As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 28/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Parapsicólogo Padre Juarez Farias: "O curandeiro é sempre perigoso"

22/11/2010 22:36

Parapsicologia é a ciência que tem por objeto, a análise dos fenômenos paranormais, à primeira vista inexplicáveis, que apresentam a possibilidade de serem resultados das faculdades humanas.

Sobre isso, o Padre Juarez Farias, autor do livro Parapsicologia: os mistérios do inconsciente, concedeu entrevista ao repórter Marcus Augusto, esclarecendo questões polêmicas na sociedade.

Em relação às curas espirituais feitas por curandeiros e feitiçarias, o padre diz ser capaz de desmistificar e mostrar que são fraudulentas. "O curandeiro é sempre perigoso. Quem vai atrás do vidente sai de lá alienado e cheio de crendices porque ele amedronta a pessoa" disse, frisando que quando a cura acontece, ela é milagrosa e fruto da fé. "Nenhuma pessoa tem o poder de curar. Quem tem o poder de curar é Deus", afirmou.

Para o padre, pessoas que dizem ter sido possuídas por maus espíritos têm relação com os fenômenos do transe e devem ser examinadas para se detectar o que aconteceu no seu universo emocional neurológico, necessitando de uma análise psiquiátrica, neurológica ou psicológica. "Há traumas, há conflitos internos que levam as pessoas às crises, mas nunca a manifestação sobre natural", disse.

Quanto à existência ou não do diabo, o parapsicólogo afirma que é uma questão teológica. "O diabo existe quando envolvemos toda problemática do mal", explicou, afirmando também que as magias não existem e são apenas superstições.

O Padre Juarez revelou ainda ao repórter Marcus Augusto que nunca sofreu censura oficial da igreja, caminhando sempre de mãos dadas com a instituição, mas já foi vítima de críticas de pessoas que dizem estar em nome dela. Segundo ele, a igreja considera seu trabalho sério e lamenta que o povo não ternha base científica, teológica, pastoral e às vezes precisa de formação desse sentido.

Sobre Chico Xavier, o parapsicólogo o considera um sensitivo, mas reprova o 'mito' que se formou em torno dele sobre a relação com os espíritos e sobre premunições, o padre afirma ser possível. "Todos somos paranormais. Todos temos essas faculdades e de vez em quando podemos pressentir alguma coisa", revelou.



Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com