrada no Ecad em 1999. A canção, que ficou marcada na voz de Cássia Eller, foi regravada pela banda BaianaSystem especialmente para o folhetim. De acordo com dados do Ecad, a obra composta por Nando Reis já possui 37 versões cadastradas no seu banco de dados, sendo interpretadas por artistas como Elymar Santos, Moska e Detonautas. 

Conforme estudo do Ecad, “O segundo sol” é a segunda obra que mais rendeu direitos autorais ao compositor nos últimos cinco anos, ficando atrás apenas da canção “Do seu lado”. Além das plataformas de streaming, a música foi mais tocada nos segmentos de “Rádios”, “Música ao vivo” e “Shows”.

Comente agora

Gal Costa fará dueto com Maria Bethânia e Emicida em novo disco

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/06 16:36h
Gal Costa fará dueto com Maria Bethânia e Emicida em novo disco

Foto: Miguel Vidal/Reuters 

A pele do futuro finalmente/Imune ao corte, à lâmina do tempo/O tempo finalmente estilhaçado", reza trecho de canção composta por Gilberto Gil para Gal Costa. "Viagem Passageira" é tão importante para a cantora que uma das estrofes inspira o título do 40º álbum da carreira dela. "A Pele do Futuro" atrasará um mês da data prevista originalmente e será lançado em setembro, pela Biscoito Fino, como CD e LP, além de ganhar versão para as plataformas digitais. Como "Estratosférica", de 2015, "A Pele do Futuro" tem produção do baterista pernambucano Pupillo, da Nação Zumbi. A direção artística é de Marcus Preto. Além da canção de Gil, o disco tem a participação de outros amigos ilustres de Gal. Maria Bethânia, por exemplo, é par de um dueto na faixa "Minha Mãe". De Djavan, Gal cantará "O Samba Dentro da Lei"; de Erasmo Carlos, "Abre Alas do Verão", com participação de Emicida. De Nando Reis, com quem Gal viajou junto com Gil no projeto Trinca de Ases, a faixa "Mãe de Todas as Vozes". (NM)

Comente agora

'Capitã Marvel' será o 1º filme da Marvel com trilha sonora composta por mulher

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/06 18:34h
'Capitã Marvel' será o 1º filme da Marvel com trilha sonora composta por mulher

Foto: Divulgação

A musicista turca Pinar Toprak fez post no Instagram anunciando que foi contratada para compor a trilha sonora do filme "Capitã Marvel", próximo capítulo do universo cinematográfico da Marvel que estreará nos cinemas em março de 2019. Toprak se torna a primeira mulher a ser responsável pela trilha de um filme de super-heróis da Marvel. Conhecida por seu trabalho fazendo a trilha sonora da série Krypton e do jogo eletrônico Fortnite, Toprak comemorou a novidade. "Estou emocionada de finalmente poder revelar a vocês que vou fazer a trilha sonora de Capitã Marvel! É uma honra incrível fazer parte do universo da Marvel. Tenho muitas coisas na minha cabeça para falar. A principal delas é gratidão", escreveu a musicista. A produção de "Capitã Marvel" está seguindo o exemplo de Pantera Negra para tornar o filme o mais inclusivo possível. O primeiro filme da Marvel sobre uma super-heroína vai trazer Brie Larson como a protagonista. Além da compositora, o filme é co-dirigido pelo casal Anna Boden e Ryan Fleck e é roteirizado só por mulheres: Meg LeFauve, Nicole Perlman, Geneva Robertson-Dworet, Liz Flahive e Carly Mensch. (BN)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com