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Prof. André Gustavo

Os escravos tecnológicos

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 03/10 17:45h
Os escravos tecnológicos

(*) Colunista André Gustavo

Que as novas tecnologias tem trazidos grandes benefícios para a humanidade, não há dúvidas, mas também é uma certeza quer a cada dia estamos mais dependentes delas e perdendo nossa liberdade pela "obrigação" de acessar dispositivos móveis, a exemplo de celulares e tablets, e frequentar redes sociais. A mesma tecnologia que nos traz mais liberdade também nos aprisiona, nos escravizando e nos tornando presos á sua lógica perversa.  

A internet e as redes sociais, a exemplo de facebook, instagram, twitter etc, tem revolucionado o mundo, permitido pessoas se conhecerem, se comunicarem, criarem soluções para muitos problemas comuns, mas por outro lado, também tem causado sofrimentos, doenças e outras patologias do mundo moderno.  Recente pesquisa de uma famosa universidade americana chegou à conclusão que as pessoas que usam o facebook por mais tempo são mais infelizes. Segundo essa pesquisa, a necessidade de representar o tempo inteiro, a angústia causada pela espera da "curtida" do "amigo" e a obrigação de expor sua vida, sua felicidade, suas companhias "agradáveis", suas belas imagens ou sua "alta cultura", faz com que as pessoas vivam um mundo de representação e de sofrimento. 

O uso de dispositivos móveis tem criado uma geração de dispersos e pessoas de baixa capacidade de atenção. O pesquisador e finalista do Prêmio Pulitzer Prize 2011, Nicholas Carr, em seu livro "A Geração Superficial", chegou á conclusão que os que usam intensivamente estes dispositivos são superficiais, mais flexíveis e aptos a aceitar desvios éticos, além de serem mais influenciáveis pelos valores individualistas, consumistas e egoístas. 

O Pensador francês Jean Baudrillard, em 1990, muito antes da internet e dessa dependência tecnológica ganhar á proporção que é hoje, criou o termo "sujeito fractal" para designar esse sujeito ansioso em representar ou performar sua intimidade para os outros. Para o "sujeito fractal" é necessário, quase vital, expor sua vida, mostrar o que tem, o que vive, o que faz, o que pensa de uma forma intensa e dependente. Essa aparência narcísica de um ego gigante e fora do normal esconde o vazio da própria subjetividade, sendo apenas um fragmento, infinitamente reproduzido, do padrão do todo. 

Os escravos tecnológicos vivem presos aos seus aparelhos como extensões dos seus corpos, muitos não os abandona nem quando vão ao banheiro, ou quando dirigem ou quando dormem. Alguns destes escravos vivem presos as suas senhas, pois precisam esconder dos outros a pobreza da sua vida, das fugazes relações ou mesmos suas mentiras sinceras. Suas vidas e histórias estão dentro de uma caixa de fios, metais e chips. O impacto da falsa privacidade e da escravidão consentida faz até que estes dependentes tecnológicos precisem mudar seus comportamentos e atitudes, um exemplo é a necessidade de esconder a tela do seu aparelho, colocando-os de face virada para baixo sobre as mesas para outros não vejam suas mensagens. 

Não há dúvida que o mundo é muito melhor e que houve avanços na qualidade da vida, mas também é uma certeza que distorções têm acontecido e a mesma tecnologia que pode salvar, e fazer o bem, pode fazer o mal e destruir vida, relações e saúde. 

Nas mesas dos bares e restaurantes, nas salas das casas, nos pátios das escolas, nas camas dos casais, em quase todos os lugares, vemos pessoas abdicando da presença física da sua companhia e ficam ligadas aos seus aparelhos. Colocando as boas normas e as boas práticas da educação de lado, o digitador compulsivo vive um mundo que descarta as relações, tornando-as superficiais, frouxas e cada vez mais, vazias de sentido. 

É preciso aprendermos a usar melhor toda tecnologia que está disponível, de uma forma que engrandeça e faça a humanidade evoluir, sem haver retrocessos em aspectos fundamentais da vida humana. Como diz o Ken Wilber, “é preciso evoluir incluindo”, não destruindo e agravando os problemas que lutamos para superar. 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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A necessidade de aparacer

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 10/09 09:20h
A necessidade de aparacer
*Colunista André Gustavo
Dentre os grandes males que a humanidade vive, o individualismo é um dos maiores deles. Vive-se mais para si do que para a coletividade. É mais necessário e importante o bem estar de cada um, ou mesmo parecer estar bem, do que o bem estar geral. É assim que pensa grande parte das pessoas nos dias de hoje, principalmente, no mundo ocidental e capitalista, que aprofunda as desigualdades e a concentração de riqueza. 
Nesse processo dos homens e mulheres buscarem cada vez mais o melhor para si, surge um outro mal na sociedade moderna que é a busca desenfreada da felicidade e do prazer a qualquer preço. Ou melhor, busca-se parecer estar feliz e ter prazer o tempo todo. É o mundo filosófico dos Hedonistas, aqueles que têm o prazer como bem supremo, na prática cotidiana do dia a dia. É o mundo da superficialidade, das aparências e do falso sorriso e da falsa beleza retocada pelo photoshop ou aplicativos do facebook e instagram para parecer que o mundo é só felicidade. 
O filosofo Schopernhauer (1788 – 1860), em seu livro “O mundo como vontade e representação”, afirma que o mundo se expressa de duas formas: 1) Como vontade, isto é, como queremos que ele seja; e 2) como representação nossa, isto é, como nós o vemos. Desta forma esse filosofo coloca que nossa vida é um eterno processo de alienação, um sem fim desejar-realizar-desajar-realizar-desejar... . Para ele, os seres humanos nunca serão plenamente felizes e que esse estado é fugaz e insustentável. 
Para fugir desse eterno processo de busca, a seres humanos nos dias atuais, buscam suprir seus problemas de saúde, seus tédios, suas crises, sua solidão, com a fragilidade das pequenas e enganosas felicidades. Alimentado pelo mundo capitalista e do consumo, as pessoas vivem buscando aparecer felizes, vivem com uma necessidade intrínseca de se mostrar para o outro como em estado pleno de êxtase. Ninguém quer se mostrar frágil, triste, ou solitário. Não atender esse padrão exigido, faz com que o individuo se sinta excluído da sociedade. 
Fiz uma pesquisa rápida na rede social facebook e dos 30 perfis que visitei, em quase todos constam somente notícias ou informações via texto ou foto de momentos felizes ou imagens dos próprios sorrindo ou em estado de festa. Se tomarmos como fonte de informações unicamente esta rede social, teríamos a impressão que estas pessoas são as mais felizes do mundo, que vivem em estado de graça e uma alegria sem fim. Mas pessoalmente conheço algumas delas e vejo que isso não é verdade. Algumas são pessoas doentes, outras amargas, outras alienadas, outras solitárias, mas que utilizam esse canal para aparecer ao mundo como uma pessoa legal, alegre e de bem com a vida.
 Há uma necessidade de aparecer e de aparecer bem. Mas, mais do que isso, há uma necessidade vital de receber “curtidas” das suas fotos, já que estas foram tiradas para o outro ver. O outro vendo e curtindo, “eu sou aceito”, pensa o alienado. As fotos tiradas e postadas, não são tiradas para si, já que o autor quase não olha, mas sim para mostrar ao outro que pessoa legal o autor é. No mundo do individualista, como ele somente pensa sim, é necessário haver a aceitação do outro, para justificar o DNA gregário da espécie humana. Geralmente estas imagens são imagens próprias, sorrindo, bem produzidas, em festas, bebendo, dançando, fazendo mil poses, ou mesmo de objetos ou algo que simbolize que estão super bem, como pratos de comidas, flores, paisagens etc. Tiram fotos na frente do espelho e ou de parte do corpo, a foto das pernas sentada em uma cadeira de praia já virou um clássico da bizarrice junto com a foto tirada na frente do espelho com o celular na mão. 
A internet que tanto bem tem feito à humanidade contribuiu para aprofundar esse mundo doente e em crise de identidade. Um mundo hedonista onde mais importante do que as ideias, do que o conhecimento, do que o bem estar de todos, é a imagem de cada um e a aceitação perante a sociedade. Para estar “in” é preciso postar, é preciso passar boa parte da vida olhando para a tela de um smartphone, tablet ou computador, acompanhando o placar de pessoas que deram um “ok” no que foi postado. Um mundo que esconde debaixo do tapete a vida real, que escamoteia as doenças e os problemas, para aparentar que tudo estar bem e que um click positivo na minha postagem pode trazer a felicidade. É triste ver a humanidade se reduzir a isso e trilhar esse caminho insustentável.
André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.
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A coisificação dos sentimentos

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 24/08 09:13h
A coisificação dos sentimentos

*Colunista André Gustavo

Vivemos tempos sombrios para as relações humanas. Como previu Karl Marx (1818-1883), o capitalismo transforma tudo em objeto, pelo signo do capital. Como projetamos nos objetos qualidades fastasmagóricas, que, intrinsicamente eles não as tem, as relações humanas, também as afetivas, viram coisas sobre a égide de um mundo baseado no capital.

O amor genuíno, que é enraizado na capacidade de compreender o outro, na comunicação dos afetos de pessoa a pessoa, sacumbe hoje pela fragmentação dessa afetividade. As pessoas se tornaram coisas que podem ser adquiridas, consumidas e descartadas, e os afetos precisam ser analisados, negociados e mercantilizados para ser aceito. Como exemplo disso vemos a banalização das relações e das entregas dos jovens com o hábito de “ficar”. O “ficante” é aquele que satisfaz a vaidade e a necessidade material de ter alguém, de ser visto e ser comentado, não importa o que sentem, muito menos o nome, nem quem é esse outro.

A Dignidade humana tem sido dissolvida pelo processo individual da “venda” da sua imagem. Para a maioria das pessoas, a valorização de alguém está ligada aos que posta nas redes sociais, tipo facebook, twitter, instagram, não importando “... sua experiência ou crença, mas só sua imagem”, diz o filosofo Contardo Calligares. Os adultos, imitando os jovens, assumem parcialmente o seus papeis e, alienados por esse mundo coisificado, se travestem de eternos jovens. Postar nestas redes sociais fotos de si próprio na frente de espelho, sorrindo, como se a felicidade fosse um estado permanente, malhando em academias, ou em viagens e restaurantes, virou a exposição máximo do produto “eu”. Para se sentir aceito, é preciso que me vejam “como sou feliz, como sou bonito(a), como sou legal”. É a quantidade de curtida que diz quem sou. E se um “amigo” deixar de me seguir, é sou apertar outro botão que conquistamos um novo.

O filosofo Zygmunt Bauman, utiliza o termo “vida líquida”, para explicar esse fenômeno da degradação do humano e das suas relações na modernidade. Para ele nada mais é durável, tudo é fluído e líquido, tudo pode ser mudado e trocado, como produtos. Lembro que esse é um dos princípios norteadores do capitalismo, tudo deve ser trocado, tudo deve ficar obsoleto, para que os “donos dos capitais” continuem a fazer a máquina funcionar. O amigo, o amor, o companheiro, a mãe, o pai, as relações, tudo, absolutamente tudo, foi capturado pela lógica capitalista e pelo “fetichismo da mercadoria”. A ideia de liberdade, de infinitas escolhas, das múltiplas opções, iludem as pessoas em fazê-las acreditar que essa armadilha leva à felicidade. Ledo engano. Nunca na história da humanidade as doenças da alma foram tão numerosas, nunca as pessoas sofreram tanto pela perda de sentido da vida, que foi perdida pela impossibilidade de ser feliz com o que é durável. Nunca tantas pessoas sofreram de depressão, sublimando ela que a própria causa da doença. O mal continua ali, escondido sobre escombros embrulhado em papeis de grifes famosas.

Hoje, a grande maioria das pessoas não tem a capacidade de compreender o valor afetivo do outro, da importância da longevidade das relações, dos altos e baixos que acontecem nestas, e da importância da reconstrução como uma fase de evolução humana e relacional. Cada um busca olhar para o “próprio umbigo”, e o outro é aquele que realiza nossos sonhos matérias egoístas, de “ter alguém”, mesmo que seja somente por um final de semana ou para realizar o desejo de sexo. Fortalecemos a cultura egoísta e individualista, tão atrativa para o sistema econômico. É preciso perpetuar os valores líquidos e destruir os duradouros e essenciais para que o mercado cresça, e na constante separação e recomeço, o consumo aumente. A cada casal separado nossos produtos são consumidos, duplicados. A cada novo casal, novos consumos, novos presentes, etc. O Deus mercado agradece.

Os alienados, os fracos do coração, os que não têm base educacional ou religiosa sólida, são os primeiros a se inserir nesse mundo fluído, sem sentir como são alienados e como caminham para uma engrenagem que não os libertará. Pelo contrário, os aprisionará em uma lógica, que terá que defender para se manter nela, sendo aceito pela sociedade. É preciso postar a foto sorrindo, é preciso mostrar o prato de comida, o olhar sedutor, o corpo escultural, caindo no paradoxo “quanto mais liberdade líquida, mas sofrimento, mais doenças da alma.” A depressão que vai e volta, como um balanço que sobe à medida que se conquista alguém, ganha mais grana, é mais aceito, e logo depois desce quando perde alguém, não consegue o que quer, e diminui a aprovação social.

O amor, como as relações humanas, só se realiza na sua beleza infinita quando aceitamos o outro na sua forma plena, nas suas virtudes e defeitos, nos seus erros e acertos, e no relacionamento, vão os dois, se construindo e se consertando, se aprofundando e solidificando os afetos. Quando tratamos o amor e as relações como coisas, descartamos, trocamos e procuramos no mercado um novo produto, para substituir aquele alguém que era nosso amigo ou parceiro. Invés de aprofundar a relação com a tentativa de uma construção humana, coisificamos e descartamos o produto.

Aqueles que perpetuam esse discurso materialista e egoísta usam o argumento que, os casais que tem relacionamento duradouro ficam juntos a vida toda ou por longos períodos, mas são infelizes, se baseiam no princípio de que o amor é sexo, beijo e contato físico, mas, esquecem que, além disso, muito além, amor é cuidado, é companheirismo, o amor é aceitação, é estar junto e dividir as agruras, os erros, os defeitos e problemas de ser humanos, de ser seres nunca prontos.

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Conquistas da Primavera Brasileira

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 10/06 08:27h
Conquistas da Primavera Brasileira

*Colunista André Gustavo Barbosa /Intr3nds – Soluções para o Futuro 

Dentre as diversas conquistas fruto das manifestações que pipocaram pelo Brasil nas últimas semanas, três merecem destaque especial, já que são mudanças estruturantes nas formas como nos relacionamos com a corrupção, principalmente a política. 

A primeira diz respeito à reprovação em prazo recorde da conhecida proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita a atuação do Ministério Público. A tendência até antes das manifestações era que a mesma fosse aprovada. Os políticos queriam isso, apesar do país ter se manifestado de uma forma menos intensa pela sua reprovação. Mas após as pessoas terem ido as ruas de forma tão intensa e até mesmo violenta, o congresso nacional colou rapidamente a proposta em votação e foi reprovada, somente com 9 votos contrários. Uma vitória do Brasil. Uma derrota dos políticos. 

A segunda grande vitória foi à aprovação por unanimidade no Senado Federal do PLS 204/2011, de autoria do senador Pedro Taques, que torna corrupção (ativa e passiva) crime hediondo. O fato de um crime ser considerado hediondo impede, por exemplo, a concessão de liberdade condicional ou de progressão de regime mediante o pagamento de fiança, e veda a concessão de anistia. Um grande avanço jurídico contra a corrupção. 

O texto aprovado determina que a corrupção ativa (quando é oferecida a um funcionário público vantagem indevida para a prática de determinado ato de ofício) passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa. Atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos. A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva (quando funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida em razão da função que ocupa). A proposta segue agora para a Câmara.  

A terceira grande vitória foi o decreto por oito votos a um, no STF, da prisão imediata do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO). Citando aqui texto publico no site G1, os ministros decidiram que o processo transitou em julgado, ou seja, terminou e não cabe mais nenhum recurso. A expectativa é de que o mandado de prisão seja expedido ainda nesta quarta. 

Donadon foi condenado em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado pelos crimes de peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração) e formação de quadrilha, mas aguardava o julgamento dos recursos em liberdade. 

Natan Donadon será o primeiro deputado em exercício a ser preso por determinação do Supremo desde a Constituição de 1988. Ainda não há informações sobre o momento exato em que a prisão será cumprida. 

Nenhuma destas três conquistas do Brasil, teriam o mesmo desfecho se as pessoas não tivesses ido as ruas nos últimos dias, se as postagens nas redes sociais não pipocassem por aí e se não estivéssemos criando o novo Brasil. 

Que continuemos nas ruas. Ainda há muita coisa a ser feita. E será. 

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Os comportamentos para o futuro

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 11/05 12:59h
Os comportamentos para o futuro

(*)Colunista André Gustavo Barbosa /Intr3nds – Soluções para o Futuro 

No mundo disruptivo e não linear que vivemos, onde a cada momento as peças do tabuleiro mudam, nós, para continuarmos sendo competitivo nas nossas empresas e empregos precisamos nos adaptar e mudar. Há novos e determinantes comportamentos que devemos praticar para estar em sintonia com esse novo momento.

Muitas das qualidades antigas e que eram reconhecidos como fundamentais para levar um profissional ao sucesso, estão obsoletas, e não são mais suficientes para que estas pessoas possa ter um alto desempenho. As demandas são outras, tanto no campo das expectativas dos líderes e gestores, como nas exigências do mercado, como nas nossas próprias expectativas.

Mudar para continuar em evidência, reconhecido com um profissional de alto nível, com uma alta empregabilidade, é um necessidade. Sem essa mudança, não seremos contemporâneo ao tempo que vivemos e estaremos presos ao passado. 

A seguir cito algumas destes novos comportamentos que podem nos levar ao sucesso:

  • É preciso atitude, não se deixe levar pelos acontecimentos. No passado tínhamos que nos moldar as mudanças que aconteciam. Hoje temos que ser fazedores deste futuro. Não há mais um único caminho. Experimente os acontecimentos e esteja aberto à mudança.
  • Exija sempre o melhor possível, a mais alta qualidade. Busque sempre a excelência. Como vivemos em época de alta concorrência, já tem muita gente fazendo o Bom. Você tem que ir além dele.
  • Foco no fazer. Foco nos processos. Se você sabe o que esta fazendo e qual o impacto disso, tenha certeza que o processo é mais importante do que o resultado. Esse você já sabe qual o impacto, mas são no processo de vemos as novas possibilidades;
  • Experimente. Teste. Faça protótipos. Tudo com muita alegria de estar experimentando.
  • Comece em qualquer lugar e de qualquer forma, só não deixe a paralisia te atingir;
  • Aprenda com os erros. Elas são insumos para outros processos e outros momentos. Exercite fazer mais e melhores perguntas. São elas que mudam o mundo, não as respostas;
  • Estude muito e permita-se conhecer outros lugares, destinos, outras áreas. Para de julgar e de criticar;
  • Ajude a novas ideias e acontecimentos surgirem. Aprenda a segui-lo. Permita e ajude a outras pessoas liderarem;
  • Persiga as boas ideias. Elas têm vida e precisam ser oxigenadas e vivas. Colabore. Crie ambientes dinâmicos onde elas podem prosperar;
  • Trabalhe muito. O seu trabalho de hoje é que vai determinar o seu amanhã;
  • Só repita algo se tiver gostado e se tem significado para você. Se não gostou, descarte.
  • Às vezes saia do alinhamento com o resto do mundo. Fique acordado até tarde. Faça coisas que ninguém faz. Tente ir aos seus limites, são formas de ver o mundo de outra forma;
  • ·         Procure ter tutores, mentores ou alguém que possa te orientar. Procure as pessoas referências em sua área. Mantenha contato. Viaje para conhecê-los;
  • ·         Ouça muito e de todos. Desde seus colaboradores até as pessoas referências na sua área. Cada um tem uma lição para passar. Se não agora, no futuro pode-lhe ser útil;
  • ·         Ás vezes se afaste daquilo que é seu foco. Viaje. Relaxe. Procure esquecer em que esta trabalhando. Quando voltar você será muito mais criativo e produtivo. E não é para fazer somente uma vez por ano. Faça sempre;
  • ·         Copie. Imite. Não tenha vergonha. Faz parte do mundo dos negócios. Agora, tente fazer melhor;
  • ·         Identifique e Conheça os momentos de espera. É muito importante identificar aqueles momentos onde não há nada para fazer. Somente esperar. As ideias, informações e conhecimento virão no momento certo;
  • ·         Não aceite as fronteiras das disciplinas. Seja transdisciplinar. Vá além delas. Os processos de descoberta e evolução são mais complexos do que tentam explicar as disciplinas. Faça a união áreas aparentemente divergentes;
  • ·         Seja feliz. Promova a felicidade. Crie ambientes onde, o sorriso, o bom humor e o pensamento positivo predominem, sem se iludir que o mundo deve ser ou será sempre assim.
  • ·         Seja livre e dê liberdade aos seus parceiros, empregados, colaboradores. Somente é possível evoluir na liberdade.

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Doutorando (UFBA) e Mestre (UFBA) em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar(UFBA), em Gestão de APL (CEPAL) e Consultoria de Empresas (USP), Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Nove princípios para o Futuro

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 01/05 05:15h
Nove princípios para o Futuro

(*) Colunista Prof. André Gustavo

Em um mundo cada vez mais complexo e não linear, onde as mudanças acontecem em um ritmo alucinante, os profissionais que querem manter o seu diferencial competitivo, seja nos seus empregos, seja nos seus empreendimentos, devem estar atentos às competências e aos comportamentos que, realmente, farão a diferença nesse novo mundo.  

Joi Ito, diretor do Media Lab do MIT - Massachusetts Institute of Technology, um dos mais influentes líderes da economia moderna, disseminador de temas como inovação e política de uso da internet, em recente entrevista a revista e site Wired, definiu nove princípios para se trabalhar nesse novo mundo. Estes ainda estão em construção, mas já tem validade para o conhecemos que temos até hoje:

  1. 1. Resiliência em vez de força: Ceder, aceitar a falha e muitas vezes dá um passo para trás, em vez de tentar resistir ao fracasso;
  2. 2. Buscar recursos na rede e alimentar ela, ao contrário de tentar controlá-los ou armazená-los; A sabedoria estar naquilo que circula e é alimentado por todos;
  3. 3. Aceitar e correr riscos, em vez de buscar sempre a segurança;
  4. 4. Se concentrar no todo, em uma visão sistêmica, em vez de olhar somente as partes e os objetos;
  5. 5. Usar bússolas mais que mapas. As coisas mudam muito rápido, mapas ficam defasados bússolas não;
  6. 6. Buscar mais as práticas ao invés das teorias. O mais importante é o que esta funcionando e não aquilo que esta escrito em tratados e teorias. Foque naquilo que tem resultado na sociedade, que traz beneficio, no que foi testado e aprovado;
  7. 7. Você não ganha um Prêmio Nobel para fazer o que lhe é dito. A desobediência faz parte da inovação e do mundo da criatividade. Deve-se desafiar a ordem e aquilo que está estabelecido. O novo surgirá não dos padrões, mas das inovações. Seja rebelde.
  8. 8. Vivemos e viveremos no mundo da multidão, da diversidade, da multidisciplinaridade,  em vez dos especialistas; 
  9. 9. O foco será na aprendizagem em vez da educação. 
  10. A escolha é sua. Siga os conselhos de Ito ou viva no mundo do passado. 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Os Conselhos de Bill Gates

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 23/04 07:35h
Os Conselhos de Bill Gates

(*) Colunista André Gustavo

No final do século passado e no início dos anos 2000, o empreendedor e homem de negócio mais admirado do mundo era o Bill Gates. Além de um gênio da inovação e da criatividade, Gates foi, e ainda é, um exemplo de administrador e empresário, que mudou o mundo, criando produtos e serviços que transformaram as sociedades e criaram uma nova cultura mundial. 

Criador da Microsoft, empresa que por vários anos ficou no topo da lista das empresas mais valiosas, influenciando diversos outros setores da economia e do mundo dos negócios, Gates se tornou o homem mais rico e bem sucedido do mundo, chegando a possuir uma fortuna de US$ 100 bilhões. 

Ainda hoje figurando entre os mais ricos e mais influentes empresários, Gates dedica boa parte do seu tempo a causas humanitárias e que tenham objetivo de transformar a vida no planeta. Uma das áreas que mais tem interesse é a educação. Ele não tem medido esforços para contribuir com o desenvolvimento de novas formas de aprendizado e ensino. 

Como grande ativista desta causa, Bill Gates, sempre tem participado de eventos onde há uma forte presença de jovens e adolescentes. São palestras e discursos em seminários, encontros, formaturas, dentre outras ocasiões, onde possa passar um pouco de sua grande experiência como, empresário e homem que mudou o mundo como conhecíamos. 

Dentre seus inúmeros conselhos para os jovens, destaco aqui os dez escolhidos pelo autor Des Dearlove, que estão citados no livro “O estilo Bill Gates de Gerir” (Editora Gente). São eles: 

1. Esteja no lugar certo na hora certa – Uma mistura de sorte e planejamento; nem tudo acontece por acaso;

2. Apaixone-se pela tecnologia – Não há como progredir sem ela; Resistir é perder tempo. Seja sua aliada;

3. Não faça prisioneiros – Procure empoderar pessoas; Faça elas livres e ajude a reconhecerem que tem asas;

4. Contrate gente muito inteligente – Procure gente boa, os melhores para estar ao seu lado;

5. Aprenda a sobreviver – Se conscientize que há momentos de bonança e momentos de crise. É preciso saber lidar com as duas situações. Como disse  Gates: “A vida não é fácil — acostume-se com isso”.

6. Não espere agradecimentos – Faça as coisas por você, às coisas que você acredita, para que você se realize. Não espere que venham te dar tapinhas nas costas;

7. Assuma uma posição visionária – Esteja sempre à frente; Estude o futuro, já que é nele que viveremos; Não se contente somente com o presente;

8. Cubra todas as bases – Tenha uma visão sistêmica, mesmo que você seja um especialista. Não se contente com as partes, é preciso compreender e dominar o todo;

9. Construa uma empresa do tamanho de um byte – É preciso estar no mundo virtual. Não há saídas. Não há opções. Ou se esta lá, ou em breve você será excluído do mundo físico, aquele de tijolo e cimento;

10. Nunca, jamais, perca a bola de vista – Estejam atentos as mudanças, para onde estar ido o setor que você atua. Não deixe de seguir seus passos. Não tire o olho daquilo que interessa aos seus negócios. 

Esses são apenas alguns dos ensinamentos que Bill Gates tem deixado para todos nós. Muito produtivo ainda, ele continua sendo uma das pessoas mais influentes do mundo e que tem pautado e influenciado a sociedade global. 

Para todos aqueles que acreditam na força do conhecimento e do aprendizado, seguir os passos e os conselhos de Gates, é um exercício sábio para o desenvolvimento pessoal. Por isso, invista um pouco de seu tempo para conhecer mais sobre ele, suas ideias e realizações. Estejam atentos aos seus passos, eles podem dizer muito sobre o nosso futuro. 

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Fazendo boas parcerias

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 10/02 05:56h

(*) Colunista André Gustavo

É impossível ter sucesso no mundo dos negócios sem fazer boas parcerias. Em um mundo cada vez mais dinâmico e complexo, é fundamental para as empresas e para os profissionais, criar e manter parcerias saudáveis e sólidas. É através desta colaboração que surge a complementariedade, o aprendizado organizacional e a descoberta de novas soluções para o crescimento e desenvolvimento dos novos negócios. 

Estabelecer parcerias deve ser uma atitude proativa das empresas e deve estar bem claro, no planejamento estratégico de cada organização. A disseminação de uma cultura onde os colaboradores tenham uma atitude de ir buscar a formalização de parcerias, para que os negócios possam ser desenvolvidos de forma que traga melhores resultados, deve partir da alta direção das empresas. A responsabilidade nasce na cúpula e os outros níveis de gestão devem ser capacitados e incentivados nesse sentido.

As parcerias podem nascer tanto à jusante (antes) do processo produtivo de uma empresa, no próprio processo, ou a montante (depois). Para deixar mais claro, a busca de cooperação interorganizacional pode surgir com fornecedores, desenvolvedores de produtos, universidades, etc, para aprimorar e potencializar o processo operacional de produção das empresas, como pode surgir com distribuidores, representantes, concorrentes, etc, depois que o processo produtivo se concretizou e busca-se fortalecer a comercialização, a imagem e o posicionamento no mercado.

Muitas empresas, a exemplo das montadoras de veículos, costumar fazer fortes parcerias com empresas chamadas “sistemistas”, que estão das fábricas, participando ativamente do processo produtivo. Cada uma destas “sistemistas” faz uma parte do processo de fabricação do veículo. Todas, incluindo a montadora, são responsáveis pelo produto final.

Outro bom exemplo de parceria é formado por farmácias de Salvador e região metropolitana, que se reúnem em uma estrutura de rede, para comprar produtos de forma conjunta, reduzindo assim o custo unitário dos produtos, pela compra em escala. Além disso, estas empresas fazem propaganda da rede e das lojas, além de outras ações de promoção e capacitação. Somente assim, estas empresas se fortalecem para competir com as grandes redes.

Porém, para que seja feita boas e verdadeiras parcerias, é muito importante uma reflexão e uma mudança de mentalidade. Os empresários, principalmente das pequenas empresas, que têm uma tendência às atitudes individualistas, tem que abrir mão destes comportamentos e começar a pensar e agir de forma compartilhada. É preciso ter consciência que em grupo, não temos o mesmo controle do que estando sozinho nos nossos negócios. E que falhas podem vir de todos os lados.

As boas parcerias, também, exigem dos empresários que eles compreendam muito bem suas forças e fraquezas. Somente assim podemos saber onde precisamos de ajuda e onde podemos ajudar. Esse conhecimento é fundamental para sabermos quais os tipos de parceiros vamos buscar e quais pontos fortes estes possuem. Assim sabemos  como eles podem nos ajudar. Com esse conhecimento, também, tenho plena consciência de como posso contribuir com o outro.

A solidez de uma parceria estar na confiança e no genuíno interesse das partes em se fortalecerem. Esse verdadeiro interesse deve estar formalizado em um contrato, acordo de resultados ou mesmo em um esboço, e baseado em um código de ética, que se possível, deve ser discutido antes do trabalho conjunto.

Para o sucesso e como forma de alimentar a parceria, procure sempre surpreender seus parceiros, atuando de forma proativa e contributiva. Sempre traga novidades, sugestões e participação. Não fique somente naquilo que estar pactuado e escrito, vá além, sempre encantando a outra parte, como se fosse um cliente da sua empresa. Seja paciente e quando houver algo que não concorde ou não goste, procure seu parceiro, de forma compreensiva e pragmática, para discutir e aperfeiçoar.

Crie mecanismos de monitorar e medir o andamento das ações e projetos conjuntos. Dissemine estas informações para todos os envolvidos e constantemente faça reuniões de avalição e melhoria dos processos. Esta fase é fundamental para o sucesso da parceria, mas, lembre sempre de ser transparente e democrático.

E por fim, comemore e celebre com seus parceiros e equipes o sucesso das ações realizadas em conjunto. São fundamentais esses momentos, onde forma descontraída se festeja o que foi alcançado e se fortalece o sentido de união e colaboração.

Nunca esqueça, parceria é um processo, um caminho que deve ser alimentado dia a dia. Somente através dele podemos alcançar o sucesso empresarial.

Este texto foi baseado no artigo de Ed Rigsbee, autor de The Art of Partnering.   

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve , Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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O Varejo Responsável

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 07/02 17:07h
  1. (*) Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro 

Dentre os novos conceitos que o mundo dos negócios incorporou nos últimos anos, um deles, além de ser usado para o aumento da competitividade das empresas, também tem sua importância destacada por ser vital para a sobrevivência da espécie humana no planeta terra. Esse conceito é a "sustentabilidade socioambiental". 

De difícil aplicação prática, já que o paradigma vigente tem uma força muito grande nos modelos mentais dos empresários e idealizadores dos negócios, a mudança para que práticas e produtos mais sustentáveis permeiem às organizações, gera, em um primeiro momento, investimentos e custos financeiros, que no longo prazo são compensados por ganhos sócias, intangíveis e mesmo financeiros. Mas, sem dúvida, o melhor resultado empresarial é o ganho da sociedade, com a melhoria da qualidade de vida da população em suas diversas variáveis. 

Muitas empresas já têm inserido e desenvolvido projetos socioambientais, e os resultados tem sido bastante positivo. São empresas altamente comprometidas com seu entorno e com um projeto de futuro melhor para todos. A FECOMERCIO/SP - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, junto com a FDC - Fundação Dom Cabral/Mg, estabeleceram 16 Princípios para avaliar o nível de comprometimento das empresas do comércio varejista com a sustentabilidade. Esses princípios faz parte do "3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade", que tem por objetivo reconhecer as empresas, cujas ações em responsabilidade socioambiental, se destacam.  

São avaliados os quesitos: relevância para o negócio, amplitude, inovação, resultado e nível de atendimento dos 16 princípios do Varejo Responsável. 

Com relação aos princípios são eles: 

1. Ética nos negócios - Os valores da organização que influenciam suas práticas e tomada de decisões; 

2. Procedência dos produtos - A origem e a produção dos produtos e serviços que comercializa e a comunicação destas informações à sociedade; 

3. Cadeia de suprimentos - A influência sobre a cadeia de suprimentos. 

4. Empregados - As relações humanas e as relações profissionais; 

5. Operações do negócio - Transparência, legalidade e práticas; 

6. Logística - Os processos de compra, transporte, armazenagem, comercialização e distribuição;

7. Atributos de qualidade dos produtos e serviços - Os atributos que decretam a qualidade dos produtos e serviços, inclusive aos consumidores; 

8. Atendimento - O Atendimento como diferencial do seu negócio, a forma como os clientes são percebidos e tratados. 

9. Marketing - As campanhas de publicidade, o incentivo ao consumo consciente e o desestimulo ao consumo supérfluo e ao desperdício. 

10. Consumo consciente - A influência no aumento de consciência do consumidor sobre o consumo consciente. 

11. Crédito responsável - A influência na educação dos consumidores sobre o crédito consciente. 

12. Concorrência - A contribuição de criação de um ambiente de concorrência mais harmônico e de colaboração; 

13. Interatividade com as comunidades - O protagonismo e a participação em projetos e ações que contribuam com comunidades carentes ou próximas às organizações. 

14. Mercados inclusivos - O impacto na inclusão de parcela da população mais carente no ambiente de consumo e das suas operações sobre a sustentabilidade do país. 

15. Autorregulação e interatividade com o poder público - A relação proativa com o poder legislativo para construção de um ambiente legal mais justo e inclusivo. 

16. Meio ambiente - A relação da organização com o meio ambiente, seus impactos e sua pegada ecológica. 

As organizações que esperam avançar nesse novo mundo que surge, deve estar atentos às práticas sustentáveis, assim conseguiram ser admiradas pela sociedade e reconhecidas pelos consumidores, que a cada dia estão mais conscientes e questionadores. Práticas que levem à desconfiança ou ao descrédito, serão bastante questionada e poderão levar as empresas ao insucesso e em alguns casos à falência. 

É preciso estar atento a tudo que vem acontecendo e que vem determinando às novas práticas econômicas e gerenciais. Esses 16 princípios utilizados pelo Fecomércio/Sp é um excelente ponto de partida para todas aquelas empresas que quiserem começar a trilhar por esse irreversível caminho. A sociedade agradece. 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da Franquia Doutor Resolve, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj e Diretor da Associação Comercial e Industrial, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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A sociedade contra a corrupção

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 21/11 18:22h
  1. (*) Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro

Recentemente participei em Brasília da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, sigla em Inglês). Fui um dos sete representantes da Bahia neste evento, representando o Observatório Social de Santo Antônio de Jesus. O evento é o maior encontro mundial para discutir assuntos ligados ao combate à corrupção no mundo. Segundo o site oficial do evento (www.15iacc.org) foram escritos para o evento 1.900 pessoas, sendo 500 brasileiros e 1400 pessoas de outros países do mundo. Cerca de 140 países tinham representantes.

O evento é de uma dimensão gigantesca, bem como sua importância para o desenvolvimento mundial e para o avanço das democracias. Foram quatro dias de debates, discussões, reflexões e articulações para fortalecer a rede mundial de instituições que atuam com cidadania fiscal e combate a corrupção. Quase 60 horas voltados para estes temas.

Dentre os temas expostos no evento, podemos presenciar discussões sobre transparência pública, participação cidadã, corrupção empresarial e pública, fortalecimento das ONG que atuam contra a corrupção, Lei de acesso á informação, dentre outros. Foi uma oportunidade única e que, vai demorar, para acontecer em nosso país de novo, já que o evento é bianual e a cada edição acontece em um país diferente.

Talvez, dentre os diversos objetivos almejados pelo evento, a articulação para motivar as pessoas a participarem ativamente em ações de controle social, sem vinculação com a política partidária e isenta de interesses pessoais e corporativos, seja o de maior relevância, pois, é consenso, que somente através da intensa participação cidadã, poderemos reverter esse quadro.

Dentre os ensinamentos que pudemos ter neste evento, gostaria de citar aqui, alguns escritos pelo Evandro Carlos Gevaerd, Diretor Executivo do Observatório Social de Brusque/Pr, em seu texto no nosso grupo de debate, os quais concordo plenamente:

  1. A corrupção se beneficia do mau uso do processo democrático. 
  1. Onde existe poder concentrado, inclusive de ideias, é campo favorável à corrupção. 
  1. A corrupção é um sintoma de uma doença maior, que é a incapacidade das instituições. 
  1. Concentração de poder é nocivo ao estado democrático. 
  1. Vamos exigir cada vez mais, especialmente dos novos políticos, compromisso com a ética e a ampla participação da população. 
  1. Quando representantes da Sociedade civil enfrentam o sistema corruptivo de uma determinada administração, muitas vezes são criminalizados pelo sistema (ou por agentes do sistema) ou há tentativa de desqualificar esses representantes, no intuito de desqualificar a credibilidade de suas denúncias.
  2. Atualmente vemos que as pessoas que se indignam não são agentes políticos, ou que pertençam a quadros políticos...  são pessoas bem informadas que querem mais justiça social, especialmente o fim da corrupção e incompetência. 
  1. Dar poder às pessoas para realizarem mudanças.
  2.  
  1. Corrupção envolve milhões de pequenos problemas, que devem ser corrigidos de baixo para cima. 
  1. Muitas pessoas não acreditam nas suas capacidades de transformar as coisas, então temos que inspirá-las... 
  1. A corrupção legal explora a ignorância e passividade do povo. Uma sociedade que tem disponível uma educação forte está menos vulnerável.  A existência de uma imprensa livre contribui para combater a corrupção.
  1. Para mais informação ou para participar do Observatório Social de Santo Antônio de Jesus, ligue 75 3632 8836 ou nos procure no Facebook: Observatório Social de Santo Antônio de Jesus 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da Franquia Doutor Resolve, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Crie um Slogan para sua empresa

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 07/11 02:49h
  1. Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro

Dentre os diversos componentes de um bom plano de marketing, o slogan de uma empresa tem um lugar de destaque pela sua importância. É através dele que, em poucas palavras, a organização deve transmitir tudo aquilo que representa e como será visto pela sociedade. 

Um bom slogan deve ser como um mantra, algo que deve evocar o poder e a emoção de uma empresa. Os mantras, que segundo um Dicionário americano significa “Uma fórmula verbal sagrada que se repete,..., tal como a invocação a um Deus...”, são atemporais e universais. Não estão presos a uma situação ou local. São reconhecidos e entendidos em qualquer lugar ou tempo. 

Segundo o guru do marketing digital, Aaron Goldman, os slogans devem ser sucintos e claros, sem cair no banal. Devem ser elaborados com cuidado para que, ao mesmo tempo, seja de fácil compreensão e lembrança, não seja intercambiável com outra empresa. Deve ser inspirador e representar o estilo ou a realidade da empresa. Ele deve humanizar a marca. 

A Starbucks tem um dos slogans mais marcantes do mundo empresarial “Recompensando momentos do dia-a-dia.”. Direto, ele promete ao cliente aquilo que todos acham e merece: recompensa pelo que faz. Alguém é recompensado quando tem algum mérito. A Starbucks está dizendo para cada um, que eles fazem coisas grandiosas e merecem esse momento. Assim, se coloca ao lado das pessoas e se mostra humana, frente à vida das pessoas. Inconscientemente, todos se simpatizam com a empresa. 

Há muitos slogans famosos, dentre estes podemos citar: 

Apple: “Pense Diferente”

BMW: “A máquina de dirigir diferente”

Burger King: “A gente faz do seu jeito” 

Banco do Brasil: “O Banco do Brasil”

GE: “Imaginação em ação”

Natura: “Bem Estar Bem” 

Você que está abrindo ou tem uma empresa, não deixe de investir tempo e criatividade para desenvolver um bom slogan para sua empresa. Se não conseguir por conta própria, procure um consultor especialista em marketing ou mesmo uma agência de comunicação. De qualquer das formas, tenha um slogan, e preste bastante atenção para que ele apresente os principais benefícios da sua empresa ou produto, se diferenciado das concorrentes, sendo inteligente, soando bem, sendo direto, tenha “personalidade” e faça os consumidores terem orgulhos de serem seus clientes. 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve , Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista de Economia Criativa do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Dicas para redução de custos

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 13/10 13:00h
(*) Colunista André Gustavo
Li um texto na internet, não lembro em qual site, de autoria de Rieva Lesonsky. Apesar de não lembrar se já havia lido algo dela, muito menos, de saber quem é, guardei o texto que falava de algumas ações que podem ser implementadas, nas empresas, para redução de custos. São ações simples, algumas de conhecimento geral, mas que, muito de nós, empresários, teimam em não colocar em prática. 
Vivemos um período de alta concorrência, em praticamente todos os setores da economia, e mesmo atuando em ramos onde a concorrência se dá pela diferenciação, a gestão de custos é fator decisivo.  
Todos nós sabemos que o lucro é o que nos resta após arcarmos com todos os nossos compromissos com fornecedores, clientes, colaboradores, governo, dentre outros. É nossa remuneração pelo trabalho executado, pelo serviço que prestamos a sociedade e pelo risco que temos como investidores. 
Para tornarmos nossos negócios mais lucrativos e rentáveis devemos investir tempo e conhecimento, na criação de soluções inovadoras e criativas. Muitas dessas soluções são simples e fáceis de implantação, dependendo apenas de nossa postura proativa e articulada para mobilizar parcerias e pessoas para sua realização.  
A seguir cito algumas das ações propostas por Rieva Lesonsky para que possamos reduzir custos e melhorar o desempenho dos nossos negócios: 
* Medir e padronizar – Nunca canse de fazer medições de seu negócio. Insista nisso. Meça o tempo, a quantidade, a satisfação, tudo que puder. Faça gráficos, planilhas e comparações. Com esses dados padronize os processos, os produtos e serviços. O Mcdonalds mede tudo, desde o tamanho do hambúrguer, até o tempo de atendimento de cada cliente. Assim pode se tornar melhor no que faz e oferecer aos clientes produtos e serviços padronizados em qualquer lugar do mundo. 
* Foco no lucro – Trabalhe em cima da sua margem de lucro. Se sua margem é de 20% e suas vendas caírem, promova ações de redução de custo. O foco é sua margem. Regule gastos e investimento de acordo com sua margem. 
* Reduza seu consumo de energia elétrica – Nas empresas, principalmente, nas indústrias, o curto de energia elétrica é alto e cresce com o aumento de produção. Assim administre bem este custo e as suas instalações e equipamentos. Faça constantemente diagnósticos energéticos e promova ações que reduza este custo, principalmente com energias renováveis. 
* Trabalho em casa – Se puder, estimule o trabalho em casa um ou dois dias na semana. Haverá uma redução considerável de custos para a empresa. Mas, estabeleça metas.  
* Promova reuniões virtuais – reduza custos de viagens com reuniões virtuais e videoconferências. Use os sistemas de buscas para encontrar as melhores ofertas de passagens e hotéis. 
* Diminua o consumo de papel – Além do meio ambiente agradecer, você reduzirá custos com a redução de papel. Você pode começar com os pagamentos virtuais, débitos em conta e diminuição da impressão de documentos. Leia mais textos no computador. 
* Análise e estabeleça limites de gastos - Antes de fazer qualquer pagamento ou criar qualquer outro compromisso financeiro, tire um tempo para pensar sobre a necessidade daquele gasto, o quanto ele será importante para a seu negócio, qual o incremento de resultado ele trará, e qual o impacto se ficar sem ele. 
Essas são apenas algumas sugestões de como você, com medidas assertivas e de baixo custo, pode diminuir seus gastos e melhorar os resultados da sua empresa. Invista nessas e em outras ações que melhore seu negócio. Agora é com você. 
André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve , Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.
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O(A) prefeito(a) que precisamos

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 12/09 13:47h
  1. Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro 

No dia 07 de outubro de 2012 escolheremos a pessoa que vai liderar a nossa cidade pelos próximos quatro anos. Depois de um ciclo de crescimento e desenvolvimento que somam mais de 20 anos, o município de Santo Antônio de Jesus deve aprofundar as ações para que os desafios de manter as tendências positivas se confirmem e novas alternativas sejam implantadas, tornando os destinos dessa cidade mais promissores e sustentáveis. A pessoa eleita no próximo pleito será fundamental para que esse futuro se concretize. 

Diante dos desafios que se apresenta para que essa cidade do futuro que todos nós desejamos se realize, e das tendências e cenários que se delineiam, o(a) prefeito(a) que precisamos deverá: 

1. Ter um planejamento bem claro, inclusivo e detalhado, com o horizonte de pelo menos 10 anos, para o município. Seria uma visão de como queremos Santo Antônio de Jesus em 2022 (Projeto Saj 2022), com estratégias, metas e indicadores bem estabelecidos. Tudo isso pactuado com toda a sociedade; 

2. Investir na melhoria da gestão pública, na eficiência e na produtividade do funcionário público. As pessoas devem ser o diferencial de uma boa gestão. Ter pessoas certas, nos locais certos, na hora certa. Renovar a força de trabalho, capacitando os atuais funcionários, implantando plano de cargos e salários, criando plano de demissão incentivada e contratando funcionários qualificados. Os cargos de confianças devem ser preenchidos com critérios técnicos; 

3. Elencar a educação como prioridade número um. A mudança e o sonho da “Saj 2022” deve estar alicerçado na educação, para isso deve-se implantar em 100% das escolas o ensino em dois turnos, acabar com o analfabetismo e focar na educação profissional. Atrair novas empresas do setor de educação para o município e ampliar as escolas públicas em todos os níveis; 

4. Fortalecer a sociedade e aprofundar a democracia, através do empoderamento das Associações de Moradores e Produtores, das Cooperativas, das entidades empresariais, dos Conselhos Municipais, dos Sindicatos, das ONG´s ambientais e das mais diversas representações do terceiro setor e da sociedade civil organizada. Não há desenvolvimento sem a inclusão destes importantes atores. A transparência pública e a fiscalização dos gastos públicos devem ser incentivado para toda população; 

5. Liderar um processo de fortalecimento político, social e econômico da região. A medida do crescimento de Santo Antônio de Jesus será o crescimento da região. A cidade por já ser um polo e a maior cidade da região, deve ser a protagonista que dará o inicio de um processo de criação de uma institucionalidade microrregional, ganhando força política para as reivindicações locais; 

6. Preparar a cidade para o futuro, investindo em infraestrutura e descentralização da cidade, com ações nas áreas de saneamento básico, moradia, logística, segurança, trânsito e transporte. Para termos a “Saj 2022”, devemos começar a construir ela hoje; 

7. Desenvolver políticas que fortaleçam a economia local e atraiam novos negócios e investidores, desburocratizando os processos de abertura de empresas, pagamento de tributos e liberação de licenças e outros documentos. Priorizar as vocações econômicas locais e estimular de forma planejada a implantação de setores e negócios que possam se consolidar na região; 

8. Criar no município um ambiente positivo, includente, confiante e criativo, onde a população envolvida no projeto de futuro da cidade conheça onde queremos chegar e coloque sua energia nesse projeto. Deve ser valorizar as ideias, a criatividade, a cultura local, a memória, estimulando a participação e o envolvimento de todos; 

9. Perseguir incansavelmente o atingimento das metas do milênio da ONU e os demais indicadores econômico-sociais e ambientais pactuados e estabelecidos pelos Governos Federais e Estaduais, dando prioridade aos mais necessitados e carentes. Aprender com as cidades referências, que conseguiram os melhores resultados, as boas práticas e os exemplos de sucesso;  

10. Incluir em todas as ações, conceitos e práticas de sustentabilidade ambiental, dando prioridade absoluta à preservação da vida humana, animal e vegetal, sendo inegociável ações que destruam ou coloquem em risco o meio ambiente e a vida.   

Essas são apenas algumas ações necessárias para que possamos construir a cidade que queremos no futuro. São aspectos universais que todos os municípios deveriam buscar nas suas práticas de gestão. Esperamos que o(a) nosso(a) próximo(a) gestor(a) tenha a sabedoria necessária para entender o novo momento que vivemos na história da humanidade. Que não há mais tempo e espaço para ações que não engrandeçam e preserve a vida na terra e que diante das grandes transformações econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e espirituais que estamos vivendo, aqueles que não estiverem em sintonia com esse novo momento, serão expurgados, como vírus de um sistema vivo que busca sua regeneração. 


André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da Franquia Doutor Resolve, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Por um novo "contrato social"

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 31/08 20:41h
  1. Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro 

Em 1762 Jean Jacques Rousseau (1712-1778), intelectual, filósofo e teórico político suíço, publicou um dos textos mais influentes e importantes da história da humanidade, o “Contrato Social”, também conhecido como a “Bíblia da Revolução Francesa”. Este livro, um clássico do pensamento político, influenciou as propostas econômicas e sociológicas de diversos outros pensadores, dentre estes, Karl Marx. Também tomaram como base as reflexões de Rousseau os movimentos de independência da América Latina e os movimentos ecológicos atuais.

Neste livro clássico da literatura mundial, leitura obrigatória para todos os estudantes e interessados em política, economia, sociologia e temas afins, Rousseau trazia uma visão crítica, causando um contraponto às discussões da época. O Conceito de “vontade geral” é inserido nas discussões da sociedade, propondo um pacto entre os iguais, onde os interesses comuns sempre deveriam vir à frente dos interesses individuais. Para este autor o “bem comum” sempre deve prevalecer sobre a individualidade. Naquela época, 250 anos atrás, ele já dizia que, “a transformação social deveria ser radical, pois o progresso havia levado os homens e mulheres à decadência e a corrupção”.

Segundo Rousseau, somente um “pacto social” entre os iguais, ou seja, todos os membros da sociedade, e um contrato de união baseado em um princípio que deveria ser seguido por todos, “ a vontade geral”, poderia levar a sociedade a uma vida melhor e mais igual. Esse “contrato social” levaria a sociedade em decadência a ganhar novos contornos e entrar em um novo processo de desenvolvimento com igualdade e liberdade, em prol de toda cidade. Cada um passaria a ser um cidadão, a ter direitos e deveres no que ele chama de “Republica” ou “Estado”. O Governante deveria ser alguém que represente o povo, e deve, obrigatoriamente, atuar pelo bem geral, sem prejudicar os governados. Rousseau não descartava o interesse individual ou egoísta, mas esse nunca poderia se sobrepor ao interesse comum. Para ele o próprio pacto social eliminaria a oposição entre público e privado.

Apesar de escrito há dois séculos e meio atrás, o pensamento de Rousseau parece estar mais necessário do que nunca. O mundo, as cidades, as sociedades e o planeta estão em um processo acelerado de instabilidade, destruição e insustentabilidade, precisando de um novo “pacto”. Não somente social, mas ecológico, político, econômico e tecnológico. Um novo pacto de todos os homens e mulheres do planeta, relevando suas diferenças ideológicas, culturais, religiosas ou filosóficas, para reencontrar o caminho da sustentabilidade planetária.

Reencontrar o caminho de um mundo mais justo, ético e amoroso com a vida, é urgente, pois o discurso inconsequente da diversidade, liberdade e do direito sem limites, tem levado o planeta e a vida ao esgotamento. Não há aqui uma apologia à padronização, ao cerceamento de direitos e a liberdade, mas aos limites que é preciso para as relações dos seres vivos e não vivos da terra possam continuar sua rota positiva e ética. É preciso estarmos juntos em um novo “contrato social”, contemporâneo ao mundo que vivemos, revivendo os ideais e expectativas de um homem que na sua época, se tornou referência por sonhar um mundo mais justo e igual. Somente juntos podemos encontrar às saídas para os grandes dilemas que criamos.  Que Rousseau, onde quer que esteja, nos ilumine.


André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve , Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Blogueiro, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.                                                                                  

 

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Como chegar a excelência no que você faz

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 24/08 14:36h

(*) Colunista André Gustavo Barbosa/Intr3nds – Soluções para o Futuro

Assistindo as olímpiadas de Londres fiquei refletindo como aqueles atletas conseguem chegar ao nível de perfeição que os diferencia de todos os outros competidores. Há algo em Usain Bolt, Michael Phelps, Roger Federer ou Cesar Cielo, que os torna especial e os fazem chegar a um nível de excelência que encanta o mundo, independente de gostar de esporte ou não, todos que os vê ficam admirados com a qualidade, a beleza e o encantamento daquilo que esses “super-homens” fazem.

Buscando informações na internet, vi que os caras acima treinam muito, de forma intensa e sempre. E que aliado a isto, tem um potencial inato que contribui de forma decisiva para o sucesso naquilo que fazem. Apesar de achar que a herança genética ajuda, a cada dia que passa tenho me conscientizado mais que o esforço, o aprendizado, o desenvolvimento são os principais motivos que nos leva ao nível de excelência, como mostra Anders Ericsson, pesquisador americano de alta-desempenho.

Ericsson em seus estudos diz que a “prática deliberada”, ou seja, à vontade e a dedicação para trabalhar duro é o que leva as pessoas a serem excelentes naquilo que fazem. Sair da zona de conforto e investir tempo naquilo que se pretende é a melhor forma de aumentar a performance.  Oscar Schimdt, considerado o melhor jogador de basquete do Brasil em todos os tempos, ficava cerca de uma hora arremessando bolas, em um aro menor, após todos saírem dos treinos. O motivo de ser o melhor de todos foi o treinamento, à vontade, a repetição com correção de erros, foi á prática. Aristóteles já dizia a mais de 2 mil anos atrás “Nós somos o que fazemos repetidamente”.

Ao mesmo tempo em que a prática e o treino são os elementos mais importantes para o aumento de desempenho, esses também são os elementos mais difíceis e laboriosos. Sair da zona de conforto e praticar repetidamente algo, na maioria dos casos é cansativo, monótono e desestimulante. Por isso, é preciso muito força de vontade e ligação com a recompensa de ser realmente bom naquilo que faz.

Veja abaixo algumas dicas de Tony Schwartz, presidente da The Energy Project,  para aumentar seu desempenho e te levar a uma alta-performance:

1. Faça o que gosta. As longas horas de dedicação serão um grande prazer para você;

2. Faça as tarefas mais difíceis e mais exigentes primeiro.       

3. Pratique muito. Repetição e treino são importantes elementos. Vontade e disciplina também;

4. Crie rituais para ajudar nas tarefas difíceis;

5. Sempre ouça especialistas e peça que o avalie.  É preciso estar sempre buscando feedback.  

6. Tenha momentos de descansos e relaxamento. É preciso se cuidar para estar no máximo, quando for preciso. Nesses momentos surgem importantes insights. 


André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro e da empresa Doutor Resolve , Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.                                                                   

 

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Venda felicidade, não venda produtos

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 02/08 05:23h
  • (*) Colunista André Gustavo Barbosa
  • Intr3nds – Soluções para o Futuro

 

As pessoas compram aquilo que satisfaz suas necessidades, sejam elas materiais ou imateriais, sejam elas para sobrevivência ou simplesmente para conseguir status. Na grande maioria das vezes, toda compra está ligada ao estado de felicidade de uma pessoa, ao grande prazer que é realizar uma necessidade física ou saciar um desejo emocional. Segundo uma pesquisa da FGV – Fundação Getúlio Vargas, o povo mais feliz do planeta é o brasileiro. Entender o que torna nosso povo tão feliz é de grande importância para o sucesso de um negócio, pois é a partir daí que podemos fazer a ligação às necessidades das pessoas.

As necessidades e desejos das pessoas mudam de acordo com uma série de critérios, que vai desde a região que estas pessoas vivem, a sua faixa etária, a renda, a idade, dentre outros. Logo, o que gera felicidade às pessoas também muda conforme aos fatores citados acima.

Em recente pesquisa do Datafolha, com 1.525 crianças de 4 a 10 anos, ficou constatado que o que mais proporciona felicidade a este segmento da população no Brasil é:

  • Brincar e conviver com a família e amigos;
  • Estar com avós, na mesa com a família ou pensar nos pais;
  • Ver suas próprias fotografias;
  • Se imaginar adultos.

Nesse estudo ficou constatado  que o que mais deixa as crianças tristes é a solidão e a falta de ter alguém para brincar.

Já um estudo com adolescente feito por uma psicóloga, com 416 adolescentes, elencou como fatores de maior felicidade: 1) Ter saúde e paz; 2) Sentir a presença de Deus; 3) Ter uma família; 4) Qualidade de vida; e 5) Namorar e ter amizades.

Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, com adultos, identificou que a felicidade estar ligada a: 1) religiosidade; 2) ganhar mais de R$ 6.800,00/mês; 3) Não ser jovem; 4) Ser casado; 5) Ter planos de saúde; e 6) ter filhos.

Esta mesma pesquisa identificou que a solidão, problemas crônicos de saúde, ser fumante, ter de sustentar alguém da família e ser obeso, são as maiores causas de infelicidade.

Nestes três exemplos acima, utilizando a fase de vida de um individuo, as necessidades e desejos mudam, também mudam os critérios do que deixam as pessoas felizes. Quando aliamos um critério com outro, por exemplo, a fase de vida com o sexo da pessoa, ou mesmo com a cultura de um local, a complexidade da identificação do que determina a felicidade das pessoas se torna mais difícil.

Assim é importante que todos os empreendedores e empresários fiquem muito atento à relação do que vai vender com o que proporciona felicidade nos seus clientes. Busque pesquisas que possam trazer estas informações, ouça seus clientes, envolva a família e faça pós venda. Somente assim você vai estar sempre atento ao que realmente importa na “hora da verdade”, isto é, quando o consumidor vai decidir onde gastar seu dinheiro.


André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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A Alma das Empresas

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 27/06 19:10h
  1. (*)Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro

As empresas, semelhante a todo organismos vivos, precisam ter uma identidade, algo que lhe seja único e a caracterize. Esse “algo” não se encontra no campo do tangível, é essencial e de grande valor, sendo por muitos, chamado como a “alma da empresa”.  É a sua verdadeira fonte de energia, é o que lhe dá unidade, motivando as pessoas, criando um clima organizacional positivo e criando um verdadeiro sentido de pertencimento. É onde reside o coração de qualquer organização, seja ela uma empresa, uma família, um time de futebol ou uma ONG.

Essa “alma da empresa” nasce da real missão da empresa, do propósito maior que esta organização adquire com seu surgimento, e está muito além do seu simples e formal objetivo social. Seja de forma natural, seja de forma planejada ou induzida, a essência da empresa é o que dá nobreza e valor ao trabalho, é o que une pessoas, é o que causa orgulho, interesse genuíno e satisfação por fazer parte de um todo, é o que consolida os valores e princípios a serem seguidos.

Muitas organizações descuidam desse precioso ativo fundamental para sua sobrevivência, e perdem a sua essência. Sem uma identidade consolidada e forte, a sua sustentabilidade fica ameaçada, perde-se os valores, os envolvidos passam a desacreditar no negócio, o clima organizacional se deteriora e sentimentos como desconfiança, medo, angústia e individualismo, passam a predominar. Uma organização, semelhante a qualquer ser vivo, quanto tem sua essência relegada a segundo plano, começa a dar fim ao seu ciclo de vida. É preciso mudanças rápidas e bruscas para que outro ciclo de vida se inicie.

O excesso de burocracia, o endurecimento da organização, o foco excessivo no quantitativo em detrimento do qualitativo, as escolha dos burocratas para as funções de gestão, a ausência de líderes legítimos, a visão míope e os interesses escusos do topo da organização, são algumas das causas mais comuns do enfraquecimento daquilo que é essencial a uma empresa. Certo que alguns dos pontos abordados acima são necessários na medida certa, o seu excesso é extremamente danoso, podendo levar organizações de sucesso a morte.

Para disfarçar a incapacidade de reconhecer ou desinteresse em fortalecer os pontos essenciais, normalmente a direção das empresas costumar compensar com grandes investimentos em marketing, tentando esconder dos funcionários e sociedade suas fragilidades e incompetência. Outra forma de tentar aliviar os problemas que começam a surgir e ameaçam a organização, é tentar agradar sua equipe com prêmios, melhorias pontuais, tentando controlar as insatisfações, e com os discursos ameaçadores, incutindo um clima de medo e submissão.

No mundo das grandes e rápidas mudanças, onde abrir e fechar empresas é uma constante, é indispensável cuidarmos cada vez mais daquilo que realmente importa, daquilo de dar sentido às pessoas e as unem por uma causa. Nas empresas, cuidar para que sua identidade se mantenha firme e admirada por todos, colaboradores e sociedade, é fundamental para o sucesso organizacional. Produtos se desenvolvem, mercadorias se compram, máquinas, equipamentos e móveis também, mas sonhos, ideias, propósitos e valores não. Na sociedade da reputação, somente aqueles que cuidarem da “alma da empresa” serão aceitos e recompensados pela sociedade.

André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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A importância da busca de informações

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 01/06 02:04h
  1. (*)Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro 

O processo para abertura de uma empresa requer pesquisa, planejamento e muita paciência. Apesar da rapidez das mudanças e do aparecimento e desaparecimento das oportunidades de negócios, é preciso muito cuidado no período que antecede a definição do ramo de atividade no qual abrirá sua empresa. Definições sobre o que, quanto, como e onde investir requer muita analise.

Nunca é redundante falar que “abrir empresas” é um investimento, e como todo investimento, o tempo é um determinante para o sucesso. É preciso analise de todas as variáveis e suas combinações para que possamos minimizar o risco.

A remuneração do investimento é feita no futuro. É nele que seus possíveis ganhos se realizarão, seja um mês, um ano ou uma década. Encontrar e desvendar todos os fatores que influenciam no desempenho do seu negócio, é fundamental para que os resultados sejam realizados no período esperado ou menor possível. Aqueles que esperarem resultados em um curto prazo, poderão se frustrar, pois a realidade real não é essa.

Não existe mágica. É preciso investir na busca de informação. São elas que podem te levar a uma mínima segurança daqueles valores que você está disposto a colocar no negócio. Nesse período inicial a informação é seu principal ativo, pois é ela que te levará ao sucesso futuro.

Mesmo com todos esses estudos e análises, é impossível zerar os riscos. Eles são inerentes ao mundo dos negócios. Sempre estarão presentes. Como citado acima, podemos minimiza-los, mas nunca os extinguir. Conviveremos sempre com ele. Porém ele é inversamente proporcional à quantidade e qualidade da informação. Quanto mais soubermos sobre nosso negócio e das suas variáveis, menores serão os riscos.

Por isso, quando for abrir uma empresa invista tempo, grana e neurônios em conhecer bem sobre o segmento do seu negócio. Explore as variáveis, se possível, faça testes e protótipos antes de abrir para valer. Não economize neste momento. Conheça outras empresas do ramo. Viaje, visite a empresa referência no segmento e outras que tenham haver com seu negócio. O sucesso do seu negócio e o volume do retorno financeiro do seu negócio estará diretamente ligado a estes momentos.


André Gustavo de Araújo Barbosa, Sócio Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Dicas para se tornar mais interessante

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 08/05 09:57h
  1. (*) Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro 

Sou fã da escritora e bloggeira americana Jessica Hagy, que escreve para a Forbes e tem um blog por lá (http://blogs.forbes.com/jessicahagy/). Ela sempre traz textos e histórias divertidas e alegres, utilizando desenhos e gráficos para explicar quase tudo. Há algum tempo atrás ela publicou um texto muito interessante, recheado com seus desenhos, onde sugere 10 passos para que possamos nos tornar pessoas mais interessantes. 

Veja abaixo a simplicidade destes 10 passos e algumas destas figuras, que são explicadas em forma matemáticas. 

  1. Explore – Faça coisas diferentes. Explore outras ideias, lugares e possibilidades. Quem vive repetindo tudo e fazem as mesmas coisas, são pessoas chatas e desmotivante.
    1. Compartilhe aquilo que você aprendeu e descobriu: Seja generoso, não há mais possibilidade de guardar informações, ela está em todo lugar. Contribua para que ela flua constantemente.
    2. Sempre esteja fazendo algo: Não fique parado, na “zona de conforto” ou reclamando de tudo. Sempre faça algo. Corra, Brinque, Trabalhe, produza.
    3. Aceite suas coisas incomuns – Todos nós temos manias, gostamos de coisas que a maioria das pessoas não gosta. Não esconda isso. Seja você. Seus insights, visões e ideias “fora da caixa” podem alimentar muitas boas oportunidades de fazer coisas bacanas.
      1. Tenha uma causa, uma grande paixão por algo: Mesmo que seja algo incomum, goste muito de alguma coisa. Se for de basket, ame o basket, se é criar cavalos, seja apaixonado por isso.
      1. 6. Diminua sua arrogância – A arrogância afasta pessoas.
      2. 7. Se arrisque – Experimente coisas. Invista em novas ideias. Faça algumas coisas que você não tem controle total.
      3. 8. Não siga a boiada – Se muita gente já está fazendo algo, não é hora de você começar um novo caminho? É melhor conduzir que ser conduzido.
      4. 9.Seja independente – Se tiver opiniões contrárias, às diga. Tome outros caminhos inesperados. Seja corajoso.
      5.  

      10.Ignore Repreensões – A segurança é tediosa. Como somos cercados por medrosos e repressores, sempre lhe dirão para se comportar assim. Não os ouça.


      André Gustavo de Araújo Barbosa, Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Veta Dilma!

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 05/05 10:21h
  1.  (*) Colunista André Gustavo Barbosa - 
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro

Quem ama a vida, a natureza e as espécies vivas tem que gritar VETA DILMA! Há poucos dias atrás o Congresso Nacional, amparado por uma bancada de mais de 200 deputados federais e senadores aprovaram uma verdadeira aberração: o novo código florestal. Este documento, se sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff, será um grande retrocesso nas leis ambientais do nosso país, permitindo a ampliação das áreas a serem desmatadas, bem como anistiando pessoas que descumprirão a legislação desmatando e promovendo grandes perdas ambientais no passado.  

O grito de VETA DILMA!, deve ser de todo cidadão brasileiro que ama seu país e o planeta terra, não ficar somente nas bocas das ONG´s que defendem as questões ambientais. Às vésperes do evento “Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, no mês de junho, a bancada ruralista, formada na sua grande maioria por políticos proprietários de grandes extensões de terra ou representante destes empresários, conseguiram aprovar leis que vão contra o momento mundial, as aspirações da grande maioria das pessoas e que foram amplamente criticadas em todo mundo. 

Se aprovada como estar, nossas florestas, rios e animais estão seriamente ameaçados e nossa legislação, uma das mais rigorosas do mundo, é flexibilizada permitindo o desmatamento e a impunidade. A presidenta Dilma, logo após a votação que aprovou no Congresso a Lei, telefonou para o líder governista Arlindo Chinaglia (PT-SP) e mandou o recado que vai vetar trechos que ameacem as florestas. “Foi uma vitória do atraso. Os Ruralistas estão divorciados da opinião pública.”, disse o diretor do Greenpeace no Brasil, Paulo Adário. 

Não podemos ficar parados diante de tamanho absurdo, precisamos nos manifestar. Divulgue na sua rede social, mande email para os deputados e senadores, assine “abaixo assinado” pedindo que Dilma Roussef que vete este absurdo. Lutemos pela vida, pela natureza e pelo futuro da humanidade. VETA DILMA!!! 

Entre no site do GreenPeace Brasil e assine o VETA DILMA!!

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Codigo-Florestal-veta-Dilma1/ 

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Premissas para a previsão do futuro

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 01/05 16:20h
  1. (*) Colunista André Gustavo Barbosa
  2. Intr3nds – Soluções para o Futuro 

Negócios tem haver com o futuro. Não há como desprezar a tentativa de entendê-lo para que possamos ter dias melhores. É quase uma obrigação de todo investidor, empreendedor ou empresário, buscar informações para que possa entender como será o mundo nos anos vindouros. Quem acerta mais nestes possíveis cenários, tem vantagens competitivas em relação aos seus competidores. Não é a toa que as empresas mais dinâmicas e de vanguarda investem muita grana em projetar e influenciar este futuro. 

Dentre os maiores futuristas do mundo, o John Niasbitt, autor de diversos livros, dentre estes “Megatendências”, destaca-se pelo número considerável de acerto que faz em suas previsões, fruto de estudos, combinações, estatísticas e imaginação. Mas o que ele faz para acertar tanto? Abaixo algumas das suas premissas de como chegar às previsões, que se utilizada por nós, pode nos ajudar a entender um pouco mais o mundo de virá. 

a) Muita coisa muda, mas a maioria das coisas permanece constante: Essas coisas que permanecem constantes precisam estar no tabuleiro do jogo e nas nossas combinações;

b) O Futuro está embutido no presente, ele começa a acontecer agora, junto de nós:  É preciso buscar esses sinais de que o futuro está sendo criado agora, nos jornais, na internet, nas revistas, na TV. São os rascunhos do futuro;

c)  Concentre-se nos resultados para distinguir fatos de aparências: Para prever o futuro devemos levar em conta aquilo que realmente é e suas interpretações. Os fatos são insumos concretos, as opiniões são maleáveis, podem mudar ou mesmo serem pistas falsas;

d) Exerça a liberdade de não estar certo sempre: lidar com o futuro e criar cenários são um exercício. A probabilidade de acertos nem sempre são satisfatórias, por isso, é preciso à compreensão do poder de não ter de estar certo o tempo todo. Precisamos também da liberdade para errar;

e) Veja o futuro como um quebra-cabeça: O caminho para o futuro não é linear. As pistas são como peças de um quebra-cabeça, que precisam ser encontradas em fontes diferentes para que, juntas, desvele o que virá. Faça conexões, teste, simule, prototipe, busque estas conexões também em áreas e setores diferentes ou opostos;

f)  Quando os benefícios são reais as mudanças “pegam”: Veja o “novo” que já está presente na sociedade, no dia-a-dia das pessoas. Veja com elas às adotam, como elas às usam. O futuro é testado também inconscientemente. Ache estas pistas. Para o que é realmente necessário emergir, não há resistências;

g) Cada coisa no seu momentum: Veja o que está no momentum de emergir ou o que ainda são ensaios para outros futuros. Tudo tem seu tempo. As mudanças que mais esperamos sempre acontecem mais lentamente;

h)  O futuro nasce da busca de oportunidades, não das soluções de problemas: À medida que vamos buscando as oportunidades inéditas, o futuro vai sendo criado;

i) Para detectar tendências, foque nas principais: Devemos sempre eliminar fatores à medida que vamos encontrando outros mais importantes. No processo de desenhar o futuro devemos somar e subtrair; 

Em um mundo volátil e fugaz, onde as mudanças acontecem em uma velocidade muito intensa, a capacidade de projetar o futuro se torna um grande ativo para empreendedores, trabalhados e empresas. A competição que é representada pelos ganhos financeiros no presente ou no último balanço, e muito mais importante quando olhamos para os anos vindouros e vemos a capacidade das organizações de serem sustentáveis e saudáveis. É a possibilidade de ganhos futuros que expressam da melhor forma a atratividade de um negócio. 

Assim as  premissas do Niasbitt se tornam insumos importantes para desenvolvermos nossa capacidade de prospectar o futuro, de tentar entende-lo e estamos mais preparados para vivencia-lo. As previsões e seu nível de acerto estão diretamente ligados a estudos, postura futurista e análise planejada das variáveis. É preciso querer e praticar para estar à frente do seu tempo. 

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, Palestrante, Escritor, Empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Sobre verdades e certezas

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 23/04 05:48h

(*) Colunista André Gustavo

Um dos maiores equívocos que predomina sobre o modelo de pensamento da  humanidade é a busca de certezas. Em um mundo onde a espiritualidade está cada vez mais colocada em segundo plano, os homens e mulheres, vivem como rebanhos impregnados de  certezas consumistas e materialistas. As certezas são limitantes e excludentes. Não permite dúvida, contraposições, nem oposição. Ela encerra o desenvolvimento, com uma postura ditatorial e profundamente arraigada de controle, poder e supremacia.

Enquanto a certeza é algo que nos afasta da espiritualidade, as verdades são seu oposto. O Rabino Nilton Bonder diz que “... a inteligência espiritual nunca são certezas, mas apenas verdades.”(2001).   As verdades admitem que existam outras verdades. Ela é uma busca humana, geradas a partir do conflito e da experiência. “São absolutas, e ao mesmo tempo, flexíveis, como tudo que diz respeito à sabedoria mais profunda” (Bonder, 2001). A verdade está no campo das possibilidades, é maleável e ajustável a vida.

Muitos buscam pelas certezas para aliviar seus sofrimentos, suas dúvidas e problemas, mas esquecem que é nas dúvidas e incertezas que estão às respostas verdadeiras. Achar que os manuais e o “como fazer” o levarão a resolver suas questões é um grande engano, que, geralmente, causam mais sofrimentos e problemas. As respostas relativas às verdades não podem ser copiadas, elas são nossas, de cada um de nós, por isso não podemos copiar verdades, quando isso a acontece deixa de serem verdades.

No mundo espiritual, as bênçãos e as surpresas são produzidas pela capacidade de um indivíduo se conectar com as fontes mais puras da realizadade, que convencionalmente chamamos de verdades. A fé não é feita de certezas, como um produto, um carro novo ou uma casa dos sonhos, e sim de dúvidas, escuridão e incertezas. A claridade e as certezas são boas e agradáveis, mas não nos leva a uma evolução, a encontramos as “chaves” das nossas questões.  As verdades são paradoxos, é um absoluto que é relativo, um irrestrito que é restrito, uma dúvida que responde mais que uma certeza (Bonder, 2001).

Para sairmos dessa cilada que nos leva a buscar certezas em vez de verdades, devemos ver com olhos que não vê, e escutar com ouvidos que não escutam. Devemos deixar pensar com o coração e sentir com a mente. Pois é nos nossos medos, incertezas e dúvidas que habitam as nossas verdades, e não nas falsas lucidez, fruto da claridade em meio à escuridão.

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba, empresário e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Fazendo sua empresa ser maior e melhor

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 13/04 04:15h

No mundo dos negócios a aparência conta muito. Não somente a aparência pessoal, mas também a da própria empresa. Consumidores costumar avaliar uma empresa pela impressão que têm no primeiro contato. Se nesse momento a impressão for negativa, o cliente não voltará e procurará outro fornecedor, se a impressão for positiva, ele poderá se tornar um fiel usuário dos produtos e serviços da sua empresa.  

Para encartar e conquista os clientes é preciso investir na aparência da sua empresa e criar uma imagem positiva. Quando falamos em investir, não falamos somente de recursos financeiros, mas também de tempo e boas ideias, pois aparência não é somente os aspectos físicos, mas também os sons, as palavras, o tom da voz no atendimento, o cheiro e todos outros aspectos que deixam uma impressão. 

Há muitas formas de fazer sua empresa parecer melhor e maior, é preciso ser criativo, flexível, inovador e empreendedor, para criar e fazer seu negócio acontecer. A seguir cito algumas formar de dar esse upgrade na sua empresa:

1. Busque alavancar apoio externo e pense grande: faça alguns trabalhos com profissionais que já conquistaram o sucesso e que são referências em suas áreas. Faça algumas ações semelhantes às empresas referência e de grande porte, tipo: crie seu site, distribua alguns prêmios, etc. Atue como se sua empresa fosse uma grande empresa, mesmo que não seja. Não deixe nada te puxar para baixo.   

2. Construa uma grande marca. Crie um nome e uma logomarca imponente e poderosa e invista nela. Divulgue e faça ela aparecer. Use estratégias de baixo custo, tipo: cartão de visita, adesivos, redes sociais, etc. Faça com que sua marca aparece junto a boas ideias, ações “do bem” ou de pessoas referências. 

3. Coloque jovens estagiários em sua empresa – Muitos alunos de cursos de graduação não conseguem empregos durante os estudos. Nas faculdades existem muitos bons alunos ávidos por desafios, por oportunidades e por mostrarem suas competências. Além de criar uma boa imagem na sociedade e junto a formadores de opinião, esses jovens estagiários, quando bem selecionados, podem contribuir de forma diferenciada no seu negócio.

4. Tenha orgulho do seu negócio – Nada é mais atrativo para uma empresa gerar uma boa impressão nos clientes e na sociedade do que ter uma equipe que tem orgulho de onde trabalha. Pessoas que falam bem, que os olhos brilham, quando falam do seu trabalho e do local onde exercem suas atividades, têm um poder contagiante. Fale bem de seus negócios e motive seus colaboradores a fazer o mesmo.

5. Contrate ou designe alguém para fazer os contatos virtuais – Nos dias de hoje é imprescindível para qualquer empresa ter uma relação constante e sincera com a sociedade. Ter uma pessoa responsável pela imagem da empresa no ambiente virtual é uma medida de baixo custo e contemporânea. 

6. Cuide para a primeira impressão seja positiva e inesquecível – Faça o possível para que o primeiro momento da sua empresa com os clientes seja perfeito, talvez você não tenha outra chance. Funcionários uniformizados, atendimento ao telefone, saudação inicial, o aperto de mão, o conforto na loja, o site agradável e tudo mais envolvido no momento da verdade com o cliente. Não despreze nada envolvido na primeira vez dos clientes e faça de tudo para que esse padrão se mantenha.

7. Mídia social – Use as mídias sociais para construir e manter uma boa imagem junto a comunidade. Faça interação, pesquisas, informes, enquetes, lançamentos, e tudo mais pelo ambiente virtual. 

Não deixe de investir na imagem da sua empresa, pois nesses tempos de transformação rápidas e constantes, o valor das organizações passa também pelos aspectos intangíveis, destacando-se aí, a opinião que a sociedade tem sobre seus negócios. 

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Dicas para o sucesso (Parte 1)

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 06/03 16:57h

Aprender com quem alcançou o sucesso e já teve muitas experiências de vida é uma grande oportunidade. Muitos não gostam de fazer aquilo que no mundo de negócios chamamos de “benchmarking”, isto é, aprender com as melhores experiências. Acham que podem trilhar sozinho o caminho do sucesso. Que procurar outras pessoas para pedir conselhos, para pedir ajuda ou mesmo compartilhar ideias, é motivo de fraqueza ou de falta de competência. Em toda história da humanidade e nos dias atuais, onde o tempo parece fugir do nosso controle, aprender a aprender com o próximo se torna muito mais do que uma habilidade, mas uma necessidade para acelerarmos o processo de desenvolvimento pessoal e profissional.  

Por isso: procure estar perto de pessoas que possam ajudar a você aprender mais; planeje aprender com outras pessoas; Identifique quem pode te ajudar; Identifique conhecimentos específicos que determinadas pessoas; ensine quem está ao seu redor; esteja sempre aberto a aprender; Diversifique sua rede de contato; peça conselhos e ajuda; e seja curioso, muito curioso. 

Abaixo listo algumas dicas de sucesso de empresários do ramo da tecnologia, mas que servem para todos empreendedores, empresários e pessoas interessadas a evoluir. Aprenda com que sabe das coisas, através de postulados simples mais que contém uma sabedoria intensa e profunda. 

 “Estou convencido de que praticamente metade do que separa empreendimentos bem sucedidos dos quem não têm sucesso é pura perseverança”. Steve Jobs, ex-CEO e cofundador da Apple. 

 “A 1ª companhia que eu criei fracassou com um grande estrondo. A 2ª teve um fracasso um pouco menor, mas ainda fracassou. A 3ª, sabe como é, falhou de uma forma honesta, mas foi tudo bem. Me recuperei rápido. A 4ª quase não fracassou. Ainda não foi ótimo, mas foi OK. A número cinco foi o PayPal.” Max Levchin, ex-diretor-executivo de tecnologia (CTO) do PayPal  

 “Você se joga do alto de um penhasco e constrói um avião durante a queda” Reid Hoffmann, fundador do LinkedIn. 

 “Frequentemente as pessoas trabalham muito duro na coisa errada. Trabalhar na coisa certa é provavelmente mais importante do que trabalhar duro” Caterina Fake, cofundadora do Flickr. 

 “Estamos competindo na verdade contra nós mesmos. Não temos o menor controle sobre o desempenho de outras pessoas.” Pete Cashmore, fundador do Mashable. 

 “Não existe sorte, você trabalha dura e estuda as coisas intencionalmente. Se você fizer isso por bastante tempo e com afinco suficiente, você será bem sucedido” Jason Calacanis, fundador e CEO do Mahalo.com. 

 “Seja um usuário do seu próprio produto. Faça-o melhor baseado em seus próprios desejos. Mas não se engane achando que você representa seu tipo de usuário” Evan Williams, cofundador do Twitter

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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Os aprendizados com a paralisação da PM

Prof. André Gustavo  Postado por Colunista - Prof. André Gustavo - 22/02 03:25h

(*) André Gustavo

Como somos seres “nunca prontos” e que estamos como espécie, em permanente processo de evolução, o aprendizado é algo inato em nós. Faz parte de ser humano. Esse aprendizado se dá em tudo que fazemos, pensamos, vemos, sentimos e até mesmo, com o que sonhamos. É essa capacidade quase única da espécie humana que nos diferencia das outras espécies vivas e nos possibilita ver o mundo e tirar informações e conhecimento para nosso amadurecimento e desenvolvimento. Apesar de muitas vezes não usarmos como devemos, é a experiência que nos leva a não repetirmos os erros do passado, a revisarmos nossas práticas ultrapassadas e obsoletas e a mudarmos e construirmos um futuro melhor.  

A paralisação da Polícia Militar da Bahia, que se encerrou há quase 15 dias, apesar dos diversos traumas que deixou em nossa sociedade, também é um fato de grande aprendizado para toda a sociedade baiana e brasileira. Entre mortos e feridos, entre ganhos e perdas, entre algumas conquistas sociais e outras políticas, todos nós sofremos com as mortes, o medo, os prejuízos humanos, econômicos e sociais. Apesar de tudo, estes dias de terror e suas conseqüências deixa um grande acervo de informações que precisamos digerir, transformar em conhecimento e colocar em prática nas nossas ações e decisões do dia a dia. Após esse período, precisamos, além de chorar e sofrer pelos que morreram e tiveram prejuízos humanos, materiais e emocionais, tornar todos os fatos em conhecimentos e não permitir que o acontecido se repita nos próximos anos.  

Dentre os diversos aprendizados de todo esses processo, destaco: 

  • 1 - As sociedades sempre superam situação de terror e medo, com a paz, a esperança e solidariedade. Os dias pós paralisação da PM e o carnaval baiano foi uma prova disso. Quando todos esperavam um desfile de violência, dois milhões de pessoas estiveram nas ruas de Salvador, brincando a festa momesca, no carnaval menos violento dos últimos anos;
  • 2 - Em gestão, principalmente, quando se governa organizações de grande complexidade, é preciso ter um sistema de inteligência eficiente e antecipar problemas de grande impacto. Uma paralisação da PM só deveria acontecer em casos extremos, em situações onde é impossível um acordo. O prejuízo é muito alto para postergar tomada de decisão e concessões;
  • 3 - Geralmente, nas negociações, ambos os lados tem suas razões, suas verdades, suas certezas e suas verdades. Nestes casos, não há melhores nem piores, há interesses, valores e compromissos. A sociedade sempre estará contra aqueles que saírem da linha ética e do interesse público, não contra os interesses e conquistas de cada um, mas contra as ações inescrupulosas e negativas;
  • 4 - Em casos como esses, de negociação entre governos e segmentos de interesse público, com conseqüências danosas para a população, a sociedade civil organizada não pode se isentar do processo. Deve se organizar e intervir para que uma solução aconteça o mais rápido possível. Em Santo Antônio de Jesus, o  CDL, a Associação Comercial e o Sindicato Patronal do Comércio, dentre outras instituições, agiram rapidamente para que a situação fosse normalizada
  • 5 - Apesar de ser redundante aqui, mas nunca demais repetir, polícias e professores são duas profissões inegociáveis. Esses profissionais devem receber os melhores salários de uma sociedade, devem ter boas condições de trabalho, devem ser valorizados e respeitados, devem ser motivos de orgulho de um país.  

Se refletirmos sobre esses e outros pontos referente à última paralisação da PM baiana, se conseguirmos processar tudo que vivenciamos e formos capazes de construir pontes entre os diversos interesses em jogo, poderemos aprender o bastante para não permitir que período tão negativo volte a se repetir no futuro. Está no nosso DNA a capacidade de aprender, principalmente, em situações como essa, e na história da humanidade são vários os momentos onde tivemos sabedoria suficiente para mudar, desaprender e aprender o novo. Essa é nossa sina, sermos sempre aprendizes. Está é a nossa obrigação, fazermos sempre o melhor, o mais justo e o correto.

 

 

André Gustavo de Araújo Barbosa, Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.

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