Voz


PodCast



Enquete





Blog

Cultura

19 de Junho — Dia do Cinema Brasileiro

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/06 14:39h
19 de Junho — Dia do Cinema Brasileiro

O italiano Afonso Segreto foi, provavelmente, a primeira pessoa a fazer imagens de cinema no Brasil

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho. Essa data foi escolhida porque remete àquele que teria sido o primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil, isto é: o dia 19 de junho de 1898. Tais imagens foram gravadas a bordo do navio Brésil, que havia saído de Boudeaux, na França, onde o italiano Afonso Segreto tinha acabado de fazer um curso sobre a operação do cinematógrafo e, de lá, acabou trazendo um dos equipamentos para o Brasil. As imagens capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Alguns historiadores contestam o fato de que Afonso tenho feito as primeiras imagens cinematográficas no Brasil, alegando que, um ano antes (em 1897), na cidade de Petrópolis, alguns filmetes podem ter sido gravados a partir do uso de um modelo de cinematógrafo criado pelo cientista americano Thomas Edison. A despeito de quais tenham sido as primeiras imagens de cinema gravadas no Brasil, o fato é que o sobrenome “Segreto” tornou-se sinônimo do pioneirismo no cinema do Brasil. Afonso Segreto foi impelido por seu irmão, Paschoal Segreto, que também havia se estabelecido no Brasil, a viajar para vários lugares do mundo a fim de especializar-se nas técnicas do cinematógrafo. Sabemos que as primeiras máquinas produtoras de imagem em movimento datam da segunda metade do século XIX, sendo as mais famosas a de Thomas Edison, já citada, e a dos irmãos Lumière, da França. Paschoal Segreto, que era empresário do ramo do entretenimento, com forte interesse em teatro, logo se interessou também pelo cinematógrafo e acabaria criando a primeira companhia produtora de filmes e a primeira revista especializada em cinema do Brasil.

Comente agora

Música-tema de novela, “O segundo sol” é a segunda música de autoria de Nando Reis mais tocada nos últimos cinco anos

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/06 18:13h
Música-tema de novela, “O segundo sol” é a segunda música de autoria de Nando Reis mais tocada nos últimos cinco anos

Foto: Reprodução/Rede Globo

O segundo sol”, música de abertura da novela das nove da Globo foi composta por Nando Reis e cadastrada no Ecad em 1999. A canção, que ficou marcada na voz de Cássia Eller, foi regravada pela banda BaianaSystem especialmente para o folhetim. De acordo com dados do Ecad, a obra composta por Nando Reis já possui 37 versões cadastradas no seu banco de dados, sendo interpretadas por artistas como Elymar Santos, Moska e Detonautas. 

Conforme estudo do Ecad, “O segundo sol” é a segunda obra que mais rendeu direitos autorais ao compositor nos últimos cinco anos, ficando atrás apenas da canção “Do seu lado”. Além das plataformas de streaming, a música foi mais tocada nos segmentos de “Rádios”, “Música ao vivo” e “Shows”.

Comente agora

Gal Costa fará dueto com Maria Bethânia e Emicida em novo disco

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/06 16:36h
Gal Costa fará dueto com Maria Bethânia e Emicida em novo disco

Foto: Miguel Vidal/Reuters 

A pele do futuro finalmente/Imune ao corte, à lâmina do tempo/O tempo finalmente estilhaçado", reza trecho de canção composta por Gilberto Gil para Gal Costa. "Viagem Passageira" é tão importante para a cantora que uma das estrofes inspira o título do 40º álbum da carreira dela. "A Pele do Futuro" atrasará um mês da data prevista originalmente e será lançado em setembro, pela Biscoito Fino, como CD e LP, além de ganhar versão para as plataformas digitais. Como "Estratosférica", de 2015, "A Pele do Futuro" tem produção do baterista pernambucano Pupillo, da Nação Zumbi. A direção artística é de Marcus Preto. Além da canção de Gil, o disco tem a participação de outros amigos ilustres de Gal. Maria Bethânia, por exemplo, é par de um dueto na faixa "Minha Mãe". De Djavan, Gal cantará "O Samba Dentro da Lei"; de Erasmo Carlos, "Abre Alas do Verão", com participação de Emicida. De Nando Reis, com quem Gal viajou junto com Gil no projeto Trinca de Ases, a faixa "Mãe de Todas as Vozes". (NM)

Comente agora

'Capitã Marvel' será o 1º filme da Marvel com trilha sonora composta por mulher

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/06 18:34h
'Capitã Marvel' será o 1º filme da Marvel com trilha sonora composta por mulher

Foto: Divulgação

A musicista turca Pinar Toprak fez post no Instagram anunciando que foi contratada para compor a trilha sonora do filme "Capitã Marvel", próximo capítulo do universo cinematográfico da Marvel que estreará nos cinemas em março de 2019. Toprak se torna a primeira mulher a ser responsável pela trilha de um filme de super-heróis da Marvel. Conhecida por seu trabalho fazendo a trilha sonora da série Krypton e do jogo eletrônico Fortnite, Toprak comemorou a novidade. "Estou emocionada de finalmente poder revelar a vocês que vou fazer a trilha sonora de Capitã Marvel! É uma honra incrível fazer parte do universo da Marvel. Tenho muitas coisas na minha cabeça para falar. A principal delas é gratidão", escreveu a musicista. A produção de "Capitã Marvel" está seguindo o exemplo de Pantera Negra para tornar o filme o mais inclusivo possível. O primeiro filme da Marvel sobre uma super-heroína vai trazer Brie Larson como a protagonista. Além da compositora, o filme é co-dirigido pelo casal Anna Boden e Ryan Fleck e é roteirizado só por mulheres: Meg LeFauve, Nicole Perlman, Geneva Robertson-Dworet, Liz Flahive e Carly Mensch. (BN)

Comente agora

Editora Abril não publicará mais quadrinhos da Walt Disney no Brasil

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 11/06 17:03h
Editora Abril não publicará mais quadrinhos da Walt Disney no Brasil

Foto : Divulgação

A Editora Abril, após 68 anos de parceria, não vai mais publicar as revistas em quadrinhos da Walt Disney no Brasil. De acordo com informações do jornal O Globo, a notícia chegou por meio de uma carta do diretor do departamento de assinaturas, Ricardo Perez. “Após revisão estratégica do Grupo Abril, a partir de junho de 2018 os quadrinhos Disney não serão mais publicados por nós. Esta notícia começou a circular em alguns veículos de comunicação na última semana e, em respeito ao relacionamento que temos com você, optamos por formalizá-la. Nós também estamos chateados com isso e tomando todas as providências para você não sofrer nenhum tipo de prejuízo”, diz o texto enviado aos assinantes. Ainda de acordo com o jornal, sites especializados e grupos de colecionadores especulam que a editora italiana Panini, famosa pelos álbuns de figurinhas (inclusive o da Copa do Mundo), poderia assumir a publicação dos quadrinhos da Disney. (M1)

Comente agora

Às vésperas da Copa, Mauricio de Sousa lança quadrinhos de Neymar

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 07/06 19:46h
Às vésperas da Copa, Mauricio de Sousa lança quadrinhos de Neymar

Foto: Divulgação

Criado por Mauricio de Sousa Produções em 2013, o personagem em quadrinhos do jogador Neymar Jr. já está disponível em livrarias, supermercados e plataformas virtuais para o público de língua francesa. Primeiro de uma série de três livros, "Les aventures de Neymar Jr." ("As aventuras de Neymar", em tradução livre) foi lançado nesta semana na França, Bélgica e Suíça. Com 48 páginas, o livro tem valor de venda sugerido de 10,50 euros (R$ 47) e é editado pela Talent Editions. O segundo volume sairá em 11 de julho, reta final da Copa do Mundo da Rússia. Da mesma forma que o atacante do PSG (Paris Saint-Germain) e da seleção brasileira, o garotinho  Neymar Jr. é apaixonado por futebol e compartilha isso com a sua família e diversos personagens criados para suas histórias. Além do lançamento da série em francês, Neymar também está na programação do canal Nickelodeon. Os direitos autorais de Neymar foram inteiramente doados ao Instituto Projeto Neymar Jr., que atende crianças carentes do bairro Jardim Glória, de Praia Grande, litoral sul de São Paulo. 

BRUMAR

Comente agora

Saci-Pererê será personagem de filme no Reino Unido

Cultura  Postado por Aline Souza - 05/06 18:52h
Saci-Pererê será personagem de filme no Reino Unido

Foto: Divulgação

Um velho personagem conhecido pelos brasileiros agora ganha a atenção dos gringos. O Saci-Pererê, menino negro de uma perna só do folclore brasileiro, vai ganhar um filme de horror. As informações são do site Deadline. A produtora britânica Hindsight Media, responsável pelo filme O Discurso do Rei, comprou os direitos do filme escrito por Nate Atkins, roteirista da sequência do longa de terror Donnie Darko. O Saci-Pererê é conhecido por se locomover em redemoinhos de vento, se esconder em pés de bambu e gosta de pregar peças nas pessoas desavisadas. Ele usa uma touca vermelha e há lendas de que quem conseguir pegá-la tem poder sobre ele. A figura folclórica já apareceu em diversos produtos culturais muito populares como, por exemplo, a série de livros Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, e as história em quadrinhos A Turma do Pererê, de Ziraldo. (A Tarde)

Comente agora

Telegrama secreto dos EUA de 1984 relata corrupção durante ditadura militar

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/06 17:12h
Telegrama secreto dos EUA de 1984 relata corrupção durante ditadura militar

Um telegrama secreto enviado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil ao governo americano em Washington no ano de 1984 relata a existência de corrupção no Brasil durante a Ditadura Militar. O documento obtido pelo jornal O Globo e divulgado nesta segunda-feira (4) não cita casos desconhecidos do público, mas mostram como o governo dos EUA avaliavam o regime militar. Conforme relata o telegrama, a corrupção chegava ao alto escalão do poder no Brasil. “Entre muitos oficiais, dos mais baixos aos mais altos, há uma forte crença que os últimos 20 anos no poder corromperam os militares, especialmente o alto comando e que agora é hora de deixar a política e suas intempéries e voltar a ser soldado”, diz o telegrama, que faz parte de um lote de 694 documentos enviados pelo governo do então presidente Barack Obama ao de Dilma Rousseff. Ainda segundo o jornal O Globo, eles foram enviados entre 2014 e 2015 para embasar as investigações da Comissão da Verdade. No entanto, devido ao curto prazo para o relatório, muitos não puderam ser analisados. O telegrama de 1984 fala ainda do "jeitinho" como um fenômeno social brasileiro e que estaria associado à corrupção, que já naquela época abalava o governo em Brasília. “O que está claro é que a corrupção, real ou imaginária, está erodindo a confiança dos brasileiros em seu governo”, diz o texto. (BN)

Comente agora

'Ainda tenho sorte com as mulheres', garante Angela Ro Ro aos 68 anos

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 31/05 09:52h
'Ainda tenho sorte com as mulheres', garante Angela Ro Ro aos 68 anos

Foto : Divulgação

Uma das mais marcantes vozes da música brasileira, Angela Ro Ro é conhecida também por seu senso de humor. E é justamente com o show "Amor & Humor" que a cantora e compositora está de volta aos palcos do Brasil. Reconhecidamente lésbica, ela, aos 68 anos, afirma: “Sempre estou apaixonada. Ainda tenho sorte com as mulheres. Mas gosto de dizer que não estou comprometida, estou encantada”. Em entrevista ao jornal "Extra", Ro Ro explica que o humor do show está mais ligado ao próprio amor que à política, por exemplo, assunto que prefere evitar. “Não tem muita graça o que estamos vivendo no Brasil. Prefiro falar sobre coisas da vida, sobre como é patético estar apaixonada”, diz.  A cantora, que já apanhou na rua (“cinco vezes”, faz questão de frisar), acredita que ainda falta muito para as mulheres serem de fato respeitadas. Ela diz: “As pessoas estão mais abertas, mas, na real, as lésbicas ainda padecem na sociedade. O bicho pega na primeira esquina. É um mundo machista, porém broxa”.Recém-chegada ao mundo das redes sociais, Angela Ro Ro usa as ferramentas para conhecer melhor o trabalho das mais jovens. Foi ali que conheceu Jojo Todynho e achou ótimo o que viu. Já Anitta teve o privilégio até de ser homenageada na página da veterana no Facebook: “Tem uma voz boa, segura e tem seu lugar no pódio”. (M1)

Comente agora

Representantes de religiões de matriz africana reivindicam direitos em encontro na Governadoria

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 31/05 09:05h
Representantes de religiões de matriz africana reivindicam direitos em encontro na Governadoria

Foto: Reprodução

Um grupo de 16 lideranças de religiões de matriz africana pediu uma reunião com o governador Rui Costa, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quinta-feira (23). Na pauta estão presentes ações de combate à intolerância religiosa. "Queremos chamar atenção para os casos de intolerância religiosa na Bahia. As leis já existem, queremos que elas sejam praticadas.  O estado deixou de ser laico? Estamos vivendo um período onde se agride em nome da fé", afirmou o coordenador do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Táta Ricardo Tavares. As lideranças foram atendidas por volta das 10h pelo titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, e pela coordenadora de assunto sociais da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Mary Cláudia Sousa, que representaram o governador enquanto ele cumpria agenda em Jaguarari, no norte do estado. De acordo o coordenador do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Marcos Rezende, na reunião ficou acertada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com representantes do culto afro, do Gabinete do Governador e da Secretária de Relações Institucionais. Além disso, foi discutido o repasse de verbas asseguradas pelo edital em apoio a empreendimento econômicos solidários e as redes de economia solidária nos espaços culturais de matrizes africanas, publicado em 2014. O edital inicialmente era de R$ 10 milhões divididos para 12 entidades que assinaram um convênio.

Comente agora

Flica 2018 irá ocorrer entre os dias 11 e 14 de outubro, em Cachoeira

Cultura  Postado por Aline Souza - 30/05 15:35h
Flica 2018 irá ocorrer entre os dias 11 e 14 de outubro, em Cachoeira

Flica ocorre entre os dias 11 e 14 de outubro, em Cachoeira (Foto: Paolo Paes /Divulgação)

Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que chega à oitava edição neste ano, já tem data para acontecer. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de outubro. As datas foram divulgadas pela organização na manhã desta quarta-feira (30). Considerada uma das principais festas literárias do Brasil, a Flica ocorre no município de Cachoeira, no recôncavo do estado. Os primeiros nomes da programação serão anunciados pela organização na segunda-feira (4), às 14h, no Palácio Rio Branco, centro de Salvador. O evento de lançamento terá a participação do governador da Bahia, Rui Costa; do curador da Flica, o escritor e jornalista Tom Correia; das curadoras da Fliquinha, Mira Silva e Lilia Gramacho; da secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana; do prefeito de Cachoeira, Tato Pereira; e do coordenador geral da Flica e um dos idealizadores do evento, Emmanuel Mirdad. Em sete anos, a Flica reuniu diversos autores sendo 28 internacionais, 67 nacionais e 75 locais. (G1 Bahia)

Comente agora

Fernanda Montenegro e Chico Buarque estão em clipe em prol dos direitos humanos

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 28/05 19:53h
Fernanda Montenegro e Chico Buarque estão em clipe em prol dos direitos humanos

Foto: Divulgação / Karla Alvaide

Em 2018, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos e para celebrar, a Anistia Internacional divulgou nesta segunda-feira (28) o videoclipe da música “Manifestação”, que conta com a participação de diversos artistas nacionais. A canção escrita por Carlos Rennó e musicada por Russo Passapusso, Rincón Sapiência e Xuxa Levy, é interpretada por artistas como: Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Criolo, Ludmilla, Paulinho Moska, Pericles, entre outros. A música descreve violações dos direitos humanos e aborda temas como violência a população indígena, negra, LGBTI, e também sobre refugiados e mulheres.  O vídeo que tem direção de João Wainer e Fábio Braga traz cenas de protestos juntamente com os interpretes da música. A iniciativa foi da Anistia Internacional, movimento global que realiza campanhas para que os direitos humanos sejam respeitados e promovidos em todos os lugares e para todas as pessoas. Aqueles que buscam mais informações sobre o projeto podem entrar no site do mesmo. O videoclipe conta com a participação dos seguintes artistas: Criolo, Pericles, Rael, Rico Dalasam, Paulo Miklos, As Bahias e a Cozinha Mineira, Luedji Luna, Rincon Sapiencia, Siba, Xenia França, Ellen Oleria, BNegao, Filipe Catto, Chico César, Paulinho Moska, Pretinho da Serrinha, Pedro Luis, Marcelino Freire, Ana Canãs, Marcelo Jeneci, Márcia Castro, Russo Passapusso, Larissa Luz, Ludmilla e Chico Buarque, Camila Pitanga, Fernanda Montenegro, Letícia Sabatella e Roberta Estrela D'Alva, Siba Veloso e Marcelo Jeneci. Confira:(BN)

Comente agora

Netflix confirma segunda temporada da série ‘O Mecanismo’

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 28/05 18:22h
Netflix confirma segunda temporada da série ‘O Mecanismo’

Foto: Divulgação

A Netflix anunciou através das suas redes sociais, nesta segunda-feira (28), que a segunda temporada da série nacional “O Mecanismo” está confirmada. O serviço de streaming publicou um pequeno teaser em sua página oficial do Facebook junto com a frase: “Em 2019, você vai desvendar mais um pedaço do Mecanismo”. A série é baseada no livro Lava Jato – “O Juiz Sergio Moro e Os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil”, de Vladimir Netto e faz referência a acontecimentos reais, personagens e empresas que são investigadas na operação. “O Mecanismo” é produzido por José Padinha e Marcos Prado, e é escrita por Elena Soarez em colaboração com Sofia Maldonado. Os novos episódios devem chegar à Netflix em 2019. (BN)

Comente agora

Valença e Mutuípe: Espaços Culturais da SecultBA recebem turnê do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 22/05 19:14h
Valença e Mutuípe: Espaços Culturais da SecultBA recebem turnê do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA

Foto: Rose Nascimento

Na próxima sexta-feira (25), às 20h, o palco do Centro de Cultura Olívia Barradas será ocupado pelo espetáculo “Ziriguidum – Ideias Abertas para Tocar e Dançar”, criado pelo Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (GDC-UFBA) , em parceria com o Núcleo de Percussão da UFBA. As pesquisas para criação desse espetáculo envolveram os dois grupos, formados por alunos e conduzidos por professores. A apresentação abrirá a turnê do projeto por espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) no interior do estado. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$5 (meia) com classificação livre.

A turnê do Grupo de Dança Contemporânea da Escola de Dança da UFBA (GDC), com o projeto Ziriguidum, vai acontecer em oito espaços culturais.

Comente agora

A arte livre será tema dos 25 anos do Prêmio Braskem de Teatro

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/05 14:02h
A arte livre será tema dos 25 anos do Prêmio Braskem de Teatro

Foto: Divulgação

A entrega dos troféus do Prêmio Braskem de Teatro deste ano será realizada no dia 13 de junho, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A premiação completa 25 anos e trará uma reflexão sobre as manifestações e cerceamento artístico vivido nos últimos tempos.  “No ano passado, uma onda conservadora caiu em cima da produção dos artistas do país, em quase todas as áreas. Onda que se traduziu em proibições e manifestações contra obras de arte, acalorando o debate sobre a natureza, função, limites e (des)limites das artes”, lembra Luiz Marfuz, diretor artístico da cerimônia. Ele explica que o conceito da cerimônia, busca trazer, de algum modo, fagulhas do espírito de nosso tempo. “O conceito da cerimônia será A arte é livre. Isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes precisamos reafirmar o óbvio, para que não desapareça”, garante o diretor, revelando que o evento terá música, dança, teatro e audiovisual, mas sem deixar escapar mais detalhes. O Prêmio Braskem de Teatro é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. (BN)

Comente agora

Lenine passa mal durante show em Salvador na estreia de nova turnê

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 20/05 10:23h
Lenine passa mal durante show em Salvador na estreia de nova turnê

Foto: Divulgação

O cantor Lenine passou mal durante o início do show realizado neste sábado (19), em Salvador. O show era a estreia de sua nova turnê “Em Trânsito” e foi realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. O cantor e compositor pernambucano precisou sair às pressas do palco com a ajuda da produção. O filho de Lenine, Bruno Giorgi, pediu a compreensão do público e explicou a situação. Dez minutos depois, Lenine retornou ao palco e deu continuidade ao show. "Achei que não fosse conseguir terminar esse show. Mas, deu tudo certo", disse Lenine.(BN)

Comente agora

Projeto ‘Requalificação do Memorial Mãe Menininha’ será entregue neste sábado

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/05 15:08h
Projeto ‘Requalificação do Memorial Mãe Menininha’ será entregue neste sábado

Foto: Divulgação

O Terreiro do Gantois, localizado no bairro da Federação, será palco neste sábado (19), às 18h, do evento de encerramento do Projeto de “Requalificação do Memorial Mãe Menininha de Gantois – III Encontro com a Comunidade”. A ação contará com a presença de autoridades locais, e da princesa de Osogbó, Nigéria, Ìyá Adedoyin Talabi Faniyi, que está em missão acadêmica e histórica na Bahia. O projeto tem como objetivo realizar ações de estruturação museológica para o Memorial Mãe Menininha do Gantois, visando a sua profissionalização, bem como a preservação de seu acervo e disseminação de suas informações ao público. “Este evento é importante não só para a história do candomblé, mas para toda sociedade, pois a partir do acervo de Mãe Menininha, é possível ter acesso ao conhecimento sobre a história da presença marcante dos africanos e dos seus descendentes na formação da cultura da Bahia”, explica o diretor do Instituto do patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), João Oliveira.

Comente agora

Por uma sociedade sem manicômios, Parada do Orgulho Louco acontece neste sábado em SSA

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 19/05 07:28h
Por uma sociedade sem manicômios, Parada do Orgulho Louco acontece neste sábado em SSA

Foto: Divulgação

"Um grito por uma sociedade sem manicômios" acontecerá neste sábado (19), na Barra. Trata-se da XI Parada do Orgulho Louco, organizada pelo Coletivo Baiano da Luta Antimanicomial, junto a usuários e profissionais da rede de saúde mental. "A gente luta pelo fim dos manicômios, porque historicamente eles são espaços de violência, de segregação, que tira o espaço das pessoas ditas loucas. A gente luta pela manutenção dos serviços substitutivos, que vieram a partir da reforma psiquiátrica, que são os Centros de Atenção Psicossocial (Caps)", explicou a psicóloga e educadora Laís Mendes, uma das responsáveis pela organização do ato. A luta antimanicomial está presente em todo o país e teve início na década de 1970, com a redemocratização do país.

Comente agora

Alavontê anuncia fim da banda após cinco anos

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/05 19:09h
Alavontê anuncia fim da banda após cinco anos

Foto : Reprodução/Instagram

Após cinco anos de apresentações, a banda Alavontê anunciou hoje (18) o fim das atividades, por meio de nota. O projeto, iniciado em 2013, reuniu nomes de sucesso da Axé Music, como Manno Góes, Ricardo Chaves e Jonga Cunha.  O movimento musical também contou com participações de Andrezão Simões, Ramon Cruz, Magary Lord e Adelmo Casé, levando os sucessos dos anos 1980, 1990 e 2000 a festas e carnavais desde então. 

Comente agora

Ser gay deixou de ser 'doença' há 28 anos; beijaço lembra a data

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/05 21:12h
Ser gay deixou de ser 'doença' há 28 anos; beijaço lembra a data

Foto:Reuters / Florion Goga

Há exatos 28 anos, o sufixo "ismo" deixou de perseguir os gays. Naquele 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde baniu o então homossexualismo da lista oficial de distúrbios mentais, que inclui a pedofilia, por exemplo.  A data virou um marco. Neste 17 de maio, gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e transexuais se reúnem em pontos icônicos de várias capitais pelo mundo para combater o preconceito. O dia de luta contra a homofobia e a transfobia será materializado em beijos. No Brasil, o epicentro do protesto será no vão livre do Masp, na avenida Paulista. O "beijaço" está programado para começar a partir das 18h. Nas redes sociais, o evento já atraiu ao menos 700 presenças confirmadas. O protesto carinhoso é promovido pelo aplicativo de namoro gay Hornet.

Comente agora

Terceira edição do Portal Cultural acontece em Lençóis na próxima semana

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/05 19:35h
Terceira edição do Portal Cultural acontece em Lençóis na próxima semana

Foto: Divulgação

Lençóis irá receber o Portal Cultural – Formação e Qualificação de Agentes Culturais, a partir do dia 21 até 27 de maio. O projeto que já passou por Feira de Santana e Santo Amaro terá suas aulas ministradas na Casa de Cultura Afrânio Peixoto, abordando temáticas, conceitos e práticas de gestão e produção cultural, elaboração de projetos culturais, prestação de contas e empreendedorismo. Para participar do Portal é preciso realizar uma inscrição na página do projeto no Facebook (@PortalculturalBA) até o dia 20 de maio. A iniciativa irá ocorrer também em Serrinha e em Capim Grosso, oferecendo aulas gratuitas e presenciais para artistas, produtores, gestores e ativistas culturais. Os módulos do curso serão ministrados por professores especialistas, gestores culturais, comunicólogos entre outros profissionais. Em sua realização, o Portal Cultural conta com parceria com o Galpão Cultural, com a Universidade Federal da Bahia e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, através do Observatório de Economia Criativa – OBEC e, na cidade de Lençóis, com a prefeitura e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). 

Comente agora

Documentário sobre Whitney Houston ganha novo trailer

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/05 22:35h
Documentário sobre Whitney Houston ganha novo trailer

Foto: Divulgação

"The Big Bang Theory" está chegando a sua 12ª temporada e algumas especulações sobre o fim da série foram feitas. Só que de acordo com informações da Veja, a presidente da CBS, emissora responsável pela trama, afirmou nesta quarta-feira (16), que sua intenção é manter a série até o momento em que os autores tiverem histórias para criar: “Podemos bancar mais alguns anos”, disse a presidente Kelly Kahl durante um evento do canal. (BN)

Comente agora

Brasil é premiado por 'Diamantino' no Festival de Cannes

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/05 18:30h
Brasil é premiado por 'Diamantino' no Festival de Cannes

Foto: Divulgação

O Brasil recebeu o prêmio da Semana da Crítica do Festival de Cannes pelo segundo ano consecutivo com o filme “Diamantino” que teve coprodução com Portugal.  De acordo com informações do Omelete, o longa de Daniel Schmidt e Gabriel Abrantes cita indiretamente o craque do futebol Cristiano Ronaldo, ao falar de uma viagem fantasiosa de um jogador classe AA para o futebol europeu. O Brasil ainda pode ser premiado em duas categorias que são: Quinzena dos Realizadores, pelo filme “Los Silencios”, de Beatriz Seigner e na seção Um Certain Regard, com “Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos”, de Renée Nader Messora e João Salaviza. (BB)

Comente agora

Vídeo gravado por Elis Regina em 1976 é remasterizado e lançado em HD

Cultura  Postado por Aline Souza - 16/05 13:39h
Vídeo gravado por Elis Regina em 1976 é remasterizado e lançado em HD

Foto: YouTube

Canção de Belchior gravada por Elis Regina e transformada em videoclipe para o Fantástico, em 1976, "Como nossos pais" teve as imagens remasterizadas e lançadas em HD, 42 anos depois. O vídeo icônico ganhou correção das cores para melhorar a textura visual e foi disponibilizado no canal do YouTube de uma operadora de crédito. A campanha incluiu ainda painéis com os trechos "Como Nossos Pais?", "É você que ama o passado", "Há perigo na esquina" e "O novo sempre vem" em diversos pontos da cidade de São Paulo, como a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Avenida Paulista. (Notícias ao Minuoto)

Comente agora

Salvador recebe exposição gratuita sobre Frida Khalo e Diego Rivera

Cultura  Postado por Fernanda Pinheiro - 15/05 21:08h
Salvador recebe exposição gratuita sobre Frida Khalo e Diego Rivera

Foto : Nickolas Muray/Divulgação

Salvador vai receber a exposição fotográfica "Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho". A mostra estreia na quinta-feira (17 ), às 7h da noite, no primeiro pavimento do Palacete das Artes, no bairro da Graça. A Bahia é o terceiro estado brasileiro a receber a coleção, que vai ficar em cartaz até o dia 1º de julho, com entrada gratuita. As 40 imagens que compõem a exposição retratam a vida cotidiana do casal de pintores mexicanos Frida Khalo e Diego Rivera, como o trabalho nos ateliês, as viagens e a vida nos Estados Unidos, além dos encontros com personalidades do mundo político e artístico, como o intelectual marxista Leon Trótski e o escritor francês, André Breton.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com