Voz


PodCast



Enquete





Blog

Cultura

Museu Nacional abre as portas pela primeira vez após incêndio

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/02 18:12h
Museu Nacional abre as portas pela primeira vez após incêndio

O meteorito Bendengó segue incólume no hall de entrada do Museu Nacional, a despeito de toda a destruição a sua volta. Com 4,56 bilhões de anos, a rocha espacial resistiu ao incêndio que destruiu a instituição em setembro do ano passado. Hoje, é o símbolo maior dos trabalhos de reconstrução do prédio e da resiliência da ciência no País. Oriundo de uma região do Sistema Solar entre os planetas Marte e Júpiter, o meteorito viajou até Monte Santo, no sertão da Bahia, onde foi achado em 1784. O transporte da rocha de 5,36 toneladas para o Rio de Janeiro no século XIX foi algo muito próximo de uma epopeia espacial. É uma das peças mais antigas da coleção do museu, onde está desde 1888, e, segue sendo uma espécie de âncora do acervo que vem sendo recuperado em meio aos escombros deixados pelo fogo. "O meteorito não sofreu quase nenhuma alteração por conta de suas características: essas estruturas vêm do espaço, enfrentando temperaturas muito mais altas do que qualquer incêndio que possa ocorrer aqui na Terra", explicou o paleontólogo Sérgio Azevedo. "O Bendengó é uma peça muito importante, que está na exposição desde o início e agora é um símbolo da resistência do museu, um testemunho de todo o trabalho que está sendo feito aqui." Nesta terça-feira, a direção do museu abriu as portas à imprensa pela primeira vez desde o incêndio, que acompanhou, durante toda a manhã, os trabalhos de arqueologia da equipe de resgate em meio aos escombros deixados pelo fogo.

Comente agora

Diretor de 'Titanic' chama de 'imbecis' questionamentos sobre morte de Jack

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 10/02 13:38h
Diretor de 'Titanic' chama de 'imbecis' questionamentos sobre morte de Jack

Foto: Divulgação

O diretor do clássico Titanic, James Cameron, mesmo passadas mais de duas décadas desde o filme, é obrigado a lidar com  discussões acerca da morte do personagem de Leonardo DiCaprio, Jack Dawson. Em entrevista ao veículo americano Vanity Fair,  Cameron chamou os argumentos sobre haver ou não espaço para Jack ao lado de Rose na porta que flutuava depois do naufrágio do navio de “imbecis”. “É só idiota. Não tem discussão”, disse Cameron, que recebeu o Oscar de “Melhor Diretor” pelo filme em 1998. O diretor disse ainda que ter ou não espaço na porta foge à questão da história. “Mas se você quer mesmo desenterrar todos os argumentos imbecis ligados a isso, vamos lá…”, começou o diretor ao citar outro filme em que o mesmo ator morre, “Romeu + Julieta”. "Será que o Romeu poderia ter sido esperto e não tomado o veneno? Sim. Ele poderia ter decidido não levar sua adaga, só em caso de Julieta se cortar com ela? Sim, com certeza. Mas isso meio que foge do ponto,” defendeu Cameron. (Bahia Noticias)

Comente agora

Salvador: ACM apresenta projetos no Centro Histórico e avanços na educação para diretora da Unesco

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 07/02 21:19h
Salvador: ACM apresenta projetos no Centro Histórico e avanços na educação para diretora da Unesco

Foto: Valter Pontes / SECOM PMS

Em contato com a diretora e representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Noleto, o prefeito ACM Neto (DEM) apresentou as principais obras que o município está realizando no Centro Histórico de Salvador. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (7). "Estamos investindo mais de R$ 300 milhões para recuperar o nosso patrimônio artístico, histórico e cultural e projetar a capital baiana ainda mais em todo o mundo", afirmou o gestor. Marlova elogiou a decisão da prefeitura de investir na área. Para ela, Salvador tem uma "história riquíssima, que precisa ser preservada não apenas para os seus habitantes, mas, principalmente, para o mundo". A diretora da Unesco aprovou ainda a Casa do Carnaval, a Casa do Rio Vermelho Jorge Amado-Zélia Gattai e os museus dedicados às obras de Pierre Verger e Carybé. Durante a audiência, realizada no Palácio Thomé de Souza, o prefeito também falou sobre os avanços registrados na educação desde 2013. De acordo com ele, dados oficiais divulgados pelo Ministério da Educação apontam que a capital baiana priorizou o setor. "Superamos a meta prevista para 2021, qualificamos mais de 70% de todas as nossas escolas e lançamos projetos inovadores, como o Subúrbio 360 e as Escolabs", acrescentou. (Bahia Notícias)

Comente agora

Entidades de Matriz Africana entram com Representação no MP contra edital Ouro Negro

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/02 14:12h
Entidades de Matriz Africana entram com Representação no MP contra edital Ouro Negro

Foto: Reprodução / Facebook

A Associação do Coletivo de Entidades Carnavalescas de Matriz Africana (Acema) entrou com uma Representação no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para contestar o edital do Programa Carnaval Ouro Negro, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult). Realizada nesta segunda-feira (4), a denúncia da Acema sustenta que “o enigmático Edital repleto de afrontas aos princípios constitucionais e a legislação pertinente como o MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), traz no seu bojo um desastre iminente, visto que ocasionou o esvaziamento no Circuito Batatinha e o cerceamento do acesso ao fomento público em virtude da excessiva burocratização, fruto da falta de diálogo com a sociedade civil, gerando o completo afastamento deste edital das premissas do Programa Carnaval Ouro Negro”. A instituição diz ainda que desde 2014 tem se mobilizado pela manutenção e fortalecimento do Carnaval Ouro Negro, para garantir a preservação da cultura carnavalesca de matriz africana. “Mesmo assim não sensibilizou o Governo do Estado e o Programa vem sendo desvirtuado, maculado, vilipendiado no seu objetivo maior”, diz a Acema, acrescentando que com o passar dos anos “foram incorporados mais critérios, subjetivos e burocráticos, voltados para a exclusão, que agora interpretamos como forma de exterminar a cultura”.

Comente agora

Tumba de Tutankhamon é reaberta após 10 anos em restauração

Cultura  Postado por Aline Souza - 01/02 13:20h
Tumba de Tutankhamon é reaberta após 10 anos em restauração

Foto: Divulgação

Depois de 10 anos fechada devido a reformas e restauração, a tumba do faraó egípcio Tutankhamon foi reaberta no Egito. O projeto foi realizado por especialistas do Instituto "Getty Conservation" e teve como objetivo minimizar os danos causados pelo afluxo de turistas, o que havia ocasionado a proliferação de micróbios que danificaram as pinturas. De acordo com os responsáveis pelo restauro, a umidade, poeira e dióxido de carbono também contribuíram para o desgaste das obras.

Comente agora

Rapper DMX é solto após um ano de prisão por fraude fiscal

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 25/01 18:20h
Rapper DMX é solto após um ano de prisão por fraude fiscal

Foto: GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos

O rapper americano DMX foi solto nesta sexta-feira, após passar um ano preso na Virgínia Ocidental por fraude fiscal, disse seu advogado à AFP.  O artista de 48 anos, cujo nome verdadeiro é Earl Simmons, se declarou culpado em novembro de 2017 por deixar de pagar 1,7 milhão de dólares em impostos entre 2002 e 2005. Além do tempo de prisão, o Serviço de Impostos Internos lhe ordenou pagar 2,3 milhões de dólares. Os promotores disseram que o rapper tinha sonegado impostos ao viver com dinheiro em espécie, sem manter uma conta bancária ou apresentar as declarações de impostos requeridas. Nascido no subúrbio nova-iorquino de Yonkers, o rapper ficará sob liberdade supervisionada por três anos. DMX foi preso por uma série de delitos ao longo dos anos, incluindo posse de drogas, direção imprudente e por não pagar pensão para os filhos. (Isto é)

Comente agora

Carlinhos Brown anuncia criação do Museu da Timbalada

Cultura  Postado por Aline Souza - 25/01 16:35h
Carlinhos Brown anuncia criação do Museu da Timbalada

Foto : Divulgação

Carlinhos Brown, que prepara o Candyall Guetho Square para voltar a sediar os ensaios da Timbalada, anunciou outra novidade para o local: um museu. "Em breve vocês vão ter uma surpresa! Porque nós vamos criar, dentro do Candyall, o Museu da Timbalada", disse em entrevista ao "Bahia Meio Dia", da TV Bahia. O cacique continuou: "E o Museu da Timbalada não vai apenas contar a história da Timbalada. Então se prepare que vai ter o museu contando a história do Tropicalismo (uma fonte onde eu não apenas bebi, mas que também me convidou para participar), da Jovem Guarda, Clube da Esquina, vai contar Nelson Maleiro, vai contar Axé Music...". As apresentações da Timbalada Sec. XXI, com os vocalistas Rafa Chagas, Paula Sanffer e Buja Ferreira, no Guetho, o chamado Reguetho, começam neste domingo (27), às 17h, após 11 anos de afastamento, quando a banda ensaiou no Museu du Ritmo, no Comércio. (Metro 1)

Comente agora

Baiano cria HQs de heróis negros com orixás e história Yorubá: 'Legado das civilizações africanas'

Cultura  Postado por Aline Souza - 19/01 14:33h
Baiano cria HQs de heróis negros com orixás e história Yorubá: 'Legado das civilizações africanas'

Foto: Hugo Canuto/Reprodução

Filmes, animações e séries de heróis como Pantera Negra, Cyborg (Teen Titans) e Luke Cage ascenderam debates sobre a representatividade entre os heróis nos últimos anos. Como instrumento para reforçar o empoderamento negro nas histórias em quadrinhos (HQs), o quadrinista baiano Hugo Canuto criou os “Contos dos Orixás”. Parte de um projeto que adapta os mitos e lendas sobre as divindades da África Ocidental, as histórias retratam os orixás em linguagem artística e com respeito às tradições dos povos Yorubás – civilização existente no continente africano, onde ficam atualmente a Nigéria e partes do Benin e do Togo. Entre os protagonistas das HQs, por exemplo, está o Rei Xangô, o senhor do trovão. A história conta ainda como Obatalá (outro nome para Oxalá), que criou o mundo com a ajuda dos irmãos. Orixás guerreiros como Ògún, o senhor do ferro, e Oxóssi, o caçador, também são retratados. (G1 Bahia)

Comente agora

Mostra de cinema chega a Amargosa por meio do projeto Escolas Culturais

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 00:19h
Mostra de cinema chega a Amargosa por meio do projeto Escolas Culturais

A primeira edição da Mostra de Cinema Projetando tem estreia nesta quarta-feira (16), às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Amargosa, com o documentário "1798: Revoltados dos Búzios", dirigido por Antônio de Olavo. O filme aborda questões históricas do período colonial do Brasil e tem como proposta possibilitar aos participantes uma reflexão sobre sua própria cultura e história, despertando também a reflexão sobre os dias atuais. A entrada é gratuita. A ação, promovida pelo Governo do Estado da Bahia, a partir da iniciativa interinstitucional entre as Secretarias de Cultura, de Educação e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, integra o Circuito Luiz Orlando e chega ao município por meio do projeto Escolas Culturais, da rede estadual de ensino. O Escolas Culturais – que compõe os programas “Educar para Transformar” e “Pacto pela Vida”, implementado em 85 municípios do Estado, distribuídos nos 27 territórios de Identidade – tem o objetivo de apresentar mensalmente filmes nacionais, de forma gratuita, para o maior número de pessoas possível. Ao final de casa sessão são realizados debates em torno da obra cinematográfica, conduzidos pelo professor e filósofo Salvador Miranda. O evento contará, ainda, com a participação do músico e jornalista Jadson Ribeiro. A ação está sendo implantada em unidades escolares da rede estadual de ensino com o objetivo de dinamizar a cultura nos Territórios de Identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social, bem como colaborar com a redução dos índices de vulnerabilidade infantojuvenil, da violência e da evasão escolar.

Comente agora

Filmografia dos Trapalhões está disponível gratuitamente em plataforma de streaming

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 00:02h
Filmografia dos Trapalhões está disponível gratuitamente em plataforma de streaming

Os cinéfilos saudosos poderão conferir toda a filmografia dos Trapalhões, gratuitamente, na internet, pelo menos por um período. Isto porque a plataforma de streaming do canal Viva disponibilizou 18 filmes da turma do Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, com acesso grátis para não assinantes, até o dia 8 de fevereiro. Após esse período, o material estará no catálogo pago do Viva Play. Dentre as obras disponíveis estão "Os Fantasmas Trapalhões", “Os Saltimbancos Trapalhões”, “O Trapalhão e a Luz Azul”, “Os Trapalhões e O Rei do Futebol”, "Os Trapalhões Nas Minas do Rei Salomão", "Xuxa e Os Trapalhões em O Mistério de Robin Hood" e “O Cinderelo Trapalhão”.

Comente agora

Assista ao Programa Meio-Dia e Meia com Marcus Augusto, hoje Professora de Música Denise Fersan

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/01 13:41h
Assista ao Programa Meio-Dia e Meia com Marcus Augusto, hoje Professora de Música Denise Fersan

Comente agora

Lauro de Freitas inicia celebração ao padroeiro Santo Amaro de Ipitanga

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 06/01 12:00h
Lauro de Freitas inicia celebração ao padroeiro Santo Amaro de Ipitanga

Começa neste domingo, 6, a celebração em homenagem ao padroeiro do município de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga. A programação conta com a novena no Espaço João II e a quermesse na praça da Matriz.  Já a data oficial da festa, no dia 15 de janeiro, será aberta com uma alvorada às 6h. Em seguida, às 8h, acontece uma missa solene celebrada pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos, e às 10h, uma carreata segue até a comunidade do São Pedro, no Joquei Clube. No final da tarde, às 16h, a imagem retorna em procissão saindo da Igreja de São Pedro até a Matriz onde será rezada a última missa do dia. Este ano, são comemorados os 411 anos de devoção ao santo, e a festa trará como tema o chamado “Unidos pelo evangelho”. A devoção a Santo Amaro remonta aos tempos da chegada da Companhia de Jesus ao Brasil, e da fundação da paróquia dedicada ao santo, em 1608. Com a Igreja Matriz em reforma, os festejos serão realizados no espaço em frente ao templo, tombado pelo Iphan em 1944, que se destaca a barra de azulejos que se constituí nos mais extensos e bem conservados silhares encontrados na arquitetura luso-brasileira.

Comente agora

Integrantes do bloco Filhos de Gandhy fazem entrega do 'Presente de Oxum' no Dique do Tororó, em Salvador

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/01 18:00h
Integrantes do bloco Filhos de Gandhy fazem entrega do 'Presente de Oxum' no Dique do Tororó, em Salvador

Foto: Divulgação

Integrantes do bloco Afoxé Filhos de Gandhy fizeram a entrega do "Presente de Oxum" no final da manhã deste sábado (4), em Salvador. A celebração religiosa aconteceu no Dique do Tororó e atraiu mais de 400 pessoas. Um balaio com flores e alfazemas para o orixá Oxum, rainha das águas doces no candomblé, foi entregue por volta das 11h. Os Filhos de Gandhy saíram da sede do bloco, no Pelourinho, até as águas do Dique do Tororó. O bloco começou essa tradição como homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia, que tem a celebração oficial no dia 8 de dezembro. Porém, os Filhos de Gandhy homenageiam Nossa Senhora, que no sincretismo é representada por Oxum, em janeiro. O motivo da celebração ser fora da data oficial é por causa do pouco movimento e também por ser início de ano para atrair bons fluídos. Essa foi a segunda edição da entrega do "Presente de Oxum" feita pelos Filhos de Gandhy. (G1/Ba)

Comente agora

Rapper LGBTQ soteropolitano lança clipe para single de estreia

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/01 13:43h
Rapper LGBTQ soteropolitano lança clipe para single de estreia

Foto : Isabele Bispo

O rapper Diih Cerqueira lançou, ontem 4), o videoclipe da sua primeira música de trabalho, "Lendária". O clipe, gravado na Universidade Federal da Bahia, é uma produção própria e independente. Os versos de Lendária falam sobre a realidade de jovens LGBTQi+ no Brasil. Diih conta que escreveu a música inspirado no surgimento de uma nova cena plural no país. Nomes como Hiran, Gloria Groove e Quebrada Queer são alguns exemplos que o próprio artista cita nos versos de sua música. “Essa música veio em um momento muito especial para mim. 2018 foi um ano de amadurecimento em vários setores na minha vida, inclusive na música e vi aqui uma oportunidade de explanar minha vivência, meus sentimentos, minha verdade. Espero que quem ouça possa sentir isso, se sentir abraçado, contemplado”, diz o rapper. Preto, da Ribeira e apaixonado por música, Diih também é cantor e compositor. Seu primeiro EP tem o lançamento previsto para o primeiro semestre de 2019. Lendária está disponível em todas as plataformas digitais e o videoclipe, no YouTube. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=BAkBI8sobMs

Comente agora

Alunos da rede municipal participam de clipe da música Pantera Negra Deusa de Daniela Mercury

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/01 21:24h
Alunos da rede municipal participam de clipe da música Pantera Negra Deusa de Daniela Mercury

Foto : Reprodução/Instagram

O videoclipe da música Pantera Negra Deusa, da cantora Daniela Mercury, contou com a participação de doze alunos e ex-alunos da Escola Municipal Consul Schindler, localizada no bairro de São Caetano. Os alunos são reis e rainhas Azeviche dos anos de 2012 e 2018, projeto realizado sob coordenação da professora de história Claudia Maria Torres Mattos, que é bailarina e já foi rainha do bloco afro Muzenza. A professora ressaltou que as rede que construiu ao longo da carreira e com o projeto permitiram que o trabalho realizado pela escola tivesse mais visibilidade. “No dia da culminância do projeto, sempre há a participação de alguns artistas. Em 2018, tive o apoio de Edilene Alves, minha amiga, que já foi Deusa do Ébano e é dançarina oficial de Léo Santana. Foi ela indicou meus alunos para o clipe, já que Daniela havia sinalizado que queria a participação de crianças”, explicou. Os ensaios do grupo eram realizados pela professora na própria escola. Após o videoclipe, a cantora convidou os alunos para dançarem com ela no Projeto Pô do Som, no qual se apresenta há 20 anos, no dia 1º de janeiro. Em post nas redes sociais, Daniela destacou a participação dos Reis e Rainhas Azeviches no projeto. “As crianças maravilhosas da Escola Municipal Consul Schindler, que também participaram do videoclipe de Pantera Negra Deusa, ontem no palco dos 20 anos do Pôr do Som. Meu obrigada especial à dedicada professora e excelente bailarina Claudia Matos”, escreveu a cantora. (Metro1)

Comente agora

Em resposta a ministra, Saulo canta 'eu uso rosa' durante música; veja vídeo

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/01 19:32h
Em resposta a ministra, Saulo canta 'eu uso rosa' durante música; veja vídeo

Foto : Reprodução/Instagram

Em resposta ao polêmico vídeo em que a ministra Damares Alves dizia que "menino veste azul e menina veste rosa", o cantor Saulo adicionou uma nova frase à música Rosa, do Olodum, durante uma participação ontem (3) no primeiro ensaio de verão desta temporada do cantor Jau. Enquanto o público cantava o refrão da música, Saulo soltou a frase "eu visto rosa", que fez com que ele fosse aplaudido pelo público.

Confira o vídeo abaixo:

Comente agora

Gilberto Gil publica documentário francês, de 1987, sobre sua carreira; Assista!

Cultura  Postado por Aline Souza - 03/01 15:58h
Gilberto Gil publica documentário francês, de 1987, sobre sua carreira; Assista!

Foto : Divulgação

Gilberto Gil publicou ontem (2), em seu perfil no YouTube, o documentário "Eclats Noirs du Samba" (Fragmentos Negros do Samba, em tradução livre). O filme, de 1987, foi feito pela francesa Ariel de Bigault e tem as participações de Grande Otelo, Caetano Veloso, Jorge Benjor, Jorge Mautner e outros. À época das gravações, Gil estava voltando a morar em Salvador: no ano seguinte, 88, ele foi candidato a vereador pelo PMDB, tendo sido eleito com o maior número de votos no pleito de 15 de novembro.

Comente agora

Ney Matogrosso vai virar filme, peça e série de TV em 2020, diz colunista

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/12 16:42h
Ney Matogrosso vai virar filme, peça e série de TV em 2020, diz colunista

Foto : Divulgação

Ney Matogrosso vai virar filme. Segundo informações do colunista Lauro Jardim, no jornal "O Globo", o cantor assinou na semana passada um contrato com a Paris Filmes. A empresa vai produzir um longa-metragem, com orçamento de R$ 10 milhões aprovado pela Ancine, sobre a vida e a carreira do intérprete de "Flores Astrais". O projeto prevê ainda um espetáculo de teatro e uma série de TV sobre o artista de 77 anos, um dos mais importantes da música popular brasileira. Também de acordo com o colunista, o filme ainda não tem nome definido, mas começará a ser gravado em 2019. O lançamento está previsto para 2020. O ator que viverá o próprio Ney será selecionado em audições em todo o Brasil. (Metro1)

Comente agora

Joyce França representa SAJ em tributo a Luiz Gonzaga

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/12 09:45h
Joyce França representa SAJ em tributo a Luiz Gonzaga

A cantora e compositora Joyce França foi uma das convidadas especiais do Coliseu do Forró para a oitava edição do tributo a Luiz Gonzaga. O evento, realizado em Salvador, é a maior homanagem ao Rei do Baião fora de Pernambuco. A cantora e compositora Joyce França foi uma das convidadas especiais do Coliseu do Forró para a oitava edição do tributo a Luiz Gonzaga. O evento, realizado em Salvador, é a maior homanagem ao Rei do Baião fora de Pernambuco.  Joyce, que recebeu o microfone de Léo Macedo, da Banda Estakazero, falou de sua cidade, Santo Antônio de Jesus, e cantou duas canções que foram sucesso na voz de Gonzagão. 

Emocionada, a artista que foi eleita a revelação do São João de 2017, ela disse que está feliz com os rumos da carreira como forrozeira. Recentemente, ela se apresentou em Recife, ao lado da cantora Cristina Amaral e deve voltar em 2019 para as terras pernambucanas.  Na Bahia, ela pretende se consolidar como uma das principais referências do estilo Forró das Antigas e prepara muitas novidades para o próximo ano. “Já tem surgido convites de casas de show de Salvador e sondagens de prefeituras e isso me deixa muito gratificada”, contou.

Assessoria: GABRIEL CARVALHO

Comente agora

Mãe Stella deixa UTI mas segue internada no hospital INCAR em Santo Antônio de Jesus

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/12 16:25h
Mãe Stella deixa UTI mas segue internada no hospital INCAR em Santo Antônio de Jesus

Foto: Alan Tiago Alves/G1

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, 93 anos, teve alta da Unidade de Tratamento Intenso (UTI) no hospital INCAR em Santo Antônio de Jesus, cidade no recôncavo baiano, na tarde deste sábado (15). Ela chegou à emergência do hospital na sexta-feira (14). Maria Stella de Azevedo Santos segue internada na unidade de saúde, mas está em um apartamento. A ialorixá deu entrada para tratar de uma infecção. Segundo a família de Mãe Stella, ela está bem e estável. Companheira de Mãe Stella, a filha de santo, psicóloga e escritora Graziela Dhomini informou que a ialorixá está no hospital por orientação médica, para que possa tomar antibióticos. (G1/Ba)

Veja o boletim abaixo:

Comente agora

Museu Nacional tem 51% das obras emergenciais concluídas

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/12 17:20h
Museu Nacional tem 51% das obras emergenciais concluídas

Foto: Reprodução/Google

Mais da metade das obras emergenciais no prédio do Museu Nacional já foram concluídas. De acordo com o diretor da instituição, Alexandre Kelner, já foram recuperados dos escombros 1,5 mil peças e conjuntos, o que equivale a 51% do total da primeira parte dos reparos. A informação foi divulgada na última quarta-feira (13) durante balanço apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). O MEC também apresentou outras iniciativas que vão dar continuidade à recuperação do espaço que foi destruído pelo incêndio em setembro. Uma delas é uma parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a fim de subsidiar estudos, pesquisas, metodologias e projetos técnicos para a reconstrução e restauração do Paço de São Cristóvão e de bases para o novo Museu Nacional. No total, serão investidos R$ 5 milhões nesse trabalho.   Esse valor se soma aos R$ 10 milhões já repassados pelo MEC à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para obras emergenciais no Museu Nacional. “Estamos muito felizes com o apoio do MEC. Foi uma resposta muito rápida do governo brasileiro diante dessa enorme tragédia que atingiu o Museu Nacional”, disse Kellner.   Outro investimento anunciado foi a liberação de R$ 2,5 milhões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a manutenção do programa de pós-graduação do Museu Nacional .  

Google  

Comente agora

Dia do Forró lembra nascimento do cantor Luiz Gonzaga

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 13/12 18:30h
Dia do Forró lembra nascimento do cantor Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo/Prefeitura de Caruaru

Desde 2005, o Brasil celebra, no dia 13 de dezembro, o Dia Nacional do Forró. Foi naquele ano que uma lei determinou que essa data seria ocasião para celebrar o ritmo e homenagear o cantor e compositor Luiz Gonzaga. Conhecido como rei do baião, ele é responsável por uma das mais conhecidas e consagradas composições da música brasileira, a canção Asa Branca, e um dos maiores nomes do gênero em toda a história. 

Origem do nome
Não há consenso entre pesquisadores sobre a origem da palavra “forró". Alguns acreditam que surgiu a partir da expressão do inglês for all (para todos), usada pelos ingleses para convidar para festas os operários que trabalhavam na construção de ferrovias no Nordeste no fim do século 19. Outros acreditam que é a abreviação do termo africano forrobodó, que, segundo os estudiosos, significaria festa.

Comente agora

Caetano Veloso fala sobre prisão em documentário: 'Pensei que iam atirar'

Cultura  Postado por Aline Souza - 13/12 13:27h
Caetano Veloso fala sobre prisão em documentário: 'Pensei que iam atirar'

Foto : Divulgação

Caetano Veloso falará sobre os 54 dias que passou na prisão, entre 1968 e 69, no documentário "Narciso em Férias", que será lançado em breve. A notícia foi dada nas redes sociais do cantor e compositor, por ocasião dos 50 anos do AI-5, hoje, 13 de dezembro. "Ande em frente e não olhe pra trás. Aí eu fiquei com medo e fui andando... pensei que eles iam atirar!", diz o artista no teaser. A postagem não traz, contudo, informações sobre a direção do documentário, nem se haverão outros depoimentos. 

Comente agora

Rui Rezende lançou em S. A. de Jesus 1º livro: “Vaqueiros do Raso da Catarina”

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/12 08:43h
Rui Rezende lançou em S. A. de Jesus 1º livro: “Vaqueiros do Raso da Catarina”

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O fotógrafo amargosense Rui Rezende lançou em Santo Antônio de Jesus, na noite desta terça-feira (11/12), o livro Vaqueiros do Raso da Catarina, o qual retrata em belíssimas imagens o dia a dia dos vaqueiros. O lançamento aconteceu na Praça de Alimentação do Shopping Itaguari ao som de Guido Freitas – voz e violão, e com a presença de fãs e amigos de Rui. Todos os livros vendidos durante o evento foram autografados pelo autor. Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, Rui contou que foi até a região do Raso da Catarina, no Nordeste baiano, para fazer um livro sobre algumas unidades de conservação do estado da Bahia, mas ao chegar no local se deparou com um acampamento de 30 vaqueiros, que estavam no meio do mato caçando o gado, impressionado com o que estava vendo Rui tirou várias fotos, e ao retornar um ano depois para levar as fotografias, o mesmo propôs aos vaqueiros fazer um livro de fotos sobre a vida deles. Segundo Rui, no Raso da Catarina o gado é selvagem, fica no meio do mato, e de tempos em tempos os vaqueiros se reúnem em grupos de 25 a 35 pessoas, montam acampamento e desse acampamento eles saem para caçar o gado. Para coletar o material do livro, Rui acompanhou o dia a dia dos vaqueiros durante 4 anos, em 11 vezes que eles se encontraram para campear. O Raso da Catarina fica entre os municípios baianos de Glória, Jeremoabo, Macureré, Paulo Afonso, Santa Brígida e Canudos.

Foto: Rui Rezende

Comente agora

Lei Rouanet ofereceu mais de 3,3 bilhões de ingressos gratuitos nos últimos cinco anos

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/12 22:12h
Lei Rouanet ofereceu mais de 3,3 bilhões de ingressos gratuitos nos últimos cinco anos

Foto: Flickr/Ministério da Cultura

Apenas nos últimos cinco anos, mais de 3,3 bilhões de ingressos para espetáculos teatrais, shows, workshops, museus e exposições foram distribuídos gratuitamente por meio do incentivo fiscal previsto pela Lei Rouanet. A medida tem ajudado a democratizar o acesso à cultura em todo o País. Do total de entradas oferecidas no período, 2 bilhões foram para 1.064 shows musicais; mais de 1 bilhão para 1.828 iniciativas de artes cênicas; 52 milhões para 1.161 festivais e mostras; 107 milhões para 639 exposições de arte; 13 milhões para 502 planos anuais de museus, companhias de teatro e dança, entre outros; e 965 mil para 241 oficinas e workshops. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura (MinC). Desde que a Lei Rouanet foi criada, em 1991, mais de 50 mil projetos culturais captaram recursos por meio da iniciativa. (Foto: Flickr/Ministério da Cultura)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com