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CDL de Santo Antônio de Jesus se destaca em 1ª lugar na Bahia na Campanha Nacional de Cadastro Positivo

17/12/2015 17:19

Com apenas dois meses de campanha, a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Santo Antônio de Jesus terminou em 1ª lugar na Bahia na Campanha Nacional de Cadastro Positivo promovida pelo SPC Brasil, com 22,60% da meta alcançada, o município ficou na 10ª colocação no ranking nacional, e 3ª no Nordeste, na frente de cidades como Salvador, Feira de Santana, Petrolina, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa, Caruaru, dentre outras. Mesmo com um mês a menos em relação as demais localidades, o resultado final, principalmente fruto do trabalho das colaboradoras das Entidades Glória Santos e Luana Maciel foi excelente. O Cadastro Positivo é um banco de dados, no qual são registradas as informações dos pagamentos realizados pelo consumidor, para formação do histórico de pagamento. As informações são consolidadas no sistema para serem utilizadas pelas empresas e instituições financeiras credoras como subsídio para a análise de crédito, e consequentemente facilidade em sua concessão, pois assim, as empresas compreenderão o perfil financeiro do consumidor, através de uma visão completa e precisa. Com o Cadastro Positivo, o Brasil supera uma das principais barreiras que impedia a modernização do seu sistema de crédito. Vale destacar que o Brasil foi o último país do G20 e dos Brics a aprovar o cadastro positivo. Em outros países a implantação do sistema trouxe benefícios significativos para a economia. Nos Estados Unidos, por exemplo, o acesso a financiamentos subiu de 40% para 80% e na Coreia do Sul, a inadimplência das famílias passou de 10% para apenas 1% após a implantação de um sistema semelhante. Até a criação do Cadastro Positivo, o que existia no Brasil era o chamado ‘cadastro negativo’, utilizado para checar o histórico de inadimplência. O Cadastro Positivo inverte essa realidade para o mercado de crédito. Os dados utilizados pelo SPC passam a informar, também, a pontualidade do consumidor no pagamento de suas contas, listando os bons pagadores e aqueles que cumpriram seus compromissos em dia. A adesão ao cadastro é opcional e gratuita. Além disso, o consumidor pode solicitar a retirada do seu nome a qualquer momento. Benefícios do Cadastro Positivo Possibilidade de redução de juros a partir da análise do histórico de pagamento do cliente e critério de avaliação da empresa; Redução da inadimplência e do superendividamento, uma vez que a empresa passa a ter acesso aos hábitos de pagamento do consumidor; Melhora da avaliação das condições de pagamento do consumidor, de forma mais justa e completa, reduzindo a assimetria das informações; Possibilitar a ‘bancarização’ das classes menos favorecidas, como a C e D. (ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ)


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