As comentadas


Boa tarde , Terça-feira, 25/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

MOMENTO SAÚDE: Saiba o que é e para que serve o Mapa Cardiológico

27/12/2010 10:40

Em entrevista ao Voz da Bahia, Dr. Tonnison Oliveira, falou um pouco sobre um importante exame na área de cardiologia: o Mapa Cardiológico. Segundo ele, o exame corresponde a uma monitorização da pressão arterial do paciente durante 24 h e é acessível para uma boa arte da população, podendo se realizado na clínica URMEC.

"O Mapa gera um pouco de desconforto no início, pois o aparelho não pode ser retirado durante o dia todo, mas depois o paciente acaba se adaptando", disse.

Ainda de acordo com ele, o exame é indicado para algumas situações como acompanhamento da eficácia terapêutica em hipertensos ou mesmo diagnóstico de  hipertensão, principalmente em casos mais difíceis. Dr. Tonnison explicou que, com o Mapa, o médico consegue identificar  pacientes  que sofrem da síndrome do jaleco branco (A pessoa, no consultório, tem sempre a pressão alta e no dia a dia tem pressão normal), que têm hipertensão mascarada (No consultório a pressão fica normal, mas no dia-a-dia é alta) e também que sofrem de hipertensão noturna.



Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com