Voz


PodCast



Enquete





Blog

Dia do Forró lembra nascimento do cantor Luiz Gonzaga

13/12/2018 19:27

Foto: Arquivo/Prefeitura de Caruaru

Desde 2005, o Brasil celebra, no dia 13 de dezembro, o Dia Nacional do Forró. Foi naquele ano que uma lei determinou que essa data seria ocasião para celebrar o ritmo e homenagear o cantor e compositor Luiz Gonzaga. Conhecido como rei do baião, ele é responsável por uma das mais conhecidas e consagradas composições da música brasileira, a canção Asa Branca, e um dos maiores nomes do gênero em toda a história. 

Origem do nome
Não há consenso entre pesquisadores sobre a origem da palavra “forró". Alguns acreditam que surgiu a partir da expressão do inglês for all (para todos), usada pelos ingleses para convidar para festas os operários que trabalhavam na construção de ferrovias no Nordeste no fim do século 19. Outros acreditam que é a abreviação do termo africano forrobodó, que, segundo os estudiosos, significaria festa. O fato é que o termo que antes designava apenas a festa, também passou a corresponder ao gênero musical e à dança, que nasceu e revela fortes influências dos ritmos da cultura sertaneja do Nordeste, como o baião, o xote, o xaxado, o coco e a quadrilha junina.

Em todos os lugares e épocas
O forró transpôs as fronteiras do Nordeste brasileiro e chegou à região Sul do País no fim da década de 1940. O responsável por explorar o Brasil por meio do forró e tornar o ritmo conhecido foi justamente Luiz Gonzaga. Não só o forró tornou-se conhecido e admirado, como também a própria região Nordeste, com toda a sua carga cultural, desde linguajar, arte e tradições até problemas sociais.

Capital do forró
O forró, assim como outros aspectos da cultura nordestina, já se consagraram em todo o País. No entanto, o forró é especialmente lembrado e celebrado em duas cidades nordestinas, tanto na época das festas juninas quanto por ocasião do dia nacional do forró. Caruaru, em Pernambuco, ostenta o título de capital do forró. Este ano, a  comemoração pelo dia nacional do ritmo tem uma programação especial. Confira aqui. Em Campina Grande, na Paraíba, o projeto Forró na Vila tem programação o mês inteiro.

Luiz Gonzaga
Nascido em Pernambuco no ano de 1912, Luiz do Nascimento Gonzaga era filho de um sanfoneiro e consertador de instrumentos, que acompanhou por toda a infância e com quem tocava sanfona nas festas do município de Exu (PE). Comprou sua primeira sanfona aos 12 anos de idade. Três anos depois, aos 15, já era uma sanfoneiro prestigiado em Pernambuco. Dedicou-se durante quase dez anos (de 1930 a 1939) à carreira militar no exército. Ao fim desse período, apresentou-se em populares programas de televisão e foi contratado pela Rádio Nacional. Gravou o primeiro disco em 1941. Teve um filho em 1945 e casou-se em 1948. A carreira decolou de tal forma que, em 1980, Luiz Gonzaga cantou para o Papa João Paulo II; e, em 1986, apresentou-se no Olimpia de Paris. Morreu em 2 de agosto de 1989 e foi enterrado em Exu, sua cidade natal. (Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Cultura)


Veja Mais + Blog



As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com