Voz


PodCast



Enquete





Blog

Cultura

Do Piauí para o mundo: baterista do Pink Floyd compartilha vídeo de inusitado cover brasileiro

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/09 00:31h
Do Piauí para o mundo: baterista do Pink Floyd compartilha vídeo de inusitado cover brasileiro

O vídeo de uma versão inusitada da música “Another Brick In The Wall”, feita por um brasileiro, acabou chegando ao conhecimento do baterista do Pink Floyd, Nick Mason, que aproveitou para compartilhá-lo em suas redes sociais. O autor do exótico cover é o piauiense José da Cruz Silva, que prefere usar o nome artístico: Gleyfy Brauly. Fã do grupo britânico, ele gravou um vídeo tocando o hit no teclado e cantando em um inglês aportuguesado. "Quando você soa tão bem assim, você nem precisa saber todas as palavras", disse Mason, em referência ao pouco domínio da língua inglesa, ao compartilhar o vídeo do piauiense. 

Veja a performance de Gleyfy Brauly:

Comente agora

OSBA apresentará Concerto da Diversidade no Teatro Castro Alves nesta quinta (21)

Cultura  Postado por Anacley Souza - 19/09 21:19h
OSBA apresentará Concerto da Diversidade no Teatro Castro Alves nesta quinta (21)

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresentará, nesta quinta-feira (19), o projeto "OSBAemCASA", intitulada como Concerto da Diversidade, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA). O espetáculo, que faz parte das comemorações dos 35 anos da OSBA, terá sessões às 18h30 e 20h30.  O concerto é regido pelo maestro Carlos Prazeres, e ainda contará com participação especial da cantora soprano Flávia Albano, como solista convidada. Entre as peças do repertório do concerto tem estão “Les Illuminations” para Soprano e Orquestra de Cordas. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e já podem ser adquiridos nas bilheterias do TCA ou no site da Ingresso Rápido.

Comente agora

Fliquinha terá contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais em Cachoeira

Cultura  Postado por Anacley Souza - 19/09 10:16h
Fliquinha terá contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais em Cachoeira

Com lugar cativo dentro da programação da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), a Fliquinha, voltada para crianças, terá contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais. O evento será entre os dias 5 e 8 de outubro, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Com curadoria de Mira Silva e Lilia Gramacho, em 2017, como em todos os outros anos, a Fliquinha vai levar a literatura nas mais diversas plataformas para as crianças, seja no cinema, no teatro e na música. Esta será a 5º edição do espaço que já faz parte da programação oficial da Flica. A Fliquinha acontece no Cine-Theatro Cachoeirano, prédio tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre os destaques da edição deste ano, a Fliquinha apresenta o show “Pé de Maravilha”, projeto musical infantil do cantor Saulo, que mistura no repertório clássicos infantis da música popular brasileira, aos cheiros e estímulos originários da floresta representada no palco por um jardim tropical. Com mais de 20 atrações, nos quatro dias de evento, a criançada pode esperar muita contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais, lançamento de livros, bate-papo com autores e muito mais. Entre as atrações estão a Orquestra Rumpilezzinho, Carolina Cunha, Antonio Moreno, Renato Moriconi, Iara Sydenstricker, Pablo Marutto e Renata Fernandes.

Serviço
​Festa Literária Internacional de Cachoeira - Flica 2017
Quando: ​5 a 8 de Outubro 
Onde: Cachoeira, Bahia

Comente agora

Designers baianos são destaques no exterior

Cultura  Postado por Anacley Souza - 18/09 21:00h
Designers baianos são destaques no exterior

Os designers baianos Dandara Almeida e Bruno Biano estão no exterior para apresentação do Salazz, um projeto educacional do estúdio de design Voulta na Espanha, França e em Portugal. Este projeto é um dos seus experimentos educacionais - Ontem, Hoje é Amanhã - com foco na difusão do design gráfico brasileiro, produzido nas décadas de 60 e 70, através do olhar, da vida e dos trabalhos desenvolvidos pelo artista gráfico e visual baiano Rogério Duarte.   m cada país será desenvolvido um talk & mesa redonda e um poster workshop, além de uma premiér especial do filme "Rogério Duarte o Tropikaolista" do diretor e cineasta Walter Lima, ainda inédito no Brasil. A abertura da apresentação do projeto foi no domingo (17) no Instituto Europeo di Design em Madrid- IED e prossegue hoje (18).  Os designers baianos Dandara Almeida e Bruno Biano seguem com a programação do Salazz para a França em Paris, na Maison du Bresil, nos dias 26 a 28 deste mês e encerrando o Sallaz nos dias 02 e 03de outubro em Porto-Portugal na cidade de Porto.  A Voulta é um estúdio de design brasileiro baseado na Bahia, com a direção de Dandara Almeida e Bruno Biano e atua no mercado desde 2009.

Comente agora

Artista usa HQ para mostrar dificuldades de ser criança no Brasil

Cultura  Postado por Willyam Reis - 17/09 14:35h
Artista usa HQ para mostrar dificuldades de ser criança no Brasil

Um bebê nasce numa pequena casa de madeira do Brasil do século 16. Ao saber que a criança nasceu, o pai entra afobado no quarto querendo saber se sua mulher finalmente deu à luz um menino, porque ele não quer mais filhas. Esse é o primeiro capítulo da história em quadrinho (HQ) A Infância do Brasil, de José Aguiar. A HQ é dividida em seis capítulos, cada um dedicado a um século desde o início da colonização do Brasil por Portugal. E, em cada capítulo, o autor mostra as dificuldades enfrentadas pelas crianças, principalmente as mais pobres e de minorias étnicas, no país, como a desigualdade de gênero, o preconceito racial, o trabalho infantil, a mortalidade infantil e a pobreza. Tudo isso usando, como pano de fundo, episódios históricos como as bandeiras paulistas, a promulgação da Lei do Ventre Livre e a consolidação das leis trabalhistas. Durante a execução do projeto, o artista contou com a consultoria e pesquisa da historiadora Claudia Regina Baukat Silveira Moreira.

Comente agora

Feira de Artesanato da Bahia será realizada neste fim de semana

Cultura  Postado por Anacley Souza - 13/09 20:35h
Feira de Artesanato da Bahia será realizada neste fim de semana

A Feira de Artesanato da Bahia será realizado entre os dias 15 e 17 de setembro (sexta a domingo), no Palacete das Artes, localizado na Graça. O evento, que será realizado mensalmente até março de 2018, funcionará das 13h às 19h (sexta-feira) e das 14h às 18h (sábado e domingo). Artesãs e artesãos vão comercializar uma diversidade de peças e tipologias do artesanato da Bahia. O evento também oferece aos visitantes uma atração musical regional. A entrada é gratuita. 

Serviço:
O quê: Feira de Artesanato da Bahia
Onde: Palacete das Artes
Endereço: Rua da Graça, nº 289 – Graça
Quando: 15 a 17/09 (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: sexta das 13h às 19h; sábado e domingo das 14 às 18h
Entrada Gratuita

Comente agora

Exposição com obras de Presciliano Silva, Alberto Valença e Mendonça Filho será inaugurada nesta quinta

Cultura  Postado por Anacley Souza - 13/09 20:07h
Exposição com obras de Presciliano Silva, Alberto Valença e Mendonça Filho será inaugurada nesta quinta

A Santa Casa da Bahia realizará para convidados, nesta quinta-feira (14), a abertura da exposição Grandes Mestres Baianos, no Museu da Misericórdia, a partir das 18h30. A mostra apresentará telas dos pintores Presciliano Silva, Alberto Valença e Mendonça Filho, considerados três dos principais representantes da Escola Baiana de Pintura na primeira metade do século XX.  Muitos desses quadros, desconhecidos do grande público, poderão ser visitados pela público geral a partir da sexta-feira (15). A mostra, que segue em cartaz até 15 de outubro, também integra a programação da 11º Primavera dos Museus, realizada de 18 a 24 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).  Ao todo, são 23 telas na exposição, que tem a curadoria de Aníbal Gondim e Simone Trindade. Os três pintores são baianos e expoentes representantes da arte moderna marcada pelo estilo impressionista.

Comente agora

O Grupo de Teatro La Barraca abre inscrições gratuitas, no período de 05 a 12 de setembro,

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 11/09 16:00h
O Grupo de Teatro La Barraca abre inscrições gratuitas, no período de 05 a 12 de setembro,

O Grupo de Teatro La Barraca abre inscrições gratuitas, no período de 05 a 12 de setembro, para a 1ª Oficina Teatro La Barraca, que será realizada na cidade de Santo Antônio de Jesus, com carga horária de 15h. Serão ao todo 20 vagas. Os interessados poderão se inscrever através do link disponível na página do La Barraca, no Facebook ou  AQUI!

Comente agora

Bienal do Livro recebe 680 mil visitantes, e a maioria é de jovens

Cultura  Postado por Anacley Souza - 11/09 07:53h
Bienal do Livro recebe 680 mil visitantes, e a maioria é de jovens

A 18ª Bienal Internacional do Livro superou as expectativas de público e recebeu ao menos 680 mil visitantes desde 31 de agosto. O número, divulgado hoje (10) pelos organizadores do evento, ainda pode crescer, já que o balanço foi preparado antes das 17h e a Bienal funciona até as 22h deste domingo.  A expectativa inicial dos organizadores era de que 600 mil pessoas fossem ao Riocentro participar da Bienal, que ampliou em 30% sua programação cultural.  Um dos destaques do crescimento foi o público de 15 a 19 anos, cuja participação aumentou de 18% para 33% do total de visitantes. Em 10 anos, a participação dessa faixa etária aumentou três vezes, já que a Bienal de 2007 teve apenas 11% de público nesse grupo.  A vice-presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Mariana Zahar, disse que a Bienal deste ano ocorre em um momento em que o mercado literário começa a dar sinais de recuperação.

Comente agora

Museu aberto é inaugurado com exposição fotográfica em Serra Grande

Cultura  Postado por Anacley Souza - 10/09 15:12h
Museu aberto é inaugurado com exposição fotográfica em Serra Grande

um museu a céu aberto foi inaugurado em Serra Grande, distrito litorâneo de Uruçuca, que fica na região sul da Bahia. Entre as atividades culturais do espaço está uma exposição fotográfica.  A mostra intitulada "Minha Essência" inaugura o museu e foi uma ideia da técnica agrícola Renata Damasceno. Ela disse que a motivação surgiu ao ver que a maioria dos registros feitos de Serra Grande não ficam na região.  “Serra Grande precisa voltar à sua essência, voltar às suas origens, não ter medo do que foi. Deixar aquilo para que tantos netos, parentes ou visitantes, moradores novos ou os antigos permaneçam com aquela ligação do que foi feito, e não se perca, né”, destaca Renata.  Ela contou com a ajuda da gestora da Área de Proteção Ambiental Itacaré-Serra Grande, Érica Campos, do organizador do Sarau Cultural da localidade, Breno Pessoa, e da autora do programa Design Dialógico, Márcia Ganem. Os três se juntaram para diversos trabalhos que reforçam a identidade cultural de Serra Grande.  A exposição fotográfica, que foi aberta no sábado (9), faz parte de um trabalho maior de resgate cultural. Um desfile de moda intitulado "Povos da Floresta", com vestuários produzidos por artesãs de Serra Grande, e o lançamento de uma revista digital que trata de educação ambiental, arte e cultura, também fizeram parte do evento. (G1 Bahia)

Comente agora

Cartas originais de D. Pedro II são doadas ao Brasil

Cultura  Postado por Anacley Souza - 07/09 08:17h
Cartas originais de D. Pedro II são doadas ao Brasil

Cinco cartas originais escritas por D. Pedro II foram entregues ao Museu Imperial em Petrópolis (RJ). Os documentos do imperador foram doados ao presidente da República, Michel Temer, pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.  Quatro cartas são de gabinete e foram remetidas ao conde de Trapani e aos cardeais Patrizi Befondi e Bilio. A última correspondência era endereçada ao poeta francês Sully Prudhome, membro da Academia Francesa da qual D. Pedro II fazia parte.  As correspondências farão parte de uma exposição, ainda sem data marcada, e integrarão o acervo do museu, que já conta com 250 mil documentos. Depois, as cartas ficarão disponíveis para consulta. (Agência Brasil)

Comente agora

Osba celebra 35 anos e retoma série de grandes concertos no TCA

Cultura  Postado por Anacley Souza - 06/09 21:11h
Osba celebra 35 anos e retoma série de grandes concertos no TCA

Neste mês, em que celebra seus 35 anos de existência, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) abre oficialmente a temporada de grandes concertos no próximo dia 14, às 20h, na Sala Principal do TCA, com a retomada da Série Jorge Amado. O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres e a participação do tenor Paulo Mandarino, como solista convidado, e do Coral Ecumênico da Bahia, com 40 vozes, sob coordenação do maestro Ângelo Rafael. Os ingressos, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), começam a ser vendidos nesta quarta-feira (6).  No repertório a ‘Sinfonia Fausto’, obra-prima do compositor húngaro Franz Liszt (1811-1886), escrita em 1857 e inspirada na tragédia em versos do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). A obra narra a jornada de um homem amargurado que ‘vende’ sua alma ao diabo em troca da juventude eterna. A Sinfonia de Liszt é dividida em três movimentos construídos como “retratos psicológicos” dos personagens deste clássico da literatura alemã, começando por Fausto, torturado e dramático; seguido da sua amada Gretchen e, por fim, de Mefistófeles, representação do demônio, que não tem motivos musicais próprios, sendo caracterizado por deformações dos motivos de Fausto.

Comente agora

Festival CachoeiraDoc inicia nesta terça; programação é gratuita

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 04/09 21:54h
Festival CachoeiraDoc inicia nesta terça; programação é gratuita

A oitava edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, um dos eventos mais importantes de documentário do país, acontece a partir desta terça-feira (5) até o dia 10 de setembro, em Cachoeira, no Cine Theatro Cachoeirano e no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB). O festival também terá uma programação musical, com as atrações Àttøøxxá, Funfun Dúdú, Samba de Chula de São Braz, entre outras. O evento é gratuito e aberto ao público. A abertura oficial do festival nesta terça, conta com a estreia mundial do documentário “Quilombo Rio dos Macacos”, do cineasta baiano Josias Pires. A exibição acontece às 19h30, no Cine Theatro Cachoeirano. No total, serão exibidos 65 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens.

Comente agora

MinC indica filme sobre Lava-Jato e outros 22 ao Oscar

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/09 13:17h
MinC indica filme sobre Lava-Jato e outros 22 ao Oscar

Títulos premiados, biografias e obras inspiradas em histórias reais. O Ministério da Cultura (MinC) divulgou na última sexta-feira os filmes indicados para ser o representante brasileiro no prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira na 90ª edição do Oscar, que acontece em março de 2018. São 23 obras selecionadas – sete a mais do que no ano passado.

Comente agora

Cameratas da Orquestra Sinfônica tocam em 3 cidades na Bahia

Cultura  Postado por Anacley Souza - 31/08 18:26h
Cameratas da Orquestra Sinfônica tocam em 3 cidades na Bahia

O projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) promove em setembro apresentações em Salvador, Lauro de Freitas e Dias d´Ávila.  Entre os destaques deste mês, o sexteto Opus Lumen abre a programação com uma apresentação na Escola Municipal do Bosque, em Dias d'Ávila, nesta sexta-feira, 1 de setembro, às 10h.  No dia 5 de setembro, terça-feira, às 16h30, apresenta-se o grupo Quadro Solar no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, em mais uma edição do projeto “Terças Musicais”.  Todas as apresentações das Cameratas da OSBA são gratuitas.  O projeto “Café com as Cameratas” retorna com nova temporada em setembro nas manhãs de quarta-feira, às 8h30, no Foyer do Teatro Castro Alves.  A OSBA segue promovendo ensaios abertos interativos, acompanhados de café, chá, brincadeiras, histórias, curiosidades, para estreitar ainda mais a relação das Cameratas com o público que circula no entorno do Complexo TCA.  Estão garantidas quatro edições em setembro nas seguintes datas: 6/9, com a Opus Lumen; 13/9, com a Bahia Cordas; 20/9, com a Quadro Solar; 27/9, com a Quarteto Novo.  A entrada é gratuita.

Comente agora

Prefeitura de S. A. de Jesus disponibiliza orientações para interessados no Edital Novembro Negro

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 29/08 14:43h
Prefeitura de S. A. de Jesus disponibiliza orientações para interessados no Edital Novembro Negro

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, está disponibilizando de forma gratuita até a próxima segunda-feira (4), orientações para interessados no Edital Novembro Negro 2017, ofertado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI). O projeto destinará R$ 500 mil para iniciativas que valorizem os ideais de luta, liberdade e emancipação, fortalecendo o calendário de atividades do Novembro Negro, o mês da consciência negra. A previsão é apoiar até 15 projetos em todo o estado, que tenham como público-alvo a população negra baiana, assim como os povos e comunidades tradicionais, dentre outras características detalhadas no edital. As modalidades variam entre oficinas e seminários, em propostas de até R$ 30 mil, cada, bem como cursos de capacitação e formação de jovens comunicadores populares, estas duas últimas com valor de até R$ 40 mil. A ação faz parte do calendário de 10 anos de implantação da SEPROMI e integra as estratégias da Década Internacional Afrodescendente na Bahia. Podem participar organizações que tenham sede e funcionamento na Bahia, com existência há mais de dois anos e que desenvolvam ações voltadas à promoção da igualdade racial.

Comente agora

Veneza inaugura exposição de obras de Pablo Picasso

Cultura  Postado por Anacley Souza - 28/08 12:59h
Veneza inaugura exposição de obras de Pablo Picasso

O  Museu Peggy Guggenheim, em Veneza, inaugurou no último fim de semana uma exposição de obras do pintor espanhol Pablo Picasso. A mostra ficará em cartaz até o dia 7 de janeiro de 2018.  A exposição "Picasso - Sulla Spiaggia" ("Picasso - Na Praia", em tradução livre) reúne esculturas e diversas obras do artista, principalmente quadros e desenhos feitos por Picasso entre fevereiro e dezembro de 1937.  O curador Luca Massimo Barbero afirmou que o objetivo da mostra é evidenciar a ligação de Picasso com o Mar Mediterrâneo. A região teve um papel importante na carreira do pintor, pois Picasso viveu na França e se relacionou com outros artistas do local. Além disso, o mar foi um ponto de referência para diversas obras do espanhol.  A exposição contou com a colaboração do Museu Picasso, de Paris, e gira em torno de uma das mais famosas pinturas do artista, "La Baignade". (ANSA)

Comente agora

Recôncavo: quatro monumentos antigos serão restaurados

Cultura  Postado por Anacley Souza - 28/08 07:12h
Recôncavo: quatro monumentos antigos serão restaurados

Quatro monumentos antigos do Recôncavo baiano terão as obras de restauração iniciadas nas próximas semanas, em um investimento de aproximadamente R$ 13,5 milhões. Nos últimos dias, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a licitação e assinou contrato com as empresas vencedoras da concorrência para revitalizar dois bens tombados em Itaparica e outros dois em Santo Amaro da Purificação. O mais antigo deles está na cidade da Ilha: a Igreja de São Lourenço, construída em 1610, alvo de um dos maiores roubos de arte sacra da Bahia em 2010, quando foram levadas 34 peças, todas elas raras. Em Itaparica, será ainda restaurada a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, concluída em 1742.
 
Roda da história
Em Santo Amaro, a lista do Iphan inclui a imponente Casa de Câmara e Cadeira, inaugurada em 1769 e situada na cabeceira da Praça da Purificação. Além do belo prédio em estilo colonial, com sua longa torre sineira, o monumento possui um rico acervo,  com retratos a óleo de Dom Pedro I e Dom Pedro II. Na cidade, a Igreja do Amparo, do século XIX, também passará por restauração. (Coluna Satélite)

Comente agora

Médico e fotógrafo Antônio Carlos Santana inaugura Galeria Foto e Arte no Shopping Itaguari; veja!

Cultura  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/08 07:15h
Médico e fotógrafo Antônio Carlos Santana inaugura  Galeria Foto e Arte no Shopping Itaguari; veja!

Além de ser um bom profissional na área de saúde, o cirurgião médico Dr. Antônio Carlos Santana nunca escondeu sua paixão pela arte de fotografar, paisagens, lugares.... O fotógrafo viajou para alguns países onde registrou belas paisagens. Na quarta-feira (16), Antônio Carlos inaugurou no 1º Piso do Shopping Itaguari em Santo Antônio de Jesus, uma Galeria onde estão expostas suas artes. Faça uma visita e comprove o excelente trabalho do fotógrafo Antônio Carlos, são belíssimos quadros com fotografias encantadoras. Que tal dar um UP no seu ambiente? Os quadros são uma ótima opção e valem super a pena!

Veja mais fotos abaixo:

Comente agora

Pelourinho vai ganhar Casa do Carnaval, com memorial da festa

Cultura  Postado por Anacley Souza - 21/08 20:56h
Pelourinho vai ganhar Casa do Carnaval, com memorial da festa

Salvador vai ter Carnaval o ano todo. Pelo menos essa é a ideia da Casa do Carnaval, que deve ser instalada na Casa do Frontispício, na Praça da Sé. O imóvel está sendo restaurado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e será cedido à prefeitura para implantação do projeto. O equipamento faz parte das ações do quarto eixo do Salvador 360, o do Centro Histórico, lançado nesta segunda-feira (21), no Fera Palace Hotel. Segundo o secretário municipal de Turismo (Secult), Claudio Tinoco, o projeto final da Casa ainda está em fase de discussão, mas a ideia é que ele funcione como um espaço de memória.  O local vai ser um equipamento promocional da festa. “Não é um museu, mas será uma referência histórica, de memória da festa. É um equipamento que poderá servir de tudo que o Carnaval representa de maneira permanente. Desde o conteúdo do Carnaval até produção, planejamento e evolução do evento em si”, completa.  A Casa do Carnaval vai abrigar também um café bar, para receber eventos, encontros e seminários sobre o Carnaval, segundo Tinoco.  Além da Casa do Frontispício, esse eixo do Salvador 360 também garante a requalificação de outros equipamentos da região, como o Terreiro de Jesus, Praça Deodoro da Fonseca (Praça da Mãozinha) e Praça da Inglaterra. “A gente escolheu os logadouros públicos mais significativos desse espaço. A prefeitura não possui espaços internos como o Estado e o Ipac possuem, como as praças do Pelourinho. Nós elegemos logradouros públicos mais significativos, que têm uma presença forte de público e ocupação”, explica o secretário. 

Comente agora

Biblioteca Municipal realiza Primeira Feira de Livros em S. A. de Jesus

Cultura  Postado por Anacley Souza - 21/08 18:50h
Biblioteca Municipal realiza Primeira Feira de Livros em S. A. de Jesus

Vem aí a I Feira de Livros de Santo Antônio de Jesus. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e tem o objetivo de incentivar a troca de livros usados e fomentar o conhecimento através da leitura. Para isso, a Secretaria já está recebendo doações de livros usados e em bom estado de conservação para que estes sejam trocados no evento. As doações poderão ser feitas na Biblioteca Municipal, de segunda à sexta das 8 às 17 horas. O evento será realizado no feriado de 07 de setembro, a partir das 10h, em frente ao Centro Cultural.

Comente agora

Festa fortalece cultura e preservação do licuri em Caém

Cultura  Postado por Anacley Souza - 21/08 08:16h
Festa fortalece cultura e preservação do licuri em Caém

Responsável pela geração de renda de milhares de agricultores familiares do semiárido baiano, o licuri é a estrela da 10ª edição da Festa do Licuri, que teve início no sábado (19), na comunidade Quilombola de Várzea Queimada, no município de Caém, no Território de Identidade Piemonte da Diamantina. Com muita festa, música e animação, produtores de licurizeiros da região estão reunidos, até este domingo (20), para promover o fruto que é considerado o ‘Ouro do Sertão’.  A 10ª edição da Festa do Licuri atiça os sentidos. Por toda a parte é possível ver pés de licurizeiros que enfeitam o local naturalmente. O aroma natural exala por todos os cantos e o sabor aguçado do fruto é degustado nas mais inusitadas receitas.

Comente agora

Ipac assina Termo de Cooperação com Irmandade da Boa Morte

Cultura  Postado por Anacley Souza - 16/08 08:56h
Ipac assina Termo de Cooperação com Irmandade da Boa Morte

Após o governo estadual liberar o patrocínio de R$ 84 mil para a realização da Festa da Boa Morte, este ano em Cachoeira, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) firmou um convênio com a Irmandade da Boa Morte. A assinatura do Termo de Cooperação aconteceu nesta terça-feira (15), na Igreja Matriz de Cachoeira, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. Conforme havia se comprometido em reunião anterior, através do convênio, o Ipac realizará ações e seminário de educação patrimonial; nova expografia no Memorial da Irmandade;publicação de livros e implantação de políticas para a preservação da festa. “Temos que buscar a salvaguarda do Bem Cultural, sua permanência para as futuras gerações e a autossustentabilidade da Irmandade”, comentou o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. A Festa da Boa Morte tornou-se Patrimônio Imaterial da Bahia em 2010. 

Comente agora

Governo lança Concha Negra: “reafirma a identidade cultural da Bahia”

Cultura  Postado por Anacley Souza - 16/08 07:05h
Governo lança Concha Negra: “reafirma a identidade cultural da Bahia”

Palco maior da cultura da Bahia, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) passa a ser a casa também de toda a riqueza dos blocos afro a partir de setembro. O projeto ‘Concha Negra’ foi lançado pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (15), em evento realizado na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Seis entidades foram convidadas a compor a programação, que segue até o mês de fevereiro. “Estamos garantindo a presença da estética negra, a musicalidade e a dança nesse equipamento que completa agora um ano de reinaugurado. É um espaço onde cabem todos: o artista renomado que atrai um grande público e os grupos que carregam nossa história. Esse projeto ajuda a reafirmar a identidade cultural da Bahia.

Comente agora

Festa da Boa Morte fortalece turismo em Cachoeira

Cultura  Postado por Anacley Souza - 15/08 07:29h
Festa da Boa Morte fortalece turismo em Cachoeira

A programação da Festa da Boa Morte, que acontece em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, tem seu ponto alto nesta terça-feira (15), quando se comemora a Assunção de Nossa Senhora.  Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a celebração da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte destaca-se como uma das mais importantes do calendário religioso do Estado, o que garante intenso fluxo turístico para o município, a 110 quilômetros de Salvador.  Os festejos da Boa Morte atraem muitos olhares porque contam a história de mulheres negras que conquistaram espaço na sociedade e decidiram se unir para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos no modelo escravagista.

Comente agora

Programação da Flipelô termina hoje

Cultura  Postado por Anacley Souza - 13/08 09:55h
Programação da Flipelô termina hoje

Palco da cultura brasileira e Patrimônio da Humanidade, o Centro Histórico de Salvador recebe baianos e turistas para participar da Primeira Festa Literária do Pelourinho, a Flipelô, que teve abertura ma noite de quarta-feira (9), com a apresentação da cantora Maria Bethânia na Igreja de São Francisco, e segue até hoje (13).   Para a diretora da Fundação Cultural do Estado (Funceb), a feira literária representa um passo adiante para a cultura da Bahia. “Essa é uma festa muito importante para a cultura do estado, estamos vivendo um momento de muitas festas literárias e valorização de nossa cultura. Temos a Flica em Cachoeira, a Fligê em Mucugê e agora aqui em Salvador com esse evento maravilhoso que o Governo do Estado abraçou de todas as maneiras. O Pelourinho, que é sempre palco de festas importantes, agora também recebe essa festa da literatura. Ainda mais celebrando o nosso grande Jorge Amado”, afirma.   Com programação gratuita e aberta ao público, a iniciativa é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, com suporte do Serviço Social do Comércio (Sesc) e apoio financeiro do Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), A expectativa é que durante os cinco dias de evento cerca de 30 mil pessoas visitem as mais de 60 atividades que serão oferecidas gratuitamente e abertas ao público, entre saraus, debates, apresentações musicais e oficinas literárias e outras atividades.

Comente agora

Palestra da escritora Conceição Evaristo causa comoção e inspiração na Flipelô

Cultura  Postado por Anacley Souza - 12/08 10:24h
Palestra da escritora Conceição Evaristo causa comoção e inspiração na Flipelô

No segundo dia de atividades abertas para o público, um dos casarões do Centro Histórico de Salvador pareceu pequeno para a plateia que assistiu, na noite dessa sexta-feira (11), à palestra da escritora mineira Conceição Evaristo, uma das principais convidadas para a primeira edição da Festa Literária Internacional de Salvador, a Flipelô.  Segundo matéria da repórter Sayonara Moreno, correspondente da Agência Brasil, em pouco mais de uma hora, a autora falou sobre gratidão, reconhecimento, resistência, negritude, racismo e militância, sem deixar de lado a arte que a consagrou como uma figura premiada e reconhecida internacionalmente: a literatura. Aos 71 anos, Conceição Evaristo, reconhece que seus esforços foram válidos para que chegasse onde chegou. No entanto, fez questão de agradecer aos presentes e às mulheres negras em geral, por a terem lido e levado suas obras a espaços sociais, como coletivos de militância, escolas, universidades e livrarias.  “Eu tenho certeza absoluta de que quem me trouxe aqui foram vocês. Se hoje sou publicada por outras editoras, sei que as editoras negras que apostaram e confiaram em mim, antes.

Comente agora

Após denúncias, governo fecha patrocínio de R$ 84 mil para Festa da Boa Morte 2017

Cultura  Postado por Anacley Souza - 11/08 11:13h
Após denúncias, governo fecha patrocínio de R$ 84 mil para Festa da Boa Morte 2017

Saiu no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (11), a publicação do contrato de patrocínio no valor de R$ 84 mil para a realização da edição 2017 da Festa da Boa Morte, que acontece entre 13 e 17 de agosto, no município de Cachoeira. O apoio financeiro foi firmado pelo secretário de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Junior, após denúncias de que a tradicional festa, tombada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, poderia não ter continuidade, por atrasos no pagamento da edição 2016 e falta de patrocínio para este ano.  Em meados de julho, o organizador da festividade, Valmir Pereira, e o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira, se reuniram para acertar o apoio do governo da Bahia ao evento. Na ocasião, o Ipac se comprometeu a auxiliar na regularização da documentação da Irmandade da Boa Morte e em ajudar o evento a tornar-se autossustentável. Ficou acertado também que a Bahiatursa, responsável pelo patrocínio em 2016, quitaria a dívida de R$ 70 mil.

Comente agora

Flipelô deve atrair 30 mil pessoas durante os cinco dias de programação

Cultura  Postado por Anacley Souza - 11/08 07:28h
Flipelô deve atrair 30 mil pessoas durante os cinco dias de programação

O Governo do Estado e a Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) esperam receber cerca de 30 mil pessoas durante os cinco dias de programação da primeira edição da Festa Literária do Pelourinho, a Flipelô, que foi aberta na última quarta-feira (9) com uma apresentação da cantora Maria Bethânia e segue até o domingo (13).  Com programação gratuita e aberta ao público, a iniciativa é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, com suporte do Serviço Social do Comércio (Sesc) e apoio financeiro do Governo do Estado, através da Bahiatursa. Serão mais de 60 atividades oferecidas, entre saraus, debates, apresentações musicais, oficinas literárias e outras programações.  “Essa é uma festa muito importante para a cultura do estado, estamos vivendo um momento de muitas festas literárias e valorização de nossa cultura.

Comente agora

Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus reúne itens que lembram o escritor

Cultura  Postado por Anacley Souza - 10/08 21:49h
Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus reúne itens  que lembram o escritor

A casa onde o escritor Jorge Amado morou com a família em Ilhéus, no sul da Bahia, se tornou atração turística na cidade. Turistas, fãs e estudantes de todo o país vão até a casa do autor, que completaria 105 anos nesta quinta (10), para conhecer mais sobre ele. No local estão preservados móveis, fotografias, roupas e itens diversos sobre o autor.  Quem entra na casa de Jorge Amado, onde morou até os 18 anos, encontra muita riqueza de detalhes. A arquitetura da casa construída na década de 20 do século passado ainda está preservada. O teto com pintura italiana é todo revestido com madeira de jacarandá e o lustre é da década de 60. Na mesma sala estão em exposição as obras do escritor que foram publicadas em várias línguas, entre elas a versão francesa do livro "O País do Carnaval", de 1931, que foi o primeiro que Jorge escreveu enquanto ainda vivia em Ilhéus. Nesta semana do aniversário do escritor, a casa disponibilizou também a exposição "Candarces", que mostra peças da moda africana, estilo de roupa que o escritor gostava de usar. Além disso, em vários ambientes da casa, há muitos objetos pessoais dele e móveis daquela época que ainda estão intactos.   No local, uma escada em estilo colonial leva o visistante para outros espaços cheios de lembranças, entre eles o quarto de João Amado de Faria e Eulália Leal, pais do escritor. O quarto hoje é uma sala de projeção, onde se pode conhecer mais sobre a história de Jorge Amado através da exibição de vídeos.

Comente agora

Filme de Recôncavo baiano é selecionado para o Festival de Brasília

Cultura  Postado por Anacley Souza - 09/08 19:55h
Filme de Recôncavo baiano é selecionado para o Festival de Brasília

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é talvez hoje o mais importante e prestigioso evento cinematográfico do país. A lista de selecionados acabou de ser divulgada e há dois filmes baianos em competição: o longa-metragem "Café com Canela", de Glenda Nicácio e Ary Rosa, e o curta "Mamata", de Marcus Curvelo.  "Café com Canela" é produzido pela Rosza Filmes Produções, empresa sediada na cidade de São Félix, próximo a Cachoeira. Os diretores do filme e donos da produtora passaram pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e sediaram lá sua empresa. "Café com Canela" é o primeiro longa que eles realizaram.   “É uma felicidade estar no festival, junto com cineastas que a gente admira tanto. Ficar entre os nove é surpreendente, mas estamos muito animados até por ser uma edição muito importante do festival, a 50ª”, comemora o diretor Ary Rosa.  Segundo ele, "Café com Canela" é uma história de cotidiano, traçada a partir do reencontro entre duas mulheres, Margarida e Violeta. O filme pretende mostrar a cara do recôncavo baiano, explorando as regiões de Cachoeira, São Félix e Muritiba. “É um ponto muito chave e caro para gente o respeito e o entendimento desse lugar. E o Festival Brasília é uma janela linda para mostrar isso”, arremata o diretor.  

Comente agora

Novembro Negro: Edital recebe inscrições até 4 de setembro

Cultura  Postado por Anacley Souza - 08/08 11:57h
Novembro Negro: Edital recebe inscrições até 4 de setembro

O período de inscrições para o edital Novembro Negro 2017 já está aberto, com prazo final para o envio de propostas até 4 de setembro. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), destinará R$ 500 mil ao todo a projetos que valorizem os ideais de luta, liberdade e emancipação. A previsão é de apoiar até 15 projetos que tenham como público-alvo a população negra baiana, bem como povos e comunidades tradicionais. Na modalidade de oficinas e seminários, a proposta receberá R$ 30 mil; para cursos de capacitação e formação de jovens comunicadores populares, serão concedidos R$ 40 mil. A ação integra o calendário dos 10 anos de implantação da Sepromi e faz parte das estratégias da Década Internacional Afrodescendente na Bahia.

Comente agora

Brasil e México assinam acordo para proteger propriedade da cachaça e da tequila

Cultura  Postado por Anacley Souza - 07/08 18:11h
Brasil e México assinam acordo para proteger propriedade da cachaça e da tequila

Ligadas diretamente às culturas do Brasil e do México, a cachaça e a tequila agora terão proteção plena de propriedade e qualidade na comercialização nos dois países. Acordo assinado nessa sexta-feira (4) pelo presidente Michel Temer reconhece as duas bebidas como indicações geográficas e produtos distintivos dos dois países.  O acordo estabelece que toda bebida vendida no Brasil com o nome de tequila será de fabricação mexicana, assim como toda cachaça vendida no mercado mexicano deverá ter sido fabricada no Brasil.  Desde 2015, Brasil e México fazem tratativas sobre a proteção recíproca da cachaça e da tequila na relação bilateral. Com a assinatura do acordo, a qualidade e a procedência das bebidas nos dois países serão atestadas conforme procedimentos tradicionais e passarão a ser controlados e supervisionados pelas autoridades competentes de cada país.  “O acordo ratifica a tradição dos dois países na produção das iguarias e o valor simbólico para a cultura local, uma vez que chancela o interesse comum em salvaguardar a preservação da integridade e a originalidade das duas bebidas nacionais”, diz trecho da exposição de motivos do acordo. (Acorda Cidade)

Comente agora

Flipelô quer colocar Salvador no calendário internacional de eventos

Cultura  Postado por Anacley Souza - 07/08 06:39h
Flipelô quer colocar Salvador no calendário internacional de eventos

Salvador recebe a primeira Festa Literária do Pelourinho, a Flipelô, a partir da próxima quarta-feira (9). O evento vai colocar a capital baiana no cenário internacional de eventos literários com a participação de autores nacionais e de outros países, pesquisadores, críticos, estudantes e apaixonados pelo mundo da literatura. A programação é gratuita e conta com mais de 50 atividades que vão ocupar museus, teatros e diversos espaços do Centro Histórico com saraus, debates, oficinas literárias e outras atividades que atendem aos públicos adulto e infanto-juvenil.  O escritor baiano Douglas de Almeida será uma das atrações da Flipelô. Nascido em Itabuna, no Sul do estado, o autor tem poemas publicados em revistas, livros e antologias. Foi editor da revista “Sem Perfil” e organizador da mostra “La nueva generación de la poesía brasileña”, em Buenos Aires. Para ele a literatura do estado ganha energia e um novo fôlego com a festa literária.  “Sem dúvida, vai ser algo fantástico. Salvador é uma cidade turística, com uma cultura imensa em todos os sentidos, mas no Pelourinho a música e a dança tem uma força maior. Esse evento vai dar mais força para que a população baiana, jovens e adultos, e turistas conheçam mais sobre nossos escritores e nossa literatura, que é tão forte quanto a musica e a dança”, afirma Douglas.

Homenagem – O projeto celebra os 30 anos da Fundação Casa de Jorge Amado com um a grande homenagem ao escritor baiano, que acontecerá em momentos como a Leitura Dramática da Obra Pastores da Noite, no dia 12 de agosto, às 11h, no Café Teatro Zélia Gattai, bem como na exibição de filmes como Quincas Berro D’Água na Sala de Arte Cine XIV. A programação completa pode ser conferida no site da Flipelô.

Comente agora

Livro infantil produzido por ONG aborda microcefalia de forma lúdica

Cultura  Postado por Anacley Souza - 04/08 21:12h
Livro infantil produzido por ONG aborda microcefalia de forma lúdica

Com o objetivo de abordar a microcefalia de forma lúdica e sensível, será lançado na próxima terça-feira (8) o livro "Convivendo com as Diferenças: Uma Menina Chamada Nina". A publicação será apresentada durante a Feira de Soluções para a Saúde – Zika, no Senai Cimatec, em Piatã. A obra é uma produção independente da ONG Abraço a Microcefalia, patrocinada pela Brazil Foundation. De acordo com a ONG, o livro deve ser distribuído gratuitamente em escolas. No entanto, no dia do lançamento, será possível adquiri-lo por R$ 10. O valor será revertido em ações da organização.

Comente agora

Bom Jesus da Lapa: Romaria será decretada como Patrimônio Imaterial da Bahia

Cultura  Postado por Anacley Souza - 04/08 18:25h
Bom Jesus da Lapa: Romaria será decretada como Patrimônio Imaterial da Bahia

Evento que reúne milhares de turistas em Bom Jesus da Lapa durante os meses de agosto e setembro, a Romaria será decretada como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo governador Rui Costa no tradicional dia dos festejos. A prefeitura se manifestou sobre o decreto, ressaltando que tem trabalhado juntamente com as secretarias municipais para realizar a festa, que é o maior evento religioso do estado. "É a maior fonte de riqueza do município e, além disso, gera emprego e estabilidade a comerciantes e empresários de ramos como hotelaria e alimentação. A estrutura feita através de vários setores mostra a representação clara de uma gestão séria e competente que a cidade tem tido nos últimos anos", declararam em nota. Os turistas que participarem da edição de 2017 contarão com ações socioeducativas em prol do combate a violação de direitos de crianças, adolescentes, idosos e deficientes; Guarda Municipal reforçada para organização do trânsito e segurança; Delegacia móvel das polícias Militar e Civil, com objetivo de atender um número maior de ocorrência; Além de guias treinados pela Secretaria de Turismo para atendimento ao público. O tradicional cronograma religioso acontecerá no Santuário de Bom Jesus ao longo da semana e, durante a noite a cidade conta com uma programação de shows na Praça Marechal Deodoro.

Comente agora

Salvaguarda de terreiros será discutida em Maragojipe nesta sexta-feira

Cultura  Postado por Anacley Souza - 03/08 20:50h
Salvaguarda de terreiros será discutida em Maragojipe nesta sexta-feira

O Terreiro Ilê Axé Alabaxé, em Maragojipe, no Recôncavo baiano, vai sediar às 11h desta sexta-feira (4), uma discussão sobre a Salvaguarda de Terreiros de Candomblé no município, com a participação de equipe de especialistas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que coordena a política de proteção aos bens culturais baianos materiais ou imateriais.  “O Ipac é referência no Brasil por ter sido o primeiro ente público do País a propor uma proteção diferenciada para terreiros de candomblé com a criação do Registro Especial”, afirma o diretor geral do instituto, João Carlos de Oliveira, que também estará no encontro.  O dirigente estadual destaca que a ação foi inédita e busca contemplar as celebrações, eventos, saberes, modos de fazer, expressões lúdicas e turísticas. “Isso inclui também os espaços destinados às práticas coletivas, como os terreiros de candomblé”. Ele enfatiza que, ao receber tombamento ou registro, o bem cultural tem prioridade nas linhas de apoio financeiro, sejam elas municipais, estaduais, federais ou até internacionais.  No turno da tarde, a partir das 14h, o Ipac fará audiência pública na Fundação Vovó do Mangue, localizada na Praça Conselheiro Rebouças, para discutir e atender demandas do município. Segundo uma das organizadoras do evento, Rutiléia Campos, um dos temas da audiência será a cultura e o turismo como vetores de desenvolvimento. “Também faremos o pedido de estudos que podem subsidiar a patrimonialização da Festa de São Bartolomeu”.

Comente agora

Número de visitantes no Mercado Modelo de Salvador dobra este ano

Cultura  Postado por Willyam Reis - 03/08 16:47h
Número de visitantes no Mercado Modelo de Salvador dobra este ano

O tradicional ponto turístico de Salvador - Mercado Modelo - registrou o dobro de visitantes, este ano, em relação ao ano passado. Segundo a prefeitura da capital baiana, atualmente o espaço recebe cerca de 300 visitantes por dia, com uma média de 8 mil turistas por mês. Desde o início de 2016, a gestão do Mercado Modelo está sob a responsabilidade do executivo municipal, por meio da Secretaria de Ordem Pública, que fez intervenções na estrutura, sobretudo na correção de problemas de eletricidade e infiltrações. Localizado no bairro do Comércio, região antiga de Salvador, o Mercado Modelo faz parte de uma das regiões tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é um dos pontos onde, atualmente, turistas e moradores compram artesanatos, incluindo lembranças de viagem à Bahia, disponíveis nos 263 boxes de comerciantes. Além disso, o espaço oferece opções de lazer, cultura e culinária. 

Comente agora

Azulejos portugueses de 207 anos serão restaurados em Salvador

Cultura  Postado por Anacley Souza - 31/07 18:48h
Azulejos portugueses de 207 anos serão restaurados em Salvador

Um dos monumentos artístico e arquitetônico mais importantes do Brasil, o Convento de São Francisco, originário de 1587 e localizado no Centro Histórico de Salvador, vai receber ação emergencial do Governo do Estado, via o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura (Secult). Até o final de agosto será iniciada intervenção preventiva no conjunto de painéis de azulejos portugueses do século 18 da Ordem 3ª de São Francisco.  O conjunto arquitetônico, incluindo bens móveis e artísticos, é de propriedade dessa congregação católica e tombado como Patrimônio do Brasil desde 1939 sob responsabilidade do governo federal, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).  “Mesmo não tendo responsabilidade legal direta para com monumento, o diretor do Ipac, João Carlos, teve a sensibilidade de nos visitar e oferecer ajuda. Este é um tesouro secular que estava se perdendo”, afirma o diretor executivo da Ordem terceira de São Francisco, Jayme Baleeiro Neto. O investimento emergencial do Ipac será de R$ 10 mil com recursos próprios e servirá como conservação inicial, necessitando depois que a Igreja ou o Iphan façam a restauração completa.  “Trata-se de um Bem Cultural Nacional de valor inestimável de azulejos feitos em Portugal durante o reinado de D. João V, entre 1730 e 1750. A área de intervenção cobre 85 metros quadrados”, explica o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. Na última quinta-feira (27), a equipe do instituto realizou vistoria aos azulejos.

Comente agora

Bom Jesus da Lapa atrai romeiros de todo o país; programação vai até domingo

Cultura  Postado por Anacley Souza - 31/07 07:36h
Bom Jesus da Lapa atrai romeiros de todo o país; programação vai até domingo

A cidade de Bom Jesus da Lapa, a 780 quilômetros de Salvador, realiza, desde a sexta-feira (28), a sua maior romaria, dedicada ao santo que dá nome ao município. Durante os 10 dias da romaria, o município, reconhecido como capital baiana da fé, deve receber mais de 500 mil romeiros e peregrinos para celebrar a devoção.  Com o tema “Com Jesus e Nossa Senhora defendemos a vida”, a programação da Romaria de Bom Jesus segue até o dia 6 de agosto.  A novena, que é realizada de 28 de julho a 5 de agosto, inclui missas diárias e homenagens aos romeiros, sempre às 19h, no santuário do Bom Jesus da Lapa. Durante o dia, os visitantes podem desfrutar dos atrativos da cidade, com destaque para os passeios de barco pelo Rio São Francisco, além de visitar as seis capelas que compõem o santuário.  

Comente agora

Bahia Cordas faz apresentação no Museu Geológico na terça-feira

Cultura  Postado por Anacley Souza - 30/07 15:32h
Bahia Cordas faz apresentação no Museu Geológico na terça-feira

Na próxima terça-feira (1º), a Camerata Bahia Cordas, com os músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), vai se apresentar no Museu Geológico da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. Com início às 16h30, a apresentação faz parte do Projeto Terças Musicais. A entrada é gratuita. O grupo é formado por três violinos, uma viola, um violoncelo e um contrabaixo.  Às terças-feiras de cada mês, uma camerata se apresenta no Cinema do Museu. O projeto é resultado da parceria entre Museu Geológico, as Cameratas da Osba e o Circuito SaladeArte. O objetivo é democratizar o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação de novas plateias, explorando e divulgando obras de grandes compositores para o gênero de câmara e para solistas.

Comente agora

Flip é aberta com recital inspirado na obra de Lima Barreto

Cultura  Postado por Anacley Souza - 27/07 08:25h
Flip é aberta com recital inspirado na obra de Lima Barreto

O pianista, compositor e arranjador André Mehmari apresenta hoje (26), às 21h30, o recital Suíte Policarpo na abertura da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A suíte, feita especialmente para a festa, é inspirada no mundo de Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, escritor carioca homenageado na edição deste ano da festa. O show ocorrerá no Auditório da Praça. A entrada é livre. Segundo o músico, o recital composto por quatro movimentos (modinha, valsa, dobrado e maxixe) está relacionado à obra de Lima Barreto e ao momento em que ele viveu, entre o fim do Império e a chamada Primeira República.

Comente agora

Museu do Amanhã inaugura no Rio exposição sobre o Holocausto

Cultura  Postado por Anacley Souza - 26/07 18:13h
Museu do Amanhã inaugura no Rio exposição sobre o Holocausto

Espaço cultural voltado para a ciência, o meio ambiente e a reflexão sobre o futuro da humanidade, o Museu do Amanhã lança um olhar sobre um período tenebroso da história mundial com a exposição Holocausto – Trevas e Luz, aberta ao público nesta quarta-feira (26). Resultado de uma parceria da prefeitura do Rio com o Museu do Holocausto, de Curitiba, a mostra é uma homenagem especial às vítimas do nazismo - cerca de 6 milhões de pessoas, a maioria judeus, perseguidas e aniquiladas pelo regime totalitário que vigorou na Alemanha e países por ela dominados entre 1933 a 1945.   Montada no espaço Galeria do Tempo, mesmo andar do circuito permanente do museu, a exposição é dividida em três módulos. No primeiro deles, o visitante é convidado a refletir sobre a tragédia por meio de uma cenografia temática, que reproduz a típica câmara de gás dos campos de concentração e exibe fotos marcantes de época e frases de impacto. No segundo módulo, a exposição homenageia os chamados ‘justos entre as nações’, nome dado aos que correram riscos para salvar judeus perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial. O circuito termina com a exibição de trabalhos e redações feitos por alunos de escolas públicas sobre o tema Museu do Amanhã, que trata o Holocausto com ações de alerta para que evitar que a tragédia se repita.

Comente agora

Ancine: 2016 registra recorde de público nos cinemas brasileiros

Cultura  Postado por Anacley Souza - 26/07 11:48h
Ancine: 2016 registra recorde de público nos cinemas brasileiros

O ano de 2016 foi considerado excelente para os mercados de distribuição e exibição cinematográficas, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Além do recorde de público de 184,3 milhões de espectadores e renda bruta de R$ 2,6 bilhões, dados da agência revelam também que 99,6% das salas de exibição no país já contavam com tecnologia digital de projeção no ano passado.  As informações constam dos informes anuais publicados no site da Ancine e confirmam grande parte dos dados antecipados em janeiro por informe preliminar mostrando que em 2016 houve crescimento no número de bilhetes vendidos, recorde de lançamentos nacionais e conclusão do processo de digitalização das salas.  

Comente agora

ALBA incentiva campanha que multiplica conhecimento através do livro

Cultura  Postado por Anacley Souza - 24/07 21:19h
 ALBA incentiva campanha que multiplica conhecimento através do livro

O que é bom para a cultura geral e o crescimento pessoal do ser humano, a Assembleia Legislativa da Bahia aprova com louvor. A 2ª edição no Brasil da campanha “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”, nesta terça-feira, (25.07), tem o apoio da ALBA, que contribuirá com 100 livros da Coleção Gente da Bahia para que as pessoas, em qualquer canto do estado, possam saber mais sobre grandes personalidades de nossa terra. São biografias, feitas por diversos jornalistas, que contam com riqueza de detalhes, as histórias de artistas, economistas, músicos, juristas, políticos e figuras públicas . O presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), considera saudável estimular o hábito da leitura, “uma porta aberta para viagens fantásticas pelo mundo afora”.Como parte da campanha, um recado, reafirmando a importância desta ação de pura cidadania e educação, foi colocado em cada livro da Coleção Gente da Bahia. Ele pode surpreender você no metrô, no ônibus, no aeroporto, na feira, na praça, em lugares distintos da cidade, sempre pedindo passagem para o universo encantado do conhecimento, “um bem único que jamais nos será tomado”.
Ei, “esqueci” este livro pra você. Faça um boa leitura.

Comente agora

Museu de Arte da Bahia inicia comemorações do centenário

Cultura  Postado por Anacley Souza - 24/07 19:29h
Museu de Arte da Bahia inicia comemorações do centenário

O diretor do Museu de Arte da Bahia, Pedro Arcanjo, convidou o artista plástico Juraci Dórea para inaugurar as celebrações do centenário do Museu de Arte da Bahia (MAB), administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), na quarta-feira (26), a partir das 18h, com exposição ‘Crônica Sertaneja’, quando também será lançada a marca da data, elaborada pelo programador visual João Taboada, vencedor do Concurso de Marcas do museu. Todas as atividades serão abertas ao público gratuitamente.  Segundo Arcanjo, a obra de Dórea “materializa-se em um discurso estético elaborado na angústia, delírio e resistência do povo sertanejo, construindo uma poética que dialoga com o experimentalismo por meio do desenho, objeto, fotografia e instalação, o que lhe permite conversas com o universo contemporâneo”. O convite ao artista “evidencia que o desafio da nossa gestão será transformar o MAB em um lugar de inquietações e diálogos constantes com a diversidade do nosso momento histórico. Para isso, desenvolvemos projetos que nos têm permitido estabelecer relações dialéticas entre a memória clássica do Museu e práticas museais na contemporaneidade”.  

Comente agora

Professor baiano é eleito membro da Academia Britânica

Cultura  Postado por Anacley Souza - 21/07 21:42h
Professor baiano é eleito membro da Academia Britânica

O professor baiano Paulo Fernando de Moraes Farias foi um dos 66 nomeados nesta quinta-feira (20) como membro da Academia Britânica, órgão nacional do Reino Unido para as ciências humanas e sociais. Moraes faz parte do Departamento de Estudos Africanos e Antropologia da Universidade de Birmingham e trabalha com fontes epigráficas, ou seja, inscrições antigas em epígrafes, da história medieval da África Ocidental. Radicado na Inglaterra, o professor baiano já ganhou o Prêmio Paul Hair em 2005 ,conferido pela Associação de Estudos Africanos dos EUA, em conjunto com a Associação para a Preservação e Publicação do Histórico Africano Fontes, por conta de seu trabalho sobre inscrições medievais árabes no Mali. Os novos bolsistas deste ano são especialistas em temas que vão desde a teoria feminista à filosofia indiana.

Comente agora

Historiador baiano João José Reis recebe Prêmio Machado de Assis

Cultura  Postado por Anacley Souza - 20/07 21:47h
Historiador baiano João José Reis recebe Prêmio Machado de Assis

Considerado uma referência mundial para o estudo da História e da escravidão no século XIX no Brasil, o historiador baiano José João Reis foi o grande vencedor do Prêmio Machado de Assis 2017. O prêmio foi entregue em solenidade na Academia Brasileira de Letras, nesta quinta-feira (20), data em que a Academia comemora seus 120 anos de fundação.  Professor titular do departamento de História da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e nome confirmado na Flip, João é autor de diversos livros como Rebelião Escrava no Brasil: a história do Levante dos Malês (Companhia das Letras) e A Morte é uma Festa (Companhia das Letras), que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura.  Graduado em História pela Universidade Católica de Salvador, João José Reis tem mestrado e doutorado pela Universidade de Minnesota e pós-doutorados que incluem a Universidade de Londres, o Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences, da Universidade de Stanford, e o National Humanities Center.

Comente agora

Osba divulga resultado da seleção para contratação de 28 novos músicos

Cultura  Postado por Anacley Souza - 19/07 20:29h
Osba divulga resultado da seleção para contratação de 28 novos músicos

Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), instituição responsável pela gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), anunciou nesta quarta-feira (19), o resultado final do processo seletivo para contratação de 28 novos músicos. A lista completa dos classificados, com os nomes dos suplentes e calendário de contratação, pode ser conferida no Blog da ATCA ou o site do TCA. O edital de seleção ofereceu oportunidades para preenchimento das vagas, 14 reservadas para violino (1 spalla, 1 chefe de naipe e 12 músicos de fila), quatro para viola (1 chefe de naipe e 3 músicos de fila), seis para violoncelo (1 chefe de naipe e 5 músicos de fila), duas para contrabaixo (1 chefe de naipe e 1 músico de fila), uma para fagote (chefe de naipe) e uma para oboé (chefe de naipe). Conforme assessoria de imprensa da Osba, o edital contou com 281 candidatos inscritos. Deste total, 145 músicos foram pré-selecionados para participar das audições entre os dias 14 e 18 deste mês, em Salvador e em São Paulo. Na capital baiana, as audições foram realizadas no Teatro Castro Alves (TCA), sede da Osba. Na capital paulista o processo de avaliação dos candidatos aconteceu na Sala São Paulo, por meio de uma parceria firmada entre Osba e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A banca de avaliação do processo seletivo foi formada pelo violoncelista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Robert Suetholz; o violinista e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Alexandre Casado; o maestro e diretor Artístico da Osba, Carlos Prazeres; e o chefe de Clarinetas da Osba e professor da Ufba, Pedro Robatto. Com a finalização da seleção, a ATCA, iniciará o processo de recomposição do quadro funcional de músicos da orquestra.

Comente agora

Museu de Arte da Bahia recebe Festival de Percussão 2 de Julho

Cultura  Postado por Anacley Souza - 17/07 11:04h
Museu de Arte da Bahia recebe Festival de Percussão 2 de Julho

A oitava edição do Festival de Percussão 2 de Julho, um dos mais importantes do gênero na Bahia e no Brasil, acontece desta terça-feira a sábado (18 a 22), no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, espaço administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).  O evento coordenado pelo professor Jorge Sacramento tem como principais atividades seminários, palestras, fóruns de discussão, oficinas, concertos de solistas e de grupos de percussão, com entrada gratuita. Participam percussionistas (professores ou performers) de vários países, além de estudantes e grupos de percussão de universidades e conservatórios de música de diversos estados brasileiros.  

Comente agora

Para celebrar 10 anos, Neojiba terá 1º Orquestra Sinfônica Infantil e turnê especial

Cultura  Postado por Anacley Souza - 16/07 07:04h
Para celebrar 10 anos, Neojiba terá 1º Orquestra Sinfônica Infantil e turnê especial

Criado em 2007, com o objetivo de promover o desenvolvimento e integração social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade através da música, o projeto dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) celebra seus 10 anos por meio de uma turnê especial que estreia na próxima quarta-feira (19), no Teatro Castro Alves. Em seguida, durante o mês de julho, a temporada comemorativa segue para São Paulo (22), Campos de Jordão (23), e encerra em Belo Horizonte (25). “Costumamos dizer no Neojiba que vivemos numa eterna gincana, como se estivéssemos num festival que não para. Realizamos tantas ações que qualquer ano, desde 2007, valeria a celebração de uma década. Essa turnê, por exemplo, será a décima terceira viagem que realizamos com nossas orquestras fora da Bahia, sendo que sete destas foram turnês internacionais de grande prestígio. Não há precedentes no Brasil”, avalia o maestro Ricardo Castro, regente e fundador do Neojiba, revelando que o aniversário de dez anos será marcado ainda pela “realização de um sonho”: reunir crianças de todo o estado para lançar a primeira Orquestra Sinfônica Infantil da Bahia, que se apresentará pela primeira vez em outubro, na sala principal do TCA e na Concha Acústica. (BN)

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com