Voz


PodCast



Enquete





Blog

Cultura

Museu do Amanhã inaugura no Rio exposição sobre o Holocausto

Cultura  Postado por Anacley Souza - 26/07 18:13h
Museu do Amanhã inaugura no Rio exposição sobre o Holocausto

Espaço cultural voltado para a ciência, o meio ambiente e a reflexão sobre o futuro da humanidade, o Museu do Amanhã lança um olhar sobre um período tenebroso da história mundial com a exposição Holocausto – Trevas e Luz, aberta ao público nesta quarta-feira (26). Resultado de uma parceria da prefeitura do Rio com o Museu do Holocausto, de Curitiba, a mostra é uma homenagem especial às vítimas do nazismo - cerca de 6 milhões de pessoas, a maioria judeus, perseguidas e aniquiladas pelo regime totalitário que vigorou na Alemanha e países por ela dominados entre 1933 a 1945.   Montada no espaço Galeria do Tempo, mesmo andar do circuito permanente do museu, a exposição é dividida em três módulos. No primeiro deles, o visitante é convidado a refletir sobre a tragédia por meio de uma cenografia temática, que reproduz a típica câmara de gás dos campos de concentração e exibe fotos marcantes de época e frases de impacto. No segundo módulo, a exposição homenageia os chamados ‘justos entre as nações’, nome dado aos que correram riscos para salvar judeus perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial. O circuito termina com a exibição de trabalhos e redações feitos por alunos de escolas públicas sobre o tema Museu do Amanhã, que trata o Holocausto com ações de alerta para que evitar que a tragédia se repita.

Comente agora

Ancine: 2016 registra recorde de público nos cinemas brasileiros

Cultura  Postado por Anacley Souza - 26/07 11:48h
Ancine: 2016 registra recorde de público nos cinemas brasileiros

O ano de 2016 foi considerado excelente para os mercados de distribuição e exibição cinematográficas, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Além do recorde de público de 184,3 milhões de espectadores e renda bruta de R$ 2,6 bilhões, dados da agência revelam também que 99,6% das salas de exibição no país já contavam com tecnologia digital de projeção no ano passado.  As informações constam dos informes anuais publicados no site da Ancine e confirmam grande parte dos dados antecipados em janeiro por informe preliminar mostrando que em 2016 houve crescimento no número de bilhetes vendidos, recorde de lançamentos nacionais e conclusão do processo de digitalização das salas.  

Comente agora

ALBA incentiva campanha que multiplica conhecimento através do livro

Cultura  Postado por Anacley Souza - 24/07 21:19h
 ALBA incentiva campanha que multiplica conhecimento através do livro

O que é bom para a cultura geral e o crescimento pessoal do ser humano, a Assembleia Legislativa da Bahia aprova com louvor. A 2ª edição no Brasil da campanha “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”, nesta terça-feira, (25.07), tem o apoio da ALBA, que contribuirá com 100 livros da Coleção Gente da Bahia para que as pessoas, em qualquer canto do estado, possam saber mais sobre grandes personalidades de nossa terra. São biografias, feitas por diversos jornalistas, que contam com riqueza de detalhes, as histórias de artistas, economistas, músicos, juristas, políticos e figuras públicas . O presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), considera saudável estimular o hábito da leitura, “uma porta aberta para viagens fantásticas pelo mundo afora”.Como parte da campanha, um recado, reafirmando a importância desta ação de pura cidadania e educação, foi colocado em cada livro da Coleção Gente da Bahia. Ele pode surpreender você no metrô, no ônibus, no aeroporto, na feira, na praça, em lugares distintos da cidade, sempre pedindo passagem para o universo encantado do conhecimento, “um bem único que jamais nos será tomado”.
Ei, “esqueci” este livro pra você. Faça um boa leitura.

Comente agora

Museu de Arte da Bahia inicia comemorações do centenário

Cultura  Postado por Anacley Souza - 24/07 19:29h
Museu de Arte da Bahia inicia comemorações do centenário

O diretor do Museu de Arte da Bahia, Pedro Arcanjo, convidou o artista plástico Juraci Dórea para inaugurar as celebrações do centenário do Museu de Arte da Bahia (MAB), administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), na quarta-feira (26), a partir das 18h, com exposição ‘Crônica Sertaneja’, quando também será lançada a marca da data, elaborada pelo programador visual João Taboada, vencedor do Concurso de Marcas do museu. Todas as atividades serão abertas ao público gratuitamente.  Segundo Arcanjo, a obra de Dórea “materializa-se em um discurso estético elaborado na angústia, delírio e resistência do povo sertanejo, construindo uma poética que dialoga com o experimentalismo por meio do desenho, objeto, fotografia e instalação, o que lhe permite conversas com o universo contemporâneo”. O convite ao artista “evidencia que o desafio da nossa gestão será transformar o MAB em um lugar de inquietações e diálogos constantes com a diversidade do nosso momento histórico. Para isso, desenvolvemos projetos que nos têm permitido estabelecer relações dialéticas entre a memória clássica do Museu e práticas museais na contemporaneidade”.  

Comente agora

Professor baiano é eleito membro da Academia Britânica

Cultura  Postado por Anacley Souza - 21/07 21:42h
Professor baiano é eleito membro da Academia Britânica

O professor baiano Paulo Fernando de Moraes Farias foi um dos 66 nomeados nesta quinta-feira (20) como membro da Academia Britânica, órgão nacional do Reino Unido para as ciências humanas e sociais. Moraes faz parte do Departamento de Estudos Africanos e Antropologia da Universidade de Birmingham e trabalha com fontes epigráficas, ou seja, inscrições antigas em epígrafes, da história medieval da África Ocidental. Radicado na Inglaterra, o professor baiano já ganhou o Prêmio Paul Hair em 2005 ,conferido pela Associação de Estudos Africanos dos EUA, em conjunto com a Associação para a Preservação e Publicação do Histórico Africano Fontes, por conta de seu trabalho sobre inscrições medievais árabes no Mali. Os novos bolsistas deste ano são especialistas em temas que vão desde a teoria feminista à filosofia indiana.

Comente agora

Historiador baiano João José Reis recebe Prêmio Machado de Assis

Cultura  Postado por Anacley Souza - 20/07 21:47h
Historiador baiano João José Reis recebe Prêmio Machado de Assis

Considerado uma referência mundial para o estudo da História e da escravidão no século XIX no Brasil, o historiador baiano José João Reis foi o grande vencedor do Prêmio Machado de Assis 2017. O prêmio foi entregue em solenidade na Academia Brasileira de Letras, nesta quinta-feira (20), data em que a Academia comemora seus 120 anos de fundação.  Professor titular do departamento de História da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e nome confirmado na Flip, João é autor de diversos livros como Rebelião Escrava no Brasil: a história do Levante dos Malês (Companhia das Letras) e A Morte é uma Festa (Companhia das Letras), que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura.  Graduado em História pela Universidade Católica de Salvador, João José Reis tem mestrado e doutorado pela Universidade de Minnesota e pós-doutorados que incluem a Universidade de Londres, o Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences, da Universidade de Stanford, e o National Humanities Center.

Comente agora

Osba divulga resultado da seleção para contratação de 28 novos músicos

Cultura  Postado por Anacley Souza - 19/07 20:29h
Osba divulga resultado da seleção para contratação de 28 novos músicos

Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), instituição responsável pela gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), anunciou nesta quarta-feira (19), o resultado final do processo seletivo para contratação de 28 novos músicos. A lista completa dos classificados, com os nomes dos suplentes e calendário de contratação, pode ser conferida no Blog da ATCA ou o site do TCA. O edital de seleção ofereceu oportunidades para preenchimento das vagas, 14 reservadas para violino (1 spalla, 1 chefe de naipe e 12 músicos de fila), quatro para viola (1 chefe de naipe e 3 músicos de fila), seis para violoncelo (1 chefe de naipe e 5 músicos de fila), duas para contrabaixo (1 chefe de naipe e 1 músico de fila), uma para fagote (chefe de naipe) e uma para oboé (chefe de naipe). Conforme assessoria de imprensa da Osba, o edital contou com 281 candidatos inscritos. Deste total, 145 músicos foram pré-selecionados para participar das audições entre os dias 14 e 18 deste mês, em Salvador e em São Paulo. Na capital baiana, as audições foram realizadas no Teatro Castro Alves (TCA), sede da Osba. Na capital paulista o processo de avaliação dos candidatos aconteceu na Sala São Paulo, por meio de uma parceria firmada entre Osba e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A banca de avaliação do processo seletivo foi formada pelo violoncelista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Robert Suetholz; o violinista e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Alexandre Casado; o maestro e diretor Artístico da Osba, Carlos Prazeres; e o chefe de Clarinetas da Osba e professor da Ufba, Pedro Robatto. Com a finalização da seleção, a ATCA, iniciará o processo de recomposição do quadro funcional de músicos da orquestra.

Comente agora

Museu de Arte da Bahia recebe Festival de Percussão 2 de Julho

Cultura  Postado por Anacley Souza - 17/07 11:04h
Museu de Arte da Bahia recebe Festival de Percussão 2 de Julho

A oitava edição do Festival de Percussão 2 de Julho, um dos mais importantes do gênero na Bahia e no Brasil, acontece desta terça-feira a sábado (18 a 22), no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, espaço administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).  O evento coordenado pelo professor Jorge Sacramento tem como principais atividades seminários, palestras, fóruns de discussão, oficinas, concertos de solistas e de grupos de percussão, com entrada gratuita. Participam percussionistas (professores ou performers) de vários países, além de estudantes e grupos de percussão de universidades e conservatórios de música de diversos estados brasileiros.  

Comente agora

Para celebrar 10 anos, Neojiba terá 1º Orquestra Sinfônica Infantil e turnê especial

Cultura  Postado por Anacley Souza - 16/07 07:04h
Para celebrar 10 anos, Neojiba terá 1º Orquestra Sinfônica Infantil e turnê especial

Criado em 2007, com o objetivo de promover o desenvolvimento e integração social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade através da música, o projeto dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) celebra seus 10 anos por meio de uma turnê especial que estreia na próxima quarta-feira (19), no Teatro Castro Alves. Em seguida, durante o mês de julho, a temporada comemorativa segue para São Paulo (22), Campos de Jordão (23), e encerra em Belo Horizonte (25). “Costumamos dizer no Neojiba que vivemos numa eterna gincana, como se estivéssemos num festival que não para. Realizamos tantas ações que qualquer ano, desde 2007, valeria a celebração de uma década. Essa turnê, por exemplo, será a décima terceira viagem que realizamos com nossas orquestras fora da Bahia, sendo que sete destas foram turnês internacionais de grande prestígio. Não há precedentes no Brasil”, avalia o maestro Ricardo Castro, regente e fundador do Neojiba, revelando que o aniversário de dez anos será marcado ainda pela “realização de um sonho”: reunir crianças de todo o estado para lançar a primeira Orquestra Sinfônica Infantil da Bahia, que se apresentará pela primeira vez em outubro, na sala principal do TCA e na Concha Acústica. (BN)

Comente agora

Após polêmica, governo anuncia apoio à Festa da Boa Morte

Cultura  Postado por Anacley Souza - 12/07 19:11h
Após polêmica, governo anuncia apoio à Festa da Boa Morte

Após a divulgação de um cancelamento iminente pela não-quitação de dívidas da edição passada, o governo do Estado anunciou na tarde desta quarta-feira (12) que apoiará a Festa da Boa Morte, que acontece, anualmente, na primeira quinzena de agosto em Cachoeira, município do Recôncavo Baiano.  O apoio acontecerá por meio de um convênio entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e a Preservar, organização não-governamental representada pelo museólogo e gestor cultural Jomar Lima.  Segundo a notícia publicada pelo colunista Ronaldo Jacobina, do Correio, no sábado (8), houve um disse-me-disse entre a Bahiatursa e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).  À publicação, o diretor-superintendente do órgão, Diogo Medrado, disse que a dívida foi passada para a pasta, que é a responsável pela quitação dos R$ 70 mil destinados à edição de 2016. A Sefaz, por sua vez, negou e disse que o órgão de turismo teria autonomia para efetuar o pagamento.   Medrado reforçou que a quitação não seria feita pela Bahiatursa, mas, sim, pela Sefaz: “O dinheiro sempre é dado pela Sefaz”. Para a edição 2017, o superintendente disse que será destinada uma quantia entre R$ 40 e R$ 50 mil.

Comente agora

Museu do Cinema em Cachoeira ganha aliados para voltar a funcionar

Cultura  Postado por Anacley Souza - 11/07 09:03h
Museu do Cinema em Cachoeira ganha aliados para voltar a funcionar

O Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA), que passa por dificuldades para se manter funcionando na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, ganhou apoios importantes para dar continuidade a suas atividades no município.  O maior museu de equipamentos cinematográficos do Brasil funciona há três anos em um imóvel cedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e terá o apoio também da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que mantém o curso de cinema e audiovisual na cidade há cerca de oito anos. O outro apoio anunciado vem da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira.  Nesta segunda-feira (10) já começaram os trabalhos para execução de um projeto que viabilize a reabertura do Museu do Cinema, que vinha sendo custeado, desde que perdeu a parceria da prefeitura, às expensas do próprio Roque Araújo. O acordo foi feito entre a direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl) da UFRB, por meio do professor Jorge Cardoso Filho, o membro do conselho universitário do Cahl, Antônio Tafarell e o cineasta e fundador do IRA, Roque Araújo.  Segundo Roque, o fechamento do espaço deve ser “passageiro”, pois mantém a determinação de manter o projeto, iniciado há três anos. (Bahia.Ba)

Comente agora

Cachoeira: Sem pagamento da Bahiatursa desde 2016, festa da 'Boa Morte' pode não acontecer este ano

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/07 17:15h
Cachoeira:  Sem pagamento da Bahiatursa desde 2016, festa da 'Boa Morte' pode não acontecer este ano

Tombada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, realizada no mês de agosto, em Cachoeira, no Recôncavo baiano, pode não acontecer este ano. De acordo com informações de Ronaldo Jacobina, no Correio, o evento está ameaçado por falta de apoio financeiro, já que a Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia) não confirmou o patrocínio para este ano e sequer pagou os R$ 70 mil destinados à edição de 2016. Segundo o colunista, os organizadores da festa religiosa estão preocupados, pois esta verba é necessária para cobrir as despesas como contratação de banda, orquestra e filarmônica. De acordo com a publicação, a Bahiatursa admite a pendência e o diretor-superintendente, Diogo Medrado, afirma que a dívida foi repassada para Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), que deveria quitá-la. A Sefaz, por sua vez, diz que não recebeu a demanda da Bahiatursa e que o órgão tem autonomia para realizar o pagamento. 

Comente agora

Museu do Cinema em Cachoeira pode fechar por falta de verba

Cultura  Postado por Anacley Souza - 07/07 10:36h
Museu do Cinema em Cachoeira pode fechar por falta de verba

O cineasta Roque Araújo, guardião maior da memória do cinema baiano, usou as redes sociais para falar sobre o fechamento do Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA), o Museu do Cinema, instalado no Patrimônio Nacional de Cachoeira, no Recôncavo baiano.  Segundo ele, a instituição fechou as portas por falta de apoio da prefeitura local, que deixou de contribuir para a manutenção do espaço. “Sem continuidade do contrato de parceria firmado pela Prefeitura de Cachoeira, o instituto deve fechar”, disse.  Roque afirmou que ele mesmo tem custeado tudo, mas não conseguirá manter isso por mais tempo. “Ultimamente, eu estou pagando funcionário com o meu dinheiro, pago minha passagem para lá, a hospedagem e a alimentação. Estou fazendo um trabalho para o benefício da cidade e não tenho suporte nenhum.

Comente agora

Livro retrata tradições das festas religiosas na Bahia

Cultura  Postado por Anacley Souza - 05/07 06:36h
Livro retrata tradições das festas religiosas na Bahia

Ao longo dos últimos dezesseis anos, o fotógrafo Roberto Faria viu as festas populares da Bahia mudarem suas feições. Do atual excesso de protocolo para lavagem das escadarias do Bonfim, o fim da Lavagem da Pituba até o quase desaparecimento da oferta de caruru nas festas de São Cosme e Damião, o fotógrafo percebeu a necessidade de registrar a memória dessas expressões culturais.   O resultado do registro documental e estético pode ser conferido durante o lançamento do livro Bahia dos Deuses e das Crenças, hoje, às 18 horas, no Palácio da Aclamação, com entrada gratuita.  O livro retrata 25 festas religiosas em 202 imagens distribuídas por 192 páginas. A edição é trilíngue e a obra poderá ser adquirida no lançamento pelo valor promocional de R$100,00. Depois de hoje, o livro poderá ser adquirido nas principais livrarias da capital.   O livro tem início com uma imagem da Festa do Bonfim em 2013 e a de Santa Bárbara em 2007. Considerada uma das maiores festas populares de Salvador, a Lavagem do Bonfim é registrada em 2005, 2008, 2009,2011,2012,2016, reforçando a presença das várias linguagens religiosas presentes na festa desde o seu suposto surgimento no século XIX até hoje, além da forte presença do povo de santo que, atualmente, dialoga melhor com a Igreja Católica. Momentos distintos da Festa de São Lázaro, na Federação, também estão presentes no livro. Mas nem só de festas na capital é feita a obra. A Lavagem de Santo Amaro, a Festa de Cachoeira e outras tantas. 

Comente agora

Governo do Estado lança edital de certificação do artesanato baiano

Cultura  Postado por Anacley Souza - 03/07 20:33h
 Governo do Estado lança edital de certificação do artesanato baiano

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), lançou o edital 2017 do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, que confere o selo de qualidade A Bahia Feita à Mão, nesta segunda-feira (3). O evento foi realizado na sede da Coordenação de Fomento ao Artesanato, no Porto da Barra, em Salvador. Inédita no país, a iniciativa chega neste ano à segunda edição. “Nós temos uma expectativa muito positiva. Já conseguimos certificar 190 produtos e isso é muito importante, porque a ajuda, inclusive, a ajustar o conjunto de rede de artesãos que nós temos”, explica a titular da Setre, Olívia Santana.A certificação é feita pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), seguindo os critérios da Base Conceitual do Programa do Artesanato Brasileiro. “O Ibametro é um órgão certificador. Sua expertise vem por agregar valor à mercadoria. A gente faz uma rastreabilidade desde a matéria-prima ao produto final”, explica diretor geral do instituto, Randerson Leal. Entre 2012 e 2016, o Ibametro certificou 95 artesãos, de 25 municípios baianos, como Abaíra, Ribeira do Pombal e outros localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS).A artesã Josélia Souza trabalha com fuxico, bonecas negras, entre outros produtos que já lhe renderam quatro certificações.

Comente agora

Fanfarras se preparam para o tradicional desfile do 2 de Julho

Cultura  Postado por Anacley Souza - 01/07 16:57h
Fanfarras se preparam para o tradicional desfile do 2 de Julho

Além da tão esperada passagem do caboclo e da cabocla – isso sem contar com o fogo simbólico –, um momento muito aguardado pelas pessoas que vão até as ruas acompanhar o desfile da Independência da Bahia , no dia 2 de Julho, neste domingo (2), é a presença das fanfarras das escolas públicas de Salvador, levando beleza e mostrando toda a tradição trazida das chamadas Bandas Marciais, que tinham esse nome por influencia do regime militar em vigência à época.  De lá pra cá, algumas coisas mudaram, com esses grupos realizando desfiles coreografados e incluindo em seus repertórios até os chamados hits do momento, aliada a músicas mais clássicas e tradicionais da Música Popular Brasileira (MPB). Ao todo, levando em conta as escolas estaduais e municipais, serão mais de 20 unidades de ensino e mais de 1.800 alunos envolvidos para o desfile.

Filarmônicas também presentes às celebrações

Comente agora

Vaticano permitirá que documentário do Papa concorra ao Oscar

Cultura  Postado por Anacley Souza - 01/07 11:04h
Vaticano permitirá que documentário do Papa concorra ao Oscar

Pela primeira vez em sua história, o Vaticano permitirá que um documentário sobre o Papa participe do processo de seleção dos filmes que poderão concorrer ao Oscar. Nesta terça-feira, dia 27, a autora do livro "Papa Francesco: La Mia Idea di Arte" ("Papa Francisco: A minha Ideia de Arte"), Tiziana Lupi, apresentou nos Museus Vaticanos o trabalho homônimo dirigido por Claudio Rosso Massimi, produzido pela Imago Film e distribuído por Corado Azzollini.  Segundo Lupi, o objetivo do longa-metragem, que concorrerá a uma das vagas de Melhor Documentário do Oscar de 2018, é o de "traduzir em imagens o pensamento do papa Francisco sobre a arte, que consiste no fato que, pra além da estética, a arte quer ser um instrumento de evangelização e contemporaneamente um meio para contrastar a cultura do desperdício".  Em um das cenas do filme, baseado no livro da italiana, por exemplo, Jorge Mario Bergoglio afirma que "Deus não conhece a nossa atual cultura o desperdício, Deus não descarta nenhuma pessoa, procura todos, ama todos". No documentário, o Pontífice também comenta que "os museus devem acolher as novas formas de arte e devem escancarar as portas às pessoas de todo o mundo" já que são "um instrumento de diálogo entre as culturas e religiões, um instrumento de paz". 

Comente agora

Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi é celebrado no Maranhão

Cultura  Postado por Anacley Souza - 30/06 21:19h
Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi é celebrado no Maranhão

Nesta sexta-feira (30), comemora-se o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi, manifestação símbolo da cultura do Maranhão. Os rituais possuem elementos ligados à religiosidade católica, como o artesanato, instrumentos musicais, bordado do couro do boi e o figurino dos participantes, que representam a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. As coreografias, por sua vez, trazem elementos de cultos afro-brasileiros.  Personagens humanos e animais fantásticos participam da dança, que dramatiza história da morte e ressurreição de um boi. A brincadeira do Boi conta, por meio de danças, músicas e vestimentas, a história de Pai Francisco e sua mulher, Mãe Catirina.  Na lenda, Pai Francisco, trabalhador de uma fazenda, rouba a língua do boi para satisfazer os desejos de sua mulher Catirina, que estava grávida. O dono da fazenda encontra o animal doente e pede ajuda aos pajés para cura. Depois de ver seu boi curado, o fazendeiro perdoa Pai Francisco e celebra a saúde do boi com uma grande festa. 

Patrimônio :  O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou a candidatura do Complexo Cultural Bumba-Meu-Boi do Maranhão para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.  Com a decisão, o Iphan iniciará a elaboração de um dossiê que será apresentado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Se for aceita, a inscrição do Bumba-Meu-Boi na lista indicativa na Unesco permitirá maior visibilidade deste bem como Patrimônio Cultural Imaterial.  O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi inscrito no Livro de Registro de Celebrações, em 2011. O Livro registra rituais e festas que marcam vivência coletiva, religiosidade, entretenimento e outras práticas da vida social, considerados Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. (Portal Brasil)

Comente agora

Cachoeira: Instituto de Cinema e Audiovisual deve fechar por falta de verbas e apoio

Cultura  Postado por Anacley Souza - 30/06 19:29h
Cachoeira: Instituto de Cinema e Audiovisual deve fechar por falta de verbas e apoio

Sem continuidade do contrato de parceria firmado pela Prefeitura de Cachoeira, o Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA) deve fechar na primeira semana de julho. “Ultimamente, eu estou pagando funcionário com o meu dinheiro, pago minha passagem para lá, a hospedagem e a alimentação. Estou fazendo um trabalho para o benefício da cidade e não tenho suporte nenhum”, falou o presidente do IRA, Roque Araújo. De acordo com ele, o fechamento se dará por falta de verba e apoio com a cessão de funcionários e manutenção do espaço, emprestado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). “Eu abri o museu de cinema em Cachoeira. Eu poderia ter colocado ele em qualquer outra parte do Brasil, podia ser no Rio, em São Paulo, tive vários pedidos para levar para lá. Eu preferi a Bahia porque sou baiano e quis que os baianos tivessem o único museu específico de cinema e audiovisual”, desabafou Roque.  Ele afirma que o principal objetivo Instituto, que tem entrada gratuita, é possibilitar o acesso da população de baixa renda à sétima arte. Criado em 2014 por uma parceria entre a prefeitura municipal e o IPAC, o IRA abriga um relevante acervo de equipamentos cinematográficos e já ultrapassou a marca de 45 mil visitas.

Comente agora

Historiador baiano João José Reis vence Prêmio Machado de Assis da ABL

Cultura  Postado por Anacley Souza - 29/06 21:39h
Historiador baiano João José Reis vence Prêmio Machado de Assis da ABL

O historiador baiano João José Reis é o vencedor de 2017 do Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) a escritores pelo conjunto da obra. O anúncio foi feito hoje (29) pelo presidente da Academia, Domício Proença Filho. A entrega do prêmio será em solenidade no salão nobre do Petit Trianon, a sede da academia, no dia 20 de julho, data em que a instituição estará comemorando seus 120 anos de fundação.  Referência mundial para o estudo da história e da escravidão no século 19 no Brasil, João José Reis, de 65 anos, tem diversos livros publicados, dentre eles A morte é uma festa, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura. Graduado em História pela Universidade Católica de Salvador, Reis tem mestrado e doutorado pela Universidade de Minnesota (EUA) e diversos pós-doutorados, que incluem as universidades de Londres, na Inglaterra, e de Stanford, na Califórnia (EUA).  João José Reis também foi professor visitante de outras prestigiadas universidades norte-americanas, entre elas Princeton e Harvard. Atualmente, é professor titular do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Considerado o mais importante prêmio literário do país, o Machado de Assis é concedido anualmente pela ABL desde 1941. No ano passado, o vencedor foi o romancista e contista Ignácio de Loyola Brandão.

Comente agora

Jornalista lança livro sobre cobertura da abolição da escravatura

Cultura  Postado por Anacley Souza - 27/06 10:34h
Jornalista lança livro sobre cobertura da abolição da escravatura

O jornalista e historiador Juremir Machado, após cinco anos de pesquisa, lança “Raízes do conservadorismo brasileiro” (448 páginas, R$ 54,90), pela editora Civilização Brasileira, onde responde a perguntas fundamentais para entender o país, a exemplo de: “Como o Brasil acordou na segunda-feira, 14 de maio de 1888, um dia depois de promulgado o fim da escravidão?”.  Baseado em grande documentação, que inclui não apenas matérias de jornal, mas também discursos de políticos, empresários e jornalistas antes e depois da lei que libertou os escravos, mas não previu nenhuma política de acolhimento nem de inclusão dos negros na sociedade, Machado mostra como os discursos e estratégias dos atores sociais da época são semelhantes ao conservadorismo da sociedade brasileira de agora. 

Comente agora

Iphan abre concurso para premiar mestres do ritmo carimbó

Cultura  Postado por Willyam Reis - 25/06 16:55h
Iphan abre concurso para premiar mestres do ritmo carimbó

Com o objetivo de valorizar a atuação de mestres, mestras e grupos que contribuem para a continuidade da tradição do ritmo carimbó, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o edital Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio, que oferece 25 prêmios no valor de R$ 5.160,00 para cada projeto. A comissão de avaliação do concurso será composta por quatro integrantes, sendo um representante do Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, um servidor da Fundação Cultural do Pará/Secult e dois servidores do Iphan, sendo um deles o coordenador dos trabalhos da Comissão, sem direito a voto. Serão premiados 10 mestres e mestras em atividade, cinco destinados aos herdeiros diretos de cinco mestres ou mestras já falecidos (in memoriam) e 10 destinados a grupos de Carimbó. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 21 de agosto, devendo ser enviadas para a superintendência do Iphan, no Pará. De acordo com o edital, o período de habilitação e avaliação será de 22 de agosto até 10 de setembro. A convocação dos candidatos selecionados será feita por publicação no Diário Oficial da União.

Comente agora

Primeiro Clipe de Luiz Gonzaga é lançado hoje em todo o Brasil; assista

Cultura  Postado por Anacley Souza - 23/06 08:27h

Em 1947, há 70 anos, a parceria de Luiz Gonzaga com o amigo Humberto Teixeira resultou em um marco. Provavelmente sem ter ideia disso, criaram a música que se tornaria nada menos que “o hino do Nordeste”, gravada em um dos LPs do rei. Passaram-se sete décadas e Asa Branca ganha uma homenagem tão marcante quanto inusitada. Foi justamente ela a escolhida para a o primeiro clipe de Gonzagão, lançado hoje em todo o Brasil. 

Comente agora

Selo dos Correios homenageia centenário do samba

Cultura  Postado por Anacley Souza - 22/06 18:37h
Selo dos Correios homenageia centenário do samba

Nesta sexta-feira (23), os Correios colocam em circulação um bloco com selo em comemoração ao aniversário de 100 anos do samba.  A data faz alusão à canção 'Pelo Telefone', de Donga e Mauro de Almeida, que é considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil, em 1917.   Elementos de Art Nouveau emolduram o bloco, que traz na ilustração de Daniel Effi, o momento de reunião da roda de samba, fazendo referência à gravação do primeiro samba, sobre um disco de vinil. O ambiente remete à tradicional Praça Onze da cidade do Rio de Janeiro, à época.  Com valor facial de R$ 1,80, o selo pode ser adquirido em todas as agências dos Correios e também na loja virtual, no endereço  (https://www.correios.com.br/correios-online)

Comente agora

Salvador: Exposição ‘Viva São João’ reúne obras de diversos artistas no Pelourinho

Cultura  Postado por Anacley Souza - 21/06 09:09h
Salvador: Exposição ‘Viva São João’ reúne obras de diversos artistas no Pelourinho

A exposição “Viva São João” está em cartaz no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) até o dia 30 de junho. A mostra conta com obras de artistas de Salvador e do recôncavo, sempre em diálogo com a temática junina. A entrada é gratuita.  Com curadoria de Marcia Schlapp e Gilson Sacramento, “Viva São João” tem, entre os expositores, nomes como Pirulito (com as obras “O Fogo Anda Comigo” e “Santo Antônio, o Casamenteiro”), Artur Rego (“A Queda das Máscaras”, “Câncer e Leão”), Urubu, Paola Públio (“Mandala”), Bella Seifarth, Vonaldo Mota, Cristina Solimando, Mbiya Kabengele, Davi Rodrigues, Gabriel Ferreira e Gildemar Sena. A exposição também conta com as fotografias de Ana Fraga (“Nós”) e Vinicius Xavier. 

Serviço
O QUÊ: Exposição “Viva São João”
ONDE: Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho)
QUANDO: até 30 de junho (sexta)
QUANTO: Grátis!

Comente agora

Sete baianos concorrem ao Prêmio da Música Brasileira

Cultura  Postado por Anacley Souza - 20/06 21:09h
Sete baianos concorrem ao Prêmio da Música Brasileira

Sete artistas baianos estão entre os indicados do 28º Prêmio da Música Brasileira, que será entregue aos vencedores no dia 19 de julho, às 21 horas, em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Rumpilezz e BaianaSystem estão entre os recordistas desta edição, com três indicações, mesmo número de Zeca Pagodinho e Alceu Valença.  Com o disco A Saga da Travessia, a Rumpilezz concorre nas categorias melhor arranjador (Lettieres Leite), melhor grupo instrumental e melhor álbum instrumental. O BaianaSystem concorre a melhor grupo pop/rock/reggae/hip hop/funk, projeto visual (Filipe Cartaxo, pelo álbum Duas Cidades) e revelação. O BaianaSystem vai cantar na festa.  Os outros baianos que concorrem em categorias diversas são Luiz Caldas, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Tom Zé e Raimundo Sodré. A edição deste ano do Prêmio da Música Brasileira tem Ney Matogrosso como homenageado e a cerimônia será apresentada por Maitê Proença e Zélia Duncan. No ano passado, o homenageado foi Gonzaguinha. A dupla baiana Caetano Veloso e Gilberto Gil venceu o prêmio de melhor disco de MPB por Dois Amigos, um ´Século de Música. Caetano venceu ainda como melhor cantor de MPB. Gal Costa foi a melhor cantora na categoria pop, pelo disco Estratosférica. Outro baiano, Xangai, foi escolhido melhor cantor regional.

Comente agora

Tropicalismo é o tema escolhido para marcar a 33ª Feira do Livro de Brasília

Cultura  Postado por Anacley Souza - 16/06 21:37h
Tropicalismo é o tema escolhido para marcar a 33ª Feira do Livro de Brasília

Com a promessa de aproximar escritores locais e o grande público foi aberta hoje (16) a 33ª Feira do Livro de Brasília. O evento, realizado na área externa do Shopping Pátio Brasil, um dos mais antigos da cidade, acontece este ano em meio a um cenário de escassez de recursos, mas de muita disposição dos realizadores.  Com o custo orçado em R$ 250 mil reais, a feira que vai até o dia 25 de junho reúne uma média de 90 estandes e cerca de 50 expositores de livrarias e editoras de várias partes do país. Com o tema de Inclusão e Cdadania, além da venda de livros, a feira terá espaço para realização de debates, conversa com autores, homenagens, leitura de poemas e saraus.  O poeta e jornalista Luiz Turiba, um dos curadores da feira, disse que a realização do evento só foi possível porque os organizadores adotaram um “tom tropicalista”. “Imagine fazer uma feira do livro em um país em crise, de muita dificuldades. Então, fico numa alegria vendo as pessoas andando pelos corredores, passeando e comprando. É realmente um ato heroico de resistência cultural”, afirmou Turiba em entrevista à Agência Brasil.  

Comente agora

Lei torna guerra de espadas patrimônio cultural de Senhor do Bonfim

Cultura  Postado por Anacley Souza - 14/06 08:55h
Lei torna guerra de espadas patrimônio cultural de Senhor do Bonfim

A prefeitura de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, sancionou, na terça-feira (13), o projeto de lei que transforma a tradicional guerra de espadas, que ocorre durante o período junino, em patrimônio cultural e imaterial da cidade.  A proposta já havia sido aprovada, no final do mês passado, pela Câmara de Vereadores da cidade, por unanimidade. A medida, no entanto, divide opiniões na cidade, porque alguns moradores defendem o fim da prática por conta dos perigos de queimaduras nos participantes. No São João de 2016, ao menos 19 pessoas tiveram ferimentos no município.  Na noite desta quarta-feira (14), está programada uma festa organizada pela Associação dos Espadeiros para comemorar a sanção da lei. 

Tradição: Apesar de perigosa, a tradição é mantida pelas famílias da cidade, que aguardam a chegada do São João para dar início a manifestação cultural.

Comente agora

Sem aporte da Bahiatursa, edição 2017 da Lavagem de La Madeleine pode não acontecer

Cultura  Postado por Anacley Souza - 13/06 09:52h
Sem aporte da Bahiatursa, edição 2017 da Lavagem de La Madeleine pode não acontecer

O Festival de Cultura Brasileira – Lavagem de La Madeleine, realizado anualmente em Paris (França), pode não ter sua edição de 2017, por falta de pagamento da Bahiatursa. “Há um mês recebemos uma carta da Prefeitura de Paris, informando que se a Associação não pagar os débitos com os fornecedores da última edição 2016, infelizmente os acordos de parceria não poderão ser renovados, situação que põe fim a 16 anos de trabalho e conquista”, informou Roberto Chaves, presidente da Associação Viva Madeleine. Além da Bahiatursa (Governo do Estado da Bahia), que há dez anos é um dos patrocinadores do evento, a Lavagem de La Madeleine tem apoio de instituições como  Unesco, Embaixada do Brasil na França, Apex Brasil, Embratur, Prefeitura Municipal de Salvador, Rede Bahia, Rede Globo, Jornal A Tarde, Prefeitura Distrital de Paris, Galeries Lafayette, Air Europa. Ao longo de sua história, para celebrar a cultura brasileira e, em especial, a baiana, a partir da réplica da Lavagem do Bonfim, o festival já recebeu artistas como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Preta Gil, Jau, Jota Velloso, Teresa Cristina, Amanda Santiago, Márcia Freire, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Mariene de Castro. No ano passado, com o tema “Sua majestade, o Samba”, o festival teve a participação do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal e do cantor e compositor Roberto Mendes. 

Comente agora

Versão pornô de 'Asa Branca' irrita família de Luiz Gonzaga: 'Absurdo'

Cultura  Postado por Anacley Souza - 08/06 19:42h
Versão pornô de 'Asa Branca' irrita família de Luiz Gonzaga: 'Absurdo'

Uma música com versos explícitos ao ritmo do clássico "Asa Branca" desagradou a família de Luiz Gonzaga, que pretende ir à Justiça contra o funkeiro MC Yuri, de 19 anos, que usou a melodia da música sertaneja na sua versão. "Tu vai sentar, tu vai quicar por cima do meu piru/MC Yuri manda pra tu/Vem novinha, senta, quica, trava, arrasta com a x... no meu piru", diz trecho da música, que conta ainda com gemidos ao fundo. O título da canção é "Festa junina da putaria". A repercussão foi em sua maioria negativa e a Detona Funk acabou removendo a música de sua conta oficial, mas o vídeo segue em outros perfis. "Deve haver respeito com a obra de Asa branca, afinal, é um hino nacional", defendeu em entrevista ao Diário de Pernambuco Rosinha Gonzaga, filha do forrozeiro. O sentimento é endossado por Rosa Miranda, gerente da Editora Moleque, que administra os direitos autorais e de imagens de Luiz Gonzaga. "Isso é um absurdo com uma música tão respeitável, a própria Daniela Mercury já decretou que era o segundo hino nacional. Não sei se ele é jovem ou adulto, a questão é que isso foi uma falta de respeito com a família e com Gonzaga".

Comente agora

‘Devolva Meu São João’: Artistas fazem campanha contra sertanejo nas festas juninas

Cultura  Postado por Anacley Souza - 07/06 10:29h
‘Devolva Meu São João’: Artistas fazem campanha contra sertanejo nas festas juninas

Artistas têm se mobilizado para reivindicar o respeito às tradições durante as festas juninas no nordeste, que a cada ano ampliam em sua programação a presença de cantores sertanejos. Para expor o descontentamento com o que consideram uma descaracterização das festas de São João, nomes como Alcymar Monteiro, Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro, Targino Gondim e Joquinha Gonzaga, aderiram à mobilização e compartilharam a hashtag #DevolvaMeuSãoJoão. “Eu fico contente de a nova geração dar prosseguimento nessa coisa tão fantástica que é a nossa identidade cultural. Eu digo pra você que às vezes eu fico preocupado por conta da força da grana que ergue e destrói coisas belas, como dizia o poeta Caetano Veloso. À vezes me preocupa que o São João, nossa festa tão tradicional e secular, se transforme numa festa paulista dentro do mês de junho nosso. Então, o empresário, que às vezes está por trás disso tudo, a única coisa que ele se interessa é pelo vil metal.

Comente agora

Artista baiano concorre a prêmio internacional de pintura na Europa

Cultura  Postado por Anacley Souza - 07/06 08:24h
Artista baiano  concorre a prêmio internacional de pintura na Europa

Um artista de Santaluz, na região sisaleira, concorre a um prêmio internacional de pintura, na cidade de Vaduz, no principado de Liechtenstein, na Europa. Dema Reis disputa com uma das duas obras expostas no 2º Salão de Artes Brasileiras, cujo resultado ocorre no próximo domingo (11). A votação é on-line. Organizado pela Casa Brasil, o evento teve a abertura no sábado (3). Na oportunidade participaram o embaixador Alexandre Gueiros, cônsul geral do Brasil em Zurique; Janine Kopfli, ministra das Relações Exteriores de Liechtenstein, além de artistas, organizadores, críticos de arte e convidados. Qualquer pessoa pode votar na obra de Dema Reis. Para votar é simples. Basta acessar o site da Casa Brasil e navegar pelas fotos das obras de vários artistas brasileiros, inclusive as de Dema Reis. Na obra preferida aparece a figura de um coração ao lado para ser clicado o voto. 

Comente agora

MinC lança edital voltado para cultura popular; 500 selecionados receberão R$ 10 mil

Cultura  Postado por Anacley Souza - 06/06 07:55h
MinC lança edital voltado para cultura popular; 500 selecionados receberão R$ 10 mil

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultura (SCDC), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou, nesta segunda-feira (5), o Edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. Com inscrições abertas até 28 de julho, a convocatória contemplará 500 inciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, a exemplo do Cordel, da Quadrilha, o Maracatu, Jongo, Cortejo de Afoxé, Bumba-Meu-Boi e Boi de Mamão. A iniciativa não inclui, no entanto, as Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de Editais específicos lançados pelo MinC. Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas; outras 200 vão para coletivos culturais sem constituição jurídica; 80 são voltadas para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural.

Comente agora

Almodóvar anuncia hoje a Palma de Ouro do 70º Festival de Cannes

Cultura  Postado por Anacley Souza - 28/05 07:09h
Almodóvar anuncia hoje a Palma de Ouro do 70º Festival de Cannes

O júri presidido pelo cineasta Pedro Almodóvar anunciará na noite deste domingo (28) os prêmios do 70ª Festival de Cannes, que inclui a desejada Palma de Ouro para o melhor filme. Despontam como favoritos ao prêmio máximo de um dos principais eventos do cinema internacional o filme francês "120 battements par minute", o americano "Good Time" e o russo "Nelyubov". Não há um filme que se destaque claramente entre os 18 que entraram na seleção oficial, o que faz com que as expectativas sejam ainda mais altas do que o habitual. Uma Palma de Ouro especial foi feita para o 70º aniversário do festival: ela será coberta pela primeira vez por uma nuvem de diamantes, como se fosse um pó de estrelas. A peça tem 118 gramas de ouro puro e 167 diamantes de 0,694 quilate e foi produzida pela casa de joias suíças Chopard. Almodóvar e os demais membros do júri - entre os quais Maren Ade, Jessica Chastain, Fan Bingbing, Park Chan-wook, Paolo Sorrentino e Will Smith - vão decidir quem vai ganhar não só o famoso prêmio, mas também as demais categorias. Para a edição deste ano, 49 longas-metragens de 29 países foram selecionados a partir de 1.930 inscritos (contando os trabalhos apresentados fora de competição, em sessões da meia-noite ou mostras especiais).

Comente agora

MAM-BA suspende atividades por conta da greve dos vigilantes

Cultura  Postado por Anacley Souza - 25/05 18:05h
MAM-BA suspende atividades por conta da greve dos vigilantes

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), localizado em Salvador, informou nesta quinta-feira (25) que suspendeu todas as atividades no local, por conta da greve dos vigilantes, iniciada na última quarta-feira (24). Ainda segundo a nota do MAM-BA, o estabelecimento aguarda uma posição do Sindicato dos Vigilantes (Sindvigilantes), para retornar ao expediente normal. O G1 entrou em contato com o presidente do Sindicatos dos Vigilantes, José Boaventura, que informou que uma nova rodada de negociações foi marcada para as 9h desta sexta-feira (26). Caso a categoria e os patrões cheguem a um acordo, uma assembleia será realizada logo após a negociação. Se ficar o fim da greve for aprovado, os vigilantes retornam no mesmo dia ao trabalho. A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial de 15%. Segundo o Sindvigilantes, a categoria, que tem cerca de 32 mil vigilantes, passou por oito rodadas de negociação com o Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp), sendo as últimas quatro mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Comente agora

Baianas de acarajé poderão ser reconhecidas como profissão na CBO

Cultura  Postado por Anacley Souza - 24/05 20:48h
Baianas de acarajé poderão ser reconhecidas como profissão na CBO

As baianas de acarajé poderão ser incluídas na lista de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), após o deputado federal Benedito Gama (PTB-BA) ter apresentado o pleito ao ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Ronaldo Nogueira. A profissão é considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2005, mas não tem categoria específica na CBO. A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ) de Salvador apoiará a iniciativa. De acordo com Taissa Gama, secretária da SMPJ, as baianas de acarajé têm que se registrar como cozinheiras, por falta da opção. “O ministro manifestou-se favorável à solicitação. As baianas de acarajé representam a força simbólica e cultural do nosso estado. Além disso, são responsáveis por movimentar a economia criativa e o turismo”, justificou o deputado federal.

Comente agora

Olodum comemora Dia da África

Cultura  Postado por Anacley Souza - 24/05 11:45h
Olodum comemora Dia da África

Mais de 120 percussionistas sob a batuta do Mestre Memeu sairão da Praça Pastores da Noite (Estacionamento da Rua das Laranjeiras - após a Escola Olodum), pelas ruas do Centro Histórico, para referenciar o Dia da África. O cortejo acontece no próximo dia 25 de maio, às 18 horas, e abordará África Real, o Brasil dos Afrodescendentes, Desenvolvimento e Saúde. Ao final do cortejo, os percussionistas se encontrarão com os cantores e juntos interpretarão os grandes sucessos do Olodum. Neste momento, representantes de algumas entidades do movimento negro e alguns membros do MSF - Médicos Sem Fronteiras participam do evento. O Dia da África faz parte das celebrações da Década Internacional dos Afrodescendentes, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 23 de dezembro de 2013, com inicio em 1 de janeiro de 2015 e fim em 31 de dezembro de 2024 com o tema: O Eixo Central: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.

Comente agora

Lei estadual reconhece humor do Ceará como patrimônio imaterial

Cultura  Postado por Anacley Souza - 22/05 08:54h
Lei estadual reconhece humor do Ceará como patrimônio imaterial

Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante têm em comum o fato de serem humoristas consagrados no Brasil. Não por acaso, os três são nascidos no Ceará, estado onde o humor, por meio de lei estadual sancionada semana passada, passou a ser considerado um bem cultural de natureza imaterial. A esse trio de artistas, segue uma lista extensa de outros nomes do humor cearense, entre eles Falcão, Tiririca, Rossicléa, Adamastor Pitaco e, mais recentemente, Edmilson Filho, que ficou nacionalmente conhecido nos últimos anos ao protagonizar os filmes Cine Holliúdy (2012) e Shaolin do Sertão (2016). A história antiga e recente do humor estão expostas de diversas formas no Museu do Humor, localizado em Fortaleza.

Comente agora

Abertas inscrições de prêmio para projetos de capoeira em Salvador

Cultura  Postado por Anacley Souza - 22/05 08:12h
Abertas inscrições de prêmio para projetos de capoeira em Salvador

Prêmio Capoeira Viva Salvador 2017, lançado em edital pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), tem inscrições abertas até o dia 30 de junho através da internet. O objetivo é fomentar e apoiar ações de fortalecimento e valorização da capoeira na capital baiana. Mestres, contramestres, professores, instrutores, pesquisadores e praticantes do movimento, bem como representantes de grupos culturais não formalizados que sejam domiciliados ou sediados na capital baiana há, pelo menos, dois anos, devem ser contemplados. As inscrições podem ser feitas neste site. Serão contempladas nove propostas, em três diferentes áreas: Identidade e Memória; Intercâmbio e Formação; e Inclusão e Cidadania. Os prêmios possuem valores de R$ 15 mil e R$ 30 mil.

Comente agora

Filme brasileiro estreia em Cannes em sessão lotada

Cultura  Postado por Anacley Souza - 21/05 14:54h
Filme brasileiro estreia em Cannes em sessão lotada

Único longa brasileiro em Cannes neste ano, "Gabriel e a Montanha", do carioca Fellipe Gamarano Barbosa, estreou em sessão lotada na Semana da Crítica, seção do festival europeu paralela à competição principal, na manhã deste domingo (21). João Pedro Zappa (de "Boa Sorte") dá vida a Gabriel Buchmann, brasileiro que morreu de hipotermia aos 29 anos tentando escalar um monte no Malaui em 2009.O longa já abre com a cena em que o corpo é encontrado e recua aos dias precedentes, com Buchmann viajando pelo leste da África como um mochileiro "roots" (de raiz), como ele mesmo se descreve. No começo, a trama deixa em aberto o que faz aquele brasileiro vestido como um africano, comendo a mesma comida que os locais e pernoitando na casa deles, num canto remoto. O conteúdo dos e-mails que ele mandava ao Brasil, lidos em "off", e a chegada da namorada, vivida por Caroline Abras, dão pistas de suas origens: ele é um jovem economista, vindo de família abastada, que não quer entender a miséria de forma acadêmica, quer experimentá-la.

Comente agora

Comissão da Câmara votará projeto que criminaliza gravação de filmes em cinemas

Cultura  Postado por Anacley Souza - 21/05 08:04h
Comissão da Câmara votará projeto que criminaliza gravação de filmes em cinemas

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados votará nesta quarta-feira (17) Projeto de Lei, de autoria do deputado Fernando Francischini (Solidariedade-PR), que criminaliza a gravação de filmes dentro dos cinemas, prática conhecida como camcording. Desde 2011, foram registrados 530 casos de filmagens clandestinas na América Latina. Desse total, 190 foram verificados no Brasil. De acordo com o projeto, combater a prática é uma forma de “proteger milhares de empregos formais relacionados ao setor cinematográfico”. O texto em discussão prevê punição para quem grava os filmes e também para aqueles que o distribuem. (Expresso)

Comente agora

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Capoeira Viva Salvador

Cultura  Postado por Anacley Souza - 20/05 16:17h
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Capoeira Viva Salvador

Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o Prêmio Capoeira Viva Salvador. Realizado pela da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do Edital 003/2017, a premiação visa fomentar e apoiar ações de fortalecimento e valorização da Capoeira realizadas na capital baiana. A iniciativa contempla mestres, contramestres, professores, instrutores, pesquisadores e praticantes da Capoeira, além de representantes de grupos culturais de Capoeira não formalizados, que sejam domiciliados ou sediados em Salvador há pelo menos dois anos. Serão selecionadas nove propostas, em três diferentes áreas: Identidade e Memória, Intercâmbio e Formação; e Inclusão e Cidadania; com prioridade para as propostas que promovam ocupação criativa de espaços não convencionais para atividades culturais, como praças públicas, parques e ruas. Os prêmios variam de R$ 30 mil e R$ 15 mil. Os interessados podem se inscrever pela internet

Comente agora

Alemão Wim Wenders prepara documentário sobre o Papa Francisco

Cultura  Postado por Anacley Souza - 20/05 10:55h
Alemão Wim Wenders prepara documentário sobre o Papa Francisco

O diretor alemão Wim Wenders está filmando um documentário sobre o Papa Francisco, com a participação do pontífice e que aborda temas como a ecologia, os migrantes e a justiça social, anunciou a produtora Focus Feature. "Pope Francis. A Man of his Word" ("Papa Francisco. Um Homem de Palavra") é o primeiro documentário no qual o papa argentino colabora e se dirige diretamente ao público. "É um filme de não-ficção significativo, não uma biografia sobre o papa e sim um filme com ele", destacou a produtora em um comunicado. No documentário, o líder religioso responde a perguntas enviadas por pessoas de diferentes países, para mostrar "a visão do papa Francisco do mundo contemporâneo", afirmou o monsenhor Dario Edoardo Vigano, prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé, citado no texto. O filme inclui imagens de arquivo do Vaticano, que mostram o papa em suas viagens, apresentando suas ideias em vários países. O cineasta Wim Wenders, Palma de Ouro por "Paris, Texas" (1984) e indicado três vezes ao Oscar, afirmou que o papa é "um exemplo vivo de um homem que defende o que diz". Há dois anos, o filme "Francisco, o padre Jorge", de Beda Docampo Feijóo, relatava a trajetória de Jorge Bergoglio, desde que decidiu se tornar padre até o conclave que o consagrou papa. O ator argentino Darío Grandinetti interpretou o pontífice.

Comente agora

Obra de Basquiat é vendida pelo preço recorde de US$ 110,5 milhões

Cultura  Postado por Anacley Souza - 19/05 09:35h
Obra de Basquiat é vendida pelo preço recorde de US$ 110,5 milhões

Uma pintura de Jean-Michel Basquiat atingiu seu recorde, sendo vendida pelo preço de US$ 110,5 milhões (cerca de R$ 370 milhões), no leilão noturno de arte contemporânea realizado em Nova York, nos Estados Unidos, pela casa Sotheby's, nessa a quinta-feira (18). Basquiat (1960-1988), de pai haitiano e mãe porto-riquenha, conseguiu com sua obra "Untitled", de 1982, uma marca histórica para sua curta carreira, com o quadro sendo vendido a esse preço durante um leilão que durou 10 minutos, o mais longo da noite. A pintura, de 1,83 metros de alto e 1,73 de largura, apresentando um perfil em forma de caveira, tinta acrílica, lápis de cera e spray, um marco na obra de Basquiat, que morreu aos 27 anos, de overdose.

Comente agora

Ancine anuncia investimentos de R$ 192 milhões para setor audiovisual

Cultura  Postado por Anacley Souza - 19/05 07:12h
Ancine anuncia investimentos de R$ 192 milhões para setor audiovisual

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançou hoje (18), em sua sede no Rio, quatro chamadas públicas do Programa Brasil de Todas as Telas que, juntas, totalizam R$ 192,3 milhões de investimentos no setor audiovisual. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da agência, Manoel Rangel, que também apresentou a segunda etapa do Plano de Qualificação da Gestão de Financiamento – Ancine + Simples, que tem como objetivo dar mais agilidade e transparência às operações da autarquia, responsável pelo fomento e pela regulação do setor. Na próxima segunda-feira (22), serão abertas as inscrições, que prosseguem até 7 de julho, para a quinta edição do edital Prodav 03/2017 – Núcleos Criativos, no valor de R$ 14 milhões. Serão selecionadas 14 novas propostas de projetos que reúnam profissionais de criação e roteiristas com o objetivo de desenvolver roteiros de filmes, séries, programas e formatos para televisão.

Comente agora

Quadro de Picasso é vendido por US$ 45 milhões nos EUA

Cultura  Postado por Anacley Souza - 16/05 19:21h
Quadro de Picasso é vendido por US$ 45 milhões nos EUA

A obra 'Femme assise, robe bleue', de Pablo Picasso, foi arrematada por 45 milhões de dólares em um leilão da Christie's, em Nova York. Pintada em 1939, o óleo sobre tela é um dos quadros mais famosos do artista, e pertencia ao galerista Paul Rosenberg. Roubado por nazistas durante a Segunda Guerra, a pintura foi encontrada em um trem, logo depois: "Por coincidência, a obra foi descoberta e resgatada pelo filho de Rosenberg, que comandou a missão para interceptar o trem que levava o quadro", disse a Christie's em nota. No quadro está a fotógrafa Henriette Theodora Markovitch, conhecida como Dora Maar. Ela aparece em outros quadros do espanhol.

Comente agora

Teste 'às cegas' acaba com mito do violino Stradivarius

Cultura  Postado por Anacley Souza - 09/05 20:38h
Teste 'às cegas' acaba com mito do violino Stradivarius

O mito do Stradivarius, que é conhecido como o melhor violino do mundo, pode ter caído por terra definitivamente após especialistas em música terem realizado um teste "às cegas" para descobrir quem tem o melhor som, os violinos antigos ou os mais modernos, e escolhido os segundos. O teste foi realizado pela especialista em acústica Claudia Fritz e pelos colaboradores da Universidade Pierre e Marie Curie de Paris e publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). Os instrumentos foram testados "às cegas" em duas salas de Paris e de Nova York. Músicos profissionais e aclamados tocaram sozinhos e depois com uma orquestra com violinos antigos e modernos, incluindo alguns Stradivarius. A outros violinistas, luthiers, compositores e críticos musicais foi pedido que avaliassem o som dos instrumentos e os julgassem.

Comente agora

Nelson Cerqueira é empossado na Academia de Letras da Bahia nesta quinta

Cultura  Postado por Anacley Souza - 09/05 12:14h
Nelson Cerqueira é empossado na Academia de Letras da Bahia nesta quinta

O professor e escritor Nelson Cerqueira, novo ocupante da Cadeira n° 4 da Academia de Letras da Bahia, será empossado nesta quinta-feira (11), às 20h, no salão nobre do Solar Góes Calmon, sede da instituição, no bairro de Nazaré. Graduado em Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nelson é professor/colaborador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da Ufba e autor de livros como “A estética da recepção da poesia de Agostinho Neto”, “Pêndulo” e “Uma Visita a Jorge Amado”. Ele ocupa o lugar antes pertencente ao engenheiro Geraldo Machado, falecido em 2016. Sobre a honra de tornar-se “imortal”, em entrevista exclusiva ao bahia.ba, o professor coloca as coisas em perspectiva cultural: “Para mim, a imortalidade é uma coisa intangível.

Comente agora

Livro de padre lidera lista de mais vendidos há 10 semanas

Cultura  Postado por Anacley Souza - 08/05 21:42h
Livro de padre lidera lista de mais vendidos há 10 semanas

"Batalha Espiritual", livro do padre Reginaldo Manzotti, lançado pelo selo Petra, da editora Ediouro, está há dez semanas na lista de mais vendidos da Publishnews. O título vendeu, só nos quatro primeiros meses deste ano, 48.480 exemplares. Na lista anual da Publishnews, que é termômetro do mercado editorial, "Batalha Espiritual" está na terceira posição, depois de "Por que fazemos o que fazemos?! (Planeta), de Mario Sergio Cortella, com 54.111 unidades vendidas, e "O homem mais inteligente da história" (Sextante), de Augusto Cury, com 67.687 cópias comercializadas.

Comente agora

Stan Lee promete um super-herói latino até o fim de 2017

Cultura  Postado por Anacley Souza - 08/05 09:28h
Stan Lee promete um super-herói latino até o fim de 2017

O americano Stan Lee, criador de personagens como Spiderman, Hulk e Iron Man, entre outros, pretende lançar até o fim do ano um herói latino, anunciou o artista no domingo em uma convenção em Querétaro, México.  Diante de quase 20.000 fãs que compareceram à Conque, a maior convenção de quadrinhos do México, Lee, 94 anos, foi questionado sobre o tipo de herói o país latino-americano precisava para enfrentar os problemas sociais.  "Eu queria que isto fosse uma surpresa, mas estou pessoalmente trabalhando em um herói latino, que vocês devem ver no fim do ano. Eu quero fazê-lo tão bom quanto eu posso, tão diferente quanto possível", disse.  O criador do Universo Marvel participou dos três dias da Conque, onde deu autógrafos e tirou várias fotos com os fãs.  O evento também contou com a presença do ator Tom Holland, protagonista do filme "Homem-Aranha: De Volta ao Lar". (AFP)

Comente agora

Salvador recebe Ministros da Cultura de diversos países que falam a língua portuguesa

Cultura  Postado por Anacley Souza - 03/05 19:41h
Salvador recebe Ministros da Cultura de diversos países que falam a língua portuguesa

Na quinta (4) e na sexta-feira (5), a capital baiana irá receber diversos ministros da cultura. O titular da pasta no Brasil, Roberto Freire, recebe os ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de representantes de Guiné Equatorial e Timor-Leste. A cerimônia oficial de abertura ocorrerá na noite do primeiro dia, no Forte São Diogo, às 19h, e terá apresentação da Orquestra Afro Sinfônica, declamação de poesia pelo artista Dody Só, apresentação de Samba de Roda e exposição do pintor Caribé. 

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com