Voz


PodCast



Enquete





Blog

Cultura

SAJ: Espaço Vivo apresenta festival “Histórias do Mundo’ no Centro Cultural

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 10/12 17:20h
SAJ: Espaço Vivo apresenta festival “Histórias do Mundo’ no Centro Cultural

O Espaço Vivo realiza nos próximos dias 12 e 13 de dezembro o evento Historias do Mundo no Centro Cultural de Santo Antonio de Jesus (veja a programação completa). O projeto visar proporcionar aos Espectadores uma viajem através de lendas e histórias de vários cantos do nosso planeta. O mesmo irá dar início pontualmente as 19:00h. Países como Brasil, Grécia, Japão, Espanha, Índia e tantos outros, serão descobertos nessa aventura. Para adquirir o ingresso, bastar doar 01 lata de leite que serão doadas ao lar dos Idosos.

Serviço:

Evento: Historias do Mundo
Local: Centro Cultural
Data: 12 e 13 de dezembro
Horário: 19h
Sugestão de ingresso: 01 lata de leite

Comente agora

Clarice Lispector é homenageada por doodle do Google

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 10/12 16:40h
Clarice Lispector é homenageada por doodle do Google

Foto: Reprodução

Clarice Lispector é a homenageada do dia pelo doodle do Google. A escritora completaria 98 anos nesta segunda-feira (10). Para marcar a data, Clarice ganhou uma ilustração especial acima da caixa de buscas da ferramenta. Na imagem, o rosto de Clarice aparece entre livros e imagens que remetem tanto o Brasil, para onde migrou com a família aos dois anos de idade, quanto a Ucrânia, onde nasceu em 1920. A ilustração foi feita pela designer Mariana Valente, neta de Clarice. Segundo ela, o processo de criação foi manual e começou com uma busca pelo acervo fotográfico da família. “Digitalizei algumas imagens e texturas e tive a ideia de mostrar ela saindo com a família lá da Ucrânia e chegando ao Brasil, começando a trabalhar como jornalista, e depois se direcionando para o próprio trabalho de escrita”, contou. “Eu fico muito emocionada quando faço algum trabalho em sua homenagem. Ela é uma grande inspiração para mim no trabalho com colagem, porque eu sinto que ela tem essa habilidade de ressignificar a palavra na própria palavra, assim como tento fazer com as imagens”, conta Mariana, que não chegou a conhecer a avó escritora. “Perto do Coração Selvagem”, livro de estreia de Clarice, “Laços de Família”, “A Paixão segundo G.H.” e “A Hora da Estrela” estão entre as principais obras da autora. Clarice morreu em 1977, aos 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. (G1)

Comente agora

SAJ: Festival das Comunidades leva cultura e arte à Praça CEU’s

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 10/12 15:18h
SAJ: Festival das Comunidades leva cultura e arte à Praça CEU’s

A Praça CEU’s recebeu neste fim de semana dois dias de expressões artísticas e culturais no Festival das Comunidades. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, levou um grande público ao espaço, cuja reforma foi concluída recentemente. De acordo com a Secretária da Pasta, Dene Cortes, o Festival é parte do plano de trabalho da Praça CEU’s cumprindo assim uma meta do Ministério da Cultura. Diversos grupos se apresentaram nos dois dias de evento, como: American Boxe; Valsa Fênix; Bonde do ELTH; Swing 99; Novaes Black Percussão e Ritmos; BGD; PELC; DRC; Palma de Ouro; Escola Maria Augusta L. Ferreira; Fátima Carvalho - Escolas Culturais; Jô Minha Preta; Coletivo Quinta Esquina; Zumbeat; e outros. O Festival também celebrou a conclusão da reforma da Praça que recebeu diversas melhorias como: conclusão das obras da quadra poliesportiva, revisão geral das instalações, reparos nos banheiros, revisão geral de esquadrias de alumínio e madeira e pintura geral. A reforma foi realizada após um relatório da Caixa Econômica Federal apontar irregularidades deixadas pela gestão anterior. O investimento de R$ 205.710,88 (duzentos e cinco mil setecentos e dez reais e oitenta e oito centavos) é uma das ações do Programa Acelera SAJ.

Ascom Prefeitura SAJ

Comente agora

Fotógrafo amargosense lança livro em SAJ nesta terça, dia 11

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/12 00:48h
Fotógrafo amargosense lança livro em SAJ nesta terça, dia 11

Foto: Rui Rezende

O livro “Vaqueiros do Raso da Catarina” do fotógrafo amargosense, Rui Rezende, será lançado na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, na terça-feira (11/12), às 18:30, no Shopping Itaguari. O livro retrata em belíssimas imagens o dia a dia dos vaqueiros, esse importante patrimônio imaterial de resistência de nossa cultura. As fotografias apresentam a vivência singular dos vaqueiros no cuidado com o gado em meio aos espinhos, vastidões áridas, mandacarus em flor e a fauna. Com 56 páginas, “Vaqueiros do Raso da Catarina” se completa com um precioso dicionário que identifica a rica indumentária e objetos que paramentam o vaqueiro e seu cavalo. 

Serviço:

O que: Lançamento de “Vaqueiros do Raso da Catarina” de Rui Rezende

Comente agora

Pantera Negra e Homem-Aranha são indicados ao Globo de Ouro

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 06/12 22:41h
Pantera Negra e Homem-Aranha são indicados ao Globo de Ouro

Fonte: Marvel Studios

Desde que o Marvel Studios começou o Universo Cinematográfico Marvel (MCU em inglês) os filmes de super-heróis se tornaram um gênero, que veio para ficar. O Oscar aos poucos vem se rendendo aos blockbusters dedicados à mitologia moderna e agora o Globo de Ouro 2019 também reconhece o sucesso desse filão: “Pantera Negra” e “Homem-Aranha: No Aranhaverso” (que ainda nem mesmo estreou) foram indicados ao prêmio, que serve como uma prévia da maior festa do cinema mundial. “Pantera Negra”, de Ryan Coogler concorre a “Melhor Filme — Drama”, ao lado de “Nasce uma Estrela” com Lady Gaga; “Bohemian Raphsody”, a cinebiografia do grupo Queen com Rami Malek; “Se a Rua Beale Falasse”, do consagrado diretor Barry Jenkins (“Moonlight”); e “Infiltrado no Klan”, de Spike Lee. Ou seja, o páreo é duro por aqui.

Comente agora

Manifestação do Baixo Sul, Zambiapunga é declarada Patrimônio Imaterial da Bahia

Cultura  Postado por Willyam Reis - 30/11 13:50h
 Manifestação do Baixo Sul, Zambiapunga é declarada Patrimônio Imaterial da Bahia

Foto: Divulgação

A Zambiapunga, manifestação cultural do Baixo Sul baiano, herdada dos negros bantos escravizados na região do Congo-Angola, foi declarada Patrimônio Imaterial da Bahia. O decreto que promove o registro especial foi publicado nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, e entra imediatamente em vigor. A partir de agora, este bem de valor cultural fica registrado no Livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas, ficando a cargo do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) a atribuição de adotar as providências legais para o cumprimento do decreto assinado pelo governador Rui Costa e pelos secretários de Cultura e da Casa Civil, Arany Santana e Bruno Dauster. O pedido de registro como Patrimônio Imaterial foi realizado em 2016.  E Zambiapunga consiste em um cortejo de homens mascarados, trajados com roupas coloridas e retalhos, que percorrem as ruas na madrugada de 1º de novembro, véspera do Dia de Finados. Durante o ato, eles dançam e tocam instrumentos de percussão, cuícas e búzios, para acordar a população da cidade. (Bahia Notícias)

Comente agora

Reggae jamaicano é declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 29/11 18:16h
Reggae jamaicano é declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

Foto: Divulgação

O reggae, ritmo que teve origem na Jamaica, entrou nesta quinta-feira (29), para a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. De acordo com o site G1, o site da organização informa que o gênero musical surgiu em um espaço cultural de grupos marginalizados, principalmente no oeste de Kingston, capital Jamaicana. Em comunicado, a Unesco afirma que o reconhecimento do reggae como patrimônio cultural se destaca por contribuir para a discussão internacional sobre questões como a injustiça, a resistência, amor e humanidade. Bob Marley é considerado o principal interprete do estilo. Suas músicas simbolizam protesto e busca pela liberdade. Aos 36 anos, ele morreu em Miami, em 11 de maio de 1981. (Bahia Notícias)

Comente agora

Prêmio Mestre Roque: Prefeitura divulga projetos selecionados nesta quinta (29

Cultura  Postado por Willyam Reis - 29/11 09:18h
Prêmio Mestre Roque: Prefeitura divulga projetos selecionados nesta quinta (29

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, divulga nesta quinta-feira (30), às 19h, no Centro Cultural, os projetos selecionados na 1ª edição do Prêmio Cultural Grã-Mestre Roque. A iniciativa irá premiar 20 projetos culturais nas áreas de Capoeira, Teatro; Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Dança; Artes Visuais; Design e Moda. O Prêmio é fruto da Lei Municipal n° 1372, de 9 de maio de 2017, de autoria do Poder Executivo Municipal e visa incentivar as diversas linguagens artísticas e expressões culturais no município. A divulgação dos resultados é parte das ações do Novembro Negro 2018. (ASCOM - Prefeitura de S. A. de Jesus)

Comente agora

Livro póstumo de Marielle Franco será lançado em Salvador

Cultura  Postado por Aline Souza - 28/11 14:42h
Livro póstumo de Marielle Franco será lançado em Salvador

Foto : Divulgação

Escrito por Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março desse ano, o livro “UPP: A redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro”,  será lançado em Salvador e outras 19 cidades no dia 8 de dezembro. Na capital baiana, o evento acontecerá das 17h às 22h, na Casa Preta, situada no bairro Dois de Julho, com entrada gratuita. O livro, publicado postumamente pela Editora N-1, é resultado da dissertação de mestrado defendida por Marielle na Universidade Federal Fluminense e tem prefácio assinado por Frei Betto. (Metro 1)

Comente agora

Morre aos 57 anos criador do desenho animado ‘Bob Esponja’

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 27/11 17:00h
Morre aos 57 anos criador do desenho animado ‘Bob Esponja’

Foto: Nickelodeon/ Divulgação

Stephen Hillenburg, responsável pela criação de um dos personagens mais conhecidos da TV, Bob Esponja Calça Quadrada, teve a sua morte anunciada pela Nickelodeon nesta terça-feira (27). O animador de 57 anos faleceu na segunda-feira (26), em decorrência da Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA e deixa um filho, Clay Hillenburg, de 20 anos. “Estamos incrivelmente tristes pela notícia de que Steve Hillenburg faleceu, após batalhar contra ALS. Ele era um amigo querido e parceiro criativo para todos na Nickelodeon e nossos corações estão com toda a sua família. Steve criou Bob Esponja com um senso de humor único e inocência que trouxe grande alegria a toda uma geração de crianças e famílias por todo o mundo”, comunicou a Nickelodeon, em nota oficial. Stephen, que sempre foi um amante da biologia marinha, foi diagnosticado com a doença degenerativa em março do ano passado e desde então lutava para atrasar o desenvolvimento da ELA.

Bob Esponja Calça Quadrada

Comente agora

Alcione faz show gratuito em Salvador no Dia do Samba

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 26/11 16:30h
Alcione faz show gratuito em Salvador no Dia do Samba

Foto : Divulgação

O Dia do Samba será comemorado no próximo domingo, 2 de dezembro, com show gratuito de Alcione e mais vinte sambistas baianos convidados. A festa, dessa vez, não será no Terreiro de Jesus, e sim na Praça Caramuru (no estacionamento do antigo Mercado do Peixe) no Rio Vermelho. Sob direção geral de Edil Pacheco, o evento está marcado para começar às 16h.  Além de Alcione, o Dia do Samba (comemoração cujo marco é a primeira visita de Ary Barroso à capital baiana, em 2 de dezembro de 1960) terá apresentações de Nelson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco, Juliana Ribeiro, Firmino de Itapuã, Gal do Beco, Guiga de Ogum, Cláudia Costa, Verônica Dumar, Jorginho Comancheiro, Muniz do Garcia, Vânia Bárbara, Roque Bentenquê, Neto Bala, Fred Dantas, Claudete Macedo e Gerônimo, entre outros. O grupo Bambas de Sampa também marcará presença, participando pela terceira vez do Dia do Samba em Salvador. Já o grupo Cor do Brasil será a banda base de todos os shows. O homenageado desta edição do Dia do Samba é o carioca Martinho da Vila, que completou 80 anos de vida esse ano. O primeiro álbum dele, lançado em 1969, intitulado "Martinho da Vila", já demonstrava a extensão de seu talento como compositor e músico, incluindo canções como "Casa de Bamba", "O Pequeno Burguês", "Quem é do Mar Não Enjoa" e "Pra Que Dinheiro". Logo, tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros, além de um dos maiores vendedores de disco no Brasil, sendo o segundo sambista a ultrapassar a marca de 1 milhão de cópias, com o CD "Tá Delícia, Tá Gostoso" (1995).

Comente agora

Disney divulga trailer de ‘O Rei Leão’ e é daqueles de chorar

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 25/11 16:41h
Disney divulga trailer de ‘O Rei Leão’ e é daqueles de chorar

Foto: Reprodução/YouTube

A Disney divulgou nesta quinta-feira (22) o tão esperado primeiro trailer da versão em live-action do clássico ‘O Rei Leão‘. Todo feito em computação gráfica, o longa promete emocionar pelo belíssimo visual e pela nostalgia.  Com direção de Jon Favreau, o mesmo de ‘Mogli: O Menino Lobo‘, ‘O Rei Leão‘ traz todos os elementos e personagens que fizeram sucesso na animação de 1994: Rafiki, Timão, Pumba, Nala e, é claro, as canções que marcaram uma geração – Hakuna Matata! Isso sem falar na fofura que são os personagens em live-action, caso do amável Simba quando filhote. O trecho mostrado no trailer apresenta um dos momentos mais marcantes do clássico infantil, com Rafiki (John Kani) apresentando o jovem Simba (Donald  Glover) aos outros animais. Já no final, a versão adulta do protagonista dá um arrepiante rugido com a lembrança dos conselhos do pai. No elenco estão Beyoncé como Nala, Alfre Woodard como Sarabi (mãe de Simba), John Oliver como o pássaro Zazu, Chiwetel Ejiofor como Scar, Eric André como Azizi, Billy Eichner como Timão e Seth Rogen como Pumba.

Confira o trailer oficial e legendado do filme, que estreia no dia 18 de julho de 2019: (Claudia)

Comente agora

Morre, aos 90 anos, o cineasta inglês Nicolas Roeg

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 24/11 16:29h
Morre, aos 90 anos, o cineasta inglês Nicolas Roeg

Foto: Reprodução/The Playlist

Nicolas Roeg, diretor de O Homem Que Caiu Na Terra, morreu na sexta-feira, 23, em Londres, aos 90 anos, segundo informou seu filho, que tem o mesmo nome do pai. Roeg começou sua carreira como fotógrafo, trabalhando com diretores do nível de Truffaut (Fahrenheit 451) e John Schlesinger (Longe Desse Insensato Mundo). Já em sua estreia como diretor, em 1970, com Performance, Roeg chamou a atenção dos críticos pela narrativa pouco convencional de seu filme, que teve como estrela Mick Jagger. Fiasco de bilheteria, Performance teve o mérito de revelar o cineasta, que realizou um ano depois sua obra-prima, Walkabout, sobre dois irmãos, um garoto e uma adolescente, que são deixados à deriva pelo pai no meio do deserto australiano, sendo encontrados por um aborígine, que se mata ao se apaixonar pela garota. Roeg encontraria o sucesso comercial com o filme Inverno de Sangue em Veneza (Don’t Look Now, 1973), um thriller assustador sobre premonição e morte na cidade italiana. Três anos depois ele dirigiu o roqueiro David Bowie num sofisticado exercício de ficção científica, O Homem Que Caiu na Terra (The Man Who Fell to Earth, 1976), em que o cantor interpreta um alienígena.

Comente agora

Google celebra 306º aniversário de Charles Michel de l’Epée

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 24/11 07:43h
Google celebra 306º aniversário de Charles Michel de l’Epée

Foto: Reprodução

Um dia após celebrar o 119º aniversário do Mestre Bimba, o Google agora faz uma homenagem a Charles-Michel de l’Épée, um educador francês que fundou a primeira escola pública para surdos “O Doodle de hoje homenageia o abade Charles-Michel de l’Épée, um educador francês que fundou a primeira escola pública para surdos. Dissipando o equívoco de que as pessoas com deficiência auditiva eram incapazes de aprender, Épée desenvolveu um método visual que se tornou o modelo para o ensino de surdos e que mudou inúmeras vidas numa época em que muitos surdos eram discriminados”, diz o Google.

Charles Michel de l’Epée

Nascido em Versalhes, em 1712, Épée era filho de um arquiteto que estudou teologia e direito antes de dedicar sua vida a servir os pobres. Ele começou a ensinar duas irmãs surdas que viviam nas favelas de Paris e que se comunicavam através de sua própria linguagem de sinais.

Comente agora

'Álbum Branco', dos Beatles, completa 50 anos e 'Blackbird' é a faixa mais buscada

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 22/11 18:25h
'Álbum Branco', dos Beatles, completa 50 anos e 'Blackbird' é a faixa mais buscada

Foto: Divulgação

A emblemática obra autointitulada dos Beatles, mais conhecida como "Álbum Branco" (ou "White Album"), completa nesta quinta (22) 50 anos desde seu lançamento em 1968. O LP duplo, o nono título da discografia, marcou uma guinada da banda a um som mais moderno e cru após a extravagância sonora exibida em "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "Magical Mystery Tour". Entre as 30 faixas que foram distribuídas nos dois discos, "Blackbird" é a mais buscada no Google ao redor do mundo nos últimos 14 anos. Apesar de ser uns dos álbuns mais famosos e conceituados do quarteto, nenhuma dessas se consolidou entre as 10 mais tocadas faixas dos Beatles no Youtube -"Revolution" é a que aparece em melhor posição, figurando em 16º lugar. O Brasil foi o terceiro país que mais reproduziu a banda no serviço de vídeos, com 931 mil visualizações, perdendo apenas para EUA e México, nos últimos sete dias. No ranking de cidades que mais escutam os Fab Four, São Paulo aparece em sétimo lugar e é a única brasileira entre as dez primeiras. O "Álbum Branco" vendeu mais rapidamente do que qualquer outro disco anterior da banda e seu lançamento foi visto como o acontecimento musical mais importante de 1968, afirma o jornalista e escritor Bob Spitz em "The Beatles - A Biografia".

Comente agora

Como era a vida no quilombo dos Palmares?

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/11 18:36h
Como era a vida no quilombo dos Palmares?

Foto: Superinteressante

O maior símbolo da resistência à escravidão da história do Brasil apareceu nas últimas décadas do século 16, em uma área onde hoje fica a divisa entre Alagoas e Pernambuco. No começo, o quilombo dos Palmares (cujo nome vem das palmeiras que compunham a vegetação local) era formado por escravos de origem angolana, fugidos das fazendas de cana-de-açúcar da região. Mas, nos 100 anos de existência do lugar, índios e brancos marginalizados também se juntaram à população negra. No auge, Palmares era um povoado grande para os padrões da época: abrigava 20 mil habitantes e incluía nove aldeias, chamadas de mocambos (“esconderijos”, no dialeto banto falado pelos negros). Apesar da aura utópica, o quilombo tinha pouco de sociedade alternativa. Pelo contrário. A própria palavra “kilombo”, em banto, quer dizer algo como “sociedade guerreira com rigorosa disciplina militar”. “Havia pena de morte para adultério, roubo e deserção”, afirma o historiador Dagoberto José Fonseca, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP). Como os quilombolas não deixaram registros escritos, seus hábitos não são totalmente conhecidos.

Comente agora

Morre aos 95 anos Stan Lee, lenda dos quadrinhos

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/11 16:35h
Morre aos 95 anos Stan Lee, lenda dos quadrinhos

AFP/Arquivos

O escritor, editor e executivo da indústria de histórias em quadrinhos americano Stan Lee morreu nesta segunda-feira, 12, aos 95 anos. A informação foi divulgada pela sua filha ao site TMZ. Ele chegou a ser levado ao hospital Cedars-Sinai, onde morreu.  Nova-iorquino da gema, nascido Stanley Martin Lieber, em 1922, ele foi um dos mais importantes nomes dos quadrinhos por décadas, mas não foi exatamente um quadrinista. Fez história principalmente no nicho dos super-heróis ao escrever argumentos, roteirizar HQs e conceber personagens que viriam a se tornar célebres, como o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico e os X-Men. No entanto, Lee começou a carreira, em 1939, como um mero assistente, sem assumir funções criativas. Uma de suas primeiras criações foi o Destroyer (não confundir com o Demolidor, que também foi imaginado por Lee em parceria com Bill Everett), em 1941, mas o herói não obteve o sucesso de suas futuras contribuições. Suas principais obras vieram com a renovação dos quadrinhos nos anos 1950 e 1960, justamente quando Stan Lee estava pensando em mudar de carreira e sua esposa sugeriu que ele contasse as histórias que queria, independente de serem adequadas ou não às fórmulas de super-heróis. Esse conselho coincidiu com a intenção da Marvel de renovar seu rol de personagens, e a partir daí vieram os Vingadores originais, o Doutor Estranho, o Quarteto, os X-Men, entre muitos outros heróis exaltados hoje no cinema. 

Comente agora

Campanha da Coca-Cola anti-homofobia usa "Essa Coca é Fanta, e daí?" e ganha prêmio internacional

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 09/11 11:00h
Campanha da Coca-Cola anti-homofobia usa "Essa Coca é Fanta, e daí?" e ganha prêmio internacional

Um dos cinco festivais de publicidade mais reconhecidos do mundo e o principal da região ibero-americana (que abrange a América Latina, Portugal e Espanha), o El Ojo de Iberoamérica revelou na noite da última quarta-feira (31) os primeiros vencedores da edição 2018. Nesta primeira rodada de premiação, o Brasil ganhou três Grandes Prêmios, um deles para a campanha “Essa Coca é Fanta”, da agência David, feita para a Coca-Cola, na categoria PR (relações públicas). A campanha “Essa Coca é Fanta” se baseou numa expressão pejorativa, que tem sido usada há anos para descrever homossexuais.

Veja abaixo a campanha premiada da Coca-Cola contra a homofobia:

Comente agora

Novembro Negro: Exposição do artista Felipinho abre programação em SAJ

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/11 16:14h
Novembro Negro: Exposição do artista Felipinho abre programação em SAJ

Uma noite de muita emoção e homenagens: assim foi a abertura do Novembro Negro 2018. Em Santo Antônio de Jesus, o mês de reverência à consciência negra terá uma extensa programação cultural promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. A abertura, na noite desta quarta-feira (7), ficou por conta da exposição: “Felipinho: Entalhe Por mãos Pretas”. Diversas pessoas compareceram ao Centro Cultural para prestigiar a obra do artista santoantoniense. Além de conhecer o trabalho, o público pode acompanhar um trecho do documentário produzido especialmente para exposição que mostra o processo de criação e investiga as inspirações e referências do artista. Acompanhado por familiares e amigos, o homenageado destacou a importância da família no seu processo de formação e agradeceu a todos pelo reconhecimento. 

Comente agora

Diretor de 'Azul é a Cor Mais Quente' é acusado de agressão sexual

Cultura  Postado por Aline Souza - 31/10 13:57h
Diretor de 'Azul é a Cor Mais Quente' é acusado de agressão sexual

Foto : Divulgação

O diretor de "Azul é a Cor Mais Quente", Abdellatif Kechiche, está sendo investigado pela  promotoria de Paris após uma denúncia de agressão sexual, de acordo com a agência France Presse. A queixa contra o cineasta foi apresentada em 6 de outubro, mas o caso só foi revelado hoje (31). Ao site "Deadline", Kechiche "negou categoricamente" a acusação, por meio de seu advogado. O nome da pessoa que o acusa não foi divulgado, mas, ainda segundo o site é uma jovem atriz.

Comente agora

Livraria famosa fechará vinte lojas no Brasil para se dedicar à venda na internet

Cultura  Postado por Aline Souza - 29/10 21:10h
Livraria famosa fechará vinte lojas no Brasil para se dedicar à venda na internet

Foto: divulgação

Durante esta segunda-feira (29/10), a rede de livrarias Saraiva anunciou que fechará 20 lojas no Brasil. O objetivo é, cada vez mais, focar no comércio na internet (e-commerce), como parte da reformulação implementada pela empresa. Atualmente, as vendas virtuais já representam 38% dos negócios da rede. A Saraiva conta com 84 lojas em todo o país, porém ainda não divulgou a relação de unidades fechadas. A Saraiva será especializada em livros, DVDs e produtos editoriais. (Aratu online)

Comente agora

Morre aos 97 anos Jacó Guinsburg, fundador da editora Perspectiva

Cultura  Postado por Aline Souza - 22/10 17:57h
Morre aos 97 anos Jacó Guinsburg, fundador da editora Perspectiva

Foto : Divulgação

Morreu ontem (21), o editor, tradutor, ensaísta e crítico de teatro Jacó Guinsburg, fundador da editora Perspectiva. Ele tinha 97 anos e foi vítima de uma insuficiência renal. Jacó, que estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde vivia, veio para o Brasil aos três anos de idade, em 1924, da cidade de Rîscani, na Bessarábia, região que atualmente fica entre a Ucrânia e a Moldávia. Ele escreveu sobre literatura judaica no jornal "O Estado de S. Paulo" e, ainda nos anos 1940, deu início à sua atividade editorial. Em 1965, Guinsburg fundou a Perspectiva, da qual era diretor-presidente até sua morte. A editora tornou-se, em mais de 50 anos, uma grande referência para a publicação de crítica literária, teatral e ensaios em geral - além de poesia, com destaque para a produção experimental. Guinsburg foi editor de autores brasileiros como Antonio José Saraiva, Anatol Rosenfeld, os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, e Décio de Almeida Prado; além de nomes de peso estrangeiros como Umberto Eco, Roman Jakobson, Tzvetan Todorov e Fernand Braudel. Coleções como "Diálogos", "Signos" (dirigida por Haroldo e depois por Augusto de Campos) e "Signos Música" (dirigida por Lívio Tragtenberg) são fundamentais para a discussão e reflexão sobre as artes no Brasil e no mundo. Nos anos 1980, Guinsburg publicou teses sobre teatro e, em 2000, estreou como escritor com "O Que Aconteceu, Aconteceu", livro de contos com memórias e sátiras sobre a cultura judaica. Este ano lançou "Jogo de Palavras", reunião de seus poemas, ambos pela Ateliê Editorial. 

Comente agora

‘New York Times’ pede que Caetano explique o Brasil aos americanos

Cultura  Postado por Aline Souza - 18/10 15:35h
‘New York Times’ pede que Caetano explique o Brasil aos americanos

Foto:  Divulgação / OMC

Diante do momento nebuloso que vive o Brasil, com uma eleição presidencial confusa e em pé de guerra, muita gente no exterior tem dificuldade para entender o que se passa no país sul-americano. Por conta disso, o jornal “The New York Times”, dos Estados Unidos, convidou Caetano Veloso para tentar explicar o Brasil aos americanos. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, o cantor e compositor baiano está escrevendo um artigo que será publicado em breve no “NYT”. (Notícias ao Minuto)

Comente agora

Cultura aprova projetos para captar recursos pela Lei Rouanet

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/10 19:11h
Cultura aprova projetos para captar recursos pela Lei Rouanet

Foto: Divulgação

Projetos culturais nas diferentes frentes, aprovados pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), do Ministério da Cultura, estão autorizados a captar recursos via Lei Rouanet para produção das propostas. Ao todo, 121 projetos estão liberados para buscar patrocinadores, que podem somar cerca de R$ 160 milhões. Com 37 projetos, a área musical foi a que mais teve propostas aprovadas e estão aptas a captar até R$ 24,8 milhões. Foram 33 propostas de artes cênicas, no total de R$ 20,5 milhões em patrocínio, e 20 na área de Humanidades, podendo juntar R$ 16,6 milhões. Também foram autorizadas 12 propostas de  audiovisual, com possibilidade de arrecadar R$ 16,4 milhões; 12 de Patrimônio Cultural, no total de R$ 49,7 milhões; e sete de artes visuais, com R$ 31,7 milhões em captação.

Captação de recursos

Um comentário

Última mesa da Flica 2018 contou com o protagonismo das mulheres negras na literatura

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/10 13:05h
Última mesa da Flica 2018 contou com o protagonismo das mulheres negras na literatura

Conceição Evaristo como homenageada, mesas com Djamilla Ribeiro, Ryane Leão e Ryane Leão mostram a necessidade de evidenciar o trabalho literário e dar cada vez mais voz às mulheres negras. A última mesa da Festa Literária de Cachoeira (Flica), marcada também pelo protagonismo negro no ambiente literário, denominado 'Diálogoas Insubmissos de  Mulheres Negras', foi composta pelas professoras universitárias Florentina Souza e Manuela  Barbosa e contou com a mediação de Dayse Sacramento. A conversa, que aconteceu na manhã deste domingo (14), teve também com o espetáculo do Coletivo Zeferinas, coletivo afrofeminino de Salvador, moradoras do bairro de Cajazeiras. O nome da mesa é o nome do projeto idealizado pela mediadora da mesa e tem como principal objetivo incentivar a produção de literária, tanto de crítica quanto ficcional, das mulheres negras baianas. O nome da iniciativa é inspirado no livro "Insubmissas Lágrimas  de Mulheres", de Conceição Evaristo. (Ibahia)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com