Voz


PodCast



Enquete





Blog

Mulher

Machismo diminuiu, mas gamers ainda escutam: ‘tinha que ser mulher!’

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 14/10 08:21h
Machismo diminuiu, mas gamers ainda escutam: ‘tinha que ser mulher!’

Foto: Joshua Roberts/Reuters

No último dia 10, teve início em São Paulo mais uma edição da Brasil Game Show, maior feita de games da América Latina. Como de praxe, basta caminhar pelos corredores do pavilhão para perceber que a maioria do público é composta por meninos, assim como a maioria dos convidados para falar sobre o assunto. Nada de novo, apenas um reflexo do mundo dos games. Mas neste ano, pela primeira vez, a representatividade está mais em pauta. O YouTube Gaming fez um levantamento e percebeu que os canais de meninas gamers estão tendo um crescimento contínuo e rápido em meio a tantos outros que estão estagnados. Mais de 70 produtoras de conteúdo foram convidadas para a feira, além de canais geek voltados para a comunidade LGBTQ+.  Mariana Delveccio, mais conhecida no mundo online como Satty, foi uma das convidadas e trouxe para o palco do stand um quadro famoso em seu canal: o “Overwatch das Minas”, com um line up inteiro de garotas. “É literalmente a gente mostrando que sabe jogar tanto quanto qualquer um”, explica. 

Comente agora

Confira a frequência ideal para lavar o cabelo de acordo com o tipo

Mulher  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/10 11:31h
Confira a frequência ideal para lavar o cabelo de acordo com o tipo

Foto: Reprodução / Pixabay

Não é preciso ser uma especialista para saber que cada tipo de cabelo demanda uma frequência de limpeza. Ou seja, é preciso saber quantas vezes por semana você deve lavar o cabelo de acordo com as características dele. Confiras as dicas do site da revista Women's Health Brasil: 

CABELO VOLUMOSO: Para manter o cabelo disciplinado, é indicado que os fios mais volumosos sejam lavados a cada três dias, de acordo com Paul Cucinello, estilista de celebridades e fundador do Cucinello Studio NYC (EUA).

CABELO FINO: Se você tem cabelo fino, ele deve deve ser lavado a cada dois dias usando um xampu e condicionador que proporciona mais volume aos fios. No entanto, é preciso se atentar a quantidade de produto usado. Afinal, eles podem ser facilmente sobrecarregados pelo excesso de óleo.  “O objetivo é mantê-lo limpo para que ele possa ter volume. Contudo, também é necessário nutrir o couro com um condicionador volumizador”, indica Cucinello.

CABELO GROSSO:

Comente agora

Em três dias, cinco mulheres são assassinadas no interior de SP

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/10 17:22h
Em três dias, cinco mulheres são assassinadas no interior de SP

Foto: São Paulo - Estadão

Cinco mulheres foram vítimas de feminicídio nos três últimos dias no interior de São Paulo. Em um dos casos, o marido matou a mulher e a própria filha, alegando que ela havia o traído. No caso mais recente, na manhã desta sexta-feira, 12, um engenheiro de 45 anos matou a ex-mulher de 46 e se suicidou, em um condomínio de luxo, em Sumaré. Segundo a polícia, ele tinha ido à casa buscar os dois filhos para passar com eles o Dia das Crianças. Antes de atirar na ex-esposa, ele pediu aos filhos de 10 e 6 anos que fossem brincar na casa de um vizinho, de acordo com o depoimento do mais velho. A polícia foi chamada por vizinhos, que ouviram o barulho dos tiros. Os policiais encontraram os corpos no quarto da casa. Os dois tinham tiros na cabeça e uma arma estava próxima do corpo do engenheiro.  As crianças foram colocadas sob o cuidado de familiares. De acordo com a polícia, o engenheiro não tinha histórico de violência e era descrito como pessoa calma. O casal havia se separado recentemente, mas não havia registro de agressão ou desentendimento mais grave. As mortes estão sendo investigadas. Na noite da quinta-feira, 11, a balconista Thaís Fernanda Scaramussa, de 30 anos, foi morta com um tiro dentro de casa, no bairro Recreio São Judas Tadeu, em São Carlos. O suspeito de ter cometido o crime é o ex-marido da vítima, Assis Rocha, de 40 anos, que foi candidato a vereador na cidade em 2016 pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Ele foi visto saindo do local e está foragido.O pai da vítima arrombou a porta e encontrou a filha já morta.

Comente agora

'As mulheres estão cansadas', diz Michelle Obama sobre apoio ao #MeToo

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/10 13:56h
'As mulheres estão cansadas', diz Michelle Obama sobre apoio ao #MeToo

Foto: Reprodução / Getty Images

Divulgando uma nova campanha para a educação de meninas pelo mundo, Michelle Obama usou o #MeToo como um exemplo de luta. Em entrevista ao Today Show, a ex-primeira dama revelou o seu descontentamento com os casos de assédio sofridos pelas mulheres. "As mulheres estão cansadas de serem desvalorizadas, ignoradas, com suas vozes não sendo ouvidas. Terá oposição e desconforto, mas cabe às mulheres dizerem 'Sinto muito se você se sente mal por isso", disse ela. Além disso, Michelle aproveitou o momento para esclarecer boatos sobre um possível interesse político. "Nunca quis ser política. Nada mudou. Quero servir e há tantas formas de fazer a diferença. Política não é meu negócio, simples assim", contou. (Bahia Noticias)

Comente agora

Com bebê nas costas, meteorologista apresenta previsão do tempo nos EUA

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 10/10 18:37h
Com bebê nas costas, meteorologista apresenta previsão do tempo nos EUA

Foto: Reprodução/ Twitter/ Praedictix Weather

Susie Martin apresentou a previsão do tempo com o filho, de 1 ano, nas costas. Segundo o G1, a meteorologista e diretora de operações da empresa Praedictix, levou seu filho ao trabalho para divulgar os benefícios do uso do sling, pano usado para carregar bebês também conhecido como "canguru". Na ocasião, ela disse que participava da Semana Internacional de Babywearing (prática de carregar bebês no sling) e queria ajudar a promover o uso do acessório. Após a iniciativa inusitada, a empresa se pronunciou no Twitter. “Nossa previsão nacional de hoje é apresentada por @smartinWX e um convidado especial. Infelizmente, o assistente foi visto dormindo no trabalho. Pedimos desculpas pelo inconveniente”.

Comente agora

Mulheres aumentam a produtividade do trabalho, aponta FMI

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 09/10 17:23h
Mulheres aumentam a produtividade do trabalho, aponta FMI

Foto: Agência Brasil

A ampliação da participação feminina no mercado de trabalho traz benefícios para a economia, segundo o estudo publicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira (9). Intitulado "Ganhos Econômicos da Inclusão de Gênero: Novos Mecanismos, Novas Evidências", o documento faz parte da reunião anual do FMI, que acontece em Bali, na Indonésia. De acordo com a publicação, as mulheres trazem novas habilidades para o local de trabalho. Além de refletir as normas sociais e impactar na educação, interação e em diferenças na aceitação de riscos e respostas a incentivos. A partir de dados técnicos, o estudo apontou que desde 1990, países que aumentaram a participação feminina como a Irlanda, o Brasil e a República Dominicana - estes dois penúltimos voltados para o setor de serviços - tiveram ganhos de produtividades maiores que nações onde essa participação ficou estagnada, como Egito, onde 16% das mulheres trabalham. O artigo ainda revelou que ter mulheres na equipe influencia até nos ganhos de produtividade entre funcionários homens. (BN)

Comente agora

Olívia Santana é a primeira negra eleita como deputada estadual na Bahia

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 08/10 15:00h
Olívia Santana é a primeira negra eleita como deputada estadual na Bahia

Foto: Bahia Notícias

Pela primeira vez na história, uma deputada negra vai ocupar uma das 63 vagas da Assembleia Legislativa (AL-BA). Dos 90% das urnas apuradas, Olívia Santana (PCdoB) aparece com mais de 55 mil votos e será a primeira negra a ocupar o cargo no estado. Formada em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela atuou como vereadora por 10 anos na capital baiana. Além de ter sido titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ela também dirigiu a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM). (BN)

Comente agora

Saiba como amenizar dores nas costas durante a gravidez

Mulher  Postado por Willyam Reis - 08/10 08:48h
Saiba como amenizar dores nas costas durante a gravidez

Dores nas costas são uma queixa comum em gestantes, geralmente a partir do segundo e terceiro trimestre e até no pós-parto. Os incômodos são mais frequentes na região lombar da coluna vertebral e podem prolongar-se até a região sacroilíaca, pélvis e, por vezes, pode acometer as pernas. Segundo o ortopedista, cirurgião de coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Luiz Cláudio Lacerda, o motivo se dá porque durante a gravidez o corpo da mulher passa por alterações inevitáveis com o intuito de se preparar para o parto. “Mudanças do centro de equilíbrio, aumento do peso, estiramento dos ligamentos da coluna, da musculatura do abdome e das costas, frouxidão das articulações da coluna e alterações hormonais são os principais causadores do problema. Além disso, dependendo das exigências do trabalho realizado pela gestante, como por exemplo, ficar muito tempo sentada, ou seja, em uma mesma posição, poderá piorar ainda mais este sintoma”, explica o especialista.

Comente agora

Meditação, ioga e pilates combatem alterações emocionais em gestantes

Mulher  Postado por Aline Souza - 06/10 14:36h
Meditação, ioga e pilates combatem alterações emocionais em gestantes

Foto: Stock

Uma série de estudos clínicos mostram que as experiências emocionais das gestantes ajudam a moldar a arquitetura cerebral do feto. Os principais hormônios que sofrem alterações são: HCG (gonadotrofina coriônica humana), progesterona e serotonina. Após o parto, devido à queda brusca de progesterona nesse período, é comum o surgimento da depressão pós-parto, principalmente nas pacientes que já têm predisposição à doença. O ginecologista e obstetra, Dr. Domingos Mantelli, explica que o estresse, por exemplo, durante a gestação, é extremamente prejudicial ao bebê. “A carga emocional intensa durante um longo período libera uma série de hormônios na mulher como o cortisol e a adrenalina, passando diretamente para o bebê pela corrente sanguínea”, explica o médico. De acordo com Mantelli, esses hormônios interferem na formação da rede neuronal do feto fazendo com que os bebês estejam mais propensos a apresentar quadros de esquizofrenia, além de provocar dificuldades para lidar com situações adversas e debilitar as habilidades de aprendizagem e memória.

Comente agora

Maternidade demite grávidas em Salvador

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/10 09:54h
Maternidade demite grávidas em Salvador

Se quando se mexe com uma mexe com todas, experimente mexer com os filhos delas. O instinto materno, a injustiça e o drama financeiro que estão passando encorajaram 12 funcionárias grávidas e 13 de licença-maternidade de uma unidade de saúde do governo do estado a lutar por seus direitos. A grande ironia é que elas, apesar de gestantes ou de licença, foram demitidas de uma instituição que realiza partos, a  Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, no Pau Miúdo. Após serem desligadas do Instituto Hygia, que administrava a unidade até agosto, elas não se calaram e organizaram uma espécie de “revolta das grávidas”. Por lei, elas não podem ser demitidas no período entre a confirmação da gravidez e cinco meses após o parto. Nesta quinta-feira (4), cinco gestantes e duas de licença- maternidade protestaram em frente à maternidade. Elas também já fizeram manifestações na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e procuraram o Ministério Público do Trabalho (MPT). A onda de incertezas atingiu os funcionários da maternidade no dia 27 de julho deste ano. Foi quando saiu no Diário Oficial do Estado uma publicação informando que o contrato com a Hygia Saúde, que administrava o lugar há um ano e sete meses, estava se encerrando. Os 1.050 funcionários estariam, no mês seguinte, no olho da rua. 

Comente agora

Menos julgamentos mais empatia!

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/10 08:48h
Menos julgamentos mais empatia!

Uma amiga me contou que, depois de explodir numa situação super difícil com as filhas de 03 e 04 anos, vinha subindo exausta uma ladeira tentando chegar no carro, carregando uma filha no braço e arrastando a outra que se debatia, a barriga de quase 30 semanas pesando e todas as cargas de um dia difícil nas costas, quando uma mãe da escola das meninas, com sua filha que se comportava lindamente, a ouviu dizer que estava cansada. Essa mãe que pô ... não é possível que ela não sabe das treta, achou que era um bom momento pra dizer à minha amiga: “ainda vem outro aí, hein”, num tom de reprovação e chacota. A mágoa no olhar de minha amiga ao contar essa história me comoveu, ela que é uma mãe maravilhosa e, diga-se de passagem, tá felicíssima com seu terceirinho! Eu lembrei dos relatos de violência obstétrica que as mulheres sofrem no parto, porque né, muitas ouvem:  “na hora de fazer não tava doendo”. Um anúncio tenebroso de como podemos ser cruéis com as mães. Não bastasse a rotina exaustiva, a carga mental e o saco de culpa nas costas, temos os julgamentos equivocados, os olhares de reprovação e a absoluta falta de empatia. Eu já ouvi em algumas palestras pessoas questionando sobre empatia, o que seria e como praticar. Gente, faça pelo outro o que você gostaria que fizessem por você, e sua referência continua sendo você! 

Comente agora

Documentário sobre movimento feminista tem trailer divulgado

Mulher  Postado por Aline Souza - 04/10 16:42h
Documentário sobre movimento feminista tem trailer divulgado

Foto: Divulgação / Netflix

O primeiro trailer do documentário "Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?" foi lançado nesta quarta-feira (3). Produzido pela Netflix, o documentário usa a obra de uma fotógrafa chamada Cynthia MacAdams para falar sobre a história do movimento feminista dos anos 1970.  De acordo com o Uol, MacAdams fotografa várias ativistas e celebridades durante o auge do movimento, retratando como "as mulheres tinham um visual diferente por serem feministas". Além de compartilhar as suas experiências pessoais de sexismo e libertação, colocando a urgência por mudanças na sociedade. A estreia está prevista para o dia 12 de outubro. A produção de Johanna Demetrakas ("Some Nudity Required") conta com entrevistas atuais das mulheres que MacAdams fotografou, incluindo as atrizes Jane Fonda e Lily Tomlin, que protagonizam a série "Grace and Frankie". (BN)

Comente agora

Após críticas sobre magreza, Anna Faris apaga foto nas redes sociais

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 03/10 20:42h
Após críticas sobre magreza, Anna Faris apaga foto nas redes sociais

Foto: Reprodução / Instagram

Anna Faris virou alvo de críticas quando postou uma foto onde aparece com as pernas de fora nesta terça-feira (2). Segundo o site Universa, a estrela de "Todo Mundo em Pânico" recebeu vários comentários negativos que criticavam a sua magreza em seu perfil. "Você está magra demais, vá comer", "Isso é alarmante" e "Essa foto é um grito por ajuda" foram algumas das críticas feitas pelos seguidores da famosa. Em contrapartida, outros exaltavam a beleza da atriz. De acordo com o site "TMZ", Anna apagou a foto cerca de 15 minutos depois de ter publicado no Instagram. Essa não teria sido a primeira vez que ela sofre com comentários sobre a sua forma física nas redes sociais. De acordo com o site "TMZ", Anna apagou a foto cerca de 15 minutos depois de ter publicado no Instagram. Essa não teria sido a primeira vez que ela sofre com comentários sobre a sua forma física nas redes sociais. (BN)

Comente agora

Celulite afeta oito em cada dez mulheres; saiba evitar

Mulher  Postado por Aline Souza - 02/10 18:52h
Celulite afeta oito em cada dez mulheres; saiba evitar

Foto:  Istock

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a celulite é uma queixa estética comum que acomete oito em cada dez mulheres. O problema mexe com a autoestima, já que se manifesta de forma bem visível em regiões como coxas, quadris e glúteos. “Os famosos furinhos são mais frequentes nas mulheres devido a estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é diferente da do homem”, explica a dermatologista Dra. Larissa Viana. De acordo com a médica, a genética também pode desempenhar um papel importante na tendência de se desenvolver celulite. Para evitar o aparecimento destes depósitos de gordura sob a pele é fundamental manter uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas animais, açúcares e sal em excesso.

Comente agora

Indiana Gita Gopinath é 1ª mulher a ocupar posto de economista-chefe do FMI

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 02/10 14:00h
Indiana Gita Gopinath é 1ª mulher a ocupar posto de economista-chefe do FMI

Foto: Benedikt von Loebell / Economic Forum

A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, apontou nesta segunda-feira (1º) a indiana Gita Gopinath, 46, como nova economista-chefe do órgão. É a primeira vez que uma mulher ocupa o posto. Gopinath substituirá Maurice Obstfeld, que, em julho, anunciou que se aposentaria no final deste ano. Atualmente, Gopinath atua como professora do Instituto John Zwaanstra de Estudos Internacionais e Economia na universidade Harvard. Em comunicado, Lagarde qualifica Gita como uma das economistas mais "excepcionais" do mundo, com credenciais acadêmicas impecáveis, um registro comprovado de liderança intelectual e uma extensa experiência internacional. "Tudo isso torna ela excepcionalmente bem-colocada para liderar nosso departamento de pesquisas nessa conjuntura importante. Estou encantada em nomear uma figura tão talentosa como nossa economista-chefe", afirmou a diretora-gerente do FMI. Gopinath é coeditora da revista acadêmica American Economic Review e codiretora do programa de finanças e macroeconomia do NBER (escritório nacional de pesquisa econômica, na sigla em inglês). A indiana é autora de cerca de 40 artigos de pesquisa sobre temas como taxas de juros, comércio e investimento, crises financeiras internacionais e em mercados emergentes e política monetária, entre outros.

Comente agora

Celulite afeta oito em cada dez mulheres; saiba evitar

Mulher  Postado por Willyam Reis - 02/10 08:02h
Celulite afeta oito em cada dez mulheres; saiba evitar

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a celulite é uma queixa estética comum que acomete oito em cada dez mulheres. O problema mexe com a autoestima, já que se manifesta de forma bem visível em regiões como coxas, quadris e glúteos. “Os famosos furinhos são mais frequentes nas mulheres devido a estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é diferente da do homem”, explica a dermatologista Dra. Larissa Viana. De acordo com a médica, a genética também pode desempenhar um papel importante na tendência de se desenvolver celulite. Para evitar o aparecimento destes depósitos de gordura sob a pele é fundamental manter uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas animais, açúcares e sal em excesso. Ingerir bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes com açúcares também ajuda a prevenir. “Já a prática regular de atividades físicas regulares é importante para melhorar a circulação sanguínea e tonificar a pele”, conclui a dermatologista.

Comente agora

Pesquisa revela que 37% das mulheres já foram assediadas no trabalho

Mulher  Postado por Redação Voz da Bahia - 28/09 23:29h
Pesquisa revela que 37% das mulheres já foram assediadas no trabalho

Foto: Reprodução / Thinkstock

Após um ano da criação do #MeToo e todo o movimento de revelação das acusações de abuso na indústria cinematográfica, os casos de assédio sexual no trabalho aumentaram, segundo uma pesquisa realizada na Austrália. Para a conclusão, foram entrevistadas 2 mil mulheres, nos últimos 12 meses. Entre elas, 37% das entrevistadas revelaram ter sofrido tentativas de assédio e 39% relataram ter presenciado cenas com outras colegas, que se sentiram constrangidas, violadas, amedrontadas e envergonhadas depois do abuso. De acordo com o site Universa, a pesquisa ainda apontou que a maioria dos casos são cometidos por homens, cerca de 28%. Os comentários e comportamentos abusivos representaram 16%, seguido de condutas explícitas de abuso e sexismo (11%). Além disso, os dados revelaram que apenas 21% das vítimas denunciaram seus abusadores.  

#METOO: 

Comente agora

'Nunca dependa de um homem': Luísa Sonza aconselha mulheres sobre casamento

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 28/09 22:20h
'Nunca dependa de um homem': Luísa Sonza aconselha mulheres sobre casamento

Foto: Reprodução / Instagram

Apesar da pouca idade, a cantora Luisa Sonza, de 20 anos, apresenta uma postura bem madura em relação a alguns assuntos.  Em entrevista à revista "Quem", a famosa falou sobre a divisão das contas com o marido, o youtuber Whindersson Nunes. "Não podemos depender de ninguém", disse. A famosa ainda revelou que sempre fez questão de dividir as finanças, até quando pagavam aluguel. "Não era proporcional, ele ganhava mais na época, mas mesmo assim a gente dividia pela metade". Casada desde fevereiro deste ano com Whindersson, Luisa aconselha outras mulheres: "Se você quer casar, tenha uma estabilidade financeira. Nunca dependa do homem! Se ele falar que vai pagar suas contas, recusa, vai embora pra longe", declarou. (BN)

Comente agora

Pesquisa revela que 37% das mulheres já foram assediadas no trabalho

Mulher  Postado por Aline Souza - 27/09 17:58h
Pesquisa revela que 37% das mulheres já foram assediadas no trabalho

Foto: Reprodução / Thinkstock

Após um ano da criação do #MeToo e todo o movimento de revelação das acusações de abuso na indústria cinematográfica, os casos de assédio sexual no trabalho aumentaram, segundo uma pesquisa realizada na Austrália. Para a conclusão, foram entrevistadas 2 mil mulheres, nos últimos 12 meses. Entre elas, 37% das entrevistadas revelaram ter sofrido tentativas de assédio e 39% relataram ter presenciado cenas com outras colegas, que se sentiram constrangidas, violadas, amedrontadas e envergonhadas depois do abuso. De acordo com o site Universa, a pesquisa ainda apontou que a maioria dos casos são cometidos por homens, cerca de 28%. Os comentários e comportamentos abusivos representaram 16%, seguido de condutas explícitas de abuso e sexismo (11%). Além disso, os dados revelaram que apenas 21% das vítimas denunciaram seus abusadores. 

Comente agora

Há 100 anos, tomava posse a primeira mulher diplomata do país

Mulher  Postado por Aline Souza - 27/09 17:11h
Há 100 anos, tomava posse a primeira mulher diplomata do país

Foto:  José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil

Há 100 anos, o Ministério das Relações Exteriores dava posse à primeira mulher diplomata da história do Itamaraty. Em 27 de setembro de 1918, a baiana Maria José de Castro Rebello Mendes, foi aprovada em primeiro lugar na então Secretaria de Estado das Relações Exteriores. A inscrição de Maria José no concurso chegou a ser contestada por setores da opinião pública e virou polêmica na imprensa da época. O ingresso da diplomata só foi possível a partir da intercessão do jurista Ruy Barbosa. Com o apoio de Ruy Barbosa, Maria José teve a inscrição deferida pelo então ministro das Relações Exteriores, Nilo Peçanha. Em homenagem ao pioneirismo e à coragem da primeira diplomata brasileira, a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), com apoio do Grupo de Mulheres Diplomatas, promove hoje a Jornada Maria José de Castro Rebello: Um Século de Mulheres Diplomatas no Itamaraty. O evento, aberto ao público, contará com a presença de representantes do corpo diplomático e da academia, que, além de homenagearem a ação precursora do serviço exterior brasileiro, buscarão discutir o centenário da presença de mulheres diplomatas no Ministério das Relações Exteriores. (Notícias ao MInuto)

Comente agora

Dentista faz campanha por doações de itens de higiene bucal para quilombo baiano

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 25/09 15:39h
Dentista faz campanha por doações de itens de higiene bucal para quilombo baiano

Uma dentista de 24 anos iniciou uma campanha nas redes sociais para obter ajuda para a comunidade quilombola de Helvécia, distrito do município baiano de Nova Viçosa. Lara Pignaton trabalha na localidade há cerca de um ano e, em entrevista ao Bahia Notícias, contou que a necessidade de ajuda é muito grande. "O quilombo não tem água tratada com flúor, que é essencial para prevenção de cáries. Por isso que, nas grandes cidades, há fluoretação na água. São crianças de cinco a 12 anos com índice de cárie muito mais alto que o normal. Fora que a população lá é bem carente e não tem dinheiro para manter os produtos de higiene oral. Muitos sequer sabem o que é o fio dental", afirmou. Em uma postagem no Twitter, a profissional fez o pedido de doações de pastas e escovas dentais. Segundo ela, o objetivo inicial era atingir as grandes marcas de produtos de higiene bucal. Para sua surpresa, a campanha foi tão bem acolhida pelos seguidores que houve várias propostas de doações pessoais, apesar de nenhuma empresa ter se manifestado ainda. Até o momento, a postagem teve mais de 8 mil compartilhamentos na rede.

Comente agora

Petrobras pretende aumentar a participação das mulheres em cargos de liderança

Mulher  Postado por Aline Souza - 24/09 20:59h
Petrobras pretende aumentar a participação das mulheres em cargos de liderança

Foto: Agência Brasil

Com o objetivo de aumentar a participação das mulheres em cargos de liderança, a Petrobras pretende aumentar a ocupação feminina em 40% através de um plano de equidade de gêneros. A meta da estatal é sair de de 18% para 255 até 2025. De acordo com a Petrobras, a ampliação será baseada na meritocracia, por meio de ações propostas. Entre as iniciativas está a criação de um "programa de formação continuada de lideranças femininas e no estímulo que elas trabalhem também em áreas operacionais". Além de outras ações que visam a formação e atração de talentos, com foco nas estudantes do sexo feminino do ensino médio, como palestras em escolas para promover as áreas de ciência, tecnologia, cálculo e engenharia. Já para as universitárias destas áreas e de outras áreas de interesse da estatal, está prevista a disponibilidade de bolsas de estudo.A ação faz parte do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do qual a Petrobras faz parte desde a primeira edição, em 2006. O programa consiste em "disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura das organizações para alcançar a igualdade entre homens e mulheres no mundo profissional". (BN)

Comente agora

10 mitos e verdades sobre a gravidez

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/09 18:38h
10 mitos e verdades sobre a gravidez

Foto: Thinkstock/Getty Images

É quase automático: basta uma mulher anunciar que está grávida para começarem as sugestões a respeito de como saber o sexo do bebê, a importância de satisfazer os desejos por comidas exóticas, as explicações para o fato de sentir muita azia e por aí vai… Com isso, a gestante recebe diversos conselhos, dos mais estranhos aos mais sérios. Ouvimos especialistas para desvendar o que é mito e o que é verdade quando se trata dessas crenças populares. Confira:

1. Azia significa que o bebê é cabeludo

Mito. A azia não tem nada a ver com o bebê ser cabeludo ou não. “Os hormônios da gravidez irritam o estômago, por isso a grávida sente uma queimação. E, no final da gestação, a azia é causada porque o estômago fica comprimido pelo bebê, que cresceu”.

2. Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal

Comente agora

Professora cria canal para contar histórias infantis em libras

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/09 15:43h
Professora cria canal para contar histórias infantis em libras

Foto: Reprodução / YouTube

Com o intuito de fazer que crianças surdas possam "ouvir" livros de literatura, a professora Carolina Hessel criou o canal Mãos Aventureiras, onde ela faz vídeos contando histórias infantis em libras. O canal do YouTube é atualizado semanalmente. Além disso, o projeto ganhou um site ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De acordo com o site Hypeness, a professora contou que a ideia surgiu para suprir a falta de contação de histórias para as crianças com limitações na internet."A internet é uma maneira barata e fácil de dar acesso para todos. Quero preencher esta lacuna para as crianças surdas e também enriquecer o acervo de histórias sinalizadas na internet", explicou. Entre as leituras estão Adelia, de Jean-Claude Alphen (Prêmio Jabuti), Carona na Vassoura, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, O presente do Saci, de Lalau & Laurabeatriz. (BN)

Comente agora

Mais diversidade: modelos curvy arrasaram nos desfiles da NYFW

Mulher  Postado por Fernanda Pinheiro - 16/09 17:48h
Mais diversidade: modelos curvy arrasaram nos desfiles da NYFW

Foto: JP Yim/Getty Images for Michael Kors/Getty Images

Os desfiles ainda estão bem longe de serem inclusivos, mas algumas marcas estão mostrando mais diversidade de corpos nas passarelas. Durante a NY Fashion Week, que aconteceu na semana passada, rolou uma das apresentações mais empoderadas de todas: um desfile de lingeries da Savage X Fenty, comandada por Rihanna, com modelos de manequins de vários tamanhos.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com