As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 31/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Ginecologista de plantão: Dr. Christian Ferraz tira dúvidas sobre Mioma

15/04/2011 20:15

Semanalmente, o Dr. Christian Ferraz esclarece dúvidas de ouvintes da Rádio Recôncavo FM e internautas do Voz da Bahia. Participe você também. Envie sua pergunta para: nbcsaj@hotmail.com. - Dr. Christian Ferraz é Médico Pós-graduado em Ginecologia e Obstetrícia com título de especialista brasileiro pela FEBRASGO - Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Este Chat é Patrocinado por: IAM - Instituto de Assistência a Mulher - Ultrassom 3D e 4D. A mais alta tecnologia a serviço da vida. Venha viver essa alegria.

Luciene Pereira diz: minha filha menstruou aos 10 anos e hoje ela tem 15. Fizemos ultrassonografia e está tudo normal, mas a menstruação sempre foi irregular e com muita intensidade. Hoje ela não foi ao colégio, pois está com muito sangramento. Isto pode ser mioma?

Dr. Christian Ferraz diz:

Na verdade essa situação é cercada de alterações hormonais. Os primeiros ciclos menstruais das meninas são, naturalmente, irregulares; não seguem a regra cíclica normal de vir todo mês, e podem ser acompanhados de sangramento excessivo ou de cólica intensa. O importante é fazer uma avaliação de ultrassom. Não tendo patologia nenhuma, o tratamento é clínico, é medicamentoso, é hormonal. Luciene, no caso de sua filha, não é provável que seja mioma; até mesmo porque a presença de mioma na idade dela é extremamente raro.

Lúcia Almeida: a partir de qual idade as mulheres podem ter os miomas?

Dr. Christian Ferraz diz:

 Lúcia, não existe uma idade padrão para que surja mioma. Os estudos mostram que dos 30 aos 40 ou dos 30 aos 50 anos, é o momento mais provável de a mulher ter um diagnóstico de mioma. O mioma não tem uma causa direta; provavelmente tem relação com a hereditariedade. É importante lembrar que nem sempre é preciso cirurgia; na maioria das vezes, o tratamento é clínico, é medicamentoso, muitas vezes hormonal, com ótimos resultados.

Priscila diz: gostaria de saber se mulheres virgens correm o risco de apresentar miomas?

Dr. Christian diz:

 Pode, sim. Desde que a mulher virgem mantenha essa condição por muitos anos. Toda vez que a mulher fica exposta aos ciclos menstruais por muito tempo, ou seja, ela não engravida cedo, fica exposta, também, aos miomas. Vale lembrar que a relação sexual não ajuda, nem atrapalha no surgimento dos miomas. A gravidez é um freio para o surgimento do mioma. A gravidez, na mulher que já tem mioma, faz o mioma crescer. Na mulher que não tem mioma, a gravidez é um freio hormonal e ajuda a mulher a prevenir o surgimento de mioma. Veja bem, não é um conselho para as mulheres engravidarem cedo; é apenas uma questão técnica, uma questão científica.

Regina: Oi Dr. Tenho três miomas e estou grávida de onze semanas . Qual o risco que o bebê corre?

Dr. Christian Diz:

A presença de miomas na sua gravidez, Regina, é apenas um sinal de alerta. Vale a pena um profissional saber disso. Usamos substâncias para prevenir abortamentos, partos prematuros e às vezes, usamos substâncias para amadurecer mais cedo o pulmão do bebê, com medo de uma prematuridade. Asseguro que na maioria das vezes, a presença de mioma não vai agredir em nada a sua gestação. Eu brinco e digo que mioma não come dedo de menino, mioma não come orelha de menino. Isso é apenas um mito; não é verdade.

Redação 'Voz da Bahia' Ney Bacceli - DRT 6113

IAM - Instituto de Assistência a Mulher. Ultrassom 3D e 4D. A mais alta tecnologia a serviço da vida. Venha viver essa alegria.



Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com