As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 24/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

SAJ: Cetep realiza inscrição até o dia 28/12 para os cursos do PRONATEC

28/12/2012 17:07

O professor Ivanilton Amparo, diretor do CETEP, Centro Territorial de Educação do Recôncavo em entrevista, falou a respeito do Pronatec, Programa Nacional do Emprego Técnico, que será implantado em Santo Antônio de Jesus. A princípio o diretor foi questionado sobre quais serão os cursos oferecidos pelo CETEP no ano de 2013 e informou que a instituição desenvolve duas modalidades de ensino. No turno diurno o trabalho desenvolvido é o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional com os cursos de Agropecuária, Segurança do Trabalho e Gestão em Logística. 

Para o ano de 2013, segundo o diretor, não será oferecido o curso de Enfermagem no turno diurno, pois a Secretaria de Saúde não autoriza mais que alunos com idade menor do que 18 anos. Por sua vez, no período noturno os cursos oferecidos são Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem, porém, os mesmos só podem ser cursados por pessoas que já concluíram o Ensino Médio. Além disso, Ivanilton disse que a inscrição dos alunos do período noturno será realizada por sorteio eletrônico e frisou que os sorteados devem comparecer para efetuarem a matrícula, pois, muitas vezes, são contemplados, mas não a fazem: “Nos últimos anos sofremos muito com alunos que são sorteados, mas não se matriculam e ‘tiram’ a vaga de quem realmente está interessado.”

A respeito do Pronatec o gestor explicou que este programa oferece cursos de qualificação profissional voltados para o mercado de trabalho. As aulas do referido programa foram iniciadas no mês de outubro com as turmas de promotor de vendas e auxiliar de operações logísticas e nos mês de novembro começaram as aulas da turma de agente de segurança na indústria, sendo que no mês de dezembro, serão realizadas matrículas para o curso de agente de combate a endemias. Ivanilton, ressalvou ainda que a Secretaria de Educação junto ao MEC conseguiu a autorização para que alunos que estudaram nos anos de 2010 e 2011 também possam ser contemplados com a matrícula para o curso de agente de combate a endemias. Assim, o diretor do CETEP, na oportunidade fez o convite aos interessados para que se dirijam ao estabelecimento de ensino até o dia 28 deste mês para efetuarem a sua inscrição e que os cursos têm a duração de quatro meses, são gratuitos, há também o fornecimento de material didático, alimentação e transporte.



Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com